APinfo - Forum


Fórum : Você já mentiu no seu currículum ?

Sugerido por : Luiz Augusto. Karina, Miguel


Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores


29/10/11, 11:20:50: Paulo - IP : 187.44.123****
    Exigências absurdas e salários absurdos (de baixos) geralmente requerem algumas mentiras.

29/10/11, 04:45:13: Brasil 2011 xavephilips@hotmail.com - IP : 189.100.146****
    Só mais um comentário adicional. Sem mais contos,sermões ou crônicas.Em relação deste tópico, houve um comentário de um leitor, na qual ele havia mentido em sua idade, para ao menos conseguir uma entrevista. Todos já chegaram a pensar onde e como ficará a futura situação no mercado de trabalho brasileiro? Pois é, tem muitos países desenvolvidos em que uma pessoa com 34 anos de idade já é considerada idosa, aos seus 27 anos ja encontra dificuldades de arrumar um emprego. Agora, a questao é o seguinte, se as empresas contratante ou agência RH, percebesse essa péssima fase que aproxima cada vez mais, evitaria o caus, e o desgate dos pretendentes para responder aos requisitos exagerados que muitas vezes nem seria utilizado. Mas infelizmente, meio que obrigatório essas exigencias faz com que o peão( Bom sentido ) minta. Essa situação é considerada como rotina de profissionalismo robotico. Enquanto a coincientização da Ética para o bem profissional está mais para oposto, propriamente para valorizar seu rótulo e não seus valores, ou seja, uma pura fachada ( para estrangeiro ver ). Um empresa que sabe exigir e ver o conteúdo que uma pessoa tem de bom para oferecer, independente de sua etnia, classe, idade ou seja, homen feio, mulher bonita, pobre, negro, amarelo, branco etc. Propriamente dito, esta é a empresa privilegiada, ali está os melhores profissionais do Brasil. Mas infelismente, uma EMPRESA com esse aspecto existente, são poucas, se conta nos dedos. Provavelmente, alguns leitores que são empresários e leram esse comentário, devem estar dizendo Minha EMPRESA é uma delas A reversão dessa situação problema, cabe ao modo de pensar com bom senso comum, caso contrário, não existe outra forma, a não ser uma lavagem cerebral. Obrigado a todos!

28/10/11, 19:27:35: Alexandre alexandrejfernando@hotmail.com - IP : 201.1.10****
    Completamente antiético mentir no currículo, sem falar na possibilidade de enterrar a carreira caso algo dê errado. É melhor se preparar do que mentir.

28/10/11, 09:58:13: Cláudio D - IP : 187.106.15****
    Ao final, o que interessa é sempre o resultado do trabalho que se apresenta, portanto mentir é não poder atender estes requisito. Pode-se conseguir uma colocação mas quase nunca se consegue mantê-la.

27/10/11, 20:06:32: Anderson Cunha - IP : 187.34.129****
    Eu acho que devemos sempre falar a verdade não importa se um colega minta, seu chefe minta, a consultoria minta, os políticos mintam, os pais mintam a namorada minta, o vendedor de carros minta, o pre-vendas da consultoria minta, o mecânico do seu carro minta, o técnico da máquina de lavar minta o seu vizinho minta, ufffa ! Enfim todos mentem e ganham o seu dinheirinho no final.

    Mas você vai dormir com a consciência limpa, desempregado e sem dinheiro!!


27/10/11, 12:47:54: GUSTAVO - IP : 201.82.153****
    Não, pois currículo é um documento pessoal, portanto é inadmissível alguém que minta em um documento.
26/10/11, 16:29:18: claroquesim claroquesim@hotmail.com - IP : 187.28.172****
    Pessoal, Já menti no meu currículo, várias vezes. Não tenho nem o segundo grau completo e só me empreguei em empresas que requeriam curso superior. Não tinha certificação nenhuma e já me empreguei em empresasa que as requeria, também. Já recebi algumas promoções com base em performance profissional onde engenheiros de meia-tigela foram preteridos.

    As nossas instiuições de ensino e visão de qualidade já é uma grande mentira.

    Só sou sincero quando visto a camisa das empresas onde trabalho e tento ser o melhor no que eu faço, oferecendo produtividade e focado na qualidade realista.

    Hoje nem quero trabalhar mais com TI, virei estivador, trabalhando com pesos e no meio de ambientes extremamente rústicos, sem internet, estação de telefone e, até mesmo, sem banheiro, mas minha média mensal de ganho é de 8K.

    E nesta profissão eu só produzo se me pagarem o justo. Assim como eu só ofereceria meus conhecimentos acadêmicos para empresas que realmente os valorizassem. Porque 1,8k para um profissional formado e que produza é uma grande covardia.

    Sinto muito se isto ofende alguém, mas se o faz, não sou eu o culpado, mas, sim, nossa cultura de inchaço nas categorias com consequente desvalorização dos recursos humanos, somados ao extremo descaso com a qualidade.

    A propósito, por 1,8k de salário eu preferiria virar pedreiro, pois este profissinal ganha mais e tem a possibilidade de maior qualidade de vida.


26/10/11, 12:52:14: Tatu - IP : 189.40.21****
    Mentir é fácil ... mas depois vai ter que ter um jeitinho pra enrolar o trouxa do chefe. É so fazer um elogio, puxar o saco que tá tudo resolvido, se der errado ... coloca a culpa no outro.

    É só usar aquele jeitinho brasileiro.

    Se você se der bem!!! ... o próximo passo é virar politico e continuar f... com o Brasil

    Abs a todos


25/10/11, 18:58:43: Eduardo - IP : 189.120.68****
    Para o amigo lá de baixo: smarth phone ? Leu bem o manual hein? E smartgone não é um aparelho, é uma categoria de aparelho... Ganha 4.000 sem nem saber escrever com o que trabalha? sei.

    esse mente bem kkkkkkkkkkk.


25/10/11, 16:09:10: Sarah sarah_angel_c@gmail.com - IP : 189.94.37****
    É aquela famosa frase.... Eu aumento, mas não invento! Não só nós, como empregados fazemos isso, empresas também o fazem!

25/10/11, 15:38:05: Miguel bacilos1@gmail.com - IP : 187.21.89****
    Não, e acho que por isso que nunca me chamaram porque deve ter cara que coloca que tem até curso na Nasa e não deve ser poucos...

    Abraço a todos...


25/10/11, 13:01:43: Carlos Pequeno - IP : 189.18.48****
    Oi Moises, vc tem razão. Já trabalhei com CICS. E, há tempos, com Assembler, desenvolvendo para a área comercial (Notas fiscais, etc). Está explicado no curriculum. Fui chamado. O cara entendeu que eu conhecia os programas que compõem o CICS e queria desenvolver um produto concorrente, no prazo de 1 mês, pagando ao redor de 6 mil. Então o cara não gostou. Disse que o fiz perder precioso tempo. Na cabeça dele seria mera codificação (poucas modificações) dos programas que eu já conhecia. Uns julgam que um curso dá CONHECIMENTO. Para outros, CONHECIMENTO é o trabalho continuo de 6 a 10 anos na ferramenta. Outros acham que 6 a 10 anos já é EXPERIENCIA. Não há uma padronização, daí, muita confusão. Então, nem sempre é mentira. Vamos até a Medicina. Quantos médicos são DERMATOLOGISTAS e PSIQUIATRAS? Na nossa área pedem coisas nesse sentido: Profunda experiencia e, MainFrame (cobol, cics, db2, ims,...) e profunda experiencia em JAVA (tudo de java). Por vêzes é trabalho pontual e o empregador não informa. O profissional SAI de onde estava. E em 2 mêses está desempregado: A verdade é que a MENTIRA está embutida na nossa sociedade. E assim vamos vivendo.

25/10/11, 08:47:59: Luciano - IP : 201.88.128****
    Bem... quem conta um ponto, sempre aumenta um ponto. É mais ou menos isso que ocorre no currículos. . A questão é: As empresas não são honestas com os canditos, elas também mentem, fazem promessas, fazem a coisa parecer melhor do que realmente é (vai falar que nunca entraram uma vaga dos sonhos, e a hora que foram ver, não era daque jeito). . Então não é justo fazer seu currículo parecer um pouco melhor do que realmente é? Ainda mais se você confia na sua capacidade?


24/10/11, 18:54:58: Elton - IP : 189.107.20****
    Nunca foi necessário!

24/10/11, 12:36:10: Moises - IP : 187.104.241****
    Eu não diria MENTIR, é que alguns profissionais bem experientes que passaram por várias tecnologias, métodos e padrões desde os anos 80 e 90 e possuem perfil digamos camaleônico . Desta forma por exemplo se você já trabalhou com alguma ferramenta similar a exigida pela vaga não é danoso informar que você é capaz de ocupar a vaga, pois nada que uma semana de dedicação não o deixe fluente e produtivo.

24/10/11, 12:25:14: Carlos Pequeno - IP : 189.46.24****
    Acredito em todos que afirmam que MENTEM pois estão dizendo direta e objetivamente, ou seja, dá para acreditar - Quanto aos demais não sei.

23/10/11, 15:23:10: Doug - IP : 189.38.196****
    Engraçado esse tópico... Leva a um paradoxo!

    Como pode um mentiroso vir aqui dizer que mentiu... Não poderia ele estar mentido sobre a mentira que contou no CV?

    Socorram-me!


23/10/11, 03:02:48: Ricardo ricardo.galante@bol.com.br - IP : 200.169.120****
    Nunca menti, pois alem de não ser ético, mentiras são facilmente descobertas por um entrevistador hábil, ou no cotidiano do trabalho

21/10/11, 21:33:32: Marcelo - IP : 201.1.109****
    jhota

    o coreto é escrever LIVRE ARBITRIO , não LIVRO ARBITRIO , beleza?

