APinfo - Forum



Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

Sugerido por : Marcela/Caio/Rodrigo

Foruns anteriores


15/08/05, 13:07:41: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Um dos problemas é o hábito do profissional brasileiro querer que a empresa seja paternalista. Alguns comentários dizem "na fábrica, se vc não tem conhecimento, te trocam por outro".... Mas, onde não é assim ? Essa expectativa de entrar numa grande empresa multinacional, receber 1 milhão de cursos e treinamentos (técnicos e idiomas, claro), para só depois de uns 6 meses começar a ser cobrado por resultados, é quase uma utopida.... Como sempre, dependemos do velho bom senso. Uns querem uma estrutura altamente "metodológica" seguindo a padrões rígidos de desenvolvimento e gerenciamento, outros querem a velha posição do "imexível-super-homem-sabe-tudo-só-eu-sei-mexer-no-sistema" ganhando bem e chegando a hora que quiser... Existe um certo extremismo semelhante à vc ler uma Exame ou Você S.A (tudo pela empresa/carreira/sucesso) e depois ler um jornal de sindicato (tudo pela categoria/emprego/carteira assinada).... Abraços....

15/08/05, 00:19:00: Dieison Antonello Deprá dieisondepra@gmail.com - IP : 201.8.191****
    Pela experiência acumulada nos projetos em que participei conclui que adotar padrões de projetos já consolidados é algo impressindível para o desenvolvimento de sistemas eficiêntes sem inviabilizar a ardua tarefa de manutenção. Por outro lado, apenas adotar padrões reconhecidos não basta, torna-se imperativo extender esses padrões a versões próprias que expressem de uma forma mais conscisa a realidade do ambiente de cada organização. Na minha visão, padrões de projetos podem ser empregados sem se utilizar o conceito de fábrica. Todos os desenvolvedores podem participar de todas as etapas do desenvolvimento, apesar disso tornar a tarefa de gerênciamento das atividades mais complexa. Sob a perspectiva dos negócios empregar o conceito de fábrica potêncializa a geração de lucros. Contudo, o modelo tradicional de fábrica não pode ser empregado nesse cenário, onde a criatividade é capaz de subverter os valores estabelecidos. A meu ver, operacionalizar uma fábrica de software sem incorrer nos problemas de super-especialização, que tornam o processo burocrático e distância demais o especialista de domínio do especialista de negócio, é o crítico. Quanto a questão da exploração da mão de obra, não adianta querer tapar o sol com a peneira. Nós, programadores e analistas em geral, somos os operários dessa nova era. Entretanto, contamos com alguns fatores que nossos antecessores não disponhãm:nossa depedência dos meios de produção e do capital possui uma escala menor e possuímos duas coisas que não nós podem ser tiradas que é o conhecimento e a criativadade. Criar um modelo de negócio que propricíe um mercado saudável e acima de tudo valorize o ser humano só depende de cada um de nós. Não quero abrir uma "guerra santa", apenas fiz um resumo da minhas visão dos fatos.


13/08/05, 13:54:15: Chaplin xred007@hotmail.com - IP : 200.148.45****
    Li vários comentários e conclui que existe um grande consenso entre os participantes do forum. Fábrica de software e um REGIME DE ESCRAVIDÃO é a mesma coisa.

12/08/05, 22:06:49: andre fonini@gmail.com - IP : 200.102.6****
    Fabrica de software soh eh bom pro dono da fabrica. Para os analistas e desenvolvedores eh muito ruim. Meio escravidao. Se tu tem o conhecimento, tu serve, se tu nao tem, troca por outro. Vamos nos valorizar. abracos

12/08/05, 09:10:35: Luciano Fidalgo luf76h@gmail.com - IP : 200.230.190****
    Eu acredito que fábrica de software numa visão macro é algo muito positivo, se o Brasil conseguir desenvolver muitas fábricas de sofware haverá bons espaços para todos nós: - O empreendedor que tiver coragem, dinheiro e muitos contatos para constuir sua fábrica; - O estudante que poderá trabalhar como operário, gasrantindo o pagamento da Faculdade ao invés de estar desempregado; - O analista que poderá realmente ser analista e não programador; - O gerente de projetos que terá sob responsabilidade uma série de profissionais; Vamos parar de chorar e viva a "fábrica de software"!

12/08/05, 08:43:15: Marcelo Bisinotto marcelo.bisinotto@grupont.com.br - IP : 200.196.10****
    Temos que valorizar sempre a produção brasileira. Uma fábrica de software depende de organização e muito planejamento. Um boa fábrica de software precisa de uma estrutura solificada e com bons profissionais especializados para suporte. Diga sempre sim a produção brasileira!!!

11/08/05, 17:36:59: Judson / BSB judsonab@ig.com.br - IP : 200.163.13****
    O único problema que vejo na fábrica de sw, é que depois de vendido o programa, o comprador que se vire pra dar manuntenção no sistema que comprou. O único pensamento das empresas que detém fábrica de sw, é vender, vender, vender, depois, o comprardor que vire.

11/08/05, 17:19:36: Anônimo anon@noemail.com - IP : 200.232.14****
    Só não é bom para os desenvolvedores, é fato. Geralmente as condições de trabalho destes profissionais são desagradáveis.

    Pra mim é uma moda como a do "Executivo", depois veio o ERP agora vem o CRM, está surgindo o BI e por aí vai...

    Chama-se tercerização...


11/08/05, 13:27:42: Charlie Xred007@hotmail.com - IP : 200.201.16****
    Eu Odeio Fábrica de Software e vou criar esta comunidade no ORKUT. Grandes empresas de consultoria estão transformando o conceito de fábrica de software em regime de escravidão. Diga não a essa prática. Confinado numa sala com pouco espaço, acesso restrito ao telefone, sem internet e vigiado o dia inteiro por uma câmera de filmagem. Assim podemos descrever uma fabrica de software. Você sabia que em nas cidades de Hortolândia e Londrina um prototipador ganha menos que um indiano, o valor homem hora na Índia é maior do que em Londrina. Acredite que é verdade. Pessoal, vamos valorizar o Trabalhor intelectual do Analista de Sistemas.

    Charlie


10/08/05, 17:16:38: Santos aps200572@yahoo.com.br - IP : 200.198.94****
    Frábrica de Software é um artificio utilizado para transferência de custos com pessoal técnico. Por que contratar um funcionário se é mais tranquilo vender o serviço para uma empresa terceira. É isso o que importa hoje para as empresas. A qualidade dos serviços prestados está em segundo plano.


10/08/05, 08:00:45: Valmir vcinquini@ig.com.br - IP : 201.1.211****
    Fabrica de software nao funciona. 1) Só quem escreve a especificação é que consegue desenvolver o sistema. Outras pessoas não conseguem entender o que está escrito. 2) brasileiro nunca foi um parametro pra organização 3) vc deixa o processo tão quebrado que fica impossivel identificar um talento na equipe, qualquer mané faz o serviço e ai pronto: todo mundo é nivelado por baixo. Ainda sou fã da velha e boa alocação. Ou melhor, da velha e boa contratação. Nada melhor que uma empresa colocar um cara lá pra tomar conta do sistema, estar de prontidão pra quando precisa mudar algo, e o melhor, depois de uns tempos trabalhando com o negocio e entendendo-o muito bem, o car começa a dar idéias pra otimizar a coisa. Fabrica é coisa pra gringo economizar dinheiro e vender ideia aqui pros aceita-tudo brazucas.

9/08/05, 21:28:34: Darlene darlenehl@terra.com.br - IP : 200.207.7****
    Em uma fabrica de sw deve-se levar em consideração alguns pontos básicos: 1 - projeto piloto padrão adequados as necessidades iniciais (prazo pode varir de acordo com a complexidade 3 à 12 meses) Durante esta fase as metricas serão ajustadas assim como os templates a serem utilizados tanto nas especificações funcionais e técnicas assim como tambem na programação, pontos de função, workshops e treinamento de reciclagem e padronização. Para tanto existe a necessidade de um profissional altamente gabaritado e uma equipe motivada, o que não tem nada haver com a remuneração, pois o conhecimento adquirido na produção os profissionais nunca terão em formações convencionais. 2 - Fechar o escopo de trabalho e métricas colocando-os em prátic 3 - Definir um gap de avaliação dos resultados obtidos, se necessários estabelece-se novos treinamentos devidamente orientados aos pontos fracos apresentados. 4 - Os profissionais tanto do cliente quanto do fornecedor deverão atuar em conjunto estaelecendo em consenso o modelo de operação a ser implentado. 5 - A produtividade é atingida a partir do momento em que se coloca as pessoas certas em pontos corretos. Ex.: um programador é excelente desenvolvendo reports ( e gosta) então identificou o profissional compativel com a necessidade, e assim por diante ....

