API - IT Forum


 

Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

Sugestão enviada por : Adelson

Incluir seus comentários

Sugira um novo tema para o Forum


23/11/04, 09:32:09: Marcos Calderaro marcos@corderovirtual.com - IP : 200.18.9****
    É galera, as coisas realmente estão complicada, veja bem. Tenho 25 anos, a 4 anos trabalhava com o biotecnologia, com um salario razoavel, ai me formei na faculdade de informatica, pedi a conta para ganhar 300 reais em uma software house, tudo pela experiencia, hoje estou em uma universidade federal como bolsista trabalhando com engenharia de software objetivando o mestrado, mas é obvio que se aparecer uma oportunidade em uma empresa que realmente investe em seu funcionario, estarei dentro. Infelizmente vivemos em uma sociedade que visa titulos, para isso precisamos estudar..estudar estudar....eu mesmo estou pagando um alto preço.

23/11/04, 06:29:52: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Para sua informação sou engenheira de computação.

23/11/04, 06:29:18: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    t...

23/11/04, 06:28:48: Luana - IP : 200.225.****
    nnnn

23/11/04, 06:26:08: Marcelo Marcelo - IP : 200.225.****
    Teste

23/11/04, 01:12:35: Ciane cianecps@hotmail.com - IP : 200.161.55****
    Creio que o principal é estar na área que realmente gosta. Caso não seja informatica a área que vc realmente ama, esqueça, dificilmente será um profissional de sucesso, ou até mesmo conseguira um emprego estando em na área por obrigação ou pelo dinheiro. E um curso de Espanhol ou Inglês faz a diferença na hora da seleção. Eu mesma tenho 19 anos, e nunca havia trabalhado na vida. E graças ao curso de español fui contratada pela IBM. Ganhando o dobro de quem terá a mesma função que eu, e entretanto não tem o curso de español. Enfim, com a globalização, se vc realmente quiser o seu primeiro emprego em uma grande multinacional estude, estude , estude e faça cursos de idiomas.

22/11/04, 18:33:40: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.13.4****
    Não fui eu quem escrevi, os trechos abaixo mas eu e milhares de outros profissionais de informática COM ou sem Diploma concordamos com ele, SE VC estudou estudou e estudou e não aprendeu nada sinto muito amigo(a), vc deveria ter bebido um pouco menos de cerveja com os amigos ao término da aulas e deveria tb ter lido mais livros técnicos e ficado mais algumas centenas de horas programando no seu micro, e se vc é bom não se preocupe vc vai ganhar dinheiro independentemente de conseguir um emprego ou não, agora se vc é INCOMPETENTE então VÁ FAZER outra faculdade de preferência NÃO relacionada a informática. Tb encerro minha participação neste tópico do forum que fugiu ao assunto original.

22/11/04, 18:24:49: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.13.4****
    FINAL

    NUM MERCADO CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO ESTAMOS INDFO NA CONTRA-MÃO DA HISTÓRIA E TORNANDO NOSSO MERCADO DE TRABALHO PASTO PARA AS ´FACULDADES´ DE FUNDO DE QUINTAL QUE VENDEM SEUS DIPLOMAS AOS INCAUTOS QUE JULGAM MAIS IMPORTANTE O `CANUDO´ DO QUE A LUTA PELA DIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO E DO ESFORÇO DE MILHARES QUE SOMOS.

    A ATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA É UMA ATIVIDADE ESSENCIALMENTE HUMANA...É ISTO MESMO!!! COMPUTADORES AINDA SÃO IDIOTAS REALIZANDO TAREFAS REPETITIVAS A ALTA VELOCIDADE...NADA FUNCIONA SEM OS NOSSO CÉREBROS.

    E, PORTANTO, REGULAMENTAR A PROFISSÃO SÓ IRÁ CRIAR MAIS UM PASTO PARA OS CORRUPTOS DE PLANTÃO QUE HÃO DE PREFERIR SOBREVIVER ÀS CUSTAS DO TRABALHO DA CATEGORIA (DIRIGINDO O CONSELHO E IMPONDO SUAS IDÉIAS - BOAS OU MÁS NÃO INTERESSA, O QUE INTERESSA É QUE SERÃO IDÉIAS DE POUCOS) DO QUE SUAR A CAMISA NO DIA-A-DIA DO MERCADO.

    AOS QUE ARGUMENTAM QUE A CLASSE DOS PROFFISIONAIS DE INFORMÁTICA SÓ VIRIA A GANHAR : FUNDEM UM NOVO SINDICATO OU PARTIDO POLÍTICO...PELOS MENOS TEREMOS A OPÇÃO DE IGNORÁ-LOS E CONTINUARMOS NOSSO TRABALHO SEM SUSTENTAR QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA TÉCNICA E PROFISSIONAL PARA SOBREVIVER SEM O CAIXA DOIS DE MAIS UM CONSELHO CAÇA-NÍQUEIS!!!!!!!"


22/11/04, 18:24:23: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.13.4****
    Continuação

    "31/03/98, 09:52:04: Adilson de Campos Brites amtec@uol.com.br

    Hoje se desejamos ou podemos escrever uma coluna periódica em um jornal, ou revista de grande circulação, só podemos fazê-lo na qualidade de jornalistas formados por uma ´escola de jornalismo´ ou então como convidados não assalariados.

    Não podemos prestar consultoria na especificação de sistemas de sistemas sem estaRmos vinculados ao conselho regional de administração de empresas.

    Se desejamos ou podemos desenvolver um software que implemente o gerenciamento de um tomagrafo por emissão de pósitrons....PASMEM...devemos estar vinculados ao CREA E *** E *** AO CRM.

    JÁ BASTA DESTA REGULAMEMNTAÇÃO FACISTA...

    QUERO EXERCER A MINHA PROFISSÃO SEM RESERVAR DE MERCADO MEDIEVAIS...


22/11/04, 18:23:23: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.13.4****
    Boa Noite pessoal, apenas colei os comentários, deste nobre cidadão postados na data abaixo. Penso que ele resume o que pensa a maioria neste site, valeu!! e um abraço a todos os brilhantes e competentes profissionais, mesmo aqueles que não encontraram a sua luz. Tenham fé e perseverança um abraço a todos.

    CONTINUA >>>>>


22/11/04, 14:49:47: não importa n@i.com - IP : 200.184.9****
    'Pessoas despreparadas "acham" que são analistas e as consultorias contratam por menos de 1000' - Isso é um grande exagero...

    'a situação só piora para quem é qualificado e está fora do mercado' - Se vc realmente está qualificado, vc não está fora do mercado...a não ser q vc seja mto chato(a)...

    'Obrigado a todos pelas inúmeras mensagens de apoio recebidas, pela minha opinião nesse fórum' - Humm...aposto, dxa ver...2 canetas que isso é uma "falsa informação" digamos assim...só 2 canetas e nenhuma mais pq ainda acho q tem gte &#!@O.o%* o suficiente para elogiar as suas colocações...

    'Desejo sorte a todos que me enviaram curriculum' - Pq alguem enviaria um curriculum p/ vc? Até o momento, digamos, vc não deu a entender que trabalha em RH ou q é dona de empresa ou sei lá o q. Neste caso, aposto uma caixa de canetas pq essa aposta acho q dá pra ganhar fácil... :)

    Só uma duvida? Vc se formou e não arruma trabalho ou já tem um super trabalho e está defendendo a causa de...sabe lá quem???

    Aos demais: Prometo q essa foi a ultima...é q eu naum resisti! Hihi...


22/11/04, 13:34:19: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Francamente pessoal, essa situação só está assim, porque nós deixamos.

    Pessoas despreparadas "acham" que são analistas e as consultorias contratam por menos de 1000.

    Senão vingar o conselho a situação só piora para quem é qualificado e está fora do mercado.

    PS. Obrigado a todos pelas inúmeras mensagens de apoio recebidas, pela minha opinião nesse fórum. Desejo sorte a todos que me enviaram curriculum, e que os mesmos já se encontram no DP da minha empresa. Alguns, bastante interessantes.


22/11/04, 11:29:40: pedro pedro@apec.unoeste.br - IP : 200.168.93****
    olá pessoal, estou cursando superior em Sistemas de informação (interior de sp), final do próximo ano concluo o curso, estou em dois estágios (Secretária de Tecnologia de uma Prefeitura e uma instiutição Financeira - Banco), ambos remunerados, estou com a cabeça quente pensando qual seria a melhor opção no momento, ficar com um estágio só e me dedicar mais a faculdade ou continuar da maneira como estou para ter algum tempo de esperiência, gostaria da opinião de vocês sobre o assunto, obrigado.

22/11/04, 10:54:17: Flávio flaviojb@ig.com.br - IP : 200.158.42****
    Já que para alguns do fórum o tema está longe de ser o comentário principal e partiu para acusações pessoais, vou terminar minha participação dizendo :

    Se sindicato,SBC,CREA,OAB ou qualquer outra sigla que queiram criar, resolvesse o problema tanto de salário quanto de maus profissionais, não teriamos tantos insatisfeitos, ou o que é pior, os "erros" que esses mesmos profissionais "regulamentados" cometem. Como disse um amigo aqui, se a moda pega, daqui uns dias criarão a Associação Brasileira de Ikebana, e assim por diante.


21/11/04, 23:33:40: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.146.55****
    Caro amigo bruno, se vc gosta realmente de programar acho que seria legal voce se especializar em java, mas lembre-se linguagem de programacao e igual a um sapato, tem que se adequear ao seu pé se não voce se frustrará. eu particularmente gosta de java por varios motivos, um deles é que por ex: ela esta aí há quase 10 anos e nunca mudou, só houve algumas atualizacoes e só, ao contrario de VB(microsofot) que para quem deseja migrar para .NET, deve esquecer tudo e comecar de novo, mas se nao fui claro, leia um pouco sobre as caracteristicca de cada uma.

    espero ter ajudado..

    um abraco.


21/11/04, 21:23:20: Bruno - IP : 201.7.17****
    Olá pessoal,

    Estou com 18 anos e terminando o ensino técnico, mas infelizmente não serei efetivado na empresa onde trabalho. Estou a procura de aprender uma linguagem nova, mas não sei qual escolher. A única linguagem que eu conheço é Visual Basic, que eu trablho há mais ou menos 1 ano. Mas não sou feliz com ela, pois gostaria de algo mais "pesado" como java...php....como sou inexperiente gostaria da opinião de voces, qual linguagem vcs acham que eu deveria aprender?

    Agradeço desde já,

    Bruno.


21/11/04, 16:01:29: Paulo Fagundes phfagundes@hotmail.com - IP : 200.176.1****
    Estava lendo os relatos abaixo e gostaria de acrescentar uma coisa. Acho esta besteirada de Sindicatos e Conselho só para tirar dinheiro. Acho que o problema maior está nas empresas de terceirização que praticamente colocam 70% em cima de nossos sálarios e o que vc ganha em troca? No caso do primeiro emprego esqueça, pois como vc não vai ter experiência o contrato será barato e não vale a pena, portanto, vc está fora!!! Só para ilustrar como funciona esta máfia, fui contratado para efetuar um trabalho em uma grande empresa através de uma das principais empresas de consultoria do país, onde estava calculado 15 dias de trabalho, porém ao iniciar o trabalho vi que poderia ser resolvido em apenas 2 dias. Ao comunicar o fato, fui orientado a ficar "enrolando" até completar 15 dias. É mole? Onde está o respeito profissional ? O que você ganha com isso? Acho que o que falta em nossa área é união, a única forma de acabarmos com estes atravessadores que ganham nas costas de todos. Desculpe-me pelo desabafo, mas isto tem me incomodado há anos, pois vejo muito coisa errada.

20/11/04, 22:41:52: Marcelo - IP : 200.171.118****
    Está muito dificil conseguir o primeiro, o segundo ou o terceiro... Quarta passada, fiquei das 13:00 as 16:30 em um processo seletivo de uma empresa... entrevista, dinamica de grupo e teste técnico , tendo como objetivo selecionar uma pessoa entre seis. Ontem recebi a tal "carta de agradecimento" por ter participado do processo...Estou há dois anos e meio desempregado, não sei mais o que fazer. Alguem tem alguma dica? Tenho cinco anos de experiencia em carteira como analista de suporte, curso superior (Mackenzie), cursos de NT, Novell, Unix, SQL, MAS NÃO ARRUMO UM EMPREGO DECENTE NEM PARA GANHAR 1000 REAIS... Neste último processo tenho certeza que fui bem, mas não adiantou nada.. Pessoal, acho que a sorte é fundamental para conseguir emprego.

20/11/04, 20:36:37: Fernando Faro fdefaro@bol.com.br - IP : 201.5.84****
    Tenho como premissa não supor de fatos mais vê-los como eles são. Na área de TI o que acontece e a compactação do mercado pela tirania da recessão em nosso país, além de outras classes diversas entrarem na nossa área, e por final o abandono do presidente aos trabalhadores visto a nova lei Sindical que formara grupos opressores nos obrigando a pagar imposto sindical obrigatorio, não uma vez por ano, mais todos os meses do ano.

20/11/04, 18:59:49: jorg jorgegil@bn.com.br - IP : 201.13.1****
    qi

19/11/04, 22:17:49: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.22****
    (continuação do post abaixo)

    O curso de Bacharel em Sistemas de Informação tem um enfoque em aplicações da tecnologia em áreas de negócios. Você vai estudar banco de dados relacional, linguagens de programação de alto-nível que acessam dados e produzem telas e relatórios, vai estudar o funcionamento de sistemas operacionais, metodologias para desenvolvimento de sistemas e alguma abordagem sobre negócios (administração, direito privado, economia). Você vai trabalhar em atividades de desenvolvimento e implantação de sistemas, poderá se especializar em banco de dados, em alguma plataforma de desenvolvimento e programação de aplicações ou em processos de negócios específicos para implantar sistemas de grande impacto e abragência.

    Neste momento de decisão, é importante que você identifique o que você mais gosta, de computadores/máquinas ou negócios empresariais ? Voce prefere instalar e administrar servidores ou prefere fazer um programa que emite um relatório finenceiro ? Caso você nunca tenha trabalhado fica difícil identificar isso, e se este for o seu caso, procure conversar com algum amigo ou parente que lhe permita fazer uma visita como estudante em alguma empresa.

    Desejo-lhe boa sorte e sucesso em seu investimento.


19/11/04, 22:16:55: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.22****
    Boa a noite Leandro.

    O Título que você vai obter não importa muito para iniciar uma carreira. O mais importante é que você escolha uma área em que você indentifique-se melhor. Sendo assuntos que lhe interesse, ao se aprofundar nos estudos a assimilação do conhecimento ocorre com mais plenitude.

    O curso de Tecnologia em redes tem um enfoque em software básico e topologia. Você vai aprender sobre sistemas operacionais, hardware diversos, protocolos de comunicação, conectividade e segurança da informação. Inicialmente você vai estudar como deve funcionar tudo isso para ser habilitado a fazer a tecnologia funcionar bem onde você for trabalhar. Conforme a profundidade que você chegar, pode aprender a produzir esta tecnologia, estudando kernel de sistema operacional, linguagens de programação de baixo-nível que interagem diretamente no processador da máquina, desenvolver softwares de comunicação e segurança, para ler e emitir sinais eletrônicos diretamente nos dispositivos de comunicação (modems, barramentos, seriais, etc) dos computadores. Você poderá trabalhar administrando redes, instalando servidores e dispositivos de comunicação, elaborando projetos de infraestrutura e também na produção destas tecnologias, em indústrias de computadores.


19/11/04, 21:09:15: Leandro leandro@vitalprev.com.br - IP : 200.207.15****
    Boa Noite,

    Gostaria de uma pequena informação. Estou para prestar vestibular e fiquei em duvida entre Tecnólogo em redes e bacharel em sist. de informação. Qual seria mais vantajoso para mim no momento (18 anos) e qual tipo de profissional que as empresas mais buscam: o tecnólogo ou o bacharel ?

    Obrigado.


19/11/04, 20:42:32: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.159.23****
    Êita !!!!!!!!

    Cadê a discussão sobre o primeiro emmprego ????

    Já que não é esse o assunto, toma lá: eu acho que esse negócio de conselho de informática não funciona. Um médico pode matar alguém. Um advogado pode mandar alguém preso. Um engenheiro civil pode derrubar um prédio. No geral, o máximo que o cara de TI vai fazer é deixar um monte de usuários sem trabalhar. Sinceramente, quem quer profissionais altamente qualificados vai contratar e pagar por isso, quem não quer vai continuar fazendo "bodyshop" e montando equipes só de estagiários vendidos como "profissionais sênior". É bem simples, as consultorias continuam vendendo "recursos" caríssimos e pagando preço de banana.

    Abraço a todos.........


19/11/04, 19:03:09: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.1.64****
    Rubens, eu não tive o intuito de ofendê-lo, dizendo que vc dependia de alguém, mas apenas que se fosse o caso vc deveria honrar o dinheiro desta pessoa, pelo que vc expôs vc é de família simples como a minha. Hoje sou um pequeno empresário dono de uma empresa de porte médio que comercializa hardware, sou um INTEL PROVIDER, as dicas que passei são válidas pois comecei na área como programador e sei que esta é uma área com insuficiência de profissionais. Entro neste site com objetivo de verificar tendências de mercado e tb observar quais as qualificações dos novos profissionais, infelizmente programação é uma área para quem possui QI alto, veja bem QI (quociente intelectual) não de QE (quociente emocional.Se vc não tiver qi acima da média infelizmente não sei lhe dizer em qual área de IT vc será bem sucedido com diplominha ou sem diplominha. Só mais uma coisinha se vc tiver qi normal, mais um alto qe vc pode trabalhar com vendas e simplismente ficar muito muito bem de vida . Valeu!

19/11/04, 18:21:27: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.43****
    É lamentável a existência de alguns fascistas em posições decisórias, que se julgam superiores, expressando sentimentos de ódio àqueles que julgam inferiores.

    No mundo dos negócios o que prevalece é a velha e boa lei da oferta e procura, com seus desdobramentos de produtividade e qualidade, tornando o capitalismo o sistema político mais apropriado para corrigir as atrocidades resultantes dos piores instintos do ser humano.

    Fica evidente que o desejo de regulamentação profissional (defendida neste Fórum) é um protecionismo à classe profissional, e não ao usuário de TI.

    Num contexto mundial, as barreiras protecionistas estão desmoronando, com base no conceito de que, quem compete não precisa e não deve ter proteção.

    Formação em TI tem como objetivo proporcionar condições de competição, ou seja, fazer melhor a um custo menor, sendo esse o espírito da competição tecnológica. Então não tem sentido proteger quem tem formação em TI com a tal regulamentação, até mesmo porque também é evidente que a formação está deficitária e não comtempla as exigências imediatistas do mercado.


19/11/04, 18:20:51: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.43****
    A regulamentação não vai emplacar. Pode até ser que vire lei, mas é logo derrubada. Imaginem só: Se o Antonio Ermírio de Moraes quisesse contratar um operário para customizar o ERP de suas fábricas. Quem haveria de ter autoridade para impedí-lo ?

    Se uma pessoa tem dor nas costas e opta por ir a um massagista terapêutico (não regulamentado pela medicina) o invés de ir a um ortopedista, então os ortopedistas deveriam forçar para que uma lei impedisse o massagista de trabalhar ?

    Regulamentação seria um antagonismo na área de TI. As posições decisórias tendem a ampliar horizontes, e assim a sensibilidade humanística é fator cada vez mais importante nestas posições.


19/11/04, 17:42:02: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.168.160****
    Se um dia isso servir tambem para a medicina...meu deus estamos FU....

19/11/04, 17:39:32: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.43****
    Prezados Companheiros

    Com relação ao tema de regulamentação, sugiro que acessem o site da SBC: https://www.dcc.ufmg.br/%7Ebigonha/Sbc/plsbc.html

    Veja alguns trechos que recortei:

    (...)formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:

    1- Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.

    2- Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.

    3 -A área deve ser Auto-Regulada.

    Resumidamente, a SBC posiciona-se CONTRA o estabelecimento de uma reserva de mercado de trabalho, geralmente instituída pela criação de conselho de profissão em moldes tradicionais, o qual, como já ocorre em muitas outras áreas, pode levar a uma indevida valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento (...)

    Bom pessoal, a estes princípios, eu compactuo. Acessem o site e vejam que a idéia não é nada tão fascista como está perecendo ser colocada neste fórum.


19/11/04, 17:14:52: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.168.160****
    Samantha

    Se o Juiz tiver feito uma facu de 2 anos e alguns cursos na impacta... pode ate rolar.. a expedicao.(rsrs)


19/11/04, 16:45:08: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Tenho que admitir. Esse fórum é divertido, mas mais divertido será na criação do conselho colocarem para fora esse "bando de piratas" despreparados. Ao que falou em "expedir um mandato de segurança", faça me o favo... A justiça será a primeira a dar razão ao direito de usufruir a profissão a apenas profissionais qualificados, ou será que o nobre colega, também expedirá um mandato com um juiz não formado em direito ?

    Estamos na década do anti-pirataria, se vc copia um CD é criminoso, e se exerce uma profissão sem estar apto pelo conselho, também o será. E detalhe o artigo 396 é bem claro "o exercício ilegal da profissão, gera pena de multa ou reclusão de 3 meses a 8 anos"


19/11/04, 15:22:35: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    Caro não importa

    Quando mencionei quem casou com 25 tem que se ferrar, me referir ao fato de que muitos por terem estudado colocaram a culpa no casamento, o que não é justo. É um absurdo colocar a culpa no próprio casamento, me inspirei em muitos amigos que falam a mesma coisa, eles mesmo se condenam e pagam até hoje por o que eles costumam chamar de grande “erro”. Eles mesmos acham isso, mas pelo menos não culpam ninguém apenas a si. Daí veio à frase,

    Conhece alguém com 32 anos que casou com 25 e que não tenha se separado ? Só por curiosidade ....Não me leve a mal.


19/11/04, 15:01:31: Marcos - IP : 200.196.2****
    Samatha Berntold.

    Gostei do seu ponto de vista, na faculdade eu tinha um professor que era sócio da SBC, e o objetivo deles realmente era a formação de um conselho, senão nossa profissão tende a acabar !!!!!


19/11/04, 14:30:52: Marcos marcos@marcos.com.br - IP : 201.13.62****
    Assim como eu sentir que varios ewstao frustados na area de TI, exgencia de uma entidade para nos proteger e coisas do genero!! Na minha experiencia profissional so comecei bem quando menti sobre minhs experiencia pois e isso que as consultorias querem, gente apta senior e que cobram pouco!! Deve ter empresa aberta LTDA, e cobrar o valor hora!! Sindicato nao vale muito prar estas empresas pois ai as "consultorias" (casa de puta) iriam a falencia, conheci ate sapateira na area de TI!! Meu unico objetico agora e sair da area , porque quando chagar as 35 vou ser um velho e montar uma consultoria (casa de puta) nao da nao gosto disso e tem que ter contatos pra isso!! Sinceramente a culpa foi nossa se estragamos a area!!!

19/11/04, 14:27:33: agora sim, importa menos ainda... menosainda@a.com - IP : 200.184.9****
    19/11/04, 12:30:30

    A msg postada neste horario(use como palavra chave) é no minimo...assustadora...e se realmente existe gte que deseja tal mal aos demais a troco de...não sei exatamente o q, acho q nasci no mundo errado... Outro detalhe: admiro a coragem q tal autor teve de expor essas ideias, além de chamar de criminoso todo aquele q atua na área e que não é registrados(pooor favor, me corrijam se interpretei mal)...e claro: satirizando, isto me lembra o desenho do PINK e CEREBRO: PINK, acabo de ter uma idéia!!! Vamos fz um sindicato que tem como objetivo principal eliminar todos esses criminosos q trabalham sem ter no mínimo 42 diplomas, 23 certificações e que não sejam registrados em carteira e assim, vamos CONQUISTAR O MUNDO!!!


19/11/04, 14:11:21: não importa naum@i.com - IP : 200.184.9****
    walyson: Sinceramente não sei qual critica fiz a vc até pq selecionei aleatoriamente as frases...mas para esclarecer isso, procurei a ultima msg q vc deixou e acredito q houve um equivoco de sua pte por ter interpretado que eu o estou criticando... houveram sim criticas no meu texto que consequentemente atingem alguns usuários, mas não foi o caso...alias, concordei com o seu texto(pelo menos com o ultimo)...a unica frase mencionada por mim q posso relacionar a vc seria, talvez "quem casou aos 25 anos tem que se ferrar mesmo" e caaaso vc pense assim, lamento mto mas não concordo e leve em conta a minha critica já realizada na outra msg...

19/11/04, 14:10:57: não importa naomesmo@i.com - IP : 200.184.9****
    Samatha Berntold: Usei o nome "não importa" pq realmente não importa(até soa redundante) saber quem está do outro lado, pelo menos p/ mim...ou vc tem curiosidade de me conhecer??? Acredito q não, logo, não importa...vamos inverter a situação para q fique clara a minha postura??? P/ mim não importa a pessoa q deixou a msg e sim a msg em si...não leve para o pessoal... e mais uma coisa: acho q com algumas afirmações q vc fez, digamos q vc tenha "dado a cara a bater"...prova disso é q naum fui o unico q não concordou mto com algumas coisas q vc mencionou/afirmou... talvez vc tenha esquecido ou não se deu conta de q radicalismo está sujeito a isso...sinto muito

19/11/04, 14:10:29: não importa naoimporta@a.com - IP : 200.184.9****
    Mauricio Waldige - Acho(minha opinião) q os seus comentários tem o simples objetivo, mesmo que inconscientemente, de mostrar aos demais o quão bem sucedido vc é e isso, pelo menos para mim, não acrescenta em nada...ou vc espera que a sua tragetória de vida sirva como exemplo para alguém que está começando? Pense de forma imparcial e coloque-se no meu lugar: isso não soaria pretencioso p/ vc? Qto ao ip e dados pessoais, como respondi à Samantha, usei "não importa" pq realmente é irrelevante saber exatamente com quem está se falando... agora, se o problema for impedir que a discussão se amplie para um ambiente mais reservado, poderia deixar meu mail nesta msg, até mesmo um celular, porém, não tenho intenção nenhuma de levar isso adiante e não vejo a minima necessidade, até pq estou satisfeito com a msg q deixei(significa q não pretendo "poluir" o forum com resquicios dessa pequena discussão) e por mais q haja uma "pitada" de sarcasmo/afins acho q(infelizmente) condiz com a realidade... E só para não perder o "estilo": estou tendo que ler o Schopenhauer mesmo...auhuha...pq é triste de ver o comportamento das pessoas...a impressão que dá é a de q qto mais graduado , mais soa...'arrogante'...e deveria ser o contrário(utopia?)...

19/11/04, 14:08:23: Marcos marcos@marcos.com.br - IP : 201.13.62****
    Assim como eu sentir que varios ewstao frustados na area de TI, exgencia de uma entidade para nos proteger e coisas do genero!! Na minha experiencia profissional so comecei bem quando menti sobre minhs experiencia pois e isso que as consultorias querem, gente apta senior e que cobram pouco!! Deve ter empresa aberta LTDA, e cobrar o valor hora!! Sindicato nao vale muito prar estas empresas pois ai as "consultorias" (casa de puta) iriam a falencia, conheci ate sapateira na area de TI!! Meu unico objetico agora e sair da area , porque quando chagar as 35 vou ser um velho e montar uma consultoria (casa de puta) nao da nao gosto disso e tem que ter contatos pra isso!! Sinceramente a culpa foi nossa se estragamos a area!!!

19/11/04, 14:03:39: Rubens Lima rubens.rls@bol.com.br - IP : 201.0.23****
    Caro Marco Agradeço sua ajuda em relação a minha atual situação, mas é sempre bom esclarecer algumas coisas que fugiram um pouco á questão que postei, em primeiro lugar tenho 23 anos, estou desempregado á 4 meses, mas recebo seguro desemprego o que dá pra pagar minha faculdade, meu pai não gasta nada comigo mesmo porque faleceu á 4 anos e não dependo de ninguém. Só pra esclarecer

19/11/04, 13:06:09: walyson Wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    Caro amigo "nao importa".