    Sobre a questão, concordo com o que o colega disse que mentir é mal necessário . Não temos como mudar isso, independente da nossa boa índole. Isso está implícito na nossa sociedade. Toda empresa visa lucro, não visa o funcionário e seu bem-estar. Em qualquer empresa, seremos sempre considerados meras peças, totalmente substituíveis, porque assim é o sistema capitalista. Acho bonito as pessoas falando de ética e moral nas relações. Chega a ser filosófico. Ser verdadeiro sempre, coisa e tal... Mas, o capitalismo visa lucro. O burguês é quem fica com ele no final. Todo mundo mente. Principalmente quem irá te contratar.


21/10/11, 19:29:01: jhota - IP : 189.29.170****
    Sou a favor da ética meus pais me ensinaram a não mentir,meu pai é Supervisor numa empresa ele sempre me diz:Você ainda não viu nada o que acontece dentro de uma empresa e ele comenta que a empresa não é o logo e sim as pessôas que lá estão,é uma mini sociedade onde existe de tudo,ele diz:seja politico,porque???sendo politico vc não sofre,o que mais eu condeno é as entrevistas.....aquelas respostas....vc não possui o perfil da empresa?pera ai....perfil?não tenho o perfil que o cara traçou de mim...Mentiras....finalizando se tirar a mentira da sociedade hoje ela desmorona....a verdade é se o cara que me entrevista for com minha cara...Tô aprovado....a mentira virou cultura no Brasil....o que vc vai ensinar para seu filho daqui pra frente????que ele deve mentir???ou para ele ser ético???se mentimos o que vamos cobrar dos mentirosos???e ai será que vale a pena mentir?vc quer que um medico minta para vc a respeito da sua saude??vc quer que sua namorada minta que saiu com um colega???vc mente para sua mulher que saiu com outra???e se ela te falar a verdade que saiu com outro??qual sua reação???? e agora????somos certinhos????então vc tem duas opções:Mentir ou falar a verdade???escolha e convence as paredes do quarto e durma tranquilo,ou faças tudo que quiseres há de ser tudo da lei?? eu defendo o LIVRO ARBITRIO vc faz o que quiser é vc que vai responder por vc mesmo ou pagara um advogado????

21/10/11, 13:56:15: Ênio - IP : 187.56.7****
    Benszekry

    Primeiro você diz que usou 100 mentiras para conseguir sua vaga e no final diz para ninguém mentir?

    Você é um fanfarrão!!!


21/10/11, 13:45:26: André - IP : 187.35.24****
    Todo mundo mente. E quem nunca mentiu que atire a 1a. pedra. Mentir é um mal necessário para qualquer pessoa na área de T.I..Por que será que estima-se que nesse mercado o ano de 2011 fechará com um déficit de quase 100 mil vagas? Empresas sérias investem na formação do funcionário. Outras, de fachada, contratam estagiários (verdadeiros analistas) para pagar no máximo 800 conto por mês e depois amigo, tchau! Mas o capitalismo é assim. O maior come o menor. Mentir faz parte dessa selva para poder sobreviver.

21/10/11, 13:33:30: Benszekry - IP : 200.185.1****
    Pessoal eu fiz um testes com aproximadamente 2000 empresas, que resultaram em 175 entrevista de dezembro de 2007 para outubro de 2010. Peguei todas as mentiras dos entrevistadores e usei isso contra eles para garantir meu espaço no mercado. Lógico disse sempre a verdade, que possuo conhecimento teórico ou técnico seja de nivel básico, intermediario ou mesmo avançado. O que eu não sabia procurar aprender de 1 à 4 meses antes da entrevista. Exemplo: Sou formado em Redes de computadores, mas certa vez fiquei analisando um vaga neste durante um tempo. O pré-requisito era saber todas as configurações de smarth phone e blackberry. Pesquisei as apostilas dos dois tipos de aparelhos e conquistei a vaga. Tive um ótimo feed back do cliente da empresa que trabalho e fui indicado para outro. Resultado: Ano passado ganhava 900 reais por mês. Esse ano ganho R$ 4.000 e posso pedir no mercado até R$ 10.000,00.

    Dica: Não sabe corre atrás do lucro e não do prejuizo. Seja esforçado faça a diferença sempre, seja pró-ativo, crie vinculos profissionais com as pessoas certas, mude seu linguajar, leia o livro O monge e executivo para aprender a influenciar pessoa de forma amigavel e não ditadora. Ah dica importante eu fiz vários cursos gratis e on-line também.

    Sucesso a todos a não mintam nunca. Terá uma ótima recompensa a longo prazo.


20/10/11, 23:18:36: Paulistano - IP : 189.62.80****
    Só minto para dizer que estou interessado em aprender , evoluir, ou babaquices do tipo. Do perfil técnico não minto. Só 2 coisas são importantes no trabalho: o salário e as férias. Me realizar no trabalho ? Prá mim não funciona. Mas muita gente deve mentir, porque o que tem de profissional fraco no mercado.... Depois viram gerente de projeto e certificados. E esse negócio de PMO, PM... sei lá mais o que, é conversa fiada. O que faz TI funcionar é o programa ou sistema certo ou errado, e só isso. O resto é sim MENTIRA.

20/10/11, 21:34:07: Mentiroso - IP : 187.69.30****
    Já, e como já menti e minto. Mas eu só falo as mentiras que eu posso torná-las verdadeiras.


20/10/11, 11:27:57: Eder Dias - IP : 200.162.114****
    continuando.... Ja com relação a mudar de area não acho uma boa idéia a não ser que você realmente não goste do que faz, se faz e gosta então você precisa ser a diferença onde estiver, não gosta de mentira então não minta. Apesar deslealdade que existe nas (e entre) consultorias existem também empresas que valorizam a verdade só que pra encontra-lá você vai ter que se mexer buscando mais conhecimento e não mentindo. Em contrapartida concordo que na area de TI é muito dificil se classificar por que muitas vezes você possui grande conhecimento que poderia contribuir para em diversas empresas e diferentes negocios, mas pq não possui determinado titulo (Arquiteto de software, etc) muita vezes é descartado o que acaba levando algumas pessoas a super-valorizarem seus curriculos ou até mesmo desvalorizarem. Agora a grande questão um curriculo serve apenas para você se apresentar para o mercado de maneira que eles lhe aceitem e paguem o que vc vale, mas o que as pessoas não pensam é que já existem outros meios para isso como por exemplo o seu networking. Desenvolver um bom relacionamento com as pessoas certas pode aumentar exponenciamente suas chances de conseguir um bom emprego ao invés se utilizar desse artificio imundo que é a mentira. Isso claro vai exigir de vc muito mais dedicação e responsabilidade aquela vaga pq se vc foi indicado e entrou na empresa vc agora tbm sustenta a credibilidade daquela pessoa q lhe indicou. Existem diversas maneiras de se colocar no mercado de trabalho se seu objetivo foi traçada mas ainda não conseguiu não se diminua mentindo... busque, procure, encontre as pessoas e lugares certos que a oportunidade vem e consequentemente o sucesso.

20/10/11, 11:27:43: Eder Dias - IP : 200.162.114****
    continuando... Com relação ao que a Bia (que esta do outro lado) é bem bacana essa idéia, mas o RH teria que ser tão dinamico quanto as oportunidades que surgem, por exemplo, se empresa tem um teste pra orientação a objeto mas quer um profissional que conhece WPF teria que adequar o teste para WPF e assim vai e isso vai ser meio dificil de acontecer a não ser que o RH tenha um programadar (senior) disponivel pro departamento e isso faria a empresa perder otimos funcionarios que não conhecem a tecnologia da moda.

20/10/11, 11:27:24: Eder Dias - IP : 200.162.114****
    Ola pessoal, Compartilho da opnião de que realmente é muito dificil arrumar um emprego sem mentir e digo mais é dificil até arrumar clientes e mesmo dentro das consultorias você acaba se submetendo a algumas omissões de fatos para preservar relacionamento entre consultoria e cliente, situação que é muito desconfortante para o profissional que esta ali com a cara à tapa. Eu já menti, não pra arrumar emprego pq trabalho a um bom tempo na mesma consultoria (mas qual a diferença mentir dentro ou fora dela.. mentira é mentira).

19/10/11, 21:10:30: Joyce - IP : 189.46.12****
    Olá! Bem, verdadeiramente, tenho 10 anos em TI e nunca precisei mentir para conseguir uma vaga, sempre fui honesta e o que eu nao sabia, ou nao sei, sou humilde de falar não sei, mas quanto tempo tenho para correr atrás? Já perdi oportunidade de emprego EXCELENTE por nao mentir, já! Mas prefiro assim, pois se eu mentir depois terei de provar e posso não conseguir. Aos que mentem, muito cuidado, pois quando voce entre em uma empresa séria que voce tem de provar logo de cara tudo que disse saber, voce pode se dar mal. Abs, JAS

19/10/11, 18:16:27: Rian - IP : 200.144.38****
    Claro,quem não mente para entrar no mesrcado de TI?? Empresas que pedem inglês fluente,conhecimento em tudo que existe e mais um pouco certificações que nunca serão utilizadas por eles...tem q mentir se não morre desempregado... Mas é claro seja um bom ator!!rs

18/10/11, 22:41:43: Mestre Yoda QueaForcaEsteja@ComVoce.com.br - IP : 189.18.139****
    Tenho três décadas de vivência na área de TI e a experiência mostra que mentir é uma questão de sobrevivência diante destas consultorias mentirosas que publicam anúncios simplesmente absurdos e patéticos. Para quem está começando na área: Que a força esteja com você .

