APinfo - Forum


Fórum : Como criar uma boa networking no mercado de TI ?

Sugerido por : Victor, Solange, Edgard

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores



8/07/13, 16:29:19: Elizeu - IP : 189.51.158****
    Saber tudo sobre bits e bytes pode não ser suficiente para ter uma boa carreira em TI, o profissional moderno deve ser capaz de ter uma boa rede de relacionamento pessoal e profissional, saber trabalhar em equipe e com pessoas de diferentes níveis.

    Um passo importante para uma boa networking é deixar as portas abertas nas empresas por onde passou, jamais saia chutando o balde, o mercado é pequeno é não vai ser difícil você voltar a trabalhar com os seus ex-colegas.

    Confiança é uma coisa que as pessoas aprendem trabalhando com você, ainda não inventaram uma certificação para isto...


8/07/13, 12:31:54: JP jpximenes@gmail.com - IP : 187.3.9****
    Um bom networking deve ser feito pelo que você sabe fazer, principalmente em TI. Focar em algo é importante, mas não deixando de aproveitar as oportunidades diversas, tudo é questão de conversar e alinhar. Quanto ao que o Marcus_ disse, acredito que nas divergências encontramos soluções, com respeito e sendo justo sempre há uma saída para tudo, questão de ser profissional e lidar com pessoas. Conhecimento técnico e do negócio facilitam a abertura de oportunidades. Qualquer outra coisa diferente disso, como cobrar parte do primeiro salário, pagar jantar e etc aí já é da índole de cada um aceitar ou não, só não nos esqueçamos que nunca sabemos lá na frente o que ocorrerá, não é mesmo ?

8/07/13, 08:36:20: anderson - IP : 200.136.52****
    Já que a preocupação é manter-se empregado, porquê não cobramos por isso? Se o colega quiser uma indicação de trabalho eu cobro 30% do primeiro salário, Fechou???

8/07/13, 01:19:28: Roberto - IP : 187.121.7****
    Eu não me sinto bem se tenho que procurar por uma pessoa apenas para prevenir-me para o futuro. Mormente se essa pessoa sabe disso. Será que tais pessoas desconfiam ?! E como elas se sentem ?

    Se o contrário acontecer também não me sinto bem. Será que a pessoa se sente bem ?

    Porque devemos limitar os nossos relacionamentos apenas para com pessoas da nossa área ??

    E para com as verdadeiras amizades ??? Sobra tempo ?

    E para com o seu melhor amigo que é você mesmo? Sobra tempo ?

    O que escrevi acima é consequência do que lí até aquí.

    Se causei magoas peço desculpas.


5/07/13, 06:44:47: Marcus_ - IP : 177.134.****
    Um bom relacionamento com colegas de trabalho começa com um bom marketing pessoal, procurar sempre ser imparcial mas honesto e disposto a ajudar os colegas. Cuidado com redes sociais, sair adicionando os colegas na sua lista para depois notar que suas opiniões são divergentes.

3/07/13, 08:26:24: Carlos Tavares - IP : 189.36.149****
    Acho Networking essencial para qualquer profissional de qualquer área, pois além de ajudar muito na carreira e com oportunidades é uma ótima chance de se manter atualizado, aprender, fazer amizades e pode salvar o pescoço de qualquer um em um momento de apuros... Quem nunca se deparou com um problema que o grande oráculo google não tinha a resposta e precisou falar com um velho amigo da faculdade ?

    Faço networking com vendedores, prestadores de serviços, colegas que fiz na faculdade e em cursos por ai, professores e tudo mais....


2/07/13, 22:23:02: Leonardo Silva leonardosilva@softwarecompany.com.br - IP : 177.12.****
    Amigos eu acho que um relacionamento é fundamental para uma boa convivência em todas as áreas, não importa se é TI ou Medicina.Acho que nós de TI somos mais tímidos e as vezes achamos que sabemos de mais,com isso viramos pessoas mais arrogantes e acaba afastando as pessoas do nosso ciclo.Precisamos refletir em nossas idéias ter meio termos na relação com usuários e etc,que acredito que conseguiremos atingir um núcleo de relacionamento enorme,somos capazes para isso.

