APinfo - Forum


Fórum : O que é mais prioritário para quem esta começando em TI, certificação ou experiência ?

Sugerido por : Thiago, Bruno, Felipe

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores



14/08/13, 09:08:00: Ricardo RS ricardo@santacruz.rs.gov.br - IP : 200.143.11****
    Acho que, hoje em dia na TI, dominar a língua INGLESA vale mais até do que experiência e/ou certificações...

13/08/13, 09:31:03: Simone - IP : 187.32.87****
    Por experiência própria, pelo menos para mim, ter tirado certificação não fez nenhuma diferença. Tirei recentemente a CCNA e também já tenho a ITIL, e é como se eu não tivesse nada. Me formei em Redes de Computadores e nunca consegui atuar efetivamente com redes, somente com suporte a usuário. As empresas não dão oportunidade, só pedem experiência e conhecimentos sobre vários assuntos. Então, na minha opinião experiência vem em primeiro lugar e depois a certificação para comprovar que você realmente entende do assunto.

12/08/13, 23:00:54: Marcus_ - IP : 177.41.20****
    Para quem está começando busque sempre uma formação com conselho de classe, a exemplo OAB, CRM, CRO, CREA, etc. Certificações foram inventadas por fornecedores e instituições com fins lucrativos para preencher uma lacuna que é a falta de regulamentação desta categoria. Neste sentido as certificações que o mercado impõem visam não somente o aperfeiçoamento mas sim o lucro dos fornecedores e terceiros. Por este motivo você que tirou uma singela certificação MCP, ITIL, etc poderá de nada valer daqui há 2,4,6 anos com a mudança de tecnologia constante, necessária e inevitável.

    olhe sempre para o sistema político antes de escolher uma profissão, numa visão lógica do futuro e cenário econômico.


11/08/13, 14:00:50: Paulo Marques paulorfmarques@hotmail.com - IP : 189.121.84****
    Boa tarde!

    Para aqueles que estão começando aconselho buscar qualificação de qualidade... Indico algumas instituições de renome...A quais vale a pena o investimento: SENAC / IMPACTA / KASOLUTION / GREEN... Todas situadas em SP. Uma boa iniciação é o Curso Técnico - Escolas Técnicas do Estados de SP, há alguns cursos que podem ajudar quem pretende atuar na Área de TI. O ensino Superior é outra opção, porém, somente o conteúdo da Faculdade não atenderá a necessidade do mercado, as Certificações fazem a diferença para aqueles que estão iniciando, em pouco tempo terá um boa remuneração e poderá dar continuidade a seus estudos.

    ATENÇÃO: Para iniciantes vale a pena pesquisar sobre CERTIFICAÇÕES? Se houver alguma curiosidade, posso ajudá-los no entendimento.

    Fiquem a vontade para enviar E-mail solicitando informações: paulorfmarques@hotmail.com

    DETALHE: Atuo na Área de TI há alguns anos, 5 anos pelo menos. Na época fiz uma pesquisa de mercado analisando as oportunidades que abririam durante os próximos anos e percebi que valaria a pena o investimento e mudança de Área. Hoje, confirmo que não me preocupo com DESEMPREGO , busquei algumas Certificações gratuitas fizeram a diferença para mim. Por isso, posso indicar o caminho para outros conquistarem essa conhecimento.

    IMPORTANTE! Fiz o Preparatório para algumas Certificações:

    Microsoft - MCP SERVER 2003 CISCO - It Essential CISCO - CCNA EXPLORATION 3.0 CISCO - CCNA EXPLORATION 4.0

    Garanto! Vale a penas participar desses preparatórios, você será o diferente e estará em destaque na Área de TI.


10/08/13, 12:33:08: Anderson - IP : 177.33.243****
    Percebo. Obrigado.

9/08/13, 00:15:47: Roberto - IP : 187.121.56****
    Vanderlei aqui´embaixo:

    Estou de pleno acordo com você.

