APinfo - Forum


Fórum : Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

Sugerido por : Flávio

Foruns anteriores


12/03/10, 13:51:37: Carlos Wagner - IP : 189.39.49****
    O opensource é uma iniciativa válida apesar de algumas contradições. Sempre existem riscos, como no caso do Java e MySQL que passaram a pertencer a Oracle. E sempre existe o OpenSource por conveniência ou como startup de mercado, onde a empresa oferece a communitity edition (free) e edições pagas (professional ou enterprise).

    Não vejo o confronto entre opensource e software pago como um grande problema para os profissionais. Vejo mais com concorrentes em um mesmo mercado. Obviamente cada um terá seus (bons) argumentos para defender sua opinião. E creio que haja sim espaço para todos.

    Abraço.


12/03/10, 11:40:25: Anderson - IP : 189.79.1****
    Bom, Ao contrário do que foi dito por algumas pessoas, sim o software livre tem futuro sim. Diversa organizações trabalham e investem neste tipo de solução. Concordo também com o que foi dito pelo Paulo Henrique, existem diversa empresas que utilizam SL porém, não contribuem. Temos diversos SL que predominam no mercado, por exemplo o Servidor WEB apache, temos também o servidor de e-mail postfix. Temos também softwares que crescem cada dia mais, como por exemplo o BD Mysql e também o carro chefe, o SO Linux, que vem crescendo a cada dia mais. Não tenho certeza desta informação, porém , já ouvi dizer que antes, quando os hw erem mais valorizados, o Software era vendido com o seu código fonte.

    Eu acredito que SL tem futuro sim.


10/03/10, 09:26:20: firebits firebits@backtrack.com.br - IP : 200.159.3****
    Inclusive o site www.apinfo.com é feito em software livre, no caso perl, html e outros.

    Se fosse ao contrário, talvez este site nem mesmo existiria.

    E como este site sobrevive? Qual sua existência? Mais uma prova de opensource bem sucedido.


10/03/10, 09:16:42: Marcos - IP : 189.62.104****
    Sou a favor do software livre, acho que inclusive a ideia é tão boa que deveria ser expandida.

    Que tal carro livre ??

    Pego meu carro de graça na concessionária e depois vou pagar pelos serviços, acessórios, manutenção, combustivel, impostos e etc.

    A área de TI, sempre quer inventar coisas novas que a princípio parecem ser boas, mas que com o tempo acabam prejudicando a todos, como ocorreu com a terceirização por exemplo ...


10/03/10, 09:05:20: firebits firebits@backtrack.com.br - IP : 200.159.3****
    Um dos maiores exemplos de um recurso livre e que está sendo comercializado no mundo real é a água. Inclusive nem foi o homem que inventou, foi Deus. Mas o que o homem, faz para ganhar dinheiro com ela? Limpa a água, usa bem como entender (esgoto, limpeza em geral, consumo próprio), vende em garrafas, adiciona sabor em refrigerantes e é usado até com outros fins, como construção, mas há um custo para isso, não pela água em si e sim para prestação de serviço e outros. Ninguém aqui é Deus, mas somos humanos. Então está ai um grande prova de uma coisa livre (opensource do mundo), que dá dinheiro. Ou vocês acham que Deus fechou o código-fonte da água, para o ser humano não saber a composição H²O? Ele deixou aberto, porque ele sabia que haveria humanos com conhecimento que Ele mesmo deu, para descobrirmos e transformarmos a água em outras coisas. Não estou falando de religião, é apenas uma analogia, ok? No caso de software livre, desenvolvedores e outros profissionais criam o software, outros podem até reaproveitar, mas sempre haverá oportunidade para consultoria, palestras, treinamentos, cursos, manuais, suporte e customização. Quem é bom não tem medo de mostrar o código-fonte, porque tais software são tão grandes em alguns casos, que a equipe ou desenvolvedor na maioria das vezes será chamado a desenvolver ou customizar. E outra, que faz open-source pode vender ou trabalhar fora do país, porque sendo ou não open source, aqui é sempre a mesma coisa. Jeitinho Brasileiro.

