APinfo - Forum


Fórum : Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

Sugerido por : Oliveira, Emanuel, Francisco, Ana Cristina

Foruns anteriores


16/11/10, 13:20:00: Rodrigo r.martins.ferreira@gmail.com - IP : 200.155.108****
    Faltou dizer que eu não falo mal dos meus empregadores anteriores.

    Se eu fui demitido, como já aconteceu faço questão de explicar o porque.


16/11/10, 13:18:31: Rodrigo r.martins.ferreira@gmail.com - IP : 200.155.108****
    Eu uso algumas receitas de bolo..

    1.Sempre observo o ambiente e o entrevistador

    2.Não minto, para não ser pego em contradição

    3.Procuro conhecer sobre a empresa antes

    4.Peço um salário condizente com a minha experiência e o cargo almejado.

    Pedir salário muito baixo não ajuda em nada e denota desespero. As empresas sabem que quem pede muito baixo assim que se estabilizar vai procurar um salário de acordo com a experiência e cargo.

    Óbvio que existem muitas empresas, que fazem disto a sua maneira de viver e por isto tem alta rotatividade de funcionários.

    Todas as vezes que a minha pretensão estava um pouco inferior a oferecida pela vaga o entrevistador fez questão de me avisar.


16/11/10, 11:28:25: Alex - IP : 189.62.1****
    O que é sucesso numa entrevista de emprego? Pedir Salários baixos e ainda ter inglês fluente. Nem adianta pedir salários que o mercado diz esta pagando porque hoje em dia esse tipo de coisa é quase nula. Então para obter sucesso é ficar onde esta porque oportunidades melhores estão quase impossíveis de acontecer.

16/11/10, 00:53:07: Francisco - IP : 200.139.10****
    O sucesso é maior se for por indicação (Q.I.), onde o processo psicológico fica totalmente descartado.

14/11/10, 10:51:23: Marcos mpesouza@terra.com.br - IP : 189.19.156****
    Bem, realmente o nosso português precisa melhorar, mas saibam aqueles que criticam que somos profissionais da area de TI Alguns profissionais com alto grau de conhecimento técnico mau sabem escrever ou até mesmo se expressar, portanto deveríamos nós mudar o conceito de TI e aprimorarmos em gramatica e tirarmos uma certificação (MCP Microsoft Certified Portuguese).

    Agora vamos a resposta do Fórum

    Como ser avaliado por uma pessoa que nem sabe o que é TI? Como é responder a uma pessoa que Windows XP é excelente enquanto ela ainda usa o Windows 98? Acredito que as pessoas que estao realizando o processo deveriam sim ter mais qualificação, e nós profissionais da área deveríamos valorizar o nosso conhecimento, pois entre nós, ganhar R$ 800,00 para cuidar de N situações, ter N responsablidades e pior trabalhar das 09hs as 19hs todos os dias e nao ter retorno é realmente sacrificante. Agora ver um simples vendedor de calçados ganhar 4x mais que isso é realmente triste, entao o que fazer? Exigir mudanças? Como? Se ha profissionais que se colocam a disposição para ganhar menos que isso!


14/11/10, 10:31:38: Jean - IP : 187.22.18****
    Bom dia !

    Pessoal, Acho que com evolução da TI, nas empresas e no mundo, somada a globalização, existe uma guerra, por um lado as empresas querendo cada vez menos profissionais, por outro lado várias empresas, prestando consultoria e explorando cada vez mais o mercado como atravessadores. A consequência disso são exigências altissimas e de acordo com a empresa, exemplo uma empresa quer um profissional de desenvolvimento com conhecimento de 10 linguagens de programação banco de dados e infra. O pior é que nunca dizem com precisão, o quanto você precisa de conhecimento para cada exigência. Por outro lado, muitos profissionais mentem sobre o conhecimento. O resultado disso é empresas querendo um profissionais para quatro ou cinco funções, achando que aprender, por exemplo banco de dados é como aprender a jogar baralho. Nós profissionais, muitas vezes ficamos sem foco, porque não sabemos mais o que devemos aprender, aperfeiçoar, aperfeiçoar e se comportar pelo fato das empresas exigirem tantas coisas.


12/11/10, 08:09:46: Nereu de Paula n4phiphop@gmail.com - IP : 189.78.11****
    Colocando mais uma opinião aqui, acho que para você ter sucesso em uma entrevista de emprego é necessário acender velas e orar porque qualificação nos termos que o contratante quer é difícil. Eu mesmo estou pensando em fazer outra faculdade de redes de telecomunicações no meio do ano que vem, ja sei que vou gastar dinheiro porque faculdade hoje em dia é sinônimo de gasto não é investimento porque o retorno é praticamente nulo, novamente pagar uma mensalidade de R$ 568,00 por mês por 3 anos totalizando quase R$ 18.000,00 para poder competir no mercado, a pergunta é.. Valerá a pena? Terei mais sucesso em entrevistas? Serei melhor visto por isso? Terei retorno mais rápido? Ou é melhor pagar a mensalidade de um carro que eu ganho mais? Sem resposta porque realmente a area de T.I é muito bagunçada,valorizada e ao mesmo tempo desvalorizada pelos empregadores.

11/11/10, 19:44:05: CRITICA PEQUENA - IP : 189.18.9****
    Está muito dificil de ler. Mesmo tentando com cuidadadosa atenção. Neste forum escreve-se como quando se desabafa com um amigo em um boteco: Muitos assuntos misturados em uma única e longuíssima frase. Não se vê o famoso trio: Inicio, contexto, conclusão. A bem da verdade, com raríssimas excecções, é o que vem ocorrendo em todos os temas propostos. MAS, DE TODOS PERCEBE-SE A CRUEL E INEGÁVEL VERDADE: O EMPREGADOR QUER TUDO EM TROCA DE NADA. O GOVERNO IDEM, TANTO DO EMPREGADO QUANTO DO EMPREGADOR. As várias formas de contratação são consequente dos muitos e altos impostos (todos sabem, não sabem ?!). Afinal, por que alimentar a máquina pública que nada nos devolve?! Então, numa entrevista, onde deveria haver paz, reina o desespero. O empregador mantém os trunfos porque o desemprego é crescente. Assim, não há uma FÓRMULA para uma entrevista. Mas, melhorar o Português pode até ajudar. Ou, não?! Pode até ser que o entrevistador não valorize.

11/11/10, 19:42:23: Toninho - IP : 201.43.184****
    Esta dificuldade não é somente neste área. Fazendo uma pesquisa encontrei este artigo de 2007 da Associação dos Docentes da UFRuralRJ no link. https://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/super_profissional.htm

    Isso pode esclarecer o por quê de tanta dificuldade que somado a prática de outsourcing profissional acabou por jogar toda a responsabilidade em adquirir competências em cima dos trabalhadores.

    A exigência é tão alta que de 26000 inscritos somente 31 passaram 0,10%, concorrência de 800 pessoas.

    Continuaremos tendo muitas vagas, muitos desempregados nos próximos anos, a não ser é claro que você trabalhador, de salário achatado, se qualifique como eles querem, é fácil basta estudar uns 20 anos em 1.


11/11/10, 14:50:38: Senhor Ralf - IP : 201.92.156****
    Silvana, olha esta história e ainda pior, acho que ja aconteceu com todos aqui, vaga para analista de suporte de redes, sal 1500,00 reais, exigencias 2 anos de exp, certi. Cisco, MCP e ITIL, dai voce vai na entrevista de Terno, faz redação em inglês, faz um teste de nivel intermediário de redes, conversa com a entrevistadora em ingles, passa 10 dias e não tem nada de resposta, manda email para ela e nada tambem, acho que não passei por que nao tinha ITIL, dai vai um cara com curso de funilaria e pintura do Senai vai procurar emprego, conversa 10 minutos com o encaregado da Firma, e no outro dia ja ta pintando carros e ganha 1500 reais . NOVATOS, estejam preparados psicologicamente e financeiramente para estes tipo de coisa OBS: o meu proximo curso sera de funiraria e pintura do Senai.

11/11/10, 09:17:31: Robert - IP : 187.105.215****
    Entrevista pode aparecer de tudo. 2 horas de espera, entrevistador cochilar no sofá do hotel, outro dia me perguntaram o que faço nas horas vagas e o que mudaria na minha vida profissional/pessoal se pudesse começar tudo de novo? Em uma outra entrevista o cara perguntou se eu me dava bem com minha mulher? Nos EUA estas perguntas são proibidas. Aqui vc tem que se controlar para não ofender o entrevistador e conseguir a vaga e garantir o leite no fim do mes.

