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Fórum : Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?

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25/02/13, 16:52:16: Maria - IP : 201.76.2****
    Continuando, Existem duas coisas que podem ser feitas

    1) Pedir uma remuneração a altura de todo sacrifício pessoal que o exercício desta profissão lhe impõe! Seja tão pragmático como seus contratantes. Pegue o máximo de dinheiro logo no começo e não acredite em promessas futuras! Sei que dinheiro não é tudo na vida mas não deixe que se aproveitem dos seus bons sentimentos, afinal, o que interessa para as empresas é o seu desempenho e não seus sentimentos. Portanto, não os coloque na mesa de negociação.

    2) Denuncie. Denuncie os fatos como estamos fazendo aqui agora. Denuncie sempre que puder, a onde puder e como puder! Não sustente a hipocrisia do mercado, afinal, um problema só começa a ser resolvido quando as pessoas envolvidas tomam consciência que ele existe, caso contrário vira mito! Exponha a realidade tomando o cuidado de não se prejudicar. Temos que ser ouvidos nem que seja no grito, afinal, ser tratado com RESPEITO não é favor nem benefício. É dever!

    Renato: se é que isso serve de consolo, saiba que Gerentes de Projetos muitas vezes são usados como Laranjas . Muitas organizações precisam de alguém pra culpar e, assim, se omitir da responsabilidade que lhes cabe diante de um eminente fracasso!


25/02/13, 16:47:39: Maria - IP : 201.76.2****

    Caros amigos, eu também já fui gerente de projeto, consultora na área, trabalho em TI a mais de 20 anos, tenho curso superior, MBA, etc, etc, etc, mas desculpem se vou por o dedo na ferida: as críticas do Renato são procedentes! Somos tratados como laranjas !

    Devemos reeducar as empresas ? Caro que sim, mas atribuir esta tarefa única e exclusivamente aos consultores ou funcionários ( justamente os que estão na base da cadeia alimentar !) é no mínimo vergonhoso!

    Metodologias ajudam? Aliviam, mas não resolvem! Não resolvem porque o grande problema aqui chama-se respeito e não existe abordagem metodológica que dê conta do recado quando ele falta!

    Conselhos simplistas como pedir demissão também são insensatos porque, a despeito da nobreza da atitude, quem dá esse conselho não paga as contas do herói!

    Mudar de emprego é sempre arriscado pois a nova empresa pode ser igual ou pior! Vamos ser honestos: a grande maioria das empresas requer uma postura profissional e exemplar de seus funcionários mas não considera que a recíproca seja necessária. Portanto, não existe lugar sadio pra todo mundo!

    O que fazer então? Vejam meu próximo comentário .....


23/02/13, 00:55:00: Enerito Cliche ener@cliquec.om.br - IP : 177.141.189****
    O grande problema do profissional de TI e a nao capacidade de largar o osso, ate mesmo quando nao quer mais ser empregado, nao deixa de largar a area, tenta ser dono de consultoria e arriscar o crime no MTE, conheço engenheiros que na fase ruim de engenharia mudaram para outra coisa rapidinho, mas em TI poucos sao os caras que estao pulando fora da area, talvez esta seja a razao para ter tantos problemas, todo mundo se amontoa formando uma bagunça só!25/02/13, 16:46:40

19/02/13, 14:48:37: Rogério rogeriodpaguilarbr@gmail.com - IP : 177.143.107****
    Vou tentar explicar porque metodologia ágeis podem ajudar. Imagine que você tem um carro e precisa chegar a uma cidade. Você é o motorista e o passageiro (cliente) pergunta o tempo para chegada. Você sabe que o carro anda no máximo 100km/hora e que o local está a 300km de distância então você informa 4 horas (colocando 1 hora a mais para eventuais problemas no caminho). Agora imagina se o cliente pergunta o tempo só que o carro não tem velocímetro, ou seja, você não sabe a que velocidade ele pode chegar. Para não desagradar o cliente você informa que o percuso será de 2 horas. O que você fez? Deu um chute porque você não sabe a velocidade do carro. É o que acontece nos projetos. Você tem uma equipe (os componentes do carro) responsável por fazer o carro andar, mas você não tem como saber a velocidade que ela conseguirá funcionar no projeto. (CONTINUAR PARTES 1A e 2) 22/02/13, 22:32:14

19/02/13, 14:48:11: Rogério rogeriodpaguilarbr@gmail.com - IP : 177.143.107****
    (PARTE 1A) Pois bem, por que as metodologias ágeis ajudam? No começo do projeto você não sabe a velocidade da equipe, mas mesmo assim todos se juntam e fornecem uma estimativa para um grupo pequeno de atividades do projeto, o que não deixa de ser um chute também, porém como o desenvolvimento das atividades é executado em um prazo curto (normalmente algumas semanas), no final deste tempo você consegue saber o quanto do que foi combinado foi efeticamente feito e a equipe já tem uma noção melhor daquilo que ela pode entregar naquele tempo. Após alguns sprints (estes ciclos rápidos de desenvolvimento), tanto a equipe quanto o cliente tem uma idéia bem melhor da velocidade da equipe. Voltando ao carro, se você descobre que seu carro anda em média 100km/h não adianta você dizer que vai conseguir fazer os 300km em duas horas porque a velocidade do carro é aquela, não adianta ficar tentando acelerar ele mais. Com a equipe é a mesma coisa, com o passar dos sprints todos tem a noção da velocidade da equipe, ou seja, do quanto ela pode entregar, então as estimativas deixam de ser apenas um chute e passam a ser algo bem próximo do que vai ocorrer na realidade. É por isso que a figura do gerente de projetos normal que está acostumado a ficar sufocando toda a equipe não funciona direito neste tipo de metodologia porque o objetivo é descobrir aquilo que a equipe consegue entregar e trabalhar o prazo em cima disso e não chutar algo absurdo e depois ficar sufocando todo mundo.

19/02/13, 14:47:34: Rogério rogeriodpaguilarbr@gmail.com - IP : 177.143.107****
    (PARTE 2) Para que isto funcione a cabeça de quem vai implantar algo assim na empresa tem que ser diferente. É normal no começo de um projeto que utiliza metodologia ágile em uma equipe que não está acostumada com esta metodologia tudo parecer uma bagunça , porque nos primeiros ciclos de desenvolvimento realmente é, pois você ainda não sabe a velocidade da equipe (não consegue ver o velocímetro do carro). A diferença é que isso melhora com o passar dos ciclos, enquanto que utilizando metodologias normais a tendência é que essa bagunça perdure até o final do projeto. Fora outras vantagens como feedback rápido do cliente sobre o que está sendo feito, cliente mais próximo de quem desenvolve e outras coisas. Existem medidas para metodologias não ágeis, como pontos por caso de uso por exemplo, mas estes não funcionam bem porque quem pontua muitas vezes não é quem vai efetivamente realizar o trabalho enquanto que na equipe ágil quem define a estimativa é a própria equipe, ou seja, quem vai de fato realizar as atividades. Existem outros pontos, mas acho que dá pra entender porque o scrum ou outra metodologia ágil funciona quando bem aplicada. Com relação à documentação, ser uma equipe ágil não significa ser uma equipe que não documenta nada. A equipe que deve decidir isso. Se a equipe chega à conclusão de que para um determinado projeto algum tipo de documentação adicional deve ser criada isso pode e deve ser feito, e esta atividade de documentação mais detalhada passa a ser mais uma atividade dos ciclos de desenvolvimento.

