APinfo - Forum



Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

Sugerido por : Mauro/Flávio/Euripedes/Anna Clara


14/10/05, 13:28:56: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Na média, o homework no Brasil ainda é incipiente. Já vi casos de desenvolvimentos feitos "em casa" e depois perder fim de semana "in-loco" para estabilizar e integrar o que foi desenvolvido fora do ambiente real.... É claro que o sonho de consumo é trabalhar em casa, ganhando bem, sem o chefe, ou ainda tendo o próprio negócio, etc. etc..... Mas o lado ruim é o nível de serviço, quem nunca teve na equipe um cara que chega a "hora que quer", e quando existe alguma atividade "integrada" tem que esperar a boa vontade alheia ? quem nunca teve dor de cabeça porque o cara do plantão não atende o celular ? Não acho que homework seja mordomia, é uma opção que depende de maturidade gerencial, comercial, técnica e operacional. Dificilmente vc poderá ter homework com uma equipe júnior, por exemplo, do tipo "mão-de-obra barata"... que é o perfil preferido das consultorias.... abraços........

13/10/05, 15:19:08: Jose Roberto Sanches jrs@yahoo.com - IP : 200.204.180****
    Trabalhei em um projeto de Offshore em uma das maiores empresas de informática do mundo há poucos meses atrás. Acredito que o trabalho baseado em casa é muito mais proveitoso intelectualmente, no entanto, as pessoas enxergam isso como uma " mordomia". Colegas meus que não tinham esta oportunidade e inclusive os próprios coordenadores do projeto e gerentes aqui no Brasil viam isso com restrição e criavam reuniões semanais e quinzenais apenas para obter o deslocamento das equipes remotas. Nos EUA e em outros paises isso é uma realidade mas acho que nossos gerentes devem ainda amadurecer um pouco mais profissionalmente para poderem gerir equipes remotas.

12/10/05, 13:29:52: Alexandre allexz@viaoceanica.com.br - IP : 201.29.4****
    Encontrei um tempo para contribuir com este tópico. A maior parte de minha vida profissional foi trabalhando em casa como autonômo fazendo sistemas "simples" para pequenas empresas, websites, por vezes consertando micros e etc. Não ganhava mal, mas, havia períodos em que não fechava um contrato sequer, morava em cidade grande onde a realidade é esta mesma, vide a multidão de desempregados que assola o país. Conquistei há pouco a oportunidade de trabalhar numa empresa que é um misto de consultoria e softhouse; além da tranquilidade de todo dia primeiro ter minha grana depositada, existe um diferencial, que agrega valor positivo à minha vida profissional: a troca de experiências com colegas, o desenvolvimento de soluções em conjunto, o aprendizado de lidar com o ser humano no ambiente de competição. São valores que o sujeito que trabalha sozinho em casa não tem; inclusive me refiro também ao teletrabalho. Abraços a todos!Google!!! Alexandre

11/10/05, 17:24:26: Isaias Augusto Neto isaiasaneto@uol.com.br - IP : 200.234.2****
    Mto bacana o comentário do nosso amigo abaixo. Assim como ele, ganhei dinheiro trabalhando em projetos com a virada para 2000. Desde então, venho mantendo alguns projetos trabalhando em casa, mas também tenho um emprego fixo. É muito relativo o fato de que, trabalhar em casa seja ou não uma boa idéia. Acho que depende muito do dia-a-dia de cada pessoa. Na minha opinião isso envolve desde o ramo de atividade que se aplica, dentro da área de informática é claro, até "quem são colegas de trabalho" em casa??? Meu sobrinho de 7 anos me ajuda mto por exemplo...rs

    Um abraço


11/10/05, 15:27:15: Sérgio sergiolbrasil@yahoo.com.br - IP : 200.251.12****
    Boa tarde, Sou analista/programador e trabalho há 16 anos com informática. Trabalhei um bom período aos fins de semana e a noite em casa, na época da conversão de sistemas como preparação ao Bug do milênio. Usávamos um emulador do Mainframe e digo que obtivemos, eu e a empresa, ótimos resultados. Mas também isso foi uma conquista de nosso gerente na época, Sérgio Carneiro, que teve a visão de que como eu gastava 4 horas, entre a ida e volta, para chegar ao serviço, seria muito mais produtivo realizar meu trabalho em casa. Foi uma experiência muito satisfatória e gostaria de repetí-la. Um grande abraço e sucesso a todos.

11/10/05, 01:57:48: Beto betografc@hotmail.com - IP : 201.1.****
    Trabalhar em casa é muito legal, ja trabalhei em casa, acho que o problema de trabalhar em casa é a falta de extrutura que muitas vezes a gente não tem, to falando de extrutura material mesmo. Num momento a pessoa tem um cliente que esta passando serviço, ai esse cliente deixa de te passar serviço ai ficamos sem saber o que fazer por que se você não tem um vendedor você mesmo é quem vai ter que correr atras de outros clientes e geralmente quando a pessoa é sozinha fazendo o trabalho ou ela faz o trabalho ou tenta encontrar mais clientes para não ficar na mão de um só cliente. A pessoa que trabalha em casa tem que saber fazer tudo, contrato, passar orçamento, saber valores do seu produto etc. Enquanto que numa empresa cada um tem seu setor, venda, compras, RH, administração, secretária etc.

    Mas se um dia encontrar alguma empresa que me contrate para trabalhar em casa com um contrato fixo, por vários anos, sem dar mancada sem deixar de passar serviço etc. Eu vou gostar muito.

    Um abraço

    Beto


10/10/05, 20:42:43: Boogle - IP : 201.7.75****
    Trabalhar em casa? trabalhar por trabalhar ou ser remunerado para isso? Muitos profissionais hoje estao levando trabalho para casa...e nao sao pagos para fazer horas extras...e quantos programadores saem do trabalho e nao puderam fazer tudo no prazo por questoes quaisquer do trabalho e estao pensando em como solucionar aquele problema? Agora ser contratado para trabalhar em casa, sim já existe em menor proporcao...pode ser util



10/10/05, 20:11:26: Rafael rafael.webmaster@gmail.com - IP : 200.158.21****
    Os dois lados da moeda. Liberdade e tempo são dois sonhos de relacionamento amoroso e trabalho, ser livre , não ter horario nem alguém dizendo quando você vai fazer ou o que vai fazer é muito bom, porém a liberdade carrega junto a falsa segurança de ter o controle absoluto das suas obrigações. Aquele orgulho de profissional de TI de encher o peito e dizer: - Eu trabalho em casa.

    Como se a fantasia de não ter horario nem regras tirasse seu peso de ser um subordinado em fim. Prefiro minha malinha cheia de Cds, seguir ate meu ambiente de trabalhor e viver a realidade do momento, sem achar que sou chefe de mim mesmo apenas por não dizer, "Tudo bem eu preparo isso para o Sr agora"


10/10/05, 18:09:06: alice opiniao@opiniao.com.br - IP : 200.170.21****
    Hoje em dia as grandes empresas dão aos seus funcionários a opção de trabalhar em casa ou na empresa. Na minha opinião trabalhar em casa já está virando realidade.


8/10/05, 03:57:44: Mr Bean mrbean@planetazorgi.com - IP : 200.234.2****
    peço a gentileza para apinfo não me censurar, se meu comentário não for construtivo, pelo menos será divertido. Trabalho Home Office é bom, a não ser que vc seja um profissional como Homer Simpson, que segue as 3 leis de Homer: 1) Td bem meu chefinho, 2) culpa dele meu chefinho e 3) não vi nada meu chefinho.

8/10/05, 03:43:34: Mister Bean misterbean@planetazorgi.com - IP : 200.234.2****
    Trabalhar em casa interessante, como já foi dito por muitos colegas aqui, vantagens como custo, flexibilidade,etc, mas poucos tem essa oportunidade, agora independente de trabalhar em casa ou não, o que importa é "How much is it?" pelo nosso trabalho e isso acredito que todos devem concordar.

7/10/05, 11:30:46: Sérgio Richter Ayres sr.ayres@uol.com.br - IP : 201.1.127****
    O trabalho em home office, não é uma opção para todos. Passa pela escolha consciente. Portanto você precisa aplicar tempo no auto-conhecimento. Identificar o que te mobiliza, o que te motiva, o que você gosta e não gosta. Existem pessoas que tem necessidade de serem guiadas em seu trabalho, estão preocupadas com a sua imagem, status, precisam de projeção, de competição, querem o sucesso como reconhecimento social e profissional. Há outras que estão em busca de um constante aprimoramento, possuem um apetite voraz pelo conhecimento, leem muito e gostam do silêncio, precisam da realização como o alimento de suas vidas. São pesquisadoras, querem entender por que fazem. O mecanicísmo não encontra ressonância em suas vidas. Existem outros tipos de pessoas também. Para cada uma delas existe uma forma de enxergar o trabalho. Para cada uma existe uma maneira mais adequada para produzir e obter sucesso. Portanto a forma de se trabalhar é uma escolha pessoal que precisa ser respeitada, guardadas as devidas proporções do possível e do impossível. Bom senso é fundamental. Existe muita realização pessoal e prazer quando trabalhamos em equipes harmonicas. Pessoas com alto grau de conhecimento, criatividade, ávidas por colaborar e construir e nesses casos você pode estar dentro de uma empresa e tudo acontece muito bem!. Ainda que possamos ter livre arbítrio em nossas decisões, a vida não é algo tão planejado que se possa saber o que estaremos fazendo daqui a dez anos. Flexibilidade, adaptabilidade, disciplina, conhecimento, prudência, simplicidade, austeridade, honestidade, equilíbrio, dignidade, sinceridade são tão importantes para quem trabalha em casa como para quem trabalha em escritórios.

