API - IT Forum


As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?


19/05/98, 22:49:41: Marcos Freire mfsal@unisys.com.br

    Nao acredito que a solucao esteja na regulamentacao ou "burrocratizacao" da nossa atividade. Entretanto, as empresas necessitam de uma validação da experiência apresentada pelos profisionais. Nesta linha acho que os testes de certificação dos fornecedores são extremamente úteis. A enrolação de consultores inexperientes e desenvolvedores com pouca formação não resiste a primeira entrevista. O que é realmente necessário é a boa escolha do profissional ou parceiro. Atividade de responsabilidade da contratante. A falta de envolvimento e atitude, em grande parte devido a terceirização sem critério, também contribuem para o descrédito.


18/05/98, 17:18:12: Fábio Dias de Brito fbrito@sercomtel.com.br

    Gostaria de informar a todos os participantes deste forum: "Tendo em vista a necessidade da existência de um Código de Ética Profissional, que descreva as obrigações, responsabilidades e requisitos dos profissionais que atuam na área de informática, visando orientar o exercício de suas atividades e regular suas relações com colegas de profissão, clientes, empregadores e sociedade, foi criada na SUCESU/PR a Câmara de Ética Profissional."

    O endereço é o seguinte: https://200.6.40.32/etica.html


14/05/98, 09:17:10: Paulo Cezar de Souza pcsouza@exceleconomico.com.br

    Sou estudante do 4º ano de Análise de Sistemas da Universidade São Francisco. E desde o começo, a falta de um órgão representativo foi a minha preocupação. A pergunta era, se seria um bom negócio entrar em uma universidade, pois sabemos, que no mercado de informática, há muitas pessoas que não possuem formações acadêmicas, o que traz sistemas que não atendem as exigências. É muito comum ver estes "profissionais" preocupados com produtos, como VB ao invés da aplicação e desenvolvimento de tecnologias. E também é comum vê-los na busca de tecnologias mais simples do que eficientes. Então torna-se quase que impossível o desenvolvimento de sistemas inteligentes. Muitos acham por exemplo, que redes neurais artificiais ou algo do gênero, só poderiam ser aplicados na NASA e acham que o setor comercial não precisa destas tecnologias. O que não contribui com o desenvolvimento tecnológico. Além de muitos destes profissionais viverem de cursos caríssimos, ao invés de possuirem um perfil científico(autodidático). O que existe, isto é, segundo as informações que possuo, é que há um desacordo entre as universidades. Penso no seguinte, se a Unicamp acha que Sistemas está relacionado a elétrica - assim como o os engenheiros associados ao CREA nem todos são engenheiros civis - poderíamos ter um CRI(Conselho Regional de Informática) que englobasse os profissionais formados em Análise de Sistemas (e não Administração com ênfase em Análise), Ciência da Computação e Engenharia da Computação(tirando-o da Engenharia Elétrica). Pois o meu curso de Análise de Sistemas possui um currículum muito parecido com estes outros. O que se fala, é que, a Análise de Sistemas poderia se associar ao CRA. Mas, no caso do meu curso, ele está mais envolvido com a engenharia de tecnologias, do que administração de empresas.

    Espero que alguma entidade competente tome alguma providência, afim de proteger os profissionais e estimular a formação qualitativa de futuros profissionais, para podermos competir com o mercado internacional(em especial entrar na briga dos norte-americanos).

    Obrigado.

    Paulo Cezar de Souza Analista de Sistemas do Banco ExcelEconômico


6/05/98, 14:56:54: ASSSs asp@hotmail.com

    Primeiro criar o orgão regulamentador dos profissionais, ou seja, assim como existe a OAB, CREA e etc... Exigir que os profissionais sejam qualificados leia-se "Formados na área" pertençam a entidade de classe. E por ultimo fazer um bom Marketing em cima da profissão, pois somos discriminados, não temos entidade da classe, portanto não tem representatividade em nenhum seguimento da sociedade. Afinal a propaganda é a alma do negócio, o que me diz da OAB, têm advogado sendo trocador de ônibus, mas nem por isso a OAB deixa de ser marcante segmento da sociedade. Aliás acho até que tem engenheiro, médico, advogado dando palestras sobre o Bug do Ano 2000 e o pessoal de informática sendo convocado para ligar o DataShow.


