APinfo - Forum

Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

Sugerido por : Camila/Lais/Tadeu


16/05/05, 07:43:03: Nuno Miguel Chiu nunoski2004@yahoo.com.br - IP : 200.226.15****
    Para empresas isto dificilmente dá certo, tanto nos países da América do Norte, América Central e América do Sul, tem este conceito de disputa de departamentos,setores,promoções,vagas por alta hierarquias,trabalho em equipe só em filosofia,comunicação tumultuada,egoísmo,QI,sistema zero,cada dia entupimos com dados inescrepantes sem transformar em informações. Aí pergunto quais as informações técnicas são trocadas em empresas.Porquê a SAP e BAYER deram certo e nós não.Tudo isto tem de ser revisto e mudado. As pessoas brasileiras agem assim, a famosa panelinha,puxar o tapete, estabelecer metas e objetivos sem pensar no coletivo. Vai ver se no Japão isto acontece,Alemanha.Perdemos o rumo. A situação está precária para todos, mas se estas empresas não unir e trabalhar em equipe, quem sai perdendo são todos da população.Os governantes, são um espelho nosso de uma cultura falida,onde o usufruto para qualquer,é o bem pessoal e não comunitário ou de uma nação. Brasil cada dia tende afundar e mais,pergunto a todos se por trás de uma informação técnica não há um interesse?????

16/05/05, 00:54:34: Mister X x.x@x - IP : 200.226.34****
    Acho compartilhar conhecimento uma ótima coisa, pois se o mundo as pessoas se ajudassem mais, teriamos um mundo muito melhor e mais evoluido, mas o problema é que nem todos pensam assim e alguns se aproveitam dos conhecimentos passados para uasr como arma contra nós ou não os utiliza de maneira correta, infelizmente o conhecimento é usado como uma arma dominadora, nunca ninguem se perguntou, pq não criamos uma linguagem aqui no Brasil, pq temos que comprar tecnologias carissimas lá do EUA, será que somos todos burros ou pq nós naum temos investimentos? Os programadores americanos nos acham péssimos programadores, mas eu acho que nós programadores brasileiros somos sim, muito inteligentes, pq com nossos recursos escassos ainda fazemos as coisas funcionar.

15/05/05, 23:44:55: nao vou@falar - IP : 201.1.192****
    Nao acho que valha a pena compartilhar conhecimentos, apenas o basico do basico, nao por causas dos integrantes tecnicos de TI, mas sim pelas chefias e consultorias que resolvem "sugar" o conhecimento de um e repassar para Junior para pagar um salario mais baixo! Digo isso por que ja aconteceu comigo!!

15/05/05, 15:44:44: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.158.58****
    As discussões do fórum não tem o objetivo de ser oito ou ontenta. Refletindo sobre o assunto o que podemos tirar são boas práticas. É claro que se quem recebeu um conhecimento utilizá-lo direta ou indiretamente para prejudicar quem forneceu, não ficaremos felizes. Mas, no geral, compartilhar conhecimento é uma realidade e uma necessidade. Mesmo os super-mega-ultra formados/certificados talvez venham a trabalhar com profissionais tão bons ou melhores quanto eles e tenham que efetivamente "trabalhar em equipe". Nenhuma gerência TI admite uma equipe onde especialistas ficam "escondendo o ouro". Se um banco de dados parou de cair, se um servidor subiu de performance, as empresas (clientes e fornecedores) exigem saber porque ocorreu, e pagam por isso. É um choque de cultura, porque existe o pensamento do "se eu passar a informação, vão poder me substituir".

15/05/05, 12:49:24: Rodrigo limaferreira@zipmail.com.br - IP : 200.217.2****
    Esse assunto de compartilhar conhecimento é muito relativo.Principalmente no mundo SAP.O mundo da consultoria SAP esta dividido em 2 grandes grupos , os consultores SENIORES e os outros rararsrsrs. Na maioria dos projetos por onde passei e colhendo informações de amigos , os consultores SENIORES querem que os JUNIORES se danem. O problema é que eles esqueceram que já foram JUNIORES um dia.A figura dos sombras esta cada vez mais escassa tornando inviável a possibilidade de você adquirir conhecimentos técnicos de configuração e parametrização do sistema.Infelizmente esta é a realidade.Eu ajudo os outros dentro das minhas possibilidades , eu de fato passo o que eu sei , mas a grande maioria não pensa assim e cada um por si e deus por todos.

    A REALIDADE É NUA E CRUA rararsrsrsrrsrs na opinião desses "SENIORES" como disse a torcida do Vasco quando ganhou do Palmeiras dentro do Parque Antarctica (A torcida do Vasco disse "Vice é o CAR#$@&" = "Compartilhar conhecimento é o CAR#$@&


14/05/05, 11:26:43: Vitor L Coelho vitorcoelho@ig.com.br - IP : 201.14.16****
    Concordo com alguns colegas aqui - devemos compartilhar anzóis, não os peixes. Mas, no balanço geral, acho produtiva a troca de informações entre profissionais.

13/05/05, 15:41:04: Isaac Duhor isaac_duhor@yahoo.com.br - IP : 192.85.****
    Embora este não seja o meu pensamento, já perceberam que as pessoas só querem direitos iguais quando elas estão ABAIXO da média?

    Ora, claro que as pessoas que não detém o conhecimento (a maioria) gostariam que todo o conhecimento fosse compartilhado e de graça.

    Também é lógico que por mais que vc saiba MUITO, sempre existe novas coisas a aprender, pois o conhecimento na área tecnológica é tão vasto, que é impossível alguém dominar tudo.

    Mas veja só: um DBA Oracle, super sinistro, ganha rios de $$$ e possui até a certificação OCM (topo de linha da Oracle)... Qual o benefício que ele vai ter compartilhando o seu conhecimento? Só se for caridade ou obrigação por parte da empresa!

    Sempre tiro dúvidas e ajudo as outras pessoas a aprender. Mas sempre tomando o cuidado de não revelar TUDO o que sei e fazer o trabalho dos outros!


13/05/05, 01:00:16: marcia fabricante ranaa-tb@hotmail.com - IP : 200.226.11****
    com toda certeza, a troca de informações ao contrario do que se acreditava ate pouco tempo, hoje é fundamental para o sucesso de uma organização.

13/05/05, 00:16:08: GuiLhErMe® gui_cps@hotmail.com - IP : 201.12.13****
    Sei lá.., acho que depende da pessoa, tem muita gente que quer apenas te sugar, e naum compartilhar.....

12/05/05, 17:37:17: Marcelo marc_sm2003@yahoo.com.br - IP : 200.144.39****
    A resposta é: depende. Muito do que eu aprendo consigo na internet e em livros. Só é preciso paciência e dedicação para encontrar as informações na grande rede mundial. Acontece que há muitos preguiçosos por aí, que só querem saber de receita de bolo mesmo, como alguns já colocaram neste fórum. Para esses aí nem dá vontade de compartilhar conhecimento. Tenho o maior prazer em compartilhar o que sei com pessoas que também gostam de compartilhar idéias. É difícil por exemplo pagar um curso de uns 3 mil reais e depois sair por aí distribuindo para todo mundo o que foi aprendido. É verdade que às vezes dá uma tremenda vontade de fazer isso, devido ao preço exorbitante de alguns cursos e que, em alguns casos, após terminar de fazê-los, vem um arrependimento terrível por ter gasto toda uma grana num curso cujo aprendizado foi insatisfatório.