19/02/13, 10:23:34: junior - IP : 189.20.250****
    Vi o comentario do Renato, entendo sua indignação sobre o laranja. Mas as coisas não são tão dificeis de se mudar.. Vc que está em uma equipe e tem bom relacionamento e envolvimento, percebeu que o seu Gestor/Gerente está viajando na maionese.. em prazo de um Projeto e sem consultar seus parceiros, somente querendo agradar o cliente, basta um movimento geral para todos alinharem de fazer no prazo real(verdadeiro) e ponto final, ele que se vire para entender melhor os requisitos x tempo antes de dar prazo por conta dele sem consultar...Equipe envolvida e alinhada é força total nisso, quero ver qual Gerente que vai desligar todo o time em uma situação dessa, vai é repensar 10 x antes de dar prazo por conta dele.

19/02/13, 10:13:50: junior - IP : 189.20.250****
    Já dei algumas opiniões e é isso ai que nosso amigo Norberto disse em resumo: Todos tem capacidade de se impor ou desapegar do que não é um ambiente digno de se trabalhar : saindo da empresa. Realmente tem muita promessa furada por ai que a empresa tem isso tem aquilo, usa metodologia xxx, bom ambiente..., mas no dia a dia é uma pizzaria e com prazos absurdos e pressão todo tempo, ai meu amigo é hora de reavaliar e pensar se vale a pena ficar e cair duro em uma cama ou ir para algo melhor e deixar o recado. Ainda estamos fazendo Projetos pobres na maioria ainda focam muito na parte técnica mas sem qualidade no planejamento, e temos escopos incompativeis , retrabalhos no pós implantação, esse negócio de autonomia de desenvolvimento com área de negócio em grandes demandas ou metologias pobres que tem muito pouco coisa documentada sobre regras, não da muito certo não...tenho 20 anos de área e só vejo projetos remendados quando utilizados com scrum, agile e por ai vai..


18/02/13, 09:12:31: Norberto Fernandes - IP : 187.37.2****
    Pessoal, sou gerente de projetos há cerca de 17 anos. Já fui também consultor tecnico de diversas áreas de tecnologia. Sim é fato que projetos são vendidos com prazos irreais e extremo stress. Eu como gestor procuro aliar a realidade com os recursos (gestor de projetos é gestor de recursos) à realidade.

    Cabe ao consultor que é um recurso de projeto, iniciar a mudança. Qual seria? Muito simples, procure uma empresa que utilize metodologias de projetos, que tenha (voce deve perceber) um bm clima de trabalho e relacionamento (só ai o stress ja cai 50%).

    Se você ao longo de seu trabalho, perceber que nada é real, a empresa não o valoriza e o utiliza como vi aqui a expressão Laranja , cabe voce antes de criticar, fazer a saida do projeto e sa empresa em questão.

    O que isso resultaria? As empresas de consultoria começariam a perceber seus erros e pior, sabem que os consultores acordarma para uma nova realidade, a de ser respeitado e fornecer a estes um clima melhor e melhor qualidade de vida. Se este comportamento for feito, as emrpesas não teram recursos no mercado e entendem que elas precisam mudar o comportamento laranja .

    Acreite, eu não penso duas vezes quando eu como gestor de projetos, encontro uma empresa que me solicita a matar consultores ou a vida de consultor é isso mesmo . Eu tendo ajudar, porem se o trabalho, projeto, clima e a empresa não me satisfaz, eu pesso o meu distrato.

    vale a pena dizer e lembrar que todos nos PJ somos fornecedores e não funcionários. As empresas quando contratam PJ, administram-os como funcionários e dai temos o clima de laranjas . Então você tem muito poder de fogo e decisão para mudar este clima que voces mesmo indicam como desumano.


16/02/13, 22:01:04: Renato Soares r.soare@hotmail.com - IP : 201.27.92****
    CAMPANHA PARA EDUCAR GERENTE DE PROJETOS ESPREMEDOR DE LARANJA!!!

    Senhores(as),

    Uma das profissões mais almejados hoje é ser gerente de projetos. Como o cargo diz salário de gerente e prestigio de gerente.

    Muito fácil ficar cobrando os outros PRAZO?? PRAZO!??? PRAZZOOO!

    Difícil é meter a mão na massa!!!

    Conceder uma mudança de requisito aqui outra ali para mimar o cliente, ser um gerente de projetos complacente com os atrasos de validação, detalhamento de requisitos, entrega de compoenentes por parte do cliente. Tudo isso em sacrificio do cronograma do projeto!

    Mas que paga no final é vc caro colaborador. Dizem depois que o projeto não tem horas para alocar horas extras etc etc. Muito fácil dar prazor estupidos e depois contar com horas extras não pagas para compensar estes erros!

    AJUDEM A QUEIMAR ESTE PROFISSIONAIS INCOMPENTENTES :

    1 - AVISE DESDE O INICIO QUE O PRAZO NÃO É RAZOÁVEL

    2- ENTREGUE ATRASADO OU EM CIMA DO PRAZO(MESMO QUANDO TERMINAR ANTES)

    3 - VALORIZE O SEU SERVIÇO!

    NÃO SEJA UM LARANJA! ESPREMER 10 VEZES A MESMA LARANJA NÃO VAI FAZER 3 VEZES MAIS COPO DE SUCO DE LARANJA!

    SAIU TARDE E NÃO RECEBEU $$$(PS NAO VALE BCO DE HORAS) CHEGUE MAIS TARDE NO DIA SEGUINTE.(DA UM JEITO INVENTE UM MÉDICO ETC) RECUPERE AS SUAS HORAS FAÇA O SEU GERENTE CAIR NA REAL.


14/02/13, 10:24:21: Rogério - IP : 177.143.107****
    Se scrum não adianta nada porque manda quem pode é porque estão falando que utilizam scrum/ágile mas na prática não estão. No scrum não existe gerente, chefe nem nada parecido, somente os desenvolvedores, o scrum master e o product owner. O problema é o pessoal achar que ser scrum master ou product ownert é a mesma coisa que ser gerente de projetos. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O scrum master deve apenas ajudar a equipe a manter a metodologia funcionando. O papel delen não é ficar sufocando a equipe com prazos malucos até porque no scrum quem deve dar o prazo é a equipe. O product owner, por sua vez, deve ajudar a definir o que deve ser feito e acompanhar o processo, mas não interferir no mesmo. Eu repito, se colocam alguma dessas figuras como gerente de projetos ou algum gerente no meio do processo (que é uma função que NÃO EXISTE MAIS com o scrum), então não estão aplicando a metodologia da forma que deve ser, aí fica difícil funcionar mesmo...

14/02/13, 01:39:32: Milton mbarrioscosta@hotmail.com - IP : 189.58.133****
    Que bom se a nossa área de TI fosse valorizada como antigamente, seria uma boa. Tá difícil arrumar emprego aqui em Curitiba-PR nessa área.

