APinfo - Forum



A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

Sugerido por : Carlos Lima / Luiz / Marcela Souza


11/04/05, 09:28:47: Thiago Ferreira thiagoferreira04@yahoo.com.br - IP : 200.161.56****
    Bom, é o seguinte a 10 anos atras tinhamos no mercado qtos SO e hj qtos temos ? A 10 anos atras ou até menos qtas marcas de cerveja tinhamos e hj qto temos, um bucado não é verdade ? A uns 10 anos atras qtas marcas de postos de gazolina tinhamos e hj qto temos, mais um montao rsss. Bom nem preciso ficar lembrando dessas varias marcas conhecidas que tinhamos no mercado e hj o mercado esta cada vez mais concorrente e agressivo, e também nem preciso falar de varias empresas grandes, multinacionais que do dia pra noite entraram em processo de falencia, nem preciso comentar, vc´s leem os jornais e sabem muito bem que muitas empresas foram vendidas e outras foram pro buraco. Agora, hj em dia a Microsoft, nao é dona do mercado, naum existe mais monopolio no meu ponto de vista, pra mim, monopolio éra coisa de alguns anos atras, depois de varios processos e perdas e multas, a microsoft é mais uma das marcas que somente emergiram no mercado, mas que do dia pra noite se viu com um monte de SO e programas concorrentes... ---> Dominio, nem sei na onde <---

11/04/05, 01:08:57: Marco Antonioni mantonioni@gmail.com - IP : 201.6.4****
    Dado o alcance, a abertura do conceito, e apoio de eminentes centros de pesquisa ao Open Source acho dificil pensar numa microsoft expandindo, creio mais que ela vá antes é tentar manter seu balanço positivo, e com golpes cada vez mais baixos...

    Não resta dúvidas quanto ao real dominio do Linux nesta area vide só a adoção de grandes empresas de sistemas embarcados:

    https://linuxdevices.com/articles/AT4936596231.html

    e sistemas de alta performance como supercomputação:

    https://top500.org/lists/plists.php?Y=2004&M=11

    com o Linux indo de relogio a super-clusters fica dificil em ver a microsoft fazendo o mesmo, ainda mais com as melhores cabeças do outro lado da historia...

    []'s a todos


11/04/05, 01:05:31: Rodrigo josedri@gmail.com - IP : 200.163.5****
    QUE DOMÍNIO?

10/04/05, 06:19:49: Thiago Barbanti tbarbantiATgmail.com - IP : 201.6.4****
    Ampliar um monopolio é dícil heim?!?! Quem apostar no aumento estara indubitavelmente fadado a perder dinheiro e tempo...

9/04/05, 15:07:40: Gerson - IP : 200.98.117****
    Eu acredito que a Microsoft tenha a tendência de expansão, e como uma empresa líder está investindo também no mercado de internet. Trabalho com tecnologias da Microsoft, e analiso que suprem as necessidades da empresa que eu trabalho. Descordo com os comentários de que um servidor é fácil de configurar... Muito pelo contrário, por não ser bem configurado, muitas vezes acontecem invasões, ou por mais que tenha um visual atraente e simplificado não quer dizer que você configure um servidor com alguns cliques, é preciso mais do que isso. Agora justamente por ter um bom visual, funções que simplifiquem, é que ela domina o mercado! Apesar de tecnologias Microsoft serem limitadas em relação a outras, e conterem muitos erros, para as minhas necessidades os pacotes são ótimos. Quem critica o Windows e não tem uma alternativa, que trate de criar uma e apresente uma alternativa melhor...

7/04/05, 21:35:08: Andre acr@hotmail.com - IP : 200.168.19****
    Senhores,

    O Linux e o Windows são bons, mas vc tem que analisar o ambiente aonde vai utilizar.Quanto a software livre no governo , só vão colocar isto lá porque esta na moda falar em reduzir custo no governo.E todo mundo não coloca na ponta do lapis o custo com serviço.Em contrapartida o governo vai poder desviar o dinheiro das licenças para outro lugar,quem sabe o parente de alguém que vai implementar o software livre pagando uma miséria. Em empresas aonde o negócio precisa ser para valer, o que vale não é só valor.Afinal Oracle é muito mais caro que SQL e nem por isto a Microsoft vende mais que SQL do Oracle , certo?


7/04/05, 08:28:09: Eduardo eduardo@ponto.com - IP : 200.171.38****
    estamos vivendo um grande problema e a tendência futura será, faça mais com menos e a Microsoft vem fazendo isso.

    Embora tenha que ser pago seus softwares, eles te oferecem maior produtividade e menos mão de obra, chegará ao ponto de o proprio dono da empresa implantar os sistemas de forma interativa e assim os analistas serão descartados. é o que vem ocorrendo com o windows xp, dificilmente alguem chama algum tecnico ou empresa para fazer a manutenção ou instalação.

    a mesma coisa vem ocorrendo com a plataforma server da microsoft, qualquer idiota gerencia o servidor.

    esta sobrando o mercado de software, desenvolvimento, mas com o opensource isto esta acabando, tudo aberto e free. só nos resta vender os equipamentos. mas a dell vem engolindo tudo, o pessoal sabe que se comprar lá não será enganado.

    então nos sobra a computação gráfica, mas também os serviços da grafica embuti a criação. então o que nos resta?

    graças a Deus estou numa posição diferenciada no mercado, mas vejo pelos meus amigos, são PJ, autonomos e ganham cerca de 800,00 os clt ficam na faxia de 1200,00, ou seja, com isso uma pessoa não vive.

    é o que o mercado paga, já até disse um motorista de onibus ganha mais do que um profissional de t.i.


6/04/05, 12:59:15: Ricardo ricado.os@terra.com.br - IP : 200.248.166****
    Um assunto perigoso para todos os profissionais analistas de TI é justamente a tendência de consolidação de servidores e sistemas. Quanto mais surgirem sistemas operacionais que gerenciem ínumeros sistemas de um único ponto, menos profissionais de TI serão necessários. Não sei se alguém já notou isso, mas já estamos vivendo este problema. Deste ponto de vista não seria bom a Microsoft ampliar seus "domínios".

6/04/05, 12:50:12: Ricardo ricado.os@terra.com.br - IP : 200.248.166****
    Creio que a Microsoft não conseguirá ampliar muito o seu domínio, mas também não perderá mercado. Levando em consideração que o mercado de TI está em franca expansão, no máximo a Microsoft não conseguirá uma boa fatia deste mercado. Além disso, acredito que a Microsoft irá crescer em alguns focos de mercado onde concorrentes não apresentam uma solução boa. A tendência de consolidação nas grandes corporações não diminuiu seu ritmo e a Microsoft apresenta soluções muito interessantes, já com o Windows 2003, mas principalmente como o Windows 2005 Virtual Server e as atualizações do ISA, do IIS e do .NET, mas não vou entrar no assunto segurança aqui, pois não é o foco deste forum.

6/04/05, 12:24:57: Carlos carlos@gdiweb.com.br - IP : 200.171.38****
    Em banco de dados nos servidores, a liderança é da Oracle (32%), seguida por SQL, da Microsoft (25%), Access, DB2 e Progress (7% cada). Em antivírus, a disputa fica entre McAfee (40%) e Norton (37%).

    Sem surpresas, a Microsoft mostrou amplo domínio em correio eletrônico, com 70% de participação, seguida da Lotus com 20%. Nos navegadores (browsers), a dianteira da empresa de Bill Gates é ainda maior: 94%, contra 5% do Netscape. Nos pacotes de escritório, o Office tem 93%, enquanto Open e StarOffice somam 6%. Além disso, o Windows está presente em 98% das estações de trabalho.

    Em sistemas operacionais de servidores, a liderança também é da plataforma Windows, com 63% de presença, seguido por Unix, com 30%. O Linux, considerado como um representante da família Unix, responde por metade dessa porcentagem e tem, portanto, 15%. Novell fica com 4%.

    A pesquisa foi elaborada com base em dados coletados de outubro de 2004 a fevereiro de 2005 junto a quatro mil empresas, que geraram 1.600 respostas válidas.


6/04/05, 11:26:41: Ronaldo ronaldo.luis@brisabrasil.com.br - IP : 200.101.76****
    A tendencia mundial, é de ter um maior equilibrio entre forcas comerciais, dando espaco para outras tecnologias, a Microsoft não está atualmente ampliando sua participação, mas sim perdendo mercado, e perdendo rapidamente. Com a adoção em massa do Linux nas esferas governamentais e em parte no ambiente privado, e apenas uma questao de tempo da Microsoft perder cerca de 50% de mercado para outras plataformas, em especial plataformas abertas. O apogeu da microsoft esta no fim, vai ter que dividir o seu mercado com outras solucoes.

6/04/05, 11:20:32: Isaac Duhor isaac_duhor@yahoo.com.br - IP : 192.85.****
    Este último posto (do Realista) foi o mais sem sentido do fórum.

    Aliás, será que ninguém consegue separar Microsoft do seu sistema operacional? Ela é uma EMPRESA, e o Linux não é o seu concorrente (afinal, não é uma empresa, e sim um sistema operacional).


5/04/05, 23:36:19: Realista penochao@realidade.com.br - IP : 200.18.10****
    Exclente o posicionamento do Sr. Roberto da Opus-software, um posicionamento com VISÃO DE NEGÓCIOS, com é o assunto da pergunta deste FORUM.

    E minha resposta a ela é : SIM a Microsoft é lider em vários assuntos, como já mencionei antes ela mesma já comercioalizou umm UNIX para INTEL, que foi o caso do XENIX. E para quem dize e Windows não roda em máquinas RISC ou CISC parrudas, deve ser porque é muito jovem para lembrar das máquinas ALPHA da Digital Research Co. que executavam NT 4.0, mesmos as máquinas de 64bits.

    Os jovens script kidies, fanáticos por OPENSOURCE, que parem de criticar e façam melhor, pois pegar código fonte aberto e ficar dizendo que usa LINUX, porque é aberto. Mas simplesmente nada contribui para a evolução do mesmo, é um postura DEMAGORA ou HIPÓCRITA. Pois código aberto, é para quem sabe fazer sistemas operacionais e Microsoft, a Digital a HP a IBM, sabem. Elas não ficaram esperando nenhuma tal de "COMUNIDADE LIVRE", fazer. Quando a tal comunidade surgiu, muitos profissinais já estavam aposentando, pios informática comercialmente existe desde 1950.

    Quem apoita open source e free, que pare de falar e faça, mostre que melhorias contribui para o mundo OpenSource - LINUX.

    Lembrando, o pai do LINUX, sr. Linus Torvalds, recebe salário de Paul Alen, co-fundador da Microsoft. E o Sr. Bill Gates, rala desde a oitava série, justamente ele iniciou deguando falhas no sistema operaciona da Digital no equipamento DEC PDP10.

    Tenho dito.


5/04/05, 09:59:10: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.159.23****
    Saudações,

    Vejam esta pesquisa da FGV que saiu no IDG:

    https://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoCorporativaInterna.aspx?GUID=8BD67343-1810-4E84-80B5-423647234329&ChannelID=2000006

    []'s

    Carlos


4/04/05, 13:21:55: Roberto rmachado@opus-software.com.br - IP : 200.207.16****
    Sim, a Microsoft terá sempre um grande volume de sistemas sendo desenvolvidos em cima de sua tecnologia. Isso porque:

    * a tecnologia é boa, pode não ser excelente, mas é muito boa. Ninguém domína tanto um mercado se não oferecesse um produto razoável. * a mão de obra é mais fácil de se encontrar e mais barata. * A Microsoft mantém sempre compatibilidade com produtos anteriores. Embora isso não seja sempre 100% confiável, é bem mais confiável do que a maioria de suas concorrentes atuais. * Os produtos da Microsoft são mais fácies de serem apreendidos. Existe treinamento e documentação a vontade no mercado.