    Todo o conceito de fábrica de sw, assim como tudo na vida tem que ser dinâmico e motivador por si só e para tanto há necessidade de um gerenciamento competente e uma equipe motivada a crescer (tanto do cliente qto. do fornecedor).


9/08/05, 13:10:53: Ricardo de Assis Pereira ricardo@thcs.com.br - IP : 200.168.15****
    Fabrica de software seria uma boa opçao se houver um bom plano de comunicaçao e integraçao tanto do cliente quanto do Fornecedor, pontos de controle bem definidos e pessoas comprometidas em controla-los.Um bom planejamento e entendimento das necessidades do projeto seria a base para um bom resultado final.

9/08/05, 10:10:16: Daniel daniel@fromdownearth.com - IP : 200.150.215****
    Proponho o seguinte:

    Colocar os profissionais dentro de caixas onde eles poderão apenas usar o micro. Colocar fios para descargas elétricas cada vez que "metas não forem cumpridas". Ao mesmo tempo, sequestra-se a família do profissional e pode-se ameaçar torturar a família em cativeiro. Ao final do mês, solta-se todo mundo e paga-se 1000 reais. E com um sorriso, os donos das fábricas de software dirão: Tá ganhando bem ein! Se não quiser ponho outro aqui!


8/08/05, 23:47:08: Antonio BillG@microsoft.com - IP : 201.5.53****
    Projeto de Construçào de Casa (via fábrica de software): primeiro se pinta a casa, depois embolsa, em seguida de põe o telhado, então colocam-se as janelas, tijolos, as vigas, as colunas e, por fim, vem o alicerce. Exatamente o que o criente quer a gente fazemos!!!

8/08/05, 21:51:48: Darlene Henrique Leite darlenehl@terra.com.br - IP : 201.13.72****
    A Fabrica de Sw é uma boa solução qdo são atendidos dois pre-requisitos básicos: 1. O cliente sabe o que quer e tem know-how ou conhecimento do assunto o suficiente para saber comprar os serviços necessários. (conhecimento SLA, SLO e SLM) 2. O fornecedor tem técnologia, profissionais qualificados, metodologia, ferramentas de controle e gerenciamento do que foi vendido. Infelizmente creio que o mercado comprador e vendedor não estão devidamente qualificados para esta solução, ainda, pois na área de informática sempre estamos "apagando fogueiras". Mas apesar de tudo acredito nesta solução como uma evolução natural em relação a equação custo X benefício, desde que a venda e compra seja adequadas ao panorama necessário.

8/08/05, 15:21:08: Paulo Barulho paulobarulho@bol.com.br - IP : 200.186.96****
    Carlos, seu ponto de vista vai de encontro ao q de mais moderno está sendo pregado pela área de Qualidade, onde Qualidade é fazer aquilo que o cliente quer. Entretanto, tenho o exemplo da empresa onde trabalho. Fez todas as vontades do Cliente , sendo politicamente correta. Resultado, um sistema caro e de difícil manutenção. Logo não demorou para que no Cliente surgissem críticas e hoje a empresa está perdendo a sua maior fonte de receita. Afinal, teria valido a pena alertar o Cliente que "pizza de mussarela dá fome mais tarde", abraços a todos!

8/08/05, 00:37:55: Vitor - IP : 200.188.22****
    Carlos,

    Tenho que lhe dar os parabéns pela sua visão...concordo plenamente. Ainda na historia do pão...se a padaria do cara, daqui um ano, crescer tanto ao ponto de ele querer fazer pizza ou sei lá o que, com certeza ele estará recebendo mais e não se importará em pagar para fazer adaptações no sistema antigo ou simplismente criar um novo que satisfaça as necessidades pontuais dele. Pra mim é como pedir uma pizza...se eu pedi uma de muzzarela, quero de muzzarela e ficarei bravo se o dono da pizzaria tentar me empurrar qualquer outra pizza, principalmente se for mais cara...ainda mais se ele alegar que muzzarela é muito simples e que mais tarde eu posso sentir fome...

    Abraço


6/08/05, 22:16:25: Tapioca tapioca@ig.com.br - IP : 200.161.85****
    Sob o ponto de vista do profissional, é tão bom e criativo quanto trabalhar em uma linha de montagem de geladeiras. Pras empresas, é uma saida economicamente viável, muitas vezes com resultados desastrosos. Convenhamos, ainda não existe maturidade suficiente na informática, pra trabalharmos sob encomenda, como quem pede a um alfaiate para fazer um terno. Para a economia em geral é bom, a Índia, por exemplo está alavancando sua economia com exportação de software. Então, a padronização pode ser agressiva para os profissionais, como foi no começo da era industrial, mas esse é o preço que a sociedade paga, para levar o progresso, a camadas mais abrangentes da população.

6/08/05, 21:37:26: Artesão ar@tesao.com.br - IP : 200.158.93****
    Fabricar software no mínimo é um contra-senso. A partir do momento que empresas passaram a utilizar computadores para automatizar suas atividades administrativas, passaram a tentar organizar o processo de desenvolvimento de software. O paradigma predileto sempre foi a manufatura, a linha de producao, a fabrica. Mas a unica atividade dentro de uma fabrica que se assemelha a produzir software seria a engenharia, e nunca ouvi falar de fabrica de projetos de engenharia, porque entao haveria de ter fabrica de software? O fato de impor um processo industrial a producao de software é um contra-senso porque, considere o seguinte: um engenheiro por exemplo pode construi uma ponte para apenas ver se ela fica de pé? Nós fazemos isso o tempo todo com nossos compiladores. Várias vezes por dia crio e destruo edifícios inteiros com meus compiladores...

5/08/05, 21:46:05: Mauro Risonho de Paula Assumpção mauro.risonho@gmail.com - IP : 200.162.****
    Parte 1 Meu nome é Mauro Risonho de Paula Assumpção, sou Analista/Desenvolvedor Microsiga AP6.09. Desde de 1989 tive curiosidade por computação. Sou autodidata. Me formei em Processamento de dados. Me aprofundei. Quando comecei, só havia TK-90 e MSX2 com BASIC...Já tive ao longo do tempo 8 computadores, que trocava por outro, quando lançava outro novo...tenho mais de 8000 CDs (revista, softwares originais)...todo mês compro um ou mais cds...bom...trabalhei na Stefanini IT de Jaguariúna-Sp...que me conhece sabe que sou um "retardado mental"...pois "escovo bits"...uma vez tava num cliente e falei que o sistema dele não funcionava mais por incompatibilidade do processador (clipper não rodava em AMD, é necessário um patch...quase me mandaram embora...),pior não tinha o source(código-fonte), só EXE...tive que descompilar...detalhes...havia SQUID na rede...não podia baixar executáveis de descompilação...outro detalhe...tinha 35 minutos pra fazer isso...qual foi solução...editor hexadecinal...outro detalhe...não tinha na hora...qual solução...busca código fonte no planet source code e compilar no local...Bom...resumindo...só faço isso por prazer...não quero me achar ou que sou o cara...mas tem que gostar muito do que faz


5/08/05, 16:18:21: Antonio Polo antonio.polo@mandic.com.br - IP : 200.196.25****
    Absolutamente não podemos comparar India com Brasil. Os países tem realidades totalmente diferentes, as exigencias dos profissionais brasileiros, quer seja de condições de trabalho, ou de remuneração e benefícios, de maneira nenhuma pode ser comparadas com a dos profissionais da India, o nível de vida é diferente nos dois países, superior no Brasil até por questões culturais, o problema do Brasil não está relacionado com escassez de recursos mas sim de má distribuição de renda. Portanto em hipotese alguma podemos ter esse conceito de fábrica de software desenvolvidos adequadamente no Brasil, salvo se vc for uma empresa que se chame IBM, Delloite, HP, EDS - e o empresário que entrou nesse barco a fundo perdeu dinheiro com toda a certeza. Por que as empresas acima teriam sucesso ?