    Abraços


1/07/13, 17:41:49: Ramon - IP : 200.149.23****
    Gostaria de fazer uma observação sobre os últimos comentários que observei aqui. Existe uma diferença bastante sutil entre NETWORKING e LOBBY. A questão em discussão aqui é sobre NETWORKING mas infelizmente muitos em nossa área acabam por fazer LOBBY. Eventualmente em outras áreas também.

    Participar do futebol semanal, estar presente nas conversas de corredor, ou puxar saco de superiores, está mais é para LOBBY, o que não quer dizer que não seja eficiente. Muito pelo contrário, acaba-se por influenciar e muito eventuais indicações. Mas não é algo que perdura. E sinceramente, não é algo tão ético também.

    Particularmente, acho que o NETWORKING está mais fundamentado na competência técnica, e principalmente na habilidade de comunicação de forma eficiente. Tornar-se uma referência a meu ver ainda é a melhor forma de se iniciar e manter um bom NETWORKING.


27/06/13, 22:21:55: Paulo paulo.czar@gmail.com - IP : 177.140.2****
    Tenho o exemplo de um amigo que técnicamente, conhecimentos, era um profissional bem inferior à mim. Eu de fato era o que resolvia tudo em qualquer cliente, porém, era intragável. O meu amigo fez amizade com um professor da faculdade e conseguiu uma boa indicação, eu era detestado pelos professores por ser arrogante, inclusive por esse.

    No ambiente acadêmico, no profissional, é bom ter uma networking... acredito que minha deficiência nesse campo há anos, me atrasou profissionalmente por um tempo, até aprender.

    Meu último emprego consegui por indicação, o anterior também...


27/06/13, 18:19:59: Marcio Raimundo marcio.raimundo@globomail.com - IP : 200.155.8****
    Acredito que um bom networking é a rede de amigos criada naturalmente. Se você é competente e agradável, este relacionamento sera criado naturalmente. O cara que joga bola e sabe que vc gosta de jogar bola e te acha legal vai te chamar. Se vc é um cara que resolve e participa esta solução para outras pessoas, agregando valor, será lembrado por um profissional em algum momento dele. O problema é associar o networking a um mundo de oportunidades instantâneas, à curto prazo, como o desemprego, por exemplo. Ai as coisas ficam dificeis.

27/06/13, 09:19:44: Fabio - IP : 201.152.128****
    Luciano, concordo com você, ter uma rede de relacionamentos é bom e ajuda em muitas coisas, mas não é esta maravilha toda que a mídia e alguns especialistas espalham por ai.

    Da forma como eles colocam parece que quem tem uma boa rede nunca fica desempregado, ou que consegue ótimas vagas, sempre através de indicação, doce ilusão ... Vocês realmente conhecem alguém que se enquadre neste perfil ?

    Invista algum tempo para cultivar uma boa network, mas não exagere, como tudo na vida o ideal é o equilíbrio, ou seja, invista em relacionamentos, invista em seus conhecimentos técnicos, no seu controle financeiro, na sua qualidade de vida, na sua saúde e etc ... E algum momento da vida, você pode ter que dar prioridade para alguma coisa, mas procure sempre voltar ao equilíbrio.


26/06/13, 08:53:31: Luciano - IP : 201.135.230****
    Existe um certo exagero neste negócio de Networking, tem gente que fala que 80% das vagas nem chegam a ser divulgadas e que são preenchidas por indicação... É um mito, semelhante aquele que diz que existem milhares de vagas sobrando na área de TI e o que falta são profissionais qualificados.

    Nos dois casos, existe alguma verdade na afirmação, mas também muito exagero.

    O que conta para garantir a recolocação é um bom curriculum e pessoas que possam atestar não só a sua capacidade técnica, mas também o seu carater.


