API - IT Forum

 

Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

Sugestão enviada por : João Daniel


6/05/02, 08:56:15: Fábio fabiodcs@yahoo.com.br
    Concordo com a resposta de João Daniel a terceirização representa uma ótima saída para reduzir custos e otimizar todos os processos. Naturalmente baixo custo e qualidade estão longe de andar juntos, mas respondendo a pergunta desse tópico: sim a terceirização pode transferir a inteligência para fora da empresa, este é o custo do tão amado e odiado termo terceirização. Para um projeto bem sucedido é essencial que o(s) profissional(s) estejam cientes com os objetivos e estratégias da empresa. Porém o centro de todo o negócio, independente da área, deve estar focado em profissionais que tenham um compromisso sério com a empresa, seja um sócio ou um empregado competente.

1/05/02, 22:26:51: . .
    Acabo de receber uma proposta de trabalho, pq segundo quem me deu a proposta tinha terceirizado o serviço e enrolaram ele... por isso acho mais fácil contratar os funcionários

    abraço


1/05/02, 02:29:00: Fabinho Sou ITA sou + eu
    Ao meu ver a terceirização venho como forma de cortar gastos, ou seja, sai MUITO mais parato terceirizar doque registrar funcionários, pois são poucas as empresas que querem pagar seus impostos, tem um monte de empresário por ai que deve sonegar p/ caramba. Por isso ficam nesse de criar cooperativa, terceirização, quarterização e por ai vai. Um exemplo é o UOL, que ta terceirizando grande parte da sua central de suporte e o cara que trabalha lá me disse que é puro e simplesmente corte de gastos, pois eles preferem pagar R$ 1.000,000,00 para a empresa que terceiriza está aria do que pagar quase 3 vezes esse valor (sim porque não se esquece tem décimo terceiro, ferias, imposto, sem contar que quando manda alguém imbora é 50% de multa que paga), então nesse país onde algumas empresas só estão preocupadas com o seus faturamento e aumento de produtividade. Mau sabe eles que quanto maior o número de gente nessas condições, menor será o consumo de seus produtos.

    PS: "Paguem seus impostos, pois o brasil parece um muro de lamentações, tem muita gente chorando, mas ninguém paga seus impostos"


29/04/02, 17:31:18: João Daniel jdaniel@sorana.com.br
    Acredito que as empresas na década passada terceirizaram em massa seus projetos. Agora perceberam que as regras do seu negócio passaram a ser mais conhecidas por terceiros do que pelos funcionários/colaboradores internos das organizações. Engana-se quem pensa que as empresas terceirizam para economizar em impostos, não as empresas de verdade, Elas terceirizam para economizar mão-de-obra ociosa. A produção de sistemas tem ciclos que vão de ocupação de mais de 100% da capacidade, até algo em torno de 20% da capacidade. Manter uma equipa que atenda 100% dos picos altos de demanda, é manter uma equipe muito ociosa na maior parte do tempo. Na outra ponta manter uma equipe que atenda a média da necessidade, ainda é manter mão-de-obra ociosa, e nos picos de alta de demanda faltaria mão-de-obra para atender a demanda, gerando os conhecidos atrasos. Pelo exposto acima a terceirização geraria economia de recursos financeiros e aumento da eficiência pela via da não ociosidade, transferindo as sazonalidades para os terceiros. Sabemos que as empresas pagam valores hora relativamente alto as consultorias, mas só pagam por hora trabalhada. Finalizando acredito que as empresas vão optar por ter mão-de-obra de projeto dentro da organização, mesmo tendo um custo maior que o terceirizado, entregando para terceiros a confecção dos códigos. (fábricas de softwares)

Anteriores:

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?