    1) Baixos índices de erro em recrutamento seleção. 3) Alto índice de retenção do profissional e baixo turn-over, Planos adequados de valorização profissional e de carreira. 4) Estruturas já montadas, e poder de investimento. 5) Gestão global de conhecimento organizacional. 6) Investem pesadamente em treinamento e intercambio por serem empresas globais.

    Alguma pequena ou média empresa de tecnologia se habilita ?


5/08/05, 09:31:53: Alexandre Ortelan alexandreortelan@yahoo.com.br - IP : 201.21.12****
    Carlos,

    Concordo com seu comentário. A menos que a empresa seja uma provedora de seloções tecnológicas, a tecnologia é um meio para se chegar ao fim. Para as empresas a área de TI não é muito diferente da área de RH. O RH é responsável por encontrar "talentos" que ajudem a empresa a alcançar seus objetivos finais, assim como TI está lá para desenvolver soluções que façam o mesmo. Não vamos perder o foco de que vivemos em uma sociedade capitalista onde o que importa é o resultado financeiro. Não adianta propormos soluções maravilhosas que não estejam alinhadas com os objetivos da companhia.

    Bom final de semana a todos.


4/08/05, 18:34:35: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Às vezes é interessante ver as coisas por outro prisma.

    Pessoas de TI tendem a dar importância para TI como um fim.

    Ou seja, os desenvolvedores acham fundamental que o software seja escalável, que a lógica seja otimizada, que todos tenham participação no processo de design e criação, que se façam softwares capazes de exceder as expectativas do cliente, que sua "expertise" seja valorizada e bem-paga, etc., etc.

    O pessoal de Suporte vai recomendar que vc invista no Windows 2003 porque a Microsoft falou que é mais rápido, mas seguro, etc., etc........ e também porque todo de TI quer trabalhar com o que tem de mais novo.......... ninguém vai dizer para o cliente ficar com Windows 2000 porque o beneficio de trocar por Windows 2003 é pequeno........

    Mas lá na ponta o cliente vê tudo como comodity: se ele pediu um softare para fazer pão francês, ele quer um software para fazer pão francês e não um gigantesco projeto para ver se realmente o negócio dele é fazer pão francês ou se ele prefere fazer pão doce, pizza, etc. Ou ainda o velho argumento do consultor: "imagina se uma dia sua padaria crescer tanto ou se este pãozinho deixar de ser de farinha, então vamos fazer um software mutante com alta capacidade de parametrização".

    Pode-se também ver do ponto de vista de custo: vale a pena fazer um grande investimento em um projeto/software totalmente mutante/escalável/parametrizável porque as empresas e os processos mudam todo dia....... ou fazer investimentos pequenos e médios on-demand na linha do "extreme programming": vc atende a necessidade pontual quando ela surge..........


4/08/05, 16:51:46: Ze da Silva zezaodapadaria@hotmail.com - IP : 200.246.25****
    É uma excelente alternativa para as empresas. Elas retiram toda sua despesa com profissionais, equipamentos, além de economizar com espaço físico, água, luz, refeição, etc ... As grandes consultorias que conseguem contratos com grandes empresas, estas sim, conseguem grandes resultados, graças a capacidade técnica de seus funcionários. A desvalorização dos profissionais de TI, se dá pela massificação dos computadores pessoais. Qualquer garoto que tenha um computador aprende a programar em qualquer linguagem e eles, para entrarem no mercado, se sujeitam a pequenos valores. As empresas percebendo isso, nivelam os salários dos analistas (que dedicaram tempo para preparação na função), por baixo, tendo como parametros estes micreiros. Creio que chegará o dia que estaremos limitados a uns 5 ERPS, ou seja, só a equipe de desenvolvimento destes ERPs é que terão sucesso.

3/08/05, 23:02:19: Anthony anthony@ig.com.br - IP : 200.148.28****
    O empresário: (perceba a retomada dos conceitos utilizados pelos pais da administração, o assalariado apertador de parafuso para linha de produção em série) Excelente!!!! Tudo que eu sonhava!!!! Agora posso ter funcionários com salários baixos, nao terei mais figura do programador herói do qual dependo tanto, os funcionários são facilmente substituíveis, nenhum deles se sente merecedor de bom salários, especialistas em relatórios farão bons relatórios, especialistas em telas, boas telas, incrível!!!!

    O Funcionário: (Como pode ser constatado aqui na maioria das opiniões) Desenvolvedor ficticio: Caramba!!!! Estou a 6 meses fazendo só relatório, como sou bom nisto não querem me tirar dessa, não havia percebido... perdi um pouco da minha velha e boa lógica e meu espirito de análise, pois não discutimos idéias, e soluções, devemos trabalhar quietos, a "porca" vem pronta para que eu apenas a aperte, sou bom nisto. Fiz faculdade, pós graduação... mas é engraçado como este estagiario novo também aprendeu rapido a apertar o mesmo parafuso que eu aperto, mereço meu salário.... (tsc tsc)

    O QUE REALMENTE SE PASSA: Se tratando de pequenos sistemas ou utilizando linguagem simples, é muito difícil algo sair errado se todos da fabrica estiverem fazendo sua parte. Mas quando falamos de algo como um ERP, um sistema grande, ainda precisamos de algo mais que pequenos especialistas em detalhes tentando trabalhar em harmonia. Precisamos dos bons programadores que ainda se preocupam com quantas vezes um objeto é instanciado, performance, memória, escalabilidade, estas coisas que são definidas na fabrica por um único Arquiteto, mas ninguém consegue garantir no final. Assim não precisariamos de tantos "codes reviews" e "refactoring" desnecessários.


3/08/05, 20:28:03: nao vou@falar.com - IP : 201.26.109****
    Volto sempre a criticar a area de TI que vai de mal a pior, antes eramos repeitados como terceiros agora como se fossemos escravos, o conceito e fabrica acaba com o profissional e a empresa, quem ganha e a consultoria de TI que demora na entrega pois projeto algum sai no prazo em Fabrica e o profissional alem de ser mal pago e esculhanbado cai fora do projeto (E COM RAZAO), o futuro em TI e o que digo logo nao existirao mais profissionais ou os que restarem serao como sao os mecanicos ( a 30 anos ganhavam bem agora 700 reais e olhe la) puder caia fora pois estudar outras materias vale mais a pena, ou senao para quem gosta da area o futuro esta em automaçao industrial so quem se esforça consegue algo sem Fabrica ou consultoria TI e ainda tem acesso direto ao clinte!!(tai a dica )

3/08/05, 14:54:47: Guilherme Silva guilhermesilva11@yahoo.com.br - IP : 201.8.64****
    Não posso deixar de falar no turnover, a alta rotatividade de profissionais nas Fábricas de Software. Em geral não há fidelização do profissional, porque este é visto meramente como uma "máquina de desenvolver software". Devemos lembrar que o profissional também é gente, é ser humano, tem sentimentos, e não suporta por muito tempo ser tratado como um desprezível dente de engrenagem, que não PENSA, simplesmente FAZ. Sem falar nas equipes formadas às pressas para atender aos projetos urgentes. É como montar uma seleção brasileira em 1 semana, só de Ronaldos, e esperar que se ganhe a Copa do Mundo. Coitados dos Gerentes de Projeto, que sofrem para conseguir obter união da equipe, coesão, comprometimento, coisas que levam algum tempo para se instaurar no grupo.

3/08/05, 14:45:14: Guilherme Silva guilhermesilva11@yahoo.com.br - IP : 201.8.64****
    Trabalhei em fábrica de software e sei bem como é. É bom para os sócio-diretores, que prometem entregar tudo o que o cliente pediu, do jeito que o cliente pediu, no tempo que o cliente precisa. Cobram valores estratosféricos. Depois colocam a peaozada robotizada pra desenvolver em tempo recorde EXATAMENTE do jeito que está no papel, sem mais nem menos. Se for menos, está errado, se for mais, retire porque o cliente pode reclamar. :)

    Daí o cliente tem um software que funciona sim, mas engessado, inflexível, desprovido de criatividade e inteligência, porque o business do cliente não é desenvolver software na maior parte dos casos, e sim vender o seu produto.

