APinfo - Forum


Fórum : O custo da qualificação versus salários em TI.

Sugerido por : Tatiana, Marcelo, Patricia, Ricardo


9/04/12, 19:03:17: Claudio - IP : 187.105.133****
    Estudar sempre vale a pena, principalmente se você seguiu sua vocação e esta na área certa. Veja abaixo o exemplo do último brasileiro que se deu bem em TI.

    http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/04/09/brasileiro-leva-us-100-mi-com-venda-do-instagram-para-facebook/


9/04/12, 17:24:14: Augusto - IP : 201.63.4****
    Sem futuro . Concordo com você em 100%. Infelizmente ainda não trabalho numa grande indústria, mas vendo de fora o que aconteça nestas, é a mesma coisa que você disse. Pessoal que não tem sequer a 5% da formação do pessoal de TI, e ganham as vezes mais que os de TI.

    Alguns cargos que vejo que ganham bem e tem estabilidade são: Eletricistas, Ferramenteiros, Mecanicos, etc....

    E para quem tem o perfil igual o meu e do Sem futuro , não vale a pena fazer cursos e muito menos trabalhar com TI, porque é uma área de momento, que muda-se o tempo todo e sempre temos que estar correndo atrás do rabo (como os cachorros). Parece que quanto mais se estuda, mais a gente se acha burro.

    Por isso que sempre bato na tecla, não basta gostar de TI, tem que amar, tem que estar no sangue...


9/04/12, 12:14:46: Sem futuro - IP : 187.38.107****
    Vamos ver eu sai da área de TI e atualmente ganho R$ 2.000,00 reais mês na carteira mais horas extras entorno de R$ 2.800,00 e vejam na mesma empresa tem funcionários semi analfabetos que ganha R$ 1600,00 reais por mês na carteira, e te garanto que nem 80 % dos profissionais de suporte ganhem isso, e muitos programadores tem uma base de R$ 2500,00 mês, estou falando de salário na carteira e mais tenho estabilidade profissional, minha esposa sem faculdade nem nada ganha R$ 1400,00 para trabalhar num posto entorno de R$ 2600,00 pra quem ganha salario avulso fora da carteira. Muitos profissionais em outras ares tem vidas dignas. TI não existe profissão as empresas precisam de profissionais de momento, não existe vaga de programador, administrador de servidor, administrador de bancos de dados, é sempre uma salada de fruta querem que vc seja o setor completo de TI da analise de suporte técnico ao conhecedor do negócio da empresa para ajudar com os sistemas, e mais o cara te contrara para fazer uma coisa que ele nem sabe o que quer, o profissional de TI é o mais burro do mundo, ele faz o que foi pago e mais alavanca a empresa com novas tecnologias e conhecimentos e faz isso de graça e dando risada. O tempo que você passa estudando para tirar certificações deveria pensar em estudar para prestar concurso público estabilidade financeira. Um formado em administração contabilidade farmacia e outras areas por mais que reclamem de salarios tem mais chance de trabalhar direto para a empresa do que ser um quinterizado e mais com carteira assinada e com estabilidade profissional.

8/04/12, 17:59:00: Marcio - IP : 201.81.13****
    Vi uma reportagem interessante, pois pondera o quanto vale a pena a profissão e assim ver se vale a pena pagar tanto por educação: http://www.halfsigma.com/2007/03/why_a_career_in.html

7/04/12, 07:40:26: Jefferson - IP : 200.206.175****
    Eu já terminei a graduação e agora estou fazendo MBA em Gestão de TI. Durante a graduação fiz vários cursos mas não consegui estágio. As únicas vagas que davam certo eram dentro de empresas onde eu percebia que não havia chances de crescimento. Também fiz concurso e hoje estou atuando no setor público, realizando um trabalho muito simples, e ganhando mais do que o mercado de TI está pagando. Eu acho um absurdo numa profissão tão importante como a nossa as remunerações serem tão baixas, e as empresas exigirem tanto sem o devido retorno. É preciso criar um conselho para estabelecer normas que regulem no mínimo o piso salarial.

3/04/12, 08:39:56: José Suelo - IP : 187.35.102****
    Antigamente os profissionais eram valorizados pelo seu potencial, e caso tivesse alguma certificação era remunerado de acordo. Caso nao tivesse a empresa investia pesado em sua formação como investimento para propria empresa. Hoje a realidade é muito diferente. Sou certificado MCSE, e com mais outras tantas certificações, mais de 20 anos de experiencia no mercado e não consigo nenhuma posição para aproveitar isso, chegando ao absurdo de ouvir algumas vezes de gerentes ao me entrevistarem, que jamais me contratariam por eu ter muito mais certificações e experiencia que eles, e eu acabaria roubando o lugar deles. (Claro, eles sao QI né, aí nao precisa saber nada). Poderia trabalhar que nem um camelo para alguma consultoria qualquer, mas o ritmo e a remuneração não sao compatíveis com a perda de saúde e qualidade de vida. Entao o que restou foi fazer concursos e hoje sou funcionario publico, porem numa função muito distante do que o meu curriculo e conhecimento poderiam ser aproveitados e, principalmente, melhor remunerados. Esse parece ser o caminho que muitos estão tentando seguir para conseguir se manter no mercado de trabalho.

2/04/12, 21:07:47: Samira Vieira samira_sv2706@hotmail.com - IP : 201.52.18****
    Realmente, concordo com muitas pessoas, tenho 19 anos e sempre trabalhei na area administrativa, mas não me sinto muito bem, acho tudo muito simples, enfim, não gostei da area, então decidi iniciar um curso na area de rede de computadores, e tenho outros planos, para entrar na area de Banco de Dados e Programação, mas como muitos disseram, um estágio na area de T.I é algo fora de serie, as empresas exigem que uma pessoa que está no 2º semestre de um curso tenha conhecimento que talvez nem uma pessoa formada tenha, não dão oportunidade e querem usar estudantes como mão de obra barata. Pessoas que são qualificadas e poderiam ensinar, muitas vezes tem medo de perder sua vaga por um estagiario que se contentará com um salário de R$1.000,00. Não quero ficar me lamentando, ficar de braços cruzados, esperando as oportunidades baterem a minha porta, estou estudando, e buscando qualificação, mas mudancas devem ser feitas.

1/04/12, 23:44:23: RL - IP : 189.102.224****
    Há vagas disponíveis neste site e em outros que o custo da(s) qualificação(oões) exigida(s) equivale(m) a praticamente um ano de salário ou mais. As empresas quando publicam vagas com salários médianos ( faixa de R$ 3.000,00 ) exigem um sem fim de qualificações.

1/04/12, 23:22:25: Linari - IP : 201.92.164****
    Empresas exigem mto e pagam pouco,isso é uma vergonha!!!!

1/04/12, 13:55:29: Napa+8000 - IP : 200.185.245****
    Muitas Empresas exigem um profissional Expert da NASA que tenha conhecimentos em Mainframe, Oracle, IBM DB2, Linux, UNIX, Microsoft todas plataformas, Java, C++, C#, Assembly dentre outras com salários que não passam de R$ 2 MIL ACORDEM PRA VIDA...

1/04/12, 11:29:17: Napa+8000 - IP : 200.185.245****
    Está sobrando vaga de emprego em TI. As próprias empresas confirmam a fartura de posições no setor e reclamam por não achar quem as preencha. Alegam falta de qualificação, mas há outras razões.

    Profissionais da área questionam os salários oferecidos pelas companhias. Consideram os valores muito baixos e incompatíveis com as muitas exigências feitas pelas companhias em termos de qualificação.

    Essa falta de acordo sobre salário entre empregadores e candidatos é o grande conflito vivido atualmente pelo setor.

    Há relatos de propostas de trabalho cujas remunerações sequer chegam a R$ 2 mil, valor baixíssimo para um segmento conhecido por pagar melhores salários do que ocorre em outras carreiras. O resultado é que muitos preferem realizar trabalhos como freelance à espera de melhores propostas de trabalho com registro em carteira (CLT).

    No entanto, as grandes empresas de tecnologia do país negam que remunerem mal seus colaboradores de TI. Alegam oferecer valores compatíveis com o mercado.


29/03/12, 18:01:43: Bruno - IP : 201.91.91****
    Respondendo à pergunta do tópico, não, não vale a pena ao meu ver para obter somente retorno financeiro. Como o Augusto disse, faz curso quem quer aprender. Mas não retorno a curto prazo.

    Tenho 22 anos, trabalho há 4 anos na área, e sou tecnólogo fatecano formado há 1 ano, porém não trabalho com desenvolvimento e sim suporte. Hoje, ocupo um cargo técnico na prefeitura de minha cidade que paga melhor do que qualquer vaga de analista júnior com experiência (meu caso) em qualquer lugar do estado de SP mas para o que eu faço, é um valor que não dá pra reclamar, comparado aos meus tempos de CLT para empresas privadas.

    Vejo que há uma mudança de foco no tópico e que acaba entrando em situações chatas e eu diria até segregacionistas por parte de alguns indivíduos. Comparar gerações, profissionais júnior x sênior, se o gerente de projetos ganha mais que o cara que levanta o servidor de missão crítica às 3 da manhã...a idéia não é discutir ou julgar quem deve ganhar mais.

    Também acho que apontar os culpados disso, seja a consultoria que exige um expert da NASA pra ganhar uma miséria, seja do governo por não contar com um plano eficiente para qualificação, seja das empresas por não valorizarem os seus funcionários, seja da própria pessoa por não correr atrás, nada disso importa.

    O Andrew resumiu muito bem, o processo é contínuo e tem que ser feito por todos. Não importa a idade, a experiência, quem é bom tem sua vaga garantida. Sim, falar é muito fácil, mas só se consegue ganhar muito na vida no Brasil sendo político ou jogador de futebol.


29/03/12, 08:07:09: Augusto - IP : 201.63.4****
    Respondendo a pergunta, eu acho que vale a pena sim fazer cursos de especialização na área, mas isso quando se gosta de verdade de trabalhar com TI, pois se torna algo prazeroso novos conhecimentos. Para que está buscando somente retorno financeiro, não vale.

29/03/12, 07:42:09: Antônio - IP : 200.206.175****
    Augusto

    Vc tem razão. Eu também sou funcionário público, ocupo um cargo de nível médio, ganho um salário razoável para tal, trabalhando 6 horas diárias com 6 folgas por mês. Não passo o estresse que muitos relatam trabalhando no seetor privado em geral. Me formei no ano passado em Ciência da Computação e pretendo fazer Pós no ano que vem. Meu objetivo agora é passar em um concurso público na nossa área. Não há forma mais justa de se conseguir um emprego nessa área.


29/03/12, 00:48:24: Augusto - IP : 186.204.1****
    Sr. Vieira, infelizmente quando li seu relato a respeito de seus problemas com idade, me lembrei de situacoes absurdas que presenciei de discriminacoes de idade tempos atras, embora eu seja novo. Faca igual fiz, estude para um concurso e mande uma banana para os pilantras da iniciativa privada. Essa gente da iniciativa privada eh preconceituosa, ranzinza e so quer sugar os outros... meu sangue eles nao sugarao mais...

28/03/12, 14:32:37: Francisco - IP : 187.84.167****
    Para que valha a pena o investimento, é necessário fazer o curso certo na hora certa, não adianta ficar atirando para todos os lados.

    TI é igual as outras áreas, quem é realmente bom não fica sem trabalho.


28/03/12, 08:24:54: Matheus - IP : 189.84.143****
    O sucesso não vem fácil em nenhuma área, tenho um amigo médico e outro advogado, eu trabalho em TI e nos três podemos nos considerar bem resolvidos financeiramente.

    O médico fala dos plantões insanos, do ambiente de trabalho insalubre, da necessidade constante de cursos e treinamentos, o advogado não é muito diferente. O que dá para perceber é que toda a área tem seus problemas, por isto é muito importante que a pessoa goste do que faz, para ser capaz de superar estes desafios.

    Para se dar bem em TI não basta querer, é necessário gostar, ter aptidão e vontade de estudar.


26/03/12, 22:52:50: Vieira mailuser@bolcom.br - IP : 187.74.19****
    Tenho 55 anos e 33 de T.I, fiz um um bom pé de meia qdo T.I pagava salario justo e tinha havia ética profissional, tanto por parte das empresas como e profissionais, estou desempregado há 6 anos, sómente prestando consultoria qdo aparece, cursos de qualificação e possuo aos montes desde Voip,Linux, Microsoft, infraestutura, Itil Pmbok, ERP e por aí afora. As empresas acham que sou velho para trabalhar, perante a lei sou novo para aposentar, porque só pode se aposentar com 35 anos trabalhados+65 anos de idade. Nas entrevistas por tel. ou pessoalmente vai tudo bem até verificarem a data de nascimento, aí falam que vou receber um resposta, até hoje não recebi nada. Acredito que o melhor caminho acima de tudo é a moralização da área, para assim desta forma as empresas respeitarem os profissionais de TI.


26/03/12, 22:31:14: Andrew - IP : 187.10.5****
    Pessoal, gostaria antes de mais nada elogiar este fórum pela clareza nas opiniões expressas e o respeito às diferentes posições sobre o tema.

    O mercado de TI é muito complexo e oscilante. Vc realmente tem que se adaptar às mudanças, ralar muito sem (na maioria das vezes) ganhar o que seria justo. É lamentável o que algumas Consultorias estão fazendo, tirando cargos de Analistas e dando para estagiários, exigindo destes conhecimentos profissionais, sem pensar em investir no crescimento profissional do mesmo, apenas sugando seus esforços para cumprir prazos em projetos e é claro, pagando bem menos ao coitado , que no fim acaba não sendo aproveitado. Isso para mim é jogo sujo.

    E certas coisas são tão óbvias, não acham? TI é um mercado onde sobram vagas... mas, por que?

    É certo que existem muitos profissionais que não encaram a profissão como deviam. No entanto, falar que a mão de obra disponível não é qualificada foi uma desculpa que os empresários arranjaram para desculpar a falta de investimentos na qualificação de seus colaboradores.

    Ninguém sai de uma faculdade pronto para tudo. O processo de formação continua na empresa. Contudo, a grande maioria dos gestores seguem o protocolo do capitalismo: tempo é dinheiro. Por que gastá-lo?

    Para terminar, parabéns aos que encaram de frente e buscam uma nova profissão quando concluem que não estão felizes nesta. Acima de tudo, fazer o que se gosta compensa as diferenças salarias de uma e de outra. Sigam em frente, buscando ser feliz acima de tudo.


26/03/12, 22:16:53: Renato - IP : 189.120.101****
    Pura verdade Cris Fernandes! Sempre sentei na frente e sempre fui um dos melhores alunos, no meu ultimo ano de faculdade percebi que nem sempre o melhor(da sala) é o mais bem sucedido. O ideal é um meio termo , porque se matar de estudar nao compensa!

26/03/12, 16:52:48: Cris Fernandes - IP : 187.35.243****
    Filosoficamente hoje estou convencido de que: Qdo. estudei na Unicamp, tinha o pessoal da frente que se empenhava em Calculo (1 a 4), Estatistica, Fisica, Eng. Computacao, etc. Quando eu (TI) olhava para tras, o pessoal se empenhava em politicagem, contatos, ler Maquiavel, festinhas (em pé ou d4) e em se aproveitar do pessoal da frente, pra resolver os problemas no menor custo. Esta turma vivia me ferrando.

    Depois no mercado de trabalho continua a mesma coisa: TI, Engenharia, Fisicos, Matematicos, etc continuam na frente para lidar com os problemas. E atrás de nós entram o RH, o Financeiro, o Marketing, a Administracao, etc, que continuam me ferrando.

    Só eu pra querer ganhar dinheiro estudando, num país onde ninguém valoriza o estudo, mas sim o Carnaval, prais, maracatu etc. Então estou saindo da frente e indo pro fundão: Turismo.

    Ainda não ganho o equivalente ao que ganhava com TI, mas as festinhas d4 são muito melhores. E minha saúde/felicidade nao tem preco.


26/03/12, 16:36:57: Augusto - IP : 201.63.4****
    Continuando...

