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Fórum : Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

Sugerido por : Mônica Daher, Sebastião

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11/02/10, 14:55:18: Pedro - IP : 201.92.106****
    Bom dia. Não acredito que a qualidade da comunicação seja ruim apenas nos profissionais de TI, a qualidade da maioria dos profissionais em qualquer área é muito ruim. Atualmente o nível de desemprego é muito alto, paga-se cada vez mais, sendo que requisitam cada vez mais atributos para preencher uma vaga, muitos vagas nas empresas não são preenchidas pelos mais aptos, mas pelos conhecidos dos gestores e aspones da vez. Empresa séria é coisa rara. E como querem que alguém evolua, estude, se pagam esses salários. Só sendo super-herói mesmo. Funcionário bom é aquele que trabalha por 5 e ganha um um quarto do que deveria. É por isso que tanta gente quer ser funcionário público.

10/02/10, 20:25:39: João Ximenes - IP : 189.54.71****
    Mais uma coisa que eu vejo muito e me incomodo com isso: gestores que nem sequer tem conhecimento necessário e considerado ao menos bom em tecnologia se arriscam em gerir um setor como este por ter fama de possuir remunerações consideradas ótimas no mercado. Não se iludam, não serão adorados profissionalmente. Seus bolsos ficarão cheios, mas e aí: deu resultado REALMENTE SATISFATÓRIO ? Do mesmo modo profissional de TI se arriscando a ser gestor sem nem sequer ter uma noção de negócios por exemplo. Fazer mistureba em carreira não dá um resultado legal povo, tentar encaixar mil profissionais em um é impossível. Bom senso na divulgação das chamadas NECESSIDADES, na maior parte das vezes pode ser confundida e mais tarde virarem dor de cabeça e prejuízo para todos.

10/02/10, 20:06:47: João Ximenes - IP : 189.54.71****
    Fernando - IP : 200.196.15**** , é exatamente o que você disse: Torre de Babel. A comunicação tem de ser bidirecional, se o produto não deu resultado não é responsabilidade somente de um e sim dos dois: o técnico que não sabe se comunicar sem jargões e gestores/usuários arredios a tecnologia simplesmente preocupados com o resultado. Achar culpados dos problemas não seria somente a estratégia (tem de achar culpado sim porém tentar compreender e ajudar na dificuldade), mas achar onde está o problema e encontrar maneiras de corrigi-lo seria recomendável, principalmente se for voluntário. Pessoal, vamos olhar lá para trás: observem quantos avanços e benefícios a tecnologia nos proporcionou nestes anos, não temos de ficar insistindo nessa de encontrar problemas em tudo e sim dar mais foco a soluções. Comunicar-se bem é muito relativo e questionável em alguns momentos: crítica sempre deve ser construtiva e ser encarada como tal EM AMBAS PARTES. É uma mania antiga e degenerativa que nos é passada de sermos sempre os bons em tudo, isso é errado e vai contra a lei da natureza. E a concorrência ??? Que se dane, seja você e pronto e arque com isso. Mudar é natural do ser humano mas não para tudo e todos, porém deve-se ter consciência da consequência que isso pode trazer. Racional e sentimental na medida certa. É fato que comunicação é um problema antigo, pois até hoje não encontramos uma fórmula mágica que resolva tudo isso e, se alguém encontrou me diga: vai ganhar imortalidade: e isso eu já vi no cinema e não na vida real, portanto pé no chão pessoal.

10/02/10, 15:09:36: Evandro - IP : 201.48.117****
    Caros, quando vamos a uma consulta médica, conseguimos entender 100 do que o médico fala? Eu nunca consegui...

    Mas como conseguimos entender a linguagem dos Engenheiros Civis, ao construir uma casa, por exemplo? Ele desenha a planta e neste momento, você, cliente, tem uma linguagem comum com ele, não é isso?

    Profissional de TI é nerd, não sabe conversar didaticamente mesmo. A solução é um profissional que entenda de TI como um fim, não como um meio.


8/02/10, 16:18:40: Carlos Wagner - IP : 187.37.20****
    Nessa hora, existe sim um problema antigo que ainda não temos nenhuma solução perfeita.

    Imagine um projeto com business modeling BPM / BPEL, application modeling RUP / UML, gestão do projeto com PMI + SCRUM, desenvolvimento com J2EE, JQUERY library, Design Pattern MVC, RDBMS Oracle 10.0g e operação pós-entrega baseado em ITIL.

    De alguma forma, essa arquitetura de solução precisa ser apresentada/trabalhada com o cliente tanto na venda do projeto, quanto posteriormente no desenvolvimento e no suporte.

    Como traduzir os benefícios (ou não) de uma solução para um CEO, gerentes de áreas de negócio, etc. O departamento de TI pode compreender a arquitetura, mas será que TI consegue justificar o ROI de um investimento em um projeto ?

    A resposta é : não existe resposta simples. Infelizmente (ou não) não estamos mais na era dos antigos CPDs de mainframe, onde se a Informática dissesse que o sistema não ter ABC e só ia ter XYZ, a área usuário aceitava e não questionava. Não existia esse negócio de o projeto estar caro e fazer leilão com 5 consultorias diferentes.

    Abraço



8/02/10, 13:02:35: Sebastião - IP : 200.139.108****
    O problema de comunicação não é do profissional de TI, é da vastidão sem sucesso de auxiliares administrativos tentando ocupar um lugar na área de TI, administrador na área de TI ou é cliente ou é peso morto.

8/02/10, 11:57:54: junior - IP : 201.91.26****
    E reforçando novamente apesar de precisarem de anal. conhecedores de negócio para a intermediaçao entendivel entre desenvolvimento e usuario, ainda volto a ver em anos de Area que muitos ainda continuam explicando os IFs da vida para os coitados dos usuarios que ficam com aquela cara de que estão com um ET na sua frente. Tudo bem que mencionam que a equipe tecnica realmente tem essa dificuldade em se expressar com usuarios, gestores etc.. em uma linguagem de negócio entendivel, mas acho que um minimo de esforço para explicar que :SE ACONTECER ALGO ENTÃO SE CALCULA X ou o contrario CALCULA Y ou seja da para qualquer desenvolvedor se expressar dessa forma e não continuar em sua Jaula Eterna explicando para usuario ou gestor : Olha a API se comunica com a aplicação X e quando vai no Webservice Y sai com erro pelo Webconfig na configuração de Connectionstring ..rs , pelo amor de deus né ai precisa de um translator PHD para qq um entender essa bagaça desse problema rs.. Abs a todos

7/02/10, 11:39:11: Fabio - IP : 187.37.1****
    Acredito que cada area tem seu mundo de siglas e padrões de comunicação. Assim, a capacidade de comunicação de um profissional de TI não é diferente de outros profissionais de outras areas. A falha de comunicação fica por conta da falta de um elo que comunica o mundo do negócio dos usuários e o mundo dos desenvolvedores do projeto. Quanto maior a complexidade do negócio mais necessário ao projeto é um profissional que faça o papel do cliente presente. De preferencia, este profissional deve ter passagem pela area de negócio do usuário, boa logica de programação e recente vivencia no mundo de TI. O contrario disto são equipes exageradamente grande, alto volume de documentos, reuniões interminaveis e pouco valor agragado ao usuário.

6/02/10, 14:27:00: Fernando - IP : 200.196.15****
    Sim, não só os profissionais de informática mais como todos os profissionais. A deficiência no conhecimento da nossa língua gera uma serie de interpretações equivocadas, e situações que poderiam ser evitadas. A falta de fluência escrita na nossa língua demanda uma série de encontros presencias para alinhamentos dos projetos, é mesmo assim alguns se tornam uma verdadeira torre de babel. Além disso, falta muitas vezes o comprometimento dos envolvidos para realmente se dedicarem a determinado assunto, ler documentações, fazer sua pesquisa, se preparar antes de derramar questionamentos inúteis e equivocados.

5/02/10, 10:36:15: junior - IP : 201.91.26****
    Concordo plenamento tanto na colocação da Lucilla como do Carlos Wagner ref. a Projetos sendo executados sem a preocupação da Documentação e da qualidade ou seja vai se criando e depois ve que bicho da : Quando existir uma proteção judicial ao cliente ref. a essa questão ai talvez as consultorias e empresas pensem 10 x se vão pular as etapas de um projeto. E tambem acho que quando o Luciano Peres menciona da quantidade de siglas criadas tambem concordo que acaba deixando nossa area parecendo com uma Oficina de Artes cada um inventa uma nova mirabolante forma de trabalhar. Em outras areas como por exemplo em Engenharia o cara que vai fazer o predio não pensa em pular etapas do projeto e todos os outros projetos de predios vão ter sempre um mesmo padrão de projeto, ai vai ter alguem que vai dizer que em TI não da para trabalhar assim, eu particularmente não vejo entraves para não se ter um padrão. Ou seja tanto falta um padrão na forma de se trabalhar em TI como tambem a falta de definição de papéis bem definidas.


5/02/10, 06:35:08: Luciano Peres lperes@tech.net.br - IP : 189.96.203****
    Silvia, concordo com Você. Não iria escrever mais, mas algo mais tem que ser dito.

    Trabalho com TI a 20 anos, fiz administração de Empresas. Antes da poluição de siglas, PMI, ITIL, CMMI, COBIT e etc... existia uma coisa bem mais simples chamada PDCA, de onde veio a maioria dos novos processo já citados.

    Hoje, devido a padronização das consultorias foi se criando processos, bem PDCA, experiência e bom senso resolvia tudo. O que deve ser controlado é apenas os exageros que TI tem a mania de praticar, sempre seguindo o conceito de oferecer o que não se precisa.

    Bastaria fazer um levantamento completo e tudo funcionaria, usando-se o velho e bom PDCA.

    Seguimos um padrão que faz com que existam diversos atravessadores, que simplemente fazem a tarefa de uma simples agenda, cobram, apontam e comunicam. Um bom Gestor faz esta tarefa, afinal o nome dele é Gestor por esse motivo, ou seja uma pessoa com visão Macro de todo o processo.

    Será que não estamos emburrecendo? Os Analistas não sabem mais o que fazem? Possuem um monte de certificados e pararam de pensar? Precisam de um Intermediador para trabalhar?

    Não acredito nisso. Processos devem existir, mas burocratizar procedimentos é emburrecer.


