APinfo - Forum


Fórum : Por quais motivos não é aprovada a lei que regulamenta profissões de TI ?

Sugira um novo tema para o Forum

Foruns anteriores



28/10/13, 15:26:34: Roberto - IP : 187.121.7****
    Antonio,

    Como você sou Economista e atuo com MainFrame.

    Realmente, vistos os Conselho, Sindicato e Ordem dos Economistas, há um leve respeito para com o profissionais. Somente CLT e piso mínimo. Mas, quanto ao exercício da atividade !? Isto, essas entidades deixam a desejar.

    A OAB exige prova para atuar como advogado. Sem registro não se atua como engenheiro, químico, farmacêutico, professor, fisioterapeuta, ..., e outras. Praticar a atividade sem o registro no conselho é crime. As contratantes respeitam. E, uma denúncia é acatada.

    Mas, veja. A própria legislação contribui para que, por exemplo, um fisioterapêuta, um médico, um geógrafo, ....., possa exercer o cargo (concursado) de FISCAL do IR, sendo que as ATIVIDADES são de ECONOMISTAS, CONTADORES e, TALVEZ, ADVOGADOS. E, quantas pessoas que sequer tem nível universitário atuam, na área privada, em atividades específicas do Economista?

    Por que o Conselho de Economia não trabalha para proteger o Economista de intrusos sem formação academica? Oferecem cursos de capacitação, palestra, que mais promovem os palestrates do que os profisionais: Só fazem PO-LI-TI-CA. Trampolim para a vida pública.

    Essa é uma realidade. Como será na área de TI!? DEVE-SE PENSAR BEM.

    A PSICANALISE não é regulamentada. Basta um diploma universitário o curso de psicanálise (3 anos) Mas só atua na área quem se capacitou nas poucas entidades que promovem os cursos. Por que? Porque são UNIDOS. Protegem-se uns aos outros. Aquele que tentar, não conseguirá manter um consultório. E não será aceito por nem um outro. É preciso um NETWORK conseguido com muito trabalho.


28/10/13, 13:06:08: AJB - IP : 177.192.11****
    Só conheço duas profissões que têm usuários : Traficante de drogas e profissional de TI !!!!

    LARGA DESSA VIDA E VAI ESTUDAR OUTRA COISA !!!! Talvez não fique rico, mas vai ter muito menos aporrinhação.


28/10/13, 12:47:38: Antonio - IP : 177.192.11****
    Sou formado em Economia com pós-graduação em análise de sistemas e trabalho na área de TI. Pago o conselho de economia há mais de 10 anos. O valor da anuidade é muito maior do que o valor pago para qualquer outro sindicato e , a não ser pelo fato de ser registrado para poder participar de concursos públicos, não vejo nenhum outro benefício em pagar esse valor todos os anos para o conselho de economia. Também não vejo nenhum esforço ou atitude por parte do conselho de economia em retirar do mercado os profissionais medíocres, até porque não acho que isso seja atribuição de qualquer entidade de classe ou sindicato. Profissionais medíocres existem em todas as áreas e o mercado é que deveria filtrar esse tipo de profissional. A grande questão é que não vejo nenhuma empresa contratar um economista como PJ, ou clt cotas, flex, etc., ou através de body shop, pois acho que nenhum economista iria aceitar esse tipo de contratação. Acho quem mais sofre com esse tipo de coisa é a área de TI, que é vista pela maioria das empresas como custos que podem ser terceirizados e onde os profissionais aceitam, ou são forçados a aceitar, esse tipo de contratação por parte dos body shops, que são quem realmente ganha dinheiro com a área de serviços de TI.

27/10/13, 11:40:22: Ramon - IP : 177.65.87****
    Acredito que seja possível a regulamentação na área de TI, mas ainda deve demorar mais algumas décadas. Um dos motivos que mais me preocupa é que nossa categoria sobre com um sindicato oportunista que arrecada mais de empresas que mantém modelos de contratação CLT-Flex ou Cotas. Essas empresas exigem a contribuição dos empregados após fazerem acordos escusos com o sindicato. E nesses casos o sindicato é negligente porque não se importa com a perda dos direitos trabalhistas, apenas com a entrada de dinheiro para sustentar sua existência. Regulamentar pra quê?

    É possível consultar a história de alguns conselhos regionais e perceber que sempre houve luta para a criação da regulamentação, e que normalmente a ideia começa de forma embrionária e por iniciativa civil. Normalmente professores ou pequenos grupos de profissionais atuantes. O conselho regional de educação física de SP possui uma página dedicada ao histórico da regulamentação da educação física. Vale a pena consultar em crefsp.org.br.

    Infelizmente nossa categoria nesse ponto fica a desejar, pois o perfil da grande maioria dos profissionais é por demais técnico para se enveredarem na esfera política. Não que esteja criticando, imagino que seja apenas uma característica ou consequência da profissão. Mas isso contribui para a dispersão em qualquer iniciativa. Nossa própria área de atuação também tem se dispersado, a exemplo da nova sigla utilizada, TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação. Cheguei a pensar que o último termo que haviam inventado, Telemática, teria mais tempo de vida, mas enfim...


26/10/13, 10:11:45: Daniel - IP : 187.38.95****
    Obs.: Faixa salarial seria justamente para separar as classes. Claro que as empresas sempre arrumam um jeito de achar algumas brechas, justamente por isso este projeto deve ser bem elaborado, claro e objetivo, de uma forma que as empresas sejam obrigadas a enquadrar como tal não abrindo margem para exploração e prostituição no mercado de TI.

    Pessoas Googueiras atuariam como operador de telemarketing, quer ganhar mais e atuar na área? Pois estude e tenha o diploma! Nada mais Justo!


26/10/13, 09:58:09: Daniel - IP : 187.38.95****
    Que exista um CRI na vida para impedir que sindicatos sanguessugas montem em cima de pessoas com nível de formação superior em TI, sempre descontam um absurdo sempre inventando algo na hora de descontar no fim do mês, na hora de tentar um amparo por algo irregular, nem ai estão.

    Façais desta forma Faixa mínima salarial obrigatória para Técnicos, Tecnólogos, Baixareis e pós graduados (especialistas), assim inibe empresas de fazerem o preço deles e serão obrigados a se enquadrarem como tal.

    Neste caso, uma pessoa que é googueira , não conseguirá trabalho nem de técnico e não passaria a perna para quem tem um diploma de técnico (empresa seria multada e penalizada). Caso este seja formado ao menos como técnico, ganharia uma faixa salarial mínima / máxima como nível técnico E SÓ! Este, NUNCA PODERIA concorrer a cargos de Analistas de Sistemas, Suporte, pois neste exige no mínimo um curso superior, assim ele seria incentivado a estudar e FAZER UMA FACULDADE CASO ele quisesse GANHAR MAIS para um cargo que almeje.

    Separação do joio do trigo!

    Para os que fizeram GATO para entrar na área, seriam OBRIGADOS a cursar ao menos um curso técnico E SE FORMAR, para atuarem no nível de acordo com a formação técnica em sua respectiva faixa salarial mínima e máxima do seu nível.


25/10/13, 21:21:43: Roberto - IP : 200.185.243****
    (Continuação do imediatamente abaixo)

    E mais. O fabricante só oferecia o curso a quem APROVADO em testes psicotécnicos VOCACIONAIS. Pois não interessava, ao fabricante, apenas profissionais de momento, que aprendiam algumas poucas coisas. Queriam profissionais que pretendiam carreira. Os fabricantes queriam crescer (como cresceram) e precisavam de profissionais AFINS com eles. Então, o fabricante não aceitava o INDICADO por um DIRETOR. O fabricante precisava manter a MARCA de EFICIENTE. Não iria permitir que um INDICADO que NADA aprenderia, viesse a dizer que o computador era ruim.

    Sim, com todo o orgulho, ÉRAMOS SEPARATISTAS. Éramos respeitados. Éramos necessários. Éramos bem pagos. Nunca pediamos regulamentação. Mas, de uma certa forma, sem sabermos como, ÉRAMOS UNIDOS.

    E finalizando, Flavio: Você escreve: ..... Não existe risco eminente ..... (eminente com E)

    A palavra eminente (com E) se refere a alguém ou alguma coisa superior, excelente, ilustre, de grande importância. A palavra iminente (com I) se refere a alguma coisa que está prestes a acontecer, ou seja, imediatamente, muito proximamente.

    Assim, referir-se a um risco eminente (com E) imaginando um risco Imediado, acarreta em vários riscos imediatos, por exemplo:

    1. Enorme risco de estourar os tímpanos de quem prima pelo idioma bem escrito. 2. O bom profissional pensa, TAMBÉM, em riscos futuros. O mau, só no agora. 3. Outros ..... , livres de serem considerados, aquí, pelos nossos foristas.

    Mas, considerando, APENAS o.seu PENSAR, o erro não é, apenas de idioma, mas também de PROFISSIONALISMO.

    (fim)


25/10/13, 21:20:24: Roberto - IP : 200.185.243****
    Oi Jorge, você falou com o Flavio Filho. MEU APOIO A VOCÊ. PERMITA-ME COMPLEMENTAR.

    Contrariando o Flavio, um profissional NÃO QUALIFICADO pode prejudicar sim. E não só economicamente. Prejudica inclusive a imagem de quem investiu TEMPO e DINHEIRO, para se qualificar.

    DEVE-SE EVITAR QUE A ÁREA SEJA POLUIDA POR, unicamente, NERDs e oriundos de cursinhos de revistas, foruns, auto-didatas.

    ALGUNS podem até vingar. Os demais TENTAM a área, só por DINHEIRO e, estão prontos para deixá-la por também por DINHEIRO.

    Então se, com todo o direito, pensam só em DINHEIRO, não entrem na área. Comecem logo a ganhar DINHEIRO.

    Existem comerciantes, com várias filiais (e várias viagens ao exterior) que sequer imaginam a existência do BIT: Parabéns a eles, não perderam tempo.

    Já uma BOA faculdade e com aulas PRESENCIAIS, contempla muito mais.

    Sou a favor até a PÓS-GRADUAÇÃO em Análise de Sistemas, Linguagens e Lógica de Programação (esta, imprescíndivel). Assim inclui-se as áreas afins. Mas afins: Engenharia, Matematica, Economia, Administração, e algumas mais. E o graduado complementa com o PÓS-GRADUAÇÃO.

    Anteriormente às faculdades de tecnologia e análise de sistemas, APRENDIA-SE análise e programação no fabricante de computadores e de softwares. E cursava-se áreas afins.

    As empresas exigiam o DIPLOMA obtido em aulas presenciais, em faculdades de primeira linha, em cursos de no mínimo de 4 anos.

    E sempre deu certo: A área não era poluída. Já tínhamos muitas grandes empresas, quase inteiras, informatizadas.

    (continua acima)


25/10/13, 18:59:35: Flavio Filho - IP : 177.148.217****
    Enquanto se discute a regulamentação da area de TI, muitos profissionais vivem na utopia de bons salarios e condições de trabalho, porem isso nunca ira acontecer, fujam de ti enquanto é tempo, o banco ja afundou faz tempo.

25/10/13, 12:52:24: nilton - IP : 177.141.142****
    Uma coisa que eu percebi, é que as pessoas de recrutamento e seleção das empresas não sabem nem selecionar pessoas de T.I., essa que é a verdade, bolam testes ridículos que não tem nada a ver com a área que você vai atuar, pedem umas exigências cabulosas, oferecem salários risonhos, deixam de contratar pessoas boas para contratar amiguinhos indicados que muitas vezes não são nem competentes e não tem diploma, regulamentando isso acaba com a palhaçada.


