APinfo - Forum


Fórum : Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

Sugerido por : Renato, Miguel Tavares


Foruns anteriores


25/03/11, 20:16:41: Marcelo - IP : 187.2.10****
    A vantangem está apenas para o empregador, para o empregado é só desvantagem. É o mesmo que trabalhar como PJ. Só ganha um lado, a empresa que te contrata.

    Boa sorte a todos!


25/03/11, 11:45:50: junior - IP : 201.91.26****
    Acho esse assunto bem delicado, inclusive observei algo do tipo: melhor ficar desempregado e não aceitar proposta clt flex, cotas,xysdfsdfs. Acho que cada um sabe onde o calo aperta e tem suas responsabilidades. Tenho um caso bem tipico de um amigo meu que ficou parado 9 meses e não quis aceitar proposta com vl. menor.Hoje esta trabalhando no valor que queria mas contraiu dividas por conta desse time. Eu ja penso que pode se recolocar e depois almejar no patamar que objetiva mas pelo menos não esta com salario = 000 e ficar dando murro em ponta de faca .

25/03/11, 11:35:12: junior - IP : 201.91.26****
    Concordo com o luis abaixo, existem momentos e momentos. Pois atuo como Pj e no meu caso o valor liquido é mais vantajoso que qualquer valor clt full proposto mesmo com os N beneficios. Pois simplesmente basta fazer os comparativos e fechar um vl. pj ou sei la que compatibilize com o vl. clt que ta no mercado dentro do perfil. Agora podera existir outro momento que o clt full sera mais vantajoso. Eu acho que se alguem se submete é pq achou alguma vantagem na contratacao se fosse o contrario estaria procurando outra forma como o clt full.

25/03/11, 10:55:59: George - IP : 200.218.17****
    Todo mundo sabe que essa forma de contratação está errada e não obedece as leis trabalhistas...

    Mas porque ainda existe consultoria que continuam contratando dessa forma, e alguns profissionais se submetendo a trabalhar nessas condições?

    Onde estaríamos errados? Até que ponto a necessidade de honrar compromissos financeiros e cuidar da familia, obriga um profissional a se sujeitar a esse tipo de contratação?

    Existe um x da qauestão nisso tudo?


17/03/11, 22:49:07: rogerio - IP : 186.204.9****
    Pra min esse negocio de CLT flex eh falcatrua, imaginem uma mulher tomando um pe na bunda porque engravidou. O cancer da area dw TI sao os puxas sacos que semprem aceitam essas falcatruas e acham anti etico reinvindicar seus direitos.

17/03/11, 18:10:21: Janio Cesar - IP : 201.1.48****
    Como perguntado pela Silvana abaixo, estas profissões ou classes que vc sitou são as chamadas áreas classicas, como Advocacia, Medicina, Administração, bancários entre outras. Tirando os bancários que tem 75 anos, as outras classes tem mais de 200 anos ! E a TI, quantos anos tem? Se vc olhar para os EUA tem mais de 50 anos. E no Brasil? Comece a contar de 1995, onde ocorreu a queda da reserva de mercado, onde as importações de hw e sw começaram a ser feitas. Isso começou a tirar a TI do Brasil do atraso de cena a SNAKE...estatal.. Isso dá quanto? 15 anos? Isso mesmo, 15 anos de TI séria no Brasil. Apesar de todos os avanços tecnológicos que vemos, ainda estamos engatinhando quando o assunto os direitos de todos os trabalhadores em TI no Brasil. Advogados tem a ORDEM, Médicos tem o CONSELHO Regional e FEDERAL, Administradores tem o CREA, bancários tem o SINDICATO. E a TI? O que ela tem? Ah ela tem as CONSULTORIAS, Os Donos das CONSULTORIAS, PJ... e suspresa: CLT Flex, CLT Cotas, CLT Free.. CONTRATOS Leoninos... para pensar.. Abraço.

17/03/11, 11:23:11: Consultor - IP : 201.19.115****
    Não existe CLT Cotas ou CLT Flex, é anticonstitucional essas 2 formas de remuneração.

15/03/11, 05:55:04: Miguel - IP : 201.22.104****
    É vantagem pra consultoria, porque são menos impostos pra pagar e fica isenta de certas responsabilidades do empregado (Isso no meu ponto de vista). Hoje em dia um empreendedor investe muito mais em uma Lan House ou em uma padaria do que em uma consultoria de TI.

14/03/11, 22:34:21: rogerio - IP : 187.122.4****
    Como muitos colegas da área de TI, infelizmente estou cansado da área e do governo que sabe e aceita o CLT COTAS , os Deputatos e Senadores que aceitam algumas ajudas para deixar as nossas solicitações congelados.

    Cade o nosso orgão de classe, já ouvi falar sobre uma paralização, mas ninguém quer arriscar.

    Bom pessoal, pretendo fazer como muitos dos meus colegas, ou eu vou para fora do país ou acabarei saindo da área.


14/03/11, 20:06:26: Silvana - IP : 200.204.2****
    Por favor, alguem pode me ajudar, existe clt-flex ou cotas para outras categorias, como comerciarios, metalurgicos, advogado, medico, bancario, etc ?

    Sera que os pratronais deste profissionais nao foram tao espertos para criar uma clt-flex ou cotas, ou foram, mas somente nossa categoria de TI e que se submete a estes modelos ?


14/03/11, 19:58:16: Silvana - IP : 200.204.2****
    Ja trabalhei nos 2 modelos e acredito em vantagens e desvantagens de ambos. O ideal para mim foi escolher devido ao momento profissional em que me encontrava.

    Mas o pior em qualquer situacao, e a falta de respeito e reconhecimento que a classe TI possue perante as demais areas e as demais entidades de classe.

    Vamos assumir uma postura na 6a feira proxima, e exigir melhores condicoes de trabalho, seja PJ ou CLT.