4/02/10, 20:13:09: CINCERO CINCERO@VERDADEIRO.COM.BR - IP : 200.184.13****
    Em minha modesta opnião, as pessoas que não são de TI é que têm dificuldades em entender termos técnicos que não são do dia-a-dia deles. Assim sendo, basta o profissonais de TI, terem o cuidado de lembrar que nem todos são técnicos ou possuem base em fundamentos de TI, como nós devemos ter e naturalmente usamos em nossos dialogos. Não dá para GENERALIZAR, a categoria de profissionais de TI, com sendo de pessoas com dificuldades de comunicação. A dificuldade de comunicação é inerente a cada pessoa e sua intimidade e experiência com o domínio de nossa língua portuguesa, além do domínio de termos técnicos de TI.

3/02/10, 15:38:14: Silvia - IP : 187.22.16****
    Na verdade, tudo isto é história de alguns profissionais que se propõe servir de intermediário entre pessoas de TI e pessoas interessadas em projetos.

    Segundo estes profissionais intermediários , os profissionais de TI são difícies de lidar, têm muitas manias e não têm boa contaminação.

    Por outro lado, as pessoas que contratam estes profissionais intermediários , fazem isto porque não querem entrar em detalhes de TI.

    Bons profissionais intermediários são aqueles que assumem a função de Tradutores/Intérpretes. Fora estes, os demais só querem saber de garanti seus ganha-pão .


3/02/10, 13:17:35: paulo r.s. - IP : 201.2.14****
    Muitas vezes as pessoas que comandam em TI, são pessoas que não são da área e com isso, há dificuldades em expor a eles a complexidade que um desenvolvimento requer, fazendo com que tenhamos que expor prazos irreais para tal perante os clientes e perante os que comandam. Venho há tempos salientando : há necessidade de regulamentação da área, pois hoje TI está muito prostituída, infelizmente. Abraços a todos.

2/02/10, 18:01:29: Ronaldo - IP : 189.27.3****
    Normalmente sim. Porém isto está ligado aos fatores comportamentais de cada indivíduo.

    Sobre outro aspecto: É complicado duas pessoas conversarem sobre o imaginário.

    Mais recentemente surgiram opções de maquetes em TI para facilitar a conversa.



2/02/10, 15:48:22: Carlos Wagner - IP : 187.37.20****
    Concordo com a Lucilla, num mundo próximo do ideal podemos ter:

    1 - o analista de processos (que não é o usuário final) teria uma especificação de processo. Esta especificação deve estar condizente com a realidade e necessidade operacional do usuário final. 2 - o analista de sistemas transformaria esse desenho de processos em desenho de sistema 3 - depois o mesmo (ou outro) analista faria a especificação de desenvolvimento 4 - a espeficiação seria submetida a um QA 5 - o programador faria o código fonte 6 - o código fonte é submetido ao QA novamente.

    É fundamental haver uma excelente comunicação (verbal ou escrita) para avançar ou retroceder nesse workflow . Cada especialista pode ter um skill e uma notação de trabalho diferente. É realmente complicado exigir que o usuário assine um use case de depois se responsabilize por problemas na solução final implementada.

    Todo esse ciclo (sem contar o processo de teste) é o que se encontra nas metodologias de desenvolvimento e que nem sempre (ou quase nunca) é seguido nos projetos devido aos projetos terem que ser vendidos baratinho para não perder para outra consultoria.

    Quando se matam fases do processo ou se cria o super faz-tudo analista/programador/DBA/gerente/arquiteto/líder/operador/suporte é óbvio que sai mais rápido falar direto com o usuário e sair programando do que seguir todas etapas de uma metologia de desenvolvimento (ex. RUP) ou de gestão de serviços (ex. ITIL). O resultado final, em termos de qualidade, provavelmente será duvidoso.

    Abraço.


1/02/10, 19:29:23: Lucila - IP : 189.33.12****
    Para complementar, a confusão de cargos/funções, o que entendem por Analista de PROCESSOS. Para mim é aquele que trabalha com processos/procedimentos, no entanto as empresas solicitam Analista de Processos com perfil Analista Programador, o que como comentei antes já é uma grande falha.

1/02/10, 16:34:26: Lucila lucisk@ig.com.br - IP : 189.33.12****
    Será que o problema de comunicação entre os profissionais de TI (Analistas / Programadores) serem técnicos e infelizmente terem excluído o antigo Analista de O M da área. Este profissional era o que fazia a intermediação entre os Técnicos e os Usuários, ou seja, traduzia a linguagem do Usuário para o Técnico e Vice versa. Outro problema que vejo é a unificação de cargos/funções. Analista de Sistema é uma função e Programador é outra, tanto que existe inclusive diferença de escolaridade. O Analista de Sistemas tem de ser Bacharel (formação nível superior) e o Programador é nível técnico, não é necessário nível superior e sim conhecimento da linguagem de programação da empresa onde atua, que são várias.

1/02/10, 14:40:41: Sebastião - IP : 201.22.9****
    O problema de comunicação do profissional de TI hoje, refere-se a desvalorização em grupo no mercado, isso força o profissional a ser individualista e acaba se tornando um PJ quarteirizado, é o lema administrativo: o mais barato é lucro

31/01/10, 22:28:49: Roseana talentos@rhtec.com.br - IP : 200.158.162****
    Apenas para dar um depoimento a partir do que ouvimos de nossos Clientes, as empresas hoje buscam profissionais de TI, mais do que excelentes técnicos e sim, aqueles com perfis mais completos que incluem competências comportamentais, tais como a comunicação (é somente uma delas). Em nossa Consultoria em RH, trabalhamos somente com vagas para Informática, Telecom e Engenharia e temos visto cenas em que Candidatos são reprovados porque faltam aqueles 50 porcento e que em outras épocas, seriam contratados de olhos fechados. Tudo muda. Tudo evolui. Portanto é importante também revermos nossos comportamentos, nossa carreira e olho vivo no mercado. Abraços


31/01/10, 02:49:56: Luciano Peres lperes@tech.net.br - IP : 187.117.10****
    Pessoal, Vocês tem realmente certeza de terem problemas com comunicação? Pensem um pouco, leiam o forum, vejo que todos os participantes se expressaram corretamente e demonstraram uma capacida de comunicação que vejo como adequada. Será que não seria apenas aplicarmos o que fazemos aqui? O usuário não precisa saber detalhes do problema, o técnico de sua TV perde tempo explicando sobre falha em um capacitor ou transistor ? O usuário precisa apenas ser comunicado caso seja algum problema ou implementação previsível, ou simplemente dar-se um prazo para solução. Quem terá que ler um relatório mais complexo e com informação técnica será o Gestor, e este deve julgar e adequar a comunicação caso seja fato relevante a ser exposto. Coordeno equipes a mais de 12 anos e garanto que não é um bicho de sete cabeças, o Gestor deve apenas saber delegar funções e não tarefas, de acordo com a capacitação de seu colaborador (não uso termos como Empregado ou Funcionário, considero inadequado), acompanhar o andamentos dos procedimentos e ser hands on . Gestor de TI tem que conhecer TI. Não há mais espaço para o todo poderoso Gestor . O mundo mudou e centralizar resulta em falhas. O Gestor, bem como seus colaboradores, deve se expressar de acordo com um simples protocolo, o protocolo da clareza e objetividade. Não deixe seu usuário sem saber o que acontece, crie um News Letter na Intranet, comunique sobre possíveis emergencias, antecipe-se a problemas, mas o mais importante comunique-se, é so isso que seu usuário deseja. Assim ele pode trabalhar e produzir. Este é meu ultimo post sobre este assunto. Até o próximo...

29/01/10, 23:53:18: Carlos Wagner - IP : 187.37.20****
    Gostaria apenas de adicionar que a comunicação também é relevante mesmo na equipe técnica. Já atuei com programadores que não conseguiam se comunicar com outro programador ou com o analista e especialistas de infra (storage por exemplo) que não conseguiam se comunicar com o analista de sistema operacional. Ninguém precisa virar vendedor ou gerente, mas um mínimo de relacionamento inter-pessoal e comunicação é necessário para qualquer profissional. Por melhor que um técnico seja, se ele contribuir negativamente para o ambiente de trabalho, ele corre o risco de ser descartado. Abraço.

29/01/10, 17:20:45: junior - IP : 201.91.26****
    Estou aqui novamente comentando esse ponto vital que é o da Comunicação em TI em 18 anos de area vejo uma evolução muito timida da comunicação em TI e ainda temos muitos profissionais explicando os IFs da vida para os pobres mortais usuarios. Apesar da labia dar status nas empresas o que esta sendo confundido aqui no forum é Enrolamento com comunicação entendivel para usuarios, gestores etc.. Eu vejo que o ponto focal é a dificuldade do profissional em se expressar para dar um bom entendimento tanto a usuarios, gestores etc.. e isso inclui os especialistas tecnicos que acreditam que devem se ausentar dessa responsabilidade e ficarem Enjaulados . Abs a todos !

29/01/10, 14:27:10: Alexandre alexandrejfernando@hotmail.com - IP : 200.206.26****
    Entre neste fórum porque o assunto me interessou. Coincidentemente estou passando por uma fase de experiência de mais de 10 anos na área de TI e precisando fazer um papel de liderança, que exige mais comunicação e atitudes politicas do que técnicas. Ainda não sei exatamente o que pensar à respeito, mas, o profissional dos dias atuais precisa realmente aprimorar sua comunicação e melhorar seu relacionamento interpessoal se quiser crescer. Isso é fundamental. O profissional acomodado e conformado em ser apenas um excelente técnico (porém limitado, inclusive em questões salariais e de perspectivas) tem seu espaço, mas, pode esquecer crescimento profissional e cargos executivos ou gerenciais, o que significaria, na prática, um salário melhor e uma responsabilidade maior. Tem pessoas que são felizes assim. Mas, não é para mim.