25/10/13, 11:38:06: Jorge - IP : 200.221.13****
    Flavio,

    Essa sua desculpa para não enfrentar uma sala de aula é completamente medilcre como tambem seu nivel intelectual, nos que fazemos faculdade na area de TI temos o direito sim de nos separarmos de pessoas como voce que não tem a capacidade de enfrentar 5.000 horas de estudo numa faculdade, voce ja viu alguem exercer medicina ou direito sem faculdade? Depois que criaram o google todos acham que são peritos em TI. Mais isso é perdoado sabendo o seu nivel de instrução e das demais pessoas iguais a voce. Vai estudar amigo!


25/10/13, 11:09:06: Flavio Filho - IP : 200.186.251****
    A discussão acabou ficando centrada na proteção dos diplomas daqueles que se formaram em TI. Sendo que a função dos conselhos de classe não é a proteção dos profissionais, mas sim da sociedade onde esses profissionais atuam. Como no caso dos médicos, engenheiros civis e advogados. Os conselhes de classe dessas profissões não existem para proteger os médicos, ou advogados, mas sim para proteger a sociedade do exercício ilegal dessas profissões, que poderia acarretar em sérios prejuízos para a população da atuação de profissionais não qualificados. Isso não ocorre na área de TI. Não existe risco eminente para uma empresa, que contrata um analista de sistemas formado em nutrição, ou um administrador de redes formado em psicologia, ninguém vai ter a saúde prejudicada, nenhuma ponte vai cair, nem ninguém vai para a cadeia por esse motivo. Portanto sou contra a criação de órgãos de classe para a área de TI, que somente criaria mais burocracia e taxas para pagar, sem nenhum beneficio para ninguém.

25/10/13, 09:10:29: Jorge - IP : 200.221.13****
    Concordo com a opinião de Daniel, por exemplo, uma pessoa formada em fisioterapia não pode atuar com TI sendo que nem diploma de TI possui (Conheci um aluno nesta situação).

    A profissão de TI necessita ser profissionalizada, nada de sobrinho de dono de empresa trabalhar com TI sem ter a qualificação em papel, tomando espaço de quem estudou e se dedicou ao curso.

    Facais o justo, profissionalização e categorização de nível e faixa mínima salarial para técnico e tecnólogo / baixarelado, se não obter o diploma de ao menos de técnico, não poderá atuar na área de TI em nenhum setor, e caso tiver técnico, deve ser aceito a um cargo máximo permitido, não ultrapassando a faixa salarial dentro das limitações. Se o profissional achar pouco, que estude e tenha o diploma, com isso ele poderá atuar em outras área correlatas em TI com a faixa salarial desejada.

    Para áreas de Analista de Suporte / Programador / Analista Programador, etc.... Só com faculdade e com diploma de no mínimo 2 anos e meio e caso encerrado.


24/10/13, 22:40:08: Daniel - IP : 187.38.95****
    Abaixo-assinado Pela Regulamentação da Profissão de Analista de Sistemas e Correlatas

    https://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=60707PLS

    Segue para quem quiser assinar, é apenas minha opinião.


24/10/13, 22:30:41: Daniel - IP : 187.38.95****
    Minha irmã é formada em Administração de Empresas, e agora ela é Analista de Sistemas isso mesmo!

    Isso foi um tapa na cara de quem estudou e sequer está no cargo que tanto almejou, assim como não faz sentido uma pessoa formada em Medicina trabalhar como Advogado. Vice-versa.

    Tem muita coisa errada e de fato há essa necessidade de regulamentação. Quer trabalhar na área, pois estude 5000 horas em uma sala de aula e que seja na área correlacionada a informática (nem que seja tecnólogo) para merecer. Não adianta tentar furar a fila! De fato, o mercado de hoje está prostituído !

    Caso houver este controle o piso mínimo deve ser determinado e com isso acaba de uma vez com essa história de empresas querendo contratar um ortopedista para exercer a função de cirurgião plástico com salário de Operador de Telemarketing.


24/10/13, 21:29:33: Daniel - IP : 187.38.95****
    Tenho curso superior, até agora meu salário bruto é abaixo de 2k, sendo que estudei 3 anos de pura dedicação e sem dp s, fora os investimentos pesados em cursos complementares para aumentar minha capacitação no mercado.

    Tudo ilusão! Um colega meu nem formado é, nem certificação tem ganha muito mais que eu. Regulamentação já! Está na hora de acabar com essas palhaçadas, pois eu, assim como muitas pessoas que se esforçaram e sacrificaram muito seu tempo para obter o tão suado diploma, está na hora de colher o que plantaram.

    Fica uma pergunta de reflexão Você deixaria um cirurgião especialista de mão, operar seu olho avariado por um caco de vidro? Fica a pergunta!


24/10/13, 16:21:20: Roberto - IP : 187.121.1****
    Continuação

    Havendo a mentalidade desenvolvimentista, tudo o mais é consequente.

    Caso assim não fosse, seria tudo fácil. Os legisladores fariam Leis que liberam o que hoje proibem (nos diversos países sub-desenvolvidos). Então, a população, pois que está legalizado, passaria a desenvolver A TODO O VAPOR, sem os insucessos que ferem os custos.

    Então, o que é mais necessário MENTALIDADE ou LEI ?

    Voltando ao projeto: É frágil. Um profissional DESIGNER, que tem a sua profissão regularizada, normalmente usa o PHOTOSHOP e o COREL DRAW, softwares que substituiram a prancheta. Um designer NÃO É PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA. E assim, outros. Pois bem, poderá alegar que é ATIVIDADES AFIN.

    Desculpando-me se fui ríspido, pois não quiz ofender a nada e nem a ninguém, obrigado por terem lido até aquí.


24/10/13, 16:18:53: Roberto - IP : 187.121.1****
    Continuação..

    Para quem lembra, nos primórdios do Windows, houve tentativa de regularização da Lei. O malogro se deu, porque mesmo os parlamentares bem intensionados, entenderam que: SENDO A INTERNET DE ÂMBITO MUNDIAL NÃO SERIA LEGÍTIMO ANALISTAS E PROGRAMADORES SE APOSSAREM DO QUE É PÚBLICO. Não tinham a MÍNIMA CONSCIÊNCIA de que por trás de tudo havia os IMPRESCINDÍVEIS ANALISTAS e PROGRAMADORES, que até semearam a internet.

    E muitos (inclusive engenheiros, economistas e matemáticos, e ....), APLAUDIRAM. E foram SINCEROS. Era o que conheciam.

    Conscientes de que era para o bem social, argumentavam com estórinhas do estilo Peterpan, Cinderela, Gata Borralheira, e, por aí afora. Mutuamente se elogiavam formando um clubinho que cresceu: Ignorância total..

    Hoje essa propaganda ainda continua por toda a mídia, principalmente noveletas que nos apresentam o agreste e o Brasil colonial, POIS, maioria deseja o retôrno ao BRASIL COLONIAL. E em verdade, NUNCA deixou de sê-lo.

    Esse é o verdadeiro motivo da NÃO LEGALIZAÇÃO, e, do baixo índice de crescimento da ciência e tecnologia. Não temos tecnologias NOSSAS: Apenas OPERAMOS as já desenvolvidas.

    LEGALIZAÇÃO é meramente uma formalidade.


24/10/13, 16:17:59: Roberto - IP : 187.121.1****
    Hoje, estamos à mercê da tecnologia porque alguns países resolveram desenvolvê-la ( e isso já há um bom tempo ). Isso os tornou-os países de primeiro mundo. E essa tecnologia é irreversível e necessária à vida, como a concebemos.

    As pesquisas e desenvolvimentos (não só em TI pois esta é mera consequência) seguem a todo o vapor e, não carecem de Leis e Regulamentos para tanto.

    Existe uma Lei (não legislada, mas pelo costume) contida neles mesmos. Já faz parte do dia-a-dia, do modo de vida deles. Para eles, ciência e tecnologia não mata, não é pecado, não manda p’ro inferno depois da morte.

    Entre nós, subdesenvolvidos vivemos o incentivo ao ARTEZANATO, ECONOMIA DE SUBSISTENCIA, HORTA FAMILIAR, ..... Existe uma Lei (não legislada, mas pelo costume) eternamente insentivada EM NÓS mesmos.

    Entre nós só uma minoria pensa em ciência e tecnologia. São veemente criticados e nunca ouvidos. Sem a mínima oportunidade de espressão e defesa.

    Pouquíssimos sabem o que é TI. Somente quem é da área e pouquíssimos familiares mais próximos.

    A população conhece os termos: Computador, informática, mouse, cpu (a torre), teclado...., e, só. Se dissermos que trabalhamos com computação nos imaginarão tal uma secretária agendando consulta, ou, plugados na internet.

    A população conhece o termo Analista de sistemas. Mas pouco imagina sôbre as suas atividades.


24/10/13, 13:54:06: Renato renatot@hotmail.com - IP : 187.38.20****
    Tudo que li aqui, corroboram com a minha visão e perspectiva do mercado de TI. Quando digo a meus amigos de outras àreas eles não acreditam. Conto com minhas economias e a ajuda de meus pais para me manter, já trabalhei uma vez como cooperado, desde então não aceitei mais outras formas de contratação que não seja CLT. Precisamos de um Conselhos Federais de TI e filiais regionais em cada estado, mas aí que está a questão, os atuais sindicatos estão interessados nisto? O SINPED aqui de São Paulo, tem fortes ligações com o PT, o próprio prédio da Sede já fora usado na campanha do LULA em 2006, além da construção ter fortes suspeitas de superfaturamento e desvio de verbas. Como os amigos disseram abaixo, os sindicatos mantém acordo com empresas que utilizam esses sistemas escusos de CLT-FLEX, Coperativa e PJ. Com a regulamentação e a criação dos conselhos,todo esse sistema de abusos e lobby viriam abaixo. Que lindo seria ver que minha categoria ter um piso-salarial, que lindo seria ver o ministério público investigando esses sindicatos e das empresas e os denunciado a justiça. Sinceramente do modo que está, vejo um cenário de piora nesse mercado, a cada ano há piora, “gosto muito do que faço, mas não gosto do caráter das pessoas e empresas que me empregam”, atualmente estou me dedicando a concurso público e em paralelo planejando a abertura de um pequeno comércio. Os amigos que atualmente bebe da água dessa fonte (PJ/CLTFLEX/COP) não tem interesse ou forças para reagir. Mas podemos sim começar a nos unir politicamente, falta nos representantes, caso haja amigos filiados em partidos políticos, poderiam se candidatar a vereador ou deputado, é um processo lento, mas ao longo do tempo é compensador. Bastam ler sobre a história do Metalúrgicos, Bancários, Arquitetos e etc....


24/10/13, 10:14:29: Henrique - IP : 186.220.18****
    Existe uma grande diferença entre vagas contratadas por Network e vagas contratadas na raça.

    Vagas usando o quesito Network pagam de duas a três vezes mais do que a mesma vaga conseguida na raça.

    Enquanto em uma precisa ter inglês,espanhol fluentes na outra precisa ter inglês básico pra intermediário e muita força de vontade.

    Creio que a regulamentação dificulte essa casa da mãe joana que é TI.


24/10/13, 02:16:39: Pedro - IP : 186.220.18****
    A realidade é que para ganhar dinheiro, você só precisa ter contato. E as pessoa se aproximam por interesse umas das outras, não ha amizade verdadeira tudo é sustentado pela troca.

    Aposto que existem pessoas especializadas em viver uma vida de farsas, ostentar aquilo que não tem só para se inserir em um meio que não pertence.

    E dele extrair contatos pois esse é o grande mercado de TI. (Venda de Informação)

    TI é um mercado com mil e uma possibilidades boas,mas que o ser humano sujo já tomou conta faz tempo.

