APinfo - Forum


Fórum : Dicas para quem começa em um novo emprego.

Sugerido por : Elias, Marcela, Flávio

Foruns anteriores



15/12/12, 12:42:57: Wellington wcsouza@mercadocar.com.br - IP : 187.10.200****
    Uma boa maneira de permanecer e obter satisfação, é aprender a gostar do que esta fazendo naquele momento, pois isso vai garantir um relacionamento com todos e também com a execução do trabalho. Seja feliz naquilo faz, pois todos somos observados.

12/12/12, 11:42:00: Marcel - IP : 201.48.197****
    A parte tecnica é importante, mas a forma como voce se comporta na nova empresa é que vai garantir o seu sucesso. Trabalhe em equipe, não seja arrogante e boa sorte !!

5/12/12, 12:10:54: Matheus - IP : 187.74.101****
    A minha estratégia é sempre aprender o maximo sobre a empresa, se necessário atualizar os mes conhecimentos nas ferramentas utilizadas nela, faço isto chegando mais cedo e estudando pela internet. No mais é passar uma imagem de profissional pró-ativo e competente, desta forma o reconhecimento sera mais rápido.

4/12/12, 14:07:29: Renato - IP : 201.45.92****
    A parte tecnica muita gente tem capacidade de assimilar, alguns com uma dificuldade maior que os outros. O que faz a diferença mesmo é a parte comportamental, que é muito dificil de ser mudada e pode por tudo a perder. É dificil mudar, mas não é impossível, reflita bem sobre as suas caracteristicas e elabore um programa de evolução continua. Eu já tive uma timidez que atrapahava, mas ao longo do tempo consegui melhorar bastante.

3/12/12, 08:30:44: Roberto - IP : 201.20.240****
    CHA - Conhecimento, Habilidade, Atitude.

    CH - Conhecimento e Habilidade: Com êstes consegue-se o emprego.

    A - Atitude: Com esta mantem-se, ou perde-se, o emprego.

    -----------------------

    O resto é Tchá, tchá, tchá.


30/11/12, 19:59:31: Miguel - IP : 187.151.248****
    Concordo com a maior parte dos comentários, para se dar bem é necessário ser politico. Não basta só saber tudo de bits e bytes. A area de TI, interage com muitas outras áreas, fornecedores e clientes, o processo de negociação e cobrança é contínuo, a pressão é forte. Ter jogo de cintura é fundamental, quando começamos em uma nova empresa é sempre uma oportunidade de limpar os erros do passado e tentar fazer melhor desta vez.

29/11/12, 16:46:01: Eulalio - IP : 177.117.209****
    Para quem acha que só o conhecimento tecnico é suficiente, segue uma reportagem interessante da CNN - Now hirin. Wanted ? Someone just like me.

    https://management.fortune.cnn.com/2012/11/29/now-hiring-wanted-someone-just-like-me/?section=money_topstories utm_source=feedburner utm_medium=feed utm_campaign=Feed%3A+rss%2Fmoney_topstories+%28Top+Stories%29


29/11/12, 10:34:45: Marina - IP : 200.161.173****
    Uma coisa que eu faço é procurar aprender tudo sobre a empresa, navegando pelo site, consultando as reclamações dos clientes, se possível lendo algum livro que tenha sido escrito pelo fundador da empresa e etc. Este tipo de ação ajuda a entender a cultura da empresa e facilita a adaptação do novo profissional. O interesse pela empresa é bem visto, as pessoas consultadas sentem-se importantes e valorizadas é uma boa forma de puxar assunto.

27/11/12, 15:04:00: Marcos - IP : 189.62.87****
    Cheque 15 minutos antes e não seja o primeiro a sair, nos primeiros dias, até entender bem a dinâmica da empresa. Tenha atenção especial com a sua aparência, sua educação e atenção para com os outros. Não fale pelos cotovelos, quando emitir alguma opinião, faça de forma embasada.

    A imagem, que você transmite nas primeiras semanas sera muito importante para o seu sucesso. Mesmo trabalhos simples devem ser bem revisados, evite erros de qualquer natureza, coloque-se sempre a disposição para ajudar os outros.

