APinfo - Forum


Fórum : Quais hábitos prejudiciais, são mais comuns nos profissionais de TI.

Sugerido por : Ricardo, Karla, Eugenio, Joaquim



11/06/13, 16:03:47: MLucio A. Duarte mlucio49@hotmail.com - IP : 187.57.17****
    Sonegar informação para preservar o emprego.

7/06/13, 22:17:51: Carlos Souza desv.carlos@gmail.com - IP : 189.94.6****
    Vou ser rápido e objetivo. Redes Sociais.

6/06/13, 16:08:13: Evaristo - IP : 177.37.95****
    Arrogância é o mais frequente. Muitos acham que não possuem defeito nenhum e desta forma não fazem nada para se aprimorar. Humildade para reconhecer as limitações e sabedoria para estar sempre aprendendo, tanto questões técnicas quanto comportamentais, são a chave para o sucesso.

6/06/13, 05:26:00: Anderson benchmarking@gmail.com - IP : 201.52.109****
    O Hábito que considero mais prejudicial é pensar somente em dinheiro ao ser perguntado por sua pretensão salarial. O fato de vários profissionais apenas monetarizarem seus trabalhos e nunca se preocuparem com um plano de carreira deteriora a nossa profissão.

5/06/13, 23:01:30: Roberto - IP : 187.121.111****
    Embora, o que segue, seja a dedução do óbvio, PERMANENTEMENTE é bom lembrar que,

    O PIOR HÁBITO entre os profissionais de TI, é:

    A PERMANÊNCIA DAS CONSULTORIAS.

    Os demais hábitos existem em todas as áreas



4/06/13, 11:59:56: Alexandre analistadesuportejrsp@hotmail.com - IP : 187.27.145****
    Olá pessoal da TI.

    Trabalho com TI, há 13 anos, mas só agora que estou cursando ensino superior (culpa minha). Mas o que eu vi, e fiz, é conhecer o básico, e querer ser bem remunerado por isso, ou conhecer a ferramenta e achar um engenheiro de soluções. Hoje faço uma faculdade de ponta, está entre as melhores de SP, e percebi estas coisas :

    1) Especialidade técnica (conheça a fundo uma área) 2) Fundamento teoria, é sempre bom para ela lhe subsídio para parte prática 3) Flexibilidade todos nós costumamos ser muito rígidos 4) Entender o negócio é importante, mas investir em PROCESSOS, FLUXOS, POLÍTICAS POIS QUANDO DÁ ERRADO É FÁCIL CULPA O PROFISSIONAL, QUANDO NA VERDADE ELE ESTÁ SEGUINDO UM FLUXO ERRADO. 5) NÃO FALAR INGLÊS, ESPANHOL (HOJE NAO EXISTE MAIS) 6) PARAR DE PENSAR COMO PEÃO, ISSO MESMO MTOS PENSAM COMP PEDREIRO, SE CONTENTAM COM POUCO, E ACOMODAM-SE E DEPOIS CULPAM O MERCADO 7) AUTO VALORIZAÇÃO EXIGIR MAIS 8) CRIAR UMA REDE PARA DENUNCIAR CONSULTORIAS PILANTRASSSS TA CHEIO VIU

    É ISSO


4/06/13, 02:25:34: Celso - IP : 177.32.20****
    Trabalho em TI há mais de 18 anos e posso dizer alguns hábitos frequentes que são terríveis dos profissionais de TI: 1 - Preguiça: Tá cheio de gente que não pesquisa, não estuda, não sabe nada e quer ganhar bem. 2 - Arrogância: Muitos se acham donos da verdade e de todo conhecimento do mundo, não ouvem ou não admitem que erraram.

31/05/13, 17:34:20: Gessi - IP : 177.140.161****
    Então joão, a empatia pelo profissional de TI sumiu(ou diminuiu) por causa de muitos que não nos representam ...rsrs, se acham o ultimo agasalho do alasca.

    Tenho mais de uma década atuando nessa área, e o que mais vi foram geniosos, e não pessoas geniais, enquanto o cara não souber se valorizar como ja foi dito aqui e ser HUMILDE, a coisa não flui.

