APinfo - Forum


Fórum : Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

Sugerido por : Valeria, Martins, Amauri

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores



25/07/11, 16:13:36: Atleta Amador fotografoamador@bol.com.br - IP : 201.47.14****
    Antes era CPD, depois virou informática ou sistemas, e agora esse tal de TI. Quando comecei a trabalhar com Clipper 87 o salário da época para um programador sr. ou analista era na base de U$ 30. Já em 2000 quando comecei a trabalhar com VB ganhava R$ 25,00. Sei de histórias que nos idos de 70 um programador ganhava mais do que muito diretor.

    O que acho errado são pessoas e empresas não valorizarem o trabalho de analista de sistemas. Acham que fazer programas é o mesmo que fazer sistemas ou projetos.

    E também tem muito gente trabalhando em sisteminhas administrativos em empresasinhas e acham que deveriam ganhar bem. Vão ganhar igual a qualquer outro profissional da empresa.

    Querem ganhar bem ? Então tem primeiro de conhecer e atuar no negócio fim da empresa, se for em um banco em projetos da mesa de operações, se na indústria em projetos industriais, ou em sistemas de apuração de resultado, ou seja, projetos que agreguem valor a empresa, pois ficar configurando IP de rede, perdendo tempo em fazer grids, combos, perder tempo com problemas corriqueiros que são os mesmo a 30 anos, tem o mesmo valor do funcionário operacional que perde tempo em descobrir o melhor jeito de preencher a agenda de vendas, ou qual é o melhor prego para utilizar na caixa de ferramentas.

    As empresas pagam por soluções, e não para os TI ficarem perdendo tempo com configurações de programas. Vejam que grandes empresas, principalmente bancos já não tem mais nos seus quadro programadores, e até mesmo linhas de códigos, pois Banco ganha dinheiro emprestando dinheiro, e não fazendo programas de contabilidade.

    A 40 anos atrás quem conseguia fazer um programa para ordenar uma lista era um gênio e ganhava bem. Hoje em dia o comando Order By é ensinado no ensimo médio.


25/07/11, 14:26:56: jose - IP : 189.110.3****
    Bom , esta péssimo a qualidade de vida de todas as áreas. Os atravessadores , consultorias ou cafetões estão ganhando muito. Para quem é PJ, tem apenas uma solução, quando sair , entre com ação por seus direitos de CLT que você ganha. Eu entrei com duas ações e ganhei ambas. Não fiquem com medo , pois só assim vamos tentar melhorar nossa área. Abraço à todos.

24/07/11, 08:58:56: Alberto Roberto - IP : 201.27.97****
    Caro colega,

    Você acha que neste pais que-vale-tudo , e que não é sério e ainda no tempo das capitanias hereditarias, as empresas estão preocupadas com nossos comentarios???? ha ha hahah hahahahah Só rindo mesmo. Nossa area ficou péssima depois que foram criadas as consultorias, ou seja os atravessadores .... Depois disso virou maior lixo. Não sei porque, mas quando passei a trabalhar como consultor...que era e ainda são 99% da oferta de emprego..meu desempenho caiu uns 40%. Pura coencidência. ha ha hahahaha


22/07/11, 12:26:53: Silva e Silva - IP : 189.110.98****
    Absurdo essa matéria aqui ! mais uma vez matérias plantadas por empresas e consultorias !

    https://idgnow.uol.com.br/carreira/2011/07/22/o-que-fazer-para-evitar-o-apagao-de-mao-de-obra-em-ti/


21/07/11, 18:26:21: Marc - IP : 189.102.1****
    Acrescentando o Joao e o Elias, a qualidade de vida piora com a falta de motivacao que as consultorias causam aos seus profissionais, selecionadoras mal preparadas, consultorias que contratam mecanicos, auxiliar de escritorio, Baba por salarios mais baixos, algumas ate te manda para o outro lado do pais mas nao querem te pagar salario de consultor e sim o que for mais baixo!Eu estava notando um cara que comecou pequeno sua petshop aqui perto de casa e aos poucos, uns 4 anos, ja tem 3 trabalha ganha bem e ao que parece nao troca essa vida por nada! Acredito que trabalhar para os outros mesmo que tenha uma PJ(pseudo empresario) na area de TI ja nao esta valendo mais nada!!Pelo menos no Brasil

21/07/11, 15:29:10: Elias - IP : 189.109.63****
    Joao eu já consegui enxergar de longe tudo isso que disse e vazei fora quando ainda dava tempo (me considero novo), o pior de tudo era saber que tudo que estava aprendendo não valeria mais nada daqui alguns anos (perecível). Passar a vida toda estudando e ver a vida passar não faz parte do meu projeto de vida. Respondendo a pergunta: TI não tem qualidade de vida.

21/07/11, 04:58:12: Clovis Alves clovis.araujoalves@hotmail.com - IP : 201.68.14****
    Na boa Trabalho na Area a uns 4 Anos e ja vi muita coisa e eu sei que tem gente aqui que esta muito mas tempo do que eu, Sou Motion Designer estou querendo entrar na área de TI, Mas eu tiro pela agencia em que trabalho os kara as vezes fica ate às 10:00h isso quando não vão trabalhar no sábado e etc. Mas acho que tudo isso vai de empresa para empresa se vc tiver a bunda virada pra Lua e entrar numa Totvs que é inexistente a possibilidade do kara trabalhar no sábado e ganha o seus R$7.000,000. Eu sei que falta uma organização geral e um reconhecimento a quem merece reconhecimento, mas estou disposto a provar tudo isso, se não gostar simplismente viro Motion novamente

20/07/11, 21:20:55: João - IP : 187.34.45****
    Bem, estou há mais ou menos 21 anos nessa área, já vi de tudo... e pude tirar várias conclusões nessa caminhada: 1) você passa mais tempo estudando do que produzindo e muitas das vezes nem vai utilizar o que está estudou 2) seu conhecimento é extremamente perecível, não é como um professor, um médico, um advogado, que acumula conhecimento com os anos 3) os problemas que você resolvia há 20 anos atrás, são praticamente os mesmos, só complicaram um pouco mais por conta de modismos e imposição de mercado em relação a tecnologia 4) para as empresas TI é ferramenta, não meio de se dar lucro, muito pelo contrário, só dá gastos 5) o mercado é extramente preconceituoso em relação à idade do profissional, o recém formado tem muito mais valor do que o profissional mais experiente Ah.. o cara com 35 anos tá velho ! , se considerarmos que uma pessoa se forma + ou - aos 23-25 anos ele tem só 10 anos de vida útil !? 7) devido a essas metodologias ágeis tudo é um lixo, sem documentação, padronização, e com o mínio de organização, ou seja, uma pressão só para fazer o máximo em menos tempo Go-horse na veia ! 8) o mercado é um prostíbulo só, quem paga mais leva o profissional, quem pede menos é contratado e por ai vai 9) ti é intelectual e não braçal, muitas vezes somos considerados pedreiros digitais e acabam esquecendo que fazer software é um arte e você tem que estar inspirado pra fazer isso. 10) muitas vezes você tem que virar noites, ficar com a cara enfiada no PC estudando, enquanto sua esposa, namorada, mãe, filho precisam de sua atenção. Isso só pra cumprir o prazo estipulado pelo piloto de project ou para aprender determinada tecnologia que um entusiasta inventou de enfiar no projeto. E por ai vai... Isso é qualidade de vida ?!

20/07/11, 16:44:20: José Ramos carlosjoseramos@gmail.com - IP : 187.35.1****
    JULIOANALISTA, Meu irmão, antes tarde do que nunca. Começe por cargos mais baixos para pegar o jeito e mais tarde buscar cargos mais altos. Ou, como diz minha enteada, antes tarde do que mais tarde.

19/07/11, 18:34:32: JULIOANALISTA - IP : 201.37.195****
    PARA MIM QUALIDADE DE VIDA EM TI, SÓ É ALCANÇADA QUANDO SE PASSA EM CONCURSOS PÚBLICOS, PENA QUE A FICHA DEMOROU A CAIR MUITO TARDE!!!

18/07/11, 20:56:37: Marc - IP : 189.102.11****
    mas ai é o cliclo vicioso, aumenta a mao de obra aumenta a exigencia, diminui quaolidade de vida, eu mesmo trabalho numa empresa que contrata auxiliar de escritorio como funcional em sistemas, salario 1000 reais mais o por fora!!

18/07/11, 18:01:01: Silva e Silva - IP : 187.75.6****
    isso o que você disse cwlo,éssa sim é a característica do profissional de TI e acredito que esses estão sendo prejudicados pelo amadores, que somente realizam um cursinho e pronto tomam a vaga de verdadeiro profissional que ama o que faz e pagou por isso.

    Pessoal ficam assistindo muita Rede Globo ou lendo algumas matérias plantadas por empresas do setor de que faltam profissionais , dai vai o cara lá fazer um cursinho qualquer e se acha profissional de TI, enchendo o mercado de mão de obra barata faz tudo por qualquer coisa,

    Regulamentação já !


