API - IT Forum


Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?


4/08/99, 08:30:12: Washington Fazolato Barbosa Fazolato@hotmail.com

    Grande Lino Rodrigues ! Sempre ponderado e com muita sabedoria em seus comentários. Concordo com a opinião dele. Quer um exemplo ? Conheço muita gente que utiliza o Adobe Page Maker para elaboração de textos, revistas, folders, etc. Reconhecidamente, um dos melhores softwares para tal finalidade. Ocorre que a nova versão do Office 2000 está trazendo um Publisher com recursos de pré-impressão - será ? - e já tive oportunidade de ouvir uns dois ou três profissionais afirmando que largarão o Adobe e passarão a usar o tal Publisher do Office 2000, porque é da Microsoft e tal. Perguntei se eles já conheciam o software, tinham idéia dos problemas que poderiam ocorrer, etc. Mas alguns usuários não costumam pensar e para esses, a Microsoft é um tipo de "monstro sagrado", acima do bem e do mal. Deus salve o Linux !


17/06/99, 15:18:13: Claudio claudio_rinco@hotmail.com

    A respeito dos Suites comentados por alguns colegas. Vale lembrar que a MS só começou a vender suite para concorrer com o Smart Suite da Lotus. Infelizmente eu nunca tive oportunidade de utilizá-lo, mas acredito que seja igual ou melhor do que os produtos MS, baseando-me no bom desempenho do Lotus 123, uma das planilhas mais utilizadas para ambiente DOS.


17/06/99, 10:38:00: Cláudio Rinco claudio_rinco@hotmail.com

    Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

    Acho que este tema tem relacionamento com um dos anteriores. Perdoem-me caso esteja sendo repetitivo em algum ponto a respeito do forum. Todo monopólio é ruim, em qualquer área. No caso da informatica acho preocupante o monopólio da MS por um simples motivo. Os produtos são ruins. Funcionam mal, consomem memória excessivamente, são lentos e em geral, são cópias de outros programas que funcionam no mercado. Um exemplo claro que temos disso recentemente foi a internet, que em 1995, quando foi lançado o Win95 (Irc), O grande CEO Bill Gates deu declarações de que a Internet não daria em nada. Depois disto, devido ao grande sucesso da rede, partiram numa corrida louca para criar o Internet Explorer. Devemos lembrar que só somos usuários de produtos MS, porque a mesma conseguiu, numa grande jogada de marketing, distribuir o MS-DOS praticamente grátis junto ao lançamento do PC. A partir daí, criou-se um "Padrão" na área de informática que era PC'S com DOS, depois Win 3.11 e depois (R)Windows95 e R(Windows 98). Pode-se alegar que sou exagerado quando digo que os produtos MS são péssimos. Acredito que sejam ruins devido a estarmos no final do Século XX e ser comum para nós usuários, os travamentos de equipamentos, Telas azuis, execução de operações ilegais e termos que ressetar o equipamento, entre outros tipos de erros que interrompem o serviço. Outra coisa que podemos observar é a diferença de velocidade de processamento dos equipamentos atuais, hoje temos Pentium's com 400 MHz contra os antigos 386 de 40 MHz. Se olharmos bem, os programas atuais, Win98 e Office97, são lentos. Tudo bem que hoje se tem mais recursos, porém ao se ligar o equipamento ou se abrir o programa, a lentidão é tão grande, e às vezes até maior que os programas antigos nas máquinas antigas, mesmo que não estejamos utilizando novos recursos. Estes dois pontos me levam a considerar os programas MS Ruins.

    Para concluir, respondendo a pergunta inicial, acho que o Monopólio da MS é ruim para o mercado, por nos privar de podermos trabalhar com bons produtos, já que qualquer coisa que ela lança é o que o mercado adota mesmo, sendo bom ou ruim, e traz um prejuízo enorme para o profissional, visto que ele está sempre a mercê de erros indesejáveis de produtos perante ao seu usuário final. Para o usuário final, o erro sempre será do profissional que está atendendo-o, e não do produto que ele está operando.