29/01/10, 10:07:30: Marcilio marcmira@gmail.com - IP : 189.110.217****
    Reitero , quando a galera de informática/TI cair na real e se ver como profissionais e não como uma entidade absoluta , não seremos mais nivelados a pedreiros por exemplo que fazem do seu jeito e dane-se o que lhe foi pedido , a época de gênios indomáveis nas empresas dando chiliques por ter que configurar uma coisa simples que na ótica dele ele (o usuario) deveria saber já se passou a muito tempo. Infelizmente está sendo assim , olhando as vagas de hoje na apinfo, 80 delas pedem que o futuro candidato seja sociável , e em entrevistas é nitida a preocupação com isso, as empresas não conseguem manter um bom time de ti por não darem mais respaldo e transformar um chamado numa odisséia , é natural errar , pois boas experiencias muitas delas são geradas por más escolhas , e fica a preocupação de tirar o seu da reta , não o principal: resolver o problema . O diferencial do manpower brasileiro e justamente essa criatividade de pensar em varias frentes , mas a maioria faz o que , da o jeitinho subvertendo processos. Quando parar com essa frescura de que ele não tem nível para me pedir nada e ganha tanto ou mais que eu , ai poderemos ter mudancas efetivas , como uma comunicação melhor.



28/01/10, 21:48:03: João Ximenes - IP : 201.74.8****
    Esqueci de mencionar uma coisa: profissional que se sente ameaçado com resultados de outros deve reconhecer e até se aliar, não atrapalhar o trabalho de quem quer crescer. Se não se destaca, não ofusque e incomode outros com comportamentos e atitudes banais. Outra coisa, prioridade não deve ser confundida e medida com base em puxasaquismos e irrelevâncias. Isso condiz ainda com o tema do forum.

28/01/10, 21:25:13: João Ximenes - IP : 201.74.8****
    Podem me achar um pouco estúpido pelo que vou dizer, mas um gestor de TI que não conhece o mínimo da área não está preparado para gerir o departamento. A palavra gestão é muito genérica e tem várias aplicações para as diversas áreas. Se você tem lábia aproveite e use esta para se comunicar com foco no que vai gerir, neste caso TI. Se você tem vergonha de se expressar ou até aversão a tecnologia, não está preparado para liderar uma área deste tipo. Do mesmo jeito se você é um exímio técnico mas não pratica sua comunicação (falada ou escrita, tem que sair algo!) está fadado ao mesmo insucesso. Atualmente (repito) onde trabalho não se conversa (talvez pela cultura fechada), só se manda: típico erro ao meu ver de quem acha que gerir é só dar ordens, ainda mais sendo avesso à explicações técnicas que justificam os orçamentos...é aí que a coisa anda devagar ou nem anda... Outra coisa é idade versus maturidade, muitos profissionais de TI são novos, percebo que a maturidade ainda não chega para alguns e insistem em ter comportamento infantil. Em contrapartida, há os veteranos, mas que ainda se comportam como verdadeiros beberrões e sem noção... Concluindo, a formação deve ser pessoal seguida da profissional: não misture as coisas se não sabe diferenciar e aliar ambos na medida certa. A raiz ao meu ver principalmente é cultural.

28/01/10, 17:35:34: Cleber cleber.borges@ndcti.com.br - IP : 201.42.13****
    antes que pensem que eu sou um chefe ofendido pelo que o José disse, deixe-me antes de mais nada esclarecer. Não, eu sou apenas um programador (estagiário), de perfil técnico, que muito provavelmente jamais vai ocupar um cargo de liderança nas empresas em que vier a atuar, e isso não está relacionado ao meu conhecimento técnico (ou falta dele), ou na minha habilidade em comunicação (ou falta dela), mas por um motivo até pitoresco. Eu sou uma pessoa que tem dificuldade em confiar nas pessoas. Se um líder não confia em seus liderados, não consegue exercer liderança a contento (como vai delegar funções?). Sabe, algo como o cara centraliza a responsa? Aquela onda de deixa que eu bato o penalti ou se quer bem feito faça você mesmo . Então, um cara assim não pode ser líder em hipótese alguma, e se eu quiser algum dia ocupar um cargo de liderança, certamente vou ter que trabalhar esta questão pois do contrário serei um desastre em comunicação com a equipe.

28/01/10, 17:30:54: Cleber cleber.borges@ndcti.com.br - IP : 201.42.13****
    Lí o comentário do José e gostaria de fazer algumas considerações. Existem perfis profissionais para cada tipo de área. Cargos técnicos exigem pessoas de perfil técnico. Uma pessoa de perfil técnico, por maior experiência técnica que tenha, não necessariamente vai se dar bem ocupando cargos de perfil de liderança. Por isso as pessoas que tem mais lábia acabam se adaptando melhor à este tipo de cargo, pois, o perfil delas provavelmente não é tão técnico, mas de liderança. Bem, se você é uma pessoa de perfil técnico, e deseja ocupar um cargo de liderança, deve acima de tudo treinar a sua comunicação. Lembre-se que foi através disso que a pessoa conseguiu um Q.I. Resumindo, não adianta ficar reclamando que pessoas menos técnicas que você conseguiram cargos de liderança. Deve-se construir suas qualidades necessárias para o cargo.

28/01/10, 15:14:18: Rosangela - IP : 189.91.8****
    Na minha opinião, o que falta na maioria dos profissionais de TI é uma certa sutileza em perceber o quanto é necessário, principalmente nos dias de hoje, ser uma pessoa comunicável(saber receber e dar feed back) e não se garantir em ser somente um excelente técnico. Aliar o conhecimento técnico x comportamento(e Comunicação é um fator comportamental), parece ser uma equação eficaz.



28/01/10, 15:08:16: Renato - IP : 187.22.16****
    Aí é que está o problema: cada um quer puxar brasa para a sua própria sardinha. Só que a brasa acabou, camaradas! E ninguém cuidou para prover mais brasas!

    Da mesma forma como o clima está sendo prejudicado com nossas pequenas e futeis ações egoístas, a área de TI está sendo prejudicada por atitudes também egoístas.

    As empresas recrutadoras, ao empurrar amadores para projetos, visando apenas lucros, acaba criando uma massa de profissionais falida.

    E agora eles carregam este problema: Como fazer para aumentar o nível do pessoal de TI no Brasil?

    O ditado já dizia: quem aqui faz, aqui paga! .


28/01/10, 08:47:36: jose - IP : 200.158.112****
    A verdade é que comunicação quer dizer bom de papo. Em qualquer area, em qualquer empresa. Quem é bom de lábia fica com os melhores cargos, gerências, diretorias e por aí vai. Quem nao é bom de papo, fica nos cargos menos remunerados e com mais problemas. É a verdade nua e crua. Nada tem a ver com experiencia, conhecimento técnico ou capacidade. Quem tem lábia e QI (quem indica) tá feito.

27/01/10, 23:47:27: Jemes Tokikawa tokikawa@orolix.com.br - IP : 187.88.181****
    Isto dependo muito. Quando se trata de um profissional muito tecnico ai sim existe um problema de comunicacao. A area de informatica tem um problema muito serio que e as pessoas estarem atuando em uma area que nao eh o seu perfil por isso temos muitos problemas de comunicabilidade.

    Jemes


27/01/10, 20:35:19: Renato - IP : 187.22.164****
    Existe realmente uma comunicação ineficiente entre os profissionais de TI, a começar com o recrutamento.

    Muitos recrutadores não conhecem os aspectos da área de TI e se propõe a escolher os profissionais no mercado, a começar dos gerentes de TI, analista, programadores até estagiários.

    E na maioria das vezes, um amador bem aparentado consegue cargo de gerente, enquanto especialistas, doutores, mestres e bachareis são selecionados para oculpar funções próprias de estagiários.

    As consequências desta péssima comunicação é evidente: enquanto a Índia, a China, o Chile e Trindad e Tobago despontam como excelentes áreas de Tecnologia, o Brasil continua rastejando entre meros consumidores de celulares... E os sistemas desenvolvidos aqui no Brasil continua visando mais às espectativas de estagiários do que de especialistas!

    Quem não acredita, sugiro que procurem oportunidades de trabalho em TI no exterior!

    Parece um absurdo, mas é exatamente este o motivo pelo qual o Brasil continua sendo o país do Futebol! E que venha o hexa!

    Abraços!


26/01/10, 22:37:13: João Ximenes - IP : 187.3.180****
    Olá Luciano, obrigado pela sua resposta, colaborou e MUITO. Elementos que pude tirar do que você disse que são importantes em qualquer empresa (e para si também) e devem andar de mãos coladas: estratégia, cultura, política, segurança e principalmente bom senso, que resultará na concorrência e destaque no mercado. Uma emissora que percebo que começou com uma visão interessante de comunicação aliando tecnologia (sem merchan, já disse que não ganho para isso) é a que está em rede com você... o bordão já revela. Resumindo, como você disse é tudo igual com relação a processos, mas há fatores e recursos em comunicação que ajudam as coisas fluírem melhor.


26/01/10, 21:32:37: Luciano Peres lperes@tech.net.br - IP : 189.96.6****
    João Ximenes, boa noite. Trabalhei em um projeto junto a uma emissora de TV, posso te garantir que o processo em sí, é o mesmo. A única direfença que presenciei é o orçamento diferenciado para a área de TI, que é bem maior do que as demais empresas em que prestei serviços. É visto como área estratégica. Isto faz com que este ramo de atividade tenha profissionais mais culturizados e com melhores possibilidades de comunicação interna, visto que existe política implementada para esta finalidade. Sendo esta muito abrangente, pois há muito controle interno, principalmente sobre sigilo. Este processo que que percebi foi motivado não por PMI ou ITIL e sim devido a concorrência, ou seja seguiram o bom senso . No que diz respeito a processos propriamente dito, é igual. Com projetos que podem ou não estarem em dia ou fracassar devido a dinâmica do ambiente. Espero ter colaborado.

26/01/10, 19:22:53: Rubens (cont.) - IP : 189.115.86****
    A comunicação acaba sendo um divisor de águas entre projetos bem-sucedidos e os problemáticos. A tecnologia empregada, o expertise da equipe ou a infra-estrutura disponível, não garantem o bom resultado do projeto. A gestão de projetos enfatiza a importância da comunicação, não sem motivo. O que não é um papel somente do gerente de projetos, é de cada membro da equipe. Comunique-se!! Você será o maior beneficiado.

