APinfo - Forum


Fórum : O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

Sugerido por : Fernandes, Fabiana, Rafael, Bruno


5/03/12, 15:58:43: Jamil - IP : 201.16.250****
    Para terminar, a melhor dica que eu dou é: Seja pé no chão. Respeito as opiniões que dizem mudar de área porque tem pedreiro ganhando 4.000 CLT por aí. Vai do objetivo de cada um. Ganho mais que esse pedreiro, não muito mais, e acho mais confortável trabalhar com TI. Para quem não ganha, se virar pedreiro da noite para o dia, não vai ganhar esses 4000CLT. Igual a TI. Profissões como Pedreiro ou Diarista, em países de primeiro mundo nunca foram empregos desmoralizados como no Brasil, e hoje. com a melhora da economia nacional, (mais gente, mais casas/aptos construindo, mais gente com curso superior - Menos empregadas, menos pedreiros - Maiores salários). Com a estabilização de novos apartamentos e casas, o salário de pedreiros irá diminuir. Com a informática é o mesmíssimo problema. Não adianta chorar que você trabalha a 15 anos com informática, sendo que você não domina novas tecnologias. Se atualize sempre. Não digo por mal, mas tem colegas com 45 anos de idade que tentam ostentar Mais de 15 anos de experiência com C/C++ , e acham um absurdo não encontrar emprego que pague bem. Estar atualizado é saber das novas tecnologias que estão sendo utilizadas na Web, nos Dispositivos móveis e tudo ao seu redor. A carreira de TI não é o caminho mágico para os sonhos. Exige muito trabalho, superar dificuldades, se manter atualizado e na busca por um DIFERENCIAL em relação aos concorrentes de mercado. (3/3)

5/03/12, 15:58:26: Jamil - IP : 201.16.250****
    Empresas grandes, quando tiveram sua época de ouro (Motorola, Nortel...entre outras) fazem dinâmicas de grupo, e não é vergonha nenhuma participar delas, mesmo que você tem 15 anos a mais de experiência que os outros candidatos. Inclusive, pode ser uma oportunidade perfeita para você mostrar que sua experiência pode justificar o salário mais alto que você vai pedir (que por sinal, deverá ser sua maior desvantagem em relação a novatos).

    Digo porque conheço empresas de RH picaretas. Inclusive teve empresa que aceitava fechar uma negociação de salário comigo DESDE QUE eu pedisse demissão da outra empresa antes. Parece piada de mal gosto, ou uma ofensa, mas é real.

    Outra pegadinha que eu posso citar em entrevistas, são empresas que questionam MUITO o real motivo de você querer mudar de emprego. E o motivo é simples: Pedi um valor X, que prontamente foi aceito...e assim convocado para fazer entrevista no local. Na hora de fechar uma proposta, o valor era quase 1000 reais abaixo do combinado. Questionei que o valor estava bem abaixo do que eu pedi, e tive que ouvir uma longa história onde todos os problemas que eu mencionei da empresa onde estava, não existiriam naquela empresa. Não aceitei da mesma forma.

    Hoje em dia é comum empresas de TI terem uma rotatividade bem alta. Já me questionaram que meu tempo máximo em uma empresa tinha sido 3 anos. Não perguntei, nem satirizei a entrevistadora... apenas falei que era uma tendência de hoje em dia, e que o mercado é muito competitivo e é comum as pessoas procurarem outras oportunidades depois de mais de 2 anos de casa, assim como os projetos de TI serem de curta duração. De quebra falei que provavelmente na empresa onde estava fazendo entrevista devia ter muita gente com menos de 3 anos naquele lugar. (2/3)


5/03/12, 15:58:09: Jamil - IP : 201.16.250****
    Aproveitando a boa variedade de comentários, vou colocar minhas opiniões, quem em alguns pontos é mais flexível que algumas aqui (e definitivamente não significa que são melhores ou piores).

    Primeiro em relação a CLT Flex ou PJ ou CLT Full. Hoje em dia se vc é CLT Full ganhando 2000 por mês, e aparece uma vaga CLT Flex pagando 4000 por mês, ou 6000 PJ, pode ir que não é furada. Apenas esteja bem informado sobre como vai ser contratado. Se a empresa paga 3000 CLT Full para seu colega, e 3500 Flex para você, obviamente, fique esperto, aí você está sendo lesado. Você pode encontrar contratações CLT s Flex que sejam excelentes para sua vida. Assim como você pode ser PJ numa empresa que respeite seus horários e pague tudo certinho. (1/3)


5/03/12, 13:25:45: Bruno - IP : 200.139.1****
    Todas as empresas possuem nome, endereço e CNPJ, portanto pergunte e depois confirme. Caso contrário correrá o risco de ser uma Dona Carmélia (como citado abaixo) dependendo de uma coxinha e um copo d´água durante o almoço. E no caso do BECHMARKING não esqueça dos PJ´s que vivem mudando de consultoria.

5/03/12, 08:13:18: Carlos Amaral - IP : 177.64.48****
    Um anonymous sequenciou algumas perguntas feitas por entrevistadores. A pior de todas, que já ouvi até hoje, foi :

    Gestor : se o seu chefe lhe dá uma tarefa e vc percebe que está errada e poderá causar problemas o que voce faz ?

    Eu : converso com ele e provo que dará problemas !

    Gestor : e se ele insistir que seja implementado assim mesmo ?

    Eu : eu farei conforme determinação dele afinal, ele terá validado e homologado a tarefa !

    Gestor : e quando a tarefa, depois de implementada, apresentar o erro e voltar, o que voce faz ?

    Eu : Converso com ele, mostro o problema e, após seu aval, corrijo e implemento !

    Gestor : e quem responde pelo erro ?

    Eu : ora, quem homologou ! A assinatura dele está lá.

    Percebi que ele não gostou da resposta. Acho que procurava mais um bode-expiatório que qualquer outra coisa.

    Mas a empresa era boca de porco, então nem me preocupei. Uma empresa de planos de saúde que nem plano de saúde oferece para os colaboradores.

    Enfim.


4/03/12, 10:08:28: Barroqueiro lbarroqueiro@yahoo.com.br - IP : 189.33.7****
    primeiro o salário.. nada de a combinar..estabeleça um valor e vê se a consultoria aceita senão, não perca a viagem. Todo projeto é complicado veja o q esperam de vc . O clima na empresa é bom? nem adianta ir pra empresa q paga bem mas o clima é péssimo.Te dão acesso a internet? por incrivel q pareça, tem empresa q não dá acesso pra vc fazer consulta , isso é inadmissivel a menos q vc vá programar em cobol(bem, nem isso, vc tem q fazer consultas). Mesmo assim tem casos q vc combina isso tudo e na hora da entrevista vc descobre q vc tá lá só pra compor número ou pra uma recrutadora ensinar uma novata.. Já aconteceu muito comigo isso e foram consultorias muito grandes..