    Terceirização de software não resolve problema de empresa alguma. Se você é empresário, o bom mesmo é você ter uma equipe (ou alguém) que primeiramente se envolva com a sua empresa, conheça bem o teu business, que goste de trabalhar onde está, para que assim desenvolva uma SOLUÇÃO, no amor, que vai se casar ao seu negócio, facilitar a vida dos teus funcionários e da sua empresa, e consequentemente trazer ganhos de produtividade, e o sucesso que você tanto almeja.


3/08/05, 08:37:26: Paulo Barulho paulobarulho@bol.com.br - IP : 200.186.96****
    não adianta criar fábricas de software se o gerenciamento é o mesmo. Cmm por sí só não vai compensar a incompetência gerencial. Os empresários enterram muito dinheiro nesses empreendimentos e logo desanimam quando percebem que os resultados não vem. Este caminho é bom, mas o conservadorismo tupiniquim prefere manter gerentes de zilhões de anos ao invés de ceder lugar à pessoas dinâmicas e capacitadas tecnicamente para gerir este produto.

2/08/05, 17:28:31: MT mt@nomail.com - IP : 201.21.4****
    Será que fabrica de software é bom?

    Vejamos o exemplo da Índia. Há 10 anos, exportava o mesmo que o Brasil em software, ZERO!. Hoje exporta 6 BILHÕES de dólares por ano. Para vcs terem idéia, é pouco menos do que o Brasil vai exportar de soja este ano. E todo o parque de desenvolvimento de sw da Índia está baseado em fábricas de software gigantescas, com CMM 5 e tudo.

    Para o país é bom, para as empresas que contratam será bom se souberem contratar.

    Já para os profissionais, vai depender do profissional. Pode ser um ótimo negócio em início de carreira. Pode ser bom pra quem conseguir se destacar e virar coordenador, gerente, etc.

    Mas é preciso não confundir fabrica (que entrega projetos) com body shop.

    []s

    MT.


1/08/05, 18:59:01: Antonio Polo antonio_polo@mandic.com.br - IP : 200.196.25****
    Parte 3 Não pode ser o Consultor Funcional, pois a demanda de tempo em uma homologação de customizações é muito grande, o que inviabilizaria o trabalho funcional deste junto aos key-users que precisam ser treinados para tomar frente ao novo sistema integrado que adentrará a rotina da empresa. Adivinhe então quem será o responsável por essa validação ? Um Consultor que também deve ter uma altíssima qualidade pois este deve ter o conhecimento funcional para validar se a solução terá a usabilidade que o Cliente deseja, e deverá ter conhecimentos técnicos para apontar as falhas e correções necessárias, imagine o custo desse profissional, multiplique o mesmo por algumas frentes de trabalho, pois ele não dará conta de tudo sozinho. Portanto concluindo, mais vale alocar seus desenvolvedores com um belo desktop bem do ladinho do seu Consultor Funcional tudo isso dentro do Cliente, pagando ou negociando todas as despesas, do que ter que trabalhar com uma realidade tão complexa chamada Fábrica de Software.

1/08/05, 18:58:33: Antonio Polo antonio_polo@mandic.com.br - IP : 200.196.25****
    Parte 2 Porém o problema maior está na mão de obra de desenvolvedores, vc pode imaginar o grau de conhecimento, profissionalismo e qualidade de um profissional que vai se propor a desenvolver uma solução totalmente longe de : ambiente e realidades do cliente, consultor funcional, este deve ter uma alta qualidade profissional, deve ser de nivel Pleno para Senior, e neste ponto, esbarramos em outro problema, o fator motivação dos profissionais, é claro que um desenvolvedor Senior prefere estar no Cliente com maiores desafios, e não vai gostar nem um pouco da idéia de ficar enclausurado em uma minuscula baia, recebendo um monte de documentos e de quebra a pressão para transformar esses documentos em sistema. Pra piorar um pouco a estoria, não podemos nos esquecer do Consultor Funcional que está no Cliente, e que inicialmente será responsável por criar a documentação na qual o desenvolvedor da fábrica irá trabalhar, a qualidade desse profissional também deve ser de primeira, pois imagine com todos esses agravantes, ainda por cima o desenvolvedor receber uma documentação erronea. Uma vez que todos os pontos acima sejam equacionados, o que eu nunca vi acontecer, ainda haverá um ponto muito crítico no processo, que é o de controle de qualidade das customizações desenvolvidas na fábrica de software, não se engane com relação a quem fará esse controle.

1/08/05, 18:58:03: Antonio Polo antonio_polo@mandic.com.br - IP : 200.196.25****
    Parte 1 Já tive experiencias com Fábrica de Software, e posso afirmar que o que parece ser uma alternativa rentável, posto que vem com a missão de criar ganho de custo em uma série de pontos, tais como economia em despesas de viagem e hospedagem de profissionais, equipamentos e estrutura do cliente, todas essas coisas são válidas pois realmente a idéia da fábrica de software parte sempre da premissa que os desenvolvedores estejam locados na Consultoria. Porém vale a pena contar o lado negro da estória, se por um lado tem-se a economia descrita, por outro lado, vale muito a pena alertar para os custos adicionais que isso vem a trazer. O primeiro custo é o de estrutura na Consultoria, esta deve comprar equipamentos, alugar salas, comprar servidores com performance aceitável, e acaba-se desembolsando mais do que se planeja neste início.

1/08/05, 16:44:57: Cleber Leão cleber.leao@uol.com.br - IP : 200.171.****
    Parcela consideravel do mercado não tem equipe de desenvolvimento nem condições de manter uma. No entanto tem necessidade de sistemas desenvolvidos para ela dessa forma vão acabar procurando as Desenvolvedoras. Esse mercado, independente de ser bom ou ruim vai existir durante algum tempo ainda. Esse cliente deve atentar sempre á escolha do fornecedore, a definição do contrato, do projeto e especificações, como dificilmente terá domínio sobre esse assunto deve-se considerar esse trabalho como um compra a parte, para que o fornecedor seja obrigado a tratar sistematicamente o problema e convercer o cliente que essa é uma solução razoável antes de vender qualquer sistema ou, melhor ainda, que especificações e desenvolvimento não sejam feitos pelo mesmo fornecedor.

    Dos que concordam, alguém já faz isso ?


1/08/05, 12:22:19: maximus sandroh_oliveira@yahoo.com.br - IP : 200.231.181****
    Bom, acho que trabalhar em fábrica de software (conforme colega já citou) é apenas bom para se sugar o máximo de conhecimento. Normalmente se ganha pouco (que era o meu caso na Politec) e o profissional é visto como um pedreiro e é tratado como o tal. Eles não diziam, mas tratavam vc como um idiota, como o cara que é o último na hierarquia da empresa, sendo que na verdade vc é o cara que faz a coisa acontecer. Além do que o serviço já chega mastigado, vc não precisa pensar em muita coisa. Gosto mais de fazer a coisa como um todo, analisar e depois implementar. Eu não gostaria de trabalhar em um fábrica de software novamente. Vc trabalha como louco e recebe como um idiota.

31/07/05, 13:47:22: Ricardo Silva - IP : 200.139.6****
    Bem, a minha opinião é que de tudo se pode tirar experiências boas. Hoje em dia, a disputa para se ganhar um projeto faz com que o marketing defina prazos, pode uma coisa dessas, o cara que vende, que não conhece metodologias, tecnologia define prazos, e tudo isso por que? Porque a empresa tem que faturar e você precisa comer. A consultoria em que trabalho é uma empresa pequena, mas que tem grandes clientes e não tem estrutura para atender esses clientes, essa é que é a verdade. Uma experiência ruim que estou vivendo agora, e até mesmo das experiências ruins pode se tirar coisas boas, é que venderam um projeto bem apertado, o marketing definiu o prazo, e erraram feio no levantamento de requisitos, agora os desenvolvedores é que devem virar noites, trabalhar finais de semana para reparar esse erro, conclusão, estou saindo da empresa, mas isso é a solução, talvez eu só esteja mudando de problema, mas pelo menos estou indo para uma grande consultoria multinacional e que dá mais valor para o funcionário. E pelo menos estou tentando, pois para continuar neste projeto que descrevi anteriormente, eu teria que largar meu MBA e minha família para corrigir um erro de levantamento, não reclamo aqui de virar noites, quem nunca virou? o que não pode acontecer é uma empresa com 10 anos de mercado cometer um erro básico e não fazer nada pra mudar isso no futuro. Mas mesmo essa experiência ruim me ensinou alguma coisa, logo acho válido fábrica de software sim.

