API - IT Forum

Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

Sugestão enviada por : Eduardo / Camila / Alex



16/12/04, 08:22:23: Nicodemus Nicao@ibest.com.br - IP : 200.32.222****
    MT, Parabéns, você pegou no ponto certo. Algumas pessoas confundem o fórum com o muro das lamentações e acabam não aproveitando a oportunidade para aprender e trocar experiência.

    É importante perceber que apesar de fazerem muito barulho, eles não representam a maioria dos profissionais de IT. Os profissionais de TI, que fazem sucesso hoje são bons tecnicamente, dão importância a outros conhecimentos como português, habilidade para trabalho em grupo e procuram entender e respeitar a área de RH e as outras áreas da empresa.

    Algumas empresas podem sobreviver sem a área de TI, mas TI sozinho não leva a empresa a lugar nenhum. Humildade é a base para um aprendizado contínuo.


15/12/04, 17:17:49: Cristina CNA2021@IG.COM.BR - IP : 200.162.46****
    Prezados Profissionais de TI:

    Como vcs podem criticar uma área que não é a de vcs? As Analistas de RH que são psicólogas, sabem que toda pergunta levantada em uma entrevista tem fundamento. Prá vcs tudo isso pode ser banal mas por trás de cada resposta podemos obter um perfil pessoal de cada profissional.Vcs que são da área de TI aprenderam a pensar no concreto as vezes o significado da pergunta não é o que vcs imaginam.Como eu disse antes, o profissional pode até ter um perfil técnico excelente mas a empresa irá contratar para solucionar o problema e não fazer parte da equipe.Cada empresa tem a sua cultura e pode valorizar características pessoais de uma que a outra empresa pode não valorizar. 16/12/04, 08:21:25


15/12/04, 15:37:51: MT mt@yahoo.com - IP : 201.6.17****
    Para os frustrados e desenganados com TI:

    Pessoal, vão embora! Deixem a área para os que estão contentes com ela.

    Que tal trabalhar em alguma área onde não seja necessário passar pelo RH para ser contratado, que não exista QI, que não seja necessário saber português (qualquer grunhido resolve) nem ter uma faculdade e onde paguem bem pra caramba, CTL-e-tudo-o-mais? TI já foi assim, né? Mas não é mais.

    Parece que Pet Shop tá dando uma grana...

    MT.


15/12/04, 15:36:46: Denis Diegas drdiegas@uol.com.br - IP : 200.187.14****
    Eu acho que o que é pra ser seu será, mesmo com essas tolices de psicologia e testes banais, o que temos que ter em mente sempre é que se temos uma oportunidade de fazer um upgrade em nossos conhecimentos, não devemos pensar 2 vezes, O mercado ai fora esta cada vez mais competitivo e mais exigente. Creio que todos nós devemos sempre estar de olho no mercado e preparado para ele senao.... a coisa complica.

15/12/04, 14:48:30: Joao Daniel - IP : 200.182.214****
    Continuando ....

    O Estado da Arte em tecnologia, mas, que não atende os requisitos do usuário, lógico que o burro é o Usuário que não sabe pedir. De que adiante fazer um sistema que fale CORBA, IIOP, SOAP com uma camada em Smalltalk outra em Java, outra em C++ usando MVC uma view em swing, outra html, outra Fresh. Rodando em container EJB em cluster, Jboss falando com Weblogic e WebSphere gravando em banco “oraculo”, postgres e MS-SQL, que não atender o usuário, que afinal é quem paga a conta. Encurtando a novela, como podemos afirmar que os profissionais de RH são todos os palavrões que li neste fórum, avaliando-os do nosso ponto de vista e considerando que fazemos parte de uma casta superior. Lembre-se quando o único instrumento que conhecemos é um martelo, tratamos todos os problemas como prego. Acredito que todo profissional de TI deveria fazer faculdade de administração, de onde você sai especialista em nada, mas, com conhecimento suficiente para respeitar todas as áreas do conhecimento.


15/12/04, 14:48:08: João Daniel - IP : 200.182.214****
    Não tentando ser advogado do pessoal de RH, mas hoje nós vamos até o usuário, levantar os tais requisitos, fazemos algumas perguntas que para o usuário leigo em TI parecem perguntas bestas, às vezes muito obvias, às vezes desconexas, portanto, devemos ter capacidade de transformar necessidade de usuário em sistemas. É comum do alto do nosso superego, elevado a potencia atômica, presumirmos coisas, e depois de 12 meses de silêncio levarmos ao usuário nossa obra de arte (É lógico Somos Gênios). 1700 camadas lógicas, e 13 camadas físicas. Todos os patterns do GOF mais os de J2EE aplicados. Continua......

14/12/04, 23:41:49: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.202****
    Tudo muda, tudo mudou, pra continuar como sempre esteve, mudando ! As verdades tendem a ser relativas a medida que o referencial muda.

    Ser técnico é bom, você sempre encontrará uma oportunidade na vida de superar os obstáculos, basta ter disposição pra estudar uma tecnologia.

    Evoluir no aspecto humano é mais difícil, se você tem uma neurose, você passa anos e anos encanado com ela e reflete na suas atitudes frente às pessoas que passam a maior parte do tempo ao seu lado, no caso os companheiros de trabalho.

    Saber escrever não é uma banalidade. Quem sabe escrever está treinado para transmitir o que pensa, de forma organizada e objetiva. Vocês não acham que isso é tão importante como dominar uma ferramenta de tecnologia ? Você gosta de usar um software com interface ruim ?


14/12/04, 16:00:56: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    Olá MT, achei muito interessante o que você colocou, pois sigo a mesma linha de raciocinio que você, pois as tecnologias nascem, crescem amadurecem e morrem, é o chamado ciclo de vida, e o que acontece com a maioria dos profissionais de TI, é que eles morrem junto com determinada tecnologia, isso é um grande erro, talvez o maior de todos. é preciso estar ligado no mercado, sempre estar evoluindo, é por isso que as faculdades não ensinam nada especifico, mas sim a base para voce se virar no mundo. finalizando. Parabens pelo seu raciocinio.

14/12/04, 15:15:45: ANDY andy@saindo.do.estagio.br - IP : 200.144.3****
    Boa tarde,

    Assunto de RH sempre é complicado, já participei de processos seletivos que duram + de 5 horas e outros que não chegam aos 15 min.

    A uns dois dias atraz particepei de uma entrevista direto com o cara da area de b.d., o cara entende que vc não tem todo o tempo do mundo e é objetivo, depois de alguns tempo de entrevista, o cara me virou e disse que não daria para me contrar pois precisava de um cara com uma vasta esperiência porem na minha frente, já indicou meu curriculo para mais duas empresas que conhecia. Achei legal, pois o cara entende.

    Agora por um outro lado, fui em uma entrevista com um cara que era do MALDITO RH, fizeram perguntas cretinas, não me retornaram a ligação, perdi horas esperando para ser atendido e horas em uma entrevista, que no final, não leva a nada.

    Ai me pergunto, PORQUE AS EMPRESAS COLOCAM O MALDITO RH PARA FAZER ENTEVISTA EM VEZ DE UM CARA CAPACITADO< QUE ENTENDE DA AREA QUE O CANDIDATO VAI ATUAR E TEM UM POUCO DE EXPERIENCIA COM PERFIL PSICOLOGICO E ENTENDE QUE VC É OCUPADO QUE NEM ELE.


14/12/04, 12:28:12: Cris cris@nospam.com.br - IP : 155.91.1****
    Vejam só essa. Sou assinante de uma revista de informática e há algumas semanas veio um motoboy na minha porta entregar a tal revista. O problema é que o endereço estava correto mas não era o meu nome que constava na revista. O motoboy foi embora e ninguém recebeu a revista. Já imaginou o "prejú" da editora por causa de um erro besta de modelagem? Pois é amigos e ainda dizem que conhecimento técnico não é importante. Só se for para ficar batendo papo no café e falando de futebol...

    Tenham fé!


14/12/04, 08:46:00: Nibble NOSPAM@gmail.com - IP : 200.205.2****
    Caros colegas,

    Sou profissional de TI há dez anos e já participei de processos seletivos ridículos e outros sérios, da mesma forma que existem profissionais sérios e profissionais ridículos. Um bom profissional de TI deve possuir uma formação sólida e capacidade para reagir as constantes mudanças que o nosso mercado exige, e lembrar que a TI deve existir para suportar o negócio em si. A forma de contratação é indiferente uma vez que qualquer pessoa que consegue controlar as suas contas consegue fazer um previdência privada, ao invés de ficar dependendo de "regalias" que a CLT garante. E assim consegue 30 dias de férias sem precisar de uma lei para isso. E da mesma maneira não vai depender do 13o. salário para passar o final do ano. Quanto aos profissionais de RH eles também são essenciais para o desenvolvimento de qualquer empresa. Sugiro a quem tiver interesse ler o livro "Jack Definitivo", do Jack Welch, e poderá compreender melhor qual é a função do RH da empresa, e aprender um pouco também como uma pessoa mediana (segundo o próprio autor) conseguiu ser CEO de uma das maiores empresas que existe. Se você acha que o processo de seleção é ridículo, provavelmente a sua vaga também será ridícula, então diga educadamente que a vaga não o interessa mais. Concluindo, escolha você o seu emprego, não deixe que o emprego o escolha.


13/12/04, 22:12:00: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.43****
    Em certas situações, exige-se do profissional "domínio" numa determinada ferramenta, para que ele começe a produzir imediatamente após ser contratado. Há outras situações em que espera-se do profissional que ele seja capaz de "formar opiniões" mediante análise de situações desconhecidas.

    "Domínio" em ferramenta significa ser especialista, estudar muito um determinados universo de tecnologia. "Formar Opiniões" significa comunicar-se bem, ser carismático e ter uma vasta gama de conhecimentos gerais. É evidente que são raras as pessoas que reúnam tais características...ou melhor, eram raras !

    Se nossos filhos estão nos surpreendendo com tanta sensibilidade e inteligência, por que não os jovens profissionais não haveriam de superar os mais antigos ? Creio que nós, veteranos, temos algo a aprender com os "meninos" que acabaram de chagar e estão virando tudo de pernas pro ar, mas é lógico, na boa, como dizem eles !


13/12/04, 19:19:32: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.159.23****
    O problema do nível de seleção em TI tem também a ver com o problema da regulamentação, com o problema da união da categoria, os body-shops, etc.

    A empresa em que trabalho hoje está fazendo um processo de "downsizing" das equipes de sistemas terceirizadas : trocando gerente por coordenador, analista sênior por pleno e analista pleno por estagiário.

    Ou seja, como para ser programador ou analista, tanto faz um curso na Impacta ou uma faculdade (para as consultorias), o cliente pede "Programador Java" e é isso que ele vai receber, no mau sentido. Escrever um email ? Participar de uma reunião ? Nem pensar.... Aí os programadores reclamam dos analistas, os analistas dos programadores, os DBAs dos programadores, os caras de rede reclamam dos caras de SI, etc, etc, etc.....


13/12/04, 16:57:26: Jackson Vieira jack_vieira@hotmail.com - IP : 200.208.15****
    A meu ver, a maioria das empresas de TI têm uma postura correta ao entrevistar um candidato. Em primeiro lugar uma conversa "superficial" com o analista de rh abrangendo suas experiências anteriores e em segundo, uma mais detalhada com o gestor/responsável técnico.

    Li aqui muitas críticas sobre os analista de rh, sua falta de conhecimento na área e desqualificação na tarefa de filtrar quem é bom ou ruim, mas a maioria das pessoas que apontam este lado estão esquecendo uma questão bem simples: o analista de rh NÃO TEM obrigação ALGUMA de conhecer TI, ou qualquer outra área, a sua obrigação é sim avaliar o perfil psicológico do candidato, aplicar testes/avaliações repassadas pelos responsáveis da área (no caso, outro analista/programador).

    Sou analista de sistemas há 10 anos, já participei de n processos seletivos, e a meu ver, o principal responsável pelo sucesso/fracasso do candidato no momento da entrevista É O PRÓPRIA CANDIDATO.


13/12/04, 14:27:01: MT mt@yahoo.com - IP : 201.0.249****
    Olá, X e outros

    Não sou psicólogo, sou gerente de TI de uma empresa que ganha dinheiro trabalhando com tecnologia de ponta.

    Pq a surpresa por contratar alguem que não manje de uma tecnologia específica, mas que tem o background e o potencial necessário? Ou vcs acham que daqui a 2 anos não haverá outra tecnologia de ponta para ser aprendida?

    Prefiro alguém que consiga aprender rapidamente, contribua para o bom ambiente de trabalho em geral (e, para isso, bom humor é fundamental), que saiba portar-se perante meu cliente e consiga falar sem me fazer passar vexame, do que um super-hiper-especialista de uma tecnologia que está no topo hoje, mas estará no chão amanhã, inexoravelmente, dando lugar a outras.

    A maioria vem aqui chorar as pitangas, mas não dá ouvidos aos caras que podem contratá-los. É por isso que vão estar sempre chorando pitangas, sem entender pq o mundo gira, mesmo contra suas vontades.

    Acordem!!!

    MT.


12/12/04, 20:12:18: Mario Gomes MarioGomes@hotmail.com.br - IP : 201.1.****
    Cruz Credo!!! Tem psicologo que contrataria um profissional de TI que não manja de uma "tal" tecnologia, mas que tem potêncial e domina o idioma tupiniquim O que vcs amigos de Ti acham!!!!!!!

    Tamu Ferradu!!!!!


11/12/04, 21:21:54: MT mt@yahoo.com - IP : 201.0.24****
    Vejam o e-mail da Marcia (7/12/04, 23:24:14: Márcia mzinha1970@hotmail.com - IP : 201.1.43**** )

    É genial!! Mostra bom humor, domínio do português, boa estrutura de idéas, conhecimento profundo do mercado e de como as coisas funcionam na realidade. E é original (ela não fez como o nosso amigo que colou o texto do Max Gheringer lá em baixo).

    Não a conheço, mas tenho certeza de que a contrataria, mesmo que não manjasse da tecnologia em questão. Pq? Pq tem potencial, self-learning e outras cositas.

    Quanto à pergunta de "manual" "pq vc deve ser contratado por esta empresa", bem, se vc não sabe, muito menos a empresa!! Acorda, galera!!


11/12/04, 13:05:07: hugo hugo@hgni.saude.gov.br - IP : 200.147.6****
    Ha,,, lembrei.

    Quando estiver numa dinamica de Grupo, sempre quando a psicologa, ou sei la quem, perguntar.

    - Quem gostaria de comecar a Falar ?? ou - Quem gostaria de comecar a Reponder algumas perguntas ?

    Sempre levante o braco primeiro sempre seja o primeiro a responder.

    Nao sei por que, eles gostam disso !! acho q isso demonstra que vc tem inicitiva.. sei la

    Abracos


10/12/04, 14:10:55: Douglas gmail.com - IP : 200.207.8****
    Olá pessoal...

    Na minha opnião.. uma das perguntinhas que derrubam candidatos nas entrevistas é: Por que devo contratar você ?.. a resposta sempre é uma justificativa mas na verdade eles querem ouvir o que você nunca será..

    Abraços


10/12/04, 12:34:10: Hugo Mendes hugo@hgni.saude.gov.br - IP : 200.222.47****
    O que temos que entender é que o RH tem a funcao de,alem de selecionar os profissionais com os requisitos para o cargo,com ferramentas proprias,que muitas vezes nao concordamos,eles escolhem o profissional dentro de um padrao ja pre definido pela empresa contratante.

    - queremos alguem Com otima aparencia. - que tenha total eloquencia verbal - que nao seja,de forma alguma, timido. - E que nao tenha nenhum Transtorno Obsessivo compulsivo(Toc) visivel

    é uma fase do processo chato, que devemos ser aquilo que eles querem. Se a forma que eles avaliam nosso comportamento nos parece incoerente,o que podemos fazer?

    Nao estudei pra saber a Influencia do Galho na vida do Macaco,eles Sim.

    Abracos

    HUGO MENDES GUIMARAES


10/12/04, 11:08:31: Mario Moha Mmoha@hotmail.com - IP : 200.216.166****
    Já estou no mercado de TI a mais de 20 anos e o nosso mercado sempre teve e sempre terá a preferencia por indicações. Já tive vagas em aberto na minha empresa para preencher e sempre recorro a indicação de amigos para indicar um profissional. Mesmo que passe por pelo RH, se tem indicação de alguem eu dou preferencia, pois se foi indicado atende no mínimo os requisitos mínimo da area de TI. O resto é com o RH....

10/12/04, 09:32:02: kkkkk kfkfkf@kkkk.com - IP : 201.0.23****
    ..."Estamos precisando de um analista senior ... Qual seu valo hora???Tem empresa aberta LTDA???"

10/12/04, 07:20:56: Rodrigues rodmello@hotmail.com.br - IP : 200.20.220****
    Eu tenho uma lista com as perguntas mais frequentes feitas nos EUA, como voces podem ver o RH de lá trabalha praticamente da mesma forma. as perguntas são :

    What Are Your Weaknesses?

    Why Should We Hire You?

    Why Do You Want to Work Here?

    What Are Your Goals?

    Why Did You Leave Your Job?

    When Were You Most Satisfied in Your Job?

    What Can You Do for Us That Other Candidates Can't?

    What Are Three Positive Things Your Last Boss Would Say About You?

    What Salary Are You Seeking?

    If You Were an Animal, Which One Would You Want to Be?


10/12/04, 00:47:07: Stefan smmodena@yahoo.com.br - IP : 200.213.186****
    eu concordo com o Eduardo , pelo comentário que ele fez abaixo e é pura verdade ... Recentemente eu fiz uma entre vista numa multinacional e o meu perfil bateu com o que eles precisavam , então fui chamado para a ultima bateria de teste passei ... pos só não entrei pelo seguinte :

    Eu não era um cartucho ou um QI ... pois quando eles viram que eu não era idicado por ninguém eu fui desclassificado. Concordo com o Eduardo e tem mas a vaga esta aqui no site .


9/12/04, 18:02:21: Francisco xicao@ig.com.br - IP : 200.213.2****
    Grande Eduardo, finalmente uma luz no fim do tunel..

    O objetivo do forum é a troca de experiencia e não ficar lembrando daquela vez que o cara foi a uma entrevista e ficou esperando 1 hora. Não é concurso para ver quem é mais infeliz.

    Shit happens !!

    Esta dica de pensar nas respostas antes da entrevista é legal. Dá para cobrir pelo menos 90 % das perguntas. Eu tinha o link de um site em inglês, com as perguntas mais frequentes, mas perdi. Caso alguem saiba, por favor informe.


9/12/04, 17:50:30: Eduardo - IP : 200.18.250****
    Ficar discutindo se as entrevistas de RH devem exitir ou não, ou ficar conjecturando sobre a capacidade do pessoal de RH não leva a nada.

    As entrevistas de RH vão continuar existindo, algumas vão ser conduzidas por pessoas competentes, a maioria não. Isto é um fato da vida, não adianta ficar reclamando.

    A questão é : Como podemos nos dar bem neste ambiente, ter habilidade para ultrapassar estas dificuldades e conseguir um bom emprego ?

