APinfo - Forum


Fórum : Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

Foruns anteriores


14/08/10, 09:10:38: Flavio - IP : 189.62.122****
    Gostei bastante da pesquisa, trabalho como CLT e nunca tinha tido uma visão tão boa de como funciona o CLT-Flex e o PJ. As informações sobre certificação e linguagens mais utilizadas também são úteis. As outras pesquisas tratam apenas do salário, sem abordar outras questões.

    As sugestões de abrir a pesquisa por Jr, pleno, sênior, por cidade, por ramo de atividade, tamanho da empresa, tecnologia, nível educacional, por clt, PJ, clt-flex, cooperado, por idade, conhecimento de inglês, certificação e etc, iria gerar um grande volume de dados que dificultariam uma visão mais macro da área. Algumas pessoas não querem ter o trabalho de pensar, esperam obter uma pesquisa em que elas possam se encaixar completamente. Isto não existe cada pesquisa tem sua particularidade e foco, no conjunto devem nos ajudar a ter uma visão do mercado, que depois pode ser aplicada a cada uma das nossas particularidades individuais, para definir o que seria um bom salário.


14/08/10, 09:03:10: Luiz Mário SP - IP : 187.9.63****
    Vocês já pensaram em comparar estes salários com salários de outras profissões? Acredito que o salário da área de TI está bem acima de que muuuitas áreas, alguns choram de barriga cheia.

    O que odeio nesta área é o tal do PJ, CLT Flex, etc..

    Odeio ter que me matar de estudar (todas áreas tem disso, só que TI é frenético o ritmo) e me atualizar (cursos sempre caros) o resto da vida para não ficar fora do mercado de trabalho.

    Odeio quase sempre ter que implantar projetos e ter que ficar viajando igual um louco.

    Odeio como É o mercado de TI e já saí desta área faz alguns meses. Agora, afirmar que o salário é baixo é errado na minha opinião.. O salário é muito bom... Larguei da área por outros motivos (vida social, menos dor e cabeça, etc...)

    Luiz


13/08/10, 08:16:24: Matheus - IP : 189.43.****
    Tem muita pesquisa por ai que não diz qual é a fonte quando foi feita, quantos foram entrevistados, não divide os cargos por tecnologia, nesta da apinfo tem tudo isto e algumas pessoas ainda ficam reclamando ... Existem pontos que podem ser melhorados, mas dizer que a pesquisa toda não vale nada, parece ser mais um comentário desesperado da concorrência.

13/08/10, 07:10:38: Mirian - IP : 201.85.47****
    Muita gente se limitou a dizer apenas se a pesquisa batia ou não com seu salário, sem considerar todas as outras questões que foram levantadas. Fiquei impressionada com a diminuição das mulheres na área, já observo isto a algum tempo, mas achava que era uma coisa mais localizada. Existe muita discriminação contra o trabalho as mulheres, tanto dos usuários, quanto de alguns profissionais de TI. As horas extras, o desespero no final dos projetos, sem ter hora para entrar ou para sair, sempre prejudicam mais as mulheres, principalmente as casadas. Realmente, acho que este abondono vai continuar acontecendo, o que é uma pena, pois as mulheres contribuem com uma visão diferenciada para os problemas de TI.

12/08/10, 10:39:20: Camila Caruso camila.caruso@sysmap.com.br - IP : 201.6.10****

    Sugiro que na pesquisa deveria constar valores com classificações de Trainee, JR,PL e SR,pois os valores são diferentes. Ex: Analista Programador ASP JR, Analista Programador ASP PL, Analista Programador ASP SR.

12/08/10, 09:18:06: analista java - IP : 189.34.2****
    A pesquisa deveria trazer a média salarial para jr, pl e sr, e não tudo junto.

    Acredito que a tendência dos salários é diminuir mais, pq tenho visto muitas vagas exigindo apenas 2º grau e cursos técnicos. Claro que ainda vão existir bons salários, mas será minoria.

    Recentemente desisti de uma vaga em uma empresa 3 letrinhas praticante do CLT-flex onde era registrado em carteira R$900 e mais R$2500 por fora e ainda pagava imposto sobre os 2500. A vaga já foi preenchida.


11/08/10, 21:57:14: Titi - IP : 189.78.7****
    Colegas, Em minha opinião todos deveriam deixar de trabalhar em consultorias. Foram estas que acabaram com os nossos bons salários do passado. Os tempos de glória ficou para tras. Era muito bom ser 3o e trabalhar por intermédio de uma consultoria nos anos 80. Naquele epoca muitos profissinais de TI ganharam dinheiro como 3os. A verdade é que hoje não vale a pena trabalhar em consultoria. Temos que ser funcionários do cliente e só assim poderemos ganhar de 80 a 100 a mais do que uma consultoria paga para um profissional.

    Fui...


11/08/10, 11:07:33: Marcelo - IP : 187.38.8****
    Outra coisa vcs ficam falando de salario como se fossem empregadinhos meia boca,e se comparando com prfofessores etc e tal, e os valores que as consultoras pegam dos clientes, nao contam nao, O PROFISSIONAL PLANEJA ERRADO, DEVE PEDIR 80 DO CLIENTE DO VALOR PARA ELE, conultoria tem que ficar com 20 e olhe la!! REPENSEM SUAS VIDAS PARA NAO SE TORNAREM EMPREGADINHOS MEIA BOCA

11/08/10, 11:04:41: Marcelo - IP : 187.38.8****
    que nada , nao querem pagar mesmo, o pessoal geralmente quer um pleno para vender como senior e ainda reclama que falta profisional qualificado no mercado!!

11/08/10, 06:48:57: Fernando fernandoayres@gmail.com - IP : 201.87.183****

    A área de TI atualmente tem remunerações muito superior a diversos outros segmentos profissionais. Por exemplo um técnico de suporte tem salário superior ao de um professor, ou até mesmo um advogado formado.

9/08/10, 19:35:36: Rmarques - IP : 187.43.21****
    A pesquisa deve ter considerado salários de Jr. para cada categoria. As faixas salariais estão muito superiores ao apresentado na pesquisa. Um arquiteto de sistemas por exemplo, tem ganhos entre 12.000 e 16.000 (PJ) dependedo das qualificações e experiencia. Um Analista Programador pode chegar a 11000 (PJ) dependendo dos conhecimentos de desenvolvimento e integração com plataformas corporativas (Mainframe,SAP, ...).

    A verdade é que os profissionais devem ter em mente que já temos uma escassa mão de obra especializada e temos que aproveitar o momento para valorizar a area de TI nacional e consequentemente estabilizar os patamares de ganho.

    Caso contrário, vamos parecer como a mão de obra barata e pouco criativa que o mercado indiano e chines tem a oferecer.