    Mas, não funciona porque os profissionais (de quaisquer áreas) não são SANTOS. E, habitamos uma selva de pedra.

    Se estivéssemos em uma economia de pleno emprego (recursos humanos e materiais todos trabalhando), raríssimo mesmo em países de primeiro mundo, poderia dar certo.

    Mas com o desemprego correndo solto o que o estagiário quer é aprender para tirar o lugar do experiente, mesmo cobrando menos, e logo logo saltar para outra empresa.

    Como eu sei disso!? Bem, eu tive que RALAR muito para aprender. Então resolvi mudar o cenário. Fiquei com pena dos iniciantes. Predispus-me a ensinar. Tornaram-se meus AMIGOS. De virem na minha casa. E ocorreu o que já disse acima.

    Isso dá certo no funcionalismo público, entre CONCURSADOS, ganhando menos mas com o emprego garantido (e demais benefícios e benefícios). Mesmo porque o iniciante passará a fazer o trabalho do veterano, o qual se sentirá mais descansado.

    Percebe !?

    veralaestamos


8/08/13, 09:13:50: Vanderlei - IP : 150.163.171****
    Como é possível ter experiência se está começando em TI? (?!?!)

    A pergunta não foi bem formulada.

    O mais importante é ser e não ter.

    Ter experiência ou Ter certificação será resultado do que você é hoje.

    Então seja uma pessoa profissional, saiba se comunicar, ajude o colega de trabalho sem querer o mérito, faça do trabalho um meio de melhorar o seu ser sendo do bem.

    Por exemplo: Normalmente quem está começando em TI tem dificuldades em se relacionar com pessoas, por serem muito técnicas ou achar que a parte técnica que vale mais a pena.

    Mostre o seu conhecimento técnica através da sua habilidade de comunicação ao tratar todos como parceiros e não potenciais adversários.

    É possível ser feliz trabalhando com tecnologia!

    Um abraço,

    Vanderlei


7/08/13, 16:14:13: Guilherme Leite memeve@gmail.com - IP : 177.19.6****
    Na minha opinião as certificações é a parte prioritária de quem está começando em TI, grandes empresas estão buscando profissionais qualificados e com conhecimentos diferenciados da grande massa. Quando surgir uma oportunidade de emprego para alguém inexperiente pode-se provar para o profissional de recursos humanos que está te entrevistando e muita das vezes não conhece nada de TI, tudo o que você conhece através da certificação.

6/08/13, 10:17:19: Danilo P. Luz - IP : 201.55.46****
    Experiência para quem está começando? O mercado quer sugar cada vez mais então está pedindo experiencia para ser estagiário. Acho que profissionalmente quanto mais certificações e qualificações melhor será a adaptção do profissional a realidade corporativa. Um bom início requer uma base porém se a empresa for realmente preocupada como profissional este terá um tutor que independente de o novato ser experiente ou qualificado dará suporte e o fará crescer.

6/08/13, 02:05:57: João Henrique - IP : 186.220.1****
    Creio que ambos sejam importantes, porque um te da uma base teórica e o outro te traz os problemas do dia-a-dia, problemas estes que muitas vezes não surgem em ambiente acadêmico.

    O peso de um certificado é equivalente a entidade que emite o mesmo, mesmo assim o único que pode garantir a qualidade de serviço é própria pessoa.

    Nesse ponto nós que atuamos em TI somos privilegiados pois podemos demonstrar nosso conhecimento facilmente.


5/08/13, 13:51:40: Bruno - IP : 201.91.91****
    Pra quem tá começando e não tem experiência, possivelmente não vai ter um emprego bom e nem condições de se certificar nos caríssimos cursos que existem no Brasil.