18/07/11, 16:39:42: cwlo - IP : 186.204.64****
    Em geral quem se diz realizado e satisfeito com a área de TI é porque tem perfil mas também tem prazer no que faz. Isso fica claro quando você vê a diferença entre o profissional que fica esperando a empresa pagar curso e o profissional auto-didata que, se o mercado começa a falar de desenvolvimento mobile, depois de 1 mês o cara já está sintonizado com as plataformas, SDKs, emuladores disponíveis, etc. Infelizmente, para quem pensa que estudar uma nova linguagem/tecnologia no final de semana é um absurdo provavelmente vai morrer reclamando que o café na empresa não é mais de graça e que o valor do ticket é muito baixo. Pode esquecer porque não vai aparecer um Ze Rainha ou Lula para salvar os oprimidos da área de TI. Se isso acontecer, vamos voltar na época do mercado fechado, e acho que ninguém quer deixar de ter acesso a coisas como iPad, máquinas i5, etc...

18/07/11, 11:18:13: Luiz luizm@triadsystems.com.br - IP : 186.200.61****
    Ja trabalhei muito como Pj. Conquistei minha estabilidade financeira. Através da area de TI, conheci muitos lugares e trabalhei em varios segmentos. Hj atuo como gerente de desenvolvimento e testes. Trabalho a 2 quadras da minha casa, na Vila Olimpia ZS. Estou muito bem obrigado. Não sei se conseguiria isso em outra area.

18/07/11, 10:05:04: Mario - IP : 189.62.3****
    Galera a triste realidade da área de TI é a seguinte: Passo 1 - Uma empresa precisa de um profissional de TI. Passo 2 - pede para uma consultoria (que não tem nem a capacidade de analisar o profissional, pois quem entrevista não sabe nem o que está perguntando e ganha no máximo 800 reais mensais) que vai cobrar de 70 a 100 reais a hora da empresa otária. Passo 3 - O profissional que trabalhar pelo menor valor é escolhido, ou seja, os que ficam acessando redes de relacionamento e jogando pokemon por 25 a 30 reais a hora. Passo 4 - envia o pica-fio para a empresa porque é o que vai cobrar menos. Para a empresa o artista é o melhor. Quando deveriam ter um profissional qualificado para resolver o problema preferem ter uns três que parecem que estão produzindo ou dando soluções. Ei sei que não são todos os casos, mas, é uma realidade que só aparece nesta área de TI. Porque TI é tratado como uma prostituta na empresa?????? Ou seja eu pago e você é obrigado até verificar a máquina de café?? Não pode ser um funcionário como todos os outros????

17/07/11, 22:35:51: RSANTANA - IP : 201.6.133****
    17/07/11, 04:41:29: Cristiano - IP : 187.75.77**** Eu moro a 1 quadra do meu trabalha. Tambem trabalho com banco e desenvolvimento e nem por isso meu trabalho deixa de ser extressante.

17/07/11, 11:17:19: Marc - IP : 187.38.12****
    Boa sorte para vc nao foi o que aconteceu comigo e nem o que acontece, como falei se fosse um gerente de banco estaria ganhando menos prem seria mais estavel, alias estou a te começanda a procurar isto, se der certo deu senao deixa quieto

17/07/11, 04:41:29: Cristiano - IP : 187.75.77****
    Olá para todos os colegas. Bom, acredito que posso dizer que sou um cara de sorte , pois atualmente posso me dar ao luxo de dizer que tenho esta qualidade de vida , pois trabalho a 10 minutos de minha casa. Sempre quando saio do escritório, onde trabalho com Tecnologia (Banco e Desenvolvimento), procuro ir andando pra casa, para poder relaxar. Antes trabalhava em SP, precisamente não Av. Paulista e levava 2 horas e meia para chegar em minha casa, que inclusive, não fica em SP e sim, na Grande SP. Contudo, precisei trocar o emprego e hoje em dia, graças a DEUS estou ganhando um pouco mais, porém, com algo que posso dizer ser um luxo, que é trabalhar em um ambiente calmo e próximo de casa.

    Esse então é um fato que difere de lugares para lugares.

    Abraços e boa sorte.

    Cristiano Joaquim


17/07/11, 00:35:39: Silva e Silva - IP : 187.101.21****
    O pior de tudo é a necessidade constante de atualização e isso não custa barato muitas vezes o salario oferecido não paga ...

    amo tecnologia e amo conhecer, aprender e se atualizar,mas não posso apenas viver de amor.


16/07/11, 09:57:10: Marcelo - IP : 189.29.76****
    Marc,

    Eu sentia a mesma sensação que você e resolvi chutar o balde e recomeçar. Hoje ganho um salário bem menor do que quando eu estava na TI, mas vejo que serei um desses seus amigos com família, estabilidade e segurança. Infelizmente TI não proporcionava isso para mim e minha meta de vida é a mesma dos seus amigos.

    Meu conselho, vá para área financeira ou industrial (onde atuo hoje).

    Para mim, TI proporciona qualidade de vida desde que a pessoa trabalhe em um lugar pequeno e de preferência no interior.


15/07/11, 21:15:11: Marc - IP : 189.102.114****
    Olha vou falar por mim, eu sinceramnete acho que a area deu uma desmotivao em termos de valores versus exigencias, estou num projeto nao falaram direito comigo e mandaram para o outro lado do Brasil, eu ate que acho o valor bom mas dividindo por dois é o mesmo quer um gerente de relacionamento de banco (Pessoa fisica)4500,00 mais beneficios, no meu caso e o valor x 2 sem beneficios, so que eu trabalho de forma esporadica 3 meses em projeto 2 a 3 ou 6 meses sem projeto, quando o projeto vem tenho que me sujeitar as exigencias das mpresas e seus clientes, tenho amigos que sao mecanicos de aviacao, Gerente de Banco, etc e estao a 10 anos ou mais na mesma funcao, tem familia, filhos enfim uma vida normal, eu tenho inveja da condicao deles, me deixei levar e ja perdi ate noiva, alguns dizem que estao felizes na area a maioira estao como nos , de saco cheio, eu sinceramente quero sair da area, ou pelo menos da condicao de subsubsubempregado de consultoria, pois tenho medo de ficar velhinho e nunca mais trabalharvirar um mendingo, mas so o tempo pode dizer

15/07/11, 12:56:47: Fábio fabio_g_n@ig.com.br - IP : 189.19.17****
    Sim, acredito que a área de TI exija mais dos profissionais, por questão de leís, de não ter algum orgão para auditar e contribuir nos direitos dos profissionais de TI, é uma área bem dinâmica e que exige bastante atualizações dos profissionais devido o surgimento de novas tecnologias. Exemplo: É a área que tem mais profissionais autónomos, PJ e Freelancer, em outras áreas não temos isso, porque? As empresas não valorizam os profissionais de TI? Fica ai meu questionamento. Abraço a todos, e espero ter contribuído com o Forum.

    Att.: Fábio G. Novais System Analyst


14/07/11, 20:00:31: Silva e Silva - IP : 187.34.231****
    A palavra é regulamentação, onde já se viu ? para ser advogado tem que estudar 4 anos e passar no exame da OAB médico um pouco mais e passar no CRM. O cara faz um cursinho e se acha ,pensando que éssa área dar dinheiro e nas muitas vezes nem gosta da área, no final semana não se preocupa em crescer quer saber sim é praia, samba e cerveja.

    E as matérias plantadas nos jornais não caiam não falta mão de obra não ! eles querem é aumentar a oferta de mão de obra mais ainda para reduzir mais ainda o míseros salarios que recebemos.


14/07/11, 19:27:33: Alexandre - IP : 189.102.140****
    Depende da empresa onde trabalha, as motivações, salário e ambiente.

    São diversos fatores que deixam uma empresa subtrair o funcionário em qualidade de vida.


14/07/11, 17:50:31: Azambuja - IP : 201.18.17****
    Pessoal, TI é fonte de constantes custos para 99% das empresas,ou seja, TI não é o seu objetivo de negócios, TI não é sua fonte de dividendos, apenas uma atividade meio para se chegar aos fin$$$. Portanto no mundo mega capitalista em que vivemos, sempre ganhará mais aqueles que souber agregar valores e por conseguinte lucros ao negócios da empresa. Sejamos realistas: Compilar Kernel, criar regras em Firewall e routers, programar na linguagem XYZ, isto traz lucro para alguma empresa? Quem vcs acham quem ganham mais no Google/Facebook, aqueles que escovam bits ou os que pensam em novas tecnologias e funcionalidades para a experiência do usuário final ? Particularmente o pior cenário é para os programadores, estes tendem a sumir com o surgimento das apps/market store, onde milhares de programas são inseridos e as empresas não precisam ter nenhum deles em seu quadro de trabalhadores. Redes pra mim só entre dois coqueiros em frente a praia..abs

14/07/11, 14:21:05: Juiz - IP : 201.48.98****
    Em resposta a ultima postagem, creio que ninguem pode generalizar. Todos começam por um ponto de partida, um salario de 1300 não é pouco comparado a média salarial brasileira e não substimem bolsistas do Governo, do ENEM, com M no final, pois todos sabemos que quem nasceu em uma classe mais baixa não tem as mesmas condições de entrar em uma faculdade que uma pessoa de classe alta, mas concordo que muitos se encantam com o salário de mais de 5000, como disse o colega anteriormente, e desistem no caminho e/ou mancham o legado dos profissionais que quase não tem vida social . Creio que quando alguem consegue uma bolsa, não foi por que o Governo é bonzinho e deu a bolsa de graça, nós pagamos por isso e o mínimo que podemos exigir é isso, contudo o individuo tem que se esforçar e correr atras.