11/11/10, 01:33:39: Carlos - IP : 200.162.21****
    Passar no processo seletivo é fácil!! Difícil é quando vc descobre que é uma vaga PJ com salário nivelado ao CLT, ou então o CLT-Flex e o tipo mais novo o CLT-Cotas (Que raiva da empresa Ibrati que terceiriza esse CLT-Cotas)!! Agora quando vc sabe que é uma consultoria que te liga para oferecer salário de fome o ideal é vc esnobar e dizer q tem outras propostas com o valor maior e CLT!! Eles sabem que pode ser real, pois olhem meu caso: Trabalhei em um Banco por 1 ano ganhando cerca de R$5K (Infra-estrutura) e a consultoria recebia do banco R$12K pelo meu trabalho e mesmo assim me cobrava 12% do salário para cobrir custos de nota fiscal !!! Absurdo, terminado o contrato, arrumei outro e processei, ganhei R$20K e um registro na carteira!!

    Temos o poder, não podemos ter medo dessas consultorias, elas quem devem nos temer!!


10/11/10, 20:18:55: Nick - IP : 200.182.6****
    Pessoal, Vocês acham que não participar de nenhuma rede social como orkut e linkedin pode ser uma barreira no processo seletivo? Eu estou achando que sim, estou fazendo entrevistas, indo super bem, percebo que há empatia por parte dos entrevistadores, mas não sou chamado para as próximas etapas.

10/11/10, 11:17:23: Alexandre - IP : 200.207.11****
    Senhor Ralf Gostei de seu comentário... hoje em dia qual quer profissão R$ 1.200,00 não ganho isso, ganho mais e acho que posso ganhar mais ainda mas tenho procurado emprego estando empregado e estão oferecendo isso. è horrivel... precisa de ver 6x1 salário de fome mas também não irei desistir. Uma dica procure no segmento economico da sua empresa, e quer saber vá também no concorrente direto da sua empresa as chances podem aumentar até mais boa sorte.

8/11/10, 15:23:54: Marcos - IP : 201.91.128****
    Concordo com alguns comentários, realmente existe algo meio esquisito nos RH s atuais das empresas de T.I, outro dia fui fazer entrevista e para minha surpresa o teste psicológico, advinhem o que era, simplesmente um psicotécnico usado para tirar habilitação, a minha sorte é que esse teste já conhecia, porque já passei por isso antes, senão... O que deveria ser o correto é, ter algo a regulamentar isso, e pessoas de áreas tecnicas conduzirem a entrevista, que ai o candidato entra ou não pelo que ele sabe ou não, e não por qualquer coisa.

8/11/10, 10:18:42: Carlos - IP : 187.35.2****
    Parabéns jornalista, por ter percebido tão cedo sobre o QI. Já é um avanço. A questão agora é como vc conseguir montar o seu network.

    Na época em que estava neste período da minha vida profissional (mesmo sem experiência profissional anterior na área), eu montei meu network a pártir da própria Universidade que cursei e de contatos obtidos em treinamentos técnicos.

    Áreas sensíveis como a TI, são cadas vez mais preenchidas por pessoas do clube . Claro é que ser sócio , não é a única condição, deve-se atender os requisitos da vaga.

    Em breve sua próxima descoberta será sobre competência. Se parecer muito competente numa entrevista com o pro de TI que estiver te contratando, você poderá ameaçá-lo .

    Mas isto já é um outro post.


5/11/10, 01:21:25: jornalista - IP : 201.95.4****
    bom venho procurando um estagio na área a um 1 ano já fiz cursos de especialização meu curriculum não possui nenhuma mentira a 4 meses estou desempregado e venho me dedicando mais as entrevistas chego no horário pesquiso sobre a empresa vou bem arrumado mais não passo nas entrevistas chego ate a ir para segunda faze mais sempre esbarro nos profissionais de rh com testes cada vez mais loucos teve um que eu fiquei muito p...da vida era um lugar que parecia um centro espirita e eu não mi senti nada bem ali e ainda as dinâmicas de fazer desenhos de reinos (animal , vegetal e mineral) oque vale hoje em dia e ter um bom qi porque entrar na raça no mercado esta difícil mais eu ainda não desisti e sei que um dia encontrarei uma oportunidade vou ate perde um tempo e já responder todas perguntas frequentes dos entrevistadores no word e decora fazer também uma redação de tema livre e deixar tudo pronto para escrever ou falar no dia da entrevista . o conhecimento em si esta sendo deixado de lado eles querem um profissional a ser moldado. bem que na verdade nem sei mais oque o pessoal de rh quer essa e a verdade

4/11/10, 20:18:45: Odair - Esp.TI - IP : 189.33.65****
    Uma entrevista de emprego nada mais é do que uma conversa entre a empresa e o candidato, onde o entrevistado deve responder apenas o que foi questionado e principalmente com segurança e propriedade nas suas respostas. Nunca falar demais. Algo que não cabe na entrevista, é a utilização de gírias, ou qualquer forma não culta da língua portuguesa. O candidato deve estar bem apresentado, independente do traje exigido, afinal você está demonstrando a forma que irá trabalhar, caso contratado.

3/11/10, 17:47:38: Senhor Ralf - IP : 201.92.161****
    Sinceramente, deis do dia 18-09 venho participando de processos seletivos, foram mais de 10 entrevistas ate agora 03-11 , sempre vejo problemas do lado da empresas contratante, ou o entrevistador não conhecer nada da área de TI (consultórias) ou é muita exigência de conhecimento técnico para salários ridiculos, só encontro sal de R$ 1200,00 para analista de suporte Windows, mesmo tendo formação acadêmica completa, certificação na plataforma e dominio no inglês, hoje em dia qualquer profissão ganha R$1200,00 (babá, porteiro, pedreiro)..etc . Novatos na área, paraem a faculdade,certificações e afins, pois as consultorias ja sugaram esta área, e melhor fazem contabilidade, adm, e marketing voces serao mais promissores e felizes.....

3/11/10, 17:28:00: Karina Mota - IP : 201.6.243****
    Penso que o candidato precisa comparecer na entrevista com traje social, ser educado, atencioso, aguardar o momento de expressar a sua opnião, e expor a sua experiência de forma clara, objetiva e mencionar somente a verdade do que domina e do que não conhece. Importante expressar a sua experiência de acordo com o que a vaga está pedindo para que a entrevista tenha foco. Importante que saiba respeitar o entrevistador ainda que o candidato tenha que passar pela entrevista técnica do Gestor da vaga. Pois, o candidato será avaliado pelo entrevistador (Psicólogo) e na hora de fechar a vaga, com certeza o gestor pede o parecer psicólogico. Comprometimento do início ao fim no processo, mesmo que estiver empregado, pois o que pode acontecer é que se caso houver descomprometimento para com o processo. Se precisar futuramente de uma indicação, poderá perder uma grande oportunidade de networking. Por isto, a importância de participar do processo somente se tiver interesse de fato pela vaga.


2/11/10, 10:00:13: Nuno Chiu nunochiu@hotmail.com - IP : 186.204.70****
    Minha formação é de Analista de Sisteams com Administração hoje em dia.Em minha vida já passei por diversos processos seletivos.Portanto posso dizer que não basta somente o conhecimento técnico aprendido pelas Universidades tem que ter certificações no ramo da TI. Lidamos com eu, o ser interior portanto a primeira porta de entrada para o sucesso na entrevista está na elaboração do currículo, forma de apresentar ao entrevistador, empatia e saber falar sendo objetivo. Para isto tende conhecer a si mesmo e a empresa.Trabalhar com forças, fraquezas e mais que tudo traçar um objetivo estabelecendo metas concretas possíveis onde quer chegar.

2/11/10, 09:27:01: Luciano - IP : 189.14.328****
    Para ter sucesso na entrevista basta seguir o básico : Chegar no horário, demonstrar interesse pela vaga, saber explicar sua experiência, mesmo para pessoas que não sejam técnicas. Estar bem vestido e demonstrar uma boa capacidade de relacionamento.

    Passar uma imagem de profissional ético e competente, isto significa não aceitar qualquer salário, condições de trabalho, ou mesmo de entrevistas, que você considere que sejam degradantes ou inadequadas.

    Tem tanto pára-quedista na área de TI, que quando chega alguém e faz o básico, de forma correta, já é suficiente para chamar a atenção. A parte técnica acaba ficando em segundo plano.


