APinfo - Forum


Fórum : Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício ?

Sugerido por : Marcela, Thiago, Luiz Augusto, Marcos


Foruns anteriores


7/05/11, 14:35:19: Quemel redacao@quemel.blog.br - IP : 187.6.8****
    Passos para a CERTIFICAÇÃO

    - Fase II (Inconsciente Incompetente) - É como você se sentirá no primeiro dia de curso e sem parâmetros nenhum de avaliação entre a teoria e a sua prática, seja ela qual for (inclusive de vida). Você não sabe o quanto você não sabe. Nem você mesmo consegue medir o tamanho de sua ignorância sobre o assunto. É a fase da inconsciência.

    - Fase CI (Consciente Incompetente) - É como você se sentirá quando toda as informações forem despejadas em sua prática e provocar muita confusão, sendo esse o momento ideal para o início do aprendizado de fato. Você já reconhece o quanto não sabe e começará a envidar esforços para superar essa deficiência. Nessa fase pelo menos você já sabe o tamanho de sua ignorância sobre os assuntos e quanto precisa aprender. É a fase da ignorância.

    - Fase CC (Consciente Competente) - É quando você basedo na teoria que recebe, aplicar na prática os conceitos apresentados, não como simulações, mas como interpretações da realidade já (re) e (des)construída. É o campo onde você já transita com desenvoltura e fazer a prova de certificação é uma questão de pura vaidade, pois não será um pedaço de papel que irá reconhecer toda sua competência. Agora você já sabe o quanto sabe. É o momento onde sua capacidade de construir conhecimento está no ápice. É a fase do conhecimento.

    - Fase IC (Inconsciente Competente) - Você sabe tanto que nem mesmo você sabe o quanto sabe. Executa seu trabalho com tamanha facilidade que o faz na maioria das vezes de forma mecânica. Esse é o momento ideal para fazer a prova de certificação, pois o que será apresentado diante de você será semelhante ao aprendizado da operação básica da matemática: 1 + 1 = 2. É a fase da sabedoria.

    Bração e boa $orte, Quemel


7/05/11, 11:20:22: Paulo - IP : 187.44.123****
    Hoje, tem-se que analisar muito antes de gastar dinheiro em certificações. Percebe-se que muitas pessoas que cursaram apenas cursos técnicos e até aqueles que cursaram apenas cursos como pedreiro, encanador, eletricista, ganham muito mais do que a área de Informática, onde a complexidade reina, exigindo muita qualificação, dedicação, dinheiro e ainda, tem-se um estresse muito alto. Ainda, tudo isso sem considerar que a área não tem regulamentação. Pensem nisso...

5/05/11, 21:19:48: Paulo Gomes - IP : 187.82.80****
    Nao ha certificacao mais importante o menos que outra,tudo depende do contexto que cada um esta inserido.Nao acredito que alguem vai ser mais respeitado por ter certificacao,isto deve ser mais uma estoria que lhe contam.Qual sera a certificacao que o Bill Gates possui, qual sera a certificacao do Steve Jobs,qual a certificacao do Ronaldinho jogador de footeball?Para de ocupar sua mente com estorias.

3/05/11, 23:50:08: Rogerio S. - IP : 189.78.20****
    O mercado valoriza o raro e não o importante, toda área é importante mas em todas há profissionais raros, esse deve ser mais valorizado ( não é regra), hoje raridade é causada com dedicação pós sala, curso, etc e claro, contando também um bom network profissional. :

3/05/11, 22:18:30: Adriano Mendes - IP : 201.42.125****
    Vocês devem se valorizar se você acha que tem competência não aceite qualquer coisa.

    Existem profissionais que se sujeitam a qualquer vaga com a desculpa que não pode ficar desempregado.

    Ser um profissional certificado não quer dizer que você sabe apenas diz que você possui conhecimento, mas não quer dizer que você é um profissional experiênte com vivência.


3/05/11, 12:14:47: Jucélio - IP : 187.27.195****
    Realmente não esta´fácil.Estou fazendo um curso preparatório para Mcitp pois não estou nada contente com minha posição na empresa que trabalho. Valer a pena vale (tanto é que to fazendo...)mas escolha o certo ..a que valoriza você e já estar trabalhando é fundamental , além de ser preparar , estudar em casa pra passar ...

