API - IT Forum


 

Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

Sugestão enviada por : Anderson Andrade


30/11/02, 21:23:19: Antonio Ricardo Gonçalves ar-goncalves@uol.com.br
    O nível desta discussão e de uma grande parte dos participantes (não todos), reflete EXATAMENTE o nível atual dos profissionais de TI: MEDÍOCRES !!! Trabalho há mais de Dez anos e nunca passei por uma fase onde existisse tanto profissional desqualificado para atuar neste segmento. É triste ver grandes empresas com um quadro de profissionais de TI tão medíocres. Um parte da responsabilidade é das proprias empresas que terceirizam os serviços para para PSEUDOCONSULTORIAS que CANIBALIZAM o mercado de TI. Acredito que o futuro é promissor pra que é competente, independente da área em que atua. Agora, se pensarmos em tendências, acredito que as áreas de segurança da informação e as que estão ligadas a infraestrutura e desenvolvimento para convergência de são as mais quentes !!!

    SUCESSO E BOA SORTE A TODOS (SEM EXCESSOES) !!!


30/11/02, 18:45:44: Junior adailreis@hotmail.com
    Atualmente a carreira mais promissora para os proximos anos será Segurança de Sistemas, ainda mais com a aprovação no Congresso da lei q aceita documento digitais com certificado de autoridade como documentos legais

30/11/02, 01:37:03: Idelvan idelvanmesquita@yahoo.com.br
    Caros colegas..

    Resumindo tudo, tenho dizer somente, que até 2005 (conforme pesquisas realizadas) serão geradas 550.000 (quinhentos e cinquenta mil) novas oportunidades para Analistas de Sistemas. Perdendo somente para área da saúde.

    Um diferencial importante na área de informática, é a SEGURANÇA DE DADOS. (Desempenhado pelo analista de segurança aonde o menor salário gira em torno de $3000,00 alcançando à $8000,00). E também sem se falar do RECUPERADOR DE DESASTRES(disaster recovery), devido estarmos vivênciando grandes ondas de terrorismos e atentados diários, empresas exergam de perto esse tipo de profissional. Imagine o caos econômico de uma empresa caso seus negócios sejam suspensos devido à um desastre ? O salário é promissor, segundo a info-exame de abril, o salario gira em torno de R$ 10.000 à R$ 15.000,00 m e n s a i s ....

    Abraços

    Idelvan


29/11/02, 13:38:15: Rogerio rlblazon@yahoo.com
    As áreas mais promissoras serão a de Segurança e Dados.

    Manter dados e mais dados por anos será um desafio, uns podem dizer: isso é fácil, sim manter é fácil, mas manter dados que podem ser lidos é o desafio. Alguem tem como ler uma fita carretel que esta guardada há mais de 20 anos num cofre, ou um disquete de 10", ou até mesmo um de 5 1/4. Como fazer backup de um HD de 80 GB.

    Com a necessidade de se manter mais e mais dados disponívies vem a questão da segurança. Como evitar que dados vitais não sejam piratedos? Veja o caso recente nos EUA, roubo de informações de crédito.

    O que acontece no Brasil de hoje é que tudo é levado no "dar um jeitinho", "levar vantagem em tudo", isso vai acabar. O incremento nas exportações vai exigir padrões internacionais de controle e responsabilidades.


29/11/02, 12:13:50: Roberto robcarmo@hotmail.com
    Srs.

    Independente da área que vocês sigam, na minha opnião trabalhar como " consultor" é subemprego, já trabalhei em diversas empresas como " consultor " e hoje estou como clt. Estas consultorias são verdadeiros vampiros, sugando o nosso trabalho, independente da área que trabalhem se puderem fujam dos contratos ou então se entrarem, pensem em estar ali como sobrevivência pois infelismente precisamos de dinheiro pra sobreviver. Pra resumir na minha opnião consultoria é sobrevivência e não emprego, quem trabalha como consultor e se sente empregado esta fadado a se dar mal, a não ser que consiga fechar contratos, direto com o contratante o que é muito raro no mercado.

    Boa Sorte a Todos!!


29/11/02, 11:10:51: Daniel Mello dmello@hangarcompany.com.br
    Eu acredito que com o avanço da tecnologia, das redes wireless, etc... a área que mais promissora sera a de segurança em redes, precisamod cada vez mais de profissionais capacitados e bem preparados, pois uma vez na web, vc tem acesso a muitas informações, e algumas de alto risco... o que eu tenho visto por ai são administradores de redes, se tornando secretario de luxo dos diretores, cada vez mais assumindo reponsabilidades que não é do CPD e não sobrando tempo para cuidar da "segurança da informação" da rede da empresa que cuida. Portanto o empresario tem que abrir o olho e visualizar que cada vez mais um profissional especializado em segurança da informação é nescessario em sua empresa, ou estar tirando tarefas do administrador de rede que não são de sua competencia e lhe fornecendo uma capacitação nescessaria para estar desempenhando esta função. Daniel Mello.

29/11/02, 10:25:05: Ronaldo Luis Gonçalves rgoncalves@brisabrasil.com.br
    Na minha visão um bom rumo a seguir na direção profissional em TI é cair fora do Brasil. Desenvolvimento é a melhor área, estou em Redes e suporte a 4 anos, é um saco, ganha pouco e tem que ficar aturando usuário burrão, secretária histérica e auxiliar de escritório analfabeto digital. Criar sistemas via WEB, multiplataforma é o ideal. Importante tb é pensar em criar aplicações que reduzam ou reaproveitem o capital já investido pelo cliente, no que tange a soft ou hard.

29/11/02, 10:00:56: Manuel Bandeira Vou embora pra pasargada.
    Olá a todos do fórum, eu dei uma olhada em alguns comentários e observei que chegaram a comentar sobre a petrobrás, e por conhecidência eu trabalho na petrobrás. e posso dizer que o que foi comentado é verdade, temos ISO para tudo aqui, porém quero complementar o seguinte, a melhor coisa é ser funcionário público, trabalho com desenv. e com redes aqui, ganho um sálario acima do mercado, tenho n benefícios, déc.3 e déc.4, aposentadoria integral, e quando não tem muito serviço posso até sair mais cedo sem o problema de ser mandado embora, afinal é lei, funcionário não pode ser mandado embora. A não ser que vc furte algum bem da petrobrás, fora isso eles não mandam vc embora, Teve um cara aqui que saiu no braço uma vez com o diretor, e mesmo assim não foi mandado embora, pegou uma suspensão e corre o risco de ser tranferido, fora isso mais nada.

29/11/02, 03:24:26: Gothicboy-SP gothicboy@ig.com.br
    Vejo que a área de desenvolvimento tem tido uma maior demanda nos últimos tempos. Porém, acredito também na competência, capacidade e especialidade de cada um. Uma outra coisa que vou expor aqui neste forum é a “Necessidade”. Sou um profissional na área de Telecom, especialista em manutenção de Roteadores e RAS Lucent operando em redes de comutação de pacotes (ATM, X.25, SDH, etc... etc..) Estou 4 meses desempregado. As vagas que achei para o meu perfil foram poucas. Participei de poucos processos seletivos. Resumindo, preciso de um emprego urgente, a grana já está acabando **rs** Imediatamente estou reciclando todo meu perfil (VB, ASP .NET, etc.... etc..) com livros e apostilas, ou seja, muito estudo ainda vem pela frente. E, se necessário, uma nova formação acadêmica também vai entrar em jogo! QUALQUER PESSOA É CAPAZ, BASTA QUERER. A TODOS UMA “BOA SORTE”!!! FAÇA ACONTECER E PROVE : )

29/11/02, 00:55:36: Anonimo apollosurf@zipmail.com.br
    Resumindo, um profissional qualificado esta com trabalho garantido (digo com certificações e esperiencia) isso em qualquer área: programação, redes e etc. Outra devemos nos manter sempre atualizado com o mercado é outro ponto forte para vencermos na vida. Temos também alguns problemas com RH de hoje em dia , claro que não quero generalizar mas boa parte do RH não sabe selecionar profissionais de TI, sendo que algumas adotam o RH para entrevista humana e um Gerente de TI para entrevista técnica, o que eu acho uma boa prática. E por finalizar acredito em Security, a área do futuro, pois hoje se desenvolve, se cria uma infraestrutura e redes mas esqueçem do quisito SEGURANÇA. O que adianta implantar, desenvolver e etc sem que tudo esteja seguro?... uma pergunta que eu deixo para vocês deste forum.

