APinfo - Forum


Fórum : Entrevistas por Telefone / Skype : vantagens, desvantagens, dicas e sugestões.

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores




16/05/13, 19:40:56: Naocomentar - IP : 186.220.****
    Vou contar meu pequeno causo... REcetemente fui chamado por uma empresa voltada a Dbm para uma entrevista. Fui la conforme a exigência da mesma, pois queria minha presença física la, um ambiente frio e negativo a menina da recepção muito simpática e linda por sinal , ao andar parecia que andava sobre ovos com cuidado , achei muito estranho, ao chegar esperei uns 20 minutos e ao entrar na sala com a entrevistadora a mesma falou uma frase decoreba, me fez duas perguntas e já fui dispensado, não durou nem 5 minutos, ate sua colega ao lado fez uma cara estranha. Sai de la com uma péssima impressão tanto da empresa como do recrutamento. Hj ela me ligou dispensando da vaga e eu como estava vendo a minha vida nem liguei , so respondi que não estava surpreso, ao falar frases ...seu cv ficara armazenado... eu senti um leve desprezo e amargura na voz dela, logo em seguida sem completar sua frase fui cuidar da minha vida disse tchau e desliguei. Sinceramente so de conversar com aquela pessoa eu me senti mau, agradeci a Deus por não ter sido escolhido nesta empresa. Estou desconfiado as recrutadoras de hj chamam so para fazer volume ou para tentar melhorar seu ego. Muito triste mas naquelas ao que parece elas devem estar ganhando muito bem!

    abraços


14/05/13, 14:15:00: marcelo marcmilanx@gmail.com - IP : 177.141.191****
    Opa explica isso ai direito, quando vc passa seu portifolio vc passa o que exatamente? seu CV ou sua capacitação? e quais clientes os da consultoria de TI ou o gestor dono da consultoria?

14/05/13, 09:21:19: anderson - IP : 177.32.10****
    Pessoal, com Skype sem Skype. Com ICQ sem ICQ, como MSN sem MSN. Nossa carreira está cada vez mais complicada. Você confiaria a sua carreira a qualquer uma das selecionadoras/recrutadoras que já passaram por sua frente? eu Jamais confiaria. A falta de preparo, a instransigência, como bem um amigo abaixo a Impáfia, me remetem a pensar que não estão alí para avaliar curriculum algum. Sequer sabem para quê afinal alí estão. Não conhecem de psicologia, não conhecem de gestão de negócios, gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão de recrutamento e seleção, algumas sequer conseguem passar um recado por mais simples que seja.

    Eu tomei uma iniciativa muito radical, ao invés de me submeter às consultorias e suas recrutadoras, estou mandando meu portfolio diretamente aos gestores das empresas clientes... E por incrivel que parece nenhum me pediu bola e tenho conseguido varios contratos.

    Fica a Dia.


13/05/13, 20:13:08: marcelo - IP : 187.37.20****
    A proposito eu tenho 40 anos de idade!Se for limite para vc basta escrever aqui!

13/05/13, 20:11:47: Marcel marcmilanx@gmail.com - IP : 187.37.20****
    Infelizmente vou ter que discordar de vc meu caro, estou procurando uma vaga descente a mais de seis meses, com promessas e ate agora nada, os salários por ai não são la aquelas coisas, ao meu ver, porque o nível de exigência é alto e ainda por cima a maioria aqui concorda que muitos entrevistadores parecem ter uma empáfia que já revolta no primeiro cumprimento, mas veja e minha experiência de vida! Veja não sou so eu que esta chateado e frustrado , muitos que conheço também estão, vc fala de 10mil depende a vaga é PJ, pq se for o valor ata médio, haja vista que as consultorias cobram de seus de 100 a 200 reais a hora = 16000 a 32000 PJunto, hj estou me candidatando a vagas como Analista Senior ao valor de 6500 clt (não e carguinho não é vagas de responsabilidade). Sinceramente tem muito candidato por ai, as meninas da seleção recebem 300 a 500 CV ao dia, então elas podem se dar ao luxo de seus caprichos.Prova disso e a maioria reclamar. Meu email esta ai se quiser falar mais da vaga valores atribuições, perfil fique a vontade

13/05/13, 17:20:46: Paulo ledcrash@gmail.com - IP : 187.60.19****
    Pessoal, sou coordenador de uma equipe de desenvolvimento de sistemas e estou constantemente envolvido nos processos de recrutamento e seleção.

    Algumas pessoas tem informações equivocadas sobre como funciona o salário / cargo para determinada vaga.