2/05/11, 17:42:39: Guilhermebl - IP : 189.46.14****
    Certificações valem sim a pena, o que não adianta é você ter uma certificação fácil de se conseguir, como ITIL por exemplo, que com uma semana de estudo você consegue a certificação. Certificações ITIL sem ser Foundation tem mais valor, se for Java no mínimo acima de SCJP, se Cisco, acima de CCNA, e assim por diante. Não adianta ter essas certificações que você consegue com o cursinho da empresa XYZ. Se foi fácil pra você vai ser fácil pra todo mundo. Tire uma certificação que não seja pra qualquer um e você será valorizado.

2/05/11, 11:45:12: Quemel redacao@quemel.blog.br - IP : 189.21.130****
    Caros colegas, salve!

    Algumas empresas de treinamento em informática adoram atrair aspirantes ao mercado de TI com promessas mirabolantes sobre certificações. Inventam salários astronômicos e números fictícios de “profissionais-certificados-fantasmas”.

    Uma certificação no momento certo, pode signficar um upgrade na carreira profissional. Na mão de desempregados e sem experiência, representa apenas lucro para as empresas de treinamento.

    A MCP possuia em 14 de abril de 2004, segundo relatório oficial da Microsoft, 963.606 profissionais certificados em todo o mundo, mas para famosa empresa de treinamento e consultoria esse número não alcança 10 mil.

    Bração e boa $orte, Quemel


30/04/11, 19:52:06: LEANDRO proflrr@hotmail.com - IP : 200.184.1****
    Me disseram que até para tirar a certificação tem que ser preparado, mas, após tê-la não deve ser o suficiente, to vendo que cada dia que passa as empresas estão fazendo exigências cada vez maiores, como: inglês, experiência, e etc...tem muita coisa em jogo agora, eles fazem exigências absurdas e nós é que pagamos por isso, levamos mais tempo agora para nos qualificar e ficamos à espera de uma empresa que nos dê a chance de preencher nossa carteira com alguma experiência...daqui a pouco vão contratar Head Hunters apenas para uma vaga de Analista de Suporte. um Absurdo!!

30/04/11, 19:46:48: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.27.61****
    Estava lendo aqui no fórum e lí que pagam pouco porque qualquer um pode importar o livro da cisco ou qualquer outro.

    Bom a única verdade que consegui enxergar nesse argumento é: qualquer um pode importar um bom livro (Mas ai já começa um diferencial, o inglês).

    O salário baixo não tem nada haver com a facilidade à informação que temos hoje. Ter a informação em mãos e não entender é o mesmo que não ter. Resumindo o fato da informação estar disponível em maior quantidade não anula a competência de alguém que estudo dias e dias para se certificar em uma determinada tecnologia.

    Não importa se um profissional pago 3000 para fazer um curso e se certificar e outro pago 300 em um bom livro e se mato de estudar por conta também se certificando).

    O destino é o mesmo para ambos.

    O que muda com a facilidade da informação é quantidade de concorrência no mercado e isso sim influência no salário.


30/04/11, 19:19:07: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.27.61****
    Bom na área de TI não sei, atualmente como já disseram não anda valendo o investimento.

    A um tempo atrás era um diferencial ter certificado na área de suporte... (Sinal que o profissional era de boa qualidade, enfim)

    Hoje o que mais vejo são vagas pedindo pessoas certificadas e pagando pouco.

    Se bobia tem vaga de R$600,00 ou R$800,00 pedindo ITIL e MCP por aí como se esses certificados não valessem nada. E o pior de tudo são aquelas que pedem ITIL para o analista de suporte, sendo que o cargo não é nem ao menos para líder de equipe.

    O fato é que o mercado está abarrotado de gente na área de suporte... A procura é grande e a oferta é pouca.(quem oferta sempre vai querer aquilo que é mais rentável).

    A partir disso surgiram essas vagas absurdas que temos no mercado.( de R$600,00 e R800,00 exigindo certificação de ITIl e MCP)

    No meu caso nem a experiência de cinco anos E FATO DE TER TRABALHADO EM BOAs EMPRESAS AJUDO.

    Para voltar ao mercado hoje, teria que fazer um bom investimento. Isso para voltar a ganhar o que ganhava tendo apenas o curso técnico de PD.(R$1000,00 líquido).

    Desisti da área de suporte e estou atuando na área de desenvolvimento.

    O negócio é procurar o que está em falta ou o que vai ficar em falta no mercado. E investir nessa área ou nesse cargo.