16/06/99, 22:19:30: Paulo proberto@novaera.com.br

    A posição que a Microsoft atingiu foi porque Ela oferece um conjunto de softwares que atende as necessidades dos que utilizam. É muito simples, basta aparecer um conjunto de softwares de melhor qualidade e preços adequados para acabar com o dito "Monopolio". Ninguem é ou foi obrigado a utilizar os softwares da Microsoft, vamos procurar os concorrentes, pelo menos no seu micro pessoal vc poderia colocar uma suite "Não Microsoft". Faça isso e depois de a sua opinião aqui novamente. O que a MS faz com seus concorrentes é o que é feito em todos os outros segmentos (redução de preços, incorporação de um determinado software a outro, etc..)


16/06/99, 21:45:37: Paulo proberto@novaera.com.br

    A imagem dos profissionais de informática junto aos usuários não esta ruim. Se for necessário melhorar alguma coisa deve ser quanto ao cumprimento dos prazos acordados. De nada adianta a utilização de softwares para eleboração de cronogramas "incrementados", se os mesmos não são cumpridos. É um item que deve ser dado maior atenção, pois é muito importante, tanto para o cliente/usuário quanto para o prestador de serviço.


15/06/99, 06:57:46: ivon

    O primeiro e mais visivel, é o encarecimento dos equipamentos e programas. Alem do total engessamento dos programas, tarefas e principalmente das aplicacoes que os usuarios ao adquirirem os produtos sao submetidos. Viva ao Linux!!!


13/06/99, 16:24:31: Carlos Gustavo de Andrade andrade@convoy.com.br

    Só para constar, acredito que o monopólio da Micro$oft só será ameaçado quando surgir uma ferramenta RAD simples de usar para Linux, que no momento é quem pode ameaçar o monopólio da MS. Outro fator importante é a aumentar a faclidade de uso e instalação do SO. Quanto a minha afirmação de que o Linux é só quem pode ameaçar a MS, é só analizar o que a MS faz com seus concorrentes, ou seja, caso esteja com concorrentes fortes em determinado segmento, ou eles compram a empresa que os incomoda ou oferecem um produto semelhante gratuitamente usando todos os recursos do SO, no caso do Linux, a microsoft não pode comprá-lo e tampouco fazê-lo rodar mais rápido em seu SO...


29/03/99, 22:50:41: Marciel marcielh@elsys.com.br

    Todos nós da área de informática sabemos que sistemas operacionais são criados a partir de nossas imaginações. E portanto não existe uma verdade absoluta nessa área. O monopólio de um sistema operacional no mercado, limita a área de atuação dos profissionais, como também impossibilita o surgimento da concorrência, e por conseqüência, o aprimoramento dos sistemas operacionais. Temos que ter sempre o cuidado de não se deixar cegar pelos parcos benefícios que a Microsoft trouxe para a nossa área, e devemos estar sempre prontos para apoiar novos sistemas (como o Linux) para que as portas do mercado nunca se fechem para nós, ou de nos tornamos escravos de uma única empresa. Ou todos preferem pagar uma nota preta pelo Certificados Microsoft para poder trabalhar daqui em diante? Ou ter que esperar a boa vontade do suporte Microsoft toda vez que o Windows travar? O Monopólio sempre será ruim, seja com a Microsoft ou seja pelo Linux. Vejam o exemplo da Intel, que só abaixou o preço dos seus processadores quando a AMD conseguiu produzir Processadores tão bons ou melhores a preços inferiores. Se não por isso, ainda estaríamos rodando máquinas com Pentium 100MHz...


12/03/99, 20:07:32: Marcio Henrique Santos marcio@intermhs.com.br

    Acredito que a Microsoft vem solucionando boa parte das deficiências do mercado de informática. Se formos para o lado do Tio Bill estaremos indo no caminho que parece ser certo, mas quem sabe amanha não possa vir a ser o Tio Linux o caminho certo. O que o profissional da informática têm de entender é que o camnho certo e a sua carreira profissional depende de distinguir o que é certo apoiar.

    A Microsoft fabrica linguagens e softwares que permitem ao profissional da informática ter uma carreira profissional segura. Como a antiga frase: Não se meche em time que está ganhando!


