API - IT Forum

É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

Sugestão enviada por : Edson Yamada


20/02/02, 10:36:02: NOBODY  
    Hoje o perfil do profissional de informática deve ser Formado, certificado em (n) modalidades tipo windows 2000 (que não durou nem 1 ano), conhecer todas as áreas de empresa (a fundo) como financeira, producao (tudo em automação) , comercial etc . Obs: Deve conhecer mais que o gerente da área (pois este não conhece informática), fazer cabeamento, tecnologias de internet ecommerce, elearning e..naoseimaisoque. Conhecer xlinguagemdeprog com as tecnologias XX1, XX2 e XX3 e ter uma estimativa de vida profissional e de conhecer tudo isto em 15 anos. Será qu o diretor presidente da empresa tem tudo isto faz tudo isto em tão pouco tempo ?


19/02/02, 11:44:48: Jefferson Gatty de Camargo jgatty@terra.com.br
    As empresas tem um grande preconceito em questão da idade.

    isso acontece apartir do inicio de sua carreira.. se vc esta começando agora o pessoal te olha com outro olhar, porque vc não tem muita experiência, já no caso de quem já esta na área a muito tempo já acha q vc tem q dar um tempo. falou em idade, f.. , mas nós temos q estar procurando um meio pra isso acabar. Hoje eu tenho 19 mas quando chegar amanhã e eu ter os 40 acredito q eu vou ter q correr muito atráss.. entaum pra isso naum acontecer vou correr a frente desta questaum

    entaum o esquema é vc ter vários gatilhos pra mandar no mercado e naum fazer este mercado mandar em vc..

    esta é a minha crítica.

    Obrigado

    Atenciosamente, Jefferson Gatty de Camargo Analista Programador tel 6479-2672


18/02/02, 21:44:21: FURIOSO marfs@sti.com.br
    JAMAIS...

    Quem tem 30 já é recebido com "nariz torcido", quem dirá com 40 ? O "mercado" só aceita até 25 , passou disso , já está velho (quer dizer , experiente e experiência não se submete...). Para pagar pouco e "dar pro gasto" qualquer otário recém-formado serve , e se tem MCPOIUPO ou CCNDGKDJ ou NCENM certificado da vida então , é um otário de luxo , muito bom pra colocar no portfólio , no perfil da "empresa". É triste , mas real. Ahi você tem que ser um prostituto (leia-se "consultor") e construir suas oportunidades , porque o mercado só quer te ver atravessado. E diga-se de passagem , o governo também... Afinal quem trabalha "só" até os 50, 60 anos é vagabundo. Ok , Srs. "politicos", caiam na real , quem ainda trabalha depois dos 40 é mágico !


17/02/02, 08:43:21: Antonio Veira Avieira2002@hotmail.com
    Eu acho que o profissional de 40, esta em sua plenitude, principalmente para trabalhar na área tecnica. Basta que ele tenha se mantido atualizado.

    A experiencia em negócios, a visão da empresa, o entendimento dos processos, o melhor contato com os usuários, tudo isto facilita.

    Por outro lado, as empresas estão preocupadas mais com o salario e preferem contratar uma pessoa mais jovem, que pode viver com um salário bem menor.

    Não adianta ser romântico, quem tiver desempregado e com mais de 40, vai sentir na pele o que estou dizendo ...


15/02/02, 09:25:52: nobody
    O problema é que os profissionais de informática hoje trabalham po qualquer salário esquecem da responsabilidade que tem perante a empresa, esquecem do tempo e dinheiro que gastaram para se formar se submetem a empresas como as procwork, stefaninis etc da vida que exploram seus consultorem e fazem a qualidade e salario da categoria baixar. Cada vez mais vejo a informática neste país uma profissão desinteressante com salário baixo, muita dor de cabeça e ainda mais os novatos de hoje vão um dia ter 40 . Só que com o que ganham hoje não vai dar nem para sustentar sua familia aos 30 quando muito chegar aos 40.

13/02/02, 06:25:17: Luiz Augusto
    Quem acha que só competência garante o trabalho após os 40 pode ser dar mal.

    É necessário pensar em alternativas, como por exemplo trabalhar como consultor, onde a questão da idade pode até ajudar. Outra alternativa é pensar em algum negócio próprio, que garanta uma renda complementar no futuro.

    O fato de voce ter mais de 40 anos e estar trabalhando hoje em uma boa empresa, não garante que em caso de demissão voce vai conseguir um emprego similar...


11/02/02, 11:50:45: Tina Andrade tinandrade@ig.com.br
    Claaaaaaaro!!! Estamos na Era do Conhecimento e as empresas que apostam no valor intangível da informação encontrada na cachola dos veteranos estão começando a buscá-los em casa e recolocando-os no seu interior, só que desta vez como "profissionais do conhecimento". Por aqui isto não vai demorar a chegar. Há ainda um pouco de tabu, mas ainda que tarde, não vai falhar... Ósculos cibernéticos da Tina www.tinandrade.hpg.com.br ICQ 46920277

11/02/02, 02:45:14: Roberto rocarmo@bol.com.br
    Pessoal,

    Concordo que existe uma descriminação , mas existe uma saída. Na verdadenão é que não tem emprego para quem tem mais de 40, o problema e que estas pessoas deveriam estar assumindo cargos de responsabilidade, e não mais técnicos simplesmente, a não ser que consigam trabalhar nos grandes "players" do mercado que certamente irão valorizar, mas estas consuturias "vampiras", vão preferir os mais novos, mas eu acho que todo profissional de informática, deve notar estas tendências e se voltar a ser um gerente ou diretor , que com certeza não vão ficar desempregados.

    Valeu!!