    Tenho que lamentar a forma com que você interpretou meu ponto de vista, nem sempre o que se escreve é interpretado de forma correta, talvez isso se deva ao fato de que a nossa lingua portuguesa tem muitas falhas. lamento por você pensar assim, e agir assim. Se eu fosse como você, certamente seria um usuário oculto neste fórum.


19/11/04, 12:54:36: Marcio Tierno mtierno@rocketmail.com - IP : 201.0.250****
    Prezada Samantha

    É louvável seu envolvimento com a SBC e outras entidades do nosso mundo, em que pese seu estilo pouco diplomático.

    Entretanto, sou contrário à criação do Conselho de Informática. Amigos engenheiros atestam que o CREA só serve para comer dinheiro no início de cada ano.

    Não à regulamentação, sim à competência!

    Criminoso é o médico que mata pacientes ou abusa de menores, como os notórios que estão presos. Se um profissional é competente em TI, faço questão de contratá-lo!!

    Serei o primeiro a entrar com mandado de segurança contra qualquer conselho que se institua na área. E amparado por jurisprudência do STF, que já frustrou uma meia dúzia de tentativas de conselhos de outras profissões.

    Até para Yoga estão querendo criar conselho. Se a moda pega...

    Saudações!


19/11/04, 12:47:33: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Ah esqueci de agradecer pelos inúmeros emails recebido, todos elogiando o meu ponto de vista.

    Grata pelo retorno.


19/11/04, 12:30:30: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Realmente, bote sua cara, vulgo "Não importa".

    Francamente, algumas pessoas desse fórum vão perder o emprego rapidinho, no pós-conselho. A meta da SBC é de estipular multas de 15 a 20 salários base para analista de sistemas I (1020 reais). Será uma festa de multas, várias consultorias quebrando, demitindo e contratando os reais donos da vagas. Vão ter que se escorar em outra profissão. Que tal se vocês fossem para o Big Brother ?

    Viva o CONSELHO !!!!! Fora com os CRIMINOSOS !!!


19/11/04, 12:11:35: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.0.3****
    Prezado Companheiro identificado como "Não Importa":

    Concordo com algumas de suas observações, mas creio que seja oportuno lembrar que você também está exagerando e generalizando sem muito critério.

    Por exemplo, se você observar, vai perceber que meus comentários estão identificados com meu nome e sobrenome, e meu e-mail, sendo que pode haver outras pessoas com o mesmo nome do meu. Há também meu IP, que por ser dinâmico, tem um range definido pelo meu provedor, o que também permite identificar alguma autenticidade da origem.

    Meus comentários não tem intenção de satirizar os companheiros, mas sim, despertar um senso crítico com relação à formação em TI em contrapartida às exigências imediatistas do mercado, abordagem pertinente ao tema em questão.


19/11/04, 12:08:17: Marcelo Mendes mayaviri_br@hotmail.com - IP : 200.212.86****
    Agradeço aos comentários dos colegas sobre suas escaladas na área de TI espero postar aqui dentro de algum tempo a conclusao da minha historia em busca de um emprego, com um final feliz !!!

19/11/04, 11:36:25: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.0.3****
    Entrei na área de TI suavemente. Estudei no SENAI, em 1984 concluí o curso de Torneiro Mecânico, com 16 anos trabalhei como operário, aos 18 anos me especializei em máquinas CNC (robô-máquina controlados computador), onde eu programava e operava essas máquinas com um PC para simulações gráficas (CAD/CAM). Trabalhei em algumas grandes indústrias. Em 1985, resolvi fazer Colegial Técnico em Proc. de Dados. Na ocasião, fui promovido para Téc. em Métodos e Processos, elaborando planos e processos de produção, participei da implantação de um ERP, nas áreas de materiais e produção (MRP/MRP-II) e paralelamente, em 1988, passei a desenvolver um software para integração do ERP com a base de dados do sistema CAD. Eu trabalhava e estudava muito, não assistia televisão, nem me divertia, aos 18 anos era praticamente um maníaco-sexual por computadores, mas tinha uma namorada muito legal, uma moto DT-180 e um qualquer no bolso.

    Na empresa, o gerente do CPD queria que eu desenvolvesse mais uma parte do sistema, eu pedi para ele mudar meu cargo, eu já ganhava bem devido a meu histórico de metalúrgico, o jeito foi me promover direto para Programador Sênior. A partir daí, me identifiquei com a área de TI e optei por fazer Adm.de Empresas com Análise de Sist., e assim ingressei na profissão, com muito trabalho e dedicação, identificando oportunidades e mostrando resultados para obter reconhecimento posterior. Espero ter contribuído para os que estão iniciando.


19/11/04, 10:50:18: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Não seja um pirata de IT. Tire uma faculdade e garanta sua REAL habilidade de exercício da profissão. O conselho será criado. A SBC, Sociedade Brasileira de Computação, a qual faço parte estará tocando isso e ficará extremamente rica, multando empresas que contratam pessoas despreparadas para gerir com informações (muitas extremamente sensíveis) e sem a qualificação profissional e acadêmica necessária. Alguém aí se consultaria num Médico não formado em Medicina ?

    Claro que o ESTAGIO não se configura um exercício ilegal.

    Francamente... algumas opiniões aqui são RIDICULAS. Os caras gostam tanto de IT que nem se interessam em ser realmente habilitados para isso. Só estão na área por grana e serão solenemente demitidos.


19/11/04, 10:43:55: Não importa naoimporta@z.com.br - IP : 200.184.9****
    Li algumas coisas aqui q me deixaram indignado e para justificar a minha "indignação" por assim dizer, eu vou pegar algumas frases q eu li e colocar meus comentários abaixo...nada pessoal pq eu não conheço ninguem que postou aqui, mas não posso deixar de mencionar algumas opiniões/afirmações no minimo RIDICULAS: <br><br> "eu não tive filhos com 25 e ganho mais que 3000"<br> Hummm...no minimo duas formas de se interpretar isso:<br> - Acabaram de estabelecer o padrão ideal para vc ter uma vida prospera e feliz!!! Nossa!!! Queria ser assim também!!! Tão perfeito!!! Um verdadeiro exemplo de responsabilidade(não ter filhos antes dos 25) e sucesso(ganhar mais q 3.000)!!! Uau!!!<br> - Auto afirmação: Necessário dizer a deus e ao mundo o qto ganha, afinal de contas é como uma medalha que deve estar sempre exposta no lado esquerdo do peito!!! Obs, levar em conta que sempre tem alguem mais "bem condecorado" que vc... <br><br> "quem casou aos 25 anos tem que se ferrar mesmo"<br> Não cheguei a ler ninguem que tenha afirmado isso então fica o recado p/ quem pensa dessa forma: Não q eu seja casado, mas essa afirmação é um ABSURDO!!! UM ABSURDO!!! E REPITO!!! UM A.B.S.U.R.D.O!!! Preferi escrever "um absurdo" várias vezes para não ter q escrever um palavrão aqui...quem é digno de julgar dessa forma??? <br><br>

19/11/04, 10:42:18: Não importa naoimporta@z.com.br - IP : 200.184.9****
    "Formação em TI, deve ter base Matemática e Lógica, sustentada pela Dialética e tangenciada pela Filosofia"<br> Olha, depois dessa não sei exatamente onde eu me situo na área, pq com certeza não tenho nem metade da formação necessária de acordo com o individuo que postou essa afirmação... só p/ satirizar: pessoal, qdo estiverem lendo algum livro da área, não se esqueçam de ler NIETZSCHE ok???Pois é sempre bom lembrarmos que o ser humano é auto suficiente, somos os super homens, de tal forma que podemos tirar de letra qqer q seja o assunto q estamos estudando!!!uhauhauh...<br>Agora, qdo forem ler um texto tão RIDICULO qto o q originou este comentário, não se esqueçam de carregar alguma literatura do SCHOPENHAUER pq realmente...o mundo está perdido e não há otimismo que me faça pensar diferente...ohhh...uhauhauhauh... <br><br> "Concordo absolutamente com tudo que você falou, de forma tão clara e objetiva"<br> (Ainda tem gte q concorda???)Tão clara e objetiva???? O texto o qual originou esse comentário pode ser tudo, menos CLARO E OBJETIVO...eu trocaria o CLARO por PRETENSIOSO e o OBJETIVO por AUTORITÁRIO... tipico texto de bambambam que se julga o dono da verdade... satirizando: ahhhh, casa com o kra entaum e se mudem p/ europa, ou mais longe ainda se possivel!!! <br><br>

19/11/04, 10:41:45: Não importa naoimporta@z.com.br - IP : 200.184.9****
    "Termine sua faculdade primeiro. Não exerça ilegalmente uma profissão"<br> Nossa!!! Exercer ilegalmente!!! Acho q eu e mais uns 15000 "sei lá o q" de sistemas serão presos então!!!Sem contar que, tipo...o texto q originou essa msg RIDICULA deixou claro que o emprego pleiteado era um estágio, o qual tem q ser feito ANTES de se terminar a faculdade... Esses bambambans de plantão...não podem cair em contradição desse jeito!!! Afinal, são os DONOS DA VERDADE!!! <br><br> Olha pessoal...sinceramente qdo eu postei a minha msg(não q seja gde coisa)eu esperava um pouco mais de sensatez por pte de outros participantes...não que estes não existam, mas ficam meio ofuscados pela insensatez da maioria...sem contar que o assunto literalmente se perdeu no meio de tanta ABERRAÇÃO... <br><br> Concluindo: Qdo vc quiser encontrar bambambans metidos a donos da verdade, juizes que se acham no direito de generalizar/julgar determinado comportamento, gte que FALA QTO GANHA EM UM FORUM PUBLICO DA INTERNET, entrem em um FORUM DA INTERNET que vcs vão achar tudo isso...vale a pena qdo vc quer trocar algumas risadas por um pouco de indignação... <br><br> :)

19/11/04, 10:23:25: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    Marcelo,

    Realmente um conselho faz falta...

    Vou fazer um resumo da minha carreira para ver se ajuda em algo: 1-Comecei como estagio em metalurgica, a area de RH. 2-Fui como analista de helpdesk numa empresa de engenharia (foi muito bom para conhecer o usuario dos sistemas) 3-Nesta mesma empresa fui contratao como analista de sistemas, voltado a area de CRM. 4-Depois de 3 anos nesta empresa virei consultor CRM e comecei a fazer uma pós-graduação de Gestao de Projeto e, como no CRM trabalhava muito com oracle, resolvi me certificar OCP DBA. 5-Terminada a pós-graduação, e já certificado, fui convidado a ser lider de projeto em uma empresa de serviços publicos. 6-Dois anos depois fui convidado pela minha atual empresa a ser gerente de projetos de desenvolvimento de software.

    O que eu acho que foi importante na minha carreira. Tive formação altamente técnica e especializada (OCP DBA) e um grande conhecimento de gestão (Pós graduação). Não só trabalhei na área de TI, e sim em várias áreas. E nunca prendo um projeto a tecnologia, e faço questão que minha equipe tenha mente aberta para, se necessário, implantar algo em VB 6 (por exemplo)

    Abraço!


19/11/04, 09:55:30: Marcelo Mendes mayaviri_br@hotmail.com - IP : 200.212.86****
    Estou acompanhando todos os dias os comentários postados pelos colegas e chego a seguinte conclusão: - cada um está defendendo a forma de como conseguiu sucesso na carreira, ou pelo menos como conseguiu um emprego estável. Concordo que uma faculdade é indispensável para ampliar seu campo de atuação, especialmente quanto aos conceitos de analise ( de sistemas, de negocios ) ou seja mesmo que vc não trabalhe numa SUN,IBM,HP ou outro gigante essa experiencia serve para outros campos da vida profissional. Apesar de estar concluindo os MCPs da Microsoft acho que ainda vou ter que ralar muito pra conseguir uma oportunidade, pois as empresas hoje estao querendo um TUDOLOGO ( pessoa de informatica que conserta,desenvolve e cria qquer coisa ). Infelizmente ainda nao temos uma cerificaçao como os médicos que tem CRM, ou os engenheiros que tem CREA, de certa forma isso marginaliza o profissional de informática que fica sem um referencial.

    Desejo saber dos que já estão bem colocados na área quais foram os passos que tomaram dentro de suas carreiras para chegar onde estão hoje e em que tipo de faculdade ou curso investiram para aumentar seu skill !!!

    Abraços


19/11/04, 09:28:28: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    Rubens, minha sugestão é você continuar com a faculdade.

    A tentação e largar a faculdade é muito grande, pois parece que o mercado esta para certificados e tudo mais...

    Porém muito cuidado, existe uma tênue diferença, que só se torna brusca no passar dos anos: A faculdade te dá ciência, e a certificação te dá tecnologia. Resumindo, o que você aprede na faculdade é básico, e o que você aprende na certificação é pontual, é a tecnologia implementando ciência. Inevitavelmente com uma certificação você estará dependente desta tecnologia, a cada versão de produto você deverá se re-certificar.

    Sugestão, terminar a faculdade e se especializar em alguma certificação, isso te dara melhor mobilidade entre tecnologias...

    Não sou contra certificações, sou Oracle OCP DBA, mas DEVE haver base.

    E não vou entrar no mérito de profissional ilegal ou não....


19/11/04, 09:27:05: Suellen suellen_lb@terra.com.br - IP : 200.158.42****
    Sooooooooocorro alguem tem um estagio?????????????

19/11/04, 09:16:43: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 200.171.4****
    Rubens, com o dinheirinho de 1 ano de faculdade, vc consegue obter uma certificação Linux ou aprender a programar em c++ em curso por exemplo da Victorini Viviane Bizarri, qualifique-se primeiro para poder empregar-se, isto chama-se empregabilidade, depois vc faz MBA ,pós, mestrado, doutorado, phd e outras cositas mais. Primeiro qualifique-se e não jogue fora seu dinheirinho ou pior o dinheirinho de seu pai boa sorte em sua jornada profissional.

19/11/04, 07:25:52: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Termine sua faculdade primeiro. Não exerça ilegalmente uma profissão.

19/11/04, 01:49:27: Rubens Lima rubens.rls@bol.com.br - IP : 201.0.233****
    Venho pesquisando vagas neste site a alguns dias e aproveito para ler os comentários do forum cujo tema é: "Como obter o primeiro trabalho na área de informática", é o que me pergunto todos dias, nas entrevistas que participo muitas vezes fico frustrado, pois para uma vaga de estagiario é requisitado experiências e conhecimentos que pessoas já formadas e que são profissionais tem, estou entrando no segundo ano em Análise de Sistemas e estou num dilema, estou pensando em trancar a faculdade para poder fazer alguns cursos por fora tipo uma certificação, gostaria que alguém pudesse me ajudar me orientando no que fazer quanto a isso se vale a pena perder um ano para fazer cursos ou não.

18/11/04, 20:52:28: Dimi skopya@ig.com.br - IP : 200.218.17****
    Apreciei o comentário de todos, mas sou obrigado a sustentar a bandeira de que a grande maioria que se forma não tem condições de entrar no mercado de trabalho. Um dos motivos: É necessário mais do que apenas ser um aluno aplicado; as Universidades não ensinam a pensar. A título de exemplo muitos amigos meus que são programadores (E programadores e Analistas acima da média!!) só foram para Univ. porque as empresas exigiam um padrão e não pelo profissionalismo.

18/11/04, 20:18:47: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.13.99****
    Blá, blá, blá eu é quem digo. Estamos em um país de terceiro mundo rumo ao quarto, aonde existem muitas pessoas incompetentes não capazes de compreender um simples tópico de um fórum. Pessoal pelo que bem sei o que se discute aqui Não é se vc domina o idioma português, (para um bom entendedor meia palavra basta), nem tampouco reserva de mercado (que tal este tema!!!???), mas sim o que um jovem precisa saber para conseguir um primeiro emprego na área de informática. Já escrevi sobre isto, mas alguns jovens não entenderam, precisamos saber o que o mercado sente falta, a velha lei da oferta e procura , então uma área carente pessoal é a da mecatrônica, se vc souber PROGRAMAR EM C e C++ e souber MATEMATICA APLICADA juntamente com LÓGICA DE PROGRAMAÇÂO, vc não vai ficar sem emprego, é só isto. SE vc quer ganhar muito dinheiro então junte estas qualificações com eletrônica e desenho mecânico, depois de dominar razoávelmente estes requisitos envie seu currículo a ROMI ou a VOITH e pode pedir aí uns 3 paus por mês para iniciar, o resto é bobagem PS. Infelizmente o dominio do idioma Inglês tb é necessário.

18/11/04, 16:10:56: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Prezado Mauricio Waldige,

    Concordo absolutamente com tudo que você falou, de forma tão clara e objetiva. É exatamente essa bandeira que venho defendendo. O que falta na formação atual é o simples "raciocínio". Ainda complemento com o aparecimento dos "piratas" de Computação, que se acham o Creme-de-là-creme por programarem em ambientes fechados e muitos sequer sem o embasamento acadêmico tão necessário.

    Parabéns, o fórum precisa dessas contribuições.


18/11/04, 15:49:05: Mauricio - IP : 200.206.193****
    Corrigindo a mim mesmo: "programas que estejam alinhados com a necessidade do usuário"

18/11/04, 15:43:50: Blah blah@blah.com - IP : 200.231.****
    Nossa! Dei uma olhada por cima nas discussões do fórum. Impressionante como as pessoas são pessimistas! Claro que concordo plenamente com as pessoas que mencionam "trabalhar com o que gosta", "fazer com prazer, não por obrigação", na verdade acredito que em qualquer atividade é preciso acima de tudo gostar do que faz para fazer bem. Mas não concordo com algumas coisas que li, como por exemplo: "não consigo arrumar emprego", ou "contente-se como estagiário", ou ainda "a formação que as faculdades proporcionam não atinge as metas do mercado", o profissional formado pelas faculdades não dependem do que elas ensinam e sim o quanto o aluno se dedica, o quanto procura e estuda por conta própria novas tecnologias, novas metodologias, etc. Os próprios professores não tem conhecimento do que está surgindo a cada momento, e nem têm essa obrigação. É preciso ir atrás das coisas e não esperar cair do céu alguma coisa (seja por qi ou dádiva divina). As pessoas têm o hábito de reclamar da vida ao invés de procurarem algo útil para fazer.

18/11/04, 15:37:31: Mauricio - IP : 200.206.193****
    Mauricio, perfeito... acho que vc falou tudo.... a Linguagem com a maior dificuldade para se achar profissionais hoje é a "Linguagem Português", existem milhares de bons programadores, mas quantos são capazes de dissertar sobre uma rotina de uma área de negócios , de forma escrita, sem cometerem erros "chocantes" de Português , num fluxo lógico de pensamento, e que conheçam as atividades da área em questão?? ou seja, quantos podem "pensar e analisar" o suficiente para "digitarem" programas que esteja alinhados com o necessidade do Usuário?? O que eu vejo são recem-formados com excelente "skill" de tradução de Pensamentos esparsos e vagos em códigos Java, Delphi, C++ , etc. - Resultado : Softwares caros e mau acabados...

18/11/04, 14:55:00: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    another mauricio thing... I wait that voce tambem says English or that tenh at least enrolation. ok

18/11/04, 14:51:32: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    amigo mauricio, vejo que você trabalha há muito tempo na area,com certeza então você deve conhecer de tudo mesmo tais como linguagem basic e tambem cartoes perfurados. mas quando digo estavel me refiro não só a facu e cursos, experiencia de mercado e tambem uma casa para não pagar alugel daí o resto é resto. e quando coloquei o ultimo topico certamente não foi para você, por que vejo que não é o seu caso, mas parabens pelo seu salario só acho que com a experiÊncia que você tem deveria ganhar mais acreditando que você deve manjar muito de desenvolvimento, perguntei a sua aréa e vi que está em uma aréa promissora onde dependendo do que faz o mercado procura vocÊ e não você o mercado, eu aidnda nem completei 24 anos e ganho o que você ganha já tenho meu ap "quitado" só o carro que não mas me privei de muitas coisas no passado agora só agora vou descansar e parar com a marotona de cursos.

18/11/04, 14:46:19: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.13.2****
    Formação em TI, deve ter base Matemática e Lógica, sustentada pela Dialética e tangenciada pela Filosofia. Para que a informação produzida atinja o objetivo esperado, é necessário uma acuracidade Linguística. No caso, a Língua Portuguesa em primeira instância, e uma certa sensibilidade de comunicação visual e escrita; posteriormente a língua Inglêsa. Formação, no próprio sentido da palavra, é dar forma a um conjunto de conhecimentos visando uma finalidade específica.

    Nota-se que os cursos de formação em TI deixam a desejar. Depois viriam a teoria de conjuntos, cálculos, sistemas de equação, probabilidade e estatística, e por fim, matérias aplicadas diretamente a produção TI. Para produzir sistemas aplicados aos negócios, entrariam conceitos de administração, economia, direito privado, engenharia de produção e marketing.

    Na verdade o que as faculdades fazem é ensinar ao aluno a utilizar o que já está pronto, sem lhe dar nenhuma noção sobre o raciocínio que houve para chagarmos onde estamos. Numa avaliação pedagógica, os cursos de TI formam operários, não formam tecnólogos muito menos cientistas.

    O aluno recém-formado fica indignado porque a formação que obtém, não satisfaz a necessidade imediata do mercado nem tampouco lhe proporciona condições intelectuais para que consiga, autonomamente, adequar-se e satisfazer tais exigências.


18/11/04, 14:28:52: Mauricio - IP : 200.206.193****
    Caro Walyson, isto não vem ao caso mas já que vc perguntou... Trabalho com desenvolvimento ha 18 anos, várias ferramentas e vários ambientes... 18 anos é muito tempo amigo..... Eu não sei o que vc chama de estável, mas para mim um cara com 25 anos ganhando 3000, já deve ser "estável" não?? ou vc acha que ele vai ganhar muito mais que isso na nossa área?? Se sim, ele deve ser gerente ou diretor, funções que se obtem com experiência e não com cursinhos e certificações. Com 25 anos e 3000 se ele for casado , garanto que não sobra muito para cursos.... AHH, ia esquecendo, eu não tive filhos com 25 e ganho mais que 3000, estou comentado uma situação que pode acontecer com qualquer um , e existem pessoas que querem isto, vc sabia??? isto se chama livre arbítrio , e ter filhos não é doença não.....

18/11/04, 14:08:38: Marcos - IP : 200.196.2****
    Caros amigos.

    Nem todas as pessoas tem as mesmas oportunidades na vida. Se você conhece alguém que possa te arrumar alguma coisa (QI), ótimo, vá em frente. Mas nem todos tem essa oportunidade, eu mesmo sempre tive que correr atrás, nunca tive ninguém pra me ajudar, ou que tivesse autonômia pra isso. É fácil criticar quando você é "colocado" por alguém, eu quero ver é se virar sozinho. Se você é novo e não tem conhecimento com ninguém fica muito difícil.


18/11/04, 12:58:31: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    amigo mauricio... se apixonar deve ser legal, mas ter filhos antes de ter uma vida profissional estavel ou seja antes de ter terminado a facu e ou cursos é uma irresponsabilidade muito grande não só consigo mesmo por que o individuo vai adiar seus planos mas tambem com o propio filho que vai nascer, poxa vida cara tantas farmacias que vendem camisinha por aí por que não comprou uma ? agora tem que pagar as consequencias..., mas mesmo assim claro isso pode acontecer, o que não pode acontecer é o cara vir nesse forum e se lamentar por que não pôde fazer um curso por causa desse motivo, aí é d+. outra coisa, só por curiosidade que aréa você escolheu em TI ?

18/11/04, 12:34:15: MT mt@yahoo.com - IP : 200.207.11****
    Interessante isso.

    Eu perdi o emprego há uns meses. Consegui me recolocar rapidamente, embora ganhando um pouco menos (uns 20% menos, vá lá). De fato, QI foi fundamental. Umas ligacoes, alguem que me conhece me liga de volta, me indica e pimba! Estou empregado.

    Agora, a pergunta: de onde vem o QI? Pq alguns tem e outros nao?

    Simples: quando vc trabalha, se o faz por gosto e satisfacao, entao faz bem. Cultiva relacionamentos e pessoas nao por interesse, mas pq se sente feliz no ambiente de trabalho. Tudo isso traduz-se em ser visto como um profissional a) competente e b) agradavel de se trabalhar. Finalmente, se vc está trabalhando e uma vaga é aberta, vc pode indicar conhecidos seus que vc ache que se enquadrem no perfil. O indicado tem 90% de chances de ser contratado.

    No futuro, quando estiver no mercado (eufemismo para desempregado), essas pessoas se lembrarao de vc, seja pq vc era um cara gente fina e competente, seja pq vc as ajudou no passado, indicando-as para uma vaga.

    Agora, colegas reclamoes que nao tem QI, respondam: quantas pessoas vc indicou para vagas nos ultimos 2 anos? Quando empregado, vc é gente-fina, competente e dedicado? Vc ajuda seus colegas? Ou dá uma estrela? Ou, pior, dá uma de revoltado insatisfeito e fica dizendo para quem quiser ouvir que acha esse emprego uma droga e esse salário um lixo?

    Boa sorte a todos!

    MT.


18/11/04, 11:54:33: Mauricio - IP : 200.206.193****
    OK Marcos, é isso ai! Ja li neste forum gente dizendo: quem casou aos 25 anos tem que se ferrar mesmo... Quem ganha mau é por que merece, etc, etc. Torço e rezo para que estes indivíduos não engravidem a namorada ( ou simplesmente se apaixonem pra valer) , ou percam os seus ótimos empregos e tenham que fazer bicos . Muitos acham que as coisa ruins acontecem só para os outros. O mesmo cara batendo no peito se achando o máximo, amanhã pode estar ganhando os 1000 reais que achou certo de pagar para os outros.

18/11/04, 11:31:47: MARCOS XX@XX.COM.BR - IP : 200.98.12****
    Ola senhores e senhoras....

    eu percebi uma coisa e acredito que os demais tambem perceberam.... quando a pessoa critica,lamenta e fala mal da situação essa pessoa ou esta desempregada ou num emprego ganhando pouco.... quando a pessoa bate no peito e fala não tem que estudart mesmo voces são vagabundos, nao querem trabalhar sabado... pode crer que essa pessoa esta bem empregada ou com bons ganhos..... SABE o que significa isso? FALTA de COLETIVIDADE, digna de brasileiros que somos, eu tambem sou assim, alias todos nós brasileiros, enxergamos só nosso lado... o famoso, levar vantagem em tudo e o resto que se dane..... é preciso chegar num concenso e admitir todos os prós e contras...

    para os que estao desempregados:

    isso é verdade, NAO EXISTE OPORTUNIDADE PARA TODOS, estive no canada por 2 anos, ate mesmo lá aconteceu isso, ou seja, muita procura gera estafa de ofertas.. lei basica de mercado....

    para os que estao bem empregados:

    AJUDEM os outros , não pensem somente em voces, que o mercado é assim, ou assado,,, amanha voces podem estar em uma má situação. e vão acabar engolindo o que disseram, que as pessoas são vagabubdas, que nao querem trabalhar sabado, que nao estudam....etc etc...

    ambos os lados estao errados... os que estao desempregados tem que cair na luta e os que estao empregados AJUDEM e nao critiquem


18/11/04, 10:57:13: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Blá, blá, blá.

    O negócio é fazer faculdade e ser bom no que faz. Complemente com certificações, cursos e estudo por livros.

    Uma pós-graduação é essencial.


18/11/04, 07:38:49: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    É isso aí renan... falou bem... Pessoal.. vão fazer psicologia, enfermagem administração, ou por que não ...vão ser jogador de futebol.(rsrs), já que voves não gostam de estudar mas sim de reclamar, psicologia é uma ótima saída, assim voces tambem ouvem as lamentações dos outros... o que acham ? Se entrou nessa por dinheiro, tem mais é que se ferrar mesmo. querem ficar rico de um jeito ou de outro, naõ querem fazer facu, nem se matar aos sabados fazendo curso... tem mais é que se ferrar mesmo.