12/05/05, 07:51:41: Aprendiz Aprendiz@aprendiz.com.br - IP : 200.251.234****
    Olá turma do bem!!!!

    Li várias mensagens postadas nesse fórum e vi que todo mundo, até o momento pensa igual:"Devemos compartilhar conhecimentos". Pena que nem todo mundo pensa assim! Por exemplo, quem consegue material de R/3 com facilidade? Por que essa comunidade de R/3 é tão fechada? Isso pode ser mudado com o tema abordado por esse fórum!!! Então turma compartilhe, o conhecimento é como o vento, você não pode retê-lo, ele tem que viajar, avançar, atravessar fronteiras........ E ao passar o conhecimento, você pode de repente descobrir que determinado item você não dominava tanto quanto imaginava, ai, você terá oportunidade de aprimorar-se mais. Que isso seja a nossa prática diária, compartilhar!!!



12/05/05, 04:30:51: Anônimo anonymous@anonymous.com - IP : 200.123.9****
    Sim, pois o melhor exemplo disto é o projeto GNU/Linux.

11/05/05, 22:50:35: Tapioca tapioca@ig.com.br - IP : 200.161.1****
    Vale a pena fazer um site legal com respostas pra problemas técnicos, é uma ótima maneira de divulgar a sua capacidade técnica.

    Acho que o mesmo vale para o ambiente de trabalho. Quando vc passa conhecimento de forma coerente, começa a ser tido como referência dentro da equipe e isso pode ser bom profissionalmente.

    Mas é importante que isso seja feito sempre na frente dos seus pares, de preferência chefes, nunca para uma só pessoa, porque já aconteceu de roubarem as minhas idéias e não me darem os créditos e isso é revoltante. É claro, é preciso se valorizar e saber para quem está passando seus conhecimentos.


11/05/05, 20:51:56: Marcela Biscate marcellafuzatti@pop.com.br - IP : 200.182.74****
    Eu acredito que o conhecimento deve ser compartilhado sim. O que não pode acontecer é cobrar pouco por ele qdo vc vai trabalhar.

11/05/05, 16:51:20: Thiago Francisco Dias thiago@london.com - IP : 200.207.3****
    Compartilho o conhecimento de Cisco a mais de um ano no imasters pois quando precisei de uma informação para um projeto não encontrei em português e somente uma referência na Internet inteira.

    Isto serviu de motivação para semanalmente escrever material sobre Cisco pois um colega questionou-me porque não escrever matérias e compartilhar o conhecimento com os outros profissionais.

    Não compartilho de todos os ideais do pessoal do software livre e não ganho dinheiro com isto e nem utilizo como referência no meu currículo. Ao mesmo tempo que o profissional deve compartilhar o que sabe, ele deve possuir um senso de discernimento para saber a hora de dizer e a hora de cobrar.

    Que o bom senso impere em nossas vidas.


11/05/05, 16:08:20: Andre andre.viana@linuxmail.org - IP : 200.201.1****
    O que é o software livre? Código aberto? Não é exatamente compartilhar conhecimentos técnicos? A pessoa que não gosta de compartilhar é porque é insegura. Quem compartilha também recebe informação, passa a ser uma troca de informação. Se todos deixassem de compartilhar não existiriam professores, livros, manuais, how-to, etc... Como a pessoa que não quer compartilhar aprendeu?

11/05/05, 13:35:36: José Roberto jrmarque@terra.com.br - IP : 200.177.5****
    Claro que vale ! Sou desenvolvedor de sistemas há 17 anos e uma das coisas que mais me ajudou a crescer como profissional foi o "Trocar figurinhas".

11/05/05, 13:11:57: OCompartilhador xx@yy - IP : 200.194.21****
    Sempre compartilhei todas as informações que tinha , por isso, acho que agora , alguem pode me ajudar: Preciso de uma apostila ABAP, urgente, alguem pode enviar para mim (junto com os programas exemplos de preferência).

11/05/05, 12:02:16: Marcos - IP : 201.7.5****
    Compartilhar conhecimentos técnicos dependo do ponto de vista, se for para pessoa da mesma empresa sou contra porque você pagou para adquirir este conhecimento tanto em dinheiro como em tempo e nisto esta estaria tirando vantagens recebendo os créditos a si mesma e não para que passou o ensinamento.

    Agora sou a favor de compartilhar conhecimento técnicos numa sala de treinamento de uma instituição de ensino ou num fórum onde todos buscam a informação referente ao problema encontrado numa determinada tecnologia.

    Lembre-se que o conhecimento é a sua fonte de vida porque ninguém pode tira-la e quem tem a informação tem o poder de comandar o mundo.

    Nunca dê toda a informação para quem está aprendendo, faça o pensar, pesquisar em alternativas, faça o aprender a utilizar todos os meios de comunicação como por exemplo a internet, muitas pessoas por preguiça se apoiam aos trouxas que adoram resolver problemas do próximo.


11/05/05, 11:53:30: opiniao opiniao@ponto.com - IP : 200.171.93****
    O sucesso da Internet afirma esta premissa, nega-la é estar fora da realidade.


11/05/05, 07:36:42: Tavares - IP : 200.22.236****
    Muitos profissionais compartilham conhecimento apenas para provar que são os bons, são superiores, principalmente aos usuários. É pura vaidade. É como aquelas comunidades de Hackers, onde um quer provar que sabe mais que o outro. Não tem sentido gastar uma grana em faculdade, pos-graduação, certificações e etc, para depois sair entregando tudo de bandeja. Os profissionais de TI são os primeiros a não se valorizar e depois reclamam dos salários da exploração e etc. Em alguns casos é valido ensinar e ajudar os outros, mas não da forma abrangente que alguns colocaram aqui no forum.

11/05/05, 00:08:16: Kaiya - IP : 200.201.16****
    Sim,, Pois além de consolidarmos nosso conhecimento, podemos fazer uma autocrítica do que precisamos melhorar/aperfeiçoar. No entanto, temos que considerar o interesse do mentorado. Como? Acredito que informar/fornecer fontes de estudos e depois tirar as dúvidas seja o melhor caminho. Foi assim que eu aprendi,, correndo atrás de livros, sites, etc... e o q não conseguia achar a resposta perguntava para alguém confiável, logo tem pessoas que não sabem e acabam explicam errado como se soubessem. Ler, pesquisar e tentar aprender sozinho, acabará virando um costume necessário, e será bom treinar desde cedo!

10/05/05, 20:14:33: Vinicius Fernandes viniprimon@hotmail.com - IP : 200.179.186****
    Sou a favor !!! Mas....

    Não importa se vc divulgue ou não seus conhecimentos e informações tecnicas, depende muito se o outro lado vai entende-las e saber como usar esses conhecimentos e de que forma aplicar !!! Senão voce pode se tornar o motivo de não funcionar !!!!

    Abraços...