    Agora estou fazendo outra faculdade e outros cursos especializados na área (SENAI, etc). Praticamente perdi uns 6 anos de experiência com TI, mas mesmo assim não me arrependo.


26/03/12, 16:31:14: Augusto - IP : 201.63.4****
    Rogerio,

    Para ser bem sincero é bem complicado mudar de área. Eu tive a sorte de um grande amigo praticamente me colocar na empresa onde ele trabalha, sem eu ter a experiencia necessária. Graças a esta ajude eu estou podendo caminhar sozinho agora.


26/03/12, 16:22:47: Ricardo - IP : 201.72.17****
    Boa tarde, pessoal!

    Trabalho na área de TI já faz 7 anos, tive problemas de stress por causa da correria na profissão, mas isso foi melhorando com o tempo ao perceber que a vida não é só trabalho, sou formado e Pós-Graduado, ja fiz alguns cursos complementares, tenho amor pelo oque faço, mais hoje as empresas estão cada dia mais sugando nosso conhecimento de uma maneira que suportar é dificil. Todo dia eu penso em ter meu proprio negócio fora da área de TI ou fazer algum concurso, não por que não quero estudar mais e sim porque não alguento mais está pressão.


26/03/12, 13:42:35: Bruno - IP : 200.146.5****
    Eu não sei o que é pior se é a turma dos cursinhos com salário coxinha ou se são os supostos coroas autodidatas com dez, vinte, trinta anos virando a noite e dependendo de ferramentas dos gringos (Microsoft, Oracle e etc) e ainda ficam se gabando por desenvolverem com linguagem visual. Pra mim não adianta investir numa área com tanta palhaçada.

26/03/12, 12:24:35: Rogério - IP : 189.18.10****
    Augusto, você fez algum curso para poder realizar esta mudança? Eu tenho procurado oportunidades em outras áreas mas não consigo nada porque não tenho experiência em outras coisas.

26/03/12, 12:20:46: Augusto - IP : 201.63.4****
    Pessoal,

    Acho que a área de TI é umas das que mais pagam bem no mercado, isto em grandes metrópolis, mas para se ganhar bem tem que se estudar e muito. Os que amam a profissão na TI se dão muito bem na minha opinião, porém para aguentar trabalhar nessa área é preciso de muito, mas muito amor mesmo, pois o estudo vai ser até o fim da vida, o gasto com estudo sempre vai existir, é uma área muito inconstante que muda a toda hora, portanto que não ama a área chegará o instante em que desiste da área (assim como eu) ou então persiste nela e fica reclamando de estudar.

    Hoje trabalho na área industrial, ganhando um pouco menos mas com uma visão de estabilidade, respeito e foco sem tantas mudanças.

    Obrigado.


26/03/12, 10:10:01: Rogério - IP : 189.18.10****
    Eu também tive um problema sério de saúde aos 23 anos de idade devido a esta loucura de ti. Na época eu trabalhava umas 10 horas em média, demorava 2 horas pra ir e mais de duas pra chegar em casa. Além disso, eu tinha que ficar estudando pelo menos uma hora por dia quando chegava em casa pra poder me manter atualizado, já que não tinha tempo pra fazer cursos. No sábado eu fazia curso de inglês intensivo e domingo eu dormia :) Mas toda essa loucura me fez ter estes problemas de saúde com tão pouca idade. Depois que eu melhorei um pouco (nunca mais voltei ao normal) não me submeti mais a este tipo de rotina maluca. Minha renda diminuiu por isso e minha empregabilidade também. Acho que por isso que quanto mais o tempo passa mais vontade eu tenho de fazer alguma outra coisa.

26/03/12, 10:06:55: Anderson - IP : 200.206.175****
    Jaison e Rogério

    Obrigado pela opinião de vcs. Concordo plenamente com o que disseram. Realmente, o lance é continuar estudando e tentar uma vaga em concurso público.

    Grande abraço e suceeso a todos que participam do fórum!!!


26/03/12, 02:54:22: Haramis haramistelles@yahoo.com.br - IP : 186.223.217****
    OFF TOPIC

    Mark, meu jovem, eu chamei até a minha mãe para ler seu post. De certa forma, você resumiu a história de nossas vidas. Eu sou uma mulher de 38 anos e trabalho na área há cerca de 16 anos, desde que me formei. Escolhi a carreira influenciada por minha mãe, que já era profissional de TI quando eu nasci. Até pouco tempo atrás, ela ainda trabalhou como PJ, nesse esquema atordoante que você citou. O que eu e ela constatamos foi que vendemos a alma para o demônio e o encardido nos deu o calote.

    Você ganha bem e se acostuma com aquele dinheiro e acha que não consegue viver com menos. Aí você se submete a uma rotina torturante e acaba com sua saúde, isso quando não acaba com sua vida familiar. Quer saber quantos comprimidos diários eu e minha mãe tomamos? Melhor não saber! Eu ando muito preocupada com a saúde dela. Não permito mais que ela trabalhe, agora quero que ela fique em casa, assistindo novela da tarde e pintando quadros. Quem sabe, assim, vou ter minha mãe mais tempo ao meu lado. Existe uma frase do filme As Horas, que diz assim um precisa morrer, para que o outro possa viver . Não de forma literal, mas agora quero que minha mãe aproveite mais a vida.

    Desculpem o desabafo. Minha intenção não é desanimar ninguém é apenas alertar para que cuidem de sua saúde e façam um plano de previdência privada. Não fume, alimente-se corretamente, não consuma gorduras e faça pelo menos 40 minutos de caminhada por dia. E visite sua família!


25/03/12, 19:29:54: Artephius - IP : 201.93.22****
    Concordo na questão de sair da faculdade e achar que sabe algo. Faculdade não ensina ninguém, estou terminando a minha de tecnólogo após trabalhar 17 anos na área, e digo que, é muito difícil a pessoa sair da faculdade um analista de sistema porque, leva-se 4 anos estudando teoria e a pessoa terá mais uns bons anos pra materializar prática de profissão, e o absurdo que empresas pegam esses orelhas secas que acabaram de sair da faculdade pra ser chefe de profissional sênior, um absurdo... DIPLOMA não ensina escrever código e desenvolver sistema...

25/03/12, 16:53:27: Mark - IP : 187.21.24****
    Baseado em minha própria experiência: Durante dois anos eu ganhei mensalmente como PJ valores entre 11k e 16k. Eu trabalhava com horas abertas e por isso faturava cada minuto dedicado à empresa.

    Agora, este ganho mensal só foi obtido porque trabalhei durante todo este período cerca de 12h por dia, além de feriados e finais de semana. Não posso ser hipócrita: o dinheiro é muito bom, mas as consequências também não podem ser ignoradas. Eu gastei muito com medicamentos para pressão, estômago e tive até problemas no coração com apenas 25 anos de idade.

    Sou um profissional qualificado como especialista e geralmente trabalho em projetos críticos ou que estão muito atrasados. Seria ótimo se eu fosse bem pago pela minha experiência e frequentes estudos, mas não é verdade. O que realmente acontece é que sou financeiramente recompensado pela minha disponibilidade e não pelo meu conhecimento. Virar noites e dedicar finais de semana é o que torna a mim e outros profissionais pessoas valiosas no mercado.

    Isso é resultado de uma crescente desvalorização do profissional de TI. Eu sei que se quiser cobrar 10k por mês para trabalhar 8h/dia dificilmente encontrarei uma colocação estável no mercado. Apesar de tudo que gasto em tempo e dinheiro na minha formação, eu sei que estas características nunca terão o maior peso na minha contratação.


25/03/12, 09:10:10: Jaison - IP : 187.11.5****
    Olá Anderson

    Conforme conselhos já dados aqui no forum, recomendo você continuar na setor público e prestar provas para concursos com vagas em informática.


25/03/12, 00:58:50: Haramis - IP : 186.223.217****
    Eu entendo que a questão da qualificação, além de estar ligada à disciplina e força de vontade, está ligada a uma série de fatores e condições. Por exemplo, um estudante de graduação em TI pode se sujeitar a um salário mais baixo para tornar menos abstrato o que ele aprende na faculdade. Já se esse estudante for um homem casado, pai de família, vai precisar garimpar vagas até encontrar algo compatível com suas necessidades.

    A qualificação tende a andar de mãos dadas com a experiência. Normalmente, um autodidata vai se interessar por um assunto que esteja em alta na empresa em que ele trabalha. Se ele der sorte, a tecnologia estudada vai vingar e ele terá seu retorno profissional. Caso contrário, ele vai estudar e estudar, para no fim ser considerado desqualificado para o mercado. Por isso, faz toda a diferença a necessidade financeira do profissional. Quem não tem uma grande necessidade, pode buscar o melhor para sua carreira.


24/03/12, 23:44:30: Rogério - IP : 201.95.179****
    Anderson, sinto muito pelo que disse, mas se posso te dar um conselho este seria: continue no seu emprego com a estabilidade, pois é muito provável que ficará refém de consultoria, sem estabilidade nenhuma e sujeito a tudo o que escrevemos aqui. Acho que no seu caso valeria mais a pena tentar outro concurso na área de ti, caso queira mesmo entrar na área. Eu nunca trocaria estabilidade de um cargo público pelo que temos que passar no mercado de TI. A decisão é sua, só queria deixar minha opinião a respeito.

24/03/12, 22:09:39: Anderson - IP : 187.56.72****
    Eu concluí a graduação no final do ano passado. Entrei para a área de TI pq realmente gosto de computação. Por nunca ter trabalhado na área, investi em cursos e mais cursos para melhorar minha qualificação. Nunca fiz exigências quanto a salário absurdo, porém, não consegui emprego ainda. Talvez pelo fato de já ser velho (33 anos completos) e não ter experiência na área. Fiz várias entrevistas passei em provas, dinâmicas de grupo mas sempre nofinal recebia um não. É muito frustrante. Apesar de ser funcionário público e ter estabilidade, eu queria mesmo entrar nessa área, mesmo ganhando menos do que ganho hoje. Isso pra mim não importa e sempre deixei claro. Não por me desvalorizar, mas pq sei que poderia construir uma nova carreira e ganhar bem mais lá na frente com o meu empenho. Mas, enfim, não deu certo. E, sinceramente, acho que nem vai dar. Não consegui entender muito bem a lógica que está por trás das contratações. No meu caso, acredito que foi um misto de azar e preconceito.

24/03/12, 09:08:29: Reynaldo - IP : 201.1.2****
    Bom debate, mas aos 47 anos presencio que atualmente livro/ESTUDO dá alergia a maioria da juventude. Só importa balada, besteirol e curtição. E depois reclamam...

    Pra complicar, mercado lotado de consultoria incompetente, ganhando a rodo e colocando estagiário que não entende absolutamente nada sobre os requerimentos da vaga para ligar aos candidatos.

    Minha recomendação é que todos lembrem que para o mercado somos um PRODUTO, independente da profissão, e para que tenhamos valor é necessário ter o famoso CHA (conhecimento/habilidade/atitude) muito bem cuidado, sem esquecer do famoso QI (invistam nisso ou estarão fora também).

    Dos 3 itens descritos no CHA, somos contratados pelos dois primeiros e normalmente demitidos pelo último (atitude/comportamento).

    Reconhecer não apenas que tá difícil (sim, está e sempre estará) mas principalmente nossos pontos fracos e ter a ATITUDE para mudá-los é que faz a diferença.

    Estudem garotada, se é que amam a profissão.

    Abs a todos, espero ter contribuido.


23/03/12, 20:57:57: Rogério - IP : 201.68.104****
    Eu também aprendi muita coisa sozinho, mas o que eu acho difícil é que tem muita mas muita coisa diferente pra aprender, mesmo quando você utiliza uma determinada plataforma de desenvolvimento existem n opções. Fica difícil aprender tudo sozinho e cada local utiliza algo diferente dentro daquela plataforma. As vezes você é barrado na entrevista porque não conhece o framework X por exemplo, mesmo tendo trabalhada com outros frameworks parecidos utilizando a mesma plataforma, e isso ocorre porque em geral o rh não conhece muito sobre a tecnologia, então eles acham que porque você não conhece uma coisa dentro dos 50 requisitos da vaga você não serve. Então o melhor é você mentir, pois vai acabar aprendendo ráoido devido ao que já sabe, mas como eu não gosto de fazer isso já fui barrado por conta deste fato.

23/03/12, 14:47:52: tictictictic - IP : 189.121.20****
    @Sergio (haha) e José :

    100%, ou melhor 100.000,00 % de acordo com vocês. Tenho 37 anos, 17 anos de trabalho em TI. Já vi muita coisa passar pela minha frente.

    Agora essa geraçãozinha (sic) chamada de Y , acha que saiu da fculdade, e já quer ganhar uns R$ 5,000.00 por mês ... vão se catar, gente folgada !

    Ganhei meu primeiro 5 mil só em 2006, quando já tinha uns 10 anos trabalhando duro em TI !


23/03/12, 14:29:13: Eu sou mar mil - IP : 189.102.45****
    Renato: O simples fato de vc falar isso, ja perdeu o debate, 10000 reais clt hj em dia nao é facil nao! da este valor para uma consultorias que eles te viram a cara, é uma realidade cara acorda para a vida! Ja 10mil PJ ainda é um pouco dificil mas dá se o cara for bom, dba hj em dia tira no maximo isso 60 reais a hora = 10mil ao mes! Alias hj em dia tem gerente de prjeto que chego no maximo a isso, as consultorias que levam o maior lucro porque EXISTE MUITO PROFISSIONAL no mercado. Um curso de dba oficil é de no minimo 15mil e entra como jr com valor de 30 pila a hora SAP 25mil, ja coloquei ai basta ler com atencao. E outra garoto se eu pensasse baixo nao teria pretensao de ser dono de meu negocio, e aconselho a todos fazerem isso dentro ou fora da area de TI poderia ate ganhar 2mil por mes mas É MEU!!

23/03/12, 14:28:56: lucas - IP : 189.102.45****
    complicado

23/03/12, 12:51:18: Haha - IP : 201.27.124****
    José

    Para você ver como é. Eu tenho 39, dois a menos que você. Praticamente 99% do que aprendi foi dessa maneira. E desde que comecei a trabalhar com desenvolvimento de sistemas nunca fiquei desempregado ou com problemas financeiros. São os troféus que ganhamos pelo esforço. Isto é reflexo do que você escreveu discriplina e vontade.

    Agora tem uma rapaziada que acabou de se formar, fez o curso empurrando com a barriga, não sabe nada e quer ganhar R$15000,00 por mês. Acorda povo.

    As pessoas terminam o curso superior e acham que aprenderam tudo na faculdade. Não aprenderam nem 5% do que o mercado exige.

    A pessoas não visualizam que quando se aprende por conta própria você não tem vínculo com ninguém. Nenhum dono de empresa vai te jogar na cara que pagou isso ou aquilo.

    Se a empresa paga um curso caro para uma pessoa ela aproveita e cai fora da empresa para ganhar mais. E o investimento da empresa? Vocês acham que os empresários são burros?

    Acorda pessoal e parem de chorar. E fiquem satisfeitos de ganhar R$1000,00 para adquirir experiência.

    Parem de meter o pau na área da computação, não estão satisfeitos vão trabalhar em outra área.

    Abraços chorões. ------------------ É Haha de risada. O certo é Sergio


23/03/12, 11:43:01: José - IP : 186.252.23****
    Olá Haha.

    Você está certissíma nas suas colocações. Tenho 41 anos e estudo TI há 27 anos e profissionalmente há 22. Nunca fiz um único curso de informática. Quando comecei em 1985 com meu primeiro TK 85, aprendi a programar em Basic com revistas vendidas em bancas de jornais. Diferentemente de hoje, naquela época 99% de tudo em informática era em inglês, idioma que eu não dominava. Tive ler livros em inglês com muita dificultade no começo, e hoje os leio sem qualquer problema, sem ter feito curso de inglês. Fiz projetos em Clipper, Visual Basic, PASCAL e Visual C++ para empresas como Parmalat, Wella, Melitta, Nielsen, Nestlé, entre outras grandes empresas. Todas estas linguagens aprendi numa época que não havia internet, tive que comprar muitos livros, e estudar muito.

