APinfo - Forum


Fórum : O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

Sugerido por : Rita, Mathias, Thiago

Foruns anteriores



30/10/12, 10:59:17: Renato - IP : 187.137.248****
    Quem define o perfil da vaga é o pessoal de informática e não do RH, portanto uma melhor clareza e foco na definição dos requisitos passa obrigatoriamente pela área de TI, bem como a informação para a área de RH, do tipo de ferramentas que podem ser consideradas equivalentes.

29/10/12, 13:36:58: João Henrique - IP : 189.120.18****
    É só não ficar acomodado no emprego e ir procurando outro melhor, não tem porquê ficar em uma empresa que não te valoriza, ache outra melhor.

    Se prepare estude e mude de empresa. Aonde estou não ganho muito, mas não sou cobrado tanto e em contra partidas estou aprendendo muito, sozinho muitas vezes, mas pelo menos me deixam estudar e melhorar meu conhecimento.


29/10/12, 08:37:30: Hilton Ceccacci hceccacci@gmail.com - IP : 187.2.55****
    Sem dúvida alguma, o pessoal de Recrutamento e Seleção precisa dar maior transparência nas etapas do processo, comunicando todos os interessados na oportunidade. A pior sensação é ser ignorado num processo seletivo.

28/10/12, 23:51:07: João Henrique - IP : 201.1.4****
    Todos nós temos a sensação e de certa forma permitimos que o mercado dite as regras , mas nos esquecemos que nós mesmos somos parte desse mercado.

    E as empresas só ditam as regras porque nós permitimos que elas ditem, ninguém é obrigado a dançar uma música que não gosta, basta deixa-la tocando sozinha ou até mesmo colocar outro cd para tocar.

    Isso só acontece porque nós brasileiros de uma forma geral somos egoístas, somos uma massa, um agregado de gente sem opinião comum e a nossa desunião e desinteresse no bem comum que tornam as coisas ruins.

    Por isso uma minoria privilegiado existe, é difícil reclamar quando você percebe que nós somos tão egoístas e isso vai desde o andar no transporte aonde as pessoas normalmente só querem saber delas as eleições.

    Nunca escolhemos alguém que vai beneficiar a todos e sempre escolhemos o que já nos foi determinado escolher. (por quê apenas os mesmos , pq não alguém novo que não tenha nenhum laço com o poder)


28/10/12, 23:38:19: João Henrique - IP : 201.1.4****
    Acho que todos estão reclamando de mais , muitas lamentações, acho que muita coisa que foi dita é verdade , mas a pergunta era o que deve ser melhorado?

    A resposta é simples, o conhecimento sobre a real necessidade da empresa e o perfil dos candidatos.

    Alguns fatos que tornam nossa área ruim: falta regulamentação , falta definição de escopo e sobram empresas querendo um faz tudo a preço de banana.

    Outro fato é que ninguém é obrigado a se candidatar a vagas ruins, ninguém é obrigado a se vender por preço de banana.

    Então boa parte disso tudo é culpa de nós mesmos que não valorizamos nosso conhecimento, se as pessoas levassem em consideração o tempo que levaram e o trabalho que tiveram para conseguir conhecimento talvez a história fosse diferente.

    Não somos provedores de Tecnologia apenas somos provedores de conhecimento, esse é o principal produto que nós vendemos. (Qual é o custo do seu conhecimento, quanto vc gastou para obtelo não apenas em dinheiro mas em tempo e quanto vale cada final de semana perdido?)

    Tudo isso deve entrar na balança na hora de estipular um salário.


28/10/12, 12:06:18: anderson - IP : 186.220.197****
    Boa tarde pedaços de carne, pois é isso mesmo, somos tratados como pedaços de carne pelas consultorias. Apenas Commodities, apenas material humano , quando houver respeito por nossa profissão como a cerca de 10 anos atrás, quem sabe as coisas passem a se tornar melhores.

27/10/12, 22:33:09: Flavio flaviu@ymail.com - IP : 200.148.8****
    O RH (PRINCIPALMENTE DE CONSULTORIAS)

    DEVE FOCAR NAS COMPETÊNCIAS DO ENTREVISTADO

    E NÃO EM SOMENTE EM OBTER REDUÇÃO DO SALÁRIO DO PROFISSIONAL !!!


26/10/12, 22:00:58: DNU - IP : 189.79.138****
    Acredito que as entrevistas deveriam sempre ser feitas por pessoas com conhecimento técnico primeiramente,depois aplicação de prova,e apenas no final seriam feitos pelo RH aqueles testes psicológicos\psicotécnicos\comportamentais que enchem lingüiça só pra atestar que vc não é um louco psicopata anti-social,mas até ai vc já saberia se fora aprovado ou não. Em suma, os processos seletivos para contratar pessoas da área de TI deveriam sempre ser aplicados, desenvolvidos, corrigidos e avaliados por pessoas do departamento de TI (um coordenador ,um gerente um supervisor,alguém com conhecimento amplo etc)e o certo seria que a área de RH não fizesse parte deste processo ,ao menos não com poder de decisão,e que essa ficasse a critério do responsável pela área técnica na empresa,ou seja, a aprovação ou a não aprovação não estaria mais nas mãos do RH bem como a pré-seleção dos currículos que se encaixam no perfil.

26/10/12, 15:42:18: Roberto - IP : 187.121.3****
    Certa vez, o entrevistador perguntou-me tudo que NÃO estava no curriculum - era o gestor dos gestores de projeto.

    Assim, a tudo respondia com um NÃO.

    Até que, já meio constrangido, anunciei-lhe que não havia posto nada daquilo no CV.

    Ele respondeu-me que, do que constava no CV estava claro. Então queria saber o que não constava no CV, pois alguns profissionais não colocam tudo.

    Ele queria um analista de negócios desenvolvedor, do funcional e do físico, experiente, entre outras coisas, em COBOL e DB2, inclusive, com suporte ao DB2 (um DBA).

    Eu deveria ser contratado como PJ, por 4 mêses, por outra consultoria, pois contratando apenas HORAS DE TRABALHO, lhes facilitaria a troca do profissional com um simples telefonema ou E-mail.

    Ele confessou-me a dificuldade em achar tal profissional.


26/10/12, 14:26:28: Ailton - IP : 200.245.2****
    Hoje o que mais me incomoda, mas tenho que ser educado, é o fato de anunciarem uma vaga como CLT Full e quando você vai na entrevista eles veem com aquela história de benefício, que é a melhor forma de contratação do mundo... Até que é mesmo, mas para eles. A falta de feedback também é um ponto chave. O que tomei como experiência é que para determinadas consultorias, que não posso citar aqui, eu nem mando currículo por que sei que são roubadas.

26/10/12, 13:08:33: Rogério - IP : 177.143.9****
    Elaine, o problema é que hoje em dia eles querem um faz tudo . Já não existe muito mais a separação entre um analista e um programador, por exemplo, embora eu ache que na prática é difícil ser bom nas duas coisas. Até mesmo para analista de negócios (que em teoria não devem programar) eu já recebi vagas chamadas Analista de Negócios Programador, ou seja, juntando as duas coisas. Eu não concordo com isso, mas infelizmente o mercado está assim. Por exemplo eu fiz uma entrevista que me fizeram três testes de programação, um com java, outro com python e outro com pl/sql. Consegui fazer os três, então me passaram um teste de uml, que consegui fazer também. Na última etapa me passaram uma prova de conceitos do negócio da empresa e eu não fui bem nela porque não conheço muito bem o negócio deles, embora tenha lido um pouco antes de fazer o teste, mas mesmo assim as perguntas foram bem complicadas. Apesar de passar em toda a parte técnica e de modelagem eu não fui aprovado nesta última parte e fui eliminado do processo por isso. Pelo menos o rh me informou porque eu não continuei no processo, mas mesmo assim acho que é muita coisa pra uma pessoa só saber, fora que o salário era abaixo do que já ganhei no passado como desenvolvedor apenas , ou seja, sem me involver muito na parte de negócio.

