API - IT Forum

Como melhorar os processos de seleção de TI ?


8/05/04, 17:40:19: Jonas Kaffka jonas@holdenrh.com.br - IP : 200.96.108.***
    Conforme o tópico menciona, como melhorar os processos de seleçao de TI. Posso compartilhar com todos do forum que o mercado de TI está se tornando cada vez mais exigente. Só qualificação técnica já não basta mais. É necessário ao profissional aliar caracteristicas comportamentais que venham ao encontro do que a empresa busca. Nesse aspecto "algumas" consultorias de RH podem ser um grande avanço no sentido de facilitar e agilizar o processo tanto para a empresa como para o profissional. É claro que nem sempre isso ocorre.Podendo atingir objetivos mais rápidos para ambas as partes( empresa e candidato). Poderiamos avançar mais no assunto...

5/05/04, 07:50:47: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Não, eu não leria. A minha idéia de colocar um teste de pré-seleção técnico seria para a pessoa já se tocar que se ela não souber ela não tem nem de enviar. Aliás, as pessoas deveriam se tocar disso sem ninguém precisar falar. Eu estou completamente de acordo que uma posição de "coitado" não ajuda em nada e pega até mal.

5/05/04, 06:06:32: Tavares - IP : 200.100.239***
    Jdaniel, realmente esta difícil fazer uma boa seleção ultimamente. Existe muito profissional disponível no mercado. Muitos são vitimas de faculdades e cursos de informática de baixa qualidade. Alguns tem dificuldade para escrever ou mesmo se expressar. Mesmo a certificação já não garante integralmente a qualidade técnica do profissional.

    A contrapartida disto é que as empresas tomam uma posição defensiva, fazendo exingências cada vez maiores, em alguns casos até absurdas, na tentativa de obter um bom profissional.


3/05/04, 13:34:52: jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Postei o seguinte anúncio no site: Analista de sistemas pleno. Com experiência em: OOA/OOD e modelagem de dados. Desejável conhecimento em sistemas administrativos. Favor enviar CV no corpo do email, mencionando o último salário e o regime de contratação. --- Recebi até agora 107 e-mail com CV anexo em .doc Se você precisa de um analista de sistemas, que vai levantar requisitos junto aos usuários e o cidadão naõ identifica um reauisito básico do anúncio. você leria o CV dele?

2/05/04, 02:04:57: Daniel Cristian danny@estadao.com.br - IP : 200.226.151.***
    Como sugestão, seria muito bom que no site apinfo, houvesse uma padronização dos registros de vagas. Isto poderia ser um choque para as empresas contratantes, mas é necessário para que haja um filtro melhor nos candidatos e vagas. Deveriam haver categorias, tais como Estagiário, Administrador de Redes, Analista de Sistemas, Analista Programador, Programador, Diagramador. A partir daí conhecimentos necessários, mas para Administrador de Redes, conhecimentos necessários de rede, não de Delphi, não de HTML, redes e simplesmente redes. Os empregadores estão nos fazendo acreditar que somos burros, incapazes de conhecer as tecnologias, e estão tornando o mercado repleto de profissionais faz tudo, mas nada de forma excelente. Continuando na reestruturação do site, abrindo um campo de conhecimentos adicionais ou desejáveis, coisas que deveria ter um segundo plano, mas não como atividade principal. Exemplo para um Administrador de Redes, com conhecimentos necessários em TCP/IP, roteamento, LAN e WAN, seriam conhecimentos desejáveis em Linux e Cisco. Por que eu digo isso? Porque quem conhece a teoria pode muito bem se adaptar a uma plataforma de solução qualquer. Se tempo é o problema, então selecione apenas candidatos com os conhecimentos desejáveis completos, se não for problema, avalie o potencial dos que conhecem bem a teoria. Falta um diferencial entre conhecimento de metodologia de construção de soluções e arquitetura de implementação de soluções.

2/05/04, 02:04:07: Daniel Cristian danny@estadao.com.br - IP : 200.226.151.***
    Quanto a um pertil de vaga melhor definido, a nossa área está uma zona; eu conheço banco de dados mas não sou DBA, eu sei programar mas não sou programador, eu conheço redes mas não sou Administrador de Redes, sou o quê? Eu realmente conheço especificação de sistemas, mas onde existe empresa que tem um Analista de Sistemas com esta função? As empresas pedem Analista de Sistemas que programe em Delphi e saiba administrar Oracle, conhecimentos de Java e Servlets no servidor Tomcat, tudo imprescindível. Onde achar um profissional com estes conhecimentos avançados? Provavelmente no inferno, pois a mentira deve ter sido grande pra demonstrar toda esta área.


2/05/04, 02:03:20: Daniel Cristian danny@estadao.com.br - IP : 200.226.151.***
    Outra fraca preocupação na hora de selecionar, é a falta de critério no quesito padrões de desenvolvimento. O leilão de vagas onde se pede para mandar a pretensão salarial, faz com que o profissional em dificuldades financeiras e passível de pedir menos e os profissionais que se auto intitulam sábios e cobram pouco, tomam vagas que poderiam ser de profissionais preocupados em desenvolver sistemas que durem e tenham um mínimo de documentação para sua manutenção. É ridículo competir com um boi bravo digitador de código que cobra R$2 a hora, sendo que eu entrego um programa documentado, com rotina de teste estabelecida e cobro R$30 a hora.

    E a maioria das seleções que participam não estão nem aí, só querem saber do custo baixo. Certo que acabam por pagar depois, mas eu preciso viver, e o que devo fazer? Cobrar menos e ser um boi bravo também ou morrer de fome sem um projeto pra trabalhar? As pessoas que fazem recrutamento deveriam ter um perfil de vaga melhor definido.


28/04/04, 20:44:41: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***

    O exemplo de entrevista seria para selecionar uma pessoa que desenvolveria em delphi/CLX para 3 camadas, por exemplo.

    1 - Qual a diferença entre VCL e CLX?

    2 - O que é .NET? Cite exemplos de protocolos utilizados. Qual sua serventia?

    3 - Qual a diferença entre intraweb e dbexpress?

    4 - Analise o programa abaixo e diga o que faz ...

    Esse tipo de pré-seleção seria muito melhor do que os de hoje, que apenas perguntam a pessoa perguntas subjetivas e o grau de escolaridade...


28/04/04, 20:32:54: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    E pra que tudo isso?

    Para que as pessoas que não se adequassem a vaga já pudessem saber disso e não perdessem tempo fazendo a entrevista... E para que as pessoas que se adequassem, a chance de ir e ter um cara que não sabe nada ocupando seu lugar por que tinha uma capacidade humana talvez até melhor, mas não servia para a vaga por falta de conehcimentos técnicos, seria muito menor do que é hoje...


28/04/04, 20:16:20: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    JDaniel,

    Eu entendo sua posição quando diz que é questão de filtro. Devemos sempre separar o que é ideal do que é factível. Em teoria o que eu disse é lindo, mas claro que algumas laranjas se perdem no meio das boas.

    Contudo, vamos ser sinceros em uma coisa... Hoje o lado técnico está sendo muitas vezes desprezado e não precisava ser assim... Não precisa fazer uma entrevista com cada um. Bote no site uma entrevista virtual que dá uma resposta automática. Isso serve.

    Agora, veja só... Até é uma dica pro pessoal da apinfo, para melhorar os anuncios de vaga... Já viu esses testes de pré-seleção que as empresas colocam? Vejamos um exemplo: 1 - Você tem quanto tempo de experiência com a ferramenta X? 2 - Qual seu grau de escolaridade? 3 - Você sabe muito ou pouco da ferramenta X? E pronto! Puxa vida... Isso lá é entrevista? E é completamente subjetivo. Então não faz diferença a faculdade do cara? E quanto vale o tempo de experiência de cada um? O que significa isso? E quanto é muito para cada um? Uma pessoa que não sabe nada não tem nem ciência do quanto existe, então costuma achar que sabe tudo...





28/04/04, 17:30:26: Marcelo - IP : 200.100.29***
    O problema não é o critério de seleção utilizado pelo mercado. O problema é o excesso de profissionais no mercado, e poucas empresas contratando (lei da oferta e procura). Fazendo uma analogia, seria como se fossemos ao supermercado e nos deparassemos com um monte de laranjas em oferta, escolheriamos apenas as mais bonitas, nem olhamos as que estão embaixo, algumas caem, são chutadas... Agora, se por alguma praga, as laranjas estivessem acabando, o monte seria bem menor e as poucas laranjas seriam logo vendidas por um preço caro. O que acontece no mercado é isso, apenas alguns profissionais são aproveitados, não que sejam necessariamente os melhores, mas foram "escolhidos", como no monte de laranjas...

28/04/04, 14:16:30: jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Mvalle, Apenas uma observação. É tudo uma questão de filtro, se inverter a ordem das coisas o entrevistador técnico vai gastar ½ dia para uma entrevista e um teste. Se ele tiver que entrevistar 500 candidatos, estamos falando em 250 dias úteis fazendo teste. Pobre coitado estaria desatualizado após a primeira seleção. Estando o processo finalizado ele escolhe um candidato e envia ao RH, Daí descobre-se que o sujeito é um desajustado social e ele tem que enviar outro candidato menos técnico para o RH. E melhor deixar para ele ler o CV dos 50 que passaram pelo crivo do RH e decidir testar os 5 ou 10 que ele julgou melhor pela leitura do CV.

    Você já pediu um "programador DELPHI 5 Pleno" e e recebeu 20 caras com Delphi 5 pleno e 500 caras de suporte, php, java, Clipper, cobol etc etc etc , secretariado, estagiário etc etc etc, advogado. Dá vontade de desistir da vaga.


28/04/04, 10:41:37: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Cara,

    Quando alguém bate no seu carro no trânsito, sempre é culpa do cara? Então sempre que você bate é culpa sua? Nunca pode ser culpa do farol ou da má sinalização?

    Eu odeio ter assoprar balãozinho nas entrevistas de RH tanto quanto você! Mas a menina do RH não tem culpa, alguém pediu para que ela fizesse uma seleção e ela fez uma seleção se baseando em RH, não em conhecimentos técnicos, afinal ela nem sabe 1% do que significa as siglas que ela exige no currículo.