2/11/10, 01:02:41: Paulo - IP : 201.21.4****
    3 Regras Simples

    1) Apenas responder o perguntado pela pessoa Não Tècnica , não puxe assunto, desta forma você evita uma analise secundária

    2) Caso o entrevistador tenha conhecimento técnico, não revele todo seu conhecimento, melhor tirar do curriculo (Pós, MBA, Cursos, idiomas, Certificações, etc..) pois na maioria das vezes seu possivel chefe não possui 1/3 de sua qualificação e isto com certeza vai colocar a posição dele em risco.

    3) Pense e repense se realmente valerá a pena e o que você tem a ganhar além do dinheiro, pois as vezes certas consultorias ou empresas Queimam seu CV.


1/11/10, 13:39:55: Nereu de Paula n4phiphop@gmail.com - IP : 189.78.3****
    Continuando minha opinião Abaixo

    Gente isso ainda é o mínimo para uma pessoa que estuda T.I ter a sua dignidade para viver e ainda continuar a investir em cursos, mas o que ocorre hoje em dia é um abuso, o profissional faz inúmeros cursos tira as benditas certificações e as empresas não valorizam ou não aumentam seus salários e ainda pedem Inglês fluente e muitas vezes nem é utilizado à língua estrangeira para nada, fora os salários dessas vagas como R$ 700,00 em diante. Resumindo não creio que tudo isso seja somente mal preparo do pessoal de RH, mas sim uma má fé e desrespeito ao profissional que se esforça e se empenha para estudar, gastando dinheiro muitas vezes tirando de onde não tem para brigar nesse mercado altamente competitivo. Enfim precisamos de regulamentação o mais rápido possível acabando com essas vagas que as empresas inventam, help desk é help desk nível 1, analista de suporte e adm redes, cada um com seu piso salarial com a devida experiência ou não que muitas vezes pode ser adquirida ao longo do serviço e que os profissionais de RH procurem compreender que tipo de profissional estão entrevistando e as devidas funções relacionadas a área de estudo que esse profissional ira exercer.


1/11/10, 13:38:40: Nereu de Paula n4phiphop@gmail.com - IP : 189.78.3****
    Concordo plenamente com algumas opiniões dos amigos aqui que postam no fórum, as empresas bem como seus porta-vozes que são os RH da vida exigem muito do profissional hoje em dia, graduação + pós + certificações de diversos estilos, até misturam áreas como exemplo o profissional de infra estrutura conhecer de ORACLE+ SQL SERVER, linguagem de programação linguagem web enfim, e esquecem-se que a área de T.I é vasta e nem sempre o profissional consegue estudar tudo isso e ainda possuir grandes experiências em múltiplas áreas, também se esquecem que Infra estrutura esta relacionada a cabeamento, rede, servidores e configurações como DNS, PROXY, FIREWALL e não com lógicas etc. Outro fator de descaso dos mesmos é que pela realidade de nosso país, cursos de T.I são caros, digo isso pela universidade que cursei ,foi um preço exorbitante em torno de R$ 800,00 mensais, isso porque o curso resume-se em tecnólogo e não é bacharelado, ai saímos para o mercado de trabalho visando recuperar o valor gasto ou o investimento feito na tal universidade e quando vemos somos submetidos a salários super baixos e a cargos que em minha opinião são extremamente ridículos, por exemplo, quem cursa infra quer sair para buscar vaga de analista de suporte N1, 2,3 à ADM REDES, no entanto devido à nossa profissão não ser regulamentada somos obrigados a nos sujeitar a visualizar vagas que depreciam o profissional como, assistente de service desk, help desk nível 2, operador de service desk Isso para não contratar como analistas de suporte, se não me falha a memória olhei uma vez que o piso estava em torno de R$ 2.200,00.

29/10/10, 16:52:08: Hugo hgomtz@yahoo.com.br - IP : 189.120.215****
    Acho q a questão do forum tinha q ser dividida em 2 formas: 1 - entrevistas em empresas tipo (BANCOS, INDUSTRIA, ESCRITORIO) 2 - entrevistas em consultorias, que alocam mão de obra p/ outras empresas/clientes e nem sempre lhe falam isso a não ser na hora de assinar o contrato. Pois dependendo desse tipo de situação a andar da entrevista e as exigencias mudam bastante. As regras basicas todo munda já sabe, afinal estamos falando com profissionais de nível universitário. Mas na real, quem é q nunca ficou descepcionado com quem conduzio a entrevista? Acho estranho q o pessoal de RH disse aqui, q nos de INFO temos egos, etc. Olha ego todo mundo tem e não é tão comum na área de info, é mais comum na área artistica. Já participei de uma entrevista q o recrutador perguntou - Se eu fosse um animal, qual animal eu gostaira de ser. Fiquei intrigado com a pergunta e antes de responder perguntei se era vaga de info ou ia trabalhar em alguma fazenda. Olha por + psicologia q existe não consigo acreditar q p/ uma área tecnica, vou ganhar a vaga porque respondi cavalo ou gato e o outro entrevistado disse gato ou borboleta. Gostaria de saber se já aconteceu algo assim com vcs?


28/10/10, 13:32:29: Marc - IP : 187.38.14****
    Vou falar para vcs meu drama: estou a noves meses parado e como todos sabem se a gente nao mentir no CV as selecionadoras vao achar estranho pq uma pessoa esta parada a tanto tempo, as mesmas que desqualificam porque nao gostaram do nariz da pessoa! Meu medo atual e o fato de exigirem pretensao salarial no cv, pq nao sei quanto pedir, ja diminui o valor pensando que era CLT e eles acharam muito bom por ser pouco, quando me falram que era clt eu aumentei e eles, consultorias, tiraram o corpo fora ja pedi como PJ e falaram que era muito mas depois que descobri que era clt eu disse que poderia baixar, mas ai e tarde demais , eles finalizaram o processo, eu tenho medo de dizer o quanto quero, e sinceramente nao estou mais gostando disso e muita dedicacao e consumo de vida e alma, estes caras NAO VALEM A PENA!

    eu digo e repito esta mais facil passar em concurso publico de salario acima de 10 mil ou montar uma empresa em qualquer ramo, que conseguir uma vaga num consultoria de TI sem criterios!


28/10/10, 02:20:29: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.13.2****
    Quanto aos salários baixos, isso é resultado da procura e oferta. Em algumas áreas de TI á procura é muito grande, como conseqüência as empresas tiram proveito disso pagando menos por mais qualidade.

    As áreas abarrotadas de mão de obra possibilitam essa desvalorização do profissional, junto com falta de regulamentação. Ao mesmo tempo torna o mercado mais competitivo, o que possibilita o aumento de qualidade.

    Ou seja, as coisas não vão mudar tão cedo.

    Mas que de certa forma bate uma revolta bate, já vi vagas oferecendo R$700,00 e exigindo inglês e espanhol. Alguém que resolve fazer um curso de inglês em uma escola decente faz um investimento de R$14000,00. (sem contar certificações).

    Chega a ser piada, mas é algo que acontece.

    Alguns meses atrás era moda pedir certificado MCP, como se fosse fácil tirar certificado MCP.

    Era comum encontrar vagas pedindo certificado MCP + MCSE - Windows 2003.

    E o salário era em torno de 700 a 900. (analista júnior), isso quando não pediam ITIL. (Curso que ao meu ver seria uma exigência se a vaga fosse para líder Help Desk/Supervisor ou coordenador).

    Depois disso inventaram o assistente de suporte que por sinal faz exatamente a mesma coisa que Analista de suporte júnior. Mais uma desculpa para abaixar ainda mais o salário.

    O Service Desk(Call Center + Help Desk + Analista) já é uma forma de cortar custos.(uma pessoa que faz o serviço de três ganhando um pouco a mais do que o Help Desk).

    Eu particularmente nunca ví em nenhuma entrevista o entrevistado falar palavrão ou xingar o entrevistador.