3/03/12, 23:54:57: Renato - IP : 189.120.163****
    Apos contratado o funcionario acaba passando/levando/divulgando as solucoes feitas no seu emprego anterior e consequentemente a empresa contratante pode efetuar a espionagem e o BECHMARKING.

27/02/12, 08:27:36: neto - IP : 200.136.52****
    Uma coisa bastante sério que o anonymous citou. A Consultoria te fazendo perguntas sobre trabalhos e situações dos projetos por onde vc passou. As soluções dadas, e principalmente, os problemas que não se resolveram 100%. Obviamente vc terá de citar em algum momento onde foram feitas estas atividades. Logo isso já se caracteriza prá mim em espionagem industrial, pois de posse destas informações SIGILOSAS qualquer consultoria pode vender BECHMARKING para os concorrentes das empresas que vc contratou. Seria importante citar as empresas que empregam esse tipo de questionário em suas entrevista pois é visível que não é ATOA que elas se utilizam dessa prática.

26/02/12, 21:29:46: Jeova Leite - IP : 201.1.7****
    Vou contar o que faço. Quando um consultoria me liga par oferece vaga, pergunto o nome da consultoria e, enquanto converso, acesso o site da consultoria para ver se me interessa. Dai pergunto sobre as condições. 1) Perfil da vaga, pra ver se me encaixo de verdade, já que é está acima ou abaixo do perfil pode trazer problemas 2) Condições remunerativas - quanto vou receber (hora, mês, etc) 3) Cliente para o qual vou prestar serviço e que horário, assim posso recusar ou aceitar de imediato 4) Previsão para início - desta forma preparo um fluxo futuro de oferta de vagas, faço um cruzamento e preencho as lacunas com outros processos de seleção.

    Nota: Algumas consultorias tentam esconder informações como remuneração e nome do cliente quanto ao segundo, de certa forma é compreensível para o primeiro, no entanto, a informação deve ser explicita, senão o processo encerra-se no primeiro contato.

    Esclarecendo tudo antes evita-se estresse.


26/02/12, 21:08:06: Renato - IP : 189.120.162****
    Uma pratica comum empregada pelas consultorias é entrevistar o candidato e ficar esperando sinal verde do cliente para efetuar a contratacao. Quando me ligam ja pergunto a data de inicio, ja que eles nao avisam se vc foi aprovado ou nao.

26/02/12, 08:19:48: Douglas - IP : 187.3.206****
    Vou contar um fato que aconteceu comigo. No anuncio da vaga dizia trabalho de segunda a sexta horário comercial. Eu fiz entrevista e uma prova, fui selecionado, comecei a trabalhar sem problemas nenhum. Ai um belo dia meu gerente vira e fala, olha agora faremos plantões no T.I. Ai eu falei, nem ferrando, quando você me contratou, em momento algum foi falado de plantão.E outra eu estava trabalhando em outra empresa, se você me falasse que teria que fazer plantão eu não teria aceito a vaga. Ele ficou me olhando com uma cara de bunda. Ele não gostou muito e quer me mandar embora dizendo que eu não tenho o perfil da empresa. Claro que eu não tenho, trabalhar em um empresa mentirosa to fora. So estou esperando ele me mandar embora. Continuo trabalhando e fazendo tudo o que me pedem, estar disponivel fora do horário NÃO.

25/02/12, 18:39:24: Vilmar voliveira@vilmarbro.com.br - IP : 186.204.14****
    Quais clientes Qual foco Quanto tempo estão no mercado Qual plano para o futuro Por que estão contratando Qual forma de contratação Tem plano de carreira Qual remuneração Quais benefícios etc....

25/02/12, 16:39:28: Geovanni - IP : 201.26.16****
    Complementando o que o Leandro disse:

    https://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/perigosdeterceirizar.htm


25/02/12, 13:21:10: Leandro Silva - IP : 189.13.36****
    A lei é clara, uma empresa não pode terceirizar sua atividade fim. Uma empresa que usa desses métodos para aumentar o lucro é capaz de fazer o mesmo com qualquer um, seja ele cliente ou funcionário.

    Imagem um exemplo simples: O Seu Manoel deseja abrir uma empresa que vende salgadinhos para festa, então o seu Manoel descobre a Dona Carmélia, que vende cada salgadinho por R$0.30, Seu Manoel firma uma parceria com a Dona Carmélia, onde a mesma irá fornecer grandes quantidades de salgadinhos para o Seu Manoel, e claro que nessa parceria o Seu Manoel dá uma chorada para diminuir o preço dos salgadinhos, levando-os para R$0.25 a unidade. Para atender os pedidos do Seu Manoel, Dona Carmélia irá trabalhar diariamente, com horários bem definidos e provavelmente não poderá atender pedidos de terceiros, já que não resta tanto tempo para Dona Carmélia. Para o Seu Manoel basta contratar uma empresa de transportes e vender cada salgadinho por R$0.80, conseguindo um ótimo lucro...

    Não é preciso muita inteligência para perceber quem é quem nessa história.

    Abraços!


25/02/12, 07:58:02: Alexandre - IP : 189.18.21****
    Ao receber contato por telefone da empresa, peça que a pessoa envie os detalhes da vaga por e-mail, caso o anúncio não tenha esses detalhes. Se por telefone mencionar uma coisa e no e-mail não escrever o mesmo, fiquem espertos. Uma consultoria entrou em contato comigo essa semana a respeito de uma vaga, quando questionei o salário me passou um valor X. Pedi que me detalhasse a vaga por e-mail e, além de não mencionar os detalhes da vaga ainda colocou SALÁRIO A COMBINAR. Achei estranho...resolvi pesquisar por vaga e nome da empresa na net ...eis que encontrei vários anúncios de meses refente ao mesmo cargo e empresa. Pensei: Por que nunca preenchem essa vaga com um salário tão bom????rsrs Quando a selecionadora me ligou de novo eu descobri porque...questionei tudo de novo e após gaguejar e respirar fundo vem a bomba.. Ahh na verdade a gente até paga o valor X, mas é que trabalhamos com CLT AUTO-GESTÃO(????)..Então nesse valor estão embutidos 30% de reembolso combustível, etc..etc..e o valor em carteira será UM POUCO inferior......30% de X. Lamentável!!Será que estão usando isso em outras áreas? Abraços.

24/02/12, 18:19:21: neto - IP : 200.136.52****
    Apenas para descontrair e apresentar o curioso email que um amigo abaixo recebeu sobre o Anúncio para Médico nos Moldes Atuais de T.I.