    Mas não foi isso que pediram para ela? Ela só está fazendo o trabalho dela. O que é necessário é exigir no processo de seleção entrevistas técnicas além de entrevistas de RH. Na minha opinião, a entrevista técnica deveria ser feita primeiro. Agora, como convencer as empresas a exigir isso na seleção? Pois até agora eles não se tocaram que não estão sabendo escolher os bons profissionais... Fica um monte de gente nessas empresas decidindo se VB ou Delphi é melhor, se é C ou Java, mas nunca se Fulano ou Ciclano.

    Talvez até a regulamentação ajudasse nisso... Talvez não também... Vamos ser mais práticos.


28/04/04, 09:49:34: Fábio - IP : 200.196.22***
    Eu acho que esse negócio de seleção é uma tremenda palhaçada, no final somente vai ter vaga pra quem tem "QI", ou é amigo do diretor da empresa. As empresas só pensam em baixar $$$$ e não estão ligando pra qualidade ou formação do profissional... Quanto a tal "dinâmica" já fiz essa idiotice várias vezes, retorno ???? É melhor nem comentar !!! Ou melhor, tenho uma ídéia, em vez de aprender a programar vamos fazer faculdade de como desenhar "balõezinhos" ou como olhar "figurinhas" pra poder passar nisso. Ah! sim, conhecimento técnico ? não precisa, pra que ?

27/04/04, 21:56:30: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    E o que as meninas do loop tem a ver com a história? Você acha que é culpa delas o que acontece? Eu não acho que o que acontece hoje aconteça por mal. Todos estão perdendo com isso, contratados e contratantes. A melhor coisa é manter a calma e a educação e dialogar com as outras pessoas, aprendendo e ensinando. Isso é o que pode fazer algo mudar.


27/04/04, 21:39:05: Carlos www@uol.com - IP : 200.241.202***
    Vou te contar uma coisa viu, como foi dito lá embaixo, se tem gente da USP e Unicamp não conseguindo vaga por má seleção ou TOTAL falta de conhecimentos daqueles que selecionam, o que dirá daqueles que nem USP e Unicamp fizeram em. Seria melhor exterminar as menininhas do RH, mete fogo em todas, boicotar essas minas pois isso já chegou ao extremo. E quando vc é selecionado querem te pagar um salário que não dá pra nada. E querem que vc continue estudando e se atualizando. Como? se com o salário que pagam mal dá p/ pagar todas as contas e dispesas, ainda tem os cursos? Bem é isso ae, quem tem boa formação tbm tá na pidaíba, o que dira dos demais em!

24/04/04, 14:50:06: MAC Amaral mac_penha@hotmail.com - IP : 201.1.35.***
    Que tal sairmos do LOOP que entramos? Criticamos bastante até a teresa que se mostrou muito corajosa de se "atirar aos leões" para mostrar seu ponto de vista, acho que ai quando descobrimos que profissionais de RH leem nosso forum deveriamos começar a propor um meio em que os 2 lados ganhem em processos seletivos. Como já foi dito poderiamos ser primeiro avaliados segundo aspectos, já que o seriamos de qualquer forma, depois com as milhares de dinamicas e tecnicas que nem sei bem pra que serve, que podem parecer estupidas até, mas assim como a Teresa é leiga em Tecnicas de TI nós somos leigos em tecnicas de RH. Se mostrarmos o que pode mudar, e não só criticarmos, aqueles que vierem passar por um processo seletivo com a Teresa terá um pouco de sorte. Vamos ser mais propositivos, e mostrar que ãlem de sabermos reclamar muito bem, também sabemos soluvionar os problemas. abraços!

23/04/04, 21:04:46: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Se o lado humano fosse mais importante que o técnico, na prática, o pessoal de RH é quem estaria programando, e não nós. Isso eu escrevo e assino embaixo: Hoje em dia o lado técnico é muito subvalorizado. Tenho um amigo que participava de maratonas de programação comigo, entrou em segundo lugar na poli no meu ano (98) e posso dizer que é fera em programação. Entrou na Microsoft. Poucos meses depois ele me disse que foi para a área comercial, pois o lado técnico não era valorizado. É triste...

23/04/04, 21:04:35: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Eu acho que existem pessoas competentes e imcompetentes em todas as áreas. Existem na área de informática e existem na área de desenvolvimento. Por isso não dá pra afirmar nada sobre o "escravos de jó". Eu não vi a entrevista pra poder dizer alguma coisa sabendo só que foi jogado "escravos de jó". Mas uma coisa eu posso dizer: o problema dos processos de seleção não está no RH. Está em se dar um valor muito grande ao H. A Teresa disse que hoje em dia esses outros aspectos são chave para o sucesso de projetos. Bom, eu acho isso errado!! Muita gente vai me jogar pedras por estar dizendo isso, mas que é verdade, lá isso é! Acho que trabalho em grupo e capacidade humana ajuda MUITO! Mas daí a dizer que é mais importante que ser um bom profissional técnico, isso é errado. E aí sim eu acho que a Teresa está pecando, pois ela acha que o potêncial humano tem tanto valor por que é o que ela conhece e portanto consegue dar valor. Para saber dar valor no lado técnico, e é isso o que nós queremos, é necessário que ANTES de sermos avaliados pelo RH (que precisa continuar existindo, pois também tem um papel importante) sejamos avaliados por um BOM profissional extremamente TÉCNICO.

23/04/04, 18:43:07: Analista Jr. - IP : 200.99.***
    Eu entendo que a dinâmica tenha seu papel, mas tem que levar em conta o tema dessa dinamica.

    Não adianta selecionar um profissional de TI para uma empresa do ramo financeiro baseado numa dinâmica onde pede-se que seja feita a rotina de produção de um jornal. Assim só se torna lider o cara que sabe mesmo do negocio (o que não prova nada pra area de finanças) ou o cara que mente melhor (o que pode dar a vaga pro maior picareta do grupo)

    O problema no meu ver não são os critérios (se bem que até eu quero saber, a título de curiosidade, qual a função de se jogar escravos de jó), mas sim a forma como são empregados.


23/04/04, 11:23:50: Jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Tenho visto afirmações neste fórum que pessoal de RH (psicólogos) não sabem nós julgar, mas também tenho visto muitas afirmações do tipo "como um psicólogo pode me julgar em uma dinâmica jogando escravo de jó" Resposta: Faça uma faculdade de psicologia com algumas especializações e você saberá como um psicólogo avalia o comportamento de alguém. Olha o pessoal de TI avaliando o pessoal de RH. Isto vem de encontro com as reclamações dos profissionais de TI, só que na via invertida. Acho que a Tereza está dando boas dicas

23/04/04, 06:34:37: Tereza - IP : 201.0.237.***
    A dinâmica de grupo, quando bem conduzida, é uma boa ferramenta num processo de seleção de TI. Antigamente os profissionais de TI tinham que ter um perfil muito mais técnico, as necessidades de interação com os usuários ou mesmo dependência de outros profissionais de TI, era pequena.

    Agora a capacidade de trabalho em grupo é chave para o sucesso dos projetos. A dinâmica permite identificar características como, por exemplo : Liderança, trabalho em equipe, jogo de cintura, criatividade, dinamismo, clareza de idéias, conhecimento do mercado, visão e etc.


22/04/04, 17:05:28: Jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Pessoal vá para o site abaixo https://www.cwjobs.co.uk fica na inglaterra. pesquise qualquer vaga. será que os anúncios são muitos diferentes dos nossos? Pesquisando pela palavar java me pareceu que eles são mais específicos. pesquisando por developer a coisa me parece bem específica. Alguém sabe algum site do Estados Unidos ?

22/04/04, 15:00:56: Miguel bacilos@ig.com.br - IP : 200.136.89***
    Sou técnico em Informática, faço faculdade de sistemas de informação (3º anos), tenho 20 anos e a 2 anos trabalho com programação. Participei de um processo seletivo para uma grande empresa que não citarei o nome e após ser aprovado em dois exames (verificação de curriculum e teste intelectual), participei de uma dinâmica de grupo onde fiquei jogando ESCRAVOS DE JÓ com vários outros candidatos, foi a coisa mais boçal que eu já fiz na minha vida, após disso não obtive retorno da empresa. As empresas tem que parar com essas babaquices, eu não sei como um psicólogo pode avaliar meu perfil psicológico jogando escravos de jó. Se colocassem um maníaco para fazer isso era capaz dele desempenhar este papel melhor que eu e passar. Fala sério, rsrs. Abraço a todos.

22/04/04, 13:37:30: MAC Amaral mac_penha@hotmail.com - IP : 201.1.105.***
    Galera,

    certa vez me ligaram d euma empresa para me oferecer uam vag de Coordenador de Help Desk, como não poderia deixar de ser fiquei muito feliz, tinha acabado de sair de uma empresa e aquela ligação parecia ser "meu bote salva vidas", só que quando falarm que iriam pagar R$ 360,00 eu nem pestanejei e disse uam sonoro NÂO a pessoa do RH que me ligou disse que aquilo era um insulto e não uma oferta de vaga a um Profissional, jovem mas profissional, e agora me bateu o seguine questinamento: Quantas vezes nós aceitamos vagas onde se tem um RESPONSABILIDADE maior que os valores pagos? e como no meu caso se eu que seria o coordenador receberia R$ 360,00 quanto receberiam os meus "coordenados"? Nós temos que nos unir para evitar que um momento de desespero atrapalha e todos nós!!!! Hoje nós aceitamos um salario menor para responsabilidade maior, mas quando voltarmos ao mercado, se deixarmos aquela vaga pra traz, será que não seremos vitimas de outros profissionais que tambem vão agir assim? Sou de São Paulo e tem muita genet que reclama que os "baianos"(leia-se nordestinos) pegam uma vaga por qualquer valor... e que isso prejudica os outros, será que nós mesmo não estamos sendo esses "baianos"???


22/04/04, 01:37:25: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Ops... Respondi pra Teresa mas quem havia escrito era o "pés no chão" ... :-) Desculpem. Mas de qualquer forma acho que o que eu escrevi continua válido...

22/04/04, 01:35:28: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Oportunidade de crescer é outro ponto que pega. Até que ponto isso é verdade? Eu estou na área há pouco tempo, então posso mudar ainda de opinião, mas vejo pessoas querendo me contratar para muito menos do que sei fazer. Então só ser um bom profissional não basta para ter um salário maior.

