APinfo - Forum


Fórum : Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

Resumidamente as empresas de TI deixam de recolher 20% sobre a folha para o INSS e passam a recolher 2,5% do faturamento,
este novo recolhimento vale mesmo para empresas que não possuem funcionários.

Clique e Veja o texto da lei

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores



11/01/12, 19:59:04: Juvenal - IP : 187.105.131****
    Este novo imposto vai gerar mais despesas, para a grande maioria das consultorias de TI e profissionais que trabalham como PJ.

    O que o governo precisa fazer é reduzir os impostos de quem contrata como CLT, senão daqui a pouco vai acontecer o mesmo que já acontece na indústria, cuja fabricas estão fechando ou transferindo a produção para a China / India.


11/01/12, 16:05:24: Rodrigo - IP : 189.29.21****
    Até o final do ano ganhava um salário CLT de R$ 4.000,00. Só que eu não tinha nenhum benefício. Nem vale transporte. Neste caso, optei por um salário de R$ 7.000,00 PJ e arco com meus custos sobrando um líquido de mais de R$ 5.800,00.... Para mim foi vantajoso. Para quem tem muitos benefícios... tenho dúvidas.

10/01/12, 12:08:00: José - IP : 200.207.23****
    Com mais um imposto para o PJ, fica cada vez mais difícil trabalhar como PJ. Agora, se você não encontra emprego clt, entre como PJ, pois se você tem hora para entrar e sair , e possui chefe , configura todos os direitos de clt. Após você sair do emprego PJ, entre com ação exigindo os direitos de clt, e você ganha, como eu ganhei. Essa coisa de que você fica marcado pelas empresas após entrar com ação , é besteira , pois eu como muiiiiitos colegas entraram com ação , ganharam e continuam trabalhando.

10/01/12, 09:25:44: Joel Andrade joelandradesp@terra.com.br - IP : 177.41.21****
    Eu tenho empresa aberta ME individual pelo simples e atualmente estou preferindo trabalhar como Clt, mesmo tendo os descontos. O que ocorre com a maioria dos PJs, o cara recebe o salário total na conta e no caso de empresa ltda tem o imposto retido na fonte, como o Inss não é obrigatório, muitos não pagam, como eu fiz. O justo seria 70% a mais que clt para o profissional, se contar 8% de fundo de garantia, 11% de inss, férias, combustivel ou condução, refeição e assistenci médica familiar se somar vai lhe dar isso. Mas as empresas em relação a 4000,00 reais querem pagar 5000,00, 5500,00 e em relação a 3000,00 querem pagar 4000,00. Ai você perde um emprego e fica todo enrolado com dividas. Eu estou devendo 1 ano de das para o governo e contador, o contador mesmo não emitindo nota quer a parte dele. Como clt se é dispensado ganhando 3000,00, você ganha apos 2 anos quase 20 mil com seguro desemprego, passe do desempregado, fundo de garantia, entre outros, alem de ter ainda mais 1 mes de assistencia médica. Acho uma verdadeira exploração esse negocio de clt flex, cotas e PJ. Atualmente prefiro ganhar menos e ter mais garantias, vai pedir o justo em relação a 4000,00 clt para ver se lhe pagam 6 pau, ou 7 pau, não pagam. Eu pedi para me mandarem embora agora, apos completar 2 anos e a empresa mandou, deu isso mesmo quase 20 pau e ainda tenho 5 parcelas de 1000,00 reais de seguro desemprego. Mas sou obrigado a manter minha empresa aberta e conta juridica por que a grande maioria das empresas querem profissional pj e se não participar do jogo fica parado.

9/01/12, 16:53:58: Artephius - IP : 177.33.133****
    Para as empresas não é vantagem CLT pois o funcionário custa o dobro

    Concordo em partes, mas isso não dá o direito das empresas fazerem o que estão fazendo aqui em São Paulo, ou seja, extorquindo os direitos dos outros, quem quer funcionário tem que bancá-los, até porque, eles faturam muito mais que os direitos exigentes dos funcionários, isso é pura ganância e hipocrisia desses malandros que estão fazendo uso da computação sem o mínimo de caráter e gabarito...

