APinfo - Forum



O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

Sugerido por : Flávio/Fernando/Cláudia


17/07/05, 19:54:09: Americo Carneiro amecarneiro@hotmail.com - IP : 200.152.****
    Acho que sim. Já tive experiência em uma grande indústria farmacêutica e foi um verdadeiro inferno.

    Logo no primeiro dia, fui chamado para uma conversa no jardim externo da empresa, onde me foi dito literalmente que como terceiro, tudo o que eu achava ou gostava, não tinha o menor valor lá dentro. Por mais desagradável que fosse a situação, eu sempre teria que dizer que estava tudo bem e ainda agradecer.

    Na retórica, a empresa tinha suas diretrizes de qualidade que incluía a valorização dos recursos humanos.

    Na prática, os animais domésticos que circulavam pelo pátio e lago da empresa (patos, gansos e outros bichos) eram tratados com mais respeito que os funcionários terceirizados lá dentro.

    Quem está lendo deve estar pensando que é brincadeira ou estou exagerando.

    Fui tão humilhado nos quase 3 anos que fiquei lá dentro, que isto me rendeu 5 anos de tratamento contra depressão.

    Não sei se todas as empresas que contratam terceiros agem assim, mas esta foi a experiência que vivenciei.


16/07/05, 10:21:45: justo justo@justo.com.br - IP : 200.204.4****
    Eu acho que o pessoal está exagerando. Estou na área a 6 anos. Sempre trabalhei como CLT. Fiz alguns serviços como PJ enquanto estava desempregado e nunca fui discriminado. É lógico que a princípo tem que ganhar a confiança das pessoas. Isso e independente de ser CLT ou PJ. Agora ficar triste porque não vai à festinha de fim de ano... Por favor ! Temos que dar graças a Deus por esse sistem da área de TI, pois é essa alta rotatividade e flexibilidade que garante ter vagas novas praticamente todos os dias no site como APINFO. Eu acho que a área de TI é a única a oferecer vagas com grande quantidade e é uma das poucas área que pagam salários de 3 dígitos. Pergunte quanto ganha um médico iniciante, ou um advogado.

    Quem pensa que é só Brasil está enganado. Na Espanha se paga entre 1.500,00 a 2.500,00 euros por um programador Java.

    Agora o pessoal quer ficar rico trabalhando. Isso não existe. Só se fica rico: - Ganhando na mega-sena - Ter negócio próprio - Sendo político - Sendo artista ou jogador de futebol


14/07/05, 09:45:44: Elias Teodoro elias_teodoro@yahoo.com.br - IP : 200.142.12****
    Ser ou não ser terceiro não tem nada haver com ter vínculo CTL ou não com o empregador. Os colegas se expressam aqui como se o empregador fosse o "Monstro do Lago", parece que ele só quer o mal do consultor, e sabemos que isso não é verdade. Reitero que não estou advogando a favor de ninguém, sou também empregado de uma consultoria dentro do cliente, sei o que é ser terceirizado e digo de cadeira que passa longe da tempestade que estão fazendo. Tenho apenas 7 anos de experiência em TI, 4 deles como consultor, já passei por diversos clientes e já vivenciei situações das mais variadas, desde das que por alguma razão era excluído do mitiê pelo cliente como por situações em que era agracidade com benefícios pouco comuns aos seus próprios funcionários e recomendações de promoção aos meus superiores na consultoria. Fica claro que somos nós quem fazemos a cama para deitarmos.

14/07/05, 08:54:35: reinaldo pr - IP : 170.248.226****
    Concordo com o colega Antonio. Para o cliente vc é uma empresa que está prestando um serviço e nada mais. Quando um prestador de serviço vai a sua casa vc nao o convida para almoçar nem para a festa de fim de ano, nem dá brindes para ele. Acabou o serviço, tchau. Afinal vc foi contratado para diminuir os custos e nao para dar mais despesas a empresa. É claro que se vc ficar mais tempo no cliente, 2 ou 3 anos , vc vai acabar fazendo relacionamentos mais sólidos . Pensando assim talvez nao sofremos tanto.

14/07/05, 01:46:17: RP rp@rp - IP : 200.138.18****
    Tudo cai em CLT vs PJ!!! O colega Elias Teodoro definiu bem qual o objetivo deste forum, e para complementar seu pensamento, acrescento: o fato é que a maioria dos terceirizados não passam muito tempo numa empresa, logo não participam da "vida social" dentro do cliente - pois o RH do cliente não se preocupa em incluí-lo nos eventos da empresa. Portanto, nunca terão o mesmo nível de interação que os funcionários de uma empresa.

13/07/05, 22:52:06: Antonio antonio@uol.com.br - IP : 201.1.1****
    Srs. ser terceiro para muitos é 'situação', para outros é opção; o que temos que entender e aceitar é que somos 'passageiros' dentro da empresa que trabalhamos, não fazemos parte do quadro efetivo e somos descartáveis, portanto o que se deve fazer é fazer o que se pede e de preferencia bem feito, sem ter ressentimentos e muito menos sentimentos, não se deve em hipótese alguma vestir a camisa da empresa, devemos ser PROFISSIONAL. Só para comparar : Quando precisamos, por exemplo, de um eletricista, nós o contratamos para o serviço necessário e tão logo se conclua o trabalho, tchau. Pensem assim e tudo será mais fácil.

13/07/05, 11:31:58: J.Mauro j@mauro.come.... - IP : 200.182.4****
    O camarada Elias Teodoro definiu perfeitamente o objetivo do forum, e digo mais; existe sim discriminação, mas é questão de infantilidade por parte de alguns "colaboradores" do cliente, algo do tipo "não me sento à mesa com você no almoço porque você é terceiro", o fato de terceiro não ter benefício não caracteriza discriminação, ele não é um funcionário, se alguém de fora ler as mensagens postadas vai achar que somos um bando de "coitados", o que não é nenhum pouco verdade.

13/07/05, 09:52:00: Alexandre Oliveira alexolivers@yahoo.com.br - IP : 200.158.95****
    Na minha opinião o terceiro dentro de uma empresa é tratado como um zero a esquerda, ele é excluido de todas as ativadades boas e incluido apenas nas atividades que ninguem gosta. Para obter informações e respeito ele tem que ralar muito, mesmo assim algumas informações são omitidas devido ao medo e insegurança que os funcionários passam a ter com a entrada dos terceiros

12/07/05, 14:06:50: Elias Teodoro elias_teodoro@yahoo.com.br - IP : 200.142.12****
    É este tipo de funcionário que estamos discutindo se sofre ou não discriminação dentro do cliente, não o fato de ele ser CLT ou trabalhar com PJ, que é a confusão que se está fazendo. Esclarecendo alguns incautos colegas, não é fato de ser ou não terceiro que leva a discriminação. Discriminação existe desde que o mundo é mundo. Isso dependo se trata-se de uma empresa moderna ou conservadora, as conservadoras tendem mais ao protecionismo de seus funcionários, logo pouco terceirizam, logo os terceiros têm mais facilmente um tratamento diferenciado, geralmente não gozam das mesmas prerrogativas e carga de trabalho elevada em comparação aos funcionários. Já as empresas mais modernas tem grande facilidade em terceirizar seus serviços visando baratear os custos com cargas trabalhistas e ações judiciais, entretanto tem em seu efetivo grande contigente de terceiros o que se reflete que estão quase todos, ou a maioria, na mesma situação, logo a discriminação perde força. Há muito trabalho para uma grande empresa de consultoria em TI e já passei por vários projetos em clientes de vários segmentos, Petróleo, Telecomunicações, Rádio e TV, Governo etc. e confesso que em alguns casos fui vítima de alguma forma de discriminação, mas nada que o cliente não tivesse o direito de vedar à mim, nada que não fosse obrigação de minha consultoria. Hoje estou dentro de um cliente de Telecom e minha equipe, todos "terceiros" é uma das mais respeitadas e à quem vários setores de alto escalão da empresa se reportam.

12/07/05, 14:06:31: Elias Teodoro elias_teodoro@yahoo.com.br - IP : 200.142.12****
    Senhores, vamos esclarecer o tema. Fala-se sobre terceiros e muitos comentários referem-se ao mesmo acreditando que estamos discutindo vínculo empregatício. O fato de ser terceiro dentro de uma empresa não significa que você não seja empregado CLT. Imaginemos o seguinte cenário: A empresa de informática XYZ presta serviço de suporte e desenvolvimento para o banco ABC e mantém dentro do cliente "Banco ABC" três de seus funcionários, todos legalmente cadastrados na empresa XYZ dentro das normas trabalhistas com todos os seus direitos e benefícios assegurados. E então? O empregado é terceiro dentro da empresa ABC e é funcionário dentro da XYZ.

11/07/05, 19:39:59: Marcos Antônio algumacoisaX@inbnepjocd.com.br - IP : 200.246.233****
    Sim, trabalho como terceiro em uma grande instituiçao financeira (Banco Bra.....) e percebo este tipo de discriminação. Só para ter como exemplo, o Banco oferece anualmente vacina contra-gripe para seus funcionários, todos os funcionários do meu departamento foram vacinados, excluíram somente nós que somos terceiros... como se a espécie humana "Terceiros", fosse uma raça diferente que não contrai gripe... (Detalhe, neste departamento trabalham aproximadamente 100 funcionários do Banco, e terceiros somente 5).

11/07/05, 18:51:07: Marcelo C mcs001@bol.com.br - IP : 200.188.214****
    Com certeza no meu entender a palavra "Discriminação" é a palavra correta, pois em qualquer empresa não só para profissionais de Informática mas como todas as outra Áreas, quando a pessoa não é funcionária da empresa como CLT ela sofre vários tipos de discriminação, á começar pelos benefícios onde na maioria da empresa não fornecem os mesmos para com seus colaboradores terceirizados, bem como tratamento desde a entrada até para solicitar um simples relatório, bem desculpem o termo, mas infelizmente nossa Área de Informática está "Prostituída" e se não acordarmos, será tarde e seremos tratados muito pior.

11/07/05, 13:27:55: belthazor mbelthazor@gmail.com - IP : 200.158.255****
    Não sei se discriminação é o nome correto, mas obviamente o tratamento dado aos terceirizados é distindo dos CLT.

    Trabalhei por uns meses num grande banco e depois de uns dias colocaram travas nas portas que só abriam com o crachá, vocês tem alguma dúvida que os crachas dos terceirizados (quando tinham) não abriam as portas? Havia dias em que ficavam mais de 10 pessoas no hall do elevador esperando que um funcionário CLT deles aparecesse e fizesse a gentileza de abrir a porta e nos deixar trabalhar. Trabalhavamos em baias com menos de 1 metro de largura, como gado confinado, cadeiras velhas e rasgadas, computadores obsoletos, enquanto os funcionários tinham ótimos postos de trabalho. Havia um só telefone para cerca de 30 "consultores" e para fazer ligações externas era necessário solicitar à telefonista. Não havia internet para os "consultores", diziam que internet é luxo, coisa que eu discordo frontalmente, pois é a melhor fonte de consultas que vc pode ter.

    Na verdade houve uma "prostituição" do mercado de informática, a cada dia vejo meu "salário" caindo. As consultorias não estão nem aí para você, tanto que nos anúncios já pedem a sua pretensão salarial logo no subject da mensagem, se não estiver próxima ao que eles pagam eles nem se dão ao trabalho de ler o seu curriculum, pois sabem que sempre vai ter alguém com valor hora menor para contratar.


11/07/05, 12:36:16: J.Mauro jzmsmauro@hotmail.com - IP : 200.182.4****
    Ser terceiro para grande maioria é uma opção, por isso ninguém deve dar importância à discriminação, pois não temos necessidade de puxar saco de niguém para manter nossos empregos, se sairmos hoje de um, na semana seguinte temos outros em vista; agora não sei que maioria aceita trabalhar por menos de mil reais, talvez em Moçambique, terceiro é geralmente mais capacitado, mesmo que não tenha diploma "superior" que aliás também não é verdade que a mairia não tem, embora a utilidade para algumas patricinhas fora da realidade seja somente mostrar para o papai que tem um.

10/07/05, 17:10:29: Rodrigo Costa rodrigo@royalmusic.com.br - IP : 200.226.9****
    Trabalhei 1 ano como terceiro em uma empresa grande e, após a saída do meu superior, fui contratado como CLT.

    A partir de então, comecei a ver como a empresa enxerga os terceiros e percebi que, no caso dessa empresa em que estou, como gasto.

    Nesse cenário entra uma saída muitas vezes adotadas por empresas que não querem mais pagar profissionais da nossa área por hora que, por sinal é uma hora alta (graças a Deus....8-) ) e acabam caindo para o lado de fábrica de software...

    Resumindo, acho que sim !!! Além de discriminados nós, quando terceiros, somos os primeiros a perder o trabalho e os últimos a participar das decisões do departamento em ficamos alocados.


10/07/05, 11:48:01: Antonio Carlos T.Vieira acturra@ig.com.br - IP : 200.98.10****
    Acho que sim.O funcionário terceirizado é facilmente descartado em uma organização pois não é considerado como gente e sim como empresa.Afinal das contas é baratíssimo o rompimento do vínculo.


10/07/05, 11:24:59: Edynilson darknene@ig.com.br - IP : 201.7.0****
    Ser terceiro hoje não foi pq queriamos mas sim uma opção q o mercado impos para nos profissionais de TI. Emprego como CLT hoje está muito complicado pois quando trabalhamos como PJ, automaticamente ganhamos o dobro ou mais daqueles q trabalham como CLT. Sinceramente sinto-me hoje muito bem confortavel em trabalhar como terceiro e nunca fui discriminado em nenhuma empresa que ja passei. Agora a unica coisa ruim é quando termina o projeto e vc tem q voltar para o mercado, isso é um pouco complicado mas não é o fim do mundo ... PJ com orgulho hoje.

9/07/05, 16:49:29: Cila priscilamonzani@ig.com.br - IP : 201.13.93****
    Fui terceirizada por quase sete anos na maior empresa adm. de cartões de crédito e CONSEGUI SIM SER PROMOVIDA!!! Nível de cargo maior e valor aumentado em 50%. Depende muito da empresa, do seu gestor, da sua competência, dos seus propósitos.

    Abraços.