27/10/10, 23:54:04: junior - IP : 201.43.25****
    Todos temos uma evolução e maturidade que vai se adquirindo com o tempo... Lembro quando me perguntavam algo e ficava com receio de dizer que não conhecia ou na negociação de valor aceitar um valor menor e não tentar impor meu valor... Mas digo para os mais jovens(estou com 40 e me considero jovem...rs) que com o passar do tempo vamos adquirindo mais segurança e as coisas vão se encaixando. Mas algumas dicas que inclusive ja citaram por ai : - Estudo e certificações são importantes, mas demonstrar comportamento e comprometimento é matador em qq entrevista. Ex: Perguntam se tem problema com horario e tal, se realmente estiver afim da vaga e nessa hora dar aquela famosa pensada....pode ter certeza que essa vaga realmente vai para outro. Tentar enrolar tambem é furada, melhor dizer que tem o curso mas ainda não teve oportunidade de desenvolver e deixar acontecer. Mas os pontos fortes devem ser bem destacados. Girias, pelo amor de deus ....rs E digo mais..graças a deus consegui muitas oportunidades mesmo sem a experiencia que era exigida, mas com comprometimento,sinceridade e força de vontade! Abs

27/10/10, 17:03:36: Marcelo - IP : 187.38.6****
    Eu concrdo com o comentario do Oliveira, e realmente existe uma discrepancia grande nos selecionadores de RH!Percebo tambem jogos do estilo o aprendiz sem qualquer criterio psicologico, alem da falta de etica das empresas em selecionar o mais barato! Complicado exigir sem antes ser excelencia na empresa, eu mesmo aprticipai de um projeto em que deveria ter toda infra na minha mao e ainda queriam me contratar como clt cotas, empresa nova voltada a SAP exigindo o maximo sem ao mens ter algo em troca!

27/10/10, 17:02:33: Oliveira - IP : 200.218.17****
    Querem uma dica:

    Leiam a Você S/A e outra publicações do generos, participem dessas listas de grupos de RH, façam um bom marketing pessoal, estudem se possivel nas melhores instituições, melhorem a pronuncia em outros idiomas e o fator mais importante, tenham um bom Q.I, se não fica complicado.

    Realidade do nosso Pais é essa..

    P.S: desculpem os erros gramaticais...


27/10/10, 17:01:41: Oliveira - IP : 200.218.17****
    Existem profissionais e profissionais, e consultorias idem, mas exigir um alto nivel de qualificação e pagar baixos salarios, é complicado...


27/10/10, 16:56:51: Oliveira - IP : 200.218.17****
    O que tem me surpreendido que até o perfil do candidato nas redes sociais tem sido determinante na decisão sobre uma contratação, e isso pode ser maquiado...

27/10/10, 16:55:07: Oliveira - IP : 200.218.17****
    Vejam o teste a qual fui submetido: Estava concorrendo a uma vaga, e para o final fui com um candidato que tinha um perfil parecido com o meu.

    Após passar pela entrevista com a selecionadora, para minha supresa, fui chamado para outra sala, onde estava o outro candidato.

    A selecionadora, pediu para cada um falar sobre sua experiência profissional e qualidades, e ao final pediu para cada um apontar o defeito do outro.

    Uma especie de aprendiz ( quem nunca viu ou ouviu falar sobre aquele programa da Record)?


27/10/10, 16:48:22: Oliveira - IP : 200.218.17****
    Profissionais de RH:

    Que marcam a entrevista as 10:00 e só atendem a pessoa a 11:30.

    Que mesmo após ter recebido o CV, resolve repassar inteiramente e fazer questionamentoss que estão ali no papel,e muitas vezes detalhados.

    O pior fazem perguntas relacionadas a vaga, e ainda viram psicologas com testes absurdos, que tem aos montes na internet.

    Que fazem leilão de profissionais, mesmo sabendo que o profissional atende aos requisitos.

    Por ultimo e mais grave que essa turma comete: nuncam retornam resultado de uma entrevista. FEEDBACK zero...


27/10/10, 16:41:42: Oliveira - IP : 200.218.17****
    Para Amanda, Regiane CIA profissionais de RH.

    Vocês poderiam em responder o seguinte?

    Quando o profissional chega na hora marcada da entrevista, está vestido de forma impecável, mantem uma postura correta, procura ser sincero e objetivo e ético, e encontra pelo caminho:


27/10/10, 15:19:21: Amanda - IP : 189.59.222****
    Acho que o hoje em dia muitos profissionais estão perdendo a noção...muitos falam palavrões durante a entrevista, não se comportam com o mínimo de respeito e ainda querem ser aprovados. Acredito que há erros de ambas as partes, é claro que existem selecionadores mal preparados ou mal intencionados que não respeitam o profissional, mas como citei acima, alguns profissionais de TI não se importam com nada, tem um ego enorme, e acreditam que porque tem 5 certificações, pós graduação e etc devem obrigatoriamente serem aprovados nos processos e ainda por cima ganhando aquilo que querem... Como já foi dito em comentários abaixo, o perfil comportamental conta muito, sentir que o profissional é sério e comprometido, acreditar que se colocado dentro de um cliente ele fará um bom trabalho e passará uma boa imagem da consultoria faz toda a diferença.

27/10/10, 10:41:44: Marcelo - IP : 187.38.6****
    precisa ser 100% sim porque senao a menina do RH nao entende

26/10/10, 13:22:18: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.1.3****
    As dicas padrões são sempre as mesmas:

    Não mentir no currículo, ser honesto com o entrevistador, procurar si informar sobre a empresa antes da entrevista, nunca falar mal das empresas que você trabalhou.

    Existem perguntas de praxe, dinâmicas e problemas também.

    Para quem vai fazer teste para desenvolvimento é comum encontrar questões sobre: SQL, Recursividade, métodos de ordenação, conceito de Classe, Herança, Polimorfismo e elaboração de MER.(no caso de linguagens orientadas).

    No geral eles puxam mais no SQL e na lógica de programação, mesmo que você esteja fazendo um teste para programador front, é capaz de encontrar questões sobre SQL.

    Pode não haver uma formula certa, mas para cada área a um padrão que é mais ou menos respeitado.

    Já fiz entrevistas bem divertidas, em uma delas me deram um manual em inglês de PSQL (linguagem da Oracle) e pediram para eu resolver um problema. (fiquei muito feliz após ter resolvido o problema mesmo sem saber a linguagem).(sim isso provavelmente foi teste de lógica/inglês)

    Creio que certificados, cursos extras e o inglês sejam um diferencial em qualquer área.

    Mais importante de tudo é observar se nosso perfil si encaixa na vaga. Creio que não precisa ser 100% compatível.


26/10/10, 12:52:20: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.1.3****
    Por fim gostaria de dizer que foram raras às vezes em que não fui a uma entrevista. Mas nunca deixei de ligar antes para avisar o porquê de não poder comparecer. (faço mais ainda, peço desculpas).

    Por fim gostaria de dizer que foram raras às vezes em que não fui a uma entrevista. Mas nunca deixei de ligar antes para avisar o porquê de não poder comparecer. (faço mais ainda, peço desculpas).

    Eu honestamente não sei o que dizer quando me perguntam o motivo de ter pedido demissão.

    Se eu falar a verdade não serei ético, ai quando do uma desculpa ao entrevistador fica com aquela cara.

    Normalmente eu digo que ela ficava longe e de fato ficava mesmo. (mas esse não é o real motivo).

    Às vezes eu digo: Ela não era o que eu esperava...

    De qualquer forma sempre tenho a sensação que passo uma imagem negativa, ainda mais por essa empresa ser uma multinacional e ser umas das principais na área de soluções em TI. Eu honestamente espero que as empresas comecem a ver seus funcionários como seres humanos e não como máquinas.

    Acho que ninguém entra em uma empresa para passar o que eu passei.


26/10/10, 12:33:09: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.1.3****
    O que eu acho mais contraditório ainda é o fato de muitas empresas não serem éticas por assim dizer com seus funcionários e as mesmas exigirem ética profissional.

    Quer dizer eu entro em uma empresa, do meu sangue por ela durante meses, ganho o título de melhor analista da campanha e por fim saio no jornal interno da empresa como tal.

    Durante todos esses meses meus indicadores de qualidade estiveram acima de 80%.

    Todos que trabalham nessa área sabem que é praticamente um milagre passar 6 meses desapercebido, foi exatamente o que eu fiz. E convenhamos mais de 40 ligações diárias não é uma tarefa fácil.

    Após todo esse tempo de dedicação eu tive que ensinar alguns analistas plenos a configurarem o Outlook.(não estou falando de passar o endereço do servidor de e-mail não, estou falando de pegar na mãozinha e ir passo a passo). Tive que treiná-los em coisas básicas que qualquer analista pleno deveria saber por padrão.

    Os funcionários se revoltaram e saíram 100 funcionários em um mês, Enquanto eu fui ficando na esperança de ser reconhecido, cheguei a trabalhar por três meses seguidos e por último minha equipe era constituída por mim e mais dois estagiários. Conseqüência aquelas 40 ligações triplicaram e eu fiquei quase louco. (Todo santo dia atendendo uma ligação e mais duas na espera). É óbvio que a qualidade do atendimento decaiu e ser cobrado por isso foi a gota. Aí eu pedi minhas contas. (eles não quiseram me demitir).

