APinfo - Forum


Fórum : Banco de horas, problema ou solução ?

Sugerido por : Alex, Tavares, Camila


Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores


6/12/11, 23:10:28: Roberto - IP : 189.18.48****
    Uma empresa mantém um sistema que carece de 10 profissionais. Outra mantém um sistema identico. Então temos 20 profissionais empregados. Mas essas empresas se fundem. Então contratam mais equipamento e somente 10 profissionais ficam empregados. Bem, os 10 que estão de fora desejam esses postos de trabalho. Os que estão empregados querem continuar e, já começam a baixar a cabeça......E a empresa, a que emprega, dá as cartas, se fortalece. É isso que está acontecendo como um todo, glo-ba-li-za-da-men-te. Para diminuirem custos, as empresas se fundem. Os profissinais......, bem, êstes têm as contas para pagar, um estômago roncando, ...... Certo, amigos! Os empresários estão lendo as nossas opiniões......, estudando como nos manterem como seus servos,...... O racicínio é lógico. Nos querem vivos, fortes e famintos: Para atendermos as suas necessidades. Então nos pagam apenas isso. Eles podem esperar para conseguirem um controle automatizado, empregando pessoas que controlam MA-NU-AL-MEN-TE. Nosso estomago não pode. Quando nosso estomago grita, lá vamos nós au-to-ma-ti-zar. Isto feito, os empregados do controle manual, e nós, ficamos desempregados. A força está com eles, que controlam os políticos que legislam. Mas, vamos continuar gritando: Horas além das normais é EXTRA. Devem ser pagas como reza a Lei. E, não devem ser tantas que nos possam adoeçer. Que re-negociem o prazo de entrega. Devemos continuar com saúde.

6/12/11, 18:19:12: Fabio - IP : 201.95.130****
    Depende da empresa, mas no geral é um problema, dentre as experiência que eu tive! Trabalhei em um grande banco (clt banco)e eles pagavam as horas extras tudo certinho sem qualquer tipo problema, recentemente trabalhei em uma consultoria no projeto de uma multinacional recentemente e havia uma atividade que eu sempre tinha que ficar até mais tarde,no fim estava com mais de com 46 horas extras, relatei situação a consultoria e a mesma disse que ia verificar se iria me pagar, vê se pode, no fim o projeto acabou e não recebi nada até hoje. Em contato com colegas que trabalham em diversos segmentos nos geral as consultorias não pagam direito. Resumo, empresas sérias e que tem dinheiro pagam, as demais...

6/12/11, 13:39:58: Washington - IP : 201.27.16****
    Banco de horas é só problemas.

5/12/11, 10:48:45: alberto roberto - IP : 189.46.250****
    A coisa é muito simples. Banco de horas é mais um artificio de burlar a CLT. Infelizmente quem é da area é de uma forma ou outra obrigado a fazer horas extras, senão seu ganha pão pode estar em perigo.

5/12/11, 10:41:09: William - IP : 187.22.178****
    Banco de horas significa o seguinte: trabalhar que nem um camelo pra juntar umas horas e na hora que você precisar emendar um feriado pra fazer aquela viagem FANTÁSTICA com seus amigos seu chefe vai chegar pra você, analisar suas 200 horas no banco e dizer: bom, quer emendar pode ir, mas você sabe que o prazo pra esse projeto é segunda-feira né? . simples assim.

4/12/11, 13:26:10: Rafa - IP : 186.199.4****
    Por isso q eu nao faco mais hora extra, entro as 9 e saio as 18h! Pj hora fechada eh hora fechada esta no contrato!

30/11/11, 17:52:13: Milan - IP : 189.102.117****
    O que é mais engracado nesta area é que assim como eu, a maioria dos candidatos de TI nao querem trabalhar numa empresa de TI, porque sera né? Alias porque sera que existe tanta desistencia do curso de Informatica? Cara area mais assediadora que existe e esse. Por isso

    DENUNCIEM AO MINISTERIO DO TRABALHO TODA QUALQUER FRAUDE!


30/11/11, 09:03:04: Milan - IP : 189.102.33****
    Viviane,

    Vc e sincera na vaga? É sincera nos valores a serem pagos? Pq a maioria das consultorias de TI adoram um superboy officeboy!

    A solucao é denuncia ao MINISTERIO DO TRABALHO!!!


30/11/11, 00:50:57: Viviane vsgoncalves@gmail.com - IP : 189.117.201****
    Não, nunca achi correto. Acredito que deva ser sincero no que diz no currículo para garantir um bo desempenho na atividade que irá exercer. Já tiveram casos em que contratei a pessoa e tive muitos problemas com a mesma tendo que dispensá-la em 3 meses. Isso é ruim para a empresa e para o profissional.

29/11/11, 22:09:29: Ricardo - IP : 187.34.2****
    Na convenção coletiva ( principalmente para quem é CLT ), diz:

    Parágrafo 01o - O acerto do BANCO DE HORAS deverá ser feito quadrimestralmente, sendo o pagamento efetuado considerando o seguinte: até 120 (cento e vinte) horas remanescentes serão pagas com acréscimo de 60% (sessenta por cento). - fonte sindiesp

    A maioria das empresas ignoram isto....


29/11/11, 20:18:35: Ricardo de Novo - IP : 186.211.113****
    Quero que todos leiam a mais pura verdade escrita pelo nosso amigo Flávio. Parabéns pela síntese. Estou com vc, com certeza.