    Não existem profissionais perfeitos, do mesmo modo que não existem vagas e salários perfeitos. Não temos uma profissão em TI que seja regulamentada (algum de você tem conselho regional / federal de Tecnologia, Análise de Sistemas e afins? Que eu saiba, a lei ainda está para ser votada - nos últimos 10 anos ...). Sim, há uns sindicatinhos meia boca que fazem um monte de oba-oba com as empresas vendendo aos associados (você, sim você) que está brigando por seus direitos, do trabalhador (já elegemos um semi-analfabeto presidente por causa dessa palavra) junto aos empresários, quando na verdade, está fazendo aliança política e nada mais.

    O fato é que, estou procurando um simples profissional pleno para uma vaga que exige quase nada de experiência. Somente o mínimo. Estou há meses com a vaga em aberto. Tinha um valor (até alto) mas que está sendo eliminado dado o que tem aparecido para as entrevistas.

    Gente despreparada, prepotente, se julgando a última bolacha do pacote e querendo ganhar mais de R$ 10.000,00 sem saber nada. Não conseguem tirar 50% numa prova de múltipla escolha que representa menos de 10% do que é preciso saber para dizer que conhece o básico. E quer exigir salário???

    Eu acho que as novas gerações (os de menos de 25 atualmente) precisam voltar a estudar e dar um pouco mais de si antes de exigir do recrutador que siga uma tabela de valores porque infelizmente para que a empresa não tenha prejuízo e acabe não prejudicando os outros departamentos , temos que pagar de acordo com o que vem para nós.


13/05/13, 09:45:33: Velercy Morawski velercy@hotmail.com - IP : 187.112.5****
    SKYPE é a ferramenta essencial da qual todas as empresas deveriam fazer uso. Economiza o tempo do intrevistado e do intrevistador.

12/05/13, 22:45:36: Julio Cesar juliocesar.oracle@gmail.com - IP : 200.232.130****
    O SKYPE é sim muito bem-vindo! Um dia saí de Sorocaba para São Paulo(mais de 100 KM) para uma vaga e empresa não passou nenhuma informa: acho que não é o perfil que procuro. Era uma vaga para DBA, e eu sou DBA,tenho certificação e o cidadão não gastou mais de um minuto comigo. Respondi o boa tarde e voltei par a minha cidade.Como não aguentei o desaforo.Enviei o email para o cara que tinha me indicado a vaga para essa consultoria atravessadora expressando minha profunda indignação e orientei o cidadão a primeiro ler o CV, depois fazer um contato por telefone ou skype einformar os detalhes da vaga incluindo salário e só depois de ter certeza que aquele profissional atende os requisitos aí sim chamar para uma conversa pessoal.

    Concordo com os comentários sobre nos anuncios de vagas constarem a remuneração oferecida seja valor mensal, semanal ou por hora. Estou na área de TI a 7 anos e simplesmente odeio as consultorias atravessadoras que nao entendem o minimo de recrutamento e seleção e neca de TI.

    Aproveitando... Gostaria que as empresas deixassem o RH somente para questões psicológicas e afins e passasem a bola para alguem da área fazer o recrutamento. Porque ninguem merece a seleção que existe por aí. As garotas olham o requisito da vaga e se o requisito pede experiencia em plataforma .net e no CV só consta experiencia em .net ou as linguagens desta plataforma o recrutamento já descarta aquele profissional.Absurdo,mas existe.


11/05/13, 18:27:40: anderson - IP : 189.100.142****
    Infelizmente tenho que concordar com vc andre!O problema e que estas atitudes gerarão a real falta de mao de obra

11/05/13, 00:34:30: Andre - IP : 189.69.114****
    Não devo ter muito a falar, além do que já está colocado, mas tenho duas experiências sobre contratação telefônica . A primeira, uma grande multinacional contratou uma consultoria para contratar um GP aqui no Brasil (o custo é mais baixo que na Índia). Fiz a entrevista por telefone com a consultoria, depois a pessoa que viria a ser minha chefe me ligou dos EUA e conversamos por mais de 1 hora quando ela mesma, na hora, já me deu a resposta e disse que havia gostado de mim e estava tudo fechado. Só então que eu fui pessoalmente para a consultoria para acertarmos os detalhes da contratação. Trabalhei com uma equipe em quatro países (Brasil, EUA, Inglaterra e Índia) sem nunca tê-los visto pessoalmente. Minha chefa ficava no Colorado e até as broncas eram por telefone e vídeo. Há pouco tempo, como estou em transição , me ligou uma consultoria oferecendo uma vaga, fiz uma rápida entrevista por telefone em inglês, dois dias depois ela me ligou e marcou uma nova entrevista com um indiano, também por telefone. O indiano disse que havia gostado de mim e que a consultoria entraria em contato, em caso positivo ou negativo. Alguém acha que a consultoria ligou? Claro que não, acabei ligando e a consultora disse que ainda não haviam finalizado a vaga e que assim que tivessem uma resposta me ligariam, já faz mais de um mês, será que ainda nem resposta tem? As consultorias consideram sua participação nos processos como uma benção e que você deve ser eternamente agradecido a eles só por ter a chance de participar. Poxa, é complicado ficar no limbo, sem uma posição, sem uma resposta definitiva. Será que é muito complicado para eles mandarem um e-mail padrão simplesmente agradecendo e dizendo que você não foi selecionado ?