26/01/10, 19:22:18: Fábio Crivelaro fabio.crivelaro@terra.com.br - IP : 201.1.80****
    Muitas das pessoas que eu conheço, muitas mesmo, dizem que todos os profissionais de TI tem essa dificuldade. Eu mesmo já trabalhei com pessoas que são um pouco difíceis como funcionários, mas fora do horário de serviço são ótimas de papo. Acredito que isso de dá a concentração que temos em nossa função, muitas vezes trabalhando com lógica é ruim ficar com barulho a volta. Mas minha opinião é que mesmo assim, por experiência propria, trabalhar em um lugar totalmente quieto ou isolado é meio massante.

26/01/10, 19:09:05: Rubens - IP : 189.115.86****
    Olá pessoal!

    Considero a comunicação adequada mandatória para a nossa profissão. E a cada dia mais importante ainda. Mesmo para aqueles focados no desenvolvimento de novas tecnologias, na construção de novos conceitos, qual o direcionamento que darão ao seu trabalho, se não tiverem a exata compreensão dos problemas a serem resolvidos e dos requisitos de seus futuros usuários? Penso ainda, nos que atuam em desenvolvimento off-shore, onde a comunicação passa por mais um entrave, um outro idioma, aliado a distância geográfica da origem do problema ou das necessidades. Comunicar é escutar, entender e fazer-se entendido. Sem deixamos de nos comunicar corretamente, comprometemos o resultado do trabalho e, ao contrário criamos mais um problema ao invés de solucionar algum.


26/01/10, 14:45:11: Celso celso.felix@gmail.com - IP : 200.226.5****
    Acredito que o alto grau de concetração de um profissional de TI o deixa um pouco, incomunicavel, não porque queremos mas precisamos estar mas concetrados e focados em resolver problemas.


25/01/10, 21:36:44: João Ximenes - IP : 189.29.18****
    Curiosidade: Como é a comunicação da TI em uma empresa de comunicação ? Por exemplo, emissoras de radiodifusão: como lidam com isso, flui melhor? Qualquer informação é bem vinda, antecipadamente agradeço pela contribuição.

25/01/10, 21:00:45: jonjons - IP : 187.43.211****
    depende do valor hora se for baixo a pessoa fica, mesmo que muda, se for alto tem que falar 3 idiomas

25/01/10, 20:51:30: Roseli R Araújo RHROSELI@HOTMAIL.COM - IP : 189.78.60****
    Os programas, projetos e negócios de sucesso, reparem , são sempre aqueles que vão ao encontro às necessidades de seus clientes ( usuários, chefes, empresas(metas)). O dia-a-dia é corrido, existem cobranças, cronogramas, metas .. Tenho opinião que todos nos precisamos estar sempre praticando o ato de ouvir as pessoas. Profissionais de informática transpiram lógica. Mas, às vezes é necessário se adequar a realidade do momento (reuniões mais simples e objetivas email´s mais descritivos ou não ... etc). A boa comunicação é a fundamental para eficácia dos trabalhos. Feliz 2010 a todos.

25/01/10, 20:28:14: João Ximenes - IP : 189.29.18****
    E é bem o que o Henrique disse: de que muitas vezes as pessoas não querem ouvir o que se tem a dizer, elas querem ouvir o que lhes interessa. Isso trunca qualquer comunicação. Amenizar, colocar panos quentes em muitas vezes situações de risco para não ter problemas, por exemplo com pessoas influentes na empresa em que não se pode dizer o que tem de ser dito... e se você se arrisca, é tido como bocudo ou jovem demais que não sabe o que é a vida hehehe essa foi a mais hilária que eu já escutei... além de outras pérolas.

25/01/10, 20:15:36: João Ximenes - IP : 189.29.18****
    continuando...É o meu case do momento: tenho um gestor avesso ao conhecimento de tecnologia, que divide suas atividades gerenciais em 3 departamentos, que não discute uma palavra sequer, se preocupa só com o preço: prejudica e muito o setor e o bom desempenho daquele em que nele atua. Trocando em miúdos, estou em um barco a vela e sou marujo, mas tenho de ter postura de capitão de um Titanic, porém nem sequer tenho quepe e ajudante, não posso fazer discurso... ter esfregão ?? Se vire, nomeio você como capitão... quero ter recursos dos melhores, mas que não gaste meu tempo nem meu dinheiro... estou ocupado vendo o horizonte, que vejo que você está construindo mas que leva meu nome. Segurança no barco... ops Titanic ??? Para quê, funciona assim sem armas... não me importune com muros de fogo nem antivirais, são caros... Fica uma pergunta nesta pequena comparação: isso é mesmo gerir? É este o conceito que se aprende hoje ou há uma certa distorção destes quando colocados em prática ?


25/01/10, 20:15:16: João Ximenes - IP : 189.29.18****
    Olá Daher Hayssam. Claro que sim, pode me enviar o que irá incluir no seminário antes ? Posso contribuir com outras situações as quais tenho passado, desde o processo de seleção ao dia-a-dia de um profissional de TI. Muitos reclamam deste profissional, mas seria interessante (como tinha mencionado anteriormente aqui) a ideia da troca de responsabilidades: Falta um pouco do comportamento de se colocar no lugar do outro, o individualismo e a arrogância como nosso amigo aqui disse reina: TODO PROFISSIONAL HOJE É FORMADO COM UMA IDEIA DE SE ACHAR O SUPERIOR E SABER DE TUDO, NÃO É SÓ EM TI. AOS AMIGUINHOS QUE PENSAM ASSIM, UM RECADO DOU DE ALGO QUE SEMPRE TIVE EM MENTE: NUNCA TEREMOS A CAPACIDADE DE SABER TUDO E, SE TE COLOCAREM OU COLOCAM EM UM PEDESTAL, TENHA O BOM-SENSO DE DESCER E ENCARAR A REALIDADE: SABER TUDO É IMPOSSÍVEL E FAZ MAL A SAÚDE. OUTRA COISA É CONTRATAR O PROFISSIONAL SIMPLESMENTE PELO BAIXO PREÇO: NÃO É INTELIGENTE, POIS O RETORNO SERÁ IGUAL. E isso não é só em TI não, EM TODAS AS PROFISSÕES ESTÁ ASSIM. Aos gestores da área, sinto muito mas devem ter vivência em TI alguma vez na vida... gerir um setor simplesmente por métricas generalistas que aprendem em cursos de pós-graduação ou certificações aliada à antiga estratégia de mais por menos não faz de você ou seu setor ser classificado como o que mais funciona: conhecimento técnico ajuda nestas horas a tomar decisões mais sensatas. continua...

25/01/10, 12:46:18: Sebastião - IP : 201.47.132****
    Se o profissional de TI fosse comunicativo, ele não estaria abrindo firma pra dar suporte pra administração.

24/01/10, 09:45:04: Itamar Claudino johny_paulista@hotmail.com - IP : 201.83.12****
    A minha visão é dita não apenas pelo que considero ideal e sim colhido em praticamente 15 anos de atuação como analista e atuação com modelagem, negócio e desenvolvedor.

    Na prática hoje em dia as faculdades estão formando cada dia mais profissionais com um nível de arrogância altíssimo e educação mínima, se criou a cultura de que TEM TODAS AS INFORMAÇÕES e hoje em dia se dispensa a realidade de entrevistas com usuários, se desrespeita principios básicos como um excelente levantamento.

    Na verdade eu penso que a galera de T.I. dispensa as melhores práticas de comunicação pura e simplesmente por acreditar que já tem informações suficientes sobre todo e qualquer assunto.

    A minha opinião então é de que há muita negligência.


23/01/10, 19:21:56: Felipe - IP : 187.22.161****
    Concordo plenamente com o André (IP 189.47.198****). Porque sempre ficam caçando defeitos nos profissionais de TI? Pô... vão procurar pêlo em casca de ovo!

23/01/10, 11:33:31: Daher Hayssam daherhy@yahoo.com.br - IP : 189.15.70****
    Bom dia João Ximenes

    Irei ministrar uma palestra, aqui na minha cidade Uberlandia - MG, sobre meu artigo da pós-graduação que defendi em Nov/2009 com uma temática semelhante a do fórum por isto sugeri que este fórum fosse criado (talvez em Março deste ano). Por este motivo, gostaria de solicitar sua autorização para coletar alguns comentários relevantes que você postou no fórum, por sinal são bastante construtivos e relevantes. Se preferir me responder por e-mail fique a vontade. Te adicionei no meu e-mail do GMAIL.

    Obrigado desde já. At, Daher Hayssam, 23/01/2010


23/01/10, 11:20:31: André - IP : 189.47.198****
    Acho que vocês estão loucos, falta de comunicação a unica coisa que vejo são pessoas apontando defeitos para os profissionais de TI sendo que pelo contrario é o profissional que mais tem informaçao afinal (Tecnologia da Informação) vocês deveriam saber o que significa. Por mais que você ganhe um absurdo analise ao seu redor, todos acabam ganhando mais do que você, departamento financeiro, contabil, rh, administrativo e por ai vai não vai compar seu salario com os moleques compara com o pessoal de peso da empresa e no final, os profissionais de TI são uns lixo. Vocês tem que parar de procurar defeitos e procurar empregos que valorizem o seu conhecimento, chega de ser um pau mandado do mercado que exige uma fortuna de cursos de indioma certificações e quando falam o valor do salário é pra dar risada. Como uma pessoa vai fazer uma analise de requisitos se não sabe dialogar ou saber o problema do cliente ou fazer uma especificação técnica.

22/01/10, 16:05:52: Henrique - IP : 200.152.34****
    Eu vejo o problema de comunicação espalhado por todos os setores da empresa e muitas vezes enraizado nas próprias pessoas.

    Trabalho numa empresa que hoje está enfrentando o problema de quadro de trabalhadores envelhecidos e para tentar resolver o problema da alta rotatividade dos novos funcionários foi lançado o Plano de Encarreiramento, desde o momento que foi ventilada a idéia todo o corpo gerencial avisou: Não vai resolver outros problemas, o principal motivo é para reter mão-de-obra na empresa . As pessoas ouviram, mas não entenderam, tinha uma metodologia que deixava claro que não ia beneficiar o pessoal com mais tempo. Mas todos entenderam: O meu está garantido . No momento que saiu o Plano e 80 da empresa não estava contemplada do jeito que imaginavam..... Foi quase revolução. É um exemplo que muitas vezes as pessoas não querem ouvir o que se tem a dizer, elas querem ouvir o que lhes interessa. Isso trunca qualquer comunicação.

