APinfo - Forum


Fórum : As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

Sugerido por : Uanderson, Felipe, Thais, Deise, Emanuel


Foruns anteriores


23/06/11, 21:35:18: Antonio - IP : 201.92.149****
    A transferência de conhecimento depende unicamente do interesse de quem o adquire, seja por uma habilidade natural de absorve-los ou por meio de muito esforço e estudo. Faculdade excelente e aluno desinteressado, conhecimento ruim. Faculdade ruim e aluno interessado, conhecimento prejudicado mas não ruim.

    É mais fácil dizer que o problema vem de fora do que reconhecer o próprio. As empresas pedem estejamos sempre atualizados, mas elas próprias não conseguem desenvolver um método de contratação que atenda a realidade apresentada.

    Quem deve ter todo o conhecimento, a empresa, a equipe ou o individuo? Quem deve custear este conhecimento? Quem tem a responsabilidade de resolver essa situação?

    Creio que o problema é generalizado e sistêmico na área de TI.


22/06/11, 16:22:18: Luis carlos luislclc@gmail.com - IP : 201.95.9****
    Também concordo que a faculdade hoje em dia pode lhe conceder o diploma que uma empresa pedi porem um curso de certificação é o melhor caminho para um profissional de Ti.

22/06/11, 12:07:25: Paulo Henrique henrique.prado@hotmail.com - IP : 187.37.****
    Acredito que não, Pois faculdade mesmo está interessado nos Lucros Financeiros e muita coisa que é passado em faculdade você já viu, acredito que um bom curso de certificação é o melhor caminho.

21/06/11, 19:43:21: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
    Apenas o conhecimento prático significa sempre um conhecimento limitado a determinadas ferramentas, específico nunca um conhecimento amplo que é obtido em uma faculdade. Teoria e prática se complementam tendo apenas uma delas, fatalmente haverá deficiências.

21/06/11, 07:26:27: Flávio - IP : 189.100.243****
    O objetivo da faculdade é preparar o profissional para a vida, se fosse apenas para o mercado, o conhecimento ficaria desatualizado em menos de um ano.

    A faculdade da a base e cria as ferramentas para que o profissional possa continuar a se desenvolver no futuro.

    Quem defende apenas a experiência prática, prefere uma operação com um médico formado em uma boa faculdade, ou alguém que só tem conhecimento prático ?


21/06/11, 07:00:03: Paulo Motta - IP : 201.0.168****
    Saudações a todos,

    O nível superior em TI assim como todas as outras áreas, são apenas para ensinar a teoria e a pesquisa sobre os assuntos que abrangem a área escolhida. Sou solidário ao colega de comentários, que foi reprovado pois não tinha o ensino superior no processo seletivo, pois sou exemplo vivo de um profissional com 16 anos de TI sendo que os ultimos 5 anos tenho nível Sênior em Análise e Programação de Sistemas, porém não tenho o referido canudo e sou taxado em virtude disso. Como uma empresa pode desprezar os conhecimentos adquiridos durante uma vida toda em detrimento de burocracias, e/ou regras? Será realmente que um recém formado teria habilidade para detalhar um template de negócio? Por exemplo um recém formado em TI conseguiria definir o que seria uma Carta de Compensação dentro do Cooperativismo Agrícola e aplicar suas regras em um sistema com todas as facetas de cálculos e condições? Nada contra os recém formados ou formados, mas vamos ter bom senso, a experiência de vida é muito importante, não só para a parte técnica mas como no gerenciamento de conflitos e de situações de pressão. Então vamos pensar sempre, senhores de RH, o que a empresa precisa, um profissional para missão crítica ou um profissional que terá tempo de estudar e aprender sobre o que lhe será colocado como tarefa?

    PS: Perdão se cometi algum erro de Português.

    Abraço a todos


20/06/11, 00:58:22: Alan Carvalho - IP : 189.29.197****
    Como a faculdade vai preparar para o mercado se hoje recebemos nas salas de aula muitos analfabetos funcionais, pessoas que mal sabem ler (na verdade apenas interpretam os símbolos - ler significa outra coisa) e escrever (também só sabem usar os símbolos), têm enormes dificuldades até mesmo com as quatro operações básicas da Matemática, têm baixíssimo nível cultural, são alienados em relação ao que acontece no mundo, são incapazes de relacionar conceitos, articular ideias, raciocinar com analogias, entre outras mazelas de muitos dos alunos das graduações, não apenas na área de TI.

    Existem alunos preparados? Não tenho dúvida de que existem, mas são minoria. E essa não é minha opinião apenas, mas a de muitos professores com quem convivo em instituições particulares e públicas. Nas públicas o problema é menor, mas existe.


18/06/11, 07:08:39: Ezequiel ezequiellorenzatti@hotmail.com - IP : 200.138.243****
    Não sei se um curso superior realmente prepara o profissional para o mercado de trabalho, mas o fato é que é um grande diferencial na hora da contratação.

    Me coloco como exemplo, pois participei de um processo de seleção para Help Desk, concorrendo com outros 8 candidados, no teste de conhecimento real, obtive um aproveitamento de 90%, mas fui reprovado no exame de documentos, pois o cargo requeria 3º grau concluído ou em andamento, e eu só tenho ensino médio.

    Posteriormente fiquei sabendo que a pessoa que foi contratada para a função teve somente 65% de aproveitamento no teste de conhecimento real, mas como esta na faculdade de processamento de dados, somou pontos extra na avaliação final.

    Isso me deixou muito descontente, hoje se valoriza mais um canudo do que o conhecimento própriamente dito.


17/06/11, 23:26:10: Priscila - IP : 187.22.210****
    Realmente o cenário atual de T.I. não é nada favorável, e as faculdades que fornecem o curso só estão piorando o mesmo. Infelizmente para se destacar e ser notado, temos que realizar cursos além da faculdade, porém essa realidade é extremamente cruel, já que com o salário mequetrefe de estagiário nós não conseguimos nem pagar a condução casa/faculdade. As empresas exigem experiências ilusórias e quem tá iniciando no mercado simplesmente fica perdido e desmotivado, é como me encontro.

    Situação complicada, mas só tende a piorar. #fato


17/06/11, 09:48:38: Ricardo Carrer - IP : 189.2.4****
    O curso de graduação fornece a base para a carreira profissional e isso é muito importante para a rotina de trabalho. Vejo muitos colegas falando que não precisa de graduação para ser profissional de TI, que apenas cursos especializados resolve, mas nestes cursos você não aprende a base o porque as coisas funcionam de tal maneira. Opinião é igual gosto, cada um tem a sua... esta é a minha!

    Abraços, Carrer


17/06/11, 00:20:17: Naruto - IP : 187.38.****
    Sinceramente nunca vou entender o profissional de TI, faz o que faz se estressa , pisa o companheiroe ainda se questiona porque acontece isso ou aquilo!!

16/06/11, 21:33:24: Milana - IP : 187.38.****
    Para piorar a siatuacao, me deram um computador que nao foi formatado, olhando os programas eu achei duas declaraçoes de uma mulher FONOAUDIOLOGA que em sua declaracao constava ganha de 80mil reais anuais(cerca de 6mil ao mes) EM CARTEIRA mais impostos decimo terceiro etc. Eu apanho para achar uma vaga de PJ ou clt cotas de 5mil ou 7 mil reais em projetinhos meia boca de 3 meses , Senhores e senhora, estamos sendo feitos de bobos

16/06/11, 13:46:21: Argus - IP : 189.9.1****
    As faculdades não preparam os alunos.Estou terminando minha graduação em segurança da informação,trabalho na área há 11 anos e afirmo, faculdade quer dinheiro.As instituições colocam matérias fúteis para encher a grade horária.Como pode um aluno de segurança da informação se formar sem saber ao menos configurar um firewall?e não é por falta de dedicação, é prq ao invés das matérias que podem ajudar o aluno no dia a dia,as instituições enchem linguiça com matérias bobinhas.

15/06/11, 20:46:59: Bill - IP : 200.228.55****
    Não as faculdade não ensinam e não é culpa dos alunos,questionei um certo dia o meu professor sobre o curso de tecnologia em redes de computador e o mesmo me disse que o correto era o aluno ja sair da faculdade preparado para o mercado de trabalho agora como isto pode aontecer as faculdades não tem um lab de redes ou afins só com aulas teoricas fica dificel na universidade em me formei alguns professores comentavam que tinha os rauter da cisco e switch porém não nos deixavam usar questionamos o coordenador do curso e oque nos disseram se quisessemos aprender era para nos alunos fazer especialização. o sou formado em tecnologia em redes de computadores tudo oque aprendi foi fazendo cursos fora da faculdade.

15/06/11, 19:39:25: Cristiano Peres - IP : 189.18****
    As faculdades atualmente não preparam o aluno diretamente para o mercado de trabalho, pois as exigências que as empresas fazem, muitas vezes estão além do que aprendemos nos cursos superiores, levando assim o aluno a se dedicar por fora para adquirir conhecimentos específicos de acordo com essas exigências.

15/06/11, 15:36:43: Souza parte 1 - IP : 189.38.23****
    Com meus 10 anos de experiência em programação, (Delphi, Java , C#, Flex Builder , etc..) e sem faculdade já tenho mais experiência que muito professor de faculdade, já participei de projetos que deram certo e que não deram em nada. Quantas noites sem dormir quantos finais de semana se passaram e eu enfiado nos livros buscando solução para cada problema de outro mundo, comia e dormia em cima do computador, ou no chão mesmo quando dava (risos). Já sofri de dores de Barriga e perda de visão (comum na área) (risos), hoje eu dou risada de tudo, mais não foi fácil. Comecei com C++, gastei muita grana para descobri anos depois que nunca deveria ter começado por esta linguagem. Já passei sufoco do tipo ou vai ou racha, (na maioria das vezes racha) (risos). Chefe se derretendo diante de você de tanta pressão, o dono da empresa querendo enforca ele e ele no seu pescoço feito um vampiro. Já passei por empresa onde quem ganhava mais não fazia nada e nem programava tanto, mais sabia vender o seu peixe bem. O talento faz uma grande diferença na área, e inegável, e preciso ter talento, pois as solicitações dos usuários são de outro mundo. (criatividade de marte )(risos). Continua...

15/06/11, 15:36:27: Souza Parte 2 - IP : 189.38.23****
    Os alunos de TI até sabem que precisa estudar além da faculdade, mais ninguém quer, pois dar trabalho e ninguém quer trabalho, prefere um emprego (trabalho e emprego e não e a mesma coisa). Hoje em dia, existem muitas escolas que vendem uma grande ilusão, já fui a palestras onde se tenta vender cursos de SAP e outros, para pessoas comuns que sonham em entra na área e ganhar um bom salário ou que estão na faculdade ou já concluíram e estão mais perdidos que cego em tiroteio, (salve-se quem puder), realmente e uma área para quem gosta, pois não e fácil ganhar dinheiro, e suado (tem que ganhar dinheiro para compra cueca, pois aja cueca)(risos). A verdade doí, mais não tem jeito e isso mesmo à realidade. Se você se arrepender da área de TI, saiba que o dilema experiência + certificações até vai pesar mais idade não, pois quanto mais velho, mais experiente e isso conta, ainda bem, uffa!!. Salários caindo, pois cada dia mais se exige um profissional ninja : https://www.dimensaotech.com/2009/06/programador-ninja-qual-o-seu-nvel/

    Atualização constante, isso com certeza, investimento alto de tempo e grana para se manter na área, hoje em dia ganhar 2400 por mês e bom mais e pouco pela dor de cabeça se você quer sossego e melhor mudar de área.


15/06/11, 10:59:16: Ricardo ricardosierban@bol.com.br - IP : 201.92.132****
    As faculdades são empresas que somente visam os lucros e de vez em quando aparece um professor que ainda acredita na formação de seus alunos, eu mesmo tive um, mas adivinhem, ele foi dispensado porque não seguia as regras do pagou passou . A grande verdade é que os alunos que se dão bem são aqueles que já tem o hábito de estudar, são auto-didátas, porque se depender das faculdades e universidades, o mundo está perdido.

15/06/11, 03:26:27: Paulo Maia - IP : 189.18.159****
    -Diogenes Luis, meu aimgo você não tem de pedir desculpas por simplesmente falar a verdade, todos que são e trabalham na área a mais de 10 anos principalmente sabem muito bem que é isso ai mesmo e está cada vez pior, infelizmente!!!