    É complicado acreditar que vamos crescer dentro da empresa, e não que a empresa vai ficar com essa história de crescimento (como muitas fazem), para que a gente se mate de trabalhar e fazendo muito mais que o necessário, para que depois a empresa não reconheça isso e a gente se estrepe.

    Pedir para alguém fazer é fácil. Nós, que damos duro, sabemos o quanto vale nosso trabalho. É ruim ser desmerecido. Do mesmo jeito que muitas vezes nós profissionais somos obrigados a entender o lado da empresa muitas vezes, a empresa também deveria entender um pouco mais o nosso lado. Como fazer isso? Criando planos "formais" de crescimento. "O resultado será medido da seguinte forma: Y. O profissional que gerar tanto Y passa a receber tanto, o que gerar..." . Entendeu?

    Perceba que isso nem tem a ver com o RH! Por isso reconheço que muitas vezes vocês acabam sendo alvos das pedras que jogamos, do mesmo jeito que quando batemos o carro por causa de um sinal por vezes botamos a culpa no motorista que está do lado, que também coloca a culpa em nós, tudo por causa do nervoso com a situação. As vezes o verdadeiro culpado, quando existe, nem está sabendo ou está tomando refresco na praia... ;-)


22/04/04, 01:25:28: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Oi Teresa,

    Eu entendo que os profissionais de RH também tem um lado, não tenho raiva de vocês e não julgo vocês. Contudo, a sua terceira pergunta eu creio que posso responder.

    Muitas vezes ficamos com medo de um profissional de RH querer nos contratar para um cargo X em que a empresa estaria pagando $X, sendo que somos 3*X e deveriamos ter um salário $3*X. O que acontece é que é mais dificil para o profissional ficar sabendo quanto as empresas estão pagando e muitas vezes temos de aceitar o que temos. O que nós queremos é que os melhores profissionais tenham os melhores salários.

    Não acho justo que um ótimo profissional de redes, por exemplo, receba menos que alguém de um cargo bem inferior por falha na negociação com o RH. Somos contratados como empresa, certo? Então hoje está assim: meu serviço é muito melhor mas eu não soube cobrar, então recebi menos. Aí é que complica, pois somos "empresas/empregados". Numa negociação com uma empresa maior, a empresa menor sempre vai sair na vantagem, por ter mais recursos. Acho que o salário não deveria ser tão negociável, deveria ser mais toma lá dá cá. Mas é claro que isso é fácil de dizer, não de fazer... :D


21/04/04, 20:00:30: "Pés no chão" - IP : 201.7.42.***
    Tereza

    Continuando a pergunta:

    3) Para que e qual motivo vocês querem saber a pretensão salarial antes mesmo de chamar para uma entrevista, conhecer melhor o candidato, falar para ele quais são os objetivos, se tem oportunidade de crescer...


21/04/04, 19:54:23: "Pés no chão" - IP : 201.7.42.***
    Tereza,

    Sabemos que depois de tantos ataques realmente fica difícil nos entendermos(informática X RH), sabemos que provavelmente você deva ser uma ótima profissional que realmente se preocupa com sua área e funcionários pois se não fosse, provavelmente não iria entrar nesse site de informática, forum e ter paciência de escrever o que você pensa estando N profissionais de informática atacando os processos seletivos que o RH faz. Bom, baseando nisso tenho que tocar em um assunto onde acho que ninguém teve a humildade de lhe perguntar: 1) O porque e realmente porque, depois de um processo seletivo por exemplo com 10 canditados selecionados, vocês do RH não ligam para os outros 9 canditatos(imaginando obviamente que 1 dos 10 foi contratado) dizendo que a vaga está fechada e que infelizmente não foi selecionado mas que guardará o currículo para uma próxima oportunidade? 2) Pra que serve uma dinâmica de grupo? Fazendo isso, o pessoal de RH seria no mínimo humano e cumprindo o seu papel de trabalho em seu setor onde o próprio nome indica: Recursos HUMANOS. Não é sadio para ninguém, mas absolutamente ninguém ficar preocupado, ancioso e muitas vezes horas sem dormir preocupado se vai ser dessa vez que "irei voltar a trabalhar". Faça um favor a todos nós e explique o porque vocês fazem isso, afinal não somos inimigos, vocês precisa de nós.


21/04/04, 15:40:51: Eduardo edualmeida@uol.com.br - IP : 200.100.239.***
    O que mais pega na minha opinião é a pretensão salarial.

    Tem empresa que antes de saber seu nome já quer saber qual é a sua pretensão. Acho isto um absurdo, para saber quanto vou querer tenho que saber quais são os desafios, quais são os benefícios, se vai haver oportunidade de aprendizado ou crescimento, se a empresa esta localizada perto da minha casa e etc.

    Contratar pelo menor salário possível dificilmente significa redução no custo final do projeto.


21/04/04, 14:39:05: Nilton - IP : 200.185.171.***
    Na minha opinião é que somos todos sobreviventes nesse mundo cada vez mais cruel. O péssimo andamento de nosso país se reflete em tudo, principalmente no mercado de trabalho. A exigência de profissionais multifuncionais aumentou absurdamente, a demanda extremamente maior que a oferta dá chance para as empresas requisitarem o máximo do candidato. Concordo com todos vocês quando dizem que um Administrador de Redes não é um Desenvolvedor, tá certo que muita gente conhece bem ambas funções, porém eu duvido que domine completamente as mesmas e consiga se manter atualizado sempre, salvo os bem remunerados que tem condições para custear os estudos e amor por ambas funções. A área de TI é muito complexa, acredito que nós profissionais temos que buscar ser os melhores no que fazemos, no que escolhemos ser. Então, quando uma empresa pede Delphi, XML, ASP, JAVA, PHP para um candidato a Analista de Suporte, com certeza vai chover CV que não se adequa ao perfil, pois são funções distintas e há candidatos que acham que os selecionadores serão flexíveis, que poderão desconsiderar alguns requisitos, que só pediram isso tudo por terem certeza que se encontrarem um profissional multifuncional assim não irão precisar contratar dois, o que é raro encontrar, mas na atual situação em que estamos, é possível. E o desespero pela necessidade de trabalhar também fala alto. Portanto, vocês empresas de RH não adiantam reclamar, pois continuarão recebendo muitos CVs fora do perfil exato.

21/04/04, 13:50:11: Gregor gregor@rosetch.com - IP : 200.215.84***
    Na minha opinião É necessário que o recrutador tenha um bom conhecimento na àrea de TI,e nas relações interpessoais, e que haja menos burocracia nos processos de seleção .

21/04/04, 00:43:27: Alexandre Lima aasdelima@yahoo.com.br - IP : 200.204.134.***
    Estive fazendo uma pesquisa sobre melhoria nos processos de TI e concluí.

    Aplicar a metodologi Six Sigma e ter um gerente de processos com formação em PMI...e pronto.


20/04/04, 22:01:22: Tio Bio developer@cidadeinternet.com.br - IP : 200.234.50***
    - O Psiquiatra, saiu para jantar.....

    - Já volta !!!





20/04/04, 16:30:52: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.155.98***
    Infelizmente, o comentário abaixo da selecionadora, deixa claro o que alguns já falaram. Não sei a pessoa de RH tem que ser especialista em TI, mas também não precisa ser nível "zero a esquerda". Porque não tem jeito, vaga na construção civil, faz fila na frente da obra. Vaga na área de TI, enche o Inbox do selecionador. Se o cara começa a chorar porque recebeu mais de 100 currículos para uma vaga de TI, então vai trabalhar na Gelre mandando o pessoal preencher ficha de emprego.

20/04/04, 12:26:19: Marcelo - IP : 200.100.29.***
    Concordo com o Drummer. Não que o selecionador tenha que ligar para todos que participaram do processo de seleção, não é isso. Um exemplo de ÉTICA é o de uma seleção que participei. A selecionadora avisou que se não ligasse até o fim daquela semana, outro candidato seria escolhido, teve EDUCAÇÃO e me tratou com ATENÇÃO. O que não concordo é com a clássica resposta "Aguarde que entraremos em contato..." Quando? Não entram em contato nunca, fazendo a gente de idiota... Outro aspecto humilhante ocorre quando o entrevistador acha que não temos o tal "perfil" e humilha, mandando a gente estudar e se atualizar para uma vaga que é inferior a nossa capacidade (aconteceu comigo na USP), sendo que a vaga era para técnico de informatica e o entrevistador era médico, saí de lá humilhado, sentindo-me um analfabeto, após ser aprovado em várias provas, levei essa. Engraçado, mas sempre que vou ao supermercado e vejo o pessoal escolhendo laranjas em oferta naquele baita monte, com laranjas caindo no chão e sendo chutadas, lembro dos processos de seleção... Floyd explica.

20/04/04, 10:43:24: Nobody - IP : 200.182.214.***
    Eu postei o anuncio abaixo na semana passada, mas, acho que nem o moderador deste forum soube ler, pq ele retirou do forum, talvez considerando como ofensivo Pessoal. Vamos aprender este idioma gostando ou não! ele é um pre-req para atuar em TI<br> ***** Hi guys, what do you make of it ? char msg [ ] = { 78, 111, 119, 32, 72, 105, 114, 105, 110, 103 } ; ***


20/04/04, 09:56:34: Drummer - IP : 200.251.24***
    Ô Tereza, vê se presta atenção: os profissionais de informática querem retorno após terem participado sa seleção, ou seja: entrevista técnica + dinâmica (sem sentido) em grupo, e não apenas por mandarem CV`s (como o Ricardo citou aí abaixo). Já pensou responder os 500.000 envios de CV`s. É melhor responder aos 20 que participaram da seleção, não acha? Viu como profissionais de RH e grupos de contratantes não conseguem pensar? As empresas tinham que contratar Analistas de TI até para trabalharem nos RH`s, pois tá provado aí, pela Tereza, que os atuais profissionais de RH não pensam, logo, não podem existir.