    O pior de tudo isso é você ter que chegar a uma entrevista e ficar caçando desculpas quando a pessoa pergunta por que você saiu de lá? É engraçada essa história de ética porque aquela empresa não foi nem um pouco ética comigo, mas eu tenho que ser ético com ela em todo entrevista que eu vou.


26/10/10, 12:15:04: Elaine - IP : 187.56.70****
    A melhor forma de se obter sucesso é possuir um bom network pessoal e profissional. Principalmente em áreas vitais como é a TI, a maioria dos processos de seleção que conduzo, serve apenas para validar o escolhido , que p #341 eviamente deve possuir as condições técnicas necessárias a vaga, é claro.

20/10/10, 19:52:21: Osvaldo - IP : 189.140.428****
    O primeiro passo é fazer um bom curriculum que venda suas qualificações de forma positiva, mas sem exagerar ou mentir.

    Antes de comparecer a entrevista, verifique se a empresa ou a consultoria que esta fazendo o recrutamento é séria. Uma boa pesquisa na Internet resolve.

    Procure explorar ao máximo os contatos anteriores por email e por telefone, para saber se realmente a vaga oferecida é para o seu perfil.

    Ou seja o sucesso na entrevista começa bem antes de apertar a mão do entrevistador.

    Atualmente esta na moda dizer que a você é muito qualificado para a vaga, na realidade esta é apenas uma desculpa gentil, para dizer que você não serve para a vaga, o motivo real pode ser que você pediu um salário muito alto, mentiu no curriculum, não se deu bem nos testes, não tem o perfil comportamental desejado, é gordo, fuma, é negro e etc,... esqueça, nenhuma empresa jamais vai te dizer qual foi o real motivo.

    Se você fez a entrevista e depois de cerca de 10 dias ainda não recebeu nenhum retorno, considere isto como sendo um retorno, ou seja você não foi aprovado, levanta sacode a poeira e parte para outra.


20/10/10, 19:46:53: Marcelo 2 - IP : 187.38.****
    Nick, Infelizmente tem muita gente assim, mas o ideal na minha opiniao hj em dia e afrontar, pois deixamos este pessoal fazer o que quiser! Ja passei por entrevistas em que o tecnico perguntava uma duvida dele so para dispensar logo em seguida, atualmente o pior e a fase do superboy a preço de motoboy, eu mesmo passei por uma entrevista em que tinha que ter e usar meu carro, comprar notebook e ser registrado como clt cotas para uma empresa pequena que se achava a tal! Complicado...

20/10/10, 14:32:53: Zé Strogonoff - IP : 187.50.6****
    Nick o nome disso é falta de respeito!!!!!!!!

20/10/10, 11:33:43: Marcelo - IP : 189.54.53****
    Não há receita de bolo para ser bem sucedido em processos seletivos. Talvez o que ajude é você investigar ao máximo informações sobre a vaga, seja por telefone ou pelo próprio anúncio. Desta forma você consegue focar suas habilidades com o que o recrutador quer ouvir. E cuidado com armadilhas. Recrutadores bonzinhos que deixam o candidato a vontade é tudo golpe para você falar demais e consequentemente o que não deve. Seja objetivo e não extenda muito suas respostas. Quando o recrutador ficar calado após você responder algo, não continue falando. Pergunte Algo mais que possa esclarecer sobre este ponto? . Boa sorte a todos.

19/10/10, 21:49:53: Nick - IP : 200.182.6****
    Atualmente estou procurando trocar de empresa e estou passando por algumas entrevistas. Outro dia, fui chamado para uma, onde deveria comparecer as 8h da manhã. Tudo bem, cheguei 30 minutos antes, levei o meu curriculo impresso, roupa social, etc. As 9:30 me chamara para uma sala onde tive que preencher todos os dados no meu curriculo no formato deles e fazer uma redação onde não podia nem sequer fazer um rascunho, tudo bem, fiz.

    E fiquei esperando o gerente pra fazer a entrevista tecnica, quando era 11:30 comuniquei que teria que ir embora e me falaram que eu esperasse mais um pouco. Pois bem, o tal gerente chegou as 12:00 dizendo que eu era muito qualificado para a vaga, que eles estavam procurando um junior.

    Ou seja, marcaram a entrevista comigo, sem nem ler o meu currículo e me fizeram perder a manhã inteira.


19/10/10, 04:41:40: Hugo - IP : 189.120.217****
    Só p/ terminar o meu comentário abaixo q ficou grande mas não coube tudo, Tenho um conhecida q trabalhou p/ uma certa consultoria e uma das funções dela era entrevistar/selecionar, ela me contou os absurdos q os donos/diretores pediam p/ ela fazer. Outra coisa, tive acesso quando trabalhei como quarteirizado p/ uma grande empresa, Eu vi os documentos mostrando q o Cliente pagava R$ 250,00 por hora por profissional p/ o intermediario que repassava R$ 65,00 p/ a consultoria que repassava de R$ 25,00 a R$ 35,00 para os consultores que realmnete faziam o trabalho, ou seja tinha um desvio enorme de dinheiro entre o contratante e o valor q a gente recebia, e tem sempre gerentes ou diretores coniventes com isso pois eles mordem os valores nas negociações. O normal em paises serios, não seria ter um monte de consultor com PJ para disfarçar um CLT legitimo, porem como o custo da contratação como CLT (por ter encargos) p/ a empresa contratante pode até dobrar o gasto do pessoal as empresas procuram econimizar aonde podem. Infelizmente no caso de informática não tem sindicato forte então os abusos vão continuar a não ser q o Ministerio do trabalho e Sindicado mude a situação, OU nos de info se organizar como categoria que somos e eleger Deputados, Senadores p/ brigar por nossos interesses. Escolher alguem da área de info p/ se candidatar e votarmos todos nele e esse companheiros de info lutar por nossos direitos e não nos deixar ser explorados, ao inves de votar nos tiriricas da vida q talvez nem saiba ler e não vai ajudar profissionais de uma categoria nenhuma.

19/10/10, 04:17:51: Hugo - IP : 189.120.217****
    Ñ existe fórmula mágica p/ dar tudo certo na entrevista, tem regras básicas q todo mundo já conhece, mas nem sempre funciona. Sou da área há anos, infelizmente hj Info está uma bagunça, nem somos realmente considerados uma categoria profissional, desde q o processo de terceirização se intensificou somos tratados como mão de obra braçal, como pessoal da limpeza, da segurança. Sem menosprezar nenhuma outra área de trabalho, mas estamos mais para escravos intelectuais do q profissionais, O problema é que pagamos caro p/ nos formarmos com nível universitário + dezenas de cursos complementares, certificações,conhecimento de idiomas,etc e depois na hora da remuneração parece que não valeu à pena. O pessoal que entrevista/seleciona tenta fazer o melhor possível p/ escolher o que mais se aproxima do q empresa ou cliente quer, mas se eles puderem realmente ser sinceros aqui sei que vão concordar que as empresas, principalmente consultorias pedem o profissional que tenha melhor qualificação com o menor valor, isso mesmo que tenha certas indicações, Q.I (Quem Indica) porque tem vários profissionais sendo indicados e não apenas um por vaga. Então acaba sendo um lance de sorte + conhecimentos + indicações Eu conheci 1 fulano q mentiu deslavadamente na entrevista e conseguiu ser contratado. Quando a vaga é CLT a entrevista costuma ter nível melhor, porque as empresas tem custos de contratação/demissão, então se o selecionador escolher qualquer um depois ele também fica comprometido com a situação, mas em vagas PJ passa muito profissional de segunda categoria. Hj em dia está se dando melhor quem está fazendo engenharia (principalmente civil) está pagando uma grana preta até p/ quem ainda nem se formou quem puder migrar p/ engenharia pelo menos não vai ter q ficar sofrendo com info

19/10/10, 00:58:45: Pedro - IP : 200.207.50****
    Quando você chegar para uma entrevista e já na portaria/recepção perceber a desorganização para localizar o entrevistador ou então o chá de cadeira para ser entrevistado: Fuja! Se você vai ser entrevistado para uma possível admissão e já tratado assim, imagine quando você tiver de ser demitido? Eu já cheguei a fazer entrevista num boteco, com ônibus passando na avenida e tornando a entrevista impossível, tudo porque não tinha sala de reunião disponível. Depois de 5 min. concorrendo com o barulho que vinha de fora e do pessoal pedindo pão com manteiga na chapa, pedi licença, levantei e fui embora.