9/03/10, 20:59:58: Alexandre Silva alexandre_odilon2001@hotmail.com - IP : 189.111.115****
    Senhores se o software livre é tão bom, por que é de graça ? lembramos tudo que é de graça simplesmente não presta. onde que eu passaria o meu tempo livre pesquisando e colocando a disposição de todos sem patentiar. provavelmente eu seria um ipócrita do Software..

    Abraços.... Se empresas tentam pagar baratos por profissionais qualificados de muitos anos de treinamentos e certificaçõe, quantos eles não ofereciam por profissionais formados em softwares livres ?


9/03/10, 10:27:15: Cicero Neto cicero.dba@gmail.com - IP : 201.68.103****
    Entendo não haver em hipótese alguma esperança na injeção de recursos no software livre e sim a certeza de que esses investimentos terão retorno. Existe planejamento dessas grandes empresas, para tal prática. Tais investimentos podem não trazer resultados diretos a comunidade, porém às empresas é notório. Já assistimos os inúmeros processos na união europeia contra a Micro$oft, que com seu dinheiro extinguiu a Netscape e que monopoliza o mercado de software mundial. É o velho jargão, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura . Além disso o opensource ajuda no desenvolvimento e aprimoramento de produtos pagos ou que virão a ser. A IBM aposta no software livre e ganha na prestação de serviços e suporte técnico. Não sejamos inocentes em pensar que tudo que é investido é tão somente para ajudar a humanidade pelos samaritanos IBM, ORACLE, SUN etc.

8/03/10, 00:49:54: R O B E R T O - IP : 201.95.57****
    Olá pessoal, Bom dia.

    EM 02 DO CORRENTE, COMENTEI O TEMA. De lá até hoje apenas 7 comentários, sôbre o tema.

    Se o próprio tema é um fracasso de audiência, ainda querem colocar o programa no ar ?!

    Abraços.


7/03/10, 20:53:49: Flávio Peres - IP : 189.69.152****
    Nos EUA o software livre funciona, porque existe muita grana de joint venture, disposta a financiar esses empreendimentos, na esperança que algum dia o retorno venha. É o caso dos vários linux existentes, que tem financiamento de gigantes como IBM, Oracle, Novell, Sun e outras. É claro que muita gente se beneficia disso. No Brasil, a coisa é bem diferente. As empresas nem querem usar os open sources, porque tem medo de ficar sem suporte. Preferem pagar milhões em licenças para os produtos MS, do que usar um open office, por exemplo. Numa terra onde é cada um por sí, falar em coisas como comunidade, contribuição, software colaborativo, etc. só pode ser piada!!!

5/03/10, 14:13:35: House M.D. - IP : 200.226.3****
    Se a Microsoft quisesse, conseguiria apertar as regras para evitar a pirataria, porém com isso perderia seu local de padrão de mercado.

    Pergunta: Vale mais fechar este cerco ou fazendo isso estou empurrando meus clientes, para a concorrência? Lembrando que mesmo sem pagar, eles usam a Ferramenta Microsoft.


4/03/10, 00:21:13: Brasileiro - IP : 200.100.22****
    O lado bom é que pode ajudar na padronização dos softwares, o lado ruim é que nenhum dos softwares são nacionais. E pra deixar um recado: essa briguinha que fica acontecendo às escuras entre a administração pública e a privada, está gerando dívida para o trabalhador e para os clientes.

3/03/10, 20:00:22: Ronaldo - IP : 189.27.41****
    Certas mundaças tem um processo. Mais uma vez, software livre não é necessariamente 0800. Veja a sinulação de um caso o qual coloquei e em seguida o colega Roberto completa, PH.

3/03/10, 15:47:58: Roberto - IP : 201.22.137****
    Sou desenvolvedor, e colaboro sim com software livre, principalmente com resolução de problemas em forums de discursão. Além disso tenho um emprego regular onde produzo software proprietário, afinal eu preciso comer. Estou vendo citações extremistas de que vc é a favor ou contra software livre. Faço o que faço pq amo desenvolver sistemas, se tenho condições de doar esforço a comunidade de software livre, faço isso pq gosto e adoro produzir algo útil a alguém. O mundo é grande demais e há espaço para praticamente tudo, quem diz que software livre tira emprego, deveria se informar melhor. Na verdade software livre cria emprego em lugares onde vc menos imagina, por exemplo em pequenas cidades do interior onde as prefeituras não tem dinheiro para compra um BD Oracale de 10 milhoes, mas tem condições de pagar um salário de 4000 a um funcionário que entende de MySql. Se não fosse o software livre esse tipo de emprego nem existiria.