9/08/10, 12:28:15: Marcelo - IP : 187.38.2****
    A unica coisa que sugiro a vcs e que se puderem, saiam da area para nao comprometer suas vidas pessoasis, pois ao contrario de um engenheiro que tem entidade para protecao dos salarios profissional de TI sofre abuso e assedio trabalhista por ser terceiro, e as consultorias querem que vc se lasque com isso

9/08/10, 09:08:55: Jose - IP : 201.55.32****
    O problema da pesquisa é que a maioria colocou uma faixa salarial que, pelo menos, gostaria de ter, como forma de tentar mostrar pros empregadores que seu salarios estão abaixo do mercado. E nao o salario que realmente está ganhando na realidade. A realidade salarial é muito diferente da que a pesquisa divulgou.

8/08/10, 19:15:33: Marcelo - IP : 201.6.24****
    Junior meu filho, 5000 o que clt mais beneficios ou PJ?? se for PJ divide o valor por 2 , se for clt que tipo de contratacao clt? 44 horas mensais, responsavel por sistemas de 1 milhao de reais ou mais? paga sobre aviso, para horas extras ou e por compesacao de horas (geralmente nunca vem, mesmo que registrado na carteira), pensa um pouco... os salarios estao abainxando sim a carga horaria e os requisitos estao aumentando tambem, se torna frustrante atuacao na area de TI, mas tem qume goste cada um com sua fantasia SAdo maso!! Eu mesmo fui contratado por 7800 clt mais beneficiso, porem tinha que trabalhar alem do horario normal, aos sabados, domingos, e muitas vezes apos horario comercial, com contrato de compensacao de horas que nao era usado por falta de tempo, salariao ne?? ou nao?? Pedi as contas pq prefiro ser prostituta que escravo, ou montar uma barraquinha de pinga do que ser capacho de empresa de TI!! mas... salariao ne! vai la estao recrutando pessoas

7/08/10, 10:56:43: junior - IP : 201.68.180****

    No meu ponto de vista, temos uma tabela próxima da média geral. Outros pontos importantes foram abordados tambem. Mas vejo que muita gente esta mencionando sobre salarios baixos etc.., mas com experiencia, qualificação tecnica e capacidade de resultados não tenho conhecido analistas no perfil de desenvolvimento ou sistemas com valores abaixo de 5000,00. Que existem ofertas com valores baixo realmente tem, o importante é saber do seu valor e descartar na medida do possivel. ABs

5/08/10, 16:21:06: Vitor Oliveira - IP : 201.82.77****
    Regulamentação não vai adiantar de nada.

    Pois o que já acontece é que a pessoa realiza um trabalho que necessita de graduação, mas sempre é registrada como técnico de proc. de dados ou auxiliar de TI ou ainda como operador de microcomputador.

    Mas fiquem tranquilos já que isso não acontece só com TI, é com todas as áreas ( exceto MEDICINA), inclusive regulamentadas ( como DIREITO e ENGENHARIAS).

    A pessoa exerce a função de advogado por e é registrada como auxiliar administrativo ( isto pois, você só precisa de um advogado para assinar os processos!).

    Ou mesmo com um engenheiro ( Civil, Elétrico, Químico, Eletrônico e afins) a pessoa executa o trabalho de nível superior, mas é registrada bem abaixo ( pelo mesmo motivo anterior, de que a empresa só precisa de um único CREA para assinar os projetos).

    Isto também ocorre ainda com administrador de empresas ou um economista que sempre são mantidos como técnicos administrativos, com salários igualmente lá embaixo.

    A única área que se salva desse processo é MEDICINA, pois uma pessoa que trabalhe como médico só pode ser reistrada assim. Devido à forte regulamentação do Ministério da Saúde.

    Forte Abraço. Vitor Oliveira


3/08/10, 22:12:10: Seu Cuca é Eu - IP : 189.110.54****
    Se vcs pensam que trabalhar com TI ainda da dinheiro meus amigos... é melhor vcs começarem a mudar de conceito...

    A área esta ficando banalizada...


3/08/10, 08:35:22: Marcelo - IP : 189.62.11****
    Gostei do comentário do Carlinhos, sempre fui contra a terceiriação, no longo prazo dava para perceber que as vantagens não seriam mantidas e haveria uma perda de remuneração.

    O bom da pesquisa é que agora somente 9 preferem trabalhar como PJ, já é um passo importante, para resolvermos pelo menos parte, os problemas de TI.


3/08/10, 08:21:33: Leonardo leonardo.matarazzo@assetnet.com.br - IP : 200.178.83****
    Primeiramente gostaria de agradecer à APINFO pela excelente pesquisa e divulgação de resultados. Em resumo, acredito que dois pontos se destacam: - Profissionais estão se qualificando cada vez mais. - Salários estão cada vez mais baixo.

    Infelizmente essa é a realidade do mercado brasileiro. Com certeza o Brasil nunca teve tantas vagas de TI como nesse ano de 2010, porém os valores para essas vagas estão muito baixos.

    Tivemos uma queda acentuada de valores salariais no pós-crise de 2009. Apenas como refresco de memória, a crise na TI se iniciou no final do ano de 2008 e foi até metade de 2009 aproximadamente. Muitas empresas e consultorias aproveitaram para achatar os salários e/ou remuneração hora durante a crise e este valor não voltou aos patamares ideais.

    Um fator interessante é que as consultorias não abaixaram o valor hora cobrado de clientes. Para variar, quem mais está sofrendo é o que mais trabalha.

    Como profissional de TI há 15 anos sugiro que não aceitem qualquer oferta de emprego. Isso, é claro, se a situação permitir. Temos um aliado: As empresas brasileiras nunca tiveram a certeza que possuem agora. Que são extremamente dependentes da área de TI.

    Abraços. Leonardo Matarazzo. MCSE,MCSA,MCDBA,MCITP,MCTS,OCP11G,OCE10G


3/08/10, 05:41:23: Carlinhos - IP : 200.220.18****

    Ola, quero incluir uma nota que na realidade agrega o que todos nós estamos comentando e constando por ai, pois a grande virada para desvalorização dos profissionais que trabalham com T.I foi a sua descaracterização da área dos negócios das empresas, e a partir dai T.I foi jogada para uma vala chamada Terceirização, palavra que lembra muito mais como precarização. Neste meio que é a terceirização,a T.I é tratada com mesmo modo operante , onde o profissional T.I para as empresas nada mais é que um produto onde a empresa obtém seu lucro e nesta vala a máxima de um produto para empresas é vende_lo com maior valor possível é com o mínimo de custos , no caso o trabalhador, este tem o menor salário possível, é concentra as piores formas que um trabalhador pode se submeter , trabalho altamente stress ante , formas de constatações fraudulentas (P.J/CLT-Flex/Cooperado) e com agravantes , pois diferente de outras carreiras não possuímos sindicato de classe, nem plano de carreira a longo prazo como podemos constatar, e como as coisas andam simplesmente fomos transformados em peões da tecnologia.

