APinfo - Forum



Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

Sugerido por : Ronaldo/Fernando/Janaina/Eliana


Foruns anteriores


16/09/05, 19:05:02: Fábio Salgado fssalgado@ig.com.br - IP : 201.19.19****
    O Cobol "roda" na baixa e na alta plataforma. Linguagem fácil de aprender e auto documentável. Quando comecei na informática o negócio era Clipper. Agora é Java e depois o que será?

16/09/05, 14:23:45: Cintia Iglesias cin_iglesias@yahoo.com.br - IP : 200.182.9****
    Acho que vale muito a pena aprender cobol, ainda mais quem está entrando no mercado de trabalho agora, pois a grande maioria dos bancos usam Cobol, Cics e DB2, e eles não vão mudar de plataforma tão já, ao contrario do que muita gente pensa, a IBM tem laboratórios avançados para desenvolvimento de ferramentas para mainframe. Daqui a alguns poucos anos, os veteranos no cobol estarão se aposentando, hoje a maioria dos analistas mainframe têm mais de 50 anos, então, creio que quem aprender Cobol terá emprego garantido no futuro, e com um bom valor/hora.

16/09/05, 13:43:02: Welington softwelington@hotmail.com - IP : 200.207.86****
    Que isso !!! Sem dúvida nenhuma vale apena aprender Cobol Antes de aprender cobol, aprendi duas outras linguagens visuais, VB e Delphi, o resultado, não conseguia nada com elas, sei-lá, e em termos de programação acho que linguagens visuais te deixam muito preso, é como se vc não conseguisse usar toda a sua lógica de programação. Diferente do que achei do Cobol, que ao contrario do que disseram me permitiu criar aplicações da maneira que eu queria. Hoje além de programar em Cobol caracter, programo em Cobol Web, que sem duvida nenhuma é a revolução do momento, e ao contrario do que muitos pensam varias empressas estão recorrendo a esta tecnologia e principalmente migrando seus sistemas feitos em qualquer outra linguagem para O Cobol Web, se alguém tem duvida se vale apena aprender cobol, vale sim...

16/09/05, 13:16:51: Marcos magiani@work.srv.br - IP : 200.157.195****
    Estou com os comentários do colega Hermes e alguns pontos de outro colega. COBOL não sairá das grandes corporações tão cedo, o downSizing de aplicações nas grandes corporações brasileiras e mundiais, hoje em dia, tem custado uma fortuna, e estas, não estão dispostas a gastos por conta de linguagens visuais passageiras, estas ficam em outras camadas. Quem conhece COBOL, "programador de verdade", trabalha com qq linguagem visual de hoje, que vem e vai por aí... Se falarmos de Oracle e Java tudo bem, o Java está chegando lá, mas Delphi, VB, Power Builder e afins, tem se tornado a cada dia, passageiras linguagens. Iniciante, que ganhar dinheiro, aprenda Oracle, Java ou o bom e velho COBOL com DB2 tb. Abraços - M.Agiani.

16/09/05, 09:14:42: Deivid Bitti meu@email@x.com - IP : 200.214.52****
    Já programei muito em Cobol entre 95 e 97, sinceramente pra mim COBOL não é linguagem de programação tem muitas limitações e tem uma estrutura obsoleta e engessada. Agora devemos ter em mente que para grandes corporações, não importa a cara da informação e sim onde ela está armazenada, resumindo, no mundo de hoje a tendência é termos aplicações centradas em grandes bases de dados, não importa se use cobol, java, php .net, Delphi, C...para acessar a base de dados. Resumindo, o cobol está com os dias contados e só existe em corporações com sistemas críticos e com corpo técnico que tem resistência às mudanças. Aqui onde trabalho utilizamos várias linguagens: C++, php, java, delphi, Oracle Forms, perl...cada uma para uma aplicação específica e todas acessando uma base de dados Oracle.


16/09/05, 08:32:24: Hermes hbnil@ig.com.br - IP : 200.178.****
    As pessoas que programam em COBOL aprendem mais fácil as outras linguagens, agora, quem conhece as outras linguagens terão dificuldades de aprender COBOL.

16/09/05, 08:26:41: Danilo Ferreira danilo.santos@paramount.com.br - IP : 200.152.19****
    Sou Programador nas Seguintes linguagens, Dbase,foxbase,Foxpro,Clipper, VB, Java, C, na minha opinião o cobol nunca vai acabar.Se as pessoas que não mudar a cabeça e aprender linguagens antigas ou novas não vai entrar no mercado de Trabalho.

15/09/05, 22:17:34: Claudinei - IP : 201.0.193****
    Não aprendam Cobol. Não vale a pena. E é bem mais fácil aprender a clicar botões. Deixem o Cobol de lado. Quem sabe um dia será raro encontrar quem saiba, ou que esteja disposto a trabalhar com Cobol. Então vão pagar mais, para nós que trabalhamos com ele.

15/09/05, 19:41:45: Clístenes Machado - IP : 200.188.236****
    Cobol nunca vai acabar por causa da confiabilidade e velocidade... Os maiores banco utilizam cobol. HSBC, ABN, Bradesco, Itau entre vários outros do mundo. 80% do processamento bancário do mundo é cobol. Isso é um valor significativo. Java ainda não suporta tal processamento. Quem quiser ganhar dinheiro.... aprenda Cobol com DB2.

15/09/05, 18:22:28: Bruno - IP : 201.7.****
    Francamente acho que o cobol já era. Ande vcs acham que vão aprender cobol? Não existe escolas que ensinam e ele só roda em mainframes. A onda agora é o Java ou .Net

15/09/05, 00:11:49: Felipe felipe@delphi.eti.br - IP : 200.206.221****
    O cobol ainda é muito utilizado , pois o custo e risco de migração para as novas linguagens são muito altos...

    Portanto, acho que claro que vale a pena aprender, pois no mercado em geral, os "coboleiros" são velhos de área e de idade!!

    Ou seja, daqui a alguns anos eles morrem e o mercado agora que só ve o JAVA/C#/delphi não terá profissionais para trabalhar com a linguagem imediatamente...

    Bom ai foi minha opinião. Obrigado, Felipe Monteiro www.delphi.eti.br


14/09/05, 21:30:09: Renato battaglia renato_a_battaglia@yahoo.com.br - IP : 201.1.192****
    André

    Primeiramente, somos obscenos ao discutir generalidades num forum destinado a falar sobre o uso de COBOL...rs

    Mas, em réplica... nunca fui CLT em minha vida (minto, breve hiato de 2 ou 3 meses em 1990), e quase sempre fui o "terceiro alocado por consultorias".

    Não é o tipo de vínculo que conta, mas o comprometimento. "Gato de eletricidade" está introjetado em nossa cultura, onde vê-se como "frescura" o rigor técnico... onde ousa-se tecnologicamente, vidrada que a corporação/empresa fica pela novidade, sem pensar "será que apenas eu sou esperto? Será q o q tenho em mãos não é um protótipo maquiado para parecer funcional? A custo tão mais baixo q o dos outros..."!

    C´est la vie, bródizinho. C´est la vie. Pior são os semáforos de pedestres ausentes, catracas de ônibus com 2% da inteligência q poderiam ter por pressa em licitação e "vontade política de dar solução vendável para a massa", sem falar no abismo social. Somos sépias, mauricinhas, refletindo na sedução tecnológica o resto de nossa condição toda como nação.

    Again... c´est la vie. E vamos comemorar como idiotas, a cada fim-de-semana e feriado, (...) essa corja de assassinos e ladrões (...) é a festa da torcida campeã"! (Ou será da vencedora da licitação?!!!)

    []s

    Renato "The hatred you project does nothing to protect you, you leave yourself so exposed... u wanna open up, u end up lying up"... (Rollins Band, "low self opinion")


14/09/05, 20:52:47: Bruno hjH@jhjh.com - IP : 200.185.23****
    80% dos códigos ainda são escritos em COBOL? Em que planeta isso?

    OK galera, sabemos que o COBOL é uma baita linguagem, mas dizer que 80% dos códigos no planeta são escritos em COBOL é exagero.

    Só para quem não sabe, a linguagem mais utilizada é Visual Basic, seguida por C++.


14/09/05, 20:07:42: mramos mramos@itelefonica.com.br - IP : 200.99.131****
    Sensacional este forum estão de parabéns a todos que participam. Bom vamuslá. Se vale a pena aprender Cobol ? Vale e muito. As grandes empresas, não iriam manter sistemas Cobol se não valesse a pena, e pela segurança que os sitemas proporcionam. E segurança não tem preço. Cobol não é a linguagem da moda, nem precisa ser. Cobol é a linguagem !

14/09/05, 19:07:22: andrefern@ig.com.br André - IP : 200.232.13****
    Renato,

    vc disse q o mercado está cheio de "amadores fazendo o trabalho de profissionais, e profissionais pouco éticos e mercenários" "que fazem gatos de eletricidade a-la cortiço". Para refletir: Será q a culpa é dos profissionais!? Ou será q a culpa é das empresas q terceirizam projetos com consultorias q só trabalham com esse tipo de profissionais !?

    Abraço


14/09/05, 16:32:27: Isaac Duhor isaacduhor@gmail.com - IP : 192.85.****
    Olha, vale à pena aprender COBOL, a sua utilidade ainda é indiscutível, inclusive na minha empresa.

    Mas não concordo quando falaram que o mercado de Java está saturado. Só essa semana (e ainda estamos na quarta) foram 3 pessoas que me perguntaram de cursos de Java, pois todas empresas estão pedindo.

    Pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, aumentar seus salários (muitos são analistas de teste, de infraestrutura, etc). Para essas pessoas COBOL é menos acessível, já que há escassez de cursos e nem sempre é possível aprender sozinho uma tecnologia (ou linguagem).

    []s


14/09/05, 16:07:13: Renato Battaglia renato_a_battaglia@yahoo.com.br - IP : 200.171.102****
    Amaldiçoada seja a eloquencia de Mauricio W*! Frankfurtiano em sua crítica racional...rs... a inveja resseca.

    Falando sério agora... temos muito mais "gatos de eletricidade a-la cortiço" por aí que redes de fibras óticas, se é que os senhores (principalmente vc, Maurício) me entendem.

    A questão é... a ousadia temerária, aliada à irracionalidade de requerimentos, temperados pelo medo de programadores considerados mão-de-obra-facilmente-substituível faz com que todo o ciclo de requerimento/design/codificação (isso qdo existe design!) fique corrompido.

    Amadores fazendo o trabalho de profissionais, e profissionais pouco éticos e mercenários: combinação letal, que cheira a ópio entorpecente mas não enebriante àqueles que, citando Fonseca(Rubens), consideram a programação "a grande arte"... o produto final a entregar... um pedaço de literatura a ser lido tb por humanos em vez de instruções apenas a 1 computador (segundo o quase-ininteligível Knuth).

    []s a todos, e minha sincera inveja à visão de Maurício.


14/09/05, 15:54:06: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Os grandes sistemas em COBOL, existem e persistem porque foram bem feitos e são muito bem administrados.

    Começando pela estrutura do Mainframe, as pessoas são obrigadas a seguir regras, fazer documentação, submeter seu trabalho à críticas de outros.

    Seguindo pela linguagem COBOL, o programador tem que trabalhar de tal modo que seu programa já nasce documentado, e ainda por cima tem que declarar o o entra e o que sai do processamento. (não é assim Coboleiros ?)

    Pois é...creio que devemos tirar a grande lição dos veteranos Coboleiros, que para fazer sistemas tem que ter metodologia, e muito mais importante do que fazer, é mantê-los funcionando e acompanhando as mudanças dos negócios.

    Um sistema de informações é uma obra de engenharia !!! Durante algum tempo, muitas pessoas desprezaram isso, partindo para empreitadas aventureiras, consequentemente mal-sucedidas, culminou neste estigma de que o COBOL é insubstituível, o COBOL é a única e melhor linguagem para fazer programas de processamento de grandes volumes...isso pra mim é um absurdo, embora seja a "verdade" que as empresas puderam "ler" nos últimos 10 anos.


14/09/05, 14:34:34: Marcelo marcelodevsp@hotmail.com - IP : 201.27.25****
    Isso é uma questão de que rumo o profissional deseja dar a sua carreira. Muitas empresas que operam com mainframes ainda utilizam COBOL, mas pelo fato de não querer arriscar ou jogar fora o mega investimento de anos de programação e manutenção do que pelo fato de COBOL ser uma boa linguagem de programação. Porque, se comparada a tecnologias atuais, com certeza não é. Mas algumas empresas com sistemas legados em COBOL tem se arriscado a por um pé no futuro e desfrutar das inúmeras vantagens em se trabalhar com plataformas como J2EE, substituindo seus antigos sistemas, como a Telefonica, por exemplo. Mas nínguem cogita em apostar no COBOL hoje em dia para começar um novo projeto. O que existe é a manutenção de sistemas já implantados. Então não creio que seja um bom mercado, e sim um mercado restrito e pouco estimulante. A possibilidade é de estar anos dando manutenção em sistemas funcionais, se firmando como referência em especialista desta linguagem (COBOL), versus a possibilidade de estar participando de novos projetos com novas tecnologias, e se firmando como referência de profissional habilitado nessas novas e interessantes tecnologias atuais. Cada profissional tem uma visão das suas ferramentas e da sua carreira, e para mim, desfrutar de tecnologias que facilitam o meu dia a dia e tornam o resultado do meu trabalho mais consistente sem eu ter que me apegar a detalhes tecnologicos e poder sim me concentrar nas regras do negócio do meu cliente, é fundamental. E afinal, porque eu remaria contra a correnteza ?

14/09/05, 13:58:33: Eric eric.shimizu@gmail.com - IP : 200.206.46****
    Muitas pessoas devem achar que o cobol é uma liguagem ultrapassada... mas se enganam as aplicações bancarias são dependentes do cobol. e dificilmente conseguiram se livrar dessa liguagem... Sabe quem ganha mais entre um programador java e outro de cobol??? o de cobol, pois quase não tem programador hábil, agora java pode se dizer que o mercado esta quase que saturado...

14/09/05, 12:38:38: Armando Akira ak21@click21.com.br - IP : 200.255.15****
    VAMOS MUDAR DE ASSUNTO? Acho que já se falou tudo sobre COBOL(foram dois temas). A minha sugestão é que se torne público os temas sugeridos. E que a escolha possa ser feita por todos, pois os participantes, salvo raras exceções, possuem excelente nível de conhecimento e educação. Num fórum tão bom como esse, realmente existe uma seleção natural...