26/10/12, 09:57:06: Elaine Rocha - IP : 189.62.120****
    Acho que 80% das empresas que prestam serviços de contratações (Receutamento e Seleção), sendo para alocação de recursos ou para a própria empresa não estão preparadas para contratar çprofissionais de TI. Eu mesma fui chamada para umas 3 entrevistas que não eram meu perfil, as empresas aplicam testes que não serão usados no dia-a-dia e usam isso como resposta de não aprovado devido ao teste não ter atingido a pontuação exigida. Qual é a pontuação exigida de uma profissional que como eu já atuei anos como funcionária de grandes bancos e nunca teve problema algum durante o perído trabalhado? Qual o critério para escolha de testes de negócios, programaçção para uma profissional que não tem mais esse perfil? É extremamente triste pensarmos que estamos buscando um emprego e temos que passar por isso e ainda correr o risco de receber um não, mas um não que é irreal. Os RHs devem ser treinados e entender que todos precisamos de um fedback também, o que não acontece nunca. Nunca sabemos o real moteivo, mas se faltamos numa entrevista, ou alguma outra coisa sem também dar um retorno somos anti-profissionais? E eu pergunto: E os RHs das empresas, será que os donos dessas empresas sabem disso? Sabem que estão perdendo profissionais bons, com valores e que podem agregar devido a falta de experiência e descaso de alguns profissionais de RH? Fica aqui meu desabafo. grata.

25/10/12, 11:57:09: Jammil - IP : 189.20.1****
    Bom...

    Fica a dica para quem publica vagas aqui:

    Em primeiríssimo lugar: SAIBAM, ESTUDEM que tipo de candidato vocês procuram. Entendam o perfil da vaga. Tá cheio de vaga: Queremos programador que tenha conhecimento e experiência com iOS, Android e Windows Mobile .

    Esses perfis são diferentes. Um cara que trabalha a tempos com iOS, costuma saber só iOS, Android e Windows Mobile tb. Se você quer que um cara saiba tudo, vai ter que pagar por isso. Mas querem um cara que saiba tudo, para pagar como programador junior de C.

    E saibam o salário que vocês estão dispostos a pagar, e fechem um valor. Está lotado de consultorias que podem pagar até 7.000 em um profissional. Mas se o cara ganha 4.500, aí podem oferecer no máximo 4.700. Se o cara ganha 2.500, podem oferecer no máximo 2.800, e por aí vai (o famoso salário a combinar). Aí um profissional EXCELENTE que ganha 4.000 por mês, querendo crescer de carreira, faz a entrevista, oferecem 4.500 pra ele, e o mesmo pensa por esse valor, fico onde estou . E a empresa de RH perdeu um excelente funcionário.


25/10/12, 10:14:18: Renato - IP : 187.10.15****
    Amigos,

    Não podemos faltar com respeito as analistas de RH que nos ligam, elas não são as responsáveis pelo CAOS.

    Os responsáveis andam de carro importado, seja na consultoria (intermediária que agrega ZERO na qualidade do processo), seja na empresa que contrata a consultoria, pois seu RH está sucateado e também virou fundo de gaveta para o negócio.

    Simples assim para 90% dos casos, e sem ser negativo, não mudará jamais.

    Abs


24/10/12, 21:15:56: Francisco - IP : 201.53.237****
    Com certeza o que falta é respeito pelos profissionais, estou em momento de transição de carreira, já participei de quase 10 processos de seleção e nenhum, absolutamente nenhum teve a dignidade de dar uma reposta, ou mesmo enviar email de agradecimento. Entretanto, quando marcam a entrevista, sempre de última hora você tem que ir voando fazer a entrevista no horário que eles querem e algumas entrevistas tive que ir mais de 1 vez, quando você manda email perguntando o resultado se o processo já encerrou a maioria das empresas nem responde, a analista imbecil e despreparada de rh nem se digna a responder, talvez também por não ter muita familiaridade com computador.

23/10/12, 23:45:14: Roberto - IP : 201.20.240****
    Complementando o que escreví abaixo, o processo seletivo incluia testes de lógica e, PRINCIPALMENTE, o VOCACIONAL: Poderia ocorrer que o candidato fosse aprovado em LÓGICA, mas, direcionada para quê?

    Se essa lógica fosse direcionada para POLÍTICA, seria DESCARTADO, a não ser que a vaga fosse para as áreas políticas da informática. Mas não para tecnologia. Visto ser vocado para tecnologia, o vocacional me rejeitou para a área de VENDAS de equipamentos e aplicativos.

    Assim, a grande maioria dos analistas e programadores, se equivaliam no que os moviam para uma BOA QUALIDADE: Era ponto de honra. Apenas alguns poucos, sem vocação mas muito bem indicados, ingressavam na área, considerada a elite da empresa.

    As faculdades, antes inexistentes, não selecionam por VOCAÇÃO, mas por provas padrões. E assim, todo o ano, muitos novos ANALISTAS DE SISTEMAS, sedentos, e com direito, de emprego, mas politizando a área.

    Testes de resolução rápida de regrinhas de 3 não selecionam por VOCAÇÃO.

    Antes das CONSULTORIAS era comum uma empresa (cliente atual) promover o SALÁRIO DO PROGRAMADOR mas não PROMOVÊ-LO para ANALISE, pois poderiam perder um ÓTIMO PROGRAMADOR e conseguir um PÉSSIMO ANALISTA, prejudicando ambas as partes.

    Conclusão: 1. O teste e entrevista vocacional devem ser MANDATÓRIOS, decisivos de continuidade do processo e realizados por psicólogos especialistas. 2. Demais testes de conhecimento conforme as necessidades. 3. Evidentemente, clareza na especificação da vaga. 4. Não buscar profissionais MULTIFUNCINAIS do tipo: Médico com sólidas experiências em dermatologia, psiquiatria, enfermagem, farmácia e com comprovados trabalhos nas áreas de marketing em laboratórios de primeira linha. .


23/10/12, 18:23:22: Luiz Paulo - IP : 201.82.7****
    Deveriam parar com aquela babozeira de exame psicténico e lógico, bem como testes de conhecimentos técnicos que não se aplicam à área para a qual o candidato está sendo contratado.

22/10/12, 20:33:14: Roberto - IP : 200.162.232****
    Olá João Henrique.

    Vc tá certo. Nos anos 80 estágio não era trabalho, era escola. Havia empresas (o atual cliente) que, anualmente, INVESTIAM no aprendizado de 20 estágiários e no final contratavam 2 ou 3, para fazerem carreira.

    Os demais levavam o aprendizado e, até eram aprovados em testes em outras empresas, também para fazerem carreira.

    Durante a carreira, até planejavam férias. Pensavam na saúde dos seus funcionários.

    Havia esse vive-versa entre as boas empresas.

    Havia, no RH dessas empresas, setores especializados e full-time cuidando dos estágiários (acompanhamento em campo, cursos necessários e assim por diante).

    E para os efetivos isso também ocorria, o que gerava um comprometimento mútuo entre empresa e funcionário, sendo que estes, se orgulhavam da empresa e a tinham tal uma extensão familiar.

    Era um custo alto. Mas gerava a qualidade que diluia esse custo pois o mercado consumidor recebia produtos de qualidade (indústrias por exemplo).

    Mas, surgiram as consultorias propondo milagres: Sistemáticas (ou planilhas de procedimentos) padrões, embora para mesmos negócios, mas de empresas de pensamentos diametralmente contraditórios. A continuidade disto, vc (E TODOS) já conhecem de sentir na pele.


