API - IT Forum


Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?


11/10/02, 13:10:36: Amaury Assis amaury@aprendamainframe.com.br
    Certificamos 30 alunos de programação Cobol desde julho. 20 já estão trabalhando com nossa ajuda. Alguns por si mesmos. Realmente os anuncios geralmente pedem experiência. Mas quando não é exigida, eles não anunciam. Procuram a nossa escola diretamente. Sempre indicamos de acordo com o perfil do cliente. Hoje, temos mais de 10 consultorias parceiras que já contrataram ou demonstraram interesse em contratar nossos alunos. Veja nosso banner neste site. Contra fatos não há argumentos.

11/10/02, 11:09:33: Rogério Leia o comentário do Alex.
    Concordo plenamente com o que o alex colocou aqui, quem não ve isso é no mínimo uma pessoa sem nenhuma visão crítica ou racional, todo mundo sabe que para trabalhar com COBOL necessita de exp. de no mínimo 3 anos, fora que o mercado de trabalho nesta área é pequeno, oferece poucas vagas, diferentes de outros, seguimentos do mercado, outra coisa é que nenhuma universidade seja ela particular ou pública está dando aula de COBOL, simplismente pq sabem que o mercado de trabalho não é tão amplo quanto de outras linguagens como JAVA por exemplo. E o java não é modismo como tentam dizer (quem pensa isso é um ignorante), ela veio p/ ficar e quem é um profissional competente sabe o que estou falando, mais que acha que vale a pena perder tempo e dinheiro com COBOL vai enfrente, tem sempre um

10/10/02, 17:08:44: Andre andre.viana@linuxmail.org
    Eu também achava que não valia a pena aprender cobol, mas um amigo resolveu aprender cobol em 1999 por causa da virada do milenio e se deu bem.

10/10/02, 12:59:15: Edesio Fonseca Junior fonsecajunior@yahoo.com.br
    Sim, aprender cobol vale a pena pois o mercado de grande porte está aí precisando de profissionais para programar principalmente na área financeira. Bancos e Financiadoras que utilizam Mainframe.

10/10/02, 12:58:20: Alex alex.de.moraes@bol.com.br
    Sinceramente? Não! A não ser que você tenha um bom padrinho, o mercado existente no momento é restrito para profissionais Cobol experientes, não para aventureiros que fizeram um curso em alguma escolinha ou auto-didatas... Quantas ofertas você vê para Cobol que não exigem experiência? Experiência de 3 anos é básico para quase todas as vagas, e não só em Cobol, mas em MVS, TSO, ROSCOE, DB2, Easytrive (acho que assim que se escreve), CICS e mais alguma coisa que devo ter esquecido. Se você já está na área de mainframe, vale a pena investir, mas não perca seu tempo e/ou dinheiro para aprender Cobol para alta plataforma.

10/10/02, 11:32:34: Common Business Oriented Language. klaitonfs@ig.com.br
    Sugiro à molecada que faça a seguinte análise: Se o dono da empresa aonde você trabalha lhe perguntasse qual a plataforma tecnológica que você usaria para informatizar a empresa, que sugestões você faria? Com certeza, 90% da meninada diria: "VB/W2K/SqlServer". A questão é: E se a empresa fosse sua, e você tivesse que bancar a longo prazo a sua estrutura? Será que seria a mesma solução tecnológica? Claro que não, aí a estória seria outra. VOTE EM LINUX PARA PLATAFORMA, VOTE EM COBOL PARA PROCESSOS BATCH, VOTE EM KYLIX PARA PROCESSOS ON-LINE, VOTE EM INTERBASE PARA RDBMS! E tenho dito!!!!!!

10/10/02, 01:08:59: Emerson ebsinf@aol.com
    Acredito que sim. Devido a grande enfase dada as linguagens visuais, muitas instituicoes de ensino substituiram as linguagens voltadas a mainframe para as ditas "da moda". Resta saber como serao repostos as futuras vagas em linguagem mainframe, como o COBOL, visto que, embora ouviam-se rumores que seriam substituidas, o fato e que tal afirmacao nao tem base tecnica nem economica e muito menos operacional face a eficiencia destas linguagens.

9/10/02, 21:28:16: Valmir xxx
    Como dizia meu avÔ...o que vale é dinheiro no bolso....

8/10/02, 11:22:11: Carlos Uldérico Cirello Filho ulderico@maber.com.br
    O Cobol é uma ferramenta com um objetivo bem claro, entretanto é um fato notório, ainda que existam grandes projetos em COBOL esses são projetos já implementados e não em fase implementação... O serviço do Coboleiro hoje é, predominantemente, de manutenção e extensão de aplicações.

    O projetos mais novos são feitos com outras tecnologias que tendem a ser cada vez mais flexíveis e melhor estruturadas que os PERFORMS (IMHO, que na verdade são GOTO's disfarçados) do COBOL.

    A única coisa que o COBOL tem de vantagem até hoje é que uma linguagem que se auto-documenta, por isso até mais verbosa (que levou a criação de termos pejorativos como COBOL-fingers). Só.

    COBOL não é minha linguagem favorita por diversas razões, algumas a título ilustrativo: não possui vetores e não tem IPC nativo.

    Por isso que nos desenvolvimentos de projetos hoje, a línguas de escolha como PHP, C++, Java e outros acabam por se destacar opções mais atraentes. O suporte e desenvolvimentos de todas não estão estagnados.

    Em relação ao COBOL um sempre ficará refém da empresa que faz o compilador, seja para MainFrame seja para Desktops.

    Não justifica, COBOL *foi* bom, hoje há opções que fazem, no mínimo, o mesmo, senão melhor que ele.

    A única vantagem de alguém aprender COBOL, apesar de todos estes contra-tempos, de engenharia é: $$$... Eu não me prostituo.


7/10/02, 18:29:00: everaldo everscd@yahoo.com
    fácil falar Cobol é mais isso ou aquilo, ou Cobol não presta... mas onde que o Cobol é melhor, o que o Cobol tem de Bom ( muitas coisas), se vc é coboleiro e entende( ou pelo menos acha ), não precisa mencionar todas, as mais importantes (o que no cobol é melhor, como) ou tenha coragem de dizer o que no cobol não presta... deixe de defender um modismo, seja prático.

    só dizer que é bom, é redundante. não disse nada.

    tb sou programador tenho noções de cobol (não são poucas)...hoje desenvolvo em VB, c/c++ e Java principalmente além de outras plataformas, tanto em Windows, Linux e Unix.


7/10/02, 13:37:57: gilberto gilberto.junior@finasa.com.br
    Srs., Toda e qualquer linguagem vale a pena ser aprendida. Isso porque cada linguagem tem uma certa validade para fins específicos. Um dos principais motivos de o cobol ser a linguagem mais utilizada no mundo, refere-se pelo fato de que como precisa-se ter um conceito muito forte de lógica (ex. estruturada), torna-se o sistema mais difícil de dar problemas e ao mesmo tempo, mais simples para eventuais manutenções. Isso não ocorre com linguagens como VB, DELPHI etc. E, além do mais, pessoas que teve sua formação em cobol, possuem mais facilidade de aprenderem novas linguagem sejam elas quais forem.

    Um abraço a todos.

    Gilberto Junior


6/10/02, 20:54:28: C++
    Gente a verdade é essa! C++ e LINUX o resto é porcaria...........

6/10/02, 20:30:11: Lucio para Raphael
    Voce falou, falou, e nao falou nada. Ora se o assunto em questão é se vale a pena aprender COBOL ou não, e voce diz se quem achar que vale, vale, quem não achar que não vale, não vale... ora sua opnião francamente não teve utilidade alguma, assim como o que voce pensa sobre uma liguagem de programacão.

    Enfim, na minha opinião, com muita personalidade, é que aprender COBOL depende muito. Se voce gosta de COBOL vá e aprenda, senão gosta, não aprenda.

    HAHAHAHAHAHAHAHA


6/10/02, 16:56:58: Raphael Catelli catelli@hotmail.com
    Acho que o negócio é o seguinte.. eu sou desenvolvedor web atualmente, mas tenho noções de cobol, num vou puxar nem pra um lado nem pro outro. Um fórum como este é inútil pq quem é coboleiro vai puxar o saco de quem é coboleiro e falar que cobol é a maior maravilha do mundo, quem trabalha com linguagens visuais, vai falar que odeia cobol e q as linguagens visuais sao boas. A verdade é que cada ferramenta tem a sua aplicação, o COBOL só está no mercado até hj pq roda em mainframe (pergunta pra algum coboleiro que louva o cobol se algum deles gosta de cobol pra micro) se existisse algum micro que tivesse a capacidade de processamento e a velocidade de um mainframe, adeus pro cobol. Agora as linguagens visuais, tem as telas bonitas, sao praticas e fáceis de usar, funcionam tao bem quanto o cobol, mas aí q tá, nao aguentam grandes massas de dados (oracle é um caso à parte). Aí que tá, cada ferramenta tem a sua aplicação, a sua utilidade, nenhuma é melhor que a outra, depende da aplicação q vc precisa desenvolver, a única coisa é que todas as mensagens q lí aki, quem trabalha com cobol, fala que cobol é o melhor e quem trabalha com linguagem visual fala que linguagem visual que é a melhor. Acho que devemos ser coerentes e avaliar cada situação. Só para finalizar, se é bom ou não aprender cobol atualmente. Minha opinião é que quem achar q vale a pena, aprende, quem não achar nao aprende, eu particularmente acho que não vale à pena, acho q vai de cada um.

5/10/02, 14:23:36: Geraldo Guerra guerra@fromsoft.com.br
    É muito válido aprender Cobol e as razões já foram bem colocadas aqui por muitos participantes. No meu caso, dou aula de lógica e programação em um curso de formação de programadores Cobol, em Minas Gerais. O projeto é uma parceria entre uma empresa multinacional, prefeitura e o governo do estado, e contempla 6 turmas de 18 alunos (108 ao todo), estudantes com idade entre 17 e 19 anos. Para os melhores, o estágio já está garantido.