3/03/10, 12:34:32: Paulo Henrique - IP : 189.107.171****
    Quando muitos falam: TODOS colaboram e assim TODOS ganham, isso realmente acontece? A não ser no mundo da fantasia, posso dizer que não. O que vejo é muita gente usando, pregando o uso e batendo no peito que não usa softwares made in U.S.A, mas que incapazes de EFETIVAMENTE demonstrarem o que fizeram para a COMUNIDADE, são apenas usuários que não querem pagar a conta(seja ela com dinheiro ou com trabalho). Quando a MYSQL foi vendida, algum colaborador recebeu parte do quinhão ou apenas o famoso dono embolsou o lucro? Onde fica a comunidade? Trabalho para todos e lucro para alguns? Será que não enviamos ROYALTS a marca do CHAPELZINHO VERMELHO quando assinamos contratos de suporte aqui no Brasil?

    Bem, acreditem no que quiserem. Mas em um mundo onde eu não tenho CARRO LIVRE, SAUDE LIVRE, CASA LIVRE eu não posso concordar com Software livre. Promessas de que quando alguem necessitar de suporte para um software livre, esse alguem vai procurar um PROFISSIONAL que faz parte da comunidade me parece ser no mínimo ingênua. Já vi uma série de PSEUDO consultores embarcarem em suportes a softwares livres sem nunca terem colaborado com o mesmo arteriomente. Mas isso é possível, afinal tem sempre pessoas caridosas que desenvolvem, testam e documentam esses softwares para que outros usuários implementem as soluções sem custo de LICENÇA nas mais diversas empresas.

    Pergunta aos defensores do software livre: Qual a SUA coloboração para a COMUNIDADE? Citem aqui no fórum. Quem sabe mais pessoas possam se sentir motivadas e colaborar, por que até então vejo ALGUNS colaborando e MUITOS usufruindo do TRABALHO ALHEIO.

    Obs1: Não sou a favor de software MADE IN USA e sim software MADE IN BRASIL e por consequência dos profissionais MADE IN BRASIL. Obs2: Sou DESENVOLVEDOR e não USUÁRIO.


2/03/10, 03:26:09: R O B E R T O - IP : 189.46.209****
    Por que usufruir gratis do trabalho alheio? Por que, a espreita, quem nada fez, propaga a gratuidade de um softwre arvorando-se distribuidor e fiscaL de quem o comercialize até abrindo empresas para tanto. Então que deixe as atividades atuais, CUSTEIE a IDEALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO e presenteie a humanidade com

    QUE É SEU. Mas, RESPEITE o QUE É DOS OUTROS. Uma fábrica, da fundação à

    automatomação (Entra árvore, sai móveis) dá o direito aos proprietários de

    usufruem como entenderem. No demais, idem. Porque para a informática pregar diferente. Hein?!... O que?!... Ah! Entendo?!... Uma mesa não se clona e sempre carecerá do TRABALHADOR para fabricá-la. Entendí. Também entendo que, empresários, p/NÃO PAGAREM POR SOFTWAREs AINDA EMPREGAM MUITA MÃO DE OBRA. LEGALIZANDO o software LIVRE DE ÔNUS, correrão PARA OBTÊ-LOS (gratis por força duma Lei ao seu serviço). Onde está, a FORÇA DE TRABALHO do ex-desenvolvedor DOS BANCOS COM-PRA-DOS (comércio, poder,...). SOU CONTRÁRIO AO SOFTWARE LIVRE, ABERTO, etc. Trabalho feito deve ser pago. Um ROBÔ (uma forma de computação) industrial é protegido por direitos autorais e impossivel de ser pirateado. Desenvolvedor de software é um profissional tal qualquer outro. Aqueles da ENGENHARIA constroem moradias, fogões, automóveis,.. que são VEN-DI-DOS. Arroz, batata,..., flores, também VEN-DI-DOS. Já está inviável COMPRAR produtos da área da saúde (serviços/laboratórios), que de perto tocam a humanidade toda mas sempre intocáveis. Hoje não se vive sem SOFTWARE, como não se vive de BANANAS, ARROZ, GAZ NATURAL, GASOLINA, CARNE (bens da natureza de DEUS). Por que tornar gratis apenas programas de computador? NÃO: A DEUS o que é de DEUS, a CESAR o que é de CESAR e, para MIM o que é MEU. A isto chamo de JUSTIÇA.