2/08/10, 15:32:23: Marcos - IP : 189.29.133****
    Trabalho a 20 anos na area de TI, e realmente é um aburso exigerem tanto conhecimento e oferecer R$ 1.000,000 , R$ 1.500,00, ja vi vaga de até R$ 750,00,, isso o canditado conhecendo ,windows, linguagens de programaçao,ingles, italiano etc etc. Resumindo to vendendo lanches e ganho R$ 4.000.00 mes livre... isso é brasil

2/08/10, 11:24:20: Igor igorabrandao@gmail.com - IP : 200.19.92****
    Bom dia a todos,

    Estive acompanhando a discussão sobre o tema e digo que realmente estou decepcionado quanto ao mercado, esse cenário representa o pior dos insultos aos profissionais do ramo não importando o segmento. Agora cabe a nós criarmos o nosso diferencial e assim conseguir um lugar à sombra. A atualização e o estudo interdisciplinar são os melhores caminhos para se obter o sucesso.

    Abs.


1/08/10, 20:39:43: Carlos - IP : 189.100.6****
    Cuidado pessoal com os exageros !!!.... Somos tratados como pedreiros porque ainda falamos como pedreiros.... ex: mas ganhão muito mais e trabalhão menos .... As consultorias são uma m... Mas já contratei muito analista de suporte que não sabia fazer nada além de next next finish ... Comoditizaram os salários porque o serviço de TI virou commodity mesmo... Temos que mostrar algum diferencial para tentar ganhar mais... Esse negócio de eu manjo muito de Windows não paga bem faz tempo.... Abraço....

1/08/10, 18:21:10: Richard Farias - IP : 201.26.97****

    Fico impressionado um porteiro residencial ou até mesmo comercial ter como remuneração praticamente o mesmo salário de um Analista de Suporte, estou apenas relacionando esse caso porque temos aí dois extremos quando se trata de investimento em estudo e dedicação por parte do profissional para conquistar as inumeras certificações que existem em TI.

    Porteiro é uma profissão sim, claro que é, mas o que eu preciso investir para me tornar um porteiro e o que eu preciso investir para me tornar um Analista de Suporte Pleno.

    Obrigado !


1/08/10, 18:13:28: Richard Farias - IP : 201.26.97****
    Em relação a área de TI o que tenho para comentar é sobre os salários baixíssimos frente ao volume de qualificações que é exigido pelo profissional da área. Trabalho praticamente 6 anos como Analista de Suporte (Windows / Infraestrutura), posso dizer que tenho uma vasta experiência, Certificações Microsoft, Graduação, Curso Técnico e inglês em andamento e, de outro lado temos profissionais com menos atribuições currículares que ganham o mesmo salário, sem contar profissionais em decadência, ou seja, existem profissionais que não se dão o luxo de sequer se atualizar ou até mesmo aprimorar, buscar soluções, pró atividade e outras questões que realmente carimbam os profissionais como qualificados. Digo com plena certeza que se eu pudesse começar novamente não iria para área de TI, porém é com o que eu gosto de trabalhar, tenho prazer, mas se fosse hoje para escolher certamente não escolheria TI por um simples motivo, porém indispensável, fato remuneração e reconhecimento profissional. Esse meu questionamento não é uma coisa pessoal, isso é praticamente unânime no meu convívio quando se trata dos profissionais de infra-estrutura Rede Windows.

    Abraços !


1/08/10, 17:52:11: Sharepoint none@nome - IP : 189.78.14****
    Salarios fora do padrao ganho 50 por hora como especialista .NET/Sharepoint e ainda acho que deveria ganhar mais na faixa de 55 por hora

    Abs


1/08/10, 15:21:47: Marcelo - IP : 201.6.24****

    deveria ter ficado na biomedicina, pelo menos sairia da area sem muitas mudancas!

31/07/10, 10:12:11: José - IP : 189.38.218****
    Está pesquisa não reflete a realidade deste pais onde não recebemos estes valores (Analista de Suporte ERP 2.708 3.912 ) não somos valorizados comparado com outras profissões, mesmo que todos dependam de nos para executar seu trabalho e até mesmo tendo que fazer o trabalho dos outros, que às vezes tem menos estudo ou igual, mas ganhão muito mais e trabalhão menos.

    Mesmo com estes valores para ganhar tão pouco, acho que vou jogar meu diploma de bacharel no lixo e fazer um curso técnico na área de construção que vou ganhar muito mais para carregar tijolos.


30/07/10, 16:11:03: Madalena - IP : 201.210.264****
    Para quem acha que o achatamento salarial em TI ocorre apenas no Brasil, segue abaixo um trecho da pesquisa salarial da Computerworld de 2010.

    According to the survey, everything is wrong-side up: Bonuses and benefits are way down, and workloads and work hours have increased. Meanwhile, salaries are stagnant (rising just a microscopic 0.7 on average), and -- not surprisingly -- satisfaction is on the wane.

    More responsibilities -- with pay cuts and more-costly benefits -- does not make employees happy, says a technical services manager at a home furnishings retailer, who asked to remain anonymous. His bonus, which had represented 20 to 30 of his annual pay, was eliminated, he says, and his salary was frozen a few years back. Vacation was also cut, with workers required to earn it throughout the year, and they are now charged higher health insurance premiums.


30/07/10, 11:40:20: Yuri Salomao yuri@bycross.com - IP : 201.58.22****

    Excelente a pesquisa, mas para nossa área no setor privado... esquece! O negócio é estudar para concurso público.

30/07/10, 00:54:05: Anônimo - IP : 200.139.100****
    Resumindo, terá que deixar de ser terceirizado pra ser reconhecido no mercado. O profissional de TI terá que aprender a negociar. E não esqueça, a economia do país é de primeiro mundo mas o salário é de terceiro.

29/07/10, 23:10:17: José - IP : 201.43.21****
    Vi alguns comentários aqui a respeito da pesquisa salarial 2010 da apinfo e é verdade o fato que já existem muitas soluções de TI já prontas, bastando apenas as empresas comprarem como se fossem mercadorias de prateleira de supermercado. E o seu uso também está ficando mais fácil e com isso não precisa de profissionais de TI tão qualificados assim. Percebo que no presente e no futuro, as áreas que necessitam usar TI como Engenharias, Economia, Administração e outras vão continuar valorizadas e a área de TI será uma mera área auxiliar com o seu valor agregado diminuindo com esses produtos de prateleiras . Mas, para desenvolver softwares para solucionar novos problemas ainda vão precisar de profissionais de TI, pois projetar e desenvolver softwares são atividades mais complexas que em relação às outras áreas como Engenharias, Economia, etc. Então, se os profissionais de TI estão sendo desvalorizados, vai haver uma forte tendência de muitos profissionais migrarem de área para buscar melhores condições de trabalho. Pois se exige tanto do profissional de TI para ganhar salário de banana , então esses mesmos, vão buscar outros mercados como diz a lei da procura e oferta. Concluo que o projeto e desenvolvimento de software nesse país deve ser levado a sério, caso contrário, teremos produtos de qualidades inferiores e sempre precisando de manutenção, sendo que na maioria das vezes, foi um profissional de TI com formação sofrível que resolveu os problemas, pois o seu custo foi mais acessível as empresas no mercado. Essa pesquisa retratou bem essa desvalorização dos profissionais de TI!