    Eu pessoalmente sempre revejo uma lista das perguntas mais frequentes que tenho, antes das entrevistas e vou preparado. Caso a recrutadora me pergunte qual foi o último livro que eu li, vou dar uma boa resposta. Não penso na entrevista como sendo uma coisa agradável ou não. Penso apenas que ela é o único caminho para me colocar em um bom emprego.


9/12/04, 16:21:26: Cristina cna2021@ig.com.br - IP : 200.162.46****
    Pessoal, eu não concordo com suas colocações com relação aos profissionais de RH. Em qualquer área, há profissionais bons e ruins. Acho errado generalizar e criticar. Por mais que a área de TI seja aquecida é importante sim passar pelo processo seletivo. De que adianta o profissional ser bom tecnicamente mas ser impaciente, arrogante e inflexível como pessoa? As empresas com certeza vão contratar mas somente para RESOLVER O PROBLEMA e não para fazer parte da equipe. E atualmente, é isso que está acontecendo, como a demanda é maior que a procura, os profissionais acham que podem tudo. E não é bem assim.Gente mais maturidade por favor. E para as empresas esta rotatividade gera custo.

9/12/04, 13:36:14: walyson wamaral@pop.com.br - IP : 200.213.2****
    Amigo Joao da Cruz..

    Seu comentario abaixo foi muito bem colocado, não sou de RH, assim como muitos aqui sou de TI, e acho interessante essas entrevistas, algumas mal feitas devido a profissionais mal preparados, mas é normal em qualquer aréa, talvez devido a faculdades de péssimo nivel. muito bem colocado esse seu comentário.


8/12/04, 16:25:46: xibaba xibaba@chibaba.com - IP : 155.91.1****
    APRENDA A ESCREVER LENDO! Vá ao site www.kanitz.com . O professor Kanitz da Veja tem um artigo chamado “Como escrever um artigo” no qual ele dá dicas fantásticas para quem quer aprender a escrever. Ele reescreve 40 vezes seus artigos antes de publicar, e diz que sempre foi mediano em Português (Ele é contador formado em Harvard) ! Um curso de gramática e ortografia também ajuda, em menos de um mês você será considerado um verdadeiro Einstein pelas consultorias.

    Ah! O segredinho sujo que justifica o motivo de empresas tão conceituadas contratarem consultorias ruins ou consultorias boas que subcontratam consultorias boquetas chama-se “bola”.


8/12/04, 14:48:46: Marco - IP : 200.179.42****
    RH é exata??? Amigos de TI, nós temos um problema muito grande. A maioria realmente é péssimo em português. Se vcs querem continuar sendo só caras de TI/programador/etc, tudo bem. Mas se almejam algo mais. Melhor estudar mais

7/12/04, 23:24:14: Márcia mzinha1970@hotmail.com - IP : 201.1.43****
    Meleca ! Meleca ! Meleca ! Me angana que eu gosto.

    O cara afirmou que o sistema dele tá cheio de meleca, quer me contratar para fazer novas implementações urgentes, mas não pode melecar mais e nem colocar a culpa na meleca que já existe, se algo der errado.

    Não tem documentação de nada, é só o sistema mesmo. É tudo pra ontem, tem que trabalhar das 8:00 às 18:00, ficar até tarde e não chagar tarde.

    Ser contratada como PJ por uma agência de modêlo que se auto-denomina consultoria em TI, para receber dia 15, após fechamento do mês anterior, o contrato que não pode ser rescindido por mim antes de 60 dias, só por eles.

    Antes disso, na agência de modelos, fiz um teste técnico em Inglês, psicotécnico com desenhinhos, redação e sabatina com duas entrevistadoras, (acho que eram psicólogas, pois abordaram questões comportamentais).

    Por quê eles não colocam um anúncio no site Apinfo e pelo menos fazem um contrato direto com a pessoa que vai cuidar da meleca deles ?


7/12/04, 22:10:18: Alexandre alex@naofalo.com - IP : 201.1.12****
    Concordo com o alex (comentario abaixo) e digo mais...

    Alex, o seguinte parágrafo que você escreveu está INCORRETO: (mínimos para o cargo, podemos escreve um relatório,)

    NÃO É ESCREVE UM RELATÓRIO e SIM ESCREVER!!!!

    HUA HUA HUA HUA HUA


7/12/04, 21:57:54: Alex klanight@hotmail.com - IP : 201.1.81****
    Acho interessantes os comentários apresentados, sou de TI, gosto do que faço, acredito que a primeira má impressão que causamos é: sabemos tudo de INF, sempre temos a razão sobre o comportamento da rede, e etc. e elas(es) de RH, querem é saber se: alem dos quesitos mínimos para o cargo, podemos escreve um relatório, sem erros dos abaixo escritos. Meus queridos eu também erro, mas tem coisas aqui, que qualquer pessoa que não seja da área de exatas(RH), vai pegar pesado.

7/12/04, 19:50:20: Fabio Thomaz fabio@thomaz.com.br - IP : 200.220.128****
    Tenho uma proposta aos profissionais de TI:

    Façam um movimento nacional exigindo que toda e qualquer contratação de algum profissional para a área de RH, que este profissional de RH seja entrevistado por alguem de TI... Aí pronto... voces podem descontar toda sua ira neles....

    HuáHuáHuáHuáHuáHuáHuáHuáHuá


7/12/04, 19:45:49: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.201****
    Êta esculhambação !!! Quando a gente encontra o sistema zoneado, código sem endentação, sistema sem documentação, sem o mínimo de padronização, procedures duplicadas, e por aí vai.

    Daí vem o chefe, bravo pra caramba, dizendo que o pessoal de informática não presta, são incompetentes e mercenários. Você tá chegando agora, tem que fazer a contabilidade bater não importa como, diz o tal chefe. Cada um que passou por alí, deixou sua meleca. E você ? O que vai fazer ? O que poderá fazer ?


7/12/04, 19:45:21: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.201****
    O mercado "popular" não sabe que sistema de informação é uma obra de engenharia, não é uma tela com uma figura que se mexe ! A empresa "popular" tem windows e office e agora quer sistemas de informações corporativo na Web, feito em Java, acessando banco de dados relacional !

    Bom, a onda agora é body-shop de Analista de Sistemas. Querem fazer da mesma forma que se faz body-shop daquelas belas modelos recepcionistas de feira (nada contra).

    Não adianta, isso não funciona bem em TI. Resulta em prejuizo para quem compra e trantornos para quem vende (nós profissionais). Não é a regulamentação que vai melhorar isso, mas sim, a importância que as empresas/usuários dão para os seus sistemas de informação.


7/12/04, 19:44:42: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.201****
    É bom que todos tenham computadores e acessem a web (Maravilha !), mas daí o cliente/usuário querer sistema de informação da mesma forma que faz seu pedido na pastelaria ?

    A economia está super-aquecida, todo mundo quer seu sistema rodando na web. Somente quem acredita que sistema de informação é obra de engenharia, e deve ser produzido por quem pensa assim, vai conseguir operar seus negócios com eficiência e baixo custo.

    Quem não acreditar nisso vai continuar no terceiro mundo, das organizações com baixa eficiência, contratando mais e mais Analistas e Programadores na agência de modelos, vai continuar no samba do crioulo-doido da pastelaria ! Vai continuar dizendo que profissional de TI não presta porque não pára no emprego, não sabe se relacionar porque é arrogante, vai continuar fazendo pergunta besta e capciosa na entrevista.


7/12/04, 18:15:42: saiqeusei saiqeusei@ - IP : 200.207.12****
    Nunca li tanta bobagem junta....Vcs de TI se acham o máximo, Querem contrato CLT??? q prestem concurso pq se pensam que RH tb não sofre... A maioria é PJ como vcs, ganha salário de fome para selecionar e e entrevistar (NO PERFIL EXIGIDO PELO CLIENTE)e PRINCIPALMENTE pelo GERENTE DE TI (que no mínimo o profissional tenha boa postura, que se apresente de maneira adequada), e se td isso não for possível, que pelo menos não tenha o nome no SERASA, nem péssimas referências (BINGO!!! É ESSE O SEGREDO!!!)...A MAIORIA TÁ QUEIMADA NO MERCADO..e depois é culpa do RH (das loucas que não sabem selecionar)...os IMCOMPETENTES...


7/12/04, 13:04:44: João da Cruz carmelitasdescalcos@fake.com.br - IP : 155.91.1****
    Sugiro duas coisas: Que algum RH aposentado lance um livro sobre estes segredos. Vai ser best seller! Que o povo da TI tenha paciência com o pessoal de RH. Existe gente ruim no mundo (tarados, ladrões, terroristas) e nenhuma empresa quer contratar um funcionário assim. Portanto, o interrogatório é importante. Se você abre uma vaga para analista de sistemas o Bin Laden pode se candidatar, nunca se sabe. Se você não é nada disso, é apenas um desempregado entre milhões e tem vícios e virtudes seja mais resignado e paciente. Pratique a vida monástica, humildade, perseverança, sofrimento e pobreza farão de você um ótimo "recurso". A contemplação tornará você inteligente, criativo e calmo. Ah e sempre sorria, um monge está sempre de bom humor!

    Paz irmãos.


7/12/04, 13:03:41: João da Cruz carmelitasdescalcos@fake.com.br - IP : 155.91.1****
    Vi no Larry King. Durante a investigação do caso do assassinato de uma menina de sete anos. O pai dela estava sendo interrogado pelo FBI e no meio das perguntas eles fizeram uma que dava a entender que a criança sofria abuso e que o pai era responsável. -"Soubemos que sua filha sofreu abuso sexual, o Senhor sabe quem fez isso?" O pai desesperado começa a gritar, chora e perde o controle. O Larry King mostra esta parte do interrogatório e pergunta ao promotor. "-Não houve abuso e o FBI sabia disto, por que perguntaram?" O promotor diz que esse tipo de pressão psicológica é comum nos interrogatórios. Ôrra meu! Haja nervos! Já ouvi falar de pessoas que confessam crimes que não cometeram por causa desta pressão. Acho que as perguntas de entrevista e dinâmicas devem ter origem militar e policial. Eles jogam uma pergunta capciosa ou pedem alguma coisa ridícula e ficam observando. A TUA REAÇAO no milisegundo antes da resposta e durante é avaliada. ENQUANTO você fala pelos cotovelos para parecer inteligente o sujeito está estudando a tua pessoa, não está te ouvindo.

7/12/04, 09:03:48: Ronaldo Luis ronaldo.luis@gmail.com - IP : 200.101.76****
    Ser entrevistado por este pessoal de RH e uma piada, eles nao sabem nada de nada. Pior ainda se tiver aquelas famosas dinamicas de grupo, com propostas ridiculas.

    Pior que ser sugado por empresas de consultoria é ser entrevistado por este pessoal mal informado e despreparado. Eu acho que quem deve mesmo entrevistar sao as areas clientes, sendo funcao do RH apenas fazer uma triagem "por cima", verificando certificacoes, diplomas, etc.

    Falei e disse.


7/12/04, 09:01:29: Eu asd@asd.com.br - IP : 152.163.1****
    Poxa gente não sei por que se preocupar... na area de informatica emprego é o que não falta.

    Deixa as consultoras de RH fazerem o trabalho delas afinal...

    São elas que tem que tomar cuidado para não perder o emprego porque se nós perdemos, em uma semana ja estamos empregados novamente. Agora uma consultora de RH...


7/12/04, 08:08:59: Paulo automa_net@ig.com.br - IP : 200.153.152****
    Desculpe-me, esqueci de pedir desculpas a todos de RH que se cometi algum erro de Portugues garanto que não sou psicótico ou tenho tentedencias homicidas, ou qualquer outro problema mental ou psicologico, é apenas o fato de ter muita pressa e pouco tempo para tolices...... Não que eu considere nossa lingua tolice, só acho que não é esse ponto que decide quem eu sou na área de TI........ falando nisso o que meu hobe pessoal e o que eu faço depois do meu horário de trabalho importa para vcs?????....

7/12/04, 08:02:32: Paulo automa_net@ig.com.br - IP : 200.153.152****
    Saudações a todos, lendo este forum percebi um comentário do Sr. que se entitula Sigmund Freud e acredito que como o próprio Freud o prezado se acha dono da verdade absoluta e a fronteira final do certo e do errado, o absolutismo impera na psicologia, assim como "ser dono da verdade" é uma exclusividade dos psicologos, nunca conheci nenhum em 10 anos de profissão (Analista de Sistemas) que não se considerasse o imperador e dono das mentes dos seres Humanos. Vamos nos ater ao fato de que bom senso e educação quem nos dá e nossa familia e nosso caráter e não uma pessoa que depois de estudar Psicologia acha que pode mudar a mente de outra pessoa e praticamente mudar anos de situações ruins ou coisa parecida. ==> Quanto ao tema do Forum...........................

    Para que se avalie uma pessoa tecnicamente deve-se ter conhecimentos iguais ou superiores a ela ou um teste técnico muito bem elaborado, para se avaliar essa mesma pessoa quanto ao seu caráter e perfil psicologico vá morar com ela um mês, pois não existe teste ou exercício no planeta que possa dizer como as pessoas são, se fosse assim poderiamos utilizar esses testes antes de casar, fazer amizades, etc... e o RH de qualquer empresa nunca erraria na contratação de profissionais.

    Paz e muita coerência a todos.....


7/12/04, 01:05:27: seilá seilá@seilá.com.br - IP : 201.0.68****
    Bom...pelo o que me parece, todo mundo precisa ser selecionado ou testado pra uma vaga. Mas para os profissionais de RH, não é assim, sendo o que mais importante é realmente saber o que fazer no dia a dia... e isso nós sabemos muito bem...mas de uma coisa eu ainda não sei...se pra eu poder entrar numa empresa, me fazem um monte de perguntas, inclusive as capsiosas...mas quando uma pessoa que vai tentar trabalhar no RH de empresa...e que conhece todos os truques... vai tentar uma vaga pra si, quem realmente vai entrevistar com toda a imparcialidade....? Isto não é justo, para profissionais como nós. Eles usam seus conhecimentos pra si....e nós nos ferramos? isso que dizer que esses conhecimentos não valem nada, não tem comprovação, pq não se aplica em um profissional de RH a disputa de uma vaga, só em nós mesmos. Se não pode aplicar, não é válido.

6/12/04, 23:20:02: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.220****
    Realmente uma empresa que pretende desenvolver um sistema de informações com tecnologia de ponta e metodologias avançadas, contratar os serviços dessas agências de 5ª cujas entrevistadoras dizem "Você tem que estar sendo...", é ridículo.

    O profissional da área de TI produz e mantém a máquina mais importante que as empresas utilizam para seus negócios: Sistemas de Informação.

    Pode parecer falta de modéstia eu dizer isso, mas produzir TI não é pra qualquer um, mas ainda tem gente que reluta para não ter que reconhecer isso.

    O mercado busca nivelar a remuneração dos profissionais de TI em comparação à outras atividades, coloca pessoal de seleção treinado (formatado) com psicologia barata na linha de frente. Fatores inerentes exclusivamente à área de TI são ignorados nessa tal psicologia barata a que me refiro. Vejamos:


6/12/04, 23:19:24: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.220****
    Sabe-se que todo ser humano tem uma característica comum: Todos necessitam fazer 3 refeições diárias. Para alguns, multiplica-se esse número pela quantidade de dependentes. A psicologia barata de seleção, é baseada neste princípio, bastante primário nas relações de capital x trabalho.

    A medida que as contratações se baseiam neste princípio, com toda suas articulações capciosas, para determinar o preço do profissional de TI, incorre em prejuízo a médio prazo, independente da economia estar aquecida ou não, pois a área de TI sempre esteve em crescimento.

    A psicologia barata de seleção parte do princípio que existe um “desempregado” para ocupar uma “vaga”, chama-o de “candidato” e coloca-o em situações para lhe evidenciar que existem outros (também famintos) na mesma condição. (atitude capciosa)

    Uma psicologia de RH inteligente, parte do princípio que existe “necessidade” de “recurso humano” para produzir TI, cujo objetivo é ganho de produtividade para o contratante, e para que este objetivo seja atendido em sua plenitude, as relações de capital x trabalho devem ser baseadas em valores orientados no princípio: “Ganho”. Caso contrário o resultado será “Perda”.

    Ora, sejamos sensatos, já estamos cansados disso !


6/12/04, 22:03:34: Ricardo OS ricardo.os@terra.com.br - IP : 200.154.3****
    Marcia,

    Muito inteligente e pertinente o teu comentário!

    Ricardo OS.


6/12/04, 22:00:28: Ricardo OS ricardo.os@terra.com.br - IP : 200.154.3****
    Caro Amauri, Parece que tu és um profissional de RH e talvez seja um ótimo profissional e com razão pode ter se sentido agredido com algumas palavras escritas neste forum, mas observe bem e verás que algo de bom sempre se consegue. O intuito aqui foi troca de idéias sobre experiências vividas em entrevistas em RHs de empresas. Veja, muitos profissionais de RH podem não ser tão bons quanto tu és e muitas vezes aplicam perguntas desgastadas ao invés de por exemplo aplicar um teste prático para medir o conhecimento do candidato à vaga... Agora eu estou empregado, mas fiquei 7 meses atrás de uma vaga que talvez, pela qualificação e experiência técnica que possuo, já devesse ser minha a muito tempo em qualquer das empresas pelas quais passei a fazer entrevistas tolas onde uma pessoa nem tão profissional quanto eu, mas talvez menos necessitada da vaga e por isso menos "nervosa" acabou empregado. Digo isso pois em muitas das entrevistas que fiz nem mesmo me perguntaram como se configura um RAID 5, por exemplo, até mesmo muitas vezes pelo profissional de RH não ter muitos conhecimentos de informática... Como vês, existe muito assunto sim para este forum e sempre podemos colher trigo do meio do joio.

    Ricardo OS.


6/12/04, 21:53:28: Márcia mzinha1970@hotmail.com - IP : 201.1.46****
    Não é uma pergunta X ou Y que é capciosa, mas sim certas entrevistadoras que fazem esse jogo sujo, da simples "atravessassão". Numa ponta está cliente/usuário, na outra ponta está o profissional.

    O problema que está gerando conflitos, são essas malditas empresas tipo agência de emprego de 5ª categoria, com aquelas peruas-mirins que dizem: "Você tem que estar preenchendo a ficha", "Você tem que estar sendo entrevistada pelo cliente", "Voce tem que estar aguardando"... é um absurdo tanta atrocidade à inteligência e cultura.

    Como pode um povo desse nível intelctual poder tangenciar sequer, uma avaliação psicológica de um profissional do nível de uma Analista de Sistemas ? É ridículo, essas agências de emprego auto-denominadas de consultorias, são no mínimo ridículas. O que também coloca no mesmo nível, uma empresa que contrata esse tipo de serviço "Xulo".


6/12/04, 20:17:29: Amauri agim@uol.com.br - IP : 200.165.2****
    Me perguntei após ler atenciosamente este fórum todo. Apesar de ser de TI, gosto de ler e muito.

    A pergunta que me fiz foi: O que vocês estão buscando? Por que estão em choque? Um profissional BOM de RH, causa até inveja, assim como um profissional de TI também causa.