    Segue: E a mídia publica salários astronomicos de TI e super beneficios que não existe a não ser na reportagem que por sinal é comprada pela Grandes emrpesas de TI para atrair mais jovens e jovens para mercado de TI garantindo assim uma mão de obra barata e constante.


29/11/11, 20:11:15: RICARDO - IP : 186.211.113****
    Banco de horas = Escravidão - Bobo de quem faz. Existem mais de 1milhão de desculpas para não fazer o trabalho extra sem receber, ou seja, trabalhar e lançar as horas no famoso Banco de Horas e estupidez. Isso quem inventou deve ter sido algum daqueles corninho puxa saco daqueles que vivem pedindo pra dar um gás no projeto - papo de corno manso não éh - quando tudo já está atrasado. O Brasileiro precisa aprender a se Valorizar. Minha gente, esse país é de aproveitadores, salafrários, gente sem carater e tudo mais. Não caiam nessa. Vejam... Ak Quando vcs viram o governo por a cara com banqueiros... E são uns dos que mais ganham.... Empresas de energia roubam-nos todos os meses, e porque vcs acham que não temos incentivos do próprio governo para investimentos em energia alternativa, empresas de telefonia também lucram absurdos e se não utilizar-mos o telefone já pagamos... E tudo mais... Agora, num país sem governo como este vcs acham que teremos força para lutar contra esses empresários que esfolam nós trabalhadores. Acordem.... A Resposta é Nunca... Peço que todos reflitam e vamos nos unir, cancelar as assinaturas das empresas de telefonia, tv a cabo, conta bancária... Não façam emprestimos.... por favor,.... Usem somente a energia necessária para limitar os ganhos desses fdps... invistam em energia alternativa como solar, eolica, biodigestores, fotovoltaica....

28/11/11, 22:38:00: alexandro sandrodrim@hotmail.com - IP : 187.13.9****
    eu acho injusto esse banco de horas, porque ele so ajuda assim o patrao. eu trabalho na area de logistica, sou apenas um aux. de deposito quase escravisado. a empresa nao te obriga a ficar depois do horario, mas voces sabem como é se não ficar ne? tem dias, como hoje, em que eu fico das 7 da manha as 7 da noite, isso porque a venda estava baixa hoje. existem dias emque eu pegava das 7 as 23 horas... isso tudo, sempre vai pro banco de horas. e so tem folga quando é o melhor pra empresa. sabe pra que o banco de horas serve? so pra ferrar mais com a gente da classe pobre. a hora extra ia fazer com que o patrao nao quizesse a gente na empresa, so quando fosse realmente necessario. e assim nos veriamos um pouco mais de dinheiro que é o que move mundo. obrigado por prestarem atenção em mim.

28/11/11, 20:58:43: Flavio - IP : 201.87.9****
    Em uma grande consultoria na contratação Eles te OBRIGAM A ADERIR AO BANCO DE HORAS. Quando alguma etapa do projeto atrasa eles te mandam para casa 1 ou 2 dias e descontam do banco de horas. Não ha escolha ou comum acordo na hora de usar o banco de horas. mais humilhante ou pior que isso é so se for PJ ou CLT cotas. E a mídia publica salários astronomicos de TI e super beneficios que não existe a não ser na reportagem que por sinal é comprada pela Grandes emrpesas de TI para atrair mais jovens e jovens para mercado de TI garantindo assim uma mão de obra barata e constante.

28/11/11, 19:50:32: Frederico - IP : 187.105.131****
    Também sou contra, mas infelizmente a pratica é seguida por muitas empresas e tem inclusive amparo legal.

    Nunca vi alguém sair da empresa e receber todas as horas acumuladas no banco. Quando você trabalha por muito tempo no mesmo lugar dá até para compensar alguma coisa, mas quando o contrato acaba, ...


28/11/11, 19:45:16: Milan - IP : 189.102.39****
    Olha gente numa boa, nao arrumo emprego a bom tempo, so tem picaretagem, passo humilhacao o tempo todo pois na impressa mostra altos salarios e pagamentos e meus pais me veem da pior forma possivel. Horas, mentir no CV, mentir na vaga, contratacao PJ clt cotas e nada!! numa boa to cansado chegar aos quarenta nesta amargura é uma merd...

28/11/11, 19:29:59: Bruna Sampaio bruna.sampaio16@gmail.com - IP : 200.148.6****
    Banco de horas é picaretagem!O correto é pagar as horas trabalhadas a mais em dinheiro!

28/11/11, 13:20:57: Anonimo - IP : 200.159.9****
    Achei perfeita a colocação abaixo.

    Banco de horas é picaretagem... Quem trabalha tem que receber em dinheiro.

    O dia que a empresa puder prescindir de um profissional por dias para ele descontar o banco de horas, ele será rapidamente dispensado por falta de demanda.


28/11/11, 11:28:40: Po - IP : 189.102.39****
    Segue dica , gravem a entrevista e a proposta e repassem no youtube!

27/11/11, 20:25:19: Antoine - IP : 189.46.2****
    Avaliando os comentários anteriores parece que esse banco de horas só é bom para o empregador. Caso o funcionário seja desligado pela a empresa ou por si mesmo, como serão compensadas horas trabalhadas, caso existam?

27/11/11, 12:47:10: Marcos mpesouza@yahoo.com.br - IP : 189.18.18****
    Sou contra.