    E se médicos fossem contratados da mesma maneira que profissionais de TI?

    Consultoria com mais de 20 Anos de Mercado, entre as maiores e melhores empresas para se trabalhar Segundo a Revista Exame. Oferece oportunidade profissional para:

    Cargo: Médico.

    Exigências do trabalho: Competência profissional em atendimento ao público, pesquisa médica, cirurgias, palestras e atendimento em clínica. Obrigatório o conhecimento e a prática em neurocirurgia, psiquiatria, oncologia, pediatria, dermatologia e diagnósticos. Habilidades e/ou formação devidamente comprovadas em enfermagem, odontologia farmácia e veterinária são diferenciais. Ter salvo a vida de três ou mais pacientes é obrigatório (é necessária a comprovação). Os candidatos já devem ter trabalhado no Plantão Médico.

    Compensação: R$ 1.000 a R$ 20.000/mês, dependendo do número de horas extras.

    Exigências da instrução: Ensino Superior em Medicina, Registro do CRM, ter feito residência no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital. Doutorado em Israel e Pós-Doutorado em Cuba com Louvores.

    É imprescindível enviar o TRANSCRIPT do seu curriculum LATTES comprovando suas CERTIFICAÇÕES PROFISSIONAIS Válidas.


24/02/12, 11:57:25: Luiz - IP : 177.32.128****
    Outra coisa também. As consultorias e empresas deveriam somente postar vagas aqui caso o cliente tenha interesse em finalizar a contratação no período de 1 semana. Somos profissionais qualificados e não escravos da consultoria e dos clientes. Estudamos tanto quanto um médico ou engenheiro, a diferença é que o perfil do profissional de TI é mais introspectivo e tímido e com isso tem grandes chances de ser explorado.

    Não podemos mais aceitar esta bagunça que virou a área de TI. Que muito se assemelha a exploração dos cortadores de cana de açúcar.

    Esta indústria só existe por que fazemos parte da engrenagem. Não somos contra o capitalismo ou empresários, mas a situação ficou muito promiscuída. Os mais jovens talvez não entendam porque querem trabalhar em grandes empresas e lidar com grandes tecnologias, mas infelizmente o mercado está assim.

    Vamos criar a cultura de que ofertas de vagas e processo de contratação sejam concluídos em uma semana (1 SEMANA). Somos tão ocupados quanto eles.


24/02/12, 11:39:21: Mario - IP : 189.101.132****
    Pois é Flavio, essa e forma de Obter trabalho das pessoas de Forma Gratuita.

    Nunca responda questões que envolvam situações especificas, como:

    - Em DETERMINADA SITUAÇÃO como você agiria? ou - Como você resolveria Tal problema em uma organização?

    Isso é outra forma de se apropriar de conhecimento de forma Espúria.


24/02/12, 11:16:46: Flávio - IP : 189.72.119****
    logo de cara é importante perguntar sobre o tempo do projeto, já passei por situações em que o período de seleção foi maior do que o tempo que fiquei alocado.

    Fui em uma emtrevista em que o teste consistia em criar um programa completo, me recusei, pois imagino que era apenas uma forma de obterem o serviço de forma gratuita.


23/02/12, 20:58:36: Anonymous anonymous@anonymous.com - IP : 201.87.51****
    Veja um exemplo de entrevista por competência realizadas por algumas dessas Consultorias

    1- Conte-me sobre uma situação imprevista que você administrou na sua função e como se saiu.

    2- Conte-me sobre um grande problema que você ajudou a a solucionar, no qual sua idéias foram bem aproveitadas e valorizadas.

    3- Quais as idéias ou sugestões mais produtivas que você teve na sua área de atuação.

    4- Conte-me sobre uma situação em que você precisou abrir mão de suas idéias em favor da equipe.

    5- Descreva uma situação em que você assumiu responsabilidade por uma tarefa que não fazia parte de suas atribuições e porque?

    6- Conte-me sobre mudanças que você implementou na sua rotina.

    7- Conte-me sobre a negociação mais importante e com melhor resultado que você já obteve.

    8- Descreva-me uma situação em que você entrou em conflito com um colega de trabalho e como administrou essa situação?

    9- Quais as principais investimentos que tem feito na sua carreira e quais está planejando?

    10- Qual a maior ousadia que você ja cometeu no campo profissional?

    11- Qual a coisa mais importante que acredita ter feito por si mesmo?

    12- Qual o feed-back mais difícil que forneceu?

    LAMENTÁVEL...


23/02/12, 19:19:33: Geovanni - IP : 200.158.187****
    Agora é só pegar todas essas idéias, excelentes por sinal, colocar num papel e pedir para o contratante atestar assinando. Assim ninguem fugirá do compromisso. O problema será algum desses assinar tal documento, que eu duvido. Afinal, trata-se da compra de um serviço. CLT´s também fiquem espertos, pois muitas coisas são feitas fora do contrato, manter um bom histórico de atividades torna-se uma grande ferramenta.

23/02/12, 17:29:32: Andre - IP : 189.69.11****
    Thiago

    Provavelmente é alguma empresa de recolocação que vai cobrar pelos serviços e não vai garantir os resultados. Antes de mais nada pergunte se há algum custo para o candidato. Se a pessoa gaguejar ou dizer que isso pode ser discutido em outro momento cai fora que é roubada. Consultorias sérias deixam claro que os custos são do contratante e empresas de recolocação sérias (sim, elas existem) também deixam claro quem paga o que.


23/02/12, 09:38:50: Herbert - IP : 201.81.144****
    Ja faz um tempo que fui contratado para trabalhar como técnico de informática em uma empresa pequena, não fiz as perguntas certas sobre como seria a rotina, justamente porque me disseram que o trabalho era muito tranquilo... Acabou que fiquei quase 6 meses trabalhando como office boy! Fazia todo o trabalho de informática e ainda tinha que sair pra buscar/retirar documentos, pagar contas, fazer compras... É muito importante se informar bem sobre a vaga, questionando sobre a duração e o tipo do serviço que será feito...

22/02/12, 17:53:05: Thiago - IP : 187.21.146****
    Uma empresa me ligou alegando ter meu curriculo sem eu ter enviando nunca a ela e me ofereceu um salário maior do que pedia, sem pedir experiencia e sem um monte de linguagem, não pedia quase nada, mas esqueci de perguntar se o projeto era temporario ou não.

    Será que é furada? Alguem mais experiente pode me dizer, por favor e como tal empresa soube do meu curriculo se não tenho cadastrado no site por ela mencionado?


