APinfo - Forum


Fórum : Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

Sugerido por : Cleyson, Marcos, Flávia, Luiza

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores


12/07/12, 09:58:29: Gilson gsouzadealmeida@gmail.com - IP : 200.187.13****
    Na minha humilde opnião, Sim! É necessário que o Gerente ou Diretor conheça o ambiente e dificuldades do segmento por ele gestionado, não é necessário que ele ainda seja um especialista, mas é essencial que ele tenha sido um especialista no ramo atuante (Tenha uma bagagem de conhecimento). Oque ocorre hoje na área de TI, é que gestores que nunca trabalharam na área de TI assumem a gestão de departamentos que refletem suas decisões,porém, na maioria das vezes não são decisões suas (decisões próprias) e sim as decisões daquele analista que na maioria das vezes não é o melhor técnicamente falando, mas é um ótimo político, e lida muito bem com as palavras. RESUMINDO SE VOCÊ TIVESSE UM PROBLEMA CARDÍACO GRAVE E NECESSITASSE PASSAR POR UMA CIRURGIA, FICARIA MAS TRANQUILO EM FAZER A CIRURGIA COM A EQUIPE DE UM CIRURGIÃO QUE TRABALHOU DURANTE ANOS NO CENTRO CIRURGICOE AGORA COORDENA UMA EQUIPE DE CARDIOLOGISTAS OU COM UM COORDENADOR DE CARDIOLOGISTAS QUE ACABOU DE SAIR DA UNIVERSIDADE.

12/07/12, 09:35:24: Miguel - IP : 177.43.20****
    Comentando: O resto que vejo por ai é Gerente querendo colocar ou meter o bedelho em código e olha que ja vi muito por ai fazendo isso e não larga a escovação de bit

    Infelizmente irmão, é o que mais tem nas empresas, GESTOR arrogante, que não sabe nada e não deixa quem sabe fazer achando que está protegendo seu posto, enquanto isso, os sistemas vão ficando sem qualidade por causa dos micreiros .


12/07/12, 09:30:23: Miguel - IP : 177.43.20****
    Comentando o texto: Claro que não! Engrenou um MBA do varejão direto ao terminar o curso de técnologo já era. Azar dos bobos que ficam se especializando e adiquirindo experiencia nas areas que atuam. O MUNDO É DOS GESTORES!!

    Engraçado o preconceito que muitos possuem para com aqueles que realmente tem talento para T.I, os agredindo verbalmente como NERDS. Bobos? É esses bobos que escrevem as linhas de código dos sistemas das empresas, fazendo o work flow destas andar pra frente. Eu acho engraçado uma coisa: um cidadão cursa uma faculdade de T.I nas coxas aí consciente que não tem o mínimo de talento para atuar na área faz uma MBA e já acha que tem condições de ditar normas na área, rapaz, sem esses bobos para escrever os códigos fontes, ou seja, desenvolver e dar manutenção nos sistemas, vc fica sem emprego, qual empresa hj sobrevive sem T.I? Você precisa rever seus conceitos, o mundo da T.I é de quem realmente sabe trabalhar com ela e não de GESTORES que querem mandar sem conhecimento de causa, sem ter o mínimo de talento para militar na T.I, você conhece o Linus Torvalds? Ele é um hacker e com certeza é um NERD, mas criou um dos sistemas operacionais mais robustos que existe hoje, o Bill Gates disse: Seja legal com os CDFs. Existe uma grande probabilidade de você ir trabalhar para um deles. Entendeu? Não se ache um líder de T.I ou um expert porque vc é GESTOR ...


11/07/12, 23:15:32: junior - IP : 201.43.****
    Como dizem nem ser tão técnico isso é papel de especialista e nem ser tão desatualizado, esse é o consenso que vejo nos comentarios para Gerente e concordo. Ficar por fora do que e como a equipe esta desenvolvendo não da e ficar explicando para o analista/desenvolvedor como melhorar sua rotina também não é o papel do Gerente TI pelo amor de deus ja vi gente ai comentando que o cara deve ter todo conhecimento para orientar e treinar !!! ai já extrapolaram só se o individuo tiver 1000 cerficações e trabalhado ha 100 anos na area para ajudar o(s) desenvolvedor(es) x , y , z, k ,n....kkkk. É direcionar o Projeto e saber do que a equipe está falando podendo avaliar para decidir, cobrar , melhorar e ponto. O resto que vejo por ai é Gerente querendo colocar ou meter o bedelho em código e olha que ja vi muito por ai fazendo isso e não larga a escovação de bit , como dizem : sai do muro e decide o que quer fazer . Agora Gerente sambarelove tambem não da né, o cara fala vou fazer website em clipper pode ? O gerente responde : Manda bala nisso ai que vai ficar bom....kkk

11/07/12, 21:05:29: Artephius - IP : 189.121.1****
    Somente em TI há casos em que há gestores sem nenhum conhecimento técnico.

    Isso que fez a área de TI adoecer. A pessoa cursa uma faculdade de T.I a trancos e barrancos, faz um MBA da vida e diz para você mesmo: Irei mandar agora, serei gestor! Aí, se veste a roupa da hipocrisia e do egocentrismo e fica querendo ditar normas em ao menos saber escrever uma linha de código sequer, lamentável isso. Eu mesmo, sendo um analista experiente, tive que aguentar murrinha de um supervidor imbecil que não sabe nada de T.I, tive que me impôr e coloquei ele no lugar dele, é esses cidadões que estragaram a área de T.I ...


11/07/12, 21:02:25: Artephius - IP : 189.121.1****
    Somente em TI há casos em que há gestores sem nenhum conhecimento técnico.

11/07/12, 11:03:50: Paulo Silvestre paulosilvestreneto(at)gmail(.)com - IP : 189.56.84****
    Na minha opnião, o gerente, gestor, líder ou diretor o responsavel pelo setor de TI, não só como deve deter todo o conhecimento, como deve prover esse conhecimento para sua equipe. Caso contrario, vai ter uma equipe muito desmotivada, pois são eles que detem o conhecimento, aplicam e colocam em pratica, mais quem ganha mais é sempre o gerente. Já passei por esses casos aonde a empresa enxergou aonde estava a discrepancia de conhecimento e sanou o problema. O gerente, não deve ser apenas o manda-chuva deve ensinar, ajudar, se responsabilizar por toda a equipe. Eu creio nisso como um diferencial.