    Não ha venda em detrimento da qualidade (Q qualidade? o que há são pessoas recebendo por fora e alguns dirão que isso é o correto,justo).

    Resumindo quem ganha são os atravessadores das negociações.

    De um lado temos os empresários que só vem dinheiro em sua frente e basicamente a alma e coração deles se move pelo por isso.

    Do outro não menos interesseiros temos os oportunistas que chegaram em alguma posição influente e cambiam suas informações em troca de por fora.

    Não estou dizendo que o mercado só tem gente assim,mas que ele é ditado por gente desse tipo. E que geração atual ta cada vez mais condicionada a isso. E mais que ta no topo se cerca de todos os lados para não ter seu cargo usurpado por qualquer um.


24/10/13, 01:58:03: Pedro - IP : 186.220.18****
    Apesar do exemplo escrachado a ANA disse exatamente o que acontece nas empresas hoje em dia. Seja Lobby ou Network, o fato é que ouvi da minha professora esses dias a frase: Quem vai abrir a porta pra vocês serão seus próprios colegas, por isso se relacionem bem com eles .

    E para reafirmar isso ainda escutei: Nas empresas nem sempre os melhores profissionais são aqueles que são contratados , muitas vezes é aquele cara que tem um tio,tio avô dentro da empresa .

    Isso vindo de uma profissional conceituada do mercado.(Ainda ao contar sua história deixou claro que sua chave do sucesso foi contatos e fazer seu serviço direito).

    E hoje é bem por ai mesmo se você faz seu serviço bem ,você tem apenas metade do segredo pro sucesso.

    Mas ta na hora desse tópico terminar. Não há interessa da parte das empresas em regulamenta e muito menos do governo.

    Pois assim se ganha mais dinheiro,sobre um regime semi escravo. E no ano da copa o Brasil vai virar ...

    Pode ver que o profissional de TI dificilmente ocupa cargo de Gerência, então quem ocupa? O sepacol,o falastrão e é assim que se cresce na empresa através de amigos, através de trocas de interesses.

    Conheço uns 5 que ganham 40 mil ou mais por mês,todos de 20 e poucos anos recebendo boladas de duas ou 3 empresas por fora.

    Por quê?Bom porque sí venderam parar convencer a empresa no qual trabalham a comprar os serviços de outras.

    O mercado de TI é um mundo sujo.


23/10/13, 19:52:06: Hermogenes - IP : 177.98.227****
    A regulamentação não é de interesse das empresas, mesmo para os profissionais não acho que vai resolver muita coisa. A solução vai aparecer quando não houver tanta abundância de profissionais para disputar as vagas existentes.

23/10/13, 12:32:38: Irwin - IP : 189.111.162****
    A regulamentação não vai mudar nada. o que temos a fazer é mudar de área. como já foi sugerido anteriormente, vamos mudar o assunto. TI não rende mais, para qual área devemos migrar?

23/10/13, 11:26:07: José jb.alessandro@gmail.com - IP : 177.32.58****
    Fica ai a sugestão, por que não colhermos assinaturas para regulamentar. Somente um médico pode operar um paciente, agora a pergunta? Alguém sabe alterar código? Somente o pessoal da área, e creio que deveria sempre ter alguém para assinar o que esta por trás, pois a responsabilidade e efeitos são enormes!

22/10/13, 20:44:29: Iww - IP : 200.148.2****
    A culpa é dos próprios profissionais mesmo por aceitar, concordo que devemos mudar o assunto.

    Eu já até sugeri o assunto: Para qual área devemos ir?


22/10/13, 18:26:11: ANA - IP : 186.204.246****
    Bom...o pior é ver a Rede Globo e companhia transmitir que falta pessoas qualificadas para a área e os salários são atrativos. Parem né kkkk..

    O que está acontecendo é que muitos profissionais qd ficam na área por um período cai a ficha e vê que tudo passou de ilusão...

    Qtos ótimos profissionais q conheci já mudaram de área, qtos já migraram para a área comercial, pós vendas, fez outra faculdade e etc...realmente não dá para contar...

    Acho muito duvidoso esta informação q esta faltando profissionais, falta é trouxas extras para aceitar propostas de trabalhos ridiculas, para ganhar uma miseria, trabalhar 24x7 sem ganhar nada, sem incentivo, sem crescimento de trabalho, PJ, Cooperado, FLEX... Isso Talvez falte mesmo....

    Outra coisa, quer continuar a área...tenha ingles, frances, espanhol, alemao fluente...e nem precisará de diploma ou certificações. Pois eh vi isto em várias empresas, umas delas em um processo na IBM, o cara sendo contratado sem nenhuma experiencia e para ganhar mais que os trouxas que se mataram para pagar uma faculdade, especializações, certificações...

    Outra...quer crescer na empresa....kkk simples...nem estude...apenas faz o Network..chupa o saco mesmo de todos e principalmente de seus chefes...assim teras uma bela posição e salário...


22/10/13, 17:59:17: chega - IP : 186.204.246****
    AHH pessoal pare com isso! Pq não foi regulamentada? simples...tem muitos empresários ganhando com isso... A grande maioria com este discurso que gosta da área aceita tudo e não processam a empresa na justiça com esta mentalidade de o mundo é pequeno...já observam o espaço jurídico de duvidas neste site? Qtas reclamações e absurdos?! Até o governo quarterizam os profissionais, sendo que trabalham como funcionários públicos, a diferença é que trabalham em uma dura jornada de trabalho.

    A grande verdade é que muitos com o sonho de ter um sálário alto buscam TI.... Mas na realidade a TI passou a ser faz tempo a área de piões do seculo 21....

    Antigamente tínhamos a piãozada nas fabricas, ainda existe mas o que temos mesmo é a piãozada trabalhando nas empresas na área de TI...

    Duras jornadas de trabalho e ainda trabalhando como fantasmas,,,,muitas vezes sem uma carteira assinada....

    FUIIII e vamos trocar este topico ...já deu....


22/10/13, 17:55:49: Iww - IP : 177.135.158****
    Estou começando a achar que tem pessoas de consultorias se passando por profissionais de TI aqui. Não é possível, achar que um cara que estuda e precisa continuar a estudar a vida toda não tenha o direito de querer um melhor salário, reconhecimento e respeito!

    Tem que aguentar esses caras dizendo que isso é chorar mimimi , se vocês forem da área mesmo são um dos motivos para a não regulamentação dos profissionais, esse é o problema, a arrogância misturada com o egoismo de alguns, assim fica difícil mesmo!


22/10/13, 17:47:01: Iww - IP : 177.135.158****
    Flavia falou tudo em poucas palavras!

22/10/13, 17:46:05: Iww - IP : 177.135.158****
    Parabéns Maruel, continue assim, não fazendo idéia de nada...

    É isso que está mantendo o Brasil uma potência!!


22/10/13, 06:18:04: Flavia Santos - IP : 177.92.125****
    Um dos motivos certamente é a falta de engajamento politico do pessoal de TI. A baixa capacidade de relacionamento e articulação acaba atrapalhando não só dentro das empresas, mas também na conquista de reconhecimento e benefícios para os profissionais da área. Enquanto continuar esta visão de cada um por si e Deus para todo mundo, vamos continuar padecendo ...

21/10/13, 19:51:06: Maruel Souza - IP : 189.54.81****
    A pergunta é Por quais motivos não é aprovada a lei que regulamenta profissões de TI? . Resposta: Não faço ideia. Por que as pessoas não conseguem responder a pergunta ao invés de ficar choramingando?!

21/10/13, 04:18:08: nilton - IP : 177.141.19****
    o amigo abaixo falou tudo, a maioria está começando, vem de classe média para baixo, uma boa parte tem que pagar um monte de contas, como que o cara vai investir em certificações e etc, que são bem caras, um salário de 1.000 reais não tem como investir em qualificações e sustentar uma família.


20/10/13, 10:44:08: Iww - IP : 200.148.2****
    TA, para de ser egoísta, e os que estão começando? como vão investir em estudos se ganham o mesmo salário do faxineiro? Você tem como bancar e está bem? A maioria não vive está realidade.

    É exatamente isso que eu falo, área desunida, os playboys que papai paga a facu e não tem mais com que se preocupar conseguem mesmo, e os que amam o que fazem mas tem que gastar todo o pouco salário pagando contas?

    Abra a sua mente!

    Ta ta tá


20/10/13, 06:03:56: TA - IP : 189.55.24****
    Concordo com o 15/10/13, 09:51:07: Arthur - IP : 177.67.224****.

    Esse mimimi de quem está mal, somente deturpa a visão imparcial do mercado.

    A profissão exige formação quase que contínua? Sim. É um pré-requisito atualização cíclica.

    É para quem gosta.

    E, para estes, que gostam e se atualizam, sempre haverão bons salários.

    É uma competição, não há como não ser: as melhore$ vagas sempre serão dos melhores profissionais.

    E, como alguém já disse, quem quer ganhar mais de R$ 10K CLT, deve desenvolver-se verticalmente, isto é, qualificar-se como gerente de projetos, líder técnico, ou área comercial (pré vendas).

    Abraço e sucesso a todos.


20/10/13, 04:36:49: nilton - IP : 177.141.19****
    Eu fui numa entrevista para vaga de analista de infra jr , a entrevistadora foi me falando o que eu ia ter que fazer e tal, ai ela falou duas coisas que eu ia ter que fazer que fiquei p***, trocar lâmpada e se o banheiro entupisse eu tinha que correr atrás do desentupidor. Achei aquilo um absurdo e fui embora, como uma empresa pode querer que um funcionário de T.I. faça essas coisas, totalmente ridículo.

18/10/13, 22:45:20: Fabiana fabi010@yahoo.com.br - IP : 201.81.241****
    TI é uma área global, determinada pelo mercado. Uma Certificação nos fabricantes garante muito mais conhecimento específico que faculdade com selo do Mec brasileiro. Como vai impedir de exercer um sujeito com várias Certificações e conhecimento, mas sem faculdade? Fiz Superior e só me ferrei a vida toda, ganhando salário-merreca. Sem falar nos caros cursos complementares que investi também. Se exigissem o conhecimento que exigem de nós, de áreas que pagam infinitamente mais, eles morreriam.

    Como não tem solução.. Extinga-se então Curso Superior em TI, e assim não se iluda mais ninguém.


18/10/13, 22:05:51: panc - IP : 187.71.179****
    Vou exemplificar : Um arquiteto java , que realmente conheça JEE é um profissional qualificado e eu pelo menos não conheço nenhum que seja mal remunerado. Também não conheço nenhum que obteve seus conhecimentos em uma faculdade. No máximo teve conhecimentos básicos de java na faculdade. Agora me expliquem, como regulamentar essa profissão? Não existe curso superior que forme para esse trabalho.

    Repito: gostaria que houvesse regulamentação, mas para a área de informática acredito que o diploma de curso superior não é garantia de qualidade e conehcimento profissional.E digo isso tendo cursado engenharia e tecnologia em análise de sistemas.


18/10/13, 21:51:37: panc - IP : 187.71.179****
    Gostaria que a área fosse regulamentada, seria legal ter a chance de poder assinar um projeto como um engenheiro faz , poder ter um piso digno para a profissão, etc.

    Mas nossa área é diferente. Um curso de informática pode dar uma base para uma pessoa entrar na área , mas o que forma o profissional é o mercado.

    Posso falar pelo meu caso: trabalhei 12 anos com uma tecnologia. Durante esse período fui bem remunerado. Depois tive que migrar para Java , já que a demanda de trabalho para a tecnologia anterior diminuiu muito. Agora, eu tenho 13 anos de informática, mas na nova tecnolgia tenho 1 ano de experiência. Quase um estagiário novamente , se não fosse pela colaboração da empresa que trabalho.