    Afinal, o título me causou curiosidade em ler aquilo que as partes teríam a dizer, entretanto nào me disseram nasa, a não ser que nada foi dito.

    Continuo como Sócrates, só sei que de nada sei, e o pior fiquei sabendo bem menos graças a vocês.

    Este seria um espaço interessante para podermos evoluir, mas regredimos.

    Desculpem.


6/12/04, 20:07:29: xibaba xibaba@chibaba.com - IP : 155.91.1****
    Caro Fábio,

    Realmente eu peguei pesado. Na verdade sou mais otimista, o tom agressivo foi só uma provocação, porém você há de concordar que não respondeu nenhuma das indagações que eu fiz com o seu comentário.

    Pelo que eu sei (e sei bem pouco) na Índia tem muitos miseráveis por causa do sistema de castas e o crescimento ecônomico em cidades como Bengalore se dá por causa da tecnologia. Portanto creio que programadores na Índia ganham bem e devem pertecer as tais castas superiores. Não sei se é permitido a um dalit ser programador ou seja a miséria na Índia e gerada pelo preconceito racial e ser programador lá deve ser coisa boa.

    A China tem um governo ditatorial apoiado por todos os países do mundo, inclusive o Brasil, mas pensando bem não produzem nada criativo, tudo o que eles fazem é cópia barata, pode tirar a China da lista.

    Pois bem meu caro, alguém precisa explicar para a turminha que contrata que trabalho criativo e bem feito custa caro e precisa ser bem pago. O profissional precisa ter uma certa tranquilidade de espírito para produzir. E é claro o trabalho dele precisa ser monitorado de acordo com os padrões de qualidade e produtividade, que por sinal sempre são criados no Primeiro Mundo (ITIL,CMM,XP,RUP etc,etc,etc) Se dependesse do nosso Brasil uma fábrica de software seria igual a certas fazendas de trabalho escravo que vemos no noticiário. Pena com trabalho escravo só dá para plantar cana.

    Um grande abraço! XIBA


6/12/04, 19:34:24: Fabio Thomaz fabio@thomaz.com - IP : 200.220.128****
    Caro xibaba... A India é um país com grandes contradições.. muita pobreza e entretanto é um dos maiores e melhores produtores de software do mundo. A China com sua mao de obra abundante e a custo quase zero possui um parque tecnologico invejavel. Tambem nao concordo que o Brasil seja assim tão ruim em desenvolvimento. Muitas empresas multinacionais concentram seus desenvolvimentos aqui, assim como fazem na india (nao só por questoes de custo).

6/12/04, 19:23:26: xibaba xibaba@chibaba.com - IP : 155.91.1****
    Gostaria de saber se em países desenvolvidos ou com excelência em software os programadores tem de passar por essas entrevistas estúpidas. Estados Unidos, Alemanha, Israel, Índia, Coréia, UK. Como eles fazem para contratar bons programadores? Para falar a verdade, o software brasileiro não é lá estas coisas não. Não consigo lembrar de nenhum pacote brasileiro que tenha feito sucesso lá fora e ainda seja campeão de vendas. E os sites bláh! São horríveis. Me arrisco a dizer que nosso fracasso em tecnologia também está ligado ao nosso hábito escravocrata de explorar mão de obra.

    Paz para todos!


6/12/04, 19:20:51: Fabio Thomaz Fabio@thomaz.com.br - IP : 200.220.128****
    A questao é simples: 1- Assim como existem maus profissionais de RH tambem existem pessimos profissionais de TI. 2- Da mesma forma que profissionais de RH nao entendem nada de TI (e nem precisam), da mesma forma profissionais de TI nao entendem nada de metodologias de RH. Daí tantas hipoteses absurdas sobre as entrevistas.

    A diferenca é que profissionais de TI se sentem no direito de saber de tudo inclusive sobre metodologias de entrevistas.

    Nao sou de RH.. sou de TI a quase 20 anos, e nesse tempo aprendi a ignorar situacoes absurdas. Nao é preciso ser psicologo formado para distinguir entre uma entrevista séria de outra "picareta".


6/12/04, 19:15:27: xibaba xibaba@chibaba.com - IP : 155.91.1****
    Esta aqui é para os profissionais de RH. Programação é um trabalho exaustivo e que consome todas as horas de trabalho do programador. Não dá para ficar exigindo do infeliz sujeito que seja um brilhante orador, um grande escritor, admirável negociador e que consiga programar em Cobol, Linux, VB, C#, desenhe o banco de dados, faça o tunning e mantenha a documentação up to date usando UML e ainda coloque tudo isso na internet com um design elegante. Esse desgraçado ainda tem que trabalhar como PJ e não esquecer de pagar todos os impostos, mais o contador e plano de saúde da esposa e filhos. Isso sem férias e décimo terceiro.

    Odiamos os psicológos porquê eles parecem que não sabem de nada disso. Não conseguem avaliar como estas pressões afetam o trabalho de programação.



6/12/04, 16:47:24: Fabio . - IP : 201.13.9****
    Essa colocação é classica da desorganização :

    Não li o forum com a devida atenção, mas fiquei com a impressão que pode haver 2 problemas: - profissionais despreparados para a atuação mas também um "preconceito" por parte de vocês com relação a certo tipo de pergunta.

    -------------------------------------------------------------------------- Acho que estamos ferrados , sem respaldo nem do orgão regulador deles .

    Seria melhor mudarmos de profissão e abrir uma consultoria e contratar essas figuras para nós .

    Ou então estamos a margem da sociedade , sem respaldo e simplesmente sem a avaliação do conselho.

    Paz profunda


6/12/04, 11:05:44: Sergio ReOli sergioreoli@hotmail.com - IP : 201.13.58****
    Senhores bom dia,

    Sou um profissional da área a mais de 10 anos e vivencio constantemente estes problemas, sou um curioso da Psicologia Humana espero poder contribuir de alguma forma, enviei alguns emais sobre os relatos deste forum e segue alguns pontos de vista.

    Prezado Sergio

    Seria importante você encaminhar as informações de seu site ao Conselho Federal de Psicologia, o órgão regulador da profissão de psicólogo no Brasil (www.pol.org.br).

    -------------------------------------------------------------------------

    A Sociedade Brasileira de Psicologia não regula a atuação do psicólogo e sim preocupa-se com o avanço da psicologia como disciplina científica.

    Se você examinar o conteúdo de nossas Reuniões Anuais verá que há diversas atividades preocupadas com o tema Técnica de Entrevistas,

    Fica uma sugestão:

    Por que vocês não coloca uma coluna "o outro lado” com psicólogos tarimbados mostrando os respectivos pontos de vista.

    Não li o forum com a devida atenção, mas fiquei com a impressão que pode haver 2 problemas: - profissionais despreparados para a atuação mas também um "preconceito" por parte de vocês com relação a certo tipo de pergunta.

    --------------------------------------------------------------------------

    O mundo está mudando cada vez mais e hoje em dia cobram-se competências múltiplas - não basta para uma empresa você ser um super especialista se a pessoa não tiver habilidades sociais e souber trabalhar em equipe.


5/12/04, 01:52:43: Freud sigmaund.freud@psique.com - IP : 201.1.****
    Analisando vocês, "Informatas", percebe-se que alguns se julgam superiores aos demais seres humanos que trabalham e lutam pela sobrevivência, percebe-se que outros tem uma visão de mundo bastante restrita à tela do computador.

    Há críticas aos profissionais de RH procedentes, pois assim como outras áreas profissionais, a área de RH também carece de melhorias em qualidade.

    No entanto, a área de TI carece de dois pontos muito importantes a serem desenvolvidos, e consequentemente o mercado está atento a esses requisitos: Comunicação e relacionamento humano.

    Fala-se em orientação à objetos, metodologia UML e RUP, grandes projetos, produtividade e qualidade, não é mesmo ?

    Vocês não acham que se comunicar bem (ler, escrever e falar) e posicionar-se frente à diferentes ponto-de-vista de forma produtiva, não seriam fatores determinantes para atingir os objetivos esperados ?


4/12/04, 13:59:38: Anonymous - IP : 201.0.82****
    Essa pergunta de lógica(dos guardas) é estranha. Pois o guarda que sempre mente, pode mentir e não ir falar com o guarda que fala a verdade. Logo a resposta do guarda(que mente) será imprecisa pois o mesmo poderá responder qualquer coisa, já que ele não foi falar com o guarda que fala a verdade.

    Logo, na pergunta deveria ter uma condição similar a essa:

    - O guarda que mente não pode mentir que falou com o guarda que não mente!

    Estou certo?


3/12/04, 22:16:20: Fernando nãovou@INFORMAR - IP : 200.148.****
    Quando surge a necessidade um novo projeto nas empresas o Diretor de TI procura um profissional de RH para qualificar qual consultoria tem as melhores condições para atender as suas expectativas???? A resposta com certeza é não......

    Então por que as consultorias deixam a responsabilidade na mão de pessoas de RH, se a relação é a mesma, ou estou errado???

    A empresa contrata a Consultoria e esta contrata a minha empresa e o objeto do contrato é um projeto....


3/12/04, 13:57:08: Ricardo OS ricardo.os@terra.com.br - IP : 200.248.166****
    Um colega meu responderia o seguinte:

    - Senhor presidente, existem neste momento duas situações críticas, o problema com o servidor e o problema com sua estação de trabalho. O senhor poderia me indicar qual problema resolver primeiro?


3/12/04, 09:07:54: Eduardo - IP : 200.6.207****
    Ricardo, muito bom o seu enigma. Sinto saudades do tempo em que para trabalhar na área de informática havia a necessidade de ser bom em lógica.

    Quanto a sua pergunta sobre o correio eletrônico, a resposta certa para dar na entrevista é que voce resolve primeiro o problema da empresa, pois é o que impacta mais os negócios e em seguida resolve o problema do Presidente.

    Caso a situação ocorra na pratica, resolva primeiro o problema do presidente, senão voce vai acabar demitido.

    abraços.


3/12/04, 08:50:50: Ricardo OS ricardo.os@terra.com.br - IP : 200.248.166****
    Eu sou administrador de rede e atualmente estou empregado, mas a pouco tempo e também sofri muito em RHs de várias empresas.

    Na minha opinião uma das perguntas mais capiciosas é a seguinte:

    - Se você está executando uma tarefa importantíssima para a empresa, um servidor de correio, por exemplo, centenas ou milhares de pessoas dependem dessa tarefa para a continuação de suas próprias tarefas e o "Diretor-Presidente" da empresa aparece com um outro problema sério em seu computador; O quê você resolve primeiro?

    Eu tenho respondido que eu escalono a responsabilidade. Isto é, como adminitrador de rede eu passo a responsabilidade para o coordenador ou gerente de TI e deixo claro que se não houver ninguém para definir e a responsabilidade for minha eu vou definir por executar a tarefa mais importante primeiro, isto é, vou colocar o servidor de correio no ar e depois atendo ao diretor-presidente ou seja lá quem for.

    Alguém tem resposta melhor?


3/12/04, 08:31:12: Ricardo OS ricado.os@terra.com.br - IP : 200.248.166****
    Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria?

    Este enigma é realmente muito interessante e mostra como existem pessoas inteligentes neste mundo. Parece mais uma "charada de superdotados".

    A resposta é: Você deve perguntar a qualquer um dos guardas o seguinte: Na opinião do seu colega, Por qual porta eu devo sair? E saia exatamente pela porta contrária, pois se este for o mentiroso ele dirá para você sair pela porta que leva a morte e se este for o que diz a verdade, sabendo que o outro dirá a mentira, ele também dirá para você sair pela porta que leva a morte.


3/12/04, 05:16:26: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.****
    Sobre a pergunta postada abaixo pelo Gustavo, eu tenho a resposta, pois esse "Enigma" foi lançado em sala por um grande professor de lógica e COBOL que tive (Prof.Victor/Colégio Radial-1987).

    Dez anos mais tarde, fui dar aulas nessa mesma escola e lançava este enigma aos alunos na última semana de aula, dando o prazo até o último dia de aula para eles responderem. No fim do ano, a gente ia "bebemorar" no bar da esquina, se alguém acertasse a resposta do enigma, eu pagava uma "caixa" mas se ninguém acertasse, eu bebia várias na "faixa".

    Caso não haja objeções, posso responder a este enigma, mas só no fim do dia.

    Obs.: Eu nunca vi ninguém acertar essa resposta, inclusive eu também não consegui quando me foi passado.


3/12/04, 00:06:59: Marcio marcioduran@terra.com.br - IP : 201.1.5****
    É simples , antes da entrevista você deve dormir bem , acordar cedo , tomar um café da manhã e ler um bom Jornal. Se a entrevistador não lhe antender bem, naturalmente a culpa não foi sua , sobre as questões capciosas não seja falso, mas também não abaixe a bola... AS CARTAS DO SUCESSO DE IT SÃO SUAS, E NÃO SÃO DO CONTRATANTE, SE ELE TEM A GRANA VOCÊ TEM A CHAVE DOS PROBLEMAS

2/12/04, 23:47:09: Eu - IP : 200.158.77****
    Rs..ontem fui em uma empresa de RH e a psicologa atendeu um telefonema pessoal, me pediu p/ sair da sala e ficou uns 30 min. no tel..Falta de respeito..Amanha tenho outra entrevista...vamos ver no que dá

2/12/04, 23:19:19: Gustavo gcarpane@hotmail.com - IP : 200.148.52****
    Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria?

    Essa eu vi hoje em um teste que fui fazer em uma empresa...


2/12/04, 17:37:02: eu nao@vou.falar - IP : 200.161.150****
    Poxa Anonimo estranho dizer isso mas por causa disso, desta barreira ridicula de pessoas de RH e os valores cada vez mais baixo eu tambem tenho vontade de sair, alguns amigos meus tambem da mesma idade e experiencia que eu tem uma certa decepcao na area!! Espero que isso mude!!

2/12/04, 17:01:52: Douglas douglas@personnelsupport.com.br - IP : 200.207.12****
    A aréa de TI tbm tem que evoluir e muito... Queridos, lamento, mas trabalho com TI a 10 anos e vejo pessoas totalmente metidas e que acham que são donas do mundo... Trabalho hoje para uma empresa de RH (olha só), presto serviços e sei o quão competentes eles AQUI são... Claro muuuuuuitos consultores de Rh e empresas de Rh por ai são o que eu chamo de BANDIDOS. Mas devo defender algumas empresas (incluindo está para qual presto meus serviços)pois além de serem competentes, experientes e preparados, os consultores daqui se atualizam, correm atrás de informação sobre as aréas. Geralmente as entrevistas são longas (mais de 1 hora) e individuais... onde o candidato tem a oportunidade de expor seus conhecimentos profissionais e pessoais, conhecer mais sobre a vaga, e sair com um posição exata do que vai acontecer. E num ambiente nada hostil. Tanto é que vejo muitos candidatos que se tornam amigos dos consultores... Afinal o consultor de TI tem informações que podem "ferrar" qq empresa... então o psicologico é importante, ninguem quer contratar BANDIDOS para tomar conta do patrimonio da empresa... Eu só queria deixar meu comentário, e dizer que existem pessoas de RH em pról de uma seleção de qualidade e que não deixe o candidato timido ou nervoso, que seja como uma conversa entre amigos e que se chegue a um divisor comum. Abraços Douglas

2/12/04, 13:59:10: O RH TEM MUITO QUE EVOLUIR O_RH_TEM@MUITO_QUE_EVOLUIR - IP : 200.158.9****
    Em 1997 fui chamado por uma conhecida Consultoria para fazer uma entrevista. Após uma sequência de perguntas ridículas, veio a derradeira: "Qual a sua pior qualidade?". Eu fiquei tão indignado (nunca poderia esperar uma pergunta tão imbecil) que simplesmente travei. Não conseguia responder nada porque fiquei tentando entender o porquê de uma pergunta tão estúpida. Muito bem. Não fui escolhido. Porém quatro meses depois fui chamado por outra consultoria e dessa vez eles não me fizeram perguntas imbecis. Eles me aprovaram e me mandaram para ser entrevistado pelo cliente. O cliente me aprovou no ato, mesmo tendo ele uma pilha de currículos de candidatos para avaliação. Logo após descobri que a vaga que a primeira Consultoria citada estava tentando preencher era desse cliente que eu tinha sido aprovado. Essas perguntas cretinas tem efeito relativo. Depende do instante do candidato, e avaliação depende do instante do avaliador. Com a evolução da Administração, isso ira mudar e no futuro breve irão dar boas risadas a respeito desses métodos inadequados que se empregam hoje em dia.

2/12/04, 13:57:34: Calvin calvin666@bol.com.br - IP : 200.192.****
    Na última entrevista que participei, a entrevistadora de RH (muito esquizitinha !), apesar de ter o meu curriculo nas mãos, fez questão de confirmar todos os dados pessoais (endereço, estado civil, etc). Na hora de confirmar a data de nascimento, "ops !! Você é do signo de gêmeos !", com um sorrizinho besta na face. O duro é aguentar essas barangas !

2/12/04, 08:44:24: Marcelo mab_brazil@yahoo.com.br - IP : 200.146.22****
    Lendo as experiências de vocês eu me conforto. Pensei que somente eu era um azarado de marca maior e sempre encontrava tolos no caminho das minhas entrevistas. Na última num banco internacional, passei por dezenas de testes e ao final depois de conversar com o Gerente Sr e o Diretor que veio do RJ só pra me conhecer, me mandaram para a gerente de RH. Até então nosso encontro (eu e a vaga) era uma daquelas raras combinações perfeitas onde tudo se encaixava. (palavras do GP Sr e do Diretor). Ainda não compreendi o o que aquela senhora fazia por lá com um arsenal completo de perguntas esdrúxulas e uma arrogância perturbadora........ela conseguiu me fazer desistir da vaga em detrimento a outra. Até o diretor me ligou querendo saber o porquê; respondi que consegui uma posição melhor.

2/12/04, 08:38:18: Andrey Cupajoe - IP : 200.174.1****
    Pessoal, concordo que existem RHs que são uma furada, mas vamos parar de chorar! Nossa posição de entrevistado é atender as expectativas do entrevistador, seja ele do RH Técnico ou o que seja. E daí se a pessoa nada sabe de TI? Nós de informática DEVEMOS ter habilidade para conversar com leigos (usuários), e depois, com certeza, haverá uma entrevista com parte técnica! Então devemos deixar de choramingar e para de colocar culpa da nossa incopetência para o povo do RH. Segue abaixo uma parábola muito interessante a respeito do assunto: "Certa vez um gerente abriu uma vaga para analista em sua unidade. Passado uma semana de recebimento de CVs, a secretaria chegou a ele e disse: -Olha, temos 600 CVs para a vaga solicitada! Ele refletiu um tempo e disse: "Jogue todos para o alto, daqueles que cairem em cima da mesa me traga os 15 primeiros que você encontrar" A secretario olhou... e discordou: "Mas chefe, você estará descartando 585 profissionais sem sequer ver o CV!" Ele disse: "Não preciso de profissionais com falta de sorte para trabalhar aqui..."


