APinfo - Forum



CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

Sugerido por : Marcello/Thiago/Elias


10/03/06, 12:53:26: Carlos Henrique - IP : 200.230.2****
    CLT-flex? O que mais falta criar? Salário-flex, FGTS-flex, Hora-extra-flex (já existe com o codinome de Banco de Horas...)Flex, mais para favorecer quem? Sou autonômo, trabalhei em regime CLT e garanto que mesmo com a enorme carga tributária, ainda é melhor o regime CLT.

10/03/06, 12:35:21: Fabio Almeida falmeida@gmail.com - IP : 201.6.10****
    Trabalho como CLT-flex a cerca de 2 anos, no meu caso acho que é uma boa alternativa. Parei de pagar os impostos e outras despesas que eu tinha para manter uma empresa Ltda. Recebo 40 % como CLT e os outros 60 % na forma de benefícios. Trabalho em uma grande consultoria e nunca tive problemas com os pagamentos. Tem muita gente na area de TI com uma visão miope, achando que as outras areas estão uma maravilha e que só nos temos problemas, teve até um que falou que vai virar advogado. Espera ele se formar para ver como estão as coisas. Parem de reclamar e vão a luta.


10/03/06, 11:42:43: @nonimus - IP : 200.213.153****
    Por isso acredito que a melhor solução seria entrarmos com processos contra as consultorias e clientes não só quanto a questão dos impostos, mas perdas e danos por discriminação, que realmente ocorre no clubinho dos chacais (formado pelos 2 grupos acima). Infelizmente a classe de profissionais de TI é muito desunida e egoista, apenas visando o seu beneficio próprio, não consegue perceber que todos estão sendo prejudicados.

10/03/06, 11:39:02: @nonimus - IP : 200.213.153****
    Após ler todos os comentários, conclui que todos tem um pouco de razão, o profissional PJ (a não ser que seja realmente um empreendedor e co-parceiros de grandes consultorias) é vitima do vilanismo de muitas consultorias, pois como já aconteceu comigo muitas vezes, após finalizar um processo seletivo, para uma vaga que muito contribuirá para o seu crescimento pessoal é forçado a aceitar o sistema de PJ. Não acredito que o CLT FLEX seja melhor do que o PJ, mesmo sendo legal como disseram alguns, pois na maioria das vezes, a consultoria não paga os beneficios conforme combinado. O conselho que recebi de um advogado foi de que ao fim de um contrato pj procurasse pelos meus direitos, já que as consultorias chegam a ganhar até 100% de lucro na contratação de profissionais, e está ludibriando o governo. Ora ora, ai entra a questão da lista negra que as empresas e consultorias criam informalmente, e que realmente existe, pois fui testemunha da inclusão de um funcionário quando trabalhava em uma multinacional de TI.

9/03/06, 14:19:01: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.6****
    "Tudo muda, tudo mudou, mas tudo continua como sempre foi: Mudando"

    Na décadas de 50 e 60, o mundo precisava de arquitetos, engenhiros-civis e operários para construir prédios. Na década de 70 e 80, o mundo precisava de engenheiros mecânicos e pessoas especializadas para operar máquinas. Após 2000, o mundo passou a precisar de pessoas para produzir TI e operar sistemas.

    Em 1978, quando a moda de ser engenheiro mecânico entrava e decadência, houve a história do "Engenheiro que virou suco", relatando o caso de um engenheiro recém-formado que não conseguia emprego e montou uma barraquinha de vender suco.

    Em 2006, temos a história do "Técnico de Informática" que virou Advogado, entre outras.

    O mercado reage, esta é a natureza. Quando falta gente, abrem-se escolas e novos cursos. Sobrar gente é natural numa economia de marcado, caso contrário não haveria concorrência, e o capital desaparece nesta situação. Quando o capital desaparece, sobra gente e o capital volta a aparecer. esta é a lei da natureza.

    Será que ter milhares de estudantes e recém-formados em TI que não conseguem emprego é um pecado ? Será que ter profissionais cujos conhecimentos ficaram obsoletos e não conseguem emprego é um mal da humanidade ? Será que temos que combater isso coletivamente ?

    Vamos então fundar a S.O.S. aos excluídos da TI, vamos chamar o Mano Brown do Racioanais MC´s e fazer um RAP para divulgar a instituição. Quem topa ?


9/03/06, 13:37:39: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.6****
    Acredito muito mais na regras de mercado, nas leis da natureza, do que em regras burocratas e leis dos homens.

    Regulamentação de profissão e leis trabalhistas em TI, só serviriam para atravancar o desenvolvimento tecnológico, e afugentar o investimento do capital em TI.

    Em 1980, uma empresa jamais pensaria em gastar dinheiro para dar um micro para cada funcionário, depois que a tecnologia foi difundida ao ponto de ficar evidente até para o Manoel da padaria, que TI existe para gerar resultado (e lucro !!!), passou a existir emprego para bilhões de pessoas que produzem TI.

    Para quê frear isso gente ? Vamos deixar o bicho solto...liberdade para contratar, produzir, demitir, trocar, reformular, progredir, evoluir.

    Na minha concepção, vivemos hoje uma extraordinária e muito positiva, liberdade de mercado em TI.

    Tanto a CLT-Flex, como a contratação de PJ, são evidentemente ilegais. Mas isso é um pecado ? Como e porque pode existir algo ILEGAL porém MORALMENTE ACEITO ?


8/03/06, 11:37:56: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.136.52****
    Em resposta a indagação do amigo sobre comprovação de experiencia profissional em concurso público, repasso minha recente experiência com sucesso suado, onde precisei apresentar todos (eu disse todos) originais de contrato de prestação de serviços assinados, com firma reconhecida e declaração da empresa contratante (no meu caso com pessoa jurídica), não obstante apresentar também vias das NFs, declarações de IRPJ, e IRPF. Foi um calvário conseguir toda a papelada, pq as consultoria só estão do seu lado quando elas precisam de vc, qdo vc precisa delas... PREPARE-SE..

    Espero ter ajudado.

    Anderson


8/03/06, 02:34:29: Marcos - IP : 200.158.7****
    Pessoal, o problema é que no Brasil sempre dão um jeito de explorar qualquer tipo de trabalhador, seja CLT ou PJ, mesmo no regime CLT, as empresas cometem todo tipo de irregularidade. Mas sinceramente, eu acho que o problema maior está na estrutura da área de TI, não temos conselho de classe, nossa área não é regulamentada, isso gera um prejuízo enorme pra categoria, não temos representação nenhuma perante a sociedade. Trabalhei 6 anos na área de Suporte e Redes, me formei em 99 e hoje estou caindo fora. Estou no 5º ano de Direito, vou dar entrada na carteirinha de estagiário da OAB, e estou procurando estágio na área jurídica (tive que começar tudo de novo), TI nunca mais.


7/03/06, 20:46:43: Márcio marcioportodiniz@yahoo.com.br - IP : 201.6.12****
    Concordo com todos os que aqui disseram que não devemos comparar o lícito com o ilícito. A verdade é que o conceito já nasceu torto e tendente a beneficiar a exploração... e se juntou a outros conceitos que foram deturpados com o tempo.

    A verdade é que a sociedade brasileira não sabe 1% do que acontece conosco, não temos representatividade e ainda acham que somos marajás!

    É duro ver estudantes e suas famílias pagarem uma fortuna para ter uma profissão que nem sequer é regulamentada (e nunca vai ser) e depois o cidadão fica correndo atrás de uma graduação em Administração e outras para consertar o que já começou errado.

    Vamos fazer alguma coisa? Para quem não sabe, o senador Eduardo Azeredo, ex-governador de MG, é analista de sistemas e ocupou vários cargos na área. Ele gosta da área, conhece os problemas e tem bagagem política. Que tal expandir este forum até o senado através dele?

    Vamos parar de perder tempo e começar a mandar e-mails para ele e outros políticos ex-profissionais de TI (e tem muitos), fazer ligações, etc. (kdê o pessoal de Brasília?). Cada um aqui pode fazer a sua parte e localizar algum contato, a caminhada é longa mas é preciso um passo (e na direção certa).

    Quem não tiver coragem de fazer isso, entenda o recado: prostitua-se mais um pouco, ganhe algum dinheiro (se der) e caia fora rápido, antes que o stress, a depressão e outras mazelas acabem com sua ilusão.


7/03/06, 15:26:14: RAFAEL - IP : 200.213.105****
    AOS AMIGOS PESSOAS JURIDICAS =============================

    UM GRANDE EMPRESA, DE RENOME, NAO VOU CITAR, CHAMOU TODAS AS CONSULTORIAS PARA UMA CONVERSA, DIZENDO QUE TODAS TERAO QUE PASSAR SEUS RESPECTIVOS PJ´s PARA CLT´s E INFORMAR QUAL SERA O PACOTE DE BENEFICIOS QUE A CONSULTORIA IRÁ OFERECER.

    LOGO, VOCÊS IRÃO FICAR SABENDO QUAL EMPRESA, E ESPERO QUE A MODA PEGUE, PARA QUE ESSA PALHAÇADA E PROSTIUIÇÃO PARE DE UMA VEZ.

    NAO SOU MEDICO, NAO SOU DENTISTA, NO SOU ADVOGADO, PARA FAZER HORARIO E SER SUBORNIDANDO A ALGUEM TENDO METAS A CUMPRIR NUM PROJETO, O QUE CARACTERIZA QUALQUER PROFISSIONAL DE TI COMO CLT, ONDE GERA INUMEROS PROCESSOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO


7/03/06, 01:26:10: Replica ao caro colega Isaac - IP : 201.7.1****
    Caro colega Isaac,o que eu quiz dizer é que existem muitos concursos públicos de informática que exigem 3 ou 4 anos de experiencia CLT, como uma pessoa que trabalhou como PJ ou recém-formada, mesmo que tenha conhecimento, poderá ingressar nesse tipo de concurso. Não estou discutindo sobre a remuneração. Estava falando que é mais uma das desvantagens de ser PJ, além de perder todos os direitos, fica dificultado provar experiencia.

6/03/06, 18:37:00: Isaac Duhor isaacduhor@gmail.com - IP : 192.85.****
    CLT Flex é apenas uma maneira teoricamente "legal" para pagar menos impostos e despesas com os funcionários. Do ponto de vista do empreendedor, é uma boa gastar menos... Agora, se a moda pega, é só estudar um pouco de Economia e descobrir que ou os impostos vão aumentar, ou os investimentos vão diminuir, e quem (sempre) paga por isso somos nós.

    Sinceramente, é covardia citar os concursos públicos, pois para a área de Informática já estão pagando de 5000 a 8900 reais. Para que estudar e tirar várias certificações, se podemos ter salários altos + estabilidade? E a concorrência não é tão grande como parece (nível superior pelo menos).


6/03/06, 16:37:38: Rodrigo Arantes - IP : 200.245.11****
    Meu conselho é só um: ESTUDE MUITO. Saber nunca é demais. Se vc não quer estudar p/ manter-se atualizado então saia da área. Se vc quer segurança então faça um concurso (que tbm requer mto estudo) pois assim vc nuuunca + precisará ler um livro sobre uma nova tecnologia já que vc será chefe de pessoas que farão isso e nunca será demitido por não se reciclar. Saiba q c/ o passar do tempo, diferente de médicos, advogados ou contadores vc vai perdendo seu valor e passa a ser considerado uma pessoa não dinâmica, não terá mais o mesmo pique p/ enfrentar madrugadas em claro, viagens de emergência e outras situações que a área exige. Pergunte a um profissional de tecnologia c/ + de 45 anos qual a dificuldade de uma nova oportunidade de trabalho se ele não estiver atualizadissimo. Claro que existem casos e casos mas conheço profissionais c/ 40 anos q trabalham somente pelo convênio médico que a empresa oferece. penssem a respeito

6/03/06, 16:36:46: Rodrigo Arantes - IP : 200.245.11****
    senhores essa discussão é interminável. Todas as modalidades serão defendidas pois todas apresentem certas vantagens então devemos deixar de tentar convercer os demais a respeito do melhor modelo de contratação e organizar algo que realmente produza efeito.

    Vejo muitos comentários sutis e bem colocados mas tbm vejo muita coisa pré-fabricada. Para quem leu "pai rico pai pobre" e tenta aplicar as lições ali aprendidas é bom que esteja ciente que o sistema tributário descrito no livro (sistema dos EUA) é bem diferente do nosso. La o autor ele era funcionário CLT da Xerox e quando ele diz que primeiro devemos pagar a nós mesmos e depois ao governo (impostos), devemos lembrar que lá o imposto de renda não é retido na fonte, isso no Brasil só seria possível p/ quem trabalha como PJ. O que acontece é que no momento, fulano esta em uma colocação CLT razoável, dai ele ira defender a idéia que pj ou clt-flex são piores e vice-versa. Quem defende CLT o faz geralmente pq esta ganhando razoavelmente bem assim como quem defende pj e quem defende clt-flex (que é o meu caso atualmente). No meu antigo emprego, meu salário CLT estava bem abaixo do mercado, hoje eu sou registrado pelo mesmo valor + 150% como flex. Se me perguntarem a respeito eu vou dizer sobre minha situação, que não esta ruim, e não deixaria p/ voltar ao antigo clt "'full". Um amigo meu foi trabalhar em Hortolandia (em uma multi) como pj p/ uma consultoria ganhando R$ 5.200. Após 9 meses ele foi contratado direto pela multi como clt e o salário passou p/ R$ 3000. Perguntar qual modalidade ele preferiria e ele falou PJ pois sabia administrar o dinheiro e aplicava muito melhor do q agora como CLT. (continua...)


5/03/06, 19:04:19: Mauro Galhardo Dias maurogalhardo@superig.com.br - IP : 200.164.16****
    Concordo que, para a nossa área, a CLT Fex, não mudará em nada. Pssar os profissionais de informática de CLT para PJ, foi uma maneira em q as empresas conseguiram para pagar menos impostos, já q um profissional de informatica, teoricamente, é bem remunerado. Assim sendo, se tornar PJ, nós perdemos tanto em remuneração final quanto em "segurança" já q não temos ferias e nem FGTS.

    O q se deveria fazer é uma legislação, trabalhista, voltada para setores como o nosso, onde fosse possível ter a segurança da CLT.


4/03/06, 12:00:21: Antonio E. Alvite - IP : 201.1.200****
    Somos a categoria profissional mais poderosa do pais, sem TI tudo pára. A partir dessa conscientização é necessário nos organizarmos para coibir os abusos que estamos sofrendo, tais como : - jornadas intermináveis de trabalho - horas extras que raramente são pagas, e para consegui-lo temos que brigar muito - plantões não remunerados durante os quais temos que ficar a disposição da empresa sem nunca receber por isso - reajustar o valor hora, parece que a inflação para nós não existe !!!! Com relação a CLT-flex, ela não irá resolver estes problemas, tendo em vista que a responsabilidade do empregador se restringe ao valor declarado na carteira de trabalho, que é ínfimo Precisamos nos unir e criar uma categoria forte Abraços

3/03/06, 17:14:03: Mr. M - IP : 200.222.13****
    Uma forma de acabar com essa pouca vergonha que as empresas fazem é ter um conselho formado e exigir dele que faça valer os direitos de contratação pela CLT. Agora, as empresas que fazem uso de contratações por PJ estão sujeitas sim a ações trabalhistas para que sejam dadas ao profissional todos os seus direitos. Se voce é PJ e trabalha exclusivamente para uma empresa, tem horário, etc.. todos os deveres de um CLT a justiça do trabalho com certeza dará ganho de causa para o trabalhador.

3/03/06, 16:17:23: Gilberto Strapazon gilbertostrapazonNOSPAM@yahoo.com.br - IP : 200.96.10****
    Permitam-me adicionar um comentário ao que já fiz anteriormente:

    POR QUÊ somos uma categoria profissional que está sendo considerada SEM DIREITOS trabalhistas?

    Praticamente todo mundo tem direito a um emprego, a ter uma profissão reconhecida, a ser respeitado profissionalmente quando tiver EXPERIÊNCIA e provado seu trabalho no mercado.

    Do jeito que vai, nossa profissão vai sendo reduzida a condição de biscateiros. Ganha o mais espertalhão, e a lei, fica valendo só para os outros.


3/03/06, 15:32:20: Sérgio - IP : 201.6.34****
    Colegas, Um outro argumento de que CLT-Flex não deve ser considerada uma norma legal, seria a possibilidade permitida por lei de recolher o PIS. Isso também não é justo e prova a falta de estruturação das leis trabalhistas no país. Abraço.

3/03/06, 15:08:00: JMB - IP : 201.6.254****
    Meu vizinho trabalhava como CLT-Flex. Recebia R$ 300,00 em carteira e o resto por fora. Infelizmente ele faleceu há poucos meses e a família ficou com a grandiosa pensão dos mesmos R$ 300,00. Todo o dinheiro que ele tinha guardado acabou na entrada de um apartamento na planta. Agora a família está sem o dinheiro e não consegue pagar as prestações do apartamento.

    Antes de ser CLT-Flex, pense no futuro... Previdência privada, seguro de vida, etc.


3/03/06, 09:28:36: renato - IP : 200.158.91****
    O "conceito" discutido no tema refere-se a "um novo modo de implantar outra ilegalidade no país". Tais "empresas" deveriam sofrer ações trabalhistas pois minimizam, ou melhor, pensam que minimizam seus riscos e castigam, mais uma vez, profissionais que investem anos em suas carreiras e olham seus rendimentos cada vez menos valorizados. Quanto era seu salário/hora a dez anos e agora? Quanto aumentou? Compare com outros serviços que você paga (escola, dentista, etc..). Está respondido. Abraços.