14/06/11, 20:24:31: Renato - IP : 189.29.76****
    Faço minhas as palavras do Diogenes luiz.

    Eu estava na área mas resolvi sair por tudo isso que foi dito por ele.


14/06/11, 18:55:05: william cardoso williamccardoso@hotmail.com - IP : 201.85.83****
    Infelizmente eu digo não, já ajudei amigos meus graduados, e eu não sou, então a experiencia em empresas e projetos diferentes, junto com a atualização eterna rs, são básicos! Até

14/06/11, 18:31:13: Milana - IP : 187.38.4****
    Talento , para aguentar as palhaçadas de ti, telento para aguentar qurteirizaçoes, quinterizaçoes e manias da area.

14/06/11, 15:38:46: Leandro - IP : 189.97.21****
    Para trabalhar com TI é necesário ter TALENTO. Uma faculdade de TI pode ajudar tanto quanto uma faculdade de artes cênicas ajudaria a um ator, ou seja, somente canalizando e potencializando seu, já existente, TALENTO.

14/06/11, 00:13:22: Marcio marcioventura@hotmail.com - IP : 187.88.6****
    Não formam por dois motivos: 1-Má qualidade das Universidades de Tecnologia e 2-Os alunos de TI não entenderam que precisam estudar além da Universidade para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Tenho 26 anos na área de TI e entendo que hoje as oportunidades de crescimento profissional são muito maiores por conta do conhecimento que se adquire facilmente na Internet.

13/06/11, 23:28:20: Caio Pereira - IP : 189.102.1****
    Olha, os cursos te dão uma noção do geral. Para se especializar só enfiando a cara nos livros mesmo, e conseguindo emprego na área para aperfeiçoar e praticar o que se aprende nos livros. Certificações e cursos complementares tb são interessantes. Mas essa é uma área pra quem realmente gosta. Quem não gosta aconselho nem tentar, pq não é tão fácil de se ganhar dinheiro quanto alguns dizem por ai.

13/06/11, 13:31:45: Emanuel - IP : 201.22.1****
    Se prepara ou não isso é um outro assunto, porque no mercado de TI a exigência, o salário, as propagandas fajutas, as consultorias e a escassez de fábrica de software são desmotivadores no estudo.

12/06/11, 19:53:21: Renato - IP : 189.62.60****
    Boa Diogenes luiz! Falou tudo!!!

12/06/11, 00:40:30: Diogenes luiz - IP : 189.34.142****
    **As faculdades nao tem essa obrigação. a obrigaçao é do aluno em se empenhar o maximo e tirar proveito do curso. o curso pode ser uma porcaria (unip)mediano(fatec)top(unicamp)mas se voce nao se aplicar e meter a cara nos livros,nao vira

    **Sinceramente me ARREPENDO de ter concluido minha graduação em TI, mesmo sendo publica, nao me serve pra muita coisa hoje. Nao consegui entrar na área:velho dilema: experiencia + certificacoes + idade, A FALTA DESSE TRIO impede a entrada no mercado de trabalho.

    **a AREA DE TI NO BRASIL É UMA ZONA. pra que faculdade? QUER SER DBA, VÁ E FAÇA O CURSO NA ORACLE, NAO TEM PRE-REQUISITO ALGUM. quer ser programador, faça cursos livres de java etc

    **SALARIOS EM QUEDA VERTIGINOSA.fato...estagios pagam uma miseria e mesmo efetivado começa a palhaçada.

    **ATUALIZAÇÃO CONSTANTE? CURSOS LIVROS IDIOMAS? QUEM BANCA? O papa? nao nos mesmos. vale a pena tanto investimento? depende, se o salario for de 5 contos limpo ate vale.

    **Enfim eu nunca trabalhei na area, trabalho com outra coisa e meu emprego eh fixo e estavel, dificilmente entrando na area de TI sem exp. eu ganharia 2400 que nao eh um salario bom, mas é o que eu tenho, sem ter que me matar de fazer cursos e atualizaçoes constantes e outras encheçoes de saco. varios amigos meus trabalham com TI, acabou aquela coisa de salarios mirabolantes, as faculdades se proliferaram como praga, entao ACONSELHO MUDAR DE ÁREA PRA TER UMA VIDA +SOSSEGADA E SOCIAveL.

    **Bom essa é a minha experiencia - ou falta dela - pra ficar em TI tem que gostar muito, por que o cenario é patético, se houvesse um piso, um orgao de classe, sindicato, etc.por isso que meu conselho pros mais novos eh que façam cursos tradicionais. melhor fazer adm+pos do que TI.

    **desculpem o desabafo.


11/06/11, 19:35:19: AlexandreMSLima alexandre.msl@gmail.com - IP : 201.81.82****
    Infelizmente não existe faculdade, curso ou certificação que seja capaz de preparar ou que sirva como indicador para avaliar se um profissional está preparado ou não. Assim como já aconteceu em outras áreas, muitos jovens entram em cursos de TI procurando bons salários, muitos entram e poucos saem. Somando isso ao grande BOM de novas faculdades no Brasil, o resultado não poderia ser diferente. O termo que usarei é agressivo, hoje estão formando PICARETAS em TI, com certificação, esses profissionais conhecem termos difíceis e são especialistas em enrolação, e fazem isso justificando COBIT, ITIL, SOA-BPM Ninguém mais valoriza experiência, prática, caráter, ética. Esses novos profissionais se aproveitam da grande demanda e escassez de BONS PROFISSIONAIS para pularem de um projeto para outro, antes de suas fraquezas técnicas apareçam e fazem verdadeiros leilões com suas remunerações. Infelizmente é muito difícil distinguir um bom profissional de um aventureiro picareta. Não é a toa que cada dia mais é mais comum empresas exigirem provas para efetuar uma contratação. Infelizmente esse método também não é capaz de avaliar com clareza a competência de um profissional, apesar de filtrar aqueles aventureiros que se quer sabem que são um. Os jovens hoje quando entram em um curso, esperam que este os prepare para o mercado, e muitas vezes os próprios cursos vendem isso aos alunos. Porém, essa responsabilidade não cabe a algum curso, e sim ao próprio individuo. E dessa forma esses mesmo indivíduos se comportam nas empresas, sempre atribuindo a responsabilidade ao fornecedor, a outra área. Se tornam peritos em apontar culpados. Precisamos de profissionais que capazes de apontar soluções, e ensinar isso é impossível, isso é algo que devemos aprender, ninguém nós ensina.

10/06/11, 20:05:50: Renato - IP : 186.204.15****
    Em entrevista na Globonews exibido em (10JUN2011), Duperron Marangon CEO da PHDSOFT afirmou que estao importando Indianos(qualificados para o mercado de trabalho) com faixa salarial equivalente a 1/5 do salario dos brasileiros. E Como o Brasil tem as portas abertas para todo mundo a tendencia de as coisas ficarem pior mesmo... rsrsrs

9/06/11, 23:57:16: DOUG FERREIRA dougferreira@ig.com.br - IP : 201.37.218****
    Antes de pensar na questão profissional, e bom lembrar que as universidades, tem a responsabilidade de integrar e prepara o ser humano para a vida - formar cidão por uma sociedade mais justa, com coesão e que seja perene. Se pensarmos somente no aspectos profissional, estaremos criando pessoas que irão se vender ao mercado. O aluno dve ser preparado sob a ótica da igualdeade social, intergindo com o outro e a promoção da troca cultural é melhor form de formar cidadão. Quanto a questão de formação, a universidade tem papel preponderane na vida do futuro profissional, haja visto que é nela que ele descibre na teoria se é isso o que ele vai querer fazer por toda sua vida. A prática, ie, o trabalho, o dia-a-dia e troca com profissionais mais experientes, dá ao profissional situações nunca antes imagináveis no mundo acdêmico. Portanto uma completa a outra. Sem a passagem pela universidade, não existiriam profissionais para o mercado.

8/06/11, 17:33:01: Victor - IP : 201.75.210****
    Me formo no final de junho agora. Pelo que a faculdade me apresentou, não utilizo exatamente nada. Já trabalho no ramo há 5 anos e não tive nenhum retorno de imediato. Porém, me abriu idéias para projetos próprios e visão de o que preciso fazer.

8/06/11, 15:31:45: Devair Malaman - IP : 187.38.204****
    Na minha opinião, a faculdade serve somente para se ter uma noção de certas disciplinas, principalmente aquelas como linguagens de programação, banco de dados, entre outras. Mas eu vou mais além, hoje as Instituições Estudantis ou Faculdades como queiram, estão mais interessadas em lucro e não na qualidade do ensino. Daí se voce não fizer uma especialização na sua área de interesse, a faculdade só irá servir para te dar um canudo e nada mais!

8/06/11, 08:34:53: Christian csfoppa@gmail.com - IP : 187.113.225****
    Absolutamente não. A faculdade mal te dá base para o mercado de trabalho. O fato é que até chamar de faculdade está complicado, por que agora existem esses cursinhos de 2 anos que deixam o cara formado e preparado para o mercado. Além de tudo mais devido a falta de regularização da nossa área o que realmente manda é quanto você cobra por seus serviços, o resto é pura bobagem.

7/06/11, 13:24:42: Jonathan - IP : 200.201.164****
    As faculdades de TI atualmente fornecem uma pequena base como iniciação. O desenvolvimento do aluno depende do seu empenho e busca de aprimoramento, como trabalhar na área e se aprofundar nos assuntos de interesse.

    A abordagem de situações e opções do mercado por parte dos professores ajuda a direcionar e dar maior qualidade às decisões dos alunos.


7/06/11, 10:30:56: Wilson wilsongome@gmail.com - IP : 201.52.1****
    Quem prepara o profissional é ele mesmo, as faculdades apenas fornecem a base de vários seguimentos dentro de TI além de um conceito de gestão, cabe ao profissional escolher o que mais lhe agrada e se especializar. Sou formado em Sistemas de informação e no 4º ano tinha gente que não sabia nem o que era um servidor, outros estavam lá apenas pelo diploma, pois poderíam dar aula para os professores. Mas uma coisa tenho que admitir, o diploma me ajudou muito no mercado de trabalho, muitas empresas valorizam muito isso.

6/06/11, 21:26:21: Milana - IP : 187.38.****
    Eu nao sei para que tudo isso, ja que estamos numa artea que valoriza apenas certificaçoes e engabelaçoes

6/06/11, 10:04:22: Carlos Bueno ccarlosbueno@gmail.com - IP : 187.24.****
    não, as faculdades fazem um apanhado geral de informações que elas julgam necessárias para formar um profissional mas não tem a noção real do que o mercado exige de um profissional para que ele se admitido.

3/06/11, 00:15:13: Mila - IP : 187.38.8****
    Edson vc se engana em que PJ ganha mais, da um tempo ganharia se vc tivesse ganhando os encargos juntos pegue seu valor e divida por dois e veja seu salario

2/06/11, 22:04:25: Edson Bof edsonb_inf@hotmail.com - IP : 201.78.214****
    Minha resposta é não! faculdade é só o B A B Á!

    Quer ter um bom salario? estuda! E PARA DE SER PROSTITUTA! pois é uma vergonha esses salarios por isso sou PJ! faço meu preço se não quer uma coisa de qualidade procura um tecnico que fez cursinho de 30 horas


2/06/11, 21:06:15: cwlo - IP : 189.43.7****
    Um problema da área de TI x formação é o conceito das funções.... Enquanto é mais clara a diferença entre um enfermeiro e um médico ou entre um pedreiro e um engenheiro civil, em TI é mais complicado estabelecer essa diferença..... O que seria responsabilidade de técnicos (ensino médio) e o que seria responsabilidade de cientistas ou bacharéis (ensino superior)..... Outra coisa importante : nas profissões regulamentadas, as certificações só são válidas e permitidas para quem é formado na área..... Em TI tudo isso se mistura, quem vai ser o responsável pelo reboot do servidor de produção : o técnico, o certificado ou o bacharel ? .... Parece confuso porque é confuso mesmo. É difícil em TI dizer o que é trabalho técnico/braçal e o que é trabalho intelectual/criativo.... E aí temos os extremos : os profissionais que acham que manjar uma tecnologia deveria ser suficiente para ganhar um salário excelente e as consultorias que costumam exigir qualificações excessivas (porque elas também não sabem o que os clientes precisam) com propostas salariais ridículas. Um abraço.