2/12/04, 04:22:12: Bruno - IP : 200.182.2****
    Me desculpe discodar que o pessoal de RH, é burro etc, etc, etc.... Eles estão ali para saber sobre o seu lado psicologico e não técnico, para eles é indiferente saber se você trabalhou com FreeBSD usando o bind 9 para servidores DNS, ou se você já trabalhou com windows 98 mandando mala direta. Mais vale um profissional bem apessoado, responsável, bem-humorado e que se porta bem com as pessoas mas com um conhecimento intermediário, do que uma pessoa que realmente tenho otimo conhecimento, mas a pessoa falta, é rude com todos, é mau humorado, é totalmente irresponsável, etc... Geralmente após entrevista com o pessoal do RH tem-se uma entrevista com um gerente da area.

2/12/04, 00:43:20: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.7****
    Tem de tudo nesse mundo. Entrevistadores, Psicólogos, Consultorias, Profissionais, Empresas, Trabalho, etc. Tem aqueles que são "IN", tem aqueles que são "OUT".

    No contexto de TI, numa ponta está a empresa que compra e consome a TI (usuário), na outra ponta está o profissional que trabalha para produzir a TI.

    Existe uma "camada" intermediária entre essas duas pontas. Primeiro porque o profissional de TI não é igual aos funcionários da empresa(usuário), não que sejamos superiores em inteligência, mas nossas metas são diferentes, embora temos um grande objetivo comum: ganho de produtividade

    Esta "camada" é a Consultoria. Eu acho que o problema é que a TI evolui tão rápido que não dá tempo pra gente organizar as coisas direito. De um lado o usuário fica mal atendido, sendo o dono do capital, organiza meios para se defender e lidar com seus fornecedores, contratam quem quer que seja para fazer o papel de cão-de-guarda de seu patrimônio. Nesse mundo o dinheiro manda, a ignorância obedece e a inteligência esclarece, cada um no seu lugar, cada um tem seu valor. Calma gente, com o tempo as coisas vão se ajeitando.


1/12/04, 23:57:00: Anonimo - IP : 201.6.170****
    Como todos aqui do forum, eu também estou revoltado com os profissionais de RH. Me sinto impotente diante de tanta incompetência, tenho certeza que já fui barrado de boas oportunidades por culpa deles. São em sua maioria arrogantes, desmotivados, desatualizados, burros e preconceituosos. E os piores trabalham em consultorias de informática. Já fui chamado várias vezes para fazer uma entrevista e chegando lá descubro que o valor hora é abaixo daquele que está escrito no currículo. Ou o perfil da vaga é totalmente diferente. Ou então tem aquelas que para economizar tempo chama vários candidatos de uma vez e fazem uma entrevista coletiva onde temos que pagar o maior mico expondo para todo mundo os detalhes de nossas vidas. Sem contar as horas que perdemos tomando "chá de cadeira".

    Aí vai algumas perguntas estúpidas de selecionadores: - Cite 3 defeitos e 3 qualidades. - Qual foi seu maior sucesso e seu maior fracasso. - Como você se imagina daqui a 5 anos ? - O que mais gosta de fazer e o que mais odeia ? - Qual sua maior loucura ? - Perguntas sobre sua vida pessoal: se tem amigos, se namora, se gosta de sair, se pratica esportes, se tem filhos, com quem mora, se tem hobbies, se tem alguma religião e etc... - Qual foi o motivo da sua saída do último emprego. - Porque o tempo de permanência é curto em cada empresa ?(Sempre fui PJ e a vaga que estava sendo oferecida era de 3 meses)

    Estou pensando seriamente em abandonar a profissão ...


1/12/04, 22:02:25: Wallace Santana wallacesan@bol.com.br - IP : 200.158.232****
    O Nemo falou tudo. Pode crer!!!

1/12/04, 18:53:40: Joao Paulo jpaos@terra.com.br - IP : 200.168.247****
    Engracado Marcelo, Eu pelo menos NUNCA dúvido dos métodos ou questionamentos de um psicólogo, pq nao tenho como avalia-lo. O que eu questiono, e acho que a maioria aqui tambem, é: 1. Marcar entrevistas e o psicologo não ir, ou se atrasar 2 horas... 2. O entrevistador te tratar mal, ou esperar que voce o bajule. 3. Palhaçadas e coisas do genero...

    Eu acho que não cabe aqui, mas comigo ja aconteceu cada coisa, que hoje, eu me RECUSO a ser entrevistado primeiro por um RH. Simplesmente me recuso.

    Eu sempre digo, PRIMEIRO, eu quero ser entrevistado por alguem técnico, se eu for aprovado faço a entrevista com o RH. Simplesmente pq não acho que um RH recem formado, ou com 2 ou 3 anos de experiencia, possa avaliar um profissional de TI, que na sua maioria é técnico.

    Concordo que há pessoas boas e ruins em todas as carreiras, e eu mesmo, muitas vezes me envergonho de certos profissionais de informatica, contudo, isto não exime os profissionais de RH. Pq quando eu vejo um cara ruim de TI, eu penso, "Quem botou este cara ali ?"

    A minha maior bronca com RH, é a falta de educação deles, e o fato deles acharem que voce esta por conta deles, e que eles são espertos, dententores de uma sabedoria secreta que não é pertinente a voce (psicologia), e que com ela, ele pode te avaliar completamente em 40 minutos.

    (continua em baixo)


1/12/04, 18:52:29: Joao Paulo jpaos@terra.com.br - IP : 200.168.247****
    A pior situação que eu estive foi... Eu era gerente de TI de uma empresa conhecida, e um RH me ligou dizendo que tinha uma vaga ÓTIMA pra mim... Eu disse, não estou interessado. A rh ficou 1 semana insistindo comigo, até que eu disse, "Tudo bem, mas se voce esta interessada em mim, eu só faço entrevista com a pessoa Técnica da empresa interessada" Ela ficou 1 semana tentando me convencer a fazer a entrevista com ela primeiro, até que um dia ela disse. "Conversei com o diretor da empresa, e ele aceitou entrevistar voce primeiro".

    (continua em baixo)


1/12/04, 18:44:31: Flávio flavio@norfmop.com - IP : 200.219.249****
    Os princípios científicos a que o colega que escreve abaixo se refere, seriam por acaso grafologia, testes de Warteg (aquela página com seis quadros para completar desenhos), PNL (dependendo para onde você olhar, você pode ser taxado de mentiroso)? Pois bem são todas pseudo ciências, largamente utilizadas em seleção de RH, inclusive em grandes empresas como Microsoft. Tão comprovadas quanto a leitura de horóscopo e que psicologos corretos já não usam mais há séculos, pois são sordidas formas de taxar seres humanos.

1/12/04, 18:10:22: sei la nao@vou.falar - IP : 200.161.150****
    Olha Marcelo, vc me Desculpe mas esta falando besteira, na area de TI o que menos tem e psicologo e entrevista real, o que existe sao meninas sem um conhecimento real, que vao ou nao com a sua cara e entregam testes absurdos e desatualizados, nao avaliam comportamento e nem conversam com a area requisitante, apenas perguntam o valor hora, so!! o valor mais baixo leva!! Se vc quer defender sua area parabens mas nao defendam os maus profissionais e as "consultorias" pois elas que degeneram tudo na area!!

1/12/04, 17:16:01: gandalf.nho gandalf.nho@terra.com.br - IP : 200.163.17****
    Certa vez estava procurando emprego numa empresa grande daqui onde moro. Primeiro fizeram um teste de conhecimentos com os interessados nas vagas e tirei a melhor nota do grupo. Daí veio a maldita entrevista com o psicólogo. Acabei perdendo a vaga...

1/12/04, 16:55:13: Marcelo Neves marcelofneves@ig.com.br - IP : 201.0.8****
    Como em qualquer área do mundo corporativo você vai encontrar boas empresas e bons colaboradores, assim como você vai encontrar péssimas empresas como péssimos colaboradores. Isso ocorre também na área de RH, assim como ocorre nas áreas de Tecnologia! O processo de seleção possui uma metodologia centrada em teorias psicológicas que não são de domínio popular. São conhecimentos que fazem parte(obvio) da formação de Psicólogo e que requer anos de estudo. Para o leigo alguns procedimentos denotam questionamentos "vagos", "infantis"," sem embasamento" etc. Para o profissional em Psicologia não, as informações da entrevista em conjunto com os testes e a dinâmica irão fornecer um perfil "aproximado" do candidato, nunca um perfil completo, seria impossível uma investigação psicológica perfeita em tão pouco tempo e pela complexidade da raça Humana. O mundo é assim mesmo, a lógica é necessária para o mundo assim como a subjetividade é para as relações na empresa, não há como separar o homem em só emoção ou só razão, um não pode viver sem o outro. Nenhum profissional de Informática vai ser totalmente lógico e nenhum Psicólogo vai ser totalmente "emoção", tanto um como o outro tem seu papel importante na sociedade, assim como o processo de seleção é dificil e temeroso, assim é o mercado para os profissionais em RH, estamos no mesmo barco, é natural que ocorram os conflitos!

1/12/04, 16:32:09: Antonio Polo antonio_cesar_polo@ig.com.br - IP : 200.196.25****
    A minha opnião sobre isso é a seguinte : O que falta no mercado de trabalho, principalmente nas áreas de RH das empresas é RESPEITO PELAS PESSOAS, isso é profissionalismo, porém o que tenho percebido nas empresas é que o povo dito do "RH" tem sempre um grau de desmotivação muito grande, muito de arrogancia por estar em uma área que mexe com a vida das pessoas na empresa, mas muita, digo muita desmotivação, geralmente são profissionais que estão dezenas de anos na mesma posição, e não estão nem aí para o fato de se ter um ser humano do outro lado em uma entrevista, não estão nem aí para o possível fato desta pessoa estar desempregada ha muito tempo, com baixa auto-estima, ou outras coisas. Mas felizmente existem empresas super sérias com áreas de RH muito capacitadas, porem principalmente não podemos nos deixar levar pelos nomes das empresas. Área de informática, principalmente as consultorias, são grandes bastiões de bandidos na maioria dos casos, maus pagadores, que estão interessados em explorar o profissional, como dica principal, verifique sempre o nome que a empresa tem no mercado, se é uma empresa queimada, conheço alguma boas consultorias médias e pequenas, estou em uma delas, mas conheço muitas, mas muitas consultorias que foram fundadas por verdadeiros marginais.

1/12/04, 04:40:20: Júlio Cunha jcezarc@yahoo.com.br - IP : 200.226.102****
    Ao procurar emprego, encontramos de tudo: Testes para completar desenhos, fazer risquinhos no papel e depois contar, redações com temas do tipo "Quem sou eu"... Na entrevista você é obrigado a "vender sua imagem", ou seja, fazer propaganda das suas qualidades pessoais (As qualidades PROFISSIONAIS você vai demonstrar para o entrevistador da área de Informática, não de RH)! Cada pergunta é uma armadilha: Você nunca sabe que problemas psicológicos vão inventar para você - Nada é muito claro, nada faz muito sentido. Isso é terrível para pessoas como nós, acostumados com lógica. Certa vez perguntei quais eram os critérios de avaliação e a "psicologa" não soube responder...ou respondeu no dialeto que os profissionais de RH usam para se comunicar. Gente complicada!

1/12/04, 00:24:41: Nome e@mail.com - IP : 200.162.237****
    Prática de esportes.

    Eles perguntam e vc pensa: Eles querem saber se sou saudável! E responde que sim, sempre pratica. Mas na real os canalhas querem alguém que se dedica somente ao trabalho e nao tem outra ocupação senão a empresa.

    Típico de grandes consultorias que mudam de nome com certa freqüência....


30/11/04, 23:45:56: Autônomo desempregado@ - IP : 200.98.144****
    RH é a coisa mais ridícula, profissionais despreparados querendo mostrar serviço,selecionam candidatos para entrevista sem ao menos ler o currículo e ainda fazem perguntas absurdas.Nem vou comentar as consultorias pagas, é vergonhoso !!! Ex.: Se você fosse um bicho, qual seria? Qual seu maior defeito? ( ridícula esta pergunta ! ) Qual o motivo de ter saido da última empresa?

    Me POUPE !!


30/11/04, 23:44:07: Rato lala@lala.com - IP : 200.212.10****
    Pelas empresas que passei pude perceber que o pessoal de RH é muito fraco. Não tem a miníma noção do mercado, de tecnologia e se vangloriam aplicando testes e fazendo perguntas ridículas. Lembro-me que a minha primeira entrevista de estágio para uma grande multinacional de telecom foi feita pela minha gerente, pois ela não confiava no pessoal de RH. Foi a melhor entrevista e o melhor estágio que fiz na minha vida. Sinceramente, fico revoltado por estar passando pela mão de pessoas despreparadas e sem qualificação. Não é à toa que o mercado está cheio de "profissionais" desqualificados que foram aprovados em processos seletivos apenas porque a pessoa de RH foi com a cara dele.

30/11/04, 23:04:19: Márcia mzinha1970@hotmail.com - IP : 201.1.22****
    As tais consultorias que fazem body-shop, tipo agência de emprego, fazem um jogo para obter mão-de-obra mais barata no mercado, fazedo pressão na gente com essas perguntas capciosas, que somos BISCATES, PROBLEMÁTICAS e consequentemente DEVEMOS SER MAIS BARATAS !...

    É uma pressão psicológica gente, querem passar uma sensação de que dependemos delas para chagar ao cliente, e só chagaremos se estivermos nos moldes da política de RH das grandes empresas.

    Você não pode ser uma profissional de informática, você tem que ser uma funcionária de empresa multinacional, inclusive em nossos valores e objetivos de vida.

    Sejamos serenas, isso passa, o cliente que compra nosso trabalho aos poucos vai se acostumar a negociar diretamente com a gente, a tendência é os atravessadores saírem de cena brevemente.


30/11/04, 21:27:45: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.45****
    Vamos Filosofar um pouco pra relaxar a dura jornada de hoje...

    Pergunta Capciosa é um pergunta que já parte de um presuposto em detrimento do interrogado. Exemplo: A entrevistadora nota que você fez um trabalho de curta duração, e pergunta: - Você não prefere seguir carreira numa empresa ?

    Notem que esse tipo de pergunta já supôs que você escolheu o trabalho de curta duração e que isso significa que você não prefere seguir carreira numa empresa, alarme de comportamento anormal, atitude incompatível ao padrão adequado para trabalhar na empresa/cliente que vai te contratar. Ou seja, você não passa de um “Biscateiro” !!!

    Podemos concluir que, na visão de mundo dessas entrevistadoras, os médicos que são convidados a participar de cirurgias, ora num hospital, ora noutro, por ter a especialidade e experiência em casos semelhantes, são “Cirurgiões Biscateiros” !!! Se elas estivessem no RH de um hospital, certamente estariam de prontidão para ofender um profissional do mesmo porte de um “Dr. Adib Jatene”, por exemplo.


30/11/04, 18:29:24: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.159.23****
    Saudações,

    Entrevista é sempre um saco:

    - Tem aquelas do bodyshop, que o cara tem um dia para contratar. Então a entrevista é tipo de pé no corredor ou por telefone celular.

    - Tem aquelas tipo "enroladas", que o esquema é meio CLT, meio por fora. Pelo menos o cara do bodyshop assume que é prostituição mesmo, 100% PJ.

    - Tem aquelas de "corporations", que o processo seletivo tem 5 testes escritos (tipo escrever PL/SQL no papel), redações, dinâmicas, etc. E depois disso tudo o cara fala que o teto salarial é metade da sua pretensão.

    - Tem aquelas FDP de empresas de recolocação, que te ligam dizendo que é oportunidade e depois falam que por apenas R$1000 vão te recolocar em uma multinacional de grande porte. Mas eles só dizem isso quando vc já está lá no escritório deles, suando de raiva.

    Um abraço,


30/11/04, 14:22:23: Marcelo marcelo@marcelo.com - IP : 192.85.****
    Andrea, definitivamente "estar se comunicando" não é coisa que uma pessoa que critique os outros pelo português deve escrever ... Quanto às perguntas capciosas, se você foi a uma entrevista é porque está interessado pelo menos em ver "qual é", então relaxe ...

30/11/04, 14:16:40: Nemo ocellaris@linuxmail.org - IP : 200.213.163****
    Existem dois tipos de situação: A entrevista com um candidato empregado e a com um desempregado.

    É muito fácil falar que: "...num quero tal empresa..." ou "...que se a pessoa do RH me pergunta tal coisa eu abando a conversa..." se você está na primeira hipótese, empregado, com vento na proa e com comida na mesa.

    No segundo caso, quando se está desempregado, principalmente a mais de 6 meses e sem muita perspectiva de recolocação: Acima de tudo mostre vontade e SORRIA! Não importa se e a empresa deixou você esperando 3 horas sem água, a entrevistadora não conhece o trabalho dela e muito menos TI, você já preencheu 2000 Warteeg e num agüenta mais contar o troco do pão para conseguir chegar às reuniões.

    Foque no objetivo (conseguir o emprego) e não deixe transparecer suas fraquezas. Não precisa ser nenhuma psicóloga para saber que o candidato mostra insegurança ou se está insatisfeito com a vida.

    Não existem perguntas capciosas, o que realmente existe é uma sintonia entre você, a conversa e a entrevistadora.

    Quero ajudar todos a se recolocarem . Não cobrarei nada e também num tenho vagas para oferecer. Não garanto resultados. O que posso fazer é gastar meu tempo junto com você para elaborar uma estratégia de recolocação baseado naquilo que você faz hoje e na minha experiência.

    Estou à disposição, muito sucesso a todos.

    Nemo


30/11/04, 12:48:53: anonimo anonimo@anomino.com.br - IP : 200.161.182****
    Alguns anos atrás fui chamado para fazer uma entrevista para a vaga de supervisor de CPD, em uma empresa na Lapa SP. Primeiro, que a entrevista não seria em horário comercial, mas por volta das 19 horas em uma padaria vizinha a empresa e eu falaria diretamente com o dono. Como eu estava trabalhando até que achei conveniente. Bem, estavam os donos da empresa, um pessoal de vendas, o total umas 10 pessoas. Todas bebendo muito, e quando chegou a minha vez de falar, a primeira pergunta foi se eu bebia. Eu disse que bebia socialmente. E eles disseram que até que enfim apareceu alguem de CPD que bebia, pois os que trabalhavam lá nenhum bebia. Me explicaram que a maior parte das decisões da empresa eram tomadas lá no balcão da padaria entre uma cerveja e outra. Fui embora por volta das 9 horas e a unica pergunta que me fizeram foi essa. Eu tenho mulher e filhos e sou sério, não tenho tempo para perder com empresas que tomam decisões em balcão de bar noite a dentro.

30/11/04, 11:13:08: pergunta mm@nmm.com.br - IP : 200.204.121****
    Com tudo isso que a gente passa na area e os valores diminuindo vale a pena seguir esta area (de TI)???