21/10/12, 01:39:36: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.1.201****
    Acho que seria legal para programadores e analista help desk se os teste fossem feitos na prática.

    Simulando ambiente real , o dia-a-dia do profissional.

    E que as empresas de forma geral exigissem aquilo que elas realmente usam e não o que esta na moda.

    Ah e é claro que os estagiários fossem realmente treinados, muitos oferecem vagas de estágio mas até hoje não vi uma empresa que efetivamente desse treinamento. (Até hoje estágio foi sempre o estilo se vira nos 30). Sempre na base eu peço você faz e não me importa como ou onde você vai conseguir o conhecimento para fazer, só faça. Porém se der errado com certeza você será o culpado, afinal você deveria saber o que estava fazendo. (Não dá para se falar em qualidade ou exigir qualidade quando se coloca pessoas para fazer aquilo que elas nunca foram preparadas para fazer. É tão absurdo quanto exigir que o Pelé seja um craque no vôlei, eu não sei se isso é pura displicência com o profissional da área ou se é má fé mesmo).

    O que posso afirmar é que a muita coisa pra melhorar.


21/10/12, 01:12:59: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.1.201****
    Como muitos citaram ha uma necessidade de adequar o conhecimento dos profissionais de recursos humanos sobre três coisas: a área de TI,o perfil do profissional a ser contratado e a real necessidade das empresas.

    Torço muito pela regulamentação da área e definição de escopo dos profissionais, não é porque trabalhamos com TI que devemos saber tudo da área,embora procuremos saber sobre várias coisas, muitas delas não tem haver com o nosso cargo e sim com a nossa vontade e curiosidade de aprender coisas novas.

    Acredito que TI seja complexo e por isso exija profissionais específicos , assim como acontece na medicina e na advocacia, não é um área tão simples a ponto de um único profissional ser capaz de cobri-la completamente e com perfeição.

    Entendo que grande parte do erros cometidos por profissionais em campo seja porque eles fazem aquilo que não foram pagos para fazer e o que é pior aquilo que eles não tem total conhecimento, é por isso que muita coisa da errada, muita gente fazendo mais do que realmente deveria.

    Por essas e outras que as vezes acontecem erros graves aonde as pessoas se matam para descobrir e culpa não é de quem está em campo tentando fazer aquilo que não foi contratado para fazer, mas sim de quem quer reaproveitar um profissional só porque ele é de TI


20/10/12, 11:14:54: João Henrique glasnote@gmail.com - IP : 201.1.201****
    É necessário maior conhecimento da parte dos profissionais de RH quanto a a #341 ea de atuação do contratado, tanto na hora da entrevista quanto na hora de ofertar vagas de emprego.

    O que tenho feito na hora da entrevista com o RH é evitar termos técnicos, falar de forma simples,clara o que estou fazendo e deixar a linguagem técnica para o líder ou gerente de projetos.

    Ha também uma necessidades de comprometimento com os profissionais que vão a entrevista , algumas sequer se dão o trabalho de dar um Feedback e quando o fazem o fazem de forma precária, que nada contribui para o melhoramento do profissional.

    Falta entender o perfil da vaga e o perfil dos profissionais para aquela vagas e é claro adequar esse perfil a salário ideal e justo para ambos.


18/10/12, 09:27:35: William william.romao8@hotmail.com - IP : 200.142.207****
    Acredito que é preciso que o setor relacionado pela seleção do candidato,

    tenha conhecimento sobre TI e em seguida ter conhecimento da real

    necessidade que a empresa esta enfrentando. Ex: A empresa necessita de um

    analista de suporte á usuario com problemas de Office, mais no anuncio

    pede que o profissional saiba programar em Delphi. Ou solicitam um

    analista de suporte senior e quando o profissional entra na empresa, só

    desempenha função de assitente de informatica.Resultado : O anuncio não

    condiz com a real necessidade da empresa.

    È necessario que se tenha maior interesse em conhecer a area, ou solicitar

    consultoria que possa realmente colocar o anuncio dentro da real

    necessidade da empresa


17/10/12, 18:04:30: Geovanni - IP : 201.13.16****
    Antes de mais nada, quem seleciona deve conhecer a área para a qual está contratando. Segundo, estão lidando com seres humanos e não com bens de consumo, Recursos Humanos deve lidar com Humanos e não apenas com Recursos. Terceiro, em plena era digital e internet de alta velocidade, porque a insistencia em entrevistas presenciais apenas para o trivial. A pessoa deveria estar presente para apertar a mão dos novos colegas de trabalho. O quanto uma pessoa se arrisca deixando o trabalho atual para uma entrevista é absurdo. Porém não posso deixar de pensar que isso entra como processo de desqualificação. Por último, não passar informações em um momento e outras bem diferentes em outro momento. Quando ligam a primeira vez apresentam o melhor negócio da sua vida, quando presente não é nada daquilo.

17/10/12, 08:04:20: Márcia - IP : 189.62.126****
    Os primeiros contatos deveriam, ser por telefone e a primeira entrevista deveria ser on-line. Isto possibilita ganhos tanto para a empresa quanto para o profissional.

16/10/12, 21:54:27: Eduardo - IP : 177.99.14****
    O que mais me irrita é você mandar curriculum pela internet e chegar para entrevista e ainda ter que preencher TODOS os dados de novo, a caneta, ou ainda preencher os mesmos dados no site da empresa.

    É um comodismo ridículo. É tarefa da contratante organizar estas informações. Infelizmente, não podemos nos negar a fazer isso sob risco de sermos mal vistos.

    Outra coisa é: por favor, informem SALÁRIO e LOCALIDADE da vaga para poupar que a gente se desloque no meio do trabalho para uma vaga em outra cidade com salário de estagiário!


16/10/12, 21:11:22: Anônimo - IP : 177.80.20****
    Parar de usar papel e caneta.

15/10/12, 18:32:31: João - IP : 177.24.255****
    Há pouco tempo atrás fiquei quase 4 horas em uma entrevista, passei no processo, queriam que eu fizesse o exame admissional no mesmo dia, mas não teve como, marcaram para o outro dia, na minha volta do exame admissional me ligam cancelando a vaga, neste meio tempo dispensei duas outras propostas que estava negociando em paralelo. Em outra no inicio das conversas negociamos um valor X, dei ok e começou o processo, após o cliente aprovar a contratação tentaram abaixar a taxa do inicio do processo para um valor Y depois novamente para um valor inferior, desta vez quem desistiu do processo fui eu, pois o valor inicial da conversa já tinha sido baixado duas vezes. Portanto nos 2 casos o minimo que as empresas precisam passar é comprometimento, serem sérios e não brincar com o futuro profissional dos outros. e lógico saber realmente detalhar a vaga para já no contato inicial saber se o candidato atende a demanda, assim ninguem sai prejudicado nem a empresa nem o profissional.

15/10/12, 15:19:57: Roger rog42@yahoo.com.br - IP : 189.103.23****
    Sinceramente, uma coisa que deveria mudar é em relação aos salários. Na Inglaterra, qualquer vaga coloca o salário, assim, se interessa, vai, senão, deixa.

    Aqui fica esta frescura de A combinar , blá blá... Já aconteceu comigo de passar por mais de 5 entrevistas em um local e depois me falaram do salário, deu vontade de mandar todos para...


14/10/12, 08:42:12: Elias - IP : 201.123.172****
    Detesto estas vagas que não trazem todos os dados, para mim esta falta de transparência já indica a má qualidade da empresa. Nestes casos prefiro nem mandar meu curriculum. Para chegar neste ponto em que posso escolher as vagas as quais vou me candidatar não foi fácil, tive primeiro um aprimoramente técnico, que me garante até hoje uma posição bem acima da média, outro ponto importante foi ter cuidado bem da minha vida financeira, economizei, fiz investimentos e hoje tenho uma boa reserva. Vejo muitos amigos que gastam tudo o que ganham e depois tem que se submeter a qualquer roubada para pagar as contas no final do mês. A primeira lição para quem quer ganhar bem, é guardar dinheiro e desta forma poder buscar uma colocação, sem estar desesperado, o ideal inclusive e procurar ainda quando esta empregado, pois desta forma você é mais valorizado.