14/07/11, 07:51:25: Giovani - IP : 189.109.63****
    Gervásio,

    Creio que o seu emprego atual seja muito bom, mas não condiz com a realidade da área de TI, pois ter um emprego ganhando muito bem, CLT e com algumas regalias parece não ser o mais comum, no que diz respeito a área de TI.

    Portanto, cuide bem dele e mantenha-o, pois para quem busca oportunidades hoje é a realidade que estamos dizendo: Alta exigência, PJ e contrato de 3 meses por projeto, além do salário as vezes não ser compatível com tanta exigência.

    Eu costumo ver o mercado como um todo, não vendo as excessões.


13/07/11, 19:13:15: Gervásio - IP : 189.102.145****
    Quem carrega caixa em uma transportadora recebe o salário de um peão e sabe que é peão. Na área de informática, o cara que carrega micro e impressora nas costas, ou atualiza a cotação do dólar no site da empresa, acha que é profissional da área de informática e que deveria ganhar 10 mil reais por mês.

    Isto acaba gerando um bando de frustrados.

    Fazer sucesso em TI, trabalhar em uma boa empresa como CLT, ter um bom salário e uma qualidade de vida digna, infelizmente não á para quem quer, é para quem pode ... Eu escolhi a área que gosto e me dei bem, muitos que postam mensagem aqui falam que já saíram da área ou que vão sair, se isto fosse representativo não tinha mais ninguém mandando curriculum por ai ...

    Aumentar os problemas não vai fazer com que eles se resolvam mais facilmente, nem espantar quem realmente quer entrar na área.


13/07/11, 18:41:52: Diego diegonatorxd@gmail.com - IP : 189.110.184****
    Exatamente o que o Giovani falou , eletricistas , metalurgicos, tem muito mais prestigio e felicidades que profissionais de TI que praticamente nao tem vida social alguma , ao que parece quanto maior a cobrança e aumento de trabalho , menor é o salário , fora que hoje em dia qualquer um faz um cursinho ou segue tutoriais na net e ja se acha apto á desenvolver atividades como um profissional da área, muitas empresas acabam as vezes até mesmo por conta de custos nao valorizando os verdadeiros profissionais por conta disso. Sinceramente estou á um passo de pular fora , e cair matando em cursos voltados á area metalurgica , senai , etc ...

13/07/11, 10:13:37: Desvalorizado - IP : 189.56.84****
    O problema da area de TI é que não temos descanso.... Não se pode reservar uma hora de sua folga, sem desgrudar do celular. Quanto um Gerente de Loja, encarregado de setor varejista, não sabe nem escrever direito ganha mais que a gente e ainda por cima tem folga normalmente.

12/07/11, 20:50:23: Silva e Silva - IP : 189.110.****
    Absurdo o que está acontecendo no mercado tecnológico nesse país.

    outro pensando em pular fora do barco, fiz um puta investimento em um intercambio de idioma no exterior + faculdade + cursos caríssimos e o salario que a galera liga oferecendo ???? R$ 1.500,00 !! (enfia no C * ¨@%¨# esse salario, pois prefiro limpar chão e ganhar R$1.000,00)

    estou muito , muito mesmo desanimado e o pior é que sei que a tendência é sempre piorar com essas matérias plantadas aí que falta profissionais !! o que acontece quando se tem uma grande oferta de produtos ?? o preço cair é o que está acontecendo conosco.

    Adeus capitães do Mato de TI....


12/07/11, 19:42:10: Fábio - IP : 187.11.18****
    Realmente, eu também estou decepcionado com a nossa área. Estudei 6 anos curso Superior, Especialização e hoje estou desempregado, pois exigência é muito grande. Atualização constante, cursos e mais cursos, falar diversas linguas, etc, etc, pra conseguir ganhar aí R$3000,00 isso em São Paulo, e olhe lá se for CLT, 90% é PJ. Como foi dito anteriormente nossa profissão não é regulamentada e isso desvaloriza muito o profissional. Eu já tomei minha decisão, estou pulando fora enquanto é tempo.

12/07/11, 10:05:11: THOMAS TURBANO - IP : 201.28.39****
    Outra coisa que devemos observar em T.I é que quando vc é util a empresa blz. dps que te usam que nem laranja, ai vc é jogado fora que bagaça, na boa empresa privada já era, o negocio é publico

12/07/11, 07:55:31: Giovani - IP : 189.109.63****
    Pois é Alexandre, o que me fez abandonar foi isso tudo que você falou. Formas de contratação PJ, exigência exagerada do mercado, atualização constante e por aí vai.

    Para uma pessoa aguentar tudo isso ela deve ter de gostar muito do que faz, senão não vale a pena passar por tudo isso só para ter um salário alto e ver a vida passar enquanto estou me atualizando até o fim da vida. Eu quero é viver a vida porque ela é curta.

    Felizes são os metalúrgicos, eletricistas e por aí vai, pois aprendem a profissão e vivem dela sem precisar de atualização constante e também vivem a vida, eu sei disso porque convivo com eles.


12/07/11, 07:49:45: Douglas - IP : 187.34.105****
    Eu trabalho com TI faz 4 anos e nos últimos 2 anos venho me dedicando aos estudos para concurso público, pois estou cansado de horas extras e cobrança de trabalho 24x7, ou seja, a maior parte das empresas quer uma pessoa workaholic somente dedicada a elas. Escolhi os concursos pois há estabilidade, boa remuneração, horários fixos e fora as emendas de feriados entre outras coisas.

11/07/11, 16:43:44: AlexandreContin - IP : 200.169.221****
    se sujeite a um salário ridículo perante o que se deve ser pago. Além de tudo, existem os famosos contratos PJ que aparentemente são bons salários pagos, mesmo descontando os impostos, porém o valor recebido não é a sua garantia de uma aposentadoria tranqüila, pois não está sendo pago o seu fundo de garantia, além de tudo, quando o contrato de um funcionário PJ acaba e o projeto acaba também, esse funcionário não tem nada a receber se não somente o que foi trabalhado naquele período de término de contrato. E ainda tem mais, o que é incrível de se ver, uma coisa que não dá nem para acreditar, é a cara de pau que uma empresa tem de colocar para um Analista de Sistemas JR uma vaga como por exemplo a pessoa ter experiência de 4 anos em programação JAVA, 2 anos com SQL Server 2005, ter conhecimento em testes, UML, RUP, ter atuado em projetos desenvolvidos com alguma metodologia ágil, isso é um absurdo, como um Analista JR pode conhecer tanto, e ainda mais, como que ele pode ser um Analista JR tendo esse tempo de experiência? Isso não é possível, uma pessoa ter tanto tempo atuando na mesma área e ser um Analista JR, pois não é incompetência do funcionário, pois se a pessoa evolui em no máximo 2 anos na mesma empresa, essa pessoa é descartada e é mandada embora. A vida do funcionário de TI é muito ingrata, pois a pessoa trabalha muito e deve conhecer muito para o que o mercado exige, além de muitas vezes não ver os filhos crescerem, ver sua relação com sua mulher, namorada e outros familiares indo por água abaixo.

11/07/11, 16:42:08: Alexandre - IP : 200.169.221****
    A vida de um profissional de TI é muito desgastante, o profissional precisa sempre conciliar as atividades de trabalho e procurar manter-se sempre atualizado para o mercado, pois não existe uma tecnologia que será utilizada para sempre . Muitas pessoas que estão no mercado há mais de 15 anos possuem um currículo com mais de 50 cursos extracurriculares pois eles precisam sempre estar atualizados, portanto você aluno universitário que está começando agora nesse mundo lembre-se a faculdade é só o início, se você acha que você vai parar de estudar quando terminar sua graduação está muito enganado, pois o mercado de trabalho é exigente de novas tecnologias. Conhecendo alguns amigos na área, vi que a jornada de trabalho de alguns, por algumas vezes, já chegou a 56 horas seguidas de trabalho, parando somente para almoçar e ir ao banheiro, tudo isso com muito energético e café para se manter acordado. A responsabilidade, o grau de exigência e conhecimento que a atividade exige leva muitas pessoas nessa área a ter problemas sérios de pressão alta e problemas cardíacos pois passam muito tempo em constante pressão de seus superiores, além de sempre estar ouvindo que o projeto está atrasado e o que o que está feito hoje era para ontem. Além de tudo isso, quando um profissional está iniciando na carreira, muitos não tem conhecimento de como o mercado está remunerando essas pessoas, e por conta disso as empresas acabam explorando os funcionários com salários abaixo do que se deve ser realmente pago fazendo com que o mero Analista Jr

11/07/11, 15:28:21: Clayton - IP : 189.109.63****
    Eu acho que em TI se ganha muito bem em comparação à maioria dos setores, é uma área que se sobe muito rápido e a demanda é enorme por mão de obra. Entretanto, essa afirmação só é válida para quem trabalha na capital de SP, pois fora disso se ganha pouco e trabalha muito, não valendo a pena tanto esforço (atualização constante, etc). Acredito que qualidade de vida é só para quem trabalha no interior, que é o meu caso.

    TI para quem mora no interior é uma grande furada, como eu não pretendo ter uma vida em SP capital, resolvi mudar de profissão e atuar no interior mesmo numa atividade mais abrangente, ou seja, na indústria.


11/07/11, 11:10:20: Claudio - IP : 201.6.1****
    O que mais me deixa chateado nesta área é que 90% dos gestores (incluindo gerentes e diretores de T.I) são pessoas completamente incapazes, cuja indicação foi política.