11/02/02, 01:29:52: Agostinho Halter halterag@uol.com.br
    Quando alguém encontra-se, aos 40 anos, no seu auge mental, eis que começa a sofrer discriminações por parte da maioria dos empregadores e por que não dizer da sociedade. Como pode isso acontecer no Brasil se a maioria da nossa classe política é sexagenária e é quem traça os destinos da nossa nação. Se uma pessoa, depois de atingir os 40, não vale para mais nada, o que dir-se-á então de um presidente beirando os 70. Precisamos rever urgentemente esses preconceitos sob pena de so termos uma população de jovens inexperientes.

10/02/02, 13:41:52: Rodolpho Costa Gebellini rodolphocg@ig.com.br
    A idade nunca foi um obstáculo, mas em nosso país a lei da vantagem tem um uma conotação bem mais acentuada. As empresas usam de toda uma estratégia para contratar um profissional menos experiente, a começar pela idade, sem vicío que tanto alegam, babagem academica atualizada, enfim uma serie de desculpas para fugiram da verdadeira realidade, não querem ter gastos com os mais experientes. Como podemos ter respeito com os mais idosos, sendo que aqui, as empresas já por volta dos 35 anos começam a descriminar o trabalhador. Tenho visto, ouvido em cada empresa que vou ou dos profissionais que encontro, história que deixem qualquer pessoa preocupada e os caminhos da incerteza do mercado de trabalho de que está na casa dos 35, chegou aos 40 ou e está acima disto. Pregunto ao senhores profissionais do mercado de informática: A globalização e uma saida ou outra desculpa para paises ricos continuarem a sua dominação sobre os menos afortunados?

9/02/02, 09:06:24: Eduardo Vieira edu_vi123@hotmail.com
    Enquanto o desemprego estiver alto, as empresas vão continuar fazendo exigências até sobre a cor dos olhos dos candidatos.

    Quando a economia esta em crescimento, tudo fica mais fácil.

    Qual a vantagem de se viver até os 80 anos, se vamos ter dificuldade de arrumar emprego depois dos 40 ? Alguem já conseguiu acumular dinheiro suficiente para chegar até os 80, ou vão depender do governo ou dos filhos ??


9/02/02, 07:18:53: Marcelo marcelo-s-m@uol.com.br
    O problema é o poder de compra das pessoas. Se nosso poder economico estivesse melhor, teriamos mais pessoas, consumindo, mais empresas produzindo, e mais empregos até para quem tem mais de 40. Hoje vejo lares desfeitos devido a problemas financeiros. Quem aqui nao tem um parente ou vizinho desempregado a meses ?

8/02/02, 16:02:10: Dilma Ap. Prevelato dilmap@osite.com.br
    É muito dificil uma pessoa de 40anos conseguir uma colocação no mercado. As pessas acham que uma pessoa de 40 anos não tenha condições para encarar um desafio. Digo isso por que estou sentindo na pele tal dificuldade. Terminei a faculdade há quase 2 anos e não consigo uma colocação na minha área

8/02/02, 15:01:43: Isaque isaquebr@hotmail.com
    Incrível !! Não esperava ouvir essa história a qual pude participar do mesmo processo de seleção. Na história do "Teste na UNIMED São Paulo, a mais ou menos 7 anos atraz, para um teste de programador dataflex 2.3b em ambiente UNIX" ; Como o mundo é pequeno ! Hoje estou com 37 anos partindo para 38 e o que recebo são empresas de extrema exigencias nos conhecimentos do candidato que ao menos tiveram tempo de conhecer os conceitos e a história da informática. Será que os garotos de hoje irão substituir até os cargos de gerentes ? Ou os administradores atuais também são garotos ?? Eu creio que a culpa é de uma categoria sem sindicato forte e sem um orgãos como a OAB por exemplo.

8/02/02, 14:49:02: Roberta Serpa robertaserpa@ig.com.br
    O mercado está prostituído, vc virou hj uma máquina de fazer dinheiro, querem cada vez mais que com menos vc faça milagres. Acho um absurdo, um cara de 40 anos, com uma baita experiência não ser nem pré-requisito em um anúncio de emprego.

    Em compensação, cada vez mais cedo vc tem que ter uma pós, mestrado, falar 3 línguas, eu só queria saber quem paga esta conta? um cara de vinte com salário de estagiário ou trainee não.

    Os recrutadores muitas vezes nem entendem o que eles mesmo perguntam, fui há pouco tempo em uma entrevista e a mulher perguntou se eu "mexia" com Illustrator (sou web designer) e qual era o meu nível, falei que dominava o Corel, que era um similar. Ela me teve a coragem de responder: "ah, mas aqui a gente num tem esse não". Ela nem sabe o que é complementar de que ou similar; ela tem um script, e seque ele o tempo todo.

    Com 40 anos tem muita gente dando banho de vitalidade, sabedoria e humildade em gente de vinte e poucos...


7/02/02, 15:45:34: Minfo minfo@terra.com.br
    Hoje as Consultorias e Empresas querem alguém de 25 anos com experiência de 40, que tenha pagos Cursos caríssimos de especialização por no minimo 10 anos além de ter pago uma escola de idiomas (no mínimo uns 5 anos para ser fluente) e tudo isso em troca de um salário de alguém solteiro com 20 anos, que more com os pais para sobreviver.

6/02/02, 17:25:51: Ricardo rbaraldi@flashmail.com
    Mais uma, em USA e contra a lei colocar um aviso com alguna referencia a cor, edade, credo, preferencia sexual ou qualquer indicio discriminatorio pena de multa acima de 100k dolares dependendo do estado. ESTÃO OUVINDO "PARLAMENTARES" !!!!!!!!!!!