2/06/11, 20:44:09: Fernando - IP : 189.18.250****
    Eu Digo simplesmente NÃO NÃO E NÃO

1/06/11, 16:12:40: Laureci laurecia@gmail.com - IP : 187.57.216****
    Realmente, o que acontece é que embora um bom aluno sempre irá conseguir prosperar profissionalmente, quando a pessoa faz sua matrícula em uma universidade ou falculdade, ela espera que os profissionais sejam capacitados em SABER TRANSMITIR O CONTEÚDO DA GRADE CURRÍCULAR DO CURSO! Para dar aulas não basta ser profissional que atua na área, muito menos ter mestrado ou doutorado. O que faz um bom curso é a somatória dos atributos CONHECIMENTO TEÓRICO / PRÁTICO E DIDÁTICA. Sou formada em curso técnico, graduação e pós graduação, todos na área de TI em diferentes instituições de ensino e posso dizer com plena convicção que: O aluno dedicado e inteligente, que encontra pela frente professor que NÃO sabe ensinar, esse aluno não consegue obter o mesmo conteúdo dado por um professor que SAIBA TRANSMITIR. O curso superior mostra o caminho para o aluno procurar e aprender, mas É IMPORTANTE QUE ESSE ALUNO TENHA UM BOM SUPORTE PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS.

31/05/11, 20:30:09: Milana - IP : 187.38.****
    Will

    Infelizmente eu concordo com vc pois passo pela mesma coisa, e meu pedereiro nao aceita trabalhar registrado por 4000 na carteira (fato real)


31/05/11, 14:35:13: Will willtec@gmail.com - IP : 189.46.112****
    Eu mesmo sou formado e vejo que a area de TI, esta cada vez mais complicado se recolocar, e ainda falam que falta profissional na area, pois bem um programador tem que ter varios conhecimentos em varias linguagens o DBA tem que conhecer bancos , sistemas operacionais diversos e redes, e ainda digo que eu me arrependo em ter concluido a faculdade de analise de sistemas , e ter feitos muitos cursos carissimos para depois ficar ai a mercce de consultorias que exploram os candidatos com salarios muito baixo , aquele que estiver pensando entrar na area eu aconselho fazer uma faculdade de administracao , financas etc , esta compensando mais essas areas. Pois TI esta cada vez mais complicado e exigente no mercado com salarios muitos baixos , so para ter uma ideia um pedreiro ganha muito mais que um profissional formado com ingles , esta e uma realidade.

31/05/11, 13:53:55: Polo - IP : 201.6.211****
    Nem as públicas nem as privadas. Estão muito distantes do mercado. As matérias são puramente bitoladas. Os professores não procuram inovar e se integrar das tecnologias das grandes empresas.

31/05/11, 13:46:50: Rodrigo - IP : 187.36.78****
    Sou do DF, aqui posso dizer que com certeza faculdade alguma, seja ela publica ou privada, prepara o aluno para o mercado de trabalho.

    Na minha opinião:

    Faculdade publica: Tem uma ótima base, mas é voltada para o mundo acadêmico, pesquisa e desenvolvimento

    Faculdade Privada: Tem oferece uma base inferior e é voltada diretamente para o mercado de trabalho, mas ainda deixa muito a desejar.

    Infelizmente hoje as faculdades de tecnologia tem um bom caminho pela frente.

    Faculdades publicas e privadas ainda estão longe de ter uma boa base e ser voltada para o que o mercado precisa, mas isso nunca vai acontecer enquanto as faculdades forem rígidas, tendo em vista o mercado ser flexível e dinâmico com os tipos de profissionais que precisa.


30/05/11, 14:30:57: Brian eubriandf@gmail.com - IP : 200.184.180****
    O conceito de uma faculdade é dar uma base para o profissional buscar o conhecimento. Isso não é o que ocorre nas faculdades particulares. Muitos dos professores são profissionais da área, que apesar de muito conhecimento, não possuem didática suficiente para instigar o aluno a buscar conhecimento. Sou fruto dessas faculdades e sei o quanto isso me deixou para trás no mercado. Existem também o problema de alunos com interesse só no diploma, mas mesmo em ambientes assim, se o professor sabe como motivar o aluno, duvido que este fique só no diploma . Existem casos e casos. Outro problema, é que o mercado de trabalho também procura por profissionais qualificados, não se importando com o seu desenvolvimento e não os motivando a buscar conhecimento ou ajudando-os em especializações (as tais certificações), além de usufruir disso como um pré-requisito na hora da entrevista. O problema dessas certificações é que elas tem um alto custo para o profissional bancar sozinho. Se o governo, faculdade e as empresas realmente pensassem no futuro da geração de TI no Brasil, com certeza teríamos docentes qualificados, alunos motivados e empresas buscando talentos diretamente da faculdade.30/05/11, 20:49:23

29/05/11, 21:28:30: Ronei - IP : 201.68.25****
    As facudaldades trabalham com conceitos e teoria. O Mercado quer Pratica e Experiência e muito conhecimento. Querem profissional generico num todo em conhecimento. Querem que fale outro idioma. Dão preferência a jovens e faculdades de primeira linha. Conclusão: As faculdades não dão a pratica, experiência. A grade do ensino esta fora do real. Acho que deveria haver uma revolução no ensino Brasileiro, em todas as áreas. Acho que deveria começar com professores, sociedade, empresas, alunos. Falo de uma mudança no sistema.

28/05/11, 20:04:27: Milana - IP : 187.38.****
    vale a pena estudar um curso de informatica?? esta seria a melhor pergunta, haja visto eu ter conhecido engenheiros, dentistas, advogados na area

27/05/11, 16:31:08: Fabiano fbcores@gmail.com - IP : 201.86.2****
    Definitivamente não.

27/05/11, 15:15:53: Souza - IP : 189.38.23****
    Engana-se muito que faculdade vai lhe garantir colocação no mercado e bom salário isso se falando da área de TI. Existem sim pessoas que ganham muito bem, mais são muitos os fatores que influenciam sendo que um dos mais importantes seria a rede de relacionamento ou quem “indica”. Muitos nem são bons profissionais, na verdade tem muita gente da área de TI que são grandes picaretas. Vejo também que os anúncios de vagas em muitos casos estão fora da realidade, só falta pedir para o camarada assoviar e chupar cana, nem e necessário comentários sobre o assunto. Fazer faculdade e bom e vale a pena, mais faça porque você gosta da área e tem garra de evoluir constantemente e não visão apenas retorno financeiro.

26/05/11, 16:09:45: Luis Cesar - IP : 201.55.5****
    Com certeza não. Foi na raça o que aprendi depois que concluí a faculdade em 2010.

25/05/11, 13:34:50: Emerson nere@lonline.com.br - IP : 201.46.51****
    Rsrs.... discução quente. Vamos la Fiz o curso de TI em uma boa Universidade e falo com propriedade, o que vai fazer a diferença é você mesmo! Faculdade ensina a base, vejo hoje pessoas que fazem um monte de coisas e simplesmente nem sabem o por que estão fazendo, ou seja, não tiveram uma base legal. Quando algum problema ocorre o cara fica perdido por não ter a noção do que esta havendo (ex: não saber o que é e pra que serve um DNS e em quais níveis atua). E quem acha que com quatro anos de faculdade vai sair mandando bem, me desculpem isso é ilusão, tem muita coisa para se aprender e o aprendizado é constante.

25/05/11, 12:00:52: ALEXANDRE ALEXANDRE_F_ANDRADE@YAHOO.COM.BR - IP : 200.162.4****
    Muita gente confunde que uma faculdade, deva ensinar tecnologia de ponta e tudo na prática.Hoje faço uma faculdade de 2 anos, em redes e gosto mto de lá pq alem do ensino sério, eles ensinam muitos fundamentos, para que possamos entender hj as tecnolgias me mercado ou seja vc nao fica só focado em um produto mas sim no conceito, e com isso tem liberdade de atuar com qualquer outro produto. Mas, existem mtas faculdades com baixa carga horária, (VENDE-SE GRADUAÇÃO), outrad que prometem e nao cumprerm e outras que formam engenheiros de produto somente.

25/05/11, 01:36:28: Thiago - IP : 186.205.4****
    Acabei de ver no jornal da Globo que as faculdades publica e privadas estão jogadas as traças.. ou seja esse país vai quebrar assim como Portugal, Grécia e futuramente Espanha, mas vamos perder para nós mesmos !!! SALVEM QUEM PUDER... Ainda bem que no ano que vem estou ido para o CANADA !!

24/05/11, 21:08:03: André LM andre_maay@yahoo.com.br - IP : 201.83.5****
    Alguém vai em um hospital, ser tratado por uma Podologa e é atendido por um Dermatologista,Endocrinologo,Pediatra,Cardiologista especialista em Infectologia e Imunologia isso chega a ser até comico KKKKKKK, sr. donos de Consultorias os srs são uns fanfarrões mercenários de uma figa, é bom não existir InFeRnO, pois se existir espero que a cadeira dos sr. já estejam lá prontinhas.

24/05/11, 21:08:00: Paulo melo - IP : 189.106.116****
    Fiz engenharia da computação em faculdade pública e depois de 5 anos de curso, ao procurar uma vaga pediram certificação, beleza virei MCDST agora estão pedindo 5 anos de experiencia, ai eu me pergunto o que devo fazer agora?? acho que a faculdade não prepara para o mercado por que o mercado exigi muito, sinceramente tenho visto que crack esta dando muita grana, vou passar a vender isso, derepente posso fazer um sistema para gerenciar boca de fumo

24/05/11, 20:51:58: André LM andre_maay@yahoo.com.br - IP : 201.83.5****
    Aliás, essa é uma profissão ríDIcu..la que nem cargos existem, Ex: Programador Java: conhecer Java, Javascript e uma arquitetura de desenvolvimento e pronto o resto que a empresa pague,NÃO a empresa quer contratar um ser humano que faça tudo(PHP,.NET) e aliás que conheça do negócio. A mesma coisa é nos outros ramos Não existe administrador de Servidores WEB ou adm. Ser Email ou adm Ser Segurança, não os caras querem um ser humano que saiba de todas as ferramentas que eles tem um especialista em tudo. Analista de suporte Nivel 1 e 2 cada empresa tem a sua configuração. Cara como faço pra montar um sindicato sério pra proteger todo mundo, pois esse atual é horrível. Não quero saber o que é SoftwareSRF eu já tenho uma base e quero um emprego em cima disso e pronto. Já gastei dinheiro demais com curso chega não aguento mais.

24/05/11, 20:24:36: André LM andre_maay@yahoo.com.br - IP : 201.83.5****
    Não sei se a culpa é da faculdade ou das Consultorias, que parecem estar a lidar com faxineiras, estou com 30 anos e só tenho 5 anos registrados na carteira. BOM pessoal, vamos fazer contas(Faculdade R$700,00(Média)= R$33.000,00 em 4 anos curso para certificação com prova R$1300,00 carro R$17.000,00 notebook R$1800,00) SÓ dai são uns 5 anos trabalhando pra conseguir o reembolso uma parcela de R$ 1.000,00 por mês, do investimento. Esse setor está falido, e as empresas procuram funcionários com pretensão salarial onde entre a faculdade nisso???? Na antiga empresa que trabalhava ganhava R$1.800,00 registrado saiu uma empresa e entrou outra por se vender por menos proposta salarial R$1.190,00. Esse sindicato é uma piada,KKKKKKKK.

24/05/11, 14:25:21: Xavier - IP : 189.29.149****
    Fiz um curso de 2 anos em uma faculdade particular. Já tinha passado dos 30, tinha bastante experiência, mas me faltava o diploma.

    O pessoal que não tinha experiência anterior na área e fez o curso de 2 anos apanhou, apanhou e não aprendeu nada. Reclamam até hoje. Teve uma colega que concluiu esse curso e depois se matriculou no bacharelado em sistemas da informação. Aí deslanchou. A conclusão que eu tiro disto é que não adianta vc querer pegar atalho: curso de 2 anos é pra quem está na área. Se vc entra em um sem saber nada, pode muito bem perder o seu investimento. Isso deveria ser mais divulgado. No fim, pessoas nessa situação acabam involuntariamente atrapalhando o curso. Isso ocorre bastante.

    Outra coisa que aprendi é que existem faculdades com processo seletivo decente e outras que te dão uma redação pra fazer. Qual é a diferença? A qualidade do aluno que entra. Isso influencia muito a qualidade do curso. Se o aluno não tá nem aí, ou fez um colegial muito fraco, o professor pode ser ótimo, a grade curricular também, mas o curso não flui ou pq ninguém está estudando ou pq não tem nível pra acompanhar. Este um conflito presente em várias instituições. De repente a UniEsquina está estruturada com professores doutores, mestres, laboratórios, grade curricular interessante, mas vc não consegue fazer um bom curso pq os alunos puxam o nível pra baixo.