9/07/05, 01:50:54: eu eu@eueueueue.com - IP : 201.1.51****
    Nao e bem assim nao!! os valores CKLT e terceiros estao quase os mesmos ao valendo a pena ser terceiro , e tem outra historia importante alem dos beneficios que nao sao dados um terceiro nao cresce na empresa , nao faz carreira!!

8/07/05, 22:44:48: Cila priscilamonzani@ig.com.br - IP : 201.13.18****
    É complicado!

    O terceiro é visto com outros olhos, além de não ter direito a uma porção de coisas (partic.lucros/festas/tomada de decisão...), mas quem é maduro na área, opta por aquilo que mais lhe for satisfatório, TEM QUE SE VALORIZAR SIM!!! Não aceitar qualquer propostinha, saber como está o mercado e tentar. Experiência própria: Ao aceitarem um trabalho terceirizado, analisem algum benefício, a empresa (se é de nome no mercado), o salário tem que ser no mínimo vai... uns 60% a mais do que vocês ganhavam por mês, aí dá para encarar na boa. Além de que ambiente de trabalho é importante (alto astral, equipe pra cima e unida, clima organizacional) ... isso conta e muito. ** Era CLT a pouco tempo atrás, e não se tinha clima, era uma falsidade geral, não tinha NET e nem ganhava os próprios materiais da empresa, além do nível de cargo estar defasado... moral da história -> Resolvi mudar e tudo melhorou.

    Abraços.


8/07/05, 21:03:35: Fabio Thomaz fthomaz@bol.com.br - IP : 200.245.1****
    Como sempre não podemos generalizar.. Qual o problema de não ter email externo ? voce tá lá pra trabalhar ou pra mandar email pra fora ? Internet ? mesma coisa... Se o seu trabalho não necessita disso.. que se dane.. !!! O problema é que a galera quer "EMPREGO" e não "TRABALHO"

    Sou terceiro em uma multinacional e temos acesso aos mesmos direitos dos funcionários.. exceto claro, FGTS, e outras coisas da lei trabalhista.. mas dentro da empresa somos muito bem tratados.. (às vezes até com vantagens pois não "batemos cartão") E quer saber ? meu "FGTS" - que eu mesmo faço - tenho acesso à ele quando quiser.. e não quando o "governo" deixar.. hehehehehe Só não tenho os 40% de multa.. :-)


8/07/05, 12:30:05: Isaac Duhor isaacduhor@gmail.com - IP : 192.85.****
    A contratação PJ está fora de controle e abusiva.

    A solução é saber NEGOCIAR, mas pessoas se sujeitam a serem exploradas, apenas para se sustentar, dar condições a uma família, etc. Não podem ser julgadas.

    O que deve ser feito deve partir do governo, e dos empresários, que devem deixar a ganância de lado e investir em seu funcionários de forma decente, conceder benefícios HUMANOS, como férias, assistência médica e INSS.

    Se o cara é PJ, ganhando bem (e satisfeito com isso), então a vida é dele, beleza. Mas se sujeitar a ganhar mal como PJ, só por falta de opção da empresa, é correr riscos, é uma EXPLORAÇÃO DECADENTE!


7/07/05, 22:21:19: Emerson mersonet@pop.com.br - IP : 201.1.173****
    Sim. Passei anos como terceirizado, passei por licitações anuais, fui obrigado a trocar de empresa terceirizada para não perder o emprego(ainda exigem que vc peça demissão), fiquei sem gozar férias, vi muitos "efetivos" da empresa tomadora receberem gordas participações de lucros, bons dissídios, e eu e outros colegas terc., apenas recebendo o dissídio da minha categoria "errado" ainda por cima. Este tipo de emprego é bem aquele "melhor do que ficar desempregado". Graças a Deus, sou funcionário público hoje, não ganho bem, mas pelo menos, sei que vou tirar férias e ter todos os direitos.

7/07/05, 17:05:45: Miguel Pragier miguelpragier@yahoo.com.br - IP : 200.198.18****
    Depende. Se a maioria da equipe é INTERNA, alguns olham o terceirizado como um risco. Por outro lado, atualmente é comum se deparar com equipes INTEIRAS TERCEIRIZADAS. A terceirização já não é mais tendência. É realidade, já a algum tempo.

7/07/05, 15:54:13: Itamar itamar_ribeiro@yahoo.com.br - IP : 201.12.1****
    Concordo com tudo o que foi escrito até agora, e piora quando trabalhamos por projeto. Na última ocasião de um projeto curto, uns 4 meses, ralando final de semana, até altas horas, concluímos e com a "boa vontade" de um gerente ainda ficamos um mês mais ou menos, alocados na empresa e procurando outras vagas, mas esperando pra ver se aparecia algum projeto novo. O dono da empresa lá parece que não sabia que estavamos alocados ainda e mandou "O que que esses dois ainda estão fazendo aqui??" Outro dia recebi uma ligação dizendo que eles queriam me chamar de volta pra outro projeto, mas graças a Deus já estava alocado em outra empresa e não precisei deles. É coisas assim que ocorrem.

7/07/05, 13:30:01: EU ODEIO@EMPRESASDETI.COM - IP : 200.161.11****
    Vivvo repetindo o robkema nao e ser terceiro o problema e agir como funcionario nao sendo funcionario da empresa as consultorias de ti poe esta ideia na cabeça e nos aceitamos, devemos impor nossa situaçao smo terceiros e devemos trabalhar em casa, em nosso escritorio e FIM DE PAPO

7/07/05, 13:19:28: Tapioca tapioca@yahoo.com.br - IP : 200.219.166****
    Concordo com o Rafael, o profissional PJ não é importante para a empresa. No relacionamento pessoal, faz amizades convive com os funcionários normalmente, mas a nível corporativo não participa de decisões e nelas geralmente não é levado em conta. Como muda muito de empresa, tbm não tem tempo de estabelecer relacionamentos pessoais duradouros, além de ser muitas vezes visto como ameaça para quem é CLT. Nos paises desenvolvidos, existe a figura dos profissionais temporários, que tem os mesmo problemas, senão piores.

7/07/05, 09:19:20: rafael rafysanchez@hotmail.com - IP : 200.158.24****
    sim com certeza. é visto como concorrente e é desprezado nas decisões. enfim um ser aceito pois reduz custos ao nao ganhar fim de semana, feriados, férias, etc.

7/07/05, 08:27:35: Leopoldo leomoreira@gmail.com - IP : 201.21.254****
    Muita gente vira PJ por imposição, sem estar preparado, alguns ficam achando que deveriam ter o mesmo tratamento de quem é CLT. Acordem para a vida, são duas coisas completamente diferentes. Quem, pensa assim vai sempre se sentir discriminado, rancoroso, vai ter um relacionamento dificil com a empresa e com os colegas e a situação só vai piorar. O ponto chave hoje para um profissional de informática, talvés tão importante quanto o conhecimento tecnico é a habilidade de trabalhar em equipe e se relacionar bem com as pessoas, quem age desta forma, acaba sempre dando um jeito de conseguir as coisas com mais facilidade. Conheço terceiro que já conseguiu até cursos pagos pela empresa. Tenho um outro amigo terceiro, que trabalhava para uma rede de supermercados, que foi correr a maratona da Disney, com a empresa bancando a conta. O mundo não é só esta choradeira que muitos ficam colocando aqui. Tem muita gente que também se dá bem.

7/07/05, 08:03:03: eu revisão da tributação para contratação CLT - IP : 200.227.194****
    Estamos em um país em que o governo "diz que quer aumentar o número de postos de trabalho com carteira assinada", mas na verdade cobra uma tributação indecente (cerca de 75%) em cima de cada funcionário que as empresas contratam. Isso não é contraditório? Com certeza as empresas contratariam mais como CLT se não fosse esse porém, pois não acredito que elas se recusem a manter um profissional como CLT por causa dos benefícios como férias ou 13º (isto é um custo viável). A carga tributária é o que pega mais. Se o governo não fizer uma revisão da tributação para contratação CLT, quem vai acabar pedendo a longo prazo? Resposta: O governo, as empresas, e os profissionais que cada vez mais estão sendo desvaloriazdos. Por que? * O governo vai sair perdendo e já está perdendo, por que de tanta fome de arrecadar altos impostos (repito, cerca de 75%) em cima de cada profissional registrado, está fazendo com que a contratação CLT venha a morrer. * As empresas perdem profissionais focados no negócio da empresa. * Os mais afetados com isso? Sempre os profissionais: Existem dois extremos: o vínculo CLT e o "vínculo" PJ 1) No CLT se o profissonal é despedido ganha 40% em cima do FGTS, seguro desemprego... 2) No PJ se o profissional ganha um TCHAU, fica com o contador para pagar, impostos continuam correndo, não têm seguro desemprego... só leva na cabeça!!! E isso é muito fácil acontecer por que agora estão oferecendo oportunidades de trabalho só para 1 mês ou dois meses como PJ, ou seja, estão vendo o profissional como uma coisa qualquer descartável, uso um pouco e jogo fora!!!!!


7/07/05, 01:03:26: Dust . - IP : 200.177.21****
    Esiste preconceito dos funcionários que acreditam que não conhecem tanto como o consultor, mesmo que isso não seja verdade. ( medo de perder o cargo talvez)

    Sobre a contratação como CLT:

    Existem algumas (não muitas) empresas que contratam consultores(PJ)pra usar como experiência e se for o caso trocam por CLT. principalmente se a área for segurança em bancos ou multinacionais.

    Acredito sim que o modelo CLT etá acabando devido a encargos que são altíssimos. mas em algumas posições, mesmo técnicas, ainda existe campo...


6/07/05, 19:00:03: Leonardo - IP : 201.13.101****
    Sim, existe um certo ciúme por parte de quem é funcionário, possivelmente por causa dos salários nominais (que fique claro: nominais) maiores dos consultores. E estes não perdem oportunidade de ressaltar os direitos que tem "a mais" que um consultor. Não importa se vc trabalha como consultor por 1 mes ou 5 anos na mesma empresa.

6/07/05, 17:01:21: sem condições sem condições@sem condições - IP : 200.207.12****
    Vcs ficam reclamando, acordem p/ vida, vcs acham que uma empresa que paga até 4 mil p/ consultores, tem condições de bancar esse valor CLT??? O dia que forem empresários vão sentir na pele a carga tributária.... o cara que diz q a empresa cobra 3 vezes mais o valor hora do cliente e repassa só merreca p/ consultor tá viajando, tem cliente que chora, diz que tem pca verba mas o projeto é de primeira linha, exige consultor con facul de 1.a linha....exige idade até 25 anos, ingles fluente, o tl PMI e o kct e EXPERIÊNCIA....o comercial vende e quem se lasca é o RH que SABE O QUANTO O PROFISSIONAL DE TI é desvalorizado, investe do próprio bolso em cursos e tal, só que ninguém quer saber, é pegar ou largar.... vc reclamam mas mts CVs que eu recebo, a maioria é de cara qualificado que não sabe cobrar um valor hr decente....os próprios se desvalorizam, só que eu desafio, mando cara bom com mais de 35 anos, experiente e CARO.....se quiser qualidade, o cliente paga....mas não se iludam não existe empresa q assuma profissional cara CLT pelo menos em Consultoria de TI....


6/07/05, 15:18:32: eu odeio@empresasdeti.com - IP : 201.26.164****
    Bem quanto a pagar profissionais eu sinceramente nao vejo muitas logica nisso como disse, antes o profissional era contratasdo diretamente o custo era menos, hoje uma empresa de TI paga ao seu funcionario X reais e cobra da empresa 3xX dela 2 do empregado (salario e encargos e o 3 no bolso), nao seria mais facil empregar este funcionario diretamente??(se nao quer um terceiro tudo bem mas pagar tanrto assim nao representa custos ou gastos, e mesmo terceirizar nao e mais facil pagar o terceiro diretamente (um valor maior que ele recebe e menor que paga) isso nao faz o mesmo ter conflitos com a empresa e empregados da area!! Mas o ideal e o futuro e empregar todos e acabar lgo com isso!!

6/07/05, 14:24:40: Mônica semspam@semspam.com.br - IP : 200.98.52****
    O grande sonho de todas as empresas é terceirizar toda a área de TI, alugar a "rodagem" do software e pagar por mês, como água e luz. O diabo é que esse danado do software traz dentro dele inteligência e conhecimento e cada vez mais estamos empilhando camadas de programas e protocolos e interligando módulos e nos comunicando. Nem o pessoal da área de informática sabe o que tem nas mãos... Por enquanto a terceirização funciona bem, é como se não faltasse água nos banheiros. No futuro terão de pagar caro para ter profissionais que entendem do business e saibam programar e terão que pagar caro para ter nerds cada vez mais focados cuidando das tubulações. Se compararmos o mundo mainframe com o mundo Java ou .NET veremos que o grau de complexidade só está aumentando.

6/07/05, 11:25:35: Julio j.solar@uol.com.br - IP : 200.166.202****
    So pra incluir um comentario diferente. Sou CLT a 4 anos...e pretendo continuar assim. Trabalhos com varias empresas que tem por obrigacao cobrir regras de controles estabelecidas pelo EUA (SOX). Essa regra basicamente proibe que profissionais que detem grande parte do patrimonio da empresa, no caso o software ou acessos privilegiados, fique em regimes marginais de emprego. O prazo, para grande maioria das empresa no Brasil que tem algum envolvimento é 31/12/2006. Eu acredito que com regras mais rigidas, que essas diferenças tendem a diminuir de problema. Pois os profissionais chaves terão que ter vínculo direto com a empresa.