    Acho que essa questão deve ser abordada assim, sob ponto de vista de negócio e estratégia empresarial, e não sob o ponto de vista tecnicista como é o caso na maioria das vezes em discussões como essa.


1/04/05, 20:19:22: Brisa - IP : 200.158.60****
    Especialmente nos dias atuais, ninguém poderá reclamar que falta produto !

1/04/05, 14:05:22: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.159.23****
    Respondendo à pergunta, acho que existe a possibilidade da Microsoft ampliar sua participação em alguns segmentos.

    O detalhe é que a Microsoft oferece a "tentação" que poucos oferecem : implantar uma solução inteira na mesma plataforma, do SO ao desktop.

    Para o mercado e para a comunidade técnica isso é ruim porque significa monopólio, mas para as empresas significa redução de custos. Se não for no preço do produto, pode ser no serviço e na mão-de-obra.

    Basta ver que toda a "rejeição" que existe por Microsoft é baseada em ideologia e na falta de maturidade/segurança/performance dos produtos, mas nunca pela falta do produto em si.

    Se a Microsoft tiver competência para evoluir seus produtos e mostrar que o Windows Server é escalável, que o IIS tem performance, que o ISA tem segurança, que o .NET é robusto, que o Office é amigável, etc. etc., ficará cada vez mais difícil justificar o "não-uso" de produtos Microsoft.

    E salve-se quem puder......

    Abraços


1/04/05, 11:21:42: Luciano lucianolaranjeira@yahoo.com.br - IP : 200.212.182****
    Caros, Falando do nosso mundo a parte, o Brasil, acredito que uma boa parcela dos esforços da MS seja direcionada em primeiro plano para a cultura de informática e desenvolvimento de softwaer brasileira, caracterizada pela pirataria e falta de senso capitalista. E em segundo plano, a MS vai buscar doutrinar uma boa parcela da nossa mão-de-obra que hoje é a mais atrativa ( os Indianos já estão ganhando no minímo 3x mais qua a gente ). A MS vai bater muito na tecla de que tem soluções gratuitas e que tem cabeças pensando open source, fortificou o MSDN e está evidenciando verdadeiros atrativos aqui dentro do nosso território, como certificações, 100 mil vagas nos próximos meses, concursos e disputas, cursos e mais cursos e acima de tudo, está na cola do governo Lula, quer discutir questões, inclusive socias. A MS vai seguir a linha americana de nos envolver e nos usar, pagando bem as vezes ( do nosso ponto de vista, é claro ). Nós somos a periferia e estamos incomodando. Diferente de nós, para problemas como esse, eles não vão virar as costa, vão tirar proveito.

    Eficiência gera menos resultados que a eficácia. É só olhar o balanço finaceiro da MS...

    T+

    Luciano Laranjeira


1/04/05, 09:46:27: Daniel Silva danielms@gmail.com - IP : 200.158.15****
    Qto ao mercado de consumidor, acho pouco provável que algo mude. Mas, particularmente, eu já abandonei Outlook Express e Internet Explorer a miuto tempo pela dobradinha Mozilla Thunderbird/Firefox. Imbatível. O problema é que a grande maioria das pessoas querem apenas usar um micro, e não ter que aprender vi pra configurar seu linux. A curva de aprendizado, no momento, é muito elevada pra quem quer usar Linux em desktop. Já o Mac OS X é fantástico, facílimo de usar, e posso dizer isso pois instalei para uma amiga um iMac G5 sem NUNCA ter usado o sistema operacional. Confesso que estou babando pelo Mac OS X e qdo puder, mudo de Windows para ele, simplesmente pela facilidade de uso e segurança e robustez do UNIX.

    [ ]s e boa sexta,

    Daniel


1/04/05, 09:46:08: Daniel Silva danielms@gmail.com - IP : 200.158.15****
    Por já dominar o mercado em alguns segmentos, acredito que não há espaço para crescimento de sua margem no mercado. Ela já domina em absoluto o mercado de desktops, e caso ela não se adapte (o que é pouco provável), perderá margem. Como imagino que a Microsoft não permitirá isso, ela apenas vai manter sua liderança. Na questão de servidores, o Linux vem com a força do UNIX e com os custos de Microsoft, o que é bom pois roda em plataforma Intel (alias, não só Intel, que como todos sabem é a única plataforma que sw Microsoft roda, mas RISC, Mainframe e até AS/400 (RISC tbem). Isso permite que empresas que queiram aproveitar seu hardware existente e padronizar um único SO tenha essa opção. Quanto aos outros mercados (RDBMS, Groupware/Colaboração, CRM/Enterprise Apps), sempre existirão dois competidores, e será bem provável que a Microsoft seja um dos dois, nem sempre na liderança (como é o caso do mercado de colaboração/e-mail onde a IBM lidera com o Lotus Notes/Domino).

    A Microsoft será um forte competidor, desde que ela se adapte às novas realidades de mercado. Um mercado que cobra dela produtos mais robustos e seguros.


1/04/05, 09:20:09: Fabio - IP : 200.196.2****
    Gente.

    Eu acho que não devemos ser tão radicais nem pra o lado do Linux, nem para o lado da Microsoft. O Linux é um excelente SO, estável, barato e seguro. Outro ponto importante é dizer que o Linux não é coisa de Nerd, nem uma onda passageira, pois ele é baseado no UNIX que está no mercado de servidores há mais de 30 anos. Resumindo, acho o Linux ótimo para servidores e usuários avançados ou Analistas. Por outro lado a Microsoft, domina o mercado de "Desktops" há muito tempo e vai continuar dominando, pois mesmo com os inúmeros problemas do Windows ele ainda é a única plataforma "amigável" e viável para os usuários Leigos (Tenho 5 anos de experiência com Suporte), fora a quantidade de informações já existentes nos sistemas Microsoft (Que não podem ser simplesmente "deletadas"). Também acho que o bom profissional deve conhecer os dois Sistemas Operacionais. Ou seja, os dois tem seu espaço, mas com aplicações e usuários diferentes.


31/03/05, 15:03:33: André L.R.Ferreira andrelrf@gmail.com - IP : 200.225.21****
    É muito fácil criticar alguma coisa quando não se conhece... Trabalho com Linux desde 1997, realizando migrações de grandes sistemas e softwares proprietários para a plataforma aberta, além de integrar legados Microsoft. Neste período enfrentei e ainda enfrento dificuldades... Se a coisa fosse simples, não existiriam Analistas como nós, não é verdade?

    No mundo corporativo realmente é dificil trabalhar com produtos Microsoft, principalmente na questão de segurança. Produtos com buracos enormes, vírus, spys e outros lixos. Não sou xiita e creio que há espaço pra todo mundo. Futuramente acredito que a Microsoft deve abaixar os seus preços exorbitantes e a comunidade livre deve melhorar cada vez mais os seus softwares. O monopólio diminuirá e o consumidor terá uma opção de escolha à altura.

    Quanto a esta coisa de que Linux é pra Nerd é preconceito de alguns "engravatados" que estão vendo o seu mundo "Próximo->Próximo->Concluirr" ameaçado. Por favor, vão estudar um pouco e vão ver que se a Microsoft tivesse seguido os padrões existentes (RFCs, W3C, etc) seria muito mais poderosa do que ja é....

    Quem quiser esperar o LongHorn que espere, eu vou acompanhando a evolução da comunidade Linux... :)

    Forte abraço a todos...



30/03/05, 11:49:19: Oportunista nem@nemsei.com.br - IP : 200.171.38****
    Revistas, livros, artigos, cds, estou conseguindo ganhar muito dinheiro com isso, vamos aproveitar e ganhar dinheiro.

    Mas volta a dizer, nada será gratuito, se a Microsoft cair, outros se levantarão... como a IBM esta se levantando, uma implantação na plataforma Linux feita por ela, custa mais caro do que Microsoft, incluindo licenças e tudo mais...

    agora pergunto, o que esta sendo gratuito? as ferramentas estão nas mãos da HP, IBM, Sun e nas grandes consultorias, os profissionais e pequenas empresas estão comendo os restos, estão apenas na rebarba.

    Linux será IBM, HP, Sun e outras grandes, o restante ficará com o resto. Porque não terão as mesmas ferramentas que eles possuem. E se quiserem usar terão que gastar muita. Agora me digam o que é caro para vocês?

    Qual o futuro? ninguém sabe, mas é assustador.


30/03/05, 11:49:03: Oportunista nem@sei.com - IP : 200.171.38****
    A concorrência é saudavel, num futuro próximo, teremos vários impérios. O mundo ficará na mão de poucos, o Linux tende a virar uma única versão, caso isso não ocorre ele não subsistirá.

    Logo teremos fantasticas ferramentas, mas gratuitamente? isso é ridiculo. Nada é gratuito, percebam isso.

    O que levaria uma empresa a fornecer softwares gratuitos? até quando? qual será seu nivel de suporte? quanto isto custará?

    A verdade é que estamos numa fase onde tudo é Linux e Opensource, mas isso é um mercado onde muitas empresas estão enchendo o bolso de dinheiro.

    Estou me especializando em Linux, me tornando o cara, sabe pra que? para poder ganhar dinheiro com os profissionais que querem entrar e já estão no mercado, fornecer material, recursos etc... mas tudo pago, não são valores exorbitantes, mas a massa faz girar muita grana.


30/03/05, 09:38:46: Fábio Oliveira fabiooliv@uol.com.br - IP : 200.244.80****
    Sr. Jeferson,

    É sincero o pensamento que a Microsoft é empresa do mal? Que com o LINUX vamos mudar a forma em que o mundo pensa e este será mais liberal, pacífico e outros tais?

    A IBM já foi a MICROSOFT de hoje... domínio total... era pior que hoje pois não havia grandes players no mercado, no máximo existiam centros de pesquisa que não tinham enfoque comercial tão forte.

    A mudança ocorreu de uma empresa para outra! Não vá me dizer que vocês querem que uma empresa acabe e ninguém venha preencher o buraco... (olha a IBM aí tentando reassumir o posto com a bandeira Java e o seu queridinho WSAD que é muito bem PAGO)

    Quanto ao LINUX: todas as distros (RED HAT, MANDRAKE, SLACKWARE, etc...) sonham em ser um EMPRESA grande e com lucros fantásticos. De preferência tanto quanto a M$... A propósito: A Mandrakesoft comprou a Conectiva. O que dizem? Não é a criação de um novo "império"?

    Outro ponto: Não sou MCP. Não tenho certificação Microsoft. Não sou pago pela Microsoft (infelizmente). No máximo posso ser um "Master COBOL Professional" que trabalha com UNIX AIX (IBM) e VS COBOL (IBM) :)

    E quando falei dos script kiddies falei para os idealistas que acham que o mundo é perfeito... Muita técnica, mas pouca visão de negócio.

    Um bom dia para você e um ótimo dia de trabalho a todos!


29/03/05, 18:37:39: Jefferson Fernando jefferson@yourlinux.com.br - IP : 201.1.162****
    Ola Sr Fabio Oliveira, eu gostaria apenas de deixar algumas observações: 1- Não julgue esse "script kiddies" que compram camisetas ou canecas, pois "muitos" deles ganham muito dinheiro, as vezes, até mais do "certos COBOLEIRO revoltado", pois todos nos sabemos, que não é qualquer pessoa que tem a "capacidade" de estar mexendo com Linux. 2- alem de ser uma ferramneta de trabalho, muitos admiram o GNU/Linux, e toda a comunidade que o envolve. Finalizando, eu acho que o "imperio" da Microsoft está com os dias contados, pelo menos no Brasil. Ahhhh, uma observação, eu não sou nenhum "script kiddies", mas tenho "n" camisetas e muitas canecas, pinguim e tudo mais....e olha...eu trabalho com Linux desde 97, eu acho que é tempo o suficiente para não ser mais um "script kiddies". Abraços, ps: Só curiosidade, vc sabe mexer em linux??? Ou vc é um "MCP" da vida???