10/05/05, 19:51:03: Riva geramoreira@bol.com.br - IP : 200.151.10****
    É muito importante a troca de experiências e conhecimentos. O profissional inteligente é aquele que sabe aprender e ensinar, só que deve-se ensinar aquilo que o amigo deseja aprender, além do mais ninguem aprende algo sozinho, principalmente quando o tema é TI.

10/05/05, 19:00:50: Daniel Cristian antispam@<nodomain.com> - IP : 200.232.181****
    Deixar de compartilhar o conhecimento ou até mesmo criar um sistema amarrado, fechado e incapaz de integrar com outros sistemas, será a morte de muitos profissionalmente. Compartilhem não somente o conhecimento, lutemos por especificações abertas de software.

10/05/05, 17:10:53: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.1****
    Sim, vale a pena. O princípio do código aberto é o compartilhamento de informação e de tecnologia. Não adianta ficar guardando "no cofre" aquela linha de comando secreta que só vc sabe. Informação está a disposição de qualquer um. Basta 1 hora de Google. Saber usar a informação, transformando em conhecimento útil (e às vezes rentável), aí sim entra a criatividade e competência de cada um. E, para os mais individualistas, acho que até a imagem de alguém que divide o que sabe para ajudar a resolver os problemas é mais valorizado do que aquele cara tipo "caixa preta" que entra, roda o script, diz q "agora está funcionando" e depois vai embora. Outra coisa : hoje os clientes não aceitam mais explicações do tipo "caixa preta", "o sistema é assim", etc. Se o negócio não funciona, então escreve um documento técnico formalizando porque não funciona.

10/05/05, 16:29:25: Max lopesjob@yahoo.com.br - IP : 200.161.20****
    Temos que tomar cuidado com certos "profissionais", o tipo mercenário que passa por cima até da mãe, e o tipo cego, ou melhor, ignorante que pensa que sabe alguma coisa. Estamos aqui para nos ajudar uns aos outros e não para criar mais divisão dentro da categoria, certas pessoas tem que cair em si.

10/05/05, 15:42:56: Fabiano foliveir@gmail.com - IP : 200.250.1****
    Também concordo com o Sr. Max, principalmente que no âmbito da tecnologia da informação não há e nem tem condições de nós termos conhecimentos de todas as tecnologias disponíveis, e com o surgimento de uma variedade a cada dia.

10/05/05, 13:32:37: shim sb_shim@hotmail.com - IP : 200.173.123****
    Pagando bem eu compartilho sem problemas.

10/05/05, 12:49:18: Lincoln spacestation@uol.com.br - IP : 200.212.6****
    Concordo plenamente com o Sr. Max, há necessidade de nos ajudarmos. O mercado nos imprime uma filosofia cada vez mais competitiva e individualista, nos impondo lemas como: "cada um por si..", ou "cada um com seus problemas..". Não sabemos sobre o dia de amanhã, e como diz o ditado popular:- "uma mão lava outra".

10/05/05, 11:28:50: Anderson sartori@bitcom.com.br - IP : 200.175.10****
    A informatica e uma area que necessita que o conhecimento seja compartilhado, pois nessa rede de compartilhamento surgem novas ideias que impulsionam o trabalho de TI.

10/05/05, 10:47:41: Max lopesjob@yahoo.com.br - IP : 200.161.20****
    É muito importante que profissionais compartilhem seus conhecimentos, normalmente ensinamos só o que nos perguntam, principalmente nesta época que cada um só olha para o próprio umbigo. É evidente e incontestavel que os salários e as formas de contratações estão se tornando cada dia piores. Os profissionais devem se ajudar e se organizar de forma que a categoria torne-se mais fortalecida.

9/05/05, 21:40:06: Andre Cucatti andrecucatti@yahoo.com.br - IP : 201.12.134****
    Acho que a troca de informações é muito importante e ajuda a todos, principalmente com seus companheiros de trabalho. Trocar informações não significa entregar tudo mastigado ou fazer o trabalho por outra pessoa. Muitas pessoas acham que segurando informações estão garantindo seus empregos acho que isso leva a um ambiente de trabalho ruim, e somente compartinhamos informações com quem faz o mesmo. Acho que todos ganhamos com a troca de informações. Haja vista que vários procuramos a soluções para vários problemas na internet.

9/05/05, 21:12:47: Luca - IP : 200.168.162****
    Conhecimentos de informática valem por muito pouco tempo. Melhor compartilhar enquanto valem alguma coisa e pelo menos ganhar promoção pessoal. Por exemplo: Struts, alguém aí falou nele. Acho que conhecimentos acumulados com Struts já estão com prazo de validade vencido.

9/05/05, 17:54:46: Rodrigo GM - IP : 200.98.42****
    Acho o seguinte: só ensino de graça se for pros amigos. Se houver troca de informação com outras pessoas tudo bem também. Se for pra ensinar de graça pras pessoas que não conheço só pra mostrar o que sei... TÔ FORA!!! Todos os cursos que fiz não foram baratos, então não vou ficar ensinando pra todo mundo. Só que tem uma coisa: já ensinei várias pessoas nos Fóruns, porque também aprendo muitas coisas lá... []'s a todos.


9/05/05, 17:12:45: Diego Doi diego.doi@gmail.com - IP : 201.13.86****
    Depende muito do caso.

    Se for em empresa ou em um curso, dependendo da situação compensa, mas, precisamos levar em conta que um determinado tipo de conhecimento traz uma bonificação para você, ai não compensa compartilhar, pois ai vc sairá no preju!


9/05/05, 15:51:40: Douglas ds_paxeco@ig.com.br - IP : 200.187.133****
    Sim.

9/05/05, 15:49:26: Eu aaa@aaa.com.br - IP : 200.162.114****
    Acho que é muito importante compartilhar informações de qualquer tipo, com certeza isso não prejudica ninguém, muito pelo contrário faz uma equipe crescer e se desenvolver com o conhecimento adquirido. Lembre-se, o que você sabe é a única coisa que ninguém pode roubar, então porque se preocupar,conhecimentos adquiridos não tem nada a ver com competência, método de trabalho, liderança ou sucesso profissional...estes ítens são relacionados a caráter, conduta, disciplina e ética. Espero que reflitam sobre isso.

9/05/05, 14:56:33: Alexandre - IP : 200.152.203****
    Concordo com o helio em partes... Concordo que devemos dar o caminho das pedras. Com relação a ensinar tudo acho que tem que variar de acordo com o nível de INTERESSE de quem está precisando. Dependendo do nível do profissional, ele nem sabe onde procurar e qdo acha, não consegue entender...

9/05/05, 14:29:24: Helio helio_spw@otmail.com - IP : 200.181.1****
    Acho que dentro de uma empresa tem que haver troca de informações. Mas não me acho obrigado, e acho até errado ensinar tudo, tem que se dar um caminho. Pois existem muitos acomodados que esperam tudo prontinho. Acho que a forma de compartinhar é, vc dá uma mãozinha, o resto tem que ser por conta própria.