6/07/05, 08:11:25: Geraldo geraldfilho@ig.com.br - IP : 200.161.21****
    Acho que as empresas estão perdendo a oportunidade de ter profissionais mais dedidacos e qualificados, um profissional fazendo parte do quandro da empresa como efetivo e não como tercerizado tem muito mais oportunidades inclusive no desenvolvimento poucas são as empresas tercerizadas que pagam cursos de aperfeiçoamento deixando os profissinais parados no tempo, não trazendo nenhum beneficio futuro para empresa contratante

6/07/05, 01:05:08: eu odeio@empresasdeti.com - IP : 201.1.5****
    Claudio eu concordo com vc plenamente mas isso tambem e culpa nossa pois deixamos acontecer, eu tambem fazia assim , era chamado diretamente, nao existia uma "consultoria de informatica" o mercado estragou o causa diso eu vivo repetindo acabar com consultorias de ti legalmente elas nao servem para nada pois o vinculo trabalhista e o mesmo, e pessimo para o profissional pois ele se suja nao a "consultoria" e gera um descontentamento enorme para a empresa que contrata e o consultor que trabalha, recebe metade trabalha descontente, de certa forma, isso gera conflitos, pois o "jogo" das consultorias e passado ao profissional que tambem menospreza o seu quse cliente que o trata como funcionario sem registro o sentimento e repassado aos funcionarios da empresa, TODOS assim como eu estamos descontentes com a area. A maioria, tirando profissionais altamente requisitados hoje (SAP, JDE etc..) queremos ser CLT, ou montar outra coisa fora da area de TI(ja que as consultorias nao nos dao o direito de crescer como empresa), muitos colegas que conheço assim como eu , estao juntando uma grana para montar restaurante, posto de gasolina, venda de camarao (isso tudo eu vi) porque existe sim um "preconceito" da empresa para o "pseudo terceiro"(empregado sem registro ou semi escravo) e da consultoria para com o contratado (acabou projeto TCHAU) isso eu ja passei, conheci excelentes profissionais que ja passaram. Que se sentem magoados com o meio (preconceito para com "pseudo terceiros" empregado sem registro). Isso e um fato, ou mudamos isso ou nos mudamos (como disse um colega "vender pastel da mais dinheiro que TI") ;)

6/07/05, 00:29:14: claudio ribeirooc@hotmail.com - IP : 200.100.12****
    Marcelo, voce falou ai atras que nos que estragamos o mercado, ou algo assim... Quem estragou o mercado foram as "empresas de consultoria" que fazem o meio campo com o terceiro e a empresa. Sempre fui contra esse tipo de empresas, de quando eu trabalhava como encarregado de TI uma empresa (não tinhamos gerente ueba) e precisava contratar, chamava logo um conhecido e fazia, até quando eu trabalhei em uma consultoria como terceiro.E funcionava assim : a consultoria pegava o serviço por 70, me colocava lá por trinta, o cliente reclamava alguma coisa (cliente sempre reclama) me trocavam e eu ficava na m... com impostos a pagar.Ai começou a putaria,o cliente ao invés de chamar diretamente o profissional, chama a consultoria, que chama o profissional, recebe uma baba e paga uma porcaria.E quem toma as buchas é você, já que a tal consultoria não arca com a responsabilidade.

5/07/05, 22:19:26: eu eue@ueueueueu - IP : 201.1.19****
    Mais outra opiniao minha: Existe algo que eu faço nao mudo: O problema nao e ser CLT ou terceiro o problema e ser clt de empresas de informatica grandes ou pequenas, ja que elas terceirizam ou seja no cliente vc e terceirizado. Quando uma empresa me oferece uma proposta clt e esta e de informatica nao importa quem seja eu nego e ponho uma proposta pj pois sei que o vinculo pratico e o mesmo (acabou projeto RUA). Entao antes de pensar em ser clt pensem para quem vao ser eu quero ser clt mas da empresa fim nao destas empresinhas de ti que so querem sugar!!


5/07/05, 21:28:00: eu nao@gostodeempresasdeTI.com - IP : 201.1.19****
    Leonardo, vc me desculpe mas nao e assim nao! Concordo ate que profissionais que conhecem uma ferramenta fechada (SAP o grande exemplo) seja querido como CLT mas lembre assim como era com DBAs , tambem queridos agora quase todos sao "carne de vaca" nao tem a opçao de serem CLTs, muitas empresas "as consultorias sem vergonha" estimulam a "pseudo terceirizaçao" (nos empregados sem registro), mas ao que parece devido ao baixo valor de mercado hj pode-se pagar a um analista pl para sr 3000 reais na carteira que nem reclamam visto que como PJ esta maioria retira 3500 a 4000 diferença pequeno ja que o mesmo tem mais beneficios e qualidade de vida coisa que "pseudo terceiro" nao tem!! Ja disse logo terceirizaçao vai acabar o custo e risco esta ficando alto para as empresas e se deus quiser "as consultorias sem vergonha" vao deixar de existir

    abraços


5/07/05, 21:20:29: Cris - IP : 201.1.21****
    Com certeza é. Na empresa que trabalho o profissional terceirizado não tem vários acessos que os funcionários CLTs possuem.

5/07/05, 20:39:57: Leonardo buabua@buuuuuaaa.com.br - IP : 201.15.278****
    Tem muita gente delirando neste forum. Parece que querem trabalhar como PJ, pagar menos impostos, receber uma remuneração maior e ter benefícios iguais a quem trabalha como CLT, participar de festas, ganhar presentes para os filhos e etc. São dois tipos de vínculo completamente diferentes, os profissionais maduros entendem a diferença e tiram vantagens dela. A verdade doi mas tem que ser dita, quem é competente escolhe a empresa e o tipo de vínculo trabalhista que deseja, o resto tem que aceitar qualquer coisa que aparece e depois ficar chorando pelos cantos.

5/07/05, 15:13:59: Mauricio Mauricio - IP : 200.194.21****
    Concordo com o Post que cita a campanha dos jornalistas contra a precarização da relação de trabalho. Gostaria que nos tivessemos alguma entidade de terceirizados de TI para que, com reuniões e organização, combatessemos a "banalização" da perda de direitos dos profissionais. Se nada for feito, em breve, boa parte do profissionais vão desistir de trabalhjar como terceiros

5/07/05, 14:21:05: Fábio - IP : 200.172.196****
    Os terceiros são mais discriminados fora da empresa (no comércio por exemplo) que dentro delas e na maioria das vezes por empresas que utilizam este tipo de mão de obra. Bancos e lojas cuja grande parte dos "funcionários" são terceiros recusam este tipo de profissional na hora de fornecer crédito, por xemplo. Explique-se esta contradição...

5/07/05, 13:05:10: eu eu@eu.eu.eu - IP : 201.26.5****
    E tendencia com os valores abaixando e de CLT ficar no mercado!! os Terceiros assim como as consultorias ogo acabarao(se desu asim desejar o mais rapido possivel)

5/07/05, 12:16:22: Jorge jorgewashimi@pop.com.br - IP : 192.67.48****
    Não acho que o mérito da questão seja direitos/obrigações do CLTista X PJ. Quando uma empresa contrata outra empresa para prestar serviços, é óbvio que a modalidade de contrato possui diferenças. Vai do interesse/necessidade de cada um aceitar ou não. O que não acho justo, é haver diferenciações diretas. Por exemplo, o seu colega de função que é CLTista, organizar um evento qualquer e convidar somente os CLTistas. Ou, como já vivenciei, próximo ao dia das crianças, haver uma confraternização na qual fui convidado, bem como os meus filhos.... porém eles não teriam direito aos brinquedos que os filhos dos CLTistas teriam.... mas eles poderiam ficar olhando e depois me perguntar em casa o porque deles não terem ganhado.... ou haver horários/locais distintos para as refeições dos terceiros e dos CLTistas.... ou ainda, banheiros distintos! (existe!)... Estou trabalhando em uma multinacional, onde além de terceiro, sou temporário. Sou tão respeitado quanto qualquer funcionário, não somente pela competência, mas porque os funcionários da empresa possuem o mínimo de CULTURA que possibilita perceberem que somos uma equipe e que, apesar das diferenças na modalidade do contrato, perseguimos o objetivo comum de prestar um serviço com qualidade à empresa.

5/07/05, 11:30:36: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Acredito que o cerne desta questão está relacionado ao que Chico Maia (post abaixo) falou.

    Eu também acredito que isso é um mecanismo quase tranparente de um política de RH.

    Quem tem o crachá definitivo sente-se melhor, mais confortável, usa o estacionamento VIP, as portas abrem-se para sua passagem, tem sua mesa com gavetas e uma cadeira fofinha, tem suas férias e 13º, seu PPR, e seu 40% do FGTS caso não sirva mais.

    Quem tem o crachá provisório sente-se acuado no prédio, alguns enfrentam até fila para adentrar (já pessei por isso), outros precisam de um crachá definitivo para almoçar no refeitório (já passei por isso), sua mesa muitas vezes é uma bancada ou baia, a cedeira com os pés mancos (já passei por isso), o micro, aquele pangaré (já passei por isso).

    Vejamos, apesar das péssimas condições, permaneci produzindo bons resultados (creio eu)...esta é a magia que faz a roda girar, pode ser uma patifaria, é talvez, mas nem sempre, ou pode ser uma maneira de fazer as pessoas entenderem que o local de trabalho é algo dinâmico, conforto e status são banalidades, respeito maior e verdadeiro, ocorre de ser humano para ser humano, não necessariamente entre empresa e ser-humano.


5/07/05, 10:42:40: João trabalho@precario.com - IP : 200.230.19****
    Campanha contra precarização das relações tabalhistas

    A campanha é dos jornalistas, mas poderíamos nos juntar!

    Vejam o link abaixo,

    https://www.sjsp.org.br/12_07_2004%20o%20PJ%20como.htm


5/07/05, 10:40:41: Leonardo lcandrade_bh@ig.com.br - IP : 200.150.15****
    Não acho que aja descriminação quanto a forma de contratação do profissional, o problema que vejo é que as empresas estão optando cada vez mais em contratar o profissional como PJ evitando assim principalmente o processos judiciais e com certeza a economia nos impostos contratuais, mas acho injusto eles não repassarem para estes profissionais parte do que esta sendo economizado, que gera em torno de 80% sobre o valor do salário + 13º Salário + Férias que deixam de pagar a este profissional, vc trabalhar por um ano como PJ tudo bem, mas cinco anos sem férias e 13º salário acho que a todos começará agerar uma insatisfação muito grande. Acho que a classe deveria começar a se unir a pelo menos médio prazo para que possam juntos reinvindicar melhores condições. Um abraço a todos.

4/07/05, 15:51:24: PH phmed@bol.com.br - IP : 200.189.****
    Acho que um prestador de serviços as vezes é mal visto. Quase sempre sofrem discriminações.

4/07/05, 00:43:48: marcelo nao@voufalar.denovo.com - IP : 201.1.13****
    Muito facil falar e reclamar eu mesmo reclamo mas percebi uma coisa no forum aqui, assim como eu gente desanimada e revoltada com a area que nos mesmos estragamos, este negocio de terceiro agir como funcionario nunca deveria existir cultura pobre a nossa ter que prestar contas ao chefe sem ser empregado ser mandado embora sem mais nem menos isto e culpa nossa se alguem quer fazer algo e bem simples , parem de agir como funcionario sem registro montem ou façam funcionar o sindicatos dos profissionais de TI ara pressionar consultorias e empresas ser terceiro quando age cpmo terceiro e muito bom (nao precisa cumprir horario nem ter chefia nem obedecer ordens de chefes ISSO E SER TERCEIRO , com responsabilidade claro) devemos tirar estes atravessadores (consultorias de TI) que estragam nossa profissao e nos fizeram funcionarios escravos sem registros, sera que ninguem percebe isso caso contrario comecem a aceitar apenas serviços como clt. Pronto

3/07/05, 21:49:39: Mauricio chokoeater@yahoo.com.br - IP : 200.171.148****
    Infeizmente o terceirizado está somente acima da poeira do chão que pisa, vc não é respeitado, está sempre sendo destratado e não há ninguém aí!

3/07/05, 20:30:28: Robson robsonangulo@bol.com.br - IP : 201.13.52****
    Acredito que sim , nao que ele seja discriminado , e sim ele é evitado dentro da empresa.

3/07/05, 19:57:05: Marcelo Rodrigues mrs2003@uol.com.br - IP : 200.161.253****
    Depende da empresa. Se me permitem, irei trazer aqui um pouco da minha experiência: Em um determinado Banco, terceiro ou funcionário era tratado da mesma forma. Isso trazia um ótimo ambiente de trabalho, sem falar em ganhos para todos (Inclusive para a empresa). Depois de lá, já trabalhei em outros dois Bancos, que posso afirmar que, em uma ordem de respeito pessoal, os terceiros estão bem posicionados, logo após o papel higiênico...

3/07/05, 18:58:06: chico maia chico maia - IP : 201.4.75****
    Infelizmente existe essa secterização do profissional terceirizado em qualquer ambiente que compartilhe os dois modelos de trabalho, CLT X TERCEIRO. É na maioria das vezes um defeito pessoal específico para alguns indivíduos que de certa forma se sentem ameaçados pela mão de obra volátil. Há casos em que esta cultura seja incentivada pelos dirigentes das empresas, como uma estratégia de coação e assédio moral fria e calculista, que numa contra-inteligência visa anabolizar a produtividade da mão de obra terceira e muitas vezes barata.

3/07/05, 16:18:40: Andrey andreyliev@yahoo.com.br - IP : 200.100.124****
    É mais discriminado do que um estagiário negro, judeu, homossexual, pobre e aidético recém-contratado por ser filho da faxineira do escritório.

2/07/05, 23:40:37: Claudio ribeirooc@hotmail.com - IP : 200.100.124****
    Pois é exatamente esse o pensamento do CLT contra o terceirizado...a gente já entra em desvantagem pelo racismo... Por que é tão dificil entender que nós só estamos ali, na maioria das vezes pra fazer o serviço "sujo" e não "roubar" o lugar de ninguém ? Além do mais, manda a lei da selva : "sobrevivem os mais fortes" E certificação terceiros tambem tem.E muitas vezes só são reconhecidos (os cetificados) na hora da contratação.Depois esquecem.Aliás conteúdo de curriculo só é lembrado na hora de contratar.E depois te mandam fazer algo e ainda te perguntam : sabe fazer ?