27/11/11, 09:59:51: Paul - IP : 189.102.25****
    Nunca vou deixar de mencionar que atraves da DENUNCIA TRABALHISTA É POSSIVEL ADQUIRIR SEUS DIREITOS E COLOCAR AS EMPRESAS SEM VERGONHAS EM SEU DEVIDO LUGAR Faça uma denuncia assim seus direitos vigorarao

25/11/11, 17:46:05: Jeova Leite - IP : 208.217.164****
    Sou terminantemente contra banco de horas. Também não sou favorável à hora extra continuada, ou seja, aquela que vira hábito. A empresa deve se programar de forma a não necessitar explorar seus profissionais. Deve, sim, remunerá-los bem, cumprindo a carga horária estabelecida em lei ou convenção. Aliás, é bom lembrar, quer são 9 horas diárias de trabalho ( isso mesmo, já que não podemos escolher trabalhar oito sem horário de almoço, fazendo um pequeno intervalo para comer na empresa como ocorre no Canada, por exemplo). Imagine acrescentar horas a isso. O trabalhador envelhece sem perceber. No entanto, é bom lembrar que o trabalhador deve entender que eventualmente há necessidade de extender seu horário devido a algum imprevisto. Mas nada de banco de horas! Deve receber em cash

    Jeova


24/11/11, 19:44:36: Marcus_ - IP : 187.106.105****
    Se é chegado o ponto em que as horas normais do quadro de funcionários de uma empresa qualquer em um determinado projeto ou demanda não atende a necessidade do negócio é hora contratar, ta cheio de gente qualificada e com capacidade querendo entrar no mercado de trabalho!

24/11/11, 17:42:56: PAUL - IP : 189.102.3****
    Ministerio do trabalho esta ai, DENUNCIEM!

24/11/11, 11:29:31: Paulo Silvestre - IP : 189.56.84****
    Gente, na maioria das vezes não compensa se matar de trabalhar para ganhar h.e, somos de uma area critica, que infelizmente não tem hora para entrar em ação, muito menos sair, mais acredito que quando vc desconta suas horas programadas, com pessoas competentes para lhe substituir, não há quem pague um bom descanso e conviver com a familia....

23/11/11, 12:22:18: carlos - IP : 187.81.40****
    Entrei em uma empresa para ganhar xx por hora. No primeiro mes foram 250h e no segundo mes 280h mas recebendo 160 com muito custo consegui tirar 15 dias de ferias. E quando sai mais 140.00 e com ogerente da empresa e o dono da consultoria de cara feia.

22/11/11, 15:06:08: Fulano - IP : 189.63.227****
    https://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/l9601.htm

22/11/11, 15:04:31: José - IP : 189.63.227****
    Também não concordo com Banco de Horas, mas é PERMITIDO de acordo com a Lei... o problema está no Planalto e no povo que vota!!! Fonte: https://www.guiatrabalhista.com.br/guia/banco_horas.htm

22/11/11, 13:51:55: Danielle - IP : 189.108.17****
    Banco de horas é um problema, porque o profissional não se sente motivado a executar o serviço além das horas trabalhadas sabendo que não será hora extra. No momento, os profissionais de ti precisam de dinheiro e não descanso.

22/11/11, 03:31:24: Thiago - IP : 189.38.22****
    3k por semana é exagero mas uma prova q não estamos vivendo uma bolha é de que o pedreiro que trabalha para uma empreiteira perto de casa tira 4,5k CLT por MÊS.

21/11/11, 19:22:25: Paul - IP : 189.102.37****
    O pedreiro perto de casa tira 3K por semana!! 12 por mes!

21/11/11, 08:42:23: consultor CISCO - IP : 186.220.203****
    Não sei se é o caso de alguns, mas a maioria das atividades que executo é fora do horário de produção, ou seja, Janelas noturnas, Finais de Semana, feriados e tudo mais. Fui contratado por R$10k por uma empresa de consulto- ria e em nenhum momento ela citou a questão de banco de horas. Na Primeira Janela de Produção, ela veio com essa História e eu disse que recebia horas extras e não fazia banco de horas, a briga está grande, já estou procurando uma nova posição, pois acho um absurdo a IMPOSIÇÃO de banco de horas por parte das Consultorias. Apenas para ilustrar, mês Outubro/2011 horas normais 160 - Banco de Horas 112 .... Entenderam????

21/11/11, 02:49:07: Matheus - IP : 189.38.22****
    O grande problema é que as empresas ainda enxergam ti como despesa e se esquecem do valor que o software tem. Essas empresas qdo subestimam o valor de um software deveriam antes pensar o quanto gastariam com salários se tivessem que contratar pessoas para fazer o que o software que desenvolvemos faz.

20/11/11, 17:17:16: Bruno - IP : 201.52.213****
    Banco de Horas = piada. É a grande jogada que as empresas acharam para resolver o problema de hora extra.

20/11/11, 15:50:41: Fernando - IP : 189.78.21****
    Banco de horas é uma grande piada, o mesmo se diz de empresas que já anunciam a vaga dizendo que pagam valor fechado independente do número de horas. Raramente um profissional de informática trabalha 8 horas por dia, execeto em grandes empresas e orgão públicos. Quem trabalha em consultoria, principalmente, sabe o que estou falando. Pra mim funciona de forma bem simples, quando a empresa contrata dizendo que não paga horas adicionais eu já jogo meu valor considerando que eu vá fazer no mínimo 220 horas no mês, caso o contrário quando já estou contratado e a empresa diz que não vai mais pagar horas extrar eu simplesmente não faço hora extra.