24/02/99, 05:58:11: Marcio Ruaro mruaro@gateserver.com.br

    Vejo as pessoas falaram em monópolio. Vejo falarem em má qualidade dos produtos. Vejo até falar em anticristo (Ele é muito diferente do ator do filme). Na realidade, a Microsoft só vende mais porque tem uma suite de produtos junto ao sistema operacional, ou seja, SISTEMA OPERACIONAL + AMBIENTE GRÁFICO + EDITOR DE TEXTO + PLANILHA ELETRÔNICA + CONEXÃO DE REDE. Em um determinado momento, algum grande e imbecil CEO (costumo chamar essa sigla de "C"abeça "E"xtremanente "O"ca) da industria de software vai se tocar que tem que produzir essa suite inteira e colocar um pouco mais barato que a Microsoft no primeiro ano de lançamento. Só espero que ele faça uma suite mais perfeita, mais robusta na parte técnica. Dica : já que o linux tem código aberto, copia ele e usa como camada para a interface gráfica e os outros aplicativos. Garanto que vai funcionar.


3/01/99, 06:20:01: Rodrigo rodcpd@hotmail.com

    Tratando o usuario como cliente, explicando conceitos e rotinas. Nao tratando ele como se fosse um protozuario, impondo seu conhecimento como respeito, afinal a honestidade e o melhor marketing.

    Abracos...


29/12/98, 06:11:41: Ulysses Duarte ulyssesduarte@zipmail.com.br

    Pensar na informática como um produto e em cada usuário como um cliente apto a comprar este produto. Precisa-se desmistificar a informática, mostrando que isto é apenas mais uma área do conhecimento.


21/12/98, 06:36:28: Marco Antonio marco@microplanet.com.br

    Bem a M$ não esta preocupada com a evolução de seus pro dultos ,quem possuem bugs que travam os sistemas e não possuem programas confiaveis e seguros.Mas o munco dita, que o melhor são os produltos da MS e , e se você usar outro produlto você estará fora do mercado ,por causa da incomatibilidade dos produltos.Então não tem geito de usar um produlto mais bem feito


7/12/98, 16:13:34: walter ponce wponce@zipmail.com.br

    o que está quebrando a espinha dos profissionais de informatica sao os espertinhos e picaretas ,que se passando por experts colocam muitas vezes o usuario em frias homericas. a falta de ética profissional desses maus profissionais é op gera toda a desconfiança na categoria, aproveitando a deixa gostaria de deixar aqui minha opinião sobre a regulamentação,porque não regulamentar e colocar no devido lugar picaretas e afins, aqueles que se sentem capacitados para exercer a profissão do seculo ñ tem nd a temer, pois o que tem de dentista,medico,advogado,engenheiros,e administradores exercendo nossa profissão e na maioria das vezes sem capacidade para faze-lo, tirando de nós profissionais da area a possibilidade de acesso a melhores condições de ganho num mercado prostituido.


6/12/98, 20:36:51: Ricardo Renne renne@cpovo.net

    Com certeza sob todos os aspectos os softwares Microsoft são voltados para o usuário e que até o momento a interface com os diversos ambientes Windows (3.x,95,98,NT's wks,srv) são realmente intuitivos e que administrar o ambiente NT é menos complicado e complexo que o Unix e Netware em uma estrutura de LAN/WAN (por mais que você acredite que a Microsoft é o grande SATÃ)somos obrigados a admitir. Não devemos penalizar alguém por ser mais competente e mais inteligente, devemos sim nos dedicar aos nossos projetos com afinco,planejar e estudar mais e um conselho para as empresas investam em tecnologia e em idéias interessantes não pensem tanto no quanto vão lucrar no dia seguinte e acima de tudo pensem no usuário que é a razão de sua/nossa existência. Com certeza amigos inveja não leva a nada,e se você pensa que vai perder o emprego por que o seu usuário criou uma macro no Excel que soluciona aquele problema que você marcou inúmeras reuniões com usuários, contratou pessoal especializado em TI e buscou um software de última geração. Não se preocupe, agora , mas a curto prazo faça uma reciclagem por que com a ferramenta certa as coisas são mais simples que parecem.

