API - IT Forum


 

Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

Sugestão enviada por : Wilson Tadeu Tonini


15/09/02, 15:07:16: Marcio Ruaro Silva mruaro@yahoo.com.br
    .. continuação

    3) Discriminação é encontrada. Nem sempre, mas existe uma alta probabilidade. Talvez não na empresa onde você trabalha, junto a seus colegas e chefia, pois depois de um tempo todo mundo se conhece e se respeita, principalmente no aspecto profissional. Mas na rua, nos serviços médicos, no atendimento, etc ... tem uma grande chance de um mal estar conforme o lugar que você está.

    4) Que tipo de visto você pode conseguir ? Que direitos ele dá ? Pode usar a saúde pública ? Pode acessar coisas como salário desemprego ? Tem livre entrada e saída ? Tem tempo limite de permanência e/ou ausência ? Tem que se ponderar esses detalhes ...

    5) Relativo a aposentadoria: o país tem algum acordo com o Brasil ? Pode-se aproveitar o tempo de contribuição já feito no Brasil ? Quanto tempo precisa para se aposentar ? O que é pago para um aponsentado no país ? Quanto eu preciso para viver quando for velho nesse país (remédios, cuidados, etc..) ? Até que idade eu consigo posições no mercado de trabalho ?

    6) Perda de Identidade: para o caso de quem está pensando em ir, pegar uma grana, e voltar depois, tem que se ponderar isso. A minha família vai estar muito mudada ? Vou ter a mesma afinidade com meus amigos ? Vou ter um grupo social estabelecido ?

    7) Parece uma unanimidade que as pessoas no exterior são mais frias do que as brasileiras. Como você se sentirá a respeito ? Que impacto Vai fazer a falta das baladas, jantares, churrascos, futebol com os amigos, etc ?

    8) Muito em moda agora, com a situação que está no Brasil: o país que eu estou indo me oferece mais segurança ? realmente oferece ou é ilusão de marketing ? O quanto mais seguro é ?

    9) Talvez o mais importante: considerando os itens anteriores, e imaginando que você é um profissional de IT competente no Brasil, com capacidade de fazer bons contratos médios ou bons empregos, o quanto você pode auferir de diferença comparando a renda liquida do Brasil com a renda liquida do exterior ? Obviamente, sempre pensando na formula da renda liquida com precisão de cálculos - não esqueça de ver todos os impostos possíveis. Mais uma dica: coloque essa coisa no Excel que fica mais fácil e use na simulação várias cotações históricas de moeda - dá visões ao longo do tempo, bem interessante. Se você observar e pensar sobre todos esse itens, e ver que vale a pena no seu caso, pois cada pessoa tem variáveis bem diferentes, boa sorte na empreitada.

    Um abraço a todos, Marcio.

     


15/09/02, 15:04:47: Marcio Ruaro Silva mruaro@yahoo.com.br
    ou colocar o meu comentário em várias partes, devido ao limite de tamanho. Vi muitas críticas positivas e negativas relativo a morar no exterior. Já tive minha experiência em Portugal, e acho que é muito interessante realçar alguns pontos, alguns óbvios, outros não, mas que as vezem passam desapercebidos. Acho que é extremamente necessário ponderar os seguintes aspectos relativo a uma aventura no exterior:

    1) Ter atenção a fórmula de cálculo:

    RENDA LIQUIDA = RENDA BRUTA - IMPOSTOS DO PAÍS - CUSTO DE VIDA.

    Sei que parece simples, mas tem muita gente que vai para um outro país sem conhecer os impostos corretamente. Pode ser retido na fonte, no final do ano fiscal, mas é imposto e vai ser debitado do seu suposto lucro, a não ser que se queira estar ilegal ... Custo de vida pra mim é moradia + alimentação + vestuário + seguro saúde + seguro e manutenção do carro + alguma luxuria (TV e internet a cabo, jantares, turismo). Não adianta ir para algum país onde se ganha bem mas para fazer valer a grana virar um super poupador e viver pior do que se vivia no Brasil ...

    2) Cotações de Moeda variam significativamente ao longo do tempo, ou seja, a diferença que fez você achar que valia a pena em uma época pode não ser constante ou verdadeira para um grande periodo de tempo.

    .. continua


15/09/02, 13:20:22: Ricardo Mendes marcmar@ig.com.br
    Bem, tenho que concordar com algumas colocações aqui, eu estou fazendo intercâmbio e estou hoje na inglaterra já a 6 meses,volto esse final de ano ao brasil.Quero informar que estive algumas universidades britânicas e realmente elas matam a pau as melhores univ. públicas do brasil.O investimento aqui na educação é pesado, o aluno sai do colégio e conforme sua nota e se desejar, vai direto p/ univer.A universidade +ou- mediana daqui, equivale uma das melhores da Federal daí do brasil.E olha que as univ. públicas do brasil são de excelente qualidade.Aqui eles tem tecnologia de ponta, o investimento nas univ. é na casa dos U$bilhões, são um povo de nariz empinado, mais as mulheres NÃO são metidas como as brasileiras, que só querem namorar empresários.Num país onde a pessoa acha que é + fácil ficar gravida de um jogador de futebol e viver de pensão doque conquistar as coisas por mérito próprio, não se tem muito o que falar.

15/09/02, 13:07:08: Luiz Aos Nacionalistas.
    Se vcs não gostam dos EUA nem dos países de primeiro mundo, pq então estão morando aí?, vcs dizem que amam o brasil, blablablabla.... que não saem dos países de 1 mundo.Eu estou trabalhando aqui na Inglaterra, e graças a Deus consegui minha naturalização e já estou casado com uma britanica,(e dizem que a mulher brasileira é maravilhosa, que bobagem!!), ganho um bom sal., por volta de U$73mil/ano, nunca tive problema com discriminação, aqui tem SIM segurança, educação e saúde de qualidade para todos, e de forma gratuita. No brasil se vc não tem dinheiro, simplesmente vc não faz nada, já aqui o colégio gratuito é melhor que o melhor colégio particular que tem no brasil. E á universidade p/ todos, e saiba que tem muitas univ. aqui que são MUITO melhores que as públicas do brasil, Unicamp, USP, Federais??? são muito boas, mais melhores que a daqui eu DUVIDO!!!!!!

15/09/02, 12:53:59: Reinaldo A quem interessar.
    Eu já morei na Alemanha por 3 anos, e hoje estou no brasil e tenho dupla nacionalidade brasileiro/alemão, quero informar que esses países de 1 mundo realmente tem MUITA cultura, e eles a seguem a risca, creio que nós temos mais a aprender com eles do que ensina-los.E fato que são um povo frio que não gosta muito de contato, e um povo muito queto, são pessoas restritas, conversão com poucas pessoas,porém eles tem uma coisa que falta no brasileiro...CARÁTER, pois eles são um povo muito disciplinados e educados, as mulheres são maravilhosas e não são nem um pouco metidas como aqui no brasil.Dificil é conquistar sua confiança, depois é só alegria.

15/09/02, 12:49:10: Flavio
    Concordo plenamente no que foi dito pela Marcia e Alan!

    Eu perfeitamente entendo o que foi dito. Ninguem quis ser específico. Por tras dessa competência toda que alguns falam que países como EUA possuem, estão imigrantes como eu, BRASILEIRO, em outros como Russos, Ucranianos, Chineses, para apenas falar de alguns.


15/09/02, 12:44:09: Gustavo A Alan e a Sra. Marcia
    Suas opiniões são de pessoas extremamente nacionalistas, sei que o brasil é um país maravilhoso, mais vc tá querendo forçar a barra.Esses países como Inglaterra, Alemanha, Canadá, são países ricos por merito próprio, ou seja por competencia sua, e de mais ninguém.O brasil NÃO tem CULTURA, NÃO tem SAÚDE, NÃO tem uma APOSENTADORIA descente p/ o seu povo.Enfim tem N problemas, países como a Holanda que é menor que o brasil, tem menas riquezas naturais, sofre com problemas climaticos e mesmo assim é MUITO superior ao brasil em diversos aspectos. Falo isso pois já visitei esse país. E dizer que o brasil é o melhor país do mundo e que a mulher brasileira é a mais bela do mundo é no mínimo uma piada de mau gosto.

15/09/02, 12:30:21: Carlos Firmino A Marcia E Alan.
    Numa boa, trabalho na Sun no Vale, nunca tive problemas com discriminação, ganho um bom sal., sou respeitado e respeito tods os profiss. aqui, os indianos são bons trabalhadores e excelentes programadores. Agora p/ aqueles que dizem que esse país não tem cultura, acho que no mínimo é falso MORALISMO. Os EUA, Alemanha...etc, são países que tem muita cultura e se hoje são o que são, foi por muita competência, vc pode até não gostar desses paises, mais que eles conseguiram ser o que são por merito próprio há isso eles conseguiram.Qunto. ao brasil, se somente chega aqui notícia de que ele é campeão mundial, é pq não tem outra coisa boa que se possa mostrar.

15/09/02, 09:19:10: Tadeu wtadeu@pobox.com
    Oi pessoal,

    Vejo que as mensagens foram muito boas na semana que passou, Em particular as do Leandro, Cláudio e Márcia.

    Uma pergunta: Hoje no Brasil trabalho na coordenação de um site financeiro e apesar de agora não programar, mantenho-me inteirado das tecnologias web. Será que nos EUA vou ter que começar como programador novamente? Como gosto de programar, seria interessante (quero voltar ao JAVA!), mas e o background de coordenar projetos? Por ser brasileiro seria difícil uma vaga de coordenação?

    Um abraço a todos, Tadeu


15/09/02, 04:29:11: Claudio NY 2/2
    Claro!! que nos sabemos de tudo dos EUA, inglaterra, Japao ... nossos Jornais fazem uma cobertura completa desses paises todos os dias ... aqui no EUA o Brasil so sai na TV quando fica campeao da Copa e olha la e ainda so na parte de esporte,,, e as vezes quando a noticia e realmente ruim...

    ... tenho amigos americanos, trabalho com americano, chinese etc e moro com americano... posso afirmar que eles sao profissionais competentes,,, talvez um pouco sem iniciativa no trabalho do dia dia....

    ... nao sou amante americano,,,alias ja estou voltando para o Brasil este ano Gracas a Deus (por opcao).... Eu ate moraria para sempre aqui se minha familia tambem estivesse aqui ... nao da para comparar o Brasil com os EUA em termos de seguranca e padrao de vida ....


15/09/02, 04:28:36: Claudio NY eh uma cidade grande 1/2
    Eu aqui novamente colocando meu ponto de vista com relacao a NY. NY nao eh tudo o que foi dito abaixo, ou seja; colocar a opiniao pessoal como um fator verdade e generalizado nao esta correto. Como toda cidade grande como NY, SP, LA, Rio etc,, sao cidades onde pessoas de todo o mundo escolhe para morar como primeira opcao de migracao. Eu acredito que existem pessoas de todos os niveis e opnioes vivendo nessas cidades....basta conversar com as pesoas certas e para adquirir as resposta certas ... como exemplo: se sairmos no centro de Sao Paulo penguntando que lingua oficial eh a do Canada eu diria que 50% iria errar.... ... para muita pessoas aqui fora o Brasil eh apenas um pais qualquer no mapa ... por que essas pessoas precisam saber que lingua falamos e qual eh nossa capital? .... alias, a China eh um pais que esta despontando no mundo (e faz grandes negocios com o Brazil) e se fizer-mos uma pergunta aqui nesta lista qual eh a lingua oficial da china e qual e sua capital eu diria que a mairoria nao acertaria 100%.


15/09/02, 03:06:00: Todo meu apoio Marcia! Tambem sou mais Brasil
    Grande Marcia!

    Parabens pelas palavras.

    Somente quando os brasileiros tiverem orgulho de serem BRASILEIROS seremos uma grande naccao!

    Marcus


15/09/02, 00:38:58: Marcia Sou mais Brasil
    Concordo plenamente com o Alan. Sou mais eu, sou mais Brasil! Vivo há 5 anos em NY. Cidade podre, com gente besta, sem cultura, que pensa que nossa capital é Bueno Aires, que falamos Espanhol e somos todos da raça negra. Além de não terem cultura, são na grande maioria profissionais limitados, que não sabem fazer mais nada do que aquilo que se especializaram. O Brasileiro enche a boca para falar que trabalha nesse país, como se o Brasil fosse um país sem cultura, sem boas universidades, sem profissionais competentes e qualificados. A grande maioria na verdade abaixa a cabeça quando chega aqui, e levanta o nariz quando olha pro Brasil. Simplesmente desgusting!

    Marcia


15/09/02, 00:01:09: p/ Leandro Dias leandrojubilut@hotmail.com
    Oi Leandro, tbem moro em NY, estou aqui desde 1999. Em q area vc trabalha ? Eu estou na area de redes e acabei de me formar na Cisco Academy da City University of New York. Concordo com vc sobre os indianos...conforme eu mesmo disse em uma mensagem anterior no forum... Se quiser me contactar me escreva. Leandro Jubilut

14/09/02, 18:25:27: Alan smene@go.com
    Apenas um aviso para os menos exlcarecidos:

    1) Canada não é um país fácil para immigração como alguns tem mencionado. Se não falar bem inglês e se não tiver uma formação acadêmica / Porfissional elevada, vai perder tempo e dinheiro.

    2) Sobre Indianos: A razão porque muitos Indianos são contratados em massa para algumas empresas norte-americanas, se deve ao fato de serem simplesmente BARATOS, nada além disso. São profissionais geralmente abaixo da média, e contratados por 1/3 do salário/rate pago a um Brasileiro por exemplo.

    3) O profissional Brasileiro é reconhecido tanto na Europa quanto na América do Norte, como sendo um profissional versátil, trabalhador, bem formado tanto profissionalmente como culturalmente. Para aqueles que pensam que o profissional de fora é melhor, estão muito enganados. Sou mais eu BRASILEIRO.

    Por último, só um aviso aqueles que falam das desgraças do Brasil: O primeiro mundo é tão violento quanto, é tão pobre quanto, é tão racista quanto, é tão podre quanto... Abra um jornal, não sensacionalista, viaje e constatem.

    Alan


14/09/02, 08:19:43: Leandro Dias
    Mais alguns sites para envio de curriculum nos EUA; Boa sorte

    https://www.indolink.com/Class/compJobs.html https://www.getjobvisa.com/welcome.htm https://www.usavisanow.com/immigrationusjobs.htm https://www.brainbuzz.com/ https://www.jobsonline.com/ https://www.freeagent.com/Myhome.asp https://www.net-temps.com/ https://www.guru.com/ https://www.operationit.com/ https://www.skillsvillage.com/index.html https://www.techies.com/ https://www.jobs.com/ https://careercenter.worklife.com/ https://careers.yahoo.com/ https://www.careers.org/ https://www.resumerabbit.com/go/info https://www.worktree.com/careerpages/mbr_reg.cfm?AID=4183518&PID=262193 https://www.americanjobs.com/ https://www.bestjobsusa.com/index-jsk-ie.asp https://www.ecoemploy.com/ https://internships.wetfeet.com/home.asp https://www.jobfactory.com/ https://www.jobsleuth.com/ https://www.federaljobsearch.com/ https://www.hoovers.com/ https://www.cmpcmm.com/cc/ https://www.jobsafari.com/ https://www.techiegold.com/ https://www.pathfindny.com/ https://www.y-axis.com/ https://www.jobfactory.com/


14/09/02, 08:17:49: Leandro Dias
    Trabalho em NY a mais de 2 anos; Tudo mudou devido aos ataques terroristas, mas se voce eh bom no que faz, nao tera problema para encontrar uma posicao por aqui; Aos interessados em trabalhar nos EUA, segue abaixo alguns poucos sites para envio de curriculum; Boa sorte.

    https://www.monster.com/ https://www.dice.com/ https://www.hotjobs.com/ https://www.careerbuilder.com/ https://www.jobcircle.com/index.html https://www.computerjobs.com/ https://www.computerwork.com/ https://www.headhunter.net/ https://www.1-jobs.com/ https://www.flipdog.com/home.html https://ww1.joboptions.com/jo_main/index.jsp https://it.careershop.com/ https://www.jobbankusa.com/ https://www.nationjob.com/computers/ https://www.dbajobs.com https://www.orajobs.com https://www.infoworksusa.com/ https://www.techjobbank.com/ https://www.nationjob.com/computers/ https://www.brassring.com/ https://www.csican.com https://www.otec.com https://www.aetea.com https://www.jotorok.com https://www.brassring.com/ https://www.headhunter.net/JobSeeker/Index.htm?zbid=2001020411560f8awewe7e https://www.flipdog.com/index.html https://ww1.joboptions.com/jo_main/index.jsp https://www.nationjob.com/computers/ https://www.techjobbank.com/ https://www.nycemployment.com/advpge.asp https://www.hightechny.com/ https://www.usjobboard.com/ or www.job.com https://www.resumezapper.com/ https://www.truecareers.com/ https://www.h1bsponsors.com/


14/09/02, 00:44:17: Carlos Firmino Ao Unix Sup.
    Bem, o mercado no momento aqui está meio frio, a economia daqui não está tão aquecida, mais com suas qualificações da sim p/ trabalhar por aqui, porém indicaria a vc países como Canada por exemplo, pois é mais facil conseguir visto, já aqui no EUA e principalmente na Europa ocidental as coisas são muito + complicadas.

13/09/02, 01:17:12: TOM woquiton@ieg.com.br
    Bom, somente para aqueles que já estão fora do país, em paises como Canadá, EUA, etc. Eu gostaria de saber muito, como conduzir, profissionalmente e no aspecto pessoal também, para me encontrar preparado para ir morar fora do Brasil. E claro, a quem devo procurar, que empresas de estágio no exterior ou emprego (realmente nao sei). Me formo no meio de 2003. Falou, aguardo no email informações dos colegas de TI no exterior.

12/09/02, 13:59:40: Unix Support unix.support@bol.com.br
    PARA CARLOS FIRMINO: Tudo bem? Sou especialista de HW e SW Sun Microsystems, aqui no Brasil trabalho em um Partner Services da SUN e desejo saber de vc...Eu com essa experiencia ...qual o melhor caminho para trabalhar no EUA...vc tem indicações.

    Grato.

    Al. Borthan


12/09/02, 13:06:26: Rodrigo Marinho Passos rodrigo_marinho@yahoo.com.br
    Ola!!!

    Alguém pode me dar algumas dicas de como conseguir um emprego nos EUA, Canada ou Austrália?


12/09/02, 10:52:38: Flávia flaviadep@hotmail.com
    Oi pessoal,

    Atualmente estou desempregada e desesperada por não conseguir oportunidade de trabalho. Sou analista de sistemas junior com um ano de experiênica.Possuo muitas qualidades e grande dedicação e capacitação em meu trabalho. Aceito qualquer oportunidade, vim para SP há um ano e não conheço muito .Ficaria muito contente se alguêm pudesse me dar umas dicas de como posso melhoras meu perfil apra conseguir algo.Tenho conhecimento em várias linguas.Desde já muito obrigado e espero a colaboração de vocês. Flávia


12/09/02, 10:00:41: Polliana Salgado pollianabr@yahoo.com.br
    olá, pessoal Sou estudante do curso de administração - Comércio Exterior e queria saber de oportunidades de estágios fora do país envolvendo as línguas inglesa (intermediário)e espanhola (fluente - intercâmbio). Se alguém souber de algo me envie um e-mail

11/09/02, 23:50:10: Cleber Meiriso A Formação Leva a Vitória
    Trabalhar nos EUA,Inglaterra,Canada...etc, é algo muito sério, pois demanda conhecimento da língua e da área que se vai atuar. Trabalho aqui na Alemanha e o custo de vida é elevado, porem o sal.é tbm muito bom. Mais aqui a Formação Superior do profissional conta muito, como dito pelo Carlos firmino se referindo a Sun.

11/09/02, 22:02:17: Claudio Rocha Aos interessados em trabalhar fora do Brasil
    Paises como nova Zelandia e Singapura estavam contratando profissionais da area de informatica que nem louco. Me parece que a lingua oficial nestes paises eh o ingles e o custo de viada nao eh tao exagerado comparado com Inglaterra e EUA. AAA se vc gosta de mascar chicletes nem va para Singapura por que la eh proibido mascar chiclete ((Serio mesmmo!!)).