4/05/98, 17:21:18: Andre Moreira andrems@iag.puc-rio.br

    Acredito que a regularizacao dos profissionais de informatica so viria para ajudar o mercado e aos profissionais! Nao temos um conselho proprio da Informatica! Existe o CRE; OAB;CRP;CRA e outros... Houvi falar que o CRA esta tentando pegar os profissionais de Informatica... Nos devemos ter a nossa propria organizacao... nao algo taxativo, somente com diploma eh que podera ser incluso, pois o nossa profissão eh muito dinamica! E conheco alguns profissionais que nao tem o "canudo" e sao tecnicamente muito bons! Acrdito que este Conselho Regional, entidade ou sei la o que! Deveria servir como um avalisador, ou sseja ser referencia para bons profissionais, Tem o Diploma entao recebe um determinado "titulo" na otem faca a prova e se conseguir a aprovacoa recebe outro determinado titulo... A nossa profissao eh muito dinamica... o proprio mercado ja tem o mecanismo de diferenciar os profissionai, vemos os titulos Solution provider; CNE;Borland Development..., os titulos sao recenhecidos no mercado e diferenciam os profissionais do mercado... Devemos nos preocupar com os "Analistas de Plantao", profissionais que se dizem bons e na realidade nada sabem... Quem sobre e o usuario, cliente e vitima com tempo perdido e dinheiro perdido... Com esta solucao seria possivel criar um Banco de dados de referencias a profissionais... Eu escrevo isto tudo basicamente porque na realidade nao temos nossa categoria bem formulada... ja vi um agronomo fazendo o trabalho de um analista de sistema... nao que este seja incompetente... mas nos parace bastante estranho!!! Nao eh mesmo!! Eu acredito na regulamentacao da profissao, mas eh claro bem pensado e planejada!!! Sem cometermos os erros de outras entidades que burocratizam de mais, fato que nao poderia acontecer devido ao dinamismo das nossa profissoes!!


1/05/98, 14:52:44: Maurício Acioly Lopes ricio@fortalnet.com.br

    Bem, o que se deve fazer, é regulamentar um sistema de cadastramento de pessoas ligadas ao trabalho, na área da informática.Tendo que ser efetuado, teste de aptidão a área de informática. Não dando espaço a pessoas que não possuem conhecimentos nesta área. Que querem trabalhar sem o conhecimento necessário.


25/04/98, 16:52:41: Marcello André M. Luszczynski marc@tba.com.br

    É com grande tristeza que me deparo, no meu dia a dia, com profissionais que se dizem "analistas". Pessoas que sequer tem um nível superior. Acredito que o momento seja mais que oportuno para que consigamos, junto a órgãos regulamentadores de profissiões a nossa regularização. Uma questão pertinente, é a da especialização na nossa área, com qualquer nível superior. Esse profissional tembem seria qualificado como AS(é o meu caso). Existe também, cursos com licenciaturas curtas e longas(tecnologo e bacharel, se eu não estiver enganado), Tambem sou formado em Adm. de Empr. e possuo o meu CRA. Fica aqui o meu protesto e minha sugestão. "CRASI" já para a nossa profissão. Gostaria de participar em debates futuros dentro deste assunto. Obrigado!


24/04/98, 11:46:21: aldo htt://www.aalves@.chesf.gov.br

    Nao acho que seja necessario mais alguma coisa, pois consideramos de uma perfeita imagem. O que nos falta e o reconhecimento/apoio por parte do Governo Brasileiro.


15/04/98, 22:08:34: Raimundo José rjbs@mnnet.com.br

    Com a corrida alucinada de tudo que se refere a informática e a concorrência a pleno vapor, o melhor órgão para regulamentar os profissionais da área é o próprio mercado de trabalho. Bem preparado, sempre atualizado e usando de honestidade o profissional terá seu lugar firme, e fará com que os maus profissionais sejam alijados do processo. Um órgão específico de regulamentação só iria mesmo servir para aumentar despesas, que não saõ poucas em qualquer atividade.


15/04/98, 09:50:18: André Marcelo Dias andredias@mls.com.br

    A criação do mesmo sistema como funciona os medicos, engenheiros, a criaçao de um conselho e a regulamentação completa da profissão além de sua classificação.


11/04/98, 03:37:03: Stéfano Carnevalli

    Os profissionais de informática devem antes de qualquer atitude, se auto respeitarem e não praticarem concorrências desleais;principalmente quando abaixam o valor do seu trabalho,proporcionando aos usuários dizerem coisas como : "A IBM pode cobrar tudo isso, porque no fim ela faz funcionar". Pensem nisso.


8/04/98, 12:42:46: Raifran Oliveira rai@dialdata.com.br

    Este problema é bastante complexo , pois de um lado temos os mais antigos da categoria pois como eles dizem nem haviam Universidades para formar tais profissionais , de um outro lado temos a nova geração formada a maioria dentro das Universidades , particulamente faço parte da 2º categoria , porém discordo que um conselho regulamentador resolveria todos os problemas , mas temos que buscar outras formas de organizar a categoria , pois esta categoria falando um termo bem chulo é a mais protituida de todas , pois temos profissionais de todas as áreas virando analistas e técnicos , não que no meio desta imensidão não existam ótimos profissionais , mais o que mais me preocupam são aqueles "picaretas " que se dizem analistas e técnicos e acabam deixando a má fama aos bons profissionais.


7/04/98, 00:01:59: Guilherme prod@gold.com.br

    Nós PROFISSIONAIS da Área de Informática, que trabalhamos muito antes de existirem formados POR QUALQUER uNIVERSIDADDE QUE SEJA, vc que trabalha desde o velho TK... Quem melhor que o próprio mercado de trabalho para julgar os profissionais.... Regularizar??? Para que ???? Para sustentar um bando de inuteis.... Afinal não seria o CREA responsável tb pela fiscalização do PALACE II, prédio que caiu no Rio de Janeiro....