14/09/05, 09:29:13: Fabio - IP : 200.196.224****
    Gente. O sucesso do COBOL é uma coisa que não pode se negar. Hoje em dia muitas universidades tiraram o COBOL de sua grade (GRANDE ENGANO), eu particularmente tive COBOL na faculdade, gosto da linguagem, e acho que vale a pena aprender sim. (Inclusive eu estou programando em COBOL). É lógico que existem outras ótimas linguagens C, C++ ou Delphi, mas aí depende da aplicação, acho que todos devem ter espaço e sucesso.

13/09/05, 18:33:05: Laercio H. Simões netlala@msn.com - IP : 201.26.10****
    Senhores

    Vejo alguns de voces falarem que COBOL é mais seguro que outras linguagens.

    Como conhecedor de vários Sistemas Operacionais (Windows / Linux / CCIS / Symbiam) não vejo nenhuma verdade nesta informação.

    Com base em que voces concluem que COBOL seja mais seguro que JAVA, C#, C++, etc?


13/09/05, 15:43:18: Antonio Sena antoniocvsena@yahoo.com.br - IP : 200.205.30****
    Ah, caso existam pessoas interessadas em aprender "autodidaticamente", façam uma busca pela net, e procurem pelas IDE's do NetExpress, da Microfocus, ou pelo Realia... apostilas existem também... afinal, aprender a sintaxe é o que importa... as particularidades de cada "COBOL" você aprende se conseguir se colocar no mercado! []'s

13/09/05, 15:39:23: Antonio Sena antoniocvsena@yahoo.com.br - IP : 200.205.30****
    Pessoal:

    Estou a 1 ano estagiando em informática em programação COBOL. Isso mesmo. Utilizo o pacote de desenvolvimento da Microfocus (NetExpress 5.0), e a cada dia que passa fico fascinado com cada coisa que esse cobol é capaz de fazer. Interfaces com HTML, XML, ASP, JavaScript e, até mesmo - pasmem - o todopoderoso Java!!! Bancos? DB2, Oracle, SQL, qual você quiser!!! Ah, e pra quem não aguenta o ambiente caracter das versões COBOL de baixa plataforma, aí vai o COBOL DialogSystem, com caixinhas de texto, figuras, botões e aquelas coisas que usuário adora! É obvio que ele não tem a mesma facilidade e programabilidade das linguagens OO, mas, pra quem quer ainda manter o bom e velho COBOL, são alternativas. Na indústria que trabalho, o sistema é escrito em COBOL em um ambiente UNIX (HP). Ah, e pra quem acha que ele não é bom pra web, temos um sistema gerencial também na web, sendo que em breve, vamos extinguir o sistema no unix... Aprender cobol hoje é questão de interesse... se você quiser, vá aprender (embora o que você vai encontrar é só cursos voltados para o mainframe, como o que eu fiz). É dificil achar emprego em cobol? Muito. São muitas as exigências, como muitos já disseram, mas, se você já é da área de informática e já tem uma certa "bagagem", você se coloca no mercado rapidinho... e pra ganhar bem, viu...


13/09/05, 15:27:34: Paulo Neife pauloneife@uol.com.br - IP : 201.13.4****
    Acredito que ainda valha a pena! Aki na minha empresa utilizamos um sistema em cobol for windows... É um sistema excelente, leve e nunca deu problema algum. Fazem 10 anos que o utilizamos... Quem dera se os novos sistemas, que são programados com a mais moderna das linguagens fossem assim. Por isso eu acredito.


13/09/05, 15:24:10: Alexandre ajanoni@gmail.com - IP : 200.246.143****
    Acho que esse forum é manipulado e a censura leva a discussão a uma direção conveniente dos moderadores do mesmo.

13/09/05, 15:16:50: Carlos Satim bobol@grupos.com.br - IP : 200.207.158****
    Concordo com um comentário feito por uma pessoa aqui! Os velhotes estão se aposentando e a procura por mão de obra e o valor pago por ela está crescendo, este sim é um motivo para ser aprender COBOL, agora, achar o lugar onde usam a linguagem pagando bem, são outros quinhentos!!! AVISEM-ME POR E-MAIL!!!!

13/09/05, 12:53:35: alexsander alexs01@gmail.com - IP : 200.250.22****
    Acredito que ainda vale apena!! Pois o futuro dos programadores com linguagens visuais não está muito longe de acabar... Hj uma linguagem que é uma das mais antigas, é uma das que mais pagam bem o programador. Indiferente da ferramenta que é utilizada para o desenvolvimento de softwares, oque realmente importa é o dinheiro no bolso, e isso o Cobol está conseguindo suprir.

    Abraços.


13/09/05, 12:07:47: Renato Battaglia renato_a_battaglia@yahoo.com.br - IP : 201.1.1****
    Concordo com os preconceitos do Jonas. E discordo deles apenas por serem preconceitos, nao por sua essencia.

    Seus 20 anos de experiencia contam mais que a linguagem, Jonas. Conhecer sobre áreas de negócio... seu discernimento, aliado à estabilidade tecnológica da plataforma, permite que vc se concentre nas REGRAS DE NEGÓCIO, em vez de filigramas técnicas.

    Porém, ALGUÉM tem que escrever criptografia 128 bits, reconhecimento de voz e daemons de comunicação, além dos device-drivers e bizarrias afins... isso, COBOL não dá (iscrusive, programas de desempenho mais alto são escritos num tal da PL/1 em seu ambiente, certo?)!

    O remédio certo para o paciente certo. isso é q é magia.

    []s


13/09/05, 09:31:02: Jonas jrjaniques@terra.com.br - IP : 200.232.115****
    Trabalho com COBOL há 28 anos e, por mais que eu tente, não consigo largá-lo. Já falaram que o COBOL estava morto, que a linguagem tal vai substituí-lo, que isso, que aquilo e o COBOL continua aí, vivo. Porque será? Seriam os bilhões de códigos em COBOL que ainda existem no mundo? Seria a falta de competência ou, principalmente, a falta de segurança das linguagens voltadas para o rwindows que, qualquer criança recem saída de um cursinho consegue invadir? Talvez os maiores salários para os que programam em COBOL seja o vilão da história? Em suma, o COBOL não morre. Quem quer trabalhar com uma linguagem estável e segura deve aprender COBOL. Mas, aprenda uma outra linguagem também para, no futuro, poder comparar com conhecimento de causa.

13/09/05, 08:15:44: Antonio am.morales@itelefonica.com.br - IP : 200.207.121****
    Estive em um evento no dia 10/09 e um dos palestrantes comentou que há um levantamento informando que 80% dos codigos de programação são escritos em COBOL. Acredito que ainda terá tempo pela frente.

12/09/05, 22:18:49: Dixon dixon79sp@yahoo.com.br - IP : 200.182.74****
    Todos os Bancos (segmento financeiro) utilizam muuuuuuuuuito de Cobol, quem sabe ganha muuuuuuuuito bem, pois os "COCUN´s" estão se aposentando, e deste modo, diminuindo a mão de obra qualificada, aumenta a oferta $$$. Abraços.

12/09/05, 22:05:02: Bruno Renato brf05@bol.com.br - IP : 201.1.182****
    CIOs, CIOs, esses em sua maioria são uns analfabetos funcionais que na melhor das hipotéses sabem mexer em Project e olhe lá... seres inúteis que tem "certificação" em assinar papeis.... Mas agora indo de acordo ao assunto do forum, comecei a estudar COBOL semana passada, e estou achando interessante (na minha faculdade, (FATEC) tem uma disciplina de COBOL), trabalho atualmente com .NET e não sei se me dedicaria a aprender COBOL, mas não deixa de ser uma rica oportunidade o fato de o estar aprendendo.

12/09/05, 19:52:57: Fábio Martins fabiomartins@brturbo.com.br - IP : 200.103.130****
    Estou trabalhando com Cobol a mais de 4 anos e até agora não me cansei, gosto muito de trabalhar com Cobol... Pretendo trabalhar a vida inteira com o Cobol.

12/09/05, 13:20:28: Carlos Braga Madeira carlos.madeira@bol.com.br - IP : 200.179.42****
    Tenho 41 anos, trabalho há mais de 25 anos na área de informática utilizando a liguagem Cobol. Hoje só tenho certeza de uma coisa, vou me aposentar utilizando esta maravilhosa linguagem.

12/09/05, 11:46:29: José Constantino Moura Silva jcmsilva@hotmail.com - IP : 200.255.20****
    Conheço o ambiente de Mainframe, sempre usando COBOL, também conheço o ambiente de microinformática, usando um parafernália de outras coisas. O que posso dizer que em ambos os ambientes nada deve ser desprezado, mas sim complementado. Acho que o COBOL é uma linguagem muito poderosa para processamento contínuos, principalmente em ambientes de missão crítica o que lhe confere uma performance insubstituível. Vejam por exemplo as Instituições Financeiras, CEF, Bancos em sua maioria, etc. utilizam o COBOL para processar na camada de negócio, enquanto outras linguagens encarragam-se de apresentar o resultado desse processamento. O Sistema de Mutuários da CEF, pode ser resumido pelo seguinte: 30.000.000 de mutuários, contratos de aprox. 25 anos cada um, muitas alterações desses contratos ao longo desses anos, renegociações, alterações legais, tudo isso a tempo e à hora em qualquer agência da Caixa no Brasil todo. Enfim, se você precisa de robustês, confiabilidade e certeza do êxito: Use COBOL. Agora se é para experimentar se vai dar certo? Tente outra coisa.

    Abraços Constantino.


11/09/05, 20:03:11: Nelson da Silva ndsfantastic@msn.com - IP : 200.226.18****
    Bom, ainda ha empresas que estao buscando profissionais e pagam bons salarios. Mas hoje como parque e para Desktop, Servidores, para investir talvez compense, desde que se encaixe numa empresa que tambem invista no profissional.

11/09/05, 15:10:29: Gustavo luizgustavo257@hotmail.com - IP : 200.100.240****
    COBOL : Common Business Oriented Language

    A linguagem mais utilizada no mundo e presente em cerca de 70% das aplicações de negócios, pode ser considerada ultrapassada ? Minha resposta é NUNCA!!! Em nossa área de TI , com tantos modismos que NASCEM e MORREM ( e alguns já juraram que iriam substituir COBOL), uma solução para permanecer ativa e evolutiva durante tantos anos tem de ser a MELHOR para aplicações corporativas, afinal essa á a missão da linguagem COBOL. Não imaginem COBOL gerando games, com borboletas voando, dragões cuspindo fogo, pois esse não é o proposito da linguagem, mas sim, suportar milhões de transações simultâneas, quer seja no Intel ou no mainframe, preservar e garantir que os investimentos feitos nessas aplicações não sejam perdidos, pois ao contrário do que muitos pensam COBOL evolui... entre tantas outras missões da linguagem.

    Não vou me estender muito, mas gostaria de dizer que uma nova geração de profissionais COBOL está sendo criada e eu com 24 anos de idade tenho orgulho em dizer que TRABALHO COM COBOL!!!

    Abraço a todos,, Gustavo


11/09/05, 14:26:22: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Não é o COBOL que é bom, mas sim o conjunto fomado por pessoas que têm um jeito de trabalhar que resulta em eficiência. A linguagem em si, é uma porcaria !!! Vejamos uma estrutura de minframe:

    1) Tudo tem que ser documentado 2) Ningúem pode fazer nada sozinho 3) Segurança e performance estão sempre no foco 4) Há padrões que todos seguem, as pessoas se entendem 5) ...organização, disciplina, método, regras, critérios, profissionalismo

    As grandes empresas são formadas por executivos que sabem que é mais importante fazer coisas extraordinários com pessoas comuns, do que fazer coisas comuns com pessoas extraordinárias (Ricardo Semler- Virando a própria Mesa 1978)

    O que são coisas comuns ? Processamento de dados, tecnologia, matemática, língua portuguessa, cultura, organização, engenharia, entre outras.

    O que são coisas extraordinários ? Perdurar na selva de pedra fazendo tudo isso cada vez melhor.

    O que são pessoas comuns ? Pessoas que fazem isso bem.

    O que são pessoas extraordinárias ? Pessoas que fazem de tudo, menos isso.

    O que é COBOL: Common Business Oriented Language (Linguagem comum orientada a negócios)

    ...precisa dizer mais ?


11/09/05, 12:26:46: Paulo Andrade pandra@gmail.com - IP : 201.42.98****
    Os empresários e, especialmente os banqueiros se preocupam em ganhar dinheiro, pouco importa as linguagens usadas. Se for mais barato eles trocarão de ambiente, não há dúvidas. Muito das reclamações que se fazem aos sistemas legados, boa parte em COBOL, decorre do fato deles serem a solução em uso - As soluções em uso sempre sofrem críticas porque os usuários sempre quem mais do que o que foi posto em prática. Não gosto do COBOL, mas ele ainda é imbatível para processos batch em computadores de grande porte, nos moldes clássicos. Se alguém duvidar disso, tente achar um sistema rodando em mainframe usando outra linguagem que não o COBOL - Vai achar uma minoria em Natural/Adabas e raridades em PL1. Além do COBOL, os próprios quadros do ambiente mainframe não estão se renovando e boas oportunidades de emprego têm aparecido no trio Cobol/Cics/DB2 - Conheço vários colegas que haviam migrado para a plataforma aberta e que voltaram para o "dinossauro" porque o salário era melhor.

9/09/05, 17:28:28: Humberto humberto.aoki@uol.com.br - IP : 200.250.6****
    Parte 2 Se o CIOs não fazem a migração para um sistema “mais moderno” é porque foi convencido que não vale a pena, não se joga um patrimônio desenvolvido por anos e anos só para ter um sistema de Billing/CRM/ERP mais moderno (ou da moda) que utilize Oracle, Java e que vai precisar de muita configuração para ter a mesma coisa (as vezes nem isto), se é para ter uma interface mais “windows” existem outras formas.. As vezes tenho que dar alguma manutenção no Cobol, não vejo no mercado novos projetos iniciando com o Cobol, se você quer participar no desenvolvimento de novos projetos, definitivamente Cobol não é a melhor praia, mas se você tem o gosto de fazer manutenção (já fiz manutenção de programas muito bem estruturadas, outras no qual o dito programador não merecia este nome), quer participar e aprender a forma correta (na minha opinião) de trabalhar, de repente trabalhar em ambiente mainframe possa ser legal (o Cobol/Natural/CSP é conseqüência).