29/03/05, 14:49:46: Fabio Oliveira fabiooliv@uol.com.br - IP : 200.244.80****
    Resposta para a pergunta: SIM

    Motivo para a resposta: É uma empresa. Toda empresa em um mercado competitivo como este ou CRESCE ou MORRE.

    Observações: Eu se fosse estes script kiddies que amam LINUX trataria de arranjar dinheiro - que é o que todos os adultos são obrigados a fazer - em vez de ficar gastando a mesada em camiseta e caneca de pingüim (um trema!!!! será que alguém sabe ainda o que é um trema???)

    Analista COBOLEIRO revoltado


29/03/05, 13:59:54: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.159.23****
    Só acrescentando......

    Não estamos discutindo software pago X software free, certo ?

    Tirando os comentários mais "xiitas", em geral as alternativas à Microsoft são soluções tão pagas e até mais caras do que ela (Oracle, DB2, AIX, Solaris, Sybase, etc.)

    Ou seja, considerando somente o preço de aquisição de produtos (sem falar de manutenção, serviços, etc.) é o sizing do projeto que vai determinar que tipo de plataforma vai rodar.

    É claro que uma "grande empresa" não vai colocar em risco seu ambiente. Por isso mesmo ela não vai trocar seu estável ambiente Solaris+Oracle (muito bem pago aliás) por Microsoft+SQL e muito menos por Linux+MySql.

    Um abraço.....


28/03/05, 16:28:04: Andre Dias - IP : 200.201.1****
    Respondando ao Alexandre Silva

    Conheço muito bem ambos e possa afirmar que a Microsoft tem seu merito enquanto a desktop domestico e lazer em geral, mas quanto falamos de ambiente coorporativo e uma m....., pois trava, requer anti-virus, anti-spam, anti-microsft e anti-tudo ou seja vc compra um processador e 30% dele e para rodar estes programas, que porcaria....

    Image aquela versao simples que Microsoft queria vender para o governo federal (PC Conectado) que somente roda tres programas ao mesmo tempo, ou seja, anti-virus, anti-spam e o virus hehehe:

    FALA SERIO a microsoft e excelente em lazer.....Muito boa, mesmo...

    O resto ela noa server... se alguem me provar que uma empresa confia seus dados IMPORTANTES e sua base de dados na combinação Intel+Microsoft, eu deixarem de usar o Linux....

    Agora tem que ser empresa grande e grande volume de dados (Transações), Bancos, Seguradoras e etc..


28/03/05, 11:54:07: eje del mal echelon@microsoft.com - IP : 200.149.75****
    Linux está entrando com muita forca no mercado, devido a apoio interno (governo) e externo e um de seus pontos fortes está no desenvolvimento de aplicacões. Quase toda linguagem existente tem uma versão Linux.

    Para quem vive no mundo MSFT, existem desde linguagens de fácil aprendizado (Python, Ruby) até IDEs potentes (KDevelop, Anjuta). Destaque para boa-constructor (IDE em Python), Lazarus Freepascal (equivalente ao Delphi), e Gambas (gambas.sf.net, similar ao VB) e Mono (.NET agora Novell).

    Um ponto importante é que o desenvolvimento para Linux costuma ter mais exigências, requer mais aprendizado, mas os sistemas acabam saindo com melhor qualidade. Ou seja quem conseguir migrar de ambiente provavelmente conseguirá melhores salários, por sua vez deverá haver uma "limpeza" no mercado de desenvolvimento, daquele pessoal que está acomodado no mundo MSFT.

    A MSFT tem de correr atrás para não perder o bonde.


28/03/05, 10:45:07: Alexandre Silva firstalex@ig.com.br - IP : 200.173.149****
    Penso da seguinte forma:

    Para alguém falar que uma S.O é melhor que o outro, é necessário conhecer ambos os sistemas na mesma proporção, claro que se tenho um conhecimento avançado no Windows 2000 e um conhecimento básico no Linux, vou apoiar o Windows, e o inverso é verdadeiro


27/03/05, 22:29:18: Rodolpho C. Ricci rricci@osite.com.br - IP : 200.227.19****
    Bom pessoal isso é muito dificil de se discutir né... no mundo desktop a microsoft domina, não podemos discutir... Já se falando de servidores existem software muito bom que fazem um trabalho execelente endo Lunix e Microsoft também.

    Oque eu sempre falo pro pessoal que são os bitolados em Microsoft e ou no Linux, que depende onde vai ser aplicado e oque vai se trabalhar em cima do S.O.

    Então derrepente oque se vai fazer é melhor ser fazer em cima de Microsoft e derrepente oque se vai fazer é melhor fazer em cima de Linux, Unix e assim vai.

    A questão o meu ponto de vista, é que devemos analisar da melhor maneira possível oque vai ser implantado.

    Valeu Rodolpho C. Ricci


27/03/05, 01:18:40: Nuno Miguel Chiu nunoski2004@yahoo.com.br - IP : 200.234.78****
    Na minha opnião a Microsoft sempre apostou no mercado de PC's, voltado para usuários domésticos,concordo que isto veio facilitar á vida de muitos, além de que maioria dos aplicativos são totalmente integrados uns ao outro.Isto fez com que conquista-se o mercado neste setor. Mas dizer que os Servidores Windows são os melhores, isto não é verdade, apesar da praticidade de Administração, estes além de ocupar muito espaço como SO, trava, dá erros, tem bugs demais,muitas correções são feitas, etc.Neste nicho de mercado a Solaris,Unix e Linux vem predominando,mas poucos usam devido a escassez de suporte técnico que maioria das vezes o help é em Inglês.Não há pessoas preparadas por enquanto, talvez a região Sul,que se fala de software livre, onde linguagnes tipo Java,C,Perl, Banco de Dados:Mysql vem ganhando força; Servidor de Internet (Apache). Do resto vem predominando o setor de negócios, este não tem para ninguém em termos de ERP:Sap, bate as demais, além do que Oracle vem entrando neste setor.

27/03/05, 00:37:06: walyson wamaral@pop.como.br - IP : 201.13.60****
    Pessoal !!! eu sou fã do linux, programo em java, mas não creio que eles irão superar a microsoft não por qualidade mas por questão de padronizacão... vejam empresas conseguiram grandes lucros depois que houve uma padronizacão em seus produtos (leia-se no ramo alimenticio). a gol conseguiu baixar os precos de suas passagens depois que conseguiu padronizar a sua frota de aviões. sabemos que no mundo linux isso ainda não é possível, por isso que ele não inspira confianca aos CIO`s.

26/03/05, 21:52:33: Ricardo - - IP : 200.153.131****
    Eu vejo da seguinte maneira: Tem espaço pra todo mundo Hoje a MS é líder... Não dá nem pra discutir... Principalmente em desktop... Voces conhecem alguem que não sej de T.I. ou algum "heavy user" que tenha algum SO da família Linux em casa? Não gosto de discutir o que é melhor ou pior... Mas em relaçao ao domínio acredito que a MS até perca mercado... Mas nada que a leve a falencia.

26/03/05, 14:44:54: huxley huxley@gmail.com - IP : 200.198.18****
    Então pq não compartilhamos do nazismo, facismo, ditaduras equivalentes senhores ? Ah se não fosse o window from Santa! Só pergunto para os "profissionais" (aqueles q aprendem 2+2, e escondem), reter conhecimento (codigo) não leva a nada, a não ser dominação da massa sem cultura, veja a Globo)..., voltando a pergunta quanto de vcs trabalham em datacenters ou já entraram em cpds, não como estagiarios e sim como tecnicos qualificados e fazer qualquer tipo de julgamento ? aprendam...

    Firewall - FreeBSD (seguro) Sistemas internos - Java (seguro) Sistema de email - Linux (seguro) Base de dados - Oracle e DB2 (seguro)

    Já ouviram falar do projeto genoma? cluster linux Seti - Linux Nasa - BSD (o sistema interno dos onibus espacial eh BSD) AI - Java vem subistituindo Lisp em muitas empresas que desenvolvem pesquisas de inteligencia artificial.

    sim é para "nerds", da mesma forma que só existem poucos como Albert, Vinci...Poucos se preocupam em compartilhar e desenvolver o melhor ... Não existimos pelo dinheiro. Conhecimento não tem preço deve ser apreciado e evoluido ! não trancado !

    mas ai me lembro da energia atomica :-(


26/03/05, 10:42:28: aspenbr aspenbr@yahoo.com.br - IP : 201.0.58****
    E ai pessoal blz , vejo está da seguinte forma na area de software como ERP, CRM entre ou palavras o mercado Oracle e da SAP a M$ vai pegar uma fatia deste bolo, com relaçao ao software que a M$ mais ganha dinheiro software para sistema operacional DESKTOP e SERVIDOR e pacote de software para escritorio, este mercado ela vai perder para software livre já está perdendo hoje é só uma questão de tempo para que indice de que 90% dos desktop do mundo que usam Windows cai para 50% ou 40%, e vejo também que a M$ vai perder campo também em sistema embutidos todas grandes empresas como Sony , Palm estão desenvolvendo parte de suas aplicações conjunto com o software Livre, é Bill Gates não vai ser o como no inicio dos anos noventa ahahah TEMPO DOURADOS !!!

25/03/05, 11:30:22: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.158.5****
    Eu acho que o tema mais adequado para este fórum seria algo do tipo "quais empresas tem condições de aumentar a participação do mercado de TI".

    Do jeito que foi colocado vira mesmo "Microsoft X Seleção do resto do mundo".

    Mas vamos lá. Meu palpite é que a Microsoft ganhe algum espaço exatamente nas áreas que estamos falando menos. A de desenvolvimento. O Java tem um ibope maior sobre os desenvolvedores, mas a plataforma .NET acaba sendo uma boa opção para quem largar de vez o velho ASP sem a necessidade de uma mudança de conceito e plataforma tão radical.

    De quebra, o banco de dados acaba ficando aderente à plataforma, os Windows com SQL e os RISC com Oracle e DB2.

    Na área de servidores, o movimento deve ser constante, com migrações de correio para MS Exchange, firewalls e proxys para Linux, e alta performance com Solaris. HP-UX que está meio devagar. Sem falar dos mainframes que continuam e vão continuar para sempre como estão.

    Abaraços.....


25/03/05, 10:35:28: Anonymous - IP : 201.1.121****
    Desfocando um pouco, a hegemonia da Microsoft só tende a aumentar, ou alguem discorda? num mercado que está em franco crescimento, a maior tende a evoluir, ou alguem discorda?

25/03/05, 01:11:04: Andre Dias - IP : 200.157.103****
    Senhor Realista

    SQL Server nao funciona em plataforma RISC de alta performance (HP-UX, AIX, Solaris, Linux) no qual sysbase esta muito bom


24/03/05, 22:12:47: Realista penochao@realidade.com.br - IP : 200.18.10****
    Ah!, volto a dizer: A ORACLE só fecha contrato de suporte se você usuário LINUX estiver executando um LINUX PAGO DE US$5 MIL DOLARES. A RedHad, parou de evoluir, para se transformar e FEDORA, para que seus LINUX voltados para computadores PARRUDOS = N Processadores, Cluster, etc. Possam ser comercializados a DINHEIRO. O Linus Torval, pai do Linux, trabala(ou) com wireless para o Pau Alen, co-fundador da Microsoft.

    Portanto tudo é FREE até certo ponto.

    Ninguem vive de brisa ou de filosofias utópicas.

    Pesquisem: https://www.tpc.org (Transaction Processing Performance Concil)

    Microsof, IBM, ORACLE, SYBASE, NOVELL, as de UNIX, e as que vivem de LINUX precisam ganhar dinheiro para viver.