14/02/13, 00:34:33: Elvecio Vazquez - IP : 189.100.152****
    Projetos em TI são resumidos pelas frases: Quem pode mais, chora menos. Ou Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Sempre foi, e sempre será assim ! Não muda nada, nem ágile, scrum e todas essas baboseiras, gente ... são apenas metodologias ... Não adiantam NADA, se permitirem prazos arrochados, se não tiver uma equipe de desenv competente, se não fizer o levantamento direito... Puxa... tenho quase 50 anos e continuo vendo a mesma coisa ... Enquanto ESTE for o sistema que escolhemos para a sociedade, esqueçam, é a barbárie mesmo, a lei do mais forte junto com a Lei de Gérson ! Acostumem-se, ou a frustração será grande ! Abs.

10/02/13, 04:19:48: anderson - IP : 187.22.89****
    Acho metodoliga agil uma grande besteira !!! Se deixassem os profissionais com mais liberdade e mais avontade talvez nao existisse tanta rotatividade de profissionais. Empresas estao preocupadas com o ser humano ? NAO ! Estao preocupadas com o meio ambiente ? NAO ! Eis a solucao HOME OFFICE !!!!

9/02/13, 20:20:16: Obiwan - IP : 187.37.203****
    moral da historia sem denunciar as autoriasdes competentes tudo ficara assim, vc perde sua vida sua saude, e depois faz aquele cara de quem comeu gilo e disse que estava gostoso!

8/02/13, 23:35:22: Consultor - IP : 177.192.183****
    Depois de ler e analisar bastante os comentarios, resolvi dar meu depoimento. Apesar de ser da área de banco de dados (atualmente como consultor), os prazos de entrega das demandas são sempre apertadíssimos ou totalmente inconcebiveis de serem feitos em horario de trabalho normal . Sendo assim, o que acontece? As consultorias dizem que voce precisa fazer a demanda fora do horario de trabalho digamos 3 horas da manhã porque é a janela que voce tem. Daí voce vai para casa mais cedo no dia anterior (por volta das 17 horas), e volta perto do horario estipulado. Daí voce planejou 4 horas para a demanda, como vai terminar por volta de 7 horas, porque não ficar direto? O que aconteceu? Alem de ter trabalhado em horario noturno sem adicional, ainda perde qualidade de vida e tambem produtividade. Moral da historia: A consultoria ganha as horas que o profissional trabalhou, e este não sente nem o cheiro do dinheiro. O mercado de TI é isso. Tanto faz se é infra, dev ou banco é tudo igual. A solução? Abra sua propria consultoria e faça o mesmo e todo dia reze um pai nosso e uma ave maria que teu espaço no ceu tá reservado.

8/02/13, 10:11:25: Marcio - IP : 186.220.155****
    Mas ninguém está usando métodos ágeis, não? Essas questões de prazo e custo ficam tomaticamente resolvidas com uma boa abordagem ágil, seja SCRUM, XP, Lean, Kanban

6/02/13, 12:13:49: junior - IP : 189.20.250****
    Para o Costa: Como disse nosso amigo Rogério essa é uma das boas alternativas. Eu como prezo processos mais definidos, atente para empresas que vizem qualidade e se sentir que é pressão ou pizzaria , caia fora.

    Mas o mais importante é : Cuide em 1o. lugar da sua saúde e se necessário caia fora de um ambiente onde querem te esfolar ou prejudicar, não vale a pena.

    E é isso ai que disse o Caio, aqui o projeto rola em 6 meses daquele jeito e em países com MATURIDADE em TI como França, Alemanha e outros em 12 meses e com a qualidade sem comparativos, vai ai o recado para alguns desenvolvedores avessos a documentação que acham que as coisas podem sair no bumba meu boi..isso só funciona em coisas pequenas além dos remendos no pós produção.


5/02/13, 08:57:42: Henrique - IP : 189.120.19****
    Gostei da idéia abaixo, normalmente eles não tem conhecimento mesmo da área e isso é bem irritante na hora de explicar o que foi feito ou porque ainda não está concluído. E assim elimina algumas coisas absurdas como chutometros que o programador sempre dá para seu coordenador apenas para ele parar de fazer pressão. Se vc falar um tempo muito grande os outros vão perceber que é um tempo maior do que o normal se vc falar um tempo pequeno o mesmo. Ou seja da para chegar em esforço médio.

    Fora que equipe pode definir a prazo de entrega com muito mais precisão.


4/02/13, 12:31:08: Rogério - IP : 187.22.18****
    Para Costa:

    Procura por empresas que adotam metodologias ágeis, pois nessas equipes não existe mais gerente, todos são desenvolvedores e vou te dizer viu, é muito mas muito melhor porque quando algo dá errado você explica e como todo mundo é desenvolvedor todos entendem o problema e pronto, não tem mais um sem noção que nem sabe ligar o pc querendo que as coisas saiam como passe de mágica...


3/02/13, 18:27:42: Costa - IP : 177.33.160****
    Lendo alguns posts vejo que a situação que estou enfrentando atualmente na empresa que trabalho tem acontecido e muito com várias pessoas, infelizmente acredito que algumas situações em que gerentes / coordenadores praticam abuso de poder, e as vezes chegam a praticar assédio moral / psicológico deveriam ser melhor avaliados pelo RH das empresas, porque o que eu vejo hoje pelo menos onde trabalho é que o RH não faz uma avaliação 360º, e no meu caso em que sou alvo do gerente desde qdo ele entrou e fazem 2 anos que sou mal avaliado, mas por ter um bom tempo de empresa e sempre ter sido bem avaliado e ter bom relacionamento com todos o gerente não consegue me demitir e faz pressão psicológica para que eu saia como por exemplo pedindo para que eu faça migração de software sem que eu tenha curso ou ajuda e impondo datas absurdas para que a migração seja realizada. Infelizmente a corda sempre estoura do lado mais fraco e hj estou em busca de novas oportunidades mesmo sabendo que vou ter perda financeira em pedir demissão mas ganhar em qualidade de vida pois com essa situação tive problemas de saúde e tomo medicação para Transtorno de ansiedade e Síndrome de Pânico, mas tenho esperança que os profisionais de TI tenham melhores condições de trabalho....como disse Martin Luther King.... I have a dream .

31/01/13, 22:38:13: Caio Jr caiojr@globo.com - IP : 189.46.99****
    Durante toda a minha experiência como analista desenvolvedor, sempre levei em consideração ser real quanto aos requisitos. Com a chegada de algumas metodologias ageis, realmente o cliente conseguiu entender que ele faz parte e é responsável sim pela qualidade do produto final. Mas o problema é que aqui no Brasil, a lei e cultura dos barões do café ainda prevalece. Um projeto aqui de 6 meses é por exemplo, confeccionado em até 12 meses na França. Lá o cliente não possui a razão,(claro ele tem razão sim como qualquer lugar do mundo) pois ele sabe que a qualidade precisa existir.

31/01/13, 15:20:22: junior - IP : 189.20.250****
    E para os fãs abaixo de ralar sabado, domingo e feriado, vai a dica : Saude, qualidade de vida , lazer faz bem também viu ! , cansei de ver amigos derrrubados por stress ou em tratamento psicologico, pois achava que estava ótimo indo nesse ritmo ai, qdo percebeu já era tarde ! Mas ai é de cada um, de vez em quando até vai dar um gas em fins de semana, feriado, mas se vira constante esse ritmo, pode ligar o alerta ai que a bomba.. uma hora explode .