7/10/05, 10:52:55: Sérgio Richter Ayres sr.ayres@uol.com.br - IP : 201.1.127****
    Uma das questões mais interessantes do trabalho em home office é o respeito ao seu biorítmo. Nem todas as pessoas são 100% todos os dias e todas as horas do dia. Porém as empresas ainda não entenderam que o rendimento possui variâncias. Vejo absurdos de exigências aos profissionais, vejo o exercício do pequeno poder. Aquelas pessoas que confundem liderança com o despotismo. Passam o dia medindo o comportamento e não conseguem analisar resultados. Se tu ganhas mais, alguem acha que deve arrancar o seu sangue, esgotar a sua capacidade de colaboração. Por outro lado, vejo que o profissional brasileiro ainda é muito indolente quanto ao ajustamento aos padrões de desenvolvimento em níveis internacionais. No trabalho em home office, as mesmas leis que se aplicam a excelência da qualidade prevalecem. O aperfeiçoamento é uma constante e o respeito a sua dignidade também. O sucesso passa a ser o fazer bem feito e agregar sempre maior valor ao que se produz. O sucesso não é mais alcançar o topo da pirâmide profissional. O sucesso passa a ser o conhecimento que se retém e, a medida em que avançamos nesse caminho, as competições profissionais passam a estar em um plano secundário. Quem te contrata, contrata pela confiabilidade do seu trabalho. Seu nome precisa estar ligado a excelência.

7/10/05, 10:14:11: Jose Marcelo jose_marcelo_do@hotmail.com - IP : 200.171.16****
    Eu ja tive a sorte de trabalhar em casa durante 6 meses, para uma empresa multinacional. Eu trabalhava de 2a a 5a pois de 2a a 4a eu adiantava o serviço e garanto a voces que foi a época que mais produzi. Nos dias atuais, voce só escuta problemas, reclamações de outras o que acaba por estressar voce, sem que voce perceba. Sem contar que em muitos casos, o site de trabalho é um lixo, com cadeiras que mais parecem bancos de praça, equipamentos ultrapassados, acesso a internet bloqueado sendo que é a maior fonte de informação para a nossa área, banheiros que nem me atrevo a comentar. Com a banda larga, fica muito mais fácil voce trabalhar remotamente, podendo-se conectar com a empresa via VPN.

    Trabalhar em casa é só vantagem e acredito que funcione com todos a não que a pessoa não perceba a ótima oportunidade que tem em mãos e não trabalhe com seriedade, fechando assim uma porta não só para ela como para outros profissionais.


6/10/05, 23:00:36: Sérgio Ricardo costa.sr@terra.com.br - IP : 200.161.71****
    Trabalhar em casa, eu diria que é uma quase realidade. Muitos trabalhos que poderiam estar sendo desenvolvidos em casa ainda estao sendo desenvolvidos nas empresas. Tanto por questoes de segurança como cultura. O nivel dos profissionais, principalmente os iniciantes não permitem isto. Compromisso com prazos, metodologia afetam a qualidade dos projetos e com isto afeta também a confiança dos responsáveis nas empresas.

6/10/05, 22:55:33: Vinicius Nogueira VINI_MCDBA@YAHOO.COM.BR - IP : 201.13.87****
    Trabalhar em casa....uma grande realidade sim!!!! profissional de informatica nao fica desempregado, é free-lancer, ainda que muito casualmente, ou seja....faz bico!!!!!

6/10/05, 22:17:33: Jocione N. dos Santos infiltrate@gmail.com - IP : 200.204.14****
    Meu caso. Eu trabalho em um empresa de médio porte do comercio, atuando na atividade de administrador de rede e desenvolvedor de soluções, por varias vezes tive de fazer trabalhos em casa, ou executar tarefas em horarios noturnos. Hoje tenho a regalia de chegar atrazado, mas já fui questionado de como eu provaria que estava trabalhando. Incrivel! (não era remunerado por essas atividades). Uma das minhas respostas virou chacorda de um diretor quando solicitou que eu ficasse na empresa e eu respondi "Olha deixa eu tentar de explicar, o fato de eu não estar fisicamente na empresa não quer dizer que não estou trabalhando pela mesma.". Apesar de expor meu profissionalismo, hoje trabalho com uma camera apontada para minha cara e sou revistado ao sair da empresa. Acho que primeiro as empresas tem que lembrar-se que não é a grande fazenda, e diretores não são mais os senhorzinhos. Quero mesmo acreditar esse quadro não existte em empresas do ramo de técnologia e que nossos empresarios envoluam assim como nós evoluimos para prestar serviçõs que sustetam suas empresas.


6/10/05, 17:09:49: Jocimar viva_sua_vida_melhor@hotmail.com - IP : 201.1.1****
    Olá colegas, eu e minha esposa trabalhamos em casa para uma empresa multinacional e é muito bom, pois tenho tempo para minha fámilia, posso sair a hora que quero, tenho liberdade. É muito complicado explicar isso para as pessoas que estão acostumadas a ter um "emprego, trabalhar 8 horas por dia por um sálario pequeno, e esperar o fim do ano chegar para ter o 13º salário", pois "trabalhar em casa" parece um bicho de 7 cabeças, mais não é. É um serviço como um outro qualquer, tem que ter dedicação, vontade, não ter medo de investir. Eu relutei muito, antes de me dedicar ao trabalho em casa, pois fugia das "regras" e geralmente pansamos que quando alguma coisa foge do normal isso não é bom, é o que acontecia comigo. Hoje vejo que estava completamente errado, pois só ganhei com o trabalho em casa, ganhei mais dinheiro, mais liberdade, mais alegria, mais amigos. Um grande abraço a todos.

5/10/05, 20:51:09: O Mestre Bin omestrebin@gmail.com - IP : 200.192.14****
    Eu acho q é só ficção... em casa vc nao produz, tem sempre alguem te chamando, vc fica muito a vontade, isso faz com que vc pare para fazer outras coisas. sem falar que vc vai ter q parar pra fzaer almoço ou levar as crianças na escola, ou sua tia liga no meio da tarde e fica 40 minutos falando com vc, pode até ser q vc acorde 07:00 horas da manha e fale.. -Putz, vou durmir até 12:00 depois eu adianto o serviço, mas é claro que vc nao adianta nada. Valeu galera essa é minha opinião

5/10/05, 16:12:06: Thiago Seehagen Palange palangefb@walla.com - IP : 201.13.25****
    Oi. Acho q a possibilidade de se trabalhar em casa é válida sim! Eu sou a prova disso. Trabalho numa empresa como consultor, e eles me pagam um salário fixo e beneficios para que eu faça o serviço na minha própria casa. Isto é mais econômico para a empresa e mais agradável para mim. Qdo se trabalha em casa, não se tem hora para começar ou terminar de trabalhar, mas existem prazos, e é ai que se diferencia os proficionais. A pessoa que trabalha em casa precisa ser organizada (mais ou menos) para entregar o serviço em dia. Porém o seu rendimento é bem maior, já que ela produz no melhor momento para ela. Além disso, se eu tivesse q sair de casa para ir pro serviço, eu levaria de 1 a 2 horas, e gastaria o mesmo tanto para voltar. Porém, posso utilizar o tempo q estaria no transito para dormir ou estudar, o q me deixa menos cansado e com a cabeça mais livre pro serviço. Além disso, não tem ninguém gritando com você o dia inteiro, e você mesmo criar o seu ritmo, se trabalha direto, algumas horas, para e volta mais tarde e etc. Pra mim trabalhar em casa é ótimo, e além disso, posso fazer as minhas pausas pra tomar café, jogar video-game e assistir tv.

5/10/05, 14:58:12: Armando Akira ak21@click21.com.br - IP : 200.199.138****
    Trabalhar em casa - sonho de 10 entre 10 profissionais. Não ver a cara do chefe... e ele não se lembrar mais de vc numa promoção. Não levar patada da colega com tpm... e ela também não se lembrar de vc quando ela tiver a fim! Não ter que aturar os malas do setor... Com quem vai discutir sobre futebol? Com sua mulher? Enrolar o serviço até não aguentar mais e se acostumar com isso... e a sua carreira, ó! Tomar litros de cafezinho, afinal há uma maq.de café só para vc... e acabar com uma úlcera. Fumar todos os cigarros do mundo sem ninguém se opor a isso... e ver sua saúde ir pro espaço. Quem sabe, aquela bicada na garrafa da prateleira? Imagina como vai ficar a lógica do programa... E a geladeira então? Maldita geladeira! Mas pelo menos na segunda-feira seria tão bom ficar em casa...

5/10/05, 09:39:42: Evandro José Ribeiro Pereira evandro@arpinfo.com.br - IP : 201.36.7****
    Sou adepto da concepção de que nada funciona corretamente se não basearmos as atividades numa metodologia confiável e adequada a essa forma de trabalho remota. Tecnologicamente já sabemos que isso é viável, independente da plataforma adotada. Existem conceitos de PMI como base de conhecimento em gestão de projetos, o ITIL que se baseia em processos da área de TI, CMMI como padrões de verificação contínua de qualidade, RUP como metodologia de desenvolvimento de softwares, dentre outras do mercado. Deveria haver uma nova metodologia, voltada específicamente para planejamento, controle, etc. das atividades feitas remotamente. Somente dessa forma se conseguiria mudar a mentalidade e cultura das empresas e profissionais, dando uma espécie de "selo" de qualidade aos serviços prestados e, consequentemente, uma maior confiança de todos.