18/10/11, 00:13:45: Miguel - IP : 200.139.9****
    O Bill Gates mentiu. E todo mundo sabe como foi que terminou.

17/10/11, 17:58:39: Super Homem xxptp@xxpt.com.br - IP : 189.38.23****
    Acho que e bem assim: Se mexer, pertence à Biologia. Se feder, pertence à Química. Se não funcionar, pertence à Física. Se ninguém entende, é Matemática. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia. Se não mexe, não fede, não funciona, ninguém entende e não faz sentido... Com certeza é Informática! Vamos trabalhar , melhor!!

17/10/11, 15:10:10: souza - IP : 189.38.23****
    Quem falar que nunca falou uma mentira “já esta mentindo” todos sabem que a área de informática e extremamente mutante, digo isso porque tudo muda, vai surgir uma tecnologia nova e vai fazer todos correrem para o mesmo lado. Foi assim quando apareceram os primeiros cursos de Ciência da computação e não vai muda a tendência e ficar pior. Fazer teste prático pode ate ajuda a empresa e escolher, mais isso não garante nada, simplesmente e possível que o conteúdo do teste esteja dentro do conhecimento da pessoa, ou seja, “se eu trabalho desenvolvendo para uma determinada área, talvez se tiver que fazer um teste para outra sinta mais dificuldade ao ponto de não passar” isso e bem relativo, fora quando aplicam testes com coisas absurdas e que nem sempre vai ser usado, “a área de informática, “programação” e extremamente difícil e olha que eu tenho 8 anos na área, tem cada projeto cabeludo e você precisa ser tudo, desde analista, programador, implantador de sistema etc. Olha, eu não fiz faculdade não, mais vou fazer uma e não e na área de informática não, no futuro bem próximo muita gente vai chora as pitangas.

17/10/11, 14:58:50: Paulo Melo - IP : 189.102.251****
    ESTOU Á PROCURA DE UMA EMPRESA QUE PAGUE PRA VER O QUE TENHO NO CV. SE EU, NAO FIZER O QUE ESTÁ NO CV. EU NÃO ACEITO O PAGAMENTO DO SALÁRIO !

17/10/11, 14:28:32: Carlos desv.carlos@gmail.com - IP : 187.88.32****
    Não adianta mentir no curriculo. Se a empresa contratar vai ter de provar o que nele coloca.

17/10/11, 12:17:43: Paulo - IP : 189.120.6****
    Aplicar testes? Que seja, assim os processos seletivos deixam de ser essa palhaçada que são hoje. quero ver se as tais analistas de RH tem paciência para processos seletivos levarem mais de 1 mês...

    Tem nada. E mais. Falam em aplicar testes, como se soubessem do que se trata. Hilário. No máximo sabem organizar festas de fim de ano.


17/10/11, 11:09:24: Paulo Melo - IP : 189.102.251****
    Osvandir Júnior, é o meu caso sou auto-didata nunca fiz um curso se quer na área, tenho um curriculum invejavel, eu, nao minto no CV. inclusive disponibilizo acesso a projetos desenvolvidos por mim com toda infra de webhosts e vpns cloud nuvens, o contrário de outros profissionais no mercado! Na prática as empresas é que estão mentindo sobre as vagas!

    Por exemplo: tenho uma fonte de informação muito valiosa o Analytcs que mostra que o linux não tem procura de serviços no mercado brasileiro.


17/10/11, 10:28:52: wendell - IP : 187.50.****
    Bom Dia a todos ... Bom hoje em dia para voce ser contratado ate como estagiario as empresas pedem conhecimento no caso é oq dizem mais esse conhecimento seria experiencia ... como ter experiencia sem ter a primeira oportunidade ... estou indo para o ultimo semestre da faculdade nunca menti no curriculo e nas entrevista sempre me empenho o maximo .. quando estamos no começo da faculdade não temos conhecimento suficiente quando estamos no final ja é tarde a empresa nao quer um estagiario pra ficar 1 semestre apenas ou seja perdi minha facul fora os cursos por fora q fiz q são extremamente caros ... agora ja esta tarde pra arrumar um estagio e como arrumar um CLT sem a experiencia exigida nas vagas :S ...

17/10/11, 03:12:47: Osvandir Júnior osilvajr@live.com - IP : 189.46.134****
    Outra coisa, estou há mais de 12 anos na área de TI, sem contar o tempo que trabalhei com infra, e o mercado de TI é o mais efervescente dos últimos tempos, tanto que o déficit de profissionais chegou a 92 mil em abril deste ano e promete fechar o ano em mais de 100 mil. O que vejo é que, para quem esta há muito tempo no ramo o mercado é cada vez mais promissor, mas para quem está entrando nele é muito difícil. Além das consultorias venderem juniores como seniores, querem juniores com conhecimento de seniores.

17/10/11, 03:01:12: Osvandir Júnior osilvajr@live.com - IP : 189.46.134****
    Paulo, não ter determinados cursos no Brasil não impossibilita as pessoas de conhecer determinada tecnologia. Existem muitas pessoas auto-didatas que conseguem absorver informações e transformá-las em conhecimento muito facilmente ou seja, uma pessoa dizer que conhece uma técnologia que não existe cursos no Brasil não significa que ela esteja mentindo...

17/10/11, 00:13:04: Rodrigo - IP : 187.38.240****
    Pessoas que mentem por pouco, não são de confiança. Nada contra quem pratica, mas não há necessidade de mentir, com boa vontade podemos fazer coisas que antes pareciam quase impossiveis.

15/10/11, 22:36:35: sid - IP : 186.220.192****
    Oi, Bia, apenas pra continua a brincadeira, você disse que aplicaria um teste nos candidatos. Quem iria corrigir estes teste? Será que o corretor também não mentiu? Na verdade eu nunca menti. Mas estou vendo aqui que é quase um copnsenso. Será que teri de aprender mais esta tecnologia?

15/10/11, 17:24:15: Paulo Melo - IP : 189.102.251****
    Olá! Caros candidatos,

    Venho chamar-lher a atenção para uma observação que tenho pesquisado ao longo de 10 anos.

    Os senhores já notaram que os anúncios de vagas as consultorias exigem uma série se linguagens de programação, sistemas operacionais e aplicações!

    Alguém já parou para ver se existe estes cursos aqui no Brasil!

    Em Faculdade nem pensar que você vai aprender alguma coisa...

    Por exemplo: Fiz uma pesquisa sobre curso de servidor de email linux especificamente POSTFIX com autencicação em DB MYSQL .

    Outro exemplo: onde faz curso de ABADA? que negócio é esse é capoeira?

    Consultei as duas escolas mais renomadas de São Paulo os senhores podem imaginar quem são, e não esse curso!


15/10/11, 14:11:24: Jason Mosmas - IP : 189.101.132****
    Mentir no CV?

    Porque não nos Perguntamos antes, se essas “Consultorias” , Especialistas em TI/TELECON , (Que TOMARAM conta do mercado e são ESPECIALISTAS SOMENTE em Faturarem MUITO as custas dos Profissionais de TI/Telecon), sabem de que PROFISSIONAL as empresas estão REALMENTE precisando para determinada vaga?

    Abraços a Todos.


14/10/11, 00:26:15: Gabriel - IP : 189.18.149****
    Sou consultor ABAP há 7 anos. Cara, ja vi de tudo em Consultoria. Já participei de um processo que pediam experiencia em ALE/IDOC. Até ai blz, me perguntaram se eu tinha experiencia em IDOC. Disse q nao, mas q conhecia o conceito (verdade).

    Ai os caras me colocaram no projeto pra fazer sapscripts, ALVs e enhancement. Dps eles querem q a gnt tenha mil anos de experiencia numa coisa. as vezes nem eles sabem a necessidade do cliente e ficam falando q tem q ter isso ou akilo de experiencia...

    Paciencia. Venda seu peixe. É o q as empresas fazem: vendem o dela, e ainda fazem vc acreditar que akele peixe é o melhor peixe do mundo...


13/10/11, 16:25:06: Thiago - IP : 187.21.143****
    Rogerio , tambem ja vi vagas exigindo anos de experiencia em uma tecnologia recem-lançada

13/10/11, 16:05:46: Marcel Andrade marcel_andrade05@hotmail.com - IP : 189.21.198****
    Creio eu que mentir no currículo,é o maior suicídio profissional!!!

13/10/11, 14:05:42: Roberto roberto@semprojeto6meses.com.br - IP : 201.27.1****
    Oi Rogério (aconselha a mudar de área) - Oi Bia (selecionadora): Lembro-me muito bem: Após uns 6 mêses do lançamento da linguagem DELPHI, um anúncio de emprego, entre várias exigências, solicitava experiencia de 5 anos em DELPHI. Será que mentiam? Ou não tinham idéia a mínima idéia? Ou queriam impressionar? Quem solicitou o profissional? Quem redigiu o anúncio? - Sabe Bia, o Rogério está certo. A consultoria ganha muito mais fazendo muito menos. Para a consultoria o profissional é um artigo: Um conjunto de especificações denominado perfíl. Sem saber muito do que se trata, sai perguntando, se domina isto e aquilo, só para atender o cliente (quem paga). O profissional é descartável por tempo de uso. Não se procura REALOCAR o profissional, antecipadamente, ao final do tempo de alocação. Não se INVESTE, capacitando-o, para REALOCAÇÃO. Finda a alocação, esquecem as suas qualidades. Passa a ser mera FONTE DE RENDA, tratado pelo contas a pagar/receber. Consequentemente o profissional procura manter a PRÓPRIA RENDA. E a selecionadora? Se não atender ao cliente a consultoria a dispensa, certo?! E ela tem as suas contas no fim do mês, não tem? Particularmente, tenho dificuldade em mentir: Meu rosto denuncia. Então quem está certo? Francamente não sei. As pessoas procuram se defender. Numa sociedade de DOIDOS, os manicomios se transformam em sociedades recreativas. Quem não for DOIDO não pode ser sócio.