30/11/04, 11:11:49: NAO@VOU.DIZER NAO@VOU.DIZER - IP : 200.204.121****
    as piors entrevistas sao as de consultorias pois nem RH conhecem

30/11/04, 04:01:45: Eric Morimoto ericmorimoto@hotmail.com - IP : 201.7.2****
    Entendo que a área de RH seja a base da empresa. Se não é, deveria ser. Hoje, na maioria das empresas, o RH não cumpre este papel que é de grande importância para o desenvolvimento organizacional. Algumas empresas já estão mudando essa característica e os profissionais também. Estão deixando de ver o RH apenas como a área que entrevista e demite. Estão vendo o RH como a área que faz gestão de pessoas aliado a gestão de negócios. Quanto as perguntas capciosas, acredito que vale apena analisar cada pergunta assim como planejar bem cada resposta. Muitas vezes nos deparamos com entrevistadores mau preparados ou num nível abaixo. Isso não significa que a situação esteja completamente a nosso favor.

30/11/04, 02:26:04: w w@world.com - IP : 200.101.73****
    Cuidado! A pergunta mais capciosa de todas é aquela: "Você tem aquário em casa?" ... Vê lá o que vai responder, ô meu.

29/11/04, 23:01:27: . .@. - IP : 201.1.155****
    A pergunta ta la embaixo mas fica aqui a resposta, caso te perguntem de novo. A tampa do bueiro não é redonda simplesmente porque o bueiro é redondo. A tampa do bueiro é redonda prq essa é a melhor geometria se voce deseja que ela não caia para dentro do bueiro. Pense no quadrado. Se eu pegar uma tampa quadrada e gira-la, ela passará facilmente pela sua diagonal. (E depois dizem que geometria não serve para nada :)

29/11/04, 22:43:13: Denison Diego denisondiego@hotmail.com - IP : 201.0.25****
    A maioria das empresas querem muito e nem todas cumprem com suas obrigações. Ae galera vamos marcar as empresas que a parte do RH é uma vergonha...... Vamos dar nomes aos bois.

    Denison


29/11/04, 22:05:19: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.****
    Brilhante ! Nemo disse tudo.

    Entrevista de RH não é divã para que o entrevistado exponha sua psique e neuroses, muito menos o entrevistado deve analisar as evidentes mazelas do entrevistador, mesmo que este seja despreparado e frágil frente a pessoas com o mínimo de destreza. (como ilustrou Nemo)

    Já tive péssimas experiências que cheguei a pensar em fundar eu mesmo o "euodeiorh.com.br", mas também tenho encontrado selecionadoras e pessoas da área de TI, que realmente têm sensibilidade sabem conduzir a entrevista ojetivamente, sem agressividade, nos recebem muito bem, com todo respeito que a boa educação nos ensina a receber uma visita, não é mesmo ?

    (continua abaixo)


29/11/04, 22:04:31: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.1.****
    (continuação do post acima)

    Se sou chamado para uma entrevista, entendo que estou indo à casa de uma pessoa que não conheço, a convite desta pessoa. Sendo convidado e mal recebido, com agressividade e indagações capciosas, vou concluir que a pessoa é mal-educada, (mesmo assim está fazendo um papel tão importante) logo, a empresa mantém pessoas desqualificadas para suas atividades, mesmo assim, penso que tenho que ir adiante, pois pode ser uma oportunidade em que posso até me dar bem ! Por que não ? Por acaso eu tenho que trabalhar necessariamente no Paraíso ? Ora, pagando bem, vou até pro Inferno, posso produzir bons resultados e me sair muito bem. À noite, de volta ao lar, encontrarei meu Paraíso !!! (que lindo !). Pra quê tanto puritanismo ?

    Realmente este espaço no site é legal pra gente amadurecer as idéias, e até mesmo desabafar. Valeu Nemo. Fiquem todos na Paz.


29/11/04, 21:31:35: roberta roberta@hotmail.com - IP : 201.13.49****
    Putz. Nós os profissionais de informática não sabemos escrever!!!?? que tal a concordância: "Por favor leiam o que vc escreveram ". REALMENTE VC PRECISA LER O QUE ESCREVE. Os profissionais de informática não estão acostumados a fazer redação. VIVA OS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA, classe explorada e muito mais inteligente que a média de outras classes profissionais.

29/11/04, 17:08:05: Andrea - IP : 200.165.251****
    Achei interessante o forum e entrei para ver como é tratado o assunto. Apesar de concordar com a abordagem da maioria das opiniões, fiquei horrorizada com o baixo nível de conhecimento da língua portuguesa. Um dos depoimentos menciona isso. Ele está absolutamente certo. Por favor leiam o que vc escreveram antes de confirmar. Existem absurdos escritos. E provavelmente alguns desses profissionais não foram aceitos, por total despreparo para estar se comunicando com o cliente ou com o usuário. Me perdoem a crítica. Mas realmente o profissional de informática precisa saber escrever e falar corretamente.

29/11/04, 15:48:10: Joao Paulo jpaos@terra.com.br - IP : 200.168.247****
    Pensar desta maneira é uma coisa muito tosca.

    Eu prefiro ir outras entrevistas, do que me passar por idiota desta maneira.

    Eu tenho um lema, se eu pego um RH ruim pra me entrevistar, é porque a empresa não esta preparada pra me ter como profissional.

    Mas entendo quem pensa assim, realmente muitas vezes temos de nos adaptar mesmo.


29/11/04, 15:04:29: Nemo ocellaris@linuxmail.org - IP : 200.213.163****
    – Um dia espero poder chegar a ser um individualista. Mas, por enquanto, sei que vou contribuir muito mais se trabalhar em equipe. – Sei. Quer uma água, ou qualquer coisa? Tradução: “Você está no caminho certo. Controle-se, que só faltam duas perguntas”. – Qual é o seu maior defeito? A resposta mais honesta seria “Por ordem alfabética?”, já que a lista de defeitos do candidato daria para encher as Páginas Amarelas. Mas o entrevistador está bem ciente de que jamais ouvirá uma confissão do tipo “Tenho chulé” ou “Sou preguiçoso”. Ele está apenas testando a habilidade do candidato de transformar um defeito em virtude. – Ansiedade. Sofro muito quando as coisas não são feitas com rapidez. Fantástica resposta. Além de inofensiva, totalmente inócua. E aí vem a derradeira pergunta, que fecha a entrevista com chave de ouro: – Há algo que você queira me perguntar? Sim, claro que há. Por exemplo: “Estive notando o corte de seu terno. Seu alfaiate é disléxico?” Mas é nesse momento que o candidato mostra seu grau de autocontrole. – Eu gostaria de saber um pouco de sua história aqui na empresa, porque tenho certeza de que ela me será de grande inspiração. Entrevista é isso. Mais que saber responder, é saber observar. Quanto às perguntas, existem para elas respostas verdadeiras e respostas adequadas. O candidato ideal é o que faz as respostas adequadas soarem verdadeiras"

29/11/04, 15:04:04: Nemo ocellaris@linuxmail.org - IP : 200.213.163****
    – Fale-me sobre alguma situação que você tenha resolvido usando sua criatividade. – Claro, claro... Tem uma que é ótima. Quando eu estava em Harvard... Aliás, não sei se já mencionei que fiz MBA lá... Bom, então, teve uma aula de Business Furunculosis em que o professor, o famoso Doctor Alphonse Johnstone... – Prefiro que você mencione alguma experiência prática. Ou seja, diploma não é experiência prática. Deve ficar confinado ao currículo e nunca, jamais, ser mencionado em público. Além disso, o candidato falhou em um ponto crucial: ele não analisou detidamente a sala quando entrou. Se tivesse feito isso, teria notado que, na estante atrás do entrevistador, estavam enfileirados 87 Manuais de Normas e Regulamentos. Criatividade, ali, naque- le recinto, só entraria com mandado de segurança. – Você prefere trabalhar individualmente ou em equipe? Individualmente, claro! Quem gosta de trabalhar em equipe chega no máximo a supervisor. Mas a resposta mais sincera nem sempre é a mais adequada. Por isso, antes de responder, o candidato deve olhar para a mesa do entrevistador. Ela está atulhada de papéis? E alguns parecem estar ali desde a Proclamação da República? Nesse caso, o entrevistador é individualista e desorganizado. A mesa está limpinha? Então ele também é individualista, mas tem uma equipe que faz tudo por ele. No segundo caso, a resposta é: “Eu prefiro trabalhar com quem sabe delegar”. E, no primeiro caso: (cont)


29/11/04, 15:02:50: Nemo ocellaris@linuxmail.org - IP : 200.213.163****
    – Se você vier a trabalhar conosco, quais são suas expectativas? – Ah, eu sou ambicioso, quero chegar a CEO da empresa! Aí o entrevistador, que está na empresa há 18 anos e cuja máxima realização pessoal foi a de ter sido agraciado com um button – que ele chama de “bóton” e ostenta orgulhosamente na lapela do paletó –, se põe a lembrar... Aquela inesquecível cerimônia foi a última vez em que o CEO apertou a mão dele. E já lá vão quatro anos... E, após tanto tempo de dedicação, ele ainda estava ali, na mesma mesa, sobre a qual repousava o mesmo grampeador (Ativo Imobilizado 004-A) que ele requisitara do almoxarifado em 1988. E agora lhe aparece um candidato descarado querendo chegar a CEO! Portanto, volta o filme: – Se você vier a trabalhar conosco, quais são suas expectativas? – São de, no futuro, atingir uma posição igual à sua. Mas, para isso, sei que vou ter de dar o máximo de mim, todos os dias. – Certo, certo. Aceita um cafezinho? Em linguagem de entrevista, “Aceita um cafezinho?” significa “Você está indo bem, portanto não apele para recursos abomináveis, como o uso da inteligência”. (cont)

29/11/04, 15:00:21: Nemo ocellaris@linuxmail.org - IP : 200.213.163****
    "Sair-se bem em uma entrevista é a capacidade – que raras pessoas têm – de dar respostas bem temperadas a perguntas insossas. Por exemplo: – O que você sabe sobre a nossa empresa? – Bom, ao ler o último relatório anual de vocês, eu pude notar que os indicadores financeiros de desempenho mostram uma clara tendência a... – Você acredita em vida após a morte? – Hã? Embora não pareça, a primeira resposta do candidato foi desastrosa. Porque ele, acintosamente e sem pensar nas conseqüências, invadiu uma área extremamente perigosa, chamada Região de Ignorância do Entrevistador. Evidentemente, o entrevistador não havia lido o relatório anual da própria empresa e não tinha a mínima intenção de ser humilhado por um pentelho bem preparado para uma entrevista. Mas, como o entrevistador sempre tende a relevar a primeira pisada, o candidato ganha mais uma chance... – Eu perguntei se você acredita em vida após a morte. – Isso faz parte do pacote de benefícios? Perfeito! A resposta induz o entrevistador a pensar que está diante de um desqualificado mental. A partir daí, fica estabelecido quem é o gênio e quem é o debilóide, e a entrevista tem tudo para ser um sucesso. (continua)

29/11/04, 13:50:29: Malmsteengirl malmsteengirl2003@yahoo.com.br - IP : 201.7.77****
    Um dia fui chamada por uma consultoria aí em SP para uma entrevista na vaga de Analista de Suporte. Perguntei o salário e mais referências da vaga, e era compatível com o que eu queria. A pessoa q me ligou disse q o CV atendia às exigências da empresa porque possuo pós graduação e anos de experiência na área. Me desloquei daqui de Mogi até Santo Amaro, mais de 2 horas de viagem e chegando na tal consultoria a "pseudo-analista de RH" me disse q como eu não tinha certificação não poderia estar disputando aquela vaga e q se eu quisesse poderia fazer uma entrevista para a vaga de atendente telefônico Help Desk salário 500 reais (nem estagiário merece esse salário!!!). Pô, será q essa pessoa não viu direito o CV? Se eu não tinha certificação não precisava ter me chamado e me feito perder tempo e dinheiro... É o fim!!! Qto a perguntas capciosas já passei por essas: Qtas pessoas moram com vc? Qual o salário dos seus familiares? Qtos m2 tem a sua casa? Vc já foi discriminada por trabalhar na área de suporte sendo mulher? Vc prefere preto ou branco? Palhaçada!!! Adorei este fórum, pois mostra como nós da área de TI sofremos com esse pessoal despreparado.

29/11/04, 12:41:54: marco aurelio ribeiro mribeiro3@hotmail.com - IP : 200.255.****
    Uma vez fui a uma entrevista na MJV e um sujeito muito estranho insistiu por mais de meia hora pelas minhas referencias pessoais, sem perguntar uma unica vez pela minha formação, experiencia ou capacidade técnica. Fui embora pedindo para que eles esquecessem de mim, pois nunca vi um lugar onde haja uma vaga de emprego e se interessem apenas por quem te indicou, isto não é o cúmulo???? Ou apenas é o próprio mercado que não tem mais nenhum respeito pelo profissional?

29/11/04, 11:38:47: Joao Paulo jpaos@terra.com.br - IP : 200.168.247****
    Incrivel, e eu que achava que as situações ridiculas eram só comigo.

    Realmente, acho que seria uma boa criar, www.euodeiorh.com.br

    T+


29/11/04, 10:41:29: Flávio flaviojs@ig.com.br - IP : 200.168.7****
    Não sei se é capcioso mas...

    Certa vez, numa entrevista para trabalhar em um Banco, a entrevistadora me liga ( eu estava de férias do serviço, estava na rua e trajando camiseta de banda de Rock, calça jeans, mochila e tenis). Eu realmente estava realmente querendo outro emprego, então ela quer marcar uma entrevista para o mesmo dia ( para 1 hora depois ), eu tentei negociar para o outro dia, pois não estava vestido para um entrevista bla bla bla. Só que ela se recusou, e disse que não tinha importância o vestu ário. Pois bem, lá vou eu em plena Av. Paulista. Quando entro no prédio tive um choque, não tinha uma pessoa que não estivesse vestida "social". Todo mundo engravatado, as mulheres de Tailleur... Foi estranho ver todos "bem vestidos" e eu todo "largado". O pior foi, a entrevistadora que perguntou se eu era motoboy e tinha ido buscar algum documento.


29/11/04, 10:26:30: Andre - IP : 200.232.12****
    Pessoal,

    Acho ridiculo empresas que nos ligam e queremmarcar entrevista sem passar nada de informação sobre a vaga, e de cara as vezes ja pede sua pretenção, e o pior se sua pretenção esta fora dos limites dele te chamam do mesmo geito so para tomar seu tempo e fazer vc gastar dinheiro, para depois chegar la a vaga nao ter nada a ver com vc e o salario ser pior que de estagiario.

    Por isso acho que devemso solicitar o maximo de informações possiveis por telefone, ate vc poder julgar se vale ou nao a pena ir ate o local fazer entrevista. e se eles nao quizerem passar (nao podemos passar mais detalhes!!!!) vamso fugir destas empresas e pessoas, vamos ignorar, mesmo que desempregado, pois com certeza é sacanagem, como já passei por muitas. assim eles vão aprender a tratar a gente como gente e nao como uns idiotas.


29/11/04, 08:17:23: anonimo 2 - IP : 200.144.****
    falar sobre pretensão salarial é dose...

    agora, só porque tenho aliança de compromisso a entrevistadora vai lá e pergunta do meu relacionamento, quantos meses, oq agente faz...

    Fala sério né?


28/11/04, 23:08:11: Mais uma maisuma@maisuma.com - IP : 201.0.10****
    Uma de minhas entrevistas foi um monólogo, apenas ela fava e respondia (a entrevistadora). Simplesmente ela me contou todas a historia de vida dela e dos enteados, que teve uma indisposição na semana passada e que não comia direito. Enquanto ela falava , pensei: O que eu tô fazendo aqui? Esta mulher é louca ou está testando a minha paciência. E o melhor foi quando nos despedimos, ela citou que em 03 meses estaria aceitando qquer proposta de emprego porque estaria desesperada....Fala sério? Ninguém merece.....

28/11/04, 15:01:52: anonimo anonimo@anonimo.com.br - IP : 201.1.203****
    Certo dia de setembro viejei para o interior (Jaguariúna), cheguei no horário para ser entrevistado, ou melhor, sabatinado sobre as profundezas do meu ser. Muitos dias depois, me deram um retorno que foi contratado outro recurso. Me disseram que o trabalho era para 60 dias.

    Engraçado foi que passados dois meses, a consultoria me ligou perguntando se eu ainda estaria interessado na oportunidade. Sabe o que me leva a pensar ? Que existem certos tipos de trabalho que eles necessitam mesmo é de um trouxa para entrar no meio de um projeto caótico, ser chicoteado pelo gerente para dar respostas imediatas à todos as questões, apanhar do usuário porque os requisitos não contemplam as espectativas, ficar abandonado pela consultoria super coisa e tal, que só espera que sua decaptação demore um pouco mais.

    Quando o sujeito arruma outra oportunidade e vai embora, eles dizem: ...É, consultor é assim mesmo, não assumem responsabilidades, são volúveis e quando vão embora deixam o projeto cheio de falhas !

    Desde o início, o projeto foi conduzido pela contratante. Depois que fica sem saída para justificar seus erros, colocam consultores para que sejam sacrificados em seus lugares.

    Assim fica fácil, até minha vó é gerente de projetos !!! Depois vêem Elas, com as tais perguntas capciosas ??? Por que você saiu da empresa ?

    Tenha a santa paciência, se toquem entrevistadoras !!!

    Olha pessal, o melhor é se fingir de morto para sobreviver.


28/11/04, 13:38:48: Cidinha Cipriano cicipriano@hotmail.com - IP : 200.207.210****
    Para mim,não há nada mais capcioso do que anúncio via internet que pede para ao candidato colocar no assunto o salário desejado...

27/11/04, 13:18:12: fulano fulano@sicrano.com.br - IP : 201.0.13****
    Certa vez, fui chamado para uma entrevista numa empresa de telecom, que produz celulares, a Moto-en-rola... Fui num dia, e passados alguns dias me ligaram para uma nova entrevista. Pedi para ser num horário mais tarde mas insistiram que deveria ser numa hora X. Resultado: cheguei na hora X, fiquei uma hora esperando para alguem me atender, e depois me falaram que a entrevistadora nao estava lá (tinha passado mal), que depois de uma hora esperando estavam tentnado achar alguem para me entrevistar... Fiquei esperando mais um tempo, e sem nada resolvi ir embora...

    Como uma empresa de porte, como essa, faz uma coisa dessas? Deixar o profissional esperando, com outros compromissos, nao dar nenhuma satisfação, e sequer ligar depois para pedir desculpas por todo o tempo perdido (já que tive que cancelar alguns compromissos para estar lá na tal hora X).... Um absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


27/11/04, 02:49:58: eu de novo eumesmo@algumlugar.com - IP : 200.100.24****
    Se a vaga é prá CLT...beleza..perguntem o que quizerem, nos façam fazer aquele monte de testes que só quem é de RH sabe e quem não é, erra,Nos façam falar de nossas vidas em uma dinamica de grupo, nos torturem com horas de espera, até alguem lembrar de você... Mas, como acontgeceu comigo, uma vaga de consultor, com emissão de nota e serviço pr-e determinado, aí, desculpem, mas é o fim da picada...