6/02/02, 17:10:30: Ricardo Polero rbaraldi@flashmail.com
    Caros Sres: Eu tenho 40 anos com 22 de exp. Ja trabalhei em Uruguay, India e recentemente retornei logo de 3 anos anos de trabalho como arquitecto de systemas no Silicon Valley em CA. La em empresas como a SUN o "menino" genio e RRRAAAARRRIIIISSSIIIIMMMO, so tem coroa nos cargos de arquitectura e design de sistemas REAIS. Infelizmente tem dois aspectos. Aqui o professional nao se atualiza e isso lo poe inmediatamente na lista de ameazados de extincão. As certificacoes professionais como SCJP2, etc sao um Certificado de qualidade e conhecimento aqui tem gente colocando avisos neste site que poe "MQ SIRIUS". E MOLE !!!!! Outro aspecto sao os gerentes, como a informatica e "coisa de menino" eles fogem da parte tecnica como o diablo foge da cruz. E ahi sim ficam obsoletos. Em USA um gerente de informatica ou de projetos e um cara extremamente tecnico alem de dominar como ningueim a area de negocios dele. Aqui..... lem 1 artigo por semana e se auto-proclaman "atualizados" sem nunca ter digitado "CC". Outra coisa sao as "consultorias" , sao meros oportunistas sem o minimo preparo. Em usa, vc tem que passar por um super rigoroso teste tecnico com alguem realmente estrela na area. Aqui es um "cuentame tu vida" onde a pessoa que esta ouvindo nao tem a menor ideia (ja que nao e formada em informatica) do que vc esta falando e escrebe "MQ SERIUS". Nao tenho que falar da "educacao" brasilera , eh! Disculpem a revolta, mais vivendo la , voce saca porque estamos onde estamos

6/02/02, 14:39:24: Eduardo Melo eduardofcomelo@hotmail.com
    Aos 25 anos de idade um profissional dedicado poderá ter concluido um curso superior (4 anos)

    Aos 27 anos de idade o mesmo profissional poderá ter concluído um curso de especialização (2 anos)

    Aos 40 anos esse mesmo profissional terá uma carreira de 15 anos de experiência.

    Com certeza esse profissional tem uma bagagem que um iniciante não tem.


3/02/02, 20:12:41: LPVOID windev@terra.com.br
    Na minha opinião os profissionais com mais de 35 anos tem bastante oportunidade de trabalho porém em áreas restritas como , Unix, Mainframe, Redes(algumas), Desenvolvimento(algumas), porém o mercado fica restrito para eles em algumas áreas específicas como Web que engloba linguagens como Java,JavaScript,VbScript,Flash e tantas outras da moda, isso acontece não porque eles não tenham capacidade mas sim porque o mercado exige pessoas mais jovens.

3/02/02, 16:00:12: Antonio da Costa Moreira Filho costa@hotcom.com.br
    A resposta é simples. SIM. O complicado é saber se realmente o profissional quer continuar sendo profissional. Nesse caso não se trata do citado 40 anos, porque pode ocorrer em qualquer tempo. Quem faz o que gosta está sempre renovando e aprendendo mais. Tenho 54 anos de idade, 34 anos fulltime em informática (experiência em práticamente todos os cargos técnicos e gerenciais) e sempre que procuro novos trabalhos encontro tantos que o meu "problema" é escolher. Resumindo. Existem muitos empresários inteligentes e empreendedores "caçando" profissionais que fazem acontecer.

3/02/02, 13:03:38: Luis Carlos lmascherppa@hotmail.com
    Nos paises desenvolvidos, a experiencia profissional é o que vale. Profissionais com idade superior à 40 anos são bem cotados e ocupam as melhores oportunidades. No Brasil, algumas empresinhas insiste em limitar a idade em seus anuncios. Este comportamento ridiculo deveria ser banido como uma forma de discriminação ou pre-conceito. Deveria ter o mesmo tratamento pela sociedade caso alguma empresa optasse por cor, religião, preferencia sexual e outros. Cabe a nós, repudiarmos estas empresas. Obs.: tenho 29 anos e não respondo anuncios com idade pre-estabelecida, seja ela qual for.

3/02/02, 09:35:52: Marcelo marcelo-s-m@uol.com.br
    A faixa etária brasileira vem aumentando, se tornando um país de menos jovens, pois as dificuldades econômicas vem reduzindo o número de filhos , já que é difícil manter a si mesmo com o salário médio.( eu disse médio) Creio que as empresas terão que aceitar pessoas mais velhas querendo ou não.

3/02/02, 00:17:38: Giuseppe Enrico Proment Junior gproment@ig.com.br
    Creio que este tipo de comentário em nossa área deve-se apenas ao fato de ser uma profissão muito recente, principalmente aqui no Brasil, mas hoje profissionais de 35 anos são comuns, coisa que não era a 20 anos atras.

2/02/02, 21:29:47: Marcelo winmarcelo27@ig.com.br
    De fato idade acima dos 40 não interessa muito na maioria das vezes, pois esse profissional necessita ganhar mais. O que importa é o serviço executado e o pagamento por ele. Mentalidade capitalista de lucros imediatos criando um mundo cada vez pior para nós mesmos O homem é lobo do próprio homem.


2/02/02, 15:26:54: Francisco pierna@ig.com.br
    Ignorancia total, dessas pessoas que não sabem contratar, não sabem pedir um profissional de informatica, querem super homem e somos todos mortais, quando o homem é mais pé no chão(mais de 40 anos), simplesmente esta na hora de parar, só que não desisto e vou seguindo mesmo como autonomo. sou compositor e me tornei depois dos 40 anos e escrevi em dois anos e meio 75 músicas

1/02/02, 11:59:31: valter vieira valter.silva@asatnet.com.br
    Enquanto existir a mentalidade aqui no Brasil, que a área de T.I. é subordinada ao Gerente ou Diretor financeiro sempre existirá obstáculos por profissionais com de 40 anos, eles buscam fazer projetos mais baratos e rápidos sem a devida qualidade, por isto contratam profissionais mais jovens com mão de obra mais barata, o que eles desejam é manter o controle total da organização, por ex.: O eles entendem de projetos e E-commerce, CRM, E-business, e vendas diretas ao consumidor? Eles nãosão especialistas na área de vendas e marketing. O que eles conhecem da cadeia produtiva, sem ser análise de custos?Sendo existem gerentes ou diretores de produção que são engenheiros. Agora entra o conhecimento de um profissional experiente para juntar tudo isto na organização, que é o de T.I. orquestrado pelo Gerente ou Diretor Adm.financeiro. Como ficam os Diretores e Gerentes da outras áreas? Já me deparei no mercado com vagas de emprego que selecionam jovens profissionais exigindo uma grande experiencia, selecionam os mesmos só que alguns meses depois esta colocação está novamente em aberto, isto já vi ocorrer diversas vezes, significa que esta mpresa nãotem uma boa imagem, no mercado e principlamente com seus pofissionais.