3/03/06, 03:08:57: Vladimir sei@seilao.com - IP : 200.160.17****
    Bem Pessoal na minha opnião, Acho um absurdo somente na area de Informatica que existe Esses tipos de contratações, o empresario faz o que quer, os empresarios tem medo que a classe trabalhadora do setor de informatica tenha um Sindicato proprio assim como os engenheiros tem, pois teriamos o sindicato mais forte do brasil, imaginem se os profissionais de informatica cruzassem os braços para protestar por melhores salarios, certamente os bancos quebrariam, eles tem medo de um conselho regulamentador da profissão, enquanto não tivermos muitos terão que se sujeitar a esse jeitinho brasileiro, afinal precisamos ganhar o pão nosso de cada dia.

3/03/06, 02:19:57: Washington Grimas - IP : 200.157.11****
    Infelizmente já uma realidade que muitos ja vivem, por um lado estamos amparados pelas normas e regulamentacoes da CLT, mas por outro lado as empresas tiram vantagens disso e pagam ao profissinal um salario CLT que desvaloriza seu valor de mercado e para piorar na sua carteira profissional nao é declarado que a contratacao e como CLT-Flex..

1/03/06, 16:28:13: mathias mathias@hotmail.com - IP : 200.201.16****
    Mais uma forma de desrespeito com nossa classe de trabalho, que, como já citado abaixo, está totalmente sem uma representação. Não temos um representante para estabelecer direitos e deveres. Sempre nos sujeitamos as regras de contratação imposta.

28/02/06, 22:01:26: tapioca - IP : 200.161.16****
    Acho que a idéia de uma CLT-Flex era justamente a de trazer a turma para a formalidade trabalhista. Quem trabalha como PJ, que é um empregado ficticio, poderia migrar para esse outro tipo de contratação, sem ter tantos prejuizos como um CLT, porque, uma vez que a empresa não teria tantos encargos, poderia oferecer um salário melhor.

    Só que, (sempre tem um porém), aonde passa boi passa boiada, e os empresarios certamente vão tirar proveito disso, oferecendo salários baixos, só que com menos encargos pra eles, claro.

    Acho difícil o governo mexer nesse vespeiro em véspera de eleição.


26/02/06, 18:36:40: Advogado 4 - IP : 201.7.****
    Falo isso, pq o proprio tema do forum é a respeito das vantagens e desvantagens de um ATO LEGAL que é a flexibilização da CLT, agora querer dizer que CLT-FLEX (ato licito) é desvantajoso do que emprego PJ (ato ilicito), além da pessoa ser tola, pois perde-se todos os direitos (imagina: sofre um acidente de trabalho, fica invalido, a empresa te manda embora sem pagar nada e depois vc vai para baixo da ponte), a mesma pessoa que quer fazer tal compraração faz apologia a ilegalidade.

26/02/06, 18:27:55: Advogado 3 - IP : 201.7.****
    Alguns acham que são empreendedores por serem PJ, se a pessoa abre uma empresa para oferecer seus serviços e orça-los a seus clientes (cabendo a estes aceitar ou não, seus preços e condições), realmente vc tem um empreendimento, mas se vc é obrigado (coagido) abrir uma empresa como pré-requisito, tendo valores pre-determinados (como salário) e obedecendo subordinação hierarquica(tipico de um funcionario de uma empresa [vinculo empregaticio]), essa pessoa não é empreendedora, é sim vitima da ilegalidade e da impunidade, mas se a mesma pratica isso com dolo (acha vantajoso), ela tb pratica ilicitudes, pois abrir empresa "de fachada" com notas "frias" tb é ilegal. (Leiam as leis)

26/02/06, 18:19:18: Advogado 2 - IP : 201.7.****
    A CLT-FLEX, sem bem analisada, diminuindo os encargos, mas preservando os "direitos fundamentais" seria uma boa, até pq a CLT foi criada para evitar a verdadeira "escravidão" que havia. Mas como aplicar tais leis, se muitos nem respeitam a anterior. Todas essas ilicitudes que vemos de forma geral, só existem pq a justiça brasileira é lenta e muitas leis não são aplicadas ou são parcialmente cumpridas (impunidade), fazendo com que a ilegalidade seja banalizada, a ponto de, alguns quererem comparar vantagens entre atos licitos e ilicitos, como se os ilicitos fossem licitos.

26/02/06, 18:09:05: Advogado 1 - IP : 201.7.****
    Essa discussão de CLT versus PJ é uma repleta bobagem, pois "empregado com vinculo empregaticio como PJ" é ilegal e portanto é ilegitimo querer comparar algo legal com o ilegal, se existe tal forma de contratação, pq é vantajoso para quem o faz e quem está insatisfeito com os altos encargos trabalhista, que use dos meios legais, pressione o Governo e não tente justificar razões para praticar ilicitudes, por exp: A violencia esta grande, cabe a nós mudarmos a lei e não praticar o uso arbitrario das proprias razões. Só há legitimidade aquilo que a lei determinar.

26/02/06, 14:26:37: Renato Battaglia renato_a_battaglia@yahoo.com.br - IP : 201.6.1****
    Senhoras e senhores, trago boas novas: eu vi a cara da morte e ela estava viva...rs --> CLT não é garantia alguma... vc acaba custando um pouco mais caro (bem...) pra empresa, e esse custo é deduzido da sua remuneração. Eu não sonho com 13o e férias remuneradas, não preciso que cuidem de meu dinheiro pra mim. Não vou gastar tudo em cachaça e, se der na telha, quero poder gastar. Drawback: treinamento bancado pela empresa praticamente só rola como CLT, isso é um fato a considerar. De resto... bem, se vc trabalha bem, vão te querer. Seja como for. CLT, PJ, contrato-em-papel-de-pão, tantufas.

    []s a todos, e tenham uma vida longa e próspera.


25/02/06, 23:23:38: tá dificl parte 6 - IP : 201.7.6****
    Tem um caro colega nosso aqui neste forum, que disse que todo mundo reclama, mas ninguem toma providencia, parece que o mesmo até tentou mobilizar o pessoal e ninguem mostrou interesse, concordo com ele, não temos representação (CRI), o que não quer dizer que não temos direitos (pessoal leia a Constituição Federal) e pior, você ve um monte de ilegalidades como "camuflar empregado com vinculo empregaticio como PJ" leiam a Codigo Processual Trabalhista) e ainda tem gente que quer que regulamente isso , como a justiça vai regulamentar a ilegalidade (parece que o pessoal é bobo), por isso que as coisas só tendem a piorar, o Brasil é o pais da impunidade e quem sofre a pena são as vitimas e peixinhos como nós.

25/02/06, 23:08:44: tá dificil 5 - IP : 201.7.6****
    E replicando comentario da cara colega Eliza, concordo, no futuro próximo não existirá emprego e sim trabalho, devido a altas taxas de desempregos, baixos salários e altas exigencias, que já vem ocorrendo atualmente, só vermos os ultimos vestibulares das conceituadas faculdades brasileiras, sendo TI o terceiro curso menos procurado, chegando ao cumulo de haver 12 por vaga, sendo que há 5 anos atras haviam 100 por vaga, continua...

25/02/06, 23:08:21: Tá dificil 5 - IP : 201.7.6****
    Isso mostra, apesar dos programas do governo, a falta de interesse das pessoas em relação a educação, já que muitos estudam varios anos para acabar virando pasteleiros,etc coisas que nada tem haver com sua profissão e nem precisariam gastar tempo e dinheiro para isso, alis, se eu pudesse voltar ao tempo, não teria estudado feito louco e nem faria a FATEC, abriria algum negócio, possivelmente eu estaria bem melhor do que agora, o que adianta ter diploma, curso oficial da microsoft , conhecimento em n tecnologias (.NET,JAVA,CENTURA,ORACLE,...) e contabilidade, se sou barrado pela falta da experiencia, fora dinheiro gastos em n fretados.

25/02/06, 22:55:53: Ta dificil 4 - IP : 201.7.6****
    Cara colega Eliza concordo com vc, a CLT e o sistema Previdenciario esta prestes a ruir, mas qual vantangem, principalmente na nossa area de trabalhar como PJ (maioria das vezes Ltda), sem nenhum tipo de beneficio ou estabilidade e ganhando cada vez mais mixarias com cursos de atualização cada vez mais caros ,é melhor eu abrir uma ME e fazer como um caro colega meu que montou o negócio no fundo do quintal e agora tira uns 4000 por mês, sem precisar ouvir reclamação de chefe e ganha mais do que muito cara de TI que tem por ai.


25/02/06, 20:20:33: Eliza - IP : 200.139.11****
    A Legislação Trabalhista Brasileira é paternalista! Falo isso como profissional que por 10 anos atuou na administração de pessoal em empresa do ramo de construção civil e, há 2 anos, na área de TI. Precisamos aprender a gerenciar nossa vida financeira, nossa carreira porque a tendência é o fim da contratação CLT, da aposentadoria! Acredito que não há outra solução para a manutenção do emprego! Seja qual for a forma de contratação, o profissional deve analisar suas necessidades, planos, expectativas e avaliar a conveniência em optar por uma ou outra forma de contratação. Sucesso a Todos!

24/02/06, 10:34:13: Rui - IP : 200.153.124****
    Lamentável o cidadão que fica esperando pela empresa para atualiza-se. O PJ não recebe e dificilmente receberá auxilio financeiro para cursos, e por outro lado o CLT quando recebe muitas vezes é obrigado a assinar um termo com a empresa comprometendo-se a ficar nela por mais 2 anos ou pagar o valor do curso, simplemente ridiculo. Prefiro ser PJ, administrar minha grana e meus conhecimentos. CLT não é garantia de estabilidade, e infelizmente as boas vagas estão não dos "peixes", que por sinal não entendem p... nenhuma de TI.

24/02/06, 10:25:18: Rui - IP : 200.153.124****
    Sou CLT Flex e posso dizer que existem algumas vantagens e muitas desvantagens. Em toda minha carreira na área de TI (10 anos) fui PJ, e não posso reclamar. Quanto aos baixos salários podemos dizer que TI virou moda, muitas pessoas fazem faculdade achando que TI é uma mina de dinheiro, e até é se comparado com outras profissões. O fato é que existe muito cara ruim no mercado achando que entende de TI, e por outro lado os empresários nivelam os salários por baixo, exigindo que um cara de infra-estrutura conhece de tudo, até desenvolvimento. LAMENTÀVEL

24/02/06, 08:56:52: Marcelo - IP : 200.171.3****
    "Ta dificil" vc falou tudo! Realmente e muito complicado o trabalho no pais! E mais facil montar seu negocio que trabalhar para os outros em TI, ms queria acrescentar que mesmo abrir negocio em TI e complicado , eu observo que na area ser empresario e explorar e jogar com os outros! Mesmo que tenha um bom produto tem que se "lavar a maos" dos cliente! Mas o negocio proprio se bem analisa e avaliado(custos e retorno) vale bem mais a pena)

    abraços


24/02/06, 01:36:45: tá dificil parte 3 - IP : 201.7.90****
    Não é a toa que 4% dos empresarios são jovens, porque o mercado exige demais dos novatos, muitas vezes em trabalhos precarios, com salarios baixissimos e nenhum plano de carreira, alem de 40000 candidatos para 2 vagas, isso quando não passa uma pessoa com Qi pela tangente , haja tempo, paciencia e dinheiro para pegar fretados para Sampa nas varias fases do processo seletivo de uma empresa, é por isso que eu e muitos que conheço pensam abrir negócio próprio que não exige tanto custo e atualização e nem desgaste em viagens de 4 horas ida e volta todo dia.

24/02/06, 01:31:39: tá dificil parte 2 - IP : 201.7.90****
    Acredito que muitas pessoas , como eu, principalmente os recem-formados se sentem totalmente desamparados, já que fica um ciclo infinito entre "você tem que ter experiencia para trabalhar, mas para adquiri-la alguem tem que dar uma chance para vc ter tal experiencia", é por esse e outros motivos que já falei em vários foruns que muitas pessoas se sujeitam a baixos salários e não se importam se é PJ, CLT, Body SHOP, etc,etc,etc

24/02/06, 01:26:14: Pessoal a coisa tá dificil - IP : 201.7.90****
    Pessoal do TI, a verdade é que vivemos numa época recessiva e sempre existem pessoas que querem tirar vantagem disso pagando baixos salários e muitas exigências - lei da oferta e da procura e muitos se sentem acuados pois por falta de condições ou oportunidades tem dificuldades de ingressar, se manter ou recolocar-se no mercado, e quando o mesmo tenta partir para concursos publicos se frustar, nunca vi abrir tanto cadastro de reserva ou 2 vaguinhas pendindo uma biblia de conhecimentos de direito e informatica para ganhar seus 1000 reais no fim do mundo e ainda exigindo anos de experiencia (CLT)

23/02/06, 16:44:37: George - IP : 57.68.2****
    Agora na minha opinião tanto CLT como PJ se bem administrado tem seu lado bom e seu lado ruim..CLT-Flex ja andei pesquisando e muitos profissionais de RH nao tem idéia ou nao ouviram falar....ou Seja se olhar por outro angulo, estamos no mesmo barco...

23/02/06, 16:42:59: George - IP : 57.68.2****
    Todo mundo esbraveja, mas qdo se trata de salarios realmente, ninguem quer arriscar, isso é puro comodismo de muitos profissionais..Criticar uma pessoa que colocou no curriculum que aprendeu C++ na faculdade é um absurdo, afinal todos sabem o custo de se manter numa faculdade hj em dia...Qualquer experiência ou aprendizado deve ser mesmo colocado no curriculum..Não quero ser o dono da razão, mas tive que voltar para sala de aula(faculdade), fazer paralelamente um curso de inglês e até certificação estou correndo atrás? retorno? só com o tempo vou saber...

23/02/06, 16:34:19: George - IP : 57.68.2****
    Sabe porque isso? Pq muitos entram na área de informática pensando somente em altos salários, assim como em diversas profissões...T.I não é esse mar de rosas, mas como o amigo disse abaixo, sou Auto-didata, tenho duzentos anos de experiência, isso é um absurdo, pq todos os dias as coisas mudam em informática e vejo certa arrogância em alguns profissionais de T.I..Vamos procurar nos especializar, nos informarmos dos nossos direitos sobre CLT, PJ e acabarmos com esses abusos...

23/02/06, 16:28:41: George - IP : 57.68.2****
    Vejo que todo mundo critica ambas as formas de contratação tanto CLT, CLT Flex ou PJ? muitos falam de um orgao competente, mas somos nós os profssionais de T.I que trabalhamos muitas vezes sem folga e somos os ultimos a serem lembrados...Há boas empresas, boas consultorias, basta cada um arregaçar as mangas e correr atrás...Já tentei aqui montar um grupo para lutarmos pelo nossos direito e ninguem teve interesse, todo mundo reclama e fica dessa forma mesmo...

23/02/06, 09:08:38: Fabio fvenuto64@hotmail.com - IP : 200.158.3****
    Já trabalhei como CLT-Flex e hoje graças a Deus estou como PJ. O CLT-Flex só serve para a empresa te pagar mixaria pela hora extra e te sugar até você não aguentar. Aí quando você for declarar seu IR e ver que tem que pagar mais imposto novamente , fora aquele que já foi na fonte , faça como eu , processe a empresa e exija a integração da parte Flex na CLT , só assim para estes exploradores aprenderem a nos tratar como gente.

23/02/06, 08:40:13: Ulisses - IP : 201.1.70****
    Conceito: Combinação de ilusão + exploração. Ou se você preferir, o chamado "me engana que eu gosto". Vantagem: Só para esse bando de "consultoria" e grandes empresas que só o que querem saber é aumentar margens de lucro, além de esfolar a força de trabalho até tirar dela o último centavo. Desvantagens: Só para os dependentes do Capital, também conhecidos como clt, terceiros, pj, autônomos e afins.

22/02/06, 22:17:01: Reinaldo - IP : 200.158.20****
    Fui PJ/freelancer por 6 anos.

    Hoje sou CLT com cerca de 3/5 do valor que eu ganhava, mas milhões de benefícios. Tenho VR, VA, férias, 13o, 14o, 15o, clube, academia, seguro de vida, plano medico-odontologico, previdencia privada, plano de carreira, cursos, etc. Se precisar tenho empréstimos (trabalho em um banco) e auxilio-pósgraduação tbm.

    O trabalho também é muito mais tranquilo do que como PJ onde você está sendo pago para programar e rápido. A época de PJ me valeu como bagagem técnica pois aprendi muito durante ela.

    Minha ex-empresa me ofereceu quase o dobro do que eu ganhava. Patético: Uma empresa séria deve ter política salarial, e pagar o quanto o funcionário vale, e não ficar oferecendo 100% de aumento apenas quando percebe que o funcionário vai sair de lá.


22/02/06, 19:37:37: Jocione Nascimento dos Santos infiltrate@gmail.com - IP : 200.158.14****
    Em ambas as formas de contratação pode haver ganhos ou perdas. Eu acredito que uma solução seria um orgão para regulamentar. Não temos ninguém por nós... o Advogados tem a OAB, Médicos tem CRM, Corretores de Imóveis tem o CRESS e nós temos? Nada, ultimamente não estamos tendo o direito nem de ter direitos. hé. hé. Qualquer um ai formado ou não (não sou formado, sou auto-didata) se diz programador, analista, técnico, etc sem ter habilidade básica e fica tudo por isso mesmo. Ai vemos empresas procurando super-homens por que existe um desnivel entre o que se pede e o que se encontra no mercado. Quando coloco SQL-Server no meu CV é por que conheco mesmo SQL-Server. Igual o C++, é o pior, chega o peão la, você le o CV do cara.. humnm... C++ bom... o quanto você domina de C++? o peão "então né, programei em C++ na faculdade". Mas eu acredito que um dia acharemos uma maneira de sermos menos individualistas e pensar na saude da área em um todo.

