APinfo - Forum


Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?



5/06/06, 23:46:18: J S - IP : 201.32.19****
    Normalmente faço o seguinte cálculo:

    Salário atual = Salário anterior + 20% de acréscimo. + 10% Salário atual (FTGS) + 11% Salário atual (INSS) + Valor do Plano de saúde + Custo do Combustível -------------------------------------------------- Valor PJ

    Salário atual = Salário anterior + 40% de acréscimo. + Benefícios (PL, Plano de saúde, etc) -------------------------------------------------- Valor CLT

    OBS- Sempre que faço uma troca de empresa invisto em um novo curso para ter o acréscimo no salário.

    Tenho 8 anos de experiência na área, tenho nível superior, pós-graduado e quando comecei na área de TI fiz curso técnico em programação.

    Antes de entrar na faculdade já tinha 3 anos de experiência na área o que me garantiu salários compatíveis com a função.


5/06/06, 21:00:19: marcelo - IP : 201.6.10****
    Ao contrartio do sr Mauricio, Eu acho que area esta errada, mas ate ai cada um na sua!! Acho tambem que a cada ano vai piorar, mas tudo a nivel Brasil, Se vc acha que um cara que estudou engenharia da computacao com maior sonho, ficar apenas no pj quando sair da facul e ver que perdeu seu tempo podendo estudar outra coisa e ainda assim entrar na area de TI, algo normal ou nao errada tudo bem. Mas lembre-se a area esta piorando, mas nao e so em TI nao li uma materia que Brasil e o pais que mais desvaloriza profissional com nivel superior, entao medico, engenheiro, TI (superior), entre outras tambem estao fadados a degeneraçao no brasil. mas ate ai nao tem nada errado!

5/06/06, 16:23:26: Alex - IP : 200.205.216****
    O pessoal da área de TI está mau acostumado com o sistema PJ. De inicio parece ser as mil maravilhas, imposto baixo, dinheiro no bolso. Porém, muita gente não para pra pensar nas diferenças que existem entre ser CLT E PJ. Estava numa consultoria ganhando 37/hora, e quando acabou o projeto, fiquei dois meses de "férias" não remuneradas procurando outro trabalho. Daí me apareceu uma oportunidade para ser CLT em um banco de grande porte para ganhar 4200 + benefícios. Fiz as contas e descobri que ser CLT acaba sendo vantagem pois os benefícios são bem altos, e a perspectiva de crescimento bem maior. Além do mais vou ter férias remuneradas, 15 salários/ano, ticket, ajuda alimentação...

5/06/06, 14:30:33: OLUAP - IP : 200.152.193****
    Olá pessoal. Eu particularmente não tive problemas para conseguir o salário que eu queria. Já fui usuário, trabalhei na área financeira. Hoje estou do outro lado, desenvolvendo em PL/SQL. Durante os meus três anos de experiência com Oracle, passei por três empresas diferentes. Em cada uma delas eu consegui negociar o vl/hora desejado. Concordo quando alguns falam que as consultorias nem querem saber o seu perfil, e sim qual a sua pretensão. Filtram o profissional pelo quanto ganha, e não pelo seu conhecimento. É por isso que tem muita gente ruim no mercado. Então este é o momento de nos valorizarmos. Da próxima vez que ligarem e perguntarem qual a sua pretensão, jogue uns 20% sobre o valor atual. Exemplo: se o seu valor é 30,00 p/ hora, peça 36,00, e assim por diante. Assim vc chega em uma negociação de 34,00 p/ hora.

    Agora, pessoal, não saber escrever é um crime para um profissional que, no mínimo é graduado. O quanto vale o nosso trabalho depende muito do que temos a oferecer no que tange ao nosso conhecimento e profissionalismo...


5/06/06, 14:16:12: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Não há nada errado com a área de TI.

    Para os bem escolados, pós-Graduados, Mestres, Doutores e pHD´s, que por aqui reclamam, se realmente "têm Fé" que seus conhecimentos racionais têm valor, é só submetê-los ao mercado e colocá-los em prática que obviamente produzirão melhores resultados do que produzem os despreparados e aventureiros. Mas, se perderam a Fé, procurem-na numa igreja ou templo religioso que melhor lhes convém, através da caridade encontrarão o caminho.

    Para os jovens estudantes e recém formados, que desejam instantaneamente saber tudo e ganhar o mesmo salário de profissionais experientes, estão no caminho certo. Continuem tentando que vocês vão conseguir logo-logo.

    Para os aventureiros e mal-preparados, digo que preparem-se melhor, aprendam a falar e escrever, pelo menos a nossa elegante língua Portuguesa, dispertem suas sensibilidades e percebam o quanto falta em sua bagagem técnica e cultural, para melhor situarem-se neste mundo caótico, nada melhor do que frequentar uma Universidade.