9/09/05, 17:27:47: Humberto humberto.aoki@uol.com.br - IP : 200.250.6****
    Comecei a trabalhar em 1986 com Cobol, com o passar dos anos, vivi e trabalhei com muitas outras ferramentas (desde AS 400 até Siebel). Eu sinceramente não acho que valha a pena investir para aprender cobol, pois por trás desta linguagem na realidade existe todo uma forma de trabalhar, quase uma filosofia (desde melhorar a performance até tentar arrancar o ultimo suspiro do hardware (quem tem mais tempo sabe como era necessário montar programas para acessar dados via RRDS ou ESDS ao invés do KSDS para economizar disco)) hoje com o Hardware mais barato e muito mais eficiente, esta forma de trabalhar está ficando meio sem sentido (infelizmente). Uma coisa importante, sou fa do Cobol, mas não concordo que o Cobol seja assim tão mais seguro, que seja tão mais eficiente, não devemos esquecer que os sistemas legados hoje utilizados, são o resultado de anos e anos de desenvolvimento/manutenção e melhorias, não fizeram um “launch” de 6 meses. - Parte 1

9/09/05, 15:57:39: Rubens - IP : 200.184.103****
    Phillipe, como já foi citado aqui, creio que o problema maior não é buscar mercado através de linguagens e sim por competência. No caso não adanta ser "mais um Coboleiro", tem que ser "O Coboleiro" (ou .Net ou Java ou etc.)

    Algumas linguagens "aparentemente mortas" ressurgem de vez em quando justamente por serem base de sistemas antigos tremendamente funcionais e baratos, que muitas vêzes não compensam serem susbtituidos a curto prazo (como ocorre em bancos). Talvez o COBOL seja um dos melhores exemplos de linguagem antiga que se renova, mas existem várias outras.

    Lembro que à cerca de 20 anos atrás trabalhei com sistemas MUMPS, naquela época existiam 4 linguagens homolagadas pelo Governo Norte Americano, portanto eram quase um padrão mundial, eram elas, acreditem se quiserem, FORTRAN, BASIC, MUMPS e COBOL.

    Deve existir rodando por aí algum antigo Curriculum meu, pois por incrível que pareça até hoje uma ou duas vêzes por ano, alguém me procura para dar manutenção em MUMPS, oferecendo cifras fantásticas sem ao menos antes saber de minha experiência ou capacidade. Também já me procuraram para dar manutenção em sistemas LINC-II (antigos Unisys / Burroughs), creio que se alguém ouve falar que sabemos ao menos uma linguagem menos comum julgam que sabemos todas... Isto não quer dizer em absoluto que você deve aprender MUMPS, LINC-II, FORTRAN ou BASIC, são só alguns exemplos, tem muitas outras siglas estranhas ainda circulando por aí como CICS, REXX, RPG.e até Clipper!

    Preocupe-se mais com tecnologias de lógica e análise que são a base para o bon desenvolvimento em qualquer linguagem, afinal é possível, por exemplo, de fazer uso de orientação e reutilização de objetos até mesmo em COBOL.

    PS: Orlando, obrigado pelo seu depoimento.


9/09/05, 14:07:31: Phillipe - IP : 200.255.15****
    Alguem poderia me dizer se além do COBOL, existe mercado para alguma destas linguagens: ALGOL - SNOBOL - WATFIV - FORTH - MUMPS

    Obrigado.


9/09/05, 13:42:13: Thiago thiagom128@hotmail.com - IP : 200.232.123****
    Concerteza pois é a linguagem tempo recorde em rapidez tanto é que o sistema bancaria atras daquele Windows podre usa o Cobolzao rs.

9/09/05, 13:14:37: Hermes hbnil@ig.com.br - IP : 200.178.****
    Boa tarde! Este fórum está muito interessante, gostei de saber que não era só eu que gostava tanto de Cobol assim.

9/09/05, 13:06:44: Rodrigo Nunes rodrigo@tqsinfo.com.br - IP : 201.7.117****
    Primeiramente não consigo ver problemas em migraçoes para bancos ou instituições financeiras, "BASTA QUERER" ( digo eles), não seria nenhum problema, nem tão custoso assim, os lucros com juros são imensos, posso dizer que muito menor seria o valor da migração, COBOL muito bom , mais até quando resistirá, quando iventarem uma "ferramente" que migre automáticamente, sem o menor esforço, isso que estão esperando. Valeu..

9/09/05, 12:55:57: George - O visionário xxxxxxx@xxxxxx.com - IP : 57.68.2****
    Será qeu 70% desses banqueiros vão realmente migrar suas estruturas para sistemas que agregam menor custo de manutenção e arriscar: segurança, perfomance? Todo mundo sabe que qualquer mudança na area de TI não ocorre da noite para o dia, ainda mais quando a questão envolve muito dinheiro. Eu creio que haverá uma convergência muito grande de sistemas.


9/09/05, 12:17:28: Flávio - IP : 200.220.2****
    De fato, o COBOL tem um nicho representativo na área financeira. Mas vejam uma notícia que me chegou hoje: Bancos planejam rever sistemas bancários 09/09/2005 Os bancos em todo o mundo estão cada vez mais insatisfeitos com seus principais sistemas bancários superados e planejam atualizar suas principais arquiteturas de tecnologia para continuarem competitivos, de acordo com uma pesquisa global patrocinada pela Accenture e SAP. Os resultados do estudo foram divulgados na Sibos 2005, fórum anual da indústria financeira realizado em Copenhague, Dinamarca.

    70% dos executivos de bancos consultados disseram que a flexibilidade era o maior problema a obstruir o sucesso de seus principais sistemas bancários. Cerca de metade dos executivos consultados também citaram os altos custos de manutenção e a falta de integração de sistemas como áreas que representariam obstáculos a que continuassem competitivos.

    Cerca de 1.500 banqueiros ao redor do mundo participaram do estudo, com 43 dos 100 maiores bancos representados. A pesquisa incluiu bancos de todos os portes da Europa (40%), Ásia-Pacífico (30%) e América do Norte (30%). As principais questões sobre sistemas surgiram dos funcionários de agências.


9/09/05, 12:00:21: Orlando oldangelo@yahoo.com.br - IP : 200.204.18****
    Apenas mais um detalhe importante: pelo que observei a IMENSA maioria dos comentários associa o COBOL ao grande porte (mainframe). Por favor, ISSO NÃO É VERDADE!!!! existem alguns MILHARES de linhas de código COBOL rodando em servidores, UNIX, LINUX, Windows, etc... Em termos de plataformas de hardware, você irá encontrar programas COBOL em máquinas AS/400, RISC, INTEL, etc... Pra se ter uma idéia, tá cheio de PC486 rodando programas COBOL, de tão leve que são... E um programa JAVA ou .NET, será que roda num 486?

9/09/05, 11:45:21: Orlando oldangelo@yahoo.com.br - IP : 200.204.18****
    Bom dia a todos, e em especial ao colega RUBENS, que talvez não tenha entendido o teor contido nas entrelinhas da minha colocação... Então vamos lá, de uma forma bem mais clara, a minha opinião é "SIM, VALE MUITO A PENA INVESTIR EM APRENDER COBOL!!!" E por que? Bem, não vou copiar e colar tudo aquilo que já tinha dito, mas em suma, porque o Cobol: - continua mais vivo do que nunca; - está modernizado, cheio de recuros e tão simples e fácil de usar quanto qualquer outa linguagem de 4ª geração; - é uma linguagem que conta com sistema de arquivos absolutamente SEGURO, ROBUSTO e CONFIÁVEL; - tem alguns BILHÕES de linha de código espalhados ao redor do mundo, presentes desde as maiores corporações mundiais até minusculas videolocadoras de garagem, e que precisam ser suportados e mantidos por alguém... Portanto, quem pretende ter VIDA LONGA na carreira de sistemas, não deve se ater apenas às linguagens "da moda", e nem pensar em deixar o COBOL de fora do curriculo, sob pena de ficar de fora do mercado de trabalho (aquí ou no exterior). Espero ter sido mais claro (e sem marketing). Obrigado

9/09/05, 11:13:05: George - O visionário egido.net@gmail.com - IP : 57.68.2****
    Novamente venho observar certos comentários, sobre Cobol vs Outras Plataformas, parece Corinthians x Palmeiras. O mais interessante que observei sobre o pessoal da área de cobol, são os comentários sobre a gratificação financeira, isso com certeza é muito bom. Pretendo aprender um dia com certeza essa linguagem, assim como Assembler ou C. Volto a repetir denovo, não podemos fazer vista grossa sobre outras plataformas isso seria um erro grave.

9/09/05, 09:48:31: Rubens - IP : 200.184.103****
    Meu caro Orlando,

    O tema aqui é "Cobol! quem ainda usa? Vale a pena aprender?", o que você colocou é o uso de uma ferramenta alternativa e não expressou sua opinião.

    Se for para fazer "marketing" posso citar um punhado de outras soluções que servem para gerar aplicações em alta e baixa plataforma ou mesmo cliente servidor, nas mais variadas linguagens, incluindo o "antigo" COBOL e os "modernos" Java e .NET, tão comentados neste Forum.

    Creio que os colegas daqui podem citar mais alguns. Até o próprio WDSC, talvez um dos mais divulgados e conhecidos, trabalha em multilinguagem (incluindo o COBOL) e é multiplataforma.

    Por favor, não vamos fugir do escopo original. Sugira como tema futuro o uso de Ferramentas CASE, Geradores de Aplicações (ou alguma denominação melhor para esta família de produtos).


8/09/05, 16:22:22: Juliana 12345s@bol.com.br - IP : 200.204.18****
    Boa Tarde !!!!!!

    Caro Srº Thiago

    Concordo plenamente com você. Trabalho há 25 anos com COBOL e na minha opinião ele é o mais seguro.....É por isso que todas grandes corporações usam!!!!! Outras linguagens não oferecem toda essa integridade de dados....


8/09/05, 16:09:51: Thiago t.pasqual@terra.com.br - IP : 200.204.18****
    Bom não tenho muito que falar,

    Se o COBOL esta morrendo porque gera tanta dicusão? isso prova a potencia que o COBOL tem e sempre terá.


8/09/05, 15:42:06: Luiz luizgustavo257@hotmail.com - IP : 200.204.18****
    Se COBOL é obsoleto, todos nós somos, pois em nosso dia dia a linguagem está mais presente do que nunca, desde cargas rodoviárias a nossas transações financeiras. Para ter a tradição do COBOL e a evolução tecnológica, outras linguagens terão ainda de ficar muito mais madura,,,

    Luiz


8/09/05, 15:20:07: Velharia Cobol@velharia.com.br - IP : 201.13.19****
    Cobol é velharia , simples e pura a evolução vai acabar com esta linguagem , processamento e memória suficiente para executar ...

    Vai demorar mais acaba !!!


8/09/05, 13:51:06: Orlando orlando@interon.com.br - IP : 200.204.18****
    Continuando comentário anterior, imagine a seguinte situação:

    uma Companhia qualquer tem uma determinada aplicação rodando no mainframe ou AS/400 (I), e por qualquer razão quer migrar para a baixa plataforma. Conforme a ferramenta utilizada no desenvolvimento, o sistema precisará ser totalmente re-escrito... Porém, se esse aplicativo estiver na tecnologia ACUCOBOL-GT, todo o trabalho será re-instalar, sem sequer recompilar... (II).

    Agora imagine o inverso: a empresa tem um sistema qualquer rodando num servidor Windows, porém, se o crescimento da aplicação leva-la a migrar para um ambiente NÃO GRÁFICO [RISC (Unix, Solaris, AIX, HP-UX...), AS/400 ou Mainframe (I)], certamente o sistema precisaria ser totalmente re-escrito... Mas, novamente, se desenvolvido com a tecnologia ACUCOBOL-GT, todo o trabalho será re-instalar o aplicativo, sem sequer recompilar, e todas as suas funcionalidades serão mantidas... (II e III). Nas estações (ambiente Windows) nada muda...

    (I) zVM Windows ou Linux (II) existe um runtime para cada ambiente operacional que deverá ser adquirido no caso da mudança de plataforma; (III) eventuais recursos gráficos contidos na aplicação (como controles Active-X) serão perdidos por não existirem no novo ambiente.

    Resumindo, portabilidade e a interoperabilidade do ACUCOBOL-GT podem significar vida nova, adicional competitivo e maior valor das aplicações de missão crítica, preservando a cultura e os investimentos da empresa.

    Coloco-me, desde já, a disposição para falarmos sobre as vantagens da tecnologia ACUCOBOL-GT.ou quaisquer outros esclarecimentos.


8/09/05, 13:49:32: Orlando orlando@interon.com.br - IP : 200.204.18****
    Sugiro aos leitores conhecer um pouco mais sobre o universo ACUCOBOL-GT - muito mais que uma linguagem visual.

    Trata-se de uma família de ferramentas para desenvolvimento, cujos benefícios podem ser resumidos em duas palavras: Portabilidade (mais de 600 plataformas e sistemas operacionais) e Interoperabilidade (XML, WAP, PDAs, telefones móveis, outras linguagens, dados não COBOL, servidores corporativos BEA WebLogic Server e WebSphere...).

    Os recursos gráficos das linguagens visuais (VB, Delphi...) também estão presentes no ACUCOBOL-GT, ou seja, o conhecimento dos analistas e programadores em ferramentas gráficas não precisa ser descartado. Além disso, o ACUCOBOL-GT permite desenvolver aplicações gráficas (fazendo uso ou não de ferramentas gráficas) e depois porta-las para um ambiente carcter (iSeries, pSeries, xSeries, zSeries, LINUX, UNIX, etc).

    Paralelamente, todo o LEGADO COBOL, a experiência na linguagem, o conhecimento das regras de negócio da empresa e o know-how do pessoal técnico também são aproveitados, preservando ANOS de investimento ...


7/09/05, 23:57:06: thiago sametime@ig.com.br - IP : 201.7.79****
    alias aproveitando o comentario abaixo e contanto com a gentileza da apinfo de naum excluir esse meu comentario, aproveitando o tema cobol, tem alguem aqui do forum que conhece algum emulador, mesmo que seja trial ou demo para pc, só para eu poder estudar CICS , JCL, etc , pois tenho muito interesse em aprender a alta plataforma, já que tenho uma base de COBOL que eu aprendi na faculdade, caso alguem conheça me mande um email.

    Desde já, obrigado por sua atenção.

    Good Bye, boa sorte a Todos


7/09/05, 23:50:23: thiago sametime@ig.com.br - IP : 201.7.79****
    O Cobol como a alta plataforma são importantes, lógico que nada é eterno, poder ser que com a maio capacidade de processamento dos computadores dispense tais equipamentos jurassicos, mas enquanto estamos nessa fase de transição, entre o novo - interface grafica e orientação a objeto versus o velho- interface textual e programação estruturada, o ambiente de mainframe se faz necessários, porque só mesmo tem a confiabilidade e o poder de processamento que nenhum outro computador tem, por enquanto , a baixa plataforma é bom so para frontend, ou seja, só para o usario visualizar e inserir dados em telas bonitinhas, pois o mesmo, não quer saber e nem muito menos quer aprender como funciona atras das engrenagens, só quer ver o sistema funcionando para atender as necessidades do negócio dele.

