APinfo - Forum


Fórum : Ainda existe espaço para criar uma pequena consultoria de TI

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores



23/04/13, 14:43:08: Francisco - IP : 187.8.23****
    Uma empresa (não de Informatica) pode contratar uma consultoria de informatica. Mas uma Consultoria de Informatica não pode contratar um PJ porque é a atividade fim do negocio. É processo trabalhista ganho. Então existe espaço para consultorias, mas tem que seguir as leis, ai a consultoria fica tão cara que as empresas (não informatica) não querem, se for para pagar o mesmo é melhor ter equipe própria. Excluindo é claro pequenos projetos.

22/04/13, 19:40:58: Consultor - IP : 177.192.17****
    Hoje temos apenas 2 saidas: Empreender ou Sofrer . Se voce souber empreender, siga em frente não é preciso muito dinheiro para começar um negócio e todos aqui que comentaram possuem ou podem possuir sua empresa do eu sozinho para iniciar no mundo do empreendedorismo. Então por que não consigo ganhar nada com as consultorias que faço nas poucas horas vagas? Porque voce faz o óbvio. Pegue esse tempo e pense, pense e pense novamente até encontrar aquela idéia inovadora que as vezes está do seu lado e voce não viu porque simplesmente é uma idéia simples mas genial. Exemplo: Se voce é desenvolvedor, crie um aplicativo para Android ou Windows Phone bem simples. Coloque seu contato nele e distribua mundo afora. E aguarde mas aguarde estudando e criando outros pequenos aplicativos. Alguem vai entrar em contato para voce desenvolver um projeto bem bacana. É assim que funciona o jogo hoje em dia. Tem gente ganhando mais com ideias inovadoras, pequenas e simples do que muito profissional de TI que está sendo sugado pelas consultorias de TI.

22/04/13, 11:14:38: Ramon - IP : 187.121.102****
    Não podemos ignorar que ainda há muitas consultorias sérias, e que prestam inestimável serviço a grandes clientes com a clássica CONSULTORIA EM TI como auditoria de segurança, novos projetos ou simples presença Web.

    Talvez seja propício estabelecermos o conceito de AGÊNCIA DE TI. Porque esta é a realidade da grande maioria destas empresas aqui mencionadas, e que apenas atuam com alocação de mão-de-obra no modelo BODYSHOPPING. O resultado é essa alta rotatividade na área de TI que pode ser percebida no grande número de vagas aqui na APINFO, mas com tão baixo valor salarial.


21/04/13, 23:00:57: Roberto - IP : 201.20.252****
    Olá Carlos Souza aquí embaixo.

    Perfeito. Você aplica testes.

    Nos primórdios da computação era assim.

    Testes de conhecimentos e importantíssimo: PSICOTÉCNICO VO-CA-CI-O-NAL.

    Veja bem uma pessoa pode demorar anos para DE-CO-RAR conhecimentos. Mas não tem vocação para análise e programação.

    Então, de que serve?

    Carlos, promova entre seus colegas a aplicação de psicotécnicos. Quanto ao conhecimento, é facilmente adquirido por quem tem vocação, e, assim, um plano de carreira. E desses conhecimentos embutidos nessas pessoas poderão ser abertas consultorias e assim, um ótimo mercado de trabalho.

    Mas na situação atual, pergunto: P RA QUE MAIS CONSULTORIAS.

    Fui entrevistado em uma mais ou menos assim: Subia-se uma escada e, no primero andar, à esquerda, abria-se uma sala, com, quando muito, uns 15 x 4. Nessa sala havia analistas, programadores, gerência, secretária, ......, e um sanitário UNISEX. O gestor perguntava ao analista-chefe se estava correto o que eu lhe respondia.

    Os sócios eram muito bem relacionados com várias gerencias de potenciais clientes.


21/04/13, 23:00:05: Fernando - IP : 201.53.2****
    Infelizmente hoje o profissional de t.i é o mais explorado e injustiçado de todos, as consultorias estão acabando com o profissional de T.I, hoje muitos deixam a profissão para fazer outra coisa, eu mesmo já presenciei amigos bons profissionais largando tudo por desânimo.Muito comum encontrar anúncios com conhecimento avançados pagando 1.500,00 reais,exigindo certificações, superior de 4 anos completos e muitas outras coisas.Hoje para resolver o problema de salários baixos e exploração deveria acabar com as consultorias exploradoras ou ter uma lei valorizando o profissional de t.i, assim acabaria com os lobos que devoram os profissionais de t.i.