30/04/11, 14:30:14: Cândido - IP : 186.205.5****
    Eu não sei dizer, só sei que não sou formado em nada na área de TI, tenho as certifiações Oracle OCA 10g, OCP 10g e SQL Expert. Mas nunca atuei como DBA. Já atuei como analista de suporte e atualmente como analista de sistemas e trabalho como PJ.

29/04/11, 15:26:53: Paulinho Rola - IP : 187.50.6****
    Um bacharelado e um mestrado vale mais que qualquer certificação.

28/04/11, 14:09:02: Marcel marcelbsn@terra.com.br - IP : 187.38.48****
    Como muitos aqui disseram, o mercado de TI no Brasil já está banalizado. Profissionais certificados são como fachadas de hotéis 5 estrelas para as consultorias. O hospede sequer sabe como será atendido mas é bonito, tem nome. E esse cidadão que entupiu o seu CV com os MCXYZ *.*, gastou rios de dinheiros está aí, sujeitando-se a salários que não ultrapassam os 2.500 reais, e isso com rara felicidade de pegar um bom contrato.

    Sou formado pela FIAP, pensei que ajudaria em algo, pelo menos o nome, tenho dois certificados, experiência larga em adm. redes. Mas sinceramente, desisti da área de TI e tudo sequer relacionado à ela. Irei fazer outra faculdade, Mackenzie em uma área com nenhuma ligação com TI. Se pudesse definir o mercado e satisfação com uma palavra, seria desgosto. Ainda sou novo e posso fazer outro curso superior, coloquei em minha cabeça que não irei gastar mais 1 centavo com informática. E não falo por mim, já tenho 4 amigos que irão tomar o mesmo rumo.

    Bem, de qualquer forma, bom fórum.


27/04/11, 13:52:03: Quemel redacao@quemel.blog.br - IP : 189.114.57****
    Faltam engenheiros de sistemas, sobram “systems enginner”

    O Brasil forma anualmente cerca de 10 mil doutores. Desses, apenas 13% são de Engenharia e Ciência da Computação. Nos países que competem com o Brasil, tais como Coréia do Sul, China e Índia, esse índice chega a 70%. No mestrado, as engenharias também respondem por somente 11,6% do total de aproximadamente 30 mil alunos.

    Para o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, o País precisa aumentar o número de mestres e doutores em Engenharia — disciplina que representa a maior demanda do mercado. De acordo com Guimarães, apenas a Petrobras necessita de 60 mil novos profissionais pós-graduados na área até 2010. “Os pós-graduandos hoje são suficientes apenas para substituir as aposentadorias”, afirmou.

    Crise para alguns, oportunidades para a “industria da certificação”. Enquanto se leva em média 5 anos para se formar um bom engenheiro de computação, proliferam cursos que tornam garotos deslumbrados de 20 anos em “Engenheiros de Sistemas” em apenas 6 meses. E quando isso não acontece, os ex-futuros-engenheiros-de-sistemas viram “Deretor de Contas Corporativas” apenas para compensar o ego.

    Bração e boa $orte, Quemel


27/04/11, 10:50:49: Gustavo Ricci - IP : 189.78.2****
    A realidade é que, por causa de alguns profissionais de TI que se sujeitam a ganhar uma mixaria, todo os outros profissionais são prejudicados. Tem muita gente desesperada no mercado de trabalho, muitas vezes profissionais bons, aceitando salários baixíssimos por ter medo de conseguir algo melhor ou muitas vez por já ter família pra sustentar.

    Eu sinceramente não sei que certificação é a melhor, tirei ITIL e MCP 70-290 recente e até agora não recebi uma única oportunidade decente de trabalho, o complicado, eh voce ainda receber ligacao pra trabalhar como analista de help desk jr pra ganhar 900 reais....


22/04/11, 21:18:18: fabio - IP : 200.161.11****
    Certificacoes oracle

21/04/11, 00:23:26: junior - IP : 201.92.97****
    Para mim não existe certificação melhor. A melhor é aquela que esta no foco de seu perfil/experiencia e objetivo. Não adianta vc fazer PMP se é totalmente técnico, vai somar muito pouco e vice versa. Agora se ja atua como coord/ger. projetos é só somar a PMP ou se desenvolvedor ter a de tecnologias que atua ou vai atuar com certeza é diferencial. Itil/Cobit já é mais generalista acho que não é só Infra mas quase todos devem ter, agrega qualidade.