2/07/05, 23:30:19: Kleber Muniz vangogh.br@gmail.com - IP : 200.148.3****
    Todo terceirizado é visto com outros olhos em qualquer empresa. Sejamos francos, o terceirizado é potencialmente seu sucessor no seu cargo. Idependente de você ter pós graduação ou ter milhões de certificações, muitas empresas abrem mão da qualidade prestada para economizar dinheiro. Daí acontece todo esse "racismo" dentro da empresa. Trabalhei numa empresa que essa richa chegou num ponto tão crítico que criaram "cartilhas" explicando procedimentos e posições que o funcionário teria que ter com os terceirizados. E hoje nessa empresa 80% dos funcionarios sao terceirizados

2/07/05, 14:28:19: claudio ribeirooc@hotmail.com - IP : 200.100.125****
    "O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ? "

    Quem faz esse tipo de pergunta nunca foi "terceiro" out tmp no caso de uma empresa que trabalhei, onde alias para acessar a internet e pegar os emails particulares ou fazer uma pesquisa que tinha ou não a ver com o trabalho era necessário pedir a senha de alguém, escondido, e rezando pro chefe não entrar na sala. Nessa mesma empresa, pra dar um tom de igualdade a seleção dos terceiros era feita da mesma forma que com os CLT´s, mas não tinha os mesmos beneficios, pois alem de trabalhar mais, pois o terceiro faz a escoria do trabalho em certas empresas (aquilo que ninguem quer fazer, chama um terceiro e solta a bomba na mão dele, pois foi o ultimo a "mexer", o eterno culpado), além das festas. E o tratamento dado pelos "superiores" (geralmente alguém com menos experiencia e menos saco pra fazer) era horrivel. E o serviço era passado na base do "faz aí, qualquer coisa me pergunta". E pra não ter duvida ainda te passavam uma definição que não definia nada. Cheguei a pegar serviço passado por estagiario (!) que não sabia nem fazer modelagem de dados (!!) Nós ganhamos bem, realmente... mas os valores estão caindo...


1/07/05, 19:25:46: Luis Henrique - IP : 201.1.201****
    Creio que as principais diferenças ainda ocorram no campo dos treinamentos/cursos, pois, na maioria das vezes, só são destinados aos "crachas permanentes", e raramente aos "provisórios", sendo que muitas vezes este últimos é que são mais capazes e instruídos que os primeiros...

1/07/05, 16:10:16: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Pois é ZoOrg, você sabe que para ser um "Nerd" você teve que estudar um bocado, para desenvolver um sistema você tem que trabalhar pra caramba.

    Para o usuário, o seu sistema é algo totalmente comum, é banal...o que o seu sistema faz ele já sabia, a parte de um usuário continua sendo a mesma coisa, às vezes um pouco mais fácil, só isso.

    Daí o cara olha pra conta que a empresa pagou pelo sistema, ou paga pra consultoria que te mantém, e fica indignado.

    Uma pessoas que não seja de TI não consegue mensurar o benefício que o sistema de informações traz para a empresa, são poucos executivos que enxergam isso e tratam o assunto com inteligência e respeito.

    Tudo isso aliado ao estilo brasileiro de "acomodar" o calo na deformação do sapato velho, tem esse bando (nós de TI) de terceirizados discriminados nas empresas...aliás, vou sugerir como próximo tema para o fórum: "A importância da TI nos negócios da empresa" ou "A importância da TI na sociedade e na economia".


1/07/05, 15:55:11: ZoOrg zoorg@nerd.com - IP : 200.184.9****
    Mauricio Waldige , então na sua opinião o que ocorre em mtos casos é inveja?

    É uma forma positiva de se avaliar, mas eu ainda assim me incomodo...


1/07/05, 15:52:06: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    O livro "Virando a Própria Mesa" de Ricardo Semler - Pres.Exec. antiga Semco S.A., diz que numa organização sadia devem existir pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias, diz que, se houver pessoas extraordinárias fazendo coisas comuns, a empresa está doente.

    Ainda neste livro, lembro que a referência que o jovem executivo fez sobre o depto. de Sistemas, é que este pessoal (nós de TI !) seria a "doença" da empresa, pois faziam as coisas mais comuns (contabilidade, contas a pagar, pedidos de venda, controle da produção) usando computadores, mas agíamos (e ganhávamos!) como pessoas extraordinárias.

    Este livro foi escrito por volta de 1980, o escritor é formado em Direito e fez extensão em Harvard, foi presidente de um grande grupo industrial no Brasil, herdando a empresa do Pai, de fato a colocou no patamars das maiores empresas brasileiras na época.

    Creio que o escritor tem uma certa razão, embora para nós, profissionais de TI, isso seja incômodo, na ótica empresarial todo funcionário é uma pessoa comum que faz a coisa extraordinária...já o terceirizado de TI, continua sendo aquela doença que ninguém consegue livrar-se, por isso é descriminado !!!


30/06/05, 20:54:10: Agnaldo agnaldo.josse@terra.com.br - IP : 201.1.50****
    Depende do perfil do profissional, o terceirizado deve dominar como ninguém sua área de atuação. Ter postura Proativa e ampla base de conhecimento e vivencia para poder defender seus pontos de vistas e soluções propostas. Porém o que vemos por aí são, profissionais inseguros quando são chamados a apresentarem uma solução para algum problema ou qualificar uma nova ferramenta ou tecnologia. As empresas muitas vezes submetem as soluções e pareceres técnicos apresentados ou os problemas a outros técnicos para obterem vários pontos de vistas. Por isso projetos, soluções e conselhos técnicos devem estar embasados em conceitos tecnólogicos atuais. E quando nossas soluções forem rejeitadas devemos ter espírito esportivo, pois em materia de tecnologia não exitem GURUS únicos e infáliveis. Agnaldo Silva Consultor SQL Server

30/06/05, 16:45:55: Dailson F de Paula op1200@siemens.com.br - IP : 200.186.153****
    Totalmente discriminado, o terceiro tem no mínimo o mesmo dever e não tem direito algum, e não é direito legal, são direitos de participações em opiniões, novas idéias, estacionamento, festas por exemplo, atingir metas etc.....

30/06/05, 16:30:34: Jaguaraci Silva jaguaraci@hotmail.com - IP : 201.8.124****
    Sim. Quando fui terceirizado na empresa onde trabalho atualmente, até quando sugeria alguma tecnologia não era nem ouvido. Incrível como isso mudou quando fui contratado pela empresa, hoje sou consultado...

30/06/05, 16:16:44: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Fazer software, desenvolver, implantar e manter sistemas de informação são atividades que requerem uma vasta gama de conhecimentos e experiências, sendo esta uma escassez do mercado.

    As pessoas que estão ligadas diretamente a estas atividades sabem como lidar com isso, mas...o resto do mundo não !!! O sujeitinho que cuida da contabilidade não se conforma que um programador que faz e mantém uma "espécie de site de internet" que permite que pessoas em qualquer parte do globo terrestre, acessem o ERP de sua empresa, ganhe $$$$$, enquanto que ele trabalha na empresa a 24 anos e ganha $$, daí o cara te odeia, passa por você como se você fosse um desconhecido...


30/06/05, 13:29:21: ZoOrg zoorg@nerd.com - IP : 200.184.9****
    Nossa...varia mto de empresa p/ empresa...mas acho q p/ se fz respeitar, acima de tudo o terceiro tem q mostrar serviço...

    Apesar dessa premissa, estou atendendo a um cliente antipático...sinceramente naum me sinto a vontade nem pra ir tomar um café naquele lugar...pior q isso eh um usuário q atendi, fiz o sistema p/ ele, várias reuniões...o kra passa e nem me diz bom dia...

    Não sei se pode ser chamado de discriminação, mas acho isso no mínimo uma tremenda falta de educação...

    Nem vou citar exemplos de clientes que me trataram bem pq eu naum acho q isso seja um mérito...é o minimo q se espera de qqer um, seja cliente, fornecedor...


30/06/05, 10:58:21: Valmir sem@emai.com.br - IP : 200.99.6****
    CLT ou PJ, nao importa, o que importa é que nós estamos todos f****dos. Já trabalhei em empresa onde PJ era tratado como funcionario, ja trabalhei em empresa onde clt era demitido a la execução sumária, e também trabalhei onde CLT era rei e PJ era lixo. O problema disso tudo é a cultura empresarial do Brasil, a cultura da exploração da mão de obra sem excrupúlos, da situação trabalhista, onde o pessoal acha que ganha pouco pelo muito que faz e os empregadores acham que pagam muito pelo pouco que os funcionarios produzem. Grande parte desse problema são os encargos, mas ninguem garante que a ganancia dos empresarios vá deixar os salarios dobrarem se os encargos diminuirem 50%. Ou seja nós nunca vamos ter salarios americanos, direitos trabalhistas europeus e produzir como indianos, não importa o vinculo, PJ ou CLT.

30/06/05, 10:02:05: Zé Ninguém ze_ninguem@peao.com.br - IP : 200.162.5****
    Sou consultor e fico alocado em cliente. O refeitório aqui do cliente tem a pachorra de cobrar o copinho de refrigerante além do preço exorbitante da refeição!!! Terceiro é ninguém prego, só toma na cabeça!!!!

30/06/05, 08:44:41: Daniel eu@aqui.com - IP : 200.150.215****
    Tem um colega meu, aliás meu supervisor técnico, que diz que o problema central é que as áreas de marketing e vendas querem que o desenvolvimento sejam uma caixa preta "programável". Ou seja, precisa-se de um software, é só ir até uma estante puxar uma caixa e apertar três botões e em um dia temos um pacote pronto. Eu acrescento que esse "pessoal" não tem idéia do que seja desenvolvimento e amplio a análise particular para a área tecnológica: não importa o que é vendido e sim vender. Assim, quem desenvolve fica descrito como um gárgalo a ser pressionado. E tem que ganhar pouco, conhecer MUITA coisa, e ser rápido ao extremo. Some-se o fato que profissionais entram no mercado aos montes e o jogo está pendendo para o lado que tem a oferta. Infelizmente, acredito que a situação tende a piorar. O efeito PJ também será cada vez mais numeroso, já que o desenvolvimento é uma ferramenta a ser contratada para NÃO gerar atrasos, custe o que custar...

30/06/05, 02:01:59: nao vou@falar.com - IP : 201.1.15****
    lwendo alguns comentarios e ate meus e lendo tambem a materia mencionada do Bil Gates, vale lembrar que continunado assim, Pj discriminados e com valores mais baixoa que antigamente, funcionarios CLTistas tambem insatisfeitos o Brasil tem muito a perder no ramo da pesquisa e da informatica recebi uma porposta para DBa senior 5000 reais PJ bem levando em conta que o risco e grande o trabalho e imenso discriminaçoes e brigas eu mesmo penso em sair havendo oportunidade, ja conheci algumas pessoas que desistiram por estas razoes (eram bons profissionais que no caso chegaram aos 40 anos discriminados pela posiçao e idade , poxa 40 esta no auge da vida profissional), fazendo um balanço estamos perdendo feio nossos profissionais, pois a te mesmo os mais novos (bons) caem fora do pais, devemos seriamente tomar uma atitude senao seremos apenas peões sem rumo na vida!!

30/06/05, 00:46:57: alguem paraOdiretorDeRecursosHumanos - IP : 201.21.16****
    Senhores, hoje em dia precisamos pensar em trabalho e nao em emprego. CLT ou PJ, independe, nós somos contratados por alguem com um unico objetivo: lucrar para os acionistas! Ok, voce trabalha para uma empresa e se sente discriminado? Entao nao vai trabalhar direito, certo? O depto de TI não é igual aos trabalhadores braçais de uma linha de montagem da epoca da revolução industrial mas sim artesoes intelectualizados. Voce precisa estar de bem com a vida, ter um ambiente agradavel para trabalhar caso contrario não produzirá na sua plenitude. Caso onde trabalhe se sinta discriminado entao alguem da empresa deveria notar isso e mudar esta politica, os acionistas agradecem! Os CLTs costumam passar por uma lavagem cerebral, alguns ainda caem nesta. É a maneira que o depto de R.H. tem para deixa-los satisfeitos pagando baixos salarios. Colocam nas cabeças dos funcionários que eles são os "bons" e o resto que não tem a CLT e ganha mais que eles não presta (tipica propaganda nazista). Isto é a maior burrice pois o depto de R.H. se esquece que não esta lidando com peoes de chao de fabrica. Contratar as consultorias especializadas é mais burrice ainda pois estará pagando muito mais que os custos de um CLT super senior e recebendo estagiarios como produto a não ser que tenha interesses pessoais nestas contratações como o pagamento de bola por parte da consultoria, acontece muito isso no pais da corrupção e da malandragem.

30/06/05, 00:45:29: Orlando osteiner@ig.com.br - IP : 200.165.212****
    Há 5 anos trabalho como PJ e não acho que ocorra uma discriminação propriamente dita. Quando o profissional é bom, a sua opinião é respeitada tanto pela empresa como pelo cliente. Contudo, penso que, na hora da demissão e na hora de respeitar acordos "de boca" (que por motivos óbvios ficaram fora do contrato), prevalece a má fé do contratante. Na penúltima empresa em que trabalhei, fiquei sem receber metade de um mês de trabalho e nenhum dos acordos "de boca" (como férias, por exemplo) foram cumpridos. Entretanto, o pessoal celetista recebeu tudo dentro da lei. Na última, eu e mais 7 pessoas, todas PJ's, fomos demitidos sumariamente com um aviso de apenas 3 dias! E isso ocorreu numa multinacional, onde haviam pessoas celetistas que custavam mais caro para empresa e eram notadamente menos eficientes.

29/06/05, 21:29:46: Fabio - IP : 201.19.61****
    O Grande problema da terceirização, do ponto de visto do terceirizado, é a falta de identidade. Se um profissional é terceirizado como PJ, deve agir, pensar e NEGOCIAR como PJ. Desta forma não será um terceiro e sim uma empresa prestando serviço para outra empresa, com contrato e tudo.

29/06/05, 19:19:36: Wagner Pereira wagner.pereira@estadao.com.br - IP : 200.190.7****
    Depende muito da empresa, mas principalmente do profissional, pois há muitos terceiros que são mais respeitados do que funcionários em determinadas empresas. O que faz a diferença é o profissionalismo.

29/06/05, 16:36:28: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Isso é assim mesmo, não devemos esquentar a cabeça com esse tipo de coisa...NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO !!!....QUEM DESDENHA QUER COMPRAR !!!

    O melhor que temos a fazer a deixar o "povo" pensar que "terceiro" é uma sub-classe inferior dentro da empresa, deixa eles pensarem assim, é até melhor, eles vão pensando assim, cada vez mais empinando o nariz, cada vez mais distantes do conhecimento e da informação, depois é só FECHAR A RÉGUA, PASSAR A CONTA E BEBEMORAR, nóis é nóis, o resto é resto...