5/10/05, 02:15:13: Antonio Carlos aaraujo7@hotmail.com - IP : 200.213.84****
    Vejo que o que falta é confiança por parte das empresas para que isso aconteça, mas seria uma forma de abrir um pouco esse mercado que está fechado nas mãos das consultorias de Informática. Voce desenvolve projetos para uma determinada empresa e num determinado momento de pico voce repassa este serviços para outros programadores de sua confiança, ficando transparente para o cliente. Eu tenho uma infra em minha casa que não vi em muitas consultorias. Tenho Banda Larga 350k que pode se expandir para 3mb, duas estações com windows e um servidor linux, uma rede wifi que da pra pendurar mais uns 10 notebooks tranquilamente.

5/10/05, 00:03:46: rubens obayashi rubens144@aol.com - IP : 201.1.10****
    Boa Noite colegas!

    Mais outro assunto para "apimentar" nosso dia-a-dia! Concordo com muitos colegas sobre o fator custo-benefício... Mas vamos analisar melhor: cada profissional tem seu horário de maior rendimento..seja de manhã ou à noite... O conceito de "off shore" ou trabalhar em casa (ao pé da letra), era algo impossível alguns anos atrás... No caso de instalações "client-server" ou web...acredito ainda ser difícil pois baixar uma aplicação é algo que possui muitas barreiras ainda. Mas no caso do Mainframe, com o advento do VPN (que permite estender o acesso remoto a rede do cliente como se estivesse "in loco", dos emuladores no caso do irma/extra e o tn3270 da Microsoft, e dos workbenchs...(realia/mainframe express) podemos dizer que trabalhar em casa no mainframe pode ser considerado sim uma realidade! Quanto a entrega dos prazos, digo que, temos n casos de projetos construídos dentro do cliente que atrasam (e muito) e são realizados sob olhar do cliente! Claro que o planejamento e comprometimento de quem atua em casa são fatores fundamentais (vai do bom censo de cada membro da equipe) É preciso que cada profissinal tenha consciência de "diluir" os custos no projeto em função dos gastos que tem (luz, manutenção do micro ,etc (talvez sugerindo isso como premissa de cada projeto... De qualquer forma, posso afirmar que no mainframe é fato!

    Um forte abraço a todos

    Rubens Obayashi


4/10/05, 16:57:09: Luciano luciano108@zipmail.com.br - IP : 200.158.11****
    Tenho um amigo pintor, ele tem um ateliê fora da casa dele, segundo ele, se ele esta em casa, ele não pinta, liga a TV, vai a geladeira, brinca com os filhos, etc...

    É complicado essa relação....o que as empresas hoje estão disponibilizando é o acesso a seu computador e ou servidores da sua casa, para que você possa executar algum trabalho a distância....etc...

    Talvez no futuro isso seje uma realidade, ate porque, a redução de custos seria drástica, transporte, alimentação, energia,limpeza,até mesmo o cafezinho....

    Porém....essa visão continua sempre sendo uma visão futurística...até porque...como diz o ditado....o porco só engorda com o olho do dono....qual empresa vai confiar projetos com prazos a serem entregues...e ao mesmo tempo ter a certeza que ele vai ser entregue....


4/10/05, 12:37:30: George egido.net@gmail.com - IP : 57.68.2****
    Muitas vezes eu me pergunto se a palavra SORTE é uma colocação correta para o sucesso de algumas pessoas?Venho me preparando há tempos, com certificações, cursos de segurança, e tudo o que for imaginado, e conheço pessoas que trabalham em casa e ganham 3 vezes. Acredito que devemos sempre estar nos aprimorando, mesmo que demore um tempo. Trabalhar em casa ainda acho uma certa utopia para a nossa realidade...

3/10/05, 18:12:07: Marcelo marcelo.turchetto@tiwebstudio.com.br - IP : 200.167.16****
    Eu a alguns anos trabalhava em Fábricas de Software, mas hoje trabalho no meu escritório, dentro de meu apartamento onde tenho a infra-estrutura necessária para desenvolver portais, sistemas e ser representante comercial de empresas de software. Para isso conto com dois computadores, ar condicionado, telefone e conexão via cabo de 256.

    Posso até voltar a trabalhar em escritórios mas sentirei falta da liberdade.


1/10/05, 19:56:22: Douglas Cezar douglas.cezar@uol.com.br - IP : 200.171.13****
    REALIDADE, mais que nunca!

    Acredito que hajam três pontos importantes, para que esta realidade seja viável:

    1 - Disciplina: Não é fácil manter o foco trabalhando em casa. Muito menos impossível. Isto depende de cada um de nós.

    2 - Foco em resultados: Acredito que o trabalho em casa não é para as pessoas que querem "fazer carreira". "Fazer carreira" é muito mais política e relacionamento do que geração de resultado. Para trabalhar em casa, basta gerar resultado. Consistente. Disciplinado. Dentro dos prazos e exigências de qualidade. Lucrativo para todos.

    3 - Comunicação. Com uma comunicação banda larga, seja DSL ou Cabo, que custa por volta de 120/mês, aliada à um bom hardware, temos toda a estrutura de comunicação que pode ser necessária. Praticamente toda tecnologia hoje permite conexão remota. Temos o msn, o skype, o e-mail.

    Sou consultor de tecnologia, trabalho com dois ERPs, e não está em meus planos fazer carreira em lugar algum. O trabalho em casa significa, para mim, LIBERDADE de tempo, de foco, de escolhas. Posso ir ao cinema ou ler um livro quando bem entender, desde que eu entenda e me comprometa com os compromissos e resultados que assumo.

    Abraços a todos,

    Douglas Cezar


1/10/05, 17:53:01: Porgramador F.C. umavezprogramador@sempreprogramador.com - IP : 200.141.1****
    O FIM ESTÁ PRÓXIMO! Já alardeava o profeta com sua túnica branca, cabelos longos e barba comprida... Eu ouço isso de que a profissão de programador vai acabar há uns 20 anos atrás quando surgiu então a "maravilhosa" linguagem dBase! Era o nascimento da propalada 3GL e o fim do Cobol! Era tão simples, mas tão simples, que qualquer um podia programar da noite para o dia! Nunca mais iriam precisar de programadores! Pois é, estamos na 5GL e o mercado necessita cada vez mais de bons programadores...

1/10/05, 15:17:41: Thiago sametime@ig.com.br - IP : 201.7.22****
    Em relação ao trabalho Home Office, realmente é muito vantajoso, mas fugindo um pouco ao tema do forum, será que existirá campo de trabalho para a maioria dos programadores?, para que servirá Home office se as ferramentas 5 GL e as ferramentas case que seguem a linha do Genexus vão evoluir e com passar do tempo vão baratear? onde trabalha 10 programadores para desenvolver um sistema, com essas ferramentas pega-se um contador por exemplo , dá um treinamentozinho para mexer nessas ferramentas que fazem toda tarefa de programação sozinhas e em 30 minutos uma unica pessoa desenvolve um sistema que duraria dias para ser desenvolvido. Acredito que existirão vagas de programadores no futuro, mas para coisas muito especificas, na area de eletronica e na alta plataforma, já que haverá uma resistencia maior ao aderir a esse tipo de ferramenta, mas para baixa plataforma o fim está próximo

1/10/05, 15:12:17: Thiago sametime@ig.com.br - IP : 201.7.22****
    Concordo com muitos comentários daqui do forum em relação ao Home Office, em relação da redução de custos e quebra de barreiras geográficas de trabalho, mas falando francamente, o trabalho em casa em um futuro próximo será praticamente compulsório, não só pelos itens já citados anteriormente, mas também por empreendedorismo devido as altas taxas de desemprego, o que adianta uma pessoa aprender .NET, Centura, Oracle, UML, SqlServer, Cobol ou WEB, se as oportunidades são poucas, muitos de nós ficamos meses sem trabalho e temos que aceitar trabalhar como PJ ou como muitos colegas meus, mudarem de area devido a salários baixissimos e tem que serem profissionais "sabe tudo", o que não acontece em paises desenvolvidos ou em grandes empresas aqui no Brasil que o trabalho é especializado, onde programador .Net só mexe com .Net e não fica mexendo com n coisas, não se especializando em nada, o que diminui a qualidade de Software.


1/10/05, 01:39:28: Vitor Amazonas vitor_amazonas@hotmail.com - IP : 200.189.5****
    parte 3

    A meu ver o trabalho remoto, é salutar pois uma das maiores reclamações que ouço do trabalho convencional(in site)é o pouco tempo que o funcionário passa com a família em detrimento da empresa.

    Quem tiver uma oportunidade de ouro dessas me contate, sem dúvida quero muito trabalhar com remote helpdesk, ele além de incrementar a renda pois o que o patrão economiza com infraestrutura de manutenção de empresa pode pagar um salário melhor ao funcionário e com o advento das webcams , acompanhar o andamento do serviço.

    Enfim vamos aderir pessoal!!!


1/10/05, 01:39:03: Vitor Amazonas vitor_amazonas@hotmail.com - IP : 200.189.5****
    parte 2

    Temos um número grande de pessoas com certificações no Mercado apenas sendo inferior ao de indianos ,pois estes últimos em função do idioma ter similaridade com as liguagens de programação, estão a nossa frente.

