API - IT Forum

As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?






20/03/04, 07:02:24: Hugo - IP : 200.138.153.***
    Um orgão fiscalizando, irá minimizar a "prostituição" que tem no país. É muito fácil virar MCSE que não é muito difícil de tirar. Uma pessoa sem saber o que é computador pode. É só estudar(como aconteceu na escola que estudei)... mas vai olhar se o cara sabe lidar com a coisa são outros 500.

20/03/04, 06:58:52: Hugo - IP : 200.138.153.***
    Deve tere a regulamentação sim pelo motivo que o "xp" disse. As empresas valorizam o profissional pelos certificados de empresas de tecnologia e não pelo curriculum escolar do cara! Que isso? Essa palhaçada tem que acabar! Na escola que eu estudava o que pesava era quantidade de certificações da microsoft e não faculdade! Um porfessor entrou para dar aula de Interdev só por causa das malditas 18 certificações MS dele. Passou por cima de um outro que tinha MESTRADO!!! Um outro professor deu aula de SQL e foi muito melhor(didatica - coisa q ceritificado não tem) que os outros pois o cara tinha Pós- Graduação. E nenhuma ceritificação!

20/03/04, 06:52:46: Hugo - IP : 200.138.153.***
    Olha porque deve ter a regulamentação!!!!! Essa palhaçada tem que acabar!

    Rio de Janeiro - RJ - 20/03/04

    Técnico de Suporte Pede-se experiência em manutenção de Hardware e Software. Imprescindível ter no mínimo 5 anos de registro no CREA. NAO TINHA QUE SER A MALDITA DA REGULAMENTAÇÃO QUE ESTAMOS DISCUTINDO AQUI? Empresa .....: Chiptek Informática Contato ......: Talita Homsani Enviar curriculum para ...: talita.homsani@chiptek.com.br Código .......: 51107


20/03/04, 01:34:07: Marcos marcoscaval@yahoo.com.br - IP : 200.147.162.***
    Senhores profissinais,

    Eu gostaria de propor a todos que até hoje já participaram desta lista, e vem até hoje, procurando aqui um local para o desabafo, e pedir, que a gente pudesse dar o primeiro passo para a solução desse problema. eu copiei o endereço que um colega aqui nessa lista passou, e mando emails todos os dias, querendo uma resposta sobre essa situação. Mas ainda não é a solução. Então, vamos utilizar nossa ferramenta e fazer o maior movimento da informática brasileira. Poxa, todos vcs são profissionais, sabem o quanto custou a sua formação, dêem uma parcela de solução para isso. Se tomarem essa atitude, aqui no nordeste, eu garanto participação com apoios de peso.


19/03/04, 20:55:41: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Concordo com o Senhor Sem chance. Dá pra ver claramente aqui que todos, ou no mínimo a maioria, estão insatisfeitos. Daí a abrir mão para obter uma regulamentação bem feita que venha a proteger o interesse de todos, é outra história. Eu tenho me colocado desde o início do fórum contra a regulamentação, mas gostaria de dizer que se fosse possível acreditar que não haveria nenhuma palhaçada muito grande, eu adoraria ser a favor. Mesmo alguns que defendem que a faculdade é necessária, tem ciência que não se pode tomar medidas muito drásticas generalizando tanto. É uma pena. Mas eu considero que dá pra acreditar em regulamentação sim! Tem uma amigo meu que acredita em papai noel também... Também dá! Ele acredita, não acredita? :-) Brinco mas saibam que estou torcendo pra coisa evoluir, espero que vocês sintam o mesmo. Gostaria muito de estar errado agora...

19/03/04, 19:49:58: Rodrigo lanlord@bol.com.br - IP : 200.241.202***
    Vejo que a regulamentação aqui no brasil dessa área é algo que já deveria ter acontecido a muito tempo. Trabalho na IBM no Canada e posso dizer que lá não tem essa bagunça que tem aqui não. Eu esperava que houvesse + respeito do mercado com relação aos profissionais da área de TI, mas tbm, não adianta regulamentar se as empresas continuarem com essa postura de vem adotando. Pelo que vejo muitas empresas ou Consultorias de TI aqui do brasil não valem nem o que o cachorro enterra, são verdadeira exploradoras, e os profissionais dessa área aqui no brasil parecem mais negros do período colonial e as consultorias e empresas se pasando por sr. de engenho......Continuação

19/03/04, 14:59:26: xp - IP : 200.222.13.***
    Sr. Johnny Marques,

    Os seus comentários sobre que curso forma um analista de sistemas não tem fundamento. Sou formado em Tecnlólogo em Informática pois na época que fiz só existia este curso e mesmo por isto não deixei de ser Analista de Sistemas. Claro que atualmente com os novos cursos a figura já é outra. Mas a minha formação nunca me atrapalhou de tarabalhar como Analista de Sistemas, Coordenador de equipes e Gerente de Projetos ( tudo registrado em carteira ). Claro que o não parei por aí, fiz minha pós-graduação e atualmente curso mestrado. A figura de um analistas de sistemas não se forma somente com um curso de graduação quem não pode fazer um curso completo ( como o meu caso na época ) pode fazer um curso de pos-graduação para se especializar. O que não pode ocorrer é substituir uma graduação e/ou pos-graduação por um curso de certificação, isto esta errado.


19/03/04, 14:22:51: Anderson siqueirastos@tutopia.com.br - IP : 200.245.7***
    Ao Sr "SEM CHANCE",

    Sem palavras, o Sr. disse ABSOLUTAMENTE tudo. Corretíssimo!!


19/03/04, 11:07:56: Sem chance - IP : 200.100.29.***
    É, vejo pelos novos comentários, que um quer matar o outro. Os profissionais de nossa área são muito individualistas, prepotentes e invejosos. Ficam nessa briguinha besta "tenho faculdade", "tenho técnico", "minha faculdade é melhor", "Tenho certificação em XYZ" ... Enquanto isso, os empresários "tubarões PJ", que não apareceram na reportagem do fantastico sobre tubarões, são mais perigosos que o tubarão branco, continuam engolindo os trouxas que ficam discutindo "quem é o melhor" e ganhando 600 reais por mes sem direito a nada. Vejo como impossível a regulamentação de uma área com profissionais desunidos e individualizados. Pois regulamentação por órgão competente implica em união e respeito de uma classe, o que na nossa, está impossivel.

19/03/04, 07:33:06: Johnny Marques johnny@vetor.com.br - IP : 200.225.9***
    Olá Alexander.

    Em primeiro lugar, o meu nome é esse porque sou americano, e minha mãe escolheu o nome do meu pai. Assim, não opine sobre o que não conhece. Em segundo lugar, a minha cadeira está muitíssimo bem ocupada, obrigado. Vc nem sabe a minha formação e nem mesmo em que posição profissional me encontro, mas te asseguro que nenhum tecnólogo de universidade particular me ameaça. Só acho que existem analistas de sistemas de pacotes, ou seja, as pessoas se especializam em ferramentas e não em conceitos. E conceitos, só uma formação séria de 4 ou 5 anos fornece.


18/03/04, 22:33:58: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    <CONT.> Comparem o tamanho do fórum passado com esse. A concorrência já chegou para a nova área de informática, agora pessoas querem reserva de mercado, outros querem eleger deputado... Gostaria que alguém conseguisse me convencer, de fato, que uma regulamentação aumentaria a demanda e baixaria a o crescimento da oferta.

    Quanto ao Daniel, desculpe se peguei pesado com a história do mendigo, mas você falou de um jeito que parece que quem não é da USP é lixo. Acho que o os alunos da usp são melhores na média, mas top existe em toda faculdade e até fora dela. Se você quer defender competência (eu quero), então também quer nivelar por cima, correto? USP é top só na média, você concorda que quem se supera fora também merece ser reconhecido?


18/03/04, 22:33:45: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Eu acredito em e-learning. Acredito que num futuro não muito distante, não só conhecimento e informação, mas também a formação ficarão muito mais acessíveis do que hoje, o que fará com que o número de profissionais capacitados cresça.

    Porém, o mercado e a produção são limitados e os profissionais de qualquer área começarão a ter concorrência, o que faz os salários baixarem. O que fazer então? Guerra?

    Aumentar a produção e segurar o tamanho da população. Isso se consegue utilizando táticas governamentais que favoreçam o aquecimento e crescimento da economia e também através de um controle bem feito de natalidade, pois você vê todo dia gente morrendo de fome nas ruas, fica com dó, mas ao mesmo tempo essas pessoas estão tendo filho atrás de filho e isso não para. A quantidade de gente pobre que nasce é muito maior que a quantidade de gente rica, quem menos tem como ter filho, mais tem.

    Medidas visando essas duas coisas, eu acredito. Essa seria uma solução de médio longo prazo, não popular, porém efeciente e verdadeira. O que acontece nesse fórum é muita gente brigando pelo pedaço maior do pão. Eu acredito em fazer mais pão.


18/03/04, 20:44:57: João Marcos jmarcos@atx.com.br - IP : 200.221.28.***
    Deveria ser regulamentada com certeza... porque virou zona... eu mesmo quando entrei nessa area era um "moleque" de 14 anos que sabia "mexer" no computador e programar... posso dizer que sabia muito mais naquela época doque muito programador formado mas todas as areas possuem profissionais incompetentes... eu acabei sendo o tipico garato de 18 anos na epoca das ponto com que ganhava salario maior que muito pai de familia... isso é bom??? para mim pode ter sido naquele momento, mas hoje já vejo diferente pois hoje eu tenho muito mais experiencia e sentar e programar não é tudo na area, precisa saber como fazer as coisas bem feitas, e hoje entendo esse negócio que trocar por um moleque de 18 anos não é igual mesmo... a area precisa dar chances para estagiarios (de verdade) e até para a molecada pois não é uma area que exige mexer com pessoas humanas e existem empresas pequenas onde um sistema não é tão critico. Oque precisa acabar é o CONSULTOR ... deveria ser proíbido e todos sermos clts formados ou estágiarios de curso técnico ou de faculdade... se a regulamentação fiscalizar a area... a coisa funciona... pois o problema da nossa area é a prostituição e isso se deve em partes a falta de ética mesmo pq quem hoje possui experiencia comprovada se trabalhamos como PJ e o maximo podemos fornecer referências sobre nossos trabalhos???

18/03/04, 12:45:53: Hugo - IP : 200.138.152***
    Aí tá fácil né? Se a contratação for CLT vai um baita de um ANALISTA DE SISTEMAS na carteira do infeliz R$ 450,00 é SALARIO DE UM ANALISTA? FAXINEIRO GANHA MAIS QUE ISSO!! ANALISTA é nego de 2 GRAU com os conhecimentos desta vaga mediocre?

18/03/04, 12:42:10: Hugo - IP : 200.138.152***
    Daniel, fundo do poço é isso! -->  277324 Analista Sistemas Principais Tarefas: Vendas de soluções em informática, serviços, hardware, sistemas operacionais, contratos, armazenamento, wireless e networking. idade de 20 a 30 anos Cidade: Curitiba PR Escolaridade: Nível: 2º Grau Completo Conhecimentos: Informática, hardware, software, sistemas operacionais, Microsoft e Linux, periféricos, serviços, storage, wireless e networking. Línguas: Inglês técnico básico Experiência: 1 ano(s) Salário: R$ 450,00 Horário: 8:00 as 12:00 e das 13:00 as 18:00 Benefícios: Vale transporte, refeição; Comissão sobre produção;Ajuda de custo. Observações: Desejável automóvel e celular Tem que regulamentar para a palhaçada acabar!!

18/03/04, 12:20:38: Daniel T. Woiski daniel_dt@yahoo.com.br - IP : 200.161.186***
    Parem de ter inveja, e foquem no assunto por favor:

    Estamos admitindo programadores com conhecimento VB6 com Access2000 e Crystal Reports para início imediato. Oferecemos R$ 600,00 de sálario e mais R$ 100,00 de beneficio. A forma de contratação é cooperado ou estágio. Vejam o fundo do poço, 600 conto como PJ...

    []'s

    DT


18/03/04, 12:01:15: Anderson siqueirastos@tutopia.com.br - IP : 200.245.7***
    Regulamentar tem suas vantagens e desvantagens. O mercado, em geral, precisa ser reeducado, precisa mudar a cabeça, caso contrário, a regulamentação não mudará muita coisa. Por você ser regulamentado ou não, muitas empresas vão continuar a te explorar, a pagar pouco (dentro de um contexto). Quanto aos orgãos, servem para cobrar uma anuidade, mandar um jornalzinho e praticamente não fazem muita coisa por você, ou seja, defender seus direitos!!.

    Tenho CRA, e eles não fazem muita coisa por mim, a não ser mandar um boleto com uma anuidade.


18/03/04, 10:45:07: Anonimo Sr. - IP : 200.153.13***
    Ao Anonimo: O pior de tudo é que você está certo. Eu sou formado em Ciencia da Computação e pós-graduado numa das melhores universidades do país, além de ter mais de uma década de experiencia em Suporte Técnico em empresas gigantes - ahhh... tb sou certificado MS - e estou pior que o "olhador" de carros. Não consigo nem um mísero trabalho para ganhar essa miséria !!! O pior é que tem um monte de gente que lê um rio de besteiras em Voce SA, PEGN e acha que dá pra ganhar muita grana em TI sendo "Autonomo"... Não sei onde esta loucura irá terminar...!!!

18/03/04, 10:16:23: anonimo anonimo@anonimo.com.br - IP : 200.158.240***
    Programador

    Empresa de Tecnologia de pequeno porte contrata Programador p/ integrar equipe de desenvolvimento. Procuramos profissional que deseje desenvolver carreira e crescer em conjunto com a Empresa. Requisitos mínimos do cargo (comprovadamente): Ótimos conhecimentos em desenvolvimento V B 6, M S S q l, A c c e s s e Crystal Reports. Completa o perfil desejado: Conhecimento em PostgreSQL, facilidade para trabalhos em equipe e comprometimento com cronogramas. Salário Inicial: R$ 800,00 CLT + VT + VR Os interessados deverão enviar CV no corpo do email com assunto: ( programador VB ). Pedimos a gentileza de não enviar CV caso não se enquadre no perfil e valores acima. Os Candidatos farão teste prático e teórico para comprovação dos requisitos mínimos.

    Ae galera.. o cara que toma conta dos carros na frente da minha facul.. se marcar tira esses 800,00 por mes.. e pra isso ele nao estudou a vida inteira.. na frente de um computador.. e nem teve que fazer teste pratico.. alem de tudo.... brincadeira hein!!!


18/03/04, 05:39:00: Boy boy@next.com - IP : 198.81.***
    Pra se proteger... monte a sua empresa... quebre as pernas do cara que explorou vc... seja diferente... O sonho do seu pai... era sair pelo mundo... Fumar uns Bagulhos... conhecer muitos paises... tocar um instrumento... Falar 20 linguas... Agora vcs.... o que querem??? Voltar aos tempos de Getúlio... Se encantaram mesmo com a Magia da MATRIX... e estão esquecendo que são gente... Meu..isso é como uma Droga... E agora... vcs vão instituir um Traficante...

    Daqui a alguns anos vai faltar agua no mundo... E graças a Deus vcs tiveram a ideia de instituir o seu CRI... Pq Graças a ele... vc pode comprar o seu resevatório... e garantir agua pra sua vida toda...

    Meu Deus... Quem serão seus filhos!!!!


18/03/04, 05:36:55: Boy Boy@next.com - IP : 198.81.***
    Gozado isso... como ja disse la embaixo... São exatamente como seus avós...

    Veem seu quinhao ameaçado... e querem por decreto arrumar as coisas... Mas de que "coisas" estamos falando... Ninguem aqui é capaz de definir em 50 linhas o que é TI!!!!

    No passado... Quando o Homem abandonou o sistema feudal, a profissao do futuro... Era ser comerciante... Depois na Rev Industrial... era ser Engenheiro... depois da Guerra Todo mundo queria ser astronauta...ou cientista... E ai...na revolução tecnologica....surgiram os analistas... Por último... vem os TIs... Vem vindo....andando... a cada dia.... mais gente querendo tomar isso como Profissao.... Faculdades abrindo centenas de portas..com o cursos de tiricutico de computacao... Todo mundo tem PC... Internet... E vc ja estão com medo...pq parece que o mercado esta se saturando... E como vcs nao sao capazes de gerir a sua Vida... a primeira coisa que pensam é em limitar a concorrência... Sei la galera... sejam mais criativos.. se vcs não sao capazes de fazer o mercado reconhecer que vc é capaz... faca como a Humanidade ja fez centenas de vezes...procure outro caminho....sei la... vai ser atriz, Jogador, Acumputurista... Modelo Vivo...Gogo boy... Tem Gente muito mais feliz que vcs nessas areas e elas talvez nao esteja tão saturada quanto a sua... Essa criatividade pelo menos nao valtou aos seus pais... que iniciaram a Revolução da TI pra vcs...

    Continua...


18/03/04, 05:34:21: BOY boy@next.com - IP : 198.81.***
    Depois... CREA...esse é o Sergio Naia...Sergio Naia...esse é o CREA... O Cara foi preso pela comoção nacional do acontecimento.. mas até que ponto o conselho é capaz de Previnir o acontecimento desse tipo de Trgédia... Teve um cara ai que falou que o avião caiu por um erro de um programador... ele Pode pode até saber Programar... mas de Estatistica e Aviação ele nao entende nada... Quem matou mais??? o Programador que previa um acontecimento desse por milhão ( e mesmo assim existiam manobras de segurança previstas) ou o cara que deu manutenção no REVERSO (não foi Flap nao...viu figura!!!).

    Bem...pelos dados expostos acima... Me respondam... Alguem sabe quantas Habilitações em TI Existem??? Acho que só aqui nesse foram ja citaram umas 300... A cada dia surge umas 30 novas e até o fim desse forum acho que ja teremos chegado em mais de 1000). Que organismo seria capaz de regular os requisitos para cada uma dessas especialidades no mesmo ritmo em que elas são criadas certificando Qualidade, regendo as relações de Trabalho e tudo mais que vcs ai esperam do seu CRI... Vcs acham que isso existe mesmo??? Mas OK.. A maioria vence... e então Será criado o seu conselho... Vc acha mesmo que ele será do jeito que vc quer... Será que ele Será Agil como um elefante, que protejerá vc... da Prostituição do mercado...e dos "Auto didatas"???. Acha que ele se Baseará em consagrados requisitos dessa ciência (que mal existe) ou servira para suprir os interesses de alguns?? continua...


18/03/04, 05:31:42: boy boy@next.com - IP : 198.81.***
    Pessoas...

    Achei que a discussão sobre Boas e mas Faculdades tivesse sido no forum passado... Apenas Releiam o que se passou caso vc tenha perdido a oportunidade... Agora o Assunto é a Regulamentação... então vamos ao Ponto... Algumas pessoas aqui citam como referência para a Criação do seu conselho, os CRMs CREAS OAB da Vida. Pegamos então a Medicina... Vcs sabem quantas Areas de conhecimento são abrangidas pela Medicina... 30?? 50??? pois é... me disse um médico que são apenas 8. Quantos tipos de advogado vc conhece?? Trabalista, civil, Penal, Tribuitário... sei la...não deve existir mais que 10. A diferença dessas áeras... Primeiro que é que elas são formadas por bases de conhecimento Sacramentadas a mais de 500 anos (as tecnologias mudam mas a bases que governam essas profissões, não)... (quem tem parente advogado sabe que ele teve que estudar direito Romano...chatissimo). Outra diferença é que elas estão relacionadas a direitos Fundamentais (A Vida e a Liberdade por exemplo). Outras Modalidades de conselhos servem para Garantir padrões técnicos ou Zelar Gabarito ético e Profissional, caso de CRCs e CREAS por exemplo. O CRCs são tão austéros que enquanto para uma pessoa normal vc pergunta quanto é dois mais dois...e ela responde 4... Um contador te responde...."quanto vc quer que dê" essa foi a conquista do tal CRC...

    CONTINUA...


18/03/04, 01:50:31: Daniel T. Woiski daniel_dt@yahoo.com.br - IP : 201.0.66***
    No fundo eh tudo culpa do capitalismo selvagem: Mais dinheiro em menos tempo.. eh tudo que as empresas querem.. Devemos entao viver nossas vidinhas matrixianas de "bico calado"? Acho que sim, pq vcs preferem por comentários infantis, ridiculas e sem argumentacoes sobre um colega de area que postou sobre sua opiniao..

    []'s

    DT


18/03/04, 01:43:10: Daniel T. Woiski daniel_dt@yahoo.com.br - IP : 201.0.66***
    Aí entram os programadores que nao fizeram 5 anos de faculdade.

    Entenderam? Aí é que está a questão. Mas estou fora do mercado a pouco mais de um mês apenas, e acredito que vou achar alguma empresa que pense muito mais longe que esse mercado de TI que hoje eh mediocre pelo que eu falei acima. Mas a ferida estah aberta, ja estou completamente desanimado com a area que escolhi pra fazer minha carreira..

    A questão é, regulamentar a area vai mudar a forma de pensar do mercado?? Vai, pq vai valorizar mais quem tem muita experiência, e com isso, vai ficar mais barato pra algumas empresas fazer esse treinamento aos Jrs como eu, que atualmente tem MUITO pouco espaço pra crescer, por maior que seja a bagagem que ele tenha de universidade e estágio..

    []'s

    DT


18/03/04, 01:42:08: Daniel T. Woiski daniel_dt@yahoo.com.br - IP : 201.0.66***
    Bom, tirando o fato de que cada um querer defender o seu, que é claramente o motivo de vocês começarem a discutir contra mim, meu questionamento não é a capacidade de quem faz facutrecas não. Minha birra é com o MERCADO. Vejo que o mercado não quer treinar os programadores, não quer acumular experiência para este, e sim quer que o programador já saiba tudo, mesmo pra um cargo de estagiário eu vi isso!! Acontece que eu me vejo nessa situação, com a base que consegui na USP, somado a bagagem de um ano de estágio na BM&F, não tenho dúvidas que eu aprendo qualquer coisa que uma empresa queira em menos de 2 semanas estando convivendo com pessoas como vocês, que tenham maior experiência, que me ensinem os entremeios (que é a unica parte nao ensinada, e conseguida com o uso pratico da tecnologia) das linguagens/tecnologias/regras de negocio novos que vao me passar, pois devido a experiencia de 5 anos tendo disciplinas de programação de todos os paradigmas possiveis, uma linguagem passa a ser extremamente semelhante a outra. Mas o mercado não ve o potencial disso pois sai mais barato contratar alguem com 2 anos de experiencia naquilo que ele quer, e somente naquilo que ele quer.

    []'s

    DT


18/03/04, 01:16:35: Daniel T. Woiski daniel_dt@yahoo.com.br - IP : 201.0.66***
    Mão beijada?? Nao paguei meu diploma como quem faz essas facutrecas, eu lutei muito pra nao ter que dar nenhuma despesa a mais para meus pais que muito lutaram para que eu tivesse condições de chegar numa USP..

    Quanto ao Sr. Guelé, no comments, nem merece discutir diante da ausência de argumentos desse Sr, abaixo do nível mínimo exigido para tal, não vou perder um segundo sequer pensando em resposta.

    A diferença eh que formados em usp, unicamp, unesp saem das faculdades aptos a fazer Sistemas Operacionais, Compiladores, desenvolver chips de alta tecnologia, e tb essa micro programação que vcs tanto se gabam. Acontece que a parte em que soh entra a elite intelectual, que eh a primeira, nao tem espaço no Brasil atualmente devido a politica de nao-aproveitamento de mentes privilegiadas que sairam dessas universidades (nem todos, sem generalizacoes por favor). Doutores, Pós-graduandos, etc, sendo recrutados para trabalhar no exterior, e consequentemente "jogando fora" TODO o dinheiro que o País e o Estado investiu nestes.. Então o problema eh mais no fundo.. TODA a estrutura educacional do País esta equivocada, e o mercado (que NUNCA eh bobo) se aproveita disso..

    []'s

    DT


17/03/04, 23:30:06: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    (CONT.)

    Eu passei no vestibular como você, estudei estruturas de dados, fiz muito bom proveito do tempo que fiquei na USP, inclusive fiz várias matérias no IME. Mas vou te dizer que sou contra a regulamentação e acho um absurdo o que você falou sobre elite. Eu acho que você é um cara que deve ter tido muitas coisas de mão beijada, de forma fácil, sendo que não soube dar valor.

    Você passou na faculdade? Está na USP? Isso é muito bom. É bom por que lá você tem mais oportunidades de aprender que uma pessoa que estudou em outra universidade, além de estar em contato com um pessoal que tem condições de poder se dedicar só aos estudos, como você. Agora, se mesmo tendo essa vantagem toda, você ainda consegue estar tão atrás na hora de conseguir emprego... Acho que faltou dedicação sua e você não quer admitir.

    Uma das principais críticas aos cursos da USP é que formam cientistas e não pessoas para o mercado de trabalho e hoje você deve estar sentindo isso na pele. Claro que se você for uma pessoa dedicada, vai acabar se dando bem no mercado de trabalho naturalmente. Ter um mestrado na USP então é, HOJE, motivo para as consultorias te chamarem para vagas muito boas, eu acho até que o mestrado de lá é supervalorizado.

    Agora, o que eu não me conformo, é você vir dizer que o diploma da USP é um cetro de poder. Quantos anos você tem?


17/03/04, 23:29:50: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Eu havia dito que não iria postar mais nada no fórum, mas fui precipitado. Embora eu queira ficar longe dos interesses e grupos políticos aqui presentes, quero comentar sobre o que o Daniel disse.

    Daniel, eu entrei na poli em 98, no curso de engenharia elétrica. Tive vários problemas pessoais que me impediram de me formar e hoje estou com a matrícula trancada, mas não pretendo voltar pra poli. Apesar disso, pode-se dizer que estou me dando bem com o mercado de trabalho e que logo estarei formado em ciências da computação em alguma faculdade pública (nem que seja a fatec).


17/03/04, 22:22:21: Celso cancelso@techmail.com.br - IP : 201.0.62.***
    Estou acompanhando o desenvolver do forum, a um esto buscando uma vaga para area de TI, no entanto vejo que são necessarios varios certificados para que possam valorizar o profissional. As exigencias são cada vez maiores, mas quem tem certificados, curso superior e experiencia, se confronta com aqueles que aprenderam por curiosidade e que nunca enfrentaram problemas reais em grandes empresas. Infelizmente Os softwares lançados atualmente, se autoinstalam e sua configuração é automatica dispensando o trabalho do profissional que gasta horrores de dinheiro em certificação, realizei cursos de mcse mas não fiz as provas de certificação e fico desapontado por ver esta situação em nossa area. Onde as empresas nos comparam ao usuario final. Talvez a regulamentação seja uma saida desde que haja a formação tecnica e/ou superior em TI, mas não acredito que seja a solução para um mercado saturado. Minha formação é administrativa mas sempre trabalhei com TI.

    Atenciosamente


17/03/04, 18:08:08: Flávio - IP : 200.217.223***
    Estou vendo as pessoas brigarem apenas e não discutir os assuntos para convergir em uma solução objetiva. O Sr Mi apesar de ter um discurso anti-regulamentação fez algo muito bom, ele leu o projeto de lei e apresentou o que achou errado. A pessoa que prestou consultoria para o deputado eu não sei se era Diplomado ou não, o que não importa nesse caso porque UM Profissional de TI apenas não é capaz de realizar tal tarefa, é necessário que o projeto seja discutido por vários profissionais da área e os pontos do projeto que discorda tem de ser analisados de perto e por fim apresentados para que se altere o projeto de lei. E esse é o trabalho de regulamentação que precisa de órgão competente e profissionais competentes para executá-lo.