26/02/10, 01:41:52: Roberto - IP : 189.27.17****
    Acho que vai ter algum efeito sim, mas não muito. Moro em Brasília, sei como funciona o desenvolvimento de sistemas aqui. É uma verdadeira torneira de dinheiro público. É uma das principais formas de corrupção aqui. Basta ver o caso do Governador Arruda, grande parte das propinas recebidas eram de empresas de informática. Tanto é que a Senhora Cristina Boner, dona do Grupo TBA aparece em filmagens do Senhor Durval entregues a polícia federal. O grupo TBA é uma das grandes coorporações, assim como Politec, Poliedro, Cast, CTIS e outras que mamam nessa torneira. Outra coisa interessante sobre esse caso é que o esquema já era realizado pelo governador antigo comandado pelo próprio Senhor Durval. Outro fato interessante é que o governo federal também disponibiliza essa torneira e em volumes bem maiores. Como sei disso 14 anos trabalhando nos mais diversos CPD s em Brasília. Bem voltando ao assunto original, acho que a corrupção vai inibir o uso do compartilhamento de sistemas, pois fazer sistemas novos é um dos principais negócios das empresas que mamam em Brasília.

25/02/10, 19:31:33: Ronaldo - IP : 189.27.27****
    Mais um coisa: será quanto $$$ o custo de lincença do Office e Windows nas estações do governo.

    A antiga TBA se muito bem com isto aqui em Brasília.


25/02/10, 19:20:22: Ronaldo - IP : 189.27.27****
    Será que o colega(Fernandes) realmente entende do assunto, em nem um momento foi dito que seria uma panacéia. Tente, se possível, imaginar: Desenvolvemos um sistema para uma prefeitura para gestão do municipio inteiro. No contrato obriga a empresa elaborar a solução com tecnologia Open Source(Sem necessidade de licenças para colocar para usar...). Implanta o projeto na prefeitura e utiliza durante um bom tempo. Depois outra prefeitura precisa da soluçào semelhante. Como é lei, a solução utilizada na prefeitura anterior poderá ser usada nesta nova. O fonte do sistema estará disponível para a população(interessados). As empresas(quem estão participando da licitação) podem aproveitar e desenvolver e especializar mais a solução. SENHORES, esta é a idéia. Ou seja, o que foi comprado em software com dinheiro publico poderia ficar disponivel(Outro orgão). Isto para os N projetos do governo.

25/02/10, 11:18:34: Ricardo/RS - IP : 201.22.21****
    uma idéia pro governo, seria disponibilizar os softwares do DATASUS, pois são vários sistemas, sem nenhuma integração, e cada um diferente do outro... acredito que sofreriam uma enorme evolução virando software livre...

25/02/10, 00:37:42: Brasileiro - IP : 201.22.104****
    Economicamente sim, com sistemas gratuitos você não terá a necessidade de ser manipulado pelos gringos, por causa daquelas inúmeras atualizações.

24/02/10, 17:29:48: NUNO nunochiu@hotmail.com - IP : 201.91.128****
    O governo vejo como mediador, pois é através dela que há um incentivo na diminuição de impostos para qualquer empreendedor querer iniciar o negócio com softwares livres. Tornar obrigatório nas Universidades terem Empresas Juniores na qual discentes terão contato com softwares livres e quem sabe experiência necessária para o mercado em seu primeiro emprego e estágio. Alguém falou em sistema ERP, este é muito particular varia de empresa para empresa a parametrização precisa.A função do software idealizado é tornar o máximo possível da realidade do negócio. E para isto a área de TI sempre estará subordinada a Administração , são elas que nos dá cartas para diversas áreas e já que ERP é junção ordenada e sistemática das informações de diversas funções, realizando os dados em tempo real, já viu só, existe na programação do Java , threads , usuários, comunicação com resdes entre outras coisas.Isto é um pedaço da complexidade além de conhecer o negócio.