    O novo profissional fica sob os holofotes no inicio, nesta fase é muito importante não se queimar, depois disso algum eventual erro terá um dano muito menor.


27/11/12, 09:33:56: Elias - IP : 177.164.170****
    Tem gente que na tentativa de agradar na nova empresa, aceita prazos e condições de trabalho que não são viáveis, quando o resultado não aparece a imagem do profissional acaba sendo prejudicada.

    Minha recomendação é : negocie com firmeza, defenda seus pontos de vista de forma coerente, pense bem antes de dar um prazo. Quando um projeto começa, você não sabe o que vai dar errado, mas com certeza alguma coisa vai acontecer, portanto tenha sempre uma margem, é melhor entregar o trabalho antes do que atrasar ...

    Vejo muitos projetos com problemas de prazo e custo, mas em quase todos os casos estes parâmetros foram definidos pela própria área de TI, que invariavelmente acaba sendo muito otimista em suas previsões ...


27/11/12, 09:13:51: José Gomes - IP : 189.100.9****
    Concordo com o João Henrique. Eu sofro diversos tipos de perseguição na empresa. Tenho ótimo relacionamento com a chefia, mas além da total falta de respeito de muitos colegas, tem gente que diz que eles não estão lá desocupados, que eu não tenho de ficar tendo idéias, inventando coisas novas para melhorar produtos que nem serão vendidos ou o recursos que o usuário nem vai notar. Deve ser por esse tipo de pensamento que não vende e/ou que ninguem usa. Pessoas com formação cultural diferenciadas são perseguidas justamente porque a meritocracia brasileira é a do puxa-saquismo.

27/11/12, 02:10:28: João Henrique - IP : 201.1.****
    Ser social não é ser puxa saco.


27/11/12, 02:04:55: João Henrique - IP : 201.1.****
    Artephius então lhe pergunto o porquê fui tratado de tal forma em 99% das empresas que passei?

    Nunca fui de conversar,sempre fui de fazer o meu trabalho o mais bem feito possível, mas mesmo assim era visto com maus olhos por todos.(Como arrogante ou anti-social).

    Você pode até dizer que as pessoas tem que lhe respeitar como você é, confesso que por muito tempo acreditei nisso também(dos meus 17 até meus 21 anos), mas não é bem assim se você é de um jeito que não condiz com o meio em que vive sofrerá opressão.

    A sociedade costuma oprimir aqueles que lhe são diferentes, aqueles que fogem a regra. (O que é certo ou errado é dito por um senso comum, mesmo que os valores desse senso estejam errados).

    O que quero dizer é que apenas conhecimento técnico não basta, em um mundo perfeito isso bastaria, mas não no nosso mundo.

    Em um mundo perfeito suas vestimentas não importariam a ponto de desqualifica-lo em uma entrevista.

    Nem você nem ninguém seria julgado pela capa e o Network não seria tão importante e abordado como é hoje.

    O mundo é feito de pessoas, é tolice achar que não precisa interagir com elas para se desenvolver.

    Se a pessoa que o entrevista não for com a sua cara você pode ser Einstein,Darwin,Steve Jobs,Bill Gates,o papa ou todos eles juntos que nada adiantará.

    Se seu chefe , seu coordenador ou supervisor não forem com a sua cara você será perseguido até você sair e pode apostar eles irão fazer de tudo para achar e evidenciar seus erros por menores que sejam.

    Em um mundo perfeito o lado profissional e lado pessoal seriam como céu e a terra e não simplesmente uma ínfima linha


26/11/12, 14:46:31: Roberto - IP : 187.121.68****
    Isso de bom relacionamento no ambiente é muito relativo e dependente do próprio ambiente.

    Por vezes, por mais adaptáveis que possamos ser, não conseguimos nos adaptar ao comportamento social.

    Aconteceu comigo: Eram happy hours, bolões espotivos, loterias, aniversáios em restaurantes caros, churrascos, rifas .... Nao deu para frequentar tudo. Algumas sim, mas perceberam que não era a minha praia. Eu não tinha a mesma animação: A GENTE SE AUTO-DENUNCIA.