25/06/13, 21:02:17: Andy Andrade andkcet@dura.com.br - IP : 177.32.65****
    Tenho por mim, que Networking é Panela. Se você é mulher vc tem de ser da turma das patricinhas, se vc é homem vc tem que ser turma dos Gadgeters ou dos Futbolers, nunca nenhuma empresa tenta a integração de seus funcionários a ponto de quê a Panelinha se torne um network. A turma de security nao se mistura com a turma de desenvolvimento, que nao se mistura com a turma de networking que não se mistura com a turma de suporte, é sempre assim. Esse negocio de networking funcionar é qdo vc não tem projeto nenhum e estah com a corda no pescoco e algum mano seu te arruma uma consultoria pontual, dai pra frente nada mais existe.

25/06/13, 13:33:47: Klenio Leite klenioleite@hotmail.com - IP : 189.94.106****
    Pessoal, só tenho uma observação e uma pergunta: Esse nosso mercado é constituído, em 90%, de pessoas de alto poder aquisitivo... se você tem amigos pobres, como eu, os mesmos não conseguem ajudar porque são iguais a você e quando estão na linha de sucessão, pior... Quando você tenta ser amigo dos ricos eles acham que porque você é pobre só quer o dinheiro e a influência deles...! o que você deve fazer? se matar? ou esperar que alguém não fique usando de argumentos como não tenho uma vaga pra você porque você não gosta de desenvolver sistemas... só porque você tem o Perfil de Líder e outros estão a sua frente? ou você deve simplesmente vegetar com sua família porque não foi escolhido pra ser amigo deles que são os que regem nosso mercado por meio do sistema chamado ( QI )???


24/06/13, 23:18:17: Rosana Hadad rosana_hadad@yahoo.com.br - IP : 189.120.104****
    Concordo com o André e diria que o que está levando o RH para essa decadência é que as selecionadoras são remuneradas por vaga preenchida. Então a função está em transição para passar a ser muito mais comercial que humana.A psicóloga formada foi trocada por uma profissional com curso técnico de RH ou nem isso, que custa menos. Já não há mais espaço para as menos atraentes. Visitando clientes, a prioridade é que tenham manequim 36 a 42, muita maquiagem e muitas curvas! Mas graças a Deus isso é um cenário do mundo das Consultorias...Ainda existem muitos RH s competentes que estimulam/desenvolvem/avaliam e investem na manutenção de relações positivas e duradouras, onde nascem as redes autênticas...(e raras)

24/06/13, 22:59:20: Rosana - IP : 189.120.104****
    Fácil! Seja promovido para um cargo bem importante e com um salário bem alto! Num instantinho sua rede vai triplicar de amigos sinceros ...

24/06/13, 16:33:18: Everton - IP : 187.122.134****
    Cara sou fraco para montar networking, mas reconheço que faz falta ... Sempre fico pensando que minha vida poderia ser bem mais fácil ...

24/06/13, 15:59:58: Edu - IP : 201.142.113****
    Muitos profissionais de TI ainda possuem dificuldade de relacionamento, excesso de timidez e etc. Nestes casos montar uma networking fica mais difícil. Para amenizar a frustração, muitos preferem negar a importância da rede de relacionamentos e atribuir todas as suas dificuldades a fatores externos e nunca a suas próprias limitações. Funciona para alguns, mas impede a maioria de lidar com suas limitações e supera-las.

    Em quase todos os contatos que tive com empresas e que não deram certo, por um ou outro motivo, sou solicitado a indicar amigos, também já recebi indicações de outros, sobres vagas que se alinhavam com o meu perfil. Para mim isto é uma coisa bem frequente. Sou formado a mais de 5 anos e ainda mantenho um bom relacionamento com o pessoal da faculdade, inclusive professores, por mais de uma vez estes contato já me foram úteis para abrir várias portas e não apenas para buscar novas oportunidades de trabalho.


24/06/13, 15:17:59: Jason - IP : 189.101.148****
    Caro Joaquim,

    Quem dera fosse assim, como você descreve... Espero que nunca descubra o contrário da pior forma.

    Abraços e Sucesso a Todos.


22/06/13, 10:40:11: Joaquim - IP : 177.99.191****
    Fico sempre admirado com a área de informática atualmente tem salários e qualificação profissional com uma variação tão grande. Antigamente pouca gente trabalhava com TI, eram bem remunerados e muito competentes.