5/10/02, 12:41:47: Mainframer
    Acho que vale a pena aprender COBOL, mesmo que seja dificil trabalhar com esta linguagem. Hoje existe o Java, amanha JOJO, depois JUJU, porque nao aprender COBOL que ha decadas atras era COBOL, hoje e COBOL (muito melhor) e daqui ha decadas, continuara'sendo COBOL (muito melhor ainda).

    Hoje o jovem que esta'ingressando na carreira gosta do que esta'na moda, como todos os jovens no mundo inteiro. E' natural que a tendencia seja realmente a maior parte dos iniciantes seguirem o que o marketing agressivo americano impurra para o mundo inteiro, assim como sempre empurrou seus enlatados. No entando esquecem que apos alguns anos de carreira o realmente vai importar e'saude financeira, estabilidade tecnologica e um ambiente mais adulto em todos os sentidos da palavra.

    Por tudo isso acho que aprender COBOL nao e'so'se enriquecer o curriculum, mas investir tambem num futuro mais promissor.

    Mainframer


4/10/02, 14:40:24: Mr. Think Aos Coboleiros.
    Veja bem seus coboleiros, para trabalhar com qualquer linguagem de programação precisa saber lógica de programação, não é só o cobol e sim qualquer linguagem. Depois, vamos parar com essa besteira imatura de que para ser bom programador vc tem que programar em cobol, isso não existe e é uma besteira imensa dizer isso. No mercado é assim cara, CADA MACACO NO SEU GALHO. Quem está feliz programado em Cobol legal, continue, quem gosta de java, blz!, continuem enfrente pois pagam-se muito bem nessas linguagens Java, .NET, C#..etc, agora, voltanto a pergunta do fórum, vejo que NÃO VALE A PENA aprender cobol pra quem quer entrar nessa área.Sejam racionais pessoal, o mercado do cobol está aberto p/ quem já trabalha com COBOL ou tem conhecimento de Mainframe, acho que seira perda de tempo querrer aprender cobol agora, já que existe no mercado linguagem que te traram um retorno mais rápido, e um ingresso no mercado de trabalho mais rápido também. Já mercado de trabalho p/ cobol, da preferência para quem já trabalho com cobol ou já tem uma bagagem razoável dessa linguagem.

4/10/02, 11:33:32: Fernando fernando@consmetal.com.br
    Se voce gosta de programar, qualquer linguagem serve.

    Se voce quer programar profissionalmente, use COBOL.

    Depto Informatica Fernando


4/10/02, 10:13:31: George Luiz george_luiz@terra.com.br
    A principio para programar em Cobol e preciso saber logica de programacao, o que muitos programadores que utilizam outras linguagens nao sabem, entender o que o cliente esta precisando e colocar isso em funcionamento é fundamental para todo programador. Dai entra o nosso velho lobo do mar COBOL, que nos permite utilizar o que a de mais importante no desenvolvimento de sistemas, a tal LOGICA.

    Eu posso afirmar isso pois tenho conhecimento de programadores que falaram do Cobol, prometeram mundos e fundos em outras linguagens, mas perderam o cliente por falta de Logica em seu sistemas. Mover icones, exibir imagens e tocar musicas, que me perdoem os outros programadores, é para amador, programar em Cobol é para profissional.

    O COBOL ainda é e vai continuar sendo uma das melhores ferramentas de programacao que existe, se nao for a melhor.

    George Luiz programador cobol - Belo Horizonte


4/10/02, 08:48:08: Cobol Mainframe cobol@mainframe.com
    Aos micreiros,

    Acho que tem espaço pra todos e cada um se adequa e segue a linha que achar melhor. O sol nasceu pra todos.

    A diferença de saber Cobol e que estamos "pegando" sol a muito mais tempo que voces!!!!

    Voces que continuem com suas API's, DLL's, etc. E continuem sofrendo com isso. A cada nova invenção do Tio Bill, vão fazer seus cursos e certificações, A cada novo virus, vão comprar versões atualizadas do Norton.

    A diferença de saber Cobol, é ter estabilidade na linguagem e poder se preocupar com metodologias, analises e arquiteturas de sistema, ou seja a "arte" da coisa, e não correr atrás do rabo a cada nova versão ou a cada nova linguagem!

    Não fiquem melindrados, a verdade dói um pouco e voces são novos, acho que ainda conseguirão entender o recado.

    Um abraço

    Coboleiro


4/10/02, 03:13:17: Anonymous
    Galera queria saber primeiro porque após a queda das torres do Rio de Janeiro o Dolar não caiu???????

    Estou explicando meu comentário, pois programo em cobol, C++ e Java. O cobol hoje se encontra como uma linguajem ultrapassada, todas universidades estão tirando do seu currículo. O cobol tem seus méritos más devemos pensar no futuro, todos aqui sabem porque as montadoras não trocou o Cobol ainda? Porque o custo mundial para a troca saíra o preço de uma nova Fabrica montada lá na Bahia, más estas sendo substituído aos poucos por outros sistemas (Java C++ e outras). No mundo da Internet o que domina é Java e não Cobol aprendam isso. E futuramente toda aplicação, pois a portabilidade do Java e muito maior, digo às vovós do Cobol, principalmente aqueles que foram contratados e demitidos depois do ano 2000 que isso é fim de carreira. Agora que quer se manter no passado fique com Visual Cobol e outras coisas dessas.

    Coboleiros para quem ama o tio Bill e sujiro o Filme Piratas da Informatica, este conta a Historia do Bill Gates e da Apple como Bill conseguiu tudo o que tem, e como nem sempre a melhor linguajem ou melhor programa nao vence, nem conto a historia pois da revolta. Pessoal vão aos aos EUA e vejam o que eles usam só isso.


3/10/02, 18:45:12: Giuseppe
    Pessoal, só para informação geral: A IBM apoia fortemente a solução JAVA, tanto que o S390 roda jdk1.3.1 o WEBSphere é estavel e confiavel, a última 'release' do CICS aceita programação Java altém do COBOL CICS, Servidores WEB (apache) como o incorporado no Websphere manipulam zilhões de transações, mais que os monitores CICS, então os 'MainFrames' vão continuar sim, mas o COBOL vai ser substituido lentamente, os 'adjetivos' CONFIAVEL, ROBUSTO se devem a sua SIMPLICIDADE, Isto é fato. Eu concordo que é mais inteligivel, mas sinceramente para as aplicações atuais, tá ficando díficil... E SEPAREM COBOL de Mainframe, porque isso não é a realidade.

3/10/02, 18:39:50: Celso Cardoso microinformatica@terra.com.br
    www.abpc.com.br Além de ser um padrão ANSI, COBOL é de longe a linguagem mais utilizada no mundo, tanto em manutenção de aplicações existentes ("legacy systems") quanto na criação novas aplicações. A maioria esmagadora do PIB mundial é controlada por um sistema COBOL, são bilhões de linhas de código e vários anos de conhecimento de negócios acumulados por profissionais COBOL: a maioria das indústrias bélica, automotiva, aeroespacial, química, petrolífera, dos governos das principais nações do planeta e do sistema financeiro, tornando inviável a substituição deste em menos de algumas décadas. Foi a partir desta constatação que outras tecnologias vieram de encontro à linguagem, criando interfaces que tornem possível a convivência com esta situação. Pode-se dizer que a tecnologia que não interagir com COBOL estará praticamente inviabilizada, pois estará distante do mundo descrito acima. Hoje, um profissional COBOL é capaz de criar aplicações gráficas ou web e integrá-la com outras linguagens, acessar bancos de dados, componentes Activex, enfim, utilizar a maioria dos novíssimos recursos tecnológicos. Exemplo ilustrativo foi o lançamento simultâneo de COBOL compatível com o protocolo Microsoft.Net, juntamente com outras linguagens. "Eu não sei qual será a linguagem do futuro, mas creia-me: Basic e COBOL certamente estarão lá". Bill Gates

3/10/02, 17:41:17: Nicola merlinthemago@hotmail.com
    Nada a dizer e sim mostrar:

    COBOL + FLASH

    www.distribuidormaringa.com.br

    COBOL + ASP + CRYSTALREPORTS

    www.distribuidormaringa.com.br/reports/sca1070.asp

    Se não bastar, acessem:

    www.netcobol.com

    Vale lembrar que a única linguagem que EVOLUI é a COBOL, pois ela não trocou de nome, por isto vcs acham que ela já morreu e na verdade somente está EVOLUNINDO a cada dia...

    Abraço,


3/10/02, 17:10:56: Lages Ja dei
    Eduardo Sardeiro, o senhor deve antes de opinar se informar melhor veja www.adtools.com ou seja em cobol tambem tem OO

    lages


3/10/02, 17:06:04: Edson Alves Ribeiro cobnet@ig.com.br
    Não vale a pena aprender COBOL... Não vale a pena aprender uma linguagem robusta, Não vale a pena aprender uma linguagem confiável, Não vale a pena aprender uma linguagem que rodem .net, windows, unix e mainframes, etc. Não vale a pena aprender uma linguagem estável, Não vale a pena aprender uma linguagem tenha base de dados nativa segura e ainda acesse qq outro BD, Então vale a pena aprender o quê..

3/10/02, 17:01:08: Carlos lages Clages@attglobal.net
    Simples, que outra linguagem, usa todos os recursos atuais(html, OO, COM, treads, etc) e roda em qualquer ambiente (Unix, Linux< windows, As400, Grande Porte, etc) e estavel, e alheia a modismos (vejam quantas linguagens ja faliram) RPG, Fortan, Clipper, Clarion, Dbase, Joiner, etc. voce pode usar com base nativa(menor custo para o Cliente) ou pode usar com os Principais banco de dados do Mercado)

    Em tempo VB e o Basic com cara Visual, Delphi e o Pascal com Cara Visual

    veja www.adtools.com

    Lages


3/10/02, 16:48:30: Fernando Aguiar fas_informatica@yahoo.com.br
    Ronaldo e Evandro, vcs estão loucos, o Cobol morreu, entendeu morrrreu

    assim sobra mais pra nois hahahahahah.

