APinfo - Forum


Fórum : É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

Sugerido por : Décio, Murilo, Francisco, Rodney

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores



19/06/12, 11:23:52: Sergio Virginio sergiologos6@gamil.com - IP : 200.222.1****
    Não podemos ficar esperando as esmpresas pagarem cursos, tenho 51 anos e trabalhei 25 em hotelaria, larguei td para trabalhar com informática. Entrei no mercado com 47 anos como estagiário, verdade q quase a mulher foi embora, mas era o que procurava para um futuro melhor. Fiz vários cursos, pois só a faculdade não lhe coloca no mercado. Um bom profissional não depende fica preso a idade. Se quiser se aposentar na área deve se reciclar sim.

18/06/12, 01:47:11: Marcelo marcelo-mig@uol.com.br - IP : 189.110.170****
    Experiência, principalmente em TI, é fundamental. Profissionais com grande vivência deveriam ser os mais procurados Não existe restrição alguma em relação a idade para as atividades relacionadas a TI.

18/06/12, 01:31:59: juca - IP : 187.37.101****
    Outra coisa importante é a ilusao do alto salario! no caso os pagamentos sem um minimo de seguranca possivel, pois os encargos PJ nao sao repassados integralmente para nos!! Se o cliente nao quiser mais por causa da idade ja era!

17/06/12, 19:39:39: Viviane visaraiva@gmail.com - IP : 189.100.180****
    Olha, pode ser que a idade influencie sim, porém estou com 31 anos e mais na ativa do que nunca, estou sempre me atualizando e recebo muitas propostas toda semana. Acho que isso é pra quem não se atualiza.

17/06/12, 19:30:52: Viviane visaraiva@gmail.com - IP : 189.100.180****
    Olha, pode ser que a idade influencie sim, porém estou com 31 anos e mais na ativa do que nunca, estou sempre me atualizando e recebo muitas propostas toda semana. Acho que isso é pra quem não se atualiza.

17/06/12, 18:17:52: Neimar - IP : 187.106.1****
    Logico que não, TI e igual ao futebol, passou de uma certa idade não tem mais valor. A única diferença e que no futebol o que o atleta ganha em um mês o profissional de TI não vai ganhar a vida inteira.

17/06/12, 16:06:27: Milana - IP : 187.37.251****
    Bom digo e afirmo veemente, daqui uns 5 anos, existira o verdadiero apagao de mao de obra!! Os velhos sairao e os novos sairao da area pela forma estressante, pela subcontratacao e forma de trabalho com o cliente!

    culpa das consultorias


16/06/12, 17:47:39: JACavalcanti joauca@yahoo.com.br - IP : 201.53.219****
    Concordo com muitas opiniões dos colegas deste forum. Porém gostaria de externar a minha. A idade é um impecilio desde que o profissional não se atualize e fique antenado no mercado. Tenho mais de 20 anos de experiencia e 56 anos de idade. Estou sempre me atualizando e mesmo assim o mercado sempre exige mais. Acredito que podemos sim envelhecer trabalhando na área de TI, porém devemos encontrar o nosso nicho conforme vamos envelhecendo. Eu por exemplo estou me didicando a áreas de gestão. Sou Analista de Sistemas de formação. Acabei de fazer um MBA Gestão de Projetos e pretendo tirar Certificação PMI. Passei por varias em TI. Programação, Desenvolvimento, Suporte, etc...Pretendo a partir de agora trabalhar como Gerente de Projetos, talves até os 70 anos. Aliás é impressindivel inglês e Espanhol. Aqui nos países latinos tem muito mercado para profissionais de TI, principalmente na área de gestão de projetos, com idade acima dos 50 anos. Vamos a luta meus amigos idosos como eu. Temos muita lenha pra queimar.

16/06/12, 13:07:32: Marcel - IP : 189.121.41****
    Antonio, acorda para a vida! os salarios estao baixos sim , em sua maiora e a idade é um fator determinante sim! Sair da area pois se contar com a ajuda das consultorias para te contratar , , passa-se fome!!Ou vc quer que o cara espere uma vaga cair do ceu?? Se liga!

16/06/12, 13:07:10: Alberto Roberto - IP : 200.171.150****
    E claro que sim, caros amigos! Meu caso é um exemplo, pois estou com 83 nos e continuo programando e fazendo projetos aos quilos.


16/06/12, 12:36:54: Anderson - IP : 186.220.19****
    Apenas a título de curiosidade e precaução: Uma empresa de consultoria me ligou hoje de um número privado me perguntando quais os projetos e empresas que eu me envolví nos 4 últimos anos: DETALHES - Perguntas do Tipo: Qual o nome da Empresa, Qual o nome do Gerente de TI e Telefone, Qual o seu Chefe imediato e telefone, qual o seu salário neste projeto, quais ferramentas específicas SHAREPOINT , migrações e etc... Pelo que pude perceber na realidade a mulher queria levantar LEADs em cima de mim. O fato de eu ser experiente me deixou mais ranzinza também, e bastante perspicaz a esse assédios sem propósito.

    Anderson


15/06/12, 18:54:51: Lady - IP : 189.120.77****
    Acredito que é possível sim, inclusive um amigo me contou que foi a um treinamento nos EUA de uma tecnologia super atual e ficou impressionado com a quantidade de pessoas mais velhas que encontrou lá. Disse ele que a maioria do pessoal era bem mais velho (leia-se acima de uns 40 anos). Acho que é uma questão de se manter atualizado no mercado, algumas empresas de TI vão sim pelo valor/hora do funcionário mas sempre vai ter quem contrate pela qualidade e experiência.

15/06/12, 17:00:57: Ricardo Evandro riliveira@hotmail.com - IP : 187.38.72****
    Este é um tema muito interessante e me chamou a atenção pois já passei dos 30 anos de idade e mesmo tentando uma oportunidade na área de TI, não consigo nem sequer um estágio, na minha opinião o mercado está de uma maneira geral muito competitivo e vivemos no mundo das contratações por perfil traçados pelos psicólogos quê se acham acima do bem e do mal.

15/06/12, 16:51:07: Fernando - IP : 201.63.4****
    Mais se a pessoa quer sair da área por causa de dinheiro/salário eu acho um erro pois a área de TI (em São Paulo) é excelente referente a salário. O duro é a vida que se leva nessa profissão e o preço que se paga pra manter esse salário, precisa gostar muito do que faz.

15/06/12, 16:20:16: Antonio - IP : 189.19.66****
    Marcel,

    E desistir da área e ir para onde?? Vamos excluir aquelas áreas que pagam bem, mas, exigem pelo menos 5 anos de estudo e formação (ex: Medicina e Engenharia). O que sobra? Quais áreas realmente oferecem oportunidades mesmo sem formação Superior? Ou você sugere que o pessoal vá ser faxineiro (utilizei esse exemplo porque já foi citado por outros) ou call center?? Na área Administrativa, por exemplo, é comum a pessoa ganhar R$ 3000,00 somente após 3 a 5 anos de experiência... E em muitas áreas de TI isso é salário de Junior ou Recem formado... De novo, acredito, sim, na área de TI!


15/06/12, 16:16:35: Antonio - IP : 189.19.66****
    Gente... Talvez desconsiderando algumas áreas (ex: Medicina e Professores), em qualquer outra existe a tendência de substituir alguém mais velho (leia-se: mais caro ) por mais jovens (ou seja, mais barato ). Não pensem que TI é a única. Poucas oferecem oportunidades de trabalho quando TI (veja se o Engenheiro não está morrendo de medo de ser demitido devido ao desaquecimento da indústria e economia em geral, mas TI continua quente ) e, claro, como temos que estar preparados e qualificados para podermos escolher as opções (posso apresentar dezenas e dezenas de casos de profissionais CLT e PJ que literalmente escolhem aquilo que dá mais prazer). Em poucos anos, para cada pessoa formada, existirão duas oportunidades de mercado... Sabendo separar o joio do trigo, como dizer que TI não é uma boa área e porque não acreditar que é uma boa área para envelhecer???

15/06/12, 12:12:56: Delegado - IP : 200.185.245****
    O Ministério Público do Trabalho está preparado para receber a sua denúncia.

    https://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/servicos/denuncia/


14/06/12, 19:42:21: Milana - IP : 189.121.24****
    Nao é possivel nao e os fatos falam por si!!

14/06/12, 18:26:39: Durval Bonani Dbonani@gmail.com - IP : 187.27.235****
    É possível sim! Mais que possível, trabalhar sempre, é uma benção e uma oportunidade, infelizmente, cada vez mais rara. É possivel envelhecer produzindo e repartindo o grande conhecimento que somente o tempo pode agregar. Aliás, tanto deejamos aprender, estudar e crescer. Porque jogar abaixo tudo, justamente quando é hora de consumir estes valores acumulados?

14/06/12, 17:23:33: Marcel - IP : 189.125.226****
    antonio, nao é bem assim, se alguem propor alguma coisa, simplesmente outro alguem quebra a corrente!, ninguem ate agora denuncia ao MPT contrataçoes ilegais!! O jeito mesmo e cair fora da area!

14/06/12, 17:17:16: Antonio - IP : 189.19.66****
    Caros amigos,

    É impressionante o quanto utilizamos os fóruns e murais de TI para desabafar nossas mágoas e chorar as pitangas . Poderíamos utilizar o mesmo para propor mudanças e debates, mas, acaba sendo um consultório público de lamentações...


14/06/12, 09:45:32: Marcel - IP : 189.125.226****
    A proposito eu trabalhei no Banco de um hipermercado frances conhecido no mercado! E o que sofria de assedio nos projetos nao era brincadeira! os mais novos ciram fora e os mais velhos, menos procurados é o que mais ficavam na empresa, talves pela falta de oportunidade! Inclusive foi la que um colega meu veio a falecer, no trabalho um senhor de una 65 anos! Depois dessa noticia em desisti completamente da area de TI!

14/06/12, 00:57:10: juca - IP : 189.102.34****
    Nao, o mercado esta viciado !

13/06/12, 20:45:21: Luis Bressan luis_bressan@carrefour.com - IP : 189.121.23****
    Com certeza, hoje tenho em minha equipe profissionais com 63 anos de idade, portanto sim é possivél.

    Abraço a todos


13/06/12, 19:48:17: Matheus - IP : 189.62.72****
    É difícil, mas não impossível.

    Isto não é uma exclusividade de TI, nas outras áreas, com maior ou menor intensidade também acontece o mesmo.

    A sociedade é preconceituosa, as empresas são preconceituosas, nós também.

    Quem é velho, ou gordo, ou feio, ou fuma, ou etc, terá sempre uma desvantagem implícita, a forma de superar é ter atrativos e diferenciais que sejam bons o suficiente para que a empresa te contrate.

    Ficar fazendo papel de vítima e chorar as pitangas pelos cantos não resolve.


13/06/12, 14:12:25: Norberto nuba_abc@yahoo.com.br - IP : 189.46.190****
    Tenho 44 anos e estou procurando uma nova oportunidade a 8 meses. Trabalho na área de TI a 20 anos e só na última empresa trabalhei 12 anos como responsável pelo departamento de TI, acredito que o mercado se fecha um pouco para quem tem mais de 40 anos, mas pelo que venho acompanhando nestes últimos 15 anos as pessoas mais novas estão falando muitas siglas, é muito enfeite pra pouca utilidade. Para os mais velhos a área de TI é um dos principais setores da empresa, pois é responsável pelas informações estratégicas da empresa e hoje a grande maioria trata a área TI de como apenas um negócio. Acredito que o mercado precise das pessoas mais velhas que se encontram fora da geração Y, assim poderá ensinar os mais novos a tratarem o negócio com mais responsabilidade, não entro no mérito da parte técnica porque todos se equivalem ou qualquer curso ajuda a nos igualar ou pelo menos chegar perto do melhor.

13/06/12, 11:53:36: Marcos - IP : 201.87.45****
    Falam demais e siglas e metodologias da moda. Mas nenhuma dura mais que dois anos. Com excessão de uns pouquissimos que estão na pontinha do filé do mercado, os demais são pessoas normais. Não adianta MBA, nem certificação, nem nada. Tudo isto vai acabar ligeirinho pois só serve para a entrevista e se o novato que te entrevistar não sabe que a versão 1.8 é tão válida quanto a 1.8.01 foi-se para o lixo todo investimento. Falta profissionalismo nas empresas. Claro que os salários não são os mesmos de 20 anos atrás, mas anúncios pedindo multiplas atribuições, com um salário MENOR do que uma diarista são uma verdadeira afronta a dignidade das pessoas. E tem o blá-blá-blá da falta de profissionais em certas áreas quando na verdade, estas empresas estão usando Atravessadorias de mão de obra que cobram 15 da empresa e pagam 10.

    O que mais se vê nos anúncios: * Contrata-se um Deus para trabalhar fazendo todo tipo de milagres * Salário: de estagiário * Requisitos: Ter igreja própria de alcance mundial e ser uma unanimidade…


13/06/12, 11:17:46: Rafa - IP : 187.61.1****
    Tenho 36 anos e não consigo pensar da mesma forma que muitos estão postando aqui. Acredito que existe vida FORA DE CONSULTORIAS. Muitas empresas não apostam nesse papo furado de Deixe sua área de TI conosco e preocupe-se com seu negócio , ou seja, muitas empresas pensam Minha área de TI é o centro de informação do MEU NEGOCIO, quero um funcionário cuindando disso e não um terceiro .

    É partindo do principio exposto acima que estou alavancando minha carreira, não como um terceiro sendo sugado por uma consultoria (pois é só o que elas fazem), mas como funcionario direto do cliente, com clt e todos os beneficios, ja passei pr analista de suporye jr, pleno, infra, e hoje estou como coordenador de infra e tecnologia.

    Outro fator extremamente importante que venho notando (na pratica), é o seguinte...empresas que possuem datacenter interno, aambiente complexo, com várias versões de BD, firewall, etc...bom, essas empresas não querem recem-formados, trainess ou jovens sem experiência como responsáveis deste ambiente. Muitas vezes esses jovens (vejam bem, não são todos), são imaturos, com falta de senso em um dialogo e falta de experiência, e para segurar o B.O. nada melhor que uma pessoa mais velha e qualificada.


12/06/12, 14:15:11: Samuel Lira - IP : 177.32.17****
    È complicado na área de T.I. pois há uma discriminação generalizada, causada principalmente por recrutadores e empresas como já foi dito anteriormente. Hoje se dá prioridade ao baixo custo do profissional e não a experiência. Conheço muitos profissionais gabaritados em T.I. que hoje na faixa de 32 a 42, desiludidos com a profissão estão migrando para o serviço público. Hoje os profissionais de T.I. são muito explorados, muitas vezes trabalhando além do horário de que foram contratados, cronogramas de projetos definidos não pelos analistas mas pelo deparatamento de venda de serviços que prometem coisas, muitas vezes impossíveis de se fazer sem o aumento do quadro. Voltando a falar de discriminação nós vemos vagas sendo anunciadas da seguinte forma: profissionais até 32 anos é o fim, como se a idade limitasse a competencia do profissional. Isso tudo vem muitas vezes de profissionais despreparados que faz recrutamento em T.I, conhecidos pela sigla 5DQ (alusão as únicas perguntas que só sabem fazer: Onde vc se vê daqui a cinco anos, Quais são seus piores defeitos e qual é a sua qualidade. E ainda há o fator sobrevivência, onde algumas vezes presenciando curriculum qualificado por medo de que seu contratado, com melhor formação, assuma o seu posto. É bem complicado. Em um país que não prioriza educação. É até normal as pessoas pensarem assim. E depois disso ainda cobram do profissional fidelidade e comprometimento mas o contrata como PJ com aqueles contratinhos de gaveta que não vale nada, não nenhuma garantia caso o mesmo seja rompido. O PJ sabe que é somente ele e Deus e é claro que vai procurar ganhar mais onde lhe valorizarem mais, pois sabe que já já quando atingir certa idade, ou mesmo se adoecer, será descartado sumariamente da empresa sem direito a nada.

12/06/12, 13:55:13: José Lopes lopesapl@yahoo.com.br - IP : 177.41.222****
    Acredito que sim, mas existe algumas empresas que fazem restrições.

12/06/12, 13:37:39: Diler - IP : 187.115.28****
    Claro que sim desde que o profissional acompanhe a evolução tecnologica e que as empresas deixem de trocar profissional por trainee para poder pagar menos.

12/06/12, 11:16:15: Reynaldo - IP : 189.46.16****
    O problema não é somente em TI, mas em todas as áreas. No geral, se o profissional está acima dos 40 é deixado em enésimo plano.