    Networking é uma rede de contatos profissionais que só funciona para quem é competente. Acho uma bobagem dizer que alguem pegou a minha vaga porque tinha QI. Quem está precisando de um recurso seria muito burro se contratasse propositalmente uma pessoa que não dá conta do recado só por ser seu amigo. Geralmente as empresas preferem o QI, para evitar os mentirosos e pilantras que são especialistas em se dar bem nas entrevistas, mas que depois não conseguem produzir nada no trabalho, ou não sabem se relacionar, trabalhar em equipe, ou são mau-caráter.

    Tem um bando de chorões que dizem ser over-qualificados e que os gerentes tem medo deles e blá, blá, blá... O que faz a diferença em nossa área é a experiência, relacionamentos e as referências.

    Certificação ou diplomas, todo mundo sabe como conseguir...


20/06/13, 16:19:16: Roberto - IP : 200.170.12****
    Olá André,

    Estou contigo em gênero, numero e gráu.

    Acrescentando. Não apenas porque é mais fácil. Mas porque se eximem de quaisquer responsabilidades.

    A INDICAÇÃO FOI ACEITA, pronto: Serviço cumprido, processo encerrado.

    O RH deixou de ser um órgão de STAFF (anexo à diretoria e não subordinado a nenhum outro departamento)

    Hoje, é subordinado (na prática é) à área requisitante.


20/06/13, 14:50:18: Everaldo - IP : 189.98.221****
    Uma dica importante que ainda não apareceu por aqui: Nossa área é cheia de eventos e palestras gratuitas para apresentações de softwares, empresas e etc. Eu tenho como meta participar de pelo menos uma destas por mês. Nestas ocasiões, é importante ser bem sociável, chegar cedo, aproveitar bem o horário dos intervalos e conhecer o maior número possível de pessoas.

    Além de ser ótimo para montar uma networking é também uma maneira simples e barata de se manter atualizado.


20/06/13, 09:11:37: André avb@k.st - IP : 200.184.180****
    O forum questiona o como criar uma bom networking, mas, acredito que o networking, como outras pessoas já citaram aqui, depende muito do perfil de cada um. A questão mais importante, na minha opinião, deveria ser, porque os departamentos de seleção das empresas preferem esse meio de seleção (através do networking) ao invés de procurar no mercado? A resposta é simples, porque é mais fácil, porque é mais barato e principalmente porque os selecionadores são totalmente, completamente, inquestionavelmente incompetentes e desqualificados para selecionar pessoal de informática (ou de qualquer área). Pronto falei... (alguém precisava falar)

19/06/13, 21:51:46: Roberto - IP : 177.45.124****
    Pelo que se vê, a maioria está confundindo trabalho em equipe com NetWorking.

    Trabalho em equipe é a união de forças iguais e diferentes (pe. 5 progs Cobol com 3 Progs Java) para um objetivo comum e, cada força, expontâneamente, respeitar e auxiliar as demais forças.

    NetWorking é um grupo de amigos com o único objetivo de se ajudarem entre sí nas buscas e manutenção de empregos, sendo que, para tanto, VALE TUDO. APARENTEMENTE, e só aparentemente, correm riscos. Mas sabem que estão protegidos. NORMALMENTE, só opinam o que já foi OPINADO. É tudo combinado. Inclusive em compactuar com tudo.

    NetWorking é unicamente, troca de favores. Como já dito abaixo: PANELINHA

    Quem é NERD dificilmente aceita NetWorking, e, vice-versa: Nasceram assim.

    Este FORUM pede QUAL É A RECEITA para se pertencer a um boa NetWorking.

    Muitos já deram varias dicas: Mas é difícil praticar porque, se não se nasce com essa vocação, a prática não FLUI NATURALMENTE e, você se denuncia.


18/06/13, 16:44:18: Lilian - IP : 189.90.203****
    Uma boa rede de relacionamento é fundamental, não só para obter uma nova colocação, mas para se manter bem informado, trocar informações técnicas, resolver dúvidas, ter uma ideia melhor de salários realmente pagos e etc.