24/02/10, 16:50:47: Fernandes - IP : 200.96.450****
    Ter o governo como responsável pelo desenvolvimento e gestão de projetos e no mínimo temerário, dada a notória incapacidade de gerir custos e prazos. Como já foi dito, vão usar o dinheiro dos impostos para desenvolver um sistema por 30 vezes mais e disponibiliza-lo de forma gratuita.

    Outro ponto é o conceito em sí, se tudo é tão bom como muitos argumentam, bastaria fazer um ERP eficiente e disponibiliza-lo de graça para as empresas, ganhando é claro com consultoria e treinamento, porque será que ninguém ainda teve esta brilhante idéia ...


24/02/10, 14:48:44: Ronaldo - IP : 189.27.27****
    Caminho sem volta a utilização de software livre. Se o governo por medida de lei apertar o cerco em tempo teremos uma nova cultura para prestar serviços de TI para o governo. Cria e pontencializa mais a área. Aumenta as opções de contratação de serviços. TODOS NO MUNDO ESTÃO FICANDO DE JOELHOS PARA ESTE NOVO MODELO.

23/02/10, 05:35:28: Marco - IP : 187.45.48****
    O modelo de software livre é voltado ao serviço como fonte - cedemos o software e cobramos pelo serviço.O modelo pode dar certo, sim - o importante é que todos tenham sua parcela de responsabilidade.

22/02/10, 18:49:10: João Ximenes - IP : 187.3.170****
    Fernando, concordo com o que você disse. Mas, cá para nós, deveria ter uma integração maior entre tecnologia e negócios não acha ? Legal e recomendável se atualizar dependendo da novidade, mas como e em quê: essa é a antiga atual questão. O profissional escolhe para onde quer ir, mas o mercado também tem esta liberdade muitas vezes imposta e o que fica obscuro muitas vezes é como ambos veem e reagem a isso? Não querendo acordar defunto, mas o fórum anterior que tratava da comunicação em TI pode ser usado como um gancho para contribuir com a definição do assunto. Por mais que o SL esteja definido com suas normas e ideias originais, sempre haverá um querendo mudar a maneira do fazer daquela maneira. Se a intenção é mudar, por favor que seja para melhor e com as necessidades bem definidas.

22/02/10, 16:25:22: Fernando - IP : 200.220.18****
    Nada no mundo é totalmente livre, e um lugar onde todo mundo manda, ninguem manda. Entao em algum momento do processo, alguma pessoa, seja fisica ou juridica tera que ser responsavel pelo sistema desenvolvido, e para ser responsavel por qualquer coisa, so recebendo algum dinheiro por isso. Portanto, ser livre, nunca vai ser, e associar preco barato ou gratis com software livre tambem nao vai acontecer. Nao sou a favor de monopolio, mas tb nao sou a favor de solucoes caseiras, por mais que existam geninhos ficando milionarios do dia pra noite com uma ideia espetacular de um novo sistema ou site(que nao passam de algumas dezenas, assim como em qualquer outra area), no final sempre precisarao existir profissionais de verdade que terao que implementar e manter esta ideia funcionando. Portanto, nenhum profissional de verdade precisa se preocupar, é so se manter atualizado que o leitinho das criancas vai estar garantido...

22/02/10, 11:21:31: Analista - - IP : 189.29.189****
    Software livre é o futuro, ou no mínimo, grande parte dele, e prova disto é a microsoft criando programas de distribuição de softwares gratuitos para escolas e pequenas empresas, a cisco baseando seu sistema em UNIX e o tornando modular (como seu concorrente já o fazia há tempos), o crescimento cada vez maior de profissionais capacitados e da demanda por estes profissionais, e a versatilidade destes sistemas operacionais, capazes de rodar até em liquidificador.