    Ricardo Renne - Consultor Windows NT,Unix AIX,Magnus Porto Alegre / RS - 051 259 5429 -rrenne@cpovo.net


9/11/98, 06:38:33: Paulo Maciel maciel@upis.br

    Em primeiro lugar, há necessidade de uma boa qualificação, não somente técnica em informática, mas, principalmente, na área específica do usuário. Se está trabalhando numa área financeira, tem que saber de finanças, se é de engenharia de produção, tem que saber também. Outra questão é quanto à comunicação. Um estudo das técnicas de comunicação falada e escrita, da postura e das relações interpessoais com o usuário. com certeza ajudarão muito o profissional de informática. Entretanto, uma coisa é fundamental: o sistema tem que funcionar e bem,além do que implantado no tempo previsto.


8/11/98, 23:27:04: Alan Carvalho alancarv@iname.com

    Acredito que a questao do monopolio deve-se exclusivamente ao fato do Internet Explorer estar sendo embutido no Windows 98. Se o marketing da Microsoft e melhor que o dos concorrentes isso nao e monopolio, mas competencia. Claro que nao se pode negar que os produtos MS, principalmente Windows e Office, padecam de qualidade, tecnicamente falando. So um parentese: foi mencionado que trabalhar com Netware e complicado. Ai vou discordar, pois para administrar uma rede, configurar um servidor etc. ou se sabe ou nao se sabe. Nao tem esse papo de "clic-clic". Isso e pra usuario. O proprio NT nao e Plug-and-Play, no que o Netware ja melhorou muito. Quem diz que a Novell nao investiu no desenvolvimento de seus produtos, acabando por deixar a MS tomar seu lugar, nao deve realmente saber comparar o Netware com o NT.


14/10/98, 17:06:37: Bazili Swioklo bazili@ibm.net

    Faço minhas as palavras de Lino Rodrigues um pouco mais abaixo.

    Entendo que a Microsoft está sim consolidando um monopólio, talvez mais baseado na competência do seu pessoal de marketing do que na competência de seus técnicos (excelentes técnicos).

    Lembrando um pouco de monopólios adquiridos, podemos citar a Novell e seu fantástico NetWare. Será que eles não tinham o monopólio e relaxaram no desenvolvimento do seu produto. Era (ainda é, para quem o faz) insuportável configurar controladoras de rede, disco e qualquer outra coisa nos seus servidores, sem falar na programação de perigosos NLMs. Quantos anos o NetWare reinou absoluto em seu segmento?

    Aproveitando os comentários de Lino Rodrigues, os produtos estão aí. Por que não são comprados? A pergunta que deixo é será que os concorrentes da MS não fariam a mesma coisa se conseguissem?


13/10/98, 11:36:05: Sirlon Farnei José de Oliveira sirlec@gold.com.br

    Acho que o maior dano com relação ao monopólio da Microsoft, trata-se do descaso desta empresa com relação aos problemas que seus produtos apresentam. Deveriam se interessar mais em resolver, e de forma rápida, todos os erros de programas. Diante de tudo que se vê e houve falar, só nos resta uma pergunta a fazer: Por onde anda o controle de qualidade da empresa?


10/10/98, 10:55:51: Marcos Lopes Binelli mbinelli@uol.com.br

    Simples...tratar o usuário como um dono de bar trata seu cliente: o cliente sempre tem razão. O usuário sabe o que é melhor para ele. Nosso papel é apenas dar vida ao desejo do usuário em forma de sistema.Não podemos nunca nos comportar como deuses arrogantes donos da verdade. E lembrar sempre que o sistema é um meio, não um fim. E, finalizando, o usuário é nosso parceiro na confecção de um sistema. Devemos sempre tratá-lo como uma parte da estrutura de desenvolvimento e dividir com ele a responsabilidade do que venha a acontecer com o final de um projeto.


8/10/98, 10:45:21: Jose Carlos Nascimento jose_nascimento@yahoo.com

    Quando 98% dos compradores de PC's já recebem o sistema operacional da MS instalado, isso tem um nome: monopólio.