20/04/04, 09:36:01: Ricardo rapaz29anos@ig.com.br - IP : 200.207.188***
    Gostaria de responder a nossa colega Tereza, o retorno que nós profissionais de informática buscamos, diz respeito ao retorno que deveria ser dado após as entrevistas e testes que o profissional realizou. Uma vez que o pessoal que trabalha com recrutamento, tem por obrigação, dar esse retorno. É sem dúvida um direito do candidato receber uma resposta quanto à seleção que participou. E digo mais, o pessoal de RH não está fazendo favor nenhum a ninguém dando feedback do processo, e sim cumprindo com a obrigação da função.

20/04/04, 06:37:55: Tereza - IP : 201.0.237***
    Vejo que muita gente reclama da falta de retorno. Trabalho com recrutamento. A quantidade de candidadtos sem o perfil desejado que respondem a vaga é muito grande, não tem como ficar retornando a todos. Caso a vaga seja para Gerente de Sistemas, recebemos curriculos de digitadores, estagiários e etc, se a vaga é estágio para Manaus, recebemos curriculos do Brasil inteiro.

    Tem gente que acha que fazendo spamn do curriculum vai aumentar suas chances, na realidade o que conseguem é prejudicar o trabalho de seleção.

    Quando somente os candidatos qualificados se inscreverem para uma determinada vaga, sera possível ter um processo de melhor qualidade, respeitando mais os profissionais que estão participando.


19/04/04, 23:15:09: pepeu pe@ig.com.br - IP : 200.234.4***
    Sem empregos, ou trabalho não teremos processo de seleção que justifiquem, infelizmente a nossa realidade caminha para isso... UM LUGAR DE DESOCUPADOS!!!

19/04/04, 12:06:12: MAC Amaral mac_penha@hotmail.com - IP : 201.1.83.***
    Li o forum antes de postar essa mensagem, e percebi 3 coisas Distintas, que são: 1) RH: Profissionais que desconhecem o basico sobre as ferramentas que usamos no mundo de TI nos avaliando, e tambem a falta de Consuderação de nem ao menos ligar para avisar do por que voce naum foi chamadoa vaga; 2) Profissionais Bombril: Nos oferecemos para fazer de tudo mesmo quando só ouvimos falar de uma ferramenta/tecnologia nova dizemos que somos especialistas, isso se deve a um fator nós aprendemos rapido qualquer coisa de TI quando queremos, e no fundo todos sabemos disso. E vagas onde Atendete de Suporte e Analista de Suporte Pleno nãos e diferenciam nãos e enquadram no mesmo patamar?; 3) União: Somos uma categoria unida?, existem sindicatos que nos represente?. Precisamos nos unir e acabarmos, nós com as distorções do mercado como vagas que deveriams er uma coisa e são outra, a remuneração seria organizada e teria que ser respeitada até por essas consultorias que ganham muito sobre cada um de nós. MAis uam coisa esse sindicato teria como dizer quais vagas são para profissionais Universitarios e quais para tecnicos ou especialistas, e o melhor de tudo poderia dizer o que pode ou não fazer um estagiario. Se tiver gente suficiente eu ajudo a tocar essa ideia, a documentação eu tenho pois peguei no Ministerio do trabalho, vamo galera.. UNIÂO!!! UNIÂO!!! UNIÂO!!! Fica meu e-mail para os interessados! mac_penha@hotmail.com

19/04/04, 11:49:23: Alex alex@alex.com.br - IP : 200.207.158.***
    A melhor forma de melhorar os processos de seleção, é pagar o valor que um profissional com o perfil da vaga vale, pq enquanto as empresas tiverem pagando um lixo de salario, terão profissionais lixo para trabalhar...

19/04/04, 11:44:16: MAC Amaral mac_penha@hotmail.com - IP : 201.1.83.***
    Li o forum antes de postar essa mensagem, e percebi 3 coisas Distintas, que são: 1) RH: Profissionais que desconhecem o basico sobre as ferramentas que usamos no mundo de TI nos avaliando, e tambem a falta de Consuderação de nem ao menos ligar para avisar do por que voce naum foi chamadoa vaga; 2) Profissionais Bombril: Nos oferecemos para fazer de tudo mesmo quando só ouvimos falar de uma ferramenta/tecnologia nova dizemos que somos especialistas, isso se deve a um fator nós aprendemos rapido qualquer coisa de TI quando queremos, e no fundo todos sabemos disso. E vagas onde Atendete de Suporte e Analista de Suporte Pleno nãos e diferenciam nãos e enquadram no mesmo patamar?; 3) União: Somos uma categoria unida?, existem sindicatos que nos represente?. Precisamos nos unir e acabarmos, nós com as distorções do mercado como vagas que deveriams er uma coisa e são outra, a remuneração seria organizada e teria que ser respeitada até por essas consultorias que ganham muito sobre cada um de nós. MAis uam coisa esse sindicato teria como dizer quais vagas são para profissionais Universitarios e quais para tecnicos ou especialistas, e o melhor de tudo poderia dizer o que pode ou não fazer um estagiario. Se tiver gente suficiente eu ajudo a tocar essa ideia, a documentação eu tenho pois peguei no Ministerio do trabalho, vamo galera.. UNIÂO!!! UNIÂO!!! UNIÂO!!! Fica meu e-mail para os interessados! mac_penha@hotmail.com

19/04/04, 10:46:54: Carlos Oliveira - IP : 200.155.98***
    Apesar das opiniões distintas, em geral, acho que concordamos que as consultorias são uma espécia de "mal da área de TI". Não tem jeito, do mesmo jeito que o intermediário explora o agricultor, as consultorias exploram os profissionais de TI. O pior é a postura de te colocar nas fogueiras e ainda dizer "vai ser bom para sua carreira" ou "você vai aprender com a experiência" ou "se vc não fizer alguém vai fazer no seu lugar". As consultorias são as que mais ganham dinheiro vendendo "nada". Apenas alugando material humano.

19/04/04, 10:38:56: Drummer - IP : 200.251.24***
    O que eu quis dizer é que as empresas querem contratar um Ronaldinho para participar do mundial de futebol, do mundial de volei, do mundial de basquete, do mundial de peteca, do mundial de dominó, do torneio de tenis, de ping-pong, e tem que se virar para participar de todos os jogos. E aí dele se não ganhar... Vem a desculpa: "A empresa está com problemas, teremos que cortar alguém..."

19/04/04, 10:34:28: Marcelo - IP : 200.100.29***
    Concordo com o Drummer, este problema não ocorria há dez anos atrás, pois haviam funções distintas:programador, analista de sistemas, analista de suporte, gerente... SÓ... Hoje é uma sopa de letrinha analista de suporte com experiencia em clipper, Delphi, rede, windows, linux, cobol e com certificação CISCO e academia SAP... Isto ocorreu devido a a saturação do mercado e as consultorias de TI que fazem exigencias absurdas, quando o mercado não era terceirizado não era assim.

19/04/04, 10:22:56: Drummer - IP : 200.251.24***
    Ô Jdaniel, daria pra vcs (contratante, RH de empresas) entenderem, e ensinar para as empresas de RH picaretas que selecionam "analistas", que desenvolvedor/programador desenvolvem sistemas, programas, exe`s (executáveis), quem cria sites são Web Designers, e quem trabalha com estruturas de informática, redes, suporte a redes, suporte a TI, suporte a softwares, suporte a hardware, suporte a sistemas em geral (TI e Telecom) são chamados Analistas de Suporte, ou Analistas TI, ou Analistas de Microinformática, não importa o nome, o que importa é que esses profissionais não desenvolvem, entendeu? Quando pedem analistas que saibam HP-UX e Java Script, é a mesma coisa de pedir um jogador de futebol que saiba jogar volei. Os dois são esporte, mas diferentes. Deu pra entender? Será que essas minas de RH om curso superior não entendem uma coisa básica como essa? É inacreditável o que lemos nos anúncios de jornais...

19/04/04, 09:31:14: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.155.98***
    De certa forma, existe um ciclo vicioso, quem nunca falou que trabalharia com uma tecnologia que sabia apenas "mais ou menos" ? Qual gerente que nunca precisou de um trabalho, e antes de pensar em contratar, perguntou para o estagiário se ele não poderia fazer ? Às vezes nós podemos nos sentir como o "profissional" que é deixado de lado, mas também às vezes somos o "estagiário" que sabe mais ou menos e diz que é especialista. E então dá no que dá, programador fazendo modelo de dados, DBA segurando servidor, atendente de helpdesk fazendo documentação funcional, etc. São estas distorções em nossa área que criam o folclore do "todo projeto é assim mesmo". Desta forma, contrata-se profissionais mais pelo que "custam" do que pelo que "valem".

    Um abraço a todos.


19/04/04, 01:23:08: Desistindo - IP : 201.7.48***
    Durante 3 anos de minha Faculdade com duração de 3 anos, em todas as entrevistas, eu só ouvi: "Aguarde que entraremos em contato" Até hoje me lembro de um selecionador, que foi minha primeira entrevista quando entrei na faculdade, que disse que ia ligar... até hoje, 2004 não ligou. Mas o problema é que foram e são tantos "Aguarde um retorno" que muitas vezes dá vontade de mudar de área. Só no ano seguinte após a conclusão da Faculdade, foi que consegui um emprego, mesmo assim foi por poucos meses, mas o suficiente para mostrar que fui e sou capaz, o único porém é que é impossível mostrar a capacidade para alguém que não quer dar nem uma chance para isso.

18/04/04, 23:57:46: God_Mokona god_mokona@hotmail.com - IP : 200.158.7***
    Well põe no lixo esses processos de seleção que envolvem certificação e faculdade , isso já é norma quem não tem faculdade ou alguma certificação tá fora do mercado Agora no mundo de TI o que vale é a capacidade de aprendizado da pessoa e de como ela conseguirá aplicar as novas tecnologias , que agora surgem a cada dia mais rápido , no serviço pelo menos na minha opinião

18/04/04, 21:30:04: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Eu também acho que faculdade é bem mais importante que certificação, a não ser que o cargo exiga somente que a pessoa receba ordens diretas e execute, tais como: "Faça um programa que leia uma arquivo X, execute o processamento dessa forma F e tenha como saída uma resposta S". Daí a pessoa precisa saber programar, só isso. Já para cargos em que são necessárias tomadas de decisão, a faculdade normalmente oferece mais formação. Mas faculdade sem um bom ensino médio e primário também não adianta muita coisa...

