APinfo - Forum


Fórum : Estou desempregado, o que fazer ?

Sugerido por : Moraes, Amaro, Miguel, Olair

Foruns anteriores



14/11/12, 09:07:33: Elizeu - IP : 186.201.177****
    Enquanto procura uma nova colocação, uma alternativa é buscar projetos temporários, trabalhar como consultor para pequenas e médias empresas, ajudar algum colega em um projeto, desenvolver algum aplicativo próprio, manutenção e montagem de micros, instalação de redes, instrutor de informática e etc. Participe de palestra e lançamentos de produtos de TI, muitas delas são gratuitas e além do conhecimento técnico adquirido, será uma ótima oportunidade para ampliar sua rede de contatos e obter alguma indicação. Use seu tempo livre para escrever artigos técnicos para sites especializados e revistas, responda a perguntas em fóruns de informática, crie seu próprio blog e etc, este tipo de ação, quando bem feita, geralmente traz uma ótima visibilidade.

14/11/12, 08:35:59: Antonio Dias adias1956@hotmail.com - IP : 177.64.10****
    Acho bastante interessante a troca de idéias em grupo, porque mesmo sem querer as pessoas acabam se ajudando. Algumas idéias e opiniões ganham corpo e força quando analisadas por mais de uma pessoa.

13/11/12, 14:56:54: Andrea - IP : 189.44.218****
    Este ano está bastante difícil para a maioria.Infelizmente temos que nos sujeitar às manias do pessoal de RH e, querendo ou não, segui-las, pois inicialmente passamos pelas mãos destas pessoas que estudaram para entender a linguagem corporal e não temos como fugir de obter algumas informações sobre do que se trata e agir de acordo .

    1. Básico: apertar a mão do entrevistador com firmeza e olhar firme nos olhos dele. 2. Ao se sentar, geralmente a dificuldade é o que fazer com as mãos (rs). Nunca as coloque sobre a mesa e nem tampouco sente na beirada da cadeira. Segundo os especialistas , as duas ações demonstram que vc é inseguro e precisa se apoiar em algo (ou alguém) para tocar sua vida. Não tem independência e nem auto-gerência. O ideal é se sentar com os cotovelos apoiados nos braços de cadeira (se tiver braços..rs) ou manter as mãos sobre as pernas. 3. Jamais cruze os braços, pois demonstra que você está inseguro, querendo se fechar, se defender de algo ou alguém. 4. Pergunte ao entrevistador sobre o perfil da vaga e procure focar sua experiência no que estão procurando, sem dispersar para outras habilidades que você venha a ter, pois o entrevistador pode se cansar e achar que você não serve. Seja objetivo, pragmático e, se o entrevistador perguntar mais, somente aí, responda. 5. Vá preparado para responder a tal pergunta: EM QUE VOCÊ ACHA QUE PRECISA MELHORAR E O QUE ESTÁ FAZENDO PARA ISTO? (as coisas boas a gente consegue falar de bate e pronto, mas algo não muito bom sobre nós, é melhor ensaiar e não exagerar na dose). 6. Esteja preparado e converse com pessoas que trabalharam com você antes, para que possa colocar o nome delas em uma lista de referências. Abraços, sucesso e emprego bom a todos!


12/11/12, 10:01:21: Guilherme - IP : 201.13.****
    Não se prostituir por qualquer salário !!!!

    isso só tende a piorar as coisas para vc e para quem está empregado também pois o mercado nivela para baixo!!

    conheco diversas pessoas que possuem 10 anos de experiência certificação em ti e ao largarem o emprego de pj r$8.000,00 cairam pela metade do salário r$4.000, 00 e não conseguem mais subir.

    vc sabem que o valor que se da em consultorias para a carreira de ti é regido pela legalidade e os mesmos valores do mercado de bujigangas do jogo warcraft ! 1) recorra ao networking de amigos ex-empregadores, não se desespere o periodo normal para uma recolocação e´3 meses.

    abracos,

    e boa sorte 1)


11/11/12, 18:26:17: Jeova Leite jeova.leite@gmail.com - IP : 187.10.23****
    Destaco 3 pontos.