    No quesito organizacional, meu superior nos instruiu a evitar ao máximo enviar e-mails com mais de uma página para outros setores da empresa, porque essa história de todo mundo ter pressa para fazer as coisas que são urgentes, mas devem ter todo um cuidado para a sua execução leva a erros crassos. Qualquer coisa mais complicada deve ser enviada como receita de bolo de como fazer.

    Falando da informação que chega. Muitas vezes a informação chega praticamente criptografada no setor aí tem de procurar de fonte em fonte até desvendar qual o acontecido, um retrabalho do caramba. As vezes nos sentimos mal por outros setores nos mandarem receitas de bolo, mas então lembramos dos nossos problemas e não reclamamos tanto.

    Enfim, eu não sei por aí, mas as atitudes acima diminuiram bastante nossos problemas com comunicação.


22/01/10, 15:25:09: Castolo - IP : 201.6.15****
    Acho que os dinossauros de TI, devem tirar de suas cabeças a imagem do Gravatinha com olheras que moravam no CPD . O dia que a mentalidade mudar, veremos as empresas reconhecerem os proficionais de TI como parte do negocio e nao como nerds.

22/01/10, 00:58:51: Roberto - IP : 201.95.5****
    Já notaram que em alguns anúncios de vagas, na parte de benefícios oferecidos vai escrito: Se oferece..... e, as vêzes, Se ofereceM... por ser mais de 1 benefício. Bem, isso parte do RH, recheiado de psicólogas (nível superior) e, inclusive com um supervisor de RH. E na midia, até em tele-jornal (desculpáveis, pois hoje não carecem de nuvel universitário), ouvimos gírias. E isso é assimilado, desapercebidamente, por quem não se policiar. Existem as linguagens falada e escrita. Na fala, no cotidiano, até que pode. Mas a maioria escreve como fala. E aí a bola de neve começa a crescer. Quem está do lado, para não ser esquisito e se integrar com o pessoal ( uma preocupação primordial do RH ), começa a imitar. E assim vai. Mas, porque limitarmos isso de se comunicar mal, apenas com o pessoal de informática? Isso ocorre em todas as áreas das empresas. E, mais, quem tiver peito de não deixar dúvidas é chamado de prolixo sem objetividade . E ninguém quer isso. Todos querem garantir o emprego. E, não ser um CHATO , é um dos ítens para garantir o seu pão de cada dia.

22/01/10, 00:38:57: Roberto - IP : 201.95.5****
    Olá Fernando (aqui embaixo), não vou comentar nada. Apenas destacar trechos do que você escreveu. Aí vai:

    1. ...Eu mesmo tenho e tenho me esforçado para melhorar isso. 2. ...indica que que o líder ou coordenador ou gerente selecionou mal o profissional... 3. ...para esta tarefa .

    Por favor, me responda, o profissional não pode ser alocado ...para esta tarefa ( comunicar-se com o cliente ), concordo, mas, e se for um analista espedificador, de desenho técnico, agora a pergunta: Ele pode comunicar-se com o programador (construtor) ?


21/01/10, 23:58:19: Fernando - IP : 189.78.206****
    Acho que a grande maioria tem dificuldades de se comunicar sim. Eu mesmo tenho e tenho me esforçado para melhorar isso. Mas acho que não é um fato que por si só possa qualificar o profissional como bom ou ruim, um profissional que se expressa mal se dirigindo diretamente para um cliente, na minha opinião, indica que que o líder ou coordenador ou gerente selecionou mal o profissional para esta tarefa.

21/01/10, 03:17:22: Wesley Barbosa - IP : 201.92.2****
    Acredito que não, nós só não gostamos de pessoas fúteis que fazem tudo que é considerado moda para viverem rodeadas de outras como ela.

20/01/10, 21:12:16: Helio - IP : 187.22.167****
    Comunicação depende do conhecimento efetivo da linguagem e do vocabulário usado. Estatisticamente sabe-se que o maior número de palavras novas incorporadas na Língua Portuguesa nos últimos 20 anos são provenientes da área de Informática (deletar, salvar, thilt, zoom, internet, dotNet, windows, mouse, www, http, email, ftp, hubby, j2ee, ethernet, etc). Isto explica em parte a dificuldade em estabelecer uma boa comunicação. Abraços!

20/01/10, 20:06:29: João Ximenes - IP : 187.3.171****
    Olha que bom, ainda consigo escrever aqui, outro dia permitia-se opiniões mediante autorização prévia. Meu último texto não foi postado, fico curioso qual foi a não conformidade neste. Erros de português talvez... é como o AI5 + 1 disse (apelido sugestivo esse, um gancho na hora certa): Boris Casoy se expressa muito bem... infelizmente a lógica de hierarquias que ele tem é escancaradamente distorcida... aliás, uma grande porção tem esta lógica que persiste ao longo dos anos e gerações... e porque não gestões: é o mostrar-se o que não é, o eufemismo de uma vida toda torta...enfim, seja você mesmo... você é na empresa o que costuma ser em casa também, isso é reflexo do tipo de postura e educação herdada hoje na família (não só brasileira, afinal até o ruim tentamos herdar por achar na moda...claro, não generalizando). Não sei qual fundamento, todos querem ser estrangeiros, o tal do falar bonito e estranho a alguns e ao mesmo tempo não falar nada... confuso, talvez diferente e até estranho. Vale a pena a discussão ou é a volta de um AI5 digital: a forma muda, a estratégia é a mesma.

20/01/10, 19:43:37: AI5 + 1 - IP : 189.29.210****
    Pessoal, comunicar é algo que aprendemos desde cedo... comunicar bem é relativo e depende de culturas, ainda mais o Brasil que é muito diversificado. Mas é o que o Pistoludo e o João disseram e dos vários que aqui participam do forum. Vejo também outras pessoas dizendo: exigem muito, pagam pouco e querem o serviço perfeito: mas também uns maus profissionais mancham a imagem de profissionais bons, depende de um processo de seleção muito bom, deve ser bem desenvolvida e aplicada. Vamos lançar um desafio: um administrador/gerente de empresas com problemas de TI e um administrador/gerente de TI com problemas na empresa. Trocando desafios talvez é possível ver o que cada um sofre (entre aspas... não sei porque não se permite aspas aqui...sim, isso é uma crítica, construtiva claro). Trocando em miúdos, não se pode colocar um Carlos Nascimento ou Boris Casoy (esse menos) para atender um usuário. Cada um no sua, técnico não tem perfil de ser comunicativo no meu ponto de vista, mas também não se pode comportar como uma múmia, isso é questão de educação... é como falar um obrigado, diferencie-se pelo bom tratamento, é o que falta MUITO nas empresas: resultado também sai com boa postura e educação.

20/01/10, 18:52:06: PISTOLUDO - IP : 200.142.12****
    A grosso modo,... a maioria dos brasileiros tem enorme dificuldade de comunicação, e não os profissionais de TI... mas isso por falta de cultura (ler bastante, escrever, conversar, etc.). Agora, quem tem facilidade de comunicação e um conhecimento tecnico baixo, com certeza está na area errada,... pois o proprio nome já diz Tecnologia da Informação... então é uma área que o conhecimento tecnico vale mais do que mil palavras.. Quem tem facilidade de se comunicar que vire entao um Presidente ou Padre, ou Pregador,.. pq na verdade quem fala demais é pq não tem capacidade e cachorro que late não morde... beijinho aos fala-fala


19/01/10, 16:04:57: Raul Capeleti - IP : 201.44.31****
    A comunicabilidade de qualquer profissional, em qualquer área, leva em consideração o seu desenvolvimento e a sua personalidade, além de outros fatores como : moralidade, educação, etc... Dizer que profissional de informática em problemas de comunicação é pura besteira, existem bons e maus comunicadores e pessoas com problemas de relacionamento em qualquer área e ramo de atividade, e não é uma peculiaridade dos profissionais de TI.

    Raul Capeleti Coord. de TI - Microsiga


19/01/10, 15:44:28: JUNIOR - JJF - IP : 201.92.19****
    Totalmente... Entrevistas com alguns é algo assustador... TI é o problema de qq empresa e sempre por causa de ruins profissionais que não saber se quer se comunicar para falar de um problema...

    Sou de TI e tenho excelente capacidade de negociar e comunicar... Durante muito fui visto como profissional baixo tecnicamente por causa da minha flexibilidade... Hoje o mercado deu uma enorme volta e estou sorrindo a toa... Enquanto o pessoal de TI não souber se comunicar vão ficar eternamente com a sobra das empresas...


19/01/10, 10:16:57: Daniel - IP : 187.75.22****
    Hoje em dia o Profissional na area de TI sofre inumeras cobranças e uma demanda enorme de pressão, contudo não é estimulado a trabalhar além da nescessidade financeira. A maioria das empresas oferecem ao profissional um salario baixo e não estão preocupados a motivá-los para que rendam o maximo nas companhias.

    Enfim esses fatores são primordiais para uma boa comunicação, ou seja um funcionario insatisfeito não fica avontade para comunicar-se como deveria.


18/01/10, 22:56:38: André - IP : 187.3.13****
    Comunicar-se bem ou mau depende das caracteristicas e habilidades de cada um, não se tratando de um problema ocorrido somente com profissionais da área de informática, mas que pode ocorrer com profissionais de outras áreas.

    Em alguns casos, a ótima dicção está mais relacionada com o fator genético do que com a profissão que uma determinada pessoa exerce.


18/01/10, 14:17:42: Sebastião - IP : 201.22.104****
    O problema não é o caso de ter uma boa comunicação, e sim com quem você está comunicando, hoje o profissional de TI está sendo muito exigido com um baixo custo, por causa daquele velho esquema de economia: leve três e pague um.

18/01/10, 12:31:13: Pedro - IP : 187.22.167****
    Em todas as profissões existem profissionais com maior ou menor poder de comunicação.

    No caso específico dos profissionais de TI, é necessário lidar com um vocabulário muito técnico, pouco conhecido e, o que é mais drástico, muda muito dinamicamente.

    A comunicação entre profissionais de TI já é difícil por conta disto, e torna-se ainda mais difícil dialogar com profissionais que não são de TI e não querem entrar no nível técnico.