    Estou com 23 anos, comecei na área no primeiro ano de faculdade, aos 18, como estagiário, e dava meu sangue, inclusive quando mudei de emprego e assumi como técnico. Foi assim até os 21 anos, quando me formei, arrumei um emprego de analista e como vi que o mercado estava de palhaçada, comecei a estudar para concursos públicos. Hoje posso me considerar sortudo, sendo um analista júnior que trabalha em empresa pública e tira bem mais do que muito profissional pleno por aí...

    Estudo e dedicação, você não precisa manjar tudo, mas basta ter força de vontade pra aprender, acho que esse é o negócio.

    Se vender pra uma consultoria que te paga mal no começo de carreira, todo mundo tem que se vender, porque tem contas a pagar mas corra pelo certo, estude e arrume coisa melhor. Uma coisa que eu aprendi nas discussões desse fórum, nesses 6 anos, foi o comentário de um usuário que eu não me recordo o nome, mas ele disse: Na APInfo tem muito chorão...se você recebe x é porque seu trabalho é visto como valor x e você vai sempre valer x.


4/08/13, 18:45:42: Danilorj danilorj@outlook.com - IP : 187.74.115****
    As empresas procuram muito qualificação porem a experiência da área, a pratica por si só é um conhecimento que nenhuma certificação vai lhe oferecer, pra quem já tem a experiência as certificações é complemento fundamental pra quem não tem experiência a certificação é forma de deixar o currículo mais atrativo para as empresas e ter uma diferencial em possíveis entrevistas.

4/08/13, 17:05:36: Juliano - IP : 200.158.18****
    Para quem está começando certificação só vale a pena se e somente se for realmente tirada após muitos estudos e labs. Mesmo assim conforme a empresa isso só vai te dar uma base.

    Mas sendo bem sincero. Área de TI é pra quem quer ser escravo, não ter vida social, trabalhar em horários horríveis, viver sob pressão, comer na frente do PC, ficar gordo e acabar morrendo cedo.

    Não recomendo a ninguém...fujam de TI....

    Só vale alguma pena se você for um gênio e for um bom desenvolvedor...áre ade Infra é o inferno na Terra..


4/08/13, 06:15:49: Edmar S Santana edmar.support@outlook.com - IP : 177.33.255****
    Experiência é importante, mas Certificação sem dúvida é primordial, porém um leque recheado de opções como faculdade e pós graduação não faz mal a ninguém e uma segunda língua (inglês) é essencial.

1/08/13, 02:22:55: João Henrique - IP : 201.1.0****
    Ter experiência é importante sim, isso garante boas oportunidades. Mas as melhores oportunidades são conseguidas na maioria das vezes por quem tem faculdade e certificados.(Não digo certificadinhos, mas certificados realmente reconhecidos :Cisco,Oracle,IBM,Microsoft,W3C.

    Certificados de gente grande e que muitas vezes valem mais que uma faculdade.

    O ideal é ter os dois. (Na maioria dos alto cargos é exigido formação para ingressar no processo seletivo).

    Na minha opinião ter faculdade não é garantia de nada.(afinal muita gente se forma sendo carregado por alguém ou até mesmo na base do copy,paste).

    Hoje pessoas passam pela faculdade sem muito esforço com trabalho colaborativo e uso de celulares,provas de turmas anteriores.


31/07/13, 21:06:22: Jonathan jholh123@yahoo.com.br - IP : 187.74.195****
    Realmente a Experiência é muito exigida, pois sou formado em Sistemas, e não me chamam para as entrevistas devido a experiência, e quando me chamam, me saio bem, mais chega na hora não sou contratado, pois não tenho vivência na área. Como vou ter Experiência ou Aprender e desenvolver algo, se não me dão a oportunidade de Mostrar minha Capacidade.

29/07/13, 13:31:45: Danilo - IP : 177.139.103****
    Acredito que experiência é mais importante, mas atualmente está difícil adquirir com tantos requerimentos pelas empresas.

29/07/13, 13:19:42: Danilo - IP : 177.139.103****
    Acredito que experiência é mais importante, mas atualmente está difícil adquirir com tantos requerimentos pelas empresas.

