APinfo - Forum



Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

Sugerido por : Thais/Carmencita/Flavio



6/04/06, 01:38:10: Rafael C. - IP : 201.1.207****
    Já ví gente fazendo certificação mas era pago pela empresa, um investimento dela para não ter gastos com incapacidade técnica dos profissionais, agora pagar do próprio bolso isso nunca foi o alvo delas e tem babaca pagando até 10 mil para isso, estão aproveitando, olha o senac, já imaginaram fazer isso lá? Pagar para se valorizar trabalhando em uma empresa que não te valoriza então você é explorado, ou pagar para conquistar um emprego melhor então você arrisca demais, você investe em um nome da empresa que fornece esse preparo e não apenas em você.

5/04/06, 20:42:47: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Essa e minha opiniao, acho que ertificaçao tecnica nao e valida para um bom futuro, e como vc disse se tiver 20 a 25 anos!! so que as certificaçoes sao caras se ainda fosse baratinha para a molecada...

5/04/06, 13:59:57: Isaac Duhor isaacduhor@gmail.com - IP : 192.85.****
    Marcelo, depende.

    Se você tem 20-25 anos, recém-formado, não adianta tirar uma certificação PMP ou ITIL. Quem vai dar crédito a um profissional que ainda não trabalha com o negócio da empresa, e nem tem idade para ter essa experiência?

    Uma certificação técnica compensa todo o investimento realizado no meio acadêmico, solidifica a experiência adquirida pelo candidato, além de pesar no currículo, a verdade é essa.

    Parece que alguns aqui falam que certificação não vale à pena, apenas para diminuir a concorrência. Por que no mercado hoje em dia, a realidade é outra. Decoreba ou não, caro ou barato, qualquer certificação possui o seu valor se usada com inteligência.


4/04/06, 22:38:15: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Anda reforço que certificaçoes tecnicas no Brasil, nao sao validas, as voltadas ao negocios valem muito mais.

4/04/06, 21:26:30: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    A grande onda hoje, é justmanete aplicar toda tecnologia para desenvolver sistemas de informação !!!

    O cliente que compra nossso produto, está cansado de ver sistemas que apenas funcionam na demonstação !!! O cliente quer saber se o jeito que o sistema foi feito, é decente, mas como isso não é algo que ele pode questionar diretamente, inventaram essa tal "Certificação".

    Ora, sejamos sinceros com nós mesmos !!! Antigamente a gente trabalhava decentemente, pra ser chefe tinha que saber mais que peão. Hoje em dia, chefe de programadores, é aquele que pressiona e cobra e não ajuda em nada, quando muito, apenas testa o sistema superficialmente.

    A velocidade do progresso tecnológico, atropelou todas as convenções que considera-se normal em ambientes de trabalho.

    Hoje em dia, a pessoa chega no trabalho, tem vários chefes para pressionar, nenhum sabe nada da tecnologia. O sistema que está desenvolvido, é sempre feito com as piores práticas imagináveis. Funciona, tá rodando, mas o tempo de resposta ? Deixa a desejar. E para alguém novo entender e conseguir alterar ? Demora demais. Por quê ? Porque o chefe não entende mais do que o peão, deixou o danado fazer do jeito dele, sob pressão máxima em cima do tempo de execução, sem o menor critério metodológico...SÓ A CERTIFICAÇÃO SALVA !!!


4/04/06, 21:04:38: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Descordo do nosso querido "Bit", que disse que no Brasil, não produzimos tecnologia.

    Concordo sim, que desenvolvemos muito mais sistemas de informação, mais próximos ao negócio, do que software de baixo nível, mais próximos das máquinas. Quando a gente desenvolve sistemas, utilizamos infraestrutura e ferramentas, construídas geralmente fora do Brasil. Mas vejam bem, esta atividade, o povo lá do hemisfério norte, não gosta muito de fazer, eles pagam muito bem pra quem faz isso e inclusive instalam escritórios em outros países no hemisfério sul para fazerem isso.

    Discordo de muitos que acham que desenvolver sistemas orientado a negócios, não precisa de técnico, não é tecnologia. Isso é um absurdo, aliás este é o ponto que as Certificações estão tocando.

    Certificação não é só para o indivíduo-profissional, mas também é para uma empresa-organização, que desenvolve e mantém sistemas de informação.


4/04/06, 21:01:16: Robson part 3 rrrrr@rrrr.com.br - IP : 200.255.1****
    Leia muito e aprenda sobre os negocios das empresas pq ISSO CONTA na hora de trocar de emprego...a experiencia em offshore, financas, bancos e etc.

    []´s

    E desculpe o radicalismo !!! ah sim essa droga ta sem acentos ...desculpa !!


4/04/06, 21:00:38: Robson part 2 rrrrr@rrrr.com.br - IP : 200.255.1****
    continuacao....

    Minha vida (ca estou com 32a) mostrou a sequencia (que para mim) funcionou:

    Segundo grau tecnico em PD -> Estagio -> Muito estudo (pra compensar a falta de dinheiro) -> Emprego Junior -> Faculdade -> Estagio -> Muito estudo (pra compensar a falta de dinheiro) -> Certificacao em Ingles -> UMA CERTIFICACAO tipo MCP -> Trabalho -> Muito estudo (pra compensar a falta de dinheiro) -> Uma certificacao boa tipo MCSD/MCDBA -> Pos graduacao -> Muito estudo (pra compensar a falta de dinheiro) -> Emprego melhor -> As outras certificacoes.

    Acrescente a isso um bom curso de Ingles / Frances / Espanhol (pra saber se comunicar ao menos...caso nao possa fazer o TOELF) e finalmente...

    Muito estudo (pra compensar a falta de dinheiro) pelo resto da vida para garantir sua vaga no mercado.

    Pq nessa area ou voce estuda o resto da vida o ta fora simples assim....e quanto as certificacoes.... se puder apos isso faca o NECESSARIO nao sai gastando a rodo pq isso eh besteira !!!!


4/04/06, 20:58:55: Robson part 1 rr@rrr.com.br - IP : 200.255.1****
    Bem vamos por partes que to cansado de ler....

    Eu acredito (e minhas experiencia mostra isso..) que:

    Os mestres x doutores em sua maioria adquiriram sim um grande conhecimento...que ficou ultrapassado por nao terem peito(a grande maioria) de continuar estudando.

    Quanto a dizer que um advogado e um bacharelado em Ciencia da computacao sao iguais...(bem ta na cara pq ele nao eh advogado...levando em conta a complexidade das leis ... ele mostrou nao ter ciencia bastante para decidir entre certo e errado...ainda bem que nao sera juiz).

    Quanto a valer a pena ter diploma ao inves de faculdade, outra besteira.


3/04/06, 22:00:06: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Bom neste ponto eu concordo com ar, competencia e imaginacao, certificacao nao da isso!!Aepnas atitude

3/04/06, 21:25:44: ar - IP : 201.27.12****
    Pessoal! todos querem dinheiro, com isso abrem cursos,escola,...mas e abrir a mente já pararam para fazer isso? O negocio é imaginar o q será necessario no futuro e patentear, só ganha dinheiro hj quem usam a imaginaçao , criatividade , competencia ,inovaçao e atitude. uma patente dura 15 anos.Ja imaginou fazer uma coisa q ninguem fez até hj e ganhar dinheiro durante 15 anos sem concorrencia? nao adianta saber programar precisa de conhecimento de mercado e gerar um produto com entra, processo, e saida, todo o produto é assim e os que nao sao, sao aqueles q duram pouco no mercado. por isso estou entrando nesse mercado de ti , software,informatica,etc. abraços..


3/04/06, 14:24:03: cesar - IP : 201.43.16****
    nossa, agora que eu sei que tirar uma certificação é tão fácil assim, vou tirar um monte ahHAHU!H meu Deus do céu, que piada, dizer que certificação é só decoreba ? vai tentar tirar alguma certificação de linux, vai...

3/04/06, 11:37:06: Bit - IP : 200.160.247****
    Aqui no Brasil não temos desenvolvimento de tecnologia, não desenvolvemos sistemas operacionais, nem drivers, nem linguagens, nada disso. Apenas usamos a infomatica como uma ferramenta de negócios. Então o conhecimento técnico não é valorizado como nos EUA, onde caras que conhecem C++ a fundo são muito bem pagos.

    Quem compra software, também não manja lhufas do lado técnico, querem apenas que o sistema funcione, a "cara bonita" e o preço fazem muita diferença nessa escolha.

    As certificações talvez tenham um peso importante no currículo, mas na prática, acho que não da pra esperar ganhar mais, do que quem não tem certificação. Talvez facilite encontrar uma vaga, não mais que isso.


2/04/06, 13:36:29: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Mauricio concordo com vc sobre TI e o mercado como anda, mas nao da pra comparar o mercado como o de Formula !, onde as pessoas provalvelmente sao valorizadas de verdade, onde existe um mercado internacional que nao existem apenas brasileiros burros que falam muito e fazem pouco mas sim o contrario, a realidade doBrasil e simples , profissoes e certificaçoes puramente tecnicas vao deixar de existir e se existirem vao ganhar pouco, o importante mesmo e saber o negocio!!, a nivel Brasil. La fora ate acho o contrario mas aqui nao. Aqui como vc disse, nao levamos area a serio nem profissionais nem dosnos de empresa (tanto que surgem estas consultorias que nada sabem a nao ser falar bonito e deixar rolar).Eu mesmo sou DBA e to caindo fora da area tecnica estudo negocios como analise funcional, metodologias, billing(omercado esta voltando para isso) Apertar parafusos em TI estao com os dias contatos.

    abraços


1/04/06, 20:52:12: Leandro - IP : 200.171.****
    Li algumas das mensagens postadas recentemente e concordo na grande maioria. Não adianta ser certificado s/ experiência. A Internet tem tanto material disponível que acaba "facilitando" o estudo de muitas pessoas.

    Acho positivo que um profissional experiente busque certificações pois isso abre algumas oportunidades. Uma das msgs anteriores comenta um caso de uma pessoa que por não ter certificação não passou nem pelo processo de seleção ainda que fosse mto mais experiente do que o que finalmente foi contratado.

    Em relação a qual certificação tem um bom custo/benefício, vou falar sobre network (SP). CCNA é uma base, sem muitas variações $$$. CCNP ajuda muito, surgindo oportunidades de 4.5K ou mais. CCIE é o meu próximo objetivo e tenho conhecimento de vagas em torno de 6 ou 7K.

    Abs,

    Leandro


1/04/06, 17:19:18: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Hoje, não basta fazer um software com uma tela bonita, que processa o dado conforme o esperado, hoje é necessário que o fabricante do software, detenha o conhecimento sobre sua construção, que consiga alterá-lo rapidamente, que consiga substituir componente deste software, enfim, para isso é necessário construir este software, da mesma forma que se constrói uma máquina, com os desenhos de cada camponente, que se possa analisar o comportamento de cada compentente, enfim, é necessário aplicar conceitos de engenharia, é neceesário fazer software com mentalidade industrial, mas quem sempre fez software não pensou assim, ou não pôde agir conforme este pensamento por forças do patrocínio e da gestão, quem comprou software não pensava em comprar de quem fizesse assim, e hoje temos um quadro caótico em TI, em que somos considerados uns Patetas, não profissionais sérios.

    Querem falar siglas e sopas de letras, de boca cheia de sotaque em Inglês, com toda a propriedade de verdadeiros engenheiros de software, mas não tem a menor noção de engenharia !!!

    A onda das "Certificações" é uma reação do mercado, para que os que produzem TI, deixem de agir como Patetas.


1/04/06, 17:16:27: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Precisamos falar sério, como falam os profissionais que constroem automóveis, prédios...na área de TI tá cheio de gente inocente querendo produzir sistemas.

    Nós que produzimos TI, temos que aprender com esses caras. Temos que aplicar os conceitos de engenharia para construir software.

    Em TI, quase todo mundo é inocente !!! Nunca viram uma máquina mecânica desmontada, os desenhos de cada peça de uma máquina, o desenho em perspectiva da máquina montada, nunca viram projetistas mecânicos e eletrônicos trabalhando em equipe, nunca viram tranformar barras de aço e painéis elétricos em máquinas. Apenas já viram robôs na televisão !!!

    Querem ganhar $$$$$, usar um terno chique e um sapato da moda, um topetinho no cabelo e falar em métodos gerenciais usando outra língua que não o Português claro e objetivo...baaahhh...é muita babaquice !!! Mas como sempre teve um batalhão de otários pra pagar por tudo isso, assim caminhou a humanidade...mas como digo, o mundo mudou, o mundo está mudado.


1/04/06, 16:30:03: Fala Sério parte 2 - IP : 201.7.****
    É uma bobagem comparar desenvolvimento e análise de sistemas com a tecnologia da Formula 1, primeiro que não desenvolvemos tecnologia alguma, só fazemos sistemas como uma bando de pedreiros baseado em tecnologias, conceitos e linguagens fabricadas por estrangeiros e ainda tiramos certificados dolarizados e com nomes afrescalhados como Certified Professional, System Developer, entre outros

1/04/06, 16:17:45: Fala Sério - IP : 201.7.****
    Não me façam rir, estudar para certificação usando apostilas superficiais e slides do PowerPoint adquiridos em sistemas de busca, como um caro colega falou a baixo, olha to achando que TI no Brasil tá pior do que eu pensava, já sabia que havia esculhambação, mas não nesse grau, fala sério. Porque não estudamos medicina com apostilas da internet, para que serve a engenharia, a análise, experiencia , a pratica, etc, etc ,etc

1/04/06, 15:27:11: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Solução tecnológica tem que ser equivalente a um show, este é o estado da arte que qualquer indústria busca, não é diferente da indústria de software.

    Existe show de automóveis, show de construção-civil (blocos modulares substituindo concreto armado), show de bola (Ronaldinho Gaúcho e nosso querido Robinho), show de música (Zeca Pagodinho no samba e Sepultura no rock), aprimoramento constante, maior abrangência e profundidade, tudo amo mesmo tempo agora (Titãs), excelência, busca da perfeição, estado da arte.

    Nós, profissionais de TI, trabalhamos nos bastidores para que tudo isso ocorra, mas infelizmente, vínhamos praticando aquela velha mania, de que em casa de ferreiro, o espeto é de pau, e nossos produtos (software e infra-estrutura) nem sempre foram feitos com base nas melhores práticas, que tanto conhecemos e proporcionamos aos outros.

    Será que foi por falta de certificações ? Creio que não, apenas fizemos as coisas mal feitas, porque os patrocinadores e gestores, não haviam se dado conta de que a adoção de melhores práticas, dá melhores resultados, e durante muito tempo, programador de computador era considerado apenas um nerd que fica com a cara na tela o dia inteiro e vive viajando na maionese...hoje o mundo mudou, o programador de computador é como um mecânico que aperta a roda do F-1...tem que saber muito mais do faz. Certificação representa isso, na minha opinião.