7/09/05, 14:33:13: Laercio H. Simões netlala@msn.com - IP : 200.171.91****
    Bom discordo do meu amigo Rubens sobre que sempre existirá Mainframe e COBOL, com novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas creio que em breve (10 ou 15 anos) não faça mais sentido o uso de mainframes.

    Quanto se vale a pena aprender COBOL, com certeza vale a pena. Independente do retorno financeiro que isso possa dar, a estruturação da linguagem e a organização do ambiente de Mainframe vai ajudar em muito na criação de software em "linguagens mais modernas"

    Conheço bem os mainframe, sou expert em .NET e J2EE, (se não me falha a memória dei aula para o Rubens de .NET) Sou expert em banco de dados (SQL, Oracle, DB2, Sybase e MySql). Tenho mestrado em Eng. de Software onde defendo PMI, RUP, ITIL, COBIT e outras metodologias menos conhecidas como o RM-ODP.

    Mas acho importante o estudo de COBOL e CICS. Hoje desenvolvo para celulares, que usam sistemas operacionais Symbian e o fato de conhecer outros SO além de Windows e Linux ajudou muito na adaptação.

    Alias, estou me dedicando atualmente a aprender mais de Assembler e VHDL, pois certas coisas nunca mudam...


7/09/05, 08:29:16: rubens RUBENS144@AOL.COM - IP : 201.1.3****
    parte iv (e última ufa!) Mas suporta peso tanto quanto uma nova de fibra XXX de aço ZZZ...Foram gastos milhões de dólares em tudo o que podem imaginar até agua destilada vinda dos USA só para refrigeras esses dinossauros, acredito que nenhum de vocês (a menos que tenham $ sobrando e muito) irão demolir uma casa só porque não gostou da arquitetura (no mínimo fariam um face-lift porque não jogariam $ fora!). Pensem em estratégias em projetos...Hittler perdeu a guerra porque não estudou história, porque se tivesse estudado...Veria que Napoleão também tentou séculos atrás e foi derrotado ao tentar superar o frio e ganhar dos Russos! Quando fizer um sistema novo em cima de um sistema velho, pensem sempre no legado (aí precisarão recorrer ao que consideram arquivo morto dos que fizeram história neles!) Não quero polemizar amigos...Tudo o que disse são milhares de projetos implementados...onde vivi intensamente cada um.. Muitos interagindo com Gateways mainframe e front-end´s em java.. Milhares de interfaces batch-minframe com Sql´servers ou Oracle´s etc... CICS disparando outlooks personalizados para diversos departamentos....etc Não importa a escolha que façam..faça-a por amor a profissão não pelo ganho ou glamour! $ é apenas uma conseq¨ência daquilo que se propuserem a fazer! Um forte abraço a todos!


7/09/05, 08:28:44: rubens RUBENS144@AOL.COM - IP : 201.1.3****
    parte III Mas quando passarem o seu "card XPTO" que talvez vire chip tão minúsculo quanto a um piercing de umbigo...por trás existirá sempre um terminal CICS...que manterá a integridade do valor digitado no mundo todo... Experimentem de tudo...fiquem com o que é bom! Digo a vocês que se tivesse que voltar ao tempo...faria a mesma trilha... e aprenderia novas linguagens(por esporte)..Por que embora seja necessário... $ só traz incertezas e insucesso na carreira. Como diz Pedro Bial em Filtro Solar:respeitem os mais velhos...um dia você vai ser um! Não pensem na linguagem que irão usar...Foquem na arte do algoritmo bem feito...na estruturação de classes que fará a melhor performance e manutenção... na melhor infra-estrutura do projeto que fizerem. A ponte é velha concordo...

7/09/05, 08:27:32: rubens RUBENS144@AOL.COM - IP : 201.1.3****
    parte II Já trabalhei em tudo o que pode-se dizer de instituição financeira no mercado..posso dizer que JCL/COBOL/CICS/DB2/EASYTRIEVE foram o sustento da minha família! Já tive o prazer de ajudar/formar inúmeros profissionais que hoje estão em posições de destaque no mercado... A vida parece um filme que sempre volta em "remarkers"...digo a vocês que estão começando...não olhem para o chão..olhem para a frente tomem a melhor decição de suas vidas. Não importa o que digam...Hoje é java..amanhã será beans III... continua..

7/09/05, 08:26:42: rubens RUBENS144@AOL.COM - IP : 201.1.3****
    Parte I Amigos,

    Apreciei com entusiasmo a riqueza dos comentários...A favor e contra o Mainframe, um assunto, uma discussão de altíssimo nível! Formei em Ciências da Computação em 1989...Sou pós-graduado em Gerência de Projetos em 2000. Fui criticado na minha geração (e humilhado) por falar em orientação a objeto e programação estruturada (usavam métodos arcaicos até hoje) Mas nunca mudei meus ideais quanto a programação/análise! Fiz cursos de DBA em Oracle, .net e java...e...claro (vb) recentemente tudo o que envolve esse mundo de IF´s/ELSE me fascina. Fui do tempo que pagaria para poder estagiar num PC numa padaria da esquina... Bem...vamos cair na realidade: Na época que me formei, havia 2 possibidades: 1. Virar adepto ao micro e cair no Clipper-Summer (tinha o mesmo glamour do Java de hoje); 2. Fazer o "feijão-com-arroz" e tentar carreira nos já considerados "Dinossauros" Mainframe, pegando muita ponte-aérea para fazer treinamento... Naquela época, fiz a decisão: desde lá sou "Mainframeiro" de carteirinha O tempo passou...os feras do Clipper na época nem atuam mais (até tentaram se reciclar...) mas a tecnologia os engoliu...nem a padaria da esquina os aceita porque melhor usar as tecnologias embarcadas nos códigos de barra e os pacotes prontos (daí a "rechação" total dos salários) continua...


6/09/05, 18:35:40: Carlos A Freischlag carlos_afs@hotmail.com - IP : 200.252.229****
    Senhores interessados neste Forum: -estou no PED-Processamento Eletrônico de Dados, hoje evoluido corretamente para TI-Tecnologia da Informação, desde 1980, e desde lá escuto que o COBOL vai acabar. Mas sabem o que aprendi com o COBOL? COBOL é como os Rolling Stones, quando pensamos que vão parar os caras fazem mais um disco. Com o COBOL é assim, também. Hoje, atuando como colaborador de uma grande instituição financeira no site de Brasília, implementamos projetos em JAVA/COBOL/CICS/DB2. Portanto, aprenda logo, não para programar, mas para desenvolver sua lógica de soluções em informática (somente para programadores é claro).

    Saudações


6/09/05, 10:14:45: Eder Rodrigues e d e r r o d @ t e r r a . c o m . b r (tentando evitar spam!) - IP : 200.186.96****
    Sei que estou um pouco off-topic, mas alguem aí sabe quanto é R$/hora de um Analista de Sistemas "JUNIOR" que trabalha com JCL/VSAM/COBOL/CICS/DB2?

    É que sou Analista de Produção (vulgo Scheduller hehehe), mas estou me dedicando a mudar para a área de desenvolvimento e esse parece ser o caminho mais coerente a ser seguido (no meu caso), se bem que também sou apaixonado por Java e Oracle!

    Ah, e só pra deixar minha opinião, acredito que vale a pena sim aprender COBOL. Conheço muitos profissionais ganhando bem por saber fazer a interação entre baixa e alta plataforma, mesclando a beleza e interatividade daquela com a segurança e alta performance desta. É isso aí! Abraços!!!


6/09/05, 08:23:15: xibaba nospam - IP : 200.168.30****
    'O importante é se faz parte dos grandes projetos da empresa ou se fica na 'periferia fazendo trabalhinhos de dois ou tres meses. 'O importante é quanto ganha. Se tem registro em carteira ou se é um 'camelô da informática 'Se é funcionário da empresa ou se trabalha para essas consultorias 'como PJ ou pior, cooperado. Isso é que é importante. 'Linguagem de programação não é importante.

5/09/05, 23:12:09: Wellington wellingtontf@yahoo.com.br - IP : 200.146.68****
    Detalhes eu tenho varios amigos que trabalham no HSBC com programacao quem trabalha com .NET e Java tem servico por 3, 4 6 meses, depois pé na bunda. Quem trabalha com Cobol la é contratado descentemente. E eles continuam fazendo coisa novo porque e mais confiavel que muitas outras liguagem. na hora do vamu e isso que funciona. Quem fala demais e porque nunca teve uma Base dados com mais de 100 ou 300 GB na mao pra ver que o pepino que é. Ai vc vai ve que quanto menos bibliotecas frameworks dlls runtimes acessar vc vai perceber a diferenca que isso faz

5/09/05, 23:05:34: Wellington wellingtontf@yahoo.com.br - IP : 200.146.68****
    O sucesso da programacao ou da TI e ir contra as tendencias. Eu programo em Delphi e oracle a 7 anos me lembro e quando comecei se pagava muito bem. hj tem gente trabalhando por 800,00. Daqui uns dias tao pagando 800,00 pra programador Java em Curitiba mesmo a Dois anos um programador Java ganhava em torno de 4500 PJ hj ganha 3000 o mesmo profissional. entao eu acho que cobol e uma boa nao tem profissional ruim sobrando isso vale pra outras linguagens PowerBuilder, Oracle Forms, tao fora das tendencias e os salario sempre sao boms

5/09/05, 13:39:50: Anderson Meira anderson.duarte.meira@gmail.com - IP : 200.173.149****
    Prezados, Felizmente há mercado para a maioria de nós. Já trabalhei com Cobol, VB, Java, vi Centura, Workflow e agora SAP. Não existe uma "guerra" porque todos estamos procurando sobreviver, sustentar nossas famílias, ganhar nosso dinheiro honestamente. Quem usa Cobol? Inúmeras empresas. Estimativas apontam que o desenvolvimento em Cobol movimenta milhares de programadores e analistas no mundo todo. Vale a pena aprender? Sim, se o foco for Mainframe. Para baixa plataforma é preferível Java ou .net. O mais importante: temos que respeitar os profissionais, sejam de hoje ou de 20 anos atrás.

5/09/05, 09:46:13: Douglas douglas.boldrini@gmail.com - IP : 200.207.8****
    Acredito que se a pessoa pretende ficar em um ambiente de MainFrame, o Cobol é necessário sim, inclusive é uma linguagem poderosa ainda nos dias de hoje, trabalhei em uma Seguradora e o Cobol segurava o tranco, por outro lado, se o profissional deseja migrar para plataforma PC, ai sim, deve aprender as linguagens da geração Click..

4/09/05, 18:53:45: Hermes hbnil@ig.com.br - IP : 200.225.1****
    Profissionais de TI. Trabalho com Cobol desde 1989, até hoje não consegui largar esta linguagem. Hoje no mercado temos inúmeras pessoas dizendo que são analistas e programadores. É um grande erro para as empresas onde buscam profissionais recem formados para tomar lugar dos dinossauros coboleiros. Antigamente o Analistas tinham que pensar desde o início do projeto até o fim. Tive uma experiência a dois anos atrás em que tentávamos substituir um sistema cobol onde processavam mais de 1.200 usuários on-line por um ERP. Programei sim na linguagem que o ERP oferecia,a linguagem é sensacional, só que o projeto não até o fim, pois analistas e programadores sem noções de tempo de processamento, armazenamento de dados, agilidade nos processos não tinham o conhecimento adequado, por isso, dou muito valor aos dinossauros, naquela época se pensavam em tudo isso, hoje simplesmente querem enfiar um monte de tecnologia junto.

4/09/05, 13:45:13: Pasquale pasquale@linguaportuguesa.com.br - IP : 201.7.79****
    Sei que não é o temma do fórum, mas olhando a mensagem de "2/09/05, 17:22:59: Rosenthal leorosenthal@yahoo.com.br - IP : 200.201.16**** " fiquei abismado com os erros de português cometidos. Esse cara realmente é um PROFICIONAL, com C. Se as empresas contratam pessoas com esse nível de formação, então não importa se micro ou mainframe são melhores... porque claramente estamos ferrados.

3/09/05, 14:30:21: Armando Akira ak21@click21.com.br - IP : 200.164.164****
    A LONG LONG TIME AGO... numa galáxia distante haviam estranhos seres que passavam o dia todo escrevendo à lapis em um bloco, códigos indecifráveis para pessoas comuns. Usavam um pequeno material quadrado feito a base de látex para deletar os erros. Após completado, entregavam o bloco para seres em extinção que utilizavam um estranho equipamento chamado "card puncher" de onde surgia então a maravilha das maravilhas: o deck de cartões contendo JCLs, bubble sorts, e também balance line's!

2/09/05, 20:54:42: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.184.2****
    Concordo de certa forma com os "coboleiros", porque tem muita molecada hoje que aprende Java ou .NET em "curso de 40 horas" e sai por aí querendo ganhar $30/$40/$50 por hora, e realmente não tem algumas noções básicas de programação.

    Mas também não precisamos cair na nostalgia, senão a gente vai ficar andando em carro com carburador porque regular injeção eletrônica no computador desvaloriza o mecânico.

    Achei interessante o comentário do colega que disse ter experiência em Cobol para baixa plataforma e teve dificuldade para se recolocar no mainframe.

    Mais do que uma disputa "Cobol X Resto do Mundo" aqui estamos mais para "Micro X Mainframe".

    Abraços......


2/09/05, 19:18:04: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.13.6****
    Parabéns,

    soh vc sabe o q é um balance-line, ou seja, o bom-e-velho batimento de arquivos... Tão simples!! Pena q soh isso não garante um bom salário de mainframe. Fala aí... q mais vc sabe!? ;)

    Abraço.


2/09/05, 17:22:59: Rosenthal leorosenthal@yahoo.com.br - IP : 200.201.16****
    Caro Andre,

    Para de viajar na maionese... vocé esta em um forum de PROFICIONAIS em informatica não existe estes salarios para java... segundo o departamento de RH de onde eu trabalho (grande instituição financeira) quando eles publicam um anuncio de emprego para especialistas java o que ocorre é um congestinamento de curriculuns. Cai na real meu caro, hoje existem muito mais programadores java do que o mercado precisa, por este salario sitado por voce dá pra contratar tres profissionais, segundo este mesmo RH, quando o anuncio é para COBOL quase não funciona, eles ficam tentando seduzir profissionais de outras empresas e posso te garantir, para ter este proficional pagam muito bem

    Caro Alfredo, Sabias palavras, voce tocou no nervo da questão, tabem trabalho a 25 anos com COBOL, no velho tempo do fluxograma, em balance-line voce tinha que SABER fazer com a cabeça, parabens pelo feliz colocação.

    Ps. O Andre não sabe o que é balance-line... é novato

    Abraços.