20/11/11, 13:17:40: Paul - IP : 189.102.25****
    Falei e repito, banco de horas de acordo com a lei é fraude a nao ser que esteja em contrato CLT em PJ isso nao existe é fraude duas vezes. Aproveitem que o ministerio do trabalho esta mais firme e denunciem toda fraude trabalhista!!

19/11/11, 20:34:45: Rosimeire - IP : 189.65.****
    Sugiro para quem estiver desempregado aceitar a vaga mas continuar na busca por uma oportunidade q pague hora extra agora para quem esta empregado sugiro paciencia pois o mercado ta aquecido e logo irá aparecer a vaga perfeita

19/11/11, 19:53:18: Carlos Souza desv.carlos@gmail.com - IP : 189.98****
    Senhores! Vamos ver a realizade do funcionamento do banco de horas. Quando o empregador precisa ele MANDA você ficar e trabalhar horas a mais. Quando você precisa programar um descando e quer trabalhar algumas horas a mais o empregador NÃO QUER. Quando o empregador não precisa de você ele manda você DESCANSAR, e quando você precisa resolver alguma coisa ou programar uma viagem e quer tirar as horas em um determinado período ELE NÃO DEIXA. Resumindo! O banco de horas foi uma forma que os empresários contratantes (diga-se de passagem, os POBRES) encontraram de não pagar hora extra mas consumir essas horas do contratado. E sabemos que se não concordamos com o banco de horas perdemos a vaga, e precisamos trabalhar. É uma sinuca não é verdade?

18/11/11, 22:42:16: Cesar A. Suza - IP : 201.87.4****
    Qdo se trabalha com banco de horas normalmente eu coloco 40% acima do valor hora que eu realmente quero, qdo raramente a empresa aceita o valor calculo no mes 40% a mais de horas uteis é a qtd de horas que faço qdo atinge o valor fico com uma dor de cabeça num dia, compromisso no banco no outro, chego as 11 saio as 20 ou chego no horario e faço 4 horas de almoço, até fechar o mês.

    Sempre funciona mesmo porque eu sou honesto e acabo nunca pedindo para compensar banco de horas, a não ser que a % de horas extras aumente mais doque a porcentagem que eu coloquei no salario.


18/11/11, 13:00:11: Riacardo - IP : 200.136.7****
    Funcionário feliz é aquele com seu dinheiro no bolso, banco de horas é furada a empresa pagando seu funcionário corretamente funcionário vai estar sempre disposto a trabalhar...

18/11/11, 12:56:19: José Mario - IP : 189.68.2****
    A entrevista foi numa multinacional brasileira. O projeto era para 4 mêses, trabalhando de 10 a 12 horas por dia, inclusive em alguns fins de semana. Não pagavam extras, compensavam horas. Perguntei como compensaria essas horas durante os únicos 4 mêses. Terminaram a entrevista. Entenderam!?

18/11/11, 00:29:32: Jean Paul - IP : 189.102.3****
    Mariana,

    Vc merece um beijo, seu comentario e muito inteligente, estas empresas que se exibem chamam chamam o profisisonal de otario!!

    Ministerio do trabalho esta ai!! Denunciem as falcatruas


17/11/11, 23:44:24: Mariana - IP : 201.87.50****
    O mais engraçado é que essas mesmas empresas que se utilizam de banco de horas são aquelas que no fim do semestre publicam para todos verem os grandes lucros que tiveram. Isso é mais que chamar o profissional de otário

17/11/11, 20:23:35: Rodrigo r.martins.ferreira@gmail.com - IP : 187.10.113****
    Banco de horas é picaretagem...

    Quem trabalha tem que receber em dinheiro.

    O dia que a empresa puder prescindir de um profissional por dias para ele descontar o banco de horas, ele será rapidamente dispensado por falta de demanda.


17/11/11, 12:06:54: andre - IP : 189.65.7****
    é problema

16/11/11, 09:32:20: Paul - IP : 189.62.24****
    Eita povo escravo! Vao para o ministerio do trabalho e denunciem!

16/11/11, 02:17:20: Denis - IP : 201.87.5****
    Pessoal, somos todos profissionais e temos que fazer o nosso pé de meia pois qdo a velhice chegar e não tivermos mais como trabalhar ninguém vai nos sustentar. A única OPORTUNIDADE de fazer o pé de meia é fazendo freelancers nas horas vagas ou horas extras remuneradas, se você faz hora extra e não recebe não tem tempo para fazer freelancer e consequentemente não fará um pé de meia.

    Tomem muito cuidado com bancos de horas, pois em 99,9% das vezes vc trabalha de graça.

    Muitas empresas ainda contratam o profissional sem falar do banco de horas na esperança de que uma vez o profissional contratado ele ficara sujeito a fazer o que a empresa manda pelomenos por um periodo de 6 meses.

    Por esse motivo nas entrevistas sempre falo que um dos grandes motivos de ter saido da ultima empresa foi que no ultimo mês foi oficializado que a empresa trabalharia com banco de horas.

    Graças a essa postura hoje após 2 anos trabalhando em média 250 horas mês remuneradas tenho meu apartamento quitado, se eu não tivesse esse postura hoje eu estaria em um financiamento de 15 a 20 anos pagando uma mensalidade de uns 1500 reais mês que agora será utilizado para minha previdência privada que vai garantir minha velhice.