11/09/02, 15:33:25: Carlos Firmino Ricardo Rocha
    Cara, aqui eu trabalho com Eng. de Sistemas no Dev. de algumas partes do Solaris, e do firewall Screen da Sun, trabalhar com dev. de sist. operacional e com segurança é o maior tesão aqui, e eu trabalho de camiseta e bermudão o que é melhor ainda!!!! ;)

11/09/02, 15:30:47: Carlos Firmino Ao Rocha, vc mesmo.
    Cara, eu concordo com o que vc disse, vc deu uma outra forma de visão, legal isso, mais vale resaltar que se dão bem aqueles que tem uma boa formação academica, como é o caso dos brazucas aqui na Sun ou oracle que tenho conhecimento.

11/09/02, 13:26:47: Claudio Rocha Indianos na area de Informatica em USA
    Eu acredito que a questao de haver tanto indiano e chineses trabalhando aqui no Silicon Valey eh pelo fator migracao apenas. Quando eu ainda morava no Brasil eu sempre achava que os indianos eram os bambambam da area de informatica. Porem agora que moro aqui minha visao mudou totalmente. Sem duvida eles sao profissionais qualificados, porem nada diferente dos Brasileiros, dos latinos em geral etc. Ao meu ver os indianos e chineses deixaram seus paises de origem por nao terem muita opcao,,,, coisa que ainda no Brasil (na nossa area) ainda nao eh o caso (um profissional de informatica bem """qualificado""" no Brasil geralmente vive bem) ....


11/09/02, 13:10:49: Claudio Rocha Maiores Salarios de silicon Valey
    Na minha opinao salario depende da empresa onde se trabalha. Nao devemos generalizar dizendo que os programadores sao os mais bem pagos aqui na regiao do V.C.. Por exemplo: Administradores de Redes que trabalham no ebay, yahoo, google e outras empresas do ramo sao os "mais bem pagos" entre os profissionais que trablham la devido esses profissionais serem o coracao da empresa.... para quem trabalha como engenheiro de hardware nas empresas Intel, Cisco, nortel network ou mesmo Sun etc. tambem sao os "mais bem pagos" devido serem tambem o coracao da empresa.... Eu acredito que a Sun paga muito bem para profissionais que trabalham na area de desenvolvimento,,, porem de um modo geral eu ainda nao acredito que esses mesmo profissionais (programadores software) nao ganhem salarios maiores dos que desenvolvem hardware VHDL, verilog,,, ... essa eh minha opniao pessoal

10/09/02, 12:35:15: Carlos Firmino P/ Leandro
    Cara, trabalho aqui na Sun com Eng de Sistemas, e quero informar que a área de programação é a que mais bem paga aqui no Vale, e tem muito indiano sim, mais porque eles são bons, e nem por isso ganham mau, pelo contrário os maiores sal. são nossos, os desenvolvedores.

10/09/02, 12:32:19: Carlos Firmino Sobre a informação a baixo.
    Isso é uma vergonha, muita cara de pau da empresa, nós tinhamos que colocar o nome das piores empresas p/ se trabalhar, a info faz ás melhores empresas p/ trabalhar, e deveriamos colocar aqui as piores p/ trabalhar, ia ser muito bom isso.

9/09/02, 13:00:03: Chiquinho chiquinho@uol.com.br
    OLHEM SÓ SE ISTO NAUM É UMA PIADA!!! HA HA HA HA HA ---------------------------------------------------------------------- São Paulo - SP - 07/09/02

    Estagiário / Programador

    A Zintar é uma empresa de EBusiness e precisa de profissionais com o seguinte perfil: Visual Basic.NET ASP.NET SQL SERVER Conhecimento de Stored ProceduresSalário: R$ 800,00

    Empresa .....: Zintar Business Solutions Contato ......: Marco Entrar em contato com ...: novostalentos@zintar.com.br Código .......: 26935 - Palavras chaves : Visual Basic.net ASP.net

    -----------------------------------------------------

    SÓ O BRASIL MESMO PRA FAZER UMA EXPLORAÇÃO DESSAS...


9/09/02, 12:45:48: Arnaldo acj.correio@ig.com.br
    Olá pessoal, gostaria de saber se alguem aqui conhece um lugar q estaja precisando de um webdesign, acabei de me forma a pouco tempo no SENAC, mas aqui no brasil ta meio complicado, ja q essa área cresce a cada dia q passa, gostaria de saber se alguem está enteressado em contratar um webdesign

9/09/02, 00:59:15: Leandro leandrojubilut@hotmail.com
    Oi Wilson.....Vou tentar te dar algumas informacoes ja que estou em New York desde 1999 e conheco um pouco a area de informatica. Com relacao aos salarios em NY e CA serem mais altos isso ocorre nao so na area de informatica, mas em todas areas pois se trata do custo de vida ser mais alto....tudo eh mais caro entao os salarios sao um pouco maiores.. Atualmente o mercado tanto em NY como na California estao saturados, pois muitas empresas com a recessao economica americana mandaram muitos bons profissionais embora e portanto ha milhares de americanos bem qualificados desempregados (exemplos---cisco, lucent, xerox, world com, sprint, dell, hp, etc..)e isso nao ajuda eh claro a opcao de busca por parte da empresas de mao de obra estrangeira. Qto a sites para procurar emprego dah uma olhada nesta pagina q achara boas dicas de sites e empresas q patrocinam o visto h-1b(visto de trabalho) https://www.imigrar.com/top100h1.shtml Qto a area de programadores ja nao posso te ajudar, pois minha area eh networking, mas sei q eh uma area repleta de indianos com salarios bem baixos....mas nao sou a pessoa certa pra te dar informacoes a respeito disso. Espero terem sido uteis minhas informacoes e Boa Sorte ! Um abraco,

    Leandro


8/09/02, 22:32:45: Wilson Tadeu Tonini wtadeu@pobox.com
    Oi Pessoal,

    Vi que foram postadas várias mensagens, mas gostaria de pedir a quem já esteve ou está nos EUA suas impressões sobre:

    1-Alguém sabe como é o mercado de TI na região de New York e New England (Connecticut, etc.)? Sei que o Vale do Silício é ótimo, mas por disseram-me que os salários são melhores. Será?

    2-Os brasileiros que estão nos EUA são mais alocados como programadores? Há chances para project managers?

    3-Quais sites são bons, além do Monster?

    []´s a todos,

    Tadeu

    PS: Desculpem a insistência


8/09/02, 22:20:55: Wilson Tadeu Tonini wtadeu@pobox.com
    Oi Pessoal,

    Vi que foram postadas várias mensagens, mas gostaria de pedir a quem já esteve ou está nos EUA suas impressões sobre:

    1-Alguém sabe como é o mercado de TI na região de New York e New England (Connecticut, etc.)? Sei que o Vale do Silício é ótimo, mas por disseram-me que os salários são melhores. Será?

    2-Os brasileiros que estão nos EUA são mais alocados como programadores? Há chances para project managers?

    3-Quais sites são bons, além do Monster?

    []´s a todos,

    Tadeu

    PS: Desculpem a insistência


8/09/02, 00:39:46: Leandro leandrojubilut@hotmail.com
    Acabei de me formar na Academia da Cisco Systems dos Estados Unidos, onde moro ha 3 anos e por aqui o mercado nao esta nada bom neste momento para quem vem de fora. Alguem sabe ou me daria alguma sugestao de onde conseguir arranjar trabalho nesta area? Estou disposto a deixar os Estados Unidos e ir a qualquer lugar...

7/09/02, 22:27:35: Luiz
    Ola'Monica

    Na Europa, particularmente na Inglaterra, as empresas contratam independentemente do pais que voce esta'residindo. O visto de trabalho pode ser concedido, porem a empresa tem que justificar primeiro ao governo por que razao esta'contratando mao de obra externa, ou seja, elas tem que provar de alguma forma que nao conseguem um profissional com o perfil que esta'a procura no pais. No seu caso, analise de sistemas, seria mais dificil, mas nao impossivel. Tente o www.jobserve.com que e'usado por toda a Europa, mas especificamente pela Inglaterra, Alemanha, Belgica e Holanda.

    Com relacao ao Canada, tenho ja'mencionado aqui no forum que o melhor a fazer, pricipalmente ser for um profissional de informatica, e'dar entrada no processo legal de imigracao. Va'ao consulado e se informe como proceder. Consulte o site www.workopolis.com (o melhor do pais), para se familiarizar com as ofertas de trabalho. Eu costumo usar como keyword "COBOL". Sou analista tambem em mainframe.

    Boa sorte pro ce!

    Luiz


7/09/02, 21:09:14: Monica Hazoff monicaregina@abril.com.br
    Olá pessoal

    Meu nome Mônica sou Analista de Sistemas Mainframe, tenho de algum tempo ouvido falar de oportunidades no exterior na área de informática. Como gostaria de ter uma experiência internacional, estou procurando canais de acesso às essas oportunidades, pois sei que existem sistes procurando profissionais nesta e outras áreas, alguém poderia me indicar algum que seja confiável, eles recrutam pessoas residindo no Brasil? Em contatos com alguns consulados me disseram desde que tenha emprego não existiria problemas de permanência no pais. Alguém conhece alguma agencia de colocação de estrangeiro ou precisaria irar ao até os países e lá conseguir algum contato, em especial no Canadá?


7/09/02, 12:34:16: Carlos Firmino Ao Admin do Fórum
    Quero informar que não está sendo possível enviar qualquer mensagem a este fórum, pois sempre aparece uma tela azul dizendo que seu comentário foi armazenado, numa boa, libera o acesso ao fórum, p/ que as pessoas coloquem seus comentários, e não fica com essa coisa de barrar os outros, pois isso é uma saco.

7/09/02, 04:39:16: Rafael
    Gustavo,

    Concordo plenamente com o Luiz, 6 meses não é nada e ainda estudando. Tenho 8 anos de Europa e 4 de USA. Se leva a vida bem nesses paises.Como o Luiz mencionou antes e concordo plenamente,voce vive exilados voluntariamente nesse paises.

    Rafael


6/09/02, 21:02:30: Luiz
    Ola'Marcio,

    O Mercado em Portugal esta'saturado para profissionais de informatica. Volta e meia chegam brasileiros aqui em Toronto sainda de Portugal por esta razao. O mercado nos anos 90 esteve bastante positivo. Empresas portuguesas estavam ate'contratando brasileiros no Brasil. Porem o mercado lusitano e'muito pequeno e atingiu sua saturacao nos fins dos anos 90.

    Se realmente estiver determinado a ir a Porrtugal, o Banco Comercial Portugues e' a melhor empresa para se trabalhar. Procure se informar sobre oportunidades de trabalho neste grupo financeiro, que comprou o BPA (Banco Portugues do Atlantico), Pinto e Sotto Mayor, CISF (Compnhia de Inestimentos e servicos Financeiors) entre outras.

    Aqui vai na minha opniao o melhor site para empregos na Europa: www.jobserve.com. Atraves deste site voce podera' avaliar melhor as ofertas na Europa, inclusive em Portugal.

    Boa sorte!

    Luiz


6/09/02, 20:50:35: Luiz
    Caro Gustavo

    Voce apenas passou 6 meses (nada!), e apenas estudando, o que seria quase umas ferias meu querido. Se voce realmente morasse na Europa, trabalhasse, vivesse como o Europeu vive, tenho certeza que quem iria acordar seria voce!


6/09/02, 20:07:23: Marcio btcmarcio@hotmail.com
    Pessoal!!!

    Já faz algum tempo que penso em deixar o Brasil e morar na Europa. Gostaria de saber como está o mercado para informática, analista de sistemas, gerente de projetos. Principalmente em Portugal, devido a facilidade do idioma.

    Se alguem souber de algo por favor responda esta mensagem.

    Abraço.

    Marcio.


6/09/02, 19:12:16: Gustavo
    Pessoal,

    Sei que vou chatear algumas pessoas com meus comentários, mas tenho que expressar minha opnião. Nasci no Brasil e "gostava" do nosso país, até conhecer a Europa. Este ano fiquei 6 meses estudanto por lá. Que me desculpem as pessoas que defendem o Brasil, mas DUVIDO que se conhecessem qualquer país da Europa elas continuariam com a mesma opnião. Pessoal, ACORDA! Nosso país é um lixo, tudo aqui é ilusório. PODEM TER CERTEZA QUE A MAIOR MENTIRA DO MUNDO É QUE NOSSO PAÍS É O MELHOR PARA SE VIVER, E MENTIRA MAIOR AINDA É QUE A MULHER BRASILEIRA É A MAIS BELA DO MUNDO!!!! Ridículo....... No dia que vocês conhecerem o velho mundo verão quem está com a razão.

    E não pensem que sou um revoltado não. Por enquanto estou muito bem aqui no brasil, pois graças a Deus não sou de família pobre e atualmente estou trabalhando numa grande consultoria e ganhando um salário bom para o nível do nossa país. Na primeiro oportunidade que eu tiver irei viver na Europa.

    Nosso país INFELIZMENTE não tem conserto.

    Gustavo.


6/09/02, 16:14:58: Daniel José P. Queiroz danieljpq@yahoo.com.br
    Minha opinião é: ter uma experiência fora do Brasil, deveria fazer parte do currículo, digo isso pq tive essa experiência. Morei em Dallas-Tx, e gostei muito de lá. Mas planejei meu orçamento, onde ficar e com um objetivo, aprender inglês e viver em uma cultura diferente. Sairia novamente, mas não acredito que moraria muito tempo fora de São Paulo. Obs.: não criem expectativas falsas, tenho tudo planejado e esteja preparado para os imprevistos, eles são os mais legais da viagem..tchau..

5/09/02, 17:12:51: Luiz
    Para aqueles que desejam imigrar para o canada devem em primeiro lugar se informar junto a embaixada sobre as principais atividades consideradas de prioridade para aquele pais. Areas como Economia e Direito, entre outras classicas, sao menos prioritarias e portanto mais dificeis de se conseguir, porem nao impossivel. Analise de Sistemas me parece ser ainda uma das prioridades. Atividades relacionadas a gestao de projetos nao aparece na lista de prioridades. Para os mais interessados, esta lista esta'disponivel na embaixada para analise.

    Notem que para quem quer realmente imigrar, seja para que pais for, deve se empenhar e ir a EBAIXADA pessoalmente e se informar direto na fonte.

    Meu processo de imigracao levou menos que 6 meses para ser concluido. Todas informacoes que tive foram me dada na propria embaixada. Nao tenho e nunca tive familia residindo no pais.

    Uma outra informacao cricial, e' saber se o pais fechou temporariamente o processo de imigracao. Desde que imigrei, o Canada fechou suas portas 3 ou 4 vezes. Isso acontece sempre ao menor sinal de recessao no pais. Quando isso acontece, so' a embaixada pode lhe dizer como proceder.


5/09/02, 15:32:47: Paulo T. Fonseca paulo.t.fonseca@terra.com.br
    Pessoal

    Gostaria da opinião de pessoas mais experientes neste assunto pois estou meio por fora da coisa. Eu tenho familia que vive no Canada e eu gostaria muito em me mudar para lá, hoje eu sou no Brasil Gerente de TI. Eu tenho encontrado bastante dificuldade para dar um Start neste processo.


5/09/02, 15:24:04: Luiz
    Ola' Daniel

    A melhor forma de trtabalhar no Canada e fazendo uma aplicacao formal para imigracao. Com seu conhecimento + Inlgles, acredito que leve cerca de 6 a 8 meses para lhe concederem o visto de residencia permanente. Procure uma embaixada do Canada para maiores informacoes.

    Para alem disso, voce pode contactar as empresas ou agencias diretamente para o visto de trabalho. Uma pratica nao muito usual no Canada e um pouco mais dificil para conseguir. Em todo caso vai aqui um site que costuma ser muito bom, talves o melhor no pais: www.workopolis.com

    Espero que ajude.


5/09/02, 13:10:50: Daniel F. Porta daniel.porta@uol.com.br
    Por favor,

    se alguém souber de agência de empregos canadenses ou empresas que estejam contratando para trabalhar no Canadá, estou querendo urgentemente sair do Brasil e trabalhar lá.

    Tenho curso superior, e trabalho atualmente com VB, Oracle, SQL Server, PostGre, Windows NT/2000, ASP, VBScript, Javascript, Tenho os cursos de certificação MCP VB da Microsoft.

    Aceito Dicas e Sugestões e conto com a ajuda de vcs.

    Grato,

    Daniel


5/09/02, 12:56:36: Olhem que RIDÍCULO
    Olhem que ridículo!!!

    Analista de Suporte

    *Caracteristicas obrigatórios:*Ampla experiência em Help Desk (Sistemas Operacionais Win9X/ME/XP/2000/NT).Excelentes conhecimentos de Hardware, Office, antivírus.*Caracteristicas Desejáveis:*Conhecimentos e experiência com Servidores Windows NT/2000, Linha Microsoft Backoffice e Small Business Server.Conhecimentos de Hubs, Switches, Roteadores e Cabeamento, Softwares e Rotinas de BackupSerão considerados preferencialmente canditatos com certificações (que tenham realizado as provas com sucesso) MCP, MCSA, MCSE, CCNA.OS CURRICULOS QUE NÃO CUMPRIREM OS REQUISITOS OBRIGATÓRIOS SERÃO DESCONSIDERADOS.***ENCAMINHAR CURRICULO COM PRETENSÃO SALARIAL.****Faixa Salarial: de R$500,00 a R$1500,00 (cooperativa ou consultor autônomo) + VT + VR + Plano de Sáude

    Empresa .....: Latin eVentures Comércio Eletrônico do Brasil Ltda Contato ......: Thaís Entrar em contato com ...: curriculo2002@softcorp.com.br Código .......: 26832 - Palavras chaves : Analista de Suporte Help Desk


5/09/02, 01:33:19: Marcus Marcus@Brasil.com.br
    Lucia,

    Concordo plenamente com vc!!!!

    Mas vc terah q concordar comigo que a culpa eh nossa.. Nesse "nossa" estao todos os brasileiros, politicos sejam bons ou ruins, policiais corruptos ou nao, medicos, engenheiros, todos!

    E aqui vao alguns exemplos: Falta transporte publico.... Permitimos os clandestinos e agora sao mais fortes que as empresas estabelecidas (Nao vou julgar se sao competentes ou nao) Nao era problema nosso...

    Faltou moradia.... Permitimos as favelas... Nao era problema nosso

    Faltou emprego... Permitimos os camelos e agora eles tiram clientes de lojas que empregam e pagam impostos... Tambem nao era problema nosso...

    Por falar em impostos... Permitimos que nos tirem 1 semana de cada mes trabalhado. NA FONTE!!!!!! Sem falar nos demais impostos... Com isso menos poder de compra, menos emprego Mas sempre demos um jeitinho de sonegar...

    Cometemos infraccoes... E corrompemos a autoridade para nos livrar... Vamos ao medico.... E nao pedimos recibo... Jogamos o lixo na rua... e depois malhamos os governantes durante as enchentes.. Afinal as ruas sao publicas e nao do cidadao

    Repito: A culpa eh nossa!!!!

    Facca valer seus direitos... Cumpra seus deveres... Cobre de seu candidato o real valor de seu voto! Mostre a pessoa ao seu lado o que ela estah fazendo errado...

    E desta forma vamos mudar o estado atual deste pais

    Lembre-se: Pra andar eh preciso dar o primeiro passo...

    Eu jah comecei... Com meus filhos, amigos e parentes...

    Marcus


4/09/02, 21:34:18: Luiz
    Resido fora do pais ha mais de 12 anos. Vivi na Europa e atualmente vivo no Canada. Aprendi muito, nao so profissionalmente, aprendi a enxergar o Brasil sobre uma outra perspectiva. Nos somos muito diferentes do resto do globo e apesar de todos os problemas, somos muito mais felizes com a nossa cultura. Para aqueles que estiverem dispostos a troca-la por mais qualidade de vida, no ques diz respeito: seguranca, saude, poder de compra, estabilidade e aprendizagem de vida, lutem porque valera' a pena. Para aqueles que como eu sao mais ligados a familia e a cultura brasileira, pensem bem antes de emigrarem. Chances ha de viverem exilados voluntariamente depois que todas as novidades se esgotarem!