30/07/05, 14:01:00: Rosa rosa@teste.com - IP : 201.10.43****
    As fábricas de software são mais vantagens para empresas. Afinal se perde o tão temido vinculo que as empresas temem com alocação de profissional. Quanto aplicar CMM, CMMI, PMI ou etc... são muito bons. Mas na grande realidade a empresas não estão pensando em investir no profissional e sim em conquistar mais clientes. Uma espécie de propaganda. Foi tempo do investimento no profissional. Eu como vários sou terceiro, o negócio é adquirir o máximo de conhecimento e bagagem e se virar nesta selva de pedra. Acho que um grande passo para melhoria das condições dos profissionais e regulamentação da profissão.

29/07/05, 20:01:33: Frederico ssfrede@uol.com.br - IP : 200.190.7****
    Tudo que envolve terceirização em informática, significa na prática, que teremos pessoas sem senioridade exercendo a função de seniores. Qualidade sofrível quanto a especificação recebida pelo cliente e desenvolvimento no mesmo nível dos programas pela fábrica, prazos cada vez mais curtos. Atualmente a construção sistêmica é apenas um pequeno detalhe na construção do projeto. Adicionado a tudo isso, tem-se a questão da "Celetização Pirata" ao qual tem-se um série de "pseudo-empresas" que de acordo com a conveniência dos contratantes hora são tratadas como empregados, hora são tratadas com "empresas". Este modelo de negócio para fábrica, para consultoria, a tal da "terceirização" é uma vergonha nacional, pois dá dinheiro apenas para o diretor da empresa que terceiriza e seus amigos donos das consultorias. Quem puder fugir dessa roubada, faça logo, se estiver dentro de fábrica de software, mais ainda ! Espero que alguem do governo leia tudo isso, e comece a moralizar toda essa bagunça. Boa sorte a todos

29/07/05, 17:55:37: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    É aquela história, o que for bem feito, funciona........ Quem se sente explorado, maltratado, oprimido, vai continuar assim seja numa fábrica de software, dentro de uma empresa, como CLT, como PJ, ou seja lá o que for....

    Querer, todo mundo quer ficar o dia inteiro só mexendo com tecnologia legal, sem pressão, sem cliente chato, sem prazos, ganhando bem, sem ter que fazer documentação...... mas normalmente a vida não é tão bela assim.....

    Reclamar de metodologias, modismos, consultorias, todo mundo reclama....... Mas e aí ? Qual é a melhor forma de se desenvolver um software ?

    - O departamento interessado deveria contratar um cara de TI como CLT, pagar um monte de cursos para ele se formar e esperar para ver se ele faz um bom software ? - Comprar um pacotão pronto tipo SAP, Siebel, etc. ? - Contratar uma empresa externa de desenvolvimento ? - Utilizar uma área de sistemas internos que atue como fábrica de software ?

    Se tivesse uma receita única, todo mundo já estaria utilizando, e ninguém teria dúvidas de como implantar um bom projeto de software.

    Abraço,

    Carlos


29/07/05, 10:25:05: Alguem alguem@alguem.mx - IP : 200.186.2****
    fabrica so serve mesmo pra explorar...

29/07/05, 00:12:09: Carlos A Vitagliano carlos@cavsistemas.com.br - IP : 200.150.225****
    Eu já tive oportunidade de participar de um projeto onde duas Empresas foram contratadas para fazer o papel de codificadoras, e o resultado foi um desastre. A tecnologia sugerida, e aplicada, era de total desconhecimento de ambas as codificadoras, que se diziam experts. Para complicar elas contrataram no mercado, e as pressas, duas dúzias de estagiários para fazer o papel de analistas programadores. O custo falou mais alto. Dessa mentira saiu um conjunto de aplicativos que teve que ser totalmente reescrito pela equipe da empresa contratante. No final da história, para a Empresa contratante restou um custo duas vezes maior que o inicial e um estouro no prazo de mais de um ano. Estamos até hoje corrigindo bugs e absurdos de programação.

28/07/05, 19:50:43: Oswaldo Rodrigues i455@estadao.com.br - IP : 200.212.4****
    Fábricas de Softwares não funcionam! O máximo que elas conseguem fazer é comparável a uma pedra bruta que precisa ser lapidada.

    A Informática tem se tornado uma ferramenta de uso popular e contínuo. Quando uma empresa passa o desenvolvimento de seus softwares para uma Fábrica externa, ela começa a ficar desinformada dos detalhes das tecnologias usadas. Com isso ela corre o risco de torna-se uma marionete ou perder o controle do que realmente a empresa precisa para progredir.

    O contato interativo durante o desenvolvimento é um fator indispensável atualmente.


28/07/05, 16:50:11: Grasiela grasiela.gomes@diaup.com.br - IP : 200.247.****
    Uma fábrica de software é uma excelente alternativa, sem bem estruturada, tanto para funcionários quanto para as empresas. Com boa estrututação o custo, qualidade e produtividade são mais eficientes, o que é otimo para as empresas. Para os funcionários a especialização o torna mais eficiente. Porém é preciso que haja uma rotatividade de função. Um funcionário não pode se sentir preso a uma única função. E quando tiver passado pelas principais funções dentro da fábrica, está na hora de assumir responsabilidades maiores dentro da empresa. Sou gerente da fábrica de software da DiaUp System tecnologia e processos (www.diaup.com.br)

28/07/05, 11:55:36: Anderson Amorim andersonsamorim@ig.com.br - IP : 200.214.44****
    É bom para a empresa, pois, ela tem seus funcionários "curingas" trabalhando em vários projetos. Sem contar que o funcionário recebe por um valor/hora independente do projeto que ele está. É ruim para o funcionário, pois, ele fica engessado em uma área e não consegue aprimorar outra. Por exemplo: O profissional que está na área de desenvolvimento, será um bom desenvolvedor, mas, com o passar do tempo ele não terá muita habilidade como analista de negócios, e assim por diante.

27/07/05, 17:42:19: Renan teste@test.com - IP : 201.27.76****
    è umn bom negocio para as empresas, agora para os profissionais de computacao nem tanto, uma vez que tem gente formada em engenharia naval e trabalhando com desenvolvimento com isso inflando o mercado, hoje em dia está assim nao precisa se formando em computacao para trabalhar com computacao.

27/07/05, 08:29:30: Leonardo Millani Millllanni@gmail.com - IP : 201.81.258****
    A fabrica de software ainda ocupa um lugar pequeno no mercado Brasileiro. No forum todo mundo dá o seu palpite, mas são poucos os que já trabalharam nela ou sabem o que é exatamente. Esta acaba sendo uma caracteristica de muitos profissionais de TI, que querem querem opinar sobre tudo para demostrar capacidade, independente de saberem ou não, do que estão falando.

    O desenvolvimento de um número maior de fábricas poderia ser uma boa oportunidade para levar trabalho para outras areas fora do eixo Rio-São Paulo (existem experiências sendo feitas em Fortaleza), sem necessidade de grandes investimentos. Poderiamos também desenvolver metodologias próprias, competir por exemplo com a Índia e ampliar o numero de postos de trabalho por aqui. Seria uma boa forma também de ampliar a nossa capacitação tecnica, aumentar o portfolio de softwares criados e exportados pelo Brasil, como faz Israel, por exemplo.

    Enfim, existe oportunidade bem maior do que a visão acanhada de alguns consegue enxergar.



26/07/05, 23:54:45: Fbuhrer fbuhrer@yahoo.com - IP : 200.139.122****
    Todos os comentarios tem seu ponto, mas enquanto se estiver pensando somente em metodologias e ferramentas e se esqueçendo das pessoas, tudo estará andando para tráz. Leiam PeopleWare do Tom De Marco, Fiquem em paz,

    Fabio


26/07/05, 22:14:45: Tapioca tapioca@ig.com.br - IP : 200.161.16****
    Pra quem quer trabalhar que nem cavalo e ganhar uma miséria é ótimo!