1/04/06, 15:09:33: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.152.193****
    Engano seu Marcelo, achar que técnicos estão com os dias contados.

    Obviamente existe uma tendência de industrialização do processo de desenvolviemnto de software, a mesma tendência existe com relação a infraestrutura computacional, precisar cada vez menos de administradores com alta capacitação técnica, sim é verdade que isso dimunui a necessidade de técnicos...mas daí a você dizer que o mundo não precisará mais de técnicos ? Daí a você achar que certificação não dá camisa pra ninguém...está redondamente enganado Brother !!!

    Você gosta de Fórmula-1 ? Você já viu como é perfeito o carro, os equipamentos ? A monitoração ? toda esta perfeição nos permite assitir ao show da indústria automobilística, com suas respecticas equipes de fabricantes, não é mesmo ?

    Você acha, então, que numa equipe de F-1, não existem técnicos ? Você acha que aquele mecânico que aperta o parafuso da roda, não conhece nada além de operar aquela parafusadeira pneumática ? Você acha que o salário dele é baixo ? Você acha que ele não tem nenhuma "certificação" específica sobre engenharia automotiva ?...então...pense nisso velho


1/04/06, 12:41:47: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Nenhuma certificaçao e valida pois ela da enfase ao produto e nao ao profissional, as tecnicas estao com dias contados pois quem e puramente tecnico no Brasil nao tem futuro

30/03/06, 10:38:36: Arquiteto - IP : 200.103.140****
    As certificações para desenvolvimento de software são aquelas de melhor custo/benefício. Vide os grandes investimentos dos maiores players do mercado. As melhores, hoje e para os próximos anos são Java (SJCP e SJCD) e NET (MCTS e MCPD). Por não serem certificações apenas técnicas, exigem mais do que outras (CCNA, xxDBA e MCSE).


29/03/06, 19:40:23: Marcelo Henrique mhmfg@zipmail.com.br - IP : 200.188.18****
    Li alguns posts e gostaria de dar minha opiniao...

    Certificacao eh importante! A melhor certificacao eh a daquela tecnologia mais bem aceita no mercado e cujos profissionais sao mais bem remunerados. Eh naquela area onde vc deseja atuar. Fazer sua historia...

    Quanto a diplomacao... Evidentemente MUITO mais importante do que a certificacao. Cursar uma boa graduacao e pos-graduacao, seja latu ou scrito, sao diferenciais maiores que a certificacao. Isso porque o esforco necessario para adiquiri-los eh muito maior. O que eh evidente! Nao eh por acaso que sao mais caros, duram mais tempo, e os professores sao mais raros.

    Como disse um colega no forum, a certificacao passou de "plus" para "sine qua non". Mas muito antes, e muito mais perene e necessario, sao as diplomacoes. E, evidentemente, expeiencia... Entao! Um bom profissional eh FORMADO por tres pilares: conhecimento teorico muito bem sedimentado, conhecimento pratico atualizado, e, por fim, experiencia na area de atuacao.


29/03/06, 19:22:24: Marcos marcoscaval@yahoo.com.br - IP : 200.97.24****
    Senhores, li o tema e fiquei curioso a respeito do beneficio, mas no primeiro comentario, já estava, de novo, debatendo sobre faculdade ou certificação. Vamos dar um basta nisso. Já sabemos que o mercado aproveita de tudo e tambem paga o que quer. Se vc fez faculdade, pós ou mestrado e não está recebendo o que merece, faça um favor a si mesmo. Saia da monotonia, mude o seu conceito que está satisfeito. O único problema é esse. Vc acredita que está sendo satisfatório e que VAI mudar. Basta. Não é satisfatório e pronto. Isso é debate sobre salários. Não vamos julgar títulos e certificados, pois não somos auditores nem fiscais para fazer isso. Podemos lutar contra a ilegalidade, isso é um ponto que precisamos lutar. Obrigado senhores.

29/03/06, 13:00:00: André Luiz andrelfgomes@uol.com.br - IP : 200.183.2****
    Faculdade ou Certificação, são dois conhecimentos distintos!

    A faculdade te dá a base ampla de tudo que você quer se especializar sem entrar a fundo nos assuntos!

    Agora uma certificação seja ela qual for, te prepara para conhecer a fundo aquele tipo de ferramente que voce trabalha, seja ela CISCO, MICROSOFT, LINUX e ETC.

    Os dois são super importantes, tanto a faculdade, quanto uma certificação. Eu concordo com um colega que disse ai no forum que: - Qual profissional bem qualificado, consegue ficar fora do mercado, mesmo morando no interior???!!!

    Fiz um curso para a certificação MCSE, não fiz a prova pois ainda estou estudando para não fazer feio, e agora estou fazendo o conectiva mandriva, e ainda vou fazer curso superior, tudo é válido, pois no mercado, os pequenos detalhes fazem uma grande diferença.

    O saber, nunca será desperdicio, será sempre uma escolha de oportunidades!!


29/03/06, 07:58:40: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 201.21.1****
    Muito bem colocada ao tema em questão, a abordagem do artigo apontado pelo Marcelo.

    Apenas não entendi a colocação do Marcelo, não concordo quando ele disse que certificação não vale a pena porque "vamos sumir" ?! Eu acho até mesmo o contrário.

    Nesse momento (para não ser um cara muito chato), vou poupar os frequentadores deste Fórum, de eu ficar analisando o que o professor disse.

    Acessem o link indicado pelo Marcelo no post logo abaixo, vale a pena.

    Abraços a todos e tenham um bom dia.


28/03/06, 14:23:21: Tadeu - IP : 200.222.88****
    Rodrigo, concordo com tudo que vc falou, porém as empresas estão com visões totalmente erradas de certificação, nível superior e experiência de mercado. Elas estão achando que ter uma pessoa com certificação vai resolver todos os problemas da empresa.

    A situação que vc contou do seu amigo eu já passei também.

    O que as empresas precisam saber fazer é escolher os profissionais adequadamente e não olhar somente o campo CERTIFICAÇÕES.

    Então para que fazer Faculdade? Ficar 4 ou 5 anos em uma Faculdade e o que vale é a Certificação que denpendendo do rítimo em menos de um ano vc tira várias.... É muito incoerente isso por parte das empresas....


28/03/06, 13:19:42: Rodrigo - IP : 200.245.11****
    (continuando...) Um exemplo real do q eu escrevi é de uma engenheiro que trabalhou comigo em um banco (do governo) a um ano atrás. Ele começou a trabalhar c/ network e não pensou certificações no inicio. Depois de 5 anos de experiência em projetos importantes e complexos adquiriu um skill no nível de um CCIE. Estudou um pouco, fez a prova teórica e passou, porém reprovou na prova prática mas continuou estudando p/ tentar novamente. Um dia em um processo seletivo o entrevistador (incapaz de avaliar seu conhecimento) recorreu ao método padrão de análise e perguntou sobre as certificações, então ele disse que durante esses anos todos ele não quis gastar dinheiro c/ certificações básicas (150 U$ no CCNA + 150 U$ em cada uma das 4 provas do CCNP) pois seu objetivo era o top, o CCIE. Resumindo o entrevistador preferiu contratar outro cara c/ CCNA, tirado recentemente após treinamento na Fundação Bradesco c/ menos de um ano de experiência em CISCO e ainda em ambiente de pequeno porte. Creio que isso resume o custo/beneficio de uma certificação, agora reflita. O que vc faria se fosse o meu amigo engenheiro? abraço e sucesso a todos.

28/03/06, 13:18:54: Rodrigo - IP : 200.245.11****
    (continuando...) É como eu disse anteriormente, existem muitas certificações no mercado mas nem todas têm a forma de avaliação. ex: o cidadão baixa o testking da net, compra um livro e decora o conteúdo de ambos, paga a prova CCNA e provavelmente passa. Dai ele faz o mesmo c/ o CCNP, porém c/ um pouco mais de dificuldade nas questões de laboratório, mas passa. Dai ele "tenta" fazer o mesmo no CCIE e o que acontece? Ele chega no laboratório da CISCO e um engenheiro da uma topologia na sua mão e pede p/ montá-la (fisica e lógica). e ae? Como se decora isso? e no segundo dia, no teste de troubleshooting quando ele volta e o ambiente que ele montou esta do avesso c/ vários problemas (bastante complexos) p/ serem resolvidos no feeling, sem manuais ou suporte online? o que vai fazer a diferença? os 15 anos de teoria ou de prática? Vejo uma certificação como um plus somente p/ quem tem experiência. P/ quem nunca trabalhou na prática c/ a ferramenta a certificação significa BEM POUCO (e não NADA como muitos disseram, pois ao menos o fulano conseguiu passar em uma prova o q ja é algum sinal).

28/03/06, 13:17:59: Rodrigo - IP : 200.245.11****
    Concordo em partes c/ o Marcos e c/ o Tadeu. Acho que ambas, certificação e formação de base são importentes, porém vou dizer o que realmente diferencia um candidato de outro: EXPERIÊNCIA! Não adianta vc (como um amigo disse abaixo) ter 2, 3 graduações, 4, 5 pós-graduações, mestrados e doutorados e uma dúzia de certificações e não ter experiência prática. Claro depende da vaga que vc esta concorrendo. C/ tal formação vc será muito bem visto na carreira acadêmica ja no ambiente corporativo seus 15 anos de ESTUDO perderão para 15 anos de EXPERIÊNCIA (c/ UMA formação de base, UMA pós-graduação e UMA certificação NÍVEL AVANÇADO na tecnologia X). P/ quem diz q certificação é só decoreba,vai uma pergunta: e cola de prova de faculdade, pós ou o q seja não é? Vejam bem, não estou dizendo q TODOS aqui são irresponsáveis e colem nas provas, mas sabemos que existem os que os fazem assim como quem tira certificação decorada. (continua...)

28/03/06, 09:00:14: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 201.21.1****
    Certificação é um bom negócio sim, tanto para o profissional, como para e empresa que busca soluções objetivas.

    O grande universo tecnológico e a vasta gama de informações, nos leva a uma impressão de que as coisas estão ficando complicadas...e não é pra menos, vejam quantos aqui reclamam que o mercado está muito exigente, vejam como está difícil desenvolver sistemas ou manter estáveis, sistemas na web.

    Quando algo funciona bem, de verdade, ninguém percebe. Alguém aqui já ouviu falar em comando de vávula de um motor F-1 ? Ou o sistema de ignição do F-1 ? Obviamente que não, porque estes sistemas já alcançaram um estado de perfeição, que praticamente ninguém percebe sua existência, mas quem conhece motores, sabe que estes sistemas existem.

    O que ocorre em TI, é que agora acordamos para o fato de que somos péssimos desenvolvedores de software, em comparação com o "estado da arte", em que o desenvolvimento de motores de automóveis, hoje encontra-se, por exemplo.

    Utilizamos termos "xulos" como fábrica-de-software, para designar uma atividade que na verdade, está mais para artesanato !!!

    Neste quadro, as certificações representam uma busca de aperfeiçoar o processo de desenvolvimento de software, adoção de práticas que possibilitem o entendimento e manutenção dos mecanismos abstratos existentes nos sistemas de computadores.

    Este é o papel das certificações: INDÚSTRIA DE SOFTWARE, em contrapartida às informações de base, das universidades, que nos ensinam o artesanato em TI.


28/03/06, 08:31:38: marcio marcio_internet@yahoo.com.br - IP : 200.118.2****
    Certificação é algo puramente comercial , quanto a faculdade eu diria que é uma fase de decisão da pessoa buscar seu caminho e em relação ao mercado de trabalho na area de TI as pessoas tem que ter em mente que tem muita conversinha fiada em consultorias e empresas de TI, são empresas puramente oportunista, ter conhecimento e ter auto-afirmação de saber que vc deve ir atras ter muita leitura e não ceder a pressão de propostas estupidas e milagrosas as empresa de tecnologia é uma verdadeira zona , tenha conhecimento sem esperar por ninguém sabia planejar os seus objetivos e a quem você quer prestar serviços...:Esse conversa de programador Jr, Programador Pl, Progamador Sr e algo para tirar proveito de um marketing puramente estupido ... cuidado com essas intenções , se algo perguntar qual sua especialidade diz que você atua com Tecnologia da Informação e mostra o que você sabe fazer , experiência é você saber atacar de frente seus inimigos ...e boa sorte

28/03/06, 03:23:16: Fabiano Góes fabiano_goes@ig.com.br - IP : 200.226.152****
    Discordo completamente do amigo Tadeu, sobre o que ele disse sobre Faculdade vs Certificação, Acho que é relativo a questão de fulano que tem certifição e não tem tanto conhecimento ou vice verso. Amigo Tadeu, eu conheço varias pessoas que Tenho diploma superior e que não sabem nada !!!! Resumindo: acho muito importante a certificação, como tambem acho importante o nivel superior( apesar de achar que o nivel superior não traz tantos beneficios práticos, por não se especializar em nada e ser apresentado muitas linguagens )

27/03/06, 16:40:01: Marcos - IP : 200.162.1****
    Outro grande problema que percebo é que nos processos de seleção, na maioria das vezes as selecionadoras não têm a menor noção do que são certificações e qual o conteúdo atestado por elas. Isso prejudica, e muito, nós certificados. Num processo que participei quase fui excluído por causa disso. Apesar de constar as diversas certificacoes como MCP, MCSA, MCSE etc no curriculo ela me disse que eu nao tinha skill para a vaga pois nao dominava TCP/IP. Um absurdo né, mas é a realidade.

27/03/06, 15:49:33: Yuri Salomao yurigs@click21.com.br - IP : 201.54.21****
    Sei que o tema nao foi faculdade vs certificação, opinei sobre a maioria das mensagens expostas, mas para uma esclarecida de acordo com o tema:

    MCDBA (SQL Server) Sao 5 cursos. Custo sem a prova para certificação 3500,00 reais

    Oracle Certified Professional-Database Administrator Tambem 5 cursos. Custo sem prova para certificação 12000,00 reais

    Quem acha que compensa que tente a certificação


27/03/06, 15:26:21: João Carlos - IP : 200.245.168****
    Certificações para Desenvolvimento Não vou me preocupar muito com a questão do mérito das certificações,tema paralelo que acabou sendo mais abordado. Acho que os fatores pessoais mais importantes para a escolha de uma certificação são: 1) Tempo, para estudar e ter condições de ser aprovado 2) Dinheiro, para pagar, no mínimo, a inscrição do exame 3) Motivação, estudar para algo que você não gosta não é muito agradável.

    MCSD/MCAD Estas certificações estão sendo bastante valorizadas no momento, basta fazer uma busca de empregos para .NET (C#). Ambas têm alguns pontos importantes, o custo de cada prova é de US$80,00 um dos menores do mercado e é muito fácil achar informação para estudar para as provas.