13/03/11, 20:11:07: Ricardo - IP : 187.2.179****
    Só existe CLT na Constituição Brasileira. Qualquer outra forma de contratação é o tal jeitinho brasileiro para driblar as regras e acabar com o mercado de trabalho. Pra mim este debate que este site propôs tem tom de piada, pois, um local onde os profissionais de TI deveriam ser respeitados, coloca em pauta uma discussão de um tema que está mais para ser enquadrado em crime do que em forma de contratação profissional.

12/03/11, 11:10:04: Luiz - IP : 187.38.208****
    Pessoal, trabalhei muito tempo como PJ. Consegui muitos beneficios com isso, apto, carro e um bom padráo de vida. A 2 anos atrás me tornei CLT full. Agora tenho férias, 13 e alguns beneficios como plano de saude VR e se falto ainda ganho. Contudo o desconto do governo é muito alto. IR, INSS. Pra mim foi muito bom trabalhar uma fase como pj e agora que estou mais velho, perto dos 50, trabalhar como clt ta sendo um otimo negócio.

11/03/11, 18:32:03: Davi - IP : 208.205.3****
    CLT cotas É CRIME!

11/03/11, 13:12:23: Daniel danieldesenvolvedor@gmail.com - IP : 200.192.112****
    Estas formas de contratação são covardia e sacanagem! Precisamos unir-nos e não aceitar contratação nestes termos!

11/03/11, 13:08:16: Tadeu - IP : 200.182.23****
    Acho uma tremenda covardia dos empresários e também do governo federal que fica fazendo propaganda enganosa do crescimento do numero de contratações com carteira assinada.

    Os empresários alegam que a carga tributária sobre um funcionário com carteira assinada é alta de mais por outro lado o governo não faz a reforma tributária e como sempre quem paga a conta são os mais fracos o povo.

    Agora pergunto o profissional é simplesmente um recurso gerador de receita?

    E o ser Humano como fica nesta história?

    Acredito que a sociedade como um todo precisa rever seus conceitos.


11/03/11, 11:50:53: Danielle - IP : 186.220.145****
    Estou há mais de um ano procurando algo que não seja de forma imoral para trabalhar. Trabalhei durante 9 meses no esquema PJ, sem benefícios e sem convênio, paguei para trabalhar, o pior, fui desligada quando estava com problemas de saúde indo trabalhar em condições precárias de visão! Quando assinei para sair respirei aliviada. Recebi inúmeras propostas CLT cotas e flex e não aceitei. Hoje me pergunto se realmente escolhi a profissão certa pois as empresas têm fome de profissionais que aceitem este tipo de proposta sem vínculos empregatícios e se isentando de qualquer compromisso legal com o ser humano que é contratado.

10/03/11, 12:59:06: Emerson - IP : 187.2.176****
    Pessoal, na minha opnião tudo isso se dá pelo fato de nossa profissão não ser regulamentada e qualquer um poder trabalhar na área, inflacioando o setor. Temos que batalhar para ter nossa área regulamenta (como o CREA para os Engenheiros, o CRM para os médicos), onde só profissionais com registro podem trabalhar e se fizer coisa errada será responsabilizado por isso. Quando tivermos isso, teremos apenas headhunters de verdade no mercado e não um monte de cafetões enrrolando os profissionais de informática enchendo o próprio bolso de dinheiro.

10/03/11, 12:44:14: Anderson - IP : 189.62.1****
    Venho buscando oportunidades no mercado, estou parado, e na minha ultima entrevista me deparei com essa tal CTL Cotas.

    Achei tudo muito absurdo, nunca tinha ouvido falar disso, conhecia o CLT Flex que é mais absurdo ainda.

    Percebi que é altamente rentavel, caso você consiga pegar um salário alto (valor total), mas ainda sim corre riscos com a Receita, pois a maior parte dos riscos quem está correndo acaba sendo você mesmo.

    Acredito que seja culpa da classe esse tipo de coisa, se aceitássemos apenas contratações CLT, acredito que muitas dessas agências nem existiriam e quem sabe nossa profissão fosse mais valorizada (em todos os sentidos).

    Não culpo quem aceita, pois cada um sabe o que é melhor para si. Mas seria muito bom se houvesse uma mudança na cabeça dos profissionais de TI, CLT é a forma mais correta de pensar no hoje e no futuro.

    Contratações PJ e as pseudo modelos de CLT são um contrato de escravidão . Nesses modelos você só recebe o salário e a empresa não pensa no profissional, você não tem férias, não tem o décimo terceiro, FGTS e etc, o que é muito importante quando você pensa em futuro a curto, a médio e a longo prazo.


8/03/11, 10:11:20: TI_BSB - IP : 187.6.4****
    Já que muitas vezes somos obrigados a aceitar essa modalidade Flex. Em razão dos nossos compromissos financeiros. Acho que devemos ao término da relação de trabalho entrar com ação trabalhista requerendo TUDO que é de direito. Sem medo que eles venham fazer retaliação no futuro. Tem empresa em Brasília que esta contratando profissionais que ja entraram com ação judicial contra ela pq ela reconheceu que estava com politica salarial fora da lei. E que se ela continuasse com essa regra ela não conseguiria contratar ninguem. NÃO ABRAM MÃO DE SEUS DIREITOS. TEMOS QUE NOS UNIR.

7/03/11, 16:44:03: João Gabriel - IP : 189.62.64****
    Essa tal CLT Flex/Cotas é uma pouca vergonha ,mas ficar falando não resolveos nossos problemas, temos que ter atitudes, se voces pensarem bem, somos nós que fazemos o país e o mundo andar, a final tudo estaligado a sistemas de infomação , redes , etc..e quem são os profissionais que dominam isso? portanto se nos conscientizarmos que nós temos tudo nas mãos e podemos tomar decisões para mudar isso, vamos mudar!! mas temos que estar com os mesmos pensamentos, não podemos deixar como esta a final os prejudicados somos nós.