13/10/11, 13:41:57: Luz.P - IP : 201.81.14****
    Às vezes sofremos desilusões por conta das mentiras que as pessoas contam. Seja no mundo corporativo, seja EU ou vcs em nossas qualificações. A VERDADE meus senhores é que realmente é preciso ter preparo inclusive para mentir. As pessoas mentem, e isto é um fato. Então se o fizer tenha ao menos boa memoria, pois poderás ser cobrado pela mentir que contou. Mas é preciso, também, saber separar o joio do trigo . Há pessoas que mentem, deliberadamente, por que querem se dar bem a qualquer custo, porém há aquelas que mentem por que gostariam de te uma oportunidade melhor, ou de terem melhores colocações profissionais, ou até de serem melhores remunerados. Algumas pessoas podem achar que a realidade pode ser apresentada melhor se fantasiada um pouco, e aí a mentira é quase inocente, mais assemelha-se a um desejo ou a um sonho, e não se deve subjugar o valor destas pessoas por isso. Em alguns casos, podemos dizer que a mentira é como uma casca, que uma vez descoberta, deve apenas ser jogada fora. Nas pessoas, assim como entenderia um bom boticário, o que vale não é o frasco, mas a essência. Se puder sustentar a sua mentira, no momento em que lhe for dada a devida oportunidade, trabalhe mto para que sua mentira torne a melhor de sua verdade. Abços

13/10/11, 11:48:19: Marcos ku.balancando@naoentendo.com.br - IP : 189.69.1****
    A culpa é das consultorias que mentem pros profissionais, pagam pouco, pedem experiencia gigante para uma vaga de trainee,.

    Quem manda ferro , tem que levar também.


13/10/11, 09:15:29: Paulo - IP : 189.62.244****
    Sabendo mentir, em qualquer área da vida, o céu é o limite. E o que menos se encontra em empresas é ética. Então é ridículo ser cobrada de nós. Jogue o jogo deles. se a vaga é dessas que pedem conhecimentos de super homem, mande um currículo de 3 super homens. Se eles querem ser espertos, sejam mais.

12/10/11, 18:15:11: Reis - IP : 189.120.188****
    Minto sempre!!! mas me garanto, pois TI hoje em dia não passa de uma grande fantasia.

12/10/11, 16:49:59: Rogério - IP : 201.13.55****
    Meu conselho é... mudem de área, ou abram uma consultoria para alocar profissionais... Trabalho há 12 anos e há 7 com uma determinada tecnologia em consultorias, porém hoje em dia, além de programar, você tem que ser arquiteto, analista, webdesigner, programador, analista de teste e responsável pela implantação, além de ficar responsável pela resolução dos problemas do projeto em produção ao mesmo tempo que está em outros projetos, e enquanto isso o pessoal da consultoria não faz praticamente nada e ganha pelo menos 3 vezes o que você recebe por hora. Eu já vi outras coisas, como por exemplo a consultoria vendendo pessoal júnior como sênior, o pessoal do comercial mentindo dizendo que tem o pessoal pra conseguir pegar o projeto e depois ficam igual malucos para conseguir as pessoas, e a um valor hora ridículo, e por aí vai. Eu acho que o mais correto seria o pessoal da consultoria ficar com uma parte do primeiro salário da pessoa, afinal ela que conseguiu a vaga para a pessoa e só... e não ficar para o resto do tempo ganhando em cima do pessoal e sem ajudar ninguém a se atualizar. Aí acaba o projeto, a pessoa não está atualizada para as ferramentas de um projeto novo, então ela é descartada, afinal é mais fácil encontrar alguém que conhece a nova tecnologia do que treinar alguém. Por isso que estou mudando de área. Se soubesse que era essa zorra total eu nunca teria começado nessa área.

    E pra pessoa que diz que pede pra pessoa fazer teste prático, só tem que tomar cuidado, pois um profissional experiente pode não fazer o teste porque não conhece o framework da moda, enquanto que alguém que estuda esse framework faz uma semana e não tem experiência pode conseguir fazer o teste... mas isso é outra história.


12/10/11, 16:49:56: Alisson - IP : 201.1.186****
    Maurício,

    Justa Causa????? Como um PJ pode ser demitido kkkkkkkkkk


12/10/11, 16:36:06: Thiago - IP : 187.21.132****
    O problema não é a parte técnica, realmente conheço aquilo que estou dizendo e faria um teste técnico tranquilamente, o problema é que não tenho experiencia e moro em outra cidade, não moro em São Paulo, eu estou enviando curriculos a muito tempo e cada vez mais diminuo meu salário para me aceitarem, ou seja, estou me prostituindo como alguns dizem, e mesmo assim nem me chamam, será que se eu pedir 800,00 PJ com esse conhecimento em chamam ou ja esta na hora de eu procurar outro caminho ou area?

12/10/11, 16:09:42: Bia x@xx.com - IP : 187.105.213****
    Eu estou do outro lado da mesa... faço processo de seleção de profissionais de desenvolvimento.

    Cansei de acreditar no que escrevem nos curriculuns, então, passamos a fazer um teste técnico, onde o profissional tem que montar um mini-projeto com itens básicos da linguagem....rss..

    Pronto, agora a mentira não funciona mais.. Se o cara conhece, faz.. se não conhece, tchau..


12/10/11, 15:54:24: Thiago eu_quero_uma_oportunidade@x.com.br - IP : 187.21.132****
    Será que um salário de 800,00 PJ eu consigo um emprego como programador . NET C# e Oracle Jr, na cidade de São Paulo ,sem precisa mentir no curriculo?

12/10/11, 15:27:40: Thiago eu_quero_uma_oportunidade@x.com.br - IP : 187.21.132****
    Eu nunca menti no curriculo pq acho errado, estou desempregado, sou formado na FATEC, tenho conhecimentos em Oracle, Sql Server, c#, Asp.net, Jquery, WPF,WCF,Mono, UML, Enterprise Architect, HTML 5, fiz até cursos oficiais da microsoft,fiz algusn trabalhos como autonomo e sempre estou me atualizando e to aceitando ganhar até o minimo de salario possivel como PJ só para pagar os impostos e o contador (trabalhar praticamente de graça)como JR para ganhar experiencia e nem isso eu consigo, estou a anos tentando sem exito.

    Será que mentir seria a solução ou eu deveria ter um QI? Pq estou ficando desanimado de tanto estudar, de tanta atualização, de tanto dinheiro gastado em cursos carissimos e não ter resultado.

    Espero que Deus nos ilimune, e arrume algum caminho para mim e para muitos que estão na minha situação, já desmotivados de ver tantas vagas com tamanhas exigencias, muita experiencia, tudo isso para quem quer iniciar na area e mostrar seu valor


12/10/11, 13:50:59: Flávio - IP : 189.102.14****
    Mentir e exagerar um pouco faz parte do jogo, as empresas fazem o mesmo.

    O melhor que já vi foi um amigo que disse que programava em uma determinada linguagem, sem saber absolutamente nada. Ele levava o trabalho para casa e a mulher que também era de TI, fazia toda a programação, isto durou cerca de 4 meses, até o cara começar a se virar sozinho, ninguem da empresa descobriu ...


11/10/11, 18:30:22: x x@x.com - IP : 187.21.141****
    Eu nunca menti no curriculo e por não ter QI,talvez por isso, que eu estou desempregado vários anos, apesar de ter conhecimento teórico ou prático por ter trabalhado como FreeLancer em várias tecnologias , das mais antigas até as mais recentes, não consigo nenhuma oportunidade, querem vários anos de experiencia, conhecimento em N tecnologias para ganhar menos de 1500 PJ como Jr, o que fica ainda mais complicado para quem não mora na Grande São Paulo, enquanto meu irmão que só usa porcamente uma planilha eletronica ganha mais em outra area, ainda registrado em carteira com todos os beneficios do que eu que tenho que estudar feito um condenado,sendo que várias empresas não nos valorizam, achando que aprender a tecnologia X,Y ou fazer o curso ou certificado X é tudo barato, fácil e rápido de aprender. Me arrependo profundamente de ter feito uma faculdade de TI, ainda uma faculdade publica do qual tive que estudar muito para o vestibular para ingressar numa area ingrata como essa.

    Apesar de achar errado mentir no curriculo, algumas vagas são absurdas pedindo verdadeiros robos superherois e entidades divinas ganhando salario pifios, ainda na midia falam que faltam profissionais qualificados com salarios de 20 mil, mas faltam na verdade vagas para seres humanos ganhando salários compativeis com pelo menos os direitos trabalhistas, pq em muitas vagas nem isso, nós profissionais de TI temos.


11/10/11, 17:23:49: Desacreditado evandrogoumas@gmail.com - IP : 187.27.15****
    Nunca menti em meus currículos. Talvez seja por isso que há 4 anos estou procurando estágio, sendo obrigado até a mudar de faculdades com grades bem diferentes para prolongar o tempo.

    Enquanto isso, muita gente nem consegue jogar na tela um Hello world! , inventa um currículo e entra. São inúmeras as pessoas piores que eu que já atuam na área.

    Já percebi que a solução é mentir mesmo. A seleção de currículo por parte das empresas incentivam esta prática (ou prestar concursos públicos - estes costumo passar - para ter um emprego estável, mas sem possibilidade de crescimento e reclamar depois que ganha pouco).