10/07/12, 23:22:53: RP - IP : 177.150.90****
    Existe algum CFO sem conhecimento na área Financeira? Gerente de contabilidade que não saiba o que é balancete? Diretor de hospital que não foi médico? Engenheiro civil que não entenda o esforço envolvido na construção de um edifício?

    Somente em TI há casos em que há gestores sem nenhum conhecimento técnico.

    Também não acredito que quem assumiu uma gerência ou diretoria sem o conhecimento técnico o adquira fazendo um curso, sem praticar, serve apenas para se ter uma base do assunto, o que não é experiência, que é obtida na repetição das tarefas.

    Portanto, acredito que quem é técnico e tem experiência, seria um excelente gestor, se tiver a principal habilidade do gestor, que é a de lidar com pessoas. Qualquer pessoa.

    Mas há exceções: o melhor Gerente de TI que conheci não era técnico, mas tratava-se de um líder nato, seguro e encorajador. Uma de suas frases era: não sei fazer o QUE você faz, mas ACREDITO que você faz o MELHOR que pode . Nenhum de seus projetos foram mal-sucedidos ou entregues fora do prazo. Hoje em dia, é diretor de uma financeira.

    Já os demais gestores, me fizeram consumir muita aspirina, dipirona...


10/07/12, 13:55:59: Marcello Borges m.assis.borges@uol.com.br - IP : 189.121.8****
    Caros,

    Acredito que seja imprescindível o Ger. e/ou Diretor de T.I saber tecnicamente o que está gerindo até mesmo porque tive uma péssima experiência com um diretor de T.I que inclusive eu respondia direto para o mesmo e que não sabia nem o que falava.


9/07/12, 15:22:19: Edu Cezaretti evcezaretti@gmail.com - IP : 187.121.9****
    Sim é necessário que um Gerente ou Diretor tenha conhecimentos técnicos, pois ele deve ter experiência, ou seja, ter colocado a mão na obra, pra saber o que os profissionais abaixo de seu cargo semtem.

    Como poderá um gerente ou diretor saber o que um técnico/analista passa, sendo que ele nunca teve conhecimento técnico?


9/07/12, 11:47:37: João Henrique - IP : 201.1.6****
    Essa dependência já é normal,aqui no brasil é claro.(kkk) Mas enfim ,precisa sim para saber estimar o tempo e prometer um prazo correspondente ao que sua equipe consegue realmente fazer. Além disso para não ser enganado com estimativas absurdas ditas pelos seu funcionário é necessário ter conhecimento e até para entender quais as dificuldades e pontos críticos do projeto.(Fora é claro entender de cronograma). Fazendo um bom cronograma, identificando pontos críticos,quais são as folgas para realocar recursos se necessário.

9/07/12, 09:16:53: Nathanael nathanael.meireles@gmail.com - IP : 201.65.1****
    Eu também acho que não.

    Já me deparei com Diretores que não sabiam de nada que dependiam até mesmo dos técnico se estagiários que sabiam mais do que ele. Creio que aqui no brasil o que vale é realmente Q.I ( Quem indique ) rsrsrs.

    Agora fora daqui é imprescindível que se tenha conhecimento técnico além do avançado até por que lá fora o bixo pega. kkk


7/07/12, 22:57:40: Jessé Alves jessealvesvieira@gmail.com - IP : 201.27.110****
    Na minha humilde opinião um diretor ou gerente precisa sim ter conhecimentos técnicos gerais de tudo em ICT pois para saber delegar e alocar recurso ou tomar decisão , é necessario conhecer o recurso e a importancia dele dentro do ambiente.

    - Precisa ser um bom analista - Precisa ter muito conhecimento tecnico (não necessariamente especialista) - Precisa ser um bom lider - Precisa ter visão de negocios - precisa ter uma boa organização


7/07/12, 12:30:37: Anônimo - IP : 177.80.157****
    Tem que ter, porque são cargos de alta responsabilidade na área.

6/07/12, 13:04:58: João Henrique - IP : 201.1.201****
    Aqui no brasil só precisa saber mandar e ter um alto(QI) ou melhor ainda um vasto network.(com vasto network as vezes nem faculdade é preciso, porque o que interessa é a sua agenda de contatos).

    Mas para quem não quer atrasar projeto e não prometer mais do que pode cumprir seria bom.(entender de pessoas e um pouco do que se passa na sua área de atuação)


6/07/12, 00:20:09: José Gomes - IP : 189.100.101****
    Claro que não! Engrenou um MBA do varejão direto ao terminar o curso de técnologo já era. Azar dos bobos que ficam se especializando e adiquirindo experiencia nas areas que atuam. O MUNDO É DOS GESTORES!!

5/07/12, 18:11:09: Carlos Amaral chayimamaral@gmail.com - IP : 189.101.222****
    Não acredito que tenha, necessariamente, que ter um grande conhecimento técnico, mas, sim, conhecer a área na qual está trabalhando. Não programo em Java mas, quando gerente na última empresa, fiz 3 cursos (JSF, Spring e Hibernate) para poder perceber os prós e contras, ou dificuldades que os desenvolvedores enfrentavam e enfrentariam.

    Gestão e liderança não necessariamente estão ligados à domínio técnico. É dom. É vocação. Um técnico perfeito, conhecedor de todas as ferramentas, e possuidor da mais lógica lógica, não necessariamente tende a ser um bom lider ou gerente.

    Tem que saber trabalhar com pessoas, o que no mundo de T.I. é um pouco, digamos, diferenciado.


4/07/12, 20:18:35: Edson Pereira edson.nbi@hotmail.com - IP : 187.10.202****
    Normalmente sao parentes do donos da firma, ou como estao gerenciando esquecem os procedimentos tecnicos, dando ordem q depois normalmente serem reformuladas.

4/07/12, 19:34:34: Jonh dsddsd@ffd.com - IP : 189.78.220****
    Gerente e Diretores devem ter conhecimentos técnicos para poder conduzir o departamento principalmente para saber lhe lidar com os subordinados.

