APinfo - Forum


Fórum : Qual o impacto que as mudanças na lei de terceirização podem trazer para o mercado de TI ?

Veja a reportagem sobre o projeto de lei.

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores



26/09/13, 08:59:21: julioman - IP : 186.220.****
    Isso ja venho falndo a 5 anos, neste meio tempo ja falei que TI vai ficar igual a oficinas de fundao, onde o cara ganha 600 por mes, as pessoas nao sao trouxas, ja li a respeito que muita gente desiste da area, por mais que as propagandas televisivas coloquem que falta profissional no mercado. Voce acha mesmo que uma pessoa em sã consciencia continua a trabalhar deste jeito! Como tem pessoas que faem isso, uma vez aprovada a lei eu monterei a minha boquinha e terceirizarei , tudo dentro da lei!!

26/09/13, 03:01:15: Henrique - IP : 186.220.2****
    O Governo precisa é baixar os impostos para que não haja tanto PJ,CLT flex entre outros.

    Irão terceirizar para tentar fazer com q o PJ acabe pois assim um funcionário que deveria custar 5000 0u 6000 vai custar 1500 ou 2000.

    só que se o mercado continuar ruim as pessoa vão embora.

    Porque aos poucos vão percebendo que em TI se investi muito para ter retorno cada vez menor e temos cada vez mais exigência.

    O mercado de TI logo,logo entrará em colapso por causa de mão de obra. Pode ser daqui uns dois ou 4 anos. E quando isso acontecer ele irão ter que rever nossa área.(Que pode ser categorizada como trabalho escravo em muitas empresas).


26/09/13, 02:51:21: Henrique - IP : 186.220.2****
    Deveria se chamar A Lei da liberação da escravidão em TI (O que já não era bom ,vai ficar ainda pior).

    Imagina só,hoje não temos definição de escopo em TI, quer dizer: Programadores são DBAs,ADM,Desenvolvedores,Analistas de Teste,WebDesigner,Arquitetos de Sistema e Editores de Imagens e na maioria das vezes por 1800 ou 2500, alguns por 3500. (Uma barganha para o mercado).

    O Suporte: esse coitado é Call Center,Service Desk,Analista e Psicólogo do clientes nas horas vagas.(Pago para resolver problemas ele também é pisado e humilhado constantemente e diariamente tratado como lixo por míseros 900 800 reais). Quer dizer acumula três funções e ganha pouco mais q um call center.

    Ou seja a área de TI é uma bagunça , nela se pode tudo,acumular tres ou quatro funções.

    A cara do suporte tem que saber programar , o programador tem que saber IT e adm...

    Quer dizer não a regra não a limite, temos que fazer aquilo que as empresas querem a preço de banana.

    Horário no papel há mas na prática trabalhamos de sábado a sábado as vezes de domingo a domingo.(E isso é o que chamam de funcionário ideal aquele que se deixar ser consumido até a ultima gota).


24/09/13, 15:54:19: Fabiano - IP : 177.141.195****
    A proposta continua em debate na câmara dos deputados. Um ministro do TST estima que a redução dos salários pode chegar a até 30% com a aprovação da proposta.

    Veja a reportagem :

    https://www.viomundo.com.br/denuncias/ministro-do-tse-lei-da-terceirizacao-derrubara-em-ate-30-a-renda-do-trabalhador.html


21/09/13, 13:36:00: stanford - IP : 189.100.163****
    Silvio,

    Larga de ser bobo, errado e seu ex patrao que te contratava de forma irregular, isso mostra a falta de moral e etica desta criatura, larga de ser pedinte, agora entre numa açao por seu patrao lucrou muito com vc!

    Aproveita que com esta lei aprovada ja era voltara PJ, basta ler a lei!


21/09/13, 12:28:21: Marcus_ - IP : 177.41.20****
    Informática custa dinheiro. Formar profissionais qualificados nesta área custa dinheiro. Tecnologia agrega enorme valor ao negócio ou você pode preferir fazer os seus negócios sem tecnologia. Informática não é commodity, é para quem pode não para quem quer.

19/09/13, 21:33:06: Silvio Teixeira silviotei@gmail.com - IP : 186.220.124****
    Um fato: Eu era CLT Flex, trabalhei feliz e contente por 2 anos e meio, todavia a Consultoria resolver regularizar todos os consultores, convertendo todos a CLT Full e repassando o custo ao cliente.

    Resultado: Perdi meu emprego semana passada devido ao alto custo do contrato.


19/09/13, 11:00:07: Flávio - IP : 186.215.160****
    Pelo que entendi, não muda nada pra quem trabalha com TI e é PJ. Porque já trabalhamos em uma atividade fim de uma empresa. Geralmente somos contratados como PJ em uma empresa de consultoria de informática, o que pela lei atual é proibido, mas felizmente não há fiscalização, senão todos perderíamos o emprego e todas empresas de consultoria seriam multadas. Agora com a nova lei, essa situação torna-se legalizada. O que para as empresas de consultoria, diminui o risco jurídico.

    Isso é obviamente uma manobra do governo para flexibilizar as relações trabalhistas (entenda-se diminuição de direitos), coisa que eles não conseguem, por não ter sequer apoio da própria base, que é principalmente trabalhista.

    Isso abre o caminho para as gatas (empresas de fundo de quintal que fazem terceirização) de todos os tipos atuarem no mercado. Isso é péssimo para os trabalhadores.

    O correto seria o governo ter coragem para desonerar a folha salarial das empresas, cortando impostos e alguns direitos inclusive, mas viabilizando a atividade produtiva com menos custos. Mas isso eles não tem coragem de fazer.


19/09/13, 09:28:33: julioman - IP : 186.220.185****
    Bom,

    Eu acho o seguinte, para é contratado clt flex, PJ da para entrar num processo e reaver seus direitos, nome sujo nao existe, mas se a lei for aprovada para quem e PJunto o negocio fica feio!