7/03/11, 11:57:10: paulo r.s - IP : 187.44.123****
    É evidente que nenhuma delas é interessante para o profissional e praticamente são opções (mais PJ) que mais vigoram na área de T.I. Se fosse interessante para o trabalhador, porque as empresas abririam estas novas possibilidades? Na verdade a área de T.I precisa urgentemente de regulamentação. Para quê tantas faculdades referentes à área (Análise de Sistemas, Ciências da Computação, etc) se qualquer um pode atuar na área.

7/03/11, 11:56:46: Fernando - IP : 189.107.3****
    Hoje sou funcionário de uma empresa que paga na modalidade CLT Flex. Para mim foi o pior negócio da minha vida, tanto é que estou procurando outra oportunidade. Mas isto não acredito acontecer com todas empresas que oferecem este tipo de oportunidade. Mas a consultoria a qual presto serviço deixa de pagar um monte de beneficios, por exemplo hora extra, você recebe o valor de carteira e o restante você dança. No meu caso recebo 1/4 do valor da minha hora normal quando faço hora extra. Bom valor ne? Ainda tem mais a empresa a qual estou alocado fornece Fretado para seus funcionarios no valor de 29.90 para mim o fretado (o mesmo onibus) sai por 130,00 Além disto temos as desvantagens de 13 terceiro. Participaçoes no lucro, Plano de saúde e muitos outros.

    Na verdade a empresa que te utiliza te vê como um produto, independente da sua qualidade de serviço. você nao terá negociações salarial, direito à nada. Desta forma vejo que ser PJ é mais lucrativo e melhor para você.

    a minha opiniao é: CLT FLEX JAMAIS.


6/03/11, 10:07:25: Helcio - IP : 189.38.140****
    A nossa categoria de profissional de TI é muito desunida. Já vi profissionais aceitando salários bem abaixo do mercado. Sobre a modalidade e contratação, sempre trabalhei como PJ (uns 15 anos) e não me arrependo. Se você negociar bem o valor hora, descanso remunerado, reajuste anual, comm certeza não se arrependerá... Aposentadoria? Bem, neste caso você será responsável por fazer o seu pé de meia. É melhor você administrar o seu dinheiro do que deixar na mão dos outros.

6/03/11, 01:47:48: Mister P - IP : 201.21.4****
    NENHUMA DAS DUAS É VANTAGEM!! 1) É CONTRA A LEI 2) O BAIXO VALOR INFORMADO NA CARTEIRA IRÁ INFLUIR NA SUA APOSENTADORIA, SEU SALDO DO FGTS, SEGURO DESEMPREGO, AUXILIO DOENÇA E POR AI A FORA.

    ISTO É UM GOLPE DAS EMPRESAS PARA SONEGAR IMPOSTOS E O GOVERNO JA VIU ISTO E ESTA TOMANDO MEDIDAS.

    LEMBRE-SE QUE O UNICO PREJUDICADO NESTA FALCATRUA É O TRABALHADOR

    REGULAMENTAÇÃO JÁ E FORA A PICARETAGEM


5/03/11, 12:54:29: TI_BSB - IP : 187.6.23****
    Sou bacharel em direito e trabalho com TI a 19 anos. Sugiro uma leitura atenta ao artigo sobre o fenómeno da pejotização nas relações de trabalho. https://www.fmd.pucminas.br/Virtuajus/1_2009/Docentes/Pejotizacao%20Renaul.pdf Estou convicto de que essa modalidade flex é mais uma invenção das empresas na tentativa de diminuir os encagos trabalhistas. Por óbvio, prejudica o trabalhador e o Estado. No final da historia.... ação trabalhista.

4/03/11, 20:28:09: Eduardo - IP : 189.102.93****
    Só completando, para trabalhar com SAP não precisa ser qualificado, é só ter grana pra bancar a Academia SAP.

4/03/11, 20:27:03: Eduardo - IP : 189.102.93****
    Ao amigo de baixo. Só que o precinho para fazer cada módulo de uma academia SAP é de 6,000 reais em média. E fora que não pegam consultores júnior, então se a pessoa não é da área, para entrar é muito difícil, além e não ter garantia nenhuma de entrar no mercado.


3/03/11, 06:29:23: Reginaldo - IP : 201.18.452****
    CLT cotas permite que o profissional pague bem menos impostos, existe um risco de ser pego pelo Imposto de Renda, mas ele é baixo.

    Criticar quem aceita esta forma de contratação, ou valores baixos é fácil, principalmente quando se trata dos outros...quando o calo aperta, todo mundo tem que se virar.

    A situação so melhora quando houver mais ofertas de vagas e menos profissionais disponíveis. Mesmo lentamente o mercado tem melhorado nós últimos anos, quem é qualificado continua recebendo bons salários, um Analista SAP FI, por exemplo, recebe facilmente mais de R$ 13.000/mês, como PJ, para o Brasil isto não é um salário baixo.


2/03/11, 17:37:34: Edineia - IP : 187.10.0****
    Precisamos aprender com outra classes de trabalhadores, como advogado, medicos, dentistas, bancários e até congressistas. Todos estes fortalecem suas entidades de classe para enfrentar assuntos que prejudicam a categoria.

    Falhas existem na OAB, CRM, CRO, etc, mas a luta para corrigí-las é feita dentro da entidade representativa. É como em casa: minha família até pode me criticar e exigir mudanças, mas se alguém de fora tentar me prejudicar ou explorar, eu sei que serei defendida.

    Precisamos nos defender, unir na nossa própria entidade de classe, pois somos a variável mais débil de todo o processo da Tecnologia da Informação.