22/02/12, 17:44:06: Pedro Paulo - IP : 200.231.****
    É muito complicado.

    Mesmo fazendo todas as perguntas, não há garantias de que as respostas correspondem a realidade.

    Aconteceu comigo, no ano passado. Durante todo o processo seletivo se falou que o plantão era religiosamente pago. Pois bem, após 1 mês de empresa, o meu chefe diz que não tem dinheiro pra pagar o meu plantão (de outros colegas com salário menor, era pago), e que se eu me recusasse a fazer, ficaria mau visto pelos outros. Ainda fui obrigado a escutar: - Eu não gerei expectativa, que iria te pagar o plantão, não é?

    O detalhe impressionante é que a última etapa do processo foi justamente a entrevista com esse chefe, onde ele reafirmou que o plantão era pago.

    Resultado, fiquei 9 meses, aprendi o que me interessava e saí fora.

    E na saída, ainda não quiseram me liberar 15 dias de aviso, ou seja, paguei.


22/02/12, 02:31:28: Marcos - IP : 177.32.42****
    1) Nível de rotatividade do posto e/ou empresa (essa é extremamente estratégica para tomarmos uma decisão e deve ser feita pessoalmente, porque pode desarticular o script do entrevistador)

    2)Remuneração (algumas consultorias adoram pechinchar os valores como se fossem laranjas ou abacaxis. Cada um sabe onde o calo aperta, mas esse tipo de pratica é lamentável, principalmente quando as consultorias o fazem para aumentar suas margens)

    3)Tempo de projeto (se houver) Se há evolução da renda (se sim, de quanto em quanto tempo)

    4) Se possível e se seu felling aprovar, quanto a consultoria está ganhando pela hora

    Fiquei muito feliz com os comentários que li aqui. Em geral, nossa categoria tem grande senso da realidade e sensibilidade para perceber como é tratada e como são planejadas os postos na área. Os comentários são muito semelhantes, sinal que temos um problema crônico no setor de tecnologia. Nossa categoria continuará a ter grande nível de rotatividade (e desrespeito) enquanto estiver nesse conto do vigário de PJ/CLT Cotas - modalidades clássicas de precarização do trabalho.22/02/12, 17:42:59


21/02/12, 19:09:34: Rogerio roliveira@vhumano.com.br - IP : 187.22.199****
    Pergunta básica, quanto vcs estão cobrando para atender o cliente de vcs? Quais os benefícios que vocês me dão por esse custo? Trabalhar como pj é pagar para uma consultoria para poder trabalhar

20/02/12, 13:09:58: Rogerio - IP : 201.43.39****
    Andre,

    Acredito que o uso do celular durante o horário de trabalho tem que ser feito com prudência, se o profissional não está atingindo o resultado esperado e, a utilização do seu celular é o fator que está impedindo que isso aconteça, então, acredito que um dos caminhos a seguir é esse que você citou. Porém, existem outros pontos a serem avaliados, como por exemplo filhos. Imagine você com um filho doente e sem comunicação!

    Att,


20/02/12, 11:16:05: Lucas - IP : 187.101.127****
    Referente ao comentário do Thiago logo abaixo, acredito que o ponto 4 resuma tudo que penso sobre TI. Logo sairei da área e TI ficará só como uma lembrança ruim.

19/02/12, 23:39:38: Renato - IP : 189.120.16****
    Sofri muito fazendo entrevistas quando tava na facu. Hoje nao faco entrevista em empresas de RH, somente com a empresa contratante.

19/02/12, 20:59:42: Thiago - IP : 186.212.181****
    À Todos, Boa noite,

    Cuidados básicos:

    1 - Reembolso de viagens, turnos após 21h, translado ( noturno e off-site ), horas extras, disponibilidade sem pagar o plantão... Amigos, muitas empresas contam com vc 100% do tempo mas na hora de pagar...

    2 - CLT Flex? Não é ruim, não é bom, mas assim como o PJ exige muitos cuidados: a: Primeiro, o IRRF é 27,5%, ou seja, um CLT com mais de 4.500,00 é dinheiro para o Governo. b: Das COTAS, deposita 30% em um CDB, CDI, POUPANÇA e esquece que você tem esse dinheiro, e os outros 70%? Com 12% vc pega uma aposenadoria privada ( banco de sua preferencia) e 8% vc abre uma poupança e imagina que vc tem um pseudo-FGTS, logo lhe restam 50% das cotas para gastar :)

    3 - Tempo de projeto?

    Bem, ponto complicado, eu já trabalhei para uma consultoria em que o indeterminado virou 3 meses e em outra que dois meses ( só para pagar as contas ) virou 14 meses de projeto. Poderia ter ficado mais, mas o mercado apresentou melhores propostas.

    4 - Carreira?

    De coração, não acho que TI seja algo bom, há tempos vejo e-mails aonde se um médico ou um pedreiro fossem contratados nos moldes de TI, teríamos super heróis. Contudo, ao questionar o entrevistador, não pergunte sobre o plano de carreiras, e sim sobre quantos ele viu chegar como office e subir à diretoria. É muito comum vc CASAR com o salário por muito tempo.

    Att,

    ps.: 20 anos de TI, CLT FLEX e sim, ajudo a contratar e cada dia mais difícil.


19/02/12, 18:41:10: Arnaldo - IP : 189.101.132****
    André,

    Você nunca viu Proibirem Celular? Com certeza não conhece empresas que Alugam plantas ou Recursos, o que existe muito, e projetos mais complexos, não esses feijão com arroz, que estão sempre em atraso ou trocando funcionários. ISSO é PRATICA COMUM em Empresas de ALTA TECNOLOGIA.


19/02/12, 16:20:43: Geovanni - IP : 201.26.16****
    Seria exagero meu compreender Recurso como ferramenta que serve para alcançar um fim? Embora tenha um significado amplo, além disso, parece um pouco frio ao se tratar de uma pessoa. As boas maneiras dos Recursos Humanos hoje em dia indica referir-se aos outrora denominados Empregados , como Coloboradores ou Cooperadores. Convenhamos, isso soa muito mais amigável.

19/02/12, 16:09:56: Geovanni - IP : 201.26.16****
    Certamente perguntem tudo que for possível. Nas entrelinhas muitas empresas acabam te lesando. Toda empresa tem um procedimento de perguntas e respostas para quem querem contratar, façam o mesmo. Todos os seus critérios devem ser anotados e perguntados, normalmente perguntas comuns em qualquer entrevista. Na empresa onde trabalho não segui este conselho, agora estou pagando por isso. Por exemplo, todas tem beneficios, perguntem se são beneficios integrais ou não, acreditem isso pesa muito no salário. Isso certamente nos livra de trabalharmos quase de graça.