29/06/05, 16:29:24: Murilo murilo.couto@gmail.com - IP : 200.99****
    Tudo bem que depende muito da empresa, isso com certeza é verdade, porém quem influencia isso é a própria pessoa também, uma vez que esta pessoa )terceirizada) tem boa comunicação, ela acaba por conquistar o cliente e isso traz o cliente pra o lado da empresa contratada. Qualquer pessoa (empresa ou não) tratada bem, com respeito e seriedade com certeza também o tratará assim.

29/06/05, 12:31:23: Roberto robertosa@bol.com.br - IP : 200.201.16****
    Depende da cultura da empresa que se está prestando serviço. Por exemplo, nas Lojas Americanas, os terceirizados são "persona no grata", ou seja, não são bem vindos, os funcionários passam pelos terceirizados, olham o crachá e encaram o terceirizado com cara de nojo...Já em outras empresas é muito diferente deste quadro.

29/06/05, 11:24:53: Gilson Galbim ggalbim@yahoo.com.br - IP : 200.216.15****
    Eu concordo plenamente, existe um certo preconceito sim, nossa palavra não tem o mesmo peso, sou Operador e nunca havia trabalhado como terceiro e confesso que na primeira oportunidade passo para CLT, sem mencionar que foi maior forma de exploração criada pelas Empresas com a conivência daqueles que ajudamos a se eleger, mas seu Lula que se cuide ele irá precisar de novo.

29/06/05, 10:57:48: jose claudio lima de siqueira jose_claudio13@pop.com.br - IP : 200.252.157****
    Depende muito da empresa na qual trabalhamos. Durante todos estes anos como terceirizado, aprendi, também, que a discriminação já parte do próprio terceirizado, que se sente inferior porque geralmente não tem benefícios como 13o., férias, Participação nos lucros, etc. e fica jogando a culpa nos outros, concursados ou não. Quem optou por ser terceirizado tem que ter a consciência disso. Eu sou terceirizado e quando fui negociar o meu contrato com a empresa, negociei todos os benefícios a que eu tinha direito, só não consegui o 13o. :-)))) ... tem gente aqui que aceita o primeiro contrato que aparece e depois fica choramingando pelos cantos...a hora do contrato é a hora que você tem que se dar valor, pensem nisso. Assim como nós precisamos da empresa a empresa também precisa de nós. O devido valor deve ser dado por nós mesmos ... e depois, o reconhecimento, "sem discriminação", vem de fora.

29/06/05, 10:57:23: Humberto Aoki humberto.aoki@uol.com.br - IP : 200.250.6****
    Quando estamos como terceiros (já trabalhei como consultor), devemos estar conscientes deste papel, não somos funcionários e sim fornecedores, com isto o papel muitas vezes se inverte (ao invés de sermos convidados para as festas, almoços, nós é que temos que convidar os nossos “clientes”), isto faz parte, se você pensar desta forma, fica mais fácil “agüentar” não ser chamado nos eventos/treinamento/festinhas da empresa. Agora se a opção de ser terceiro não foi uma opção e sim uma imposição ou necessidade, e se esta mudada não gerou um aumento significativo da renda, realmente é para ficar muito chateado (para não dizer outra coisa).

29/06/05, 09:59:39: R. Skylord raguimaraes@hotmail.com - IP : 200.243.****
    Como alguns disseram, o terceiro é útil e necessário pois em geral desonera a empresa dos custos de um profissional que não faça parte da atividade fim da empresa. E em alguns casos, como certos órgãos públicos que não fazem concurso há muito tempo, esta é uma solução. Eu trabalho hoje como terceiro numa empresa pública e pelo menos aqui nós não sofremos o tipo de discriminação que os colegas comentaram. No geral temos o mesmo tratamento dado aos funcionários da empresa. A diferença fica por conta da remuneração, muito inferior, e do fato da empresa geralmente dar cursos de aperfeiçoamento para os seus funcionários. Coisas que nós, terceiros não recebemos. Óbvio que quem deveria dar estes cursos, no caso, é a empreiteira que nos contratou e não a empresa. Mas neste ponto, ou nós corremos atrás por conta própria ou ficamos literalmente a ver navios.

29/06/05, 09:50:03: Dênis Schimidt de Oliveira denis.dba@hotmail.com - IP : 200.187.141****
    Acho que a maior discriminação, é com relação aos benefícios: férias, 13º salário, além de na maioria das vezes, o empregado CLT ter um horário fixo de trabalho, e uma certa "estabilidade". Por tudo isso, acho que o profissional CLT, tem uma qualidade de vida muito melhor que o PJ.

    A única vantagem do PJ é com relação ao salário. Porém, por fazer sempre trabalhos temporários, muitas vezes é difícil fazer planos futuros (financiamentos de casas, carros, etc).

    Por tudo, eu só acho que esses SACANAS(políticos)de brasília deveriam ROUBAR MENOS, e TRABALHAR MAIS, para diminuir a carga tributária brasileira que está entre as maiores do mundo, para que as empresas pudessem contratar mais e mais funcionários como CLT.


29/06/05, 09:31:09: Marcio Vieira mhsvieira@hotmail.com - IP : 201.6.15****
    Este tema veio em boa hora. Vejam no link abaixo o que o Tio Bill acha !!! https://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/MercadoInterna.aspx?GUID=601E17E5-C948-4C79-818B-BD3456A5B81A&ChannelID=2000002

29/06/05, 01:07:03: Roberto Justos oinfeliz@250valecoxinha.com - IP : 201.1.51****
    Acho que o prblema maior e o abuso das empresas em querer que o profissional seja visto como um empregado disse e afirmo antes o melhor seria criar um sindicato mais mais forte, ou melhor ainda o ideal o terceiro realmente ser terceiro, nao estar cumprindo horario fixo dentro de uma empresa e obedecendo a chefe da empresa (empregado CLT) o certo serio cumprir seu papel estar livre das obrigaçoes de horario fixo imposto para que realmeten o exista o CLT (este compromisso ofende qualquer pessoa pois como contratado terceirizado vc representa sua empresa "Beltrano da silva Ltda " deve trabalhar em seu endereço e eventualmente se dirigir a empresa de seu cliente , este e o ideal nao o que sepratica hj!! e ta falado

29/06/05, 00:52:32: Edgar Edgar - IP : 200.140.6****
    Não acredito que tercerizar um profissional de TI possa ser classificado como incopetência financeira da empresa. Os impostos são abusivos, os valores são altos demais e os riscos inerentes a CLT também. Sei de casos em que o dono de uma empresa era justo, não pagava alto, mas pagava o que era real, os empregados se revoltaram, entraram com uma ação conjunta, ganharam e, a empresa pagou a indenização e logo em seguida faliu. Fico pensando que justiça existiu nesse caso? Quem achava que ganhava pouco agora nem emprego tem. Muita gente não pensa assim...

    Mas, sobre a discriminação em si, é óbvio que existe, o que deve ser questionado é se você precisa REALMENTE se preocupar com ela. Digo isso porque a empresa te discrimina, não são os profissionais... você continua fazendo amizades, executa seu projeto e vai embora, por que então a empresa te deveria dar todos os benefícios de um CLT? Estes benefícios são sempre pagos, alguém sempre paga a conta e, sendo assim, por que pagar regalias (estacionamento, clube, festas, etc) por um profissional contratado para um projeto específico? Muita gente pensa só como empregador, não como empregado.

    O que não pode existir é falta de respeito, agora discriminação em alguns pontos existe sim e eu faria o mesmo caso fosse dono de uma empresa que tercerizasse alguns profissionais.


28/06/05, 21:59:27: mar mar@mar.com - IP : 201.1.1****
    Vamos formar um sindicato um associaçao, somos discriminados e muitas vezes a unica opçao e ser PJ alias 90 por cento do caso ou mais, temos que ter algue que nos represente como profissionais de verdade e muita facil falar sobre PJ ou CLT, e uma forma de burlar a lei trabalhista que se torna desrespeitosa perante o mais fraco, concordo qeu os impostos devam ser diminuidos tanto para empregado e empregador , mas a situaçao atual nao justifica tamanho abuso que tantos passam(retirando-se os profissionais de SAP que estao muito bem pelo que soube)

    obrigado


28/06/05, 17:10:54: Mauricio Mauricio - IP : 200.194.21****
    Nem 8 nem 8000! Acho que todos sabemos que os terceiros são necessários e tem grande valor. São opções de racionalização de processos. O que não dá para aceitar é a "treta", ou seja, conheço um empresa famosissima de Software brasileira que terceiriza seu Desenvolvimento!!!!! É proibido por lei, a terceirização só é permitida para funções que NÃO SÃO PRINCIPAIS da Empresa. O que vemos por ai é pura bandalheira mesmo!!!!! O que vc pode esperar de um "mercado" deste além de desrespeito ao Profissional????

28/06/05, 16:44:23: Leopoldo leopoldo@yahoo.com - IP : 201.168.260****
    Trabalho como terceiro já a muito tempo e estou feliz. Tive oportunidade de atuar em diversas consultorias, prestar serviços em varias empresas e isto foi um aprendizado muito grande para min, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Conheço muita gente, montei uma boa rede de contatos e hoje não me falta trabalho.

    Nas empresas tem sempre aquela separação, do tipo : terceiro não pode usar a maquina de café, não tem direito a estacionamento, não pode usar o ambulatório, participar das festas e etc. Acho tudo isto besteira, penso que os beneficio que tenho atuando como PJ são maiores do que estas picuinhas.


28/06/05, 14:46:43: Ana Carolina - IP : 200.234.1****
    Concordo com o post do Francisco abaixo. Muita gente acaba virando terceiro por falta de opção e não por vontade própria. Quem espera ter o mesmo tipo de vida, como CLT e PJ vai passar o tempo todo insatisfeito e achando que esta sendo discrimanado. Acho que a maior parte das pessoas sente-se melhor com a comodidade que a CLT oferece.

    Uma alternativa seria uma mudança radical na CLT, de forma a reduzir os impostos e tirar os atrativos da contratação de terceiros. Como isto é complicado e pode demorar muito, sugiro que cada um invista em qualificação, rede de contatos, marketing dos seus serviços e não fique acomodado, mesmo quando estiver em um projeto de longa duração. Desta forma tera mais valor no mercado e não vai precisar sujeitar-se a qualquer ambiente de trabalho.


28/06/05, 14:29:42: Francisco Franxaviersoares@gmail.com - IP : 201.84.258****
    Acho que existe alguma discriminação, mas não no nível que a maior parte das pessoas esta colocando no forum.

    Muita gente trabalha como PJ, mas gostaria de ser tratado com CLT, quando isto não acontece acham que estão sendo discriminados. Trabalham como PJ, mas ainda possuem cabeça de funcionário CLT.

    O PJ não vai fazer carreira na empresa, na maior parte das vezes veio para executar uma tarefa específica e depois vai embora. Os vínculos e a rede de amizade que são criadas não são as mesmos de um funcionário que trabalha na empresa a varios anos, conhece o negócio e tem amizade com os outros funcionários.

    O terceiro hoje esta aqui, amanhã pode estar desenvolvendo um projeto parecido para um concorrente, qual a vantagem de deixar que ele tenha acesso a mais informações do que necessita para realizar seu trabaho, porque oferecer benefícios, como por exemplo festas, academia de ginástica e etc, se não é um relacionamento de longo prazo.

    Quem entender isto vai conseguir fazer menos cobranças e vai ser mais feliz com a vida que já tem.


28/06/05, 13:18:07: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Também gostaria de lembrar aos companheiros que existe um sindicato dos trabalhadores em processamento de dados, SINDPD.

    https://www.sindpd.org.br/

    Também gostaria de informar aos jovens revolucionários da TI, que para mover uma ação trabalhista, não precisa "agir em bando", basta o camarada dirigir-se a um posto de atendimento da justiça do trabalho e fazer uma reclamação trabalhista, não precisa nem advogado...se você estiver certo, basta apresentar sua queixa verbal na frente do juiz e os documentos comprobatórios, que não há nem o que pestanejar, é ganho de causa.

    Mas volto a dizer, na minha opinião isso pode ser LEGAL, mas é antes de tudo IMORAL. Pois, primeiramente você aceitou a condição contratual, seja ela qual for, e conversa de homem não faz curva, tá certo camarada ? Segundo, utiliza-se a justiça, para endireitar a conversa do homem que fez curva, não para compactuar com conversa mole.


28/06/05, 12:10:10: Ronaldo Luis ronaldo.luis@gmail.com - IP : 200.101.76****
    Em todos as empresas encontramos algum tipo de terceirizado, isto e ate aceitavel, tendo em vista que a empresa deve concentrar esforcos no seu produto alvo e nao com os meios, mas muitas vezes terceirizamos aquilo que ninguem quer fazer na empresa, ou que exige grande capacidade tecnica. Terceirizacao nao e motivo de humilhacao, mas deve-se analisar o seguinte paradigma, se voce e terceirizado ou voce é um profissional super capacitado, ou um mané que faz os piores trabalhos. Na area de T.I., a grande maioria e de terceirizados, ruim para as empresas pois na tecnologia é que esta a real diferenca da empresa.

27/06/05, 19:06:24: Joao Paulo 3o. joao@paulo - IP : 170.248.226****
    No meu caso fui discriminado pela propria consultoria que me contratou, imagina no cliente. Fui entrevistado por telefone, ou seja, nao conheco quem me contratou. Recebo através de um cartao de premiacao, todo mes atrasam o pagamento, ou vem com desconto. No cliente entao é uma festa : nao falam bom dia nem ate logo, estamos jogados num canto da sala , ficamos dias sem serviço, parece que nao existimos. É o meu primeiro serviço como terceirizado (antes era CLT) , por isso ainda estou me acostumando. Acho que a solução é como falaram aí , mudar. Nao pode ser assim em todo lugar. abs


27/06/05, 17:09:46: Nobody Nobody - IP : 201.6.15****
    Bom, como aqui na empresa a maioria é terceirizado (95%), ocorre o inverso. Quem é CLT é que é olhado de forma diferente.

    Mas independente se CLT ou não, o profissional deve impor respeito.