20/04/13, 14:38:01: Carlos Souza desv.carlos@gmail.com - IP : 189.120.136****
    Senhores! Analiso currículos semanalmente e vejo pessoas que se dizem profissionais, mas confesso ficar alarmado com a qualidade dos mesmos ao aplicar um simples teste, logo, se for uma consultoria com pessoas envolvidas e conhecedoras de suas profissões e obrigações há espaço sim, porque na verdade há falta de boas empresas de consultoria.

20/04/13, 10:22:50: Hermes hermes.guimaraes@ig.com.br - IP : 187.38.****
    Sempre haverá espaço para as consultorias e também para a novas que vem surgindo. O fator principal é o conhecimento tecnológico que elas recrutam. Hoje para uma empresa como exemplo de Varejo manter uma equipe atualizada tecnologicamente o custo é alto. Estas empresas por exemplo o core delas é comprar bem e vender bem e faz somente o uso da tecnologia. Caso diferente são das consultorias e fábricas de software que devem sempre manter-se atualizadas.

19/04/13, 11:19:42: Americo - IP : 187.37.203****
    Eu te entendo o lado das consultorias em querer pagar c omo PJ, uma minoria e seria, mas a maioria não e bem assim, o negocio e ganhar dinheiro alocando mao de obra e deixando o cara se lascar, consultoria de TI e isso ai uma forma de ganhar din din deixando o resto na mao do profissional que deixou no cliente, este modelo já esta viciado e mal visto tanto pelo profissional, como pelo empresário que por si so já tem má intenção como pelo cliente que olha o profissional como um mero estorvo a ser explorado, já vi cliente até olhando o profissional com pena! Sinto mas a regra de mercado é esta! O outro lado é justamente este, ter uma ideia e desenvolve-la e se possível exportar, indianos fazem isso e muitos la são ricos e bem sucedidos, tanto que tem multinacional indiana aqui!! Mia uma vez: CONSULTORIA DE TI NAO EMPRESA DE INFORMATICA SIM! Devemos começar a diferenciar para não cair na tentação! Alias me ligaram uns dias atrás sobre uma vaga de analista de sistemas para uma empresa de informações gerenciais, eu falei Ahh ta consultoria de TI, para ser alocado aonde? A resposta foi muito interessante, Não somos uma consultoria de TI somos uma empresa de informações gerenciais, vc ficara alocado em nosso projeto mas fara parte da equipe (aquele papinho de selecionadora basicu! Ou seja, ser visto como consultoria de TI já esta manchado no mercado!

18/04/13, 20:31:51: jemarconi - IP : 201.82.153****
    São 2 lados da moeda um lado mercado existe ainda mercado e se não tiver se cria com novas soluções e tecnologias etc...não é fácil mas possível porém o outro lado seu sócio o Governo , que estrangula qualquer empresa séria com autos impostos e complexos de se pagarem e repassar ao cliente.

18/04/13, 17:42:13: AMERICO - IP : 186.220.187****
    consultoria TI e QI =(QUEM INDICA)

18/04/13, 14:03:32: Henson jfsi@tutopia.com.br - IP : 177.140.13****
    Basta um QI, só isso. Se tiver um QI vai longe. Todos os fatores são importantes, todos, mas hoje network e QI mandam em tudo o mais, sem isso sua consultoria não valerá nada. Nada mesmo.

17/04/13, 10:44:59: Fabiano - IP : 189.62.1****
    Para quem é competente não falta oportunidade, tanto para trabalhar como funcionário quando para abrir uma empresa de consultoria. Existe muita gente no mercado, mas os bons são poucos.

16/04/13, 12:46:26: Paulo Silvestre paulosilvestre(at)gmail(dot)com - IP : 189.56.84****
    Claro que tem espaço. Tudo depende do mercado que deseja alcançar. As grandes corporações, precisam de grandes consultorias e as pequenas empresas, precisam de pequenas consultorias. Logico que custo / beneficio conta muito nessa hora.

15/04/13, 21:16:47: Tarcio Brito tarciobrito@uol.com.br - IP : 177.23.8****
    O que acho é que o próprio mercado (contratantes) estão mais preocupados com o preço do que com o valor. Daí, os maus profissionais, que não tem compromissos sociais, tomam conta. Não por muito tempo, mas tomam.