19/09/13, 05:31:58: Nilton - IP : 177.45.111****
    Sou um velho dinossauro da época dos mainframes e após anos sem trabalhar, resolvi me atualizar, começando com um curso de Excel. Em um exercício feito em grupo, resolvemos fazer planilhas de custo para uma pequena pizzaria de um dos membros da equipe. Fiquei surpreso ao saber que um pizzaiolo com 5 anos de experiência ganha R$2.800,00. Não sei se CLT ou PJ. Como dito por alguém antes de mim, creio que muitos jovens ao optar, vão escolher profissões que exijam menos sacrifício. Quanto aos salários, a atual tendência de maximizar os lucros e reduzir os custos, farão com que os melhores procurem trabalhar por conta, seja qual for a profissão que sigam. Como ocorre com os produtos agrícolas, quem ganha não é quem produz e sim o(s) intermediário(s). E quanto mais intermediário(s), menos sobra para quem realmente produz e trabalha. Ainda bem que sou aposentado.


19/09/13, 01:01:14: A.C. aaraujo7@gmail.com - IP : 201.69.253****
    Não sei se todos entenderam o projeto, a lei regulamenta a terceirização em todas as áreas de uma empresa. alguns problemas podem surgir por exemplo: imagina voce hoje com 25 anos trabalhando como pj sem assistencia médica e fgts, ferias, 13 salario e ficando em media 6 meses em cada cliente. se ficar mais de 3 meses sem trabalhar ainda sim vai ter que pagar o contador, iss, etc. se chegar aos 40 anos ainda trabalhando na area e as oportunidades diminuindo como vai manter toda esta estrutura. Quer outro exemplo? vai um dia no municipio de Poá e da uma olhada no numero de renegociações. Se voce achar que vale a pena blz? ter sua empresa inscrita na divida ativa do municipio debitos com impostos federais entrar no cadin estadual.

18/09/13, 22:11:19: Flavio - IP : 201.69.23****
    LEIAM!!!!!!

    A terceirização eh o câncer no mercado de TI.

    Não gera empregos! Apenas transfere a mão de obra de uma empresa para a terceirizadora e Transfere salário do bolso do trabalhador para o dono do outsourcing.

    O seu principal objetivo é reduzir custos através da redução do salário do empregado terceirizado(Vide os bancos).

    Nunca vi um gestor de marketing ou tesouraria de banco pedir para cortar o seu VR de 30,00 dia, 14º salário, horas extras pagas e pedir para não tirar mais férias(30 dias) ou achar uma injustiça que a empresa pague 40% de multa no FGTS por demissão sem justa causa(Algo que pode salvar a vida de muito pai de família evitando de um dia para outro ir parar debaixo da ponte) porque quer ter a ilusão de ganhar um pouco mais

    sendo da classe dos PJs, CLT-Flex e Coop. os seus principais apoiadores Bizzarrisses que só existem no brasil e no mercado semi-escravo dos imigrantes ilegais paraguaios das tecelagens clandestinas.

    A terceirização joga os salários para baixo, desmoraliza os profissionais da área criando um sub-tipo de empregado com as mesmas responsabilidades de um efetivo porém com menos salário sem respeito e sem dignidade.

    Quer aumento peça aumento !!!! Não apoie quem explora ilegalmente vcs e não se justifiquem por eles


18/09/13, 09:46:11: Everaldo - IP : 177.83.209****
    Este projeto não vai sair, já esta parado a mais de 9 anos. Os sindicatos são contra e estamos próximos do período eleitoral...

18/09/13, 08:15:24: Matheus - IP : 189.96.116****
    Também sou a favor do liberou geral na terceirização.

    A CLT esta defasada o PJ é a forma como as empresas e os profissionais se defendem do excesso de impostos. Não adianta ter uma lei ótima que atende pouca gente, o ideal é ter uma lei boa que seja seguida por todos.

    Fizeram uma nova lei do estagio, com obrigações adicionais para as empresas, quem consegue um estagio hoje, esta mais bem amparado do que no passado, mas o efeito colateral é que as vagas de estágio praticamente sumiram, hoje as empresas contratam assistentes de informática...

    O mercado se ajusta, CLT-Flex, CLT-cotas, Cooperativa, CLT-Direito autoral, PJ como sócio da consultoria e por ai vai ...


18/09/13, 07:51:39: Bruno - IP : 201.111.224****
    Esta lei pode acabar com a diferença de tratamento que existe hoje entre CLT e PJ, eu particularmente não acho ruim, pois todos vão ter as mesmas condições. O ideal seria mudar a CLT e acabar com os PJ, mas isto ninguém quer fazer pois o custo politico é alto.

    Quando as empresas tiverem a possibilidade de terceirizar tudo, inclusive atividade-fim, o CLT vai praticamente acabar.


16/09/13, 17:08:18: WLADIMIR lopes - IP : 200.159.2****
    Hoje estamos em campanha salarial, temos rodada de negociação com os patrões hoje 16/09/13. Certamente quando o sindicato convocar para discutir o que os patrões ofereceram, não terá nem 50 pessoas para discutir as propostas dos patrões. No RJ são 4000 pessoas sindicalizadas e ninguem aparece. Assim os patrões ficam a cavalheiro para abusar da classe

15/09/13, 11:38:49: julioman - IP : 187.37.202****
    Entendo Iww! Sem problemas!

    Voltando ao tema, o impacto sera bem simples, vas consultorias que vivem de terceirizar e pejotizar, vao demitir todos seus funcionaios e mandar ser tudo PJ, os salrios vao baixar, a qualidade ira cair pq ninguem gosta de ser tratado como idiota perdao da palvra, e eu vou montar a minha consultoeia para fazer a mesma coisa, sem ter medo do ministerio do trabalho, pq nao consigo bancar um processo trabalhista!


13/09/13, 16:38:39: Iww - IP : 177.181.8****
    julioman,

    Você não entendeu, ele havia ofendido algumas pessoas no forum e a mensagem dele foi apagada, por isso o mal entendido.

    Gostaria que tivesse mais pessoas interessadas no assunto, poucos comentam, assim dá para perceber que não vamos sair desta situação.


