APinfo - Forum


Fórum : Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

Sugerido por : Alonso, Romeu, Mario

Foruns anteriores



18/08/11, 21:27:12: Itinerante - IP : 189.33.24****
    Ser otimista é acreditar que pode dar certo, mas, ser realista é enxergar o mundo ao teu redor e perceber que sonhar ao acaso é mera ilusão. A visão de mundo que se tem pode te guiar por caminhos que te dão 50% de sucesso e 50% de fracasso e é isso que faz a diferença, enxergar que mesmo na crise há oportunidades. Mais inteligente é saber usufruir da crise de modo energico e diferenciado. Esses que souberem ter esta visão da TI sim poderão sobreviver no futuro!

18/08/11, 14:57:05: Roberto - IP : 201.92.250****
    Não existe futuro garantido..existem previsões otimistas e visões mais otimistas ainda. Temos uma cultura razoavel e uma educação também razoavel....as gerações futuras terão mais oportunidades e maiores possibilidades de sucesso.Já observam-se que previsões em qualquer área são as melhores possiveis.Os investidores sabem o que fazer e onde investir em se tratanto de mercados de capitais com tantas oportunidades em nossa economia..No Brasil podemos ter certeza que estamos em situação confortável. Lógicamente teremos problemas no futuro, como tivemos no passado, mas acredito que superaremos como sempreo fizemos e temos que entender que o mundo não é perfeito e problemas foram feitos para serem resolvidos e não ignorados ou chorados. Isso é para sómente para os pessimistas e fracos.

18/08/11, 14:43:40: Laerte - IP : 201.92.250****
    Quem sabe realmente do futuro? O Brasil e muitas outra nações já passaramu por muitas situações de instabilidade politica e social (e muitas até guerras terriveis) e sobreviveram.Se transformaram e superaram suas perdas. Assim é na area de TI. Existe épocas de crise, de fartura e de evolução principalmente. Essa de prever o pior, só se o sujeito tem bola de cristal ou tem poderes para antever o futuro e se existir um cara assim, acho mais interessante ele saber os numeros da proxima mega-sena e cair fora da area de T.I.

18/08/11, 10:10:43: Cleber Brito cleberab@gmail.com - IP : 189.69.189****
    Vejo que essa atividade está com os dias contados, uma vez que a cada momento surgem novas Startups especializadas neste serviço e cobrando valores cada vez mais baixos, já que a mão de obra para atividades de informatização está em excesso.

17/08/11, 20:59:51: Observador jfsi@tutopia.com.br - IP : 189.33.247****
    Futuro incerto...previsões serão só falcetas e visões particulares...é tão incerto quanto o futuro de nossa nação com nossa cultura capenga e uma educação tão fútil...as gerações futuras tenderão a um grau de incertezas tão profundo que mesmo em nosso tempo já observam-se que previsões em qualquer área serão meras especulações porque até mesmo os investidores não sabem o que fazer e nem onde investir em se tratanto de mercados de capitais com tanta incerteza econômica mundial...No Brasil temos a falsa impressão que estamos em situação confortável, mas, a cada dia que passa somos esquadrinhados para que essa impressão seja vista internacionalmente e na verdade nada temos...é pura ilusão... Tendenciosos são justamente os tipos de leis que estão nos tornando bonecos sem ação a tal ponto que a própria constituição é um mero cordel encantado que para nada serve... Então...por isto...futuro de TI no Brasil incerto...

15/08/11, 20:28:29: junior - IP : 201.27.16****
    No meu ponto de vista pensando em área de TI, não da para aceitar que tenhamos um monte de empresas onde uma usa Itil, na outra Pmi, na outra Scrum na outra Cobit na outra Rup....e ai vai.... Como que o cliente/usuario pode analisar e acompanhar o que ta sendo feito, se não tem nem condição e parametro(padrão) para poder validar/acompanhar... A melhor forma de fortalecer TI é padronizar, implantar padrões universalmente (todos devem seguir)...algo do tipo Iso .. Ter órgão competente para questões judiciais, de profissionais etc.. Outro exemplo: Todo produto que vc compra tem um manual e especificação técnica , ai vai a pergunta : Qtas empresas tem as devidas documentações técnicas , manuais operacionais, pgms DOCUMENTADOS(isso deveria ser auditado)..POucas... Algumas fazem na 1a. vez, depois fica la esquecido...e o conhecimento ta aonde Na cabeça do desenvolvedor...rs pelo amor né....