    Ficam atrás de uma mesa, com salários de até 35.000,00, bônus, carro da empresa e outros benefícios só pra representarem no cargo, enquanto a piãozada rala, ganha mal e vive num ambiente estressante, longe do saudável.

    Resumindo - quando tudo dá certo, o mérito é do chefe, do diretor, do gerente...quando algo dá errado, a culpa sempre é do analista ou desenvolvedor.

    Tenho 40 anos, sou altamente especializado mas estou pensando seriamente em abrir um boteco e largar tudo. Não vale a pena.


11/07/11, 01:56:13: Tom - IP : 189.100.38****
    Sem duvida é possivel ter qualidade de vida, com pelo menos 2 idiomas, pos concluida. nunca será um pião técnologico. os piões sim, não tem qualidade de vida.

11/07/11, 01:22:02: Amauri - IP : 200.139.100****
    Se depender de consultorias, as chances de viver no aperto serão altas. Enquanto os outros trabalham registrado na empresa, o profissional de TI fica oferecendo serviço temporário como autônomo registrado (PJ).

10/07/11, 21:39:54: Pedro - IP : 189.78.1****
    Eu acho o pessoal reclama demais!

    Falam muito da area de direito e tal.Acham que as pessoas ficam imaginando aqueles velhos, atrás de uma mesa, e vários livros atrás dele, com vários clientes importantes.

    Direito é uma area que se ganha POUCO, poucos ganham muito.


10/07/11, 18:04:17: Ulysses - IP : 189.46.25****
    NÃO EXISTE QUALIDADE DE VIDA NA ÁREA DE T.I. !!!! Aos que estejam pensando em entrar nessa área: não façam essa besteira !!!

8/07/11, 15:38:02: Giovani - IP : 189.109.63****
    Para mim, não existe qualidade de vida para quem vive na capital de SP, independente da área profissional. Acredito que a qualidade de vida em TI não é lá essas coisas por causa da atualização constante que deve-se ter nessa área, pois em momentos que se poderia curtir a vida, família, amigos e etc, é quase que obrigatório estar se atualizando com as novas tecnologias, cursos, certificações, seminários, palestras e por aí vai.

    Eu não entendo as pessoas que reclamam do salário na área de TI, pois é só comparar com outras áreas que se constata que o profissional de TI não ganha mal, muito pelo contrário.

    Eu estava na área de TI e ganhava um bom salário e mesmo assim resolvi abandonar a profissão pois não me via trabalhando nessa área por muito tempo, eu acho que TI é para os jovens e quando velhos são descartados. Ainda existem diversos fatores que me fizeram abandonar a profissão, mas isso não vem ao caso agora.

    Hoje ganho menos em outra profissão, mas vejo mais futuro e estabilidade a longo prazo, TI muda muito rápido e o ritmo é muito frenético, não gosto tanto assim de programar para ficar tendo que acompanhar as tecnologias que surgem, por isso eu acho que TI é para quem REALMENTE gosta de TI, senão uma hora ou outra a pessoa desanima de tanto gastar tempo e dinheiro para se manter no mercado.


8/07/11, 12:53:38: Tinho - IP : 201.55.46****
    Gosto por causa da grana. Com a grana tenho mulé, casa, carro e etc... isso pq tenho 35 anos! Que venha trabalho!

8/07/11, 12:48:18: Tinho - IP : 201.55.46****
    Podem desistir!! Quem vai sobrar mais vagas!! Hahahaha!

8/07/11, 12:26:00: Marcelo - IP : 186.210.170****
    Desistam desta area , nao vale a pena! Eu ja estou caindo fora

7/07/11, 20:27:02: N3RD juxson_junior@hotmail.com - IP : 189.93.13****
    Não, não é mais difícil! Na verdade é até mais fácil que a maioria e quem realmente é um bom profissional sabe do que to falando

7/07/11, 16:28:56: Roberto Mendez - IP : 189.46.251****
    CAROS COLEGAS, TRABALHEI DURANTE 37 ANOS NA AREA DE T.I. E CONHECI UM GRANDE NUMERO DE PROFISSIONAIS, ALGUNS JÁ AUSENTES DESTE VALE DE LÁGRIMAS QUE NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, SÃO ÓTIMOS PROFISSIONAIS E PESSOAS DE CARATER. O PROBLEMA É QUE DESDE QUE FOI CRIADA A MALDITA TERCEIRIZAÇÃO, NOSSA AREA DE T.I. FICOU CADA VEZ MAIS DESUMANA E DE BAIXA QUALIDADE. AS CONSULTORIAS QUE NÃO PASSAM DE SIMPLES ATRAVESSADORES AJUDAM DENIGREM CADA VEZ MAIS ESSA PROFISSÃO. TENHO MUITOS AMIGOS QUE ESTÃO AINDA TRABALHANDO EM VARIAS DESSAS CONSULTORIAS, POR FALTA DE OPÇÃO, ASSIM COMO EU TIVE. DE QUALQUER FORMA, AINDA ACREDITO QUE A PROFISSÃO É ATRAENTE E DESAFIADORA.ROBERTO S. MENDEZ.

7/07/11, 12:34:43: Doug (1) - IP : 189.38.195****
    Curioso como eu fico algum tempo por aqui e os assuntos acabam caindo na questão da regulamentação profissional ou na tecnologia da modinha . Sinal obvio de que essas questões de fato preocupam e impactam na vida dessas pessoas.

    Mas através da leitura um pouco mais pragmática dessa pergunta pela forma com que foi elaborada fica quase impossível responder SIM para ela, primeiro porque não é tão fácil definir objetivamente QUALIDADE DE VIDA e ainda mensura-la. Existem definições (a exemplo de uma da OMS) sobre essa expressão mas ela está longe do consenso. Em segundo lugar é muito complicado fazer qualquer tipo de relação da qualidade de vida com uma profissão e ainda mais compara-la com outras pra saber quem oferece mais ou menos Qualidade de Vida. Tratar-se de um tema bem subjetivo e sobre ele eu gostaria de compartilhar uma historinha... Um colega meu, um dia sugeriu que eu não estava muito envolvido com o trabalho, diferente do passado onde basicamente abri mão de todas as coisas para me consolidar profissioalmente. Eu disse a ele que hoje estava compartilhando meus esforços com outras coisas, como por exemplo os estudos inclusive em outras áreas que não de TI, esporte e cuidados de saúde e sobretudo poder estar com a minha família mais tempo e que ainda assim, cumpria todos os objetivos fundamentais exigidos no meu trabalho. (continua)


7/07/11, 12:31:42: Doug (2) - IP : 189.38.195****
    (Continuação)

    Ele sugeriu que eu era louco, que estava deixando de zelar por uma imagem de proativiade e iniciativa que eu custei anos para formar. Então eu perguntei a ele qual era o objetivo de vida dele e ele informou que era implantar um Megalo Plano de trabalho 24 x 7 na sua área. E eu pensei que ele iria dizer que o objetivo dele seria zelar pelo bem estar dos dois filhos pequenos que ele tem.

    Ai está posto um dilema que eu compartilho com vcs, como exemplo de que a Qualidade de vida é alguma coisa subjetiva, e eu particularmente entendo qe assim como em qualquer profissão a avaliação disso é bem pessoal e resultado de uma mistura daquilo que vc quer, precisa e se submete a fazer. Do momento do mercado, o conjunto de necessidades pessoais e coletivas e até o lugar onde vc esta fazendo isso.

    Não associo portanto a Qualidade de vida em TI como mais difícil do que em outras atividades.


7/07/11, 10:01:23: Eduardo eduardo.r.nascimento@gmail.com - IP : 201.79.109****
    Não sei... vejo muitos profissionais acomodados com a situação. A verdade é que ainda há bons salários e se você é um profisional bem qualificado num mar de profissionais mal qualificados e mal especializados você pode sim ter o seu lugar ao sol. Já tive problemas em grandes consultorias e grandes projetos mas sempre deixei claro que não aceito falta de respeito e se as condições não eram satisfatórias procurava outra opção. Num mercado aquecido tem muita empresa amarrando cachorro com liguiça, nunca fiquei mais de uma semana desempregado e graças a Deus sempre saí para salários maiores e condições melhores. O problema que percebo é mais uma questão de postura profissional, só assim essa raça de empresários inexcrupulósos vai aprender a tratar bem os bons funcionários de TI.

6/07/11, 20:44:18: Renato RDS.UNI@GMAIL.COM - IP : 186.204.158****
    6/07/11, 20:26:34: João Henrique - IP : 201.13.24**** E isso mesmo! e digo mais, quando as empresas comecam a axigir um conhecimento especifico o profissional vai e estuda ou paga um curso(com o dinheiro do seu bolso), entao a empresa percebe que voce deu conta do recado e comeca cobrar mais e mais...e um ciclo vicioso, nao tem fim.....

6/07/11, 20:43:36: João Henrique - IP : 201.13.24****
    Esta desumanização do mercado de trabalho é o que afeta a felicidade do trabalhador. Trabalho é trabalho e é ruim. Ponto. Nao existe trabalho bom. As condições, respeito e harmonia no ambiente de trabalho devem ser levadas em conta e não tem acontecido.

    Descordo da parte que trabalho é trabalho, logo é ruim.