    É diferente de um médico, de um advogado ou um engenheiro com 13 anos de experiência.A medicina muda tudo de tempos em tempos.

    Por isso não dá para regulamentar a profissão simplesmente pelo diploma.Talvez em algumas especialidades como Gerente de Projetos, DBAs e gerente de requisitos. Mas na área de programação com as tecnologias atuais por exemplo, nenhuma faculdade forma para o trabalho. E mesmo que forme será por alguns anos , conforme meu exemplo.


18/10/13, 13:40:42: Carlos carlosigm@yahoo.com - IP : 143.107.19****
    Bom dia pessoal.

    Vamos fundar o CRI --- todo mundo paga uma taxinha, teremos a tão sonhada fiscalização e regulamentação , onde alguns poderão trabalhar como auxiliar de escritório, fiscal, etc. Quem hoje em dia é cozinheiro de formação irá até uma UNITATA da vida, adquirir um diploma e todos ficaremos felizes. O pessoal que é formado em sexologia terá que ser contratado como assistente enquanto programa em python ou c++ Mas, só até conseguirem o tal diploma na UNITATA .


18/10/13, 11:27:11: José Carlos - IP : 201.70.9****
    Prezado Carlos,

    o engenheiro tem um piso salarial.

    O profissional de TI não tem.


17/10/13, 21:38:43: José Carlos - IP : 189.78.18****
    Prezado Carlos,

    saudações,

    uma empresa de engenharia contrata qualquer um como assistente?

    É o que acontece em TI.


17/10/13, 15:56:26: Paulo - IP : 187.66.59****
    Pelo menos um CREA representa alguma coisa, uma categoria, alguém, a TI é o quê, o setor de gastos da empresa... o piso do engenheiro 6 sálários mínimos, e os de TI não chegam a 2. Esqueçam esse papo de TI, cuidem melhor da vida e mandem essas empresas as favas... vamos viver. Certificação para vida, Viagens, cultura, lazer, amor, graça e perdão. TI deixa de lado, é um ativo inservível... se querem fazer da área uma Sucata vamos processar a depreciação como sucata, TI=sucata. empresas, trabalhem com as sucatas...

17/10/13, 14:33:26: Carlos carlosigm@yahoo.com - IP : 143.107.19****
    Xiii, As pessoas pensam que os conselhos protegem os profissionais. Na na ni ná não. PROTEGE A SOCIEDADE Perguntem a um engenheiro o que ele acha do CREA, ele vai responder : tenho que pagar todo mês para que eles me fiscalizem . Os conselhos estão aí para proteger a sociedade dos maus profissionais -só isso. O piso do engenheiro é de 6 salários mínimos, o que o mercado faz : Contrata o pobre do engenheiro como assistente. Sinto muito pessoal --- conselho não arruma emprego para ninguém. Ps. Sou engenheiro

17/10/13, 10:09:09: José Carlos - IP : 201.70.9****
    Prezado Márcio,

    saudações,

    o fato é que não se pode continuar trabalhando na situação atual onde se pode contratar e se acaba contratando qualquer um.

    Qualquer um faz qualquer coisa. Mas, qualquer um não faz um sistema informatizado.


17/10/13, 08:36:34: nilton - IP : 177.141.19****
    o pior é a empresa querer pessoas formadas em qualquer curso de T.I. para fazer trabalho de telemarketing, isso é um absurdo.

16/10/13, 21:44:20: Márcio - IP : 187.22.47****
    José ainda se referindo aquela lista que vc postou. Temos que lembrar que nos EUA , o I3E tambem consegue unir os profissionais de ti.digo união apenas. Nao cria pisos, nem regras nem nada. Sei que sao situações diferentes mas aqui a gente simplesmente nao tem nada.

    Pq nao podemos usufruir de ma subcategoria do crea como os profissionais de eletrônica e engenharia da computação???


16/10/13, 21:40:10: Marcio Márcio.ghuth@hotmail.com - IP : 187.22.47****
    José resumiu tudo.


16/10/13, 21:24:23: José - IP : 200.161.143****
    Profissão DJ é regulamentada:

    https://www.obaoba.com.br/brasil/magazine/profissao-dj-e-regulamentada


16/10/13, 21:22:48: José - IP : 200.161.143****
    Sancionada lei que regulamenta profissão de tradutor de Libras:

    https://www.lacerdaadvocacia.com.br/si/site/1431/p/Sancionada%20lei%20que%20regulamenta%20profiss%C3%A3o%20de%20tradutor%20de%20Libras


16/10/13, 21:19:29: José - IP : 200.161.143****
    Aprovado projeto de lei que regulamenta profissões de reciclador e catador de papel:

    https://www.carlosbritto.com/aprovado-projeto-de-lei-que-regulamenta-profissoes-de-reciclador-e-catador-de-papel/


16/10/13, 21:12:34: José - IP : 200.161.143****
    Deputado quer aprovar até a Copa projeto de lei que regulariza a prostituição no Brasil:

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/01/15/deputado-quer-aprovar-ate-a-copa-do-mundo-projeto-de-lei-que-regulariza-a-prostituicao-no-brasil.htm


16/10/13, 21:11:19: José - IP : 200.161.143****
    Dilma sanciona a lei que regula a profissão de árbitros de futebol:

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2013/10/11/interna_politica,392990/dilma-sanciona-a-lei-que-regula-a-profissao-de-arbitros-de-futebol.shtml


16/10/13, 19:20:22: Érica - IP : 189.86.131****
    Nos países desenvolvidos onde TI não é regulamentada, também não existe CLT-flex, PJ, quarteirização e etc.

    Um profissional com curso superior completo, nível intermediário de inglês, certificações e etc, não recebe uma proposta para trabalhar por R$ 1.000/mês e ainda por cima tem que ter disponibilidade de horário.

    Sou totalmente a favor da regulamentação.


16/10/13, 18:02:32: José - IP : 201.70.9****
    Alguns Conselhos e Associações de Informática pelo mundo:

    Consejo General de Colegios Profesionales de Ingeniería en Informática – Espanha https://www.ccii.es/

    Colegio Profesional de Ingenieros en Informática de Andalucía – Espanha https://www.cpiia.org/

    Consejo General de Ingeniería Ténica en Informática – Espanha https://www.conciti.org/

    Consejo Profesional Nacional de Ingeniería – Colômbia https://www.copnia.gov.co/

    Ordem dos Engenheiros – Portugal https://www.ordemengenheiros.pt/pt/

    Consiglio Nazionale degli Ingegneri – Itália https://www.tuttoingegnere.it/web/ITA/

    Council of European Professional Informatics Societies – Europa https://www.cepis.org/

    Council of Software Engineers – India https://www.cseworld.org/

    Colegio de Ingenieros de Venezuela https://www.civ.net.ve/

    Computer Society of India https://csi-india.org

    Institute of Electrical and Electronics Engineers – Canadá https://ieee.org/

    Institute of Computer Engineers of the Philippines – Filipinas https://www.icpep.org.ph/

    Ingenieurs et Scientifiques de France – França https://www.cnisf.org/

    The Institution of Engineering and Technology – Reino Unido https://www.theiet.org/

    Association of Professional Engineers, Scientists and Managers Australia https://www.apesma.com.au/

    National Committee on Software Engineering (NCSWE) – Austrália https://www.engineersaustralia.org.au/software-engineering

    Institute of IT Professionals – Nova Zelândia https://www.iitp.org.nz/

    Chamber of Computer Engineers of Turkey – Turquia https://www.tbmo.org/


16/10/13, 17:26:11: Reis phcfont@gmail.com - IP : 187.66.59****
    Não existe interesse nenhum em regulamentar uma área que virou uma verdadeira colcha de retalhos, muitas empresas ainda pensam em TI somente como gasto, nunca como investimento, querem terceirizar, sucatear os salários, usam lobbys na mídia para iludir os jovens, que faltam pessoas qualificadas, que os salários são generosos, os centros de treinamento querem vender as tais certificações, e se fosse algo tão bom assim, muitos não teriam fechado. Na minha modesta opinião a regulamentação traria mais sangue-sugas sentados nos conselhos regionais, federais, taxas e afins. A TI que vale a pena é aquela aplicada aos negócios. O resto é conversa. As faculdades que abriram cursos aos montes na área de tecnologia, puros caça níqueis, colocam 80 - 100 pessoas dentro de uma sala de aula prá ficar fazendo conta e vendo teorias, não se aprende nada, não desenvolve-se nada. E pra quem é jovem, melhor repensar TI, o momento é tenso, a remuneração já não é mais atraente e o desgaste é grande. será que vale a pena?

16/10/13, 14:43:07: Flavio Filho - IP : 186.215.160****
    A área de tecnologia não é regulamentada nos países desenvolvidos. Isso não impede nem atrapalha o seu desenvolvimento. Portanto não vejo necessidade que isso ocorra no Brasil. Isso somente traria mais taxas para pagarmos e nenhum beneficio concreto. Regulamentação esta associada a reserva de mercado e criação de conselhos profissionais, totalmente desnecessários a área de informática.

16/10/13, 14:02:29: Kon la rio - IP : 189.100.141****
    Vivemos uma ilusão que se extende na imensidão de nossos desesperos, nossos sonhos! Somos manipulados pela mídia e depois de muito castigo apredemos a realidade! Não se iludam!


16/10/13, 14:00:46: Kon lar io - IP : 189.100.141****
    vivemos uma ilusao

16/10/13, 08:21:22: Leonardo - IP : 177.194.2****
    Concordo que dificuldades existem em todas as áreas, principalmente no começo da qualquer carreira. O problema, como já dei minha opinião antes, é que a relação esforço X retorno na área de TI não é relativa.

    Um engenheiro, advogado, médico também precisa estudar a vida inteira, porem o retorno financeiro é relativo, mas na área de TI não.

    Pouco importa se você é pós graduado, tem certificações etc, ou seja você passou anos estudando, gastou muito dinheiro em cursos oficiais e não tem retorno financeiro.


15/10/13, 20:42:20: Mack mack@gmail.com - IP : 177.9.7****
    Isso se chama Brasil, se fosse um país que realmente desse o devido valor a categoria nos não estariamos largados assim.

    Por isso que estamos perdendo como sempre para outros países. Cada dia fico mais indignado com as coisas que acontecem aqui e o que esse políticos só tem discurso, mas na hora da ação, não fazem nada.

    Boa sorte a todos...


15/10/13, 17:39:17: José - IP : 201.70.9****
    Segue trecho do site foco liberal sobre desenvolvimento de software. O link é o que segue, mas no site não há identificação do autor:

    https://www.focoliberal.com.br/blog/14-motivos-contra-regulamentacao-profissionais-ti

    O trecho é:

    A aplicação: ... o arquiteto assina a planta do imóvel ... o programador assinaria o quê? Código-fonte? Um código-fonte que pode ser alterado por outra pessoa minutos depois?

    A aplicação:

    o arquiteto assina a planta do imóvel e o programador assinaria o quê? , Um código-fonte que pode ser alterado por outra pessoa minutos depois? .

    Sim, o arquiteto assina a planta do imóvel . E ele está habilitado para isso e sua atividade profissional está regulamentada pelo Conselho Federal de Arquiteura e Urbanismo. E assinar a planta de um imóvel é a realização de um projeto pelo arquiteto.

    O Analista Programador de Sistemas vai ser o responsável pela assinatura de um Sistema de Informática que foi desenvolido a partir de um Projeto. Um código-fonte que pode ser alterado por outra pessoa minutos depois é uma foto do que ocorre hoje, onde o desenvolvimento de software é feito sem projeto e sem fundamentos das partes do projeto por profissionais não habilitados.