    O tempo do programador que conhecia tudo de TI, mas que vivia isolado em uma sala terminou. Hoje ninguém consegue ser eficiente apenas trabalhando sozinho.


17/06/13, 16:40:39: Tavares - IP : 201.107.191****
    Hoje em dia ter um bom networking é fundamental e não se confunda networking com puxa-saquismo ou falsidade. Networking é participar de entidades de classe, escrever artigos técnicos, assistir palestras, dar palestras, conhecer e ser reconhecido pelos principais profissionais dentro da sua área de especialidade.

    Você pode ser muito bom, mas se só o seu chefe e mais meia dúzia sabem disso, quando você ficar desempregado, será difícil conseguir uma nova colocação, principalmente se você ficou muito tempo no emprego anterior e está com o salário acima da média.

    Criar um bom networking exige tempo e dedicação, algumas pessoas conseguem fazer isto de uma forma mais natural, outras precisam se policiar para incluir isto na sua rotina, na prática é como fazer atividade física...


17/06/13, 13:35:19: Reginaldo - IP : 189.87.176****
    É impressionante como ainda existem visões equivocadas, aquela imagem do profissional de TI como um nerd, que não se relaciona bem, não tem namorada, não sabe trabalhar em equipe e etc, ainda tem muito com o que se alimentar.

    Networking é baseada em relacionamento, profissionalismo, competência, achar que você é um zero a esquerda e que vai ser recomendado apenas por ser amigo de alguém é balela, serve apenas como falso consolo para aqueles que são preteridos para as vagas.

    Seja competente e mantenha um bom networking, estas duas ações em conjunto é que vão te levar ao sucesso.

    Ser apenas competente tecnicamente, ou ter um milhão de amigos e não saber nada, não dão futuro para ninguém, você pode até conseguir alguma coisa de curto prazo, mas que não se sustenta.


17/06/13, 11:01:34: Especialista Trainee - IP : 201.52.109****
    A certa altura da minha carreira, trabalhei como consultor num grande banco multinacional americano, que praticamente quebrou em 2008 durante a crise dos Estados Unidos, sendo reergido pelo governo. Trabalhei na área de tecnologia e vou dizer, era uma rasgação de seda entre eles que às vezes de deixava constragido. Até mesmo na pelada (futebol) às terças feiras tinha cara tão puxa saco que filmava as firulas e os dribles do chefe e chegou a fazer um blog e postar isso lá. E no tocante a TECNOLOGIA eram totalmente nulos, alguns ainda arranhavam um inglês tacanho e por isso tinham cargos de gerência. Depois disso entendí que NETWORK não mais é do quê um nome mais sutil para PANELINHA.

14/06/13, 21:06:53: Guile - IP : 187.106.112****
    Roberto.... Eu concordo totalmente com vc. As vezes da nojo. As pessoas sendo faltas e invejosas. Porém vc tem que ser político, e se vc quiser mostrar trab e resolver vc esta fora.

14/06/13, 19:51:55: Roberto - IP : 187.121.73****
    Continuação...

    Em que nível !? No nível em que você nasceu (com pequena variação), sempre na sua mesma classe social, no mesmo nível na cadeia alimentar.

    Finalizando: Hoje você é submisso a um patrão. Amanha seu filho o será, se não ao filho do seu patrão, ao filho de outro patrão, em outra empresa. E assim sempre.

    ESSA É A RECEITA PARA PERTENCER (de corpo e alma) A UMA NETWORKING.

    fim


14/06/13, 19:51:10: Roberto - IP : 187.121.73****
    Continuação...

    Então ví que para pertencer a uma NetWorking a gente precisa SE ANULAR. É preciso PERDER a individualidade. E as esposas!? Devem ser CLONES das demais esposas dos demais funcionários. Os maridos idem.

    Ou seja condiciona todas as famílias, 24hs/dia: Convivem (aniversários, batizados,.churrasquinhos,..), conferem-se e se aprovam entre si.

    Nunca pensar em desenvolver ALGO, mas adquirir as últimas novidades desenvolvidas no exterior e, ser aclamado por ATUALIZADO, PRÓ-ATIVO, DINÂMICO,...., AMIGO, BROTHER...