21/04/11, 00:16:40: junior - IP : 201.92.97****
    Essa questão no meu ponto de vista é bem simples. Tirando essas questoes de profissional sem experiencia adequada com certificação ser bem aceito, o tempo e o dia a dia vai dizer se consegue segurar as pontas ou não. Mas a conta é bem simples : PROFISSIONAL COM EXPERIENCIA nn + CERTIFICAÇÃO XYZ e um PROFISSIONAL EQUIPARADO COM A MESMA EXPERIENCIA MAS SEM A DEVIDA CERTITICAÇÃO XZY. QUAL vcs acham que vai ser contratado ? Tem segredo ? Acho que não. Somente se a experiencia for superior no profissional que não tem a certificação isso se altera, caso contrario como disseram por ai realmente fica sendo a cereja do bolo.

    Mesma coisa que voce quando vai comprar um produto e tem o mesmo preço em 2 lojas, ai uma delas da 2% de desconto, é pouco mas com certeza todos vcs vão fechar com essa ai.


20/04/11, 01:04:29: Edson Romão - IP : 187.38.72****
    Na minha opinião, faz parte do jogo. Se é uma exigência do mercado, infelizmente temos que tentar te-las. Mas vale lembrar que a certificação somente será a cereja do bolo.

    A melhor? Dificil dizer, depende da especialidade de cada profissional... Se trabalha com serviços, ITIL seria ideal, com projetos indico a PMP, e assim segue...

    abs


19/04/11, 15:01:30: Marcos - IP : 200.139.10****
    As melhores certificações são aquelas que te faz botar a mão na massa sem ficar dependendo de outros profissionais de TI (ou enxadristas como certas pessoas dizem). E é bom ficar esperto porque tem gente por aí querendo obrigar a tirar certificações a cada três anos (e ainda dizem que é uma entidade não lucrativa).

17/04/11, 23:38:39: Daniel - IP : 189.69.20****
    A certificação deveria servir para provar que o profissional tem conhecimento em determinado assunto. Tem uns 20 sites por ae que vendem provas com gabaritos de praticamente todos os certificados.

    Trabalho em um setor de desenvolvimento e acho que a certificação é comercialmente importante, mas profissionalmente também, pois o desenvolvedor precisa provar de alguma forma parte de seu conhecimento e suas habilidades intangíveis. Agora, a certificação só ajuda o profissional na hora dele entrar em uma empresa, pra ele se manter o que vale é o conhecimento real e o que ele faz no dia a dia.


15/04/11, 15:01:00: Guilherme guilhermegmorais@gmail.com - IP : 187.122.27****
    Concordo com a opinião do Desenvolvedor. Meu tio tambem trabalha com desenvolvimento e compartilha da mesma opinião, tanto que nao possui uma certificação se quer e no entanto é extremamente respeitado no mercado. Na area de infra as certificações são mais valorizadas devido a necessidade de manter parcerias de revenda ou firmar contratos que muitas vezes exigem profissionais certificados.


14/04/11, 18:43:20: Desenvolvedor - IP : 189.30.86****
    Vejo que falta bom senso, os fabricantes vendem seus produtos e querem levar mais grana com as certificações... Acho isso uma arbitrariedade, mas isso é a minha opnião!

    Para a area de infra, certificações têm um valor maior que para desenvolvimento. Para desenvolvimento certificações ajudam, mas que conta mesmo é experiencia.


14/04/11, 10:05:19: Diretor TI - IP : 207.138.18****
    Hoje o mercado procura profissionais para solucionar problemas, ou otimizar as solucões atuais, só a certificação não conta, pq código fonte até quem faz SOS consegue fazer...acabou aquela história de enxadristas serem os programadores...o que conta é Experiência de mercado...Experiencia técnica (para ao menos saber do que se está falando e não ficar perdido como alguns gerentes e coordenadores)...E Principalmente Conhecimento de Processos, por isso recomendo PMI, ITIL, Cobit...um processo bem feito terá um resultado bem feito.