10/05/13, 08:36:32: Helio Almeida - IP : 177.38.26****
    Concordo com entrevistas por Skype. Acho também que deveria existir uma lei que em todas as ofertas de emprego deveria constar o salário. Pelo que observo, é na entrevista que definem o salário pela cara do freguês.

8/05/13, 15:49:19: Felipe - IP : 189.51.218****
    A tendência é que este tipo de contato seja cada vez mais comum, mas no Brasil ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

    Quem é mais velho lembra-se de quando tínhamos que comparecer diretamente em um determinado endereço, com o curriculum impresso nas mãos, preencher longas fichas de admissão para só depois ficar sabendo dos detalhes da vaga. As empresas consideravam que o fato delas estarem oferecendo uma vaga era um grande privilégio e quem estivesse interessado deveria fazer de tudo.

    Melhoramos um pouco, mas muitas empresas e consultorias ainda resistem a passar qualquer informação relevante antes da entrevista presencial. Na minha experiência isto ocorreu em vagas que não eram boas, o entrevistador achava que pessoalmente seria mais fácil me convencer a entrar em alguma roubada.

    Sabe quando você pergunta o preço de um apartamento para o corretor e ele te fala da vizinhança, da varanda, da vista, da planta, do acabamento, e só depois de 45 minutos fala o preço… em algumas empresas ocorre o mesmo, meu conselho, fuja que é roubada…


8/05/13, 15:30:53: Alexandre - IP : 200.85.161****
    Eu, como a grande maioria, acho que a entrevista por telefone e por skype são muito úteis para fazer uma pré-seleção e evitar perdas de tempo de ambos os lados. É claro que ela não elimina a necessidade de uma entrevista presencial.

    O mais importante é poder atender o telefone ou o Skype em um momento onde eu possa estar confortável para falar. Atender no ambiente de trabalho, com um monte de orelhas em volta não dá. O que eu costumo fazer é pedir ao recrutador para retornar a ligação e desta forma tenho alguns minutos para me preparar.

    Caso a entrevista seja por skype fique atento a sua aparência, estar em casa não é desculpa para usar pijama, camisetas, ou outras roupas muito informais.


8/05/13, 00:15:08: anderson - IP : 189.100.1****
    Sinceramente não entendo pq ir a consultoria fazer entrevistas com estas meninas, se o que vale mesmo e a entrevista com o cliente?

7/05/13, 23:01:45: Luiz - IP : 177.32.15****
    Acho super valido, eu mesmo ja fiz duas entrevistas, e as duas empresas na Europa, e o Skype foi muito util obrigado! -)

6/05/13, 19:29:21: Anderson - IP : 177.32.10****
    O Skype não alimenta a fome das consultorias...

3/05/13, 23:24:27: Denis Ferreira denis.ferreira@gmail.com - IP : 187.122.2****
    Um site específico de tecnologia como esse seria muito fácil debater o uso de recursos fundamentais hoje como o SKYPE ou GTALK,para os negócios e suporte, entretanto as mesmas ferramentas feita por profissionais de tecnologia é fundamental para nos ajudar a nos recolocar no mercado como no caso uma entrevista de emprego.

    Algumas dicas pode ajudar numa entrevista de empresa pelo Skype: 1 - Agende com o entrevistador um horário onde possa ter uma conexão razoavelmente boa 2 - Procure ter anotações dos pontos mais importantes ou até mesmo um currículo aberto ou impresso 3 - Reserve um local calmo e silencioso para a interview de preferencia reservado. 4 - Procure usar um fone de ouvido para que se tenha um entendimento melhor . 5 - Mesmo sendo pelo Skype procure estar com uma aparência boa pois tem entrevistadores que querem olhar sua aparência.

    Obs. essas foram só dicas mais não sou de ligado a RH apenas estou disponível no mercado.


2/05/13, 16:51:42: Margarete - IP : 200.162.1****
    As entrevistas por Skype e/ou por telefone, foram criadas para otimizar o tempo do profissional e também do cliente/Empresa e com isso agilizando o processo seletivo. Claro que não podemos dispensar uma entrevista presencial, pois através da mesma dá pra avaliar o perfil comportamental do candidato.