26/07/05, 21:09:46: André Luiz Duran aduran@gpnet.com.br - IP : 200.98.54****
    Boa noite pessoal.

    Eu acho uma boa alternativa, pois o conceito de fábrica subentendesse que estamos mudando muito o conceito de apenas “consultoria”, para uma grande organização, onde podemos sim colocar os projetos em produção, obedecendo todos os siglas CMM, CMMI, PMI e respeitando todos os métodos e processos da qualidade. Muita gente se engana, ao pensar que fábrica significa “caixinha de software de supermercado”, pois as grandes corporações estão cada vez mais, contratando esse tipo de serviço para desenvolver os seus negócios específicos e investem milhões nisso. Um exemplo é a Microsoft que esta investindo milhões na fábrica de software da IBM. Enquanto ao “desenvolvimento do profissional” e a “grande exploração que alguns falam”, em uma fábrica existe diversas áreas e ferramentas, onde o profissional pode escolher qual caminho a seguir, e o salário, depende da destreza, interesse e poder de negociação do cargo em que estiver interessado. Tudo isso varia de empresa para empresa, mas eu acho que, quem é responsável pela vaga é a empresa e pela carreira profissional é o próprio profissional, ou seja, cada um cole aquilo que plantou, então, parem de só reclamarem e corram atrás do prejuízo, não esta bom, melhore ! Só depende, apenas, de nós.

    Um grande abraço.!

    André Luiz Duran


26/07/05, 16:14:26: Eu eu@eu.com.br - IP : 200.204.116****
    Fábrica de software é uma forma das consultorias de diminuir mais ainda a taxa dos profissioburros... Estou revoltada, hj recebi uma proposta de trabalho para ganhar 600 reais por mês, 1/6 do que ganho hj!!!

26/07/05, 11:52:58: Diogo de Góes Zanetti exadmax@gmail.com - IP : 200.231.****
    A fábrica de software diminui a capacidade criativa de resolução de problemas em um software, tornando o desenvolvimento algo totalmente mecânico, cria-se além dos produtos vendidos em caixa, profissionais que pensam no modo "caixa". Pensamento padrão sem alternativas gera software mediano e fraco no mercado.

25/07/05, 22:24:30: Antonio knowledge@bol.com.br - IP : 200.140.23****
    Tem gente aqui que passa um desânimo que se a ter a isso acabará sendo infectado, sobre a exploração e baixos salários, aceita quem quer, e gente, vamos acordar, emprego não existe mais, o que existe é trabalho, eu nunca vi dizer que o trabalhador de CLT se deu bem na vida, veja o INSS que paga aposentadoria pra todo mundo, o mensalão que alimenta a corrupção, eu fico indignado é com caras que dizem ter mais de 30 anos, dizer que a profissão acaba quando chega nessa idade, acaba se quiser que acabe, é o ditado, quem nasce pra ser camelo, vai ser camelo mesmo.

    Vale lembrar que tecnologia agora é só um detalhe, o que vale é o conhecimento do negócio, tem gente que domina um monte de tecnologia, mas não sabe o que vai fazer com esse conhecimento, alguns ficam se gabando, e fica só estudando e os anos vão passando, quando ver, vai estar obsoleto e não fez nada pra ele e nem pra sociedade.

    Se entrar numa fábrica de software vai agregar conhecimento, vale a pena sim, mas não pense em parar por aí, evolua, hoje está mais fácil aprender do que antes, lembro que penava pra conseguir um compilador C/C++, como era difícil conseguir isso, documentação nem se fala, pior encontrar colegas da área, hoje com a internet tá tudo na mão, pessoal de hoje parece que não consegue aproveitar o que está em suas mãos.


25/07/05, 17:34:21: William Breadman william232@hotmail.com - IP : 200.201.1****
    Concordo com Rumbaugh. A analogia que se faz do processo de desenvolvimento com uma fábrica é falha. Uma fábrica é um processo repetitivo que tem como objetivo produzir milhares de cópias de uma matriz. Isto não existe no desenvolvimento de sistemas. Existe um pouco de "arte" no processo, fazendo deste novo "hype" uma poderosa ferramenta de Marketing, assim como foi a CMMi.

25/07/05, 16:21:08: Miguel miguel.ugf@gmail.com - IP : 200.161.128****
    trabalho como pj em uma fábrica de software de uma grande consultoria de informática. Foi uma grande oportunidade para mim e vários colegas que estavam desempregados. Temos a oportunidade de participar de projetos bem interessantes, acho válido o trabalhar em uma fábrica de software.

25/07/05, 10:45:53: cláudio marchini marchini2@ig.com.br - IP : 200.234.7****
    sim

25/07/05, 04:49:53: Viviane Figueiras profissionais@prosituidos.com.br - IP : 201.5.7****
    Não. Porque o código de um processo que atende a uma solução, normalmente não é desenvolvido por máquina, e sim, naturalmente por um ser humano, a menos que seja um software. Então não se encaixa na classificação de produto que possa ser manufaturado, mesmo porque um requisito pode ter mais do que uma solução para ser solucionado ou resolvido. Um produto manufaturado deve seguir uma linha de produção, que não se aplica para o desenvolvimento de um software. Já atuei em fábrica de software. O requisito é escrito por um profissional e o código por outro. Por diversas vezes, e por alguma razão a solução desenvolvida e implementada era diversa da solicitada pela área de requisitos por limitações técnicas do processo, o que naturalmente acabada demandando mais tempo do que o devido. Além de desgastar a imagem dos profissionais envolvidos, o produto acaba sendo superfaturado, em função do mal dimensionamento do tempo necessário, e provoca alta rotatividade dos profissionais alocados. Um computador tem chipp e não neurônios. Deveríamos ter um sindicato para lutar pelos nossos direitos.

24/07/05, 23:20:44: Ricardo Ricardo@mail.com.br - IP : 201.1.91****
    Que mais se beneficia com a fábrica, é o dono da mesma, que ganha um valor alto pelo trabalho de seus consultores. O pessoal que trabalha em fábrica de software tem que se organizar, criar uma classe sindical para começar a reinvidicar os seus direitos. Hoje trabalho em regime CLT, mas antes trabalhei como PJ e acho que as consultorias só querem sugar os profissionais, não oferecem cursos, bolsas, nenhum benefício e em alguns casos nem mesmo um plano de saúde. Isso tem que acabar, sou a favor da fábrica, mas desde que os consultores tenha os seus direitos, assim como as pessoas que trabalham no regime CLT.

24/07/05, 22:29:33: eu nao@vou falar.com - IP : 201.26.108****
    Para mim e so mais um jeito de rebaixar o profissional, antes um profissional ganhava bem com TI agotra esta ganahndo um pouco pior , estes modismos sao so para rebaixar mais ainda!! Nao vou citar nomes mas muitas empresas de TI com Fabrica nao seguem seus prazos, na hora do vamo ver acaba o conceito, como disse e um meio de rebaixar a hora!!

24/07/05, 03:18:58: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.158.58****
    Quanto à pergunta específica creio que seja interessante para empresas e profissionais. Para a empresa porque os sistemas não ficam "na cabeça" daqueles caras imexíveis, existe uma obrigação de documentação padronizada. Para o profissional porque ele tem oportunidade de trabalhar em diferentes projetos e processos. Vale mais a pena ter 10 projetos do currículo do que ficar 5 anos cuidando de um mesmo sistema. E também para o profissional porque ele passa a trabalhar de uma forma mais organizada. Todo profissional de TI detesta, por ex, fazer documentação do que está fazendo e ler documentação do que tem para fazer. A fábrica é uma forma de buscar um melhor resultado nos projetos de software. Não significa que o trabalho será "fechado" e "escondido". Em qualquer teoria de engenharia de software as fases de escopo, protótipo, validação e até construção contemplam a participação do usuário final do produto.

22/07/05, 09:24:55: Daniel Rubens Benaglia drbtq@zipmail.com.br - IP : 200.206.13****
    Reforçando o comentário do Sr. Hsieh Shin Yuan, as Fábricas de softwares querem "peoes" para seu quadro de colaboradores. Por este motivo estão se instalando no interior de São Paulo. A Politec de Taquaritinga é um caso típico, a média salarial é de R$ 700,00. A gente está estudando 4 anos para que ?