    Temos já banda larga em todo o país e somos os líderes em navegação da internet, o serviço voip pode ser um helpdesk permanente sendo operado a partir de qualquer parte do país que tenha banda larga.

    Qual o impedimento?

    Boa vontade creio eu pois aos olhos da análise financeira , é muito mais vantajoso.

    O empregador não gasta com infraestrutura de funcionários, máquinas, computadores, água,luz , alimentação, transporte e demais gastos que podem ser poupados, uma vez que quase a maioria total dos empregados de informática possuem máquina em casa.

    Conheço empresas que já cedem sob empréstimo o uso da banda larga a funcionários ou pagam a metade da mensalidade do funcionário, para que o mesmo trabalhe em casa.

    Para o empregador pode-se sim economizar e incrementar a produtividade, pois um funcionário sem stress, estando em casa ou em viagem poderá produzir mais, o stress é reduzido, ele não precisa deslocar-se , tem tudo que precisa a seu alcance , está próximo dos familiares, todo esse lado otimista pode incrementar a produtividade do mesmo.


1/10/05, 01:38:18: Vitor Amazonas vitor_amazonas@hotmail.com - IP : 200.189.5****
    Ótima a iniciativa de lançar e propagar a idéia do homedesk.

    Este serviço já é tendência mundial e por puro preconceito ainda não sofreu plena adesão no Brasil.

    Já ouvi várias vezes de várias pessoas entre Diretores,gerentes e até mesmo de companheiros de trabalho que este não daria certo pelos seguintes motivos.

    - O Brasileiro é preguiçoso. - Brincalhão e não leva nada a sério. - Despreparado para operar em casa.

    Diante dos argumentos acima digo:

    Não o Brasileiro não é preguiçoso pois dentre todas as nações do mundo , somos o que tem a maior carga horária de trabalho e isto vale para todas as atividades.

    Apenas pra citar, Espanha e Europa em Geral possuem carga horária semanal de 30 a 35 horas semanais enquanto a nossa é de 40 a 44 horas semanais.

    O brasileiro tanto leva a sério o trabalho que começa a exportar profissionais de informática e praticamente lidera nos softwares de games quanto aos ilustradores e programadores presentes.


30/09/05, 22:00:43: Rodrigo shipmasters@yahoo.com.br - IP : 201.13.1****
    Eu gostaria de trabalhar em casa eu sei que a IBM em Hortolândia eles fazem isso e gostam que a pessoa trabalhe em casa se um dia eu tiver esta oportunidade vou fazer com certeza.

    javabr.com.br Rodrigo de Castro Teixeira


30/09/05, 15:28:51: Luciano - IP : 143.54.8****
    Acredito que parceria é melhor aposta neste tipo de contratação.

    Não tenha uma equipe grande de colaboradores remotos e exporádicos. Tenha poucos, porém fixos colaboradores.

    Comprometimento é fundamental, aos dois lados.

    E funciona! favorece a concentração e criatividade!


30/09/05, 15:16:12: LucianoCosta monttez.com - IP : 143.54.8****
    Desenvolvo aplicações web remotamente e obtenho excelentes resultados com o uso de metodologias ágeis. Não deixo, porém, de comparecer à empresa contratante ao menos uma vez por semana - se geograficamente possível, lógico. Isso é importante para o bom andamento do projeto, acompanhamento e participação geram confiança entre as partes e garantem o sucesso do projeto.

    'Mudanças culturais' não acontecem da noite para o dia. É preciso empenho!

    Trabalho com entregas semanais. Ainda que distante, meu cliente pode acompanhar e participar de todo o desenvolvimento do projeto.

    Tem funcionado muito bem, obrigado!


30/09/05, 11:38:53: sr.ayres@uol.com.br sr.ayres@uol.com.br - IP : 201.0.2****
    As empresas esbarram nos aspectos legais, impostos e mais uma série de outras questões dessa ordem relacionadas a vínculos empregatícios.

    É preciso também passar por uma mudança cultural e, culturalmente os empresários brasileiros ainda precisam ver as pessoas trabalhando em seus escritórios. Há um problema com a visão da produtividade. Produtividade é fazer certo da primeira vez, o que é bem diferente da permanência das pessoas durante doze horas em média nos ambientes de trabalho. Não há trabalho para tantas horas, o que pode ocorrer é muito retrabalho e retrarbalho não é produtividade.


30/09/05, 11:35:12: Sérgio Richter Ayres sr.ayres@uol.com.br - IP : 201.0.2****
    Outra questão por que passam as empresas é analisar que tipo de demanda pode ser concorrencial, isto passa por uma restruturação do serviço e obviamente pela reorganização dos processos de gestão. Passa por um bom planejamento e por ferramentas de apoio.

    Há também a compatibilidade das configurações das estações de trabalho. Neste caso as empresas podem trabalhar em contratos de comodato, fornecendo os equipamentos para os serviços em home office.


30/09/05, 11:24:51: Sérgio Richter Ayres sr.ayres@uol.com.br - IP : 201.0.2****
    Um grande problema que acompanhei em certa ocasião, em uma grande software house, em sua Fábrica de Programas, éra o de garantir ao cliente a confiabilidade dos serviços concorrentes via internet. Tais serviços passam pela necessidade de se cadastrar os profissionais, colocar as demandas para concorrência, controlar a demanda, receber, verificar a qualidade, devolver quando houver correções, gerenciar mudanças, baixar a demanda atendida, calcular o valor da demanda, registrar as horas, pagar o profissional. Tudo isto passa pela necessidade de garantir a segurança da operação contra invasões, controle de acessos, mudança constante de senhas, estabilidade do link, administração das capacidades, interconectividade, além de uma série de outros controles. O investimento para as empresas fornecedoras não é baixo.

30/09/05, 11:21:22: Sérgio Richter Ayres sr.ayres@uol.com.br - IP : 201.0.2****
    Continuando os comentários anteriores, dependendendo do tipo de atividade, o profissional se divide muitas vezes entre o seu home office e atividades desenvolvidas no cliente. É o que poderiamos chamar de part time. Portanto, ele também tem que se preocupar com a apresentação pessoal, bom vocabulário, postura diante do cliente, respeito ao fato de não pertencer diretamente ao dia a dia do ambiente do cliente e tomar cuidado redobrado para não interferir no que não é referente ao contexto de seu trabalho.


30/09/05, 09:37:35: Thomaz Portella thomazp@yahoo.com - IP : 201.1.57****
    Eu gostaria muito. Sou engenheiro eletrônico, tenho duas pós-graduações, estudei no ITA e estagiei no INPE c/ sistemas (TI). Já passei por empresas como: INPE, PROLAN, UNISYS(na TELEFONICA), HP (na TELESPCELULAR), CPQD (TELEFONICA novamente), IAG/USP, DSK IT SOLUTION e TECBAN. Tenho certicado HP-OPENVIEW e inglês fluente. SUGESTÕES são benvindas.

29/09/05, 13:18:58: Maria Teresa Sardão tsardao@ig.com.br - IP : 201.1.19****
    Concordo com o Leonel, trabalho em casa desde 2000 e com ótimos resultados. Baixo custo, conforto e facilidade, ao invés de gastar com aluguel de uma sala comercial invisto o valor correspondente em equipamentos, livros e cursos.

29/09/05, 09:36:53: Leonel lleonel@ig.com.br - IP : 200.204.77****
    Trabalho deste 1999 em casa, realmente é muito bom não ter que acordar e sair correndo para pegar transito, chegar no escritorio e ter que dar bom dia pra um monte de gente que vc mal fala, em casa tenho meu cachorro que me faz companhia e é muito melhor que certas pessoas que te dão um bom dia e nem olham pra vc.

    Por outro lado vc tem que ter diciplina pois se não tiver logo estará vendo tv ou dormindo em vez de fazer o serviço.

    Não acho que é para todos somente para os com autocontrole e disciplina.


29/09/05, 09:00:58: Eduardo - IP : 200.145.200****
    Concordo com o post abaixo. A banda larga esta começando agora no Brasil, ter um bom computador, fax, impressora, telefone comercial e local de trabalho adequado em casa é uma realidade para poucos. Na prática as empresas vão querer reduzir ainda mais o valor hora e voce ainda vai ter que arcar com custos maiores e se bobear vai ter que trabalhar um maior numero de horas. Parece a terceirização, no inicio era uma boa, ganhar sem ter que pagar tantos impostos, agora ...

29/09/05, 08:24:49: Ana Maria ananana@pop.com - IP : 200.246.248****
    Isto vai continuar sendo realidade para poucos, mesmo a longo prazo. A maior parte das pessoas não consegue trabalhar sem supervisão, suporte e controle, se fosse assim as empresas poderiam economizar uma grana, somente mandando os chefes embora.

28/09/05, 21:05:04: Leopoldo leoleo@gmail.com - IP : 201.84.210****
    Acho que menos de 1 % dos profissionais de TI, trabalham em casa, os demais ficam na vontade. Falta confiança por parte das empresas, a estrutura de comunicação só esta sendo disponibilizada de forma mais ampla agora. Muitos profissionais não possuem conhecimento tecnico, ou disciplina para trabalhar sem controle. Acho que ainda vai demorar muito, até que este tipo de trabalho alcance pelo menos 10 % da área de TI.