11/10/11, 16:50:46: NovoVelho - IP : 187.74.19****
    Já menti no curriculum e o faço até hoje para conseguir uma entrevista e emprego. Tenho que reduzir a minha idade porque senão já sou descartado sem saber porque.

    Quando faço entrevista e falo minha idade, o entrevistador apresenta 1001 desculpas que meu perfil profissional não serve. Então porque me chamou ?


11/10/11, 16:40:21: Johnny johnny.ibadi@gmail.com - IP : 201.44.91****
    Não,

    Não ha necessidade de mentir!


11/10/11, 16:00:20: Jonjones - IP : 189.102.114****
    Olha , para quem terceiriza, coloca um PJ no cliente ou no cliente do cliente! Mentir faz parte!


11/10/11, 14:49:07: Rodrigo rodrigosnog@uol.com.br - IP : 200.170.22****
    Eu já menti sim... acho que tem que ter coerencia... não dá para voce falar que sabe tudo de EJB3 sendo que não sabe java... mas detalhes isso não faz diferença... por exemplo... eu nunca tinha programado em VB, mas já tinha programado muitos anos em Delphi (win forms) e ASP (sintaxe praticamente igual)... logico que falei que sabia VB... fui contratado.. comprei um livro, estudei o final de semana inteiro... nunca perceberam nada... migrei para o JAVA e hoje sou gerente de informática da empresa... Acho que se vc tem potencial, um detalhe ou outro não mata ninguem... hahaha...

11/10/11, 12:49:58: Pedro Alexandre - IP : 164.85.6****
    Em 34 anos de experiência, nunca mentí em meus currículos e sempre procurei ser correto com clientes em prazos, preços e qualidade do serviço prestado. Mas de alguns anos para cá tenho me admirado com o aumento da incidência de mentiras na relação de empresas (algumas de grande porte) de consultoria em TI para com os seus clientes e também para com os seus funcionários, prometendo benefícios e aumentos salariais e não cumprindo a promessa no final. As grandes contrantes de serviços deveriam abrir os olhos, pois no final a má qualidade e os atrasos, muitas vezes se devem a insatisfação dos funcionários, cujas promessas não estão sendo cumpridas.

10/10/11, 21:12:19: Josmar Barbosa BARBOSAJAF@GMAIL.COM - IP : 187.42.194****
    Ah... já ia me esquecendo.

    Tem sempre um gerente de conta (bom vendedor que é...) que mente para o cliente sobre preços e prazos para ganhar a conta e depois tenta colocar os profissionais num perrengue danado: forçam o valor para baixo e exigem prazos absurdos... ah, e pior: com verba curta propõe o (maldito) banco de horas. E DEPOIS ESTÃO PREOCUPADOS SE MENTIMOS NO CURRICULO OU NÃO? DESSA ATÉ O Damon Hill !!! kkkkk...


10/10/11, 21:07:28: Josmar Barbosa BARBOSAJAF@GMAIL.COM - IP : 187.42.194****
    É... o Mário Lúcio fez um comentário feliz:

    O ambiente corporativo é bastante permeado de mentiras... mentem para manipular mercados e angariar investimentos... dentro das empresas, grupos e gerências mais influentes MENTEM ATÉ PARA DERRUBAR PROJETOS QUE NÃO SEJAM DE SEUS INTERESSES! (eu já vivenciei isto em um certo projeto do qual fiz parte!) Grupos e gerências mentem também para argumentar uma contratação de um projeto ou outro e favorecer uma consultoria ou outra...

    Mas daí, até mentirmos em nossos curriculos já é outra coisa... Alguém deve aplicar a ética. Papel aceita qualquer coisa mas se podemos colocar aquilo que podemos oferecer ao preço justo do mercado...

    Quanto ao arrocho nos valores: precisamos defender o valor de nossos investimentos. Gastamos dinheiro com faculdade e cursos... precisamos ter o retorno adequado.


10/10/11, 21:03:04: Renatao xinananet@hotmail.com - IP : 189.79.104****
    No curriculum mentir talvez seja reflexo das mentiras que as empresas de consultorias empregaticias realizam. Elas mentem ser uma VAGA Jr e te pedem experiencias absurdas. Pedem experiencias ou conhecimentos avancados para uma VAGA TREINEE ou JUNIOR. Isso e que e uma verdadeira mentira. Embora muitas pessoas se acham aptas a dar conta em determinados anuncios e na hora da entrevista ou de testes realizados, dai sim, veem o quao sao despreparados. Maio o pior e que muitos nao sabem nada na pratica mais vendem seu peixe muito bem. Claro que nao temos nada a ver com isso. So que pagamos o pato claro no final da historia. E que nossos salario caem demais. E quem tambem esta vendendo seu peixe errado acabam pagando o preco em outra oportunidade.

10/10/11, 15:45:08: Marcelo - IP : 187.37.102****
    Outra coisa, que ninguem aqui aceita, por causa do politicamente correto, os salarios estao baixos e desestimulantes, como achar o cara assim? Isso tambem acarreta em mentiras no CV

10/10/11, 15:36:07: Diego - IP : 189.18.110****
    Nunca menti no curriculo, e procuro ser bem claro nas entrevistas meus conecimentos, mas isso tem me prejudicado muito. ja perdi vagas para outro que estava mentindo e esse se deu muito bem. muitos amigos meus meus dizem que se não mentir não consegue a vaga e perde para outro que possivelmente mentiu. Na minha opnião e de outros que responderam essa pergunta, usso é um assunto muito complicado

10/10/11, 09:47:52: Nildomar - IP : 187.113.129****
    Numca menti em meu CV. Mas já tive vontade pq conheço muita gente que fez isso e acabou se dando bem na análise do CV !! É um assunto complicado, acredito que isto esta muito relacionado com quem contrata pq muitos contratantes tb não sabem ao certo o que querem e acabom pedindo coisas fora de contexto !!

10/10/11, 09:05:55: Mário Lúcio mlucio4940@gmail.co - IP : 200.144.24****
    Mentir faz parte da vida corporativa, as enpresas menten para nos.

9/10/11, 20:22:18: Marcelo - IP : 201.52.85****
    Acho isso muiuto complicado, pois muitos se ofendem com a mentira no curriculum , porem nao veem a forma de contratacao o quao mentirosa ela é!

    Alem disso tem o fato das empresas mentirem nas vagas!!

    Nao basta apenas olhar de uma só forma , tem que ver o contexto como um todo!!


9/10/11, 08:38:18: moises gomes.ti@comercialroma.net.br - IP : 189.69.11****
    Nunca menti num curriculo, mas ja menti na entrevista pra estagiario em julho de 2001/ quando o adm rede senior perguntou se eu sabia compartilhar uma impressora em rede ou sabia configurar uma placa de rede / Na verdade eu havia acabado de fazer um curso de manutenção de hardwahe a uma mes atras/ então assim minha experiencia era so teoria/ fui aprovado e na primeira semana eu tava perguntando pra ele como compartilhar a impressora/ foi muito bom essa pequena mentirinha / aprendi muito do que sei hoje.

9/10/11, 03:34:47: Marcelo analista3dec@yahoo.com.br - IP : 186.250.193****
    Não menti em meu currículo e não acho correto.

    A verdade é a realidade melhor para se conviver em todos momentos da nossa vida.


8/10/11, 13:15:13: Humberto humbeto.cesar@gmail.com - IP : 187.3.9****
    Isso não é legal e também é anti ético, pois na hora do vamos ver, se você realmente não souber fazer oque lhe foi imposto e cobrado na entrevista, certamente sua mascara vai cair, e você vai dançar, E NÃO VENHA COM AQUELA DESCULPINHA... VEJA BEM

8/10/11, 04:17:10: Tom - IP : 189.121.5****
    É muito mais que evidente que mentir definitivamente é o pior caminho.. se não sabe capacite-se... venda suas meias e cuecas e invista em conhecimento... profissionais que mentem em seus curriculos, estão mentindo para si mesmo, porque sabem que na hora que a cobra fuma não saberá resolver o problema, e causa impactos para empresa... já fui enganado por profissionais que alegaram ser sêniors, mas que na verdade eram um upper juniors.

7/10/11, 09:21:09: Walter Santos walter.santos.85@gmail.com - IP : 189.46.50****
    Nunca menti em meus currículos, desde a época em que trabalhava como atendente de Call Center, com os baixos salarios que as empresas estão ofererenco nem adiantaria.

6/10/11, 17:39:26: Rodrigo rodecaxias@gmail.com - IP : 189.24.13****
    Não!

6/10/11, 14:19:34: Mil - IP : 187.37.9****
    Josmar:

    Esqueceu de dizer...

    Consultorias nao sejam tao exageradas e desonestas na vaga a propor!


6/10/11, 13:42:33: Adriano Felix milicofelix@hotmail.com - IP : 201.26.187****
    Na minha opinião, mentir não eh o melhor caminho, isso vem de berço, mas hoje em dia... tente vender o seu peixe , dê as caras, combata com um bom combate. Uma hora vc ficará tão fera que o cargo não vai ter diferença pra vc. Entre numa empresa sabendo não tudo, mas pelo menos o básico para vc não ficar sem fazer nada dentro da mesma, e estudando as outras exigências da empresa, não fique esperando o emprego dos sonhos, pois ela pode não aparecer, e digo mais, é melhor pingar do que faltar. Todo tempo que vc passar dentro de uma empresa (minimo 3 meses) não será perdido.abs a todos e sucesso!