2/05/13, 14:47:56: Flavio f_cmartins@hotmail.com - IP : 186.220.22****
    A intenção é boa, pois assim diminui o custo (em um primeiro momento), tanto para o candidato, quanto para o entrevistador este segudno já vai traçar seu perfil momentâneamente. Porém, nada substitui o olho-no-olho, aperto de mão e sinceridade no olhar e palavras, para que ambos sintam o ambiente e possam fazer suas considerações. E ao final, o feedback para que nenhuma das partes saia como vilã.

    abrç a todos boa sorte!!


2/05/13, 09:22:29: Helena - IP : 189.37.137****
    Quem esta desesperado, aceita qualquer coisa e vai até na lua para fazer entrevistas.

    O segredo é ter uma vida financeira estável, com uma reserva para emergências e procurar um novo emprego de preferência enquanto ainda não saiu do anterior. Nestes casos seu poder de negociação será bem maior.

    Muita gente vai falar que ganha pouco e não consegue ter uma reserva, mas este mesmo pessoal provavelmente tem um smartphone do último tipo e um carro do ano, ambos é claro, comprados em suaves prestações.

    Conclusão, para se dar bem não basta apenas ser um fera em TI, é necessário também saber gerenciar a sua vida financeira, seus relacionamentos, sua saúde e etc. O conjunto da obra é o que vai te levar ao sucesso e te colocar em posição de escolher as empresas e não ser escolhido por elas.


29/04/13, 15:39:34: Roberto - IP : 187.121.72****
    Conforme o colega abaixo colocou: transição de carreira.

    Com a enorme quantidade de profissionais em transição de carreira, fica difícil exigir.

    Eles, consultorias e clientes estão com a faca, o queijo e a boca pro lado deles.

    E, se não há vagas para nós, não há anuncios (reuniões com os responsaveis, redação, etc ) a serem concretizados. Consequentemente, não ocorrerão entrevistas. E assim menos serviços para o próprio RH. Daí, desemprego nessa área também.

    Eles (RH) tambem raciocinam. Se para nós entrevista presencial, pode ser um transtorno, para o RH é tempo dispendido (se produtivo não sei), então o profissional de RH se mantém no emprego: Torna-se necessário.

    As entrevistas presenciais demandam mais tempo de vários funcionários (desde a recepcionistas até chegar na entrevistadora). Um telefonema envolve uma pessoa em tempo curto: Isso não mostra serviço.

    Já fui a entrevista em que o foco era saber se eu concordava com o salário R$ XXX. Demais quesitos seriam vistos futuramente.

    Então, colegas, eles estão ávidos por vagas e, surgindo uma a quem eles vão olhar em primeiro, para eles ou para nós?

    Mas é claro que sou a favor do telefone.


29/04/13, 13:09:51: SouAfavorDoSkype - IP : 177.192.17****
    Quando se está ativo no mercado e não em transição de carreira (termo moderno para falar que está desempregado) é mais fácil filtrar. Mas quando se está desempregado, tem de arriscar porque pode pesar na consciencia na famosa pergunta: E se eu fosse na entrevista que dispensei porque não passaram nada pelo telefone? Voltando ao tema, Skype ou Gtalk sem sombras de duvidas! O problema é que o outro lado não está nem aí. Vide o absurdo que fizeram com o profissional que escreveu aqui embaixo: Foi até Curitiba do proprio bolso para fazer 1 unica entrevista e ainda o trataram como o ser mais insignificante da face da terra.

28/04/13, 08:16:50: Carlos Amaral chayimamaral@gmail.com - IP : 189.101.217****
    Não utilizar skype ou outra ferramenta de net-comunicação para entrevistas é, no mínimo, negar a própria essência da T.I. Existem grandes projetos (como o Postgres, por exemplo), onde a equipe de desenvolvimento está espalhada pelo mundo e e, muitas vezes, nem se conhece pessoalmente. A comunicação é feita por estes meios de comunicação (também email, etc).

    Quanto a questão dos recrutadores perguntarem primeiramente a pretensão salarial ( muitas vezes sem mencionarem qual é o tipo de trabalho a ser realizado ), outro problema que, a meu ver, torna o processo improdutivo, é não se ter resposta quando a situação é inversa : o profissional pergunta a faixa salarial e os recrutadores dizem que não podem passar, que só após a entrevista e tals.

    Isto pouparia muito tempo pois como Coordenador de Desenvolvimento já tive propostas salariais vergonhosas e ofensivas pelo meu tempo de experiência.

    Acredito que, dada a oportunidade, a primeira coisa a ser conversada deveria ser o salário desta forma, o profissional continuaria ou não no processo e ambos poupariam tempo.