22/02/10, 11:18:40: João Ximenes - IP : 187.3.170****
    Lendo meu texto pude perceber algo que não quero que esteja transparecendo e que pode ter acarretado algo um pouco pró-Janelas. Quando digo em larga escala menciono a utilização também de usuários, assim como o sistema janeleiro. Porém, há nichos específicos e isso tem de ser respeitado e reconhecido. Como um amigo aqui disse o SL já é utilizado em larga escala em grandes instituições e governos, pois estes tem capacidade maior de abertura e confiança para divulgar resultados e, principalmente, poder de investimento financeiro e intelectual. O software livre já deu certo, porém é preciso tomar cuidado para não virar coisa de povão... Me perdoem pelo termo e me critiquem se quiser por isso, mas quando se populariza determinada tecnologia é tendência que o nível abaixe pela confusão que muitos fazem ao decidir estratégias de negócios utilizando software, perdendo assim a qualidade tanto do produto quanto do profissional que neste atua. Acredito que a visão ainda não é forte e grande o bastante para atingir uma camada maior da população por causa disso, além de ser um leve protecionismo positivo para evitar que hackers e suas variações ou qualquer um tenha acesso a estes tipos de prática. Sou pró ao software que dá resultado, sou contra práticas monopolistas que muitas vezes não permite variedade e qualidade, inclusive em software.

21/02/10, 09:18:52: Leo leomachioli@uol.com.br - IP : 189.33.227****
    Bom dia a todos.

    Lamento que o governo federal não tenha investido mais em software livre. por exemplo o projeto do Carlos Morimoto naõ teve nenhum incentivo do governo. O software livre domina hoje os data centers e os provedores. O software livre domina as universidades e preaticamente TODOS os supercomputadores do mundo usam software livre. O governo federal peca sim por não mais investir e software livre -- de qualquer forma é muuuuiiito melhor que o neoliberais e da micro$oft. O pessoal vamos deixar de ser caretas tem espaço pra todos , só não tem espaço pra entreguista de direita até o PODEROSO EUA elegendo OBAMA descobriram o óbvio. Software livre é o futuro e isto nada tem a ver com socialistamo, aliás TODOS os melhores países do mundo são socialistas e isto nada tem a ver com COMUNISMO. que tal estuadarem um pouco mais pra não falar bobagem???!!. Dica peguem o youtube video do Arruda com o Serra dizendo votem num careca e ganhem DOIS é só digitar isto no youtube e veja os carecas com seus próprios olhos. Abraços a todos e viva o Linux.


20/02/10, 20:40:49: Paulo - IP : 201.21.4****
    Nenhum Futuro, principalmente no Brasil, isto é mais uma idéia Utópica de um Governo que já esta saindo e como comentaram abaixo, estão querendo transformar o país em uma cuba ou até mesmo Venezuela.

    O Mercado já é uma porcaria com a presença dos atravessadores (COnsultorias), porque piorar ainda mais?


19/02/10, 10:35:54: Nuno nunochiu@hotmail.com - IP : 201.1.2****
    É um mercado marginalizado, na qual hackers,piratas, programadores de vírus,clonadores de cartões, agradecem pela abertura, criando cada vez mais ferramentas e programas à serviço do crime. Enquanto o governo e empreendedores não enxergarem que com software livre, cria um mercado novo no ramo de tecnologias na qual possibilita o surgimento de empresas nacionais que utilizam cada de vez mais, pelo fato de tentar manter a competividade com os demais multinacionais.Começando pela redução de impostos, estimular jovens a utilizar,formar profissionais qualificados no ramo: Java, PHP, MySql, Javascript, Linux, criação de grupos e profissionais que interessam na divulgação, manutenção, suportes, exposições destes produtos. Isto estimula a criação de novas empresas, maior emprego para o mercado, contratação de profissionais nestas áreas.

19/02/10, 07:45:50: André de Lira a.gdelira@gmail.com - IP : 201.93.164****
    Se consegir-mos isso, daremos um passo importante na melhoria das condições de vida, tornando assim um processo de evolução continua. Por esse motivo acredito que terá futuro.