    Acho que as faculdades preparam vc sim para o mercado de trabalho, mas para obter um bom aproveitamento do curso você terá que se esforçar para superar fatores como os citados acima. Infelizmente não dá pra escapar totalmente do contexto de um país onde as pessoas não tem o hábito da leitura e a educação básica é muito fraca.


24/05/11, 13:22:01: N3RD - IP : 187.24.5****
    Resposta final ao fórum em questão, espero que todos concordem!

    DEPENDE! DEPENDE DO ALUNO E DEPENDE DA UNIVERSIDADE! ALUNO RUIM + FACULDADE RUIM = PROFISSIONAL RUIM(Maioria) ALUNO RUIM + FACULDADE BOA = PROFISSIONAL RUIM(Caso não jubilar) ALUNO BOM + FACULDADE RUIM = PROFISSIONAL BOM(Se houver dedicação total) ALUNO BOM + FACULDADE BOA = PROFISSIONAL ÓTIMO(Minoria)

    Abraços que to indo pra aula agora! ^^


24/05/11, 12:10:11: Luiz shimasaki luiz.shimasaki@hotmail.com - IP : 187.38.90****
    Em referencia ao comentário abaixo. Netto, Infelizmente essa questão, ela não evolui, tem uma sequência infinita é mesma coisa discutir religião,politica e futebol. Não está diferente, de casos criminais não resolvidos e arquivados em delegacias. Assim sendo, esse post fica em pauta e discussão que ainda irá durar muitas gerações.

24/05/11, 10:57:48: Netto - IP : 189.121.191****
    É incrível como o assunto ainda está no mesmo lugar, não evoluiu.

    Ninguém está dizendo que para trabalhar em TI deva ser Nerd. Trabalhar em informátca, vai desde a diretoria de TI até os nerds programadores, que por sinal, como diz Freud, essa sua magoa com os nerds, demonstra um frustação em nunca ter sido um deles . O que não é o que está em discussão aqui.

    Volta e meia, os exemplos aqui dados é: Não depende da faculdade, mas do aluno... coisa e tal. Na realidade esta afirmação está errada. Depende sim da universidade, pois uma boa universidade forma e prepara melhor nos 4 ou 5 anos que o aluno esta se dedicando ao estudo. Isso é um investimento. Um bom aluno numa faculdade mediocre ira se desenvolver até o limite dessa universidade. O mesmo aluno em uma universidade com Haward, por exemplo, irá se desenvolver infinitiamente mais, e isso será sentido no mercado de trabalho.

    Eu trabalho em informática a 20 anos, nunca fui formado, leio em média 5 livros de TI por mês, tenho um salário acima da média em TI e nem por isso vou sair dizendo que ninguém precisa de uma universidade, pois eu não sou uma referência.

    Dessa forma, voltando ao ponto, não é porque você, ou um cara que você conhece se formou em um universidade particular e é um bom profissional, quer dizer que elas são boas.

    Acredito que vocês aprenderam sobre estatisticas e métodos de pesquisa, e que uma amostragem somente é válida quando feita com critério, o que não é o caso de quando usamos nós mesmos como uma amostra.

    Fazendo um paralelo, não é porque tenho dinheiro somente para comprar um celta, que vou dizer que é melhor que uma ferrari.


24/05/11, 10:04:22: Alberto - IP : 189.109.63****
    23/05/11, 22:50:21: Eduardo edugenerico@gmail.com - IP : 201.52.241****

    Renato renato0205@hotmail.com Em todos os lugares que trabalhei, os programadores eram nerds, sem vida social, sem namorada, e sem amigos. Trabalho com segurança da informação e para mim programação é coisa de nerd bitolado.

    Ótimo comentário, pois uns 90% dos que conheci eram neste perfil mesmo, nerds que passavam a vida no computador, sem vida social, digo isto na época que atuava com TI.

    Respondendo ao tópico, eu acho que há falhas nas duas partes. Algumas faculdades não possuem bons professores e grades curriculares, são as famosas UniEsquina s, que ensinam o cara o básico de OO e olha lá. Também tem o aluno que estuda e só vai procurar estágio pra cumprir as horas para conseguir o canudo, e ainda por cima sai formado pensando que, só porque está graduado, tem que ganhar de 2k pra cima. O que conta é experiência e não a graduação, pois a graduação é só um complemento para a experiência adquirida. Graduação+Experiência Experiência Graduação


24/05/11, 08:36:38: Paulo Marques paulorfmarques@hotmail.com - IP : 189.46.35****
    Pessoal!

    Existe um lado ruim com ambos envolvidos, quando entre no mercado de TI tive algumas experiências na busca por uma oportunidade de trabalho. O maior erro foi escolher a Faculdade pelo Campus e ou não pela qualidade do curso e tutores, esse é o maior erro para qualquer pessoa que queira entrar no mercado de TI.

    Após esse experiência desagradável comecei a perceber a grande dificuldade de adaptação e falta de preparo para encarar as Reais necessidade do mercado . Para terem uma idéia relato uma situação: Meu 1º contato com o Mundo de TI, meu 1º Estágio fiquei menos de 1 semana, o mal preparo da Faculdade não vou citar o nome não proporcionou aquilo que queria.

    Agora a solução:

    Comecei a pesquisar sobre as melhores faculdade de TI, tranquei o curso e comecei em outra Faculdade, essa mudança abriu as portas para mercado de TI, hoje sinto-me preparado para a necessidade do mercado... Conclusão: Para obter o sucesso em TI é necessário buscar as melhores Cursos, melhor Faculdade, investir naquilo que dará resultado, você quer ser um profissional requisitado e ou um profissional Diplomado? Fica a dica, não busco vantagens, apenas me preparo para o que o mercado de TI realmente precisa, fiz algumas Certificações, Microsoft e CCNA... Posso concluir e confirmar que a qualidade no atendimento e precisão nas resoluções de falhas ficou muito mais simples devido ao conteúdo das Certificações.

    Pra quem quiser mais detalhes e dicas sobre Certificações, fico a disposição no e-mail sinalizado.


24/05/11, 06:13:52: Emanuel - IP : 200.146.55****
    Faculdade não é pra preparar, é pra ensinar. O problema na área de TI é o marketing gratuito, abusivo e desnecessário. Eu estou vendo consultorias fechando Fábricas de Software pra abrir cursinho pra certifcado.

24/05/11, 00:25:31: Silva - IP : 200.100.20****
    Dizem que faculadade particular não prepara ninguem para o mercado , e que apenas as publicas é que geram grandes profissionais.

    Mas a diferença na verdade não está na faculdade e sim no aluno . Pois enquanto alguns alunos tiram de de 6 a 8 horas por dia para estudar e se dão ao luxo de escolher o estagio que quiserem , existem outros alunos porem que precisam trabalhar , cuidar da familia e ainda estudar.

    Ou seja um filhinho de papai que desde criança ganha tudo na mão e recebe seu paitrocinio pode esperar o tempo que for e conseguir um estagio legal onde se realmente se aprenda . Mas o carinha que nem tem pai foi criado apenas pela mae e precisa trabalhar em qualquer coisa enquanto faz a suada faculdade particular , pois não pode entrar na publica , pois estava concorrendo com gente que estudou a vida toda em escola particular e só foi para publica nos ultimos anos para entrar nas faculdades publicas.

    Claro salvo as exceções , pois conheco um cara de pinda formado em jornalismo que sempre teve tudo na mão mas estava trabalhando para ganhar 1000 , e outro que veio do maranhão ralou bastante e agora tem um bom cargo na cidade de Deus em Osasco (Bradesco).

    Eu tiro por mim , fiz facu particular não tinha tempo para estudar agora estou me matando para da suporte para c# e .net , detalhe nunca vi isso na faculdade , lá eu vi e bem por cima java , mas a culpa não foi da faculdade , foi minha que devia ter estudado mais .


23/05/11, 23:45:52: luiz shimasaki luiz.shimasaki@hotmail.com - IP : 187.38.90****
    23/05/11, 22:50:21: Eduardo.(Quer dizer então que só vale trabalhar com TI se for programador? ) Concordo contigo, ainda mais no Brasil, que somente essa área está evoluindo em grande escala, tem outros ramos , assim como na área de games, única refêrencia que se levam em conta, é TI, alguns professores até desaniman alguns alunos, dizem e comentam somente sobre essa área, e como não se existisse outras.

    23/05/11, 22:57:48: N3RD, Mais um comentario em destaque, o próprio. Não discordo disso tudo que foi relatado, até porque, tem muitos que não se dão bem, muitas vezes, sem perceber, está estudando ou estudou sem vontade. Ou seja, está na área porque dá dinheiro, e não porque gosta, obvil que tem seus motivos, finaceiros ou profissional. Um meio de sobrevivência, mas e na faculdade? Vive se desculpando de que não tem tempo, e fica pedindo formulas para trabalho, ou copia de alguem que tem um pouco de conhecimento. Retornando a pergunta ( Meio de sobrevivência? ). Ja vi muitos casos de formados não dedicado (eu só n disse incopetente, para não ser mediocre ou estúpido) Após formado, chega na entrevista, e fazem um teste com o peão, pela surpresa, e azar do candidato, o mesmo conteúdo, ou relacionado com o trabalho que apenas copiou durante o aprendizado na faculdade. Ai sim o verdadeiro BOOM! Isso acontece até mesmo com recém-formados de universidades mais rigorosas do Brasil, mas nesse caso não por incopetencia, mas sim por falta de conhecimento, pelo motivo de ele estar ali dentro dessa faculdade, mas sim como entrou nela.

    Como foi dito no meu comentario anterior, se não for faculdade, a discussão passa a ser outra, um fato liga outro fato.


23/05/11, 22:57:48: N3RD - IP : 189.93.212****
    Fazer computação e virar programador é como fazer engenharia civil e virar pedreiro! Sempre haverá um chefe, se vc fez a faculdade e não está no nível de ser chefe, em algum momento vc errou! O que falta é gente competente entrar na faculdade, faço computação e na minha sala tem gente que não sabe se usa derivada ou integral para calcular a área debaixo de uma curva e aí quer sair da faculdade ganhando 2k,3k por aí vai! Computação tem base matemática, se vc leu um tutorialzinho de java e consegue desenvolver alguma coisinha não significa que vc é programador! vc é um papagaio que decorou e agora repete! A maior parte desses mlk s que tão por aí achando que vão ter algum futuro em TI nem sequer sabem o que é eletromagnetismo! Faça-me o favor...Duvido a empresa que contrata um engenheiro que não saiba usar uma HP(obs: pros sobrinhos de plantão, HP me refiro à calculadora científica)! O curso de computação em faculdades federais principalmente, preparam pessoas pensantes que estejam capacitadas a aprender constantemente! Na faculdade não se ensina a ser um sênior em java e sim um profissional capacitado a criar um novo java se quiser! Se as empresas estão querendo profissionais em uma determinada tecnologia é obrigação das mesmas treinar estagiários para aquilo! De conclusão tiramos que SIM! OS CURSOS BONS DE COMPUTAÇÃO PREPARAM PROFISSIONAIS SUPER CAPACITADOS PRA SUA ÁREA! Estes irão se atualizar e desenvolver suas funções na empresa se tiverem oportunidade, se não, não tem problema, abrirão suas próprias empresas e darão show encima desses leitores de revistinhas . Espero que alguém responde a este comentário!

23/05/11, 22:50:21: Eduardo edugenerico@gmail.com - IP : 201.52.241****
    Renato renato0205@hotmail.com

    Quer dizer então que só vale trabalhar com TI se for programador? O resto não presta? Não tem valor? Me poupe. Em todos os lugares que trabalhei, os programadores eram nerds, sem vida social, sem namorada, e sem amigos. Trabalho com segurança da informação e para mim programação é coisa de nerd bitolado.