22/02/06, 11:27:06: Carlos - IP : 200.159.23****
    Eu sinceramento prefiro trabalhar 100% CLT ou 100% PJ. No tal do CLT-Flex vc perde a flexibilidade e a dinâmica de trabalhar PJ, onde vc controla seu dinheiro, é mais fácil romper o vínculo, se vc tiver tempo vc pode manter projetos em paralelo. E vc também não tem a vantagem do CLT de ter as provisões (FGTS, Férias e 13o.) sob responsabilidade da empresa, porque as provisões são feitas com base no salário da carteira. Aí vc tem também que fazer provisões por fora. E também essa história de que CLT é paparicado pela empresa (treinamentos, prêmios, confraternização, etc.) e PJ não é, vai de caso a caso. Se vc for CLT de uma empresinha provavelmente não terá estas vantagens e se vc for PJ de uma consultoria decente poderá ter as vantagens. É óbvio que esperar que a XPTO consultoria, com aquela salinha bizarra no centro da cidade, vai dar algum benefício para alguém é no mínimo ingenuidade. E, concluindo, PJ exige uma administração da sua própria carreira. É vc q tem que perceber se o projeto está bem, se seus superiroes te consideram, se vc está pronto para voltar ao mercado se for preciso e até mesmo observar oportunidades em paralelo ao projeto que está em andamento. Quem prefere ficar sentado, com mesa, ramal, porta retrato, esperando ser convidado pela empresa para treinamentos ou para receber auxílio faculdade, etc. realmente é melhor buscar uma posição CLT.

21/02/06, 11:50:44: Vieira - IP : 201.19.168****
    O problema do enfoque PJ (como várias coisas no Brasil) é que foi corrompido. PJ a princípio é para o profissional prestar serviços a diversas empresas, mediante contrato. Se uma empresa interrompe o contrato, o profissional tem outras para se respaldar, com qualquer prestador de serviço. Até aí tudo bem.

    Agora, qual o sentido de ser PJ e trabalhar para uma única empresa? Isso existe apenas para ser burlar encargos e cortar custos, só. O que o PJ ganha a mais acaba gastando para ter alguma segurança em caso de doença, acidente, quebra de contrato etc (como um seguro, uma reserva monetária, etc), ou para fazer cursos de atualização, então fica tudo do mesmo tamanho.

    Concordo que para bons profissionais não importa muito se é CLT ou PJ, eu mesmo até estou preferindo trabalhar como PJ pois sou controlado e precavido, e acho melhor o dinheiro na minha mão do que na do governo.

    Entretanto, um problema oculto nisso é que o profissional acaba sempre fazendo jornada dupla: Uma para trabalhar, e outra em casa ou em algum curso para se atualizar (pois não vai ter treinamento na empresa), daí a vida pessoal vai pras bicas, a família fica prejudicada, enfim, a qualidade de vida sofre. Todo mundo sabe que, como PJ, vc acaba trabalhando mais e precisando se dedicar mais.


21/02/06, 11:36:52: Vieira - IP : 201.19.168****
    (Continuação)

    ...Daí que muita gente ganha até muito bem mas estão questionando seus estilos de vida, pois notam que acabam dedicando 13, 14, 15 horas por dia à profissão, e muitos já tiveram problemas familiares ou mesmo de saúde (estafa, stress, etc), sem contar que outros interesses e hobbies ficam esquecidos. Enfim, é uma vida dedicada ä profissão. Além disso, é preciso questionar: Até quando um profissional conseguirá manter esse pique? Quando estamos com nossos 20 ou 30 e pouco anos, tudo bem. Mas será que aos 50 ainda vamos conseguir fazer as coisas nesse ritmo?

    Agora, um problema real é a desorganização da profissão. Médicos, contadores e advogados possuem coisas como piso, valor mínimo de consulta, tec, mas na nossa profissão é uma bagunça: Qualquer um entra no mercado cobrando uma mixaria, assim como as empresas acabam reduzindo prazos e valores dos contratos para ganhar concorrências, obrigando os profissionais a fazerem intermináveis horas extras para cumprir projetos no prazo.


20/02/06, 20:20:37: José Ricardo - IP : 200.179.207****
    Tudo ruim...CLT, PJ e esse "CLT-flex".

    Já passou da hora do governo rever as leis do trabalho. A realidade de 50 anos atrás é completamente diferente e nossa epoca EXIGE uma reestruturação nesses tipos de contratações.

    Em todo caso, eu prefiro CLT. Mas não sou acomodado, pelo contrário. Corro mais atrás de aprendizado por minha conta do que muitos PJs. E tenho tido um ótimo feedback do mercado. Sempre faço entrevistas e, no meu perfil, não costumo perder vagas. Minha empregabilidade está alta e eu acho que isso é o que importa, não tenho o menor receio de ser "mandado-embora" :-D


20/02/06, 14:10:03: Isaac Duhor isaacduhor@gmail.com - IP : 192.85.****
    Respondendo à pergunta, acredito que a única vantagem do CLT Flex é manter-se empregado, quando não existem outras opções.

    Porque é óbvio que CLT é melhor que CLT Flex, pois o seu salário em CPTS não diminui, e vc tem o FGTS, férias, 13o. MAIORES.

    A minha opinião pessoal é que CLT Flex ainda é melhor que PJ, pois há um vínculo maior com a empresa, mas para aqueles que querem discutir vantagens PJ x CLT (salários, liberdade, etc), sintam-se livres.


20/02/06, 08:53:46: Marcos - IP : 200.213.105****
    Salzone, não estou reclamando de nada, estou expondo minha opinião sobre esse papo de PJ na area de TI, tem uns que defendem, outros como eu são contra.

    Se analisarmos friamente essa questão do PJ, chegaremos a uma unica certeza, que as empresas não querem investir em treinamento e capacitação de pessoas nessa area porque a mesma muda constantemente, então é mais facil contratar um caboclo que domina a tecnologia, do que capacitar um funcionario. Quando a tecnologia mudar, é mais facil trocar de CABOCLO.

    Agora, não concordo que as empresas estão investindo em Profissionais PJ, ou seja, estão capacitando-os nas novas tecnologias, sendo assim, não faria sentido ter PJ´s no seu BOARD, seria mais facil você ter um CLT. Que empresa vai investir por exemplo 10 MIL reais em treinamento num PJ sendo que o mesmo não tem vinculo nenhum com ela ? Concordo que CLT tb nao gera seguranão para ambas as partes, mas PJ esquece, ta escrito na testa da pessoas.."Estou aqui de passagem,prestp serviço e não visto a camisa da empresa, porque afinal de contas...EU TENHO A MINHA PRA CUIDAR"


19/02/06, 18:12:45: Adriano - IP : 201.0.69****
    Qualquer um dos 2, quem ganha sempre são as consultorias!!!

    Na verdade elas fazem o que melhor pra elas sempre!!! Esse negócio de ficar bancndo tudo do bolso, além de termos de trabalhar 12 hs por dia sem direito a mais nada... plantão de final de semana, ficar andando de carro pra cima e pra baixo sem receber nada... cara, isto é ruim pra qualquer módulo de contratação!!!

    Na boa, as Leis da CLT existem para defender os nossos direitos. Esse negócio de que CLTestá fada a morrer, balela!!! AS empresas pagam um zilhão de impostos, e nós que somos consumidores pagamos a conta final, porque vem tudo embutido no preço final mesmo!!! O problema são os especuladores, que não conhecem porcaria nenhuma, acabam se aventurando na nossa profissão, causando um inchaço em nossa área, rebaixando salários, etc.!!! Tá na hora das pessoas serem mais sérias, qualquer que seja a forma de contratação!!! Eu posso ser até chamado de antigo, mais ainda acredito que nossos direitos deveriam ser respeitados, nossa qualidade de vida, nossa família!!! é por essas e por outras que eu to prestando vestibular de novo, trabalhar com outra área!!! A nossa vai pra balela, por que nossa classe é desorganizada e egoísta!!!


19/02/06, 09:13:41: Alex - Rio - IP : 201.8.164****
    Pessoal Este negócio de insegurança por causa de imprevistos (doença, desastres etc...) pode ser facilmente contornável com o DIT, que é um seguro que você contrata para estes males. Obviamente, existe carência (15 dias) e é importante observar as clausulas do contrato. A questão é que CLT está fadado a morte, dado a quantidade absurda de tributos que as empresas são obrigadas a pagar... dá-lhe governo de araque!!!!! Espero ter dado uma contribuição a todos!!!!

19/02/06, 02:33:33: Bora-Bora - IP : 201.32.210****
    Já fui PJ e hoje sou CLT. Estou afastado com o auxílio doênça e consigo manter-me tranquilo a um ano. Talvez nesse caso, se fosse PJ além de não receber nada, ainda estaria pedindo ajuda. Realmente, como PJ não há como ter segurança quando se estar incapacitado.

18/02/06, 12:30:40: Roberto Aran roberto_aran@yahoo.com.br - IP : 201.43.169****
    Trabalhei como CLT por 7 anos, e nunca como PJ, mas o mercado exige hoje uma flexibilidade muito grande, o que mais importa é que em ambas as formas se o profissional não fizer investimentos em conhecimento acaba realmente ficando para trás, outro fator considerado para os Clt´s é a segurança, algo que nunca concordei, pois quando se trabalha de outras formas também é possível fazer algum tipo de aplicação e uma previdência privada é só se planejar, coisas como FGTS e INSS só vi até hoje no Brasil. Já obtive informações de consultorias que estão terceirizando os consultores, para que empresas especializadas façam a contratação CLT, ainda é muito cedo para dizer se é bom ou ruim em termos práticos, mas o que realmente importa e a postura profissional e como mencionei anteriormente a flexibilidade para se adequar as situações do mercado, mas esse é somente o meu ponto de vista.

18/02/06, 09:12:59: Salzone - IP : 200.225.6****
    Marcos, bons profissionais estão sempre alertas para as tendências de mercado. Se voce estacionar, alguém mais dedicado e competente com certeza tomara seu lugar. Ja fazem 7 anos que atuo como " PJ " e desde então minha carreira vem crescendo. A diferença basica entre os regimes de contratação se da pela forma como encaramos as oportunidades, o profissional CLT quer que a empresa pague treinamentos para ele, os PJ's se viram para se manterem atualizados e empregáveis. Pense e pare de reclamar.

17/02/06, 13:48:09: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.159.23****
    Essa "insatisfação" coletiva tem relação com a lei da oferta e procura. A área de TI ainda é vista, apesar de todos os problemas, como uma área onde se ganha bem, onde um profissional sem curso superior pode ganhar seus R$2000,00 com relativa facilidade. Tem muita área por aí onde gente formada sua a camisa para ganhar uns R$800,00. Por causa disso a área é um lugar onde "todo mundo quer trabalhar", independente das condições. A consequência é que ainda muita gente busca entrar na área, porém se acomoda com as opções de contratação, aceita valores hora mais baixos, etc. Por outro lado, quem já viveu tempos melhores no passado, fica indignado com a situação atual. Até mesmo quem defende o modelo consultor/free/PJ, sabe que no passado algumas tecnologias, como Web, Oracle, SAP e mesmo Java, pagavam tão bem que um garoto de 20 anos recebia uma remuneração altíssima mesmo para a área de TI. E hoje, a maioria das tecnologias é vista como "trivial" e os valores hora seguem uma faixa bem parecida.

17/02/06, 10:27:02: Marcos - IP : 200.213.105****
    continuando....

    A empresa tem um projeto grande feito em VB6 com SQL SERVER...e num belo dia resolve migra tudo isso para JAVA com ORACLE....

    Bom, como eu tenho um STAFF de PJ´s...eu mantenho esse STAFF e em paralelo contrato gente experiente em JAVA com ORACLE...e qdo esse sistema novo estiver no ar....mando todos esses PJ´s desatualizados (VB6 COM SQL) catar coquinho....

    Compensa mais do que investir em treinamento, esperar as pessoas adquirirem KNOW HOW, etc....

    Entao, imagina a vida desse PJ ??......perde o emprego, tem que correr arrumar outro em VB6 COM SQL e depois disso, fazer cursos para se atualizar em JAVA, DOT NET, sei la eu o que. Mas cá entre nós, nao é facil isso....uma coisa é fazer um curso, outra coisa é dominar a tecnologia,qdo alguem contrata um PJ, contrata uma pessoa que ja domina a tecnologia, ninguem paga 3,4,5 mil por mes para alguem ficar "aprendendo" durante o expediente....


17/02/06, 10:19:14: Marcos - IP : 200.213.105****
    Bom, se o tal PJ é tão bom assim como dizem, porque somente na area de TI é que existe isso ? Porque o profissional de compras nao é PJ ? Por que a recepcionista nao é PJ ? Por que o Vendedor nao é PJ ? Por que o profissional de Marketing nao é PJ ? Por que os gerentes e diretores nao são PJ ? Por que raios a empresa inteira entao nao vira uma cooperativa de trabalho ??? CLT PRA QUE ?? BOBAGEM ISSO....vcs nao acham ??????


17/02/06, 09:14:59: George - IP : 200.213.200****
    Realmente Ana vc em poucas palavras resumiu com clareza e um sentimento de realidade incrivel o que ocorre com a maioria dos profissionais... Obs: Eu tb era PJ e tinha um padrão de vida em melhor do que hoje como CLT e tb estou numa multinacional de respeito...Parabéns pelo excelente comentário...

17/02/06, 08:24:39: Robson robsoyamada.com - IP : 201.1.4****
    Sensata. Legal Ana até que enfim alguém que consegue ser original!. Falta originalidade para boa parte do povo abaixo não é?. Que negôcio é este de encontrar pontos bons em coisa ruins e encontrar pontos bons em coisas ruins?. Put... que pariu o povo parece que enlouqueceu??!!, todo mundo agora é budista, teoria do I CHING, para mim e para uma minoria de seres ainda existe o certo e o errado, e retirar direitos dos peões com este tal de CLT-FLEX não é certo não é?. Uns doidos pensam que estão tirando dinheiro do nosso governo, mas o governo não pertence a sociedade?. E ainda por uma ótica primária, no CLT o seu patrão não tem que pagar metade dos seus direitos?. E ainda como um leitor mais abaixo explicou ´da pra ter governo, se todos nós não pagarmos impostos?, se dá por favor me expliquem que tipo de sociedade será esta: comunismo, anarquia, socialismo?. Neguinho quer inventar a roda, a CLT já está aí, se temos que fazer a sociedade a comprir, e temos que fazer nossos governos, governarem para o povo. PS. quem não quer ser peão nem bater cartão pode tentar ser empreendedor e depois tornar-se EMPRESÁRIO, que porr... é esta de tirar o CLT.

16/02/06, 22:13:05: Ana - IP : 201.6.1****
    Caramba... nunca li tanto comentário baseado em Você SA, como se eles falassem de TODAS as empresas do Brasil...

    Não consigo imaginar de onde vem tanta opinião pré-fabricada.

    Opinião absurda 01: "PJ não é convidado a se tornar CLT na empresa" - É a terceira empresa que trabalho que sou praticamente OBRIGADA a me tornar PJ. O profissional PJ de HOJE e que trabalha FORA de estatal é extremamente bem visto e bem respeitado.

    Opinião absurda 02: "Quem é CLT sempre cresce, pq a empresa investe no treinamento" - Meu Deus, onde estão essas empresas??? Pq sou hoje empregada de uma empresa multi-nacional muito bem falada, que não paga curso nenhum, nem investe em inovação, muito menos em treinamentos... Vale até falar que minha empresa já apareceu na Você SA como uma das melhores empresas para trabalhar...

    Opinião absurda 03: "Quem é PJ não consegue guardar dinheiro" - Quando eu era PJ tinha um fundo de aposentadoria, o melhor plano de saúde e conseguia pagar todas as minha contas, agora ganho METADE do meu salário e vejo que CLT foi feito para gente que não tem dívidas e que não é exigente com o que tem.

    Opinião absurda 04: "O conceito de CLT Flex é adequado a realidade brasileira" - Que realidade?? A de roubar do funcionário seus direitos... é, então tem razão. Eu já trabalhei nessa modalidade e não me adequei... a receber picadinho, a não ter nenhum comprovante para fazer o financiamento do carro, a na hora da quitação do emprego ter sido baseado na parte CLT, das férias não serem o valor total... é roubo puro do empregado, e as pessoas têm que conseguir ver isso, para acabar com essa história..


16/02/06, 18:36:45: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.6****
    Profissional comprometido com o a tecnologia que domina ====================================================================

    Popularmente conhecido com Nerd, é um cara legal, honesto até demais, mas não se importa muito com o que a população local pensa sobre ele.

    Numa empresa, podemos dizer que ele é um Cientista-Maluco vivendo numa tribo de aborígenes-canibais africanos, para ajudá-los a produzir ferramentas para sua sobrevivência na selva, mas de repente, pode aparecer um aborígene faminto, vestido com a camisa da empresa, pronto para devorá-lo.

    Este sujeito sofre, como qualquer ser-humano, quando seus inventos são desprezados pelos Mercenários cegos, e barrados por aqueles que vestem a camisa da empresa e sentem-se ameaçados a perder o emprego. Quando a tecnologia que domina, torna-se obsoleta, é o fim-do-mundo para ele.