15/04/13, 10:18:44: Mila - IP : 186.220.186****
    Eu sei que niguem esta me dando trabalho, sendo assim o que me sobra é montar uma consultoria para poder sobreviver!

13/04/13, 11:55:23: Americo - IP : 186.220.18****
    Vou afirmar aqui que montar uma consultoria de TI (alocadora de mao de obra) atualmente é dificil porque tem muita pituzeira por ai, agora montar uma empresa ormal de informatica com uma boa ideia ja tem maior possibilidade, criar um produto ou serviço inovador é melhor negocio, o que nao pode é inovar a picaretagem, flexperativa, PJcom carteira, ai é sacanagem, mesmo porque os processos trabalhista estao ficando mais intensos. Exportar software inovador sem ter que precisar de uma consultoria é a maior bencao que poderiamos receber, basta ter a ideia!

12/04/13, 17:55:12: Márcia Perino marciaperino@plannhusti.com.br - IP : 201.52.1****
    Concordo plenamente com a maioria aqui mencionados,porém gostaria de acrescentar e ressaltar que hoje existem as grandes consultorias, porque nos áureos anos 90 trabalharam muito com alocação de mão de obra, ou seja, levantaram suas empresas em cima de pessoas que dificilmente conheciam sequer seus recrutadores,inclusive são chamados de recursos humanos . Hoje acredito sim, que exista um espaço para pequena consultoria, porém passando pelo básico,respeitando o profissional como pessoas pensantes,não subestimando-os na sua inteligência e capacidade. Acho que a palavra INOVAÇÃO passaria tranquilamente,nesta área, já que muitas consultorias grandes esqueceram disso a muito tempo, do respeito ao outro. Tenho uma pequena consultoria sim, e meu trabalho é desmistificar este modelo arcaico de tratar pessoas,o que deveria ser de fato parte de nosso trabalho que é respeitar o profissional que esteja nos representando em um cliente, hoje vejo como um diferencial infelizmente.

11/04/13, 15:07:01: Roberto - IP : 187.121.6****
    É muito fácil: QUALQUER CONTADOR ABRE UMA CONSULTORIA.

    O que é muito difícil: MANTÊ-LA

    Nosso regime politico, economico social se chama: SELVAGERIA.

    No mais, tudo é consequente.


10/04/13, 08:34:56: Ramon - IP : 187.121.58****
    Concordo plenamente com as lamentações que aqui vi, ainda que alguns possuam uma visão ingênua do mercado. Em 22 anos de atuação ainda nutro a curiosidade de atuar com outsourcing, pois BPO é uma tendência mundial. O que existe nestas vagas anunciadas como outsourcing é um modelo cruel de BODYSHOPPING onde as consultorias (que vontade de citar nomes) abandonam os profissionais à revelia em seus clientes. Profissionais estes que não possuem direitos trabalhistas ao serem contratados como PJ/CLT-COTAS/CLT-FLEX/COOPERADO/??? mas que devem cumprir jornadas semanais, utilizar apenas os equipamentos do cliente, seguir normais administrativas da empresa e todos os demais DEVERES. Mas sempre recebem como justificativa da exclusão de benefícios e privação de seus direitos o fato de serem prestadores de serviço . É fato sim que muitos entram com processos trabalhistas, o que faz surgir esses modelos bizarros de contratação. A última modalidade a que tive o prazer de escutar foi o da empresa (...) que iria me contratar por R$350 na carteira, e o restante eu emitiria nota fiscal - ou seja, CLT-FLEX-PJ ++. Enquanto isso nosso sindicato continua enchendo o bolso com suborno das consultorias (todo modelo CLT-Flex e cooperado exige contribuição sindical) para fazer vista grossa, e ainda por cima mantendo o lobby para não se criar um conselho regional que acabe com essa folia.

    Só posso concluir uma coisa: honestidade no Brasil é um diferencial. Então, desenvolva alguma ideia, abra uma consultoria e inove sendo honesto com seus empregados. Assim você estará nadando em um oceano azul de oportunidades, sem esses tubarões que estão destruindo nosso mercado de TI.