9/05/05, 13:59:25: Dorivaldo confidencial@dorivaldo.com.br - IP : 200.152.203****
    Na minha opinião o compartilhamento de conhecimento entre profissionais da area é muito util pois com o compartilhamento de conhecimento que nos ajuda a obter um maior conhecimento devido a discussões sobre um determinado assunto que surgiu de uma informação compartilhada entre profissionais da área que desejavam compartilhar essas informações junto com todos sem pensar na sonegação de informação que não leva a nada pois compartilhar informação na minha opinião é muito útil que o compartilhamento entre o conhecimento mais o dialogo geram uma informação que ao ser compartilhada nos ajuda a chegar a um ponto X que foi fruto do compartilhamento da informação.

    Essa é a minha opinião, espero que vcs concordem...


9/05/05, 13:09:45: Mario mvenditi@hotmail.com - IP : 200.153.192****
    Eu sempre compartilhei conhecimentos técnicos tanto com pessoal de TI quanto a classe usuária. Isto reforça nossos conhecimentos e cria uma rede de relacionamento importante. Uma mão lava a outra é o que diz o ditado. Além de gratificante vc pode precisar disto no futuro. Bons profissionais não temem a concorrência. O aprendizado contínuo é o seguredo para todos em TI e faz parte deste aprendizado, tirar dúvidas e travar conhecimentos e experiências, afinal a teoria na prática é outra. Já ajudei muito e fui ajudado. Portanto vcs que estão neste gás todo e fazendo o que gostam cocentrem-se em sís mesmos apenas para desenvolver suas outras habilidades não técnicas, como proatividade, dinamismo, espírito de grupo e liderança, pois isto será o diferencial para seu futuro. Afinal "caixas pretas", como dizemos a estes profissionais que seguram as informações para sí, não garantem emprego não... já ví muitas caixas pretas dançarem mesmo sendo praticamente insusbstituíveis. Diretores/Gerentes/Supervisoes não vêem isto com bons olhos no seu quadro pois não são conceitos de "team work". Se vc é bom e procura ser cada vez melhor, divida e isto será notado uma hora ou outra.

    Sucesso a todos...


9/05/05, 10:55:49: Thiago Ferreira Seinaum@naumfalo.com - IP : 200.161.55****
    Engraçado como são as coisas, eu em um projeto de um mes tive que aprender umas 5 ferramentas diferentes para levar uma proposta para um cliente, eu junto com mais 2 pessoas, corremos muito atras de informações, montamos uma estrutura, mas alguns detalhes do projeto estavam amarrandos e o tempo já estava em cima da hora, então pra resolver o problema o que eu tive que fazer, pagar uma hora de suporte telefonico, pra mim tirar as duvidas que eu tinha para poder acabar com os pequenos detalhes, engraçado que acabou ficando caro a informação por uma simples hora de suporte, de coisas assim: como resolvo tao problema de configuracao, e outros conselhos mais que foram me passados, conclusão, foi de grande avalia a informação, com essa hora resolvemos todas as pendencias e podemos enviar a proposta e concluir os serviços dentro desta, e ganhamos um puta cliente, pois mostramos confiança e segurança. Acho que a informação não esta ao alcance de todos no mundo TI, coisas muito caras estão sendo pagas por informações que o deselvolvedor deveria ter a obrigação de estar entregando livremente.

9/05/05, 10:35:59: Alexandre alexmc@click21.com.br - IP : 200.225.206****
    Primeiro, acredito que compartilhar informãções seja bem diferente de ensinar. Pra aprender alguma coisa, a pessoa precisa estudar. Se alguém nunca viu struts na vida, eu posso compartilhar informações que não adiantará nada se esta pessoa nao estudar. Acredito que se compartilhe informações com quem já conheça do assunto, e se troca experiências, práticas. E só com essa troca podemos crescer em um determinado assunto.

9/05/05, 10:20:27: Magda magda@uol.com.br - IP : 200.152.203****
    Na minha opinião o compartilhamento de conhecimento entre profissionais da area é muito util pois com o compartilhamento de conhecimento que nos ajuda a obter um maior conhecimento devido a discussões sobre um determinado assunto que surgiu de uma informação compartilhada entre profissionais da área que desejavam compartilhar essas informações junto com todos sem pensar na sonegação de informação que não leva a nada pois compartilhar informação na minha opinião é muito útil que o compartilhamento entre o conhecimento mais o dialogo geram uma informação que ao ser compartilhada nos ajuda a chegar a um ponto X que foi fruto do compartilhamento da informação.

    Essa é a minha opinião, espero que vcs concordem...


9/05/05, 09:38:20: Márcio Santos - IP : 201.1.192****
    Na verdade o q compartilhamos são apenas informações, porque o conhecimento cada um tem o seu, e se constroe com base em informações recebidas, portanto as informações estão disponiveis a todos, e podemos e devemos compartilhar, assim obteremos mais informações e otimizaremos nossos conhecimentos!

    abraço


9/05/05, 01:39:07: RP ronaldpi@ibest.com.br - IP : 200.101.143****
    Não são seus conhecimentos que o mantém numa empresa, mas sim características como facilidade em aceitar diferenças (sexuais, religiosas, nível de escolaridade), comunicação, bom humor, bom senso, organização, pró-atividade. Não estou dizendo que alguém tenha que ensinar tudo à um colega de trabalho que foi contratado para aquele fim, pois isso é "imperícia". Mas não custa dar uma "mãozinha" quando alguém tem uma dúvida, principalmente porque algum dia a situação pode ser inversa.

8/05/05, 20:41:20: Thiago sametime@ig.com.br - IP : 200.226.49****
    Já que estamos falando de dividir conhecimento, se alguem tiver um material ensinando sobre BAsis, ABAP, SAP SCRIPT e os modulos do SAP, eu seria muito grato, e boa sorte a todos

    Aliás boa sorte para muitos como eu que tem que aprender tecnologias sem 1 real no bolso, em apostilas em inglês da net ou livros toscos de bibliotecas


8/05/05, 01:48:24: Danilo Santos tecinfo_danilo@hotmail.com - IP : 200.100.21****
    Claro, porque assim o mundo da informática e o mundo que nós vivemos tambem vai melhorar, porque issu chama-se bondade se passar nossos conhecimentos para as pessoas que não tem eu fui prova disso muitas pessoas me ajudaram nessa minha caminhada valeu . Tyco, Tania, Marcos, Thiago e Teacher Eli.

8/05/05, 00:16:30: Victor victor - IP : 200.232.13****
    O compartilhamento de conhecimentos é totalmente válido, seja na nossa área, seja em qualquer outra. Vejam por exemplo o "boom" do software livre. As idéias que vieram a resultar em produtos como o Linux, podem ter comprometido alguns negócios, mas vejam o gigantesco mercado que foi criado com isso. Eu já investi tempo e dinheiro para adquirir conhecimentos, mas sem dúvida nenhuma muito do que eu sei devo à pessoas que me ensinaram, muitas vezes, sem nenhuma contraposição financeira. Outro ponto que acho importante é o feedback que ensinar algo nos tráz. Quando passamos alguma informação, de forma clara e segura, estamos exercitando nosso conhecimento e fixando mais ainda o conteúdo que estamos passando.