    MCDBA (SQL Server) Padrão Microsoft, bom custo-benefício. Têm muita empresa usando SQL e em caso de empate na experiência profissional, imprescindível, a certificação vai ser o "golden-gol" Sun - Java Java está em alta já faz algum tempo, deve continuar valorizado nos próximos anos, as provas não são tão caras, mais em média o tempo que você precisará para se preparar é maior e isto têm sempre um peso em nossas decisões. OMG-UML As certificações da OMG para UML sempre significarão um currículo valorizado para quem sonha com gerência e especificação de projetos. As provas, num total de 3, custam US$200 (bastante salgado) e são muito complexas, envolvem especificação prática, nada de múltipla escolha. Muito valorizada, mas com alto custo (Dinheiro e Tempo) ORACLE - OCA/OCP Oracle têm um nome de peso no mercado, pesquisas recentes têm indicado uma queda no valor pago a profissionais de Oracle. As certificações da oracle para desenvolvedores não custam caro, uma custa US$90,00 e outra US$125,00. Para quem trabalha com procedures vai precisar de pouco tempo de preparação.


27/03/06, 14:32:31: Tadeu - IP : 200.222.88****
    Concordo com o que cada um disse em relação a certificação. Tenho Faculdade, duas pós e ainda sim deixei de passar em diversas entrevistas só por causa das letrinha MCP/MCSA/MCSE. Tenho bastante experiência na área e nem assim fui a diante. As empresas deviam abrir os olhos a maioria dos profissionais que tem certificado não sabem nada ou não tem experiência alguma (conheço vários nessa situação). Mas nem por isso abaixo a cabeça, sou contra a certificação e prefiro me aprimorar de outras formas.

27/03/06, 11:11:17: Cesar - IP : 201.27.106****
    Os cursos preparatórios para as certificações realmente têm um custo muito alto, porém, as certificações estão "lá" esperando para quem quiser ir tirá-las..... Ninguém é obribado a fazer um curso para tirar determinada certificação... Os livros são caros ? , ok, mas, e a Internet ? não pode ajudar com isso não ? qualquer coisa é só pedir ajuda ao "Tio Google".

26/03/06, 23:22:21: Um dos maiores problemas - IP : 201.7.****
    O maior problema de tirar uma certificação aqui no Brasil é o $$$, cujo seus valores são dolarizados, mas ganhamos em Reis, para os norte-americanos é muito mais barato e o ROI deles é mais rápido que o nosso e devemos dizer que aqui no Brasil, maior parte das pessoas, não tem condições de bancar isso, ou paga as contas ou paga a certificação.


26/03/06, 19:50:07: Genival genival@tecmes.com.br - IP : 200.100.7****
    Bem pessoal certificações na área é algo indispensável, porém nem todos tem acesso, na empresa em que eu trabalho , paga a certificação se eu passar se não tenho que pagar do meu bolso, porém não prova que uma pessoa sabe muito, mais que pelo menos conhece o por que da coisa. Tenho que fazer certificações de qualquer jeito então uma MCSE e conhecimentos em AIX, HPUX, Solaris e IRIX etc.. dá pra começar.

26/03/06, 17:51:14: Para nós meros mortais - IP : 201.7.1****
    Penso o seguinte: vivemos no sistema capitalista, mesmo que um curso ou certificado não tenha eficácia prática comprovada, devemos faze-lo (lógico dentro de nossas possibilidades financeiras e de tempo), pq quem manda e ditam as regras são os detentores do capital,agora se você é contra isso ou não tenho dinheiro para faze-lo, que é meu caso tambem, melhor abrir seu próprio negócio e dsejo-lhe toda sorte do mundo, pois o mercado de trabalho tá muito competitivo.

26/03/06, 13:18:47: Marco Afonso marcoaafonso@gmail.com - IP : 200.172.4****
    Acho que 90% das mensagens deste forum deveriam ter sido excluídas pelo administrador. Eu que estou procurando avaliar qual certificação tirar, não tive nenhuma informação relevante aqui.

    Ou se retira as mensagens ou muda o título dele. Uma sugestão: "Certificação ou formação acadêmica"


26/03/06, 12:52:51: Alexandre alexandre@nois.com - IP : 201.52.127****
    A melhor certificação é a RHCE(Red Hat Certified Engineer), pois além de ser testado em um exame 100% prático, foi eleita a melhor certificação para 2006, deixando para trás as certidicações da Microsoft e Cisco (https://www.certcities.com)

    A LPI nível 2 também é uma boa escolha, mas não se compara à RHCE.

    Quanto às certificações da Microsoft, acabou virando carne de vaca. Qualquer um que repita no exame, pode refazer a prova. Conheço muitos casos de pessoas que simplesmente "decoram" as questões, são certificados e não sabem nem "subir" o serviço do AD.

    A área de tecnologia, não é como outra qualquer, que o indivídou tem o Diploma universitário e pronto. O que conta, além do diplima(que é o básico) são as certificações.

    Boa sorte a todos


25/03/06, 18:49:16: Ricardo - IP : 200.179.206****
    Cesar - IP : 201.43.165****

    Claro que não...mas também não foi na preparação para certificação Microsoft que Stallman e cia fizeram tudo isso. Creio que a Universidade tiveram um peso muito importante pra isso.

    Grande abraço,

    Ricardo


25/03/06, 16:38:50: Patrick - IP : 200.158.200****
    Quando vc tira carteira de motorista não faz pela Fiat, ou pela Volkswagen, pela Ford ou pela Chevrolet. Não vejo sentido em tamanha valorização do profissional certificado por este ou aquele fabricante, na realidade eu conheço diversos mecânicos da FORD, DA VOLKS, e da FIAT, mas não conheço nenhum motorista certificado em tais marcas. Daí eu imagino que se o profissional é certificado em algum fabricante os outros (certamente) foram passados em branco, pressupondo isso o profissional não saberá sequer ligar o produto deste fabricante para o qual o mesmo não é certificado. Ora, se eu tenho que dirigir qualquer carro eu quero ter a carteira de motorista (DIPLOMA UNIVERSITÁRIO), agora se eu quero dirigir apenas uma determinada marca eu tiro o certificado (MCSE,MCP,CCNGAY ETC)... Concordo com o quê já foi exaustivamente falado por outros amigos, esse negócio de certificado é benefício apenas para a empresa proprietária da BRAND, para o profissional nã tem valor algum na prática. Abraços.

25/03/06, 15:24:47: Marcel - IP : 201.6.10****
    Antes de me iniciar na carreira estudei e durante o mesmo, fui procurar estagio na area de TI, em todos as minhas entrevistas me foi perguntado se eu tinha experiencia em delphi, ou cliper ou c ou VB, eu disse que conhecia a ferramenta mas nao havia trabalhado, fiz os testes em muitos nao passei, o mais curioso e que meus amigos ja tinham seus estagios em outras area profissionais sem experiencia, hj em dia percebo que alem de expericia existe a moda das certificaçoes o que muitos caem na onda, eu nao sou a favor disso nao pretendo estudar uma linguagem ou outra e gastar meu dinheiro a toa, pois tambem sei que as boas vagas tem que ter QI mesmo sem certificaçao, ja conheci vendedores advogados e medicos na minha area, mas cair na onda da certificaçao nao da a nao ser que me paguem!!

    abraços


24/03/06, 20:09:14: cesar - IP : 201.43.165****
    faculdade é fundamental, mais dar tanto valor assim a um diploma, não dá!

24/03/06, 17:32:16: Isaac Duhor isaacduhor@gmail.com - IP : 192.85.****
    Mas será que essas 10% (vagas) não são para ganhar mais que os 90% de curso superior? Pense nisso.

    Não estou dizendo que um é mais importante que outro, mas é preciso se adaptar à realidade dos seus objetivos. Se quer trabalhar direitinho, em uma multinacional ou consultoria, com informática, e ter chance de crescer na área técnica (ou gerencial), talvez as certificações ofereçam um custo-benefício mais imediato.

    Agora, claro que o curso superior (e mestrado/doutorado, pós, MBA) traz benefícios mais sólidos e permamentes na formação do profissional, e também abre o leque de opções (concurso público, professor, empreendedor).


24/03/06, 17:13:50: Tapioca - IP : 200.160.247****
    Não tem nada a ver comparar formação acadêmica com certificação. São coisas completamentes distintas, com propositos completamente diferentes.

    A formação academica prepara profissionais para uma determinada carreira, a certificação é uma comprovação de especialização em uma tecnologia ou ferramenta específica.

    O tema é o custo benefício de se certificar em algo.


24/03/06, 16:31:58: Yuri Salomão yurigs@click21.com.br - IP : 201.54.21****
    Nao tem nem que discutir. Basta fazer um levantamento das vagas deste site: 90% exigem curso superior (exceto vagas para programadores onde nao sao exigidos curso cuperior) 10% exigem certificaçao, mesmo assim, algumas so colocam 'desejavel' certificação.


24/03/06, 12:50:29: Daniel - IP : 201.27.17****
    Na minha opinião existem muitas outras formas de provar a sua capacidade de fazer algo, não só em relação às certificações e não só no campo da informática, o bom profissional pode, por exemplo, não ter tempo para conseguir uma certificação mas merecê-la, enquanto outro, não tão bom, tem um tempinho livre, vai lá, consegue o papel, mas na hora de comprovar seus conhecimentos tropeça, cai e simplesmente prova que um papel não significa nada se seu conteúdo é falso. Mas existe algo correto: se um bom profissional possui uma boa certificação, este abre grandes portas e conseguirá mante-las abertas...

24/03/06, 10:48:49: Gamaliel Alexandrino gamaliel@delga.com.br - IP : 200.183.229****
    Mais uma vez! Está ficando interessante. Olha só Marcelo! Se eu tiver que contratar um profissional, com certeza ele fará um teste e tem que apresentar " o papel a certificação". Imagine você estar andando a noite pela cidade, você é abordado por uma viatura, estes lhe pedem os documentos e você responde: "sou Marcelo, moro em tal lugar, meu RG é tal, mais não tenho nada em mãos. Ou se você provar quem é com seus documentos. Qual é a melhor situação, qual trará mais confiabilidde as suas informações? Por este motivo simples, "o papel" é valorizado e concordo que é necessário.

23/03/06, 13:01:44: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Poxa nossa area e conplicada mesmo, sabia que certificaçao PMI so e usada em TI(pelo menos em 90% dos casos), que certificaçaoPCP nao existe, ou que certificaçao em contabilidade financeira nao existe(a nao ser cursdo superior) que "certificaçao metodologia do direito do trabalho" seria algo que daria um belo de um processo na OAB que certificaçao em aplicaçao de injecao em paciente obeso tambem seria uma piada!! Ja imaginaram que o que passamos e uma palhacada , alem do que o colega embaixo disse, um consumismo!!!!!! Conheci um cara que nao sei o que fez... era um vendedor de sapatos(vendedor mesmo), fez curso de oracle, nao tem certificaçao mentiu no curriculum sobre seus cursos superiores e ainda por cima e um analista de sistemas... Ninguem me falou EU VI!!!! E ai vcs acham isso legal?? acha que vale a pena se certificar para umas empresas que nao estao nem ai pra vbc!!e sim quer saber seu valor hora!! A area apesar de boa frusta muito, mas nao faço joguinhos destes caras nao e acho que vcs nao deveriam fazer!! Somos sers humanos nao um bando de panacas!! complicado....

    abraços


23/03/06, 02:43:59: Tambem Concordo Novamente - IP : 201.7.4****
    E digo mais: um Bom QI vale mais que n cursos, certificações ou faculdades, infelizmente, conheço gente que só tem ensino médio e trabalha em multinacional, até em cargo de gerencia de projeto, as vezes o subordinado, tem milhares de vez, mais qualificação que o próprio gerente, mas lhe falta o essencial "o Qi". Todos saem ganhando, dono da empresa, cara do qi ("amigos do rei") , o dono dos cursos, empresas que certificam, menos nós que perdemos 5 anos numa faculdade estudando coisam que não ensinam nesses "cursos flashbacks" e nem podemos prestar concurso publico, pois pede 4 anos de experiencia comprovada (CLT)

23/03/06, 02:37:03: Concordo Plenamente - IP : 201.7.4****
    Concordo com um colega que disse que nas cidades de fora de São Paulo, nas regiões metropolitanas, só o fato de você colocar no curriculo que fez uma faculdade TOP, você já é excluido do processo, imagine certificações e outras coisas , pois eles acham que você dará no pé a qualquer momento, e logicamente trocará seu salariozinho de 300 ou 400 reais sem registro de programador .NET e Oracle por um de 2000 ou 3000 em uma multinacional. Um recrutador me disse uma vez que " -Você esta eliminado por ter muito conhecimento, quero alguem só com nivel técnico, essa vaga é pouca para você". É por isso que eu e muitos somos obrigados a pegar n fretados para disputar vagas em Sampa.

23/03/06, 02:31:07: Puro Consumismo - IP : 201.7.4****
    O principal objetivo da informatica se perdeu que é o processsamento dos dados,virou um verdadeiro comércio de cursos, certificações e linguagens sem ter nenhuma padronização, mesmo o SQL que foi criado para este objetivo também entrou na roda, vide os varios tipos de SQLs por ai. Toda hora lança versão x ou y , ai haja dinheiro e tempo para estudar novos comandos para fazer o mesmo que vc fazia na versão anterior, fora certificações e outras exigências que estão na moda; e que muitas vezes nem são usadas na prática.

22/03/06, 19:23:35: Luciano Fidelis - IP : 200.153.6****
    Se você é um profissional de TI acho muito importante unir o ultil ao agradável. Ou seja, Cursar o curso superior e ter alguma certificação é bom.

    Estive lendo alguns comentário abaixo, e não consigo compreender como um bom profissional de ti está desempregado...

    É claro, que em algumas cidades do interior tanto faz ou não ter titulos.

    Mas, ai que tá o erro. Imagino que moro no interior, tenho conhecimentos muito bom em informática. Sou convidado para trabalhar em uma multinaciona. e bla bla bla.... Ai surge uma oportunidade de eu ir trabalhar na matriz ou até mesmo no exterior. Ai o gerente pega o seu CV e fala !!! Nossa !!! o joão não concluiu o ensino superior..... Infelizmente não vou poder promover ele...

    Ai vc fica triste...

    A moral da história... Se vc é realmente um profissional, e está interessado em trazer sempre o melhor para empresa, é super im,portante ter graduação e estar sempre se reciclando....

    Pois eu acho que ninguém aqui gostaria de ser operado por um médico que não cursou uma faculdade, ou que não participa de seminários semestralmente... Ou gostaria ???

    Luciano Fidelis MCSE 2000 MCDBA 2000


22/03/06, 19:14:09: Luciano Fidelis - IP : 200.153.6****
    Depende qual a sua area de atuação.

    Acho relativo essa enquete.....