    Em TI isto é MAIS GRAVE porque as empresas estão se cansando de tanta escovação de bit, blá-blá-blá e pouco resultado entregue, salvo raras exceções. Isso, associado a alta oferta de experts recém-formados, a ganância pelo lucro do contratante e consultorias sangue-sugas, resultam em salários miseráveis. Pra complicar, governo finge não saber sobre o mundo PJ, CLT-FLEX,etc... Uma vergonha.

    Com todo respeito, uma faxineira ganha no mínimo R$100,00/dia em média, e não tem o onus de tirar do bolso para bancar certificações e graduação, nem é exigida 24x7 como muitos casos. Um analista de suporte recem-formado ganha isso e tem qualidade de vida melhor?

    Gostaria que o cenário fosse promissor e inverso, mas aos que duvidam esperem até passar dos 40 e boa sorte.


12/06/12, 10:49:07: angelo angelomd@gmail.com - IP : 187.67.11****
    Bom dia Esta pergunta deveríamos responder sim se vivêssemos em um país sério, em que as empresas de TI respeitassem o profissional , falo deste perfil, em sua maioria com conhecimento em cobol, com mais respeito, não substituindo os mesmos pro garotos recém formados, para pagar um salário baixo e abaterem no IR. Tenho vivido isso constantemente e visto amigos meus na mesma situação. O pior não é que a empresas não nos vejam como velhos, mas o que ocorre hoje é a ganãncia em ganhar muito dos cliente e pagar pouco aos profissionais, de anos de experiência, com grande conhecimentos na área, e sermos ignorados e mal aproveitados.

    Atenciosamente Angelo Maldonado


12/06/12, 00:45:24: incentivador-TI - IP : 201.53.161****
    Vejo muitas reclamações e inúmeros desabafos, mas sinceramente não vejo a fórmula da permanência como das mais inalcançáveis. Se querem alto $$$ e estão dispostos a trabalhar e gostam do que fazem: Cativem seus clientes, procurem clientes estáveis e com boas condições (menos vulneráveis as oscilações de mercado), concordo que é difícil, mas existem clientes assim (acreditem!). Se reciclem sempre, busquem o diferencial, já que nosso mercado é extremamente dinâmico. Tenham mentes jovens quanto a dinamismo, audácia e flexibilidade, mas tenham a firmeza, a paciência e a maturidade que separa os Messi´s dos Neymar´es.... eu sinceramente não temo o mercado e sou absolutamente satisfeito com o que faço em todos os âmbitos (pessoal, profissional e financeiro). A mão de obra ainda é muito fraca e o mercado sempre será dependente de TI e de pessoas-chave. Essas valem o preço que querem (e que merecem)seja com 25, 30, 40, 45, 50, 60 anos. Abraços.

11/06/12, 22:07:42: Roberto - IP : 186.204.****
    Todos iremos envelhecer - nossos corpos sim , mas podemos escolher manter a mente sadia , produtiva e atualizada. São uma séria de fatores o mercado de trabalho - e não só TI- sobre o pós-40 , e na minha visão a partir de agora é a busca de por nós profissionais e por empresas , que valorizem a experiência de muitos anos e até décadas. Estou com 40 e sinto-me no pico de minha produtividade e vontade de aprender e crescer...conversei com uma amigo meu da área e ele me disse você tem muito chão ainda , fique tranquilo ....eu já coloco a idade logo no começo do currículo , assim não perco tempo , dedicação , dinheiro com pseudo-entrevistas de empresas e pessoas que não desejem trabalhar com profissionais acima de 40....se foram verificar nos cadernos de empregos , sites de RH , redes sociais , as (grandes, não só em tamanho e faturamento)empresas estão re-contratando (ex)funcionários acima de cinquenta anos, por razões que....infelizmente foge ao escopo aqui. QUEM FICA PARADO É POSTE. E ATUALIZE-SE. O MUNDO MUDA MUITO em 3-5 anos...

11/06/12, 08:12:52: Alexandre - IP : 187.121.91****
    Na verdade a busca por cada vez mais enxugar a folha de pagamento e a competição leva as empresas a buscar cada vez mais o barato e o barato são jovens que aceitam por exemplo ganhar 1.500,00 por mês pois ainda não precisam fazer compras em super mercados, plano de saúde barato etc... Se fizerem a conta uma passadeira que cobra 80,00 reais por dia ganha mais que um porfissional de TI Dai vem a alta rotatividade, desapego, ninguem veste a camisa e quem perde são todos


11/06/12, 05:41:43: Rodney - IP : 200.146.****
    Não, desde quando dá pra se aposentar com trabalho temporário.

9/06/12, 21:13:05: Sandro - IP : 200.153.164****
    Acredito ser possivel envelhecer e se mater na área de TI. Existem sim varias barreiras a serem quebradas, uma delas é a cultura, (No Brasil um profissional com 40 anos é considerado velho), uma gama de jovens sem maturidade e experiência na área, salario baixo, etc.

9/06/12, 20:04:09: Roger - IP : 201.26.15****
    Não é possivel envelhecer bem em TI, a área esta cada dia pior, salvem-se quem puder. A não ser que você consiga entrar em uma boa empresa ou boa consultora, o que é raro.

    Aos jovens que pensam em seguir a area de TI não recomendo.

    Aqueles que são bons puxas sacos, não fazem questão de ficar sem final de semana, sem vida social, sem vida além do trabalho, conseguem aguentar assedio moral, vá em frente. Eu já e muitos aqui acredito que já passaram desta fase.

    Não sei se um dia vou conseguir largar a area, mas estou tentando.

    Boa sorte a todos.


9/06/12, 19:13:30: Mateus Rezende - IP : 209.141.61****
    Minha opinião é a seguinte, o que vejo no mercado é muita politicagem, muitas pessoas puxando o saco de quem nem uma formação de nível possui, gerentes sem perfil para ser gerente e analista sem perfil para serem analista, quais não sabem nem se comportar na frente de um cliente. Todos nos somos culpados por isso, a nossa área é a única que não possui um conselho, o cara não sabe o que quer da vida ou não deu certo em alguma coisa ele vem para TI, faz um curso de 2 anos e pronto esta no mercado, e o pior, se consideram os melhores espertalhões do mercado. Como um bacharel ou engenheiro vai competir com esse mercado prostituido onde as terceirizações dominam? Baixo salários e baixa qualidade prevalece? Como se manter até os 50 anos nessa área, eu não vejo como.

9/06/12, 17:17:55: Izabel - IP : 201.13.185****
    Já passei dos 48 anos e hoje sou funcionária CLTista de uma multinacional de telecomunicações. Já fui consultora e tive a oportunidade de ser efetivada e a opção de escolher...Creio que há espaço para muitos mas não para todos, independente da idade. Também sou professora, pois sei que a seleção natural é de eu saia do mercado para que alguém ingresse. E estou seguindo esta carreira paralela para poder me manter com dignidade

8/06/12, 20:56:04: GILBERTO MAXI gibamaxi@ig.com.br - IP : 187.10.194****
    Eu me preparei super bem para a àrea, fiz todos os cursos e trabalhei em boas empresas me especializei em gestão, nunca coloquei CV, sempre mudei de emprego por indicação. Quando fiz, 42 nunca mais consegui emprego CLT em TI, hoje sou professor. Disperdiçei essa fase de minha vida.

6/06/12, 20:19:55: Silva - IP : 187.37.9****
    Rodrigo

    Estou com 36 anos, 16 de TI, digo que você disse tudo em pouco palavras. Para quem está acima de 35 anos ou fica desempregado, ou vira consultor e passa a não ter vida viagens, finais de semanas, noite inteiras ou então vira puxa saco para ser gerente.


6/06/12, 20:17:52: Bruno - IP : 200.185.244****
    TI JÁ ERA , SO NÃO VE QUEM NÃO QUER!!

6/06/12, 16:28:27: Rodrigo - IP : 187.83.18****
    Francamente, eu acho que não.

    Já estou há três anos me preparando para mudar de área.

    TI para mim está muito no fim e já estou próximo aos 40.

    Eu já percebo uma certa dificuldade em ganhar o que eu gosto de ganhar sendo Analista/Programador, para continuar na minha faixa salarial terei que ser gerente e isto é algo que eu não tenho o menor tesão em ser.

    Não tenho a flexibilidade para isto e nem muito menos a paciência para ficar fazendo o social , para diretores.

    Por outro lado, nos últimos 3 anos o meu salário subiu aproximadamente 110%.

    Tenho entrado em empresas que tem muita criançada se achando Sênior, recém-saída da faculdade, porque tem 500as certificações mas não tem experiência nenhuma fazendo bobagem em sistema grande e engordando os sistemas com cada frame-work da moda que acham nos GUJ´s da vida.

    No meu caso é mais saturação com o dia a dia da área que um fim de mercado, para o quarentão.


6/06/12, 15:53:32: João P. Ximenes - IP : 189.112.12****
    A idade é um dos fatores determinantes em TI simplesmente porque é mais difícil de enrolar uma pessoa de 40 anos que uma de 20, simples assim. Não é capacidade de concentração e aquelas tonterías que ficam dizendo em alguns artigos de RH e processos de seleção, se fosse assim executivos seriam banidos de suas funções porque, em sua maioria, são pessoas mais experientes e logicamente com mais idade. O que realmente está faltando é deixarmos de querer competir com mercados globais e vivenciar nossa realidade. Voamos com teco-teco mas mostra-se uma nave espacial. Outra coisa, alinhar a TI ao negócio não é simples e nem é feito num piscar de olhos, se a tecnologia que está usando não ajuda simplesmente não é o cara da TI quem vai levar a culpa e sim terá de ver alternativas até onde for possível, já vi muita solução por aí que não ajuda no processo como um todo, cabe ao negócio entender também que até certo ponto é possível chegar dependendo do fabricante, vamos pisar um pouco mais no chão e vivenciar a realidade, ambos lados tem de colaborar.

6/06/12, 14:32:23: Luiz - IP : 200.140.19****
    Boa tarde,

    Na minha opinião de programador: Acho dificil, por dois motivos.

    1) A informatica é um mercado dinamico. Muitas vezes pessoas mais velhas ficam acomodadas, e dessa forma, perde para garotões.

    2) A valorização pessoal é muito maior que outras áreas. Enquanto pessoas normais tem aumento salarial de no máximo 10% ao ano, profissionais de informática podem negociar um aumento salarial de 30%, 40%, 50% ou ate 100% (dependendo da necessidade do mercado) ao sair de uma empresa e entrar em outra. Dessa forma, em muito pouco tempo, você tem um salario muito alto. E por mais que você valha cada centavo, as empresas preferem um profissional mais barato, pois repassam o custo para o cliente. Se um Senior faz algo em 1 hora com qualidade, e o junior faz em 3 sem qualidade, as 2 horas gastas a mais será repassada para o cliente. Inclusive, uma possivel volta da programacao do junior (por ter programado sem qualidade) tambem será repassada para o cliente.

    Porem essas empresas que pensam dessa forma ( melhor 3 juniores baratos, do que 1 senior caro ) estão dando tiro no pé, pois a concorrencia é forte. Enquanto a empresa dela está cheia de programadores meia-boca , o concorrente tem programadores bons.

    Eu me encontro nessa posicao: tenho 12 anos de programação, e um salario bem acima do mercado para a minha linguagem devido a minha produtividade, porém já tive dificuldades de me realocar no mercado devido minha pretensao salarial.

    Abracos Luiz


6/06/12, 10:57:04: Carlos Santos lobielov@yahoo.com.br - IP : 200.199.12****
    Com certeza, eu acho que toda empresa deve ter pessoas mais velhas, pois são com eles que aumentamos o nosso nível de conhecimento e experiências tanto pessoal, qto profissional. Meu chefe por exemplo tem 60 anos e está hiper ativo, já meu pai com a mesma idade e já aposentado, não quer nem saber mais de trabalhar. rsrsrs Mas respeito e aprovo a atitude de ambos.Até porque são profissões totalmente diferentes um do outro.

4/06/12, 14:45:32: Marcus_ - IP : 187.21.251****
    O modelo econômico e sócio politico em que o pais está ligado não inclui Ciência e Tecnologia em seu sistema. Basta saber que vivemos no pais da hipocrisia, corrupção, etc, etc. As áreas onde é possível acompanhar o sistema sempre foram a de direito, medicina, e para apadrinhados em engenharia.

4/06/12, 12:03:26: Sérgio - IP : 201.81.144****
    A idade esta sim sendo levada de forma errada na avaliação de profissionais. A necessidade de contenção de custos e consequentemente a utilização de profissionais recem formados sem esperiencia ou mesmo qualificação se sujeitando a salários menores cria automaticamente grandes barreiras para profissionais mais esperientes.

4/06/12, 10:51:29: Fernando - IP : 201.63.4****
    Desde que não se importe em ficar se atualizando constantemente e ficar pingando de projeto em projeto sem segurança (CLT), sim é possível. Logicamente existem pessoas que tem certa idade e sucesso e estabilidade em TI, mas esses casos são excessões.

4/06/12, 09:22:21: Henrique, F - IP : 189.111.1****
    Com toda certeza.

    Para esta profissao a idade não é um limitador. Pelo contrário, a experiencia e o conhecimeno adquiridos contribuem em muito para o seu enriquecimento profissional. Basta acompanhar o avanço das tecnologias e conservar a mente aberta para novas tecnologias e tratamento de soluções.


4/06/12, 07:56:48: JAR - IP : 189.33.140****
    Pessoal,

    Trabalho com informática faz mais de 20 anos e por causa da minha idade já ouvi muitas barbaridades de gerentes recém saidos da pós graduação, tipo: como voce se sente trabalhanco com a equipe com a metdade da sua idade, ou como posso provar que estou atualizado com as novas tecnologias.

    Muitas consultorias, usam a idade para baixar o seu salario.

    Mas na hora de resolver problemas, quando está tudo parado e o gerente está em perigo, a minha experiencia é de grande valor para a empresa, etc.

    Como a população está envelhencendo, onde as empresas vão achar pessoas novas dispostas a virar noite com salário de fome?


4/06/12, 01:27:19: Renato - IP : 201.87.68****
    A anos 4 anos atrás voce ia em uma seleção as empresas não perguntavam quanto pretende ganha, as poucas que perguntavam era na entrevista para ver se voce estava dentro dos parametros estabelecidos por ela. Isso na é conhecido como política de cargos e salários onde a empresa tem um salario para cada cargo pré-estabelicido. Hoje a politica, pelo menos na área de TI, é menor salário pelo maior requisito.

3/06/12, 22:59:51: João P. Ximenes - IP : 177.111.43****
    Olha, nestes anos todos eu percebo que temos líderes bons mas há uns que não deveriam estar no lugar. É aí que você percebe uma coisa: é tudo muito por escala de idade, experiência... o líder nato você percebe na primeira conversa, sem ser forçado, independente da idade. E é isso que falta nas empresas: o líder ou gestor nato verdadeiramente comprometido e que sabe o que está fazendo e sem falsas promessas. Normalmente ganha o título por tempo de empresa... mas será que o tempo de empresa vale. O cara pode ser um puxa saco de mão cheia e não ter sequer postura para ser, eu concordo com o post da moça abaixo: vale mais bajulação que resultado. Se elogio recheasse a carteira até que eu teria uma graninha boa viu. Mas como não é assim, a política é quer o bom pague o bom, quer o ótimo pague o ótimo. O mercado é assim, é apenas seguir a maré, como tem que ser.

3/06/12, 02:04:41: Milana - IP : 189.102.32****
    Querem saber a resposta? simples olhem no linkedin... Eu mesmo fiz uma pesquisa de alguns que conhecia e para resumir: Muitos que nao deram certo cairam fora da area, montaram seu negocio, fora da area, comercio uma micro empresa etc. Outros poucos insistentes consequiram alguma coisa, viraram gerentes de projeto e por milagre estao em uma companhia fora da area de TI. Alguns ainda tentam sobreviver montando uma consultoria para fazer aquilo que faziam com eles mesmos, alocar, Mas tem que ver se vai dar certo, pq este mundo de consultoria , de puxacao de saco de cliente é complicado (DOENTE NAO?) sinceramente acho lastimante, mas faz parte, sei que muitos aui vao dizer que a area esta linda e maravilhosa, mas pesquisem no linkedin, vao tirar as mesmas conclusoes.