7/05/05, 17:18:18: Mister X x@x.x - IP : 200.226.33****
    Embora, acho legal, compartilhar conhecimentos, como já disse anteriormente, isso naum ocorre por ai e nem para quem sabe vale a pena compartilhar, pois sua bondade pode virar uma arma contra vc amanhã e a pessoa muitas vezes só estavam lhe usando como um objeto para alcançar seu objetivo, mesmo que isso lhe prejudique

7/05/05, 17:08:10: Mister X x@x.x - IP : 200.226.33****
    Eu me sinto uma verdadeira peça de xadrez desses fabricantes de software, pois cada hora inventam uma linguagem para fazermos a mesma coisa que fazia em outra, pq numa linguagem uma caixa de mensagem é chamada de um jeito e outra de outro e pq mudam a linguagem toda hora, em cada versão nova, pq naum criam um padrão? isso faz com que nós (consultorias e profissionais) tenhamos que gastar rios de $$$ em infra, cursos e literaturas, enquanto isso esses fabricantes ganham milhões, tudo virou um consumismo, se muda de linguagem como quem muda celular - chegou um modelo mais novo, que toca musiquinha vai todo mundo comprar, sendo que a sua principal finalidade é realizar e receber ligações móveis

7/05/05, 17:01:49: Mister X x@x.x - IP : 200.226.33****
    Se o conhecimento fosse compartilhado, seriamos mais valorizados pela competencia e talento do que conhecimentos absorvidos por medidas protecionistas ou elitista (panelinhas,etc) , é claro que quem gastou milhares de reais em um curso naum vai querer passar seu conhecimento pois ninguem fará o mesmo e ainda sera seu futuro concorrente, mais muitos ficam de fora do mercado naum pq são burros ou incopetentes, já que eu vi muitos poliglotas desempregados e gente que só fala "hello" em multinacionais, mas pq estes tinham potencial mas naum tiveram oportunidade ou dinheiro para aprender as tecnologias que o mercado mais demandam e por isso ficam excluido, além dos QIs e panelinhas que prejudicam bastante também

7/05/05, 15:18:43: Alexandre Marchetti xandao10@yahoo.com.br - IP : 200.158.187****
    Pessoas, o assunto da vez deste fórum é sobre conhecimento técnico. Claro que para explanar o assunto podemos fazer alusão ou comparação a outros tipos de conhecimentos, geografias, comportamentos e daí em diante. Hoje em dia, quem detém o conhecimento, detém o poder. Claro, impossível não citar o que ocorre em países de primeiro mundo em que as poderosas nações detém inúmeras tecnologias e nos deixam à mercê de suas multi, mas aí entra um outro tipo de conhecimento que não é o nosso foco. Compartilhar conhecimento técnico é válido SIM, aprendemos com os erros dos outros e com os nossos também. Será que você já imaginou a internet sem os fóruns em que inúmeras vezes recorremos para buscar algum tipo de ajuda?

    PENSE NISSO . . .


7/05/05, 14:11:25: MT mt@email.com - IP : 201.6.13****
    Alguém perguntou se medicos, advogados, etc, compartilham conhecimento. É claro que sim. Qualquer pessoa com um problema mais grave que tenha sido atendida por um bom médico sabe disso. Meu filho foi ao pediatra e estava com bronqueolite. O cara ligou para 2 amigos dele. Depois, chamou um outro pediatra da mesma clínica e compartilharam conhecimento e opiniões. Outro dia, fui visitar um amigo advogado num sábado e lá estava um colega dele dando uma mãozinha numa petição, num assunto no qual meu amigo não era especialista.

    Se vc acha que é o conhecimento que vc que mantém o seu emprego, lembre-se que tecnologia vira commodity rapidinho e que, portanto, o seu emprego irá para o espaço rapidinho tb.

    Pessoas são contratadas pela competência, mas promovidas ou demitidas pelo comportamento.

    []s

    MT.


7/05/05, 13:20:10: Alexandre Alexandre@fdp.com - IP : 200.231.152****
    Procurando por informacoes sobre alimentos trangenicos encontrei um forum de Biologia e Biomedica. Os outros profissionais tb se ajudam bitchies, eh como disse anteriormente o problema eh de carater. E por favor parem de falar que nos EUA eh isso, nos EUA eh aquilo. Voce nasceu no Brasil sua infeliz, ajuda-o a melhorar e pare de cobicar o lugar dos outros (EUA) que ja esta ajeitado.

7/05/05, 09:50:57: Ana Maria anamdias@gmail.com - IP : 200.14.250****
    Acho que existe um pessoal muito utópico por ai. Voce já viu empresas compartilhando informações entre sí ? Voce já viu alguem com uma boa ideia, falar para outra pessoa e assim sucessivamente, até que todos soubessem qual é a boa ideia ? Voce imagina o pessoal dos EUA vindo para o Brasil e compartilhando o conhecimento deles conosco ? Já imaginou todas as patentes sendo liberadas para que o conhecimento pudesse ser compartilhado ? Já imaginou voce levando o carro no mecânico e ele falando que basta trocar uma peça de R$ 3,00 reais e tudo vai voltar a funcionar normalmente ? É claro que não ! Conhecimento no mundo atual é vantagem competitiva. Para adquirir conhecimento voce investe tempo, dinheiro e etc, isto tem que retornar de alguma forma. Não confundam dar informação, com trocar informação.

7/05/05, 08:56:00: Luicil Fernandes luicil@singera.com - IP : 200.221.58****
    Hão há problema algum em compartilhar conhecimento. Mas não pode ser unilateral, deve ser como uma troca, senão fica parecendo de graça, aí a coisa não fica bem.

7/05/05, 08:02:39: Rodrigo Antonio de Carvalho rodrigocarvalhoa@walla.com - IP : 200.221.75****
    A troca de conhecimentos faz parte da vida de cada pessoa, você precisa sempre compartilhas as informações que você possui com outras pessoas e assim sucessivamente, vivemos passando trocas de informações, seja para um nome de rua, seja para conhecimento mais avançado na Faculdade, na vida profissional, social e religiosa. A importância de troca de conhecimentos na área técnica é fundamental para o desenvolvimento íntegro e intelecutal da pessoa, quando passamos os nossos conhecimentos a frente, podemos pensar logo em uma promoção ou em até se ocorrer uma mudança de emprego a sua situação na organização não fica complicada, pois sempre terá uma pessoa que esta preparada a assumir o seu cargo, tendo em vista hoje que o mercado busca cada vez mais profissionais que estejam de acordo com a sua visão organizacional e a contenção de gastos nas empresas hoje é uma realidade, a criação de novos processos entre tantas outras informações. Ou seja, a busca de um novo profissional, muitas vezes pode estar dentro da sua própria organização, do seu lado, uma pessoa que pode aprender e que tem interesse, ajudando ela, as chances de você subir de posição e deixar esta pessoa em seu lugar são grandes e tranquilas.