12/09/13, 20:10:52: julioman - IP : 187.37.20****
    Iww, tambem nao e assim, o que o colega expressa e uma verdade que a maioria expoe! Os salrios estao mais baixos mesmo e continuara a descer, veja bem, nao existe sindicato decente, nao existe entidade de classe, cada vez mais profissionais se formam, alem de existir de forma indireta uma chinalizacao ou indialinacao dos serviços de TI, o problema e que os cursos ainda sao caros , as empresas novas nascem com valores mais baixos e profissionais piores, e as grandes consultorias agora vem com papo de clttizar com os mesmo salarios baixos e assim sucessivamente, chagara uma hora vai faltar mao de obra de verdade, pq chega uma hora que ser auxilir de escritoria e melhor que ser programador! Como disse esta lei sendo aprovada eu cltizo com valores bem baixo dentro da lei!

12/09/13, 10:41:14: Iww - IP : 177.80.242****
    Trapezio, aqui não é lugar de baixaria, estamos debatendo um assunto importante para o futuro da tecnologia do Brasil. Veja o resultado da falta de investimento na nossa área (invasão dos USA aos dados do Brasil). Hoje não temos tecnologia para evitar isso, a culpa é da falta de investimento na área. Trapezio, se você é de alguma consultoria tem todo o direito de se defender mas não apele. Argumente se é que há argumentos!


11/09/13, 08:47:07: julioman - IP : 186.220.****
    Infelizmente e um cnjunto de fatores que mais atrapalhamdo ajudam , caso esta lei seja aprovada, piora mais ainda a relaçao de trabalho, pois da brecha a pejotizacao, juntado ao fato que em TI a vaga é inflacionada, ou seja 1 cliente anuncia uma vaga para 50 consultorias, dando a entender que temos 50 vagas, com a tentativa de fazer o jovem entrar no mercado, porem sem sucesso, haja visto como é uma area suja e sacrificante. O bolhao aumenta. Como falei eu mesmo entro numa dessas caso a lei seja aprovada, pois poderei pjotizar dentro da lei sem ter nenhum risco trabalhista, porem o profissional fica cada vez menos qualificado !

10/09/13, 19:43:09: trapezio - IP : 186.203.207****
    Mercado de TI cada dia paga menos

10/09/13, 13:00:10: julioman - IP : 187.37.20****
    Eu acho que o pior de tudo, eu sei que muitos empresarios nao irao concordar, e que a mao de obra ficara cada vez pior em termos de qualidade, e ate uma questao de logica, quanto menos salrios, menor cursos de qualificaçao, menos conhecimento, menor mao de obra, e nem adianta importar de outro pais pq e tao ruim quanto

10/09/13, 11:45:33: julioman - IP : 186.220.1****
    Iww esta correto!

10/09/13, 11:02:55: Iww - IP : 177.80.242****
    Juruna TIC, você está bastante equivocado!!! As empresas não terceirizam para economizar e sim por comodismo, para trocar o funcionário ou para ter sempre alguém à disposição 24 hrs por dia, um terceirizado muitas vezes sai mais caro para a empresa, ela se livra dos impostos mas tem que arcar com o salário + o lucro da recrutadora consultoria , não há esta vantagem de economia, apenas facilita para a empresa não arcar com a contratação, fazendo com que a empresa foque na sua atividade fim!! Você precisa se informar melhor, isso é a causa da prostituição na nossa área (desinformação)!

10/09/13, 00:46:59: Juruna TIC - IP : 177.80.13****
    Que aumentaria a oferta de trabalho devido a redução dos custos para as empresas, isso aumentaria sim. Diminuem os direitos? Depende do ponto vista, pois quem não tem trabalho, nem direito tem, e se a aprovação for gerar mais vagas de trabalho a uma classe que está por entrar no mercado de TI, teria que ser vista com bons olhos a lei e aprovada. Ta na cara que com a redução de custos empresariais, aumentarão os investimentos em TI de forma global, e consequentemente, aumentarão as ofertas de trabalho.

9/09/13, 10:18:28: Iww - IP : 177.80.242****
    Como pode, não ver problemas em ter metade ou mais do seu salário sem engolida por uma consultoria? Quem disse que isso mudaria alguma coisa para o sindicato? Cara, se você custa 3.000 para a empresa e recebe só 1.000 e ainda não vê problema você tem algum problema!


7/09/13, 11:39:45: _Marcus - IP : 177.41.202****
    Olha, ou você é burro, ou você é burro. Não pode se declarar trabalhador da iniciativa privada e dizer que está feliz com a imposição do mercado. Não possui piso salarial e pode ser substituído a qualquer momento pela crescente ira de sonegação de imposto e direitos trabalhistas. Não sabe aonde está situado e desconhece o Estado Democrático de Direito em que vive. Não conhece a língua portuguesa e diz que é nativo, não sabe direito trabalhista, nem tributário, quiçá previdenciário mas diz que sabe a diferença entre bits e bytes. Eis um burro de carga. Quanto ao sindicato, nem sabe argumentar se sua empresa de tecnologia é classificada corretamente pelo CNAE mas trabalha 44h semanais enquanto poderia trabalhar 40h se tivesse mais informação. Esse tipo de sujeito deveria sair da minha área e ir para outra e parar de dizer por aí que é da TI.

7/09/13, 00:45:58: junior - IP : 201.43.9****
    Só complementando pois no 1o. comentário ainda nem tinha lido a integra do texto da lei ,mas vamos la: Não vejo problemas nenhum nisso pois é uma outra forma/opção de trabalho e vai de quem quer aceitar ou precisar, o que eu percebi é os Sindicatos já espumando por não poder abocanhar mais a graninha do trabalhador e ainda com o risco de perder a sua influencia na Politica do Pais que alias é o conjunto da Safadeza... .