24/03/05, 22:00:43: Realista penochao@realidade.com.br - IP : 200.18.10****
    Para a galera que acha ruin a Microsot comprar módulos e não esqueçam, depois melhorá-los e muito. Lembre que o SQLServer, nasceu de contrato de tranferência de tecnologia entre a SYBASE e Microsoft. Tudo dentro da legalidade, ou seja, Bill Gates não apontou uma arma para cabeça dos acionistas da SYBASE. E hoje o SQLServer é muitíssimo melhor que o SYBASE. Desde 2002, que o SQL serve vem sendo bem contato em performance, pela entidade imparcial denominada TPC, a mesma que durante anos demonstrou que o SQSServer+WIN não chevaga próximo ORACLE+UNIX. Porem como disse, de 2002 em diante notasse a competencia da equipe do SQL pois o mesmo passa a figurar com performances igauis para melhores. Todo mundo usa pirata na época do mercado de TI fechado, WORDSTAR,DBASE,CLIPPER,etc. A Apple, se deu mau por seguir o conceito de NIH - Not Invented Here, resumindo os Mac tem excelente arquiterua de registradores, mas e dai? O micros clones dos PC´s da IBM é que devoraram o mercado. E concluindo, que é grande e pode paga. Quem é pequeno que fique querendo dizer que pagar é ruin. Então que também, trabalhem de graça (FREE). Sim os dois mundos podem e vão coexistir, mas cada um no seu devido nível econômico.

24/03/05, 15:53:12: Anonymous - IP : 201.1.121****
    Acho que é a mesma coisa que disseram acima, inglês já é a língua universal, os Estados Unidos não vão deixar de ser uma das maiores potências e a Microsoft vai continuar crescendo e abocanhando o mercado que ela achar mais interessante e ponto. Linux? Muito bom, porém, no mercado de negócios, o marketing do produto é péssimo, exatamente por ser Free..

24/03/05, 14:50:54: Paulo paulo_favalli@yahoo.com.br - IP : 150.163.132****
    Quem fala bem da Microsoft é porque tem um Windows XP Pirata. XP Professional em torno de R$750,00 Linux full Gratis.......... Quantos Brasileiros tem o Windows Comprado??????


24/03/05, 13:44:59: Isaac Duhor isaac_duhor@yahoo.com.br - IP : 192.85.****
    Pessoal, vocês estão comparando vermelho com azul!

    Perguntar se a Microsoft vai aumentar o seu domínio, implica apenas se ela vai perder espaço para o software livre (Linux, Free BSD) ou não.

    Sou certificado tanto em Linux quanto em Microsoft, por isso posso falar sobre as duas tecnologias. Para aplicações críticas, recomendo o Linux. Se o usuário pudesse escolher entre Windows e Linux, para controlar a sua conta bancária, os seus investimentos e os controles internos de seus automóveis, a escolha óbvia seria pelo Linux, que possui menos bugs e vírus.

    Já para a interação com o usuário, por enquanto o Windows é melhor. Não há dúvidas, tanto que possuo em caso os dois sistemas instalados (dual boot), mas minha família utiliza apenas o Windows. E não é apenas a interface amigável (Linux já chega perto), e sim aos softwares compatíveis.

    Pensem bem quando forem escolher um sistema ou outro. Recomendo o que eu fiz, escolham as DUAS plataformas.


24/03/05, 11:54:28: anonymous aeew@bbb.com - IP : 200.184.9****
    Errr...o pessoal naum consegue ser imparcial nunca...sempre fica essa briguinha de microsoft contra a rapa...

    O mais ridiculo eh q sempre quem trabalha com microsoft defende microsoft e quem trabalha com outra coisa quer queimar a microsoft...

    Será q é impossivel discutir sem levar a coisa pro lado pessoal???

    Ahh, só p/ naum fugir do assunto, a microsoft tem toda condição de ampliar seu dominio, desde q mude sua postura corporativista...(já postei isso antes...)...

    :)


24/03/05, 11:41:34: Andre Dias - IP : 200.201.1****
    Vamos la

    O que a microsoft inventou? ou seja o que ele construi do zero?

    Do dinheiro que ela tem, pode fazer (COMPRAR) quase tudo o que quizer....!

    Mas inventar esta dificil...

    Assim fica facil ampliar os dominios em qualquer area...

    Mas vc não se esqueca que mas areas coorporativas quem domina são:

    Mainframe, Risc (Solaris, HP-UX, AIX, True64 e etc), Banco são DB2, Oracle, IDMS, Natura e etc.., Java, Cobol, C/C++, SAP/r3, Peplosoft e etc..

    Agora me forneça uma empresa grande que deixaria seus principais dados na plataforma Intel/AMD(CISC) com Windows rodando. E RUIM.......

    A microsoft so serve para mostra em janelas os dados.

    Agora o serviço pessado fica a cargo desdas plataforma que citei acima, pois são mais confiaveis...

    Resumindo imagine o banco de dados de um banco ser trocado de Mainframe com DB2 ou qualquer outro banco de dados, para a plataforma PC com windows, seria suicidio e tambem nao teria Hardware no mercado para aguentar o tranco.

    PS. Desculpe o portugues escrevi rapido


24/03/05, 00:50:06: Marco Jr marcojr@bol.com.br - IP : 201.13.21****
    Pra começar: Linxu é coisa de Nérdi cujo o maior momento de lazer é ficar jogando Counter Strike.

    Profissionais sérios entendem que a informática nasceu para defender os interesses de uma sociedade como um todo. A Microsoft chegou onde chegou porque defendeu pessoas comum como nossos pais, tios, primos, secretárias, contadores e etc com suas facilidades humanas. Vcs sabiam que o jogo da paciência nasceu para treinar o usuário com o Drag and Drog e com o mouse por sí só ?

    Windows dá pau ? Sim.Mas conforme ele vai amadurecendo isso vai se resolvendo.Quem não se lembra do Orkut há 2 meses atrás ? Ele era imprativável com Donuts para todos os lados.Ainda tem bugs mas já melhorou demais. Os carros do passado matavam muito mais condutores em acidentes do que hoje. Bancos no passado estavam muuuito mais sujeito a roubos do que hoje. É simples: Tudo o que tem defeito se conserta.

    mas no caso do OpenSource é uma questão de filosofia, religião e acima de tudo vaidade técnica.Os valores são errados ; a Microsoft tem a melhor visão e cultiva os melhores valores.


24/03/05, 00:39:01: George egidosp@yahoo.com.br - IP : 200.204.203****
    Temos que ser flexiveis com as palavras. Falar que o Linux nao tem uma interface grafica amigável´é para quem nao conhece Kurumin, Conectiva 10, Suse entre outros.Agora em alguns pontos temos que aceitar a Microsoft domina o mercado corporativo para aplicativos de escritórios e administração de servidores de baixa plataforma...A principal critica que tenho contra Microsoft sao os preços dos softwares...Eu estou atento com o Linux que cresce de 3% a 6% e procuro nao fazer vista grossa... enquanto isso vai acontecendo, vou ganhando dinheiro com o Bugs da Microsoft.. Nao vale a pena essa discussao...Um outro bom exemplo atualmente seria o Solaris 10...

23/03/05, 16:16:55: João Daniel daniel_joao_At_hotmail_dot_com - IP : 200.182.214****
    Pessoal, como eu disse antes, estamos discutindo amor por ferramenta, e no meu ponto de vista ferramenta não se ama, usa-se a mais adequada a solução do Problema. Acredito que para: gateway de internet, banco de dados, application server, pop e smtp, proxi e legados em cobol. Usa-se Unix com Risc e em atividades menores usa-se o Linux com intel. Eu tenho um IIS servindo paginas, mas antes dele tenho um linux fazendo forward só de port 80 para o NT. Pq. Pagina no IIS? pq a infra para roda ASP é menor que a para rodar Sevlet/JSP, além do custo da mão-de-obra ASP ser menor que o da Java. O nosso site tem 300 visitas dia, se tivesse 300.000 precisaríamos pensar em escalabilidade, justificando-se uma opção Java com EJB rodando em application server J2EE em cluster and so on. Quando a coisa chega no Desktop o lunix ainda é uma solução pior que o windows. Finalizando acredito que a MS amplie seu domínio sem prejuízo do crescimento do linux.

23/03/05, 13:43:38: Carlos - IP : 200.190.99****
    o linux deve ser realmente otimo para alguma coisa. Quem não tem o que fazer, tem tempo em ficar olhando para a tela preta se imaginando "matrix" da vida. Achar que ficar digitando linhas cheias de simbolos, menos isso menos aquilo incrementa ali....é ser inteligente ou com um potencial absurdo..engana-se. Qto mais intuitivo for, melhor vai ser. Faça o seguinte teste. Abra o prompt de comando, vc para a raiz e digite dir *.*/s Pronto.....vc já esta vendo um servidor apache em funcionamento..... E bem melhor abrir os eventos e trocar informações com pessoas normais, e que lideram o mercado. Linux é uma febre, que com qualquer aspirina vai passar, nem vai precisar entrar com antibiotico.

23/03/05, 08:56:39: andre - IP : 200.232.12****
    Eu acho legal ver os caras aqui que pagam uma furtuna de cursos da microsoft para enriquecer o tio bil, para aprender uma coisinha facil de software tudo em tela grafica, coisa que até criança aprende sozinha, ai eles vão tentar se aventurar no Linux, e não tem capacidade para instalar e configurar, e ficam ai frustrados e puxando o saco da microsoft como se eles ganhassem alguma coisa dela com isso.

    Se cuidem, bando de microsoftwares maniacos.


22/03/05, 23:53:15: Alex alex.salen@terra.com.br - IP : 201.1.152****
    Acho que sim afinal com os avanços da tecnologia infelizmente a Microsoft vai ganhando campo eu acho ainda que o Linux que é o melhor sistema para rede vai conseguir sobre viver agora a ganhar da Microsoft acho um pouco impossível.

22/03/05, 22:29:47: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.148.98****
    Microsoft está preparando seu WINDOWS for OSS (open source software). Ou seja, vc comprará a versão Server e terá direito a uma versão OPEN, mas sem suporte, Ou seja, vcs do linux precisam procurar outra coisa para fazer, ou aprender a tomar conta de ESTAÇÕES MICROSOFT. Puro DUPPING galera, isso ai vai rolar em breve.

22/03/05, 16:01:02: Marcio Ferreira - IP : 200.184.14****
    discussão...inócua...MS domina o mercado e o Linux somente vem tomando mercado do UNIX.

22/03/05, 14:02:32: João Daniel daniel_joao_At_hotmail_dot_com - IP : 200.182.214****
    Paulo Andrade, Não entendi seu texto. Websphere e App Server da Oracle são Open?

22/03/05, 11:42:58: Christian Casza chminiero@hotmail.com - IP : 200.201.1****
    Carlos,

    a questão de suporte é favorável ao software livre pois, por ser livre, existe muito mais documentação, permanece em constante desenvolvimento e, caso a documentação não seja suficiente, encontra-se suporte pela internet com qualquer pessoa que faça uso do software.

    Por ser livre, portanto, fica mais fácil ter suporte, pois não há gastos com isso fora do ramo empresarial.

    No ramo empresarial, por outro lado, o suporte é mais fácil, rápido e acessível, tendo em vista o fato de o profissional não precisar pagar pelo software para poder aprendê-lo e ainda ter acesso ao código fonte, o que faz com que o profissional conheça até mesmo como o software foi programado e, caso seja necessário, faça alterações que o tornem mais útil à empresa.


22/03/05, 11:29:55: Carlos carlos@duall.com.br - IP : 200.171.38****
    muita ignorância no fórum.

    com certeza a Microsoft ainda tem muitos problemas, mas ainda sim é a melhor, porque consegue resolver e investe para tal.

    Outros que são menores são vão sentir este problema quando atingirem o nivel da Microsoft.

    Mas a pergunta é, vão suportar? um software livre pode ter um suporte como o da Microsoft?


22/03/05, 10:12:17: Andre Dias - IP : 200.201.1****
    Roseli,

    DOS vem do C/PM e foi comprado Tela Grafica vem da Xerox e copiou da Apple Kernel 32bits vem da parceiria com a IBM chamado WinOS/2, pois o Windows 95 que ela falava que era 32bits nunca foi....