6/05/05, 20:59:11: André andre3582@yahoo.com.br - IP : 200.157.160****
    Dois caras, cada um com um pão, se encontraram. Cada um deu para o outro o seu pão e cada um foi embora com um pão. Em outra oportunidade eles se encontraram novamente, mas cada um com uma idéia. Cada um deu para o outro a sua idéia e quando eles foram embora cada um tinha duas idéias. Coisa material é difícil de trocar, mas quando se troca conhecimento é muito difícil não aprender nada. Mesmo com aquele que se julga saber menos do que você é possível e há grandes chances de se aprender muita coisa, mesmo que seja algo do tipo "O que não se deve fazer". Dentro da mesma empresa principalmente... não dá pra ter concorrência e guerra de vaidades dentro de uma mesma empresa. É necessário haver troca de experiências pois dessa forma todos saem ganhando!

6/05/05, 18:31:52: Marcelo - IP : 200.12.231****
    No Brasil existe uma cultura muito paternalista, em muitos casos, a pobreza e a falta de garra tem que ser compreendida pelos outros, se possivel com alguma ajuda para os menos afortunados. Não concordo.

    Um amigo meu foi trabalhar em TI nos EUA, pediu para um cara de lá, que era fera em CAD, para ensinar para ele. O cara topou, mas em troca pediu para que meu amigo ajudasse a ele na reforma da casa. Eles estudavam 1 hora por dia e no final de semana meu amigo ia até a casa do cara trabalhar como pedreiro pintor e etc. Lá funciona assim, ninguem dá nada de graça.


6/05/05, 15:48:19: Daniel daniel.caria@uol.com.br - IP : 200.162.1****
    Acredito que todo profissional, seja um profissional formado ou auto-didata deve compartilhar seu conhecimento, mesmo porque cada profissional se especializa em algumas areas especificas, e parte de todos os conhecimentos vem através do compartilhamento. Valeu

6/05/05, 15:19:41: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 201.6.82****
    Nos tempos atuais, o ato de passar conhecimento tem sido um valor muito bem reconhecido.

    Há posts abaixo que mencionam dentistas, médicos e outros profissionais que não são de TI, fazendo alguma analogia com a nossa área.

    Até alguns 10 anos atrás, jamais imaginaríamos que um médico iria explicar medicina na TV utilizando uma linguagem que o povo pudesse entender. Mas hoje existe (Dr. Dráusio Varella - TV Globo - Fantástico).

    Eu acredito que é de grande valor os conhecimentos que este médico transmite em seu quadro na TV, e certamente vão aparacer opiniões sarcásticas dizendo que ele ganha muito pra fazer isso....E lógico, ele deve ser bem remunerado para isso, conta com pessoas e infraestrutura, e certamente há uma multidão de pessoas que o assistem, dão credibilidade ao seu conteúdo, pois além de ter em seu currículo, o trabalho de mais de dez no Carandirú, o bendito doutor explica muito bem.


6/05/05, 15:05:08: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 201.6.82****
    Eu acho que compartilhar conhecimento é extremamente necessário num ambiente de trabalho. Conforme ví escrito anteriormente, em informática ninguém faz nada sozinho.

    O problema é que isso nem sempre ocorre, seja por falta de tempo, temores, egísmo, injustiças, etc. Enfim, passar conhecimento é algo que exige vontade, esforço e habilidade de quem passa, e interesse de quem recebe.

    Por um lado há pessoas que tem dificuldades para explicar, por outro lado pode haver situações em que o detentor do conhecimento pode estar clamando silenciosamente por algum tipo de recompensa para o conhecimento que detém...ora bolas, isso é natural ! Não que eu defanda esta atitude, mas digo que as pessoas fazem assim para defender-se.

    Quando o profissional tem segurança em si próprio, não teme passar seus conhecimentos. Quando a pessoa precisa que outros façam o seu serviço ou contribuam para o andamento do projeto, precisam de habilidades para passar conhecimentos. Essas capacidades também medem o valor de um profissional.


6/05/05, 13:47:17: Alexandre Alexandre@fdp.com - IP : 200.231.152****
    Guttemberg Machado mandou muitissimo bem meu caro, assim que se faz. De que vale um livro se este nao pode ser aberto, que orgulho teria o autor? O mesmo bla bla bla de eles cobram, eles nao ensinam, eles sao egoistas por que nao posso ser? O mundo esta assim porque soh encontramoss motivos para perpetuar o mal e nunca para fazer o bem. Estao plantanto a semente que suas geracoes irao colher bando de abultres. Essa falta de uniao so prejudica a voces mesmos. O que te realiza? ver que ajudou um colega a sair do sufoco por que vc era capaz? ou por omissao deixou que ele se danasse? Nem responda. guarde seu conhecimento para o chefinho que faz sucesso as tuas custas.

6/05/05, 13:09:01: guttemberg machado guttemberg@hotmail.com - IP : 200.204.14****
    Obviamente que sim. Eu acredito que "juntos nós sabemos de tudo". Acho que reter conhecimento técnico é uma forma de segregação. Eu faço questão de passar os meus conhecimentos técnicos para todos com quem eu tenho contato, desde que essa pessoa assim o queira. Eu sou confiante o suficiente para saber que ninguem vai roubar o meu emprego porque eu ensinei alguem a fazer alguma coisa...

6/05/05, 11:47:00: Mauricio Mauricio - IP : 200.194.21****
    Boa pergunta AL! Alguem conhece algum médico, advogado ou engenheiro para perguntar se eles tem forum para compartilhar conhecimentos?? Se algum de voces puder nos esclarecer a respeito ,agradecemos....

6/05/05, 11:40:09: AL - IP : 201.7.9****
    Imagine um dentista que ensinasse a fazer uma obturação! Eu fico imaginando aqui, como é fácil usar aquela maquininha de dentista! É só furar o dente e passar aquela massinha!! E ainda o dentista cobra uns 100 reais pra fazer isso para cada dente!!!

    Acho que é mais fácil fazer uma obturação no dente do que instalar o Linux!!!

    Eu estava pensando aqui qual a diferença entre essas tarefas, é que para instalar o Linux, temos vários tutorias por pessoas que compartilham essa informação, mas será que achamos um tutorial de como fazer um obturação no dente????


6/05/05, 11:35:02: AL - IP : 201.7.9****
    Nunca tinha pensado como o "desenvolvedor dev@dev.com".

    Será que o pessoal da informática são os únicos que compartilham informação de graça?

    Pois quando eu quero achar alguma informação sobre informática ou mesmo perguntar sobre algo relacionado à informática em algum fórum, na maioria da vezes recebemos ou achamos diversas pessoas dispostas a ajudar.

    Mas a gente nunca vi um médico, engenheiro, advogado compartilhando informações!

    Será que somos otários por fazer isso(compartilhar nosso conhecimento de informática)?? Será que um engenheiro, médico ou etc. FARIA O MESMO?

    Será que é por isso que um médico/dentista cobra tão caro? Se for assim, acho que não devemos ensinar nada a ninguém!!! Aí PROVAVELMENTE SEREMOS BEM REMUNERADOS TAMBÉM, POIS NINGUÉM VAI SABER INSTALAR O LINUX POR EXEMPLO, SÓ OS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA!!!