1/03/11, 23:11:32: Ronei rbgaia@terra.com.br - IP : 189.18.24****
    Se o sindicato esta contra os trabalhadores então todos devem se afastar deles, não se sindicalizando, não dando aqueles 1 porcento ao sindicato, não aceitando tudo que não é legal. Graças a força dos trabalhadores é que empresarios e sindicatos se mantem. Pense no poder que tem nas suas mãos o poder de descidir sim ou não, o mais correto é clt full.

    Espero ter ajudado.


1/03/11, 11:33:54: Eduardo - IP : 201.52.251****
    Desculpem o post seguido, mas orgulho e dignidade não tem preço. Não adianta chegar e falar: Ah, é melhor trabalhar naquela consultoria lixo que todos conhecem, do que está desempregado. Mas na realidade não é. Esse pensamento é o que faz as coisas não mudarem. É a mesma coisa que pensar: Melhor ser escravo do que estar morto. Será?

    Se dê valor, como profissional e como ser humano. Não se submeta a essas empresas e consultorias exploradoras. Uma empresa boa e decente, vai querer investir em você, vai querer que você vista a camisa e seja parte do time , não um mero recurso descartável.

    Existem muitas empresas decentes por aí, por isso estudemos para poder fazer parte delas e façamos com que essas consultorias tenham que mudar de ramo.


1/03/11, 11:17:26: Eduardo - IP : 201.52.251****
    Pessoal, NÃO ACEITEM serem contratados como CLT Flex ou Cotas. Está nas nossas mãos mudar essa palhaçada. Tanto PJ, quanto esses CLT Cotas e Flex são causa ganha para o trabalhador.


28/02/11, 15:30:50: Danielle - IP : 187.48.24****
    Para conhecimento de todos o Modelo de Contratação por Cotas de Utilidades é legal e está aprovado pelo Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro. É importante entender o modelo e verificar se você tem perfil financeiro para adotar esta forma de contratação.

27/02/11, 14:45:36: Maria - IP : 187.37.230****
    Alguem alguma ouviu falar em Creditos de Direitos Autorais CDA, pois e para engabelar o CLT parte de nosso salario e pago através deste procedimento, isto é valido por lei?

26/02/11, 22:14:37: Paulo - IP : 189.68.18****
    Existe um movimento pró-CLT por parte de muitas consultorias que enxergam estas discussões como forma de assustar os incautos e atraí-los para seus quadros de explorados.

    Você aí PJ velho de guerra que não aceita qualquer valor/hora irrisório e já transcendeu os assustadores custos de uma LTDA procure no google tópicos antigos sobre estas discussões e tópicos mais recentes, surgiu muita gente interessada em legislação e civilidade ultimamente.

    Se você não controla seus gastos, pode ser CLT, CLT Flex ou PJ, você só reclamará que ganha pouco, que o mundo é injusto, que a área não presta, que as pessoas não são unidas e por aí vai.


26/02/11, 00:36:45: Miguel - IP : 200.139.9****
    A vantagem é o lucro para as consultorias e a desvantagem é o prejuízo para os profissionais da área de TI e inclusive para as outras áreas (exceto os porcenteiros). No meu ponto de vista para alguém aceitar esse tipo contratação ou está desesperado ou não faz a mínima idéia do que está fazendo.

26/02/11, 00:07:06: Marcelo - IP : 187.38.0****
    Fernando, Ai é que esta o doce, a partir do momento em que eles assinam sua carteira e pagam de forma enganosa, tambem enganam o governo e a clt, entrar num processo em que se suja a carteira e fazer com que estas consultorias e seus clientes percam os processos trabalhistas, pois e mais facil de provar e exigir seus direitos

25/02/11, 22:39:28: Fernando - IP : 189.33.55****
    O CLT cotas é uma grande ENGANAÇÂO, este ano vou ter que me virar para pagar o IR. Neste tipo de contratação você sempre é lesado. Você é tributado sobre o bruto mas bonificado pela menor parcela. Você sofre IR da parte CLT e da propriedade intelectual, paga para uma taxinha para o Ibrati ou Ilati e se você for solteiro como eu terá pouco a declarar nas cotas. Mas quando for tirar férias... boa sorte filho, terá que se virar com a merreca da parte clt, você também ficará desfalcado no décimo terceiro e dissídios.

    É horrível, para mim a melhor forma de contratação é clt full, a remuneração é menor do que a de um PJ mas é um pouco mais seguro (evita calote)


25/02/11, 20:35:22: Lucia - IP : 189.96.204****
    Olha gente, li todos os comentários postados aqui neste fórum e confesso que ainda não possuo conhecimentos suficientes sobre CLT Flex ou Cotas (vou procurar maiores informações a respeito), só trabalhei até agora como CLT full e com salário baixo infelizmente, acho interessante que discutamos este assunto para que os empregadores , empresários etc, percebam que não estamos dormindo, é a partir de iniciativas como estas que as coisas começam a acontecer. Eh um absurdo que quando temos a oportunidade de ganhar salários melhores , os tais poderosos arrumem jeitinhos de burlar a lei e no final a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco, neste caso, nós os trabalhadores. Eles continuam tendo lucro e a receita vai atrás do trabalhador.

25/02/11, 15:54:53: Marcelo - IP : 187.38.0****
    25/02/11, 11:02:26: Murilo - IP : 200.206.4****

    Vc esta certo sobre Clt cotas, funciona assim mesmo, por isso e contra lei, porem tanto clt cotas como o PJ dependendo do salario dao na mesma pois os descontos em PJ ltda giram atiualmente em torno de 17% quanto ao IR de pessoa fisica gira em torno de 19% (contando a restituicao, tem no site da receita) a melhor opcao é cooperado, pois o desconto e menor o problema e que no Clt flex querem pagar valores de Clt full ai nao da!