    Caso seja comum visitarem certas praias, e você, sair em férias para 15 dias em PARÍS, pronto, está queimado: Afinal, QUEM É VOCÊ PARA .....

    É uma forma de ser POLÍTICO, forçando toda a família a tanto. Tal o político profissional, que hoje é prefeito desta cidade, depois vereador de uma outra, depois subprefeiro, depois diretor de uma secretaria.... SEMPRE pelo mesmo partido. Deve apenas ter a capacidade de NADA MUDAR e, ocupar o ESPAÇO e o TEMPO daquele QUE MUDARIA

    SENDO ASSIM, VOCÊ GARANTE O PÃO DE CADA DIA, depois se aposenta, encaminha o seu filho pela mesma estrada,........

    Continua ....


14/06/13, 19:50:09: Roberto - IP : 187.121.73****
    Certa vez, dizendo minha experiência, ao telefone, a pessoa me perguntou se eu pertencia a um tal CLUBE... . Sequer sabia desse tal CLUBE... . Então, em resposta: ...ASSIM FICA DIFÍCIL... . NÃO MANDA TEU CV NÃO....., VC NÃO É DO CLUBE...

    Noutra ocasião entrei para uma empresa por anúncio de jornal. Lá, todos pertenciam a um grupo, todos se conheciam inclusive familiares, já de longa data,.... , ou eram parentes,...., ou natos da mesma cidade...., pertenciam ao mesmo grupo paroquial e ativa vida social beneficiente, sempre ENTRE ELES.

    Deram-me uma tarefa. Elaborei-a, Provou-se que poderia ser feita. Fiquei marcado porque tal tarefa poderia gerar desemprego.

    Entre eles nunca alguém ficava mais de semana sem emprego e, até, se não concordavam com isso ou aquilo, bem depressa conseguiam outra colocação. Esse pessoal MANDAVA na empresa. Todos se BAJULAVAM entre sí. E, se comportavam tais CLONES uns dos outros. Nenhum se preocupava em crescer, pois poderia ser mal visto (ou incomodar) o seu superior. Mas tal atitude os mantinham empregados (e amigos felizes) em alguma empresa.

    continua...


14/06/13, 17:58:25: Consultor de TI - IP : 177.192.17****
    Com a internet nas mãos (smartphones, tablets, TVs,etc..) reserve algumas poucas horas do seu final de semana para o LinkedIn. Não precisa adicionar 500 pessoas porque voce não conhece essas 500 pessoas nem se vive-se 300 décadas. Como o pessoal escreveu aqui embaixo, poucas amizades mas que sejam verdadeiras. E que possam ser influentes para te indicar ou ao menos te recomendar. Eu tenho 60 pessoas em meu LinkedIn com 18 recomendações. Isso faz a diferença. Mas não esqueça de circular também, sair do mundo da internet e rever/conhecer pessoas seja em eventos, workshops, cursos de curta duração, ou seja, faça um networking nem que seja no churrasco que seu vizinho deu para 30 amigos dele. Com certeza voce sai do churrasco com 3 pessoas no LinkedIn. E assim voce vai montando seu networking. Gostou de um artigo? Indique para sua rede de contatos. Tem alguem procurando uma nova oportunidade? Indique-o se for de sua confiança. Há, e seja educado no LinkedIn. Se alguem te recomendou é porque voce fez um bom trabalho, sera que aquela pessoa tambem não merece uma recomendação sua?

13/06/13, 15:02:04: Joaquim - IP : 177.56.77****
    Como dizia meu avó : Quem tem amigo não morre pagão. Sempre foi assim..

13/06/13, 12:49:06: Ramon - IP : 200.149.23****
    Concordo que é bastante importante cultivar amizades, pois são a base do networking. Mas por mais que se esforce, levará anos para obter um networking realmente efetivo. Sendo prático, contando todas as amizades de infância, escola, trabalho, igreja (como a Eliana mencionou), não se obtém tanto. Mesmo sendo popular, não passará de algumas dezenas. Em toda tua vida profissional tu já recebeste mais de 10 indicações? Acho pouco provável.