15/10/13, 17:34:45: José - IP : 201.70.9****
    Segue trecho do site foco liberal sobre desenvolvimento de software. O link é o que segue, mas no site não há identificação do autor:

    https://www.focoliberal.com.br/blog/14-motivos-contra-regulamentacao-profissionais-ti

    O trecho é:

    A aplicação: um médico assina o diagnóstico e a receita para seu paciente o arquiteto assina a planta do imóvel o contador assina os livros fiscais o advogado assina a petição o programador assinaria o quê? Código-fonte? Um código-fonte que pode ser alterado por outra pessoa minutos depois? Teremos fiscais dos Conselhos Regionais de Informática ou do Ministério do Trabalho acompanhando o desenvolvimento de um software? E quem fiscalizará os fiscais? Outros fiscais? Teremos mais custos diretos ou indiretos – via impostos, para pagar o salário e outros custos de todos esses burocratas em potencial? Como fazer cumprir a lei? Ameaçando, coagindo e multando empresas que não a cumpre? Usando a força de armas e cassetetes contra pessoas produtivas que criam empregos e ajudam o crescimento econômico e social de toda a nação? Escolha suas alternativas. Ou todas, elas dependendo do seu grau ditatorial.

    A aplicação:

    um médico assina o diagnóstico e a receita para seu paciente .

    Sim, um médico assina o diagnóstico e a receita para seu paciente . Um médico pode errar o diagnóstico (por incompetência, por negligência, por exercício ilegal da profissão), fazer a prescrição errada e comprometer a saúde do paciente de maneira fatal. Mas, existem os Conselhos Regionais de Medicina e o Conselho Federal que fiscalizam o exercício ilegal da medicina e aos quais as pessoas podem recorrer em casos de incompetência, de negligência ou de exercício ilegal da profissão do médico.


15/10/13, 16:35:15: José - IP : 201.70.9****
    Por quais motivos não é aprovada a lei que regulamenta profissões de TI?

    1. A regulamentação não interessa às Corporações. As Corporações querem subcontratar profissionais através de terceirização (e assim não recolher as contribuições sociais e não investir em atualização tecnológica dos profissionais)

    2. A regulamentação não interessa às (pseudo) Consultorias. As (pseudo) Consultorias querem colocar um vaso nas empresas com o seu logotipo numa placa dourada e faturar sem investir em atualização tecnológica própria e dos profissionais e sem suar uma gota. Uma (pseudo) Consultoria média com 50 consultores fatura R$ 2.500,00 por hora sem precisar escrever uma linha de código

    3. A regulamentação não interessa às Corporações e às (pseudo) Consultorias. Como 99,9% do que é feito no Brasil as (pseudo) Consultorias enfiam gente nas Corporações corrompendo a área de contratos das empresas. Portanto, as regras atuais do jogo interessam a ambos

    4. A regulamentação não interessa às Corporações. As Corporações querem continuar controlando a remuneração dos profissionais através da prática de cartel

    5. Os profissionais de informática são despolitizados. Isto é, não conhecem os caminhos políticos para se obter os seus direitos.


15/10/13, 15:23:10: Kolario - IP : 177.141.185****
    Vasco,

    Faz o seguinte! Conheço um bom veterinario e um bom farmaceutico que pode fazer cirurgia ortopedica no seu braço!!


15/10/13, 14:33:06: Renan - IP : 177.66.170****
    As argumentações contra a regulamentação de TI são muito boas, mas elas deveriam valer para todas as áreas.

    Num país onde as profissões de Repentista, DJ, Enólogo, Garimpeiro, Corretor de imóveis, Arquivista e etc, são regulamentadas, por que TI deve continuar com a porteira aberta ?


15/10/13, 13:57:14: Vasco Bueno - IP : 200.155.87****
    14 motivos para você ser contra a regulamentação dos profissionais de TI

    Está em trâmite no Senado Federal o projeto de Lei 607/2007, que propõe a criação de um Conselho Federal de Informática e Conselhos Regionais espalhados pelo país, além de tornar obrigatório o diploma em uma faculdade de Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação ou Processamento de Dados. Para os que já atuam na área, será exigido a comprovação de pelo menos 5 anos de experiência em Tecnologia da Informação (TI).

    Entendemos que esse projeto de lei é desnecessário, prejudicial à sociedade brasileira e mais um ataque a um direito básico e fundamental de todos, que é o trabalho.

    O estabelecimento de uma reserva de mercado de trabalho como já ocorre em muitas outras áreas levará a uma indevida valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento, que é justamente a habilitação que ele deveria prover. O diploma, por si só, não garante ao profissional licenciado a capacidade de produzir sistemas de software que reúnam confiabilidade e usabilidade consistentes. Além disso está longe de ser uma forma efetiva de resolver os problemas de qualidade e confiabilidade de software.

    Acreditamos que essa nova lei fará o Brasil perder competitividade no setor de informática, especialmente na produção de softwares, caso realmente seja exigido diploma de nível superior dos analistas de sistemas.

    Para demonstrar nosso posicionamento, enumeramos 14 motivos contrários à regulamentação e outros 10 contra-argumentos comuns ditos por quem é a favor da nova legislação, além de vídeos que nos ajudam a manter nossa posição. Confira!

    https://www.focoliberal.com.br/blog/14-motivos-contra-regulamentacao-profissionais-ti


15/10/13, 10:34:16: Kolario - IP : 177.141.185****
    A proposito nao sou o unico desempregado na historia , o que me dificulta e que nao tenho socio para abrir empresa!Mas conheço quem tem empresa que esta parado a mais de 6 meses!

15/10/13, 10:30:33: Kolario - IP : 177.141.185****
    Nao e bem assim nao, arthurzinho, nao sou so eu que reclamo nao!! basta olhar sites especializados e verem em todo lugar as pessoas comentando os salarios baixos, a quantidade de gente sem estudos na area que atua, as reclamaçoes sobre as selecionadoras, e outra a quantidade de gente desistindo de estudar TI aumenta cada vez mais, em contrapartida a propaganda pro TI tambem, ou seja isso tudo e para diminuir salario e aumentar mao de obra, isso e lei basica quanto mais gente menor a mao de obra. Outra coisa aqui nao e centro de pesquisa nao, aqui so e lugar para alocar mao de obra para o cliente (funcionario sem vinculo). Olha amiguinho nao sou so eu que estou no barco furado nao, tem muita gente que ja olho outro horizonte, a proposito pergunta na FAI pq o curso de engenharia da computaçao terminou!(nao tinha mais turma) E outra pedreiro esta ganhando 10mil sim, eu vi! marceneiro tambem! nada contra mas eu estudei, odeio quando veem com proposta de 3000 por mes. E nao vem com essa de que nao e para qualquer um nao isso e papinho para desviar assunto!

    Se liguem que isso nao vai dar em nada, sera que ninguem se toca disso!


15/10/13, 09:51:07: Arthur - IP : 177.67.224****
    A área de TI pode ser ingrata para alguns, mas com certeza tem muita gente tendo sucesso, se a situação estivesse tão ruim como alguns pintam, todo mundo já teria saído e estaria hoje trabalhando como pedreiro.

    Este tipo de visão exagerada é um dos fatores que impedem uma maior politização dos profissionais da área. Tenho amigos médicos, advogados engenheiros, em todas as áreas existem muitas dificuldades, salário baixo e etc.

    Eu vejo um pouco de manipulação, pessoas que fracassam em TI, querem convencer a todos que o motivo do seu fracasso é todo a área de informática, como se estas mesmas pessoas pudessem ter sucesso em qualquer outra área de forma simples.

    TI é para quem gosta e para quem pode, para estes a regulamentação vai até ajudar, mas não será decisiva.


15/10/13, 07:05:21: Leopoldo - IP : 189.81.86****
    Para se formar em medicina a pessoa tem que ter vocação, é muito raro alguém se formar médico, só porque a área paga bem. No caso de TI, muita gente se iludiu com a possibilidade de ganhar dinheiro fácil, até mesmo o diploma universitário pode ser dispensável. O resultado é o que vemos hoje, pessoas sem as habilidades para trabalhar em informática, brigando por vagas ruins e ajudando a baixar o salário de todos. Para mim a regulamentação pode sim ajudar a colocar ordem neste zona.

15/10/13, 00:57:41: Kolario - IP : 177.141.14****
    A propsotio sou formado em TI sim com muito arrependimento, em saber que ja vi , dentista, advogado, engenheiro civil, sapateiro , mecanico na area no bem bom e eu trouxao formado em sistemas. O pior e ficar vendo o Jornal na teve e a mulher dizer que falta profissional qualificado os salarios sao generosos.

    Ahh da um tempo!! se liguem


15/10/13, 00:51:48: Kolario - IP : 177.141.14****
    Claro que estou sendo ironico sou formado nesta porcaria de area a 16 anos, trabalhei com sistemas em uNIX, C++, JA FIZ ANALISE E ADM DE BANCO DE DADOS, programei em Java antes de entrar na area de suporte, recebo so ligaçoes mediocres de vagas mais medcioscres e selecionadoras bonitinhas mas ordinarias, de donos de consultoria que so adiciona deveres na vaga, um sindicato que nada faz pela categoria, meus olham para mim de jeito estranho como vc acha que me sinto, ja mandei vaga como DBA, programador, analista de negocios e nada, estas meninas que se nao preencher uma letra do que o crienti que, ja descartam. Area esta uma josta e vcs ficam discutindo isso, se liguem isso nao vai dar em nada, acorda para vida!

14/10/13, 20:58:20: Iww - IP : 177.135.158****
    Kolario, só o fato de você não saber no que ajuda já é um sinal de alerta. Você é formado na área? tem boa experiência, certificações?

    Você tem mesmo esta dúvida ou está com ironia?


14/10/13, 19:44:37: Kolario - IP : 177.141.18****
    Bom , estou desempregado a 1 ano e meio! no que isso me ajuda?

14/10/13, 18:58:20: Paulo César - IP : 189.76.245****
    Temos que pressionar o governo para que a lei seja aprovada, não acho que ela vai resolver tudo, mas se colocar um pouco de ordem na bagunça atual já saímos no lucro.

12/10/13, 03:02:42: Henrique - IP : 186.220.18****
    Acho importante sim e é engraçado essa história porque a maioria das área são fechadas a quem faz o curso daquele área e ninguém reclama disso. Todo mundo acha justo e normal. Mas TI todo mundo reclama, diz que é preconceito.

    Mas o que queremos é o que já ha a muito tempo nas outras áreas.

    Injusto é todo mundo poder entrar em TI e um cara de TI não poder entrar em mais nenhuma uma área sem antes passar ao menos por um curso técnico.


11/10/13, 10:04:42: Carlos Alberto - IP : 201.86.83****
    Não acho que a regulamentação vai resolver. Atualmente tem muita gente ganhando dinheiro em TI no Brasil, desenvolvendo aplicativos para celular, videogames, segurança e etc. É a lei da seleção natural, quem tem qualificação fica com a melhor parte, o restante briga pelas migalhas ...

11/10/13, 09:24:31: julioman - IP : 187.37.200****
    Iww ISSO JA ESTA ACONTECENDO!

10/10/13, 18:48:50: Iww - IP : 200.148.2****
    Junior, então ninguém mais vai investir em estudo, já que não terá retorno, assim quem entrar na área vai ser meia boca , até aprender alguma coisa e perceber que precisa ganhar mais, aí já é tarde, o cara muda de área e começa a aparecer outros novatos, que legal! Se for ver o que é bom para o governo estamos todos ferrados, não só da área de TI, mas todos. Esqueça o governo, precisamos lutar por nós, eles não farão nada que os dê prejuízo quem precisa cobrar deles somos nós.