31/01/13, 15:16:03: junior - IP : 189.20.250****
    É como disse nosso amigo Viejo, em 20 ano estou para ver Projeto entregue no prazo... Levantamento mal feito então, meu deus é de enxurrada na nossa área e sabe porque ? Porque sempre é mal planejado, o tempo já é curto para análise. Ai fica aqueles requisitos de dar medo e olha que isso é em quase todos lugares heim : - Fazer Cadastro de Produto. - Desenvolver Relatório de Produto. - Gerar atualização diaria de Produtos. ai nosso amigo pergunta, aonde está o detalhamento de dados e regras em cada item acima ? **Fica tranquilo que lá na fase de desenvolvimento vai aparecer tudo isso ai..kk e o prazo vai ser aquela maravilha da briga de quem pediu e quem está fazendo...rs

    E alguns avessos a levantamento e documentação ainda tem coragem de dizer que nossa área tem planejamento!! Só se for na NASA ai pode ser..


31/01/13, 12:06:39: jose roberto - IP : 177.209.104****
    Resultado,requer foco,objetividade e ser bom em pesquisa na web. Com isso você atende os prazos curtos.Tem a contramão da situação, uma manutenção em sistema desenvolvido em cima de pesquisa sem conhecimento dos conceitos usados,leva a estourar os prazos pela correção e muitas vezes e muitas versões do programa, contendo problemas sem fim.

31/01/13, 00:39:41: Roberto - IP : 201.20.241****
    Não se trata LIDAR com prazos e demandas absurdas.

    Mas sim DEVE-SE ENTENDER O PORQUE dos prazos e demandas absurdas.

    PELO LADO DO CLIENTE: Normalmente, quem COMPRA o serviço é um simples administrador que, de computador só conhece o VIDEO, pois êle o vê, e, está CONSCIENTE que a torre é a CPU, e, que precisa GARANTIR O SEU EMPREGO. Assim, o que lhe resta é AGRADAR seus superiores: Passa a lidar com siglas e números: CICS, VSAM, NOMES DAS LINGUAGENS, SAP, QTDE DE PROGRAMAS, LINHAS POR PROGRAMA e, SABE passar a imagem de um EXPERT.

    PELO LADO DA CONSULTORIA: O vendedor tem o mesmo perfíl do comprador e, tem uma única coisa em mente: VENDER UM PEIXE, do qual, só sabe o nome.

    O diálogo entre ambos se assemelha ao de CAMELÔ com COMPRADOR.

    O negócio é fechado, ambos sorriem. Mas por dentro já estão planejando em como DRIBLAR os ESTOUROS que já sabem que irão ocorrer: SÃO ESPECIALISTAS NISSO.

    E, em ambos os lados, existe toda uma hierarquia de interessados em QUE OCORRAM OS PROBLEMAS para terem ONDE se ocupar. NÃO PENSAM em fazer certo. PENSAM em como gerarem problemas para perpetuarem os seus salários.

    Imaginem os cumprimentos dos prazos e a qualidade lá EM CIMA: Assim, não há mais o que REMENDAR. Então, sem ter o que comprar não há o que vender. E todos se tornam desnecessários, inclusive TODA A CONFRARIA DE EXECUTIVOS.

    Para que ambos os lados sobrevivam é preciso que se faça IMperfeito, para PERPETUAR os trabalhos de CORREÇÕES.

    E assim, esse segmento ECONOMICO continua vivo.

    Não existe mais Tecnologia da Informação, pois que, transformou-se em NI: Negociação da Informação, tratada tal uma NS ( Negociação de Salsicha ).


30/01/13, 01:35:50: Henrique - IP : 201.1.1****
    O prazo não é o grande problema mas sim a ganância de ambas as partes.

    Se consultoria ou a fábrica de software cobra por hora é lógico que irei tentar fechar em menos horas possíveis.

    E do lado das consultorias e fábricas quanto mais tempo levar melhor.(Assim elas ganham mais).

    Então para consultorias e fábricas é um execelente negócio ter uma mão de obra inexperiênte.

    Para resolver isso a melhor solução é boa e velha conversa, deixar claro que não vai ser exatamente dessa forma.(Mostrando que em um prazo X o que pode se entregue é Y e que após esse prazo pode ser integrado novas funcionalidades).

    À idéia inícial é entregar algo simples e funcional.(Só o necessário para resolver o problema).

    Solução para as empresas:Mas tudo vai do jogo de cintura na hora de vender o serviço.

    Solução para os funcionários: HORA EXTRA,não tem essa de próatividade(existem coisas ou palavras que foram criadas apenas para iludir o prestador de serviço e fazer com que ele trabalhe sem receber nada por isso). Fazer hora extra também é um sinal de próatividade e comprometimento só que com a garantia do reconhecimento por isso.

    Não queros nada além de transparência.(Honestidade)


30/01/13, 01:15:11: Henrique - IP : 201.1.1****
    Os prazos não são cumpridos por N fatores vão desde o cliente que quer tudo para ontem e com a melhor qualidade se esquecendo que até ele teve que esperar nove meses para nascer ou pelo menos 6).

    A contratada pelo serviço ofertando serviços com garantia de qualidade muito abaixo do que foi vendido.(Mundos e fundos na hora de vender).

    Vendo pelo cenário real: A contratada vende gato por lébre e a contratante fecha o negócio porque o preço é risório.(Ambos saem insatisfeitos)

    Do ponto de vista objetivo isso só acontece porque a contratante quer o menor preço possível aliado a melhor qualidade e a contratada quer o contrário (maior preço com maior tempo).

    O fato: Em 80% dos casos a contratada não tem como cumprir o prazo the flash da contratante e também não tem como contratar mão de obra qualificada ou não está disposta.

    Podem por culpa na gestão,nisso ou naquilo mas o grande culpado é intenção de lucro exagerado em ambas as partes.

    Se por um lado a contrante quer pagar pouco e quer pra ontem por outro a contratada vai tentar extrair o máximo de lucro desse pouco. Como? Bom, contratando profissionais de pouca experiência ou de muita que aceitem um salário baixo e pressionando ao máximo os mesmo para cumprirem o praso.

    Isso se deve também a oferta ser maior que procura.(Projetos são poucos, não é algo que é consumido a todo o tempo).

    Esse ultimo fator permite a contratante poder pagar o quanto quer no projeto e a contratada tem o mesmo poder na hora de contratar sua mão de obra. (E é assim que próprio mercado vai se tornando predatório até que chegue em uma crise).


29/01/13, 14:12:56: Andre - IP : 189.62.44****
    chegando mais cedo, saindo mais tarde, trabalhando nos finais de semanas e feriados, cancelando compromissos familiares e adiando as ferias. isso pra quem é comprometido com o trabalho

    há outra alternativa, fazer intriga, agendar reuniões segunda as 8:30 ou sexta feira as 18:00 colocar a culpa em alguma area ou profissional, que não é comprometido com o trabalho


29/01/13, 09:15:15: Diego - IP : 189.131.116****
    Vivemos num ciclo vicioso, os projetos tem prazos apertados pois geralmente atrasam e eles atrasam pois o prazo é apertado. Ti tem a imagem de entregar projetos fora do prazo e com baixa qualidade, pelo menos esta é a percepção da maior parte dos usuários.