16/11/11, 00:57:16: Denis - IP : 201.87.5****
    Compensar banco de horas não existe. Se precisa trabalhar mais de 8 horas por dia é porque a demanda é grande. Para compensar as horas a demanda precisa diminir, o dia que a demanda diminuir a ponto dos consultores que fizeram hora extra folgarem ao menos 5 dias, é por que a empresa está ruim das pernas e provavelmente vai te mandar embora.

    Hora trabalhada tem que ser hora paga, não caiam no conto do vigário


15/11/11, 10:14:56: Poeta - IP : 201.81.17****
    Trabalhei numa empresa que para o consultor tirar suas horas no banco de horas, teve que ficar enrolando dizendo que aceitaria efetivado por um salario merreca, durante 2 meses ele folgou, pois por 2 anos sem folga, ele trabalhou, depois das horas um pé ele deu, descansou destas horas e se escafedeu!

15/11/11, 01:46:00: Dorival - IP : 201.87.48****
    Considerando uma empresa honesta tudo vai depender da fase em que o profissional está passando. Por exemplo, o profissional que ja está com o seu pé de meia feito é interessante banco de horas pois poderá tirar folgas e fazer viagens frequentes, isso é lógico se a empresa cumprir com o prometido e permitir que o banco de horas seja compensado da maneira que melhor beneficiar o profissional, do contrário se vc hoje atua numa empresa desonesta em que utiliza do banco de horas como desculpa para não pagar por horas extras, o mercado está aquecido e o Fernando está ai para ajudar. Coloque o seu curriculum na apinfo que quando menos esperar receberá emails do Fernando (fernando@apinfo.com) com muitas vagas para analisar.

14/11/11, 16:25:01: Diego - IP : 189.65.50****
    Banco de horas é a maior furada, na maioria das vezes é resultado de uma promessa impossivel de um gestor preocupado em mostrar serviço e competencia usando a mão de obra de quem realmente é competente e trabalha.

    Vivemos em um mundo capitalista onde a empresa que trabalhamos não doa seus produtos/serviços

    Nosso trabalho como desenvolvedores de software ajuda as empresas a aumentarem em grandes proporções os seus lucros através da automação.

    Não se iludam com promessa de carreira. Digam não ao banco de horas. Não existe carreira em uma empresa que não quer pagar pelos serviços extras. Nao existe carreira para empresas que querem que trabalhemos de graça.

    Carreira é igual aumento salarial. Jamais acredite que uma empresa que faz seus funcionarios trabalharem de graça vai querer aumetar seus custos aumentando o salário


14/11/11, 16:11:26: alex - IP : 189.64.17****
    Infelizmente a duas experiencias que tive com banco de horas foram ruins. Em resumo o gerente dando de esperto querendo que os desenvolvedores trabalhem de graça.

    Uma da minhas experiencias foi um banco de horas de 47 horas no primeiro mes de trabalho onde o gerente não deixava-nos tirar folga e controlava o horário de entrada. Ele só se esqueceu de uma coisa, de que os consultores se conversam onde descobri com outros consultores que estavam a mais tempo de que a unica maneira de tirar o banco de horas era ficar doente a cada 16 horas acumuladas. Rotatividade= equipe de 14 pessoas em media 3 profissionais por mes saiam

    Segunda experiencia foi mais light mas mesmo assim era ruim pois o gestor decidia qdo tinhamos que fazer horas extras e qdo tinhamos que tirar o banco de horas. A cada 8 horas acumuladas na segunda feira saiamos 2 horas mais cedo resultado Nos consultores acabavamos sempre sendo a mulherzinha da relação.


14/11/11, 15:56:28: Junior - IP : 189.20.250****
    Para o Chefe: Meu quer fazer a galera trabalhar 10 hr com banco de horas, não ta lega mas passa vai... Agora escolher o dia para o cara, para né !!! O cara tem 4 dias, o MINIMO que vc pode fazer é: O cara ve um periodo legal para ele poder descansar e viajar , ! Para de explorar desse jeito que vc se queima logo rapidinho..

14/11/11, 15:52:12: junior - IP : 189.20.250****
    Complementando : Sempre funcionou para mim, se é banco de horas, qdo preciso ta la,tiro uns dias para viagem e ponto(sem descontar nada !!). Ai Ta compensado, para mim hoje vale. Da mesma forma de outras formas que eram pagas as horas, fazia a mais, recebia e ponto. Galera: É só se impor e sentir a famosa conversa, deixa enrolar não. E como uns dizem ai assim como tem varios profissionais disponiveis para um regime mais desvantajoso , também temos hoje diversas empresas oferecendo melhores condições para fazer a troca qdo achar necessário, estamos em via de duas mãos hoje, fiquem atentos, não cumpriu o combinado e começou a sabonetar : Manda um abraço e vai pra próxima !

14/11/11, 15:42:42: junior - IP : 189.20.250****
    Bom galera, vamos la com imparcialidade, pelo que to vendo tem puxada para varios lados por ai ..rs Todo e qq regime é feito no comum acordo entre o funcionario e empresa ou consultoria, e é aqui aceitou então ta assumido o compromisso, tem essa depois de ah ficou ruim e blabla, ou seila o que..se ta sendo cumprido de ambas as partes, e ai não esta contente então sai pra outra que é melhor .. E tudo tem suas vantagens e desvantagens, depende de cada UM. Se o acordo é horas adicionais pagas, então a consultoria tem o dever de pagar, ponto. Se foi acordado banco de horas, tambem vale, DEEESSSSDEEE que foi aceito e quando precisar : ESTA LA as horas para USAR para o DESCANSO ! Agora empenho como uns dizem por ai, é lógico que todo profissional tem que ter assim tambem como o comprometimento e o resultado no Projeto ou atividade, mas o cara ficou 4 horas a mais ou recebe em valor ou fica em banco para DESCANSOOOO.. agora na conta do Abreu é que não da né, pelo amor de deus, escravatura ja acabou faz tempo...rs Mas ainda tem UNS por ai que até nisso tentam f.... o coitado do Profissional..: Olha precisa ficar hoje até tarde mas sem receber ou banco de horas, ta legal ? . Agora a famosa conversa : Ah sabe o que é aconteceu isso ou aquilo.. ai pode parar que começou o famoso embrometion ...rs, melhor pensar e ja ver o que fazer pq começou a trapaida . Abs !