26/11/04, 21:54:52: Marcelo - IP : 200.171.11****
    Pessoal, Selecionar UMA pessoa, entre talvez centenas, não é fácil, daí as "maratonas" para conseguir uma vaga no desemprego atual. A meu ver, o processo seletivo é errado. Vejam o exemplo do último em que participei, uma entrevista coletiva, uma dinamica de grupo e um teste escrito. Não fui avisado de que o processo duraria quatro horas. Deixei minha esposa esperando todo este tempo no carro, nem almocei, pensei que era apenas uma ENTREVISTA. A entrevistadora ficou meia hora apenas descrevendo a empresa em detalhes.. Disse até que não admitia parentes, para que? - Que eu saiba, isso deve ser feito na INTEGRAÇÃO, quando o funcionário já está ADMITIDO. Não quero ser arcaico, mas quando escuto meu pai dizendo que na época dele apenas preenchia uma ficha e apresentava a carteira de trabalho... Hoje em dia nem querem ver a carteira de trabalho, o que vale mesmo é o entrevistador ir com sua cara, ou ter QI mesmo...


26/11/04, 20:23:33: Marli Alvins marlialvins@globo.com - IP : 200.206.15****
    Embora o emprego que procuro não é desta àrea ,concordo com voces sobre o sitado site, que paguei por um ano e não recebi sequer, uma proposta de entrevista. Visito sites de empregos para a minha filha, que apòs um ano desempregada entrou em depreçào, e acha que não serve para nada, detalhe ela fez, colègio tecnico em publicidade ficou em 2 lugar entre todas as classes ,entrou para a faculdade de radio e tv , trabalhou como voluntària 1 ano no canal local TV abc3 de Santo Andre,fez um curta metragem, 1 documentàrio, um filme institucional, faz edição de video,locução .MASSSSSS quando vai procurar emprego....nada eles querem estagiario com pratica ou formados em isso e aquilo . Tà dificil, se eu tivesse uma grana tinha uma otima saida..o aeroporto

26/11/04, 16:43:34: Órion Falcone orionpcfalcone@hotmail.com - IP : 200.218.6****
    Bom, sou formando em Psicologia, e trabalho no Depto. de RH de uma empresa que presta serviços em TI. Bom... Gostaria de contradizer alguns comentários a respeito da capacitação dos psicólogos para a contratação de profissionais para a área de informática. Inicialmente, pelo panorama apresentado, o problema é que as pessoas que fazem as seleções, geralmente, tem muito má vontade para fazê-lo. O mínimo que se deveria pensar é em procurar um técnico ou analista da empresa para se informar um pouco sobre a vaga, exatamente para não fazer perguntas idiotas ou não dar importância para qualificações do candidato, como certificados e cursos. Isso seria o mínimo de respeito pelo candidato. Segundo, qualquer empresa com um mínimo de seriedade, agenda uma segunda entrevista com o responsável pela vaga, exatamente para a discussão mais técnica sobre a função a ser desempenhada. A função da primeira entrevista deveria ser a de verificar a postura, comprometimento e interesse do candidato, além de servir para tirar eventuais dúvidas sobre a vaga. Não se trata de uma "sessão de análise" ou "psicoterapia". Infelizmente, existem muitos profissionais tecnicamente muito bem capacitados, mas que não tem um mínimo de compromisso ou interesse no trabalho, que são acomodados mesmo. E acredito que todos concordam que, hoje em dia, o mercado precisa de profissionais dinâmicos, com iniciativa e capacidade de trabalho em equipe. .....continua>

26/11/04, 16:42:39: Órion Falcone orionpcfalcone@hotmail.com - IP : 200.218.6****
    Na empresa onde trabalho, o processo de recrutamento e seleção é realizado com muita atenção e cuidado, pois os nossos selecionados no s representam no mercado. Logo, precisamos zelar muito na escolha das pessoas que irão levar nosso nome para nossos clientes. O respeito ao profissional deve começar no primeiro contato telefônico, e deve perdurar até o retorno, mesmo que seja negativo. Finalizando, fujam de empresas que não fazem um bom contato inicial com vocês, ou que exijam algum tipo de taxa para participar de alguma seleção. Isso, provavelmente, é algum tipo de golpe! Seleção é gratuita. Vocês estão se apresentando para a empresa... Quem deveria pagar seria a empresa, já que é ela quem precisa de profissionais. Há muitas reclamações sobre profissionais ruins no meio do RH, mas creio que existam ainda mais sobre profissionais de RH despreparados entre os profissionais.

    Obrigado,

    Órion Falcone


26/11/04, 15:01:41: Lucineide lucineides@uol.com.br - IP : 200.234.39****
    Fui em uma entrevista e me perguntaram a ocupação e formação desde meus pais até meus irmãos...será que eles vão abrir vagas para familiares???

26/11/04, 13:53:25: EVP evertonpussi@hotmail.com - IP : 200.161.9****
    Pra mim , tinha que ter pessoas no RH que conhecessem informatica - que tivesse uma formação , isso seria muito mais fácil para selecionar um profissional na área , li alguns comentário , falando especificamente a pessoa Tati - tatibola@hotmail.com , com o profissional não sabe escrever, escreve tudo errado !!! Não corcodo com ela , porque isso vai de um cada um profissional , precisa-se urgente de pessoas na RH que conheçam informática realmente , não somente Word, Excel , Access - não tenho nada contra, mas estou decepcionado pq na hora seleção pedem tantas coisas descenessárias que precisariam ter ou fazer, por isso faço um apelo pra que ver esse comentário, que o pessoal de RH precisa urgentemente de atualizações para recrutarem profissionais na área de informatica, e não fazer testes mirabolantes para selecionar !!!!

26/11/04, 02:50:10: Cavaleiro - IP : 201.1.108****
    Gostaria de saber se o Conselho Nacional de Psicologia e seus conselhos resgionais não fiscalizam esses profissionais que não tem competência profissional para assumir cargos de RH. Será que o Conselho, respeitado por ter grandes profissionais da área de psicologia não vê o que eles fazem com os entrevistados. É uma bagunça. Depois eles falam que a área de informática só tem aventureiros! Mas, a psicologia...

    Abraços


26/11/04, 02:13:05: Analista depois@eu.falo - IP : 200.98.116****
    Galera:

    - Sei que o Fórun é de perguntas capciosas. Mas olhem só o que me perguntaram na entrevista em uma operadora de celulares:

    - Você já teve problemas ou teria problemas em trabalhar aqui (na empresa), sendo negro ??? Em mais de 10 anos de trabalho na área de TI, essa foi a primeira vez que alguém me perguntou isso. Será que a Klux-Klux Klan está entrando na área de TI ???? :-)


26/11/04, 02:05:43: Juca Baleia juca@jucabaleia.com.br - IP : 201.6.177****
    o que capciosa?

26/11/04, 00:04:58: marcos nao@vou.te.falar - IP : 201.1.5****
    VC s de RH ai embaixo tiram nossa baixa estima, nao sabem nada de psicologia e se acham, sejam profissionais!!

25/11/04, 19:06:43: Adriano nao@falo - IP : 200.160.248****
    Eu creio que as perguntas que geralmente sao mencionadas nas entrevistas e dinamicas nao tem noçao alguma do que interessa.

    Para que uma pessoa faz uma pergunta como "por que voce saiu do seu ultimo emprego", horas voce esta la para trabalhar na empresa nao para ficar falando do passado.

    Em relaçao ao teste da accenture como foi falado ai eu tambem fiz, e foi deste jesito mesmo, a mulher chagou la passou a prova e sumiu deixou todos sozinhos na sala, para que RH nao sao pessoas da area, como uma pessoa que nao é da area pode escolher pessoas para trabalhar na empresa quem tem que escolher os futuros funcionarios tem que ser o analista ou o gerente do projeto, pois so assim ele vai ter certeza de que escolheu a pessoa certa.


25/11/04, 17:26:22: Douglas dougitos@hotmail.com - IP : 200.246.21****
    Concordo com a Tbola.

25/11/04, 15:47:32: Alessandra - IP : 200.207.12****
    Sou Consultora de RH e tb acho absurdas certas situações Não sou psicóloga, atuo a 13 anos nessa área e graças a Deus sempre tive sorte c/ os prof q selecionei e sabem pq? preferi me reciclar, entender a aréa de TI p/ pelo menos poder conversar tecnicamente me reuni c/ amigos de TI, respeitando o prof avaliar o q se passa do "outro lado da cadeira". Tds sabemos q a fase de seleção é tensa, vc nunca sabe quem vai encontrar pela frente, ver o lado Humano, n fazer da entrevista 1 coisa seca, mecânica mas sim trocar inform, filtrar o máx do q realmente interessa, perante o perfil da vaga ofertada. Orientar os prof pq mts n tem noção nenhuma tem os q enviam Cv c/ foto s camisa, Outros imploram o emprego, etc.. dizem ter experiência, mas demoram 5 horas p/ concluir 1 simples teste(em máquina) de Asp de meia hr. Durante a entrevista fazem mt Marketing, mas na prática...teve até 1 caso em q o cara matou a esposa no Paraná. e aí? como fica? vou contratar 1 maluco q pd a qqr momento quebrar o teclado na minha cabeça? Teste psicológico "coerente" é importante, n troco meus conhecimentos e graças aos Cons. de TI aprendi mt coisa. E 1 dica: AUTO-ESTIMA, esquecam esse lance de idade, tempo parado e outras bobagens, confiem, consultem o site da empresa antes de visita-la NÃO PD GENERALIZAR existe mt RHs despreparados, mas tb tem MUITOS competentes. PAZ PARA TODOS....

25/11/04, 15:33:01: MARCÂO SOUZA XX@XX.COM - IP : 200.98.13****
    TATIANE, concordo com voce que o profissional tem que ter a mente aberta para as varias disciplinas para que o mesmo se torne um profissional o mais completo possivel.

    porem o que essas pessoas do grupo de discussão estão colocando em pauta (e eu concordo plenamente com eles) é que existem centenas de empresas ( com um portugues bem claro " PORCARIAS,LIXO" ) pessimas que tem pessoas na area de recrutamento muito desqualificadas e fazer candidatos perderem o seu valioso tempo.

    sabe qual é a regra dessas colsultorias e empresas de colocação. e isso eu posso dizer com propriedade, pois tenho uma amiga muito proxima que atualmente trabalha numa dessas....

    a mentelidade das consultorias é: chamar o maior numero de candidatos possivel ( mesmo aqueles vsivelmente fora da area que esta sendo solicitada) para passar uma peneira, mas eles fazem isso sem experiencia nenhuma, sem conhecimento, sem pratica, totalmente despreparado.

    MAS SABE PORQUE AS CONSULTORIAS PINTAM E BORDAM NO MERCADO?????

    porque estão lidando com algo muito raro hoje em dia , EMPREGO

    sendo assim eles pegam pessoas que estão desesperadas, muito tempo sem empregos e etc...


25/11/04, 15:03:06: Tati tatibola@hotmail.com - IP : 200.246.21****
    Boa tarde pessoal,

    Uma coisa que tenho notado na área de informática é o seguinte: - Existe muita gente "bitolada" em tecnologia. Praticamente NERDs ... - Geralmente, as pessoas que trabalham nesta área não sabem, no mínimo, escrever direito! Escrevem errado, com péssima concordância e se preocupam apenas em codificar programas. AVISO: Saber, em nível técnico, muito sobre tecnologia não é tudo. É preciso verificar outros aspectos. O papel da psicologia no recrutamento verificar "a pessoa" e não somente "o profissional". Acredito que não exista resposta certa e definida para as perguntas capciosas que são feitas em entrevistas. A receita (se é que realmente existe uma) é ser você mesmo. Responda conforme a sua personalidade. É claro que nunca devemos falar mal do último emprego nem dos chefes. Neste caso, tente extrair algo de proveitoso para contar ao entrevistador. Uma dica para quem quer fazer certificação disso e daquilo: - É muito importante, atualmente, saber escrever e falar bem. Caso perceba algo de errado com sua escrita, faça um Kumom. Aprenda a fazer redação. Desenvolva este lado da sua vida assim como desenvolve a parte técnica. Se acha que estou errada, veja os comentários acima e conte quantos erros absurdos de ortografia e gramática foram cometidos. Para ser um líder, é preciso dominar o português, pelo menos ...

    Abraços,

    TC


25/11/04, 14:47:15: Rubem rubemc@ig.com.br - IP : 200.157.1****
    A cada dia que passa o setor de RH "inventa" novas perguntas capciosas para pegar os desavisados, mas uma pergunta (dupla) classica e que ao mesmo tempo eh capciosa eh a seguinte: "Por que motivo voce deseja sair de sua empresa atual? Algo te desagradou?". Essas duas perguntas sao decisivas para o profissional obter o emprego desejado ou nao. Por que? Porque se dissermos que algo nos desagrada em nossa atual empresa, certamente, quando tivermos oportunidade, iremos falar mal da empresa que estamos entrando. Resumo da historia: sempre fale bem de sua empresa atual.

    []'s e tenham boas entrevistas.


25/11/04, 14:00:58: Leandro ldammit@bol.com.br - IP : 201.13.24****
    eu acho q o pessoal de RH nao serve p nada, fiz um teste na accenture e dai a responsavel do rh so foi la p entregar o teste depois de 3 horas ela voltou so p pegar o teste, certo passei no teste ai depois veio a dinamica e o q aconteceu ela mandou fazer uma pagina web descrevendo vc e somiu denovo, e depois conversando com o pessoal q fez a dinamica descobri q quem fez a pagina com desenhos passou e quem se descreveu com poucos desenhos sendo mais direto nao, ai a minha pergunta p q RH se eles deixam os melhores de fora e na maioria das dinamicas so escolhem os mais atores?

    profissional de informatica tem q ser entrevistado por um tambem, so assim ele vai sber se nao contratou a pessoa errada.


25/11/04, 13:30:37: Marcos nao@vou.dizer - IP : 200.204.116****
    Acho ridiculo as entrevistadoras de RH na area de informatica!! Muitas olham na sua cara e escolhem se vc e a pessoa ou nao!!(se vao ou nao com a tua cara) outras conversam entre si para saber alguma coisa do profisional, ou seja se jose da silva mancou num projeto todos os demias estao fora!!Muito antiprofissional!! Algumas sao frescas, outras a maioria vem com testes do arco da velha alem de nao serem validos, EU SEI que nao sao utilizados Acho que vcs que se dizem de RH devem tomar vergonha na cara e aprender a fezer seu oficio!!!

25/11/04, 13:27:38: Fabio de Souza Araujo itfabio@pop.com.br - IP : 200.179.42****
    Essa foi de matar... Fui fazer entrevista para uma oportunidade, cortei o cabelo como de costume e fui bem arrumado, chegando lá o cara me perguntou : Por que voce corta o cabelo deste jeito, voce é do quartel ? eu respodi : Não apenas cortei como sempre e tambem para vir a entrevista... ai que começa a historia... Ele me falou que uma vez fizeram uma seleção e depois de todos os testes ficou um cara esquisitão, com rabo-de-cavalo, barbudo, todo largado... maior foi a surpresa quando o "tal" cara estranho começou na segunda-feira, de terno e gravata, cabelo cortado e barba feita, ai o entrevistador falou pro cara : O que aconteceu com voce ? o Cara respondeu : Ué vim trabalhar. Foi quando o entrevistador falou : Mas nós só te contratamos por causa do seu cabelo e voce cortou !!! Moral da História : ele quis dizer pra mim QUE A GENTE TEM QUE SER O QUE É ai eu fiquei pensando : Que idiota, julgar alguem só porque o cara cortou o cabelo, Se voce vai arrumado nao te contratam e se voce vai largado tambem nao te contratam, ou seja, MUITO CUIDADO COM O QUE SE DIZ ... depois eu tive que rir pois foi hilario.

25/11/04, 09:48:20: Fernando lfsmaciel@hotmail.com - IP : 200.192.17****
    Nossa cada coisa que eu li.... Bom certa vez fui fazer uma entrevista na G&P.. chegando la tinha mais ou menos 60 pessoas.. ai nos colocaram num alditório e aplicaram um teste. Quando acabasse-mos era para permanecer do lado de fora. Derrepente sai uma mulher e começa a chamar algumas pessoas.. eu fiquei de fora.. falei fud.. ja era.. derrepente aquela galera que entrou dando risada saiu com uma cara de bun... pq tinham sidos reprovados. Na dinamica tive que ter a moral de fazer um teatro com mais 3 pessoas com o seguinte tema: "As pedras do mundo foram substituidos por moedas. Agora o que fazer com tantas moedas?"... Quase que eu falei: Se for de R$ 1,00 dá pra mim...

25/11/04, 08:54:36: Michel Dambrós micheldf@hotmail.com - IP : 200.205.41****
    Uma vez uma entrevistadora da G&P me perguntou: Qual animal você gostaria de ser ? E qual você não gostaria de ser ? Eu respondi cachorro e gato.. pq é a verdade.. sempre respondi a verdade.. mas até hoje eu tenho isso na cabeça e gostaria de entender o sentido desta pergunta.

    Michel Dambrós Desenvolvedor Web em Java


25/11/04, 02:21:31: Sílvia Maria silviag@click21.com.br - IP : 200.227.****
    Estou voltando p/ o mercado depois de 15 anos trabalhando na mesma empresa e entrei no Forum p/ me preparar p/ as entrevistas q virão. Descobri q poucas pessoas estão focadas no objetivo do Forum. Me parece q deveríamos listar todas as perguntas "capciosas" e as melhores respostas p/ elas, pois só assim poderemos estar preparados p/ as "atuais" entrevistas. A pergunta a seguir foi feita em minha primeira entrevista: Qual a contribuição q vc daria à empresa, caso vc fôsse selecionada.... Alguém conhece uma boa resposta... Boa sorte a todos !!

24/11/04, 23:51:09: MT mt@yahoo.com - IP : 200.207.11****
    Pessoal

    Os testes psicologicos sao um saco! Mas tem empresa que é obrigada a fazer pq consta da politica mundial, etc. Eu detesto, mas quando tenho que fazer, faço. Mera formalidade.

    CUIDADO com empresa de RH que quer te cobrar alguma coisa. Caia fora!! É golpe. Tem reportagem na Veja, Voce S/A e outras revistas.

    Agora, perguntas como seus defeitos/qualidade, pq saiu da empresa, etc, sao inevistáveis, então é melhor se preparar. Eu trabalhei numa empresa muito legal onde os próprios funcionários de cada setor eram responsáveis por entrevistar e contratar seus futuros colegas. Tivemos um curso de entrevistas. Aprendi que essas perguntas são para checar sua reação a elas, seu grau de auto-conhecimento e de jogo de cintura. Então, pratique em casa!

    MAS TAMBÉM APRENDI QUE É ESSENCIAL LER O CURRICULO COM ANTECEDÊNCIA, ESCLARECER DÚVIDAS MAIS SIMPLES POR TELEFONE, EXPLICAR TODO O PROCESSO ANTES DE COMEÇAR E CONTATAR O CANDIDATO SEMPRE, SEJA PARA DAR PARABENS, SEJA PARA INFORMAR QUE NÃO FOI DESSA VEZ. Isso é RESPEITO. Se a futura empresa não te trata assim, então vc pode até continuar no processo (afinal, precisamos comprar o pão de cada dia), mas saiba que o lugar é certamente meia-boca.

    MT.