    Bem, sempre procurei ter as minhas obrigações em dia e certas. Foi para o que fui contratado.

    ocomemorações

    é muji


26/11/12, 13:49:14: Artephius - IP : 177.141.11****
    Trecho: ...O bom relacionamento é essencial pois são as pessoas que abrem e fecham portas em uma sociedade, por mais que você tenha um bom conhecimento provavelmente não chegará tão longe sem ter um bom relacionamento.

    ...Apenas chegar dar um oi,fazer seu trabalho e depois dizer tchau são vistos como sinal de arrogância e prepotência pela maioria das pessoas.

    João Henrique, você está equivocado nas suas colocações. Uma coisa é bom relacionamento, disso, depende não só da gente mas também do respeito que terceiros terão contigo, ao meu ver, para se relacionar com os outros não é preciso que você seja subjugado pela hipocrisia alheia, ou que você tenha que se moldar aos hábitos de terceiros. Aquela pessoa que é consciente, saberá medir o que é opinião PESSOAL sobre uma pessoa, e o que é opinião PROFISSIONAL, que é o que vale na maioria das vezes. Se um ambiente é de determinada maneira, não quer dizer que todos serão da mesma maneira, isso é relativo. O fato de uma pessoa ser focada no trabalho, e ir para trabalhar, somente, não é sinônimo de prepotência ou arrogância como você diz, e nem tão pouco explime a opinião da maioria como o Sr. diz, essa é a sua opinião e isso é o pré-julgo que muitos fazem para justificar a si mesmo perante o ombro dos outros, se valendo de subterfúgios para querer manchar a imagem alheia, só porque a pessoa não se molda ao próprio jeito de ser ou ao jeito de ser de um grupo a qual está inserido, cada um é o que é, e isso tem que ser respeitado, quem não respeita os outros não tem o direito de exigir respeito de ninguém, a pessoa não pode ser unilateral.


26/11/12, 08:17:28: Hurbem hurbem@gmail.com - IP : 200.170.21****
    Seja você mesmo, procure ser prestativo, trate todos com igualdade e respeito. Acredito que isto é fundamental para o inicio em uma empresa.

26/11/12, 00:15:59: João Henrique - IP : 201.1.1****
    Sempre fui muito técnico, mas hoje vejo que apenas se fechar nesse mundo não leva a lugar nenhum.

    Apenas chegar dar um oi,fazer seu trabalho e depois dizer tchau são vistos como sinal de arrogância e prepotência pela maioria das pessoas.

    Simplesmente ninguém entende pessoas que agem dessa forma, aqueles que dizem oi fazem o que tem que ser feito e falam tchau são vistos como exibidos , esnobes ,anti-sociais,chatos entre outras coisas.(Que não são reias , mas essa é percepção passada).

    Creio que há várias visões de nós mesmos, o que nós sabemos de nós mesmos, o que nós realmente somos,o que de fato passamos para os outros, o que nós gostaríamos de passar , o que nós deveríamos passar e o que os outros realmente vêem.

    Sem falar que tem coisas que apenas quem nós vê sabe , coisas que apenas nós mesmos sabemos e coisas que nem nós e nem os outros sabem sobre nós mesmos.

    É por isso que é tão difícil a comunicação em grupo e que está é considerada o maior desafio de um gerente de projetos.

    o problema do mundo é o ser humano e não ao contrario , por isso que em uma sociedade ele é chave do sucesso ou fracasso.


25/11/12, 23:57:56: João Henrique - IP : 201.1.1****
    Bom se for estagiário leve um caderno, anote tudo que for importante para não precisar ficar perguntando depois.

    Questione, tente realmente entender aquilo que esta fazendo e o porque de estar fazendo.

    Procure aprender com os melhores , assim se tornará um deles, eu evito conversar no primeiro dia, pelo menos em excesso para não dar impressão que eu estou lá só para ficar conversando.

    Se perceber que estão lhe atribuindo mais responsabilidade ótimo, significa que estão confiando mais em você.