22/03/06, 15:37:37: Vanessa - IP : 200.148.24****
    Com certificação!! mas não adianta nada ser certificado e esquecer tudo assim que acaba a prova!É claro que grandes empresas não vão querer um cara sem graduação nenhuma, com certificação ou não. Eles querem gente que realmente sabe, mas tem muita gente que sabe muito e tá fora do mercado. Na minha opinião certificação ajuda e muito, o problema são os processos seletivos que eliminam gênios!!É inaceitável!

22/03/06, 13:57:58: Rodrigo - IP : 200.245.11****
    Concordo c/ quem diz que ensino de base é fundamental. Até pouco tempo atrás eu achava que não. Começar a cursar um nível superior (fora da área de TI, diga-se de passagem) e percebi a mudança de percepção e raciocionio que vc adquire. Trabalho c/ CISCO e estou enrolando p/ tirar a certificaçao básica (que por sinal ja esta até paga) pois não quero me dar ao luxo de reprovar. Mas não que eu não conheça a tecnologia, é que eu ainda não respondo as questóes do jeito q a cisco "quer" que eu responda. Concordo em partes que certificação é decoreba, pois há um abismo entre uma certificação básica (dessas que estão sempre na moda entre as consultorias )e uma EXPERT. Muitas delas (cisco ccna inclusive) vc tira na base do test-king, mas tenta tirar um CCIE dessa maneira! Tenho certeza que quem passa no exame prático (implantação + troubleshooting) da CCIE conseguiu somente na base da decoreba. ats.

22/03/06, 10:32:48: GIDO - IP : 200.213.200****
    Tanto a certificação como o ensino Superior no final um acaba complementando o outro.

22/03/06, 07:30:14: Mr. M - IP : 200.222.13****
    A questao não é fazer ou não uma certificação e sim achar, como alguns aqui, que deve-se substituir uma formação de base somente por uma certificação. Hora, imagine uma pessoa que para exercer a profissão de cardiologista tenha somente um curso de como operar uma máquina de eletrocardiograma? Vc se consultaria com ele? Ou um dentista que fez um curso para saber mexer nos equipamentos da sua cadeira? O problema é esse. Por causa do comercio de certificações mais uma vez nossa profissão esta prostituida.

    Já viram quantos problemas foram discutidos nesse forum? CLT x PJ, Certificação x Formação de Base, entre outros.

    São muitos problemas que somente com a nossa união poderemos vencer.


21/03/06, 22:36:40: Erivelton eopaes@yahoo.com.br - IP : 200.204.2****
    Eu creio que hoje em dia a Certificação é muito importante, mas o que muitos aqui tem colocado em discussão é a respeito de Pós-graduações, Mestrado e etc...não tem nem porque comparar. Eu acho extremamente importante, mas nem um, nem outro são descartáveis, meu foco hoje é uma boa pós-graduação, mas não deixo de lado as certificações, acho que tudo que fizermos para somar a nossas carreiras devemos fazer.

21/03/06, 14:11:05: Tapioca - IP : 200.160.247****
    O custo/benefício das certificações, esta muito associada a moda do mercado. Há pouco tempo, as empresas todas pediam certificações, porque para entrar em concorrências públicas elas tinham que apresentar um número x de certificações da equipe participante. Agora que o governo quer software com código aberto, não tem mais sentido pedir certificação Microsoft, as certificações Linux, Java e outras, não são muito exigidas, então esses anúncios se tornaram muito raros, atualmente.

    O PMI era uma coisa que todo mundo exigia certificação, agora eles pedem conhecimento da metodologia. Agora a moda não é mais PMI, agora é CMM, só que é a empresa que tem que se certificar. E porque? Porque as empresas querem exportar software e pra isso tem que ter o CMM.

    Quer dizer é muito dificil acompanhar essas modas. Não pra sair fazendo certificação de tudo quanto é coisa, porque, quando a moda passa, talvez não tenha dado tempo nem pra vc recuperar o investimento.

    Então a relação custo/beneficio, pendeu muito mais pro custo que para o benefício.

    Acho válido fazer treinamentos e estudar várias coisas, mas a certificação, é um exame que vc paga caro pra fazer e não prova nada.


21/03/06, 13:19:27: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Vamos nos de novo, ser um certificado é, ter um comprovante de uma empresa dizendo que vc conhece o produto e seus componentes, ter curso superior e estudar 3 a 6 anos entender as proaticas os pensamentos a respeito da area que estudou e evoluir mais ainda, nao sou certificado oracle nem mysql nem outra porcaria qualquer, mas na minha base de banco de dados ja administrei um oracle db2 e sql server(ou seja me virei bem) ois a base e a mesma, vai dizer isso a um certificado do produto sem base nenhum, ele te olha como um viralata!! Mas e aquilo, mais vale um macaquinho de 20 reais mas com uma medalha na m,ao que um cabeça pensante e profissional trabalhando para vc!! Por isso que tem muita gente que ou sai da area, meu plano futuro, ou quer montar uma empresa de TI, tudo no brasil vira esculhanbaçao!!

21/03/06, 11:37:03: JOão - IP : 139.82.****
    Como nosso amigo Gamaliel e Ricardo disse, realmente existe casos extraordinários de pessoas que, sem muita instrução, ficaram milionários. Mas são muito poucos e esses poucos tem o que o Ricardo frisou; uma capacidade fora do comum de empreender.

    A maioria esmagadora não tem isso, acredito que quase todo mundo que postou aqui não tem essa veia de vendedor nato...eu me incluo nessa lista. Por isso, tenho que estudar muito para poder trabalhar para essas pessoas que não tem muito estudo. :-)

    Então é assim: Gênios = não precisa estudar para se darem bem Normais = tem que estudar muito para trabalhar para os gênios.


21/03/06, 08:28:21: Gamaliel Alexandrino gamaliel@delga.com.br - IP : 200.207.9****
    Olha pessoal! O que o Marcos comentou sobre as duas únicas referência sobre sucesso sem instrução são poucas. Acredito que estudo e as certificações são necessárias e muito. Eu em minha primeira formação sou Eng. Químico com pós e Mestrado, por causa de uma alergia migrei para informática desde 97, fiz sistemas de informações no mackenzie, pós na Unisa em Gestão de TI, e CCI na Universidade de Chicago em ERP/MRP, atualmente estou concluíndo meu mestrado em Eng. de Redes na USP-Poli. O saber não acupa lugar, tenho diversas certificações e não me arrependo. Morei fora algum tempo e isto ajudou ainda mais minha carreira. O Bill gates e o Silvio Santos, só estão onde estão por serem os melhores, exploram com sucesso suas atividades e nuncam param de ler e buscar. Não acredito em outra coisa a não ser trabalho, dedicação e estudos. Por muitos não gostarem de ler e estudar é que nosso país não cresce como deveria. Sugestão corram enquanto podem, pois só na morte é que deixamos de aprender.

20/03/06, 23:53:15: Josmar Barbosa josmar.barbosa@info-pragma.com.br - IP : 200.189.87****
    O conhecimento é a mercadoria que o consultor vende. Eu sei de um caso em que dois profissionais foram prestar a prova para MCP em Visual C++ 6.0. Um dos profissionais chegou muito perto do mínimo pra aprovação, o outro... passou. O primeiro fez a prova "na raça", o segundo, eheheh - acrditem... colou!

    Certificação e curso superior completo é muito relativo... conheço muito gerente de sistemas que "não sabe o que faz" e muito "Gerente de conta" que PRA VENDER mente o que pode pro cliente... e depois fica querendo tirar o couro dos consultores... Seja um bom profissional - formado ou não - e faça a coisa certa: "só venda aquilo que você PODE entregar".

    Abraços.


20/03/06, 22:44:18: Marcos marcosv@hotmail.com - IP : 201.26.55****
    Quem acredita em certificação?

    Certificação com exceção as de softwares livres e as da CISCO, só tem válidade no curtissímo prazo, veja por exemplo o que vale hoje um sujeito com certificação MCP em WINDOWS NT??!!. Quanto aos cursos superiores, até onde eu saiba BILL GATES, SÊNIOR ABRAVANEL (SILVIO SANTOS), e o dono da tal CASAS BAHIA não tinham, (ou não tem), curso superior e ficaram bilionários. Então o que vale é o conhecimento e isto só tem quem tem experiência, seja lá no que for desde fazer um bolo de chocolate ou projetar um CRAY. VC quer ficar bem de vida com informática aprenda por exemplo assembler e vá programar microcontroladores, eu naõ tenho certificação nem curso superior, mas estou muito bem de vida, não sei nem escrever, mas conheço lógica e matemática.


20/03/06, 22:22:12: Marco ti-ja-era@exploracao.com.br - IP : 200.99.19****
    Tambem abandonei o mercado de TI. Tenho trocentas certificacoes, MCSE, MCSA, MCP.... no entanto sou do interior e por aqui as coisas sao muito diferentes. A maioria das empresas nem sequer sabem o que é uma certificação. Tenho um curriculum muito bom, multinacionais etc, porém causa medo, por incrivel que pareça, aos gerentes de TI contratadores. Pois tem medo de perderem o seu "lugar", como me disseram na propria entrevista já algumas vezes! incrivel! Me arrependo profundamente de ter tirado tantas certificacoes e dispendido tanto dinheiro com elas. Foi um grande erro. No mercado de TI só se dá bem quem tem QI. E se voce estiver disposto a viver em sao paulo capital, aí sim pode arrumar alguma coisa. Se voce nao conhecer "alguem" esqueça, acaba tendo que ir pra consultorias que só vao explorá-lo.

20/03/06, 19:06:39: Ricardo none@mail.com - IP : 200.179.20****
    Ah, meu amigo, eu tenho certeza que uma grande empresa, que visa ter um profissional para fazer carreira, para ser gerente ou executivo no futuro, não pensará duas vezes para ficar com o primeiro.

    Apenas para finalizar, muita gente que não tem curso superior ganha muito bem, uns ficam milhonários montando empresas outros se tornam presidente. Mas isso é raro, se você não tiver um tino comercial muito apurado, se você não for um gênio, se você não for um empreendedor nato, faça curso superior.


20/03/06, 19:06:19: Ricardo none@mail.com - IP : 200.179.20****
    Um curso superior é muito melhor do que a certificação. Melhor porque lhe a oportunidade depois de se especializar numa pós-graduação, mestrado, doutorado em pesquisas que você realmente gosta e gerando frutos que beneficia toda a sociedade de TI.

    Todos esses sistemas/aplicativos/ferramentas que os senhores se certificam foram projetados/concebidos por profissionais, no mínimo, pós-graduados. Se não acredita, manda o seu currículo para Oracle, Microsoft, SAP, etc.

    E o software livre? Richard Stallman era pesquisador, John "Maddog" é professor em Harvard, Linus Torvalds criou o linux enquanto estava na faculdade.

    Falem algum profissional certificado que contribuiu com alguma coisa importante para TI que eu falo 10 acadêmicos.

    Então, não tem comparação. O curso superior é FUNDAMENTAL para quem quer crescer, a certificação é um plus para quem já trabalha com a ferramenta e só isso, ela não substitui a faculdade.

    O mercado para "certificados" é bodyshop, alguel de mão de obra apenas em projetos terceirizados e/ou temporários. Para as grandes corporações o que importa é a faculdade (uma pós de preferência), o idioma estrangeiro e, depois, se tiver, uma certificação.

    Análise:

    Fulano de Tal Engenheiro de Computação - Universidade de São Paulo MBA em Gerência de Projetos - FGV

    Sicrano de Tal Certificação X Certificação Y Certificação Z


20/03/06, 16:40:12: Cesar - IP : 201.27.107****
    Não acho que certificação seja algo "fácil" de se conseguir, muito menos algo que tenha um valor profissional "inferior" a um curso superior. Na minha simples opinião, os cursos fornecidos por faculdades são ridículos e ensinam muito pouco. Em um curso preparatório para determinada certificação, o profissional aprende muito mais e em pouco tempo! Respondendo ao tópico, a melhor opção, caso vc ja tenha algum conhecimento, é estudar em casa, pois os cursos preparatórios que existem por aí são muito caros. Mas tem um outro lado também, ao se envolver com determinada instituiçao para fazer determinado curso, você conhece várias pessoas da mesma área, faz amizades importantes e aprende coisas bem interessantes.

20/03/06, 16:31:56: Breno Pseudo engenheiro_ex analista TI breno_almada2005@yahoo.com.br - IP : 200.131.216****
    O amigo que comentou por último deve possuir empresa que trabalhe com certificações.O problema é a base, enquanto não for criado um conselho de classe para a categoria, a mesma ficara "prostituída", tenho amigos administradores, matemáticos e até biólogos que trabalham na área de TI, além de atuarem nas suas áreas tb. tipo (professor de escola técnica ou comun e trabalha para consultoria) ou adm de empresa e presta serviços como free. Sou formado na UFJF (Federal de Juiz de Fora - MG) trabalhei exclusivamente na área durante 8 anos (5 como analista de suporte e 3 como analista-programador Clipper/Cobol (na ordem cronológica inversa).Hoje estou me formando em engenharia de minas por orientações recebidas pelo meu ex-chefe (cliente da EDS na conta CVRD)e não me arrependo, fora a área de hardware (micro\impressora) que uso bastante hoje programo relativamente bem em C/C++ apenas por hobby, se quero voltar para a área? não!Na área de TI fazemos das tripas coração e ainda sim não somos reconhecidos!.

20/03/06, 12:13:02: F@bio Araujo chauvinista@ig.com.br - IP : 200.168.1****
    Todo tipo de conhecimento, provado através de Certificações são extremamente excepcionais para qualquer profissional de TI. Quais são as vantagens de um CCNA, CCNP? Um MCSA, MCSE? Infindáveis são as portas que se abrem e imensas são os ordenados destes profissionais!

    Galera, jamais deixem de estudar, sempre com foco em Certificar-se! Sempre!

    Abraços!

    F@bio Araujo CCNP - Cisco Certified Professional MCP - Microsoft Certified Professional


20/03/06, 09:36:03: Orlando ebeju@yahoo.com.br - IP : 201.6.13****
    Pessoal concordo com o Marcelo pois tenho um colega que mal sabe resolver problemas de matematica, apanhava em lógica de programação, mas por ter a certificação oracle esta trabalhando em uma gde empresa de TI. Realmente essa profissão esta meio "desculpa pela palavra" prostituida. há algum sindicato para profissionais de informática? precisamos fazer alguma coisa se não so vai pior nossa situação. Se sujeitar a ser hulmilhado.