    O mundo e' nosso, principalmente para profissionais de TI, resta saber se realmente queremos ele todo.


4/09/02, 18:33:10: Mensagem para Lucia
    Os americanos em geral portam armas, vivem em condomínios, dirigem carros SUV, moram em casas com alarmes e vigilância. Quase tudo fecha as 9:00pm. Não se vende bebida de Segunda à Sabado entre 1:00am e 8:00am, e Domingo entre 1:00am e meio-dia. Existe toque de recolher para crianças e jovens. Por que será hein?

4/09/02, 18:17:45: Silva josedasilva@brasil.com.br
    Os brasileiros nos USA são vistos como gente inferior, muitos vem da capital, Buenos Aires, e falam um espanhol pior que chicano, são vagabundos pois só pensam em Carnaval. O famoso "dar um jeito" rotula os profissionais como picaretas e todos sem exceção como corruptos.

4/09/02, 17:36:24: LUCIA SENNA lusenna@zaz.com.br
    Eh a primeira vez que entro nesse forum e gostaria de fazer algumas consideraçoes depois de ter lido as mensagens. Moro no Rio de Janeiro e posso dizer que aqui, seja na Zona Norte ou Zona Sul, nao se vive, mas sim sobrevive. Pobre ou rico, fusquinha ou BMW, ninguem escapa do terror que é hoje viver no Brasil. E quando digo terror , nao pensem que é só por causa da violência não. Um país lindo , de natureza esplendorosa, clima perfeito, brasileiros talentosíssimos que são obrigados a ir embora para poderem fazer coisas simples como passear, sair à noite, comprar uma boa casa, um bom carro, enfim, ter paz e tranquilidade com sua família. Viver em condomínios fechados, carros blindados , seguranças em casa, na escola dos filhos não eh vida pra ninguem, e eu nem vou falar daqueles , meu caso , que não tem dinheiro para se proteger e entregam na mão de Deus.

    Nossos políticos, sem excessão , são verdadeiros bandidos. Temos que conviver diariamente com todo tipo de violência, nos serviços publicos, no supermercados, na hora de pedir um empréstimo, na completa falta de educação do povo, enfim, uma luta diária contra todas as desgraças que assolam este país. Nossas crianças transformadas em homicidas psicopatas desde a mais tenra idade. Um exército de 100.000 traficantes armados até os dentes, dados da própria polícia.

    E alguem tem coragem de dizer que não vale a pena sair desse inferno. .


4/09/02, 16:28:43: Marcus Marcus@Brasil.com.br
    Caro Alves,

    Somente com informaccoes serias e com o conhecimento dos profissionais da area eh que vamos moralizar nosso mercado de trabalho.

    Deveriamos ter algo parecido e principalmente atualizado!

    De nada adianta ter pesquisas salariais defasadas. Isto trabalha a favor das empresas, diminuindo nossos salarios e reconhecimento.

    Voce nao imagina os absurdos que tenho visto nos anuncios de vagas....

    Vai desde a busca de estagiarios com experiencia (!!!!) ateh coisas absurdas como 10 anos de experiencia em Java.

    Por este motivo afirmo: Trabalhar no exterior eh muito bom por que lah os profissionais sabem o seu valor e as empresas reconhecem mas precisamos tornar o Brasil um bom lugar para nos tambem.

    Marcus


4/09/02, 12:34:14: Demétrio Atra sgleb@uol.com.br
    Caros, Estou cursando o último módulo do curso CCNA e estou procurando uma oportunidade de praticar o aprendizado do curso. Tenho disponibilidade de viajar e trabalhar fora da minha Cidade, Estado ou País, se alguém tiver interessado ou puder me indicar algo, agradeço Curso CCNA e Certificação Network +

    Idiomas Inglês – Intermediário cursando

    Conhecimento sobre: Redes, TCP/IP, Roteamento Básico, Roteamento Dinâmico de IP, Roteadores, WAN, Frame-relay, Switches, Access List, entre outros. Sou capaz de projetar, implementar, configurar e prestar suporte a Soluções de Internetworking (como LAN´s complexas, WAN´s) e conectividade com Roteadores e Switches CISCO.

    Obrigado,


4/09/02, 10:54:00: mralves mracontato@uol.com.br
    Prezado Marcus,

    Entrei no site www.realrates.com Gostei muito, e recomendo a todos. Tem excelentes dicas para consultores e desenvolvedores. Ótima indicação.


3/09/02, 19:53:51: chiquita concordando
    Concordo plenamente !

3/09/02, 11:43:04: Carlos Firmino A VC'S
    Demoro, para trocar o debate disso aqui gente....

3/09/02, 00:44:14: Marcus Marcus@Brasil.com.br
    Agent....

    Fala serio..... US$40k/y?!?!??!! Com estas qualificaccoes???

    A prostituiccao do profissional de TI acaba de ser globalizada!!!

    Voce nao viu a pesquisa em https://www.realrates.com ???

    Marcus


2/09/02, 20:10:04: Agent usa@exterior.com
    Tenho uma vaga para um brasileiro aqui em NY. - Inglês Fluente - Espanhol Intermediário - 10 anos de experiência em empresas de grande porte - CNE - MCSE - MBA - Windows, Office, Unix, J2EE, MQS, zOS. - Alto conhecimento de Banco de Dados. - Redes, rotadores, switch e hubs. - wireless

    Pago bem : 40,000 ano


2/09/02, 16:59:50: Marcus Marcus@Brasil.com.br
    Infelizmente nao eh o que ocorre aqui Ricardo!

    Aqui no Brasil se buscam certificaccoes e marcas comerciais. Provavelmente pelo motivo que as empresas vejam treinamento como despesa. Treinamento tem um custo elevado se o projetonao for bem elaborado. Sei disso pois treinei varios projetistas em engenheiros para uso da tecnica CAD/CAE. Digo tecnica, pois nao os treinei pensando em um programa especifico. Selecionei alguns usuarios para treinamento completo no fornecedor e estes me ajudaram a formar os demais. Desta forma consegui otimizar as despesas de treinamento.

    Este minha forma de treinamento aliada a minha experiencia foram consideradas referencia pela matriz da empresa e usadas nas demais filiais.

    Infelizmente isso nao tem me ajudado a encontrar minha nova mesa de trabalho.... heheheheh

    Por isso pecco novamente para mudar o rumo desta prosa e passarmos a discutir o mercado de trabalho no Brasil.

    Qual a funccao das agencias de emprego?; Elas fazem um bom trabalho?; Elas estao habilitadas a selecionar executivos de informatica?; Os requisitos sao compativeis ao cargo e ao salario?;

    Um grande abracco Ricardo e boa sorte no Velho Mundo! Marcus


1/09/02, 22:35:22: Wilson Tadeu Tonini wtadeu@pobox.com
    Oi Pessoal!

    Quando sugeri este fórum ao APINFO no início apareceram algumas tímidas mensagens. Voltei de férias e vi que a lista cresceu bem, assim como a riqueza do conteudo das mensagens. Parabéns a todos!

    Deixando a seda de lado: Alguém sabe como é o mercado de TI na região de New York e New England (Connecticut, etc.)? Sei que o Vale do Silício é ótimo, mas por disseram-me que os salários são melhores. Será?

    Ainda, uma pergunta que pode soar esquisita: os brasileiros que estão nos EUA são mais alocados como programadores? Há chances para project managers?

    Mais ainda: Quais sites são bons, além do Monster?

    Um forte abraço a todos,

    Tadeu


1/09/02, 22:12:59: Wilson Tadeu Tonini wtadeu@pobox.com
    Oi Pessoal!

    Quando sugeri este fórum ao APINFO no início apareceram algumas tímidas mensagens. Voltei de férias e vi que a lista cresceu bem, assim como a riqueza do conteudo das mensagens. Parabéns a todos!

    Deixando a seda de lado: Alguém sabe como é o mercado de TI na região de New York e New England (Connecticut, etc.)? Sei que o Vale do Silício é ótimo, mas por disseram-me que os salários são melhores. Será?

    Ainda, uma pergunta que pode soar esquisita: os brasileiros que estão nos EUA são mais alocados como programadores? Há chances para project managers?

    Mais ainda: Quais sites são bons, além do Monster?

    Um forte abraço a todos,

    Tadeu


1/09/02, 18:39:31: ieledam Ao Sr Ricardo
    Gostaria so de redirecionar a pergunta referente ao emprego de US$83K por ano para o Ricardo , pois estamos morando na Inglaterra e sabemos COM CERTEZA que eh ilusao vir para ca procurando um emprego na area nesta faixa de salario. Para quem estiver interessado em vir para ca , podemos assegurar que a media de pagamento eh entre 30/40K dolares por ano na area de IT. Fora o aprendizado possivel de ser adquirido ...

1/09/02, 18:32:27: ieledam pissmeoff2u@yahoo.com
    Caro Ricardo,

    Estamos morando em Londres e estamos empregados na area - CRM -( eu e meu marido ) ganhando bem...Creio que o tipo de conselho dado por voce , que quem vier para ca ira quebrar a cara eh equivocado. Se a pessoa esta encontrando dificuldade para encontrar emprego no Brasil , aqui tambem sera, se ele eh bom no Brasil , aqui tambem, sera. Nosso consultor que arrumou nosso emprego disse que a experiencia aqui vale mais que o diploma universitario e que se vc tem uma experiencia boa e direito para trabalhar aqui , nao importa muito se vc tem diploma ou nao . Alias, pelo seu portugues, sua formacao universitaria deve ter sido adquirida aqui na Inglaterra , nao ?? RESUMINDO , NA NOSSA OPINIAO , PARA SAIR DO BRASIL ACONSELHAMOS ENSENCIALMENTE A PESSOA A CUIDAR DE TODOS OS DOCUMENTOS E PERMISSOES PARA TRABALHAR NA AREA , POIS ELES NAO CONTRATAM NINGUEM SEM VISTO, SEJA TOP E SE PREPARE NO BRASIL PARA CHEGAR COMO EXPERT AQUI, PROFISSIONAIS INTERMEDIARIOS NAO TEM VEZ. Nao eh como sair do Brasil para vender cachorro-quente. E Marcos, aonde vc conseguiu um emprego de US$83k por ano ?? Nos de a dica, pois mesmo ganhando bem aqui , achamos esse salario meio fora da media de quando estavamos procurando emprego por aqui ...


31/08/02, 12:47:37: Ricardo Moreira Ao sr. Marcus
    Caro Marcus, não só aqui, como em outros países como Canada, EUA, Alemanha..eles dão muito falor a sua formação UNIVERSITÁRIA, quanto ao entendimento ou conhecimento de algum produto, isso é bom, mais não é o diferencial, já que as empresas daqui envestem pesado em treinamento p/ seus profissionais, e se ele tiver que aprender alguma tecnologia a empresa manda ele p/ treinamento.Agora, NÃO vale a pena vim trabalhar aqui pra ganhar menos de U$83 mil/ano.Devido ao custo elevado do padrão de vida nesses países, na minha opnião torna-se inviável trabalhar com um salário anual inferior ao que eu mensionei.E o mercado sempre foi mais aberto e sempre pagou melhor p/ que rtabalhar com engenharia de sistema & seguraça.

30/08/02, 17:23:42: Marcus Marcus@brasil.com.br
    Ricardo,

    Muito interessante sua colocaccao sobre certificaccoes!

    Tambem acho que se dah importancia demasiada aas certificaccoes e gostaria que voce falasse se a procura de profissionais na Inglaterra eh pelo conhecimento de marcas comerciais (Oracle, SAP, Cisco, etc..) ou pela experiencia na tecnologia (DB, ERP, Routers...)?

    Eh impressionante como as agencias aqui no Brasil se fixam em determinadas marcas..

    Algo como: Se voce tem experiencia em Solaris vc nao serve pq na empresa usa HP-Ux...

    Muito diferente do que vi nos Estados Unidos, Alemanha e Coreia!

    Marcus


30/08/02, 14:39:04: Terceiro josedasilva@brasil.com.br
    A prostituição do profissional de TI esta enriquecendo consultorias que ficam com até absurdos 70% do valor da hora.

30/08/02, 12:46:17: Deuber deuberps@yahoo.com.br
    Abraço para todos! pessoal tenho muita vontade e curiosidade de conhecer a forma de trabalho e os comportamentos e os costumes do pessoal de outra from, se alguém puder me dar um auxilio, ficarei muito grato!Quero acrescentar!; O nosso país é o melhor, é uma pena que as pessoas do poder não colaboram!

30/08/02, 12:18:17: Ricardo Moreira A todos os interessados.
    tsc,tsc,tsc..., tem gente pensando que é festa mesmo ir trabalhar aqui na Europa ou EUA...tadinhos, bem aqueles que querem quebrar a cara, fasam o favor de vir para a Inglaterra, assim eu poderei ver + gente como vc's que veem as coisas mais na fantásia do que na realidade. Cara eu estou aqui na Inglaterra, devo dizer que ganho muito bem por sinal, ganho suficiente para manter-me no padrão de vida aqui na Europa e ainda sobra uma grana p/ enviar pro brasil. Mais a vitória aqui é duída de conseguir, e olha que eu tenho boa formação academica(e foi isso que me diferenciou), ganho muito bem, mais acho que faço parte da exceção, agora que eu já muita gente como vc's firem e irem embora...sem contar aqueles que tem que pedir dinheiro pra fámilia p/ comprar a passagem de volta...há quanta gente inocente. Outra coisinha ELI, aqui uma certificação não acrescente muita coisa não, diferente ai do brasil que vale mais que um curso superior.

30/08/02, 05:03:51: Eli hich_mabr@yahoo.com.br
    De modo geral, o perfil de profissionais é sempre voltado a programação. Gostaria de saber qual a importância de um profissional que efetua as homologações dos aplicativos e que garante a qualidade do produto final. Como este profissional é visto no exterior ? Existe esta figura ?

30/08/02, 00:49:46: Rogerio rsilvaantonio@bol.com.br
    Como alguns amigos ja falaram... este assunto ja deu, podemos falar de outros assuntos mais interessantes, como estas picaretas consultorias que só querem arrancar nosso dinheiro em troca de falsas propostas.

29/08/02, 21:19:24: M@rcelo mgorrego@ig.com.br
    Oi..... Trabalho com Java e C/C++ para Solaris, e gostaria de trabalhar fora do País, alguem poderia me dizer como eu posso comecar a procuar sobre o assuno????? Obrigado

29/08/02, 16:57:02: leila dias pereira leila.pereira@cpm.com.br
    Acho super importante trabalhar com informática. Porém, se existir uma possibilidade de trabalhar fora do nosso país e que o profissional possa aprender mais do que já conhece, sem sombra de dúvidas que é excelente oportunidade. Principalmente se no país fala-se outro idioma. Particularmente, ficaria muito feliz de conseguir uma oportunidade dessas.

28/08/02, 00:42:43: Marcus Marcus@brasil.com.br
    Work in USA.... (continuaccao)

    Diante deste novo mercado, o profissional em busca de empregos deve fazer mais esforco para vender sua imagem. Os especialistas recomendam que os curriculos sejam personalizados para cada emprego e que sejam, sobretudo, claros e verdadeiros. Experiencias de emprego falsas, periodos nao explicados e mesmo erros mais simples podem descartar o candidato.

    Para os que estao empregados, os analistas indicam que o profissional aproveite suas funcoes para ampliar a experi6encia pratica. "Se voce ainda tem um emprego, deve absorver o maximo de informacoes possivel", afirma Rumberg, da CyberForce.

    Resumindo a opera..... Estah tao dificil quanto aqui!!


28/08/02, 00:41:31: Marcus Marcus@brasil.com.br
    Work in USA.....

    Sobram profissionais de TI para as vagas do mercado IDG News Service/EUA ===========================================================

    Havia um tempo em que os profissionais de Tecnologia da Informacao conseguiam novos empregos num piscar de olhos. Estes dias se foram.

    "Definitivamente, este tornou-se um mercado de empregadores", avalia Craig Rumberg, especialista em empregos no setor de TI e diretor de operacoes da norte-americana CyberForce.

    Por conta das demissoes em massa e de empresas que fecharam suas portas, o suprimento de empregados ultrapassa o numero de empregos.

    Para cada vaga de administrador de redes locais e metropolitanas (LAN/WAN), ha 1 mil candidatos qualificados. Para cada emprego de programador em Java ou Visual Basic, ha 250 candidatos potenciais. E para uma vaga de administrador de banco de dados Oracle existem 150 interessados, informa o especialista em empregos na area de tecnologia, Barry Mills, diretor de programas de vendas da Matrix Resources.

    Atualmente, um tecnico que costumava levar de 60 a 90 dias procurando um novo emprego, passou a levar seis meses. Para executivos de TI, o periodo de recolocacao estendeu-se de seis meses para um ano ou mais.

    continua acima........


27/08/02, 20:31:21: Daniel F. Porta daniel.porta@uol.com.br
    Olá Galera,

    se alguém de sites de empregos no exterior ou de vagas na empresa em que trabalham no exterior, por favor me mandem emails... Estou querendo sair urgentemente do Brasil e ir trabalhar no Canadá, Austrália, etc...

    Sou desenvolvedor VB / ASP / SQL SERVER / ORACLE / ASP.NET / CONHEÇO MUITO DE HARDWARE E TRABALHO TBÉM COMO SUPORTE.

    GRATO

    DANIEL


27/08/02, 16:10:32: Marcus em apoio ao Jose da Silva Marcus@brasil.com.br
    Estou com vc José.... Estah na hora de mudar!

    Algum tempo fiz a mesma proposta, com estes mesmos temas e... Guess what?? A minha mensagem foi moderada no mesmo dia!

    Este forum tah parecendo placa de homem-sanduiche na 12 de Outubro... (Desculpem quem nao eh de Sao Paulo-Capital, mas esta eh uma rua de comercio, com grande movimentaccao e várias ag. de empregos tipo porta estreita e escada p/ o primeiro andar)

    Vamos defender nosso emprego aqui! Vamos exigir uma postura seria das "consultorias de re-colocaccao"!

    Se ateh cafe moido tem selo de qualidade, pq nao as agencias??

    Marcus


27/08/02, 10:29:13: Ney neydiniz@hotmail.com
    Olá pessoal !!! Gostaria de trabalhar na Espanha. Alguém saberia me indicar alguma forma de conseguir um emprego? Ou indicar alguma pessoa que possa me ajudar ???

    Grato, Ney


27/08/02, 04:13:55: Cos cosmogreco@hotmail.com
    "...com uma profissão que é muito bem remunerada e esta em escassez de mão de obra no EUA “Informática”"

    Escassez de mão de obra????

    Caro Edson, por favor me diga onde encontrar então todas essas desesperadas empresas de IT buscando por profissionais (mão de obra), pois o que vejo aqui nos EUA no momento é o contrário - escassez de vagas na área de informática.

    Abraços, Cosmo Califórnia-USA


26/08/02, 21:23:42: Edson dinhosampa@ig.com.br
    Olá galera, a oportunidade que a New Horizons oferece é muito boa, pois além de você aprender com os melhores professores e com uma empresa parceira da Microsoft, você tem a oportunidade de trabalhar na terra do " Tio San " com uma profissão que é muito bem remunerada e esta em escassez de mão de obra no EUA “Informática”. Assista a uma palestra de graça de Windows 2000 e confira..... Vale a pena......eu fiz e gostei......


26/08/02, 21:20:46: Edson dinhosampa@ig.com.br
    Olá galera, a oportunidade que a New Horizons oferece é muito boa, pois além de você aprender com os melhores professores e com uma empresa parceira da Microsoft, você tem a oportunidade de trabalhar na terra do " Tio San " com uma profissão que é muito bem remunerada e esta em escassez de mão de obra no EUA “Informática”. Assista a uma palestra de graça de Windows 2000 e confira..... Vale a pena......eu fiz e gostei......