18/10/10, 01:18:02: Francisco - IP : 201.22.10****
    O segredo é cobrar mais barato, mas se quer ganhar bem tem a opção de ir para a administração, um certo tempo atrás eu fiz uma entrevista onde estavam oferecendo aproximadamente R$1200 (CLT) para analista desenvolvedor (incluindo webdesigner e dba multilingue) com 3 anos de experiência e R$ 7500 (CLT) para administrador de empresa com 2 anos de experiência.

16/10/10, 12:19:56: Marcelo - IP : 187.38.1****
    Eu espero finalizar meu comentario dizendo o seguinte: Acredito que esta mais facil, passar em concurso publico, do que estar aos pes das consultorias de TI! e passar nas entrevistas!

    abracos


15/10/10, 01:11:33: Gustavo - IP : 201.82.200****
    Para se dar bem tem que falar o que eles querem ouvir. Parece bobagem mas é a verdade.

    Basta sair com discurso feito em casa dizendo que irá vestir a camisa, que não vê problema em trabalhar de final de semana, que quer crescer na empresa etc. Na minha opinião, um monte de bobagens.

    Quando o mercado começar a tratar as pessoas sem hipocrisia e sabendo que ambos estão ali pelo dinheiro (mais valia) os papos serão mais inteligentes.

    Concordo com o fato de ser chamado para entrevista que sequer se encaixa em seu perfil. Sem contar essa quantidade enorme de consultorias que te chamam para conversar 10min (sem contar a espera de uns 30min) para fazer perguntas que estão todas descriminadas no CV. E tem tb aqueles que te chamam para uma vaga de Pleno qdo vc explicitou no CV que quer ser Sr. E ainda querem te vender que a empresa é a melhor do mundo para se trabalhar.

    No fundo, não conheci nenhum RH decente em meus 10 anos de mercado. Isso é o que desanima de verdade.


14/10/10, 19:45:45: José Carlos - IP : 189.79.2****
    Senhores, acredito que para se dar bem numa entrevista, hoje em dia deve-se principalmente ter a sorte de ser chamado por uma empresa, com selecionadores, e alguem com visão técnica competentes. Já fui chamado para várias entrevistas onde eu fui preparado para dizer A, enquanto a empresa esperava B. Ou seja ambos perderam tempo,e dinheiro. Com o avanço das tecnologias e diversidade,consultorias pensando somente no contrato que vão consegui com tal empresa, se esquecem que o elemento principal O executor ou Analista , tambem é ser humano, e que ele tem um perfil adquirido nos ultimos Empregos. Vejam: Empresas que pedem DBA com conhecimento em Application server, ou vice versa, ou um Administrador de infraestrutura,não importa se é DBA, Analista de Servidores de Aplicação, etc, más tem de conhecer de programação, ou seja deve programar tambem. Eu ja atuei em grandes empresas e tenha certesa que para as coisas funcionarem, cada um deve saber de suas resposabilidades, os ambientes devem ser exclusivos, porem um dependendo do outro. Más o que querem hoje é um Super Homem. Ele pode até fazer, más pode ter certesa que vai errar muito, e com isto balança a cadeia Tecnologica. Pois a empresa vai ter de contratar alguem para consertar seus erros, o que muitas vezes não acontece devido ao egoismo. Depois de uma longa jornada estou ingressando numa grande empresa, para os bons conhecedores é a empresa Blue, e digo sempre, na hora do vamos ver entrevista técnica , demonstre segurança naquilo que fala, e interesse em aprender mais, mas seja coerente nesta hora, pois pode queimar. Não adianta achar que vai chegar la com cara de sabe tudo e vai conquistar. Espera o cara falar primeiro, e então tente complementar o assunto com suas competencias. isto sempre funciona.

14/10/10, 16:13:21: Vinicius hagnaz@gmail.com - IP : 200.189.8****
    Em relação a mão de obra, a culpa é nossa mesmo. A 4 anos fiz uma entrevista, aonde um candidato, no meio da entrevista coletiva solta essa Perai, a empresa ta exigindo x anos de experiencia, conhecimentos em n coisas, e vai me pagar essa merreca??? Se a empresa não valoriza minha mão de obra, eu não sirvo para ela e saiu da entrevista...(Agora vai aparecer um monte de arrogante, que é o que mais tem nessa área dizendo que faz isso direto) Se 2/3 dos profissionais seja da nossa area ou de qualquer outra não se rebaixa-se não havia tanta exploração no mercado de trabalho... É ridiculo as empresas exigirem CCNA pro cara ganhar uns poucos reais pra climpar cabo. Ou exigir qualquer certificação Microsoft pro cara ganhar uma merraca trabalhando de suporte técnico. Nós não valorizamos nossa mão de obra, afinal de contas não temos opção a maquina capitalista não nos permite, ninguem aqui vive de ar, e mora em arvore, precisamos trabalhar, e ao não dar valor em nossa mão de obra abrimos precedente para a empresa não dar o mesmo valor. É uma situação ridicula e complicada.

14/10/10, 02:22:48: Metáfora - IP : 201.68.13****
    Para se dar bem é necessário conhecer as relações de trabalho do século XXI, ambiente e História.

    Empresa criada em 1998 ou 2002, indústria muito jovem, com muitos recursos e livre, criada com muito carinho e financiada pela vovó a indústria de bens e captais contrata colaboradores com o seguinte perfil.

    Perfil comportamental (Gandhi + Magaiver + Buda), perfil técnico (Spok + Scotty desejável Dr. McCoy), disponibilidade de ( Llama + Yaks ) com experiência mínima de 1 ano em ambiente incerto e insalubre

    Irá trabalhar sob a supervisão de chefes imediatos guiados pelo AI-5

    Falando sério.

    Painel real de vagas da uma empresa (Esfinge Egípcia), mesma tecnologia, ferramenta, ambiente de desenvolvimento, provavelmente mesmo cliente, para nível Pleno 15 requisitos, para nível Sênior 3 requisitos.

    O meu bom senso não permitiu que eu decifrasse o enigma das vagas Egípcias de bom senso.


13/10/10, 15:23:38: Oculto - IP : 189.42.125****
    O que importa agora e se preparar para agradar o pessoal de RH, não importar mais se você tem conhecimentos técnicos, experiência, etc. O que importa é se você atende alguns requisitos que atenda os menores custos para empresa(outsourcing principalmente), se possivel contratar alguem que more dentro do cliente(literalmente),receba menos,sem beneficios,etc.....ai as suas chances são bem maiores.

13/10/10, 14:54:35: eu de novo - IP : 187.38.16****
    13/10/10, 09:47:52: Reginaldo - IP : 189.91.408****

    O que estou falando e outra coisa, sao repassados menos da metado ao profissional para fazer tudo, muitas empresas visam so o lucro, de que adianta ser o bam bam na entrevista e chegar um moleque e dizer que faz por menos?


13/10/10, 09:47:52: Reginaldo - IP : 189.91.408****
    Você deve encarar a entrevista como uma oportunidade para demonstrar para a empresa que você possui os conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais necessárias para agregar valor e resolver as demandas da empresa.

    Tem gente que tem a visão contraria, acha que a empresa vai fazer a contratação para resolver os problemas do profissional ou por ter ficado com pena dele.

    Um valor hora de 350 reais, conforme o post abaixo, equivale a 56 mil reais por mês, que saudade da época em que era preciso saber fazer conta para trabalhar em TI ...


12/10/10, 13:03:03: Lucas Golçalves - IP : 187.38.19****
    vcs ficam falando em carater, etica etc ... eu nao sei se vale a pena tudo isso, ontem conversando com amigo meu que nao e da afrea comentou que uma dessas consultorias cobra de seus clientes 350 reais a hora e repassa ao consultor 60 40 ate 20 reais, ela pega mesmo e o mais barato, sera que numa area tao sem vergonha vale a pena uma discussao dessas?

11/10/10, 11:56:47: Rafão - IP : 187.50.191****
    CARÁTER!! Essa é a palavra!! E ter caráter não significa ter o perfil do Kaká(bonzinho) ou o perfil do Ronaldinho(baladeiro) é muito além disso! Já conheci muitos Kakás sem nenhum caráter. Aquele que é o primeiro a caguetar um colega, ou que gosta de crescer em cima das falhas alheias, ou aquele que pendura no saco do chefe descaradamente!! Já vi cada coisa por ai!

    E por outro lado já conheci Ronaldinhos muito íntegros e honestos!!!

    Tá cheio de lobo em pele de cordeiro e vice e versa!

    Queria saber do pessoal de RH o que é exatamente esse perfil comportamental?