    Considerando tuas atividades em teu cotidiano, quantas amizades tu faz por semana? Ou por ano? Quantas mudanças de emprego tu já vivenciou? Ou está no mesmo emprego há mais de 10 anos, convivendo com a mesma equipe técnica. Já se tornou pastor ou ministro em sua Igreja? Coloque no papel a relação de novos contatos ou amigos feitos nos últimos 6 meses. Pessoas que tu acha que realmente te indicariam para uma oportunidade. Muitos ou poucos?

    É preciso extrapolar nos círculos sociais. É preciso ter alguma atuação social, um site ou página social, para divulgar idéias. Acompanhar as tendências do mercado e se posicionar um passo a frente. É preciso ver e ser visto. Ser uma referência em algo particular. Pois teus amigos também tem outros amigos, e tu já passará por uma pré-seleção mesmo antes de receber uma indicação.

    Realmente qualidade é mais importante que quantidade. Mas indicação é primariamente uma eventualidade fortuita. É sorte! E pra se ter mais chance de ganhar, é preciso jogar mais talões. Imagine ter contatos não apenas em tua cidade, mas em teu estado. Imagine conviver com pessoas em outras regiões. Outras tecnologias, outras culturas... A Web não tem limites...


13/06/13, 09:46:50: Ricardo Almeida - IP : 200.102.209****
    Uma questão importante é que networking não é quantidade e sim qualidade. Não adianta entrar em contato com um numero grande de pessoas e manter um contato apenas superficial, ligar no dia do aniversário e olhe lá.

    Networking não é apenas coisa do tipo : Eu entrego o seu CV na minha empresa e você leva o meu para a sua.

    É primordial que as pessoas te conheçam, que saibam da qualidade do seu trabalho e do seu caráter, que você se disponha a ajudar as pessoas da sua rede e não fique apenas a espera de benefícios. Estas pessoas não vão apenas entregar o seu curriculum, elas vão fazer uma recomendação entusiasmada para a sua contratação, vão se comprometer a te ajudar e isto é o que faz toda a diferença.

    Ter uma grande qualificação profissional é bom, mas ter esta qualificação e ser conhecido e reconhecido, não tem preço…


13/06/13, 09:26:48: Eliana - IP : 200.100.149****
    Hoje em dia quem não possui uma boa rede de contatos acaba perdendo muitas oportunidades.

    É importante participar de vários grupos, ter contato com o maior numero de pessoas possíveis. Até a igreja que você frequenta, pode ser fonte de alguns contatos profissionais importantes.

    O pessoal de TI, geralmente é mais introvertido e não cultiva relacionamentos de forma mais plural, muitos ficam restritos a um pequeno grupo de colegas de trabalho, que também, atuam em TI.

    Sou Analista de Sistemas, sempre cultivei uma boa relação com os usuários e já obtive indicações deles para importantes mudanças de emprego.


12/06/13, 16:52:29: Luiz Flávio - IP : 189.77.227****
    Tem que começar com os amigos de escola, ex-professores, ex-chefes e etc. É importante manter um contato constante com este pessoal oferecendo e pedindo ajuda. Hoje em dia uma indicação conta muitos pontos para se obter um bom emprego.

    Observe que não adianta esperar ficar desempregado para então sair desesperado atrás do pessoal, a rede tem que ser cultivada com tempo e dedicação. Participar de palestras técnicas, fóruns, escrever artigos técnicos e etc, também são ações que ajudam a te tornar conhecido.


12/06/13, 16:14:30: William - IP : 189.2.144****
    Deixe de axar que sabe tudo e aprenda a fazer amizades Aprenda a conversar com as pessoas Seja humano e deixe que as maquinas sejam lógicas


Anteriores:

141 - Quais hábitos prejudiciais, são mais comuns nos profissionais de TI.

140 - Entrevistas por Telefone / Skype : vantagens, desvantagens, dicas e sugestões.

139 - Ainda existe espaço para criar uma pequena consultoria de TI ?

138 - Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?

137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?