17/11/04, 23:23:57: Sindicato já - IP : 200.246.5****
    Não tenho certeza , mas acho que alguns participantes deste forum deveriam estar no forum da FIESP ,e não na API , talvez estejam escrevendo aqui justamente para "oficializar" a estratégia (e os interesses) de alguns em ganhar 10000 enquanto os outros ganham 100: As Empresas não tem obrigação de manter os seus colaboradores atualizados, a recompensa deve ser proporcional a retribuição, a empresa não pode ser paternalista, bla bla bla... Perguntem aos gerentes das empresas, quem paga no mínimo 50% dos MBAs feitos por eles? Quem paga seus combustiveis? Suas moradias? Seus carros? São as empresas, claro, mas só pagam para os gerentes, e estes com certeza não assinam nenhum contrato de "fidelidade". Sabem por que? Por que eles estão do outro lado , do lado do Capital , do Poder, ou seja, são cumplices e executores da milenar atividade de explorar o próximo, como eram os Feitores na Senzala, os Capangas no Nordeste do início do Século etc... Até algum tempo existiam os Sindicatos que protegiam o "Trabalho" do "Capital", mas agora acabou.... BOA SORTE Senhores!

17/11/04, 20:10:57: Renan www@uol.com.br - IP : 200.241.20****
    Estou vendo e agora posso confirmar minha teoria. Muitos aqui entraram na área de informática por achar que pode ganhar muito dinheiro e que vc pode ter status e tal, mas já foi visto e dito que as coisas não são bem assim. Muitos pecaram por ter ido por esse lado ou por ter entrado na área por modismo, agora estão aqui chorando sem ter um rumo certo a seguir, estão perdidos e querendo sair dessa escuridão. Bem, talvez a palavra chave já tenha sido dita aqui. Vc's deveriam fazer o que gosta e o que realmente da prazer em fazer, algo que te motiva a ir ao trabalho toda manhã desempenhar o seu papel, e isso só se consegue fazendo o que gosta. O prazer profissional está em fazer o que vc GOSTA, ser competende na sua função em qual vc se formou, o dinheiro é apenas consequência do bom trabalho que vc venha desimpenhar. Conheço professores de química que dão aula em cursinhos aqui na capital de SP e ganham até 5 mil. Ele faz o que gosta, e como ele é um excelente profissional o dinheiro venho por reconhecimento e talendo do cara, ou seja foi consequência e nunca o contrário.

16/11/04, 21:11:24: Adriana dri_wizard@hotmail.com - IP : 200.192.240****
    Terminei minha faculdade de processamento de dados e por problemas de saúde do meu pai,(coisa séria mesmo)precisei ficar fora do mercado de trabalho,ou melhor na área porque tinha que cuidar dele, mas continuei estudando e terminando minha pós . Agora ele ja quase não precisa mais de mim e quero retomar minha carreira na area de informática, porém já estou formada a três anos e não tenho experiencia. Será que ainda é possível, pois acredito que terei que começar como trainee.17/11/04, 20:10:29

16/11/04, 19:47:58: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.46****
    Obviamente que todos nós trabalhamos por dinheiro e sempre estaremos querendo ganhar mais.

    Percebo que alguns profissionais querem "arrancar" o conhecimento de algum lugar, para então poder "exigir" que ganhe tanto como aquele outro que tem o tal conhecimento especial.

    Quem sou eu para criticar esse tipo de atitude, pois quando tinha 18 anos também agia desta forma e achava que meu pai e meus tios eram babacas e mentirosos.

    O sábio não sabe nada, mas é capaz de entender tudo. O homem experiente não sabe mais do que os jovens, mas é capaz de entendê-los. O profissional experiente não conhece todas as tecnologias, mas é capaz de entendê-las, e obter melhores resultados em sua aplicação. Não vejo possibilidades de um profissional iniciante "absorver" instantaneamente uma experiência adquirida em 10, 15 e 20 anos de trabalho.

    O único caminho para um profissional iniciante é dedicar-se, estudando e trabalhando e acreditar nisso, principalmente nas horas mais difícies.


16/11/04, 17:35:55: macrocéfalo macrocefalo@apinfo.com - IP : 200.201.1****
    Pura balela ...

    Gente, emprego tá difícil pra todo mundo... Imagine o primeiro ! heheh, Multiplique a dificuldade por 10,9 e eleve ao cubo... é ruim hein, eita continha difícil !!! A Verdade é que tá todo mundo louco... na nossa área também tá ruim ! Mas a gama é muito grande, podemos falar de 1. Programação 2. Redes 3. Gerencias 4. Lideranças 5. Negócios 6. Segurança 7. Suportes 8. etc...

    Tem algumas aí que estão em grande procura... mas ... NÂO TEM PROFISSIONAL ! Sobra num lado e falta no outro. Quem é o culpado ? Todos nós... ? ... difícl de responder.

    T+


16/11/04, 16:44:53: Julio C. Buttler jcbuttler@yahoo.com.br - IP : 200.184.9****
    Acredito que o primeiro emprego é sempre o mais dificil de se conseguir independente da área...porém, vejo uma certa facilidade em se conseguir uma oportunidade em informática se compararmos esta a outras áreas por um motivo simples: basta estar capacitado (existem fatores que ajudam e mto, mas q na minha opinião não são fundamentais, como por exemplo, um diploma, um certificado ou mesmo o QI já mencionado). Com "N" meios de se obter informações a respeito de tecnologia, me arrisco a dizer que qqer pessoa tem plenas condições de exercer uma atividade na nossa área, desde que se comprometa a estudar uma determinada tecnologia - traduzindo/exemplo: se um individuo pretende trabalhar com java, na minha opinião, basta baixar um tutorial qqer, ter um bd qqer instalado em casa e começar a "engatinhar" na coisa - o que realmente impede alguém de por em prática isso é a preguiça e nada mais...falo isso por mim mesmo - :) - que, sinceramente, poderia estar mto além do que estou hje se não fosse a vontade de dormir até mais tde(até beeem mais tde...) nos fins de semana...entre outros... Resumindo: Estudem sem pretensão e todo resto é consequencia...qqer um pode ser qqer coisa hje em dia...

16/11/04, 16:40:11: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    "QI"... o tão falado e temido "QI".

    Sim, ele existe, e muito. Nós mesmo fazemos isso na vida com tudo quanto é coisa. Quantas vezes não indicamos um filme, uma viagem, um restaurante para alguém. E esse alguém vai atrás de sua indicação. O mesmo acontece no mercado, indicamos profissionais bons, e para quem contrata, tem a segurança de ter alguma referência.

    Agora temos que ter muito cuidado em indicar alguém, pois a pessoa realmente deve ser muito boa, pq quem se queima é quem indicou...

    Vão dizer que existem os QIs que são ruins.. concordo, a pessoa que foi indicado pode ser ruim, mas pior é quem contratou e manteve um funcionario ruim só porque foi indicado.

    Resumo:

    Para indicar, indique quem realmente merece ser indicado, pois uma indicação sempre é relacionado com quem indicou...

    Para ser indicado, seja bom, faça amigos, faça um bom trabalho.

    Não adianta vc investir em QI fazendo um monte de amigos, e ao conseguir uma vaga você nõ consegue dar conta do recado....


16/11/04, 16:07:31: Marcos - IP : 200.196.2****
    Caros amigos, o problema não é só se matar de estudar ou "ralar" pra conseguir alguma coisa, tem muita gente boa que estuda e trabalha o dia inteiro, dá um duro danado e não consegue nada, sabe por que ? Porque não tem um bom "QI", por outro lado tem muita gente que não sabe nem fazer um fluxograma que está bem empregado porque tem "QI". É claro que o estudo é MUITO importante para o profissional, mas não é bem assim dizer que só estudar e sonhar vai levar alguém à algum lugar. Prova disso são as exigências absurdas para as vagas publicadas (exgem anos de experiência, não adianta só saber ou ter cursos), ou deêm uma olhada no banco de curriculum e vejam o número de pessoas muito bem qualificadas que estão desempregadas. É claro que existem empresários que começaram como "boy" na empresa, mas isso é uma minoria, a maior parte já herdou do pai ou da família.

16/11/04, 15:43:32: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    Andrey... muito legal o que você colocou... parabéns..

16/11/04, 15:00:04: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    Pertinente ao assunto:

    "Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelângelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário Texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: 'Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo.' E ela responde: 'Eu também não, meu filho'. " (NIZAN GUANAES)


16/11/04, 14:43:06: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    Sei que vou baixar o nível, mas acho que tem que ser assim para alguns entenderem:

    Quer ganhar dinheiro fácil? Vire garoto(a) de programa, vire traficante, dê golpes na praça etc.... além de ganhar um bom dinheiro, vc nem precisa dar nota.

    Em qualquer outro trabalho honesto, esforce-se, estude, invista. Só assim pafra ganhar rios de dinheiro, a não ser que você seja um gênio e invente algo revolucionário!

    Qual área eu sugiro? A que vc mais gosta, não adianta ir no que dá dinheiro, que que trabalhar na area que gosta, pois nesta área vc vai ficar 35 anos da sua vida, todo dia.... Então se vc não gosta de Banco de dados, passe longe....

    Um infeliz disse que para ganhar 1500 é melhor ser caminhoneiro, ok, se vc gosta do trabalho e pretende ficar 35 anos dirigindo em estradas ruins e sem nenhum tipo de segurança, vá fundo. Mas faça o que gosta...


16/11/04, 13:58:53: anderson curcio andersoncurcio@terra.com.br - IP : 200.232.239****
    Bom,

    Pessoal gostaria de contribuir com um comentario ref a area de informatica.

    Hj nao e facil relamente esta no mercado anos atras vc consigui ser um profissional da area sem muito conhecimento tecnico,mais hj e bem diferente , realmente a faculdade nao ajuda muito na nossa profissao , faço eng da computacao e nao vejo muita coisa que nao tenha ja visto em cursos de escolas com qualidade, como impacta entre outras ,mais mesmo assim e dificil as empresas investem pesado em hardware , sistemas , links , mais nao querem pagar para bons profissionais , administrarem isso .

    Mais acredito que faculdade e importante, mais a formaçao mesmo nos teremos fazendos cursos e mais cursaos na nossa area certificaçoes e o melhor caminho.

    Grato

    anderson curcio


16/11/04, 13:31:21: MT mt@yahoo.com - IP : 201.0.24****
    Outra coisa:

    Só aqui mesmo o povo reclama de ganhar miséria para começar. Nenhum bacharel em direito reclama de ganhar R$ 700 de estágio para ralar no forum. Nenhum médico reclama de residência com plantões de 48 horas e salário de fome. Nenhum engenheiro civil pensa que vai ganhar 5 paus no primeiro emprego. Não ouço contadores reclamando que ganham menos que motoristas de ônibus no primeiro emprego.

    Sabe pq? Pq esse pessoal nunca teve a moleza que tivemos no passado. Sabem que a vida é dura e só quem rala chega lá. Um diretor de banco ganha R$ 30 mil por mês, mas tem 25 anos de banco e começou como auxiliar de ajudante lá.

    Finalmente, eles sabem que conhecimento técnico define quem vai entrar num emprego, mas não quem vai ficar ou continuar ou progredir. O ditado é: você é contratado pelo que você sabe e é promovido ou demitido pelo que você é, i.e., seu comportamento.

    Se liga, galera! Vamos parar de reclamar e ir à luta!

    []s

    MT


16/11/04, 13:26:05: MT mt@yqahoo.com - IP : 201.0.24****
    Êta choradeira brava!!

    É, pessoal, acabou a moleza, agora é preciso RALAR em informática, igualzinho às outras áreas.

    Henrique, quer ganhar dinheiro, muito dinheiro? Com 19 anos, recém saído da faculdade? Nem em informática, nem em qualquer outra profissão.

    Faça assim: rale que nem doido, faça cursos, frequente feiras, fale inglês, tente vagas de treinees. Demonstre para as empresas que vc está afim. Sempre haverá uma oportunidade. O chato é que as boas oportunidades normalmente pagam pouco para quem começa. Aceite. Planeje sua carreira. Saiba que grana boa só bem com tempo, experiência, conhecimento de mercado e networking (relacionamento).

    Se isso não funcionar, coloque aí seus dados básicos que eu e outros certamente te ajudaremos a entender pq não consegues a primeira oportunidade. Tipo: qual faculdade e curso, ano de conclusão, experiencias que já teve, principais sucessos (mesmo que apenas na faculdade), linguas que fala, hobbies que tem. Garanto que em 1 mês vc estará com o trampo na mão. Mas nada de 5 paus por mês no primeiro emprego. Tem que começar pianinho, viu?

    []s!!

    MT


16/11/04, 12:44:31: Henrique henrique_muniz@uol.com.br - IP : 200.162.39****
    Achei ótimo o que o Paulo o Marco o Mauricio e o Vanderlei escreveram, mas surge ume dúvida no profissional de informática que ababa de chegar no mercado: O que fazer? Sim, eu quero dinheiro, muito dinheiro!! Sei que a área de "Informática" Pode me dar esse dinheito, status e progresso! Mas em qual área dessa área "Informática" eu devo estar?

    Hoje olho para o mercado e não consigo mais ver um núcleo em nosso mundo! Tenho 19 anos, quando tinha 16 meu sonho era ser um desenvolvedor Microsoft, hoje vejo que não existe só a Microsoft, e que o Desenvolvimento não dá tanto dinheiro quanto pensava que dava! E vejo: Acho que essa profissão é para mestres! Ou pelo menos: Tenho que morrer de estudar para conseguir um salário de R$1.500,00!!! Então amigos executivos, a mais de 20 anos trabalhando na área! O que fazer!!????


16/11/04, 11:27:16: Carlos nem@sei.com.br - IP : 200.171.38****
    Ou melhor Caminhoneiro de Empresas de Transportes que ganham até 1.500,00 sem ter nivel superior ou certificações ou idiomas... e é CLT

16/11/04, 11:24:17: Carlos nem@sei.com.br - IP : 200.171.38****
    Ou melhor Caminhoneiro de Empresas de Transportes que ganham até 1.500,00 sem ter nivel superior ou certificações ou idiomas... e é CLT

16/11/04, 11:22:53: Carlos nem@sei.com.br - IP : 200.171.38****
    O negócio é ser motorista de onibus, pois ganha a mesma coisa que um Programador Jr. ou Suporte, só que tem beneficios e é CLT, sendo que não precisa ter estudo.

15/11/04, 17:23:33: Douglas Amaral Cezar douglas.cezar@uol.com.br - IP : 200.171.13****
    Pessoal,

    Sugiro que todos busquem ganhar habilidades de comunicação, negociação e sobretudo conceitos de gestão.

    Não precisamos ser especialistas neste assuntos, mas sem eles estaremos limitados sem perceber.

    Até mais,

    Douglas Amaral Cezar


15/11/04, 02:00:15: Paulo Fagundes phfagundes@hotmail.com - IP : 200.176.1****
    Tenho 37 anos, 21 de experiência no mercado. No meu tempo era mais fácil, pois haviam poucos profissionais na área devido as coisas serem um pouco mais dificeis com relação a busca de informações, livros, softwares e até mesmo possuir computador, lembro na época que eramos tomados como a elite, pois tinhamos aquelas máquinas que só se viam em filmes em nosso próprio quarto. Hoje, existem muitos autididatas, curiosos e as empresas estão muito seletivas o que antes era sufoco. Realmente hoje tem que se ter um Bom QI, caso contrário é muito dificil. Tem que estudar muito, ter certificações, falar mais de 2 idiomas e tudo mais, principalmente além de concorrer com aqueles que estão saindo fresquinho da faculdades e nem sabe o que é Banco Relacional. É isso ai, sinto pena da geração de hoje, pois acho que o negócio é ser metalurgico sem precisar gastar seu tempo estudando pois vc tem uma grande chance de virar presidente da República das Bananas.

13/11/04, 23:22:06: Mauricio Wadige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.203****
    De uma lado temos reclamações de desempregados, indignação pela falta de regulamentação da profissão, de outro lado temos a grande necessidade nacional (e mundial!) por aumento de produtividade.

    Entre tantos PHDs formados em super-faculdades, doutores e mestres, conhecedores de integral e derivada, e escovadores de bits, há os bem sucedidos lustradores de bytes, que usam a ciência avançada descontraidamente e focam suas ações na necessidade do cliente.

    O cliente da TI é a empresa que produz, vende e presta serviços diretos à sociedade. Pessoal, vamos na "simplicidade", lembrem-se daquela aula de Estudos-sociais da 3ªsérie: Quais são os 3 setores da sociedade ? =>Primário (indústria) =>Secudário (comércio) =>Terciário(serviços)

    Pois é, o caminho é situar-se neste princípio e contribuir para o progresso da sociedade, usando a ciência para obter resultados práticos, e não tê-la como mero instrumento para exercício de vaidade intelectual.


13/11/04, 13:59:47: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.1.6****
    Só mais uma coisinha para aprender cálculo integral e diferencial, basta vc ter boa lógica (um bom Qi, o de verdade) por exemplo um simples padeiro que por um acaso começou a se interessar por matemática ou um biologo que estudando probabilidades das ervilhas (lembram??!!), resolveram se aprofundar em matemática de forma autodidata e de posse destas ferramentinhas matemáticas e também estudado programação em bits, com certeza estes sujeitos não habilitados ná área de informática, ganhariam muito dinheiro simplesmente por serem muito úteis nas empresas. È simples assim pessoal. Boa sorte aos futuros profissionais que tentarão relmente desvincilhar os mistérios da lógica de programação e da matématica aplicada em ambiente computacional.

13/11/04, 13:46:55: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.1.6****
    Ah!! mais uma coisa idioma talvez o inglês e não nosso bom e velho português que não estudo a mais 30 anos, seja necessário na área de programação mas NÃO são requisitos para o mecatrônico, vc deve sim saber calcular uma integral e para ser um top usar cálculo diferencial, vc deve saber usar as ferramentas da matématica e não decorebas do tipo derivada de seno igual a coseno. O correto usa da matemática em áreas de programação principalmente na área industrial eleva o nível do código, isto chama-se tecnologia e em bom português dinheiro no bolso de quem a detém e tenho dito.

13/11/04, 13:36:51: Marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.1.6****
    Até que enfim mais um comentário inteligente. Vanderlei Aragão obrigado por sua sugestão, espero que os jovens competentes, inteligentes e criativos tenham compreendido a dica, tenho sua idade pois vc diz ter 30 anos de experiência, sou empresário e simplismente não encontro pessoas qualificadas capazes de tranalhar com mecânica e eletrônica ao mesmo tempo. Pessoal observem a dica do Vanderlei esqueçam este negôcio de reserva de mercado, isto é para incompetentes, um mestre em mecatrônica consegue fácil U$ 20,000.00 em um projeto de automação industrial de 2 meses ACORDEM. O que vc que de saber?!!, só eletrônica, desenho industrial, física e lógica de programação C ou assembler, o que??!! muito difícil !!!?? então arrume um emprego de gerente em multinacional.

13/11/04, 12:44:55: Vanderlei Aragão venda.melhor@terra.com.br - IP : 200.176.25****
    Oi galera! Eu acho que a maioria falou bem. Mas, só tem uma coisa nisso tudo: os empregos estão acabando. Aquela história de pegar uma boquinha numa empresa já era. O negócio hoje é ser empreendedor. Isto é, ficar de olho nas oportunidades que no mercado, veladamente carece, e tentar bolar uma solução inteligente pra isso. Sou consultor há 30 anos. Egresso de IBM e XEROX, passei por poucas e boas na minha vida. E concluo que a vida corporativa está cada vez mais competitiva pessoal! Lembrem-se: primeiro, de olho no que o mercado precisa!Segundo: crie uma solução inteligente pra isso! É fácil? Claro que não. Mas, será por aí daqui por diante! Quem viver verá! Tchiau pra vocês. Já falei demais! Qualquer ajuda: tô por aí. Abraços a todos. Vanderlei

13/11/04, 09:27:52: Emiliano Ricardo De Lima zoioroxo@zoioroxo.com.br - IP : 200.203.22****
    As vezes men faculdade men curso ajuda...mais sim tiver um bom padrinho o trabalho é seu....vai vendo que vida brava mesmo quando eu comesei a mexer com TI eu não tinha muita grana pra fazer um curso bom de informatica tive que trabalhar muito pra fazer um curso de Linux pela Conectiva fique me fudeno 3 anos...mais isso era 1999....depois que terminei os cursos arrumei um trabalho de auxiliar de web designer eu fique 3 meses..depois fui chamado pra administrar um provedor de internet....hoje estou ai na luta

13/11/04, 01:09:52: vodkka - IP : 200.207.22****
    Para conseguir o primeiro emprego em TI, basta adequar-se ao mercado. Aprender novas tecnologias e sempre estudar, não importando como ou onde. O mercado, cada vez menos, está exigindo curso superior,por exemplo basta olhar as vagas anunciadas aqui na Apinfo, um ano atrás eram raras as vagas que não exigiam graduação, hoje o foco está na experiência.

12/11/04, 15:55:27: E isso aí! - IP : 200.162.9****
    Paulo, pode ter certeza que os formados "na área" também se prostituem sim... Não são só os "piratas" que abraçam um trampo por salário baixo... Vai me dizer que você não sabia disso???...

12/11/04, 15:50:45: E isso Ai - IP : 200.162.9****
    E isso ai, Sim Pode! Se o cara é bom (e for de outra área), por que ele não tem o direito de fazer bicos? Só se preocupa com regulamentação quem tem medo da concorrência...

12/11/04, 15:46:50: Paulo Cusamano - IP : 200.174.1****
    Não posso deixar de comentar a citação "assuma as consequencias de seus atos".

    Informática tem um grande problema, nunca ninguem vai assumir as consequencias de um erro. Lembrando que assumir é na forma contratual e tudo mais. Dificilmente uma softwarehouse, ou o que for, vai arcar com as consequencias de um atraso no cronograma ou erro de requisitos, sempre vão falar: "O usuário passou a informação errada". Já pensou um médico justificando um óbito assim: "O paciente passou a informação errada"... para isso existe regulamentação, para isso existem Conselhos...

    Me assusta o caminho que esta indo o mercado de informática... se meu amigo abaixo que possui 32 anos e é formado no MAckenzie não arruma emprego, é por culpa dos aventureiros que infestam o mercado, e pior, aceitam ganhar menos que um formado, prejudicando a classe como um todo... Realmente é triste... e enquanto isso softwares dando pau e tudo mais, mas esquecem de ver que quem desenvolveu o software foram "ratos-de-livrarias"


12/11/04, 13:03:13: Sim Pode simpode@simpode.com.br - IP : 200.150.22****
    Sim pode fazer bico sim.,... Da mesma forma que vc pode fazer estudos de biologias ...

    Dá mesma forma que vc pode escrever um artigo para um jornal sem ser jornalista...

    Se o cara sabe java porque ele não pode programar? quem vai decidir se ele é bom é o contratante ....

    Sou contra qualquer tipo de regulamentação de qualquer profissão ... acho que cada um é livre para fazer o que quiser desde que não prejudique os outros e assuma as consequencias de seus atos ... Se vc se tratar com um curandeiro ao invés de um médico formado a responsa será sua ... Se vc contratar um biologo como programador a responsa é sua ...

    Liberdade e Democracia ..

    Quem quiser uma boa dicussão disso leia os artigos do Hélio na Folha de SP, ele tem melhores argumentos que o meu ...

    https://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u159.shtml https://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u167.shtml https://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u158.shtml


12/11/04, 12:57:23: Marcelo - IP : 200.171.118****
    Li os comentários e juntamente com minha experiencia chego a conclusão de que a área de informatica já era. Simplesmente por um fator: OFERTA X PROCURA, ou seja, muita gente para pouca vaga. Pessoal, não adianta se matar em cursos, faculdades, etc, pois nada segura uma PUXADA DE TAPETE. Acordem, a area de TI já foi boa, já passou... Aos que estão começando, só resta estagiar e quando se formarem, dar lugar a novos estagiarios. A vida média de um profissional de TI no mercado é de 7 a 10 anos, se tiver sorte, pois aos 30, já é considerado velho e ultrapassado, a verdade é esta. ´P.S: Tenho 32 anos, formado (Mackenzie), alguns cursos na area de TI, estágios, 6 anos de experiencia em suporte e não arrumo mais emprego, nem para ganhar 1000 reais, estou passando necessidade. Vale a pena estudar ?

12/11/04, 10:57:16: mhsvieira@aol.com mhsvieira@aol.com - IP : 200.205.200****
    Na verdade eu acho que regulamentação da área de informática não mudaria muita coisa não !!! Eu acho é que deveria haver uma organização no mercado de trabalho de TI, por parte das empresas, e contratar pessoas que realmente estejam envolvidas e comprometidas com a área. Sou contra, pessoas de outras áreas que pegam um determinado assunto de informática, estudam, e se dizem conhecedores, conseguem um trabalho e tiram a vaga de quem realmente precisa. Já li em um outro fórum sobre um cara que era biólogo, e que nas horas vagas fazia um "bico", programando em Java. Pode uma coisa dessas ?

12/11/04, 01:11:45: ANDRÉ - IP : 201.1.****
    Concordo plenamente com o que disse o Andrey e o termo que a empresa impôs ao pagar um curso ao funcionário, pois no mercado existe tambem muito funcionário sacana que reclama, reclama e reclama que a empresa não o valoriza e quando ela da sinais de valorização ao profissional aproveita o momento e depois cai fora. Tá certo que um curso que a empresa paga p/ o funcionário tambem serve de interesse p/ empresa mas tambem tem que colocar na cabeça que irá enriquecer seus conhecimentos ainda mais e mostrar sua forma de agradecimento e claro que com isso tanto o profissional como a empresa vão sair no lucro.

11/11/04, 17:55:35: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.168.160****
    ja que colocaram a culpa no casamento eu pergunto... por que casaram ? casar antes de ter uma base solida na carreira e outra burrice, talvez ate maior do que nao fazer faculdade ou fazer uma facu de 2 anos, mas ja que nao se pode pagar um curso porque casou cedo... entao meu amigo... tem mais e que se ferrar mesmo. pois quem mandou pular uma fase da vida ? agora nao adianta reclamar...

11/11/04, 15:10:07: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    Mauricio, realmente o caminho é este, conversar. Não sou dono da verdade, apenas coloco aqui meu ponto de vista. O que você disse tem total coesão. Uma pessoa com 3.000 por mês, em algumas situações (casado, filhos, etc) não pode pagar um curso. Infelizmente o mercado é cruel... As empresas não podem ser paternalistas! Temos até um certo poto para ficar "cuidando" de um profissional. Exemplificando é mais fácil: Já aconteceu comigo, minha unidade pagou um curso para um funcionário, e o mesmo pulou fora da empresa após concluir o curso. Resultado: prejuízo. A partir desta ocorrência, firmamos um contrato em que o profissional se compromete a pagar o curso caso saia da empresa depois de um determinado periodo após o curso (periodo varia de acordo com o valor do contrato), o resultado? Poucas pessoas querem fazer o curso, eles preferem ficar sem o conhecimento do que ficar "preso". Temos que ajudar sim o crescimento profissional dos funcionários, mas deve haver retribuição. Não posso, por questão de consciência, contratar uma pessoa sem cursos ou afins só porque sei da condição dele. Não posso resolver os problemas mundiais de educação e etc... Vou contratar ele para o nivel que conhecimento dele merece... Não sei se consegui ser claro...

11/11/04, 14:48:00: Mauricio - IP : 200.178.202****
    Caro Andrey,

    OK, é conversando que a gente se entende.... Parabéns se vc é um dos Gestores que tem a capacidade de perceber que "preço" não é tudo, mas infelizmente não é a maioria do mercado. Acho que ao menos chegamos a um ponto "de certeza": a melhor maneira de identificar um bom profissional é conversando com outros. Mas ainda não acho que os profissionais estejam comprando carro importado com 25 anos... e a economia do pais não está para peixe... O que estou vendo e espero que vc como um gestor sensato , não esteja provocando também, é o total achatamento de ganhos da nossa categoria. Duvido que alguem com 25 anos esteja ganhando muito mais que 3000 reais por mês (claro que existem exceções)! E se este indivíduo for casado e com filhos e mulher para sustentar, vc acha que ele vai poder dispor (sem sacrifício de coisa mais básicas) de 500 ou 600 reais por mês para fazer um curso ???. Mas tudo bem , ao menos , estamos mais ou menos alinhados nas premissas. abraço!