20/03/06, 00:51:24: Concordo outra vez com você marcelo - IP : 201.7.****
    Eu tambem tenho mesmo sentimento que você, me sinto humilhado e um trouxa, estudei 4 anos na FATEC, aprendi trocentas tecnologias(CENTURA,ORACLE,.NET,JAVA,COBOL,etc) por esforço próprio, horas de sono perdidas, sendo que vi colegas meus, que eram verdadeiros turistas, não estavam nem ai, estavam mais preocupados com as baladas, entrando em empregaços sem saber sequer o básico, por puro qi e para piorar, é a unica profissão que vejo psicologo, médico ou "maigos do rei" ser analista de sistema, se isso é correto, Pq eu formado em informática tambem não posso ser médico, arquiteto, engenheiro, psicologo, etc?

20/03/06, 00:39:41: Advogado, ex-analista de TI - Desculpe Apinfo, mas fugi do tema para dar um clique no pessoal - IP : 201.7.****
    Eu mesmo já desisti de TI, me cansei desse consumismo de cursos e certificações, de panelinhas, "amigos do rei" e outras coisas. A informatica foi criada para facilitar e automatizar tarefas e processos e não virar essa estória de: - Sei a linguagem versão 2004, ai outro se esnoba falando que tem certificação dessa mesma linguagem versão 2006, etc - o que interessa que é regulamentar nossa profissão e defender nossos interesses como profissionais , trabalhadores e cidadãos que nós somos, ninguem o faz, só transformam esse forum de "muros das lamentações" ou para alguns "espetaculo do seu super ego"

20/03/06, 00:32:02: Concordo com você Marcelo - IP : 201.7.****
    Replicando o comentário do seu Luis, eu sempre fui de correr atrás, aprendi n tecnologias, contabilidade, etc, etc, etc, mas tem coisas que não aprendi, não foi por falta de vontade, e sim, por não ter oportunidade ou dinheiro para aprender mainframe , SAP e outras coisas que o mercado demanda mais e tem menos profissionais. Agora é fato que existem vagas que querem que sejamos verdadeiras enciclopedias larrouse com salários de pedreiro e também concordo que existem algumas certificações por ai que são mera decoreba. Manda um desses caras com "titulos de nobreza" resolver um problema no "mundo real"

19/03/06, 16:00:37: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Olha o Luiz , vc vai me desculpar mas DESISTA da sua area de TI sim, mas desista denro do Brasil, pois fora do pais vc e respeitado, caso contrario faça como muitos amigos meus e ate eu tambem , monte um boteco pois a grana e a mesma o trabalho e menor e sua qualidade de vida maior!! nos aqui no brasil estamos sendo HUMILHADOS pelas consultorias de TI que exigem certificacao e nao sua base profissional, muitos que conheci decoram manual e fazem prva de DBA oracle e ja saem se vendendo por pouco , e essas empresinhas xinfrim pegam e nos profissionais de base estudo ficamos , como eu o fiesta street Me desculpem mas e assim que eu vejo e minha realidade de vida

19/03/06, 11:07:50: Luiz Fernando Martto Fustini - Parte 2 - IP : 201.42.9****
    Não desista de sua área. Por mais que existam algumas injustiças (isso é fato), a maioria dos profissionais estão nessa porque gostam e não porque são um banco de mercenários que caem de pára-quedas de outras áreas visando ganhar mais bufunfa. Podem acreditar que o principal fator para os baixos salários é a grande quantidade de estudantes de nossa área (que possui, sim, muita demanda e muitas vagas), que são literalmente "moleques" achando que vão andar de Audi A8 como Analista de Sistemas. Isso resultou, nos últimos anos, em diversos profissionais "meia-bocas" formados e os salários vão lá em baixo. E lá vai seu A8 virar no máximo um Celta 1.0. Confesso que não estudei em uma Universidade de ponta, e por isso digo que dentre 70 alunos, uns 15 se interessavam e corriam atrás. O resto? Vão virar micreiros, picaretas ou abrir o já citado "botecão". Sucesso à todos!

19/03/06, 11:07:31: Luiz Fernando Martto Fustini - Parte 1 - IP : 201.42.9****
    Em termos financeiros, creio que as certificações mais visadas pelas grandes empresas e consultorias são de fornecedores conceituados como Oracle, Microsoft, IBM, SAP, Sun, etc. Cabe a cada profissional definir o seu perfil (Desenvolvimento, Análise, Infra, etc.) e não querer "abraçar o mundo", pois quem quer manjar tudo, na maioria das vezes acaba não manjando nada. O mais importante nisso tudo é compreender que o correto não é escolher a certificação que trará maior retorno financeiro e sim aquela(s) tecnologia(s) que você realmente gosta. Agora, a respeito da questão "Pós-Graduação x Certificação", fico na dúvida, pois em alguns casos é possível unir o útil ao agradável. Você pode cursar uma Pós-Graduação DBA Oracle na FIAP (por exemplo) e sair de lá preparado para fazer as provas de certificação. Mas não ache que tudo é moleza, vocês precisam entender que os cursos oferecem o básico e o principal objetivo destas instituições é te ensinar a pesquisar. Portanto, seja um profissional dedicado, estude, trace objetivos e bola pra frente. E não se esqueça de que, mesmo possuindo todo o conhecimento acadêmico e certificações, você nem sempre sai ganhando, pois imagine um cenário onde um cara tira a certificação OCP de Oracle, mas possui pouca experiência no Mercado. Pode acreditar que outro cara com 5 anos de experiência na ferramenta, mesmo sem certificação, ganha esse jogo sem esforço algum. Então é tudo muito relativo. O importante é não desanimar, pois pode acreditar que vender coco na praia, abrir um boteco, mudar de área tendo de cursar novamente diversos anos de Universidade (e a grana indo embora...) não é nem um pouco interessante.

19/03/06, 10:59:31: informação basica - IP : 200.158.20****
    Se a moda pega, vou ser o primeiro a me certificar em Ginecologia, já que não é necessário nenhum pré-requisito para certificação apenas decoreba. A grande defesa da certificação é o fato de a mesma independer da formação em nível superior da área. Decerto que o profissional autodidata vai ficar "P" da vida com quem quer que seja contra a atual valorização dos certificados de "FABRICANTE" mas a grande realidade é que a mesma apenas involui nossa carreira uma vez que o interessado em se CERTIFICAR vai buscar a mesma numa escola dita "OFICIAL" ou mesmo por self study, e não nas Faculdades de ponta ou escolas superiores de tecnologia. Ou seja, a certificação é um bem volátil isso não só no Brasil, mas também no resto do mundo. Os profissionais certificados são peças de açougue, se o fabricante morrer (eu já ví isso) o profissional vai literalmente "PRO SACO". Prefiro ser Tecnólogo que MCP, isso não faz diferença hoje, mas fará com certeza em alguns anos.

18/03/06, 22:14:24: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Mais uma vez vem meu protesto contra a area que me deixa mais desanimado... Vamos pensar numa coisa VOCE isso vc estudante universitario, ou profissional de nivel superior em informatica ou engenharia, que investiu pelo menos 3 anos de estudando em nivel superior, sabendo calculo, outros ate conseguindo tranformar a racionalizacao da logica em formalas algebricas para a computacao. Vc que estudou, acha mesmo que seu curriculum deva ser substituido por um qualquer que estuda 2 meses em um curso de informatica(oracle, java, etc...) decora a materia passa e ovbtem uma certificaçao monta uma empresa para ser PJ e se vende barato para uma consultorias de TI...(Eu vi isto acontecer) e Se meu curso superior que levei a serio esta sendo substituido por um certificaçao idiota que nao prova competencia nenhuma a nao ser que a pessoa sabe decorar materia entao mais uma vez penso que estudei a area errada...

    abraços


18/03/06, 06:55:47: Artur Baruchi - IP : 192.85.****
    Sem duvida nenhuma, possuir certificacao eh um diferencial e tanto em um curriculum, eu mesmo possuo 2, LPI e de AIX (e jah estou indo pra 3a de Solaris), porem, acredito que de forma alguma deve-se investir em certificacao e deixar de investir em formacao academica, pois a certificacao eh atrelada a uma tecnologia de uma determinada empresa e voce corre o risco de ficar obsoleto junto com a tecnologia, jah uma formacao academica, que eh onde voce aprende conceitos e aprende a raciocinar como um profissional, isso nao fica obsoleto...!!

17/03/06, 16:48:26: Flavio - IP : 200.182.87****
    Mas com certeza não foi por causa da pos da UERJ, pou eu conheço o CCIE em VOICE que voce esta falando, o nome de é Fabio e passou na prova após estudar muitos materiais, nenhum deles foi o material da UERJ, eu ja estive conversando com ele.

17/03/06, 15:06:17: Desconhecido - IP : 200.196.24****
    O objetivo do tema proposto não é avaliar se é melhor ter pós-graduação ou tirar uma certificação Cisco. Nada disso. Pós-Graduação e certificação podem ser complementares mas existem separadamente. Há uma terceira via aos profissionais que querem fazer um pouco de tudo, é o chamado Mestrado Profissional que é dirigido para uma área tecnológica específica, em alguns casos é possível tirar uma certificação após o curso. Seria então um meio termo entre certificação e mestrado acadêmico por que envolve um misto de pesquisa e conhecimento prático sendo o último mais requisitado. Não podemos também imaginar o professor doutor/mestre como um velhinho cheio de conhecimento e quase nenhuma vivência prática. A realidade cobra muito mais dos doutores/mestres que por conta das sucessivas crises tiveram que arregaçar as mangas e partir para o mercado de trabalho. 50% dos professores doutores ou mestres com os quais tive aula no curso de Ciência da Computação trabalhavam em empresas de tecnologia, infraestrutura, bancos e para o governo. Quanto à certificação só têm valor se vier acompanhada de uma boa formação acadêmica e profissional.


17/03/06, 10:56:05: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.136.52****
    Flavio, só para ilustrar um dos dois unicos CCIE DE VOIP da CISCO obteve sucesso na prova após a PÓS na UFRJ.

17/03/06, 10:14:04: Flavio - IP : 200.182.87****
    Mr. M

    CLARO QUE NÃO ME ENGANO, POIS, DEPOIS DE CERTIFICADO FIZ POS-GRADUAÇÃO NA PUC-RIO UMA DAS MELHORES PÓS EM REDES(FIZ PORQUE GOSTO). E PUDE TER CERTEZA DO QUE ESTOU ARGUMENTANDO.


17/03/06, 09:42:26: Gerson gerson.zanon@gmail.com - IP : 200.152.193****
    Srs. Cada um possui a sua experiência e sua vivência (prática ou teórica) no mercado. O mercado de informática exige tanto profissionais certificados quanto profissionais pós graduados. Cabe ao profissional decidir o melhor rumo que deseja dar a sua carreira e ao seu futuro. Na minha modesta opinião, tanto um quanto o outro não servem para absolutamente nada se o profissional não possuir experiência ou se, humildemente, não desejar obtê-la. Existe espaço para os dois no mercado. Tanto é verdade que existem as duas modalidades para se escolher, uma, outra ou as duas. Para quem deseja algo de mais curto prazo, mas sem pensar em altos valores, a certificação é um excelente começo. Já a mais longo prazo, não deixe de fazer uma pós, na área que melhor lhe agradar. Eu, particularmente, somente possuo curso superior e nenhum deles me fez falta até hoje. Cada um com sua experiência, mas acredito, apesar de não ter nenhum dos dois, que que é bom se ter ou um ou outro. Abraços a todos.

17/03/06, 09:17:14: Elton Vianna eltonvianna at yahoo dot com dot br - IP : 198.69.0****
    Radicalismos....

    Sou da opinião, que radicalismos não estão com nada. Pessoas têm sonhos, ideais e ambições. Temos que respeitar isso. Nem todos buscam a opção de inserção mais rápida no mercado, o que ocorre com os profissionais que buscam certificações, alguns se dedicam à pesquisa e ao estudo, enfim à outra parte que também compõe o mercado. Não pensem que estudiosos são pessoas que não tem papel no mercado, esse pensamento é errado. Estas pessoas podem estar nos bastidores desenvolvendo o que os outros irão se beneficiar no futuro. Alguém acredita que a dedicação aos estudos de James Gosling, que é PhD em Ciência da Computação pela Carnegie Mellon University foi em vão ?? Lógico que estamos falando de uma mente diferenciada, brilhante. Porém não devemos encarar as coisa à ferro e fogo. Acredito que todos tem lugar ao sol, que os profissionais certificados são extremamente necessários ao mercado, assim como os acadêmicos. Atenção: isso é a maneira como penso, distante de ser a verdade absoluta. Atualmente estou cursando Especialização na Unicamp e me certificando em Solaris.


17/03/06, 07:34:06: Mr. M Completando o comentário do anderson - IP : 200.222.13****
    Anderson,

    Engana-se que a formação para mestres e/ou doutores são só para dar aula (ser professor). Essa confusão foi criada pelo antigo governo que editou uma lei em que o nível de ensino (principalmente o superir) seria elevado com o aumento do nº de professores mestres e/ou doutores.

    Voce pode perfeitamente ser um mestre e/ou doutor e trabalhar fora da sala de aula realizando a liderança de projetos em grandes empresas e é isso realmente que esta acontecendo. Claro que a maioria prefere ficar na sala de aula porque é mais cômodo e não tem aquela pressão de prazos de projetos, etc... além de ter um custo benefício bem maior.

    No restante CONCORDO plenamente com voce.


16/03/06, 23:10:34: Money é o que interessa - IP : 201.6.20****
    60% das pessoas de maiores sucessos (empreendedores) não concluiram nem o ensino superior..... quem tem $ e tempo para fazer uma pós, parabéns... quem não tem, a certificação está valendo como forma de se destacar no mercado e melhorar o seu conhecimento e salário.... eu, pelo menos, prefiro investir em um negócio próprio doque gastar o preço de apto. em uma pós e depois depender dos outros para eu ser contratado. Essa é a minha opinião. Se pós adianta-se alguma coisa, nossos queridos Doutores, Bachareis, Desembargadores e Juizes não deixariam o Brasil enfrentar essa crise de violência, desemprego, miséria e CORRUPÇÃO ! UMA VERGONHA !

16/03/06, 17:52:02: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.158.20****
    Pessoal só um esclarecimento, quem aponta sua carreira para a Pós-Graduação inclina-se à especialização após o curso superior. Quem dedica-se ao Mestrado inclina-se à carreira acadêmica visando ser professor/etc. Quem dedica-se ao Doutorado, inclina-se à pesquisa do cadeira que escolheu. É bom esclarecer estes pontos. Esclarecimentos feitos, é de se estranhar que um profissional Certificado CISCO, MICROSOFT, TNG se prontifique a oferecer suporte a Soluções NORTEL, LUCENT, LINUX, SUN SOLARIS, E HP OPENVIEW. Existe aí uma falta de amplitude no sentido de conceitual tecnológico. A certificação NÃO TEM COMO OBJETIVO, maximizar o conhecimento em conceitos, mas sim em PRODUTO E FABRICANTE. Engana-se quem diz que sendo CERTIFICADO CISCO vc terá sucesso em outros fabricantes. Me causaria estranheza se num determinado momento a CISCO ou qualquer outro fabricante criasse uma certificação que permeasse todos os padrões do mercado (IEEE) / (RFC) ETC ETC ETC... Na realidade esse papel é bem digerido pelo ACADEMIC (FACULDADE). Não devemos confundir alhos com bugalhos, CERTIFICAÇÃO É PARA PRODUTO E FABRICANTE / FORMAÇÃO ACADÊMICA É PARA OS PADRÕES DE MERCADO. Vai daí o interesse em um ponto de vista mais abragente ou não de cada um, e tenho dito.