14/11/11, 00:05:01: Paul - IP : 189.102.255****
    Ambrosio, abra a mao!! Pague, corpo mole?? da um tempo a maioria que conheco esta passando o diabo dizendo que esta dificil e rezando para um emprego de verdade! Meu pedreiro ganha mais que eu e nem precisa de nota fiscal ltda! Se liga as consultorias acabaram coma a area de TI, com qualquer chance daqui se tornar algo melhor, ao inves de uma agencia de emprego picareta!

13/11/11, 19:59:59: Ambrosio - IP : 187.34.13****
    A todos vocês que reclamam do banco de horas, nos dias de hoje onde o dinamismo e urgência de mercado se tornam cada vez mais acirrada o CORPO MOLE defendido pela maioria dos consultores não tem mais lugar. Levando-se em consideração os valores requisitados pelos Srs. a produtividade é muito baixa além do mais quem trabalha por projeto tem que ter em mente que é preciso muito empenho e dedicação, afinal a imagem de cada um depende das próprias atitudes. Seja como for, nós proprietários de consultorias é quem dá a todos uma forma de ganhar o rico dinheirinho.

12/11/11, 23:19:52: Carlos Souza desv.carlos@gmail.com - IP : 187.119.1****
    Banco de horas e contratação PJ não tem diferença. São as válvulas de escape dos contratantes pobres.

12/11/11, 10:55:38: Martins - IP : 187.105.130****
    Trabalhar na área de TI é estressante, exige muita dedicação e empenho. São raras as profissões em que as pessoas precisam virar 24 horas trabalhando, ou trabalhar com frequência em feriados e finais de semana.

    Para que o desempenho não seja comprometido é necessário que o profissional tenha o merecido descanso, o banco que horas que nasceu como uma ideia interessante acabou se tornando com o tempo, apenas mais uma forma de exploração, acumulando uma grande quantidade de horas, que na prática nunca serão compensadas.


11/11/11, 18:10:46: Paul - IP : 189.102.112****
    Thiago vc e tudo que as consultorias querem!! e outra isso nao é emprego e um projeto determinado ate que o cliente nao precise mas de vc!!

11/11/11, 14:29:49: Thiago - IP : 187.21.147****
    Apesar de ter conhecimento em várias tecnologias ,to tendo muita dificuldade em conseguir uma colocação como Junior, quem me dera eu tivesse um emprego mesmo tendo que fazer banco de horas.

11/11/11, 10:42:14: As consultorias - IP : 189.102.113****
    AS pessoas estao ficando espertas e os processos trabalhistas aumentando, chegara a hora que muitas empresas irao cair, ate aquelas que se acham grande porque a multa é pesada!!

11/11/11, 08:33:10: Para o Chefe - IP : 201.23.77****
    Bem a cara de vocês mesmo fazer esse tipo de safadeza... Aliás, continue fazendo isso mesmo... sua empresa estará muito bem conceituada no mercado e lembre-se que hoje, o pessoal de TI, ainda que engatinhando, está se unindo cada vez mais, ou seja, no dia em que você postar um anúmcio de emprego e não aparecer ninguém ou ninguém aceitar o que você exige ... lembre-se disso aqui... O PESSOAL ESTÁ SE UNINDO, principalmente contra empresas medíocres como a sua, que só explora os trabalhadores!

10/11/11, 18:31:56: Paul - IP : 189.102.33****
    assedio trabalhista!

10/11/11, 17:57:11: Marcus _ - IP : 187.106.64****
    Cumpro 40 horas semanais e acho muito, 44h é um absurdo, quem produz não precisa de mais tempo para produzir e sim de mais incentivo. Banco de horas do setor privado é ILEGAL!

10/11/11, 17:34:48: Tadeu - IP : 189.59.13****
    Olá a todos. A meu ver o banco de horas é uma prática totalmente prejudicial aos trabalhadores pelos seguintes motivos: 1 - os lançamentos no banco de horas não tem o mesmo valor das horas-extras, já que não contam com nenhum benefício como o adicional, transporte e alimentação (direitos garantidos na CLT ao trabalhador) 2 - As horas do banco NUNCA são aceitas pelas empresas para serem incorporadas ao salário (esse é outro direito burlado pelas empresas e motivo para elas defenderem ferrenhamente o uso do banco) 3 - A utilização do banco para folgas, via de regra, é negada quando solicitada pelo empregado 4 - Em diversas empresas o banco é utilizado pelos gestores mesmo sem o conhecimento ou autorização do RH, com o objetivo de atingir prazos e ficar dentro do budget, e depois a empresa não assume o pagamento dessas horas. Isso é mais comum em consultorias já q depende da assinatura do cliente para faturar dele essas horas, e quando isso não acontece a consultoria empurra o prejuízo integralmente para os consultores não pagando por horas efetivamente trabalhadas.