13/04/11, 17:25:36: Guilherme guilhermegmorais@gmail.com - IP : 189.86.4****
    Certificação vale apena sim, todas consultorias precisam de pessoas certificadas para manter contratos e parcerias com fabricantes. Quantos aos baixos salarios oferecidos, apenas ignorem. Tambem me canso de ver gente se candidatando a vaga dizendo que é CCNA, quando chega na entrevista descubro que apenas fez o curso. Acredito que nenhum profissional com uma BOA certificação ex CCNP aceite trabalhar por menos que no minimo 5 mil, dos 20 que eu conheço nenhum ganha menos que isso. Custo para adquirir CCNP? uns 500 reais em livros e as provas geralmente sao pagas pelas consultorias, caso trabalhe em uma.

    ITIL, COBIT, MCP, ja nao sao mais diferenciais. E o comentario do Andre sobre o profissional PMP sem experiencia em desenvolvimento nao faz sentido porque é uma area totalmente diferente.

    Realmente passamos por um momento dificil na area de TI, onde sofremos um longo periodo ate alcançar um bom salario, mas mesmo assim, conheço pessoas formadas em Adm, economia, que passaram mais de 4 anos para ganhar 2 mil reais. Tecnologia nos permite crescer com pouco investimento, e ter retorno sobre isso. Qualquer livro Cisco pode ser importado sem imposto ou baixado em muitos sites por ai.


13/04/11, 15:38:08: Jorge - IP : 187.77.41****
    A melhor certificação é um diploma de nível superior na área de TI. O resto é tudo picaretagem para vender cursos de certificação que não valem nada sem experiência.

12/04/11, 11:23:50: paulo - IP : 187.44.123****
    TI é uma área que está em constante mutação e isto requer atualização constante, para tanto os livros da área de TI são caros, Certificações são caras (sem contar atualizações) se vale a pena ? Na minha opinião não vale, pois os salários em TI estão muito baixos se comparados a outras áreas que não requerem muitas vezes nem nível superior e muito menos complexidade. Também conta contra TI, a questão de falta de regulamentação da área e as formas de contratação absurdas (CLT FLEX, cooperativa, PJ, etc) que são muito adotadas nesta área e claro as consultorias.

12/04/11, 11:08:11: Marcel Spioni marcel.spioni@gmail.com - IP : 189.59.22****
    Acredito que TI no Brasil sofrerá em breve 3 - 5 anos, uma crise de falta de mão-de-obra qualificada em todos os setores. Hoje já acontece isso com engenharia de software e profissionais de desenvolvimento, mas com a migraçao dos serviços para a nuvem, a demanda por profissionais de infra-estrtura também aumentará. Certificação nunca foi bom negócio, e como já foi dito, as consultorias ajudaram a banalizar. Um treinamento CCNA/MCSE custa em média 3.800 reais, pra um salário de 2.000 - 2.500. Qualquer vendedor de eletrodomésticos ganha mais que isso, s/ certificação nenhuma. É triste mas é a realidade.

12/04/11, 11:06:22: Marcel Spioni marcel.spioni@gmail.com - IP : 189.59.22****
    Acredito que TI no Brasil sofrerá em breve 3

10/04/11, 12:40:12: Pedro Sampaio phcsss@gmail.com - IP : 186.214.247****
    Pra mim, antes de falar nos resultados provenientes de uma certificação é preciso saber o que representa ser certificado . Existe uma cadeia por trás de todo negócio. A certificação é apenas uma parte dela. Tudo no mundo dos negócios precisa ter um respaldo, uma credibilidade que provém de alguma coisa respeitada, conhecida, e que é aceita por todos. Como por exemplo, a certificação ISO9001. Produtos, processos, conhecimento, tudo tem que ter uma referência que indique a sua qualidade. Por que não seria diferente com o profissional de TI? É claro que a experiência também é um desses indícios, mas não vale muita coisa na hora que uma empresa precisa fazer o merchandising para os seus clientes. Hoje as empresas estão ficando mais e mais especializadas e precisam mostrar isso pra quem vê de fora. Na minha humilde opinião, se certificar não é apenas mostrar que é bom ou que sabe lidar com uma certa tecnologia. É, antes de tudo, mostrar que você entende e faz parte do negócio como um todo, e que pode garantir o seu diferencial no mercado. Os que tem certificado e não vale o quanto pesam são - outra vez na minha humilde opinião - serão engolidos pelo oposto.