23/05/11, 22:00:18: Raquel Oliveira - IP : 187.123.199****
    Eu conclui a faculdade não consegui nada além de suporte técnico, fiz curso de cobol, e por não ter experiência não consigo de jeito nenhum uma oportunidade, conheço pessoas que não têm faculdade e ganha mais do que eu, estudo estudo, mas a única coisa que vejo nas oportunidades no mínimo x anos de experiência . Daqui a pouco vou estar com 50 anos e sem experiência nenhuma, pois ninguém me dá oportunidade, enfim, mas como todo brasileiro desistir jamais :-)

23/05/11, 19:03:34: Alex asalem@differentcontroll.com.br - IP : 189.100.185****
    As faculdades nunca foram e ne nunca serão formadoras de profissionais para o mercado. Hoje em dia o que conta mesmo é o dia-a-dia que o profissional passa para ser aceito pelo mercado. Mas o qe muitas empresas também não querem é preparar esses profissionais o que eu acho uma injustiça com a garotada, pois se investimos um pouco mais pra preparar essa molecada que acabou de se formar ou esta se formando, acredito que ganhariamos e muito pois essa molecada é tudo cuca fresca e com certeza aprende rapido a trabalhar e consequentemente ficando preparado para o mercado de trabalho, mas como as empresas querem profissionais prontos por isso dizem que falta profissional no mercado de trabalho.

23/05/11, 16:55:16: Netto - IP : 189.121.191****
    Srs Mário e Renato,

    A discussão aqui não é levar em consideração apenas uma única ou dezenas de pessoas. Não se pode colocar aqui, o meu caso, o caso de um amigo ou conhecido. Pois nesses situações estamos apenas levando em conta a individualidade de cada um. Para dizer que tal instituição de ensino forma ou não seus alunos, necessitamos que uma média superior a 50% seja aceita com qualidade no mercado de trabalho. De fato, alunos formados em universidade particulares chegam ao mercado de trabalho sem conhecimentos relevantes adquiridos nos campus, aprendendo de fato no dia-a-dia. Mas como aqui não estamos discutindo se um aluno formado em uma Universidade Particular poderá ter uma carreira promissora, e sim se tais universidade formam com qualidade, a resposta continha sendo um sonoro NÃO.


23/05/11, 02:09:09: RENATO - IP : 189.62.6****
    SR renato0205@hotmail.com - IP : 189.79.7**** - Acho que o SR Mário mario@ig.com.br - IP : 201.74.238**** Fez referencia ao meu comentário, feito no dia 20/05/11, 23:43:12 (SOU OUTRO RENATO rsrs), de qualquer forma gostei da sua resposta!!!

    SR Mário mario@ig.com.br - IP : 201.74.238****, Trabalhar com programação não é para qualquer um, já vi varias pessoa desistirem logo no inicio. Não é por acaso que os cursos de engenharia e computação começam com 60 alunos e terminam com 20. Isso não significa que você e Burro, você pode estar na área errada. Você poderá vir a ser um ótimo profissional em outra área. Pense nisso!!

    Quanto a você falar que quem prepara os profissionais são os fóruns, MEU AMIGO ISSO E UMA PIADA!!! DE ONDE VEM AS INFORMACOES QUE SÃO PUBLICADAS NOS FORUNS????? DE OUTROS FURUNS???? foi por isso que você não aprendeu nem 5% do que era necessário!!!! Sou programador e conto as vezes que entrei num fórum, e quando entrei foi apenas para tirar alguma duvida, não para usá-lo como base de conhecimento. A minha base de conhecimento foi Minha faculdade, cursos, Livros, apostilas (a maioria em INGLES). Alem disso o que mais ajuda um iniciante são os profissionais mais experientes, é por isso que o ESTAGIO e muito importante.

    Quanto a insatisfação dos profissionais, por experiência própria, acho que é devido ao estresse, a necessidade de se atualizar constantemente e principalmente por questões salariais. Alias, na minha opinião trabalhar nessa área só vale apena se for ganhando muito bem, se você não ganha bem é mais um motivo para você mudar de profissão!! Pode ter certeza que na hora que não tiver valendo mais apena eu irei fazer outra coisa!!!

    Renato Santana


22/05/11, 21:33:23: Renato renato0205@hotmail.com - IP : 189.79.7****
    ***Sr. Mario....do IP-201.74.238. Para a sua informacao nao sou dono de faculdade alguma. E se voce nao teve sucesso na area de informatica o problema e somente seu. Nao tenho culpa de voce nao saber desenvolver programas. Entao vai ser atendente de HELP DESK meu amigo. Eu so coloquei uma informacao e para sua informacao SELECT de banco de dados e um DML para manipulacao de banco de dados. Pois se nao teve sucesso vai entao ser um analista de dados. Mais entao escolha o seu curso certo e faca bom proveito dele a ficar tentando achar culpado que seria uma faculdade...EU estou feliz com o curso que eu escolhi e pronto.

22/05/11, 21:16:56: Milana - IP : 187.38.9****
    Nao porem as maioires empregadoras, as consultorias de TI nao se preocupam com isso e sim com certificacao!!

22/05/11, 15:06:47: Henson - IP : 189.38.23****
    Não!

22/05/11, 14:06:39: Marcio Jose - IP : 189.94.10****
    Eu considero as faculdades, em especial os cursos de informática, falhos. Não julgo o por que de não saber confeccionar um cabo de rede Cat5 ou algo do gênero, mas sim o domínio do conceitual, que praticamente não existe. Ao sair da faculdade dos cursos de informática, pode ser definido que não é necessário saber instalar um servidor, dominar a lógica de programação, mas como coordenar uma equipe se não tem idéia de como isso é efetuado? Será que isso não é reflexo dos cargos de diretores de TI serem na maior parte das vezes, por profissionais que não são dá área ou mesmo que denigrem os demais profissionais definindo metas, prazos e soluções mirabolantes? E quando a professores que lecionam conhecimento de cadeira? Jamais viram algo funcionar? É necessário rever estes conceitos sim.

22/05/11, 10:05:58: Luiz shimasaki luiz.shimasaki@hotmail.com - IP : 187.38.90****
    Bom dia a todos! Tentarei me expressar de forma mais simples o possível. Não podemos tentar julgar e esclarecer essa questão, porque se indeterminada condição for contrario, passaremos automaticamente analisar o aluno, o que entraria em uma outra discussão sem fim. Igual um time de futebol e seus jogadores.

    So para clarear um pouco No mercado de TI, estou atualmente desempregado, ainda não pretendo entrar no ramo. comecei a cursar ainda este ano na faculdade XXXX , So para se ter ideia, tem um professor doutorado XXXXX, que ensina e desperta criatividade nos alunos,não da pra botar defeito, só não desenvolve quem não quer ou não consiga acompanhar. Faculdade é a chave da carreira, um beneficio próprio, você planta e rega, mas só dará frutos se a terra for fértil (ou seja, Criativo e objetivo) Especialização, é a porta de entrada. Obrigado a todos!


22/05/11, 01:45:27: Mário mario@ig.com.br - IP : 201.74.238****
    SR Renato acho que o SR deve ser dono de faculdade só pode, falar uma #mreda# destas, leia o comentário do 20/05/11, 18:28:08: Netto - IP : 189.121.191**** ele tem toda a razão! a falculdade tem que me preparar para o mercado de trabalho essa questão do cabo de rede também pode ser vista na faculdade através de um mini-curso oferecida pela faculdade esporadicamente. Conheço várias pessoas que se formaram nas FATECs e USP da vida, e abordagem detas escolas é preparar o aluno. O mercado de trabalho quer o profissional pronto se a falcudade não prepara quem vai preparar? Eu mesmo respondo: quem prepara são os fóruns, blogs, comunidades e empresas de treinamento (mas estas você tem que pagar). No final das contas você só faz um curso superior de técnologia aqui no Brasil só para ter o diploma porque quando cai no mercado descobre que foi preparado para fazer coisa alguma em empresa nenhuma. Pare e pense, olhe a quantidade de pessoas que se formaram em um curso de técnologia e abandonaram a área pra fazer outra coisa. Porque será que estas pessoas fizeram isso? eu sei bem como eu mesmo passei por isso. Me deram uma oportunidade de trabalho logo quando me formei como programador, tentei acompanhar o pessoal e descobri que não sabia 5% do que era necessário saber para trabalhar. E antes que o SR fale nunca fui destes que ficavam no bar tomando cerveja, mas saber fazer um select no banco ou criar uma função em c que é executada no console não o torna um programador.

21/05/11, 19:00:50: Rejania Nunes rejanianunes@hotmail.com - IP : 201.81.148****
    Acho que não, Elas preparam o aluno para tirar nota suficiente para passar de ano. Para as faculdades é como outro negócio qualquer ou seja uma forma de ganhar dinheiro. Elas preparam o aluno para prova e quando o mesmo sai à caça do emprego, tá mais perdido do que tudo...

21/05/11, 10:55:33: Fabio - IP : 187.57.22****
    Infelizmente não, e logico que também o aluno tem que correr atrás ir além da faculdade, porém muitas faculdades não tem foco no curso, enchem a grade curricular muitas vezes com materias nada a ver o com curso escolhido. Hoje em dia a facul é somente a porta de entrada para o mercado de trabalho, pois é mais facil entrar numa empresa como estagiario, do que um profissional sem experiencia. Caso consiga um estágio bom e seja efetuado, após terminar ou durante a facul é correr atrás de especializações e certificações na aera que deseja atuar, pois a maioria das instituições só enchem linguiça mesmo e visam o $$$.

21/05/11, 10:47:30: Fabio - IP : 187.57.22****
    Infelizmente não, e logico que também o aluno tem que correr atrás ir além da faculdade, porém muitas faculdades não tem foco no curso, enchem a grade curricular muitas vezes com materias nada a ver o com curso escolhido. Hoje em dia a facul é somente a porta de entrada para o mercado de trabalho, pois é mais facil entrar numa empresa como estagiario, do que um profissional sem experiencia. Caso consiga um estágio bom e seja efetuado, após terminar ou durante a facul é correr atrás de especializações e certificações na aera que deseja atuar, pois a maioria das instituições só enchem linguiça mesmo e visam o $$$.

20/05/11, 23:43:12: RENATO - IP : 186.204.144****
    SR Mário mario@ig.com.br, O objetivo da faculdade não e ensinar linguagens de programação. As pessoas CONFUDEM a diferença entre faculdade e curso/curso técnico.

    Eu sou formado em Ciência da Computação e NAO SEI FAZER UM CABO DE REDE. Isso significa que a faculdade que eu fiz e ruim? NAO! o objetivo do curso não e ensinar fazer cabo de rede.

    Se você quiser aprender isso, faca um curso técnico no SENAI, a qualidade do curso e excelente e garanto que você vai aprender.

    A Alemanha e um exemplo na formação técnica, a maioria das pessoas fazem primeiro um curso técnico, especifico para a área que ele quer trabalhar.


20/05/11, 23:21:40: RENATO - IP : 186.204.144****
    Infelizmente a maioria das faculdades não prepara, mas isso depende muito do aluno. EU APRENDI MUITO RSRS, agora se o cara já não gosta de estudar, ou vai pra faculdade e fica no boteco tomando umas e outra coisa!!!!.

    Alem disso e melhor ter uma faculdade (mesmo fraca) do que não ter nada!!!!!

    Vejo que os profissionais que entram na área sem faculdade não conseguem evoluir muito, arrumam o primeiro emprego e ficam estacionados.

    Conheço casos raros de pessoas que não tem faculdade e são ótimos profissionais, mas são raras exceções, são pessoa diferenciadas!!!!


20/05/11, 21:53:26: jonathan - IP : 187.118.155****
    Depende da instituição, de qual curso de info escolher na instituição, e do campus da instituição e principalmente do aluno.

20/05/11, 18:28:08: Netto - IP : 189.121.191****
    As faculdade de bacharelado particulares realmente não formam, com qualidade, ninguém. Das 70 faculdades mais bem colocadas no ranking brasileiro, todas são do estado.

    Criou-se a cultura que a faculdade não deva ensinar nada, e sim mostrar os caminhos. Porém que é formado pela USP, notoriamente tem um conhecimento adquirido no campus muito maior que outros alunos formandos em escola particulares. Cade dizer que o corretor gramatical do Português brasileiro do Microsoft Word foi desenvolvido na USP de São Carlos, por estudantes.

    Porém as faculdades particulares brasileiras não querem ganhar prestigio e serem comparadas as particulares dos EUA, como Haward. O que elas querem é ganhar dinheiro simplesmente, e como o Brasil tem uma carência de ensino, passam a ser a única opção para muitos em conseguir o tão sonhado diploma.

    Acredito que por esse motivo é que as faculdades particulares estão no lobe para aprovação da absurda lei que passará a exigir diploma para os profissionais atuarem como Analistas de Sistemas, pois assim irá aumentar a demanda por cursos de informática, o que elevará o preço das mensalidades.