9/10/13, 22:59:02: junior - IP : 177.189.97****
    Estou na TI a mais de 20 anos, acho engraçado alguém pensar que a regulamentação vai ajudar em alguma coisa... A resposta do porque não é regulamentado para mim é bem simples na hora que isso for aprovado a qtd. de desempregos gerado na area de TI por conta de pessoal capacitado que devido a falta de diploma sera impossibilitado e outros fatores vai ser relativamente alta e penso que nosso governo não ta muito afim de ir para esse lado ai não... Já na outra ponta temos atualmente um quadro de 1. diplomados/experientes e 2. experientes/não diplomados e também 3. Diplomados mas sem conhecimento algum, hoje ja ta complicado esse pessoal do 3. grupo, imagina com essa lei , ai TI no Brasil vai ser um Deus nos acuda...rs


9/10/13, 22:53:54: julioman - IP : 187.37.200****
    Hj vi uma materia que me fez pensar neste tema, os ganhadores do Nobel foram cientistas de quimica que criaram um jeito novo de fazer experiencias, atraves da quimica computacional, ou seja tinham o conhecimento e mandaram os programadores fazer o programa. Talvez seja por isso que a area nao tenha uma entidade, porque o negocios as ideias nao estao nos programas e sim no conhecimento que o negocio o leva. Mais uma fez enfatizo minha ideia que TI como profissao nao deveria existir e complemento com o colega que diz que no futuro nao existirao analistas e sim uma materia a mais nas faculdades! abraços

9/10/13, 19:51:00: julioman - IP : 187.37.200****
    leonardo A engenharia que quis dizer nao e computaçao, mesmo pq no Brasil engenheiro da computaçao so programa, existem outras engenharias, a eletrica mesmo dentro de potencia ou de automaçao abrange areas para se ter um negocio proprio, seus colegas ai estao jogando o diploma pela Latrina, se tivesse o CREA ja teria saido da minha condiçao faz tempo

    Jose gomes

    Olha muito vago o tipo de empresa que vc quer formar, no final na minha opiniao sera desculpa para ser terceirizadora, como te falei cuidado com a alma, se quer terceirizar pelo menos cltize direitinho!


9/10/13, 14:53:35: José Gomes - IP : 186.204.209****
    Iww e julioman, minha consultoria não será bodyshop. Vou entregar serviços de verdade e não vender o futuro e os sonhos de terceiros. Eu tenho certeza que nem precisarei anunciar para encontrar mão de obra, pois as pessoas que me conhecem e veem o que estou fazendo já se ofereceram para ir trabalhar caso eu consiga me estabelecer. Empregos bons no país são assim, você não os acha em anúncios de emprego, pois quando abre a vaga rapidão já aparece alguma indicação porque todos querem e falam bem. Difícil é prosperar por aqui, minha paciência já encolheu bastante, mas tomara que dê certo, pois vou ajudar muita gente.

9/10/13, 14:25:55: Thadeu - IP : 200.91.146****
    A regulamentação para mim vai ser mais um muro para algumas pessoas poderem se encostar. Não posso reclamar da minha carreira em TI, não creio que eu particularmente teria me dado melhor em outra área.

    Vejo exemplos no Brasil e no exterior de pessoas que ganharam muito dinheiro criando soluções novas em TI, abrindo consultorias e etc.

    O fato de alguns fracassarem na área não quer dizer que a área não serve, muita gente vem para TI, iludido, pensando em ganhar rios de dinheiro no mole e ai percebem que não é bem assim ...


9/10/13, 12:40:58: Leonardo - IP : 201.82.220****
    julioman, tudo bem? Então, na empresa que trabalho conheço pelo menos 3 Engenheiros da Computação formados que atuam como analista e ganham muito abaixo de um Engenheiro Civil por exemplo.

    O que quero dizer é que a profissão de TI é ruim, seja você Engenheiro da Computação, Cientista da Computação, DBA, Administrador de redes etc. É uma profissão cara que não vale a pena o investimento de tempo e dinheiro que se faz nela. Você sobrevive, paga as contas, mas o retorno não é relativo ao investimento.


9/10/13, 11:41:42: julioman - IP : 177.141.187****
    Meus caros, ano que vem farei engenharia vou me formar velho mas poderei assinar projetos pois o CREA me da esta possibilidade! Ja notaram que existe engenheios com 50 e 60 anos de idade! Pq sera heim?

9/10/13, 10:42:43: Leonardo - IP : 201.82.220****
    Trabalho com TI a quase 15 anos. Sou formado em Analise de Sistemas, pós graduado em Segurança da Informação e possuo algumas Certificações e sinceramente não vejo saída para essa profissão. Hoje enxergo que fiz tudo o que pude por essa carreira, mas o mercado de trabalho não faz a parte dele conosco e não acredito que va ser uma lei que ira melhorar alguma coisa.

    Infelizmente assim como o Jose Gomes, também estou analisando outra atividade para tocar minha vida que não seja relacionada a computação.


8/10/13, 19:49:12: julioman - IP : 177.141.191****
    Só para acrescentar, consultoria pequena, pode sofrer mais rapido nas açoes trabalhistas e virem a fechar e o dono ficar devendo na praça, mas so as pequenas (eu sei pq vi acontecer com uma)

8/10/13, 19:19:47: Iww - IP : 200.148.2****
    José Gomes, se você montar a sua consultoria vai ser mais um na imundice. Se você está como PJ você deve mover uma ação e comprovar o vínculo empregatício , se você fizer isso o seu patrão será obrigado a assinar a sua carteira e pagar tudo que te deve em retroativo, fora os impostos que ele está sonegando. Ao invés de se juntar a eles criando uma consultoria faça isso, viu como nós podemos nos ajudar? Viu o que está faltando não só para o profissional de TI mas para o brasileiro em geral? Cada um deve fazer a sua parte!

8/10/13, 17:30:28: julioman - IP : 177.141.191****
    Jose Gomes, montar consultoria de TI para fazer o que fazem com vc é ate autodestruitivo moralmente, cuidado para onde vai levar sua alma!

    materia interessante sobre nossa querida area: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-funcionamento-do-mercado-de-ti-brasileiro


8/10/13, 15:16:16: José Gomes - IP : 186.204.209****
    Hoje falei pro meu chefe que esse negócio de PMI/PMO é coisa que os gringos inventaram para tocar boiada no terceiro mundo. Que as empresas de software e negócios online lá fora não possuem estrutura hierárquica e de cargos igual daqui, lá existe a figura do líder técnico, engenheiros e só. Aqui tem trocentos cargos para fazer a mesma coisa. Você é genial ou é pião quando vale a pena o patrão te chamar assim. É uma ordem burocrática que vai mudar isso? Duvido. Procurem algo melhor pra fazer e deixa o país seguir quebrando pedra e criando gado que é a única coisa que ele tem vocação pra fazer.

8/10/13, 15:12:24: José Gomes - IP : 186.204.209****
    Iww, sou PJ como forma de ganhar um pouco mais e manter minha família. Mas exerço hoje uma atividade que eu odeio e não vejo a hora de, se não sair do país ou abrir minha consultoria (o que já estou providenciando), mudar de área e sair de São Paulo. É um péssimo emprego, trabalho de criança e não da futuro, nem sequer pode ser chamado de carreira. Quem sobe na profissão não sabe nada de tecnologia, pois focou num crescimento vertical e quem foca no horizontal tá na roça.

8/10/13, 14:12:45: Adil Tiago adil.tiago@ovi.com - IP : 200.99.****
    Em minha opinião, o principal motivo da não regulamentação da profissão hoje, é que não é prioridade dos políticos que poderiam já ter resolvido isto a muito tempo, considerando que está desde 1980 para ser votado e nada foi feito ainda. Outra questão são os grupos ou pessoas que ganham com a situação como está. Outros grupos afirmam que isto não irá resolver nada, é claro que a regulamentação não irá fazer milagres, porém para que muitas coisas comecem a acontecer no mínimo a profissão precisa ser regulamentada, é claro também que um diploma não é passaporte para um bom emprego ou bom salário, mas no mínimo para quem esteve sentado no banco de uma universidade e se dedicou, o mercado futuro poderá ser mais justo com a regulamentação. Inclusive fornecendo incentivo para os grupos mais dedicados e profissionalização da área. É comum as pessoas dizerem que existem muitas profissões hoje na are de TI, isto é mais uma informação somente para tumultuar o processo da regulamentação e gerar dúvidas nos menos informados, profissão não existe nenhuma porque não foi regulamentada o que existe são várias atividades na área de TI, aguardando por uma organização que virá com a regulamentação, observem que os próprios recrutadores hoje não sabem muitas vezes nem informar qual a formação do candidato e as empresas inventam cargos que não existem.

8/10/13, 11:18:47: Ana Paula - IP : 200.79.125****
    O que atrapalha a área de TI é o excesso de pessoas, atraídas pela falsa mensagem de que falta profissional qualificado. Recentemente vi uma reportagem onde falavam que quem estudava TI, tinha grande chances de ser contratado já no primeiro semestre do curso e que seria disputado a tapa pelas empresas...doce ilusão. Só o crescimento da economia e a redução dos profissionais é que vai trazer melhorias de trabalho e remuneração.

7/10/13, 19:48:42: Joaquim - IP : 201.70.215****
    Trabalho com TI a mais de 30 anos, antigamente os cargos eram : Analista, Programador, Analista de Suporte e operador. Todos tinham que ter um grande conhecimento técnico.

    O mercado cresceu muito, hoje tem o cara que vai em casa passar o cabo da Net, o que instala impressora, o que só ajusta parâmetros de configuração em algum programa, o que busca tudo no google e por ai vai... Este pessoal com baixa qualificação geralmente ganha pouco.

    Quem realmente domina alguma tecnologia de ponta, tem uma boa formação e sabe se relacionar bem, escolhe onde quer trabalhar. A regulamentação não vai mudar isto.


7/10/13, 19:16:57: Iww - IP : 200.148.2****
    José Gomes, você tem uma consultoria??? Só pode ser isso, se você trabalha como PJ ou terceiro e está feliz parabéns, você é um dos culpados pela situação que estão os profissionais de TI, ganhando como garis.


7/10/13, 15:03:27: José Gomes - IP : 186.204.209****
    Eu não sou a favor dessa regulamentação. Não somos médicos, advogados, contadores e nem nada disso. Não vai ser nenhuma burocratização dos contratos que vai fazer o profissional ser respeitado. Em mercados desenvolvidos, onde inovação e tecnologia é investimento e não despesa, os requisitos das vagas, a hierarquia das áreas, a avaliação técnica dos candidatos, O TRATAMENTO OFERECIDOS AOS PROFISSIONAIS PELOS RECRUTADORES é totalmente diferente que por aqui, enfim, tudo é diferente e não tem nenhuma lei obrigando ninguém a nada. Se tá ruim, vá procurar outra profissão e deixa a galera comprando coisa cara lá fora, coisa que foi feita por engenheiros que ganham US$ 12k por mês, ou até mesmo pagando US$ 250

7/10/13, 12:28:36: REGINALDO novaesreginaldo@ig.com.br - IP : 177.189.17****
    Está bem hora a profissão de TI ser regulamentada,tenho concorda pessoal de TI é desunido,seguir o exemplo dos profissionais dos metalurgicos,bancarios,direitos,contadores,esses profissionais são regulamentado e respeitado,será bom tanto para o empregador e o contratado.Infelizmente em nosso país para coisas acontecerem ter protesto,não somente o voto.Tchau!!!

7/10/13, 10:51:16: Norberto Fernandes norberto.fernandes@hotmail.com - IP : 201.83.224****
    Concordo em dizer que o mercado de TI esta prostituido. Nós profissionais sabemos disso. Porem cabe a todos nos, que somos profissionais a recusar e pressionar o mercado para com as ofertas. Assim as empresas mudaram e valorizarão os profissionais. Desunião não traz nenhum bom resultado a nos. Eu faço esta pressão para com as empresas e tenho bons resultados.