    1) Não espere muito para procurar novo emprego /recolocação. Quanto mais se demora a procurar, mais difícil fica.

    2) Não dependa apenas do dinheiro que sobrou da rescisão de contrato ela acaba muito rápido e você pode se tornar um dependente de família e amigos - uma verdadeira humilhação, principalmente se você for pai de família.

    3) Por fim, faça o que muitos já recomendaram: atualize-se sozinho ou, se tiver tempo e dinheiro, atrvés de cursos em sua área ou em outras. Lembre-se que saber TI nã é suficiente para ser um bom profissional é nessário saber conversar, escrever (por exemplo não escrever a tempos que faço tal coisa em vez de há (com h) tempos que faço tal coisa. Saber idiomas é crucial, mas começe por conhecer bem o seu.

    Sou profissional de Qualidade de Software e preciso entender o que os profionais de desenvolvimento escrevem. Além do típico erro de grafia, há o constante erro imperdoável - o de lógica. Isso é inadimissível!

    No mais, boa sorte na procura do novo emprego!


10/11/12, 10:11:11: João Henrique - IP : 201.1.45****
    Se for da área de suporte

    Você pode instalar vários Sistemas operacionais em uma virtual box e sí familiarizar com eles. (Fazer coisas do dia-a-dia, usar ferramentas que os usuários desse sistema costumam utilizar).

    Pode instalar e configurar uma rede com ou sem DHCP e configurar DNS, pode criar vlans utilizando um simulador (Pode aprender sí atualizar na prática)


10/11/12, 10:05:01: João Henrique - IP : 201.1.45****
    Aproveite o tempo para estudar. Se for da área de suporte, instale o virtual Box rode vários sistemas.

    Faças as coisas do dia-a-dia neles, instale o packet tracer.(Configure a rede,monte vlan e wans). Se atualize na prática. (Leia sobre o mercado ,novidades e sobre a empresa).

    Se for da área de desenvolvimento faça vários projetos, baixa algumas apostilas e faça os exercícios.(Faça pelo menos o crud com cada uma das tecnologias).

    Veja o que a de novo no mercado, estude banco,threads e escopos de sessão. Entenda os ciclos de cada Framework ou pelo menos tenha uma noção de como funciona. Depois disso tente fazer projetos mais complexos, faça uma implantação.


9/11/12, 10:00:48: Irineu - IP : 186.84.71****
    Além de tudo o que já foi falado, um ponto que enfatizo é a indicação, se algum conhecido te indicar para alguma vaga, isto aumenta bastante suas chances, portanto se esta desempregado, acione sua rede de amigos e colegas.

    A parte tecnica a empresa pode até testar antes de contratar alguem, mas honestidade, carater e etc, não tem como. Por isso o peso é grande quando o candidato recebe o aval de alguem que a empresa já conhece.


7/11/12, 17:02:33: Elizeu - IP : 201.161.77****
    Para min a chave é a parte financeira. Corte seus gastos e controle muito bem o seu dinheiro, desta forma você tera mais folego para escolher a melhor vaga, sem precisar cair de cabeça na primeira coisa que aparecer.

6/11/12, 16:09:00: Reinaldo - IP : 204.24.98****
    Prepare-se para as entrevistas, gostando ou não voce tera que superar esta fase. Muitos profissionais focam apenas a parte técnica, mas as empresas enfatizam a capacidade de trabalhar em equipe, equilibrio emocional, capacidade de manter um bom relacionamento dentro e fora da área de TI e postura ética, portanto nas entrevistas, procure destacar também estes seus pontos e não abuse dos termos tecnicos, isto vale principalmente para as entrevistas com o RH.

6/11/12, 11:02:55: Aristides - IP : 201.79.77****
    Aproveite a internet e atualize seus conhecimentos técnicos, algumas coisas são possíveis aprender rapidamente e sozinho, para outras, o simples fato de você saber o básico já conta muitos pontos positivos.

    Chegar na entrevista já sabendo o que a empresa faz, quem são os concorrentes, quais os principais produtos e serviços, o numero de funcionários e etc, também é um diferencial.