26/08/02, 15:33:42: Fernando fjsrp@ig.com.br
    Olá pessoal, atualmente sou um desenvolvedor de sistemas e pretendo me aperfeiçoar cada vez mais na área de informática, mas ainda naum sei qual a melhor. Queria conversar mais sobre empregos no exterior com pessoas q estão vivenciando esta oportunidade q eu tb pretendo ter como experiência no meu curriculum. Se por acaso alguem puder me dar ideias e dicas sobre empregos no exterior, sem ter um local preferido, eu agradeceria bastante pois pretendo logo arriscar ficar um tempo fora do nosso país. Agradeço e espero a colaboração de vocês.... Obrigado

26/08/02, 14:37:39: Jose da Silva josedasilva@brasil.com.br
    Acredito que já esta na hora de trocar de tema, este já deu ...

    Proponho temas como: moralização do trabalho no Brasil, valorização do profissional, portais do emprego fictício.

    Nos brasileiros temos que discutir e assumir o compromisso de fazer nosso país uma lugar melhor para nossos filhos.


26/08/02, 14:33:34: Valdevy Pires valdevy@ig.com.br
    Olá pessoal, tem alguém aí que está sabendo de alguma oportunidade no exterior? Eu estou a procura de novas oportunidades.


26/08/02, 13:39:05: Aurora modeleyes2001@yahoo.com
    Oi Enrico Bom eu estava procurando um emprego na área da TI aqui em São Paulo ...e procurei pelo site da APINFO....e achei...agora vou trabalhar na Nova Zelândia...a sorte q é lah pois quase não tem brasileiro metido dizendso q consegui algo no Canadá e Eua... Vou mandar umas propostas para vc Enrico Um Beijão

26/08/02, 13:17:27: Enrico enricool@consultant.com
    Olá galera ...Moro no Canadá a mais de 3 anos e o mercado tah aberto ...tem um cara ai na ApInfo falando que tah direto do Canadá mas

26/08/02, 13:10:43: Enrico enricool@consultant.com
    Olá galera ...Moro no Canadá a mais de 3 anos e o mercado tah aberto ...tem um cara ai na ApInfo falando que tah direto do Canadá mas

26/08/02, 11:59:55: Ricardo Moreira moreidoc@hotmail.com
    tsc,tsc,tsc..., tem gente pensando que é festa mesmo ir trabalhar aqui na Europa ou EUA...tadinhos, bem aqueles que querem quebrar a cara, fasam o favor de vir para a Inglaterra, assim eu poderei ver + gente como vc's que veem as coisas mais na fantásia do que na realidade. Cara eu estou aqui na Inglaterra, devo dizer que ganho muito bem por sinal, ganho suficiente para manter-me no padrão de vida aqui na Europa e ainda sobra uma grana p/ enviar pro brasil. Mais a vitória aqui é duída de conseguir, e olha que eu tenho boa formação academica(e foi isso que me diferenciou), ganho muito bem, mais acho que faço parte da exceção, agora que eu já muita gente como vc's firem e irem embora...sem contar aqueles que tem que pedir dinheiro pra fámilia p/ comprar a passagem de volta...há quanta gente inocente.

26/08/02, 10:10:35: Rafael Freitas da Silva rafael.f@uol.com.br
    É o meu maior sonho trabalhar fora do país.... Conhecer culturas diferentes pessoas diferentes etc... Abraços...

25/08/02, 20:59:13: Diego Rocha Cruz
    É um oportunidade de conhecer outra cultura e trabalhar com gente nova

25/08/02, 20:58:07: Diego Rocha Cruz drochacruz@uol.com.br
    É um oportunidade de conhecer outra cultura e trabalhar com gente nova

25/08/02, 12:52:58: Bárbara nhus@newhorizons.com.br
    Olá Galera! Tenho uma ótima notícia para voces que querem trabalhar nos Estados Unidos na área de TI. A New Horizons Computer Leaning Center é a maior empresa de treinamento de informática do mundo.(de acordo com pesquisas do IDC em maio de 2002), e oferece aos seus alunos um Programa para trabalhar legalmente nos EUA. Nossa matriz esta na California (Anaheim), e uma empresa que trabalha com a gente se encarrega de achar uma vaga para você de acordo com o seu perfil. Eu acabei de chegar de uma Confrência da New Horizons lá e o pessoal de outros países que forma estão muito bem. Temos uma franquia aqui em São Paulo, e dia 29/08 teremos um Work Shop gratuito sobre Windows 2000 e mais informações sobre este programa. Vocês estão todos convidados, mas as vagas são limitadas. Quem quiser mais informações, mande um e-mail para: nhus@newhorizons.com.br www.newhorizons.com.br ou www.newhorizons.com

24/08/02, 16:27:31: Giancarlo P. Leite paglialonga@globo.com
    Olá Pessoal!! Queria saber de alguém que se encontra no Estado Unidos como estar o mercado de trabalho lá, estou cursando faculdade estou no 5° perído e estou estagiando no Banco do Brasil na area de suporte de micro pretendo fazer um curso na Microsoft na parte de Rede (Windows 2000)e uma pos graduação estou no 3° período no curso de inglês e tenho familia lá. Por Favor se alguém trabalhar por lar mande um email para mim já sei do preconceito de lá.

22/08/02, 15:54:02: Attilio G. Neto agnbr@yahoo.com.br
    Olá pessoal !!!

    Gostaria de trabalhar fora do Brasil, preferencialmente nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha ou Austrália. Alguém saberia me indicar alguma forma de conseguir um emprego/estágio fora do Brasil ? Ou indicar alguma pessoa que possa me ajudar ???

    grato,

    Attilio


22/08/02, 13:17:59: Fabricio Santoro DIRETO DO CANADÁ!!!!!
    Desculpe, mais aqueles que querem vir trabalhar aqui no canadá podem tirar o cavalo da chuva!. Para se dar bem aqui vc tem que ter uma boa formação academica caso queira ganhar suficientemente bem. Caso contrário vc vai ganhar somente o suficiente para manter-se aqui e alguma coisa para poder guardar, fora isso não acrescenta mais nada. Gente dessa de ILUSÃO, vcs parecem que estão pensando que isso aqui é a terra prometida! Já vi muita gente como vcs chegarem e irem imbora pensando que isso aqui era a terra das mil e uma noite,ACORDA!, falo isso pro próprio bem de muitos aqui que sei que não tem uma formação academica sólida e sim somente certificações, que aqui não quer dizer MUITA coisa não.

22/08/02, 08:10:18: Daniel F. Porta daniel.porta@uol.com.br
    Olá galera... Estou louco para trabalhar no Canadá... Por favor se alguém souber de sites de empregos e como posso fazer para conseguir um na área de informática, serei muito grato. Atualmente sou desenvolvedor em Visual Basic, Oracle, SQL Server, conheço NT/2000, ASP e estou cursndo ASP.NET.

    Gostaria de saber tbém como está o mercado de trabalho na área de informática.

    UM abraço

    Daniel.


21/08/02, 21:41:05: Marcus Senna marcus_senna@yahoo.com.br
    Pessoal, tenho visto comentários de algumas pessoas que trabalham no Canadá (local para onde gostaria de ir), mas 100% dos casos são de desenvolvedores. Alguém sabe como está o mercado para a área de Redes (Conectividade, Suporte), para quem tem experiência com Novell, Windows NT/2000, Certificação Cisco CCNA?

    Grato,

    Marcus.


21/08/02, 12:15:33: Marcelo Gomes da Silva marcmarc@hotmail.com
    Pessoal, eu trabalho aqui no canada numa empresa de tecnologia na área de desenvolvimento de soft. C/C++, Java..etc, posso te dizer que os ganhos aqui na área de tecnologia são bons,(U$$7.000,00), mas somente ganha isso quem tem uma boa formação e conhece a fundo o produto, ninguém aqui vai pedir para vc fazer um prog. que acesse um BD ou coisa do tipo, o negócio aqui é bem mais profiss., outra coisa importante é que o custo de vida aqui é ALTO, porém é maravilhoso vc estar num país civilizado, p/ os homens quero dizer que aqui as mulheres não são tão metidas como ai no brasil e nem tão interesseiras. E dizer que o brasil é o melhor país do mundo e as mulher brasileira é a mais bela é no mínimo uma piada sem graça.

21/08/02, 10:57:11: NANINHO verluxt51@hotmail.com
    Meu nick eh nano a quem possa interessar !!! Cara jah q vc pediu, vou ser um pouco breve nas palavras ... estou aqui no canada, estudando ingles na escola ilac, bom achei q seria facil, arranjar um emprego em TI, pois tenho alguns conhecimentos em java, linux, algumas coisinhas ... Soh q aqui eh bem diferente cara !!! o pessoal dah um valor a fluencia, mas fluencia mesmo, e alem do mais vc tem q acumular pontos para adquirir a profissaum desejada ... Aqui eh um lugar muito bonito, tem muitos brasileiros aqui q estaum trampando mesmo !!!! oito horas por dia q aqui eh muito !!! pra ganhar em torno de 2000 dolares canadense q vale em torno de 4000 reais, na area da construcaum civil e cleaning, mas aqui vc tbm gasta muito... mas agora aqui eh veraum cara, qdo chegar o inverno ai eh complicado!!! Olha eu tenho esse pensamento " Se um dia educar meu filho [q eu naum tenho]no brasil, pra ele morrer e eu ficar me lamentando o resto da vida , aqui eh um lugar q naum existe tanto crime" uma coisa q eu vou deixar claro pra vc !!!! o unico lugar q vc come, bebe, diverte-se, barato eh somente no brasil !!!! a unica coisa q estraga no brasil eh governo e a populacaum q naum tem respeito a nossa patria e aos nossos irmauns de sangue !!!

    se vc tiver alguma questaum e eu puder responde, com toda certeza responderei pra vc !!!! fui h4h0 ??


20/08/02, 23:36:12: Alexandre alexagc1@yahoo.com.br
    Trabalhar em outro pais e' muito bom, pois o profissional aperfeicoa seus conhecimentos com outras linguase cultura. Com o mundo globalizados que vivemos isto conta muito.

20/08/02, 11:59:24: Anonimo cyberduck@uol.com.br
    Acho q sim, pq aqui no Brasil, vc só consegui um emprego bom, se vc tiver QI(quem indique), porque por mais q vc tenha um super de um curriculum, as empresas só contratam por indicação. Sou estagiario da Escola de Informatica Microcamp, aqui mesmo vive acontecendo isso, a escola abre novas turmas, ai eles chamam estagiarios da outra filial para virarem professores aqui, só porque o coordenador veio la da outra filial, e é amigos deles, não consigo entender. Ai quando colocam ao estagiario da propria filial, pegam a garota mais nova e que sabe menos, para transformarem em professora, eu mesmo de vez em quando tenho q ficar ensinando ela, só que ela ganha dez vezes a mais que eu. Acho isso uma palhaçada, mais fazer o que estamos no Brasil.

20/08/02, 07:56:38: Daniel F. Porta daniel.porta@uol.com.br
    Estou louco para trabalhar no Canada na área de Informática por que sei que lá o mercado está crescendo neste sentido... Há muitas oportunidades em suporte, TI, desenviolvimento, etc... Gostaria de receber saber se alguem já trabalhou no Canadá e poderia me ajudar a entrar no mercado de trabalho lá. Sou desenvolvedor VB / ASP / MS SQL Server / Oracle / Flash e se alguém tiver dicas e sites de empregos por favor, serei muito grato... Um abraço Daniel.

19/08/02, 17:32:34: Leonardo Schneider lmschneider@uol.com.br
    Sim, é uma ótima experiência e garanto, quem vai raramente volta, pois em países de primeiro mundo o profissional de TI ganha muitissimo bem. Há pessoas q dizem que o salário é alto, mas o custo de vida tbem, porém esquecem-se que nesses países o "abismo" social não existe, ou seja, um lixeiro tem uma vida digna, e qualquer mortal tem acesso a um bom sistema de saude (gratuito), boa educacao (gratuita), financiamento com taxa de juros a 1,5% ao ano etc... Ficar longe da família é algo q faz com q as pessoas retornem, mas considerando-se que vc pode passar as ferias com seus parentes e voltar com uma bagagem "internacional" no currículo, qqer oferta na área de TI em países de primeiro mundo não deixa de ser tentadora, pois, mesmo que vc coma o pão q o diabo amassou durante 6 meses, vc volta no mínimo fluente em outro idioma, fato que só seria possível após 8 anos ou mais de cursos no Brasil. Eh isso aih!

19/08/02, 15:22:30: Douglas Ao sr. Rodrigo.
    Cara, vc talvés esteja no lugar errado. Ai também tem empresas de tecnologia, como também tem em New York, porém se quer uma dica, vá ao Vale do Silício. Lá tbm tem mais oportunidades, a coisa está bem dificil aqui nos EUA, nesse momento está mais complicado, mais acho que com o tempo depois que a economia USA começar a crescer as coisas voltam ao normal. Mais também nao adianta nada se vc não conseguir um visto que permita que vc trabalha e fique aqui Legalmente ok.

19/08/02, 14:07:19: Rodrigo rod_delgado@hotmail.com
    Bom amigos, eu estou nos EUA a 3 meses, estou na California, e vim para ver o que acontece, e tentar a sorte. Meu Visto e' de turista e conseguir o social security agora esta muito dificil. Mesmo assim estou a procura de uma colocacao aqui, mas tem sido dificil, mesmo "undertable". Eu sou formado em Analise de Sistemas e direcionei meus conhecimentos para a area de Network e S.O., e tenho alguns anos de experiencia na area, mas nada ainda. Realmente o que vemos aqui eh que o mercado americano nao esta tao bom quanto falam. Do mais tem sido uma otima experiencia estar aqui, e estar melhorando o ingles e etc. Se alguem quiser alguma informacao daqui, ou alguma dica ...

19/08/02, 12:55:11: jose carlos jcaflinco@uol.com.br
    Para quem interessar têm dois sites australianos de empregos!

    sites:

    https://www.jobnet.com.au/ https://www.jobsearch.gov.au/


18/08/02, 14:51:16: Marcelo marfe2001@hotmail.com
    Fala galera!

    Recbi um monte de emails de gente pedindo dicas pra vim pra terra da rainha... Mas respondendo ao que perguntei so duas almas caridosas se derao ao trabalho. Aqui vao elas as dicas:

    Sites:

    https://www.it.jobserve.com/jobserve/homepage.asp https://www.monster.co.uk/ https://www.jobsite.co.uk/ https://www.totaljobs.com/jobseekers/totaljobs.asp https://www.irishjobs.ie/ https://www.eurolondon.co.uk/ https://www.dice.com/ https://jobbankusa.com/mlcrint.html

    Visas:

    Se alguem ai no Br tem descendencia europeia sera uma boa pegar o passaporte atraves dos avos ou pai/mae. Sem passaporte europeu voce pode esquecer da ideia de vir para a europa. Tem o site da Irlanda que e muito bom e lah tem todas as grandes de TI. Algumas , se a pessoa for muito boa , pedi visto ao governo Irlandes. Ja trabalhei la para a Compaq e Oracle.

    De resto e muita paciencia e perseveranca.

    T +

    Marcelo


18/08/02, 01:02:46: Rafael Vilardo piratafa@hotmail.com
    Sou programador java e atualmente trabalho no desenvolvimento de programas voltados para o mercado financeiro e tenho grande vontade de trabalhar no exterior(principalmente Inglaterra). Alguém sabe como esta o mercado de Java aí fora? E o nível exigido?

17/08/02, 11:55:08: Carlos Firmino A Sr(a). Sueli
    Bem Sueli, isso é o que dá trabalhar para empresas brasileiras, isso é o que da trabalhar em cooperativa, autonomo, ou ainda registrado um valor na carteira e recebendo outro. Melhor coisa que tem é trabalhar de carteira assinada, e é nessas horas que a pessoa entende a importância disso. O TEMPO passa p/ todo MUNDO, eu trabalho aqui na Sun no vale do sílicio, e trabalho registrado a 3 anos, e sempre estou mandando $$ para o brasil pois caso eu me de mau vou ter uma exelente conta ai para viver. Seu marido programa em que afinal? Sorte da quele que tem uma aposentadoria, seja pouco ou muito todo mês está lá.

15/08/02, 14:22:23: Wender Prado wenderp@hotmail.com
    Eurico,

    Se voce estah vindo para o Canada como imigrante, voce nao terah problemas para estudar. O governo canadense tem subsidios para tal. Eu te aconselho a chegar aqui e procurar o Departamento de Imigracao Canadense e tirar suas duvidas.

    QQ problema aqui, eh soh me enviar um e-mail que tentarei ajuda-lo.

    Abracos,

    Wender


15/08/02, 02:16:10: Cos cosmogreco@hotmail.com
    Quer sair do Brasil e vir para o exterior trabalhar? Boa sorte.

    Tenho 18 anos de experiência na área. Formado em análise de sistemas. Trabalhei 8 anos na Europa naquela empresa considerada a maior empresa de software atualmente e que todo mundo conhece. Estou agora nos EUA a 3 mêses. Tudo certinho - Green-Card em mãos, boa experiência profissional com ótimas referências, falo o idioma perfeitamente, tenho todos os documentos americanos, e... emprego que é bom - NADA. 3 mêses de busca sem parar e nenhuma chamada para entrevistas. Não se iludam por um minuto dizendo que o mercado de trabalho americano está bom e existe muitas oportunidades. Talvez um dia esteve e talvez um dia voltará a estar.

    Abraços, Cosmo


14/08/02, 01:45:21: Sergio Alexandre Santiago alesantiago@yahoo.com
    Bom, acho que cada situação e bem individual. Eu tenho visto pra ir trabalhar nos EUA. H1-B, mas infelizmente, a empresa que me contratou está tendo problemas pra alocar os empregados, então estou aqui no Brasil, esperando uma oportunidade. Mas mesmo assim, está bem dificil achar uma empresa que transfira o meu visto e me admite, principalmente estando aqui. Não sei como seria se eu fosse pra lá, tentar, batendo de porta em porta, mas as respostas não tem sido muito animadoras, estando aqui. Inclusive na Australia, a area de TI tem perdido um pouco, pois antes havia prioridade nos processos pra visto de imigração, para os profissionais em TI e isso acabou. TI é apenas mais uma área...

    Abraços


13/08/02, 16:33:21: Claudio Rocha ao Carlos Firmino
    Carlos, vc apenas acaba de confirmar e enforcar o que eu ja havia dito. Como vc mesmo fala, vc trabalha com desenvolvimento de firewall e OS. ... para isso vc tem que manjar de OSI model, familia TCP/IP e RFCs muito bem ... certo!? ... agora se pegarmos nos brasileiros (80%) que estamos acostumados a programar aplicacoes tipo (inclusao, alteracao e esclusao de banco de dados,,fazer telas entre outras coisas que nao necessita seguir regras do RFCs) .... ... esse profissional (programador de aplicacao) sera apenas mais um aqui com o salario medio de 70.000 e ganhando muito bem,,,salvo aqueles que sao gurus na programacao e tenham uma estrela bem grande.

    estou sendo realista .... US 96.000 eh um salario muito bom, porem mao eh naoda fora do normal visto que o mercado paga isso para quem tem o seu conhecimento... alias vc poderia estar ganhando muito mais se trabalhar para empresa pequena (start-up) e com vantagem de adquirir estoques (voisa que a Sun oferece porem pouco)...

    ... devemos lembrar tambem que o Vale do Silicio atualmente nao esta contratanto devido a crise aqui no EUA. E se o contratado necessitar de visto de trabalho a dificuldade de arrumar emprego ainda ficara mais dificil.