2/09/05, 15:50:40: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.13.6****
    Srs,

    Acabei de receber uma ligação com uma proposta pra trabalhar em uma empresa multinacional que está trocando tudo de VB (.Net) pra Java!!!

    Verdade... Cobol vai resistir por vários anos ainda, enquanto os CIOs não tomarem coragem pra investir em projetos, mas...

    Entendam uma coisa!!! Java é irreversível!!! Java veio pra tomar conta de tudo!!! Java é o q há!!! E o mercado já está aceitando isso...

    Abraço


2/09/05, 14:26:21: ALfredo Menin alfredo@hilassociados.com.br - IP : 200.187.14****
    Me permitam srs, meu pequeno comentario. Eu comecei com cobol a mais de 20 anos atrás. Ainda continuo na area de TI, e sempre me lembro das aulas de lógica que tivemos naquele tempo, as ferramentas podem ter progredido, os modelos de criação também, mas ainda não vi alguma ferramenta que é capaz de 100 %, montar toda a lógica de uma solução. Por isso, entrar na area de Programação ou sistema, pelo fato de $$$ somente pode ser um rísco para sua carreira. Tentem buscar, o conceito da lógica, o conceito de processos, pois qualquer ferramenta é estática, mas a lógica e os processos não são. O mercado necessita hoje de cerebros e não braços.

    abraços a todos

    Alfredo Menin


2/09/05, 11:18:30: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.13.6****
    Acho q os valores citados aqui estão incorretos...

    Analista Programador Cobol, banco de grande porte em São Paulo - 30 a 35 R$/h Arquiteto Java, consultoria em Alphaville - 50 a 60 R$/h Analista/Programador Java, vários lugares - 40 a 50 R$/h Um cara bom em qq das plataformas - não tem preço...

    Acho q tem gente querendo se valorizar demais por aki... ;)

    Abraço.


1/09/05, 23:46:09: Helio helmarco@yahoo.com.br - IP : 200.182.9****
    concordo com o Peterson...Se você quer um bom salario aprenda COBOL e vai ganhar R$40,00 p/h ou mais, mas se quer estar atualizado com a onda de TI, aprenda JAVA,DELPHI, PHP e outras e vai ganhar entre R$ 20,00 e R$30,00 p/h. Você decide.

1/09/05, 17:26:45: Peterson Teixeira petersonteixeira@bol.com.br - IP : 200.187.13****
    Nunca trabalhei com COBOL gostaria de saber qual a melhor versão para aprender e uma escola que tenha um curso que já saia para o mercado por favor cobolzeiros de plantão de uma dica.

    Pois programo em java e tenho um amigo que começou comigo como estagiario em java tbem e migrou para cobol e hoje ele ganha 45 p/hora num banco que precisa de pessoas que mexem com cobol...

    Valeu aguardo respostas via e-mail.


1/09/05, 13:21:02: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    COBOL não é apenas uma linguagem de programação. Além do complexo e hostil conjunto de tecnologias do universo Mainframe, COBOL é muito mais uma cultura, uma maneira de fazer e manter sistemas, com estilo próprio para casos específicos.

    Não concordo que COBOL seja mais eficiente para aplicações com grandes volumes de dados, mas concordo que vários projetos de aplicações que pretenderam alcançar a abrangência das velhas aplicações (velhas porém estáveis, precisas, seguras, e quase perfeitas) foram conduzidos de forma "infantil", o que culminou na "verdade" que hoje existe nas instituições financeiras e estatais sobre que o COBOL é a única maneira para fazer o que fazem e não se fala mais nisso.

    Tinham aqueles que faziam planilha com macros em Excel achando que fazer e manter sistemas é a mesma coisa. Tinham também aqueles que fizeram um programinha em Clipper/DBF...e hoje tem estes que fazem site com um bonequinho animado dando bom-dia pro usuário e acham que fazer sistema é a mesma coisa.

    Ser visionário não significa ser inocente ou inconsequente, ser COBOLEIRO não significa ser antiquado ou medroso.


31/08/05, 22:09:21: Daniel daniel1313@gmail.com - IP : 201.6.120****
    Pessoal, trabalhei com cobol 10 anos dos 15 anos de experiencia q possuo. Infelizmente trabalhava com o cobol microsoft e o microfocus. Hoje em dia, é muito dificil aparecer uma oportunidade para o cobol microfocus (unix). Aparece muito cobol para grande porte, mas é dificil para quem trabalhava com o ambiente unix, migrar para o ambiente grande porte. Por isso tive que abandonar o cobol. Hoje em dia trabalho com oracle...

    Abc


31/08/05, 21:52:55: Luiz luiz@eumesmo.com.br - IP : 201.26.6****
    O pessoal está descobrindo que sistemas que funcionam bem a 30 anos não precisam ser trocados apenas para ficarem mais "moderninhos". É uma tendencia, agora, manter programas antigos que realmente funcionam. Esses sistemas já deram todos os problemas que poderiam dar, e estão na plenitude da maturidade. No local que trabalho, é usado muito o cobol, e não há previsão de mudar. Nem tem por que. Agora aprender, já acho outro papo. Você irá aprender para concorrer com feras de cobol que estão há 30 anos, verdadeiras lendas da programação. Aprenda alguma coisa mais moderna, como java e python. Deixe o cobol para quem tem experiência. []'s

31/08/05, 18:55:46: Angelo angelo@hotmail.com - IP : 200.173.21****
    Ja trabalhei com VB 6.0 e Sql Server, e estou trabalhando como analista programador a 2 anos com cobol db2 vsam e cic´s no os/390. Ate hoje foi o que me rendeu mais $ e me deu mais prazer para trabalhar, chove proposta de emprego e o mercado esta sempre aquecido. Cobol nao é tão simples de aprender pelo fato de utilizar um editor que nem sempre esta disponivel, um banco de dados de grande porte, arquivos vsam e precisa de todo um ambiente para isso. Nao é o tipo de linguagem que qualquer mané faz no fundo de casa e sai vendendo por ai como "Sistema". Pra quem acha que ja fez sistema em VB, Delphi, etc, deveria conhecer o sistema de contas correntes de um banco, ou um sistema de marketing. Vida Longa ao Mainframe! Abraços,

    Angelo


31/08/05, 17:44:47: Antônio Cruz Antonio.cruz.df@gmail.com - IP : 170.66.1****
    Pessoal, eu ainda uso , vale a pena aprender, e deste 1988 fala-se em estinguir a lingagem. Só que com este conhecimento, me garante até hojé uma renda suficinte para comprar 3 imoveis e conseguir ofertas em qualquer parte do planeta que trabalhe com grandes volumes de informação, simplesmente porque não inventaram nada mais eficiente para trabalhar com grandes volumes de informação com o mesmo custo.

31/08/05, 15:57:22: John Doe johndoe2005@bol.com.br - IP : 200.186.15****
    COMO MATAR O DRAGÃO !!!

    Java - Chega, encontra o dragão, desenvolve um framework para aniquilamento de dragoes em multiplas camadas, escreve varios artigos sobre o framework mas nao mata o dragao .NET - Chega, olha a ideia do Javanes e a copia, tenta matar o dragao, mas é comido pelo reptil C - Chega, olha para o dragao com olhar de desprezo, puxa seu canivete, degola o dragao, encontra a princesa, mas a ignora para ver os ultimos checkins no cvs do kernel do linux C++ - cria um canivete basico e vai juntando funcionalidades até ter uma espada complexa que apenas ele consegue entender ... mata o dragao mas trava no meio da ponte por causa dos memory leaks Pascal - Se prepara durante 10 anos para criar um sistema de aniquilamento de dragao ... chegando lá descobre q o programa só aceita lagartixas como entrada VB - monta uma arma de destruição de dragoes a partir de varios componentes, parte pro pau pra cima do dragao e, na hora H, descobre que a espada só funciona durante noites chuvosas... Ruby - chega com uma p*t* fama, falando que é o melhor faz tudo, quando vai enfrentar o dragão mostra um videozinho dele matando um dragao ... o dragão come ele de tédio Smalltalk - chega, analisa o dragao e a princesa, vira as costas e vai embora, pois eles sao muito inferiores. Fortran - Chega desenvolve uma solução com 45000 linhas de codigo, mata o dragão vai ao encontro da princesa ... mas esta o chama de tiuzinho e sai correndo atras do programador java que era elegante e ficou rico FOX PRO - Desenvolve um sistema para matar o dragão, por fora é bunitinho e funciona, mas por dentro está tudo remendado, quando ele vai executar o aniquilador de dragoes lembra que esqueceu de indexar os DBF


31/08/05, 15:20:45: Fernando penteado18@ig.com.br - IP : 200.246.143****
    Alexandre por acaso voce ja viu um programa cobol???? Se não, voce perdeu um bom momento de ficar quieto.

31/08/05, 15:18:30: Alexandre ajanoni@gmail.com - IP : 200.246.143****
    Acho que os programadores COBOL deveriam reaprender a programar.

31/08/05, 10:10:46: rafael sanchez rafysanchez@hotmail.com - IP : 200.218.18****
    os sistemas em cobol sao seguros e rápidos e com o visual age interage com a internet. assim deve ficar um bom tempo mas o mercado é restrito e nao vale a pena o esforço. é para quem já esta nele, ou tem oferta firme.

31/08/05, 03:55:37: Pedro pfogaca@gmail.com - IP : 200.164.14****
    Uma ferramenta muito boa, mas o mercado de trabalho é praticamente só em São Paulo...

31/08/05, 00:12:38: Cristiano Joaquim cristiano.joaquim@uol.com.br - IP : 201.1.79****
    Cobol é ainda uma linguagem muito poderosa. Conheço sites que como o Apinfo também disponibilizam vagas de Programadores COBOL. Vejo em relação a salários que o Analista Programador que conhece a linguagem COBOL consegue se sair bem. Somente coloco como comentário, que é sempre interessante nos atualizarmos em relação ao Universo da Informática, pois também estamos neste mar e vivemos todos os sopros.

    Saudações,

    Cristiano


30/08/05, 23:31:36: Armando Akira ak21@click21.com.br - IP : 200.217.61****
    Graças ao COBOL, após longos anos de suor e lágrimas, consegui formar meus 2 filhos: um analista de sistemas (só pode ser maluco) e uma dentista e comprei a tão sonhada casa própria e dois carros novos na garagem. Porém nesta jornada, várias vezes olhava com uma ponta de admiração e inveja os novos profissionais que vinham falando fluentemente uma nova linguagem e novos sotaques(novas técnicas de programação). E eu que só sabia falar GOTO...

30/08/05, 22:02:56: Helio helmarco@yahoo.com.br - IP : 200.182.9****
    Trabalho em ambiente de TI desde 83 e ja acompanhei varias "ondas" na area de informática, como "o fim da era dos mainframes", que a plataforma cliente-servidor iria substituir o mainframe e esta história do Cobol é uma linguagem morta é mais um dos mitos desta àrea e faz parte de mais uma "onda" da informática. O cobol vem sendo usado a anos pelas grandes organizações e não há uma justificativa (ainda)que valha o investimento necessário para se migrar para outra tecnologia.Será que se fosse viável os grandes bancos brasileiros ja não teriam investido nisto? O cobol vem convivendo e se adaptando aos avanços da TI durante todo este tempo e quem somos nós para contrariar o sr. Bill Gates, ou seja, enquanto houver necessidade o COBOL estará lá...

30/08/05, 11:52:34: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.0.103****
    Sei não Alex....

    Acho q um bom analista precisa conhecer tecnologia tb... um projeto estruturado (cobol) é totalmente diferente de um projeto orientado a objetos (Java)... o analista precisa conhecer ambos, a técnica e o negócio


30/08/05, 10:33:30: Alex de Moraes alexdemoraes@gmail.com - IP : 201.7.1****
    Atentem a observação do Alexandro. Salário de programador e de analista costuma ser diferente. E existe uma porção de analistas no mercado que não programam mais, cuidam só de definição dos processos. Muitos não precisam conhecer detalhes de Java ou de Cobol para desempenhar bem suas funções e serem bem sucedidos.

    Abraço.


30/08/05, 10:19:19: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Hoje recebi um news com o título "Gartner: Unix está morto". Neste artigo o analista do Gartner faz referência ao Unix e também ao Cobol como tecnologias "mortas", ou seja, não vão deixar de existir devido ao parque instalado, mas não serão feitas novas aquisições e novos investimentos.... É um ponto de vista, mas também não significa que não vale a pena o profissional se especializar........ De repente uma tecnologia "morta" faz de você um especialista "mosca branca", onde precisarem vão pagar bem............. Existe o risco da demanda cair com o tempo, mas em TI é assim mesmo, o que vale a pena mesmo é quem paga mais, o resto é filosofia.... o profissional só não pode se encostar e achar que uma situação momentaneamente confortável é eterna..........

    Abraço.....


29/08/05, 22:43:52: Pedro Alexandre evolut@ig.com.br - IP : 201.29.44****
    Até hoje existem muitas organizações utilizando. É uma linguagem segura, que atende perfeitamento a processo pesados de retaguarda. A pouco tempo dei manutenção alguns aplicativos Cobol. É muito simples e vale a pema aprender.

29/08/05, 17:43:12: Vivien Rodrigues vivienrod@ig.com.br - IP : 200.178.216****
    Oi, foi a linguagem inicial q aprendi. Gostei muito, embora, na época era muito chatinha pq não podia esquecer um ponto ou vírgula que tudo ficava danado daquele ponto em diante, mas gostei muito pq eu podia dar ordens e vida ao computador, pra mim era fascinante. Acho q nunca é demais aprender um pouco mais. Principalmente para os computadores de grande porte.

    Vivien Nhandeara/SP



29/08/05, 17:05:36: Alexandro "Espanhol" Maceiras maceiras2000@uol.com.br - IP : 200.148.10****
    Eu trabalhei em bancos nos ultimos 3 anos e vi que o Cobol é fundamental para eles, somente para eles, isto garante emprego com certeza pois como é uma linguagem antiga existe defasagem em se encontrar profissionais, mas deve-se levar em consideração o seguinte, o profissional de Cobol de alta plataforma só ganha bém quando é analista de sistemas, quando é somente programador não! Um analista Cobol ganha em média de 40 reais/hora enquanto um programador Cobol fica por volta dos 15 reais/hora. Mesmo assim eu faço atalmente curso na G&P para aprender Cobol de alta plataforma, modelagem em DB2 e CICS pois acho que o importante é no mínimo conhecer mesmo que vc seja de baixa plataforma como eu. Já tive muitos problemas na integração entre baixa e alta plataforma anteriormente por não conhecer a alta e atualmente ando me dando bém por isto ! Abraços !