    E a este senhor que escreve muito bem, mas nao deve sacar nada de computador....

    Va escrever um dicionário......


31/03/98, 09:52:04: Adilson de Campos Brites amtec@uol.com.br

    Hoje se desejamos ou podemos escrever uma coluna periódica em um jornal, ou revista de grande circulação, só podemos fazê-lo na qualidade de jornalistas formados por uma ´escola de jornalismo´ ou então como convidados não assalariados.

    Não podemos prestar consultoria na especificação de sistemas de sistemas sem estaRmos vinculados ao conselho regional de administração de empresas.

    Se desejamos ou podemos desenvolver um software que implemente o gerenciamento de um tomagrafo por emissão de pósitrons....PASMEM...devemos estar vinculados ao CREA E *** E *** AO CRM.

    JÁ BASTA DESTA REGULAMEMNTAÇÃO FACISTA...

    QUERO EXERCER A MINHA PROFISSÃO SEM RESERVAR DE MERCADO MEDIEVAIS...

    NUM MERCADO CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO ESTAMOS INDFO NA CONTRA-MÃO DA HISTÓRIA E TORNANDO NOSSO MERCADO DE TRABALHO PASTO PARA AS ´FACULDADES´ DE FUNDO DE QUINTAL QUE VENDEM SEUS DIPLOMAS AOS INCAUTOS QUE JULGAM MAIS IMPORTANTE O `CANUDO´ DO QUE A LUTA PELA DIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO E DO ESFORÇO DE MILHARES QUE SOMOS.

    A ATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA É UMA ATIVIDADE ESSENCIALMENTE HUMANA...É ISTO MESMO!!! COMPUTADORES AINDA SÃO IDIOTAS REALIZANDO TAREFAS REPETITIVAS A ALTA VELOCIDADE...NADA FUNCIONA SEM OS NOSSO CÉREBROS.

    E, PORTANTO, REGULAMENTAR A PROFISSÃO SÓ IRÁ CRIAR MAIS UM PASTO PARA OS CORRUPTOS DE PLANTÃO QUE HÃO DE PREFERIR SOBREVIVER ÀS CUSTAS DO TRABALHO DA CATEGORIA (DIRIGINDO O CONSELHO E IMPONDO SUAS IDÉIAS - BOAS OU MÁS NÃO INTERESSA, O QUE INTERESSA É QUE SERÃO IDÉIAS DE POUCOS) DO QUE SUAR A CAMISA NO DIA-A-DIA DO MERCADO.

    AOS QUE ARGUMENTAM QUE A CLASSE DOS PROFFISIONAIS DE INFORMÁTICA SÓ VIRIA A GANHAR : FUNDEM UM NOVO SINDICATO OU PARTIDO POLÍTICO...PELOS MENOS TEREMOS A OPÇÃO DE IGNORÁ-LOS E CONTINUARMOS NOSSO TRABALHO SEM SUSTENTAR QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA TÉCNICA E PROFISSIONAL PARA SOBREVIVER SEM O CAIXA DOIS DE MAIS UM CONSELHO CAÇA-NÍQUEIS!!!!!!!


31/03/98, 09:37:45: Adilson de Campos Brites amtec@uol.com.br

    Devemos deixar bem claras nossas atribuições, prerrogativas e métodos de trabalho...acima de tudo devemos evitar o hermetismo e devemos ser profissionais e com uma formação cultural mais abrangente...o que é mais irritante do que uma pessoa ignorante em todo e qualquer outro aspecto relevante das atividades humanas se prestando ao papel de mago da informática, utilizando-se de uma linguagem rebuscada e cheia de neologismos enquanto se mostra totalmente incapaz de entender aspectos básicos de administração de negócios ou, o que é imperdoável, expressar-se em linguagem fluentemente natural?

    Sejamos mais profisssionais e menos ´nerds` ou ´picaretas`, organizemo-nos em nossos discursos e ações de forma a torná-los claros e coerentes.

    Acima de tudo ensinemos os usuários o poder da palavra...a expressão da suas idéias e necessidades no bom e velho português!


27/03/98, 19:16:23: Isaac Marcos isaac@cxpostal.com.br

    Deveria ser regulamentada, pois assim teríamos um orgão como o CREA que fiscalizaria os serviços e os proffisionais que estão no mercado. Se uma profissão como a Engenharia, tem o seu, por que um Analista de Sistemas, com curso superior não pode ?


17/03/98, 19:02:49: Wlademir Soares dos Santos

    Acho que quem defende a regulamentação são pessoas que tem medo da competição e que temem ficar defasadas tecnologicamente. Diante destes medos estas pessoas tentam criar mecanismos artificiais de proteção, que ao meu ver é o caso da regulamentação.


10/03/98, 10:20:54: Jonysberg Peixoto berg97@elogica.com.br

    Certamente a melhor coisa a se fazer é mostrar serviço, pois existem muitos maus profissionais nessa área cal- sando muitos problemas para quem quer trabalhar cor- retamente. Desse jeito acho que podemos melhorar nossa imagem junto as empresas que necessitam de nossos ser- viços.