15/08/11, 20:18:56: junior - IP : 201.27.16****
    Enfim, já tivemos diversas fases desde Mainframe, downsing, terceirizações, Erps, etc.... Não vejo como ter fim a questão de informatização, sempre vai ter novas empresas e a dependencia em TI. Mas como alguns disseram e ja vivi desde a fase de desenvolvimento nos anos 80 onde um sistema saia de um papel de pão ...ai temos agora diversas metodologias. Vejo que o grande papel é realmente agregar e entender o negócio da empresa. E realmente o papel de analista negocio/funcional bem executado tem a cumprir o papel de automatizar com retorno ou financeiro ou operacional ou de agilidade nas informações. Mas a bagunça da área ainda continua e é uma grande torre de babel em TI, não temos PADRÃO, pois antes era falta de metodologia e forma de trabalhar, agora temos uma pancada de metodologia, linguagem etc...!!! Sempre tem alguém : Essa linguagem é master ! ou essa metodologia é a melhor ..e ai vai...e ficamos com a fama de area desorganizada, sem força e MAL PLANEJADA( e é verdade) ! Quando estivermos como Engenharia e demais areas com formas universais e padrões gerais(usados por todos) , ai sim teremos uma area de TI de verdade!

12/08/11, 16:20:14: Ulisses lissesjhs@terra.com.br - IP : 189.18.19****
    O mercado de TI ta escasso porque se exige muita experiencia e não buscam futuros formados pois o que as empresas é pessoas com vários anos de experiencia e não pegam pessoas para desenvolver seu potencial estou procurando emprego na areá a mais de um ano e não consigo nada porque não tenho experiencia e nem tenho nenhuma especificação na areá, pois custa muito caro e como to desempregado não consigo fazer.

11/08/11, 18:48:34: Ricardo - IP : 189.12.6****
    Mais ainda, as tecnicas de desenvolvimento evoluíram. Alguns softwares de 30 anos atrás foram mal desenvolvidos, com péssima documentação, e ainda assim continuam sendo usados. Já agora, com as tecnicas de software engineering e usability, e tornando o software menos dependente do OS e do hardware, quanto tempo durará um software desenvolvido hoje?

    Prevejo q softwares bem feitos desenvolvidos na década de 2020 poderão durar até mais de 1 século apenas recebendo manutenções menores. Como ficará então o profissional de desenvolvimento de software e de suporte, quando tudo estiver pronto e funcionando bem?

    De fato, tecnologia, com exceção do entretenimento e algumas outras áreas, é apenas suporte e seu custo deve sempre ser reduzido. Uma empresa q naum é do negócio de tecnologia, q a tem como apoio ao seu negócio, se investir muito em tecnologia, vai ficar ineficiente, vai precisar reverter esse gasto no preço do seu produto/serviço, e ficar menos competitiva no mercado. É claro q um bom administrador vai querer reduzir gastos e aumenta e eficiência, e o bom profissional de tecnologia deve atender essa necessidade e desenvolver tecnologia cada vez com mais qualidade e mais barata (q exija profissionais menos qualificados e com menores salários).

    O caminho então é agregar valor. Nosso trabalho deve reduzir custos nas empresas. Um mau profissional de tecnologia vai gerar perda de tempo e retrabalho, ao passo q um bom profissional vai levar economia e conforto aos usuários funcionários da empresa. A empresa investe mais tem tecnologia e profissionais qualificados, para aumentar sua agilidade e eficiência.