    Para o funcionário dependendo do salário não compensa CLT por que tem descontos absurdos.

    Errado irmão, esse tipo de argumento é de alguém que está totalmente manipulado pelas malandragens desses crocodilos, desconta sim, mas é em seu benefício, no PJ não desconta mas vc é que paga o pato... além dos gastos com contador, acorda rapaz ... vá estudar as leis... se as pessoas querem mudanças, comecem a ver que não vivemos o ápice de DEMOCRACIA, e muito menos temos um sistema político que preste... largue de achar que vc está sendo cidadão somente indo às urnas escolher esses vagabundos ... e muito menos ache que vc é culpado pelas falcatruas desses velhacos... eles são bandidos sim... e a mudança começa pelo próprio povo...

    TEM QUE ACABAR SIM COM ESSES SUB-SISTEMAS DE EXTORÇÃO NA ÁREA DE TI, QUE SÓ BENEFICIA ESSES EMPRESÁRIOS QUE GANHAM E VIVEM NA MAMATA ÀS CUSTAS DE UM BANDO DE DESINFORMADOS QUE ACHAM QUE SÓ DEVEM SABER DE BITS E BYTES...


9/01/12, 16:47:29: Artephius - IP : 177.33.133****
    Caso esta nova lei realmente cobre 2,5% de quem trabalha como PJ, já imagino que vão começar a chamar serviço de TI, de alguma outra coisa, como por exemplo, administração, consultoria em matemática, tradução, ou pizzaria...

    E já não está assim, com esse bando de mal profissional picareta se infiltrou na área? Com esse sub-sistema PJ que é um ASSALTO aos direitos do trabalhador, no qual a maioria acha o máximo mas é uma porcaria? Com um bando de urubus usurpadores de mão de obra alheia que manipula um bando de gente sem o mínimo de conhecimento acerca das leis trabalhistas e que estão com o punhal nas costas e ainda acham o máximo?

    Acorda gente... Quem cala consente, e certas pessoas, mais para frente, usará o mesmo sub-sistema para extorquir os outros... só uma pergunta:

    E quando vc precisa de auxílio, não te chutam a bunda como uma mala velha?


9/01/12, 16:41:52: Artephius - IP : 177.33.133****
    pois no Simples, só pode ser empresa individual e no máximo um sócio.

    Errado... consulte um contador, eu tenho uma empresa LTDA, com dois sócios e enquadrada no SIMPLES...


9/01/12, 15:10:42: Thiago - IP : 52.129.****
    É brincadeira mesmo. O governo não tem o que inventar pra ganhar dinheiro e aí acaba sobrando pra nós de TI pagar o pato. Meu salário diminuiu..Nunca vi isso..

9/01/12, 14:19:39: Jonjones - IP : 201.81.98****
    Roberto,

    Nao é isso, o que acontece é que querem fazer daqui uma especie de India, onde o cara ganha igual a um empregado domestico! Só isso, o unico problema é que brasileira nao liga muito, eu mesmo estou muito interessando em fazer um curso de pedreiro, haja visto que os dois que conheco ganham +- 10.000 por mes!! Sem precisar ser PJ!! kkk


9/01/12, 12:43:39: Roberto - IP : 201.95.11****
    A pergunta que não quer calar - Porque sempre na área de TI? - Porque tanta perseguição? - Porque tanto desistímulo? - QUE GRUPO MUITO FORTE ESTÁ POR TRÁS DISTO TUDO? - Agora esta Lei: 2,5%. Lembram-se das anteriores? Tivemos benefícios? Quantas mais virão? - Enquanto nós discutimos eles atuam, disfarçadamente, CONTRA NÓS, para NOS MASSACRAR: Logo mais teremos que PAGAR para TRABALHAR. Planejam um Brasil no tempo das cavernas. É o que se percebe em todos os meios de comunicação. Nenhum incentivo às ciência e tecnologia. Mas forte incentivo ao trabalho AR-TE-ZA-NAL. De que vale discutir impostos e regimes de trabalho se esses grupos continuam atuando e se fortalecendo cada vez mais. Apenas nos deixam opinar sobre DESTINOS QUE JÁ ESTÃO POR ELES TRAÇADOS: TI (e demais tecnologias) serão esportes de luxo.