19/02/12, 16:00:27: Andre - IP : 189.69.123****
    Rogério

    Nunca vi nenhuma empresa que proibisse celulares. Apesar que já vi muitos recursos navegando no facebook, twitter e até mesmo jogando em celular durante o período de trabalho. Cheguei a dispensar um recurso por, mesmo depois de diversos avisos, ficar jogando tower defense durante o horário de trabalho. Em relação ao e-mail, muitas delas bloqueiam webmails (google, yahoo, etc) por questões de segurança. O que eu acho corretíssimo, já que a rede é delas e a responsabilidade pela estabilidade e confiabilidade da rede obviamente é delas.


18/02/12, 14:23:58: Rogerio - IP : 201.43.39****
    Pessoal, tem um outro ponto que gostaria de compartilhar, além do salário, local de trabalho, horário, horas extras, plantões etc. Vou começar a perguntar coisas do tipo, posso utilizar o celular, e-mail etc? Digo isso porque, estou trabalhando em uma empresa que, devido a exigências do cliente os profissionais de TI de determinado setor que não é meu caso, graças a deus não podem utilizar celular, e-mail, etc. Até a rede de computadores é apartada. Achei isso um absurdo, e o pior de tudo é que, a empresa não menciona nada disso no processo seletivo. Sinceramente, se eu tivesse ido trabalhar nesse setor, certamente não teria ficado na empresa não um mês.

    Att,


18/02/12, 13:04:11: Marcelo - IP : 193.200.15****
    Verdade Absoluta!

18/02/12, 12:55:20: Arnaldo - IP : 189.101.132****
    Exatamente, veja, uma empresa que contrata CLT e depois dispensa funcionários, porque houve um desequilíbrio em um contrato, não sabe o que esta fazendo. Isso foi a expertise ?

    Veja um funcionário tem 16 horas por dia para dividir entre pessoal e Professional (8 são para higiene e repouso), então se você trabalha 5 dias por semana e dispensa 12 horas entre trabalho (8) e Locomoção (4), situação fácil de se encontrar nas grandes cidades, totaliza 60 horas semanais, contando que você não trabalhe fim de semana, tem 52 para sua vida pessoal, ou seja dispensa 54% do seu tempo profissionalmente (No melhor dos Casos), e ainda precisa fazer horas extras? Libera esse tempo para contratação de outra pessoa.


18/02/12, 12:24:36: Mario - IP : 189.101.132****
    Concordo Plenamente com o Rodrigo, com Raríssimas exceções, Empresas Decentes e bem estruturadas, tem um RH competente e Sabem MAIS do QUE NINGUÉM o que a empresa Precisa em um Posição de Trabalho, portanto não precisam recorrer a 3° para captação e contratação do 2° escalão para baixo. A Aderência desse bom profissional as necessidades da empresa é, na maioria das vezes, um fator que pode ser ajustado. O fato de haver muitas horas extras, por si só já demostra que o projeto foi mal dimensionado ou os profissionais mal qualificados para as posições. Horas Extras são Exceções e NÃO REGRA. Isso só tira novos Postos de Trabalho, além de baixar a produtividade Profissional causas transtornos Sociais ao Funcionário.


18/02/12, 11:30:17: Andre - IP : 189.69.123****
    Concordo em partes com o Rodrigo. Também me recuso a participar de dinâmicas, testes psicotécnicos. No máximo uma redaçãozinha para não passar por inflexível.

    Quanto a contratar outra empresa para procurar profissionais, não vejo como um problema, pois nem sempre a empresa que precisa tem skill para selecionar o melhor profissional, por esse motivo eles recorrem a consultorias especializadas , imaginando que com a expertise deles encontrarão a melhor pessoa.

    Tenho visto no mercado uma volta a CLTzação. Tenho participado de alguns processos e todos eles são para vagas CLT. As grandes empresas estão exigindo isso.

    Quanto a contratos mal feitos, acabei de sair de um projeto em uma instituição financeira pois a consultoria que nos alocou fez um péssimo contrato e esqueceu que os profissionais poderiam fazer hora extra e o cliente exige que sejam pagas (já que ele paga para a consultoria). Como as HE inflavam a folha em mais de 60% obviamente o contrato se desequilibrou. Resultado, cortaram todas as posições de gerência (eu) e mais 5 posições de liderança. Felizmente eu era contratado CLT e recebi direitinho férias, 13o. etc. Com isso posso me manter por alguns meses sem precisar cair na prostituição que muitos falaram aqui. Em relação a esse assunto, não há muito o que fazer, se você não aceitar trabalhar pelo que eles pagam, outro vai aceitar, então, se você tiver uma reserva e não estiver desesperado, diga Muito obrigado e continue a procura. Mas sem dúvida, cada um sabe onde aperta o calo...


17/02/12, 23:48:43: Rodrigo - IP : 187.65.15****
    Pessoal primeiro de tudo, se uma empresa contrata outra para selecionar um funcionário, você já viu que existe 80% de chance de ser bomba.

    Empresas decentes tem seu próprio RH e sabem muito bem o que querem em um funcionário.

    Se uma empresa de RH entrar em contato com você o minimo que eu espero é um bate papo por telefone e uma analise de currículo da empresa de RH. Se você se saiu bem em uma entrevista one on one, a empresa que for seria vai te encaminhar para uma entrevista com o cliente final.

    Eu me recuso participar de dinâmicas ou ir para mais de duas reuniões. Tenho muito tempo de mercado e muitas referencias, sou direto e serio quando se trata de uma oportunidade de emprego e não vou gastar meu tempo com dinâmicas ou milhões de reuniões.

    A minha orientação é pergunte tudo ao telefone que você queria saber: Área Atividades envolvidas Empresa Remuneração

    Capaz de não responderem todas, mas se na segunda entrevista eu não tiver todas minhas duvidas respondidas eu digo com toda educação que eu decidi não trocar de empresa ou que ja fui contratado etc.


17/02/12, 00:26:15: Renato - IP : 189.120.101****
    Uma pergunta importante é sobre as atividades a serem desenvolvidas. Eles podem querer contratar voce pra fazer uma coisa nada a ver com seu perfil

16/02/12, 18:08:07: caio - IP : 177.78.26****
    Temos que avaliar se a consultoria agrega valor ou somente faz Body-shop.

    O Val Kilmer escreveu, a consultoria disse que CLT integral é inviavel.

    É inviavel para o negocio de body-shop, porque se der para o profissional a empresa cliente prefere contratar direto.