    MB MF MS Fujitsu Net TyniCobol Acucobol é so na www.abpc.com.br e no Clube Cobol se alguem quiser participar do Clube Cobol é só se cadastrar

    https://br.groups.yahoo.com/messages/cobol

    nem vou comentar sobre COBOL porque a mais de 20 anos é a mesma lenga lenga.

    Abraço Fernando Aguiar


3/10/02, 16:48:18: Marco A C Andrade mandrade1965@yahoo.com
    Apesar de não saber o que significa "Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?", posso lhes dizer que vale a pena aprender COBOL!!! Tudo, absolutamente tudo o que se faz com "linguagens voltadas a micros Windows", é possível fazer melhor, mais rápido, com mais segurança e... funciona!!! Gostaria de corrigir a pergunta, mas teria várias opções a sugerir: "Vale a pena aprender COBOL e outras linguagens voltadas a..." ...interfaces gráficas ? ... internet ? ... objetos ? ... bancos de dados? ... Microsoft.Net ? ...(às) últimas tecnologias? ... 80% do PIB Mundial? Em todos os casos acima, a resposta seria a mesma: SIM! SIM! e SIM! Pasme! Embasbaqueie! Congele! Trema! Sim, COBOL é voltada a tudo isto, mas principalmente ao desenvolvedor de sistemas profissionais e aos maiores usuários mundiais de software. Por isto tudo, vale a pena aprender COBOL. Inclusive o autor desta pergunta deveria fazê-lo, não sabe o que está perdendo...

3/10/02, 16:19:39: Denis Romulo denisromulo@hotmail.com
    Quem despreza o Cobol, despreza a arte de programar !

3/10/02, 16:13:31: Ronaldo A. da Silva ronaldo@microdadosnet.com.br
    Tai uma boa pergunta: Vale a pena aprender COBOL?! Poderíamos ficar dias e dias debatendo as vantagens de aprender COBOL, mas não vou tentar fazer isso, mesmo porque acho que ser convencido das vantagens de aprender COBOL não se restringe apenas em ouvir, mas principalmente em ver o COBOL em ação, e isso infelizmente não podemos fazer aqui. ROBUSTEZ, CONFIABILIDADE, PORTABILIDADE, VERSATIBILIDADE são alguns dos predicados que faz do COBOL a mais poderosa ferramenta de programação existente. Desde seu nascimento, muitos foram aqueles que tentaram MATAR o COBOL, mas até hoje não surgiu o dito "assassino", ou melhor dizendo, seu substituto. O compromisso dos fabricantes de soluções COBOL vai além de apenas um simples apelo comercial, o compromisso é com a maior base de dados existente no planeta. Web?, nós também estamos nela, hoje já existem sites desenvolvidos usando tecnologia COBOL ( NetExpress, PowerCobol, RmCobol, etc...). Gráficos, sons, imagens animadas, não é novidade para os COBOLEIROS, hoje falamos com qualquer Base de Dados, não que precisamos, mas a necessidade de integração nos deram um poder ainda maior.

    Acessem: www.abpc.com.br ( site oficial da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROGRAMADORES COBOL. Este site está sendo remodelado ). Acessem https://br.yahoo.com/ e se cadastre no Clube Cobol.

    Ronaldo A. da Silva Método Microdados Tecnologia em Informática Ltda www.microdadosnet.com.br


3/10/02, 15:43:34: Evandro Andersen evandro_cob@uol.com.br
    HAHAHA, HAHAHAHA, SÓ RINDO MESMO

    Li os comentário abaixo e vi muita gente dizendo que: "com tanta tecnologia nova, com Orientação a Objeto, é ridículo Continuar utilizando cobol"

    pra essas pessoas eu digo:

    tenho 23 anos, trabalho com Cobol a 6 anos utilizo o Fujitso PowerCobol (www.netcobol.com) vou enumerar algumas informações sobre ele:

    1 - NetCobol For Microsoft.NET 2 - NetCobol for ASP.NET 3 - NetCobol for LINUX 4 - TOTALMENTE ORIENTADO A OBJETO 5 - Suporte ActiveX 6 - ADO 7 - ODBC 8 - Multimidea Suport 9 - DDE 10 - MS Transaction Server 11 - Integração com Visual Basic 12 - CGI, ISAPI, SAF, ASPs Chamando COBOL, Corba 13 - COM/DCOM

    Meus sistems são totalmente gráficos 32bits, meu menu é feito em Flash MX integrado com Cobol, todos os meus relatórios são feitos em Crystal Reports acessando base nativa Cobol

    E ainda tem gente dizendo que Cobol é ultrapassado, acho que ultrapassadas são as informações obtidas por estas pessoas

    1 abraço a todos

    Evandro Andersen Londrina - Paraná


3/10/02, 15:22:22: Paulo Roberto newmarketing@ig.com.br
    Se vale a pena aprender COBOL???

    De acordo com site de pesquisas CobolReport.com (https://cobolreport.com), 75% de todas as transações produzidas em mainframes estão em Cobol e mais de 95% dos dados do setor financeiro são processados nesta linguagem.

    Quem sabe o que estes dados significam, podem responder com certeza que vale a pena aprender COBOL.


3/10/02, 11:31:09: Pamela pamelamoreli@ig.com.br
    Acho válido... por que não? Sempre é bom saber um pouco de tudo (principalmente no mundo da informática).

3/10/02, 05:27:03: Felipe
    Concordo com o que o amigo Giuseppe falou, mas não acho que o problema seja da geração resistente, até porque eu tenho 21 anos e trabalho com Mainframe (IBM) e acho que se meus netos trabalharem com TI, com certeza vão se deparar com o COBOL, porque uma instituição Financeira, por exemplo, internamente precisa de capacidade de processamento e não de "telinhas bonitas". E desde que me entendo por gente ouço falar que o Mainframe vai acabar. Quem em sã conciência vai trocar um Mainframe de 930 MIPS por um "punhado" de micros? Clusters? Só se for mais de mil micros, e daria um trabalho configurar...sem falar quem micros precisam ser reiniciados periodicamente. Alguém imagina o "salseiro" que causa reiniciar um Mainframe?

2/10/02, 10:38:30: Giuseppe gproment@grupo.sulamerica.com.br
    Em minha opinião o aumento do numero de postos para COBOL, expressa apenas a intenção por parte de empresas em manter os investimentos feitos (legado) , ainda mais numa época recessiva. Creio que com o reaquecimento do mercado, quando então haverão novas necessidades, haverá uma lenta migração para as novas tecnologias. Outro ponto, é a incrivel resistência dos próprios profissionais de TI, o ciclo completo só se dará com a mudança de geração, sem ofensas (tenho 15 anos de TI ).

2/10/02, 09:49:50: Luiz
    Sim acho válido aprender Cobol, como sempre abrir leques para outras propostas. Mas, o é do cobol num mundo onde podemos trabalhar com XML,JSP e intranet's. Seria ideal, para o mundo de técnicos, que todos utilizassem modo texto, pois assim não teríamos que se preocupar com ambientes gráficos, e os programas, por consequencia seriam mais simples, e por consequência, menos propenso a erros. Mas não é isso o que acontece infelizmente...

29/09/02, 21:30:14: Osvaldo ohorle@ig.com.br
    Vale a pena, mas não só o "bom,velho e confiável" COBOL, como outra mais antiga ainda o RPG, pois empresas que arriscaram na redes de micro e acabaram "quebrando a cara", estão ou voltando pros MAINFRAMES ou para os MINIS, e utilizando as duas "VELHINHAS", e como quem conhece estas linguagens são raros, a remuneração está muito boa, mas avisando aos que desejam entrar no "MUNDO COBOL", que é necessário pensar bastante e se dedicar mais ainda, pois não é linguagem pra curiosos.

29/09/02, 06:37:18: Coboleiro rich_cob_fram@bol.com.br
    EU GANHEI E GANHO MUITA GRANA COM COBOL......SE EU FOSSE VCS.....ESQUECIA ESTE NEGÓCIO DE COBOL......E DEIXA TUDO PRA MIM....QUE NÃO RECLAMO NÃO!

28/09/02, 19:35:16: Flávio Cesar flavio.cesar@mailbr.com.br
    Desde que me dou por gente, ouço falar que o Cobol, e os Mainframes iram acabar, ínclusive já acreditei nessa onda. Quando a onda dos PC´s pegou aqui no Brasil, eu trabalhava com manutenção de terminais IBM e VAX, e muitas empresa que tinham Mainframes estavam substituindo os terminais "burros" por PC´s, mas hoje vejo que impraticavel para uma empresa de grande porte substituir um Mainframe por PC´s por as aplicações e as bases de dados se tornariam impraticaveis migrar de um para o outro. Forçando o mercado atender as necessidades das empresas, e deixar de lado o aventurismo e modismo passageiro, o que vai grarantir ao Cobol e ao Mainframe um mercado seguro, até que alguem descubra um meio seguro, revolucionário e barato de transferir tudo já criado para o Mainframe, para algo novo.

28/09/02, 17:50:31: Vanderson Chaves vandaobr@yahoo.com.br
    Bom pessoal eu sou uma criança na area de Informática sei que o Cobol é uma linguagem muito mais muito antiga mas quem tiver oportunidade de aprender aprenda por que não sabemos o dia de amanhã, isso me faz lembrar um colega que quis aprender alemão numa época que todo mundo estava aprendendo Inglês hoje ele tem um cargo muito cobiçado em uma impresa é claro multinacional pura e simplesmente por causa do alemão, numa época que eu estava desempregado, me ofereceram uma oportunidade em um banco mas infelizmente eu não conhecia cobol, por isso precisamos estar aberto a tudo pois não sabemos o que vai acontecer amanhã !

    Abraços


27/09/02, 16:46:33: Coboleiro cobol@brasil.com.br
    Aprender COBOL para que? Trabalhar como Pessoa Jurídica para ganha salário, nunca vi isso na minha vida, só na cabeça desses gigolôs mesmo.