29/07/13, 09:00:39: Toninho Silva - IP : 189.54.81****
    Acredito que a própria lógica responde: Se alguém está iniciando algo - como uma profissão - como vai ter experiência? Não que certificação seja fundamental, mas ter experiência no início da carreira é totalmente contraditório. A questão é que cada vez mais grande parte dos empresários brasileiros tem pouco ou nenhum comprometimento com seu time de profissionais e querem absorver trabalhadores qualificados pagando salaries mais próximos a trabalhadores com pouca formação acadÊmica. Cada vez mais é cada um por si e todos contra todos, já que Deus e muitos valores básicos para se viver em sociedade estão esquecidos!

29/07/13, 07:42:06: Kwabara theipermaster@gmail.com - IP : 201.31.178****
    Eu sou exemplo de que o importante é a expeciencia... mas mesmo tendo experiencia as portas continuam fechadas e é por isso que digo que a experiencia tem uma importancia grande na carreira mas ter um diploma é a chave para destrancar portas, não adianta ter experiencia se as portas continuam fechadas, e também não adianta ter a chave e chegar em uma boa empresa só para exibir seu diploma e em seguida sair pela mesma porta em alguns meses depois por não saber fazer o trabalho. Os 2 lados andam juntos.

27/07/13, 21:44:11: Rafael - IP : 189.96.115****
    Logico q experiência vem e primeiro lugar, certificação não traz experiência, e não me venham falar q foi contratado pq nao tinha experiência mas tinha um simples papel, quem ta sendo enganado é você mesmo

26/07/13, 17:02:55: Rafael - IP : 201.43.193****
    Difícil é ter experiência, muitas exigências, salário baixo para o tanto de funções que pedem e famosa frase que vem a tona: Como ter experiência se não dão chance pra ter a experiência

24/07/13, 15:19:46: Roberto - IP : 187.121.68****
    Ambas, certificação e experiência, são importantes. A primordial vai depender da contratante.

    Mas em um mercado aquecido. Atualmente está parado.

    Então, temos uma discussão de resultado só acadêmico.

    Melhor seria, sabermos quais atitudes tomar, inclusive junto a órgãos governamentais, PARA AUMENTAR OS POSTOS DE TRABALHO.

    Poderia ser tema do próximo forum. Acho que é um tema bem significativo.

    Para colhermos resultados das nossas experiências e certificações.


23/07/13, 07:41:57: Juliano - IP : 200.149.194****
    O ideal é obter experiência o mais rápido possível de preferência enquanto ainda esta na faculdade, mas se isto não for possível, invista em uma certificação, pois o numero de pessoas formadas e sem experiência é muito grande e com uma certificação você pode ter um diferencial.

22/07/13, 23:30:17: Bruno Batista - IP : 187.5.82****
    Hoje em dia as pessoas com certificação tem mais respeito no mercado de trabalho do que uma pessoa que tenha mais conhecimentos e ainda não tenha o certificado .

18/07/13, 15:10:26: Eufrasio - IP : 200.155.16****
    Vamos parar de hipocrisia, certificacao pq experienci neste pais custa dinheiro que consultoria nao quer pagar!

18/07/13, 11:29:17: Eulalio - IP : 189.89.158****
    Para quem esta começando, só a faculdade não é suficiente, estude por conta própria, utilize ao máximo a internet e os cursos gratuitos, é possível passar em algumas provas de certificação apenas estudando por fora, lendo livros e fazendo os simulados.

    Informática é para quem gosta de estar sempre aprendendo, entrevistar alguém que só faz faculdade e outra pessoa que além da faculdade procura se aprimorar por outras formas, dá uma diferença muito grande.


18/07/13, 00:05:54: Gerson Carvalho - IP : 200.204.3****
    Com certeza, no incio de carreira é essencial estudo, desde formação acadêmica à certificações, esses dois aliados vão abrir as portas de quem está inciando no mercado de trabalho.