29/07/10, 22:53:50: Cassio - IP : 187.57.89****
    Desculpe novamente escrever 2 mensagens..

    Mas estou falando da tabela de São Paulo.. Nem olhei a de outros lugares.. Pode ser que esteja mais coerente.. Mesmo por que são locais que as consultorias pouco atuam ou se interessam...


29/07/10, 22:52:06: Cássio - IP : 187.57.89****
    Com todo o respeito Emmanuel...

    Primária é a forma como essa tabela tenta manipular o profissional...


29/07/10, 20:48:36: Fabiano - IP : 189.261.508****

    Cada vez tem mais gente trabalhando em TI, a cada dia os computadores ficam mais poderosos, as linguagens de programação mais simples, os usuários conseguem obter diretamente muitas informações, que no passado obrigatoriamente tinham que sair de TI.

    A cada dia mais empresas adotam pacotes ERP, programas simples de folha de pagamento e contabilidade são vendidos em banca de jornal. Num contexto destes, não tem como achar que os salários de TI vão voltar a ser o que já foram no passado.

    Concordo com os que já disseram abaixo que não é o fim, quem quiser ganhar dinheiro vai ter que se diferenciar, sempre vai haver a necessidade daquele programador super competente para resolver um problema cabeludo qualquer, mas os programinhas do dia a dia, vão poder ser feitos por qualquer um, em troca de salário qualquer.


29/07/10, 20:32:47: Emanuel - IP : 201.232.348****
    Eu gostaria de falar que a pesquisa esta errada, que eu sou programador Júnior e ganho 10.000 mil reais por mês, mas seria uma falta de respeito a inteligência dos meus colegas ...

    A forma primária como alguns tentam manipular a opinião de outros acaba comprometendo todos os profissionais.

    Tem gente que trabalha por qualquer merreca e tenta convencer os outros a não aceitar propostas baixas, achando que com isto vão melhorar seu salário...muita gente querendo dar uma de esperto.

    Em TI tem salário de mil e de dez mil, mas não basta saber mexer em micro para chegar ao topo, nem querer ganhar no grito, o que conta é competência.

    Quem é bom não pergunta quanto vão pagar, diz quanto quer receber e consegue a vaga.


29/07/10, 19:58:15: Cássio - IP : 187.57.89****
    E perdão por complementar.. Meu salário é 40 mais do que dizem aí.

29/07/10, 19:56:19: Cássio - IP : 187.57.89****
    Com todo o respeito. Isso está me cheirando flood de estatística (provavelmente pessoal de consultoria que fica preenchendo pesquisa com valores que eles gostariam de pagar.. aí ?!? não tem como.. acaba saindo na média ).. nem de referência essa tabela serve, porque o dia que eu estiver ganhanado o salário que tão dizendo aí, largo a profissão e abro uma barraca de cachorro quente..


29/07/10, 15:24:47: marcelo - IP : 187.38.****
    salario baixo pra caramba

29/07/10, 14:51:31: vitor - IP : 201.82.73****

    Os salários divalgados nem de pleno são... pois mais da metade dos profissionais são jr.... é uma pirâmide galera... e média aritmética não funciona nesse caso.

29/07/10, 14:10:43: Evandro Rocha rochaer@gmail.com - IP : 189.29.5****
    Vejo o mercado de TI passando por um processo de amadurecimento. As empresas cada dia mais estão se conscientizado da importância da TI nos negócios. O que falta é sermos reconhecidos profissionalmente como advogados, médicos e demais profissões que possuem um registro perante um órgão. Há mercado, oportunidades o que falta é a TI ser vista como algo vital para a empresa

29/07/10, 13:10:08: Valdir Messias valdirmm@gmail.com - IP : 200.207.50****
    Bem interessante a pesquisa, a divisão por tópicos e as estatísticas. Vamos esperar que as empresas tambem tenham a oportunidade de ver os resultados, as mensagens otimistas, as pessimistas e, principalmente, a faixa média salarial para que não sejamos convidados a participar de processos seletivos cujos salários são verdadeiras piadas.

28/07/10, 21:55:51: Thyago - IP : 200.202.1****
    Excelente pesquisa que o Site Apinfo realizou. tenho que deixar meu comentário em relação a esse site de emprego na area de ti, não existe no mercado algo parecido. Consegui almejar por duas vezes excelentes oportunidades profissionais,

    Acho que é preciso urgentemente o Congresso Nacional votar a criação do conselho de Informatica, pois assim teremos mais garantias em relação a atividades a realizar, piso salaral, função de acordo com nivel de conhecimento,

    Parabéns Apinfo pela pesquisa


28/07/10, 09:54:17: Jonas Bro - IP : 201.55.32****
    disseram: salário alto para quem consegue se destacar, pelo conhecimento e capacidade. isso nao é verdade. salarios altos só pra quem tem QI hoje em dia. conhecimento e capacidade nao querem dizer nada. conheço muito mcse e ccnp desempregados, que sempre foram considerados excelentes profissionais, enquanto seus gerentes nao tinham nem sequer alguma qualificação e ganhavam 3x mais.

28/07/10, 08:01:19: Evaldo - IP : 201.224.224****

    A pesquisa traça um painel bastante acurado do mercado de TI : A formação profissional aumentando, cada vez mais profissionais certificados e como um dos resultados disto o achatamento salarial.

    Isto é o esperado em qualquer área, não é exclusivo de TI, quem tem uma visão mais ampla de mercado e economia não fica surpreso, tanto que a grande maioria dos profissionais pesquisados esta otimista em relação aos próximos 5 anos.

    Os comentários dos profissionais otimistas, são focados em crescimento da área de informática e melhoria da qualificação profissional, ou seja para ter um salário diferenciado, a sua qualificação deve ter uma evolução superior a demanda do mercado, desta forma você estará sempre no quartil superior.

    Conclusão : A rapadura é doce, mas não é mole não...


28/07/10, 02:06:22: Bruno - - IP : 187.3.113****
    Olha só, quando eu li o pacote Curso Universitário + MCSE + ITIL + Língua Inglesa que escreveram aí embaixo, fiquei me perguntando porque alguns profisisonais são tão protecionistas com relação à bandeira de fabricante, mas ao ler a conclusão do comentário tive que concordar com o contexto....