28/11/02, 15:09:52: Cristhiano Figueira
    Nem imagino qual seja a carreira + promissora, só sei q já faz + ou - 1 ano q estou tentando iniciar uma carreira em desenvolvimento mas até aqora só consegui a chegar a conclusão de q o mercado está no minimo complicado e pelo q estou lendo no forum começo até a questionar meus objetivos, entretando vou continuar estudando pois com certeza essa area tem algum futuro promissor ou não...

28/11/02, 12:57:24: FSOnLineBr
    Bom, tem gente revoltada mesmo nesse fórum, deixem a galera viajar um pouco, faz bem, menos concorrentes se é que um dias eles serão concorrentes.

    eu acredito que segurança da informação será o destaque nos próximos anos, porém ela não é uma área única, ela interage com as outras, saber administrar uma rede com segurança, programar com ...

    o fodinha, é que o mercado parou por muito tempo e só existe "troca-troca" de cadeiras , nenhuma nova oportunidade, apenas um "entra-e-sai" e com a empresa exigindo mais "skills" e pagando menos.

    parabéns Felizberto Moraes e "mexedor" >> "There's no such thing as a free lunch!" << (mexedor)

    ... q/q um mexer com isso ou com aquilo não é problema, o problema são as empresas empregarem esse tipo de "profissional", qdo o negócio for pro brejo, os donos vão culpar provavelmento o governo ...

    sem chance, galera, é necessário investir e planejar a carreira, não adianta querer ser técnico o resto da vida, ou analista, ou programador, tem que planejar, mirar e por volta dos 30 anos ser um coordenador, por volta dos 35-40 um gerente, depois um consultor ou empreendedor ... senão vai viver reclamando. Existem outras alternativas, claro, especialize e cire um networking ativo e forte, pois vai precisar ...

    bom, já escrevi muito um abraço a todos.


28/11/02, 06:08:47: Felizberto Moraes
    Lendo algumas mensagens deste forum eu fiquei contente, a concorrência esta fraca.

    Boa parte do pessoal que esta desempregado, reclama das empresas, das consultorias, do governo, do salário, da falta de regulamentação da área (reserva de mercado), da necessidade de ter uma faculdade, fazer cursos de especialização, ter algum amigo que indique para a vaga e etc.

    Outros querem ganhar um emprego (aproveitem a epoca e escrevam para o Papai Noel). Emprego não se ganha, conquista-se !

    Enquanto isto os bons profissionais do mercado continuam sendo procurados, parem de colocar a culpa nos outros e assumam a responsabilidade pelo seu sucesso profissional. A área de informatica continua tendo oportunidades e carreiras promissoras, esta um pouco mais dificil agora, mas elas ainda existem.


28/11/02, 03:14:35: FZZA fzza@zipmail.com.br
    Claro que eh promissora, desde que as informacoes sejam socializadas de forma racional, hj as informacoes da área estão disseminadas por todas as camadas da sociedade, façam um comparativo com a medicina, será que todos saberão o que eh um estetoscópio? Ou então veja se vc seria capaz de pergunta a aquele seu amigo dentista, reunidos em uma mesa de bar “PO MANO DAH UMA OIADINHA NECHE MIEU DENTE” traduzindo “Poderia camarada, dar uma olhada nesse meu dente” Isso abrindo a boca puxando a bochecha de lado com o dedo indicador deixando a vista aquele seu podre canal... tenha santa paciência... sei que o comparativo eh grotesco e constrangedor e nem tanto utópico em nossa sociedade.

    A profissão esta prostituída sim, com mexedores, sobrinhos e técnicos do amigo da esquina, sem uma regulamentação legal ainda definida totalmente, porem o mercado de especialistas esta ai... com diversas vagas. Na Apinfo estão as provas, varias solicitações (+SP) diárias para diversos ramos de atividades na área de TI, porem para tornasse um especialista tem que dispendiar muito tempo e bastante dinheiro para cada tecnologia a ser assimilada e com total certeza que estas, futuramente estarão fadadas ao desuso, então a melhor opção seria conseguir as informacoes gratuitamente. Ciclo vicioso onde a informacao eh disseminada livre e futilmente.

    (CONTINUA)


28/11/02, 03:13:48: FZZA fzza@zipmail.com.br
    (CONTINUACAO)

    As pessoas estão querendo achar tudo muito fácil, o mercado de profissionais do momento no auge são as pessoas que foram educadas nos anos 70, 80 e meados dos 90 esse pessoal ler muito pouco, quantos ai já leram todos os manuais de um PC, são raros, sei que existem mais são raros, esses logo se destacam pois agregam rapidamente valores aos seus conhecimentos teóricos com bastante embasamento, mais os outros que aprendem “natoralmente” dando diversas vezes um prejuízo maior, querem tudo muito na mão e com pouco esforço, ficam por ai relatando bobagens como muitas que eu li neste fórum.

    A situação para muitos da área esta difícil devido a esses fatores relacionados já acima e a diversos outros que não sou bem a pessoa ideal para comentar, mas com a economia desestabilizada como esta, eleva as taxas de juros, os investidores ficam com receio de descapitalizarem-se, logicamente que a taxa de desemprego aumentara em todas as áreas.

    Uma verdadeira faca de dois gumes, seria torna-se um generalista, que raramente consegue grandes reconhecimentos ao seu trabalho, mais agregando valores aos seus conhecimentos eh bem possível que o mesmo tenha uma posicao de destaque no mercado, torna-se um “especialista-generalista” seria realmente o ideal. Aprendendo um pouco de tudo e tudo de um pouco assim sua carreira será bastante promissora.

    FZZA@ZIPMAIL.COM.BR


28/11/02, 02:12:21: Outro desempregado desemprego@o.lula.resolve.ha.ha.ha.com.br
    A carreira mais promissora????

    Abrir uma consultoria e sub-empregar a manezada como eu...... Esse pais eh mesmo estranho!

    Nao contrata profissionais com mais de 40 anos, ingles fluente, alemao, espanhol, graduaccao, pos, iniciando mestrado...

    Mas coloca na presidencia uma pessoa que nada fez em mais de 12 anos a nao ser criticar!

    E agora diz q nao vai dar pra fazer isso.. nao vai dar aquilo!

    Como diria o portugues da padaria la da esquina de casa: "O sonho ja acabou!!!"

    E olha que a padaria ParaTodos ainda nem abriu!!!!

    Quero trabalho ja!!!!

    Quero trabalho ja!!!!

    E nao adianta censurar a mensagem como sempre fazem... APINFO, seja honesta e mostre sua cara!!!


27/11/02, 22:14:51: Msc desempregado
    Trabalhar numa grande empresa, ter um excelete salario e uma carreira promissora, Milagre! Trabalhar numa media empresa com um excelente salario e uma carreira promissora, utopia! Trabalhar numa pequena empresa e ter que viver de vale transporte, deprimente! Desenvolver um site pornografico usando toda tecnologia de ponta atualmente no mercado e ainda ser dono do seu proprio nariz, muito promissor! Existem coisas que um curso universitario pode ajudar, pra todo o resto... existe PADRINHO!


27/11/02, 19:40:04: Eduardo El Dib eduardodib@terra.com.br
    Bom sou analista de negócios, e tendo este cargo, me deparo com muitas situações que chegam a me deixar constrangido, um caso é que forneço um sistema para PDA, omde ajuda nas vendas em campo, porém as empresas acham que o depto informática é um "peso morto" dentro da empresa, aí se comenta, e se não mantermos tudo em funcionamento, será que vão achar isso da area de TI, e se contratar um fuçador ou mexedor, será que vão perceber a perda de desenpenho??..Devemos todos do forum nos unir para que possamos ter um pouco mais de ética dentro desta area, pois além do fuçador, existe uma série de informações que somente o pessoal qualificado poderá efetuar de uma forma eficiente....Sempre Acreditem em seus potenciais, mas nunca sejam "Fuçadores" sejam profissionais.

27/11/02, 18:02:39: Eduardo Zamariola ezamariola@hotmail.com
    Concordo com o que muita gente escreveu, todos os segmentos de TI são promissores e um não vive sem o outro, porém, enquanto qualquer um puder entrar na nossa área vai ser difícil conseguir um bom salário, afinal para que contratar um MCSE por R$4000,00 de salário se pode contratar um fuçador por R$1200,00 ou pedir pro sobrinho do vizinho fazer um favor por R$700,00 por mes? É muito complicado trabalhar assim, investimos R$5000,00, R$6000,00 quando não mais em cursos e certificações, fazemos faculdade ná área de TI e qualquer um pode exercer nossa profissão, assim fica muito difícil.