    Se a empresa não tem uma faixa salarial, então está desorganizada logo, não é um bom lugar para se trabalhar...


28/04/13, 04:28:11: Davi Oliveira - IP : 177.18.200****
    Sou de SP e fiz algumas entrevistas pelo skype, infelizmente, não eram empresas brasileiras.

    O Brasil está realmente muito atrasado nesse quesito, infelizmente o presencial é indispensável, como se mudasse o seu conhecimento.


26/04/13, 13:02:10: Janco - IP : 189.20.1****
    Novamente, complementando o que o colega já disse:

    Empresas estrangeiras: Delimitam o valor da vaga, estabelecem um processo seletivo, dão feedback seja negativo ou positivo. Em caso positivo, PAGAM sua viagem para terminar a entrevista lá.

    Empresas brasileiras: Consideram a contratação segunda prioridade. Não dão qualquer feedback (em caso negativo). Não tem um valor certo pra vaga, pois a tendência é pagar o menos possível (INDEPENDENTE DA VAGA). Consideram sua vaga de emprego um privilégio para um servente, não uma oportunidade para um colaborador.

    Sim, o Brasil também está muitos anos-luz no quesito Processo Seletivo de TI em relação a outros países.


26/04/13, 07:23:44: Leopoldo - IP : 201.148.140****
    Eu sou de SP e já fui de avião para Curitiba, para participar de uma entrevista em uma montadora, chegando lá, o executivo me falou que eles estavam comemorando a inauguração de uma nova linha de produção e que a entrevista teria que ser curta, na realidade não durou nem 10 minutos. Perdi tempo, dinheiro e nem recebi um telefone depois, informando sobre o processo.

    Vendo os outros casos relatados aqui, vejo que este tipo de problema é mais uma regra do que exceção. No fundo o que falta é respeito e consideração pelo profissional, como ele é a parte mais fraca, as empresas usam e abusam do seu poder.

    O panaca que te atende mal hoje é o mesmo que vai estar desempregado amanhã, passando pela mesma coisa. Nós temos a nossa parte na solução deste problema. Entrevistas por telefone e Skype já !!

    Não aceite entrevistas presenciais, horas de espera, deslocamento, sem nem ao menos saber se a vaga é realmente para o seu perfil.

    Se todo mundo valorizar-se mais, as empresas vão ter que mudar.


25/04/13, 23:55:42: Renato - IP : 189.33.24****
    Recentemente tive uma experiência, no mínimo negativa, pois sou de SP e a entrevista era em Campinas. Me pediram para chegar meia hora mais cedo, pois o executivo não poderia me esperar se eu atrasasse, porém fui atendido uma hora depois e por outra pessoa, sai de lá p da vida, se tivesse sido via Skype evitaria o transtorno do deslocamento. Para piorar a moça do RH me ligou e disse que fui bem avaliado mas o tal executivo queria me entrevistar e a decisão era dele, como estava interessado na vaga, lá fui eu novamente para Campinas, cheguei no horário marcado e esperei por uma hora, quando a moça do RH me disse que esqueceu de marcar no Outlook, mas para eu não se preocupar que eles me arrumariam um encaixe . A entrevista começou com essa pessoa dizendo que tinha pouco tempo e pra ir direto ao assunto. Foi um olho no candidato e o outro no relógio. Não preciso nem dizer que obviamente não deu certo e no final das contas foi melhor pra mim. Que lugarzinho afê! Hoje só Skype e fone, aprendi a filtrar selecionadoras e me livrar de certas buchas.

25/04/13, 20:29:20: Leonardo - IP : 177.33.23****
    No meu atual emprego, a primeira etapa da entrevista foi via Skype. Mas retornaram o contato comigo depois que enviei o currículo pela Apinfo! =)

25/04/13, 15:03:57: IronMan - IP : 187.19.1****
    Pelo amor de DEUS: Skype JÁ!!! Acho o cúmulo que, em pleno século 21, o candidato tenha que comparecer presencialmente, no meio do dia, para fazer uma entrevista que poderia ser feita de forma remota. Mais barato e tão eficiente quanto. Aproveito para protestar contra a falta de informações que envolvem os processos seletivos. É um ABSURDO sabermos na última entrevista qual será o salário... se existe lei que obriga as empresas a mostrarem o preço de seus produtos, deveria ter uma lei igla para obriga-los a divulgar o salário junto com as demais informações da vaga. E o que isso tem a ver com o tema do fórum? TUDO... pois perdemos tempo em entrevistas presenciais pra, muitas vezes, o salário e outras coisas nem serem compatíveis com as expectativas. A enterevista remota evitaria uma perda de tempo e dinheiro (deslocamento) maior...