11/11/04, 14:40:52: marcio marcio@nomail.com - IP : 200.207.11****
    Pessoal e Samantha

    Não adianta esperar pela regulamentação, ela não virá. Outras categorias profissionais tiveram recentemente suas tentativas de regulamentação frustradas tanto pelo STF quanto pelo Executivo, com a exceção das profissões da saúde. Isso pq entende-se que a regulamentação é importante para profissões que coloquem a vida humana em risco DIRETAMENTE. Quanto já estava regulamentado, como os jornalistas, continua, mas novas regulamentações não irã passar.

    Vale a pena dar uma lida no artigo do Helio Schwartz na Folha On-line sobre regulamentação.

    De resto, há pessoas morrendo por diagnóstico errado, prédios caindo, inocentes sendo condenados. A regulamentação não garante nada além do carnê que o profissional terá que pagar todo ano.

    Por fim, não é preciso cursar propaganda para ser um bom publicitário (washington olivetto), nem cursar moda para ser um bom estilista (amir slama), e nem mesmo engenharia elétrica para montar um bom circuito.

    Depende do profissional. Regulamentação só emporcalha o mercado e não garante nada. O pediatra do meu filho cobra R$ 200 paus a consulta e deve ganhar uns 50.000/mês, mas tem médico com CRM e tudo ganhando R$ 2.100,00 em hospitais publicos.

    Não à regulamentação (embora eu tenha curso superior na área).


11/11/04, 14:11:39: Carlos Pala carlospala@gmail.com - IP : 200.141.1****
    Bom, acompanhei os comentarios de todos e concordei com quase tudo que a Sra. Samantha disse. O Quase é porque la pelo dia 8/11 ela comentou que "nao percam tempo fazendo cursos de 2/3 anos, porque voces nao vao nem poder fazer graduacao/mestrado depoi...". Informo que a Sra. esta ERRADA. Se o curso de 2/3 anos for reconhecido pelo MEC e tiver passado por uma adequaçao da carga horaria/conteudo programatico, o formado estará apto SIM a fazer doutorado e mestrado. Eu, quando fiz um curso desses, ainda nao estavam nesse estagio, e faltando 6 meses para a conclusao, foi-nos proposto uma complementação para que pudessemos receber o diploma de graduação. Pronto. Meu diploma é SIM de graduado e posso fazer sem problema algum mestrado e doutorado. Com relação a criação de um "CREA" da informática, sou plenamente a favor, já que sou profissional com alguma bagagem e que volta e meia sofro com "aventureiros" que compram revista de hacker na banca e se acham os entendidos de sistemas unix e linux. Pra fora das empresas os "piratas de TI", mas sem preconceitos com relação a diplomas universitarios, ok? Abraços a todos.

11/11/04, 10:45:40: Novata - IP : 200.210.200****
    Me ajudem, estou iniciando no próximo ano a faculdade de Sistemas de Informação e gostaria de saber o q é CMM? Tenho interesse em seguir na área de Qualidade de Software, pois fiz técnico em PD e consegui um estágio de 3 meses e me identifiquei....

    Quais os cursos q devo fazer para me especializar nesta área.. Alguém sabe?

    Valeuuuuu


11/11/04, 10:44:59: Flávio José flaviojbs@ig.com.br - IP : 200.168.7****
    Já que estão falando muito sobre regularização de TI. Concordo que vai fazer uma faxina no Mercado de Fuceiros. Mas se regularização realmente acabasse com maus profissionais, não teriamos erros médicos, contadores fraudadores, advogados corruptos ou engenheiros incompetentes. A regularização é um ferramente a mais, mas não é a única. O fato de uma "OAB", aplicar provas em que 30% dos que participam são aprovados não garante que esses serão bons profissionais, mas que estão capacitados para aquela prova.

11/11/04, 08:31:31: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    (pt 2) 2-Não é tão certeza a minha escolha. Quem contrata serviços de terceiros apenas pelo preço deveria ser aposentado por invalidez! Deve haver uma análise das propostas, verificar o historico/clientes da empresa, se possui CMM... E principalmente, a maioria destas empresas que apresentam projetos milagrosos com economia de 30% de tempo, normalmente vão gastar 50% a mais do tempo do que a maior orçada.

    Para não fugir do tema, ao se posicionar no mercado e tentar um novo (ou primeiro) emprego, a regra é simples, coloque-se no lugar do contratante, veja o que ele quer, e saiba que seu futuro depende de você, invista em você mesmo e trabalhe considerando a empresa sua parceira.


11/11/04, 08:31:10: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    (pt 1) Mauricio, vamos lá... Concordo com você que com um livro é muito mais fácil da pessoa aprender em detalhes, mas sabe qual a diferença entre um diploma e um livro? Bom, dos itens abaixo tem 1 que eu não conheço, não estudei, veja se vc descobre: -Conhecimento em Oracle 8i -Conhecimentos em J2EE -Conhecimentos de SAP QM -Conhecimentos em DB2 Não há como acreditar em algo escrito, como vou num momento de seleção ter certeza que sei de algo acima? Entrevistas técnicas? Não acredito ser a melhor saida, pois tem muito profissional que é incapaz de fazer uma faculdade mas que é capaz de ler um livro de ABAP em uma semana para ir a uma entrevista e enganar bonito... Entende a diferença? Coloque-se no lugar de um contratante que fica mais fácil. Sua perguntas: 1-Principal problema, o profissional quer que com 25 anos tenha carro importado e tudo mais, mas não investe 5.000 num curso de SQL server por exemplo. Sem contar que vi escolas fazendo o custo do curso em 18 parcelas! Não faz quem não quer... É um investimento alto? Sim, mas é o mínimo que se espera de um profissional. Se minha empresa ajuda em cursos? Sim, se for detectada a necessidade do conhecimento e se for dectado um profissional que realmente se interesse em continuar na empresa.

11/11/04, 08:08:11: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    pessoal não adianta vocês criticarem a samantha, pois ela está tentando ajudar vocês.. acordem pessoal!!!! se vocês são auto didatas tudo bem, mas só voces sabem e aceitam mas e o mercado como ele vê isso. antes de procurar um emprego vejam o que o mercado pede, e se antecipem dê ao mercado o que o mercado quer... lembram daquela frase "Dai a cesar o que é de cesar e a deus o que é de Deus. outra coisa caso vocês não forem pra facu vai ser melhor para nós formados que assim a competição será bem menor, em uma primeira pré seleção o curriculos de vocês serão eliminados.

11/11/04, 08:02:12: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    Amigo andré... então seria legal se esses tais profissionais competentes porém preguiçosos fizessem uma facu... você não ? pois esses "profissionais competentes" do qual você fala além de não investir em si mesmo ainda querem ganhar o mesmo e até mais que um formado..assim não dá cara. é claro que a facu não te ensinar a pratica, o que eu acho certo, por que a facu tem que ensinar pra gente é: como se virar lá fora, e isso eu acho muito legal, por que não adianta investir em uma linguagem por ex: por que daqui a alguns dias ela pode não existir e entâo se você não tem base vc vais fazer o que ? parem de chorar pessoal, façam a facu..

11/11/04, 01:48:55: André - IP : 201.1.4****
    Samantha, pode ser que eu esteja errado mas o modo que vc diz é como se esnobasse um profissional não formado e por vc ter o cargo que está agora não poderia ser assim, pois como já disseram, muitos do que vc diz " PIRATA " é muito mais profissional que muitos que acabaram de pegar um diploma ou que já tenha a alguns anos. Eu por exemplo trabalho na area de TI de banco como Analista e sem ter faculdade, isso porque viram que tenho competencia para exercer a função, mas mesmo estando onde estou continuarei os meus estudos universitarios de onde parei pois não sei de tudo como você tambem não sabe de tudo, então você bem poderia rever seus conceitos pois concerteza já deixou passar muitos canditos competentes e que não contratou por não ter um PAPEL COM O NOME DA UNIVERSIDADE de onde concluiu o curso. Samantha, não estou dizendo que você possa ser uma má profissional e sim te alertar sobre seus atos pois todos tem que ter sua chance como você teve e por méritos seus está onde está agora.

10/11/04, 23:26:52: Marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.1.67****
    Valeu Mauricio está tal de Samatha Berntold já nos aborreceu demais. Quem determina que é bom ou não é o mercado e não faculdade ou diploma A, B ou C. Por favor Samatha não nos aborreça mais com sua "causa" de reserva de mercado. Senhor censor aborte este fórum ou abra outro em que se discuta regulamentação de mercado, esta sra ou senhorita está deslocada do tema e arrastando um monte de pessoas para questões nao pertinentes ao tópico. Ps. Sou engenheiro de sistemas e empresário e tenho pós em redes, e o que vem de baixo não me atinge. Voltando ao tema penso que os inciantes em informática ,por exemplo, devam aprender a escovar bits aprendendo linguagem C e procurando entender como funciona programação de microcontroladores pois o ambiente industrial precisa de pessoas qualificadas e não seres com diplominhas ou certificões.

10/11/04, 23:20:15: Mauricio - IP : 200.246.5****
    Andrey/Samantha (Parte3)

    Ia me esquecendo, concordo plenamente com a criação do Conselho, e também concordo com a necessidade de uma faculdade. Eu fiz parte de uma das primeiras turmas de Análise de Sistemas em 1982 - Na época o "quente" era IBM 4341....


10/11/04, 23:05:36: Mauricio - IP : 200.246.5****
    Andrey (parte 2),

    Continuando as 2 perguntas:

    1- Se o "benefício" salarial só vem com o tempo, como o profissional em questão terá dinheiro e tempo para fazer os cursos de atualização e as certificações que vc exige??? Ou será que sua empresa "contribui" financeiramente com o indivíduo nestes casos (ou quem sabe a pessoa tem pai rico...)??. 2- Se uma consultoria vem com um orçamento 50% maior que outra, e com 30% mais horas estimadas, qual é a que vc escolhe??? Com certeza vc deve escolher a mais barata...portanto, com certeza eles vão te mandar um programador " senta e faz , testa e chuta" pois com o que vc está pagando não dá para fazer muita coisa (em termos de metodologia e planejamento)não eh??? Antes de "posar" como "gestor" de TI, pense um pouco no que suas ações provocam no Mercado (no qual vc também está inserido . Lembre-se nem tudo dura para sempre - de repente amanhã vc poderá a ser um consultor também). AHH , antes de vc querer me detonar também, vou logo avisando que tenho 18 anos de experiência em TI, MBA e estou me preparando para PMP. Lembre-se que ética se pôe em prática e não só se aprende na faculdade. Desculpe, nada pessoal....


10/11/04, 23:04:46: Mauricio - IP : 200.246.5****
    Andrey (parte1), Eu só queria saber que diferença vc vê entre ler um livro e fazer um curso sob o ponto de visto prático...Se o profissional é dedicado e tem acesso a ferramenta em estudo, por que ele não pode agir da forma "auto didata". Me parece que o que vale para vc e para a Samantha é o nro de "diplominhas" que um profissional exibe e não o que ele realmente sabe, provavelmente os 2 profissionais que vc citou (e "detonou") tinham vários diplominhas , pois, se não vc não teria os contratado, não eh?. Mas tudo bem aceito sua "forma" de atuação como gerente na "sua" empresa, mas ainda tenho 2 perguntas:

10/11/04, 21:49:44: kleber - IP : 200.206.6****
    Olá Pessoal, Eu estou me formando este ano como Analista de Sistemas, foram 4 anos de dedicação e muito "trabalho", mas sinto que sou apenas um Bacharel, ou seja, um cara com muita teoria, tudo bem que aprendi linguagens como C++, Java, Oracle. Mas até hoje só consegui um estágio +/-, e que durou pouco, e nao consigo mais emprego, está muito difícil esta área; eu tb acho como disseram alguns colega, que tem que haver regulamentação.......... POr outro lado, estas linguagens e tecnologias atuais sempre mudam, Java, VB, e é muito difícil de se atualizar.... haja dinheiro, tb tenho cursos de Java, V.B, mas as empresas querem experiências....MAS COMO SE ELAS NAO OFERECEM. As pessoas que se formam, deveriam ser mais valorizadas, e nao somente as faculdades Públicas, mas todas, inclusive as particulares......A realidade está mudando com o E-LEARNING, todos poderão ter acessos aos cursos, e inclusive oferecidos por USP, UNICAMP...

10/11/04, 21:12:23: bruno bfurlaneto@ig.com.br - IP : 201.0.206****
    poxa , sou recém formado e ate agora não arranjei nada na area e a maioria das empresas de ti exigem caras que tenham experiência .. eles se esquecem que de algum lugar o profisional tem que começar..

10/11/04, 20:00:04: robson robsonpenedo@aol.com - IP : 200.164.10****
    Nem adianta discutir. Profissional de TI, depois dos 40 anos está desempregado. Ou tem grana pra abrir firma ou vai passar fome. Não adianta MBA, pós, cursos... nada. Só uma boa indicação salva. Quem viver, por insistência, verá...

10/11/04, 19:38:55: shim sbshim@hotmail.com.br - IP : 200.213.180****
    Samatha, Sou tambem gerente de uma multinacional, mas tenho uma visao um pouco diferente. Quando eu vejo um curriculo para TI, a faculdade só me chama atenção caso seja uma USP ou Unicamp. Nao pelo ensino pratico que estas universidades oferecem (sou ex-poli), mas mais pelo mérito do candidato ter conseguido entrar (e se formar) nelas. Caso contrário prefiro ver a experiência da pessoa. Hoje o número de faculdades particulares cresceu tanto que muitas eu nem conheço e não posso avaliar uma pessoa pelo simples fato de ter ou não um diploma. Aliás, acho que graças a quem avalia as pessoas desta forma é que existe muita gente ganhando dinheiro com faculdades particulares.

10/11/04, 14:59:54: André - IP : 201.1.40****
    Não tiro a razão de que o " PIRATAS DE TI "( como dizem ) ser vamos dizer ter ambição de ganhar mais sendo que não tenha um nivel bom de conhecimento, mas se olharmos ao nosso redor existem muitos desses que merecem muito mais um digno salário do que alguns profissionais formados. A pessoa com seu diploma só está mais bem colocado no mercado de trabalho se estiver frente a um candidato não formado e em muitas empresas esse é o diferencial. O maior problema é a exigencia no mercado, pois exigem de recem formado o conhecimento de um profissional que já atua a 5 anos ou mais no mercado e as empresas deveriam se concientizar de que o recem formado teve apenas uma teoria do que acontece no mundo a fora e ensimar mais este recem formado que por muitas vezes não consegue impor o que aprendeu etc, etc. E outra muitas " Faculdades " tem mais interesse no dinheiro do aluno do que realmente ensina-los em seus determinados cursos.

10/11/04, 11:37:15: Tatiana Dezan - IP : 201.0.7****
    Bom Dia, Realmente queria ter uma fórmula de como entrar nessa área tão concorrida, mas não tenho. Me formei há um mês no nv técnico, fiz muitos cursos na área ( tanto na área de manutenção, programação, redes e web), faço inglês com muito custo, mas ainda não tenho dinheiro para pagar uma faculdade($$$$). Se alguém me desse uma oportunidade com certeza não se arrempederia, mas o problema é a experiência e o nv superior q não tenho. Para uma mulher que vive no Vale do Paraiba é muito difícil. Se alguém tiver a fórmula, por favor me diga.

10/11/04, 11:29:05: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    Falta no mercado são profissionais com base científica., a maioria dos profissionais não tem abstração. Já trabalhei com um profissional Java, realmente ele era muito bom em Java (certificado Sun), mas num determinado momento um projeto pedia um profissional .Net. Principal problema: ele sabia Java e achava que sabia OO, ele teve dificuldades em se adaptar ao .Net. Este lado científico é na faculdade que se aprende, não é em outro lugar. Nem todo formado é um bom profissional e existem bons profissionais não-formados, acontece que no momento de uma seleção deve haver um filtro inicial. Não dá para arriscar uma contratação baseada na experiência escrita em um CV. Diplomas e certificados são uns grandes comprovantes de conhecimento. Use os livros como ferramenta de atualização, para aprender faça cursos, assim você consegue comprovar seu conhecimento! Ninguém vai colocar no currículo: Li livro X, li livro Y. Mais uma vez, salario bom é consequencia de esforço e de mercado, este filtra sim os bons profissionais, mas de forma lenta. Trabalhei a algum tempo com um consultor realmente ruim. O método de programação dele era "faz-testa-corrige-testa-corrige-testa-chuta-reza". Um programador mediano fazia o trabalho dele em pelo menos na metade do tempo. Mas acontece que quando ele entrava numa consultoria, a mesma demorava uns 3 meses até detectar este perfil dele, então por 3 meses ele ganhava muito bem. Coisas assim é dificil detectar numa entrevista ou testes...

10/11/04, 11:17:08: Regulamentação - IP : 200.210.200****
    Acho q o ponto de vista de regularização contra e a favor, todos tem uma certa razão... Porém, estou vendo que ninguém entende a opinião dos outros.

    Samantha, vc por ser uma gerente, deveria entender e argumentar de uma forma não teimosa e sim profissional.

    Com certeza, só contrato formados ou estudantes, mas em muitos casos, precisamos de um profissional competente e rápido, e acontece de não encontrarmos. Se vc receber uma indicação de um cara q não se formou, porém totalmente profissionalizado, até mesmo mais do que um formado, porque não dar oportunidade para este cara e um salário para ele começar uma faculdade, afinal, conhecimento técnico se aprende com apostilas, agora negócio, o ideal e levar muito a sério uma faculdade e seguir estudando...


10/11/04, 10:58:00: Alfredo - IP : 200.162.9****
    Não tem essa de "pirata de IT". Se o cara é bom ele é bom, se é ruim ele é ruim, não interessa se é cadastrado na porcaria de um conselho. O que adianta ser cadastrado e ser incompetente? O próprio mercado de trabalho se encarrega de dar espaço para os bons e deixar os ruins disputando migalhas... Regulamentação é o de menos. Estude, faça cursos, se forme, procure estar sempre um passo a frente e, enquanto isso, deixe os outros preocupados em regulamentação disso ou daquilo...

10/11/04, 10:19:56: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Andrey estamos realmente alinhados. Sou gerente de Informática numa grande empresa e concordo com TUDO que vc levantou aqui. O que vc colocou nesse fórum é pra mim a melhor diretriz dada.

    Parabéns.


10/11/04, 10:16:05: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Jorge, a sua contribuição foi excelente.

    Alfredo, lamentável, um profissional do seu gabarito ser contra a criação do status social que o IT merece. Taco todos nos temos e confiamos, só acho que a regulamentação eliminaria esses piratas de IT. O caso do médico residente, foi um caso isolado, que não se repete com freqüência.


10/11/04, 10:15:19: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    "Andrey, você realmente acha que MER e UML é o que diferencia um bom e um mal profissional de TI?" -> Questões como esta só mostra o nível de certos programadores. No mínimo o programador é do tipo "senta-e-faz", e quando ele resolve sair da empresa ninguem sabe o que e como era feito tal processo.

    Quando vou contratar eu simplesmente descarto os não formados, se um profissional não teve a vontade de investir 4 anos em sua carreira estudando e consequentemente se formando, é porque no mínimo ele não se interessa no negócio, esta só a fim de lucrar, sendo que quem realmente gosta do trabalho leva a sério.

    Busco nos profissionais que estão atras da primeira vaga: 1-Esforço em se formar, 2-Esforço em aprender coisas novas, 3-Dedicação. Recompensa salarial vem com o tempo.

    Em tempo, este exemplo do CRM que atirou no cinema é simplesmente ridículo e fora do contexto. É claro e explícito a necessidade de um conselho para a profissão, qualquer profissional que tenha cursado uma faculdade e teve aula sobre ética profissional sabe disto. Para os aventureiros a necessidade pode não ser tão clara...


10/11/04, 09:12:47: Alfredo - IP : 200.162.9****
    Esse papo de regulamentação da profissão serve apenas para os incompetentes formados em TI que têm medo de perder a vaga para um profissional sem nível superior ou formado em outra área, ou seja, não passa de reseva de mercado. Quero frisar que, além de ser formado, estou cursando mba e pouco me importo com a regulamentação da profissão, pois confio no meu taco. Quem passa o dia inteiro idealizando a criação de um conselho para os profissionais de TI estão mais é com medo do que qualquer outra coisa. Com relação a pergunta feita neste fórum se você iria se consultar com um médico sem CRM, só tenho a dizer a respeito daquele estudante de medicina da santa casa que cometeu aquela tragédia no cinema. Pois é, o cara tinha CRM (era residente), estudava em faculdade de primeira linha e deu no que deu...

10/11/04, 08:06:48: jorge jorgediz@yahoo.com - IP : 201.13.201****
    Quais são os diferenciais que um entrevistador procura ?

    1) Mostre-se ativo e interessado: participe de empresa Jr., faça trabalho voluntário numa ONG, colabore num projeto opensource, faça uma página web para a loja do seu tio, poste em grupos de discussão na internet.

    2) Certificações: a relação custo-benefício em geral é boa, independentemente do mérito.

    3) Idioma inglês: faça o melhor curso que for possível. Se for possível viajar, melhor ainda.

    4) Se estiver na faculdade, procure ter disponibilidade de 40 horas semanais para o estágio. Estágios de 20 horas são mais difíceis.

    5) Leia muito: informática, negócios, administração. Muita coisa não vai fazer sentido, mas ajuda a estruturar um corpo de conhecimento.

    6) Assista a eventos da área que lhe interessa: congressos, grupos de usuários, eventos em geral. Rola muita informação interessante, e ajuda a distinguir o que a comunidade/mercado acham importante.

    7) Leia anúncios de emprego e veja quais as siglas que mais aparecem. Procure averiguar o que são.

    8) Procure se inteirar sobre a empresa onde vai fazer entrevista.

    9) Q.I.: cultive sua rede de contatos.

    Cadê o tempo e a grana para tudo isso ? Seja criativo: nem tudo precisa de tanto dinheiro assim, ou de tanta dedicação. De qualquer maneira vc vai ter que priorizar alguns dos itens acima.

    Espero ter contribuído.


10/11/04, 07:38:12: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Exercer uma profissão ilegalmente é crime. Quando a regulamentação chegar, tenho uma lista de pessoas a denunciar.

    Tiraremos os piratas do ar....


10/11/04, 07:37:17: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Andrey, sua opnião é certíssima.

    Aos que continuam criticando meu ponto de vista. A faculdade não tem o papel de ensinar a "ferramenta do momento". As certificações/cursos devem fazer isso, porém a faculdade tem um papel fundamental a de regulamentar e principalmente dar a bagagem essencial necessária. Essa de comprei um livro e li, agora sei tudo... é por favor ridículo, indecente e principalmente uma forjada das maiores. Torço para que a regulamentação chegue logo.


10/11/04, 05:05:12: magnun magnun_magnun@hotmail.com - IP : 201.0.20****
    Andrey, você realmente acha que MER e UML é o que diferencia um bom e um mal profissional de TI?, eu não acho, aprendi isso com 2 meses de curso. Essa briga Graduado X Não Graduado acontece, pois a TI é muito dinamica, e hoje em dia é facil conseguir informação, basta simplesmente saber filtrar essas informações a seu favor. A "treta" só vai acabar quando as faculdades estiverem em um nível melhor, pois aí sim elas compensarão os 4 anos.

10/11/04, 00:32:16: Marcello mvartuli@msn.com - IP : 201.13.92****
    Samantha, qual é a formação do Bill Gates mesmo? Se eu usasse no meu trabalho aquilo que aprendi na faculdade eu estaria programando em COBOL provavelmente... Para aqueles que gostam de pendurar diplomas na parede, faculdade, pós, MBA é uma ótima, agora quem espera trabalhar em informática e ficar um ano sem ler um livro e se atualizar vai estar fora do mercado rapidinho.

10/11/04, 00:14:44: novatomascabeça rodneynporto@ig.com.br - IP : 200.165.20****
    Ah, sem querer ser chato, mas já sendo. É muito bom ver que pessoas também começaram no verdadeiro perrengue como eu e ainda expõem isso. Salários ou bolsa auxílio(quando auxilia) de +ou- uns R$300,00 e conseguiram ser bem sucedidos. Obrigado por serem um incentivo e um estímulo. E pessoal inciem ganhando, pouco mas iniciem ganhando. Pois nenhum projeto em TI é desenvolvido e/ou tem manutenção sem a finalidade de lucrar.

9/11/04, 23:48:24: novatomascabeça rodneynporto@ig.com.br - IP : 200.165.20****
    Hoje estou em outro estágio, em Órgão Federal Agropecuário, e já de "MALA E CUIA" a caminho de outro, e encaro todos como "pré-primeiro emprego", pois creio que o real "primeiro emprego em TI" será uma experiência um pouco diferente dessas - porfavor me corrijam quem achar, ou souber, que na verdade não é. <br> E nessa aprendi que: 1- Se você estiver afim, disposto, for dedicado e realmente interessado você consegue, sim, um estágio para iniciar; 2- As pessoas não querem ficar perdendo tempo treinando(salvam-se raríssimas excessões dispostas a isso, Deus as abençoe :) mas o fazem se você se enquadra no número1 e te valorizam por isso; 3- Se você vai a uma oportunidade de estágio onde exijam experiência demonstre que você pode compensar essa exigência-medíocre pois você tem o numero1 e mais um pouco, eles te valorizaram ao final por isso; 4- Ensino Superior e Certificações influenciam sim(infelizmente), mas esses são temas complexos para ficar discutindo aqui. Merecem um FORUM a parte. Mas, se puder, faça os melhores, se não, faça os que puderem, que também terão sua valia...

9/11/04, 23:26:34: novatomascabeça rodneynporto@ig.com.br - IP : 200.165.20****
    Outro caso foram amigas minhas, que estudavam comigo, e foram para Órgãos Navais, como primeiro estágio. Elas não tinham muitos conhecimentos(apenas os teóricos adquiridos em nosso curso Técnico) e não tinham experiência. Como entraram? Simplesmente, não mentiram, disseram justamente o que escrevi, mas disseram, também, que estavam muito querendo estagiar, que se dedicariam ao estágio e que o ensinado seria aprendido por elas. E minhas amigas e eu não fomos os únicos que conseguimos A PRIMEIRA oportunidade de tal forma. Outros colegas de estudos também. (continua...)

9/11/04, 23:17:31: novatomascabeça rodneynporto@ig.com.br - IP : 200.165.20****
    Bom, meu primeiro estágio, e de uma menina que entrou comigo, foi em Órgão Federal Judiciário, e eu possuía apenas experiência caseira e com amigos, ou seja nada para se considerar. Como entrei? Acho que foi, simplesmente, porque demonstrei o quanto eu queria e gostaria de trabalhar(estagiar né) ali, e o quanto eu estaria disposto a aprender e pôr em prática o aprendido ali e no Curso Técnico(afinal estágio é para aprender mesmo). Resultado final de meu estágio: ALTAMENTE PROVEITOSO PARA MIM e sei que para o Órgão também. Hoje quem está lá em meu lugar é simplesmente alguém que pediu, simplesmente, uma chance para começar/iniciar e demonstrar sua capacidade, e entrou mesmo sem conhecimentos e experiência... (continua...)

9/11/04, 22:41:07: novatomascabeça rodneynporto@ig.com.br - IP : 200.165.20****
    Aí, numa boa, porque vocês não sugerem um novo artigo ao FORUM para discutir "diferenças, reconhecimentos, valores de mercado e sei lá mais o que sobre ENSINO SUPERIOR EM TI e CERTIFICAÇÕES EM TI". Como meu nick diz, SOU NOVATO SIM, mas acho que o intuito dos FORUNS disponibilizados aqui na APInfo é que ajudemo-nos uns aos outros e vocês não estão colaborando com quem realmente o TEMA venha atingir, que são novatos e iniciantes - assim como eu sou - e que futuramente poderão estar, vocês mais experientes querendo ou não, trabalhando e colaborando em algo ao ldo de vocês. Agradeço a compreensão de quem foi um novato e iniciante e me perdoem se fui ofensivo a alguém, pois nõ era minha intenção...