18/02/10, 18:39:47: Marcellobo marcellobo@yahoo.com.br - IP : 200.174.11****
    Eu acredito que a iniciativa de compartilhar, seja do governo ou mesmo de pessoas/grupos/coletivos que praticam isso, já alterou o panorama do mundo em relação ao acesso, inovação e reorganização do conhecimento. Não podemos negar, os avanços mundiais não foram protagonizados por empresas somente e sim pelo movimento que compartilha e redistribui o conhecimento sob uma nova forma nova ou mesmo diferente.

18/02/10, 18:21:28: Ronaldo - IP : 189.27.0****
    Visão espirita... Tb compartilho Anderson.

18/02/10, 09:36:19: Anderson Daniel adaniel758@gmail.com - IP : 187.26.82****
    Creio q sim, pois o futuro é trabalho colaborativo, onde as pessoas poderão contribuir com o seu melhor naquilo q tem excelência e poderão ajudar assim a si mesma e a toda a sociedade... E a metodologia de premiar o comprometimento e a dedicação será o reconhecimento de todos... e teremos q vencer a guerra de vaidades que nos eh inerente a nossa condição... após superar isto teremos uma sociedade sustentável em todos os sentidos... e assim sim termos condições de expandir nossos domínios a outros planetas... sendo responsáveis e respeitando o todo e a todos cada qual em sua condição e ritmo...

18/02/10, 08:32:16: Mauro mauro.risonho@nsec.com.br - IP : 200.159.3****
    Na visão técnica, por exemplo, já dá para ver alguma coisas como esta: https://svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/wiki/InVesalius/Screenshots Na visão econômica, software livre é relativamente mais barato, pois possuir o acesso ao código-fonte, mas não quer dizer ser gratuito. Mas é na visão política que as coisas acontecem. Se politicamente for viável, tudo bem. Mas se não for viável, pode ser o melhor sistema, melhor software e melhor equipe e gestão. Pouco importa.

    Não é minha opinião, mas o que vejo em alguns lugares, não generalizando.

    Sendo assim fica difícil a visão de crescimento, quando se olha apenas no faturamento.


18/02/10, 08:13:15: Ronaldo - IP : 189.27.0****
    Comentário colocado pelo Carlos: Se o objetivo for reaproveitar projetos é fantastico. Pense que um projeto X pode ser aproveitado, adaptado... em outro orgão do poder publico. Teremos melhorias e troca de esperiência.... Os governos deveriam suar software Open Source em massa, so casos especiais que não usaria. Isto ia gerar um economia absurda para os cofres publico. Vamos ver se esta ideia vai para frente. O PESSOALL DAS LICITAÇÕES NÃO IAM GOSTAR OPERAR ASSIM..... A OUTRA COISA NAS LICITAÇÕES: SOLICITA-SE N CERTIFICADOS ATESTADOS. SÓ PARA DAR PREFERENCIA PARA EMPRESAS X, Y ,Z. PQ NAO ADOTAR ESTE MODELO DE SOFTWARE OPEN SOURCE.

18/02/10, 00:47:12: Carlos - IP : 187.37.20****
    Estou começando a ver o assunto, mas vou colocar algumas questões. Qual a diferença de usar o SPB patrocinado pelo governo ao invés de utilizar um SourceForge.net ou outro site de comunidades OpenSource ? Não parece contraditório querer instituir um OpenSource, porém limitado a proteger e divulgar somente softwares brasileiros ? Isso não faz com que deixe de ser um OpenSource universal ? Abraço.

17/02/10, 11:05:17: Consultor de TI - IP : 201.19.1****
    Na minha visão, o PT quer transformar o Brasil em Cuba. Seguir o modelo de Fidel Castro. Ao invés de perder tempo desenvolvendo software para pequenos e medios empresarios, deveria olhar para a tributação que torna esses mesmos empresarios sócios do país (ou vice-versa). O pequeno empresario paga para sobreviver pois tem o governo como sócio. Em relação ao profissional de TI não acredito que vai gerar demanda de trabalho suficiente para acabar com o desemprego na área afinal muitos estão desatualizados ou não sabem nem porque estão nesta área.