11/10/12, 17:09:57: Marcos - IP : 189.62.122****
    A entrevista pessoal deveria ser feita somente após uma boa triagem do curriculum e uma prévia por telefone. Já perdi tempo indo em entrevista em que o salário oferecido era muitio menor do que eu estava procurando.

    Cria-se todo um clima para te convencer a aceitar uma proposta muito baixa, mas nas vezes em que vi isto ocorrer e o profissional era mesmo bom, em pouco tempo ele deixava a empresa em troca de uma oportunidade melhor.


11/10/12, 09:01:57: Paulo Gonçalves ledcrash@gmail.com - IP : 187.60.19****
    Caros,fui gerente de desenvolvimento. Nesta época, contratei diversos recursos para a empresa que eu estava. Atuamos em conjunto com uma consultoria em RH para conseguir os profissionais. O objetivo da consultoria era colocar alguém para dentro da empresa não importasse quem e como. Participei das maiores bizarrices possíveis. Imagino como os candidatos se sentiam. Era assim: a profissional (que não era psicóloga) chamava um mundo de gente que ficava aglomerada no corredor da empresa (que era pequena) aguardando sua vez. Ela falava 10 minutos com o candidato e pronto. Quando eu ia conversar com ela para saber, dos candidatos que tinham me agradado, o que ela tinha observado como pontos forte e fracos, como atuaria em determinada situração, como era a estabilidade emocional do candidato, visto que o trabalho na empresa era estressante, ela não tinha capacidade de avaliar. Pudera, 10 minutos?

    Mudei o esquema. Contratei uma psicóloga CLINICA que tinha experiência em recrutamento (tem aos montes por ai ta?). As entrevistas passaram a ter 1,5h de duração e ela falava com apenas 4 candidatos por dia isto depois de ela avaliar o CV dele, pesquisar sobre a pessoa em redes sociais e uma conversa prévia ao telefone. Ela avaliava tudo o que eu precisava.

    Em questão de 2 meses contratei TODA a equipe que precisava para realizar o projeto (8 pessoas). Nunca vi uma equipe com tanta sinergia, conhecimento técnico e com o foco que a empresa precisava.

    O que deve ser mudado num processo de seleção: TUDO a começar pelo tratamento aos candidatos que não são gado, são pessoas e merecem respeito. Melhora ainda se ao trazer a informação ao gestor da área para tomada de decisão da contratação existir uma análise do candidato e não uma resposta burra e sem sentido.


11/10/12, 01:02:46: Desemprego - IP : 201.87.49****
    6 motivos para o brasil continuar do jeito que está!!!

    1 - É difícil por que eu preciso de mais qualificação 2 - É difícil porque o mercado está pagando muito mal 3 - É difícil porque eu não sou tão inteligente assim, tem gente bem mais qualificada e inteligente do que eu. 4 - Essa recessão americana vai terminar influenciando a economia brasileira e assim é difícil arrumar um emprego melhor 5 - Tenho medo de não me adaptar a um novo emprego e acabar desempregado 6 - Eu não tenho tanta experiência


10/10/12, 23:33:18: MarcM - IP : 177.141.14****
    Nao nos fazer de palhaços

10/10/12, 17:46:49: Mariele - IP : 201.64.15****
    O que falta é feedback, poucas empresas após uma entrevista informa ao candidato o feedback de aprovação.

10/10/12, 17:30:51: Renato - IP : 186.207.29****
    Processo seletivo bom é aquele que me contrata e paga bem. O ruim é o que ou não me contrata, ou paga mal. Ambienter relax e aprendizado de novas tecnologias é um plus. Simples assim. :)

10/10/12, 16:45:31: Marcos - IP : 187.11.30****
    A grandea traumaa na hora de entrar no mercado de contratações são: - Falta de conhecimento técnico das pessoas que realizam entrevistas, são raras as consultorias que em primeira instancia realizam entrevista com alguém que realmente conhece o perfil da vaga e as ferramentas solicitadas - Testes que não avaliam a verdadeira capacidade do candidato (tanto psicologico como técnico), ou seja testes não avaliam nada. - Falta de feedback. - Quando contratado, um enorme desrespeito, deixando o consultor jogado as moscas

10/10/12, 13:38:56: Rogério - IP : 177.143.9****
    Eu acho que tudo seria melhor se as empresas voltassem a ter equipes de TI internas e próprias. A meu ver grande parte do problema está no fato de termos sempre um intermediário (consultoria) que só está lá para ganhar dinheiro, sem se preocupar com o desenvolvimento do profissional. A empresa, por sua vez, também não se preocupa, já que o profissional não é dela e sim da consultoria. Então toda a responsabilidade de atualização de conhecimentos para poder continuar no mercado fica a cargo do profissional. Se as empresas tivessem uma equipe própria de TI eles poderiam investir na capacitação desta equipe e acredito que a motivação dos profissionais seria maior também, pois existiria real possibilidade de crescimento dentro da empresa. Agora da forma que está, ter que ficar pulando de projeto em projeto, consultoria atrá de consultoria, fica difícil ter motivação para alguma coisa.

10/10/12, 13:12:20: Rosana Hadad rosana_hadad@yahoo.com.br - IP : 189.120.163****
    A acumulação de função RH/Comercial das empresas de consultoria acabou desviando um pouco as atribuições de R S. De uma forma geral, hoje a recrutadora precisa ser mais bonita e atraente aos olhos do cliente, do que conhecedora das diferenças de atribuições técnicas dos candidatos.Raramente se vê uma Psicóloga ocupando essa função, que passou a ser desenvolvida por profissionais com menores salários e também menor qualificação.

10/10/12, 12:28:14: Amaro - IP : 187.54.155****
    Fico indignado com dois tipos de anúncios,

    o primeiro : Programador Java, enviar cv com pretensão salarial, ou seja não informam a experiência necessária, a escolaridade, o tipo de contratação, a fluência em inglês, localização da vaga, beneficios e etc, mas já querem que voce mande sua pretensão salarial.

    O outro é o oposto, Programador Java, java 5, struts 1.1, hibernate 2.0, Eclipse 3 e que tenha experiência no mercado de seguros. Ou Seja, a empresa define até a versão dos softwares que o profissional deve dominar e em que tipo de empresa ele trabalhou antes. Com este tipo de exigência fica dificil acreditar que falta profissional qualificado ...


10/10/12, 09:20:25: Elizeu - IP : 200.65.131****
    Precisa ter mais respeito, tanto das empresas quanto dos profissionais. As vagas deveriam ser mais bem definidas, não existe profissional que seja bom em suporte, desenvolvimento e análise, ou seja conheça bem tudo.

    O mesmo vale para o curriculum, quem inflaciona o curriculum também prejudica o processo de seleção.

    A empresa deveria ter mais respeito e otimizar o tempo do candidato que esta em busca de um emprego, numero excessivo de entrevistas, longos testes e fornecimento de informações redundantes deveriam ser abolidos.

    O retorno para um profissional, informando que o processo já foi concluido é fundamental, não estou dizendo para a empresa informar o motivo da não contratação de um profissional específico, apenas dizer a todos os envolvidos que o processo terminou, desta forma todos podem seguir suas vidas com menos ansiedade.


9/10/12, 14:00:53: Diego Camargo - IP : 200.232.16****
    Na minha opinião, o que deveria melhorar nos processos seletivos além das opiniões anteriores, é o feedback do processo, quando o candidato não foi aprovado, pois são poucas as empresas que o fazem, deixando o candidato na expectativa.