13/08/02, 15:14:48: Ricardo Welberth welberth@uol.com.br
    Ao Amigo Carlos Fimino. Carlos. Gostaria de trocar mais algumas informações com vc diretamente no seu e-mail. Se possível, encaminhe o seu e-mail para mim pois não consegui localiza-lo.welberth@uol.com.br

13/08/02, 13:47:29: Carlos Firmino Ao sr. Claudio Rocha.
    Caro Claudio, sobre o seu cometário, quero resaltar que, eu trabalho aqui na Sun no Vale do Sílicio com um sálario de U$96.000,00 anuais. Trabalho com engenharia de sistemas no desenvolvimento de Firewall Sun Screen e no desenvolvimento de algumas partes do Sistema operacional Solaris. Aqui vc pode ganhar uns 10 mil dolares, por mes sem precisar ter que trabalhar somente com desenvolvimento de drivers e protocolos (que realmente é complicado), mais aqui vc trabalhando como engenheiro de sistemas, tanto na parte de desenvolvimento de produto comercial (sistema operacional, sistema de segurança...), pode dar uma boa remuneração, o problema é ter uma boa formação para te qualificar para o serviço.

13/08/02, 11:08:22: Antonio Mazzonetto Neto amazzonetto@ramo.com.br
    Trabalho na área desde 1987 e o que eu já vi no exterior (Europa,EUA,Canada), me levou a deduzir que o Brasil não deve nada em relação a esses países. Nossos profissionais são muito bons. A única diferença é que lá, a pessoa tem mais estabilidade e garantia no emprego. Estou tentando alguma coisa em Dataflex em Portugal. Se alguem souber de alguma coisa, por favor me avise.

12/08/02, 23:00:01: Rosana rosaninha@globo.com
    Pessoal, estou pensando seriamente em morar nos EUA. Na verdade estou pensando em estudar 6 meses, para aperfeiçoar o meu ingles, pois hoje ele não é fluente, e depois procurar emprego, trabalho com TI, mais especificamente Redes, alguém sabe me dizer se o mercado lá é amplo realmente, ou precisarei de um QI (quem indique :) Se alguem tiver alguma dica ou qualquer coisa que me ajude. Obrigada. Abraços.

12/08/02, 21:41:24: Luciano Garcia lgmang@embratel.com.br
    Olá !!! Tenho pesquisado sobre oportunidades no Exterior, sou Pós-Graduado pela PUC/RJ, estou cursando o Inglês com 4 anos de experiência na área de desenvolvimento como AD e Delphi acessando Oracle. Quem tiver alguma informação à respeito de oportunidades ou quiser trocar idéias sobre, favor contactar-me através do email lgmang@embratel.com.br

12/08/02, 14:57:30: Claudio Rocha Claudio Rocha
    Andei vendo salarios que dao agua na boca nas mensagens que estao aparecendo aqui nesta lista. Para dar um exemplo: foi postado uma mensagem aqui dizendo que no vale do silicio estavam contratando programador para ganhar +- U$ 10.000 mensal que da um total de 120.000 anual. Neste caso estamos falando de um profissional altamente qualificado com no minimo Mestrado ou doutorado.... vale lembrar que possivelmente este programador vai escrever drivers, protocolos e MAC interface (layer 2 e 3 OSI model) em C... nao eh facil encontrar profissilnal competente nessa area. Finalizando o Salario medio aqui na regiao do vale do Silicio eh de U$ 70.000 anual +- US 5.800 mensal. Esse link mostra alguns salario anuais da policia local https://www.city.palo-alto.ca.us/hr/policesalary.html. ... Ganhar bem eh possivel,,, porem nao basta trabalhar fora, tem que manjar da "mortadela".

12/08/02, 13:01:54: wagner das chagas wachag@ibest.com.br
    Na minha opinião sim, porque você adquire muito mais conhecimentos profissionais e aprende a conviver com outras culturas, e o fato de você trabalhar no exterior enriquece muito o curriculum de um profissional que pretende estar mais preparado para o mercado de trabalho.

11/08/02, 19:51:52: Renata Trocoli renata@arkivo.com.br
    Olá a todos. Já faz algum tempo que tenho interesse em trabalhar fora do país, mas ainda não tive coragem de encarar uma mudança, principalmente pq precisaria conseguir primeiro o emprego pra depois mudar para o país, e isso nem sempre é muito fácil. Estou interessada em trabalhar na Europa, mais especificamente na Itália ou Inglaterra. Na inglaterra eu já vi milhares de vagas e já achei vários sites no estilo da APinfo que oferecem vagas e cadastramento de curriculum gratuitamente. Mas não encontrei nada parecido na Itália. Alguém tem mais informações como concorrer a vagas na Itália?

    obrigada! Renata Trócoli renata@arkivo.com.br www.arkivo.com.br


11/08/02, 00:23:13: Sigiloso analistaa@yahoo.com.br
    Para quem está pensando em aceitar propostas em Portugal vai uma dica! Ao contrário do que todos pensam lá existem grandes dificuldades para adaptação, existe muito preconceito para com os brasileiros, dificuldades na documentação, custo de vida alto e boa parte das empresas que oferecem vagas para Portugal não obdecem a legislação portuguesa no tocante a documentação. Não contém com a sorte ao aceitar uma proposta sem investigar os dados da Empresas aqui no brasil e antes assinar contrato aqui e já possuir o visto de trabalho que deve ser pedido aqui no brasil na embaixada portuguesa e demora em média 90 dias, também não contém com a representação brasileira naquele país ou em qualquer outro pois todos sabem que a diplomacia internacional vem antes dos direitos do cidadão,as dificuldades são imensas e quem saira perdendo com certeza sera o profissional que aceitar a proposta, saibam que este país realmente e o melhor do mundo e a experiência só vale se a Empresa for realmente idônea respeitando as regras impostas pelo país destino e o direito do profissional do enquanto cidadão brasileiro, lá você sera apenas mais um entre milhares de clandestinos podendo perder todo o seu esforço a qualquer momento. Não acreditem em promessas falsas!

9/08/02, 22:03:16: Enrico enricool@consultant.com
    E isso ai Wander ...estou na Nova Zelandia a 3 anos e no momento passo feria no Brazil...e no próximo mês estarei ai no Canada para trabalhar na area da tecnologia em uma grande empresa de IT. e vc o q faz ai ? estuda o q ? estive na universide de york e eles disseram q eh difícil estrangeiro estudar lah ...vc sabe se realmente eh verdade?

9/08/02, 20:09:18: Wender Prado wenderp@hotmail.com
    Prezados,

    Eu sai do Brasil a 2 meses e vim estudar no Canada e pretendo ficar por aqui ate o inicio do proximo ano. Pela minha pouca experiencia aqui, eu nao tenho duvidas de que conquistar o mercado de trabalho no exterior e um excelente ideia. Como muitos ja disseram abaixo, continuar no Brasil por patrioristo e uma besteira tremenda.

    Wender


8/08/02, 12:08:11: Gustavo Garcia gugatnt@hotmail.com
    Caros Colegas, Trabalho já a 2 anos aqui na Alemanha, e pelo que eu andei conversando com outros amigos que trabalham nos EUA e Canada não tem muita diferencia de sálario entre EUA, Canada, Alemanha..., as vezes aparece uma diferença de Mil dolares como foi colocado por um amigo aqui. Mais quero avisar que se pretende vim p/ cá ganhar um bom salário mais sem uma boa formação academica, ESQUECA, vc vai acabar quebrando a cara, e eu falo porque já vivenciei esse fato minha gente. Agora se vc quer vir para ganhar uma grana razoavél, bem digo que dependendo do caso nem vale a pena pois o custo de vida é alto e sem contar as saudades dos familiares, em alguns casos nem vale a pena!

8/08/02, 11:43:28: Eduardo Monteiro dunews@terra.com.br
    Gostaria de saber sobre oportunidades para profissionais de Informática no exterior, paises como Portugal, Eua, Australia, Japão por favor indiquem algum site sobre o assunto.

8/08/02, 11:30:49: Henrique Carlos kriki@terra.com.br
    Alguem sabe de oportunidades em Portugal???? Grato.

8/08/02, 09:39:27: Leandro Aparecido Batista leandroapbatista@ig.com.br
    Alguém conhece alguma empresa ou um intermediário para trabalho no exterior , ou algum setor que eu possa estar me informando melhor para estes tipos de trabalho ?

8/08/02, 08:52:49: Everton Rubens Martins evertonrubens@ig.com.br
    Bom dia para todos. Certamente acho de grande valia para o profissional de TI. Acho que lá fora vc desenvolve melhor, tanto em ambito pessoal como profissional. Estará mais próximo da tecnologia de ponta.

7/08/02, 22:10:46: Marcelo Akira Yamamoto maryamamoto@directnet.com.br
    Trabalhar no exterior é muito bom, além de abrir horizontes e aumentar nosso conhecimento, nós acabamos por conhecer o modo de vida local e então podemos ter nossas opniões sobre, diferente de ler um livro ou ver uma notícia ou assistir a um filme. Trabalhar fora do Brasil é rentável (o valor do dólar está alto), isto se voltarmos ao Brasil e não nos naturalizarmos (como o caso do Carlos Firmino e de outros). No Brasil há empresas de tecnologia, mas a maioria é só filial/representante, não as estou despresando, mas a diferença entre estar na Matriz e na filial (no Brasil) é grande. O mais estranho no Brasil, é Empresas (muitas vezes especialistas em empregabilidade) falarem que no Brasil não há mão-de-obra especializada e oferecerem como salário R$3000,00 ou talvez um pouco mais dependendo da empresa (no caso de profissionais de TI), onde está aquele "negócio" de "OFERTA/PROCURA"??? Digamos que um profissional de TI no Brasil ganhe R$7000,00, em comparação com o exemplo citado po um colega, no Canadá é em torno de U$7000,00, é mais que o dobro do que se oferece aqui. Talvez seja por que contratem qualquer um por um salário baixo, será que este seria mesmo qualquer um? Basta olhar os anúncios e ver o que as empresas pedem como conhecimento necessário.


7/08/02, 19:39:16: ESPECIALISTA SUN/Solaris unix.support@bol.com.br
    Pessoal, Alguém poderia me indicar SITES em Portugal de empregos na aréa de TI. Favor me enviar URL´s ...Muito grato a todos. Abraços.

7/08/02, 16:02:44: Douglas dogfane@bol.com.br
    Diferente do que muitos colocaram aqui, dá sim pra ser bem remunerado lá fora. Estou no Canada já faz 3 anos, e á media salarial na área de tecnologia aqui é um pouco abaixo doque no vale do silicio, aqui é U$7.000,00 contra os U$8.743,53 oferecidos no vale do sílicio. Aqui por enquanto não sofri nenhuma descriminação, e acho que não vai ocorrer nenhuma desde que eu me ponha no meu lugar, pois aqui eles tem cultura e leis diferentes a do brasil e quase todos a cumprem, e aqui não tem molesa não, pode ser mulher ou seja o que for, nínguem se corrompe por um rebolado ou sorriso falso, aqui as pessoas chegam ao cargos por competência prória, um pouco diferente do que acontece ai no brasil.

6/08/02, 22:44:37: Marcelo Yamamoto Parte 2
    Quanto a falar mau do povo brasileiro, é a mesma coisa, por causa de poucos, muitos generalizam. Comparar o povo nordestino com paulista, quanta besteira, cada lugar é um lugar cada povo é um povo cada pessoa é uma pessoa. Não é só porque São Paulo detêm grande porcentagem de dinheiro que pessoas migram para São Paulo, mas na maioria dos casos é por comida. Alguém já viu algum atendente de padaria recusar dar um pãozinho para um mendigo? Ou uma dona de casa recusar dar água a um pedinte que está passando na rua? Pois é São Paulo não é só dinheiro. Mudando de assunto, é bom saber que existem brasileiros bem colocados em empresas de tecnologia de ponta, principalmente sendo fora do Brasil. Isto realmente mostra a capacidade do ser humano, em especial o brasileiro. Brasileiro é um ser estupendo!!! É bom em esportes, em tecnologia, administração, economia, etc., também é bom em falar mau do próprio país, não querendo ser nacionalista, mas alguém já viu um , por exemplo, americano fora de seu país falando mau dele?? Para mim ter bagagem fora do Brasil é muito importante, além do mais, hoje faz a diferença.

6/08/02, 22:44:06: Marcelo Yamamoto Parte 1
    Bom, retirando tudo que escrevi, começarei de novo. Não quiz ofender ninguém e muito menos julgar a capacidade de cada um e, jamais disse ou quiz dizer que um país é melhor que o outro em se tratando de profissionalismo. Talvez , não, eu me expressei muito mal. Estive no Japão por 3 anos e sei o quanto é bom estar entre a "elite". Nunca fui para os EUA ou Canadá ou algum país da Europa, portanto não posso dizer como são estes países. Neste período em que estive fora do Brasil, presenciei, com todos os estrangeiros sem excessão a discriminação (não cheguei a presenciar em pontos turísticos, também isso seria demais), por exemplo: dentro de um "shopping" anunciavam: tomem cuidado com bolsas, objetos de valor, etc, tem estrangeiros (as vezes falavam brasileiros, iraquianos, americanos, etc) entrando no recinto. É um absurdo! Certo que por causa de poucos todos generalizam.

6/08/02, 22:20:54: Carlos Eduardo cvidal_costa@hotmail.com
    Ao se falar de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias temos que tirar o chapéu para os estrangeiros especialmente para os Norte Americanos que investem pesado e lógico obtém grande retorno dessas patentes. Posso citar dois exemplos : Lucent e Intel gigantes na área de Tecnologia que investem pesado em P&D e colhem os frutos disso. Dizem as más linguas que hoje o que sustenta parte do faturamento da Lucent são suas patentes. Verdade ou não a comunidade acadêmica é incentivada e muito pela iniciativa privada e estadual. Bem equanto esse tipo de cultura não pousa aqui, gostaria de saber se algum colega sabe de alguma oportunidade nos Estados Unidos. Há muito venho querendo trabalhar no exterior e agora que angariei grande experiência na área gostaria de arriscar. Meu nome é Carlos tenho 21 anos e meu e-mail é cvidal_costa@hotmail.com. Também estou procurando novas oportunidades no Brasil mais precisamente na região de São Paulo - Capital.

    Obrigado


6/08/02, 13:56:06: Salim Michel narigudo6969@yahoo.com
    Boa colocação a respeito dos brasileiros que vêm como "nordestinos" para cá. Acredito termos duas vertentes: a do pessoal que vem na cara e coragem e a dos profissionais de IT que vêm para o exterior. Os primeiros mal conseguem se comunicar e são discriminados imediatamente. Os segundos são profissionais de qualidade que têm skills iguais ou superior aos profissionais nascidos aqui. E não, não há discriminação para estes!


6/08/02, 06:07:14: Francisco Fernandes fffernandes332@hotmail.com
    Grande Rubens !!

    Acho que voce colocou bem a questão. Temos que fazer uma análise menos passional da situação, geralmente acabamos nos extremos, ou somos os melhores ou o piores. Tem gente que sai do Brasil, com o mesmo pensamento que alguns nordestinos (nada contra), possuem quando migram para o sul, achando que as coisas na região mais desenvolvida do pais são mais fáceis.

    No mundo não existe moleza, para ter sucesso tem que estar bem qualificado e trabalhar duro. Dependendo do seu perfil e do momento, voce pode ter melhores oportunidades no Brasil ou no exterior.

    Concordo com tudo o que voce colocou, exceto pelas mulheres ...


6/08/02, 01:51:33: Rubens Santiago rurusant@bol.com.br
    Eu concordo em parte o que foi dito pelo Carlos Firmino, pois estou trabalhando aqui no Canada, e não tive nenhum problema com discriminação. Conheço um amigo que teve esse problema, mas no meu caso não aconteceu. Quero também dizer que esse negócio de ficar agitando a bandeira brasileira é besteira cara ( isso é pra vc Marco), que o brasil é maravilhoso, isso todo mundo sabe, que nós brasileiro temos potencial, bem disso eu não tenho duvida, e o mesmo foi dito pelo Carlos logo abaixo. Agora ficar nessa bobagem de querer maquiar a imagem REAL e a situação REAL do país, bem isso pra mim é FALSO MORALISMO.O povo daqui é muito sério, não são muito ligados em contato, mais se vc tá querendo colocar na balança brasil x Canada, eu digo que temos mais a aprender com eles doque a ensina-los. E como foi dito aqui "querer passar para as pessoas que o brasil é superior a todos os países do mundo e que a mulher brasileira é a mais bela, é no minímo uma piada de mau gosto"

6/08/02, 01:34:54: Carlos Firmino Ao Marcelo Yamamoto
    Caro Marcelo Yamamoto, eu não sou frustrado com o brasil e sim estou indiguinado com o brasil, alias caro Marcelo quero resaltar que trabalho na Sun no Vale do Silício e até o presente momento não sofri nenhuma descriminação, sei que ela existe, porém aqui como tem argentino, frances, brasileiro, indiano...etc,isso não aconteça com frequência. Graças a Deus me encontro numa ótima situação. Não vou bancar um patriota estupido e viver de fantasias e imaginação, alias quantas vezes um superitendente de uma grande empresa chegou em sua equipe ou em vc e disse "Vc's são muito importante para nós, e é com grande prazer que visito essa equipe pois sei de sua importância e a competência que tem todos vcs.". Bem, talvez vc pense que eu tenha uma péssima visão do mundo pelo simples fato de eu ser realista, lógico, frio e concreto, e a verdade ou a defesa dessas argumentações realmente incomoda aqueles que não á querem ver.

5/08/02, 12:31:35: Marcelo. maryamamoto@directnet;com.br
    Trabalhar no Exterior é muito bom para ganhar experiência e aprimorar conhecimento. O maior problema de trabalhar em outro país é a adaptação, nem sempre as pessoas se adaptam aos costumes, comida, ao fuso. Além de: longe da família, dos amigos, das saídas noturnas. Antes de mudar, há muitas coisas para pesar, é necessário que realmente se queira ou que valha a pena, é claro que no último, toda experiência é válida, mesmo as ruins. A melhor coisa de se trabalhar no exterior, é conhecer como realmente é uma cultura, um povo, uma nação. Livros, revistas, opniões, nada expressa o que realmente é, é preciso viver para crer. O Brasil tem muitas oportunidades, como no exterior, mas a diferença é que no exterior, a remuneração chega a ser 3, 4, 5 vezes maior que no Brasil e por isso muitos profissionais vão para fora. No Brasil não falta mão-de-obra qualificada, falta empresa qualificada a pagar o que merecemos. O problema não é o Brasil e sim as empresas que não conseguem mais nos explorar tanto, e por isso vivem dizendo que não há mão-de-obra qualificada só para tentar baixar nossos salários e continuar nos explorando.

5/08/02, 11:03:05: Marcelo Yamamoto maryamamoto@bol.com.br
    Caro Carlos Firmino, sinto que você seja frustrado com o Brasil. Já trabalhei no exterior e sei como são as coisas. Tudo depende de que lado está seja no Brasil ou seja no Exterior. Mesmo assim, no exterior, em qualquer país do mundo os estrangeiros são discriminados, isto no caso de pessoas que vão lá para trabalhar, isto pouco acontece com turistas ou é pouco perceptível para estes. Entendo que no Brasil as pessoas tem pouca cultura, e só sabem aproveitar situações, mas isto acontece em todos os países do mundo, pode não ser com a mesma intensidade, mas acontece. O Brasil é um país maravilhoso, seu povo é acolhedor, e muito simpático, bem diferente dos outros países. Já em outros países, se você não é turista, além de você ser discriminado, você é mal visto por todos sem excessão, sendo que a diferença está na sua posição, se você tem um bom cargo, pouco pode perceber da arrogância do povo, mas se você é "peão", isto muda, você percebe com facilidade e veemencia. Também tenho planos para trabalhar no exterior, mas pretendo voltar ao Brasil. Pretendo ajudar a melhorar este país que tanto amo, sei que sozinho poderei apenas cumprir minha parte, mas a união faz a força. E além do mais, acho que você, caro Firmino, tem uma péssima visão de mundo. É por essas e outras atitudes que o Brasil continua na posição em que está. Fugir não adianta.!!!! Mas o pensamento sempre é individual e cada um escolhe o que é melhor para si.

    MArcelo.


5/08/02, 09:24:11: Adil adilsp@ibest.com.br
    Gostaria de trabalhar em Portugal.