    Acho que trabalho pode e deve ser prazeroso, o que acontece por exemplo comigo mesmo.

    Eu amava suporte , gostava mesmo e dava o melhor de mim.(Era um prazer atender e uma satisfação saber que os clientes ficavam satisfeitos com meus serviços). Mas com o tempo de tanto ver coisas erradas(falta de gerenciamento) e o que é pior o operacional sendo culpado por erros de gerência. Resolvi sair do suporte.

    Em primeiro lugar é o prazer de fazer o que eu gosto, em segundo a grana e em terceiro a pressão das contas.

    Não adianta dizer que o que vale é fazer o que gosta, vai além disso.

    Acho que o ambiente de trabalho ter que ser levado em conta.(e foi justamente o ambiente de trabalho e injustiças que me fizeram sair da área de suporte).


6/07/11, 20:30:47: Renato RDS.UNI@GMAIL.COM - IP : 186.204.158****
    Isso mesmo 4/07/11, 20:24:50: ROBERTO - IP : 201.95.64**** Falou tudo! Advogado e medico sao unidos e possuem seus respectivos conselhos. Na minha opiniao se nos tivessemos um conselho ele seria tao poderoso quanto os deles.

    Vamos fundar o nosso entao!!! alguem tem que fazer alguma coisa, nao e verdade? Me coloco a disposicao para quem quiser discutir o assunto.


6/07/11, 20:26:34: João Henrique - IP : 201.13.24****
    Acho que não entenderam a lógica... Mas tudo bem, não estava comparado a criticidade de nada.(pouco importa) Apenas quis dizer que é um absurdo pedirem para um analista de suporte primeiro nível ser o cara do oracle ou o cara do sql, ou o cara de projetos.(O analista pode saber, pode mas isso não faz parte do escopo de atuação dele)

    Isso é tão absurdo quanto ir em um dermatologista e querer que ele trate de uma fratura exposta.

    Em resumo é natural ver o caso do médico como um absurdo, mas não é natural ver o caso do analista.(Essa é a lógica).

    Outro fato que quis mostrar é que área de TI é algo muito complexo, então porque somos tratados como GURUS de TI.

    Acho que ninguém aqui vai em uma confeitaria para pedir que montem um micro.(Ilógico, tão ilógico quanto a falta de escopo de serviço na área de TI)


6/07/11, 10:59:25: Paulo Gonçalves ledcrash@gmail.com - IP : 189.120.15****
    Gente, realmente, a vida é dura para todos. Quem quer algo mais da vida em termos financeiros, tem que ralar, entretanto, dá pra conciliar os diversos perfis humanos numa boa.

    O que quero dizer com isto é que o nível de ambição de uns não podem e não devem ser comparáveis ao de outros e nem podemos querer que um menos ambicioso queria o que seu oposto quer.

    Vejo nas corporações, incluindo a que eu trabalho atualmente, uma obrigação para com todos os profissionais em que todos devem ansiar pelo mesmo ganho financeiro indiscriminado. Devemos perseguir as metas para que a empresa lucre e os profissionais lucrem junto, etc ...

    Nem todo mundo quer ganhar mais de R$ 10.000,00 por mês a troco de finais de semanas perdidos e mais de 8 horas trabalhadas por dia. E tem gente que tem excelente performance dentro deste período considerado agora anormal dentro da maioria das empresas. Não querer ser mais do que se é passou a ser uma anomalia dentro das corporações.

    Cansei de ver bons Programadores se tornarem péssimos gerentes porque a empresa obrigou o funcionário a evoluir para um lado que ele mesmo não gostaria. Não há evolução nisto. Tem gente que se contenta e é feliz sendo modesto. E não há pecado algum nisto.

    Esta desumanização do mercado de trabalho é o que afeta a felicidade do trabalhador. Trabalho é trabalho e é ruim. Ponto. Nao existe trabalho bom. As condições, respeito e harmonia no ambiente de trabalho devem ser levadas em conta e não tem acontecido.


6/07/11, 10:06:35: José - IP : 201.92.19****
    Estamos falando de qualidade de vida , correto !!! Na última década ,houve uma mudança muito grande em todas as áreas , não só em TI. Vamos falar do geral e não da exceção, pois a maioria dos meninos gostariam de ser jogador de futebol e quantos conseguiram ? Infelizmente a minoria que é a exceção. Quanto à nossa área de TI, a qualidade de vida é péssima. Temos hora para entrar e sem hora para sair. Agora se você é explorado e trabalha como PJ, isto é muito simples, quando você sair da consultoria , entre com ação pedindo direitos de CLT, que você ganha, por isso que as grandes consultorias estão recrutando como CLT e não como PJ, pois estão perdendo todas as causas.

6/07/11, 08:38:54: Francisco - IP : 200.36.524****
    TI ainda é uma das poucas áreas que permite um grande sucesso em pouco tempo.

    Cito três exemplos de uma reportagem de hoje do Jornal folha de SP, Breno Masi, que aos 26 anos fundou a Finger Tips para desenvolver aplicativos para Iphone e que hoje 3 anos depois, fatura 4 milhões por ano.

    Americo Amorim, do Recife da Drums Challenge que faturou mais de 100 milhões, com a venda de um aplicativo que pode ser baixado por US$ 0,99.

    Tem também o Rafael Costa de 13 anos, que esta no desenvolvimento do seu quinto aplicativo.

    Qual outra área permite este tipo de evolução ?

    Tem apenas um detalhe importante, é preciso ter grande conhecimento técnico, visão de mercado, inglês, etc, ou seja muita competência...

    Enquanto alguns com 13 anos ganham dinheiro, outros com 31, culpam a falta de regulamentação da área, as consultorias, as empresas, o governo, o sindicato, a sogra ...

    Concordo com quem falou que a vida é dura para quem é mole e isto vale para qualquer área, não é exclusividade de TI.


5/07/11, 20:33:01: tecnólog Marcus - IP : 187.106.112****
    Reforço o comentário de 4/07/11, 20:24:50: ROBERTO - IP : 201.95.64****

    - Não existe regulamentação efetiva da classe - Pessoas com pouca e/ou nenhuma educação de base ingressam nesta área por justamente não existir regulamentação - Vinculo empregatício é imposto pelo mercado(lei da oferta e procura) etc


5/07/11, 18:36:06: Matheus - IP : 201.76.189****
    Eu já estou no mercado de TI há 15 anos (só de trabalho) e sempre ouvi (e concordo) que a qualidade de vida é ruim. Senti isso na pele como vários.

    Não se trata aqui de afirmar se aguentamos o tranco felizes ou não. Tenho amigos que reclamam da profissão e querem sair, e outros que estão felizes. Mas ambos saem tarde todos os dias e estão conscientes disto.

    De quem é a culpa? Um Advogado ou um médico cursa de 5 a 8 anos de faculdade e especialização, e só consegue trabalhar se tiver registro em conselhos regionais. Possuem sindicatos e órgãos que cuidem deles. Ganham bem, e trabalham dentro da normalidade (quando trabalham fora do normal, ganham por isso, bastante). Assumem responsabilidades condizentes com suas profissões. Quem são os melhores médicos e advogados? Procurem entre os profissionais com mais de 60 anos. Vão achar vários deles ainda trabalhando, com gosto.

    Já o profissional de TI não tem amparo em nenhum órgão de classe. As empresas não têm obrigações com seus profissionais, ou com o mercado. Pode ter vindo de uma faculdade (que nem precisa ser de informática) ou ter aprendido por conta própria em casa, que será empregado (basta saber fazer o que a vaga pede). Muitas vezes sujeita-se a qualquer coisa. As empresas são predadoras, e os profissionais voláteis e submissos. Afinal, quem não quer ganhar dinheiro, as vezes bem rápido? Resultado: a zona que temos hoje no mercado.

    Coloca um médico não formado pra atender um paciente em hospital. Se descobrirem, ele vai preso. Mas eu mesmo conheço vários estagiários que trabalham em projetos importantes, em consultorias importantes, e a empresa cliente paga por vagas de profissionais especialistas, formados. Alguém fiscaliza? Alguém critica? Alguém ao menos procura se importar com isto?


5/07/11, 17:12:02: Ronaldo - IP : 187.2.165****
    Tem gente que acha que TI é ruim por não conhecer o mundo além do umbigo e por achar que vai receber salários astronômicos e se frustra. Se você acha que TI é ruim, olha pro motorista de onibus - se vc mora em SP - ou para um coitado que trabalha em Telemarketing. E a empresa não te obriga a nada. Se você aceita algo que não quer é porque é COVARDE.

5/07/11, 16:45:10: Bruno - IP : 200.153.171****
    O grande problema na area de TI, e que os funcionários não são valorizados e somente cobrados, por isso não há qualidade de vida nossa area.

5/07/11, 00:45:31: Milana - IP : 187.38.12****
    A situacao é dificil

4/07/11, 23:35:30: Edson - IP : 189.62.69****
    Se você for um analista/desenvolvedor/dba/gp/analista de negocios, que domina ITIL, PMI, CMMI, SOA, ISO, CobiT, etc. Que fala inglês, espanhol, mandarin, Frances, Arabe e Russo. Que possua no minimo 20 anos no cargo de gestão, tavez vc consiga um salario de uns 8 mil PJ, claro.

    Pessoal, precisamos acordar para a realidade. Qualidade de vida?!!?

    Sei que existe, ou pelo menos algo proximo do normal em pouquissimas empresas.