18/04/04, 01:08:33: Consultor da VIDA consultordavida@hotmail.com - IP : 200.158.21.***
    O que acontece atualmente, até mesmo pela atual conjuntura é: TODOS manda curriículo para TODAS vagas, até mesmo para aquelas que nã se encaixa! Ai caimos na idéia: Se der sorte eles me chamam! Poxa pessoal não é assim, isso apenas atrapalha o pessoal de RH. Pouco tempo atrás fui a uma entrevista com outros 11 concorrentes, um momento a pessoa do RH informou que recebeu 580 currículos, mas nem 50 tinham perfil exigido, lembrando que existia apenas 1 vaga, imagina vc agora no lugar da moça do RH?! Para aqueles que pensam que certificação é mais importante que faculdade, vão em frente! E vcs irão se tornarm ostras do mercado, com mentalidade e conhecimento fechado e restrito a determinada área, sem lembrar que dificilmente ocuparão cargos de gerência em uma grande corporação, e morrerão como eternos técnicos "carregadores de piano", é isso que vcs querem pra vida? Faculdade, Inglês e Espanhol fluente, Experiência, Certificação, etc tudo isso ficou mais acessível. O que conta agora é a sua criatividade para se sobre sair a determinadas situações, por isso o motivo das Dinâmicas de Grupo, que aliás que só fiz uma até hoje e passei! Dinâmica de Grupo é o momento em que o RH e seu futuro gestor, analisarão aqueles que eles vão com a cara! Meus pais que trabalharam com isso sempre falaram, que os funcionários com mais problemas sairam de dinâmicas de grupo.

17/04/04, 22:50:24: Fabio flcg_2003@yahoo.com.br - IP : 200.158.199.***
    É verdade que o mercado de TI é por demais competitivo, e muitas vezes a seleção e recrutação de profissionais são injustas. A 30 anos atrás, quem tinha uma graduação era um cara sábio, cheio de conhecimentos e um mestre no que fazia. Já hoje em dia, qualquer um faz um faculdade. As empresas precisam filtrar seus métodos de seleção, a capacidades específicas na área em que o profissional vai atuar dentro do local de trabalho. É necessário que as dinâmicas incluam problemas em que os candidatos devem apresentar soluções. Problemas técnicos que ocorrem dentro da empresa e que a área de TI é crucial nesse ponto. Para finalizar: apenas canudos, não levam profissionais ao sucesso, mas sim competência profissional e flexibilidade unidos com inteligência.

17/04/04, 21:29:40: DANTE - IP : 200.100.248***
    No final de toda entrevista seja ela dinâmica de grupo ou individual: "Aguarde que entraremos em contato."

17/04/04, 15:19:00: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Pra quem disse que a classe tem de ser mais unida, eu concordo. O que eu quis dizer com "faculdade não quer dizer nada" é que hoje em dia o aluno consegue passar na faculdade mesmo sem estudar, mas não consegue passar no mercado. Acho que faculdade hoje é exigida pelo mercado e já é um pré-requisito, não é mais um diferencial. Além de ter faculdade, você tem de ser bom no que faz... Capacitação é tudo. Não _apenas_ a faculdade. Eu também acho que as empresas deveriam fazer ofertas sem saber o quanto estamos ganhando. Empresas vem de fora pra cá para pagar 10 vezes menos pelo mesmo profissional que contratam lá fora... E agora estão querendo pagar 20 vezes menos. Eu acho que os salários tem de aumentar ou essas empresas tem de sair para deixar o mercado interno se fortalecer. Estão muito mesquinhas. Quando a ser especialista, eu acredito no "pensar globalmente, agir localmente". Abraços


16/04/04, 13:36:27: AlexandreM - IP : 200.207.116***
    Há uma coisa que acho anti-etico: Quando a empresa pergunta sua pretensão salarial e não faz uma oferta de forma alguma. Vc é obrigado a falar quanto ganhava nas empresas onde passou, quanto quer ganhar e eles não falam nem o salario nem os beneficios. Acho que ta na hora de usar um pouco de ética. Na proxima vez que me perguntarem a pretensão salarial vou colocar R$25.000,00 e todos os privilegios possiveis, caso não seja possivel façam uma oferta e chegaremos num acordo.

16/04/04, 12:39:22: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.155.98***
    Este é apenas um causo: o analista fala para o gerente que precisa de um programador, o gerente fala que tem um, o analista verifica o perfil e fala que pediu um perfil ASP e o programador conhece Java... Aí o gerente responde: "ué, ele não sabe algorítimo ? tem que programar em qualquer coisa"..... muitas vezes é esse tipo de "cabeça" que executa a seleção de profissionais de TI....

16/04/04, 12:05:36: Eduardo luiz.melo01@bol.com.br - IP : 200.212.208***
    Pessoal, Estamos vivendo na área de TI, principalmente nas consultorias a verdadeira reinvenção da idade média. RH é um trabalho sério que realizado por profissionais competentes se torna o braço direito de qualquer executivo de TI. O que vemos em 99,9% das consultorias são crianças fazendo atendimento a profissionais altamente especializados e que pelo alto investimento feito em suas carreiras mereceriam mais respeito. A Associação Brasileira de PRofissionais de RH tem por obrigação fiscalizar atribuindo uma certificação para os Profissionais de RH para que estes possam atuar (assim como nós) neste e outros ramos especializados. Aqui fica o alerta para as consultorias de TI. Abram os olhos e melhorem o seu RH (principalmente no que se refere a retorno sobre a entrevista ou sobre a candidatura). Os empresários estão evoluindo e em breve não haverá espaço para negligencias relacionadas ao capital intelectual. Profissional mau recrutado é prejuizo na certa, perder um bom profissional é prejuizo dobrado.

16/04/04, 10:31:21: Indignado ricardo_esteves2002@yahoo.com.br - IP : 200.158.112***
    Fala Macacada !,

    A pergunta as vezes que eu me faço é "Será que vou participar de um processo de seleção ?!"

    Ja participei de seleção na IBM,ERICSSON,UNILEVER e na boa, Testes de ingles, racicionio lógico, redação, a tal famosa palhaçada que é a Dinamica de Grupo que no meu entender não presta pra nada, você imita passarinho, dança, canta, estoura bichiga, faz desenhos, pelo amor de Deus. A seleção teria que ser um painel de negocios, um teste pratico para quem é tecnico, mas não, vc tem que dançar numa sala, cantar, fazer deseinho para mostrar que vc TRABALHA EM EQUIPE !!!

    Mas no final de tudo isso, a mesma vaga ja esta arrumada porque algum Gerente ou Diretor esta indicando a pessoa que esta do seu lado. De que vale vc ter CAPACITAÇÃO, FALAR 2 IDIOMAS FLUENTES e perder a vaga para um mané que conhece um Pistolão ?

    Infelizmente......é a vida......não parem de se capacitar...de estudar...conhecimento vale ouro....porem...mudem o foco.....partam para a ignorância.....se você nao entra pela porta da Frente....entre pela porta dos fundos......no bom sentido....

    FUI !


16/04/04, 08:38:11: Andre armendes75@hotmail.com - IP : 200.232.12***
    Pessoal, Eu acho que encanto as empresas que contratam e o pessoal de RH, nao souberem diferenciar uma pessoa que trabalha com área de estrutra (redes, suporte, servidores) daqueles que fazem desenvolvimento (analista de sistemas, programadores, etc..) e outras funções a coisa só vai piorar cada vez mais, pq hoje oque eu vejo nos anuncios, é que a pessoa que trabalha com administração de redes (um exemplo) precisa saber programar, criar sites, etc... Será que as empresas quye contratam, o pessoal de RH, etc.. nao conseguem ver que é impossível um administrador de rede ser tb um desenvolvedor e é facil de citar o pq disso para que se eles leem esta msg aprendam: 1) as suas responsabilidades como adm de redes sao muitas para manter o sistema 99% funcionando, atualizações, verificações de log, backup, anuncio de virus, etc.. (toda todo o tempo, como fazer desenvolver alguma coisa) 2) cursos, so os de adm de redes ja sao caros, mesmo trabalhando é dificil conseguir fazer, imagina desempregado 3) Uma area de atuação ja tem muitas teorias, e conhecimentos que vc precisa saber, quanto mais de 2 ou 3 areas. e muitos outros que podeia citar aqui. Por isso que cada vez mais nao existe profissional espécializado e eficiente, e as empresas tem cada vez mais problemas com a parte d einformatica. RH e empresas pensem nisso.

16/04/04, 08:23:03: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Desanimado,

    Eu acho um problema sério esse o seu, até por que é o da maioria. Mas o seu problema não se resolve com emprego, se resolve com capacitação. Como você vai conseguir é problema e eu acho que a solução é dar oportunidade para você conseguir. Mas conseguir emprego sem capacitação eu também sou contra. E faculdade pra mim não quer dizer nada...





15/04/04, 22:21:40: Desanimado Pessimismo ou realidade? - IP : 200.100.62***
    O problema é a falta de respeito com que são tratados os profissionais atualmente pelos "selecionadores", que acreditam fazer o FAVOR de escolher seu curriculo e convocar para uma entrevista, sendo que nem dão retorno após a mesma. Não apenas na seleção, mas após sermos contratados, somos descartáveis. Isto devido a saturação de nosso mercado, que cobra exigências absurdas e uma enorme pressão (vide os anuncios que pedem "habilidade para trabalhar sob pressão", publicados aqui mesmo..). Não seria melhor então sermos agentes penitenciarios ou guardas da FEBEM, por exemplo? Alguns aqui dizem que é necessário investir em cursos, certificações, idiomas, etc. Como? salvo os abonados que estão BEM empregados e tem TEMPO E DINHEIRO para investir. Como um desempregado de nossa area, vai bancar com recursos próprios uma academia SAP, por exemplo? Ganhando na sena? Quem, a duras penas como eu, nasceu na periferia, estudou em colégio público, pagou sua faculdade com sacrificio, conseguiu empregos sem ter "QI" de ninguém, é fragil como um pardal, nas "panelinhas" de nossa area, e sofre a tal "pressão", infelizmente . Finalizando, este negócio de teoria de Darwin no mercado, como disse alguém aqui, é lei da selva, que não se aplica a seres racionais, ou por esta lógica, sairiamos matando uns aos outros.