27/11/02, 15:59:24: Douglas douglas_cezar@yahoo.com.br
    Em primeiro lugar, e acima de tudo, acredito no elemento COMPORTAMENTO. O mercado é extremamente concorrido, mas basta pensar e refletir para identificar o que é valorizado, ou o que AGREGA VALOR a uma empresa.

    Por que trabalhar em uma empresa onde a área de informática é vista como custo se existem empresas que, prestando serviço, tem nesta área a sua fonte de receita? Partindo deste pressuposto, basta aliar conhecimentos de tecnlogia (qualquer uma que tenha expressão, independente da sua idade), conhecimentos de negócios e capacidade de relacionamento para atingir o sucesso e a empregabilidade.

    Trabalho com ERP, um mercado que dizem estar "saturado", mas que agrega todos este ingredientes.


27/11/02, 15:01:51: mexedor manjotudo@informatica.com
    Existe uma frase clássica nos EUA: "There's no such thing as a free lunch!"

    Qualquer carreira na área de TI é promissora. O que tem que mudar é a mentalidade dos seus profissionais. Coisas como : eu "mexo" com redes é que banaliza e desvaloriza o profissional. Por que pagar o quanto vale um profissional se pode-se pagar R$ 700,00 por um mexedor.

    No momento que um diretor ou gerente de TI for processado judicialmente pela empresa em que trabalha por ter or

    Substituir profissionais por qualificados por estagiários os , eu me acabar


27/11/02, 13:45:10: Emerson Ruiz eruiz@ig.com.br
    Aos profissionais que atuam na área de TI e estão investindo em Telecom, saibam que o campo de Telecomunicações está cada vez pior para atuar pois empresas como a Telefonica e a Embratel estão terceirizando todas as áreas de tecnologia inclusive as técnicas operacionais. Com isso as "empresinhas" que prestam serviços para as grandes operadoras oferecem em média uma "contribuição"de r$500 a r$ 700 reais no máximo independente de sua qualificação ou formação acadêmica acredite se quiserem!!! Desta forma o foco principal de atividades das Telecom é de apenas fazer a gestão dos contratos da empresas que prestam serviço deixando toda a responsabilidade técnica para profissionais MAL PAGOS e não tão qualificados como deveriam.

    Emerson Ruiz Telefonica Telecomunicações de São S/A.


27/11/02, 11:16:47: Willian Junior happy40@globo.com
    Concordo com muita gente que diz que se mata de tanto estudar e quando vai procurar emprego como analista programador recebe uma oferta de miseros r$ 800,00 ou r$ 1000,00 reais é claro. Acho que estas Empresinhas que não entendem o quanto um analista estuda de linguagens prá se tornar um programador ou mesmo um analista de redes , deveriam ter vergonha de anunciar um salário destes, ou então pagá-los aos filhos do diretor Empresário.

27/11/02, 09:18:10: Robson Andreo Hernandez robsonah@ig.com.br
    Trabalho na área de TI, mas comecei a sentir uma certa desvalorização por parte da empresa à esta área em que atuo, desde então resolvi especializar-me fazendo novos cursos, na área de TELECON e também na área de Gestão em Tecnologia da Informação. Tenho certeza que agora começo a ter uma bagagem favorável para competir novamente no mercado de trabalho, adentrando à uma empresa que entenda a evolução tecnológica que estamos vivenciando.

    Gente se especialize !

    Conheça o meu perfil. Acesse... https://www.robsonah.hpg.com.br

    Robson Andreo Hernandez Crítico & Estrategista


27/11/02, 00:37:46: Fernando nandofcp@bol.com.br
    Não sei qual a carreira mais promissora de TI, mas para vc ter uma carreira promissora é preciso estar no mercado de trabalho, e venho enfrentando dificuldades para entrar atraves de estagio, ja que as empresas procuram apenas mão de obra barata. Ja estou indo para o 4º ano de analise de sistemas em uma universidade conceituada com boas notas no provão e no reconhecimento do curso e até agora nada, aproveitando a chance se alguem que trabalha na area estiver em alguma empresa que precise de estagiario, me mande um email, que envio meu curriculum.

26/11/02, 23:58:01: marcelo marcelousp@yahoo.com.br
    Serei bem objetivo: Qualquer carreira que produza qualquer coisa ( serviço ou produto ) e que tenha alguma empresa disposta a pagar bem por ela é promissora. Não importa se você programa em JAVA, VB, .NET , é Analista ou qualquer outra coisa. Bons profissionais que respeitam prazos, são competentes e possuam bons conhecimentos serão sempre bem vindos em qualquer empresa séria. Eu disse SÉRIA !!!!!!!!

26/11/02, 23:42:33: Caio caio.h@uol.com.br
    Acho que com tanta gente desanimada e com tão baixa auto-estima no mercado fica facil para os que se esforçam e procuram se especializar cada dia mais, arrumar empregos cada vez melhores, nao minha opiniao existem muitas empresas que continuam investindo muito em tecnologia como um diferencial de mercado, com certeza as que não investem tem o mesmo destino falirem, ou ficarem paradas no tempo, eu particularmente estou maravilhado com a tecnologia Dot Net, e atualmente trabalho num projeto onde nossa equipe esta conseguindo otimos resultados e ganhos em produção e performence para aplicativos Web, acredito que a reutilizacao, a escalabilidade e a mobilidade e as metodologias orientadas a objeto, possibilitem uma carreira promissora a qualquer profissional na area de TI.

26/11/02, 19:57:34: Rashi
    > Eh bem provavel que o futuro seja, nao especializacao em algumas linguagens mas, gerenciamento do conhecimento da empresa e tecnologias voltadas a este assunto ><p> O futuro. E o agora? Como fazer quando seu patrão manda converter aquele sistemão que você se matou pra fazer em VB e Genexus (este último enfia dois bugs a cada linha de código) pra Clipper só porque ele quer rodar o sistema no Linux usando Flagship! (nota, a rede do cliente é toda Windows, imagine o trabalho dos pobres programadores, pois sobra pra eles, pra fazer os usuários usarem o novo sistema.)<br> Olha onde nós estamos. Dá pra pensar no futuro quando temos de nos dedicar ao passado?<br> Quando falei pra ele usar uma base de dados que pode ser acessada por várias linguagens, em várias plataformas, como o MySQL, assim poderia ter programas em Linux e Windows acessando o mesmo servidor Linux ele só riu da minha cara.<br> Gente, as empresas meteram a cara na informática sem saber coisa nenhuma do assunto.


26/11/02, 19:51:15: Rashi
    Tem gente que diz: O mercado está difícil então estude. Tudo bem. E quando você estuda tanto que consegue escrever programa em C com os dedos das mãos e fazer site em PHP com os dedos dos pés ao mesmo tempo, e continuam não dando valor? Como resolver a questão? Infelizmente profissional com competência não tem futuro nesse país. O melhor meio de juntar grana é formar grupo de pagode, dupla caipira ou modelo em casa noturna.


26/11/02, 19:18:11: Vanessa vg_paragaussu@hotmail.com
    Eh bem provavel que o futuro seja, nao especializacao em algumas linguagens mas, gerenciamento do conhecimento da empresa e tecnologias voltadas a este assunto

26/11/02, 16:11:05: Velociraptor velociraptor.rj@bol.com.br
    A carreira mais promissora é a carreira de cocaína que é preciso cheirar pra ficar acordado trabalhando igual a um corno pra ganhar igual a um mendigo

26/11/02, 13:43:20: Juliano Gimenez juliano_gimeenz@easybarcelona.com
    SEGURANÇA DE INFORMAÇÔES.... IS

    Deem uma olhada numa nova ferramenta:

    https://www.biopersona.com

    Abraços...

    and be happy !


26/11/02, 13:29:21: Maurinei maurineis@yahoo.com.br
    O que está tendo algum valor por enquanto são as áreas de Java e BI. A área de TI como um todo deveria ser regulamentada por algum órgão como os advogados tem a OAB. Enquanto qualquer um puder entrar na área do jeito que quer, continuará a mesma bagunça, os salários continuarão baixos e a carga sobre os profissionais será grande.

26/11/02, 11:51:37: Fernando **-*
    Hoje sou um profissional realizado em TI! Virei dono de restaurante!