16/02/12, 17:12:50: anderson - IP : 189.62.196****
    Bom, o grande problema é que todo mundo quer ser dono de Consultoria de RH. O Profissional de vendas acaba de sair da empresa e só pq tem um carteira com 10 u 20 FREGUESES resolve que vai sair vendendo serviços a eles. Só que, a falta de experiência, faz com quê esse PSEUDO-Empresários saiam fechando contratos com valores irrisórios ou na base da bola, e depois vem oferecendo a nós muito mais problemas que oportunidades.

    Uma Pergunta que Gostaria de Fazer: Sua Consultoria é Séria???

    Anderson


16/02/12, 11:56:09: Manuel - IP : 189.48.239****
    Esta questão da pretensão é muito importante, tem recrutadora que fala bom dia e já pergunta qual é a sua pretensão salarial, sem adiantar nem ao menos o cargo.

    Não dá para definir uma pretensão, sem saber os detalhes da vaga, o como, o onde e o porquê. Quem se sente pressionado e acabada cedendo, depois se arrepende.

    É complicado ficar sem trabalho e com as contas chegando a toda hora, mas mesmo nesta situação é preciso ponderar antes de aceitar qualquer proposta.

    Uma coisa fundamental é ter uma reserva financeira, para que você possa se virar até poder escolher a melhor opção para um novo trabalho.


16/02/12, 11:29:48: Val kilmer - IP : 187.37.97****
    Agora mesmo tive ua discussao com uma das meninas de RH de uma consultoria que se dizia a tal, para disfarçar o clt cotas veio com papo de clt facilidades que é a mesma coisa e me disse que contratacao clt normal é inviavel, me pediu a pretensao salarial para trabalhar com BO falei, ela queria negociar sem nem mesmo falar uma contraproposta e acabou desligando na cara, quando vou ver o site da empresa, uma consultoria pequenininha, boca de porco xexelenta.

    Cara assim nao da!

    Poxa se estas empresas nao tem cacife para bancar consultor vai montar uma padaria, ou melhor faz os projetos em casa sozinho e ganha o seu de forma honesta!

    dica: É importante perguntar se a forma de contratacao é clt ou clt cotas


16/02/12, 10:33:23: Caio Caio.costa@gmail.com - IP : 177.78.26****
    Temos que perguntar o valor CLT pago por mês.

    Somente para comparação (e para pensar em mudar):

    - Ajudante de pedreiro R$ 2000,00 CLT mês - Pedreiro R$ 4000,00 CLT mês - Mestre de Obras R$ 6500,00 CLT mês


16/02/12, 09:21:49: Anonymous dev - IP : 189.18.246****
    A XYZ Consultoria está no mercado de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos . Sinceramente, quando leio isto eu vejo 90% de chances da consultoria em si não estar há mais de 20 anos no mercado. Sério, pois fiz entrevista em algumas que estão a mais de 9000 anos que mal sabiam dizer quais conhecimentos específicos eram necessários para o projeto.

    Faço que nem o nosso companheiro ali: Pergunto horários, remuneração, se é necessário ir aos sábados e domingos, se o projeto está em estagio inicial ou em andamento e por último, porém não menos importante, o LOCAL de trabalho.

    Cansei de ir para a Av. Paulista e descobrir que o local de atuação seria em outro município praticamente.


16/02/12, 03:23:26: Reinaldo reinaldo.ferro@gmail.com - IP : 201.43.52****
    Pois é pessoal, devemos estar atentos a muita coisa.

    Uma das famosas perguntas quando uma consultoria liga pra oferecer a oportunidade de uma entrervista é a tua pretensão salarial.

    Não tenho problema em dizer quanto quero ganhar, sempre levo em consideração uma série de fatores para fazer a composição salarial e chegar num valor que me agrade e que seja realista com o cargo, mas primeiro quero saber quais atividades estão diretamente envolvidas na atividade ou no cargo.

    Pois bem, quando pergunto isso por telefone no primeiro contato eu sempre me coloco a disposição para uma entrevista e só então posso saber quanto posso pedir de salario.

    Me ligaram na sexta feira passada para uma vaga de Técnico de Informática , a selecionadora só sabia me dizer precisa de conhecimento de exchange para migração .

    OK, mas uma migração de que porte? Os servidors novos já foram instalados? a velha estrutura tem alguma documentação? Posso falar com o responsável pelo projeto? Gostaria de agendar uma entrevista para entender melhor sobre o projeto e aí então dizer a minha pretensao salarial.

    A selecionadora vira e fala, na cara dura: Na verdade não, nós estamos selecionando o profissional que esteja disposto a ganhar no máximo R$1.300 como PJ.

    Sendo assim a minha resposta tambem teve que ser bem cara de pau: Bom, então eu sinto muito, apesar de estar desempregao não estou passando fome, muito obrigado pelo seu tempo e boa sorte na tua busca .

    Pessoal, valorizem-se, se puder não aceitar esse tipo de negociação logo de cara é a melhor coisa pra não cair em roubadas..


14/02/12, 18:21:49: David Ricardo - IP : 189.44.217****
    Pessoal, o correto é CLT para quem quer trabalhar como empregado. e PJ para quem quer abrir empresa contratar empregados como CLT. É isso que a lei defende. O que falta e regulamentação da categoria para colocar fim em tudo isso. Que seja o CREA ou um orgão especifico. Para quem se submete ao CLT+Flex realmente tome muito cuidado com os auxilios alguma coisa, estacionamento e por ai vai. Com a some parece ser muito atrativo, porém quando precisar de uma emergencia ou simplesmente tiver o interesse de fazer outra investimento, você não irá conseguir trocar seu vale alimentação no banco. Se submetir a trabalhar como prestador de serviço, então lembre-se de agir igual a uma empresa, defina o número de horas que irá trabalhar em loco, pois se você é PJ nada mais justo do que ter tempo de procurar novos clientes e não passar o perído integral na empresa como uma CLT. 15/02/12, 10:41:42

14/02/12, 17:07:53: Mário Garcia - IP : 200.148.25****
    Concordo plenamente com o que o Fernando colocou temos que parar com essa prostituição profissional, com todo os respeito as damas da noite!!!

    Se parar de aceitar a prática irá sumir pois eles não terão mais bons profissionais que aceitam isso e terão que mudar, afinal todas as empresas dependem de seus sistemas de TI para fazer negócios, então que paguem direito e que paguem os direitos e não esses regimes de escravos tecnológicos...

    Parem de aceitar a não ser que seja como foi falado de 60% a 100% por cento do valor de um CLT e que se tenha garantias, mesmo assim não acho bom, temos que extinguir nós essa prática do mercado.