15/04/04, 22:19:41: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    JDaniel,

    Acho interessante você colocar sua opinião aqui pois isso deixa o fórum mais interessante. A partir do momento que você olha pelo lado de quem entrevista, pode nos mostrar coisas que não estamos enxergando. Eu mesmo gostaria de entender pelo menos um pouco a mente de quem é responsável pelos processos seletivos. Imagino que a maioria dos motivos deve ser política interna da empresa. Dessa forma, eu gostaria de perguntar o que você acha sobre a parte técnica ser mais importante que a parte pessoal e da subvalorização técnica atual. Outra coisa que me despertou curiosidade sobre como pensa alguém responsável pela contratação é sobre os chamados "programadores de verdade". Há muito tempo se define (usando agora o termo programador, mas apenas por motivos históricos, o ideal seria desenvolvedor) um programador comum como aquele que simplesmente conhece o resultado prático da programação, ou seja, o efeito, ele sabe que se digitar isso vai sair churiço. Programador de verdade seria aquele que sabe tudo o que o computador fez para acontecer o efeito. Hoje, comparações semelhantes podem ser feitas para analistas, bas, etc. Você acha que o head hunting de hoje faz essa distinção?


15/04/04, 17:11:36: Jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Drummer, O Único que contrata e não é contratado é o dono do capital, o que não é o meu caso, portanto, também tento me manter atraente para o mercado.

15/04/04, 16:55:16: Drummer - IP : 200.251.24***
    Claro que vcs sabem que qdo citei QI = quem indica, né?

15/04/04, 16:53:21: Drummer - IP : 200.251.24***
    Todo mundo escreveu, comentou, e pra mim, quem está mais de acordo com a minha opinião é o Marcelo. O JDaniel está certo em algumas partes, mas está olhando apenas de um lado (o seu, como contratante). As consultorias estão detonando os bons profissionais, e arrasando com o mercado de TI, com suas dinâmicas sem sentido, e as empresas acabam contratando profissionais se desvio de caráter nenhum, bons dialogadores e gente boa, mas que não sabem utilizar um vetor no sistema, ou migrar Windows pra Linux, muito menos trabalhar em Unix ou configurar um Qmail, por exemplo. Como ficam os analistas que sabem mas não tem QI nem amigos dentro das consultorias?

15/04/04, 15:20:32: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.155.98***
    O problema de melhorar o processo seletivo é diminuir os lucros das consultorias. E ninguém quer isso. Por que uma Empresa vai contratar diretamente um profissional PJ por $30/hora, se a consultoria "body-shop" oferece o "mesmo" profisional com toda "estrutura gerencial" (essa é a pior parte) que a consultoria oferece por apenas $60/hora. E é claro que a consultoria vai contratar (via cooperativa ou PJ) um estagiário de $10/hora. E se o projeto não der certo, a culpa sempre é do gerenciamento do cliente. Antigamente nós tínhamos de conhecer a sopa de letrinhas de TI. Agora temos que conhecer também a sopa de letrinhas das consultorias. É complicado lembrar o nome da consultoria quando alguma liga: MJV, ABC, Z3Y, 2RP, ABC, MJK, HKL, DP, 2VVM, A&R, AFR, WS, WK, SSI, KCL, etc.

    Isso é pior do que programar em Assembler !!!


15/04/04, 11:22:19: jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Marcio Andrade concordo com quase tudo o que você colocou, apenas discordo da necessidade de o head hunter aprender tecnologia. Acredito que ele tem que pegar os requisitos do cargo com o pessoal de TI. O problema é que o pessoas de gerencia de TI está tentando contratar funcionários BomBril++ com 1001 utilidades e algumas mais. Daí pede gerente de projeto com características de desenvolvedor, DBA, Administrador de Rede, e com conhecimento em faxina além de conhecer meia dúzia de business. O que me assusta é que isto tudo me parece filtro exatamente pq temos mais oferta que demanda.

15/04/04, 10:49:46: Jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Marcelo, acho que você está levando para o lado pessoal,Infelizmente você está se considerando lixo, eu não disse isto, na verdade antes deste e-mail eu nem havia citado nomes. Quanto ao Inglês está é a minha opinião, não é uma lei, mas eu se fosse você trataria de aprender esta língua gostando ou não. Faz o seguinte avalia o teu perfil profissional, liste as suas prioridades e vai se preparando, pq nosso mercado está parecido com o mercado de engenheiro civil na década de 80, onde todo mundo era engenheiro desempregado, e em regime de escassez sobrevivem os mais fortes, Darwin já dizia isto. Como o tema do fórum é como melhorar o processo de seleção, e uma seleção se faz com duas partes, sendo uma o contratante a e outra o contratado, qualquer processo de melhoria passa pela melhoria dos dois lados. Eu não entrego a entrevista técnica para um profissional de RH, mas, certamente deixo a cargo deles a parte da seleção onde se descobre desvios de personalidade, por exemplo, pq um profissional de TI interage com seres humanos de vez em quando, não apenas com máquinas como nós técnicos pensamos.

15/04/04, 10:36:55: Marcelo - IP : 200.100.29.***
    Não sei se este tal de Jdaniel seleciona pessoas, mas caso positivo, estamos mesmo bem servidos, ou como ele diz, somos coitadinhos na lata do lixo. Claro que existe portugues técnico, na area médica, na area juridica, engenharia, etc, o que não quer dizer que todos que falam portugues fluente conhecem termos juridicos, por exemplo... Deixa prá lá, deixa eu voltar para a lata do lixo e ficar esperando uma vaga decente na nossa area...

15/04/04, 09:48:36: jdanil - IP : 200.182.214.***
    Amigos, Se olharmos a relação capital trabalho da forma que ela deve ser vista, ou seja, como uma relação de compra e venda de mão-de-obra. e se não vendêssemos nossa mão-de-obra a preço de banana, nós teríamos um mercado mais sadio. Sou tanto profissional de TI quanto vocês, comecei minha vidinha lá na pré-história, na época da reserva de mercado, usando máquinas Brascom com Unix like, passando por CP/M, Unix V, dos, Netware, Windows, HP-UX e linux.. Na parte de programação comecei também lá na pré-história com Cobol, Dbase, Clipper, Dataflex, Delphi e Java, alem de alguns bancos padrão SQL, portanto como alguns sugerem não sou um selecionador meia boca, na verdade hoje eu sou um gerente de tecnologia que gosta muito de meter o pé na lama (por a mão em código). E para quem duvida que quando fazemos um anúncio vem 80% de lixo é só fazer um em www.apinfo.com especificar corretamente a vaga e se preparar para perder horas lendo lixo. Para que disse que não sei diferenciar inglês, realmente não acredito que se parta do específico para o genérico. Não conheço ninguém que leia português técnico sem saber o português. Também acredito que inglês é pré-requisito para profissional de TI. Principalmente pq é em inglês que os produtos nascem, portanto a primeira fonte de conhecimento é nesta língua, principalmente em lista de discussões. Finalizando o que eu desejo mostrar para os meus amigos é que quando assumimos a posição de “coitadinho” estamos prontos para perder.

15/04/04, 00:48:36: Marcos Paulo mpesouza@ig.com.br - IP : 201.1.37.***
    Espero que todos tenham um bom dia. Vocês estao discutindo sobre processo de seleção... Ta... Se vcs procurarem irao ver que dei minha opiniao a 2 dias atrás, e o que disse... Desenhe uma arvore!!! Arvore possui raiz, chão, copa, vida e enfim possui segmentos reais que não podemos esquecer... Não sei mas este teste psicológico me pertuba, em todos os lugares que vou, acho que o pessoal me acha cara de madeira, ou então parecido com arvore...

    Vou comentar sobre a vaga: Analista de Suporte Trainee, exigencias, todas as que vocês imaginarem... Pessoas concorrendo com a vaga... uns 30... dinamica... Encher bexiga, e desenhar uma arvore... Salário PJ R$ 1200.00, pouco ou não... Talvez não para um trainee... concorrentes... formados pelas melhores universidades PUC, USP, Makenzie, entre outras... detalhe todos com grandes experiencias...Servidor UNIX, Novell, entre outros...Agora é certo um profissional deste concorrer a uma vaga desta... Suporte a hardware e Office? Respodam


14/04/04, 22:59:49: Marcio Andrade andrade@softhome.net - IP : 192.193.210***
    Uma ressalva aos comentarios, acredito que acabamos fugindo do assunto principal, seja por "ganchos" ou por desabafo.

    Como melhorar os processos de seleção de TI ? Temos que lembrar que o processo em si é feito pelo setor de RH, seja ele tercerizado ou não, e devemos lembrar que este setor raramente sabe diferenciar o mouse da webcam, mesmo porque, seu knowhow é voltado para outra área.

    O que me pergunto hoje em dia é qual o knowhow deles ? Listo aqui algumas caracteristicas de anuncios e situações que poe em xeque a capacidade deste setor de executar um processo de seleção para a área de TI:

    Não ter uma ideia clara do perfil da vaga. Não entendem a metade do que o cliente pediu, e menos da metade dos CVs que recebem.

    Usar a pretensão salarial como filtro de currículos. Pretensão é almejar, não exigir. O mercado sempre pressiona nos valores.

    A idade fisica em contraste com a experiencia exigida. 25 anos formado com pós, min. 10 anos de exp.na area (25-10=15) Estagiários com diversas certificações. O estágiário vai aprender ou ensinar ?

    Tudo isso mostra que, para melhorar o processo, é simples, o head hunting deve se especializar na área de TI, conhecer o ambiente do cliente e suas necessidades de TI, para poder encontrar no mercado o melhor resultado na equação : candidato X oferta x disponibilidade.


14/04/04, 21:49:33: Analista Jr. - IP : 200.99.***
    Um comentário sobre o que o Marcelo acabou de falar e também meu unico descontentamento.