    ...que um perueiro tira mais 5k/mês e não geralmente tem português técnico (menos que básico)...

    Isso realmente é fato e é totalmente ilógico.

    Assistindo ao PEGN um dia desses vi que um açougueiro de frigorífico, ganha em média 1200 reais.

    OK. Isso é justo. O injusto é em paralelo ao salário do açougueiro o profissional de tecnologia (COMPETENTE) ganhar 200 a 300 por cento a mais....uma vez que somados o tempo e dinheiro investidos no ramo de tecnologia por UM profissional pagam o treinamento de uma frota de açougueiros para açougues do País todo!


27/07/10, 17:00:48: Luiz Paulo - IP : 201.216.220****
    Excelente a pesquisa, estou no segundo ano de Ciência da Computação e estava com dificuldade de ter esta visão macro da área, do ponto do vista prático. Já tinha conversado com alguns professores, mas mesmo eles não dispunham das informações necessárias. Achei muito boa também a tabela que compara os salários de CLT x PJ.

27/07/10, 14:18:57: Marcela - IP : 200.189.328****
    Também gostei da pesquisa, ela deixa claro em que período foi feita e a origem dos dados, fiquei surpresa com a quantidade de participantes.

    Ela reflete o achatamento salarial que vem ocorrendo na área de TI ao longo dos anos, não creio que isto vá mudar no futuro, mesmo que a regulamentação saia. Tem muita gente no mercado ...

    TI, esta ficando mais parecida com as outras áreas, ou seja tem salários baixos para a maioria e salário alto para quem consegue se destacar, pelo conhecimento e capacidade.


27/07/10, 13:32:17: Ramires - IP : 189.216.380****
    Achei a pesquisa muito boa, principalmente para que quer fazer um planejamento da sua carreira a médio e longo prazo.

    Sou do tempo em que a área de informática era formada pela elite em termos de capacidade de raciocínio e formação. Atualmente a situação é bem diferente, muitos dos que trabalham em TI não conseguem nem ao menos digerir os dados deste tipo de pesquisa. Os salários são apenas a consequência desta nova realidade.


27/07/10, 13:14:59: Hélio Bispo - IP : 189.33.8****

    Curso Universitário de 04 anos (só mensalidade) R$ 24.000,00, Curso MCSE sem certificação R$ 7000,00, Curso ITIL sem Certificação R$ 1100,00, Formação na língua Inglesa R$ ( sem estimativa) TOTAL R$ 32100,00 de para ganhar R$ 2500,00? . Vale à pena comparar uma Vam e trabalhar de Perueiro, pois faturam em média R$ 5500,00 p/ mês e não tem fluência nem na Língua Portuguesa. Profissionais da área de tecnologia e contratantes vamos meditar. Pois a sua empresa tem que ter profissionais bem qualificados e bem remunerados, pois somos nós que cuidamos do seu negócio.

27/07/10, 13:10:26: Alexandro M. alexandro@maceiras.com.br - IP : 201.87.73****
    Os Salários de PJ para São Paulo estão elevados demais, um profissional pra ganhar o que está aí teria que ter 45 reais/hora como sênior, coisa que é raro de se encontrar no mercado, hoje em dia o mercado paga no máximo 40 reais/hora depois de impor testes absurdos para a inclusão do mesmo na empresa, caso contrário chega-se ao máximo de 35 reais/hora.

27/07/10, 12:45:14: Hélio Bispo hbispo@bol.com.br - IP : 189.33.8****
    A pesquisa foi elaborada errada, a faixa salário publicada está totalmente fora da realidade, gostaria de saber qual foi à fonte de pesquisa, pois o que parece que foi fornecida por empresa que pretende desvalorizar o profissional da área de Tecnologia. Pois um administrador de rede para se formar nesta área e alem do curso universitário precisa investir em especialização em torno de R$7000,00 sendo com a remuneração publicada não consegue repor o investimento em 01 ano.

27/07/10, 12:12:08: Gustavo - IP : 187.64.226****
    Essa pesquisa é muito mal elaborada. Todo e qualquer cargo na área de Informática é sub-dividido em Jr. / Pl. e Sr. O pesquisador imagina que um Analista de Sistemas Sr se encaixa na mesma faixa salarial de um Analista de Sistemas Jr. Isso é ótimo para os Jrs. e horrível para os Srs. pesquisa mal feita. Não serve para nada

27/07/10, 11:55:16: Jonas Bro - IP : 201.55.32****
    A pesquisa deveria ser separada para interior e capital no caso de sp. Sou do interior e os salarios apresentados na pesquisa representam salarios para nivel pleno alto ou senior pelo que se ganha no interior.

27/07/10, 00:37:22: Consultor Rio - IP : 187.67.****

    Sinceramente, peço a Deus para que essa pesquisa tenha como 90 dos que se submeteram a ela como sendo PROFISSIONAIS PLENOS.

    Caso contrário, lamento que a imensa maioria esteja caindo no papinho das consultorias de informática. Todas têm e terão sempre os mesmos argumentos para conseguirem uma mão-de-obra barata e por sua vez vendendo-os por um preço alto.

    Tenho 27 anos, sempre fui altamente interessado pelo que eu faço, por sua ve sempre fui muito bem reconhecido, mas sempre joguei duro e nunca abri mão do valor.

    Se querem um profissional bem acima da média, que paguem bem acima da média.

    Eu na verdade parti para a tática citada mais abaixo, que conquistei diretamente o cliente , ao qual presto serviço diretamente e de longo-prazo.

    Nunca é demais falar: Para bons profissionais, sempre haverá vagas mas é importante que não trabalhem por qualquer ninharia...valorizem a a´rea e sobretudo, VALORIZEM VCS.

    abs


26/07/10, 23:02:28: Jim Morey - IP : 187.56.174****
    Essa brilhante pesquisa só fez confirmar o que eu já estou prevendo na área de TI a alguns anos no Brasil...

    1) Os anos passam e a remuneração cada vez mais fora da realidade 2) Inserção de profissionais totalmente desqualificados 3) 80 de Profissionais com faixa salárial na média de R$10.000,00 (entenda-se gerente de projetos) que não sabem gerenciar... 4) Estamos virando peão de fabrica. (Resultado dos itens 1, 2 e 3)


26/07/10, 22:45:52: ProgramadorSr ProgramadorSenior@codigo.com.br - IP : 200.184.13****
    Quanto as 10 linguagens mais usadas, acredito que estaria mais acurado se .NET fosse somado a C#, ou melhor, .NET precisaria ser discriminado como ASP.NET ou C# OU VB.NET, lembrando que poderia haver alguns trabalhando com Java#.NET. Resumindo .NET não é linguagem e sim AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO (IDE), não deveria contar como linguagem. Lembrando o DELPHI é o ambiente de programação da linguagem Objec Pascal, assim como o SQL Windows ou CENTURA Windows é o ambiente de programação em SAL - Scalable Appplication Language do fabricante Gupta.