    Para reverter isto temos que negociar melhor os prazos, utilizar ferramentas mais eficazes de controle e estimativas de prazo e o mais importante, passar a cumprir os prazos negociados, mesmo que para isto seja necessário não ceder a mudanças no escopo. As mudanças quando necessárias devem ser deixadas para uma segunda fase do projeto. Enquanto isto não for feito, continuaremos a pagar o pato …


25/01/13, 19:04:57: Geraldo Martins - IP : 187.14.****
    Corroborando com o que disseram nossos amigos clenio e junior, já existe um serviço que fiscaliza os serviços de TI e preocupa-se em oferecer melhores práticas de trabalho em TI. Trata-se da GSTI - Gestão de Sistemas da Tecnologia da Informação. Quem tiver interesse em conhecer mais, procure por ITIL na Internet.

25/01/13, 15:03:26: Anônimo - IP : 177.80.15****
    Se for pelo lado profissional faça o que der pra fazer, se for pelo lado cliente aplique uma multa por ter ultrapassado o prazo. Isso é o que eu vejo hoje.

25/01/13, 10:37:53: Geraldo Martins - IP : 187.14.16****
    Amigos, se pretendem trabalhar na área de Informática, devem preparar-se para prazos apertados e altas demandas de trabalho. Em TI, sua disponibilidade deve ser total, ou seja, não existe sábado, domingo nem feriado. Prepare-se também para, se for o caso, voltarem ao trabalho no meio das férias. O legal disso tudo é que o salário compensa e você deve gostar do que faz. Eu, particularmente, adoro o que faço e o faço com o maior prazer.

24/01/13, 23:57:34: Viejo - IP : 186.214.136****
    Nao conheço 01 (um) projeto de TI que tenha sido entregue no prazo dado... É um levantamento mal feito aqui, um requisito esquecido ali, um gestor metido acolá e lá se foi o prazo... Prazo em TI é algo criado para não ser cumprido e ponto final! É melhor trabalhar com resultados, pelo menos eles aparecem, mesmo que aos poucos.

23/01/13, 17:45:56: junior - IP : 189.20.250****
    Complementando : O corre corre e falta de preocupação com a qualidade final só existe e tem essa grande abertura devido tanto a falta de Imposição dos profissionais como da falta de uma legislação forte sobre o Produto de TI entregue com prejuízo ao cliente seja ele qual for.

23/01/13, 17:39:04: junior - IP : 189.20.250****
    É como disse nosso amigo Clenio : Você imagina alguém chegando para um Dentista e pedindo para ele fazer um tratamento de canal em 15 minutos ?

    - Pois é, é como já disse depois de muitos anos infelizmente ainda continuamos implantando projetos/sistemas e prestando serviços daquele jeito.., enquanto não houver algo juridico forte que gere impacte e prejuizos para a empresa fornecedora do Produto de TI, continuaremos assim no bumba meu boi, com muitas siglas, muito corre corre, programas saindo a toque de caixa, execução sem planejamento(documentação), OU SEJA PLANEJAMENTO DE VERDADE, METODOLOGIA E USO DA DOCUMENTAÇÃO E EXECUÇÃO COM QUALIDADE NA ENTREGA continuaremos devendo. VAI AGORA UMA CONSTRUTORA PENSAR EM UM PROJETO DE UM PREDIO DAQUELE JEITO.. JÁ ASSUMINDO UM PEQUENO RISCO DE CAIR PARA REMENDAR DEPOIS DA ENTREGA ISSO AI SÓ EXISTE COMO ROTINA EM TI.


23/01/13, 16:46:16: Caio - IP : 189.108.209****
    O problema mais frequente é a pressa para começar a programar, antes de haver uma boa definição do escopo do projeto a ser feito. É como começar a construir uma casa sem que a planta ainda esteja definida. No final, a quantidade de gambiarras atrasos, aumentos de custos e etc, é grande.

    Procuro negociar sempre, deixando claro que qualquer mudança, mesmo que pequena. tera impacto no prazo final.


23/01/13, 11:51:56: Artephius - IP : 177.141.11****
    Henson, eu entendi o que você quis dizer e, também, compartilho da mesma idéia dos custos que envolvem na questão de se usar todos os artefatos permitidos pela Engenharia de Software, é custoso sim, leva mais tempo do que o necessário, como disse, no mundo ideal seria interessante ter um sistema totalmente documentado, mas na realidade, infelizmente, devido os prazos e cronogramas, é inviável e custoso!

    Abraços!!!


23/01/13, 11:10:48: Henson jfsi@tutopia.com.br - IP : 177.140.1****
    Artephius, claro que enganharia de software não é balela, sabemos disto, e vc não entendeu que o discurso está em 2a. pessoa ou seja está falando de outrem e não em primeira pessoa o eu disse... ou eu faço... naquele texto é eles dizem, eles fazem... .

    O que o texto explana é que as empresas em sua maioria estão aderindo a estes conceitos de modo errado ou negando eles em prol do menor custo e da maior velocidade porque para elas seguir todos os passos da engenharia de software é custoso.

    O texto que deixei nada mais é que uma crônica ligítima da realidade que vivemos hoje. É isso. Fui claro agora?


22/01/13, 17:37:40: Artephius - IP : 177.141.11****
    Engenharia de Software não é balela. São técnicas, que podem ser usadas, serve para os estudos e exercícios, no mundo ideal seria interessante usar em todos os aspectos, mas na realidade, os prazos e cronogramas nos impedem de usá-las em sua integralidade, e, a maioria dos sistemas legados não possuem documentação, mas isso não impecilho para exercício da profissão de desenvolvimento de software, não devemos desenvolver o hábito de querer tudo mastigado, e ficar falando em código fonte fácil e legível, o código fonte, por si só é complexo, exercendo a profissão de analista de sistemas, estamos num mundo complexo, que não tem facilidade, temos que ter raciocínio lógico-matemático rápido, ser eficiente, correr atrás, esperar que o desenvolvimento de sistemas estará no mundo ideal da Engenharia de Software, na maioria dos casos é meio utópico. Os artefatos serão uma referência, mas, não corresponderá exatamente o que está implementado nos mínimos detalhes, cabendo ao analista de sistemas correr atrás para resolver as coisas, ter criatividade.

22/01/13, 15:30:55: Hugo - IP : 200.143.161****
    O pessoal precisa aprender que fazer as coisa na correria acaba não compensando, no final o tempo e o valor gasto são maiores.

22/01/13, 11:06:49: Henson jfsi@tutopia.com.br - IP : 177.140.1****
    Nos aproximamos do KAOS de TI porque a qualidade do software, do serviço e das entregas situa-se no provável e não no palpável. Minimizar custos é necessário, aumentar a eficiência e velocidade também porque só aqueles que chegam primeiro e inovam é que conseguirão manter-se de pé. Pessoas agora são máquinas e máquinas poderão ser pessoas a seu tempo... Métodos de gestão que não enxergam limites mas que tornam coisas invisíveis visíveis como a mágica de um marketing surreal mais político que técnico. A engenharia de software é balela pura balela porque justamente os limites que ela poderia impor a algumas realizações foram negados pela velocidade e menor custo e com isso a agilidade momentânea trará à tona o custo real da manutenção infinita do produto após sua mágica construção . Hoje não há foco há alvo, há meta e ela será alcançada independente de quantas pessoas tenham de fazer a mesma coisa repetidas vezes por ciclos até terminar o software no prazo mesmo que um POUCO ATRASADO ...