25/04/13, 09:57:25: SouAfavorDaVida - IP : 177.192.17****
    As melhores oportunidades, em 98% dos casos, estão na cidade de São Paulo. Em determinados momentos da vida, o profissional pode desejar sair de sua cidade (Rio de Janeiro, Natal, Belo HOrizonte, Porto Alegre, Curvelo, Andradina,etc..) e obter crescimento pessoal e profissional. Nada mais justo uma entrevista inicial por skype, qualquer um com 1% de capacidade mental é capaz de usar. Facilita para os dois lados, até porque se me chamam para ir até a capital e chega lá me oferecem 2k eu vou ficar p da vida porque gastei uma grana de onibus, metro, taxi, perdi o dia inteiro, etc... SOU A FAVOR DO SKYPE!

24/04/13, 20:24:41: edynilson - IP : 201.95.195****
    Pessoal boa noite .... Nós profissionais de TI, nada podemos fazer, afinal quem tem q se atualizar e usar as ferramentas hoje disponíveis são os profissionais de RH. Esses que deveriam tomar a iniciativa, para nós tudo isso é comum. Só que estamos falando de pessoas que as vezes nem sabem fazer uma entrevista ou sabem identificar o perfil da pessoa, veja lá usar um SKYPE ou fazer uma video conferencia com o cliente.

    Todos nós tecemos as criticas aqui e todos nós não estamos nos recusando a uma entrevista presencial, estamos reclamando do dinamismo, das dificuldades que nos é imposta e as vezes por nada.

    Abs....


24/04/13, 17:22:38: Jones jones@jones.com - IP : 189.20.1****
    Empresas Brasileiras gostam de perguntar a pretensão salarial no primeiro email, e passar o salário da vaga apenas depois da entrevista. Empresas estrangeiras falam logo de cara o valor do salário (Anual).

    Empresas estrangeiras fazem a entrevista com você. Se você é aprovado, te avisam em uma semana. Se você é reprovado, avisam em uma semana. Empresas brasileiras fazer a entrevista com você, se você é aprovado, vai ser chamado de acordo com a urgência. Se você é reprovado, não vão falar nada, pois vai que você aceite um salário mais baixo lá na frente ?


24/04/13, 16:41:28: Anna Heloísa anna.fernandes@gvp.com.br - IP : 186.215.165****
    Olá! Trabalho com RH de TI há 6 anos, e não há como comparar um processo de R S de vagas técnicas com os de vagas administrativas, operacionais. Super indico e faço uso de entrevistas por telefone e skype. Elas otimizam demais os processos. Acredito sim, que as entrevistas presenciais sejam imprescindíveis, porém em um momento que as expectativas, habilidades e interesses estejam alinhados por ambas as partes.

24/04/13, 15:03:15: andre - IP : 189.62.40****
    è uma otima ideia, mas poucas consultorias optam por isso, geralmente as consultorias adoram enviar calhamaços de documentos, testes para ganhar o cliente. via skype isso não seria possivel,

    o lado financeiro agradeceria, ja que para cada processo de seleção vc acaba arcando com as idas e vindas, alem do custo com estacionamento, tudo isso pra muitas vezes não receber nenhum retorno sobre o processo. o que interessa pra eles e saber se vc aceita o salario e tipo de vinculo empregaticio.


24/04/13, 13:05:51: Eduardo Silva - IP : 200.192.218****
    Eu moro no interior de SP, e realmente ia falicitar muito a nossa vida realizar entrevista via video, aparece muitas entrevistas em outras cidades ou estados, e como estou desempregado e a locomoção gera um custo que faz falta para quem precisa.

24/04/13, 12:51:08: Fabiano - IP : 187.106.37****
    Semana passada fui consultado para uma entrevista em São Paulo, sou do interior, perguntei detalhes da vaga por e-mail, e foi me passado que passariam só depois de uma segunda entrevista, então sugeri um contato inicial por skype, já que quem arca com o custo de deslocamento é o entrevistado, logo após minha sugestão recebi um e-mail de obrigado e até a próxima. Acredito que seria mais fácil e hábil um contato inicial por skype, acho medíocre um cara não aceitar, afinal é apenas uma conversa, meu aperto de mão não vai ser fundamental para a contratação.

24/04/13, 12:35:08: SouAfavorDaVida - IP : 177.192.17****
    Acabou de acontecer comigo: Me telefonou uma pessoa indicada por outra pessoa do RH de uma consultoria que queria um treinamento parecido com Performance Tuning para DB2. Pedi para ela me incluir no skype para conversar melhor e percebi que ela não sabia mexer direito no skype, precisei explicar com toda a paciencia do mundo. No final ela me passou o email. Fui ver o site e... www.coreservice.com.br é uma empresa que organiza eventos e tem treinamento para desenvolver papel mache. Pasmem! É verdade! Apaguei do skype na hora e nem vou atender mais. Imagina se me chamam em um escritorio longe de casa? Perco horas e vejo que é maluco viajando na maionese.