9/10/12, 11:23:04: tr tr - IP : 201.87.5****
    isso sem contar que muitas vezes as empresas entrevistam 100 pessoas pra uma vaga, ai fica dificil

8/10/12, 21:42:11: Juan - IP : 189.110.231****
    Vamo combinar, tem muito currículo tosco sem entrar em polêmica, o que mais tem é modelinho legal que pode copiar os dados e mandar.

    Depois, e deveria ser unanimidade, não mandar seu CV pra vaga tosca e mal escrita, se fossem pessoas unidas e soubessem se valorizar essa coisa diminuiria e muito, mas aí a desunião na área já foi discutida num outro fórum aqui.

    Gente que conheça do assunto pra peneirar melhor, que não faça dinâmica de grupo com os testes infantilóides, ou copie provas de certificados pra passar a imagem de uma empresa que tenha uma prova difícil, isso é constrangedor, o perfil da galera de TI é diferenciado, e pelo menos deveríamos ser tratados de forma diferente e melhor.

    Dê retorno, tem empresa que esquece disso, não precisa ligar, apenas mandar um email agradecendo a presença, eu respeito essa atitude numa empresa e me incentiva a mandar meu CV para uma outra oportunidade.

    Estou adorando as opiniões, esse fórum vai ser ótimo acompanhar


8/10/12, 21:34:00: Carlos Oliveira - IP : 201.83.57****
    Por quê isso ocorre ? Porque é comum a área de TI ser uma espécie de profissão de inclusão, com melhores salários e oportunidades do que outras áreas profissionais. Só que esse movimento faz com que pessoas que não tem aptidão (ou gosto) por TI, escolham trabalhar em TI pela aparente facilidade de uma melhor remuneração. Diante dessa commoditização dos profissionais, as empresas vão sim tentar achatar os salários cada vez mais em busca de recursos mais baratos e sempre solicitar mais e mais requisitos que diferenciem o profissional.

    Esse cenário não justifica, o que também acontece, do profissional ficar procurando motivos para não ter determinada formação, certificação ou idioma. Por exemplo, hoje em dia, não ter inglês num nível pelo menos razoável é considerado inaceitável, visto que com alguma disciplina se aprende até de graça na internet.

    O que quero lembrar é que existe uma parcela de responsabilidade do profissional.


8/10/12, 21:33:48: Carlos Oliveira - IP : 201.83.57****
    Do lado das empresas, concordo com a questão do feedback que é praticamente inexistente, tanto em empresas pequenas ou grandes. As grandes parecem piores, porque tem a premissa de que é fácil preencher a vaga porque muitos a procurarão. Eliminar o RH e deixar a contratação com a área final (no caso TI) cria o problema do gerente de TI ter que filtrar centenas de currículos. Aí não tem jeito, sempre existirão siglas, certificações, faculdades de primeira linha, empresas anteriores, que servirão de filtro inicial para os currículos. As características comportamentais são mais complicadas de avaliar, às vezes nem aparecem no processo seletivo.

    Do lado dos profissionais, também existem pontos a melhorar. Do mesmo jeito que existem vagas para homem-polvo , existem currículos homem-polvo . Quando o cara coloca no currículo experiência com Java / .NET / C++ / Cobol fica difícil dizer qual a especialidade. Outro ponto relevante é a revolta de alguns profissionais quando as empresas pedem certificação, formação, idiomas e mais qualificações, em geral juntas para uma mesma oportunidade.


7/10/12, 22:51:12: Thiago - IP : 177.133.168****
    Mudanças urgentes:

    -Dar feedback aos candidatos que forem entrevistados. Há um lugar especial no inferno para vcs, rhs que não fazem isso

    - Fazer um processo sério, que avalie suas qualidades profissionais (potenciais ou atuais) e não o seu traseiro

    - Parar com essa gracinha de que uma indicação prevalece sobre um candidato que foi caçado por ae. Se a indicação vence, não faça processo seletivo.

    - Parem de descartar CVs de desempregados que não estão dentro da pretensão salarial esperada. Desempregado tem um range de aceitação bem amplo.

    - Que o entrevistador seja claro quanto ao que se espera do candidato. Não adianta contratar um técnico para ser gerente de projetos, ou um programador para ser dba.

    - Última, senão não acaba a lista: comecem a entrevista direto pelo gestor responsável pela contratação afinal, se ele for com a cara do candidato, este será aprovado. Certificações, escolaridade, inglês, devem ser avalidados depois.


5/10/12, 09:05:17: MarcM - IP : 186.220.10****
    Deveria voltar a ser como antes quando o dono da consultoria entrevistava o profissional , e nao uma menininha recem formada em psicologia fazendo testes ridiculos de faculdade

4/10/12, 21:36:15: Joao - IP : 189.68.240****
    O que deveria mudar é a forma de como as pessoas avalia um profissional na área de T.I, menos questionarios e mais abordagem tecnicas.

4/10/12, 19:35:14: Ricardo - IP : 177.24.251****
    Infelizmente deveria mudar tudo, total falta de competência das consultorias, que não passam o minimo de informação da vaga, os requisitos, tempo de alocação, forma de contratação. Outro problema gravissimo é a falta de comprometimento com o candidato, não retornam sobre o andamento do processo, e algumas quando você pede um feed-back só faltam te xingar como se oque você estivesse pedindo fosse algo que não é da competencia dela, para TI o RH deveria trabalhar em paralelo com algum tecnico da área. e melhorarem este nivel de comprometimento com os candidatos, não custa nada atualizar os candidatos e informar se você continua ou não no processo.

4/10/12, 17:21:29: orfeu - IP : 201.88.251****
    Retorno por parte de quem está contratando. Não custa nada a empresa contratante ou empresa de RH enviar uma resposta ao candidato.

4/10/12, 16:44:18: MarcM - IP : 189.100.164****
    devia mudar a forma de contratacao

4/10/12, 11:36:42: Matheus - IP : 177.16.6****
    Uma coisa que deveria mudar é sobre quem solicita o cargo. O problema da TI é que, como não é a TI quem contrata, tem que ficar na mão do RH, que por sua vez, tem pessoas com total falta de conhecimento e coloca uma parafernalha de exigências, muitas delas absurdas, achando que aquilo é o mínimo para pagar salários até abaixo da casa dos R$1000. Para a TI, em especial, teria que ter um processo seletivo próprio, dispensando o RH dessa tarefa. Por que não faz sentido, por exemplo, colocar como requisito consertar impressoras para uma vaga de administrador de servidores ou programador. Não se pode misturar as coisas e achar que o piá que mexe com computador tem que resolver todos os problemas com coisas que tem mais que um botão e dois fios (até trocar lâmpadas).

4/10/12, 11:21:24: Sergio - IP : 189.108.93****
    Exigir mais experiência e menos certificações, pois certificação, já se mostrou, que não é a prática, é o famoso caça níquel, as empresas contratam pessoas certificadas e depois tem que mandar embora para achar alguém com experiência no mercado. E melhorar os filtros anti-mentirosos, pois tem muita gente colocando mais do que tem no currículo, e tiram a vaga de quem realmente precisa.

3/10/12, 19:44:16: Miguel - IP : 201.28.203****
    A falta de retorno me deixa louco. Voce envia o curriculum para a empresa no corpo do email, depois pedem para voce mandar no formato word, depois que faça o cadastro no site da empresa, ai solicitam o curriculum em inglês, faz testes, ou seja voce gasta um bom tempo para atender e facilitar a vida das empresas e na hora de mandar uma simples mensagem dizendo que o processo já foi encerrado e voce não foi o escolhido, nada ... é uma total falta de respeito.