17/03/04, 17:53:24: Newton Kamimura - IP : 200.162.195***
    A regulamentação é necessária por causa dos inúmeros desvios de funções nas atividades ligadas à informática. É imprescindível a formação acadêmica (técnica ou superior), não importando que seja particular ou pública. Importa sim que exista qualidade, não somente no curso em si, mas também na sua organização adminstrativa, institucional, com vestibulares que verdadeiramente selecionem o candidato. A faculdade ou o curso técnico tem como objetivo nos proporcionar a formação básica essencial para nossa área de conhecimento. Depois ou paralelamente a isso, deve vir a busca por uma certificação, que é algo tão importante e complementar para o profissional em nossa área. É incoerente vermos o que hoje presenciamos. De repente as certificações se tornaram mais importantes que o nível técnico ou a faculdade! É equivocado hoje pensar que "- não é necessário fazer faculdade para ser profissional de informática!". Numa ciência tão revolucionária, são as Instituições de Ensino que precisam se adequar a esta velocidade (sem a perda da qualidade!) para que diminuam a distância entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho. A regulamentação permitirá disciplinar a nossa atuação para a conduta ética e moralmente correta, definir melhor as funções, estabelecer atribuições e responsabilidades civis e criminais de acordo com a função/formação, melhorar até a qualidade dos cursos técnicos e de graduação em Informática, sem "algemas" e sim regras de conduta iguais para todos nós.




17/03/04, 12:46:42: Priscila pri_ribeiro@terra.com.br - IP : 200.168.28***
    Muito aqui julgam que ter uma faculdade é tudo para ser um profissional de elite, mas penso que hoje as coisas não são assim. O que vai adiantar eu ficar 4 anos na faculdade é não ter tido a oportunidade de ter um bom estágio? Hoje em dia a maioria das oportunidades e estágio, tem que ter 2 anos de experiência, conhecimentos avançados em determinada plataforma; é complicado se tivesse toda essa experiência não estaria procurando um estágio e outra, (pelo menos eu)não vou ficar 4 anos fazendo Sistemas de Informação pra ser uma programadora, mas como tudo nos dias de hoje estão dificies , temos que abrir mão do que almejamos, por falta de oportunidades. As vezes me sinto um pouco humilhada, pois nossa profissão não é valorizada muito menos reconhecida, já escutei de muita gente o que minha profissão faz? pra mim a pergunda deveria ser outra, o que minha profissão não faz? Sei que praticamente todos que estão neste grupo de discussão, já trabalham na area a muitos, já possuem muitos certificados e um vasto conhecimento na area, mas pra quem ainda está na faculdade que é o meu caso, ficamos muito inseguros, pois não sabemos, se um dia vamos ser reconhecidos, ou essa profissão nem ira existir mais, pois atualmente, quem faz qualquer faculdade sem ser de TI, se julga um Analista

17/03/04, 12:31:58: xp - IP : 200.222.13.***
    Hoje em dia acabou aquele história de que o formado na Federal é melhor do que o formado em univ. particular. Existe sim os maus e bons alunos nos dois lados. Picaretas podem ser formados em qualquer lugar inclusive nas Federais. Para estes profissionais "picaretas" é que devemos aplicar o conselho de informática para que eles realmente provem que tem capacidade.

17/03/04, 12:28:09: xp - IP : 200.222.13.***
    Continua....

    Para exemplificar o quanto voce esta errado vou contar um caso que aconteceu comigo.

    Em uma das empresas pela qual foi Gerente de Sistemas em processo seletivo para Analista de Sistemas ( claro portadores de diploma de graduação ) o meu diretor me passou diversos curriculos que ele já tinha também analisado e para meu espanto só selecionou graduados em Federais e Puc. Aí eu questionei o porque? Ele usou o mesmo argumento que voce...Como eu tinha formação em univ. particular falei do meu exemplo e colocamos também para a segunda fase, testes práticos, outros candidatos formados em univ. particulares que tinham boas experiências de trabalho.

    Resultado do teste?

    Alguns candidatos das Federais se deram mau no teste prático, porque? Trabalham muito a teoria ( é super importante ) mas a prática fica um pouco de lado e quando o fazem usam casos irreais que não dão uma base para um cotidiano de uma empresa de tecnologia.

    Nos classificados tinham mas candidatos formados em univ. particular do que de univ. Federais.

    Continua...


17/03/04, 12:20:38: xp - IP : 200.222.13.***
    Daniel,

    Parabens pelo curso que voce fez e claro existem muitas universidades particulares que não prezam pela qualidade do ensino como as Federais e Puc ( particular ).

    Tive que abandonar os estudos em uma federal logo no inicio para poder trabalhar e sustentar minha família. Para crescer na vida profissional a única alternativa que tive foi estudar a noite em uma universidade particular. Já trabalho há 14 anos em TI, e já assumi tiversos cargos de Coordenação e Gerência de equipes, NÃO sou GRADUADO em FEDERAL, que tinham analistas e programadores formados em Federais. Hoje sou pós-graduado pelo NCE/UFRJ e participo do curso de mestrado da mesma instituição que é considerada um centro de excelência em tecnologia no mundo. Como uma pessoa com graduação em univ. particular conseguiu isto? Simples de explicar, PRÁTICA. O que vi e vejo nos alunos de Federal é que acham cursaram em uma FEDERAL podem tudo, só que não é bem assim. O mercado quer conhecimento teórico mas principalmente prática. Desculpe mas acho que suas declarações foram inadequadas nesta discussão, se voce quer mostrar que é FODÃO porque estudou na UNICAMP voce esta de brincadeira.

    Continua.....


17/03/04, 11:34:34: Guelé - IP : 200.207.116***
    Daniel ,

    Parabens pela sua faculdade , realmente tenho que admitir que vc se destacou entre mtoooos otros e tb admito que sinto inveja sobre vc pois vc esta cursando , ou cursou numa das melhores faculdades do MUNDO. Mas tenho que dizer que vc nao passa de um ser inutil , pois enquanto vc gastou de 3 a 4 anos fazendo cursinho para passar no vestibular eu gastei 2 na minha facutreca. Apos este periodo vc passou mais 5 anos cursando a faculdade. Vamos fazer uma conta , aposto que vc se sai bem nisso , pois sua faculdade é conceituada em tdo o planeta , vamos la : 3 a 4 anos de cursinho + 5 anos de faculdade = aprox. 8 anos 2 anos de facutreca + 6 anos de conhecimentos em informatica = 8 anos Quem sera que entende mais de computador? Bom...é indiscutivel que vc manja mto mais doq eu de biologia , portugues , historia , geografia e filosofia. Enquanto vc passava dias e dias se afogando em livros de cursinho eu estava atras do monitor me aprimorando , entao contente-se em ser meu empregado , e se esforce para um dia chegar aonde eu cheguei. Quero parabeniza-lo por seu diploma e ja que vc diz que faculdade é tao importante na vida de uma pessoa me responda qual é o diploma de faculdade que o Bill Gates tem. Aguardo uma resposta

    Abraços


17/03/04, 10:56:12: Alexandre M - IP : 200.207.116***
    Daniel, concordo que sua faculdade é muito bem conceituada, mas vc nao pode se considerar elite por causa disso. Vc pode medir o seu esforço, a sua capacidade, mas não pode se achar superior a NINGUEM, pois vc não pode medir a capacidade dos outros. Quem nao estudou em faculdade publica (seja la qual foi o motivo), tambem estuda, tambem le livros, tambem pesquisa. Cada um corre atras da sua oportunidade no mercado. Se vc estiver correndo atras da sua, pode ter certeza que ela vai chegar logo. Agora se vc quiser ja no primeiro emprego ser o chefe e ganhar uma fortuna so porque estudou em faculdade publica vc nao vai conseguir.

17/03/04, 10:40:22: Daniel T. Woiski daniel_dt@yahoo.com.br - IP : 201.0.66***
    Mas quem fez USP, UNICAMP, UNESP com certeza batalhou MUITO mais que qualquer um aqui, não em termos de trabalho, mas em dedicação de estudos, 3 anos para entrar nos vestibulares mais concorridos do país, mais 4-5 anos (sim, meu curso de c. da computacao tem duracao de 5 anos!) numa das universidades mais conceituadas do MUNDO.. esse cara TEM que ser diferenciado na hora da contratação, no processo seletivo, o que NÃO está acontecendo. Pensem nisso, com certeza quem fez essas universidades são a elite pensadora/intelectual do país, e não estão ganhando NADA com isso.

    Algo está errado então.. Pra que fazer uma universidade boa se vc não sai com diferencial nenhum nessa porcaria de area de TI??? Entao vou pra Alemanha onde somos mais respeitados do que quem faz facutrecas de 2 anos só pra ter diploma...

    []'s

    DT


17/03/04, 09:43:14: Alexandre M - IP : 200.207.116***
    Concordo com o pessoal que critica as consultorias que exigem PJ na hora de contratar, hoje nao vale mais a pena trabalhar dessa forma. Nesse sentido acho que a regulamentação poderia nos ajudar. Mas descordo TOTALMENTE dos que se formaram (detalhe ja sou formado em TI) e acham que ha profissionais nao formados em seus lugares. Nao fiz faculdade na USP, UNICAMP, mas os estagios que fiz cobriram o que a faculdade não ensinou. Acredito que a experiencia profissional conta muito mais que o diploma. Se VC da USP é tao bom assim, porque não abre a sua propria empresa?. No mercado de informatica há vagas pra formados, pra quem tem so curso tecnico, pra quem aprendeu sozinho,etc. Ter um diploma nao significa que é um bom profissional.

17/03/04, 09:35:11: Alexsander Antunes antun@terra.com.br - IP : 200.153.249.***
    Não concordo com esse Johnny Marques (aliás a mãe dele não tinha um nome brasileiro para por no filho não!?!). O fato que a área de informática é considerada a melhor pela liberdade. Mas devem ser avaliadas as capacidades das pessoas. No caso do Johnny, OOP, OOA, UML, PMI, Banco de dados Relacionais, Bancos orientados a objetos, etc... Acho que isso deve ser levado em conta e com certeza pelas palavras dele percebe-se que deve saber bem menos que muito tecnólogo e logo vai ter a sua "cadeirinha" ocupada!

17/03/04, 07:31:39: Johnny Marques johnny@vetor.com.br - IP : 200.225.9***
    OLHA É FATO QUE TEM MUITA GENTE QUE SE ACHA ANALISTA. TEM TÉCNOLOGOS QUE SE ACHAM ANALISTAS, TEM GENTE QUE FAZ O CURSINHO DE VB E SE ACHA ANALISTA, E TEM GENTE QUE FAZ UM SITE NA INTERNET E SE ACHA ANALISTA. ANALISTA DE SISTEMAS É O CARA QUE É FORMADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (EM 4 ANOS) OU EM INFORMÁTICA (EM 4 ANOS). TEM O ENGENHEIRO DE COMPUTAÇÃO QUE TEM FORMAÇÃO EM 5 ANOS. SE VC NÃO TEM UM DIPLOMA DESSES, VC NÃO É ANALISTA. ASSIM ASSUMA QUE VC É UM PROGRAMADOR, SUPORTE DE HELP-DESK OU QUALQUER OUTRA COISA, MENOS ANALISTA. CORRA ATRÁS DE UMA FORMAÇÃO SÉRIA, PARA PODER SE INTITULAR ANALISTA DE SISTEMAS.

17/03/04, 00:57:27: Sr. Mi. - IP : 201.0.44.***
    só para constar...pelo amor de Deus...não deixem esse projeto passar desse jeito...vai ferrar conosco...vejam a piada: "Este é o espírito da proposição que ora apresento: ao par de tornar livres as atividades de Informática, espelhando a realidade tecnológica em que vivemos, a qual colocou nas mãos do usuário do computador a possibilidade de desenvolver seus próprios programas, privilegia o profissional da área, por reconhecer que é seu direito e obrigação assumir a responsabilidade técnica pelos projetos desenvolvidos em bases profissionais." é parte da justificativa do PL 1947/03...é contrária a todo propósito da informática e privilégio é inconstitucional...isso vai dar problema depois...

17/03/04, 00:47:42: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    Muitas outras coisasestão falhas nessa regulamentação e vão trazer mais dor de cabeça que solução, vale a intenção, mas de boas intenções o inferno tá cheio. Começar isso de jeito errado...vai ser complicado depois e analista deveria saber mais q qualquer um que não se pode começar de qlqr jeito. A propósito quem redigiu este projeto tem o conhecimento necessário, fez a análise correta, tem graduação pertinente, está devidamente registrado no conselho de classe que lhe compete???

17/03/04, 00:39:43: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    e se acontecer o saturamento do mercado de trabalho, vários profissionais, talvez vc, vão jogar os valores lá embaixo denovo...acha que não? isso acontece com os advogados, mesmo com oab e suas convençãos. Eles tem todos os valores tabelados, mas tem advogado transbordando. Alguns cobram baratíssimo para sobreviverem neste mundo cruel...e qadiantou oab p proteger o salário...continua a mesma disputa e o cara tendo o "direito" de pagar seu "defensor"

17/03/04, 00:31:13: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    Todo gasto da produção de software, suporte, analise, projeto e o q mais vier, é repassado cliente, ninguém vai trabalhar de graça, e algo a mais q vai pesar tb para o cliente serão as "taxas de nossos defensores", e a forma como "poderemos" ser contratados se não aparecerem outras "vantagens"...isso vai segurar o mercado vai diminuir a produção de projetos e continuidades.

17/03/04, 00:25:55: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    "NÃO AGUENTO MAIS TRABALHAR DE PJ PARA CONSULTORIAS QUE NÃO PASSAM DE ATRAVESSADORES" então pára, vai fazer o que vc sabe, deixa de fazer serviço que qualquer mané faz e também "Pelo amor de ... analista NÃO é programador" ou melhor (programador)<>(analista) analista tem q fazer serviço de analista e não fazer serviço de guri que qualquer mané faz depois de frequantar 40h de vb na escolinha do zé e depois ficar chorando que porque é analista tinha q receber mais, ninguém vai te dar valor essa é a lei da selva, vc tem que definir seu valor

17/03/04, 00:18:39: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    Se um contador, q aprendeu a programar um cursinho de internet, fez sua própria análise, sem fazer idéia nenhuma nem d dfd, oop, ide ou de qual quer ware...mas programou e tá funcionamdo e bem...isso não é raro, muita gente q tá trabalhando começou assim...mas voltando, e derepente ele vende p um colega seu, e cobra um valor simbólico apenas, mas cobra. Aí quem vai denunciar ele? se alguém denunciar...ele pode continuar vendendo...e depois vai te que dar suporte. Qual é o critério que pode definir que ele não sabe o que tá fazendo. Tudo bem ele tá exercendo sua profissão irregularmente...mas se ele tem capacidade p fazer isso, ou pelo menos acha que tem, será q ele vai contratar alguém p trabalhar p ele e pagar um piso por hora ou vai ficar quieto...

17/03/04, 00:09:30: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    artigo 4

    III - definição, estruturação, teste e simulação de programas e sistemas de informação;

    IV - elaboração e codificação de programas;

    citaram a responsabilidade do profissional, algo q tb num tá bem definido no projeto de lei, mas e as escolas de informática q ensinam programar, simplesmente vão fechar? ou só parar de ensinar a programar... aqui cai noutro ponto de constitucionalidade discutível o artigo 5, 170, 40, e outros...dos direitos individuais e coletivos, do direito a educação, cultura e transmição do conhecimento, do exercício das profissões e outras liminares...e enquanto isso contratam estagiários só para assinar os serviço da garotada...será q não? farmaceutico funciona assim, quem já fez serviço em laboratório viu isso, laboratório não é farmácia.


16/03/04, 23:55:07: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    tava esquecendo ...é importante mencionar nesse ultimo comentário meu a nova área da biotecnologia (biomédica e informática)

16/03/04, 23:52:49: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    continuando... o artigo 4. do PL 1947/03 relaciona as atribuições...matérias curriculares em cursos de matemática, física, mecatrônica, da maioria das engenharias(como telecominicações, elétrica, produção...) e de outras exatas, como esses não poderiam fazer projetos...por exemplo os projetos de automação industrial que são provas em cursos de engenharia elétrica? mais liminares e insatisfação dos "clientes" ( ou seria contribuintes?) que com certeza apareceria a "maravilhosa" solução proposta d que estes profissionais deveriam trabalhar em conjunto...aí vc acha que o cliente faria uma contratação assim ou chamaria algum zé pra quebrar o galho p ele até ter dinheiro ao invés de ter contratado um profissional o analista ou outro? quem perdeu ?

16/03/04, 23:41:37: Sr. Mi - IP : 201.0.44.***
    Senhores devemos ter muita cautela com esse projeto de lei eu acredito fielmente q o tiro vai sair pela culatra, que não nos protejerá e pouco servirá para assegurar reserva de mercado...a não ser dos diretamente ligados com os conselhos 1.o projeto só define técnico e analista 2.remete aos conselhos a responsabilidade por definir as profissõesde ti 3.não há distinção entre técnicos e analista a não ser pelo nível de escolaridade 4.define as atribuições exclusivas do profissional de informática, que são as mesmoas p técnicos e analistas... Então porque são diferenciadas? se eles podem fazer as mesmas coisas...isso é discriminação...e ante constitucional...e assim sendo existiram liminares e consequentemente técnicos contratados p função q em tese seria garantida para analistas...grande furo..pq o mercado continuará oferecendo e agora basedo em jurisprudencias salários baixos e defasados

16/03/04, 20:24:11: Thiago F. neco_pereira@hotmail.com - IP : 200.232.195.***
    Bom...já lemos e discutimos muitas opiniões, mas precisamos botar a mão na massa. Para começarmos a melhorar isso, ou regulamentar a área, do que precisamos?

16/03/04, 18:13:24: Flávio - IP : 200.164.209.***
    Caros colegas,

    O nosso colega Carlos Oliveira tocou em um ponto importante, nenhuma instituição é perfeita mas cabe a nós reinvindicar nossos direitos e para isso é preciso ter representatividade. Precisamos de um órgão de classe que tenha compromisso único e exclusivo para com a nossa classe para que não existam conflitos graves de interesse e para que se tenha o objetivo sempre em foco.

    Somos uma classe de profissionais de ação e é só agindo que vamos sair dessa situação.


16/03/04, 16:47:19: Carlos Oliveira carlos_oliveira@apinfo.com - IP : 200.155.98***
    Saudações,

    Como dito no fórum, a regulamentação não vai fazer milagre, mas eu acredito que possibilite um pouco mais de "decência" em nossa área.

    Em 11 anos de informática, eu trabalhei uns 5 anos em consultoria e 6 anos como CLT (vínculo atual).

    O vínculo CLT, o Sindpd, as Faculdades, não são ideais, mas eu prefiro que nossa área evolua para "pró-regulamentação" do que para "anti-regulamentação".

    O argumento dos que defendem os anti-regulamentação, com trabalho em consultoria, sendo auto-didata, no esquema "cada um por si", etc., lembra muito o "livre mercado". Só que facilita a exploração do profissional, só aumenta os lucros das consultorias (extremamente interessadas neste modelo) e também elimina do mercado cada vez mais cedo os profissionais mais velhos.

    E este modelo trata sim o profissional como "descartável". Eu acho o conceito de "body shop" uma afronta ao profissional. Porque a "consultoria" que vende "body shop" não mantém os profissionais, apenas aloca como "free-lancer" para atividades pontuais.

    []'s


16/03/04, 16:43:24: Samuel - IP : 200.171.166.***
    Vamos seguir os conselho do nosso companheiro Flávio.

    VAMOS SAIR DO MUNDO LINGUAGEM E VAMOS PARA O MUNDO DA PRÁTICA!!!


16/03/04, 15:58:39: Carlos Alberto da Silva silva80@hotmail.com - IP : 200.232.8***
    Eu vejo muitas profissões regularizadas por lei e que possuem um piso salarial ridículo, onde a maioria das empresas se baseam nesse piso para pagar o salário de seus funcionários. Um exemplo é a profissão de farmacêutico, onde o piso de 40 horas se paga R$ 1.323,49, mas é exatamente isso que as drogarias pagam pra qualquer farmacêutico, experiente ou não... e isso ocorre com outras profissões regulamentadas... meu medo é que possa ocorrer o mesmo com profissionais da informática, que hoje são privilegiados em termos salariais perto de outras profissões.

16/03/04, 15:22:56: Flávio - IP : 200.164.209.***
    Caros colegas,

    O projeto de lei 1947/03 do deputado Eduardo Paes já foi uma conquista, mas se ficarmos quietos, apesar do interesse do deputado, vai acabar como o projeto de lei anterior (sumido! ou na gaveta!), precisamos ser menos passivos! O projeto está apenas no início do processo para virar lei, está sujeito à morosidade insuportável do governo e pode ainda terminar em pizza.

    O website do deputado Eduardo Paes é: www.eduardopaes.com.br

    O projeto de lei encontra-se em: https://www.eduardopaes.com.br/pages/novas/texto.asp?id=230&kind=A

    A primeira ação a ser tomada acredito ser o envio de e-mails para o governo para que pelo menos saibam que estamos acompanhando o processo e que queremos sim a regulamentação. Se não for suficiente, devemos nos organizar para levantar essa bandeira e lutar até que nossas reinvindicações sejam ouvidas e atendidas porque são apenas o justo.

    Sugiro a todos que enviem e-mails para governo@brasil.gov.br no seguinte formato:

    Nome: Seu Nome E-mail: seuemail@provedor.com.br Cidade: Sua Cidade Estado: Seu Estado

    Sou profissional de informática e manifesto através desta mensagem o interesse na aprovação do projeto de lei 1947/2003 em caráter de urgência. A área de informática é vital para o desenvolvimento nacional e é imprescindível a sua regulamentação para que cumpra seu papel adequadamente.


16/03/04, 14:04:54: Paulo S. Delomo pdelomo@proceda.com.br - IP : 200.188.192***
    Já estou a 27 anos na area, e muito se falou em regulamentar nossas atividades, todavia na nossa CLT consta ainda a função (Digitador) por exemplo. Sabemos que hoje esta atividade esta praticamente extinta, e tantas outras funçoes foram criadas, mas a CLT se mantém desatualizada sem reconhecer o valor que o Profissional em TI tem contribuido para a evolução do nosso brasil. A questão então seria, um embasamento solido e capaz de retratar as nossas necessidades e anseios, conquistando nossos direitos adquiridos atraves de trabalho 365 dias por ano apos ano.

16/03/04, 13:45:37: Samuel sssssssss - IP : 200.171.166.***
    Acredito que existam ótimos profissionais autodidatas e também profissionais com superior que são ótimos profissionais por se especializarem (ou por serem autodidatas). Pô parem com essa baboseira!!! Daquilo que se aprende em faculdade usa-se o diploma e 20% de conteúdo acadêmico. As tecnologias se renovam, ou seja, se você concluiu o superior a 3 anos e não renovou, não leu, não fez cursos, "sorry" VC está desatualizado.

    Superior é ótimo, todos deveriam ter curso superior, mas associar conhecimento com curso superior em TI é parvoice. Quanto a regulamentação... Abaixo os "Cafetões de TI", vamos exigir sim piso, beneficios, carteira assinada etc. mas como individuo com habilidades especiais; preparado, com curso superior, ou sem superior mas que sabe fazer e bem aquilo que se propõe a fazer.


16/03/04, 12:07:25: Alberto bysite@globo.com - IP : 200.255.40***
    Penso que é de grande importância a regulamentação das profissões ligadas á TI,pois assim estaremos mais protegidos,resguardados e menos expostos ás consultorias, que são grandes exploradoras de mão-de-obra.Assim também teremos a oportunidade de reivindicar melhor remuneração.Os profissionais de TI no Brasil,precisam se mobilizar no sentido que esta regulamentação aconteça o mais rápido possível.Temos que dar um basta á exploração que as consultorias querem nos submeter.Viva o projeto de lei 1947.

16/03/04, 10:54:35: Alexsander Antunes antun@terra.com.br - IP : 200.153.249.***
    Acho que todos que participam dos fóruns da apinfo já percebeu que sempre se comenta o algo semelhante ao seguinte: "NÃO AGUENTO MAIS TRABALHAR DE PJ PARA CONSULTORIAS QUE NÃO PASSAM DE ATRAVESSADORES" Já faz algum tempo que penso em fazer um site de B2S (Business to Suppliers) onde seria um elo entre as empresas que tem pequenos projetos em informática e profissionais capacitados a fazê-lo. Com isso, acho que posso tentar melhorar um pouco a vida de todos que não suportam mais essa situação. Meu e-mail está aberto a sugestões e obrigado pela atenção.


16/03/04, 10:52:28: Eduardo paradise_nice2004@yahoo.com.br - IP : 200.187.147***
    Na minha opinião pessoal acho indiscutível o assunto. A regulamentação se faz necessária para que possamos, além de todo o suporte que uma profissão regulamentada tem (estatudo ético, registro, etc), uma forma de consolidar esse departamento que é tão importante quanto qualquer outro dentro da empresa. Tanto no processamento de informações, como segurança, confidencialidade e aplicação da tecnologia viável. Vamos lutar por esse ideal de todos. Um abraço colegas.




16/03/04, 09:25:53: Marco Ribeiro mribeiro3@hotmail.com - IP : 200.255.8***
    Acho que a regulamentação é necessária - em todos os níveis e todas as categorias da área; na pior das hipóteses teríamos pisos mínimos e máximos, regime de trabalho(qtde. de horas para cada tipo de profissional), garantias trabalhistas regulamentadas(inclusive saúde), estatuto ético, enfim, toda uma legislação aplicável, como em qualquer outra profissão regulamentada - isto daria ao mercado um rumo e finalmente nos veríamos livres do COnselho Fedral de Admninistração que abraçou nossa careira e nada fez pelos profissionais, a não ser esmagar nossos salários e trucidar nossos direitos trbalhistas - será algum dia vamos existir como uma vedadeira profissão? - Espero sinceramente que sim. Boa sorte a todos nós.

16/03/04, 09:03:12: Rogério Almeida rogerioncp@yahoo.com.br - IP : 200.232.249.***
    É sacanagem uma empresa de prestação de serviços na área de T.I. não poder ser incluida no SIMPLES porque o Conselho Regional de Administração não quer,só porque não temos nenhuma agência reguladora temos que ficar enchendo os bolsos desses sacanas..

15/03/04, 23:37:27: Marcos Jose marcoscaval@yahoo.com.br - IP : 200.147.55***
    Eu gostei muito de ler que não estou sozinho em pensar que somos a ferramenta mais necessária de qualquer outra profissão. Os advogados, médicos, engenheiros e todas as outras profissões eleitas por concurso, e todas elas possuem regulamentação ou até um conselho, mesmo que não façam nada, mas exige que apenas um profissional credenciado e formado pode responder por aquele trabalho. MAS, eu gostaria de saber, se alguem sabe quem é o responsável ou se exite algum infeliz que esteja pensando em ajudar em regulamentar essa profissão que não é profissão? ALGUEM MAIS ALEM DE MIM, já conseguiu ouvir de alguem ou leu em algum site, se os profissionais de informática estão perto de alcançar a vitória? BEM, agora vamos falar de padronização. ALGUEM AI ESTÁ DISPOSTO a demonstrar o seu código, daquele sistema que vc deu o sangue para fazer, as custas da padronização? ENTÃO MEUS CAROS AMIGOS E COLEGAS PROFISSIONAIS. Eu estou torcendo muito por vocês e que Deus ilumine as cabeças de vcs e se unam para realmente se valer tanto quanto outro profissional que passou o mesmo tempo que vc numa faculdade. Abraços. Um ANALISTA DE SISTEMAS QUE REALMENTE PREOCUPA COM O NOSSO FUTURO.