    As duas palavras chaves para ser um autodidata é DISCIPLINA e VONTADE.

    A inteligência por si só não faz com que você se torne um autodidata.

    INTELIGÊNCIA É UMA LUZ QUE ILUMINA O CAMINHO, MAS NÃO LHE FAZ CAMINHAR. O QUE LHE FAZ CAMINHAR É DISCIPLINA E VONTADE.


22/03/12, 13:46:58: Rogério - IP : 201.13.14****
    Fica difícil estudar quando se trabalha de 12 a 14 horas por dia, fora o trânsito pra ir e voltar. Eu até concordo com você, desde que eu pudesse estudar dentro do expediente, por exemplo tirar uma hora por dia pra isso, Certa vez eu comecei a fazer isso, mas sem falar nada pra ninguém, até que um dia o gestor viu que eu estava lendo um tutorial na internet e veio reclamar. OBS: este gestor ficava comprando/vendendo ações na internet o dia inteiro e só parava uma vez por semana pra atualizar o cronograma do projeto

22/03/12, 13:17:20: Roberto - IP : 201.42.8****
    Olá Haha.

    Finalmente, alguém realista, bom senso e com vontade.

    Parabéns


22/03/12, 12:54:27: Haha - IP : 189.69.17****
    Não quer ter custo em qualificação torne-se um autodidata.

    Não quer depender de ninguém para segurar na sua mão e te guiar torne-se um autodidata.

    Quinze anos atrás eu ouvia de um professor de cursinho onde estudava que o aluno tem que aprender a aprender, ou seja, tem que se virar sozinho.

    Isso não seria a melhor maneira de adquirir conhecimento?

    Imaginem a 100 anos atrás como era difícil ter acesso a livros e periódicos como temos hoje.

    Se comparar o preço de um livro com um curso de 40 horas o livro é muito barato.

    Quantas pessoas devoram um livro, só um por mês?

    As pessoar em geral acham que: Ler cansa. Meus amigos vão falar que estou ficando louco. Minha namorada vai me deixar. Minha família não vai mais conversar comigo. Vou me tornar um excluído da sociedade. Meu cachorro vai me atacar. Não vou mais arrumar namorada.

    As pessoas perdem horas e mais horas com futebol, BBB não sei lá que edição, novela, balada , mulher pelada, MSN, Facebook, Orkut, internet, etc e não gastam uma hora para ler um livro.

    Temos publicações sobre tudo que a pessoa possa imaginar e os marmanjos reclamando que a empresa não paga um professor para me dar aula.

    Quem daqui já pegou seu Smartphone para ler um livro hoje?

    Reparem quando estiverem na condução quantas pessoas estão lendo um livro no iPhone, Galaxy e etc. Vocês vão se surpreender.

    Se a pessoa sabe um pouco de inglês olhe o site do MIT para aprender gratuitamente, sim gratuitamente, de uma das maiores Universidade de nosso planeta. Olhem lá tem Electrical Engineering and Computer Science . Sim Computer Science de graça. Arquivos com extensão em PDF. Tem exame e solução para cada curso. http://ocw.mit.edu/courses/

    Então parem de reclamar seus preguiços e vão estudar.


22/03/12, 09:09:33: Ricardo - IP : 189.66.98****
    Uma boa alternativa é buscar alguma forma de auxilio da empresa para fazer os cursos. Na pesquisa que eu acabei de olhar em 2010, feita aqui na apinfo, 36% dos cursos foram pagos integral ou parcialmente pelas empresas, pode ser um numero baixo, mas não é desprezivel... O link segue abaixo :

    http://www.apinfo.com/p10idioma-cursos.htm

    Vamos ver o que vai dar na pesquisa atual.


21/03/12, 19:34:48: Renato - IP : 189.120.101****
    marmil - Voce fala em 10.000 como sendo um sonho distante, como vc pensa baixo cara!

21/03/12, 16:33:10: Jaison - IP : 200.162.239****
    Pessoal

    Acho que você deve fazer cursos, especializações com foco na sua vida profissional indiferente se a empresa Y ou X vai valorizar, até porque uma parcela bem alta das empresas não valorizam e nem investem em formação. Hoje em dia nesse capitalismo selvagem, as empresas querem profissionais bombril a custo zero.


21/03/12, 16:02:53: Danilo - IP : 189.79.14****
    Bom sendo bem realista ,não,não vale apena,você investe e não recebe retorno,ou seja,de agora em diante só faço os cursos que a empresa pagar para mim,o que de certa forma é uma coisa contraditoria,pois se eu pago não tenho retorno,se eu não faço,não consigo emprego (no caso de estar desempregado),e se eu espero a empresa pagar ,bom eu tambem não faço (quase sempre assim)kkk essa area ta me dando um nojo que vocês não tem noção,pretendo ainda trabalhar um tempo nessa area (uns 1,5 anos ou 2)juntar grana e fazer uma engenharia voltada para area da industria. aaa e realmente acho que eles querem dizer know how (saber como) nos coments abaixo rsrs

21/03/12, 13:37:30: Roberto - IP : 201.27.185****
    Prezados colegas.

    Estamos saindo do foco e nos acalorando nas defesas das nossas opiniões. Isso acontece, somos humanos, emotivos, ....

    O foco é verificar se vale a pena pagar por cursos de especialização em confronto com as remunerações ofertadas para tais especialidades.

    Pelo visto estamos todos descontentes.

    Abraços


21/03/12, 12:52:54: marcos marcos_ragazzo@uol.com.br - IP : 143.107.19****
    Será que o pessoal que escreve NOHALL, na verdade querem escrever KNOW HOW ????. Eu heim !!!

21/03/12, 00:56:19: marmil - IP : 209.73.137****
    Renato: Numa boa eu nao quero comprar discussoes ou nada a respeito mas eu nao conheco e se tem devem ser os famosos profissionais mosca branca de olhos azuis, muito raros e de baixa rotatividade e projeto de curto periodo. Naquelas tem gente de SAP HR ganhando 100 reais hora a 2 anos atras tinha, hj em dia nem fala-se mais nisso, sei porque eram projetos de 6 meses, neste caso. Agora curso HR naquele tempo 25mil reais , eu sei porque estava correndo vendo isso, 100x168x6(meses)= 100.000,00 -25.000=75.000,00(BRUTO TIRA 22% IMPOSTO PJ), ganhar isso de novo, muito dificil isto tudo é projeto, UM OU OUTRO TEM ISSO É A VIDA! Estudar e ter uma ideia estilo buscape.com = faturamento de milhoes, é para toda vida, eu sei que é sorte, mas viver de sonho não dá!

    Agora mesmo vi uma materia na televisao mostrando as maravilhas de pernanbuco na era digital de uma empresa que foi ajudada pelo governo, e que todos os profissionais nao devem estar ganhando 10000 clt por mes(a proposito tem que ver os beneficios , pq 9 reais de ticket e plano de saude sem vergonha nao dá)


20/03/12, 23:17:58: Silva e Silva - IP : 187.56.207****
    exato Marmil a matérias é sempre as mesmas compradas pelas grandes consultorias.

    Rogegio,poderia me dizer em que area de TI seus amigos estao ganhando 10.000,00 ???

    abraco a todos..


20/03/12, 22:57:26: Renato - IP : 189.120.101****
    marmil - Conheco varios profissionais ganhando na faixa de 90,00h e 10mil clt. Tudo bem que os caras sao bons e estao numa area que paga bem, Tem isso tambem nao basta ser bom tem que estar na area certa.

20/03/12, 22:10:54: marmil - IP : 209.73.132****
    Srs e Sras temos que analizar o conteudo de todos vcs, primeiro: Renato 10mil é o salario PJ que é igual a dividido por dois clt ou seja 5 a 6 mil, chutando o balde 7000,00 clt, nao conheco um tenico que ganhe 14mil PJ hj em dia! Silva e Silva a materia é sempre a mesma o ano todo, mas seria interessante olhar os comentarios abaixo, nao é so aqui que se reclama. TODA AREA DE TI NAO AGUENTA.

    Ai vem a questao: cursos de 10mil a 30mil de ma semana para salarios que eu vi de SAP FI junior sendo o cara com altissima experiencia em financas com 3000 clt. É algo a ser pensado. O ideal é a mudanca na forma como pensamos e agimos, se submeter a consultorias a vida toda deixa qualquer um louco. O ideal é buscar inovaçao com o conhecimento para ter seu proprio negocio seja aqui ou fora do pais


20/03/12, 22:06:14: Anderson - IP : 189.100.255****
    Pessoal, é bem fácil ganhar R$10.000,00 ou mais em TI. Basta vc abrir mão da sua família e se matar em horas extras, viradas ou Janelas. Você pode também trocar sua namorada por 2 anos em Angola, ou largar seus filhos e ir morar na Amazônia, ou até mesmo jogar sua vida para o alto e ir para o Tocantins. Destas formas vc conseguirá perceber os tão falados R$10.000,00 . Óbvio, vc não terá lazer, não verá seus filhos, não conseguirá manter sequer um namoro, se não pegar uma gastrite, malária, perobice ou uma depressão, ou até mesmo Stress. Aliás, vc precisa além de ser FERA EM TI, também terá de SER ESPECIALISTA EM ENGOLIR SAPOS. Lembrando, nada é para sempre, esses R$10.000,00 vão durar o tempo que o projeto se mantiver. Acabou o projeto, Adeus Bahia...

    Alguma Dúvida???


20/03/12, 21:06:58: Silva e Silva - IP : 187.34.22****
    olha essa matéria...

    http://idgnow.uol.com.br/carreira/2012/03/20/falta-de-pessoal-qualificado-em-ti-afeta-empresas/


20/03/12, 20:38:59: Renato rds.uni@gmail.com - IP : 189.120.101****
    Srs CIOs Vejo que quando vocês falam em profissional qualificado com NOHALL vocês também mencionam uma faixa salarial de 10, 12 mil. Pensem bem Esse valor para o profissional Top é muito pouco, com certeza ele não está satisfeito com esse valor. Mesmo porque, o profissional top das outras áreas ganha 30 conto. É por isso que todos estão insatisfeito, do menos qualificado ao mais qualificado.

    Dê-nos a hora de conhecê-los! Revelem sua identidade, pelo menos coloquem seu email quando postar


20/03/12, 20:33:56: jonjones - IP : 209.73.132****
    Outra coisa, ninguem ta falando que a area nao tem sucesso, tem sim,basta ver pessoas que investiram em inovacao e tecnologias, eu sempre digo isso aos demais , que ter sucesso é investir em outras formas de TI, ao inves de alocar mao de obra ou procurar serviço de alocaçao, o que perturba mais ainda! 20mil reais num curso de abap, 15000 formacao oracle dba 25 a 30mil formacao oracle ERP para salarios que giram em torno de no maximo chutando o balde 60 hora PJ 10000 por mes ou 5000 clt, desenvolvimento com 35 reais a hora. A coisa nao ta tao boa assim, mas basta pensar outros modos que talves funcione!

20/03/12, 20:12:15: Jonjones - IP : 189.102.42****
    Nos de o prazer da sua graça Miranda!Qual e sua empresa?

20/03/12, 19:49:33: Miranda - IP : 201.60.218****
    No passado havia uma impressão, alimentada pela imprensa de que a área de TI era o eldorado, bastava saber mexer em computador que já era possível ganhar muito dinheiro.

    Isto atraiu muita gente que não tem as habilidades, não gosta do trabalho e que só esta em busca de altos salários.

    O mercado mudou, a competição aumentou, só sobrevive e tem sucesso quem consegue se diferenciar pela qualificação. Não são poucos, mas a turma que se deu mal, fica batendo na mesma tecla, pintando o pior quadro possível, afinal se eles não se deram bem na área, então ninguem mais poderia ter dado.

    Trabalho a mais de 30 anos em TI, atualmente estou do outro lado contratando e o que não falta são profissionais velhos e novos com uma carreira de sucesso, eu inclusive. Problemas existem em todas as áreas e não devem ser usados como desculpa.


20/03/12, 16:37:20: Marcos - IP : 189.105.133****
    Enquanto os cães ladram a carruagem passa...

    Existe vaga para ganhar mil, mas também existe vaga para ganhar 10 mil, 12 mil e etc, mas estas não estão disponíveis para os profissionais que possuem : NOHALL, como foi escrito abaixo, ou para aqueles que se acham a última bolacha do pacote.

    O Brasil esta crescendo, a taxa de desemprego esta nos menores índices e a área de informática, apesar dos muitos problemas, ainda é uma boa alternativa para quem gosta de tecnologia, tem vocação e gosta de estudar. Nunca conheci ninguém com estas características, que tenha se dado mal, as oportunidades não faltam, mas não são para todos.

    Investir em qualificação ainda é a melhor e mais democrática forma de ascensão social no Brasil, mas não é fácil, requer planejamento disciplina e determinação. Ainda tem muita gente que acredita que basta PROGRAMAR em HTML ou saber pesquisar no google para garantir um salário elevado, estes devem ser os mesmos que acham fácil passar em um bom concurso público.


20/03/12, 13:51:52: Washington - IP : 200.206.192****
    Marcílio, você está certo nos seus comentários isso eu já disse a uns 4, 5 anos atrás, quando eu recebia direto no meu email propaganda de cursos e os slogans eram sempre o mesmo Existem vagas no mercado e faltam profissionais qualificados .

    Agora vê se as empresas olham se aqueles que estão empregados estão contentes com o salário que ganham, ou mesmo a empresa valoriza seus funcionários que tem, afim de não perdê-los para o próprio mercado, não estão nem aí, se vc não quiser ganhar 1k, tem um montão que quer, e é assim que funciona e assim que as empresas pensam.

    E vou dizer mais, está cada vez pior e não espere melhorar, pois veja as exigências que as empresas estão pedindo sem a necessidade para tal, e dessa forma tem neguinho correndo atrás, viajando pra fora, fazendo até o inviável e quando estiver preparado as exigências lá na frente já serão outras.


19/03/12, 22:44:12: Renato rds.uni@gmail.com - IP : 189.120.101****
    Marcio, você esta completamente equivocado, e sua analise leva em consideração características de um Professional da Revolução industrial, nenhum engenheiro moderno sabe de cabeça formulas ou tem habilidade pra fazer o que eles faziam no passado, Isso acontece porque ele tem ferramentas pra fazer isso.

    O profissional contemporâneo não tem que decorar formulas e sim ter capacidade de aprender coisas novas em um período de tempo muito corto.

    Você deve ser da época do decoreba!


19/03/12, 21:30:52: Alan_Produtor - IP : 187.34.171****
    Fico contaminado com muita força negativa quando abro este site, tanto na parte de vagas como este forum,nego ganha 20 k e acha que salario esta baixo e quer ganhar mais, outros reclamando que ganha 1 k e nem tem um Mcpezinho pô gente existe mercado para todos, para quem quer andar de BMW e quem quer um gol quadrado 92.

19/03/12, 20:27:45: Marcilio marcmira@gmail.com - IP : 189.110.203****
    É muito fácil depreciar generalizando que só tem frustrado, sem força de vontade ou preguiçoso que mereça ganhar x valor porque não se esforça postando aqui. Tem muita vaga com salário alto sem preencher, exigem o cara 24x7 e seja estável psicologicamente o suficiente pra dizer sim a tudo que inventam, com certeza é mais difícil alguém que se sujeite a isso, mas é mais bonito falar aos quatro ventos que falta gente qualificada.

    Se o cara não sabe tanto mas é sociável ele serve, pois pode aprender, e precisam de alguém com toba de aço pra tomar todo dia sem poder reclamar muito, e ainda se prejudica por estar num ambiente contaminado aonde não pode por em prática o que aprendeu.

    É claro que a equação não fecha...

    O mercado se autocanibaliza, mas é bonito falar que ele é flexível, quem não acompanha vai ganhar pouco. Mas ninguém quer demorar 20 anos pra receber de volta o investimento feito de uma faculdade ou meia dúzia de cursos, muita empresa não tem nohall pra segurar um cara por um ano, pois não sabe fazer um bom contrato.