    Tenho 12 anos de experiência com mainframe (Cobol, CICS, DB2, VSAM, TSO, CSP, Visual Age Generator, Visual Age for Java, Websphere Stuudio) e já atuo há 8 anos também com intranets e GED - gerenciamento eletrõnico de documentos (UML, Rational Rose, Ration Requisite Pro, ERwin, Visual Age for Java, Visual Workflo, IBM Content Manager, XML, Html, Javascript, ASP, Sql Server, Oracle, Adobe Photoshop, Macromedia Dreamweaver).

    Minha esposa é portuguesa, conheci o país de norte a sul e gostei muito do que vi.

    Alguém que está ou que já esteve em Portugal poderia me dizer como é o mercado de mainframe, de intranets corporativas, quais as consultorias aqui do Brasil que também atuam lá... qualquer informação é bem vinda!

    Adil


5/08/02, 03:32:34: CL cicjr@zipmail.com.br
    Eu amo o Brasil, não saio daqui nem por 1.000.000 de dólares, pra ser tratado igual cachorro de posto de gasolina hehehe. Eu mudei de cidade no início do ano, para o Rio de Janeiro e que decepção, o Rio de Janeiro está falido, acabado, falta dinheiro pra tudo aqui nesse estado. Em breve voltarei para a cidade que sai mais dinheiro nesse país, que é a minha cidade. Imagino sair para EUA ou AUS ?? Nunca. Destrato jamais !!! Certo ?

4/08/02, 17:45:24: Marco Correa mcorrea@tca.com.br
    Ola Sr. Firmino, Estou terminando mestrado na UFRGS, na area de engenharia de software, e se fosse possivel, gostaria de saber como o senhor foi trabalhar no exterior, começou direto na Sun, ou em outra empresa e depois comecou na Sun ? Se for possivel comentar a sua experiencia de sair do Brasil e ir para o exterior, acho que colaboraria bastante conosco. Obrigado.

4/08/02, 04:12:17: Carlos Firmino
    Concordo que país melhor nos aspectos naturais que o brasil não há, e isso é evidente. O problema não está na pátria AMADA Brasil, e sim naqueles que a ocupam. Se bem que o brasil depende de GRANDES influências externas para caminhar, mais ainda sim num país onde não tem cultura, onde o povo é mal educado, onde todos esperam que apareça uma fada madrinha e com sua varinha mágica faça "blim" e tudo se resolva, não tem o que se esperar muita coisa. Um país tão bom,e com tanta gente de capacidade, mais não tem cultura, nós comemoramos o dia das brunxas em vez do dia do índio, povo sem identidade não é povo, é um aglomerado de barbaros mongóis como na época de roma. Vc ve o povo asiático, tenho inveja pois eles respeitam suas culturas suas crendices e não dejam que o ocidente dite sua maneira de viver ou o que consumir ou o que beber. Vc's sabiam que na frança se algum cartas de anuncio ou comercial ultrapassar um numr. de letras de uma lingua estrangeira que não seja frances o anunciante é multado, e a multa é pesada! Pq será isso em! E tem gente que diz que português e burro, bem se eles são burros pq será que são países do 1 mundo, e nós que somos tão esperto estamos nessa situação. Enfim é isso ai, desfaço de minha nacionalidade brasileira pois minha documentação de naturalização já está encaminhada. Salvem pátria amada brasil!

4/08/02, 03:55:13: Carlos Firmino Ao Mario Freitas e Demais...
    Bem aqueles que acham que não podem melhorar de vida trabalhando no exterior, eu digo que PODE SIM ganhar um sálario bom, e se vc juntar uma grana boa, quando voltar para o brasil, vc vera que valeu a pena(caso se vc juntou uma grana antes). Ainda mais com o preço do dolar que está no brasil, se um cara juntou uns US$ 80 mil e resolve volta para o brasil, o cara volta até bem divida, considerando o piso salarial brasileiro e o desemprego em alta ele torna um privilegiado.Agora da sim pra ganhar, estava num site e encontrei uma empresa pedindo alguem que conhece assembly, C/C++, java, fortran e CORBA. O salário erá de US$10.213,75 isso mesmo 10 mil, saiba que aqui no vale do sílicio a base salarial é de US$8 mil. E vale mesmo apena se naturalizar e é isso que vou fazer. Pois nesses aspectos o brasil tá levando as coisas com a barriga, ou melhor com os pés pois a unica notícia boa do brasil lá fora é que somos pentacampeões mundiais. E na avalição de ensino feito pela ONU o brasil está em ULTIMO lugar, perdendo até para países como a africa. Dizer que o brasil é melhor país do mundo e as mulheres brasileiras são as mais belas do mundo é no mínimo uma piada sem graça. Falei e disse.

3/08/02, 16:12:12: Mario Freitas mario.freitas@uol.com.br
    Carlos Firmino, você é legal, cara! Gostei de você! Você falou e disse mesmo! Essa questão da naturalização é muito interessante. Eu acho que para se dar bem no exterior é preferível mudar definitivamente para o país escolhido e, se possível, naturalizar-se. Daí a dIscriminação é pouca. Deus te crie! Salve o Brasil pentacampeão!

    Mário


2/08/02, 22:33:48: Aurora aurora@bol.com.br
    Isso é verdade Enrico ....vamos trabalhar pelo brasil

2/08/02, 22:32:52: Enrico enricool@consultant.com
    Tenho vagas para eua canada e australia (Delphi,Vb Oracle e outros aplicativos) mas tem que ter inglês !!!!! Aqui não é facil se vc estah pensando em vir para cah e ficar rico haahhahah...issso eh ilusao pois as oportunidades sao para os citizens e estrangeiro voa lavar pia...

2/08/02, 19:12:50: EDSON FLAVIO MARTINS edsonmar@amcham.com.br
    Resposta para 2/08/02, 15:01:50: Eduardo Sardeiro sardsp@terra.com.br Meu amigo desculpe as palavras mas acho que você está bem por fora do que esta acontecendo aqui no Brasil Hein !!!! A cada dia que passa os trabalhadores tem menos direitos - Não tem mais FÉRIAS, 13. salário, não se recebe mais horas extras, aumentos salariais nem pensar ....Mais uma vez O GOLPE está sendo dado nos trabalhadores (Tudo aumenta de preço e os rendimentos de quem ainda consegue trabalho está cada vez menor !!!) Temos mais de 15.000.000 de desempregados (Que poderiam estar trabalhando !) E ai Você sabia disso ? Ou melhor vocês sabiam disso ? Abraço a Todos !

2/08/02, 16:52:47: Marcus Uerlings muerlings@yahoo.com
    Concordo com o Eduardo, mas os dirigentes nacionais, aqueles que nos contratam, acham que trabalho no exterior eh importante.

    Tive oportunidade de trabalhar por alguns meses nos EUA, Coreia e Alemanha e descobri que na verdade temos muito a ensina-los.

    Temos criatividade de sobra, iniciativa de sobra e acima de tudo somos pro-ativos muito antes deste termo ser mais um modismo.

    Mas precisamos de auto-estima, consciencia de nosso valor como naccao para entendermos que nem tudo que "vem de fora" eh melhor.


2/08/02, 15:01:50: Eduardo Sardeiro sardsp@terra.com.br
    OI Pessoal! Já trabalhei em New York e Washington, atuando ao lado dos maiores executivos mundiais. Exceto pela oportunidade de falar em inglês 24 horas por dia, não obtive maiores enriquecimentos profissionais.

    Dizer que ir para o exterior se adquire muita experiência é um MITO. A experiência que se consegue é a mesma de qualquer aventura.

    Ir para o exterior na expectativa de melhorar de vida também é um mal negócio.

    Se vc tem força de vontade, perseverança e vontade de crescer, canalize suas forças aqui no Brasil.

    Temos um dos maiores potenciais mundiais e o que precisamos é de pessoas inteligentes aqui mesmo, principalmente em cargos governamentais.

    As melhores 'cabeças' que o Brasil já teve e que poderiam mudar esse país, se perderam no inferno chamado 'O sonho de trabalhar no exterior'.

    Não desperdice suas chances desta forma. O Brasil precisa de vcs.


1/08/02, 05:58:44: Claudia Roismann roismann@zipmail.com.br
    Oi people, queria deixar registrado que ter o currículo na APINFO já é uma porta aberta para trabalhos no exterior. Foi através deste site que recebi uma proposta de trabalho e vim realizar um projeto em Lisboa. Profissionais brasileiros(as) são muito bem conceituados por aqui e conta muito a comprovação de experiência nas tecnologias exigidas pela vaga. Mestrado ou certificações costumam ser bem-vindos mas não me parecem ser requisitos básicos. Aqui há casos de brasileiros que não possuem graduação e tem ótimos empregos. Boa sorte a quem está procurando vagas no exterior!

30/07/02, 20:23:16: Edson Flavio Martins edsonmar@amcham.com.br
    Parabéns às essas pessoas que trabalham na área de Informática no exterior ! Admiro vocês pela determinação e coragem ! Sou consultor/ desenvolvedor de sistemas (Mainframe e WEB) e trabalho na área a 20 anos (10 em Industria e 10 em bancos). Estudei na UFSC, depois fiz Pós em Análise de Sistemas (Mackenzie - 1990) e Pós em Tecnologia da Informação Aplicada à Internet (FIAP - 2000). Atualmente estou estudando INGLÊS com bastante dedicação e estou aberto à propostas para INGLATERRA ou EUA. Tenho 38 anos e gostaria de saber se tenho chances ? Algum brasileiro poderia me ajudar !

30/07/02, 17:25:00: Mario Rodrigues Filho mariorf3@hotmail.com
    Pessal, Tenho por objeitvo trabalhar no exterior, de preferencia em Portugal e deixo meus dados para caso alguem interesse: Sou Especialista em HW e SW Sun Microsystems e atuo na area a 10 anos e possuo conhecimentos em Servidores Sun Fire, Enterprise e Storages Diversos SUN, Volume Manager, SDS, Veritas File System e muito mais. Favor enviar email: mariorf3@hotmail.com

29/07/02, 15:55:06: Ricardo Ocampos Pissurno ricardopissurno@bol.com.br
    Sim, trabalhar no exterior é uma boa oportunidade, se o salário compensar.

29/07/02, 02:19:28: André Franco andrecfranco@ig.com.br
    Faz alguns meses, que estou pensando em trabalhar no exterior. Trabalho há 15 anos com mainframe e pelo que percebi a maioria trabalha em outras plataformas. Gostaria de saber a opinião de alguém que trabalha ou já trabalhou com mainframe no exterior e vive mais no meu mundo salarial, pois não desejo apenas trabalhar, mas me mudar definitivamente, com a família. É recompensador viver e trabalhar em outros países (não só o aspecto finaceiro, mas em qualidade de vida) ??? Hoje em dia penso no Canadá ou EUA, aonde ainda existem mainframes...

29/07/02, 00:17:15: Luiz Henrique lhconte@yahoo.com.br
    Se para trabalhar no exterior deve se ter uma boa formação academica, e se les ai fora conhecem as universidades "tops", alguém me poderia citar algumas aqui em S.P.

28/07/02, 17:12:11: Carlos Firmino ao sr. Luís Eduardo Mota Lima
    Luís, essa eu respondo pois estou nos EUA a 4 anos atuando com engenharia de software e segurança na Sun, como vc deve ter visto os meus comentários anteriores, estou +ou- na mesma linha do Douglas. Se vc (desculpe chamar de vc ok), se vc quer atuar numa empresa onde ela é a nascente da tecnologia como Sun, IBM, Microsoft, Oracle, Siemes..., é imprecindivel ter uma boa formação academica, de preferência em uma instituição renomada, pois saiba que aqui por incrível que parece eles conhecem as boas instiuições de ensino público superior do Brasil. Agora se sua atuação não é segmentado para á area de desenvolvimento de novas tecnologias é claro que não há problema algum. E se torna dispensavel um canudo acadêmico, sendo assim não havendo qualquer tipo de preocupação.

26/07/02, 13:49:24: Luís Eduardo Mota Lima luismot2@uol.com.br
    Pergunta para o Sr. Douglas (dougfane@bol.com.br). Douglas, o que você considera uma boa formação acadêmica? Mestrado e Doutorado? Estou acompanhando esse forum com muito interesse e quero mudar para o Canadá. Tenho visto nas descrições de vagas para DBA Oracle exigências de GRADUAÇÃO somente na área de TI, sendo que em muitas destas vagas a certificação é considerada um "plus". Lendo os seus comentários, me parece que a formação acadêmica é muito importante para trabalhar em empresas como a Oracle ou Microsoft (desenvolvedoras de tecnologia). Mas será que tal formação também seria necessária para trabalhar com empresas que somente utilizam a tecnologia como seguradoras, bancos, etc.? Grato!! Luís.

25/07/02, 13:29:41: Marcelo Ferreira marfe2001@hotmail.com
    Fala Galera,

    Eu to querendo fazer o percurso inverso de vcs. Moro na Inglaterra desde 91 e atualmente trabalho pra Unilever na area de suporte. Estou meio indeciso com relacao a me especializar em Cisco ou Sap. Qual area seria melhor remunerada ai no BR? E pra quem quer vim pra praia daqui aconselho ter muita paciencia com a galera daqui, porque vc sera discriminado mesmo como mais um do terceiro mundo , porem se vc mostrar que eh competente vc tera suas chances, porque essa galera daqui e muito preguicosa!!!!! qualquer coisinha eles estao cheios de trabalho pra fazer mais sempre tirao os "breaks" para fumar e tomar cha...

    E isso ai, vai na feh!

    Marcelo


24/07/02, 16:20:43: Douglas dougfane@bol.com.br
    Bem, em resposta ao nosso amigo abaixo e a muitos outros que estão comentando neste fórum, repito e volto a repitir, não vale a pena ir trabalhar fora sem uma boa formação academica pois isso é ponto determinante no quesito sobrevivência do mercado Europeu ou norte americano. Se querem entrar nessa batalha mesmo assim, ótimo mais é bom que saiba que indo dessa forma somente com uma certificação, ou com um conhecimento de uma ferramenta como Delphi não acrescente muita coisa não. Vontade de trabalhar em um outro país todos nos temos. Condições de realmente ir, somente alguns. Condições desses que podem conseguir ser vencedores no terreno desconhecido poucos. Continuação...

24/07/02, 10:41:43: Deco dope@superig.com.br
    Olá pessoal,

    Alguém sabe informar como está o mercado de delphi lá fora? usa, europa e principalmente canadá? Tem espaço para programadores brasileiros? Sou solterio, tenho 30 anos, mas não concluí o bacharelado, apesar de trabalhar com delphi há 4 anos, além de conhecimentos de C, C++ e Java, e bancos como oracle(pl/sql), mssql server(transact). Poderiam tb dar dicas de algum site interessante sobre isso, tipo o monster, ou algum específico para estrangeiros com interesse em vistos de trabalho, permanência, coisas do gênero? Ou quem sabe empresas (sérias - brasileiras ou não) que froneçam auxílio, esclarecimentos ou serviços para brasileiros (estrangeiros) que possuam tal intensão? Atenciosamente, André Mota


22/07/02, 21:55:49: Sergio Jr.
    Gente, tenho que concordar. Realmente é difícil arranjar emprego no Brasil falando um português tão fraco. Quanto a morar fora, um dos problemas que mais pega é a saudade. Conheço gente que foi e voltou por causa da família, falta de adaptação, etc. A questão de custo de vida também é bastante preocupante. Tenho interesse em ir para fora (Canadá) e sei que, ao menos nesse caso, o site do conselho de imigraçao canadense fornece alguns dados sobre custo de vida para um padrão de vida de classe média. Para os que tem interesse de ir para lá (olha que é frio, hein)>> https://www.cic.gc.ca/english/index.html

    Penso que a postura (quando falaram sobre d"I"scriminação de brasileiros) é um fator determinante. E isso vale para Eua, Alemanhã, Nigéria ou Brasil! Existem pessoas que não tem uma boa postura profissional e acabam se queimando mesmo, independente de onde estão. Então, se forem sair para trabalhar no exterior, lembrem-se que temos que superar o fato de sermos vistos como "los macaquitos" com muito trabalho e honra.


22/07/02, 17:15:46: Carlos Firmino
    .....Ah eu ia me esquecendo, desculpe pelos erros de português, eu vou digitando e não releio pra ver se tem algum erro, mais como isso aqui é um fórum que está se tratando da questão: " Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?", e não de português, então acho que não tem tanto problema assim, o importante é que deixei minha experiência aqui destacada, mostrando que tanto podemos nos dar bem lá fora como também podemos não ir tão bem.

    Falow galerinha, e sorte pra tods vc's.


22/07/02, 17:07:26: Carlos Firmino Ao Sr. Mario Freitas mario.freitas@uol.com.br
    Bem, primeiro eu não me encontro entr "nós" como vc coloca, apesar de ser brasileiro, eu já estou arrumando as papeladas par aa minha naturalização, e eu como muitos não pretento voltar para o Brasil, estou aqui no Brasil de férias para passar um tempo com meus famíliares e logo estarei voltando para o EUA. Devo concordar que minhas situações melhoraram bastande no quesito trabalho quando decedi me naturalizar e seguir minha vida nos EUA, quando os encarrecados souberam me trataram melhor do que antes (não sei porque), e talvez pelo fato de ter tomado essa decisão eu tenha tipo mais ofertas de projetos e tenho me saído muito bem. Descriminação!!! Não tenho dúvida que exista, mais no meu caso não. Quero resaltar que tem muito brasileiro que sai daí e vem pra fazer bagunça e achando que é o rei do pedaço, pois eu digo que se não se adaptar a cultura deles e se siconportar como um brasilerio FDP, vai ser descriminado mesmo, não tenha dúvida. Agora respeitando os demais e tentando ao máximo agradelos e mostrar que apesar de ter MUITA gente de tipo tuim dos países sul-americanos, também tem gente boa responsavél e que saiba se por no seu LUGAR! Talvez por isso tenha determinado meu sucesso e de outros brasileiros que se encontram nos EUA. Falei e Disse!

22/07/02, 15:39:14: Kalil de Freitas Garcia - KFG CorpSystems kalil.kfg@zipmail.com.br
    Alguém possui alguma relação com médias salariais e/ou custo de vida por pais da Europa e também uma relação de empresas de TI, principalmente para desenvolvedores WEB (Java/C++/ASP/etc.).

22/07/02, 13:19:36: rafael sanchez portal ra.sanchez@bol.com.br
    Em minha opiniao se ganha bem se voce esta atualizado e tem paciencia de estudar no minimo 5 anos. quem tem pressa come cru aqui e la fora. nao ha magia que de conta. quem ta no sufoco financeiro tenha paciencia e perseverança que consegue.

22/07/02, 02:59:59: Salim Michel narigudo6969@yahoo.com
    Senhores,

    Para aqueles que estao pleiteando vagas de trabalho no exterior, nao se esqueçam de que o curriculum vitae de vocês deve estar com uma tradução perfeita para o inglês. E vejam lá como vão traduzir isto! Traduzir "ao-pé-da-letra" é pedir para ser ignorado.

    E desculpem pelo comentário. Infelizmente é a realidade. Muitos aqui têm que primeiro aprender o português. Depois partir para um BOM inglês. E só ai tentar uma vaga em outro país.

    Saudações,


21/07/02, 11:53:24: Rodrigo Alves Paiva warlockmail@ig.com.br
    Olá pessoal, sou programador Cold Fusion há mais de um ano, porém gostaria muito de entrar na área de entretenimento, de preferencia jogos. Pesquisei um pouco e fiquei sabendo que existem cursos específicos para programação de jogos em universidades na Austrália, Vale do Silício e Japão, porém tudo que consegui foram essas informações.. alguém ai tem mais alguma informação para esse fanático por entretenimento aqui??

    Obrigado,

    Rodrigo


20/07/02, 17:13:41: Mario Freitas mario.freitas@uol.com.br
    Galerinha,

    Olha eu aqui outra vez. Carlos Firmino, meu filho, fico muito feliz em saber que você teve uma boa experiência no exterior, porém é preciso que as pessoas saibam o que acontece na maioria dos casos. Você faz parte da minoria. Nos EUA (não sei quanto aos outros países), nós, latino-americanos, somos muito discriminados (dIscriminados, com "I", hem? Pelo amor de deus!) e raramente temos chance de crescer em uma empresa, até porque as empresas sabem que nós não ficaremos por lá por muito tempo e preferem dar as melhores oportunidades aos yankees.