14/02/12, 11:46:58: Fernado Bravo - IP : 177.33.22****
    Mario, falou tudo: Consultoria é sempre roubada ! De todos os comentários que li abaixo, nenhum falou bem de trabalhar como PJ ou da outra roubada que é o CLT Flex! Então porque os profissionais ainda insistem em aceitar trabalhar dessa maneira??? Porque??? A 20 anos atrás quando foi o BUUUMMM da terceirização, ainda valia a pena pq para que um profissional aceitasse tal maracutaia, as empresas teriam que pagar no esquema PJ de 60% a 100% do salario CLT do profissional!

    Mas hoje em dia, PJ recebe menos que qualquer tipo de contratação! Fora as mil e umas maracutaias que se passa, descritas pelos próprios foristas abaixo!

    Dizer que precisa ganhar o pão do dia a dia, que precisa levar o leite das crianças, que é arrimo de família, que é pobre e não tem onde morar, etc, etc, NADA disso supera a ÉTICA a MORAL e a DECÊNCIA do ser humano!!!!

    Se nunca se dermos valor, nunca seremos nada na vida! A Ilusão de que se está trabalhando e ganhando algum troco com essas consultorias escravizadoras, cedo ou tarde o tombo será maior ainda!!!

    Primeiro que quando se for procurar um emprego descente, o contratador já ira te ver como um consultorzinho que pula de galho em galho...

    Segundo que nunca será ninguém na vida mesmo....

    Prefiro morrer de fome.....


13/02/12, 19:13:39: Flávio - IP : 187.105.12****
    Informe-se bem sobre a questão do pagamento. Em que data é feito, como é feito, se as horas extras são pagas, ou se existe banco de horas, se existe algum tipo de falta abonada, horário de trabalho, horário de almoço, benefícios oferecidos pela consultoria e ou, pela empresa contratante, necessidade de trabalho nos finais de semana, viagens e etc.

    Independente do trabalho ser CLT ou PJ é sempre importante ter alguma coisa por escrito, que possa ser utilizado como contrato. Estes detalhes parecem óbvios, mas muita gente acaba ficando com receio de perguntar durante a seleção e só descobre depois da contratação, mas ai já pode ser tarde demais ...


13/02/12, 18:07:43: Junior - IP : 189.20.250****
    Galera, com a colocação do amigo Anderson, esse assunto ta rendendo bem... Já da para montar uma lista de Alerta ai..rs..com algumas consultorias com potencial de risco... E cuidado no Clt Flexx, nada contra ! mas precisa ter o cuidado para avaliar o calculo correto(SAL. LIQUIIDDOOO..) para não sair na empolgação na famosa somatória de beneficios e dar uma ilusão inicial ... E se precisa emitir Nf/recibo até da mãe para comprovar... Abs!

12/02/12, 23:29:35: anderson - IP : 189.62.196****
    Eu geralmente deixo a pessoa que ligou concluir todas as suas explanações, tais como: Nossa consultoria tem 10 Anos de Mercado, está entre as melhores empresas para trabalhar segundo a exame, estamos nas maiores empresas do Brasil. Daí eu sempre pergunto: Posso falar com o Gerente do Projeto antes de acertar valores? Isso é inusitado, mas me dá o grau de aderência da consultoria ao Projeto em Sí. Se não for possível, é pq a consultoria está fazendo BODY-SHOP (vendendo um recurso), se for possível falar com o GP é pq a consultoria é a responsável pelo projeto. Normalmente eu cobro o valor que geralmente trabalho + 25% (impostos) para alguma eventualidade (já tomei vários tombos de consultorias picaretas e ditas não picaretas (ainda estão no mercado). Geralmente elas te colocam no banco de horas e depois para receber esquece, ou não combinam o escopo com o cliente final, e chega na hora o cliente quer Y e vc trabalha X. Daí esquece. Uma consultoria bastante conhecida já me pregou essa peça C _ D _ _ S. Cheguei no cliente para fazer uma instalação no Nordeste, fiz todo o levantamento de campo, todo o planejamento, software básico etc. Na hora de viajar, queriam que eu pagasse do meu bolso.. kkkkkkk... Pois é... Cuidado aos novatos, existem consultorias picaretas demais... Todo Cuidado é Pouco, não se deixem seduzir por um site bonitinho e cheio de firulas, ou uma Novinha Peituda que adorar mostrar o decote, Lembre-se, se vc conseguir um trabalho legal vai ter bem mais que aquele decote...

12/02/12, 19:56:51: Profissional TI - IP : 201.81.234****
    Ultimamente em São Paulo está infestado de consultorias sangue-suga e que entrevistam só pra colocar seu currículo no banco de dados.

    - Não mande seu currículo em formato DOC, apenas PDF

    - Não aceite contratações Flex exploradoras.

    - Projetos prazo indeterminado devem constar no contrato para não forçarem você assumir um compromisso e por capricho colocarem você pra fora 1 mês depois.


12/02/12, 02:23:01: Andre - IP : 189.69.11****
    Se for para escapar das consultorias fantasma três ou quatro perguntas, pelo telefone mesmo, resolvem:

    Se pedirem para mandar seu CV atualizado, pergunte como você foi localizado. Se disserem que foi indicação, pergunte de quem. Se disserem que não sabem/não podem dizer, agradeça e desligue. E a principal. Há algum custo para o candidato nesse processo?

    Com essas fica fácil escapar das arapucas.


11/02/12, 10:39:10: Luiz Augusto - IP : 187.105.13****
    Um ponto importante, principalmente em projetos pontuais é saber se é uma vaga nova para um projeto que vai começar, ou se é uma reposição para um projeto que já esta no meio e totalmente enrolado.

    No último caso podem estar procurando um Santo que faça milagres e cumpra promessas impossíveis. Caso você não corresponda a estas espectativas vai sair queimado.

    No caso de projetos para consultorias, pergunte sempre como é o relacionamento da consultoria com a empresa contratante, se eles já são clientes a muito tempo, se os pagamentos atrasam, como são tratados os aumentos de escopo e imprevistos do projeto, se é o primeiro projeto e como foram os demais. Procure conversar a este respeito diretamente com as pessoas da empresa, ou com outros profissionais de TI que já tenham participado destes projetos no passado.

    Ter um ótimo relacionamento com TODAS as pessoas tanto da consultoria quanto das empresas contratantes é um ótimo seguro contra roubadas e uma grande fonte na busca de novas oportunidades, conhecimento tecnico em TI é muito importante, mas muita gente investe pouco nos relacionamentos, ainda vou criar uma certificação para isto rsrsrsrsr ...


11/02/12, 10:13:06: marmil - IP : 201.81.98****
    Procure saber se a empresa nao esta fazendo uma quarteirizacao! Ja entrei nessa roubada e talves seja a pior de todas!!