    Adivinhem: a equação não vai dar 0


19/03/12, 16:56:47: Nilson nilsonleoncio@bol.com.br - IP : 187.60.232****
    Atualmente as empresas olham com bons olhos para quem esta cursando o nivel superior e/ou já concluiu, são também muito observados os cursos que possui em seu curriculum. Nem sempre as empresas pagam um salario compativel com as graduações alcançadas. As empresas preferem esperar um determinado tempo p/ que o recem contratado prove que é capaz de desenvolver tais atividades a ele confiadas. E a partir deste ponto chegar a um salario melhor. Eu, particularmente, gostaria que as empresas pagassem o salario compativel ao profissional de acordo com as qualificações alcançadas e experiência anteriores em outras empresas e caso posteriormente não estivessem satisfeitos com o recem contratado, que o demitisse dentro do do prazo legal de 03 meses pela CLT.

19/03/12, 14:28:54: Jamil - IP : 201.16.250****
    No mercado atual, e num mundo capitalista e globalizado, é difícil falar que não há injustiças. Com certeza tem muita gente que merecia estar ganhando o dobro do que ganha hoje, assim como muita gente merecia estar ganhando metade.

    Um problema que eu vejo, com algumas pessoas, é a comodidade vs. tempo de experiência. A pessoa trabalha com C/C++ há 10 anos, mas nunca trabalhou com Webservices, com Android, com iOS, com Java, e se prende na idéia de que Oras, isso tudo é muito fácil pra mim, com minha experiência eu não tenho que provar nada à ninguém .

    Aí é complicado mesmo amigo. A transição nunca é fácil. Se ontem você era um mega programador Delphi, hoje não te valorizam mais. Nem por isso você pode ficar parado, esperando que sua vaguinha de Delphi Senior apareça por aí.

    Tem que se atualizar sempre. Mas não, se atualizar não é fácil, e dá trabalho. Informática tem esse problema. Parece fácil até certo ponto, mas é beeeem complicada.


19/03/12, 14:23:37: Jamil - IP : 201.16.250****
    Caro Bacharel, (desculpe estar respondendo, pois não sou diretor de empresa nenhuma, apenas peão)... Assim, tem os dois lados: Uma empresa pode contratar um peão recém-formado, fera em lógica de programação, e investir em cursos, ou remunerar ele mesmo que esteja apenas estudando. MAS, o problema é que nessa situação, a empresa vai querer pagar no máximo 1500 reais (para não dizer 800 reais por mês). E você vai reclamar do que ? Que a empresa deve pagar 4000 reais por mês para você, apenas para você se habilitar, estudar, tirar umas certificações e procurar outro emprego logo em seguida ?

    A discussão do atual tema não considera um problema essas empresas procurarem um profissional pronto no mercado. O problema é querer um profissional pronto, mas pagando como alguém sem experiência recém formado. E sim, isso é um problema, que existe. Na minha opinião, com os profissionais de TI perdendo o MEDO, isso tende a diminuir. Acabar nunca.


19/03/12, 13:59:13: Carlos Maia crmaia7@gmail.com - IP : 201.22.21****
    O que assistimos é uma hiper valorização dos profissionais com certificados de ponta (pela necessidade que tem as empresas em contratar). Do outro lado, existe uma CARNIFICINA TOTAL. Salários baixos no Sul do Brasil.

19/03/12, 13:58:32: Bacharel bacharel@facu.com.br - IP : 177.62.210****
    Srs. Diretores de boas empresas,

    Uma dica que vale muito:

    A base para o profissional de TI é Matematica e lógica que aprendemos na Faculdade.

    Para ter um bom profissional, basta contratar um profissional formado e depois qualificar com o curso especifico da sua empresa.

    Depois é preciso ter politica de retenção de talentos.

    Parece óbivio, mas tem gente que prefere fazer um mil entrevistas para achar o profissional prontinho.


19/03/12, 13:50:03: Neto - IP : 200.136.52****
    Jamil,

    sou obrigado a concordar com você. O achatamento dos valores está ligado ao falso nivelamento aos salários globais. Basta ver essa reportagem antiga que passo a seguir:

    http://computerworld.uol.com.br/negocios/2007/12/04/idgnoticia.2007-12-04.5005228217/


19/03/12, 13:42:31: Rogério - IP : 201.13.14****
    Sim, ter a base é bom, mas como você disse a formação normalmente é deficiente. Eu me lembro na faculdade que muitas vezes o professor de algoritmos não se aprofundava muito porque a turma não conseguia acompanhar, então ficava no mais básico mesmo. Agora no seu caso, por exemplo, é difícil encontrar mesmo, pois tem que ser alguém com base sólida em algoritmos e que utilize isso no dia a dia. Acho que é mais fácil encontrar esse tipo de pessoa em centros de pesquisa ou alguém fazendo mestrado na área. Eu, por exemplo, sempre gostei de algoritmos e compiladores, mas não tive como me aprofundar muito porque, em 90% dos casos, as empresas querem que você conheça frameworks web da moda, já que a maioria dos projetos são cruds com regras. Então eu deixei de estudar estas coisas que fazem parte da base porque na maioria dos processos seletivos eles pedem pra você fazer um crud utilizando framework da moda, e se você não conseguir já é descartado, por mais que você saiba como implementar algoritmos de busca e ordenação, por exemplo.

19/03/12, 13:34:02: Jamil - IP : 201.16.250****
    Ah, e contrariando algumas pessoas de RH que dizem: Estamos com vagas que pagam 5000CLT por mês, e não estamos achando UMA ÚNICA PESSOA QUALIFICADA!!! , o que eu posso dizer é que, com certeza, é um tipo de vaga onde o profissional normalmente ganha de 8000 para cima. CERTEZA.

    É a nova moda: Em 2007, tentavam achar um profissional Senior por 4000 reais. Em 2012, tentam achar um profissional Pleno que trabalhe como Senior por 4000 reais. E reclamam que é difícil contratar.


19/03/12, 13:33:32: Jamil - IP : 201.16.250****
    Andei lendo os comentários... Percebi que acho que toda polêmica das discussões são exclusivamente por PEQUENAS discordâncias... quando na verdade, em sua maior parte as pessoas concordam com os problemas da área de TI.

    Como tinha comentado anteriormente, concordo em partes com o comentário que diz Se você ganha 1000 por mês, é porque o que você sabe vale isso . Em alguns casos isso é verdade. Mas também é o medo de perder o emprego de 1000 reais que paga o aluguel ou a janta. Esse Medo é um mal dos funcionários de TI hoje em dia.


19/03/12, 13:28:22: Neto - IP : 200.136.52****
    Bom, Diretor de Empresa acessando via Virtua no horário do expediente??

    IP : 189.102.28****

    Belez, Então senhor Diretor de Empresa que precisa pontualmente de um profisisonal (*sic) capaz de implementar um algoritmo de busca num grafo cíclico e que consiga dizer se uma lentidão é um problema de arquitetura ou de hardware - e resolvê-lo. Se Request For Comment, e IEEE não são conhecimentos teóricos baseados em padrões de Pesquisa e Padrões de Indústria devo imediatamente mudar de planeta.

    Eu não sou Diretor de Empresa, e tampouco estou me lamuriando. Digamos que eu seja bem melhor remunerado que porventura você tenha alcance (Concurso Público + Participação numa Multi + Consultorias em Security + Aplicação de Cursos). O fato de defender uma posição não significa que você está por baixo, Nobre Senhor. Por vezes quem está por cima vê o horizonte muito melhor.

    Continue acessando da NET... Vai dizer agora que está fazendo Ronc Office. kkkkkk


19/03/12, 13:15:47: Marcio - IP : 189.102.28****
    Rogerio, não me entenda mal. Você tem razão, pesquisar é normal. Ninguém sabe tudo, nem guarda tudo de cabeça.

    Mas a base tem que saber, não acha? E é esse o ponto do meu comentário, que os colegas de fórum não entenderam e preferem chutar. A maioria tem formação deficiente. E acha que fazer curso de certificação, por si só, melhora sua posição no mercado. Não melhora.

    Eu não conheço um só profissional de TI que seja bom, que tenha a formação adequada e que não esteja recebendo à altura. Aliás, os bons mesmo estão sendo disputados a tapa, as empresas andam pagando até luvas para que saiam de uma empresa e migrem para outra.

    A maioria não é bom, é apenas regular. Mas se acha muito bom e fica reclamando, culpando consultorias por suas próprias escolhas profissionais equivocadas e por sua má formação.

    BTW, eu não trabalho em consultoria. E tb não gosto delas.


19/03/12, 13:10:35: Marcio - IP : 189.102.28****
    Neto, não seja bobo.

    Não trabalho em consultoria, eu sou diretor de empresa e preciso contratar gente que saiba otimizar uma query complexa, que seja capaz de implementar um algoritmo de busca num grafo cíclico e que consiga dizer se uma lentidão é um problema de arquitetura ou de hardware - e resolvê-lo. Não é body shop . E é CLT full.

    RFC não é teoria, é padrão. IEEE não é teoria, é associação profissional ( The world s largest association for the advancement of technology ).

    Mas é assim: todo profissional tem alternativa. Pode continuar se lamuriando para seus pares aqui no fórum e xingando as consultorias. Ou pode parar, entender o que faz o mercado pagar MUITO bem para um profissional e encontrar a vaga com a qual sonha.


19/03/12, 12:33:53: Neto - IP : 200.136.52****
    Pelo nível da comparação com o Médico (que estudam sim e muito, e analisam sim, vão a internet sim, antes de dar um diagnóstico definitivo), vcs já perceberam quem está analisando nossos curriculum e levando nosso nome aos clientes, falam de nosso nível inclusive aquí. Perceberam que ele não disse nada de TALENTO, perceberam eu ele não disse nada de CARREIRA, perceberam que ele não disse nada de CAPACIDADE TÉCNICA E APRENDIZADO. Ele simplesmente falou de coisas que estão no SCRIPT que sequem ele próprio sabe definir, Falou aleatoriamente de elementos de QoS, algumas coisas sobre marcação de pacotes, outras sobre semáforo, mas nada sobre as expirações do mesmo. Enfim, cadê a Teoria (RFC, IEEE, etc etc etc)???

    São esses caras que trabalham nas consultorias, e se vangloriam por não saber nada, não fazer nada, e não criar nada, no entanto tem a tarefa BANAL (SEGUNDO O PONTO DE VISTA DELE) de triar os nossos curriculuns.

    Faça-me o favor...


19/03/12, 12:25:55: Rogério - IP : 201.13.14****
    Onde escrevi Marcos leia-se Márcio :)

19/03/12, 12:25:08: Rogério - IP : 201.13.14****
    Marcos, eu entendo sua posição, porém discordo dela. O que utilizamos no dia a dia já é bastante coisa, e não significa que somos ruins por isso. Procurar no google é normal, não tem como guardar tudo na cabeça. Se você trabalha com Java e Oracle, por exemplo, livros básicos dessas tecnologias tem em média 1000 páginas cada um, então como guardar tudo isso na cabeça? Não tem como. Com relação ao médico que você disse, ele não precisa saber antes os sintomas, ele fica sabendo na consulta, e mesmo sabendo não consegue fechar o diagnóstico sem antes estudar os sintomas através de exames por exemplo. E estou certo que ele vai sim pesquisar nos livros dele (ou mesmo no google) se for necessário. Se fosse assim da forma que você disse, então concursos públicos não precisariam de edital contendo o que deve ser estudado e deveríamos fazer os vestibulares sem saber também o que vai cair antes, afinal já vimos tudo isso na escola. E na própria escola não deveríamos ter que estudar pra prova nenhuma, já que já vimos o assunto nas aulas... Por isso que eu disse, na minha opinião deveríamos saber sim, senão fica difícil de ter um bom desempenho mesmo, já que a gama de conhecimentos em ti, mesmo aqueles relacionados a uma mesma tecnologia, é muito grande pra termos tudo gravado na nossa mente.

19/03/12, 12:21:07: Neto - IP : 200.136.52****
    Márcio,

    não leva a mal não, se sua empresa fosse isso tudo mesmo ao invés de pegar o profissional pronto, vc prepararia o profissional. Esse papo de consultor de RH desmerecendo a nossa profissão me enoja.

    Neto


19/03/12, 12:12:38: Silva e Silva - IP : 200.245.176****
    tai galera !!

    como o Marcio disse, vamos comecar a advinhar as coisas tambem e mais uma essa sua comparacao com o medico foi sem nocao nenhuma hein.. cruzes...


19/03/12, 12:08:01: Marcio - IP : 189.102.28****
    Então, Rogério. Esse profissional que você descreve, que precisa que o empregador lhe diga o que estudar antes da prova e que acha que só precisa saber o que usa no dia-a-dia, esse é profissional que ganha pouco, que é subvalorizado e é descartável. Um mero googlador .

    Quem sabe essas coisas, sabe muitas outras e é capaz de resolver problemas complexos que justifiquem um salário mais alto.

    (Já pensou um médico te ligar um dia antes da consulta e pedir para descrever os sintomas, para que ele possa estudar antes?)


19/03/12, 10:59:32: Rogério - IP : 201.13.14****
    É só dizer o conteúdo da prova antes do candidato ir pra ele ter tempo de estudar. Uma coisa é colocar na prova coisas que são utilizadas quase sempre. Outra coisa é querer que ele faça atividades que só viu na faculdade e não utilizou mais na prática, como é o caso de algumas coisas que você falou. Exemplo: quando precisamos de algum algoritmo de ordenação, normalmente utilizamos os já prontos da biblioteca padrão da linguagem que utilizamos, raramente precisamos fazer isso na mão, mas já fizemos nas aulas de algoritmos. Quando precisei fazer isso na mão certa vez eu não lembrava como fazer aquela implementação em especial, mas foi só dar uma lida no livro de algoritmos pra relembrar e fazer. A mesma coisa sobre frameworks, as vezes o candidato sabe os frameworks A e B e na entrevista técnica pedem para ele utilizar o C, que ele nunca utilizou, e só avisam isso pra ele na hora do teste. Isso já aconteceu comigo e não consegui fazer o teste. Depois que cheguei em casa fui ler um tutorial sobre o framework e depois de uma meia hora já conseguiria fazer o teste. Se soubesse que o framework utilizado seria aquele, teria lido o tutorial antes de ir fazer a entrevista.

19/03/12, 10:20:02: Marcio - IP : 189.102.28****
    Só vejo as pessoas reclamando aqui, com as exceções de praxe.

    O fato é que a maioria que reclama que ganha R$ 1.000,00 só é qualificada para ganhar isso mesmo. Tem um monte de vagas, de 5, 6, 10 mil. Mas o sujeito não passa na entrevista técnica. Não sabe o que é uma forma normal, não sabe o que é fecho, nem recursão. Nunca ouviu falar de mapa de Karnaugh, não conhece o modelo OSI, teoria das filas. Se ouve alguém falar em semáforo , pensa que é de trânsito. É incapaz de calcular a ordem de um algoritmo, muito menos de otimizá-lo. Não sabe a diferença emtre dead-lock e starvation. É incapaz de implementar um sort decente.

    Quer arrumar emprego bom como?

    Cansei de ficar com vagas de 12 mil abertas por meses a fio, por falta de gente qualificada, entrevistando 20 pessoas por semana.


16/03/12, 13:59:19: marcos ragazzo@uol.com.br - IP : 143.107.19****
    Mais um querendo $dim $dim do povão. Como disse antes o CONSELHO protege o cliente

    Quem protege contra exercício ilegal de profissão é o MP

    Então tá, vamos fazer tecnologia da informação na UNITATA que dura dois anos depois registrarmos no CRI ( nome legal né), bem aí vamos cobrar 20 mil reais e fazermos a migração do bando de dados do banespa pro banco Santan...

    Amigo faz favor, vá estudar C++ ou PL-1 --- não perca tempo na UNITATA depois virando programador senior nessas linguagem conseguirá uns 10.000,00 mês ok ---se as leis no Brasil tem impedirem de trabalhar então vá para USA Agora com o diploma da UNITATA vc não vai a lugar algum.