2/06/12, 23:34:11: João P. Ximenes - IP : 186.254.230****
    Estou com o Renato, recentemente fiquei em negociação com uma empresa para ser terceiro em uma multinacional. Me senti um nada na remuneração que iriam pagar para falar 2 idiomas e ainda queriam reduzir o valor na minha carteira. Achei um absurdo o vai-e-vem de e-mails sempre com alternativas para contornar o baixo salário em carteira, parecendo um leilão, isso é o cúmulo! Me sinto totalmente desrespeitado com o que estão praticando, te pagam mal e ainda não permitem que você esteja desatualizado, todo mundo sabe aqui quanto custa um treinamento para uma certificação, fora tempo para conseguir isso. Sinceramente, não recomendaria a ninguém mais novo investir tempo e dinheiro para entrar em TI: não é regulamentado, não tem o mínimo de senso pedindo que 1 profissional faça 20 coisas ao mesmo tempo. Esse pessoal acha que se não está pegando na enxada não se faz esforço, que não tem família, não precisa fazer as coisas da vida... enfim, paga-se mal para que você seja um ciborgue ? O apagão que estão dizendo que tem aí é provocado pelos próprios empregadores.

2/06/12, 16:17:53: Leo - IP : 189.4.15****
    Em 15 anos que atuo na área de TI, percebo uma mudança geral, tanto em salário, quanto em formas de contratação e na desorganização generalizada as quais as empresas estão acometidas. Sobre o salário, infelizmente chega um momento em que o profissional técnico acaba sendo obrigado a partir para um cargo de nível gerencial, mas aí serão mais investimentos, e uns 5 anos para se alcançar o salário desejado. Até lá, com o custo alto de vida que temos hoje, o salário tão desejado já não mais valerá a pena. As empresas não contemplam apoio do governo, que taxa o imposto em 27,5% para se contratar um profissional como CLT, a um salário compatível com seu conhecimento, custando caro às empresas. Porém, as próprias exigem uma gama de conhecimentos para se pagar um salário que é incompatível, sem contar que o nível de exigência acaba por fazer a própria empresa pagar por isso, não encontrando o profissional adequado à vaga. Por fim, falta a regulamentação da profissão, pois pelo alto nível de exigência, um profissional é analista programador, arquiteto de sistemas, analista de processos, DBA, integrador de soluções... Outro dia, participei de um processo onde tinha de conhecer ASP.Net, C#, VB.Net, Linq to Sql, Linq to Entity, WCF, WPF, DDD, TDD, MVC, Sql Server, Oracle, para ganhar um salário líquido de R$ 6.200,00 (contratação como CLT Cotas/Flex/Auto Gestão....). Um exemplo prático de como falta regulamentação de nossa profissão, é só compara-la com as demais profissões com registro em classe onde se há especializações. Infelizmente, a área de TI nos representa uma grande insegurança por conta dessas questões. Acredito que ninguém quer abrir mão de se trabalhar com TI, mas que são necessárias mudanças para prover melhorias a nós profissionais, isso sim não há como negar.

2/06/12, 13:53:44: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
    Realmente, tem-se visto muitas reportagens da mídia falando sobre o apagão de TI (o que me irrita), falta de mão obra e pior, falando de média de salários extremamente altos praticados no mercado. Na minha opinião, a mídia deveria fazer um levantamento muito amplo, deixando a superficialidade de lado e ouvir diversas fontes para então divulgar resultados (pesquisas), evitando assim que as pessoas sejam induzidas ao erro ao optarem por um curso de TI e não sabem dos problemas inerentes à area, tais como : falta de regulamentação, terceirizações, salários baixos em relação às exigências, restrições quanto à idade, atualização constante e cara, stress constante, muitas horas extras, etc. Creio realmente, que deveria haver mais informação e menos desinformação.

2/06/12, 00:37:47: Milana - IP : 189.102.38****
    Renato falta profissional qualificado($$$$$) no mercado!

1/06/12, 14:42:14: Renato - IP : 187.93.67****
    Estou participando de um processo selectivo para trabalhar como analista de sistema de uma multinacional, não citarei nomes mas é a segundo maior empresa do ramo que atua. Após passar por uma primeira fase da seleção, foi para uma conversa com o gerente da área e realmente tirei conclusões decepcionantes.

    Primeiro me informou que a empresa não permite que o funcionário faça outras trabalhos em paralelo, dedicação exclusiva a empresa. Depois para piorar perguntou se eu negocio um salário abaixo de R$ 5000,00 que é já acho baixo e para fechar com chaver de ouro me contrataria como analista pleno, mas detalhe tenho 12 anos de TI, formado em Eng. da Computação e pós graduado em Eng. de sofware pelo ITA e no mínimo aceito um cargo de analista sênior.

    Resumindo, chegue a conclusão que as empresas acham que o profissional de TI virou uma puta no mercado. Fazem leilão de vaga e contrata o que for mais barato e não o que for competente.

    Depois disso resolvi... vou estudar para trabalhar com gestão de projetos pois como o gerente mesmo me disse técnicos tem de monte para contratar, então vou tentar algo gerencial.

    Se vai dar para viver de TI eu não sei, mas o mercado está muito ruim para se trabalhar e ainda tem que ouvir pessoas dizendo que tem um apagão na área de TI.


1/06/12, 08:59:43: Flavio Antunes flanjur@hotmail.com - IP : 177.50.19****
    Em breve terei 65 anos, tenho trabalhado em processamento de dados desde o tempo dos cartões perfurados, trabalhei no Brasil e no exterior. Trabalhei com máquinas de contabilidade IBM, operador e computador de grande porte, participei de downsizing, administrei banco de dados, atualmente tenho trabalhado com analise de processo, preparando-me para uma certificação em BPM e outra em Analise de negócios. Creio que tenho condições de trabalhar usando a somatória do meu conhecimento e creio que tenho muito o que ensinar e condições de criar valor para as empresas.

31/05/12, 21:06:06: Consultor - IP : 186.205.160****
    Engraçado como é a vida, tenho 47 anos sendo 20 como DBA em diversos banco de dados. Depois dos 40 anos passei a atuar como consultor porque ninguem dá oportunidade para um DBA Senior custa caro para as consultorias. Como consultor faço, praticamente, as mesmas tarefas de um DBA Senior e ainda encapsulo as funções de arquiteto de dados (que precisa conhecer hardware, storage, virtualização alem dos 3 bancos de dados que dominio e tenho certificação em todos os 3). Meu futuro? Estou me planejando para virar gerente de projetos e alcançar um PMP. Aos 50 anos pretendo abrir minha própria consultoria formalmente falando (com sala, secretaria, funcionarios, etc...). Se vou conseguir? Pretendo. Mas o mundo dá voltas. NO passado um programador Cobol ganhava muito pouco hoje achar um programador ABAP para ser CLT é como procurar uma mosca branca na Avenida Paulista. Respondendo a questão: Vale a pena investir em uma carreira na area de TI desde que saiba ser flexivel, inteligente e antenado com o mercado.

31/05/12, 20:50:06: Oliveira rh@oliveiraconsult.com.br - IP : 189.33.16****
    Envelhecer numa profissão que descarta e marginalizam profissionais com 25 anos como velhos, e que sobrecarrega qualquer profissional mais experiente com 26 até 40 para coordenarem profissionais recém-chegados á carreira mesmo que estes não tenham qualquer experiência. Que entendem que profissionais são apenas RECURSOS e que devem primordialmente serem PJ ou A RIGOR TERCEIRIZADOS. Que não tem sequer registro de trabalho, que sequer tem previsão para aposentadoria...

    Como envelhecer neste PIOR DOS MUNDOS??? Quem tem após dos 40 anos emprego fixo, consultoria cativa, pé de meia neste mercado pode-se consideram exceção.. O quê mais transparece por aquí é o senso comum de quê estamos entregues à especulação profissional, logo, não temos como EVOLUIR nessa carreira...

    Uma pena... Mas ACABOU, THE DREAM IS OVER... A BOLHA FUROU...


31/05/12, 16:47:14: J C Santoni jc.santoni@itelefonica.com.br - IP : 177.81.74****
    Tenho 42 anos de experiencia, vi tudo em mainframe, tento trabalhar na área, Gestores, Gerentes de Projetos/Vendas e tampouco os Recrutadores, não sabem que o principal entregável é o programa(código) e que planilhas e desenhinhos não abendam(portanto são sempre válidos), esquecem que TI é a ponta do iceberg no mundo e o código é a ponta do iceberg da TI.

31/05/12, 16:36:48: fernando - IP : 170.66.1****
    o fato de ser terceirizado nos torna diferentes, senhore(a)s? para envelhecer e continuar em TI, terceirizado nao conta?

31/05/12, 15:30:21: Mike - IP : 201.13.15****
    Achei muito bacana ver a opinião de todos aqui. Alguns comentários até engraçados, porém todos refletem a realidade. Se formos analisar e pesar, podemos entrar em desespero ! HAHAH Pois empresa dizer que com 22 anos já está meio velhinho para ingressar na programação ... risos.

31/05/12, 11:56:34: Rodney - IP : 177.80.119****
    Se fosse possível envelhecer na área, hoje não teríamos muitos terceirizados.

31/05/12, 10:55:18: Marcelo - IP : 189.125.226****
    Nessa area acontece duas coisas, depois dos 35 anos, ou o cara vira dono de consultoria ou fica louco e morre!

31/05/12, 09:46:34: Alberto Roberto - IP : 201.13.5****
    Caro Colegas,

    Entendo que o fórum é um meio de se debater um assunto especifico e não um muro de lamentações ou um mural de para divulgar sucessos profissionais, como nossos colegas tem apresentado sempre no mesmo.

    Como sou também da area de T.I. há 37 anos, tenho saudades da era de ouro da Informatica quando não existia Terceirização e sendo todos profissionais CLT, geralmente existia um plano diretor de Informatica e um plano de carreira para os profissionais e não essa zona que existe hoje!

    De qualque forma, ainda acho a nossa area atraente e bastante abrangente, mas o duro mesmo é engulir até hoje a terceirização que mais contribuiu para o relaxamento de muitos profissionais da area.

    Bôa sorte a todos

    Alberto Roberto


31/05/12, 07:41:38: Aldria aldria@terra.com.br - IP : 200.98.216****
    Claro que sim, só não ficar parado no tempo como toda profissão tem que se recilcar semple.

30/05/12, 20:21:21: João P. Ximenes - IP : 177.111.****
    Você vê também as vezes gestores de TI que nem na área técnica atuaram. Para mim isso é esquisito, o cara não tem base técnica, só olhar números e colocar em planilhas e relatórios para mim não quer dizer nada. Está certo que o técnico é quem vai cuidar dos pormenores e detalhes da tecnologia para que ela funcione, mas ora ora ser gestor é mais que isso, ele quem aprova a parte técnica e de negócio, ele deve ter o conhecimento das duas áreas ao meu ver. Sem experiência técnica, perdão mas alguns não vão gostar do que eu vou falar: é um planilheiro de mão cheia. Gestores e vendedores técnicos tem respeito do funcionário e também do mercado.

30/05/12, 13:57:42: Flavio Souza - IP : 189.62.127****
    A idade pode trazer muitas vantagens como por exemplo : Maior facilidade para desenvolver relacionamentos, trabalhar em equipe, trabalhar sob pressão, maior responsabilidade, visão mais abrangente e menos tecnica e etc.

    Estas habilidades, adquiridas e moldadas ao longo dos anos, quando acompanhadas de conhecimento e atualização tecnologias, dão ao profissional de mais idade um grande diferencial.


30/05/12, 00:28:46: José Gomes - IP : 189.100.101****
    Nenhum especialista bom vira gestor de nada. A maioria dos gestores que eu conheço não foram bons técnicos e só orientaram suas carreiras aos cursos de gestão desde o início e não dominam as áreas que gerem, pois não tiveram tempo (pularam a etapa), interesse ou nem sequer capacidade para tal. A real é que o mercado é dominado por Juniores e Plenos mesmo para que as empresas possam ganhar dinheiro e para segurar o mito que o gestor (preenchendo planilha e fluxogramas) tem que ganha mais que um subordinado (que se mata estudando e realizando atividades terríveis). Enfim, quem ficar estudando muito e se especializando vai ter uma velhice terrível tentando trabalhar na área.

29/05/12, 17:34:46: João P. Ximenes - IP : 186.255.18****
    Alguns podem não achar que meu comentário tenha a ver, eu fui mais além e foquei no principal problema que percebo nestes quase 10 anos. Quando não é velho é jovem demais, quando não é jovem demais é velho. Mas deixemos isso de lado, como um companheiro aqui mesmo disse existem fases da vida e que interferem sem dúvida em sua profissão, também existe algo chamado aptidão e atualização, buscar sempre inovar de modo que acrescente algo no mercado, na empresa, no seu setor, na sua família, etc... penso que inovar é a palavra da vez, mas sempre o fizemos e continuarmos a fazer. Ficar martelando no mesmo lugar igual naquele filme do Charle Chaplin é que não pode acontecer.

29/05/12, 17:18:03: João P. Ximenes - IP : 186.255.18****
    Acho que os dois lados tem de ter o bom senso em negociar. Você que estudou e gosta do trabalho não deve se sujeitar a ofertas abaixo do praticado, você dono de empresa não pode fazer o profissional valendo o mínimo pelo máximo, você corre um risco muito grande, é um tiro no pé.Infelizmente algumas pessoas e empresas pagam pelos que não praticam as atividades de empregador e empregado com a devida ética e boa práticas de mercados vencedores.

29/05/12, 13:13:06: Cleyson cleysonnet@yahoo.com.br - IP : 186.220.22****
    Acho muito improvável. Nossa área de TI já esta corrompida faz muito tempo, não temos um conselho nacional, estamos geralmente subordinado a outras áreas dentro das empresas como prestadores de serviço, hoje não controlamos mais a informação e seus fluxos, logo não temos mais o controle de nossa profissão muito menos de nossas carreiras, hoje quando conheço alguém que diz que vai estudar informática eu recomendo outra profissão, qualquer uma dentro das áreas de engenharia e matemática. TI é praticamente uma área em extinção onde o custo benefício para se formar um bom profissional e alto demais para o retorno recebido, sem falar que os salários estão em queda livre há pelo menos 5 anos. Realmente apensar de ser um profissional de TI penso em abrir um comercio de alguma coisa para não depender somente da minha profissão por questão de sobrevivência mesmo.

29/05/12, 11:18:54: JUAN - IP : 177.80.23****
    Sim é, mas temos que avisar os recrutadores que: não façam esse tipo de descriminação, pois eles também se tiverem sorte irão chegar onde nós chegamos e estamos. 58 anos de vida, 30 de mainframe, vários clientes atendidos, outros tantos gestores mais jovens sem experiência, 12 anos tentando unir e aprender com Plataforma Mainframe e Distribuida , e digo tentando porque os mais novos pensam que os mais velinhos não conseguem trabalhar com as 2 plataformas, fora as metodologias que nos impõe. E se isso tudo não bastasse, podemos dizer que somos comprados por valores insignificantes, e vendidos como GÊNIOS ou informágicos. Abs.

29/05/12, 11:01:29: Bebeto - IP : 187.26.1****
    Nossa, realmente as opiniões aqui expressadas são bem desanimadoras. Tenho 38 anos e trabalho como consultor Senior - não posso reclamar, tenho um salário decente e razoável qualidade de vida. Mas já fui ultrapassado pela Geração Y. Para depois dos 40, acredito que as seguintes funções sejam compatíveis: - Arquiteto de Sistemas / Informações / Java / .NET / Etc... - Consultores Seniors (ou vcs acham que moleques causam boa impressão nessa hora?) - DBAs (na parte técnica, uma das únicas que dá pé) - Gerente de Projeto - Coordenação - Desenvolvedor (só de linguagens jurássicas que não atraem a geração Y) - Profissional SAP (em qualquer um dos infinitos módulos)

    Mais alguma sugestão? Também estou me planejando para daqui a 2 anos.


29/05/12, 08:00:16: Anom - IP : 201.19.19****
    Como essa pergunta é muito vaga, talvez de propósito para gerar polêmica e discussão, afinal o que se entende por envelhecer ? Todo dia envelhecemos um pouco, estamos todos envelhecendo na TI.

    Seria então trabalhar até aposentadoria ? Afinal porque a maior área de negócio do mundo, que é a de TI, não iria te aposentar e outras muito menores sim ?

    Ou seria ainda uma discussão sobre função e idade ? certas funções tem limite de idade e outras tem idade e/ou experiência mínima ?


29/05/12, 04:48:52: Mariele marinetea@hotmail.com - IP : 189.12.22****
    Claro que é possivel. Apenas, as pessoas mais envelhecidas, perdem a rapidez para assimilar novas linguagens, novos treinamentos das novas tecnologias... A fila anda e flui mais rapido para quem tem disposição e boa vontade para acompanhar...