    Atenciosmente, Programador Senior.


26/07/10, 21:12:11: jonathan - IP : 201.13.21****
    Há muitos profissionais de TI desqualificado e se submetendo a baixos salários.

    O profissional de TI bem qualificado tem que se valorizar, um dia as empresas vão perceber que se querem produtos com qualidade tem que pagar bem para o profissional que estuda que está sempre se atualizando, etc.


26/07/10, 20:03:32: Walber Santos walbersantos@yahoo.com.br - IP : 201.68.70****
    Parabéns a todos os envolvidos, ficou muito bom, apenas achei que faltou um pouco de informações coletadas do Norte-Nordeste.

    Abraço.


26/07/10, 17:37:09: Igor brotherblack@gmail.com - IP : 189.20.68****

    PUTZ......

    Acertaram em cheio ... !!

    Já encaminhei ao RH da minha empresa ...!!


26/07/10, 11:49:45: Moises moisesvasconcellos@gmail.com - IP : 187.50.16****
    Ótima pesquisa da APINFO, concordo com o pessoal se ficarmos nas mãos das consultorias não vamos obter salários altos, informar os salários dos profissionais de telecomunicação é IMPORTANTE.

26/07/10, 07:37:42: Miranda - IP : 189.208.405****
    Gostei bastante da pesquisa, principalmente por traçar uma visão mais macro da área de TI, abordando dados que são difíceis de obter em outros lugares, como por exemplo o funcionamento do CLT-Flex.

    Fiquei surpreso também com a quantidade de gente que é a favor da regulamentação, antigamente eu era contra, mas estou revendo minha posição, um dos motivos foi uma notícia deste final de semana sobre a regulamentação da profissão de DJ...


24/07/10, 18:56:12: Ricardo Fávero ricardofavero@ibest.com.br - IP : 201.95.142****
    Não vi salario de analista de telecomunicações

24/07/10, 18:36:24: Titi - IP : 189.78.21****
    Colegas, Acho que a pesquisa devia ser separada da seguinte forma: 1) CLT - Mercado financeiro, seguradora e previdencia 2) CLT - Industria 3) CLT - Empresas de consultoria de informatica(aquelas que faz o trabalho par as emporesas di item 1 e 2). 3) CLT FLEX - Em empresas de consultoria de informática. Suponho que esta modalidade não existe para os itens 1 e 2. 4) PJ

    Se fosse feita desta forma, acredito eu, todos iriam perceber a diferença salarial que existe entre os profissionais de TI que atuam nas empresas dos itens 1 e 2 em relação as demais. Hoje quem trabalha nos itens 1 e 2 tem o salário maior que as demais. Isto não acontecia antes da celetização das consultorias de informática. Lembro-me que quando eu era consultor tinha um salário bem maior que os itens 1 e 2. Depois da celetização voltei correndo a atuar nas empresas dos itens 1 e 2.

    Referente a certificação penso o seguinte: certificação não dá qualificação. Se voce não entender o assunto a certificação não ajudará em nada.


24/07/10, 18:19:32: Lima - IP : 189.102.197****

    Porque não realizaram a pesquisa que abordasse a evolução/queda dos Salarios dos profissionais qe trabalham com T.I desde 2006 até 2010 ?????????????

24/07/10, 14:08:48: Nina nina.madeira2009@gmail.com - IP : 189.114.128****
    Por que não fizeram a pesquisa por niveis(junior, pleno e senior)?

24/07/10, 04:49:01: Amigos - IP : 200.220.18****
    Amigos está pesquisa só veio para eu reforçar que estou no caminho certo, fazendo meu curso de engenharia civil e que nós proximos 03 anos que faltam para eu me formar .abandonar está carreira de T.I, Aleluiaaaaaa

24/07/10, 00:56:52: junior - IP : 201.42.222****
    Vai elogios na pesquisa pois vi numeros mais proximos no caso PJ do que tenho sentido em conversas com amigos da area ja no CLT não tenho muitas referencias. - Mas não desanimando ninguem pois estou ha mais de 18 anos na area, observo que mais do que nunca as empresas estão buscando profissionais com escolaridade alta, certificações, ingles etc.. independente de idade. Consigo me equiparar com essa turma pelos anos de experiencia mas é concorrido e o conselho para os mais novos é que além da experiencia adquiram conhecimentos , estudos e atualizações. Essa conversa de que ganha pouco, para profissional com as qualificações acima não tenho visto com salario baixo nas empresas em que passei. Tenho observado tambem que o profissional que assimila facil o negócio da empresa ou tem foco em negocios + TI(pouco desenvolvimento) terem salarios melhores do que os bons tecnicos sem conheciimento do negocio.

23/07/10, 23:25:23: Rael - IP : 201.77.1****
    Muito boa a pesquisa, obrigado e parabens!

    Sugiro tambem a criacao de uma tabela, salario x tempo de experiencia, acho que é a melhor forma para se posicionar no mercado.


23/07/10, 21:15:26: Rodrigo Gurriti - IP : 189.6.23****

    Muito boa a pesquisa, melhor seria se realizada todo ano.

23/07/10, 17:37:50: Bagrinho - IP : 200.146.0****
    Como não existe separação de salário entre Jr. Pl. e Sr. pode levar em conta como salário de pleno... ja que é a média.

23/07/10, 14:19:02: Chaélmica chaelmicagoncalves@gmail.com - IP : 189.53.5****
    Se leio uma revista, jornal ou artigo, ou assisto um programa de TV em que o tema é sobre os profissionais de TI, o clichê é sempre o mesmo: Faltam profissionais qualificados e sobram vagas no mercado... . Não nego isso, mas penso que a área é muito ampla e é preciso fazer escolhas de segmento. Mas para ser uma programadora qualificada, por exemplo, eu tenho que conhecer N linguagens e frameworks, eu tenho que ter certificações nisso e naquilo , ter um inglês fluente, disponibilidades para trabalho intensivo, talvez até para viagens... Até ai tudo bem, o que me deixa frustrada é que depois de tantos requisitos chegamos ao salário e é ai que vem a decepção. As exigências são muitas e não discordo disso, todos querem profissionais qualificados e competentes. Em contrapartida todo profissional qualificado quer um salário a sua altura, afinal não se passa anos em uma faculdade, fazendo cursos de inglês, estudando para certificações para ter um salário que não banque uma pós ou um curso mais avançado, por exemplo. Sinto vontade de rir quando vejo uma vaga apenas exigindo e nada oferecendo. E tenho dito!