7/09/13, 00:35:36: Junior - IP : 201.43.9****
    O Roberto abaixo disse bem é uma questão cultural. Já atuo há mais de 20 anos na área e em resumo não vejo regime melhor e nem pior: CLT , PJ, Clt Flexx e por ai vai.. O melhor sempre é aquele que oferece ao profissional o que ele busca e atende seu objetivo ou seja ele pode ganhar 7000 clt e não estar satisfeito com as pauladas de descontos de IR e por ai vai, mesmo com todos os beneficio/direitos e prefere partir para 9500/10000 PJ que acha ser mais interessante.. e vice versa. Essa conversa de que tem que acabar com isso e com aquilo e que tudo precisa ser CLT é de quem não reflete muito no geral da coisa e vai no radicalismo, só um exemplo do boomerang para os extremistas por ai : Vamos supor que hoje só poderá ter contratação Clt, sabem o que pode vir por ai por exemplo ? R: Achatamento de salario de cargos e muito provável até Cartéis para manter a sobrevivência de consultorias e Empresas Privadas ou acham que o Empresario vai esperar quebrar pagando todo mundo no sonhado no CLT.

    Obs: Hoje eu sou PJ e se tiver oferta interessante mudo para Clt sem problemas ou continuo como PJ se for interessante também ou seja é como diz o ditado : Pagando bem que mal tem ...

    Abs


6/09/13, 13:22:53: Ivo - IP : 177.181.9****
    Marcus, não creio que devemos confiar em políticos. Até porque eu nunca vi nenhum apoiar o investimento da área de tecnologia. Concordo com o Valdir, devemos nos unir contra as consultorias acabando com as terceirizações fraudulentas que ocorrem com cada vez mais frequência. Os salários estão diminuindo, isso é inaceitável. O técnico que ganhava 1.300,00 em 2010 hoje está ganhando 1.100,00, podem ver pelas vagas que estão aparecendo, e são sempre as mesmas consultorias , a área de TI é muito desunida!!

6/09/13, 10:06:49: Jose Neves - IP : 186.220.18****
    Eu acho que o maior problema sao as propostas indecorosas, por exemplo recebi uma proposta para ser PJunto, mas fora do pais com salario de PJ do Brasil, e com visto de turista pq de trabalho nao querem, se for pego quem vai para a cadeia sou eu!! Sera qua nao seria o caso de denunciar as autoridades?

5/09/13, 19:47:50: Marcus_ - IP : 177.41.202****
    Valdir, creio que isto não irá acontecer tão logo, até porque não interessa para quem está lá. A única coisa que podemos fazer é escolher candidatos mais próximos a área de informática, que tenham consigo propostas de melhorar os direitos dos trabalhadores e representar a nossa categoria até que seja criado por meio de decreto o conselho de classe dos profissionais de informática. As eleições estão aí e a escolha é nossa: Presidente, governador, senador e deputado.

4/09/13, 13:29:41: Henson jfsi@tutopia.com.br - IP : 177.140.13****
    Um caos se estabelecerá em nossa economia. Leiam :

    https://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=222985

4/09/13, 07:43:41: Renato - IP : 201.57.200****
    Para mim seria mais lógico rever a CLT, do que ampliar a terceirização, pois desta forma a diferença de direitos entre quem é CLT e quem é terceirizado vai continuar crescendo.

    Temos trabalhadores de duas classes distintas, uma protegida pela CLT e outra entregue a lei da selva da terceirização.


3/09/13, 21:00:09: Valdir - IP : 201.87.3****
    Deveríamos nos unir já e criarmos o Conselho Regional e Federal dos Profissionais de TI e dizer não aos serviços de terceirização para a área.

30/08/13, 13:59:38: Maclau - IP : 186.220.18****
    Infelizmente , trabalhar na area de TI virou uma doenca, uma fatalidade!

30/08/13, 13:18:08: Ivo - IP : 177.80.66****
    Eu acho que está na hora dos profissionais de TI se unirem contra isso, já está ruim porque as empresas não respeitam as leis, agora querem ajudar estas empresas a jogar o nosso diploma no lixo. Eu estou movendo uma ação contra uma empresa que trabalhei, sei que vai demorar anos para ver o meu dinheiro, agora quem está entrando na área sabe que nem vai poder brigar mais, vai ganhar 800,00 e a terceirizada pelo menos vai levar 1.000,00 fácil em cima do trabalhador. E pior que isso vai mexer com outras áreas, antes nós éramos dos únicos injustiçados, agora pelo menos teremos mais companhia. Precisamos nos unir para acabar com isso, porque muitos aceitam, eu não aceito e estou fazendo a minha parte processando tanto a tomadora quanto a terceirizadora .

29/08/13, 14:35:53: Bruno - IP : 201.91.91****
    Bom, já que a discussão corre no sentido oposto ao pedido pelo tema do fórum, vou rebater o comentário do Sr. Antonio de 50 anos de experiência na área de TI.

    Admito que sou da geração X, dos profissionais de 20 e 30 anos, mas já digo de antemão que não trago a arrogância dessa classe. Como tudo na vida, existem claros motivos para determinados comportamentos.

    Seu discurso é muito bonito e eu sou muito a favor - também odeio vagabundos e reclamões - porém, o senhor está fazendo a sua parte? O senhor oferece, como gestor, um plano de carreira decente, que não preveja um aumento salarial dos dinossauros da sua empresa que pouco se atualizam e sim um investimento maior nos profissionais mais jovens? O senhor ouve seus funcionários?


29/08/13, 07:32:49: Marcus_ - IP : 177.41.20****
    28/08/13, 14:38:26: Marcio - IP : 177.32.124**** Você tocou num ponto importante: A falta de responsabilidade social de empresas públicas e privadas em geral, desde pequenas a grandes multinacionais. Muitas vezes é só fachada para inglês vêr e vender um branding que vale muito mais do que qualquer ativo humano, infelizmente demonstrado no budget de marketing em comparação a outras áreas. Na minha opinião uma medida técnica seria reavaliar os contratos e cobrar maior responsabilidade na terceirização de serviços de outsourcing, um fator que deveria ser decisivo no ganho de licitação pública e por que não comercialmente?. Isto impacta diretamente na sociedade como um todo, desde um operário a um executivo que é abordado por um marginal ao sair do trabalho. Infelizmente empresas de capital privado têm valores cada vez mais direcionados ao lucro, somente e como fachada valores de responsabilidade social e capital humano. Algumas empresas tem melhorado neste aspecto mas é preciso maior participação.