29/05/12, 00:18:40: João - IP : 201.1.4****
    Não deveria pesar a idade mas pesa sim, já fui em entrevista que me disseram que eu com 22 anos estava velho para ingressar na área de desenvolvimento. Usaram o termo meio velhinho. Enfim acho que não tem nada haver , assim como não concordo com monte de coisa no mercado. Principalmente essa idéia de gerente não precisar entender de programação.(Sem noção)

28/05/12, 11:41:07: Renato rxg2002@gmail.com - IP : 177.32.20****
    Pessoal bom dia, Tenho 46 anos, já trabalhei em todas as áreas de TI, desde programador até gerente de TI, passando por consultor técnico e funcional. Para mim, como inclusive aconselho pessoas que trabalham comigo, programar é para jovens e não para pessoas com mais de 30 35 anos. Vai minha pergunta, por que não evoluíram com o passar do tempo? Pessoas com mais idade não tem pique para programar, virar noite, fim de semana. Vamos deixar isto para os jovens como já fomos. Agora para nós gerências de clientes, projetos e ai por diante. Eu quando contrato programador prefiro jovem, pois rendem mais. Quando preciso de analistas ou líder de equipes técnicas, não contrato jovens. Para mim é muito claro. Desculpem a sinceridade, pois li muitos comentários e não concordo com muitas, motivo pelo qual escrevi.

26/05/12, 17:29:25: Ronnie - IP : 187.37.22****
    Na minha opinião quanto mais tempo se tem na área maiores são seus conhecimentos, afinal, o profissional teve a chance de acompanhar a evolução da tecnologia. Sabendo o que melhorou e o que ainda deve melhorar!

26/05/12, 15:40:40: André - IP : 177.18.223****
    Cabe a cada um conquistar o seu espaço, independente com qual idade esteja. Tenho amigos como mais de 40 anos de idades (alguns com mais de 50), que estão firmes no mercado de TI.

26/05/12, 13:55:48: ABCDE - IP : 189.102.25****
    Eu tambem conheço pessoas que trabalham fora do pais com mais idade, trabalham muito e ganham tambem!! Alias falar é muito pouco deixem me mostrar assim fica mais facil e menos Hipocrita: https://jobs.efinancialcareers.co.uk/job-4000000001025735.htm/keywordAll=C++/ anuncio: Senior Experienced SAP, SQL, Quants, Oracle, JAVA, C++ - Very Urgent Remuneration £150,00 - £250,00 Ve se eles querem novinho la?

    O que vcs devem entender e que a area aqui no Brasil nao é desenvolvimento de aplicaçoes ou pesquisa e sim prestacao de serviços a um clinte, que muitas vezes nao querem um velho ou velha, um barrigudo uma feia e por ai vai, satisfazer o cliente e o maximo nesta area. Salvo casos raros em que a empresa precisa de um bambam em alguma area que nao acha em lugar algum, ai dependendo eles ate efetivam para nao ficar na mao!! ACORDA


26/05/12, 12:24:46: Alberto Roberto - IP : 200.171.150****
    Que sorte que vivemos num pais livre e democratico, no qual cada um trabalha e sofre como quer! Conheço muitos PJ felizes e satisfeitos com seu ganhos! Conheço muitos profissionais que sairam do pais e menos de um ano depois voltaram para nosso querido Brazil Varonil , pois em outros paises a Informatica não é nenhum paraiso! Mas recomendo para adquirir experiência tanto profissional como pessoal, os profissionais trabalharem pelo menos um ano fora do Brasil!

    Um abç para todos.


26/05/12, 10:56:09: Milana - IP : 189.102.25****
    Nossa que mentalidade mais baixa a de vcs , sem um minimo de discernimento, um fala que temos que ter jovens notaveis, no pais!! Notaveis para que? para ser PJ de consultoria? E geralmente quem é bom cai fora do pais, porque o salrio aqui é ruim, agora quanto a idade, poxa a maioria dos que passaram dos 35 ja sofre preconceito, o outro ai abaixo vem falando de profissional com 71 anos, eu vi a cv dele, é um analista de processos, atividade que mais ganha mal no mercado, ahh faça me o favor!! A area no brasil é preconcetuosa e nao adianta vir com politicamente correto, tenham os pés no chao, chagara uma hora que o mercado apertara para a maioira, esta maioira sao, neste caso, os mais velhos!

    abraços


26/05/12, 10:16:14: Joaquim - IP : 177.81.50****
    Estava procurando curriculos aqui no site e encontrei um cara com 71 anos e que ainda esta ativo na área.

    Eu pessoalmente estou com 56 e continuo firme e forte, quem gosta da área, tem vocação e capacidade, supera as dificuldades e aprende a utilizar a idade e a experiência a seu favor.

    Toda a força a velharada !!!


26/05/12, 08:12:46: Alberto Roberto - IP : 187.75.100****
    Esqueci de informar aos colegas minha idade : 64 aninhos, com 38 anos de experiência em T.I. , e especificamente em mainframe (Cobol,Cics,DB2)!!! Trabalho sempre como PJ. Aproveitando este foram ai tem ai alguma dica pra um projeto de uns 6 meses para mim??

    Um abç.

    Alberto Roberto.


26/05/12, 08:06:42: Alberto Roberto - IP : 187.75.100****
    Sim. Trabalhei em varios lugares onde até encontrei profissionais fossilizados , alguns que já trabalharam com dr. Hollerit no inicio do seculo passado!

    Bôa sorte para os idosos trabalhadores em T.I.

    Alberto Roberto.


25/05/12, 20:26:02: Cristiano - IP : 201.42.1****
    Sim, claro! Não só para TI, mas para qualquer outra área, não só em ciências, mas depende muito da pessoa (óbvio). Em países desenvolvidos, os times de TI e diversos outros times das empresas trabalham bem acima dos 60, enquanto isso os jovens estudam mais e mais, e/ou criam novidades (facebook, google, etc). Aqui no Brasil, precisamos de jovens estudando mais, é muito dificil existir gênios notáveis, por isso com mais estudo e mais preparo poderão fazer coisas excepcionais. Mas para isso quem já começou tem que continuar e não ser substituído por jovens mais baratos sedentos por trabalho e ainda na faculdade. Precisamos mudar esta mentalidade !!!

25/05/12, 20:23:35: luiz fernando fernando_duarte_77@hotmail.com - IP : 170.66.1****
    para refletirmos, como escreveu o poeta: . Voce eh idoso quando seu calendario tem amanhas voce eh velho quando ele soh tem ontens. . Todos conhecemos pessoas jovens fantasticas aos 70, 80, 90 anos! Ao passo que todos tambem conhecemos gente antiquada aos 20, 30, 40, 50... . eh possivel, SIM, envelhecer e trabalhar em TI, nao se deixando robotizar, sendo humilde ao aprender e ao ensinar, lembrando que boa vontade e aprendizado constante, fazendo tudo acontecer, evitando retrabalho, etc..., valem mais que alguns diplomas por ai.

25/05/12, 18:38:14: Márcio Tadeu - IP : 189.19.17****
    Com certeza varia de acordo com a identificação ou a afinidade que a pessoa tem com a profissão que escolheu (Se é que verdadeiramente escolheu). Gostar de estudar e sempre estudar, acostumar-se a estar na ponta de aicebergs como 40, 50 colaboradores aguardando o link de acesso ser restabelecido em uma sexta-feira depois das 16:20 e só aí descobrir que desconfiguraram a redundância de links que você havia deixado funcionando.

25/05/12, 15:35:24: Desabafo - IP : 177.81.246****
    Tenho 52 anos de idade, já deixei a área de TI há uns 10 anos atráz,mas me lembro com saudades da época em que o profissional que trabalhava em Processamento de Dados era considerado um profissional respeitado, orgulhoso de conhecer os processos da empresa em que trabalhava e sempre propondo melhorias,desenvolvendo ,testando, acompanhando o pós implantação com o sentimento de que era um profissional que estava agregando valor à empresa e ao mesmo tempo sendo reconhecido,nesse sentido quando eventualmente éramos chamados para trabalhar fora do horário, isso não nos incomodava muito, pois éramos conscientes de nossa responsabilidade e até nos orgulhávamos disso. Não sei é devidos aos inúmeros pacotes como SAP,Altamira Altair ,Microsiga,Totus e etc.,mas hoje em dia constato que as qualidades que os antigos profissionais obrigatoriamente tinham de ter, hoje deixaram de ser importantes. O que se procura com frequência são Super-Profissionais específicos,que já nasceram para produzir para aquela empresa, para realizarem projetos com uma duração determinada ganhando como remuneração algumas migalhas,para que as Consultorias possam ter um diferencial expressivo e a empresa contratante economize nos encargos. Concluindo acho que fica difícil para os bons e velhos profissionais conseguirem se adaptar a esses novos tempos ficando mais fácil procurar uma outra ocupação

25/05/12, 11:29:05: tadeu t2.tadeu@hotmail.com - IP : 200.179.25****
    Sim claro que basta que o profissional tenha vontade de se atualizar pois a experiência que ganha com a idade precisa ser atualizada com a técnologia da epoca

25/05/12, 10:17:48: João Alberto - IP : 189.79.9****
    Ainda é possível sim. Existem empresas que só se preocupam com o fator monetário e estão pouco se lixando com a qualidade. Outras tentam formar profissionais tão rápido que nem chegam a adquirir experiência e já estão fazendo serviços de senior, porém com uma remuneração super baixa, mas existem empresas que trabalham de forma a trabalhar com segurança nesse quesito. Em mainframe, os programas estão arcaicos e não existe uma renovação suficientemente boa e nem verbas destinadas à reengenharia e renovação, então, os velhinhos ainda tem mercado. Começando a rarear, mas ainda tem.

25/05/12, 08:45:26: Suporte Técnico - IP : 199.67.14****
    Bem, tenho 48 anos e há 4 trabalho em uma multinacional do ramo financeiro. Trabalho em uma equipe de suporte de a servidores e aplicações, e embora seja hoje o mais velho, há outros colegas por volta dos 40 e outros por volta dos 30. Acho perfeitamente possível pessoas com idade continuarem a trabalhar em TI e isso vai também, do seu desempenho e conhecimento adquirido. Nunca é tarde p/ aprender, mas tem que ter tempo, dinheiro e dedicação (e também oportunidade). Alguem postou aqui que os jovens recem saídos da faculdade tem mais gás. Já passei por várias empresas em que a dita molecada não aguenta o tranco, desmonta sob pressão, e os titios tem que segurar a barra. O mercado é carente de profissionais experientes e dedicados. Até hoje acontece de eu ter que sacrificar meus finais de semana e estender jornadas por 18, 20 horas seguidas. Adoro o que faço, adoro minha profissão, e sei que faz parte, por isso não reclamo. Concluo que é possível sim sobreviver em TI após os 40, 50 anos de idade.

25/05/12, 01:10:05: Marcos - IP : 186.204.119****
    Simplesmente impossível

24/05/12, 23:00:19: 20 Anos de TI - IP : 186.220.19****
    Não notei se citaram, mas se não citaram lá vai. Um profissional experiente o bastante não entrará em CANOA FURADA, não botará seu pescoço na guilhinha para projetos que só existe afim de Garantir UMA BOLA para gestor. Se esse mesmo profissional entrar num projeto e perceber que há práticas espúrias ele irá de alguma forma informar aos superiores e até mesmo ir às autoridades dependendo do caso. Um Profissional novato jamais terá essa atitude. Acho que isso explica muita coisa, concordam??? Caro profissional com bagagem, não se assuste. Você não é preterído POR NÃO TER CONHECIMENTO TÉCNICO, vc é preterido POR TER ARGUMENTO PROFISSIONAL que lhe permitiria enxergar um pagamento de bola à kilometros...

24/05/12, 16:57:47: Juan - IP : 187.113.22****
    è possível sim, mas é muito difícil, alguém mais para baixa postou que TI é um trabalho temporário e eu acredito nisso. Tenho 30 trabalho com infraestrutura, já passei por diversas empresas, graças a deus quitei meu apartamento trabalhando com TI, tenho carro etc ... porém é muito instável, recentemente tomei um pé porque meu salário era muito alto, recolocação? Dão risada quanto eu falava o que eu ganhava, querem me pagar 1/5 do que eu ganhava. É uma área muito difícil, bandida, sem regulamentação, cada um paga o que quer, tem muito cara que não é formado competindo com quem tem mestrado, por esse motivo, estou fazendo direito, vou concursar para magistratura ou promotoria, vou trabalhar com TI até terminar minha SEGUNDA faculdade, pois a primeira em Engenharia + 1 MBA está muito difícil, me sinto um ridículo quando vou nas entrevistas, parece que tudo que eu estudei, todas as minhas certificações não valem nada.

24/05/12, 14:36:00: Neneu rats_star@ymail.com - IP : 177.28.25****
    Possível é sim, afinal a área de TI hoje envolve muita coisa. Todavia se for um profissional de TI envolvido apenas com desenvolvimento e programação, não. Depois de alguns anos isto enche o saco e a pessoa vai perdendo a paciência com os IFs e ELSEs do dia-a-dia.

24/05/12, 13:31:35: Fernando - IP : 201.63.4****
    E digo (firma) sem vergonha, pois as pessoas mais felizes que já conheci profissionalmente falando, são destes ambientes indutriais e não os programadores, que por sua maioria se julgam mais inteligentes que outros profissionais, e que também na sua maioria são pessoas retraídas e as vezes nerds.

24/05/12, 13:28:45: Fernando - IP : 201.63.4****
    Paulo R.S., concordo com tudo que disse.

    Antes quando trabalhava com programação, sempre havia horas extras, viagens rotineiras para bem longe de casa, para implantação e suporte, e isso não foi em um só emprego.

    Hoje trabalho SEMPRE na firma , segunda a sexta, me preocupo com os problemas da onde trabalho, meu local e meu emprego é somente aqui.

    Para quem não gosta de uma vida aventureira, de viagens e estudo constante, não pode trabalhar com TI. Eu sempre achei que TI é para jovens e não para quem quer formar uma família unida.


24/05/12, 12:21:51: Paulo R.S. - IP : 187.44.123****
    Há discriminação quanto aqueles com mais de 35 anos e muitas vezes esta por si só já elimina do processo de seleção nos RHs, porém : 1- Cabe lembrar que pessoas com mais idade já não se submetem a aceitar mandos e desmandos , visto que tem opinião formada e experiência (de vida e profissional) e tem muitas chefias que não apreciam tal comportamento, pois muitas vezes , estas chefias não tem muito conhecimento e não gostam de ser questionadas. Este, creio ser inclusive uma das maiores razões da discriminação, pois isto acontece em diversas áreas e sabe-se que a discriminação por idade não é exclusiva da área de Informática, apesar de ser mais intensa. 2- Cabe também assinalar o pensamento (análise) de que a pessoa que trabalhou com ferramentas antigas não tenha habilidade (ou dificuldade) com as ferramentas atuais. 3- Pessoas com mais idade na maioria tem família e devido a isto não quer muita hora extra e muitas viagens, fato que é quase impossível de não ocorrer na área. Enfim, além desta questão da idade, temos que ver também os problemas da área, tais como a falta de regulamentação, as consultorias, contratações fora da CLT, custos de atualização, salários que não condizem com exigências, estresse constante, etc, fatos que devem ser considerados quando optamos por esta área e infelizmente quem opta por esta, não sabe das dificuldades, pois opta pela área justamente pela propaganda alardeada pela mídia (é fato), que diz haver MUITA falta de mão de obra, profissão do futuro, salários muito altos.

24/05/12, 08:20:09: marc - IP : 198.240.2****
    É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ? Ue, acham que chegando aos 40 ou mais, ainda consegue se mudar para outra area? Como?? Depois de ler os comentarios aqui, acho que a pergunta deve ser É possível envelhecer e continuar a trabalhar como programador ?

    Porém, eu não concordo com a maioria dos comentarios aqui. Eu por exemplo contrataria jamais um programador de 20 anos, o risco seria enorme devido a falta de experiencia profissional. Um de 20 anos tem amplo conhecimento das estruturas e processos na industria onde ele trabalharia? Claro que não. Sabe trabalhar sob pressão e com prazos agressiveis? Pouco provável. Nas empresas grandes tipo multinacionais certamente existe preferência para pessoas de 30-40 anos, pois mesmo se se trata somente de um programador, de um programador eu exigo mais que somente o dominio de uma linguagem de programacao...