6/10/13, 16:03:19: Robson Luis Ferreira rls_ferreira@hotmail.com - IP : 189.79.73****
    O estabelecimento de uma reserva de mercado de trabalho como já ocorre em muitas outras áreas levará a uma indevida valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento, que é justamente a habilitação que ele deveria prover. O diploma, por si só, não garante ao profissional licenciado a capacidade de produzir sistemas de software que reúnam confiabilidade e usabilidade consistentes. Além disso está longe de ser uma forma efetiva de resolver os problemas de qualidade e confiabilidade de software.

    Acreditamos que essa nova lei fará o Brasil perder competitividade no setor de informática, especialmente na produção de softwares, caso realmente seja exigido diploma de nível superior dos analistas de sistemas.

    Para demonstrar nosso posicionamento, enumeramos 14 motivos contrários à regulamentação e outros 10 contra-argumentos comuns ditos por quem é a favor da nova legislação, além de vídeos que nos ajudam a manter nossa posição. Confira!

    https://www.focoliberal.com.br/blog/14-motivos-contra-regulamentacao-profissionais-ti


6/10/13, 02:01:40: Renato Rlk - IP : 187.22.47****
    Continuando com o exemplo acima

    O que falta é vergonha na cara das empresas.

    A Telefonica por exemplo passa pra um terceiro a tarefa de instalação de roteador. esse 3eiro . UMA NEC ou CPM BRAXIS. QUARTEIRIZA (VEJA TOTALMENTE FORA DA LEI MAS MESMO ASSIM ACONTECE) esse trabalho final.

    Essa empresa quarteirizada , faz uma quinterização.

    E ai a gente tem que conviver,

    O trabalhador ganhar 30 centavos de km rodado e 40 merréis por chamado atendido. nem entregador de pizza e motoboy ganha isso.

    mas tem algum vendido que aceita e por ai estamos.

    por muito menos sindicatos bancários param agencias e dão MILHOES de prejuizo aos patroes. a unica maneira de se fazer entender é essa. Pessoas com pouca inteligencia devem ser tratadas com pouca inteligencia.


6/10/13, 01:55:31: Renato Rlk - IP : 187.22.47****
    Simples a area está prostituida e ninguem se importa com isso.

    Vou dar um exemplo:

    Recebi uma proposta de uma empresa para instalação e reparos em roteadores Cisco e 3com ( chegou até a divulgar na apinfo) da seguinte forma:

    Freelance: R$ 40,00 Km: : R$ 0,30 CENTAVOS POR KM RODADO

    Agora eu pergunto quem vai aceitar a trabalhar dessa maneira? 30 centavos mal paga a gasolina que um carrinho 1.0 bebe. pq eu nao vejo essas coisas acontecerem em outras áreas?

    Simples, direto e reto:

    DESUNIÃO! é cada um por si.

    Vai ter algum entregador de pizza se fazendo passar por técnico para pegar essa vaga ai de cima. e vai ficar por isso mesmo.


5/10/13, 13:48:32: Thiago x - IP : 187.22.54****
    por Medo de uma greve em TI

4/10/13, 23:42:16: raul raulfeitosa@yahoo.com.br - IP : 177.41.218****
    Porque a proprina ainda esta baixa quando aumentar ai é aprovada

4/10/13, 21:47:47: Rosana Hadad rosana_hadad@yahoo.com.br - IP : 189.120.9****
    Apenas porque profissionais de TI focam única e exclusivamente nos resultados dos nossos trabalhos. A grande maioria é assim. Carentes de uma cultura diferente daquela de virar a noite sem pensar duas vezes... se alimentando mal nessas horas, sem consciência corporal.Quantos de nós passamos horas sentados de forma incorreta...O nível de concentração nos resultados, a pressão dos cronogramas, a exigência de atualização constante, não deixam o profissional de TI ter tempo para despertar, reconhecer com clareza o quanto o seu trabalho é bom e imprescindível...já vi colegas especialistas em cálculos complexos que sequer conferiam a exatidão dos seus holerites... O introspectivo profissional de TI está precisando se voltar para dentro de uma outra maneira, com um novo olhar! E rápido, pois tem gente demais gostando muuuuito que mais e mais profissionais se mantenham assim...

4/10/13, 14:20:21: Juliano - IP : 189.37.131****
    TI virou um balaio de gato, tem menino de 8, 10 anos que desenvolve um aplicativo ou joguinho qualquer e já se considera um profissional da área. Hoje todo mundo mexe com o computador, parece que é tudo fácil. As empresas procuram pessoas com conhecimentos mil, para pagar mil reais, e o pior é que elas encontram.

    O buraco é bem mais embaixo, a regulamentação não vai nem riscar a solução, quando muito vai permitir a criação de um Conselho de Registro de TI, com meia dúzia de espertos aproveitando-se das mensalidades pagas pelos demais.


3/10/13, 10:26:22: jaime jaimescofieldsantos@gmail.com - IP : 187.33.37****
    Acho que não só na área de ti, mas sim em diversas áreas, é muito burocrático , tudo que esta ligado ao trabalhador (cidadão comum). Isso envolve valores, desde os tempos mais remotos. Lembram? Senhores feudais, clero, etc. não mudou muita coisa, pense e reflita sobre isso... tire você mesmo as conclusões. Exemplo de meu cotidiano: Acordo cedo, trabalho, estudo a noite, como milhões de brasileiros, pago impostos, que são caríssimos, pois bem.em uma hora de trajeto pelas ruas de são paulo, vemos em sequencia: Proibido parar, estacionar na mesma rua tem: Zona Azul! Os nossos representantes ditam as regras, como uma tirania. Somos escravos do sistema até que pessoas verdadeiramente competentes e dignas surjam das montanhas...

2/10/13, 14:26:56: Vis - IP : 186.204.246****
    Acredito que temos muitas pessoas faturando muito do jeito que esta, inclusive políticos, pois acho um absurdo os vários tipos de contratações que existe nesta área (PJ,Cooperado,CLT Flex, Banco de Horas que não existem, Turno absurdo de trabalho e etc) aplicadas por pequenas, médias, grandes e multinacionais e os ficais do Ministério Publico do Trabalho não vê isto. Sinceramente creio que em um curto período de tempo a qualidade do serviço despenca, pois como eu temos muitos profissionais qualificados migrando para outras áreas e até fazendo uma outra faculdade para obter outra profissão mais humana. Creio que em pouco tempo restará a garotada para fazer os trabalhos banais e poucos qualificados para efetuar um trabalho de alto risco. Lamentável...este é o nosso País....Viva Brasil...e por enquanto que tenhamos habilidades para conseguir ficar na corda bamba!!!!

2/10/13, 10:57:45: Luiz Pedro - IP : 201.53.242****
    A regulamentação pode trazer alguma ajuda, mas acho que será pouca. Na verdade existe uma oferta muito grande de mão de obra em informática, para trabalhar nas funções mais simples e com menos qualificação. Este pessoal no geral vive no sub-emprego, sem uma boa remuneração e a tendência é ficar cada vez pior, graças a evolução da tecnologia e simplificação dos processos.

    Para estes casos a empresa terceiriza, da mesma forma como terceiriza a limpeza ou a segurança patrimonial.

    Quem trabalha com informática, num alto nível de especialização, vai continuar se dando bem, independente de qualquer coisa.


2/10/13, 07:20:06: Ronan - IP : 177.65.87****
    Tenho mais de 20 anos de profissão. Desde a faculdade acompanho iniciativas de regulamentação para a área de TI. Infelizmente nenhuma proposta foi além do papel. Pessoalmente acho que seria justo para os profissionais ter uma regulamentação. Atuo como PJ, mas poderia retornar a vida de CLT se a categoria tivesse maior poder de negociação como bancários ou engenheiros.

    Não acredito que proposta alguma seja aprovada no atual contexto. O hardware se tornou commodity, e o software está por demais intrínseco nos processos das empresas em todo o país. Imagine o congresso aprovar algo que poderia colocar em risco a atuação das empresas em virtude da reestruturação necessária para se adequar a regulamentações. Não sou pessimista, mas em minha experiência profissionai pude constatar que muitas empresas se encontram em situação ilegal, com profissionais cooperados ou CLT-flex, salários extremamente baixos, e outras pérolas do jeitinho brasileiro.

    Minha maior constatação de que nada irá mudar é o fato do próprio sindicato da categoria ser corrupto, por fazer acordo com as empresas que adotam o regime CLT-Flex. Essas empresas descontam tarifa mensal dos empregados para pagamento ao sindicato, e a tornam obrigatória, embora seja facultativa a contribuição sindical por lei. Mas fazem isso em acordo com o sindicato para que ele não questione a desobediência à CLT.


1/10/13, 23:24:33: A.C. aaraujo7@gmail.com - IP : 177.102.80****
    quando comecei a trabalhar com TI existiam analistas de sistemas formados em matematica e/ou engenharia. meu primeiro gerente era um Engenheiro Eletronico e trabalhavamos com clipper, basic LABO. e alguns meses mais tarde a bovespa descontinuou os sistemas em basic a adotou Oracle (forms/reports) versao 5 do banco e forms 2.3. Toda empresa tem como base dois objetivos : 1 gerar lucro , 2 baixar custos. a regulamentação vai dizer quem é que pode trabalhar na area ou não e isso nao é interessante pra ninguem no mercado

    agora com relação a direitos trabalhistas Todos sabemos que trabalhar como PJ é ilegal. Clt flex e outros variantes tambem é ilegal. basta denunciar. e quantos estão dispostos a dar a cara pra bater.


1/10/13, 20:58:58: Iww - IP : 200.148.2****
    Ana Carolina, concordo com você, os profissionais de TI são muito desunidos. Nós não somos respeitados, isso faz com que a maioria acabe caindo para outras áreas, conheço vários. Por isso há desunião, que realmente é da área não está, entende? Alguns tentam abrir empresas de TI ou qualquer outra coisa. Estou pensando em vender coco na praia. Restam alguns que amam a profissão e a maioria que pensa que porque sabe mexer no ifone é um TI, e se aventura na área. Aí vem aquela coisa que vejo muito. Porque o meu computador não loga na rede Resposta: Hummm, peraí vou ver com o fulano Fulano (o coitado que estudou) É isso!!!!

1/10/13, 20:47:00: Iww - IP : 177.135.158****
    A.C., deixa de falar besteira, já vi cada besteira no youtube, um monte de moleque que não sabem nem escrever o Português correto ensinando tudo errado, se achando! Você é um deles? Desculpe mas a área de TI é muito mais do que criar páginas na internet, você me fez rir muito agora! Perdi até o rumo agora, depois posto à respeito da regulamentação na nossa área, e certos novatos que estão sujando a nossa reputação na área.

1/10/13, 10:24:39: Ana Carolina - IP : 201.43.143****
    A realidade é que nossa classe é muito desunida, é cada um por si. Desta forma fica complicado brigar por melhores condições de trabalho e remuneração.

1/10/13, 10:08:59: Renato Murad rmurad@uai.com.br - IP : 200.216.29****
    Tenho 35 anos de profissão, trabalhando na TI. Desde quando entrei na área, ouço falar do projeto para regulamentar a Profissão. Não regulamentam, pois os grandes empresários não querem e gostam do jeito que está. Ou seja, uma verdadeira bagunça. As empresas e empresários não cumprem absolutamente nada.