    Depois da entrevista não entre em contato com a empresa para obter uma posição, ao invés disto, procure obter o email de quem te entrevistou e no dia seguinte ao da entrevista, envie uma mensagem de agradecimento pela oportunidade. Isto com certeza isto vai te fazer ser lembrado pelo entrevistador.


6/11/12, 08:18:16: Fernando - IP : 187.201.123****
    Invista bastante tempo para fazer um bom curriculum, não existe desculpa para erros de português, consulte o curriculum de outros profissionais que tenham perfis semelhantes, aprenda com os erros e acertos dos outros.

    Quando enviar seu curriculum para as empresas, não coloque informações desnecessárias e que poderão te causar problemas no futuro, como por exemplo : Filiação, numero do RG, CPF, carteira de motorista, titulo de eleitor, e etc. Nomes e telefones de pessoas para referência devem ser informados apenas nas fases finais do processo de seleção.


6/11/12, 08:05:21: Luiza - IP : 189.162.85****
    Dois pontos importantes que ainda não foram abordados :

    1 - Na entrevista, não adianta falar que você precisa muito do emprego, que tem família, que esta passando por dificuldades financeiras e etc. Este tipo de apelo emocional não funciona, para ter sucesso mostre como seu conhecimento e experiência serão úteis para a empresa.

    2 - Cuidado com as armadilhas, como por exemplo, da consultoria de RH que liga dizendo que tem uma vaga exata para o seu perfil, com um ótimo salário e que você precisa apenas pagar por alguns testes ou alguma consultoria, para que a vaga seja sua. É só fazer o pagamento que a situação toda muda... Cuidado também com alguns sites que oferecem serviços aparentemente gratuitos, mas que no fundo só querem explorar o desespero de quem esta desempregado. Não existe milagre, ninguém pode garantir um emprego para você, portanto não pague por isto.


1/11/12, 16:38:25: Laerte - IP : 189.29.185****
    Frederico, você colocou bem a questão, não da para ficar muito tempo se lamentando ou sentindo pena de você mesmo, se esta desempregado e TI é o seu negócio, bola pra frente…

    Esta fase de lamber as feridas e até mesmo um pequeno descanso é importante, a busca por uma nova colocação é estressante e exige muito do ponto de vista emocional.

    Quando estiver pronto, acione sua rede de contatos, use a internet a seu favor, sem se expor em demasiado e sem fazer spam do seu curriculum, além de perigoso este tipo de ação pode prejudicar sua imagem nas empresas.

    Seja criterioso na hora de passar seus dados, nada de se cadastrar em sites de baixa idoneidade, nem mandar seus dados para qualquer email.

    Você não esta desempregado, encare a busca como sendo o seu novo trabalho, ou seja, comece cedo, trabalhe o dia todo, entrando em contato com seus colegas, procurando vagas na internet, buscando informações das empresas, aprimorando seus conhecimentos e etc.

    Não esmoreça, seja determinado. Não adianta só cadastrar seu curriculum em alguns sites, falar com um ou dois amigos e ficar sentando esperando …


1/11/12, 15:40:06: Roberto - IP : 187.121.1****
    Olá, Frederico,

    Cara, vc tem lógica de programação. Muito boa a tua receita. Os 3 primeiros ítens são importantíssimos. Devem ser praticados veementemente.

    Com as pessoas que vc encontra pelas ruas, no coletivos, nos bares,... para vc desabafar. Não para amigos, irá perturbá-los.

    Desabafar. Pois, numa entrevista vc está diante de uma EMPRESA. Foi uma EMPRESA que demitiu. E isso pode trazer a tona toda a sua mágoa da EMPRESA que te demitiu. Instintivamente vc poderá DESABAFAR nessa hora, diante do entrevistador, que não vai gostar.

    Então desabafe antes, mate essa vontade, e, mentalize que existem empresas boas. Vá para a entrevista com a cabeça leve e solta. Busque por pontos positivos do trabalho anterior. Sôbre o que aprendeu e poderá aplicar no novo emprego.

    Não dá para refazer estória que terminou. Mas pode-se TENTAR uma melhor. Mesmo que se dê tudo como antes, nesse meio entra dinheiro.