27/09/02, 13:25:21: Mércia Gadêlha mercia_gadelha@hotmail.com
    Cobol é uma linguagem estruturada e acho que as pessoas que dominam ela, tem uma lógica bem apurada. Por isso, vale a pena aprender cobol sim.

27/09/02, 01:01:42: Flavio nascimento.flavio@bol.com.br
    A discussão desse tema é muito interessante , não sou programador mas sou analista de negócios , no qual tenho que dividir com programadores de alta plataforma .

    Bem .... Estudo o Site da Apinfo a 4 meses , analisando através de um banco de dados que montei as vagas do site com a finanlidade de analisar as migrações de serviços , vagas, consultorias etc.

    A cerca de 1 mês muitas vagas são voltadas para Cobol e DB2 , isso é um fato muito interessante , por mais que as pessoas não gostem ou tenham receio , as vagas estão aumentando .

    Cheguei a analisar um dia em que só tinham vagas para Programadores Cobol e db2 .

    Pra ser cincero não sou adpto a linguagem cobol , pois gosto da baixa plataforma porque preciso de informações imediatas , trabalhos rápidos .

    Mas nada contra , Portanto fiquem de olho nessa dica que dei sobre a analise de mercado que eu faço desse site , caso sejam adptos do Cobol.


26/09/02, 23:03:54: Wesley dwios@hotmail.com
    Concordo plenamente com nosso amigo q mandou o penultimo comentario.. hj em dia .. a nova tendencia sera a aniquilação dos mainframes... passando assim para servidores menores de informação.. como as400, s390 dentre outros servidores de aplicações diversar.. precisamos assim evoluir em termos de linguagens mais novas.... mais na verdade nao é uma pessoa q programa muito bem em cobol q vai fazer a diferenca.. pois um bom programador se adequada a qualquer linguagem conforme ele precisa desenvolver o sistema.. basta ele ter uma logica excelente

26/09/02, 19:18:42: Lu
    Acho que ja estamos cansados deste tema. Seria legal se fechassem esse tema e partissem para um novo.


26/09/02, 16:51:34: Adriano adriano@paulcomputer.com.br
    Pessoal vamos aos fatos: 1-A pergunta pra este forum não é se o COBOL é ou não uma boa linguagem e sim se vale a pena aprender COBOL e outras linguagens voltas a mainframes! 2-De acordo com as opiniões, só tem vez no mundo do COBOL quem tem experiência, logo concluo que não é um mercado para os que estão quernendo começar agora, exceto nos casos que a própria empresa aonde se trabalha fornece condições para que você aprenda esta linguagem, pois desta maneira alem de aprender COBOL vc irá ganhar experiência em COBOL, que como expus acima (de acordo com as opiniões) é um requisito necessário! 3-Tá parado, não sabe o q estudar??? procure estudar algo do qual vc gosta e que terá um mercado de trabalho pra atuar, mesmo sem experiência. OBS: mas se por acaso a empresa que vc trabalha deseja que vc aprenda ADA e vão te pagar bem por isto, aprenda! Todo conhecimento é válido, porém tudo aquilo que se aprende em vão é desperdício de tempo.

26/09/02, 11:46:00: Leandro Santos leandro@pobox.com
    vamos aos fatos: imaginem uma base de dados de alguns teras de tamanho e que tem algumas centenas ou milhares de usuarios concorrentes. Sera que a plataforma de baixo porte aguentaria uma situacao dessas ? acho que nao.

    entao, podemos concluir que bancos de dados e linguagens de baixa plataforma tem sim sua utilidade e sao muito utilizados por ai a fora. so que quando o buraco e bem fundo, o grande porte e quem resolve a parada com o pe nas costas e ai vem o Cobol.

    o que esta acontecendo hoje e que sao desenvolvidas aplicacoes web que acessam bases em ambiente mainframe fazendo chamadas a programas cobol e esses sim acessao as bases gigantescas, deixando o processamento pesado ao cargo que quem realmente suporta o trabalho.

    []'s

    Leandro.


25/09/02, 09:29:19: Frederico Moraes fred@afonsoveiculos.com.br
    O meu ponto de vista é bem simples, a 5 ou 6 anos atrás estavamos tendo a mesma discussão, que o cobol era uma linguagem ultrapassada, que ninguem mais se prestava a aprender cobol, e hoje com linguagens talvez mais praticas e objetivas, o cobol ainda é utilizado com muito afinco no mercado. Obviamente não aconselho que se aprenda apenas cobol, mas sim que tenha-se tambem conhecimento em outras linguagens de programação, mas caros, já trabalho com informatica a quase 15 anos e nenhuma linguagem até hoje tem um padrão de desenvolvimento tão definido quanto o cobol.

24/09/02, 14:45:15: maria aparecida fabiano fabi@hcnet.usp.br
    acho maravilhoso esses foruns e principalmente um forum em relação ao COBOL. Estou na area, pouco tempo perto de muitos e muito perto de outros, à 14 anos. A minha pouca experiencia na area prova que o COBOL, apesar dos comentarios, continua sendo A LINGUAGEM. Se vc tiver amigos experientes, no exterior, que são da area e conviver com eles saberá que Eles criam as linguagens de última geração e jogam no mundo para que o mundo teste.... Mas os criadores continuam utilizando, Assembly, C, C++, FORTRAN e COBOL entre outas dinossauricas; sinto muito moçadinha.... Eu trabalhei para a marinha americana (lá) e continuo a ter contato com amigos que trabalham na Australia ( sistemas hospitalares), Nova Zelandia (sistemas hospitalares e bancarios), Suiça (sistemas bancarios), India(fabrica de software), Canadá (banco, hospital e fabrica de software), USA(banco e hospital)e todos me informam o que eles utilizam mesmo são as velhas linguagens parrudas, confiais e seguras.... e creia não abrem mão disso. Quem tem oconhecimento esa com boas oportunidades de mercado interno com bancos e se quiser tentar a sorte no exterior mande cv para Australia na area bancaria e hospitalar(entre outras sistemas laboratoriais.

    Espero ter ilucidado um pouco. Grata Fabi


24/09/02, 13:57:57: Paulo Roberto pshiono@ig.com.br
    Sou pós-grauado em engenharia de software, programo em Cobol há doze anos. Conheço também C, C++, VB, Delphi, Clipper, SQL entre outras e agora estou estudando Assembly. Creio que o Cobol seja tão útil quanto qualquer outra linguagem, pois cada uma tem sua melhor aplicação, no mercado internacional o Cobol ainda é muito bem cotado. Exitem versões visuais do Cobol como Cobol Net Express da Micro Focus, O AcuCobol, PowerCobol da Fujitsu. Da mesma forma que se formos escrever o Kernel de um sistema operacional usaremos assembly, para outras aplicações com certeza o Cobol e uma boa indicação, com o Cobol é possível escrever aplicações para web, sendo que neste caso existam liguagens mais indicadas como Java e PHP por exemplo.

    Espero ter dado uma contribuição positiva.


23/09/02, 21:29:25: Daniel Lima dsldaniel@yahoo.com.br
    Creio que o Cobol, assim como outras linguagens (Turbo Pascal, Fortran, C, Assembly, clipper, etc...), estão mais presentes do que nunca!!

    Acredito que uma grande força, está sendo dada pelo pessoal do open source. Acho que há um vasto mercado a ser explorado por todos, principalmente aos desenvolvedores. Cobol será muito utilizado, assim como outras linguagens que estavam esquecidas. Quem é especialista se dará melhor, mas ainda há tempo de se especializar, e a internet é um poço de conhecimento....há tutorias e documentações por toda parte.

    Abraços a todos amigos do mal!!

    Daniel Lima Analista de suporte


23/09/02, 15:29:35: Ronaldo mail_ronaldo@yahoo.com.br
    Tenho 29 anos e sempre houvi falar que o Cobol vai acabar. Não acabou, mas o mercado para essa linguagem encolheu bastante. Não aconselho o surgimento de novos coboleiros, pois a situação piorou muito nos últimos anos. Quem souber de alguma vaga de Cobol, IMS, DB2, Easytrieve e JCL, por favor me avise! Muito grato.

23/09/02, 13:19:21: jose carlos jcaflinco@uol.com.br
    Concordo com o colega, Rogerio, aqui no Brasil o cara quanto chega perto dos 40 , a cara é velho, e olha que tem empresa que coloca anuncio com idade de até 35 anos para a area de informática, isto é Brasil!

23/09/02, 05:18:38: Rogerio rsilvaantonio@globo.com
    Também conheço um pouco de cobol, mas queria que o pessoal do site abordasse um outro assunto que é : Nós profissionais desta área, estudamos para apenas ter um diploma ( pois na faculdade não se adquire conhecimentos profissionais) e também os treinamentos e certificações custam o olho da cara ( ta certo que esta é uma das áreas que mais pagam bem seus bons profissionais ) Mas uma coisa que me preocupa é que quando vamos ficarmos mais velhos por volta dos 40 anos ou até menos ja estaremos até velhos para exercer tal profissão. Não digo isso pelo fato de conhecimento profissional e sim pelo fato de que a cada dia cresce o numero de jovens que engressam nesta área ( entre 16 e 20 anos ) e que aceitam um salário muito menor para executar nossas tarefas. Essa questão foi levantada por um amigo meu e discutida aqui na empresa. Por que só nessa área as coisas funcionam assim ? ja que em outras áreas (como medicina, jornalismo etc) quanto mais idade vc tem é sinal que vc tem muita mais a oferecer e o mercado lhe da muito mais valor. Isto que estou dizendo a gente pode ver aqui mesmo, algumas empresas as vezes abrem vagas e exigem que o cara conheça de tudo e em troca pagam um salário que não é justo.

22/09/02, 23:07:40: Leandro
    Concordo com o comentário do Abelardo...

    Acho que já esta na hora de mudarmos o tema.

    Não adianta... dificilmente o COBOL vai morrer, pois ele faz seu papel muito bem.

    Atualmente trabalho com .NET mas já trabalhei com COBOL... eu particularmente acho muito "DEPRE" trabalhar com COBOL e não voltaria a trabalhar com ele mesmo que fosse para ganhar R$ 100,00 /h.