    Nada contra e sem levantar polêmica, mas técnico de informática hoje em dia tá igual pedreiro (cansei de ouvir isso pelo mundo), os mais gabritados são caros, sempre tem um que faz uma gambiarrinha e cobra mais barato, depois faz caquinha numa obra grande, e o cliente fica com medo de chamar por causa dos chiliques e do que ele pode fazer se for contrariado.


30/05/13, 01:40:18: João Henrique - IP : 201.1.3****
    Também passo da hora dos demais profissionais se porem no lugar dos de TI. Se nós falamos de forma técnica logo vem um: Pow mas eu não sou da área, você não pode ser técnico comigo .

    Agora se alguma outra área vem falar de forma técnica conosco e nós não entendemos somos burros ou não tivemos o envolvimento ou a proatividade de nos mantermos a par da área de interesse.

    Então o que falta mesmo é a empatia com o profissional de TI, assim como é exígido de nós.

    Trabalhamos com tecnologia ,vivemos na éra do imediatismos mas somos seres humanos como qualquer um.


30/05/13, 01:29:24: João Henrique - IP : 201.1.3****
    Normalmente pessoas com algum conhecimento de projeto ou com algum cargo mais elevado qualquer são extremamente pré-potentes.

    Só porque sabem um termo aqui ou alí de forma mais rebuscada se acham os reis da cocada preta.

    Já a realidade mostra outra coisa, quando vemos que a maioria não cumpre o prazo que promete ou joga as suas funções nas mãos dos outros.

    Não ha nada mais ridículo que alguém perguntar o prazo para um estagiário sobre algo que ele nunca fez e querer que o mesmo acerte.

    Não ha base de cálculo algum,coisas básicas como pegar um júnior e multiplicar o tempo dele por 3.

    E o que se vê são gerentes muito mal preparados , incompetentes mas seguros debaixo da sombra de alguém infinitamente mais competente e efetivo que eles e para o caso vai que existe sempre alguém para jogar a culpa.

    Porquê não são os líderes e gerentes que erram o prazo, é funcionário que acabo de entrar que não sabe nada sobre o projeto e sobre as regras de negócio mas que pego uma bomba enorme e foi induzido a dar um prazo irrisório para algo que ele nunca viu na vida. Passei por isso n vezes.(E como sempre foi culpa minha por não conhecer as regras de negócio do cliente que eu nunca sentei pra conversar e nem a linguagem que eu nunca ví ou havia programado)



30/05/13, 01:12:18: João Henrique - IP : 201.1.3****
    Creio que excesso de proatividade e a mania de querer mostrar que sabe.

    Esses dois fatores prejudicam e muito o pessoal de TI.(São nesses dois fatores que RH e Empresários se apoiam para explorar de forma abusiva seus funcionários).

    A maioria das pessoas no meu ambiente de trabalho não são arrogantes,são dedicadas e competentes naquilo que fazem.

    O que eu acho é:Já passo da hora do profissional de TI deixar de ser taxado de Guru da Tecnologia, assim como vários profissionais em outra áreas são tratados de acordo com aquilo que fazem.

    E grande parte da culpa é do mercado por quererem bombeiros apagadores de fogo.

    Os profissionais arrogantes que conheço em sua maioria são:Gerentes e Líderes, enfim cargos mais elevados ou estudantes quase formados costumam ser extremamente pré-potentes.


29/05/13, 20:01:50: anderson anderson@gmail.com - IP : 177.32.10****
    Um defeito, muito mais que um apontamento, uma consultoria para todos nós. Cuidados com as armadilhas das entrevistas, qdo colocam várias pessoas dentro da sala eles querem é que você diga tudo que sabe. HUMILDADE E NÃO SE DEIXAR LEVAR PELOS DESAFIOS IDIOTAS QUE AS RECRUTADORAS FAZEM QUERENDO QUE VC ENSINE O QUE SABE EM 45 MINUTOS, isso é uma observação bastante oportuna.

29/05/13, 17:24:12: Luiz Roberto - IP : 177.128.143****
    Acho que já foram citados todos, mas na minha opinião são :

    Arrogância / Soberba / Falta de humildade.

    Baixa capacidade de relacionamento e comunicação.

    Excesso de visão técnica.

    Falta de habilidade em negociações / Flexibilidade.

    O objetivo não é meter o pau no pessoal e sim um alerta para que fiquem atentos e não caiam nestas armadilhas.