24/11/04, 23:27:52: Mauro Risonho de Paula Assumpção maurorisonho@hotmail.com - IP : 201.0.68****
    Outra situação que me lembro bem, foi quando me convocaram para uma entrevista numa empresa na área de química, para vaga de Adm Linux + PHP + Postgresql. O gosto muito de Unix e variantes, com FreeBSD, Linux...então era minha praia..apesar de gosta de plataformas Microsoft tbm... então fui. Chegou na entrevista, a responsável por isso, nem sabia pra que servia... confundiu "Postgresql", com "Postscript"...e como no meu curriculum não tinha nada sobre "Postscript", me desclassificou...pode? falei pra entrar no meu site para ver meus trabalhos...mas nem ligou. Atenção: a resposável só tinha 2 meses de empresa...pq conheço uma pessoa que trabalha lá, me contou...

24/11/04, 23:14:24: Mauro Risonho de Paula Assumpção maurorisonho@hotmail.com - IP : 201.0.68****
    A verdade é que tem gente demais, vaga de menos...parem de fazer filhos...rsss

24/11/04, 23:12:14: Mauro Risonho de Paula Assumpção maurorisonho@hotmail.com - IP : 201.0.68****
    Me lembro uma certa vez, antes de trabalhar com Consultoria, que eu estava procurando um emprego CLT. Estava desempregado a uns 2 anos e era uma vaga relativamente boa. Bom morava em Minas Gerais ainda, hoje eu moro no estado de São Paulo, mas foi numa sexta-feira. Me chamaram correndo para ser entrevista na segunda. Bom a entrevista, era pra 7:00(nunca vi isso...) mas como morava longe e não dava tempo chegar de ônibus, fui de táxi. O cara cobrou até barato por saber que estava desempregado, mas foram R$100,00. Cheguei lá fiz a entrevista. Fui bem. Eles ficam enchendo pra mandar o curriculum logo, mas depois nos enrolam...ela me pediu para entrar em contanto no dia seguinte. Depois fiquei sabendo que a entrevistadora pediu demissão e a vaga que me oferecia sumiu de repente. Com o tempo, sempre aparecia no jornal, eu mandava o curriculum, ligava, gastava telefone...já se passaram 8 meses...a vaga não existe mais... quem vai pagar meu telefone e as viagens?....rssss


24/11/04, 22:29:27: AC aaraujo7@msn.com - IP : 201.1.7****
    Certa vez fui a uma entrevista la em guarulhos(detalhe morava na zona norte e não tinha carro), cheguei la e tomei um cha de banco de 2 horas , depois fui entrevistado por seis gerentes , até a´ tudo bem . Passado um ano e eu estava Trabalhando no Rio de janeiro e uma consultoria me ligou e me perguntou se eu gostaria de voltar a SP. eu disse tudo bem! e aí ela me disse o nome da empresa. eu o que? eu não vou la. prefiro ficar aqui e ela me disse que não seria problema. e então eu fiz a tal entrevista. respondi todas as perguntas assim "TÔ NEM AI" incrivel!!! passei e trabalhei la 2 anos.

24/11/04, 21:32:46: Alexandre janoni@ig.com.br - IP : 200.155.1****
    Hahah.. os melhores empregos que entrei são os que nem fazem esses testes ridículos para retardados! Tipo, teve uma empresinha recentemente cujo o nome começa com 5 e o final termina com A que me chamou duas vezes para fazer a mesma entrevista na empresa onde queriam me alocar... ridículo... Caras... o melhor a fazer para filtrar essas empresinhas que só querem saber da metade do seu valor hora é cobrar caro... Uma empresinha de RH (consultorias) chega a cobrar 100% do seu valor hora sem fazer NADA!? Cobram 100 e pagam 50 pra vc e ainda te enche de testes ridículos e pedem para vc ser um mestre intergalático.


24/11/04, 21:18:43: paulo gomes oluaph@hotmail.com - IP : 200.158.5****
    Pessoal não se preocupem com entrevistas idiotas, talvez a vaga não seja para vc, talvez vc não mereça trabalhar em um lugar patético onde transformam toda idiotice em perguntas!! Bem mas pensando no lado bom assistam o programa APRENDIZ, lá realmente voces terão noção como as decisões ,e decisões acertadas sobre contratação são tomadas. Muito legal o programa APRENDIZ! Abraço!

24/11/04, 16:22:25: Eduardo - IP : 200.48.222****
    Pessoal, acho que a ideia do forum não é ficar se lamentando, ou querer acabar com as recrutadoras de RH. Este tipo de postura não leva a nada.

    Devemos entender que para ser um profissional de sucesso hoje em dia, não basta apenas os conhecimentos técnicos, temos que dominar muitas outras habilidades, dentre elas a de como se dar bem em uma entrevista.

    Saber quais perguntas podem ser feitas e pensar com antecedência qual a melhor resposta é uma vantagem competitiva. Vamos aproveitar o espaço e trocar informações úteis, que possibilitem um crescimento a todos.

    Uma pergunta que já me fizeram bastante é quais as minhas principais realizações nas empresas em que trabalhei. Já tenho a resposta decorada, dando enfâse as minhas principais realizações e sucessos profissionais alcançados.


24/11/04, 15:37:32: André Milke dos Santos andremilke@yahoo.com.br - IP : 200.102.77****
    E o pior sempre as mesmas perguntas tolas:

    Você tem experiência? (Se isso é pergunta que se faça para um candidato a estágio, se tivesse estaria procurando emprego e não estágio)

    Quais são suas pretenssões salariais? (Se você disser o que realmente quer não te contratam e senão disser está bitolado)

    Você mora na cidade XXXX? (Se você não morar na mesma cidade que a empresa, fica praticamente impossível ser contratado)


24/11/04, 15:15:26: MAC Amaral 1234@abcd.com - IP : 201.1.****
    Gente vamos analisar o lado bom da coisa... 1 - perguntas repetidas nos deixam resistentes as mesmas; exemplo: Quais seus defeitos/qualidades? 2 - os processos só vão melhorar quando mais estudantes de psicologia fizerem cursos de certificações ou profissionais de TI migrem pra Psicologia 3 - Vamos aproveitar que essa cambada de Analistas de RH parecem papagaios, vamos expor suas perguntas, que elees de certa forma usam como trunfo... quero só ver quando cada um de nós já tiver exposto o maximo de partuntas possiveis, estaremos treinados contra os Analistas de RH e ai meus caros , seremos contratados pois todos vão acreditar que temos o perfil desejado...

24/11/04, 14:27:12: Admrede franciscampelo@zipmail.com.br - IP : 200.207.5****
    Pessoal, as empresas de RH/TI (aquelas especializadas em profissionais de informática) descobriram este filão de mercado e sugam até a última gota de sangue dos profissionais. Eu pergunto, será que estas empresas sabem quanto custa para se profissionalizar e manter-se atualizado? Um curso bom de Linux, MCSE custam +/- 6.000,00 fora os livros, horas de estudo, anos de experiência. Acredito também que no mercado existem os pseudos profissionais (aqueles que fazem MCSE,CNA e outros , marcam x nas respostas e conseguem passar, não sei como). Se perguntar como funciona um DNS a resposta é ?. Concluindo, deveria primeiro acontecer a entrevista testando os conhecimentos teóricos e práticos, depois os psicológi.....

24/11/04, 13:44:22: Edivaldo edip.santos@bol.com.br - IP : 200.158.136****
    Eu já ouvi cada pergunta ridicula que eu até já estou vacinado. Recentemente eu fiz uma entrevista numa grande empresa de logistica para vaga de analista de microsiga e após passar por todos os testes com psicólogos e dinâmicas fui para ultima fase onde eu tinha que falar o diretor. O cara era super mal preparado, não sabia nem qual seria a minha função e ainda teve a coragem de me perguntar se eu estaria disposto a ficar careca, pois lá o trabalho era extremamente extressante e que com certeza me aconteceria isso.

    Ou seja hoje em dia existe pouquimas pessoas preparadas para ser entrevistador e muitas pessoas precisando e tendo que passar por esse tipo de situação.


24/11/04, 13:33:50: BV bv@bc.com.br - IP : 200.150.22****
    O que é uma pessoa normal?

    "os testes são para ver se a pessoa é normal .. bla bla bla "...

    Não tirando o mérito dos selecionadores .. (gosto muito de psicologia) ...

    Mas o que é uma pessoa normal?

    Se ela tiver uma iguana ao invés de um cão? Se ela morar sozinha em cima da montanha? Se ela gostar de ler sobre a cultura dos monges de um país da Ásia?

    Ela não será normal e não poderá ser admitida na empresa? Ser normal é ser igual ao que os outros querem?


24/11/04, 13:20:51: Marcio mhsvieira@hotmail.com - IP : 200.205.200****
    Essa aconteceu comigo: a "profissional do RH" , após fazer várias perguntas idiotas, me surpreende com a seguinte questão: Sem olhar, me diga qual a côr da sua camisa ?? Pode uma coisa dessas ??

24/11/04, 13:11:07: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.13.2****
    Pois é Luis Fernando e demais participantes, a gente se depara com esse tipo de situação, é uma lástima.

    Mas o que tenho a dizer é o seguinte: QUEM DESDENHA QUER COMPRAR

    Quando o sujeito vai comprar um carro, ele vê tudo impecável, mas faz questão de ressaltar que a lanterna trazeira está trincada e a polaina do pára-choque está com uma pequena raspadinha.

    Lá no fundo, o sujeito até queria contratar um estagiário com curso de mestrado, mas sabe que o salário que vai pagar, em alguns meses o estagiário vai embora para ganhar mais. Na verdade o que o cara quer, é uma pessoa que trabalhe duro, traga conhecimentos de vanguarda, ganhe pouco e apresente tendências de permanecer assim. DEIXA ELE PROCURAR...


24/11/04, 12:56:16: Luis Fernando lfap1980@yahoo.com.mx - IP : 200.164.252****
    Tenho um caso curioso: sou estudante de mestrado, mas como ainda não tenho experiência, fui atrás de um estágio. Encontrei um que batia perfeitamente no meu perfil, fiz a entrevista, o entrevistador, que era um dos sócios da empresa, gostou de mim, mas na hora de me contratar perguntou se eu tinha disponibilidade de tempo integral (para um ESTÁGIO), e eu falei que tinha livre 20 horas por semana (mas que podia ainda trabalhar no sábado - aí dava 26 horas)... Ele sabia que eu estava cursando mestrado, que tinha aulas, e me fala isso... Botasse na descrição da vaga que era Analista Programador, e não estágio...

24/11/04, 12:43:12: <unknown> null@null.com - IP : 200.232.22****
    ao meu ponto de vista as empresas sérias convidam para uma entrevista, sem se preocupar com o nome do meu cachorro ou com os testes de quadradinhos e bolinhas (que são no mínimo absurdos), fazem o teste e pronto. Acredito que o RH é composto por pessoas que tem um diploma que diz "VOCÊ ESTÁ CERTIFICADO A JULGAR AS OPINIÕES DAS PESSOAS", na área de informática, são completamente inuteis....

    gostaria de pedir a gentileza de uqe pessoas mais experientes do que eu postassem neste forum uma lista de perguntas absurdas e respostas mais interessaantes a se aplicar.

    Att.


24/11/04, 11:57:57: Claudio cfs@naogostoderh.com - IP : 200.212.1****
    Também não gosto do RH, e compartilho de algumas opiniões aqui. Mas infelizmente acho que essa fase do processo de recrutamento ainda continuará existindo em algumas empresas enquando a relaçao Oferta x Procura (de empregos) estiver mais pesada pro lado da procura. Fico imaginando uma utopia no dia em que Oferta de empregos for maior do que a procura e os contratantes estiverem desesperados atrás de algum profissional especializado. Voces acham que a entrevista com psicólogo vai ter algum peso ? Acho que nem passa pelo psicólogo !!!!

24/11/04, 11:33:16: marcão - IP : 200.98.125****
    ESSE FOREM É PERGUNTAS CAPICIOSAS: PERGUNTAS CAICIOSAS SERIAM POR EXEMPLO: QUAL SEUS DEFEITOS? PORQUE SAIU DA ULTIMA EMPRESA ONDE TRABALHA? COMO ERA SEU RELACIONAMENTO COM SEU EX-CHEFE?

    ESSES PERGUNTAS É INTERESSANTE, INCLUSIVE SE NECESSARIO, QUE VC AS TREINE EM CASA....

    AGORA OUTRA COISA QUE QUERIA RESSALTAR É: TEM MUITA EMPRESINHA DE RECOLACAÇÃO MEIA BOCA NO MERCADO, PORCARIA SEM PREPARO ABSOLUTAMENTE NENHUMN, TAMBEM CONCORDO EM FAZER ENTREVISTA COM PESSOAS TECNICAS PRIMEIRO E DEPOIS COM ESSES ANALISTAS D RH, POIS PELO MENOS VC É FILTRADO MELHOR, POIS TEM MUITOS ANALISTAS DE RH QUE SE CONFUNDEM TODO, NAO SABEM SOBRE A AREA DE TECNOLOGIA, CONFUNDEM ALHOS COM BUGALHOS....


24/11/04, 11:21:47: Tony tony@tr-designer.com - IP : 201.0.16****
    o certo é eles não fazerem entrevistas, e sim ja enviar para testes práticos, os capacitados na área que forem aprovados ai sim, farão a entrevista, exames e outras coisas que precisarem ..


24/11/04, 10:43:43: Jaime jaime_rohrer@yahoo.com.br - IP : 200.161.182****
    1- Uma certa dinamica de grupo, foi questionado (não lembro mais como se chegou a esta questão) quais coisas seriam úties na lua. Além de oxigenio, trajes espaciais, etc , ninguém falou em um revolver que havia na lista de coisas disponiveis. No final, todos ficaram surpresos, quando foi dito que o revolver serviria como dispositivo de locomoção rápida em caso de necessidade. 2 - Eu estava desempregado e uma empresa em Jandira (SP) me chamou para comparecer com urgencia, pois o diretor (filho do dono) queria falar comigo. Depois de rodar 40 km (sou de S. Paulo) cheguei na empresa, esperei 2 horas para ser atendido. Quando entrei na sala ele me perguntou se eu conhecia Unicad, e eu falei que só trabalhei com CATIA e Autocad, como constava no CV. Ai ele falou: - Ok. Era só isso. Obrigado e aguarde que vamos entrar em contato. Tive que rodar 80 km e perder mais de 2 horas, quando um telefonema resolvia ?

24/11/04, 10:09:11: não importa n@a.com - IP : 200.184.9****
    (utilize dt/hora como palavra chave) 24/11/04, 08:46:53 Essa situação foi terrivel hein...sem mais comentários...

    24/11/04, 08:35:23 Kra, sabe pq isso EXISTE??? Por causa dessa verdadeira PARANÓIA de desemprego a qual dá a entender que quem está procurando um emprego está na pior situação do mundo e por isso deve se sujeitar a qqer coisa...

    Qto a minha opinião sobre o assunto, qdo vou a uma entrevista sempre sou mto sincero com o entrevistador...talvez isso não seja o ideal mas eu sou assim mesmo, fz o q...com certeza já perdi várias oportunidades, mas não interpreto isso como um fator negativo... afinal de contas, vc faz 10 entrevistas pleiteando 1 emprego...

    Não posso afirmar que os testes de Rh ou qqer pergunta q seja feita sejam incoerentes ou inuteis(desconsidere casos como o 24/11/04, 08:35:23) Até pq não conheço o método de avaliação utilizado com base nestes testes...alguns testes/perguntas podem soar ridiculas p/ os entrevistados, porém podem fz mto sentido em uma posterior analise...

    Apesar de estar aparentemente defendendo a metodologia de RH, me parece que o objetivo destes métodos(desenvolver um padrão para avaliar pessoas) nunca será alcançado, justamente pq são PESSOAS q estão sendo avaliadas e cada um tem suas características...não há como padronizar(ainda)...resumindo: 1+1=2, agora cada pessoa é uma caixa de surpresas...


24/11/04, 10:02:03: Byron S. Júnior byron.junior@uol.com.br - IP : 200.182.****
    Eu estava participando de uma entrevista, já haviam passados uns 20 minutos e aí a moça de RH perguntou: - Quanto tempo você trabalha com o Sybase? Eu respondi que nunca havia trabalhado com o Sybase.

    Ela perguntou: Como não? Você mencionou isso no Curriculum. Eu respondi: não escrevi nada disso no Curriculum.

    Então veio a grande pergunta: - Você não é o Adalberto? (não lembro o sobrenome que ela mencionou, mas fixei bem o Adalberto). A moça simplesmente trocou os Curriculuns. Não é um absurdo?


24/11/04, 09:34:47: Marcio Vieira mhsvieira@hotmail.com - IP : 200.205.200****
    Ahhh !!até que enfim um tema original !!!! Gostei muito do comentário do Mauricio Waldige. Faço das palavras dele as minhas palavras !!!

24/11/04, 09:17:30: AGP agp@agp.com - IP : 200.206.16****
    Olha essa...eu estava procurando estágio, para adquirir experiencia e poder concluir meu curso...fui em várias entrevistas e nada...agora o mais curioso vcs acreditam que quando fiz a entrevista eles tiverao a capacidade de perguntar se eu tinha experiencia...detalhe a vaga era para estágiario...para piorar ainda perguntaram se ja tinha algum sistema pronto...

24/11/04, 09:01:14: Marcos - IP : 200.196.2****
    Eu não aceito certas coisas, uma delas são essas perguntas cretinas dos processos de seleção. Somos formados em Informática e não em "desenhar balõezinhos" ou responder perguntas no mínimo discutíveis. Por isso o meu conselho é desista, e vá fazer concurso público. Eu já estou fazendo isso.

24/11/04, 08:46:53: Anônimo anonimo@email.com - IP : 200.252.60****
    Uma vez fui entrevistado por um gay que ficou se insinuando para mim, ele chegou a perguntar, com a canetinha na boca, se eu seria capaz de TUDO por aquela vaga.

    Aí eu respondi que TUDO era demais e ele insistiu: "Então o que vc não faria pela vaga?" Foi muito constrangedor, eu fingi que não entendi e disse que não prejudicaria ninguém para conseguir aquele emprego.

    Depois disso ele ainda ficou me ligando para informar como estava o processo e querendo puxar assunto. Mas no final das contas não fui selecionado e mesmo se fosse acho que não aceitaria.


24/11/04, 08:35:23: Rinaldo rraimunde@bol.com.br - IP : 200.171.17****
    Bom, um dia recebi um telefonema de uma consultoria em RH solicitando meu comparecimento a uma entrevista para uma vaga de programador VB. Local bonito, situado na Av. Paulista. Chegando lá, esperei por 40 minutos além do horário marcado pela empresa para ser entrevistado. A entrevistadora se mostrou muito simpaática e atenciosa e fez-me varias perguntas, e, para minha surpresa, ao invés de me oferecer uma vaga de emprego, ela me ofereceu um treinamento, no qual ao final de 3 meses pagaria a irrisória quantia de R$ 3.000,00, sem a garantia de contratação efetiva a vaga de programador VB. Ao me recusar a pagar tal quantia, fui indagado pela entrevistadora.

    Você acha pouco para investir em sua carreira? (referindo-se ao valor a ser pago).