10/04/13, 07:58:52: Ramon ramon.oliveira.br@gmail.com - IP : 187.121.58****
    Meus 2 centavos: EXISTE ESPAÇO SIM, E SEMPRE HAVERÁ... O mercado de TI é cíclico e sazonal - novas tecnologias sempre estarão surgindo e abrirão espaço para novas modalidades de serviços. E sempre teremos a necessidade de integração com os legados de ontem. Apenas se atente a considerar o segmento de hardware mais restrito no momento, haja vista o grande avanço tanto da tecnologia quanto dos modelos de comercialização. IBM, Dell e HP já perceberam (as 2 últimas ainda que tarde) que não dá pra sobreviver apenas de hardware. Considero inteligente por demais a atitude da IBM em se desfazer de parte da área de hardware e se concentrar apenas em software e serviços. Desta forma a IBM vem sobrevivendo por mais de um século sempre se transformando, pois sempre haverá espaço para inovações, tanto para as novas consultorias quanto para as já existentes.

    Cito ainda o exemplo do Facebook, que não foi a primeira rede social (depois do Orkut e MySpace), mas por um tempo foi a última até surgir o Google+, Tumblr e Pinterest, e os pequenos aplicativos móveis com finalidades sociais bem distintas e pontuais (por sinal estão minando o público do Facebook). Atualmente tenta se manter na liderança, utilizando a estratégia megalomaníaca de ser tudo para todos, tal qual a Microsoft nos anos 90. Como resultado, ainda sofre (e sofrerá nos anos vindouros) com a insistência do Twitter que permanece como algo bastante específico e assim usual. Wall Street ama o Twitter, e a própria Bloomberg possui uma solução de integração do Twitter com sua plataforma financeira. Ver o Facebook se mordendo de inveja só me faz concluir que sempre haverá espaço para novas ideias e iniciativas.


6/04/13, 12:51:03: Aubergine - IP : 177.141.4****
    Na boa, acho que o mercado saturou. Muita gente que não tem o menor cacife pra trabalhar com informatica foi pra área porque pagava-se salário de 4 digitos (afinal nossa área não é regulamentada - de novo esse tema). Com isso diminuiu o espaço e muitos tentaram a sorte como empresários aproveitando a onda da terceirização. Hoje só vejo espaço para nichos muito específicos como automação, software de baixo nível, etc. Consultoria pra fazer sisteminha de regrinha de negócios não tem mais vez. O mesmo acontece para profissionais, se ficarem só no arroz-com-feijão da programação + banco de dados, vai ganhar 1000,00 por mês.

6/04/13, 10:06:32: Americo - IP : 186.220.186****
    Bom o tema é outra nao falar mal da area, que realmente nao esta mais aquilo de bom, é aquilo que eu disse, montar uma consultoriade TI (atravessadora de mao de obra) nao vale a pena, mas montar uma empresa normal , se vc tiver uma boa ideia talvez possa valer a pena! O problema é a ideia!

6/04/13, 09:47:28: Daniel - IP : 189.78.8****
    Olá, dependente. Você tem que fornecer algo que uma empresa deseja terceirizar, isto é, não quer saber como, mas quer algo feito. Realmente não sei se vale a pena. Gostaria de agradecer a APinfo, no momento estou desempregado e consegui 7 entrevistas aqui, e por sites de emprego pagos não consegui nada, somente perdi dinheiro.

5/04/13, 18:56:32: Observ@dor - IP : 201.20.18****
    Infelizmente a atuação das empresas de terceirização de mão-do-obra de TI estão prostituindo o mercado fazendo o valor dos salários, fraudando o INSS através de CLT flex e outras modalidades , abandonando o profissional a própria sorte no cliente. Enfim, o interesse único no lucro. Perde o profissional mas também perde quem contrata estes picaretas, pois no final o que sobra são projetos mal feitos e reclamatórias trabalhistas.

4/04/13, 16:03:51: luiz - IP : 189.62.40****
    Concordo, hoje não vejo o futuro bom pra permanecer na area de TI,

4/04/13, 15:44:23: Roberto - IP : 187.121.57****
    ALÔ, ALÔooooo ISAIAS A. F. SANTOS, somos da mesma época.

    Concordo com você em tudo pois passei pelo mesmo.

    Além de cursos, uma série de benefícios (até odontológico), inclusive almoço de primeira (e jantar no caso de horas extras) custeados pela MULTINACIONAL (ao redor de 90%)....Éramos tratados tal executivos..... Eram os anos 1970..... O autómóvel OPALA era o TOP LINE da GM.... Eu era, apenas, programador SR COBOL.