    Acho muito díficil uma pessoa que trabalha com JAVA, .NET ou qualquer linguagem orientada a objeto volte no tempo e queira aprender COBOL.

    []'s

    Leandro


22/09/02, 18:02:32: Ricardo Fischer Jr. ricardofischer@uol.com.br
    Discordo do sr. Carlos Augusto. Que futuro há, hoje em dia, numa Liguagem de Programação Orientada à Colunas? Também aprendi Cobol na faculdade e, francamente, foi perda total. Não usei para nada.

22/09/02, 17:57:25: Carlos Augusto de Freitas Cunha cac.dev@bol.com.br
    Depende do seu objetivo. Se sua meta é se tornar um bom programador, conhecer Cobol é de vital importância, mesmo que não seja para trabalhar efetivamente com ele. Eu, por exemplo, aprendi Cobol na faculdade e me foi de grande valia. Se você está somente procurando um buraco no mercado, realmente, Cobol não é, nem de longe uma boa opção. Mas, na primeira oportunidade, aprenda! Não ocupa espaço e qualifica ainda mais você como profissional.

22/09/02, 13:46:57: Abelardo knwldg@canbrasnet.com.br
    Olá!

    Bom, primeiro respondendo a pergunta do fórum: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" Vale a pena aprender, não só cobol, com qualquer outra coisa. Toda forma de conhecimento é válida pois agrega valor e serve de base para outros conhecimentos.

    Vejo pelas mensagens que a maioria defendeu o cobol com unhas e dentes. De fato, o cobol nunca mais vai morrer.. É praticamente, senão, impossível substituir os sistemas legados que ja existem rodando por ai.

    É claro que todo mundo gosta de casa nova, carro novo e tecnologias novinhas em folha. As tecnologias novas realmente dão um banho no cobol no que se refere a lógica e estruturas, mas fazer o quê.. O Cobol no mainframe é estável? É. Funciona bem? Sim. Então ele está fazendo o trabalho dele.


22/09/02, 12:56:01: Leo
    Concordo plenamente com a Sonia. Apesar de ser ainda jovem, me preocupo demais com a possibilidade de investir uma vida inteira numa carreira, para quando tiver mais experiencia de vida e maturidade profissional ser discriminado pelo empresário brasileiro.

    No dia em que a idade for sinônimo de experiência e maturidade nesse país, não só os empresários vão ganhar e o país crescer, mas principalmente vamos ser menos humilhados por conhecer tanto.

    A propósito, trabalho com COBOL e como foi já mencionado abaixo pela Lu, COBOL é apenas uma linguagem de programação. Quem estiver pensando em investir nessa área, deve ter em mente que existe um universo de coisas para aprender pois o COBOL não anda sozinho num ambiente Mainframe.

    Por último, eu sou da opnião que devemos aprender um pouco de tudo. Trabalho com mainframes e conheço um pouco de Java e XML, o que me permite ser um profissional mais flexivel para a empresa. Conheço Programadores Java que conhecem um pouco de mainframe e COBOL, o que faz destes profissionais um diferença no mercado.

    Estudem, aprendam e sobretudo pensem no futuro e vamos tentar acabar com a discriminação que hoje existe para os profissionais mais velhos, porque amanhã seremos nós os humilhados.

    Abraço

    Leo


22/09/02, 09:10:11: Sonia lipichorro@uol.com.br
    PELAS INUMERAS RAZOES JA EXPOSTAS, HA AINDA MUITA PROCURA POR PROFISSIONAIS DE COBOL. INFELIZMENTE AS EMPRESAS, POR MERO PRECONCEITO, PREFEREM INVESTIR EM CURSOS DE COBOL PARA OS PROFISSIONAIS QUE NAO CONHECEM A LINGUAGEM DO QUE CONTRATAR PROFISSIONAIS MAIS VELHOS QUE POSSUEM TARIMBA, LEMBRANDO QUE O MAINFRAME NAO SE APRENDE E SE ADQUIRE EXPERIENCIA COM TAO POUCO TEMPO, COMO NO CASO NAS OUTRAS PLATAFORMAS E O FATO DE UMA PESSOA ESTAR BEIRANDO OS 50 ANOS, NAO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE, APOSENTADORIA, NAO NESTE PAIS , EM QUE O TETO MAXIMO DE APOSENTADORIA, MAL DA PRA PAGAR O PLANO DE SAUDE PARA A FAMILIA. EMPRESARIOS! NAO TA NA HORA DE DEIXAR O PRECONCEITO DE LADO E SE ONSCIENTIZAR QUE ESTAMOS NUM PAIS EM QUE A POPULACAO DE IDOSOS JA ESTA ATINFINDO A MAIORIA?????

21/09/02, 09:38:47: Lucas Vieira luka982002@yahoo.com.br
    55% dos profissionais de mainframe estão com mais de 50 anos de idade....Mais da metade deles vão se aposentar nos próximos anos....70% de todos os programas do mundo inteiro estão em Cobol....Os melhores salários de informática são da área de mainframe....Nenhuma faculdade ensina mainframe....Só empresas grandes (portanto empregos estáveis) possuem mainframe....5 bilhões de linhas de código Cobol adicionados por anos aos CPD's do mundo inteiro....Quer mais o quê ???????

20/09/02, 22:26:40: Rob Haeys
    Ja trabalhei com Mainframes e atualmente trabalho com Java. Senti uma grande diferenca quando deixei o Mainframe e passei para PC's. Sinto falta da organizacao e da seriedade dos projetos de grande porte. Sinto falta de ter mais contato com o core business da empresa, que poucas linguagem orientada para negocios como COBOL oferece. Hoje passo 8 horas do dia escrevendo classes que me sao pedidas, que adorava no inicio e agora enche o saco. Mas tenho receio de voltar para mainframes por causa do mercado que e pequeno. Enfim, acho que vale a pena aprender COBOL, mas por um outro lado porque aprender uma tecnologia que nao te dar oportunidades de trabalho?

    Rob


20/09/02, 21:35:23: Cesar Massari cesarmassari@hotmail.com
    Concordo com o Matheus, acredito que todo conhecimento agregado é muito importante e vale muito a pena. Acredito que a discussão sobre o cobol se dê porque é uma linguagem um tanto antiga. Claro que em termos estruturais, ela deve muito as linguagens atuais hoje mais voltadas a objetos como o JAVA, JAVA2, .NET, etc... Mas deve-se lembrar que o campo de trabalho ainda tem muitos mainframes, e agora novinhos em folha e super potentes rodando velhas aplicações COBOL e recentes também, normalmente dentro de bancos, e se levarmos em conta que isso custou fortunas e fortunas para estar funcionando hoje, além de ficar muito caro novamente para se migrar para uma nova plataforma, não seria seguro, existem milhoes de processos e nem todos estão bem documentados. Portanto, se você aprender COBOL, terá onde trabalhar.

20/09/02, 15:17:40: Matheus M. matheus.m@ig.com.br
    Vale a pena aprender qualquer linguagem !!!

    O importante é saber onde usar o que você sabe. Para alguns problemas COBOL é a melhor linguagem que existe, para outras o JAVA é a melhor.

    "A melhor Linguagem que existe é aquela que resolva seu problema"


20/09/02, 13:15:53: RICARDO RASTUR@IG.COM.BR
    TRABALHO COM COBOL EM MAINFRAME A 13 ANOS E ACHO QUE E UMA OTIMA LINGUAGEM , ESTAVEL E INTERESSANTE DE SE APRENDER.

    QUEM DERA A PLATAFORMA BAIXA TIVESSE TODA SEGURANCA E ESTABILIDADE DO MAINFRAME. ALEM DISTO ESTE NEGOCIO DE APRENDER RELEASES NOVOS TODA HORA E UMA FURADA. ESPERO SINCERAMENTE QUE O JAVA CONSIGUA FAZER O QUE O COBOL FEZ NO MAINFRAME , SE CONSEGUIR JA E UM SUCESSO TOTAL.


20/09/02, 13:06:51: Rodolfo Ao DILSON ORNELAS
    Como vc disse, o COBOL vai continuar ai por muito tempo, mais vejo que não vale a pena perder tempo para aprender COBOL, tem muitas linguagens promissoras no mercado, como JAVA e C#, qeu pagam muito bem por sinal e também está carente de profissional, e o número de vagas é grande, já no que diz respeito ao COBOL, o número de vagas p/ emprego é muito pequeno, e eles somente irão contratar aqueles com experiência em programação COBOL. Por esse motivo é óbvio que p/ quem está começando a carreira de programador ou até pra quem já programa e está pensando em migrar p/ COBOL, eu digo que não perca o seu tempo, pois é um mercado fechado e eles querem somente quem tem experiência em COBOL, é isso que importa. Espero que eu tenha sido claro, e espero que tenha gente que não faça a besteira de querer aprender COBOL, pois a change de se dar mau é grande.

20/09/02, 05:06:51: Ricardo zein@mktprojeto.com.br
    O que eu estou sabendo é do grande crescimento na área, por causa da 'ascensão' do mainframe...20/09/02, 10:32:32

20/09/02, 00:47:04: DILSON ORNELAS dilsonornelas@ig.com.br
    Tenho 42 anos e há mais de dez anos ouço falar que o Cobol vai acabar. Não acabou, mas o mercado para essa linguagem encolheu bastante, principalmente no Rio de Janeiro. Não aconselho o surgimento de novos coboleiros, pois a situação piorou muito nos últimos anos. Quem souber de alguma vaga de Cobol, IMS, DB2, Easytrieve e JCL, por favor me avise! Muito grato.

19/09/02, 23:59:21: Paulino Michelazzo pem@provedor.com
    Qualquer aprendizado é válido, mesmo aquele que poderia ser considerado "obsoleto".

    O conhecimento é o único bem que não pode ser expurgado de ninguém, por nenhuma forma.