    Vocês acham que um técnico, gerente ou diretor de futebol terá exito se nada entender sobre esse esporte ?

    Já tive gerente com os 2 perfis com ou sem conhecimento técnico, prefiro os com conhecimento. Os que não tem conhecimento na maioria foram figuras representativas do departamento assim como Rei Momo no Carnaval. Não conduziam a ferro todos os aspectos do departamento. Os sem conhecimento técnico são mais suscetíveis a serem influenciados, imparciais e gerenciar só para agradar seus superiores, prejudicando o negócio e todos seus subordinados.


4/07/12, 09:28:21: jonh - IP : 189.125.226****
    gernete tem saber delegar... É pensando assim que a maioria cai fora da area, por falta de respeito a mesma!

4/07/12, 07:42:09: Eduardo - IP : 189.62.73****
    Olá Wenderson, concordo plenamente com o seu comentário. Voce resumiu bem o papel que deveria ter um bom gestor de TI.

    Já tive o prazer de trabalhar em uma equipe assim e quando isto acontece todo mundo sai ganhando. A área de TI era muito respeitada em toda a empresa, a ponto exportar gerentes para outras áreas, como logística, financeira, planejamento e etc.

    O principal é que o gerente saiba gereciar e delegar a parte tecnica para o restante da equipe.


3/07/12, 21:04:10: Ulisses - IP : 186.242.108****
    Sem dúvida, foi como o amigo disse.

    Se ele é Gerente ele tem que saber mais que todos, afinal, ganha mais que todos.


3/07/12, 13:28:14: flávio - IP : 200.148.142****
    boa tarde ! tem muito gerente de TI fazendo outras funções, para mim a função de um gerente de TI é de buscar novas tecnologias e soluções para antender as obrigações principalmente do fisco, abaixo dele segue as funções de analista de sistemas , analista de negocios , gerente de projetos etc.

2/07/12, 23:02:17: Marcelo - IP : 187.34.241****
    Claro que não, e acredito também que um profissional com grande conhecimento técnico dificilmente almeja essa posição. Um gerente, entre outras coisas deve ser um líder, e bons lideres são os que sabem gerir pessoas. Pensando na formação, a visão gerencial tem que ser mais ampla, balanceada entre exatas e humanas. Contudo, nada impede que um gestor de máquinas tenha sucesso com pessoas.

2/07/12, 20:50:29: Wenderson Silva - IP : 177.97.22****
    Acredito que muito conhecimento técnico para um diretor atrapalha, ter nenhum conhecimento também atrapalha. O Diretor de TI hoje tem varios papeis, vai depender da empresa. Mas pecando pelo excesso de zelo, acredito que um Diretor de TI ele precisa estar em contato com as novidades tecnologias e de olho no futuro, avaliar tendencias, ele precisa conhecer o plano estratégico de negocios da empresa (não precisa ser técnico para isso). Ele precisa saber contratar bons gerentes operacionais e coordenadores, para conduzir a parte técnica. Para tomar decisões técnicas que não for alinhado com a estratégia de negocio da empresa, ele estará fora da empresa em breve. O que ele precisa é ser um lider dentro do grupo, dar responsabilidade (delegar) e acompanhar as pessoas, ser exemplo de compremetimento, pois se trata de pessoas na area de TI e não Recursos de TI. Porém, até mesmo as pessoas que ele contrata ou administra tem que estar alinhado com a estrategia de negocio da empresa.Ele precisa fazer o negocio da empresa crescer e fortalecer e ele precisa entender isso muito bem. Alinhar as expectativas da empresa e de seus funcionários é o grande desafio, por que ambas precisam estar em conformidade com a estratégia da empresa.

2/07/12, 18:04:59: Francisco S A yaank_red_elk@hotmail.com - IP : 187.3.79****
    Desejo a todos o Diretores Corporativos de TI sucesso... Sejam bem vindos e terei o privilegio de ouvir vossos temas e discuções.

1/07/12, 11:04:18: Marcio Santos - IP : 189.32.176****
    Acredito que para qualquer gestor, a importância de deter o conhecimento técnico está diretamente ligada à proximidade das decisões técnicas a serem tomadas. Um gestor deve compreender as necessidades do negócio e se tais necessidades estiverem diretamente ligas às decisões técnicas, entendo sim, que deve ter um mínimo conhecimento do tema. O PMBOK diz que um gestor de projetos não precisa ter um conhecimento técnico do projeto que vai gerenciar, mas apenas a habilidade de gerenciar projetos. Acredito que oconhecimento técnico depende do nivel de interação nas decisões técnicas. A exemplo, o Sr Silvio Santos não precisa saber como as ondas eletromagnéticas transportam sua imagem e som aos televisores. O Sr Eike Batista não precisa saber como uma plataforma de petróleo injeta substâncias num poço a fim de extrair seus fluídos, pois estão distantes dasdecisões técnicas dos seus negócios. Já o Sr Bill Gates, está diretamente ligado às etapas de desenvolvimento dos seus sistemas e isto requer um conhecimento técnico apurado.

30/06/12, 21:37:23: José Eduardo jesant5@gmail.com - IP : 201.88.2****
    Boa noite a todos, na minha opinião tem que ter o minimo de conhecimento técnico, porém entender profundamente do negocio que se esta tocando e essencial,porque dai existe o complemento com a area tecnica.. O Gerente ou Diretor não pode ficar sem atualização constante, porque a busca por melhorias é função dele..

30/06/12, 20:16:35: MM - IP : 189.102.25****
    Nao , ate uma crinca de 5 anos gerencia um grupo de profissionais de TI!!

30/06/12, 12:35:16: Grace Mantes graceman@totya.com.br - IP : 186.220.49****
    Interesse este tema. O BOM Diretor de TI ou CIO, é aquele que já técnico e passou por todas as áres de suporte e desenvolvimento. Este sim, tem um potencial para ser um grande executivo.

30/06/12, 12:32:23: Elcio e.martins67@pop.com.br - IP : 186.220.49****
    No meu entendimento, sim, eles precisam ter o embasamento técnico. Na área de TI não basta ter o domínio da Gestão. O executivo de tecnologia, precisa saber como as aplicações rodam e assim poder aplicar o conhecimento em planejamento e times. Conheço muitos executivos que não dominam a área técnica, pois muitos são oriundos de áreas adminstrativas. O executivo de TI tem que ser multi-task e principalmente hands-on.