9/04/11, 12:01:42: Nereu de Paula n4phiphop@gmail.com - IP : 189.78.44****
    Murilo fazendo um comentário em cima do seu, concordo com o que disse, onde atuo, tem alguns consultores e consultoras que mal sabem o que o sistema operacional faz, enfim a idéia de um consultor é analisar melhorias para o ambiente, porém creio que para ser um consultor ele tem que entender de T.I, saber o que as outras areas estão falando e o que vejo ali são duas consultoras bonitas, e dois outros homens que simplesmente foram jogados ali, cairam de paraquedas na area, fazem uma pós em sei la o que ou começam a estudar T.I, depois a empresa paga um Itil e nem tiram certificação nem nada e ganham bem como consultores. Realmente o mercado esta babgunçado e injusto porque os profissionais de verdade que entendem e atuam todos os dias com as ferramentas e softwares não ganham bem, estudar é bom mas será que vale realmente a pena investir muito para ver esse tipo de pessoa ocupar o melhor lugar?

8/04/11, 16:51:23: Murilo - IP : 200.205.2****
    Atuo como consultor à 6 anos e antes dessas certificações chegarem ao mercado, já atuava com o software de gerenciamento fiscal agora estão exigindo certificações. Isso é susto? Em minha opinião, o importante é resolver os problemas que ocorrem no dia a dia pois, no mercado tem muitos consultores que se quer atuaram com o software, só porque conseguiram se certificar as consultorias dão preferência... chega no projeto não sabe nem onde se logar... rsrsrs Enfim, eu sou mais ter conhecimento impírico do que pagar por certificação, em minha opinião, isso não passa de uma forma de jogar dinheiro no lixo.

6/04/11, 22:22:38: junior - IP : 201.42.18****
    Experiencia + certificação + relacionamento. Vejo esses 3 pilares como sendo base para qualque profissional estar bem colocado em TI. Qualquer certificação desde que seja de sua especialidade e maior conhecimento, vai despontar sim diante do mercado e ter boa remuneração. O resto é choradeira..., se certificar e ter experiencia nisso coloca em vantagem e com bom salario. E digo mais, nos proximos anos vai estar cada vez mais faltando profissional qualificado e os salarios por sua vez serão maiores. Quem apostar pode se dar bem.

4/04/11, 20:05:36: Nereu de Paula n4phiphop@gmail.com - IP : 189.78.52****
    Bom dia a todos, concordo com tudo que se tem falado aqui. Nossa area de T.I esta muito defasada, salários baixos para responsabilidades e pressões altas que sofremos diariamente. Certificações, todas são caras, nunca houve nenhuma barata, todas são boas porém você gasta mais do que ganha para tira-las e na hora de cobrar um salário mais digno você não consegue. Sejam elas quais forem, MCP - ITIL enfim, o mercado quer etiqueta, você consegue a etiqueta, porém a moeda de troca é o salário e realmente isso desanima para que você tente buscar o melhor Ai nos fazemos uma pergunta Para que correr atrás de tudo isso se não teremos retorno? Dia 28 o Sindicato resolveu brigar por analistas de suporte e sistemas por melhores salários e benefícios, espero que eles briguem por melhores pisos salariais também para que assim o profissional não se sinta desmotivado e consiga pagar os melhores cursos para ter as melhores certificações pois se continuar dessa forma muitos vão desistir da area.

4/04/11, 12:09:08: Marcos - IP : 200.146.55****
    A melhor opção seria em software livre, onde o cliente e o profissional ficam isento de qualquer taxa extra. Mas em análise, até hoje eu não tive motivo pra aprender algo além de UML.

3/04/11, 10:44:15: Consultor de TI - IP : 201.19.135****
    Certificações são importantes para agregarem e provarem ao mercado o que voce deve ter de mais sagrado em seu curriculo: Experiencia e sólidos conhecimentos. Se esses dois não adianta ter certificações, MBA, Pos-Graduação, etc...

    E nada de ficar tirando todas as certificações existentes, olhe para seu futuro e sua carreira: Quero ser DBA. Ok, procure se especializar nos produtos que existem no mercado e tirar as certificações. Nunca se prenda a uma apenas porque o mercado muda muito rapidamente.

    O mais importante é partir do principio que TI exige dedicação constante. Em minhas palestras me perguntam: Mas vou precisar estudar sempre? . E a resposta é: SIM. TI é igual Medicina, para aparecer e ser muito bom tem de estar na ponta. Para isso tem de estudar .