    Se alguém conseguir enxergar alguma coisa nestes comentários entenderá a análise crítica, mas, também entenderá as necessidades que de algum modo conseguiríamos atender desde que a TI de hoje não fosse realmente tão política e surreal.


21/01/13, 17:13:55: Flavio flavio@arago.com - IP : 189.56.43****
    Entrei em uma consultoria que me colocou em um projeto desse tipo, com prazos recursos e escopo totalmente absurdos. Infelizmente a gente só consegue saber que entrou numa fria dessas depois que já ta dentro. Ninguem vai te falar isso na entrevista. Mas tem algumas perguntas que da pra desconfiar, tipo, o que vc acha de trabalhar com prazos desafiadores? (tradução: o que vc acha de fazer horas extras a noite e fim de semana de graça?). Ou vc trabalha bem sob pressão? (tradução: Você é submisso e aceita ser humilhado? ). Passei um extress inutil tentando atender as demandas absurdas, pra depois de 3 meses ser demitido. Conclusão: Um projeto que foi mal vendido, mal dimensionado e mal gerenciado vai dar prejuizo, se for possivel, não entre nessa fria.

21/01/13, 16:17:30: Diego - IP : 201.114.122****
    Quem cede a este tipo de pressão, trabalha muito e depois é crucificado, por entregar um produto de baixa qualidade e fora do prazo...

19/01/13, 11:08:59: Eliane - IP : 200.135.95****
    Carlos, você pegou um ponto importante da questão. Este tipo de problema realmente não é uma exclusividade da área de TI.

    O mais importante é saber se comunicar e negociar, quando estas situações acontecem, o que para muitos profissionais de TI, acaba não sendo fácil.

    Muitos não enfrentam a situação como deveriam e ficam reclamando pelos cantos. Para se dar bem em TI conhecimento técnico é necessário, mas as habilidades de negociação, comunicação, empatia, trabalho em grupo e etc, são fundamentais. Gostando ou não é preciso ser político, quem não nasce com estas habilidades pode se esforçar e adquiri-las com algum treinamento.

    Ainda existem muitos profissionais que procuram a área de informática como um refugio para sua timidez, ou introspecção excessiva e que possuem dificuldade de se expressar. TI a 30 anos atrás era um bom refugio para quem tinha este tipo de perfil, hoje não mais…


18/01/13, 21:04:07: Carlos Oliveira - IP : 186.204.126****
    Estar sujeito à prazos absurdos todos correm esse risco, por questões políticas da empresa, concorrência, falha no processo de venda/planejamento/estimativa dos projetos, etc. O que é importante, que normalmente vem com a experiência, é a habilidade de comunicar os responsáveis e compartilhar o risco de um prazo apertado, mesmo que você tenha que executar a atividade. Se você (em qualquer nível de hierarquia) tiver superiores que não aceitam esse tipo de argumento e que você sempre tem que se virar e sempre de graça, é hora de olhar o mercado e mandar CV. Um abraço.

17/01/13, 07:33:29: Renato - IP : 189.97.170****
    Quem já tem mais experiência pode negociar, mas para mim que estou começando, não dá, tenho que engolir o prazo. Nestes casos o que faço e me esforçar bastante, não chego atrasado, uso pouco a internet e etc. No final, quando o trabalho atrasa, ninguem pode dizer que eu deveria ter me esforçado mais.

16/01/13, 10:05:55: Clênio - IP : 200.119.86****
    Estou fora desta atitude de dizer que o prazo é apertado, mas aceitar e ponto final. Muitas vezes quem estabelece o prazo não conhece a parte técnica do trabalho e não pode estimar a dificuldade, você que é o profissional é que pode estimar com mais precisão.

    Começar projetos com o prazo correndo e com falta de recursos, como por exemplo : Equipe que ainda será contratada/alocada, equipamentos, local físico para o trabalho e etc, é a receita para o fracasso. Temos que assumir uma postura mais profissional.

    Você imagina alguém chegando para um Dentista e pedindo para ele fazer um tratamento de canal em 15 minutos ?


16/01/13, 09:28:17: Nelson - IP : 189.81.155****
    Passei por uma experiência que considero interessante. Para cumprir um prazo apertado, uma equipe de programadores foi isolada em uma sala confortável, onde não havia telefone, celular, ou nenhum tipo de interrupção. A cada duas horas parávamos 20 minutos para ver os recados, tomar um cafe, verificar os emails e etc. As reuniões e contatos com analistas e usuários eram todas concentradas das 15:00 as 18:00 hs. No inicio foi um pouco estranho, mas depois de uma semana todo mundo já tinha entrado no esquema e a produtividade foi muito melhor.

    Conclusão, excesso de interrupções e acesso muito fácil a usuários e analistas geram muita dispersão. Para programar com qualidade é necessário concentração.


16/01/13, 09:07:58: Anderson - CISCO - IP : 200.136.52****
    Fiz um exercício rápido, e verifiquei que gasto muito mais tempo preenchendo o Project, as Planilhas de Horas/Tarefas, os relatórios de acompanhamento de projeto, atendendo ligações de gestores, resolvendo problemas administrativos Do quê realmente resolvendo o problema do projeto..

15/01/13, 15:15:34: Mauricio - IP : 187.37.250****
    Minha experiência mostra que em 99% das vezes você tem que fazer o pé caber no sapato e ponto final. O prazo é este e o projeto tem que sair. Se você diz não vai dar não vou fazer, vc joga contra, tem uma visão pessimista, não joga no time, não veste a camisa, etc.

    Minha postura tem sido: aviso que não vai sair, aviso que o prazo não dá, aviso que não é assim que se faz, mas que faremos o possível e pronto. Afinal o tempo lá não é meu, é da minha empresa, ela que me paga para trabalhar.

    Eu já passei pelas seguintes situações:

    Dar um prazo grande e o projeto foi cancelado porque o prazo era muito grande.

    Dar um prazo que não foi aceito e foi encurtado, mas no final foram atrasando, atrasando, atrasando e o projeto acabou sendo entregue porque outras partes atrasaram.

    Dar um prazo, não ser aceito e mandarem fazer em um bem menor. Ai comecei o projeto fui fazendo o prazo venceu, mas ai, fazer o que? Jogar tudo fora? Minha parte eu tinha feito, tinha avisado que não dava e pronto. Fui para casa e dormi tranquilamente no travesseiro, no outro dia estava já com uma estratégia para mitigar o atraso. O gerente que ignorou os meus avisos é que se deu mal.

    Se você tem medo de ser demitido por avisar que um prazo é absurdo, bem será que esta empresa vale a pena de se trabalhar?