    Excel vem do superCalc, VisiCalc, Lotus 123 Word os fontes foi comprado Visio foi comprado Antivirus foi comprado AntiSpam foi comprado TCP/IP foi pego completamento do BSD Internet Explorer Codigo pego de uma pequena empresa america no qual esta processando a Microsoft. Windows Mobile fei pego de uma pequena empresa francesa no qual esta processando a Microsoft tb. AD vem e foi comprado da Novell o NDS e etc....

    Agora o que a Microsoft inventou

    Netbeui: Ela propria recomenda nao usa mas. ActiveX: Ela propria recomenda nao usa mas.

    PS: Fala serio.

    A microsoft e EXCELENTE PARA UMA COISA para jogar e quarda receitas.


22/03/05, 10:11:05: Christian Casza chminiero@hotmail.com - IP : 200.201.1****
    Só alguns comentários para ser acrescentado ao que disse, bem acima, o Sr Amauri Silva:

    Se a MS criar uma espécie de MS-Linux, os usuários Linux migrarão para os BSDs, haja visto que sua grande maioria é contra a MS.

    Acredito que o ideal seria a MS iniciar um novo projeto de sistema enquanto ainda desenvolve o Windows... assim, no futuro, ela poderia fornecer um sistema estável e robusto, que é a principal qualidade de um sistema rápido e de fácil uso.

    Existem coisas em quase todos os sistemas que confundem o usuário comum, como ter de clicar em "Iniciar" para poder desligar o micro (Windows) ou como ter de ser administrador para fazer configurações básicas (Unices).

    O fato é: houve muita preocpação em tornar os sistemas bonitos, fáceis de usar, mantê-los robustos, encher de ferramentas, etc. Mas não houve a preocupação de entender as diferenças de necessidades entre administradores, usuários empresariais e usuários domésticos.

    A minha opinião é única: todos os sistemas (exceto AIX, SunOS, IRIX e os antigos Unix, como os de Berkeley e AT&T) estão nascendo prematuros. Existe a necessidade de separação entre sistemas voltados para empresas, servidores de diferentes portes, computadores domésticos, porgramadores, etc. Não adianta tentar unificar utilidades e sistemas. Imagine-se tomando sopa com um garfo ou cortando um pão com um grampeador... é inviável.


21/03/05, 23:41:20: Roseli de Sordi roseli.sordi@uol.com.br - IP : 201.1.8****
    O grande Império Microsoft já está ampliando seu domínio na área de TI, o que é muito mais que merecido! Visto a camisa e assino embaixo!! Parabéns Bill Gates pelo grande Império construído, que sabemos que não foi sorte e sim "garra" dos bons profissionais que formam o seu grande time!!!

21/03/05, 19:11:51: Paulo Andrade andrade.paulo@gmail.com - IP : 201.13.9****
    Não dá pra negar que o sucesso da Microsoft é merecido, quer pelo seu bom posicinamento no mercado, quer pela incopetência dos concorrentes. (Lembram-se do OS2, Clipper et al?). Marcas pioneiras como a Netscape e a Ashton Tate foram eliminadas do mercado por erro de posicionamento e logo serão seguidas por outras como a Novell e a médio prazo pela própria Oracle, empresas pouco diversificadas e com produtos em decadência. O novo paradigma do mercado é o opensource. Só pra citar alguns, basta dar uma olhada na composição do Websphere ou do APP Server da Oracle pra ver confirmar.Parece que todo mundo está pegando uma carona nesta tendência - Até a Apple botou uma cara gráfica no BSD e o adotou como seu sistema operacional. Quanto à Microsoft, não tenho dúvidas; Se o o Mkt share cair muito, eles lançarão o "Linux Office" baratinho e todo mundo vai comprar, do mesmo jeito que aconteceu com os Apples. Bill Gates não mantem a liderança por sorte, especialmente com tanta gente boa (IBM, Oracle, Sun etc) lutando contra o seu império.

21/03/05, 17:52:59: João Daniel daniel_joao_At_hotmail_dot_com - IP : 200.182.214****
    E as fronteiras do império se alargam ..

    .... Microsoft also stretched its empire a little further with the purchase of Groove Networks, a firm founded by Ray Ozzie, the creator of popular email organiser Lotus Notes. Bill Gates acted quickly: Ozzie immediately joined Microsoft's upper echelons with the title of chief technical officer. .....

    full text : https://www.guardian.co.uk/online/comment/story/0,12449,1442884,00.html


21/03/05, 16:51:31: Peinado flavio@peinado.com.br - IP : 200.150.24****
    Me considero um militante de software livre.

    Por quê? Porque vendo serviço e não software.

    Desenvolvo em Java (Sou Certificado inclusive).

    Gosto muito de Linux mas não sou radical.

    Como não trabalho nem na Microsoft, nem na Sun, nem na Oracle, nem na IBM e nem na RedHat, não tenho muito interesse de quem vai ganhar esta "Corrida Maluca".

    Tenho visto muito amadorismo por aí em desenvolvimento de software mas não posso culpar única e exclusivamente à Microsoft, embora ela com sucesso criou a idéia que computação é fácil e merece palmas para isso, pois viabilizou a computação em uma série de empresas que tinham somente calculadora de fita e máquina de escrever.

    Agora computação corporativa. Sistemas de alta disponibilidade? C++? Java? .Net? A escolha é do cliente.

    E noto um crescente descontentamento com a política de suporte dos grandes fabricantes citados acima. É neste nicho que no Linux ganha forças, pois não se trata de uma venda de "caixinha de software" e sim, um contrato de comodato incluindo suporte e atualizações.

    Como falei, não vendo software... presto serviço.


21/03/05, 15:37:45: Realista penochao@realidade.com.br - IP : 200.18.10****
    Ah! para completar, li em uma publicação da ORACLE em 2002, que LINUS TORVALDS, criador do LINUX, que nada mais é orinalmente que um projeto MINIX (um UNIX para plataforma INTEL), estava trabalhando com WIRELESS e recebendo seu salário de PAUL ALEN (co-fundador da Microsoft) e um outro grande investidor de "WallStreet". Lembren-se que antes de 1991, a Microsot já comercializava o XENIX um SO padrão UNIX para INTEL. Ela não continuou, por que será?. Servidores UNIX (AIX=IBM;SCO=St. Crus Operations;HP-UX=HP), não devem ser confundidos com mercado LINUX. A ORACLE, somente fecha contrato de suporte, se o seu ORACLE for LINUX, estiver sobre um LINUX REDHAT pago de US$ 5MIL(dolares). Tudo é free até certo ponto. Que adiante liberdade sem granda no bolso? TI é bussines e granda é o que interessa. IBM, ORACLE e Microsoft geram empregos que sustentam famílias, não devemos ser radicalmente contra nem a favor de nenhuma delas, temos apenas que encontrar nosso lugares ao SOL que estas empresas fizeram e continuarão fazendo.

21/03/05, 15:12:06: Realista penochao@realidade.com.br - IP : 200.18.10****
    O engraçado é que os pessoas esquecem o quanto a IBM, SUN, SOLARIS e Microsoft, empregam graças as seus produtos PAGOS, pois ninguem e sã consciência trabalharia de graça (FREE). A Oracle, só assin contrato de manutenção, se você colocar seu Orcle for LINUX em uma versão de LINUX REDHAT de US$ 5.000(dolares). Tudo é free até certo ponto. Quem é MVS vai contiuar sendo, quem é UNIX (pago, não confundir com free) vai continuar. Quem realmente tem infraestrutura grande e crítica, algum produto PAGO e caro estará usando. A MS é lider, tanto quando a IBM, ORACLE e SUN, cada uma tentando sobreviver e gerando empregos de qualidade. Lembre-se na época dos mainframes até digitador ganhava bem. Que adianta o software se grátis e o seu salário ser baixo.

21/03/05, 11:43:53: tapioca tapioca@ig.com.br - IP : 200.219.166****
    A Microsoft vai aumentar seu domínio, devido ao nível de investimento maciço em todas as áreas de tecnologia e em marketing.

    Não tem nenhuma empresa que seja capaz de competir no mesmo patamar.

    O mercado não quer saber quantas linhas de código estão certas ou erradas, se a opinião dos acadêmicos é favorável, se o conceito teórico abordado é o mais profundo. O que eles querem são produtos novos, fáceis de usar e atraentes.

    É nisso que os consumidores querem e no que os acionistas pensam.

    O resto é discusão sobre o sexo dos anjos.



21/03/05, 11:34:36: André Luiz M. Nascimento nascimento.andre@ig.com.br - IP : 200.183.115****
    Oportunidade... No meu entender, é uma questão de oportunidade. Microsoft já confunde com Informática, agora Tecnologia é algo muito mais complexo que simplesmente um SO ou alguns Aplicativos. Acredito sim, que é necessário para a supremacia da Gigante Microsoft... combater o Software Livre ou talvez prestar mais atenção nessa fatia do mercado de Tecnologia que cresce a cada dia, emprega e agrega renda a muitos profissionais. Visando assim não a produção e comercialização de SO, Programas ou Aplicativos, mas sim o desenvolvimento de Tecnologia, manutenção, personalização, segurança, adaptabilidade e compatibilidade. O que pode ser um grande risco, pode se tornar uma furtuna ainda maior...

20/03/05, 11:31:11: Douglas douglasinf@gmail.com - IP : 201.1.19****
    bem pela minha visão a MS tem grande chance sim se analizar bem o mercado e sabe aproveita os profissionais q estão dentro do proprio pais assim vai reduzir custo e ganha bastate incetivo no brasil e assim deixando de se tornar (Bugwin) e tudo questão de apredizado e visão analitica da area de Inf. e saber enterder o Monopolio q tetamos Fugir e não conseguimos mais sera q so deixando de lado e pulando parao linux adianta sendo q grande usuario dosmetico ainda preferem o win .... Eu Digo Choras!!!!!!!!!!

20/03/05, 09:57:48: Robson Soares robsonbr_2004@yahoo.com.br - IP : 201.8.166****
    Bem ..o interessante eh que esse movimento anti-MS me parece algo meio oportunista e bairrista. Interessante..quando a MS ainda era pequena ninguém comentava nada muito menos os competidores emergentes. Agora eh muito fácil ficar criticando depois desse tempo todo vendo a MS investindo muito e chegando na posição de mercado que ela alcançou. Comentar bugs da MS dá ibope por que a plataforma eh popular. Falar de bugs de Linux não faz nenhum barulho. Se algum de vocês tivessem a oportunidade de imaginar o que eu já vi ..uma equipe de 10000 pessoas por conta do Office e fazendo todo tipo de integração talvez tivessem uma abordagem diferente. Boas equipes profissionais em pequenos projetos deixam bugs em instituições sérias aqui mesmo no Brasil. Imagine a capacidade de coordenação, integração e de execução de equipes monstruosas em projetos complexos envolvendo zilhões de linhas de códigos. Eh extremamente natural que hajm bugs. Observem também a velocidade com que os "fixes" são publicados.. a propósito..alguém já parou para pensar na estrutura de informação disponível no MSDN. Ninguém nunca já fez algo igual nem de perto. Tenho algumas restrições ao modelo de licenciamento da MS mas acho que o mercado vai ditar as regras.. A MS está anos luz a frente do resto.

19/03/05, 11:42:50: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.1.214****
    Caro Vítor Hugo,

    não é possível dominar tudo... o mercado brasileiro tah desse jeito (uma m...) pq tem um bando de zé mané por aí q fala q sabe tudo....

    assumindo a premissa anterior.... ou seja, jah q vc não pode dominar tudo, escolha o melhor.... ;)

    Q? "Ganhar dinnheiro entendendo o mercado?" ahahaha...prefiro ganhar meu dinheiro deixando meu usuário feliz!!!... Eh isso aí ...sou idealista mesmo...e sei q o mundo não é um lugar pra pessoas assim...