6/05/05, 11:11:10: Alexandre Alexandre@fdp.com - IP : 200.231.152****
    Pessoal eh um lance de carater, o cara que se debrucava em cima da prova para evitar que os de tras colassem eh o mesmo que nao gosta de passar informacao no ambiente de trabalho.Esse papo de nao ajudar porque o cara pode roubar uma suposta oportunidade na carreira eh pura prova de inseguranca dos que se dizem bons no assunto (se es tao bom porque o medo de perder a vaga para esse descapacitado?).O lance eh que se fala em ambiente de equipe, mas o que ocorre eh o individualismo e a vontade de se fazer reconhecido pelo chefe, babagem de ovo total. Meu camarada continue egoista e passando por cima de todos para vencer. Deus te espera.

6/05/05, 07:55:33: desenvolvedor dev@dev.com - IP : 200.230.190****
    Concordo plenamente com o Tadeu (logo abaixo), só nossa área faz isto! Você já viu FÓRUNS onde médicos, engenheiros ou advogados ficam tirando dúvida de novatos? Se tem dúvida estude! Leia livros, curse uma faculdade, implemente aplicações ou configurações de teste, aprenda sempre!

6/05/05, 07:19:00: Tadeu Santos - IP : 200.12.219****
    A situação na area de informática mudou muito nos últimos anos. Trabalho como PJ. Os projetos geralmente são de poucos meses. Já foi o tempo em que todos eramos uma grande equipe, trabalhando e crescendo juntos, por anos a fio. No ambiente antigo, compartilhar informação era fundamental, mesmo porque não havia muitas alternativas de aprendizado. Atualmente, não vale a pena ensinar um cara, que vai estar concorrendo com voce daqui a tres meses por uma vaga em um projeto. Voce já viu uma empresa compartilhando seus conhecimentos com outra concorrente ???

6/05/05, 06:59:42: Luis Fernando Milanese lfmms83@yahoo.com.br - IP : 201.0.24****
    Sim, eu acho que vale a pena. É claro, desde que a pessoa entenda do que está sendo falado. O que mais odeio na informática é justamente isso, o povo é egoísta ao extremo. O que eu sei, eu ensino.

6/05/05, 01:42:03: Mister X x@x.x - IP : 200.226.61****
    Compartilhar conhecimentos com usuário naum vale a pena porque alem de naum entenderem nada de info, só mexem no word, powerpoint da vida, eles acham chato as coisas que tanto fascinam a gente do TI, isso quando eles nos acham um bando de nerds anormais, enfim para usuário é melhor explicar o necessario para as tarefas dele do dia-a-dia e converse de outras coisas com ele como aquela maravilhosa musica do latino "Hoje é festa lá no meu ap.", sobre a foto dos menudos, ou seja , coisas para quebrar o gelo

6/05/05, 01:38:02: Mister x x@x.x - IP : 200.226.61****
    Vou até contar uma historia a respeito de compartilhar, na minha facu, não querendo me gabar, eu era um bom desenvolvedor, mas infelizmente sem Qi ou panelinha, ai quando alguem fica sabendo que haveria algum tipo de curso free por ai, ao inves de algum "amigo" me dá um toque, naum eles ficavam na panelinha e naum me avisavam, só para eu não ter acesso ao curso temendo que eu fosse se sair melhor do que eles, ou seja, o cara não se garante e fica escondendo as informações dos outros, isso quando uns ´"amigos" meu avisam de um processo seletivo que já acabou ou ligam para minha casa para saber como programar em COBOL, sabendo que eu sei essa linguagem e não me avisou da vaga.

6/05/05, 01:37:40: Washington S Grimas washington@wsgrimas.com - IP : 201.7.68****
    Compartilhar conhecimento sempre é bom, pois assim podemos nos ater em buscar novos conhecimentos e deselvolver novas habilidades e comptencias. é claro que temos algumas resalvas, mas na verdade é que nao importa o que estejamos compartilhando, tudo aquilo que nos torna o que somos como idividuos nao será passado ou copiado, mesmo que o queiramos.

    até mais.



6/05/05, 01:33:42: Mister X x@x.x - IP : 200.226.61****
    Olha, compartilhar seria legal, pois seria valorizado mais o talento do profissional do que o conhecimento que o mesmo tem, pois nem todos conseguem adquirir tais conhecimentos por causa dos caros cursos cotados em dolar e o elitismo idiota que existe em nossa area, é aquela história - quer aprender SAP? faz um curso e gaste milhares de reais ou espere que uma empresa caridosa lhe de um treinamento disso de mão beijada e se voce naum tiver esses recursos e oportunidades, você tá frito, pois quem sabe nunca vai lhe passar nada, talvez por medo da concorrência.

6/05/05, 00:15:58: Thiago Ferreira seinau@gmail.com - IP : 201.13.18****
    Bom pessoal, concordo com alguns pontos, acho sim que devemos compartilhar informação tecnica com quem é da área, não com pessoas que só querem facilitar suas vidas com receitas; Eu uso Linux e apoio as distribuições Livres, mas tb apoio aqueles softwares proprietarios que vc, na internet nunca ira ver uma licenca de uso pra craquear. Nos foruns eu ajudo muita gente, mas tb sou muito ajudado, leio muito ingles e estou sempre por dentro das novidades, por isso espero ser no minimo orientado e naum ter que pagar consultorias pra fazer, no maximo compro um livro e faço por conta. E sempre tenho e conto com meus contatos de anos na área, vc sozinho não é ninguem no mundo.

5/05/05, 23:20:32: Eu alguemdejava@java.com - IP : 200.234.54****
    Só para completar, concordo com o Antonio que cara mau carater tem que se ferrar mesmo... Somos uma comunidade, precisamos um do outro, ninguém é dono da verdade. []'s Luiz

5/05/05, 23:18:31: Eu alguemdejava@java.com - IP : 200.234.54****
    O que é a tradução mais clara de compartilhar o conhecimento do que o software livre ? E os tutoriais da internet ? Eu compartilho meus conhecimentos, minhas apostilas inclusive meus mp3... Sou adepto ao código livre... Quem pensa ao contrário, peçam para que nunca precisem de ninguém mesmo, porque vc pode beber do próprio veneno. Quem precisar de minha ajuda ou de outros para aprender java, é só entrar num forum, que o pessoal está disposto a te ajudar... Só uma resposta : pergunta se quem compartilha conhecimento, tem alguém ganhando mau... Eu confio no meu taco, por isso compartilho sim, Abraços.

5/05/05, 21:01:10: Antonio antonio@uol.com.br - IP : 200.161.1****
    conhecimento é informação, informação tem custos, logo informação tem que ser vendida, compartilhar nem pensar, afinal de contas as consultorias vivem disso e nós como consultores também, muitos só não conseguiram cobrar como uma consultoria, AINDA.

    p.s. se o cara não for mau caráter, não tem nada demais dar umas dicas.

    abraços


5/05/05, 19:18:59: Renato - IP : 200.171.16****
    Eu sempre colei na Facu e passei cola também... logo, sempre tentei ajudar os outros sem receber nada em troca, simplesmente para ajudar.

    Mas hoje em dia, ganhando por produtividade a situação é diferente, pois se eu ficar ajudando os outros não vou conseguir fazer meu trabalho, logo prefiro não ser interrompido. Mas sempre tem aqueles caras chatos que a gente tem que ficar ajudando.