11/02/12, 02:04:03: junior - IP : 201.43.95****
    Pessoal, ao longo dos anos e de experiencia...achei o melhor caminho: DIRETO E RETO.. Em propostas/ entrevistas..tem o lado da recrutadora sobre o perfil e por ai vai.. e ai tem o SEU lado.. Empresa ? Local ? É Projeto ? Dia a dia ? É pra ontem e ta pegando fogo ..rs ? Qual Valor ? Obs: Quando me perguntam, sempre mando a mais...ja conheço o sistema..rs Ah e não se assustem, talvez ja ouviram ou vão ouvir alguma vez: Seu valor ta fora do mercado amigo esse valor é do cargo xyzswer..blabla , se esse é o seu valor relaxa que começou forte a negociação para não cair a margem de lucro da consultoria..rs Quais Beneficios ? E importante saber antes: Se É tempo indeteminado? pontual ? Cada caso é um caso, mas sempre que posso descarto propostas pontuais ou para alguns meses. Acho que é isso..talvez deva ter esquecido um ou outro detalhe.. mas o principal ta ai !


10/02/12, 21:11:52: Geovanni - IP : 201.68.22****
    Bem colocado Mario, como empresas com negócios tão importantes, críticos, de alta disponibilidade e que podem deixar qualquer investimento como simples areia ao vento, quando mau gerenciado, acabam preferindo um funcionário de outra empresa para cuidar de tudo? Na maioria dos casos esses funcionários são mau pagos e sem incentivo algum, é uma bomba relógio, ainda mais porque sabem ser uma peça descartável. Um belo dia alguem te diz Você está fora do projeto! , aquele, que a pessoa perdeu noites e dias se dedicando. O próprio fato de ficar pulando de empresa em empresa, não confere experiência no que se faz, uma vez que cada lugar é um lugar diferente, com ambiente e necessidades diferentes. Terceirização é economia porca, por isso vemos cada vez mais serviços mau feitos em diversas áreas profissionais.

10/02/12, 16:31:01: Rosana rosana_hadad@yahoo.com.br - IP : 189.120.9****
    Perguntas curtas e simples: Qual o nome completo da Empresa? Onde fica? Qual é o site? . Qualquer resposta não objetiva para estas perguntas,desconfie e parta para a pergunta fundamental: - Vocês cobram do candidato? . Diante de enrolação,tais como veja bem... seja pontual na sua afirmação antes de desligar o telefone:- Anh! Agora me lembrei vocês estão naquela lista negra de consultorias que circula na internet não? Pronto. Fácil assim, sem passar nervoso. E se você ainda não teve acesso a essa lista negra tá esperando o quê para começar sua busca?

10/02/12, 14:43:55: Mario mas.bck@gmail.com - IP : 189.101.132****
    Consultoria é sempre roubada.

    Imagine, como os colegas já comentaram, 3 ou mais consultorias recrutando para uma única vaga. Vergonhoso que existam empresas que explorem o TRABALHO, o GANHA PÃO das Pessoas, e mais vergonhoso ainda são empresas que precisam desses profissionais, que geralmente suprem necessidades vitais para a administração e eficácia operacional de seus negócios, se prestem a esse papel de SUBLOCAR esses Profissionais. Com raras exceções isso não é necessário e nem Ético.

    Bons tempos, como bem disse o colega, quando podíamos nos dedicar totalmente ao TRABALHO, e ficarmos felizes em participar de um Grupo que estava realizando algo. Hoje, somos peças, descartáveis.

    Só nós mesmos podemos mudar isso.

    Abraços e Sucesso a todos.


10/02/12, 13:55:58: Roberto - IP : 189.68.2****
    Fernandes, é como disse o Jon.

    Fui acionado para o cliente final, mesmo trabalho, por 3 consultorias. Cada uma contrataria de uma forma e com salário e/ou beneficios distintos.

    Nos velhos tempos, antes das consultorias, ao se trocar de uma empresa (onde já se estava há anos) por outra empresa (onde se pretendia permanecer e fazer carreira, por anos e anos), todo o conhecimento era impotantíssimo. Não se trocava de emprego por pouco aumento salarial. Verificava-se muitos ítens além do salário.

    As empresas se faziam conhecer no mercado, ambicionava-se trabalhar nesta ou naquela e a própria empresa tinha interesse em nos manter.

    Atualmente não querem sequer vínculo conosco. São milhares de consultorias suprindo dezenas de clientes.

    Há muito desemprego e não se pode perder muito tempo

    A não ser que você esteja bem empregado. Aí você pode se dar a esse luxo.

    Sem ser pessimista, penso que este tema não vai somar muito ao que já se sabe. Por outro lado, respeito.


10/02/12, 12:52:06: Jon - IP : 189.102.44****
    O problema Fernandes é que a maioria das vagas tem respostas vagas!! A maioria é uma pesquisa ou levatamento de preços! Por isso da minha resposta! Outra coisa geralmete estas emrpesas terceirizam a vaga para mais 10 consultorias com pergutnas mais vagas ainda, ou seja 10 vgas de TI se transformam em 1 vaga de TI, e isso tem que ser levado em conta tambem!!

10/02/12, 12:28:10: Fernandes - IP : 189.30.155****
    Muitas vezes mais importante do que a resposta é a forma como a pergunta é respondida.

    1 - Pergunte sempre o nome da consultoria, ou empresa a que o recrutador pertence.

    Se ele não informar este dado básico, ou fizer contato através de celular ou email gratuito é grande a chance de que seja apenas uma prospecção de mercado, ou pior, algum golpe...

    2 - Peça detalhes dos conhecimentos técnicos necessários e do trabalho a ser feito.

    Quando a vaga realmente existe, o recrutador sera capaz de passar uma informação detalhada.

    3 - Informe-se sobre qual é a faixa salarial da vaga e forma de contratação.

    Peça uma faixa, mesmo que ela seja ampla, com um valor máximo e mínimo, se o recrutador disser que ainda sera definida, ou negociada posteriormente, ele pode estar fazendo apenas uma pesquisa.

    4 - É uma posição nova ou reposição ?

    Se a vaga realmente existe o recrutador tera esta informação.

    5 - Qual a urgência de iniciar o trabalho e a duração do projeto.

    respostas vagas não são um bom sinal ...


10/02/12, 12:11:09: Jon - IP : 189.102.44****
    Falar com estAS recutadoras ja é uma roubada!Estas meninas nao sabem nada da area, fazem selecao de 30 anos atras, sao exploradas eplas consultorias de TI que fazem questao de deixar todos por baixo (elas e nós). Perguntinha dificil, haja visto que numa area que todos jogam!!


Anteriores:

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?