17/07/13, 15:50:24: Ricardo - IP : 177.112.6****
    Certificação não garante experiência, algumas pessoas dizem que faculdade não garante conhecimento na área, mas dá um grande passo pro mercado de trabalho. E não é só porque a pessoa está velha que não irá aprender algo novo, isso depende da forma de como a pessoa estuda.

17/07/13, 15:26:00: André Luiz - IP : 200.68.149****
    A certificação para quem esta começando é mais importante, ela te diferencia do monte de gente que esta se formando, não sabe de nada e não tem experiência.

    Ninguém tá falando em tirar uma certificação SAP, mas existem muitas certificações básicas que já ajudam bastante.

    Depois que você tiver 5, 10 anos de experiência, os projetos e os resultados obtidos serão mais importantes que as certificações.


17/07/13, 15:08:09: Gislaine gislaineceregatti@gmail.com - IP : 201.95.197****
    Experiência.

    Certificação você pode conseguir estudando muito, até usando técnicas de memorização, ou seja, certificação dá pra tirar sem saber realmente fazer as coisas.

    Já experiência só tem uma forma de conseguir: investindo TEMPO. E tempo é igual pra todo mundo meses, anos, passam da mesma forma pra todos nós.

    E outra: certificação não dá conhecimento de dia-a-dia de uma empresa, de como se portar, de abrir a boca na hora certa.

    Agora, uma coisa que vejo é as pessoas deixando o inglês pra depois da faculdade... Todos sabemos como se torna mais difícil aprender outra língua à medida que ficamos mais velhos. Fui professora por muito tempo e é notável a diferença de desempenho entre um adolescente e um adulto na hora de aprender inglês (ou qualquer outra língua). Acho que esse é um investimento que deve ser feito desde o colegial, ou se impossível, ao menos junto com a faculdade.


17/07/13, 12:57:29: Alexandre Soares - IP : 189.47.183****
    A certificação para quêm está começando a é mais indicada, pois facilita a entrada no mercado e lhe dá o conhecimento necessário para se manter.

16/07/13, 13:47:34: Marco Antonio - IP : 201.98.212****
    Tem gente demais querendo entrar no mercado, para se destacar recomendo uma certificação básica e depois batalhar para ganhar alguma experiência, após esta primeira fase as coisas ficam mais fáceis.

16/07/13, 10:06:32: Tomazini - IP : 200.155.16****
    finalmente posso fazer meu comentario

    Vamos ser sinceros e sem hipocrisia, o jogo das empresas e terceirizar por con sultorias ja marcadas, as mesmas querem diminuir o profissional, entao para estas empresas um profissional junior com salario baixo mas que tenha uma certificacao e um prato cheio para este tipo de empresa , ja fui entrevistado por estas meninas e uma me revelou que vale mais a pena um profissional junior a 1500 ou 2mil reais com certificaçao para vender ao cliente algo top do que um profissional com 15 anos de experiencia, geralmente este tipo de profissional e para consertar besteiras feitas pelo junior depois leva um pé, alem do que ter um profissional certificado da direito a cnsultoria de ser parceitra de alguma empresa


16/07/13, 07:24:10: Renato - IP : 177.74.143****
    A experiência deve ser priorizada, já entrevistei gente que se formou, fez pós-graduação logo em seguida e tirou certificações, mas que nunca trabalhou nem como estagiário. Não tem sentido, tem que haver um equilíbrio entre formação e experiência. Trabalhar, mesmo como estagiário, permite adquirir muitos conhecimentos sobre o funcionamento das empresas, o relacionamento com os colegas, chefes, prazos, responsabilidades e etc, coisa que nenhum curso substitui.

15/07/13, 18:03:01: Marcus_ - IP : 177.134.2****
    Se você é novo, não entre na roubada de TI pensando em retorno financeiro. O investimento a curto prazo não garante o retorno a longo prazo.