23/05/12, 13:38:07: Xatorix - IP : 201.20.18****
    No Brasil infelizmente (não só na área de TI) os jovens têm mais oportunidades pelo menos até os 35 anos quando também são considerados velhos . Na Europa por exemplo onde a pirâmide etária é inversa a nossa, a situação é contrária, a maioria acima dos 50 anos segue trabalhando normalmente e tem sua experiência realmente valorizada. Temos problemas sérios nas relações de trabalho que pioram a situação de todos independente da idade. Não acredito que melhorará a situação pois o governo não tem feito nada em sentido contrário e as empresas seguem com modalidades de contratações fraudulentas (CLT flex, PJ, cooperativas, etc.).

23/05/12, 11:43:15: Rafael - IP : 189.114.7****
    A área de TI é uma área nova, comparando com outras áreas, e ainda tem muitas pessoas jovens trabalhando nela que ainda não estão com mais de 40 anos. No futuro continurá tendo muitas pessoas jovens trabalhando na área, mas a quantidade de profissionais acima de 40 anos irá aumentar. Acredito que sim, tem espaço na área de TI para profissionais acima de 40 anos, ou ainda, acima de 50 anos. Cabe cada um buscar o seu espaço. Em um determinado momento da carreira do profissional, ele terá que optar por um dos dois caminhos: seguir uma carreira mais técnica ou de gestão (Gerente de TI, Gerente de Projetos, etc.). Isso depende do perfil, habilidades, conhecimento e experiência do profissional. Independente do caminho que o profissional seguir, ele deverá sempre se manter atualizado e buscando constante qualificação. Como em outras áreas, sempre haverá espaço para um profissional competente.

23/05/12, 10:59:06: Freire - IP : 177.81.50****
    Não é possível se você tiver 50 anos e estiver programando e fazendo o mesmo que a mulecada de 20.

    Carreira exige planejamento, quem tem mais idade pode abrir por exemplo, uma consultoria e usar toda a sua experiência a habilidade nas relações pessoais.

    Outra possibilidade é se especializar em uma determinada tecnologia / processo e trabalhar como consultor, principalmente para pequenas empresas e fora dos grandes centros urbanos.

    O profissional pode utilizar os conhecimentos em negócios adquiridos ao longo do tempo e migrar para outras áreas da empresa, conheços Diretores e Gerentes de Call center, Planejamento e até RH, que já foram de TI.

    A possibilidade de desenvolver sistemas para várias áreas dá ao profissional de TI, uma visão muito privilegiada da empresa.

    Enfim, ao envelhecer você deve usar os conhecimentos e habilidades acumulados ao longo da carreira, estes são diferenciais que os jovens não possuem. Estou com 54 anos, a mais de 30 em TI e não tenho do que reclamar.


23/05/12, 09:12:19: Consultor - IP : 187.67.212****
    O que eu vejo é profissionais acima dos 38 anos desempregados e insistinto com algo óbvio: Não dá para ser generalista e concorrer com o pessoal mais novo e com mais gás e disposição. Porque não ser especialista em Cobol? Em ABAP? DB2? Conheço dezenas de profissionais com mais de 50 anos que trabalham com essas 3 tecnologias e mantem suas familias com uma boa renda mensal, CLT, benefícios, etc... O problema é que todas as oportunidades estão em São Paulo (capital do Brasil em termos de $$$$).

22/05/12, 11:14:38: Milana - IP : 189.121.26****
    Acredito que o pior nao e nem isso, pois quando temos certeza que a area vai mal, todos caem fora, o pior e saber que estamos mal e sermos enganados , pela midia dizendo que TI é setor que mais contrata, ficando assim aquela confusao mental entre sair ou nao sair, e porque ganho mal entao? Porque estou desempregado? Pq me sujeito a esta condicao? Muito complicado isso?

22/05/12, 10:18:38: Reis phcfont@gmail.com - IP : 187.94.****
    Depende muito da área de atuação, eu comecei em TI depois dos 30, em empresas de pequeno porte, mas com o passar do tempo e minha dedicação consegui atuar na maior empresa de TI do planeta, em projetos globais, coordenando equipes, depois passei a atuar com o maior ERP do mundo, e atualmente continuo trabalhando com ERP na maior empresa de Software do país. estou com 40 anos agora, e sigo firme e forte, se vou continuar até a aposentadoria eu não sei, mas que é possível envelhecer e continuar na área com certeza é, depende muito da sua força de vontade e dedicação, também passei por muitas arapucas, fui chamado de filho de padeiro e afins... e hoje vejo que tudo aquilo é passado. Muita sorte a todos.

22/05/12, 01:04:30: Milana - IP : 189.102.3****
    Pedir aumento, o pé independe da idade, nunca me esquece que uma consultoria, como sempre, me chamou para uma entrevista porque o administrador de dados recebeu uma oferta melhor e avisou se o cara iria pagar o mesmo que o concorrente, disse que iria, atrapalhou o processo do cara so para mandar outro no lugar!. Fiquei puto da vida e falei NAO , este tipo de coisa nao faço!! Outro deve ter aceitado, mas eu tenho minha dignidade!!As coisas nao sao assim nao!!

22/05/12, 00:58:04: Bruno - IP : 200.146.5****
    Se não pedir aumento, dá pra trabalhar pro resto da vida.

21/05/12, 22:33:52: J ALEXANDRE - IP : 177.40.203****
    A esta categoria de profissional se dá o nome de SÊNIOR, ou nesta faixa é que se encontram os que envelheceram.

    Tive a oportunidade de trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte, em cidades de montas semelhantes. A consideração envelhecer é feita principalmente nas cidades menores, em Estados maiores, mesmo lá fora, é comum encontrar profissionais na faixa dos 40.

    Lembrando que envelhecer não é sinônimo de desatualização, o conhecimento agregado muitas vezes tem me auxiliado na absorção de novas tecnologias.

    Abçs


21/05/12, 20:03:49: Rafa - IP : 187.101.121****
    Vou ser bem direto: Não, não e não!!

21/05/12, 19:39:42: Milana - IP : 189.102.3****
    Nao é!E nao adianta dizer que é! Que fulano conseguiu, porque foi só o fulano!O resto da turma JA ERA!! Eu mesmo perdi uma oportunidade por 40 !! E outra nunca mais vi uma colega meu da area nessa idade!!

21/05/12, 14:47:57: Mauricio PSilva - IP : 32.104.18****
    Leo, não é nenhum segredo que todas as empresas, não somente a IBM, trabalham com mão de obra terceirizada ( PJ, Cooperativa, CLT Flex, etc)é ,mesmo. Até onde sei, a IBM só admite terceirização de pessoas contratadas m suasempresas terceirizadoras em regime de CLT. Todos sabemos as regras do mercado. Todos tentando se dar bem e ganhar dinheiro. Somos apenas recursos para extração de grana deles. O que defendo é, sabedores dessa mecânica, pararmos de reclamar e partirmos para tentar sair desse ciclo horrível. Todos somos culpados, terceirizadoras e terceirizados. Eles que nos sacabeiasm e nós que somos sacaneados. Sob a ótica social, somos o lado mais fraco, o que temos de tentar ser. Não deixaremos de ser os mais framos reclamando, somente.

    Abraço,


21/05/12, 14:18:49: Mauricio PSilva - IP : 32.104.18****
    Boa tarde !

    Acho que todos aqueles que reclamam das empresas que acolhem trabalhadores como PJ, têm razão. Trabalhei em 12 ao todo. Desde 1997, quando saí do Serpro, passei por várias empresas terceirizadoras. Não existe relação mais terrível. Depois de eu ter trabalhado à frente de um sistema na Embratel por 6 anos. Fui chamado numa sexta feira 13/08/2004, para ser informado que estava sendo dispensado. Não tinha nenhum direito para receber. Fiquei 3 meses desalocado. Isso acontecei várias vezes. O que fiz, foi tentar me preparar mais. Fiz Faculdade de TI, fiz curso de Inglês e procurei me especializar ainda mais. Eu poderia ter passado esse tempo todo reclamando e falando sobre as desgraças da minha vida. Mas preferì correr atrás. Acreditei em mim e conseguí.... Não sei por quanto tempo... mas se der errado outra vez, vou continuar tentando.

    Abraços,


21/05/12, 11:28:14: Emerson - IP : 201.46.51****
    Bom dia a todos! Vou contar um pouco de um fato que aconteceu comigo. Fui chamado para uma entrevista em uma multinacional, huma hora antes, indo, acidente na marginal Pinheiros, resumindo cheguei com uma hora de atraso. Quando entrei na sala, havia outros colegas,(duas belas e jovens moças e dois rapazes)a média de idade deles era de 24 anos. Pensei comigo só molecada,atrasado e eu com 37 anos, ja éra , fiz a entrevista, tudo certo tudo legal. Na manhã seguinte ligaram-me dizendo para eu comparecer urgentemente a empresa pois eu fui um dos aprovados para a vaga. De cinco pessoas foram chamadas duas daquele dia de entrevista, e sobraram três vagas. Ou seja existem oportunidades para todos sim! E garanto que o que fez a diferença nesse dia, era que o entrevistador foi o gestor da área de TI. Grande abraço a todos e sucesso.

21/05/12, 11:09:22: Andrade - IP : 200.136.52****
    Apenas um Detalhe. Não quero e não vou ser Gerente de Projetos, Líder Técnico, Coordenador, etc. Não entendo isso como EVOLUÇÃO DE CARREIRA, chefiar envolve muito mais que ser mais velho e experiente. Envolve talento e simplesmente não tenho talento para tomar conta dos problemas extra-projetos alheios. A questão do Valor de R$18.000,00 / R$15.000,00 / R$20.000,00 não me seduzem no tacante a me tornar um BEDEU que simplesmente está lá para dar satisfação e comer o +toco+ dos demais profissionais sem nada agregar na execução do projeto. Eu prefiro executar as minhas tarefas dentro dos padrões de ISO, IEEE, IETF, ABNT. E manter-me atualizado em minhas características, atendendo as especificações de indústria, de DEFAULTs e de fabricante. Garanto que meu conhecimento é de Generalista profundo graças a 20 anos de experiência, porém vejo vários jovens que sabem UM POUCO DE MUITA COISA ou seja, sabem nada... Na Hora de Garantir o Delivery, e os padrões se perdem em desculpas, aditamentos, qdo não perdem o cliente.

21/05/12, 10:49:09: Fernando - IP : 201.63.4****
    Há alguns posts atrás, comentei sobre a decisão de abandonar a área e seguir outro rumo. Acho que TI paga bem, mas tudo é a curto prazo e caro manter, sem planos longos de carreira, não gosto desse esquema de se trabalhar por projetos e depois não se sabe se tem emprego ou então fica rezando para entrar em outro projeto. Prazos não reais e trabalhos de fim de semana. Isso parece que é profissão de moleque e não para pai de família. Acho melhor ganhar CLT, um pouco menos e com algum futuro a longo prazo.

21/05/12, 10:43:00: Alberto Roberto - IP : 187.75.101****
    O unico até agora que comentou algo interessante e realistico foi o Nato, IP=189.33.68.

    Nato, concordo contigo em numero, genero e grau.

    Um abç.

    Alberto.


21/05/12, 10:37:59: Ab - IP : 200.19.6****
    Há vagas sobrando no Brasil, porque simplesmente não estão pagando. Não é falta de gente com perfil, é falta de $$$ para pagar.As consultorias acham que o $$ deve ser para elas apenas. Nos EUA, é normal você conversar ou participar de eventos onde pessoas com mais idade são as pessoas que programam e desenvolvem software. Agora, o que se deseja, são pessoas que façam qualquer coisa, que trabalhem nos finais de semana para que o calendário não atrase simplesmente porque o novinho do gerente de projetos não estimou adequadamente .Além disto, os próprios projetos já são pensados de forma a atrasarem. Conversei com vários colegas e é muito triste as pessoas, no meio de sua carreira, perceberem que não poderão se aposentar ou que os rendimentos desta carreira são suficientes. Como mencionado aqui, médico mais velho, mais confiável . Em TI mais velho é visto como mais fraco apenas porque não usa Twitter.. E concordo que (talvez) tenhamos uma apagão de mão de obra, mas não se enganem, porque as consultorias vão trazer pessoas de fora para trabalhar e vamos continuar com problemas para arrumar trabalho. Abraços e boa sorte a todos

21/05/12, 10:36:51: ALBERTO ROBERTO - IP : 187.75.101****
    Caros colegas de T.I.

    Os Diretores e donos de Consultorias devem rir muito dessas suas discussões técnicas.

    Enquanto vocês discutem técnicas e os cambaus os caras só faturam cada vez mais.

    Bôa sorte para todos.


21/05/12, 09:37:18: Joao - IP : 201.1.20****
    Apagaram meu post ok, só alguns tinham palavras de baixo calão. Mas apagaram todos.

    Enfim como disse gerente precisa saber mais do que realizar cronogramas para gerenciar um projeto.

    Ele precisa entender de pessoas e para isso ele precisa saber toda aquela história de teorias motivacionais e necessidades do ser humano.

    Mais do que cobrar é necessário motivar e cobrar na hora certa.

    Não é possível gerir,coordenar,liderar de maneira plena e satisfatório sem ao menos conhecer aquilo que vc esta gerenciando ou coordenando.

    Alguém que não entende a complexidade (esforço) de um tarefa , não vai saber o tempo que aquilo leva, logo ficará na mão de terceiros.(Isso é um alto risco) é por não saber o quão complexo é uma atividade e não saber lidar com ser humano que aproximadamente 90% dos projetos no brasil atrasam entrega.


21/05/12, 08:31:26: Camaleão - IP : 201.43.2****
    Eu concordo com o João ... É o retrato do país, muita gente sem saber porr nenhuma fazendo aquilo que alguém poderia fazer com toda técnica disponível ... Por isso que aparece um furo no meio da marginal do tamanho de uma cratera lunar, por isso que derrubam edifícios com uma pequena reforma, por isso que derrubam Helicópteros, Lear Jets, etc, etc...

    Tá na hora do País tomar responsabilidade profissional, deixar de ser inconsequente e crescer de uma vez. Deixar esses almofadinhas metidos a isso ou aquilo fazendo porr nenhuma e deixar quem quer trabalhar ...


21/05/12, 02:07:12: Nato - IP : 189.33.68****
    É incrível toda vez que entro nesses forum leio tantas besteiras.

    Li um aí que dizia que tal pessoa enchia o saco e não sabia programar. Lí outro aí que não tem quarentões porque era um outra era, coisa e tal, quando estes quarentões tinham 20 anos...

    1o.) Para ser líder de projetos não é necessário saber programar, em Java, COBOL, C++ e em nenhuma outra liguagem. Ter noção de ajuda, porém um líder de projetos tem que conhecer a administrar as fases de um projeto, e não programar. Muitos nerds são muito bons em programação, mas de os deixarmos sozinhos só vão fazer Mer... e atrasar as entregas.

    2o.) A maioria dos quarentões que conheço migraram para áreas de Gerencia de Projetos, ou Gerentes de TI que pagam muito mais que um simples programador sênior. Enquanto a média de um programador sênio é R$ 8.000,00 a de um Gerente de TI é R$ 15.000,00.

    3o.) Tenho 41 anos e programo em C++ à 15 anos, .NET à 10 anos, Java 14 anos, além de conhecer tecnologias que já não se usam mais com tanta frequencia como CLIPPER (ainda há projetos nessa liguagem até hoje), Visual Basic, Visual Fox Pro. Atuo em projetos para mobile já à 13 anos, onde fiz projetos para grandes empresas como Nestlé, Melitta, Wella, Bombril, entre outras no Brasil e América Latina, por esse motivo meu salário beira o de um Gerente de TI, e por isso é que não migrei para a Gerência.

    Por esse motivo, vocês hoje na faixa dos 20 e 30 anos, se ao chegarem aos 40 e ainda estiverem sendo meros programadores sênior, não terão evoluído na carreira.


20/05/12, 18:33:52: Sorry S mateus@sperandiosa.com - IP : 201.13.92****
    Já passei por cada vexame... Um dia fui numa entrevista, a mulher me fez umas perguntas básicas e no final perguntou como tava o óleo dos meus joelhos e se eu já tinha artrites ...

    Só no Brasil que é assim com gente idosa (43).

    Nos EUA trabalhei com um figura aposentado da marinha americana de 62 anos de idade. Ainda nos falamos. Ele acha que a escassês de Profissionais em TI no Brasil vai virar esse quadro de sacanagem. Tinha um outro, 1 polical aposentado de 58 anos, que saiu da Policia local de Miami, foi fazer faculdade de Sistemas de Informação e estava estreiando seu primeiro emprego na área.