    O nosso desenvolvimento tem que ser constante, não só na parte técnica.


28/05/13, 22:00:50: juan - IP : 177.140.161****
    Então CY, essa dificuldade de expressar por escrito não é só do profissional de TI, mas muitas áreas carecem disso.

    Mas a impáfia de alguns subtipos que atuam nessa área é facilmente derrubada numa troca de emails, aonde o a para b vira uma novela mexicana.

    Até aprenderem a virar gente, sofram no limbo dos subempregos e projetinhos de corno , as vagas lixo de consultorias.

    Tem muita gente criticando, e não chorando, respeitem-se ao menos.


28/05/13, 17:23:01: Cy - IP : 177.140.14****
    O que vejo é gente com excelente conhecimento técnico mas que não consegue se expressar, principalmente por escrito.


28/05/13, 16:50:43: Bruno - IP : 201.91.91****
    Com exceção do comentário sobre camaradas comunistas da infra , concordo em gênero, número e grau com o Ramon.

    Nem todo analista de suporte é vagabundo, mano. Mas tem uns que é f. mesmo.


27/05/13, 13:04:11: Ramon - IP : 200.149.23****
    7) Vaidade: Arquitetos patetas que se acham os maiorais em termos de conhecimento, apenas porque ficam o dia inteiro fazendo pesquisa no Google (o que não fazem senão por obrigação). Demonstram tamanha soberba que se esquecem da finalidade maior da arquitetura que é apoio ao desenvolvimento. No final das contas, os desenvolvedores se tornam extremamente improdutivos por terem que se submeter aos padrões equivocados e estúpidos criados pelos arquitetos. Ou pior, terem que rafatorar toda camada service apenas porque o mestre arquiteto acha que é preciso herdar de RuntimeException para não ter que declarar exceção em assinatura de método. Martin Fowler teria infarto fulminante se visitasse nossas fábricas de software e conversasse com alguns de nossos profissionais especialistas .

27/05/13, 13:02:39: Ramon - IP : 200.149.23****
    4) Ira: Gerentes panacas e medíocres que descontam nos subalternos toda sua frustração de não terem conseguido ser alguém melhor na vida. Ou que não possuem peito para enfrentarem seus superiores e precisam descer a mesma ladainha para os profissionais - principalmente os terceirizados. Analistas encrostados e enraizados nas grandes empresas que cismam com terceiros mais capacitados e por isso precisam demonstrar sua ignorância nas críticas e depreciações.

    5) Inveja: Coordenadores que não possuem competência para desenvolverem idéias, e na cara-de-pau roubam as idéias criativas de seus subalternos ao apresentarem aos superiores e dizendo que são suas idéias - ou que ajudaram na criação da ideia. Quando na verdade foi o primeiro a questionar e criar dificuldade porque não tinha nem noção do que refactoring significava (e não sabia nem soletrar).

    6) Preguiça: Colegas folgados que não sabem o que é ser pró-ativo, e estão sempre se desviando dos problemas - causando inveja no próprio Neo de Matrix. Percebem que a batata vai esquentar e já inventam desculpa dizendo que seu trabalho é mais importante e crítico e que não podem auxiliar os que necessitam de apoio. Ainda, a famigerada equipe de suporte que demora 3 dias para liberar um acesso, apenas porque não podem deixar de manterem o papo diário atualizado entre os camaradas comunistas da infra.


27/05/13, 13:01:35: Ramon - IP : 200.149.23****
    1) Gula: Grandes empresas como Microsoft, Google e Apple, agora Facebook, tentando abocanhar todo tipo de público com suas soluções megalomaníacas roubando idéias umas das outras por acharem que conseguem fazer algo melhor (quando na verdade não muda nada) e que irá satisfazer todo tipo de pessoa - grande ilusão, menor apenas que o tombo! Investidores que se apresentando como anjos , e no final das contas forçando startups a assinarem contratos amaldiçoados que causariam inveja ao próprio Lúcifer.

    2) Avareza: Consultorias reduzindo o salário de profissionais, forçando profissionais a se tornarem PJ sem qualquer benefício. Empresas se esforçando para aumentarem o lucro às custas do bem-estar dos profissionais, que precisam se sujeitar muitas vezes a ambientes insalubres e equipamento obsoleto, além claro das horas extras extenuantes que são sempre imprescindíveis naquele momento.