5/05/05, 17:51:15: Paulo Borba / Sonda Imares paulo.borba@sondaimares.com.br - IP : 200.110.15****
    Pessoal,

    Eu não compartilho meus conhecimentos.

    Quer aprender? Se vira sem vergonha !!!!!!


5/05/05, 17:12:37: Isaac Duhor isaac_duhor@yahoo.com.br - IP : 192.85.****
    Realmente o Maurício tem razão. Hoje em dia, em algumas empresas (esquema consultoria), compartilhar conhecimento deve ser feito com cuidado.

    Às vezes contratam pessoas com um conhecimento muito específico em banco de dados, por exemplo, para ganhar fortunas por hora, e apenas aplicar este conhecimento. Se ele compartilhasse o que sabe com os funcionários antigos, o seu emprego estaria ameaçado.

    No meu caso, trabalho em uma empresa onde todos te ajudam quando vc precisa, por isso sempre estou ensinando os outros, tirando dúvidas, etc.

    Ensinar é uma forma de mostrar que você sabe o que está falando, e logo, de se valorizar. Quando os outros tiverem problemas, vão se lembrar de vc.

    Mas o mais importante: nunca aprenda apenas o necessário para sobreviver... Queira sempre aprender mais do que os outros...


5/05/05, 17:09:04: Marcelo Duarte tech@vosys.com.br - IP : 200.182.50****
    Eu sou realmente a favor.

    O fato é que vivemos na ERA DO CONHECIMENTO, e o principal meio de acumulo de requizas materias é a troca de conhecimentos. Sem dúvida nenhuma quando fornecemos conhecimento exercitamos várias habilidades, a mais factível delas é a capacidade de comunicação. Quando nos comunicamos criamos novas oportunidades, algumas materiais, por exemplo uma oportunidade de trabalho que veio através do amigo que comentou com um outro amigo que tinha um amigo.... algumas de cunho social, cultural, espiritual, etc. O netWorking é uma ferramenta poderosa.

    Sem dúvida nenhuma o profissional que vai se destacar na era do conhecimento é aquele que "APRENDE A APRENDER" e trocar conhecimentos, preservando sempre os valores de base de um ser humano.


5/05/05, 16:45:33: Isla isafon@uol.com.br - IP : 200.162.236****
    Os conhecimentos que possuo é o suficiente para me manter na minha função...não vejo problemas em compartilha-los com meus colegas de equipe, pois somente assim, os mesmos tendo mesmos conhecimentos que tenho, é que poderei ter chance e tempo de me aperfeiçoar e possivelmente ter uma posição superior a deles...claro, deste que esses tambem mostrem interesse em crescimento e não se delimitam, senão estarei perdendo um tempo precioso no meu crescimento profissional. Blz.?

5/05/05, 15:53:59: Mauricio Mauricio - IP : 200.194.21****
    Sempre achei que a melhor política era ensinar o que se sabe para o maior número de pessoas, até que surgiram as consultorias.... Agora, se você não cobrar , vem alguem e cobra no seu lugar....abraços


5/05/05, 13:30:01: Francisco Abreu franciscoassisabreu - IP : 200.215.28****
    Ola a todos do site, Minha opinião, não vejo problema em passar algo que domino ou a experiência na resolução de algum problema para uma pessoa, se essa me demostrar ser uma pessoa comprometida com tarabalho e que se eu vir a precisar de ajuda estiver disposta a me ajudar, tanto que não detenho o conhecimento do mundo. Mas é evidente que por motivos estratégicos não abro muito fácil alguma solução que achar que no futuro, pode me ser útil. Mas no cotidiano, eu ajudo para ser ajudado.

    Valeu gente.


5/05/05, 13:01:15: Fabio - IP : 200.207.****
    Eu não compartilho conhecimentos tecnicos, pois a maioria não merece. São tudo um bando de preguiçosos que reclamam que não tem 'tempo' para estudar, mas tem tempo pras farras noturnas e pro futebol no domingo. Eu acho que fornecer seus conhecimentos tecnicos para os outros sem receber nada em troca é um erro. Não vamos alimentar sanguessugas! Só compartilhe conhecimentos com gente camarada, que te ajuda quando você precisa, não para interesseiros, invejosos e burocratas.

5/05/05, 12:50:38: Marcio marciao90@gmail.com - IP : 200.207.165****
    Boa tarde tudo bem com voces , eu espero que estejam. Bom esse lance de compartilhar conhecimento ou nao penso o seguinte que o conhecimento nao pode ser apenas para uma pessoa , e sim para quem tem interesses, eu estou comecando a mexer com banco de dados, recebo muita ajuda e essa area temos que ser companheiros, pois quem entende de redes bastante as vezes nao sabe programar direito, e vice versa, esse e o legal da area pessoas trocando conhecimentos , adquirindo experiencias, ai vai do interesse da pessoa se ela quer seguir no ramo ou nao, pois esta cheio de profissionais de info por ai , as vagas estao cada vez menores, mas para quem tem conhecimento o mercado e sempre aberto, viva o compartilhamento do conhecimento, pois dessa vida nao levamos nada, apenas aquilo que conhecemos.

    Bjo Camila. entra em contato comigo : mrdog189@hotmail.com


5/05/05, 12:00:50: Fabio Lima fal71@msn.com - IP : 200.206.236****
    Eu creio que o maior problema de compartilhar teu conhecimento, é que a maioria dos "profissionais" de informatica da atualidade são preguicosos. A maioria não gosta de ler (textos em ingles entao, nem em senho), nao investem em cursos ou em livros, e gostam das famosas "receitas de bolo". E com esse modo de agir, geram uma má imagem dos profissionais. Se você ao contrario, investe tempo e dinheiro nisso, acho que tem mais do que o direito de zelar pelo seu maior bem, que é o conhecimento. É claro que não é necessário ser egoísta ao extremo. Mas o zelo naquilo que foi adquirido de forma trabalhosa deve ser preservado.

5/05/05, 11:57:14: Raphael Silva raphinha_silva@hotmail.com - IP : 200.168.40****
    Bom Camila eu acho que isso depende muito de pessoas e de lugares. Eu acredito que na informatica não conseguimos fazer nada sozinhos. Por isso, sempre que consigo ajudo os outros e sempre que preciso peço ajuda também. Onde trabalho hoje, isso é até comum. As vezes 2, 3 ou 4 pararem pra tentar fazer algo ou pra estudar algo. E acho que esse deve ser um dos principios da nossa area. E assim, pra qm é realmente bom, sempre vai ter mercado tendo 3 vagas pra cada candidato ou tento 15 candidatos por vaga. Flw.

5/05/05, 11:09:13: Camila - IP : 200.10.209****
    Estou começando na área agora e quase não recebo ajuda das pessoas mais experientes, acho que o pessoal tem medo da futura concorrência. Meu pai trabalhou com informática no Serpro e diz que na época dele, a forma mais eficiente de aprender era ajudar os outros e conversar sobre os problemas tecnicos, mas ele lembra que no Serpro, e ainda mais naquela época, não havia tanta concorrência entre os profissionais. Bons tempos aqueles ...


Anteriores:

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?