1/02/02, 10:18:03: Alan ftmast@uol.com.br
    Sim! Hoje os jovens estão oferecendo a mao de obra com a qualidade semelhante aos profissinais acima de 40a, junto com um fator muito importante o valor muito inferior aos demais. Porem qual empresa de grande porte deixaria de contratar um profissinal com 20 anos de experiencia para contratar um jovem com 3 anos??? Para empresa o salário é um fator que deve ser estudado, mais não é o mais importante eles preferem pagar mais para manter a qualidade e um time de respeito.

1/02/02, 09:13:21: Eduardo Henrique Piedemonte eduardo@grupodts.com.br
    Oportunidades para profissionais com mais de 40 anos são raras ! Na área de informática não tem sido muito diferente, principalmente em funções mais técnicas. Muita ingnorância dos nossos "administradores" pois por volta dos 40 anos o profissinal atingiu um grau de conhecimento muito grande e na minha opinião tem no mínimo mais 15 anos de produtividade para oferecer.

31/01/02, 22:01:44: Roseli Rodrigues Araújo roselira@nox.net
    O problema nao é a idade do profissional, mas sua competencia

31/01/02, 15:45:25: Claudio coribeiro@starmedia.com
    O problema nao é a idade do profissional, mas sua competencia. Agora, o que tem acontecido é que os mais jovens ( sem a experiencia, os macetes, que nós, os mais "velhos" temos em resolver aquele problema, por ja termos passado antes)se propõem a fazer o mesmo servico que o mais velho , por um salario muito mais baixo. E hoje o "diferencial" é salario.

31/01/02, 14:30:26: nobody nobody@nothing.nada
    Pessoal o que eu vejo é o seguinte os novatos fazem de tudo por qualquer salário, muitas vezes fazem na raça pois seus superiores estipularam a meta e data de um final de projeto. Como que com salários um profissional vai se especializar, adquirir uma certificação e pagar sua faculdade. Enquanto tem familia para pagar sus despesas tudo bem. Hoje em dia não conheço nenhym destes novatos que conseguem pagar sua faculdade sózinho, com seu própio salário. Informática é um negócio que exige constante atualização e as firmas não pagam este custo, sai do bolso de cada um . Eu Acho que para ganhar R$ 600,00 não precisa ficar 6 anos fazendo faculdade, não sei talvez vender cachorro quente compense mais, não tem que ficar reciclando conhecimento para ferver salcicha.

31/01/02, 14:01:08: nobody sm@sobmedida.srv.br
    Sandro !! que comentário equivocado e mal articulado. Primeiro os novatos são tão bons quanto os veteranos, alem de serem mais esforçados. Logo em seguida os projetos fracassam porque os diretores financeiros contratam novatos, visando racionalizar custos. what's a mass guy !!!

31/01/02, 13:01:11: Sandro rogério san.rogerio@ig.com.br
    Na pratica e no dia a dia atual, e muito dificil para um profissional não so de 40a mas de 30 em diante, se manter na area tecnica, porque o profissional experiente, e mais exigente e tem o seu um nivel a manter, ja um prof. que esta começando tambem e muito bom mas exige pouco, trabalha muito e ganha pouco, isto e o que os diretores financeiros querem, realizar os projetos com o minimo de custo, este e um dos motivos que muitos projetos não ocorrem com sucesso, temos, varios exemplos no mercado, ou seja o profissional quando chega ao 30 em diante, tem que constantemente se submeter aos niveis do mercado para se manter. este e o ponto critico, que força um profissional deste nivel a sair do lado tecnico e partir para o gerencial. fora outros inumeros fatores.

31/01/02, 12:35:52: Jarbas oliveijm@hotmail.com
    Pessoal, o mundo econômico/profissional é muito dinâmico todos sabemos disso. Não existe emprego após os 40/50 para aqueles "antigos Chefes de Departamento" que administravam com o "chicote" na mão só apontando os erros dos outros para esconder os seus. Estas pessoas não sabem trabalhar em equipe e muito menos liderar uma equipe. Para as pessoas que, hoje, estão na faixa dos 30 anos, com certeza vai ter emprego após os 40 e também após os 50, pois a visão é diferente e em 10 ou 20 anos muita coisa acontece e muda. Como exemplo posso citar a Europa onde a preferência é por profissionais com mais idade e conseqüentemente mais experiência.