    Eu realmente não gosto de trabalhar com profissináis sem CARÁTER (e isso tá cheio) independente se a pessoa tem o perfil BALADEIRO, BONZINHO, BAD-BOY, SURFISTA, CRENTE, TATUADO ou sejá lá o que for!!!

    Grande abraço!!


11/10/10, 10:51:57: João Fábrica - IP : 200.252.60****
    Pessoal, como vivemos num mercado de extrema competição infelizmente se você falar que sabe muito por um preço baixo tem grande chance para ganhar a vaga. Vejo aqui em Brasília que as fábricas são de longe o pior lugar para se trabalhar com informática, pois sempre querem o profissional com perfil salarial mais barato. Oportunidade séria mesmo, só na área pública. Concurso, entrevista é uma balela.11/10/10, 11:52:17

10/10/10, 11:02:32: SILAS - IP : 189.18.22****
    rsrsr Concordo com o Renan.. seja bom ator e reze para não haver indicações.......rsrsr cruél......muito cruél........

10/10/10, 07:59:01: Marco - IP : 189.70.456****
    Verifique se você conhece alguém que já trabalha na empresa, se possível fale com esta pessoa antes, peça informações e autorização para citar o nome dela durante a entrevista. O QI (Quem Indicou) sempre ajuda e é visto de forma muito positiva pelas empresas.

    Quem acha que o QI é coisa do diabo e usa isto para justificar seus fracassos esta enganado. Você não vai indicar alguém totalmente incompetente para uma vaga, pois sabe que lá na frente você acabará prejudicado, é por isto que as empresas valorizam a indicação.


9/10/10, 16:38:14: Renan - IP : 189.102.8****
    Invente um currículo, seja ator e colha os frutos.

9/10/10, 01:04:14: Vinícius - IP : 189.63.16****
    3) Planeje o que irá falar. Olhe para o seu currículo, pense no seu trabalho. Pense em coisas positivas e NEGATIVAS que ocorreram com você. Muitas vezes reconhecer uma situação negativa é melhor e faz o julgador pensar que você tem um senso do correto, que aprendeu com as situações. Pense nas possíveis perguntas e pense no que você realmente acha sobre aquilo. Não seja falso. Mas ao mesmo tempo, valorize alguns pontos importantes. O tempo antes da entrevista é tão ou mais importante que o durante.

    4) Chegue pouco antes do horário. 10 minutos antes está ótimo. 15 minutos está bom. 5 minutos é apertado. Não chegue meia hora antes. Dá uma idéia de desespero. 5) Quando for conversar com o entrevistador, apresente-se. É uma coisa simples, mas a maioria dos candidatos esquece deste fato. Antes de responder a primeira pergunta, reserve um tempo para dizer seu nome e algumas informações básicas como, por exemplo, sua formação. 6) Faça os testes psicológicos com o que você pensa. Não é um vestibular. Não tem pegadinha. As pessoas precisam traçar o seu perfil. Nunca será 100%, mas certamente eles terão uma visão geral de quem é você.


9/10/10, 01:03:13: Vinícius - IP : 189.63.16****
    Concordo com o Osvaldo.

    Primeiramente temos que ter em mente o seu objetivo e o objetivo de quem está contratando. Seja ele da parte técnica, seja do RH. Se é difícil para quem é candidato, também, senão mais, é difícil para quem está no papel de selecionador. A decisão dele irá resultar numa contratação de uma pessoa que pode ou não ser boa para a empresa.

    Minhas dicas para a entrevista são: 1) Procure conhecer a empresa. Isso é um diferencial, mas não irá lhe dar o emprego. Demonstra o seu interesse e conhecimento de mercado. Mas não abuse. Seja sutil e não force. Se surgir a oportunidade, comente que sabe que a empresa adquiriu uma certificação CMMI (p. e.) recentemente e você conhece a metodologia e acha positivo. Conhecer a empresa, pelo outro lado, também ajuda você a verificar se é isso realmente que você deseja. 2) Vá bem arrumado, mas não exagere. Pense que o que eles estão vendo é algo que relacione com uma função específica, que é a função pela qual você está concorrendo. Um programador deve pensar se realmente precisa ir de terno. Faz sentido? A dica é ir de acordo com o que você considera que uma pessoa naquele cargo deve vestir. Muitas vezes alguns profissionais se escondem por detrás da roupa. Homens façam a barba e mulheres prendam o cabelo, não é uma regra, mas é bem interessante.


8/10/10, 08:27:49: Osvaldo - IP : 189.62.12****
    Uma preparação prévia é importante, principalmente se você esta a muito tempo sem passar por entrevistas.

    Procure o máximo possível de informações sobre a empresa, pense previamente em algumas perguntas que podem ser feitas e como você vai responde-las.

    Controle a ansiedade, passe uma imagem profissional, de alguém que tem ambição e gosta do trabalho que faz.

    Caso não seja aprovado, relaxe e use a experiência para a próxima entrevista. A reprovação nem sempre é um problema seu, pode ser que a empresa tenha recebido alguma indicação, a vaga pode ter sido cancelada, ou algum outro candidato tinha melhores qualificações para aquela vaga em especifico.

    Não fique insistindo tentando obter um retorno da empresa, ou saber o motivo da reprovação, encare a falta de contato com sendo um sinal de não aprovação. Infelizmente poucas são as empresas que dão retorno para todos os profissionais participantes do processo de seleção.


6/10/10, 21:23:14: Migliorança - IP : 187.57.192****
    Tenho algumas regras que sigo em entrevistas e me ajudam a obter sucesso: 1-Estabelecer empatia com o entrevistador 2-Roupa social SEMPRE, de preferencia cores sóbrias e aparência impecável 3-NADA de gírias 4-Pontualidade 5-Siceridade e convicção.

6/10/10, 18:47:43: Silas - IP : 201.95.6****
    respeito a opnião mas e em relação aos resultados????

6/10/10, 18:27:17: Jorge - IP : 189.18.165****
    Não concordo com a analogia abaixo. O Ronaldinho conquistou tudo enquanto era moderado em seus momentos de lazer. A partir do momento que deixou que esses momentos dominassem sua vida (da Copa de 2006 pra cá) nunca mais foi o mesmo.

    Trazendo para o lado profissional mesmo que o cara seja genial, mas não tenha conpromisso com o desenvolvimento de sua carreira e com os projetos com os quais trabalha, dificilmente se mantera competitivo no mercado de trabalho e perderá oportunidades para muitos Kakas da vida.


6/10/10, 17:24:20: Silas - IP : 189.110.147****
    Nossa, o debate por aqui esquentou, muito bom!!! Pra galera do RH..além de DBA sou formado em Administração de Recursos Humanos,,,esse lance de avaliação comportamental é complicado porque os MELHORES profissionais q conhecí e que venho conhecendo geralmente tem personalidade própria e estão longe da santidade muito longe....eu acredito que o cara que é BOM no que faz e é bom caráter tem q estar acima dos demais em qualquer circunstância. Exemplo: o Ronaldinho que é baladeiro deve tomar umas a mais e por aí afora foi 2 vezes melhor do mundo o Kaká que vai na igreja casou virgem e dízem q é bom rapaz foi 1 uma só( acho que foi muito ainda ) Quem é melhor jogador??? São números!!

6/10/10, 11:34:15: Michel Rocha michelprog@hotmail.com - IP : 187.22.21****
    Passar confiança e convicção ao entrevistador - Analisar o perfil da vaga e então decidir se usará de uma simples roupa social até um terno e gravata (Acredite isso é importante) - Se estiver trabalhando é item obrigatório saber dar uma boa justificativa por querer estar saindo do emprego (Jamais falar mal do atual emprego) - Sempre mostrar que a vaga em questão é o seu perfil de carreira. Se for de programação mostre apenas seus pontos positivos na área, se for de suporte a mesma coisa e assim por diante. - Não tente dar entender que sabe de tudo um pouco (a menos que se requeira isso) o importante é ter foco.

    OBS: Não procurem empregos PJ. Empresas querem compromisso por parte do funcionário, mas muitas não têm compromisso com o mesmo. Em minha opinião empregos PJ por si só dão indícios de que a empresa não quer compromisso com você e quer gastar menos possível. É claro que existem exceções.