    Uma das pouquíssimas profissões que só carece vivê-la para aprende-la, é a de COMERCIANTE:

    Vender quaisquer coisas por mais do que pagou, vangloriar-se de não carecer de ler quaisquer livros e, nunca trabalhar um segundo a mais após o expediente.

    E é essa a profissão mais incentivada no nosso país.

    Na nossa profissão pagamos (com dinheiro e sangue) para continuar nela.

    É considerada um LUXO, veementemente desprezada e condenada pelos defensores das atividades artezanais.

    Eu também estou DESEMPREGADO. Estou neste site procurando por uma vaga para a qual concorrem TROCENTOS candidatos. Talvez sequer haja tempo de lerem todos os CVs. Localizados os primeiros 6 a seleção termina.

    É difícil, mas somos a parte mais fraca: Somos aquelas coisas que as consultorias pagam baixo e vendem alto.


1/11/12, 09:47:06: Frederico - IP : 177.10.212****
    Siga os passos abaixo :

    1 - Sinta muita pena de você :

    Você foi injustiçado

    Não reconhecem seu potencial

    Você foi explorado


    2 - Reclame muito :

    do seu chefe

    da sua ex-empresa

    dos seus ex-colegas

    de todas as empresas e em especial das consultorias


    3 - Coloque a culpa em :

    Área de TI, afinal se você não se deu bem na área, não é possível que alguém tenha dado.

    Culpe a Dilma, o Lula, os políticos, o Brasil, o Mundo.


    4 - Responda honestamente a duas perguntas :

    A : Quero sair da área de TI ?

    B : Consigo fazer alguma coisa melhor do que trabalhar em TI ?



    Se a resposta for não para as duas perguntas, sacuda a poeira e parta para a próxima, estes quatro passos devem ser seguidos o mais rápido possível, tem muita gente que entra em loop entre os passos 1 e 3 e não consegue tocar a vida em frente.


1/11/12, 09:09:30: Elias - IP : 200.170.****
    Eu sinceramente penso em mudar de área pela seguinte lógica de raciocinio.

    Quem trabalha com TI simplesmente vive o tempo todo pensando e tentando se reciclar por coisas que mudam constantemente. Tenho 28 anos e penso se eu ficar com a ideia de que a TI será o futuro, vou chegar aos 50 anos, estudando coisas que mudam constantemente. Tenho a seguinte pergunta, vamos ver quem poderá responder.

    Analista de Sistema: Se dedica o tempo todo para aprender Linux, Windows, Java, Roteamento, Segurança, Banco de dados e mais e mais coisas, esses são somente exemplos. Daqui a 10 anos, tudo o que ele se dedicou a aprender no Windows server 2008, não terá valor nenhum porque vai estar em desuso.

    Engenheiro Mecanico, Nutricionista, Professor, Psicologo, Contabil, Historiador e bla bla bla bla bla: O que ele aprendeu hoje será uma coisa em desuso amanhã? O que ele aprendeu hoje vai contar como um grande beneficio de experiencia daqui a 10 anos?

    Um nutricionista que se formou agora, trabalhar durante 10 anos, quais os beneficios que ele terá?

    Esses outros nomes tirando o de TI são exemplos, podemos citar bem mais outros cargos.

    Exemplo, engenheiro civil: Se formou agora, daquqi a 20 anos, tem seu trabalho em risco? Será ameaçados pela idade?

    TI é mercado para se passar no máximo 10 anos como analista, tecnico.