    Depois de um tempo faça amizades converse , seja pelo menos colega do pessoal que trabalha com vc.(Não precisa ser amigão do peito , mas tenha um bom relacionamento).

    Estude e pesquise as coisa que são utilizadas na empresa, independente se vc vai utilizar agora ou mais tarde , mas já vá vendo as coisa que você poderá precisar saber para não ser aquele correria de última hora.

    Se já for experiente haja com cautela, não demonstre tudo que sabe logo de cara , deixe que os outros descubram aos poucos.

    Eu prefiro surpreender do que causar desapontamentos e falsas esperanças.

    De qualquer forma tenha um bom relacionamento pois infelizmente empresas são feitas por pessoas, pessoas por natureza são imperfeitas e pelo menos em alguma hora agirão mais pela emoção do que pela razão.

    O bom relacionamento é essencial pois são as pessoas que abrem e fecham portas em uma sociedade, por mais que você tenha um bom conhecimento provavelmente não chegará tão longe sem ter um bom relacionamento.


25/11/12, 16:42:27: Artephius - IP : 177.141.11****
    Trecho: 8 - Você não conhece ninguém e ninguém te conhece, portanto, não queira se destacar, não pavoneie. 9 - Se você for bom, seus talentos aparecerão com o tempo, não precisa ser na primeira semana.

    Comentário: Não existe isso, fato de uma pessoa querer mostrar serviço, não quer dizer que quer se aparecer, o que vc está dizendo e sob a ótica egocêntrica de certas pessoas, que na maioria das vezes, vivem e sobrevivem na profissão perseguindo quem sabe mais que ela, subindo pelos ombros alheios, vc está totalmente equivocado na sua maneira de pensar, e o fato de uma pessoa ter talentos, saber fazer as coisas, não quer dizer que não tenha humildade, afinal, a humildade é interior e não exterior.


25/11/12, 16:36:35: Artephius - IP : 177.141.11****
    Destaco isto, pois geralmente o pessoal de TI é muito fissurado na parte técnica e esquece o quanto é importante cultivar os relacionamentos no trabalho.

    Mas as coisas são assim mesmo. Se Einstein não fosse fissurado em física, não teria feito descobertas científicas, o que deve ser feito é que as pessoas tem que aprender a respeitar os profissionais de tecnologia na maneira que são, o gozado disso é que sempre criticam os profissionais de TI os chamando de NERD S de ANTI-SOCIAIS, mas sem eles não tem sistema rodando nas empresas e a empresa fecha as portas, sabe porque? Qual empresa sobrevive sem tecnologia da informação hoje em dia, se até as escriturações fiscais das empresas passaram a ser digitais?


24/11/12, 17:34:29: Anônimo - IP : 177.80.125****
    Um novo emprego é semelhante a um novo ano na escola, o primeiro dia é estranho mas é só pegar o embalo.

23/11/12, 18:58:31: Anderson - IP : 186.220.2****
    Parabéns pelo novo emprego, pela nova posição. Aproveite e prepare-se para a Próxima.

23/11/12, 10:33:41: Elaine - IP : 189.62.12****
    A mistura entre o ambiente pessoal e profissional faz parte da cultura do Brasil, não adianta lutar contra.

    Portanto identifiquem na nova empresa quais são os hábitos sociais da turma, como por exemplo : corrida de rua, academia, almoço toda sexta feira em algum restaurante específico, happy hour, comemoração de aniversários e etc. Você não precisa participar de todos, mas ir a alguns e se possível na maioria é fundamental para garantir uma boa integração e aceitação na empresa.

    Destaco isto, pois geralmente o pessoal de TI é muito fissurado na parte técnica e esquece o quanto é importante cultivar os relacionamentos no trabalho.


23/11/12, 10:33:07: José - IP : 187.126.175****
    Antes de mais nada, começar num novo emprego não quer dizer começar o primeiro emprego. Isso significa que você pode começar como sênior, como gerênte sênior, como diretor e qualquer cargo sênior. E muitas vezes ninguém vai achar que vc vai ficar querendo dicas e sim dando dicas. Emprego novo significa em quase 100% dos casos salário maior e maiores responsabilidades.