15/03/04, 22:18:26: Hugo - IP : 200.138.153.***
    Pensem apenas no seguinte, esta área unida pode dar reflexo no futuro! Imaginem o monte de gente que pode ser unir para criar quem sabe um novo SO melhor que os malditos dos EUA. E esse país não ser apenas um mero usuário e sim, distribuidor de sistemas no mundo? Até a ABNT tem regrinhas espelhadas na ISO? Porque que todo que acotece no mundo é a maioria o MIT quem da as regras? PORQUE ninguem se junta para fazer a maioria das faculdades e escolas técnicas serem um CENTRO DE ESTUDO E PESQUISAS! E não uma empurra diplomas. Tá pior que feira. Exemplo disso, o governador do paraná fechou um monte de cursos pois eles não estavam ajudando em nada no desenvolvimento do estado. Eu achei que escola plural nunca ia chegar no nível superior, mas antes mesmo de chegar na 1 série do 1 grau as faculdades já tinham esta metodologia. UNAM-SE Tá passando da hora de uma reunião ao vivo!

15/03/04, 22:08:58: Hugo - IP : 200.138.153.***
    É estranho ler o mural. Gente dizendo que nós temos que nos unir, e ao mesmo tempo não quer regulamentação, etc. Meu DEUS!! Uma regulamentação será um ponto de partida para resolver tudo o que está acontecendo! Só assim nós vamos poder sentar e discutir DIANTE o GOVERNO todos os nossos dilemas! (CLT, PJ, Quem é quem, escola sangue suga, prova de certificação FEDERAL (em vés de microsoft e tantas outras, já não basta eu ter que pagar para ter o sisteminha deles, vou ter que pagar para prova dessa cambada? --> Microsoft, Novell, Cisco,etc) e etc, E quem é de São Paulo e está neste mural, pelo amor de Deus juntem-se para apressar o caso em quetão! Pois esse país não sai do lugar se SP não dita as regras! É o problema da centralização da econimia. Eu não estou empurrando o problema para os paulistas não, mas sei que a maioria dos aqui presentes são de SP.

15/03/04, 21:51:41: Marcus - IP : 200.187.141***
    Compreendo que muitos não se conformam porque existem profissionais da nossa area que não são formados em analise de sistemas ou ciencias da computação e recebem salários maiores do que pessoas que são formados na area, mas devemos parar para pensar que não é facil regulamentar nossa area porque se criamos o CRI, qual será a saida para engenheiros, quimicos e outros profissionais que possuem um nivel superior mas trabalham como analistas de sistemas focados em uma determinada area de atuação? Essas pessoas, que são pessoas do processo de negocio, não merecem o titulo de analista de sistemas ? E se essas pessoas recebem mais do que muitos de vocês é porque essas pessoas devem ter algo a mais, talvez o conhecimento de outros processos fora da area de TI? Quanto ao fato de muitos serem autonomos, eu mesmo conheço muitas pessoas que trabalham com PJ porque não querem ter vinculo com a empresa, o que pode ser feito se essa atitude parte dos proprios profissionais ? Não sei, mas toda essa regulamentação não é um processo tão simples...

15/03/04, 21:01:00: Boy from hell - IP : 200.100.29.***
    Enquanto um agente da policia federal ganha 4200 reais e quer ganhar 7800 , ficamos discutindo regulamentação, trabalhando como PJ, lutando por um salariozinho de 1000 reais CLT. Estamos dando murro em ponta de faca, enquanto os bancos e grandes empresas tem sistemas rodando as custas dos trouxas PJ´s das "consultorias", que alias não fazem greve ... O grande problema de nossa área é a canibalização, ou seja, criticamos uns aos outros, às vezes dentro da mesma empresa, dizendo "este carinha novo que entrou não manja nada", atire a primeira pedra quem nunca ouviu isso. Ora gente, precisamos nos unir, senão nunca seremos respeitados como profissionais de verdade.

15/03/04, 20:41:24: Eric ericmarcel@bol.com.br - IP : 200.177.87.***
    GREVE JÁ!!!!

15/03/04, 15:48:37: Alexsander Antunes antun@terra.com.br - IP : 200.153.249.***
    Gostei dos comentários do Sr. Daniel. Porém gostaria de saber como ficaria a situação dos futuros formandos em E.T.E. (Escolas Técnicas Estaduais) após essa lei. Seria reconhecidos após suas experiëncias (5 anos) como "Analistas de Sistemas"? Se não acho errado a forma como esta sendo implementada. Aliás, se for assim, tudo bem, o mercado não aceitaria essa imposição. Eu sou formado em E.T.E. tenho MCSE trabalho exclusivamente com .NET, Java, reconhecimento de digital, redes neurais e ESTOU SEM TEMPO PARA FACULDADE. Tenho o meu valor que consegui em 5 anos de trabalhos nessa área, qdo estudava era apenas um ajudante de pedreiro, agora estou num das empresas destaque da 100 maiores da INFO e dou respaldo a gerência sobre novas tecnologias. Sei que sem faculdade nunca terei um cargo gerencial, mas estou feliz como estou. Essa lei não vai mudar em nada o caso de CLT x PJ. Concluindo, tenho um colega que deixo a facu e trabalha com Java (2 anos de experiência). Ele me disse que "caso não posso atuar como Analista de Sistemas, mude para programador, auxiliar em informática, técnico em processamento de dados, isto não vai mudar meu 45R$/h e ninguem vai colocar incompetente seja com superior ou não no meu lugar"

15/03/04, 15:21:17: Eduardo luiz.melo01@bol.com.br - IP : 200.212.208***
    Acredito que a criação de um orgão regulamentador é necessário. Acredito que a exemplo de diversos conselhos regionais (nós de TI não somos miopes e devemos exergar de forma ampla), a profissão vem melhorando pois através dos conselhos, estirpam-se os negligentes. Todos nós de TI somos naturalmente críticos e profissionais de uma carreira que exige muita cabeça. Diante disso, reluto em dizer que um C.R.TI seria inutil, inutil seria impedir tal progresso e pior ficar a mercê de administradores incompetentes. Vamos nós unir e formar um C.R. com cabeças pensantes que a exemplo de outros são bem sucedidos e que lute por nossos interesses. Quanto ao primeiro emprego, isso sempre foi ruim e pelo visto continuará sendo por muito tempo, portanto, aceite um conselho de um velho de guerra na área, tenha uma ótima rede de relacionamentos, distribua seu email para amigos, professores e empresas. Diga a todos que vc deseja trabalhar. Não se isole pois o marketing pessoal no mundo de hoje é fator critico de sucesso. Boa Sorte a todos!

15/03/04, 13:59:19: Boy from hell - IP : 200.100.29.***
    Concordo com o Daniel T. Woiski plenamente. Ele encontra-se na mesma situação que eu.

15/03/04, 13:51:10: Roger - IP : 200.210.249.***
    Esse paradoxo que o Daniel levantou é justamente o que eu estou sempre tentando falar. As empresas reclamam de falta de profissionais experientes em alguma area, mesmo existindo ótimos profissionais querendo entrar nessa area, mas nao sendo contratados por "falta de experiencia" especifica.

    E quanto a regulamentação, pra quem não leu o projeto original, lá NÃO exclui quem trabalha na área e não tem diploma não, e tambem não exige desses antigos "Analistas de Sistema" que façam nenhum tipo de curso. Exige apenas Superior ou Tecnico na area para os novos profissionais.


15/03/04, 12:45:32: Daniel T. Woiski daniel_dt@yahoo.com.br - IP : 200.161.187***
    Perdi 5 anos fazendo faculdade na USP. Sim, perdi, pois como não há regulamentação esses 5 anos são contados como perdidos pois não é contado como "experiência". A falta de regulamentação faz com que o mercado faça essa "putaria" (com o perdão da palavra, mas não há outra palavra) de pedir 2 anos de experiência em .NET, ou 600 reais pra trabalhar como cooperado (e o mesmo salário como estagiário!!), ou um estagiário que já saiba VB, COM+, SQL SERVER, são só exemplos de ABSURDOS que vejo nos anúncios aqui na API. Isso sem entrar no mérito da questão sobre os PJ que são literalmente ESCRAVOS, sem direito algum de leis trabalhistas (as quais o trabalhador lutou tanto para conseguir) com apenas um prêmio de consolação que é a de ter um salariozinho melhor. A área está uma ZONA, me desculpe quem não tem diploma ou quem fez facutrecas da vida, mas tá na hora de regulamentar isso SIM, sem dúvida, ou vou jogar meu diploma de BACHAREL EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, minhas certificações MCP formando meu MCSD, meu 1 ano de experiência numa empresa que movimenta milhões de reais por dia, tudo no lixo pois não tenho EXPERIÊNCIA.... Fecho aqui minha opinião com o paradoxo da nossa área: se não me dão oportunidade de juntar experiência, como vou ter experiência algum dia.

    Sem mais,

    Daniel T. Woiski


15/03/04, 11:20:27: Tonico - IP : 200.153.133.***
    O importante neste momento é lutar pra melhorar o numero de oportunidades pois, com a atual situacao do mercado nao adianta nada regulamentar, regular, organizar pois com esse cenario mediocre...

15/03/04, 10:59:28: xp - IP : 200.222.13.***
    Romulo,

    Concordo plenamente com vc que profissionais antigos não devem ser prejudicados, mas também não podem ter um tratamento diferenciado. Vamos lembrar como surgiu a função de Analista de Sistemas? Criou-se um curso de POS-GRADUACAO a muitos anos para qualificar profissionais à trabalharem na área de informática porque não existia cursos de graduação. Como foi uma POS-GRADUACAO era exigido curso de nível superior dos candidatos. O que não pode acontecer é o que vemos hoje, gente sem nenhuma formação (graduação, pos-graduacao) atuando como Analistas de Sistemas e retirando do mercado pessoas que possuem formação específica na área ( o que não quer dizer que são excelentes profissionais). O conselho claro não pode deixar de fora estas pessoas, mas exigir um mínimo de formação e conhecimentos que podem ser testados através de um prova assim como acontece na OAB. Com relação a custos eu prefiro pagar a um conselho regulamentador do que a um sindicato que não liga para a sua classe só pensa em recolher a contribuição sindical.


15/03/04, 10:37:07: ROMULO VIEIRA romulo.vieira@uhe-irape.com.br - IP : 200.162.238***
    Os profissionais na área de TI devem ficar atentos, pelo motivo que a criação de um orgão regulamentador, não prejudicar quem já atua na área, pois do modo que for colocado profissionais que exerce funções como de Analista de Sistemas que alguns não possuem formação superior, não poderem exercer. Deve-se priorizar esses profissionais para não serem lesados e sim que os profissionais que estiverem sendo iniciados na data da regulamentação em diante ter as exigências estabelecidas pelo conselho. Não se esquecendo que a categoria de TI é muito diversificada com várias rotulações, com isso vários profissionais exercem a mesma função com o nome do cargo diferenciado e na questão taxas do conselho, ter valores compatível com os benefícios, pois acabasse pagando muito por pouco recurso em alguns conselho regulamentados.

15/03/04, 09:49:49: Paulo psgoliveira@ig.com.br - IP : 200.246.138***
    Acredito que o que esta sendo discutido e muito irrelevante, no sentido em que a criacao de um orgao regulamentador para area de informatica nao ira ajudar em nada os profissionais, alem de criar uma taxa a mais para categoria. Acredito que a forca da categoria esta exatamente na diversidade que esta area possui, por esta razao ela penetra me tantos seguementos. Existem pessoas que discutem a prostituicao por parte de alguns membros que possuem poucas habilidades tecnicas e assume cargos na area ou mesmo pessoas de outras, isto ao meu ver e a reciclagem necessaria, pois a profissao so ira perdurar se existirem pessoas que se interessem por elas, e quanto mais haverem mais forte sera esta profissao. O que me preocupa e que existem pessoas que acham que so a faculdade resolve, mas sabems que isto nao resolve nada, cabe as pessoas sentirem que estao ficando para traz e buscarem evoluir, a pessoas ditas aventureiras que buscarem conhecimento e reciclagem irao ficar para traz sejam elas profissionais de informatica ou nao.

15/03/04, 00:03:41: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Acho que a faculdade tem um objetivo a ser cumprido e não está cumprindo. Achar que faculdade é algo necessário é questão de opinião pensada, não de fé religiosa, do tipo "é bom e pronto" ou "é bom por que deus quis". Mas como disseram abaixo, tem muita gente defendendo o peixe... Pessoal, gostei mesmo do fórum. Acho que valeu a pena conversar sobre isso tudo, de qualquer forma, para que as pessoas que vem ler possam ter uma base a mais na cabeça para poder formar opinião. Contudo, minha cota encerra aqui. Já falei tudo o que tinha pra falar! ;-) Boa sorte pra todo mundo e até o próximo fórum!

14/03/04, 15:17:52: Luis - IP : 200.212.120.***
    Meu deus, nao da pra acreditar que tem gente que acha que estudar é uma bobagem. O sujeito provavelmente e um preguicoso que não consegue fazer faculdade e ainda critica quem faz. Enquanto varios paises do mundo (India,China,Chile,Filipinas etc)acabam com o emprego atraves da formacao de engenheiros e tecnicos de computacao, estamos aqui discutindo se vale a pena ou nao fazer uma faculdade na area de informatica. Nao da pra ter fe nesse pais mesmo!

14/03/04, 15:13:41: Edson - IP : 200.212.120.***
    Sou contra esse tipo de demagogia de dizer que "faculdade nao serve pra nada", "gastei uma nota com faculdade e estou desempregado" etc. Independente de ser formado ou não, existem bons e maus profissionais. Uma empresa ao contratar nao pode simplesmente escolher A ou B porque o cara é "inteligente" ou "autodidata". Pra isso existe aquilo que todos chamam de "formação educacional". Exatamente para saber quem investiu tempo, esforço (e dinheiro) para aprender e evoluir. Exatamente porque tem um monte de 'aventureiros' que aprendem uma linguagem qq e vao pro mercado trabalhar com PJ para qq 'cafetão'e por qq preco.Ë por isso que o mercado está do jeito que está. Se essa profissao fosse regulamentada pelo menos haveria um 'filtro' e um monte de picaretas que daqui a alguns anos vao estar fazendo outra coisa qq que nao seja regulamentada, cairiam fora agora, sem destruir mais empregos.

14/03/04, 12:59:01: Paulo Afonso Graner Fessel p ponto fessel arroba paulo ponto fessel ponto nom ponto br - IP : 200.153.170***
    Minha mulher é química, e obrigatoriamente tem que ter o infame CRQ. O CRQ nunca auxiliou em nada no sentido de oferecer oportunidades de trabalho ou mesmo de garantir salário e condições decentes. Em contrapartida, cobra religiosamente a anuidade.

    Recentemente ela mudou-se para São Paulo, onde prestou concurso para um cargo público e foi aprovada. Adivinhem: teve que transferir o CRQ do Paraná para cá, e ainda pagar pela transferência. Ou seja, nos dois casos, o conselho leva uma belíssima grana e não faz nada pelo profissional. É isso que queremos para a nossa área? Além dos impostos que pagamos (sejamos CLT ou terceirizados), teremos que pagar para um órgão que muito provavelmente não lutará pelos nossos interesses?

    Quanto aos outros conselhos, eles não são suficientes: vide a quantidade de médicos e engenheiros picaretas fazendo barbaridades e não sendo punidos.


14/03/04, 09:50:40: Boy from hell - IP : 200.100.29***
    Que nada, pelo que vi nos comentários, a maioria quer que tudo continue na mesma zona. Vamos deixar assim então, sem regulamentação, sem nada, vamos ser escravos PJ sem nenhum valor e descartáveis e deixar nerds de 16 anos ocupar vagas de "trouxas graduados", como eu, que gastaram uma nota para pagar a "Faculdade" e agora encontram-se desempregados e com saldo negativo no banco. Tá tudo uma beleza mesmo, em time que está ganhando não se mexe, aliás vou até rasgar meu diploma, pois ele não vale nada mesmo...

14/03/04, 01:11:06: Gilberto dos Anjos gilbertodosanjos@hotmail.com - IP : 201.7.77***
    Parte IV: desculpem pelo erro de digitação na parte III...mas voltando ao assunto eu acho que nem todas as pessoas leram o projeto de lei antes de entrar nesse forum, essa seria outra sugestão minha como ponto de partida..estarei relendo e a gente pode começar a discutir alguns pontos concordando ou discordando...e então tentar entrar em contato com as pessoas que fizeram essa proposta de lei. Creio que todas as pessoas participantes desse forum estejam realmente interessadas nesse assunto,e que podemos marcar uma reunião como foi sugerido anteriormente pelo nosso amigo paranaense. Eu estou em São Paulo.

14/03/04, 00:50:28: Gilberto dos Anjos gilbertodosanjos@hotmail.com - IP : 201.7.30.***
    Parte III: Eu tb concordo que a gente tem que parar com esse bla-bla-bla, e partir para uma resolução real da questão. Tem pessoas que estão só defendendo o seu peixe, mas a regulamentação está acontecendo agora nesse exato momento,e pode ser que não seja boa pra ninguém. Alguém aqui conhece os autores do projeto??? ou pessoas envolvidas na criação dessa lei??? se não conhece deveria se preocupar pq criar leis sempre deixam brechas que pode prejudicar até quem as criou...Ao invés de se perocupar se deverá ter curso superior ou não, vcs devem se sertificar de como isso ficará depois da regulamentação. Eu não vi por exemplo pedindo um prazo para que as pessoas que não possuem nenhum diploma na área, se regularizar ( ir para um curso técnico ou faculdade por exemplo).

14/03/04, 00:38:38: Gilberto dos Anjos gilbertodosanjos@hotmail.com - IP : 201.7.30.***
    Parte II: eu acho que vcs tem razão com relação as pessoas formadas em faculdade achar que tem a garantia de emprego, isso não é verdade eu mesmo entrei na faculdade sabendo disso, mas batalhei até encontrar a minha oportunidade. Mas digo a vcs que são contra a regulamentação, e que defendem o profissionalismno acima de tudo! Com certeza vcs devem ter encontado bons profissionais com diversas formações, com e sem nível superior. Isso não tem nada a ver, mas o que precisamos é de um ponto de partida, e que seja feita de forma justa, sei tb que é muito difícil pra quem ja esta trabalhando ha muito tempo na área acompanhar uma faculdade, pq quase tudo que é ensinado já se sabe. Mas qual seria a outra forma de regulamentar a nossa profissão sem que ela continue se desvalorizando??? Para quem não tem o curso superior, com certeza batalhou muito e eu acho que isso vcs tirariam de letra, mesmo pq quase tudo que se aprende nessa área é feito através de cursos, e autoditatismo isso eu tb sei que não vai mudar tão cedo...resumindo isso seria moleza..caso se tenha interesse em não ver tudo indo por água abaixo...

13/03/04, 20:41:14: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Eu concordo com a opinião do Armando, quando diz que a classe é desunida. Se não tivesse tanto oportunista tentando fazer da faculdade um meio de conseguir o emprego de alguém muito melhor que ele, dava até pra sonhar em uma coisa bem feita, que realmente ajudasse. Era só a regulamentação tirar essa idiotisse de exigir faculdade. Isso não condiz com a realidade de hoje, não dá pra dizer, nem de longe, que quem é formado é melhor que quem não é.

    Para os que tem faculdade e querem a regulamentação, um aviso, é realmente bem possível que essa regulamentação saia, pois há interesse político ($$) para que isso aconteça, mesmo sendo uma sacanagem conosco, mas saibam que provavelmente, apenas as faculdades chamadas de primeira linha (UNICAMP, USP, UFSCAR, FATEC), serão regulamentadas.

    Daí vocês que pagaram uma nota pela faculdade e hoje pedem a regulamentação, vão ficar chorando depois e colocando no futuro fórum apinfo "Valeu a pena a regulamentação" (estou apenas prevendo, hehe ;-) que foi sacanagem, não valeu a pena, não tinha de ter acontecido, regulamentação é ruim...


13/03/04, 20:29:26: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Roger,

    Atualmente estou ocupando uma dessas vagas e não tenho nenhuma certificação correspondente. NE-NHU-MA. Quanto ao interesse em formar o profissional, existe sim um interesse em ajudá-lo a se aprimorar, você deve conhecer apenas péssimos casos de empresas que contratam (particularmente, não gosto nada dos parâmetros que a revista info exame usa, por exemplo). Lá onde eu estou tem um pessoal recebendo curso de espanhol, de graça, no horário de trabalho. Também tem gente recebendo treinamento em ferramentas novas que surgem, por exemplo. Agora, se você quer que a empresa te contrate por que você tem faculdade e depois ainda quer que eles te ensinem o que você já deveria ter aprendido lá... Não estou dizendo que é o seu caso, mas já vi muita gente assim. Outra coisa, não é por que uma empresa não contrata como CLT que você não tem beneficios. Muitas dão, VT, TR, décimo terceiro, plano de saúde... Quanto ao SAP, dê uma olhada nas vagas da apinfo, vi algumas vagas contratando analista júnior para fazer academia SAP. COBOL eu não te recomendo mesmo... ;-)) Se você precisa de experiência e é um bom analista, tente conseguir uma vaga júnior. Talvez o seu caso seja apenas não ter experiência em fazer currículo. Você aprende isso com o tempo também! Agora, a empresa não tem obrigação de formar mesmo! Só faltava essa... Acho melhor acabarem com as faculdades de vez, pra que serviu a faculdade então?


13/03/04, 19:15:49: Marcos eu@duvidoquevaleapena - IP : 200.225.157***
    Cuidado rapaziada. Neste país nada se faz em prol do outro. Se regular somente o governo sai ganhando. No máximo os sindicatos de categoria que vão engordar ainda mais sua conta bancária com as "anuidades obrigatórias dos regulados... que seremos nós" Pulem fora dessa armadilha e briguem contra se precisar.

13/03/04, 15:35:16: Hugo - IP : 200.138.153***
    Gente, O que vocês acham que vai acontecer? Mais cedo ou mais tarde a regulamentação irá acontecer. Já tem projeto na camara dos deputados como foi dito aqui. E quem irá dar o aval final? O governo, aí o cara pode ser o papa da informática e coisa e tal, porém se ele não tiver certificado espedido por uma instituição reconhecida pelo MEC., já era... Para o governo o que vale é o que o canudo que o MEC regulamenta, e não cursinho de tal coisa ou ser auto-didata. Tem um monte de concurso abrindo para trabalho na área de informática... até agora eu não viu um edital pedindo somente conhecimento em tal tecnologia. Além do conhecimento o cara tem que ter um diplominha... Ou seja, para o governo que não tem diploma não é ninguem...

13/03/04, 10:58:54: Armando alanzieri@ig.com.br - IP : 200.98.24***
    Na minha opinião, nossa classe deveria ser mais unida, assim conquistaríamos nossos direitos, não só quanto a regulamentar nossa profissão, que valorizaria muito mais nosso trabalho, levando em consideração as pessoas que já trabalham há muito tempo e são exelentes profissionais, mas não possuem diploma na área. Mas infelizmente nossa classe não é unida, cada um pensa no seu valor hora, não se importando com as condições do contrato de trabalho, que hoje vc está trabalhando, amanhã vc estará na rua com valor hora = 0. Acho que regulamentar nossa área seria o primeiro passo, para termos um sindicato ou associação que lutaria pelos nossos direitos.

13/03/04, 09:46:16: Roger - IP : 200.99.***
    Calma lá... Essas vagas em aberto são por falta de quem encare, ou porque pra fazer um treinamento nas tecnologias pedidas é um preço tão absurdo pra quem tem o salário em real?

    Não falta nessa area que as empresas pedem profissionais que estao em falta um interesse em FORMAR esse profissional?

    Eu trabalharia com CICS, ou COBOL, ou SAP, mas não adianta eu fazer um curso pra aprender o basico porque nunca vou ter oportunidade de ter experiencia, a não ser q eu tenha meu proprio ambiente mainframe ou corporativo.

    O que falta mesmo é interesse das empresas em formar profissionais, a maioria quer um PJ que tenha ja a experiencia e não aceita formar nem aproveitar quem tem o conhecimento mas precisa da experiencia.

    Por isso essas "vagas em aberto" sempre aparecem...


12/03/04, 21:55:19: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Talvez eu já devesse ter parado de enviar mensagens para o fórum, já envie tanta mensagem que agora já fico com medo de estar enchendo a paciência. Espero não estar sendo repetitivo.

    Contudo, com relação a ser injusto para quem se formou, gostaria de saber quem definiu que justo é pagar pelo emprego (pagando a faculdade, é isso o que você quer fazer, não é?) ao invés de conquistá-lo com competência.

    É por isso que esse país não adianta. Tudo bem vocês serem a favor da regulamentação, mas esses argumentos que vocês usam me assustam! Não tem nada a ver... Por favor, não pensem que quero o mal de alguém não, mas não é por que você pagou pela faculdade que tem mais direito que outra pessoa.

    Se vocês argumentassem que você ficaram muito mais competentes com faculdade e por isso seria mais justo que vocês tivessem a vantagem, vá lá... Mas na prática não é isso o que acontece.

    Se a faculdade é assim tão importante para um bom aprendizado, como é que na prática eu vejo cara que acabou de sair da faculdade e não sabe nem programar (quem dirá então fazer outras coisas) e vejo várias pessoas não formadas trabalhando no brasil e no exterior, ocupando cargos que hoje tem VAGAS EM ABERTO no mercado, por falta de gente que encare?





12/03/04, 14:35:06: Álvaro alvaro_ribeiro@yahoo.com.br - IP : 200.207.158***
    Com certeza vale a pena regularizar a área, assim como Direito, Contabilidade, Medicina, Farmácia, etc... Eu como Analista de Sistemas não posso exercer a profissão de Médico, não posso ser Dentista, etc, mas eles podem atuar na minha área sem restrição, o que não valoriza nossa área, uma vez que qualquer um possa atuar nela. Sem desmerecer aqueles que sabem muito mesmo sem ter formação na área, mas isso é muito injusto pra quem paga caro pra se formar, se dedica e estuda na área e no mercado vai competir com aqueles que não têm nada a ver com TI.

    Abraços...


12/03/04, 08:51:51: GILBERTO DOS ANJOS gilbertodosanjos@hotmail.com - IP : 200.204.177.***
    PARTE I: BOM DIA A TODOS ! ANTES DE QUALQUER COISA GOSTARIA DE DIZER QUE EU SOU FORMADO EM ADM. DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. E QUE SOU A FAVOR DA REGULAMENTAÇÃO DA NOSSA ÁREA SIM. EU TIVE MUITAS DIFICULDADES PARA ENTRAR NÁ AREA JUSTAMENTE POR DIUVIDIR – LA COM OUTROS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NELA. MAS ACHO QUE DEVE SER FEITA DE FORMA JUSTA, NESSE POUCO TEMPO ENCONTREI COM VÁRIOS PROFISSIONAIS QUE NÃO SÃO FORMADOS NA ÁREA, UNS MUITO BONS E OUTROS RUINS. MAS DEVEMOS CONSIDERAR OS BONS PROFISSIONAIS NÃO FORMADOS ISSO É O MINIMO QUE A REGULAMENTAÇÃO PODE FAZER. CONFESSO QUE APRENDI MUITAS COISAS COM ESSES PROFISSIONAIS “ NÃO FORMADOS”, POR ISSO EU ACHO QUE QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO NÃO SERIA JUSTA. NÓS PODEMOS SEGUIR O EXEMPLO DOS PROFESSORES QUE ATUAVAM NO MAGISTÉRIO E QUE FOI DADO UM PRAZO DE 8 ANOS EU ACHO PARA QUE ELES FIZESSEM O CURSO SUPERIOR. ISSO PRA QUEM NEN TEM O SEGUNDO ATUANDO NA NOSSA ÁREA GRAU FICARIA VIÁVEL. E NÓS PODERIAMOS TER UM TABELAMENTO DE PREÇOS DOS TIPOS DE SERVIÇOS A SEREM REALIZADOS, PARECIDO COM O DA OAD. DEFENDO A CRIAÇÃO DO CONSELHO E A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS FORMADOS NA ÁREA

11/03/04, 23:16:26: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Acho que 10 anos é muito tempo, fora que o tempo na área nem sempre significa algo. Apoio a idéia de uma prova estilo vestibular. Só que acho que todo mundo deveria prestar essa prova depois da faculdade e só com ela obter o diploma. Algo como o provão, mas nivelando por cima e como exigência para obtenção do diploma. Acho também que isso deveria ser aplicado para as faculdades de outras áreas. Para tirar uma certificação, você pode optar entre fazer o curso ou estudar sozinho, desde que passe na prova. Acho que esse seria o ideal para o diploma de faculdade.