    O mais interessante é que estamos, como sempre, indo na contra=mão do mundo.


20/05/11, 17:59:24: Clayton nem... - IP : 189.19.148****
    Nao prepara e acho que nem é esse o propostito... A faculdade só mostra os caminhos possiveis... O aluno precisa se especializar em algo e isso nao e a proposta de um curso bacharel... No mais se o aluno se esforcar vai ter uma boa base de conhecimento, mesmo nas faculdades ditas ruins , com certeza o suficiente para conseguir uma vaga de estagiario ou trainee ou mesmo analista junior. O problema principal é que nas faculdades a maioria dos alunos quer pagar 48 parcelas e receber um diploma no final sem aprender nada... Acho que no brasil os alunos ainda sao um problema maior que as instituicoes...

20/05/11, 15:23:42: Leonardo - IP : 200.218.17****
    No Brasil, as faculdades dão apenas uma visão geral e uma base tecnológica da área de Informática. Se o aluno desejar entrar rápido no mercado deve entrar o quanto antes em um estágio para aprender na prática como funciona o mercado de TI, fora cursos de idioma e cursos técnicos da área ao qual deseja seguir carreira. Acho que no Brasil as faculdades deveriam seguir os moldes das universidades americanas. No primeiro ano, todas as faculdades deveriam seguir o mesmo plano de dar um ensinamento básico de Lógica Computacional, Cálculos Matemáticos, etc. Ai do segundo ano em diante, o aluno deveria poder escolher as vertentes da área de TI que deseja se especializar tecnicamente: Redes, Telecomunicações, Banco de Dados, Promogramação, Servidores, etc. Ai sim o aluno poderia ser considerado apto para poder entrar no mercado de trabalho com bagagem suficiente para não estar perdido quando recebesse um diploma de formado.

20/05/11, 14:13:31: Mário mario@ig.com.br - IP : 189.55.6****
    É CLARO QUE NÃO PREPARA! Os cursos de graduação em tecnologia são uma piada, não se aprende nada que interessa para o mercado os caras ficam só no conceito das coisas e para por aí. Uma prova descarada disso é a quantidade de fóruns, blogs, vídeo aula do youtube, comunidades etc que publicam material para nós programadores webdesigners analistas fazermos nosso trabalho. Hoje fazendo um balanço de tudo que aprendi ao longo de 5 anos na área de informática 90% veio da própria internet por meio de colaboração a #Mersda# da faculdade que cursei só serviu pra me deixar com um financiamento pra pagar após o término do curso. Lamentável!!! 90% de conhecimento adquirido de graça. X 10% de conhecimento pago.


19/05/11, 20:39:06: Mauricio m.t.o@uol.com.br - IP : 187.88.8****
    INFELIZMENTE NÃO.

    Os cursos atualmente disponíveis visam somente o $$$ e não a educação e a boa formação. Virou um comércio, o que ocorre também com a banalização de certificações.

    Mas este fenômeno não ocorre somente na área de TI, mas em todas as demais áreas de ensino. Um bom exemplo é a área de Direito, onde a OAB reconhece menos de 10 (DEZ) cursos/faculdades na cidade de São Paulo.

    Um pensamento/questionamento: Porque o governo financia cursos superiores e não a educação básica? Uma pessoa, tendo o melhor ensino em sua educação básica, conseguirá compreender e raciocinar sozinho sobre os mais variados assuntos, nas mais variadas profissões.

    Somente com o nosso apoio para melhorar a EDUCAÇÃO, o Brasil seguirá realmente para uma sociedade mais justa, com oportunidades iguais para todos.

    É preciso que melhorem a remuneração dos profissionais da EDUCAÇÃO, que acabará por estimular os melhores a ingressar na carreira educacional.

    Exemplo: SP, o maior estado brasileiro, paga uma miséria aos professores, onde muitos não ganham nem 2 mil reais.


19/05/11, 14:56:55: Luis Felipe - IP : 201.42.25****
    Não, a parte técnica que são pre-requisitos para qualquer vaga de emprego, trainee ou estágio não é ensinado pela faculdade.

18/05/11, 23:10:00: Yuri - IP : 187.105.22****
    Sim, as faculdades preparam , dão a base, sobre vários temas existentes em TI (Sistemas Operacionais, Linguagens de Programação, Banco de Dados, Redes, etc.). Ou, ao menos, deveriam, mas muitas não possuem a qualidade requerida para tal.

    Agora, apenas cursar uma faculdade, seja tecnólogo ou bacharelado, APENAS, não é garantia, muito menos, preparo suficiente, por sí só, do profissional para o mercado de trabalho, por isso existem as academias, certificações e experiÊncia prática e interesse em aprofundar / expandir conhecimentos por parte dos profissionais.

    Entendo que isso se aplica a qualquer área, não apenas a TI. Afinal, não se pode ser um bom contador, se não estudar regras contábeis - nacionais e internacionais, matemática financeira, etc. Da mesma forma, não existe médico, sem residência...


18/05/11, 15:47:33: Leo Moraes profleomoraes@hotmail.com - IP : 189.33.6****
    Faculdade tem que formar pesquisador científico. O foco é a Academia. Ela não deve ter a preocupação de formar ninguém para o mercado e sim para a ciência que os alunos pretendem estudar.

    Hoje em dia as faculdades tentam incluir disciplinas no currículo e contratar profissionais da educação com maior experiência no mercado, o que ajuda a dar uma visão geral para o aluno, mas não que isto deva nortear o objetivo final acadêmico.

    Para buscar formação no mercado, faça uma certificação ou um curso da área respectiva, complementando a sua formação acadêmica. Procure empregos na área e adquira experiência.

    Até recomendo entrar em uma faculdade quem já está no mercado de trabalho atuando há algum tempo, pois ajuda a ter mais maturidade para entender melhor as disciplinas e conteúdo acadêmico.


18/05/11, 14:42:04: Leonardo - IP : 200.218.18****
    Faculdade não prepara ninguem... precisamos parar de falar que faculdade é importante só pq alguns conseguiram concluir e outros estão em curso... faculdade só ajuda o RH a descartar os analistas de sistemas com experiência (sem faculdade) dos estagiários...

18/05/11, 01:44:44: Emanuel - IP : 200.139.10****
    Faculdade não prepara para o mercado e sim pra concorrer no mercado. O trabalho de graduação (projeto ou TCC) não demonstra só o seu nível de conhecimento, isso demonstra que você pode fazer grupo, pesquisa, ter novas idéias e botar a mão na massa. O que prejudica o mercado são as consultorias e os marketeiros gratuitos de TI.

17/05/11, 23:12:25: Francisco Neto silvaneto75@gmail.com - IP : 189.33.99****
    acredito que não, hoje infelizmente as instituiçoes de ensino estão mais preocupadas em ganhar dinheiro do que realmente ensinar e preparar o aluno para o mercado de trabalho.

17/05/11, 20:57:50: Thiago Silva - IP : 189.106.116****
    Acredito que SIM, hoje sou Trainee de uma grande empresa e a faculdade me qualificou para esse desafio, lógico que eu também tive que fazer cursos extras, mas todos os curso que fiz foi na própria faculdade, o que devemos fazer e dedicamos e para de arrumar culpados para os nossos problemas, façam faculdade, curso de inglês certificações, o maior beneficiados somos nós mesmos

17/05/11, 17:04:36: Domingos Junior juniordfpj@gmail.com - IP : 200.186.7****
    Sim, as faculdade públicas em sua maioria e as particulares em sua minoria preparam os profissionais para o mercado de trabalho. De certo que para estar acima da média dos profissionais atuantes da área de TI é necessário doar-se um pouco, não correr atrás, mas correr na frente... estar sempre muito bem atualizado. Hoje em dia existem várias faculdades particulares oferecendo cursos em diversas áreas, contudo em sua maioria com uma péssima qualidade de ensino. O objetivo esta apenas no dinheiro do estudante nenhuma preocupação com a pessoa e sua formação. Ja tive a experiência de estudar um ano em uma faculdade particular e tudo que aprendi é passado em 3 meses na faculdade pública que estudo atualmente. É uma diferença exponencial.

17/05/11, 15:20:12: ander - IP : 200.100.7****
    Não prepara,na área de desenvolvimento web,então nem se fala.E infelizmente vemos preconceito por parte das empresas,que acham que só curso superior é que determina se o candidato é bom ou não.Muito conteúdo de desenvolvimento web nem se ensina aqui no Brasil.Tenho certeza,pelo meu estudo e experiência, que sou muito mais qualificado que muito graduado por aí.

17/05/11, 14:28:39: Yuri Salomao - IP : 200.199.24****
    Faculdade passa a visao teórica geral em váios pontos como analise, banco de dados, redes, logica deprogramação, projetos, etc. Cabe ao aluno a partir do quinto período (no mínimo), ja buscar estágios na área que teve maior afinidade. Ao final da faculdade, com a experiência adquirida em estágios (2 anos se começar no quinto período), nao ficará desempregado e detalhe para quem acha que faculdade nao conta: com o mesmo conhecimento, sem faculdade será programador, com faculdade ocupará cargo de analista, onde o salário com certeza é maior que o primeiro. A partir daí deve buscar certificações ou especializações se quiser progredir na carreira ou até buscar fazer concurso para área de informática e nao ficar mais na mão de consultorias.

17/05/11, 11:54:56: Ricardo rocmdso@gmail.com - IP : 189.68.20****
    Adiantaria muito uma faculdade formar alunos certificados em Java, .NET, Oracle ou SAP?

    Se você fosse o responsável do MEC por avaliar um curso destes você os chamaria de curso superior? tecnológico? livre?

    Você que acorda às 04:30, dorme 00:00 e paga 1200 pelo curso concordaria que o governo pagasse a certificação dos alunos das públicas com seus impostos?

    O cara saí da pública sabendo só o Hello World do Java mas pode projetar um novo Java.

    O cara que saísse com SAP Academy completo poderia contruir um novo ERP?

    Entre o apertar de uma tecla e seu aparecimento na tela existe um longo processo que poucos são capazes de descrever em um nível até dos flip flops.


16/05/11, 21:16:17: Milana - IP : 187.38.12****
    Existe um grande dilema na area de TI! fazer faculdade e deixar as consultorias e os donos de bares mais ricos ou nao fazer e dexia-los com cara de banana!

16/05/11, 18:56:11: Paulo - IP : 201.27.142****
    Não prepara nem o básico, porém existem professores que gostam e nos ajudam... O certo seria o professor falar que existe, o que pode ser fazer com a ferramenta, e aonde está a documentação. Se o aluno precisar ele corre atrás afinal não se aprende a desenvolver/projetar em 4 aulas semanais.

16/05/11, 16:02:45: Daniel Malavazi danielmalavazi@bol.com.br - IP : 189.120.6****
    Acho que depende muito dos alunos. Quanto mais o aluno se envolve com o processo de aprendizado, mais ele aprende. A grade curricular, são parecidas, melhores em umas e piores em outras, mas se o aluno se comprometer em aprender, com certeza ao final do curso ele terá uma vaga garantida no mercado de trabalho.

16/05/11, 13:08:34: Ronaldo tecinfrbrasilia@gmail.com - IP : 201.73.24****
    Nunquinha, as faculdades de hoje passam para o aluno o conhecimento teorico básico de determinadas matérias, não incentivam que o aluno desenvolva a prática e dizem que os alunos saem de lá preparados só pq sabem fazer o Hello World em java/JSP/JSF etc... para mim profissional bom na aréa de informática não é aquele que tem nivel superior mas assim aquele que tendo ou não o superior intende de informática segue padrões e é desenrolado, consegue resolver problemas, tipo programador que entende a estrutura de um servidor, sabe sobre redes etc... técnico de suporte que sabe programar entende de SQL e servidores.

16/05/11, 11:12:38: Paulo - IP : 200.140.69****
    A principal funcao da faculdade deve ser formar cientistas,nos Estados Unidos as industrias patrocinam pesquisas.Logo sua mente foi condicionada A pensar em mercado ,no Brasil nao ha investimentos em pesquisas de informatica pelas industrias ou mercado.

15/05/11, 22:17:09: Eduardo edugenerico@gmail.com - IP : 189.102.8****
    Pois a funcao da faculdade e realmente mostrar os conteudos como se fosse uma clinica geral e voce e quem escolhe a sua area a ser seguida.