24/04/13, 11:21:00: Joaquim kinbr@bol.com.br - IP : 189.121.57****
    Como um primeiro contato, acho ideal tanto para o empregador como para o candidato. Assim ambos ganham tempo e aumentam as chances de se aproximarem do perfil desejado. Podendo até servir para determinadas avaliações técnicas, aonde o candidato possa consultar mecanismos de buscas on-line no momento da avaliação, por exemplo.

24/04/13, 11:16:28: Kleberson kleberson.silva@gmail.com - IP : 187.101.105****
    Acredito que a entrevista presencial seja indispensável, pois não há nada melhor do que o olho-a-olho para identificar se, mutuamente, as partes se combinam . Em minha opinião, entrevistas por telefone / Skype são válidas para o primeiro contato. Servem para expor as pretensões da empresa e o perfil do candidato.

24/04/13, 04:42:41: Vinicius - IP : 201.95.18****
    Atualmente a maioria das empresas não estão nem ai com o candidatos.

    Por isso o ideal é a entrevista via skype, sendo que para haver esse encontro virtual devem ser necessários trocas de e-mail falando da vaga e dúvidas possiveis do candidato.

    A maioria das empresas jogam na cara dura, fazem você se deslocar sem realmente falar a verdade para o candidato, chegando lá é de outro perfil e valores. O conceito RH deve ser mudado emergencialmente.

    Apoio sim a entrevista presencial, mas uma entrevista virtual iria agilizar em 100$ o processo, fazendo com que o selecionar preceba realmente o que ele procure.

    Agora isso de faze 1, fase 2, fase 3, era no tempo da minha vó, hoje em dia com a tecnologia e facilidade isso se torna uma coisa super simples de ser realizada.

    Acredito que na maioria das vagas que fiz parte a maioria ja tinha sido arranjada pois vim há saber no futuro !

    Finalizando uma entrevista virtual seria perfeito com o RH e com o responsável pela área técnica, sendo assim as duas partes entrassem em acordo seria marcada uma presencial.

    Está aqui minha opinião Precisamos mudar este conceito !


24/04/13, 00:18:28: Roberto - IP : 177.45.12****
    Muito bom. Já ocorreu comigo.

    Primeiro uma entrevista bem informal e, na sequência, 2 entrevistas com hora marcada. Na segunda eram 3 entrevistadores em locais diferentes em tele-conferência. No fim a entrevista presencial. Já imaginaram se todas presenciais !? Nesta fui contratado.

    Houve outras. Não atingí o perfil desejado. Vejam, havendo seriedade isso é uma boa conduta.

    E quando é para aptidão em outro idioma. Ou vc sabe, ou vs sabe. Não tem essa de se fazer entender falando com as mãos. Meu inglês não atingiu. Por outro lado não precisei comparecer. Ma fiquei conhecido e no banco de dados do RH.

    Muito bom. E sem essa de linguagem corporal que é uma coisa de psicologia barata. Mas a ansiedade? Mas quem não é? Principalmente se está desempregado. Com as prévias por telefone, se for chamado para a presencial, vc sabe que já superou muitas metas, o que dá uma certa tranquilidade e segurança. Já o conhecem um pouco. Não será uma gravata fora da moda que o vai desclassificar.


23/04/13, 23:21:30: Ola - IP : 201.92.15****
    eu acho valido, ja fiz entrevista via skpe no horario de trabalho rsrs

    foi uma otima experiencia


23/04/13, 20:28:38: edynilson - IP : 201.95.195****
    Meu não tem coisa pior do que ir a uma entrevista, fazer testes que essas analistas passam só pra ganhar tempo e falar 15 minutos e ponto final ....

    além de no final as vezes a vaga nem é do seu perfil ....

    é muito complicado essas analistas de rh, essas minas não conhecem nada. Um bate papo por Skype, msn, conference ou telefone mesmo seria um bom filtro ...

    Tem o transito, tempo perdido, temos que sair das empresas pra fazer entrevistas ruins pra caramba ...

    Tecnologia hoje é o que não falta .... ta difícil ir conversar com essas analistas e ouvir:

    - Conta um pouquinho pra mim da sua experiência ... o que essas mina entende ? ou a pior de todas: - Conta um pouquinho de vc ... desanima e muito!