25/02/11, 11:40:49: Jorge - IP : 187.77.18****
    É evidente que não há vantagens para o trabalhador. O legal é CLT Full, fora isso é tudo picaretagem cujo o sindicato da categoria é conivente. Agora cabe a cada um escolher o que é melhor para sí e correr os riscos futuros com a receita federal. E enquanto as pessoas continuarem aceitando estas picaretagens elas vão continuar evoluindo. Recentemente uma empresa que atuava no esquema CLT-Cotas foi intimada judicialmente a passar todos seus funcionários para CLT Full, mas isso só aconteceu porque alguém deve ter denunciado ao ministério do trabalho ou a receita federal. Acho que esse é um caminho a ser seguido em busca da legalização.

25/02/11, 11:02:26: Murilo - IP : 200.206.4****
    Fui a algumas entrevistas em consultorias diferentes, que ofereciam vagas como CLT Cotas, e vi 3 planilhas diferentes. Em todas, a parte CLT do salário (algo entre 1.200 e 1.600) é considerada como não-tributável, pois está dentro da faixa não-tributável de IR, incidindo apenas INSS. As cotas não têm imposto algum e o IR incide apenas sobre a Propridade Intelectual / Direitos Autorais (cada consultoria dá um nome para isso).

    Acontece que, nas planilhas das consultorias, elas não mostram que na Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda você vai ter que pagar IR sobre a parte CLT do salário que você recebeu ao longo do ano. Dependendo do seu salário, serão 27,5% sobre 1.600 vezes 12 meses. Além do que, com o alto valor das cotas, uma hora a Receita Federal vai vir em cima do profissional, isso é inevitável.

    Em todas as opções de CLT Cotas, você paga uma taxa que varia entre 4,5% e 5% para o sindicato ou órgão que está regulando a contratação . Um exemplo é o tal do CLT Cotas IBRATI . Esse é o motivo pelo qual os sindicatos estão aceitando tão bem essa nova forma de contratação, porque estão entrando numa grana preta.

    Finalizando, depois de uma fria análise, algumas entrevistas, muitas planilhas e pesquisas, incluindo conversas com o meu contador, a não ser que esteja precisando muito do trabalho, aconselho fortemente que ninguém aceite a contratação CLT Cotas. Sem achismos e falso moralismo, apenas baseado em fatos.


25/02/11, 11:02:11: Murilo - IP : 200.206.4****
    Antes de começar, vamos ficar sem essa de vamos fazer o que é legal, somente CLT Full é legal . Cada um trabalha e aceita o que é interessante para si próprio, aceita o trabalho que tem competência para fazer e o valor que merece ganhar. Então sem esses falsos moralismos, vamos ao que interessa.

    Sempre trabalhei como PJ, mas não deixo de ver outras oportunidades para saber como funciona. Hoje, estou bem por dentro de como funcionam as modalidades CLT Full e CLT Flex.

    Para mim, depois de muitas pesquisas (sem achismos e puritanismo), cheguei à conclusão de que as opções são somente PJ ou CLT Full. CLT Flex é uma grande furada.

    CLT Full para mim não vale a pena, porque não consigo considerar FGTS como salário. Para mim, PJ é melhor porque eu consigo guardar o meu dinheiro, pago um plano de sáude empresarial (bem mais barato que o pessoal) para a minha família, sem depender das consultorias. Mas sobre ser PJ ou CLT Full é questão de gosto, cada um faz o que é melhor para si, cada um tem um perfil diferente.

    Mas CLT Flex é a grande Pegadinha do Mallandro , uma hora a coisa vai estourar e vai ser para o lado do mais fraco. Somente aceite se você realmente estiver precisando do trabalho.


25/02/11, 09:42:49: Marcelo - IP : 187.38.****
    24/02/11, 21:11:58: Nilson - IP : 201.75.214****

    CLT COTAS NAO E LEGAL NEM AGORA NEM NEM NUNCA A LEI ESTA ACIMA DOS SINDICATOS E O SINDICATO FAZ O MANDA A LEI, AS COTAS NAO DEVEM ULTRAPASSAR 30% DO SALARIO, O SINDICATO DIZ ISSO. O QUE FAZEM E UMA PALHACADA DE COLOCAR 100 REAIS NA CARTEIRA E 3 4 5 .. MIL REAIS POR FORA! E QUEM TEM QUE DECLARAR O DINHEIRO PAGO E O CIDADAO, AI DEPOIS VC RESOLVE ISSO NA JUSTICA! PROCUREM LER SOBRE ISSO E VERAO A VERDADE!


25/02/11, 09:17:21: G@llego - IP : 189.85.1****
    A questão na realidade é bem simples. Basta NÃO aceitar propostas como CLT FLEX, PJ, salários humilhantes, etc. Isto forçará as empresas a oferecerem melhores condições. O que ajudaria bastante seria um conselho regional defendendo a categoria, porque infelizmente os sindicatos NÃO cumprem este papel. Quem se habilita?

24/02/11, 21:11:58: Nilson - IP : 201.75.214****
    O problema é que, como eu disse lá embaixo...

    CLT-COTAS É LEGAL AGORA !!!

    Os nossos queridos sindicatos estão fazendo acordos com as empresas. Não adianta a gente ficar aqui falando que não concorda com isso. Precisamos realmente fazer alguma coisa... Mas o que? Alguem tem alguma idéia que realmente possa resolver o problema definitivamente?


24/02/11, 19:43:26: Marcelo - IP : 187.38.****
    sonegacao de imposto e quem paga o pato e vc!POis e vc que tem que declarar o valor e pagar os 27% de imposto, crime trabalhista e ponto final Culpa das consultorias que nao estao nem ai e querem o lucro, e das empresas que adoram contratar essa casa de mae joana para usar e abusar, os clientes tambem sao criminosos por pactuar com isso!