22/11/12, 16:57:11: Bruno - IP : 201.91.91****
    Como o colega abaixo listou, escute bastante e não tenha receio de perguntar, principalmente se for Júnior. Não banque o esperto. Embora seja difícil adaptar-se, tente não lembrar em como você fazia tudo facilmente na outra empresa, e não amarele na primeira dificuldade. Aprenda.

22/11/12, 11:44:02: Mirian - IP : 189.90.203****
    Mantenha contato com seus antigos colegas, telefone nos aniversários, marque encontros, ofereça-se para encaminhar o curriculos deles para a nova empresa.

    Cultive a sua rede de relacionamentos, ela sera sempre importante para abrir novas oportunidades.


22/11/12, 09:55:19: Leonardo - IP : 189.107.236****
    Demostre interesse pelo novo emprego e pelos seus novos colegas. Chegue cedo para o trabalho, a desculpa do transito não funciona.

    Almoce com o pessoal da equipe e procure variar a turma. Encontre pontos positivos na empresa, no ambiente, nas pessoas e etc, e comente a respeito.

    Demonstre otimismo em relação ao futuro. Ninguém gosta de um profissional ranzinza e amargurado.


21/11/12, 13:24:58: Miguel - IP : 201.142.143****
    Parece simples, mas no meu primeiro emprego cometi um erro básico : arrogância.

    O processo de seleção foi muito concorrido, venci cerca de 500 candidatos, estudava na USP, era meu primeiro emprego em TI ...

    Ou seja quanto mais jovem voce for, mais concorrida for a empresa e a vaga, maior deve ser o seu cuidado para não cair neste tipo de armadilha.


21/11/12, 13:08:19: Andre - IP : 189.18.1****
    As coisas são simples, mas vejo que muitos profissionais, geralmente os mais novos, acabam colocando os pés pelas mãos e se queimando logo no início.
    Regrinhas básicas:
    1 - Escutar muito
    2 - Escutar mais um pouco
    3 - Escutar ainda mais e pensar no que escutou
    4 - Evitar comparações do tipo Na empresa onde eu trabalhava a gente fazia diferente
    5 - Não entrar em fofocas e panelinhas
    6 - Não tenha medo de perguntar, é melhor perguntar do que fazer bobagem
    7 - Humildade e respeito
    8 - Você não conhece ninguém e ninguém te conhece, portanto, não queira se destacar, não pavoneie.
    9 - Se você for bom, seus talentos aparecerão com o tempo, não precisa ser na primeira semana.
    10 - Uma coisa que sempre esquecemos, apesar de você ser novo no emprego, falar não, desde que embasado e com razão, pode te ajudar muito no futuro.

21/11/12, 10:28:36: Gabriel - IP : 200.120.155****
    Empresa nova, vida nova, esta é uma boa oportunidade para fazer uma análise do que voce fez de errado no emprego anterior e começar já no novo fazendo a coisa certa. O conhecimento técnico é sempre importante, mas depois de muitos anos de experiência, cheguei a conclusão que o seu relacionamento e o seu bom trabalho em equipe são o fator mais importante para o seu sucesso na empresa. Já vi muito técnico mediano, boa praça, que sempre era ajudado pelos demais membros da equipe e pelos usuários, se dar bem, ao passo que outros com um grande conhecimento técnico, mais inteligentes e talvez por isto mesmo mais arrogantes, acabavam fracassando.

21/11/12, 10:11:44: Flávio - IP : 187.128.104****
    Nos primeiro dias é muito importante escutar muito e falar pouco.

    Seja simpático e ducado com todos, cuidado para não entrar em panelinhas de forma precipitada.

    Não acredite em tudo o que te disserem sobre a empresa, ou sobre quem trabalha lá.

    Não faça críticas sobre trabalhos já prontos ou em andamento, você não estava lá na hora em que as decisões foram tomadas, não sabe como o processo ocorreu, a chance da sua crítica ser incorreta é grande.

    Não reclame nem elogie de forma exagerada a sua empresa anterior, é o mesmo que começar um namoro e ficar sempre falando do ex, ninguém aguenta…


Anteriores:

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?