16/03/06, 16:22:09: Mr. M - IP : 200.222.13****
    Caro Flávio,

    Enga-se vc com seus comentários...

    Tenho a plena consciência do que escrevo até porque tenho muita estrada percorrida nessa área, tanto a corporativa como a acadêmica.

    Comparar um curso de certificação com um MBA, Mestrado e Doutorado é brincadeira...coisa de quem não conhece os dois lados plenamente.

    Com relação a vc colocar que sabe mais do que um mestre e/ou doutor depende do ponto vista. Se uma pessoa que tem mestrado ou doutorado nunca trabalhou (o que atualmente esta cada vez mais difícil) até pode ser no comparativo prático e não teórico.

    Tenho amigos mestres e doutores que são feras na área em que atuam. Tive professores excelentes que só tinham especialização mas também outros com Doutorado que além de saberem muito (teoria e PRATICA) tinham uma outra visão de como explorar a tecnologia.

    Conheço muitos profissionais que dão soluções rápidas para problemas mas quando voce pergunta porque ele fez aquilo....hummm.....não sabe explicar...sempre ouço: o professor do cursinho falou que quando der esse erro tem que fazer esse procedimento.

    Mas volto a afirmar que só quem tem certificação esta muito longe da capacidade de uma pessoa que é Mestre, Doutor ou um Pos-graduado.

    Agora pega só cursinho de certificação e vai encarar um POSCOMP para voce ver o resultado.


16/03/06, 14:16:56: Flavio - IP : 200.182.87****
    Mr. M Pelo visto voce não sabe nada sobre certificação, a certificação ela não é baseado num produto e sim num conjunto de tecnologias desde o seu fundamento, quando fiz o CCIE, não aprendi CISCO e sim, (PROTOCOLOS DE ROTEAMENTO, ALGORITMOS QUE SÃO UTILIZADOS POR PROTOCOLOS DE ROTEAMENTO, ATM, IPV6, MULTICAST, QoS, Segurança, VOIP, Tipos de sinalização de voz, etc) eu sou pos-graduado e não tenho nenhuma intensão de fazer mestrado ou doutorado, e ainda sim sou melhor do que muitos mestres e doutores, que são baseados mas em teorias e não tem pratica alguma.

16/03/06, 13:52:45: Tapioca - IP : 200.160.247****
    A certificação, para quem esta começando a carreira pode ser um diferencial, com um monte de gente saindo das faculdades, sem experiência, quem tem certificação em alguma coisa vai, ser preferido à outros candidatos, para um programa de estágio ou trainee.

    Depois que vc já esta trabalhando, com experiência, a certificação não te garante melhores colocações nem aumento de salário, então acho que, do ponto de vista da carreira não vale a pena. Financeiramente, vc tbm não tem o retorno do investimento.

    Por outro lado, se uma empresa quer ter bons quadros, tem que investir em treinamento. Portanto acho justo que a empresa pague pelo treinamento específico da tecnologia que está usando, para aprimorar seus profissionais.


16/03/06, 09:36:07: Tiago - IP : 200.207.45****
    Completando meu ultimo comentário.

    Pretendo sim tirar certificação (CCNA,CCSE) mas somente quando tiver experiência suficiente para complementar. Porém ainda acredito que devido ao deficiente recrutamento atual, uma pessoa com certificação e sem conhecimento de boa chance de ter um novo emprego, se esta possui visão do negócio a se reciclar pode começar sua carreira somente com a certificação.


16/03/06, 09:31:05: Tiago - IP : 200.207.45****
    Sou formado na FATEC - processamento de Dados e atualmente vou fazer uma pós em segurança que é a área onde estou focado. Acredito que certificação caminhe junto com com formação (graduação e pós-graduação), para que possa ter o resultado esperado, não sou certificado de nehuma grife importante, mas acredito que a certificação é esécífica de um produto, e as vezes somente de uma versão (existem excessões), então para estar sempre competitivo no mercado o professional precisa estudar, praticar e encontrar problemas reais, que muitas vezes não são abordados em certificações. O professional que auto-didata, independe de ter ou não cursado faculdade, vai sempre estar a frente do que só tem certificação, por isso certificação só vale para quem está a pelo menos 2 anos trabalhando com o produto, este sim, enfrentou problemas reais e viu necessidade de criar soluções, daí na prova ele já vai ter o conteúdo estudado e não decorado. Fico triste por muitas empresas anunciarem (necessário certificação),ou (precisa-se de experiência "ou" curso de xxx), o que realmente é um critério talvez para acrescentar em uma avaliação, mas não para descartar um profissional que não tem. As empresas de treinamento deveriam estas sim serem certificadas, para poder criar melhores criterios, como uma pessoa de rh que tem conhecimento básico de informática determina se o candidato está apto ou não a passar para a próxima fase?, os recrutadores deveriam fazer uma "certificação" de "recrutadores na ferramenta xxx versão y", assim poderiam elaborar uma análise melhor dos candidatos.

16/03/06, 08:51:08: Carlos - IP : 200.171.38****
    Considero um bom profissional aquele que possui certificação e formação acadêmica de alto nível.

    Muitos podem criticar meu ponto de vista, mas é uma realidade, se o cara for bom ele vai buscar os titulos, além de exercer na prática o que sabe.

    Certificação e Formação Acadêmica é fundamental, mostra o interesse do profissional em busca de conhecimento. Este que será aplicado em campo.

    Quem busca algum desses, para mim, é um profissional incompleto.

    Pois em nossa área de TI, precisamos cada vez mais apreender. Precisamos ser bons.

    Certificação sem formação academica, pra mim, não tem utilidade, e vice e versa, ambos se completam.


16/03/06, 08:32:13: Mr. M - IP : 200.222.13****
    Completando o comentário do Renato...quem se acha preparado só com uma certificação recomendo então fazer o PosComp (exame nacional para ingresso a Pós-graduação). Depois de fazer a prova do poscomp queria ver os comentários dos defensores de certificação.

16/03/06, 08:19:37: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.136.52****
    A Relação Custo/Benefício para o processo de obtenção de certificado por fabricante é ruim. O Custo é muito alto e o benefício além de pequeno é volátil. Sou MCSE desde a versão 4.0 do Windows NT, ministrei diversos treinamentos MICROSOFT, sou certificado CISCO, ALLIED TELESYN, NORTEL, entre outros e posso falar de cadeira: - Certificação só beneficia o Fabricante e não é garantia de Excelência Profissional; todos os caveats, os bugs, os troubleshutts, os problemas de versão, não são abordados em treinamento, mas sim aprendidos na prática ou discutidos em fóruns. No momento em que as consultorias ou os próprios clientes tomarem conciência de que o que realmente importa é a CAPACIDADE PROFISSIONAL, O INTERESSE EM APRENDER, E A BAGAGEM TÉCNICA, dificilmente iremos tratar do assunto CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL novamente.

16/03/06, 07:41:52: RENATO - IP : 200.158.90****
    Deduzo, após brilhante comentário do Sr. Mário que, talvez, quem só fale em certificação talvez não teve peito de encarar uma pós ou MBA de qualidade e preferiu o decoreba da maioria dos exames. A maioria destes, infelizmente, pouco agregam as empresas e estão sempre pulando de galho-em-galho. Prefiro o auto-didata que ame a profissão e que talvez, não fez a "provinha" por não ter condições. Este "trigo" faz a diferença na equipe. Normalmente o generalista com a Pós/MBA contrata/demite os especialistas e seus certificados. Pay attention. Best Regards.

16/03/06, 07:23:35: Mr. M - IP : 200.222.13****
    Que comentário ingrato este do Mario.... Não tenho certificação e não tenho interesse nenhum em gastar o meu dinheiro para comprar um papel que diz que voce sabe tal ferramenta. Prefiro fazer o que tracei para minha carreira, pós-graduação (especialização), agora mestrado e depois um doutorado para aprofundar ainda mais meu conhecimento de base. Antes eu pensava como muito aqui, tenho que especializar-me em uma ferramenta, blá,blá... Depois voce percebe que é tudo pontual e o que interessa é voce dominar a tecnologia e não ferramentas...Ferramentas voce aprende estudando em casa e trocando experiências em lista de discussão na internet.

    Ainda, melhor que certificação é uma pos-graduação (latu-sensu) que além de dar uma base de conhecimento voce aprende a trabalhar com as ferramentas.

    O maior problema de quem tem só certificação é que quando cai em uma situação do mundo real que não aprendeu no cursinho preparatório....FICA TOTALMENTE PERDIDO.


15/03/06, 23:33:57: Mario - IP : 201.6.15****
    Certificação separa o joio do trigo. Tem muita gente que acha que sabe, se soubesse prestava as provas. Ou não presta por não ter coragem ou por não ter conhecimento técnico suficiente. Com certeza, só fala mal de certificação quem não tem. Mario CCNA / MCP / MCSA / MCSE Security W2000 e 2003

15/03/06, 22:23:30: Lincoln skylab_mir@yahoo.com - IP : 200.212.6****
    Concordo com o comentário do Renato. Temos observado em nossa empresa que ultimamente temos muitos "profissionais" certificados, mas quando estes abordam um problema prático a situação se complica, afinal o processo de certificação se mostra bem distante do mundo real.

15/03/06, 15:20:23: RENATO - IP : 200.207.21****
    Que ENORME BESTEIRA afirmar: "Certificação é muito mais importante do que até mesmo um diploma", como num e-mail abaixo. Este é o típico profissional "técnico", que eu troco com facilidade por outro que não fez exame decoreba e trabalhe a TI 100% alinhada ao negócio da empresa. Sem sombra de dúvida, se o profissional adquiriu experiência em determinada área ou estudou muito para trabalhar com algo, sabe trabalhar em equipe e não é "gravatinha" (desses que só falam em certificação) esse é o cara que precisamos. O curso é apenas um acelerador para o aprendizado. Certificação é uma prova, como as que fazemos na faculdade. Abraços.

15/03/06, 15:00:17: Antonio R. Goncalves - IP : 200.245.168****
    Acredito que a escolha do tema foi infeliz, porque, certificação não é assunto pra se pensar em custo / beneficio, mas sim, é uma escolha de acordo com sua necessidade e a area em que atua. Mesmo que uma certificação de um determinado S.O. seja muito melhor do que uma de uma fabricante de Roteadores por exemplo, não significa que ela seja melhor. Se o profissional é administrador de Rede/Telecom, ele vai ser mais beneficiado com uma certificação de algo que ele venha usar. É até obvio isso, e acredito que o forum poderia ter um foco mais elaborado.

    Em relação a guerra entre os comentários anteriores Certificados X Mestres. Cada um tem seu espaço. Normalmente os certificados são pessoas mais mão-na-massa e os mestres, doutores etc são mais hábeis com ações menos práticas e mais de estratégia e táticas, mas, todo mundo tem sua importância.

    Uma Certificação em um SO ou Sistema é não é um atestado de competência, mas prova que ao menos você tem interesse no assunto e sabe trabalhar com a solução. Isso deve ser aliado a experiencia, formação, perfil etc... Mas não é irrelevante no mercado.


15/03/06, 12:26:28: Mr. M - IP : 200.222.13****
    Descordo totalmente do Flávio no que diz respeito sobre conhecimento de quem tem certificação x Mestres e Doutores.

    É mediocre esse tipo de comparação. Quem tem certificação esta limitado a saber um produto ao contrário de mestres, doutores e até mesmo pos-graduados (latu-sensu e aí depende do curso e instituição) possuem base para aprender outras tecnologias.

    É fato que hoje as certificações viraram comercio e uma forma de recrutadores, não experientes, selecionarem curriculum.

    Pessoas que tem certificação e se destacam podem verificar que já possuiam experiência na área em que fizeram a certificação.


15/03/06, 11:48:44: Flavio - IP : 200.182.87****
    Com certeza a certificação é necessaria no mercado de hoje, ins dizem que vale mas as experiencias, eu descordo disso, quem realmente estuda para turar uma certificação de algum fabricante, seja ele de roteadores ou de SO, ou de firewall, isso nao interessa, adquire um grande conhecimento, e muito maior de quem nao tem certificado, tenho visto isso no dia-a-dia. No mercado de hoje a Certificação é muito mais importante do que até mesmo um diploma de nivel superior, e isso tenho visto, tenho colegas CCIES que tem apesnas o segundo grau e que conhece muito mais do que muitos mestres e doutores. Recentemente quando estava fazendo Pos-graduação na PUC fiz algumas peguntas para alguns professores que eles nao sabiam resolver o problema, eu sabia, mas testei o conhecimento deles. Tenho 7 anos de mercado, sou novo, mas dou um banho em muitos experientes que tem por ai.

15/03/06, 11:21:13: Desconhecido responde ao Senhor Osvaldo Bonfim - IP : 200.196.24****
    Resposta ao Senhor Osvaldo Bonfim.

    O senhor disse que na prática Engenheiros, Especialistas, Analistas, Técnicos e Operadores fazem todos a mesma coisa ("AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"). Isso pode ser encarado como um insulto aos profissionais da área. Ningúem estuda cinco, dez, quinze ou vinte anos da vida para ser um programador ou operador de calculadora ("pois as quatro operações só aquelas calculadoras contrabandeadas da China fazem"). É difícil entender como o senhor que consumiu pelo menos 5 anos da vida para tirar o diploma de advogado chegou à essa conclusão lamentável.


14/03/06, 16:31:39: Ronaldo ronaldo.luis@gmail.com - IP : 200.196.12****
    Certificados, canudos, graduações, pós-graduação, cursinhos, etc. São muito bons na hora de procurar um emprego novo, mas se você está achando que fazer uma certificação irá melhorar sua vida, no seu emprego atual, está enganado. O que destaca hoje em dia mesmo, na minha opinião, é a visão do técnico de T.I. no negócio da empresa, ou seja, criando soluções dentro do negócio que valoriza o negócio e gera mais negócios. Depois de estar dentro da empresa, dificilmente o seu chefe irá te promover porque você conseguiu mais um certificado, mas com certeza irá te promover se você conseguir gerar mais negócios para a empresa ou reduzir custos.