24/02/11, 17:48:38: Fabio - IP : 187.64.241****
    Já trabalhei como PJ e como CLT, porém nunca trabalhei como cotas ou flex. Na minha opinião as consultorias só adotam essas modalidades por causa da alta carga tributária do governo. O governo ainda não apresentou uma proposta viável para a nossa categoria, pois não interessa pra eles. CLT também não é uma maravilha... Vc paga um absurdo de impostos e fica com o dinheito retido no FGTS. Acho que a nossa briga não é com as consultorias, precisamos de um conselho da nossa classe para defender nossos interesses.

24/02/11, 16:10:06: Anonymous Silva - IP : 201.144.300****
    Lendo os comentários percebo que a maioria acha melhor ser rico com saúde do que pobre e doente..., agora saindo um pouco do óbvio :

    CLT cotas e PJ, são duas formas de sonegação, feitas pelas empresas e pelos profissionais.

    Isto ocorre pois a carga tributária é absurda e as grandes empresas querem reduzir ao maximo o risco dos processos trabalhistas, que no Brasil são uma verdadeira industria, desta forma obrigam as consultorias a contratar funcionários CLT.

    Ocorre que se o registro for full e alem disto a consultoria colocar a sua margem de lucro, o valor final vai ficar bem acima do que a própria empresa pagaria, caso a contratação fosse direta.

    Para esta conta fechar seria necessário acabar com a farra dos processos trabalhistas e abrir mão de parte dos benefícios da CLT. Desta forma no final todos seriam contratados pela CLT, com uma pequena perda no curto prazo, mas com benefícios maiores para todos no futuro.

    Recebo 7 mil reais, destes 2,5 CLT e o restante como Cotas, a dois anos ganhava 3 como CLT full, pode não ser o ideal, mas o que conta é a comida na mesa no final do mês.


24/02/11, 15:20:59: Bruno - IP : 200.198.126****
    Infelizmente esse monte de faculdezinha lixo formando profissionais q não fazem TI por vocação, só por mero interesse no mercado q está aquecido, e são esses profissionais mal formados e sem capacidade q estragam o mercado, aceitando receber kd vez menos, e com isso as empresas se aproveitam e querem pagar kd vez menos pro profissional fazer kd vez mais, já passei por várias empresas, onde tem muitos que se dizem profissionais de TI que não fazem nada direito, e acaba sobrando pra quem realmente tem TI como vocação pra resolver o problema. Infelizmente isso tá ficando kd vez pior, espero q haja uma saída para isso.

24/02/11, 14:44:06: Alexandre alabdr@hotmail.com - IP : 187.106.175****
    CLT FLEX é o que? Sonegação de impostos não é isso? Poxa isso é crime e ponto final.

24/02/11, 09:08:59: Eduardo topete_imports@gmail.com - IP : 201.52.242****
    CLT Cotas? Diga que seu trabalho vai ser em cotas também. Uma parte vai ser bem feito, presencial e responsável e a outra você dá uma passadinha na empresa quando der, dá uma enganada, faz um backup de 12 horas e vai para o bar tomar uma...

    Só não pode desanimar. Estou participando de um processo seletivo onde o salário é de 4.300 reails CLT full, mas vários benefícios, e os requisitos para a vaga não são metade dos que as consultorias de sempre por aqui pedem, e com o dobro do salário e em uma empresa sólida e confiável.

    Estou a 6 meses desempregado e NÂO aceito nada abaixo de 3.500 CLT Full. Se me oferecem esse tal CLT Cotas eu já pergunto: Mas não é contra a lei?

    Pensem! Vocês acham que uma empresa que só visa lucrar em cima de você, que burla a lei, vai ser um bom lugar para se trabalhar? Você acha que não vai ser dispensado logo que aparecer alguém que faça o que você faz pela metade do seu salário?

    Vejo vagas aqui que me fazer ficar com dor de estômago de tanta raiva. Não se esquecam que como dizia um desenho da minha infância: O poder é de vocês.


24/02/11, 08:49:37: Marcelo - IP : 187.38.****
    Ti Ti Ti abacaxi, ontem fui a uma colacao de grau de universitarios de TI, alias tinha mais universitarios de TI do que das outrasareas, so prova que se formam mais para pagar menos! Sera que avisarao a eles que os mesmos deverao montar uma empresa e colocar como socios , a esposa, mae ou pai? que registrarao na carteira com valor de 1000 reais e 3 mil serao cotas de beneficios ou flex O QUÉ A MESMA COISA , que é contra lei do mesmo jeito! Sera que avisaram a eles que encontraram gente metida e empresa mais metida ainda! Muito complicado, ou facil de saber, basta saber que a area no brasil é uma picaretagem, que a forma de contrato e sem vergonha e que no futuro processos trabalhistas serao feitos! Clt bom é o normal

23/02/11, 22:07:43: Patrícia - IP : 189.121.125****
    ocorre que cadavez mais estão desvalorizando nosso trabalho, pagando merreca e desmotivando os profissionais a pagar caro para se especializarem, para ganhar salário de estagiário.

23/02/11, 16:42:50: Marta - IP : 200.214.253****
    Eu acho que as pessoas que aceitam ser PJ s devem fazer uma planilha excell e provisionar todos os meses, de acordo com o salário de pj que ganham, os beneficios de CLT, tais como, FGTS para caso de desemprego, 13 salário, férias, 1/3, Inss valor Máximo, Plano Saude, Vale refeição, retenção de imposto de renda, passagem diária e fazer a diferença e ai sim ele vai saber exatamente qual o valor real do seu salário, pois hoje as empresas pagam o valor hora baixo e nós muitas vezes sonegamos impostos e temos um falsa ilusão de ganho. Pense ... se um funcionário CLT custa 2 vezes mais de encargos para uma empresa....será que você esta ganhando uma hora para suprir todos os beneficios de CLT ? faça esta planilha que certamente você vai ficar surpreso...