11/03/04, 16:53:03: Joel simberg@usp.br - IP : 143.107.2***
    Vejam a proposta: https://www.camara.gov.br/Sileg/Prop_Detalhe.asp?id=132468

11/03/04, 16:31:02: Joel simberg@usp.br - IP : 143.107.2***
    Sou Analista de Sistemas e tenho formação em Processamento de Dados, hoje no mercado há vários profissionais excelentes que não tem formação direta em Faculdade de Processamento ou Sistema de Informação, Ciência da Computação, Sistemas Digitais, Etc, porém são ótimos profissionais, mas nem por isso devemos desconsiderar a regulamentação que é a única forma do profissional de TI ser reconhecido como profissional.

    Vc pode estudar direito em casa, mas se vc não se formar, depois prestar OAB, não se torna um advogado.

    Médico tem de fazer medicina, e tira seu CRM, Psicólogo tira o CRP e assim vai, não quer dizer que todos são bons profissionais e que muitas vezes outras pessoas sem formação não saibam até mais sobre um determinado assunto que eles.

    Acredito que deva haver uma única faculdade de informática, por exemplo a de Analista de Sistemas, sendo que a pessoa durante o curso escolhe sua especialização, exemplo: Redes, Análise, Hardware, etc. Esse monte de faculdades com nomes diferentes só bagunçam mais a área. Médico é médico, se ele é cardiologista, pediatra, etc, se vê na especialização.

    Um órgão que faça uma prova e dê um certificado de Analista de Sistemas, pessoas que provem estar na área por um período maior que 10 anos, com formação em outra área podem prestar a prova, ou que tenham feito mestrado ou doutorado na área de TI.


10/03/04, 20:36:39: Hugo - IP : 200.138.152.***
    Eu só acho uma coisa, Estamos falando demais e agindo pouco. Tem muita mensagem dizendo "sou contra" "sou a favor" mas até agora nada de concreto. Eu sei que to pegando pesado. Mas vamos fazer assim: Sei que a maioria do pessoal que participa do fórum deve ser de São Paulo. Então, porque vocês não se juntam para concretizar o problema? Outra, Tem muita gente que está na faculdade, então, vamo lá gente, leva o debate para escola e esponha o dilema para os seus colegas? Ficar aqui falando que sim ou não, vai acontecer igual a da outra vez que a apinfo fez o forum... não saiu do site... Ps.: Tô no Paraná

10/03/04, 15:16:47: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Eu peço desculpas por ter escrito demais pessoal, vi o tanto que escrevi e devia ter resumido um pouco mais. Agraeço muito pelo respeito a opinião.

    Bem, o que eu quis dizer não é que os gênios não devem ser protegidos, mas que tem de ser valorizados. Vocês estão despresando completamente uma pessoa competente. É isso o que eu quero dizer quando dizer que se houver uma regulamentação, deve-se nivelar por cima. Quando se usa a faculdade como critério, não se faz isso.

    Eu não sou nem contra nem a favor a regulamentação. Gostaria de ser a favor e temo como ela será feita, só isso. Tb me sinto insatisfeito.


10/03/04, 12:54:06: Jairo Cordeiro - IP : 200.157.3***
    Sr Marcio (marcioduran@terra.com.br - IP : 200.161.133.***) felicito-o pela oportunidade de poder se aperfeiçoar no exterior. Espero sinceramente que na ocasião do seu retorno (passados os 10 anos) nossa profissão já esteja regulamentada pois, a continuar nesta "bagunça", tenha a certeza de que o seu diploma e a sua experiência poderão lhe proporcionar lecionar em algumas "Faculdades" ao preço dos demais professores mas, relacionado à profissão, estará correndo o risco de ser preterido por uma pessoa de uma área qualquer, sem especialização nenhuma, com menos qualidifação mais ao menor custo. Por isto e por outras é que devemos regularizar a profissão.

10/03/04, 10:41:15: marcio marcioduran@terra.com.br - IP : 200.161.133.***
    Prezados senhores, "Estarei indo para Inglaterra para fazer um Mestrado assim que concluir vou ficar por lá mais 10 anos , quando voltar quero discutir o assunto de REGULAMENTAÇÃO DE IT, acho que ai teremos mais base"

    Abraço a Todos


10/03/04, 10:28:59: Joao Carlos jcarlos@ubbi.com.br - IP : 200.153.132.***
    Não concordo com o tipo de opinião do Sr. Marcelo Elias Del Valle, mas respeito... O mercado de trabalho não precisa de nenhum "gênio" como Edison ou Galileu... O contexto atual do mercado de trabalho não tem elo com a historia das invencoes. Hoje, mais do que nunca vence quem tem conhecimento - e mais conhecimento que o concorrente-. E isso é independente de genialidade e faz mais relaçào com uma boa formação. Tem que REGULAMENTAR SIM !!!

10/03/04, 08:52:53: Jairo Cordeiro - IP : 200.157.3***
    Sr João Daniel (jdaniel@sorana.com.br - IP : 200.182.214.***) agradeço a sua retificação em relação às conseqüências advindas de um erro na TI. Achei-as muito oportunas para afirmar ainda mais a minha convicção de que devemos ter uma regulamentação em nossa profissão. Saliento apenas que naquele contexto quiz fazer um similaridade com algumas profissões (talvez não tenha sido muito feliz). Muito oportuna sua exposição. Obrigado!

10/03/04, 08:44:48: Afonso informatica@infor.com.br - IP : 200.144.91***
    A não regulamentação na área de informática esta sendo um refugio para o desemprego, causando assim, a oferta salarial inadequada. Muitos indagam sobre os fisicos de antigamente, de como eles mostraram serem superiores aos outros sem formação. Naquele tempo, a cultura, a educação, a comunicação e ensino aprendizado eram diferentes em relação aos dias atuais. Hoje, quem é formado em outra área, como exemplo, humana e não consegue emprego... vai procurar emprego em informática, ou mesmo aqueles quem não conseguiu se formar... é uma regra que serve para todos. Isso acarreta em diminuição salarial e tambem na qualidade dos produtos oferecidos no mercado. Quem é contra a regulamentação acha que não funciona, mas a BASE recebida nas faculdades, de no minimo 3 a 4 anos... é essencial para efetuar um bom trabalho... EU SOU A FAVOR DA REGULAMENTAÇÃO!!!!

10/03/04, 00:28:30: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    PARÁGRAFO REESCRITO Desculpem, errei muito na digitação de um parágrafo. Reescrevo abaixo.

    No caso de engenharia, existe o CREA, que é uma palhaçada. O CREA é uma reserva de mercado, que serve para limitar a mão de obra e assim controlar o mercado, mas usa de meios esdrúxulos para filtrar quem é mão de obra para uma área ou não é. Os maiores gênios estudados na faculdade não tinham nenhum tipo de diploma. Tomas Edson, por exemplo, foi expulso da escola. Einstein fez uma vez um teste de QI e foi considerado ridiculamente burro. Muito depois morrer ensinam pra gente que os testes de QI daquela época eram muito precários e criam o chamado QE pra não ficar muito feio.


10/03/04, 00:21:13: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    O biologo chamou os outros monitores e a cordenadora. Eu pensei que eles fossem dar bronca por ele ter mexido no microscópio. Vem todo mundo pedir explicação, sobre como ele tinha feito. Fiquei mais de uma hora esperando o cara ficar dando uma verdadeira aula pros biólogos, que agradeceram muito a explicação e o convidaram para voltar mais vezes.

    Eu sempre consulto esse meu amigo antes do meu médico, não por dinheiro, mas por confiança. Atualmente ele trabalha com redes neurais num laboratório da Poli e vou dizer uma coisa: com ou sem faculdade, o conhecimento está na cabeça dele!

    Podem continuar com a demagogia agora.


10/03/04, 00:20:56: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Caiam na real. Regulamentação não é milagre. Vocês ficam nesse messianismo, acreditando que regulamentação vai resolver os problemas da área, blah blah blah...

    Tem um amigo meu que é engenheiro, o pai é médico e ele se arrependeu da escolha, queria ter feito biologia. Um dia fomos ao museu de microbiologia no Butantã e confirmei o que ele sabia. Haviam várias placas dizendo "não mexam nos equipamentos".

    Mal chegamos e lá foi ele: " O que é isso? Isso está ajustado errado, deixa eu regular isso aqui! E isso, e mais isto, e mais aquilo outro...". De repente, chega o monitor, um biólogo formado: "No que você está mexendo?" Meu amigo: "Eu fiz isso e isto, aqui é assim, blah blah...". (CONT.)


10/03/04, 00:20:24: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Um Analista de sistemas (graduado tipo 2), é capaz de criar a análise de um projeto em UML *sabendo o que está fazendo*, para que programadores o implementem, é capaz de desenvolver softwares em qualquer linguagem e usando qualquer tecnologia, dado um tempo para que o mesmo possa aprender sozinho, é capaz de definir uma topologia de rede para que um ou mais técnicos possam implementála, é capaz de administrar um banco de dados, um sistema unix, uma rede, etc.

    Claro que existem vários profissionais que estão entre o tipo 1 e o tipo 2. E claro também que, como acontece em qualquer área, existem pessoas não graduadas que se sobresaem mesmo como anaslitas de sistemas ou engenheiros elétricos.

    No caso de engenharia, existe o CREA, que é uma palhaçada. O CREA é uma reserva de mercado, que serve para limitar a mão de obra e assim controlar o mercado, mas usa de meios esdrúxulos para filtrar quem é mão de obra para uma área ou não é. Os maiores gênios da faculdade não tinham nenhum tipo de diploma. Tomas Edson, por exemplo, foi expulso da escola. Einstein fez uma vez um teste de QI e fui considerado ridiculamente burro. Muito de morrer ensinam pra gente que os testes de QI daquela época eram muito precários e criam o chamado QE pra não ficar muito feio.

    Em nenhuma área a regulamentação devia ser assim. Mas claro que é necessária a regulamentação. Regulamentação das empresas, dos profissionais, das escolas, da propaganda, do RH... (CONT.)


10/03/04, 00:20:09: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Hoje então temos faculdades tipo curso técnico e faculdades tipo faculdade de verdade. A qualidade do segundo tipo caiu, pois muitos bons professores foram para empregos com salários melhores. A aula desses professores bons também caiu de nível, pois foram dar aulas para alunos de cursos técnicos que aprendem cálculo diferencial e integral só no último ano, isso se aprenderem (estou mentindo?).

    Um técnico em eletrônica sabe mesmo consertar a TV, o video cassete, criar layout de circuito impresso, montar placa... O graduado em informática no curso tipo 1 (técnico) sabe consertar computador, instalar windows, trocar motherboard...

    Um engenheiro eletrônico sabe projetar um computador (uma arquitetura nova), projetar um video cassete, projetar uma televisão, um vídeo cassete, para que um técnico monte ou para que seja montada uma fábrica que monte. Sabe também criar o projeto de circuito impresso, para que depois o técnico faça o layout e monte a placa, etc. Alguns engenheiros são, além de engenheiros, técnicos. Outros sabem fazer o projeto, mas não sabem montar.

    (CONT.)


10/03/04, 00:19:11: Marcelo Elias Del Valle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Eu também gostaria de aplaudir o apinfo por ter levantado essa discussão. Regulamentação sendo feita ou não, percebo que uma coisa é certa, a maioria que posta mensagens no fórum está insatisfeita com a situação atual.

    Em princípio, sou contra a regulamentação, não por achá-la desnecessária, mas por não acreditar que será bem feita. Mas também estou insatisfeito. Antigamente, existia uma diferenciação entre curso técnico e faculdade. Hoje, a maioria das faculdades dá curso técnico. Por que? Por que o ministro da educação ainda na época do Fernando Henrique definiu que até 2010 o Brasil teria de ter 10% da população com curso superior, para se igualar aos outros países do mercosul (Até 5 anos atrás era 1% da população com curso superior).

    O que aconteceu? O governo deu incentivos para a abertura de faculdades. Donos de cursinhos e cursos técnicos resolveram abrir faculdades e o número de graduados se multiplicou (por isso a maioria de vocês acha que não há mais emprego na área). Cobravam mais caro que cursos técnicos, pois a população tinha na cabeça a idéia de faculdade que se conhecia até então e não a idéia de faculdade de hoje em dia.

    (CONT.)


9/03/04, 18:55:08: Hugo - IP : 200.138.86.***
    Outra, Sabem por que deve-se regulamentar essa área? Para parar com esta palhaçada: Técnico Informática (Envie para um amigo) R$ 450,00 Curitiba/PR Vaga Cadastrada em 09/03/2004 por empresa do ramo: Informática Principais Tarefas: Conserto de monitores.

    site do bne para vaga em curitiba Não seria para contratar um técnico eletrônico?


9/03/04, 18:53:00: Hugo - IP : 200.138.86.***
    Gente, porque ficar indagando arrecadação? O problema é ter uma ordem que defina os direitos e deveres do pessoal de TI e que seja forte o bastante para reclamar os direitos junto a presidencia da republica como foi dito aqui. E outra, um dia ou outro o próprio governo vai fazer isso, visto que a área de TI movimenta $$$$$$$ por ano. Como é juridica, médica e engenharias. Sabe o que mais quem vai ter que bater o pé tambem será as faculdades na hora que notarem que estaram perdendo alunos para cursinhos de esquina. Pra que fazer faculdade já que um muleque de 17 anos aprende a mesma coisa que você e aceita trabalhar por qualquer 240 por mês?

9/03/04, 18:03:06: Gisele Ribeiro gyribeiro@uol.com.br - IP : 200.201.132.***
    Só pra constar.... Contratos do tipo PJ não é uma realidade exclusiva da área de TI e sim uma realidade do mercado de trabalho atual. Profissionais de outras áreas (Comercial, RH, Call Center, Médicos, etc...), tem sido contratados desta forma atualmente ou através de cooperativas.

9/03/04, 15:46:29: Alexandre M - IP : 200.207.116***
    (Complemento). Será que esse projeto irá mesmo nos ajudar? Ou é só mais um golpe para aumentar a arrecadação que ja é um abuso?

    Pensem nisso!


9/03/04, 15:32:40: Alexandre M - IP : 200.207.116***
    Acredito que o diploma não mede a competencia de nenhum profissional, pois há muitas pessoas dedicadas que aproveitam oportunidades em empresas para adquirir experiencia. Por isso acho que regulamentar a profissão é meio relativo. Eu particularmente gostaria apenas de ter alguma organização (tipo sindicato) que nos protegesse dos abusos que algumas consultorias e empresas cometem com profissionais da nossa area. Abraço a todos

9/03/04, 14:22:07: Danilo Faria esqueci@mail.com - IP : 200.101.127***
    A área de TI deve ser regulamentada sim. Não só pensando no profissional, mas também no cliente. Não podemos deixar com que picaretas, que muitas vezes não têm competência nem para precificar e nem realizar um trabalho, fiquem atuando do mercado e sujando o nome da classe. Gostaria ainda, que todo conselho tivesse a força da OAB para ir ao presidente da República reclamar seus direitos. E também que realizasse um exame para verificar se quem "possui diploma" realmente é merecedor dele.

9/03/04, 13:22:39: João Daniel jdaniel@sorana.com.br - IP : 200.182.214.***
    Sr. jairo Cordeiro. Discordo da sua afirmação "Evidente que se errarmos em uma análise ou programação ninguém morrerá". Morre sim. muitos morreram no voo da TAM que caiu em congonhas por falha de programador. O sistema notou o flap aberto desligou a turbina, como deveria ter feito, mas não deu um display para o piloto, que morreu religando a turbina e o software desligando. No site www.acm.org tem uma discussão muito forte sobre como certificar engenheiro de software para programar equipamentos médicos. Nesta área meu amigo morre mutia gente sim!.

9/03/04, 12:20:00: Hugo - IP : 200.138.86.***
    É como o Paulo disse, vocês já pararam para pensar a importância da TI neste mundo? Se der um vírus em uma grande empresa. Tipo Call Center, quem vai ser o primeiro que vai pra rua? O troxa do TI que está numa salinha tão apertada e quente, e não tem CLT ou um contrato descente.

9/03/04, 12:13:38: Hugo - IP : 200.138.86.***
    Se tiver um órgão fiscalizador, vai ser contido a criação de uma infinidade de cursinho de 40 horas que forma gente sem carater. E vai colocar todas as profissões no seu devido lugar. E outra, as empresas já estão a cada dia procurando gente com curso reconhecido pelo MEC que quem tem cursinho de isso ou daquilo. Em 70 o Cefet criou cursos SEQUENCIAIS para suprir a demanda para construção civil. Com o tempo, quem não fez curso superior se F. As empresas comessaram a contratar graduados. Tem curso sequencial para informática tb. Daqui uns dias vai ser igual 197x Outra, uma das revistas mais conceituadas do mundo publicou artigo dizendo que as empresas julgam TI como peça descartável, cada dia aparece mais sistemas inteligentes tornando a administração de uma rede complexa para a um unica pessoa.

9/03/04, 09:30:15: Jairo Cordeiro - IP : 200.157.3***
    Sr Carlos IP : 200.155.98***, perdoe-me mas não vejo nenhum sentido na sua exposição que procura fazer comparações entre algumas profissões. Acho que ao CITARMOS: CRM, CRA, CRE, CRC etc, como exemplos a serem seguidos para podermos regulamentar nossa profissão, estamos exercendo o direito de nos espelhar em algo de alguma forma dá certo. Acho que cada profissão tem a sua importância dentro de um contexto. Evidente que se errarmos em uma análise ou programação ninguém morrerá e o mesmo irá acontecer para o contador, o economista o administrador etc, no entanto estas últimas são devidamente regulamentadas. Não sei se você já parou para pensar o quanto o mundo depende da TI. Imagine um banco sem TI, uma companhia aérea sem TI, uma telefônica sem TI etc etc etc. Finalizando: temos que ter respeito e amar o que fazemos, não importa qual seja nossa profissão. (a minha é TI e quero vê-la devidamente regulamentada).

9/03/04, 08:14:06: Adriano Martin anonimo@anonimo.com - IP : 200.211.24***
    O problema não é apenas a discussão da regulamentação da profissão de TI, já pararam para pensar quantas escolas de informática existe hoje, qtos Cetcs, quantos escolas técnicas, qtos cursos de graduação em 2 anos, a área de Ti virou comércio, e não tem nada para controlar isso, não sou contra esses cursos mais acho que eles deveriam ser complementares a faculdade, o kra aprende redes em 2 anos , vira um tecnologo só que seus conhecimentos são limitados, não se aprende filosofia , um profissional completo tem que ser crítco , ter opinião, entender de negócios , entender de estrutura, é uma pena que muitas pessoas da área estão estragando a magia , o encanto que me levou a estar nela.Só pensam em $$$, e esquecem que não nós temos que fazer o que gostamos e não o que esta na moda. Temos que sentir realizados no que fazemos e fazer com dedicação, o que esta acontecendo é um monte de gente despreparada que não tem idéia de como, onde, e o porque funciona e mesmo assim acha o máximo abrir um computador e trocar um motherboard ou um processador, não é só isso , TI vai além disso, bem já perdi vaga pra um kra que aceitou ganhar 80% a menos do que seria pago para mim, mais me diz será que o contratante ficou satisfeito com ele, qtde não é qualidade, eu me valorizo e não irei rebaixar meu conhecimento e experiência só por causa de uma vaga.Pensem Nisso !!!

8/03/04, 22:19:11: Paulo R. Ferreira paulorogerio@voila.fr - IP : 200.158.50.***
    Primeiramente Saudações à todos.

    Com certeza estas profissões devem ser regulamentadas, pois se fizermos uma análise mais aprofundada da importância não só da informática, mas da TI para o sucesso das corporações independentemente do porte e segmento, chegaremos a um veredito conciso, Os Profissionais de TI atualmente exercem tamanha responsabilidade que só mesmo um Órgão, sério e exigente para organizar todas estas denominações dos profissionais da área.

    Paulo R. Ferreira Analista de Desenvolvimento Faculdade Impacta Tecnologia.


8/03/04, 21:44:29: Felipe se_liga@cai_fora - IP : 200.174.42***
    Pois é! acho que caminhamos para o "técnico de informática" = "técnico de fogão", pessoas desqualificadas que mal sabem ler e escrever e que se acham auto-didatas, só tá faltando o seu Manoel da padaria vir para a área ou o seu Sérgio do açougue, afinal.. isso está virando a casa-da-mãe-juana, gente que é zero a esquerda em qualquer profissão mas que se acha o tal em informática... basta aplicar um teste de português, matemática, lógica para a máscara cair... e se colocássemos um mata-burro na entrada do escritório já teríamos metados dos nossos problemas resolvidos... Está parecendo o cara que entra no ônibus sem pagar para vender qualquer porcaria e tenta se justificar dizendo que "precisa trabalhar"...

8/03/04, 16:29:45: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.155.98***
    * Por outro lado, pode ser que o "programador" tenha que desenhar arquitetura, programar, executar suporte técnico, modelar banco de dados, etc. Neste caso já seria mais viável exigir um "CRI"

    * Seria inviável exigir que todos os perfis (helpdesk, dba, programador, desenvolvedor, arquiteto, documentador, etc.) da área de TI fossem obrigados a obter um "registro" de um conselho para poder trabalhar.

    * Concordo com a maioria que "detona" as consultorias. Eu tb acredito que estas empresas só servem para "esmagar" os profissionais e faturar em cima das empresas.

    * Eu vejo de forma geral o seguinte paradigma: porque um projeto de TI seria desenvolvido com base em recursos (humanos e não-humanos) "top de linha", sendo que fazendo "mais barato" vc sempre justifica uma entrega mais rápida, e isso em geral satisfaz o cliente. Os projetos em produção também constumam ter uma vida útil. Por exemplo, dificilmente um código escrito hoje estará rodando daqui a 10 anos.

    * Vale mais a pena trabalhar por $500/mes ou virar faxineiro "diarista" e ganhar uns $50/dia ?

    * Quem teria mais direito a um "CRI" ? Um cara experiente que já implantou vários projetos ou um garoto certificado em determinada tecnologia ? Independente da qualidade do trabalho de ambos...

    * Em geral comparamos nossa profissão em TI com médicos, engenheiros, etc. Mas o que maioria faz em TI acho que é mais comparável a mecânico, pedreiro, bombeiro (essa é bem comum), etc.

    E tome discussão !!!

    []'s





8/03/04, 16:29:24: Carlos Oliveira carlos@apinfo.com - IP : 200.155.98***
    Saudações

    Primeiramente, eu gostaria de parabenizar a publicação deste tema, porque eu acredito estar gerando uma discussão muito interessante, com as mais diversas e extremas opiniões.

    Então lá vai a minha também : a conclusão que eu chego sobre este tema é que não existe conclusão. O máximo que eu consigo é enumerar alguns pensamentos:

    * O trabalho em TI é difícil de medir os impactos. Quais as perdas de um programa mal-feito ? Que diferença faz se o programa foi escrito por um garoto de 15 anos ou um expert formado, certificado, jubilado, etc. ? Tirando casos raros, a maioria dos projetos de TI envolve somente riscos estratégicos, operacionais, corporativos, etc. Em geral, o máximo que acontece é "o sistema está fora, tenta depois", ou "já está disponível novamente". Não importa que o HD do servidor encheu porque o cara lotou de filminho pornô.

    * Trabalhar em TI nem sempre é tão "nobre" assim, quanto alguns tentam passar. Certas atividades em TI são tão "operacionais" e repetitivas quanto trabalhar em tarefas administrativas simplórias.

    * Por exemplo, quando se diz "programador" é muito vago. Tem tarefas de programação que se limitam a copiar código com base em especificação. Ninguém precisa ter "CRI" para fazer isso. Basta fazer um "Impacta-40 Horas" e sair trabalhando.

    Continua...


8/03/04, 13:37:12: Kiyoshi Kobayashi kobayashikyk@msn.com - IP : 200.207.116***
    Eu concordo com a regulamentação do profissional de TI e acho que a formação nos cursos técnicos, tecnológicos e superiores seriam um bom ponto de partida já que, para se exercer as funções de engenheiro, médico, enfermeiro, contador, administrador, advogado e até de secretária, precisar estar regulamentando em algum tipo de CR (Conselho Regional). Em contrapartida, seria necessário regulamentar antes, os cursos e faculdades relacionadas a TI já que muitos, são de péssima qualidade e só se interessam pelo bolso do estudante e a maioria deveriam ser fechadas.

8/03/04, 12:29:07: Hugo - IP : 200.138.86.***
    Alguém leu alguma mensagem minha dizendo que eu me digo ANALISTA DE SISTEMAS? Eu não desmereci nenhum profissional que se forma no SENAI e tem muitos anos de experiência não. E sim, que se forma ontem e sai por aí dizendo Técnico! EU também formei no SENAI mecânico e também programador CNC e manutenção de máquinas, mesmo assim eu não saio por aí dizendo que sou auto-didata e que sou engenheiro não. É aquela história, tem muito mestre de obras que a experiência sabe mais que um canudo do Eng Civil, porem o mestre de obras não pode assinar nada. Apareceu uma vaga no jornal dizendo que precisam de alguem para TI com CREA! pois é o CREA só libera se o curso do diplomado tiver manutenção senão... Pois é não era para ser CRI ou coisa parecida? E quem disse que se tiver um orgão fiscalizador vai dar direito para quem nao tem diploma?

8/03/04, 10:10:59: CarlSan para HUGO *** - IP : 200.171.173***
    Hugo, pelo que lí da sua mensagem, você acabou de se formar (2002), não é isto ? Porque, se você já se acha "analista de sistemas" você está bem fora da realidade, como dizem abaixo, qualquer um, hoje em dia, já se acha analista. Deixe de ser bôbo, o que manda no mercado é a experiência, e se um cara à possui, é o mercado quem irá selecionar, valeu ? Pode ser colégio, cursinho de SENAI ou até mesmo auto-didata, cada um acredita ou não no seu taco, e as suas atividades desenvolvidas falam por sí próprio. Um abraço.

8/03/04, 09:41:01: Jairo Cordeiro - IP : 200.157.3***
    Não vejo nenhuma extrema dificuldade em regulamentar a profissão. Se pararmos para pensar veremos que basicamente temos as seguintes categorias: Suporte Técnico, Desenvolvedor, Analista de Sistemas e pronto. O resto foram nomes que as empresas e outros deram para confundir a legislação CLT em proveito próprio. E lembrem-se: especialização em uma determinada ferramenta, conhecimento do negócio, Lideres, Consultores, Gerentes etc, são requisitos funcionais que podem ser exigidos para a função exercida (e objeto de negociação acima do piso de cada ategoria), o resto é blablabla...

8/03/04, 07:36:27: Ronaldo Faria Lima ronaldo@ronaldolima.eti.br - IP : 200.158.24.***
    A competência é algo que independe se o profissional passou por uma escola formal ou não. Acredito é que a questão aqui é se é possível ou se deve-se regulamentar a área. De fato, a regulamentação leva a criação de órgãos e instrumentos de controle que irão afetar a forma como o Estado trata destes profissionais. Provavelmente legislação específica será criada e mais impostos serão gerados. Sem dúvida deveria haver a regulamentação para que as escolas preparem-se melhor para formar adequadamente os profissionais da área. Porém, regulamentar uma área tão dinâmica é uma tarefa hercúlea e muito difícil, pois sempre novas habilidades são requeridas pelo mercado.