30/01/02, 15:05:38: nobody sm@sobmedida.srv.br
    O Cara abaixo deve ter seus 40 Anos. O quero dizer com isto ? que reservadas as devidas proporções, temos que ser bom o bastante e ter sempre gás de 20 anos de idade. "Anders é o criador de produtos bastante conhecidos dos Brasileiros como o Turbo Pascal e o Delphi, ambos da Borland, onde trabalhou por treze anos. Em 1996, a Microsoft lhe fez uma proposta irrecusável: 3 milhões de dólares de luvas, opções de ações, um alto salário e a oportunidade de fazer algo novo para a maior empresa de software do mundo, ao invés da luta diária em uma empresa com altos e baixos constantes. Na Microsoft ele liderou o desenvolvimento do J++, que veio a ser em seu tempo a ferramenta Java mais usada do mercado. Frente às limitações técnicas do Java e dos problemas de licenciamento com a Sun, Anders passou a trabalhar em uma nova plataforma de software, que veio a ser a .NET Framework, sendo também reconhecido como o “pai” da linguagem C#. Recentemente, ele recebeu da Microsoft o título de “Distinguished Engineer” e foi agraciado pela revista “Doctor Dobbs Journal” no ano 2000 com o prêmio por “Excelência em Programação”." Por Mauro Sant'Anna Leia a entrevista completa https://www.mas.com.br/entrevista/Anders.htm


30/01/02, 11:24:46: Ricardo nobody@ig.com.br
    Possuo 40 anos, já fui gerente de informatica em 5 empresas diferentes, tenho 22 anos na área. . Eu considero que uma pessoa quando trabalha a nivel gerencial perde muito em relacao a sua atualizacao em tecnologia, pois muitas vezes faz só parte politica e de definições de projetos enquanto o pessoal mais jovem faz o grosso. Acontece que quando vai haver um corte na empresa sempre acontece na parte gerencial e é ai que o profissional mais experiente dança. Se o profissional de 40 esta em cargo gerencial tem que participar técnicamente nos níveis mais baixos (braçal) de tudo. Eu pessoalmente me considero atualizado conheço desde grande porte (CICS, DB2, COBOL) etc como as linguagens visuais mais atuais e tecnologias voltadas para internet e duvido que perca para um programador ou analista no desenvolvimento de sistemas ou outra área de TI.

30/01/02, 11:20:39: PAULO RODRIGUES DE OLIVEIRA littlepaul@ig.com.br ou paulor@sid.com.br
    Sim, é possivel manter uma carreira apos os 40 anos, mesmo porque essa idade é inovadora segundo pesquisas. O homem ele passa a exigir mais qualidade, tem mais responsabilidade e um grande fator, a experiencia (quem foi rei jamais perde a majestade) que é um grande abrangente.

    Gostaria de resaltar que é apenas um comentario e nao uma imposição...

    Grato pela oportunidade de expressão


30/01/02, 10:30:26: David Santos dfsant@ig.com.br
    Ainda não cheguei aos 40, mas estou enfrentando dificuldades aos 35, já passei por um processo seletivo, onde, a pessoa encarregada pela vaga, não tinha conhecimento algum do que se tratava... E por mais absurdo que pareça, alegou que eu não me encaixava pelo fator idade, qto a esperiência tinha mais que ela, palavras do encarregado...

29/01/02, 10:51:27: vigles vigles@bol.com.br
    estou com 44 anos.. trabalho na area de producao...agora o cpd vai imigrar tudo p rede.. ja fomos avisados que vamos ser despedidos so vai ficar o pessoal mais jovem que conhecem rede. preocupado a gente fica. mas por outro lado temos que pensar nos mais jovens(nossos filhos) .. nos nessa faixa de idade podemos montar algo p trabalhar sem ser informatica.. afinal tem milhoes trabalhando no brasil e nem todos trabalha em informatica...

28/01/02, 18:23:05: Milton Lima milton.lima@br.unisys.com
    Sou um profissional com 39 anos, chegando na casa dos 40. Nos meus 20 anos de experiência, procurei não ficar parado no tempo, por gostar de redes investi em estudos e certificações voltadas a esta modalidade. Hoje existe no mercado jovens talentosos, mas sem experiências e em projetos complexos sempre haverá lugar para as pessoas com mais de 40 anos, pois experiência não se adquire na faculdade e sim na vida.

28/01/02, 17:40:46: mais uma opinião
    Qual é o problema de uma pessoa com mais de 40 estar ainda na área técnica,se ela escolheu isso, se é o que ela gosta de fazer? Meu marido tem 50 anos é uma peça chave na área de suporte de sua empresa. Tem um bom salário e faz exatamente o que gosta. Poderia ser já um gerente, diretor, mas talvez não estivesse tão realizado.

28/01/02, 15:22:02: Paulo Sérgio
    Acho que é possível, desde que as empresas permitam, se o profissional se sente mais apto para a área técnica do que na área gerencial e produz mais e melhor nesta função, não vejo nada de mais. Entretanto o problema não é a pessoa poder ou não continuar numa função técnica após os 40 anos, mas a questão é se as empresas vão admitir um profissional maduro para esta função, visto que a concorrencia é enorme e existe muitos profissionais concorrendo a uma vaga. E sempre vão preferir os mais jovens que podem ganhar menos, por ainda não ter casa, filhos e esposa para sustentar.

    Sempre que posso, leio os classificados de empregos e raramente vejo ofertas para pessoas com mais de 40 anos, os anúncios sempre colocam como perfil profissionais com até 25, 30 no máximo 35 anos. Infelizmente isso acontece em todas as áreas. É um problema da cultura empresarial que discrimina os mais velhos. Tenho 35 anos e sou consultor free, acho que para nós consultores ainda há chances de trabalho até os 40, passando desta idade duvido que consiga trabalho mesmo como consultor. Por isso acho que devemos procurar alternativas além da nossa área profissional. Sei que não é fácil, só de pensar me dá até um certo medo, pois não tenho ninguém que me sustente. Como dizem os sábios devemos viver um dia de cada vez, e a nossa vida pertence a deus. Por isso não devemos nos preocupar com aquilo que ainda não aconteceu.


28/01/02, 14:21:23: José Roberto jrborges@globo.com
    Qualquer profissão não tem nada a ver com a idade, e sim com a qualidade do serviço prestado, a responsabilidade com que se faz o que propoe, não é desfazendo do profissional com mais idade que o jovem vai consequir se inserir no mercado de trabalho, é só mostrar competencia em realizar o que a empresa quer. Tenho 56 anos nunca faltou-me trabalho, tem mercado para todo mundo o que não quer dizer emprego via CLT.