29/06/12, 20:18:07: ClaudioFerreira oclaudiox@gmail.com - IP : 201.95.11****
    Bom forum ! Dei uma olhada rápida nas mensagens e me senti motivado a escrever. Então vai aqui a minha contribuição... Tenho 42 anos, trabalhando com tecnologia desde 1992. Vi todos os tipos de gestores e aqueles que tem bom conhecimento técnico, mantenho contato. Os IGNORANTES, ARROGANTES, esses são os piores, pois trocan o raciocínio pela força do poder e ai, quem quer e PRECISA trabalhar sofre. Eu mesmo, sempre corri de cargos de liderança e hoje atuo como especialista em uma experiência um pouco confusa pra mim.

    Desta experiência toda, me incluindo, eu diria o seguinte: Ter CONHECIMENTO TÉCNICO AJUDA MUITO, mas acho que um bom GESTOR DE PESSOAS, faz até toca qualquer situação, inclusive com prazos e custos justos. Mas quando se perde a sintonia, a coisanão flui, apenas resiste, vai sobrevivendo ... O GESTOR DE PESSOAS, contrata bons especialistas, conserta os fracos, mostra o que é LIDERAR, fazendo com que TODOS o sigam, de fato e, desta forma, com TODOS FELIZES, os resultados superam as expectativas dos clientes internos e externos.

    Um problema comum é um recurso apresentar um bom resultado técnico, se mostrar eficiente pelos resultados técnicos e alguém acima pensa: PRECISO DE UM TALENTO DESTES NA GERÊNCIA DA ÁREA. Só que o cidadão é um BOM TÉCNICO. Sendo SER HUMANO, este BOM TÉCNICO tem ambição pelo poder e abraça a causa, até por que, normalmente neste cenário há uma parceria no erro. 1. Erro de quem confundiu as idéias e quer transformar em gestor, o BOM TÉCNICO 2. Erro do BOM TÉCNICO que agarra a excelente oportunidade e não negocia o despreparo, pois, como não teria como recusar uma proposta destas. O que pensaria o promotor ??? E por ai vai ... Não é regra, mas é o que mais acontece. Continua ...


29/06/12, 20:13:41: ClaudioFerreira oclaudiox@gmail.com - IP : 201.95.11****
    === continuação ... Com certeza, alguns se destacam exatamente pelas respostas como LÍDER em uma ou outra atividade. Mas como eu disse, são raras as vezes que acontece desta forma. BONS TÉCNICOS DEVEM SER RECONHECIDOS PELO SEU TALENTO TÉCNICO. Opção para isso é a carreira em y . O problema é que as vezes nem o BOM TÉCNICO percebe que não tem talento pra fazer o que ele quer assumir.

    BONS GERENTES DE TI, em primeiro lugar, pelo menos na minha opinião, tem que entender de GESTÃO DE PESSOAS, saber controlar a equipe, saber se relacionar com a equipe, DAR CONDIÇÕES DE TRABALHO a sua equipe, MOTIVAR A EQUIPE (é bom quando a gente tem vontade de trabalhar, não ???) e, COM CERTEZA, O CONHECIMENTO TÉCNICO VAI AJUDAR. Porém, se nós temos na nossa equipe BONS ESPECIALISTAS, pessoas de confiança, acesso a fornecedores e/ou consultores técnicos na ausência de um ou outro profissional no quadro de contratados, acredito que a parte técnica não fará diferença.

    Reuim é quando na gestão de TI temo um mágico , um frustrado por nunca ter feito parte do quadro de graduados ou oficiais das forças armadas, que pensa com o braço, que não tem noção do que está gerenciando ... Ai aparecem os prazos absurdos e, o que eu já ouvi, um gestor que, por não conhecer o que está gerenciando, diz: NÃO ACEITO IMPOSSIBILIDADES NA ÁREA DE TECOLOGIA ! Reflete exatamente que o gestor não confia na equipe e, é claro, não conhece nada da sua própria área.

    Final das contas, EU acho que não precisa do conhecimento técnico, mas (sendo repetitivo) AJUDA. Ter conhecimento técnico e ser um incompetente na gestão de pessoas, não dá muito certo. Mais fácil e seguro ter um gestor de pessoas com talento neste item.


26/06/12, 18:02:01: junior - IP : 189.20.250****
    Percebo que se criam muita confusão, pois uma coisa é o cargo de Diretor outra de Gerente TI outra de Ger. Projetos e outra Ger. Desenvolvimento e por ai vai. Ai malham alguns cargos/funções sem saber ao certo qual sua real atividade envolvida de fato. Sou Analista Funcional antes que pensem que sou Gerente....rs

26/06/12, 17:58:24: Junior - IP : 189.20.250****
    Vendo o comentario do Anon e concordo no quesito do novo cargo de Analista Projetos agora fazer um papel que é do Ger. Projetos e alguém ai precisa remar né...e estando ha 20 anos na area realmente sempre chego na mesma conclusão ainda somos muito cru em tudo desde padrões de trabalho até para definição de cargos e papéis, mas vamos ao que interessa : A pergunta é bem clara : Ter UM GRANDE conhecimento Técnico, então minha resposta é NÃO. O Gerente de TI precisa ter conhecimento técnico generaliado o suficiente para delegar, coordenar e suportar a equipe para pressões ou de areas internas ou do cliente se for o caso. Agora ficar questionando de que forma estão fazendo uma query ou se estão usando conexão de banco xyz ou se é isso ou aquilo e por ai vai já é desnecessário pois ele ja tem uma equipe técnica debaixo para tocar essa parte. O pior é que ainda vejo Gerente TI perdendo seu tempo olhando como fulano está fazendo uma query ou o código do aplicativo ao invés de gerir como está a qualidade projeto/sistema ? prazo? Satisfação usuario ? Custos envolvidos? documentações e metodologias empregadas ... Melhor então voltar para o cargo de Ger. Suporte de Desenvolvimento se não consegue tirar o pé de codificação !