    Para os empresários e consultorias, não tenho nada a dizer, pois seria o mesmo do que ensinar o "Pai Nosso" pro "Vigário".



5/06/06, 13:55:35: Alberto - IP : 200.206.20****
    o telefone toca: uma bvoz de uma menina fala: Ola alberto tudo bem, tenho uma proposta DBa qual seu valor hora? eu: como e o projeto quanto tempo, quantas horas que ambiente e? o que pode me dizer dele??

    ela: olha nao sei eu so quero saber seu valor hora!!

    eu: qual e a sua pretensao?

    ela: trabalhamos com a pretesao do candidato! Serei obrigado a proxima vez serei obrigado a mandar para aquele lugar!!


5/06/06, 12:55:52: Joao Roberto Martins - IP : 201.6.10****
    Atualemnte estou parado , mas percebo que nao estou muito motivado para o trabalho em TI, e quanto a valores tudo e um risco e percebo que ser pj ou ser da area de TI, o risco e maior ainda, ja que vi funcionarios serem mandados embora numa boa. Se quiserem contratar um dba jr por 750 reais ou um analista por 2500, bem cada um na sua eu nao concordo por a qualquer momento se alguem nao for com a sua cara e bem capaz que leve um pe. Cerra vez vi uma materia de um empresario de TI, que disse que se alguem olhar estranho para sua socia( esposa) dele e sumariamente demitido. Sinceramente, e um risco, grande sert profissional de TI nos dias de hj. percebi que somos muito esculaxados. Os valores demonstram isso.

    abraços


5/06/06, 12:51:30: Joao Roberto Martins - IP : 201.6.10****
    La vai e minha experiencia:

    trabelho a 10 anos na area, engressei meio que atoa, mas acabei gostando do assunto, meu intuito mesmo era montar uma escolinha de informatica, estudei , mas vi que o mercado de TI como pj era muito bom!! e nadei nesse mar, com o tempo muitas pessoas apareceram boindo por ai. meus valores nunca foram altos porem nao foram baixos, como hj , mas percebi que nesse meio tempo, o jogo e o desrespeito se tornaram maiores, em uma empresa no interior de sao paulo (Hortolandia), passei mal e fui quse que obrigado a ter uma entrevista em ingles com a equipe americana, nao falei um e em portugues, (peguei uma infeçao intestinal, da comida dele mesmo). resultado disso: fui expulso da empresa(meu ingles era terrivel), nota que abaixei meu valor para eles, antes diisso trabalhei para uma empresa famosa na regiao de santo do lado do carrefour, na alexandre dumas, para o mesmo cargo, trabalhei por horas 12 a 16 horas por dia, abaixei meu valor para 2 reais para nao dar problema, depois que tudo estava ok, me deram um pe na bunda. Investi em pequenos projetos um empresa pequena de software precisava de um profissional de meu nivel, depois de 3 meses, apos tudo estar ok, outro pé. E por ultimo trabelhei num banco onde houve uma discussao politica, nao durei um dia. claro que a cada decisao eu recusava as demais e me preparava para as outras. Em cada caso tive que recomecar do nada...


5/06/06, 11:56:55: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Na área de Engª Mecânica, não existem empreendedores autônomos, (aventureiros), não porque o CREA impede, mas sim, porque um laboratório de engenharia custa milhões, enquanto que com R$ 1.500 um maluco qualquer com disposição para estudar consegue ingressar na árae de TI.

    Ora bolas, isso é um mal ? Liberdade é um mal ? Igualdade de oportunidade é um mal ? Democracia social, cultural e econômica é um mal ?

    Sim, pode ser um mal para pessoas permeadas pelo mesmo sentimento nazista e/ou fascista que paira hoje pela Europa, que permeia G.W.Bush, e que faz a reação do terror tomar vulto, tanto no âmbito global, como em nosso país.

    Não há segurança tecnológica ou militar que impeça 100% as ações terroristas.

    Terroristas, sejam do Bin Laden ou do Marcola, são pessoas "derrotadas" pelo mundo, mundo este que não dá oportunidade para quem perdeu uma batalha, para que nasceu em condições menos favorecidas, rotula e massacra, como inferior ou perdedor, com analfabeto ou nordestino.

    O mundo está mudado, pelo menos no Brasil, empresários e políticos estão indo para a cadeia.

    O fenômeno que vivemos hoje em TI, que incomoda muitos, inclusive a mim que sou veterano, é nada mais do que o desdobramento da democracia, em que aspira-se igualdade de oportunidades.

    Para as empresas que contratam nosso serviço, quem sabe gerir esta transição e os conflitos inerentes, aproveita o "desconto". Quem não sabe, paga mais caro.

    Assim caminha a humanidade:

    "Tuda muda, tuda mudou, mas tudo continua como sempre foi: Mudando" (Letra do meu samba, quem quiser entre em contato comigo, inclsive para Shows !!!)