14/03/06, 15:27:57: Rodrigo Gomes rodrigo-gomes@hotmail.com - IP : 200.218.144****
    Acho importante desde que a pessoa prove que sabe realmente sem ter que decorar nada, pois hoje muito dos meus amigos que trabalha comigo são certificado decorado (cara que decora as apostilas), sem experiência nenhuma.

14/03/06, 14:03:53: Osvaldo Bonfim osbonfa@itelefonica.com.br - IP : 200.171.9****
    Algumas pessoas já se manifestaram a respeito mas acho que vale ser enfático.

    Bom, neste como em diversos outros ramos de atividade, vivemos num intenso modismo bobo e passageiro, então temos que investir em algo que não vai nos agregar grande conhecimento, tão pouco experiência, pelo simples fato de que algum recrutador resolveu achar que isto é importante. O Currículum fica cheio de "florzinhas", e alguns mais incautos até chegam a jurar que o currículum está "cheirando bem". Agora me diga, você é um profissional que trabalha bem e está sempre lendo e fazendo curso para se manter atualizado, no que alguém que fez certificação é melhor do que você? Devo me antecipar e responder, "em nada"! Quem já trabalhou com algum certificado sabe disso; fazem o mesmo trabalho que você faz e ás vezes este é inferior ao seu. Mas como o mundo não é feito apenas de pessoas modernas (como já disseram alguns intelectuais), nós temos que vomitar certificação para recrutadores e assessorias. Eu já estou providenciando o meu. Infelizmente!

    Agora, respondendo à pessoa (logo abaixo), que criticou Administradores/Advogados, devo dize que está errada, a minha graduação foi em Direito, mas os meus colegas que são de Ciência da computação fazem a mesma coisa que eu faço (nem pior, nem melhor). É claro que viram e aprenderam na faculdade a fazer cálculos e mais cálculos, mas na prática fazem aquilo que todos fazem (as quatro operações básicas).

    Osvaldo


14/03/06, 13:47:40: Iron - IP : 200.183.24****
    Acho a certificação importante... mas os estudos acadêmicos (graduação, pós-graduação) muito mais importantes. O importante é adquirir conhecimento, e não decorar sopa de letrinhas, ou ter que puxar um manual toda vez q tiver q fazer algo diferente.

14/03/06, 10:28:58: Diego diego.conelheiro@gmail.com - IP : 200.144.1****
    Certificações são ótimos cartões de visitas e com total certeza proporciona um aumento interessante de salário. Acredito entretanto, que o conhecimento que a experiência do dia-a-dia nos projeta, e com certeza uma bagagem bastante sólida. Sei que cursos custam muito dinheiro. E sei que sem experiência o mercado não te absorve. O que fazer?

    Não desanimar nunca. Acredite no seu potencial ao máximo. Faça cursos gratuitos, se desdobre lendo livros, e não se deixe diminuir. Como a minha chance ainda não chegou, nem por isso vou desacreditar de meu potencial. É tudo uma questão de tempo.

    - Apenas uma injeção de animo pessoal.


14/03/06, 10:24:16: Nilton nnnnnn@nnn.com.br - IP : 200.218.1****
    Caros, realmente a certificação está virando um pré-requisito e está deixando aos poucos de ser um diferencial no mercado, é importante cada um avaliar bem esse cenário, para que possa realizar um investimento que possa lhe dar um retorno satisfatório. Sou certificado Microsoft (MCP/MCSA/MCSE/MCT), esse monte de letras pode parecer bonito no CV, poderá fazer brilhar os olhinhos de muitos recrutadores, mas nada adianta se na prática vc não souber aplicar, não saber se relacionar em equipe, ser pró-ativo, dinâmico, etc...E esses aspectos quem lhe fornecesse é a formação acadêmica, por isso é muito importante alinhar faculdade com certificação, e obviamente experiência. Nos dias atuais, "sem experiência e com certificação" suas chances são mais altas do que "com experiência e sem certificação". Atualização é outro fator importante, versões surgem, o mundo da informática dá voltas mais rápidas do que a Terra, portanto saia correndo atrás do prejuízo. Nos próximos meses tenho mais algumas provas a serem feitas (é a vida!), e uma delas será de ITIL. Eu gosto, e as empresas também.

14/03/06, 10:07:37: Desconhecido responde ao crítico - IP : 200.196.24****
    Na minha opinião não está em questão a experiência profissional. Em qualquer lugar do mundo os profissionais recém formados carecem de experiência para conseguir oportunidades, isso justifica a existência do estágio e da carteira profissional. Em um segundo momento quero deixar claro que o profissional "experiente" da área de Computação ou Engenharia têm mais preparo e conhecimento para desenvolver qualquer solução do que um profissional "experiente" da área de Administração ou Direito que se concentra apenas nas tecnologias da moda e no que dá dinheiro. É claro que debaixo do ar condicionado do escritório é difícil discernir um advogado ou administrador de um profissional de computação, mas no chão de fábrica ou na hora de tomar decisões as coisas ficam claras. A certificação por si só é volátil e qualquer um pode tirá-la independente de possuir experiência ou não, estar na área ou não, logo vale tanto quanto uma nota de três reais.

14/03/06, 08:20:51: Desconhecido critico - IP : 200.184.174****
    DESCONHECIDO QUERIA LHE DIZER QUE NÃO ADIANTA TANTO CURSOS OU MELHOR TANTO CARTUCHO SE NÃO HOUVER EXPERIÊNCIA POIS EXISTE PESSOAS FORMADAS EM OUTRAS AREA QUE SABEM ATUAR MELHOR NUM PROJETO DO QUE DIVERSOS RECEM FORMADOS.

14/03/06, 08:07:33: Desconhecido - IP : 200.196.24****
    A certificação por si só não certifica nem atesta nada. Qualquer R$ 3000,00 consegue pagar um curso de java que te dá uma certa base para as provas. Até um pedagogo pode ser um SCJP como eu já vi. Deveríamos imaginar a certificação como uma espécie de pós-graduação, ou melhor, uma complementação do ensino superior. As tecnologias são recicladas toda a hora, mas o conhecimento acadêmico é o que têm mais qualidade e durabilidade. Esse proporciona a melhor relação custo X benefício ao profissional e ao cliente. O profissional formado em Matemática, Engenharia, Computação ou Física estuda algorítmos para resolução de um sem-número de problemas independente se a tecnologia é computacional ou não, usando o computador como um meio e não um fim. Já o sujeito que vêm de um curso de Administração ou Direito digo ("Administradores e Advogados") não sabem nem resolver uma integral e acham que por que conseguem fazer um hello world já são engenheiros de software.

13/03/06, 23:56:02: Ricardo rico_cuervo@yahoo.com.br - IP : 201.13.57****
    Sou estudante de Sistemas de informação, e estou fazendo o curso para tirar a certificação CCNA da CISCO, ganhei uma bolsa integral desse curso, que estou fazendo paralelo a faculdade. Será que terei chance no mercado, caso me saia bem na prova de certificação, sendo que a minha experiência será teórica, ao final do curso? Essa é minha maior dúvida!

13/03/06, 17:02:45: Tapioca - IP : 201.26.199****
    Acho que o curso que te da a formação é mais importante que a certificação. Tenho colegas meus que tem certificação em muita coisa, mas que não conseguem desenvolver uma solução para o cliente, ou seja, não conseguem seguir a carreira. Geralmente esses exames de certificação, te prendem a muitos detalhes do produto, para o qual vc esta se certificando, sem te dar o conhecimento abrangente, para ter a visão do negócio, ao mesmo tempo não te dão a base técnica detalhada, para por a mão na massa e fazer a solução acontecer na prática. Dos cursos que fiz, a maior parte não teve muita utilidade não, tive que estudar muito sozinho e com livros, para poder chegar a aplicações e sistemas que funcionassem no mundo real. Na verdade, os melhores cursos que fiz não tinham grife, tinham um bom professor, com conhecimento prático, didática e boa vontade, para passar conhecimentos úteis e coerentes para os alunos.

13/03/06, 15:41:59: Bruno consulsap@hotmail.com - IP : 200.192.21****
    ... Importante ressaltar que o mercado SAP é promissor p/ quem já conhece a ferramenta a fundo, os SENIORES.. como eu disse, dificilmente JUNIORES tem vez nesse mercado, mesmo que sejam certificados...

    Tá dado meu recado!


13/03/06, 15:22:20: Bruno consulsap@hotmail.com - IP : 200.192.21****
    As certificações em geral atestam conhecimento teórico (como no caso da SAP); elas não avaliam habilidade e agilidade ao lidar com a ferramenta... Isso depende fundamentalmente da experiência prática, fato indiscutível!!

    Defendo vorazmente a idéia de que é a prática que realmente nos ensina e nos capacita em nossas atribuições, embora considero a certificação como sendo um excelente "cartão de visita", um diferencial e tanto p/ a consultoria na escolha de qual profissional contratar..

    Tenho 23 anos, sou consultor certificado pela SAP e posso lhes afirmar com franqueza que quando fiz Academia eu conhecia muito pouco da ferramenta. Foi na prática que pude angariar conhecimento suficiente p/ tocar projetos e propor soluções aos clientes. P/ fazer Academia na SAP, precisará despender uma boa grana (em torno de R$ 8.000) além de um bom tempo (são 4 apostilas com 400 págs cada uma e tudo em inglês)..o valor da primeira prova de certificação está embutido no preço citado, em caso de repetência, p/ o próximo teste deverá ser desembolsado em torno de R$ 500,00..

    No meu caso a consultoria se propôs a pagar, eu não arcaria e nem recomendo que um iniciante se envolva nessa empreitada, a não ser que tenha dinheiro de sobra...acho um investimento muito alto e consultores Juniores dificilmente têm chance nesse mercado...

    Importante frisar que, pelo fato desse mercado ainda ser promissor, existem muitas academias PICARETAS por aí, cujos preços são bem mais em conta, embora no fundo o propósito ÓBVIO delas é arrancar seu dinheiro!! Elas não atestam conhecimento nenhum e não vão lhes certificar em nada..

    Está dada minha opinião...


13/03/06, 14:14:20: Pedro - IP : 200.213.105****
    O tema deste forum diz tudo "Custo\beneficio"

    O processo de certificação é demorado, custoso e envolve muita dedicação.

    Você leva no mínimo 6 meses para ser um MCSD Microsoft, isso considerando que a pessoa trabalha o dia todo e passa horas se dedicando a bagaça, pois não baixa nenhum Xico Xavier na pessoa na hora de fazer a prova.

    Colocando na Ponta do Lapis, essa carreira (MCSD) com cursos e provas sai por baixo uns R$ 12.000,00.

    E como muitos aqui ja disseram, você tem entre 20% e 40% de aumento no salário.

    Acho que prefiro ficar sem a certificação e trocar meu carro...rs


13/03/06, 13:56:34: Maximus - IP : 150.165.5****
    A melhor certificação que tem no brasil hoje é a graduação feita em universidade de primeira linha as Federais da vida e algumas estaduais tipo USP,Unicamp e Unesp. Eu faço Engenharia mecanica numa U.Federal, posso te dizer que temos total entendimento de varias tecnologias da aerea mecanica e de computação. Aprendemos algoritmos a fundo e uma linguagem Fortran e C. Garanto pra vc´s que mesmo nao sendo da área de mecanica eu poderia com uma especialização ou mesmo um mestrado ir para área de computação ou outra qualquer pois a base que nos dão dentro dessas univ. são muito grandes o que nos permite ser um porfissional polivalente que pode se adaptar a qualquer ambiente tanto operacional/tecnico como administrativo.

13/03/06, 10:22:34: - IP : 200.161.157****
    Bom, infelizmente entrar no mercado de trabalho numa tecnologia q vc nunca trabalhou está mto difícil. Eu não tenho experiência profissional com Java, mas tenho boa vontade e um ótimo conhecimento. Agora uma pergunta: alguém da a primeira oportunidade?!!? Difícil! Estou estudando para a certificação, pq acredito q se eu tiver pelo menos algo q diferencie meu currículo das outras pessoas, posso conseguir algo melhor. Mas uma coisa é certeza: a certificação não substitui a faculdade, de maneira nenhuma!! A faculdade é a base, depois vem a experiência profissional e depois as certificações. Às vezes tenho vergonha de pensar em certas pessoas incompetentes q vão se formar comigo, e penso q a certificação pode ser um diferencial, sim.

13/03/06, 10:18:43: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Nao se notam pena que a area e egoista, mas, perceberam que conosco tudo e do jeito mais complicado, forma de contrataçao, legalizacao da area e agora a certificaçao , PMI so quem necessita e a area de TI publicidade engenharia etc, nao usam, certificado agora esta essencial, e ano significa conhecimento e so uma forma de vender a carne(profissional) mais caro, e so area de TI tem isso, se vale a pena, sinceramente , nao se certificacao valesse a pena as provas deveriam ser mais criteriosas ou que prov asse o conhecimento do individuo mas a palhacada como e! E so para ganhar dinheiro de nos trouxas!!@

    abraços


13/03/06, 09:15:35: Mr. M - IP : 200.222.13****
    Teve um comentário em que um coloque fala que devemos nos preocupar com o conhecimento intelectual...conhecimento intelectual não se cosegue estudando para prova de certificação...

    Em diversos grupos que participo sempre vejo mensagens do tipo: Iniciante na tecnologia gostaria de indicações de livros para estudar para prova de certificação...

    Aí o cara vai decorar as questões e as respostas e vai tirar a certificação...que conhecimento ele conseguiu?


13/03/06, 09:10:08: Mr. M parte 4 - IP : 200.222.13****
    Finalizando com um exemplo bem pratico.

    Se voce sabe algoritmo sabe programnar em qualquer linguagem de programação, basta estudar a sintaxe dela.

    Voce tira um ceritificado PMP (PMBOOK quantas páginas tem?) e em 90% das empresas brasileiras o que voce consegue utilizar dos conceitos do PMBOOK? Muito pouco...vai utilizar um project para incluir o cronograma do projeto feito totalmente pela experiência dos projetistas em sistemas semelhantes poque se vc for apresentar um estudo de análise de risco do projeto vao te chamar de cavaleiro do apocalipse.

    Abraços a todos..


13/03/06, 09:03:25: Mr. M parte 3 - IP : 200.222.13****
    continua...

    Não tenho certificação e não penso em tirar porque hj tenho uma bela formação de base com graduação, pos-graduação (latu-senso e mestrado) que me permite entender perfeitamente a essencia da tecnologia e suas vertentes para que possa perfeitamente adequar-me a necessidade atual da tecnologia e adiantar o que vai ser no futuro.

    Pq não tiro certificação? Hoje virou comercio.


13/03/06, 09:00:51: Mr. M parte 2 - IP : 200.222.13****
    continua...

    Tecnologias vem e vão...e certificações seguem o mesmo caminho...um exemplo: Quem tinha certificação Oracle 7 consegue com ela emprego para Oracle 10g? Acredito que não porque atualmente são produtos totalmente diferentes...