28/08/13, 14:38:26: Marcio - IP : 177.32.124****
    Dei uma lida geral nos comentários. Para o TI, na real, o que muda na prática??? Hoje o pessoal contrata PJ a torto e direito e mete no cliente. Quem é bom mesmo acaba virando PJ para ganhar mais. Quem é muito iniciante ou ruim aceita PJ as vezes para poder abrir a porta. Qual cliente final verifica quando a consultoria está enviando o cara para dentro de sua empresa se o cara é CLT? Nunca vi verificarem, a não ser em licitação de orgão público que daí tem outro tipo de valor sendo praticado pela consultoria que permite bancar. A ultima vez que falei com um advogado trabalhista ele me informou que essa coisa de o cara emitir nf somente a uma empresa, cumprir horário e etc e virar vinculo não tinha lei claramente escrita - era uma interpretação que virou jurisprudência. Se essa lei nova não tiver no texto claramente LIBERANDO DE VINCULO essa situação de emitir NF somente a uma empresa, cumprir horário, etc., que vem de outros artigos da CLT, então a jurisprudência ainda vai ficar valendo - não entendo como poderia mudar, pois é baseada nas outras leis que compõem a CLT. Gostaria de que alguém, pudesse consultar um advogado, e postar um feedback - se tivesse tempo, o faria. Grande abraço.

26/08/13, 23:26:35: Fernando - IP : 177.141.****
    Algumas empresas criaram um modelo para quem esta chegando nesse mercado de TI e a tal da certificacao, alguns tempos atras as empresas pagavam muito caro sob aspectos de profissionais que saiam das faculdades sem bagagem nenhuma e admitiam pleno conhecimento seja em Programacao, Banco, Web, etc.. e depois de algum tempo comecavam a perceber que aquela contracao foi uma jogada errada porque nao se tinha base do conhecimento do candidato somente um teste nao provaria que era o que se esperava. Diante desse impasse as empresas solicitaram que fosse criada algum tipo de avaliacao que desse a capacidade da pessoa se apoiar na gestao do fabricante afim de profissionalizar a pessoa a trabalhar com determinada ferramente.. Ai justamente o que ocorreu foi uma confusao maior porque a certificacao apenas avalia no momento mas para o dia a dia dos desafios de grandes empresas ficou a desejar a pessoa nao tem skill em tempo de atuacao com aquela ferramenta e maturidade no trato a situacoes de conflito quando o business da empresa necessita do ambiente e esta sem uma tomada de posicao da area de TI. E necessario o amadurecimento e tempo de aprender e ainda de ter humildade e saber aprender mesmo sendo certificado, pois o que vi nos dias de hoje tendo 25 anos de experiencia em Linguagens, Rede, e banco de dados e uma camada de jovenzinhos dando carteirada de certificacao em pessoas.

26/08/13, 13:34:10: Roberto - IP : 200.162.23****
    No meu entender e, creio, no de muitos, tudo isso nada mais é do que mais uma PARLATÓRIA PARA SONAR BOVINOS.

    Trocado em miúdos, CONVERSA PARA BOI DORMIR.

    O correto é conjugar o verbo FAZER, fazendo. Tanto por parte do contratante quanto do contratado. Ou seja, honestidade mútua.

    O contratante não deve pedir absurdos e deixar de explorar. O contratado deve produzir a contento.

    Se paga pouco, em resposta haverá pouco trabalho (produtividade). Se não há carreira, em resposta o contratado (CLT ou NÃO) vive todo o tempo (inclusive, em pensamento e, no celular), em busca de melhores condições: É uma lei natural - Se há fome, o efeito é procurar comida.

    O brasileiro vem de uma história de benevolência. Antes do FGTS o funcionário se preocupava com o tempo de casa para ser indenizado na sua demissão e o patrão o segurava, mesmo se improdutivo.

    O Patrão quer, unicamente, produzir dinheiro: Preocupa-se apenas em VENDER (comerciar) e é capaz de trocar o que vende a qquer tempo. Basta que dê um pequeno lucro, ou, numa mínima crise. Nesse clima (nessa cultura) a classe trabalhadora ainda não conseguiu (não teve o exemplo) assimilar a idéia de que TRABALHO é um pouco mais do que é EMPREGO. TRABALHO é o emprego de mão de obra para gerar riqueza e esta, distribuida à população. Todos procuram ESTAREM empregados. Mas não se preocupam em gerar riqueza. Todos querem a PROTEÇÃO mas não querem proteger.

    Quando essa mentalidade mudar, automaticamente tudo melhora. E passaremos a discutir em como aumentar a RIQUEZA.


25/08/13, 11:24:40: julioman - IP : 186.220.1****
    Realmente o pessoal aqui voa longe nos comentarios, a maioria dos empreendedores de TI seque repeita as leis trabalhistas sem que a PL cita esteja aprovada, aprovada entao nem se fala. Leiam os artigos da PL analisem , alias vcs leram o paragra que eu citei varias vezes, NAO! Outra coisa nao pararam para analisar os salarios baixos e os impostos que pagam como PJ! A era dos PJ de altos salarios ja era! araram para analizar que muitos jovens nem querem saber de TI, e com razao! Atualizem-se!

24/08/13, 19:04:19: Marcus_ - IP : 177.41.203****
    24/08/13, 11:36:43: Pedro Antonio - IP : 177.192.17**** Na iniciativa privada se um trabalhador não for CLT então ele não é um empregado, é um prestador de serviço. A contratação desses trabalhadores sob a forma de PJ objetiva exclusivamente a sonegação de direitos trabalhistas.

24/08/13, 13:07:45: Marcelo - IP : 201.141.92****
    As centrais sindicais pressionaram e a votação foi adiada para o inicio de Setembro. Vamos ficar atentos, pois este projeto pode prejudicar ainda mais a área de TI

24/08/13, 11:36:43: Pedro Antonio - IP : 177.192.17****
    Concordo com o Goncalves. Precisamos mudar nossa mentalidade, a CLT está morta, como PJ o profissional terá de ser bom no que se propoe a fazer e sempre se atualizar. CLT gera comodidade.