1/11/12, 01:38:07: Rafael - IP : 186.204.35****
    Esse ano de 2012, esta bem difícil para quem trabalha com T.I, para buscar uma nova recolocação no mercado ou para quem procura algo melhor em sua carreira. A dica que deixo, é sempre estar bem atualizado com todas as noticias, saiba de tudo um pouco na sua área e foque mais no que você mais se adaptou. Sei que muitas empresas fazem leilão com os candidatos, perguntando sua pretensão salarial, assim podem ficar com quem pedir mais baixo e souber mais, é aquele famoso desespero, por estar parado um tempo. Fazemos nossa parte, investindo nosso tempo, dinheiro e até deixando de ficar com a família por conta dos estudos. Já peguei bons recrutadores de rh, que conseguia entender oq os candidatos falava e levar a entrevista como uma coisa mais informal, até mesmo para saber se vc esta falando a verdade ou não. Quando fica um robozinho na sua frente com aqueles perguntas gastas que se pega no google, e male male olha pra sua cara, vc tende a omitir muitas coisas e responder como um robô tbm, com medo de sair do foco. Boa sorte para quem esta na busca de uma recolocação no mercado

1/11/12, 01:21:13: Rogério - IP : 177.143.98****
    Se tiver um pouco de dinheiro guardado, invista em algum curso mais voltado para negócios e mude da área técnica para uma área mais gerencial, ou então entre em uma faculdade em outra área e fuja dessa doideira chamada ti. É isso que farei no ano que vem. Vou ter que começar por baixo de novo em outra área, ganhando mal e tal, mas sinceramente, ficar na parte técnica eu não quero mais.

31/10/12, 16:14:02: Danilo - IP : 189.1.98****
    Eu nunca sei o que responder quando o RH pergunta:

    Quais os seus pontos Negativos?

    Esses dais já em uma entrevista que não interessava muito falei para o Especialista em RH

    - Exatamente assim: Com certeza muitos candidatos vem aqui e falam que é perfeccionista, vou falar a mesma coisa por que pergunta antiga merece resposta antiga.

    Me baseia em uma vídeo do Youtube, onde aquele cara que da dica de empregos no Fantástico, fala para dizer isso para o entrevistador. Acho que não me dei muito bem, mas lavei a alma.

    Mas, se eu eu fosse o entrevistador, ia destacar como ponto positivo a ousadia....

    Mas minha dica é:

    Hoje eu procuro saber quem vai me entrevistar nome, sobrenome. Saiu buscando em tudo quanto é rede social alguma informação sobre a pessoa, preferencia musical, cor, comida, qualquer coisa que possa sair do profissional e tentar entrar no particular, “tentar ser amigo”. Afinal ninguém quer trabalhar com uma pessoa chata. ATÉ QUE TEM DANDO CERTO!!!


31/10/12, 16:09:51: Valdir fumenejunior@gmail.com - IP : 187.56.112****
    Senhores estou passando por essa situação, a empresa (multinacional inglesa e tudo mais que se possa imaginar) que eu trabalhava simplesmente resolveu fechar as portas, sem mais nem menos. Ainda estamos correndo o risco de todos ficarem sem seus direitos trabalhistas pagos. Pois bem, no momento nem 10% conseguiu se recolocar e eu me encontro nos 90%,

    É um situação bem delicada, conforme o pessoal colocou nos comentários, o pessoal de RH infelizmente age como um robozinho que lê dados. Não consegue, ou não quer, distinguir informações dos dados que estão em nossos caprichados CV. Fora que hoje vivemos o que chamo carinhosamente de desencontro de desinteresses. Exemplo: Não sou um profissional técnico (DBA, Programador,etc) sempre atuei com gestão de T.I. Porém, quando procuram um profissional com o perfil semelhante ao meu, na maior parte exigem uma bagagem de quem foi por anos da área técnica.

    O mesmo acontece com quem é técnico. Tenho ex-colegas de trabalho, programadores que exigiram PMI ou Adobe para programar em JAVA. A vaga era para programador pleno em um dos casos.

    Profissional bombril em T.I não existe e acredito que seja um enorme desafio de as empresas colocarem isso em mente e de a gente se adaptar as exigências sem se prostituir. Todos nós temos nossos pontos fortes e que são direcionados para nossas áreas de atuação com o tempo e experiência.

    Além disso, acredito que cada vez mais não é o profissional que se encaixa na vaga e sim a vaga que se encaixa no profissional. Sabemos que as exigências das vagas são só um pedaço do que está por trás.

    Existem diversos interesses que não são explícitos em um recrutamento e que são os fatores decisivos. Infelizmente é um fato.

    Boa sorte para aqueles que se encontram na mesma situação que eu.