9/01/12, 00:26:55: Jonjones - IP : 189.102.35****
    Segundo pesquisa só é vantagem quem tem muito empregado, no caso é um imposto a mais!!

7/01/12, 23:32:01: Marcos - IP : 200.146.55****
    Resumindo: se você quer ser PJ em TI então vai ter que aprender a ser CONTADOR e ADVOGADO ao mesmo tempo.

7/01/12, 20:02:02: Evaldo Junior jrxxjr@hotmail.com - IP : 201.52.1****
    Outra alternativa é ver quem é o deputado do PSDB que defende a catregoria de informática, e que faça que o enquadramento Simples atenda a categoria de negócios de informática e comunicações, pois o imposto é somente 6% sobre tudo, e fazer com que o mercado de informática aceite a forma de contratação de empresa enquadrada no Simples, pois no Simples, só pode ser empresa individual e no máximo um sócio.

7/01/12, 19:52:39: Evaldo Junior jrxxjr@hotmail.com - IP : 201.52.1****
    Deveria um grupo de empresas entrar com recurso para se recolher pelo teto do inss que é de R$ 3.691,74, que é pelo quanto o profissional vai receber de volta quando se aposentar, agora se é pago a mais ele não vai receber.

7/01/12, 11:57:05: Lucas - IP : 187.105.143****
    Para quem ainda esta na duvida, segue abaixo o link com um texto de um advogado tributarista, explicando a lei.

    https://www.silvavitor.com.br/index.php?pag=28


6/01/12, 17:11:57: Marta - IP : 177.18.146****
    Concordo com o David, o governo praticamente obriga as pessoas a este tipo de alternativa é uma questão de sobrevivência.

    Caso esta nova lei realmente cobre 2,5% de quem trabalha como PJ, já imagino que vão começar a chamar serviço de TI, de alguma outra coisa, como por exemplo, administração, consultoria em matemática, tradução, ou pizzaria..., pois desta forma não havera este acrescimo, vai ser a consultoria flex.


6/01/12, 13:04:47: MarMil - IP : 187.37.103****
    Francisco.

    Esta la na lei as empresas exportadoras de produtos, ela pode tratar de assuntos diferentes mas segue uma ordem de criterio, por isso que o art 1 e 2 dizem a respeito das empresas exportadoras, outra coisa que muitos contadores estao na duvida é sobre o prestador de serviço, que nao tem empregados, ja tem contador assumindo o imposto , pois a propria receita considera a lei omissa! Melhor consultar um advogado, se vc for um ou tiver uma fonte segura manda o link para ficar mais claro!


6/01/12, 12:54:18: David - IP : 189.78.100****
    É por isso que todo mundo quer sonegar impostos, o país não cresce porque o governo não deixa as pessoas acumularem riqueza.

    É por esse motivo que existem os PJ s, as cooperativas, os Flex da vida etc...sempre tentarão uma forma de burlar o sistema porque o sistema esmaga todo mundo, sem exceção.

    Para as empresas não é vantagem CLT pois o funcionário custa o dobro, para o funcionário dependendo do salário não compensa CLT por que tem descontos absurdos.

    E todo mundo assiste de camarote e ninguém faz absolutamente nada.


6/01/12, 12:37:23: Matheus - IP : 200.36.161****
    Quem trabalha como PJ pode pagar mais, mas para uma consultoria de TI, que fatura por exemplo 100 mil por mês e tenha uma folha de pagamento de 20 mil, pela lei antiga ela tinha que pagar ao INSS 20% sobre 20 mil, ou seja 4 mil reais, agora ela pagara 2,5% sobre 100 mil, ou seja 2,5 mil reais. Uma REDUÇÃO de 1,5 mil.