23/02/11, 11:07:03: Fernando fchagasp@gmail.com - IP : 187.37.53****
    Eu estou atualmente no regime de cooperativa. Não passei e na semana passada recusei a tal CLT Cotas. Para mim, isto é estelionato e o governo não está nem aí. A Receita Federal com certeza estará! Eu não creio que é coisa SÓ das consultorias. Isto deve ter partido das grandes empresas, bancos por exemplo, que não querem mais processos trabalhistas, uma vez que o consultor tem um vínculo com outra empresa que também não é a consultoria. E nossos presidentes falam em milhões de Carteiras Assinadas mas nunca comentam esta forma. E façam as contas: FGTS, férias e 13º são pagos em cima de um salário irrisório mas descontados como Utilidades Concedidas .23/02/11, 15:29:46

23/02/11, 10:17:39: Marcelo - IP : 187.38.8****
    Acho que todo mundo deveria abandonar a area de TI e deixar os empresarios resolverem sozinhos , ao inves de burlar as leis quando for deputado vou pegar nos pes dos empresarios de TI!

22/02/11, 22:27:47: Roberto - IP : 201.27.18****
    Isso tudo é por conta do governo e da corrupção que rola solta. O governo, o empresario e, nós, queremos dinheiro. Bem, no mercado quem mais pode menos chora. Como não aceitar essa ou aquela forma de contratação?! Quem age assim deve ter muito dinheiro guardado aguardando o que gosta. Eu não tenho. Então, tenho que aceitar. Para sobreviver. Sei que é ilegal? Sei. TEMOS UM GOVERNO QUE NÃO QUER DESENVOLVIMENTO. Sou a favor de movimentos para união e força da categoria? Sim. Sou. Na verdade somos governados por empresários. Os governadores, senadores, ....., e presidente ( tanto a atual como qquer outro que fosse ), existem para assinar, legalizar e regulamentar o que os empresarios, internos e externos, desejam. Já leram sôbre o feudalismo?! Então, duques, marqueses, condes,...., hoje são deputados, sendores, governadores,..... prestando bons serviços ao rei (empresarios). Dá pra mudar isso?!

22/02/11, 09:14:49: marcelo - IP : 187.38.4****
    Alexandre, eles investigam mesmo, ja conheci 3 pessoas em que a receita pegou no pé porque os valores declarados eram muito altos, 10 reais na carteira e 40 mil como bem nao tributavel, na hora de conversar com o fiscal eles disseram que cai como tributo, e passivel de multa e prisao(evasao de divisas)! (serio)

22/02/11, 09:14:31: Rafael B - IP : 201.27.174****
    Sinceramente vejo poucas vantagens em qualquer uma dessas formas de contratação. Isso porque, você pode receber o valor por fora integral mas, 13º, férias, inss e outras coisas como auxilio doença ou licença maternidade ( no caso das mulheres ) que você precise do governo vai ter problemas porque fica somente no valor registrado em carteira. A menos que você faça um planejamento levantando tudo isso em conta mas, isso ninguém faz.

    Creio que esse é um dos fatores que fazem com que essa area tenha poucos profissionais e que muitos poucos se interessam em ficar ou ingressar nela.


22/02/11, 09:00:31: Paulo - IP : 201.3.19****
    Ainda bem que não trabalhei com clt flex, o correto é CLT full ou PJ ou cooperativa. CLT beneficios é CLT falcatrua

22/02/11, 07:43:48: Luiz Roberto - IP : 201.1.****
    O problema é os profissionais de TI são imediatistas e não se preocupam com uma situação estável a longo prazo. Da mesma forma que fizeram com PJ que na época em que foi lançado nos anos 90 era uma grande vantagem. Não perceberam que aquilo era uma cilada. Hoje vemos esta tremenda bagunça. Os profissionais não são valorizados e não conseguem planejar suas vidas. Nem parece que têm um imenso poder nas mãos. Se fossem uma categoria organizada, estariam com a faca e o queijo mas do jeito que estão, tenho pena de quem está entrando no ramo.

22/02/11, 06:28:31: Mauro - IP : 201.92.7****
    A area de TI esta cada vez pior.

    Sou do interior de SP, antes os bons salários ficam na capital, hoje as consultorias pagam pouco em qualquer lugar.

    Consultorias viraram verdadeiros cafetões!! Nos usam e jogam fora depois.


21/02/11, 21:40:57: Claudio - IP : 189.100.4****
    Resumindo, Consultorias em geral não tem mentalidade de empregadores, sendo que deveria ser o contrário, pois não existe Consultoria sem Consultores, mas parece que o raciocínio deles é a cutro prazo. Acho que o Ministério do Trabalho deveria regulamentar o setor.

21/02/11, 21:35:03: Claudio - IP : 189.100.4****
    Esse é o ponto! Ninguém quer uma relação de continuidade, estão se lixando para os Consultores, querem mais é mandar embora não pagando encargos e pegar alguém que ganhe menos ainda. E ainda exigem mil cursos e certificações, mas isso já é outra estória que já foi mencionada em foruns anteriores.

21/02/11, 21:30:19: Claudio - IP : 189.100.4****
    Sem duvida a pior de todas as contratações é o CLT Flex que tem que apresentar Notas frias de despesas!Acho que é tão roubada que a maioria das Consultorias migrou para o CLT -Quotas. PJ com LTDA é pagar um monte de impostos e Certificados Digitais e decimo--terceiro de Contador!Cooperado não tem benefício nenhum e o salário é ridículo. O que resta de menos ruim? O CLT completo, mas pergunte se alguma Consultoria quer pagar... Querem mesmo é ganhar concorrências cotando os preços lá embaixo e não repassando margens de mercado para os Consultores como deveriam.Não se preocupam em manter uma continuidade com os Consultores.