    Tem o problemas da Psicólogas aqui também, que trabalham sob o espectro legalizar o preconceito. Nos EUA Psicólogo é um pseudo profissional. Não é Médico e nem terapeuta. As tarefas de RH são profissionais de outras áreas.

    Eu não planejei. Tenho meus imóveis, meu ERP, minhas rendas e minha esposa é Professora, ajuda. Então não posso reclamar ...


20/05/12, 13:43:54: Eu - IP : 201.92.10****
    Engraçado que se você é um médico e quando mais velho você é mais respeito você ganha, e na TI é o contrário..isso é errado.

    Abs,


20/05/12, 11:04:03: Milana - IP : 189.102.253****
    Só para complementar, TI ja esta virando commodities , aqui no Brasil, quando os clientes virem isso, ai que a area acabou mesmo, PARA TODOS!

20/05/12, 11:00:30: Milana - IP : 189.102.253****
    Olha pessoal, infelizmente é assim mesmo, idade é um fator seria numa sociedade preconcietuosa e numa area mais preconceituosa ainda, porem vale afirmar que, aos poucos as pessoas vao conhecendo a verdade de cada area, esta ai a desistencia dos cursos de TI que tantos estudantes ao verem a realidade do mercado, caem fora para nao se viciarem e ficar na mao de consultorias de TI, devido a tantos fatores negativos da area no Brasil, eu tenho certeza absoluta que havera um APAGAO VERDADEIRO de mao de obra em TI, da mesma forma que sabia que a partir de 2005 a area se degradaria, daqui mais uns anos o apagao sera eminente, e nem pensem que os velhoes entrarao na area pq as formas de selecao serao as mesmas e todo munda ainda fara aquela cara de nao saber entender nada. Mas ate lá, estarei fora e dando risada, dono de meu escritorio ou restaurante, ganhando o meu sem precisar trabalhar fins de semana e ouvir clientes assediador na minha orelha!

    abraços


19/05/12, 22:40:42: pastoreiro - IP : 189.33.16****
    Apenas um adendo ao meu post:

    Prevendo o pior, prestei concurso público, me tornei sócio em uma empresa de grande porte com capital aberto, abri um restaurante (bistrô), comprei algumas kitnets e aluguei para estudantes, pretendo montar em breve uma pousada para atender única e exclusivamente à terceira idade (talvez esse modelo torne-se uma franquia).

    Sempre fui bastante idiota para negociar, portanto me prevení às minhas próprias falhas, em época de crise é melhor não ter patrão, mas é muito melhor ser patrão.

    Desejo a todos Sucesso, mesmo sabendo que quem permanecer nessa luta não terá o êxito esperado... O único lugar no mundo onde existe QUARTEIRIZAÇÃO é no Brasil, e em nenhum lugar do mundo OUTSOURCING deu certo, tendo sempre sido revisto e reeditado com propostas aproximadas do CLT, ou CONTRATO DIRETO PURO E SIMPLES, aqui abusa-se desse artifício com motivos outros do quê o de POTENCIALIZAR O CAPITAL DA EMPRESA, apenas tornando-se um subterfúgio para a lucratividade ESPECULATIVA (todos conhecem várias consultorias que só existem no papel e na conta de crédito no fim do mês.)

    é isso...


19/05/12, 19:25:04: Alexander - IP : 201.95.94****
    Depois de uma certa idade o caminho é : Gerencia, Montar a sua Própria Empresa na Área ou Mudar de Profissão. Boa sorte a todos!!

18/05/12, 23:53:19: pastoreiro - IP : 189.33.16****
    Complicado ficar nessa profissão, pois depois de velhos nós temos alguns princípios básicos de respeito e reconhecimento pela nossa carreira.

    Veja abaixo o perfil hoje solicitado para o profissional de TI:

    Deve ser jovem abaixo dos 25 anos, com pouca experiência Deve se manter bem fisicamente, praticar esportes Deverá ser aprovado em entrevista Psicológica (*sic) Não deve portar deficiência, mas se portar deverá ser tratado como o coitadinho Deverá se submeter aos desejos do cliente Não pode reclamar do cliente Deve permanecer com o cliente o tempo que ele quiser Deve fazer caras e bocas com o cliente nos Happy Hours Dever fazer caras e bocas no horário do expediente Deve se submeter a mudanças fortuitas nas negociações Não deve reclamar do salário em hipótese alguma Não deve atender ligações durante o atendimento ao cliente Não deve reclamar da Consultoria, principalmente diante do cliente Deve ter apresentação pessoal impecável (roupas finas) Sempre se atualizar em novas técnicas porém deve usar para isso seu tempo livre e pela internet (Google) Deve manter um Blog onde posta fotos e experiências profissionais (LINKEDIN) Deve ter amigos da mesma área Deve usar sempre o mesmo modelo de roupas Deve comprar Gadgets dos mais caros Não pode ser casado, ou ter filhos Nâo pode levar a mãe no médico Deve estar pronto para viajar a qualquer dia, horário, minuto Deve falar todas as linguas o quanto possíveis Deve receber e ser receptivo com qualquer visitante Deve frizar sempre que É UNIVERSITÁRIO Deve Ter disponibilidade para trabalhar no aniversário da mãe, do pai, do avô, da vó, sexta feira santa, natal, ano novo, etc Não pode ter namorada(o).

    Qualquer coincidência é mera semelhança qdo comparado com a profissão mais antiga da terra.


18/05/12, 22:36:38: Rodney - IP : 177.80.207****
    Não! Será que essa resposta foi o suficiente?

18/05/12, 22:27:24: Valter adm_ti@yahoo.com.br - IP : 189.110.238****
    Hoje com 56 anos 32 só de TI. desempregado, fazendo consultoria aqui e ali,tem mes que faturo mes não, sem aposentadoria sempre estudando e lendo fazendo cursos gratuitos e os mais baratos na Internet. Estou me sentindo um jogador de bola só fica treinando e nunca é convocado para jogar.

    Sou novo para aposentar (35 anos trabalhados+ 65 anos de idade), mas sou velho para trabalhar.

    As consultorias ainda falam que falta mão de obra ? Só rindo para não chorar. Isto é


18/05/12, 14:55:46: andrade - IP : 200.136.52****
    Uma consultoria me ligou agora a pouco. As perguntas de praxe. Certificado? Em Projeto Atualmente? Valor Hora? Idade? daí ===silêncio===. kkkkkk Acabou a entrevista por telefone. Depois dos 30 é bastante difícil uma Garotinha de 20 te achar B INTERESSANTE /b para a vaga que ela está oferecendo. Mesmo pela falta de referencial, o pai dela (se o conhecer, claro), deve ser daqueles b LOOSERS /b , que agente vê tanto por aí, a ponto da filha ter que se tornar um rostinho bonito numa empresa com o papel de apenas triar entre o CARA SARADO E NOVINHO (porém vazio de conhecimento e especialidades), do VELHO CARECA E BARRIGUDO porém com anos de dedicação à carreira. Obviamente, escolhendo por CONHECIMENTO TÁCITO ADQUIRIDO(*sic) entre os dois, pendendo sempre para o VISUAL MAIS BALADA POSSÍVEL. Só para ilustrar, o filho de um amigo com 18 anos, acabou de entrar numa faculdade de TI, sabe quase nada. Já está trabalhando numa multinacional, pq??? Academia, Jiu-Jitsu, Balada... Ele fez AMIZADE (aspas) com uma menina que trabalha no Clube do Banco. É essa a tônica da seleção de profissionais de TI na Capital Paulista.

18/05/12, 14:23:44: Wander Xavier wander@share.com.br - IP : 189.8.4****
    É possível desde que você consiga não ser demitido porque conseguir uma recolocação é muito dificil.

18/05/12, 01:18:25: Renato - IP : 201.87.68****
    Infelizmente pelo fato TI não ser uma profissão regulamentada realmente nos trás muitas desvantagens, pois pessoas muito boas profissionalmente tem que competir com igualdade com tremendo picaretas que dizem que sabem e só enrolam. Além disso existe as empresas que exploram os profissionais com péssimos salários, mas isso existe por culpa nossa. A área de TI é como qualquer outra em relação a faixa salarial da maioria dos profissionais, mas com a desvantagem que o custo para se manter atualizado é alto. Vejo muitas pessoas reclamarem dos salários, mas também estão acomodadas nos seus atuais trabalhos com medo de sair em busca de uma nova colocação. Como sugestão vou dizer o que fiz para chegar onde estou que acredito que não é mau (trabalho como PJ a 65,00 a hora mais o almoço). Nos primeiro empregos juntei uma reserva para emergencia, depois de formei essa reserva comecei a procurar outro trabalho mas tinha que ser melhor financeiramente ou no com crescimento profissional. Quando entrava em uma nova empresa após 1 ou 2 anos que acredito ser um tempo adequado para assimilar os nossos conhecimentos começa a procurar uma nova oportunidade sem olhando para cima. Nunca foi facil e não está sendo facil me manter onde estou, mas acredito que para receber bem em qualquer área no Brasil não é facil.

    Hoje tenho 36 anos e espero que quando chegar na casa do 40 continuar com a mesma tática. Abs.


18/05/12, 00:04:50: Milana - IP : 189.102.39****
    Clovis, ate parece né? Na verdade nao existe mais a posicao Senior no Brasil existe o Plenior ou Jenior, perfil de senior e salario de Junior ou pleno depende do cliente e da consultoria, fazer propaganda nao vale. Alias conheco pessoas de processos e pelo aor de Deus que salarios mais merreca os de analise de processos e olha que a maioria sao PJs de 35 reais a hora, amigo meu esta com 42 anos e parado, analista de processos. O mais chato é que a tia que venceu o concurso de melhor pastel de São Paulo tira livre uns 10mil!! Devia ter virado gormet!

17/05/12, 22:56:14: Leo whatafoca@gmail.com - IP : 189.69.20****
    Mauricio PSilva Fico contente que esta satisfeito com seu trabalho. Mas não são todas as vagas efetivas pela IBM. Conheço 3 pessoas que trabalham na IBM ali em Santo Amaro que estão lá através de consultorias.(por 3 consultorias diferentes). IBM também terceiriza muito profissional.Isso se reflete nesses meus amigos que ficam insatisfeitos, trabalham até as 21:00 quase todos os dias com hora extra baseada em 900 reais (que as consultorias pagam na CLT.. A ajuda de custo não entra.)O mais chato é ganharem menos que seus colegas da mesa ao lado que são funcionarios IBM (não que o salário da ibm seja ótimo, mas é mais digno do que as concultorias.) E Essa galera quarteirizada na IBM que estão fazendo o projeto de uma grande operadora de telefones moveis acontecer.

17/05/12, 22:35:56: Clovis Dias dias@uol.com.br - IP : 189.69.9****
    Bom, sou recrutador em uma consultoria e diria que para nós não ligamos para idade, preferimos usar da experiência. Tenho amigos e profissionais com mais de 45 anos e estão bem e trabalhando, deixaram de programar e foram para processos. Na realidade é importante manter-se atualizado. Estou com 12 vagas em aberto para .NET e dificuldade para encontrar pessoas Sênior. Pois tem muito Pleno e Junior no mercado.

17/05/12, 19:18:54: Marcelo - IP : 187.112.9****
    definitivamente a resposta é NÃO. uma meia duzia tá ainda na área trampando com mais de 40/45 (e me incluo nisso) mas uns 99% dos 99,95% restantes simplesmente não vem aqui dar seu depoimento até pela decepção completa com a perspectiva de profissão/carreira. sem regulamentação, sem profissão, só ocupação só uma obs. pra corroborar, é ver a Volvo dando 15 paus de PPR e 6 de abono e a galera de TI lá fica de fora pois são Volvo IT , ou seja, fora do sindicato... pq nao tem tbm Volvo contábil , ´Volvo RH etc? Idem Siemens, Bradesco (aka Scopus ) por um bom tempo, Siemens IT , VolksWagen Gedas etc. Só TI é terceirizada como manobra organizacional pra não incluir os trabalhadores nos acordos coletivos com sindicatos mais fortes, as demais tem no minimo Conselho Profissional que define piso decente nacional e que balizam dali pra cima a carreira. Já proibi os nerds dos meus sobrinhos de sequer pensarem em fazer graduação de qualquer coisa relacioanada a computador . Tá cheio de analista de mecatrônica formado sacolando coisa do Paragua e de TI puxando cabo e ADSL por aí.

17/05/12, 18:42:15: Alberto Roberto - IP : 201.1.12****
    Tenho 30 anos de area. Fiz dezenas de cursos na IBM nos tempos em que a Informatica e seus profissionais eram respeitados e não existia a perniciosa terceirização.

    De alguns anos para ca, a IBM partiu para desenvolver projetos com mão de obra terceirizada também.

    Conheço varios amigos e colegas que trabalharam na IBM e tiverem pessima experiência, outros acredito que se adptaram. Mas considerar um paraiso já e demais para meu estomago.


17/05/12, 17:42:03: Mauricio PSilva - IP : 32.104.18****
    Tenho 59 anos e entrei para a IBM em Novembro/2011, atavés de uma caga anunciada no APINFO. Mais uma falácia é dizer que o MAINFRAME, COBOL, e tudo que está em torno dele, está acabando. Todos os grande bancos, empresas de telecom, governo, seguradoras, etc, usam Mainframe e não pensam em sair dele. Aplicativos foram criados para gerar facilidades que incluissem o Mainframe e todo o seu entorno. Integradores, os chamados EAI. Barramentos com Interfaces e Adaptadores que permitem ignorar diferenças entre plataformas, trazem o fim das barreiras entre o velho/novo, pequeno/grande porte. Além disso, regras de negócios complexas, estão contidas dentros desses códigos, escritos em COBOL, PLI, etc. e essas empresas, jamais se arriscariam numa substituição insana. As Universidades estão voltando a incluir em suas grades, ementas de Mainframe. O Mainframe ainda é e vai ser, por muito tempo, a máquina indicada para executar os grandes processamentos. Trabalhei para empresas terceirizadoras de 1997 a 2011. Existem poucas empresas que respeitam o profissional. Façam como eu, acreditem que isso possa ter fim. Tentem, tentem, tentem... existe uma oportunidade para todos. Acreditem em vocês mesmos e preparem-se para a vaga que certamente virá. OBS.: Se quiserem tentar uma vaga na IBM, entrem no site abaixo e cadastrem-se. Além disso, procurem lá, uma vaga que os atendam. A IBM está comprometida em criar um ambiente diverso e está orgulhosa de ser uma empregadora de oportunidades iguais. Todos os candidatos qualificados serão considerados para o emprego sem distinção de raça, status, cor, religião, sexo, identidade ou expressão, orientação sexual, nacionalidade, genética, deficiência, idade ou veterano.

    Grande abraço e boa sorte a todos


17/05/12, 16:11:05: Mercenário - IP : 177.80.119****
    Este movimento ocorre em todos os setores e não poderia ser diferente com TI Foi assim com a ferramentaria, contabilidade, administração, etc. As empresas sempre forçarão nossa remuneração para baixo. Como lutamos contra isso?? Nunca retire seu currículo do mercado, junte uma reserva que te supra por 1 ano, e se aparecer proposta melhor... tchau!

17/05/12, 15:30:47: Marco - IP : 187.45.6****
    Essa provavelmente é a pergunta mais sem-sentido que já foi feita neste site. Tenho 53 anos e trabalho com desenvolvimento WEB e arquitetura de dados como prestador de serviços, estando em plena atividade. Velho, eu? Não acredito nisso. Cumpri todos os projetos para o qual fui contratado e quero mais! Envelhecer de fato só quando você não se reconhece mais - enquanto tiver energia vale considerar a experiência do profissional e sua capacidade de resolver problemas - esse deve ser o peso da seleção e não preconceitos ridículos(e não só por idade, mas por sexo, cor e opção sexual). A questão da idade hoje mais parece que o mito da abundância de vagas de TI no Brasil - com salários ridículos como os que estão sendo pagos, realmente tem de haver escassez de gente. Apenas a titulo de informação: nos EUA um profissional com cinco anos ou mais de experiência pode fazer até mais de USD 10 mil por mês na maioria das áreas tente pedir isso por aqui e te chamam de louco. Mas ué, não estão precisando de gente?