3/10/12, 14:22:16: MarcM - IP : 186.220.3****
    O pior de tudo e quando te pedem para fazer uma entrevista no horario do rush, com a obrigacao de comprarecer no horario sadio e alegre

3/10/12, 13:02:14: Emanuel - IP : 189.62.8****
    O primeiro passo será a melhora nos currículos, que muitas vezes são imprecisos, desatualizados e exagerados.

    A descrição das vagas também deveria ser mais detalhada, com informações sobre o local da cidade onde o profissional irá trabalhar, tipo de vínculo, benefícios, tempo de duração do projeto, faixa salarial, porte da empresa e etc.

    A análise previa dos currículos deveria ser bem feita, para evitar entrar em contato com profissionais que não estejam no perfil procurado.

    Ao fazer o primeiro contato por telefone ou email, deveria haver mais troca de informações, com o candidato detalhando melhor suas competências e a empresa informando mais sobre a necessidade e os desafios da vaga.

    A fase da entrevista deveria ser uma continuação do processo e não uma volta a estaca zero. Neste momento o ideal é que o candidato já fizesse a entrevista com RH e alguém da área técnica, para evitar perda de tempo tanto da empresa quanto do profissional.

    Depois de comparecer a uma entrevista, a empresa deveria sempre dar um retorno ao profissional, informando se o processo foi ou não finalizado.

    Na minha opinião estas seriam as principais mudanças.


3/10/12, 12:20:58: Lisias lisias@unforgettable.com - IP : 177.33.38****
    Sobre o comentário do Flavio , mais abaixo em 30/09:

    As empresas preferem pagar pouco e ter que refazer um sistema n vezes nunca vi coisa mais burra....

    Existe uma razão super simples e lógica para isto (não sou PMP, mas tenho curso PMI, então acredito que posso falar com alguma propriedade): Aqui no Brasil, os projetos são de curtíssimo prazo (um ano), e só são avaliados pelos resultados de curtíssimo prazo.

    Logo, se no fim do projeto o treco atendeu aos requisitos (que, por sinal, também costumam ser muito mal especificados), o projeto é um sucesso e o gestor é recompensado. Se depois de 6 meses o treco explode e tem que fazer tudo de novo, *outro* gestor recebe o abacaxi pra descascar (e, de quebra, a culpa se fracassar).

    Este cara, que não é bobo, faz a mesma coisa - resolve o pepino que tá aparecendo, mascara o que não tá aparecendo e, se conseguir, no fim do projeto recebe os parabéns por mais um sucesso .

    Até que 6 ou 12 meses depois, a bomba emerge de novo.

    E vai assim até que um belo dia a bomba é grande demais pra ser desarmada e toda a culpa de todos os erros caem nas costas do infeliz do gestor que teve o azar de não poder dizer não ao receber o projeto da última vez.

    Aqui no Brasil temos uma interpretação bem heterodoxa da recomendação de não trazer para o projeto atual os erros e custos do projeto anterior .

    Não caçar bruxas é uma coisa, mas não cobrar responsabilidades é outra.


3/10/12, 12:06:56: Lisias lisias@unforgettable.com - IP : 177.33.38****
    Na maioria das vezes, conhecimento técnico de quem seleciona.

    Muitas vezes o cara tem um tremendo portfolio de soluções implementadas, mas morre na primeira leva porque quem faz a triagem só sabe procurar letrinhas mágicas como MSCE .


3/10/12, 11:58:04: junior - IP : 189.20.250****
    Realmente é a falta de conhecimento de boa parte dos selecionadores, ou seja Tem uma Vaga de Analista Funcional, ja viu o Curriculo do cidadão que é perfil especifico como Analista e não atua mais com desenvolvimento, ai chegando lá ,começa voce esta atuando com linguagem xyz, tem atuado com banco nnn, ou seja perdeu tempo tanto a selecionadora como o cidadão indo até la respondendo coisas que já estavam em seu curriculo como fora de seu perfil. Ou pior ainda, a seleção sabe que está como perfil especifico de desenvolvedor, ai chega o cidadão que é somente técnico, e começa , vc tem experiencia com área de negócio xyz, lida com usuário nnn, pelo amor né as coisas tem que ser bem claras e especificas para não gerar perda de tempo e trabalho para ambos os lados. E ultima situação(essa eu mesmo tive...rs) , liga a seleção para voce , pergunta qual sua pretensão, ai voce manda o valor que é de Mercado e escuta : Mas isso esta fora do mercado , voce esta pedindo alto ! e a cidadã ainda fica p da vida querendo provar que voce esta viajando, é outro ponto que alguns precisam ter um pouco mais de atualização com mercado, mas ai entra a famosa tentativa de desvalorizar o profissional, ai ja mando uma direta como sempre: Pode buscar outro nesse seu valor ai pq ta bem fora...rs

3/10/12, 09:47:54: Fábio - IP : 187.106.18****
    Na minha opinião, as empresas querem a pessoa multi qualificada, como estou vendo algumas vagas, de gerente de projeto que o cara saiba programar, para pagar uma merreca. Analista de projetos salário de 1000 a 2000 reais, vai esperar o que de uma pessoa dessas. Isso é um absurdo. Sem falar que te fazem perder tempo e principalmente dinheiro, e nem te ligam pra te falar. Cara valeu, mas voce não server pra gente. Falta de feedback.

2/10/12, 21:57:50: Marcus_ - IP : 177.134.4****
    Deveria se ter mais respeito com as pessoas e entender que o se gasta tempo e dinheiro p/ locomoção p/ entrevista. 1- Triagem de currículo juntamente com o gestor técnico 2- Entrevista em inglês por telefone + formulário de skills técnico por email p/ agilizar o processo 3- Marcar entrevista depois de CV aprovado pelos gestores e/ou cliente envolvido 4- Agendar um horário com janela flexível de chegada 5- Entrevista individual 6- Somente trainee com dinâmica 7- Não requisitar PTS por email, somente por telefone 8- Anúncio da vaga de conter todas as informações relevantes do cargo. 9- Não fazer bodyshopping 10- Respeitar as pessoas com ética e seriedade.

2/10/12, 17:02:08: Rodrigo - IP : 186.16.77****
    O que pega mais para mim são as empresas que não detalham bem o perfil da vaga no anuncio e mesmo no telefone são reticentes em passar alguma informação adicional. Perdemos o nosso tempo indo a entrevistas, preenchendo formulários e etc, em alguma coisa que de imediato já poderíamos ter descartado. No final é perda de tempo para nós e para as empresas.

1/10/12, 18:06:41: Lauro lauropribeiro@gmail.com - IP : 201.20.20****
    Nunca tive problemas com processos seletivos, mas agora há pouco passei por uma situação muito frustrante.

    A consultoria vai atrás do meu CV, oferecendo cargo, e ao que eu respondo por e-mail, recebo outra resposta pedindo um tempo de experiência que eu não tenho (2 anos para Jr).

    Por quê vieram atrás do meu perfil, já que eu não atendo os requisitos? Além de nos deixar frustrados, gera uma expectativa desnecessária pelo fato de estarmos desempregados e procurando uma recolocação.


1/10/12, 15:08:53: Bruno Cordeiro bruno996@gmail.com - IP : 177.102.17****
    Feedback das empresas onde os candidatos participam do processo seletivo, a maioria das empresas nunca retornam de forma positiva ou negativa isso gera muita expectativa e ansiedade nos candidatos.

30/09/12, 20:58:13: flavio - IP : 177.32.211****
    Vou contar um caso recentete em processo seletivo. Fui na empresa fiz a entrevista, isto fazem duas semanas, fiz o teste. Chega hoje um email da empresa perguntando se estou interessado em fazer o teste. Isto é o RH da empresa , super sério. Alem disto nesta entrevista, em que parte dela fiz com o cara técnico,pergunto qual é a proposta salarial ele responde R$ 5000,00 dai eu falo, voce acha que vai encontrar alguem por este valor que desenvolva em C para dois Sistemas Operacionais (baixo nível de programção), alem disto conheça criptografia, programação e microcontrladores ? . Outra, isto é comum, a gente manda o curriculum com todos os dados chega na consultoria, aparece uma ficha para preencher com os dados que estão no curriculum..... Merecemos...