26/06/12, 17:55:46: analista a@a.com.br - IP : 200.148.15****
    REALMENTE PRECISAM DE TREINAMENTO NA TODO! GPTI ESTAMOS ENFRENTANDO ESSE PROBLEMA, ALGUNS GERENTES NÃO POSSSUI CONHECIMENTO DE MAINFRAME PARA TOCAR OS PROJETOS E ACABAM PREJUDICANDO A EQUIPE COM PENSAMENTOS MEIO ESQUISITOS MELHOR SEM NOÇAO.

26/06/12, 17:12:24: Bruno - IP : 201.91.191****
    Concordei com o Romualdo até a última frase. Um cara que pega um cargo de gerência, em se tratando especificamente de TI, não pode ser um administrador de empresas, um banqueiro, ou o primo do CEO. Tem sim que saber como a TI funciona (Infra e DEV), não nos seus detalhes, mas o suficiente pra não fazer feio (como um determinado sujeito que já foi meu gerente disse que MPLS e FO era a mesma coisa...), além dos skills principais de gestão e liderança, mas não, NÃO deixem de escovar alguns bits, porque a peãozada hi-tech vai pegar pesado quando fizer feio.

26/06/12, 15:15:47: Cleber Millanez - IP : 200.210.82****
    Com diz no dicionário : Gerir = administrar, governar, dirigir, regular. Então não tem como ser Gerente ou dirigir algo que desconhece totalmente, por isso sem duvida é imprescindível ter uma boa noção técnica SIM. Porém o grande diferencial de um bom Gerente é saber bem planejar, controlar, discutir tarefas, prazos, custos e etc... é pra isso que ele ganha. Acima de tudo ser um lider, ser justo e ser um exemplo a ser admirado e seguido, pois uma equipe, competente, unida e com direcionamento, não tem limites !!

25/06/12, 22:26:18: Hermes Barros - IP : 189.46.19****
    Um Gerente deve conhecer sim alguma área técnica, porém deve ser uma pessoa que saiba resolver conflitos, saber a importância de cada papel e ter o dissernimento dos fatos para tomar a ação correta. Um bom líder necessita de uma equipe forte e coesa.


25/06/12, 21:25:17: Silva e Silva - IP : 187.101.20****
    Tem que ter sim,pois nossa área não é várze não, em todas as outras áreas o gerente geralmente é o que sabe mais.Por que em TI tem que ser diferente ??

    bons tempos onde os chefes nos inspiravam a aprender e ser como eles.

    hoje são um bando de bombados e tatuados que não sabem de absolutamente de nada.


25/06/12, 21:11:14: Anom - IP : 187.126.152****
    Já conheci gerentes e diretores que por não saberem absolutamente nada de TI, negociavam prazos e custos 20x, 40x maior que o real e conseguiam assim gerar muito lucro ao mesmo tempo que deixava a área técnica confortável suficiente para fazer e refazer o projeto várias vezes, porém isso é extremamente raro !

    Também já vi gerentes que eram técnicos, recém chegados na gerência que vendiam projetos sem escopo, do tipo faça qualquer coisa que eu quiser, com prazo fixo e curto.

    A taxa de fracasso dos projetos de TI beira os 70%, o que significa que o cliente geralmente está tendo maior poder de negociação, expremendo mais por menos. Ou seja, quem é fornecedor precisa de gerentes com maior noção de prazos.


25/06/12, 20:41:16: Anom - IP : 187.126.152****
    Inventaram agora um cargo novo chamado Analista de Projetos, que diabos é isso ? Fui ver os requisitos e é um Líder Técnico que também faz o trabalho do Gerente de Projeto !

    A grande pergunta é: Vão acabar de vez com essa farça de gerente de projetos ? OU O Gerente de Projetos agora é ainda mais malandro e nem gerenciar o projeto mais faz, delega 100% para o Analista de projetos e fica ali só como cargo político para receber seu salário ?

    Alguém sabe dizer qual a malandragem desse novo cargo de Analista de Projetos ?


25/06/12, 15:08:53: Anônimo - IP : 200.146.5****
    Tem que ter, caso contrário qualquer Diretor e Gerente de outras áreas serviriam para a área de TI, sendo que se ocorrece algum problema no projeto, poderia dizer que não tem conhecimento na área e jogar a culpa nos analistas, programadores e etc.

25/06/12, 11:47:03: Fábio Martins ffemartins@yahoo.com.br - IP : 186.215.18****
    Vamos comparar a um Maestro! O maestro não precisa saber tocar todos os instrumentos, mas ele tem que conhecer todos os instrumentos, ele tem que ter noção de todos. O que acontece na área de TI que o gerente/diretor não conhece o mínimo necessário para a função e para piorar ainda não tem habilidade para lidar com as pessoas, não sabem negociar, é tudo na base da porrada e deixando a vidas dos subordinados em um inferno!!!

25/06/12, 10:36:05: Marcus_ - IP : 187.21.251****
    gerente é uma coisa, diretor é outra. O background técnico geralmente é necessário para os gerentes de linha de serviço. É importante, porem o skill maior de um gerente é a postura e a liderança. O dir. é um cara que quando nomeado é mentorado e não precisa ter um enorme conhecimento técnico porem possui uma enorme capacidade e visao de negócio.

    É dificil chegar lá.


25/06/12, 08:33:53: Bruno brunobueno65@yahoo.com.br - IP : 187.63.141****
    Ter a convivência na areá técnica será o diferencial ... Já passei por diversas empresas ... gerente ou até mesmo o coordenador ... se nunca trabalhou na areá operacional de Ti ... nunca saberá como corrigir os grandes problema ..

24/06/12, 18:37:12: Alex Pacheco pacheco_cwb@hotmail.com - IP : 189.58.17****
    Sou Gerente de Ti e venho de uma vivencia em equipes de suporte tecnico.Isso me ajuda muito na hora de resolver determinados problemas que a equipe nao consegue resolver , porem o conehcimento e a experiencia em gestao principalmene de pessoas conta muito pois temos que ter a equipe sempre na mao em boa convivencia.