21/02/11, 21:16:26: Nilson - IP : 201.75.214****
    O problema é que CLT-Cotas agora é legal... Existe um acordo sindical... Quem aceita ser contratado dessa maneira não tem direito nem de reclamar depois. Afinal, quem precisa de décimo terceiro, férias e FGTS integrais??? Ridiculo isso... Pena que temos que aceitar... E não adianta fazer igual o sindicado de SP (Nao posso citar o nome aqui) que fica falando que vai fazer greve por causa de um reajuste de 11%... O que perdemos com essa CLT-Cotas é muito mais que isso... E foram eles que fizeram o acordo...

21/02/11, 21:01:29: Amandio - IP : 186.221.1****
    Sobre o lance que alguem falou aqui sobre não conseguir financiamento, os bancos hoje verificam mais a movimentação bancária e nem pedem mais o contracheque nessa hora. Esse CLT cotas é lamentavel e a empresa também perde pois ao ser demitido o trabalhador que ingressar com processo junto ao TRT terá causa ganha diante de tantas evidencias de desvio da lei.

21/02/11, 19:23:46: Paulo Joe - IP : 201.81.108****
    para mim CLT Flex, Cotas é tudo forma de burlar a lei como um colega disse. Nao concordo em hipotese alguma com essa forma de contratação. Ja abri empresa para trabalhar como PJ e nao gostei. Fechei a empresa e não quero mais trabalhar assim. Se for pra abrir empresa que seja para ser realmente empresario de vários clientes e não de um unico. Estou procurando recolocação e já me propuseram CLT Cotas, que recusei. Prefiro esperar até encontrar uma proposta CLT Normal, como tem que ser. Achei muito legal a Idéia do Facebook e mobilizar as pessoas contra essa forma de trabalho. Nossa categoria nao é unida, e as empresas e consultorias deitam e rolam nesta fraqueza. Espero que os exemplos do oriente médio abram nossos olhos para ver que fazemos parte de um todo, e que se nos mobilizarmos conseguimos.

21/02/11, 18:31:29: Ferminicio - IP : 189.33.****
    Pessoal, para que uma pessoa seja considerada como empregado ela deve ser contratada dentro da lei. E sem querer usar um cliche, as leis sao claras. O funcionario deve ser contratado dentro da CLT Full e ponto final. Todas as outras formas são abusivas e portanto maneiras de burlar a lei. As empresas que realizam este tipo de absurdo deveriam sofrer sancoes graves por praticamente sujeitar uma pessoa a um trabalho quase escravagista. Falta uniao da nossa area. Quando ninguem mais aceitar este tipo de coisa a historia muda. Poderiamos marcar um determinado dia e nos unir pelo facebook como as pessoas estao fazendo no Egito, contra o que seja diferente de CLT e pronto

21/02/11, 16:48:52: Nilson - IP : 201.75.214****
    Eu trabalho hoje como CLT-Cota, mas já trabalhei como CLT-Flex, PJ e CLT comum. Sem dúvida o CLT comum é a melhor forma de contratação para o empregado a longo prazo. Depois de alguns anos que você vê a diferença. Só aceitei as outras modalidades de contratação por falta de opção. Fui obrigado a aceitar. Acho essas modalidades, principalmente o CLT-Cota, um abuso por parte das consultorias, porém não acho que a culpa seja das consultorias apenas, pois elas só aproveitaram essa situação para ganhar o dinheiro delas. As empresas e os sindicatos tem a maior parte da culpa, sem contar as leis que permitem esse tipo de absurdo. Acho que os profissionais de TI deveriam se organizar para que isso acabe. O problema é que sempre tem alguém precisando de emprego e aceita se prostituir pelos valores ridículos pagos atualmente.

21/02/11, 11:44:45: Alexandre - IP : 189.69.12****
    Essa forma de contratação é ridícula e as empresas que já me ofereceram essa modalidade usam a baixa incidência de impostos como um dos benefícios da modalidade.

    Se, conforme o Marcelo comentou, a receita investiga com mais vontade quem declara essa forma de contratação é sinal de que os governantes são bem limitados mesmo, pois criam uma coisa que favorece a perda de receita e depois colocam a máquina pública para fiscalizar aquilo que criaram gerando mais custo para o país.

    No final das contas quem perde mesmo é o profissional no memento de buscar, por exemplo, um financiamento e as empresas só lucram mais em cima do nosso trabalho.


21/02/11, 11:11:26: André - IP : 200.184.180****
    Uma coisa é fato. Não importa qual a forma de contratação, as consultorias de informática sempre irão ganhar muito e repassar pouco ao profissional. Muitas hoje em dia estão contratando como CLT, seja qual for a forma, mas continuam tratando o profissional como gado , eles chamam de recurso e não funcionário. Eu prefiro trabalhar como PJ. Como CLT, você ganha pouco, e o tratamento continua o mesmo, sem benefício nenhum, apenas obrigações.

21/02/11, 09:43:09: Marcelo - IP : 187.38.6****
    Concordo com o chara, clt flex e um absurdo e como diriam alguns colegas, uma roubada, ninguem falou mas a receita investiga o empregado que declara isso em seus impostos, hj em dia com a desvalorizacao do profissional de TI os salarios alem de estarem baixos, estao sendo oferecidos como flex! Devemos repensar as atitudes com as consultorias de TI

21/02/11, 08:05:22: Marcelo - IP : 201.126.260****
    Minha opinião é que nunca deveríamos ter inventado o PJ, que ultimamente migrou para CLT Cotas. Este tipo de contratação reduz em muito a carga tributária das empresas e também os impostos pagos pelos trabalhadores. Num primeiro momento parece que só o governo perde, mas a longo prazo os salários são reduzidos, os benefícios desaparecem e as vantagens ficam só com as empresas. CLT cotas é um absurdo, se a lei não funciona temos que trabalhar para altera-la e não buscar um jeitinho para solucionar o problema.

Anteriores:

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?