26/11/02, 11:42:29: Mauro mafer99@zipmail.com.br
    Que carreira pode ser promissora em TI para um profissional que mesmo se mantendo atualizado, estudando, buscando, conhecendo, aprendendo mas, já chegou aos 40?

26/11/02, 10:07:46: Ricardo vrdesigner2000@hotmail.com
    Carreira promissora numa área que exige investimento onde há um dos maiores budgets das empresas, só pode a ser a de político para lidar com todo esse dinheiro e não ver quase nenhuma tecnologia real por ai. A tecnologia nesse novo modelo de mercado serve para atrair capital e servir ao capital e não as pessoas, logo a carreira promissora está em desenvolver-se somente em técnica e melhorar na interação homem-dinheiro.

26/11/02, 10:00:47: Weverton de Souza Castanho wevertonsc@hotmail.com
    Venho da área de eletrônica e vivi durante muito tempo sob uma profissão regulamentada, acho que isso ajuda em muitos aspectos, mas no final acaba nivelando os profissionais por baixo, pois o objetivo é proteger todos. Nem todo mundo é igual e isso é o mais importante, na área de informática a competição é aberta, existirão injustiças nesse modelo, é claro que sim, mas não vejo exemplos bons na engenharia para serem emprestados a informática com relação a regulamentação. Vivemos um momento muito difícil, e esse é um momento oportuno para gastarmos saliva procurando um modelo para a profissão, hoje somos apenas produtos de mercado para as consultorias que pouco se preocupam com qualidade de serviço, desenvolvimento e condições para o consultor, sem falar nos absurdos de exigências que essas empresas fazem. Não podemos esperar que essas pessoas façam algo por nós, precisamos iniciativas que unam os profissionais buscando novos mercados, novas idéias e novas soluções para nós mesmos. O que tem sido feito hoje no Brasil em inteligência artificial, realidade virtual e genética?

26/11/02, 06:40:33: Frederico Mendes
    Ainda existem muitas oportunidades em TI, como por exemplo, DBA, BI e segurança, a dificuldade é que o mercado esta muito competitivo e isto não é apenas na área de TI, a crise econômica esta grande. Para conseguir um bom emprego é necessário estar atualizado e muito bem qualificado.

    Tem muita gente de TI que acha que esta atualizada e quando sai para procurar emprego tem dificuldades, alguns percebem o problema e vão a luta, outros ficam chorando pelos cantos, colocando a culpa nas empresas, que exigem demais, no mercado que esta pagando pouco, na recrutadora de RH que não reconhece um talento tão grande e etc.

    Já tenho muitos cursos e estou sempre estudando mais, independente do trabalho reservo sempre um tempo para a minha atualização, isto não é fácil de fazer, mas tem me garantido alocações mais rápidas e melhores.

    Quem quiser se dar bem vá a luta, escolha a área de informática que mais lhe agrade e estude para ser o melhor cara nesta área. Lembre-se da teoria da evolução de Charles Darwin, só os melhores e mais bem adaptados sobrevivem...


26/11/02, 01:28:56: paulo per@ig.com.br
    Num pais, onde se tem servidores 486 rodando, empresas procurando pessoas que conheçam Clipper, DBase III, e outros bichos jurassicos, fica difícil falar em carreira promissora para TI. A taxa de desemprego bateu em 19 % em SP desse jeito vamos chegar perto da Argentina, ainda alguém depois desses fatos históricos e marcantes ainda acha que o mercado de TI não está SATURADO ???

25/11/02, 23:39:51: José Carlos zekamar@ig.com.br
    Como já se sabe nossa área é muita dinâmica, o mercado é cruel com aqueles que se acomodam e pensam que fazendo o seu mero trabalho medíocre estarão garatidos. É certo que serão sugados pela massa que acelera cada vez mais veloz e serão transformados em pó. Tendo como única opção fazerem bicos, como por exemplo, um controle de estoque para o mercadinho da esquina! Nossa classe precisa de união e principalmente ética.. deêm risadas!! Sem dúvidas precisaremos de muitas décadas para organizar essa torre de babel que aí está... Espero q pelo menos possamos pagar nossas contas no final do mês e levar-mos nossas gatinhas para comer uma pizza sem termos que nos preocupar se vai dar para cubrir o cheque especial!


25/11/02, 21:34:01: Rashi
    Comentário escrito por Simone em 25/11/02, 17:25: >Acho que o mercado está querendo Jesus Cristo mas tão pagando salário de faxineira (e daquelas bem emergentes!!!!!!) <

    Tens toda a razão. Meu patrão tem a audácia de me pagar apenas 500 reais por mês para ser programadora, webdesigner, suporte e vidente. Me obriga a trabalhar com um equipamento que nem sequer tem drive de disquete e tah com win95 que tah ateh banbo de tanto vírus que tirei dele. E olhe que sei coisa, já fui até colaboradora da revista Fórum Access. Puxa, como profissional na área de informática é pouco valorizado. Aqui em Curitiba valemos o mesmo que um cobrador/trocador de ônibus. Pode uma vergonha dessas? E outra coisa: trabalho numa empresa de informática, que conta com cyber café, e o acesso à internet é proibido, nem que seja pra pesquisar algo para a própria empresa!!! Acho que, quando as instituições responsáveis pelo registro de empresas fossem registrar uma de informática, deveriam fazer um levantamento do perfial do futuro diretor da empresa, pra impedir a proliferação de empresas como esta na qual trabalho.

    Alguém precisa de um freelancer????


25/11/02, 19:32:21: Leonardo Rodrigues
    Estou rindo ateh agora, acabei de ver um estágio em que eu deveria saber com 2 anos, VB, SQL, Delphi, JAVA e mais INGLÊS FLUENTE... risos... Bom, acredito que promissora mesmo é a área de Business Inteligence que o pessoal tah pagando 35 a mais na hora e tb JAVA um abraço. Mas de resto tah maus.

    Falow


25/11/02, 18:52:59: Cristovão da Silva Gomes csgx@bol.com.br
    Hoje, em TI não há carreira promissora devido a três motivos principais: 1) Falta de controle da qualificação do profissional de TI. Qualquer um pode se especializar em TI (com ou sem faculdade) que terá sua colocação condicionada ao famoso QI (quoeficiente de indicação). Se voce conhece alguém esse alguem lhe contrata, do contrário não adianta você se matar de estudar para obter qualificação. 2) Mercado mutável. A tecnologia de informação é uma "ciência nova" e está em constante modificação. Hoje quando as empresas desejam migrar para outra tecnologia elas preferem trocar o quadro de pessoal a qualificar sua equipe( salvo algumas empresas muito profissionais). Isto acaba com a estabilidade e segurança do profissional. 3) Falta de um conselho regulamentador ativo. Desde que me formei em analise de sistemas ainda não consegui sequer identificar o nosso órgão de classe(a exemplo do CREA para engenheiros, CRM para médicos e etc...), como garantiremos o nosso espaço se os diplomas de TI as vezes valem menos do que a experiência de meros micreiros?

25/11/02, 18:08:38: Silva Silva Se me identificarem perco o emprego
    O que adianta você se matar, quero dizer, além de trabalhar duro durante todo o dia ficar estudando e estudando e estudando as novas tecnologias ....Para chegar uns espertalhões que tem no mercado que fazem conchavos comercias e políticos ...e ROUBAM de forma desfarçada ....Seu 13. sal, suas férias, suas horas extras ..... precisamos dar um basta NISTO !!!!!

25/11/02, 17:50:58: Marco Ribeiro macr2001@unisys.com.br
    No momento concordo com a maioria dos clegas que se expressaram no site - NENHUMA carreira é promissora em TI, enquanto a contratação estiver em mãos de empresas que só buscam o valor e não a qualidade do profissional; pior para os usuários finais, que vão continuar com sistemas pobres feitos por iniciantes sem a formação adequada a custo de banana; pior para as empresas que contratam "consultorias" - ou empresas de RH disfarçadas de empresas de consultoria de TI por acharem que alocação de mão-de-obra é mais lucrativo e que se dane o cliente..... A grande verdade é a seguinte: a profissão precisa ser regulamentada, precisamos de padrões que definam os tetos salariais da profissão para os bem qualificados voltem a se colocar e os iniciantes comecem suas carreiras dentro de padrões reais de qualidade. Precisamos nos unir e mudar a categoria, antes que sejamos não mais que um bando de empregadas domésticas "high-tech". A desunião de nossos profissionais é muito responsável pelo que ocorre hoje.