17/05/12, 15:18:42: Milana - IP : 189.121.24****
    Renato, da um tempo cara vc é dono da consultoria IST, vc sabe que a maioria das consultorias sao mediocres e fazem o que o cliente quer, se o cliente nao gostar de uma pessoa pois é velha demais e mancha sua area, ele o manda trocar por outro, é PJ mesmo, mesmo porque se um nao fizer tem outra consultoria que o fara! Eu mesmo ja vi processos de selecao em empresas grandes, no qual a estagiariA bonitinha ganhou o processo, o chefinho mesmo falou que so colocou ela para florir a departamento!!Em outro processo quando era mais novo uma pessoa foi desqualificado pois tinha 40 anos e tinha barriga! O meu ex chefe uma das pessoas tecnicamente e gerencialmente mais incriveis que conheci, nunca mais arrumou um trabalho depois dos 42 anos! Terceirizacao é isso!! Sinceramente quando um rapaz ou menina perguntam da area, eu nao aconselho ir nao. Nao é para ter mais concorrencia mas sim pq depois de um tempo o brilho da pessoa murcha, ja vi isso acontecer comigo e com outros, nao pq a area é ruim, mas o meio na qual trabalhamos aqui no Brasil nos sufoca, as contrataçoes, os PJs, A IDADE, o alto indice de preconceito, tanto pelo cliente como pelas consultorias.

    Eu mesmo se tivesse 21 anos , entrava no mercado, pagava minha faculdade de engenharia, farmacia, adm, etc.. E depois caia fora!! Todo mundo sabe que a frase Falta profissional qualificado no mercado em TI é um engodo, senao ninguem estaria reclamando tanto!

    Poxa gente é o mercado, é o jogo!


17/05/12, 14:51:28: RENATO JORDÃO renato.jordao@istconsultoria.com.br - IP : 177.103.199****
    Acredito que na área de TI, tirando algumas outras, com certeza idade não é empecilho nenhum. Apenas as empresas que podem por razões medíocres, não levarem em consideram que qualquer pessoa acima do 60 anos, tem toda condição de trabalhar. Só é preciso dimensionar bem o tipo de atividade/stress, com a idade e conhecimento as pessoas de mais idade acabam por ser menos tolerantes em alguns casos com pessoas, mais novas que estão chegando ao mercado e acabam sendo um pouco arrogantes.

17/05/12, 14:21:09: Marcelo - IP : 201.51.134****
    Estou com 53 anos e acho que ainda dá para ficar mais um pouco, O importante é não parar e procurar alternativas onde o seu conhecimento, experiência, habilidades politicas e de relacionamento possam fazer a diferença. Querer continuar programando e concorrendo com a mulecada não dá certo...

17/05/12, 14:09:29: Nivan Gomes nivan_gomes@yahoo.com - IP : 201.74.5****
    Entrei aqui na APINFO depois de uma ausência de longos anos, pois permaneci no mesmo emprego desde 2007, para ver se encontrava uma oportunidade de trabalho perdi meu emprego em 08/03. Mas antes de pesquisar as oportunidade de uma olha no fórum, o qual foi uma ducha de água fria, para quem como eu aos 63 anos, pretende ainda se manter atuando na profissão de Analista/Programador MAINFRAME. O interessante é quando estamos empregados, as ofertas aparecem como que brotando de uma arvore, quando nos encontramos a procura de oportunidade, o celular fica mudo, os e-mails só chegam na caixa de spam, e os ex-colegas de trabalho, somente ligam para saber se você já conseguiu receber alguma coisa de sua rescisão, parece que você entra em um processo terminal de procedimento hospitalar

17/05/12, 13:49:45: VINICIUS - IP : 201.68.201****
    Sim ! pois os verdadeiros sabios são aqueles sabem o que os novos ainda estão aprendendo.

17/05/12, 13:13:36: Leo whatafoca@gmail.com - IP : 187.101.10****
    A realidade é que não está facil pra ninguém. Tenho 27 anos e mesmo assim esta dificil arrumar uma colocação. O que está acontecendo é que as consultorias estão dominando.Sem citar nomes, uma empresa muito conhecida por serviços de telefonia movel contrata uma multinacional do ramo de ti para fazer o projeto(terceirização, sendo que nessa empresa existem uma grande equipe de ti) Essa multinacional terceiriza novamente esse serviço para uma dessas consultorias que estamos cansados de ver. Essa consultoria terceiriza o funcionario como PJ ou clt flex pagando 900 reais mais 1500 e poucos de ajuda de custo .E para se candidatar tem que ter superior completo, inglês avançado no minimo e 2 anos de experiência e desejável certificações. Isso se a entrevistadora dessa consultoria que na maioria das vezes não sabe nem o que é um browser for com sua cara. Tenho cerca de 5 a 6 anos de experiencia com ti e vendo os mais velhos aqui estou refletindo se eu jogo tudo fora e começo uma nova faculdade, em uma outra àrea.. Vejo assistentes de engenharia civil de 2° ano de faculdade ganhando 3.000 reais.. O que quero dizer é que TI paga muito bem sim. Mas o que esta acontecendo é que as empresas estão preferindo contratar as consultorias (por ficar mais barato) e as consultorias nos exploram.. Boa sorte e um forte abraço a todos.

17/05/12, 13:01:59: Henrique henriquegarutti@yahoo.com.br - IP : 177.43.20****
    Estou com 58 anos de idade, trabalho há 35 anos na informática e passando por algumas emprêsas de médio e grande porte. Sou Consultor em informática , trabalhando numa emprêsa pública. Estou aposentando há 5 meses, mas continuo trabalhando na área de TI. O que posso informar é que não me deixaram sair após a aposentadoria, pois estou dando manuntenção inclusive numa linguagem que já caiu de moda. Bem, de qualquer forma é dificil sair e tentar novos desafios, pois as empresas querem gente mais jovem. Sou da seguinte opinião que as consultorias devem contratar esse pessoal, pois tem suas experiências anteriores que fazem a diferença.

17/05/12, 12:37:36: Milana - IP : 189.121.24****
    Vamos largar de Hipocrisia vai.. Numa area que terceiriza via PJ, coloca uma meninas lindas mas que nem ao menos sabem avaliar um candidato, manda fazer tudo que o cliente quer e ainda se julga inocente pq a culpa e do cliente, O QUE VCS QUEREM??

    É o jogo, faz parte do jogo!


17/05/12, 11:53:55: Fabão fr2525@gmail.com - IP : 177.16.44****
    Bom, minha opinião é que TI a área de TI está igual advocacia, pois todos os anos as faculdades, que hoje não são poucas, despejam milhares de jovens no mercado de trabalho com o diploma de analistas e isso faz com que as vagas sejam menores e consequentemente o jovem recém saído da faculdade aceite trabalhar por menos do que merece apenas para poder entrar no mercado. Não estou dizendo que é errado, pois eu mesmo fiz isso nos anos 70, mas naquela época o salário de um mero programador era de cerca de 10 salários mínimos por mês. Hoje é em média de apenas 2 salários. Não tinha faculdade de TI e para entrar na área tive que trabalhar por 2 anos como mero auxiliar de controle de qualidade e fazer vários cursos. Naquela época só existia Mainframe. Muita coisa mudou e hoje aqui estou com 61 anos e querendo uma colocação para passar mais 4 anos trabalhando antes de me aposentar e não acho. Eu me reciclei, aprendi linguagens visuais, trabalhei com VB e mais ferramentas para WEB como Html etc e tal e agora estou desenvolvendo um sistema em Java para Web, mas é específico para um cliente e não posso vender pra mais ninguém porque não serve, mas vamos fazer. Enquanto isso meus curriculos são lidos e rejeitados pelas mocinhas de RH porque acho que o meu tempo já passou, acho eu... Mas não vu desistir, e ficar reclamando, mas sim constatando a verdade atual. Boa sorte a todos e que Deus nos ilumine e proteja.

17/05/12, 10:18:49: Milana - IP : 189.121.24****
    É politica de um banco que foi comprado por outro banco e uma de suas centrais fica na raposo tavares, o nome dele era UNIB....., nao registrar pessoas com mais de 33 anos!! Nunca me esqueço disso, iria fazer 34 anos e nao fui efetivado!!

    Se la vi!


17/05/12, 09:15:56: Edu Oliveira eduardooliveira_jr@hotmail.com - IP : 201.85.9****
    Eu acredito que é possivel envelhecer em TI sim, porém a carga de esforço sempre vai ser maior, pois a necessidade de especialização é constante. O mercado de TI está aquecido demais, faltam pessoas para ocuparem as vagas, então a responsabilidade dessa ocupação cabe ao profissional e não as empresas. Ao analisar um curriculo, a idade não é o primeiro item que ele vai olhar, pode sim, ser o primeiro item de desempate entre dois profissionais, mas eles sempre olham o pretensão e o conhecimento declarado (pois uma coisa é o que está no papel e outra é o que ele realmente sabe) pra depois olhar a idade. Enfim, vejo um pessimismo aos que estão na casa dos 40+, mas eu não tenho dúvidas que o problema é muito maior quando o foco é o profissional do que é a empresa. Uma empresa não vai querer contratar um cara de 40+ que seu ultimo curso foi algo relacionado ao Framework 2.0 (se tratando de .NET) ou que o ultimo livro que ele tenha lido seja algo parecido com Como migrar aplicações de VB6 para VB.NET , pois isso demonstra comodismo. Um cara nessa idade já deveria conhecer os atalhos, ser um tipico macaco velho, mas se ele ainda perde tempo batendo código, é muito mais vantajoso para a empresa contratar um moleque, pois ele vai ter maior disposição para virar noite e uma tolerancia maior pra engolir sapos...

17/05/12, 08:21:29: Fernando - IP : 201.63.4****
    Eu não sei vocês, mas eu conheço bastante gente que trabalha com TI em São Paulo e ganham muito bem. Eu acho que essa área paga bem sim, mas o preço que se paga para isso é o que não acho que vale a pena. Tem que ter paixão mesmo, senão não vai.

16/05/12, 21:36:21: Rafael - IP : 187.56.39****
    O pessoal que eu mais gosto é aquele do comigo vai ser diferente . Se tem gente desempregada, colocam a culpa em tudo, menos no óbvio, que é a carreira em si. Ou os desempregados que não estudaram, não acompanharam as novas tecnologias, ou é porque o mercado no Brasil é incipiente, e no futuro todos vão envelhecer e preservar suas posições, ou outras bobagens ainda maiores, como falta de paixão , ou seja, pra esses TI virou problema afetivo. Fiz a bobagem de cair no conto do faça o que gosta . Fiz faculdade de ponta, 9 certificações, inglês fluente, tudo como manda o manual . Depois de alguns anos cá estou: com montanhas de livros de direito, contabilidade, economia, etc, fugindo igual o diabo da área que eu era apaixonado .

16/05/12, 21:08:53: LuisCM tcljava@gmail.com - IP : 186.204.21****
    Concordo plenamente com todas as opiniões abaixo. Uma coisa que deixo de conselho para os jovens: Aprendem alguns idiomas (falar/escrever), para se destacar fora do Brasil e ter respeito fora do Brasil. Pois quem continua na area de TI é porque gosta muito...

16/05/12, 21:05:11: Humberto - IP : 201.83.13****
    Não é como estar nesta área quando se tem vinte e poucos anos, mas é possível. Tenho 38 anos e trabalho na área desde os 20. Se contar todo o tempo que fiquei sem projeto ( desempregado ) deve somar 1 ano, não mais que isso. O que começa a contar quando se tem mais idade é a experiência que foi acumulada, os tipos de projetos que se trabalhou, as empresas, as tecnologias. É preciso ter uma preocupação com esses aspectos, para que no futuro não seja mais difícil que o normal para conseguir uma recolocação. Em TI sempre haverá trabalho, pode não ser na empresa que você queria, com a tecnologia que você queria, no local que você queria e principalmente com o valor que queria ganhar.

16/05/12, 20:59:40: Ricardo - IP : 189.25.76****
    Tenho 50 anos e sinto na pele as barreiras impostas pela idade no mercado de TI. O mercado não precisa de gente velha , e isso não vai mudar. É possivel encontrar facilmente profissionais com 30, 35 anos e mais de 10 anos de experiência capazes de suprir 99% das necessidades de TI atualmente. Gente que entrou no mercado a partir dos anos 2000.Novas metodologias permitem que esses profissionais gerenciem equipes jovens e consigam os resultados mínimos pretendidos pela empresa. E isso virando noites, trabalhando no fds e ganhando pouco. Pifou, substitui.A massificação da TI no Brasil e uma atividade recente, então uns 90% dos profissionais tem menos de 40 anos, eu diria que a maioria desses 90% tem menos de 30. Então, não adianta reclamar, a falta de profissionais com mais de 40 anos no mercado não vai abalar em nada o sistema. Pôxa, então devemos colocar a corda no pescoço e saltar da cadeira? Definitivamente não, pelo contrário, acho que os profissionais com mais de 40 anos tem que se unir, formar consultorias, entrar no mercado concorrendo, colocando em ação a experiência de vida, que nesse caso faz a diferença. Temos que concorrer em outro nível e não sentados na frente de um teclado vendo quem consegue mais linhas de código por dia. Boa sorte a todos!

16/05/12, 20:43:25: Thiago - IP : 186.214.4****
    Estou com 35 anos e ganho dinheiro com computadores desde os 14.

    Atualmente estou desempregado e noto esse preconceito com pessoal mais velho. Aos 29, fiz uma entrevista para programador e fui perguntado se não estava muito velho para programar . Desde então, busco trabalhar mais voltado para a área de gestão de projetos e marketing, dentro de TI, mas os salários estão realmente baixos. Acredito que foi-se o tempo de se ganhar muito com TI, hoje quem ganha são apenas as consultorias.

    Pretendo, antes dos 40, sair da área e montar um negócio próprio. Ou prestar concurso público. Ou ser professor universitário. Ou ser consultor autônomo. Qualquer coisa que me garanta uma renda e preserve meus finais de semana, minha sanidade e minha dignidade.

    Aos que estão entrando na área: aproveitem para fazer um pé de meia enquanto moram com pai e mãe. Aprendam a lidar com dinheiro, investimentos. Vai fazer diferença quando vc também cansar.


16/05/12, 19:48:35: Ramos paulo.1209@terra.com.br - IP : 177.97.147****
    Bom tenho 33 anos e estou tentando entrar na areá de TI ,percebo que o maior problema são as consultorias que querem pagar estagiários valores que as vezes não pagam nem a mensalidade da faculdade ,o outro lado enquanto uns gastam muita grana estudando ou melhor pagando absurdo de faculdade , apenas uma certificação resolve o problema,mas as empresas ainda querem certificações e faculdade,melhor solução seria a regulamentação do governo na areá de TI mas vejo que a politica nacional não funciona nunca então o QI(ken indike) ainda serve.Bom vou tentar a sorte!

16/05/12, 16:11:53: Andrade - IP : 200.136.52****
    A grande verdade. A área TI afundou desde o estouro da bolha da internet. vários profissionais largaram tudo uma época e foram atrás de certificações e treinamentos (quem lucrou foram os Dealers, Fabricantes e Centros de Treinamento). Hoje em dia vc consegue um template mesmo básico em qualquer link do google, e põe para funcionar com pouco ou nenhum esforço. Qdo as empresas anunciam que precisam de um AUTODIDATA elas querem dizer, alguém que se vire no GOOGLE. Quem estudou seriamente, aprendeu algorítmos, desenvolvimento, consolidação, etc. hoje se perde em propostas de R$2.000,00 para baixo PJ + FLEX. Onde já se viu.. é Menos que 3 salários mínimos se tirarmos os impostos. Isso não é salário de profissionais iniciantes, quanto mais pessoas capacitadas. Um Profissional mais experiente jamais se submeteria a isso, um estagiário, um júnior talvez. E as consultorias vem e dizem que este é o valor de mercado. estamos diante da falência de uma Carreira, não tenho medo de dizer, TI ACABOU. Vamos mudar de ramo, vamos mudar de rumo. Enquanto ainda podemos pelos menos pagar a previdência social, ou quisá um plano de saúde. Pq daqui a pouco, nem isso conseguiremos...

16/05/12, 15:22:24: Milana - IP : 187.37.10****
    Infelizmente , é um ponto polemico e de muita discussao, de varias formas nos sentimos mal e até frustrados, com o que passamos e encontrados pela vida a fora! Vale sempre o aviso, que uma profissao ou uma forma de sustento apenas, pode te entravar!!

16/05/12, 12:35:45: luiz fernando - IP : 170.66.1****
    quando o homem foi a lua pela 1a vez, em 69, NAO existia plataforma baixa. as 2 plataformas tem que conviver bem, uma precisa da outra. mainframes sao mais seguros, sempre! nenhum tipo de virus os ataca. eh possivel ser velhinho e bom em qualquer profissao. cobol nao morrera nunca, enquanto foxpro, clipper, dbase, pl sql, java, vem e nao sobrevivem por muito tempo. pq sera que as grandes empresas NAO abrem mao de seus mainframes? downsizing, qto dinheiro, tempo, etc... jogados fora. envelhecer nao eh se tornar incompetente, nem sinal de que sabemos tudo!