    ---------------

    Ah é mesmo? Quer dizer que uma faculdade de engenharia, medicina ou direito só serve pra dar uma base? Faculdade serve pra muita coisa hoje em dia, entre elas deixar os donos mais ricos, deixar os donos de bar mais ricos, ir em festas e jogar dinheiro fora. Com raras exceções é claro.


15/05/11, 19:52:23: Renato Souza renato0205@hotmail.com - IP : 200.158.15****
    Eu tenho muitos motivos para concordar com alguns comentarios, porem, discordar com muitos tambem. Pois eu o que vejo e o desinteresse de quase todos os alunos ao assunto sobre ler um livro, e lembrando que quase todas as faculdades disponibilizam bibliotecas para leitura didatica. E nao adianta esperar do seu mestre. Pois a funcao da faculdade e realmente mostrar os conteudos como se fosse uma clinica geral e voce e quem escolhe a sua area a ser seguida. Lembrem-se de que os alunos hoje em dia e que nao estao mais interessados a pensar, sao os alunos e que nao dao valor ao seu pagamento. Aproveitem a oportunidade, vao atras de seus sonhos sem culpar as faculdade, voces e que tem que se interessarem. Pois se voce conhecer a ferramenta voce pode sim desenvolver o que quiserem e nao passarao apertos a uma vaga. Isso e o que eu penso.

15/05/11, 15:21:24: Daniel R. danielrtavares@yahoo.com.br - IP : 186.207.9****
    Fiz uma faculdade a uns 2 anos atrás, e hj tenho bacharel em Sistemas de Informação. Apesar disso, do que adiantou ? Na época que a comecei, o foco era desenvolvimento de sistemas em Delphi e mesmo no ultimo ano, a faculdade sabendo que essa já era uma ferramenta ultrapassada em questão de mercado continuamos até o fim tapando o sol com a peneira. Na época, ao acabar a minha faculdade, não fui efetivado no estágio do qual fazia, e 1 ano após me formar, senti a dura realidade de estar ganhando por mês o que eu gastava em mensalidade. Atualmente ganho pouco mais do que 2 salários mínimos, e minha principal atuação é como técnico em informática. Dai eu fico imaginando: É essa a colocação no mercado que uma faculdade me dá ? Ps.: Não façam a VERIS, ou estarão na mesma situação que eu.

14/05/11, 21:09:09: Rafael Jesus rafael_jesus86@hotmail.com - IP : 200.189.9****
    Concordo com o Fábio lá embaixo. As faculdades em si, independentemente da área, dão apenas a estrutura básica e o conhecimento básico para qualquer profissão, ajuda muito no desenvolvimento do raciocínio lógico, mas é claro que se houvessem aulas mostrando o dia a dia de um profissional de TI, eu estaria soltando fogos de artifícios.O problema é a propaganda que é feita pelas faculdades, dizendo que você já sai pronto para o mercado de trabalho, mas também convenhamos, é impossível uma faculdade acompanhar tamanha tecnologia..Rafael S B Jesus - 1o Semestre ADS Veris-IBTA.

14/05/11, 12:46:27: Milana - IP : 187.38.8****
    O problema Sr Luiz Carlos é que uma certificacao dessas é o valor do custo da faculdade!

14/05/11, 09:33:08: Luiz Carlos Jr - IP : 201.16.22****
    Prezados, sou professor universitário na área de TI e não meço esforços para mesclar teoria e prática para uma melhor formação dos meus alunos. No entanto, entendo como importante o fato de que as empresas não estão mirando apenas um diploma universitário, mas sim um diploma com uma certificação no currículo de seu funcionário. Entendo que a carreira de uma profissional de TI, de sucesso, deve ser tendenciosa a isso. Não custa nada lembrar que para uma carreira acadêmica, o profissional deve buscar especializações (MBA), mestrado, doutorado e estar em sintonia com o que acontece na área para se manter como docente.

13/05/11, 19:27:32: Pedro Sampaio phcsss@gmail.com - IP : 189.59.215****
    Uma universidade, com suas diversas faculdades, na verdade tem como objetivo a produção de conhecimento, pesquisa. Não tem nada haver com mercado de trabalho. Isso é uma distorção criada ao longo dos anos pelo mundo do capital. Se fosse mesmo só pra se inserir no mercado de trabalho pra que TCC, monografia, mestrado, doutorado e afins? Essas faculdades de hoje em dia são na verdade cursos profissionalizantes disfarçados. E isso é algo que esta ficando mais evidente ainda com a chegada dos cursos tecnológicos. Eu acho que antes de escolher uma faculdade é preciso saber primeiro qual a sua vocação. Pesquisa ou Mercado? Essas são as reais diferenças a se considerar.

13/05/11, 11:52:42: Daniel - IP : 200.198.9****
    O fato é o seguinte, se você for um pessoa séria e comprometida com os estudos você vai sair preparado, caso contrario não, se você daqueles que só reclamam que a faculdade é ruim mas nem sua parte você faz, você só vai ter um diploma no final do curso e nenhum conhecimento, e isso vale para qualquer área não só TI. Para quem acha frustrante trabalhar como suporte com baixo salário, recomendo ficar mais atento ao mercado, hoje um bom profissional Oracle, Java ou SAP terá um salário acima da média da maiorias dos profissionais, talvez perdendo para médicos dentistas e engenheiros. No mercado de TI você vale o quanto você sabe, então estude muito, mas não ache que você vai ficar rico, apenas ter um bom emprego, para isso dependo de uma série de outros fatores.

13/05/11, 11:35:07: Fábio - IP : 200.99.128****
    As faculdades não preparam para o mercado, como seria possível, com tantas especificidades que existem, as faculdades dão uma base teórica.

    Cabe às empresas prover o treinamento de seus profissionais, mas elas não querem mais fazer isso, querem estagiários com experiência, juniors com especialização de anos, como isso é possível se nenhuma empresa que treinar o seu pessoal, e o mais importante, promover, dar salários honestos, não dá mais para trabalhar em TI, está muito ruim.


13/05/11, 07:50:38: Samuel Santos contato@estudiogospel.com.br - IP : 187.10.103****
    Interessante todas as opiniões aqui mencionadas. No entanto, se levarmos em conta o que é o mercado de TI hoje, podemos concordar que está preparando sim. O que as empresas querem? Robôs, que não tenham família, não se preocupem com os horários de trabalho, com benefícios e pior, com o salário! . O mais complicado é notar que isto não vai parar, pois a mídia sempre anuncia muitas vagas nesta área, salários maravilhosos e por aí vai... E as faculdades estão cheias de robozinhos e as empresas esperando estes robôs.

12/05/11, 14:51:54: Ricardo/RS - IP : 200.143.11****
    Acredito que deve haver um equilíbrio entre os lados profissional e acadêmico. Eu tive a sorte de poder fazer minha faculdade e atuar na área ao longo do curso, o que realmente ajudou muito. Me formei em ciência da computação e estou satisfeito hj em ser programador, porém sinto uma certa deficiência no lado comercial/vendedor, que é o que realmente dá dinheiro hoje em dia: ter os contatos certos e vender o que já tiver pronto!

12/05/11, 11:22:45: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
    A observação do Eduardo (abaixo) realmente tem base, pois tem-se observado ultimamente muita divulgação (pela imprensa, revistas, jornais) quanto a falta de mão de obra na área de TI e mencionando pagamento de salários astronômicos que não condizem com a realidade. Acho o fato lamentável, pois cria uma expectativa que não existe e muitas pessoas gastam seu tempo e muito dinheiro e depois ficam frustradas. Ainda, ninguém menciona sobre a FALTA DE REGULAMENTAÇÃO DA ÁREA DE TI. Aí pergunto ? Quem está por detrás destas matérias ? Universidades, empresas ? Propaganda do governo, apontando como tem emprego bom no país ?

12/05/11, 01:11:42: Eduardo edugenerico@gmail.com - IP : 201.52.242****
    E sobre a pessoa aí em baixo que disse que um diploma da Unicamp não vale nada... Hummmmm, melhor não comentar.

12/05/11, 01:06:49: Eduardo edugenerico@gmail.com - IP : 201.52.242****
    A grande realidade é que faculdade se tornou um grande negócio. Quanto mais alunos melhor. Essas faculdades pagam matérias e pesquisas em sites e revistas, falando sobre os grandes salários que esperam os futuros profissionais de TI, sobre a falta de mão de obra qualificada, mas na verdade querem mais ovelhas para o seu rebanho. Querem a sua grana!

    No final vão sair um monte de analistas de suporte para trabalhar em provedor ganhando 800 reais por mês.

    Essa é a realidade.


11/05/11, 16:35:53: Cassia cassianas@yahoo.com.br - IP : 187.11.236****
    Se as nossas faculdades fossem de boa qualidade certamente preparariam o profissional, mas como não são, elas dão uma base ao profissional, que terá que correr atrás de estágios, ou seja, da prática para poder se qualificar, sem contar os inúmeros cursos que se faz a parte uma vez que a área de tecnologia está sempre em processo de mudanças, e a cada momento, mais e novas tecnologias aparecem, e acompanhar tudo isso, só investindo em cursos, livros e prática, prática.

11/05/11, 11:41:53: Leandro - IP : 161.148.17****
    Quando vejo profissionais de RH colocando que faculdades não preparam para o mercado e o importante são certificações. Fica claro com o mercado de informatica do Brasil é amador e as empresas não pensam no futuro.

    Faculdade prepara os alunos para terem uma base teorica, para apreenderem a pensar , a estudar , a pesquisar. As teorias basicas de lógica de programação, sistema operacionais, bancos de dados, etc são usadas a 30 anos e são as bases de todas as tecnologias atuais, o profissional que não as conhece será eternamente somente um operador avançado, sem capacidade de oferecer o plus a mais de qualidade e competividade que as empresas brasileiras precisam para competir num mundo globalizado.

    Ferramentas especificas que são usadas hoje daqui a 5 anos podem não existir mais. Mas quem tem uma boa base teorica de linguagens de programação e lógica de programação aprende a usar qualquer linguagens em poucas semanas.

    As empresas ao procurar somente o conhecimento imediato do profissional estão tendo uma visão mediocre, elas não analisam se profissional que conhecer a ferramnta X é capaz de evoluir ? Ele é capaz de migrar facilmente de tecnologia e ferramenta ? É capaz de oferecer soluções novas e criativas ?

    Depois elas ficam reclamando da concorrência com as empresas publicas e empresas estrageiras. Procurem ver porque a Índia é muito mais desenvolvida no mercado de informática do que o Brasil ? É porque na média o nível de qualificação dos profissionais de lá é muito superior a média brasileira, e para eles qualificação não é cursinho de 2 meses, é educação formal, anos e anos de educação de boa qualidade da educação infantil até a educação superior.


11/05/11, 00:43:12: Emanuel - IP : 200.146.5****
    A faculdade te ajuda ter a noção de como funciona a área de TI, te ajuda a ter boas idéias e ser criativo no mercado. Porém se você seguir o mercado (que vive mudando), com certeza o que você aprendeu hoje não valerá nada amanhã. Não esqueça que criatividade é lucro.

10/05/11, 20:50:33: Kleiton kleiton-rodrigues@uol.com.br - IP : 200.211.99****
    Primeiramente, quero chamar a atenção para um fato: Faculdade idependente da área, nunca vai transformar um estudante em um profissional, o objetivo de uma faculdade é apresentar as ferramentes usadas no mercado de trabalho e passar o básico delas para o aluno. Por exemplo, estudo Análise de Sistemas, onde a grade de ensino inclue Java, o intúito da faculdade é mostrar o que pode ser criado a partir desta linguagem de programação, daí em diante, fica a critério do aluno, criar um objetivo e correr atraz de certificações específicas que o preparam para determinadas ferramentas ou forma de trabalho.

    Peço desculpas caso tenha dito alguma besteira, mas esta é minha forma de pensar. Obrigado


10/05/11, 20:10:40: Paulo paulo.1209@terra.com.br - IP : 186.214.21****
    As faculdades hj em dia nao foca o mercado de trabalho , lógico e impossível acompanhar as tecnologias mas nem mesmo os cursos de curta graduação (tecnólogos) que deveria ser um curso direcionado ao assunto , consegue ser pobre em conteúdos e conceitos. Uma materia do olhar digital diz que as empresas preferem mais um profissional certificado do que um graduado.