    O resultado é uma comunicação difícil. Mas com atenção, metáforas, ambiente saudável, sem abusos de poder e em condições de livre expressão, pode fluir gradualmente e tornar-se bastante proveitosa.

    É só saber lidar com a situação!


17/01/10, 19:54:42: Carlos Wagner - IP : 187.37.20****
    Primeiro, realmente a pergunta não deixa claro se a comunicação é entre os profissionais de informática (tipo para estabelecer uma melhor integração) ou dos profissionais de informática para clientes/fornecedores/gestores/usuários, etc.

    De qualquer forma, em ambos casos eu penso que sim, o pessoal de TI tem dificuldades em se comunicar.

    Entre si, porque normalmente não nos tratamos como colegas de profissão semelhante ao que ocorre com médicos, advogados, etc. que procuram evitar criticar outros profissionais. Em TI, é mais comum vermos o tipo pedreiro que quando vê uma coisa errada ou mal-feita já costuma dizer que alguém fez m.. aqui e se apresentar como gênio solucionador do problema (sem lembrar que o próximo também vai comentar os erros/defeitos que deixarmos no sistema ou ambiente de TI).

    Com os parceiros também não costumamos ver muitos bons exemplos na comunicação. O gerente sempre vai ser carrasco, o usuário sempre vai ser burro, o analista júnior sempre vai ser um estorvo que não sabe trabalhar, o analista mais velho sempre vai ser preguiçoso, e por aí vão os esteriótipos.

    Se continuarmos nos achando ogros que só sabem comer pizza de madrugada e entregar código-fonte, é isso que vamos continuar recebendo em troca.

    Abraço...


15/01/10, 23:03:47: Francisco - IP : 189.54.142****
    Eu acredito que a dificuldade existe sim, porém, isso não faz de profissional da área de TI mais ou menos qualificado que um profissional de qualquer outra área. Vejamos... Imagina se todo pedreiro fosse técnico, um lider e articulado, não teríamos pedreiros...pois o pedreiro lider vira mestre de obras, o mestre de obras articulado vira empreiteiro e por ai vai....

    O que acontece na área de TI é que muito programador fala melhor com a máquina do que com gentem, ele é assim e gosta de ser assim e isso não é um defeito. O que ocorre é que o programador que é artiluado, comunicador, extrovertido, etc, etc....vira executivo, gerente, coordenador, etc.

    Meu sonho é trabalhar em uma sala 2x2 com um buraco na parede pra receber água e comida e só sair de lá depois da rotina funcionando....rs

    Opnião de um ex-programador, que virou coordenador, que virou gerente, que hoje trabalha em campo implantando sistema e que não vê a hora de voltar a se relacionar apenas com uma máquina...rs (tomara que isso ocorra antes que os sistemas operacionais começem a ter sentimentos, necessitem de motivação, queiram aumento de salário, usem atestados médicos para não ir trabalhar, chorem após uma reunião quente, necessitem de feedback, queiram plano de carreira, precisem ser reconhecidos, reclamem do valor do vale refeição, etc, etc, etc )


15/01/10, 20:14:25: João Ximenes jpximenes@gmail.com - IP : 187.3.173****
    Lá vai eu de novo... é que atualmente enfrento este problema na empresa que estou: dependem da TI, dizem que não sai nada, não acatam às soluções que apresentamos e simplesmente dizem que a TI não funciona , sem ao menos fazer uma reunião para discutir e traduzirmos o que aquilo quer dizer... é, falta de comunicação e entendimento da própria alta cúpula já não seria problema de TI e sim da cultura corporativa ali enraizada... espero que mude. Enfim, quero complementar aqui que comunicação não pode ser confundida com o que o usuário as vezes quer ouvir ou quer que faça e vice-versa: estabelecer limites é a primeira coisa. Uma outra coisas são os contratos de serviços, por exemplo: tem de ser bem feitos especificando de forma clara o que está sendo contratado, não cheios de termos confusos e que só especialistas em Direito sabem... descomplicar é a ideia de TODAS AS COISAS...infelizmente se utilizam de táticas para causar dependência de algum produto... como diz uma apresentadora ilustre da tv Abafa o caso .

15/01/10, 15:11:46: thiagovieira - IP : 200.157.15****
    Sim, tem muitos tecnicos que não ouvemo que os cliente dizem, isso difuculta muito o trabalho do cliente, recomendos tudos a estudarem o ITIL pois seria uma grande revolução profissional !

15/01/10, 14:35:01: Marcmira marcmira@gmail.com - IP : 189.110.22****
    Sim , existe essa dificuldade , muitas vagas qual e o primeiro requisito , boa comunicação , ser sociável , e isso vem antes da experiencia com suporte ou programação por exemplo. Os tempos de tech guy , aquele rapaz que não sabe lidar com gente , mas com máquina ainda existe apesar de já estar morto , sempre tem 2 ou 3 com esse raciocinio , de que o usuario e burro e não tem cacife de pedir nada. E falta pra muita gente ainda que está nesa área aprender a ouvir , tem o dobro de chance de ouvir e uma de falar , e se usa muito pouco disso ao nosso favor , e como o profissional de informatica (nao todos obviamente) se vê como uma entidade , então fica mais difícil sim ter um time equilibrado.


15/01/10, 10:05:47: Fabio Pereira fpereiras@hotmail.com - IP : 201.51.62****
    Acredito sim que todo o profissional de exatas seja um pouco introvertido, no entanto hoje temos mais esclarecimentos e oportunidades de reverter isso de um modo menos traumatico do que mudar a carreira no meio do caminho. EU escolhi um curso de informatica que me desse graduação em licenciatura, aliando humanas e exatas. Estou satisfeito com os resultados principalmente obtidos com as aulas de psicologia e didatica. Além disso existem diversos cursos de docência e marketing SERIOS que ajudam, muito.

    Abraços.



15/01/10, 09:04:44: F. C. francocatto@gmail.com - IP : 200.181.117****
    Tem muita dificuldade sim, até porque é uma categoria completamente desunida. A única união que esses profissionais tem é na hora de discutir código, mas na hora de discutir seu papel na sociedade preferem desconversar.

13/01/10, 20:47:44: Anônimo - IP : 201.19.23****
    Os profissionais mais cultos e inteligentes estão na área de TI, isso é um fato ! Os problemas de comunicação que existem na área de TI existem nas outras áreas de forma absurdamente maior. Por outro lado a capacidade do ser humano de se comunicar em geral sempre foi bastante reduzida mesmo com toda modernidade a transferência do entendimento é complicada. Acredito que a melhoria de comunicação por parte da TI deverá elevar a média da humanidade e puxar esse área para outro patamar.

13/01/10, 20:06:45: João Ximenes jpximenes@gmail.com - IP : 187.3.17****
    Raphael Felipe me identifiquei com seu perfil, ultimamente procuro mais trabalhar minha forma de comunicar do que conteúdo técnico em si e vejo resultados positivos trabalhando deste modo. Minha intenção é casar conhecimento técnico e comunicação (digo algo como jornalismo ou radio e tv). É relativo que um profissional de TI ganhe bem hoje em dia, o corte de custos na maioria das vezes é item chave para contratação... e isso influencia MUITO na qualidade do serviço... Vamos ver, quem sabe eu não vire para comunicação também, é algo que eu curto muito e venho me empenhando desde a faculdade para isso. Até meu TCC foi voltado mais para comunicação ! :-)

13/01/10, 19:53:56: João Ximenes jpximenes@gmail.com - IP : 187.3.17****
    continuando...Além da teoria vai um pouco da nossa capacidade de lidar com as coisas... e conhecimento, falando a verdade: há muita gente tangamandapiana, já dizia um personagem preguiçoso em um seriado mexicano (Chaves): traduzindo, há muita preguiça de viver visível em alguns profissionais... talvez nem preguiã, arrogância e prepotência... Porém, há também os sanguessugas... bom-senso aliado a berço e cultura influencia na vida pessoal e profissional.

13/01/10, 19:53:31: João Ximenes jpximenes@gmail.com - IP : 187.3.17****
    Junior, concordo que ainda existem os profissionais IFs da vida. Isso tem de mudar, mas também jogar na cara quero o meu problema resolvido com certa arrogância sem ter uma explicação parcialmente técnica e plausível é algo que vejo MUITO ainda e que destrói ao invés de construir uma relação/parceria. Por exemplo, não precisa detalhar em si cada passo de uma função, mas explicar o que ela faz em poucas palavras é fundamental se o usuário perguntou (e ele deve escutar, pois partiu dele a pergunta/dúvida): Olha, tem uma função aqui que faz este cálculo. No momento X ele fez isso, portanto saiu com resultado Y, ao invés do W. Afinal de contas, o que está na função, NADA MAIS NADA MENOS É O PROCESSO ESCRITO EM FORMA DE CÓDIGO DE MAQUINA. Do meu ponto de vista, muitos dos problemas relacionados a TI e também em outras áreas estão explícitos na relação comunicação, conhecimento e processo. Casando estes três de forma harmoniosa, dificilmente terão os blábláblás que se tem até hoje...Conheça seu departamento, conheça o do outro e faça com que ambos se deem bem estabelecendo regras e processos. Não tenho pós-graduação tampouco fiz curso voltado a gestão, na verdade isso são ferramentas, procuro me manter informado através de colunas, foruns, livros/revistas/manuais e, ainda, procuro conhecer o processo e ajudar da melhor forma... enfim alguma forma de conhecimento eu busco, intelectual ou não. Mas pessoal, cá pra nós: as vezes uma observação bem feita mais vale que técnicas ensinadas em cursos e mais cursos que prometem feitos faraônicos e resultados além do esperado... de nada adiantam se não souber usar bem a comunicação e o conteúdo das certificações de forma prática...

13/01/10, 15:54:42: wender wenderlage@gmail.com - IP : 200.144.2****
    Na verdade nunca foi um forte a comunicação dos profissionais de TI. Até hoje muitos criam estereótipo superior vocês dependem do meu conhecimento eu irei resolver não precisa me agradecer pois sei da minha capacidade Esse tipo de perfil estão mudando com as empresas exigindo cada vez mais o lado comunicativo espontâneo trabalhando em equipe, colaborativo, prestativo, acredito com as ferramentas de do meio de comunicação disponíveis deixe cada vez mais os profissionais introspectivos.