23/08/13, 21:38:36: Ricardo - IP : 177.80.11****
    Segundo minhas pesquisas a votação da PL 4330 foi adiada para o dia 03/09/2013, ela foi criada em 2004 pelo Deputado e Empresário Sandro Mabel (PMDB - GO) página web https://www.camara.leg.br/internet/deputado/Dep_Detalhe.asp?id=520829 e o projeto foi atualmente adotado pelo Deputado e Advogado Arthur Oliveira Maia (PMDB - BA) página web https://www.camara.leg.br/internet/Deputado/dep_Detalhe.asp?id=160600.

23/08/13, 18:49:06: julioman - IP : 201.81.12****
    Paulo

    Vc e um inocente ou bobo, as leis ttrabalhisdtas americanas sao uma das piores do mundo, em compensaçao la existe a liberdade de montar seu negocio, sem muitas chacotas e corporativismo coisa que aqui tem e demais! La eu posso sair da empresa e ir para outra montar meu negocio, criar meu produto, as leis anticorporativistas la sao muito melhores que aqui! La e o pais das oportunidades, aqui dos oportunistas! Existe diferencas sabia? Antes de falar de algum pais da uma estudada leia, analise e reflita, para nao sair fofocando por ai!


23/08/13, 16:34:12: Paulo Gonçalves ledcrash@gmail.com - IP : 186.225.10****
    Então pessoal, já que somos um país jovem e cheio de ismos que ainda nos impedem de dar passos mais certos na direção também certa (populismos, trabalhismo, etc), vamos olhar aqueles que há muito mais tempo tem feito as coisas e tem dado certo?

    Para citar apenas nossos irmãos do norte, aliás, graças a eles que temos emprego em TI, nos EUA não existe lei trabalhista. Existe contrato de trabalho. Estamos tão enraizados nessa maldita CLT, tão fincados nesses estúpidos sindicatos que enganam os trabalhadores que não conseguimos ver que o melhor seria um bem elaborado contrato de trabalho que iria te pagar corretamente pelo seu trabalho. Isto nos aliviaria de ter que praticar o horário comum a todos, que tanto mal causam ao trânsito das grandes cidades, os inúmeros impostos que tornam impraticável a contratação sob a CLT e permitiriam que VOCE,isso mesmo, VOCE revisse os termos nos quais você está trabalhando para seu empregador.

    As pessoas tem medo do PJ por comodismo. Elas querem, como os semi-escravos do inicio do seculo XX, acordar, chegar no trabalho, fazer o meia boca, sair pro almoço, voltar, torcer para dar 6 da tarde e ir para casa. E dane-se o que está sendo produzido.

    Ser PJ é também ser dono da sua carreira. Contratar e demitir um PJ é muito mais fácil do que um CLT e muito mais barato. Para o PJ ficar, tem que ser bom.

    Acordem pessoal.


23/08/13, 10:56:37: Pedro Antonio - IP : 177.192.17****
    A lei já foi aprovada? Alguem sabe informar, parece que quarta feira passada era o dia da decisão

23/08/13, 10:52:03: julioman - IP : 189.100.137****
    Leonardo,

    Nao acho que ira prejudicar profissionais, ira prejudicar o pais, porque veja , uma vez que ela da abertura para terceirizar o profissional como PJ, conforme havia falado antes no art 2 paragrafo 2, uma brecha meio escondida , ela da direito a todas as pessoas que nao tenham advogados a terceirizarem, e todos nos sabemos que terceirizar na pratica e deixar de inovar, de executar uma atividade para passar para a mesma para um outro qualquer, pela preço mais barato, sendo assim existe a possibilidade das atravessadorias quadriplicarem pois estarao dentro da lei e nao havera mais leis trabalhistas atrapalahndo o meio! Os salarios irao bem mais para baixo, os mais inteligentes montarao uma cnsultoria ou irao embora de vez d pais e sobrara o pior(bem mais barato) Eu mesmo espero que esta lei seja aprovada pois assim monto minha empresa e aloco mao de obra sem medo de ser processado pelas leis do trabalho! Entenderam!?


22/08/13, 21:53:39: Leonardo - IP : 201.83.2****
    Acho que a terceirização é um risco muito grave não só na área de TI, mas em todos os empregos no Brasil. Sou totalmente contra a terceirização desenfreada que já acontece no país e se essa lei for aprovada, prejudicará muitos profissionais

21/08/13, 20:11:31: _Marcus - IP : 177.41.203****
    Francamente acho que os comentários generalistas abaixo demonstram uma certa imaturidade e falta de bom senso.

21/08/13, 13:11:35: James - IP : 201.13.16****
    Minha opinião é que as leis vão mudar porque os grandes conglomerados americanos e chineses estão com cada vez mais poder aqui em nosso Brasil colônia. Assim sendo eles farão o que melhor sabem fazer: comprar políticos e alterar as leis. Com certeza absoluta os direitos trabalhistas que já não são lá essas coisas serão removidos e teremos condições de trabalho semelhantes a países como: Tailândia, Índia, China. Ninguém precisa citar nomes de empresas, basta pegar qualquer produto e ver onde é fabricado e procurar na Internet a condição de trabalho desses lugares: sempre é trabalho escravo, trabalho infantil e condições degradantes de vida. Está na hora do brasileiro parar de ser idiota e ficar contente com futebol, novela e churrasquinho no fim de semana ...ou parar de ser imbecil como boa parte da classe média e achar que ter um carrinho comprado em 30 prestações e poder viajar pra alguns lugares em 10 vezes sem juros é vida. Temos que nos levantar e dar um basta nisso ou continuaremos a ser escravos para sempre. Nós e nossos filhos. Acordem !!!!! Acordem !!! Parem de estudar só a parte técnica, abram os olhos para o que está acontecendo aqui e no mundo....