7/03/04, 23:20:24: Vitor Gustavo Furian v.furian@uol.com.br - IP : 200.153.143.***
    Sim, mas não basta só regulamentar o profissional de TI, pois estamos perdendo mercado para pessoas despreparadas, hoje qualquer um, com pouca experiência em informática, pode seu um Analista de Sistemas. Qual a vantagem de fazer um curso superior ? Gastar R$ 45.000,00 e quatro anos da vida, se uma pessoa que fez técnico tem um cargo igual ao de um graduado ? E terá que punir quem fizer uso indevido da profissão.

7/03/04, 22:26:57: BR Para Felipe - PC - IP : 200.185.7***
    Voce é a cara da falta de informação e que se satisfaz com enlatado USA...

    NÂO FORMADOS ou melhor, os Formados na Pratica, são experientes no assunto e "não improvisam", os recem-formados e os que se acham os taus é quem improvisa.

    É lógico que será regulamentada!!! GERA IMPOSTOS e MAIOR CONTROLE, já nem aceitam mais empresa como SIMPLES!

    Até ai não se sabe quais são as regras??? Por acaso vc sabia que para um processo de imigração para .au em IT é preciso comprovar 3 anos de experiencia, aquela, de verdade, não de lab de facu, e formação academica ou 5 anos comprovados de experiencia com a área solicitada!

    Não ter um canuda para coçar o U não que dizer que não leu o livro...

    Tomara que ninguem mais por aqui queira trabalhar com IT... Da mesma forma que já ouvi falar de mf e vejo tantas ofertas.... Qualquer mané q saiu da facu ontem já monta o cv cheio de sopa de letrinhas dizendo que sabe tudo.


7/03/04, 20:26:15: Felipe Felipe_schulsen@hotmail.com - IP : 200.174.42***
    ... O "jeitinho-brasileiro" é fruto da falta de conhecimento, pois o profissional não improvisa, faz do jeito que tem que ser feito. Não sei se ainda há tempo para salvarmos a nossa área, acho que já é tarde demais, os não qualificados estão por aí. A não regulamentação da profissão irá afastar os bons profissionais da nossa área, pois quem irá estudar Análise de sistemas ou Cumputação para depois ter ao seu lado um cara formado em Letras, História ou não formado que é muito pior. Esse fenômeno já está acontecendo nos USA, ninguém mais quer trabalhar com informática, pois os salários estão baixos, vão para engenharia, medicina, arquitetura, etc., é só uma questão de tempo para isso acontecer por aqui. A regulamentação poderia ser uma salvação para a área, aumentando o nível desses profissionais. Esse é o meu ponto de vista.. um abraço a todos

7/03/04, 20:24:54: Felipe Felipe_schulsen@hotmail.com - IP : 200.174.42***
    Sou formado em Tecnólogo em Processamento de Dados desde 1981, trabalhando na área a 22 anos, aonde passei por vários cargos, programador, analista, lider de projetos e gerente. No meu primeiro emprego precisei passar por uma bateria de testes vocacionais, que incluíam redação, matemática e lógica, era comum nesta época 1200 candidatos concorrendo a 2 vagas de programador. Não existiam muitas faculdades e os profissionais eram treinados pela prórpia empresa, ou seja, mesmo com um curso superior na área de informática, ainda precisava de mais cursos (análise estruturada, essecial, orientação objeto, UML, RUP, CMM, etc..) e anos de experiência para poder excercer a profissão com competência. Hoje em dia, graças a popularização da informática, qualquer pessoa se diz analista, mesmo que só saiba mexer em planilhas. Já vi e já trabalhei com muita gente ruim, formado e não formado, atribuo a queda dos nossos salários a essa gente desqualificada. Como seria uma regulamentação na nossa área, teria que passar por uma faculdade sim, senão vamos ser comparados aos técnicos que consertam liquidificadores e máquinas-de-lavar, a não ser que nós nos contentamos em sermos técnicos, e ganharmos como técnicos. (continua)

7/03/04, 19:24:46: Ronaldo Faria Lima ronaldo@ronaldolima.eti.br - IP : 200.158.24.***
    Para que seja possível a regulamentação da profissão é necessário saber quais são as habilidades esperadas de um profissional da área de TI. Porém, como saber quais seriam essas habilidades? Programação, hardware, análise e modelamento, paradigmas de programação? Vivemos em um mundo onde a tecnologia nesta área está sempre se alterando. Conhecer um sistema operacional, um determinado software ou uma determinada linguagem de programação não é o suficiente para se regulamentar a área. Sem dúvida, esta é uma área que está apinhada de picaretas. Porém, em toda a minha vida profissional, nunca vi nenhum picareta desses que durasse muito tempo nas empresas. Os picaretas estão sempre em movimento. É difícil, inclusive, julgar pessoas pelo curso que fizeram. Conheço programadores auto-didatas que nunca passaram por cursos formais de programação e que são, hoje, contratados de grandes empresas provedoras de sistemas. É realmente difícil conseguir-se regulamentar a área.

7/03/04, 16:41:24: Rosival Rosival@msn.com - IP : 200.254.162***
    BRINCADEIRA HEIN! Mais um dito banbanban com medo de uma pessoa que fez curso no SENAI. Isto só faz mostrar que o nível destes incomodados é pior do que os formados pelo SENAI. Sinceramente, sabe quando um carinha deste do SENAI vai tirar uma vaga minha? Isto realmente não me preocupa, por onde passei fiz história e gerei resultados. Certamente quando um cara vai fazer um cursinho do SENAI, não é para tirar a vaga tão ameaçada de um diplomado, o cara aprende a trocar uma placa-mãe, configurar drives, ajustar um monitor, fazer uma simples home-page. Isto o levará a trabalhar em pequenas empresas o até mesmo a montar uma pequena empresa de reparos. Meus amigos, vamos sim regulamentar, mas não vamos ficar de ipocresia.

7/03/04, 15:01:55: Hugo - IP : 200.138.86.***
    Eu me formei como técnico em informática em 2002, no estagio aparece um curriculum de um carinha que fez 40 horas de manutenção de computador, e fuçou a vida todo em windows 98 e 95, fazendo propaganda de CONSULTOR DE INFORMÁTICA! O Infeliz não sitou nenhuma passagem nem por rede PP e vem dizer que é Conslutor? Contador não abre escritório sem CRC, do mesmo jeito Engenheiro, Farmácia que precisa do um quimico por trás, mas na infromática um auto-didata fala que é consultor? Kolé? tem que criar um órgão fiscalizador sim para tanto por os "picaretas", "piratas" e empresas e profissionais no seu devido lugar! Como um tabuleiro de Xadrez.

7/03/04, 14:51:23: Hugo - IP : 200.138.86.***
    Só uma pergunta. Como foi dita, você confiaria o seu ente querido para um atendente de farmácia só porque ele tá na área de saúde? Deixaria um Biólogo abrir a sua mãe e depois costurar só pq o curso dele é da área de Ciência Biológicas? NÃO com certeza!! Mas na zona ops, área de informática, um cara faz curso de Matemática numa faculdade pública, forma pelas coxa, e vai fazer PÓS em Análise de Sistema... Claro, pra passar em matematica é mais fácil! Vai ver a relação candidato x vaga para matemática e ciência da computação do último vestibular. Tem que ter um õrgão fiscalizador para todos os problemas citados neste debata SIM! É inadimissível um cara com 40horas de SENAI dispute mercado com alguem que formou com 1800 horas RECONHECIDO PELO MEC! Que se dane se o cara é alto didata, livro de medicina e engenharia tem aos montes por aí, mesmo assim, não significa que a pessoa vai sair dizendo ser médico ou engenheiro!

6/03/04, 17:15:47: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Mais um último comentário:

    Hoje, minha experiência de mercado (me corrijam se eu estiver errado) me diz que para body shop (contratação como PJ, como consultor, em projetos) não faz a mínima diferença um curso superior. Mas para seguir carreira em uma empresa, é exigido.

    Uma regulamentação bem feita poderia até ajudar as pessoas competentes, sem curso superior, a seguir carreira em uma boa empresa, uma vez regulamentadas.


6/03/04, 17:10:48: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    3 - Idealmente, tudo o que o profissional deveria fazer para estar bem regulamentado é ser bom no que faz. E ponto! Isso é idealismo e algo exatamente assim não creio ser possível, mas devemos tentar nos aproximar o máximo possível do modelo ideal;

    4 - PROPAGANDA! Exigir apenas não adianta, atitudes devem ser tomadas para informar melhor a sociedade, principalmente empresas contratantes de serviço, das palhaçadas que ocorrem nessa profissão. Isso deve ser feito por pessoas realmente competentes e com experiência de mercado, além de se assegurar ao máximo, de alguma forma, a imparcialidade nas decisões sobre o que deve ser divulgado.

    Bom, isso aí parece funcionar. Agora, me perguntem por que eu venho dizendo, desde o início do fórum, que sou contra a regulamentação? Se alguém vier me dizer que esses 4 itens são possíveis de serem implementados pelo governo, é no mínimo dificil de acreditar, é ou não é?


6/03/04, 17:10:39: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Taí, gostei do que o Toledo falou.

    Eu concordo que os profissionais sejam certificados, se for feito de uma forma correta. O problema é o nível de palhaçadas que vem acontecendo nesse país e uma coisa chamada "Inércia". Mas eu também acho que se existisse alguma possibilidade de haver uma regulamentação desse tipo (se parar para pensar bem, certificações fazem mesmo esse papel), seria bom.

    Mas as primeiras coisas que seriam imprescindíveis seriam:

    1 - Não exigir curso superior, isso é palhaçada. Educação, informação e formação não são um título, são o que deve estar dentro de sua cabeça!! Poucas pessoas parecem ter essa noção;

    2 - Conseguir de alguma forma vincular a capacidade do profissional aos resultados comprovados que ele gerou até hoje, seja em empresas, em projetos próprios ou mesmo com provas, desde que feitas por pessoas que realmente trabalham na área e não por um professor que nunca trabalhou com informática na vida e foi dar aula achando que sabe muito. Não que todos os professores sejam assim, mas dá revolta, por que muitos são;

    (CONTINUA ACIMA)


6/03/04, 15:12:21: Toledo lscrlstld@hotmail.com - IP : 200.171.29***
    Sem dúvidas nenhuma a capacitação do profissional de TI tem que ser checada em algum momento. Nem mesmo uma formação superior garante um bom profissional. Tomemos por exemplo uma outra área, o direito, veja os resultados do exame da OAB, muitos formandos não estão aptos a advogar. Sou um profissional com 15 anos de experiência na área de TI com nível superior, pós-graduado e com profundo conhecimento em unix e seus variados sabores. E não é raro meu custo/projeto ser comparado com o de alguém que acabou de comprar uma revista de linux na banca e se acha o expert. É triste, pois normalmente a empresa opta pelo menor custo e acaba com a maior dor de cabeça, aí nesse momento todos nós somos farinha do mesmo saco, e escuto algumas frases indelicadas do tipo: "O sujeito quando não consegue ser nada na vida resolve trabalhar com informática, não precisa nem estudar para isso né? É só ir mexendo que aprende..." Na minha opinião a profissão tem quer ser regulamentada sim, e além disso haver um exame de aptidão para exercê-la. Ou é assim ou mais e mais certificações aparecerão no mercado, pois essa é a forma que alguns fabricantes de software e hardware encontraram para garantir que um profissional qualificado utilizá de forma correta seus produtos e ferramentas.

6/03/04, 04:09:33: Wanderson Santana Diniz ruswan@ig.com.br - IP : 200.226.96.***
    Entendo as criticas abordadas por vocês, mas ñ sou formado em nenhuma Faculdade ou afins, sou auto didata e sou respeitado e muito no que faço. Bom se sei tudo que iria aprender numa faculdade por teria que faze la? para jogar meu dinheiro fora? ou por ser justo pois os outros todos fizeram? CLARO que devem regulamentar o mercado de TI é preciso mas nós tbm que temos dons, capacidade e muita vontade e alegria no que fazemos e que ñ temos um canudo tbm temos direito de entrar nesse mercado. ps: O melhor aprendizado é aquele que você aprende sozinho ou seja corre atrás por vontade propria, se um professor mandar eu cair no buraco eu empurro ele... pense bem Dentro ou Fora você escolhe ou continuem fazendo o que ñ sabe.... um abraço!

5/03/04, 23:20:42: Reinaldo procedural@hotmail.com - IP : 201.1.77.***
    EU ACHO QUE OS COLEGAS QUE SAO A FAVOR DA REGULAMENTAÇÃO DO PROFISSAO DA AREA DE INFORMATICA, QUE O COMPUTADOR HOJE EM DIA É UM ELETRODOMESTICO, COMO QUALQUER OUTRO. COM A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSAO, CASO SEU MICRO, DA SUA CASA, DO SEU FILHO, DA SUA VIZINHA, PERDER O WINDOWS, VOCE PODERÁ SER PROCESSADO POR EXERCICIO ILEGAL DA PROFISSAO, SE NAO TIVER UM DIPLOMA UNIVERSITARIO... ATE A PROGRAMAÇÃO DA MAQUINA DE LAVAR ROUPA,TERÁ QUE SER FEITO POR UM PROFISSIONAL HABILITADO. NÓS TEMOS QUE IMPOR REGRAS TRABALHISTAS, PARA SUPERVALORIZAR OS PROFISSIONAIS.. COM ISSO O MERCADO TERÁ QUE CONTRATAR MAIS, EVITANDO HORAS EXTRAS DOS EMPREGADOS

5/03/04, 17:42:12: Marcelo - IP : 200.100.29***
    Concordo plenamente com o "arrependido". Hoje em dia não vale mais a pena graduar-se na área de informática, pois ninguém dá valor. Fiquei até sabendo que estão querendo acabar com as FATECS, primeiramente transformando-as em "centros educacionais", retirando o status de "nivel superior" de seus cursos. Eu já ganhei dinheiro com informatica (1991-1999), depois disso, a nossa área caiu muito, hoje em dia, só existem consultorias "tubarões de TI" como mencionou o colega "arrependido". Concluindo, concordo com uma regulamentação plena em nossa área, para talvez, tentar salvá-la.

5/03/04, 16:08:46: Arrependido gemantova@iarru.com - IP : 200.100.159.***
    Bom, o ideal seria regulamentar, mas isso nunca vai acontecer. O mercado de IT é formado por tubarões que jamais irão abrir mão de seus lucros absurdos para contratar profissionais graduados.

    O mercado do TI no Brasil é pura POSE, já que faz imagem de importante mas é formado em sua maioria por peões e pessoas fracassadas em suas áreas de origem.

    Por que uma empresa vai contratar um cara com faculdade e pós pra programar Java, se pode pegar um moleque de 2o grau qualquer que sabe Java também, não vai reclamar do baixo salário, da exploração, e da falta de benefícios?

    Se voce olhar o mural deste site, verá que tem tubarão querendo estagiário como pessoa jurídica. Nem sei se isso é permitido por lei, já que esse negócio de PJ é um tiro no pé: Uns trocados a mais no bolso do profissional, mas é uma EVASÃO DE IMPOSTOS que vai te ferir depois na condição das estradas e na falta de investimento na tua comunidade. PJ deveria ser OPÇÃO, e não EXIGÊNCIA.

    Ou seja, se eu pudesse, teria feito direito, medicina, ou qualquer outra profissão de verdade, onde o diploma seria valorizado e respeitado. Diploma de TI é perda de tempo e dinheiro. Todo mundo que me pergunta sobre minha profissão e sobre cursos, falo pro cara ir fazer direito, medicina ou engenharia, e fazer um cursinho de informatica qualquer que é bem melhor.


5/03/04, 14:54:37: Rafael rrmartinati@yahoo.com - IP : 200.231.0***
    As profissões de TI tem que ser regularizadas e administradas de maneira profissional. A formação acadêmica é suficiente para formar um bom profissoinal, Por que quem cada um é cada um com sua historia e habilidades. Alguém aqui confiaria a saúde de um ente querido na mão de um atentende de balcao de farmacias? Ou será que iriamos preferir um médico-especialista? Pois é, muitas solução de TI são adotadas por excelentes atendentes de farmacia... E este é um dos motivos de TI sempre ser considerada um área devedora, em qq empresa. Uma grande vantagem da regulamentação é que esta pode diminuir a atual "prostituição" dos profissionais de TI, onde são usados como meros recursos computaconais... Faça uma pesquisa e veja quantas empresas querem um profissional CLT. A maioria pede pessoa jurídica, e isto faz muito bem... pra saude financeira das consultorias, e nós , ficamos á deriva. Regulamentação por uma profissão digna.

5/03/04, 13:22:36: Leandro Magno leandro.magno@wnet.com.br - IP : 200.138.84***
    A regulamentação da profissão só terá sucesso se duas coisas forem feitas: - 1a.: houver fiscalização e multas altas para quem contratar profissionais sem registro - tudo regulamentado por lei, é claro; - 2a.: para obter o registro o profissional deverá passar por uma prova (como por exemplo a prova do POSCOMP - ver: www.sbc.org.br/poscom/ ) e obter um percentual (ainda por definir) de acerto das questões. Caso contrário, não acredito que vai dar certo.

5/03/04, 10:24:23: Jairo Cordeiro - IP : 200.157.3***
    PARTE 3/3 Volto a afirmar que a criação de um CONSELHO (OU ALGO SIMILAR) não irá resolver todos os problemas da nossa profissão e como no caso do tão citado o Sr. Sergio Naias, teremos também picaretas em nossa profissão, mas a diferença esta exatamente nas atitudes pós-acontecimentos que ninguém até agora citou: o Sr. Sergio Naias está oficialmente impedido de exercer sua profissão enquanto aqueles “picaretas” a preços genéricos da nossa área continuam a denegri-la. Pensem nisso...

5/03/04, 10:23:59: Jairo Cordeiro - IP : 200.157.3***
    PARTE 2/3 aqueles que aproveitaram a situação de desordem e se instalaram na área de TI, pois a sua formação de origem (advogado, economista etc) não permitiu que ele exercesse ao seu bel prazer; aqueles que se intitulam “AUTO-DIDATA” e dizem saber tudo de TI e aceitam ser considerado “GENÊRICO”; ou aquele que reconhece que a área de TI como uma profissão que tem de ser levada a sério e que o mínimo de organização deve ser exigido para exercê-la, não importando sua formação ou origem?

5/03/04, 10:23:34: Jairo Cordeiro - IP : 200.157.3***
    PARTE 1/3: Senhores. Paremos alguns instantes e pensemos: a quem interessa esta situação de “desordem profissional”? Seriam: as empresas que podem contar o tipo “GENÉRICO” (faz o mesmo efeito (???) com menor preço); os profissionais que são incapazes de sustentar uma realidade de constante aprendizado (inclusive enfrentando uma faculdade se necessário) e se apegam a alguns poucos conhecimentos e se intitulam “CONSULTOS”;

5/03/04, 09:34:57: Eder Luis de Oliveira eder@mxb.com.br - IP : 200.218.17***
    Oi Pessoal.... Concordo com = MVALLE =, pelo que tenho observado no mercado, o titulo "Superior Completo, Doutorado, Mestrado", só serve para filtrar curriculum. O mercado possui excelentes "pessoas" que só precisam de uma chance para provar seu potencial, que muitas vezes não vem a tona pois um "canudo" passou a frente (Ha excessões). ISTO É UMA VERGONHA. Já vi muitos formados no SENAI dar show em engenheiros da USP. Sou totalmente contra qualquer tipo de regulamentação, é no campo que se prova competencia, não atraz de uma mesa sendo intrevistado. E com relação aos CR´s da vida - O Sr. Sergio Naias com certeza deve gostar.. UM ABRAÇO A TODOS E DEUS OS ABENÇOE.

5/03/04, 09:18:04: Cicero Neto cicero_dba@uol.com.br - IP : 200.158.45.***
    Olá a todos, li alguns dos comentários e achei que valia a pena fazer o meu: Sou profissional da área de TI a 20 anos, passei por várias funções na área desde programador até Gerente de Informática e Sistemas. Hoje sou DBA, vejo o mercado com muitos aventureiros que fazem qualquer coisa por qualquer salário. O mercado anda muito prostituído, cheio profissionáis com baixo conhecimento. Todos sabem que a área de informática é cercada de caras com inúmeras certificações e pouco, ou nenhum conhecimento. A profissionais com muito conhecimento e pouca oportunidade. Vejo que o maior problema hoje, está em quem faz a seleção, que são pessoas sem conhecimento e muito pouco, contratando muita coisa ruim e assim prejudicando a imagem dos verdadeiros profisionais de TI. Acredito que uma regulamentação, como já é hoje para Advogados, engenheiros, Arquitetos e ou jornalistas deveria ser também aplicado a profissionais de TI. Mas não como a OAB, que tem jente que sabe e não passa nao droga do exame e tem outros que não sabem nada e estão advogando. A coisa tinha que ser séria!

5/03/04, 01:33:33: Leo xxx@xxx.com - IP : 200.151.100.***
    Pessoal, o que estou vendo aquí é uma guerra entre graduados e não graduados, tenho 2º Técnico em Informática e estou terminando minha graduação na área de TI o que eu acho é o seguinte, a regulamentação deve existir mas deve absorver o mercado pouco imporatando se o profissional tem formação em TI ou não. Como isso seria feito ? Através de testes períódicos do órgão regulamentador passados para o profissional com conteúdos teóricos e práticos para determinada função que aquele profissional diz exercer ! Por exemplo : Quero ter meu CRI e sou desenvolvedor Delphi, pois então realizarei testes teóricos e práticos de Delphi. Com isso só irá sobreviver realmente quem tem capacidade e não simplesmente um canudo ! Conheço gente que tem faculdade e não sabe instalar uma placa de video. Para encerrar gostaria de informar aos queridos colegas (sem ironia) que se baseiam nos países de primeiro mundo para dar a sua opinião que estou lendo um livro chamado passaporte MCSE de Mike Meyers e um dos co-autores do livro é graduado em História e atua na área de TI a mais de 10 anos nos EUA. O que quero dizer com isso é que independente da Faculdade que você faça ou da sua formação, o que vale é capacidade do profissional.

    Um abraço a todos !


5/03/04, 01:14:22: Anderson anderson77@brturbo.com - IP : 200.138.9***
    Regulamentação já!! Em qualquer área pode-se ser "autodidata", só q em informática como era algo novo não tinha curso em qualquer esquina, com isto os mais veteranos na área tiveram de correr a trás... Também em qualquer área, hoje, tem várias faculdades que não ensinam nada... Exemplo Direito que até está suspenso liberação de novos cursos... pois a maioria dos formados não passam na OAB, só no Paraná teem mais de 20 cursos e só 03 são indicados pela OAB... Deve-se existir um órgão competente sim, mas sério onde não basta assinar uma ficha e mostrar sua graduação tem de comprovar seus conhecimentos através provas onde pelo menos deve acertar 70%. Logicamente que seria para técnicos e graduados, pois dizer que ser autodidata é suficiente seria "eu sou o máximo sei tudo!", dae se encontra um monte de programas no mercado cheio de remendos... onde nem teste de mesa o cara faz...

5/03/04, 00:31:53: Magnun magnun_magnun@hotmail.com - IP : 200.100.49.***
    Sou técnico de informática, acho que essa regulamentação não é uma boa idéia, pois muitas faculdades não preparam o profissional para o mercado. Várias vezes fui tirar dúvidas com professores de faculdades e as respostas eram "ah, não sei" ou "nós não somos obrigados a saber tudo" ou ainda "na area de informatica você tem de ser autodidata", e agora ficam dizendo essa coisa de regulamentação. Isso é desculpa de quem passou quatro anos estudando, não aprendeu nada e quer ter direito a alguma coisa.




4/03/04, 22:59:17: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Só mais um comentário a respeito.

    Eu fiz faculdade de engenharia elétrica. Lá era horrível ter aulas com físicos, pois alguns professores ficavam P. da vida porque podiam exercer muitas das tarefas que um engenheiro fazia mas não o faziam por falta de CREA.

    E pra que serve o CREA para os engenheiros? Para protegê-los dos físicos que são mais competentes? Todo mundo saiu perdendo. Quem tem que decidir quem é bom ou não é o mercado. Eu acho o CREA uma palhaçada.

    Agora, se colocamos profissionais x empresas no mercado, aí eu acho que estamos em desvantagem! Acho que um orgão regulamentador deveria exigir que empresas tivessem certificações para poder contratar os profissionais. Dessa forma, os profissionais poderiam saber, ao procurar emprego, qual empresa é melhor ou pior para trabalhar. Isso sim seria uma boa! Nós poderiamos ver uma espécie de currículo da empresa, antes de aceitar uma proposta para ir trabalhar na mesma.

    A idéia precisa ser trabalhada, mas é boa, é ou não é? Que tal um fórum sobre isso? :-)


4/03/04, 22:16:09: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Gostei do que a Gisele escreveu. <BR> Se querem regulamentar, vamos regulamentar direito. Eu não acho que tomar curso superior como pré-requisito para um profissional de informática é idiota. Como o pessoal não tem argumento contra isso, pois sabe que é errado, continua sempre com o mesmo papo "você já viram um padeiro virar médico, um gari virar engenheiro...". <P>Besteira. Já vi em empresas enormes caras *muito* bons em altos cargos que não tinham curso superior. Caras assim lecionando para outros que tinham feito curso superior e que não sabiam nada.<P>É claro que existem profissionais com curso superior que são injustiçados, mas o contrário também acontece. Então, vamos criar uma regulamentação que impeça esse pessoal que tem curso superior mas que não tem competencia de estar atuando na área. O que acham disso?

4/03/04, 21:29:26: Marcelo - IP : 200.100.29***
    O fato da não regulamentação de nossa profissão é um problema antigo. Há tempos, os profissionais de informática vem sendo desvalorizados pelo mercado, o que agravou-se desde o "boom" da terceirização de TI em 2000. Creio que, uma regulamentação da área seria oportuna, criando critérios para o exercicio da profissão. Não é justo um profissional dedicar anos de estudo e ver as vagas sendo ocupadas por pessoas de outras áreas, ou que se intitulam "autodidatas". Pergunto a voces: Alguém já viu um padeiro virar médico, ou um gari virar engenheiro, da noite para o dia, apenas com um curso na esquina? O problema da falta de regulamentação de nossa área criou o verdadeiro caos atual, em que empresas terceirizadas engoliram o mercado de informática com salários cada vez menores, equiparando-nos muitas vezes com faxineiros e seguranças, sendo que estes, ao menos tem a garantia da CLT, enquanto nós, somos usados e descartados por "consultorias".

4/03/04, 13:53:54: boy boy@next.com - IP : 200.177.28***
    Poxa...

    Parabéns ao Paulo Nunes da Silva Jr paulonunes_4@hotmail.com - IP : 200.243.15*** Acho que ele expressou de maneira positiva e construtiva o que eu disse antes... Ele Propõe uma maneira alteranativa que os profissionaias sejam diferenciados sem passar pelos "Maravilhosos" modelos do tempo de Getúlio.

    Repito...

    A nossa Profissão Não tem 20 anos... E estamos no meio de uma Revolução...

    Quaquer tentativa de Instituir regras nesse momento é puro oportunismo... Digam não, as empresas...não se prostituam... Valorizem-se... Demonstre por que vale a pena estudar mais ( em melhores escolas), pq vale a pena que as empresas o tratem como Gente... Curioso é que no forum passado, vcs que estão ai defendendo a criaÇao desses orgãos eram os mesmos que acreditavam que tanto faz a formacao básica que vcs tem... Que ganham 8 mil....10 mil...trocentos mil... Mesmo que seja por poucos anos... Agora têm medo da medo do Mercado... Pra quem disse que ter academias SAP... era o diferencial... TER CRI... ou Não TER CRI...não deve fazer a menor diferença!!! Vcs não são os Bons??? Pq agora gritam por proteção???


4/03/04, 13:30:53: Francisco Dalla Rosa Soares frandallarosa@yahoo.com - IP : 200.129.0***
    Eu não acho que a regulamentação irá trazer grandes melhorias. O que eu vejo é que muitos profissionais qualificados pela experiência mas que não tiveram a chance de fazer um curso superior vão ser altamente prejudicados. Vejo grande parte dos argumentos para a regulamentação como argumentação de pessoas inseguras que simplesmente temem pessoas que podem ganhar sua vaga com melhor trabalho ou menor preço. O que vi até hoje: Pra quem é bom as oportunidades sempre aparecem.