    A grande maioria falta tudo: Planejamento, dinheiro, competencia, etc.

    Daí fica dificil mesmo....


4/07/11, 20:54:10: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
    Na minha opinião, em empresa privada não existe qualidade de vida. Ainda colaboram para que a área seja problemática a área não é regulamentada, existem diversas maneiras de contratação (principalmente em TI), as consultorias, salários não condizem com a atividade, prazos geralmente irreais e a necessidade de atualização constante (paga pelo profissional, é claro). Trabalhei mais de vinte anos na área e hoje abandonei esta.

4/07/11, 20:24:50: ROBERTO - IP : 201.95.64****
    Dá para comparar, sim, MEDICO c/área de TI. ARQUITETO e ADVOGADO também. Para eles TUDO. Para nós NADA. Eles têm, por trás, toda uma fama e atistocracia tradicional que os badala, tal uma obra de arte que apenas milionários podem obter. Não são só profissões, são clubinhos . Podem errar quanto quizerem. São unidos e tradicionalmente intocáveis. São defensáveis até por Lei e, bem vistos pela sociedade. Têm Conselho Regional da profissão. Podem abrir escritórios e consultórios e, crescerem, então, BOA QUALIDADE DE VIDA. Já nós, somos vistos como TIRA-EMPREGO-DAS-OUTROS. Não temos como abrir um escritorio e crescer. É muito caro. Temos que nos submeter à consultorias que se acomploam com os clientes de forma a ter poucos postos de trabalho e muitos profissionais no mercado. Isso dificulta nos unirmos. Políticos, na maioria, advogados, médicos, economistas. A maioria não tem a mínima idéia da nossa profissão. Nos imaginam apenas como INTERNAUTAS. Não há interesse em legislar a favor da TI ou quaisquer outras tecnologias. Defendem sim, os BANCOS, os principais cliente de TI. E assim, somos ESCRAVOS nas mãos deles. Estão tirando de nós os DIREITOS TRABALHISTAS pelo USO E COSTUME de outras formas de contrataçao. Em TI a qualidade de vida é NEGATIVA.

4/07/11, 15:57:44: Luiz Fernando ids-sape@hotmail.com - IP : 187.86.16****
    Qualidade de vida?!?! É só ver o índice de pessoas acima dos 40 anos que continuam na área. Não existe qualidade de vida. Tenho 44 anos, trabalhei com MAINFRAME dos 18 aos 35, primeiro em indústria, depois para o mercado financeiro(este então acaba com todos os profissionais). Dos meus amigos da época de trabalho existem 3 grupos: 1 - os que abandonaram a área e estão felizes da vida, 2 - Os que continuam e estão se acabando, 3 - Os que morreram com menos de 60 anos. O ganho financeiro é o fator de maior dificuldade para se conseguir sair deste sofrimento, mas quando se consegue, temos a capacidade de ver o quanto fomos literalmente sugados, uma forma moderna de ESCRAVIDÃO.

4/07/11, 14:26:13: Desvalorizado - IP : 189.56.84****
    Pois é, pelo jeito o unico PARAQUEDISTA aqui é você mesmo Marcelo... Por enquanto que a area de TI não tiver o devido valor esquece.....

4/07/11, 10:06:11: Eliseu Jeir net.jeir@hotmail.com - IP : 201.28.35****
    Realmente o stress é muito grande, muita cobrança e pouco reconhecimento. Ainda mais quando estamos em uma empresa onde não querem fazer investimento, mas querem que façamos milagres, e na area de Ti, muitas o tal do jeitinho não funciona. Ja pensei em mudar de area, falo ingles e muitas vezes fiz entrevistas que tive que rejeitr na cara do entrevistador pela vergonha do salario que é oferecido, infelizmente, muitos acabam aceitando salarios cada vez mais baixo. Fica aqui meu protesto contra essas empresas que querem um multifuncional para pagar um salario de auxiliar!!!!!

3/07/11, 20:17:35: Skatista - IP : 187.74.13****
    Quem trabalha com TI infra,redes e desenvolvimento(apenas em alguns casos) não tem qualidade nenhuma de vida.

    Um belo exemplo de qualidade de vida Ambiente disponivel 24x7x365 com 2 pessoas de infra administrando 200 servidores linux, windows, xen, vmware, storage, dando suporte a quase 150 usuarios, resolvendo problemas pessoais de celulares notebook de diretores da empresa e com uma salário de 4.000 para um analista senior.

    VocÊs acham que um cara desse tem qualidade de vida ? A mais ele ganha 4.000 então me diz em que hora esse cara consegue gastar esse dinehiro em que hora esse cara dorme ?

    É muitos irão ler isso e lembrar o seu dia-a-dia, empresas pedem muito pagam pouco, 95% das empresas pedem inglês fluente só que 5% realmente utilizam o inglês no dia-a-dia, e mesmo assim aquelas que utilizam pagam salários ridiculos ao funcionários.

    A única coisa que digo o mercado brasileiro é uma piada assim como 99% dos diretores de empresas...só trabalho com TI ainda pois dediquei 100% do meu tempo a isso e apos muitos anos acabou caindo a ficha...nos trabalhamos e os laranjas do nossos gerentes que ganham os meritos e 2 ou 3 salário no bonus da empresa.

    Fica ai a minha indignação


3/07/11, 18:01:16: Eduardo - IP : 201.52.2****
    Qualidade de vida. Vejam como é trabalhar numa empresa que se preocupa com isso.

    https://www.youtube.com/watch?v=oGgPd-hKbTo feature=topvideos_science


3/07/11, 17:19:33: Eduardo - IP : 201.52.2****
    Só acho que TI não é só desenvolvimento, pelo contrário... O pessoal aqui acha que trabalhar com TI é ser programador. Não é todo mundo que trabalha com prazor não, mas não deixa de ter um trabalho estressante.

3/07/11, 16:40:25: Renan renancostab@gmail.com - IP : 189.4.166****
    Vamos por partes.

    Paraquedista é quem compara bananas com maças, a ideia de comparar medico e profissional de TI, é basicamente isso, e mesmo assim posso dizer que existem casos onde ser um programador e cometer um erro pode sim levar a custar vidas de pessoas, ou você acha que por ex. de sistema de controle rodoviario ou de metro se fazem por osmose? Imagine, parar a NASDAQ por 5 segundos por um cagada? É para comparar não é, existem prossionais de missão critica, e se eles fazem algo errado o negocio é problematico, então não me venha comparar controladores e medicos com profissionao de TI.

    O que estão dizendo aqui é uma verdade, a vida de quem trabalha com TI é sim mais stressante que o normal, dificilmente você encontra alguem que diz, meu dia foi otimo, estamos dentro do prazo, meu chefe é compreensivo, e o cliente não encheu o saco uma vez, geralmente o nivel de stress é disso pra baixo, e a solução é de fato sair do pais,já pensei nisso,alias esse é um plano a medio prazo.

    Como eu falei salve execessoes 99% das empresas são como eu falei no post abaixo, olham a hora que você entra mas não a que você sair e por ai vai, de mal a pior.


3/07/11, 07:08:22: Andre - IP : 200.143.139****
    Concluindo, survey de 2011

    https://www.careercast.com/jobs-rated/2011-ranking-200-jobs-best-worst


3/07/11, 06:58:56: Andre - IP : 200.143.139****
    Só para complementar, li alguns comentários (Eduardo, Rodrigo etc) e concordo com eles. Primeiro você tem que gostar do que faz, senão, não adianta onde e como você trabalha, vai achar estressante e frustrante (conheci pessoas assim). Também seja o mais bem qualificado que você puder pois isso lhe permitirá escolher as melhores empresas para trabalhar e não o contrário. Engraçado um link que postaram aqui dizendo que IT é a profissão mais estressante, respondo com esse link:

    https://online.wsj.com/public/resources/documents/st_BESTJOBS2010_20100105.html


3/07/11, 06:42:26: Andre - IP : 200.143.139****
    Puxa quando leio comentário que consideram qualidade de vida fazer exercícios na hora do almoço fico espantado como estamos nivelando baixo.

    Primeiro acho quase impossível ter qualidade real de vida em uma cidade como SP onde estão concentradas a maioria das vagas de TI.

    Também conheci muitos profissionais, que como alguns já comentaram aqui, são escravos do dinheiro.

    Por outro lado as empresas são extremamente amadoras e anti éticas quando vendem projetos com prazos impossíveis para ganhar o cliente e fazem do ambiente de trabalho um inferno, além de gerentes incompetentes que não sabem controlar prazos fazendo os profissionais trabalharem sempre muito acima das 40 horas semanais.

    Tenho 36 anos e estou na área há 9. Pessoalmente a única forma que encontrei para ter mais qualidade de vida, foi criar coragem, arrumar minhas malas e mudar de país mesmo com um salário mais baixo. Hoje posso dizer que vivo. Vou de bicicleta ao trabalho, ou trem (15 min em ambos os casos), almoço em casa, trabalho 8 horas, e quando trabalho a mais uso essas horas para tirar um dia de folga e tenho férias!!!


2/07/11, 19:37:02: Renato - IP : 186.204.155****
    Sr 30/06/11, 19:56:47: Marcello - IP : 189.100.242****, Pelos comentarios abaixo esta claro que a grande maioria acha nossa area estressante. Sendo assim o PARAQUEDISTA aqui é voce.