6/10/11, 11:33:39: JOSMAR BARBOSA BARBOSAJAF@GMAIL.COM - IP : 187.42.194****
    É, vejo que o pessoal levantou uma lebre aqui que faz com que o FORUM fique mais interessante: Por um lado, profissionais mentem no CV para terem a chance de MOSTRAR AO QUE VIERAM... por outro lado, Consultorias MENTEM NAS OFERTAS (o que é propaganda enganosa) ou se enganam na escolha do profissional adequado ao perfil da vaga. SOLUÇÃO PARA ESTE DILEMA: TESTEM OS CANDIDATOS COM TESTES TECNICOS ADEQUADOS! Coloquem o candidato em confronto com a vaga para que possam provar que são mesmo capazes de realizar o trabalho proposto.

5/10/11, 20:53:41: Devair Souza devair@gmail.com - IP : 201.27.32****
    Mentir no currículo não é legal, pois na hora da entrevista você podera ser testado naquilo que você disse conhecer, como exemplo, dizer no currículo que você tem experiencia em SQL server e passar por teste teorico ou prático.

5/10/11, 17:59:34: Marlúcio Matos - IP : 187.10.166****
    Não creio que mentir seja o ideal, pois se você coloca algo que não sabe depois vair ter serios problemas em aprender se aprender no tempo necessário,pois bem sabemos que alguns assuntos relacionados de nossa área não se aprende do dia pra noite. Creio que devemos destacar nossas capacidade,flexibilidade e interesse em aprender. É claro também que muitas empresa também solicitam coisas algumas vezes exageradas oferecendo sálarios incompátiveis, mas enfim todos nos devemos fazer nossa parte, ter bom senso tanto os profissionais como as empresas contratantes.

5/10/11, 17:34:48: Allan - IP : 189.79.3****
    Mentir não vale a pena, o negocio é QI = Quem Indica. Para que dificultar a seleção do pessoal de Rh, se eles podem chamar só os indicados. Mentir, não . Aumentar Tudo bem..... Rh não é culpado, mas sim o gestor da area, afinal quem solicita é ele mesmo ( O gestor). Nesses dias atras, tive que mandar um email perguntando qual é o real FOCO da vaga....Estava solicitando MSCE,MCSA, SAIBA FAZER ISSO, AQUILO....

    O duro que mesmo assim me chamaram para entrevista..Vai entender.

    Abs


5/10/11, 11:26:50: rafael - IP : 201.6.25****
    creio que muitos mentem por necessidade do emprego ou para ingressar na area. No meu primeiro emprego disse que sabia fazer coisas que nao sabia, fui cobrado por isso, mas consegui me firmar.... em contrapartida o que vemos sao exigencias absurdas por parte das empresas, por exemplo exigir que um estagiario que ja tenha experiencia e saiba mexer com N linguagens alem de banco de dados. A realidade é que ninguem mais quer ensinar ninguem...

5/10/11, 11:23:40: rafael - IP : 201.6.25****
    creio que muitos mentem por necessidade do emprego ou para ingressar na area. No meu primeiro emprego disse que sabia fazer coisas que nao sabia, fui cobrado por isso, mas consegui me firmar.... em contrapartida o que vemos sao exigencias absurdas por parte das empresas, por exemplo exigir que um estagiario que ja tenha experiencia e saiba mexer com N linguagens alem de banco de dados. A realidade é que ninguem mais quer ensinar ninguem...

5/10/11, 09:05:39: Wagner (Coord) wagner.bertolini@jbs.com.br - IP : 200.159.76****
    O ponto da questão não é mentir. Creio que poucas pessoas o fazem. O que realmente acontece é a pessoa citar uma tecnologia ou produto achando que tem pleno conhecimento do mesmo e anos depois de experiência ela mesma vê que não deveria ter citado como dominada a tecnologia ou produto. Isso é muito comum. Igualmente comum é o fato das pessoas descreverem ter Inglês Fluente no currículo. Eu mesmo tenho receio de colocar isso mesmo participando ativamente de reuniões e apresentações no exterior. Mas qualquer pessoa que faz dois ou três anos de inglês já se acha fluente mesmo sem nunca ter ido lá fora bater um papo, conhecer as expressões ou participar profissionalmente de algo.

    Abcs,


4/10/11, 18:25:41: Ricardo rjeronimo@ig.com.br - IP : 200.155.8****
    Nunca menti, mas já fui enganado várias vezes por Gerentes comerciais, projetos alucinantes com carga 27/7 e também sobre as oportunidades. Tudo o que está escrito em meu cv sou capaz de desempenhar na intensidade que está descrito, agora, no começo da minha carreira aceitei projetos onde meu nivel de conhecimento era junior e me venderam como sênior. Bom isso deve ser comum para muitos aqui neste site.

4/10/11, 17:27:26: Bete - IP : 200.158.22****
    Muitos mentem, porém na hora de fazer um teste simples fogem da raia. Tem a cara de pau de falar que esta com nível acima para se submeter a testes, passa mal, não tem tempo, recebe ligação, precisa ir embora, até cena de novela nossa nem sabia que tinha teste , mas na verdade falta conhecimento.

4/10/11, 17:10:23: Barros - IP : 200.158.22****
    Concordo que os anúncios estão cada vez mais exagerados, exigindo do profissional de TI conhecimentos extravagantes e que se possível tenha o perfil de Bombril , mil e uma utilidades. Sou de RH, e em relação as vagas, vale salientar que o RH só tem grande parcela de culpa, quando infelizmente a analista responsável pela vaga mente para o candidato, postura essa que repudio. Em contrapartida, a culpa das vagas multi tarefas não é culpa do RH. Tudo começa quando o depto comercial alinha as vagas com o cliente. Porque se o cliente pede um Superman mas quer pagar por um Teletubie, é aí que o comercial deveria intervir e mostrar ao cliente que mosca branca de olho azul a gente não consegue fácil. O ideal seria negociar um meio termo, mas isso já não seria interessante uma vez que a comissão não seria a mesma. Então, a vaga chega para nós do RH e temos que trabalhá-la. Se vamos encontrar o profissional é outra história. Eu mesma estou com uma vaga dessas, onde existem mais exigências do que benefícios.


4/10/11, 00:19:33: Roberto Fonseca - IP : 187.57.125****
    Acredito que mentir, ou pelo menos exagerar um pouco é relevante pois muitas vagas para iniciantes, com salários de iniciantes pedem experiência mínima, que seria impossível. Bastante conhecimento até concordo em pedirem dependendo do caso.

    Por exemplo,

    Já aumentei que trabalhava com banco de dados também e tal, não que era dba, mas que trabalhava com, sendo que realmentei tenho conhecimento mas alterava só umas triggers e campos e criava query s e select s.

    Também logo após um curso de php, como já fazia sites utilizando cms s, coloquei que já trabalhava e tinha experiência com php e tal.

    Nesses casos acho válido o exagero sim!


3/10/11, 14:21:45: Marmil - IP : 201.52.85****
    Eu nunca digo que falta profissional e sim empresa qualificada no mercdo!!

3/10/11, 02:49:13: Rafael - IP : 186.204.35****
    As pessoas de RH que faz a seleção, muitas(os), não sabem metade dos termos solicitados na vaga, acha bonito alguns termos e joga na vaga, no próprio anuncio de vagas da apinfo temos os exemplos, analista de suporte que saiba Java, C++, Oracle... gente isso é programação, sistemas... e pior que se mistura com redes ou exige mcse, ccna, ae vc vai ver o salário é ridículo, menos de 2conto. Esses recrutadores não sabe quanto custa e como é difícil tirar um CCNA, MCSE, PMO, entre outros cursos e simplesmente coloca na vaga como se fosse um cursinho qualquer. Por isso temos que mentir algumas coisinhas em nossos cv, tem coisas que sabemos apenas a teoria, eu falo que já trabalhei, pq se não vc fica fora do mercado de trabalho. Se essas consultorias não olharem mais para os profissional de T.I e pararem de visar apenas o dinheiro que pode ganhar em cima do analista, vai acabar os bons profissional, pq querem um cara sênior para pagar salário de Junior, fala serio!!!

1/10/11, 20:41:59: Marcelo - IP : 189.102.11****
    Meus amigos é uma questao logica, se a consultoria mente na vaga é logico mentir no curriculum!!Quem aqui nao foi enganado por alguma consultoria?

1/10/11, 09:42:27: Danilo - IP : 201.55.3****
    Particularmente, eu nunca menti. Nunca escrevi que sei algo que na verdade não sei. O que faço, e não vejo mal nisso, é tentar valorizar ao máximo meus conhecimentos, buscando as palavras mais superlativas visando este objetivo. Como vi nos comentários abaixo, e as empresas que estão recrutando/selecionando, será que não mentem? Ou será que não estão EXAGERANDO nas exigências, obrigando psicologicamente os candidatos a mentirem?

30/09/11, 19:39:56: Denis - IP : 201.95.25****
    Ainda não mas to vendo que será preciso rs rs, as empresas pedem conhecimento de pleno/senior e querem pagar como junior #fogo

30/09/11, 18:24:45: Alberto Roberto - IP : 189.46.251****
    A coisa é muito simples caros companheiros: EU AUMENTO, MAS NÃO INVENTO. Alias, cabe também a pergunta. As consultorias mentem para seus clientes?

30/09/11, 15:53:18: DiogoS - IP : 189.120.18****
    BRAVO!! Para a vaga de Mecanico postada pelo Silva...