22/07/05, 09:06:32: Leopoldo - IP : 201.66.212****
    Acho que a fábrica é uma boa alternativa. Permite que o profissional se especialize mais em uma determinada ferramenta, pode reduzir custos e prazos de desenvolvimento. Este papo que programação é arte, subjetiva, e etc, não cola. A 20 anos atrás, quando o usuário necessitava de um simples relatório precisava pedir para o pessoal de informática fazer um programa cobol, que tinha que ser escrito, compilado, catalogado e etc, até gerar o resultado desejado. Hoje em dia existem muitas ferramentas que o proprio usuário utiliza, que geram o codigo SQL automaticamente e fornecem o relatório na hora. Esta tendência deve aumentar. No futuro poucos programadores serão necessários e eles serão bem especializados, fazendo trabalhos difíceis, que não podem ser automatizados.

22/07/05, 06:00:43: belthazor mbelthazor@gmail.com - IP : 200.158.1****
    Simples... Hoje em dia fábrica de software é a mesma coisa que fast-food. Entregam o pedido na porta da fábrica e dois dias depois tem-se o programa pronto... Vai funcionar??? Bom isso é outra história....

21/07/05, 16:10:30: Hsieh Shin Yuan hsiehy@msn.com - IP : 200.149.20****
    Ah Ah Ah Ah ... alguém nesta terra já viu algum ET ... fábrica de software é a mesma coisa. G&P, CPM, Procwork, BSI, Politec, DBA, DBK, Origin, EDS, IBM, etc. todos tem o que chamam de certificação: CMM, ISO9001, Ponto de Função, SLA, Quality Assurence, etc.

    Alguém viu ou já trabalhou numa fábrica de software ?

    Fábrica de softwares, resumindo quer dizer: Peões de Programação, estagiário, início de carreira R$ 8,00/hora, +/- R$ 1.000,00 por mês.

    Estas empresas faturam em média R$ 28,00/hora. ahahaahah !!! $$$$

    Bom pra quem !?

    Entenderam !!!


21/07/05, 16:06:15: JORGE LUIZ TEIXEIRA CPUVIRTUAL@YAHOO.COM.BR - IP : 200.144.5****
    Essa questão tem dois lados. O primeiro lado é que muito do que se precisa em termos de software para operação padrão está pronto,a comunidade de software livre já produziu quase TUDO o que um usuário normal precisa.Dentro desse contexto,para que serviria uma fábrica de software ? Seria um investimento com retorno restrito. O segundo lado é que existem softwares especialistas,estes custam muito caro pois agregam conhecimentos específicos em torno deles,uma fábrica deste tipo de software é bem vinda pois gera demanda para os profissionais de diversas áreas e produz uma maior oferta de produtos, o que é um benefico pois diminui o custo de aquisição para o cliente final e gera mais negócios dentro do mercado.O retorno para essa fábrica é certo !


21/07/05, 12:56:32: Robson nãoquerospam@ttt.com - IP : 200.178.2****
    CLARO QUE NÃO

    ESTÃO TENTANDO IMPLEMENTAR MÉTODOS DE TRABALHO DO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO !!!

    TAYLOR E FAYOL NOVAMENTE NA CRISTA DA ONDA .... ELES DEVEM ESTAR ADORANDO A VOLTA DO CHICOTE, RELOGINHO E DA BURROCRACIA EM ALGO QUE SURGIU EXATAMENTE PARA ELIMINÁ-LOS, A TECNOLOGIA !!


21/07/05, 12:53:10: formula.magica trabalhadores.sem.direito - IP : 200.226.98****
    Ate quando sera que vao inventar coisas do tipo Fabrica de Software, para enganar o trabalhador honesto. Ate quando a promiscuidade entre supostas consultorias, que na maioria enriqueceram as custas do trabalhador terceiro, coitado, que tem seus direitos estorquidos para o enriquecimento ilicito dessas consultorias de informatica e o pessoal de RH que nao tem preparo nem para fazer entrevistas ?

20/07/05, 18:44:45: Revoltado revoltado@total.com.br - IP : 201.26.72****
    Fabricas de software, alocação, PMI, CMM nível 5, outplacement... Nada disso funciona se não dar atenção para o que há de mais importante na área de informática : O profissional. As empresas hoje estão se prendendo a metodologias de desenvolvimento, a documentação detalhada, UML, MER, etc, etc. A esperança deles é que balance a arvore e caia 10 programadores e é só enfiar a documentação na mão deles que sai produzindo. O que vemos hoje ? Prazos não cumpridos, sistemas que são uma verdadeira concha de retalhos, não funcionam e dinheiro das empresas rolando pelo ralo. Pois é, hoje se gasta muito mais com TI do que há 10 ou 20 anos atrás. Os sistemas hoje frustam mais as expectativas do que antes. E sobretudo os profissionais são menos remunerados do que a 10 ou 20 anos atrás. Enquanto a empresa não criar um comprometimento com os profissionais de TI, haverá sempre esses problemas, porque um bom profissional não se agarra a uma empresa por nome ou oportunidade, sendo que existem várias no mercado. Exige-se muito mais no profissional, e se investe e paga cada vez menos. Enquanto não aparecer um guru e dizer "tá tudo errado, vc's estão jogando dinheiro no lixo", isso só tende a piorar. E qual é a realidade das fábricas de software hoje ? Com excessão de raríssimas e ótimas empresas, que já perceberam que qualidade é tudo, e isso se consegue com profissionais motivados, a realidade é um prédio no interior do brasil, aonde essas empresas pegam profissionais de porta de faculdade que não possuem experiência e know-how nenhum e desenvolvimento, e os colocam para fazer sistemas gigantescos. O resultado, para quem está na área, é só ver. A metodologia XP é um oasis no meio do deserto. Quem implantou vem colhendo resultados ótimos. Um abraço e boa sorte a todos !

20/07/05, 18:28:17: Josiclei Silvestre Neto josilvestre@hotmail.com - IP : 201.4.75****
    Para uma visão estreita e maniqueista que impera nos dias de hoje, essa tal alternativa que pretende se tornar via, parece sedutoramente uma ótima idéia. Pena mesmo é que seja um passo para trás e não adiante como muitos leigos no assunto poderiam pensar. É uma idéia com a data de validade vencida que ressurge com pleno vapor pra excitar as mentes mais míopes que infelizmente pretendem fazer experiências que já nascem fracassadas. Para alguns é a panacéia geral. Mas a meu ver isso dura pouco por uma miríade de razões. A primeira e principal diz respeito a premissa que permite a aplicação de uma termologia extremamente inadequada. Fábrica de Software. É bonitinho, pena que não dá certo. Como pode-se denominar fábrica de um artigo que brota da intelectualidade dos especialistas. Tudo bem que é uma linha técnica, mas parece exagero a aplicação da nomenclatura e ainda mais as teses inaplicáveis na realidade e consequentemente insustentáveis. E tem mais, é um projeto caríssimo a longo prazo. Aguardem. Quem viver, verá!


20/07/05, 17:08:45: Thiago thiago_intelligence@yahoo.com.br - IP : 200.165.5****
    Senhores,

    Eu e a equipe na qual trabalho estamos incumbidos de remodelar nossa fábrica de software, pois estamos bastante ultrapassados nas tecnologias utilizadas por nós. Para isso estamos buscando materias de como deve ser estruturada uma fábrica de software, estamos definindo o roteiro de processos a serem definidos e seguidos no amiente de Desenvolvimento, Homologação e Produção. Pretendemos também criar um escritório de projetos, para centralizar todos os p´rojetos em um único lugar buscando um melhor desenvolvimento do mesmo.

    Com isso, peço a quem puder me ajudar é claro, que forneça ou indique algum site, referência bibliográfica, para que eu e minha equipe possamos adotar as melhores práticas de desonvolvimento de software. Calcado é claro naa metodologia PMI.