11/08/11, 18:48:03: Ricardo - IP : 189.12.6****
    A tecnologia se desenvolveu de forma descentralizada e com raros órgãos reguladores. Isso trouxe a vantagem da liberdade, mas veio junto a falta de controle sobre a entrada de profissionais.

    Na engenharia por exemplo os livros são todos do q conhecemos como Reference Books: eles são escritos pra quem já sabe o assunto apenas consultar alguma informação mais avançada, e o novato fica dependente de professores q o ensinem tudo. Já na nossa área pipoca livros didáticos. Temos até livros q saltam etapadas e encurtam a curva de aprendizagem, ensinando temas avançados a pessoas q naum entendem o básico. Claro q a falta desse básico vai pesar depois.

    Em nível nacional e mundial vemos maus profissionais desenvolvendo softwares de baixa qualidade, deficientes e com fraca manutenção, a maior empresa do ramo é reconhecida pelos defeitos do seu Operating System.

    É claro q com a evolução da tecnologia, com ferramentas e linguagens cada vez mais simples, os problemas antigos tendem a ser mais simples de solucionar, requerendo menos pessoal e pessoal menos qualificado.

    Ainda temos as oportunidades na renovação dos softwares, dando manutenção em softwares antigos e desenvolvendo novos softwares com mais qualidade pra substituir os existentes, dar suporte a novos hardwares e novos conceitos, mas tentar seguir o caminho de sucesso de 1 década atrás naum vai gerar o mesmo resultado q gerou naquela época. O próprio OS q citei acima hoje já tem mais estabilidade e segurança.


10/08/11, 23:32:43: Thiago Bottari thiagobottari@hotmail.com - IP : 187.37.28****
    Logicamente que sim, o mercado está aquecido.

    Porém atualmente existe uma escassez de profissionais na área de TI, a quantidade de profissionais formados é pífia se compararmos com outras áreas.

    Cerca de 30% dos cursos de formação em TI não são preenchidos por falta de pessoas interessadas.


6/08/11, 22:26:00: André - IP : 200.219.109****
    Concordo plenamente com o colega Roberto. Sem falar que hoje aderimos n.... metodologias que nos afastam do nosso cliente. Cabendo dizer que os artefatos assinados estão sendo usados como ARMAS contra os gestores. Os analistas de hoje em dia são apenas analistas de caso de uso MANTER . Tudo acaba sendo caso de uso MANTER , não se dão o trabalho de entender o negocio do cliente. Além de ficar uma M..... Não compilam. Por último...... a micro informatica veio para mostrar que tecnologia é mais acessivel do que as complexas estruturas dos ambientes de mainframe, sendo que hoje o que temos é o contrário. Pra piorar.... Vejo que grande parte os ANALISTAS não conseguem sequer realizar uma busta de arquivo em um filesystem pela CLI (aquela telinha preta) usando Microsoft/UNIX ou Linux. Esta na hora de separar o joio do trigo.

6/08/11, 17:53:20: ROBERTO - IP : 189.18.129****
    No BOOM (anos 60/70) só havia BATCH. As perfuradoras/conferidoras de cartão perfurado, com apenas formação primária, atingiam ganhos próximos a um programador iniciante. Como PROGRAMADOR cobol, numa multinacional, meu salário comprava um automóvel OPALA (o bom da época) com 2 anos de uso e em bom estado, ou, um AlphaRomeuo (pouco usado). O programador de suporte (assembler, compilador cobol, sistema operacional, ...) ganhava 50% além de mim. Tínhamos de 4 a 5 anos de experiência. Antes de um mínimo de 8 anos de programação, tentar promoção para ANALISTA era vista pelo empregador como loucura, fora da realidade, sonhador, aventureiro,... E o empregador desejava maturidade. Hoje, tem-se anualmente ninhadas e ninhadas de ANALISTAS que desconhecem programação. Temos ANALISTAS (título pomposo) de TUDO, inclusive para outras áreas (atendimento, saude,...). Quanto custa hoje o automóvel mais barato com 2 anos de uso?? ISTO DEVE RESPONDER SE A AREA DE TI AINDA É BOA. Pode ser melhor que as demais, MAS NUNCA COMO JÁ FOI. Não havia CERTIFICAÇÕES. Havia testes admissionais.