6/10/10, 11:10:02: Rodrigo - IP : 189.120.24****
    Vi mais alguns comentário e eu gostaria de fazer um adendo. Sei que NÃO É A MAIORIA, mas existem profissionais no mercado que se gabam por ser de TI. É um dos principais mercados de trabalho, mas hoje se buscam profissionais que sejam um pouco mais humanos, de bom relacionamento. Já tive casos de candidato querendo DAR LIÇÃO. Como alguns disseram, o profissional de RH necessita saber quais as linguagens utilizadas, tendências do mercado sim, mas não necessita saber dar o comando ou desenvolver um software. E, se marcarem um contato pessoal, compareçam. Se não puder ir por algum incoveniente. Avisem. Demonstra-se comprometimento e respeito pelo próximo.

6/10/10, 11:01:29: Eduardo - IP : 189.120.24****
    Concordo com a Regiane. Também sou profissional da área de Recursos Humanos para o mercado de TI. E a verdade é exatamente essa. É muito mais fácil você ensinar o conhecimento específico da empresa para uma pessoa do que você mudar o comportamento dela. Por isso que as demissões em sua maioria são por causa de comportamento e não pelo conhecimento. Outra situação apontada por ela referente às redes sociais é verdade. Como poderei contratar um profissional se em um fórum aqui na APINFO o cara diz que se a empresa não o satisfazer ele COLOCA NO PAU . Outras questões são importantes no momento da decisão. É importante saberem que cada empresa tem um perfil e cada vaga tem um perfil. Ex: Tem empresa que é mais branda quanto ao vestuário e outras não. Para não esquecerem, se candidatem a vagas que realmente te interessem, que esteja dentro do seu objetivo profissional. Se você é programador e está se candidatanto a uma vaga de suporte, provavelmente está demonstrando não ter foco em sua carreira. E isso, as empresas não querem.

6/10/10, 10:02:00: Danilo - IP : 189.20.19****
    Li alguns comentários,mas faltou algo principal não falar “Mentira”, pois você pode enganar a selecionado, mas depois o cara que vai te entrevistar provável chefe vai pegar a sua mentira....

5/10/10, 14:12:30: eduardo - IP : 187.35.1****
    Acho que te calma é o mais importante para uma entrevista.

5/10/10, 14:01:51: Fantasminha - IP : 187.57.15****
    Nos últimos anos principalmente depois da crise mundial, as empresas baixaram em valores a oferta de trabalho, percebo pelas entrevistas e pela empresa em que trabalho que o que vale mesmo é ser indicado, aceitar salários bem mais bem baixo mesmo e ter muita experiência. As empresas preferem contratar alguém que acabou de sair da faculdade.

    E outra, os título de modinha sempre é bom pois na seleção já vai descartando o candidato por aí, então se o cara for um CCNA, MCSE, ITIL, Aborinha e PQP o cara de coloca entre os possíveis candidatos.


5/10/10, 13:51:25: Marcelo - IP : 200.246.****
    Para a Regiane. Eu que sou leigo no assunto, gostaria de saber como que o selecionador consegue descobrir falhas comportamentais numa entrevista de 30min a 1h em média, sendo que o entrevistado apresenta todas as virtudes aqui citadas (bem arrumado, pontual, sabe as respostas para as perguntas padrão - defeitos/virtudes/maior desafio, domina o conhecimento para o cargo, etc) ? Obrigado

5/10/10, 12:13:14: Regiane - IP : 189.121.176****
    Pessoal, cuidado com os julgamentos sobre profissionais de outras àreas. O papel do selecionador é avaliar seu perfil comportamental e ele é treinando para isso, o conhecimento técnico será avaliado pelo profissional que procura alguém para completar sua equipe, portanto nao cabe ao selecionador ter conhecimento aprofundado na àrea de TI. Claro que algum conhecimento ele deve ter, pois precisará confirmar o que diz o currículo. Nao esqueçam que as organizaçoes acreditam que o bom profissional precisa apresentar tanto conhecimentos técnicos quanto atitudes adequadas e saibam que é mais fácil reprovar alguém por comportamento do que por falta de conhecimento. A título de curiosidade: 60% dos profissionais sao demitidos por comportamento e nao por falta de conhecimento técnico. Ah! Perfil, comunidades e comentários em redes sociais também sao observados pelos selecionadores! Abs, Regiane

5/10/10, 11:04:03: Henrique - IP : 189.44.17****
    - Clareza nas respostas e sinceridade já são grandes passos para destacar-se perante ao entrevistador, ter em mente respostas para perguntas default em entrevistas (Defeitos / Qualidades / Maior Desafio), são pequenos detalhes comportamentais e emocionais que o fará diferente dos demais concorrentes. Mostrar-se interessado na vaga proposta e expor o quanto a experiência do novo desafio irá acrescentar em seus conhecimentos e o quanto você pode contribuir com a empresa. Se você participou de vários processos e mesmo assim continua sem o esperado sucesso, não desanime, procure observar qual sua maior dificuldade e tente fazer diferente em um nova oportunidade. Com o tempo perceberá que as coisas vão melhorar, toda experiência é válida, até mesmo as de entrevistas. O importante é não desanimar!

4/10/10, 20:13:05: Marcilio marcmira@gmail.com - IP : 189.110.21****
    Se inteirar a respeito da empresa , vendo o site dela no dia anterior , no dia da entrevista chegar cedo ,ir ao menos com uma roupa limpa e não amarrotada, cabelo arrumado e barba bem feita, demonstrar interesse sem parecer um morto de fome ,preencher a ficha com uma caligrafia legível, responder calmamente o que lhe for perguntado , olhar sempre nos olhos do entrevistador .

    Na saída aguardar pelo retorno se tiver e rezar de acordo com sua necessidade se o entrevistador foi com a sua cara , senão sem chance...rs


4/10/10, 05:01:34: Alexandre - IP : 200.201.1****
    Creio que, além de alguns itens mencionados acima (alguns, pois outros podem ser desconsiderados totalmente), o que muitos esquecem é de não mentir. Seja no currículo, seja durante a entrevista, a falta de conhecimento e de ética (como consequência do primeiro) pode ser facilmente detectada durante uma entrevista técnica. Conhecimento,integridade e sinceridade podem não competir com QI, mas fazem toda a diferença entre os profissionais que existem no mercado e que, por causa disso, contribuem para os baixos salários que vemos atualmente.

3/10/10, 16:07:23: Paulo - IP : 201.21.55****
    Básico :

    1) Ter em mente que o selecionador é parte do processo, fale apenas o que ele perguntar sem entrar em detalhes técnicos, pois ele 99% das vezes não pertence a área de TI, esta apenas servindo como um filtro.

    2) Se puder ficar sabendo antes o nome da pessoa que vai te entrevistar já é uma grande vantagem, pesquise no Linkedin e conheça o perfil da pessoa, tudo o que ela sabe de TI e qual sua posição na empresa. Diante destas informações, filtre o que vai dizer, pois caso ela venha a ser o seu chefe, jamais mostre que sabe mais do que ela, pois isto vai ameaçar sua posição e com certeza expor suas falhas, portanto, você é uma séria ameaça.

    3) Caso tenha um Bom QI, ignore as regras acima, pois o que vem de cima vale mais, porém fique atento, pois você terá muita gente apenas um vacilo seu para se promever.


3/10/10, 11:14:02: Zé das Couves - IP : 200.158.19****
    QI e salário baixo. Você pode ser o superhomem que todas essas empresas procuram, sem pelo menos um desses dois, é rua.

2/10/10, 21:22:22: Silas silas.siderio@gmail.com - IP : 201.95.1****
    Pois é................ tudo isso e também ter a sorte do selecionador ir com a sua cara.........mas se tíver um QI forte não precisa de nada disso...muito menos de competência...rs

2/10/10, 20:27:30: Francisco - IP : 201.47.11****
    Ir bem vestido, ser simpático e objetivo, demonstrar confiança, e não esquecer o mais importante oferecer serviço barato e de qualidade.

2/10/10, 18:05:37: Marcelo - IP : 187.38.1****
    Existe sim, as profissionais selecionadoras não tem muita etica profissional em sua maioria! Não avaliam o profissional direito e não procuram se informar sobre a vaga, mas a culpa não é delas e sim das consultorias que contratam mão de obra barata e não as treinam, o deficit de profissional qualificado em empresa de TI é diretamente proporcional a quantidade de selecionadoras mal informadas.

2/10/10, 16:43:39: Osvaldo - IP : 189.14.392****
    Não existe nenhum grande mistério : chegar no horário, ir bem vestido, não falar mal dos seus empregos anteriores, pesquisar sobre a empresa onde pretende trabalhar, não exagerar no curriculum nem menosprezar as pessoas que farão as primeiras entrevistas.

    Olhando assim parece fácil e óbvio,mas são poucos os que realmente cumprem todos estes requisitos.


Anteriores:

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?