13/01/10, 12:54:53: Sebastião - IP : 201.47.13****
    Não é necessário ter uma boa comunicação, o que é mais importante são os cálculos de porcentagem.

13/01/10, 12:07:53: Raphael Felipe raphaelfelipe@gmail.com - IP : 200.206.241****
    Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação? Em muitas áreas vemos problemas referente a dificuldade de obter uma boa comunicação, acredito que esse seja o grande problema da humanidade. Iniciei minha carreira com TI ainda adolescente e ao longo dos anos fui adquirindo conhecimento técnico e experiências profissionais, vi que boa parte dos problemas enfrentado por nós de TI está no âmbito da comunicação, entender o outro deseja, ser entendido, enfim obter uma obter uma comunicação eficaz com todos os envolvidos . Notei que os profissionais não se preocupavam em estabelecer uma comunicação direcionada, os programadores achavam que todos eram programadores, os desenvolvedores a mesma coisa, os de suporte então nem se fala, tratavam os usuários de igual para igual como se fossem técnicos. Acredito que tal dificuldade ocorre pelo fato do ser humano estar cada vez mais individualista. Analisando problemas como esses na hora de decidir que profissão seguir escolhi uma área totalmente diferente e me formei em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas, muitos falaram: “você está louco saindo de uma área em ascensão que é TI para ser alguém da comunicação”, realmente financeiramente não compensaria e/ou demoraria muito ao chegar salário desejado, mas minha idéia era atrelar com conhecimento e experiência de TI para melhorar o relacionamento e comunicação entre os públicos das empresas. Estou iniciando minha carreira nessa área, sei que é um caminho de muito trabalho e desafiador, mas até aqui esta valendo a pena. Deixo uma frase para reflexão: “Saber a melhor forma de se comunicar é a diferença entre o sucesso e o fracasso.”

    Raphael Felipe – Santos/SP



13/01/10, 11:49:26: junior - IP : 201.91.26****
    Putz ja participei de varios foruns aqui... mas esse veio na veia ...rs Acho que nem precisa falar muito disso, estou a anos na area e é gritante a dificuldade do Profissional de TI em se comunicar com usuarios, gestores , etc.. Um dos mil exemplos que poderia citar , vai unzinho ai: - Usuario : Qual foi o erro que aconteceu para dar essa diferença no relatório ? - Anal. de TI : Bom tinha um IF no programa que não previa que a variavel x recebesse melancia e recebeu banana e por isso que não foi para o calculo da Função Y, ai calculou tomate. E ai vai galera... Pelo amor ...vamos melhorar para o coitado do usuario: --: A funcionalidade não previa o calculo de icms com aliquota X e calculou com percentual Y.

12/01/10, 20:48:59: Bicudo mpbicudo@gmail.com - IP : 200.158.22****
    Flávio, o que você falou realmente acontece. Um médico tem problema de se comunicar com um engenheiro. Mas vou discordar de você quando você diz que essa dificuldade deve existir para a área de TI, porque prestamos serviços a todoas as outras profissões. E é aí que lhe pergunto: como você pode propor soluções a um arquiteto se você não entende o que ele diz, até tecnicamente falando? Então, creio eu, que o profissional de TI além de saber se comunicar de maneira clara e objetiva também deve conhecer o negócio de seu cliente. E isso vale para qualquer cargo. Eu sou formado em Informática Biomédica pela USP. Esse curso nada mais é que um curso de ciências da computação aplicado à área da saúde. Em uma última avaliação dos trabalhos realizado pelos alunos dentro do hospital das clínicas aqui de Ribeirão Preto, uma das questões mais bem avaliadas pelos profissionais da saúde (médicos, nutricionistas, enfermeiras) foi a facilidade de comunicação entre a gente de TI e eles, ao contrário do que ocorreu com a avaliação do próprio dep. de TI do hospital, onde não há pessoas formadas nesse curso. Agora não é o caso também de criarmos cursos específicos, mas um pelo menos foi criado e um dos motivos foi a deficiência de comunicação do profissional de TI em relação a uma fatia de mercado. Então, a comunicação hoje é essencial para você garantir não só o entendimento das necessidades de seu cliente como também que você possa propor soluções e garantir a qualidade de toda a cadeia de serviços prestados pela sua empresa.

12/01/10, 18:02:14: João Ximenes jpximenes@gmail.com - IP : 187.75.163****
    Flávio você observou bem e bateu em um ponto que é DIFICÍLIMO de tratar: entrevistas que precisamos demonstrar o que conhecemos com termos técnicos (EVIDENTE que não seja com analogias da vida real) e que decidem se você está dentro ou não daquela oportunidade. Já fui em algumas onde o responsável pelo setor juntamente com (a)o profissional de RH fazem juntos a seleção, o que acredito ser eficiente. Outra coisa que observo é que algumas seleções são em ambiente austero e fechado, que acredito ser para impor respeito e um determinável nível de imagem no mercado... também não precisa colocar um axé ou rock pesado e colocar todo mundo para ficar pulando igual em uma festa, mas algumas estratégias ao invés de contribuir para a boa condução de entrevistas acabam estragando, a ideia é identificar-se com a empresa e criar proximidade, INDEPENDENTE DA CULTURA. Dois exemplos de entrevista as quais participei e achei muito boas: Acision e Unimed, lembrando que NÁO ESTOU GANHANDO NADA PARA DIVULGAR O NOME DESTAS EMPRESAS, HÁ OUTRAS FORMAS DE RECONHECER ALGUM FEITO ALÉM DA RECOMPENSA FINANCEIRA. Mais uma vez a bendita comunicação, que começa lá na entrevista e deve continuar da mesma forma no ambiente de trabalho.

12/01/10, 16:00:35: Flavio Elorza felorza@gmail.com - IP : 189.19.47****
    A pergunta esta estranha. Comunicação com quem? Com pessoas? Que tipo de pessoas? O profissional de TI é como qualquer outro profissional de outra ciência, um médico tem enorme diculdade de se comunicar com um engenheiro, assim como o engenheiro tem dificuldades de se comunicar com o advogado.

    Essa dificuldade de comunicação é normal e deve existir. Agora, se tem um lugar em que a comunicação é dificil é entre profissional de TI e psicologa recrutadora.


12/01/10, 09:40:54: Luciano lbarroqueiro@yahoo.com.br - IP : 187.21.168****
    Tenho alguns anos de experiencia com ti e sempre trabalhei direto com os usuários.A comunicacao do prof de ti com os usuarios sempre foi complicada pq o cara de ti sempre quer ir pelo achismo e resolver rapido problemas graves indo na do usuario que acha q resolve facil ou ti resolve complicar td pra algo simples.Isso acontece nos modelos q nao seguem padroes de ti.Para os padroes a coisa e pior, pois a empresa tenta encaixar todo mundo num mundo perfeito q nao existe e ai a comunicacao fica pior ainda..A ideia de producao com metas a serem compridas nao consegue ver q o principal e resolver o problema do usuario e garantir uma melhora na manutencao atraves da verificacao da estrutura do sistema.

12/01/10, 07:44:01: João Ximenes jpximenes@gmail.com - IP : 187.3.173****
    Luciano concordo com você nesta sua frase ...não usamos ITIL, PMI ou qualquer outro modelo, partimos para algo mais simples: Comunicação e Bom Senso. BOM SENSO. é preciso criar uma certificação para isso (olha que bonitinho: GSPC-Good Sense Professional Certification) OU papais e mamães tem o dever de nos ensinar isso OU AINDA, é preciso que o famoso setocômetro seja calibrado... Falando em mercado... se não há bom senso no mercado, também não resolve de nada as boas práticas. Não pode ser um esquema de joga-joga um para o outro, e sim trabalho em conjunto. A respeito das certificações, servem de apoio não necessariamente a resolução definitiva para seu problema : é uma mania de mercado acreditar que somente esses métodos permitem um bom funcionamento dos processos na empresa. Estes são baseados em situações também, alguém observou e colocou algumas das melhores práticas em um papel. Será que colocaram TODAS ?? Portanto, aliar metodologias com bom senso é recomendável e dá certo, traduza estes métodos para sua empresa da melhor forma, não é um manual de etiqueta da Danusa Leão...

12/01/10, 01:43:29: Luciano Peres lperes@tech.net.br - IP : 187.88.88****
    Há alguns anos atrás estava em uma Empresa que tinha o problema de “Guerra de Trincheiras” entre TI e Desenvolvimento. Na verdade chamavam de TI a área de Infra e Novas Tecnologias, existia um ambiente não harmonioso, mas para tudo dá-se um jeito. Num dia qualquer já tinha acordado com um humor detestável mas consciente de minha situação e com problemas em alguns sistemas tomei uma simples ação: Fui até a mesa do Supervisor de Desenvolvimento e simplesmente perguntei. - O que posso fazer para ajudar a detectar os problemas e reportar de modo que o desenvolvimento possa corrigir, há algo em que possamos ajudar? Ele olhou para minha cara e disse, vamos marcar uma reunião? A partir deste momento acabou-se a guerra de fronteiras, não usamos ITIL, PMI ou qualquer outro modelo, partimos para algo mais simples: Comunicação e Bom Senso. Continuei nesta Empresa por 7 anos e tenho amizade com meu amigo “Desenvolvedor” até os dias de hoje. Estendemos “osmoticamente” nossa experiência para contato com o usuário final, e tudo foi resolvido ou quase 100 com simples comunicação. Quando havia um “Ooops!” em algum sistema ou problemas com infra, simplesmente comunicávamos aos usuários, se possível com antecedência. Comunicação Funciona!!! É só tirar o “Tecniquês”!

12/01/10, 01:26:35: Bicudo mpbicudo@gmail.com - IP : 200.158.22****
    Eu acho que estamos em um momento de transição muito interessante na área de TI que é a mudança do perfil do profissional. Hoje o mercado praticamente exige a comunicação como requisito primordial e com a cada vez maior dependência das empresas à área de TI se torna cada vez mais importante o profissional da área não só ser um técnico como desenvolver suas habilidades de relacionamento. O antigo perfil do profissional de TI ser aquele cara escondido atrás do monitor programando não existirá mais. Hoje o bom profissional de TI além das habilidades técnicas necessita conhecer do negócio que trabalha. Ele não mais pode simplesmente desenvolver algo, ele deve propor alternativas e gerar soluções, independente se é o desenvolvedor falando com o analista ou o analista com o cliente e essas entendimento do negócio só é viável através de uma boa comunicação. Façam um teste: quantas pessoas que trabalham com você conseguem formular uma idéia, criar uma regra ou explicar algo, de uma maneira geral, sem precisar se utilizar de um exemplo que aconteceu com ela ou com um amigo ?