22/06/12, 09:45:10: Gamaliel gamaliel.alexandrino@gmail.com - IP : 189.75.32****
    Eu acredito que ou o gerente ou o diretor, devem sim ter experiência na área. Esta experiência deve ter ocorrido como analista da área de software ou da área técnica. É necessário o conhecimento, pois sem ele é muito difícil decidir em um impasse técnico. Apoiar ou não a decisão de um técnico, para que não opine errado, é fundamental. Um profissional que nunca passou pela área, é alienado ao que ouviu, e não pode tomar uma decisão baseada em seus conhecimentos. Engana-se de quem acha que isto é possível, como descrito em alguns depoimentos. Pós em Gestão ou MBA, não garatem sucesso como gestor, se não houver o conhecimento técnico. Muitas empresas só contratam gestor de projetos, se já tiveram contato com a ferramenta ou vieram da área. Minha formação é em Engenharia química e em Engenharia da computação. Na área médica o melhor gestor ou diretor, é aquele que é médico, o qual fez gestão, e mudou de atividade, ou consegue conciliar as duas atividades. Isto já aconteceu em nosso governo e ainda acontece, pessoas sem conhecimento de causa, atuam em áreas específicas e por isto está um caos a administração pública. Considero um profissional inócuo este sem conhecimento técnico. Infelizmente muitas empresas ainda apostam nestes cidadãos, que por serem apenas gestores ou diretores sem conhecimentos técnicos, vivem de política, assim como nossos governantes, interessados mais em seus bolsos, do que realmente no trabalho e em sua equipe.

21/06/12, 21:00:46: João Motta - IP : 200.229.198****
    Se o gerente precisa ser um bom técnico, pra que existe o Líder técnico, analista, arquiteto? O gerente dos médicos precisa ser cirurgião, oncologista, otorrino, pediatra, ortopedista, oculista, etc, etc??????

    Gerente de projetos de Engenharia civil precisa ser engenheiro elétrico, mecânico, etc???

    O gerente de projetos de TI que pedem, além de saber programar na linguagem específica (ou em todos), saber ITIL, PMBoK, CMMI nível 3 no mínimo, scrum, etc, etc, etc.

    Tá errado.

    Abs.


21/06/12, 20:29:08: José - IP : 177.143.14****
    O bom gerente é aquele que sabe negociar com os clientes internos e externos sem prometer além da capacidade de entrega de sua equipe. O background técnico é importante, mas a habilidade gerencial é imprescindível.

21/06/12, 14:34:05: Ricardo S. - IP : 201.82.18****
    Com muitos anos de trabalho em empresas de TI (médias e grandes) tenho tranquilidade em afirmar categoricamente que conhecimento técnico ajuda mas não é mandatório! Afinal o gerente não coloca a mão na massa! Mas um gerente que não sabe se organizar, negociar prazos ou endereçar corretamente as atividades traz grande risco para o projeto que gerencia. Fato.

    Abs,


21/06/12, 14:09:19: Flávio Almeida - IP : 189.63.98****
    Muitos Gerentes e mesmo Diretores, possuem um bom conhecimento técnico e foram promovidos justamente por este conhecimento, mas poucos são os que possuem as habilidades necessárias para a função.

    Na maior parte das empresas a área de TI acaba ficando acuada, é má vista pelos usuários, não cumpre prazos, custos, parametros de qualidade e etc.

    Muitos destes problemas possuem como origem a dificuldade de negociação, comunicação, falta de visão de negocio, jogo de cintura e mesmo do entendimento da intrincada politica que envolve o relacionamento e a luta de poder entre as varias área da empresa.

    O que geralmente derruba a área de TI não é o conhecimento técnico e sim a falta de habilidade gerencial.


20/06/12, 22:45:08: Devair Souza devair@gmail.com - IP : 201.73.12****
    Concerteza, conhecimento técnico é o minimo que gestor deve ter para gerenciar um projeto, assim todos os envolvidos falam a mesma língua.

20/06/12, 21:14:13: Marcos gorohsoa@gmail.com - IP : 187.67.23****
    Trabalhei em grandes multi-nacionais no Brasil e todos projetos que o gerente tinha conhecimento técnico foram bem sucedidos. Atualmente estou em um que o gerente nao sabe nada e está sendo um inferno.

20/06/12, 20:40:34: Begovacz begovacz@hotmail.com - IP : 189.100.70****
    Pôxa, me parece evidente que um gerente de TI precisa conhecer a parte técnica. Vejam que conhecer não quer dizer ser perito . E nem é pelo fato de ser ou não ser enganado por programador que faz corpo mole (se você quer uma equipe boa, contrate bons funcionários e pague por isso, senão, se vira com o que tem, e ponto final). Mas, sim, porque é inerente à área. Vez por outra, a discussão, seja com a equipe ou o cliente, cai na parte técnica, não tem jeito. Na hora de definir um escopo e entregar o cronograma, o cara tem de ter noção do que tá sendo exposto alí e bom senso de ver se aquilo é factível ou se é estratosférico. (Palavras de um cara que é gerente de uma empresa e presta consultoria em arquitetura em outras.)

20/06/12, 19:00:05: Paulo R.S. - IP : 187.59.108****
    Na realidade não daria, porém a realidade do mercado nos apresenta na maioria dos casos, gerentes de TI sem conhecimentos na área e assim, dificultando muito a vida do pessoal técnico cada vez que houver necessidade de apresentar especificações técnicas de projetos, apresentar prazos e claro, justificá-los.

20/06/12, 14:38:53: Gilliard gilliardsb@ig.com.br - IP : 186.220.196****
    No meu ponto de vista, o gerente deve possuir primeiramente características que visam dar o apoio não técnico ao time, como por exemplo, capacidade em resolução de conflitos, equilibrado, ser organizado, saber escutar, motivar a equipe, integrar a equipe e dar feedback à equipe. Contudo, tendo o gerente o conhecimento técnico, há ai duas possíveis situações S1) O Gerente interfere constantemente nas decisões e atividades técnicas, podendo atrapalhar o trabalho da equipe e esquece de suas atribuições como gerente - o gerente perde o foco e prejudica a equipe. S2) O Gerente possui bom senso e sabe o momento em que a equipe necessita de apoio , nesse momento, ele deveria agir como um coach a fim de orientar o time - esse seria um perfil de gerente um tanto quanto ideal.