23/07/10, 13:46:38: José - IP : 201.42.223****
    Eu atuo no mercado como programador Java e vejo a desvalorização dos programadores, pois antes exigiam o nível superior completo para ser programador, agora aceitam pessoas com nível superior incompleto, daqui a pouco vão aceitar pessoas com ensino médio completo. Isso está errado, pois essas atitudes levam a queda de qualidade dos produtos desenvolvidos, nesse caso, softwares. E a longo prazo, queda de competitividade das empresas e com isso, vamos ter muitas empresas brasileiras sendo compradas por estrangeiras. Tudo isso ocorre, porque as empresas querem pagar cada vez menos e vejo a crescente separação entre programadores e analistas. Analistas programadores pela tendência atual vão desaparecer, analistas vão projetar sistemas, definir desenho funcional, técnico e os programadores serão meros codificadores em uma linguagem de programação especifica como Java, por exemplo. Mas, na prática isso não é verdade, pois atuo como programador jr, pleno, senior e analista para resolver os problemas e criar novas soluções. Então, ou os programadores viram analistas ou então as suas vagas serão cada vez mais desvalorizadas a ponto de ser tornarem peças intercambiáveis , que poderam ser trocadas por outras de menor custo! Pois apenas codificam algoritmos, soluções previamente desenhados por analistas em forma de diagramas, pseudocódigo, etc.

23/07/10, 13:06:15: Bruno - - IP : 189.29.1****
    Para refletir...

    Gostaria de comentar também, respeitosamente, a frase do colega Por tanto corra! .

    Tenho percebido o quanto os profissionais de TI têm anulado suas vidas em prol de suas carreiras. Tenho certeza que todos que lerem isso saberão que é verdade.

    O cidadão trabalha das 9h as 18h, por exemplo, depois fica encerando até as 21h porque faltou fazer o back-up, ou tem que organizar a documentação, ou tem que instalar aquela aplicação para amanhã no primeiro horário (aplicação nova que o sujeito nunca viu na vida e vai passar a noite lendo o manual e aprendendo na marra pra fazer funcionar HOJE SEM FALTA!)...

    ...ou tem que trocar o disco, ou tem que instalar o switch novo no quinto andar, ou chegou o cara da operadora e tem que acompanha-lo no DC...

    ...enfim, os motivos são infinitos....


23/07/10, 13:06:03: Bruno - - IP : 189.29.1****
    Agora vem a pior parte...o camarada chegou em casa e advinha o próximo passo!!?? LIÇÃO DE CASA! Claro, porque aquela certificação que ele estudou há 18 meses atrás não vai valer nada daqui 6 meses, ou porque instalaram uns equipamentos de um novo fabricante e lhe deram 3 meses para se certificar, ou porque seu salário não está dando para pagar as contas e o próximo upgrade exige aquela certificação....

    ...ou então, pelo simples fato de que essa MARAVILHOSA COISA chamada TECNOLOGIA se renova a cada 24 horas.....então o SER HUMANO tem que virar MAQUINA para acompanhar sua velocidade!

    Sim, por que máquinas não vão ao médico, máquinas não precisam dormir, máquinas não namoram, não têm momentos de lazer, máquinas apenas absorvem dados, processam e executam tarefas (em benefício de alguém, é claro!).

    Não estou dizendo para mudarem de área, nem que teria que ser fácil. Se está lendo este site é porque sabe que precisa trabalhar muito para realizar algo na vida...mas estou dizendo que o profissional de TI tem que começar a refletir no sentido de tudo isso e começar a se comparar com os profissionais de outras áreas. Tem que começar a pensar em empreendedorismo, em foco, em especialização!!!


23/07/10, 13:05:48: Bruno - - IP : 189.29.1****
    Tem que usar a inteligência para analisar o mercado e as tendências, para gerir seu tempo e para viver melhor!!!

    E também para impor seus limites. Se entrou tecnologia nova, porque você que custa 2k, 3k ou 4k tem que abrir o mar vermelho? Pq não pensaram em te treinar antes num ritmo NORMAL de aprendizado? Pq não pensaram em reestruturação da equipe? Pq não pensaram em VOCÊ?

    E pq você não pensa em VOCÊ?

    Pq vc tem que se sujeitar a tudo que te enfiam GUELA A BAIXO??? Pq vc tem medo de não conseguir se recolocar no mercado? Ou pq vc acha que td é sua obrigação??? Ou pq vc acha que não está fazendo juz ao salário??? Será que não??? Talvez sim, talvez não, VOCÊ tem que saber disso e exigir pelo que faz (mas não pelo que acha que faz)! Bom senso é tudo!

    Se o profissional se valorizar INTELIGENTEMENTE não precisará de regulamentação da área, sindicato, conselho e a farofa toda.

    Ele se garantirá em qualquer lugar e será respeitado como qualquer outro profissional!

    Pense a respeito!


23/07/10, 12:32:35: Marcelo - IP : 189.184.380****
    Gostei bastante da pesquisa, esta abordagem de analisar área como um todo e não apenas o salário é muito boa. O salário é bom, para ter como mais uma referência

    A pesquisa de quanto ganha um analista júnior, de olhos verdes, formado pela Uniban, que mora em Osasco e trabalha com ASP a 3,5 meses, em uma empresa pequena, não faz sentido. Temos que parar de ficar olhando o próprio umbigo, ter uma visão mais abrangente.

    Concordo com o comentário pessimista de um dos pesquisados, que diz que nenhuma empresa sobrevive sem eletricidade ou água, mas nem por isto o encanador ou o eletricista são os que recebem o maior salário.

    Já foi um tempo em que bastava ser de informática para ganhar um bom dinheiro. A área cresceu, popularizou-se, teve a terceirização, que no início foi um pedido da grande maioria, quem não queria pagar menos impostos ... deu no que deu.

    Mas no final não sou pessimista, creio que existem ainda muitas oportunidades para quem tiver excelência em conhecimento técnico, conhecimento de negócios e Inglês, este tipo de profissional, vai continuar ganhando cada vez mais e sempre terá lugar de destaque em TI.


23/07/10, 12:30:06: Bruno - - IP : 189.29.1****
    Achei interessante o resumo da pesquisa. Acredito que são dados úteis e relevantes para decisões futuras, mas é importante ressaltar que servem apenas como manchetes . É preciso se aprofundar nos temas para ter base sufuciente para tomadas de decisão.

    Com relação aos salários, é impossível se basear por esta tabela, pois continua sendo muito relativo quanto o profissional vai ganhar em uma empresa. Depende do currículo, depende da empresa, enfim, tudo o que a gente já sabe... Um adm de redes pode ganhar de 1500 a 5000 ou 6000, vai depender de muitos fatores...