30/09/12, 15:34:42: Jeova Leite jeova.leite@gmail.com - IP : 201.27.222****
    Alguns pontos:

    1) Definir perfil da vaga de forma mais específica. Ou seja, ao definir aquilo que se busca em um candidato, a empresa precisa estreitar ao máximo as qualificações e competências. Isso evitaria a contratação de pessoas que não sabem nada assim como pessoas que sabem tudo .

    2) Valorizar o conhecimento conceitual, não o domínio de ferramentas. Quem entende conceiro é capaz de criar ferramentas, em vez de se tornar escravo delas. Ferramentas são muito interessantes para seus proprietários. Por exemplo, o profissional deve saber conceitos, fundamentos, construção de banco de dados, em vez de uma ferramenta X ou Y de banco de dados

    3) Oferecer remuneração justa, aquela que deixa o profissional feliz. Esse negócio de remuneração compatível com o mercado é coisa de quem não quer valorizar os bons.

    4) Por fim, valorizar competências comportamentais como capacidade de trabalhar em equipe e liderança, e comprometimento.


30/09/12, 13:03:01: Rogério - IP : 177.143.9****
    Outra coisa que eu acho absurda é o fato de que o que pagam para uma determinada vaga não cobre nem o que seria necessário para pagar cursos para adquirir os conhecimentos que a vaga exige. Se pegarmos todos os requisitos da vaga e procurarmos cursos para cada um destes requisitos veremos que, com o salário pago para essa vaga, seria necessário guardar dinheiro por anos (sim, anos, não meses) para conseguir pagar esses cursos. Com isso temos que ser autodidatas, mas aí vem outro problema, temos que ficar estudando fora do horário, em períodos que deveríamos estar fazendo outra coisa, como convivendo com a família ou realizando outras formas de lazer ou descanso, e mesmo com tudo isso ainda falam que não temos qualificação . Os projetos normalmente tem cronogramas malucos, então é normal trabalharmos muitas horas a mais por dia do que o normal, então esse período de estudo acaba sendo os finais de semana e feriados. Com o tempo essa rotina maluca começa a influenciar a saúde, ficamos doentes e somos substituídos já que na maioria das vezes somos contratados como PJ, ficando em situação financeira difícil e com dificuldade de tratar a saúde, já que tudo é muito caro e depender do sus é o mesmo que pedir para morrer. É por isso que pretendo mudar de área. Não pretendo perder mais saúde do que perdi nestes anos e arriscar perder a família por falta de atenção a eles. Apesar de eu gostar muito das atividades, não acho que vale todo esse sacrifício.

30/09/12, 12:28:58: renato - IP : 201.43.74****
    Ridiculamente lemos que há um apagão de mão de obra qualificada, enquanto as consultorias pedem profissional PMP com ingles fluente, expert em infra e arquitetura, sálario R$ 5.000 PJ, e centenas de vagas pedindo super-heróis e pagando merreca. Inocente quem pensa que CV cobre todos os requesitos, sem comentários. Porém, certamente as donos das consultorias agradecem, pois a sua margem de lucro garante o carro importado seu e o busão dos selecionadores ,normalmente explorados também. Isso é Brasil, minha gente. O pedreiro que trabalho aqui em casa ganha R$ 300/dia no mínimo e não é PMP.... Vamos ter fé, que segundo dizem movem montanhas...

30/09/12, 07:34:23: flavio - IP : 177.32.211****
    Olha pessoal, chamar estas empresas de consultoria é a coisa mais absurda que já vi. Na verdade, o culpados desta situação são os cliente finais que se utilizam destas consultorias e tambem do governo com leis que tornam os custos trabalhistas altíssimos como impostos, fundos de garantia, etc.

    Sou do tempo que a relação era direta sem intermediários ( consultorias ) a gente emitia a nota e pronto. Vendo os anúncios, percebi que existe um valor padrão R$ 5000,00 e R$ 6000,00 até 7000,00. independente se voce é um cara excepcional ou não. As empresas preferem pagar pouco e ter que refazer um sistema n vezes nunca vi coisa mais burra....


30/09/12, 07:14:53: flavio - IP : 177.32.211****
    Eu li alguns comentários.... Vi e concordo, se pede um cara que desenvolva, por exemplo, em baixo nível em dois sistemas operacionais, Linux/Windows conheça um monte coisas e a proposta salarial evidentemente baixa e inconsistente com a formação do candidato.Quanto ao RH, as consultorias são no fundo somente arregimentador de mão de obra, quem faz entrevista em geral não entende coisa nenhuma. Agora eu faço o seguinte escrevo na resposta isto: a minha proposta salarial tendo em vista o perfil solicitado é tanto....

29/09/12, 17:58:15: Marm - IP : 186.220.2****
    O mais chato e o salario e a desculpa, ...vc tem perfil certo para a vaga mas o salario que esta pedindo como clt e muito alto, so passo te pagar 3500 para arquiteto de soluçoes senior!

29/09/12, 17:52:32: Marm - IP : 186.220.2****
    Eu sei de uma coisa, perco muito meu tempo procutrando emprego e nem me chamam o pior que so mando pra vagas com meu perfil exato!

29/09/12, 15:09:43: Tech79 - IP : 189.102.8****
    Falta Eficácia, de início vou fazer um pequeno comentário que é relativo a todos os trabalhadores. Quantas horas por dia não perdemos procurando emprego? Depois de conseguir achar, ainda temos que verificar se está dentro do nosso perfil e ver se preenchemos os requisitos, para somente depois se candidatar. Se conseguir uma entrevista, seja para teste ou outros. Mais quanto tempo é gasto nessas etapas de seleção? Está acontecendo o seguinte, um cursando graduado perde muito tempo pra isso, sobra apenas duas opções, A-ele procura emprego, ou B-Somente estuda. Isso sem contar com outros fatores que atrapalham os candidatos. Seja os requisitos da vaga em questão ou o processo seletivo. Em que na maioria das vezes, querem contratar um estagiário/Temporário que tenha expertise de um Especialista. Isso também é válido para as pessoas que já são formados, que perdem muito tempo indo atrás de emprego, muitas das empresas nem sequer sabem o que elas fazem, por exemplo, muitas vezes elas também continua estudando, para poder acompanhar o mercado de trabalho. Eu citei tudo isso, porque sei quantas horas são perdidas, se o tempo vai ser utilizado para seleção, deveriam pensam em como utilizar bem essas horas. Muitos dos recrutadores não sabem, o quanto é importante o tempo para nós. Conheço pessoas que estudam mais de 12 hrs por dia, eu imagino a indignação dela, ter que largar o que está fazendo para procurar emprego e durante a seleção demorada, não ser admitido.

29/09/12, 14:49:50: renato - IP : 177.68.102****
    O nível de 90% de quem nos liga (fraquíssimo) e a falta de retorno, ou melhor, respeito. Tudo é urgente, até dispendermos nosso tempo e informar o que desejam. Depois, é a educação de praxe. Culpa das empresas que utilizam-se de consultorias.

29/09/12, 00:22:16: Valter - IP : 189.110.22****
    Fabio, voce está corretissimo em sua abordagem, parabéns, eu ainda acrescentaria a restrição velada da idade, o RH solicitando um profissional Jr. sendo os requisitos e experiencia é trabalho para Senior, ou limita a experiencia de 2 a 5 anos.