2/04/11, 22:39:54: Paulo Gomes - IP : 201.82.134****
    Não se deve esquecer que o mundo não é tão estatico como imaginamos, os parametros como mercado certificação são vulneráveis e mudam muito rápido! O importante é ser feliz, se você está cançado destas estórias de profissão deverá criar sua propria oportunidade!O caminho é dificil.Mas ao mesmo tempo é fácil basta olhar em uma direção diferente que você está olhando agora! Abraços

2/04/11, 09:46:38: Luiz - IP : 200.12.588****
    A área de informática teve uma grande expansão de cargos nas últimas décadas, antigamente eram três : suporte, programação e análise todos exigiam alta qualificação e o salário era elevado.

    Hoje TI é como a área de construção civil, existe desde a cargo de auxiliar de pedreiro, carpinteiro, mestre de obras, até o de engenheiro responsável pela obra.

    Portanto apenas trabalhar em TI, não garante um bom salário, depende do que você faz.

    Vagas para pedreiros são muitas, exigem baixa qualificação e pagam pouco, vagas para engenheiros são o oposto.

    Para que quer se destacar, concorrer as melhores vagas e obter os melhores salários as certificações são fundamentais, assim, como uma boa formação e o dominio do inglês, mas tem que haver uma estratégia, não adianta sair atirando para todos os lados.


30/03/11, 11:12:19: Wagner - IP : 201.70.86****
    Qualquer certificação é bem vista pelo mercado, p/ quem cansou da parte técnica, sugiro migrar para processos, serviços e gestão (ITIL, COBIT, PMP). tirei meu MCSD em 2005... e me abriu várias portas (inclusive 100% de aumento de salario em 2 anos). Aquela fase em que o sobrinho do dono da empresa que estuda computação fazia um site ou sistema por um preço bem menor, já passou. O mercado procura profisionais de verdade, e ser um assim exige realmente esforço e não é p/ todo mundo. Pode parecer arrogancia, mas é verdade... não tem mais espaço p/ profissionaal mais ou menos que por exemplo conhece várias linguagens de programação, um pouco de cada. Hoje o cara tem que ser muito bom (expert mesmo) em uma, no máximo 2 liguagens e pronto, p/ quem tem mais de 5 anos de experiencia técnica, recomendo pensar nas certificações ITIL e PMI... já p/ quem ainda está em inicio de carreira, as tradicionais certificações Microsoft, Sun, Oracle...

30/03/11, 06:38:09: André - IP : 187.53.14****
    Acredito ser a PMP. Tenho visto algumas pessoas sem experiencia nenhuma em desenvolvimento que conseguem tirar a certificação PMP e acabam se promovendo de forma extraordinaria. No entanto continuam não entendendo P... nenhuma de desenvolvimento. Concluíndo.... A certificação PMP para mim não serve para nada. Temos que valorizar o conhecimento tecnico.

29/03/11, 20:32:38: Jorge - IP : 201.23.****
    Acredito que a melhor certificação é aquela que ninguém tem , certificações da Oracle, Microsoft são boas e quanto mais melhor pois assim o profissional sabe quanto vale ter uma destas certificações. Com relação a baixos salários tenho uma solução muito boa, recusar-se a trabalhar com salários baixos assim as empresas se mancam de que não somos ____ otas ´s

29/03/11, 11:35:50: Eduardo Negrini - IP : 189.47.146****
    Acredito que certificações são extremamente importantes nos dias de hoje, pois elas não são mais vistas como um diferencial, mas sim como pré-requisito, ou seja, acaso o profissional não fique se atualizando constantemente e se certificando na mesma frequência, o profissional certamente ficará fora do mercado, então certificação é questão de sobrevivência, no meu ponto de vista.

    Por pensar tudo isto que citei e mais outros fatores, resolvi mudar de área (fiz isto há 1 anos atrás), e não me arrependo. Ganho um salário menor que quando estava na área de TI, mas vejo um bom futuro, mais estabilidade e sossego (sem se matar de tanto estudar), ao contrário da área de TI que ao meu ver, é uma área bagunçada (sem regulamentação e dominada pelas consultorias), formas de contratação criminosas (PJ, CLT Flex) e instabilidade total, pois a cada dia surge algo novo e precisa se atualizar pelo resto da vida.

    Obs. Ganho menos hoje, pois não tenho experiência na área, o que é justo, pois na área de TI eu tinha uns 4 anos de experiência. Trabalho na área de Engenharia de Processo numa indústria e curso Engenharia de Produção.