19/09/02, 23:19:00: Geovane geovanejr@ig.com.br
    Vale.. e como vale.. Hoje, a área de TI em mainframe é, além de ser uma das melhores remuneradas, é um ambiente de trabalho estável.. Trabalho na área de informática a 6 anos, sempre em ambiente de Alta Plataforma..

19/09/02, 22:15:42: Silvia Corrêa Felix Constant sconstant@bol.com.br
    Pois como respondeu o tony lunardi, em 74 o Cobol iria morrer, eu comecei a aprender COBOL em 1987 e ele também iria morrer "pra que perder tempo com isso diziam todos "o negócio agora é Clipper e Dabse (Olha só)e o COBOL continua quando me formei fui para o Interior de São Paulo onde trabalhei por 10 anos com ???? COBOL e construi uma sólida carreira na área de analise de Sistemas, sem deixar de me atualizar no que acontecia ao redor as novas tecnologias, mais foi ótimo trabalhar com COBOL e como disse a Débora a segurança ainda é algo que prevalece, junto com ele, se vale a pena aprender creio que tudo é válido quando se faz porque gosta, principalmente pra saber do que se esta falando antes de sair por ai criticando, um big abraço !! :)

19/09/02, 19:45:19: Bin Laden
    To preparando uma bomba nuclear que vai detonar todo o planeta... vao sobrar so as baratas... e talvez o COBOL.

    Bin


19/09/02, 14:44:17: Antonio Carlos Lunardi tonylunardi@aol.com
    Iniciei minha vida profissional em 74 com RPG II. Migreie para o COBOL em 75 e até hoje estou desenvolvendo meus sistemas em COBOL. Há anos ouço falar que o cobol vai morrer no próximo ano. Quero ver algum profissional tirar coelho da cartola em outra linguagem que não seja o cobol. Hoje temos ferramenta case em cobol (COBOLAID) e outro recursos gráficos que antes não tinhamos. Toda linguagem tem seu lado bom e ruim. O cobol a meu ver tem mais pontos positivos do que negativos.

19/09/02, 14:29:15: Rubens
    Vocês estão aí comentando apenas sobre COBOL, na minha opinião cada ferramenta deve ser utilizada de melhor maneira possível, se COBOL é melhor, que por exemplo, JAVA para uma determinada situação, use COBOL, senão faça o inverso. Esta história de que COBOL vai acabar não me pega mais, senão não existiriam outras linguagens tipo CICS, RPG e até BASIC e FORTRAN.

    Comecei meus dias como analista MUMPS, naquele tempo já diziam que era uma linguagem morta, vai ver quanto ganha um analista MUMPS hoje, se é que vocês vão encontrar...

    Mainframe mesmo também não existe mais, o que existe são maquinas muito potentes, começando em Intel, passando pelos midrange RISC e terminando sabe-se lá onde. Tem uma infinidade de intersecções, existem Intels tão poderosos quanto o menor mainframe, com meia dúzia de opções RISC no meio, e outra, quase todas estas plataformas rodam Linux, então é só uma questão do tamanho do problema que se quer resolver e claro, custo benefício.

    Se você gosta de COBOL, aprenda, senão parta para outra, acima de tudo trabalhe com o que você gosta, não adianta querer aprender alguma coisa só para ganhar mais, se juntar a fome com a vontade de comer, ótimo.

    Mas o importante mesmo é sempre estar ligado no mercado, tem novas tendências tipo IBM Websphere e BEA Weblogic que prometem muito, além do Linux, Java e C# .Net e sabe-se lá o que vão inventar amanhã, tipo a maturidade de "pervasive computing", inteligência artificial ou redes neurais.

    Grande abraco


19/09/02, 12:08:01: Rodolfo Ao DBA.
    Saber programar em 5 ou 10 linguagem de programação?, HAHAHAHAHAHA!!!!, cara na boa, fala sério, antes saber 2 ou no maximo 3 linguagens e saber programar MUUIITO bem nelas, doque saber 5 ou 10 linguagens de programação e somente programar bem em UMA. Quto. ao COBOL, ele vai ficar por um bom tempo ainda, mais acho que não VALE A PENA fazer curso de COBOL p/ quem esteja pensando em entrar nessa área. Pois o mercado é restrito para os coboleiros e dificilmente alguém vai querer pegar uma pessoa que somente tem o curso de COBOL e não a experiência, esse mercado está fechado somente aos "homo sapiens", eles que já estão ai no mercado desde o século XIX é que tem que tirar o maior proveito disso, pois são eles que tem maior experiencia e no final é eles que acabam levando a vaga de emprego.

18/09/02, 16:10:29: DBA projeto_dw@ig.com.br
    Pessoal, atualmente nos deparamos com um mercado multilingue. Acredito que devemos conhecer várias linguagens para aplicá-las de acordo com nossa necessidade e com a sua portabilidade. Nós sabemos que é impossível uma linguagem sempre resolver todos os problemas melhor do que as outras. Acredito que o COBOL é muito importante no currículo para o nosso mercado atual, pois faltam profissionais, principalmente para manutenção de processos antigos. Com a crescente demanda de Mainframes, pois o custo abaixou e começaram a ser comercializados em maior escala (Segundo a INFO), provavelmente o mercado de COBOL tende a crescer por mais algum tempo. Nem por isso devemos aprender só COBOL. Eu pelo menos tento dominar a média de 5 a 10 tecnologias, porque quem pagar mais leva.

    Abraços.19/09/02, 10:41:04


18/09/02, 14:13:42: Luiz Eduardo Xavier eduardo@temploxv.pro.br
    O Cobol vai ficar por um bom tempo. Mesmo que exista novas tecnologias. A microsoft vai sustentar o Cobol na plataforma .net com o Cobol.net, então, a galera que programa em cobol.. pode continuar, inclusive programando cobol na web... chique!!!

    Luiz Eduardo Xavier ----------------------------------------------------- Templo XV - Portal Literário Literatura, Contos, Crônicas e Poesias https://www.temploxv.pro.br


18/09/02, 11:11:13: Ernandes Lapaz Ernad@bol.com.br
    COBOL??, cara na minha opinião, o cobol vai ficar ai ainda um bom tempo e os mainframe tbm. Porém vejo que com o passar do tempo eles possam inventar algo melhor que o cobol, porém os mainframe continuaram devido a sua segurança e poder de processamento que é incomparável. Agora acho que JAVA .NET pagam bem melhor doque Cobol, alias um Programador C/C++, assembly e java ganha no mínimo muito bem, acho até que bem mais qeu um programador cobol. Logo quando surgir uma nova linguagem que sege melhor que o cobol (tipo a linguagem C)ai seus dias estarão contados, em quanto isso ele ainda vai ficar muito tempo ai p/ a felicidade do "homo sapiens" da vida.

18/09/02, 09:00:46: DÉBORA RIBEIRO debduncan@ig.com.br
    Porque esse estigma em relação ao COBOL, tudo no mundo se transforma, inclusive o COBOL, a linguagem ganha novas tendências, novas ferramentas, novas fases e se moderniza.

    O COBOL que aprendi a 20 anos atrás continua o mesmo, mas as ferramentas utilizadas por ele, estão modernas, não somos mais os "tiozinhos da tela verde" ou "dinossauros" ou ainda "homo sapiens" e outros adjetivos que insistem em nos dar.

    Falta sim, algo bem superior que substitua o COBOL de vez, e em toda sua segurança, e isso acho difícil de acontecer a médio prazo, mas como disse tudo se transforma e quem sabe um dia.

    Débora.


18/09/02, 08:24:11: W4ZD3R wandersonxs@uol.com.br
    Cobol morrer???? naum me façam rir... O tio Bill tentou pregar isto,que a plataforma alta seria substituida e bla bla bla... Pessoal, o cobol morrer é impossível, já que a plataforma baixa agora que está tendo um futuro promissor com o Linux... Pois o ruwindows, pô é motivo de piada e ainda de mau humor... Eu li os comentários dos colegas e quem acredita que o cobol vai morrer, realmente acham que visual basic e ruwindows são bons para se trabalhar e fazer algo decente (Isto eu posso falar pois trabalho e conheço estas duas porcarias)... Não confunda disfarçar uma porcaria em algo útil.

    Abraços...;-)


18/09/02, 02:27:43: Fernando f.murata@mackenzie.com.br
    Bom pessoal, pode ate parecer ridiculo meu comentario...Mas uma coisa, pra que começa programar em Cobol, que no meu caso estou tendo programção em cobol, não há mercados...pra estagiario, e dificilmente alguma empresa pegue uma pessoa que está começando...se fala tanto que Cobol está morrendo...na minha opinião, nada se morre...mas sim há uma restrição no mercado de trabalho,e quando se necessita de programadores, há essa demanda de vagas.Só queria perguntar a voces, se nesse alarde tanto de que Cobol vai morrer, porque não há essa base, de estagio e tudo o mais? [ ]´s!

17/09/02, 21:14:31: valdeir valdeir@imasters.com.br
    Eu diria que alguém que esteja começando não vale a pena. E o ideal seja investir em Java ou .NET, mas para profissionais que já atuam no mercado há muito tempo, pode ser uma opção, no sentido de que uma excelente oportunidade esteja aparecendo etc. Aqui, certamente vão aparecer alguns dizendo que ganham R$ 200 ou R$ 230 a hora. Desconheço um "programador" que ganhe metade disso, em se tratando de Brasil. O Visual Basic e Delphi hoje pagam entre R$20 e R$22 certamente cobol paga muito mais do que isso. Agora é obvio que as ofertas para cobol são infinitamente inferiores. Tudo é relativo e depende muito do momento. Programar em Java hoje é interessante mas não pagam mais que R$50 ou R$60 Acho que investir em C# e J# pode atrair bons salários.

17/09/02, 11:13:28: Maniaco do Parque manipq@cbl.com
    Quem fala que o cobol é ultrapassdo essa pessoa deve de ser um gênio, eu só queria ver se ele consegue colocar a conta corrente de um banco em plataforma baixa. Caso consiga está demorando para divulgar isto para o mercado e ficar multi-milhonário.