9/11/04, 16:20:15: Emerson Bolsoni emersonbolsoni@yahoo.com.br - IP : 201.1.18****
    Eu acredito que pra tudo na vida tem um começo, andei lendo as mensagens que o povo andou colocando nesse forum e acho que o que está valendo pra maioria é o dinheiro. Concordo que o dinheiro é muito importante mas não é tudo, e tem outra, ninguém em sã consciencia vai contratar um novato ou até um estagiário pra pagar um salario absurdo sendo que ele pode contratar um profissional mais experiente pelo mesmo valor Acho que todo começo é difícil para todos mas se não começarmos, mesmo que seja ganhando pouco, nunca atingiremos um salario ideal para nossas vidas. No ano de 2005 começo faculdade de PD e espero arrumar um emprego rápido, mesmo que seja ganhando pouco pois quero aprender, quero sugar ao máximo o que a empresa tem a me oferecer, mesmo que pra isso tenha que pagar pra trabalhar.

9/11/04, 14:46:00: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    Concordo com você Samatha, a maioria dos caras que estão aqui no forum são uns perdedores, não querem correr atrás so reclama mas prefere ir no boteco tomar cerveja do ao ter que ficar em casa estudando... gasta um dinheirao na balada ao ter que gastar em um bom curso, vai pra praia no feriadao .. não enm aí pra nada e ainda que ganhar mais que agente que passou anos de abstnencia desses prazeres da vida... vou falar pela ultima vez... esses caras são um saco...

9/11/04, 13:43:39: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    É impressionante! O sujeito faz um curso técnico de 2 anos de PD, compra ou baixa da internet livros sobre ASP, SQL, VB ou o que for, e depois reclama que só ganha R$1000,00/mês... Querem o que? ganhar o mesmo que um pós-graduado? Esse povo é muito safo, querem se sair melhor que os outros! Já ouvi tantas vezes: "Po, eu larguei a faculdade do 2o. ano e mesmo assim trabalho no mesmo cargo de X que fez faculdade!" Aí voce manda o cara interpretar um MER ou um diagrama em UML e o cara só sabe programar.... Faculdade é fundamental! Pós-graduação desejável!

    Sou OCP DBA 9i e Pós-graduado em gestão de projetos, não faltam vaga pra mim no mercado com bons salários. Comecei como estagiário ganhando R$3,50/h, limitado a no máximo 6 horas por dia... fiquei nessa 1 ano, depois me formeie tudo mudou.

    Concordo que estudar é caro e nem todos nem condição, porisso que existem programadores, pedreiros e metalurgicos.. alguem tem que fazer o trabalho pesado!!! Sempre foi assim... sempre vai existir o "graduado x técnico", "engenhiro x pedreiro", "analista de sistemas x programador", "médico x enfermeiro", "agronomo e agricultor"....


9/11/04, 12:49:18: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    A gente fica uns dias fora e quando volta percebe que o assunto é sempre o mesmo. Vou recuperar um ensinamento já passado por mim aqui nesse fórum.

    Faça faculdade, não seja mais um profissional de IT ilegal nesse país. Vc se consultaria num médico, formado em farmácia (nada contra farmaceuticos) ? Vc usa um advogado não formado ?

    Claro que só a faculdade não é tudo, mas se ela for de primeira linha ajuda e muito. Evite esses cursos de tecnológos de 2/3 anos. Isso é errado e nem uma pós-graduação ou mestrado vc estará apto a cursar.

    Me chamaram de arrogante, e de muito outros adjetivo pérbolos, porém sou gerente de uma importante empresa de IT, não cheguei no mercado agora, e sei exatamente o que estou falando. Eu estudei para isso, não sou nenhuma aventureira como muitos.

    Viva a regulamentação e criação do conselho !!! Que jogará esses piratas de IT no olho da rua....


8/11/04, 18:36:04: marcelo mendes mayaviri_br@hotmail.com - IP : 200.234.13****
    Historia de persistencia

    Atualmente procuro emprego,sou formado como tec em PD pela UNIFIEO ( começou com 350,00 mes/terminei pagando 560,00),estou fazendo o curso de MCDBA na Ka solution (2860,00 em prestacoes sem as provas de MCP), leio escrevo e falo ingles,( tambem pago por isso R$ 189,00 mes ). Unica oprtunidade na área : Um ano de estagio na EPSON recebendo bolsa, tive que sair de lá porque o estagio que era de R$ 6,00 HR caiu pra R$ 3,50, sem falar que funcionava da seguinte forma - temos 100000000 de clientes com problemas mas nenhum procedimento ou treinamento entao se vira !!! (Criei procedimentos e os documentei, isso foi muito bom porque comecei a treinar estagiarios tecnicos de 16 anos de idade, pra fazer um trabalho compativel com 3º anistas de faculdade (TRAMPO DIFICIL)- Devido ao baixo salario tive que aceitar emprego para outras areas(Marketing e financeira), descobri que infelizmente o QI ainda conta muito (JA PASSEI EM algumas SELETIVAs mas AINDA NAO FUI CHAMADO). O mais emgraçado : Dentro das outras empresas acabei acumulando CARGOS DE TI mesmo fazendo parte de outra area para cobrir os buracos de falta de pessoal dentro das mesmas.Aprendi a mexer com COREL,PHOTOSHOP,DREAMWARVER,BATER FOTOS, CONTAS A PAGAR, BOLETOS, BALANÇO, RAZONETES, ETC,..... Conclusao - SE A SUA HISTORIA EH MAIS FACIL QUE ESTA NAO DESISTA E NAO FIQUE CHORANDO O LEITE DERrAMADO !! VALE MAIS A PENA CONTINUAR TENTANDO !!! BOA SORTE ( NINGUEM DISSE QUE IA SER FÁCIL !!! )


8/11/04, 16:45:03: A.Carlos ac.araujo7@terra.com.br - IP : 200.212.****
    A grande verdade é que a area de informatica acabou, não adianta se formar na area. acabou galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quem entrou a 10 anos atraz ganhou muito dinheiro. no começo das consultorias eu vi consultores com carros importados ternos de R$1000,00 e etc SAP ja acabou, r$10.000,00, r$15.000,00 por mes nunca mais. Espero que o Pinguim alavanque novos negocios. Pra ganhar R$600,00 mes , é melhor vender limão no farol. Nem empregada domestica ganha isso.

8/11/04, 15:38:28: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    Meu amigo guilherme, essa foi foda mesmo hein... por isso que temos que analisar que estagio vamos aceitar, por que senão dá nisso, eles não queriam um estagiario mas sim uma mão de obra qualificada e barata...

8/11/04, 14:04:07: Guilherme jubinhasf@bol.com.br - IP : 200.207.****
    Bom, minha situação é um tanto quanto desesperadora! Estou no ultimo ano da faculdade, me formo em dezembro. Já faz 1 ano q venho estagiando em uma empresa de Campinas na esperança de ao final da faculdade ser contratado. Acontece que semana passada vieram me dar a notícia de que nao serei contratado e que estou sendo "liberado do estagio" para procurar outras oportunidade. E como eu fico agora???? Faltando 1 mês pra me formar nao consigo arrumar vaga de estagio e nem de efetivo!!! Sacanagem da empresa...


8/11/04, 13:25:18: Marcio Vieira mhsvieira@aol.com.br - IP : 200.205.200****
    Pessoal,

    Li várias msgs deste fórum, e vi muita reclamação !!!! Porém também li sobre casos que devem ser vistos como exemplo, conforme o relato do rapaz que conseguiu emprego no Bank Boston. Parabéns para ele !!!!! Independente se têm faculdade ou não, se é de 1º linha ou de última, o que a pessoa deve saber principalmente é "arregaçar as mangas" e ir para a luta. Saiam do marasmo. A nossa vida é como um livro, onde a cada dia, escrevemos uma página, da qual não pode ser mais apagada. Vamos fazer com que os próximos capítulos deste livro sejam os melhores possíveis. Busquem ter uma vida extraordinária.


8/11/04, 01:54:55: Rato rato@rato.com.br - IP : 201.13.192****
    Para obter o primeiro emprego na área de informática, nada melhor do que um estágio. Porém você deve ficar atento às oportunidades, pois existem muitos anúncios totalmente absurdos exigindo experiência anterior e até certificações. Um estágio serve para te oferecer uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. Se o anúncio não for esse, com certeza ele está querendo mão-de-obra barata. E como conseguir um estágio? É fato que ao analisar o seu currículo e ver que você estuda em uma universidade pública, a empresa te dará preferência. Lembro-me que no meu primeiro estágio, a minha gerente selecionou seis estagiários da UNICAMP. Era uma exigência dela. Porém em outros departamentos da empresa, havia estagiários de universidades particulares também. Para se conseguir um estágio, seja você oriundo de uma universidade pública ou particular, você deve mostrar humildade, força de vontade e perseverança. Com isso, você não apenas conseguirá o seu primeiro emprego, mas muitas portas profissionais se abrirão futuramente. Não existe crise para quem é profissional de verdade!

7/11/04, 23:59:20: sidao sidao10@yahoo.com.br - IP : 200.234.8****
    AI GALERA PELO QUE ANDEM LENDO EM SEUS COMENTARIOS MUITA GENTE RECLAMA DA FACUL CURSOS CERTIFICAÇÕES SEJA LÁ O QUE FAZEM, MAIS É O SEQUINTE QUE DE VCS JÁ SE OLHOU NO ESPELHO E DISSE PARA SI MESMO, EU SOU O CARA EU TENHO POTENCIAL PARA CONQUISTAR AQUILO QUE QUERO E DESEJO E CORRE ATRÁS DISSO, UM SÁBIO CHINÊS DISSE QUE A UNICA COISA QUE CAI DO CÉU É AGUÁ E FRIA...

    ENTÃO ACONSELHO QUE VCS PROCURAM POR UM OBJETIVO ASSIM COM CERTEZA VCS ALCANÇARAM ALGO EM SUAS VIDAS. FALO MESMO E DAI.


7/11/04, 13:35:30: Hugo - IP : 200.149.18****
    Primeiro emprego: 3 anos de experiencia em tal coisa, CERTIFICACAO!(propaganda gratuita para a empresa, ficar igual a um retardado lendo manual de operacao do programa. Isso eh tecnologia? Cade a ciencia?) Ou seja, as empresas querem contratar "mestre yoda" considerar como usuário normal e pagar salario de um "aprendiz de feiticeiro". Ou seja, estudar muito pra receber nada? Vale a pena? Detalhe q se der um virus na rede, quem vai ser o primeiro acusado? Pouco querem saber se o virus saiu hoje de madrugada, e o anti-virus está atualizado.

7/11/04, 11:27:30: Pietro Francelino oinformatizado@yahoo.com.br - IP : 200.203.39****
    O maior problema é que a maioria das pessoas que fazem um curso técnico, uma certificação ou um curso superior, não sabe "nem dar um enter". Os caras se formam em cima de teorias e saem de lá achando que sabem tudo. E o pior são aqueles que depois de formados, acham que tem muito mais prioridade do que alguém que não tenha a mesma formação. Grande engano: pois na informática o que as empresas prezam é o conhecimento e a capacidade de assimilar conhecimentos e tecnologias UTILIZADAS NO MERCADO, e não teorias de curso. Mais vale um "doseiro" formado em casa do que um "graduado" formado em faculdade. Tanto é que tem muita gente formada, com centenas de cursos, que trabalham por 500, 600 reais por mês achando que irão ter futuro. Esta é a minha opinião

7/11/04, 01:23:33: Alessandro alessandro@piq.com.br - IP : 200.193.159****
    Posso ser sincero!? Eu particularmente acho que faculdade, cursos, certificações, entre outros...não valem nada perto da persistência e dedicação da pessoa!!! Hoje ainda não estou formado, mas tenho uma profissão excelente e um salário dos mais altos comparado ao que pagam as diversas profissões da nossa área...mas quando eu comecei, eu sempre procurei ir atrás e procurar aprender e me dedicar ao máximo, e meu primeiro emprego foi um estágio sem remuneração nenhuma durante 1 ano e meio...hoje sei que valeu a pena, pois foi esse "meu primeiro emprego" que me deu um currículo pra poder entrar no mercado de trabalho... É isto aí... Abraços

7/11/04, 00:36:36: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.146.55****
    Olá pessoal dei uma olhada no comentario de voces e percebi uma coisa que poucas pessoas conseguem identificar... a maioria de vcs reclama dmais e não agem, ficam esperando os melhores empregos cairem do ceu, uns só fizeram a facu outros nem isso fez e querem bons empregos... pessoal parem com isso facam como eu facam curso no sabado, domingo esquecam as baladas e estudem aproveitem a idade por que depois ja era..

6/11/04, 22:27:45: Bruno bruno_alves@pop.com.br - IP : 200.153.16****
    Concordo com vc Noturno. Tb sou recem-formado e não consigo nada na área, e não sou apenas eu, tenho vários amigos na mesma situação. O problema é q a faculdade não te dá o suficiente pra vc entrar no mercado de trabalho, pois além de vc gastar uma nota violenta, vc tem q fazer inúmeros cursos pra tentar se enquadrar no perfil profissional que as empresas procuram. Elas estão exigindo muito do recém-formado e nunca dão oportunidade pra gente mostrar o que aprendeu na faculdade.

6/11/04, 16:57:09: lobinho email@provedor.com.br - IP : 200.168.132****
    O primeiro trabalho na área de informática depende muito de suas competências, conhecimento e dedicação.

    A sua rede de relacionamento(networking)conta muito.

    Não adianta ficar reclamando sobre as tecnologias X é melhor que a Y, pois em questão de segundos as tecnologia evolui.

    Não basta ser bom naquilo que você faz....tem que ser o melhor.

    Valorize o seu conhecimento, serviço e seu tempo.


6/11/04, 14:54:35: Jonas jonas@holdenrh.com.br - IP : 200.96.108****
    Noturno, Sou consultor de RH e atuo na seleção de profissionais. Seu destaque acadêmico elevou seu curriculo profissional. As empresas realmente sabem o profissional que você é, o potencial que você tem. Não sei qual área estás buscando atuar, qual foco, mas talvés um direcionamento melhor possa lhe auxiliar na sua busca profissional. Analise bem o que estás buscando, se você está batendo nas portas certas? Não adianta entrar em desespero. O mercado de TI tem muitas oportunidades e é muito dinâmico também. É preciso saber encontrar seu espaço e não desanimar... Fico à disposição.

    Jonas Kafka Holden Consultoria e RH jonas@holdenrh.com.br


5/11/04, 19:41:39: Marcelo - IP : 201.1.211****
    Noturno, estou pensando igual você, você esta certo. Aqui só tem golpista. Esta semana minha mãe recebeu um cheque roubado e eu tive que colocar a Telefonica e o Ig no procon. Pensam que aqui é a republica das bananas.

5/11/04, 15:24:22: Noturno - IP : 200.199.180****
    Eu tenho faculdade e nao arrumo emprego de jeito nenhum. Fui destaque academico por quatro semestres e tirei nota maxima no trabalho de diplomaçao. E imaginem só. Ate hoje nao recebi uma so proposta de emprego. Trombo com meus curriculos na internet o tempo todo. To desanimando. Acho que vou sair desse país.

5/11/04, 13:02:48: Rodrigo - IP : 200.162.9****
    Gabi, se você incluiu seu comentário neste fórum é pq vc tem acesso à net, certo? Então faça o seguinte: entre na internet, acesse o site do yazigi, anote o número de telefone da filial mais próxima da sua casa, ligue para lá, pergunte para quem atender quanto tempo dura um curso de espanhol. Fácil! Se vc não conseguir fazer isso, desista de procurar o primeiro emprego, pois você não serve para nada. Um abraço!

5/11/04, 12:41:09: gabi - IP : 200.217.187****
    eu quero saber quantos anos duram um curso de espanhol e responda agora por favor

5/11/04, 12:10:08: Marcio me@noemail.com - IP : 201.0.24****
    Vamos voltar ao tema do primeiro emprego (se vc está desempregado, mas já teve um emprego em TI, esta msg não é pra vc!):

    Do que foi comentado do meu post (eu sou o Marcio, o primeiro, que falou de facul de 1a linha, não o segundo):

    1 - Só 3% da população tem diploma universitário - mais uma razão pra fazer faculdade, não acham? Ou vc prefere competir com os outros 97%?

    2 - Tenho faculdade de 2a, 3a e estou empregado - que bom! Meu 3o post não entrou, não sei pq, mas eu falei que se vc não estivesse cursando USP e quetais, o mundo não estaria perdido, mas que exigiria um pouco mais de esforço. Especialmente com certificações, línguas e um tempo no exterior. Informe-se sobre o programa de intercambio na sua faculdade. Vc hospeda gringos por uns 3 anos e ganha o direito de fazer estágio lá fora por 6 meses, na faixa. Só tem que juntar grana pra passagem (Custa uns R$ 1.800,00 pros EUA e uns 3 paus pra Europa). Eles pagam uns US$ 1.000 por mês de ajuda de custo. Nada mau, né?

    3 - Não tenho faculdade e estou empregado - que ótimo! Mas vc já está na área. Para alguém que começa e procura o primeiro emprego, vc recomendaria isso a ele?

    (continua)


5/11/04, 12:09:09: Marcio me@noemail.com - IP : 201.0.24****
    ...(continuando)

    4 - As oportunidades de treinees tem 2, 3 mil candidatos por vaga. São no máximo 5, 6 avaliadores para escolher. Como vcs acham que eles dão uma primeira filtrada nos currículos?

    5 - Eu não procuro emprego, procuro profissionais para empregar. Tem vaga CLT acima de R$ 6.000/Mês, com plano de saude executivo e carro, aberta há 3 meses e não consigo preencher. Os requisitos? Faculdade de primeira linha, experiencia em arquitetura de software, UML, RUP, Design Patterns, modelos de qualidade (CMM, ISO, ITIL, COBIT). Quem eu conheço no mercado está muito bem empregado e nem quis ouvir a oferta.

    Vc que quer entrar na área, reflita e coloque-se na posição de entrevistador. Quem vc contrataria?

    Outra coisa, não se deixe fazer de mão de obra barata. Se o estágio for isso, não pense duas vezes, demita-se e parta para outra.

    Por último, uma DICA: veja se sua faculdade tem EMPRESA Jr. Se tiver, enfie-se lá. Sempre têm projetos, nunca exigem experiência, tem sempre os caras mais velhos pra te ajudar e conta pro currículo!


5/11/04, 09:18:58: Flávio José flaviojbs@ig.com.br - IP : 200.168.7****
    Sobre o comentário de "Madame@Satam.com". De um jeito ou de outro você está no fórum. O que siginífica que você também procura emprego. Acho que nínguém fica entrando em sites de RH or hobby.

5/11/04, 09:07:08: Adraino aaa@aaa - IP : 200.171.6****
    Valeu Paulo, trabalho com linux e venho fazendo quase tudo isso q vc falou. Tenho até programinhas rodando no RH feito em java q roda no linux uma maravilha. Vlw pela dica, acredito qestou no caminho aindo chego lá, abraços.

5/11/04, 09:04:43: Madame@Satam.com Madame@Satam.com - IP : 200.110.15****
    AHUahuahuahu.... VCS SAO UNS BANDO DE POBRES QUE FICAM AQUI ENCHENDO O SACO... SAO UM BANDO DE DESEMPREGADOS QUE FICAM AQUI ESMOLANDO POR UM EMPREGUINHO VAGABUNDO... AHAHAHAHAHAH .... APOSTO QUE NINGUEM AQUI NEM FACULDADE TEM AHAHAHAHA ..... MENDIGOES !

5/11/04, 08:59:45: Paulo x@x.com - IP : 200.204.106****
    Lá vai as dicas ...

    Vc trabalha com redes certo? Muitas vezes no seu trabalho vc deve precisar de um script mais elaborado, ou algum programinha para uma função bem específica ... Esta ai uma oportunidade para vc começar a programar e entrar na área de sistemas ... Faça um programinha, um script algo pequeno para começar e vá ganhando experiência .. isso lógicamente poderá entrar no seu CV e lhe ajudara a entrar em uma posição melhor na área de desenvolvimento .... Se vc tem acesso a servidores linux procure criar scripts usando perl por exemplo .. será um grande aprendizado pra vc ... Um belo script para backup pode ser uma idéia legal ...


5/11/04, 08:47:30: Adriano adrianolook@bol.com.br - IP : 200.171.6****
    Sou estudante do curso ciências da computação estou no 6 semestre, trabalho com redes e me identifiquei bastante com desenvolvimento na facu. E pretendo trabalhar nessa nova área, mas cai naquele velho dilema, para entrar em um mercado novo onde não tenho experiência fica difícil, já que eles pedem sempre experiência, quando não pedem oferecem uma bolsa que nem da pra pagar a faculdade. Acredito q muitas pessoas já passaram por isso, quem já superou essa fase! deixe umas dicas. Abraços.

5/11/04, 00:52:54: Sujeito nada@nada.com - IP : 200.226.7****
    Marcio, Vi que toquei na sua ferida... não queria deixar você triste e chorando, mas apenas iluminar um pouco a sua mente, pois os preconceitos que você demonstra são muito rídiculos. Só para constar, não estou no primeiro emprego, sou líder de projetos, e já seleciono novos profissionais na empresa que eu trabalho há alguns anos, e sim, uma faculdade de "nome" é um dos critérios que eu levo em conta na seleção de um CV. Meu sálario, eu utilizo para cursos extra-curriculares, e pós-graduações (além do que a empresa que eu trabalho já me pagou), já a minha segunda graduação eu deixo para "milionários" como você, pagarem com a "esmola dos impostos" (mais uma demonstração de ignorância, pois não tem nem idéia da carga tributária no nosso país). Depois dessa "aula" espero que você consiga se tornar uma pessoa melhor (esperança sempre existe)...he...he... e boa sorte no primeiro emprego.

4/11/04, 22:39:22: Marcio anonimo@anonimo.com.br - IP : 201.13.5****
    Para esse mane Sujeito Indivíduo@nada.com é uma pena que o seu pai não tem dimheiro para pagar uma faculdade para você e provavelmente para os seus irmãos então fica com a esmola dos meus impostos para você fazer sua facu pública, e em relação ao meu primeiro emprego é uma pena por que eu tenho QI diferente de você que sera sempre peão. Eu vou tirar as minhas férias no final do ano diferente de vc que vai ficar na faculdade publica por que os seus professores estavam em greve . NOVAMENTE " SEU MAN "

4/11/04, 20:07:33: Alessandro alessandro.carvalho@ig.com.br - IP : 200.171.46****
    continuação...<br> 5o. Paciência. É difícil investir na faculdade e ganhar pouco durante mais um ou dois anos, mas não adianta forçar a barra. Quem ganha mais no início geralmente demora mais para crescer porque o contratante quer o resultado e fica caro investir no profissional neste caso. É isso. Espero sinceramente que ajude a todos. Boa sorte !

4/11/04, 20:06:04: Alessandro alessandro.carvalho@ig.com.br - IP : 200.171.46****
    Tenho 25 anos de mercado e já trabalhei para diversas empresas de consultoria e softwares houses (aliás ainda faço isso). Tenho alguns comentários sobre o que lí neste forum até o momento. 1o. Quem contrata recebe grande quantidade de CVs. Embora exista espaço para muita gente, faculdade ajuda sim, pois é um critério de seleção usado antes da entrevistas. 2o. Existem empresas que são apenas agências de empregos e existem consultorias de verdade. Não adiante ficar com raiva e achar que todas as empresas estão ganhando nas suas costas. Isto não é verdade na grande maioria das vezes. Isto porque vender, manter estrutura e tudo isto custa caro. Na nossa área precisamos ver as empresas como aliadas e não como opressoras. Quem de fato exerce pressão financeira são os clientes e com o cliente não dá pra reclamar. 3o. A melhor maneira de ganhar mais é ser especializado e conseguir mostrar isto. Assim, se investirmos em ter especialização teremos certeza de sucesso. 4o. O primeiro emprego é difícil de conseguir. Sempre fica a ilusão que é melhor trabalhar para uma grande empresa, mas na minha experiência, isto não é verdade. É aconselhavel trabalhar em uma empresa pequena que possa dar atenção para você. É a melhor forma de adquirir experiência de verdade. Quase todos os meus amigos que cresceram e hoje são gerentes ou diretores, assim como eu, começamos em empresas mais especializadas e menores. Em uma empresa pequena, nós somos importantes.

4/11/04, 18:26:39: MadameSatan Madame@satam.com - IP : 200.110.15****
    Olha, lá em baixo tem um tal de mane@mane.com que me julgou... Pois é amigo, trabalho a 10 anos com informatica, concordo com vc que informatica é um dom... Acredite se quiser, nunca fiz nenhum curso, e dou pau em muitos MCTs e MCSEsda vida... Agora, MANEZAO eh vc, ter o dom e nao trabalhar por dinheiro... AFINAL, AMOR AO TRABALHO nao alimenta a fome de ninguem... Quando vc pensava em brincar de COMANDOS EM ACAO, eu já desmontava XT e montava denovo... Brincava com os 286, 386... Por acaso vc se lembra do Trumpet Winsock ??? Nao é do seu tempo né.... ahahahahahaha

4/11/04, 18:06:05: Rimario rimario@bol.com.br - IP : 200.230.190****
    O primeiro emprego na área de informática, é algo complicado para a maioria que quer trabalhar, pois as empresas não ligavam muito da escolaridade da pessoa, mas que ela tenha experiência na ferramenta usada na empresa, hoje esta situação está mudando, além de ter conhecimento estão exigindo, graduação dos funcionários, visando além de um funcionário melhor capacitado, uma certificação ISO. Algumas empresas (vide anúncios aqui mesmo no Apinfo) que exigem um candidato formado em Faculdades/Universidades de "primeira linha". Eu acho um absurdo, claro, mérito para quem estuda numa USP, Unicamp e Mackenzie... porque será que as empresas não firmam parcerias, ajudando a elaborar o conteúdo do curso para que alunos de outras instituições possam ter no curriculo, os requisitos que as empresas exigem? Algumas empresas pedem para estágio, pessoas que já possuam experiência, é um contrasenso, como alguém consegue uma oportunidade sem que ninguém possibilite o candidato se desenvolver na prática?

4/11/04, 17:18:50: sidney sidao10@hotmail.com.br - IP : 200.168.83****
    Ai pessooallll..... esse lance de facul é maior furada pois conheço muitos caras que fazem facul e não manjam nada só tiram mara e outra muitas empresas visam são certificações da microsofit oracle e empresa de treinamentos conceituadas no mundo da informática... então aconselho e fazer um bom treinamento se certificar e ai quero ver vc ficar desempregado.

    Valeu qualquer duvida manda ai um email... Sidao10


4/11/04, 16:19:38: Leila leilacfaria@hotmail.com - IP : 200.210.200****
    Estou vendo q o tema acabou abordando vários assuntos, vou comentar somente a respeito do 1º emprego. Concordo que o estágio é um passo seguro, pois é onde irá desenvolver o conhecimento e aperfeiçoá-lo e mais importante, ver se é isso mesmo q vc quer, ainda mais na área de TI que abrange tantas opções.

    Eu mesma, quero e busco um estágio na área de Qualidade de Software, não quero outra coisa, já fiz estágio na área de Suporte e não gostei, e o meu estágio foi em Operações, Servidores, mas não é a minha praia.

    Porém, tenho apenas 4 meses de experiência na área de Qualidade de Software e isso me prejudica, já fui barrada em pequenas consultoria pelo pouco período de experiência que tenho para um estágio.

    Sinceramente, acho um absurdo pedir experiência em um estágio, deveria ser proibido.

    Sei que muitos encontram a mesma dificuldade que eu.

    Basta acessar a busca de vagas do Apinfo mesmo, nenhum estágio vai estar sendo exibido sem exigência de experiência na área.

    Resumindo, o estágio foi uma boa opção, hoje não é mais.


4/11/04, 13:11:57: Flávio José flaviojbs@ig.com.br - IP : 200.168.7****
    Não sei de que a Samatha Berntold vanglorea-se tanto, obviamente não conheço seu perfil profissional ou acadêmico, até mesmo por que isso é de interesse apenas dela. Mas se você hoje possui um bom cargo/salário, formações e outros mais, antes de conseguir isso você era leigo como qualquer pessoa aqui. Não vejo por que ficar dizendo a aqueles que não tem faculdade estão perdidos. Você sabe que no Brasil somente 3% da população tem nível superior, e menos de 1% tem pós, no num mercado tão grande não existe espaço apenas para graduados. Cada empresa exige um perfil, já trabalhei com excelentes equipes com pessoas de diversas formações diferentes. E posso dizer se todos fossem "estrelinhas" os projetos não teriam saído do papel. Onde tem muita "estrelinha" cada uma quer brilhar mais que a outra, e já foi mostrado que uma "constelação" é não é sinal de sucesso.