    Este monopólio a MS conquistou com inegável talento. Talento não para desenvolver produtos, mas sim para vendê-los. Bill Gates entendeu, há mais de quinze anos atrás, que os usuários de PC's não tiam sofisticação para exigir melhores produtors. Para a imensa maioria dos usuários, um programa de computador era (e ainda é) quase como magia negra. Assim ele foi capaz de construir o seu império vendendo sistemas de segunda classe, e conquistar um poderio econômico tão grande que permite à sua empresa ditar os rumos do mercado de informática.

    Hoje, como líder absoluta do mercado, a MS tem que ser responsabilizada pela atual falta de qualidade do software sendo produzido por aí. Não é uma questão de ser "culpada" ou não; é apenas a responsabilidade que emana da liderança. Se todo novo "release" que vem de Redmond é mais lento, mais cheio de falhas, menos eficiente no uso de memória e de cpu do que o anterior, por que é que o resto do mundo vai se dar ao trabalho de produzir programas rápidos, compactos, e bem escritos, isto é, livre de erros, de "GPF's" e coisas do gênero. "Vamos escrever tudo em Visual Basic, e comprar mais hardware" é a mantra repetida todos os dias em escritórios mundo afora.

    Assim, o monopólio da MS é daninho porque perpetua um mediocre modelo de sistema operacional, contagia o mercado com essa mediocridade, e não dá estímulo à inovação. O mercado fica então estagnado, sem inovação nem competição. Um verdadeiro lider não pode liderar sem inovar. Aí mora o paradoxo: qual foi a última inovação vinda da MS?

    PS. A explosão da internet mascara essa situação, mas muito do que a internet é hoje, ela já era há dez anos atrás. O resto fica por conta de gente criativa que acha uma nova utilidade para ela a cada dia. Mas isso é gente de negócio explorando um novo meio. Ná área de software, tudo de novo na internet aconteceu apesar da MS, e não com a ajuda dela.


6/10/98, 07:56:10: Junior jrseabra@hotmail.com

    É simples, o monopólio só é problema quando você está do lado errado, veja bem, pergunte ao Bill qual é a opinião dele sobre o monopólio.....


20/09/98, 14:31:28: Luiz Augusto E. Guimaraes luizssp@digi.com.br

    Caros(as) Colega,

    Acho que a MS faz monopolio sim e creio que monopolio nao e' so' existir uma opcao de produto, mas sim um produto que detem ESMAGADORA fatia de mercado. Os concorrentes existem, mas nao conseguimos usar, esta e' que e' a verdade... O que adiante ter um documento eletronico que ninguem pode ler em sua maquina por formatos diferentes? Quantas e quantas empresas que inovaram com um bom produto que nao foi obrigada a ser vendida para a MS? Existe alguem aqui que pode afirmar com certeza que se tivesse um otimo produto que seria o estouro no mundo e que colocasse a MS em posicao desagradavel na seria vendida a MS? E pior, que se nao fosse vendida podesse concorrer com ela? Olhem, a netscape e' um exemplo disso... Voces acham que o Internet Explorer vai ser gratuito para sempre? Sinto dizer q nao!! Quando a netscape sair da linha, eles comecaram a cobrar (e caro)! E quando o produto e' mais sofisticado, eles "vende" (DE GRACA!!). O exemplo e' o BackOffice! Ou voces acham q eles vao conseguir vender o SQLServer perante a Oracle, SysBase e Informix???

    Ate mais!


14/08/98, 12:41:43: Lino Rodrigues lrodrigues@bancobrascan.com.br

    Srs.,

    Antes de me aventurar a expor a minha opinião tive o cuidado de ler e refletir sobre as opiniões anteriormente expostas.

    Pergunto: Qual é o monopólio da MicroSoft ? Sistema operacional ? Suite ? Browser ? Rede ?

    A M$ não detem nenhum monopólio ! Para cada produto seu existem vários de outros fornecedores, o que indica, sob a visão da lei e mesmo da língua portuguesa, que não há monopólio, conquistado ou mesmo imposto.