4/03/04, 11:12:16: Cesar - IP : 200.153.222.***
    Acho importante a regulamentação de nossa categoria não somente para benefícios dos clientes que poderão ter uma base para comparação da qualidade do profissional, mas também para diminuir ou até mesmo acabar com o crescente sub-emprego e leilão de menor salário que algumas empresas fazem para contratar um profissional.

4/03/04, 01:22:38: sine unacarter@activex.com.br - IP : 200.148.85***
    Katayama, se vc ta com medo, vai fazer uma faculdade.

3/03/04, 17:40:32: KATAYAMA kata@bol.com.br - IP : 192.11.187.***
    Cara eu acho que nao vale a pena pois senao poderia perder meu emprego... pois sou um cara autodidata !

3/03/04, 15:44:24: Gisele gyribeiro@uol.com.br - IP : 200.201.132.***
    Concordo com a pergunta do Paulo e continuo achando que se espera demais qdo se usa a palavra "Regulamentar". Pelo que entendi, esperasse que uma regulamentação defina: 1.Regras de capacitação do profissional(Exigência de curso superior) 2.Formas de contratação (PJ ou CLT) 3.Valores de remuneração

    Considero que a área está confusa, tanto para os profissionais se situarem e optarem por uma área de atuação, a área não se resume ao Analista de Sistemas, como p/ as empresas (principalmente RH), saberem das possibilidades e pré-requisitos de cada especialidade.

    Acho que inicialmente seria necessário: - Identificar/Definir as "especialidades" existentes em TI. - Identificar requisitos necessário para cada uma destas especialidades, sem "pré-conceitos" (Considero preconceituosa a abordagem de que o profissional que não tem curso superior é menos capacitado).

    Acho que este papel seria do Sindicato da Categoria, mas se for necessária a criação de algum orgão especifico, que assim seja.

    Volto a afirmar, a área não se resume ao Analista de Sistemas, quem sabe definindo melhor as coisas cheguemos finalmente ao, como disse alguém na lista, "cada-macaco-no-seu-galho".

    Comentário adicional, da mesma forma que os profissionais com formação superior acham que estão sendo "vítimas" daqueles que não tem esta formação, acho que o contrário tb deve ocorrer, fazendo com que se crie uma nova cultura entre as empresas de que pra tudo precisa ter faculdade.


3/03/04, 12:57:03: Paulo Nunes da Silva Jr paulonunes_4@hotmail.com - IP : 200.243.15***
    O que vocês chamam de regulamentar? Limitar quem pode ou não ser um profissional de TI? O que é preciso ser feito é haver mais oportunidades de emprego nesse país. Conscientização de que o desenvolvimento de uma nação dependente de valorização e estímulo do crescimento do "saber" (leia-se tecnológico). Nos EUA e Europa existem profissionais de TI com formação em diversas áreas. Na verdade a formação específica é o que menos interessa. Sou a favor sim de criação de uma(s) associação(ões) tais como Project Management Institute onde pudesse dar suporte e crédito aos profissionais que se associassem e que pudesse servir de referência no mercado. Algum tipo de certificação de entidades sem fins lucrativos, obviamente organizadas por nós, os próprios profissionais, para que pudéssemos contribuir pro nosso próprio crescimento e auto-proteção. ENFIM, VAMOS NÓS ORGANIZAR MAIS E DEIXAR DE SER UM PAÍS SÓ DO CARNAVAL E FUTEBOL e nao esperar tanto de leis, CLT e ações do governo! Já as questões relativas a contratos de trabalho queiremos ou não tendem a se tornar cada vez menos protecionistas. Temos que nós fortalecer para que a relação contrante/prestador não desvalorize o bom profissional.

3/03/04, 09:53:21: GMF - IP : 201.7.4***
    Não é que a CLT seja essa maravilha toda, como falou o colega abaixo. A gente só que ter o direito de ter férias remuneradas, 13.º. Porque quando a empresa pensa em corte é só mandar os consultores embora, é muito simples , não precisa dizer passa no RH para fechar as suas contas e receber seus direitos. É só dizer não venha mais. E vc sai de mão abanando.

    Regulamentar a area e criar um conselho não é bom nem simples, mas é necessário para que sejamos reconhecidos.


2/03/04, 23:24:39: Vitor _ - IP : 200.153.135.***
    Sou a favor da regulamentação, realmente a nossa área tem muita gente sem condições de atuar, que acaba desvalorizando os bons profissionais, tem muita gente aceitando os salarios de 500,00 com 3 anos de experiência... isso acontece porque tem gente que não está qualificada o suficiente para conseguir algo melhor. Muitas vezes as pessoas acabam desvalorizando os bons profissionais. Quantas vezes somos chamados para resolver problemas que outras pessoas já "mexeram"... e não resolveram???

2/03/04, 21:09:11: mvalle DES@CREDITADO - IP : 200.185.7***
    Pessoal,

    Sinceramente, não entendo como vocês podem achar que CLT nos garante alguma coisa. Vocês não acham que o profissional de informática está desvalorizado? Então me diz, como vocês podem pensar em se auto fiscalizar antes de querer que sejam fiscalizadas as empresas contratantes? E como vocês podem ter tanta certeza de que CLT é essa maravilha toda? Ou vocês não tem experiência ou não aprenderam nada com as experiências que tiveram. Respeito as opiniões contrárias, não fiquem ofendidos, mas não consigo visualizar alguém com a cabeça em perfeitas condições ser a favor da regulamentação.


2/03/04, 20:29:30: Roger - IP : 200.99.***
    Sou Analista de Sistemas em uma Prefeitura, e mesmo sendo estatutário, e não CLT, o sindicato está quase conseguindo arrancar de nós a "contribuição" obrigatória, MESMO NÃO FAZENDO NADA E NÃO OFERECENDO NENHUM SERVIÇO. Então se for para pagar uma taxa, que eu pague pra uma reporesentação da minha profissão, o que me dispensa da "contribuição" pra este "sindicato".

    Acredito que existem muitos CLTs ai na mesma situação, o que faria de um conselho, ordem associação, conglomerado ou seja lá qual for o nome, só a troca de um desconto que já tem em sua folha.


2/03/04, 16:54:09: Guilherme guilherme_mf@ig - IP : 201.7.29***
    Na verdade, regulamentar, resultaria para nós o seguinte:

    Mais dinheiro e mais tempo. Mas se esse é o preço para melhorar a qualidade da classe dos profissionais de Informática.

    Regulamentação já!!


2/03/04, 16:06:18: Arlindo aagjr@ibest.com.br - IP : 200.208.25***
    Acredito que a regulamentação só traria beneficios há classe trabalhadora de informática.

    A questão da formação específica, se aplicaria apenas no quesito de preenchimento de vagas, pois presume-se que um Analista de Sistemas formado por uma universidade possui uma visão melhor da Gestão de TI do que um Advogado ou Medico.

    Quanto a Picaretagem, que rola tão grande em TI, sempre vai existir, e a melhor maneira de lutar contra isso é a regulamentação da area

    Para quem realmente se interessa nisso, recomendo procurar o Sindicadto de Profissionais de informática.


2/03/04, 15:17:49: Ronaldo Luis ronaldo_luis_br@yahoo.com.br - IP : 200.181.1.***
    A regulamentação da nossa profissao e essencial para uma melhora geral do mercado e para alertar a potenciais clientes sobre a qualificação do profissional.

    Ninguem em sa conciencia iria procurar um medico, sem registro, para fazer uma cirurgia seria. Ninguem aceita um medico sem o seu devido CRA.

    Mas na informatica a coisa ja e bem diferente, tem nego que "arruma" computador cobrando R$ 9,80 pela visita tecnica + R$ 15,00 por hora. Hora bolas, alguam acha que um "profissional" destes que abarrota os classificados dos jornais faz exatamente o que com o computador do cliente ????? E so enrolação mesmo, estelionato, 171.

    Com a regulamentação, potenciais cliente terao a opção de contratar profissionais mesmo, ou escolher os mechedores de micro, sem nenhuma garantia e sem direito de reclamação.

    Abraços Apoio qualquer movimento para regulamentação da profissao. Abaixo aos picaretas. Viva os profissionais regulamentados.


2/03/04, 14:47:05: Marcelo Ribeiro mribeirobr@globo.com - IP : 200.192.17.***
    A questão do PJ é a mais preocupante na minha opinião. Se vc é certificado, tem experiencia e te oferecem X para trabalhar como PJ (que geralmente é um valor baixo) e vc não aceita, vai ter alguém que não tenha sua experiência que vai aceitar uma valor mais baixo ainda (algo como 60% de X, por exemplo), oque torna nossa profissão pouco pretígiada. Um outro ponto de vista é que como PJ, vc não contribui para o INSS, oque atrapalha a todos. Na minha opinião, o próprio governo deveria tornar esse tipo de contratação menos atraente por parte das empresa, favorecendo a conratação CLT. Por mais que até possa se ganhar um pouco a mais, a tranquilidade de se trabalhar não tem preço, por isso sou contra o PJ. Com relação ao um conselho para a informática, acho que já deveria existir a muito tempo algo como um CREA para a nossa área.... evitaria muita dor de cabeça.

2/03/04, 12:06:26: marcio marciofsant@yahoo.com.br - IP : 200.232.195.***
    ROSIVAL AS EMPRESAS ESTAO QUERENDO QUE SE ENTRE COMO AUTONOMOS A MAIORIA JA ESTA PEDINDO ISSO

2/03/04, 09:08:34: TITIO RASTUR@IG.COM.BR - IP : 200.174.86***
    Acredito que precisamos de direitos minimos para poder trabalhar na profissao que escolhemos e amamos . Nao podemos viver e trabalhar sem garantias minimas de ferias, aviso previo etc. A profissao virou uma bela m. Com profissionais que se formam e ja viram "Consultores". Quem sabe regulamentando e obrigando o minimo de direitos de uma melhorada, do jeito que esta tenho ate do desta mocada.

2/03/04, 08:42:44: Débora Ribeiro debduncan@ig.com.br - IP : 200.232.72***
    Com absoluta certeza nossa profissão deve ser regulamentada, para não termos que passar pela humilhação de ter que aceitar um trabalho por um valor bem abaixo do que valemos, é simplesmente ridículo alguns salários que são propostos, deveriam ter vergonha de exigir milhões de siglas, anos de experiência e pagar tão pouco.

1/03/04, 23:04:47: Roger - IP : 200.99.***
    Concordo comdois pontos apresentados por aqui: Hugo bhzpalm@bol.com.br - IP : 200.138.12, que propõe a idéia de uma Ordem, ou Associação, para pelo menos ter algum tipo de representação legal, já que no campo trabalhista na nossa area é cada um por si.

    Boy from hell - IP : 200.100.29, que pegou o ponto principal da nossa área de TI, a contratação por PJ, onde as eempresas conseguem se livrar de qualquer obrigação com o profissional, que é usado, sugado e depois jogado fora. Claro que existem aqueles profissionais que atuam como consultores e sempre tem oportunidades garantidas, mas tenta achar um que pagou todas as pós e certificações e treinamentos do próprio bolso.

    Acredito na união das duas ideia, de uma Associação que regulamente essas contratações, algo que deixe um pouco de garantia para o profissional, que é obrigado a recolher FGTS, INSS, IRPF, ICMS (e outros Is do goverdo, com medo de ser preso ou multado por sonegação), enquanto a contratante continua pagando a mesma coisa que cada profissional contratado, afinal, ela não passou de microempresa, já que todos são terceirizados...


1/03/04, 21:54:53: José Fernando Alves Pereira jalves_pereira@click21.com.br - IP : 200.185.7***
    E ai galera??!! Que dureza é esta em que nós tabalhamos??!!! Concordo plenamente com a criação de um órgão que regulamente nossa profissão, até camelô (os das barraquinhas de venda de CD) se sentem a vontade para lhe indicar o antivirus tal, a configuração tal e, muitas outras coisas que estamos massacrados de tanto presenciar. É uma vergonha para todos nós. Quanto aos profissionais certificados, isso aí é um caso complicado. As empresas, idiotas como sempre, acham que o profissional certificado é o bam-bam-bam, mas uma grande parte destes caras não possuem o que a maioria de nós possuímos, a vivência na execução e condução de um projeto, nas malditas e caras salas dos cursos de certificação tudo é lindo e funciona muito bem, mas na prática todos nós sabemos que é bem diferente. O que me conforta com relação as empresas que contratam profissionais somente pela sua certificação e ou pelo preço baixo dos seus serviços, é que esta empresa vai se ESTREPAR, e dai vai pagar caro pelos nossos serviços, os bons e velhos profissionais experientes. Nem tudo é tecnologia na hora do tete a tete com o cliente. Abraços a todos.


1/03/04, 20:47:54: Guilherme - IP : 201.7.104.***
    Que bobagem! Se aqui só tem anúncios ruins, aonde estão os bons então. O problema todo esta com os profissionais sem valor,que trabalham por qualquer miséria. Se quem fosse desse ramo se valorizasse um pouco mais, dizendo não a propostas - como a que mostraram de R$ 500,00, tendo que ter anos de experiência e ao menos cursando faculdade - aumentariam o valor do profissional de T.I.

    Aposto que quem anunciou a vaga recebeu mais de 3000 e-mails de candidatos. Fazer o que o país esta em crise e todo mundo entra no desespero.


1/03/04, 14:39:47: mp - IP : 200.222.13.***
    Concordo plenamente com o Jairo Cordeiro e "desanimado" é por causa de anuncios como este que queremos a criação de uma entidade que regularize a categoria com pisos mínimos de salário, etc....

1/03/04, 13:25:25: Jairo Cordeiro jvcor@terra.com.br - IP : 200.157.3***
    Há pessoas que manifestam suas opiniões de forma pessimista relacionada à regulamentação da nossa profissão. Elas defendem a não criação de um conselho sob a alegação de que seria uma forma a mais de arrecadação, que não adiantaria nada etc. Só se advoga se for advogado, só se clinica se for médico (ambos devidamente registrados) etc. Apenas uma minoria (como nós) não possui regulamentação. Só por isto estamos na contra mão dos acontecimentos. Quem já não sofreu o desgaste de ter que ficar de “marisco” entre dois gigantes na hora de renovação de contratos? Com um piso salarial justo e reconhecido, seríamos trocados por outras pessoas com menos qualificação? Pelo “sobrinho” do dono que fez um “cursinho”, por exemplo? Sabemos que a criação de um CRI (ou algo similar) não corrigirá todos os erros, mas com certeza teríamos de quem exigir/cobrar que os regulamentos fossem cumpridos. Já trabalhei com profissionais extremamente capazes de áreas diversas assim como com pessoas totalmente incapaz que, na maioria dos casos, vieram por indicação. Defendo a criação de um Conselho que como uma das primeiras missões deverá promover uma certificação para as pessoas que já atuam nesta área como forma de reconhecimento da capacitação e daí então regulamentar o exercício da profissão apenas para aqueles que se graduarem nesta área (assim como as demais profissões). Imaginem: Um projeto de TI não poder sair do papel sem as devidas assinaturas dos responsáveis devidamente regulamentados.

1/03/04, 11:40:36: hugo - IP : 200.138.12***
    Então vamos criar um estatuto, e um abaixo assinado, e mandar pro governo exigindo os nossos direitos... Não tem como ficar reclamando das empresas... teve proposta de ir nas empresas e fazer uma pressão nelas, quem tem coragem de enfretar o seu chefe? Vai lá e fala que tá errado! No outro dia você sai e entra no seu lugar um pirralho que nem cursinho do senai tem e sabe fazer uma coisinha ou outra no computador.

1/03/04, 10:24:37: mp - IP : 200.222.13.***
    Boy from hell,

    Su posicionamento também esta perfeito. Porque nós profissionais de informática devemos ser contratados como PJ? E os nossos direitos trabalhistas como ficam? Isto não existe e a culpa é do governo que permite isto.


29/02/04, 20:15:28: Andre andrerruiz@hotmail.com - IP : 200.158.241.***
    Valeria a pena regulamentar sim, mas como nada funciona direito nesse país, na minha opnião só servira para ter um monte de gente ganhado rios de dinheiro em cima de certificados e carteirinhas, que sempre seriam atualizadas, taxas em cima de taxas, e os empregos continuariam como são hoje em dia... DEPENDE DE QUEM CONHECE QUEM.!!!

29/02/04, 19:54:41: Hugo bhzpalm@bol.com.br - IP : 200.138.12***
    Ok, então porque não uma institução como foi dita anteriormente? Tipo OAB. OIB que tal? Esta instituição seria responsável pela emissão de certificados PROVANDO a capacidade do profissional. Taxa? O que é que tem? Pensa no seguinte! O que vale mais a pena? Ralar pra caramba estudando e tirar um CERTIFICADO profissional com reconhecimento FEDERAL ou ficar estudando gastando 5.000 reais + - de tres em tres anos para tirar um certificado emitido pelas empresas? Quem tirou MSCE em MS NT4 em 2002 teve que fazer upgrade para MCSE em win 2000, se sobrou na prova, foi mal! Volta pra tentar tirar MCP em windows 2000. Pô e os mils reais pra tirar no NT? Uma OIB seria de bom grado tanto para nós quanto empresas, assim, vai parar a palhaçada de certas empresas pedirem um "Guru" em informática pagando 500 reais e estagiário com experiência. E outra, regulamentaria os requisitos e PREÇOS de um ANALISTA DE SISTEMAS, SUPORTE, ENG., CIENTISTAS, TÉCNICO EM INFORMÁTICA, e até os "fussadores de computador" A OAB é uma instituição de gente que ganha muito dinheiro na sua maioria... Será que na área de informática não? Os 2 mais ricos do mundo são de Informática (Tio Bill e o dono da Oracle). Uma instituição forte o bastante iria ensinar as empresas a escolher o profissional de respeito e não mais um funcionário para dentro de uma "caixa" ops, sala de suporte que de tão cheia a equipe técnica tem que ficar andando pulando monitores e gabinetes no chão. Vamo criar uma instituição?

29/02/04, 17:21:46: Carlos Alexandre carlos_alexandre_b@yahoo.com.br - IP : 200.171.245***
    Senhores, Vou reforçar a opinião de muitos aqui sobre Regulamentação & Custos, pois se enquadrarmos o dinheiro do cliente no custo da empresa realmente, nós vamos questionar o valor agregado do serviço prestado pelos profissionais regulamentados: este item (CRI) vai produzir credibilidade e mercado a partir de quê? Um número de registro não altera os custos da formação constante do bom profissional e, no fim das contas, quem dita o valor do serviço é o cliente. Se esse cliente, peça fundamental, enxergar no CRI um certificado a mais ao invés de reconhecer uma habilitação profissional, teremos somente outra(s) taxa(s), além de precisar produzir novos instrumentos afim de inibir e punir a atividade desregulamentada, aumentando os custos dos conselhos, sindicatos, associações... daí "o tiro sai pela culatra". Associações com instrumentos para garantir a qualidade da formação (técnica, superior, do treinamento certificado, ...), tornar confiável a indicação de seus membros às soluções que exigem parcerias, p.ex., me faz valorizar mais serviços e profissionais do que uma carteira com direitos e deveres. Prefiro uma Gestão da Profissão a uma Legislação da Profissão.

29/02/04, 15:04:52: Luis Wagner Nedici luisnedici@hotmail.com - IP : 200.178.227.***
    Acho que o que deveria existir era uma instituição , tipo da OAB , que avaliasse os profissionais de Informática e fornecesse suas credenciais de acordo com especialidades (Ad. Oracle, Programação VB, Rede Linux, etc.) e que fosse gratuito ou com valores acessíveis a qualquer profissional. Pois hoje em dia existem essas certificações (MCSE, OCP, CCNA, etc) que custam valores exorbitantes e não dão ao profissional a capacidade de assumir uma vaga em uma grande empresa. Sendo assim , pessoas como eu que tem bastante experiência na área e não tem certificaçãoes (pela falta de dinheiro para fazê-las) perdem suas vagas para "manés" que tem dinheiro e faz essas certificações que não ensinam nada. Acho que pelo valor cobrado hoje para se ter uma certificação, não vale fazer esses cursinhos que não nos traz nada de bom , além de um pedaço de papel. Um abraço a todos LN




29/02/04, 11:51:03: Boy from hell - IP : 200.100.29***
    O que deve ser regulamentado é a contratação CLT. Este negócio de PJ acabou com nossa área. Para trabalhar sem direito a nada, ganhando 500 ou 600 reais, enquanto somos úteis, pois depois somos descartados e jogados ao lixo. Vejo que a terceirização é um remédio amargo do mundo globalizado, mas na nossa área extrapolaram... Vigias e faxineiros são terceirizados, mas são contratados CLT, tem direitos, enquanto nós... Concluindo, nossa profissão deveria ser regulamentada, mas não com um numero fantasia de CRI, com carteirinha babaca e sim com regras para acabar com a exploração do mercado, estabelecendo normas para as empresas afim de acabar com a exploração dos profissionais.

29/02/04, 10:25:55: Roger - IP : 200.99.***
    Falando ainda em estagiário com experiência, um dia desses estava analisando as vagas (porque passam longe de oportunidades) em um site quando me deparei com uma empresa colocando como pré requisito 5 anos em plataforma .NET, ou seja, queriam contratar a equipe que desenvolveu a tecnologia pra Microsoft... É mole?

29/02/04, 03:17:25: Moderador DEMOSTRAÇÃO FORMAL - IP : 200.216.77.***
    Vamos dizer que temos meio milhão de profissionais de TI no Brasil. Este meio milhão de gente tem um custo de 2.5 Bi por mês. 30 Bi / ao ano

    (é estimativa é grosseira, quem tiver números mais acertados pode até informar...)

    Bem 30 Bi ao ano...vamo-la. Um CRI é criado....ebaaa !!! e isto cria um aumento de renda significativo para os profissionais de TI. siginificativo como? 20%? já é bastante "significativo"?

    20% de 30 Bi, não preciso dizer que são 6 Bi. The question is: Da onde viria este dinheiro todo?

    Não quero ser alguém que impeça de sonhar com o mundo melhor não. Quero apenas ajudar a direcionar as ações que efetivaram este mundo melhor.

    Um CRI somente irá criar mais custos para a profissão além de colocar o país numa situação totalmente anacrónica e pouco competitiva no palco mundial.

    A Profissão pode até estar doente sim, mas um CRI não curaria em nada. Isto me faz até pensar na época em que os medicos (certificados pelos CRM da epoca aliás) sangravam as pessoas doente para fazê-las melhorar.


29/02/04, 02:50:45: Moderador Fala mp ! - IP : 200.216.77.***
    Você falou que se la fora não tinha regulamentação era porque "as diversas categorias são muito bem definidas, ou seja, um engenheiro de sistemas, bacharel em ciencia da computação não senta no computador para fazer programas eles definem a arquitetura, tecnologia a ser empregada, etc..."

    Sinto informar que não é bem assim não...

    Tenho 10 anos de TI 6 na europa e 4 no brasil. A organização das tarefas constituindo o ciclo de vida de um aplicativo não é mais dividido na europa do que aqui no brasil bem pelo contrário !!!

    Moderador continua achando revalorização da profissão com um golpe de decreto, de CRI, ou de ... totalmente ilusorio.

    O único efeito vai ser de criar mais um custo a produção de sistemas, custo que mais uma vez com certeza deverá ser encarado pelos proprios profissionais da profissão (quem mais iria pagar? os padeiros? os marceneiros??)


29/02/04, 02:36:48: Carlos Robledo carlosrm@hotmail.com - IP : 200.184.12***
    Agora em que moldes, e quem irá fazer valer os direitos e deveres, com que nome ou como deverá ser as primicias desta regulamentação, é o que deve ser um dos primeiros passos que uma representação atuante deverá encontrar e discutir.

29/02/04, 02:14:47: Carlos Robledo carlosrm@hotmail.com - IP : 200.184.12***
    Ninguem pode negar que contrantantes e contratados da area de Informatica (usando a palavra de forma generica) estão perdendo a identidade e se degradando, virando "bagunça" de termos e tarefas a serem exercidas, não há uma classificação tanto de tarefas bem como profissionais e suas devidas áreas de atuação e principalmente de responsabilidade e mais ainda - Um entidade que possa apurar e delegar os devidos direitos e deveres de cada área e profissional de info., logo a regulamentação deve ser implantada para servir como base para todo setor, criando assim parametros a serem considerados, possibilitando o devido dimensionamento em posicionamento de todos os fatores que envolve os profissionais de "informatica".Logo aprovo esta regulamentação que envolva os DIREITOS E DEVERES de contratados e contratantes e assim se solidifique uma representação atuante e sólida.

    Vamos fundamentar e solidicar nossa existencia srs. profissionais ligados a informática.


29/02/04, 01:30:12: boy Boy@next.com - IP : 200.177.16.***
    (continuaçao)

    Vcs garotos... Acreditem em vcs... Organizem-se e quebrem a sua empresa todinha... Digam NNNNNNÃÃO para a prostituiçao que o mercado... Montem suas empresas e derrubem essa gente podre... Cuidem pessoalmente da sua carreira... Sem intermediarios...

    Pouca Gente teve a Chance de Estar presente numa reforma dessas... E Justamente nessa Hora, vcs vão optar por um Admiravel Mundo Velho??? Tenho que discordar do Lulu Santos... Não "Vejo um novo começo de Era..."

    Vão Fazer tudinho que os "Metalicas" querem... Não acessar a Napter... Criar um tanto de burocracias Inútes... Pra proteger o interesse deles mesmos... Dar emprego para incapazes e alimentar mais a corrupcão...

    Parabéns!


29/02/04, 01:24:17: Boy Boy@next.com.br - IP : 200.177.16.***
    Admirável Mundo Velho.

    É isso ai Galera, enquanto todo o mundo desenvolvido discute o fim das Cotas para Minorias...O nosso pais discute o início.. Enquanto os paises decentes discutem a desregulamentação Profissional em todas as áreas e não intervenção direta do estado nas relações de trabalho... Alguns de Vocês estão ai querendo defender o seu quinhão por decreto... Exatamente como os avos de vocês nos Tempos de Getúlio ... Vcs são exatamente como o Metálica... Consideram que por decreto vão conseguir impedir a realidade que as novas tecnologias trazem consigo!

    Cara, a Profissão de vocês nem nasceu ainda... Não se tem o menor nível de parametros para que sejam impostas normas específicas de Conduta e Procedimentos...

    E que pela Primeira vez na história tem a chance de fazer valer a sua capacidade o seu interesse... O apendice do Recurso formal que deveria defender vc, que estão no Topo da área de Tecnologia SINDPD é quase Patronal.(10% de dissídio, enquanto foram 19% para Quimicos e 23% para metalurgicos) Quem foi la levar o papel da desvinculacao viu um monte de gente Barbuda e maltrapilha e ficou meia hora na fila tomando sol (se espera mais de um sindicato de PD)... será que eles conhecem a sua realidade ou conseguiram sim uma Boa boquinha de emprego. Acho que um CRI só serviria para CRIar mais uma deducao ao seu salário.(continua)


29/02/04, 00:49:58: mvalle CONTRA@REGULAMENTACAO - IP : 200.185.7***
    CONT-> Oras! Revolte-se contra o dono da faculdade que você fez, que não te formou direito. NÃO DÁ PRA SER ANALISTA SEM SER BOM PROGRAMADOR! Vocês querem uma regulamentação que funcione? Então peguem no pé das empresas, essas aí sim estão fazendo o que querem e não recebem punição. Você acham que exigir mais cursos e certificações dos profissionais ajuda alguma coisa? Isso só vai aumentar o custo para nós! Temos que fiscalizar é as empresas! Então tem um cara que não sabe fazer sistema e que é contratado por aquele mercado que você conhece para informatizar o lugar? Culpa do dono do mercado, que além de não querer pagar o que o serviço vale ainda quer ter o direito de reclamar com o profissional que nem sequer sabia que não era capaz de fazer aquilo. Desculpem me as excessões, mas acho que quem quer a regulamentação não deve conseguir emprego por que não é competente o suficiente e quer usar a faculdade como forma de assegurar a vaga, sem precisar se tornar competente. Com relação a falta de empregos, percebam bem que existem várias e várias vagas que as consultorias não conseguem preencher (VAGAS EM ABERTO!!!) por falta de qualificação de profissionais no mercado, com ou sem curso superior. O que está saturado é o mercado para quem faz sisteminha e esse se resolve cobrando regulamentação das empresas que contratam, não dos profissionais. Desculpem o tamanho da mensagem.