17/09/02, 11:06:48: Sr. Nanini nanini@aol.com
    Claro que vale a pena aprender COBOL ... Assim como vale a pena aprender ASSEMBLER também.

    Caso vcs não saibam todo programa feito em VB, JAVA, DELPHI quando compilado ele é transformado em ASSEMBLER, que é quase código de máquina.

    Programas que necessitam de sigilo normalmente são feitos em ASSEMBLER, pois seu entendimento é difícil e complexo.

    O mercado pede bons profissionais para o Grande Porte ... e paga bem por isso !!!

    30,00 até 60,00 Reais/Hora ... Isso para programar !!!! Pense Bem !!!!


17/09/02, 11:05:26: Roberto Robt@hotmail.com
    COBOL????, e a Linguagem C, Assembly, quer linguagem que tenha mais logica que essas? Sistemas como Unix,Linux, ruwindows foram feitas em grande parte em C, e algumas partes usando o assemblyque pode ser dificil mais quem é programador de verdade sabe do seu grande poder. Acho que o Cobol vai durar um bom tempo ainda, mais não vai durar a eternidade como alguns aqui querem pregar. A medida que o tempo passa vão surgindo novas tecnologias e com o passar dos anos as empresas vão adotando elas, Cobol somente não foi substituido ainda pois no seu campo ela ainda é a melhor escolha, mais isso é uma questão de momento, pois como eu disse pode haver num futuro algo que seja melhor e que possa substituir essa linguagem e pondo fim de vez aos homens sapiens!!!! ;)

17/09/02, 10:08:03: Eduardo Ed_manf@ig.com.br
    Quem pensa que não existem projetos em desenvolvimento em linguagem COBOL está totalmente por fora do que rola por aí. E esse negócio de dizer que hoje os projetos têm que ser entregues rápido, até tem razão, mas se vc não consegue programar linha a linha rapidamente, meu caro, sinto muito, mas vc não sabe LÓGICA.

    Longa vida ao Java, que tem profissionais desse tipo !!!!!


17/09/02, 10:02:17: Airton Rios airtonrios@estadao.com.br
    Eu embora não trabalhe com programação, mas trabalho na area de rede em Banco de Grande porte e que tem uma montruosa movimentação de transações, tenho 26 Anos, já ouvi muitos comentários ingratos e sem fundamentos quanto ao COBOL, mas pelo que ouço onde trabalho, COBOL ainda tem vida longa. Bom existe varias linguagens de programação, tem campo para todos, sem a necessidade de críticas a uma linguagem de programação tão poderosa e eficiênte. "Eu tenho vontade de aprender COBOL, caso surja oportunidade"

17/09/02, 09:02:40: Fernando Melo fmeloc@hotmail.com
    Isso de ser tudo feito por você ... falta de produtividade! Vc está falando de reiventar a roda a cada programa. Hoje em dia vc tem que entregar rápido. Cobol não tem portabilidade, linguagem sem portabilidate não presta. Não tem avaliabilidade, não tem escalabilidade, não tem nada, só tem uns programadores velhos. Java!

17/09/02, 08:39:23: Adalberto S.Morais adsemo@bol.com.br
    Pessoal !!! Cobol é como futebol, gera polêmicas mas acima de tudo, é para quem conhece, extremamente apaixonante.Por issso bola pra frente, pois ainda vai demorar para o fim do nosso amado COBOL.

17/09/02, 08:27:47: Fabio Fabio_g@hotmail.com
    Caros,

    Não é verdade que não existam grandes projetos em Cobol. As demandas dos bancos nacionais e internacionais estão crescendo muito ainda e continuam existindo atualizações à serem feitas também.

    Não deixo o Cobol de forma alguma, pois os profissionais mais antigos da área estão se aposentando e o mercado está ficando com falta de pessoal, com isso nossos salários estão crescendo cada vez mais!!!

    Aos que pensam em fazer o curso digo que vale muito a pena se você gosta de ganhar dinheiro e saber que todas as operações que existem em seus programas foram feitas por você linha à linha, isso é muito gratificante, pois você saberá que realmente tem uma forte noção do que é LÓGICA!!.

    Agora se você for nesse papo de "O COBOL VAI ACABAR" melhor, porque quanto menos pessoas no mercado melhor prá nós Coboleiros pois nossa hora trabalhada valerá cada vez mais!!!

    Abraços...


17/09/02, 07:48:26: Fernando Melo fmeloc@hotmail.com
    O Cobol não vai acabar, ele já está acabando. Não existe sistema novo sendo implementado nessa tecnologia. Não tem portabilidade, e a metodologia agora é três camadas. Quem programa em Cobol só faz manutenção, projeto grande não existe mais em Cobol (sendo implementado).

16/09/02, 22:21:25: Gerson gerson@hotmail.com
    Meus caros e minhas caras, eu estou aprendendo Cobol e nunca vi nada parecido e acho que ainda vai demorar para aparecer algo igual, pois é muito eficiente, principalmente para empresas de grande porte que tem um número muito intenso de informções, realmente não sei como extinguir essa linguagem, e realmente eu não creio que irá acabar tão cedo, pelo menos nos próximos 20 30 anos.

    Valeu.


16/09/02, 20:07:03: Eduardo Ed_manf@ig.com.br
    Bom, li os comentários a respeito nesse forum e tenho algumas colocações a fazer:

    Primeiramente, brilhante a idéia sobre um forum sobre a linguagem COBOL... é difícil achar locais onde profissionais discutam o assunto.

    Bem, trabalho com Cobol a 4 anos (não sou tão tiozinho, como alguns nesse forum já disseram, afinal não cheguei nem nos 30 ainda) e me identifiquei plenamente com a linguagem... mas é verdade que é difícil encontrar empresas que dão oportunidade a profissionais sem experiência na área. Como também é difícil encontrar locais onde se possa aprender a linguagem. Mas essas histórias de dizer que o COBOL vai acabar, que está com os dias contados, isso tudo acho que vai demorar ainda uns bons 20 anos ainda... porque mesmo a migração de tudo o que já existe em Cobol é muito trabalhosa. Imagine migrar todos os sistemas em COBOL de todos os bancos do Brasil para outra linguagem !!! É um processo muito, mas muito demorado mesmo. Portanto, acho que vale muito a pena aprender sim, e creio que continuarei trabalhando na área por uns bons 15 anos ainda.

    Um abraço a todos !!


16/09/02, 19:34:34: Jorge Smith jorgesmith01@hotmail.com
    Nos dias de hoje nao tenho mais usado o Cobol para programar. Alias, nem os tenho feito, porem, em 1981 um professor e informática orientava seus alunos para procurarem novas linguagens, novas ferramentas, pois o Cobol estava morto. Morto? Vinte anos depois eu vejo ser utilizado largamente em grandes empresas e nao entendo porque uns garotinhos como os que aparecem aqui queiram mnosprezar a linguagem que, alem de muito viva, serviu de modelo pra muitas "coisinhas" que inventaram por aí. Alias, concordo em gênero, numero e grau coma Débora.

16/09/02, 17:59:51: Denisson Vieira denisson@stage2.com.br
    Não sei, já programei em COBOL... é uma ótima linguagem, pra sua época, e muito confiável, não só a linguagem em si, e sim toda estrutura de um sistema baseado em Mainframe. Isso explica o quanto ainda dura. Porém, creio vai acabar sim. Não tem porque durar tanto mais. Depois dos mainframes (sistema centralizado com terminais burros) apareceu os sistemas cliente/servidor (com maior processamento nos clientes) e a programação em duas camadas... começou a descentralização... sistema de rh num lado, sistema de faturamento em outro, sistema de vendas em outro... entao surgiram os ERP's.. sistemas centralizando isso... depois as linguagens OO toram força na área do negócios com Java e soluções fracas da microsoft (COM)... mas isso, mesmo que seja a idéia, ainda nao organiza de forma tão perfeita as coisas como o mainframe.. onde tudo está no mesmo lugar, nao tem confusão, não tem "burocracia" no sistema de negocios da empresa. Por isso é muito mais confiável para um banco manter o mainframe. Mas nao acredito que o mainframe dure muito tempo.. acredito que a tecnologia (OO) vai evoluir a tal ponto, coisa que o mainframe nao faz mais (evoluir), e vai acabar por tomar o lugar dele. Mas até lá.. o mais confiável é o mainframe.

16/09/02, 17:36:11: Cristiano guarucris@bol.com.br
    Eu acho muito valido aprender Cobol, Java, e outras linguagem sem nenhuma discriminação, pois eu sou a favor de dinheiro no bolso e sorriso no final do mês, então tudo o que está dando dinheiro tem que se explorar.

    Um abraço a todos do forum...


16/09/02, 17:23:48: Ronaldo Secundo B. Araujo rsecundo@hotmail.com
    Iniciei a Faculdade com os professores dizendo: - O cobol vai acabar; - O mainframe deixará de existir; - Os profissionais dessa area estão...

    Felizmente isto não esta acontecendo; atuei pouco tempo(8 meses) com esta linguagem devido a mudança de plataforma, mas foi amor a primeira vista, hoje estou tentando de todas as formas retornar area programar em COBOL.


16/09/02, 15:39:40: David Nascimento
    Falam mal do COBOL, aqueles que nao conhecem essa linguagem, portanto nao possuem base nenhuma para fazer criticas.

16/09/02, 13:41:43: Lu
    Trabalho com COBOl ha 11 anos. Antes trabalhei com C, Pascal e por ultimo CLIPPER. Comecei com Mainframe por um acaso, trabalhando para um banco em Portugal. Hoje resido no Canada, trabalho como consultor ja ha 7 anos, sempre em grandes coorporacoes. Ganho cerca de 10 a 12 CDN /mes e sou muito feliz trabalhando com profissionais desta area.

    COBOl e apenas uma linguagem, que por sinal tem evoluido bastante com as novas releases. Hoje em dia algumas empresas ja trabalham com com N tier archtecture, com WEB extranet no front end, MQ Series no midware e Mainframe do back end. O ambiente Mainframe hoje em dia e uma mistura de novas e velhas tecnologias. Um profissional de Mainframe hoje, deve conhecer um pouco de JAVA, XML, MQ Series, entre outras tecnologias recentes. Alem evidentemente de dominar JCL, CICS, OS390 DB2 e outros ambientes como TSO/ISPF, Tools como Platinum e Princeton, para apenas citar 1/10 deles.