27/06/05, 16:13:46: marcelo cunha ma_cunha@ig.com.br - IP : 200.175.2****
    Com certeza ... Em quase todo lugar nem são aceitos "cheques de terceiros" rsrsrsrsr....

27/06/05, 14:58:34: junior classificado96@hotmail.com - IP : 200.168.19****
    a minha opnião é, p quem está descontente, se esforce, se empenhe e seja mais capaz e competente e consiga uma contratação CLT, caso contrario, mude-se! o mundo gira e quem tinha q ganhar dinheiro como PJ, ja ganhou, agora as coisas vão mudar...

27/06/05, 14:47:58: Mauricio Mauricio - IP : 200.194.21****
    Tirando o fato de as vezes ter que esperar alguma alma bondosa "passar" seu crachá na catraca para que eu possa entrar na empresa , pois nem crachá de acesso eu tenho, não me abato com as "barbaridades" cometidas por algumas empresas em nome da diferença CLT x Terceiro. O que mais me "desmotiva" é o fato de não vislumbrar FUTURO numa relação como esta. Daqui alguns anos , talvez, tenhamos banheiros separados! Seremos confinados a uma casta inferior chamados "Trabalhadores nível 3". E MUITOS dos CLTistas que vemos hoje estarão no mesmo barco que nós. EM SUMA, não se trata de ser ou não discriminados, mas sim, ser ou não reconhecidos como PESSOAS com suas necessidades , defeitos e virtudes. Se a CLT não tivesse sido criada nos anos 30 , talvez este futuro já estivesse acontecendo hoje. Olhemos para frente e avaliemos se estamos no caminho certo!!!!! Aboliu-se a Escravidão, Criou-se a CLT e agora como "montar" um dispositivo que minimize os historicos conflitos entre capital e trabalho????

27/06/05, 14:38:37: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Vejam os médicos: Não necessariamente este profissional é contratado pela CLT, não necessariamente este profissional trabalha só para um hospital, ou num único local.

    No entanto o médico é uma figura ilustre na sociedade, trabalha por um ideal acima de pecuinhas medíocres, registro em carteira, cafézinho com biscoito, lista de aniversariantes, festinha de fim-de-ano...BAAAHHHH...

    A Pessoa tem que se dar ao respeito para ser respeitada, o adolescente começou a trabalhar com TI agora, coloca um "Piercing" na língua e pinta o cabelo de verde, quer ter "Carteira Assinada" e um "Crachá" para exibir na faculdade, quer ter um Notebook com acesso liberado à internet para agitar as "Baladas", só é capaz de agir em bando e fazer aquilo que mandam e olhe lá, se não tiver uma galera no trampo, não sai nada, e ainda por cima quer ganhar $$$$$.

    É impressionante !!!



27/06/05, 14:04:40: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    CLT significa Consolidação das Leis Trabalhistas, foi elaborada no govêrno de Getúlio Vargas (1955-?), visando estabelecer regras para as empresas contratarem as pessoas para trabalhar, de forma que os termos de contratação (o contrato) é o que está previsto na CLT, ficando pouca coisa a ser definida entre as partes (contatante x contratado).

    Naquela época, o Estado, por não ser democrático, ditava as regras do mercado, e estabeleceu como ilegal, ou fora da lei, qualquer contratação de pessoas, por parte de empresas, que não seguisse o contrato regido pela CLT.

    Isso foi necessário e certamente foi o melhor que Getúlio Vargas pode fazer para proporcionar o mínimo de condições para os brasileiros serem inocentemente explorados pelo poder econômico dos países mais adiantados.

    Passados 50 anos, o cenário é outro, embora a CLT seja importante e não deve ser extinta, creio que seja coerente termos outras opções contratuais para uma empresa contratar serviços, que não seja exclusivamente a CLT.

    Eu até acredito que se um profissional de TI terceirizado entrar com uma ação trabalhista requerendo indenizações, e conseguir comprovar o vínculo empregatício, (o que é bem fácil !) ganhará a causa e alguns trocados. Ao meu ver, isso pode ser LEGAL, mas é IMORAL. Da mesma forma que é imoral, uma série de atitudes e circunstâncias em que certas empresas contratam profissionais de TI, mencionadas neste fórum...não sei...acho que para nós, profissionais de TI, que dizem às empresas como tem que ser, vale a pena manter, a nossa moral elevada.


27/06/05, 14:01:30: JORGE LUIZ TEIXEIRA cpuvirtual@yahoo.com.br - IP : 200.144.5****
    O PROFISSIONAL TERCEIRIZADO

    Ele é descriminado sim,porque é a afirmação indireta da falta de competência financeira da empresa em manter uma das três peças fundamentais para seu funcionamento que são : Marketing, RH e T.I. Por que acredito nisso ? Porque tenho constatado que existem no mercado determinados tipos de grupos que tem como objetivo principal a mercantilização dos profissionais de informática.Se um dia existiu a mais valia física hoje existe a mais valia mental e para esses grupos o que interessa, é que o cliente deles acredite, na solução que foi vendida,por um preço ESTUPIDAMENTE baixo ! Quando o profissional entra dentro da estrutura de operação da empresa ele vê de imediato o jogo político em busca do poder, vomita um pouco, mas pára pois sabe que tem de trabalhar.Depois disso ele percebe que a falta de uma visão orientada para o cliente está assasinando lentamente a empresa e a contratação de profissionais terceirizados parece ser a solução. Quando o profissional terceirizado percebe que o objetivo da empresa contratante é apenas "amarrar" o cliente a uma cadeia de pagamentos mensais e ele foi contratado para fazer o suporte desse sistema de enganação ele pensará : Para quem estou trabalhando ? Meu contrato tem chances de ter seu valor aumentado ? Para esses tipos de empresa, definitivamente não ! Quando a empresa tem seus processos administrativos bem estruturados, o profissional terceirizado é quase transparente, só não o é porque o dinheiro não é tranparente e aparece dentro das contas da contabilidade. Ele se relaciona de forma dinamica com todas as partes da empresa e só aumenta o potencial da empresa que já está organizada racionalmente. Isso sempre dependerá da empresa que o contrata


27/06/05, 13:40:35: Mauricio Mauricio - IP : 200.194.21****
    UAU! Achei que alguem fosse dizer "NÃO SOU DISCRIMINADO", mas ninguem (ou quase ninguem ) o fez. ISto é um péssimo sinal, significa que ,como alguem já escreveu, a terceirização como "Parceria" deixou de existir mesmo. Agora é só um dispositivo para transformar "mão de obra" em vidro, ou seja, todo mundo sabe que está lá , mas , niguem vê!!! É o sonho de todo Empresário - NÃO ter encargos com os desconfortáveis trabalhadores. Viramos "conta de água"- só é pago o que se gasta! Somos contabilizados em "despesas" e não como "mão de obra". MAS POR QUE NIGUEM RECLAMA? A culpa é só NOSSA que não fazemos nada para mudar!!. Abraços

27/06/05, 12:00:48: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Existem uma porção de regras ocultas dentro de uma empresa, uma espécie de magia ou lavagem cerebral, que fazem as pessoas admirar, respeitar, acatar e se eforçarem para ser ou fazer "igual".

    O profissional de TI, nem sempre submete-se a esse tipo de doutrina, e isso nos coloca como "seres diferentes", os diferentes são "maus", devem ser penalizados, mal-tratados, para que se redimam do pecado de não adorar a empresa, para que fique bem claro para os demais, que adorar a empresa lhes dá benfícios, e quem tem idéias próprias deve sofrer !!!

    É natural que o profissional de TI tenha idéias próprias, os menos experientes sofrem com isso, em partes porque necessitam ser acolhidos pela "tchurma", em partes porque não coseguem vender bem suas "idéias próprias".

    Já sofri os preconceitos mencionados pelos companheiros, mas procuro meu próprio conforto interior, observando as coisas assim: Eu, como profissional de TI, existo para fazer melhor algo que é feito de um jeito, logo serei sempre "diferente" daqueles que fazem a coisa "igual", e estarei sempre sofrendo discriminação, então me preparo para receber discriminação mesmo, e pronto, é assim que é.

    Obviamente nem tudo se resume a isso, como por exemplo, se você trabalha diariamente dentro de uma empresa de TI, você não é diferente por ser de TI, mas se você trabalha num banco, numa indústria, ou numa empresa qualquer que não seja de TI, você será visto como um "ser diferente", poderá ser mal-tratado ou bem-tratado, daí depende...


27/06/05, 10:25:55: Gilberto Strapazon gilbertostrapazon@yahoo.com - IP : 200.169.3****
    A discriminação existe numa parcela muito grande de empresas. Casos de imensa satisfação como os citados por dois ou três colegas são cada vez mais isolados e, infelizmente, muitas vezes acontecem apenas porque a pessoa é da "mesma turma", ou seja, amigo de infância, colega de colégio, participa do mesmo clube social. Triste realidade. Nas empresas, o terceirizado é visot na maior parte das vezes como "mão de obra avulsa". É visado pelos colegas CLT, monitorado e inspecionado com muito mais freqüência para ver se está roubando algo da empresa, mesmo que seja o cafézinho (tomou dois hoje!!!)... Quanto as atravessadorias de mão de obra, não entendo até onde vai a burrice das empresas que contratam estas falcatruas, acreditando que terão uma continuidade efetiva (e com qualidade) dos serviços. Salvo é claro, os que adoram gastar fortunas em metodologias que funcionam parcialmente e que o pessoal aprende na faculdade, usa por uns dois anos e descobre que já tem outra na moda. Aí fazem o que a maioria das empresas faz: adota uma solução própria um pouco mais adulta e descobre que os trablhos de colégio são isto, coisa de colégio, de aprendizado. E como no colégio, descobrem que nem sempre os colegas são tão colegas assim e que estar emprestado na classe de outra "professora" não te faz ser aluno da classe.

    https://www.gilbertostrapazon.hpg.com.br


27/06/05, 02:44:16: anonymous anonymous@a.com - IP : 201.21.1****
    Acredito que discriminação aqui não se trata de beneficios, claro que um consultor/pj nao terá os mesmos beneficios que um funcionario como 13o, ferias,vale refeicao,plano medico,etc. A discriminacao esta nas cias de RH disfarçadas de 'consultoria especializada'. Em paises desenvolvidos o spread destas cias não passa de 20% e aqui em alguns casos ultrapassa 200%. É a maldita lei trabalhista que existe neste pais e é isto que inviabiliza a contratação direta por parte das empresas. Voce não consegue fechar um contrato direto e precisa recorrer as 'consultorias' que ficam com seu dinheiro. O custo com encargo social é 85% então e se uma empresa paga $5k para CLT deveria pagar no minimo $9k para PJ, daria no mesmo em termos de custos mas na pratica encontramos nao mais que 30% de diferenca entre CLT e PJ. Vejo anuncios de empresas procurando pessoas Senior pagando $30-$35/h enquanto uma taxa razoavel minima seria de $50-$60/h. O governo aumentou a carga tributaria e as consultorias repassaram isto para os clientes mas nao repassaram para nós. As 'consultorias' trabalham com lucro real e a grande maioria de nós com lucro presumido, ou seja, as consultorias pagam impostos somente em cima do lucro bruto e não sobre o valor total faturado. A lei neste pais continua favorendo os mais favorecidos. O governo pretendia aumentar o numero de CLTs quando aumentou a carga tributária mas nós nao temos muitas opções uma vez que a oferta de trabalho PJ é muito maior que as ofertas CLTs. Estamos quase empatando com a carga tributária de um CLT e duvido que alguma 'consultoria' da os mesmos beneficios de uma empresa(a maioria nao da nada). Para mudar isto precisamos exigir dos governantes uma reforma trabalhista e tambem não aceitar qq taxa. Precisamos dar um basta nestes atravessadores.

27/06/05, 01:10:30: Lute pelo seu direito a@aol.com - IP : 200.158.231****
    Fiquem tranquilos, mesmo sendo terceiros e assinando qualquer contrato. Se forem "detectados" os quatro pressupostos de vínculo trabalhista por diversas maneiras probatórias, inclusive testemunha de ex-funcionário da empresa. A empresa é obrigada a cumprir com os encargos e beneficios que deixou de cumprir.

    Pois isso é uma fraude. Nenhuma empresa existe com o intuito de possuir apenas um funcionário, a si mesmo e prestar serviço para outra.

    Havendo:

    1) "Subordinação", isto é, o controtado por PJ tendo um superior do qual recebe estando nitidamente dentro da hierarquia da empresa.

    2) "Não eventualidade". O vínculo não é circunstancial. o trabalho não é temporário e não acaba.

    3) "onerosidade". Há remuneração ao trabalhador pelo serviço prestado.

    4) "pessoalidade". O trabalho deve ser feito por você e ninguem mais. não há a liberdade de que se mande outro fazê-lo.

    Havendo esses quatro pressupostos, MESMO HAVENDO CONTRATO ESCRITO. há vínculo trabalhista e a justiça considera o trabalhador como empregado. Porque qualquer contrato nesse caso é uma FRAUDE.

    Não levem em conta esse papo de que a empresa ofereceu, assinou, aceitou acabou. Lute, pelo seu direito, procurem seu advogado de confiança. O grande problema é a morosidade da justiça trabalhista.


26/06/05, 23:03:50: Lado A Core Head seilameu@aindabemquesaidela.jjjjjjj.com - IP : 200.161.159****
    Já muito disso, de a empresa cobrar o terceiro como se fosse funcionário na hora da execução e na hora da remuneração é pago como se fosse mendigo. Além do mais, muitas delas não trabalham legalmente, isto é, contratam uma terceira que por sua vez aloca outras pessoas como PJ dentro das grandes CIAS. Na verdade isso é uma grande poupança para for a justiça pedir o que lhe é de direito. É a tal administração por excessão, enqto poucos processam, eles estão no lucro, pq tem caixa pra isso, senão, estão ganhando, e muito. Já vi diretores e gerentes ganharem premios por diminuição de custos, equipos produzindo 200%, mas que não sabe do dia-a-dia dos 3os pensa que está tudo ótimo, qdo na verdade está um inferno astral, trabalhei num lugar assim que ainda está do mesmo jeito, até os CLTs estão ficando indignados. Enqto não fizermos valer nossos direitos trabalhistas, esta exploração vai continuar sem fim e os gerentes e diretores ganhando vários US$$$$ por reduzir custos às custas de nós amigos, meros trabalhadores....