27/09/05, 10:34:55: Tailor Cesar Gruber tailorgruber@yahoo.com.br - IP : 200.103.152****
    Trabalho a partir de casa, bem menos custos por parte, mas mais cobrança própria para se obter resultado, muitas pessoas nem querem falar nisso, mas estamos na era eletrônica, internet, skype, e outras mais. Cada pessoa precisa acordar para os momentos, se cresce mais rápido em virtude de ferramentas disponivéis, perguntas para se fazer, O que quero? meu futuro será como? e preciso ser empreendendor com certeza.

    Muito bom esse fórum.

    Muito obrigado

    Tailor Cesar Gruber


26/09/05, 15:54:27: Sérgio Richter Ayres sr.ayres@uol.com.br - IP : 201.1.12****
    A experiência de aproximadamente dois anos, demonstrou aspectos muito positivos. É preciso ser disciplinado e produtivo. Ë possível conduzir mais de um projeto ao mesmo tempo. Exige uma boa construção de agenda. Se alguem pensa que se trabalha menos está enganado. respeito ao prazo e qualidade é redobrado. É preciso ter rotina, levantar-se, cuidar da higiene pessoal,tomar café e entrar no home office como se estivesse no trabalho. Podemos ter um pouco mais de flexibiliade mas é preciso estarmos ligados com o cliente por todos os meios de comunicação. Ele precisa nos encontrar, receber posições evolutivas. Não se aplica para todas as áreas. É preciso estudar sempre, dominar todas as áreas de conhecimento de sua profissão, ter uma boa Network, tornar-se conhecido em suas atividades. Muitas vezes trabalhar mais de 24 horas sem dormir. Responsabilidade, não decepcionar ninguém. As empresas já sabem que isto é verdade. O difícil é desenvolver as competências necessárias. Passa-se muito tempo sozinho e desenvolver alto motivação é importante. É uma solução para a redução de custos das empresas. Os canais de comunicação tem que ser seguros. Trafega-se informações importantes. O cliente confia em você. Portanto a confidencialidade é uma fator relevante. Não sei por quanto continuarei mas posso dizer aos companheiros que me sinto realizado neste momento.

25/09/05, 18:48:21: thiago sametime@ig.com.br - IP : 201.7.6****
    faço as palavras do alfredo as minhas, já tá dificil conseguir trabalho, muitas vezes somos obrigados a sermos um tanto empreendedores, ou seja, sermos consultoria de nós mesmos

25/09/05, 18:19:14: Alfredo x@b.com - IP : 201.3.17****
    É mais difícl conseguir um trabalho do que trabalhar em casa. As vezes fico meses sem trabalho.

25/09/05, 18:03:43: Alfredo x@x.com.br - IP : 201.3.17****
    Eu trabalho em casa a três anos e não tenho tido problemas quanto a desempenho, mas admito que as vezes sinto falta de um ambiente de escritório. Em casa você fica muito isolado.

25/09/05, 10:48:04: Elyson emarchesotti@terra.com.br - IP : 201.1.10****
    Acho que este tema é muito polêmico, sou consultor em uma multinacional porém todas as vezez que sugeri trabalhar em casa o meu Gerente me olhou torto. Mas houve uma situação em que estava em um projeto, e tinhamos que entregar um módulo bem complexo e faltavam apenas 2 dias para expirar o prazo. Nesta situação deixei claro que se eu ficasse no escritório, não seria possível cumprir este prazo. Pois telefones, clientes, e todas as vezes que vc é interrompido e distraído é impressionante. Bom ele não teve escolha, permitiu que eu fosse para casa para terminar o módulo. Na segunda-feira não só consegui entregar, como foi um sucesso, sabe tive até tempo de fazer melhorias além das espectativas do cliente. Enfim o empresário, e as corporações devem ter em mente que o profissional, que não é contratado como CLT, é muito mais produtivo fora do escritório, pois é necessário a meu ver estabelecer um cronograma e o profissional deve cumprir.

    Abraços

    Elyson


24/09/05, 20:08:45: Claudio Menezes crmenezes@hotmail.com - IP : 200.185.238****
    Trabalhar em casa é uma realidade mais próxima para profissionais de TI de multinacionais que contam com uma mentalidade e estrutura mais propícia para que isto aconteça. Como vários colegas já disseram, isso exige bastante disciplina no começo, mas acaba compensando muito para as duas partes (empresa e funcionário).

24/09/05, 11:21:57: Flávio Teixeira flateixeirasilva@gmail.com - IP : 201.72.242****
    A cerca de 2 anos, faço 90 % do meu trabalho em casa, estou gostanto muito, chegava a gastar 3 horas diárias no trânsito em São Paulo. Trabalho mais horas do que quando estava só na empresa, minha produtividade é muito maior e consegui ampliar bastante a minha renda. Sinto falta do contato diário com o pessoal do trabalho, falar de futebol, politica, economia e etc. A flexibilidade de horario é ótima, posso fazer compras e mesmo passear com meus filhos em plena semana, mas não tem moleza, estas horas acabam tendo que ser compensadas depois. No meu caso deu certo, mas não acho que são todos que se adaptam a este tipo de trabalho, tem que ter muita disciplina e organização em casa, não depender muito do suporte de outras pessoas e etc. Acredito porem que este tipo de trabalho vai crescer mais rapidamente nos proximos anos, tornando-se uma alternativa real para os profissionais de TI.

24/09/05, 02:50:06: Thiago sametime@ig.com.br - IP : 200.226.35****
    Continuando meu comentário.

    Eu penso como o Pierre Levy, "a educação é uma farsa", tirando as faculdades TOP de linha, eu aprendi mais fora da faculdade do que dentro dela, a unica coisa que seria bom haver a tal regulamentação tão comentada é que forçariam as faculdades a melhorarem seus cursos , pois teriam que realizar testes para poder estar apto a trabalhar na área (Tipo da OAB) e evitaria a entrada de pessoas que fazem cursos "rápidos e de qualidade duvidosa" que só entram na profissão só para lucrar $$$ , sabendo que oficialmente não existe um código de ética (não tem responsabilidade pelo seus atos) ou nem mesmo tetos salariais minimos estipulados em nossa profissão, pedindo as vezes salários de migalhas , tirando a vaga de alguem mais capacitado que lógicamente pede um salário maior, já que gastou mais em cursos, certificados, etc e tem mais experiência.

    Sou contra protecionismo "a tal chamada reserva de mercado" e sim a favor da qualidade na educação, pois não são só titulos ou diplomas que garantem qualidade´.

    e a respeito do trabalho em casa , concordo com que foi dito, pode ser que até no futuro isso se torne uma realidade,mas como aqui no Brasil tudo demora a acontecer e a mente dos administradores ainda não é aberta o suficiente para adaptar-se a esse novo modelo de gestão, acredito que essa transição acontecerá graduamente, de acordo forem aparecendo empresas que estejam bem sucedidas com esse modelo, é só estudar adminsitração de empresas que você percebeque sempre existe uma resistencia ao novo e aos poucos os modelos são adotados, como aconteceu da passagem para a as esteiras de produção para o modelo células de produção.


24/09/05, 02:29:07: Thiago sametime@ig.com.br - IP : 200.226.35****
    Eu sei que foge do tema do forum e espero que a apinfo compreenda isto, pois isso é somente uma réplica aos comentários dados a esse forum

    Obrigado pela força, mas a vida é assim , conheço muitos colegas que são bons desenvolvedores e não ganham mais do que 400 reais, tenho um colega meu, que tem inglês fluente com intercambio no exterior e também está desempregado e outro tirou uma certificação microsoft e só está trabalhando agora porque foi aprovado em um concurso público há 2 anos atrás, ao mesmo tempo que eu conheci pessoas que nem sabiam fazer um if e estão ganhando 3000, o cara faz um montão de besteira e somente mudam ele de função, acho que é o tal famoso networking (Qi) que rolava bastante na faculdade, comigo só ficou na promessa, e também se deve o fato de eu não ter um inglês fluente e falta de sorte tambem, aliás participei de processos seletivos onde haviam 10 vagas para 26000 candidatos, é igual a ganhar na loteriae o pior é que nas provas, nem são capazes de colocar no minimo um fluxograma, só coisas que parecem daquele filme "além da imaginação"


24/09/05, 00:50:59: Tapioca tapioca@ig.com.br - IP : 201.1.185****
    Trabalhar em casa será uma realidade no futuro, a médio prazo. O Brasil, obviamente, com a mentalidade colonizada do nosso povo, novamente não será o pioneiro desse paradigma. Somente quando isso já for uma realidade inevitável e uma vantagem competitiva insuportável para as empresas estrangeiras frente as nacionais, é que teremos isso no Brasil.

    As vantagens são obvias para todos, para a empresa, porque economiza com instalações, energia eletrica, equipamentos, etc. Para o funcionário, porque evita deslocamentos desnecessários, estress no trânsito, riscos das ruas, refeição fora de casa, etc. Para as cidades, porque diminui o numero de carros nas ruas, congestionamentos, poluição, economiza com manutenção e expansão da malha viária, etc...

    Mas, por enquanto, o chefe vai querer ficar olhando pra cara dos funcionários, achando que isso faz com eles trabalhem e produzam mais.


23/09/05, 22:17:20: Edemar edemar.costa@gmail.com - IP : 201.15.167****
    Pessoal, acho fantástico esse tipo de fórum por trazer uma oportunidade única a nós profissionais de TI conversarmos. Nosso mercado é tão diversificado que tem oportunidade em todas as áreas e de todas as formas. O trabalho em casa é apenas uma delas.