    Abs


23/04/13, 20:16:42: Ronney Pistori rpistori@hotmail.com - IP : 189.111.16****
    Uma alternativa moderna e barata para o contratante e o contratado. Deveria ser utilizada como uma prévia na fase de filtragem.

23/04/13, 19:45:19: Luiz - IP : 189.111.206****
    Eu acho muito bom, não existe nada pior do que arrumar uma desculpa no trabalho, se descolar até a outra empresa, descobrir logo de cara que a vaga não te interessa e ainda ouvir aquele papo, voce não tem ninguem para indicar ???

    Entretanto na evolução do processo, a entrevista cara a cara é primordial, o fato de voce ver onde fica a empresa, como são as instalações, o perfil dos funcionários e etc, dão importantes pistas do que te pode estar te aguardando.


23/04/13, 17:30:29: Casa Palma - IP : 186.220.185****
    Tudo é valido, desde que seja com responsabilidade e sem exageros, já vi aqui por exemplo, a pessoa impor uma descrição via email das suas características e imposição de valor, tenologia do sec 21 seleção do sec 19, isto é que não pode, o ideal é usar o Skype para uma entrevista, para conhecer a pessoa e mandar para o cliente, caso aprovado, se na câmera ele é ruim imagine pessoalmente e o contrario também!

23/04/13, 17:24:50: casa Palma - IP : 186.220.185****
    Renan,

    Comigo é assim o tempo todo, geralmente isto é usado para pesquisa salrial ou achar um cara baratinho!


23/04/13, 17:15:38: Renan - IP : 189.62.86****
    Algumas vezes me ligam com o seguinte papo :

    Alo, aqui é da consultoria xxx, vi seu curriculum na internet e quero saber a sua pretensão salarial ...

    Assim, sem mais nem menos, sem falar sobre a vaga, sem perguntar sobre o meu perfil e etc, nestes casos chuto um valor bem alto já para dispensar a oferta.


23/04/13, 17:11:38: Ramon - IP : 187.121.5****
    Já realizei entrevistas por telefone e por MSN. Acho bastante válido por facilitar a triagem, tanto para empresas quanto para candidatos. Mas não substitui a entrevista presencial, apenas auxilia (bastante) no processo de recrutamento. É frustrante participar de uma entrevista e nos 5 minutos iniciais perceber que a vaga não é interessante ou que o candidato não possui o perfil desejado. Gastar tempo e dinheiro com transporte (SP é complicado) para chegar na consultoria e ouvir que a vaga é pra outra cidade - putz é foda!

    LADO A: Acho que a turma do RH deveria fazer um brainstorm para definir como usar telefone ou skype para expor o primordial sobre a vaga, os pontos eliminatórios a serem questionados, e como proceder com uma entrevista não presencial. Talvez para algumas posições nem seja preciso realizar a entrevista presencial posteriormente.

    LADO B: Tem uma empresa em SP, na qual participei de um processo seletivo, que sempre me mandava e-mail dizendo: Olá Ramon bom dia! Estou tentando contato com você porém sem sucesso, favor retornar assim que possível nos telefones que seguem na assinatura. No aguardo. . E meu celular sempre ligado. Economizar ligação telefônica em cima de candidato é cruel!!


23/04/13, 16:45:22: Juliano - IP : 189.62.86****
    Do meu ponto de vista estes tipos de contatos são válidos para agilizar o processo de contratação e evitar perdas de tempo dos profissionais e das empresas.

    Acredito que o primeiro contato deva ser feito por email, depois de algumas trocas de informações básicas, passa-se para o telefone ou Skype, para finalmente chegar a entrevista presencial.

    Os cuidados devem ser os mesmos da entrevista convencional :

    No email não é perdoável erros de português, ou respostas longas e dispersivas. Pequenas palavras como : Obrigado, boa tarde e etc, fazem toda a diferença no email, seja educado e formal, mas sem exageros.

    No telefone, eu particularmente prefiro falar que estou ocupado no momento e peço o telefone da pessoa, para retornar a ligação mais tarde, faço isto para ter tempo de procurar na internet sobre a empresa e para validar o número do telefone e do contato. Nunca vou discutir meus dados pessoais por telefone, sem saber exatamente quem esta do outro lado. Nada mais constrangedor também do que fazer uma entrevista por telefone, ao lado de outras pessoas no trabalho.

    No Skype a grande dica é olhar para a câmera e não para a tela do computador, esteja vestido formalmente, em um ambiente o mais profissional possível e sem distrações.

    Em todos os casos tenha sempre seu curriculum em mãos, sua voz deve transmitir segurança e calma.



Anteriores:

139 - Ainda existe espaço para criar uma pequena consultoria de TI ?

138 - Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?

137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?