26/06/05, 17:45:40: para cacilda slslsl@lxlx - IP : 200.163.19****
    normalmente quem vai lhe fazer um contrato é a empresa que vc vai prestar o servico ai vc lë e ve se concorda

26/06/05, 17:41:28: Vladimir xxxxx@ig.com.br - IP : 201.0.199****
    Sim, na empresa que trabalho, não temos as mesmas regalias e benefícios. Somos discriminados desde festas, premiações e tratamento.

26/06/05, 17:40:02: Priscila Monzani priscilamonzani@ig.com.br - IP : 200.207.11****
    É pessoal, já fui discriminada sim. Trabalho a 9 anos na área e 7 deles fui PJ, e atualmente voltei a ser. Quando tem aquelas comemorações, workshops, reuniões... fora as listas de aniversariantes, os terceiros ficam de fora, isso é horrível! Que pena que é assim, espero que um dia mude, mas não dou a mínima, acho que o importante é mostrar resultados e garantir a minha grana todo mês.

    Abraços.


26/06/05, 14:30:28: José Roberto bernardesber@yahoo.com.br - IP : 201.6.13****
    Normalmente sim, não tem local adequado para trabalhar , equipamento,crachás e passwords para acessar os ambientes onde precisa desenvolver e implementar as tarefas para que foi contrato isto causa dificuldade para desempenho de suas tarefas.

26/06/05, 01:40:50: Wellington Guerreiro Martins wellgm@uol.com.br - IP : 200.98.1****
    Prezados Senhores,

    Pela minha experiência empírica, posso afirmar com certeza que não temos um tratamento com isonomia, pois na hora que o equipamento falha, por defeito ou sempre por inabilidade do cliente, somos cobrados como "os representantes da empresa prestadora de serviço" com toda pressão e estresse que é permitido pelo contrato e algo mais, chegando aos píncaros da humilhação, mas quando emitidos uma opinião correta e sensata para evitar e antever futuros problemas, somos tratados como inexperientes estagiários, apesar de anos de experiência, inclusive depois temos que engolir calados situações de desastre, as quais havíamos previsto e notificado...

    Grato pela Atenção.


25/06/05, 21:51:23: EUDENOVO OMEU@EUDENOVO.COM.BR - IP : 200.100.12****
    vou mais alem... acho que além de nos pagarem mal e porcamente exigindo um serviço de ótimo a excelente (alias os unicos que erram na area de programação são os terceiros), devia acabar com essa put*ria de consultoria para contratar profissional.Você estudou pacas, sabe fazer o melhor, já tem uma puta experiencia (eu tenho 40 de idade e 20 de experiencia) e as burrinhas da consultoria te aplicam um teste "pra estar sabendo se voce vai estar podeendo estar fazendo corretamente e estar preenchendo a vaga que o cliente vai estar oferecendo" Geralmente quem nos entrevista não tem a minima idéia do que está falando, ainda mais na minha especialidade que é o BD ZIM (dinossauro em extinção eu mesmo já fiz um monte de migração pra outros BDs) O que precisamos é união, mas como se unir se o mercado faz a gente sair de faca na mão pronto pra derrubar o concorrente ?

25/06/05, 19:40:06: Mister X x@x.x - IP : 200.226.36****
    Embora censuraram meu comentario aqui na apinfo, naum sei porque, mas vou dizer:

    Muitos de nós naum somos PJ pq somos empreendedores, pq isso é imposto a nós, então aquilo que foi comentado anteriormente nesse forum que a gente deve pensar como uma empresa é uma bullshitagem,´já que nós somos coagidos a abrir uma empresa para poder trabalhar, ou aceita isso ou fica desempregado e outro aceitará, cada vez arrochando nossos salários. Caiam na real, somos funcionarios desfarcados de PJ que naum temos como barganhar valores em cada projeto e ainda pegam a maior parte do bolo, nos dando somente as sobras e temos todas obrigações de um CLT mas sem os direitos, pior que as empresas economizam as nossas custas e a qualquer momento quando naum interessar mais a eles somos descartados com uma mão na frente e outra atrás


25/06/05, 13:31:14: Adriano - IP : 200.162.****
    Ser Terceiro não significa ser PJ. Sou terceiro CLT. Fui entrevistado aqui, aprovado aqui , só que na hora de registrar, arrumaram um empresa dessas de RH que ganham em cima de vc. Eles pagam 8.000,00 pra eles te repassarem 2500,00. NUnca fui lá, a não ser pra levar minha carteira de trabalho. O que queria lembrar a todos é que neste caso, caberia um processo pra ganhar todos os direitos que os funcionarios desta empresa tem. Eu cumpro horário estabelecido por eles, receboi ordens deles e posso se punido a qualquer momento e pelo que sei isso tudo se enquadra como forma de trabalho, pelo menos foi isso que estudei na Faculdade nas aulas de Direito. Além disso tudo ainda temos de conviver com o pouco caso que fazem sobre nossas pessoas. Logo Logo estarei saindo desta situação!!!

25/06/05, 13:20:54: Adriano - IP : 200.162.****
    Sou terceiro e muitas vezes não dão nem bom dia na empresa. Somos tratados como empregados nas obrigações, controlando nosso tempo, atitudes,hora de almoço, etc... Mas na hora de darem um pouco do que fornecem aos empregados da empresa, se esquecem da gente. Até na lista de aniversáriantes nós não aparecemos, isso porque somos mais de 30 % da empresa.

25/06/05, 12:59:13: eu eu@eu - IP : 200.163.19****
    PAREM DE CHORAR GENTE, EMPREGO NA NOSSA AREA ESTA CHEIO.... SE IRRITOU??? PEDE AS CONTAS....QUEM VAI FICAR NA MÁO É A EMPRESA AFINAL, ATÉ ELA ACHAR OUTRO CARA QUE APRENDA TODO O NEGOCIO...


25/06/05, 03:56:56: Givaldo gi_valdo@bol.com.br - IP : 200.178.3****
    Sim, eu sou tercerizado e ja fui muito desrepeitado dentro da empresa na qual presto serviço, exemplo, bater o telefone na cara e controlar o horario de refeição por outro funcionario.....e ai por diante.

24/06/05, 23:03:51: jéssica jessicamcfroio@hotmail.com - IP : 201.6.157****
    Concordo sim que somos discriminados! Infelizmente a opinião de um tal de Zezão não tem nexo se pensarmos que somos seres pensantes não importa a empresa que trabalhamos e qual foi o motivo para aceitarmos a vaga. O respeito deve-se aplicar à todos, certo???? Se constado maus tratos pq somos tercerizados cabe o enquadramento de racismo. Taí meu recado, não diferimos uns dos outros pela empresa ou pela hierarquia.

24/06/05, 20:45:19: Marco Polansk polansk@mail.com - IP : 200.204.105****
    Sim Sim falo por experiencia propria em um caso que era analista de suporte e minha sala ficava ao lado do pessoal da SAP, quando iriamos falar com eles eles so falavam em igles (sorte que eu seu ate slangs) dae dei uma dura neles, mas ele nao falavam nem bom dia!

24/06/05, 16:28:53: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    é isso aê rapazeada e moçada, o Carlos disse tudo, nóis é quem põe as coisa pra funcioná, nóis é quem sabe fazer-acontecer, nóis é peste-ruim, nóis é brabo, nóis é inteligente, nóis é trabaidô, nóis é programadô, nóis é DBA, nóis num é pelego não, nóis é PJ...nóis é nóis, o resto é resto.

24/06/05, 16:02:59: Carlos carlos.camino@lycos.com - IP : 200.222.25****
    Caro Rosental,

    Seu caso é um dos poucos senão o único que fornece este tipo de benefícios para PJ´s. Na prática, o que corre solto é que ao menos aqui no mercado do RJ existem empresas que ficam debaixo de Accenture, IBM, EDS, etc... E que subcontratam terceiros (nós) e apenas repassam nosso salário e ainda assim no décimo dia útil pois nem caixa eles tem para manter os pagamentos, vejo muitas pessoas se queixando que uma Big Five destas que falei atrasou o pagamento da empresa terceira e que por conta disso o seu salário foi atrasado também. A coisa como lhe falei é diferente em sua empresa, nela, os Donos resolveram fazer como era no início, o que é válido, eu concordo com a opinião do cara que escreveu abaixo dizendo que temos que agir como empresas ou ir pro CLT se nos faltar coragem de correr atrás, correr riscos, aceitar o jogo que nos é imposto. Eu como PJ vou muito bem obrigado, mas porque não espero nada da empresa na qual fecho um projeto, o valor de meus serviços engloba o que eu acho que tenho direito e se não aceitarem meu valor como já me disseram, eu vou pra algum lugar que saiba me valorizar como profissional, felizmente estou em um atualmente, no entanto, as empresas (não se engane) só usam você enquanto seu custo se justifica para elas. Ano passado houve uma demissão em massa da Embratel aqui no Rio e na Oi operadora do grupo telemar havia uma empresa que não vou dizer o nome, que fazia barganhas para baixar os valores das horas dos terceiros porque tinha gente desempregada que aceitava trabalhar por menos e tinha o mesmo skill.


24/06/05, 14:10:27: Alexandre eu@sou.terceiro - IP : 200.175.6****
    Li alguns tópicos, e todos os que eu li são de terceiros reclamando que estão sendo discriminados. Na minha opinião eu acho que tudo depende do ponto de vista de cada um.

    O terceiro nada mais é que uma empresa prestando serviços, se vc é um terceiro (PJ) vc tem que se considerar uma empresa e não um funcionário. Vc sendo uma empresa, será tratado como tal, Sua empresa (Você) terão responsabilidades diferentes dos funcionarios CLT da empresa que vc está prestando serviço, afinal vc não é um funcionário é uma EMPRESA.

    A empresa pela qual está prestando serviço não tem obrigação de lhe presentear com panetones, chocolates etc etc... afinal a empresa que vc está prestando serviço, e seu CLIENTE e na TEORIA quem receber esses presetes seria o SEU CLIENTE da sua EMPRESA e não a sua EMPRESA do CLIENTE.

    Enquanto nos PJs formos PJs com a cabeça de um funcionário de carteira assinada, nunca vamos crescer.

    Seja uma Empresa e não um funcionário....


24/06/05, 10:57:40: leonardo l.rosenthal@rsinet.com.br - IP : 200.201.16****
    Caro Carlos Tudo que voce declarou depende muito da empresa de consultoria para a qual voce trabalha... Como já escrevi neste forum, trabalho para uma consultoria de S.P. como PJ, esta empresa nos consede seguro de vida (pago por ela),plano de saúde (mediservice, um dos melhores e pago por ela) cinco dias úteis de férias (é pouco mas para PJ... pagos por ela), aumento anual de valor hora (não é preciso negociar, a hora é reajustada em torno de 10% automaticamente), pagamento rigorosamente em dia (se o dia do pagamento cair no final de semana recebemos na sexta feira anterior), e-mail da própria empresa (vide meu e-mail) e atenção personalizada da diretoria da mesma. Em nossa festa de final de ano, podemos levar acompanhantes (esposa/namorada, pais, irmãos e até sogros, tudo pago por ela que normanmente adquire um pacote em uma grande churrascaria de BSB) Nossa empresa é muito exigente com seus consultores (só contrata Analistas Seniores), mas temos tratamento VIP, já recebi, e meus colegas tambem, várias propostas para mudar de consultoria, mas, nenhum de nós até agora se dispos a sair desta empresa. Estou nela a cinco anos e pretendo ficar mais 20.

    Abraços.


24/06/05, 09:28:13: Carlos carlos.camino@lycos.com - IP : 200.222.25****
    (Continuando e muito revoltado) ...seu salário (isso mesmo repassando) porque a empresa te vende como uma prostituta e ganha em cima de você como um cafetão e não faz absolutamente nada por você (não cria um fundo de desemprego para você, não te dá auxílio transporte ou refeição, não te dá aviso de que seu contrato vai acabar, teu aviso prévio é no dia do fim do projeto...) e é por isso que eu acho que se quiserem trabalhar como terceiros trabalhem, mais se VALORIZEM como profissionais que são, pois não se esqueçam que voces tem sempre que estar se atualizando e que estão em um emprego de risco.

24/06/05, 09:27:46: Carlos carlos.camino@lycos.com - IP : 200.222.25****
    É engraçado ver como as coisas mudam de figura. Alguns anos atrás começou o movimento de contratação como Pessoa Jurídica, naquela época, a proposta era de reduzir os encargos trabalhistas para poder pagar mais ao profissional mais os benefícios (13o., férias, vt, vr, etc.) em forma de dinheiro, ou seja, ganhava-se muito bem, as pessoas queriam ser PJ, todo mundo queria mudar de CLT para PJ e daí a história de que terceiro ganha mais que CLT. Hoje em dia presto serviços como terceiro para uma empresa e particularmente quando contabilizo quanto quero ganhar, ainda somo tudo isso que falei ainda pouco e mais o tempo do projeto para saber se vale a pena (ex.: se meu valor hora por 1 ano é 10/hora com 168/h mês, se for por três meses vira 15/hora e tem de ser hora aberta), mas tem gente aqui que se submete (e faz a mesma coisa que eu) a ganhar quase a métade do que eu ganho. Bom, mas o que queria dizer é que hoje esta mesma empresa para um profissional que não é terceiro no mesmo nível paga um salário CLT de 5.000,00 + vr(17,00) + plano de saúde top (pode incluir a mãe) + curso de inglês + PL anual podendo chegar até 2 salários. Resumindo, NÓS SOMOS OS GRANDES CULPADOS PELA TENDÊNCIA QUE VIROU A TERCEIRIZAÇÃO. Nós aceitamos a armadilha das empresas enquanto algumas pessoas da sociedade defendiam a CLT veementemente alegando justamente que se aceitássemos ser PJ perderíamos nossos direitos e nós ignoramos. Outra coisa que queria dizer é com relação aos benefícios que as empresas dão para os SEUS FUNCIONÁRIOS e não dão para nós, acredito que estas coisas não devem ser pesadas e tidas como preconceito porque é um benefício da empresa para seus funcionários e isto tem um custo e se você tem que ficar P(*$(4$# da vida com alguém fique com a empresa que está repassando...