    3) Luxúria: Profissionais sem noção que não perdem a oportunidade de passar cantada nas 2 únicas mulheres testadoras da equipe que não podem ver um rabo de saia no escritório sem antes chamar (ou implorar dependendo do ponto de vista) pra sair, causando constrangimento geral. Não possuindo capacidade de saírem na noite e paquerar porque não conseguem vencer a timidez para conversar com uma estranha, vão se aproveitando do contato no escritório para dizerem besteiras que aprenderam vendo filmes como American Pie .


27/05/13, 10:52:39: Karina - IP : 201.147.227****
    Um defeito grande de vejo é o pessoal que só se preocupa com a parte técnica, mal sabe o que a empresa onde ele trabalha produz, não sabe se a empresa esta dando lucro ou prejuízo.

    Este pessoal fica animado para usar alguma tecnologia nova, ou propor um upgrade para todos os computadores e softwares, só pela novidade da tecnologia, sem levar em conta o real impacto que isto vai trazer para a empresa.

    O mesmo se aplica a questões pessoais, saber trabalhar em equipe e ter uma boa rede de relacionamento e quase tão importante quanto a excelência técnica.



27/05/13, 08:27:46: Erik - IP : 201.13.214****
    Soberba, sem dúvida soberba. Apesar da grande maioria de nós reclamarmos que o salário é baixo. Se for comparar com qualquer outra profissão (exceto engenharia e algumas outras poucas), ganhamos bem. Além do que a demanda é maior do que a oferta na nossa área.

    O que acaba acontecendo são profissionais, muitas vezes de pouca idade, ganhando 6, 7 mil pra cima e sabendo que não ficam desempregados. Isso ajuda para que eles pensem que o projeto não anda sem a capacidade deles.


25/05/13, 13:03:15: Fidelius - IP : 177.32.10****
    O maior vício é se vender, acreditar nas promessas vãs, topar qualquer projeto só para se manter no mercado. Existem bons profissionais que se submentem e embarcam em cada furada que vou te contar. São Projetos já iniciados e já pagos pelos cliente, que faltam praticamente tudo, a consultoria contrata o profissional a preço de ouro, só que não pagam, a empresa cliente fica feliz, a consultoria fica feliz, o profissional fica com o abacaxi...

25/05/13, 10:26:08: Evandro - IP : 177.108.149****
    A arrogância come solto na área. Na equipe onde trabalho internamente e como forma de piada, os usuários são chamados de Pedintes, pois vivem sempre pedindo alguma coisa, mas brincadeiras a parte, o pessoal acaba sempre tratando os usuários como se fossem pessoas de uma categoria inferior.

25/05/13, 10:14:46: Malu - IP : 200.146.113****
    O ego não deixa muitos profissionais de TI encararem os seus defeitos. Humildade, este é o ponto chave. Com isto muitos perdem uma boa oportunidade de entenderem os seus pontos fracos e trabalhar para melhora-los.

    Para quem esta começando fica a dica, preste bastante atenção no pessoal mais antigo, identifique os pontos fracos e procure se desenvolver para não repetir os mesmos erros.

    Um profisional de sucesso hoje em dia é composto de 60% de conhecimento e habilidades tecnicas e outros 40% de atitudes pessoais.


24/05/13, 18:56:17: Adriano Mendes - IP : 177.142.199****
    Não fazer a hora correta das refeições, renegando a segundo plano a nossa saúde.

24/05/13, 10:40:51: André avb@k.st - IP : 200.184.180****
    O principal problema hoje e que vem se tornando, gradativamente, um hábito para a maioria dos profissionais de informática é a falta de valorização (também conhecido como amor-próprio). Estes profissionais aceitam qualquer valor e qualquer projeto e condições de trabalho, sempre se sujeitando as consultorias de TI (RH?) e às selecionadoras (que por sinal deixam muito a desejar). Um outro ponto que gostaria de citar, como já foi citado aqui, é a soberba de alguns (é 8 ou 80), ou falta amor-próprio ou acham que a sua verdade é a única e todos os outros são incompetentes, despreparados ou não tem vontade, quando na verdade, não sabem a sorte, ou o que se passa na vida ou na cabeça de cada indivíduo.