16/05/12, 11:51:36: Andre - IP : 186.220.21****
    Trabalho há 9 anos com TI e hj estou com 28 anos,nos ultimos 5 anos, trabalhei muito, deixei de passar feriados com a minha familia pq tinha projetos com atraso, deixei de viajar no natal ou ano novo pq o projeto não poderia parar, fiz centenas de horas extras, trabalhei aos sabados, aceitei trabalhar em modalidades de contração como Clt flex, clt auto gestão, e hoje me pergunto o que eu ganhei com isso? abri mão de muita coisa para ganhar experiência e no fim experiência não vale nada, vc so precisa ser um recurso barato pra dar altas margens as consultorias.

16/05/12, 11:49:54: Sr. Excluido - IP : 189.33.2****
    Eu tenho 55 anos e fui mandado embora justamente pela idade e por estar desatualizado. A empresa nunca me deu nenhum curso de especialização ou certificação. Os cursos são caros e o salário não dava prá pagar. Qdo cheguei nessa idade e sem tanto recursos tecnicos, me deram um pé... São poucas as empresas que investem nos funcionários, preferem pegar de fora É isso mesmo, quem puder pular fora lá pelos 35, 40 anos, façam isso...

16/05/12, 11:10:35: Cláudio Milani milani.claus@gmail.com - IP : 189.121.5****
    Tenho 42, sou arquiteto de soluções Oracle, trabalho na área ha 18 anos. A verdade é que cada vez está mais difícil conseguir uma colocação. Lendo os comentários acima, vejo várias razões que concordo, dentre elas. A cultura do Brasil, a truculência das consultorias, dos clientes e a conivência do governo em fiscalizar. O Brasil desrespeita o idoso em todo lugar, todo o lugar. Em determinadas culturas, como a oriental. A idade e o conhecimento são valorizados, não aqui. Infelizmente nossa área tende a declinar com a experiência. É muito triste, não porque acontece comigo. Mas porque a experiência de como fazer direito se perde. O resultado são sistemas ruins, estresse, coisas absurdas de quem ainda não tem experiencia para fazer.

16/05/12, 10:33:27: Rafael - IP : 187.56.39****
    Segue um artigo e uma reportagem sobre o tema. Sobre o artigo, leiam a parte da natureza temporária de conhecimento.

    https://www.halfsigma.com/2007/03/why_a_career_in.html

    https://techcrunch.com/2010/08/28/silicon-valley%E2%80%99s-dark-secret-it%E2%80%99s-all-about-age/


16/05/12, 10:28:44: Fernando - IP : 201.63.4****
    Carlos Gava,

    Como uma pessoa que quer viver, ter tempo pra lazer e família e não ser um nerd bitolado em tecnologia, terá tempo de aos 50 anos estar ainda atualizado com o mercado?

    Eu tinha quase 24 anos quando saí, já se passaram dois anos e hoje estou trabalhando na área industrial, com processos e Key-User no Protheus. Digo que foi muito, mas muito difícil tomar esse tipo de decisão e jogar fora todo o conhecimento e experiência, mas fiz isso enquanto eu achava que havia tempo.

    Quem gosta de tecnologia, não liga de estar sempre se atualizando e mora em São Paulo, é um grande negócio trabalhar com TI, é uma área que para mim, costuma pagar mais que as outras mais comuns.


16/05/12, 10:28:34: Rafael - IP : 187.56.39****
    Absolutamente impossível. O desemprego em TI é certo ao envelhecer. Tão certo quanto a morte e os impostos, como dizem.

    Essa é a razão pela qual já estou há 1 ano e meio estudando para concursos públicos. Prestarei MDIC semana que vem.

    E, para os ingênuos que acham que é só uma questão de se manter atualizado , sigam firme, só depois não digam que não foram avisados.


16/05/12, 10:05:36: Carlos Gava - IP : 201.1.33****
    Claro que sim. Vamos ver nossa profissão, analistas, programadores, desenvolvedores, arquitetos. Somos nós, como médicos, se nos mantivermos atualizados podemos envelhecer e permanecer em TI. Nossos conhecimentos passados e conhecimentos atuais farão com que, sejamos ainda melhores aproveitados no mercado.

16/05/12, 09:37:47: Milana - IP : 187.37.10****
    La vamos nos no bate boca de novo, Alexandre é apenas vc contra varios aqui, o preconceito no Brasil é claro, e nas consultorias para atender aos criterios dos seus clientes tambem, o colega mesmo abaixo, o Fernando, ja saiu da area aposta que nem deve ter chegado aos 40, porque? Por causa do preconceito, da INSTABILIDADE, da contratacao, vc sabia que tem gerente de banco que ganha mais que profissional de TI? Eu mesmo conheci um cara que estudou contabilidade e hj aos 50 terceiriza as notas fiscais dos otarios aqui. Fernando diz ai para que area vc se voltou e quantos anos saiu!

    abraços


16/05/12, 08:45:28: Fernando - IP : 201.63.4****
    Trabalhei numa empresa que era uma das únicas do mercado que havia muita gente de bastante idade, mas sabe o porque? Porque era uma empresa familiar, apesar de ser grande. A maioria dali trabalhava com linguagens antigas nem mais usadas no mercado, ou seja, todo mundo morria de medo de sair de lá. Dito isto, acho que TI não é feito e nunca será feito para pessoas que querem ter uma família e sustentar a mesma, pois é uma área que muda muito, completamente instável, onde o conhecimento é jogado fora em poucos anos.

    Quando eu tiver um filho, não vou recomendar a área de TI para ele. Eu era da área há mais ou menos dois anos, hoje trabalho em outra área.

    Pergunta: O que aconteceu para eu mudar? Resposta: Não precisei esperar acontecer tudo comigo: (sem CLT, consultoria exploradora, estudo constante, sem tempo para lazer), quando percebi que seria assim, resolvi mudar enquanto era tempo e não me arrependo.


16/05/12, 01:58:35: Sra. Jurássica celi-lee@hotmail.com - IP : 189.79.65****
    Vou falar de algo que já comentaram porque me afeta muito... tenho 55 anos e eu estava na área de TI há 30 anos, sou do tempo do cartão perfurado de 80 colunas... jurássica assumida !!! Hoje sou analista funcional desempregada há 14 meses, conheço como abstrair regras de negócios e sua interação com o ambiente em que atuará, para isso procuro estar sempre atualizada. Já ouviram aquela frase Não se ensinam truques novos pra cachorros velhos !!! Muito engraçado mas cheio de preconceito. Ainda temos muito a aprender e muito a ensinar, ou melhor, trocar. O problema não é ser velho para conhecer novas tecnologias, nossa capacidade de aprendizado é infinita, Não há nada pior do que ficarmos desempregados por causa do preconceito de idade ou de restrições financeiras, a mercê dos recrutadores que bloqueiam seu curriculo antes mesmo dele ser analisado por alguém competente para isso. Então vc é convidado para uma entrevista sem falarem nada a respeito das impossibilidades . São gentis, vc preenche uma ficha imensa, dá seu CPF sem querer abrir um crediário ou fazer um empréstimo, e no dia seguinte vc recebe um email assim: ”deis de jah agradeso pela participação. Manteremos seu curiculo nonosso banco de dados”... muito constrangedor saber que nossa experiencia nem chega a ser avaliada por alguém mais lúcido !!!

16/05/12, 00:50:54: José Gomes - IP : 189.100.101****
    O mercado simplesmente não precisa de mão de obra mais experiente e qualificada porque não existem trabalhos muito importante, sérios e complicados sendo desenvolvidos. Somos uma economia baseada em commodity e não industrial, produtora de tecnologia ou inovação. Fazemos piada sobre a exploração espacial, por exemplo, dizendo que temos mais problemas por aqui mesmo para serem resolvidos. Somos verdadeiros alienados, isso sim... A geral deveria virar gestores de projeto recém formados e acabar de vez com esse papo de programação, design de eletronicos ou redes. Vamos continuar a comprar tudo bem caro de quem foi bem educado para fazê-lo!

16/05/12, 00:06:43: alexandre - IP : 200.185.23****
    Para todos mas em especial para MILANA:

    Na minha opinião, não vemos quarentões na nossa área pq naquela época era uma outra era. Quando os quarentões estavam com 20 anos ou seja na faculdade, era o ano de 1990 onde a aplicação de desenvolvimento mais avançada era CLIPPER. o Client Server estava engatinhando, a maioria dos processos nas empresas da época eram manuais e o pessoal daquela época NÃO tinha tanto contato com tecnologia como temos hoje.

    RESULTADO: Poucos quarentões entraram na area, MUITOS dos que entraram ficaram no COBOL. Hoje é diferente, toda a empresa precisa de sistema, temos internet desktop smartphone ipad, uma gama muito grande de tecnologia e desde os trintões até os dezões tiveram contato com tecnologia com isso despertanto o interesse pela área.

    RESULTADO: Mais gente trabalhando na area

    CONCLUSÃO. Daqui a 10 anos estaremos fazendo a seguinte pergunta. Quase não vejo cinquentões na area...


15/05/12, 18:41:31: Milana - IP : 187.37.98****
    Bom eu quase nao vejo gente da minha idade (40 anos) ou mais trabalhando na area!!Os 40oes que estao na area, reclamam o tempo todo do salario e da forma de trabalho, eu tambem so estou na area pq nao achei outra forma de renda, mas logo logo eu chego la! Infelizmente aqui no Brasil , devido a falta de concorrencia justa no mercado, os mais velhos nem ao menos podem criar suas proprias empresas e concorrer com as demais de forma honesta, aqui a area é muito politica e altamente preconceituosa com tudo, idade, barriga, baranga, alem do fato das contrataçoes serem irregulares e o pessoal da area nao ter uma uniao e etica interna! Eu acredito que logo logo havera um apagao de mao de obra, mas é apagao mesmo, pq aqueles que estao entrando saem por falta de estimulos reais e os mais velhos por falta de oportunidade. Mas ate lá se deus quiser, terei meu escritorio ou meu restaurante!

    abraços


15/05/12, 16:45:50: Marina - IP : 189.62.12****
    Poucos são os que conseguem esta façanha, de envelhecer e permanecer com uma carreira de sucesso na área de TI.

    A maior parte dos problemas de TI são estruturais e se repetem em outros paises, variando apenas a intensidade. No link abaixo é possível ter um boa visão disto :

    https://www.cio.com/article/616259/IT_Career_Guide_Advice_for_IT_Professionals?page=1 taxonomyId=3123


15/05/12, 16:29:18: Ricardo - IP : 24.114.25****
    Luiza ja voltou para o Brasil. (Para o azar dela)kkkkkkkkkk

15/05/12, 16:24:17: Emerson - IP : 187.45.143****
    Ah é...no Canada?! Encontrou a Luísa?

15/05/12, 15:28:14: Ricardo - IP : 24.114.25****
    E sim, por isso vim para o Canada No Brasil e muito mais complicado, no brasil geralmente querem contratar apenas pia pancudos de predio para fazer o trabalho de um homem, recebendo o salario de um mendigo.

15/05/12, 14:29:34: Kenji - IP : 200.136.52****
    É impossível envelhecer e permanecer em T.I. tenho diversos motivos para isso:

    Após algum tempo, vc se dedicará mais e mais a sua vida pessoal (esposa, filhos, netos, namorada, amante, médico, etc)

    Após algum tempo, vc não se satisfará em ir numa baladinha para desestressar

    Após algum tempo, vc não terá mais saco para virar a noite em changes

    Após algum tempo, vc não terá mais paciência para aturar chefe burro

    Após algum tempo, vc não terá paciência para fazer entrevistas com recru- tadoras imbecís

    Após algum tempo, o salário que vc almeja como pai de família será muito superior ao que um recém formado almeja

    Após algum tempo, sua experiência em não cometer erros, será menos valio- sa que a quantidade de horas que a consultoria quer vender a preço alto pagando preço de banana para o profissional que a executa.

    Fora a resistência que o jovens Gestores ou Pseudo tem em contratar profissionais mais experientes e portanto com caracteristicas de liderança bem mais desenvolvidas que eles.

    K.


15/05/12, 14:12:14: fernando fernando_duarte_77@hotmail.com - IP : 170.66.1****
    Senhore(a)s, the age is on your mind, my mind. . a idade esta na mente. em qualquer area, independentemente de idade, podemos ser bons e aprender a cada dia, pois a vida eh um aprendizado constante. . tenho 59 anos, trabalho em um banco multinacional, e sou feliz com o que faço e amo meu trabalho. . queria propor um debate ou um simples recado para alguns empresarios da iniciativa privada: . se politicos (e NAO sao poucos) ainda estao na ativa com mais de 60, 70 anos, pq nos, pobres mortais, nao podemos almejar um emprego ou melhorar na carreira apos determinada idade? . pq alguem pode concorrer ao cargo de presidente da republica com mais de 40 anos e nós nao podemos apenas trabalhar, mesmo que com 80 anos? . e qual de voces daria emprego a uma senhora de 65 anos, em sua casa, como domestica? ou iriam preferir uma de idade menos avançada? . isso eh que da morar num pais de quinto mundo!


15/05/12, 13:35:37: Fábio - IP : 187.45.176****
    TI é como carreira de jogador de futebol ou modelo, acaba cedo, por volta dos 35 anos, o problema é que TI paga bem menos.

    Quem começa agora já deve planejar sua carreira, pensando em outras alternativas no futuro.

    Gosto de TI, mas tenho inveja de profissões como Medicos ou Advogados, que podem trabalhar tranquilamente até os 70 anos, mantendo uma boa remuneração e sendo valorizados pelo seu conhecimento.


15/05/12, 13:15:29: Milana - IP : 187.37.98****
    Sem falar do preconceito dos clientes das consultorias que fazem questao de ter um rostinho bonito na empresa

15/05/12, 13:15:03: Leandro - IP : 161.148.17****
    Sou funcionário público de uma estatal (CLT) e percebi uma coisa interessante. Tem uma quantidade razoável de pessoas mais velhas (mais de 30) fazendo concurso público e entrando para ser funcionário público. Estas pessoas muitas vezes vem com uma boa experiência da iniciativa privada, até com salários melhores. Deve existir várias razões para isto, mas acredito que o congelamento da carreira seja um destes motivos.

15/05/12, 11:18:13: Gláucia gandare@gmail.com - IP : 189.12.22****
    Sou recém desempregada e pós - graduada em redes de computadores. Tenho 42 anos e estou encontrando muitas dificuldades pelo fator idade. Ou seja, toda minha bagagem profissional até agora esta sendo jogado no ralo, porque já sou considerada velha para continuar trabalhando. E os governantes ainda desejam aumentar a idade máxima para a aposentadoria. Seremos um pais de mendigos.

15/05/12, 10:51:51: Aang velho - IP : 187.37.98****
    Nao, ate agora nao achei um colega meu da area de TI, a maioria sumiu! tenho 40 anos e vi pouquissimos com 40 ou mais trabalhando na area! Em compensaçao la nos EUA, Australia e paises desenvolvidos os quarentoes sao altamente valorizados!

15/05/12, 09:44:28: Décio - IP : 189.30.203****
    Na última pesquisa salarial feita aqui mesmo no site apinfo, em 2010 só 6% das pessoas em TI tinham mais de 40 anos, portanto a resposta mais direta para a pergunta é NÃO.

    Hoje temos que trabalhar até os 50,60 anos para pode garantir uma aposentadoria razoável. O que fazer se depois dos 40 já não temos mais chances ???


15/05/12, 09:31:41: Tavares - IP : 201.45.164****
    Trabalho a 30 anos em TI, e vejo o seguinte, um pequeno percentual de profissionais, cerca de 5% conseguem chegar a cargos de gerente ou diretores de TI.

    Um percentual similar se transforma em grandes especialistas em alguma tecnologia e conseguem o que se chama de carreia Y, que permite uma remuneração até maior do que as de nível gerencial.

    Uma parcela um pouco maior, aproveita o contato que tem com as outras áreas da empresa consegue uma promoção mudando por exemplo, para as áreas financeiras, planejamento, logística e etc.

    O restante fica travado na carreira, pode até manter o emprego, mas não tem condições de continuar a crescer e sofre cada vez mais com a concorrência dos profissionais mais jovens.


Anteriores:

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?