15/07/13, 14:56:02: capitão - IP : 189.62.40****
    em TI não tem essa de estar começando, não há começo, vc deve dominar SQL, Linguagens de programação XYZ, Metodologias Rup, UML,PMBOK, Itil e Scrum, SOA e Designer Patters, não há espaço pra iniciantes. pq sempre está faltando profissionais com oonhecimentos minimos pra iniciar a carreira

15/07/13, 13:09:30: Antonio Carlos - IP : 177.45.12****
    Considerando que a pergunta é relacionada à quem está começando, tem que ter uma boa faculdade e certificações.

    Para cargos plenos ou seniors, tem que ser prioritariamente, a experiência.

    Em relação ao inglês, cada vez mais torna-se um pré-requisito prioritário e exigido pela maioria das empresas. Mas questiono:

    Qual a real utilização do inglês por essas empresas?

    Sim, a globalização e as multinacionais exigem e necessitam. Mas já vivenciei situações de exigência da língua e posteriormente no dia a dia, não havia qualquer necessidade. Apenas o modismo.


15/07/13, 10:01:04: Marcio - IP : 177.32.124****
    Acho que o principal é se informar antes de mais nada:

    https://www.halfsigma.com/2007/03/why_a_career_in.html

    Good luck to all!


14/07/13, 22:58:40: Jeferson Araujo - IP : 177.80.12****
    1º Experiência 2º Ser autodidata 3º Inglês 4º Certificações

    Acho que priorizar a experiência e estudar por conta própria, conhecer tecnologias e ferramentas, metodologias de desenvolvimento seria melhor. O Inglês é muito importante também, ainda mais no mercado hoje que é globalizado. As certificações você pode ganhar por consequência de ter sido um autodidata, por isso não priorizaria tanto. Acho mais válido ter um conhecimento e ter vivido alguma experiência do que simplesmente ter um papel ou canudo que comprovem que você é expert em tal área. Até mesmo porque, se você tem bastante conhecimento, você acaba comprovando isso de alguma forma na empresa ou entrevista no caso de alguma oportunidade surgir.


13/07/13, 22:57:54: Rodrigo Lima - IP : 187.10.12****
    Boa noite.

    Acho que é um conjunto, (Faculdade, Certificações, Inglês e experiência).

    Sou formado em Sistemas de Informação e em todas as entrevistas que fiz me aplicaram provas técnicas das quais eu só adquiri o conhecimento para responder, porque estava e estou estudando para certificar, sem isso tinha me dado mau em todas.


12/07/13, 20:14:31: Laercio - IP : 186.196.105****
    Primeiramente acredito que o inglês seja fundamental, pois muitas empresas multinacionais contratam estagiários somente pelo idioma. Depois ao mesmo tempo que vai fazendo a graduação e se esta estagiando adquirindo experiência profissional pode-se dedicar em certificações básicas como por exemplo ITIL e Cobit Foundation....depois de graduado e com a experiência adquirida nos estágios o mesmo ou será efetivado na empresa atual ou poderá buscar recolocação no mercado de trabalho ainda podendo escolher a melhor opção. Finalizando, pode-se fazer uma especialização e outras certificações que com certeza a empregabilidade para boas posições esta garantida.

12/07/13, 09:38:52: Consultor de TI - IP : 177.192.186****
    na minha opinião o futuro BOM profissional de TI deve fazer faculdade, tirar certificações voltadas para sua área de interesse e estudar ingles (se possivel tambem espanhol). É muito para estudar? Sim, mas vale a pena investir em certificações se voce está no mercado, mesmo que seja como analista junior. Mas não esqueça da faculdade e do ingles. Agora, se quer ficar na faculdade e trabalhar depois do 4 periodo, deixa as certificações para quando for para o mercado. Foque no ingles tambem.