28/01/02, 13:12:37: Almir J. Gomes almir.jg@ig.com.br
    Claro que sim e, principalmente na área de Informática, pois a experiência em regras de negócios não se adquire do dia para a noite e sim com o tempo, bem como também as relações pessoais, tanto na integração de equipes como no gerenciamento das mesmas. Tenho 39, estou perto dos 40, casado, filhas, etc. já com algumas caminhos definidos no que diz respeito a ascensão profissional e pessoal. Então agora é só produção e/ou gerenciamento da mesma, não se esquencendo nunca de sempre estar se atualizando.

28/01/02, 13:09:12: Fabinho ITA
    Cara, da sim pra manter-se aos 40 anos no mercado, principalmente se o cara conhece sistemas de grande porte e linguagem de programação como Assembly C e c++. Agora quem disse que lá fora é assim tamb'me está redondamente enganado, pois tem muitos profissionais com mais de 40 que mantem seu cargo técnico tranquilamente.

28/01/02, 12:19:16: outra opinião para vocês
    Pessoas com mais de 40 tem vida apenas com a trindade (DB2/CISCS/COBOL) mas até quando!? A evolução funciona como uma fila "primeiro que entra / primeiro que saí" , não é muita covardia , pessoas com mais de 40 ainda estarem em frente de terminais!? Acho que era hora do pessoal da antiga voltar a estudar e aprender a gerenciar e evoluir profissionalmente e dar lugar para quem está começando.

28/01/02, 12:15:00: uma opiniao pra voces
    O que pessoas com mais de 40 ainda estão fazendo na área técnica, escovando bits?! Já não era hora de vocês procurarem outros cargos como gerente,coordenador,etc...!?

28/01/02, 06:48:17: Matheus
    Concordo com o Eduardo Vieira, não devemos nos iludir.

    Quando é aberta uma nova vaga em uma empresa são colocados alguns pré-requisitos. Geralmente pedem uma pessoa com formação universitária e colocam algum limite de idade, que dependendo do cargo pode ser bem menor que 40.

    Agora existem pessoas sem nível superior trabalhando em informática ? Sim, mas são uma minoria. Da mesma forma existem alguns poucos que conseguem manter uma carreira como programador, após os 40. Estes são excessão...


28/01/02, 06:31:30: Eduardo Vieira
    Vamos voltar ao foco da questão.

    A dúvida é se é possível ou não ter uma carreira tecnica em informática após os 40 e não se é possivel manter alguma atividade após esta idade.

    Tenho experiência de mais de 20 anos em informática, comecei programando em assembler, cobol, e sempre fui aprendendo coisas novas, pois afinal isto é o que mais me atrai na área.

    Entretanto, nas empresas, fui praticamente obrigado a migrar para uma carreira gerencial para poder continuar ganhando novos cargos e aumentar meu salário. Quem insistir em ser só tecnico não passa dos 40, se passar vai ser com muita dificuldade e se perder o emprego não acha outro.

    Antigamente se falava em uma tal de carreira Y, onde seria possivel evoluir sendo só um tecnico ou migrar para posições gerenciais. Vi isto somente uma vez na HP, onde um determinado profissional tecnico, um fera reconhecido por todo o mercado, ganhava mais que o seu chefe.

    Nos estados unidos este conceito evolui mais, mas mesmo lá o pessoal ainda enfrenta dificuldades.


27/01/02, 22:55:31: Marcus izzy_away@hotmail.com
    É perfeitamente possivel manter uma carreira em QUALQUER área apos os 40 anos. Agora se o perfil deste profissional irá servir para o perfil que a empresa espera é outra história. Se o profissional tem a mentalidade que "amadores" com "apenas" 05 anos de experiência não tem o mesmo potencial que os "experts" com 20 anos. Realmente este profissional pode acabar perdendo espaço para um "amador de apenas 05 anos de experiencia" que tem mais visão que o referido especialista prepotente.

27/01/02, 19:32:12: Ricardo Cardoso de Sá ricardo.sa@terra.com.br
    Sim é possível, desde que os empregadores tenham conciência da necessidade de maturidade profissional. O que acontece atualmente, são algumas pessoas cujo alvo é minimizar custos sem se preocupar com a qualidade do trabalho em questão, contratando pessoas inexperientes e deixando profissionais qualificados e experientes para "escanteio". Sinceramente eu não entendo essa atitude. Será que um profissional que tem 20-30 anos de carreira profissional não é mais "negócio" do que um amador que tem 5 anos de experiência ?

27/01/02, 01:35:30: Francisco Veloso fveloso@zipmail.com.br
    Infelizmente a idade esta sendo um fator eliminatorio em muitas oportunidades de trabalho e os motivos sao muitos, dentre eles podemos citar: -profissionais mais experientes, exigem (e merecem) melhores salarios; -grande oferta de profissionais (bem ou mal qualificados); -os empregadores estão recrutando muitos estagiários para fazerem o trabalho de profissionais, com isso estão pagando salarios cada vez menores e o trabalhador vira um eterno estagiario ou entao é descartado quanto acaba o estagio.

26/01/02, 22:41:52: Roberto robccruz@terra.com.br
    Penso que profissionais experientes são imprescindíveis em organzinações de grande porte com sistemas complexos. Essa experiência somente é possível com o tempo, trabalho e participação em muitos projetos de diferente segmentos, logo não poderia ser um jovem. A melhor maneira de ajustar essa situação seria compor um time com profissionais maduros e recém-formados. Para compor esse time é necessário, mais uma vez, um lider maduro e experiente com visão estratégica e que saiba lidar com pessoas. Trabalho com um Sr. que já trabalhou em empresas multinacionais de grande porte como coordenador/gerente e hoje depois de muito tempo voltou a programar melhor que muita gente, além de ser uma ótimo companheiro de trabalho.