5/08/11, 14:36:52: Di Monaco - IP : 186.220.145****
    Ao inves desta pergunta, devemos nos perguntar se vale a pena aumentar o mercado para profissionais de TI no futuro.

    A cada dia, mais e mais profissionais nao experientes transbordam no mercado por causa deste grande crescimento da informatizaçao.

    Ou seja, o crescimento da informatizaçao esta rapido demais para que os profissionais aprendam todo o necessario.

    A grade maioria nao sabe nem converter um numero binario. Muito menos onde estao as raizes da informatizaçao.


5/08/11, 14:26:13: Paulo Barros - IP : 200.18.****
    Com o aumento do numero de informações necessárias para se tocar um negócio, a informatização sempre será necessária seja para uma nova empresa seja para aquelas que estão se modernizando, pois sempre existem novos processos de trabalho sendo implementados e mudanças nos que estão vigentes seja pela mudança de politica da empresa seja pelas imposições legais. Com a implantação da NFe houve um novo nicho, que como tudo tem o seu pico e depois o declinio para o periodo de manutenção.

4/08/11, 07:14:59: Marta - IP : 200.20.318****
    Informatizar empresas vai continuar a ser uma opção importante, as soluções e pacotes virão cada vez mais prontos e sera sempre uma boa alternativa para o pessoal com qualificação mais baixa e salários idem.

    Uma área que promete muito é a parte de segurança de rede, trabalhando inclusive para governos, para evitar ataques de hackers. A três anos conclui a faculdade de Segurança da Informação e não posso reclamar da minha evolução profissional.


3/08/11, 17:23:46: Laerte - IP : 201.92.25****
    Continuara sim, mas como uma profissão de segunda linha, pois nossa area sempre foi e esta cada vez mais sendo apenas uma area auxiliar para outras atividades tradicionais, tipo engenharia, medicina, advogacia e outras.

3/08/11, 00:40:19: doug - IP : 189.38.195****
    Ué... Não vos parece obvio?

    a Informatização das empresas é a base do desenvolvimento dessa profissão. ou vcs conseguem achar outro caminho para a expansao da oferta de trabalho nessa profissão?

    acho que não!


1/08/11, 18:41:22: Marcio - IP : 201.21.75****
    Depende da atividade - quanto mais voltado aos negócios mas envolvido com o TI, mas fácil será ter posições, como analista de negócios, analistas funcionais de ERP, gerencia de projetos. Desenvolvimento mesmo já está no fim da curva, apenas sistemas web de apoio e muito específicos são criados, onde o volume de gente requisitado é bem menor... alguma coisa de Mobile tb. Nesse sentido vejo muito menos espaço no TI no futuro(ainda mais com os Indianos prostituindo tudo a nível Mundial) e se é para trabalhar com negócio em si então acho que vale mais a pena abrir alguma empresa de pequeno porte, ou franquia, etc. Eu que adoro trabalhar no TI mas estou vendo que terei que partir por esse caminho pois quando atingi o nível de qualificação de destaque (em anos de experiência e conhecimento de tecnologia) o mercado não quer mais pagar e preferem dois peões a um profissional mais preparado.

1/08/11, 09:32:27: Paulo Reis - IP : 201.5.444****
    Informatizar empresas vai ser sempre um grande mercado, mas o trabalho sera cada vez mais braçal, os pacotes ERP que já dominam as grandes e medias empresas vão continuar a ser expandir, a terceirização e principalmente o cloud computing vão crescer bastante. TI deixou de ser diferencial para as empresas e agora é uma necessidade basica.

    Quem tem boa qualificação, pode brigar com a turba que se oferece por qualquer valor, para fazer estas tarefas que já são mais simples, ou procurar outras áreas, onde faltam profissionais qualificados...