31/10/12, 15:12:12: Romualdo - IP : 186.214.54****
    @Solange

    Não há receitas nesse seu caso, pelo menos eu desconheço. Tenho o mesmo problema (apenas 45 dias em uma empresa), pois, apenas depois que fui contratado é que o RH percebeu que não havia a vaga para as minhas qualificações - no caso, professor de TI. É difícil explicar isso nas entrevistas, então deixo como um trabalho free-lancer que fiz.

    @Danilo

    Cara, essa questão de pretensão salarial é complicada. Já passei por isso diversas vezes. Se está além do que a empresa pode pagar, você é metido se está aquém, você não se valoriza.

    Já na área de projetos, é mais fácil você entrar em uma empresa e ser promovido e, depois disso, começar a se lançar nas vagas alheias. Muita gente acha que na área de projetos trabalha-se pouco e ganha-se muito, então ficou uma área que é para amigos dos amigos . Indicação vai contar muito.

    Para finalizar, 2012 está péssimo na área de TI. As faculdades despejam milhares de desempregados a cada semestre no mercado, pagam pouco e exigem muito. Só podia dar nisso mesmo.


31/10/12, 14:24:31: Solange - IP : 201.6.193****
    Tenho 41 anos, desempregada há 1 ano. Está muito difícil conseguir emprego e também porque trabalhei em 2 empresas só que nestas não passei no tempo de experiência de 3 meses. Será que devo colocar isso no currículo? Se mencionar isso, estarei me queimando, mas por outro lado, se eu omitir o fato também serei prejudicada. Alguém sabe o que posso fazer neste caso? Será que nunca mais arrumarei emprego em TI?

31/10/12, 13:25:01: Danilo A. Luiz danilo.luiz@outlook.com - IP : 189.46.****
    Bem, eu ganhava X antes de ser formado, acabei dando uma mancada de simplesmente não ir uma semana para o trabalho para fazer a parte escrita do meu TCC, final das contas me formei e fiquei desempregado. Oras, pela lógica se ganhava X antes de acabar a faculdade, deveria ganhar X+A quando formado. Por outro lado, quando ficamos desempregados, nem sempre dá para manter o salário, então colocamos como pretensão salarial X-A. Final das contas, mantive X como pretensão salarial, e o que aconteceu? Nenhuma empresa me quis, principalmente nas vagas que não tinha tanta experiência. Por isso, cuidado ao colocar pretensão salarial, sei que o custo de vida é alto, sei que o investimento de uma faculdade e de treinamentos em TI é alto, mas o mercado está complicado. Devemos lembrar também que se toda empresa não tivesse que ter o governo como funcionário fantasma ganhando o salário que a gente ganha, todos os salários seriam maiores. Então, a empresa está te oferecendo Y, o custo dela é 2Y por causa deste maravilhoso país dos impostos.

    Só mais uma coisa: há pessoas que querem ser líderes, como eu e alguns amigos, e há pessoas que querem fazer seu trabalho. E idade e conhecimento técnico é uma coisa que conta. Sabe, não adianta fazer um curso de gestão de pessoas com 20 e poucos anos e procurar um cargo de coordenador ou de gerente. Lembrando o que disse, temos que ter foco e isso também significa conhecimento técnico. Foco = especialização.

    Espero que eu tenha acrescentado algo à discussão.


31/10/12, 13:24:42: Danilo A. Luiz danilo.luiz@outlook.com - IP : 189.46.****
    Um dica importante que deixo é: não queimem seu currículo. Tenho experiência em trabalhar com web e banco de dados. Peguei um certo trauma de web e aliado ao interesse em projetos, não procurei nada na área. Então pintou uma vaga para ser trainee de BI. Eu não gostei da empresa, o salário era baixo e não havia muita demanda de trabalho, a empresa viu meu desânimo e preferiu não ficar comigo depois do período de experiência. Resultado, fiquei 45 dias em uma empresa e sempre me perguntam porque sair de lá. O mais curioso é: deixar ou não deixar isso no currículo? O que é melhor: não colocar essa empresa no currículo e dar a impressão que estou parado desde janeiro ou colocar que trabalhei só um mês em uma empresa em maio? De certa forma colocar que estou desempregado desde junho é melhor do que desde janeiro, porém ver que fiquei pouco tempo não é nada positivo. Então cuidado com isso!