11/07/13, 17:56:27: Anderson - IP : 201.29.189****
    Experience sempre em primeiro lugar. Certificação não trás experiencia pra ninguém. Muita gente tira certificação com TestKing. E na hora de trabalhar de verdade acabam de dando mal. Mas na área de TI ter certificação é essencial para conseguir bons trabalhos em grandes empresas.

11/07/13, 16:47:43: matheus - IP : 177.212.105****
    A certificação ajuda bem quem esta iniciando, se é para falar de extremos existem certificações que custam pouco mais que 100 reais, com cursos online de 16 horas.

11/07/13, 16:21:04: junior - IP : 189.20.250****
    A certificação é um plus a mais, mas a prioridade inicial deve ser a experiencia pois sem adquirir experiencia vai ser complicado e quase que um enganation tentar a sorte somente com a certificação na nova empreitada que vai exigir conhecimentos e praticas ja adquiridas no dia a dia...

11/07/13, 16:03:46: luis carlos lcgdo@uol.com.br - IP : 186.212.19****
    Os estudantes que podem ser dar ao luxo de escolher suas faculdades devem estar focados em ser melhores, mais que perfeitos e geniais na área escolhida. Há trinta anos as escolas despejam profissionais medíocres no mercado sendo necessário uma atenção especial no processo de melhoria contínua. Certificações não devem ser uma das metas de profissionais iniciantes porque as que interessam custam o salário de um profissional senior. Exemplo: Uma Certificação O.C.P (Oracle-Certified-Professional) sem considerar o preço pago pelos requisitos,neste caso a certificação OCA, não sai por menos de 4.000 dolars pagos com cartão de crédito internacional. Para profissionais em início de carreira a certificação é um investimento com risco muito alto.

11/07/13, 13:39:10: Thiago - IP : 177.189.1****
    Acredito que para uma vaga de estágio as empresas deveriam ter um critério mais transparente já que 90% ou mais dos candidatos não possui experiência na área e mesmo assim, são colocados com candidatos que possui experiência, o fato de você não ter uma vivência na área não significa que você não saiba fazer o que a empresa propõe. Sou a favor do diploma, quer queira quer não é um investimento e tem que ser respeitado pelo mercado.

11/07/13, 11:41:25: Luiz Fernando - IP : 189.69.194****
    Experiência é fundamental, tem gente que entra em faculdade porcaria e vai empurrando com a barriga, achando que só o diploma já vai garantir a felicidade...

    Mesmo fora das escolas de primeira linha é possível fazer um bom curso, não se acomode, praticamente todas as faculdades possuem laboratório de informática, use o máximo, participe dos projetos de empresas juniores, faça um site para controlar o campeonato de truco da faculdade, desenvolva um aplicativo android para marcar encontro com os colegas de curso e etc. Tudo vale e conta como experiência.


11/07/13, 10:31:55: Luciana lualmeidasouza@hotmail.com - IP : 187.122.9****
    Na minha opinião, a experiência. Numa entrevista de emprego, vão analisar as atividades desenvolvidas e as ferramentas que o candidato domina. Porém, se possuir uma certificação é um diferencial.

11/07/13, 10:07:11: Carlos Alberto - IP : 177.55.92****
    No mundo ideal o que as empresas procuram é alguém que seja formado, tenha experiência e certificação.

    Para mim a faculdade é o mais importante, pois ela é pré-requisito para entrar nas grandes empresas, ou seja sem ela você nem passa pela seleção do RH. Muita gente percebeu isto e para atender esta demanda existem muitas faculdades xing ling, de onde você sai com um diploma, mas sem saber absolutamente nada.

    Para se diferenciar desta turba, a certificação funciona bem, mesmo durante a faculdade é possível dar um gás e obter alguma certificação, mesmo que seja das mais simples, isto vai te dar um diferencial na hora de procurar emprego, ou mesmo um estágio.

    Tem gente que fala que trabalha com TI desde os 12 anos de idade e que experiência é tudo o que conta e bla bla bla, mas as empresas valorizam muito quem faz faculdade e tira certificações, pois isto prova que o profissional esta em busca de aprimoramento, gosta de aprender, não é acomodado e sabe superar desafios.