24/06/05, 08:05:29: Marcelo Soares De Nigres marceloccs@yahoo.com - IP : 200.193.135****
    Bom dia...

    Tenho quinze anos de experiencia na area de TI, sendo pelo menos 12 anos com 3º e pelo menos comigo nunca houve nada do que ja foi comentado aqui... Em todas as empresas em que trabalhei sempre fui tratado como um funcionario qualquer... os beneficios sempre recebi pela consultoria e mesmo dentro das empresas nunca tive prolema, teve ate algumas delas em que paravamos a cada 1 ou 2 horas para fazer exercicios.. o cafézinho daquelas maquinas expressas eram de graça... hehe.. parecia até o céu...

    O unico incoveniente era na hora de ser dispensado... sem aviso nem nada... mas depois de alguns anos a gente se acostuma...

    Abraços...


24/06/05, 07:24:07: Salvador cesalvador@bol.com.br - IP : 200.212.12****
    Pessoal,

    Trabalho a mais de 15 anos na área de IT, a unica coisa que vejo em funcionário CLT são incompetência, pois não se atualizam no mercado não querem fazer cursos e somente pensam em ficar esquentando a cadeira e so sabem reclamar que Consultor ganha mais.

    Esta descriminação que hoje existe é pura inveja, pois o Consultor de TI é muito mais competente, mais atualizado, sabe viver sobre pressão e gosta de correr riscos, ao contrario de um "clt".

    Sempre procuro valorizar o perfil e mostrar o meu diferencial para conseguir o respeito das pessoal e ignorar este tipo de pessoas que são baixas.

    Ai, galera não de atenção a este tipo de gentalha, pois quando mais foco você dá, mais fica aparecendo, ignore não olhe e não de atenção. Com isto você se sente melhor.

    Um abraço......


23/06/05, 21:27:40: Massa... - IP : 200.226.9****
    Na empresa onde estou, constantemente os terceiros vem sofrendo com a discriminação. A discriminação já começa na fila, todo dia é 30min de pé implorando para entrar na empresa. Isso é um absurdo, pois estas pessoas estão lá todos os dias prestando bons serviços pela empresa e a empresa trata os terceiros desta maneira. Outro dia passou um pessoal marcando a mesa de quem era terceiro, daqui uns dias eles vão fazer igual aos alemães fizeram com os Judeus.

23/06/05, 21:05:04: Vitor Amazonas Vitor_amazonas@hotmail.com - IP : 200.189.5****
    Há duas situações distintas,quando o quadro de funcionários da empresa é composto em sua maioria por terceirizados, ou quando é em parte terceirizado.

    Sendo ele em sua maioria terceirizado, não haverá, porém cabe ao profissional , mostrar que é tão ou mais capaz que os demais que não o são.

    Cabe aqui também salientar que a terceirização é tendência, o custo para as empresas torna-se menor.

    O que deve na verdade ser feito é:

    - Valorização dos profissionais por parte das empresas terceirizadoras. - Disponibilização ou negociação mais ampla de benefícios. - Visualizar o profissional não apenas como força de trabalho mas como colaborador, praticando efetivas formas de incentivo ao trabalho como melhores sálarios e condições de exercício da profissão.

    A discriminação entre terceirizados e não é facilmente quebrada quando há competência do profissional.


23/06/05, 16:36:13: Suzana Suzvieria@yahoo.com - IP : 200.192.22****
    Sou terceirizada como PJ. Vejo minha situação como uma fornecedora e não espero qq tipo de paternalismo da empresa e procuro não sofrer com estas discriminações. Concordo que nossa experiência de mercado é infinitamente maior que a de funcionários fixos em empresas. Nossa empregabilidade está anos luz à frente de pessoas que conhecem um só ramo de negócio. O terceiro aprende a conviver com riscos, e quando aprende a soltar as amarras e ser ousado, consegue faturar valores muito acima dos funcionários. Basta saber gerenciar este dinheiro. Hoje não trocaria a minha situação por uma carteira assinada.

23/06/05, 13:49:27: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Sou adepto daquela velha e boa "Frase Baiana":

    *** CADA UM SABE A DOR E A DELÍCIA DE SER O QUE É ***

    Existe discriminação, mas isso não é problema. Quem discrimina é porque tem dor-de-cotovelo da gente.'

    Vejamos, um consultor "top-de-mente" é disputado pelas empresas, tem uma receita anual equivalente ao nível gerencial de grandes empresas, trazem soluções para as empresas, mantém-se atuaizados autonomamente, são bem-educados, e têm estabilidade financeira, entre outras virtudes.

    Enquanto que os tais discriminadores da portaria, da recepção, da festinha de fim-de-ano, do departamento financeiro, etc, estes bando de "desinfeliz", além de ganherem mixaria, trazem problema para a empresa, precisam que a empresa os mandem fazer cursos, tratam os visitantes e os benditos terceirös com "desdém", vivem endividados com carnê de prestações e morrem de medo de serem demitidos !!!

    Realmente, a única oportunidade de sentir-se por cima, é quando o tal/a tal "desinfeliz" passa a lista da festinha de fim-de-ano !!!


23/06/05, 11:24:31: Leonardo l.rosenthal@rsinet.com.br - IP : 200.201.16****
    Trabalho para uma consultoria de S.P. prestando serviços um banco federal em BSB. Nada tenho a queixar do tratamento a mim dispensado pelo banco e muito menos pela consultoria, não me sinto explorado e tenho cursos de reciclagem profissional patrocinados tanto pelo banco como pela consultoria.

    Tenho 29 anos de experiência em TI (maiframe) sendo 20 anos em desenvolvimento, com esta bagagem aprendi uma lição muito importante:

    "Não existe chefe ruim para funcionário bom, assim como não há chefe bom para funcionário ruim"


23/06/05, 08:31:07: Daniel eu@aqui.com - IP : 200.150.215****
    Trabalho em uma empresa que presta serviço dentro de outra empresa. Sou CLT, mas trabalho alocado dentro de uma outra empresa. Alguns beníficios são comuns, mas os tratamentos são diferentes. Somos proíbidos de usar webmail ou essas ferramentas de peer-2peer como MSN, mas outros funcionários daqui podem usá-las. Quando não temos serviços alocados, não recebemos , mas os funcionários daqui podem ficar ociosos sem problema algum. Quando comecei, fui avisado de que não poderia nem fazer pesquisas técnicas na web, o que eh uma baita asneira. Acredito que a terceirização surgiu para eliminar encargos trabalhistas já que os projetos na área podem minguar ou serem abundantes dependendo do momento. Assim, gasta-se menos tendo um temporário. Li em outro tópico sobre um lixeiro na Dinamarca. Tenho um amigo Sueco que prefere entregar jornais e receber salário desemprego e no fim das contas ganha o mesmo que eu. Ele me disse q o mercado lá para tecnologia está lotado, mas veja o nível..

23/06/05, 08:24:31: TraY tray@pop.com.br - IP : 201.6.227****
    Bom dia a todos, eu trabalho como terceirizado e nossa senhora cara, a discriminação é realmente descarada... Quando se trata de benefícios os funcionários da empresa realmente são favorecidos e tem tratamento "VIP", para os terceirizados a história é completamente diferente... Rola coisa do tipo:

    Pergunta para o funcionario CLT:

    O gigi estou fazendo a lista da festa do final do ano... Você vai levar alguém ? o Namorado ? A mamãe, O papai, Quem você vai levar ?

    Pergunta para o funcionario Terceirizado:

    "...O fulano "c já sabe da festa né ?", então, não pode levar Namorado, Mâe muito menos Pai, o onibus é "30tão"... eae ? "c vai" ?..."

    Chega até ser engraçado... Mais levando realmente a sério, essa discriminação é extremamente desnecessária, pois na realidade os que levam a empresa para frente sem a menor sombra de dúvida são os funcionários terceirizados.


23/06/05, 08:17:55: vqueiro vqueiro2001@yahoo.com.br - IP : 200.201.1****
    Terceiro é só mais um recurso que pode ser trocado em qualquer momento, é tratado como funcionário de segunda classe, principalmente se for PJ porque é muito mais vunevável, tem que cumprir toda a jornada de trabalho, bater ponto, responder a superiores da empresa, não tem férias, não pode ficar doente porque é descontado, não tem autoridade, nem nenhum poder de barganha na renegociação da hora trabalhada, não tem direito a absolutamente nada. Definitivamente, trata-se de uma FRAUDE TRABALHISTA.

23/06/05, 02:56:36: Misterx x@x.x - IP : 200.226.8****
    O mais triste que com essa onda de desemprego, to até aceitando pegar PJ, mesmo sabendo que tercerizado é mal porcaria, é melhor ganahr 1000 e tantos como PJ do que 300 reais na minha cidade, aceito até pegar fretado

23/06/05, 01:07:38: Nao vou@falar.com - IP : 201.1.11****
    Ainda perguntam? E como existe discriminaçao!!Eu mesmo fui mandado embora sem terem me avisado pelo menos com 1 dia de antecedncia sem razao nenhuma, infelizmente na area de TI isso e costume "terceirizar " ou seja funcionario sem registro e sem direitos isso faz com que varios colegas mudem de area ja que a humilhaçao e o valor nao entram em comum acordo, se udesseseria fiscal do trabalho so para prender e multar estas consultiras e empresas que abusam e discriminam ...

23/06/05, 00:38:39: santos santos9010@yahoo.com.br - IP : 200.159.23****
    Com certeza nao sei por que as leis trabalhista nao atuam em cima da tercerizacao, ja que voce fica sem depender de uma lei que o proteja, onde todo mundo manda em voce, mas qdo chega nos seus direitos , mesmo os adquiridos , a locatario e o locador do serviço nao respeitam e ja que os proprios sindicatos sao cumplice e o TRT tambem ficamos entre a cruz e a calderinha.

22/06/05, 22:14:41: José Antonio jose.marcondes@terra.com.br - IP : 201.26.129****
    Com certeza. Sempre trabalhei como CLT e atualmente trabalho em uma multinacional como 3o. Quando se fala em dever temos que seguir e obedecer como todos, porém quando se fala em direitos somos discriminados. Infelizmente parece que é uma tendência que não deverá mudar, pois somos tratados como números, mão de obra barata (já que podemos ser contratados e dispensados a qquer hora, sem encargos, multas, etc...). Nós terceiros somos meramente recursos que só ganha qdo trabalha, não podemos ficar doentes, não podemos ter férias, família, etc...

22/06/05, 21:43:53: Evan... evandf@ibest.com.br - IP : 201.24.20****
    Com certeza rola a maior discriminação...trabalho na CEF em Brasília, prestando serviços pela empresa POLITEC, e lá tudo prestador não pode...ha que prestador não pode ter e-mail externo (@caixa.gov.br)...ha que prestador não pode assinar e-mails entre as áreas internas...ha que prestador não for "bom" troca...VC sente na pela a discriminação...lembrando que quem move a CEF hoje...são os terceirizados...o que adianta a CEF contratar milhares de Técnicos Bancários novos (concursados)...que não sabe fazer um "if" em uma linguagem de programação...???...a caixa é refém dos terceirizados e não os valorizam...se eles parar e CEF para junto...!

22/06/05, 18:23:50: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Só completando o que os colegas já estão dizendo..... não precisamos criar um apartheid entre opressores e oprimidos.... afinal o mundo (de TI principalmente) é muito pequeno....... ora somos fornecedores, ora somos clientes, ora somos CLT, ora somos PJ, e por aí vai.... normalmente quem vive no ambiente bancário convive mais com a cultura do "funcionário X contratado", porque os bancos são os poucos lugares onde ainda as pessoas tem a visão do "emprego" tradicional, de muitos anos de casa, promoções, bonificações, anuênios, etc. etc.

    Abraços


22/06/05, 18:14:52: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Com certeza existe preconceito, como em qualquer outra situação. Neste caso estamos falando dos "funcs" CLT X terceiros(consultorias). Hoje sou "func", mas já fui terceiro. Já ouvi coisas radicais do tipo "se o cara fosse importante mesmo para a empresa, ele não seria terceiro". Como sempre, tem que haver sempre o valioso bom senso. Não podemos também nos fazer de vítimas dizendo que a vida de func é uma moleza e a vida de consultor é uma desgraça. Não digo que não voltarei mais a trabalhar como consultor, é tudo questão de oportunidade ou necessidade. Senão os funcs também vão ficar reclamando porque não são convidados para as festas de fim-de-ano das consultorias.... rss.........

22/06/05, 17:55:58: MAURICIO mauricio.pancini@gmail.com - IP : 200.232.19****
    Realmente existe discriminação sim, pois trabalho num banco onde é feito pacotes promocionais, como por exemplo: vendas de panetones, ovos de páscoa, viagens aéreas e etc e tal, apenas para os funcionários do banco que tem direito de usufruir os terceirizados são excluídos, se quiser adquirir terá que pagar o preço normal sem o desconto promocional. Até mesmo no ambulatório do prédio em que trabalho também existe essa discrimação, até parece que somos subraças ou cães pictos como nos tratam lá no banco. Mas isso não é culpa da gente e sim dos empresariados que querem economizar (arrochar) ao máximo os gastos para aumentarem ainda mais seus lucros, mas mesmo assim nós terceirizados somos bem explorados por essas consultorias sanguessugas, mas isso os CLT´s não vêem, apenas olham o lado deles, mas deixem quando a situação inverter aí eles vão ver o que é bom para a tosse......... Abraços!!!!!

22/06/05, 15:31:40: doug doug@incepa.com.br - IP : 200.187.133****
    É mesmo,concordo.

22/06/05, 13:42:02: Francisco francxavier@gmail.com - IP : 201.66.284****
    Ainda acontece direto. Trabalhei em uma empresa em que todo o dia vinha um carrinho até o escritório, servindo pão e café da manhã para os funcionários. Quem era terceirizado não recebia. Isto é só um detalhe pequeno, mas mostra que existe diferença. Quem trabalha como CLT acha que o terceiro ganha muito bem, vai deixar problemas para serem resolvidos depois e que não veste a camisa da empresa. Outros pensam que nós vamos tirar o emprego deles. Bom... resumindo vida de terceiro não é fácil, tem que ter muito jogo de cintura.


Anteriores:

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?