    Salve! Mário


19/07/02, 20:26:55: Cleyton Santana de Sousa csantana@salesiano.com.br
    Gostaria de saber para aqueles que trabalharam no exterior. O que é mais quente? Área de programação, certificações Microsoft, Cisco, Linux , banco de dados,etc. Tenho muita vontade de conhecer outros países e conseguir experiencia profissional. "uma experiencia internacional agrega muito valor a carreira de qualquer profissional".

19/07/02, 13:01:28: Monica mguirardi@hotmail.com
    Voces podem tentar os sites abaixo para colocar seu Resume ou procurar jobs...

    https://www.techies.com https://www.computerjobs.com https://www.careerbuilder.com https://www.resumerabbit.com

    Ver também Immigration and Naturalization Service: https://www.ins.usdoj.gov

    Tem também vários jornais brasileiros nos EUA, verifique este on-line: https://www.acheiusa.com

    Abraços, Monica.


19/07/02, 12:48:33: Monica mguirardi@hotmail.com
    Gostaria de comunicar aos que estão buscando emprego nos EUA a minha experiencia e algumas dicas... morei lá de Agosto/99 a Dezembro/01. Eu não tinha nenhuma proposta de trabalho qdo fui para os EUA... aliás eu arrisquei tudo para tentar uma vida por lá... larguei meu ótimo emprego na GM Brasil, família e amigos e fui porque estava namorando um americano e fomos morar juntos em Denver,CO, mas não deu certo. Tive uma proposta de trabalho na Storage Tek, mas também deu para trás... Depois de 6 meses mudei para a Flórida, onde tentei várias empresas, mas porque não tinha visto de trabalho(só de turismo e business), estava difícil de conseguir o sponsorship... não queria me casar para ganhar(comprar) o Green Card,então trabalhei em diversas áreas, desde baby sitter,waitress,loja de sapatos, etc até em informática também, numa empresa de Internet que se propos a me dar o sponsorship, mas também cancelou depois que eu já tinha contratado um advogado para cuidar da documentação junto ao INS. Como podem ver não é nada fácil... e agora está mais difícil por lá também, depois de September 11th. Eu moro em Santos-SP, tenho 33 anos e trabalho desde os 18. Voltei ao Brasil porque estava cansada de tentar por lá e tinha esperança de conseguir um emprego rápido aqui, pois sempre consegui... mas atualmente não está nada fácil, infelizmente... Abraços, Good Luck, Monica.

19/07/02, 00:21:10: Rubem Coelho rubemc@ig.com.br
    Depende. Se for uma oportunidade de crescimento na carreira, até poderia valer a pena. O que posso dizer é que moramos num vasto país e aqui no Brasil ainda existe um campo de trabalho muito extenso para os profissionais de TI. Nunca fui trabalhar no exterior, mas para mim, o mais interessante seria fazer um curso de especialização no exterior, e não trabalhar.

18/07/02, 10:40:07: Francisco Lopes de Faria ffaria@mutua.com.br
    O Trabalho no exterior é uma experiencia única. Eu particulamente falando acho que só me sentirei profissionalmente realizado se passar ao menos um ano trabalhando no exterior, de preferencia Japão (ou algum país oriental) ou Australia. Sou programador e estou tentando um emprego fora!! Apesar de estar em um trabalho seguro e comfortável eu tenho este sonho!!!

18/07/02, 09:40:19: helbert Alves helbert@smit.com.br
    Acho que e uma opurtunidade unica de vc aumentar seus conhecimentos profissionais e culturais. Tenho muita vontade de trabalhar no exterior, se vc souber de algo na area de suporte em redes e infraestrutura, por favor. helbert@smit.com.br

18/07/02, 07:56:43: Cristian de Almeida cristian_almeida@hotmail.com

    Gostaria de saber se alguém sabe como está o mercado para Analista de Suporte no exterior, quais os países, tipos de trabalho que este profissional exerce lá fora nos dias de hoje e qualquer informação interessante á respeito, favor mail-me.

    grato

    Cristian


17/07/02, 12:59:37: Alessandro Muniz alessandro_muniz@yahoo.com
    Trabalhar no exterior eh com certeza uma otima oportunidade para profissionais de informatica. Digo isso com alguma experiencia no assunto: No momento estou trabalhando na Escocia na Sky Television e antes desse emprego eu trabalhei por 2 anos na NSW Police Service em Sydney, Australia.

    Nos dois casos eu trabalhei com desenvolvimento de sistemas em grande porte(Natural Adabas).

    Trabalhar no exterior eh uma otima oportunidade tanto para o enriquecimento da sua cultura, pos em muitos projetos vc acaba trabalhando com pessoas dos mais variados paises, como tambem para a fluencia de um segundo indioma, no meu caso o Ingles.

    Mas existe um fator muitissimo importante: Se vc passar alguns anos no exterior, fazendo exatamente a mesma coisa que vc fazia no Brasil talvez as empresas nao se interessem tanto pelo seu curriculo como vc imagina. Nao se iluda achando que so o fato de voce ter passado um tempo fora vai te abrir as portas muito mais facilmente.

    Eh claro que pessoas com exteriencia internacional ja largam na frente de um monte de candidatos, nas no final das contas o que os empregadores realmente procuram sao pessoas com experiencia pratica em determinadas tecnologias, e se vc so viajou, ou so trabalhou com a mesma ferramenta, em que a sua experiencia internacional vai ajudar se vc for trabalhar em projetos aonde nao existem clientes estrangeiros??

    Bom, espero que eu possa ter contribuido de alguma forma nesse assunto.

    Abracos Alessandro Muniz


17/07/02, 11:35:16: Monica M. Guirardi mguirardi@hotmail.com
    Oi Vinicius... meu nome é Monica e estou no Brasil atualmente(Santos-SP), mas estava morando nos EUA nos últimos 3 anos e enquanto estive lá fui para a Austrália por 1 mes. Conheci desde Sydney até Cairnes, no norte, depois Alice Springs no centro e Melbourne no sul, depois a Tasmania. Foi muito legal, pois o clima lá é bem parecido com o Brasil, tirando um pouco o sul que é mais frio... as pessoas também são muito mais legais do que nos EUA e mais amigas... o que pega um pouco é o ingles deles que 'as vezes é meio difícil de pegar por causa do forte sotaque, mas se vc já fala o ingles dá pra pegar, só tem que prestar mais atenção...

    Voltei dos EUA em dezembro e por enquanto estou aqui, mas ainda não consegui nenhum emprego, mesmo sendo fluente em ingles e espanhol... Realmente estou pensando em voltar para lá ou para outro lugar, pois já fazem 7 meses e está tudo muito parado por aqui...

    Well, verifique bem esta proposta e se eles pagam tudo e que tipo de visto te dão, pois o que eu tirei (Turismo) só valia por 3 meses com 1 entrada somente... e não foi muito fácil de tirar... qualquer coisa me escreva.

    Good luck, Abraços, Monica. mguirardi@hotmail.com


15/07/02, 23:37:34: Rafael Martin rafael.martin@globo.com
    Gostaria de saber se alguem sabe se o mercado de Web Designer no Exterior está em crescente desenvolvimento? e se alguem sabe onde posso arrumar um emprego ou se tiver algum emprego lá fora?!!!!

    Grato

    Rafael Martin


15/07/02, 14:18:44: Wagner Felix wfelix@oxiweb.com.br
    De qualquer forma, vale a pena sair do Brasil para trabalhar em empresas em outros países. No Brasil, os profissionais de informática tem seu valor diminuido, alem de dar grande margem para que "profissionais-picaretas" se sobreponham a profissionais sérios.

15/07/02, 13:14:47: Regiany any.das@bol.com.br
    Ai galera,estou fazendo Informática e estou querendo ir prá Inglaterra,coseguir algum trabalho,aperfeiçoar meu inglês.Gostaria de saber de vcs como faço prá estudar lá,se alguém conhece alguma escola de Intecâmbio,qualquer coisa.Preciso de uma dica.

15/07/02, 03:01:29: Johnson Takada johnson@zipmail.com.br
    Realmente a historia informadas pelos colegas sao verdadeiras, eu estou no Japao. A questao da importancia da lingua e dos costumes sao cruciais para a "sobrevivencia". E como ocorre no mundo, com a area de TI em queda enfretamos a concorrencia do mercado local tambem. Sayonara !

14/07/02, 12:35:56: Carlos Firmino cacafirmo@bol.com.br
    .....Completando algo aos interessados que queiram vim...., de preferencia que não sejam casados pois caso contrário não aguenta a falta da mulher e vise versa. Espirito aventureiro pois tem que está pronto para arrumar as malas e ir empora dechando tudo para trás. Esquecer as baladas por um tempo, pois aqui no vale o que manda é o Trabalho, mas da pra curtir um poquinho também. O primeiro ano é dificil, a adaptação a clima e tudo mais, aqui as pessoas são muito frias, conversão muito pouco, não são muito de fazer contatos, aqui é meio cada um na sua e quando vc ve alguëm conversando é sempre a respeito do que está fazendo. E aos engraçadinhos que gostam de mexer com as mulheres, saiba que aqui nego vai preso por causa disso, um simples fiu-fiu e é cana(se tiver um policial por perto claro), veja é muito diferente aqui do Brasil ou melhor é tudo diferente, e o mais importante, esteja certo do que pusca pois no começo é aquela euforia pra vim, depois que chega é a realidade que vc vai ter que enfreter e nem sempre ela é boa. PS: Como disse um amigo aqui, lebre que visto de permanencia aqui não vende em banca de jornal, principalmente depois de 11 de setembro.

14/07/02, 12:24:43: Carlos Firmino cacafirmo@bol.com.br
    Ao nosso amigo abaixo que disse que acabamos vicando com o serviço sujo, quero le dizer que eu trabalho já a 4 anos na siemens no vale do sílicio como engenheiro de sistema, eu estou de férias aqui no brasil, e posso te dizer uma coisa, não sofri NENHUMA DESCRIMINACÃO durante esse período que trabalho por lá. Não vou dizer que não existe descriminação, mais pelo menos comigo não aconteceu, quero também resaltar que tenho amigos que estão aqui na oracle e um deles já é gerente, e tem outro aqui na sun que também trabalha na área de arquitetura de software e segurança, todos muito bem craças a Deus. Agora o que eu aconselho a quem quere se aventurar por aqui, é que tenha uma boa formação sólida a nível acadêmico, pois aqui o que manda é a pesquisa (mas o conhecimento técnico é bem vindo também), bem é isso pessoal. Valew!!!

14/07/02, 12:19:22: Paula Regina Annunciato pannunciato@ig.com.br
    Oi pessoal, trabalho a mais ou menos 02 anos com AS/400 especificamente com linguagem RPGLE, tenho planos de me mudar para França.Gostaria de saber se alguém tem algum conhecimento sobre esse mercado lá. Se alguém tiver alguma dica eu agradeço.

13/07/02, 16:18:18: Mário Freitas mario.freitas@uol.com.br
    Galerinha,

    Trabalhei dois anos nos EUA, no Vale do Silício, e tenho uma coisa pra dizer: Foi f***. Não vale a pena. Brasileiro é muito discriminado por lá e mesmo tendo muito mais conhecimentos técnicos que os estadunidenses você está destinado a ficar com o trabalho sujo e o salário baixo.

    Abraços e boa sorte em suas carreiras! Mário


12/07/02, 14:25:40: Daniel danilloeasy@yahoo.com.br
    Bem pessoal, a experiência no EUA é interessante, mas como foi dita aqui pelo sr. Douglas, as coisas na Europa e EUA não são muito faceis, porem ao que foi dito pelo amigo abaixo, da sim para ser ganhar muito dinheiro, mais é como disse o Douglas, depende da área que vc vai atuar, se for para trabalhar numa equipe que desenvolve um certo produto que tem apelo mundial (sistema operacional por exemplo), vc pode ganhar muito bem. Em outras funções vc ganharia bem também, mais acho que não seira compensador pelo custo de vida lá fora, dessa forma valeria muito mais apena ficar pro aqui.

12/07/02, 13:06:57: Vinicius W. Queiroz vqueiro2001@yahoo.com.br
    Senhores, gostei muito do topico desta Chat.

    Eu Sou Analista (Mainframe) e 13 ano de experiencia ... trabalhei em muitos lugares inclusive em Portugal Lisboa e é uma ótima experiencia, entretanto `não va pessando que vai ficar rico que não vai ... e la em Lisboa todos os Gajos Fumam muito e em ambientes do trabalho ... isto realmente e muito ruim (Na Europa se fuma muito). Atualmente estou no Brasil e Recebi um Convite para Trabalhar em Sydney (Australia), alguem ai já esteve lá ou tem alguma informação que possa me enviar ???

    Saudaçoes

    Vinicius


11/07/02, 21:53:46: Ricardo AO Fernando Rodrigo Braga.
    ????? estranho, vc disse que tem amigos que estão trabalhando lá, e seu pai já trabalhou lá e vc gostaria de saber como ir para os EUA? Vc tá parecendo Forest Gump não acha?

11/07/02, 19:55:13: Rodrigo Fernando Braga rodrigo.f.braga@uol.com.br
    O custo de vida nos EUA, dependendo do lugar, é carissimo, não são muitos lugares que você consegue apartamentos por um preço bom, ao contrário, aqui no Brasil, mesmo em São Paulo, você consegue apartamentos ate por R$250,00 (proximo ao ZOO por exemplo). Também acredito que trabalhar fora é uma ótima experiência de vida, pois é uma vida completamente diferente, com culturas diferentes, costumes, vivencias e problemas diferentes a se resolver, gostaria de ir para os EUA não para fazer a minha vida, pois apesar das crises no Brasil, eu adoro esse país, e gostaria de ir para os EUA apenas para aprender mais, claro que se fosse mais compensador ficar la, eu ficaria, pois apesar de tudo, hoje, as pessoas são movidas a dinheiro, e também sei que MUITAS empresas aqui do Brasil não dão importancia para experiência no exterior, principalmente empresas estatais. Gostaria sim de saber como poderia fazer para entrar em contato com empresas nos EUA, faço inglês desde os 5 anos de idade, sou programador com ótima experiência em C/C++ e JAVA, e estou terminando um curso de ADM de rede no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (Instituto que foca somente a área de TI), e já possuo alguma experiência com adm de rede em UNIX, LINUX e WIN.

    Abraços

    Rodrigo


11/07/02, 19:54:51: Rodrigo Fernando Braga rodrigo.f.braga@uol.com.br
    Bom pessoal, li todos os comentários e, pela experiência obtida pelo meu pai, que ficou alguns meses na França e EUA fazendo cursos pela empresa e trabalhando, e por amigos que estão no exterior, posso dizer que muitos estão "fantasiando" as coisas. Dependendo MUITO da área, o brasileiro é muito discriminado, mal tratado e caso haja algum corte na empresa, a maioria das vezes é um dos primeiros a sair. Na área de TI, na minha opnião, o brasileiro é o melhor, poiso brasileiro tem ginga para resolver situações complicadas com muito mais facilidade do que qualquer outro, sei disso pois possuo dois amigos trabalhando na Microsoft, e hoje estão com cargos muito bons. Mas a melhor coisa é ficar de olhos abertos para qualquer proposta, pois a pessoa pode achar que que vai ganhar rios de dinheiro quando na verdade está apenas sendo iludido, já que as empresas dos EUA e de vários outros lugares sabem que o brasileiro é louco para ir trabalhar fora. Pessoal, tenho 19 anos de idade, programo desde os 10 anos, hoje sou programador de linguagens como JAVA, C/C++, entre muitas outras, e posso dizer que o mercado brasileiro está muito bom ainda para TI, a ultima vez que recebi proposta de trabalho, foi-me oferecido 15 mil reais para passar 2 meses no Rio de Janeiro, sei que nos EUA você pode ganhar isso em apenas 1 mês, mas só estou querendo mostrar que, assim como quem tem capacidade de ir para fora ganhar muito, também tem capacidade de conseguir um ótimo emprego no Brasil.

11/07/02, 14:51:50: Douglas dougfane@bol.com.br
    Continuação... 6- Outro detalhe que vcs não perceberam simples mortais é que a vinda para aqui não é nenhuma vesta ou ida ao parque ok, o visto para permanencia aqui em londres, como nos EUA, Germany é muito dificil, o visto de permanecia aqui não é vendido em banca de jornais, ainda mais depois de 11 de setembro, então se pensa em vim pra ficar na ilegalidade é melhor nem vim, pois vc pode ter seu visto negado num futuro que vc venha querer entrar ou visitar o país. Bem, é isso ai, aqui a faixa salarial bera no meu caso quando iniciei U$8.750,00 essa é a base para quem trabalha na área de tecnologia acho que no Vale do Silicio a base salarial é essa. Aqui da pra tirar uns U$15.000,00 por mês, mas para isso não se esqueça do que foi dito acima no 1 e 2 parágrafo ok. Bem é isso ai. Douglas: Doutorando em Engenharia de Sistemas&Reversa, Segurança de sistemas

11/07/02, 14:49:58: Douglas dougfane@bol.com.br
    Muito bem simples mortais, vou dizer a realidade como deveria ser dita aqui! Aqui na Europa ou EUA ( no caso dos EUA mais especifico Vale do Silicio) eles pagam muito bem, claro que depende da função que vc vai trabalhar. O custo de vida dependendo de onde vc ira ficar é altissímo, verdade seja dita, vc ganha muito e gasta muito também. E se tem alguém que queira se aventurar por essas bandas, aqui vai a lição de casa. 1- Fluência no Inglês, sem isso nada feito. 2- Uma boa formação academica,lembre que lá um bom curso superior vale mais que qualquer certificação que vc tenha, e isso inclui os de maior top, diferente aqui no brasil, que nesse caso é ao contrário. 3- O primeiro ano é difícil, tem o clima para se acustumar, e aqui eles tem culturas e todos a seguem, bem diferente ai do brasil, aqui se vc comprimentar alguém com beixo no rosto isso é visto como falta de educação ou pornográfico, ai no brasil é uma coisa muito normal, enfim são muitos detalhes que para os brasileiros são coisas normais, aqui são vistos como grosseria e falta de educação, porém em muitos lugares não á descriminação (claro que isso varia de comportamento). 4- Ser dinâmico e estar atento a tudo que acontece, pois um yes man! aqui não quer dizer muita coisa. 5- Lembre-se que vc vai sentir muita falta dos familiares, e aqueles que são casados então..bem sabem o que eu quero dizer né..quem quer se aventurar tem que ter meio que um espírito aventureiro. Continuando acima.....

11/07/02, 14:14:59: Ricardo Welberth welberth@uol.com.br
    Sim, compreendi o comentário dos colegas descritos abaixo, mas gostaria mesmo que saber qual o canal/forma de contato para ingressar no vale do silício. Para onde temos de encaminhar o currículum?. Teria como informar como é o mercado para Analista Funcionais de Oracle Applications? Teria como mencionar nome ou site de consultorias para esbatelecermos contato? Abraços e Obrigado

11/07/02, 13:49:58: Aquiles Magnani Junior aquiles@pobox.com
    Sim, é uma boa oportunidade para qualquer profissional, não só de TI!

11/07/02, 00:43:16: Alexandre Alesousa@yahoo.com.br
    Salim, quanto que vc está ganhando ai?, realmente está valendo a pena vc estar trabalhando ai? Alias o que o Douglas disse sobre alguns mandamentos que ele citou para ir para o vale do silicio, realmente é verdade?

    Desde já agradeço.


10/07/02, 20:34:16: Salim Michel narigudo6969@yahoo.com
    Trabalho no Vale do Silício há 1 ano e a experiência foi muito realizadora. Apesar de "Deus ser brasileiro" e "nao há lugar melhor que o Brasil", viver em um país que lhe dá condições dignas de vidas é algo muito prazeroso. Profissionalmente falando, nunca me senti inferior e nenhum dos técnicos e engenheiros com quem tive que trabalhar por aqui. Pelo contrário, já tive que responder perguntas bem absurdas. Pelo que vejo do mercado aqui, as oportunidades para desenvolvedores (C/C++/Java)estão muito mais abertas do que para as outras posições.