1/08/11, 01:20:48: João Henrique - IP : 201.1.7****
    Creio que sim, pois ha muitos processos que podem ser automatizados e até mesmo melhorados dentro das empresas.

    É mais uma questão de exergar as necessidades do dia-a-dia e conforme o mercado vai evoluíndo essas necessidades irão aumentar e novas oportunidades irão aparecer.


31/07/11, 10:17:42: Leandra - IP : 189.102.146****
    Creio que a área de TI ainda tem um bom fututo pela frente, mas sempre buscando novas aplicações, eu por exemplo tenho trabalhado com programas especialistas para a área de medicina. Além do conhecimento em TI é necessário saber o básico sobre medicina, para poder interagir com os médicos e outros técnicos. Existe muita coisa a fazer neste campo.

30/07/11, 21:46:42: Fernando Silva - IP : 201.27.20****
    Eu amo tecnologia , e a área está cada vez maior ,estou a apenas 1 e meio estudando e trabalhando , com muita dedicação vejo um futuro prospero.

28/07/11, 11:36:56: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 189.56.84****
    Pois é a informática hoje é essencial, qualquer lojinha, mecânica, a até sapateiro que se preze tem pelo menos um k.6.2 no seu estabelecimento controlando o seu estoque e tudo mais... A informática foi banalizada e sem seu devido respeito, qualquer cidadão acha que pode virar programador, acha que faz um programinha em acess e pode virar milionario.. e isso é ruim pra categoria... sem estudo nada vai pra frente.. em quanto não nos organizarmos nada vai mudar... o futuro do T.I está em apl pra celulares e virtualização....

28/07/11, 11:29:24: Gerson - IP : 189.109.63****
    Para quem investir em mobilidade terá um bom caminho pela frente. Acho que a parte de criar softwares para automatizar empresas no feijão com arroz telinha de cadastro e tudo mais, isso tudo já era.

    Pegando um gancho num comentário de um colega abaixo, ser PJ é algo que para mim é completamente inviável, não ter vínculo e qualquer segurança não serve para mim, acredito ser do tipo conservador. Como vejo que isso não vai mudar, devido a este e outros fatores já mudei de área faz um tempo. Graças a Deus. Boa sorte para quem continuar na TI.


28/07/11, 10:59:04: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail.com - IP : 189.56.84****
    Pois é a informática hoje é essencial, qualquer lojinha, mecânica, a até sapateiro que se preze tem pelo menos um k.6.2 no seu estabelecimento controlando o seu estoque e tudo mais... A informática foi banalizada e sem seu devido respeito, qualquer cidadão acha que pode virar programador, acha que faz um programinha em acess e pode virar milionario.. e isso é ruim pra categoria... sem estudo nada vai pra frente.. em quanto não nos organizarmos nada vai mudar... o futuro do T.I está em apl pra celulares e virtualização....

28/07/11, 08:59:17: Alexander.F - IP : 201.92.22****
    Infelizmente a área de TI já era ! Com este monte de consultorias qualquer técnico de apostila se diz técnico. E o mercado de certificações? Um assalto a mão armada !! Com valores absurdos fora da realidade Brasileira. Sem contar que falta uma regulamentação,visto que existe no congresso um projeto e pelo que estou vendo vou fazer 80 anos é o projeto ainda estará na gaveta. Piada !

28/07/11, 06:59:59: Mario - IP : 201.22.1****
    Grandes e Médias Empresas já estão totalmente informatizadas, só falta no futuro promissor da área de TI informatizar totalmente as pequenas empresas. Porém graças as consultorias com as contratações temporárias o mercado irá de mal pra pior.

27/07/11, 23:33:09: Cristiano J. S. - IP : 187.34.1****
    Estamos em grande crescimento tecnolóico em nosso país. Cada vez mais, as empresas necessitaram de profissionais que saibam interpretar suas necessidades em negócios como bits e bytes. Filosofia e outras fatores não fazem parte de nossa área, pois somos de exatas. Então, se as empresas necessitam informatizar, façamos nosso trabalho até tudo estar terminado ou em vias de término. Depois, migremos para outros clientes ou ramos.