25/11/02, 17:25:14: Simone simalarcon@hotmail.com
    Galera

    Acho que o mercado está querendo Jesus Cristo mas tão pagando salário de faxineira (e daquelas bem emergentes!!!!!!) Quem tá procurando nova oportunidade que nem eu se preparem, tá o maior LEILÃO!!!!!

    Sucesso para os que arregaçarem as mangas!!!!


25/11/02, 16:38:35: Gustavo Mourthe saintfire@zipmail.com.br
    a carreira mais promissora e de fechar negocios e soluções em ti ,pois aquele que da lucro nunca sera cortado. o principal problema do mercado de informatica são os numeros , que obriga soluções rapidas custos baixos , que deve motivar muitos projetos com codigos livres linux,mysql,perl,apache interbase, para poderem enxugar os custos de implantação para o cliente medio e grande porte para poder imbutir o custo de desenvolvimento para que não perca em qualidade do projeto .Assim podendo pagar bons profissionais e ainda ter lucro com a execução do projeto.Principalmente a grande alta do dolar força um baixa para aprovação de novos projetos de ti

25/11/02, 15:22:17: afarias andre_coque@hotmail.com
    A área mais promissora pra mim é fazer bico de pedreiro pois de resto tá uma porcaria.

25/11/02, 14:21:26: Sgt. Barbraid barb@southparkstudios.com
    Estamos passando por uma época difícil, porém acredito que nesse momento as áreas de ERP/SAP estão oferencendo muitas oportunidades, e web com Java tb estão boas . As outras áreas estão devagar , podemos confirmar isso nas vagas aqui da apinfo. Uma coisa que me deixa revoltado é o fato de consultorias estarem pedindo estágio/trainee com conhecimento de 2/3 anos, 2/3 linguagens de programação, inglês fluente... Se continuar assim , o mercado vai se tornar uma carnificina ... prevalecendo a lei do "only the strongs survivers"

25/11/02, 12:16:59: Richard Muller Jr disk190@bol.com.br
    Concordo em número e grau com “O Mago” , sendo que, traçando uma analogia entre Tecnologia da Informação e Medicina seria como um Grande Hospital sem VERBAS, com inúmeros pacientes, enfermos, acidentados, sem serem atendidos. A solução é DEMITIR os Médicos Especialistas em Cirurgias Plásticas Estéticas, Especialistas em Hemorróidas de Jogadores de Bingo, FICAR apenas com Clínicos Gerais, Residentes, Iniciantes e muitas Enfermeiras/atendentes.De que adianta o Futuro ser Bio-Genética se não tem Dinheiro nem para ASPIRINA e SORO?? TI está como Medicina...Não tem VERBAS e o Paciente está Agonizando....

25/11/02, 10:21:08: O MAGO ProjetosNoVinagre@2002.TI.BR
    Pelo visto, áreas em TI foram para o VINAGRE neste ano de 2002. As empresas desejando enxugar os custos operacionais realizaram CORTES em Tecnologias. Grandes Projetos que aqueciam o Mercado foram descontinuados. Multinacionais aumentaram cada vez suas GORDAS “listas de Demitidos”. Sites de Empregos apresentam VAGAS para Estagiários e Iniciantes com salários de FOME Algumas empresas de consultoria sobrevivem através de caçadas a oportunidades de empregos com “PIRES na Mão” . Acredito que a virada deverá surgir a partir de Janeiro/2003 quando será iniciado o Plano Diretor de Informática das Grandes Empresas alocando novas verbas para TI. Corporação é como uma Família, se esta faltando “GRANA” não se pode trocar para um carro-novo, Geladeira-Nova ou mesmo contratar uma Empregada Especialista em Limpar-Janelas Fume!Vejo uma Luz no Final do Túnel....É um TREM!!

23/11/02, 16:28:04: Renata renatasf@ibest.com.br
    Acredito que todas as áreas em TI (programação, redes, web,...), são e serão sempre promissoras, mas infelizmente estamos passando por uma crise de desemprego. E, claro o profissional desta área hoje esta sendo muito requisitado por certificações conquistadas no mercado, o que era diferente de alguns anos atrás, que o profissional deveria saber de tudo um pouco, além de saber de tudo um pouco, hoje é muito importante que seja um especialista na área com certificação.

    Quanto ao assunto de empregabilidade, concordo com outros profissionais deste forum que nós, profissionais desta área abrangente sejamos contratados como CLT.

    Desejo a todos uma boa sorte!!!


22/11/02, 19:11:41: Ariston Leite Pereira ariston@mackenzie.com.br
    Somente para concluir a ideia dos especialistas..., muitas empresas estão contratando profissionais especialistas nas areas diversas de TI,para trabalhos temporarios, ou como autonomos ou como consultores ou ainda como empresas terceirizadas ampliando ainda mais o leque de opções para o profissional especialista com visão empreendedora...

    Agora e so arregaçar as mangas e ir a luta. www.alpinfo.hpg.ig.com.br


22/11/02, 18:38:43: Carlos Eu
    A área de Inteligência Artificial é o futuro, sem fincar os pés no Brasil, é claro.

22/11/02, 18:14:27: Ariston Leite Pereira ariston@mackenzie.com.br
    Redes??? Linux?? C# ??? C++?? ERP ???para os profissionais da area de TI, todas os segmentes tem grandes chances de sucesso profissional, ainda mais se vc for um especilista em uma determinada linguagem ou ferramenta,sem perde a noção do todo.

22/11/02, 15:59:05: Jailton JailtonBsantos@Bol.Com.br
    No momento busco novas perspectivas de mercado, e enfrento algumas dificuldades. Quem já conhece este ou aquele aplicativo, defende sempre que conheçamos algo mais novo. Porém eu recomendo que a pessoa conhece uma linguagem de programação onde possa desenvolver aplicações diversas, conheça também um ou mais banco de dados, uma plataforma de Sistema operacional, logicamente uma versão atualizada. Recomendo que estude e domine bem o que você se dispõem a usar. Um bom emprego será consequencias. Eu por exemplo, já programa linguagens para plataforma DOS, e estou me dedicando a programar em Delphi 6.0, em mais um tempo, vou está me decindo por um Oracle ou SQL como banco de dados. Por enquanto uso o Paradox e um pounco de Interbase. Para quem já é fera, recomendo que não pare de aprender novas coisas, pois em se falando de informatica, o que está em envidências hoje, em poucos meses, já será obsoleto.

22/11/02, 13:31:16: Daniela DanielaPrad@hotmail.com
    Eu trabalho na area de programação e vejo que é uma area sempre com ofertas de trabalho, optei em trabalhar na plataforma de AS400 que é ainda melhor as ofertas de trabalho.


22/11/02, 12:21:09: Anderson Fonseca anderson@der.pe.gov.br
    embora a area de desenvolvimento possua um custo alto, acredito que ainda seja um bom negócio investir na área de engenharia de software (especificamente na parte de processos) e na utilização de tecnologias multi plataforma como java, no aprendizado de ferramentas open source.

22/11/02, 11:30:11: Homer Simpson homer@simpson.com
    Pascal, Smal Talk

22/11/02, 10:28:43: Jefferson jeffmagalhaes@uol.com.br
    Acho que podemos dividir as áreas de infra-estrutura e desenvolvimento, onde, na minha opinião, um depende do outro, então na área de infra o futuro será o Wireless e para desenvolvimento, serão as tecnologias voltadas à Internet, como Java, por exemplo. Também podemos ficar atentos ao software livre, que pode, de uma hora para outra, estourar na maioria das empresas. Só falta alguém acreditar.

22/11/02, 09:29:02: Anônimo
    A carreira mais promissora é aquela que você gosta e domina, mantendo-se sempre atualizado. Para este tipo de profissional dificilmente falta oportunidade de bons empregos. O segredo é estar apto a mudanças, hoje se fala muito em programas "livres", Java, Linux.. até a alguns anos nem existiam. Há pouco recebemos .Net e C# que também estão evoluindo rapidamente. Oracle e SAP são tendências de ontem e hoje, serão amanhã? Colega evangelista da Sun, também acho Wireless fantástico, mas ainda vai demorar algum tempo, é muito caro e incômodo brincar com isto agora. Independente da plataforma ou programas utilizados o sistema tem que cumprir sua função da melhor maneira possível junto ao usuário, que não faz idéia do que estamos falando aqui, lembrem-se que para ele isto quase sempre é transparente. Quando o cliente acessa um Website não interessa se é Apache ou IIS, interessa é que funcione, de preferência bem e rápido.