2/07/11, 19:07:46: André Alves - IP : 187.56.158****
    Mas eu falei que é estressante, mas tem que deixar o pessoal entrar pra ver como que é, não é a toa que cada vez mais tem menos profissionais entrando nessa area, mas quem gosta de TI aguenta o tranco agora quem não gosta muito e foi mesmo assim se estressa mais.

1/07/11, 18:31:42: Eduardo - IP : 189.102.9****
    Hehe concordo com você. Uma vez me pediram para dar uma olhada no triturador de papel. Eu falei: Se não é ligado na rede, eu não mexo. Não tô nem aí, não engulo spo não. Quer mandar embora manda. Hj estou indo para a área de contrução civil. TI pra mim, só por hobby.

1/07/11, 10:14:10: Thiago - IP : 200.160.7****
    Realmente a área de TI do meu ponto de vista é altamente estressante, a exigência de disponibilidade dos serviços é cada vez maior. Sem falar na falta de entendimento dos gestores que concluem que o “cara de TI” é responsável por todos os sistemas e tem de ter as soluções e repostas a problema imediatamente. Costumo comentar que: deu problema? é ligado na tomada? Então liga para TI!. Vejo casos onde a pessoa responsável por TI acaba respondendo por tudo que é equipamento eletrônico dentro da empresa, dês de computadores a sistemas de ar condicionado.

1/07/11, 09:20:30: Mario - IP : 189.62.18****
    Outro grande problema é ser gerenciado ou coordenado por um analfabeto digital, pois, quanto mais alto o cargo é a distância da realidade que a empresa necessita ou pode oferecer. Nós olhamos para cima e falamos olha quando bundão gerenciando e eles olham para baixo e dizem aqui só tem cabecinhas . Fora as bolas que os gerentes levam com as empresas picaretas que contratam.

1/07/11, 00:17:53: Rodrigo - IP : 201.87.53****
    Quando fazemos um orçamento com um marcineiro para fazer um armario, o marcineiro da seu prazo e custo e não adianta choramingarmos...

    Isso acontece por o marcineiro possui 20, 30 ou até mais clientes. No nosso caso possuimos 1 só cliente e se não aceitarmos as exigências nos queimamos e podemos perder o emprego.

    Por esse motivo a unica maneira da area de ti ser menos estressante é nos mantermos o mais atualizado possivel, pois para profissionais atualizados está sobrando emprego e com isso não é preciso aceitar as exigencias de um cliente que não é da area de TI.


30/06/11, 21:12:54: João Henrique - IP : 201.1.4****
    O problema maior é sermos tratados como Gurus da Tecnologia dentro e fora das empresas.

    Em todas as outras áreas temos um divisão bem feita do que cada um deve fazer.

    Na nossa área essa divisão é inexistente e a cobrança é fato.

    Mas devo admitir que pelo menos agora não trabalho de sábado. Pelos menos ainda não precisei.

    Embora ainda seja meio que um severino da informática.


30/06/11, 21:06:06: João Henrique - IP : 201.1.4****
    Acredito que sim, pois a exigência nessa área é cada vez maior. Não só por profissionais qualificados mas por disponibilidade de tempo dos mesmos.

    Mas depende da área de atuação do Profissional.

    Se for na área de suporte é pior ainda. escalas 7X2 ou 7X1 onde o profissional tem que atender 42 ligações ou mais e as vezes é obrigado a fazer três coisas ao mesmo tempo sem deixar a qualidade do atendimento cair.

    Mas o ruim mesmo é como o profissional é visto, como uma espécie de severino da tecnologia.

    O fato de um profissional ser dessa área não significa que ele tem que saber tudo.

    E é essa falta de separação de responsabilidades(escopo de atuação) aliado a noção distorcida que as pessoas têm do profissional dessa área que mata.

    A realidade é que você entra em uma empresa para fazer A e acaba fazendo o abecedário inteiro. Acho que a grande maioria já teve que fazer muita coisa que não era do seu escopo de atuação. Alias que escopo???

    Esqueça divisão de função por cargo.(Somos uma espécie de gurus da tecnologia).

    O que eu não entendo é o por que as coisas são tão bagunçadas. Pelo meu ponto de vista exigir que um profissional de TI saiba tudo é o mesmo que ir ao um ortopedista e querer que ele resolva um problema de coração.(Nesse caso é um absurdo, mas quando vira pra nossa área é muito comum se deparar com tal situação e ser cobrado como um profissional de outra especialidade).


30/06/11, 19:56:47: Marcello - IP : 189.100.242****
    Realmente TI é a área mais estressante, se um médico faz uma besteira durante uma operação, basta pedir para voltar o backup, se um operador de voo derruba uns dois aviões, basta dar Ctrl+Alt+del ...

    A grande diferença é que nas outras áreas as pessoas já entram preparadas para a pauleira, em TI, tem muito paraquedista que acha que como gosta do Orkut e facebook, dá para ganhar uma boa grana sem esforço.

    Dura lex sed lex : A vida é dura para quem é mole.


30/06/11, 15:08:17: Desvalorizado - IP : 189.56.84****
    Resposta ao André Alves, Samuel Ferreira, Eduardo... https://lista10.org/miscelanea/as-10-atividades-mais-estressantes-do-mundo/

30/06/11, 14:50:45: Mario - IP : 189.62.18****
    O grande problema da área de TI hoje são os chupins de outsourcing , que ganham sem fazer nada. E ainda não sei porque a maioria das empresas sentem segurança em que quando contratam os chupins de outsourcing . Como o contrato é feito escravo e não é considerado gente, então tem que ficar sem férias e outros benefícios que tem um funcionário normal. Daí o resultado de tanto stress e responsabilidade.

30/06/11, 13:58:27: Renan - IP : 200.155.126****
    Esse negocio de ter a qualidade conquistada é historia, o fato é que quanto mais você cresce dentro de uma empresa mais ela exige de você, e as cobranças não são poucas, prazos curtos,stress gratuito, ficar depois do horario, atender o telefone em casa, trabalhar final de semana e por ai vai.

    Acho que o problema atualmente não é o funcionario, mas sim as empresas, que ainda tem fundamentos em conceitos muito antigos que na minha opinião não deveriam ser aplicados atualmente.

    Eu já me irritei varias vezes, porque olham a hora que você chega, mas nunca olham a hora que você sai. Outro problema é que elas não pagam de acordo com a sua especialização, então o cidadão acaba tendo que aturar essas coisas, e até ele se tornar o profissional requisitado, que pode fazer exigencias, ele já apanho mais que escravo no tronco.

    Salve algumas excessões 99% das empresas é como eu descrevi, e o fato é que outras areas possuem sim melhor qualidade de vida, não digo todas, mas eu vejo colegas de trabalho com serios problemas de saude, e são pessoas novas de vinte e poucos anos, LER, Ulcera, depressão, insonia, problema psicologicos devido a pressão, tenho amigos que possuem disturbios associados ao ambiente de trabalho, se o telefone toca o coração do cara acelera e ele fica meio frenetico e suando frio, e não é um outro não, são varios, eu mesmo já tive alguns, e agora comecei a tacar um ****** pros problemas da empresa, porque salario nenhum paga sua saude, é capaz de ser taxado como funcionario ruim por não ficar depois do horario sem ganhar NADA, por ser monotarefa e não conseguir manter o prazo de 3 projetos ao mesmo tempo, muito bom hein?

    Chamam isso de qualidade de vida?

    Eu até brinco com os colegas de trabalho, vou indo pra senzala.


30/06/11, 07:52:15: Eduardo - IP : 189.100.242****
    Trabalho em TI a mais de 30 anos, existem épocas em que as horas extras e trabalho nos finais de semana são frequentes, em outras o volume de trabalho é normal, dizer que não é possível fazer atividade física, estudar, ou ter um bom tempo livre com a família, parece mais uma desculpa para não fazer alguma coisa que as pessoas sabem que deveria ser feita, mas que no fundo não querem fazer.

    Quem esta começando deve tomar cuidado com algumas opiniões, pois muitas vezes elas passam uma visão exagerada da situação, com o objetivo justamente de desiludir os iniciantes, ou justificar frustrações de alguém que fez as escolhas erradas.

    Em todas as profissões, o sucesso exige sacrifício, TI não é diferente, mas também não é esse monstro que alguns querem pintar.


29/06/11, 23:44:13: Guerrero - IP : 189.100.9****
    Sou profissional da área de TI e Telecom á 8 anos e posso afirmar com total certeza que quem trabalha na área de TI não tem vida ! Quem trabalha nesta área é escravo e não tem tempo para a familia ou para si próprio ! Não existe qualidade de vida nenhuma quando se trabalha em TI. Nas outras áreas o pessoal vive melhor, ganha melhor, tem tempo de sobra para outras atividades e a grande maioria consegue sair no horário.


29/06/11, 22:08:32: Hermes hermes.guimaraes@ig.com.br - IP : 189.19.155****
    Quando falamos da área de TI devemos tomar alguns cuidados. É imensa as diversidades em nossa área. Realmente não temos uma qualidade de vida que queremos, pois tudo que vamos fazer dependemos das disponibilidade do sistema sem atingir o horário norma de trabalho dos usuários.