4/11/04, 12:57:29: Flávio José flaviojbs@ig.com.br - IP : 200.168.7****
    Não sei de que a Samatha Berntold vanglorea-se tanto, obviamente não conheço seu perfil profissional ou acadêmico, até mesmo por que isso é de interesse apenas dela. Mas se você hoje possui um bom cargo/salário, formações e outros mais, antes de conseguir isso você era leigo como qualquer pessoa aqui. Não vejo por que ficar dizendo a aqueles que não tem faculdade estão perdidos. Você sabe que no Brasil somente 3% da população tem nível superior, e menos de 1% tem pós, no num mercado tão grande não existe espaço apenas para graduados. Cada empresa exige um perfil, já trabalhei com excelentes equipes com pessoas de diversas formações diferentes. E posso dizer se todos fossem "estrelinhas" os projetos não teriam saído do papel. Onde tem muita "estrelinha" cada uma quer brilhar mais que a outra, e já foi mostrado que uma "constelação" é não é sinal de sucesso.

4/11/04, 06:55:32: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Blá, blá, blá.... mas algumas pessoas (poucas) com um bom ponto de vista.

    Conselho final : Façam uma faculdade. Ao menos se credencie a ser profissional de IT. Lembre-se, vc não usaria serviços de um médico, advogado, engenheiro, enfermeira ou dentista se o mesmo não fosse apto para exercer a sua profissão.


3/11/04, 22:53:27: Rafael - IP : 200.232.13****
    Concordo com o Flavio Jose!

    Vale lembrar uma coisa!. Tem muita empresa de consultoria ai contratando funcionario para trabalhar no lugar dos estagiarios e pagando ainda menos! Eles acabam pagando de 500 a 600 reais, enquanto na realidade a empresa está investindo de 800 a 1200 reais no recurso. Isso sem contar quando se trata de trabalho. Hoje, na nossa area a media do valor hora é de 30,00/hora. só que as consultorias estao vendo que tem muita gente nova no mercado, e ai é a hora de enganar os novados. As consultorias acabam falando que só podem pagar, 15, 18 ou 20 reais a hora e que é isso que a empresa pode pagar. O que na verdade é mentira! Ela acaba embolsando um percentual maior só pra agenciar o novato. Eu fiquei sabendo disso numa negociacao de um consultor na minha empresa. O que acho que a consultoria nao sabia é que a mulher dele já trabalha na empresa como secretaria do gerente. Ai ela pegou e contou pra ele quanto a empresa estava pagando para a consultoria! Nao deu outra, a consultoria jogou a conversa mole dizendo que ele tinha que baixar o valor hora, etc e tal. Só que ele já sabia da jogada e nao baixou o valor/hora. Ai a consultoria lugou um tempo depois e fechou com ele. Fiquem de olhos abertos! As consultorias se tornaram verdadeiros cafetoes!


3/11/04, 19:23:33: Fernado www@teste.com - IP : 200.241.20****
    Concordo com o Fabio José, vejo no estágio o primeiro passo p/ alguém conseguir entrar no mercado, porém tenho a plena convicção que esse mercado já deu o que tinha que dar, e os altos salários acabaram sumindo, pelo menos boa parte. Esse negócio de quem estuda em facul. pública é um excelente profissional e o resto é resto está totalmente fora da realidade, pelo menos na área de informática. No meu ponto de vista seu valor se prova profissionalmente, vale lembrar que se dependence só das facul. públicas a mão-de-obra dita especializada seria muito pequena, as univ. particulares estão hoje preenchendo uma lacuna que a pública não consegue e nem vai conseguir que é o numero de vagas disponivel. Acredito que a qualidade em muitas particulares fica devendo, nesse caso o aluno tem que correr por fora mesmo com cursos e tudo mais, Agora vc pode ter certeza de algo, uma grande empresa é formada por vários profissionais oriundos de varias univ. e se respeito mutuamente, talvez por terem maturidade, coisa que nao acontece aqui. Acredito que o que falta nas particulares é fazer com que a qualidade de ensino seja homogênio, só assim teremos uma formação de qualidade ao alcance de todos. Nos EUA e Europa é assim, a qualidade é homogenia e o ensino particular e nem por isso fica devendo em termos de qualidade de ensino.

3/11/04, 18:09:27: Flávio José flaviojbs@ig.com.br - IP : 200.168.7****
    Como experiência própria, trabalhei em uma Multinacional ( que todo mundo enche os olhos) e mais outros estágiários de diversas outras áreas, e o que faziamos em nada era coerente ao que estudamos. Era uma mão de obra barata e descartável. Legislação para isso praticamente inexiste, o que dizem é que temos que aturar. Só depois de procurar aqui e ali consegui algo que dobrou meu salário, não pelo que exerci, mas pela qualificação que adquiri. Enfim, caminhos são muitos, cada um que postar aqui vai dar sua versão do "ideal", mas o ideal mesmo é cada um traçar seu caminho como melhor lhe convir .

3/11/04, 18:08:43: Flávio José flaviojbs@ig.com.br - IP : 200.168.7****
    Faculdade pública é muito bom, mas exige tempo ( os cursos de tecnologia são boa parte em período integral ), "impedindo" o aluno de trabalhar, sem contar o fato das barreiras para se conseguir entrar em uma. Não por que A ou B é inteligente ou não, mas por que nas faculdades ditas "públicas" não tem vaga pra todo mundo. Estágio, muitas empresas usam isso como um meio de ter um serviço barato. Todos sabemos que um profissional que ganha R$ 1.000,00 custa pra empresa R$ 2.300,00. O que é melhor gastar R$ 2300,00 com um profissional u R$ 1000,00 com um estagiário ( esse valor raramente chega nisso ).

3/11/04, 18:08:19: Flávio José flaviojbs@ig.com.br - IP : 200.168.7****
    Tenho extremo respeito aos colegas que dizem trabalhar de "graça" em troca de aprendizado é muito bom. Concordo em partes e discordo em outras. Obviamente se um jovem consegue um bom estágio que lhe traga retorno de aprendizado, muito provavelmente ele terá um bom futuro. Porém existem casos e casos. Como um amigo falou, nem relógio trabalha de graça, podemos contar nos dedos ( de uma mão ) quantas pessoas hoje podem pagar uma faculdade sem trabalhar. Dinheiro não cai do céu, e no mercado atual o que manda é ele. Garanto que a maioria dos profissionais de informática ( mesmo em ínicio de carreira ) faz "bicos" para ajudar no orçamento ( e como esses bicos ajudam ).( continua )

3/11/04, 18:00:03: Nuno Miguel Chiu nunoski2004@yahoo.com.br - IP : 201.7.53****
    A área de informática já não é como antigamente a pessoa entra porque além da experiência este tem um estudo aprofundado no assunto. Tenho 10 anos de carreira na área de informática,passei por todas as áreas tecnológicas e posso afirmar que empresas contratam estagiários(com experiência,isto é um absurdo,se tem experiência não é estagiário) e botam para fazer mil coisas no lugar do profissional a salário baixíssimo.O que acontece ou estagiário vai embora por achar cobrado como profissional,pois o intuito é aprender ou a empresa quebra em termos de qualidade e defeitos começam surgir.Sistemas errados,programas que demoram para rodar,banco de dados totalmente bagunçado,os testes são feitos na empresa e não antes na faculdade ou na Universidade. Outro fator importante do erro é que muitos gerentes e diretores sabem administração e na maioria das vezes não são da área nem sabe o que passa e como resolver se o grupo trava em algumas questões. Empresas fazem coret de custo nesta área mesmo sendo consultoria, o mal serviço e pagamento baixo fazem com que muitos das pessoas tornam insatisfeito além da produção baixa e com erros maiores. Isto não acontece só nesta área como todas.Nas escolas de primeira linha isto acontece e muito em bancos,empresas multinacionais. A empresa muitas vezes quebra não sabe porquê,pois o estagiário requer pelo menos 2 anos de amadurecimento e sem acordo entre Universidades e governo em melhorar este quadro a tendência é piorar.

3/11/04, 17:38:07: mané mané@mané.com.br - IP : 201.1.34****
    Por isso que voce ganha merreca, pq voce esta no ramo por causa do dinheiro que te disseram que da pra ganhar, e nao por gostar do que faz.

    Eu acho bem feito para os que entram só pensando que é profissao da moda.

    Informática é dom, ou o cara nasce sabendo trabalhar com isso, ou ele fica ai chorando por migalhas.


3/11/04, 11:34:20: MadameSatan aa@aa.com - IP : 200.110.15****
    Auhauhauahahu... GOstaram do meu termo "PROSTITUIDA" né...

    A informática esta isso... Aparece esses muleques porcarias achando que sao ADM Redes e tomam nossos empregos por 800 ou 1000 reais ....

    TO de saco cheio da informatica!!! Logo logo Analista de sistemas vai ganhar 1.500,00 e analista de suporte 500 !!!! ahahahahahah... GENTE, na minha empresa o Office boy ganha 900,00 !!! E eu Administrador de Redes ganho 1.500 ... É MOLE ????? VOU PIFAR OS SERVIDORES AQUI e quero ver quanto eles vao gastar pra arrumar!!!

    []'s


3/11/04, 01:57:36: Euuu eu@eu.com - IP : 201.1.****
    Bom gente...esse lance de facul publica é todo é mentira. Pois hoje em dia não existe mais disso de faculdade de primeira linha pelo menos na area de informática.... faço facul numa facul particular e, estou empregado e, "na entrevista" quem estava tentava abraçar a vaga estudava no "mackenzie" que tanto falam que é de primeira linha, mais eu particularmente não acho, mas enfim, ele não ficou com a vaga e eu fiquei. Hoje em dia claro, faculdade é fundamental, mas também vale muito os conhecimentos... É isso aee

3/11/04, 00:47:40: Sujeito Indivíduo@nada.com - IP : 200.234.5****
    Marcio, você paga impostos? Com certeza que sim, pois qualquer produto que você compre paga! Então saiba que você paga os meus estudos em uma conceituada faculdade pública. Já o seu curso "superior" numa das FICFACFUCs, sei lá qual, particular só você e o seu papai pagam... e depois você ainda tem um trabalhão para arrumar emprego com o diplominha.

2/11/04, 23:54:23: Lucas lucas@tecnac.com - IP : 200.234.5****
    Alguem ja ouviu falar da faculdade FSA - Fundacao Santo Andre? Queria saber pra resolver se fico na FIAP ou na Fundacao Santo Andre? Me ajudem por favor

2/11/04, 23:52:11: Fabio fabiowf@bol.com.br - IP : 200.234.5****
    PESSOALLLLLLLLLLLLLL......... Estou querendo fazer faculdade tecnologico... em Rede de Computadores. Voces acham uma boa fazer? Agradeço caso ouver algum comentario sobre isso.

2/11/04, 21:52:04: Marcio anonimo@anonimo - IP : 201.1.20****
    Essa galera que fala que faculdade de 1ª linha conta é mo xaveco, eles deveriam falar que tb ficam 06 meses sem aula, que não tem equipamentos e precisam de doação de outras faculdades, é pode ter certeza a maioria que estuda em faculdade pública vira petista e maconheiro .

    Valeu seus manes de faculdade publica nas férias vocês estarão estudando enquanto o resto da galera vai estar so curtindo.


2/11/04, 18:38:08: Isaque Lisboa isaque@ubbi.com.br - IP : 201.7****
    Ola Galera, bom minha opinião que é hj em dia conseguir um emprego não é mais conhecer muito sobre algo e sim conhecer quem saiba muito sobre algo, isso mesmo, hj em dia é tudo na base da famosa "indicação", falo por experiencia propria, trabalho hj como Analista de Sistemas e consegui o emprego atraves de meu primo, hj tbm ja indiquei muitos parentes e amigos para trabalhar comigo, e espanten-se TODOS q indiquei foram contratados, a empresa eh muito grande e sempre precisa de gente, mas ai qd eu fico sabendo de vagas, ja indico alguem de minha confiança, eh a vida galera !!!

2/11/04, 14:04:35: Marcelo dsa@fdsa.com - IP : 201.1.181****
    O mercado ja está saturado, como acontece eu toda profissão da moda. Se vc pensa em trabalhar com informatica apenas pq quer ganhar dinheiro vai cair do cavalo.

1/11/04, 21:06:57: William da Costa Guilherme willguibr@msn.com - IP : 201.13.187****
    Olá pessoal, bom eu como quase todo mundo batalhei muito para conseguir uma vaga na área de informática, principalmente porque antes eu trabalhava em uma área totalmente distinta, eu era segurança. Passei a me interessar pela profissão e entrei na faculdade de ciência da computação na UNIP, porém não tinha nenhum conhecimento avançado sobre linguagens de programação como JAVA, C, C#, C++, etc... Bom, resumnindo eu enviava diversos curriculums, mas nenhuma empresa ousava sequer me chamar para uma entrevista. infelizmente tive que para a faculdade por falta de grana e ai resolvi fazer o curso MCSE na Impacta. Bingo.... acertei em cheio, iniciei o curso no mes de janeiro de 2004 e em agosto deste ano já consegui meu primeiro emprego na área de informatica como PJ. O salário uma merreca galera R$ 800,00. Sai de lá e em menos de 1 mes consegui outro emprego pra ganhar o dobro desse salario mas dessa vez como cooperado. Enfim, pessoal em menos de um mes já fui chamado para + ou - umas 15 entrevistas e pude até escolher onde trabalhar. Hoje estou trabalhando no Bank Boston ganhando 4 vezes mais do que o meu primeiro emprego e eu ainda nem fiz a 1º prova de MCP da Microsoft. Isso mostra o quanto vale um curso de certificação embora cara mas é um investimento talvez dez vezes melhor do que em uma faculdade porém, um curso superior ainda é tudo em determindas empresas. Força galera e não desanimem. Um abraço a todos.

1/11/04, 18:49:34: Joao jhj@klkk.com - IP : 201.1.212****
    Vc vai fazer faculdade na área de informática? Não cansou de ficar desempregado e trabalhar em consultorias? Tem gente que nunca aprende mesmo. Ate parece que faculdade dá emprego. Vc ta vendo como é que é, MCSE nao resolve nada, e pq acha que faculdade resolve o problema? Pensa um pouco.

1/11/04, 18:05:53: Celio do Carmo celio.carmo@uol.com.br - IP : 200.161.250****
    Turma,

    Tenho 28 anos e 10 anos de carreira.

    Sempre investi mto em minha carreira, gastei mto dinheiro e tempo fazendo cursos o ultimo deles eh o MCSE 2000, mas depois que me casei, houve um certo comodismo de minha parte, parei os estudo e hj nao tenho faculdade. Hoje (separado ha 1 ano)estou recuperando o tempo perdido, no proximo ano estarei na faculdade, isso eh um grande diferencial, to sintindo isso na pele (parado ha 6 meses) to fazendo so free, mas isso nao me basta. Aqueles que lerem isto e estiverem com o pensamento de que a faculdade nao vale nada, e que conhecimento tecnico eh tudo, mudem de ideia, pq hj em mts empresas faculdade eh tudo e o conhecimento tecnico que vc tem eh nada. Eu nao as culpo, pq se vc tem os estudos completos mostra que vc eh realmente uma pessoa interessada e que nao tem medo de desafios (mesmo que na maioria das vezes isso nao seja verdade) Por isso o primeiro passo eh concluir a faculdade e depois uma certificação, mas se prepare, sempre esteja fazendo cursos senao qqr estandante de uma escolinha de informatica vai tomar o seu ligar (eh isso ja acontecei comigo tb)

    []´s a todos


1/11/04, 17:55:58: Rodrigo Nunes rodrigo_rnunes@ig.com.br - IP : 200.173.9****
    Senhores, acho importante sim a faculdade, desde que a pessoa começe sempre aprendendo e nunca querendo ensinar o que ainda não adquiriu experiencia no ramo. Entrar na informática exige competência e muita paciência. Não basta curso e ser um bom programador de maia pataca , o que precisamos é ser bons administradores de nos mesmos.Buscar novas tecnologias e ter sempre uma visão ampla do mercado. Não fazer porque os outros fazem e sim porque vc quer!!! Abraços e Boa Sorte a Todos

1/11/04, 16:25:46: Cesar - IP : 200.162.9****
    Pessoal, antes de qualquer coisa acho que faculdade é fundamental. Não apenas em relação a conhecimento técnico (isso podemos aprender em cursos fora da faculdade), mas também para conhecimento e desenvolvimento pessoal. Não importa se é de 1ª ou 2ª linha (desde que não seja de 3°... rs), pois se uma pessoa quer ela aprende. Conheço gente na área de informática que estudou em faculdade tida como de 2ª que é muito competente ganha em torno de 15 mil reais ao mês. Por outro lado, hoje em dia o que importa para as empresas é lucro, grana, dinheiro, capital, seja lá o que for, e para isso as empresas buscam profissionais que realmente saibam fazer o que eles precisam e, quanto melhor ele for, mais oportunidades terá e, consequentemente, maiores serão os salários, não importando se o cara tem faculdade ou não. Ou seja, sabe fazer bem? Tá contratado. Não sabe fazer bem? Tá fora, não importa se estudou em Harvard. Seja competente, estude para você mesmo e as oportunidades aparecerão.

1/11/04, 15:43:56: anonimo1 anonimo@anonimato.com.br - IP : 200.204.180****
    O que o Anthony disse é 100% verdade.

    La embaixo eu critiquei a arrogancia da Samantha por achar que quem fez faculdade implicitamente tem mais a oferecer do que um que não fez.

    Eu sou formado por uma faculdade de 2a. linha (talvez 3a., 4a. ou 20a. linha), no entanto não sou discriminado na hora de procurar oportunidades.

    Podem reparar, os unicos que dizem que univ. de 1a. linha conta, são os que estudam la. Para uma carreira ACADEMICA, sem sombra de duvidas que faculdade de 1a. linha estará muito a frente, mas para o mercado de trabalho comum podem ter certeza que não vai significar NADA, em mais de 95% dos casos.

    Mas ainda sim, faculdade é mandatório, é o que indica que voce tem interesse em sua profissão, e na sua carreira.

    Mesmo que não te garanta o emprego, mas sendo formado voce ouvirá muito: "ah voce é formado né? muito bem..."

    Fora que a tendencia é que os que não tenham curso superior acabem por ser cada vez mais excluidos do mercado de trabalho.


1/11/04, 14:02:56: Vilmar Brazão de Oliveira vilmarbr@yahoo.com - IP : 200.206.23****
    Resposta para o tópico do figura ANÔNIMO EU MESMO(SE IDENTIFICA SER HUMANO!!) Bem pessoal, Acho que falei um pouco sobre isso no último post que coloquei a pouco, mas aqui nestas discussões MSDN Brasil há sobre como ganhar R$$$$ nesta área e como escolher uma faculdade na área de TI. Vejam:

    https://www.msdn.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=166270

    https://www.msdnbrasil.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=171593 https://www.msdnbrasil.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=150099 https://www.msdnbrasil.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=150223

    Até mais e boa sorte a todos que têm problemas como o EU MESMO!

    Vilmar Brazão de Oliveira Praia Grande/SP https://www.vilmarbro.eti.br


1/11/04, 13:25:55: Vilmar Brazão de Oliveira vilmarbr@yahoo.com - IP : 200.206.23****
    Boa tarde Povo Apinfo!

    Bem...a minha opinião sobre 1º emprego na área de informática é que a pessoa deve primeiramente arrumar um estágio ou vários até encontrar a complementação do curso o qual estuda e então descobrir sua maior vocação na imensa área de informática.

    Já para quem apenas pensa em trabalhar por conta(prestador de serviço) e que nunca fez curso algum, a melhor coisa seria começar fazendo serviços para amigos e conhecidos sem cobrar a princípio, depois cobrar um pouco e após conseguir algumas boas referências iniciar a cobrança de valores mais justos de acordo a cidade/região onde vive. A matéria abaixo pode dar uma boa idéia sobre quanto cobrar por serviços free-lancer: Quanto vale o seu serviço ? Artigo oriundo do site https://www.macoratti.net/qtovale.htm

    Boa sorte a todos iniciantes!

    Vilmar Brazão de Oliveira Praia Grande/SP https://www.vilmarbro.eti.br


1/11/04, 11:10:05: Anthony madmax.sp@bol.com.br - IP : 201.0.24****
    Caro eumesmo@eu.com.br

    Olha desde que eu me conheça por gente e hoje ainda mais vc ter uma faculdade(apesar de eu saber que a maioria está uma porcaria) não é um diferencial é uma obrigação como falar um idioma estangeiro. A faculdade não é uma questão de opção é uma obrigação. Imagina vc faria uma cirurgia com um cara que não é formado em medicina??? Acredito que não!!! É claro eu não desmereço pessoas que não tenham formação, más quando eu entrei na faculdade tinha um cara na minha sala que trabalhava com programação (COBOL) desde 85 o cara tinha um ganho fixo de 15.000,00 à 17.000,00 o que é um bom salário e ele estava começando em 2000 a faculdade de analise de sistema por que? ele estava perdendo muitos projetos por não ser formado. O que tenho a te dizer é pesquise as faculdades vai lá e olha o conteudo programatico veja a infraestrutura da faculdade, não leve em consideração nome, nem valor da mensalidade, Eu sei existe um enorme preconceito de quem fez USP, FATEC, PUC contra os que fizeram faculdade particular. Para finalizar eu te digo quem fara vc ser um grande profissional será vc mesmo e não a faculdade não adianta nada vc entrar na USP e unica vantagem que vc vai tirar é ter churrasco todo dia para ir. Se vc fizer uma particular seja ela qual for com afinco com certeza será um bom profissional.


1/11/04, 01:43:15: EU MESMO eumesmo@eu.com.br - IP : 200.234.72****
    ME AJUDEM!!!!!!!!! TENHO 23 ANOS, QUERO ENTRAR NA AREA DA INFORMATICA (TODOS DA MINHA FAMILIA SAO) MAS NAO CONSIGO PORQUE NAO TENHO RECURSOS FINANCEIROS PARA CURSAR UMA BOA FACULDADE. ESTAVA PENSANDO EM FAZER TECNOLOGO EM UMA FACULDADE QUE MUITOS ACHAM QUE É MEIA BOCA POR NAO SER USP, FATEC, FIAP OU UNICAMP. A AREA ESTA MUITO RESTRITA. MEU AMIGO É MCSE TEM FACULDADE DE PRIMEIRA LINHA MAS NAO ARRUMA EMPREGO POR CAUSA DA EXPERIENCIA QUE ELE NAO TEM. MAS TENHO FAMILIARES QUE ESTAO MUITO BEM. OU SEJA... NA AREA DA INFORMATICA. OU GANHA MUITO BEM, OU GANHA QUASE NADA? SERIA INTERESSANTE INVESTIR EM FACULDADE NAO MUITO FAMOSA? OU FAZ FACULDADE DE QUALIDADE OU É PREFERIVEL NEM FAZER?

    ME AJUDEM????????????


31/10/04, 20:14:41: Fabio Nogueira f-nogueira@ig.com.br - IP : 200.226.25****
    Eu gostaria de fazer um estagio no area de administrador de rede, porque pretando fazer facudade e se auguma empresa que possa medar esta oportunidade me mande um email ,eu so gostaria que ele me paga-se apenas o vala transporte e vala refeição .

31/10/04, 15:25:29: Fernando teste@teste.com.br - IP : 200.241.20****
    Cara, acho que o estágio é o caminho p/ o primeiro emprego, é onde vc pode conseguir adiquirir conhecimento para poder ser efetivado ou buscar uma vaga no mercado de trabalho. Com relação a univ. que vc estuda ajuda ou não, bem isso depende. Agora teve gente aqui dizendo que PUC não é primeira linha. Bem a PUC tem tanta história como qualquer outra facul. pública, aliás tem muito curso da PUC bem melhor que muitas univ. públicas espalhas por ai, principalmente aquelas do nordeste que só tem o nome Federal e só, de resto não tem nada, eu sei pois fiu ver a situação deles, até professor falta, tem curso de medicina no nordeste não tem hospital universitário, nem equipamento e nem professor, os professores são médicos voluntários que dão aula dentro da sua especialidade. Não sei pq deixam um curso desse aberto, e tem gente que juga isso como qualidade de ensino. A PUC não é a USP nem a Unicamp nem a Unesp, mas se vc fizer um estudo de mercado, vera que a PUC tem tbm sua parcela de reconhecimento como uma boa instituição, sem dizer a FGV que dispensa comentários, nas ultimas avaliações do provão foi muito comum aparecer PUC, FGV e Santa Casa, fora Unicap, que fica ao lado na Unicamp e tirou uma das melhores notas na sua área.

31/10/04, 13:36:57: Bruno Renato eu@eu.eu - IP : 201.1.20****
    Só ptra complementar, considero a FATEC em São Paulo, uma faculdade de primeira linha sim, é muito dificil eu ouvir falar de um tecnologo formafdo lá (em qq area) que não esteja e esteja bem no mercado....

31/10/04, 13:34:26: Bruno Renato eu@eu.eu - IP : 201.1.20****
    Concordo com o comentário anterior, apenas após uma semana que entrei em uma faculdade publica renomada no curso de Processamento de Dados, quase todas as empresas que mando Curriculo para estagiário (mesmo as que pedem de 2º ou 3º ano e eu estou na primeira semana) respondem e querem marcar entrevista comigo, até parei de mandar já que estou trabalhando de consultor e estou até com um salário q considero razoável, claro que já tenho uma bagagemzinha em suporte de 2,5 anos e curso tecnico em Informatica, mas a Faculdade com Nome no mercado ajuda bastante.

31/10/04, 02:27:12: Sujeito Indivíduo@nada.com - IP : 200.226.1****
    Sem querer ser chato com o pessoal que não dá importância ao curso superior, principalmente os que dizem "não vou jogar dinheiro fora por cinco anos", mas estou na minha segunda graduação em uma faculdade pública e tanto na minha primeira turma (que foi um curso de informática), quanto nesta segunda (que não é um curso de informática) só não está trabalhando quem não quer, pois, sim, uma faculdade de "nome" garante o emprego para quem realmente se esforçar o mínimo (excetuando-se, claro, nerds que querem fazer kernell e outros tipos fora da realidade). Resumindo, com esforço, dá para ter o diploma superior sem gastar dinheiro e com valor no mercado.

30/10/04, 22:49:46: ??? - IP : 200.153.13****
    Marcio, essa conversa de faculdade de primeira, segunda e ultima linha é coisa do passado... A maior parte das empresas, hoje em dia, considera varios outros fatores como conhecimentos especificos em alguma ferramenta, idiomas além do portigues, perfil pessoal também conta muito, necessidade x disponibilidade de profissionais etc etc etc. É impossivel que todos cursem a USP, pelo simples fato de disponibilidade de vagas... Tem muita gente aí no mercado que é executivo de TI e nao cursou USP e muito menos curso de computacao... Nao existe formula... Cada profissional é quem traça seu caminho... Eu, ao contrario de voce, conheço dois garotos que se formaram na USP, programam até kernel de SO e nao tem espaço pra isso no mercado brasileiro... Portanto, o negócio é sair à caça de uma oportunidade no mercado - principalmente p/ primeiro emprego - e ir garimpando até encontrar algo que lhe satisfaça profissionalmente. Isso é o que importa.

30/10/04, 22:35:43: Marcio me@mymail.com - IP : 201.1.56****
    Se estamos falando de primeiro emprego, então é para os que são novos ainda. Aí vão minhas dicas:

    1 - Universidade de primeira linha conta muito sim! É passagem segura para o primeiro emprego antes da formatura. Mas atenção: 1a. linha em SP só USP, Unicamp e Unesp. PUC, Mackenzie, FIAP não são primeira linha!

    2 - Cuidado com o curso. Análise de sistemas não é curso de primeira linha. Nem correlatos. Vale mesmo é Ciência ou Engenharia da computação.