    O funcionário recolhe para o INSS no máximo 11%, limitado ao teto de R$ 3.691,74, mas a empresa tem que recolher 20% sobre o salario total.

    Uma consultoria que tenha uma folha de 20 mil, contando com os impostos beneficios e etc, acaba gastando 55 mil, ou seja no nosso exemplo sobra 45 mil depois das despesas com os funcionários, mas este não é o lucro, é preciso pagar ainda quase 10 diferentes tipos de impostos, aluguel, equipamentos, investir em treinamento, marketing e etc. No final sobra um bom lucro, mas também não é tudo isto que as pessoas pensam.

    O que se paga de imposto no Brasil é uma vergonha ...


6/01/12, 08:32:57: edvaldo - IP : 177.32.77****
    Isso é um problema grave por que nos dias atuais, estamos muito mal remunerados na área de TI, tanto como pj ou clt, clt é uma vergonha, pj é ridiculo, o maior problema é que o pj vai acabar perdendo por que esse valor vai ser repassado para nós com toda certeza, mas o maior problema qual seria a justificativa de mais um imposto, por que já pagamos para trabalhar e para consumir.

6/01/12, 08:15:58: Francisco - IP : 189.24.205****
    A lei trata de varias assuntos distintos, mas creio que as consultorias estão envolvidas, conforme o artigo abaixo :

    Art. 7o Até 31 de dezembro de 2014, a contribuição devida pelas empresas que prestam exclusivamente os serviços de Tecnologia da Informação (TI) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), referidos no § 4o do art. 14 da Lei no 11.774, de 17 de setembro de 2008, incidirá sobre o valor da receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, em substituição às contribuições previstas nos incisos I e III do art. 22 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, à alíquota de 2,5% (dois inteiros e cinco décimos por cento).


5/01/12, 20:58:22: MilMar - IP : 189.62.235****
    O MarMil está correto a discussão aqui não é pertinente...o forum é insano...A lei é clara a nada tem a ver com o PJ em sí ou prestador se serviços!

5/01/12, 20:36:46: MarMil - IP : 189.102.46****
    Acho que vcs tem que ler um pouquinho mais, primeiro lugar a lei diz a respeito das empresas exportadoras, consultoria de TI em sua maioria nao exporta, aloca mao de obra dentro do pais, outra coisa é a substituicao doz 20% da folha de pagamento pelo o faturamento bruto os demais impostos continuam os mesmos, mas como consultoria de TI NAO exporta. vejam abaixo: Art. 1o É instituído o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), com o objetivo de reintegrar valores referentes a custos tributários federais residuais existentes nas suas cadeias de produção.

    Se tiver algum advogado tributarista ou contador para confirmar seria bom!!


5/01/12, 19:50:06: Luis Augusto - IP : 189.200.122****
    Marcio, a 20 anos compensava ser PJ, pois um salario de 5 mil como CLT valia 12 mil como PJ.

    Hoje, se voce tiver uma empresa Ltda, não paga os 27,5% de imposto de renda, mas paga cofins, pis, IR, csll, iss, contador, décimo terceiro do contador, taxa de banco, e etc, ou seja para valer mesmo a pena, o rendimento do PJ tem que ser mais que o dobro do CLT e isto esta longe de ser realidade nos dias atuais.


5/01/12, 19:07:17: Marcio - IP : 200.189.47****
    Prefiro continuar como PJ e pagar mais 2,5% para o INSS, do que virar CLT e ter que pagar 27,5% só de Imposto de renda.

5/01/12, 18:40:24: Luciano - IP : 189.20.105****
    Acho que a medida foi boa, o governo tem que acabar de vez com PJ, CLT flex, cooperativa fajuta, salarío sendo pago como direitos autorais e etc.

    A única sacanagem que eu vejo é que o governo deveria ter declarado abertamente esta intenção.

    Normalmente grandes consultorias fecham contratos gigantes e depois sub-contratam consultorias menores para porem a mão na massa, é a famosa quarteirização.

    Agora isto vai ser menos vantajoso, a grande consultoria vai ter que recolher 2,5% sobre o faturamento, a consultoria menor vai ter que recolher mais 2,5% e o PJ lá no fim da fila também vai ter que pagar os 2,5%.