    Abraço.


19/03/05, 10:31:35: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.1.214****
    Pessoal,

    num eh uma questão de oferecer MS, Sun, Oracle, SAP ou o diabo como solução.... é uma questão de oferecer o melhor... não ponho minha mão em MS pq tenho uma péssima impressão do que está rodando por baixo da telinha linda do Windows... Quando o usuário pede algo pra mim... soh posso oferecer o melhor... não vou perder meu tempo estudando coisa ruim...

    Abraço.


19/03/05, 09:57:40: Mariana maricota@gmail,com - IP : 200.38.257****
    Alexandre, gostei da forma como voce abordou o assunto. Acho que o ponto vulnerável da Microsoft são justamente os bugs nos programas. Enquanto a situação não muda, dá para ganhar dinheito com isto, conheço uma pessoa que trabalha como analista de segurança e uma das atribuições é ficar sempre correndo atras das correções.

19/03/05, 07:31:42: Alexandre asaugusto@yahoo.com.br - IP : 192.85.****
    Eu acho que essa observação depende de qual parte na area de TI. A Microsoft é imbatível na parte de aplicativos pra escritório e sistemas operacionais pra desktop ainda hoje. Porém, no ramo da infraestrutura,( servidores, aplication server e internet em geral) ela está perdendo terreno, e muito! A Sun e a Redhat tomam de 3 a 5% do mercado de operações por ano, contando um pulo de 9% em 2001 dado pelo Linux em geral. E a maior causa disso é os desenvolvedores da Microsoft não conseguirem lançar um sistema operacional estável o suficiente para se manter sem patch por mais de alguns dias.

    Esses são os números divulgados pelo Gartner e Carnegie Mellon:

    Windows = de 114.000 a 171.000 bugs em 5,7 milhões de linhas de código. Linux = 985 bugs em 5.7 milhões de linhas de código

    Enquanto tivermos tantos bugs, ninguem em sã consciência vai por seu sistema de missão crítica pra rodar nisso. E Alguns loucos que poem, migram depois de algum tempo com amargas experiências.

    isso não é opnião pessoal, é fato!

    O maior polo de servidores mundiais está ainda nos Estados Unidos e Europa, e mesmo lá a proporção de novas máquinas windows postas no ar comparado com novas máquinas Unix fica na escala de 1 Windows para 3 Unix. sendo que em se tratando de migração, pra cada 10 migrações feitas, 7 são de Windows pra Unix.


18/03/05, 22:03:56: Victor Hugo - IP : 200.36.203****
    A Microsoft vai continuar dominando, mas mais importante que isto é que nós profissionais de informática, tenhamos uma boa noção sobre as tendências do mercado, para escolher aquilo em que vale a pena estudar e investir.

    Acho que algumas pessoas discutem a questão como se fossem donos ou acionistas de uma ou outra empresa, mas na minha opinião o foco deve ser nossa carreira e a forma de ganharmos dinheiro entendendo o mercado.

    Lembrem-se de que no cenário atual mão é possível dominar todas as ferramentas, fiquem atentos as suas escolhas...


18/03/05, 19:47:18: Julio cesar jc.vpalma@itelefonica.com.br - IP : 200.204.183****
    Certamente, é um campo muito lucrativo, principalmente em se tratando de redes estruturadas em TI. Se analizarmos a HP tem centrado maior parte de seus recursos para redes corporativas e conexões cada vez melhores de seus equipamentos, entre impressoras e notebooks, na tecnologia wifi, e como a microsoft, nunca perde tempo, ela irá desenvolver muito, já que ela tem a facilidade de interagir com o usuário, criando aplicativos mais "faceis" de usar e sendo este o campo do momento. Não que eu goste muito da Microsoft, usualmente utilizo linux, mas também uso M$ em varias outras aplicações.

18/03/05, 19:16:53: Amauri Silva e-mail@e-mail.com.br - IP : 201.6.15****
    Olha, eu vejo a situação da empresa citada acima da seguinte maneira: - "Uma situação bastante delicada " !!! Enquanto existe uma pressão mundial, e inclusive brasileira, para que os softwares sejam livres, esta empresa reluta em abrir o código dos seus produtos.

    Na minha opinião, se não mudarem radicalmente de postura, em 7 anos a situação será muito, mas muito diferente da de hoje. Uma mudança de postura radical seria por exemplo, deixarem o orgulho de lado e criar uma distribuição linux. Algo como "MS-Linux". Com certeza, sem partissem para este lado, eles não fariam feio. Seria uma distribuição bastante interessante, não só para as empresas quanto para os usuários domésticos. Aí ela estaria com a faca e o queijo na mão. Estaria oferecendo soluções tanto para plataforma open source, quanto para "não open source". Mas sinceramente, acho muito difícil isto acontecer.


18/03/05, 15:54:12: João Daniel daniel_joao_At_hotmail_dot_com - IP : 200.182.214****
    Falando em SO. Vejo que muitos colegas acreditam que o Linux é o Primeiro concorrente que a MS enfrenta. Eu particularmente acredito que o linux cresceu muito tomando mercado dos outros Unix como: Sco antigo Xenix (Intel), HP-UX, AIX eoutros Herdeiros do system 5 que rodam em máquinas Risc proprietárias de seus fabricantes. Lembrando que a internet nasceu UNIX. Historicamente a Microsoft em sistemas operacionais enfrentou a Própria IBM DOS, que, diga-se de passagem, foi de quem ela derivou o MS-DOS, Tinha o DR-DOS, A novel que com o netware que Monopolizou redes por algum tempo antes das rede windows, a própria MS tinha uma rede que infelizmente esqueci o nome. Outro forte concorrente dela foi a Apple. Só não entendi no que o maior uso de Linux pode beneficiar a Borland que praticamente abandonou ou Kilix e está transformando o Delphi em uma IDE dot Net, que alguns dizem já ser melhor que o Visual Studio da MS.


18/03/05, 15:42:01: total disgrace total@disgrace.com - IP : 200.184.9****
    Acho q estamos no fim da era dos monopólios...as linguagens e ferramentas 'não patenteadas' (droga, não eh bem isso mas naum encontro termo melhor!!!) estão ganhando espaço e em breve dominarão o mercado, tirando o espaço de empresas como a microsoft...

    Acho q a microsoft tem q mudar sua cultura 'corporativista' se quiser disputar com outras tecnologias, q tem oferecido diversas vantagens, sobretudo custo, muitas vezes tornando inviavel qqer investimento em produtos da microsoft.

    Resumindo: A microsoft só vai ampliar seu dominio se adaptando a nova realidade 'free' q vem crescendo...


18/03/05, 14:52:38: fernando ferase@yahoo.com.br - IP : 200.204.29****
    Em minha opinião, o mercado anda passando por muitas reformulações, hoje a microsoft tem uma linha de produtos que atinge varios seguimentos e penso que irá continuar seu investimentos para ampliar seu mercado.

    Ainda existindo muitos produtos concorrentes com sua qualidade comprovada em relação à Microsoft, isso é uma consequencia de mercado, onde a estrutura da microsoft ainda é muito forte, junto aos seus clientes.


18/03/05, 13:37:03: Edval Piccolo edvalp@ig.com.br - IP : 200.204.7****
    A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI?

    Na minha opnião, acredito que a Microsoft terá uma grande parcela de seu mercado abocanhada pelos seus novos concorrentes. Isso é fácil de notar. Analise comigo: - Há alguns anos não existia a popularização e reconhecimento do software livre, fazendo da Microsoft praticamente um monopólio. Porém, atualmente uma grande parcela das empresas trabalha com redes mistas, aliando a portabilidade e estabilidade do Linux com a facilidade da Microsoft. - Partindo para o foco de desenvolvimento, se abrirmos o site de vagas da APINFO podemos concretizar ainda mais este argumento. Existem muito mais vagas para Analistas/Programadores JAVA do que .NET. Não pq um é melhor que o outro ou vice-versa, mas sim pela característica multiplataforma do JAVA.

    Resumindo, acredito que as empresas vêm cada vez mais utilizando LINUX/JAVA, o que faz com que uma grande parcela de mercado, antes pertencente a Microsoft, venha a converger para estas duas tecnologias.


18/03/05, 13:32:59: Marco Ribeiro marco_ribeiro@lightbow.com - IP : 200.255.****
    Corrigindo o João Daniel, ele NÃO fugiu do tema - de fato, mercado é mercado e só ele pode decidir quem ganha ou perde - cada tem tem sua estratégia e cabe ao consumidor decidir. Nós somos profissionais e temos de seguir o mercado ,sem é claro deixar que ele se transforme em uma "roleta russa" de padrões. Bom fim-de-semana a todos. Sexta, 18/03/2005

18/03/05, 12:39:59: Ricardo rede_suporte@hotmail.com - IP : 200.216.15****
    A Microsoft sempre se importou com a Amigabilidade de Interface e nunca com portabilidade e segurança, sendo que há muito tempo outras plataformas se preocupam com isso, e Java ganha de milhões em cima disso e plataformas unix com segurança. Mas como sempre a Microsoft é fera em imitar e agora que engatinha para a portabilidade querendo implementar o J# . Caem na real!!! Ser escravo de um proprietário, ou evoluir com open source...

18/03/05, 12:28:15: Wesley wsnypes@ig.com.br - IP : 170.66.1****
    O Linux é a paixão de nós, técnicos. Já o Windows é a paixão do usuário final.

    Quando os técnicos entenderem esta sutileza, o Linux ganhará mercado, e ainda poderá surgir um terceiro, e até um quarto concorrentes.

    Lembrem-se dos automóveis: o princípio básico é o mesmo, mas cada um tem suas particularidades. Tudo atendendo ao gosto do futuro comprador.

    Pessoal, software vai ser usado por pessoas, e é fundamental saber o que as pessoas querem. Essa é a grande "sacada".


18/03/05, 12:22:38: Alberto Silva Souza allsilva@hotmail.com - IP : 200.168.8****
    Pessoalmente ainda acho que a Microsoft vc abocanhar setores importantes da área de TI. Porém, creio eu que, boa parte dos profissionais de informática ainda veem o Linux não mais como uma alternativa em sistemas operacionais, mais sim como primeira opção, o que favorece outras grandes empresas da área de TI, como Borland.

18/03/05, 09:26:55: João Daniel daniel_joao_At_hotmail_dot_com - IP : 200.182.214****
    Fugindo um pouco do tema:

    Ferramenta é meio para resolver problema: WIN, LINUX, JAVA, DOT NET. São ferramentas, portanto, não são boas nem ruins, elas devem ser usadas para resolver o problema adequado.

    Portabilidade: Java roda em tudo deste que seja Java, Dot net roda tudo desde que seja em windows.


18/03/05, 00:43:48: Daniel daniel***@gmail.com - IP : 201.1.217****
    Soh uma pergunta. .Net tem a mesma capacidade de portabilidade do Java ? Roda em Linux, Windows, Palm, Celular, etc... ?

    Oras, não me venha com essa de desenvolver softwares utilizando linguagens proprietárias. A microsoft deu muita "sorte" com o windows, office e alguns outros mas para por ai. Realmente são aplicações muito praticas (no dia-a-dia uso windows), mas para desenvolver aplicacoes ou montar servidores estou fora (falo isso por experiencia).

    Imagine o seguinte panorama: Uma grande empresa desenvolve seus sistemas na plataforma .NET, e por qualquer razão os usuários passarão a utilizar Linux em seus desktops (estou falando de aplicacao cliente não web). E ai ? Como fica ?

    Acho que por enquanto esta bom...