10/05/11, 18:54:48: Paulo R.S - IP : 187.44.123****
    Hoje, devido a variedade de áreas de TI, tem-se criado cursos diferentes para abrangê-las, tendo assim cursos de Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Processamento de dados, etc... Penso que qualquer faculdade não abrange de maneira completa e detalhada a área em que atua, mas sim, dar uma visão geral desta, e assim também acontece com TI. Com base nestes conhecimentos obtidos na faculdade cabe ao aluno buscar a complementação (ou ampliação) destes. É claro que há diferenças de formações entre as Universidades, porém para exercer a atividade, formação é fundamental. LEMBRANDO : Hoje temos diversas faculdades na área de TI e mesmo assim a área não é regulamentada. É lamentável...

10/05/11, 18:49:28: Guilhermebl guilherme.bl@gmail.com - IP : 201.95.111****
    Em primeiro lugar, não é papel da faculdade preparar alguém para o mercado de trabalho, um curso universitário tem a função de oferecer uma base de conhecimento para que o aluno possa desenvolver suas pesquisas e estudos. Segundo que a grande maioria dos alunos, principalmente das faculdades particulares, não gostam de estudar, por isso nunca terão conhecimento além da base que lhe foi fornecida, ou seja, insuficiente para o mercado. Terceiro - o mercado é extremamente preconceituoso com relação ao nome da faculdade, de modo que o pior aluno de uma boa faculdade é mais valorizado que o melhor aluno de uma faculdade n, mesmo que o segundo seja melhor que o primeiro. USP, Unicamp, Unifesp, etc, garantem entrevistas mesmo que você não tenha conhecimento suficiente. Quarto - Profissionais de RH são extremamente despreparados(vide terceiro) para contratação de profissionais de TI, por isso precisamos de certificações. Quinto - algumas faculdades tem um enfoque muito forte em ensinar produtos ao invés de conceitos, um absurdo, o aluno entra no mercado sem condições de ascensão. Sexto - A maior parte dos professores não entende nada de educação e ensino e conseguem cargos por conhecimento técnico. Sétimo - É mais fácil conseguir um diploma universitário que comprar um pastel. Oitavo - aqueles que estão despreparados para o mercado fatalmente mudarão de área após o término do curso.

10/05/11, 15:24:41: Marlon - IP : 187.88.1****
    Não, não preparam mesmo, falo isto abertamente dando como exemplo as áreas de gestão e infraestrutura que trabalho atualmente Se não fossem infinitos cursos complementares e ser autodidata não estaria bem empregado.

    Em resumo, minha graduação não influenciou em nenhum processo de contratação até o presente momento.


10/05/11, 14:03:02: Uanderson professor@uanderson.com - IP : 187.88.78****
    Sou professor da área de TI e leciona para Universidades particulares e publicas, para a região do Grande ABC e cidade de São Paulo. Sempre que possível questiono os alunos com relação às entrevistas de emprego ou estágio. Noto que algumas vezes aparece uma lacuna entre o que é cobrado academicamente e o que o mercado espera de um profissional de TI.


10/05/11, 12:31:09: Mila - IP : 187.38.****
    TI ja era

10/05/11, 12:27:33: David - IP : 201.47.10****
    No meu ponto de vista, a faculdade não prepara para trabalhar no mercado de Ti que é muito vasto. Eu trabalho com TI faz 5 anos, e só consigui um espaço por causa das certificações. A faculdade apenas o titulo para a empresa, mas quanto a conhecimento, a faculdade

10/05/11, 10:00:59: Fabio flubacheski@sp.senac.br - IP : 189.78.17****
    Caros,

    Acredito que uma boa faculdade consiga agregar conhecimento a uma pessoa que nem as certificação e nem MBA´s conseguem.

    O mercado hoje está muito aquecido e pela quantidade de faculdades que temos hoje, o pessoal de RH fica perdido na hora da seleção, ai ficam exigindo as certificações.

    Se a empresa sabe que tipo de profissional ela quer, ela vai ao ponto, fazendo perguntas pertinentes sobre a candidato. Uma vez fiz uma entrevista para uma empresa e o entrevistador perguntou. Se lhe der uma lista de números desodernados e um valor, quero que você me diga como encontrar dois números que somados de o valor pedido, isso deve ser feito com a menor complexidade possível. Isso pessoal, vocês só aprendem em um boa faculdade, outra coisa a empresa em questão era uma tal de google.

    abraços

    Fabio


10/05/11, 03:51:11: Zaidan Marinho zaidanmarinho@bol.com.br - IP : 187.18.224****
    Com certeza eh absurda a falta de realidade de faculdades que possuem nome. A migração de estudantes graduandos para outras faculdades em que cursam tecnologia é absurda.Estou ha 4 anos no mercado,ganhando relativamente bem. e isso gracas a certificaoes, coisa que NUNCA se ouve falar na universidade. Cheguei a pegar aulas de Pascal, que para mim deveria-se ter uma nocao, mas um semestre inteiro? Cobrando coisas inuteis? A falta de nocao do mercado faz isso, com que o desencantamento aconteca com todos, e por isso ha tanta desistencia!

10/05/11, 00:31:29: Emanuel - IP : 200.139.9****
    A faculdade é o ponto de partida para o profissional e não aquela lenda de emprego garantido. Graduação é um conhecimento amplo da tecnologia, enquanto a certificação é o mínimo. Na faculdade além dos estudos você é obrigado a desenvolver um projeto (trabalho de graduação) pra concluir o curso, enquanto nas certificações é um clica alí e um clica aqui. Se a empresa diz que a sua graduação não é o suficiente, isso quer dizer que estão oferecendo cargos temporários com baixo salário.

9/05/11, 22:02:11: Diogo dmaciel3@hotmail.com - IP : 187.2.11****
    Alguns pontos que gostaria de ressaltar: 1) Esistem faculdades e FACULDADES,assim como exitem alunos e ALUNOS.Acho que todos deveriam se perguntar: Estou pronto para iniciar a faculdade? Qual meu objetivo? Jogar truco e encher a cara por 5 anos ou me preparar para disputar no mercado cada vez mais exigente e disputado? Isto é: aluno+faculdade=zé ninguén ALUNO+FACULDADE=cara preparado mas ainda, não um profissional completo. 2) Qual o propósito de se fazer uma faculdade? Adquirir teoria ou prática? Não acho que faculdade alguma prepara o egresso para o mercado de trabalho. E acho absurdo quem espera que o sujeito que acabou de sair da escola seja um profissional completo. Aquele que sai da faculdade tem somente a teoria e ponto. Pra isso serve o estágio: para dar a bagagem prática (isto em qualquer curso). 3) Quanto ao citado pelo Felipe (IP : 201.54.340****) acho sim que deviam dar um pouco mais de #7869 nfase em Inglês e certificações mas não acho que devesse ser tão ou mais importante do que ensinar o cara a pensar, ter raciocínio lógico, critico blablabla. Ou seja, acho sim muito importante aquela matéria de Calculo 3 que você estudo série de Fourier. Na série de Fourier você tem chance de errar e repetir a prova. Quando você estiver lá na frente do teclado desenvolvendo um aplicação que roda num sistema crítico (avião, radares, bancos, etc) não existe chance para erros. 4) Muitos caras que entram na faculdade tem deficiências tão grandes, (lingua portuguesa por exemplo) que não tem nem como culpar a instituição que ele se formou. Aliás dá sim, por tem deixado ele entrar rsrs e depois de entrar deixado ele sair RSRSRSRS. 5) Na minha opinião a peneira do mercado de trabalho começa na faculdade. Quão boa é a faculdade + quanto o cara se aplica.

9/05/11, 18:33:32: Adriano - IP : 189.55.8****
    As faculdades de processamento de dados e engenharia de software ajudam sim a formar desenvolvedores. A parte de suporte só é aprendida em cursos especializados.

9/05/11, 17:51:42: Eduardo edugenerico@gmail.com - IP : 189.102.91****
    Faculdades boas? Diplomas? Conheço 2 pessoas sem faculdade que ganham 10.000 reais por mês trabalhando com ERP´s...

    Faculdade na área d TI só serve para prestar concursos depois... Tem gente por aí que paga mais de 1.200 reais por mês nas ditas melhores faculdades de TI de SP ... Dinheiro jogado no lixo.


9/05/11, 16:39:50: Leandro - IP : 187.115.12****
    Nunca Serão!

9/05/11, 14:48:00: Camila Sousa csousa@netpartners.com.br - IP : 200.255.1****
    Acredito que um boa faculdade abre muitas oportunidades, mas não adianta muito um cara ter o diploma da unicamp e não ter uma certificação, pois a faculdade não preparou ele para o mercado, agora se ele além da faculdade, fez cursos de extensão, tirou alguma certificação ele passar a ser bem visto pelo mercado, só a faculdade não adianta, agora uma certificação pode abrir uma porta, mas a progressão vai depender se o profissional quer crescer e uma faculdade mostra isso, mostra que o profissional pensa no futuro e isso para uma empresa é muito bom.

    ATT. Camila Sousa consultora de RH


9/05/11, 14:17:49: Nícolas - IP : 189.54.356****
    A maior parte das faculdades só pensa no lucro, pegam semi-analfabetos, beneficiados pelo sistema de progressão contínua.

    Este pessoal paga cerca de R$ 300,00 por mês e depois de 3 ou 4 anos saem para o mercado, sem saber escrever nem o próprio nome. Não conseguem uma colocação decente e colocam a culpa no mercado, nas empresas, nas consultorias, no governo e etc.

    Não tem caminho fácil, para ser um profissional de sucesso é necessário estudar muito e cursar boas faculdades, quem acha que é esperto e pensa que um diploma qualquer vai garantir um ótimo salário, sempre se da mal...


9/05/11, 12:20:17: Daniela dvporta@danresa.com.br - IP : 189.55.22****
    Respondendo a pergunta: Não, as faculdades estão desatualizadas para o Mercado de Trabalho. Na area de informatica, conto mais com profissionais que tem certificações do que formados em faculdades.

    Daniela - RH - Empresa: Danresa Consultoria de Informática


9/05/11, 11:36:57: Dan Sousa dfsmorrison@hotmail.com - IP : 187.22.18****
    Este tema já discuti uma vez no fórum do Clube do Hardware. Minha opinião é que existem faculdades boas e ruins, não só para TI e sim para todas as áreas. O Brasil favorece a criação de uma faculdade a cada esquina, tenho convicção de que o futuro aluno deve pesquisar muito antes de se matricular. Saber se realmente aquela faculdade tem credibilidade, se o curso é reconhecido, se realmente é aquilo que está procurando. Sou formando em tecnologia por uma faculdade de Guarulhos, conhecida na região, porém não muito conhecida na Capital, e por inúmeras vezes me senti deslocado quando em anúncios (inclusive vistos aqui) a empresa coloca algo como: (Preferência por formandos da USP, Mack, FAAP)... Poxa é complicado, eu banquei minha facu e não teria condições de bancar uma FAAP da vida. Porém a empresa pode sim preferir formandos destas faculdades. Mas acredito que qualquer profissional sendo bem preparado e dedicado ao que se desinou a cursar tem plenas capacidades de chutar estes formandos para escanteio. A grande vantagem de TI para as outras áreas é que podemos nos especializar mais rápido através das certificações. Entendam, não quero menosprezar formandos das faculdades que citei, muito menos começar a criar nichos de formandos de facus de ponta, com os outros. O que eu quero dizer é que sim, o nome da faculdade conta muito no curriculo, porém TODOS possuem as mesmas condições na hora da entrevista, na hora do pega-pra-capar . Só depende do quanto vc realmente estiver preparado... Mas por favor caso descordem de mim, não fiquem com medo de criticar ou completar o que digo, desde o post q coloquei no clube do hardware (em 97), muitas pessoas me mandam emal perguntando sobre carreira, mercado, enfim, o fórum foi feito para isso! Boa sorte a todos!

9/05/11, 10:51:10: Milana - IP : 187.38.****
    Nao tenho que reclamar da minha faculdade, fiz tecnologia e tenha direito de cortar um ano de engenharia pelas materias cursadas, hj em dia nao se faz mais isso

9/05/11, 10:15:19: Felipe - IP : 201.54.340****
    As faculdades deveriam dar aulas em inglês e cursos de certificação, durante o período de formação. Desta forma o profissional sairia mais preparado para enfrentar o mercado. A India faz isto de forma muito eficiente.

    No Brasil, ainda existem faculdades de informática que dão ênfase para Cobol e Assembler ....



Anteriores:

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?