    Por fim, compartilhando mais um caso deste péssimo ano de 2012 que eu tive na minha carreira profissional, gostaria de falar para tomar cuidado com a pretensão salarial. A oferta de profissionais de TI (pelo menos em São Paulo) é tão grande que muitas empresas estão mais preocupadas com o salário que vão pagar do que se o profissional é competente. Eu sempre acho um absurdo quando vejo vagas que pedem pretensão salarial, afinal de contas existe tabela de cargos e salários, certo? De qualquer modo, a prática do mercado é esta, felizmente não são todas empresas que fazem isso.


31/10/12, 13:24:06: Danilo A. Luiz danilo.luiz@outlook.com - IP : 189.46.****
    Outro ponto que acho importante falar é sobre foco. Houve um tempo no mercado em que o importante era ter conhecimento. Depois houve um período em que o importante era ter uma faculdade, nisso um monte de profissionais experientes ficaram desempregados. Então as empresas viram que ter uma faculdade não importa muito, no entanto, vêm como um requisito mínimo. Hoje as empresas estão procurando pessoas focadas, pessoas especialistas em algo e pessoas com letrinhas no currículo, em outras palavras, os tais certificados. Para quem está começando carreira ou não terminou a faculdade, acho que o ideal serial focar em uma área e obter alguns certificados, não deixem para fazer isso depois da faculdade. Sou contra quem não tem experiência fazer uma faculdade de 2 anos, estas faculdades surgiram com o propósito de atender os profissionais experientes que precisavam de uma bendita faculdade no currículo, no entanto, hoje em dia, acho que vale mais a pena gastar pouco tempo numa faculdade de 2 anos e fazer uns treinamentos para certificações, do que cursar 5 anos de faculdade e ficar desempregado e sem especialização.

    Recentemente vi havia uma certa discussão sobre a regulamentação da área de TI. Não fui à fundo, no entanto, concordo que as empresas querem pessoas que programem, entendam de redes, banco de dados, ERP e ainda façam café. Vejo também que há uma super demanda por programadores e até vagas que não são para ser programador pedem isso, como se todo mundo na área de TI fosse obrigado a programar. O que é ironico disto tudo, é que se você sabe um pouco de tudo não serve, você tem que saber bastante de tudo.


31/10/12, 13:23:37: Danilo A. Luiz danilo.luiz@outlook.com - IP : 189.46.****
    Gostei muito do que foi expresso pelo Thiago.

    De fato muitos RHs são despreparados, outro dia estive conversando com um instrutor e ele disse que a maioria dos RHs só quer saber das letrinhas. Por isso que existem RHs específicos para contratação de profissionais de TI. Estive conversando com muita gente que também não entende o que os RHs entendem por perfil.

    Outro dia, na aula de Linux, um dos colegas comentou a respeito do mercado de certificações. De fato há algumas escolas que só preparam o aluno para a prova e deixam de ensinar. Felizmente as duas escolas que fiz treinamentos esse ano - aliás foram banners colocados aqui no APInfo - se focaram em ensinar. Há instrutores e instrutores, meu instrutor de ITIL foi bem ruim, já de Cobit e PMBok foram excelentes, assim como meus instrutores de MS Project e Linux. Concordo que a certificação demonstra boa memória em certos casos, mas acho difícil que alguém decore algo sem ao menos entender um pouco dos conceitos.

    Discordo que fica desempregado quem quer e que na área de TI se encontra emprego fácil. Hoje até as vagas de analista de suporte estão exigentes. O absurdo maior que vi foi uma vaga para administrador de redes exigindo CCNA e CCNP pagando R$ 1500. As vagas estão não só exigentes, como em alguns casos pagando muito mal. E também não há mais aquele espírito de contratar alguém para ensinar esta pessoa a exercer uma função. Por exemplo, tive gerenciamento de projetos na faculdade, fiz treinamento de ITIL, Cobit, PMP e agora MS Project, porque eu acho a área de projetos a minha cara, só que você não acha uma vaga junior sequer que não peça experiência. E eu fico pensando: como entrar nesta área de projetos?