29/06/11, 21:27:42: Leonardo leonardo.moreira1987@hotmail.com - IP : 189.54.73****
    É difícil mesmo. Ambientes desconfortáveis, aparelhos em altura imprópria sedentarismo. O meu caso, eu fui jogador de futebol antes de ser desenvolvedor e hoje meus músculos são atrofiados não tenho muita força nas pernas mais. É preciso alterar o sistema.

29/06/11, 20:39:33: Samuel Ferreira samuelteodoroferreira@gmail.com - IP : 187.42.78****
    Pessoal

    Eu trabalho na área há 15 anos, tenho 30. Comecei dando aula em cursinho, e hoje sou formado, tenho pós graduação e sempre estou atualizado, ou procurando me atualizar. Não tenho nada que reclamar do meus salário, dos meus 2 empregos, da minha vida. Estou 100% satisfeito. Tenho casa, carro e um bom salário. Porém tudo foi conquistado com muito trabalho, suor e garra. E sempre procuro algo melhor. Ou seja, dou como exemplo, estudem, especializem-se e traçam metas para o futuro. Só isso irá provar o profissional que há em você.


29/06/11, 15:06:59: André Alves - IP : 189.110.23****
    Bem, não posso opinar muito pois sou recém formado,e tenho pouca experiencia, mas olhando esses comentários, assusta entrar nessa área, eu gosto dessa área eu sei que é estressante, ja ocorre falta de profissionais pelo menos é o diz a mídia e esses comentários não vão ajudar em nada pois só vai espantar possíveis profissionais.Na minha opinião é essa ninguém é obrigado a seguir essa área, os que entram ja sabem mais ou menos o que vem pela frente, e mesmo assim vai em frente pensando só na boa remuneração que pode conseguir, e depois se arrepende e chora as mágoas.

29/06/11, 11:33:08: Desvalorizado - IP : 189.56.84****
    Trabalho a seis anos na área e vejo que o maior problema é conciliar a vida profissional com a pessoal. Concordo com o Consultor de TI, que não quis se identificar que tem ser PROFISSIONAL, porém na maioria dos casos, não provem apenas da parte do funcionário, mais na grande parte da EMPRESA. Atualmente, vivo a realidade do ramo varejista do interior de São Paulo, mais precisamente, região de Campinas, não sei como é, nos outros ramos ou em outras empresas, mais o investimento na área de TI é escasso. Ou seja, um servidor, uma estação de trabalho não pode dar mais do que ela foi criado, mais para o empregador, VOCÊ DEVE dar mais do que foi contratado, por isso é passado um CELULAR , você não tem mais descanso. Tiram a sua marcação de horário e você vira FUNCIONARIO DE CONFIANÇA resumindo... Tiram suas horas extras... E para economizar, contratam jovens, sem treinamento ou conhecimento. Vejo as outras áreas e com exceção da manutenção elétrica, todos têm qualidade de vida, trabalham no seu horário e não atendem em suas folgas ou fora do expediente.

28/06/11, 23:29:08: edson - IP : 186.252.250****
    trabalho a mais de 13 anos nesta area, apesar do mundo estar indo na direcao do home office, interatividade e agilidade poucas sao as empresas que estao preparadas para gerir o trabalho deste tipo de profissional. uma classe desunida que a maioria dos profissionais se acha altamente preparado e que na verdade ainda e escravo das empresas. nao existe qualidade de vida neste regime de trabalho que hoje o profissional de ti e sujeitado.

28/06/11, 23:02:33: Rosana Hadad - IP : 201.6.14****
    Por que não? Basta atuar como funcionário nas áreas de TI do Banco do Brasil, Receita Federal,Banco Central,ou de qualquer repartição pública estadual, municipal...se conseguir uma assessoria na casa civil então melhor ainda!!

28/06/11, 21:16:00: Edson epnascimento.1991@gmail.com - IP : 201.68.25****
    Acredito que a qualidade de vida que estejam se referindo tenha relação com o bem estar, sem dores de cabeça, com tempo para curtir os frutos do trabalho, viajar... Se for este, acredito que o em TI, são poucos os funcionários que conseguirão tal façanha, porém, a quem não tenha nada disto que sitei acima (EU) e mesmo assim considera ter uma qualidade de vida alta pois escolheu esta área (TI) por que gosta, e por este motivo, não vai fazer diferença levar trabalho pra casa tendo muitas vezes que trabalhar nos fins de semana e ser OBRIGADO a atualizar-se constantemente e provavelmente durante toda a vida. Embora sejamos pouco remunerados, ainda ganha-se dinheiro em TI, qualidade de vida depende do que cada um deseja e almeja para si. Meu conselho? Entre em TI se realmente gostar, do contrário, será mais um que reclamará do trabalho no futuro.

28/06/11, 16:03:12: Silva - IP : 187.37.0****
    Qualidade de vida em TI?Aonde? Acho muito dificil ter qualidade de vida em TI, pois é uma área que requer esforço e dedicação com constante atualização profissional.

28/06/11, 14:50:22: ROBERTO - IP : 201.93.23****
    Hoje nenhuma área dá facilidades. Foi-se o tempo em que competiam para serem o melhor lugar para se trabalhar. Há áreas em que não se vara noites. Mas os salários são pequenos. Tudo tem o seu preço. E o governo quer mais do que o dobro dos salários que nos pagam. Está difícil alguém fazer carreira. Não há interesse em mantê-lo. Mesmo sendo bom profissional. A tensão pela dispensa que pode ser daqui a pouquinho tira qualquer qualidade de vida. Aconteceu comigo. Às 15hs planejava-se e distribuia-se tarefas e programas. Às 16hs o projeto foi extinto. A velocidade exigida nos rouba os momentos para aproveitar as nossas conquistas. As demandas para outras especialidades surgem muito rápido, então, AGORA, JÁ, NESTE INSTANTE é o momento de aprendê-las. Mas, aprender quais? Você sabe?! Quem sabe?! Isso tudo tensiona. Não há descanso: Os nossos bons momentos se vão. As amizades cedem lugar às conveniencias e sorrisos sociais. Por vêzes a família toda se obriga a isso. Desculpem o pessimismo.

28/06/11, 08:30:44: Consultor de TI - IP : 201.19.67****
    Se o profissional é apenas mais 1 certamente em qualquer profissão ele receberá mais trabalho para fazer e ganhará sempre menos. Agora, se o profissional for O PROFISSIONAL ele terá uma boa remuneração e poderá ter privilégios que os demais não possuem e com méritos, porque ele fez a roda girar mais rápido enquanto os outros se preocuparam em reinventar a roda. E somente um adendo: Portugues é tão importante quanto Ingles, ninguem gosta de chegar em uma apresentação e escreverem agente , antiflamatório , laser , comvite , etc...

28/06/11, 00:14:54: Amauri - IP : 200.139.100****
    Se comparar com a área financeira (economia, administração, contabilidade e etc) a qualidade ficará lá embaixo, porque pra ficar com boa remuneração vai ter que virar a noite e passar o fim de semana trabalhando, sem contar que o serviço é temporário e exigente.

27/06/11, 18:50:32: Guilherme guilhermebl@gmail.com - IP : 189.18.206****
    Isso depende do profissional, um profissional regular provavelmente será exigido o máximo de produção que ele puder oferecer, já um profissional altamente qualificado é disputado no mercado, esse profissional com certeza será paparicado na empresa em que está para que não vá embora, e nisso eles recebem todo tipo de regalias, horário flexível, home-office, etc. Como tudo em TI quem tem qualificação e se sobressai é muito valorizado.

27/06/11, 18:39:35: Diego - IP : 186.214.127****
    Concordo com os comentarios do Walter, hoje trabalho na area de logistica e estudo fazendo formação em DBA para trocar de atividades, hoje vejo TI com uma area que necessita de uma certa dedicação porém não é uma coisa que nós torna escravo do serviço.

    O que realmente toma muito tempo são as constantes atulizações pois temos novas versões anualmente e hoje um profissional de TI gasta no minimo 300 hrs ano em estudo.


27/06/11, 15:34:28: José Maria - IP : 189.46.18****
    Todas as áreas tem suas dificuldades, mas hoje em TI corremos tanto atrás do sucesso profissional e do dinheiro e quando paramos para analisar já pode ser tarde demais, você não viu seu filho crescer, o dinheiro que você gastou pode ser gasto para curar um câncer, custear o advogado para tratar do seu divórcio e sua esposa pode ter encontrado o afeto que tanto procurava em outro homem.

    Aparentemente em TI as coisas não digo que são mais difíceis, mais são muito difíceis também.

    Trabalhar até tarde dois ou três dias por mês pode ser necessário, acima disso se torna enfadonho, mas somos reféns do dinheiro.

    Lembre-se: O trabalho foi criado para ser uma bênção na vida do homem.


27/06/11, 14:29:05: Walter - IP : 201.162.452****
    Este tema vai ser ótimo para que o pessoal que vive chorando as magoas, mas defendo que qualidade de vida tem que ser conquistada, não é alguma coisa dada a você pela empresa.

    Qualidade de vida implica em disciplina, determinação e definição clara de prioridades. TI tem uma carga horaria complicada, mas isto também ocorre em outras áreas. Trabalhar no feriado prolongado para implantar uma nova versão do sistema, ou fazer muitas horas extras no final de um projeto é normal, mas tirando estes casos que devem ser tratados como exceção, o restante da para contornar. Eu pessoalmente consigo fazer atividade física pelo menos três vezes na semana, na hora do almoço.


Anteriores:

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?