    Meu salário registrado em carteira dava para comprar um OPALA com uns 2 anos de uso e em bom estado. Analista ganhava bem mais, mas menos que o Analista de SOFTWARE DE BASE (suporte a compilador, assembler, sistema operacional...)

    Qual o valor do salário???? Ora, basta fazer as contas nos níveis atuais para entender em termos de poder aquisitivo.

    Pois é ISAIAS, disso você sabe. Até já ganhou assim. Sabe que falo a verdade. Mas os nossos colegas atuais, será que acreditam....

    Hoje todos querem TER sua própria consultoria. Nós, eramos ASSALARIADOS, mas remunerados tal fossemos as consultorias atuais e, sem os custos (inclusive o nosso FGTS crescia)

    Foi aí que CAPITALISTAS (não sou contra) SAFADOS (sou contra estes) que sòmente vêem o dinheiro como uma MERCADORIA (no lugar de pupilas têm cifrões), ACORDARAM (nos 2 sentidos) em ROUBAREM as nossas capacidades de realizações. Elas têm o PODER de atrazerem os inicios de trabalhos até conseguirem o profissional que aceite o que querem pagar. Nós que aceitamos, não temos esse PODER de prorrogar: Temos que comer, vestir e morar.

    Hoje, quem tem uma pequena consultoria, normalmente JÁ ERA alto funcionário de alguma empresa que a sustententou com os serviços que ELE PROPRIO GERENCIAVA e, com os assalariados que disponibilizou para essa nova pequena empresa (como PJ) de alocação de mão de obra.


2/04/13, 20:53:51: Sou Realista - IP : 177.192.17****
    Eu acredito ainda que as empresas pequenas de consultoria, serviços e treinamentos tem espaço no mercado das pequenas e médias empresas. Agora, é preciso conhecer os nichos certos para entrar. Exemplo: Abrir uma pequena consultoria para atuar com IBM DB2. Não dá certo, a IBM como é de se esperar, absorve todos os profissionais. Apostar em SQL Server e/ou Oracle é a saida as empresas Gold não querem ganhar R$ 150,00/hora. Daí a empresa de pequeno porte (até 10 funcionarios que comecou com a empresa do eu sozinho , ganha espaço. A minha é um exemplo, estou desde 1998 no mercado: Y2K-TI.

2/04/13, 17:46:47: Americo - IP : 177.141.186****
    Victor gostei do seu site, so espero que vc nao se torne um aravessador de mao de obra, so queria dar um conserlho, muito importante e acredito que a maioria tem este problema aqui, quando fundar sua empresa , nao se torne consultor PJ, porque isso vicia mais que cocaina, a mudanca do paradigma e da visao de empregado sem registro para empresario na pratica e muito dificil de mudar!!

2/04/13, 17:13:04: Isaias A. F. Santos isantos@ig.com.br - IP : 186.204.41****
    Tenho 32 anos de experiência e passei por todas as grandes mudanças na área durante o decorrer desse tempo. Praticamente todos os comentários postados tem sua parcela de razão. Novas consultorias só por nicho de mercado e se tiverem competência para se firmar antes que uma grande se meta em seu ramo de negocio. Grandes consultorias querem gênios juniores para pagar o minimo possível ao mês para explora-los e forçar os mais velhos a rebaixarem seus salários, que nos últimos anos foi simplesmente aviltado. Para quem acha que R$ 7.000,00 ou R$8.000,00 é salário decente para um profissional de informática deveria se informar quanto era antes de começar esta farra de terceirização e consequente perda de diretos e valores. Quem financia o desenvolvimento dos gênios que as consultorias querem? Na minha época as empresas bancavam o desenvolvimento dos profissionais para utilização interna. Hoje não aplicam mais na educação dos funcionários(salvo raras exceções). A classe deveria ser mais unida e não ser representada por este sindicato pelego que temos e assim frearmos a ganância exploratória das grandes consultorias que nada contribuem para o desenvolvimento da área.

2/04/13, 14:58:55: Victor - IP : 189.102.84****
    Eu acredito que existe espaço para todos. Possuo um pouco mais de 10 anos de experiência na área de TI, nos últimos anos atuando com projetos em BI e decidi que era o momento para se tentar algo próprio. Através deste grande sonho, nasceu em 2010 a consultoria VICC Consultancy, uma empresa voltada para o desenvolvimento de sistemas que atua com projetos relacionados à ERP, Business Intelligence e Banco de dados. Desde o seu fundamento em 2010, atuante nos segmentos de Telecomunicações, Construção e Incorporação, Alimentos, TV por assinatura, entre outros.