15/01/13, 10:14:17: junior - IP : 189.20.250****
    Tenho uns 20 anos de Área, li alguns comentarios antes e vi que está coerente com meu pensamento a maioria das opiniões expressadas ou seja : CEDAM e sempre vão correr atrás do rabo..e continuar apagando incendios. Enquanto profissionais de TI não aprenderam a se impor e sem medo dar o prazo real para a necessidade, vai ser sempre essa correria com a qualidade péssima de serviço. Exp. própria, qdo era mais novo cedia muitos prazos, hoje mais experiente vc aprende a se impor e quando precisa dizer o seguinte : Se vc acha que isso da para fazer em X tempo, pode por alguem ai para fazer nesse seu tempo e manter a qualidade que o cliente quer sem impacto.. . Cansei de ver Gerente de TI tomando na cabeça apostando em prazos irreais e sempre chegando no cliente com a desculpa Olha agora vamos entregar nessa data x com certeza.. , ao invés disso, não é melhor envolver toda a equipe e ter o comprometimento da data real e verdadeira ?? Passarem se muitos anos, mas evoluimos muito pouco em padronização, planejamento , metodologia forte e qualidade, e a força da nossa área diante do mercado exigente ainda continua fraca..

15/01/13, 08:45:20: Felipe - IP : 189.80.206****
    Ficar reclamando pelos cantos realmente não adianta, na minha opinião a melhor estratégia é contra argumentar com os recursos que voce precisa para cumprir o prazo, se o prazo é irreal, faça exigências irreais também de recursos e desta forma sera possível iniciar uma negociação mais favorável.

14/01/13, 08:58:13: carlos - IP : 201.83.12****
    Criam muitas ferramentas e controles achando que vai obter melhor resultado e no fim, continua na mesma.

    TI é mantêr e tratar as informações, sem objetivo claros, desenvolvem-se GRANDES ELEFANTES BRANCOS que não agregam valor.

    Os empresários e gestores precisam antes de solicitar qualquer serviço, analisar e definir o que realmente é necessário.


13/01/13, 19:56:06: Anderson - CISCO - IP : 177.32.140****
    O quê ocorre na área de infraestrutura é o seguinte, a consultoria posta uma vaga para Super Especialista, para implantar uma Tecnologia estado de arte ou seja, equipamento novo ou tecnologia nova, ou até mesmo ministrar treinamentos sobre isso. Onde o profissional sequer tem tempo para ler tudo à respeito desta tecnologia ou equipamento, e o pior, deverá responder a todas as dúvidas do cliente final.

    Ora bolas, quanta mentira essas consultorias vendem...


13/01/13, 15:46:04: Carlos Roberto - IP : 187.107.68****
    Para mim a resposta é bem simples: Algo que é absurdo deve ser ignorado.

    Para todo problema haverá uma solução. A questão é que a maior parte dos profissionais não sabe neociar ou expor suas ideias de forma clara e objetiva e, pior, não possui formação para lidar com conflitos no ambiente de trabalho e para aceitar opiniões diversar sobre o mesmo tema. Por estes e outros motivos existe tanto Framework meia-boca que promete acabar com problemas na base da receita de bolo... Como se TI fosse uma área linear ou que a inovação não fizesse parte do cotidiano. O caos faz parte do mundo em que vivemos e quem não sabe conviver com ele, não deve perder tempo com certificação, diplomas etc...


12/01/13, 13:53:41: Amelia - IP : 201.89.230****
    TI tem um histórico de entrega de projetos atrasados e de baixa qualidade. Na hora de negociar um projeto novo, os clientes sempre querem forçar um prazo menor, pois sabem que ele provavelmente não vai ser cumprido.

    Os projetos de TI lidam com informação e informação nas empresas é poder. Os departamentos trabalham como feudos, concorrendo um com os outros e ao mesmo tempo devendo obediência a diretoria ou aos donos da empresa.

    Trabalhei em um projeto de informatização de uma grande área de contabilidade, a área tinha 40 funcionários e depois da implantação passou a ter 15, os dados que eram todos enviados para a contabilidade passaram a ser incluídos diretamente no sistema, pela áreas geradoras das informações. Apesar do gerente da contabilidade dizer que estava totalmente comprometido com o trabalho, ele e seus funcionários fizeram de tudo pra prejudicar o projeto, sempre por debaixo dos panos. O projeto atrasou bastante, mas possibilitou muitos ganhos para a empresa, o fechamento do mês que era feito em 11 dias passou a ser feito em 3, com números muito mais consistentes. Apesar de tudo isso a imagem da área de TI ficou comprometida. Muitas vezes este tipo de disputa politica é o que interfere nos prazos dos projetos e poucos gerentes de TI são capazes de reverter a situação.


12/01/13, 12:48:18: Nelio - IP : 189.62.121****
    A pior coisa é ceder a imposição de um prazo inviável, você vai trabalhar feito louco, no final vai entregar um produto de baixa qualidade e provavelmente fora do prazo, independente de ter feito o melhor dos seus esforços, sua imagem profissional saira abalada.

    Brigar por um prazo maior, vai gerar um desgaste inicial, mas depois que o produto for entregue no prazo, as pessoas vão te olhar com mais respeito e sera mais fácil negociar os prazos futuros.

    Ou seja, quanto mais você cede, mais você trabalha e mais você é desvalorizado.


11/01/13, 14:36:21: Anderson - IP : 189.13.38****
    Como sempre, este problema é relativo à cultura do brasileiro, sempre quer ganhar muito com pouco investimento e o mais breve possível. Principalmente por este motivo a maioria das empresas assumem compromissos que não podem cumprir, como resultado seus profissionais são sobrecarregados e explorados constantemente. Na minha opinião o profissional de TI deve mudar isto, não se submetendo a condições exageradas e abulsivas de trabalho. Como não existem sindicatos atuantes na área de TI, o ministério do trabalho deveria ser comunicado destes fatos, e deveria atuar como uma fiscalização mais efetiva, o que é raro no Brasil, infelizmente onde a impunidade prevalece.

11/01/13, 09:52:34: Francisco - IP : 201.78.227****
    No meu caso eu sempre negocio com as contrapartidas, ou seja, para este prazo ser atendido é necessário que o escopo não seja alterado, que as informações sejam passadas de forma correta pelos usuários, que haja disponibilidade de tempo deles para o projeto. Negocio reforços para o time do projeto, que podem ir desde programadores extras, usuários que atuem full time no projeto, salas de reuniões, equipamentos, contratação pontual de especialistas para alguma parte mais problemática e etc. Muitas vezes os gestores percebem que não podem dispor de todos estes recursos no nível solicitado e nestes casos fica mais fácil obter uma dilatação no prazo. Resumindo, não fique somente na defensiva, recebendo prazos e exigências, negocie também o que você precisa, faça suas exigências e cobre as promessas.

11/01/13, 09:02:05: Anonimo - IP : 177.80.121****
    Toda pressa tem suas consequências, alguém vai ter que entender isso.

10/01/13, 12:59:52: Elias - IP : 200.92.248****
    Depois de muito sofrer, compartilho algumas dicas que tem funcionado comigo :

    1 - Deixe claro o mais rápido possível que o prazo é curto, esperar para o final do projeto só vai queimar o seu filme.

    2 - Não fique arrumando desculpas, seja proativo, negocie da seguinte maneira : ok, para cumprir este prazo vou necessitar dos seguintes recursos ...