29/02/04, 00:49:20: mvalle CONTRA@REGULAMENTACAO - IP : 200.185.7***
    Eu não entendo esse pessoal que quer a regulamentação! Se a preocupação é que os melhores profissionais são aqueles que devem ser mais valorizados, então não adianta nada curso superior. Eu posso dizer isso com certeza: estudei em universidade pública e fui um desses garotos de 15 anos que vocês dizem que não pode ser analista. Não sou filhinho de papai (e sofro bastante por isso) e não conheço nenhum bom analista que não é bom programador. Para garantir justiça para os melhores, é preciso nivelar por cima e isso não acontece com curso superior. O que acontece é que um sujeito sem perspectiva vê a possíbilidade de fazer uma graduação, se forma empurrando o curso com a barriga (e se dá melhor no curso por isso), paga uma fortuna, gasta muito tempo em vão para conseguir o diploma e quando sai da faculdade e percebe que ocurso meia boca o enganou, pois deixou ele se formar mesmo sem saber absolutamente nada só porque isso dá mais lucro para o dono da faculdade, fica revoltado com o mercado!

28/02/04, 21:41:14: mp - IP : 200.157.16.***
    Emilio,

    Como declarado no seu e-mail voce é um especialista em produtos M$ e por isto trabalha com suporte. Um Analista nao precisa ser especialista em uma determinada ferramenta, ex. BD SQL Server, para exercer sua profissão. Ele precisa sim é conhecer os conceitos ER para modelar o seu banco de dados e depois passar para um DBA criar o banco e administra-lo, é para isto que existe o DBA. A discussão toda neste forum é justamente essa, as empresas querem um "super profissional" um cara que seja Analista, DBA, programador, operador, digitador, helpdesk, etc..... e pagando salário de fome. É justo? Será que um profissional pode ser especialista em tudo? Minha experiencia diz que não. Não tem condiçoes de uma pessoa se declarar especialista nato em diversas áreas da informática e realizar o trabalho de forma decente.


28/02/04, 17:31:25: Alexandro tilex@ig.com.br - IP : 200.161.76***
    Eu acho que cabe a cada um pensar sobre essa infelicidade da globalização que provocou essa bagunça na area de TI. Mas temos que procurar se aprimorar mais e mais, infelismente essa area de tecnologias muda muito rapido, o que aprendemos na faculdade está cada vez mais obsoleto. Pra isso existe cursos. Mas tem que ser regulamentado sim.

28/02/04, 16:08:54: bla bla bla@bla.com.br - IP : 200.161.54.***
    Um dia eu li um anuncio pra la de absurdo

    Precisa-se de estagiario com 2 anos de experiencia comprovadas conhecimentos em Office, windows, etc.

    Isso é baixaria. daqui a pouco vão contratar estagiario junior,pleno e senior


28/02/04, 15:49:48: Vitor de Oliveira Padovan vitorpadovan@hotmail.com - IP : 200.185.89.***
    Pessoal

    Estou na área ha exatamentes 14 anos e cada ano que passa eu vejo que nossa área esta sendo mais desprezivel e existem muitos profissionais que acabam se vendendo ou melhor se prostituindo e não dando valor para suas experiências e para seus conhecimentos e tempo gasto.

    Ganhar R$ 500,00 é um salário de um faxineiro que não tem instrução nenhuma.

    Devemos sim lutar não só pela regulamentação mas tambem pela nosso próprio valor pelo valor dos profissionais sérios da área de informática, existe por ai muito técnico meia boca se vendendo e fazendo besteiras e esse é um dos motivos da degradação de nossas funções!!!

    Abraços a todos

    Vitor Padovan Consultor Técnico


28/02/04, 14:51:07: Rosival Rosival@msn.com - IP : 200.254.162***
    Marcelo, isto é resultado de um monstro chamado tercerização. A empresa paga essa miséria porque sabe que o país passa por uma sitação difícil de desemprego, assim ela oferece esse valor porque sabe quem um profissional desempregado vai preferi ganhar R$500 do que ficar em casa sem ganhar nada. Você não faria isto? Agora uma outra certeza é: Se ele for um bom profissional a empresa não vai conseguir segurar ele por muito tempo. Quando uma empresa tercerizadora fecha um contrato ela faz um estudo para praga muito mais aos seus profissionais, isto para mostrar ao cliente o custo que irá ter, mas depois só repassa o mínimo para o funcionário.

28/02/04, 14:34:17: José Jacir Dias Filho jjdias@horizon.com.br - IP : 200.174.134***
    Com certeza a área de informática deve ser totalmente regulamentada!! A nossa área está uma bagunça total, tem profissionais de outras áreas invadindo e tomando emprego de profissionais qualificados que gastaram e continuam a gastar muito para se qualificar. Sem dizer nos adolescentes que fuçam, aprendem alguma coisa e algumas empresas acabam contratando pagando mixarias, desqualificando ainda mais a nossa área.

28/02/04, 14:08:25: Emilio - IP : 200.30.210.***
    "Sou MCSA+M, MCSE+M, MCDBA, MCT, MCSD, trabalho no exterior com o suporte internacional Microsoft, e não tenho curso superior... se realmente for pra o Brasil exigir faculdade, me avisem que eu nem volto!!!! Conheço zilhões de profissionais 'formados' que não sabem nada de IT, e chamam os 'peões' aqui pra resolver!!!!"

28/02/04, 14:03:52: Rosival Rosival@msn.com - IP : 200.254.162***
    Não acredito! Agora um cara graduado está se comparando com um técnico. Será que ele depois de ter gastado tanto para se qualificar vai querer ficar abrindo máquina e reconfigurando sistema operacional que o usuário desconfigurou? Pare com isso! O mercado acaba requerendo isto. Se meu monitor pifar você acha que um graduado vai vir aqui em casa trocar o flayback, não precisa nem se graduado, se o cara tiver uma certificação de hardware como o A+, com certeza ele não virá. Então terei que contar com o técnico do SENAI, que fez seu cursinho de sei lá quantas horas e teve a humildade de querer me atender e cobrar o que ele achou correto. Os graduados têm que brigar por vagas realmente expressivas e não ficar preocupado se o técnico do SENAI vai roubar o seu emprego.

28/02/04, 11:52:46: Guilherme M. F. guilherme_mf@ig.com.br - IP : 201.7.52.***
    Eu acho que deveria haver um conselho que englobaria os cursos de Analise de Sistemas (e não Administração com enfase em Analise), Ciência da Computação, e Engenharia da Computação, que tem o currículo pareciodo. Ficariam de fora os cursos que formam em apenas 3 anos como Processamento de Dados, e outros que não tem uma grade de materias Similar a estes cursos, como cursos que são de Administração com enfase em T.I, Engenharia Eletrica Eletrônica e afins.

28/02/04, 11:45:06: Guilherme M. F. guilherme_mf@ig.com.br - IP : 201.7.52.***
    Com certeza deveria ser regulamentada. Você estuda se forma paga R$ 35000,00 para se formar mais cursos de especialização. Você se torna um profissional com preço. Mas aí surgem os piratas da informática que aprenderam a usar alguma ferramenta e puxam os profissionais, que aprenderam e estudaram com metodologia e responsabilidade, para baixo se desvalorizando todo tempo dedicação e dinheiro gasto para se tornar um bom profissional.

28/02/04, 07:45:18: Hugo bhzpalm@bol.com.br - IP : 200.138.128***
    Deve sim, justamente para colocar as profissiões, direitos, deveres e profissionais no seu devido lugar, contribuindo com isto no desenvolvimento do país. Quem de vocês não escutou um professor na escola dizendo que a "tecnologia que você está aprendendo aqui só em um pais muito desenvolvido irá usar". Nós, muitas vezes, não temos credibilidade de indicar um bom sistema para as empresas que prestamos serviços. É aquela política, senta aí e faz o que já tá desde o começo! Tem empresa que usa windows 98 como servidor! E tem muitas que bota um belo de um windows 2000 ou linux server para ser um simples servidor de arquivos para N computadores coisa que um 95 faria... Se quem (Nós) trabalha na área de TI e escolheu esta profissão para levar para o caixão, deve aceitar a proposta de ciração de um conselho regional de informática. Por que TI já está levando o país quase nas costas. Se não nos juntarmos agora para regulamentar essa "Zona" no futuro a coisa vai piorar mais ainda.

    Equipe Apinfo, por favor, ajude na organização de um conselho...


28/02/04, 07:25:02: Igor migpar@pop.com.br - IP : 200.138.128***
    DEVEM SIM!!!! Só pelo simples fato de existir os cursinhos de 40 horas de "manutenção e configuração de computadores"! (Os que fazem a o PROFISSIONAL FORMADO em TI ser visto como picareta fura olho de cliente!) A pessoa que faz este curso NÃO se forma técnico em informática! E sim MECHEDOR DE COMPUTADOR! A rede da empresa da minha cunhada tá uma droga por causa de um desses abelhudos(Diga de passagem que não tem ética profissional para exercer a profissão visto que ninguém vai correr atrás do infeliz se este fizer uma "cagada"). Porém exitem empresas que contratam esses caras para uma vaga de ANALISTA. Até de SISTEMAS! E disputam mercado com quem tem anos dentro de uma instituição de ensino. Enquanto isso quem "mora" numa escola Técnica com reconhecimento do MEC ou faculdade, tem que ficar disputando vaga com uma pessoa que muitas vezes não tem nem ética profissional para trabalhar! Com isso nós que ficamos estudado 2 anos ou mais numa escola Técnica devemos nos sujeitar a receber bem menos que merecemos receber de salário! Que não dirá os que se formaram numa faculdade! E já viu um absurdo desses... Tem que criar um conselho SIM afinal de contas, daqui a uns anos o país não vai sair do lugar sem que tenha uma boa TI. E eu não estou a fim de ficar disputando mercado com "Picareta" feito nas "coxa" não! E sei que você que se FORMOU numa faculdade ou CURSO TÉCNICO deve estar pensando o mesmo!

28/02/04, 02:10:20: bla bla bla@bla.com.br - IP : 200.161.54.***
    Quem dita regras no mercado, O mercado de TI pode ser comparado com uma feira livre. 1. Analista de Sistemas pra que serve um analista de sistemas , se as empresas estão implantando (SAP, R11, BAAN, ETC) e quem conhece sabe o que estou dizendo. 2 tercerização não creio que tenha muitos picaretas. Uma pessoa envia o cv para um anuncio na API (que 99% dos anuncios sao de consultorias) faz entrvista na consultoria, faz teste na consultoria, faz entrevista no cliente, faz teste no cliente, e depois de aprovado trabalha como um cavalo, 15 a 20 horas por dia (banco de Horas) ninguem consegue ser bom profissional desse jeito. alguem ai sabe o que é trabalhar 300 horas por mes? Quem é que consegue fazer pos-graduação desse jeito (muitas vezes vc sai de casa 6:00 e chega em casa 00:00) alguem sabe o que é almoçar na sala de reuniões segurando a marmitex enquanto ouve o gerente falar? trabalha sem ferias, sem assistencia medica, etc... Voce obriga o profissional que não tem curso superior a estudar, e ai ? (da 00:00 as 6:00).

    Conselho pra que ? se conselho fosse bom ? .....

    Outro absurdo pagar contribuição sindical, Assistencial, etc...

    pra que ?

    Creio que o governo não gostaria de ver uma classe como esta organizada. seria muito perigoso, pois um greve geral paralizaria o Brasil.

    Obs: Não estou falando mal de ninguem, apenas acho que não ha nada como a liberdade


28/02/04, 01:20:10: Marcus Vinícius marcusfatec@hotmail.com - IP : 200.100.49***
    Pelo amor de deus!!

    PROGRAMADOR não é ANALISTA ....

    Só pq manjam de VB ou REDES ou BD ou outras ferramentas... não quer dizer que sejam ANALISTAS...


28/02/04, 01:02:44: Marcus Vínicius marcusfatec@hotmail.com - IP : 200.100.49***
    Penso que no minimo os ANALISTAS deveriam ser regulamentados, pelo motivo de ter muito programador que pelo simples fato de dominar ferramentas na area de TI podem sair por ai sendo ANALISTA... dos tipos que nao tem nenhuma noção de qualidade/engenharia de software ... e acabam fazendo burrada que prejudica mais o cliente do que ajuda(R$)..

27/02/04, 22:56:05: Rosival Rosival@msn.com - IP : 200.254.162***
    Marcio, não entendi seu comentário, poderia ser mais claro! Através da CBO ( Classificação Brasileira de Ocupação )a minha ocupação é de Analista de suporte computacional código 2124-20, esta informação foi retirada do site do Ministério do Trabalho. E é através da CBO que o RH da empresa em que trabalho ( como CLT ) se baseia para registrar a função de um funcionário.

27/02/04, 22:02:38: Marcio marciofsant@yahoo.com.br - IP : 200.232.195.***
    ESTAMOS NA PIOR NEM DIREITO A CLT TEMOS MAIS...............

27/02/04, 20:31:52: ac antonio.araujo@zipmail.com.br - IP : 200.206.197***
    Não sei porque essa guerra santa em torno do assunto, conheco pessoas que trabalham 15, 20 anos na area e não tem curso superior ou não são graduados em algum curso de TI, Na Australia a pessoa se forma, se filia ao sindicato e ai pode pensar em trabalhar, eles fizeram isso para se protejerem da mão de obra extrangeira. eu acho que as pessoas devem fazer um curso superior mas aquelas pessoas que ja estão no mercado antes mesmo de existir faculdade de TI devem ser incluidos, e existem pessoas que estão na area de TI mas são Administradores, Economistas, Engenheiros que tambem não podem ficar de fora.


27/02/04, 19:46:55: Danilo Carlos Avante danilo.avante@uol.com.br - IP : 200.178.24***
    Sou totalmente favorável à regulamentação da TI, entretanto, acho que o profissional para ser reconhecido não necessita ter o curso de graduação, deverá sim, ser aprovado, em uma prova onde tenha que demonstrar conhecimentos necessários, para atuar na área desejada (Programador, Analista, Gerente, etc.). Afinal os cursos de graduação estão cada vez mais banalizados, não só os relacionados à TI, como por exemplos os cursos de graduação em Direito onde há várias instituições de ensino que não são reconhecidas pela OAB.

27/02/04, 18:49:42: fm fm@br - IP : 200.232.245.***
    Temos que fazer valer nossa atividade profissional sim! Da mesma maneira que um Engenheiro, um advogado, um arquiteto, entre outros não podem se titular dessa forma sem ser graduado!

    Peço que reflitam este assunto seriamente, sem ferir o ego de uns ou de outros, mas de maneira racional para que todos possam continuar a desenvolver suas atividades com qualidade e profissionalismo.

    Abraço a todos!

    Sucesso!


27/02/04, 18:49:11: fm fm@br - IP : 200.232.245.***
    Não podemos retirar os profissionais que atuam no mercado brasileiro simplesmente porque não possuem graduação, mas a lei poderia exigir que tais profissionais fizessem um curso de especialização num período de até 3 anos para que pudessem continuar nesta atividade.

    O que não é certo é pensar que um profissional graduado, que investiu seu tempo, estudou, investiu dinheiro durante 4 ou 5 anos pode ser comparado a um profissional que aprendeu em 6 meses ou até 1 ou 2 anos fundamentos da computação. Sei perfeitamente que há profissionais graduados que não fazem seus trabalhos adequadamente, porém há mais profissionais que concluiram seus cursos que também o fazem da mesma maneira, e o contrário é recíproco.

    Continua...


27/02/04, 18:48:36: fm fm@br - IP : 200.232.245.***
    Pessoal,

    Sinto que muitos de vocês devem ter estudado em cursos oferecidos em instituições que não formam profissionais graduados, não sou contra, pois no passado também iniciei minha carreira através de uma destas instituições. Lembro que não foi através destas instituições que comecei a rotular o meu currículo como "profissional de TI", após conhecer a informática resolvi dar rumo a minha carreira.

    Iniciei um curso Técnico em Informática, e logo após iniciei minha graduação em TI, durante este tempo e investimento pude concluir que há uma diferença muito grande entre uma instituição voltada a graduação e outras voltadas ao ensino rápido e corriqueiro. É claro que ambas necessitam de experiência em tudo o que se aprende para poder exercer uma atividade profissional.

    Continua...





27/02/04, 18:00:53: Rosival Rosival@msn.com - IP : 200.254.162***
    MP tem toda razão. Isto que ele está falando chama-se segregação de função. É claro que uma empresa vai preferir o que eles chamam hoje de mult-funcional doque um cara especializado em uma única coisa. Do modo empresarial, isto está correto e gera saving. Mas vamos voltar a tomar como exemplo os médicos.: Um hospital particular certamente iria preferir um médico que também fizesse o papel de enfermeiro, mas sabe porque isto não acontece, porque eles não se SUJEITAM a isto.

27/02/04, 17:35:19: mp - continuacao - IP : 200.222.13.***
    Teve um comentário que nos EUA e na EUROPA não existe regulamentação para a profissão de TI só que lá ( EUA e EUROPA ) é diferente e sabe porque? Porque lá fora as diversas categorias são muito bem definidas, ou seja, um engenheiro de sistemas, bacharel em ciencia da computação não senta no computador para fazer programas eles definem a arquitetura, tecnologia a ser empregada, etc... para o sistema a ser desenvolvido. O Analista de Sistemas verifica os processos de negócios, realiza a modelagem, prototipa e entrega para os programadores fazerem a programação do sistema.

    Isto acontece aqui? Claro alguns vão dizer que a nossa realidade é outra até concordo, mas ainda sou da filosofia de cada macaco no seu galho.


27/02/04, 17:35:05: mp - IP : 200.222.13.***
    Bruno,

    O que é mentira??????? Fazer joguinhos???? Hahaha.... Já fiz muitos para me divertir.....Mas joguinhos não enchem nossa barriga....

    Os comentários por mim efetuados é de um profissional que tem mais de 14 anos de experiência em TI e 6 anos como professor Universitário. Não podemos comparar um garoto de 15 anos que programa muito em C/C++ e que sabe fazer joguinhos com uma grande massa de analistas graduados e pós-graduados que perdem seus postos de trabalho justamente para estes garotos que não tem compromissos nenhum com a vida e aceita qualquer trocado que seja maior que a mesada que ele recebe do papai.

    Será que um garoto de 15 anos expert em programação sabe fazer um levantamento de requisitos para um sistema de porte? Ele tem noção do que é tecnologia? Qual tecnologia melhor se aplica a determinada situação no projeto? Será que ele tem responsabilidade para tocar um projeto?

    Falo de tecnologia e não linguagem de programação meu caro Bruno. Tenho uma pergunta para voce?

    Voce sabe realmente qual a tarefa de um Analista de Sistemas? Pelos seus comentários acho que não porque voce vive em lista de discussão de programadores... Aconselho a voce procurar outras listas que discutam tecnologia e não como programar por que isto não é tarefa de Analista de Sistemas e sim de uma profissão muito gratificante de programador de computador.


27/02/04, 16:45:12: mp - IP : 200.222.13.***
    Nigro,

    Se existir uma regulamentação estas pessoas podem ser processadas por exercício ilegal da profissão sim, desde que haja as denuncias.


27/02/04, 16:06:46: Marcelo - IP : 200.100.29.***
    Sim, devem ser regulamentadas, mas o problema é que a nossa área está uma verdadeira zona. Vivemos um verdadeiro cancer que dominou o mercado há tres anos, a TERCEIRIZAÇÃO DE TI. Não vejo solução para isso , há não ser a regulamentação da área e o governo federal baixar uma MP, tornando obrigatória a contratação CLT. Por que não ? Seria como os bingos, eram ilegais não eram? Pois é, não sei se voces sabem, mas trabalhar sem carteira assinada é ilegal. O mercado de TI só contrata estagiários bionicos (Experiência de desenvolvimento em linguagens VB, HTML, ASP,JAVA, SQL, Oracle, etc)ou profissionais descartaveis para o desempenho de uma tarefa especifica. Como exemplo, vi um anuncio aqui pedindo "estagiario programador".Onde vamos parar?

27/02/04, 15:20:12: Rosival Rosival@msn.com - IP : 200.254.162***
    Mas uma zez a discurção se entoa por um lado incorreto. Diplomados ou não existem excelentes e péssimos profissionais, isto em quealquer área. O que realmente devemos discutir é se esta regulamentação irá realmente nos beneficiar em algo. Quanto teremos que pagar pos isto? Que vantagens isto trará para nós e para as empresas? E pelo o que vi na infoexame não serão só os diplomados que terão seu CRI, mas também aqueles que tiverem mais de quatro anos na função. Quanto aos cyberkids, isto é normal. A internet é uma realidade, informação para todos, se o indivíduo tende ao estudo a sua força de conhecimento é inestimável, porem dentro de um mercado corporativo as coisas são bem diferentes. Criar e copiar é até fácil, mas manter e suportar num momento de pressão é totalmente diferente, é coisa para profissinal!

27/02/04, 15:14:02: marcelo horus@cidadeinternet.com.br - IP : 200.152.196.***
    Sou favoravel a regulamentacao devemos filtrar os maus profissionais e devemos garantir nossa qualidade!! deixamos as consultorias tomar conta de nos mesmos nos tornamos prostitutas de TI por causa delas e POR NOSSA CULPA houve a banalizacao em TI devemos nos fiscalizar e denunciar fazer com que as empresas de informatica nos contratem assim como fazem os advogados so aqueles da OAB podem avogar , o mesmo deve acontecer conosco , botar em pratica nossa qualidade!! Acabar com as "consultorias" com os maus profissionais!!Edar a opcao de CLT aqueles que querem ser CLT e nao como qeurtem as empresas que nos tratam como prostitutas de TI!! Se existir a regulamentacao NOS DEVEMOS BOTAR EM PRATICA e nao deixar rolar!!

    obrigado


27/02/04, 13:55:25: Bruno - IP : 201.1.37.***
    mp: É mentira? Existem faculdades e alunos medíocres por aí, isso é mentira? Eu parcticipo de Fóruns de programação em que garotos programam em C/C++ utilizando diversas APIs, Bancos de Dados e Interfaces gráficas...eles brincam de fazer joguinhos? Faça um então... O assunto não é esse, mas é FATO: Há Ótimos e Péssimos profissionais no mercado, graduados ou não, e isso afeta a TODOS. Não vou perder meu tempo mais com você.

27/02/04, 13:53:40: Nigro softnigro@iron.com.br - IP : 200.221.35***
    O problema maior na minha opinião é além de controlar os profissionais, algum órgão controlar os clientes, pois vamos supor que seja criada uma tabela com piso e teto para os profissionais de TI cobrarem, pois bem minha área é programação, o cliente não vai contratar o Nigro, pois o coitado cobra o piso da tabela e chama uma outra pessoa, que cobra um valor qualquer, e fecha com ele, e nesse caso quem está regulamentado perde, e não venha me dizer que essa pessoa será processada por exercício ilegal da profissão, pois isso não existe na prática.

27/02/04, 11:28:00: Wilian Azevedo wilian.wichmann-eds@eds.com - IP : 192.85.4***
    Creio que a regulamentação dos profissionais de informática além de ser uma ótima proposta é extremamente necessária... O mercado tem muito "maus" profissionais que acabam prejudicando os bons, tanto em vagas de empredo quanto em no quesito salarial... Estas pessoas que não tem graduação nenhuma e já acham que são profissionais de Informática, se sujeitam a ganhar salários incompatíveis com a categoria, o que acaba prejidicando os graduados... Pois bem, vc. nunca viu um cara que sabe desenhar uma planta, se metendo a ser o responsável pela Engenharia de um prédio, justamente porque ele não tem habilitação para isso... ele não tem um CREA... Acho que a área de informática uma vez sendo regularizada, estaria mais organizada e o trabalho seria de melhor qualidade. E as empresas estariam mais garantidas no sentido de cobrar um trabalho de qem realmente está apto a isto...

27/02/04, 10:55:47: mp - IP : 200.222.13.***
    O que o Marcelo falou com relação as certificações é muito correto. Tem empresas que hoje troca um profissional com diploma de graduação em informática por um profissional, as vezes sem nenhuma graduação, que possui um certificado de um produto determinado produto.

    Quem são os culpados disto?

    Serão as empresas?

    No meu ponto de vista o culpado seria o governo que permite isto, não regulamenta estas empresas que vendem certificações. Isto mesmo, hoje isto virou um grande mercado. Imagine fazer uma certificação da CISCO, o que voce imagina como pre-requisito? O candidato tem que ter conhecimentos de informática ( rede de computadores LAN,WAN,... ) não é? Será que um curso destes negaria vaga à um candidato que tenha condições de pagar o alto custo ( são caríssimos ) do curso mas que não tem graduação em informática? Claro que não eles querem mais é dinheiro. Agora se todos os alunos que fizessem o curso para pegar o certificado fossem obrigados a fazer a prova da CISCO o buraco seria mais em baixo.


27/02/04, 10:43:12: mp - IP : 200.222.13.***
    Com relação a alguns comentarios lidos de outros colegas que não possuem cursos de graduação mas possuem experiência na área e por isto não podem ser penalizados, concordo plenamente com eles.

    Já outros comentários do tipo "muitos formandos em ciencia da computação não sabem programar como garotos de 15 anos....." hora bolas isto é uma besteira. Quem fez este comentário não tem o conhecimento das diferenças entre os cursos de graduação em informática disponíveis para a população. Voce acha que uma pessoa que fez Ciencia da Computação ou Engenharia deve ficar sentado na frente do micro fazendo programinhas?

    O que deve ser feito sim é uma prova para medição dos conhecimentos do candidato a carteira do CRI, assim como acontece na OAB. Não basta somente o candidato sair da faculdade com o canudo debaixo do braço pegar a sua carteira e partir para o mercado, ele tem que mostrar competência para usufruir do título adquirido.

    Com relação aos salários pagos atualmente nos profissionais de informática somos culpados, por permitir a prostituição e aceitar os salários pagos.

    Brincadeira a VASP pagar uma salário na faixa de R$ 800,00 e o pior é que tem gente que vai, por vários motivos o que nao vale a pena discutir agora, e isto é que enfraquece a categoria e anima outros empresários a fazer o mesmo.

    Uma categoria bem armada poderia coibir uma oferta desta de emprego ou limitar o tipo de profissional que a empresa poderia contratar.


27/02/04, 08:17:46: Nigro ronney@iron.com.br - IP : 200.221.35***
    Se esse não for mais um meio de taxar o contrinuinte, inventando "novidades" para arrecadação Fededral, eu apoio, mas ainda precisa ser analisado quais serão os benefícios que uma anuidade, sabe-se lá de quanto, irá nos proporcionar, o que eu vejo por ai, é a CLT sendo esmagada no setor de TI, e o profissional tendo que arcar com todas as custas e taxas, creio que ser humano algum é capaz de trabalhar 12 meses por ano sem ter algum reflexo na sua saúde, e duvido muito que a maioria trabalhe apenas no horário comercial, se querem regulamentar a profissão, ótimo, mas será que isso terá algum tipo de vantagem para nós, visto que muitos sindicatos, inclusive os nossos não fazem muita coisa para assegurar a qualidade de vida e condições trabalhistas.