    Quando seu invento torna-se aplicável aos negócios da empresa, ele vibra, comemora, mas quietinho, não faz muito alarde, geralmente é tímido, pode parecer louco, mas não é nada bobo.


16/02/06, 18:20:43: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.6****
    Profissional comprometido com o trabalho/projeto que realiza ============================================================

    Este é um profissional que carrega os louros da vitória de ter realizado trabalhos ao longo de sua trajetória profissional. Coleciona inimigos sem o menor rescentimento, mas é respeitado por eles, é praticamente um Mercenário.

    É bem visto pela empresa para realizar missões, depois é descartado. Pelos que vestem a camisa da empresa, é visto com "desdém" e chamado de "terceiro".

    Respeita a hierarquia da empresa em que trabalha, mas não aspira nenhuma colocação nesta, seus projetos são muito mais visionários do que simplesmente ocupar uma posição de comando com um distintivo no peito.

    Sente-se realizado quando consegue cumprir a missão, sua recompensa é ir embora com a missão cumprida.

    Sofre quando esbarra nequeles que vestem a camisa da empresa e não pode com eles, quando o "desdém" é tanto, que o faz passar por situações degradantes, quando não pode deferir golpes contra os "peões", porque estes realmente não suportariam e seriam defendidos pelos bispos e rainhas.


16/02/06, 18:03:17: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.6****
    O CLT que veste a camisa de empresa ===================================

    Este tipo de profissional pensa em seguir carreira na empresa. Tem como ídolo, o chefe do chefe.

    Cumpre horário, se esforça para parecer honesto e de bom caráter, muito mais do que realmente é, pois subir degraus na hierarquia da empresa é o fator mais importante.

    Quando toma comida não se importa muito porque a comida significa que estão lembrando dele, mas sofre quando os anos passam e não é promovido, sofre quando vê seu salário congelado, mas sente-se realizado quando recebe um aumento de 5%, com uma promoção a Sênior.

    Se consegue ser promovido a cargos realmente de comando, sente-se realizado e considera que atingiu uma de suas metas, mas se for demitido, está desabado o mundo.


16/02/06, 17:52:35: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.6****
    Ser ou não ser, eis a questão ? Ser o quê ?

    a) Um profissional comprometido com a empresa em que trabalha b) Um profissional comprometido com o trabalho/projeto que realiza c) Um profissional comprometido com a tecnologia que domina

    Certo dia em Porto Seguro-BA, vi numa daquelas camisatas, uma frase assim:

    "CADA UM SABE A DOR E A DELÍCIA DE SER O QUE É"

    Vamos as seguir, analisar as dores e delícias de cada um dos "tipos" de profissional que mencionei acima...


16/02/06, 17:47:40: Everton - IP : 201.34.68****
    Vejo que o principal problema do profissional de informática é que são "líderes individuais". Tenho certeza que se entregarem para cada um de nós um sistema para fazer, não importando o porte, o faremos num tempo maior ou menor e a maioria fará com uma qualidade acima do esperado. A questão é que na imensa maioria das vezes estudamos sozinhos, erramos sozinhos, aprendemos sozinhos, vivemos profissionalmente sozinhos e lutamos sozinhos. Já conversei com diversas pessoas PJ e todas elas são PJ sozinhas. Já pensaram numa equipe completa de pessoas como uma única PJ. Pensem na hora de negociar isso dentro de uma empresa com uma PJ de 20 pessoas e, no meio da negociação alguém diz: "Então a nossa empresa pára de prestar o serviço para a sua e todos saímos...". Como ficaria a negociação? Seria interessante ver a opinião de todos sobre isso...

16/02/06, 17:22:24: Rapael - IP : 200.213.105****
    ANGELICA,

    Nao quis dizer o que é melhor ou o que é pior, mas você sendo consultora SAP PJ, você ja parou pra pensar na sua carreira ? ou seja, você quer ser consultora SAP ate aposentar ? Porque veja, imagina você nessa empresa que você esta atualmente prestando serviço, você e mais uma pessoa são PJ, em um universo de 10 analistas : 2 PJ e 8 CLT´s. Entao surge uma vaga para ser coordenador, supervisor, gerente da area. Como PJ é visto como uma pessoa "TEMPORÁRIA" na empresa, hoje esta, amanha pode nao estar, e como a empresa certamente investe nos CLT´s em curso de idiomas e pos graduação, MBA, etc, para quem será oferecido essa oportunidade ? para você e seu amigo PJ ou para um dos 8 CLT´s ???

    Não estou dizendo o que compensa ou o que não compensa, estou apenas comentando que PJ nao tem carreira, pode ate acontecer um convite de um PJ passar a ser CLT, mas isso e mico leão na Juréia, esta cada vez mais raro.

    O problema angelica, é vc com uns quase 50 anos, consultora SAP no meio de um monte de moleca de 20, seu valor hora vai ser X e vc nao vai querer ganhar Y, e por ai começarão as dificuldades, Idade, experiencia, valor hora,etc

    Não digo que CLT nao é diferente, mas acho que qdo há oportunidades dentro de uma empresa, elas "RARAMENTE" são oferecidas aos PJ´s.


16/02/06, 13:23:29: David - IP : 200.232.71****
    Eu trabalho como CLT-FLEX e não tenho do que reclamar, o único problema mesmo são as férias e o 13º que não são disponíveis para esse tipo de contratação, pelo menos no meu caso...nunca trabalhei como PJ, mas aki na empresa onde estou trabalho com 2 cooperados e 1 PJ...trabalhamos com SAP, vejo da seguinte forma...meu salário é bom...pago minha faculdade,outras dívidas e sobra grana ainda..não me preocupo com o término do projeto pq a empresa investe no funcionário, no meu caso no término desse projeto terei treinamentos e posteriormente ingressar em outros clientes...mas o que vejo aki com os PJ e os cooperados é a insegurança, ja estão correndo atrás de outra coisa...inclusive fora de SP!!! não pretendo ser PJ, ganho muito bem como CLT e tenho benefícios..como aquisição de notebooks, 70% de pós-graduação..idiomas etc...pois sou um funcionário com vínculo na empresa, não um funcionario que trabalha em projetos. O salário de PJ pode ser bom...mas só os custos com gasolina, almoço...impostos... notas fiscais...acabam por diminuir o salário chegando as vezes ao salário de CLT!!!!

16/02/06, 11:32:49: Angélica motta.angelica@gmail.com - IP : 200.190.198****
    Desculpe Rafael, descordo de vc acho que PJ foi a melhor coisa que já fizeram, sou Consultora SAP e compensa mais como PJ do que CLT, na realidade não é que compensa é que os descontos são os mesmos mais as taxas são menores...

16/02/06, 10:30:36: Rafael - IP : 200.213.105****
    Eu acho que esse lance de PJ, é uma situação encarada por muitos como temporária, é fato que tal situação nao permite um crescimento na carreira, a pessoa começa como analista com uns 25 anos....e termina como analista com uns 45 anos....afinal de contas...vc ja viu algum PJ ser promovido ? sem falar que, essa situação é aquela, é VOCÊ S.A., vc é responsavel pela sua atualização o que muitas vezes nao acontece, o cara começa com COBOL e morre com COBOL.

    Se compensa financeiramente ou não isso cada um tem que por na ponta do lápis, mas, uma vez PJ, PJ forever, no mesmo cargo, na mesma tecnologia, o que muda é onde vc presta serviço, porém, a pessoa aguenta essa vida ate qdo ??????


16/02/06, 08:47:10: cheguei - IP : 200.171.3****
    Desculpem o comentario, quis dizer que ser clt vale a pena para empresas que NAO sao de informatica!

15/02/06, 20:52:49: cheguei - IP : 201.6.10****
    Yuri, eu conheco esta empresa ai ha anos, isso e a maior cascata, nao existe nada disso!!E so para diminuir o valor hora da pessoa!! Mas independente disso , o conceito clt nao vale a pena se for para trabalhar em empresas de informatica, o jogo de mandar embora e o mesmo. O ideal e ser clt de empresas de verdade pois elas garantem trabalho e tem policas com os funcionarios!

15/02/06, 13:28:40: Luciano Barroqueiro - IP : 201.64.72****
    FGTS é o segundo maior engodo que já aplicaram no trabalhador.O primeiro disparado é a CPMF.Fgts:dinheiro q rende uma mixaria, se vc pede demissão vc ñ vê,nada garante q a empresa q te contratou tá realmente depositando isso(veja casos reais de empresas q faliram e os caras ñ receberam nem salário qtd + fgts).Enfim, para quem tem bom controle financeiro(e todos deviam ter) o FGTS é horrivel.O PJ te dá mais liberdade pra vc fazero q quiser com seu dinheiro.Leia o livro Pai rico e pai pobre e quem mexeu no meu dinheiro e vc vai saber do q estou falando.Acho q quem trabalha devia saber como administrar o dinheiro mas é só andar por aí no fim de semana q vemos pq tem pai de familia q ganha menos de 1000 por mês e tá vivo enquanto tem cara recebendo 5000 e morando com a mãe e tá cheio de divida.O segredo não está em qto vc recebe mas qtd vc gasta.

15/02/06, 10:13:27: Yuri Salomão - IP : 201.54.21****
    Pj da participação nos lucros tambem como diz o anuncio abaixo que tirei hoje mesmo da ap info de hoje (mais um argumento de CLT que cai por terra):

    DBA ORACLE XXXX Informática, empresa com 5 anos no Mercado SAP e com mais de 80 profissionais, esta selecionando Profissional DBA Oracle para fazer parte de sua equipe. Requisitos: Conhecimentos em tunning, Análise de queries e aplicações que interagem com o banco de dados Oracle. Contratação: P. J. Início: Imediato Período: Indeterminado Local: São Paulo Benefícios: Plano de saúde Participação nos lucros Eventos como torneio de boliche / happy hours de integração Favor encaminhar currículo com a sigla DBA1402 no assunto do email.


14/02/06, 20:24:34: Valtécio - IP : 201.26.2****
    Uma das coisas q me atrai na CLT é a participação dos lucros da empresa. Não sei se existe algo parecido se vc for PJ ou até se vai continuar existindo na CLT-Flex. Talvez dependa mais de uma deliberação entre esta e o sindicato.

13/02/06, 20:37:02: Leonardo - IP : 200.158.167****
    Não tem melhor ou pior. Acredito que vc ter um registro em carteira, facilita para a necessidade de um crediário, ou alguma despesa que se faça necessário em mais de uma vez. Quanto aos benefícios de CLT e PJ, o CLT se tem família e tem uma "dor de barriga" mais forte, sabe que pode ficar por um tempo afastado devido a uma doença. Quanto ao PJ, vai muito do bom senso e solidariedade de onde ele trabalha. Vc sendo solteiro, sinceramente tanto faz ser um ou outro, mas como PJ, vc tem que ter muito controle financeiro, para não atrasar impostos, planos de saúde e etc. Se tem dependentes, "amigão" CLT é indiscutível melhor. A maior vantagem de PJ é o "plus" mensal, mas como CLT vc diminui a diferença com reembolsos de IR e 13º.


13/02/06, 17:58:51: Ciro ciro@ciro - IP : 200.207.12****
    Concordo com o Fernando e com Yuri Salomão... Eu sou PJ e consigo guardar dinheiro, pago minha previdência e plano de saúde e outras despesas pessoais, o restante tipo, Seguro de Vida, Estacionamento e VRefeição a consultoria banca. É só você se planejar, que vc consegue uma boa reserva. Tem mt neguinho que torra a grana no dia seguinte que recebe, gasta mais do que ganha, como deve ser o caso desse tal Lucas...A realidade é uma só tanto CLT como PJ NINGUÉM TEM ESTABILIDADE, a qualquer momento o contrato pode acabar...

13/02/06, 17:26:10: Lucas - IP : 200.213.105****
    Nao concordo que ser PJ é melhor, por N motivos, dos quais :

    PJ nao tem :

    FGTS 13o. salario, tem empresas que pagam ate o 15o salario (PLR) Ferias com direito a 1/3 do salario; Promoções (Vc ja viu algum PJ ser promovido ???) Cursos ( vc ja viu algum PJ fazer um curso pago pela empresa onde ele presta serviço ??) Idiomas Pos-graduação Previdencia Privada Refeição Transporte

    Agora, pega um cara que ganhava 2500 e foi ganhar 5000 por mes, pede para ele tirar os impostos da empresa aberta, o contador, simular a retirada para um FGTS, para uma previdencia privada, arcar com refeição, transportes, arrumar tempo para fazer curso para se atualizar, deixar de ganhar 30 dias do salario para sair e ferias e torcer para qdo voltar a empresa ainda querer seus serviços, pois nao existe contrato.

    Resumindo, nao vale a pena ser PJ, e quem presta serviço, nao ve a hora de ser efetivado na empresa.

    E esse papo que neguinho guarda dinheiro para simular FGTS e previdencia privada, é conversa fiada, ninguem guarda nada, e se guarda, ja ta mais que provado que em um determinado momento, a pessoa saca a grana.

    E tenho dito !

    Abraços


13/02/06, 14:51:53: Yuri Salomão - IP : 201.54.21****
    Concordo com o Fernando em genero numero e grau!

    Falou tudo. Clt é pura ilusao! Trabalho de PJ pago minha previdencia privada, plano e saude e faço reserva de dinheiro

    Dar meu suado dinheiro pro governo nem pensar, pois nao tem reotorno mesmo


12/02/06, 22:15:10: Fernando - IP : 200.146.4****
    Caros colegas, os salários como CLT costumam ser menores por embutirem impostos e custos como 13o e férias. Não se iludam! Vc NÃO ganha estes benefícios qdo é CLT! Vc paga por eles. Previdência pública? Alguém com menos de 30 anos ainda sonha em se aposentar pelo INSS? O INSS não dura 10 anos sem uma reforma profunda, o que não vai ocorrer.

    Como PJ, os salários são maiores. Faça uma reserva com essa diferença. Assim vc pode simular seu precioso 13o e até tirar uns dias de férias. Vc pode pagar uma previdência privada e ter a certeza(!) de uma aposentadoria decente.

    Portanto, não vejo vantagens no regime CLT tradicional sobre contratação PJ. Acho que contratação CLT não garante muita coisa, nem estabilidade. Nem a CLT TotalFlex vai.

    Sobre depreciação salarial, o melhor é negociar. Ainda há falta de profissionais bons no mercado. Logo, se vc for bom, barganhe! Recuse salários baixos! Caso vc esteja totalmente sem opção, aceite. Mas continue procurando outro emprego e caia fora o mais rápido possível (comprometimento não paga conta).

    Qto a impostos, qto menos eu pagar, melhor! Ainda mais sabendo o fim da maior parte do dinheiro.

    Se tivésessemos um conselho profissional (tipo o CRM dos médicos) ou sindicatos fortes, seria de grande ajuda.

    []s


12/02/06, 18:33:00: Valtécio - IP : 201.13.2****
    continuando...

    Se me permitem, com o devido respeito, infelizmente vejos eletricistas, pedreiros, torneiros mecânicos, etc. bem melhor remunerados q muitos empregados da área (e ás vezes, de empregadores também) que se entopem para aprender muitas tecnologias novas, fazê-las aderir aos negócios das empresas, que vão proporcionar, muitas vezes um lucro astronômico.

    Seria bom se ao te perguntarem qual o valor da sua hora você perguntasse qual seria o projeto e depois de alguns análises e cálculos vc dissesse: R$ 50,00 já que esse projeto vai te ter um custo aproximado de R$ 180.000,00 nos 5 meses de duração e q vc sabe q depois de feito o cliente final vai comprá-lo por R$ 620.000,00, isso se for um só um cliente mesmo. E muitas vezes trabalhar por "empreitada" acaba sendo uma robada.

    Será desafiador trabalhar com o egoísmo das pessoas e ser empreendedor né?

    A CLT-flex só vai pegar se vc se curvar, vc não é obrigado a aceitar os primeiros trabalhos que lhe oferecerem. E quanto mais vc se curvar, mais a sua bunda vai ficar em evidência como alvo de um chute. E aí? Vai de Flex?


12/02/06, 18:03:39: Valtécio C. Soeira - IP : 201.13.2****
    continuando...

    Sobre a CLT-flex: não a vejo com bons olhos, somente como mais uma demonstração da incapacidade e miopia de um governo de resolver problemas estruturais de nosso país. (pelo qual votei. Tudo bem, tudo bem, eu já me arrependi).

    Só vejo a maioria esmagadora de políticos e pessoas prepotentes e egoístas preocupadas em seu próprio umbigo e sangue, que mesmo assim podem ser reeleitos por uma população sem memória, sem perspectiva, que não acredita em si, que muitas vezes tem uma visão paternalista quanto aos seus direitos, não têm visão de futuro, resignada e muitas vezes só lamenta, mas não faz por onde por merecer benefícios q nossos pais e avós muitas vezes padeceram para conquistar. e tá aí. Estamos perdendo agora. (e isso vale pra todos: empregados e empregadores e procuro não me parecer burro por essa generalização)

    Todos sabem q a mão-de-obra brasileira já é barata. Há desvios de comportamento de tudo quanto é tipo no governo e de vez em quando saem umas pérolas como essa q dão mais poder aos empregadores. (talvez deputados, senadores, etc. q são empregadores ou amigos de "empregadores" ou que foram financiados por "empregadores"). Agora pergunto: Precisamos mesmo de uma CLT-flex? Acho q não.