24/05/13, 10:04:56: Marcelo - IP : 186.220.18****
    Roberto:

    Eu discordo de vc em um ponto: Teste admissional!

    1- Já fiz teste psicotécnicos em que não deram em nada para vagas de 1 semana so para acrescentar trabalho para apsicologa

    2 nos testes técnicos já vi perguntas técnicas que na cara eram problemas da empresa que queriam resolver de graça, e já vi testes em que eu tive que corrigir pois estava errado, este ultimo quem fez o teste não gostou e me descartou do processo.

    Fica ai outra :

    Se submeter a testes de seleção ridículos e tendenciodos da consultoria!



24/05/13, 08:39:22: Evandro - IP : 189.118.188****
    Falta humildade da nossa área. Tudo é fácil, poucos reconhecem que não sabem como fazer alguma coisa, ou que não possuem o conhecimento necessário.

    Assumem um ar blasé e acabam entrando em roubadas. Por exemplo, na grande maioria das vezes, o prazo dado pela própria área de TI não é cumprido e o pior é que muitos não aprendem, no próximo sistema mantem a mesma postura e o mesmo falso otimismo.


24/05/13, 07:35:00: Douglas - IP : 200.96.176****
    Roberto, muito bom o seu post. Eu gosto de TI, já investi muito para ganhar conhecimento e hoje sou bem remunerado e pretendo continuar crescendo na área, as dificuldades são muitas : a necessidade de atualização constante, cada dia um bug diferente, o trabalho sob-pressão, as negociações com os usuários e etc, mas estes desafios me motivam.

    Felizmente já trabalhei e conheço muitos profissionais com este mesmo perfil, a maioria esta quieta no seu canto, trabalhando e levando bem a vida.

    Entretanto tem o pessoal que entrou para a área achando que ia ficar rico na moleza e que não possuem a menor aptidão. Ficam sempre reclamando, são os caras que aceitam trabalhar por valores muito baixos e de formas ilegais, pois se não for desta maneira não conseguem nada.

    Nos últimos projetos cruzei com este pessoal que continua insistindo em uma área que não é a sua praia, o resultado é horrível, pessoas incompetentes, rancorosas, que sugam a energia da equipe. Tenho pena desta turma, que apesar da vida infeliz, não possuem a coragem para mudar e procurar outra opção, que lhes proporcione mais prazer e dinheiro.


24/05/13, 00:56:13: Roberto - IP : 201.20.241****
    O hábito mais prejudicial para o PROFISSIONAL DE TI, bem como para com seus colegas de trabalho é a INSISTENCIA em PERMANECER na área sem ter vocação para tanto.

    PREJUDICA a sí mesmo pois gasta a maior parte dia em atividades alheias ao seu próprio íntimo. E a isso, chama EMPREGO. Caso lhe desse prazer, chamaria de TRABALHO e o faria sem observar as horas passando.

    PREJUDICA a própria área de TI pois nunca a irá enriquecê-la com idéias pois não as têm. Ao invés de crescer pelos próprios méritos, procura crescer pela bajulação.

    Não procura crescer em tecnologia, mas, apenas em cargos (gerente, gestor, ...) transformando o ambiente de tecnológico para político.

    Essas pessoas DETESTAM aplicação de testes admissionais, tecnicos e psicotécnicos vocacionais eliminatórios já antes das entrevistas. Tais testes as colocam em pânico porque sabem que nunca lograrão aprovações. Tais pessoas se tornaram a maioria no ambiente de TI.

    E, os verdadeiros vocados para TI se HABITUARAM a se aquietar e respirar tecnologia deixando CRESCER a politicagem ao redor. Este hábito também é prejudicial. Mas não são culpados. Nasceram assim.



23/05/13, 22:01:54: jones Jones@ow.ic - IP : 177.140.161****
    O que mais prejudica é o excesso de inteligência da grande maioria dos profissionais, sabem tanta coisa e vivem no limbo de sua ignorância, se estourando.

    Se valorizem mas da forma correta!!!!!