1/04/13, 19:37:02: Americo - IP : 187.37.20****
    Amauri, parabens mas vc poderia citar as empresas a titulo de exemplo e motivacao acredito que a apinfo nao se importaria, a proposito a sua empresa faz apenas assitencia tecnica ou vende produtos tambem?E por curiosidade qual lucro ligquido de seu empreendimento?Esta valendo a pena?

1/04/13, 12:59:10: Amauri - IP : 177.14.248****
    Oportunidade não falta, conheço dois casos recentes, um de uma empresa especializada em escrever app para celulares e tablets, que surgiu a cerca de um ano e já esta com 20 funcionários. Outra de uma empresa de tunning e medição de performance em base de dados, que surgiu a cerca de 2 anos e já esta com 12 profissionais. Nos dois casos os fundadores dominavam muito bem a parte técnica e já eram reconhecidos no mercado, os dois também tinham uma boa rede de relacionamentos.

    Eu tenho minha própria empresa de assistência técnica e não tenho do que reclamar.


1/04/13, 12:41:34: Janco - IP : 189.20.1****
    Tudo o que falam aqui tem sua parcela de verdade. E com todo o respeito, pela própria Apinfo podemos ver boa parte dos problemas das novas consultorias .

    Tentam pegar um estagiário que saiba comprovadamente N linguagens e tecnologias distintas com um salário ínfimo, e a promessa de crescer junto à empresa .

    É difícil enganar mesmo os jovens... porque existe a faculdade pra pagar. Existe o aluguel caro.

    Empresas que oferecem salário de 2000 reais pra programador junior (quando não é pleno, nem senior) esquecem que se vc arrumar um alguel de 1000 reais em grandes cidades, que não seja na periferia, está MUITO barato. Quando o cidadão vai gastar 200 reais por mês com ônibus. Quando um X-salada com refri, num lugar barato sai 12 reais.

    Aí eu te pergunto: É essa dignidade que se espera de alguém que investe 1000 reais por mês, por 4 anos, numa facul boa de Sistemas de informação ? Morar na periferia e não poder jantar fora ? Para as consultorias, sim. E o pior, não é com recém formado isso. Infelizmente. (PS: Já vi patrão de consultoria, dizer, em 2012, que com 6 reais é possível comer muito bem um almoço no interior de SP). Talvez ele estivesse falando de Marmita sem bebida. Bacana a visão hein!


31/03/13, 19:23:52: Americo - IP : 189.100.14****
    Só uma dica

    Tem muita empresa por ai que quer contratar seu serviço em forma de desafios seja profissional ou empresarial e depois nao paga com diversas desculpas, trate corretamente com a empresa ou dispense pq gente que nao paga o trabalho nao merece seu respeito!


29/03/13, 18:44:08: Americo - IP : 189.100.137****
    Claro que existe, mas isto nao acontece com TI apenas, porem existe muita gente que quer sair desta condiçao, como disse basta ter uma ideia e nao se deixar levar pela lado sombrio da força (gostaram né)

28/03/13, 23:33:01: Renato renato@ymail.com - IP : 201.6.29****
    A PERGUNTA CORRETA EH?

    AINDA EXISTEM PROFISSIONAIS DE TI DISPOSTOS A SE VENDEREM A PRECO DE BANANA??? QUE SUSTENTAM ESTE TIPO DE EMPRESA?


27/03/13, 17:47:38: Alexandre - IP : 189.16.1****
    O mercado está bom para uma consultoria REAL. O grande problema é que nos ultimos tempos o termo consultoria de ti se desvirtuou. Consultoria de TI deveria ser uma empresa especializada em tecnologia responsável por desenvolver um projeto ou dar suporte a um projeto com começo meio e fim.

    Hoje em dia consultorias de TI são só uma ponte, como uma empresa de RH só que ao ivés da consultoria receber só o primeiro salário do candidato elas recebem de 30% a 100% do valor do terceiro mensalmente.

    O terceiro fica alocado em um cliente esquecido pela consultoria.

    Acredito que para esse tipo de consultoria que não passa de uma empresa de rh disfaçada o mercado sim está MUUUUUITO RUIM.