30/09/13, 10:11:21: julioman - IP : 186.220.184****
    Interessante o que o AC araujo comentou, com passar dos anos percebi que TI nao era uma area de profissionais formados em TI, mas que muitos nao formados na area atuavam dentro dela! Para mim havera um decaimento da area para os profissionais, o comentario do AC é bem logico, possivelmente o curso de analise de sistemas ou Proc DAdos etc. Deixarao de existir! Boa observaçao

29/09/13, 15:33:50: A.C. aaraujo7@gmail.com - IP : 177.102.80****
    Acredito que num futuro bem proximo os cursos de TI acabarão sendo substituidos por uma ou duas disciplinas em qualquer curso técnico ou superior não sendo necessaria a regulamentação. se voce der uma olhada no youtube vai ver inumeros canais de meninos de 12 ou 13 anos ensinando desenvolver um site em php/mysql. uma universidade firmar uma parceria com PMI e incluir na grade curricular. colocar como pós graduação Oracle/Java.

    Ai teremos muitos profissionais qualificados .


27/09/13, 16:58:08: Vinicius - IP : 177.99.18****
    Isto tem de ser regulamentado, porém o texto dessa lei deve ser revisto, uma vez que há informações faltando.

    Acho que o governo não procede com a regulamentação desta profissão por receio mesmo. Imagina se acontece uma greve e todos os profissionais da área param? O Brasil para.


27/09/13, 11:36:14: Henrique - IP : 186.220.2****
    Cabe a nós da área por a boca no trombone e dizer pra todo mundo que nossa área não é regulamentada e que vivemos em uma espécie de economia informal regulamentada aonde o governo/empresário sabem que o trabalho existe em uma situação de escravidão mas fazem questão de fazer vista grossa.

    Vamos dizer ao mundo qual é realidade da nossa área.


27/09/13, 11:26:50: Henrique - IP : 186.220.2****
    (Me pergunto onde estão as leis trabalhistas,onde estão os direitos humanos, este ultimo constantemente utilizado por bandidos enquanto o trabalhador mesmo não tem nenhum).

    As empresas preferem do jeito que é hoje pois assim elas fazem seus funcionários acumularem 3 ou 4 funções pagando o preço de um.

    Tem muita coisa errada Service Desk é muito errado.(Tipo trabalho semi-escravo) aonde a pessoa mal pode ir no bainheiro direito e acumula 3 funções com um salário de Call Center.

    Programador(Avançado)/Webdesign(Avançado)/DBA(Avançado)/analista de Teste/poliglota e tudo isso vira uma coisa só Programador.

    Um bom Webdesign ganha 5000 ou mais um DBA idem, um analista de teste no mínimo 3500 e o inglês sai de graça pra maioria das empresas.

    Mas a culpa não é apenas do governo porque se o empresário quisesse ele poderia deixar de explorar.(Conheço um que paga 3500 para designer mediano e 4500 a 6000 para um bom designer).

    Esse cidadão não faliu por isso e a empresa dele vai muito bem.(A produção de seus funcionários é sempre no topo).

    Quando se quer ser honesto sí é com lei ou sem lei.(Por isso é muito complicado reclamar dos políticos desse país).

    Tem muita Multi pagando na faixa dos 1800 ,exigindo cara formado(com experiência no exterior e fluente em inglês.

    Existem muitas áreas em que a pessoa tem um investimento pequeno mas um retorno enorme. Se continuar assim TI vai entrar em uma crise tão grande que vão ter que rever essa situação. A maioria das pessoas não sabem que essa área não é regulamentada e nisso a TV nem toca.


27/09/13, 07:24:05: Renata - IP : 177.113.143****
    As profissões de DJ, Vaqueiro e etc, são muito mais simples de definir e limitar a área de atuação. No caso de TI é bem mais complexo.

    O projeto de lei que esta travado no Senado trata basicamente da regulamentação de Analista de Sistemas, quantos outros cargos diferentes ainda existem em TI ?


26/09/13, 17:22:24: José - IP : 201.70.9****
    A Lei não é aprovada porque:

    1. Vai contra os interesses das Corporações. As Corporações querem sub-contratar mão-de-obra através de (pseudo) Consultorias e/ou através de empresas de Informática da própria Corporação (veja-se o caso Bradesco + CPM)

    2. Os profissionais da área são despolitizados. Isto é, eles não se mobilizam para obter o seu direito à regulamentação.


26/09/13, 16:56:51: José - IP : 201.70.9****
    Caro(a)s Sr(a)s.,

    há Projeto de Lei como o do Dep. Silvio Abreu (PDT-MG) - No. 815, de 1995

    A situação desse Projeto é Arquivada na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)


26/09/13, 16:46:21: José - IP : 201.70.9****
    Caros Sr(a)s.,

    prezado Leandro,

    há projeto de lei para a regulamentação desde 1995:

    https://homepages.dcc.ufmg.br/


26/09/13, 16:46:11: Julioneto - IP : 177.141.187****
    Puramente politico, alem do interesse do governo Brasileiro que ai estar , querer transformar o pais numa especie de China com India, doutor ganahndo salario minimo! Roubada do proprio governo

26/09/13, 16:29:01: Pedro Henrique - IP : 177.105.158****
    É isto mesmo muitos profissionais de TI consideram-se lobos solitários, é cada um por si. Enquanto esta mentalidade existir, vamos continuar a ser explorados por todos os lados.

26/09/13, 16:08:21: Leandro - IP : 189.125.95****
    Falta de vontade politica, lobby das empresas e falta de mobilização dos profissionais.

    Sem querer desmerecer, mas DJ, vaqueiro, lutador de vale tudo, detetive particular e por ai vai. Todo mundo já obteve a regulamentação, ou ela já esta próxima. No caso de TI, o processo se arrasta desde 2007.

    A regulamentação não vai ser a solução para todos os problemas, mas com certeza vai ajudar a colocar um pouco de ordem na bagunça atual...



Anteriores:

144 - Fórum : Qual o impacto que as mudanças na lei de terceirização podem trazer para o mercado de TI ?

143 - Fórum : O que é mais prioritário para quem esta começando em TI, certificação ou experiência ?

142 - Como criar uma boa networking no mercado de TI ?

141 - Quais hábitos prejudiciais, são mais comuns nos profissionais de TI ?

140 - Entrevistas por Telefone / Skype : vantagens, desvantagens, dicas e sugestões.

139 - Ainda existe espaço para criar uma pequena consultoria de TI ?

138 - Como lidar com prazos e demandas absurdas de trabalho ?

137 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

136 - Dicas para quem começa em um novo emprego.

135 - Estou desempregado, o que fazer ?

134 - O que deveria ser melhorado nos processos de seleção ?

133 - A demanda por profissionais da área de testes de software teve uma grande evolução nos últimos anos. Ainda existe espaço para mais crescimento ?

132 - Comente o programa do governo TI Maior, que preve 486 milhões de investimento até 2015

131 - Quais principais mudanças vão ocorrer no mercado de trabalho de TI nos próximos 5 anos ?

130 - pesquisa 2012 : Benefícios, regulamentação, expectativas, etc

129 - pesquisa 2012 : Vínculo profissional, Tipos empresas, honorários contador, CLT-Flex

128 - pesquisa 2012 : Certificações, Linguagens

127 - pesquisa 2012 : Escolaridade, Inglês, Treinamento

126 - pesquisa 2012 : Sexo - Idade

125 - Gerentes e Diretores de TI, necessáriamente precisam ter um grande conhecimento técnico ?

124 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

123 - Android e IOS oferecem boas oportunidades de trabalho para os profissionais de TI, em qual deles vale a pena se especializar ?

122 - O custo da qualificação versus salários em TI.

121 - O que perguntar aos recrutadores, para não entrar em roubadas ?

120 - Lei 12.551 de Dez/2011 - Pagamento hora extra para que usa email, telefone e etc fora do horário de trabalho.

119 - Lei 12.546 de Dezembro/2011 Aumenta impostos de PJ ?

118 - Comente 2011 e deixe sua mensagem de final de ano.

117 - Banco de horas, problema ou solução ?

116 - Você já mentiu no seu currículum ?

115 - A regulamentação da área de TI, vai trazer muitos benefícios para os profissionais ?

114 - Informatizar empresas continuara a ser um bom mercado para os profissionais de TI no futuro ?

113 - Qualidade de vida em TI é mais difícil que em outras áreas ?

112 - As faculdades de informática realmente preparam os profissionais para a mercado ?

111 - Quais as melhores certificações, em termos de custo/benefício

110 - Vantagens e desvantagens CLT-Flex / CLT Cotas

109 - Olimpíadas e copa podem gerar boas oportunidades para os profissionais de TI ?

108 - Deixe sua mensagem positiva de final de ano.

107 - Quais carreiras alternativas existem para os profissionais de TI ?

106 - Como ter sucesso em uma entrevista de emprego ?

105 - Quais os riscos de trabalhar como PJ ?

104 - Pesquisa apinfo 2010 - salários e mercado de TI

103 - Nos próximos 5 anos quais tecnologias vão criar as melhores possibilidades de crescimento profissional, na área de TI ?

102 - Sobram vagas e faltam profissionais qualificados em TI ?

101 - Portal do software publico brasileiro : O compartilhamento de sistemas gratuitos tem futuro ?

100 - Os profissionais de informática têm dificuldade em estabelecer uma boa comunicação ?

99 - Comente o ano de 2009 e deixe sua mensagem positiva para 2010.

98 - Quais são as competências comportamentais importantes para os profissionais de TI ?

97 - Existe alguma ameaça a hegemonia da Microsoft nos próximos 5 ou 10 anos ?

96 - É melhor trabalhar com tecnologias dominantes ou nichos de mercado ?

95 - Qual a sua maior preocupação em relação a sua carreira em TI ?

94 - O Brasil pode conquistar parte importante do mercado Indiano de serviços de TI ?

93 - Por que mesmo com novas tecnologias e metodologias, muitos projetos de TI, no Brasil e no mundo, estouram o prazo, o orçamento e a paciência dos usuários ?

92 - Networking é importante ? Como criar e manter ?

91 - Quem desenvolve software livre trabalha de graça para quem pode pagar ?

90 - A área de TI perdeu status nas empresas ?

89 - Qual tecnologia será destaque em 2009 ?

88 - O que pode queimar o filme de um profissional de TI ?

87 - Deixe sua mensagem otimista de final de ano.

86 - Como fazer um bom currículo para TI ?

85 - Que tipo de oportunidade a crise econômica pode trazer para o mercado de trabalho em TI ?

84 - Nova lei de estágio já em vigor

83 - Existem boas oportunidades de trabalho em TI, fora das grandes cidades ?

82 - Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

81 - Comente o resultado da pesquisa Impostos e taxas em TI e a nova planilha de comparação de salários

80 - Qual área ou tecnologia sera destaque em 2008, no mercado de TI ?

79 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

78 - Nova lei do estágio em votação no Senado - prós e contras

77 - Vale a pena obter certificações no início da carreira ?

76 - Inglês fluente em vagas de TI, necessidade ou exagero ?

75 - Ainda existem boas possibilidades de trabalho em tecnologias antigas, como por exp: Cobol, Assembler, Novell, Dataflex, Clipper e etc ?

74 - Como ser bem sucedido na área de TI ?

73 - Proposta do governo : + 10% Impostos para PJ

72 - Por que os projetos de TI atrasam ?

71 - É possível envelhecer e continuar a trabalhar em TI ?

70 - QI (Quem Indicou) e rede de relacionamento são imprescindíveis em TI ?

69 - Especialista ou generalista, quem ganha mais dinheiro em TI ?

68 - O gerente de TI tem que possuir conhecimento técnico ?

67 - Deixe sua mensagem (otimista) para o próximo ano

66 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2007 ?

65 - Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?

64 - Windows Vista e WGA - O que esperar ?

63 - Pesquisa 2006 completa : comentários

62 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?