    Comentário: O problema das consultorias é q a empresa acaba ficando sem um plano diretor ou projeto de existência permanente, vivendo só de momento mesmo, porque cada consultor trata a coisa de uma maneira. Um bom consultor em uma boa consultoria faz com que os dois ganhem muito dinheiro e fiquem ambos felizes, mas se um dos dois é picareta, então abraça. Se eu tivesse a experiência que o pessoal pede pra esses consultores, com certeza mandaria sempre meu currículo, mas duvido que o valor hora seria aceitavel pela consultoria... :)

    Desabafo: Meu unico descontentamento é com a seriedade e consideração das empresas de TI e de RH. Sopa de letrinhas existe e não vai mudar, networking é uma realidade já faz tempo, o jeito é perguntar pro primo do vizinho do seu truta na cara de pau mesmo O que falta é a seriedade, consideração e respeito com o profissional que se candidata a alguma oportunidade, vai a entrevistas e provas, mesmo que absurdas, demonstrando com isso respeito, seriedade e vontade de trabalhar nesta empresa em específico, e a empresa ou equipe de RH não tem a decência de ao menos mandar um email padrão informando que a vaga foi preenchida (não importa se foi por um bom profissional, ou por um QI vindo do networking). Um simples email, que pode ser contornado com um outro simples email, caso haja mudança de planos.


14/04/04, 20:11:47: analista de sistemas analista@ig.com.br - IP : 201.7.69.***
    Nosso amigo JDaniel, deve estar vendo a coisa de um lado só, já fui convidado para fazer várias entrevistas onde o entrevistador me perguntava coisas absurdas. Como uma pessoa que não tem o menor conhecimento técnico pode avaliar outra. Assim fica dificil saber se os candidatos eram lixo, ou ele não tem o menor conhecimento para avaliar. Se voce (JDaniel) for um dos entrevistadores lixos que já passei, desculpe, mas vai prá escola...

14/04/04, 17:25:00: Marcelo - IP : 200.100.29.***
    É muito dificil melhorar os processos de seleção de TI, devido aos selecionadores... Quando vejo um tal de Jdaniel, dizendo que faz seleção em nossa area, que de 500 curriculos, 400 são lixo e ao mesmo tempo não sabe diferenciar leitura técnica de ingles fluente, é muito dificil mesmo... Posso ser um dos "lixos" citados por ele, mas não abro mão de minha humildade... (Coisa que está em falta no mercado hoje em dia)...

14/04/04, 14:05:07: Jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Pessoal, deixem de ser mal humorados! A Beatriz fez um belo trocadilho com garota de programa. O Fato é que quando coloco um anúncio na apinfo, como por exemplo para desenvolvedor Delphi, recebo mais de 500 CV. O pior é que sou obrigado a ler 400 lixos, 98 com experiência inadequada ao anúncio e dois bons. Acredito que o mercado está cheio de lixo dos dois lados do processo seletivo. Quando vejo um anúncio que pede estagiário com experiência em C++, J2EE, C#, UML mais Inglês e Espanhol fluente oferecendo bolsa de 500,00, normalmente envio e-mail chamando para discussão. Vamos todos reagir ao mal contratador, mas, vamos também fazer nossa parte. Li neste fórum que Inglês é para secretária. Como um cara desse pode ler bons livros de TI, ler help de EDI?

14/04/04, 09:30:29: Beatriz Santana naofalo@bol.com.br - IP : 200.207.158.***
    Hoje, as empresas procuram aquele profissional que não está lá só para ganhar o seu dinheirinho e pronto. Elas querem mais, querem profissionais que gostem do que fazem, profissionais que procuram fazer o seu serviço com qualidade. Comecei numa empresa, temporáriamente, somente para fazer tres programas. Eu ganhava por hora, um valor que eu sabia que valia bem mais do que a empresa me oferecia. Mas não foi por isso que desmotivei, procurei fazer meus programas com qualidade, sempre atendendo todas as necessidades do cliente, Quantas vezes não precisei fazer horas extras, virando madrugadas trabalhando, e mesmo assim a qualidade dos meus programas não caiam. RESULTADO: Meu chefe reconheceu a qualidade do meu serviço e me promoveu. Hoje sou a gerente do BAHAMAS e não preciso mais fazer programas, só gerenciar as outras GAROTAS DE PROGRAMA.

14/04/04, 00:52:19: Leonardo das Neves Koppes ln_koppes@yahoo.com.br - IP : 200.168.122.***
    Em 1993, lí um artigo em um veículo especializado, onde uma consultoria havia previsto que a área de informática é muito boa para jovens profissionais, porém caminhava para saturação em 2004. Isso em 1993! A previsão se realizou. Não há espaço para todos. Temos que usar o nosso raciocínio e antever as chances. Por exemplo, veja o custo de um funcional SAP hoje...

13/04/04, 21:16:37: Marcos Paulo mpesouza@ig.com.br - IP : 201.1.8***
    É GALERA, TODOS VOCÊS ESTAM RECLAMANDO COM RAZAO, EU MESMO JÁ PASSEI POR ISSO... SER TROCADO SIMPLESMENTE POR SER EVANGÉLICO... MAS CUMPRIA MEU HORÁRIO E ALÉM... ERA O ÚLTIMO A SAIR DA EMPRESA... FICAVA VIDRADO NOS PROJETOS E NAS EXPECTATIVAS QUE PODERIAM VIR A ACONTECER. MAS, FALANDO SOBRE OUTRO FATO... AS GRANDES EMPRESAS ESTÃO NAS MAOS DE CONSULTORIAS / NETWORKING, ENTRE OUTRAS COISAS QUE TODOS NÓS SABEMOS... E O PROCESSO DE SELEÇÀO... GENTE É RIDICULO RESPONDER SIM OU NAO... PROCESSO DE SELEÇÃO DE HOJE, OU ENTAO, DESENHE UMA ARVORE... E ESTA ARVORE DIRÁ SE VC É UM BOM SER HUMANO OU UM PSICOPATA... É OU NÃO É???? OUTRO DETALHE QUE FICO INDIGNADO, EXIGEM-SE FACULDADE, OLHA TEM QUE SER A MELHOR, PORQUE SE FOR AQUELA QUE VC CONSEGUE PAGAR... ESQUECE... DESQUALIFICADO... OUTRO DETALHE... CERTIFICAÇÕES... GENTE O CUSTO DE VIDA NO BRASI É ALTISSIMO... UMA CERTIFICAÇÃO MAIS SIMPLES NÃO SAI POR MENOS DE R$ 3000,00, TALVEZ POSSA ESTAR ERRADO, MAS FOI O CUSTO QUE LEVANTEI PARA ME TORNAR UM BOM ADMINISTRADOR DE REDE EM WINDOWS, E VEJA ESTOU DESEMPREGADO A QUASE 2 ANOS... SOMENTE PROJETOS DE 45...60...90 DIAS... E UM SALÁRIO RIDICULO... SALARIO QUE NEM MESMO TE DA A DIGNIDADE DE IR A UM SUPERMERCADO E FAZER UMA BOA COMPRA...

13/04/04, 17:15:56: Adriana adriana_cf@ig.com.br - IP : 200.150.247***
    Concordo com vocês, hoje na maioria das empresas reinam as pessoas que possuem um grau de parentesco ou amizade com os cargos de peso, o famoso quem indica, isso é um absurdo, ótimos profissionais tendo que aceitar projetos de 2 meses para conseguir se manter, enquanto incapazes, burros e incompetentes com emprego fixo ganhando muito bem. Já vi muitos casos de pessoas com um curriculum invejável tendo arrumar as bobajeiras que os contratados fazem em projetos de 2 meses. Fora que o que estraga o mercado de trabalho são essas consultorias que só querem sugar o dinheiro das empresas cobrando das empresas o dobro do que o consultor está ganhando, se as empresas contratassem esses consultores mesmo que por projetos curtos, deixariam de perder dinheiro e mesmo assim pagariam um pouco mais para o consultor, talvez até contratar ele por um período de tempo maior. Fora que essas consultorias estão fazendo uma sacanagem atrás da outra, prometendo mundos e fundos para você no dia da entrevista e quando está quase certo, mudam de idéia e tudo muda ....

13/04/04, 15:48:48: Drummer - IP : 200.251.24***
    Analistas, hj quem manda no mercado de contratação é o Networking. Acabou empresinhas de RH, não vale a pena. Vc não precisa ter muito conhecimento não, mas sim, boas amizades. Infelizmente é desse jeito que o país está, entupido de incompetentes nas empresas e bons profissionais desempregados e/ou ganhando mal. Experiência própria, saí de uma empresa (por corte) onde era Co-Supervisor do CPD e entrou o amiguinho do Gerente de TI, burro e canalha que só vendo, mas era o cara que levava o "chefinho" pras baladas qdo ele vinha a Brasília. Resultado: dancei, pq estava estudando e não levei o "chefinho" pra balada...

13/04/04, 12:19:25: Rodrigo - IP : 200.170.220.***
    Soh... mas que dá raiva dá ^_^. Saca só as perguntas que me fizeram: Em uma jarra cabem 1 litro mais 1/2 jarra. Qual a capacidade da jarra? 6 raposas em 6 minutos comem 6 galinhas. Quantas raposas em 100 minutos comem 100 galinhas? Elefantes têm patas? ...

13/04/04, 09:43:42: Andre armendes75@hotmail.com - IP : 200.232.12***
    Pessoal, eu acho que todos tem culpa nesta historia, e que mudanças precisam ser feitas urgentes e por todos. RH - a funcao deles deveria ser avaliar nosso comportamento, mas misturam as coisas e acho que os metodos utilizados nao avaliam realmente a pessoa como ela (experiencia propria). Empresas: So contratam por indicação, e por aqueles que pedem os salarios mais baixos, pois eles sempre querem saber o valor pretendido, e nao estipulam um salario de acordo com o nivel da funcao e obrigacoes/responsabilidades, ai ficam com um monte de profissionais boquetas, que ficam nos forum perguntando cada coisa simples. Profissionais: Se desvalorizam, aceitando qualquer salario (da pra entender, com a crise neste pais e o numero de desempregados), e tb pelo fato de colocar no curriculo um monte de conhecimentos e experiencias que nao tem e dizem ter, eu ja vi um monte de profissional que faz isto e ate na hora da entrevista mente e diz que sabe, ai depois quando se depara com um problema fica deseperado pedindo ajuda nos forum, e ainda tem um monte de gente que ajuda, quando a pessoa que ajuda descobrir que o cara que nao sabe nada ganha mais do que ele eu quero ver. Concluindo: todos temos culpa, todos tem que mudar para melhorar e os bons profissionais terem chance e melhorar o nosso pais.