23/07/10, 11:43:59: Eu mesmo - IP : 200.162.18****
    Vejo alguns pontos:

    1 - Acredito que a pesquisa pode ter algum nível de vício, mas acho que podemos usar os dados como parâmetros pessoais.

    2 - A tempos nos tornamos Comodities . Basta observar o valor dos salários de TI comparado com os salários de outras áreas (contabil, financeira por exemplo). A algum tempo ser um profissional de TI já não significa ter um diferencial financeiro! A final somos melhores em que em relação aos demais?

    3 - Hoje o que faz a $ diferença $ é estar alinhado com o negócio . Por isso as consultorias jogam o salário la em baixo. Elas dizem Estou alinhado com o seu negócio cliente. Deixa o pião comigo aqui que eu resolvo essa parada .

    3 - Padronização do ponto de vista de conhecimento. As certificações são uma maneira das empresas se blindarem contra os maus preparados (mesmo os com formação superior, pois cada faculdade ensinou uma coisa diferente). Cada vez mais veremos exigência de ITIL, COBIT, PMP, BPO, etc... Estas NÃO são certificações estritamente técnicas e estão sendo usadas como parâmetro de seleção para bons cargos onde se busca o tal Alinhamento com o negócio .

    4 - Estar alinhado com o negócio pode até ser um diferencial HOJE, mas em pouco tempo o profissional alinhado também cairá na Comoditização. Por tanto corra!


23/07/10, 11:26:14: Realista - IP : 201.19.22****
    A pesquisa devia aponta o menor e a maior salário pago para cada cargo.

23/07/10, 11:21:20: Realista - IP : 201.19.22****

    A pesquisa salarial do site não serve para nada, pois não separa as remunerações por níveis de experiência Jr, Pl e Sr. Vai servir sim para as empresas diminuirem mais ainda o salário dos profissionais plenos e seniores. Provavelmente o número de respondentes enquadrados como Jr. são a maioria, se fizermos uma simulação com tres juniores ganhando 2000 para um cargo + um pleno ganhando 4000 e um senior ganhando 6000 teremos um salario médio de 3200.

23/07/10, 10:11:35: Carlos Magno - IP : 200.230.195****
    A remuneração está muito abaixo do que é necessário e solicitado para se realizar um trabalho de qualidade. Muitas consultorias praticam valores muito abaixo da tabela de salários, por exemplo: DBA Sr 4000.00. A necessidade de conhecimento só aumenta e a remuneração cada vez mais baixa. Infelizmente não vejo com bons olhos o futuro da área técnica.

23/07/10, 09:37:13: Jose - IP : 189.38.23****

    Infelizmente muitos profissionais na procura de uma colocação estão passando por problemas financeiros, e quando recebem uma proposta de trabalho com baixo salario eles são praticamente obrigados a aceitar. Isso acaba fazendo com que empresas e sanguessugas(consultorias) se aproveitem dessa fragilidade. Infelizmente temos sindicatos fracos e um mercado sem regras, as consultorias fazem o que querem e nós mortais precisamos pagar nossas contas. Devemos nos valorizar e colocar pretensões salariais dignas quando pedem, assim veriam que estão lidando com profissionais. Vocês acham que as empresas conseguem viver sem TI?

23/07/10, 09:02:29: Thiago - IP : 200.196.22****
    Acredito que cada vez mais somos cobrados, e mal remunerados, o mercado de TI esta crescendo e novas empresas vão surgindo e nosso salário diminuindo devido as terceirizações. Exemplo Empresa X é contratada para Projeto A, Empresa X contrata Empresa Y para projeto A, Empresa Y contrata Empresa Z para Projeto A e todos estão ganhando e o profissionais que realmente vão executar o projeto ganha pouco. Eu trabalho no Regime CLT, tenho amigos que são Terceiro em uma empresa Terceira, isso deve ser regulamentado.

23/07/10, 09:01:08: XGH rgbdnz@gmail.com - IP : 201.59.139****
    Vejo que a maioria das opiniões dessa pesquisa, refletem ao momento de profissionais que estão totalmente fora das novas tendências do mercado. Muitas empresas insistem em manter tecnologia e gestão totalmente obsoletas hoje em dia: .NET, JAVA, ASP, VB, PMI, Banco de dados relacionais...

    Muito podem até achar polêmico o que eu estou dizendo, porem existem linguagens, bancos de dados e metodologias que atendem a todas das necessidades do mercado com o tempo bem menor e uma qualidade muito superior do que se acostuma-se ver na empresas brasileira que trabalham com algum tipo de desenvolvimento.

    Vejo o mercado brasileiro muito atras de mercados como o europeu e americano, que não enfrentam metade dos problemas que aqui no brasil é até um padrão.


23/07/10, 08:35:09: Nereu de Paula n4phiphop@gmail.com - IP : 189.78.23****
    Bem eu noto que há uma complicação para alterar o salário do profissional de T.I, vejo aqui pelo próprio site da Apinfo que o salário de analista de suporte é um dos mais cruéis, muito baixo, e eles pedem muitos requisitos que na maioria das vezes estão fora do enquadro do que o profissional de infra estrutura estudou Se a pessoa estuda Redes, é totalmente fora de padrão que ele tenha conhecimentos profundos em SQL, Linguagem enfim.

    Outro grande problema em relação as empresas e estagiários e profissionais. A empresa oferece uma vaga com requisitos como: Estagiário que tenha conhecimentos em redes, TCP/IP,telecom, linguagem enfim tudo misturado e o salário para o estágiário é R$600,00. A mesma coisa acontece com o profissional,pedem tudo isso mais o inglês de intermediário a avançado que muitas vezes é complexo você ter isso pois leva-se um tempo para ter a fluência e fora que o salário nem comporta para você investir tanto em certificações inglês e tudo que o mercado pede.

    Enquanto não mudarmos essa cultura, enquanto os profissionais e estagiários de T.I não se conscientizarem que estão sendo altamente cobrados e desvalorizados quanto a seu pagamento essas empresas continuaram a oferecer vagas mixurucas e salários de fome.


23/07/10, 08:31:27: Jeir - IP : 189.110.136****
    Infelizmente muitas empresas estão pagando abaixo do piso deumprofissional, poe exemplo, o analista de suporte. Por incrivel que pareça, hoje temosa função Assistente tecnido de informatica e auxiliar de suporte ...não da pra acreditar nisso né.Pois se tornou uma realidade, tudo isso para pagar cada vez um salario nemor faZENDO A FUNÇÃO DE TECNICO OU ANALISTA DE SUPORTE.

23/07/10, 07:42:24: Nogueira - IP : 201.115.514****
    Parabéns pela pesquisa, muitas informações úteis para profissionais de TI, que normalmente são difíceis de achar.

    Fiquei particularmente surpreso com a grande maioria que é a favor da regulamentação, além de descobrir que estou pagando muito para o meu contador ...


Anteriores:

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?