    A questão é que nem sempre temos oportunidade de nos conhecermos e conversarmos sobre essa realidade. Creio que pelo fato de não termos essa organização, trabalharmos com informação e não nos comunicarmos é que faz com que as empresas e grandes consultorias se aproveitem.

    Não sei com vocês, mas na maioria das entrevistas que fui, dos projetos que negociei me senti sem uma base de sustentação, mano-a-mano com as "consultorias" contanto somente com minha experiência e interesse deles para poder trabalhar.

    Gostei de vários exemplos que li aqui, achei interessante a experiência e sugestões da maioria. Creio mesmo que precisamos ter uma organização que possa nos representar e tornar nossa classe mais forte para que não só o trabalho em casa, como também aumento do valor hora, término dos atravessadores, valorização do profissional PJ e muitas outras questões possam ser defendidas e possamos dar garantias a quem quer que seja que somos uma classe séria e organizada.

    Transmitindo essa confiança, poderemos discutir e conquistar muitas coisas, poderemos quebrar paradigmas e mudar muitas realidades.


23/09/05, 11:31:54: Luiz naocoloco@porcausadospam - IP : 200.246.14****
    Meu amigo Thiago sametime@ig.com.br : Se você não acha vaga agora, acho que está na hora de parar e ver o que você está fazendo de errado. O mercado está bem quente, eu recebo pelo menos uma proposta de emprego por semana, trabalhei com pessoas de santos que estão hoje ganhando na base de 6 e 7 mil como desenvolvedores. Pare, analise seu currículo e veja onde está errando, se quiser ajuda, poste aqui seu código do CV na apinfo para dar uma olhada. Chega a ser inacreditável uma pessoa com a experiência que você diz ter ficar desempregado. Boa Sorte !

23/09/05, 11:28:34: Luiz naocoloco@porcausadospam.com.br - IP : 200.246.14****
    Seria ótimo. Desenvolvedor trabalha com o intelecto. Não dá para impor horário das 8 as 17h para o cérebro. Temos que dormir bem e estar bem para trabalhar. Na verdade o que falta é confiança do empregador e compromentimento do empregado. O empregador ainda sente necessidade de estar olhando o que o subordinado está fazendo. O subordinado tem que cumprir os prazos. Seria ótimo, são 2 horas a mais para eu por dia por sono. Agora meu amigo desempregado, se você conhece tudo isso e está desempregado, redimensione seu currículo que o mercado está pegando fogo. []'s Luiz

23/09/05, 04:33:36: Thiago sametime@ig.com.br - IP : 200.226.36****
    Já está dificil trabalho fisicamente, imagine remotamente, eu sou formado na FATEC do litoral paulista, estou desempregado, tem certas vagas que eu sou descartado por não morar em São Paulo, ou por não compensar financeiramente, já que o custo de fretado + Pj é muito alto, principalmente em projetos temporarios e aqui na minha região não existe campo de trabalho, aqui o programador ganha 400 reais e precisa ter o conhecimento e experiência equivalente de um programador de 3000 reais de São Paulo, com esse valor , vale mais a pena vender churrasquinho na praia, Se alguem souber de alguma vaga, principalmente tipo Home Office, que diminuiria bastante os custos, me mande um email, sou programador Centura, Dot Net, Delphi.Net, WEB, Visual Basic, Oracle , SqlServer

22/09/05, 22:34:42: Humberto hgpdutra@yahoo.com.br - IP : 200.165.108****
    Concordo com os colegas a respeito de disciplina para trabalhar em casa. Recentemente tive esta experiência. Apesar de ter trabalhado em uma empresa com horário rígido durante muitos anos, senti uma grande diferença ao trabalhar em casa, pois mesmo acostumado a pressão, acabei relaxando no início, e depois consegui manter o mesmo horário de trabalho diurno para ter mais folga a noite para descansar e estudar.

22/09/05, 21:01:07: Eduardo Gomes e_g_s78@hotmail.com - IP : 200.168.79****
    Eu acho que é uma realidade. É claro que há dificuldades, como o fato de ter o dobro de disciplina, pois está em casa e tem outras distrações, mas se você é responsável e concentrado no seu trabalho, é até melhor, pois não terá chefe para te pentelhar e cobrar de você desempenho. Até por isto, seu desempenho será muito melhor. Eu gostaria muito de trabalhar em casa. Se alguma empresa quiser entrar em contato comigo para trabalho Home Office, por gentileza escrevam para meu e-mail. Eu desenvolvo páginas web, monto e faço manutenção de redes e também desenvolvo aplicativos. Um abraço a todos.

22/09/05, 01:51:41: Rolando rrsossa@ig.com.br - IP : 200.234.2****
    O tema é muito interessante, mas na prática a história é muito diferente. Neste fórum não vi nenhum exemplo concreto. A pessoa tem que ser muito responsável, disciplinado e honesto. Em todas empresas que trabalhei, vi pessoas com diversos tipos de problemas. O problema está nas pessoas e não no local ou ambiente de trabalho. Isso com uma pessoa tendo que tomar conta delas. (chefe) Imaginem uma pessoa dessas trabalhando em casa? Eu prefiro trabalhar num local onde tenham pessoas com minha linha de pensamento, que contribuam de alguma forma para alcançar os objetivos em comum (coletivo). Trabalhar sozinho em casa não serve para mim. A não ser que fosse só para ganhar dinheiro.

21/09/05, 22:50:19: Eduardo luiz.melo01@bol.com.br - IP : 200.212.209****
    É uma realidade, reduz custos operacionais para empresa contratante e para o profissional, se bem conduzido pelo profissional pode ser uma otima oportunidade para melhora na qualidade de vida.

21/09/05, 21:06:17: Ricardo Quartier info@dmworks.net - IP : 201.6.14****
    Gostaria de deixar uma crítica de que acho este modelo bem interessante, quero trabalhar com um programador mas muitos aqui eu coloco a proposta, marcam e nem aparecem (Parece que ninguem quer ganhar dinheiro, depois reclamam) e olha que eu pago em dia. Acredito que possamos cortar custos e após um trabalho inicial na empresa pro programador dar certo e mostrar que sabe efetivamente tocar o projeto, poderíamos mudar pra ele trabalhar em casa, via msn sem problema, me apresentando o trabalho no fim do dia.

21/09/05, 18:38:47: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.184.2****
    Acho que na área de desenvolvimento é mais comum e viável. É normal algumas empresas aceitarem que o desenvolvedor leve o "pacote" de trabalho para casa e entregue o resultado periodicamente. Claro que precisa de uma boa gestão e, normalmente, que o próprio desenvolvedor tenha um ambiente local capaz de reproduzir o ambiente do projeto.

    Para a área de suporte ou ainda para desenvolvimento que necessite estar na rede corporativa da empresa já é menos comum e mais complexo. Nem tudo roda ou é acessível via internet. As conexões dial-up ou VPNs nem sempre são disponíveis a todos.

    E, em qualquer caso, existe o paradigma cultural. Hoje o gerenciamento de TI é baseado em controles e não em resultados. Um gerente consegue controlar apenas os profissionais que estão "embaixo" de sua vista. Para medir através de resultados, as métricas teriam que estar muito mais maduras.

    Por exemplo : como saber se o analista de suporte trabalhou está alcançando os resultados ? Se o sistema não caiu ou se ele atendeu 10, 20 chamados ? No modelo atual o gerente "tem certeza" de que o analista trabalhou pelo fato de que ele estava na sua mesa o dia inteiro.....

    Mais q seria bom trabalhar em casa, seria..... abraços......


21/09/05, 12:34:37: Eduardo emacedoc@gmail.com - IP : 200.230.190****
    Estou plenamente de acordo com todos os recados abaixo, como em um impitma ou algo parecido, devemos nos unir e conquistar isso, pensando pelo lado profissional e de empregado, devemos forçar as empresas a fazer esse tipo de trabalho, pois será menos consto para elas e muito meno para gente. Quem nunca pegou metro lotado, e ficou mais de meia hora esperando o onibus e ainda e chamado atenção pelo atrazo como se fosse unicamente culpa nossa. Vamos tentar uma solução.

21/09/05, 10:58:58: Rudimar rudimardiniz@ig.com.br - IP : 200.213.186****
    Aproveitando o ensejo deste tema, acho que seria interessante a Apinfo criar uma seção apenas para trabalhos a serem realizados em casa, assim chama a atenção das empresas... O que acham??

    Eu já trabalho assim há alguns anos. Mas confesso que consegui captar somente uma empresa. Acho meio dificil conseguir trabalho em casa. Concordo com quem disse aqui no forum, o único problema é a falta de contato com as pessoas, e tem que ser disciplinado mesmo, senão a coisa relaxa, toda hora a gente vai na geladeira...


21/09/05, 10:22:05: Thiago Menon thimenon@hotmail.com - IP : 200.186.96****
    Acho que é uma realidade..... na area de desenvolvimento acho q deve estar muito mais próximo. Pois as empresas estão optando por profissional que emitem nota, tendo em vista reduzir custo de imposto e ter um funcionario trabalhando dentro da lei. Acho que para os funcionários começarem a desenvolver projeto ou parte em casa não irá demorar muito não, só as empresas começara a enchergar que podem eliminar gastos com maquina, local, agua, luz , etc... e começarão a fazer um esquema de ir na empresa só para implantar o software ou explicar alguma funcionalidade.

20/09/05, 23:17:43: Alexandre - IP : 200.213.186****
    Se tivesse oportunidade de trabalhar em casa aguararia de unhas e dentes..