16/03/12, 12:44:19: Eu - IP : 201.93.221****
    Concordo com o Anderson, as empresas pedem certificações, e quando você vai fazer entrevista o Gestor no meio da conversa fala que é apenas letras simbólicas. Uma outra coisa bastante interessante é o fato de você se dedicar a aprender mais tecnologias, ex: Eu fui especialista Microsoft e depois me dediquei a apreender Linux e Redes, Apreendi bastante e me tornei um profissional mais completo, mais na entrevista o GESTOR fala, estou vendo que vc é bem genérico e não tem especialidade mais em nenhuma ferramenta, apenas sabe como administra-las. Com isso fica meio confuso esse mercado, e se eu tivesse investido na certificação CCNA e LPI junto com as Microsoft que eu tenho, eu seria um profissional genérico ainda, ou sou obrigado a ser do ramo somente Windows, Linux ou Redes.

16/03/12, 07:07:23: Conselho Conselho@classe.com.br - IP : 177.76.2****
    O Conselho de classe tambem protege o investimento em educação.

    Se não existisse o CRM , eu mesmo seria cirurgião plastico só pra colocar protese mamaria. Afinal é só cortar e enfiar o peito.

    A TI sofre de concorrencia desleal, quem investiu em faculdade e cursos, compete com profissionais que não investiram e cobram bem mais barato.

    Ai fica facil para os especuladores (consultorias).

    Precisamos de REGULAMENTAÇÃO !!!


16/03/12, 00:55:27: Anderson - IP : 186.220.19****
    Nobre Carlos,

    Qdo eu disse para o Ricardo ser POLIDO, eu apenas sugeri que ele fosse POLIDO, se minha opinião fosse que ele CALA-SE A BOCA, a STRING SERIA:

    SELECT CALA A BOCA FROM RICARDO

    e não foi isso que eu disse. Uma coisa que sempre me pareceu clara, era de quê os profissionais de TI sempre se ajudavam, e principalmente se respeitavam. Neste fórum em particular, tenho percebido opiniões de pessoas que a rigor NÃO SÃO DA ÁREA, e transparecem isso em suas colocações. Tanto em caráter de desmerecer os demais colegas, qto no caráter de indiretamente defender as consultorias. Ora, é bastante nítido qdo alguém está fazendo força no sentido contrário, veja você mesmo. Eu falei apenas de TREINAMENTOS baratos WINDOWS MCTS 2008 R$2.200,00 cada, nem sequer toquei nos cursos CISCO, JUNNIPER, ORACLE, SAP, CHECKPOINT estes em torno de R$4.500,00 a R$6.500,00 por no máximo 40 horas de treinamento em período integral. Lembrando, nunca um TREINAMENTO SÓ BASTA.

    Quem é de fato da área sabe destes valores, e principalmente, sabe o valor de uma certificação nestas tecnologias, mesmo a rigor as CONSULTORIAS e CLIENTES menosprezando estas potências no tocante ao momento de contratação do profissional. A certa altura em uma conversa com um GESTOR o mesmo me informou que CCIE, CCVP, MCSE, OCP, CCCP, em sua concepção nada mais eram do quê sopa de letrinhas, ao passo que o mesmo gestor em seu anúncio EXIGIU essas certificações no texto, E EXIGIU TAMBÉM O TRANSCRIPT E PUBLISH DESTAS CERTIFICAÇÕES.

    Veja o contraponto, as consultorias exigem a formação, porém no ato da entrevista as mesmas não as valorizam.

    Existe sim algo de podre no reino da dinamarca, e esse algo de podre são as consultorias certamente.


15/03/12, 22:57:51: Roberto - IP : 201.27.185****
    Olá, Anderson!

    Desculpa, mas, deixa o Ricardo falar sim. É um direito que lhe assiste.

    Na sua opinião, para ser polido, o Ricardo deve calar a boca!? (isso é ofensivo, inclusive a outros tantos desempregados).

    Ser polido é RESPEITAR.

    Você cita valores com ares de quem tem muito. Há quem passa por dificuldades sem poder se certificar. Se constrangem pela sua colocação. Pode fazer com que se sintam culpados.

    Percebe-se que todos neste tema estão descontentes, então desabafam.

    Na minha opinião, clientes e consultorias, nos tratam como artigos de prateleira a espera de necessidade de uso: As especializações não são para crescermos, mas para serví-los, enquanto a especialidade está na moda.

    Então, cursos valem a pena!? No correr do tempo angaria-se 1, 2, ou, mais especialidades. Isso aumenta a competitividade, apenas para SOBREVIVENCIA (alimento, moradia, vestimenta e, poupança para fases de desemprego). Se for para ganhar dinheiro EXCEDENTE e VIVER BEM, não valem a pena. Pois são auto consumíveis.

    Quem estuda HISTÓRIA, tem absoluta certeza que o passado não muda. Então o conhecimento adquirido não se evapora no tempo. Mas em TI, ao mesmo tempo em que se aprende uma tecnologia, o fabricante está testando a próxima versão.

    Então, quando nos especializamos, talvez possamos garantir a nossa sobrevivencia por um tempo limitado. Especializações valem a pena para o cliente e consultorias, que nos têm na prateleira.

    No que se especializar: Se JAVA está em alta não significa que um COBOLEIRO de 30 anos de prática vai se dar bem aprendendo JAVA (mesmo que aprenda), porque ele sempre destoará, em tudo, do ambiente dos mais jóvens, e, não lhe darão chance para a EXPERIENCIA: Então não vale a pena.

    Já que tudo é caro, não se afobar e pensar bem antes.


15/03/12, 20:12:09: Carlos lima - IP : 187.119.101****
    Li, vários comentários e aparentemente muitos pessimistas, mas faz parte porque se trata de alguma pessoa que passou por tal problema, o que vejo é que escolhi uma área que exige muito do profissional, bem como: experiência, cursos, certificações, graduação, enfim ... Mas ganhar dinheiro é um dom, entendo que temos que estar no lugar certo na hora certa e agarrar as oportunidades, é preciso saber se impor no momento que estamos no processo de contratação, temos que saber negociar para depois não ficar se lamentando, concluo dizendo que, na maioria das vezes quem trabalha muito, é bom no que faz e não sabe se impor, relacionar, barganhar e vender, não sabe ganhar dinheiro e no final da história sempre irá reclamar de tudo. Tenho um amigo que tem apenas o ensino fundamental e ganha em média 6K / mês, preciso falar mais alguma coisa ?

15/03/12, 19:33:23: anderson - IP : 186.220.19****
    Ricardo,

    não leve a mal. Mas acho que vc está desmerecendo os participantes deste forum. Melhor você falar por você próprio sobre estar desempregado, insatisfeito, querendo tirar concorrentes. Estamos falando aquí sobre custos de treinamento (Qualquer Curso que presta não sai por menos de r$2.500,00), Qualquer carreira que valha a pena toma no mínimo 5 cursos. Portanto, não são pessoas desempregadas ou interessadas em tirar concorrentes que falar sobre isso.

    Seja mais polido.


15/03/12, 17:11:55: marcos ragazzo@uol.com.br - IP : 143.107.19****
    Para o pessoal que não sabe a função de um orgão de classe como OAB, CREA, etc:

    A função é FISCALIZAR o exercício da profissão.

    O conselho de classe protege o CLIENTE que contratou o profissional ok !!!

    Puxa!! pessoal tem o google aí ---leiam!!!

    O máximo que o conselho faz pelo profissional é verificar se o profissionaçl é diplomado e COBRA e COBRA muuuuuito por isto

    É isso informem-se !!!! quem defende o profissional é o SINDICATO Tenho dito.


15/03/12, 17:08:46: Ricardo - IP : 189.45.95****
    Eu fiz toda a minha carreira na área de TI, estudei bastante e também não me arrependo.

    Quem olha o forum deve levar em consideração alguns aspectos como por exemplo : muitos dos que escrevem estao desempregados, alguns exageram na reclamação como forma de afastar novos profissionais, alguns optaram pela área errada, outros possuem uma visão equivocada, como por exemplo o que falou que quer ser bombeiro para trabalhar na praia como salva-vidas e ganhar R$ 3.500 / mês.


15/03/12, 16:38:40: sss - IP : 65.49.1****
    Quem não está satisfeito vaza para outra área.

15/03/12, 16:37:02: sss - IP : 65.49.1****
    Aí é dureza

15/03/12, 16:21:46: Rogério - IP : 189.46.24****
    O problema não é querer ganhar muito. O problema é oferecerem R$1000 pra você desempenhar uma função que para você exercer precisaria de um curso que custa R$10000 e exigirem que você seja o mestre naquilo. Aliás, oferecer salário entre R$1000 e R$2000 (e ainda nesses esquemas de clt flex, clt cotas, etc) para qualquer pessoa com curso superior pra mim é uma falta de respeito.

15/03/12, 14:57:32: Yoyart - IP : 201.27.12****
    Há algum tempo percebi que 70% dos comentários que leio neste forum são pessimistas. De minha parte adoro esta área. Antes de trabalhar com desenvolvimento passei pelo setor financeiro, fiscal, contábil e comércio.

    Foi graças esta bendita área, que os outros reclamam tanto, que comprei minha casa, meu carro e um bom pé de meia.

    Já tive ofertas de emprego que nas outras onde trabalhei nunca tive. Por onde passo todos gostam do meu trabalho. Será que é pela minha paixão e fazer o que gosto.

    Sinceramente o que mais gosto é acompanhar novidades que em qualquer outro setor seria simplesmente difícil acontecer como acontece em TI.

    Para mim não é um trabalho enfadonho. Sempre tem alguma novidade.

    O salário está ruim? Depende. Você é recém formado e R$3000,00 não está bom. O que você tem a oferecer para que uma empresa te pague R$7000,00? Tem bons conhecimentos de algum negócio? Já trabalhou em algum outro setor além da informática? Tem algum conhecimento que o destaque?

    Hoje trabalho com Sistemas do SPED. Alguém já ouviu falar do SPED? Tenho certeza que 99% não ouviu falar.

    Os empresários em geral querem alguém que faça a diferença em suas empresas e não o que faz o arroz e feijão.

    Se tudo isso é difícil para você então você está perdendo tempo nesta área.

    Escolham sua profissão pela vocação e não pelo dinheiro. Eu jamais conseguiria trabalhar como advogado mesmo que todo advogado ganhasse R10.000,00 por mês pois não tenho vocação.

    Felicidades


15/03/12, 09:12:34: Marmil - IP : 209.73.13****
    O que me deixa mais p da vida alem de nao conseguir um em´prego decente, e o fato destas empresas de TI virem coim papo de carreira , que existe um plano de carreira na empresa, sendo muito claro que o profissional esta ali apenas para aquele projeto , para atender aquele cliente! Investimento nesta area nao vale apena meu lema hj em dia é TI é abacaxi. Me arrependo desta area cheia de jogos de artimanhas, sinceramente nao nasci para isso , talves seja por isso que nao tenha dado certo nesta area e neste pais!

15/03/12, 04:13:15: Brasil2011 estousempaciencia@gatoajato.com - IP : 189.102.91****
    Em referência ao comentário do Fábio Luba

    Commodity significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária. kkkkk, deveriam te pagar por esse comentário, isso vale muito, extende desde esse tópico a qualquer outro. Você é muito bonzinho ou solidário sei lá.


15/03/12, 03:45:42: Brasil2011 estousempaciencia@gatoajato.com - IP : 189.102.91****
    Desvalorizaração do ramo no mercado de trabalho, o problema é que não podemos negar um emprego quando se está desempregado,sem experiência ou ou até mesmo com idade avançada inadequado para um determinado cargo. Investimento de certificações e cursos especializados, infelizmente, tendo em mãos essa dedicação, de nada adiantaria mesmo, você procurar um emprego e ter um retorno na sua caixa de mensagems Infelizmente, você não foi classificado na triagem de curriculum que provavelmente não passou para a proxima etapa devido ao filtro de cv e seus atributos, claro, estamos discutindo sobre nossa sobrevivência no Brasil, mas em outros Países é diferente, um certificado tem o mesmo valor de um Graduado não importando sua idade, até porque uma pessoa com idade avançada é muito respeitado devido a sua prudência ou responsabilidade.

    Nesse quesito, todos os setores de controle de pessoal e diretores ou presidentes da empresa, que seja, deveria repensar o real significado de RH, não é somente para necessidades de serviços, mas sim também na expectativa e qualidade de vida no trabalho, em que nas melhores condições e atividades bem distribuídas, os peão poderia produzir muito mais sem complicações com sua própria vida. O que acontece em muitas empresas em todos os ramos, muitos deles não querem ganhar uma porrada de lucros, mas sim uma pancadaria, por isso muitas coisas começam a perder sentido e valor. Mas é um fato que deve ser pensado minusiosamente com muita cautela, tanto quanto para empregador ou desempregado. Se for pensar da melhor forma, valorizar é concretizar uma idéia que possa desenvolver um bom acordo para ambos, da forma mais próxima de se tornar um psicológico maquinado.(Não sei expressar essa palavra). Enfim, if (fezes == dinheiro)tela - mendigo não cagava.


15/03/12, 03:08:17: Brasil2011 jaestousempaciencia@gatoajato.com - IP : 189.102.91****
    Em referência ao comentario citado por anonymous.

    Seria ótimo se todos pudessem apertar o botão e partir para seu próprio negócio, não é?

    Muito bom sua expressão, e que bonito sua gramática, ou seja, belo texto.


14/03/12, 13:38:24: MLK - IP : 201.81.20****
    Leiam o livro A corrosão do caráter: as conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo ou busquem resenhas deste livro na internet e entenderão os reais motivos do atual contexto.

13/03/12, 21:58:02: Cabral - IP : 189.18.165****
    As empresas querem pessoas de muita qualidade. Quem banca todo esta qualidade é a pessoa a empresa usufrui e muito e oferece pouco em troca. Vejo que só isto não é o mais importante. Em todas as áreas o mais importante é o relacionamento dia a dia com as pessoas de poder. As vezes este relacionamento pode fazer a diferença. Não basta ser bom e ter qualidade é o relacionamento. Quando os poderesos não querem você não vai a lugar nenhum esta é a verdade. Por isto vemos pessoas excelente tecnicamente que ganha pouco e no mesmo time gente não tão boa que estão melhores e tem bons salários. Um técnico tendo dinheiro e força de voltade aprende e fica bom, mas o relacionamento a comunicação vem de berço esta é a diferença. Acho que é um outro ponto de vista para o debate do assunto.

13/03/12, 16:55:33: Edson Morais - IP : 187.37.70****
    Concordo com muitos dos diversos pontos de vista que vi aqui. Realmente a área de TI está marginalizada. Porém a impressão que tenho de uns 3 anos para cá, quando comecei a trabalhar com TI, é de que os salários são de razoáveis para bons. Eu era assistente administrativo antes de trabalhar com TI e ganhava uns R$1.000, depois que comecei em TI como junior meu salário doubrou, triplicou, quadruplicou, e acredito que vá continuar aumentando, através de atitude e preparo. Também concordo que é importante ter mais de uma fonte de renda, ser inovador, criativo, interessado. Pretendo abrir meu próprio negócio, já fiz muitos freelances, sites e até mesmos sistemas (p/ ONG, Pizzaria e até político). Hoje em dia tem gente ganhando dinheiro com blog de TI na internet.

    Conclusão: Respeito muito as opiniões que vi aqui, fiquei até decepcionado com a área, tinha uma visão mais romântica, de quem trabalha há 3 anos com TI e gosta do que faz, me sinto importante... Mas tem muita gente mais experiente que eu e que postou comentários que devem ser levados em consideração. Vejo que a realidade é bem mais dura do que eu imaginava, mas no momento não penso em mudar de área, por enquanto aposto que vou me dar bem em TI.


13/03/12, 15:32:18: David - IP : 189.78.13****
    Pra mim o maior problema é que os profissionais que se qualificam não se valorizam, e aceitam qualquer proposta. Se a pessoa cede, abre margem para os empregadores sempre pagarem menos.