29/03/11, 01:18:19: Mauricio - IP : 187.77.5****
    O problema da nossa área (TI) e de várias outras, são os modismos criados por pessoas e empresas que reinventam a roda para ganhar dinheiro com a fabricação de certificações.

    E, se a certificação fosse uma certeza, não teríamos tantos problemas em sistemas que foram projetados e desenvolvidos por estas empresas.

    O maior problema é que, no mundo corporativo, sempre há pessoas mal intencionadas, que se vendem e tornam a certificação uma exigência para qualquer contratação.


29/03/11, 00:58:19: Daniel Padula padulas@hotmail.com - IP : 187.56.143****
    Me sinto muito desvalorizado sem dúvidas. O mercado por sí dá o ritmo. Nós meros mortais corremos atrás de estar apto a atender sua demanda Com nossa perda mensal fatiada entre pagar faculdade e cursos para certificações, nos deparamos com situações em que não temos mais nem grana nem tempo para viver nossas vidas. Vivemos em pró das empresas mas elas mal ligam ara nós. Se agente se organizar e entrar em greve geral, talvez teríamos mais reconhecimento e respeito nessa categoria que traz tantas riquezas ao País.

28/03/11, 16:26:39: Juliana julianarcunha@gmail.com - IP : 200.150.226****
    Reis, eu estou querendo adendrar a area de processos e projetos, por isso penso em fazer Itil e Cobit

28/03/11, 13:46:34: Reis - IP : 189.120.189****
    Hoje em dia independe as Certificações, a área de TI passa por um momento difícil, muitas exigências e pouco salário. é uma relação pendente onde o lado que exige quer muito, porém oferece pouco ou quase nada, trata-se de uma área cara e hoje na minha opinião não vale a pena nenhum tipo de certificação. E quem puder migrar para a área de processos e negócios terá salários maiores e muito mais realizações que os certificados técnicos e afins. TI já era, já deu o que tinha que dar.

28/03/11, 11:37:54: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
    A área de T.I ficou extremamente complexa e as exigÊncias, tais como certificações, idiomas, especializações, conhecimento de inúmeras ferramentas, etc começaram a tomar parte no cotidiano. O problema é que os salários começaram a declinar espantosamente, na relação inversa às exigências e com isso a área está tornando-se inviável ao profissional da área. Também conta muito a questão das consultorias, falta de regulamentação e tipos de contratação, que a tornam ainda mais desinteressante.

28/03/11, 08:52:59: Eduardo edugenerico@gmail.com - IP : 189.102.92****
    A maioria das certificações hoje foram banalizadas pelas nossas queridas consultorias. Vagas de Analista de Suporte pedindo ITIL Foundations, COBIT (Certificações para gestores), Consultorias oferecendo salários de 1,500 reais para MCSE s e CCNP´s, etc.

    Pedem certificações em VMWare, como VCP, sendo que UM treinamento (que é obrigatório ser feito na VMWARE ou algum partner) custa mais de 3,500 dólares o mais barato, podendo custar até 6,500 dólares (UM Treinamento). Nem preciso falar do salário que oferecem.

    Acho que infelizmente o ramo de TI no Brasil foi banalizado, e sinceramente não investiria nem mais um centavo meu em certificações. Se as empresas querem profissionais certificados, quem banquem as certificações.


27/03/11, 18:52:43: Marcos - IP : 201.22.10****
    Linux, com isto você pode tê-lo em casa ou na empresa sem precisar tirar dinheiro no bolso, é bem diferente das outras certificações que sempre tem uma atualização a cada ano, onde você tem que comprar pra poder utilizar o software, sem contar a licença que tem pra pagar ao utilizá-lo na empresa.

26/03/11, 11:29:54: Marcelo - IP : 187.38.****
    Acredito que todas estao quase a mesma coisa, posso dizer a pior custo beneficio, Oracle EBS, cursos de 3 dias carissimos e o retorno é menor que SAP!

26/03/11, 11:28:42: Carvalho - IP : 201.156.444****
    Gostando ou não, as certificações são valorizadas pelo mercado e creio que valem o investimento. Já sou MCP Microsoft Certified Professional, no medio prazo quero ter uma certificação em Java, como por exemplo SCJP e no longo prazo em PMP.


Anteriores:

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?