17/02/10, 01:21:11: João Ximenes - IP : 189.29.19****
    Vejo como um incentivo e alternativa, mas como ferramenta de necessidades complexas do cotidiano ainda não está bem desenvolvida a ideia. Porém, isso pode incentivar customização como um colega aqui mesmo disse, vai da necessidade e do que o freguês quer. Um exemplo é o Ginga, grosso modo é um software que promete a tão sonhada interatividade neste modelo de televisão que estamos vendo ser implantado. Fabricantes de set top boxes ou caixas conversoras, como preferirem, ainda estão se decidindo a respeito do uso deste, pois a forma como o negócio está indefinido no momento é inviável introduzi-lo no mercado neste momento. Outro fator é pegar o Ginga e customizá-lo, de forma independente ou patrocínio de empresas e/ou instituições de ensino: a ideia é gerar resultados utilizando a tecnologia. Portanto, é preciso amadurecer os seguintes fatores: software livre não é de graça é possível customizá-lo porém isso ainda é muito nebuloso: qual o tempo e custo para isso e, principalmente, qual resultado gerará ? Não é muito aceito ainda por tratar-se de não aderir à ideia de software proprietário. Resumindo, a ideia é boa a prática em larga escala fica devendo.

16/02/10, 18:17:37: Ronaldo - IP : 189.27.****
    PessoALL, Concordo com o cometário do colega que diz que gestão de recursos publicos e falha(Chover no molhado). Se os governos compartilharem soluções e coloca-las em domínio publico vai trazer grandes benefícios. Pq muitas necessidades são semelhantes nos municípios e estados.... Só uma coisa: livre não é necessariamente 0800.

15/02/10, 12:18:45: Luiz - IP : 189.33.16****
    Se o objetivo do governo é ajudar as pequenas empresas e melhorar a sua competitividade, o mais indicado seria fazer uma desoneração fiscal.

    Pegar o dinheiro do contribuinte, ou seja o nosso, para pagar pelo desenvolvimento de software, para depois entrega-lo de graça não creio que é justo. Nem vou entrar no merito da capacidade do governo de gerenciar os projetos ou pagar o valor correto.

    Esta ideia é bem a cara do pessoal mais radical do PT, que assumiu todos os cargos possíveis no governo é que ainda acredita no socialismo.


15/02/10, 08:30:04: Marco - IP : 187.45.48****
    Com certeza o portal é de grande ajuda para a sociedade e empresas em geral - para os profissionais de TI, como já foi dito anteriormente, se gerar uma carga de serviços ele também será útil. É esperar e ver os resultados. O modelo de fonte aberto sempre existiu no mercado,considerando que a responsabilidade sobre quaisquer alterações é do usuário que as fez, ou então que ele contrate o autor do código para a manutenção/melhoria, ou até agentes especializados. O foco aí é a responsabilidade sobre modificações. Esse é um ponto de vista comercial e sempre foi muito bem aceito, logo não haverá grandes impactos se esse premissa for utilizada.

14/02/10, 12:28:23: Brasileiro - IP : 201.47.10****
    O problema acarretará nas atualizações e/ou continuações dos softwares, mas a idéia do portal foi uma grande ajuda para as empresas de pequeno porte. Porém poderá prejudicar muitos ou alguns profissionais de TI.

13/02/10, 15:15:37: Flávio - IP : 200.52.275****
    A idéia original do governo era criar programas para gestão e administração de municípios e estados, utilizando ferramentas gratuitas, como por exemplo Linux, PHP, Msql e etc e distribuir de forma livre para todos os interessados.

    Estes programas estão no portal do governo e podem ser utilizados de forma gratuita, inclusive por empresas privadas.

    Do ponto de vista da sociedade, acho que é uma boa alternativa, pois permite o acesso a melhores ferramentas de administração, mesmo a pequenos municípios que não poderiam pagar pelo seu desenvolvimento.

    O mesmo pode valer quando alguns destes programas começarem a ser utilizar por pequenas empresas, mas do ponto de vista da área de TI, creio que são mais algumas portas que se fecham. É claro que sempre vai haver suporte, treinamento e customização, mas mesmo assim não creio que serão em numero suficiente para trazer vantagens para nós, profissionais de TI.


Anteriores:

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?