31/10/12, 11:08:02: Thiago - IP : 186.214.54****
    Prepare-se para encontrar as seguintes realidades:

    - RHs despreparados, que não conhecem os requisitos da vaga e muitas vezes te julgam por competências que você não tem - O mito da falta de profissionais desqualificados: toda vaga aberta tem muita gente boa disposta a ela - Entrevistas com incompetentes que sentir-se-ão ameaçados pela sua experiência e vontade - Contratos de experiência mirabolantes, sem qualquer fundamento legal

    Dentre outras coisas, que colocarei em outros posts.

    Dicas para isso:

    - Monte seu CV de forma que contenha a sopa de letrinhas de TI, sua experiência e sua formação, pois são usados na busca automática de alguns RHs

    - Antecipe algumas perguntas que serão feitas, tais como: por que você saiu da última empresa, quais seus objetivos daqui 5 anos, qual sua maior virtude/defeito, etc. Em português e em inglês

    - Filme-se simulando uma entrevista e observe sua postura corporal e facial. Alguns RHs acreditam que o livreco O Corpo Fala só tem verdades. Não entendem que os sinais devem ser vistos de forma global e não pontual.

    - Se o feedback da empresa não aparecer em 15 dias, provavelmente você não foi selecionado. Não esquente a cabeça e bola para frente.

    Tópico excelente, vamos ter muito o que falar.


31/10/12, 07:48:58: Anônimo - IP : 201.19.228****
    Abra sua própria empresa e corre atrás

30/10/12, 16:02:37: Leopoldo - IP : 189.157.77****
    Muita calma nesta hora, não vá entrar em nenhuma roubada e sair se candidatando a qualquer vaga e aceitando qualquer proposta.

    Organize sua vida financeira, reduza as despesas ao mínimo, mesmo que tenha reservas, se você não tiver como bancar o básico vai acabar pegando qualquer coisa que aparecer.

    Corte o cabelo, limpe os sapatos, de uma geral no vestuário, faça alguma atividade física, procure melhorar sua autoestima e manter o controle emocional, nestas horas o apoio da família e dos amigos ajuda bastante.

    Faça uma preparação mental para entrevistas, pense nas perguntas que serão feitas e na melhor forma de respondê-las, aproveite o tempo e faça uma reflexão sobre o seu último emprego e pense no que poderia ter feito de forma diferente, principalmente na questão do relacionamento, mas este exercício tem que ser voltado para o futuro e para eventuais necessidades de mudanças, não adianta ficar se lamentando sobre o passado.


30/10/12, 15:36:46: Erik erikpinheiro@gmail.com - IP : 186.193.225****
    Simples! Busque uma nova colocação, analise todas as propostas com calma e mantenha o otimismo. Em TI, o tempo que se fica desempregado é curto, desde que se tenha vontade de trabalhar.

30/10/12, 15:26:53: Irineu - IP : 201.173.149****
    A primeira coisa e sair corretamente da última empresa, você nunca sabe o dia de amanhã... Mande uma mensagem de despedida positiva, informe seu novo email e telefone, coloque-se a disposição para ajudar em alguma coisa que seja necessário, mantenha o contato com seu ex-chefe e seus colegas, eles poderão ser muito úteis na hora de dar uma referência ou fazer a indicação para vagas em outras empresas. Vocês ainda podem vir a trabalhar juntos em algum outro lugar no futuro.

    Avise sua rede de contatos (parentes, amigos, colegas, vizinhos, professores, e etc) que esta disponível para novas oportunidades, não seja um mala, envie seu curriculum só quando solicitado e não fique insistindo por alguma indicação.

    Caso seu email particular seja do tipo : gatinhodazonaleste@yahoo.com, mude para um mais profissional, acesse este email pelo menos duas vezes ao dia, todos os dias. Mantenha seu celular ligado, mesmo quando estiver em casa.



Anteriores:

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?