    Tenho uma analogia: Pago aluguel e a lei dá a opção de que "em comum acordo" o inquilino pague o IPTU. Advinhem: Todos os donos empurram direto o IPTU. sem conversa. Uma ora vc acaba cedendo porque uma hora o sapato aperta.

    continua...


12/02/06, 17:31:00: Valtécio C. Soeira e-valtecio@hotmail.com - IP : 201.13.2****
    Primeiramente, preciso discordar do nosso colega "Jonas Baptista Filho" por sua sugestão parecer ter um furo jurídico já que, estabeleceria vínculo empregatício, logo, com direito a todas as caracterísiticas da CLT. Ora: Um fornecedor, qqr que seja, claro, PJ e tem um seguro de vida/saúde, ou qqr coisa do gênero fornecido pela empresa teria 99% de chances de sucesso de que um juiz determine este vínculo...E isso já ocorre. Acho q seria uma boa sugestão, não fosse a caracterização de nos curvarmos ainda mais à situação. Prefiro eu ter condições de pagar com meus vencimentos tais planos ao invés de ter "um fome-zero".

    Empresas que tinham vários colaboradores "CLT's" que os dispensam com a chantagem de manter o "emprego" (ou a própria sobrevivência) para estes se tornarem PJ ou cooperados que trabalham durante meses e até anos anos somente para esta mesma empresa estão sendo desmascaradas pelo Ministério do Trabalho. Por outro lado acho comodismo e falta de visão empreendedora desses colaboradores também já que se poderia ganhar mais e em melhores condições para outras empresas.

    continua...


11/02/06, 18:45:52: renato - IP : 200.158.91****
    É hilário a alegação sobre perfil "confiante", Certamente, se tal "profissional" fizer as contas deduzindo reservas, gaps entre alocações e investimentos em cursos (se faz cursos que não Impacta e demais...), possivelmente irá concluir que sua remuneração é uma porcaria. A área está ruim, não adianta iludir-se achando-se o tal. Quero ver a situação do tal confiante (ou tais) após os 50 anos, inclusive com um belo patrimônio digno de tanta confiança, he he he Continue assim, dizendo amém prá tudo.

11/02/06, 18:22:03: Carlos - IP : 200.150.225****
    Li a maioria dos comentários e conclui que as pessoas da categoria estão mais para escravos do que para trabalhadores.

    Muitos reclamam da situação, mas aceitam como normal, cotidiana. Essa situação não é fruto da politica do governo e sim da politica da categoria, que é desunida - sindicalismos a parte - e obediente.

    As Empresas contratantes estão felizes, porque conseguem lucrar o quanto querem, e pagar o quanto querem pelo nosso conhecimento e pela nossa mão de obra. Os contadores estão radiantes, pois nunca tiveram tantos clientes. A Receita Federal aumentou sua arrecadação, por esta razão o Governo não faz nada. O sindicato é ridiculo. Nem sei se ainda existe.

    E nós ? Nós vamos indo, contentes e felizes. Eu até sugiro que seja criada uma entidade representativa da classe de informática e tecnologia, e que o mascote seja a ovelha. Animal simpático e dócil. E seria interessante colocar na presidencia dessa nova entidade algum estagiário. Sim, porque hoje eles são a maioria, saídos de alguma SOS Computadores, ou Impacta, inexperientes e inocentes, prontos a aceitar qualquer oferta.

    Viva a categoria !!!!


11/02/06, 13:51:24: William wtla@uol.com.br - IP : 201.20.193****
    Caros participantes deste forum

    Nao direi que concordo nem que discordo das opinioes expressas neste meio, porem, gostaria de expressar uma situacao que ocorreu comigo:

    Hoje sou contratado em regime PJ, pago contador, impostos sobre faturamento, impostos sobre renda (olha que salario eh tratado como renda) e tambem um sindicato que nunca fez nada por mim. Meu empregador me diz que nao consigue contratar um profissional por R$ 5.000,00 e este mesmo lhe custar proximo de R$ 10.000,00. (os encargos sao muito altos) Nisto ele nao esta errado.

    Fui trabalhador cooperado em uma empresa, porem todo mundo que saia desta empresa a acionava na justica do trabalho. Vinculo com cooperativa nao eh bem visto pelo ministerio do trabalho.

    Entao como resolver este impasse, se contratacao por cooperativa nao eh licito, CLT eh impraticavel e PJ tem seus problemas e brechas legais.

    No final, qualquer forma de contratacao acaba caracterizando vinculo empregaticio, pois fatalmente vc vai ter um chefe na empresa cliente, muitas vezes irah visitar clientes em nome desta empresa, tera um telefone, notebook fornecidos por este empregador, etc... entao nao faz muita diferenca. Quanto a seguranca, quem esta seguro de alguma coisa nesta vida?

    O que quero dizer eh que muita coisa precisa ser revista por parte de todos: do governo, dos sindicatos, das empresas e dos proprios trabalhadores, pois soh assim encontraremos uma saida viavel, do contrario teremos que continuar nos sujeitando ao que esta disponivel para nos manter.


11/02/06, 10:14:45: Marcos marcosss@gmail.com - IP : 200.55.242****
    Acho a CLT-flex, uma alternatica razoável. Sou contratado desta forma, quando fico parado entre um projeto e outro é possível negociar para tirar alguns dias de férias, ou fazer algum curso. É logico que meu rendimento cai muito, mas é melhor ganhar pouco do que ficar sem ganhar nada. O fato da consultoria conhecer meu trabalho e eu conhecer a eles também ajuda, tenho certeza de sempre vou receber minha parte no final do mês.

    Gosto de trabalhar como PJ, mas esta coisa de estar sempre mudando de consultoria, tendo que se adaptar a diferentes sistemas, esperar para ganhar e ter a confiança dos outros e etc, depois de um tempo fica um pouco cansativo.


11/02/06, 09:24:25: emerson lopes mersonet@superig.com.br - IP : 201.1.169****
    gostei do comentário sobre o "confiante". Esse sim é "O Profissional". Parabéns Carlos!

10/02/06, 16:09:17: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.159.23****
    Resumindo a percepção sobre o assunto, vejo alguns perfis, cada um com sua parcela de razão:

    "PESSIMISTA": como sempre, o profissional é mal-pago, pouco valorizado, e o clt-flex só serve para a empresa não ter alta carga tributária e evitar processos trabalhistas, afinal FGTS, 13o. e férias com base num salário insignificante não dá para nada. Enquanto o governo não fizer nada e a classe não se unir, a tendência é ficar cada vez pior.

    "OTIMISTA": o clt-flex é menos pior do que as contratações sem vínculo nenhum, portanto, pode ser uma opção, se não excelente, pelo menos razoável e garante algum nível de estabilidade.

    "CONFIANTE": Tanto faz clt, clt-flex, pj. Se o profissional é qualificado tecnicamente e sabe administrar sua carreira a suas finanças, ele pode tirar sempre o melhor de qualquer tipo de oportunidade e conciliar com sua vida pessoal, seja com projetos de 1 mês, seja com projetos de longa duração.

    Como sempre, um assunto polêmico e interessante.....

    Um abraço a todos


10/02/06, 11:34:58: Marly marlycarril@terra.com.br - IP : 201.1.70****
    Bem, tenho 22 anos de contribuição para o INSS. Faz 6 Anos que tento uma colocação CLT envão. Ninguém paga o valor que recebo como Terceira. Conclusão: Estou à Seis Anos sem Férias, sem contribuição para o INSS, etc... Poderia me aposentar com 44 Anos (Daqui 3 Anos). Mas como existem pessoas que se sujeitam ao regime de contratação direta (Abertura de Empresa, Cooperativa, etc..) é pegar ou largar. Ou trabalho assim, ou morro de fome. O que acho que deveria sem feito é direitos iguais... Vejo meus amigos de trabalho, tirando férias, indo passar, refrescando a cabeça... Porque não faço isto ? Porque se me afasto por 30 dias colocam outro no meu lugar. Porque minhas contas não param... Se não trabalho, não ganho. o GOVERNO não quer empregos ????? Se ele tomasse uma atitude os números melhorariam... Fiquem com Deus.

9/02/06, 19:35:40: Jonas Baptista Filho jonas@best-it.com.br - IP : 201.1.181****
    Acho excelente todas as idéias que facilitem o ingresso no mercado de todos os profissionais ou alunos rescém-formados. Porém, isso teria que ser muito bem regulamentado para ambas as partes (empregado-empregador) tenha uma relação ganha-ganha. A regulamentação total do PJ seria muito bom. Por exemplo, o empregado teria direito a participar do Plano de Saúde da Empresa, seria obrigado, ajudado pela Empresa a fazer uma previdência privada, etc.

8/02/06, 16:12:59: capitao marvel - IP : 200.171.3****
    Bom gente acho que vcs nao percebem , ou nao querem perceber uma coisa muito importante, a area esta cada vez mais complicada e pior em todos os casos, de todos os profissionais nos fomos os pioneiros na exploraçao de mao de obra capacitada, isto se expandiu para todos os focos em ti, e raro ver uma pessoa registrada legalmente, esta modalidade e mais um meio de exploracao onde quem perde no fim , somos nos, com certeza. Antes tinhamos a condiçao de montar-mos nosso prorpio negocio, a gora montar a facil sobrevier e que e dificil, entrei e estudei na area para ser dono de meu nariz, montar e vender meus sistemas, mas para isso teria que ser amigo de alguem, compar alguem etc..., nao que as outras areas nao tenha mas a nossa e muito mais, muitos sabem que ti no brasil virou avacalhação , isso se expande e logo os grandoes vao deixar de respeitar ate outros grandoes em ti pois sabem o jogo quer e a area, lembren-se assim como somos esculhambados na area, nos tambem abusamos (quantos sao os profissionais que quando projeto nao da certo ou 3 meses antes, nao caem fora e abandonam o projeto pois sabem ou teem medo de levar pé) Acho que deveriamos nos respeitar , nos profissionais, nos unir-mos independendte que seja de nivel superior ou nao, senao logo logo teremos um fim ...

    abraços


8/02/06, 11:30:37: Marlene - IP : 200.40.290****
    Gosto da CLT-flex, pois ela permite que todos paguem menos impostos. acho uma boa alternativa, até que novas leis sejam criadas. Não existe lei que impeça as empresas de contratarem desta forma.

    O bom profissional ganha bem como CLT, PJ, Cooperado e etc, pois ele tem condições de negociar a remuneração. A área de TI é muito abrangente e atualmente reune pessoas com perfil muito diferente, existe até quem se julgue programador em HTML, bom nestes casos não tem jeito vão continuar recebendo pouco, independente do vínculo trabalhista.

    Não temos como revogar a lei da oferta e da procura...


8/02/06, 08:09:11: Nuno Miguel Chiu nunoski2004@yahoo.com.br - IP : 200.234.73****
    Como todos os companheiros de profissão e os que querem entrar na área, cabe cada um a melhor maneira de amenizar este problema que assola o Brasil. No caso de micro e pequenas empresas que querem ampliar o seu quadro de funcionários e que pagam impostos certinho,está na hora de reunir com outros do setor na mesma situação e recolher abaixo assinado para querer do governo taxas e impostos diferenciados das grandes empresas em SP, pois caso isto aconteça haverá um aumento de emprego em SP. Para os profissionais e trabalhadores da área a lei trabalhista CLT tende ser cumprida, pois pagamos impostos e temos direito como cidadão a todos estes benifícios.Isto reflete no trabalho,esperança de vida e segurança familiar não caindo em incertezas. Empresas que não pagam estes direitos total tende ser punidos pelo governo ou criar novas soluções pelo governo em relação a ambulantes que não prejudiquem outros setores.Pois todos precisam trabalhar. Para quem esta entrando e ralando na área e quer entrar no ramo,reenvidicar pelos direitos de mais empregos e denunciar nos processos o QI praticado nas empresas é o viável. Atos estes que vem acontecendo constantemente nos países capitalistas.Concorrência desleal, leis de Gerson,racismo,exploração,jornadas longas de trabalho,assédios,puxar o tapete,panelinhas,fofocas,mentiras,luta pelo poder passando por cima de amigos e trabalhadores,burocracias,QI,gestores sem competência e visão de negócio,corrupção,um país a merce de tecnologias do exterior. Enquanto não resolvermos estas soluções o sucateamento das empresas continuam na mão de gestores e rh que agem de má fé e para estes só Deus um dia vai acertar as contas, não pelas leis humanas, pois estes permanecem impunes para os ricos e só afetam os pobres.

7/02/06, 13:34:35: Rodrigo rodrigo|_medeiros@hotmail.com - IP : 201.1.218****
    Fatos!!!.

    Pelo visto muitos acreditam na regulação automática do mercado. Se ue fosse empresário, com certeza meu único objetivo seria o lucro, e quanto menos dinheiro eu gastasse com meu funcionário melhor, porque eu gastaria R$ 3000,00 reais com um programador (CLT), se poderia contratar 2 por R$ 1000,00 cada sem pagar imposto total (FLEX), eu não teria dó cntrataria sem direitos e com um salariozinho, mas eu sou uma pessoa má nossos empresários não pensam assim né. Quanto a carga tributária afirmo que no Brasil ela é uma das mais baixas do mundo, pois a maioria dos empresários sonegam. Quanto ao Canadá o IR é de 50% para a maioria da classe A, mas lá como todos pagam seus impostos direitinho e existe poucos ladrões. o padrão de vida é o melhor do mundo.https://www.brasilnews.ca/2005fevereiro1/materias/imposto_de_renda.html Não vou postar mais nada e não tenho nada contra ninguém, apenas penso que se sou mauzinho, certos empresários tb o são, assim devemos proteger os trabalhadores e a sociedade, cobrando impostos e exigindo serviços. PS. exitem graças a Deus empresários honestos tb.


6/02/06, 23:06:01: emerson lopes - IP : 201.13.33****
    Bom, eu estou pra me formar nesse ano em Tecnologia em Processamento de Dados, mas só escuto reclamações da área de TI. Parece que nenhum tipo de regime(CLT-Flex,CLT,cooperativa,PJ..) presta, conforme os postadores do fórum. Eu sou atualmente funcionário público do estado, ganho uma mixaria, exerço uma função chamada de "Administrador", mas sou e ganho como Oficial Administrativo(desvio de função), trabalho que nem um condenado(ao contrário do que outros pensam de funcionalismo público) devido a grande burocracia do setor, e estou com uma dificuldade tremenda de começar na área de TI devido a idade(+30) e a falta de experiência em carteira.E olha que tenho mandado vários currículuns, mas só consultorias de RH picaretas me chamam. Será que vale a pena o que estou estudando? É o fim da área de informática? Pelo menos é essa impressão que muitos postadores passam.... Meu último tiro será prestar um concurso para nível superior, pois essa faculdade tem que servir pra alguma coisa. Só lamento que as chances de trabalhar nessa área tão evolutiva e interessante sejam poucas...Portanto com ou sem CLT e outros regimes, a dificuldade para se começar e se manter na área é a mesma. Infelizmente, TODOS(de todas as áreas) estão trabalhando muito mais hoje, pois fazem o serviço de outros que se esfolaram para entrar no mercado, e foram "convidados a se retirarem" por esses mesmos regimes malucos inventados pelos nossos governantes.

6/02/06, 22:09:09: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    O modelo econômico hoje em prática no Brasil, em que o Estado interfere menos na economia, é muito saudável. Vejam como é positivo, o quadro em que a demanda por produtos e serviços gera empregos de formas variadas, o "capital" é atraído a investir, o "trabalho" vende-se melhor, todos ganham, a roda gira em alta velocidade !!!

    Creio que seria um erro, parar a roda, com medidas protecionistas, pressupondo que o trabalho precisa de proteção, não !!! O trabalho precisou de proteção em 1955, quando G.V. fez a CLT. Hoje o trabalho é muito mais mente do que braço, e pode relacionar-se de forma mais autônoma e indiviadual com o capital, desta nova relação, surgiu as novas leis de mercado, com suas diversas faces.

    O que precisamos sim, é um amadurecimento político, (cultural, etc) dos brasileiros, para que possamos equalizar os fatores de forma mais adequada, por exemplo, racionalizar a máquina Estatal.

    Precisamos ter representantes mais autênticos (honestos, etc), precisamos ter maneiras de cobrar nossos representantes dos poderes legislativos, pois como já está evidente, são eles quem definem as coisas. O Executivo só faz o que o Legislativo escreve e o Judiciário julga o que está escrito pelo Legislativo, ora...como podemos admitir que uma porção de idiotas escrevam o que é pra ser feito ?

    Como podemos admitir que as melhores mentes estejam na iniciativa privada, e só imbecis trabalhem no Estado ?

    Temos que prestigiar as mentes brilhantes que trabalham no Estado, temos que ter orgulho de ser brasileiros e parar de achar que nosso país é um lixo...engraçado, o povo que trabalha nas empresas, esse povo de TI, são os primeiros a achar que tudo que vem de fora é melhor do que é feito aqui, depois reclamam.