22/11/02, 01:08:28: Flávio Jesus flaviojes@uol.com.br
    Companheiros navegantes da APINFO... Acho fantástica a diversidade de opiniões presentes no fórum; e eu não estou falando de tendências tecnológicas, estou falando das pessoas que tem a total liberdade de manifestar suas opiniões e podemos ver que existem pessoas muito arrogantes que ainda não acordaram para a nossa nova realidade: O MERCADO ESTÁ SATURADO, os cursos e “universidades”, despejam milhares de novos profissionais por dia. Amigos, o sonho acabou nós tivemos a aurora das profissões; na década de 90 parecia que nada abalaria os profissionais de informática e vejam hoje quem está desempregado hoje, mesmo sendo um bom profissional, se não tiver um bom network terá muita dificuldade de arrumar colocação sem contar na queda de salários...Ah!! Um curso DBA Oracle =R$ 4000,00 Um de Unix Soláris R$ 2.750,00 cada Módulo...Pensem nisso. Um abraço Flávio Falcão Jesus

22/11/02, 00:42:08: Alexandre - Santos a.yamamura@uol.com.br
    Acredito que a área de redes e banco de dados sejam as carreiras mais promissoras de TI. Estou investindo na área de redes já um tempo, mas as empresas não estão dando oportunidades para os iniciantes, não dando chance de aplicarmos nossos conhecimentos teóricos na prática. Tenho esperança que num futuro próximo este investimento se transforme numa oportunidade.

21/11/02, 21:32:15: Luiz
    Carreira mais promissora??? Esse tema e' muito relativo! Qual seria a crreira mais promissora em uma micro empresa? Java, xml, c++ ? Numa empresa de grande porte do setor Industrial? SAP..., ERP solutions? Para um banco por exemplo? COBOL, DB2, CICS? O pessoal de rede pode estar em todos os segmentos? Como avaliar uma carreira e ter garantia que ela seja promissora? analisando os diversos segmentos de mercado? Programacao x Analise, quem e' mais solicitado? Por que um analista, se posso ter um programador analista? Nossa, como este tema e' relativo! Na minha opniao tudo relacionado a TI e' promissor, basta estarmos sempre atualizados!

21/11/02, 20:38:27: carlos cwlo@yahoo.com.br
    Os comentários do fórum estão refletindo exatamente o que é a nossa área : uma grande diversidade de opiniões, tecnologias, tendências, "futuros", etc. Se eu estivesse iniciando minha carreira (que tem por volta de 12 anos) hoje, provavelmente investiria em bancos de dados. Eu penso isso, apesar de ser desenvolvedor, porque as tecnologias, as tendências, a qualidade dos fabricantes, os investimentos, os salários e até mesmo a estabilidade na função de DBA me parecem mais atraentes do que nas demais áreas. Em geral os bancos de dados são mais estáveis do que as tecnologias de desenvolvimento. Os fabricantes de softwares para bancos de dados, seja Oracle, SQL, DB2, etc., se preocupam mais com a qualidade do que fazem porque é um produto que se der bugs em demasia, pode acabar com a informação de uma corporação. Basicamente é isso. Um abraço a todos do fórum a da APINFO.

21/11/02, 20:12:23: Fabrício fabriciovaz@ig.com.br
    Acho que a ferramenta que sempre foi e continuará sendo promissora é a linguagem C, o mercado sempre vai ter espaço estes programadores.

21/11/02, 17:00:54: Richard Muller Jr disk190@bol.com.br
    Complementando o comentário abaixo; Home-Banking também estava aquecendo a área de WEB até aparecerem alguns "Molequinhos Hacker's" que afastaram também os investimentos nesta área.Penso que o empresário brasileiro tem que deixar de ser "Pão-Duro" e investir sério em Alta-Tecnologia.Ficam economizando em "merecas" para perderem milhoes em Fraudes e desvio de Verbas.

21/11/02, 16:50:57: Richard Muller Jr disk190@bol.com.br
    Atualmente não vejo a área de IT como promissora...Este ano de 2002 foi atípico onde ocorreram a invasão do Afenagistão, Copa do Mundo, Eleições...etc. O cotação do dollar refletiu nos investimentos Privados e Públicos. O aumento da Taxa de Juros diminuiu o volume de verbas para investimentos em Projetos. Na área de WEB, vários Provedora ficaram no VERMELHO, além de que os pequenos sites não renovaram o Designer e muito menos renovaram seus aplicativos. Inúmeros sites Faliram,quebraram..Somente Intranet’s e Extranet continuam mantendo o mercado ativo. Este ano apenas poucos Projetos captaram recursos (Bolsa-Escola-CEF) e outro desenvolvido bela IBM (Xsara). Vários projetos forma descontinuados,tais como; www.gerafarma.com.br da RBS, MSSAB do Ministério da Saúde de Atentimento Básico. Para piorar a situação, o Modelo Energético do País esta sendo revisto acarretando a parada de vários outros Projetos.Sendo assim penso que a área mais promissora seja a de Político, visto que ganham bem e trabalham pouco!!

21/11/02, 15:27:45: Carlos Augusto de Freitas Cunha cac.dev@bol.com.br
    A tendência, daqui para a frente (pelo menos, por enquanto), é a convergência de todas as áreas (programação, redes, análise, bancos de dados) para a web. Creio que, NO MOMENTO, Web é carreira mais promissora. Mas vocês sabem como é que é. Tudo pode mudar. Mudar muito. Mudar rápido.

21/11/02, 15:21:58: Bruno securitycity@bol.com.br
    Caros, poucas pessoas fortam tão lúcidas em seus comentários. A questão deveria ser, Qual será o profissional do futuro? Compartilho da opinião do Márcio onde diz quee pensar no negócio do cliente antes de pensar na tecnologia. Esta na hora de parar de brincar de Deus e começar a agregar valor para as empresas. Não adianta pensar em apilcar a tecnologia da moda (Java, .net) se não há infra, nem profissionais internos pra isso. Ignorar escalonabilidade, custo, operação e disponibilidade a favor de novas tecnologias é um erro. A área de TI não pode mais justificar gastos com projetos mirabolantes e alucinados correndo atrás de profissionais e tecnologias da moda. Agregar valor, esta é a palavra.

21/11/02, 13:47:00: Pedro zanfs@ig.com.br
    Concordo com o Marcio, nós estamos entrando no modimos e cada vez mais $$$$$ para suportar tais "Tecnologias de Ponta", voce faz basicamente tudo o que precisa com muito menos recurso do que imagina. Já montei, por exemplo, Servidor de Banco de Dados de R$ 5.000 mais rápido do que um de R$ 50.000 que a empresa tinha. Tudo é questionável neste mundo de moda.

21/11/02, 10:37:15: Silvio teixeira.silvio@sun.com
    Acreditem....mas o futuro se chama ..Wireless.....O seu celular, o futuro "Comunicator"....a interação humana e a ilimitação de DisTância para a comunicação será o futuro......Java....esse éo futuro...................

    Silvio Teixeira Evangelista Sun


21/11/02, 10:12:06: Marcio mntierno@hotmail.com
    A maioria dos comentários se foca em alguma tecnologia específica (Java, Oracle, .NET, Banda Larga,etc). Nos meus 15 anos de carreira, perdi a conta de quantas tecnologias eu vi nascer e morrer.

    Confunde-se carreira com tecnologia e isso é sintomático na área, onde tb se confunde negócio com tecnologia, como se existisse algum sistema que só podusse ser feito na tecnologia X (por ex: Java) e não na tecnologia Y (ex: .NET).

    Um dia as empresas se cansarão dos prazos não cumpridos, dos paus, dos requisitos mal entendidos e da dinheirama investida sem retorno mensurável. Nesse dia, valerá ouro o profissional que pensar no negócio do cliente antes de pensar na tecnologia e, depois, criar ou aplicar uma tecnologia que renda $$$$ de verdade ao negócio do cliente.


21/11/02, 08:43:12: Cleverson
    Uma tecnologia ainda não citada neste fórum e que está fazendo muito barulho, principalmente lá fora, são os Web Services. Uma promessa de se desenvolver serviços que possam ser acessados de maneira simples, transparente, independente de plataforma, SO e linguagem de programação utilizada. Portanto se vocês querem participar desta "revolução tecnológica" considerem mergulhar numa sopa de letrinhas: SOAP, WSDL, UDDI, XML.

    Cleverson


21/11/02, 07:44:39: Alessandro
    Acredito que seja na área de banco de dados, estou investindo bastante nesta área.