29/08/05, 16:24:18: Marco Roberto Fontolan marco.fontolan@terra.com.br - IP : 200.212.44****
    Cobol é a melhor linguagem para trabalhar......falo isso pois trabalhei com baixa plataforma durante 2 anos e a cada dia encontrava + pegadinhas de ferramenta, comandos mágicos. Em cobol o conceito é diferenciado ele é pura lógica onde qualquer pessoa pode programas.

29/08/05, 14:38:33: John Doe johndoe@bol.com.br - IP : 200.186.15****
    Vale só lembra a frase de Bill Gates na Palestra que estava ministrando no MIT quando um participante perguntou sobre o COBOL, vejam a resposta : " - Eu não sei o que vai ser da Microsoft daqui a 10 anos, mas de uma coisa eu tenho certeza, o COBOL estará lá..." Dizer mais o quê?

29/08/05, 14:00:40: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Quem ainda usa ? Basicamente os bancos, que são as empresas que mais lucram e mais investem em tecnologia no país e no mundo....

    Vale a pena aprender ? Acho que apenas se vc já estiver dentro ou encaminhado em uma empresa deste tipo. No mercado comum (baixa plataforma, web, client-server, etc.) a recolocação para quem só tiver este tipo de especialidade fica mais difícil.

    Um perfil que acho interessante são dos arquitetos/analistas que vem do mainframe ,mas já se adaptaram a baixa plataforma (web ou client/server). Nos projetos de integração "baixa x alta plataforma" normalmente faltam profissionais que levem a convergência de tecnologias. Normalmente fica a equipe de Cics/Cobol de um lado e a equipe de Desenvolvimento Web do outro sem uma linha de comunicação eficiente.

    Abraços....


29/08/05, 13:53:15: Rodrigo - IP : 200.173.1****
    Cobol é interessante e vale a pena aprender. Somente grandes corporações utilizam este recurso e muitas vezes elas pagam bem $$$

    Todos sabem que sempre vale aprender coisas novas...


29/08/05, 12:58:39: Wesley - IP : 170.66.1****
    Trabalho em um grande banco, onde o desenvolvimento está amadurecido no padrão 3 camadas: - Camada Web: Java / JSP / Servlets - Camada de Negócios: COBOL - o que está sendo tirado é o Natural - Camada de Dados: DB2 Fora as camadas intermediárias, que fazem a comunicação Web-Mainframe. Onde há mainframe, tem que haver COBOL. A menos que uma programação em Java, dentro do mainframe, atinja ou supere a performance que o COBOL nos dá, hoje. Resumindo: somos cerca de 2000 profissionais trabalhando com COBOL, em cerca de 300 sistemas.

29/08/05, 09:15:38: Ronaldo ronaldo_camilo@bol.com.br - IP : 200.171.96****
    Estou fazendo um curso de Mainframes, e posso dizer que o Cobol, tera vida longa principalmente em ambintes mainframes, existe uma projeção que em 2007 vai estar faltando no mercado programadores cobol, quem se preparar agora e souber essa linguagem, com certeza vai ter uma boa rentabilidade, pois vai chegar uma hora, que não iremos precisar comprovar experiencia, pois vai ser tremenda as vagas abertas no mercado. Ronaldo Camilo

29/08/05, 03:34:28: Thiago sametime@ig.com.br - IP : 200.225.1****
    Vale a pena aprender Cobol, mas só ele naum faz verão, vc precisa saber n ferramentas de MAinframe e ter bastante experiência, para quem ta começando fica muito dificil,a não sr que alguem lhe dê um treinamento ou vc faça um curso carissimo de Mainframe e outra concordo que existem tecnologias muito mais produtivas e avançadas que as do Mainframe e até gostaria que tudo usasse tais tecnologias, mas quem seria louco de migrar milhoes de linhas de código, seria um custo absurdo para as empresas

    alias se houver alguem que saiba aonde encontro um emulador de MAinframe (CICS, COBOL, DB2 , TSO, JCL, VSAM e ROSCOE) me mande um email, eu seria muito grato


28/08/05, 17:23:35: José Ricardo nospam@me.com.br - IP : 200.160.22****
    Bem, quantos milhões de dólares as grandes empresas investem em Cobol anualmente? Quantos mil novos programadores de Cobol são formados?

    Cobol foi muito importante e eu respeito, mas tem prazo de validade. Quanto tempo? Até as próximas gerações "tomarem o poder" nas empresas. Eu tenho vivido algum tempo em grandes empresas e as únicas que ainda não movem times de desenvolvimento JAVA ou .NET ao esforço da migração são aquelas que tem no comando pessoas profundamente enraizadas com a dita linguagem, pensam que se mudar eles perderam seu valor e tudo continua como está.

    Trabalhei com desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis. As empresas, na sua maioria, já migram todo front-end. Muitas já começaram a mover esforços no backoffice também (pelo menos um projeto). Mas só que tenta fazer uma tecnologia moderna "conversar" com dinossauros que se vê o problema.

    A tendência é convergência de tecnologia, a tendência é "tudo conversando com qualquer coisa". E Cobol não suporta isso, não suportará isso e está condenado. Quem já trabalha nisso há muito tempo continuará bem, com trabalho. Mas, a nova geração, é bom pensar em outras coisas.

    Por isso, respondendo ao questionário do fórum:

    Muitas empresas ainda usam Cobol, mas não compensa aprendê-lo porque não se adequa a qualquer tendência tecnológica imaginável para o futuro.


28/08/05, 15:23:51: Eduardo eduardo@cobol.com.br - IP : 200.201.1****
    Os Bancos todos utilizam COBOL. Muitas outras empresas também utilizam COBOL. Não sei a estatística certa, mas é algo em torno de 75% das linhas de código do mundo que estão em COBOL.

    Eu trabalho com COBOL há 8 anos, e sinceramente digo que pra mim valeu muito a pena aprender, mas hoje em dia as empresas estão procurando profissionais com muita experiência. É muito difícil entrar nessa área atualmente.

    Quanto a esse comentário do Osvaldo, só tenho a lamentar. Pra mim, quanto mais gente pensar assim melhor, menos serão os profissionais COBOL no mercado e mais dinheiro eu ganho.

    Um abraço,

    Eduardo.


27/08/05, 21:13:23: Amadeu corebuss@bol.com.br - IP : 200.234.97****
    Francamente Oswaldo Andrade, posso garantir que seu Q.I. é muito abaixo de 100 pois, o que vc estaria fazendo neste forum ?? Se alguém trabalha há 20 anos com Cobol, tem um bom padrão de vida e sustenta a família e acompanha os PROGRESSOS da informática ele está errado ??? Você trabalha aonde ?? Na NASA ??

27/08/05, 18:19:43: Oswaldo Andrade numero455@estadao.com.br - IP : 200.228.1****
    Desculpem-me pela franqueza, mas estatisticamente falando, a média da população tem Q.I. abaixo de 100. Isso significa que a maioria não consegue acompanhar os progressos da informática. Consequentemente, muita gente ainda continuará usando o COBOL, mesmo tendo condições de mudar.

27/08/05, 14:24:41: omar farid omar.farid@accenture.com - IP : 200.204.53****
    Alguém já ultilizou em cobol o comando

    exec-fun comandos end-fun


26/08/05, 17:14:04: Rubens - IP : 200.184.103****
    Colega André,

    Vamos esclarecer que não tenho nada contra Java e muito menos nada a favor de COBOL, já fiz diversas projeções e não trabalho em banco, mas voltando ao tema básico aqui que é COBOL, na minha opinião uma coisa é certa, até ele ser completamente substituido por novas tecnologias, seja Java ou outra, ainda vai demorar alguns bons anos. Acho que vale a pena também aprender COBOL pois é um diferencial, mas é claro que nunca se limitar apenas ao COBOL.

    Estamos começando a entrar no mérito do que seria melhor e como fazer migrações, tema bastante amplo e apaixonante, quando citei o MySQL foi apenas como exemplo, poderia ter sido DB2, Oracle ou outro SGBD, só quis dar uma idéia do que acontece em corporações pequenas ou grandes validando a visão que tenho do assunto. Inclusive esta minha opinião pode estar errada, pois é baseada em conhecimento adquirido através de minhas experiências, das quais citei algumas.

    Não sou dono da verdade, muito menos sei o que acontece em todas empresas que mantém COBOL aqui no Brasil e no mundo ;-)

    Finalizando, como substituir o COBOL é outro problema e certamente quem usa está bastante atento a isto, ou pelo menos deveria estar.

    Abraços


26/08/05, 15:32:45: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.1.2****
    Rubens,

    já fez uma projeção sobre quanto vc gastará com retrabalho, manutenção de sistemas e oportunidades de negócios perdidas mantendo sistemas legados em comparação com o q gastará com hardware!? Se não, recomendo q faça e vc vai tomar um susto, principalmente se vc trabalhar para algum banco...

    Hardware é barato e a tendência continua sendo o barateamento... ao contrário do software, que encarece cada vez mais os orçamentos de TI e torna-se cada vez mais essencial ...

    O problema da tecnologia é esse...como construir software de qualidade!?!?! A resposta é: utilizando ferramentas que ofereçam recursos para que vc obtenha essa qualidade!!! Java!!!!

    Os atributos de segurança e confiabilidade de q tanto falam por aí não são do Cobol, mas sim dos mainframes....e pra quem gosta tanto de mainframes, tb jah é possível colocar Java e servidores UNIX em mainframes...

    Acho que Java também vai muito bem com Oracle, DB2, e não só com MySQL... será q não?

    Abraço.


26/08/05, 14:57:27: Rubens - IP : 200.184.103****
    Meu caro André,

    Parti da premissa que tanto Java como COBOL estariam bem desenhados e otimizados (eu sempre tento contratar apenas ótimos analistas seja em qualquer especialidade), mas acho que não me expliquei bem, em grandes empresas (um banco por exemplo), ainda é mais atraente manter o COBOL por baixo e deixar o Java (ou .Net) como interface Web. Refazer tudo em Java de modo a implantar somente interface Web para todos, requer máquinas poderosas. Muitas empresas estão querendo seguir este caminho (principalmente pela "relativa falta" de especialistas em COBOL e a "crescente oferta" em Java e .Net) mas acho que ainda falta um pouco, creio que em alguns anos isto até será justificável, mas atualmente ainda não.

    Concordo com você que para pequenas e médias empresas (com volume menor de transações) Java já pode ser uma alternativa bastante viável e barata, usando por exemplo, Tomcat sobre MySQL.

    Agora, usar algo mais robusto como um Websphere Application Server sobre DB2, incluindo sistemas de segurança com respectivos servidores LDAP, mais criptografia e afins, mantendo um excelente tempo de resposta para centenas de usuários simultâneos não é tarefa para qualquer Wintel ou Lintel ou mesmo vários, claro que muitos (as tais "server farms") darão conta do recado, mas com um TCO que costuma ultrapassar o dos grandes servidores.

    Desculpe por ser subjetivo, já que não existem definições exatas de onde termina "pequena e média" e começa a "grande empresa", mas acho que agora ficou um pouco mais claro.

    Abraços,


26/08/05, 12:39:55: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Sim vale a pena !!!

    ...tem um amigo meu que manja pra caramba de Visual Cobol.NET que fez um site de e-Business para Flintsones Co. !!! ele disse que é só clickar, puxar e soltar que o framework faz tudo sozinho... a única dificuldade é que a ferramenta exige um servidor que precisa de uma tocha de fogo acessa 24x48 (IABA-DABA-DÚÚÚ)


26/08/05, 12:21:04: André andrefern@ig.com.br - IP : 201.1.2****
    Rubens,

    não foi vc que disse q Cobol é poderoso... até concordo que Cobol deva ser ensinado na academia, se o foco for Projeto Estruturado...

    O maior custo para os CIOs é o do retrabalho... qual o impacto de se alterar determinada regra de negócio nos sistemas de sua empresa? Resp: Se vc utilizar uma solução Java bem desenhada, não ficará de cabelos em pé para respondê-la. Soluções Java mal-desenhadas consomem máquina, essa é a verdade. E como Java (essa sim um canhão de poder!!!) oferece muitos recursos, é muito fácil chegar no final do projeto com um desenho ruim.


26/08/05, 12:20:39: franco_direto franco_direto@nextell.com.br - IP : 200.18.10****
    Olá para todos! Gostaria de colaborar com o LINK:

    https://www.microfocus.com/index.asp?bhcp=1

    Esta é a empresa que mantem o COBOL e suas modernidades. Por exemplo, existe suporte COBOL a plataforma .NET, ferramenta de conversão de código COBOL para código JAVA, estratégicas para tornar suas aplicações legadas, mais modernas, abertas e extensíveis nas plataformas WINDOWS, UNIX e LINUX, com o mínimo de mudanças.

    Eu graduei em PROCESSAMENTO em 1997 pela UNICAMP (campus de Limiera - CESET - Centro de Ensino Superior de Tecnologia), e naquela época ainda ministravam COBOL microfocus.

    Para quem trabalhar com COBOL ou quer conhecer melhor, antes de simplesmente criticar é um ótimo link de referência.


26/08/05, 11:38:02: Rubens - IP : 200.184.103****
    Meus amigos,

    Paul, qual o problema de fazer sistemas Web em COBOL? Existem opções usando CGI que funcionam muito bem, dentro de certas limitações que dependem do projeto. Por outro lado fazer um sistema muito amplo e complexo em Java também ainda oferece restrições. O que tenho acompanhado até agora é o uso de uma camada Java para interface Web que se comunica com sistemas legados COBOL (ou similar) com interfaces específicas em outras linguagens, de modo a manter performance. Atualmente até é possível fazer grandes projetos totalmente em Java, mas ainda a um custo altíssimo pois requer máquinas bastante poderosas. Ou não?

    Alex, os 16% foi obtido na pesquisa "CIO Metrics 2005" realizado pela IDC Brasil, SUCESU Nacional e ISF.

    André, reutilização é um método que pode ser aplicado a qualquer linguagem, porém é mais fácil em algumas do que em outras, eu nunca disse que o COBOL é assim tão poderoso, o que ocorre é que ele se adapta bem, geralmente são necessárias centenas de linhas COBOL num servidor de tamamho médio para desempenhar a função de um pequeno Servlet Java num servidor bem maior, isto representa custos que é o maior vilão para qualquer CIO. Ou não?

    Coboleiro e demais colegas preocupados com valor hora, como já coloquei anteriormente um bom profissional ganha bem, seja em Java, COBOL, Clipper ou até BASIC, se colocarem um anuncio qualquer aqui no APINFO chovem curriculuns, façam uma triagem dos melhores reduzindo digamos para uma dúzia e verifiquem o custo destes realmente bons, quase sempre não são nada baratos. Ou não?