18/03/05, 00:38:34: Datenation maniacodotnet@hotmail.com - IP : 201.1.199****
    Amigos,

    Não falei por mal. Sobre as críticas com relação a Microsoft, foi só para que fossem refletidas. Não precisam ficar tão ofendidos. Sou um profissional .NET, mas tenho muito gosto em aprender JAVA, o qual estou fazendo isso na faculdade. Não existe a necessidade de ficar nesta briguinha tosca (que os linuxers adoram), que não leva a lugar nenhum, mesmo pq nós iríamos nos matar e as empresas de software, INCLUSIVE A PRÓPRIA COMUNIDADE QUE COLABORA COM O LINUX, não iria dar a mínima. Apenas responda a pergunta, que é o foco deste forum. O que falta pra alguns é o foco em NEGOCIOS e não no CODIGO-FONTE. Obrigado por entenderem.


18/03/05, 00:36:30: Luis luis_garcia45@uol.com.br - IP : 200.203.158****
    Com a grana, a equipe que ela possui, com seu suporte, e com a fácil utilização de seus sistemas... acredito que sim.... um bom exemplo é a plataforma .NET, que já dominou um bom pedaço do mercado em pouco tempo.

17/03/05, 22:56:24: Anderson aconsenzo@gmail.com - IP : 200.158.****
    Creio que ela só conseguirá atualizar as versões, pois vejo o Linux ganhando mercado.

17/03/05, 19:39:53: Ricardo - IP : 200.221.1****
    É impressionante. Basta falar em Microsoft que os pastores do Linux ficam em alvoroço.

    Nunca li tanta asneira.

    Protocolos específicos? Se você lesse um bom livro sobre Win32, descobriria que a Microsoft já inventou muitas funções que foram depois incorporadas pelo ANSI C. Fora que a grandeza da Microsoft, e o número de arquitetos trabalhando lá, dispensa que ela precise submeter suas idéias a orgãos regulamentadores (trocando em miúdos: ela dita regras e o mercado segue). Não é só Microsoft que faz isso, não seja nó-cego, todas grandes empresas (Oracle e seu banco de dados, IBM nos mainframes, Intel no x86, etc) ditaram regras que foram seguidas por outros.

    Java vs .NET? Meu deus.. aposto que quem falou isso não dedicou ao .NET nem 1% do tempo que dedicou ao Java. Conheço bem as duas, e posso afirmar que são praticamente idênticas, com a clara vantagem de que a mais recente aprendeu com os erros da anterior.

    "132% dos servidores são linux, e 944% dos desktops também..." essa de fato representa os pastores.. frase perfeita. É o tipo de gente que diz "é verdade sim, vi um benchmark na internet".

    Multinacionais e bancos adotando java? Java dá um banho? Tendenciosa é sua visão, pois eu que trabalho com .NET só vejo empresas com .NET.. mesmo as "grandes multinacionais (banco, telecom)" que você citou.

    Espaço tem pra todos, agora ficar aturando bairrismo e pastores é fogo viu.

    Sobre a pergunta, acho que a Microsoft está investindo bastante na linha Office, mas isso é algo que ela já domina. ERP é um bom palpite, mas não conheço isso para poder opinar...



17/03/05, 15:40:39: ANdre Dias andre_mdias@click21.com.br - IP : 200.168.160****
    Senhor Micreiro,

    Vc nao sabe configurar o Linux e seu deve esta iniciando Apache, Banco de Dados, Servidor de DNS, FTP, NFS e varios outros servicos que vc nao sabe nem usar, concordo com vc o Windows e muito melhor, entao deixa de usar o Linux e continue usando o Windows OK, para seu proprio BEM...

    Sobre o Tema: A Microsoft vai ampliar muito pois agora ela esta com um concorrente forte.

    O Problema que ela vai apelar, como ja esta acontecendo, quem viu os codigos fontes do Windows 2000 que foram roubados viu bastante IF's.

    Ele esta bloquendo quem usa o Wine e varios outros detalhes.

    E esta tentando criar varios protocolos especificos que so funciona no ambiente dela.

    etc...


17/03/05, 15:18:44: Micreiro - IP : 200.207.****
    Eu tenho os dois sistemas aqui: Windows ME e Suse Linux. Mas não uso o Linux desde o ano passado, pois é lento em relação ao Windows. Meu micro tem 900mhz de velocidade de processamento, e entre 250 e 300mb de RAM. O Linux demora muito mais que o Windows para inicializar, tanto que dá pra ir no banheiro, voltar e o Linux ainda vai estar inicializando. Para abrir pastas então, nem se fala, e o que dizer da navegação na pasta root? Somente texto. E pra instalar o programa você tem que 'montar' arquivos binários. No Windows bastam alguns cliques. Se tem uma coisa que define um bom SO, é a sua praticidade. Pra que ficar dando um monte de comandos em texto, pra fazer algo que apenas um clique resolve? O usuário quer economizar tempo, e ele não quer intermediários entre ele e o SO. Por isso o Windows predomina. E com o $$$ da Microsoft com certeza eles vão se expandir para combater a concorrencia do Linux.

17/03/05, 11:29:11: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.1.216****
    Olhem o comentário de baixo...

    eh o típico cara mascarado q tem medo de revelar o e-mail....

    coloca teu e-mail aí e eu te mostro pq Java dah um pau em .NET....

    Abraço.... hehehe


17/03/05, 10:04:01: eu mesmo eu@eu.com.br - IP : 201.1.110****
    É até engraçado ver os xiitas do linux dizer que ms vai acabar, que 132% dos servidores ja é linux e 944% dos desktops também sao linux. Falam com total ignorancia.

    Bem como os que dizem que ms nao vai mais fornecer ferramentas pra desenvolvedor, pq java "ja domina".


17/03/05, 09:43:10: Carlos carlos@duall.com.br - IP : 200.171.38****
    Com certeza, a Microsoft vem oferecendo soluções nas quais outras empresas não oferecem. Uma delas é o baixo custo para implantação das tecnologias e suporte.

    Ela também esta investindo muito em outras áreas, já é forte em sistemas operacionais e office, esta investindo muito em banco de dados e servidores, realmente desde o nt 4.5 até o 2003 ela se superou, tanto no exchange como no sql server. se ela continuar neste ritmo em pouco tempo vai ampliar seu dominio nestas áreas.

    O problema no mercado são os profissionais, ela está enxutanto os maus profissionais do mercado, investindo em marketing nas certificações, garantindo qualidade e não é a toa, só é certificado microsoft quem realmente conhece os sistemas, assim garante uma confiabilidade muito maior ao cliente.

    O que as empresas buscam hoje, é compromisso e segurança e um profissional certificado microsoft oferece isso.

    Porque Oracle é Oracle? eles investem na qualificação dos profissionais na empresas que utilizam seus produtos e a Microsoft esta no mesmo caminho.


17/03/05, 08:37:33: Andre - IP : 200.232.12****
    Olha que legal um dos comentarios ai abaixo, onde o cara é DBA em Sql Server e tem plena conciencia que o oracle é muito melhor, mas que muitos só usam sql server por causa de custos. Vamos ver um produto que é muito, mas mil vezes superior ao microsoft, é na parte de correrio eletronico exchange x lotus notes. Exchange muito usado, pq é muito mais barato que lotus notes, pq, exchange é bom só que não chega aos pés do Lotus, e quem ja trabalhou com os dois sabe do que eu to falando, só que o lotus é muito mais caro pq é melhor. ex: segurança lotus notes muito mais recursos, recuperação de base de dados(caixa de email do usuario) Lotus recupera individual de um unico usuario e no mesmo server, exchange tem que voltar de varios usuario ao mesmo tempo(base com varias caixas) e precisa ter um servidor a parte para fazer isso.


17/03/05, 08:21:06: andre - IP : 200.232.12****
    Vi uma postagem aqui que me chamou a atenção, a do Datenation. Caro amigo, não ha mal nenhum em vender software, que é o que a Microsoft faz e muitas outras tb, só que a microsoft te vende marketing e promessas, pois seus softwares são cheios de bugs e falhas, ai ela deixa eles 3 anos no mercado e corrige algumas coisas, ai ela lança uma nova versao e promete que foi todo corrigido que é isso que é aquilo, vendendo marketing novamente, vc migra, paga outra licença de upgrade a microsoft enche seu bolso de dinheiro, e o que aconetec o software so mudou a cara(interface) corrigiu alguns probleminha e colocou mais um trilhao de problemas para em 3 anos ela lancar outra versao e vc comprar pq nao aguenta mais os erros. Quanto a questao dos gerentes ser loucos por escolher esta plataforma, não é questao de ser louco e sim de falta de opção mais barata, pois opção tem, UNIX, Oracle e outros, so que muito mais caros que microsoft (windows 2000, sql server, etc..), pq sao mais caros, pq funcionam coisa que a microsoft nao funciona, e agora a microsoft tem um concorrente a altura que é pior ainda em algunjs aspectos e muito melhor em outros, e o melhor é tudo livre!!!

17/03/05, 01:06:46: Paulo Antonio Gomes pantoniogomes@uol.com.br - IP : 201.1.8****
    A Microsoft sem duvida vai continuar definindo o mercado se Sistemas Operacionais par Servidores e estações, existe a solução livre que é o Linux mas ele não vai despontar como um sistemas operacional para estação, o usuário esta acostumado com Microsoft usa na empresa e usa na casa dele e simples e fácil de assimilar. Sou contra o software livre, acho que uma empresa que investe alto em desenvolvimento para ter um ótimo produto no mercado, merece sua fatia de volta, se hoje a Microsoft domina e está continua a crescer, pois bem ou todo o mundo que trabalha com tecnologia não entende nada ou a Microsoft realmente tem um ótimo software, afinal porque o mundo adotaria softwares de baixa qualidade, por tanto tempo ? A Microsoft vai continuar dominando o mercado, isso vai demandar mais profissionais Certificados MCSA MCSE MCDA MCSD e etc. Fora a Microsoft, há muitos outros sistemas e softwares ótimos, sem duvidas, Banco de Dados Oracle e indiscutível, da mesma forma que o Unix também continua muito utilizado, mesmo que há poucos anos muitos apostassem que ele iria acabar. Que a Microsoft continue crescendo no mercado e dominando.

17/03/05, 00:35:10: Cristiano Joaquim cristiano.joaquim@uol.com.br - IP : 201.1.39****
    Hoje vejo que o universo da Informática, vem se difundindo em diversos setores. Mas relacionando a TI e vendo a Microsoft, analiso que em Alguns setores, ela vem perdendo crédito. Exemplos podemos dizer com Servidores de E-mail e Internet, onde LINUX está se superando em relação ao Exchange da Microsoft. Banco de Dados, o ORACLE, que apesar de também ser uma idéia a ser paga, já deixa o SQL Server da Microsoft para trás, assim também como o FIREBIRD, que vem crescendo cada vez mais, onde imagino que possa até a se igualar com o ORACLE. Em relação ao Office, creio que ainda não surgiu uma ferramenta a se adequar e derruba-lo. Na parte de desenvolvimento, trabalhar com a Suite .MS Visual Studio Net, mudou um pouco com o aperfeiçoamento do VB,C# e ASP, mas vejo também que o DELPHI vem crescendo bastante, e eu particularmente estou optando a trabalhar com ele. Enfim, vejo que realmente a Microsoft tem de ampliar mais a idéia de TI para seu plano de ação, senão, "outros" irão comer as beiradas do bolo.

16/03/05, 19:22:16: Datenation - IP : 201.1.199****
    Li varios comentarios sobre a comunidade linux, etc... não sou contra nem a favor de nenhum dos 2, mas será que compensa falar mal da Microsoft só porque é a Microsoft ? ou ainda, só porque ela vende software ? que mal há nisso ? será que tudo que é da Microsoft é tão ruim assim ? Já que é assim, acredito que os Diretores e gerentes que optam pela plataforma Microsoft, devem estar loucos e que não merecem estar nos respectivos cargos.... ACREDITO QUE AMBAS AS PLATAFORMAS IRÃO COEXISTIR MUITO BEM !!!

16/03/05, 16:39:52: leonardo leos@globo.com - IP : 201.13.31****
    acho que sim, mais emn relaçao aos seus produtos ela ainda esta pecando muito todos os softwares que uso dela tem concorentes superiores, digo isto pois trabalho com softwares, vejo que ela vai investir mais em ti por que é onde se pode ganhar mais no brasil.