    Onde estão o OS2, Unix-family e Mac-OS ? WordPerfect, Lotus 1.2.3, Netscape, Novell, etc. ?

    Ainda são vendidos ? SIM ! Funcionam no hardware atual ? SIM ! Tem preços competitivos ? SIM ! Atenderiam as necessidades dos usuários ? SIM ! Estão em constante evolução ? SIM ! Estes produtos tem qualidades ? SIM ! Este produtos tem "features" que outros não tem ? SIM ! Estes produtos são compatíveis entre sí, mesmo quando utilizando-se S.O. (ABERTO !) da MicroSoft ? SIM !

    Então, e esta deve ser a motivação deste forum, por que (quase) ninguém os usa ? Ou melhor e mais preciso, por que a cada dia menos pessoas optam por estes produtos ?

    Ou ainda, com muito maior precisão e honestidade, por que a maioria das pessoas está adquirindo produtos MicroSoft, em detrimento de outros considerados muito mais antigos, amigáveis, estáveis, confiáveis, evoluídos, ___________ (escreva aqui o seu adjetivo elogioso) ?

    A resposta honesta a esta última pergunta é, creio, o objetivo. O resto é recalque e inveja.


14/08/98, 12:34:02: Alexandre Alves shark18@hotmail.com

    o efeito que a microsoft traz para o mercado e para os usuários é o mais péssimo sistema de escravidão em que nós como profissionais de informática estamos forçados a nos submeter., veja porque: uma empresa, desenvolve um "sistema operacional" que aos olhos dos usuários parece uma poderosa ferramenta de trabalho, mas que com o tempo começa a provocar sérios problemas no equipamento como travamento constante, falhas de todo tipo, grau e gênero, não dando chance a outras empresas de competir e até colocar no mercado softwares mais desenvolvidos e sem as constantes "falhas" de hardware. isso sem contar que esta empresa, através de seus constantes upgrades de software, força os usuários a trocar de máquina, pois seu computador se torna incapaz de rodar o referido soft. fica uma pergunta: até quando seremos escravos da microsoft ?????


4/08/98, 20:37:59: Sérgio&Valdecir Rosa Bandeira blackghost@unincor.br

    Somos contra o monopólio da Microsoft. Mas vamos ser realistas. Até em que ponto a M$ tem culpa de que grande parte dos usuários, aderiram ao seus produtos? Bill Gates apresentou o que há de melhor. A única maneira de acabar com a novela M$, é as outras empresas se interessarem em fazer produtos bons para os outros sistemas. Por que não o Linux ou Beos?


25/07/98, 23:07:00: Augusto Barros augusto@webcia.com.br

    A Microsoft teve a sorte de estar no lugar certo e na hora certa (desenvolvimento do IBM-PC). Através de seu monopólio nessa arquitetura conseguiu ludibriar uma novo categoria de profissionais de informática, os que nunca trabalharam com computadores que não fossem compatíveis com o IBM-PC. Esses usuários, por nunca terem observado outras arquiteturas, acabam achando que os produtos Microsoft são grandes inovações tecnológicas, por causa da falta de visão e do grande marketing dessa empresa. Se todos pudessem experimentar os produtos de empresas como Sun, IBM, Digital ou Apple, com certeza teriam outra imagem dos produtos da Microsoft. Isso é muito ruim para o mercado, que aplaude uma empresa que apenas copia tecnologias ultrapassadas e não vê os avanços que são feitos por outras, que gastam milhares de dólares em pesquisa.