    (não conheço ninguém que cursou computação na USP ou na Unicamp e não esteja bem no mercado)

    3 - FUJA das consultorias, contratos PJ e quetais. Os 3 ou 4 mil reais que pagam podem ser atraentes para quem tem 20 anos, mas depois redundam em estagnação e frustração profissional. Só vale fazer PJ nos 2 primeiros anos e, mesmo assim, é pra juntar uma grana e torrar tudo no intercambio nos EUA ou Europa. A partir do 3o ano, estágio em empresas sérias (vide item abaixo)


30/10/04, 22:34:53: Marcio me@mymail.com - IP : 201.1.56****
    (continuação) 4 - Para o estágio ou treinee, procure multinacionais do setor (Microsoft, SUN, Oracle, HP, etc) ou então empresas do setor financeiro, utilities ou telecom. Mas NUNCA como terceirizado.

    5 - Programador, desenvolvedor, analista programador - é tudo peão!! Vc até pode começar aí, mas vá rapidamente para ger. de projetos, arquitetura ou negócios.

    6 - Naturalmente, Inglês fluente e Espanhol são básicos.

    7 - Não seja nerd!! Com o tempo, esteja preparado para trabalhar cada vez mais perto do negócio da empresa e cada vez mais longe da tecnologia!

    Além de tudo, se seguir direito a receita acima, em caso de desastre total, é bom poder contar com ex-colegas de faculdade que se tornaram gerentes e diretores em grandes empresas. O tal do QI, que os caras aqui tanto choram.

    É isso! (continua)


30/10/04, 18:53:40: Luis Figueiredo arrudafigueiredo@yahoo.com.br - IP : 201.7.****
    Obs: Esqueci algo importante! Depois de agregarem o conhecimento prático ao teorico FUJAM DAS CONSULTORIAS!

30/10/04, 18:47:25: Luis Figueiredo arrudafigueiredo@yahoo.com.br - IP : 201.7.****
    É um tema oportuno para o momento em que muitas pessoas vivem atualmente. Com a abertura de mercado a competição aumenta gradativamente e a tendência é tornar-se cada vez mais feroz. Atualmente convivemos com Engenheiros atuando na área Financeira (Bancos), Analistas de Sistemas na área de Negócios e etc... Uma coisa que todos devemos entender é que o caminho do trabalho e do estudo estarão sempre ligados, quem não estuda não aprende (seja em casa, livros ou faculdade, MBA, Pós Scritu ou Latu Sensu) Antigamente tinhamos Analistas e Programadores, hoje temos Analistas Programadores (um posto a menos no mercado de trabalho) e a tendencia é essa. Hoje Trabalho na área de Qualidade de Software, Homologamos sistemas e fazemos a interface entre a área de Tecnologia e a área de Negócios, sou Bacharel em Administração de Empresas e sempre atuei em empresas de Tecnologia em diversos setores. Abram a mente se o caminho for através de estágio (mesmo que mal remunerado) não disperdicem a chance! corram e batalhem muito pelo que acreditam e boa sorte a TODOS!

30/10/04, 16:11:46: meuQ - IP : 200.100.228****
    O ButtyBaitola não desprezei o ensino, confesso que errei no português -- mas isto é uma outra estoria -- você ficou estressadinho pq deve ser outro que jogou dinheiro fora com uma faculdade e agora quer discontar toda a sua frustração.

30/10/04, 16:06:22: Eu de Novo - IP : 200.100.228****
    Olha a conversa desse Ricardo "Aqui em santa catarina" -- abaixa a bola o cidadão santa catarina não tem peso nenhum em informática -- a realidade do mercado aqui em São Paulo é outra -- se faculdade preparasse para o mercado nenhuma empresa contrataria uma pessoa sem nivel superior -- eu trabalho com gente que diz: Faça faculdade, voce vai perder seu tempo mas faça -- pois se amanha vc for indicado para tornar-se gerente de um projeto a maior parte das empresas exige nível superior -- Com certeza vc fez uma faculdade -- mas tenho mas certeza ainda -- o mais engraçado não é isso -- fique na so nas "costas" da faculdade e quando termina-lá sai a procura de um emprego -- O que vc vai dizer -- ""Ah eu tenho um diploma"" -- eu nao tenho diploma de faculdade porem ja fiz testes com gente que cursou durante 5 anos USP -- acredito que a faculdade seja expereciencia aproveitosa -- mas nunca obrigatória.

30/10/04, 15:57:40: Luiz nando.18@ig.com.br - IP : 200.226.4****
    Olá pessoal. Li de cabo a rabo os comentários. Pra mim o certo mesmo, é vc meter a cara, começar de baixo, adquirindo em primeiro lugar conhecimento e experiência no seu dia-a-dia. Faculdade é importante sim, não para conseguir entrar no mercado, mas sim, para o profissional se aperfeiçoar. Fiz A. Sistemas, fui muito bem obrigado, mas nas entrevistas pediam experiência com as ferramentas, o q eu nao tinha, só sei o básico. Enfim, até hj não entrei em minha área. E estou em um emprego bem mais ou menos... Bem, esse é o meu recado. Um abraço e boa sorte a todos!!!!! Luiz <nando.18@ig.com.br>

30/10/04, 15:56:41: Buttboy - IP : 200.98.6****
    Esse cara que assina como "Quem?" com certeza ficará rico sabendo a diferença entre Internet Explorer e Windows Explorer. Além de formatação Word!

    Como é que o pessoal pode desprezar a educação e nem sabem escrever em português correto??


30/10/04, 12:32:36: Evandro_parte4 evandro@hotmail.com - IP : 200.158.48****
    26/10/04, 11:41:20: Henrique eunovamente@henrique.com.br - IP : 200.204.180**** Qualquer um pode atuar sim, mas será que esse qualquer um tem competencia? Se tiver, porque ele não pode atuar? Se não tiver competencia, o propria mercado fará o julgamento dele, e são os sem competencia que brigam pelas migalhas do mercado (empregos de até R$1500). Regulamentação é ir na contra-mao de uma tendencia mundial. Tem MUITA gente formada (inclusive em faculdades de primeira linha), mas que não tem a menor competencia para atuar, afinal pra ter diploma só precisa de 4 anos indo em uma faculdade qualquer (sem contar os cursos de 2 anos que apareceram por ai). Reserva de mercado é balela sim. Acordem pra vida e parem de chorar. Definam o que voces querem da vida, se querem ser programadores, dbas, adms de rede, etc... e vão estudar, a internet tem tudo o que se precisa pra conseguir se ESPECIALIZAR. Só para esclarecer, sou formado em ciencias da computação e sou contra essas reservas de mercado. Tenho 22 anos, ja tirei 2 certs microsoft apenas estudando por minha conta( ou seja, sem precisar pagar os cursos que são caríssimos, paguei apenas a prova) e estou indo para a 3a. Quando comecei a trabalhar eu ganhava 90 reais (mais a cond. e almoço, claro), no entanto eu estava imensamente feliz por conseguir a oportunidade.

30/10/04, 12:31:28: Evandro_parte3 evandro@hotmail.com - IP : 200.158.48****
    ------------------------------------------------------- 25/10/04, 20:51:08: João Marcos jmarcos@codeplus.com.br - IP : 200.221.28**** acho que no começo tudo vale... tente empresas pequenas... bota as caras... faz uma visita a empresa... sugere idéias... e tope trabalhar pra não ganhar nada (tipo só dinheiro de onibus e almoço)... as vezes vale a pena sofrer no começo em troca de aprendizado. eu comecei assim ... sem ganhar nada... numa época oferecendo sites pra empresas etc... em troca de aprendizado.... não me arrependo... na época apesar de muitos terem me chamado de trouxa... eu adquiri mta experiencia e hoje quase 10 anos depois ... estou muito bem na area de TI... porém fiquei nessa de não ganhar nada (a não ser aprendizado) por menos de 1 ano e logo tava tirando uma merreca mas suficiente pro meu dinheiro... lembre-se muitas vezes se paga a faculdade pra aprender... trabalhar e aprender de graça não é tão ruim assim como parece...

30/10/04, 12:31:01: Evandro_parte2 evandro@hotmail.com - IP : 200.158.48****
    --------------------------------------------------------- 25/10/04, 19:12:57: Evaristo www@todanua.com - IP : 200.241.20**** Ao meu ver, p/ entrar começar na carreira ou pelo menos p/ adiquirir experiencia vejo que o estágio ainda é uma boa forma de encressar na área. Comece pelo estágio e escolhe um segmento da informática p/ se aprofundar, depois poderá buscar algo mais atrativo no mercado, conforme a experiência e os cursos e vc for fazendo ou tirando certificados a sua bagagem de conhecimento e experiencia vai aumentando. Existem boas empresas com excelentes oportunidades, é uma questão de saber onde procurar e ser REALMENTE BOM naquilo que vc faz. Agora eu queria saber, ou que alguém possa me definir o que é boa formação ou boa faculdade que foi mencionado pelo colega logo abaixo. Será que isso realmente conta na área de computação? Existem pessoas que são excelentes profissionais de TI e não são formados ainda ou estão cursando facul. de fundo de quintal ou outros que são formados em áreas diferentes de TI.


30/10/04, 12:30:25: Evandro_parte1 evandro@hotmail.com - IP : 200.158.48****
    olha la pessoal...........eu li este forum de cabo a rabo e vi estas mensagens!!!!: 25/10/04, 17:37:52: Ricardo Ricardodamasceno@ig.com.br - IP : 200.50.237**** Acho que a velha formula continua válida. Voce deve batalhar para conseguir entrar em uma boa faculdade. Durante a faculdade deve dar um tapa no inglês e aprender alguma linguagem ou ferramenta mais a fundo. Depois é ralar e procurar emprego em uma empresa onde voce tenha chances de aprender. O salário pode ser qualquer merreca, pois o mais importante nesta fase é o aprendizado e a experiência. Depois de um ano já dá para procurar algumas oportunidades mais interessantes e pensar em um salário melhor.

    --------------------------------------------------------- 25/10/04, 18:34:54: everton pussi evertonpussi@hotmail.com - IP : 200.245.15**** Olá pessoal da Apinfo, nos dias de hoje está muito restrito a área de informática - no segmento de Banco de Dados e Web, atualmente eu tenho 19 anos , e trabalho com suporte tecnico. Mas faço um apelo para que as empresas busquem os profissionais não só pela experiencia mas pela capacidade que cada um tem !!!


30/10/04, 12:12:26: Ricardo ricardo.lemos@hotmail.com - IP : 200.138.245****
    As pessoas que estão falando que Universidade não é importante é porque não as fizeram e tentam se iludir dizendo que aprendem tudo na raça. Em Santa Catarina a idéia de profissionais com diploma nas empresas é uma realidade cada vez maior. Acredito que em pouco tempo quem não tiver nível superior não vai conseguir bons empregos em TI. Estou torcendo por este dia, assim como para a regularização da profissão. O que não pode mais acontecer é o cara que acha que conhece da area querer disputar mercado com alguém que estudou 5 anos isto.

30/10/04, 09:30:52: Marcelo msmotas@bol.com.br - IP : 201.1.181****
    Discordo do Fábio. O cara não precisa de faculdade pra saber a diferença orientação a eventos e orientação a objetos , além de outros assuntos. Muita pretensão também dizer que o cara precisa de faculdade de "1º linha para isso". A pessoa tem que ir atrás, aprender, afinal tambem tem cara que passa na base da cola nestas faculdades de 1º linha.

30/10/04, 03:09:22: Viviane vlocc@hotmail.com - IP : 200.226.28****
    O primeiro emprego sempre é muito difícil, faculdade ajuda muito,trás uma grande bagagem, o difícil mesmo é adquirir experiência, para isso tem que começar ganhando pouco mesmo. Não adianta querermos nos valorizar muito sendo que existe muita gente que não se valoriza acaba pegando o seu emprego e você fica em casa sem aprender e sem adquirir experiência que é o que o mercado pede. Nos sujeitamos sim, no começo da área profissional, ganharmos pouco pois sabemos que com experiência a possibilidade de conseguir um emprego melhor é muito maior. Sou formada e o importante para um profissional é trabalhar isso que trás dignidade.

30/10/04, 01:40:48: Quem? - IP : 200.100.228****
    Pobre Fábio, ainda bem que empresas como Microsoft e CIA começaram em um porão e não em uma faculdade com suas teorias infinitas e infames, todos não contra faculdade, mas todos nós sabemos que informática é radicalmente didática, se aprende na raça porque gosta, os melhores gerentes de projetos e analistas que conheci nunca passaram por faculdades, conheci sim gente com Ciência da Computação que confundia Windows Explorer com Internet Explorer, e que mal sabia formatação básica de Word, Faculdade Pública tem Status nada mais. Uns tempos atrás estava lendo em uma vaga onde exigiam faculdade de primeira de Engenharia da Computação para mexer com ASP - dá pra acreditar, que é o idota que vai fazer Engenharia da computação pra trabalhar com ASP, acho que esse tal de fabio o fez

30/10/04, 01:25:52: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.222.10****
    Parábens Fábio !!!!

    Finalmente alguém com conteúdo chega para me apoiar nesse fórum !!!


30/10/04, 00:08:47: Marcio Vieira mhsvieira@aol.com - IP : 201.1.10****
    Experiência nem sempre é tudo. De que adianta experiência em algo que um monte de gente já sabe ??? Li abaixo sobre pessoas que possuem bastante experiência na área e só encontram trabalho para ganhar R$ 500,00. Eu acredito que ná área de informática, vc deve sempre ficar atento as tecnologias que ficam saturadas de profissionais. Quanto isto acontecer, aprenda uma tecnologia nova, que seja promissora, aí então vc se tornará uma "mosca branca" no mercado. Ou seja, vai estar sempre um passo a frente da maioria.

29/10/04, 22:34:22: Geraldo ww2@click.com.br - IP : 200.241.20****
    Discordo do Sr. Fábio Oliveira que diz que só pessoas formadas em univ. pública é que estão preparadas para o mercado de TI e o resto não tem competência nenhuma. Isso é uma visão muito limitada das coisas.

29/10/04, 21:10:32: Marcelo msmotas@bol.com.br - IP : 201.1.21****
    Estive observando o Panorama do mercado e não parece animador para ambos os lados. O profissional de TI requer investimentos pesados em cursos, experiência. As consultorias estão oferecendo salários baixos e não dão chance de aprender, mesmo aquele que tem algum esperiência naquilo que precisam. Esta parece uma receita desastrosa, pois o profissional não consegue investir na carreira nem muito menos ter experiência naquilo que as consultorias precisam.

    Resultado : Profissionais desesperados procurando emprego e consultorias desesperadas procurando profissional.

    Acredito que este modelo necessita de uma reavaliação.


29/10/04, 18:49:31: Marco Jr marcojr@bol.com.br - IP : 200.152.199****
    Essa vcs precisam ler !

    Eu fui o primeiro funcionário da Brás & Figueiredo ! Sim, akela mesma que ocupa uns 4 andares no Conjunto Nacional, com mais de 400 funcionários e com várias premiações e condecorações da Microsoft ! E esse foi meu primeiro emprego.

    Como foi ? Há 11 anos atrás quando eu tinha 18 anos eu ia de porta em porta e falava q sabia programar e todo mundo ria da minha cara pq nakela época era bizarro acreditar q adolescentes pudessem dominar computadores.Hoje pode até parecer normal. Ai fiz a entrevista na BF com a Leda Figueiredo.Mudei de estratégia.Menti para ela dizendo q só sabia um pouquinho. E ai fui pra segunda entrevista com o Eurico Brás.Ele perguntou minha pretensão salarial e eu disse q eu só precisava pagar meu segundo grau. E ai me contrataram ! Minha foto está na 1a linha do 1o livro da folha de pagamento deles.

    Onde era ? Num sobradinho furreca no bairro do Mandaqui.O Servidor era a própria estação do Eurico Brás.E ele achava aquele 486 dele com 16 megas e 1 giga de disco um super-power mega micro ! ahahah Na garagem do sobrado o Uno Mille dele na garagem.Tudo muito humilde. Eles nunca admitiram isso mas eles moravam nessa casa pois uma vez cheguei as 7 da manhá e fiquei do lado de fora e apareceu o Eurico Brás de roupão de banho pra pegar o jornal !

    Voltando ao tópico: A estratégia foi usar a humildade junto com a inteligência.Mostre que vc precisa, que vc é esforçado e que acima de tudo tem capacidade que de-repente vc consegue !


29/10/04, 17:32:40: Toninho Malvadeza toninho@malvadeza.com.br - IP : 201.1.112****
    Até concordo com o amigo fábio, porem se estamos falando de primeiro emprego, estamos falando de "curriculum vazio".

    Dai não tem jeito, voce tem mesmo que ser muito humilde e se sujeitar a qualquer coisa (ou quase qualquer coisa) em troca de conhecimento. Vai chegar uma hora que voce vai perceber que não existe tecnologia dificil de se aprender, e quanto mais coisa tiver no seu curriculum será melhor.


29/10/04, 15:11:13: Fábio Oliveira fabiool@click21.com.br - IP : 201.8.****
    Pessoal,

    Uma coisa que eu aprendi (na faculdade) é que quanto mais uma coisa é difícil, menos pessoas saberão. Tendo menos pessoas sabendo, terão mais vagas, tendo mais vagas abertas, os salários serão mais altos.

    Conclusão aprenda coisas que pouca gente saiba. Ninguém vai ganhar muito sabendo VB, Delphi, Java, SQLServer, Oracle, etc... isto é TECNOLOGIA!!! O botãozinho de hoje do VB pode não existir mais pois já existe uma nova tecnologia! APRENDA A CIÊNCIA!! O que está por trás das ferramentas. Se você trabalha com banco de dados e nunca leu sobre árvore B, você está no caminho do desemprego. Se trabalha com programação e não sabe qual a diferença de orientação a eventos e orientação a objetos também. E essas informações só faculdade boa (digo, pública) tem...

    APRENDA O DIFÍCIL OU O QUE NINGUÉM GOSTA!!! Eu trabalho com COBOL. O pessoal diz que é velho , já passou, vai acabar... Me perguntem quem usa COBOL hoje em dia? Empresa GRANDE! Empresa que pode pagar um salário BOM para os seus analistas (por exemplo: um júnior está ganhando na base de 3.000 reais em CLT).

    FUJA DAS EMPRESINHAS!!! Se você chegou até aqui já tem um currículo que pouca gente tem... Agora é só escolher o alvo.. prefiram enviar o seu currículo para empresas grandes.... E FUJAM DAS CONSULTORIAS!!!


29/10/04, 15:03:04: Andre vai@pastar.com - IP : 200.208.2****
    Quanta burrice!

    Quem acha q faculdde nao tem valor vai ser peao pro resto da vida.

    Merece mesmo eh carregar peso.

    tem q ter faculdade, especializar e saber de vaaaarioas areas.

    []´s


29/10/04, 15:00:20: Andre Dias - IP : 200.208.2****
    Senhores tem emprego e muito, basta ter conhecimento nas seguintes areas.

    Alta=MainFrame: MVS, DB2, CICS, IMS, Cobol, JCL e outros. Baixa=Unix: HP-UX, AIX, SunOS, Oracle, Linux, SAP e outros Basta ver no APINFO os anuncios.

    Micro=Microsoft (Qualquer um sabe inclusive minha filha de 9 anos, ja instalou o Windows 2003 server).


29/10/04, 14:56:35: Andre Dias - IP : 200.208.2****
    Senhores tem emprego e muito, basta ter conhecimento nas seguintes areas.

    Alta=MainFrame: MVS, DB2, CICS, IMS, Cobol, JCL e outros. Baixa=Unix: HP-UX, AIX, SunOS, Oracle, Linux, SAP e outros Basta ver no APINFO os anuncios.

    Micro=Microsoft (Qualquer um sabe inclusive minha filha de 9 anos, ja instalou o Windows 2003 server).


29/10/04, 13:56:48: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Aos que concordam comigo parabéns. Aos que discordam, só lamento.

29/10/04, 11:45:37: Paulo x@x.com. - IP : 201.6.129****
    Em que país vc mora?

    Samuel Klein é dono das Casas Bahia e o cara começou do zero...

    O Brasil tem seus defeitos mas quem sabe fazer e corre atrás sempre acha o seu espaço.


29/10/04, 11:24:23: henrique henrique@henrique.com - IP : 200.204.180****
    Eu acho engraçado como o mercado de trabalho usa as distinções: Junior, Pleno e Senior.

    Junior seria o cara praticamente sem experiencia, apenas com conhecimento. Algo como de 0 a 1 ano de experiencia. Mas ja vi pedirem profissional junior com 3 anos de experiencia, ou pedem tanta coisa que acho que nem um Senior não possui tal conhecimento.

    De junior só o salário mesmo.


29/10/04, 09:10:12: Anderson anderdfs@yahoo.com.br - IP : 200.225.21****
    Tem um pessoal ai citando nomes como BILL GATES, Samuel Klein, e outros, .. Acordem, eles estão em outro país, de 1º mundo, onde o trabalho qualquer que seja é valorizado. Estamos no Brasil, onde os empresários querem ganhar muito, pagando pouco pra estagiários até que eles se formem, depois se for efetivado, ficará trabalhando como louco pra manter o lucro da empresa, senão é RUA, entra outro estagiário em seu lugar pra ganhar a MERRECA novamente..

29/10/04, 00:18:19: marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.1.6****
    Parabéns Paulo, vc entende das coisas. Pessoal que procura o primeiro emprego em informática procurem o óbvio procurem ganhar dinheiro, uma dica é a área de programação na industria usando " C " escovem bits e fiquem ricos. Infelizmente escrevi uma outra mensagem que foi retirada pelo "censor" deste site, nesta mensagem que foi retirada!!!! eu apenas criticava os experts e phd´s de informática que não sabem ganhar dinheiro e se acham melhor que pobres coitados sem curso superior tais como: BILL GATES, Samuel Klein, Senior Abravanel, etc.

28/10/04, 19:35:16: Paulo x@x.com.br - IP : 200.189.74****
    Iniciantes, coloquem-se no papel dos empresários (muitos sem formação academica). Eles vão contratar um profissional de TI e encontram dois candidatos: 1- Especialista em sistemas operacionais, programa em várias linguagens, formado em análise, especialista em processamento paralelo, desenvolvedor de kernel e outras cositas más. 2 - Um consultor com muito conhecimento de mercado, com ótimo relacionamento interpessoal, com conhecimento de desenvolvimento (bem menor que o 1. candidato), conhece processo de vendas e negócios e empresas anteriores alavancou os resultados com implementações precisas e objetivas com as ferramentas mais adequadas para organização e não com o "top of mind". Quem você contrataria para trabalhar? Você quer que sua empresa tenha os equipamentos e sistemas da moda? Você quer que sua empresa tenha todos os sistems orientados a objetos? Você quer usar o processamento paralelo de forma intensiva? OU VOCÊ QUER RESULTADOS PRÁTICOS ... QUE AUMENTEM SEU FATURAMENTO ... QUE SATISFAÇAM OS CLIENTES?

28/10/04, 19:34:31: Paulo x@x.com.br - IP : 200.189.74****
    Estava lendo os outros tópicos e vendo como as pessoas estavam analisando o mercado de TI, li que algumas pessoas diziam que estudaram integral, derivada, geometria, que são especialistas em análise, processamento paralelo e um monte de palavras bonitas. Mas não vi ninguém escrever que procurar entender as regras de negócios para alavancar a produtividade e os resultados das organizações ou alguém que tenha escrito que fez um estudo e implantou um sistema de estoque e integração com fornecedores que reduziu o desperdicio em X% ... Nada ... Mas nada de negócios...

28/10/04, 19:22:11: Leandro - IP : 200.160.248****
    Eu estou terminando o curso de análise de sistemas, infelizmente nao trabalhei ainda nao estou trabalhando como um análista de sistemas, mas uma coisa eu concordo vc tem q ter o minimo teorico sobre um determinado assunto q esteja trabalhando, eu estudei os 2 primeiros anos no periodo da manha, e vim p noite é muito diferente, bom o que eu quero dizer é que para trabalhar como um analista de sistemas mesmo vc tem que ter a faculdade pois nela vc aprende muita coisa q um analista faz mesmo, agora para trabalhar com um programador nao é so ser um pouco autodedata e aprender sozinho por que vc aprendera sobre a linguagem e nao sobre o negocio em si.

28/10/04, 19:12:28: Paulo x@x.com.br - IP : 200.189.74****
    Profissionais de TI que busquem o primeiro emprego, procurem criar diferenciais e fiquem sempre atentos aos processos de negócios.

    A regulamentação do mercado é rídicula. Vejamos se os administradores (formados em Administração) conseguem aprovar uma lei que para qualquer pessoa que exerça um cargo de chefia tenha que ser formado. Nenhum analista de sistemas poderá ser chefe.

    A faculdade é importante e aconselho a todos a obter a formação superior. Mas existe n formas de se vencer na vida e muitas delas não exigem o nível superior.

    Pra que construir um mainframe se uma simples planilha excel resolve o meu problema?

    As empresas não querem TI, TI não é o final. TI é uma ferramenta para alavancar negócios, somente isso.

    Então iniciantes lembre-se que o mais importante é trazer resultados para a corporação, isto é mais importante do que a tecnologia usada.


28/10/04, 12:57:53: Marcio Vieira mhsvieira@aol.com - IP : 200.205.200****
    Experiência nem sempre é tudo. De que adianta experiência em algo que um monte de gente já sabe ??? Li abaixo sobre pessoas que possuem bastante experiência na área e só encontram trabalho para ganhar R$ 500,00. Eu acredito que ná área de informática, vc deve sempre ficar atento as tecnologias que ficam saturadas de profissionais. Quanto isto acontecer, aprenda uma tecnologia nova, que seja promissora, aí então vc se tornará uma "mosca branca" no mercado. Ou seja, vai estar sempre um passo a frente da maioria.

28/10/04, 11:18:57: Fabião - IP : 200.196.2****
    Voltando ao assunto, o primeiro emprego é complicado e pra arrumar uma coisa boa só com indicação, "na raça" é difícil.

    Mas a criação de um Conselho de classe melhoraria (um pouco) a situação atual.


28/10/04, 02:00:58: Carlos Alberto II - IP : 200.153.131****
    Esqueci de comentar mais um detalhe engraçado... As pessoas sao tao miopes que acham que apenas a empresa em que trabalham é importante. Empresa com 3 letrinhas está cheio... Já perceberam??? IBM, EDS, SAP, SUN, AOL, UOL, TIM (Todas com sua importancia)... Voces lembram da DEC? Era muito importante há alguns anos... Hoje evoluiu e só tem 2 letras: HP... É só uma brincadeira pra descontrair o peso dos comentários...

27/10/04, 17:24:44: Jorge Viana Dória Júnior jdoria@hse.rj.saude.gov.br - IP : 200.214.44****
    Em primeiro lugar, gostaria de comentar que nos dias de hoje, o que mais vale é o entendimento do próprio negócio a que se deja modela do que uma bela linha de código. Sou estudande do curso de Análise de Sistemas da PUC-RJ, Analista de Sistemas do Hospital dos Servidores/RJ e professor universitário. Um estágio é fundamental para a inilialização profissional e também aquisição de experiência do profissional. É nele que todas as trocas de negócios e soluções são discutidas. Espero que todos os iniciantes nessa área possam entender que especializar-se é a solução para uma bela carreira.

27/10/04, 16:50:39: Pedrao - IP : 200.179.42****
    Vou falar da minha experiencia profissional. Talvez possa servir de exemplo para alguns. Meu primeiro estagio em programacao, em não recebia nada, só bronca e conhecimento. Depois fui contratado por um miseria, mas ainda via onde obter mais conhecimento. Quando esta fase acabou, entao decidi sair pra onde for, São Paulo, Rio, Minas, Brasilia. É aí que vejo o que alguns programadores não tem coragem de arriscar. A vezes grandes oportunidades não estão perto da sua casa ou da casa da sua namorada.