11/01/10, 22:23:05: João Ximenes jpximenes@gmail.com - IP : 187.3.17****
    Obrigado Daher Hayssam. As vezes tento publicar uns artigos em alguns foruns com estes tipos de assunto, mas alguns veem como polêmicos e simplesmente ignoram e nem respondem. Quando realmente falamos de problemas e alternativas em nossos empregos, simplesmente dão com a porta na nossa cara pelo simples fato da cultura de eu não estudei para mexer em computador e alguns destes são TOTALMENTE DEPENDENTES dos programas. Acho engraçado e até estranho que esta cultura se mantém ainda nos atuais dias, sendo que o Brasil é referência em alguns serviços de TI no mundo, competindo com grandes corporações. E outra, percebo que quando você tenta entender um pouco de algumas áreas é podado ou desperta um certo ciúme e até raiva em alguns, talvez por alguma deficiência no aprendizado em alguma época de nossas vidas, em faculdades principalmente. Dá pano para manga isso... espero que melhore e que as coisas sejam colocadas de modo justo... difícil, mas não impossível. O problema é cultural, o que inclui também a comunicação.

11/01/10, 22:05:33: Daher Hayssam daherhy@yahoo.com.br - IP : 189.15.14****
    João Ximenes Boa noite!!

    Parabéns pelos seus excelentes comentários, eu também cheguei a sugerir um tema semelhante pois abordei este tópico no meu artigo da pós-graduação em Gestão de TI.

    Continue contribuindo com seus comentários e novos temas! Abraços. Daher, Uberlandia - MG, 11/01/2010


11/01/10, 13:39:17: João Ximenes jpximenes@gmail.com - IP : 187.75.163****
    ÓTIMO ESSE TEMA !!! AOS QUE SUGERIRAM (ACREDITO SER MÔNICA E SEBASTIÃO) MEUS PARABÉNS, PEGARAM BEM EM UM DOS CALCANHARES DE AQUILES DAS EMPRESAS.

    PODERIA SUGERIR UM TEMA AQUI, SE ME PERMITEM: INTERAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE INFRAESTRUTURA E SISTEMAS: ATÉ QUANDO ESTA BRIGUINHA DE CRIANÇA VAI ACABAR ?

    É IMPORTANTE FRISAR A IDEIA DE MELHORAR RELACIONAMENTOS ENTRE AMBAS ÁREAS, MESMO QUE EU USE OS TERMOS ACIMA, NÃO É INTENÇÃO MINHA DE OFENDER NINGUÉM. APENAS ESCREVO O QUE VENHO OBSERVANDO NESTES ANOS DE PROFISSÃO E QUE SE TORNA VÍCIOS EM EMPRESAS E ATÉ EM FACULDADES (ESCUTEI DE PROFESSORES ALGUMAS BARBARIDADES, INFELIZMENTE... ISSO É UMA VERGONHA)

    ABRAÇOS !


11/01/10, 13:31:47: João Ximenes - IP : 187.75.163****
    Souconcursado, isso é comunicação entre profissionais de TI. Não deixa de estar no foco da pergunta, acredito que a pergunta abrange muito mais. Por exemplo, um profissional de suporte que não consegue se comunicar (tecnicamente ou não) é complicado. Muitas vezes por falta de conhecimento ou simplesmente por não querer se envolver e, algumas vezes, por seu script de atendimento não permitir que uma pergunta a mais seja feita caso a situação exija. Um outro lado da moeda que fiquei remoendo ontem como diria, é o fato de o usuário não querer e tampouco estar interessado em aprender, e garantir que aquele profissional o salvará. É preciso retirar a imagem de Superman e saber estabelecer limites: posso e tenho capacidade técnica e pessoal para atender daquela maneira ? Sim, se não, onde posso melhorar ? Ou melhor, onde podemos melhorar: a ideia de agir em grupo, como um time é sempre bom ter em mente. E é aí que é papel de profissionais e gestores trabalharem em time, não uma competição engole-cabeça muito vista por aí alguns momentos: Deixe o técnico trabalhar como técnico e o gestor como gestor, se há uma mescla e capacidade suficiente para ser os dois ÓTIMO !!!

10/01/10, 19:45:41: souconcursado souconcursado@ccnp_mcse_ccse_ccea_itil_pmp... - IP : 187.36.240****
    O ITIL é a ferramenta que os profissionais de TI têm para se comunicarem, de forma universal, sobre serviços e processos relacionados a ICT. Saber usar as terminologias do ITIL é um grande avanço no estabelecimento de uma comunicação eficiente entre TI e Negócios (Clientes Usuários).


10/01/10, 11:39:38: João Ximenes - IP : 189.29.188****
    Continuando...Para explicar uma tecnologia por exemplo pode-se fazer analogias com coisas da vida real, não deixando de divulgar e utilizar os termos corretos, afinal as empresas são reconhecidas por suas criações. Particularmente gosto de jornalismo e áreas de comunicação, para se comunicar melhor, ler bons livros, estudar muito e andar atualizado são coisas que ajudam BASTANTE, além de desenvolver a capacidade de discutir mais de um assunto fora da esfera do mundo de TI: isso faz de você não um chato, pelo contrário. Mostra que convive bem com outros tipos de informação e é aí que está o segredo: somos responsáveis por direcionar melhor o uso da tecnologia para diversas necessidades.

10/01/10, 11:38:58: João Ximenes - IP : 189.29.188****
    Acredito que a comunicação deve se desenvolver mais em ambas partes: existe um técnico demais e outro generalista demais e, ainda, o que desconhece ambos e simplesmente tapa o buraco que deixaram no setor: é necessário equilíbrio,colocar na balança. Há assuntos que estamos cansados de abordar às empresas, por exemplo, o simples fato de manter seus softwares regularizados e equipamentos em boas condições. Mudar cultura em empresa é difícil, mas não impossível e deve ser feito um trabalho em conjunto não apenas uma responsabilidade, por exemplo, do RH com trabalhos de integração. É aí que nos lembramos do velho bordão de um comunicador famoso Quem não se comunica, se estrumbica . Estou sendo um pouco específico, mas isso se estende a TUDO, todos que estão lendo sabem do que estou falando e, talvez, presenciam isso nas organizações as quais exercem atividade. Ainda reina o autoritarismo, o faça acontecer de qualquer jeito e a velha estratégia do grito e pressão. Jeitinho as vezes apaga incêndio, mas ao mesmo tempo pode ser o início de um grande fogaréu. Saber se comunicar (ler e escrever razoavelmente) não é pré-requisito de TI e sim de sobrevivência (trabalhar,criar filhos, treinar funcionários e diversos outros). Saber se comunicar não é falar somente em termos estranhos e que parecem soar bonito ao público.

10/01/10, 02:41:50: Luciano Peres lperes@tech.net.br - IP : 187.88.91****
    Considerando todos os forum que tive oportunidade de ler, aqui na Apinfo e demais sites, vejo que o profissional de TI tem capacidade de comunicação um pouco superior as demais áreas, claro que devemos considerar nossos amigos Jornalistas e Advogados como um caso à parte. Há profissionais de TI que devido a necessidade de estudo e dedicação possuem algumas limitações, mas não vejo como algo que, em particular venha a causar prejuízo. Apenas acredito que nós de TI, temos a obrigação de sermos mais inteligíveis, pois as demais áreas com as quais nos comunicamos diariamente tem a mesma dificuldade que nós temos ao ter alguma explicação sobre temas não oriundos a nossa área de atuação. Desejo um 2010 de sucesso para todos!!!

9/01/10, 23:49:21: Cleber Cleber.02@hotmail.com - IP : 200.226.17****
    Não só o profissional de TI como de outras areas, tem dificuldade sim para se comunicar: tendo em vista que a maioria dos profissionais se limitam à sua esfera de conhecimentos, achando que língua portuguesa é para pessoas que se formaram em letras.

9/01/10, 22:42:23: Daher Hayssam daherhy@yahoo.com.br - IP : 189.15.135****
    Feliz Ano Novo a todos os membros deste fórum!!

    Realmente o profissional de TI de hoje tem grande dificuldade de estabelecer boa comunicação, principalmente no Service Desk onde a rotatividade de funcionários é muito alta e dificilmente fica documentado tudo o que é modificado dentro da empresa, isto impede o crescimento do setor e faz com que os profissionais sejam mal vistos por prestar um serviço de má qualidade, mas isto nem sempre é verdade. Conforme os comentários anteriores, realmente é necessário que o profissional de TI adquira novos conhecimentos principalmente à Gestão para ampliar os horizontes de atuação, caso contrário estará fadado a ficar com a empregabilidade bastante limitada caso seja demitido ou saia da empresa por outro motivo qualquer.

    Daher, 09/01/2010


9/01/10, 21:14:15: Vieira adm_ti@yahoo.com.br - IP : 189.110.216****
    O profissional de TI é basicamente movido a lógica, concentração para desenvolver utilizando diversas lingugens de programção ( assim o mercado exige) e solucionar problemas. Este profissional não consegue ser comunicativo, é o que põe a mão na massa, tem o generalista este sim consegue ser comunicativo em vários níveis desde treinamento, resolvendo dúvidas de usuários, levantamento de informações, e administração de conflitos. Já imaginaram se o Spock fosse comunicativo ? Onde ficaria a lógica ?

9/01/10, 13:56:48: Sebastião - IP : 200.139.10****
    Se o profissional de TI não tem boa comunicação, é mais do que óbvio que não estará lendo este tópico.

9/01/10, 12:53:43: Tavares - IP : 200.36.465****
    A maior parte ainda pensa em bits e bytes, não se interessa por obter conhecimentos em outras áreas e muitas vezes isto impede o entendimento da necessidade exata dos usuários.

    O profissional de sucesso de hoje, deve ser um bom técnico, mas saber se comunicar e trabalhar bem em grupo é muito mais importante hoje, do que já foi no passado.



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99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?