12/03/12, 16:24:20: Jamil - IP : 201.16.250****
    Neto, Rogério, Esse problema do custo da educação é do país todo, não é exclusivo da TI.

    Acho que o maior problema que está sendo discutido é justamente quem investiu todo um dinheiro e não teve retorno.

    Citei casos que acontecem hoje em dia, e vejo de tudo. Empresas erradas, Funcionários errados.

    No caso da Patrícia, ela fala como se vivessemos num mundo ideal, onde um profissional diferenciado sempre é respeitado e ganha bem, mas quem já passou por várias empresas, sabe que não é assim.

    Por outro lado, alguns culpam a TI e o grande número de pessoas na área. O que não é o real problema. Como eu comentei, antigamente o salário de TI era mais respeitado. Criaram um estigma que TI é de gente culta e estudada. Hoje a média salarial de metalúrgicos é maior do que as de empresas de TI. E sabem porque ? Porque esses lutam por seus direitos. De uma maneira geral, nas últimas 3 empresas de TI onde trabalhei, o perfil era exatamente o mesmo: Pessoas inteligentes, diferenciadas, mas com medo da Empresa. Tem empresa que paga 3.000 reais pra um funcionário com 10 anos de formado... mas esses funcionários, ao invés de se reunirem e pedir maior salário (diante dos lucros milionários da empresa), além de não se manifestarem, costumam inibir quem quer se manifestar, dizendo Isso não resolve nada... isso é coisa de sindicalista, de mst, de metalurgico... a gente não deve fazer isso . E honestamente, apenas quando os salários ficarem humilhantes, é que TALVEZ haja algum movimento. Em geral o salário de TI paga mais do que vendedor de loja de roupa ou assistente do Mc Donalds... então ainda tá bom para o povo de TI.


12/03/12, 15:05:43: neto - IP : 200.136.52****
    Você já foram à TechEd?? Você vê um monte de consultorias, um monte de empresas oferecendo treinamento, um monte de empresas oferecendo produto. Mas nenhuma oferecendo VAGAS PARA PROFISSIONAIS CERTIFICADOS.

    Pensem nisso, será que certificação vale mesmo a pena?

    Depois que inventaram Brain-Dumps qualquer um com 3 leituras diárias consegue passar em Exame Drake sem bombar. TestKing idem idem.

    As próprias empresas que fornecem tecnologia marginalizam ao não oferecerem elas próprias oportunidades aos profissionais que elas certificam.


12/03/12, 12:40:08: Rogério - IP : 201.95.10****
    Mas aí é que está o problema, para se qualificar a maioria tem que fazer cursos (tirando quem é auto didata, mas nem todos conseguem desta forma) e o salário normalmente não cobre os custos de nem um destes cursos. A pessoa pode optar por aprender sozinha. Os livros são caros mas baratos se comparados com um curso sobre o mesmo assunto. Aí começa outro problema, que é o fato de muitos dos livros realmente bons estarem em inglês. Aí a pessoa vai aprender inglês, e uma boa escola é cara também. A meu ver as empresas deviam ajudar os recursos . Não precisava pagar todo o curso, mas pelo menos ajudar a pagar, e não deixar tudo na mão das pessoas. Eu por exemplo sempre aprendi por livros e sozinho, mas se tivesse que fazer um curso sobre cada coisa que estudei jamais teria condições de arcar com os custos destes cursos sozinho. O inglês eu fiz um bom tempo mas atualmente estudo sozinho também. O problema todo é que muitas empresas querem um profissional de primeiro mundo num país onde o governo, a educação e os salários são de terceiro mundo.

12/03/12, 12:12:29: Arnaldo - IP : 189.5.28****
    Patricio, Consultor... rs Esse pessoal tem até medo de colocar seu nome ou e-mail... e ainda querem falar em se organizar... Piada!

12/03/12, 11:48:42: Yoyart - IP : 201.27.12****
    O Jamil disse tudo. O povo reclama muito e faz pouco.

12/03/12, 11:44:38: Patricio - IP : 187.67.213****
    Eu acredito que a grande maioria dos profissionais de TI querem ganhar bem e não se qualificar para ter seu valor. Alguem acredita que um ortopedista, por exemplo, sem nenhum curso de especialização vai ganhar mais do que um profissional de TI na mesma situação? Logico que não. Um arquiteto apenas com um diploma debaixo do braço vai ganhar mais? Um engenheiro com um registro no CREA e sem cursos complementares? Ser diferente e se qualificar para ser diferente é o que faz a diferença.

12/03/12, 11:03:58: Jamil - IP : 201.16.250****
    A TI é uma enganação ? - Não, empresas de TI, principalmente as grandes, tem lucros absurdamente altos.

    É possível ter um salário decente ? - Sim.

    É só eu ser um profissional diferenciado, atualizado, que terei um lugar ao sol? - Não. Além de ser um profissional diferenciado, você deve estar buscando oportunidades constantemente. E vai ver muita coisa bizarra pelo caminho. Vai ver filho de chefe arrumar emprego ganhando 3x mais que você, vai ver gente mais nova e menos qualificada ganhando mais, gente mais velha que não faz nada ganhando MUITO mais, enfim, vai ver de tudo.

    E o que fazer ? - Ter atitude, e saber o que você quer de verdade.

    Vou fazer uma analogia: Sabe quando o povo Brasileiro fica indignado com uma louca que matou um cachorro, mas ignora um político que mandou matar um conhecido ? Com a TI é a mesma coisa. As pessoas reclamam com os amigos, em fórums, mas aceitam passivamente a posição de cordeirinhos da empresa. Acham seu salário baixo, mas estão cansados demais para procurar outro emprego. Se você acha seu salário baixo, mas não acha nenhuma empresa no mercado que pague melhor, então seu salário não é baixo. Se você é do tipo que critica sua empresa, mas quando o sindicato chega, você se recusa a participar de um movimento, então você na verdade gosta da sua empresa. Se você vê gente nova entrando e ganhando o dobro do que você ganha, e você não reclama com ninguém, com medo de ser demitido, é porque você ganha o que você merece.

    Mas o fato é isso: Funcionário da empresas de TI no Brasil são pessoas experientes, mas medrosas. Basta falar com os sindicatos para você ver como é complicadíssimo fazer um movimento com o pessoal de TI. Tudo porque essa gente estudada tem medo de ser comparada com Metalúrgicos. Que por sinal, ganham mais.


12/03/12, 10:55:25: Jamil - IP : 201.16.250****
    Olha galera... vou colocar alguns fatos que raramente foram mencionados aqui:

    O tempo passou, e como é no mundo da informática, passa muito rápido. Não vamos colocar idéias de 2003 como se fossem aplicáveis hoje.

    Por um lado, muita gente concluiu seu curso superior em informática, e desde então, não estão atualizados com o que o mercado pede hoje. Isso acontece, e muito. Ficou parado, já era. Tem que voltar a estudar e aprender. Por outro lado, o mundo real não é justo. Você pode ser O CARA, estar super atualizado com as últimas tecnologias, e vão te oferecer um salário de 3000 reais. Enquanto um garoto de 23 anos, filho de um amigo do presidente da empresa, faz um MBA, e sem nunca ter trabalhado na vida, vira gerente de projetos ganhando 20.000 por mês.

    Concordo que há injustiça, assim como concordo que tem de tudo: Gente desatualizada que reclama (porque trabalha há mil anos na área), assim como Gente competente e atualizada que ganha mixaria. Aí você ouve do patrão que seu salário de 3.000 por mês está alto, e que talvez ano que vem você consiga um aumento para 3.200. (O que parece uma enorme piada de mau-gosto, quando chega no fim de ano e a empresa diz que teve lucros milionários). (continua)


12/03/12, 09:45:13: Milan - IP : 209.73.13****
    Esta area é complicada mesmo o RH é incompetente ao extremo e os empregadores sugerem formas de contratacao e salrios alem de forma de pagamento abusrdas, e o treinamento que deveria ser dado por eles , quem paga é vc!! Assim nao da!

12/03/12, 06:33:38: Bruno - IP : 200.146.****
    Cursinho de qualificação qualquer um faz hoje em dia e salário minúsculo de TI qualquer coxinha (PJ, CLT-Flex e Cooperado) aceita.

11/03/12, 23:40:21: Ricardo.p n - IP : 201.92.85****
    Tudo o que eu investi em minha carreira, recebi em troca, pois tive foco no que estudar, escuto direto em seções de treinamentos, pessoas desempregadas, que ficam olhando as exigências das vagas que pagam mais, e dizem: preciso tirar esta certificação, preciso estudar esse assunto.No fim das contas elas tem infinitos diplomas de produtos que nunca usaram, e ganham 900 reais formatando máquinas, e xingando a área de TI. concordo que nossa função eh estressante, mas pra quem gosta, basta começar por baixo, e adquirir respeito dentro de onde vc trabalha, se vc for realmente bom, e seu chefe não te der valor, o mercado dará Hj meu salário eh exatamente 10x maior do.que era 10 anos atras

11/03/12, 23:36:32: Claudio Silva claudioantonio@bol.com.br - IP : 189.34.17****
    Pessoal,boa noite! Percebemos hoje no mercado a busca por recursos humanos de baixo custo, porém com grande experiência e boa formação na área de TI. Vivemos tempos ruins em todos os seguimentos econômicos, não obstante o nosso esforço em buscar maiores e melhores conhecimentos, somos forçados aceitar muitas vezes propostas e condições de trabalho não condizentes com o trabalho que temos para acumular títulos e certificações... Claro, Sabemos onde o calo aperta, em sem grana não dá para viver . Não é novidade para ninguém que as melhores remunerações estão nas funções de gestão que em geral não exigem certificações continuas além daquelas que conhecemos COBIT , ITIL , COSO entre outras, Você já teve noticia de uma empresa que tenha mudado seu framework de gestão depois de ter um modelo implantado? Claro que não, Por outro lado na produção , muda-se de tecnologia o tempo todo MVC2, MVC3, DCOM, COM++ e mais um montão de coisas. Se você deseja obter maiores ganhos salariais primeiro você deve avaliar a mudança de orientação saindo da produção e ir para a gestão , deve-se considerar também que esta mudança não ocorrerá do dia para a noite e que não será indolor.

11/03/12, 22:46:58: Fabio - IP : 189.47.246****
    Resposta para o Fábio Luba:

    não adianta vir no forum papagaiar as idéias daquele professorzinho Silvio Meira. Ele fala qualquer coisa, mas esquece que sempre foi funcionário público e o salariozinho dele era garantido. Essa bobagem de software mercadoria e inovação não passa disso: bobagem. A verdade é que a área não tem futuro a longo prazo, as consultorias canibalizaram o mercado e tudo isso virou um salve-se quem puder.


11/03/12, 20:58:35: Anderson - IP : 186.220.19****
    Realmente, as profissões e os profissionais da área de TI estão diminuídos, a área está desmoralizada, e muitas vezes somos confundidos com os nerds de 15 ou as crianças de 5 que teimam em mexer com tudo e às vezes por tentativa e erro conseguem achar alguma solução. Houve o tempo que treinamento em TI era coisa séria, hoje a maioria dos instrutores são Kamikazes que vão lá dar o treinamento mesmo sempre preparo SE COLAR COLOU . Muitas empresas contratam sem a expectativa de encontrar um profissional para dar uma solução técnica, muitas vezes o contratante tem interesse em apenas arrumar um bode expiatório, ou até mesmo ganhar mais tempo no projeto (veja as exigências absurdas para algumas vagas). Diante disso, está impossível dar credibilidade para a área, pois: sem instrutores decentes, sem contratantes sérios, e ainda mais com a barreira comercial das consultorias, a tendência é em breve apenas gente sem ter o quê fazer vai se enveredar pela área de TI.

11/03/12, 09:58:58: John carter - IP : 69.31.101****
    Fabio Luba

    Discordo de Vc ter um CREA, OAB, CRF, CRP etc.. É muito mais vantajoso que um cursinho de TI, estes orgaos tem protecao de lei. Em ocp vc gasta o curso paga a prova e se passar vai disputar com um estagiaria de 800 reais por mes!Regra da consultoria é assim!


10/03/12, 22:51:19: Wesley - IP : 189.110.86****
    Educação é um investimento. A gente tem que investir agora em cursos de qualificação pra depois colher os frutos com um bom salário.

10/03/12, 20:21:29: Silva e Silva - IP : 189.110.101****
    realmente viramos operarios de uma grande industria que se e necessario estudar para ser slave.

    profissao perdeu prestigio....


10/03/12, 10:52:52: Fabio Luba luba@pop.com.br - IP : 189.78.****
    Pessoal,

    Varia o tema aqui, mas sempre o pessoal vem com esse argumento, se tivesse um CREA tudo seria diferente !! Esse não é o problema. O problema é que o brasileiro desenvolve software como se fosse comodity.

    Commodity significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias, exemplo gado.

    a maior parte do software sendo escrito no planeta, hoje, é irrelevante, como as dezenas de milhares só?... de “folhas de pagamento” sendo contínua e concorrentemente desenvolvidas e em evolução no brasil só pra falar daqui . este software “commodity” e completamente desnecessário em seu estado atual tende e pode a ser desenvolvido por competências muito abaixo do que um graduado em computação tem ou deveria ter.

    na verdade, tal tipo de software -de especificações triviais- pode ser escrito por técnicos, que seriam remunerados como tal como não há por incompetência do setor educacional técnicos em software, isso é feito por graduados que recebem a remuneração de… técnicos.

    se a pessoa é mesmo formada em ciência da computação, engenharia da computação ou engenharia de software ou em especialidades como game design e outras não é o caso que esteja ganhando uma miséria, muito pelo contrário. a demanda é alta e os salários idem, e mundialmente.

    agora, se só se tem o “diploma” de computação e só se sabe “programar sistemas triviais”… prepare-se: você é commodity e será tratado e remunerado como tal.

    O que temos como desenvolvedores é brigar pela inovação, ter idéias inovadoras.


9/03/12, 23:49:13: Marcus Vínicius - IP : 200.222.185****
    Quem trabalha com tecnologia enfrenta atualmente uma avalanche de exigências, o indivíduo por pouco não tem de passar pela NASA. Agora, salário, treinamento e apoio para quem quer e gosta de trabalhar com TI, aí entra o outro lado da moeda. Ser Sushiman não é mal negócio (longe de menosprezar toda e qualquer profissão honesta), ao menos as exigências devem ser menores. Sds. Marcus

9/03/12, 23:16:19: Silva e Silva - IP : 189.79.7****
    acabou de passar no Globo Reporter garçon de resturante japones ganhando por mês 2.500,00 heheeheheheh e esta treinando para preparar sushi e isso o salario irá dobrar quer dizer 5.000,00 por mês.

    nada contra e muito menos menosprezando a profissão....

    mas enquanto isso em TI como a maioria disse a realidade é outra...


9/03/12, 09:11:44: Marmil - IP : 69.22.179****
    O meu chara ai disse tudo, escolha algo que te agrade na area e escolha projetos certos, percebi tambem que muitas pessoas, inclusive eu, estamos numa area que nao gostamos, que nao faz parte de nossa natureza, na epoca nao existia a engenharia da computacao, pois o que gosto mesmo é automaçao residencial e industrial, neste proximo semestre se tudo der certo eu entro numa faculdade mais tecnica voltada a engenharia, mas veja é minha referencia. Conversando com um engenheiro da computacao eu descobri isso, nunca me esqueço das palavras dele. Computacao e uma coisa TI e uma sub area da computacao. Outra coisa importante é nao correr atras de projetos dos outros, fazer seu proprio projeto, montar seu plano de negocios, tem muita gente ganha grana assim!

9/03/12, 07:38:44: Marcelo - IP : 189.27.185****
    O investimento na formação em TI, tem que ser feito com foco e planejamento, não adianta atirar para todos os lados, fazer os cursos e as certificações da moda.

    Descubra o que você gosta de fazer, se na área de TI não tiver nada que te agrade, mude pois a área é exigente e não dá para ganhar dinheiro sem gostar muito de tecnologia.