27/10/04, 15:32:34: Julio Pietroluongo jcp_c2@yahoo.com.br - IP : 170.248.226****
    Bom, muita gente aí ficou nervosa, brigou, chorou e não resolveu nada sobre COMO OBTER SEU PRIMEIRO TRABALHO NA ÁREA DE INFORMÁTICA. Eu ainda estou no meu primeiro emprego na área de informática, numa grande empresa. Sou estagiário a 7 meses e programo em ABAP. Acho que o jeito mais fácil de arranjar seu primeiro emprego na área de informática é por intermédio de um estágio. Muitas empresas pegam estagiários hoje em dia, dão os cursos e as ferramentas necessárias e moldam os profissionais como querem. Acho que não adianta brigar porque não consegue arranjar emprego... Mercado, pode apostar que tem pra todo mundo, só que todo mundo quer os melhores salários e não pensa em experiência.... Pelo que eu vejo, as empresas tendem a contratar uma pessoa que tenha 2 anos de experiência na área e não tenha faculdade ao invés de contratar um profissional formado que nunca foi um profissional (nunca trabalhou na área)... Então, acredito que a melhor forma de entrar numa empresa pra quem não tem experiência é um estágio durante a faculdade ou um trainee... Inglês ajuda mas não é suficiente... Já se pede muito o espanhol e já ouvi falar que daqui a 5 ou 10 anos se pedirá muito o chinês!!! Bom , é isso pessoal, só não postem comentários falando mal do que eu falei aqui, quem não concordar , por favor guarde pra si, pq isso é um fórum e não um bate-boca on-line.

27/10/04, 15:31:04: Alexandre Soares Campos alexandrescampos@globo.com - IP : 200.179.****
    PessoALL, eu trabalho em uma grande cia de Petróleo, a 5º do Mundo. Diploma abre portas, mas não lhe mantém empregado. Coordeno equipes de desenvolvimento de sistemas, e tenho programadores que aprenderam na prática e que são muito mais qualificados que analistas de sistemas formados, inclusive na UERJ e UFRJ.

    Nenhum diploma vai sentar na cadeira e trabalhar. É preciso conciliar o conhecimento acadêmico com a prática. Por isso um bom estágio é fundamental.


27/10/04, 15:11:50: henrique-parte3 parte3@parte3.com.br - IP : 200.204.180****
    Aprendam uma coisa, nessa área papel nenhum vale nada. Em algumas triagem de curriculum eles podem NO MÁXIMO dar uma ajuda de leve.

    E faculdade hoje em dia é requisito MÍNIMO pra trabalhar com qualquer coisa. Quem não tem faculdade é praticamente considerado ANALFABETO.

    Humildade acima de tudo... Quem achar que só pq saiu de uma faculdade com um papel de bunda (diploma), o mundo o receberá com tapete vermelho vai cair do cavalo. O mesmo vale para certificações java, ms, cisco, academia sap e etc.

    As pessoas que entraram nessa área porque o vizinho disso que o primo dele tava "ganhando grana com computadô" estão todos quebrando a cara, e tenho a impressão que são esses os que pedem reserva de mercado.


27/10/04, 15:04:33: Marquinho - IP : 200.196.2****
    O emprego na área de TI está muito ruim, faculdade virou fábrica, então o profissional tem que se preparar e estudar muito e não se iludir achando que vai ganhar rios de dinheiro.

    Um comentário: Ví algumas pessoas escreverem que a área de Suporte é pra pessoas menos qualificadas. Gostaria de dizer que um Analista de Suporte tem que estudar a mesma coisa que um Programador ou um Analista de Sistemas, pra fazer suporte você tem que ter conhecimentos em redes, switchs, configuração de roteadores, hardware, Manutenção, e atendimento de usuários. Não somos menos qualificados que ninguém.... Vamos ter mais humildade. E falar somente sobre o que conhecemos.


27/10/04, 15:02:12: henrique-parte2 eudenovo@eumesmo.com.br - IP : 200.204.180****
    Apartir de contrato firmado, as consultorias vão em busca de quem tem competencia para executar a tarefa, com isso voce tem os projetos de 6 meses a 1 ou 2 anos de duração. Este é um serviço temporario, ou voce acha que depois de terminar o projeto a empresa vai fazer o que com voce? te pagar pra voce ficar olhando pro céu? É ai que entram as contratações por pj ou cooperativa, com isso a empresa pode pagar mais, tem menos encargos e o risco de processo trabalhista é nulo (pq é empresa prestando serviço para outra empresa).

    Vaga clt para desenvolvedor, só se encontrará em softwarehouses, que ja tenha produtos com bastante solidez no mercado. Mas é evidente que a tendencia é que cada vez mais o mercado fique baseado cada vez mais em projetos, pq a tendencia é informatizar e automatizar até os menores processos.

    Volto a dizer que regulamentação é balela, principalmente nesse modelo de empresa contrata empresa. E na minha opinião, quem clama por reservas de mercado é pq lhe falta competencia.

    Vale lembrar que quem faz o seu preço é voce, se voce acha que sua hora vale R$50 diga isso, negocie. Quem não tem jogo de cintura ou vai se tornar o "carinha do computador" ganhando menos de R$1.000,00 ou vai ficar a pé.

    Antevendo as resposta, ja adianto que sou formado em ciencias da computação.


27/10/04, 15:01:33: Henrique eunovamente@eu.com.br - IP : 200.204.180****
    As pessoas confundem tudo, ou só entendem da forma como querem entender. Vou colocar aqui uma conclusão que cheguei sobre o mercado de trabalho de informática no brasil (e na maioria dos países desenvolvidos).

    Para quem pretende ser empregador(nós peões), existe basicamente duas formas de se obter renda:

    -Renda através de um emprego (clt, e tudo como funciona nos empregos "convencionais" ). -Renda através de desenvolvimento de projetos.

    -Emprego CLT? A área de suporte é a campeã na geração de empregos clt, porque requer do individuo um conhecimento mais específico quanto a realidade da empresa, nesse caso voce será "o carinha do computador", aquele que entendem de windows, linux conectividade e etc. Os tipos de emprego onde exigem que a pessoa sejam de confiança, e que precisarão de voce hoje e daqui a 10 anos, a vaga será CLT

    -Projetos Hoje, para muitos, as consultorias exercem um papel de vilã do mercado, mas acho que a maioria ainda não entendeu o funcionamento das coisas. Hoje em dia as emrpesas de médio e grande porte, buscam nas consultorias o desenvolvimento de determinadas aplicações específicas que atendam uma certa necessidade (nisso entra-se muito desenvolvimento .net, java, sap e etc).


27/10/04, 14:29:11: José Luiz josellsilva@ig.com.br - IP : 200.226.14****
    Tá mto difícil msm arrumar um emprego na área. Tenho certificado MCP e Sete cursos oficiais microsoft, Estou procurando des do começo do ano e não consegui nada! O problema é o seguinte... Sem entrar na faculdade naum aparece vaga... Se naum aparecer vaga naum entro na faculdade... Agora eh só sentar e chorar neh !!!

    José Luiz...


27/10/04, 13:23:49: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    O primeiro emprego em Informática só deveria ser dado a portadores de cursos superior (para analistas) e diploma de curso técnico (para programadores e técnicos de suporte).

    Não tem diploma ? Se desespere em breve você estará na sarjeta, pois a regulamentação está chegando..... falta pouco....


27/10/04, 12:52:03: Marcelo - IP : 200.171.11****
    Caros colegas, concordo que o mercado de trabalho está ruim, mas não apenas em NOSSA AREA. Prova disso é o concurso do Metro, 13500 candidatos de nivel superior ( de todas as areas) para 20 vagas... Meu primo é formado em direito, tem ingles fluente e está vendendo roupas... A unica area que ainda está legal é a area da saude, que convenhamos, não tem nada a ver com a nossa. Para quem está começando é facil arrumar emprego (diga-se estágio), mas eu, como o colega ai embaixo, tenho mais de 30 anos, 10 anos de experiencia, nivel superior, alguns cursos, e nada de arrumar emprego decente desde 2001. O jeito, para quem está começando é arrumar um BOM ESTÁGIO em uma BOA EMPRESA, com possibilidade de efetivação. Quem já é veterano, aconselho a esperar o tal ESPETACULO DO CRESCIMENTO...

27/10/04, 11:49:56: Joao das@fds.com - IP : 200.232.130****
    Vc está conseguindo mudar de área? Se conseguir me avise por favor, estou num beco sem saida. Tenho mais de 30 anos e estao me oferecendo salario que nao dá nem pra moleque. Gostaria de mudar de área mais nao estou conseguindo. Pior que ja investi tudo nisso. Profissão da moda sempre foi furada.

27/10/04, 11:07:23: Fabião - IP : 200.196.2****
    Profissão sem regulamentação(entra qualquer um). Salários baixos. A área de informática exige muito estudo..., e não tem reconhecimento de ninguém. Universidade virou comércio de diplomas.

    A não ser que você tenha algum "padrinho" que vá te arrumar alguma coisa, desista e mude de área !!!

    Eu já estou fazendo isso.


27/10/04, 10:59:24: Amanda - IP : 200.153.131****
    Gente, O Primeiro Trabalho a gente nunca esquece, né?

27/10/04, 08:56:41: Samatha Berntold samberntold@ibest.com.br - IP : 200.225.****
    Torço para a regulamentação chegar (e está próxima a criação do conselho) e retirar esses amadores que nada intendem do mercado.


27/10/04, 02:42:06: magnun magnundelphi@hotmail.com - IP : 200.207.221****
    Respondendo a pergunta do tópico:

    Com conhecimento, interesse e vontade de aprender mais.

    Não importa como você consegue aprender determinada técnica, o essencial é dominá-la, pois isso é que decide a entrevista para um emprego e não seu diploma.

    Tenho curso técnico em informática, estudo muito por conta própria e frequentemente faço cursos para aprender mais.

    Conheço várias pessoas que perderam 4 anos na faculdade, e agora estao sem emprego. Não é uma campanha anti-faculdade, pelo contrário acho que ela só vem acrescentar a sua carreira, porém atualmente existem muitas faculdades que não capacitam "decentemente" o profissional , e na minha opinão é esse o problema da TI.

    Muitas pessoas dizem que é dor de cotovelo, eu tambem acho. É dor de cotovelo de quem estudou 4 anos em uma universidade, não se preparou bem e depois vem uma pessoa autodidata e consegue um emprego no seu lugar.

    Uma dica, deixe o diploma para ficar mostrando para os pais e procure se capacitar. O mercado atualmente é assim.


26/10/04, 20:24:10: Ronaldo rodrod@hotmail.com - IP : 200.241.20****
    Continuando:

    O que acontece é que a época de euforia da área de TI acabou já a muito tempo, já se foi a época que era comum ter gente ganhando até 10 mil por mês, cheguei a ler algumas matérias de que pessoas que ganham isso hoje estão ganhando 3.500 mês. Depois das privatizações das Teles, de alguns bancos, do BUG do milênio,e o surto de redes e banco de dados - pois qualquer escritório na época queria montar uma rede - Isso alavancou a área de TI de uma forma assustadora, muita gente ganhando dinheiro, só não se esperava que isso vinhesse a acabar pois era algo passageiro, por isso eu digo, independente de qual área que vc escolha, procure fazer o que vc gosta, seja bom naquilo e faça com dedicação pois vai ser sua profissão por resto da vida,(a menos que mude de área ou formação), evite modismo, o cara pode ser Eng. de Minas, e se ele faz o que gosta e tem dedicação ele vai se dar bem. Tem eng. de minas ganhando 7 mil em Macaé,e não são alguns não, são muitos. Então evite modismo, e vai enfrente ao que vc realmente quer p/ vc.


26/10/04, 20:12:09: Ronaldo rodrod@hotmail.com - IP : 200.241.20****
    Bem, o estágio é o começo de tudo, é onde se pode dar inicio a sua carreira, onde se adiquiri experiência e onde pode-se ter contato com as novas tecnologias. Agora, corta essa de faculdade de primeira linha e que só aluno de univ. pública são BONS e o resto é LIXO. Nas univ. estaduais ou federais sai pessoas preparadas e competêntes, mas sai muita gente mediana tbm. O seu valor profissional, ao meu ver, se mede não UNICAMENTE pelo diploma mas tbm pela competência e seu trabalho. Existem profissionais de TI no mercado que são formados por facul. que nem sei daonde sairam, mas como eles teêm dedicação e uma sede de conhecimento, conseguem ser melhores que muitos caras recem-formado por facul. pública, pergunta p/ um instrutor do curso do SAP e que da aula na SAP em que facul. ele se formou. E ele deve ganhar uns 6 mil só pra dá treinamento. Concordo tbm que competência empreendedora independe de formação, o mundo tá cheio desses exemplos, mas hoje estamos em outra época e ter formação superior tornou-se impressindivél. Já cheguei a conhecer gente que era pedreiro, mas sabe DEUS como chegou a ser sócio de uma empresa e ter gente formado na USP trabalhando pra ele.

26/10/04, 17:33:00: Diego Doi diego.doi@gmail.com - IP : 200.98.13****
    Primeiro emprego em informática eu consegui a partir de conhecido. De tanto que eu fui na empresa dele, ajudar e tals, ele acabou me contratando como estagiário para cuidar do setor de informática da empresa dele, empresa pequena, mas dá para começar e pegar algumas experiências. Também é interessante se cadastrar em empresas como Ciee e Nube.


26/10/04, 16:41:24: Marcus/RJ kalamat@gmail.com - IP : 200.156.6****
    Acredito que todos nós de informática, deveriamos por obrigação nos esforçar para atingir alguns objetivos:

    1) Não apenas fazer faculdade, mais sim, estar sempre ligado nas novidades do mercado. 2) Dar oportunidade a todos que pudermos, de preferência a pessoas formadas em uma faculdade com o curso relacionado a parte de informática. 3) Evitar, sempre que possível, discriminar esta ou aquela faculdade e sim , focar na pessoa, pois qq um com dinheiro pode pagar uma boa faculdade, porem somente um bom profissional poderá se sair bem numa entrevista de emprego/estágio. 4) Tentar, sempre que possível, trabalhar sobre o regime CLT. mesmo ganhando menos, você fortalece a classe dos profissionais de informática e com isso evita essa prostituição que esta acontecendo com os profissionais de informática que estão "se vendendo" por cada vez menos e com cada vez menos direitos!

    Essa é a minha opnião pessoal. Pois ainda acredito que podemos "salvar" o ramo de informática, que hoje está altamente prejudicado como um todo.


26/10/04, 16:27:51: Joao dsaas@fds.com - IP : 201.13.****
    Laercio, na teoria é muito bonito o que vc fala. Não sei se vc conta com ajuda financeira de alguém, mas o que andam pagando não está dando pra se atualizar. Ta difícil.

26/10/04, 16:23:34: Laercio - IP : 200.205.72****
    Boa Tarde, meu nome é Laercio eu tenho 18 anos, eu sou estagiario da Unimed aqui de minha cidade e eu trabalho na maioria das vezes com pessoas que nao sao formadas e na maioria das vezes o meu chefe que nao tem diploma, começar a falar com um consultor de tal assunto e eu que trabalho apenas 5 meses na area ja ouvi falar e sei como que funciona o que eles estao falando, eu estou no 2ºsemestre de Sistemas De Informação, meu curso é basicamente o conceito de quase tudo que existem na area e depois de formado eu terei que escolher que area quero seguir ou seja o meu curso ira me ajudar a saber o que eu quero pra mim no futuro e por isso eu acho que o profissional da area de informática que tem um diploma e se mantém atualizado sempre, ele sempre tera um bom salario e propostas de empregos.

26/10/04, 16:17:29: Marcelo msmotas@bol.com.br - IP : 201.13.****
    A verdade é que a empregabilidade na área de TI caiu drasticamente. Para aqueles menos qualificados, a maioria que atua com suporte técnico, estas coisas, precisa contar com o QI, ou seja, quem indica.

26/10/04, 14:41:07: Antonio Carlos de Araujo aaraujo7@msn.com.br - IP : 200.212.****
    Boa tarde senhores, sempre que tem um forum que trata este assunto vejo muita gente choramingando, eu não tenho formação superior e estou a 13 anos na area de informática, não tenho porque não da pra concilar o trabalho com os estudos, nesta area ninguem consegue sair antes das 21:00 fiz alguns cursos na Oracle, o que está acontecendo é que tem muita gente com formação superior querendo ser clt, e clt está dificil mesmo. pra ganhar 1000 como clt eu prefiro vender bala no farol que se ganha muito mais. um pequeno detalhe curso superior é pra quem quer ser escravo(PEÃO) paga r$500,00 reais por mes durante 4 anos e não consegue emprego porque as empresas exigem formação superior nas facu de primeira linha(primeira linha onde?, se os professores vivem em greve). BILL GATES preferiu largar a faculdade para ganhar dinheiro, Samuel KLEIN das casa BAHIA tem no maximo o primario, e etc. acho que o esprito empreendedor independe da formação. e tem mais eu trabalho emum consultoria que resolveu dar chance a o moto boy. o motoboy está fazendo todos os cursos na Oracle, aí alguem pode falar que fez um cursozinho ali outro aqui e se diz analista, isto não inporta, o que importa é que deram uma chance e ele abraçou. um colega meu no curso técnico de PD me disse que o seu gerente na VOTORANTIN disse a ele: se voce passar no vestibular eu te coloco como analista. (sabe o que ele conhecia de informática? : basic E cobol no CP500) PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!! PAREM DE RECLAMAR!!!!!!!!!!

26/10/04, 13:26:18: ANTHONY madmax.sp@ig.com.br - IP : 201.0.24****
    Querido(a) 1234@terra.com.br quer dizer que alem de eu estudar na faculdade igual um cachorro aprender por conta um monte de coisa eu ainda tenho que ser bonito para conseguir uma vaga??? por que boa aparencia é estar vestido socialmente com a higiene bem feita e isto eu faço. Agora quer dizer alem de tudo tenho que fazer uma plastica e compra um ternho de 1500,00 para conseguir um emprego. E esse lance de especialização que vc disse acho que vc não olha as ofertas da APINFO, tipo procura - se programador que conheça VB, JAVA, JSP, ORACLE, MYSQL, POSTGRES, PHP, ASP, J2EE, .NET para trabalhar como consultor e ganhar 4,00 Hora.

26/10/04, 12:17:50: Eu 1234@terra.com.br - IP : 15.227.24****
    acho que falta também boa apresentação na hora da entrevita!! Não bata vc ter um CV perfeito e manjar de tudo tudo um pouco Especializar em uma soh area ..Si bem que 1 vaga é selecionado mais de mil dois tres mil CV. A concorrencia esta alta...A grandes profissionais para pouco vaga.

26/10/04, 12:01:06: ANTHONY madmax.sp@ig.com.br - IP : 201.0.24****
    Passei por essa experiência de estagiar por 300,00 (mais nada) tinha que pagar minha alimentação e meu transporte. Ralei hoje quase 4 anos depois estou terminando a faculdade com um salário de 1500,00 (com todos beneficios) e um curriculo que inclui conhecimentos em PHP, ZIM, JAVA, JSP, C, PASCAL, HTML, SQL, PLSQL. Minha esposa é estágiaria de nivel médio ela esse mês tirou mais do que eu tiro por mês. Puxa será que eu com todo esse conhecimento mereço ganhar 1500,00 ??? Depois de ter passado 4 anos vendo, geometria analitica, Cálculo diferencial, e mais um monte de matemática mereço realmente ganhar somente 1500,00. Mando direto curriculo para as Consultorias faço entrevista, más nunca fecham comecei a mandar curriculos à 4 meses para trabalhar como PJ, no inicio pedia 25,00 Hora não consegui fui para 17,00 Hora não consegui cheguei a 14,00 hora e teve gente que aceitou menos, pelo amor de Deus!!!!

26/10/04, 11:53:41: Anderson anderdfs@yahoo.com.br - IP : 200.225.21****
    COMPETENCIA E VONTADE qualquer profissional de toda area deve ter.

    a area de informatica está "PROSTITUIDA" com esses caras que se dizem competentes, e que trabalham por nada, deixando profissionais que têm uma formaçao especifica sem trabalho ou trabalhando por MISERIA.


26/10/04, 11:41:20: Henrique eunovamente@henrique.com.br - IP : 200.204.180****
    Qualquer um pode atuar sim, mas será que esse qualquer um tem competencia? Se tiver, porque ele não pode atuar?

    Se não tiver competencia, o propria mercado fará o julgamento dele, e são os sem competencia que brigam pelas migalhas do mercado (empregos de até R$1500).

    Regulamentação é ir na contra-mao de uma tendencia mundial. Tem MUITA gente formada (inclusive em faculdades de primeira linha), mas que não tem a menor competencia para atuar, afinal pra ter diploma só precisa de 4 anos indo em uma faculdade qualquer (sem contar os cursos de 2 anos que apareceram por ai).

    Reserva de mercado é balela sim.

    Acordem pra vida e parem de chorar.

    Definam o que voces querem da vida, se querem ser programadores, dbas, adms de rede, etc... e vão estudar, a internet tem tudo o que se precisa pra conseguir se ESPECIALIZAR.

    Só para esclarecer, sou formado em ciencias da computação e sou contra essas reservas de mercado.

    Tenho 22 anos, ja tirei 2 certs microsoft apenas estudando por minha conta( ou seja, sem precisar pagar os cursos que são caríssimos, paguei apenas a prova) e estou indo para a 3a.

    Quando comecei a trabalhar eu ganhava 90 reais (mais a cond. e almoço, claro), no entanto eu estava imensamente feliz por conseguir a oportunidade.

    Eu tenho dificuldade pra conseguir emprego ? Sim, mas ao inves de chorar eu corro atras de aprender e me especializar cada vez mais, o resultado é que recebo cada vez mais respostas dos curriculos que eu mando.


26/10/04, 11:31:13: Sérgio sgomes77@ig.com.br - IP : 200.207.153****
    Acho que o Mercado hoje em dia está sempre em busca de otimos profissionais e certificados, porém não podemos esquecer tbm que muitos colegas não tem a mesma chance de poder fazer uma certificação ou tão menos uma faculdade, ainda por cima com esses salários que as empresas pagam , isso quando não é Clt , porque se for como PJ o que se gasta de impostos para o governo e nunca a um retorno desses valores pagos a ninguem, Acho que cada um tem que ser mais vc e esquecer esse papo de categoria na aréa de TI.

26/10/04, 10:42:18: Eu 1234@terra.com.br - IP : 15.227.24****
    Não concordo com vc não mosca.. Formação é esencial atualmente em qualquer area que seja É como se fosse um ginasio, colegial uma sequencia de formação..... quantos milhões de pessoas por ano não se formam??? Acho que CUROS como vc mencionou ajuda sim, mas faculdade irá de ajudar muito mais no futuro.....Conheço amigos de pararam de fazer faculdade , e hj não são gerentes por não ter formação, e ai???? Os cursos ajudam , ate um certo momento..

26/10/04, 10:36:44: Eu 1234@terra.com.br - IP : 15.227.24****
    É isso ai!!! Henrique...concordo com vc, nenhuma area é facil... Acho que 1º emprego ja logo diz tudo... Eu ja fui estagiaria a 2 anos!!!! E aprendi muito, muito mesmo, tudo que eu aprendi como estagiaria é o que sou hj na area de TI, e nao tenho vergonha de dizer e muito menos raiva em dizer que fui estagiaria ganhando no começo 300, 500 contos . Tive minha fase, meu interesse, minha determinação de crescer profissionalmente e hj eu ganho quase 5 vezes o que eu ganhava. Sorte??? com certeza como o nosso colega Henrique falou, competendia, experiencia,interesse,paixão pelo que vc mais ama.. E é isso um conjunto...

26/10/04, 10:30:28: mosca acmosca@hotmail.com - IP : 200.225.21****
    Alguém ai começou a fazer faculdade na area? Pense muito bem, porque não faz outra faculdade e faz um curso de programação numa escolinha? Voce vai ter uma formação DIGNA e tambem vai poder trabalhar na area de informatica com o mesmo salario que iria ganhar fazendo faculdade de TI.

25/10/04, 23:33:52: Rafael babaohc@hotmail.com - IP : 200.226.18****
    olá meu nome é rafael tenho 19 anos , sou formado em tecnico em processamentos de dados, estou a procura do primeiro emprego e está dificil , to afim de fazer uma faculdade , mais nao ta aparecendo nada , eu acho q os universitarios que estão cursando uma faculdade, no futuro não serão considerados Profissionais , pois estão exigindo mto e pagando pouco...e uma faculdade e mto caro... acho q tem é q gostar mesmo...o MODISMO EM INFORMATICA TA MTO GRANDE O PESSOAL ACHA Q VAI GANHAR RIOS DE DINHEIRO E entra nessa...estou no momento procurando um emprego de qualquer coisa e vou fazer facul de publicidade...


25/10/04, 23:13:39: Marco marcofw@hotmail.com.br - IP : 201.13.49****
    Pelo que vimos o primeiro emprego em informática deve ser apenas para aprendizado e não devemos ganhar nenhum dinheiro nele hummmm pois estamos aprendendo certo????!!!. Bem pessoal acho melhor começarmos como Servente de Pedreiro pois vc ganha R$ 30,00 por dia mais almoço e condução e ainda vc será no futuro um Pedreiro (sem querer desmerecer estes profissionais, ainda mais sabendo que estes chegam a ganhar R$ 70,00 por dia, muito mais que a maioria dos profissionais de informática). Pessoal nem relógio trabalha de graça, que tal pensarmos nisto.

25/10/04, 22:16:40: Joao dsasa@fds.com - IP : 201.0.10****
    Tenho quase 10 anos como técnico de informática. Me sinto como estivesse procurando o primeiro emprego. Querem pagar 500 reais. Se tiver chance , nao perca tempo, mude de área e saia fora das máfias das consultorias.

25/10/04, 20:51:08: João Marcos jmarcos@codeplus.com.br - IP : 200.221.28****
    acho que no começo tudo vale... tente empresas pequenas... bota as caras... faz uma visita a empresa... sugere idéias... e tope trabalhar pra não ganhar nada (tipo só dinheiro de onibus e almoço)... as vezes vale a pena sofrer no começo em troca de aprendizado. eu comecei assim ... sem ganhar nada... numa época oferecendo sites pra empresas etc... em troca de aprendizado.... não me arrependo... na época apesar de muitos terem me chamado de trouxa... eu adquiri mta experiencia e hoje quase 10 anos depois ... estou muito bem na area de TI... porém fiquei nessa de não ganhar nada (a não ser aprendizado) por menos de 1 ano e logo tava tirando uma merreca mas suficiente pro meu dinheiro... lembre-se muitas vezes se paga a faculdade pra aprender... trabalhar e aprender de graça não é tão ruim assim como parece...

25/10/04, 19:12:57: Evaristo www@todanua.com - IP : 200.241.20****
    Ao meu ver, p/ entrar começar na carreira ou pelo menos p/ adiquirir experiencia vejo que o estágio ainda é uma boa forma de encressar na área. Comece pelo estágio e escolhe um segmento da informática p/ se aprofundar, depois poderá buscar algo mais atrativo no mercado, conforme a experiência e os cursos e vc for fazendo ou tirando certificados a sua bagagem de conhecimento e experiencia vai aumentando. Existem boas empresas com excelentes oportunidades, é uma questão de saber onde procurar e ser REALMENTE BOM naquilo que vc faz. Agora eu queria saber, ou que alguém possa me definir o que é boa formação ou boa faculdade que foi mencionado pelo colega logo abaixo. Será que isso realmente conta na área de computação? Existem pessoas que são excelentes profissionais de TI e não são formados ainda ou estão cursando facul. de fundo de quintal ou outros que são formados em áreas diferentes de TI.

25/10/04, 18:34:54: everton pussi evertonpussi@hotmail.com - IP : 200.245.15****
    Olá pessoal da Apinfo, nos dias de hoje está muito restrito a área de informática - no segmento de Banco de Dados e Web, atualmente eu tenho 19 anos , e trabalho com suporte tecnico. Mas faço um apelo para que as empresas busquem os profissionais não só pela experiencia mas pela capacidade que cada um tem !!!

25/10/04, 17:37:52: Ricardo Ricardodamasceno@ig.com.br - IP : 200.50.237****
    Acho que a velha formula continua válida. Voce deve batalhar para conseguir entrar em uma boa faculdade. Durante a faculdade deve dar um tapa no inglês e aprender alguma linguagem ou ferramenta mais a fundo. Depois é ralar e procurar emprego em uma empresa onde voce tenha chances de aprender. O salário pode ser qualquer merreca, pois o mais importante nesta fase é o aprendizado e a experiência. Depois de um ano já dá para procurar algumas oportunidades mais interessantes e pensar em um salário melhor.


Anteriores:

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?