    Conclusão, banco de horas nada mais é q mais uma prática abusiva e ilegal criada pelas empresas com o objetivo de explorar e ludibriar seus funcionários para obter melhores resultados financeiros, assim como o tal CLT-FLEX.

    Vamos lá pessoal, fiquem de olho!

    Abs.


10/11/11, 16:13:42: CHEFE - IP : 189.40.21****
    Banco de horas é solução, lógico! Faço meus funcionários trabalharem 10hrs/dia, inclusive fim de semana. Depois escolho o dia mais tranquilo do mês para eles folgarem. Se eles não quiserem trabalhar assim, contrato outro melhor e mais barato. E tem muita gente boa precisando pagar as contas, aí no mercado

    Abs a todos


9/11/11, 21:45:20: José Rinaldo - IP : 201.27.188****
    Eduardo, vc está certo: dúbio pró-operário -- Há bom tempo, uma empresa aboliu o cartão de ponto do dpto de TI (antigo CPD). Um programador foi dispensado e entrou na justiça reclamando muitas, mas muitas horas extras. A empresa NÃO TINHA COMO PROVAR O CONTRÁRIO. Pairou a dúvida. A empresa se adiantou à sentença judicial e pagou, pois sabia que perderia. Era uma multinacional das bem grandinhas. Retornaram com o cartão de ponto. Não sei como será com as empresas menores.

9/11/11, 17:35:31: Eduardo eduardogenteboa@gmail.com - IP : 200.196.2****
    Com esta nova portaria 1510 - os safados estão correndo atrás de soluções para pagarem menos, e isso principalmente na área de TI , por mim que façam como bem entender, mas, fiquem atento aos seus direitos. Banco de horas em geral é mais benéfico ao Empregador, contrariando a regra mais benéfica do Empregado. O princípio da proteção ao trabalhador se concretiza em três outros princípios: 1- in dúbio pró operário 2- aplicação da norma mais favorável e 3- condição mais benéfica. O princípio do in dúbio pró-operário significa dizer que sempre que houver dúvida acerca do alcance ou interpretação de determinada norma, ela deverá ser interpretada favoravelmente ao empregado o que nem sempre ocorre com a implantação do Banco de horas.

8/11/11, 15:00:27: Ricardo - IP : 201.23.77****
    Banco de Horas é safadeza de empresa safada que não quer saber de pagar hora extra. Na hora que eles precisam, nõs trabalhadores temos que estar sempre à disposição, mas quando nós precisamos, nós nunca podemos... É sempre a mesma choradeira, ou seja, BANCO de HORAS é safadeza SIM!!!!

8/11/11, 09:12:38: Paul - IP : 201.52.8****
    Ja na area de TI onde as consultorias exploram... Alias onde tem consultoria de TI tem exploracao trabalhista!!

8/11/11, 05:40:18: Tavares - IP : 200.146.5****
    Se comparar com a área financeira com certeza será problema, eles não fazem hora extra, trabalham de segunda a sexta das 09:00 as 18:00 horas e são muito bem pagos.

7/11/11, 23:44:44: Paul - IP : 201.52.****
    complicado

7/11/11, 21:19:58: paulistano - IP : 189.62.80****
    Na minha opinião, a melhor forma é bater cartão. E a empresa pagar as horas feitas. Esse negócio de banco de horas é um absurdo, porque as empresas deixam de pagar horas extras, com seus adicionais. Outro absurdo é atendermos abends fora de horário de serviço. Acho que isto deveria se encaixar em sistema de plantão. Se a empresa quer o funcionário à disposição, deve pagar pelas horas que quer, seja usado ou não os seus serviços.

7/11/11, 20:53:24: Douglas - IP : 189.120.174****
    Eu trabalhei em uma empresa que tinha banco de horas.

    Em 3 meses e fiz o número de horas que deveria fazer em 4 meses.

    E adorei, aprendi demais.

    Depois eu tirei um mês de férias remuneradas. Sem dó. Meu chefe na época ligava e falava comigo ouvindo o barulho do mar de onde eu estava.

    Eu gosto de banco de horas. Me garantem férias 3 vezes ao ano.


6/11/11, 12:22:33: Roberto - IP : 201.95.113****
    Banco de Horas: Uma solução para as empresas. Um problema para o funcionário. No mais, muito já disseram e muito ainda será dito.

5/11/11, 14:33:23: jhota - IP : 189.29.170****
    Banco de horas já diz tudo,entro no banco já paga juros,o problema é de gestão tera que ser bem administrado é o que geralmente não ocorre.

5/11/11, 10:55:58: emprego - IP : 187.28.11****
    Banco de horas destrói empregos!

5/11/11, 04:30:43: Nilson nilsonleoncio@bol.com.br - IP : 201.95.23****
    Boa noite, a todos, a pratica do bco de horas, olhando pelo lado empreendedor é uma prática mais viavel, pois visa a reducao de custos e visa tambem atingir um determinado objetivo e/ou cumprir um prazo anteriormente traçado, agora pelo lado do colaborador existe a necessidade da compensaçao destas horas, de uma forma justa, por exemplo, o colaborador veio trabalhar em um domingo e relizou 3 horas, neste caso, o colaborador teria direito a 6 horas e assim por diante, entretanto deveria-se criar uma regra entre as partes (convencao coletiva), por exemplo: limite maximo de horas (bco) de 20hs no mes, e a compensacao por exemplo: aumentando os dias de férias ou compensando-as em uma segunda-feira ou sexta-feira no mes subsequente. Um abraço a todos.