11/07/13, 09:20:22: Robson robsonlj@gmail.com - IP : 187.103.152****
    Quem esta começando não tem experiência, logo, a formação da questão não foi feliz.

11/07/13, 07:37:13: Ramon - IP : 200.149.23****
    Me preocuparia com experiência se estivesse iniciando. Certificações demandam tempo, esforço e principalmente dinheiro pois algumas são bem caras. E às vezes após obter a certificação e iniciar a atuação profissional, descobre-se que não há afinidade com a área, ou surge oportunidade melhor em outra área. Qualquer anúncio de vaga apresenta como principal requisito experiência. Certificações às vezes são essenciais, mas nunca tanto quanto a experiência. E algumas certificações são facilmente obtidas via decoreba. Acabam perdendo a credibilidade no mercado.

    O ideal é desenvolver bastante experiência em uma área específica, e após ter certeza que é realmente a escolha definitiva de atuação, aí sim fazer as certificações para coroar o currículo. Em TI, muda-se muito de área, não só pela evolução de tecnologia, por gosto mesmo. Tenho visto muita gente optando por desenvolvimento mobile, após anos de desenvolvimento desktop ou web.


11/07/13, 00:27:51: Roberto - IP : 187.121.17****
    Senhores, desculpem-me,

    mas, o tema está mal formulado, pelo próprio título se ANULA: QUEM ESTÁ COMEÇANDO NÃO TEM EXPERIÊNCIA E, SEM ESTA, FICA DIFÍCIL UMA CERTIFICAÇÃO. Impossível não, pois neste país têm, bobos e espertos, para tudo em todos os cantos.

    O melhor é visitar o forum anterior e conseguir vários QIs: Professores, colegas, ....

    Acho que é isso.


10/07/13, 23:26:40: Thomas blztho@hotmail.com - IP : 189.18.64****
    Bom,Curso tecnico em Informática para Web , e cara,impossivel arrumar um estagio nessa area,,estou a 3 semestres tentando,os cara nao pedem experiencia ,mais na hora quem tem experiencia sai na frente ! desse jeito estou quase indo pra outra area por que preciso pagar minhas contas !

10/07/13, 16:11:05: Fabio Freitas - IP : 177.45.104****
    Experiência é o grande diferencial. Quando estava na faculdade, larguei uma vaga na área administrativa, para fazer um estágio em TI. Dois colegas que também já trabalhavam, mas também fora da área, preferiram acabar o curso para só depois procurar um emprego. Depois de dois anos de formado, ganho bem mais que eles, sem contar a dificuldade que tiveram para conseguir o primeiro emprego em TI.

10/07/13, 15:50:22: Luis Marcos - IP : 187.37.202****
    Certificaçao sempre, pq as empresas de consultorias nao estao pensando em fazer um serviço correto e sim dar a impressao de serem as tops com profissionais certificados, mesmos que eles façam tudo errado!

10/07/13, 15:30:23: Victor - IP : 189.63.161****
    Acho que a experiência é o mais importante. Meus planos são :

    Conseguir algum estágio durante a faculdade, estou no terceiro semestre.

    Depois de formado investir dois anos para obter um inglês avançado/fluente.

    O próximo passo será tirar alguma certificação, que vai ter a ver com o que eu estiver fazendo na época.

    Depois de uns 4 anos de formado quero fazer uma pós, ou quem sabe um MBA.

    Estes são os planos, vamos ver na prática como funciona...


Anteriores:

142 - Como criar uma boa networking no mercado de TI ?

141 - Quais hábitos prejudiciais, são mais comuns nos profissionais de TI ?

140 - Entrevistas por Telefone / Skype : vantagens, desvantagens, dicas e sugestões.

139 - Ainda existe espaço para criar uma pequena consultoria de TI ?

138 - Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?

137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?