    Fim de papo, continuo no meu emprego atual e detalhe, descontaram-me as horas que fiquei fora da empresa em que trabalho. só tive prejuízo. Cuidado gente com essa empresas de RH!


24/11/04, 00:46:43: Paulo Fagundes phfagundes@hotmail.com - IP : 200.176.1****
    Certa vez fui fazer uma entrevista e conforme solicitado levei todos os documentos exigidos para a vaga

    Diploma da Universidade Pós-Graduação Cursos de extensão Cursos de especialização Certificações etc..

    Dai me fizeram uma pergunta que fiquei sem resposta

    Você fala Inglês?

    Detalhe !! Morei durante 15 anos no exterior, em um país de lingua inglêsa e o pior!!! todos meus documentos eram de instituições no exterior!!!!

    Sensacional!!!!

    PS.: Falei que não tinha nem idéia e dei risada na frente da recrutadora


23/11/04, 21:51:13: Anonymous none@none.com - IP : 201.0.82****
    Hmm... eu também fico imaginando o que são aquelas perguntas que o pessoal do RH faz...

    -Se me perguntam se tenho namorada ou dependentes, eu imagino: Deve ser para facilitar uma possível transferência para outros Estados ou Países.

    -Se me perguntam qual animal eu gosto, eu imagino: Deve ser para analisar uma resposta padrão, como gato ou cachorro, logo se eu responder que gosto de um porco espinho da Índia, eu estarei sendo anormal.

    -Se me perguntam 3 defeitos e 3 qualidades, eu imagino: Deve ser para analisar o raciocínio rápido, logo se eu ficar "travado" para responder, provavelmente não serei bom para dar uma palestra por exemplo.

    -Se me perguntam quantos bares existem em São Paulo, eu imagino: Deve ser para analisar a minha capacidade de abstração, ou senão o nível de persistência para se chegar a uma resposta.

    -Se me perguntam se moro perto ou tenho carro, deve ser porque a empresa quer que o empregado more perto ou conheça a região.

    E assim por diante.

    Mas eu só imagino os motivos para essas perguntas. Se tivesse uma Psicóloga aqui, acho que ela poderia esclarecer melhor o significado das perguntas.


23/11/04, 21:41:26: Valdomiro dugui3000@yahoo.com.br - IP : 200.198.1****
    Embora, todos (inclusive eu), deteste estas perguntas um tanto esdrúxulas, que o pessoal do RH faz, elas tem um significado muito importante para o contratante.

    O conhecimento específico é importante e é de grande peso, mas só ele não basta, o mercado de trabalho é cada vez mais seletivo e os conhecimentos gerais e a personalidade de cada um influencia muito no que o candidato se propõe a fazer.


23/11/04, 21:30:21: Marcelo - IP : 200.168.7****
    Eu acho que a pior é essa:

    - O que vc fez neste tempo em que está parado? Óbvio que procurando emprego. Se responder que é free-lancer elas torcem o nariz.- Aceito SUGESTÕES... Vou contar uma estória, certa vez, fui a uma empresa e não sabia que era uma grande industria, nunca tinha ouvido falar dela. Fui de moto, vestido com calça jeans, camisa hering, jaqueta e tênis, com barba a fazer !!!! Chegando lá, vi que era uma grande empresa, mas pensei... dane-se. Entrei para a entrevista de capacete na mão, parecia um moto-boy, a vaga era para analista pleno, ACREDITEM: Ligaram no dia seguinte e FUI APROVADO !!! com um salario excelente para a época (2000). Sei lá, nesse lance de entrevista, acho que a entrevistadora tem que simpatizar com você, ir com sua cara mesmo, pois a entrevista com o pessoal técnico é bem mais fácil do que com o pessoal de RH. Hoje eu penso, se tivesse ido bem vestido e perfumadinho, será que a vaga seria minha? E AS DINAMICAS DE GRUPO? UM GRUPO DE DESCONHECIDOS FAZENDO PALHAÇADAS... Já imitei elefante, debati historinha...AAAAARGGHHH !!!!


23/11/04, 20:21:59: Andrey Cupajoe - IP : 198.81****
    JL, eu disse "matematico" e não "matematica". Matemático no sentido se exatas, objetivo, área na qual esta inserida a informática, e principalmente os programadores.

23/11/04, 20:06:11: Leonardo Lima Sakai suporte5@brfree.com.br - IP : 201.13.9****
    Bom, eu já passei por várias entrevistas, e pude analizar algumas diferenças entra as empresas, uma delas é a questão técnica, muitas vezes ou a maioria das vezes ao fazer uma entrevista, primeiro é analizado seu perfil como pessoa, ou seja, se você é uma pessoa racional e normal, muitos casos a pessoa entrevistada é um exelente profissional, porém não consegue chegar até o gerente para debater argumentos tecnicos, pois o RH desclassificou por não ter o "certificado" de bom menino que asistiu a todas as "aulas". Agora o que eu acho um absurdo, quando você aguarda uma posição do RH e ninguém entra em contato com você para avisar se foi ou não aprovado, ou seja, você se desloca, desmarca compromissos para comparecer a entrevista e se não for do interesse deles, esquecem de você como se fosse um lixo! Isso é um desrrespeito com a o canditado, e fica uma imagem muito negativa da empresa perante os mesmos! Bom e gosto de fazer entrevistas de preferencia com a gerencia do departamento ou até a diretoria, pois sou muito objetivo e tecnico para argumentar e atuo com muita clareza de tal forma que empre saio satisfeito, mesmo que não tenha sido o "escolhido", mais tiro como aprendizado ao falar com quem já esteve no meu lugar e agora é o que eu serei no futuro!

23/11/04, 19:59:38: JL jlfn2000@yahoo.com.br - IP : 200.207.12****
    Eu vos pergunto:

    Como deve ser a entrevista psicológica para contratar um entrevistador ?

    Será que este profissional que nos entrevista realmente está apto ?

    Será que as consultorias de informática, para conter custos, contratam qualquer um para nos selecionar ?

    Será que as Faculdades de Psicologia dão a formação adequada para estes profissionais atuarem no mercado ?

    Será que eles são formados ? Será que são do ramo ? Tem vocação ?

    Não sou diferente !!! Tenho 20 anos de área, sendo mais de 15 como Consultor e afirmo com convicção, que os melhores projetos e empresas em que passei, fui entrevistado direto pelo Gerente da Conta. E fui contratato sem rodeios !

    E já perdí (as empresas que selecionavam tambem), muitas oportunidades devido ao total despreparo dos entrevistadores.

    Espero que este forum dê uma cutucada em quem estiver pretendendo contratar alguem.

    Boa Sorte a todos !!!


23/11/04, 18:53:31: Andrey Cupajoe - IP : 198.81****
    Não acredito no que eu leio nestes fóruns da APinfo.

    A maioria dos profissionais de TI só tem olhar para seu umbigo. Acham que nada é mais importante do que os malditos códigos que eles geram, mas vou lhes contar uma novidade: existem outras áreas de conhecimento no mundo!

    Se uma recrutadora de RH lhe pergunta se tem ou não cachorro em casa, isso com certeza deve fazer algum fundamento para ela. Nem tudo na vida é matemático! A pessoa pergunta uma coisa, mas esta analisando outras... quanto ao exame psicotécnico, é o mínimo que tem a ser feito... são nestas fases das entreistas que conseguimo descobrir se o candidato é no mínimo uma pessoa norma, sociavel, etc....

    Mas sim, existem perguntas feitas de forma errada, mas como o tema do forum é sobre perguntas capciosas, posso dizer que existem várias, dentre elas: "Quais são os defeitos?" "Pq saiu da ultima empresa"


23/11/04, 18:31:58: Tatiana tati_girl@hotmail.com - IP : 200.161.16****
    Acho que uma das questões mais cretinas do RH é feita para um candidato a estágiário, que é: " Qual a sua experiência na área". Se eu estou tentando ingressar na carreira por meio do estágio, qual é a minha experiência! Pelo amor de Deus, vamos colocar a cabeça pra pensar, se eu tivesse experiencia, não estaria procurando estagio, não estaria querendo passar horas com um profissional para aprender, no caso, eu seria um profissional! É um absurdo, que ocorre principalmente na área de TI.

23/11/04, 17:03:01: Denison Diego denisondiego@uol.com.br - IP : 201.1.193****
    Já fui em tantas entrevistas que já pensei em mudar de área para RH (kkk)

    Perguntas idiotas

    * O que você prefere um fusca ou uma Ferrari R É lógico que é a Ferrari né, mas tive que falar que queria o fusca. * Pra que você qué trabalhar aqui na empresa? R= Da vontade de falar que é para você sair todos os finais de semana e ter dinheiro para beber. * O que vai ser da Microsoft daqui a 7 anos] R= Caraca meu e eu sou a Mãe Dinã.

    E outra uma vez tive que fazer uma dinamica humilhante colocarm um papel na testa de todos com nome de pessoas famosas e tinhamos que fazer perguntas para saber quem era.

    OBS. Olhei para o cara do lado e ele falou quem eu era que idiotice........................................................

    Fora aqueles teste pra "LOKO" de psicologia. Que tem que preencher com bolinhas, quadrados.

    Em todas essas entrevista fui reprovado, enfim encontrei uma emoresa que nem me entrevistou mandou eu fazer uma prova e um teste, nem falei quem eu era o nome do meu cachorro nada............. resultado: FUI APROVADO

    Denison


23/11/04, 16:50:33: Renato rntfigueiredo@hotmail.com.br - IP : 200.234.121****
    Certa vez fui fazer uma entrevista e a mulher me perguntou se eu tenho cachorro em casa!!!! Pra que ela quer saber isso?? Será que se o meu cachorro for vira-lata eu não passo na entrevista????

23/11/04, 16:01:02: Mauricio Waldige mwaldige@terra.com.br - IP : 201.13.3****
    Realmente as Psicólogas irritam o sujeito, elas querem saber se o sujeito está "Formatado" no padrão de comportamento exigido para sentar na cadeira do escritório, respeitar a hierarquia, seguir as normas da empresa e bater o carimbo no papel sobre a mesa oito horas por dia, e levantar-se da cadeira quando o patrão adentrar à sala.

    O profisional de TI é rebelde, ele existe para questionar as verdades, fazer melhor aquilo que sempre foi feito de um jeito. O profissional de TI é ANORMAL ! Normal é o contador, o gerente financeiro, a secretária, o vendedor, a operadora de telemarketing, que tem que ser "Formatados" para seguirem o sistema que nós desenvolvemos e comportar-se direitinho para galgar posições na empresa.

    Poucas são as Psicólogas capazes de entender e digerir isso. Obviamente que a modéstia é um virtude muito valiosa e sem ela, o profissional de TI não consegue atingir o objetivo em seus empreendimentos.


23/11/04, 14:33:05: Erika - IP : 201.0.38****
    Eu já atuei como Analista de RH e posso garantir que a entrevista psicológica é apenas complementar, quando tecnicamente o profissional atende as exigências.

    O grande risco é utilizar materiais e questões tão pobres que nada podem avaliar. Até porque muitas empresas não sabem sequer o que esperam de uma avaliação psicológica!

    Isto mostra um despreparo total da equipe de RH ou da própria empresa, além de constranger o candidato.


23/11/04, 14:23:56: Soraia - IP : 192.193.220****
    Esta semana estive em um grande banco.

    Após quase 2 horas de perguntas abstratas feitas por 2 diretores, onde eles sequer sabiam para qual vaga eu estava sendo entrevistada, resolvi entrar no jogo. Quando pela 56o. vez me questionaram sobre qual o horário de trabalho que eu acho adequado, respondi: "Gosto de dormir até tarde. Gostaria muito de encontrar um emprego onde eu pudesse entrar depois do meio dia. Mas, como isto não comum, eu me adequo ao horário da empresa".

    O cara ficou me olhando, pensando... Oras, sejamos mais objetivos nas entrevistas. Já cruzei com alguns sujeitos esquisitos, não equilibrados e nada éticos em grandes empresas, onde, muitos deles passaram por um turbilhão de testes de rh e...? De nada adiantou.

    Tenho uma amiga que durante uma dinâmica onde tinha que dizer o que levaria para uma ilha deserta, entre outros objetos, escolheu uma faca. Pediram para ela explicar o pq levaria cada item. Quando chegou a faca, além de dizer o óbvio (caçar, defender, cortar) disse que a faca seria útil para limpar uma unha do pé(!!!) que encrava com frequência, já que no cenário, não saberia-se por quanto tempo ficaria por lá. A vaga era para secretária executiva. Detalhe: ela foi aprovada.

    Falar o que o entrevistador quer ouvir (e geralmente eles querem ouvir o óbvio) não é o suficiente.

    Não desrespeito a área, mas, particulamente, não acredito na psicologia. Acho que a empatia é mais significante para eles do que qq resultado psíco-qualquer coisa.



23/11/04, 13:58:43: Fabio morgue@ibest.com.br - IP : 200.181.141****
    É... Realmente a "sabatina psicológica" que antecede a contratação é muito chata. Ouvi recentemente numa delas:

    - Se vc pudesse ser um super-herói, qual vc seria? - O que vc faz quando tem que tomar uma decisão importante e não conhece completamente o assunto?

    e a clássica...

    - Como vc se imagina nos próximos cinco anos?

    Mas, devemos levar em consideração que poderia ser ainda pior: "DINÂMICA DE GRUPO" !!!!!


23/11/04, 13:30:35: Jeferson Lucas JEFERSON.LUCAS@CLICK21.COM.BR - IP : 200.204.199****
    E eu então, eu demoro para me sentir seguro numa entrevista . . .

    Já perdi otimas oportunidades por causa disto . . .

    Já as que foram direto com o pessoal da área . . . tirei de letra . . .


23/11/04, 13:15:43: José kfj@icasa.com.br - IP : 200.204.142****
    A meu ver não há um "profissional de RH" e sim bastante desordem quando se fala em "Testes ou entrevistas psicológicas e/ou psicotécnicas". As situações, motivos e considerações que são abordadas em entrevistas ultrapassam quaiquer perspectivas do significado de RH. A verdade é que não apenas em Informática, mas, até na maioria das áreas são ilárias as situações. Tenho 16 anos na área de Informática e Tecnologia, mas, francamente, nunca...nunca mesmo consegui entender todas aquelas perguntas sem sentido e até causticantes. Concordo no aspecto das quatro peguntas de prache na maioria das entrevistas: 1. Qual suas melhores qualidades? 2. Quais as suas piores qualidades? 3. O que mais te incomoda?


23/11/04, 12:46:15: Joao Paulo jpaos@terra.com.br - IP : 200.168.247****
    Eu ja passei tanta raiva com RH, que estava querendo criar um site, www.euodeiorh.com.br;

    Eu acho que uma empresa que terceiriza totalmente o processo de RH, pelo menos na area de tecnologia, não esta preparada para contratar uma pessoa de tecnologia.

    Uma coisa é, fazer um teste tecnico, e depois fazer um teste psicológico, até ai, sem problemas, mas empresas onde o teste psicológico vem primeiro, pra mim tem 1 só nome, PREGUICA.

    Quem quer contratar bons profissionais, tem de se dar o trabalho de ler os curriculos, e selecionar os bons, e não contratar RH´s, que não sabem nada, para selecionar os que eles acham que tem o curriculo "mais bem feito".

    Graças a Deus nunca fiquei desempregado, mas nao foi gracas a RH, que em geral, todos que me entrevistaram foram uns idiotas.

    Na ultima entrevista, a rh principal, após insitir comigo por 2 semanas, faltou à entrevista, eu perdi o meu almoço, e ela não, e colocou uma estagiária para me entrevistar.

    A menina até que foi esforçada, mas não sabia nem o que era linguagem de programação, ou o que se fazia com ela...

    Fica dificil né ? Fica dificil mesmo. Ai, quando voce da uma resposta atravessada, eles não gostam.

    Mas, quanto as perguntas, acho que a pior é "Cite 3 qualidade e 3 defeitos.", isto é totalmente subjetivo, e pode variar de época para época.

    MORTE AOS RH´S.


23/11/04, 12:17:26: Galeno galenogarbe@uol.com.br - IP : 200.148.127****
    Acho que as perguntas mais esquisitas que me fizeram foram:

    1- Porque a tampa do bueiro é redonda? Você mudaria algo na tampa do bueiro?

    2- Quantos bares existem no seu bairro?

    gostaria de comentários...


23/11/04, 11:46:25: Gustavo gschuch@tutopia.com.br - IP : 200.198.136****
    O que mata são as perguntas: 1. cite 3 defeitos e 3 qualidades suas 2. cite a sua melhor performance 3. cite a sua pior performance...

    Prá mim é duro.


23/11/04, 11:33:38: Marcelo marcelo@procurando.trampo.br - IP : 200.232.227****
    Mais uma situação clássica nas entrevistas:

    Eu por exemplo já trabalhei em 8 instituições, claro que dentre 8 é normal que em 1 ou 2 a gente não teve lá boa experiencia e prefere nem destacar a passagem. Durante a entrevista, enquanto a gente está relatando os fatos em destaque, por onde as experiencias foram boas mesmo, a "sujeitinha" vulga "analista de rh" ou sei lá como chamar, que não entende absolutamente LHUFAS sobre a vaga ou sobre as atividades insiste em perguntar:

    - MAS E NA EMPRESA "TAL" O QUE VC FEZ?

    Outro fato interessante que eu tenho observado e muito, é que os profissionais mais capacitados, com a maior bagagem, não tem lá um dos melhroes perfis psicológicos, porque as atividades são bastante pesadas, desgastam qualquer ser humano, e o fato de não ter o melhor perfil psicológico não quer dizer que "principalmente no ramo de tecnologia" o profissional não seja adequado para a vaga ou que não vai desempenhar as funções com muito profissionalismo e capacidade. Sendo assim, fica aqui a pergunta para essas "analistinhas de rh", aspirantes a psicólogas:

    - Vcs estão entrevistando a gente para atuarmos em tecnologia ou para abrirmos um consultório psquiátrico? Ou ainda para passarmos anos no espaço dentro de uma estação espacial ou foguete?


23/11/04, 11:28:56: Camila - IP : 200.46.228****
    Existem as perguntas clássicas, como por exemplo :

    Quais os seus maiores defeitos ? Qual a sua opinião sobre seu ex-chefe e sua ex-empresa ? Caso seja contratado por quanto tempo pretende ficar conosco ?

    Mas o mais complicado é quando perguntam a pretensão salarial, antes que voce saiba qualquer coisa sobre a vaga. O que eu faço agora é chutar um valor alto e dizer que ele esta sujeito a negociação, depois que todos os detalhes da vaga estiverem abertos. Alguem tem alguma ideia melhor ?

    Em relação as perguntas acima, responda com franqueza e a vaga já era...


23/11/04, 11:24:57: Marcelo desempregado@out-of-work.com.br - IP : 200.171.118****
    Muitas.

    Exemplo: Por que vc saiu da última empresa ?

    Se está há muito tempo parado, a clássica e a PIOR: O que vc está fazendo este tempo que está parado? Se responder que é free-lancer eles não gostam, se responder que está procurando emprego eles também não gostam. Pior, as psicólogas que não entendem nada da área e querem se meter a informatizadas...



Anteriores:

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?