    Abraços


25/08/05, 17:50:56: Marcio mr@sysmm.com.br - IP : 200.232.60****
    O Cobol sempre foi uma linguagem de alto potencial, durante anos sairam varias versoes que hoje muita linguagem , principalmente as chamadas de 4GL, nao passam nem perto do potencial do COBOL, acho que como tudo na vida, o mercado manipula e faz com que surjam outras linguagem, para que impussione a demanda, gerando cursos, novas perspectivas de aprendizado etc..., eu mesmo parei com o COBOL por força do mercado, se nao aprendesse outra linguagem estaria hoje passando fome.

25/08/05, 15:48:51: Alex de Moraes alexdemoraes@gmail.com - IP : 200.231.1****
    Olá mais uma vez pessoal.

    Sei que algumas faculdades, como a minha (FATEC-SP), ainda oferecem curso de Cobol como matérias optativas. Estou a ver muitas estatísticas postadas mas gostaria de saber qual a fonte destas. De que valem estatísticas sem uma fonte confiável? Eu posso inventar um monte delas aqui.

    Abraço pessoal e eu aguardo os links.


25/08/05, 14:42:35: Paul Kuit paul.kuit@comsol.com.br - IP : 201.18.****
    Sistemas web feito com Cobol? Quero ver! São dois mundos differentes, com objetivos differentes.

    Se você quer fazer mesma coisa nos próximos 20 anos, aprende Cobol. Se você gosta de novos desafios, vem trabalhar com Java!


25/08/05, 14:20:16: Alexandre Martins Burgos amburgos@superig.com.br - IP : 201.17.24****
    Senhores,

    Gostaria de colaborar, se possível, com algumas colocações:

    O Cobol foi condenado em meados dos anos 80. Uma série de "entusiastas" afirmavam que a linguagem não sobreviveria nos próximos 10 anos. Passaram-se 25 anos, ou seja, nada menos que 1/4 de século e nada mudou. O Cobol é a linguagem utilizada atualmente que detém o maior número de linhas de código no mundo. Li em um artigo da Europa que há uma preocupação global em relação ao Cobol. Em quase todas as universidades/faculdades que ministram cursos ligados à Tecnologia (no Brasil nem se fala....), não existe mais a cadeira Cobol; apenas VB, Pascal, Delphi, C, Html, Xml, Java, Asp etc. Quase todas as grandes corporações no mundo tem suas bases operacionais suportadas por sistemas em ambiente mainframe escritos em Cobol e, indo mais além, segundo estatísticas recentes para cada 100 profissionais com senioridade em Cobol que se aposentam ou encerram suas carreiras por outros motivos, apenas entre 10 e 20 jovens profissionais ingressam neste mercado. Em síntese, temos (ainda) uma equação complexa por resolver. Não temos solução adequada para substituir a linguagem nem tampouco conseguimos renovar o quadro mundial de profissionais. Lembrando que, os poucos que ingressam neste mercado não têm a experiência dos que estão se aposentando.

    Particularmente não só acho que o Cobol (básico e avançado) deveria ser obrigatório nos cursos técnicos e/ou superiores, como também creio que seja uma carreira interessante em virtude do cenário mundial. É claro que estamos falando de uma linguagem sem modernidade, sem recursos gráficos, mas sem dúvida ainda é a que suporta os negócios dos grandes players do mercado.

    Abraço, Alexandre M. Burgos


25/08/05, 11:50:22: Rubens - IP : 200.184.103****
    Caros Colegas,

    Estudos recentes demonstram que no Brasil o COBOL ainda é uma das linguagens mais utilizadas, respondendo por cerca de 16% do mercado. Isto não deve ser ignorado.

    Por outro lado o COBOL também é uma excelente ferramenta de aprendizado, quem domina COBOL aprende outras linguagens com mais facilidade. O que manda no mercado hoje não é apenas saber COBOL, ou esta, ou aquela ferramenta, mas sim ser mais competente que os outros.

    Existem soluções como MUMPS e RPG que os "experts" julgavam estar em fase terminal no Brasil há anos, porém várias resistem firmemente por aí, simplesmente por não haver uma opção de migração viável.

    Os mais velhos vão lembrar que há alguns anos isto ocorreu com o Clipper, soluções existentes em ambiente gráfico, além de caríssimas, apresentavam péssima performance. Com o passar do tempo (do VB em diante) até surgiram boas opções com custos aceitáveis, mas o redesenvolvimento e adaptação de toda uma aplicação numa outra linguagem geralmente tem altos custos, por isto até hoje se encontram sistemas Clipper por aí, e certamente ainda vão existir uns poucos daqui alguns anos.

    É muito difícil matar sistemas que atendem muito bem as necessidades do usuário. Quando ele prefere uma tela "feia mas eficaz" não há ambiente "gráfico / web mas não tão eficaz" que resista.

    Abraços


25/08/05, 10:49:54: João Daniel - IP : 200.182.214****
    Na baixa plataforma o coobol caiu em desuso, mas, mesmo assim ainda tem alguns projetos web com cobol. Não acredito que os bancos irão trocar seus estáveis e seguros back-end em cobol, rodando na alta plataforma só para ficar up-to-date. Basta ver os anúncios da apinfo.com para deduzir que o programador cobol tem e terá mercado.

25/08/05, 09:24:31: Alex de Moraes alexdemoraes@gmail.com - IP : 200.231.1****
    Estou vendo uma série de comentários de pessoas que dizem que estão ganhando horrores trabalhando com Cobol. Isso está mais parecendo promoção de alguma escola de mainframe do que comentários de pessoas reais. Se não ferir a política do site, gostaria que o pessoal dissesse onde está trabalhando e com que tipo de sistemas estão trabalhando.

    Abraço pessoal e que a força esteja com vocês.


25/08/05, 08:15:51: Frederico fred@gmail.com - IP : 200.148.2****
    Sou um Dino, trabalho em TI a mais de 30 anos, começei com Assembler. Quando surgiu a plataforma baixa, os gurus da época falavam que o Cobol só seria utilizado por mais 5 anos. Já se passaram quase 20 anos, o Cobol e o Mainframe continuam firmes e fortes. Ainda não acharam nada tão confiável e rápido para tratar grandes volumes de transações e dados, como ocorre por exemplo em Bancos (quase todos), processamento da declaração do imposto de renda (Serpro), Rede de supermercado (Pão de Açúcar) e muitas outras grandes empresas. Ainda aposto no Cobol por mais 20 anos...

25/08/05, 00:03:20: Rafael - IP : 201.0.103****
    Terminando o comentaria abaixo, o Cobol, trabalha numa area de grande porte, Plataforma alta, seguro. só olharem ex: oracle, sempre tem que contratar DBAs para resolverem os "pepinos"... E mainframe, dificil né..

25/08/05, 00:00:24: Rafael Saraiva rafael-gsaraiva@uol.com.br - IP : 201.0.103****
    Olha, Cobol é um nivel de plataforma baixa. Onde se é seguro e confiavel vim para Sao paulo somente para fazer curso na área mainframe, onde nao quero mais sair. Existem empresas que paga para um mainframe ficar somente na espreita para uma possivel emergencia do que contratar em cima da hora...

24/08/05, 22:11:22: Leonardo leonardocmendes@yahoo.com.br - IP : 200.161.21****
    Bem, algumas instituições ainda se preocupam com cobol, pelo menos eu tive aula de cobol no técnico (na escola técnica federal) e na faculdade (FATEC-SP). Ahh, isso foi recente, terminei cobol na fatec esse semestre, e na federal há um ano.

24/08/05, 20:32:46: Fernando ftbmetal@hotmail.com - IP : 200.245.82****
    Trabalho com COBOL a 2 anos e não me arrependo nem um pouco. Tive treinamento em CICS, DB2, PL/I Easy trieve, TSO e um monte de coisa, e posso falar sem sombra de duvidas que é muito bom. Vejo pelos meus amigos na faculdade que ganham bem menos trabalhando com linguagens de baixa plataforma. Mas eu deixo um recado para os que duvidam do COBOL..." continuem pensando assim, eu nao ligo nem um pouco, em compensasação meu bolso, já ta reclamando de tao cheio que tá" Fui.

24/08/05, 19:45:47: experts experts@ig.com.br - IP : 201.1.1****
    ...Não aprendam cobol,não aprendam cics, vsam, db2, não se interessem por desenvolvimentos em camadas, rejeitem o visualage, esqueçam os mainframes, esqueçam tudo que lembre mainframe, vão aprender linguagens para baixa plataforma, vão estudar vb, abap, c++, net, revejam o clipper(versão summer)...etc..... e tal., e deixem o cobol prá mim, prá nós os experts, assim seremos os todos poderosos, requisitados CADA VEZ MAIS, e iremos ganhar CADA VEZ MAIS.

    ..enquanto isso ....$$$$$$$$$


24/08/05, 15:33:09: André M. Santos andremartinssantos@yahoo.com.br - IP : 200.171.26****
    Concordo com a maioria das opiniões dos amigos abaixo. O COBOL ainda têm muito espaço no mercado de trabalho e dá sinais (ao contrário do que alguns pensam) de crescimento e de uma afirmação maior ainda. Isso porque as grandes corporações(principalmente bancos e instituições financeiras) reconhecem cada vez mais, algo que já era conhecido há muito tempo: o poder de processamento do MAINFRAME é quase insubstituível. Comecei a trabalhar com o COBOL por acaso, no primeiro ano da faculdade, tive a oportunidade de aprender, durante 6 meses fiz estágio para aprender a linguagem, e fiquei mais 3 meses trabalhando de graça, até ser admitido pela empresa. Não me arrependo, hoje depois de 4 anos(felizmente), recebo pelo menos 1 proposta de trabalho por semana, para ir trabalhar em São Paulo, mas por enquanto ainda resisto a trabalhar aqui no interior(São José do Rio Preto-SP), apesar de aqui o mercado nessa aréa quase não existir, na capital e nas grandes cidades, o mercado de trabalho está bombando, e com oportunidades para todos(de estagiários a analistas experientes). É uma linguagem fantástisca, desde que aliada a outras tecnologias, CICS, DB2, VISAM, AS400, CSP, e até uma ferramenta visual, VISUAL AGE, que também vem ganhando muito espaço, por gerar código em outras plataformas.

24/08/05, 14:52:47: Santana aps200572@yahoo.com.br - IP : 200.198.94****
    Infelizmente nos dias atuais o COBOL foi banido do meio acadêmico. Quem quiser aprender a linguagem tem dispor de um dinheiro considerável. Além disso as oportunidades para iniciantes são escassas ( mas existem ). Dizer que a liguagem vai acabar é caracteristico de pessoas que vivem em um universo diferente ao mundo do grade porte. Tive a oportunidade de trabalhar com várias outras linguagens e plataformas. Porém nenhuma delas me deu o retorno financeiro que o Cobol me dá até hoje. De que adiantam recursos de linguagens se o bolso ficar vazio no final do mês!!!!!!!??????? Acho válido o aprendizado do Cobol, pena que os "espertos" pensem o contrário.


24/08/05, 14:00:55: Toninho toninhoakg@hotmail.com - IP : 200.182.9****
    A primeira linguagem que aprendi foi o COBOL, na Kyoei Facom, no início da década de 80. Depois, fui para a incipiente microinformática da época. Já desenvolvi sistemas em várias linguagens e posso afirmar que o conhecimento do COBOL foi fundamental para a qualidade de tudo o que fiz depois. Vale a pena conhecer!

24/08/05, 12:09:52: Alex de Moraes alexdemoraes@gmail.com - IP : 200.231.1****
    Como o Hélio e a Sarita já disseram a demanda é sempre por profissionais experientes, principalmente pelo fato de serem quase sempre sistemas de instituições financeiras (muita responsa pra quem tem conhecimentos acadêmicos da linguagem). E não basta ter só Cobol na bagagem, é necessário ter EXPERIÊNCIA numa série de outras ferramentas. Se você está começando no mercado de trabalho, a não ser que a empresa te ofereça treinamento, acho arriscado tentar se aventurar no mundo dos mainframes.

    Abraço


24/08/05, 09:45:38: Antonio Z. G. Ferreira antonio.gferreira@ig.com.br - IP : 200.144.****
    Alguns dados interessantes:

    - 75% de todas as transações em mainframe são realizadas usando Cobol. - Mais de 60% de todos os acessos a dados, via Web, ocorrem num mainframe. - Os mainframes com Cobol processam mais de 83% das transações mundiais. - Mais de 95% dos dados financeiros e relacionados com seguros são processados com Cobol.

    Vocês ainda acham que o Cobol vai realmente acabar ?


23/08/05, 21:11:44: TITIO3 RAMOS@IG.COM.BR - IP : 200.188.22****
    Caros amigos esquecam o COBOL ele vai acabar log e apenas o java, asp, vb,e outras linguagens vao continuar a existir. Deixem esta beleza pros titios. ok.

23/08/05, 18:52:30: Jose Wilton Ferreira da Silva jose.wilton@uol.com.br - IP : 200.188.219****
    O Cobol continua vivo e permanecerá por décadas nas grandes corporações. Surgiu o CICS, o banco de dados hierárquico, em rede e relacional. Todos eles criaram adaptações para o Cobol, ou ficariam fora do mercado. Esta ação fortaleceu ainda mais o Cobol. Atualmente temos inclusive soluções do Cobol com acesso à web. Portanto ainda vale a pena aprender Cobol, principalmente como forma de entender melhor o funcionamento da informática.

23/08/05, 18:02:41: Carlos Godoy crgodoy@directv..com.br - IP : 200.186.158****
    Sem querer entrar no merito qualitativo da linguagem que para quem trabalhou sabe ser fantastica, tenho apenas a dizer que, o dia que os bancos e instituições financeiras migrem do Cobol ele realmente não será interessante para ser aprendido.

23/08/05, 17:23:57: Rosenthal leonardorosenthal@yahoo.com.br - IP : 200.201.1****
    Trabalho com COBOL a 25 anos, conheço tambem várias outras linguagens para MAINFRAME, assim como CICS, DB2, VISAM... Por minha vivência em empresas de grande porte (bancos, empresas publicas e grandes instituições), considero que os sistemas construidos em COBOL são os mais seguros, mais rápidos e mais confiáveis, não sendo pelo memos cogitada a sua substituição nas referidas empresas.

23/08/05, 16:15:07: Milton miltonsergioalves@hotmail.com - IP : 200.99.****
    Trabalhei como analista de sistemas por 15 anos utilizando-me sempre da linguagem de programacao estruturada COBOL. Apos conhecer outras linguagens como VB, ABAP..., Garanto que o COBOL sera insubstituivel, Performance , Debug, integracao o MELHOR. Hoje sou consultor SAPR3 e esta tecnologia desenvolvida em ABAP tem >50% em comandos derivados do COBOL. Concluindo !!!! O cobol e uma das linguagens mais antigas de programacao, superou o avanco tecnologico e esta em constante evolucao, atendeu o passado , atende o presente , e com certeza continuara sendo a linguagem do futuro.