20/06/12, 13:45:34: Joao jam@j.com - IP : 189.20.1****
    Precisar de conhecimento específico para ser chefe, *obrigatoriamente* NÃO é necessário.

    Mas, as chances de um time, uma empresa darem certo são muito maiores se o chefe entende do negócio que é desenvolvido, produzido pela empresa.

    Nego que só sabe mandar e chicotear pode dar certo ? Pode, mas as chances são baixas. Cara que sabe só negociar, não entende o tempo de trabalho que levam as coisas, pode dar certo ? Pode mas as chances são baixas.

    Cara que manja de negócio, sabe ponderar as chicoteadas , organiza e entende como se faz o negócio, pode dar certo ? Pode. As chances são boas.


20/06/12, 11:36:24: Antonio Polo polo@gmail.com - IP : 186.204.180****
    É OBVIO que precisa, ou será que um gerente de padaria não precisa saber sobre o negócio. Será que ele conseguirá gerenciar bem o padeiro, o confeiteiro, os fornecedores, se não conhece as manhas e artemanhas do ramo em que ele trabalha? Obvio que não.

20/06/12, 11:03:25: Romualdo - IP : 177.133.179****
    Precisa saber como funciona e não fazer besteira. Tive um gerente que era tão preocupado com detalhes técnicos que não fazia seu trabalho. Chegou ao cúmulo de eu ir para reuniões sobre projetos, negociar contratos com clientes enquanto ele tentava entender algumas features de mapas do Autocad... resultado: houve uma reestruturação na empresa, ele foi rebaixado a arquiteto de sistemas, outro gerente assumiu sua vaga e eu, terceirizado, fui posto à disposição de outras áreas da empresa. Por competência e QI, fui promovido à gerente de projetos.

    Até hoje estamos nesta situação e ele acha que foi rebaixado por perseguição na empresa.

    Gerentes e Diretores, se liguem: tem de saber como TI funciona, entender o negócio do seu cliente, saber lidar com pessoas, gerir budget, prazos, tomar decisões. Deixem a escovação de bits com a peãozada hi-tech.


20/06/12, 09:11:26: Angelo Junior - IP : 200.170.****
    Em meu ponto de vista é sim de grande importancia e necessidade ter experiência técnica. Isso não é só em TI, mas também como em eletronica, telecomunicaçõese afins, desde que seja necessário argumentos verdadeiros/concretos sobre todas as decisões.

    Como muitos que aqui falam que não, é a mesma coisa que comparar um cidadão que foi formado em advocacia e agora esta gerenciando uma logistica.. Isso é fato veridico, na empresa que um grande amigo trabalha, só não vou citar.

    O resultado sabe qual é? O total descontrole, esta tudo indo agua abaixo, decisões erradas e sem conhecimentos não vamos a lugar nenhum.

    Ou outra comparação, na escola do seu filho, pega um excelente professor formado em Artes e pede para aplicar disciplina de matemática. Será ótimo não!!!


20/06/12, 02:44:33: José Gomes - IP : 189.100.101****
    O almirante precisa saber navegar, o brigadeiro precisa saber voar, etc... enquanto isso o diretor de TI precisa puxar saco do CEO e desmerecer os especialistas.... Daqui uns dias vai ter facú de Tecnólogia em Diretor de TI de 2 anos, afinal não precisa de nada para ser chefe em TI.... chupa essa manga!..

19/06/12, 23:53:02: Milana - IP : 189.102.3****
    E por estas viajadas que o pessoal ja esta de saco cheio e querendo sair da area!

19/06/12, 22:58:22: Diogo - IP : 187.2.10****
    Acho importantíssimo que gestores tenham experiência técnica sim. E que se possível sejam, ou tenham sido muito bons tecnicamente, mas ainda mais importante é que assim como bons técnicamente tenham tenham o perfil gerencial e queira muito desenvolver ainda mais essas habilidades. Como um gestor irá negociar sla s sem ele mesmo ter estado do outro lado? Como ele pode motivar sua equipe sem saber o que os desmotiva e ter passado na pele situações similares?

19/06/12, 22:01:09: Marcilio - IP : 189.110.21****
    Com certeza tem que ter um conhecimento mediano, pra poder tomar decisões mais justas, vendo o quadro por si só e não prometer milagres pra agradar cliente, sacrificando a equipe por não manter a boca fechada.


19/06/12, 21:42:04: Henson - IP : 177.33.13****
    O exímio Gestor de TI que de nada realmente entende de TI ou só conhece um pouco será um perfil extinto muito em breve. A tônica que reinará no mercado é, em parte, a dos profissionais auto-gerenciáveis e sobremaneira os que mais lutem como reais colaboradores do negócio e não como estrategistas políticos . A estratégia política se deslocará para as áreas de concorrência e inovação que é o que está dominando fortemente o mercado com base no refrão: ...nada realmente se cria, mas tudo se trasforma(COPIA)... . A Gestão em sí é uma verdadeira arte que tem se disseminado, mas, é nos líderes natos e naqueles que possuem as melhores fontes de informação consistente e que sejam verdadeiros empreendedores que se concentrarão as melhores opções de mercado. O descrito éh apenas um alerta para os que não perceberam a evolução da era DIGITAL e a visão ilimitada que ela projeta para o futuro.

19/06/12, 20:46:02: Marcel - IP : 189.102.3****
    JORGE LUIZ, VAI ARRUMAR UM EMPREGO DE GERENTE DOS MEDICOS OU ENGENHEIROS ENTAO!!

19/06/12, 20:31:59: Jorge Luiz - IP : 189.4.16****
    Caros Senhores, Não,mas precisa conhecer de Seres Humanos, ser justo, ter atitude em saber ajudar e ser ajudar. Tecnicamente conhecer e saber onde buscar respostas e soluções. Saber moldar e ajudar a equipe, aconselhar e promover sentimento de trabalho em grupo, separar o certo do errado. Não subir o salto alto, ser humilde e humano. Mas tambem precisamos que tenhamos bom censo, conhecer tecnologia e saber o que representam. Enfim, todos somos iguais perante DEUS, e DEUS sabe que nada acontece por acaso, paciência é uma virtude, humildade é dignidade em reconhecer os erros e acertos.