24/07/98, 12:43:58: Sergio Vianna svianna@fb.suzano.com.br

    Desculpem-me mas o sucesso de Bill Gates e sua M$ é inegável !!! Existe hoje um monopólio sim, devido a diversos fatores que no passado fizeram do MSDOS e das mutações do Windows padrões de fato do mercado, apesar de muitos não gostarem disso. Leia-se incompetência dos competidores (a parceria inicial com a IBM) e o marketing agressivo e a total ausência de produtos alternativos. Muitos dirão que o MacOS sempre foi uma boa alternativa ... Não sei, mas o preço de uma Mac e os aplicativos de office que possuia não davam nem para começar. O que tenho percebido é que a M$ está entrando numa guerra que vai perder: a guerra do mercado de servidores empresariais. A solução Windows NT 4.0 ou 5.0 em plataformas Intel ou Alpha nunca vai atingir uma relação custo/benefício semelhante ao do Unix em Risc ou Intel para ambientes de grande processamento e missão. Penso que a M$ deverá permanecer no mercado desktop com grande participação e enfrentar uma boa briga com o Unix em Intel no futuro. Compatibiliade e sistemas abertos deverão ser uma nova linha de raciocínio na M$. Até lá: viva a livre iniciativa ! Salve Linux !


13/07/98, 07:49:00: Fernando R. Bergamini frbergamini@sti.com.br

    Existe uma grande diferença quando julgamos o monopólio. Existem o conquistado, como o da M$ e o imposto, como por exemplo o da Telebras... A M$ poderia ter sido impedida no início, qdo as gigantes IBM e Apple eram mais fortes no mercado... Elas não colaboraram com o Open System, foram mesquinhas e não acreditaram no crescimento da M$. Eu vejo o crescimento da M$ como um ideal a ser conquistado pelo Bill Gates (e um trunfo tb), que para atingir as suas metas, a informatização como fator de maior qualidade de vida (um contexto pessoal), utiliza de sua fortuna para aglomerar sob seu controle as peças chaves (leia-se empresas de tecnologia) para a realização de seu sonho (conforme já declarado...). Sua fortuna foi crescendo graças a credibilidade que nós usuários demos a esse profissional. De um lado, concordo que somos prejudicados por estarmos sob domínio de uma única fonte de tecnologia, a concorrência que nos trouxe benefícios praticamente não existe, mas a M$ conta com diversos parceiros e uma mente aberta para novas tendências... A M$ e seus produtos evoluem a cada dia... E se a desmembrarem, não vejo vantagens... E não vejo concorretes de peso, afinal não fui obrigado a colocar o Windows na minha máquina e estou disposto a colocar o melhor sistema operacional em meu equipamento, seja qual for o fornecedor... Nada se cria, tudo se transforma... (pense na semelhança entre os S.O. existentes no mercado...) Obrigado!!!


1/07/98, 15:55:32: Alexey Carvalho alexey@blv.com.br

    A MICROSOFT teve o seu papel como grande desenvolvedora de soluções para linha de micro computadores, porém este monopólio hoje, traz grandes problemas a todos, devido a grande queda que ocorreu e vem ocorrendo com os produtos desta empresa. Sei que é extremamente difícil, mas deveríamos boicotar produtos da MICROSOFT, principalmente o tal WINDOWS 98, que pouco traz de vantagens.


1/07/98, 07:45:13: Alexandre dias@zggrey.com

    A Microsoft é uma potência mundial. Bill Gates deve ser um exemplo de Adsministrador pois seus produtos anida que "Pirateados" conseguem ser campeões de venda em todo mundo. Na verdade Gates é um grande estrategista....não é por acaso que se alcança o tamanho da Microsoft, não é?


21/06/98, 19:15:11: Sergio Sampaio ssampaio@sti.com.br

    Onde existir o contato entre usuários e profissionais de informática, sempre os conflitos estarão presentes. Os profissionais de informática devem investir também em uma formação ligada a psicologia, isto é ganhar a confiança dos seus usuários, mas como ?; Fácil , o usuário deve notar uma certa afinidade, semelhança. Para isto devemos utilizar de algumas artimanhas, tais como : Quando você tiver o primeiro contato, procure as particularidades. Ex. Se o usuário(a) ficar balançando a caneta, balance a sua também, mas cuidado, não deixe transparecer um deboche e sim uma semelhança, tente se tornar um igual para ele(a). Se o usuário costuma falar com os cotovelos na mesa, coloque os seus também. Se ele(a) fala e constantemente lhe toca, isso indica uma pessoa afetiva , utilize a mesma técnica... . Isto significa que não basta a formação técnica, existe uma série de outros fatores em que devemos nos reforçar. O próprio Windows , foi concebido a partir de uma técnica da psicologia , a visual. Pensem nisto !!!. Não sou um psicólogo, mas um analista de sistemas que testou e comprovou estas técnicas.