20/08/13, 23:26:11: Fernando - IP : 177.141.44****
    Apoio o Antonio sem sombra de duvidas 19/08/13, 19:02:25: Antonio - IP : 201.51.**** Tenho 50 anos tenho 25 anos de TI, muitos jovenzinhos estao a procura de certificacao daqui a cola, mas mal sabem escrever uma query de verdade, estudam e memorizam ou decoram os simulados comprados no exterior fazem a prova e ate passam mas quando se deparam com um problema amarelam, ficam sem falas, nao sabem o que dizer, quando estao sem o que fazer ficam dando carteiradas de suas certificaoes, se julgam prepotentes, arrogantes e gostam de pisar em pessoas ou seja colegas da mesma area.. Ficam se leiloando para as empresas por causa de um reais a mais, tem uns conhecidos que estudamos juntos, depois que ele ficou certificado nao fala mais com ninguem, quando viajou para fora do Brasil colocou no seu blog as fotos de um cara bem sucedido, olha so que infantilidade, a maioria dos caras que tem blog sao tao discarados e nem sabem copiar , pegam as materias dos indianos modelam no seu blog e dizem que foram eles que criaram, ja vi muitos disso, com materias iguais aos dos Indianos..que vergonha para esses certificados, se as empresas souberem que estao fazendo, vao se decepcionar com esses meninos prodigios da TI.

20/08/13, 10:57:19: Pedro Antonio - IP : 177.192.17****
    Concordo com o Ricardo, não vejo mal nenhum em ser PJ. Cada um deveria ter o direito de escolher a forma de ser remunerado por um trabalho. Seja RPA, PJ, CLT ou outro documento qualquer. A CLT está defasada, conheço dezenas de profissionais que dizem que CLT é melhor porque tem benefícios e para mandar embora o empregador pensa 2 vezes. Então porque não ser PJ, embutir os benefícios e fazer um bom trabalho?

20/08/13, 10:47:24: Leandro Alves - IP : 177.69.1****
    Alguém sabe que fim deu esta votação ? A mídia esta muito ocupada com os conflitos no Egito.

20/08/13, 09:32:38: Julioneto - IP : 177.141.191****
    Antonio, vc esta no lado certo da area de TI o de ser empreendedor, mas como empreeendedor esta se tornando um reclamao, assim como os demais empreendedores de TI que so querem sem nada fazer sem enconrajar o funcionario, alias qual se modelo de contrataçao ? PJ? è ilegal sabia? Diga-nos queme a sua empresa? O topico aqui e outro!

20/08/13, 07:51:48: Marcus_ - IP : 177.41.203****
    Eu até concordo em regime PJ em alguns casos por motivo de força maior e etc, Apesar das divergências entre vínculos empregatícios, empregado é o que define o art. 3º da CLT, somente. Porem, em caso de PJ o fato é que efetivamente não é repassado o valor correto, para ser interessante o benefício deve ser no mínimo 3x o valor que seria pago em CLT ao prestador do serviço.


19/08/13, 21:22:06: Ricardo - IP : 189.33.44****
    Acredito que tudo no mundo deva seguir a decisão comum, e o acordo entre as partes. Não adianta uma pessoa entrar como CLT só para garantir um direito ou outro que na maioria só serve para criar pessoas encostadas e sem motivação de crescimento . O PJ é um trabalhador como qualquer outro, porém pagante dos impostos de uma outra forma. Trabalho é trabalho, e temos que usar a coerência para gerar novos negócios e elevar o nível geral do Brasil. Tudo que está acordado previamente, não é ruim para ninguém.

19/08/13, 20:19:11: Pedro Antonio - IP : 177.192.17****
    Concordo plenamente. Faltam profissionais para programar em Cobol porque, simplesmente, a geração atual não quer ser gerenciada. Eles acreditam que já nasceram auto-gerenciaveis. Mas em relaçào a lei, acredito que qualquer profissional que abriu uma empresa poderia atuar quantas horas quiser prestando serviço para outra empresa. Na minha visão, a CLT está defasada na sua regra, deveria ser revista e adaptada ao Brasil em que vivemos e nào a de 70 anos atras quando foi criada.

19/08/13, 19:02:25: Antonio - IP : 201.51.****
    Tenho 46 anos e 26 de TI. Há 5 anos me tornei sócio de uma empresa que está indo muito bem. Temos equipes de desenvolvimento de software e de infra-estrutura, a maioria de jovens entre 20 e 30 anos. Vou dizer o que eu mais escuto da maioria deles: - Não fui contratado para isso - Muitos falam em empreendedorismo e inovação, mas muito não entendem como funciona uma empresa - A maioria têm a cabeça muito mais fechada do que as pessoas mais velhas. Por exemplo, a maioria critica os mais velhos e os chama de dinossauros ou neanderthal. Esse fato por si só já mostra quem é o neanderthal e retrógrado - Falam muito em desafios, em participação nos lucros, mas não estão dispostos a fazer nenhum sacrifício - Querem dividir os lucros mas não querem dividir os riscos - São os primeiros a ir embora assim que outra empresa oferece qualquer R$ 100,00 a mais no salário ou R$ 5,00 a mais no vale-refeição - Reclamam de tudo e de todos : Do lugar onde sentam, do computador que usam, das pessoas, se o ar condicionado está gelado, se o ar condicionado não está gelado, se a luz está forte, se a luz não está forte, etc, pois eles acham que estão em casa e nós somos os pais deles - Acham que estão fazendo um grande favor a empresa - Acham que são o último côco da ilha deserta - Acham que todas as empresas têm que se igual à Google, com vídeo-games, cafeteria, etc - O pior de tudo : A maioria não sabe fazer um quicksort ou um algoritmo de busca binária sem usar Arralist.Sort(), Arraylist.BinarySearch() ou coisa parecida ou escrever um SQL decente, sem produtos cartesianos

    Chega de arrogância !!!! A maioria dos softwares que controlam/suportam/monitoram/executam o que realmente importa ainda é feita em C/C++ e/ou COBOL.


19/08/13, 17:55:12: Ricardo - IP : 177.163.161****
    Eu não quero ser chato, mas isso vai prejudicar a aposentadoria dos profissionais da área.

18/08/13, 18:22:42: _Marcus - IP : 177.134.****
    Excelente Tópico e, geração Y demonstra melhoras no valor humano.