27/03/13, 13:00:45: Amaral Alves - IP : 186.203.21****
    O comentário do Américo foi direto ao ponto. O próprio termo consultoria está desgastado, e sendo usado incorretamente. Tratam-se de empresas, a maioria delas, alocadoras de mão de obra. E apenas um número bem pequeno desses profissionais alocados atuam realmente como consultor como deveria ser. Agora a realizade do mercado é que se a pessoa tiver uma GRANDE idéia e criar uma empresa de tecnologia claro que terá espaço, mas isto em qualquer setor. O sucesso não virá por ser uma empresa de tecnologia e sim por se ter uma idéia inovadora no mercado. Fora isso serão apenas alocadores de profissionais, como a maioria hoje. E alguns até vendendo o almoço para poder pagar o jantar, apenas para se manter no mercado, de alocação de profissionais.

26/03/13, 17:59:55: Americo - IP : 187.37.201****
    Eu acho que o mercado esta ruim, tem muita vaga pagando mal pacas, e muito profissional que se prostitui, em paralelo a isso tem muita gente montando consultoria porcaria para terceirizar no mesmo nivel em que é terceirizado, existem poucas empresas serias em informatica, nem ponho mais consultoria de TI porque para mim isto e termo usado para alocar mao de obra de forma criminosa, mas acho que o mercado fora do Brasil esta bom!!Basta ter uma boa ideia!

26/03/13, 17:17:32: Júlio - IP : 187.38.23****
    Acredito que para novas consultorias que pretendem se posicionar no mercado oferecendo mais do mesmo body shop entre outras praticas medíocres não existem muitas oportunidade, porém para as mentes inovadoras e empreendedoras sempre vai haver espeço. Esse tema e muito interessante tendo em vista que 95% das consultorias de TI nunca tiveram e nem tem nenhum interesse no desenvolvimento intelectual de seus talentos humanos, era totalmente previsível que uma hora isso ocorreria... Na sua maioria essas consultorias deixavam seus profissionais abandonados em seus cliente e contribuíam de maneira impar para total prostituição da área de tecnologia da informação. Agora os bons contratos estão nas mãos das grandes consultorias que por razões evidentes monopolizam o mercado e utilizam de seu poder financeiro para negociar com grandes clientes. Agora aqueles pequenas consultorias que estão com seus dias contatos por que nunca tiveram nenhum responsabilidade nem com seus clientes e muito menos com seus funcionários esta apenas colhendo o que elas plantaram... tenho certeza que muitas dessas consultorias se achavam muito espertas quando exploravam profissionais que precisam trabalhar e ofereciam condições ridículas de trabalho tais como: contrato PJ, sem nenhum beneficio, nenhuma possibilidade de desenvolvimento etc. E claro que isso em algum momento iria se tornar um belo e enorme passivo trabalhista que acaba se estendendo até o cliente. O que acontece hoje ? para se proteger dessas consultorias irresponsáveis os próprios cliente colocam uma serie de exigências afim de se proteger do problemas acima mencionados, exigências essas que uma empresa pequena muitas vezes não consegue suportar. OBS: Talvez para os profissionais seja melhor sem essas empresas sujando o mercado de TI.

26/03/13, 10:00:17: americo - IP : 187.37.201****
    Antonio,

    Foi o que eu comentei logo abaixo!!Infelizmente a cultura do se dar bem neste pais é muito forte!


25/03/13, 23:58:06: Antonio Belloni - IP : 189.60.235****
    Acho que esse é o problema no Brasil. A maioria das empresas de TI na verdade não passam de body shops, cuja única finalidade é alocar mão-de-obra para grandes empresas, sem se preocupar com qualidade ou desenvolvimento de uma área realmente de TI. É muito difícil competir com uma empresa desse tipo já estabelecida, pois a maioria desse tipo de contratação é baseada no networking entre contratante e contratado e não em parâmetros de qualidade e excelência técnica.

    Acho que a pergunta deveria ser : Existe espaço para se criar um empresa inovadora e que crie soluções para resolver problemas do mundo real ? Para esse tipo de empresa as possibilidades são infinitas e promissoras. E as ferramentas estão aí livres e disponíveis. Basta ideias, força de vontade e acreditar no que se está fazendo.


25/03/13, 16:26:27: Cristiano - IP : 189.127.149****
    Oportunidade é o que não falta para quem é inovador e competente em TI.