23/05/13, 14:36:22: André - IP : 189.62.40****
    o pior mesmo e ter a certeza de que mesmo vc se dedicando, fazendo milhões de horas extras, chegando mais cedo, não tendo hora pra sair, trabalhar no feriado, abrir mão de compromissos pessoais pra entregar o projeto alem de se manter atualizado gastando $$$ com cursos e livros. E saber que isso tudo não vai pesar e eles vão te descartar na primeira oportunidade de redução de custo.

23/05/13, 13:27:20: Eudes - IP : 189.112.152****
    O que pega mais para mim são os caras que tratam tecnologia como religião.

    Ficam horas discutindo se o Iphone é melhor que o Galaxy, ou que o Linux é superior ao Windows, ou que o único browser decente é o Chrome e etc. Tem gente que conhece Java ou C-Sharp e acha que tudo tem que ser feito com estas linguagens.

    Tecnologia é tecnologia, existe para um determinado fim, voce pode gostar de uma, eu posso preferir outra, passar o tempo tentando converter os outros é um saco ... temos coisas mais importantes com o que nos preocuparmos.


23/05/13, 13:02:23: Karla - IP : 189.115.77****
    Ser prestativo e bonzinho em excesso também é um erro grave, na verdade isto pode ser encarado com falta de habilidade para negociar, ou ainda como timidez ou introspecção exageradas, que são frequentes em profissionais de TI.

    Na pratica o profissional acaba aceitando muitas mudanças no escopo do sistema, prazos inviáveis, salários muito baixos, deixa que outros escolham a trajetória da sua carreira e etc, depois tem dificuldades de viver com as suas escolhas.

    TI é um processo de negociação constante, existem cursos e livros que podem ajudar e ensinar algumas técnicas básicas, o importante é buscar também este tipo de aprimoramento e não ficar só atrás do conhecimento técnico.


23/05/13, 13:01:54: Marcelo - IP : 187.37.201****
    Tem outra também, ser puxasaco de empresas e consultorias, invejar a posição do outro sem se tocar que o dono ganha em cima do seu trabalho


23/05/13, 11:54:35: Tadeu - IP : 201.127.233****
    Alguns pecados frequentes são :

    1 - Avareza, não compartilhar conhecimento com o restante da equipe.

    2 - Pessimismo, oh dia, oh céus oh azar, não vai dar certo.

    3 - Falta habilidade nos relacionamentos, baixa capacidade política.

    4 - Falta de flexibilidade, jogo cintura.

    5 - Excesso linguagem técnica.

    6 - Excesso de críticas : critica a empresa, o chefe, os colegas, o governo, a consultoria, a sogra e etc.


23/05/13, 11:14:17: Marcelo - IP : 187.37.201****
    Em resposta ao que o Joqauim falou, antigamente isto ate era verdade mas hj em dia não existe mais isso não, porque veja, quanto menor um valor , mais humilde uma pessoa se torna, em nosso caso já vi pessoas que eram mais humildes que muitos pedreiros e diaristas. mas naquelas são fases do mercado. Há 30 anos atrás eu acredito mas hj, este mesmo pessoal se não montou ou saiu do negócios, estão bem quietinhos em seu canto!

23/05/13, 11:04:57: Marcelo - IP : 187.37.201****
    Tem tantos:

    Não aceitar valor baixo de consultoria! Aceitar contratação PJunto! Ouvir que falta profissional qualificado no mercado! Aguentar a empáfia e exploração de donos de consultoria! Mas talvez o pior atualmente e aceitar fazer uma entrevista por email de selecionadora de consultoria de TI!


23/05/13, 09:38:29: Joaquim - IP : 189.121.185****
    Estou em TI a mais de 30 anos, na minha avaliação o hábito mais frequente é a soberba.

    Soberba é uma manifestação negativa de superioridade, pretensão e orgulho, ou como se diz atualmente, é o cara que se acha a última bolacha do pacote.

    Este tipo de comportamento acaba prejudicando o relacionamento com os usuários, com os outros profissionais de TI e dificulta até mesmo o entendimento dos problemas que devem ser solucionados.

    No inicio de carreira eu tive este problema depois, com o tempo, fui aprendendo, mas a vigilância tem que ser constante, para não cair em tentação ...



Anteriores:

140 - Entrevistas por Telefone / Skype : vantagens, desvantagens, dicas e sugestões.

139 - Ainda existe espaço para criar uma pequena consultoria de TI ?

138 - Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?

137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?