26/01/02, 19:16:24: Beeto beeto@hotmail.com
    Existe sim! Vamos aos fatos (além dos já citados): as empresas não entregam projetos complexos nas mão de jovens, ainda que bem formados. Sou um profissional de 44 anos, nível "superior", domino tecnologia Internet, Cliente/Servidor, já fui bom de Cobol.Trabalho para uma grande empresa de Telecom, como Analista Programador responsável por um projeto estratégico sem cargo de chefia. Pergunto, olhem para o mercado americano e vejam quem são os gurus, os grandes articulistas, são garotos? Em todas as áreas as pessoas evoluem com a experiência(variada!) pq em TI seria diferente, TI é mais difícl que medicina? Estou me certificando em Tecnologia Java este ano e os garotos que se cuidem! Evidente, é preciso ter boa saúde (o que deriva de uma boa juventude) e estudar constantemente!

26/01/02, 19:11:17: marcia marciasevilha@aol.com
    Sim, em todas as áreas é possível chegar continuar trabalhando até os 60 ou 70 anos(temos vários recursos medicinais e alternativos), para que isso aconteça!! Acredido que com alguma disciplina(exercícios, alimentação e muita paz interior e reciclagem profissional), todos podem chegar produtivos, felizes e saudaveis por muitos anos, não só os técnicos.

    Eu vou chegar e você???


26/01/02, 17:46:29: Wilson Lobo wlobo01@terra.com.br
    Não. Se profissionais na faixa dos 30 anos de idade já encontram dificuldades de se recolocarem, imaginem aos 40. Vivemos num país (se é que se pode chamar isso de país) onde existe uma discriminação com profissionais especializados. A verdade é que as empresas preferem admitir jovens para estagiar e ganhar pouco, ao invés de pagar os especialistas.

26/01/02, 08:26:19: Cilene
    Nota : onde se le "bomm"leia-se "boom" por erro de digitação.

26/01/02, 08:24:33: JO
    Enquanto colocarmos em lados opostos velhosXjovens , homensXmulheres, ricosXpobres, negrosXbrancos esse país nunca vai deixar de ser o que é.

26/01/02, 08:20:22: VOVÔ
    Eu vejo um grande problema com relação aos "velhos" saírem para dar lugar ao "novos" : é que aí, muitos "novos" não teriam condições sequer de fazer uma faculdade ou um curso de infomática, porque são os seus "velhos" pais que bancam.

26/01/02, 07:57:29: Cilene
    Marginalizar a pessoa com mais de 40 anos no mercado de trabalho é uma atitude de puro preconceito, característica de países pouco desenvolvidos como o nosso. Lá fora isso não acontece. Antes do "bomm" do milênio, os americanos foram buscar profissionais já aposentados para fazer as devidas alterações nos sistemas. O cérebro treinado num direção não perde facilmente sua capacidade(é como andar de bicicleta e nadar- você nunca esquece, apenas perde a agilidade, que recupera assim que começa a se exercitar novamente). Infelizmente o preconceito faz com que muito profissional qualificado e experiente seja obrigado a entrar num mercado informal ou viver dos reles trocados que o INSS oferece.

25/01/02, 18:56:55: Ivan ifcon@ig.com.br
    Observem que na história encontramos músicos virtuosos que começaram a fazer sucesso antes dos dez anos de idade. Mas jamais viram um maestro com pouca idade. O mesmo vale para qualquer profissão. Experiência não é descartável e um profissional, digno deste nome, não pode deixar de se atualizar, ainda mais num segmento em que a tecnologia é frequentemente alterada.

25/01/02, 13:41:08: Sonia R.Santos soniacester@uol.com.br
    Gostaria de lembrar ao Sr. Edson Soares, que experiência é uma matéria que você não vai encontrar em faculdade nenhuma, por melhor que ela seja. A única maneira de aprender é vivendo, portanto uma pessoa de 20 anos nem sempre está apto a fazer o mesmo trabalho que uma de 40, porque no jôgo da TEORIA X TEORIA + PRÁTICA quem será que leva a melhor?

25/01/02, 11:02:43: João Paulo regrell@aol.com
    tenho acima dos 40 e me coloquei nestes últimos tempos como autonomo como uma visão macro dos processos de uma empresa, e experiencia de anos consigo determnar o foco dos problemas rapidamente e dar soluções mais objetivas para o cliente.O único problemas desta situação é que me alimento de grão em grão para poder encher o papo.Muitas empresas em vez de contratar pessoas contratam consultorias que irão colocar as pessoas para resolverem os problemas e nem ao menos dão o devido suporte

25/01/02, 10:46:22: Marcus izzy_away@hotmail.com
    Yamada,

    Creio que neste caso, este profissional com mais de 40 anos tem que aproveitar a experiencia acumulada para destacar-se em tecnologias que os mais jovens nao dominam bem, como UNIX, hardware, CICS. Agora se a pessoa nao gosta de mais responsabilidades quer dizer tambem que nao pretende ganhar mais ??


25/01/02, 09:24:02: Edson Yamada
    Obrigado ao Fernando (APInfo) por ter aceito minha sugestão.

    Pergunta aos que acham que não dá pra ser técnico depois dos 40: o que fazer quando chegar lá, especialmente se a pessoa não gosta/não tem jeito para migrar para uma área mais gerencial?


25/01/02, 00:48:20: Reinaldo
    Esta é uma questão de sem solução aparente mas de simples entendimento.

    As empresas tendem a baixar seus custos buscando por profissionais mais jovens que supostamente farão o mesmo trabalho de alguém mais experiente e mais caro.

    Muitas vezes o barato sai caro. A falta de experiência ou falta de jogo de cintura de um jovem, pode elevar o prazo do projeto e assim elevar seu custo.