5/06/98, 18:50:45: Leandro Moreira Dias startup@uol.com.br

    Desde a época em que Bill Gates surgiu no cenário da informática, com o seu sistema operacional QDos, seu objetivo sempre foi monopolizar o mercado visto que na época em que ele apareceu, isto já vinha acontencendo por intermédio da IBM. E como todo bom "Nerd", Bill Gates olhou para aquilo como um desafio e acabou desbancando a IBM. Para finalizar, essas ações contra a Microsoft também deveriam ser executadas no Brasil, porque perdemos muito tempo com a "reserva de mercado" e ficamos dependentes de novas tecnologias. Claro que sou contra o monopólio, dele e de qualquer fabricante.


2/06/98, 15:27:41: Ronaldo de A. Ribeiro Ronaldo@tba.com.br

    Não sou contra nem a favor, apenas para encrementar... Cosidero o tio Bill um idealista, um cara que formou uma tremenda estrutura e uma vasta fortuna pessoal de 40 bi, quem ganha nesse jogo: um homem com 40 bi X Governo dos EUA. Para nós pode até ser uma boa isso! Imaginem se o Bill quizesse peitar o governo americano entao resolvesse trocar a sede da MS para o Brasil! Quantos ficariam desempregados por lah? Quantos impostos eles deixariam de arrecadar?


2/06/98, 12:53:28: Freeware Linux@advivo.com.br

    Sou contra qualquer tipo de Monopólio, independente de quem o tenha ou da área. Com relação M$ acretido que eles sejam culpados e o DOJ deva puni-los, pois ninguém pode concorrer com eles, sem ser comprado ou forçado a seguir uma linha que eles queiram. Sou pela liberdade de escolha, todos devemos ter essa liberdade.


27/05/98, 09:27:02: Luciano Pitrez Colares pitrez@pro.via-rs.com.br

    Desmistificar a area de informatica, assim como foi feito com a tv, o video, o homem na lua. Mas como tudo que e desconhecido duvida-se nao vejo tendencia alguma que isto venha a mudar e sim os usuarios concordarao em aceitar e nao raciocinar no que acontece com a informatica e simplesmente um (Jogo)


26/05/98, 09:52:34: ROBERTO MONTAGNER protran@mandic.com.br

    Na minha opinião, o Bill Gates é um dos grandes gênios de nosso século e o monopólio da Microsoft foi conquistado com muita competência e trabalho. Porém, a qualidade do Windows 95 e de seus agregados (Office) deixa muito a desejar e talvez essa hegemonia deva ser repensada.


26/05/98, 08:52:10: Francisco Jr. fxjr@iname.com

    O monopólio da Microsoft pode representar um risco à possibilidade de se criar novos softwares através da imposição de uma forma de utilizar e pensar o computador. Além disso, para o mercado, faz com que se imagine que somente os softwares da Microsoft são os melhores, tirando assim o incentivo a criticas que poderiam vir a motivar o surgimento de melhores softwares. Com isso, não se abrem novas oportunidades.


24/05/98, 17:43:42: Mauricio Rother mrother@plugon.com.br

    A Micro$oft não chegou aonde está por acaso. Acho que eles têm todos os direitos de usufruir dos recursos criados por eles mesmos. Já imaginaram o que seria de nós sem a dupla DOS/Window$?


24/05/98, 17:41:03: Silvio Gregório silviogreg@hotmail.com

    Nosso amigo Bill é um extremo profissional que acreditou no crescimento dos micros computadores, saindo antecipando na tecnologia da informática Agora ele tem total direito de colher seus próprios frutos!!!


23/05/98, 16:43:51: Fernando f.matos@originet.com.br

    A Microsoft possibilitou um crescimento sem precedente para a área de informática, acredito entretanto, que agora a sua evolução deva ser controlada para possibilitar o surgimento de novos competidores.