20/09/05, 18:59:18: Daniel Previdi danielprevidi@uol.com.br - IP : 201.6.47****
    É a mais pura realidade que as empresas ainda não enxergaram....

    A tecnologia permite isso...VoIp, Hi Fi, banda larga sem vio, etc....

    É possível ter total acesso com segurança (VPN, TS, etc) aos programas, servidores da empresa sem sair de casa e existem outras tecnologias que facilitam o trabalho em casa...

    Acredito que não haja necessidade do funcionário (digo de TI) estar sentado 8, 10 horas em uma mesa e em um local de trabalho sendo que ele pode estar relaxado (mas com total responsabilidade e seriedade) em sua casa cumprindo o seu horário e por que não, até excedendo este...afinal, trabalhamos para isso...tecnologia....


20/09/05, 17:02:06: James Pintan jamespintan@yahoo.com.br - IP : 200.232.133****
    Trabalho em casa é uma realidade muito próxima, pois as empresas estão cada vez mais procurando uma forma de ter um rofissional sadio e satisfeito, alem de financeiramente, social e mentalmente, já que um profissional que está constantemente próximo à família, existem pesquizas em que um profissional que trabalha em casa é menos propenso a sofres de estres e outros males modernos decorrentes do trabalho.

20/09/05, 14:17:34: sky walker@xyz.com - IP : 201.13.6****
    Sinceramente se ja tivesse vagas e propostas em casa ja estaria trabalhando!!

20/09/05, 11:17:39: Edson eecury@hotmail.com - IP : 200.144.30****
    Não podemos esquecer que com o passar dos anos está ficando cada vez mais difícil frequentar os grandes centros, em função do excesso de veículos, falta de transporte coletivo adequado, violência, etc. Acredito que logo o rodízio pode deixar de ser de veículos e passar a ser de pessoas. Também a infinidade de pessoas que não residem próximo aos grandes centros, como eu , que perco mais de três horas/dia no deslocamento casa/trabalho. Somando a isso a evolução tecnológica no que se refere à comunicação (banda larga, video conferência, etc.) e as melhores técnicas no gerenciamento de projetos. O futuro pode estar mais próximo do que imaginamos, falta mesmo modernizar a cabeça dos adimistradores.

20/09/05, 06:54:10: Gianni Bueno innagi@uol.com.br - IP : 200.212.123****
    Eu acho que existem dois lados da história. Concordo com alguns e discordo plenamente de outros. Trabalhar em casa não é tarefa fácil. Conseguir conciliar horários, não ser perturbado quando está na melhor parte da "qualidade de vida" e também não ser perturbado pela "qualidade de vida" no horário de trabalho. O que pode existir e que acredito que seja muito melhor do que tempo integral em home-office é uma divisão de tarefas entre home-office e empresa. Talvez algumas horas por semana no escritório e o restante no escritório residencial. Se você "some" da empresa ninguém nota sua real presença, por melhor profissional que você seja. Se você fica integral na empresa, torna-se alvo das políticas completamente autoritárias. Acredito que muitas empresas (contrariando o que outros disseram) aceitem esse tipo de trabalho. Principalmente pelo fato de que um profissional que não fica em tempo integral na empresa tem mais tempo para se atualizar e adquirir novas culturas. Diminuição de despesas e melhoria no desempenho é o que toda empresa quer, o que falta é profissional que saiba trazer isso sem problemas.

    Abraços à todos!


19/09/05, 18:35:53: Juliano Nunes juliano_nunes [@] hotmail.com - IP : 201.19.12****
    Pra mim emprego a distância é igual "caviar" (nunca vi, nem comi, só ouço falar).....rsrsrsrs

    Sou louco pra arrumar um bom trabalho a distância...quem souber me fale.


19/09/05, 18:11:53: Adilson Oliveira adilson@linuxembarcado.com.br - IP : 200.146.4****
    Não só é uma realidade como eu faço isso a uns 3 anos, somando tudo. Eu tenho uma certa facilidade nisso pois não tenho filhos e minha mulher sabe que se eu estou trabalhando, não é para me interromper a não ser em caso de urgência. Nos últimos 20 meses +- tenho trabalhado como desenvolvedor remoto, exclusivamente para uma empresa italiana então isso tem me ajudado a manter a disciplina já que procuro estar sempre disponível no mesmo horário. O lado chato é que você fica meio isolado do contato físico com outras pessoas e isso às vezes faz falta. P.S. Só não liguem para o que o Paulino falou abaixo que o cara é um tratante :) Brincadeira gente, eu conheço o cara e achei o comentário dele aqui por coincidência.

19/09/05, 15:11:08: Marcelo de Oliveira marcelodevsp@hotmail.com - IP : 201.13.84****
    Acho que é possível, se houver uma infra-estrutura tecnológica e uma boa organização de atribuições e metas (um pouco fora da nossa realidade), mas seria um benefício para os profissionais ? Já temos de arcar com encargos de impostos, transferidos a nós, "consultores", e teríamos então que arcar com os demais custos (luz, telefone, banda larga, etc) e perder os poucos reais benefícios que a maioria das consultorias ou empresas pode oferecer atualmente, como cursos técnicos e atualizações ? Pode ser bastante adequado para o profissional freelancer, que faz do lar seu escritório e lucra com a redução de algumas despesas, mas para quem faz parte de uma equipe, pode significar estar fora na natural concorrência por melhores posições dentro da empresa.

19/09/05, 14:58:21: Lucas Oleiro lucasoleiro@uol.com.br - IP : 201.26.96****
    DISCIPLINA, FOCO E PAIXÃO

    Estou trabalhando em casa há quase 1 mês, por conta própria e digo: não tem coisa melhor. Me sinto mais motivado a cada dia que passa, meu cliente está mais satisfeito e estou me sentindo muito bem. É necessário apenas uma grande força de vontade para administrar horários e tarefas, o resto é tranquilo.

    Abraço a todos.


19/09/05, 14:43:02: Tales Teixeira neo@insecure.net - IP : 200.184.1****
    Concordo com alguns e discordo de outros. Acredito que a questao seja a postura do profissional que vai trabalhar em casa. Um profissional serio e dedicado ao assuntos da empresa, assim como no seu proprio aprimoramento profissional consegue trabalhar em casa sim, mesmo com esposa, filhos e etc. Pra mim, como falado anteriormente, tudo se resume a postura e comprometimento. O profissional que quer ter o seu trabalho em evidencia, agregando valor a empresa, consegue trabalhar em casa com um aproveitamento melhor. Nao se pode tambem, caracterizar uma ausencia da empresa por tempo excessivo. Talvez um horario de trabalho alternado(casa/empresa), seja interessante.

    Bem, este e o meu ponto de vista.

    Abracos a todos. Tales Teixeira.


19/09/05, 11:57:34: Riberi jriberi@terra.com.br - IP : 200.245.120****
    O trabalho em casa, é uma realidade restrita a alguns profissionais. 1. O desenvolvimento profissional fica inteiramente nas mãos do profissional. Cursos profissionalizantes são caros, dentro da estrutura atual de comparar profissionais alocados com profissionais livres. O risco passa a ser muito grande, na medida em que se perde de vista a atualização, ficando sujeito a ser desqualificado no mercado. 2. Outro grande problema, é o Marketing. Um site onde se poderia requisitar profissionais para determinados serviços, sem a alocação efetiva, deveria ser implementado pelas empresas que atuam na intermediação, pois nem sempre os projetos são colocados com prazos exíguos. Prazos mais longos poderia representar menores custos, desde que se distribuisse as atividades, por trabalhadores remotos. O difícil, que requer bons profissionais, é o controle dessa distribuição de tarefas, sua coleta e garantia de qualidade.

19/09/05, 11:32:46: Carlos Lima carlos@duall.com.br - IP : 200.171.38****
    Isso já é uma realidade, é algo bom, ao mesmo tempo que produzimos temos uma maior comunhão com a familia.

    Eu praticamente já trabalho nesse perfil, ainda fico em clientes externos durante Meio periodo o restante do tempo fico em casa.

    A produção para mim é muito maior, mesmo porque quando fico o dia inteiro trabalhando em meu escritório na minha residência, trabalho de modo aleatório, mas sempre seguinte um cronograma.


19/09/05, 11:25:25: George xxxx@xxxx.com.br - IP : 57.68.2****
    Acredito que trabalhar em casa, só compensa para quem uma boa infra-estrutura como: Conexão ADSL, Bom notebook, Linha de Telefone somente para o Trabalho, Condições de se locomover a qualquer momento, Escriório em Casa muito bem organizado.Acredito que os profissionais de Projetos de TI, Admistradores de Redes, Vendedores e principalmente uma sincronismo perfeito do profissional com a sua empresa, infelizmente não é uma realidade para o Brasil.

19/09/05, 11:15:23: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Eu particularmente não gosto e mesmo que eu tenha que fazer isso, não consigo.

    Tenho uma mulher que fala pelos cotovelo, e duas crianças que são uns "espoletas" e quando estou em casa, gosto de brincar, assistir TV, beber uma cervejinha...entre outras coisas em que o espírito "racional" necessário para desenvolver sistemas, fica oprimido pela avalanche de "emoções domésticas".

    Se for pra trabalhar, prefiro sair de casa, andar alguns quilômetros e chegar num lugar qualquer onde exista uma cadeira e uma MESA (bancada é pra consertar motor de enceradeira velha e baia é onde cavalo come capim), mas nem sempre a gente pode escolher, pois a luta pela sobrevivência nem sempre nos apresenta a melhor condição.