19/06/12, 20:30:59: Consultor - IP : 186.205.186****
    Na teoria sim mas na prática o que acontece é alguém de nivel mais alto colocar um amigo confidente para ter o controle sobre uma área nobre. Pode parecer, com todos os problemas, que TI já era etc e tal. Mas TI é uma área nobre desde que bem gerenciada. Mas tomara que fique assim durante muitos anos. Assim, como consultor, posso ir ganhando mais grana desses caras que nada entendem.

19/06/12, 20:03:23: João P. Ximenes - IP : 187.3.88****
    Acredito que tenham de ter o mínimo aceitável para discutir não só com o funcionário mas também com um cliente. O que vejo muito, por exemplo, é um profissional que fez Administração e depois um curso de pós-graduação em TI controlar demandas e gerir um departamento de tecnologia. Qual base técnica ele terá para gerir e apresentar resultados efetivamente confiáveis? O embasamento técnico faz sim a diferença no poder de decisão, ter um histórico/experiência na área técnica ao meu ver é necessário porque aí não estamos falando somente de números em planilhas e relatórios genéricos e sim algo mais profundo e com justificativas mais plausíveis, a pessoa teve a vivência e sabe medir e opinar com mais detalhes os resultados e agir de modo mais eficaz. Por exemplo, já me deparei com profissionais do ramo financeiro em cargos de gestão em TI, isso é duvidoso porque a análise que ele faz é puramente monetária, as questões técnicas envolvem muito mais do que simplesmente um crédito e um débito.

19/06/12, 19:50:10: Rodrigo - IP : 189.47.22****
    Deve saber o suficiente para não ser enganado e afirmar bobagens como se fossem verdades absolutas..

    Prefiro um bom gerente que seja mais genérico tecnicamente e seja um bom organizador do que um ótimo técnico, mas que virou gerente porque é amigo de alguém mas não sabe organizar nem a mesa dele.


19/06/12, 18:44:19: Jeova Leite - IP : 187.10.191****
    Gerente, Diretor são papéis táticos e estratégicos. Profissionais de gestão precisam dominar as ferramentas de gestão: Planejamento ( Cronograma, Prazo, Restrições, Riscos, Custos, etc), Organização ( Distribuição de tarefas, alocação de recursos), Direção ( Precisa acompanhar, dirigir os profissionais, fazer reuniões,etc) e Controle ( Comparar o andamento das tarefas, o sucesso do projeto, o desempenho,etc, com o que foi planejado e implementar possíveis correções, ajustes, enfim)) . Com base no exposto, qualquer profissional com habilidades de gestão, pode gerenciar TI ou qualque outra coisa, afinal os princípios são os mesmos. No entanto, como profissional de TI recomendo que o Gestor de TI tenha background técnico na área ou tenha uma pós-graduação na em Tecnologia de Informação ou Gerenciamento de Projetos. No mínimo, a meu ver, esse profissional deve ter conhecimento de metodologia de projetos, como PMI, Prince 2, Scrum, Itil, Cobit...

19/06/12, 18:37:06: Leonardo DC. - IP : 187.34.164****
    É necessário sim

19/06/12, 17:33:01: Marc - IP : 189.125.226****
    DEIXA EU ENTENDER UMA COISA, O GERENTE DOS ENGENHEIROS MDEVE SER ENGENHEIROS, DOS FARMACEUTICOS DEVE TER SIDO FARMACEUTICO, DOS MEDICOS FORMADO EM MEDICINA, E DOS DE TI TODO MUNDO ACEITA SER FORMADO NA FAFUP?? POR ISSO QUE A AREA NAO DA CERTO

19/06/12, 16:49:56: Antonio - IP : 189.57.218****
    Trabalhei em uma grande empresa onde TI era subordinada a diretoria financeira, o gerente de TI, acabou sendo um economista, sem experiência prévia em informática.

    O que parecia ser um desastre acabou dando certo. O cara conhecia bem a politicagem da empresa e conseguiu negociar bons prazos e recursos para a área de TI, mas acho que este caso não é a regra.

    O ideal é que o gestor tenha um conhecimento geral para que não seja enrolado pelos tecnicos, mas sem ficar descendo nos bits e bytes da vida.

    No mundo ideal, Programador programa e Gerente gerencia.


19/06/12, 16:44:31: Rodrigo - IP : 187.21.4****
    Depende de quanto segmentada é a área, se for muito segmentada nenhum gerente/diretor seria técnico, a ponte entre a equipe técnica e os gestores seria feita pelo coordenador.

    Onde eu trabalho o gerente foi técnico no passado, e isso ajuda muito na hora de rever projetos e atendimentos, além de auxiliar em tomadas de decisões, mas ele não se envolve com nada técnico, que fica por conta do coordenador.


19/06/12, 16:45:24: Euclides Souza euclides.souza@ufn3.com - IP : 186.231.3****
    Acredito que conhecimento nunca é demais. Hoje sou Gerente de TI, mas vim da área técnica e em muitos momentos preciso entender em detalhes um problema para resolvê-lo. Quando você não conhece a fundo a necessidade técnica, acaba dependendo da avaliação da equipe..... Em resumo, não acho que a falta desse know how é um empecilho, porém tê-lo é um diferencial. Euclides Souza - euclides.souza@ufn3.com

19/06/12, 16:39:56: William Okamura - IP : 189.18.223****
    nao necessariamente, deve conhecer tecnicamente mas nao a fundo. Estou cansado de ver requisitos para gestor conhecimentos e certificacoes de programacao etc.

19/06/12, 15:10:26: Leonardo - IP : 201.57.101****
    Pessoalmente eu acho que atrapalha, já tive um Gerente que fez toda a carreira em TI, como estagiário, programador, analista e etc.

    As questões tecnicas eram sempre muito discutidas e a parte de planejamento, administração, motivação da equipe, negociação e política com as outras áreas da empresa, ficava sempre devendo ...


19/06/12, 14:59:55: Thiago - IP : 177.133.17****
    Precisam saber o básico para deixar ser enrolado por analistas, dbas, programadores, testers que querem fazer corpo mole. Mas não dá para saber tudo, senão perde o foco no próprio trabalho de administração.

    Cada um no seu quadrado...



Anteriores:

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?