    Hoje é assim, amanhã também e sempre será (até que mudem a Filosofia).


27/07/11, 23:12:14: ROBERTO - IP : 201.42.8****
    Isso já foi. Como no filme O vento levou - O TI de hoje é o CPD de ontem. As grandes empresas (multinacionais) tinham o CPD como um departamento das mesmas, com funcionários de carreira, muito bem valorizados e respeitados pelo que faziam e, portanto, o faziam com gosto. Para ingressar na área havia até teste vocacional. Vocacional. Não simplesmente inteligência, mas, nascido para informatizar. Para se tornar analista, começava como programador trainee, jr,...., lider, normalmente após uns 10 anos de estrada. Isso dava segurança e perspectiva de futuro. Surgiram os INFLUENTES desejosos da PARENTELA (sem vocação) na área porque remunerava bem. A troca de FAVORES ofuscou a TECNOLOGIA. Trocaram os nomes das coisas no intuito de APROVEITAR quem não é VOCADO para a tecnologia: ARQUIVO passou a ser TABELA (ou entidade), CAMPO passou a ser COLUNA e destas, o atual RELACIONAMENTO entre ENTIDADES, tal como nós, seres humanos. OU SEJA, POLITIZARAM a área. E apareceram aqueles que não sabiam se investiriam em GADO ou em SOFTWARE HOUSES, um nome pomposo que dava STATUS. Surgiram os BUREAUS (digitação e processamento). E assim o que era TÉCNICO e GOSTOSO de se FAZER, popularizou-se tal batatas, bananas, sapatos ou outro artigo qualquer e, muitos simples VENDEDORES se tornaram ANALISTAS DE NEGÓCIOS, pois sabiam usar as palavras onde ninguém entendia nada. ATUALMENTE, apenas consultorias e seus profissionais são simples HORISTAS. Por que as consultorias crescem, crescem, ...., tornam-se internacionais... ? Porque cobram alto dos clientes e pagam um mínimo percentual a nós HORISTAS (por tempo determinado), sem sequer com o direito de um simples MAL ESTAR: Se ocorrer somos substituidos. E o futuro será cada vez PIOR: Somos, sem alternativa, engrenagens ou parafusos de uma máquina.

27/07/11, 10:54:11: Bruno - IP : 189.135.598****
    Estou fazendo faculdade de Desenvolvimento e Design de Games, pretendo trabalhar com realidade aumentada, 3d e virtualização, gosto muuito desta área. Meu pai também é de TI, disse que já deu curso de Outlook e era complicado, pois o pessoal pegava o mouse e queria passar na tela, ou usar o mouse suspenso, sem encostar na mesa ... rsrsrsrs

27/07/11, 10:03:59: Marcelo - IP : 187.38.15****
    Claro que nao, isso é passado, hj em dia é cloud computing, TI esta se tornando commodities, alias ja é , ou seja TI como esta ja era, alem de ser desestimulante trabalhar com algumas consultorias que fazem questao de explorar tanto os clientes como os subcontratados (PJ). É so notar a quantidade de gente que nao quer entrar na area de TI, nas faculdades!!

27/07/11, 10:03:27: Alonso - IP : 201.162.244****
    No passado era possível ganhar muito dinheiro criando programas para gerenciamento de RH, contas a pagar, estoque e etc. Houve um período em que ensinar windows, excel e até como mandar email eram cursos que tinham uma grande demanda e pagavam bem. Parece óbvio, mas tudo isto mudou e algumas pessoas não percebem. O real profissional de TI do futuro, sera aquele especializado em desenvolver aplicações para telefones celulares, equipamentos médicos, automação para automóveis e etc. Os sistemas das empresas já viraram commodities.

Anteriores:

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?