21/11/02, 00:35:46: Marcos abc@abc
    Redes e não se fala mais nisso.

20/11/02, 22:30:34: Vanessa vanessa.suporte@bol.com.br
    Eu acredito que todas as carreiras em TI são promissoras mas o que está faltando são empresas que dê oportunidades para quem está "começando". Digo isso por mim, por exemplo, já trabalhei c/ Suporte Técnico e estou tentando entrar na área de Redes mas a experiência que as empresas estão pedindo para os "iniciantes", muitas vezes, são absurdas. C/ poderemos aprender na prática o que sabemos na teoria se dificilmente alguém está disposto a dar uma oportunidade? É a área que escolhi, que realmente gosto e estou batalhando por isso, mesmo sabendo dos obstáculos e tenho certeza que TI crescerá sempre, em todas as áreas.

20/11/02, 21:26:48: Eliseu eliseu@postmaster.co.uk
    Acho que todas as áreas tem potencial... ultimamente redes tem se destacado mais. Destaco uma que está pra estourar: e-learning. Estou apostando em e-learning e desenvolvimento de cursos.

20/11/02, 16:58:23: Demetrius
    Qualquer área é promissora, dependendo apenas do profissional, como já foi dito. TI cresceu principalmente na revolução do aparelhos analógicos para os digitais e agora temos outra revolução, que é da mudança do aparelho digital pelo "inteligente". E o que virá depois?? TI ainda tem muito o que crescer, depende de voce escolher se vai aprender muito sobre pouco (especialista) ou aprender pouco sobre muito (famoso profissonal versátil).

    O importante é ser bom no faz!!! (e estar sempre melhorando)


20/11/02, 16:49:12: André Oliveira andreesc@yahoo.com.br
    Não dá para imaginar, qual será a carreira mais promissora. Todas as áreas estão crescendo muito. Acredito muito que a área de redes irá crescer muito, as tecnologias sem fio integradas a dispositivos como celulares, palms, etc..., estao disparando. Mas acredito que cada um deve apostar em algo e seguir em frente com certeza não perderá nada.

20/11/02, 16:04:20: Rodrigo Vieira E. Silva rodrigovieiraeufrasiodasilva
    As carreiras em TI são as mais concorridas no mercado mas acho que para min'não tem dessa qual a mais promissora, acho quem faz a carreira é o profissional, tanto como "rede, programação,Web,Database" acho que o profissional faz a sua carreira promissora.

20/11/02, 15:48:27: Claudio opniao 3
    O forum descuti Carreira promissora do futuro e nao quantidade de oportunidades disponiveis para cada carreira. Novamente, nao da pra comparar Redes com Desenvolvimento... em media para cada 10 programadores existem 1 profissional de rede .....

    ... o futuro eh rede com acesso de alta velocidade,, isso eh uma tentencia mundial. A demanda para profissionais para integrar essa tecnolodia sairah da area redes e provamelmente serao bem pagos tambem. Essa tendencia tambem alavancara o mercado de web de uma forma geral ....


20/11/02, 14:13:43: Marcio Vieira mhsvieira@molicar.com.br
    Com certeza é programação. Sempre trabalhei na área de suporte, exatamente desde 1995. Mas nem por isso ignorei programação. Sempre que podia, fazia algum curso de aperfeiçoamento ou pegava algum projeto free-lancer. E continuava a trabalhar em empresas com suporte/redes. Ou seja fazendo as duas coisas ao mesmo tempo, pois sempre achei que se no futuro uma dessas áreas entrasse em declínio, poderia me segurar na outra. E é o que está acontecendo. Suporte/Redes já não contrata como antes, e desenvolvimento contrata aos montes. Outra coisa: se puderem fazer uma pós na área de desenvolvimento, é melhor ainda. Há ótimos cursos, em algumas univesidades, principalmente as que dão ênfase em Engenharia de Software.

20/11/02, 13:50:21: Reinaldo José Bertolotto reinaldob@msn.com
    Creio que muita gente não acredite que Trabalhar com mainframe seja uma boa saida os profissionais que trabalham com Cobol,Cics,Db2 estão envelhecendo e na maioria das faculdades e cursos não estão voltados para este nicho e a crença de que O Cobol,Ims estão com os anos contados esta muito longe da realidade e esta moçada que esta iniciando linguagens e bancos de dados como por exemplo (java,asp,Sqlserver por exemplo) não se dão conta do potencial de ferramentas e expansão de linguagens como Visualage e a dificuldade de encontrar pessoas em suporte básico em os390,db2,cics,etc.Não querendo gerar polemica e comentários a respeito do crescimento da internet,java,etc.Creio que todos podem ter um lugar ao Sol e o primordial sera sempre se destacar naquilo que propusermos as nossas carreiras.

20/11/02, 12:55:03: Alessandra ale.gata_sc@ig.com.br
    Na verdade todas as carreiras em ti são promissoras atualmente, desde que haja o esforço e dedicação necessária. Mas as que estão no auge são de engenharia de softwares e redes. Porém, hoje o mercado pede muito um profissional que saiba de tudo, pelo menos um pouco. Portanto não adianta investir em uma área determinada.Temos que saber de tudo um pouco.

20/11/02, 12:03:30: Katia Cristina katiacristina68@uol.com.br
    Estava lendo os comentários anteriores que falam sobre sempre estar se atualizando ou aprendendo novas tecnologias e fiquei em dúvida numa coisa... quando você faz um curso X e na empresa em que vc trabalha não tem a possibilidade de se trabalhar utilizando esse novo recurso, você não estará "empatando" seu dinheiro??? No caso de estar pensando em uma recolocação, será que apenas ter efetuado o curso permitirá uma posição??? Pelo que tenho notado nos sites de empregos as exigências quanto à experiência são cada vez maiores. Então isso restrige o profissional a se especializar somente naquilo em que trabalha atualmente???

20/11/02, 11:50:19: Luiz David luiz_david@ig.com.br
    Já trabalhei em grandes empresas fornecedoras de tecnologia, e pelas que passei, notei uma tendência bastante grande de crescimento da área de engenharia de software, usando-se metodologias e chegando a qualidade. Este é um exemplo claro de RUP. Acredito que a engenheiro de software, vai ser o profissional mais requisitado dentro em pouco. Modelagem de banco de dados, desenvolvimento, análise do negócio e do sistema, vai cair nas modelagens como a UML, usando-se ferramentar como rational rose. Esta ferramenta bem configurada, vai gerar boa parte do código, já integrada a banco de dados, não importando qual seja ele.

20/11/02, 11:27:32: André Felipe Coque de Farias afarias.infolab@suzano.com.br
    Sem dúvida nenhuma Java , .Net (isso pra quem já conhece VB para saber migrar plataformas) , ORACLE , SAP.

20/11/02, 11:27:00: André Felipe Coque de Farias afarias.infolab@suzano.com.br
    Sem dúvida nenhuma Java , .Net (isso pra quem já conhece VB para saber migrar plataformas) , ORACLE , SAP.

20/11/02, 09:03:51: Uessilei MOnteiro u.silva@vivendiwater.com.br
    Na minha opinião hoje a carreira mais promissora é a area de desenvolvimento e Banco de dados. Creio que Oracle é a sensação do Momento

    Uesslei


20/11/02, 07:42:51: Marcelo X. zeppelim@zaz.com.br
    Estive lendo algumas opiniões expostas e lamento muito que algumas pessoas tenham tão pouca visão sobre o futuro. Fica claro que são péssimos profissionais, ignorados ou mal tratados pelo mercado de trabalho, que já está saturado e cansado de gente nada Pró-Ativa.

    Todas as carreiras em informática são promissoras... mas com certeza a área de Desenvolvimento de Software e Redes ainda tem muito o que crescer..

    []'s


20/11/02, 01:03:24: Cecilia
    Existem muitos modimos em TI,ontem o quente era cobol, hoje java e .Net, amanhã quem sabe? Mas qualquer área é promissora, desde que o profissional seja mesmo um profissional comprometido com a qualidade do trabalho que executa.

19/11/02, 22:01:19: Claudio Opniao - continuacao
    Outro detalhe muito importante que foi publicado ontem (18.11.02) disponivel no meu site. De acordo com as pesquisas sobre CiberCrime (crime eletronico) efetuado por um orgao americano aponta o Brasil ocupando as dez (10) primeiras posicoes da lista. Isto seguinifica que neste momento uma area bastante promissora eh a de seguranca da Informacao. Atrelado tambem a este seguimento, treinamento, programadores e administradores de banco de dados e de paginas webs, verao sua fatia do mercado crescer e crescer em funcao das empresas e governo comecarem a se concientizar com o problema agravante e prejuizos enormes trazidos pelo CiberCrime no Brasil.