28/09/12, 13:19:08: Luiz - IP : 200.120.128****
    Contratar o melhor profissional, ao menor custo é a logica e o objetivo de qualquer empresa, não creio que possa ser diferente.

    Esta questão de buscar um único profissional que tenha conhecimentos em áreas completamente distintas, ou que conheça um infinidade de linguagens e ferramentas realmente não é invenção e RH, por traz destas especificações malucas tem sempre alguem de TI, que ajudou a definir o perfil.


28/09/12, 13:00:25: Rogério - IP : 177.143.9****
    Concordo com você, Fábio, mas não sei se esse negócio de pedir um profissional completo por um preço de estagiário seja culpa do RH. Acho que é o gerente da área de ti (normalmente alguém sem noção nenhuma) que pede essas coisas absurdas, e o rh tenta encontrar o que foi pedido.

28/09/12, 09:11:58: Fábio M. Campos - IP : 189.56.50****
    Para mim as vagas de t.i. têm sempre o mesmo problema: 1.querem contratar o melhor, pelo preço mais baixo. Cara, bom e barato não existe!!!!se é barato, logo nao é bom!!!!2. Idiomas: para que desejam ingles fluente se vc vai conversar com o tiozinho lá no interior dos cafundó?3.Título das vagas: querem consultor/especialista jr. Meus Deus.. RH s parem de escrever esta gafe!!! nao existe consultor/especialista jr.!!! se o cara é consultor/especialista, logo deve tá chegando pra resolver grandes problemas e um jr. nao fará isso por voce!!!4. Remuneração: A remuneração é reflexo do quanto se investiu em educacao na carreira + experiencia. Nao me ofereça 3 mil reais e ainda queira me convencer que é bom para um profissional com várias certificacoes, pós, etc etc. É um humilhação!!!!5. RH s: saibam a diferença entre mandatório e desejável: estao colocando coisas impossiveis como mandatório e ainda sim chines, mandarim, latin e grego desejável!!! Parem com isso já!!!6. Descrição da vaga: sejam claros, objetivos e diretos, nao generalista. Essa coisa do cara ficar vestindo um chapeu a cada 5 minutos na empresa nao é uma abordagem elegante.7. Nao peçam o mundo na vaga: RH s tendem a escrever os detalhes das vagas em um nivel muito detalhados e com tantos detalhes que ao terminar de ler vc se pergunta: esse profissional será que existe?8. Como RH ajudem a conscientizar que t.i custa caro e prossiffionais tb!!! Por isso, nao barganhem nossos salários.

27/09/12, 16:19:42: Felipe - IP : 201.48.13****
    O que falta é entrevistadores que entendam ao menos o mínimo da área que atuam e forneçam feedback da entrevista. Na minha última recolocação profissional fiz diversas entrevistas, gastei tempo e dinheiro e na imensa maioria delas, fiquei só na expectativa e nunca tive resposta alguma, nem para dizer que fui reprovado.

    Sem falar de ter que realizar redações inúteis, testes psicológicos e provas enormes em papel que não comprovam absolutamente nada para um desenvolvedor de software (meu caso).

    Por último, a exigência de dados pessoais e particulares (número de documentos, nome de pai e mãe, entre outros) em excesso durante processo inicial de entrevista.


27/09/12, 14:31:59: Roberto - IP : 187.121.111****
    O que incomoda é a empresa procurar MOSCA BRANCA.

    Participei de um processo em solicitavam ESPECIALISTA em JAVA e em COBOL.

    A especialidade se ocorre pelo trabalho assíduo no decorrer do tempo e quem se dedica a JAVA, dificilmente irá programar em COBOL. E vice-versa. Em verdade são áreas distintas.

    Esse é o típico caso de 2 vagas, ocupando 2 locais físicos, custando 2 salários em 2 projetos (ou camadas), acrescido do intercambio de comuniucação entre ambos, gerando mais tempo.

    Para a empresa seria bom: 2 em 1.

    Mesmo que a empresa consiga, o profissional poderá sair e, então ....., Bem, isso agora já é gestão de RH que não cabe aquí comentar.

    ´seriase dá peNormalmente especialistadades


26/09/12, 19:57:39: Maria - IP : 200.143.242****
    Concordo com praticamente tudo o que foi falado sobre as empresas, mas existe também o outro lado. Muitas vezes o candidato envia o curriculum sem ter o menor perfil para a vaga. Já anunciei vaga para Gerente de Ti em Salvador e recebi currículos de quem esta procurando estágio em São Paulo.

    Outros candidatos chegam atrasados nas entrevistas, não comparecem, ou não dão satisfação, por exemplo, quando estão no meio de um processo e fecham uma proposta com outra empresa.

    Outros menosprezam a entrevista de RH e querem enrolar com um monte de siglas e jargões técnicos, trabalho exclusivamente na seleção de profissionais de TI a mais de 15 anos, já fiz cursos e sei mais do que alguns recém-formados de hoje em dia...

    Outro ponto importante é o pessoal que mente e exagera no currículo. A vaga pede inglês fluente e na primeira frase que houve em inglês o candidato já se enrola todo. Tem gente que aumenta sua experiência ou a sua participação nos projetos, a pessoa participou como estagiário e diz que era um dos coordenadores, nos casos mais graves incluem certificações e até diplomas falsos, mais cedo ou mais tarde acabam sendo pegos e se queimam de vez

    Resumindo, acho que os dois lados ainda tem muito o que melhorar.


26/09/12, 15:53:28: Marcelo - IP : 187.132.230****
    Eu me irrito com um pequeno detalhe : A empresa consulta o seu curriculum na internet e faz uma entrevista prévia por telefone. Quando você é convocado para a entrevista tem que levar o seu curriculum impresso em papel e a primeira coisa que te pedem é para preencher um formulário, em papel, colocando os mesmos dados que já estão no curriculum ...... Santa perda de tempo ......

26/09/12, 14:33:43: Rita de Cássia - IP : 200.147.170****
    Para min o complicado são as empresas que colocam praticamente só o cargo, sem nenhuma informação adicional e pedem para você mandar o curriculum com a pretensão salarial.

    No transito aqui em São Paulo, é comum gastar mais de uma hora para chegar ao trabalho, a minha pretensão para trabalhar perto de casa não é a mesma que para trabalhar longe.

    Depende muito também do projeto, pegar alguma coisa que já esta em andamento, cheio de problemas, com prazo apertado e com grande chance de queimar os envolvidos, é diferente de pegar o projeto no inicio e que poderá trazer algum conhecimento adicional.

    Os benefícios também entram na conta, empresas que pagam assistência médica, odontológica, estacionamento e etc, possibilitam uma maior flexibilidade na definição do salário.

    Enfim não é possível comprometer-se com uma pretensão, sem saber todos os detalhes …


26/09/12, 14:05:24: Moacir - IP : 189.128.86****
    O que me incomoda é a falta de retorno, principalmente depois de uma entrevista. Sei que não é viável a empresa me ligar e dizer exatamente o motivo pelo qual não fui escolhido, mas entrar em contato e informar que o processo já foi finalizado não é pedir demais.

26/09/12, 11:24:09: Rodrigo - IP : 177.113.143****
    Os processos deveriam ser mais rápidos, trabalho como PJ e muitas vezes para um projeto de dois ou três meses temos que encarar um processo de seleção de várias semanas. Já passei mais de 3 horas fazendo testes técnicos, sem contar as horas de entrevista, tempo de espera, deslocamento e etc.

26/09/12, 10:56:42: Mathias - IP : 201.146.239****
    Deveria começar pelos anúncios de vagas, com um maior nível de detalhamento, como por exemplo, tempo do projeto, forma de contratação, benefícios, região da cidade onde o profissional ira trabalhar, horário, experiência necessária, e etc. Nos EUA as descrições são bem mais completas, muitas já colocam até o salário que será pago


Anteriores:

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?