13/04/04, 08:44:59: Rodrigo S. Santos rodrigodss@hotmail.com - IP : 200.201.132.***
    O Processo de seleção de TI tem que ser realizado na pratica pois so assim saberemos que e bom ou não de verdade.

12/04/04, 23:02:46: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    O que o Rodrigo falou sobre a provinha realmente acontece. Mas vamos pensar por outro lado... Se ninguém dentro daquela empresa teve condições de fazer uma provinha melhor, significa uma boa chance pra você, pois a empresa que aplicou a provinha tem uma necessidade que você pode suprir. É dificil convencê-los disso, mas é melhor tentar que ficar com raiva e não resolver nada. É claro que isso é bom na teoria... :D rsrs

    Eu não concordo com o setor de RH de hoje. Mas acho que se é assim, eu tenho que tentar me adaptar enquanto a coisa não muda, pra não ficar sem emprego. Matar o entrevistador não vai ajudar em nada... ;-) Controlem-se!!! rsrs


12/04/04, 22:55:01: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Olha, eu já tive muita raiva do setor de RH, no início. Contudo, depois de ter participado de mais entrevistas, acho que amadureci um pouco. Eu realmente não acho que as profissionais de rh sejam incompetentes! O pior de tudo é isso! O que eu acho é que a forma como funciona esse SISTEMA (em maiúsculo para lembrar que somos analstas de sistemas... ;-) de contratação não parece ter sido planejado por ninguém, foi algo que começou a ser feito do jeito que dava e deu no que deu.

    As psicólogas não tem mesmo a obrigação de ter conhecimento técnico, não acho que ficar bravo com elas ajude em algo! Muito pelo contrário, elas precisam é de uma palavra de sabedoria, de alguém que diga a elas como a coisa poderia funcionar. Fazer isso da forma certa, com jeito e com educação, é obrigação de todo profissional da nossa área.

    Acho que se eu tivesse de escolher um ponto principal de descontentamento com os critérios de seleção, esse seria "nivelar por cima". O que deixa qualquer um descontente é ralar na parte técnica e depois descobrir que saber apertar a mão de alguém é mais importante para evoluir na carreira do que ser bom tecnicamente. Acho que a parte técnica é muito subvalorizada aqui no Brasil, em geral, não só na hora do RH. Mas é na hora da entrevista de emprego que a gente sente o impacto disso, como se fosse um bom soco no estômago.


12/04/04, 21:22:17: Joselito Barbosa - IP : 200.153.131.***
    Acredito que isto só será resolvido pelos profissionais do Setor de RH - Analistas, Gestores, Consultores etc - pois, é preciso conhecimentos em relação a gestão de recursos humanos, seleção, processos diversos que a maioria absoluta de nós de T.I. não temos, a não ser quem é um gestor ou algo proximo a isso e tenha alguma experiencia pessoal. Eu duvido que algum analista ou DBA por exemplo aceitaria que algum Analista de R.H. ficasse dando palpite na resolução de problemas num B.D. Pra mim esse tem não tem nada haver... Cada um na sua né!!!

12/04/04, 17:52:31: Drummer - IP : 200.251.24***
    Jdaniel, me faça ima oferta melhor do que essa que vou rapidinho. Tenho filho pra criar, e foi a única coisa que me apareceu, aqui em Brasília a coisa já passou de preta. Tá lastimável, Engenheiro ganhando isso, não sei mesmo onde tudo irá parar...

12/04/04, 17:11:06: Marcio Vieira mhsvieira@hotmail.com - IP : 200.205.200.***
    O pessoal do RH usa um modelo único de seleção. Do cara da portaria até o DBA. Acho que deveria haver uma separação. Quantas vezes nas minhas entrevistas, ao ser indagado sobre o meu histórico profissional, a pessoa do RH literalmente "boiava". São informações que não dá para "trocar em miúdos".

12/04/04, 15:35:51: Jdaniel - IP : 200.182.214.***
    Drummer, Acredito que você também deveria ser processado! Como pode você baixar tanto assim o salário da categoria.

12/04/04, 14:46:15: Gustavo saifora@spammer.com - IP : 200.196.10.***
    O problema é que a "linha de frente" dos recrutadores é o pessoal de RH que normalmente não sabe nada da nossa área, da nossa formação, ou sobre a nossa capacidade.

    Tudo o que eles fazem é "sopa de letrinhas" comparam as siglas da requisição com a dos currículos, se bater, chamam a gente. Senão, jogam o currículo fora. Eles não tem a capacidade de saber que se vc sabe dirijir um Gol, também pode dirijir um Corsa. Eles não tem conhecimento suficiente pra fazer esse tipo de conexão.

    No final do mes passado fui fazer entrevista numa grande consultoria de São Paulo. Como fui indicado por um amigo do dono, fiz a entrevista direto com ele, que adorou meu currículo e me contratou na hora. Ele ficou furioso quando soube que no final do ano passado eu já havia mandado o currículo, mas não fui contactado. No final, se descobriu que a mulher do RH não me chamou pois a sigla do que trabalho estava em ingles no meu currículo e em portugues na requisiçao da vaga. Ele ficou uma fera.

    Isso sem falar nas consultorias picaretas por aí. Essas eu nem perco meu tempo.


12/04/04, 12:43:38: Rodrigo - IP : 200.170.220.***
    Concordo com os kras, e ainda tem mais uma coisa, tem empresas de RH's e até mesmo empresas normais que exigem um puta currículo nosso, e quando nos chamam vem com uma provinha riduculo da lógica inútil. Após a prova, nem vem falar com vc sobre a vaga, falam pra esperar contato. E o conhecimento? e a experiência que vc adquire no ambiente de trabalho? Nem...???

12/04/04, 11:23:00: Drummer - IP : 200.251.24***
    O Marcelo e a mvalle disseram tudo, não preciso dizer mais nada. O que precisa mudar não são os profissionais da área de TI, e sim essas empresas picaretas de RH que não sabem nada de informática e mesmo assim são contratadas para delegarem entrevistas conosco, e claro que não dão retorno. Isso é uma falta de respeito, que deveria mover processos (profissionais da área de informática contra essas empresas de RH). Sou formando em Engenharia e tudo o que consegui foi um empreguinho mixuruca como técnico para ganhar 800,00 (tenho MCSA e MCSE, curso técnico de eletrônica e telecom).

12/04/04, 01:04:33: paulo rere4@uol.com.br - IP : 200.234.73.***
    Coerência, bom senso, ética e etc..

11/04/04, 23:18:37: mvalle mvallebr@yahoo.com.br - IP : 200.185.7***
    Eu acho que as entrevistas de RH deveriam sim melhorar muito. Tentamos nos adaptar ao máximo ao jeito que as entrevistas ocorrem e não acho que seja culpa das psicologas, mas acho que os processos seletivos deveriam ser bem diferentes.

    Acho que uma entrevista de emprego é um tempo muito curto para se avaliar bem uma pessoa, porém é o único filtro usado. Ao mesmo tempo, os profissionais de informática são primeiro submetidos ao exame psicológico e somente depois ao exame técnico. Eu acho isso muito errado, acho que primeiro um exame técnico deveria ser feito, pois a parte técnica é mais importante que a psicológica, e somente depois um exame psicológico.

    Esse exame técnico, por sua vez, não poderia ser feito por psicólogos. Por mais competentes que eles sejam, como vão adivinhar se um profissional é ou não bom? Já com profissionais da mesma área é bem diferente. Pude perceber, em minhas experiências, que 10 minutos conversando com uma pessoa sobre certos assuntos técnicos de minha área são suficientes para saber se a pessoa realmente sabe o que diz que sabe.

    Enfim, não sei como a forma como os processos seletivos acontecem nas empresas se tornaram o padrão que é hoje (alguém sabe? Gostaria mesmo de saber), mas eu sei como eu gostaria que eles fossem. Resta torcer para que a área de RH, assim como a área de informática, evolua.


11/04/04, 12:52:19: Marcelo - IP : 200.100.62***
    Eu acho que as entrevistas deveriam ser feitas por profissionais da area, não por psicólogas que não entendem nada. Outro dia, fui chamado para entrevista em uma agencia de RH , e a psicóloga ficou fazendo um monte de perguntas que não tinham nada a ver, no fim, nem ligou, nem deu retorno, nada... Outro problema em nossa area são os critérios absurdos de avaliação, ingles e espanhol fluentes, por exemplo... Não tivemos formação de secretária trilingue, tivemos formação técnica... O principal problema é o desemprego monstruoso que leva a critérios de avaliação absurdos. Estou há dois anos desempregado, tenho nivel superior (Mackenzie), cinco cursos na area, 7 anos de experiencia como analista de suporte... nada, não consigo um emprego decente . Pior, não vejo melhoria nenhuma a médio prazo.

11/04/04, 12:10:10: Marcelo - IP : 200.100.239***
    O pior é a falta de retorno. Uma vez sai de São Paulo, fui de avião até Curitiba e fiz entrevistas o dia todo, para uma vaga de gerente de sistemas. Estava desempregado e tive que bancar tudo do bolso.

    O processo havia começado em São Paulo e estava terminando, fui informado de um dia para outro que precisava ir para Curitiba.

    No final a empresa, uma montadora de automóveis, não se dignou nem ao menos a me dar um retorno, Até hoje não sei se a vaga foi cancelada ou se foi ocupada por outro.

    Quem já passou por isto sabe como é angustiante ficar a espera de uma posição. As empresas deveriam ficar mais atentas a isto.


11/04/04, 10:21:39: Xicão Francisco2004@hotmail.com - IP : 200.100.239***
    Os anuncios de vagas deveriam ser mais bem feitos, detalhando melhor o perfil da vaga, da empresa e do profissional desejado. Acho que se o pessoal de RH gastasse pelo menos 15 minutos para fazer uma boa definição, o trabalho para a seleção do profissional seria muito mais rápido. Este problema acontece no geral aqui no Brasil, independente da vaga sair na Internet, Jornal, ou etc.

    Vejam por exemplo as vagas postadas nos EUA, o processo é muito mais transparente, as informações muito mais detalhadas e a maior parte delas vem inclusive com a faixa salarial já definida.



Anteriores:

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?