23/08/05, 15:11:10: Fábio - IP : 200.196.224****
    Eu siceramente gosto muito de COBOL, vale a pena aprender sim. Quanto a usar ou não vai muito da área de atuação e da empresa de cada um, mas uma coisa é certa, ainda existem muitos sistemas em COBOL que não podem ser simplesmente ignorados ou jogados fora.

23/08/05, 10:17:27: Vanessa Ronque vronque@gpnet.com.br - IP : 200.173.21****
    Apesar de não ser da área de TI diretamente lido com isso no dia-a-dia, sou selecionadora de profisisonais de TI. E se puder dar uma dica para os profissionais que tem alguma afinidade com a linguagem Cobol, sugiro que apostem no investimento de qualificação /requalificação e aprimoramento, pois temos muitas, muitas vagas na área, nossos clientes (bancos e instituições financeiras em sua maioria) em 100% dos casos se utilizam desta linguagem de uma maneira ou de outra, mesmo que em situaçoes de integração de ferramentas (plataforma alta com baixa). Os valores salariais não são os delumbrantes cerca de R$ 45.00 reais hora dos profissionais de web /.net, porém há um mercado garantido, com projetos longos e estruturados....

23/08/05, 09:21:34: Kikuchi vkikuchi@terra.com.br - IP : 200.204.170****
    Sim, o Cobol tem bilhões de linhas de código como legado e existem milhões de linhas sendo codificadas diariamente. Se alguém conhecer um pouco de Cobol nos dias de hoje vai encontrar: performance insuperável; facilidade de aprendizado e programação além da conta; aplicações feitas para WEB com ou sem a uso de browser; possibilidade de downsize de plataforma de máquinas, e sistema operacional como nenhuma outra linguagem. Isso só para afirmar os benefícios maiores. É muito difícil se encontrar alguém que tenha conhecimento de Cobol, que conheça o ambiente visual da linguagem ou mesmo os seus detalhes nas diversas plataformas. Programador assim hoje é ouro puro.

23/08/05, 09:05:37: Jaidson de Souza Oliveira jaidson@gmail.com - IP : 200.207.8****
    Bom dia para todos, Eu tenho uma história com o COBOL, trabalhei muitos anos desenvolvendo sistemas integrados administrativos em cobol, em 1992 me desliguei da informática, me cansei, e aí montei um comércio, um bar noturno com música ao vivo, naquela época eu não conhecia windows e a tela do computador era verde e os sistema operacional era ms-dos, há e não tinha mouse também. Bom fiquei 12 anos com comércio, mas infelizmente por motivos financeiros tive que fechar. Foi aí que resolvi voltar para area de informática, MEU fiquei todos esses anos sem mexer nem cursar informática imaginem o susto que levei qdo.voltei, não conseguia nem mexer com o mouse, trabalhar com objetos para mim não entrava na cabeça, foi difícil, eu gostava de usar o teclado e quase tudo virou teclar o mouse. Bom depois de alguns cursos eu voltei a dominhar a informática, hoje sei programar em VB, SQL, sou WEBMASTER, Administro redes, e Faço manutenção de micros, mas ainda adoro o COBOL e aconselho podem aprender vale a pena.

23/08/05, 08:13:27: Carlos Renato Gaddini rxirtam@hotmail.com - IP : 200.144.2****
    vale a pena se tem intensão de trabalhar na IBM

22/08/05, 22:25:38: Mauro Risonho de Paula Assumpção mauro.risonho@gmail.com - IP : 200.168.23****
    Sou da época que também falaram que o COBOL iria acabar...no final fui QWBASIC e depois C e C++...queria ter aprendido COBOL...por sinal nunca vi uma linha dessa linguagem...nem sei programar nela...mas quero aprende-la...sou Autodidata...se alguem precisa de uma aprendiz...estou aqui...

    Uma dúvida principal que eu tenho...se COBOL é pra Mainframes...eu não tenho um...rsss....e acho que nem vocês...quem programa tem algum emulador?

    Mandem em PVT essa dúvida e quem quiser me ajudar no COBOL.

    mauro.risonho@gmail.com


22/08/05, 22:14:09: Eu Cobol@hotmail.com - IP : 200.198.73****
    Trabalho com Cobol faz pouco tempo, mas já tinha aprendido no colégio técnico. Vale a pena investir em cursos, pois a média de idade de quem trabalha com Mainframe está aumentando, e logo logo estes profissionais se aposentarão e precisarão ser substituídos. É uma pena que as faculdades do Brasil não incentivem o estudo desta linguagem (eu pelo menos não conheço nenhuma). Engana-se quem acha que o Cobol é uma linguagem que está para morrer. Nenhuma grande empresa que tenha um Mainframe vai querer jogá-lo fora e arriscar perder seus dados e comprometer a performance com máquinas mais lentas. A maioria dos jovens se deixa levar por telinhas coloridas, arrasta botão pra cá...... gift animados pra lá....... Por isso é difícil incentivar o aprendizado em uma linguagem que não é muito amigável em sua interface, mas é muito mais funcional e segura. Pensem bem antes de escolherem suas profissões, tentem fugir de modismos passageiros, e não se esqueçam que no mundo da informática as coisas mudam num piscar de olhos.

    O COBOL VAI DOMINAR O MUNDO!

    Abraços.


22/08/05, 19:25:02: Erica Lopes derlopes@terra.com.br - IP : 201.13.99****
    Ouço desde de pequena, já que atualmente tenho 22 anos, que o Cobol acabaria. Não acredito, pois, venho de uma familia onde meu pai trabalhava com Cobol e atualmente eu atuo no seguimento financeiro tambem trabalhando com essa linguagem.

22/08/05, 09:07:08: Sarita sarita_fai@yahoo.com.br - IP : 200.165.7****
    Bom Dia, Acredito na força do Cobol e não acredito que ele possa ser substituido por completo tão cedo. Sou recem formada e a pouco tempo tive meu primeiro contato com o mundo dos mainframes através de um projeto da IBM, fiquei encantada e estou tentando uma colocação no mercado de trabalho nessa área, o que está sendo muito difícil, pois o que atrapalha é que todas as vagas pedem cinco anos de experiência ou mais. Uma pena...

21/08/05, 23:29:45: Mario mvenditi@uol.com.br - IP : 201.27.11****
    Primeiramente devo dizer que é a linguagem que mais gostei de trabalhar e onde tive os maiores desafios. É uma linguagem poderosa, extremamente formal, sólida e está relacionada aos maiores e mais confiáveis sistemas existentes, sem falar nos gigantescos computadores que as utilizam. Mas para aqueles que estão iniciando ou em início de carreira, vale dizer que é uma questão de definição de diração da carreira que quer seguir. Se seu objetivo é o de adentrar o mundo dos mainframes e grandes instituições a eles relacionados, com um nível de transações nunca imaginado vá nessa. Mas se sua carreira estiver mais relacionadas a médio/pequeno porte ou ainda ambientes WEB não vale a pena investir tempo e dinheiro nisto. Aprender por aprender não vale a pena, a não ser que isto faça parte de sua estratégia de carreira. Foque seus esforços nas linguagens que fazem parte de sua idéia de atuação. Quanto aos céticos, é uma linguagem com características únicas e nada igual ou superior foi desenvolvido e sua longividade não tem limites. Quando aparenta que irá se encerrar, alguma coisa a reaviva e continua, os bancos que o digam. Sucesso ao todos

21/08/05, 22:23:06: Evan Oliveira evandf@ibest.com.br - IP : 201.2.12****
    Sem dúvidas vale a pena investiver e aprender COBOL...Aqui em brasília vejo que o COBOL ainda domina as grandes empresas, que posso citar a CAIXA e Banco do Brasil. Por exemplo a Empresa POLITEC da cursos internos para os seus próprios funcionários, visto que aqui em Brasília não temos escolhas que dão cursos de COBOL.

21/08/05, 17:32:18: Edgar Alves dos Santos edaomo@superig.com.br - IP : 200.155.107****
    Com certeza, vale a pena, sim, não só fazer curso, como procurar dentro das possibilidades, se interar cada vez mais com profissionais mais experientes no assunto, se houver essa possibilidade. Na empresa que trabalho utilizamos muito COBOL. Mainframe, depende diretamente de informações que tem por base programas COBOL. Mesmo com o advento da linguagem que utiliza baixa plataforma, o velho 'COBOLZÃO' ainda impera.

    RECOMENDO ...............


21/08/05, 17:06:56: Helio Bispo helio.info@hotmail.com - IP : 201.31.89****
    Para quem trabalha e tem oportunidade de atuar na area, talvez vale a pena. Agora para quem não tem acesso ao produto e estudar para entrar nesta area, é muito dificil, pois apesar de muitas empresa ter ainda o sistema, em desconheço novas implantações em COBOl, pois as oportunidades são minimas. Para quem contrata, quer um profissional com muita experiencia. Então é deixar esse mercado para quem já está nele.

21/08/05, 15:52:30: Maristela maristepereira@hotmail.com - IP : 200.226.98****
    Trabalho com cobol desde de 1984, ou seja, desde de o século passado. Já naquela época diziam que o Cobol ia desaparecer, passou mais de 15 anos e o cobol continua firme e forte, adaptou-se a bancos de dados DB2, ADABAs e outras funções, acompanhando as evoluções da informática. Todos sabem que atrás da maravilhosa Internet, temos velho e bom cobol de guerra atualizando os tão famosos dados. Quando a dificuldade de bons profissionais com conhecimento realmente é difícil encontrar, mesmo porque as pessoas migraram para outra plataforma ou outras áreas de informática.


21/08/05, 13:22:41: Antonio antonio@uol.com.br - IP : 200.171.101****
    sou profissional do mainframe há mais de 20 anos, portanto sou suspeito para falar, mas trabalho em uma empresa que por motivos diversos e entre eles a necessidade de pessoas que conhecesse cobol, e mais cics, bd2, vsam, se fez necessário abrir um curso de treinamento no assunto, pois ela teve dificuldade de encontrar pessoas com tal perfil, e pasmem, após o curso muitas outras(empresas), convidaram estes 'ex-alunos', para integrarem seus quadros de funcionários, então a impressão que se tem é : As empresas apostaram em aplicativos que rodassem em baixa plataforma, porém estas plataformas, até por motivos claros não corresponderam as expectativas, mas para reverter o processo de downsize ficaria ruim e 'queimaria' a postura adotada pela diretoria/gerencia de IT, que cá prá nós, são em sua grande maioria verdadeiros politicos e incompetentes, então creio eu que vale a pena aprender cobol, pois segundo pesquisa feita por uma grande consultoria européia, nos ultimos 05(cinco)anos, o nro de linhas de código cobol/mainframe, aumentou de 80 milhões para mais de 170 milhões, o que mostra que o cobol/mainframe está bastante vivo.

21/08/05, 01:29:22: tapioca tapioca@ig.com.br - IP : 201.1.184****
    O COBOL ainda é usado em Main frames, e não existe uma expectativa de reposição fácil a curto prazo.

    Ou seja, todos os bancos, cartões de crédito, sistemas de governo, e qualquer sistema para processamento macisso de informações usa o bom e velho COBOL.

    Então eu acho que o COBOL ainda tem um longo futuro pela frente e tem campo pra muita gente continuar trabalhando com isso.

    Tenho notado que ultimamente aparecem poucos anúncios de gente procurando programadores e analistas em COBOL, então esse seguimento pode estar passando por vacas magras, mas esses movimentos são ciclicos e logo-logo pode ser que a procura volte a aumentar.

    Para quem quer iniciar uma carreira em informática, não diria que o COBOL é a opção mais "empolgante", mas é uma maneira de ganhar a vida e ter seu emprego garantido.


20/08/05, 15:55:52: Alex de Moraes alexdemoraes@gmail.com - IP : 201.7.4****
    Olá! Acho difícil achar hoje em dia uma colocação para Cobol. Admito que há muitos sistemas em Cobol e ainda haverá até que se prove que vale a pena a mudança para outra plataforma. No entanto, acho desperdício de tempo (e talvez de dinheiro) se arriscar a fazer um curso sem ter uma colocação certa. A demanda atual é por profissionais experientes e, quando não, a empresa exige dos estagiários ou trainees conhecimento de lógica e oferece um treinamento adequado para o seu futuro profissional.

    Abraço pessoal!


20/08/05, 15:55:40: Thiago sametime@ig.com.br - IP : 201.7.81****
    Vale a pena aprender Cobol, por exemplo eu aprendi COBOL na faculdade, mas eu não consigo me colocar no mercado de trabalho porque só COBOL não faz verão, eu teria que saber também CICS, DB2 e outras ferramentas de mainframe para eu estar apto para trabalhar em alta plataforma. No final das contas, o COBOL para mim, não acabou servindo para coisa alguma, só espero que caia do céu uma vaga que só peça Cobol e o resto a empresa me dê treinamento, o que acontece raramente essa oportunidade

20/08/05, 15:09:24: Raul Passos Rpassos@hotmail.com - IP : 200.168.19****
    Ê claro que vale a pena aprender, primeiro qualquer coisa devemos aprender, tem milhoes de programas no mundo sendo processados em cobol, é um mercado sempre aquecido, o perfil do profissional do futuro vai ser o integrador mainframe, baixa plataforma, o mercado hoje procura sempre um profissional de baixa paltaforma e um de mainframe, o profissional com os dois conhecimentos vai fazer a diferenca. O profissional de mainframe hoje já esta aposentado ou em vias de aposentar. As grandes empresas nunca vao mudar de plataforma, por seguranca, quantidade de codigos, e facilidade na programacao.

20/08/05, 14:12:22: Felix ronaldo.oliveira@teletech.com.br - IP : 200.207.1****
    Tenho notícias recentes que o COBOL é muito utilizado ainda em grandes companhias, exemplo: Ajinomoto, Marítima Seguros, Yakult, Porto Seguro, Petrobras, são algumas delas e algumas empresas públicas. Porém vale resaltar que hoje essa linguagem de programação já intregra com Banco de Dados do tipo Oracle e SQL. Então o mercado vai em busca de profissionais a dedo que conhecem o Cobol. Vale apena investir mas para grande porte. OS/390 , cics, DBS e Assembler também complementam quem tem interesse em trabalhar com Cobol para MainFrame. Abraços Felix.

20/08/05, 13:51:07: Xico Silva xsilva@gmail.com - IP : 200.201.2****
    Ainda tem uma meia duzia de empresas que usa, não acho que vale a pena aprender. O cobol já esta nas últimas...


Anteriores:

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?