6/02/06, 20:11:13: henson jfsi_henson@hotmail.com - IP : 201.7.81****
    Srs.: Fato é que o CLT-FLEX é mais uma opção de contratação, mas, na suma dependerá de quão vantajoso será para cada um. Sobre a discussão dos impostos que tornou-se uma tônica aqui...e inclusive de comentários de 50% de desconto em países como o Canadá... No Canadá o desconto chega a 34,55% e temos todo o tipo de auxílio do governo em todas as situações. Aqui pagamos, mas, sofremos à deriva...e pagamos mais impostos sem ter direito a quase nada... Já estamos com 35,29% de nossos patrimônios penhorados sem nem mesmo colocarmos o dinheiro no bolso e para tudo falta infra-estrutura. Infelizmente o modelo de governo de países mais ricos não se enquandrará no Brasil até quando realmente aprendermos a medir que nada que nos é oferecido por qualquer que seja o governo é de graça...saiu do teu bolso e foi muito bem pago...tanto que as "merrequinhas que sobram cobrem todos os tipos de desvios de dinheiro e mensalões"...Somos campeões não só no futebol porque fomos considerados como o país que mais cobra impostos no mundo(1° lugar na frente até da Alemanha) e o 2° colocado em corrupção no mundo, só as Filipinas ganham para nós...)...

6/02/06, 19:36:30: tapioca - IP : 201.26.6****
    Sou a favor das cooperativas, que contratam a mesma coisa que as outras empresas e não pagam porcaria nenhuma para o governo, pois tem isenção da maioria dos impostos.

6/02/06, 17:08:33: José Carlos - IP : 200.207.128****
    É engraçado como a grande maioria de nós tem a grande capacidade de se colocar como vítimas. A culpa é sempre do patrão, do governo, do clima, etc.. Nunca somos os "culpados" pela nossa realidade. Acredito que o CLT Flex é uma maneira de tentar alcançar o ideal, que sem nenhuma dúvida é o CLT e ponto. Mas como formalizar os empregados com uma carga tributária acima de 100% na folha de pagamento e ainda sem obter o retorno pela conta paga? Gente conheço empresários que tiram menos grana no final do mês do que muito consultor da própria consultoria!! Impressionante não? E pra quem acha que é mentira, vamos lá parar de reclamar e agir, "todos estão enriquecendo na minhas costas, estão me escravizando, me roubando....vamos lá virem empresários, as oportunidades estão ai". Dai tentem contratar e sobreviver neste mercado contratando todo o mundo como CLT, é fácil não....Digo que não sou a favor nem contra, mas vejo que é um caminho para chegarmos lá, até as coisas se ajustarem no mercado e as empresas e nós empregados tivermos a capacidade de absorver tamanha carga de impostos, vamos analisar alternativas, e se for bom, vamos aceitar, se não for, procuramos outra melhor. Nunca vi profissional realmente preparado chorando as pitangas, vejo estes exemplos sempre criando e buscando oportunidades novas!!! PJ, CLT-Flex e etc, que venham, a escolha é sempre nossa. Ou vamos aumentar a pressão para financiar as lambanças do Planalto? E continuar reclamando, reclamando.....Vamos investir em nós e encarar a realidade. Boa tarde!

6/02/06, 12:30:34: Rodrigo rodrigo_medeiros@hotmail.com - IP : 201.1.20****
    Concordo que a roubalheira deva ser eliminada, porém acabar com os impostos seria acabar com a sociedade, afinal de onde iria sair o dinheiro dos serviços prestados pelo governo???. Quanto a carga tributária, basta ler o que já postei aqui sobre os impostos nos países desenvolvidos, no Canadá a carga tributária é de cerca de 50% do valor do salário, e isto é fato!!!. A única diferença é que lá não tem allguns ladrões como os que temos aqui. Mas vamos pela lógica do mercado capitalista vamos todos sonegar impostos, ou encontrarmos meios para isto como este tal de CLT FLEX, depois^lá no futuro vamos ver o que dá né, fazer o que a maioria pensa assim.

6/02/06, 12:01:13: Luciano Barroqueiro lbal@uol.com.br - IP : 201.31.244****
    Sobre Impostos:os paises desenvolvidos estão diminuindo impostos.Os países em crescimento estão diminuindo impostos.Brasil, o retrógrado está aumentando impostos.Sem dinheiro na máquina do governo fica mais dificil sumir com ele.Esses montes de programas "sociais" acabam parando na mão de poucos e a questão do inss é simples:valor da aposentadoria igual pra todo mundo e uma só aposentadoria.Aí não tem mais juiz se aposentando com 16 mil após ter sido afastado por ter lesado o dinheiro público.O brasileiro precisa deixar de ser experto e querer ganhar dinheiro sem trabalhar.Cargo administrativo em uma empresa é o q menos ganha,Porque no governo tem q ser diferente?O CLT flex faz o contrário para o funcionário:deixa ele mais preso à empresa e garante um futuro pior pra ele na aposentadoria.Não deviamos pagar ao alcaide, mas no brasil o zorro é o Lula e vimos no q deu a história. Ele sufoca o povo como o antigo mandatário.E a roubalheira prossegue.

6/02/06, 10:20:10: Leandro stdata@hotmail.com - IP : 200.204.200****
    Srs(as): a carga tributária deste país é comparada a um "estupro". Um terço do que ganhamos vai, de forma líquida e certa para os cofres do governo. Este por sua vez, reverte em coisas que dificilmente resolverão os problemas do país - mesmo que a longo prazo. Solução? Precisamos de uma renovação política, acaber com esse "monte de partidos" que tem por ai, diminuir a carga tributária, para que o empresariado possa crescer com firmeza e empregar mais gente. O potencial do Brasil é grande, mas seu crescimento se dá a conta-gotas. Outro ponto - e isso eu acho que é a única coisa que podemos deixar aos nossos filhos - é Educação. Quanto ao amigo que falou sobre o recolhimento "honesto" de impostos, lhe pergunto se conhece a história do já falido INANPS - atual INSS. Na época em que foi criado, a espectativa de vída do brasileiro era baixa (era um país de jovens). O governo gastou todo o dinheiro e hoje, como a espectativa de vida aumentou, agora não tem dinheiro suficiente (acredita ?) pra pagar uma miséria aos aponsetados... Eu, pago chorando porque sou obrigado e faço o possível para fugir desses encargos.

6/02/06, 08:05:08: Rodrigo rodrigo_medeiros@hotmail.com - IP : 201.1.0****
    O Nuno foi simples em seus comentários, mas muito inteligente!!!. Será que futuro, CLT, velhice e Governo(IMPOSTOS) tem alguma coisa a ver???!!. Pelo visto para alguns não né??. Pessoal se não pagarmos impostos não haverá futuro para nossa sociedade, se algumas pessoas de nossos ultímos governos tem sido não muito honestas , isto não é motivo para não pagarmos impostos, e roubarmos também o governo (Povo), como alguns de nossos pseudo políticos e empresários. Pessoal o problema não está apenas em nossa área e sim na forma de pensamento de nossa sociedade, onde todos pensam em sair ganhando e todos acabam perdendo. Obrigado.

6/02/06, 00:03:30: Nuno Miguel Chiu nunoski2004@yahoo.com.br - IP : 200.226.18****
    Pude ler o comentario de todos e que todos queixam e de um salario baixo em que a atualização neste mercado e constante e que o que ganhamos não dá para pagar os cursos de ponta.Sendo que muitas profissões ganham mais que a nossa classe que cada vez submete tudo.Bem para dizer a verdade nunca tivemos um órgão que nos protege-se,dizem que mais próximo é o centro de processamentos de dados de sp. Pode ser que para muitos estejam bem agora com estas decisões mas vai chegar o ponto em que o mercado vai achar que esá fora do baralho e a velhice vem chegando, aí que começa, a aposentaria não vou ter, pois nunca contribuí ou pelo fato de ser CLT-Flex, contribui e na velhice vou receber miséria. Quando é jovem ,tudo é legal pois você está em alta no mercado,consegue trabalhar mas tudo isso acaba e se não pensarem no futuro de um CLT justo nada terá para contar,pois o maior gasto é na velhice e se continuar a situação como está, em vez dos filhos ajudarem os pais, os pais na velhice tende ajudarem os filhos, com a remuneração do INSS.

5/02/06, 21:59:50: Ari - IP : 201.6.6****
    Em ramos de atendimento(telemerketing, suporte, cobrança) é comum essa pratica, atraves de um cartão de meta(o tal incentive ....) eles te dão uma quantia que varia de acordo com o seu desempenho no mes levando em consideração faltas, atrazos, estouros de pausa, quantidade de vendas....entre outros...

5/02/06, 16:45:10: Marcelo - IP : 200.184.****
    As empresas estão casadas de pagar o ESCORCHANTE e IMORAL imposto (pessoal do RH e CLT bem sabem) e os PJ´s (empresasa do "eu mesmo") não sobrevivem com faturamento inferiror a R$ 3000 mensais, no mínimo... Esse CLT Flex (risos incontroláveis) é o meio termo para abrandar a FOME do NOSSO dinheiro que o governo tem, no entanto parece um horizonte próximo "inventarem" algum tributo novo, haja visto a nova medida da prefeitura de São Paulo. Vou resumir : para tudo melhorar basta o governo deixar os profissionais libarais trabalharem e as empresas contratarem... Ó galera : Eleições 2006, abram os olhos agora, para poder fechar o bolso depois...

4/02/06, 22:16:54: valter kholer@uol.com.br - IP : 200.157.6****
    Pra quem NAO entendeu CLT-flex: vc será contratado por uma empresa normal(industria, banco, consultoria , etc.) COM carteira assinada MAS de forma diferenciada: vc é contatratado em carteira como um Técnico ou Auxiliar mesmo, num valor abaixa de R$ 1000 por exemplo. No final do mes além do holerith com os mil, vc recebe o salário restante combinado por cartão de incentivo ("incentive house"), ou por relatório de despesas, ou qq outra coisa que não gere tributo de folha(não esqueçam q o governo rouba 100% da folha todo mês sem choro nem vela). Parece bom por assegurar direito de férias e manter um FGTS e INSS , mesmo sendo um salário nominal baixo, mas mesmo assim vale alguma coisa.

4/02/06, 18:07:34: Alexandre - IP : 200.98.5****
    Pessoal, Acho que essa versão diferente da CLT só beneficia as empresas pois não estou bem certo se isso geraria mais empregos ... As empresas que seguem a CLT a risca pagam muito imposto mesmo, mas do total, quantas fazem isso ?

    Quanto a desvalorização do profissional de TI eu acho que isso existe em todas as profissões que tem grande demanda por vagas e procura.

    Vamos pegar exemplos bem longe da nossa realidade ?

    Construção civil o Pedreiro tem pedreiro que ganha 300 reais por mes e outros que ganham 3.000

    Segurança Patrimonial o Segurança tem segurança que ganha 700 reais por mes e tem segurança que ganha 10.000

    TI (desenvolvimento, infraestrutura, segurança) tem pessoas que ganham 800 reais e outros que ganham 10.000

    Eu acho que isso está ligado a 3 fatores:

    1- Qualificação e especialização 2- Experiência na área 3- Oferta e procura

    inté +


4/02/06, 14:39:00: Ricardo - IP : 200.206.186****
    Discordo de que empresa séria contrata CLT. Os impostos para CLT são altíssimos, tanto para o funcionário como para o empregador! Desde que bom para ambas as partes, vai do funcionario ser disciplinado e "segurar" o seu tãão almejado FGTS! Agora se não está bom para vc, mude de emprego... Se vc não consegue outro emprego, fique esperto, porque as vezes a gente fica tão preocupado em reclamar que esquece de se aprimorar! O bom profissional dita as regras. Aos mediocres (no sentido de medianos) só basta, sentar, reclamar e ver as oportunidades passarem. Tome uma atitude, faça a diferença, ou não tome e continue da mesma maneira, pelo menos é mais cômodo. ;) Eu prefiro trabalhar e evoluir. Boa Tarde.


4/02/06, 12:03:39: Francisco - IP : 200.20.209****
    Acho que a CLT-flex é uma boa alternativa para a fase atual, pois todos pagam menos impostos. É claro que não é a solução ideal, e que devemos lutar para que as regras sejam modificadas e que tudo seja feito dentro da lei e com maior proteção para o profissional de TI, mas enquanto isto não acontece, temos que sobreviver da melhor forma possível.

    Aposto que boa parte do pessoal que fica dando uma de moralista e é contra a CLT-flex, tem empresa PJ registrada em Poá, Barueri, ou qualquer outra cidade onde o ISS é menor. Aposto também que os que possuem empregadas domesticas não assinam as carteiras delas, ou se assinam colocam um valor mais baixo. Imposto de renda então, é bom nem falar ...

    Pessoal, vamos deixar de ser hipócritas e querer que os outros ajam 100 % dentro da lei, quando nós mesmos não fazemos isto !


4/02/06, 11:56:22: Cleiton - IP : 201.13.8****
    Eu acho que CLT-Flex é só mais uma forma das empresas nos iludirem e dar "um jeitinho" de pagar menos impostos. A àrea de TI é fundamental para qualquer empresa, seja qual for o seu ramo de atuação. Acho que está na hora de pararmos de perder tempo com discussões menos importantes como: "Software Livre X Software Proprietário". Pois quem parar pra pensar um pouco sabe que não existe nada de graça, isso é viver de ilusão. Acho que devemos nos unir e lutarmos pelos nossos direitos. Somos um dos único setores que não tem ainda uma legislação específica para àrea e nem se quer um conselho regional como; Medicina, Engenharia, etc... Ta na hora de acordar galera !!!

4/02/06, 11:34:04: André Ricardi andre.ricardi@itelefonica.com.br - IP : 201.0.3****
    CLT-FLEX é mais uma solução "meia-boca" que inventaram no país do jeitinho. Precisamos de mais cidadania no Brasil, no sentido de nos sentirmos cidadãos, exercermos os nossos direitos e sermos agentes de mudanças. Precisamos de soluções sólidas, e não tampar o sol com a peneira.

    Se o regime CLT tem problemas, vamos parar de nos enganar, e agir como cidadãos, pressionando aos nossos "representantes" no Congresso Nacional, porque quem manda aqui é o Congresso, e não o Executivo. Precisamos de "CADEIA PARA TODOS OS QUE MERECEM", e não somente para a coitada que rouba um shampoo.

    Nós profissionais de TI não estamos colaborando com isso. Precisamos parar com o jargão "MAS É ASSIM MESMO". Trabalhamos como loucos, sem planejamento, sem gerenciamento, e vendendo a nossa alma e o nosso corpo para o diabo.

    BASTA. PAREM DE SE PROSTITUIR!!!


3/02/06, 19:45:53: Renato - IP : 200.158.9****
    Concordo 200% com o Maurício. A maioria das consultorias afirmam que irão fornecer o consultor "the best" e no fundo pegam o mais barato (não disse que são todas), com aquele jeitinho "especialista" na seleção. Já muitas "empresas dita grandes" não empregam normalmente o consultor para, em várias situações que todos nós já vivemos, jogar projeto no lixo ou implantar algo que não serve pra nada, gastando N vezes mais... É o mundo de TI; talvez seja mais negócio trabalhar com as tecnologias ora definidas como jurássicas (mas que você estuda UMA VEZ NA VIDA e consegue sustentar-se sem precisar reciclagem constante) do que tentar ser generalista ou trabalhar com o top. Boa sorte a todos os sobreviventes...

3/02/06, 16:59:43: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.6****
    Ter a possibilidade de mudar de emprego rapidamente e conseguir uma remunerção de acordo com o valor e demanda por conhecimentos, é uma boa para os profissionais que estão na crista da onda.

    Ter a possibilidade de conseguir alocar profissionais especializados para realizar projetos específicos, sem ter que investir em formação e arcar com encargos trablhistas é uma exclente opção para as empresas que desenvolvem projetos.É também interessante para empresas cuja atividade-fim não é TI, poder contar com profissionais especializados e substituí-los conforme conveniência, sem ter que ocupar-se com os problemas de descontratar/contratar.

    Muito bom. Está bom pra todo mundo...será ?

    E os trantosrnos de ter projetos degringolados, prazos não cumpridos, baixa qualidade ?

    E as frustações de profissionais que trabalham seriamente, comprometidos com resultados e são discriminados nas grandes corporações ? Corporações estas que possuem "flâmulas" com escrituras de ética, respeito, qualidade, etc, etc ?

    O não-compromisso é na verdade uma grande hipocrisia, de empresas que se postulam como fornecedoras de soluções, com certificações, ISO, CMM, etc, etc, mas que conduzem seus projetos e administram sua infraestrutura, de pior forma !!!

    É lamentável ver tanta porcaria em TI, totalmente diferente do que se ensina nas escolas e totalmente diferente do que rezam as certificações.

    Bom, ainda assim, temos que ir adiante, afinal nada pode ser tão ruim que não possa piorar.


3/02/06, 14:56:46: Gilberto Strapazon gilbertostrapazonNOSPAM@yahoo.com.br - IP : 200.96.10****
    Empresa séria contrata CLT e ponto final.

    Como o colega fez bem em lembrar, existem outros fatores, como férias, que é o justo período de repouso necessário a todo ser humano e garantido pela legislação trabalhista.

    Em tempo, em termos salariais, profissões como pedreiro, carpinteiro, torneiro mecânico, encanador, eletrecista, mecãnico de automóveis, etc, etc já faz tempo, tem uma renda média melhor que a nossa. Aliás, bem melhor.


3/02/06, 09:54:07: Tatiane - IP : 200.17.8****
    Eu acho que os profissionais de informatica estão se "prostituindo", pois o mercado tem demanda, mas como não temos vinculo com as empresas acabamos indo trabalhar para quem nos paga mais. Deslunbrados com remunerações satisfatórias esquecemos que somos ser humanos e precisamos de férias, folgas, finais de semana e etc. Acho que deveriamos dar um basta a este tipo de tratamento, pois se olharmos no mercado não existe nenhum outro tipo de profissional que se presta a este tipo de abuso.