    Resumindo. No momento area de Seguranca em conjunto com treinamento, Administradores e desenvolvedores de Bandos e dados e webs terao uma oferta maior em funcao do despreparo do nosso mercado com relacao ao crime eletronico.

    ... Se esse forum estivesse no ar em 1998/99 (bug do milenio! sem duvidas ser "programador Cobol" seria a resposta certa ;)


19/11/02, 21:03:49: Claudio Opniao pessoal
    Claro que nao vai da para ficar comparando qual seguimento oferece mais vagas no mercado. Sem duvidas a de programacao nas areas de aplicacoes e internet sao as que mais oferecem oportunidades. Isso porque a demanda eh maior e de um modo geral ha 1 a 2 trabalhando na area de rede para cada 5 a 10 programadores em cada empresa. Logo abaixo vi bastante pessoas frisando que a area de seguranca serah um bom negocio para o futuro. Eu concordo e ate gostaria de passar minha pagina pessoal que trata do assunto de seguranca: www.InformaBR.com.br . Area de seguranca cada vez mais necessita de especialista,,, e aqueles que forem certificados serao os primeiros a faturarem com esse novo seguimento que esta crescendo no Brasil. Algumas certificacoes para esta area sao: CISSP, SANS ... vale apena ter uma delas para nao ficar sem aquele + (plus no curriculo)

19/11/02, 21:01:27: Marcelo eu
    Creio que seja as carreiras no exterior, já que aqui no Brasil o salário é muito inferior ao que se ganha lá fora e aqui no Brasil só existem sangue-sugas, carreira, que carreira?, só se for a de ser demitido.

19/11/02, 18:42:23: Renato A. Ferreira renato@xtms.net
    Discordo da mensagem do Sandro.... bons relacionamentos é imprescindível, ninguem contrata um desconhecido para um cargo de confiança e sem saber se o indivíduo atende mesmo as necessidades...

19/11/02, 17:54:26: Sandro Silva Barros sbarros@cnpq.br
    Acho que o comentario do Paulo esta meio equivocado, eu trabalho a 10 anos no mercado de TI, só este ano já recusei duas propostas e estou participando de dois processos seletivos. O mercado de TI esta (como sempre esteve) necessitando de pessoas qualificadas, o problema é que muitos se acomodam e não se reciclam, ou pior, continuam brincando de TI, o mercado hoje exige profissionais e não Nerd´s.

19/11/02, 16:33:50: Henrique henrismir@bol.com.br
    JAVA, ORACLE, SAP. REDES PRIVADAS, SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO VISUAL POR REDE.


19/11/02, 16:15:01: ESTOUCONSCIENTE
    Acredito que na área de TI ótimas oportunidades da mesma forma como existem em outra área qualquer. Acho que chegou a hora dos ditos "CIENTISTAS" de TI darem um passo a frente e entenderem definitivamente que fazem parte do mundo real e que o "tempero" TI já esta incorporado ao processo de negócio, assim como os demais fatores terra, capital e trabalho. Checa de brincar de Deus da TI. TI se dissolveu nas organizações e hoje é somente mais um ingrediente no processo produtivo. Amanhã nosso filhos estarão usando TI como hoje se usa geladeira e microondas. TI já é somente mais uma carreira como outra qualquer. Não tem esta de mais promissor, tem é trabalho duro!

19/11/02, 15:25:06: Paulo per@ig.com.br
    Hoje em dia não existe melhor área está tudo saturado, se vc não tiver um QI, ou um padrinho que te de um empurrão, está frito !!! Vai engrossar a fila dos DESEMPREGADOS.

19/11/02, 15:14:47: Paulino Michelazzo paulino@michelazzo.com.br
    Certamente comunicação móvel e as áreas relacionadas à ela. Nada mais será tão promissor nos próximos 5 anos. Aposte em tecnologias como 2.5G, 3G, GSM, Wireless, bluetooth e tudo aquilo que permita a mobilidade das pessoas.

19/11/02, 15:11:36: Abilio abilioze@hotmail.com
    Sem duvida é na parte de desenvolvimento. Apesar da parte de redes ser uma area interessante, nao existe uma demanda tão grande como desenvolvimento. Agora...dentro de desenvolvimento, acho q Java sem duvida é o carro chefe. Oportunidades esta o borbulhando, principalmente relativas a J2EE. O MS .Net tb tem um futuro promissor, apesar de eu acreditar mais em Java pela sua arquitetura aberta.

19/11/02, 15:07:59: Luciano fullcontrol@bol.com.br
    Trabalho há 4 anos c/ Redes e acho essa área bastante promissora, porém tenho observado que na maioria das empresas não encontramos profissionais realmente qualificados, muitos "enganam" seus chefes c/ resultados superficiais e não possuem a menor preocupação c/ a segurança das informações sobre sua responsabilidade. Acredito que isso seja um ciclo vicioso: Os selecionadores, muitas vezes buscam somente salários menores e não sabem as atribuições necessárias para o desenv. da função, depois, os funcionários respons. pela área de TI, que não sabem administrar profissionalmente as suas tarefas, muitos menos levantar dados de análise qualitativa sobre redes. Acho que o bom profissional de redes tem que ser um ótimo técnico/engenheiro com visão prospectiva e empreendedora. A área de Redes é dinâmica e dá margem a inovações singulares em TI, principalmente no segmento de integração. Hoje é possível integrar em um único link de dados, a transmissão de dados, voz, fax e videoconferência, unificar o processamento através dos servidores de aplicação, entre várias outras vantagens. O profissional de redes é o mais versátil e o mais aberto a possibilidades de redução de custos. Concluo que a área de Redes é a mais promissora da área de TI, precisamos amadurecer profissionalmente e mostrar que Rede é mais do que compartilhar impressoras ou algo assim, Rede é a área responsável pela infraestrutura dos sistemas de informações, aplicações e soluções suportadas em um ambiente corporativo.

19/11/02, 14:48:18: Flávio Jesus flaviojes@uol.com.br
    Bom, sou um profissional com 12 anos de estrada e atualmente estou desenpregado, sempre trabalhei com infra e Help Desk até atingir o "teto" de supervisor com um bom salário porém nada é eterno...Pelo que tenho observado do mercado as carreiras mais promissoras são: DBA's e Funcionais (SAP e outros softwares de gestão.

19/11/02, 13:51:07: Thiago T2
    Bom cada area tem seus proprios altos e baixos.. por exemplo temos a area de redes q com certeza é para mim uma area q deve crescer e muito e a segurança da informação.. nao existem profissionais de segurança de informação q sejam BONS ainda.. Temos a area de programação q eu acho q java é a lp mais indicada para o crescimento dessa area tanto para web quanto para uso comercial e a area de web q hj o q domina sao os banco de dados os DBA irão dominar o mercado da web com sql e oracle com certeza programadores web html javascript asp php podem ter certeza de q essa carreira daqui 1 ano ja nao será mais o mesmo.. vlw

19/11/02, 13:41:54: Fábio Savella fsonlinebr@yahoo.com.br
    Em número de vagas o desenvolvimento bate de longe, só q como disseram é segmentado até, eu acredito que Segurança da Informação é um dos "hits" para agora e nos próximos anos, e para onde estou direcionando minha carreira.

    Se você tiver tempo, dedicação e alguma grana é possível ir a fundo em uma tecnologia, a partir daí, emprego pinta na área, o lance é buscar certificações, pois no CV vc não tem a chance de demostrar todo seu conhecimento ...


19/11/02, 12:00:06: Sam sememail@semdominio.com
    Sem dúvida alguma DESENVOLVIMENTO é a área com maior número e melhores oportunidades. A questão é que sub-grupo?!? Se precisa de muitas oportunidade INTERNET é o melhor caminho, mas como ocorreu com VB está ocorrendo com programadores Internet, estão sendo desvalorizados pela prostituição dos profissionais e dos picaretas. JAVA é a linguagem com melhor relação oportunidades/vantagens já que tem muitas vagas mas ainda poucos profissionais realmente qualificados (e a maioria dos despreparados preferem VB ou Delphi). Eu começei como programador Internet e por 2 anos tive ótimas oportunidades, agora com o mercado desse jeito voltei as origens program

     



Anteriores:

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?