18/08/13, 18:10:19: julioman - IP : 201.81.120****
    Ramon,

    Vc deveria ler a lei pois como disse ela da margem a ma interpretaçao sobre a contrataçao PJ! leia isso esta na PL: art 2 § 2º Não se configura vínculo empregatício entre a empresa contratante e os trabalhadores ou sócios das empresas prestadoras de serviços, qualquer que seja o seu ramo. Isso da margem a contrataçao PJ !

    Sobre a gerçao Babyboomer , etc, eu concordo, esta geraçao estragou quem esta ai atualmente !!


18/08/13, 14:16:08: Ramon - IP : 187.121.5****
    A lei em discussão não muda a questão do vínculo empregatício, como muitos pensam. Permitir a terceirização da atividade fim da empresa não a libera para contratação de profissionais em regime PJ para exercer atividades compatíveis com cargos de empregados. No Brasil se institui a obrigatoriedade da contratação CLT a partir da constituição. Isso não mudou!

    Em outras palavras, seja tua empresa atuante em qualquer ramo, se estiver contratando um profissional em regime PJ, diretamente ou através de uma agência TI, lhe atribuindo uma atividade funcional dentro das instalações da empresa, exigindo o cumprimento de jornada de trabalho semanal, de segunda a sexta, das 8h às 18h, lhe designando uma estação computacional em uma mesa individual, com login de rede e conta de email corporativo da empresa, respondendo a um coordenador contratado CLT da empresa, seguindo as normas administrativas da empresa, participando de um projeto interno ou apenas executando serviço operacional... terá que responder à justiça trabalhista do mesmo jeito.

    Outros países, como USA, também enfrentam o mesmo problema. Essa semana saiu uma reportagem no BusinessInsider sobre o risco das auditorias do IRS em empresas de TI. Lá os perseguidos são os 1099-employees, ou freelancers.

    O grande vilão dessa novela é a mentalidade arcaica com que as empresas são gerenciadas, fruto de gerações BabyBoomer e X no comando. Felizmente as gerações Y e Z dão sinais de mudanças, e talvez esses gestores neandertais aprendam com eles que é preciso pensar fora-da-caixa, reduzir a ganância e compartilhar autonomia, responsabilidades e porque não lucros também, através de iniciativas de empreendedorismo entre os colaboradores.


18/08/13, 10:08:41: Pedro Antonio - IP : 177.192.17****
    alguem poderia me informar aonde encontro mais informações sobre essa mudança de lei? Estou abrindo uma empresa porque preciso emitir NF-e e seria interessante conhecer a lei até para poder negociar e conversar de igual para igual com clientes e prestadores de serviços

17/08/13, 15:03:07: Julioneto - IP : 187.37.201****
    Para mim e ate bom, porque uma vez aprovado conforme o paragrafo 2 do art 2, poderei montar minha consultoria meia boca, terceirizar como PJ sem ter problemas trabalhistas!!

17/08/13, 10:11:26: Naovaimudar - IP : 177.141.14****
    Nao vai mudar em nada, ainda e terceirizado a atividade fim na area de TI!!O problema na area e no Brail e contrataçao PJ em formato clt !

17/08/13, 09:37:35: Luiz Felipe - IP : 201.103.182****
    O governo tinha é que acabar com esta palhaçada de terceirização e atualizar a CLT. Para trabalhar como PJ, tenho que abrir uma empresa, pagar contador, ter conta corrente no banco em nome da empresa e mais um monte de coisas, tudo isto apenas como artificio para burlar a lei a pagar menos impostos. Não seria mais sensato ter uma lei mais justa e fazer todo mundo cumprir a lei.

16/08/13, 16:45:30: Renata - IP : 201.94.206****
    Caso seja aprovado, este projeto de lei vai gerar um grande retrocesso. Tudo o que foi obtido nos últimos anos, com uma maior formalização da área de informática vai ser perdido.

    Para as empresas vai ser uma maravilha...


16/08/13, 14:28:49: Ivan Souza ivansouza@netysofty.com.br - IP : 187.56.175****
    Na minha opinião no Brasil se criou algo bizarro com as terceirizações, que são pessoas que possuem uma empresa aberta e estas pessoas trabalham para outras empresas que prestam serviço a empresas como itau, bradesco, etc. Esta empresa aberta geralmente possui um sócio majoritário e um minoritário. Bem, muitas vezes isto gera não uma terceirização, mas uma quarterização e até uma quinterização. Não sou contra a terceirização, desde que a empresa que esteja sendo contratada, contrate a pessoa que irá realizar o trabalho como CLT. Não vou entrar em comentários sobre o arcaico do CLT que temos. Mas o que digo é, a mão de obra de quem realmente sabe o que fazer e faz esta cada vez mais desvalorizada. Na área de TI existe uma verdadeira relação de gado entre as consultorias e os profissionais. Então essa lei ao invés de colocar ordem no caos, vais expandir ainda mais o que é ruim e torná-lo péssimo.

16/08/13, 12:12:12: Flávio - IP : 177.76.107****
    Eu acho que pode ser uma boa, pelo menos terceiriza de uma vez e não fica com estas gambiarras de CLT cotas, CLT Flex, CLT mais direitos autorais e etc...

16/08/13, 11:23:37: Luciano - IP : 201.101.140****
    Pelo que eu entendi, a restrição que existe hoje e que impede a empresa de terceirizar a atividade-fim, será retirada. Desta forma a empresa vai poder terceirizar todas as funções é isto mesmo ???

    Caso esteja correto, uma consultoria de informática vai poder contratar apenas PJ e todo este processo que ocorreu nos últimos anos, em que as consultorias passaram a contratar o pessoal como CLT, por medo dos processos trabalhistas, vai cair por terra...



Anteriores:

143 - Fórum : O que é mais prioritário para quem esta começando em TI, certificação ou experiência ?

142 - Como criar uma boa networking no mercado de TI ?

141 - Quais hábitos prejudiciais, são mais comuns nos profissionais de TI ?

140 - Entrevistas por Telefone / Skype : vantagens, desvantagens, dicas e sugestões.

139 - Ainda existe espaço para criar uma pequena consultoria de TI ?

138 - Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?

137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?