5/01/12, 17:42:49: Fellipe - IP : 187.30.114****
    Tinha comversado com meu contador no inicio de Dezembro e ele achava que ia valer só para empresas que tinham folha de pagamento, mas quando a Medida Provisória foi transformada em lei, agora no final de Dezembro, este tipo de exclusão não foi feita. Vamos ver como vai ficar, espero que a lei seja mudada, gosto de trabalhar como PJ.

5/01/12, 17:41:58: Roberto - IP : 201.95.****
    Lilian (aquí em baixo), pelo que já sabemos, o cliente sempre busca o menor preço e a consultoria sempre quer ganhar.....

    Vamos simular: 2,5% sobre o seu salário são R$ 162,50. Se ela cobrar apenas o dobro do que lhe paga, recolherá R$ 325,00. Será que ela cobra apenas o dobro?! Será que com o apenas dobro conseguiria manter o luxo das suas instalações, corpo de funcionários, ..., aluguél, ..., etc?! etc?!

    Se ela cobrar, do cliente, 10 vêzes o que lhe paga, estará recolhendo 25% do seu salário.

    Se ela repassar ao cliente, visto que permanecem os 2,5%, o valor aumenta. Quanto mais repassa ao cliente, mais recolhe. Isto é inviável.

    Isto significa que o salário do PJ vai diminuir, ...., ou a figura do PJ desaparece, ....., retornando para CLT....., com salários bem mais baixos.

    O único panorama que vislumbro é êsse: CLT + BENEFÍCIOS.

    BENEFICIOS em algumas farmácias, algumas lojas, algumas locadoras, alguns isto, alguns aquilos, alguns , ... alguns .... alguns .... alguns ....,

    E em todos êsses alguns ...., por exemplo, no NOSSO cabeleireiro, pagamos R$ 30,00 por um ítem. Mas, no cabeleireiro da rede de alguns pagaremos, pelo mesmo ítem, BEM MAIS, e,...., teremos que nos locomovermos até ele.

    Não poderemos converter BENEFICIOS em moeda, pois se transforma em salário sobre o qual incide impostos.

    Não seremos mais donos do nosso dinheiro. Teremos que consumir o que o onde comandam: ......Lá tem o que você precisa..... .

    Surgirão novos empreendedores, conveniados, com os BENEFÍCIOS complementares ao nosso salário, com lucro certo e garantido.

    A isto, Lilian, chamam, POLÍTICA ECONOMICA: Quem deve trabalhar e quem deve ganhar.


5/01/12, 17:31:18: Brandão - IP : 201.25.37****
    O governo chama esta lei de Desoneração Tributária, foi um golpe de mestre... ela vai ser boa para consultorias que contratam todos os profissionais como CLT Full, igual a bruxas, sei que elas existem mas ainda não vi nenhuma.

    Olhando pelo lado positivo é mais uma medida para dificultar a vida de quem trabalha como PJ, uma anomalia que nunca deveria ter existido, no início até que foi bom, mas com o tempo os profissionais de TI acabaram perdendo muito.


5/01/12, 16:05:09: Lilian - IP : 189.25.255****
    Vai aumentar, no meu caso trabalho como PJ e ganho R$ 6.500,00, antes recolhia 20% de INSS Patronal, sobre o meu pró-labore que é de um salário mínimo, desta forma, pela lei antiga pagaria R$ 124,20, na nova lei vou pagar R$ 162,50, o percentual de aumento cresce proporcionalmente ao faturamento.

    A consultoria para quem eu trabalho não pagava nada de INSS sobre a minha remuneração, pois eu não consto da folha de pagamento dela, sou PJ. Agora a consultoria vai ter que pagar 2,5% sobre o valor que a empresa contratante paga a ela pelo meu serviço, é um efeito cascata, como ocorria com a extinta CPMF.

    Resta saber se a consultoria vai repassar este aumento para o cliente, se vai absorver, ou se vai sobrar para min ...


Anteriores:

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?