3/02/06, 08:19:07: Nuno Miguel Chiu nunoski2004@yahoo.com.br - IP : 200.226.10****
    Na verdade o ramo de informática isto é muito praticado nada me supreende, já deixou de ser o que era como antigamente, o fator primodial é o corte de custo nas empresas. Tanto o PJ, cooperativa e CLT Flex vem para escravizar o trabalhador nos dias atuais, pois é uma sonegação descarrada, pois no PJ quem arcar tudo com os impostos são os trabalhadores e na cooperativa e CLT Flex existe varias taxas de desconto e não segue os moldes da do CLT,INSS na velhice nem pensar,pois quer contribua você mesmo, o trabalho vira quase escravo,faltou descontou. Bem nos dias de hoje, ficou fácil em abrir uma empresinha com estes artifícios e sonegar está mais comum.

2/02/06, 22:17:26: Don Pepe - IP : 201.6.243****
    Esse negócio é só a velha contratação como PJ com um verniz de legalidade.... é uma forma que as empresas (as sem vergonhas, como consultorias. todas empresas sérias que conheço só contratam CLT) encontraram para tentar escapar das ondas de processos trabalhistas que o modelo PJ tradicional estava causando.

    Junta-se um monte de firminhas vagabundas que se chamam de "Consultorias" com a conivência do governo (não desse especificamente, todos os dos últimos 15 anos) e temos esta zona de mercado...

    Como sempre quem paga o pato é o lado mais fraco: Nós...

    Simplesmente ridículo... só vejo uma defesa: processos trabalhistas... quanto mais processarmos mais eles vao ter medo de nos sacanear. Não sou um daqueles caras que vive de processo, mas acho que o justo é justo, se os empresários acham a CLT ruim, mudem-a pela via política, não fiquem tentando dar o velho "jeitinho".


2/02/06, 17:28:41: Alexandre alexandreharitos@ig.com.br - IP : 200.206.167****
    Isso de CLT FLEX é uma ARMADILHA, pois somente quem sai lucrando com isso são os empregadores, que deixam de pagar os devidos impostos e no máximo esse lucro extra é repassado a algum cliente. NUNCA o dinheiro economizado, vai para O BOLSO DO TRABALHADOR.

2/02/06, 09:00:37: rodrigo rodrigo_medeiros@hotmail.com - IP : 201.1.220****
    Tive uma idêia!!! Que tal se todos nós enganarmos o governo e não pagarmos impostos heim???. Vamos fazer como os grandes empresários vamos sonegar e este tal flex é um bom começo, pra que pagarmos impostos né!!, bobagem não é?. Agora só um detalhe em um tal de Canadá o IR é de 50% e em um tal de Japão bem próximo disto. Este negôcio de que temos a maior carga tributária do mundo é besteira, basta sabermos que temos a maior concentração de renda do mundo, quanto aos impostos deveríamos pagá-los com certeza e alguns de nossos políticos do PSDB e do PT deveriam não roubar o erário público, assim teríamos serviços de qualidade que nem Japão e Canadá, não pagar imposto é tão absurdo como alguns de nossos políticos ladrões, ou será que todos nós deveremos roubar heim???!!.

1/02/06, 15:42:30: Fulano.Com - IP : 200.245.168****
    Meu raciocínio é o seguinte em relação ao CLT Flex: CLT-Flex = Salario Meia-Boca, Funcionario com salario meia-boca trabalha descontente e gera soluções meia-boca. Um empresa com um quadro de funcionário assim torna-se uma empresa meia-boca e gera soluções ruins. Clientes insatisfeitos mudam para empresas com melhores soluções e que possuem funcionários mais bem remunerados e com maior capacidade de criar soluções.

    Alguém duvida que um funcionário que tem um bom salário (dentro de padrões normais... nada milionário), benefícios e bom treinamento gera melhores soluções do que um profissional que não consegue nem pagar as contas no final do mês e ainda tem que manter uma empresa aberta pra receber o salário ou uma parte por fora do registro e ainda não consegue se reciclar com treinamentos ?!


1/02/06, 14:55:22: Francisco xicaosila@yahoo.com - IP : 200.5.365****
    A CLT-flex é apenas uma reação do mercado, tentando adaptar-se a exagerada carga tributária do governo e a uma lei de contratação CLT caduca, que já não reflete o mercado atual e expõe as empresas a riscos de processos trabalhistas.

    O mercado é muito agil e a maior parte das pessoas não acompanham, ainda tem gente trabalhando como PJ e preocupada com FGTS e ferias. Querem ter as vantagens de ser PJ, sem abrir mão das vantagens de ser CLT.

    Para se dar bem na área de informática atualmente, além de ser muito bom tecnicamente, ter bom relacionamento e estar sempre reciclando o conhecimento é necessário ter um espirito empreendedor, se abrir uma consultoria é tão facil e permite uma margem de lucro tão grande, abra a sua, o mercado esta ai, cheio de oportunidades...


1/02/06, 14:21:12: Hilton - IP : 200.142.12****
    Quem paga o salário dos empregados???? Se você respondeu que é o patrão, errou!!! Quem paga é o cliente!!!! Se vc, como CLT recebe R$3000,00 ou como PJ, R$5000,00, a sua consultoria está cobrando, pelo menos R$10000,00 do cliente!!! O que está em jogo é o ganho tributário com a operação. Descontos no IR, alíquotas mais baixas (em Poá o ISS é de 0,25%). No final das contas, a sua consultoria é que fica com a diferença dos pagamentos!!! CLT Flex NÃO!!! Empresas PASTEL (PASta + TELefone) TAMBÉM NÃO!!! Façam o que é certo, o que está na lei! CLT SIM!!!

1/02/06, 08:50:53: Rodrigo Cesar - IP : 200.183.1****
    Não concordo com CLT-Flex, meu irmão trabalha assim à mais de dois anos e não tem quase nada no fundo de garantia dele. Quando mandarem ele embora vão pagar 40% de multa encima de uma merreca de FGTS. Realmente este é um jeitinho brasileiro de dar o calote. Só que é calote no governo. Quando o governo ver que está faltando dinheiro eles aumentam a alíquota do imposto e nós nos ferramos novamente, isto é um círculo vicioso. Não é pagando menos imposto que o Brasil vai pra frente. Se acabasse a roubalheira no governo sobraria tanto dinheiro que eles iriam reduzir os impóstos pela metade. Acho que as empresas deviam se unir para combater as burradas que o governo faz. Se as empresas se unem para robar do governo, amanhã o governo se une e inventa uma nova taxa para robar das empresas.

31/01/06, 19:28:06: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.158.200****
    Pessoal, infelizmente tenho observado nos meus alguns anos de carreira uma curva descendente no que se refere à valorização do profissional de informática. Por esse motivo, a dois anos prestei concurso público e fui nomeado na segunda-feira. Me despeço com pesar desta área que tanto amo, a qual tanto me dediquei em tempo, lágrimas, horas de sono, distância da famí- lia. Mas enfim, percebí que cada vez mais são subterfúgios para pagar cada vez menos, cobrar cada vez mais. Para preservar minha saúde física e mental bye bye CLT FLEX, bye bye PJ, bye bye COOPERATIVA, Hello Regime Estatutário do Companheiro Lula, apesar de ser 80% do quê percebia antes, serão os 80% mais certos de toda minha vida.

    Abraços ao companheiros, e finalizando, não concordo com nada que nos faça abdicar de nossos direitos tão dificilmente conquistados por lutas de clas- se irmãos sindicalistas assassinados, greves, demissões, etc... Portanto, sou contrário ao chamado CLT-FLEX, para mim, simplemente mais uma maneira de sonegar impostos, e benefícios.


31/01/06, 11:24:47: Alexandre ale_rs@bol.com.br - IP : 201.28.4****
    Concordo com a CLT-FLEX

    Pois é uma forma de contrato em que pagaremos um pouco menos de tributos sem a dores de cabeça com contadores (SERRA e seu cadastro do ISS). Na verdade todos tem vantagens, menos impostos para nos, relação mais formal para os empregadores e seus clientes, mais pessoas com carteira registrada para aumentar as estatisticas do governo. Vamos embarcar nesse!


31/01/06, 09:18:07: Carlos - IP : 200.228.16****
    Choramingar não é bem o termo. Trabalho há 14 anos na área e há 10 trabalho como PJ. Tirei e tiro muito proveito de todas as oportunidades que aparecem. Tenho ótimas referências e posso dizer que sou um profissional bem sucedido. Ainda sim não concordo com CLT Flex, PJ Ltda e o escambau. Sou eu que trabalho. Quero o que é meu por direito e não ficar entregando a melhor parte do bolo para atravessadores e etc. Não consigo achar normal ter que trabalhar o dobro do que trabalhava antes para ganhar a mesma coisa (se não for menos!). O famoso "boom" da informática no país privilegiou uma casta que certamente não foi diretamente o profissional de informática. Os privilegiados foram empresários que agora estão sentindo o peso da pataca. Sem esquecer que a indústria de hardware (antes protegida pela reserva de mercado) foi totalmente sucateada e diversos profissionais ficaram a ver navios e desempregados. Não concordo com a reserva de mercado, quero dizer apenas que o "boom" não foi tão "boom" assim. Na verdade o profissional de informática pagou e continua pagando a mesma conta de antes. Volto a dizer: no que depender de mim esta é e será sempre uma situação não aceitável. Vou lutar pelos meus direitos ainda que isso leve anos. Ainda que sozinho.

31/01/06, 08:37:05: Eduardo Palma - IP : 200.155.311****
    Não adianta ficar choramingando, os tempos de fartura, com grandes salarios, estabilidade e contratação CLT, acabou !

    Acabou para todos, não foi só para a área de informática. A área de TI esta na vanguarda, pois os salários eram maiores e as empresas priorizaram a mudança.

    Temos que nos adaptar e tirar proveito das oportunidades que aparecem. A CLT-flex pode ser uma boa, não temos que pagar ISS, Cofins, IR, PIS, Contador e etc. É só fazer as contas corretamente, para garantir que o total que voce vai receber no final do mês é uma boa remuneração.

    É claro que o ideal seria receber tudo como CLT, pagar todos os impostos, poder matricular os filhos na escola pública, não ter que pagar assistência médica particular, não ter que pagar segurança privada e etc, mas estamos muito longe de um mundo ideal.


30/01/06, 19:18:07: Carlos Oliveira cwlo@ig.com.br - IP : 200.159.23****
    É um ciclo vicioso.

    1. Na alta das cooperativas, vc era "contratado" por baixo salário e o resto como "participação nos resultados".

    2. Como PJ, somos "empresa de prestação de serviços" de mentira, sendo que contratos isentam a empresa contratante (consultoria) de responsabilidade sobre custos/vínculo trabalhista.

    3. No CLT-flex, as empresas viram q os modelos anteriores possibilitam grande risco de processo trabalhista, além do q não compensa, por ex, ter empresa p/ emitir NF de $1000/mês. Só q os conceitos de "cota utilidade", "reembolso utilidades", "reembolso despesas" tb são fachadas para driblar o governo.

    De tempos em tempos o governo aumenta a fiscalização ou alguns impostos inibindo a opção da moda, como já foi feito c/ as cooperativas.

    A "cultura de Gérson" dificulta a resolução deste problema. O Governo não alivia a carga tributária, a empresa quer sempre otimizar lucro, os profissionais querem melhores salários. É improvável uma situação ganha-ganha.

    Somos como camelôs ou flanelinhas: fora da lei fazendo de conta que estamos dentro da lei, pq trabalhar 100% legal é desvantajoso porque gera mais custos.

    Dificilmente poderemos nos tornar uma categoria, porque isso exigiria qualificação formal, que boa parte dos profissionais não possui. Aí vc teria o profissional sindicalizado/qualificado/formado/certificado a um preço "X", e o profissional "pirata" (sem qualificação formal) mais barato. Por ex, vc não pode fazer parte da OAB sem graduação em direito. Mas TI não é assim, existem atividades que não demandam tanto conhecimento, nem tanta experiência. E em TI tem o folclore das "feras da informática" que aprendem na auto-didática, sem faculdade, curso reconhecido ou experiência profissional.

    Abraço... desculpem o desabafo...


30/01/06, 18:10:52: Tiago C. dos santos - IP : 200.207.45****
    Bom, complementando meu comentário anterior, acredito que ´s mais uma sopa-de-letrinhas que as empresas criam, hoje já existe CLT PJ cooperado, e as funções mais variadas para um mesmo cargo, que vçao desde analista x, administrador y, tecnico z onde todos fazem a mesma coisa, mas muda o nome porque na faixa salarial é mais barato, ou até mesmo porque não exite esta função em uma tabela salarial!!! e o profissional demora masi tempo pra perceber que receb menos do que deveria. Alem de juniors, plenos, seniores, e a nova onda do home-officce? acham que é porque as empresas querem te ver mais sossegado, querem valorizar sua vida familiar? ou não te ver? diminuir o gasto com cafezinho e vale-refeição??...

    As empresas fazem o que podem (e abusam um pouco) para sobreviver no Brasil, nosso papel é contestar, procurar nosso direitos, e a empresa por sua vez procure o governo, e comteste.

    Olha. li um artigo muito interessantes este dias, as empresas estão mudando, coca-cola é apenas uma marca, pois a distribuição e fabricação já está terceirizada, xerox mudou o "ramo de atividade" de fabrica de copiadoras para elaboradora de documentos, kodak deixou de produzir produtos como papel para se especializar em imagem, o que msotra no artigo que as empresas estão muito mais interessadas na propria imagem do que em seus produtos ou funcionários.

    enfim, é uma injustiça pensar isto de todas as empresas, mas uma grande maioria, principalmente as menores, preferem esfolar seus funcionario e ter um lucro maior a dividir o recheio do bolo.

    ...


30/01/06, 18:10:33: Carlos - IP : 200.228.16****
    Concluindo...

    Sou apenas uma gota no oceano. É devido ao medo que deixamos de fazer e cobrar o que é certo.

    Estou empregado novamente. Sem garantias infelizmente. Demorei cinco meses pra me refazer do tombo: fui informado de uma hora para outra que estava sem trabalho. Sem aviso prévio e sem o menor respeito. Passei dois meses tomando remédios para hipertensão, pois o estresse de ficar desempregado me levou a depressão que me causou diversos distúrbios de saúde. Ninguém pagou essa conta. Ainda...

    Como disse: estou re-alocado e continuo procurando um trabalho decente. Estou certo de que vou encontrar assim como honro meu nome, honrarei estas palavras. Sou um profissional sério que estudou muito e que investiu muito tempo e dinheiro em sua formação. Não aceito ser tratado como um qualquer.

    Meu conselho é o seguinte: não aceitem. Temos direitos e eles devem ser contemplados.

    Sinceramente,

    Carlos


30/01/06, 18:10:13: Carlos - IP : 200.228.16****
    Continuando...

    Vou dar um conselho a todos. Conheço uma pessoa que trabalha no Ministério do Trabalho e, dia desses desabafava com ela a respeito da condição servil e inerte dos profissionais que como eu têm de se submeter a ofertas de trabalho degradantes como PJ, sem garantias, como empresa de um homem só que é impedido de ser uma empresa SIMPLES. Perguntei a ela o que fazer. Utilizei da minha condição atual para ilustrar a história: sou PJ, trabalhando numa multinacional, contratado por um atravessador e sem a menor garantia; meu contrato é renovado de seis em seis meses; não sou criança e tenho uma filha pra sustentar.

    Ela me disse: se você se sente aviltado, entre com um processo e solicite a presença de um fiscal do trabalho na empresa que te contratou. Mesmo como PJ quarteirizado temos direito de receber como uma trabalhador normal. O que quero dizer é que a melhor forma de acabar com essas situação é fazer pipocar processos em cima dos atravessadores, colocando as grandes empresas (as verdadeiras contratantes) como co-autoras no processo (o que é viável legalmente). Há seis meses atrás fiz exatamente isso com uma empresa que me despediu de uma hora para outra e que se negou a honrar as condições do contrato firmado. Entrei com um processo contra eles e contra o cliente que entrou como co-autor.

    ...


30/01/06, 18:09:42: Carlos - IP : 200.228.16****
    Prezados,

    Trabalho há 14 anos com análise e desenvolvimento de sistemas. Sinceramente estou pasmo com o nível salarial da área e com a política adotada pelas empresas para contratação de pessoas: mão-de-obra barata e desqualificada alocada irresponsavelmente em projetos de missão crítica.

    É necessário mudar em todos os quesitos:

    1 - Valorização do profissional;

    2 - Contratação com garantias (CLT tradicional);

    3 - Sindicalização da classe;

    4 - Reestruturação dos sindicatos para que se tornem operantes e participativos;

    5 - Diminuição da carga tributária do trabalhador e da empresa;

    6 - Adoção (por parte de clientes e fornecedores) de processos para medição da qualidade dos serviços ofertados e executados na área de TI.

    7 - Melhoria do processo de seleção de profissionais e colocação responsável de profissionais levando-se em consideração experiência e conhecimento.


30/01/06, 17:55:59: Frederico - IP : 200.157.1****
    O grande problema é que hoje em dia qualquer um compra uma livro de informatica ou faz um "pacote" em um curso da vida (Não estou dizendo que esses cursos não ensinem e nem dizendo que os autodidatas são menos qualificados, mas formação e experiência, principalmente experiência, contam muito.) e sai por ai se dizendo profissional de TI e aceita ganhar qualquer coisa. Junte isso com a vontade de todas as consultorias de lucrar infinitamente e uma carga tributária absurda (Afinal, o Governo quer lucrar infinitamente também) e teremos essas alucinações de CLT-Flex.