    Acaba de sair uma noticia de que um cara de 17 anos (Nick D Aloísio), vendeu um aplicativo de celular para o Yahoo, por 122 milhoes de reais.

    Não conheço nenhuma outra área onde isto possa acontecer.


25/03/13, 16:07:55: Wilson - IP : 200.155.92****
    Existe uma quantidade muito grande de consultorias pequenas, mas a qualidade no geral é muito baixa. Portanto existe espaço para quem quer oferecer um bom serviço.

    No longo prazo creio que haverá uma consolidação cada vez maior da área de TI, medias consultorias serão compradas pelas grandes. Empresas muito pequenas e ruíns vão ter uma sobrevida cada vez menor.

    Consultoria de TI é como mecânico, sempre tem aquele em quem você confia...


24/03/13, 01:12:10: Americo - IP : 189.100.143****
    Acho que a pergunta certa seria, da para montar uma empresa normal de TI(igual no mundo todo, sem ter que terceirizar) no Brasil?

22/03/13, 18:41:07: Roberto - IP : 177.95.194****
    A dificuldade atualmente é muito maior, as empresas estão mais preocupadas com os processos trabalhistas e muitas vezes exigem que o profissional seja contratado como CLT pela consultoria, as margens de lucro também são bem menores, apesar de ainda serem significativas.

    Enfim dá para montar uma pequena consultoria, mas vai depender muito da sua rede de contatos, para permitir a sua entrada nas empresas.

    As primeiras são sempre as mais dificeis. Começar com alguma onde voce já tenha atuado como funcionário, ou terceirizado por outra empresa, é sempre uma boa alternativa, pois eles já conhecem e confiam no seu trabalho.

    Outra possibilidade é começar pelas empresas pequenas, onde o nível de exigência é menor e depois que voce ganhar crédito no mercado, mudar para as grandes empresas, que é onde esta o grosso do dinheiro.

    Mas de qualquer forma prepare-se, a concorrência é grande e nem sempre leal ...


21/03/13, 18:57:25: Americo - IP : 186.220.187****
    Parabens pelo tema, inclusive estou ate pensando em ter meu negocio, dentro ou fora da area de TI, muito complicado mesmo porque consultoria de TI é apenas uma fachada para alocaçao de mao e obra, que hj muitas empresas nao querem mais devidos aos processos trabalhistas e a propria abosrcao do profissional direto pelo cliente, ja que ele , o consultor é um empregado sem registro em sua maioria, existe muita picaretagem mas vejo muita gente montando sua consultoria (atravessadora), para terceirizar a mao de obra, ja que os novo candidatos estao se rebaixando cada vez mais, porem estao cada ves menos qualificados, mas uma coisa é certa viver da forma que esta , terceirizado e deixado as moscas, isto nao pode ficar!

21/03/13, 13:16:43: Fernando - IP : 186.204.246****
    Realmente é complicado! Abri uma pequena empresa de T.I há 3 anos e ainda não tenho uma boa carteira de clientes.

    As pequenas empresas para te contratar entram na guerra de preços e as grandes empresas são dominadas pelas consultorias de grande porte. É muito difícil se conseguir um contato numa grande corporação e quando se consegue há muita exigência.


21/03/13, 10:49:45: Consultor - IP : 177.192.186****
    Vai sempre existir, até porque especialistas de verdade voce só encontra nas pequenas consultorias que focam em determinada tecnologia/serviço. O problema é que se a pequena consultoria crescer a grande vem e compra e a qualidade do serviço cai em niveis assustadores.

21/03/13, 10:45:03: Vilmar - IP : 177.87.206****
    Tem muita consultoria picareta no mercado, o que faz com que as empresas tenham receio em apostar em consultorias pequenas. O maior problema para quem começa é conseguir uma boa carteira de clientes.

21/03/13, 09:39:10: Guilherme - IP : 177.94.188****
    A época de ouro foi por volta dos anos 90. A Stefanini, por exemplo, foi fundada em 1987.

    Agora quem domina são as grandes consultorias. Existe espaço para abrir alguma consultoria de nicho, como por exemplo, para desenvolver aplicativos para celulares, análise e otimização de banco de dados e etc.

    Creio que a tendência será que as pequenas consultorias continuem a ser absorvidas pela grandes, inclusive multinacionais. O mercado vai ficar mais profissional, mas os salários não devem ser aumentados.



Anteriores:

138 - Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?

137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?