    3 - Foque na qualidade e no excesso de erros que aparecem quando se trabalho rapidamente e sob pressão.

    4 - Negocie uma redução no escopo do trabalho a ser feito ou negocie a entrega por fases, desta forma o que não é tão importante e que geralmente toma tempo poderá ser deixado para depois.

    5 - Em todos o projetos sempre acontece algum problema, você pode não saber qual vai ser, mas ele com certeza vai aparecer, portanto coloque uma folga nos seus prazos.

    6 – Lembre-se que é sempre muito melhor entregar antes do que depois do prazo, mas se você adiantou muito o projeto, faça mais alguns testes, revise mais alguma coisa e deixe para entregar um produto ainda melhor.

    7 – Se você tiver que se sacrificar e trabalhar a noite, feriados, finais de semana e etc, deixe claro que isto vai ser uma exceção e peça alguma coisa em troca (dinheiro ou descanso), no inicio de carreira tive um chefe que chegava a margar reuniões aos domingos pela manhã, até que o pessoal se rebelou e deu um basta.

    8 – Seja criativo e tenha sempre uma atitude positiva, ninguém gosta de quem fica sempre se lamuriando, reclamando dos prazos e torcendo contra.

    O meu lema é : Milagres fazemos na hora, o impossível em 5 minutos ...


10/01/13, 12:27:10: Joaquim - IP : 177.50.152****
    Prazos apertados e solicitações absurdas não são privilégios de TI, isto ocorre em todas as áreas. Em Ti pode ser um pouco pior, pois faz parte de uma cultura que esta sendo criada ao longo do tempo que os profissionais devem estar disponíveis 24x7. No passado quando os salários eram muito mais altos e os profissionais trabalhavam de forma fixa nas empresas, isto não era um grande problema, pois o valor recebido compensava e a pauleira era concentrada geralmente só na fase final dos projetos.

    Atualmente a melhor forma de contra atacar é explicar que a qualidade poderá ser prejudicada e que a correção dos erros vai gerar um atraso ainda maior do que uma dilatação do prazo.


9/01/13, 19:30:41: Rogério - IP : 177.143.77****
    Depois de mais de 10 anos trabalhando como desenvolvedor hoje em dia eu não estou muito ligando pra isso. Eu faço o máximo possível em 8 horas e vou embora depois disso, quer esteja dentro do prazo ou não. Aprendi que tenho que cuidar mais de mim e da minha saúde porque senão o prazo que vai ser diminuído vai ser o prazo da minha própria saúde, que é o mais importante. O que as empresas precisam entender é que não existem super homens e que projetos de software são incertos por natureza, você nunca sabe o que vai acontecer. Eu acho que todo mundo que trabalha com projetos de TI (principalmente quem gerencia) deveria ler o livro O Mítico Homem-Mês, mas o que esperar dessas pessoas, se mesmo citando as vezes obras clássicas de engenharia de software essas pessoas normalmente nem conhecem a obra que você está falando...

9/01/13, 18:48:30: dificil - IP : 186.220.8****
    Nao ta facil arrumar emprego em TI nao, a nao ser que o salario esteja bem baixo!! alias qualquer profissional de nivel superior estao com salarios bem baixos! O unico conselho é, diga nao ao projeto ou de um pe na empresa primeiro!!

9/01/13, 18:47:08: Naosenhor - IP : 186.220.8****
    facil onde?

9/01/13, 17:25:03: Rodrigo d. - IP : 189.16.1****
    Você tem que ter em mente que não é o fato de você atrasar 1 ou 2 vezes que será mandado embora, normalmente em um projeto desse tipo você vai falhar, porem até um superior tomar a atitude de lhe mandar embora vai levar no mínimo 1 mes.

    Convenhamos que arrumar emprego na área de TI está muito facil portanto o que sugiro é o seguinte:

    Se a política da empresa for horizontal onde o chefe manda e o funcionário tem q obedecer, vá concordando com o chefe promentendo que vai cumprir o prazo e em paralelo procurando emprego. Tenho certeza q em TI, em 2 semanas é o suficiente para arrumar outra coisa, na pior das hipoteses 3 semanas.

    Se contarmos que o chefe vai levar 1 mes para te mandar embora por atrasos ainda sobra 1 semana


9/01/13, 17:20:45: Bruno - IP : 201.91.91****
    Fácil, é só ser o Jack Bauer.

9/01/13, 16:19:00: Roberto - IP : 187.121.110****
    Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho?

    A concorrencia é acirrada. Enquanto umas consultorias estudam o assunto, outras dizem que FAZEM, nos menores prazos e preços.

    O gerente (no cliente) trabalha com a documentação para JUSTIFICAR, aos seus superiores, a escolha.

    Neste ponto, nós profisionais, nada temos a discutir.

    Resta-nos discutir o assunto (nunca reclamar ou se surpreender) o mínimo possível pois estudar o assunto toma tempo e, para eles, superiores, isso já foi largamente discutido.

    Normalmente, o prazo já está correndo e a consultoria ainda está recrutando pessoal, habitualmente desempregados, sendo assim mais fácil negociar salário.

    E assim você é contratado.

    Então, a regra (certa ou errada) é: DEVE CONSEGUIR O QUE FOI PEDIDO NO PRAZO CONTRATADO.

    Mas como!? Não sei. Mas enquanto você estiver conseguindo (controlado pelos cronogramas), você permanece no projeto.

    Hein!? Se eu sou gerente, gestor, sócio de consultoria, .... Não. Sou tão vítima quanto todos aquí.


9/01/13, 10:43:56: Edson elinsom@hotmail.com - IP : 186.238.18****
    Infelizmente em algumas situação os gestores, analistas responsáveis por definir o Grau W do projeto por não terem conhecimento, habilidades técnicas ou por não terem a menor ideia das regras de negócios, e as areas envolvidas, e é claro a velha politica em tentar agradar o usuário final definam um data a qual sacrificara uma equipe inteira, e quase sempre no final é entregre um produto de baixa qualidade não alcançando o objetivo.

9/01/13, 10:10:43: Fabiano - IP : 201.79.101****
    Trabalho em TI a muitos anos e estou cansado de lidar com prazos irreais, o pior é que em muitas vezes, quem define o prazo é o próprio pessoal de TI. Em outros casos os gestores de TI não possuem jogo de cintura e acabam engolindo um prazo dado pelos usuários. Existe também o excesso de otimismo, ou seja, fazem o planejamento como se tudo fosse dar certo.

    Depois de dado o prazo os usuários começam a cobrar e ai sai todo mundo pulando principalmente no final do projeto, para fazer das tripas coração e entregar qualquer coisa mais ou menos dentro do prazo.

    Já trabalhei com muitas metodologias de desenvolvimento, mas até agora nenhuma se mostrou eficiente, o problema para mim é mais politico.

    Enquanto isso haja qualidade de vida …


9/01/13, 09:53:31: Carlos - IP : 189.62.12****
    Isto ocorre muitas vezes quando quem define não tem noção real do trabalho a ser feito. Nestes casos não adianta aceitar o prazo e ver o que dá lá na frente, ou apenas reclamar. O ideal é pensar a respeito e explicar a situação com argumentos lógicos.

Anteriores:

137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?