16/03/05, 15:19:02: Leandro navarro_pg@hotmail.com - IP : 200.210.168****
    Bom, só posso opinar na minha área, com o que efetivamente trabalho. Tem cara aqui opinando em áreas que nunca trabalhou, só pelo o que ele lê por aí na net. Sou DBA SQL Server, não defendo, ainda acho o ORACLE bem superior, ainda não tenho domínio sobre ele porque não tenho tempo nem servidor disponível. A Microsoft promete muitos investimentos nessa área e na empresa que trabalho, pelo pouco volume de dados, o Gerente de TI nem sonha em mudar pra ORACLE justificando custo/benefício... Administro 20 Gb de dados vitais pra empresa, não justifica a fortuna e o treinamento que o ORACLE exige. Vou aprender ORACLE para trabalhar em outro lugar. Mas em BD e ERP a MS vem comendo forte pelas beiradas.

16/03/05, 15:08:21: marcelo mar.lopes@gmail.com - IP : 201.5.84****
    Também citando o Glauco, o problema da MS ta ai mesmo, enquanto ela paga uma equipe inteira pra "estudar" a piscologia do usuário(quem trabalha ou ja trabalhou com usuário deve ta rindo nesse momento, rs) nós do mundo OpenSource realizamos com uma simples pessoa ou melhor , milhares de milhares de simples pessoas, muitas nem com a maioridade completa! :)

    A M$ ta mais com cara de consultoria, aquela que vem com o $$$ pra se apropriar do que é bom(feito por outros claro, pois diga-se de passagem a M$ não possui nenhum produto de qualidade totalmente desenvolvido por ela, mesmo o office, todos são adaptações de coisas que boas que ja faziam sucesso, mas manda quem tem $), e geralmente pagar pouco, cobrar muito em troca, fora outras coisas que nem mesmo vale a pena citar pois não seri resposta pra pergunta acima mas não me contive e tive que responder isso.


16/03/05, 15:02:20: Janks janks368-navega@yahoo.com.br - IP : 200.183.65****
    É isso aí Estevam. Que espírito esportivo, hein ???

16/03/05, 14:17:53: Andre - IP : 200.232.12****
    Começa pela msg de baixo.

    Eu já trabalhei muito com MS e ainda trabalho, mas estou voltado hoje para software livre, e concordo e discordo de alguns pontos falado pelo Glauco.. Quanto ao desktop linux ele tem muitas coisas a melhorar ainda em termos de facilidade para os usuários, em termos de servidores só tem a ganhar da microsoft. Olhe pelo lado bom, Linux qualquer um pode ajudar a melhorar e criar coisas novas e isso ta fazendo crescer, Ms não, somente a microsoft corrige, etc e tal quando ela quer e quando a equipe de marketing dela diz que é a hora, e o pior ela sabe onde esta todas as falhas so que não corrige pq?? pq se fizer uma versao de windows super estavel, vc acha que ela vai conseguir vender uma versao nova que ela desenvolver, vender novas licenças. com certeza não ou vai vender muito pouco, para aquele que gosta de mudar o visual do seu ambiente grafico, que é o que a microsoft sabe fazer, e deixar o So cheio de bugs e falhas Chega de MS, Viva o Software Livre.


16/03/05, 14:17:25: Andre - IP : 200.232.12****
    É duro entrar nestes foruns e ver comentários que pessoas que nem sabem ler e enterpretar a pergunta do forum. A pergunta é se a MS vai AMPLIAR seu dominio no mercado de TI, e nao se ela vai dominar, e quando se fala em dominar ela hoje só domina o mercado de So e Office, os demais não(veja estamso falando em TI e não em sistema operacional e office, ou linguagem de programação, inclui nesta palavra TI muitas outras areas, como ERP que ela não domina, BD que ela nao domina, etc.. etc..) Quanto a pergunta: Eu acredito que ela possa ampliar sua participação no mercado dentro de algumas areas com aquisições de empresas de ERP , CRM e outras para oferecer ao mercado isso, e que em outras areas sua participação vai diminuir e muito com a força que o software livre esta ganhando, não me refiro somente a Linux mas sim a outros softwares tb. continua.....

16/03/05, 13:58:18: Estevam carlos@joca.com.br - IP : 200.177.24****
    Não, o Linux vai comprar a MICROSOFT.

16/03/05, 00:07:44: Glauco Corral nospam_glauco.corral@gmail.com - IP : 201.1.62****
    Sim, é óbvio! A MS não possui concorrente à altura nos seus principais produtos (Windows e Office). Conheci o Linux e inclusive o uso, mas para aplicações específicas. Como workstation, eu diria que é um sistema "mambembe", e deixa muito a desejar, infelizmente. Os usuários mais "radicais" de Linux ficam pra morrer quando digo isto, imaginando que eu defendo a MS. Não é isso... A MS tem inúmeras equipes, e algumas delas estudam até psicologia de usuário para indicar qual botão, de que cor, o que estará escrito nele e sua localização num formulário! Tudo para que o usuário se sinta confortável e seguro. O Linux tem potencial para ser um ótimo sistema, claro. Mas ainda "engatinha" perto do Windows. Quantos de vocês já conseguiram instalar um programa no Windows? E quantos conseguiram instalar algo no Linux?? Sempre vc precisa outra coisa para satisfazer as dependências do programa, que pede outra, que pede outra... Várias vezes eu, de tanto correr atrás das dependências, esqueci o que eu estava mesmo querendo instalar!! Tenho certeza de que com muitos de vocês já tenha ocorrido o mesmo. De qualquer forma, torço muito para que as empresas de distribuições Linux encarem pra valer o desafio de "pegar o Windows pelo rabo"!! Espero que isso não leve muito tempo pra acontecer. Um abraço a todos da lista!

    Glauco.


15/03/05, 22:08:45: Lucy lucyinacio@gmail.com - IP : 200.30.208****
    Creio que a Microsoft vai continuar mandando no mercado, mas pessoalmente prefiro investir minhas fichas em outras tecnologias, como por exemplo Java e mesmo mainframe. Nestas áreas existem falta de profissionais e não sobrando como ocorre com as tecnologias Microsoft. Ferramentas Microsoft estão virando carne de vaca, qualquer usuário que faz alguma coisa em access já se considera um expert. Manda ele fazer uma aplicação em Java, um programa Cobol, ou mexer no Linux...

15/03/05, 20:25:23: vai vai@vai.vai - IP : 200.171.101****
    VAI

15/03/05, 18:36:30: Janks janks368-navega@yahoo.com.br - IP : 200.183.65****
    Pessoal, muito cuidado com a inevitável comparação MS x Linux. O Lunix ainda não domina nada. É apenas uma forte tendência, mas ainda perde feio para a MS. A proporção em servers - por exemplo - é de 70% para a MS para 30% Linux. O predomínio, confiança, imagem, contratos firmados e suporte ainda é o que determina se uma empresa domina um mercado. Vejam somente publicações confiáveis sobre o assunto para estas estatísticas e sem romantismo, por favor. O Linux dá a sensação de liberdade, mas ainda é não "pegou". A MS é a vilã de IT, mas ainda tem know-how para manter-se na fr. O Linux dá a sensação de liberdade, mas ainda é insipiente. A MS é

15/03/05, 18:19:17: Alexandre - IP : 200.225.206****
    Sim, a microsoft com os investimentos que faz, e com o poder de manipulação que tem, terá uma grande fatia do mercado. Mas acredito que semprea averá espaço pra outras. E podem ter certeza, tudo que surgir no mercado que ameace a microsoft, ela fará uma versão pra ela. Quem tem dinheiro e visão é assim.

15/03/05, 16:49:37: Paulo Gomes - IP : 200.30.249****
    Eu gostaria que o monopolio acabasse é que novas empresas sugissem para trazer inovação na área de informática.

    Na pratica, entretanto, acho que a Microsoft vai continuar crescendo, chegou num ponto em que não dá mais para parar. Provavelmente o proximo passo sera a aquisição de uma ou duas grandes empresas de ERP.

    Profissionalmente procuro me manter atualizado nos softwares da microsoft, pois acho que este mercado sempre tera mais oportunidades. É claro que vai haver espaço para quem quer trabalhar em nichos, como por exemplo Linux, mas não esperem que este mercado cresça muito. Para quem duvida veja os foruns da apinfo de 6, 7 anos atrás, algumas ferramentas que seriam promessas para o futuro existem desde aquela época. Parece o Brasil sempre na expectativa de acontecer um grande crescimento, que nunca vem ...


15/03/05, 16:34:08: Paulo André pandre@uol.com.br - IP : 200.171.9****
    domínio de sql server, vb e asp... que pesadelo será isso

15/03/05, 15:15:46: Ronaldo ronaldo.luis@gmail.com - IP : 200.101.76****
    A microsoft e o seu ruindows, ja era literalmente, nos proximos anos vamos viver em um mundo cada vez mais livre, mais linux. Talvez a microsoft sobreviva vendendo solucoes enbebed, para celulares ou palm, entre outros dispositivos moveis. No servidor o LINUX ja e 60% do mercado mundial, no desktop menos de 15%, mas isto esta mudando rapidamente. Fora Bill gates, viva o linux


15/03/05, 13:23:00: Fabio - IP : 200.196.2****
    Mais do que já domina ???

15/03/05, 11:53:41: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.1.205****
    Pergunta tendenciosa....

    acho q a plataforma Java e suas derivações (J2EE, Java Beans, JSP) já estão dando um banho de qualidade nos desenvolvimentos realizados com plataforma MS (leia-se .NET) ... pode ser q a Microsoft amplie o mercado... mas não com ferramentas para desenvolvedores.... existem grandes multinacionais (bancos, telecom) adotando a plataforma Java como padrão...


15/03/05, 11:33:47: João Daniel daniel_joao_At_hotmail_dot_com - IP : 200.182.214****
    Uma coisa interessante é que a Microsoft, com a visão de mercado que tem, passou a investir em soluções de ERP e CRM com a compra de dois "players" destes mercados, sendo um na Europa e outro nos EUA. Não se assutem se a Microsoft fizer um "takeover" agressivo sobre a SAP para polarizar o mercado de ERP com a Oracle.

15/03/05, 10:28:42: Carlos carlos@duall.com.br - IP : 200.171.38****
    A cada ano a Microsoft esta se superando, esta investindo muito em tecnologia de ponta, veja o desenvolvimento em .NET, não conheço nada igual. o Windows 2003, realmente superou as expectativas e isso é só a ponta o iceberg, ainda tem muita coisa que estão desenvolvendo e criando. muitas vezes falamos que custa caro os seus produtos, mas eles trazem um beneficio que nenhum outro tras, veja o Office 2003, ele por si só, supera todos os pacotes de escritório e ainda dá pra desenvolver aplicativos em VBA, realmente o dominio é inevitavel.

    Mas deve existir uma concorrência, deve sim surgir novas empresas e softwares, veja o Internet Explorer, ficou parado por anos sem novidades, após o aparecimento de Fox a microsoft começou a mexer nele.

    Caso não exista a concorrência não existirá tecnologias de ponta, pois muitas empresas se acomodam, como a Lotus, era para ser lider em pacotes para escritório, parou no tempo e o Office surgiu superando em recursos e tecnologia.


15/03/05, 10:03:30: Willians Teixeira - IP : 200.30.203****
    Gostanto ou não a Microsoft vai continuar dominando a área. O domínio do sistema operacional esta migrando para a área de banco de dados, SQL Server, linguagens de programação Visual Basic .net , ASP e etc. O pacote office então, nem se fala.

    Discutir o dominio da Microsoft é o mesmo que discutir se o Inglês sera ou não a lingua oficial entre os povos. A realidade já se antecipou a discussão e ele já virou padrão de fato.



Anteriores:

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?