    Sou ainda a favor que o profissional tenha um sólida formação de base em tecnologia e junto um "plus" em metodologia de pesquisa para ajuda-lo a se adequar aos novos produtos. Tendo uma boa base qualquer profissional pode se especializar em uma ou outra tecnologia.

    O que não pode é dizer que um profissional com uma certificação é mais competente que um que não tenha.

    continua...


13/03/06, 09:00:01: Rafael - IP : 200.213.105****
    Alguns dizem que a certificação vale mais que uma faculdade, até porque, a certificação é um atestado de competência técnica, que prova que a pessoa conhece a tecnologia pelo qual trabalha. Porém, a faculdade, é uma coisa que ninguem lhe tira, já a certificação, se você deixar de fazer as provinhas para se manter atualizado, ja era.

    No começo a pessoa até tira, encara a parada de ficar pagando U$ 80,00 por prova, fora os cursos oficiais.

    Mas a pessoa aguenta essa vida ate qdo ??? de ficar sempre fazendo prova e curso, prova e curso ??????


13/03/06, 08:57:30: Mr. M parte 1 - IP : 200.222.13****
    Mais uma questão polêmica a ser discutida. Lembro de uma discussão que surgiu no forum RioJUG (Grupo de usuários Java do RJ) sobre a matéria. Infelizmente o mercado buscam profissionais com certificado não muito pelo conhecimento, já esta provado, mas pela incapacidade dos recrutadores de saber se um profissional é melhor que o outro pela análise de seu curriculum. Acho que os recrutadores de profissionais de informática deveriam ter um curso de aperfeiçoamento nesse sentido ou ser acessorado por um bom profissional de TI para realizar essa tarefa. continua....

13/03/06, 07:56:09: Profissional Iformática prof@blablabla.com.br - IP : 200.162.114****
    Pessoal, acho que todos os certificados e especializações são válidos, o que precisamos nos preocupar é com a formação intelectual e não com qto $$$ iremos ganhar se fizermos este ou aquele curso....tudo está relacionado com o que você quer para você como pessoa, esquecer um pouco o lado profissional.....respeito a opinião de todos, mas a minha é esta....!!!

13/03/06, 01:05:19: Thiago - IP : 201.69.151****
    A certificaçao tem que ser vista como uma especialização ou aperfeiçoamento para um profissional já ativo no mercado, tambem serve como uma comprovação (validação) que você sabe a tecnologia e além disso sabe utiliza-la na pratica (mundo real), ou seja, "experiencia" . Nada adianta você ficar decorando para passar no teste (sem saber aplicação pratica da mesma), ou mesmo no meu caso, não ter experiência e achar que um pedaço de papel lhe salvará, eu e meu colega as tiramos e nem por isso saimos do desemprego, pelo contrario, ficamos mais descapitalizados e frustrados.

13/03/06, 00:56:24: Thiago - IP : 201.69.151****
    Certificado é bom, quando você alia isso a "experiencia", agora, no meu caso e de muitos jovens que estudaram .NET , Centura, Java , Cobol ,etc , n cursos oficiais e terminaram suas faculdades, barrados pelo eterno ciclo vicioso da "falta de experiência profissional", melhor coisa é parar de gastar dinheiro nesses cursos, e gastar em algo que pode lhe dar retorno como abrir um pequeno negócio ou prestar concurso, se você for sortudo ou pelo menos tiver influencia, ai talvez, a certificação lhe servirá, caso contrario será mais um papel, que esvaziara seus bolsos e aumentara sua frustração.

12/03/06, 13:39:33: Alex - IP : 200.216.10****
    Pessoal,

    Acredito que uma certificação seja valida mediante a sua união a mais 2 fatores: experiência e vontade de estudar/aprender. Eu mesmo sou certificado Microsoft e Oracle, sacrifico boa parte da minha vida pessoal para me atualizar e poder dar uma tranquilidade a minha familia.

    O grande problema é que muitos profissionais decoram "braindumps" e vão para os exames. Isso prejudica quem estudou e complementou com uma certificação. Do que adianta ter um Oracle Certified Professional ser não tem experiência minima em Oracle? No máximo começará com DBA Jr em uma grande empresa ou como consultor em projetos juntamente com outros profissionais mais experientes.

    Voltando agora para a questão levantada, se vale a pena uma certificação, digo por experiência de quem carrega 8 anos de certificações nas costas: VALE A PENA. Mesmo não demonstrando em uma entrevista, os recrutadores ficam olhando você como um diferencial em relação à outros candidatos. O valor/hora, no mínimo, sobe 20%. Façamos um cálculo: Para se certificar como OCP você precisa fazer 4 exames, 1 custa 75 dolares e os demais 125 dolares. Só de exames você precisa de 450 dolares. Um curso oficial (necessário, ao contrário da Microsoft) custa 1000 dolares. Livros? Claro, 4 livros, no mínimo, na Amazon você gasta 150 dolares. Um bom pacote de simulados? 350 dolares. Total do investimento: 1950 dolares. Vamos colocar 2000 dolares.

    Pegando um projeto com valor/hora na faixa de R$ 30,00 e trabalhando 168 horas, você fatura R$ 5040,00. Já pagou o investimento. Ou seja, 1 mísero mes de trabalho paga o que você gastou com certificação da Oracle.

    O resto é lucro. Não sou vendedor de cursos nem treinamentos Oracle, estou apenas mostrando a realidade para quem quer ser alguém na vida.


12/03/06, 09:56:13: Leopoldo - IP : 201.6.17****
    Obter uma certificação na área que voce já trabalha é sempre uma boa, com certeza vão surgir novas oportunidades de trabalho e seu salário vai aumentar. Existem basicamente duas dificuldades, a primeira é o dinheiro necessário e o segundo e a vontade de se esforçar para conseguir a certificação. No primeiro caso muitas vezes é possivel fazer acordos com as empresas, para que elas banquem parte do investimento, mediante alguma contra-partida, como por exemplo um período mínimo para voce trabalhar com eles depois. Outra opção é não fazer os cursos preparatórios e estudar com base em livros e no material disponível na internet. Quanto a questão do esforço não tem solução, quem entrou na área apenas pensando em ganhar dinheiro na moleza nunca vai conseguir.

    Creio que o mercado se auto regula, o PJ e o CLT-flex por exemplo, foram reações a carga tributária elevada, a exigência de certificção foi uma reação a quande quantidade de picaretas que existem no mercado e que se apresentam como especialistas em tudo. A certificação não resolve, mas pelo menos da um pouco mais de garantia para a empresa de que o profissional conhece alguma coisa da tecnologia que ela necessita.


11/03/06, 19:24:46: leandro - IP : 201.1.222****
    Me formei a um ano atras estava estudando varias linguagens na universidade e acabei trabalhando com suporte ate que comecei um curso de Mainframe e antes de terminar o curso ja estava trabalhando na area, hoje vou investir em Mainframe mesmo pois pagam bem melhor do que baixa plataforma

11/03/06, 18:24:21: RENATO - IP : 200.158.90****
    Meus colegas, e principalmente aos iniciantes. No auge dos meus 40 anos, sugiro estudar linguagem e plataforma mainframe. Qdo cursava faculdade, caçoava dos colegas que amavam o Cobol e meti-me a buscar estar sempre no top com as linguagens, N cursos e certificações. Isto foi bom enquanto eu tinha "pique/dinheiro" para tal, mas definitivamente agi errado. Deveria ter seguido o caminho dos colegas que raramente fazem up-grades e conseguiram uma bela estabilidade com mainframe e, as vezes, evolução na carreira. Mercado off-shore está crescendo e os grandes sistemas ainda rodam com estas tecnologias... De quebra, os melhores profissionais que já selecionei não tinham certificados, mas uma enorme CAPACIDADE. Pergunta: Quais consultorias/recrutadores sabem o que significa isso? Uma destas consultorias perguntou-me se eu tinha "PMBOOK" (isso mesmo!!!) ou "PMP". Reservem tempo para viver!!! Abraços!!! Espero ter ajudado na reflexão...

11/03/06, 16:36:50: Alexandre - IP : 200.98.14****
    Não sei bem como esse lance de certificação começou, mas com certeza está ligada a uma coisa: DINHEIRO!!!

    Pelo fabricante - ganha dinheiro pois seu produto é pesquisado, mais conhecido, publica literaturas, cria cursos específicos e etc.

    Para o empregador - é uma forma de facilitar a seleção, repassar a responsabilidade de contratar um profissional qualificado ou não e quem sabe conseguir algum desconto na compra de equipamentos ou ganhar alguns contratos por ter gente certificada.

    Para o profissional - aumento de salário ou melhor chances de conseguir trabalho, reconhecimento profissional e etc.

    Mas minha opnião é que não se mede o conhecimento atravéz de certificações, pois são raríssimas as que conseguem provar conhecimento na prática.

    A esmagadora maioria das certificações aprova pessoas com boa memória, empenho no estudo e dinheiro( as vezes é preciso os 3).

    Claro que tem gente muito boa certificada! mas geralmente a pessoa estuda pra passar na prova(s) e não pra aprender ...


11/03/06, 16:36:00: Fazer o que? né - IP : 201.7.****
    Apesar de ter meu diploma na FATEC (que demora 2 anos para você receber depois de formado), acho que uma certificação teria muito mais valor que este meu diploma (exceto para algumas poucas empresas que exigem alunos de x faculdades ou para concursos publicos). Agora, realmente tem muitos preparatórios por ai de certificação, que é pura decoreba, eu mesmo estou fazendo um e acho que tenho mais conhecimento adquiridos na pratica e no estudo do que ficar decorando um montão de conceitos ou comandos sem saber onde coloca-los no código ou usa-los no "mundo real", mas como mercado exige, fazer o que?

11/03/06, 15:56:41: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.99.6****
    Observa-se que o peso de uma certificação vem aumentando frente a diplomas acadêmicos e experência profissional.

    Por um lado, a evolução tecnológica é tão rápida que não dá tempo às instituições de ensino convencional adequar seus cursos. O mercado de trabalho demanda por profissionais capazas de produzir resultado a curto prazo. Isso contrubui para aumentar a credibilidade nas certificações.

    Já os cursos de formação acadêmica tornaram-se um comércio banal, os alunos entram para uma universidade mal sabendo ler e interpretar um texto e sem conseguir resolver uma equação matemática simples, e conseguem obter um diploma deste mesmo jeito !!! Isso contribui para diminuir a credibilidade do ensino acadêmico.

    Por outro lado, a experiência profissional já não tem mais tanto valor, pois a evolução tecnológica transformou significativamente os antigos métodos de trabalho.

    Uma vez que o certificador não tem como objetivo vender certificado, mas sim, atestar profissionais capacitados que possam contribuir com o sucesso de seus produtos no mercado. Isso acaba resultando numa boa dose de autenticidade aos certificados.

    Vamos ver até onde esta tendência nos levará.


11/03/06, 09:36:36: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.158.2****
    Desculpe senhor moderador por ter fugido do tópico, agora de fato volto a ele, as certificações que acompanham um formação superior tipo: PROCESSAMENTO DE DADOS com CERTIFICAÇÃO em alguma ferramenta ou metodologia, talvez seja a maneira mais efetiva de realmente aferir capacidade técnica ao candidato. Abraços.

11/03/06, 09:32:12: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.158.2****
    Pessoal, desde a primeira vez a 3 anos que houve um tópico sobre certificações neste fórum as coisas mudaram bastante. Hoje a certificação deixou de ser um "PLUS" para se tornar um "SINE QUA NON", o profissional é literalmente obrigado a ser certificado para ter a dita empregabilidade ou mesmo ser convidado a fazer a entrevista. Isso me faz refletir sobre o sentido disso. As consultorias (nossas capitãs do mato) nos obrigam a ser certificados para nos exibir como Puros-Sangue Premiados ao cliente (Senhor de Engenho). Sem no entanto sem investimento neste objetivo. Conheço diversos profissionais certificados que seutilizaram do método ZOMBIE (BRAINDUMPS) 30 horas de estudo em cima das questões de provas já efetuadas (BRAINDUMPS) e daí sim vai lá e faz e claro por decoreba é aprovado. Fazer prova e dar as respostas é muito simples, complicado é possuir as certificações, conhecer profundamente a tecnologia e dentro dela criar soluções e solucionar problemas. Sou aderente àquelas certificações que realmente aferem a capacidade do profissional e não somente seu "papagaiês". Por falta de um Conselho para nossa profissão, a certificação passa a ser uma alternativa marginal para aferir a experiência, a capacidade a formação do profissional de informática. Abraços.

10/03/06, 20:02:58: André - IP : 200.158.15****
    Acredito que a melhor certificação hoje seria uma certificação de PMI. Muito dificil de se conseguir, mas se conseguir... Você passa a ser "elefante branco" no mercado. Outra boa pedida é uma certificação em Bussinness Intelligence. Quer seja Microstrategy, Cognos, SAP-BW... é um mercado que vem crescendo muito e são raros os profissionais certificados.

    Mas ainda acho que o melhor é o bom e velho Networking aliado à sua capacidade de se garantir e ser muito bom no que faz. Uma boa indicação e um profissional competente é uma combinação excelente.


10/03/06, 17:00:49: Juliana jokamoto@gmail.com - IP : 200.50.200****
    Fiz uma certificação OCP da Oracle e não me arrependo, o investimento é alto, tudo saiu por cerca de R$ 8.000,00. Já tinha alguma experiência como DBA mas depois da certificação minha empregabilidade melhorou muito, o peso no curriculum é muito bom. Terminei a certificação a cerca de 1 ano, mas com pouco mais de 7 meses já deu para ter o retorno do investimento.

10/03/06, 16:17:39: Isaac Duhor isaacduhor@gmail.com - IP : 192.85.****
    Essa é fácil: Java.

    Linguagem de programação é fácil de aprender, pois você só precisa de um computador com um compilador para testar. A prova inicial (Programador) custa 330 reais, não é necessário fazer o curso, se você possuir força de vontade para estudar por conta própria (livros, etc). O mercado está fervendo (fonte: INFO Exame).

    Linux também é uma boa, as provas são baratas, mas o mercado no Brasil não está tão grande ainda. Microsoft também não são caras as provas, mas são MUITAS... E claro, temos mercado (administrador de sistemas/redes, etc).

    Oracle é uma boa pedida, pois a marca é muito forte, e grandes corporações utilizam o seu banco. Mas as suas provas são mais difíceis, caras, e geralmente são necessárias duas provas para obter o certificado.

    Finalmente, vamos falar de SAP. O curso (Academia ABAP) custa uma fortuna, não existem muitos livros, mas o retorno também é alto. Recomendável para quem tem dinheiro para investir e quer dar uma guinada (i.e. mudança) em sua carreira.

    Não vou falar das outras (Cisco, IBM, etc) por não conhecer profundamente.



Anteriores:

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?