    Odeio computadores, adoro bicicletas. Odeio jogos eletrônicos, adoro futebol. Odeio chats de amizade virtual, adoro um pagode. Computador em casa é muito chato...tem que goste...pra mim é um tédio...computador pra mim não combina com diversão, não combina com lazer, não combina com emoção...em casa é lugar em que o computador não cai bem.


19/09/05, 09:31:02: nao voufalar@ponto.final - IP : 200.171.101****
    A ibm ja faz isso e ate interessante o unico roblema e que ea e uma quinterizadora de serviços, ja ouvi falar que existem outras emresas que egam servios free e a transformam em terceirizaçao!! a opçao e boa mas tem que se disciplinar!! Nao se permitir ao abuso!!

18/09/05, 18:32:06: Thomaz Portella thomazp@yahoo.com - IP : 201.1.1****
    Resolvi iniciar um negócio próprio de casa, e divulgar para colegas de faculdade. Estou fazendo um site contando histórias e pedindo que enviem mais histórias. Terá parte para propaganda que é cobrada dos anunciantes. Como se fosse provedor gratuito. O site está em domínio gratuito, mas futuramente ficará em espaço pago. Cansei de pular de empresa p/ empresa de TI, foram nove em 10 anos.

18/09/05, 16:24:23: Jag - IP : 201.1.5****
    Olá,

    seguem os comentários de quem já faz isto a um tempo.

    Vantagens * economiza tempo e dinheiro em transporte * fica longe da "politicagem" da empresa * pode ter um horário mais flexível

    Desvantagens * Você acaba trabalhando das 8:00 às 12:00 se tiver com o prazo apertado. Se for pago por hora tudo bem, mas esqueça a vida familiar. A sensação que dá é que você está no trabalho 24x7. * vc perde visibilidade na empresa. Pode ficar difícil conseguir aumentos ou mesmo um cargo diferente. Você pode virar alvo número 1 das reduções de despesas.

    Requer * Profissional SENIOR que não precisa de ajuda de 5 em 5 minutos * Bancar o ambiente físico adequado (móveis, banda larga, equipamento, antivirus, luz, almoço) * Muita disciplina. Seu filho de cinco anos não quer saber se vc está em casa para trabalhar. Vale lembrar que a maioria das pessoas diz ter esta disciplina, mas não tem. * Ambiente de trabalho remoto. Muitas vezes só dá para trabalhar produtivamente com VPN para a empresa.

    Para resumir, o tal "aumento de qualidade de vida e produtividade" só acontece para algumas pessoas realmente capazes de se adequar a esta situação. Para as outras, é melhor ficar na empresa mesmo sob os olhos atentos dos chefes. Sob a ótica da empresa, esta deve escolher a dedo quem ela permite trabalhar em casa, ou estará jogando dinheiro fora.


18/09/05, 11:27:05: Paulino Michelazzo paulino@michelazzo.com.br - IP : 200.140.****
    Eu devo discordar de alguns colegas aqui do fórum. Felizmente tenho a oportunidade de trabalhar remotamente para algumas empresas paulistas estando em João Pessoa/PB.

    Obviamente que estas empresas já eram minhas clientes ou foram trazidas por clientes minhas. Com isso o nível de confiança existente é muito grande e, obviamente pela capacidade de responder às demandas e necessidades das mesmas.

    No mesmo caminho, ando prestando serviços para empresas norte-americanas e européias. Trabalhos simples, pequenos e que requerem no máximo três ou quatro dias para o feitio. Valores baixos, sim, mas a diferença é ser em dólar ou euro e o volume de trabalho ser grande.

    Como as empresas brasileiras ainda não acordaram para a redução de custo e aumento de produtividade (por questão da qualidade de vida), corremos em outros lados :)

    Tem-se que correr atrás, de mão beijada não chega.

    Abraços à todos.


18/09/05, 10:45:54: Helder helder_afonso_morais@yahoo.com.br - IP : 200.150.22****
    Gostaria que fosse possivel. Venho tentando trabalhar como free lancer e nao tenho encontrado trabalho. As empresas ficam desconfiadas e preferem contratar e pagar mais caro na esperanca de ter uma seguranca maior em termos de que o programa será feito exatamente conforme pedido ou que o prazo será cumprido, etc... Estive verificando que no exterior tem muita oferta de trabalho pra afree lancer, como por exemplo no site https://www.scriptlance.com/.

    Talves pudessemos nos associar para fornecer garantias de qualidade e prazo aos cliente e montar uma rede de trabaho/prestacao de servico de programcao e analise via internet.


18/09/05, 10:25:15: Alexandre dac2005@walla.com - IP : 200.216.91****
    Em algumas empresas norte-americanas, esta prática está sendo comum. A Cisco é uma delas, inclusive no Brasil alguns profissionais passam a maior parte do tempo trabalhando em casa; com a estrutura fornecida por uma determinada empresa lider no mercado de roteadores.

    Eu vejo como uma faca de dois gumes: Para as empresas seria um EXCELENTE negócio (economizaria em aluguel de salas, equipamentos, funcionarios para manter a infra-estrutura da empresa, etc...). Para os profissionais seria péssimo, quase horrível (sem hora para trabalhar, o chefe ligando toda hora para voce, a sua vida profissional iria se misturar com a vida pessoal, etc...). Mas traria algumas vantagens, poucas podemos dizer (economizaria em vestimenta - ternos custam caros-, gasolina, estacionamento, tempo no transito, alimentação, etc...)

    Para mim, o ideal seria o profissional ter um local em casa/apartamento para montar o "home office", e fazer um horário que se encaixe de forma flexivel para poder viver com qualidade. Se o computador estiver no quarto ou na sala, adeus vida familiar. No "home office"(que pode ser o quartinho da empregada), basta fechar a porta na sexta à noite e só abrir na segunda pela manhã. E deixa lá dentro o celular e a linha de telefone convencional. Jamais misture telefone convencional residencial com o que voce vai dar para seus clientes/contratantes/senhores feudais.

    Ps.: Essa mensagem foi baseada em fato real, estou desde 1999 trabalhando assim. Só saio do "home office" à trabalho quando a minha presença se faz obrigatória.


17/09/05, 21:01:47: Mister X x@x.x - IP : 201.7.****
    Seria bom se ocorresse isso, além da melhoria na qualidade de vida - flexibilidade de horarios, menores custos, etc , ai tá uma pergunta "Para que serveriam as consultorias se todos trabalhassem em casa?" , não precisariam alocar mão de obra e os próprios profissionais poderiam vender seus serviços com sua prórpia infraestrutura, já que nós somos obrigados a abrir uma empresa, nada impediriam-nos de fazer isso, é o que ocorre em certas consultorias xexelentas por ai, alugam uma casinha, fazem um belo site para parecem ser grandes empresas e contratam os profissionais como se fosse um leilão, só que as avessas, mais por menos

17/09/05, 20:50:34: Cor de Rosa - IP : 200.231.29****
    Mas... concordo com o Edemar. A mentalidade excessivamente controladora dos empregadores atuais insiste em nos dar "outras boas razões" para sermos produtivos, porém infelizes e desmotivados, além de "transferir a exploração" do governo com impostos excessivos diretamente para nós que, apesar de não sermos empregados, somos tratados como tal quando lhes convém.

17/09/05, 20:44:59: Cor de rosa - IP : 200.231.29****
    Gostaria muito que fosse realidade... seria muito mais econômico para ambos os lados e muito mais adequado a nossa área que dizem chamar-se Tecnologia. As empresas que acordarem para isso estariam possivelmente motivando seus funcionários, pois hoje em dia qualquer ganho em qualidade de vida é muito bem vindo !

17/09/05, 19:12:21: Edemar edemar.costa@gmail.com - IP : 201.15.16****
    O custo para as empresas seria bem reduzido e a produtividade seria maior, pois o profissional de informática teria uma melhor qualidade de vida. Mas o problema no nosso país é cultural. A mentalidade da maioria dos empregadores ainda não se adapta a essas realidades e a tendência é explorar ainda mais. Hoje em dia, além de termos que trabalhar como PJ, ter o governo massacrando em impostos, taxas e multas, ainda temos que atuar como empregados.

17/09/05, 17:54:05: Alexandre Marchetti xandao10@yahoo.com.br - IP : 200.158.187****
    Acredito que isto seja sim uma realidade, mas para poucos privilegiados. Graças à mentalidade arcaica de boa parte (se não a maioria) dos dirigentes das empresas (gerentes, diretores, etc.), somos obrigados a ainda trabalhar no ambiente empresarial, salvo condições inéditas. Esses cabeças de bagre não vêem que podem ter um custo muito menor para ambos os lados, gerar mais satisfação (imagine para quem trabalha fora de sua cidade) e conseqüente produtividade, prazos cumpridos, etc. Temos tantas coisas de 1º mundo por aqui(inclusive métodos de exploração do trabalho), mas fatos bons como esse . . . esquece.

17/09/05, 14:30:14: Marcelo marmarcondes@gmail.com - IP : 201.51.260****
    Gostaria que fosse realidade, mas acho que apenas alguns poucos privilegiados conseguem fazer a maior parte do trabalho em casa.

    Na pratica o que acontece é que trabalhamos o dia inteiro na empresa e se bobear ainda levamos alguma coisa para terminar em casa.

    No futuro acho que sera diferente, por uma questão de custo, a maior partes dos profissionais de TI vão trabalhar em casa. É pena que este futuro esteja demorando para chegar ...



Anteriores:

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?