30/01/06, 16:01:57: Nielsen - IP : 200.214.211****
    CLT não é um fato isolado!!! Todos concordamos que os empresários se queixam e com TOTAL razão da elevada carga tributária, das altas taxas de juros.

    Contudo, NÃO concordo de que o ítem "salários" como único na planilha de custos das empresas. Mão-de-obra no Brasil passa fome, desculpe! Em outros países, a mão-de-obra é muito bem remunerada, sem desmerecer classe nenhuma, do gari ao médico. Aqui, vc paga impostos, e os paga em dia e, não recebe nada em troca. Saúde e Educação são um caos!!!

    CLT é um dos poucos mecanismos de ajuda ao trabalhador num País onde a palavra "garantia" consta somente nos manuais dos eletrodomésticos.

    Eu não concordo com a flexibilização da CLT porque já temos alternativas. Por exemplo, contratos por cooperativas. Além do mais a carga tributária não é prejudicial somente para os empresários, os trabalhadores CLTistas pagam essa conta também!!!


30/01/06, 15:42:54: Nielsen - IP : 200.214.211****
    Falar de CLT sem mencionar a elevada carga tributária, como se fosse um fato isolado... Todos concordamos, que comparativamente em outros países, com menores taxas de juros, menor carga tributária, realmente parece qo Brasil, mas aceitar isto como premissa, é dizer que na planilha de custos das empresas o ítem "trabalhadores" representa 100% desta planilha. Pessoal, lembrem se que esta conta não é paga somente pelos empresários!!!

30/01/06, 15:31:59: Tiago C. dos Santos - IP : 200.207.45****
    Concordo com opnião de todos, hoje sou este tipo de profissional, recebo pouco em carteira e mais um pouco, muito poucopor fora. Já recebi propostas onde o fixo seria menos, mais o "variavel" maior, nunca vale a pena, se a empresa quisesse seu bem ela te contratava como clt pelo valor justo do mercado, se o governo quisesse o bem da empresa, diminuia os impostos. enfim, cada um quer o seu. e os profissionais que se explodam... Uma DUVIDA, quando se trabalha irregular, e decide ir a justiça, as vezes se ganha, sendo CLT-FLEX, podemos ir a justiça pelo pedaço que foi "acertado por fora" e que nos compete? temos como receber as ferias e outros benfeic.referentes a valor não em carteira???

    abraço a todos o trabalhadores mal pagos.


30/01/06, 15:00:05: Carlos - IP : 201.13.8****
    Acredito que é uma maneira de prostituir os profissionais de T.I , e apartir do momento que nós profissionais aceitamos essa prostituição a tendencia é piorar e sermos cada vez mais desvalorizados. Vamos valorizar nossa area de atuação, não aceitar esse tipo de prostituição. Principalmente porque o profissional de T.I, é um profissional de grande inteligencia que está constantemente enfrentando novos desafios e em busca do aprendizado de novas tecnologias. Isso deve ser valorizado, e apenas nós podemos mostrar para o mercado este valor.

30/01/06, 12:40:21: Leo - IP : 200.183.3****
    Senhores, trabalho em uma empresa que nos contrata com este tipo de salário. Cota, benefícios e CLT. Sinceramente só me fod.. com este tipo de pagto. Pois em tudo que vou fazer me traz complicações. Se preciso declarar que ganho R$1.000, 00 ou preciso pedir a empresa que me faça uma carta dizendo que ganho mais do que este ou escondo partes dos meus ganhos e corro o risco de passar por Mentiroso. Além do que eles te dão um pacote de ganhos de "X" mas a cada modalidade inclusa no seu pacote de ganhos é descontado imposto em cada um.

    Sinceramente o buraco é mais embaixo. Não é prejudicando o poder de compra dos proletários que resolve-se o problema do desemprego...


30/01/06, 12:12:59: Jose Carlos - IP : 200.245.168****
    Amigos... Na minha opinião, FLEX só se for automóvel... Pq esse negócio de CLT Flex é tudo balela... Pra pagar menos impostos, diminuir o valor de indenizações, etc etc... Filosofia de empresário e governo meia-boca... Cada um pra si e os profisisonais que se explodam !!!

30/01/06, 11:31:39: Fabio - IP : 200.213.2****
    Esse negócio tem suas vantagens e desvantagens! Eu tenho dúvidas de como esse dinheiro "por fora" é declarado?! Pelo visto pagamos menos impostos, com isso ficamos com mais grana! A empresa consequentemente paga menos também...mas o governo ganha menos. Eu acredito que isso não seja muito correto...(legal)...mas seria uma maneira de pagar menos impostos!!!

30/01/06, 09:23:35: Carlos - IP : 200.171.38****
    O jeito é greve, ir as ruas fazer barulho, para que o governo se posicione e mude as regras na carga tributário que esta esmagando as empresas e o povo.

    vamos esperar o pais descer ao fundo do poço para depois protestar?

    chegamos a 1 trilhão na divida interna e ainda o governo diz que vai bem, estamos falidos e o governo diz que a economia esta boa.

    o menor crescimento na américa latina e o governo diz que esta bom.

    é preciso colocar um fim nisso.... ruas.....


30/01/06, 07:58:33: anonimo - IP : 201.19.241****
    Pessoal,

    Em 15 anos de experiência na área de TI, já passei pela CLT "tradicional" e desde 1998 atuo como PJ. Como sou uma pessoa que consegue controlar os gastos e guardar uma reserva, consigo levar mais vantagem do que como CLT. Desde 2000 minha ligação com os "clientes" é direta, sem as "chupa-sangues" das "consultorias" intermediando o processo. Levei algumas vantagens; mas perdi outras e acabei ficando feliz. Hoje, estou desalocado (desempregado mesmo) e procurando nova vaga no mercado de trabalho.

    Atuei como PJ em uma empresa que já utilizava a "CLT-FLEX", pagava 300,00 na carteira e o resto "por-fora". Acho muito arriscado, até porque o maluco do presidente cismava que contava pontos ir no futebol, nas festas de final do mes, nas reuniões de grupo depois do expediente, etc... Quem não fosse ficava queimado e corria o risco de ser "descontado". E ele não é consultoria.

    Acredito que a CLT-Flex aumentará o numero de pilantras que abrem uma empresa, arrumam alguns clientes, contratam pobres coitados e não cumprem com o que prometeram pelo simples fato de não estar constando em local nenhum tal informação.

    Daqui a pouco teremos de andar de gravador debaixo do braço (ou escondido no terno) para gravar as propostas e, se for preciso, usar no tribunal.


29/01/06, 22:24:05: EBO - IP : 201.15.7****
    Para mim isso é mais uma forma de prostituir o profissional de TI...que é uma vergonha!

    Esse tipo de coisa...nós profissionais não devemos aceitar...por isso apoio a criação de conselho federal para a área de TI...um conselho que determine regras...!


29/01/06, 17:21:33: Paulo paulo_oli@yahoo.com.br - IP : 201.26.198****
    Bom, eu trabalho como PJ, e penso o seguinte: se a empresa me pedisse para optar entre um contrato PJ e um contrato CLT com menor valor, complementado por beneficios que no final das contas superem o use igualem ao meu ganho atual, eu aceitaria. Acho melhor que pagar contador, acompanhar se o contador está fazendo tudo direitinho, entre outros impecilhos. Mas como já foi dito, independentemente da forma de contratação eu acho que o profissional de TI como um todo precisa se valorizar mais, e tem que se unir mais. Não podemos nos esquecer do seguinte: A cada ano que passa, o número de profissionais na nossa área aumenta, as faculdades despejam muita gente nova no mercado, e com isto, os ganhos tentem a diminuirem com o tempo. Se nós não nos unir-mos, se nós permitir-mos que as empresas nos dêem o tratamento que quizerem, esta perda será muito maior!!!


29/01/06, 17:20:24: Marcelo - IP : 200.171.118****
    Pessoal, creio que a CLT caminha para o fim, infelizmente. Trabalho em uma Prefeitura, contratado como CLT e eles estão jogando todo mundo na mão de uma Cooperativa. (De faxineiros a médicos), que estavam com contrato CLT. O jeito é prestar concurso, enquanto ainda existe, para termos alguns direitos.

29/01/06, 15:33:04: AzaZell azazell@gmail.com - IP : 201.6.158****
    continuação...

    Outra desvantagem é que se a empresa mandar você embora, ela não terá por obrigação, pagar a você o aviso prévio equivalente a R$3.000,00. E ainda o equivalente das férias em cima de R$3.000,00. Por contrato, ela terá que pagar por obrigação em cima de seu salário CLT, ou seja, no caso do exemplo, em cima de R$1.500,00.

    Ou seja, se a empresa for de "boa fé", com certeza vale a pena ser CLT-Jeitinho Brasileiro. Mas se a empresa estiver mal das pernas, mesmo sendo de boa fé ou não, "COM CERTEZA ELA NÃO VAI TE PAGAR O QUE A LEI NÃO OBRIGA".


29/01/06, 15:32:36: AzaZell azazell@gmail.com - IP : 201.6.158****
    continuação...

    No "CLT-Jeitinho Brasileiro" a empresa iria te contratar com um salário de R$1.500,00 reais e o resto te pagaria em forma de benefícios. Exemplo:

    -Salário CLT de R$1.500,00 -Bônus de R$700,00 -Alimentação de R$400,00 -Transporte de R$400,00

    Total = R$3.000,00

    Mas qual a vantagem disso?

    Para o empregador é melhor pagar um salário de R$1.500,00 ao invés de R$3.000,00. Pois o décimo terceiro, férias, FGTS e etc... é pago em cima de R$1.500,00 ao invés de ser sobre R$3.000,00.

    Mas e para nós os empregados? Qual a vantagem?

    Bom, eu não conheço sobre esse esquema de CLT-Flex, mas já tive algumas propostas para trabalhar assim mas não aceitei. Atualmente trabalho como PJ, mas já fui CLT também. A principal vantagem que eu vejo, é que nós empregados, não temos que ficar pagando impostos(cerca de 14% da nota) para o governo e não precisamos de pagar um contador(média de R$150,00 por mês).

    Mas e as desvantagens para nós(empregados)?

    A desvantagem que vejo, é que nós não temos um contrato especificado de que ganharemos X(no caso do exemplo, R$3.000,00) como CLT. Ou seja, se a empresa não nos pagar, não temos como provar "por contrato" que nosso salário é de equivalente R$3.000,00. Nós só poderemos provar que ganhamos R$1.500,00 por estar especificado na carteira de trabalho!

    continua...


29/01/06, 15:31:42: AzaZell azazell@gmail.com - IP : 201.6.158****
    Eu não conheço muito bem esse esquema CLT-Flex - que me parece coisa típica de brasileiro, ou seja, um querendo ser mais malandro do que o outro.

    Vou explicar o pouco que sei para quem nunca tinha ouvido falar antes.

    CLT - Flex, significa contratação "CLT" normal e "Flex" é algo inventado(essa definição Flex não existe). Alguém deve ter adotado o nome "Flex" por ser uma abreviação de FLEXível e estar na moda(como aqueles carros que funcionam a gasolina e álcool).

    Agora que você já sabem o que significa CLT-Flex, vamos partir para o que realmente importa.

    Esse tipo de contratação, é somente o jeitinho brasileiro de se pagar menos impostos para o governo. Como assim, você deve estar se perguntando?

    A resposta é simples. Um funcionário CLT é muito caro para as empresas no Brasil e ponto final, aceite isso e não tente entender o porque!

    A forma de contratação "CLT-Jeitinho Brasileiro"(sinônimo de CLT-Flex) funciona da seguinte forma:

    Suponha que você ganhe R$30,00 por hora como PJ, o equivalente a R$3.528,00 por mês(168 horas).

    continua...


29/01/06, 13:11:04: Sem comentarios - IP : 200.226.****
    O que adianta flexibilizar a CLT se maior parte das empresas se utilizam de PJ como forma de contratação. Mesmo com flebilização da CLT, ainda será mais vantajoso contratar como PJ, pois além de ter nenhum encargo, ainda os mesmos podem deduzir no imposto de renda como Despesas Operacionais.

    Aliás, de acordo com a tributação do COFINS, só estão isentos sociedades civis que tenham profissões regulamentadas, que não é o nosso caso, ou seja ganha as empresas e o governo, e nós que somos penalizados.


29/01/06, 11:25:17: Marco mribeiro346@hotmailcom - IP : 201.12.72****
    A título de informação, a chamada "flexibilização" da CLT vem dos tempos do Sr. Fernando Henrique Cardoso, aquele mesmo que afundou o país na onda da terceirização - o novo governo fez apenas o "favor" de levar a proposta adiante, com a ajuda do nosso Congresso, a maioria da chamada "oposição"(PSDB e Cia) - um Presidente da República governa com o Congresso e a Assembléia, logo não faz nada sozinho. Com certeza, a CLT FLEX(parece nome da carro) não ajuda à classe trabalhadora como um todo, como já foi falado antes, precisa de mudanças tributárias de peso e uma politica social mais justa - visto isto, não nos resta mais nada a fazer, a não ser lutar pelo nosso valor negociando valores a cada nova oportunidade de trabalho - quem sabe, um dia teremos uma classe unida...

29/01/06, 02:16:09: Marcello - IP : 201.1.166****
    Pessoal, fiz um curso básico de administração no SEBRAE e foi dito uma coisa muito interessante: O sócio majoritário de toda empresa é o Governo. Quem abre uma empresa grande ou pequena, consultoria ou não sabe disso. Pois bem, não há nada de errado em tentar achar formas de diminuir a carga tributária, mas temos que tomar cuidado para descobrir se o apelo de um registro CLT parcial é vantajoso ou não. Recentemente recebi uma proposta vergonhosamente abaixo do que recebo hoje, enfatizando a suposta estabilidade e os benefícios da CLT - incidentes apenas na menor parte do salário total. Peço encarecidamente a todos que ponderem muito bem as propostas e NÃO SE VENDAM BARATO, procurem entender os cálculos mirabolantes que são apresentados nas entrevistas e vejam o quanto vai PARA O BOLSO EFETIVAMENTE. O resto na minha opinião é conversa fiada. As pressões do trabalho e as vezes a frustração pode levar as pessoas a tomar decisões precipitadas, que agradam apenas a quem consegue maiores lucros com nosso esforço, estudo e dedicação. Com isso quem sai perdendo somos nós mesmos que não somos levados a sério (procurem conhecer as técnicas de recrutamento que são utilizadas hoje em dia).

28/01/06, 19:28:42: Antonio antonio@uol.com.br - IP : 201.26.108****
    Srs.,infelizmente surgiu mais uma 'opção' para as empresas sonegarem impostos, porém nós trabalhadores continuamos sem vantagens. Já foi comentado neste forum por alguns colegas de profissão as perdas, corretissimos. Então, que tal nós não aceitarmos mais esta imposição, pois só a união poderá trazer a vitória. Em tempo, quanto a cobrança de ISS na capital Paulista, procurem consultorias de fora da capital ou repassem o valor para o empregador.

28/01/06, 19:17:11: Juliana - IP : 200.207.5****
    Não acho isso certo, mais uma vez quem sai perdendo é o profissional, estamos a cada dia que passa mais desvalorizados. Não podemos esquecer que o recolhimento do fundo de garantia será só sobre o valor registrado e em uma demissão é o que nos salva !

28/01/06, 15:51:00: Emerson emersonjlima@itelefonica.com.br - IP : 200.178.3****
    Parece que isso se tornou uma opção irreversível por parte das Empresas, devida a Grande carga tributária que assolam a nós e as mesmas principalmente. Não encaro como uma atitude tão ruim assim não, pelo menos não nos preocupamos com o tão famigerado Leão, tão faminto nos dias de hj. Em um país que tem a carga tributária mais alta do mundo com um retorno para nós população bem abaixo do esperado, se poderia esperar isso mesmo que estamos vivendo. Quem pode corre, que não pode..., enfim!!!

    É isso aí.


28/01/06, 14:33:21: Luciano Barroqueiro - IP : 201.31.244****
    Fizeram uma proposta do tipo na empresa que tive.Todos os terceiros foram obrigados a aceitar ou procurar novo emprego.Como o pessoal não tem controle dos gastos pessoais tiveram q aceitar.Trata-se da famosa geração de empregos do governo Lula e muitas empresas são obrigadas a "optarem" por essa fórmula pois a maioria trata o contratado como funcionário exigindo horário,hora-extra, banco de horas etc e tal.Como todo arranjo, o trabalhador de TI perde mais uma vez pois só vai ver parte de seus ganhos se for mandado embora e também ele perde a vantagem de sair da empresa e buscar novo emprego.Vale lembrar o ditado:santo de casa não faz milagre, por isso a empresa prefere contratar um de fora mais caro do q dar treinamento e salário pra quem é de casa.O fim do contrato prejudica quem sabe negociar.

28/01/06, 13:49:47: Marcos mar2006@gmail.com - IP : 200.140.347****
    Trabalho em uma consultoria que presta serviços para uma multinacional do ramo de higiene e limpeza. A multinacional exige que os profissionais da consultoria sejam contratados pela consultoria como funcionários CLT, isto para evitar futuras ações trabalhistas. A consultoria registra os profissionais com um salario CLT da ordem de R$ 500,00, isto para pagar pouco imposto. O restante da remuneração é através do reembolso de despesas do tipo : Assistência médica, faculdade, combustivel e etc. Acho que isto é apenas mais um jeitinho brasileiro, no fim a multi não paga os impostos a consultoria idem e o profissional também não.


Anteriores:

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?