    Quando se fala em COBOL, deve-se ter em mente que o COBOl nao anda sozinho, e preciso conhecer um universo chamado Mainframe.

    As empresas onde trabalho, a grande maioria multinacionais, investem pesado em grandes sistemas corporativos. Por outro lado a IBM investe pesado na continuacao do Mainframe.

    para os mais interessados, acessem a pagina www.aboutlegacycoding.com para se interarem melhor sobre este universo, infelizmente hoje conhecido por tao poucos.

    Abraco

    Lu


16/09/02, 13:37:20: Gilberto Strapazon gilbertostrapazon@yahoo.com
    Trabalho com Cobol fazem mais de 25 anos e todo ano vejo o genial comentário de que "o Cobol está morto". Mas também já disseram que a IBM acabaria. Cobol vai continuar por causas muito simples: Primeiro, existem milhões de sistemas desenvolvidos em Cobol e, é impensável refazer tudo devido ao custo. Segundo, Cobol é uma linguagem boa para lidar com grandes bases de dados. Grande significa "grandes" mesmo. Milhões de registros, milhões de operações processadas. Uma abordagem que usei várias vezes, é combinar várias linguagens num mesmo sistema. Linguagens visuais para o front-end, com facilidades gráficas e de interatividade ao operador. Cobol para o tratamento das bases de dados. Ferramentas de relatórios tradicionais. Etc. Mas podemos ver maus resultados também e isto não se restringe ao Cobol, nem a qualquer linguagem. Falo de cadeira porque uma das minhas atividades para empresas, é otimizar sistemas feito por outras pessoas, re-escrevendo o código, com melhorias frequentemente dramáticas, reduzindo tempos de processamento a uma fração. E mesmo em sistemas feitos noutras linguagem, eu uso conceitos que aprendi inicialmente nos mainframes IBM série/370. E para terminar, meu manifesto é de "Viva a Salada Cultural", aonde cada um tem seu lugar. Este é o motivo de eu manter uma interessante secção de links (https://www.geocities.com/gilbertostrapazon), que ao meu ver, reflete que podemos encontrar boas soluções sem perder o Cobol de vista. Longa vida ao Cobol!

16/09/02, 13:32:08: Fernanda Ramalho fnramalho@uol.com.br
    Concordo plenamente contigo Sanderson, o Cobol não some tão cedo assim! Também trabalho com Cobol e ainda tem bastante procura! Sobre a sua pergunta do mercado exterior, a resposta é sim... ainda existem muitas empresas que usam o Cobol. Eu mesma trabalho numa grande multinacional que o usa, inclusive lá fora, onde fica a matriz. Sei tb que na Europa tem bastante coisa, dá uma olhada no site www.jobserve.com, é um site de oferta de empregos no Reino Unido, tem muita coisa de Cobol ainda.

16/09/02, 11:39:17: Sanderson sander@hotmail.com
    Bem, vi alguns comentários, e quero informar que o Cobol vai ficar ai por muito mais tempo do que se imagina, eu programo em C/C++, Assembly, Cobol, e hoje vejo que a procura pelo profissional de Cobol tem crescido bastante, apesar de que programadores Cobol ganham em torno de 50 a 80 por hora, o programador assembly ganha de 60 a 120 por hora. Parece que o mercado percebeu que não pode ficar sem os Mainframe e o Cobol, pelo memos por enquanto. Mas esse mercado é restrito somente a grandes empresas, gostaria de saber como o Cobol está no mercado exterior, sei que o assembler continua forte lá fora, mais alguém sabe como anda o cobol no exterior?

16/09/02, 11:02:36: Anderson Brazão brbrazao@yahoo.com.br
    O movimento que vemos hoje era previsivel. Há uns anos atras, muito se falava em "Downsizing", uma palavra tão em moda como hoje se fala em CRM. Com isso, a muitas grandes empresas parecia inevitável abandonar as velhas "geladeiras gigantes" os mainframes. Só que, por questões óbvias como segurança, estabilidade e principalmente elevados custos, as experiências com downsizing (para quem tentou), foram frustrantes, não se chegando aos resultados desejados. Reflexo do modismo, foi o mercado ter dito à época, que os "Cobolzeiros" (programadores Cobol), estavam fadados ao desaparecimento. Isso causou uma debandada geral desses profissionais, para baixa plataforma (Visual Basic, Delphi, C, etc...), afinal, todos precisam trabalhar e a baixa plataforma estava sendo a "bola da vez". Ledo engano. Sim, as aplicações em baixa plataforma crescem a cada dia, afinal, tecnologia é um investimento sim. Hoje, o mercado de Mainframe esvaziou-se e a busca por profissionais para manter esse mercado, se acentuou e as ofertas são grandes. Eu não programo em Cobol, embora conheça. Sempre atuei em baixa plataforma e vejo hj, vários amigos recém-formados, indo para esse mercado de mainframe. Mas, eu acho que mercado há para todos. Vale lembrar, que sim o mercado de mainframe está bem aquecido com farta oferta de vagas, mas o profissional não deve pensar no "momento". É um mercado fechado, restrito praticamente a bancos e grandes seguradoras... Grandes corporações.

16/09/02, 10:10:20: Carlson carlson@terra.com.br
    Bom, ultimamente eu tenho visto uma "volta" dos mainframes. Por essa ótica, vemos que o aprendizado do Cobol é viável. Mas seria preferencial que as grandes empresas de desenvolvimento focassem novas tecnologias ao invés de recorrer à linguagens do passado. Eu não entendo muito de linux, mas sei que ele possui muitas ferramentas excelentes para desenvolvimento, por isso acho que as empresas devem investir em novas tecnologias. Mas como aqui no Brasil (não sei se no resto do mundo é assim também) para o empresário, investir = gastar, as empresas vão acabar utilizando o velho Cobol, e vão faltar profissionais qualificados. Daí chegou a vez da gente largar o Delphi e VB e ir trabalhar com Cobol (que com certeza terá ótimos salários)

16/09/02, 09:34:21: Katia Cristina katiacristina68@uol.com.br
    Trabalhei com Cobol em ambiente Unix por 16 anos, sempre ouvindo que o Cobol ia acabar ou que era uma linguagem da "Idade da Pedra", mas continuo verificando diariamente vagas oferecidas para profissionais em Cobol. Infelizmente apenas os mainframes estão utilizando Cobol nos dias de hoje. Gostaria muito de voltar a trabalhar com Cobol, me realizei muito profissionalmente trabalhando com essa linguagem.

    Katia Cristina - Encarregada de Redes


16/09/02, 09:19:19: Eduardo Sardeiro sardsp@terra.com.br
    NO ÁPICE da Análise e Programação Orientados a Objetos é INCONCEBÍVEL que ainda estejam usando o COBOL.

    A continuidade do COBOL demonstra que existem muitas empresas e profissionais da área de informática que estão ultrapassados e não conseguem investir em novas tecnologias.

    Na verdade, isso se deve em grande parte às grandes coorporações de informática que ganham "rios de dinheiro" mas somente recentemente estão investindo em sistemas operacionais e linguagens mais seguras, sem erros de "GPF".

    De qualquer forma, existe um certo comodismo nos "COBOLEIROS" que favorece esse estado de coisas. Isso precisa mudar, sob o risco de voltarmos à Idade das Cavernas, ou melhor, à Idade do COBOL.


16/09/02, 09:07:08: cleber clebercas@aol.com.br
    Sou analista de sistemas e há muitos anos trabalho com cobol, há aproximadamente quatro anos conheci as ferramentas ORACLE (Forms,Pl/SQL, REPORTS, DESIGNER/2000), a partir dai passei a utiliza-las trabalhando em vários projetos em treis grandes empresas onde tinha contrato como Pessoa Jurídica. Pensei que nunca mais voltaria u utilizar COBOL, no entanto surgiu uma oportunidade de contrato com CLT onde estaria utilizando COBOL e banco de dados ORACLE em uma grande empresa, aceitei o desafio e hoje utilizo os recursos do banco de dados ORACLE com COBOL em uma plataforma UNIX.

    Obs. as ferramentas ORACLE também são excelentes.


16/09/02, 08:34:36: Cristiano Silva Moreira fiacris@terra.com.br
    Trabalho com Cobol há 8 anos. Já trabalhei com VB, SQL... Nada disso me deu tanta realização profissional quanto o Cobol. Valor hora está bem maior que outras linguagens e além disso,você está sempre sendo requisitado para outros trabalhos. Nunca fiquei mais de 1 mês parado. Isso significa um mercado muito abrangente. Uma dica: Se você é um profissional ambicioso, gosta de novos desafios e estabilidade, aprenda Cobol. O retorno é excelente, comparado com algumas outras linguagens.

16/09/02, 07:19:09: Cristiano Souza de Melo guarucris@bol.com.br
    Sou aluno da UP'N'GO MAINFRAME TRAINING e faço curso de programação em cobol e tenho a certeza que este mercado ainda vai prevalecer por muito tempo, pelo que eu vejo na internet, jornais e até empresas de recursos humanos este lado da infomática esta com muita carência é por isso que estou fazendo este curso e também por ter muita vontade de aprender esta plataforma. Se alguem tem alguma experiêcia nesta área ou então queira trocar umas ( idéias sobre o assunto pode entrar em contato)

16/09/02, 06:08:27: Fernando f.matos@originet.com.br
    Em alguns casos acho que esta pode ser uma boa alternativa.

    Passamos os últimos anos ouvindo que o mainframe iria acabar, isto continua longe de acontecer.

    Os profissionais disponíveis no mercado estão se aposentando. Grandes empresas, que ainda dependem do mainframe, possuem em seu quadro de analistas e programadores somente pessoas acima dos 40 anos. No medio prazo este pessoal vai ter que ser substituido ...


Anteriores:

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?