    É o que ultimamente está ocorrendo com o mercado de TI, a equipe de RH é mal qualificada a ponto de não obter detalhes/ especificações suficientes para as vagas que eles anunciarão (fica inviável pedir para um cara da área fazer o 1º checkout, imagino..., mas ele não fará a 2º fase do processo?? Estranho...). Concordo com a historia de a mentira tem perna curta, eu particularmente não gosto de mentir no CV, mas aumentar umas praticas/ experiencias acredito que todos ja fizeram. Mentir é inventar algo com que nunca mexeu e se a empresa realmente precisar que vc tenha aquela experiencia mentirosa sua...vc ta Lascado!! E dana corre atras de Ebooks e Testouts para aprender em tempo recorde, mas a experiencia em produção é diferente. Enfim nossa área está desmoronando, e fico realmente INDIGNADO com matérias de emissoras com altas pontuções que informam que o mercado está com falta de profissionais qualificados, que 60% de carteiras estão vazias em determinados cursos e outras patifarias, tanto no Apinfo quanto em outros sites de empregos é possivel ver vagas como a de mecanico anunciada pelo colega. Meu exemplo: Atuo com suporte há mais de 5anos, rede ha 1.5, certificado Ms, ingles Avançado e me ligam oferencendo CHORANDO R$ 1.800,00. MUITO INCENTIVADOR!!


30/09/11, 13:27:41: Roberto - IP : 201.27.18****
    As empresas não seguem um padrão. Algumas diferenciam EXPERIENCIA de CONHECIMENTO, para outras é o mesmo. Uma, só ví uma, pediu conhecimento e completou, por exemplo, um curso,.... Informou bem. Há anúncios com uma redação atravancada, longa, só dúvidas e nada define. Um expert em OS/390 saberá codificar o JCL em ZOS. Se explicar isso à selecionadora ela não vai entender, vai considerá-lo complicado , reprová-lo, pois na tabelinha dela está escrito: ZOS. Aí o candidato mente , diz que sabe ZOS. Pode ocorrer o contrário. O profissional já iniciou em ZOS. A vaga é para OS/390. A selecionadora vê no Curriculum: ZOS. Da mesma forma, não chama o candidato. Então o candidato põe no CV: OS, OS/VS, OS/VS2, MVS, MVS-XA, OS/390, ZOS. Visto que não se candidata a cargo de infra-extrutura, será que está mentindo?! OS CVs DEVIAM SER INICIALMENTE AVALIDOS POR TÉCNICOS DE CADA ESPECIFICIDADE. Só os aprovados falariam com as selecionadoras (psicólogas) que veriam a personalidade, sociabilidade e demais características humanas. Mas tomaria mais tempo das contratantes e deixaria para as consultorias o único serviço de ADMITIR e gerir o CONTRATO DE TRABALHO. Bem como, os CVs seriam de conhecimento contratantes dos serviços. Como não é assim, os mais vivos continuarão vivos (ôoopaaa!?): Uma consultora de RH me aconselhou que saber vender o peixe dá mais resultado que um CV honesto e caprichado . Se o contratante acreditar, tá contratado . Por outro lado as empresas também mentem. Convencem o profissional a sair de um bom emprego e em 2 ou 3 mêses dizem que a verba acabou. Anunciam planos de carreira e benefícios que não existem. E finalizando, existem os QUEM INDICA que, no futuro poderão carecer de SEREM INDICADOS . Toda essa parafernalha influi em mentir ou não.

30/09/11, 11:07:20: Paulo R. S. - IP : 187.44.123****
    Acontece que as empresas, em seus anúncios, exigem requisitos diversos, como experiência por exemplo : Precisa-se de programador júnior com experiÊncia de 3 anos em PHP, DELPHI, COBOL, JAVA, SQL, ADABAS, Javascript, DB2, ORACLE, PHYTON, etc... Salário de 20,00 p/ hora. Com isto, percebe-se exigÊncias absurdas e salários igualmente absurdos (de baixos), incompatíveis, induzindo assim os profissionais a colocarem informações incorretas nos Curriculuns.

30/09/11, 05:12:34: Brasil 2011 xavephilips@hotmail.com - IP : 189.100.146****
    Na universidade em que estudo, tenho muitos colegas e alguns amigos. Eu tenho presença em sala de aula todos os dias faça sol,chuva ou neve. Estou me preparando para certificação, e procurando estágio, mas até agora sem sucesso. Um certo individuo que conheço, falta muito nas aulas, e tem péssimas notas. ele vive na farra, naqueles barzinhos próximo a faculdade. Ele conseguiu uma entrevista e conquistou sua vaga e trabalha até hoje.

    Agora analisando a situação, mentir não vale a pena?! Depende, mentir para quem? esse é o problema. Infelizmente, o que está acontecendo? O RH contratado pela maioria das empresas, estão errando de mais, não sei se eles estão enganando despercebidamente as pessoas que mereciam o cargo. E os fulanos de péssimas qualificaçoes acabam enganando o RH. Enquanto aos requisitos de cargo, talvez seja o diálogo entre as mocinhas (RH) com a empresa contratante. O (empregador) apenas transmite a vaga, e o (RH) utiliza apenas informaçoes técnicas da empresa contida no cadastro do banco de dados. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬Epic fail¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬


30/09/11, 03:34:35: Roberto - IP : 201.52.244****
    Sempre. Do mesmo jeito que as recrutadores de RH mentem dizendo que entrarão em contato, que a vaga ainda não foi preenchida, etc etc.


29/09/11, 22:18:40: Luiz Carlos luizmew@hotmail.com - IP : 187.75.1****
    Quem nunca errou (mentiu) que atire a primeira pedra! Concordo com o comentário abaixo que faz uma analogia com o motorista. Agora não quero relatar nomes mas estudei com uma colega de faculdade que não sabia praticamente nada! Vivia na dependência de outras pessoas e hoje ela é Analista de TI na Nest... grande empresa do ramo alimentício. Será que ela não mentiu? Rs... Boa sorte! Acredito ainda que o bom profissional terá sua vaga assegurada, mas é preciso ralar muito!

29/09/11, 17:12:03: Romildo - IP : 189.110.24****
    Não. Porque a mentira tem perna curta. No momento a mentira é até bonita, mas no final acaba tornando-se feia. Melhor uma verdade feia do que uma mentira bonita.

29/09/11, 14:52:42: Oliveira - IP : 189.39.46****
    Sim, na verdade acrescentei rotina que eu não fiz mas sabia que existem. Menti, porque estava com grande dificuldade de ingressar como Junior na área de SAP com a ferramenta de BO. Enfim, posso nao estar certo, mas achei ABSURDO as consultoris dizerem que mesmo para Juniores tem que ter no mínimo 1 ano de experiência!!!!..????? Só falta as consultorias mencionarem:... necessitamos de vagas Juniores Pleno ou senior . ah, e detalhe!!!..: o salário lá em baixo, claro.

29/09/11, 13:37:21: silva br.silva@terra.com.br - IP : 208.50.91****
    Se motoristas fossem contratados da mesma maneira que profissionais de TI?

    Cargo: Motorista.

    Exigências do trabalho: Competência profissional em condução de veículos leves como ... carros e pesados como ônibus e caminhões, ônibus articulados, bondes, metrô, tratores, escavadoras e pás carregadoras, e tanques pesados atualmente em uso pelos países da OTAN.

    Habilidades em Rali e de condução extremas são obrigatórios! Experiência na Fórmula-1 é um diferencial.

    Conhecimento e experiência em reparação de motores de pistão e rotor, transmissões automáticas e manuais, sistemas de ignição, computador de bordo, ABS, ABD, GPS e sistemas de áudio automotivo dos fabricantes conhecidos mundialmente – obrigatória!

    Experiência em tarefas de pintura e funilaria de automóveis é um diferencial.

    Os candidatos devem ser certificados pela BMW, General Motors e Bosch, mas não por mais de dois anos.

    Compensação: R$ 15 – R$ 20/hora, dependendo do resultado da entrevista.

    Exigências da instrução: Bacharel em Engenharia Mecânica.

    * * * * * *

    Seria complicado para um profissional deste seguimento conseguir trabalho igual está sendo hoje para os profissionais de TI. Que tal enviar este texto para cada recrutador que publicar uma vaga com exigências absurdas e salários pífios


29/09/11, 13:28:49: Luís Claudio - IP : 206.16.17****
    Eu já menti pelo seguinte problema: até os meus 24 anos eu só havia trabalhado em micro-empresas. Trabalhei 3 anos em uma e 3 anos em outra. A partir daí decidi que não iria parar de buscar algo até atingir meu objetivo (de trabalhar numa grande empresa). Mudei 5 vezes de empresa em 4 anos, queimando muito o meu curriculo. A solução foi pegar as tarefas de umaempresas e juntar na outra, transformando 2 empresas em 1 (a que tinha um melhor nome/imagem para o cv).

    Se eu nao fizesse isso, poucas empresas me chamariam para entrevista. O importante é vc nao dizer que sabe trabalhar muito bem numa determinada ferramenta e na verdade nunca sequer ter mexido nela. Exponha seus conhecimentos de forma clara e nao minta sobre sua personalidade... mas experiencias negativas, fora do que vc tinha em mente, salário ruim, desmotivação, etc pode acontecer em qualquer empresa.


29/09/11, 06:55:21: Alex - IP : 187.56.244****
    Acho que tem que mentir mesmo, se você não mente o outro candidato mente ai você perde a vaga. Outra coisa, aonde você vai arrumar tanta experiência que eles exigem , certificação disso e daquilo,no minimo 5, ...ainda tem que ter no máximo 23 anos de idade.Então devo começar minha carreira com 15 anos? vixi, não vai dar mais ja passei dessa idade.

28/09/11, 22:32:21: Leonardo - IP : 189.4.1****
    Como diz o bom e velho ditado, a mentira tem pernas curtas. O profissional não deve mentir no currículo. Deve descrever bem as informações, destacando as realizações mais importantes nas corporações onde atuou, e mante-lo sempre atualizado com treinamentos, tecnologias que tem atuado, certificações, e outras que julgar necessário. O mercado pode não atender às nossas expectativas e nos colocar diante de situações difíceis quanto ao que desejamos. Por outro lado, existem empresas que apostam nos profissionais, reconhecem o seu talento e permitem um plano de carreira e de salário. É um trabalho que exige nossa paciência, e devemos sempre estudar todas as possibilidades. Com boa vontade e persistência conseguimos chegar ao nosso objetivo, lembrando sempre informar no currículo o que sabemos fazer.