27/02/04, 03:29:37: Marcus marcus ponto roberto em ig ponto com ponto br - IP : 200.216.8.***
    Acredito veemente que enquanto existirem o nível de educação que possuimos no nosso pais, esta decisao de se criar um orgão para regulamentar so vai estrangular os bons profissionais que não se adequarem as normas, seja por outras necessidades (familia,filhos,etc) ou por achar que ja trabalha no setor a muito tempo e é conhecido por todos. Na minha humilde opniao, deveriamos sim, regulamentar o setor, mais começando por regulamentar o proprio critério dos cursos de informática em qualquer nível que for, depois disso regulamentar as faculdades, que hoje em dia são meros vendedores de diplomas e por ultimo regulamentar os profissionais, a exemplo do CREA, OAB, etc... Ao menos assim, seria mais justo para todos.

26/02/04, 22:47:31: Moderador CRM vs CRI - IP : 200.216.85.***
    E por favor, vamos parar com o argumento que consiste em comparar medicina com TI!!! Com a medicina tem perigo de morte humana imediata, o que não é o caso em TI, NUNCA, por mais critica que seja o software.

    Em medicina, a rapidez exigida faz que tenhamos que colocar vidas humanas entre as mãos de decisões humanas, por isto estes humanos DEVEM ser certificados por órgão competente.

    No caso dos aplicativos embarcados em aviões civis, por exemplo, nunca dependemos do fator humano individual para a qualidade do software, dependemos sim de um ciclo qualidade definido para resumir de normas + revisão de código alheio + testes unitários + testes sistemas + testes integrados + piloto... A diferença é muita grande, fundamental, e no meu ver é muito importante de ser percebida pelo profissional de TI. Por isto orgões de tipo CRM existem em todos os paises do mundo e orgões como CRI em nenhum, sem querer bancar o internacionalista do vilarejo global, acho que sempre que podemos devemos olhar pela janela do nosso barco Brasil!!!


26/02/04, 22:46:56: Moderador - IP : 200.216.85.***
    Concordo com a maioria falando que o mercado de TI está sendo canibalizado no Brasil. este é um fato indiscutível e perigoso para o desempenho global do país em matéria de TI, desempenho global que ja foi melhor do que foi aliás... Venho atuando diariamente para lutar contra esta baratização do mercado.

    Porém continuo achando que a tal regularização não é o santo remédio para este mal, somente colocaria mais custo na comunidade de TI custo que com CERTEZA irá ser repassado de forma ou de outra aos profissionais que somos.

    Como já expressei de maneira que talvez tenha ficado pouco claro, e como o Paulo Ricardo também expressou é muitíssimo improvável que haja alguma lei obrigando as empresas que sejam consultorias, operadoras, bancos, industrias a empregrar/contratar somente profissionais com registro!!! Sem esta impossível lei o CRI de nada serve e somente custa.

    Gisele, Marcelo obrigado por seus certeiros pontos de vista!!!


26/02/04, 22:00:24: Rosival Rosival@msn.com - IP : 200.254.162***
    Marcelo, você tocou no ponto certo! com certeza o que você disse tem grande fundamento!

26/02/04, 21:54:24: Marcelo m.braga@ajato.com.br - IP : 200.162.197.***
    Quais são os reais propósitos desta idéia ? Quem vai ganhar com isso ?????? O que vejo são empresas que "vendem" certificações ganharem muito dinheiro e os profissionais tendo que pagar cursos a preços exorbitantes para continuarem no mercado.

26/02/04, 21:52:42: Rosival Rosival@msn.com - IP : 200.254.162***
    Espero que esta CRI, não seja apenas para os ditos diplomados. Espero que venha ser uma espécie de certificação, isto não quer dizer que os maus profissionais deixarão de existir. Muito já vi, os diplomados com CCNA, MCSA, Mc macaquinho e etc.. fazerem e dizerem asneiras. Lembro uma vez quando trabalhava como terceirizado(Isso sim tem que acabar)no Tribunal de Justica e chegou um cara que passou no concurso e estava no terceiro ano da faculdade de processamento de dados, eu pedi para ele colocar o IP em uma máquina e ele me perguntou o que era IP. Ou seja ele estudou muito para gravar as respostas do concurso e ainda faz a faculdade sem tirar realmente o conhecimento que ela oferece, pode ser também uma faculdade ruim. Não sou diplomado, entrei na faculdade mas não consegui concluir por não ter uma boa situação financeira e nem por isto sou um mal profissional.Tenho 8 anos na área e hoje trabalho como analista numa das maiores Industrias de automóveis do mundo! não porque sou bonito ou porque titio me colocou lá, mas porque agarrei cada chance que tive com muita responsabilidade elevando assim meu nome no mercado. Para mim é isso que um profissinal de TI precisa, estudo é importante, não descordo, mas pricipalmente responsabilidade. Também quero dizer que não concordo com os que criticam a APInfo, muitos amigos meus já foram bem empregados através do site e todo mês recebo duas ou três propostas. A APInfo é 100%. E que venha a regulamentação.

26/02/04, 21:48:07: Marcelo m.braga@ajato.com.br - IP : 200.162.197.***
    Creio que o assunto será tratado de forma a favorecer apenas ao órgão regulatório, que cobrará contribuições com retorno muito pouco significativo.

    Pagamos cada vez mais impostos e ainda querem tirar mais um pouco de nossos bolsos.

    Tolos os que acreditam nesta hipocrisia.

    Esta é minha opinião particular.


26/02/04, 17:59:35: Ronald José Bittencourt ronaldser@ig.com.br - IP : 200.201.164***
    Trabalho com informática em equipamento de grande porte a mais de 20 anos, e infelizmente, já encontrei todo o tipo de pessoas em quase todo o tipo de cargo ligado a informática(gerente, coordenador, analista de sistemas, programadores, etc...), gerando distorções terríveis; prejudicando empresas e usuários que desconhecem o impacto da definição de um sistema/processo/programa/modelo de dados mal projetado/codificado/implantado. Muitas vezes por profissionais que caíram de para-quedas na área porque além de um salário razoável, trabalhar com informática também oferecia um certo 'STATUS'. Você faria uma operação cirurgica no coração por um curandeiro com alguma experiência??????? Muitas empresas o fazem com profissionais que as vezes trabalham na área de informática(analistas de sistemas/programadores/coordenadores), com cursos e que tais, mas que na realidade nunca desenvolveram um sistema que pudessem dizer que desenharam, definiram, implantaram e que gerou bons resultados.

    Para concurso público para juiz ou promotor de justiça, é necessário diploma de advogado.

    Para analista de sistema, qualquer um, com um curso de graduação na area de informática com um número 'x' de horas/aula.


26/02/04, 15:52:07: Andaluz andaluzdobrasil - IP : 200.218.10***
    Caros, acredito que a regulamentação da área de Informática não deva resolver muito, porém poderá botar uma melhor ordem na profissão. Por exemplo profissões ligadas à eletrônica são regulamentadas, e tem engenheiro ganhando 1500,00 e técnico ganhando 800,00 portanto não adianta nada, o que regula a remuneração é o mercado, mais precisamente a falta/excesso de profissionais para um determinado negócio.

26/02/04, 15:19:00: Oziel Moreira Neto oziel@oziel.com.br - IP : 200.225.92***
    Trabalho na área de informática á 10 anos, e acho a regulamentação das profissões da área de informática importantíssima para garantir o estado pleno de cidadania dentro do estado brasileiro.

    Entretanto, como em épocas passadas acho que o reconhecimento do profissional através de um conselho de fé pública deve estar associada á aprovação em avaliação teórica e prática para as qualificações existentes.

    Um candidato ao reconhecimento, deveria escolher em qual qualificação se encaixaria: programador, analista, arquiteto (engenheiro de software), coordenador (líder de projetos), e lhe seria submetida uma avaliação com score mínimo de corte. Os aprovados estariam automaticamente reconhecidos, e os reprovados deveriam deveriam ter uma segunda chance ou conclui um curso de graduação reconhecido pelo MEC dentro da área de informática.


26/02/04, 14:54:32: Gisele gyribeiro@uol.com.br - IP : 200.201.132.***
    Em minha opinião, regulamentar a área seria algo interessante e até mesmo útil, mas deveria começar por identificar/conhecer melhor a área e suas possibilidades, rever os critérios e as instituições (faculdades, universidades, cursos técnicos, cursos de certificação, etc...) que formam estes profissionais e a partir daí, definir direitos e deveres.

    Pelo que entendi do projeto de lei, tudo é muito vago e não acredito que atenda as expectativas que li neste fórum. Será que quando um deputado fala em "Profissionais da Área de Informática" está pensando a mesma coisa que os próprios profissionais ?? Quer sejam eles diplomados ou não??

    Não boto muita fé em um projeto que não está atualizado com a realidade do mercado/área, principalmente por esta área ser tão complexa e abrangente. Posso até concordar com uma regulamentação, desde que coerente e realista, mas com este projeto (ou pelo que entendi dele), não !!


26/02/04, 14:25:34: Afonso afonso@ig.com.br - IP : 200.204.119***
    Lógico... hoje em dia tem até biólogo programando em Java.

26/02/04, 13:45:11: Boy from hell - IP : 200.100.29.***
    Uma das consequencias da zona na nossa area é a falta de uma regulamentação para o PISO SALARIAL. Vejo grandes empresas (como a VASP), anunciando aqui e pagando 800 reais. Gente !!! Eu iniciei minha carreira com 980 reais em 1996 !!! Onde vai parar este absurdo? Sugiro um novo tema para o fórum : Analista ou faxineiro, qual a melhor escolha?

26/02/04, 13:04:07: Bruno - IP : 201.1.74.***
    "Canibalizando"...acho que este é o termo certo... Sabemos que existem bons (e ótimos também) profissionais sem graduação, nível técnico ou superior, há garotos de 15 anos que conhecem mais programação que um bacharel em Ciência da Computação. As empresas não escolhem seus funcionários pela qualidade que têm - na grande maioria, mas muitas vezes pelo nome de sua Universidade ou simplesmente pela indicação de um parente ou amigo (apesar disso ocorrer em qualquer área, TI está superando...). Assim, com o mercado concorrido como está e CHEIO de profissionais de baixa qualidade, as empresas fazem o que querem com o salário do profissional, e fazem exigências absurdas para a remuneração que oferecem...patético...regulamentar os profissionais nem sempre é a solução, como eu disse antes existem bons profissionais no mercado sem graduação, teria que ser visto de maneira cuidadosa para que quem se esforçou não saia prejudicado, o que eu duvido, sendo que estamos no Brasil...

26/02/04, 12:55:05: Paulo Ricardo pschwind@ig.com.br - IP : 200.155.113.***
    Sobre o comentário do Marcos que diz : "Administradores de Empresas: CRA (Se não tiver, não trabalha)." ...trabalha sim; somente recentemente, com a alteração do Codigo Civil, criou-se a obrigatoriedade de contratar um administrador registrado em Conselho para responder por empresas. É aquele negócio ; pode ter Conselho mas se não tiver lei que regulamente a obrigatoriedade de contratação, não ajuda em anda, como foi no caso dos farmacêuticos.

26/02/04, 12:21:04: Alessandro flyhorse@uol.com.br - IP : 200.153.243.***
    Atualmente estão tentando sabotar nossa categoria... todos envolvidos correm o risco de cair numa dessas numa hora de desespero e a medida que isso aumentar nossa categoria será desvalorizada a ponto de minha empregada doméstica ganhar R$ 800,00 e o cara oferecer migalhas... é banal... mas é real...

26/02/04, 12:04:27: Boy from hell - IP : 200.100.29***
    Regulamentar a área de TI, era o que deveria ter sido feito há dez anos atrás, no minimo... Quando empresas como a VASP anunciam vagas neste site pagando 800 reais por um profissional, ou seja, salário de assistente administrativo... Convenhamos, regulamentar a area de TI, nesta altura do campeonato... Acho que é mais fácil aguardar o "espetáculo do crescimento" do Lula.

26/02/04, 11:13:49: Junior Junior754@pobox.com - IP : 200.214.76.***
    Uma coisa que eu quero ver depois dessa tão discutida regulamenteção, é se um bacharel vai querer sentar no micro pra fazer telas de cadastro básico.

26/02/04, 10:36:27: Marcos - IP : 200.196.22***
    Sem muitas palavras:

    Advogados: OAB (Se não tiver, não trabalha). Engenheiros: CREA (Se não tiver, não trabalha). Médicos: CRM (Se não tiver, não trabalha). Administradores de Empresas: CRA (Se não tiver, não trabalha). Informática: ????? (Entra todo mundo).

    Se não houver regulamentação a área de informática tende a acabar !!!! Como nos exemplos acima você não pode ser médico se não estudou medicina, é simples.





26/02/04, 09:40:40: mp - IP : 200.222.13.***
    A área de TI já deveria a muito tempo ser regulamentada. Não é mais possível aguentar a prostituição que envolve a nossa área. Estudamos muito, temos que ficar sempre atualizados e precisamos se remunerados para isto. É uma covardia o que acontece hoje em que uma pessoa faz um cursinho de programação ASP e para arrumar trabalho aceita salários de fome e com isto a nossa categoria esta sendo cada vez mais menosprezada.

    Quem é contra a regulamentação são justamente estas pessoas atrapalham a nossa profissão.

    Pensem comigo.....

    Voce se consultaria ou faria uma operação com uma pessoa que fez um cursinho de 1 ou 2 meses para ser cirurgião e não tem nenhuma graduação/especialização em medicina?

    Outro exemplo clássico e que devemos nos espelhar é na OAB. Todos os advogados possuem uma tabela com valores de serviços a serem cobrados a seus clientes. Claro que se for um advogado muito experiente e famoso seus custos serão maiores mas nunca abaixo desta tabela. Isto faz com que não haja prostituição da profissão de advogado.

    Chegou a nossa hora e os oportunistas que sempre nos prejudicaram que se virem para arrumar outra coisa para ser feita.


26/02/04, 00:42:36: Recado ao Moderador Cauê - IP : 200.100.248.***
    Não devemos ser hostis como vc quer, meu caro! Pois este projeto de lei que está pra ser votado é de interesse público pois se não for o seu como a minoria queira, continua a ser banalizado juntamente com sua carreira que é o que mais transparece em vc!

    No meu caso dou apoio ao projeto, e pelo que eu estava observando seria de ótimo tamanho a criação de um conselho, para regulamentar os profissionais de verdade e tirar esses "aventureiros" que tanto avacalham nossa profissão.

    Liguei para o disque-câmara conforme nosso colega Ferreira fez apoiando o projeto para ser votado logo, entenda meu caro moderador, o que isso pode sujeitar contra as empresas, consultorias e aventureiros que agem de má fé.

    Novamente: Apoiem esse projeto, e liguei sim para o disque-câmara


25/02/04, 23:17:43: Moderador - IP : 200.216.28.***
    Não sou a favor da criação de um CRI...Além de custar caro a comunidade (qualquer que ela seja, mas certamente para a comunidade dos profissionais de TI) o seu interesse é no meu ver inexistente.

    Para aqueles que acreditam que isto iria resolver os problemas de emprego para quem está formado na área, quem irá obrigar as empresas atuando em TI a empregar um profissional com registro na CRI? a lei? Acredito que isto na faça parte do plano por não ser aplicável num outro lugar que contos de fadas...

    Para determinados cargos de TI, faz cada vez mais sentido por parte da empresa querer se assegurar através de certificações que o profissional tem os conhecimentos exigidos, particularmente no campo técnico também no campo gerencial com o aumento de potencia da certificação PMI.

    Não acho que o profissional de TI possa ser comparado nem a profissão de médico nem a de advogado, por isto é descabido copiar instituições adaptadas a outras profissões para a nossa.

    Vale a pena olhar também o que existe para nossos vizinhos os outros paises, em matéria de regulação de TI... Nada? Nem na Europa em nos estados unidos, nem na Ásia...? Nada? Nada. Isto não é suficiente? Em resumo regular = custo sem beneficio por isto é uma idéia a descartar.

    Vamos ligar pro disque câmara para manifestar a nossa hostilidade a este oneroso projeto!


25/02/04, 19:09:10: Roger alvarer@maua.sp.gov.br - IP : 200.99.***
    Pelo que eu li até agora, todos estão se focando no profissional, pela formação (boa ou ruim) ou não em area de TI, mas todos se esquecem do outro lado, as empresas, que cada vez mais utilizam estagiários por serem mão de obra barata (em vários casos muito bem qualificada), muitas vezes até exigindo algum tipo de experiência anterior, e o profissional de TI que tem que engolir ser contratado ou como consultor ou estagiário. Eu acredito que paar esse caso faz falta uma regilamentação e um conselho, exigindo das empresas profissionais qualificados, deixando o estag

25/02/04, 17:56:17: Paulo Ricardo pschwind@ig.com.br - IP : 200.155.113.***
    CONTINUAÇÃO somente depois que foi baixada uma portaria é que passou a dar prefer

25/02/04, 17:55:25: Paulo Ricardo pschwind@ig.com.br - IP : 200.155.113.***
    Bom, todo profissional tem o direito de ter uma representação de classe da área que exerce. É bem verdade que ser associado a um Conselho não dê muitas garantias ao usuário final , pois aonde está o Conselho quando há má versação ? Quantos médicos ou advogados que têm sua licença cassada por conta de mal desempenho da função ? Para o associado também não há muita garantia assim , pois , se não houver uma obrigatoriedade de contratação de um funcionário associado a um Conselho, as emrpesas não contratam. Um bom exemplo são os farmacêuticos; até bem pouco tempo um farmacêutico respondia por 20 farmácias ou muitas vezes nem existia um farmacêutico responsável;somente depois que foi baixada uma portaria é que passou a dar prefer

25/02/04, 15:49:55: David canopo2003@yahoo.com.br - IP : 201.7.6.***

    Eu creio, que sem dúvida deve ser regulamantada. Existe muita gente que não é da área de informática trabalhando com informática. Já vi advogados, engenheiros de todos os tipos e até médicos. Temos um problema de mais mão de obra do que de oferta de trabalho. É hora de colocar cada macaco no seu galho. Tem outro detalhe, anos atrás, corri atrás disso, ainda no meu tempo de faculdade, no Mackenzie, para a criação de um conselho de informática. Fiquei surpreso, ao descobrir, que havia pessoas do SINPD que não queria que isso acontecesse. O trabalho que tive de elaborar um abaixo assinado, foi por água abaixo. Outro ponto que acho muito importante é com relação a ética. Tem muita gente malandra por aí, sem um pingo de ética que mente, faz e desfaz. Acho que é hora de dar um basta nisso também, através de um conselho de tecnologia.


25/02/04, 14:10:18: Freddy - IP : 200.153.133.***
    Acredito que seja importante a regulamentação, porém, o mais importante neste momento é que o país cresça e consequentemente seja criadas oportunidades de trabalho na área de TI. Atualmente a falta de trabalho em TI é muito preocupante - independentemente de qualidade dos profissionais - e pouquissimas NOVAS oportunidades aparecem no mercado brasileiro.

25/02/04, 13:52:43: José Ricardo Weiss jrweiss@softhome.net - IP : 200.148.122***
    A idéia da regulamentação da profissão de Analista de Sistemas é "uma faca de dois gumes": de um lado, temos profissionais há muito trabalhando na área sem uma formação universitária específica e que, nem por isso, podem ser considerados maus profissionais; de outro lado, temos aqueles formados (as vezes em ótimas instituições de ensino) que, por sua vez, são trabalhadores medíocres. Nestes meus quase 20 anos de profissão já encontrei ambos os tipos de profissionais; mais do segundo tipo do que do primeiro, diga-se de passagem. E não somente na área de TI; basta lembrarmos do sr. Sérgio Naya: onde estava o Conselho Regional de Engenharia para fiscalizar seus prédios ? A atividade de análise de sistemas é uma atividade de gerenciamento de pessoas: gerenciamos outros analistas, programadores, usuários; respondemos a gerentes de TI, diretores. Além disto, precisamos gerir todos os conflitos causados pela automação dos processos que freqüentemente são feitos por nossa atividade. Assim, o profissional de TI não somente deve ter o conhecimento técnico, mas também empírico; deve saber, antes de tudo lidar com pessoas, e receber e transmitir idéias, pois muitas vezes vemos profissionais que sequer conseguem escrever corretamente um relatório para ser analisado para a direção. E isto não advirá de uma regulamentação da profissão, mas somente de cada profissional, buscando também uma formação cultural genérica, além das especificidades necessárias à área de TI.

25/02/04, 10:51:11: Julio Cesar jcsbarreto@yahoo.com.br - IP : 200.175.191.***
    Com certeza devemos ter algum Órgão de Classe, pois é injusto estudarmos 05 anos fazendo um curso de Ciência da Computação, fazermos uma pós-graduação e qualquer pessoa com outro curso superior ou não ocupar uma vaga no mercado. Uma situação devemos tomar como reflexão: Um médico pode exercer a profissão de advogado? Um físico poder fazer uma cirurgia? Então porque existir o curso de ciência da computação se qualquer pessoa pode assumir um cargo na área de TI?

25/02/04, 10:04:48: Léia Melo leiabat@ig.com.br - IP : 200.100.248***
    Concordo com o Marcelo em ter a CRI, pois existem pessoas sem curso superior ocupando lugares de pessoas com cursos que estão batalhando e nao consegue nada

25/02/04, 07:55:31: God_Mokona - IP : 200.158.70***
    Eu apreciaria muito se a profissão fosse regulamentada isso "afastaria" um pouco algumas pessoas de má índole que não se esforçam profissionalmente , que só "remendam" os problemas dos usuários .

25/02/04, 05:08:07: Caio - IP : 200.100.24***
    Interessante Ferreira o que descreveu liguei pra câmara e dei meu nome em apoio ao projeto de lei para ser votado

24/02/04, 23:40:38: Ferreira - IP : 200.100.247***
    De acordo com a matéria do dia 30/01/2004 na infoexame(https://info.abril.com.br/aberto/infonews/012004/30012004-0.shl), o projeto de lei pretende regulamentar os profissionais da área de informática. Por curiosidade eu entrei no site da Câmara e lá está o projeto (n° 1947/2003) tramitando para ser votado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática. Logo em seguida liguei para o disque-câmara(eita telefone que dá ocupado). E recebi informações sobre o projeto, e no telefonema, a atendente disse que podia deixar os dados pessoais em apoio ao projeto de lei para que seja votado logo na comissão. Portanto deixo essa mensagem a todos aqui para que liguem e apoiem logo a aprovação do projeto de lei.

    disque-câmara 0800 61 96 19


24/02/04, 20:42:12: Marcelo - IP : 200.100.62***
    Creio ser complicado regulamentar a area de informatica. Quais os critérios para ser um profissional regulamentado nesta area? Nivel superior, nivel técnico, em qual área? Já que temos profissionais de diversas areas atuando em informatica? Poderia ser criado um CRI (conselho regional de informatica), do qual fariam parte os profissionais técnicos e de nivel superior com formação na área de informatica( analise de sistemas, processamento de dados). Talvez, o maior problema, seja que, nesta altura do campeonato, em que a area de informatica está uma verdadeira bagunça terceirizada, ser impossivel a regulamentação.

24/02/04, 20:29:19: Marcondes marcondesfarias@hotmail.com - IP : 200.158.240.***
    Parte V -

    uma linguagem de programação (eu confesso já ter imaginado escrever minha própria linguagem de programação, mas a não ser que eu conhecece cada instrução de máquina de um processador X86, eu ainda assim estaria sendo usuário, nem que fosse de um assembler qualquer, escrito por alguém). Senhores, não me considerem um louco nem um revoltado... eu vivo dessa profissão, afinal, passei alguns anos da minha vida no banco da universidade em um curso específico para poder trabalhar com informática. Assim, como eu me sinto responsável por tudo aquilo que faço, sabendo das implicações das minhas ações, gostaria de meus colegas também possam ter esse tipo de compreensão. Um abraço a todos!


24/02/04, 20:29:01: Marcondes marcondesfarias@hotmail.com - IP : 200.158.240.***
    Parte IV -

    Alguém já viu um programador ser preso por deixar a variável do tipo numérica receber um valor além da sua capacidade::?? ou um analista de sistemas ser processado por ter "achado" que o usuário iria gostar mais da cor azul do que da cor vermelha para indicar erro?? (por não ter sido vermelha, o usuário achou que tudo estava OK quando a luz azul apareceu e não conseguiu impedir o processamento incorreto da folha de pagamentos de todos os 10000 funcionários da empresa, que agora não irão receber seu salário no dia e etc etc etc)??? eu particularmente nunca vi... e sabem por quê??? porque nossa profissão não é regulamentada, e se algum de nossos colegas comete um "errinho" de programação qualquer que faz com que algo ruim aconteça com os uruários, nada irá acontecer... e ele irá fazer novos programas, novos "errinhos" e novos usuários prejudicados. O papel de "usuário" não cabe somente áqueles que nós consideramos sub-humanos, afinal, nós também somos usuários quando usamos um sistema operacional qualquer (você não tem escrito seus próprios sistemas operacionais ultimamentes não é?), ....


24/02/04, 20:28:31: Marcondes marcondesfarias@hotmail.com - IP : 200.158.240.***
    Parte III - Literalmente, temos mais uma área de conhecimento à nossa disposição. Sendo assim, porquê as pessoas ainda insistem a "brincar" de mexer com o computador?? quando alguém vai tirar dinheiro num caixa eletrônico, comprar um imgresso no cinema, comprar seu chocolate favorito no supermercado, será que ele se dá conta de que por de trás da infraestrura tecnológica aparente, existem seres humanos responsáveis pela operacionalização de tudo isso::?? será que ele se pergunta "quem fez esse programa de caixa eletrônico, estudou pra saber o que fazer:::???"... e se tudo isso falhar??? se o caixa não der seu dinheiro, o ingresso não for impresso e seu cholocate estiver estragado mesmo a data de validade aparecendo correta??? não, que isso, foi apenas um "probleminha" no sistema. Quem é o sistema:?:: vamos pode brigar com ele, dar umas boas "palmadas" nesse safado:::?? não, pois o "sistema" não é uma pessoa... porém, pessoas de verdade são responsaáveis por deixar eles lá. E o pior, não há responsabilidade sobre aquilo que se produz em termos de informática...

24/02/04, 20:28:01: Marcondes marcondesfarias@hotmail.com - IP : 200.158.240.***
    PARTE II -

    simplesmente "errar" o corte... o resultado pode ser bem complicado. O que eu quero dizer com esse exemplo é o seguinte: se um médico comete um erro, ele tem que ser responsabilizado por isso; se um prédio cai, o engenheiro responsável pela obra deve ser resposabilizado, e sofrer as consequências previstas na lei. Da mesma maneira, por que deveria ser diferente com informática::??? eu entendo que muitas pessoas acabaram entrando no ramo de informática vindas de áreas bem distintas, como economia, engenharia e contabilidade. De qualquer forma, a "formação" em informática foi feita através do "aprendendo através do dia a dia". Não discordo que esses profissionais foram fundamentais durante os primeiros anos de difusão de informátiva no dia a dia das empresas. Porém, como toda ciência, a área de TI evoluiu, cursos acadêmicos foram criados e muitos conceitos se solidificaram....


24/02/04, 20:27:33: Marcondes marcondesfarias@hotmail.com - IP : 200.158.240.***
    PARTE I - Muitas pessoas devem imaginar que o tema regulamentação de profissões ligadas à área de TI signifique muito mais a criação de um corporativismo da profissão do que a sua regulamentação em si. O ponto principal que eu gosto de focar quando esse é o tema, é a questão da resposabilidade dos profissionais que trabalham com TI. É fato que um contador não pode sair por aí abrindo o crânio das pessoas realizando cirurgias, mesmo sendo ele um cara que sempre colocou band-aid quando alguém machucava o dedo... são coisas bem diferentes, ele não ESTUDOU para isso, nem está REGULAMENTADO pelo conselho regional de medicina para fazer isso. E se esse ...


Anteriores:

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?