    Moral da história: " Isso é uma falta de visão, experiência ou simplismente o contratante é um péssimo administrador"


24/01/02, 17:49:14: Paulo rowllety10@hotmail.com
    É possivel sim, basta manter-se atualizado, e cá pra nós, esta é a parte difícil. Um abraço.

24/01/02, 17:04:13: Claudio ccaldas@starmedia.com
    De uns tempos para ca comecei a pensar nisso. O que ficou claro para mim foi que se o cara nao atingir um cargo de coordenacao ou gerencia, fica sem espaco, o pessoal detona mesmo quem tem mais idade e aparece como programador em projetos para internet ou liguangens de novas. Agora quando se fala em tecnologias antigas como Cobol, Mainframe etc. O papo pode ser outro.

24/01/02, 13:57:17: AC brother@arcauniversal.com
    É dificil imaginar uma pessoa de 40 anos programando, mas ja conheci alguns que são muito bons programadores, acho que o problema está no mercado prostituido pelas consultorias que ganham muito, lotearam a area de informatica.

24/01/02, 13:24:03: Duarte duartebfilho@yahoo.com
    Vamos com calma...Quando se fala de um profissional, não se pode esquecer de que ele é antes de tudo uma pessoa. Existem pessoas maduras, no ponto certo para assumir determinadas responsabilidades, e outras ainda não. Se isso não for considerado, podemos imaginar as consequências. Quando um profissional decide, antes de tudo um homem está decidindo. Estamos cansados de ver, novos profissionais deslumbrados por novas tecnologias, e isso é saudável, mas exatamente o que os move e a mudança, é o novo. Quando tomamos decisões, fazemos baseados numa realidade e numa conjuntura determinada. É isso que nossos clientes esperam que façamos. Ou seja, quando o cavalo de Tróia invadiu a cidade, de nada adiantaria pensar "se existisse detectores, radares,e etc". A realidade requer decisões pontuais.

24/01/02, 10:35:34: Marcus
    Apenas um exemplo. Voce como gerente de uma grande empresa confiaria o gerenciamento de sistemas de missao critica a um jovem de 22 anos ou a uma profissional de 40 ? Pessoalmente escolheria o jovem para gerenciar segurança pois demanda maior atualização e um de 40 anos para gerenciar os Bancos de dados de missão crítica pois exige maior experiencia e visao.

24/01/02, 10:32:42: Marcus
    Na verdade é uma questão bastante interessante

    Jovens podem ser ótimos analista-tecnicos e pessoas com mais de 35 anos por terem maior experiencia e visao podem ser otimos coordenadores-gerentes. Trazendo mais resultados para a empresa. Quem continua como tecnico apos esta idade pode ter problemas com a concorrencia dos "garotos", alguns são muito bons com novas tecnologias e Internet. Com exceção claro para as tecnologias dos anos 80 que certamente os jovens nao dominam.

    Mas no geral o pessoal com mais de 40 deve buscar crescer na carreira utilizando esta vantagem competitiva. Hoje o que importa é o valor que a tecnologia retorna e este pessoal tem isto mais claro devido a experiencia.


24/01/02, 10:14:30: Nobody sm@sobmedida.srv.br
    "Com conhecimento excelente em: Cobol / Csp / Cics e/ou Natural / DB2" É comum ver aqui no site da APinfo este tipo de anuncio, pedido pessoal de mainframe. Este tipo de profissional não é jovem, e pela quantidade de oferta, acredito que eles estão ganhando bem. Este tipo de anuncio desmistifica duas coisas: Primeiro Não é necessária a paranóia de aprender um tecnologica nova por dia para se ganhar bem; segundo o mainframe nunca será desligado contrariando o que se pensava a 10 anos atraz. Acho que um jovem ou um quarentão que queira ganhar dinheiro poderia se empenhar em aprender uma tecnologia antiga.

24/01/02, 10:06:26: pedro pedro23@bol.com.br
    nao existe emprego nesta faixa etaria. acima de 35 anos ja fica dificil. e so verificar nos sites de empregos. tudo bem que tem aqueles que por indicacao de amigos conssegue boa colocacao. ou teve melhores condicoes financeiras p se atualizarem com cursos ate no exterior..mas e minoria. nao temos lei nesta area de informatica.. temos um sindicato que nem e reconhecido pelo governo. onde ja se viu trabalharp uma consultoria num projeto de 3 meses.. trabalha 3 e fica 8 meses procurando um outro projeto..?

24/01/02, 10:01:29: Marcelo marcelo-s-m@uol.com.br
    Se é difícil se manter com 20 e poucos ( salário baixo, dificuldade de arrumar emprego) , sem filho, solteiro, aos 40 vai ficar ruim.....

24/01/02, 09:53:37: Nobody sm@sobmedida.srv.br
    Respondendo ao Edson. Acho que a garotada realmente é melhor na ferramenta, mas, sabe muito pouco do universo que as cerca. Se eles não tiverem um bom analista suportanto-os. Normalmente produzem obras primas tecnologica, que os usuários não pediram, não pagaram e não usarão, pq o projeto pode ter sido uma viagem tecnologica, nas pode não resolver os problemas do negócio do usuário. Ps. Temos cada vez menos analistas especificando sistema para programador. Hoje vc é analista programador.

24/01/02, 09:48:33: Nobody sm@sobmedida.srv.br
    Acredito que sim. Estou quase lá e me sinto bem preparado. Não sei como as empresas se comportam com relação aos 40 na área de tecnologia.

24/01/02, 09:45:58: Edson Soares edson@hotmail.com
    Particularmente acho dificil. O profissional tem que estar muito atualizado para ganhar uma sobre-vida.

    A concorrência com a turma mais jovem vai ficando cada vez mais complicada, principalmente na questão do salário ?

    Para que ter um programador com 40 anos, se um garoto de 20 pode fazer um trabalho semelhante a um custo muito, mas muito ... mais baixo ???


Anteriores:

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?