    Existe uma tendência no mercado que procurar um profissional que saiba programar, fazer análise, cuidar da rede, ser o DBA e etc. Não dá para ser bom em tudo isso, quem aceita este tipo de proposta geralmente acaba caindo em projetos ruins.

    As empresas, as consultorias e mesmo a imprensa, fazem pressão para que o profissional se qualifique cada vêz mais, isto é necessário, mas existe um certo exagero e muito oportunismo de quem ganha dinheiro justamente oferecendo os cursos ou quer contratar funcionários com muito conhecimento por um salário muito baixo..

    Planeje sua carreira, escolha os projetos que vão te trazer não apenas ganhos financeiros, mas também conhecimento, contatos, experiência, o jogo é de longo prazo. Não procure um projeto qualquer hoje para garantir o almoço de amanhã ….


8/03/12, 20:34:09: Foca - IP : 189.100.88****
    Os cursos não são caros. É nós que ganhamos pouco mesmo.

    Um curso de certificação por R$1300 não é um valor alto considerando o que dá para comprar no Brasil com isso (Quase nada). O problema é que para alguém que tá iniciando R$1300 é um mês de salário e esse não seria o problema, o problema é que depois desse curso a pessoa pode esperar um aumento salarial de R$0.

    Entre Janeiro do ano passado e Janeiro desse ano eu fiz o equivalente a R$20.000 em cursos, pagos pela empresa por necessidades da mesma, todos esses cursos me renderam um aumento salarial de R$0, só recebi aumento quando pedi para sair e isso porque a empresa demorou seis meses para preencher a vaga quando o outro analista do mesmo nível que eu saiu. Após ter feito esses cursos o mercado me oferece o mesmo valor que me oferecia antes de eu ter feito. Ou seja se eu ficar na empresa que eu to eu ganho cursos de graça que na realidade não mudam nada na minha vida se eu ficar ou tentar sair de lá.

    Um exemplo que ocorreu aqui foi uma empresa que me mandou uma vaga oferecendo X, não aceitei, meses depois eu tinha realizado um curso de XenServer/XenApp/Hyper-V. Essa empresa me ofereceu X+R$500. Parece bom, se não fosse o fato do cursos terem custado US$7000. Se eu tivesse pago do meu bolso com o aumento salarial que eu teria recebido trocando de emprego eu só levaria 24 meses para reaver o dinheiro que gastei.

    Então qual é o motivo que eu tenho para me atualizar? Se fazendo isso na empresa que eu estou não tenho incentivo e o mercado também não valoriza.


8/03/12, 18:14:39: Luis - IP : 189.18.113****
    Neto, é só a mais pura verdade o que você falou!

    As empresas pedem que você conheça tudo e mais um pouco, certificações e ainda te oferecem essas propostas furadas.


8/03/12, 17:00:28: neto - IP : 200.136.52****
    Atenção para o SCRIPT de negociação com as Consultorias:

    INSIRA SEU VALOR (QUALQUER VALOR): X Y X

    CONSULTORIA RESPONDE: Obrigada pelo contato, mas o valor está mais baixo que a sua pretensão atual.

    INSIRA SEU VALOR (QUALQUER VALOR QUE VLR ANTERIOR): X Y

    CONSULTORIA RESPONDE: Seu valor ainda está acima do vlr do budget.

    INSIRA SEU VALOR (QUALQUER VALOR QUE VLR ANTERIOR): x (minusculo)

    CONSULTORIA RESPONDE: Vc tem Certificações Profissionais? Experiência de 10 Anos, fala 10 línguas, pula de paraquedas? saber pilotar helicoptero? Conhece de MAINFRAME? Conhece de CISCO? Conhece de ORACLE? Conhece de SYBASE? Conhece de SQL SERVER? Conhece de programação e alinhamento de Satélite?

    Se sim o Vlr oferecido para essa oportunidade é de R$930,00 CLT Flex / Partipação com NF. Descontamos apenas o plano de saúde e o seguro de vida.

    Se você não acredita (óbvio tirando umas brincadeirinhas) veja na primeira página dos anúncios uma vaga para Analista de Testes Pleno em Barueri.

    neto


8/03/12, 14:19:43: Royce Royce@anonymous.com.br - IP : 177.62.214****
    Um caso real: o custo da qualificação em TI não está sendo pago. As empresas simplesmente aceitam ter problemas em troca de redução de custo. Eu já vi muitas empresas com problemas estruturais , redes que travam, softwares que não funcionam direito. O dinheiro tá ficando com a consultoria. Vamos pressionar o congresso aprovar a lei da nossa regulamentação. Mas meu filho vai ser oficial militar.

8/03/12, 11:03:24: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
    Rodrigo ! Acredito que tua comparação não seja devida, visto que para o profissional de telemarketing não é exigido curso superior e nem maiores qualificações, por isto usá-la de comparação com o profissional da área de TI, seja inadequada.

8/03/12, 10:53:10: ed_wilson cinfocrp@gmail.com - IP : 189.38.23****
    Senhores, o TI infelizmente está prostituído. Vide aliciadores (AKA: consultorias) que buscam desesperadamente por cobaias que tenham 1001 qualificações/certificações/pedigrees para fazer o que querem e infelizmente elas acabam achando. Trabalho a 8-9 anos com TI, gerenciamento de servidores, implantação de novas tecnologias, até desenvolvo algumas apps para otimizar rotinas internas e semanalmente tenho reuniões internacionais em inglês para projetos/mudanças etc. Futuro: estou saindo de TI, fim do ano me formo em Engenharia, ainda bem que tive essa visão há 4 anos atrás.

8/03/12, 09:42:57: Rodrigo - IP : 187.58.13****
    Pô gente sei que o mercado não esta dos melhores, mas olhando a situação de um ponto positivo, Telemarketing existe e já trabalhei, existe coisa pior sim!

    Concorco com os argumentos acredito que toda esta galera faz as coisas aconcetecerem sim, mas a pior tortura que já tive na vida foi trabalhar de telemarketing e ganhava 500,00 por mês, por estas e outras um salario de 2000,00 se seg a sex na minha humilde opinião esta ótimo, claro que não a realidade de muitos por aqui, mas este comentário é só uma opinião pessoal.

    E outra PMP esta ai voce que esta cansado de ganhar pouco com com seu CCNAzinho e MCSE testiking, por que não começa a correr a atrás para ganhar salarios melhores, depende de cada um também, imagina como é bom chamar o CCIE de recurso!


8/03/12, 09:28:13: neto - IP : 200.136.52****
    Uma coisa que me chama a atenção em algumas empresas que presto serviços, existem scripts com linhas e linhas de código que o pessoal simplesmente executa, sem ao menos ler os comments. Essa meninada que está saindo das Faculdades de tecnologia sequer tem CURIOSIDADE em saber para que serve aquele comando, aquela variável. Sequer tem CURIOSIDADE em aprimorar o trabalho. Não é questão de TALENTO ou GENIALIDADE, mas sim gostar do quê faz, tem muito gente em TI que sequer curte o trabalho, sequer curte a profissão, e daí já viu.

8/03/12, 08:34:17: Gustavo - IP : 159.182.8****
    O jeito é virar bombeiro ganhar 3500 por mes e trabalhar na praia...

8/03/12, 01:43:45: Olecram - IP : 209.73.137****
    Realmente ta todo mundo de saco cheio, tem ate pseudo ameaça no ar dizendo que irao contratar Indianos caso nao haja profissional de TI no Brasil, alias ate parece né, temos uma pessima gerencia de negocios, alocar um indiano no cliente é o fim da picada kkkkkkk. Fico ate imaginando a situacao!!Imagine vir com esta historia de clt flex para o indiano, ou descobrir que um pedreiro ganha o mesmo ou mais que ele! KKKKKKKKK

7/03/12, 22:38:15: anderson - IP : 189.62.196****
    Eu participo do apinfo desde 1998 e conseguí a minha primeira colocação em TI por aquí. E sinceramente, fiquei constrangido ao ler que para ser um bom PROFISSIONAL DE TI, vc precisa de MARKETING, REDE SOCIAL, VISÃO DE NEGÓCIO, e PIOR aí vem os indianos. kkkk.. (Onde está mesmo aquela BIG EMPRESA INDIANA QUE VEIO PARA O BRASIL SE DIZENDO A TAL???). Certamente as coisas mudaram. Não se fala mais em ISO, RFC, IEEE, STANDARDs. Os profissionais que encontro por aí são meros apertadores de teclas e confundem MSN, FACEBOOK, LINKDIN, com carreira e relevância profissional. Fico consternado ao verificar que se dá muito mais valor à NETWORK do quê ao conhecimento técnico, como se indicações por si só criassem soluções, ou gestionassem projetos.

    Paguei o meu primeiro treinamento numa empresa que era das maiores de tecnologia do Brasil, hoje virou faculdade, e me lembro bem do meu primeiro MCP, até chegar no MCSE+I, hoje sequer existe essa certificação. Acho que nem serve mais prá nada (rs rs rs). É bom mesmo qdo vejo falarem para esquecer os tempos antigos, isso só reflete que não existe interesse em obter o real conhecimento, saber os padrões, os defaults. Ou seja, é muito mais fácil CONTROL C, CONTROL V, copiar um script robóticamente, do quê analisar, entender e escrever um código na UNHA.


7/03/12, 22:25:16: Silva e Silva - IP : 187.56.19****
    todos os profissionais de TI tem tudo isso ai que a Patricia disse em seu DNA, mas em relação de importância é descartado.

    digo mais e que venha os profissionais da India.

    vamos deixar ter o apagão de TI.....

    queremos salários dignos.....

    ando sem palavras para descrever nossa situação.....

    infelizmente estudei o que sempre amei, como em alguns casamentos por amor não deu certo.....

    força para todos nós....


7/03/12, 22:14:46: anderson - IP : 189.62.196****
    Nobre Anonymous. Congratulo V.sa pelos posts no Fórum anterior. e digo que acredito que sim. O teste do Sofá existe para a área técnica. Mas é preciso antes ter os pré-requisitos básicos: Marketing, rede de relacionamento e ter visão de negócios. Afinal Não adianta ficar reclamando, colocando a culpa no sistema, nas consultorias, no governo, ou tendo saudades dos tempos antigos.

    Quando faltar profissional de TI no Brasil, as empresas vão poder buscar na India, ou em outros paises. Os tempos agora são outros...

    E não posso deixar de citar também: Antigamente todos eram CLT, as empresas bancavam os cursos e as tecnologias demoravam bem mais para se tornarem obsoletas, este tempo não vai voltar.

    O Teste do sofá é preponderante pois: O profissional deve ser autodidata, procurar trabalhar com nichos de mercado ou novas tecnologias. Não adianta conhecer apenas bits e bytes. Marketing, rede de relacionamento e visão de negócio também são fundamentais. Deve saber o quanto custou sua formação e valorizar isto, não aceitando trabalhar por um valor qualquer. Ou seja, a profissional deve se dar o valor merecido e sim, COBRAR CARO POR ISSO...

    Ao participar dos Happy Hours, usar roupas curtas e sensuais e chamar a atenção de todos: O profissional capaz de fazer a diferença continua em falta e sendo bem valorizado pelas empresas. Portanto jamais será demitida da empresa...

    Acredito que conseguí fazer um resumo dos pontos de vista aquí colocados..


7/03/12, 22:04:56: Anonymous - IP : 200.185.23****
    Muitos empregados acreditam que arrumar um emprego é a maneira mais segura de se sustentar.

    Idiotas.

    Condicionamento social é espetacular. É tão bom que pode fazer as pessoas acreditarem exatamente no contrário da verdade.

    Colocar-se em uma posição onde alguém pode acabar com a sua receita falando apenas três palavras (“Você está despedido!”) lhe parece uma situação segura? Ter apenas um meio de receita parece, honestamente, mais seguro do que ter 10?

    A idéia de que um emprego é a maneira mais segura de gerar receita é tola. Não há segurança se você não tem controle, e empregados não tem controle de nada. Se você é um empregado, então o seu real título é jogador profissional.


7/03/12, 21:59:41: anderson - IP : 189.62.196****
    Marketing, rede de relacionamento e tem visão de negócios.

    Conheço uma profissão que é a cara da Paty e que são necessários apenas essas três Skills . Não é necessário treinamento ou experiência. A propósito, quanto menor a experiência da profissional melhor. Não são necessárias certificações, porém é imprescindível agradar o cliente (a qualquer custo). Senão correrá o risco do cliente não mais contratar os serviços da prestadora. O Valor/hora dependendo da prestadora pode ir de R$100,00 a até R$250,00 . Ela só precisa Participar de Alguns Happy Hours, Almoços Executivos, Jantares Extravagantes, Finais de semana em sítios para Workshops . Vantagens: pode-se receber o valor dos honorários antecipadamente. Não existem consultorias ou intermediários. A profissional pode dormir no emprego. Geralmente tem transporte oferecido pelo cliente. Não precisa falar línguas além do português, sequer precisa falar português, às vezes sequer precisa falar.

    Calma Gente, a Oportunidade é para Relações Públicas ou Organizadora de Eventos. Vocês são bem maldosos. kkkkkk


7/03/12, 21:48:00: Joker - IP : 69.31.50****
    Gostaria de esclarecer algo mais importante ainda sobre o custo e salarios, vcs sabiam que para se ter uma emrepsa de VOIP é necessario ter um engenheiro eletrico ou de telecom, que para ter uma emrepsa de automaçao residencial tambem precisa de um engenheiro tudo isso para assinatura tecnica? que para projetar um exadata que inclui software e hardware poe exemplo VC PRECISA DE UM ENGENHEIRO tudo isso porque o Brasil exige o CREA, vc acha que ser OCP, MCP, DB2 certify é importante? haja visto que qualquer um no brasil pode mexer nesta ferramenta, basta apenas saber ler ingles ou tirar a duvida no translator. Tudo isso é para vc s saberem que area de TI por si só nada vale a nao ser concurso publico

7/03/12, 21:37:33: Luis luisgarcia173@gmail.com - IP : 189.18.113****
    Não sei se hoje vale a pena investir tanto em certificações(diferenciais para algumas vagas/empresas), só para colocar uma linha a mais no curriculo, até porque a maioria delas estão defasadas.

    Virou essa bagunça toda porque tem muito estagiário aceitando trabalhar de graça em troca de experiência, que é uma vergonha diga-se de passagem.


7/03/12, 21:31:20: Rogério - IP : 200.207.10****
    Verdade, o melhor é fazer igual a ela e sair da área técnica

7/03/12, 21:05:44: Joke - IP : 69.31.50****
    Bom a menina vive a realidade dela, possivelmente ela deve ser da areas de marketing ou gerencia de projetos, sinceramente eu nao sei, porem certo esta ela de nao entrar na area tecnica, gastar 5, 10, 20 mil reais em cursos oficiais para ganhar 2500 reais clt 3000 clt cotas ou 5000 PJ, para um projeto de tempo INdeterminado de 3 meses hj em dia o ideal e estudar por conta propria, e tentar montar sua empresa seja na area de TI ou outra qualquer, eu mesmo estou pensando em algo fora da area, porque nao da para concorrer e minha etica nao permite terceirizar um profissional e fazer lucro a base de exploracao! Aos novos que estao lendo este comentario, sinceramente repessem sua condicao, seu tempo, dinheiro e estudo. Ter um CREA, OAB, CRM, CRF é muito mais valido que ser um mcp!

7/03/12, 19:32:24: Arnaldo - IP : 189.5.28****
    Não faz assim pessoal, a Patricinha e o o Pessoal de Marketing, Rede de Relacionamento e Visão de Negócio estão criando muitas metodologias para a gente...

    Olha algumas:

    Consultorias, PJ, CLT Cotas, CLT FLEX, Cooperativas, Banco de Horas, etc, etc...

    O Pessoal do Bits e Bytes so Ficam fazendo as COISAS FUNCIONAREM da Nisso.