28/09/11, 22:01:18: Vinicius re-voltz@hotmail.com - IP : 201.85.82****
    O mercado de trabalho é fracassado e podre. Os profissionais devem mentir sim porque ja passei por muitas empresas que também mentiram ao mesmo nivel. Tamanho conhecimento não é totalmente utilizado 100% isso é fato. Ja vi empresas falarem que estão no processo seletivo e cobrirem tabela de entrevistas porque la no fundo um esquema ja foi feito para preencher a vaga. Hoje em dia isso acontece bastante, a qualquer empresa que eu vou ver algum oportunidade eu fico com um pé atrás e na maioria das vezez não é só isso. Seria também a promessa mal prometida em falar que o vr e o vt é de tal valor e quando chega na entrevista seria outro. São tantas coisas em meio a essa podridão que eu apoio e faço juz as pessoas que necessitam trabalhar, pois a maioria das empresas de são paulo capital possuem uma sujeira de baixo do tapete ao qual com o tempo vocÊ vai vendo. Em meio a tantos lugares a maioria de lugares nada é tão exigido como aqui, um exemplo, um profissional de t.i na região sul em uma cidade não visada, tem mais valor que uma pessoa verdadeiramente falando estudada e com certificações. O mercado aqui nesta cidade sem lei não aproveita seu profissional, não o qualifica e muito menos investe em seu potencial. Tenhu saudades do tempo do meu pai, ao qual preenchia uma ficha e ja estava empregada ganhando bem e em um lugar agradavel. Me da pena morar numa cidade onde o errado é o certo e muito menos cheio de esquemas e promessas. Se eu for ficando falando vou ficar até o ano que vem, resumindo. Gostaria apenas de falar que a cidade é dos espertos e não o mundo. Obrigado por vocÊ empresa de sp capital ler o meu comentário !!

28/09/11, 21:56:20: Henson jfsi@tutopia.com.br - IP : 189.62.22****
    O maior de todos os problemas da atualidade é que estamos em um mundo político...cheio de estratégias políticas e que culminam por acarretar que costumeiramente você se defronte com inverdades de ambos os lados...tanto o que recruta quanto o que busca novos desafios... Mentir realmente não é a solução... A estratégia é saber se apresentar...saber falar e convencer naquilo que vc éh realmente bom... O marketing pessoal pode ser sadio(sem mentiras) ou político(cheio de mentiras)...a escolha é de cada profissional... Eu pessoalmente não acredito e nem estimulo o ato de mentir e costumo dizer que a honestidade é fator chave em qualquer situação e saber lidar com este mundo político é o segredo do sucesso em qualquer área do conhecimento!

28/09/11, 21:33:53: Ricardo - IP : 189.102.113****
    Mentira tem perna curta. Se você mentir no seu currículo uma hora esta mentira cairá por terra pois seus conhecimentos sobre certo assunto serão colocados em prova e nessa hora você passará a maior vergonha de sua vida. Mentir no currículo, jamais façam isso por favor...

28/09/11, 20:53:33: Nilton - IP : 201.52.162****
    A empresa também não fala toda a verdade, entrei para uma empresa que durante todo o processo seletivo falavam que iriam pagar plantão, mas após de 3 semanas me chefe me chamou na sala dele, dizendo que não tinha como me pagar, porque o meu salário era muito alto, mas que eu teria que fazer mesmo assim, pra não ficar mal perante os outros. Isso que eu pedi demissão de outra empresa pra trabalhar lá.

28/09/11, 20:26:11: Numtabom valter.vieira@linuxmail.org - IP : 187.74.193****
    Nunca menti no curriculum, vai ver que é por este fato que não consigo arrumar emprego. Porque os RH´s arrumam um monte de exigências técnicas impossíveis de preencher caso voce tenha um CV tudo que eles pedem aí tá bem no pedaço. Querem um SPOCK com salário de Trainee.

    Na hora de mostrar serviço o bicho pega.


28/09/11, 13:31:26: João Batista - IP : 187.113.12****
    O que adiantaria mentir e passar vergonha na hora do vamos ver !!?

28/09/11, 11:35:39: Eduardo Eduardo.rauchbach@gmail.com - IP : 201.22.59****
    Olha, sinceramente eu nunca menti em curriculos,o que esta no meu curriculo, é exatamente o que eu sou como profissional.

    Quem quiser da uma olhada 392.462 não é grande coisa, sei que tenho muito a aprender, mas não pretendo mentir.

    Para os mintirosos eu só digo uma coisa, mintira tem perna curta =)


28/09/11, 10:04:33: Matheus - IP : 200.140.248****
    No mundo ideal, não deveria haver mentiras no curriculum e as empresas deveriam falar corretamente do trabalho e das condições em que ele sera feito.

    Infelizmente não vivemos no mundo ideal...

    Mentiras descaradas como por exemplo ter concluido curso superior, ou trabalhado em grandes empresas por onde nunca passou não são viáveis, mas pequenas mentiras e alguns exageros fazem parte do jogo.


28/09/11, 09:40:39: João Bolani - IP : 186.220.23****
    Sim, pequenas mentiras , sei que está incorreto, um profissional da informação jamais, deveria falsear informações - acontece, meo amigo e minhas amigas - que na prática as teorias são bem diferentes - vc encontra um mercado extanque de novas idéias , como uma ideologia de administração de TI, arcaica, obsoleta, sem humanismo, que exige....exige....e exige metas as vezes, nem sempre alcançaveis....Além de vc se deparar com uma competitividade cruel, tanto colegas como as hierarquias sonegam informações para que vc não cresça dentro do sistema, a fim de manter as hierarquias dominantes - as empresas e consultorias, tão somente sulgam...sulgam....e sulgam os profissionais, para depois descartá-los como sulcata.... mto poderia falar sobre isso - A intolerância e estigmas do mercado de T.I é profunda.

28/09/11, 00:25:31: Marcelo - IP : 201.52.8****
    Vamos ser sinceros, a maioria mente, mas a maioria das consultorias de TI inventam vagas, exageram nas seleçoes e outra a tecnologia muda constantemente, nao da para achar profissional qualificado tao rapido, alem do fato do profissional estudar muito e gastar muito dinheiro com sua qualificacao e ve-la jogar fora pela falta de uso!! E outra ser contratado como PJ, se parar para pensar nem estamos mentindo no curriculum PJ nao é emprego!! (farsa por farsa...) Faz bem o profissional que cai fora da area de consultoria para ser dono do seu negocio , assim nao precisa se sujeitar a isso!!

28/09/11, 00:24:16: Miguel - IP : 200.146.55****
    Se não mentir então não fará entrevista, se for sincero irá pro final da fila e olhe lá. Eu já vi muita gente que mentiu e está até hoje trabalhando. Na área de TI os sinceros são poucos, porque hoje entra qualquer um na área, não esqueçam que hoje você concorre uma vaga com advogados, auxiliares administrativos, psicólogos e etc.

27/09/11, 23:12:45: Mauricio - IP : 189.96.13****
    Outro alerta aos MENTIROSOS . Caso seja comprovado a FALTA DA VERDADE, a justiça dá o direito a qualquer empresa DEMITIR O FUNCIONÁRIO POR JUSTA CAUSA.

27/09/11, 23:10:59: Mauricio - IP : 189.96.13****
    Não. Agora, infelizmente não é o que ocorre com a maioria dos profissionais da área de TI, onde muitos se dizem especialistas quando nunca aplicaram na prática alguns conhecimentos. É por causa de tais pessoas que o mundo está cada vez pior. E muitos destes reclamam de seus governantes, quando na verdade, aplicam a mesma falta da verdade no seu dia a dia.

27/09/11, 21:14:19: Feudal - IP : 187.105.15****
    Claro.Todo mundo mente ou aumenta.Nossa área pede muita coisa e na maioria das vezes não usa nem a metade. Acho que é valido mentir, se depois a pessoa saber se virar nos 30, com a ajuda do São Google.O importante é entregar resultados.

27/09/11, 18:00:39: André Luiz andre-carreiro@bol.com.br - IP : 189.55.180****
    Realmente concorco com vcs, alguns colocam q fizeram curso disto ou trabalharam com aquilo, daí chega em uma entrevista ou um testee faz feio.. não trabalho na area de T.I ainda, mas não é por isso q vou inventar expêriencia q não tenho, eu tenho e garanto q todos temos qualificações suficientes para engreçrar em uma boa empresa sem termos q mentir.

27/09/11, 13:54:18: Josmar Barbosa BARBOSAJAF@GMAIL.COM - IP : 187.43.197****
    Existe um ditado popular que diz que papel aceita qualquer coisa. Mas a vida real é outra! Na hora de enfrentar os desafios propostos, somente a experiência e o conhecimento, compatíveis com o trabalho proposto, irão fazer realmente a diferença! E tem mais: a mentira tem mesmo é perna curta! Sejam leais! Passem informações corretas pois se vc tem conhceimento e experiência existe um lugar pra vc no mercado!

27/09/11, 13:46:52: Marcelo - IP : 200.135.542****
    Não, acho que não vale a pena.

    Mais cedo ou mais tarde a empresa descobre e lá se vai a sua reputação.

    Eu prefiro manter minha palavra, desta forma posso exigir que a empresa também me trate de forma correta.


Anteriores:

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?