    Abraços


20/07/05, 15:55:34: Artur Clemente arturclemente@hotmail.com - IP : 200.217.205****
    Não sei se as empresas estão fazendo o caminho de volta, mas sim investindo em metodologia mais avançadas para tentar corrigir o problema. Hoje existe a PMI - Project Mamagement Institute que esta voltada a muito anos para a metodologia do PMBOK. É claro que não é só a metodologia que seria o problema dos problemas nos projetos, também existe a qualidade dos profissionais que por serem de custo baixo para a consultoria ganhar dinheiro acaba por aprender apanhando, não é que essa maneira não seja um caminho, mas em se tratando de prestação de serviço isso conta muito. Tive um projeto que uma profissional simplesmente começoua chorar dizendo não ter capacidade de resolver o problema, levantou e foi embora causando um atraso consideravel no projeto. E por ai vai.... Eu acreditava mais quando a empresa tinha sua propria equipe e essa equipe conhecia o ambiente de traz para frente e não uma equipe que chega para executar uma determinada consultoria. Isso é discursão longa meus amigos.....

20/07/05, 11:28:19: Joao Daniel daniel_joaoathotmaildotcom - IP : 200.182.214****
    Comentando o comentário de "18/07/05, 15:53:57: Leandro leomoreira@gmail.com - IP : 201.54.306****"

    Estas empresas já estão fazendo o caminho de volta. Os projetos estão falhando (Prazo, Escopo e Custo). Os indianos estão colocando a culpa na baixa qualidade da documentação. Já os Americanos estão chegando a conclusão que se for para especifical detalhes fica mais barato fazer em casa mesmo com as diferenças de salário. (fonte jornal nytimes)


20/07/05, 11:21:56: Joao Daniel daniel_joaoathotmaildotcom - IP : 200.182.214****
    Para a Empresa que tem um projeto, envia-lo para uma fábrica, só será bom se o projeto for bastante formal. Se for um projeto com documentação fraca onde é necessário muita interação entre o "dono o projeto" e o desenvolvedor as chances de frustrações será bastante grande. Para o profissional de sistemas é bom por mantê-lo em contato com muitas tecnologias distintas em um curto espaço de tempo, enquanto nas empresas os ciclos das tecnologias costumam ser longos. O grande risco para o profissional de sistemas pode ser a perda de receita. Os comentários acima são baseados na idéia de enviar para fábrica apenas a codificação. Eu acredito que a Análise e Design do sistema deve ficar sempre in home, afinal, nos dias atuais, é no sistema onde mora inteligência empresa.

    []´s


20/07/05, 08:59:22: Giocondo gigi@pop.com.br - IP : 200.182.****
    Acho uma boa !

20/07/05, 08:00:21: Marcelo anonimo@anonimo.com.br - IP : 201.14.76****
    Trabalhei 10 anos como consultor... ralava pra caramba pra desenvolver os softwares solicitados, sempre primando pela qualidade...

    Hoje estou para fechar alguns contratos com empresas estatais... pensando na qualidade montei uma pequena "fabrica de software" onde desenvolvemos sistemas para escolas, hospitais e comércio em geral...

    Como desenvolvedor, procuro sempre deixar meus programadores a vontade para escolher entre uma tecnologia ou outra, desde que respeitem os padrões que defini dentro do processo de desenvolvimento e que tambem respeitem os requisitos do cliente.

    Com isso senti que minha equipe não esta engessada, mas apenas amarrada a padrões que se não fossem adotados teriamos um execesso de retrabalho e falta de padrão até mesmo entre as telas dos sistemas... isso sem falar no processo de teste que pode não chegar a 100% das falhas, mas que por ser padronizado conseguimos hoje corrigir cerca de 90% a 95% delas antes de chegar aos clientes...

    Esse conceito de "fabrica de software" é valido desde que se pense tambem na equipe... e apenas uma pessoa que ja desenvolveu vai pensar dessa forma...

    E pensando na satisfação do cliente, disponibilizei uma equipe que fica monitorando todo o processo dentro do cliente... e pelo contrato, não podemos passar pra ninguem informações a que temos acesso...


19/07/05, 22:49:38: eu nao@voufalar.com - IP : 201.1.194****
    Desde quando existe fabrica de softare no Brasil, o nome software house apenas mudou para algo mais moderno o nome porque ainda e a mesma coisa e digo mais tudo e feito na casa do cliente por consultorias de TI como era antigamente, na pratica mesmo aqui no Brasil isso nao existe, salvo casos raros de empresas reais de informatica que eportam seus produtos para fora!!

19/07/05, 13:32:41: Luciano luciano108@zipmail.com.br - IP : 200.158.11****
    A fábrica de software hoje, agrega o que há de mais moderno na confecção do software. Politicas CMMI, UML, PMI, Projetos com prazos pré-estabelecidos, métricas de produtividade (Ponto de função), etc. Esse negocio de sentar na frente do computador e sair desenvolvendo software é terrível, e não creio que os profissionais contratados por consultorias, percam seu tempo com as politicas acima.

19/07/05, 10:22:48: Tamar nospam - IP : 200.98.5****
    Existem muitos gurus da programação que sustentam que software é como artesanato e que o código, por ser escrito é pessoal e difícil, mas não impossível, de ser passado para outros. O conceito de Fábrica de Software é o mesmo usado por Ford e Taylor e os japoneses da Qualidade Total. O problema é que software é inteligência e informação. Uma informação não é valiosa quando produzida em série em linhas de montagem. Mas a necessidade de software no mundo moderno é tão grande, que as fábricas mesmo não sendo adequadas podem ajudar a suprir a enorme carência.


19/07/05, 03:18:48: fabrica fabrica - IP : 201.21.5****
    podemos comparar a fabrica de software a uma manufatura de uma linha de montagem de automoveis. Na manufatura existem atividades que são feitas por robos (geradores de codigo) e outras por mercanicos, tapeceiros, eletricistas (desenvolvedores cada um na sua especialidade - gui, dados, negocios). Acredito que a fabrica limita a criativade e o potencial do desenvolvedor pois este é obrigado a seguir um script e usar componentes previamente elencados o que impede muito deste opinar ou utilizar alternativas com melhores soluções para executar uma determinada tarefa, com o tempo, isto torna-se maçante. Para a empresa é bom pois em tese reduz custos e esta tem a certeza de ter um produto padronizado. Na minha opinião a fabrica deve ser uma alternativa somente quando o software a ser produzido nada tem a ver com o core da empresa pois terceirizando a sua produção nada garante que este expertise não caia nas mãos de seus concorrentes. Nestes casos, é melhor desenvolver em casa mesmo.

19/07/05, 00:13:02: eu eu@alguem.com - IP : 200.100.125****
    Mais uma forma de nos explorar, pagando pouco, enquanto a gente paga o pato nos erros e defeitos do programa, Ou seja : uma nova forma de nos chamar de peão da info !

18/07/05, 19:49:54: Emerson mersonet@pop.com.br - IP : 200.171.1****
    É importante dizer que,a solução em si, têm de estar de acordo com as necessidades do cliente. A fábrica de software será util, contanto que atenda ao mesmo, pois esse negócio de criar padrões e tentar passar a mensagem de que "esta é a melhor solução", é algo que vejo desde que comecei a ler revistas de informática(nos primórdios da Byte, Info Exame), e contudo, só se via o cliente escravo de um padrão, devido a sua falta de conhecimento e "visão" de seu próprio negócio. Chega de explorar o cliente! O lucro é consequência de um bom trabalho, e acima de tudo, de honestidade.

18/07/05, 17:20:43: Valter hvo@ig.com.br - IP : 200.187.151****
    Esse distanciamento com o usuário é a parte mais crítica. Dependendo o porte da empresa que usa esse tipo de serviço , só vai fazer piorar a qualidade do sistema. Em grandes corporações isso pode até se tornar viável devido ao tamanho dos sistemas, mas a melhor fábrica de software ainda é aquela que fica dentro da empresa , ou seja, uma equipe que a própria empresa pode gerenciar para si mesma. Da parte do profissional, ele pode acabar se "engessando" dentro da fábrica, ficando preso apenas a um "pedacinho", ou uma "funçao" de todo o sistema, sem contar que algumas fábricas acabam pagando menos do que se ele estivesse numa empresa.

18/07/05, 15:53:57: Leandro leomoreira@gmail.com - IP : 201.54.306****
    Acho que a 3 ou 4 anos atrás falava-se mais em fábricas de software. Nunca trabalhei em uma, mas acho que este distanciamento com o usuário final, deve prejudicar a qualidade do software. Nos casos da Microsoft, IBM e etc, que terceirizam o serviço de programação para o Índia, acho que pode dar certo, estas empresas são da área de TI, são experientes em definir projetos e especificações claras.


Anteriores:

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?