5/11/11, 01:23:23: Alex alex.salen@terra.com.br - IP : 187.105.134****
    Banco de Horas é a forma mais errada de dizer que o profissional trabalhou após as horas normais e que de alguma forma o profissional pode compensar aquelas horas. De fato eu nunca consegui compensar aquelas horas que estão no meu banco e pagar a empresa tambaém não quer.Quando eu preciso tem que ser do jeito deles e da forma que eles querem mas pagar de fato nada.

5/11/11, 00:58:14: Leonardo - IP : 189.34.228****
    Não, o banco de horas não é solução. Existe um grande risco para as empresas que contemplam esta prática, inclusive transgride a CLT. Se houve atraso na entrega do projeto por conta de escopo mal elaborado, ou há necessidade de esticar por conta de implantações, seja lá por qual motivo, as horas tem de ser pagas. Outro detalhe, para nós profissionais, o trabalho além do horário gera um custo extra de transporte, alimentação.... Enfim, como diria um ex gestor, não existe almoço grátis.

4/11/11, 22:57:49: Renato Goes renato.gomes@hotmail.com - IP : 201.52.133****
    QUANDO VOU NA PADARIA AS VEZES ME DÃO O TROCO EM BALAS.

    PORÉM QUANDO VOU AO BANCO NÃO POSSO USAR AS MESMAS BALAS PARA PAGAR A CONTA DE ALUGUEL !!!

    SERA QUE ESTAS MESMAS EMPRESAS QUE INSISTEM NO BANCO DE HORAS ACEITAM RECEBER DOS SEUS CLIENTES EM BALAS ?!

    HORAS EM BANCO DE HORAS NÃO PAGAM SUPERMERCADO !!!

    FIM AO BANCO DE HORAS !!!


4/11/11, 19:25:06: Joselito - IP : 187.2.178****
    Quando precisamos pagar nossas contas, podemos pagá-las com nossos bancos de horas? Alguém já conseguiu pagar a energia elétrica, oferendo algumas horas armazenadas no banco de horas de suas empresas??? Trabalhamos para receber a moeda corrente no país e pelo que eu saiba ela não é conhecida como banco de horas .

    É isso!


4/11/11, 18:20:51: Fabiana - IP : 201.13.13****
    O Banco de Horas deve ser respeitado pelas empresas de acordo com a convenção coletiva de cada categoria. Se a empresa opta por banco de horas, existe um prazo para que esse banco seja zerado, após este período a empresa deve efetuar o pagamento dessas horas. Desta forma o profissonal não se sente prejudicado, pois terá a oportunidade de descansar ou receber pelo seu trabalho extra!

    É assim que trabalhamos em nossa empresa. Atuar com respeito as regras permite uma troca,onde o profissional sabe que pode contar com a empresa e vice versa!

    Sucesso a todos!

    Fabiana - CEO Recursos Humanos


4/11/11, 13:48:50: Rafael rafa0h@gmail.com - IP : 200.166.187****
    Concordo com a parte de exploração do trabalhador.

    Possuo atualmente vivencia em ambas as situações, pois eu trabalho numa empresa que nem sabe o que é banco de horas e possui escala de final de semana e feriado incorporada a jornada normal. E ate mesmo a pratica de usar um celular da empresa para contatos de sobre-aviso é devidamente paga.

    E um amigo trabalha com desenvolvimento, faz layout, desenvolve o codigo, dá suporte, participa da analise, trabalha de 9 as 18, e vive se estendendo até 4:00 da manha quase completando 24 horas de trabalho, e a empresa dele sugere que ele fique sem trabalhar no dia seguinte, ou ainda trabalhe de casa... alem de viver prometendo um segundo profissional pra aliviar o lado dele e nunca cumpre.

    Acho que banco de horas tem que ter um limite sério, se tantas horas forem acumuladas sem que se negocie um cumprimento dessas folgas, as horas deveriam ser pagas, e a contabilidade deveria ficar compreendida dentro de um minimo de 30 e no maximo 60 dias .. passou disso não teve folga, recebe o pagamento das devidas horas extras.

    Qualquer coisa diferente disso é exploração !!!


4/11/11, 11:28:33: Paulo - IP : 187.44.123****
    É uma solução para as empresas, visto que o trabalhador faz as horas extras quando a empresa precisa (solicita) e compensa as horas do banco de horas quando a empresa solicita.

4/11/11, 10:17:37: Patricia arruda.pat@gmail.com - IP : 187.109.6****
    Acho que o Banco de Horas seria válido se fosse opcional. Poderíamos ter o direito de escolher Banco de Horas ou Hora Extra. As vezes tem momentos que precisamos de uma renda complementar por algum motivo só nosso ou as vezes queremos apenas descansar por uns dias.

4/11/11, 08:52:03: Fabio - IP : 200.20.584****
    O banco de horas é uma forma das empresas compensarem a falta de profissionais e reduzirem o custo com TI. Na pratica é uma forma de exploração do trabalhador, que não tem o seu direito a horas extras respeitado.

    Trabalho em TI a muito tempo se tivesse recebido todas as horas extras devidas, já estaria aposentado.

    Você se mata de trabalhar, (madrugada, final de semana, feriados) principalmente nas fases finais dos projetos, acumula dezenas ou centenas de horas e depois seu chefe negocia com você para ficar um ou dois dias em casa e zerar o banco de horas...


Anteriores:

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?