    Saudações,


10/07/02, 19:56:43: Douglas douglas_z@tess.com
    Pessoal, quem está a procura de certificação...Uma boa fonte de estudo é o site www.w2k.kit.net Lá tem um bom material par que quer ser aprovado nas provas 70-210 e 70-215. (TUDO LÁ É EM PORTUGUÊS) Esse site tá fazendo um bom sucesso no mundo das certificações !! Acessem e confiram !!

    Douglas !!


10/07/02, 19:04:55: Douglas dougfane@bol.com.br
    Continuação... 6- Outro detalhe que vcs não perseberam simples mortais é que a vinda para aqui não é nenhuma vesta ou ia ao parque ok, o visto para permanencia aqui em londres, como nos EUA, Germany é muito dificil, ainda mais depois de 11 de setembro, então se pensa em vim pra ficar na ilegalidade é melhor nem vim, pois vc pode ter seu visto negado num futuro que vc venha querer entrar ou visitar o país. Bem, é isso ai, aqui a faixa salarial bera no meu caso quando iniciei U$8.750,00 essa é a base para quem trabalha na área de tecnologia acho que no Vale do Silicio a base salarial é essa. Aqui da pra tirar uns U$15.000,00 por mês, mas para isso não se esqueça do que foi dito acima no 1 e 2 parágrafo ok. Bem é isso ai. Douglas: Doutorando em Engenharia de Sistemas&Reversa, Segurança de sistemas

10/07/02, 19:02:55: Douglas dougfane@bol.com.br
    Muito bem simples mortais, vou dizer a realidade como deveria ser dita aqui! Aqui na Europa ou EUA ( no caso dos EUA mais especifico Vale do Silicio) eles pagam muito bem, claro que depende da função que vc vai trabalhar. O custo de vida dependendo de onde vc ira ficar é altissímo, verdade seja dita, vc ganha muito e gasta muito também. E se tem alguém que queira se aventurar por essas bandas, aqui vai a lição de casa. 1- Fluência no Inglês, sem isso nada feito. 2- Uma boa formação academica,lembre que lá um bom curso superior vale mais que qualquer certificação que vc tenha, e isso inclui os de maior top, diferente aqui no brasil, que nesse caso é ao contrário. 3- O primeiro ano é difícil, tem o clima para se acustumar, e aqui eles tem culturas e todos a seguem, bem diferente ai do brasil, aqui se vc comprimentar alguém com beixo no rosto isso é visto como falta de educação ou pornográfico, ai no brasil é uma coisa muito normal, enfim são muitos detalhes que para os brasileiros são coisas normais, aqui são vistos como grosseria e falta de educação, porém em muitos lugares não á descriminação (claro que isso varia de comportamento). 4- Ser dinâmico e estar atento a tudo que acontece, pois um yes man! aqui não quer dizer muita coisa. 5- Lembre-se que vc vai sentir muita falta dos familiares, e aqueles que são casados então..bem sabem o que eu quero dizer né..quem quer se aventurar tem que ter meio que um espírito aventureiro.

10/07/02, 14:45:42: Ricardo Welberth welberth@uol.com.br
    Gostaria de saber se alguem tem alguma dica sobre vagas no exterior. Atualmente sou funcional de Implementação de ERP Oracle Receivables/Billing. Qualquer ajuda ou contato seria bem vindo. Obrigado Ricardo Welberth

9/07/02, 12:30:09: Maria Silvia mscoelho2002@yahoo.com
    Tenho muita vontade de trabalhar nos Estados Unidos, gostaria muito de arrumar um trabalho lá, nem que, não ganhe muito mas que seja o suficiente para que eu possa ficar lá um tempo.Trabalho com informatica e tenho um curriculo muito bom meu ultimo emprego foi na IBM agradeço a atenção desde já.

8/07/02, 15:01:37: Paulino Michelazzo paulino@michelazzo.com.br
    Aos colegas que estão querendo dicas para "se mandar" da Terra Brasilis:

    Neste site, foi publicado um artigo de minha autoria sobre trabalho no exterior com várias dicas para conseguir se mandar. Acredito que valha a pena dar uma olhadinha.

    Acessem https://www.apinfo.com/artigo53.htm

    Abraços


7/07/02, 21:57:58: Joece joece@bol.com.br
    Olá pessoal!!!

    Tenho vontade de conhecer Australia, alguém tem alguma dica?

    Desde já agradeço!!!


7/07/02, 19:36:30: Nelson Zanotti da Silva laurencinho@hotmail.com
    Penso que o trabalho no exterior, contribui positivamente para o desenvolvimento do profissional de TI, especialmente se a mudança for para um país tecnologicamente mais avançado e onde se possa estudar, de modo que permita ao profissional estar por dentro dos avanços na área de TI. Deparar-se com um novo idioma e ambiente cultural diferente, torna possível ao profissional de TI vivenciar uma diversidade de situações que podem contribuir para que desenvolva uma melhor habilidade de comunicação e expressão, maior flexibilidade e maturidade nas tomadas de decisões. Naturalmente essa adaptação nem sempre é fácil, mas aqueles que enfrentam o desafio, poderão ver e sentir que as portas do conhecimento e das oportunidades profissionais abrem-se inexoravelmente diante de si, proporcionando um crescimento que de outra forma seria impossível .

6/07/02, 17:20:57: André andre_om@ig.com.br
    Olá pessoal

    Gostaria de saber de alguem do forum que ja morou na Inglaterra como eh a oportunidade de carreira por la. Sou fascinado pelo pais e gostaria de um dia estar trabalhando por la. Porem fico com o pe atras devido ao choque cultural.


6/07/02, 15:27:33: Rafael Nize rafanize@bigfoot.com
    Alguém deste forum já trabalhou na Espanha ? O custo de vida lá é alto ?

6/07/02, 15:25:28: Rafael Nize rafanize@bigfoot.com
    Acredito que seja bom trabalhar no exterior desde que seja algo com maiores perspectivas que as daqui no Brasil. Parece que a economia aqui está focalizada somente no mercado financeiro e por isso a área de TI aqui está em baixa tanto é que perdemos a Intel para a Costa Rica !

    Gostaria de estagiar ou trabalhar na Alemanha mas no momento não estou em condições. Alguém aqui do forum já trabalhou lá ?


3/07/02, 00:28:12: Gilmara marajbgv@aol.com
    Sim. A experiencia gerada é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, e com certeza chama a atenção de qualquer consultor de RH.

13/06/02, 15:33:40: Marcio Mesti mmesti@zipmail.com.br
    Acho que é uma experiência muito grande que dá muita segurança e muito jogo de cintura a um profissional para lidar com os problemas diários. Morei em Lisboa duranto 1 ano e 2 meses, e voltei com uma visão completamente diferente.

13/06/02, 14:39:24: Mauricio mauricio199@ig.com.br
    alguém sabe se tenho chances de arrumar um emprego como web designer no EUA pois faço sistemas de informaçào e faço um estágio de web..

    se alguém já viveu um aexperiência parecida por favor...


10/06/02, 20:11:53: Walter Daniel L Roman wdaniel.leon@uol.com.br
    Gostaria de saber de alguns dos participantes do forum se alguem sabe se o mercado do Centura/SqlWindows no exterior é bom ? E em que países há mais ofertas nessa ferramenta. Se alguem souber eu agradeço.

10/06/02, 11:53:39: Cassio cassioito@uol.com.br
    Ola Galera tudo bem ??? Sou consultor hoje aqui no Brasil, mais precisamente SP na area de roteadores e ja estou a 7 anos no mercado, so que estou querendo abandonar as coisas por aqui para enfrentar um periodo de 3 meses nos EUA ou Canada com intercambio, mais eu so sei o básico de inglês. Quem ja foi poderia me dar alguns toques.

    Grato, Cassio Ito


7/06/02, 15:32:55: claudio claudiorocha@yahoo.com
    Respondendo para o Paulo,

    No meu caso eu arrisquei em vim como estudante de ingles para os EUA. Outro colega meu tambem veio como estudande de PhD... Resumindo, arrumei servico para trabalhar meu periodo (na area de suporte) na propria faculdade onde estudava e apos alguns meses uma empresa me contratou para trabalhar como Adm.de redes...praticamente o mesmo q fazia ai no Brasil. Ja o meu colega arrumou direto com a empresa .... as empresas daqui bancam o sponsorship e dependendo do caso o aluguel dos 2 primeiros meses tambem.

    claudio


6/06/02, 22:11:05: Tadeu wtadeu@pobox.com
    Pessoal,

    Tem um link MUITO bom sobre artigos relacionados à carreira:

    https://careerlink.devx.com/articles/default.asp

    []´s,

    Tadeu


6/06/02, 22:07:19: Paulo S. Pietro ppietro@pobox.com
    Algumas perguntas para quem já trilhou o "caminho das pedras" de trabalhar lá fora, pois estou a fim disso, já que temos este espaço aqui na APINFO:

    1-O contato com a vaga foi pessoal (como a filial aqui mandando vc para lá)ou foi na base do "metendo as caras" e vasculhando em sites lá fora?

    2-Se você coordena uma equipe de internet aqui, será que lá fora você teria uma colocação semelhante ou teria que entrar como programador mesmo?

    3-Quando se consegue um emprego lá, eles bancam algumas despesas, como o "sponsorship"?

    Um abraço a todo o pessoal.

    Pietro


6/06/02, 16:57:14: Sandro Silva Barros sbarros@cnpq.br
    Galera,

    Sou DBA Oracle, conheco gerencia de projeto, desenvolvimento em delphi/Java, conheco tb UML.

    Gostaria de saber de alguem quais perfis estão sendo mais solicitados no exterior, gostaria muito de ter uma experiencia Internacional

    Atenciosamente Sandro Barros


6/06/02, 13:33:13: Claudio Rocha claudiorocha@yahoo.com
    concordo com o Renato,,

    Tenho -+ 3 anos trabalhados nos EUA e guando mandei meu curriculos para o mercado do Brasil algus meses atras as minhas expectativas foram frustadoras ... as empresas que me contactaram nao levaram em cosideracao esse fator de vivencia no exterior...

    claudio


6/06/02, 11:29:25: Renato Freitas Martins renato@pc.dk
    As portas ainda não se abriram para mim. Trabalhei por 2 vezes, 6 meses no exterior mas desde que cheguei, as boas oportunidades ainda não apareceram. Depende um pouco da sorte e do meu QI (quem indica), que estão em baixa :)

6/06/02, 03:06:38: Luciano - Parte II
    Quanto a ir morar nos Estados Unidos ... a situação é outra ...lá o custo de vida é bem menor que na Europa.

5/06/02, 19:57:07: Claudio Rocha claudiorocha@yahoo.com
    PART IV

    Mercosul,,, sem duvidas devemos aprender o espanhol....tambem o Japones, chines, alemao .... nao esqueca que nesses paises eles tambem falam o ingles... na minha opniao o ingles deveria a segunda lingua para negocios acompanhado das demais ...

    claudio


5/06/02, 19:53:17: Claudio Rocha claudiorocha@yahoo.com
    Ola pessoal! PART II Tenho muito amigos que sao estrangeiros trabalhando aqui (alias eu falo por mim mesmo tambem) e nao ha qualquer descriminacao,,, talvez porque aqui no Vale do Silicio seja um lugar a onde o mundo se encontra :) Ao meu ver todo profissional de informatica deveria ter no minimo um boa leitura em ingles.

5/06/02, 19:52:19: Claudio Rocha claudiorocha@yahoo.com
    Ola pessoal!

    So Administrador de Systemas morando e trabalhando aqui nos EUA/Vale do Silicio. Eu acho que uma experiencia internacional soh tende a alavancar a carreira profissional; alem do aprendizado de um segunda lingua tem o fator novas culturas e isso faz agente crescer. E muito relativo falar que trabalhar no exterior ganha-se bem e gasta-se tudo. Aqui na regiao do silicio/California realmente ganha-se muito bem (salvo esta crise que veio e nao quer ir embora) e gasta-se muito tambem, porem ainda vale apena pelos fatores acima citados e o q todos nos gostamos os monetarios "$$" ...


5/06/02, 04:16:06: Luciano luciano@doglover.com
    Concordo com o Ricardo que colocou opinião no dia 03.06.02. Já morei em Londres e só o apartamento em que morei custava R$ 2.400,00 (por mês claro!) . Detalhe: O apartamento ficava muito longe do centro da cidade (o que aqui chamamos de periferia) e para completar era perto do "Heathrow" um dos mais movimentados aeroportos do planeta.Isso para não falar de outros elevados custos diários.Portanto cuidado com a ilusão dos altos salários, principalmente na Europa. Morar lá é caríssimo, pergunte a outras pessoas que já moraram lá. Um abraço, Luciano

4/06/02, 22:32:17: Wilson Tadeu Tonini wtadeu@pobox.com
    Oi pessoal!

    Sugeri este tópico para o APINFO pois estou analisando essa hipótese futuramente nos EUA.

    Já ouvi de tudo sobre isso: um colega meu que conhece MUITO java foi fazer uma entrevista e um americano disse que lá os programadores são tratados como ralé... Como também já ouvi que em Boston (e em outros lugares) os brasileiros são elogiados pela sua criatividade e disposição, além do "jogo de cintura" em situações críticas (não acho que seja o "jeitinho").

    Para os que pensam em ir, gostaria de trocar expectativas sobre isso; para quem já foi (ou está por lá), como são as coisas (arranjar emprego, entrevista, o dia-a-dia), enfim suas impressões.

    A todos o meu muito obrigado.

    Tadeu


4/06/02, 17:43:17: Rubens rubenscollaco@aol.com
    Infelizmente é ótimo !!! Pq. digo infelizmente? No Brasil, o profissional que esteve no exterior, mesmo que por alguns dias, é visto como mais habilitado que outro que não tenha saido do Brasil. Acredito que com a abertura do mercado internacional não devemos muito ao mercado externo. Não concidero aqui o fato de adquirir novas experiências e novos desafios, pois a simples mudança de empresa já nos dá esta possibilidade, mais ainda se esta empresa investe em crecimento e tecnologia.

4/06/02, 11:44:51: Diego Bortolucci bortsoft@uol.com.br
    Sim, pois a informática é uma profissão globalizada e com certeza é ótimo aos profíssionais conhecerem as tecnologias de outros paises.


4/06/02, 11:34:27: Douglas Cardoso douglascardoso@ieg.com.br
    com certeza... conhecer pessoas, estar em contato com um outro "mundo" onde se vivencias excelentes como desastrosas experiencia... onde que q vc esteja vai sempre aprender coisas novas, e no exterior....tem muitas delas para dominar... com isto tudo o seu crescimento é importante e faz com que vc seja um otimo profissional e uma pessoa culta por enfrentar desafios em momentos não favoraveis... mas acredito em nosso povo.

4/06/02, 09:09:38: Aretha Perboni aperboni@bol.com.br
    Acho que desafios sempre trazem novas e proveitosas experiências. Conhecer outra forma de trabalho ou idioma, é fácil, vivenciar é que são elas. Mas é recompensante ver portas abertas depois dessa experiência.

3/06/02, 13:36:53: Ricardo LTZLIZMUISVC@spammotel.com
    Olá,

    Sim, vale a pena na maioria dos casos, porém deve ser uma decisão muito bem pensada. Deve se tomar muito cuidado com a questão salarial, pois não adianta ganhar R$ 6.0000 se vai gastar R$ 4.000 apenas com o aluguel do apartamento.


3/06/02, 12:20:13: Eduardo br_eduardo@bol.com.br
    Entendo que em qquer lugar que lhe proporcione uma oportunidade de crescer culturalmente, linguisticamente e tecnologicamente é interessante. Trabalhar no exterior pode contribuir, mas trabalhar no Brasil é possível tbém. Já estive no Canadá algumas vezes e nos EUA, não é tão fácil adaptar-se a alimentação, costumes, vícius e até ao clima. Se vc não tem a oportunidade no Brasil pode tentar, mas acho que não é sempre tão compensador financeiramente em função do custo de vida ser muito alto. Eu iria mesmo que empatasse, afinal ganharia nos aspectos acima citados.

3/06/02, 10:34:36: marinete marinetea@hotmail.com
    Acho uma excelente oportunidade, inclusive auto-estima, voce conhecer novos projetos, outras culturas, e mostrar tambem um pouco de seus conhecimentos, praticas e aprimorar em novos paises. Eu gostaria muitissimo, se essa oportunidade viesse ate a minha pessoa. Sou analista há mais de 20 anos de experiencia, com uma bagagem muito grande diversificada. grata, pela atenção. abracos, marinete

3/06/02, 10:26:29: Marcelo marfs@sti.com.br
    Ótima. Tão boa ou até melhor quanto aqui mesmo no país. Falar a língua da Nação para qual você iria talvez até fosse requisito. Chega disso de Inglês é tudo... Se fossemos espertos como dizemos, aprenderíamos alemão, que é o país que mais tem empresas aqui (com destaque a grande São Paulo) e, além do mais, estamos na América Latina, então espanhol também é interessante, ou ainda japonês (há ofertas de trabalho em numero considerável) e para finalizar, que tal chinês, país que está em grande ascenção tecnológica, e no momento é um dos grandes vértices de "mão-de-obra" importada. O eixo Microsoft-EUA continua com a lavagem... Ponto pro Uncle Sam !!!

3/06/02, 10:22:31: João Dorival Daniel jdaniel@sorana.com.br
    Sim trabalhar no exterior é uma grande oportunidade para profissionais de TI. Quando o profissional retorna ao Brasil com o idioma Inglês ou Alemão por exemplo. Alem do idioma, que podemos aprender aqui mesmo, trazem na bagagem o conhecimento da forma de trabalhar deles. Isto é um diferencial enorme para preencher requisitos de vagas em empresas oriundas dos paises para onde o profissional migrou temporariamente. Quanto ao enriquecimento da tecnologia, acredito que isto é possível aqui ou em qualquer lugar do mundo.

3/06/02, 09:50:34: Luciano Mazziero lucianomazziero@hotmail.com.br
    Acho que o Brasil está com um sério problema onde politico estão querendo dar emprego a pessoas de outros paizes, isso nos dá um grande problema, pois já temos pouco serviço para o Brasileiros. O trabalho no exterior é muito gratificando tendo em vista o salario que alguns recebem, porem analizando pelo lado de custo pessoal, verifica-se que a unica coisa que faz o trabalho no exterior valer a pena, é conhecer um outro lugar e melhorar a linguistica, pois o custo de vida é alto e o final acaba por parecer-se com o salario brasileiro. O problema hoje é mundial, somos apenas mais um país nesta crise.

2/06/02, 07:22:28: Luciano Matos luciano@doglover.com
    Bom dia/Boa noite,

    A questão é ter ou não ter competencia.Ser atualizado ou não.Em qualquer atividade profissional a bagagem técnica e a experiência de vida são fundamentais.É assim com os professores,médicos,escritores,músicos,arquitetos e tantas outras. Por quê então se insiste em negar isso na área tecnológica?. Só porque é uma área dinâmica?. Então a música, a poesia,a arquitetura, a medicina,etc, são atividades estáticas?. Não são!. Alguns disseram nesse forum que a realidade é isso mesmo e temos que aceitar. Pois eu penso diferente e recuso-me a aceitar o senso comum. Tenho 42 anos e agora é que vou começar...

    Um abraço a todos.


1/06/02, 22:15:22: Francisco Carlos Ferreira fcf20022@hotmail.com
    Acho que este tipo de oportundade só é viável para alguns poucos profissionais, que além de dominar bem o inglês ou outro idioma, estejam muito bem atualizados.

    Já houvi alguns casos de profissionais que se deixam levar por promessas feitas por empresas inescrupulosas e acabam pagando taxas para conseguir a documentação e etc e acabam sendo lesados.

    Se voce pretende se candidatar a uma destas vagas, fique esperto, para não acabar como estas meninas que saem do Brasil com a promessa de serem dançarinas no exterior ...


Anteriores:

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?