7/03/12, 18:50:11: anderson - IP : 189.62.196****
    Parabéns A Menina do VIRTUA. Ou devia te chamar de Menininha?? kkkk

    No último Parágrafo do seu comentário você fala do profissional que FAZ A DIFERENÇA, eu te digo que eu e a maioria daqui FAZ A DIFERENÇA. Porém a diferença que fazemos só é valorizada durante a duração do projeto. Qdo você diz Marketing, rede de Relacionamento e Visão de Negócios eu te retruco: E QUEM VAI TOMAR CONTA DO LUJINHA??? Pois é, fazer oba-oba e desfilar nos Happy Hours é fácil, quero ver subir um servidor com Disco Danificado em uma rede de missão crítica às 3:15 da manhã com dois diretores (um espanhol e outro Inglês) em conferência te perguntando (na língua de cada país de origem) se em 15 minutos já está pronto o serviço. Disso pelo visto você não entende nada. Faz assim, fica no seu HH, na sua conversa de COFFE BREAK, que é onde me parece ser o seu lugar, e deixa aquí os Profissionais de verdade falarem sobre ESSA PROFISSÃO que graças a pontos de vista tacanhos como o seu está deixando de ser séria.

    Eu investí 20% da minha vida na área de TI e estou realmente decepcionado. Já percebí em 2001 o meu maior salário (42 Salários Mínimos) e Hoje tá osso ganhar o menor (8 Salários Mínimos).

    Já estou com minha despedida pronta, vou investir naquilo que ninguém deixa de fazer (COMER) estou me aprimorando em Culinária, e isso já está me rendendo bons resultados.


7/03/12, 18:44:33: Rogério - IP : 200.207.10****
    Não adianta conhecer apenas bits e bytes. Marketing, rede de relacionamento e visão de negócio também são fundamentais

    É isso ae, vamos então retirar todos os que entendem de bits e bytes do mercado e deixar apenas os que conhecem Marketing, rede de relacionamento e tem visão de negócios pra ver como as coisas funcionarão...


7/03/12, 15:58:24: Arnaldo - IP : 189.5.28****
    Falou então, Patricia... rs

7/03/12, 15:55:17: Patricia - IP : 201.21.236****
    Não adianta ficar reclamando, colocando a culpa no sistema, nas consultorias, no governo, ou tendo saudades dos tempos antigos.

    Quando faltar profissional de TI no Brasil, as empresas vão poder buscar na India, ou em outros paises. Os tempos agora são outros...

    Antigamente todos eram CLT, as empresas bancavam os cursos e as tecnologias demoravam bem mais para se tornarem obsoletas, este tempo não vai voltar.

    O importante é entender como as coisas funcionam hoje e tirar proveito disto.

    O profissional deve ser auto didata, procurar trabalhar com nichos de mercado ou novas tecnologias. Não adianta conhecer apenas bits e bytes. Marketing, rede de relacionamento e visão de negócio também são fundamentais. Deve saber o quanto custou sua formação e valorizar isto, não aceitando trabalhar por um valor qualquer.

    O profissional capaz de fazer a diferença continua em falta e sendo bem valorizado pelas empresas.


7/03/12, 15:08:18: Marcilio marcmira@gmail.com - IP : 189.110.195****
    De que adianta gastar 10, 20 mil reais pra se atualizar com cursos e certificações, ou mais de 100 mil num diploma pra ganhar salário de fome, passar raiva e nem sempre poder fazer milagre, correndo o risco de ser demitido pra colocar 3 estagiários que juntos ganham menos do que você e assumem um inferno particular pra tomar conta...rs?

    Eu torço pra essa bolha estourar e ter o apagão de TI, que confiabilidade uma empresa passa pro seu cliente se não mantem um time entrosado e completo por nem um ano? Rigidez nos processos, exigências dos clientes ou geralmente um lugar horroroso pra trabalhar?

    Se unam, se valorizem, diga não a vaga tosca............


7/03/12, 14:21:50: Washington - IP : 187.103.152****
    Analisando os comentários de todos chegamos em um ponto no qual a mídia divulga sempre a seguinte matéria FALTA MÃO DE OBRA QUALIFICADA NO MERCADO DE TI sinceramente também acho que falta, porem a realidade é que falta acontece porque alem da demanda de tecnologia ser rápida demais os salários oferecidos são literalmente ridículo, como mencionei no meu primeiro post como pode uma profissional investir uma fortuna em cursos e etc, para receber proposta de salario baixo,nos profissionais devemos primeiro nos valorizar e não aceitar qualquer coisa e outra cobrar mais de nossas empresas condições melhores em todos os sentidos... Só nos profissionais podemos reverter esta situação criada por alguns especuladores de mercado de trabalho e mídia..

7/03/12, 11:50:59: Eu - IP : 201.92.107****
    É um absurdo tudo isso.

    Ao contrário de uma pessoa ex: trabalha na area de fiscal de uma empresa só concluiu a faculdade e ganha em torno de 3.300,00 clt + beneficios como junior ainda.

    Não estou dizendo que o profissional de TI precisa ganhar mais que as outras áreas, apenas que o salário seja compativel com o cargo de forma correta, não a bagunça que está hoje.

    Estou cada dia mais decepcionado com a área de TI, principalmente a área de Suporte e Infraestrutura.

    Só gastamos dinheiro em estudo, linguas, certificações e retorno é = a 0.


7/03/12, 11:28:40: Marc - IP : 209.73.13****
    Mais complicado ainda isto aqui que saiu no uol:

    http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2012/03/07/empregado-contratado-por-clt-flex-paga-menos-imposto-renda-mas-perde-em-fgts.jhtm

    ...a CLT Flex não consta em lei alguma.

    Caso o empregado decida entrar com processo contra a empresa, poderá requerer que seja considerado como salário o valor da remuneração mais os benefícios que recebe , conclui o especialista.

    Aos poucos a verdade vem a tona!E estas consultorias picaretas que enchem o bolso de maneira ilegal, se darao mal! NAO VALE A PENA INVESTIR NA CARREIRA COM OS VALORES QUE ESTES CURSOS COBRAM ISTO É UMA SACANAGEM QUE INVENTARAM, CUSTO BENEFICIO MUITO IRREGULAR, CONSULTORIAS NAO PAGAM OS CURSOS E EXIGEM EXPERIENCIA EM PRODUTO DE 1 ANO DE CRIACAO

    ASSIM NAO DA!


7/03/12, 11:24:16: Marc - IP : 209.73.13****
    complicado

7/03/12, 10:57:28: Zenalim - IP : 189.102.35****
    Vou dizer por mim, nao vale a pena investir em cursos pois os mesmos alem de caros geram retorno muito devagar do valor gasto, alem do que, ate vc ter a experiencia requerida seu curso ja perdeu a validade, continuar estudando sempre nao é pagar por cursos caros, eu recebi um email por exemplo de uma certificacoa de seguranca que antes nem existia, ate chegar laeste curso ja era pois a certificacao da moda sera outra. Enfim eu nao invisto, faço meu auto estudo pois é o maximo que meu dinheiro pode pagar, atualente com 49 anos é muito dificil arrumar um trabalho, os valores pedidos entao estao baixissimos alem da forma de contratacao picareta que existe no mercado que NENHUMA MIDIA DIVULGA! Alem do que se fizesse engenharia so meu curso de engenheiro ja seria um plus para meu desenvolvimento profissional, alem do fato de que com CREA na mao tenho mais poder real coisa que como MCSA, OCP, ITIL e outras letrinhas so me dao na moda do momento. tendo oportunidade volto e faço engenharia ou direito ou psicologia ou tecnico em optica pq curso desses na mao é muito mais importante para o pais que as exigencias absurdas da moda do mercado!

7/03/12, 10:47:37: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
    TI é uma área que ficou extremamente complexa pela variedade de áreas que tem e além disto, geralmente exige-se muitos conhecimentos complementares no exercício desta, tais como os sistemas industriais, administrativos, qualidade, etc. Ainda, muitas vezes os recrutadores pedem profissionais com inúmeras qualificações, ignorando que existem áreas específicas, colocando tudo na vala comum de TI. Enfim, acho que não vale mais a pena investir na área de TI, além dos salários que não condizem, falta de regulamentação, estresse constante, gasto excessivo (e caro) em certificações, tem-se formas de contratações absurdas tais como CLT Flex, Cooperativa, Terceiro, etc e isto tudo sem falar nas consultorias, que realmente colaboraram para esta derrocada da área. Vejo muitas áreas, que exigem bem menos (até com curso médio), que remuneram melhor que a área de TI.

7/03/12, 10:46:19: Consultor - IP : 187.67.213****
    Investir no conhecimento não significa sair fazendo cursos e tirando certificações. O profissional de TI precisa aprender a ser auto-didata até porque os treinamentos sempre chegam defasados ao mercado. E quem ministra esses treinamentos na maior parte são profissional de TI com pouquissima experiencia, até porque pagam pouco para ele dar o treinamento. Eu vejo dois futuros para minha carreira: Ter minha própria empresa de terceirização e ir para o outro lado o da exploração dos profissionais) ou avançar mais no aprendizado da lingua inglesa para chegar ao ponto de ser um otimo professor e/ou tradutor.

6/03/12, 21:01:53: Silva e Silva - IP : 189.68.240****
    Parabens ao Anonymous!!

    voce disse tudo que eu queria!!

    o nosso grande problema é que nós somos ensidanos a estudar para poder trabalhar em uma boa empresa.... E não como os americanos, europeu e até asiaticos que são educados a emprender e ser nosso chefe.

    .........


6/03/12, 20:43:19: Anonymous anonymous@anonymous - IP : 189.38.227****
    Seria ótimo se todos pudessem apertar o botão e partir para seu próprio negócio, não é? O único problema destes pensamentos maravilhosos é que a realidade é nua e crua,ou seja, se todos fossem para o mesmo lado não existiria mão de obra, se não existir mão de obra nada se faz, se nada se faz logo isto tudo se transforma em sonho somente. Maravilha seria voltar ao tempo em que não existia o maldito dinheiro, a troca de produtos cultivados e produzidos seria muito mais digno do “ser humano”,aí sim teriamos um conceito de alto sustentação. O mundo pendeu para um rumo insano e obscuro em que os pensamentos entram em conflito a cada segundo e a areia que tens em suas mãos começa a escorregar por entre os dedos sem ter como impedir seu derrame. O verdadeiro valor é adquirido com uma só frase que ninguém tem coragem de dizer. Eu não trabalho pra você por migalhas, meus serviços custam x! As empresas todas querem saber de enriquecer as nossas custas e sabe o que nós fazemos? ACEITAMOS TRABALHAR POR MIGALHAS QUE NEM PAGAM NOSSOS CUSTOS. Isto faz desencadear todas as desgraças que hoje vocês assistem diáriamente na teve. (fulano matou,outro assaltou,aquele se matou,este pirou,em fim). Se você recebece por mês uma quantia que cobre suas despesas e te sobra algum para realizar seus sonhos, teria algum problema em trabalhar para alguém? Claro que não, veja os depoimentos que os noroegueses podem te dar, ninguém quer ser proprietário de nada por lá e sabe por que? porque se ganha muito bem trabalhando em qualquer cargo, desde faxineiro até diretor e tem muitos benefícios e regalias. O Brasil é o maior País em riquezas do mundo, duvida disto? sei que você duvida, porque a maior parte da população trabalha por R$500,00 mês.

6/03/12, 20:39:16: Silva e Silva - IP : 189.68.240****
    Caros amigos !!

    a situacao esta realmente tensa, gastei uma puta grana morando fora me aperfeicoei no idioma Inglês , terminei minha graduação estou sempre buscando conhecimento e tal..quando voltei para o Brasil o pessoal me oferecia vaga de 1.500,00 para trabalhar como analista bilingue..

    nao sei mais o que pensar desta area que em muitos casos sempre tem que se reportar para uma pessoa que nao tem nada a ver com TI.

    resumindo: sair antes do barco afundar.


6/03/12, 20:24:54: Geovanni - IP : 189.18.151****
    Minha opinião é, estudar hoje é loteria, você investe muito dinheiro apostando na sorte. Se tiver sorte, ganha. Não acredito mais que quem se esforça nos estudos consegue uma boa recompensa. Ultimamente estudo simplesmente por aprender, não espero mais nada. Investi em faculdade, certificação, cursinhos, palestras, workshops entre outras coisas, por mais de dez anos e hoje, com tudo isso, tenho o mesmo tipo de trabalho e remuneração que tinha há seis anos atrás. Isso ocorre no Vale do Paraíba todo, espero que apenas aqui. O preço dos cursos aqui é o mesmo que na Capital Paulista, mas os salários são de desanimar qualquer um.

6/03/12, 20:23:55: Danilo - IP : 200.19.4****
    Concordo com o amigo Renato do primeio comentário:

    No fundo, o que ocorrerá será uma Bolha e logo em seguida o temido Apagão dos profissionais de TI


6/03/12, 17:06:53: Marcos - IP : 200.18.89****
    Fazer os cursos compensa, mas o retorno tem que ser rápido, não adianta fazer uma certificação e esperar 4 anos para amortizar o investimento...

    Muita gente não consegue administrar bem a parte financeira e quando o calo aperta acaba pegando qualquer coisa que aparece, isto desvaloriza todos os profissionais.

    Um dos segredos é controlar as despesas e ter uma reserva, para poder escolher a melhor alternativa de trabalho.


6/03/12, 17:06:33: Roberto - IP : 189.46.25****
    Antes dos anos 90, e portanto das consultorias, éramos funcionmários CLT do atual CLIENTE. Os cursos eram poucos e as empresas os ofertavam, inclusive em horário de expediente. Aprendíamos e ficávamos usando os conhecimentos na própria empresa. Esta nos atualizava. Ganhávamos bem e não éramos onerados. Era bom.

    Hoje ..... Ah! ah!


6/03/12, 15:16:18: Rafael - IP : 189.47.69****
    Acho que não compensa fazer cursos. O custo desses cursos da Green, ou da KA Solution por exemplo é caríssimo. O conhecimento em TI infelizmente se esvai rapidamente, por não ser uma profissão com alto valor agregado a longo prazo. Veja como exemplo: alguém que investiu anos aprendendo SSAS, certamente deve estar decepcionado. Hoje a tendência é o self-service BI. E não adianta dizer o óbvio que é fundamental continuar estudando, etc. O problema é um pouco mais complexo. Para aqueles que saibam inglês vai um link muito bom, principalmente a primeira parte: natureza temporária do conhecimento http://www.halfsigma.com/2007/03/why_a_career_in.html

6/03/12, 14:52:33: Washington - IP : 187.103.152****
    Realmente não é fácil seguir fazer uma carreira decolar o custo é bem alto quando se pensa em colocar na ponto do lápis faculdade, pós-graduação, inglês, certificações, cursos de especializações, etc.... e tal você vera que este custo é altíssimo, mais ate ai tudo bem, isso é o minimo que qualquer profissional de qualquer área possa fazer por sua carreira caso queira ser reconhecido no mercado profissional, mais ai chega o ponto critico, o custo de investimento não é alto quando se é reconhecido, mais quando não é , este custos deixam de ser prioridade na vida do profissional, muitos fazem investimentos pesados que somados você teria uma ótima conta poupança, mais quando esse profissional vai para o mercado de trabalho recebe salários tão baixos que se for para recuperar este valor levaria muitos e muitos anos, muitas empresas infelizmente contribui para esta realidade ruim oferecendo salários baixos e querendo superprofissionais isto deixa qualquer profissional sem rumo, as empresas precisam reconhecer os seus profissionais em todos os sentidos e assim como todos os profissionais precisam se dar ao valor, para que assim todos possam andar em uma mesma direção, a do sucesso... tanto para o profissional quanto para empresa, precisa-se de uma mudança na duas vias de fato...

6/03/12, 10:56:40: Renato - IP : 189.18.239****
    Cursar uma faculdade, tirar certificações e ter inglês fluente geram custos consideraveis.

    Quando o profissional ainda não tem experiência, tudo bem trabalhar por um salário menor, mas depois de certo tempo tem que haver uma compensação pelo investimento que foi feito.

    Com o excesso de profissionais na área de TI, os salários estão baixos e este retorno acaba não ocorrendo. Isto não é exclusivo de TI, ocorre também em outras áreas, em TI é mais crítico pois o conhecimento se perde muito rapidamente.



Anteriores:

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?