4/06/06, 13:40:13: Rodolfo - IP : 200.241.20****
    Continua... E só na petrobras, um cara especializado em sensoriamento remoto de poços, tecnologia de transportes, recuperação de petróleo ou tubulações industriais chega a ganha quase entre 6 a 12 mil por mês.

4/06/06, 13:36:47: Rodolfo - IP : 200.241.20****
    Eu vejo todo mundo reclamando de salário na área de TI, eu viz um favor a mim mesmo, terminei eu curso tecnico em processamento de dados, cheguei a trabalhar em empresas grandes como Banco do Brasil, Getronics, UOL Inc. e outras, mas vendo as pespectivas do mercado tomei uma decisão radical, e me formei na área de Engenharia Mecânica Plena por uma universidade conceituada aqui no País. Resultado: Logo quando terminei eu e meus colegas de facu recebemos propostas de grande empresas para trabalhar me manaus com TUDO pago, salário inicial R$3500, mais passagem aérea ida e volta todo final de semana, ajuda de custos com auxilio moradia e alimentação, além de assistência medica, odontológica e farmaceutica. Tudo isso minha gente para um recem-formado. Houve tbm convites para trabalhar numa grande montadora na área de projetos e desenvolvimento de novos veículos tbm com bons salários e beneficio. A petrobras absorve boa parte do pessoal aqui de mecanica tbm, além da Embraer que agora vem investindo no nosso curso com material de estudo e seminários. Onde lá um engenheiro médio ganha 5 mil mais beneficios, e só de participação de lucro e quem gente que chega a ganha de participação de 5 a 10 mil, claro isso varia de função e cargo, mas mesmo assim, é um bom salário.


4/06/06, 08:55:15: Alexandre - IP : 201.17.119****
    Caro Edivaldo,

    Eu não sou nenhum profundo conhecedor das entranhas da nossa língua portuguesa, mas também estou muito longe de escrever da forma como você escreve... mal consegui ler seu texto... horrível... A primeira dica seria, então, estudar um pouco mais a nossa tão maltratada Língua Portuguesa, aprender a se expressar melhor, afinal, como um analfabeto vai poder exigir algum bom salário se sequer sabe escrever... Não importa se se sabe Oracle, Linux, Java ou o "escambal"... desse jeito você sempre será considerado um analfabeto adestrado em Informática, só isso... e, concluindo, salário de analfabeto é isso aí, 500,00 ou até 700,00...


4/06/06, 02:05:04: Edivaldo - IP : 201.7.16****
    Eu Tb fis curso de Oraclou e tou trampando nesse facha salarial, eu me orgulho me, alias, vou faze um curso de Java, Qual a facha salarial que poço pedir? Podi me dá uma dica?

3/06/06, 20:15:59: Alexandre - IP : 201.17.119****
    Caro Claudio,

    Este é o mal da fama dos profissionais Oracle... Os salários são bons, realmente acima da média e acabam atraindo curiosos... mas pelo amor de Deus... dizer que vai virar DBA Oracle Júnior fazendo um curso da Oracle... amigo, cai na real... no máximo vc será um estagiário de DBA, nem Júnior vc será após o curso... nos cursos Oracle vc não aprende nem a metade do que vai usar no mundo real da Administração de Bancos de Dados Oracle... Portanto, R$700,00 reais por mês é salário de faxineiro e vc não é DBA Oracle nem aqui nem na China, vê se muda o discurso... quando vc discute uma pretensão salarial com este valor ridículo, vc acaba prejudicando os verdadeiros DBAs Oracle e conduz as empresas a creditarem que estes verdadeiros profissionais têm que ganhar menos pelo simples fato de algum incipiente (e também insipiente) e auto-intitulado "DBA Oracle Junior" fazer uma proposta salarial miserável destas...


3/06/06, 18:05:31: Alfredo pessoalemail@bol.com.br - IP : 201.11.23****
    A melhor maneira é especificar no currículo a pretensão salarial, assim você não perde tempo com empresas que pagam pouco.

    Minha hora trabalho é de R$15,00

    R$15 x 160h = R$2400,00 mês

    Salário aceitável para mim.


3/06/06, 01:04:50: Realidade. - IP : 198.184.1****
    Concordo com o comentario sobre a exigencia do ingles fluente num pais que empurra TODOS os estudantes ate o fim do 2o grau. Concordo tambem com outros comentarios de que varios profissionais reclamam por ganhar 40 ou 50 a hora, se essas pessoas estao insatisfeitas, vao procurar outro emprego ou area. Existem dois momentos distintos para se dar a pretensao salarial: um é quando voce esta empregado e deve pedir alto se voce tem um curriculo bom (com ingles, certificacoes, etc). O outro momento é aquele em que apesar do bom curriculo, voce esta desempregado e nessa hora pesa o fato das contas da familia a pagar. Nao tem jeito, a pessoa se sujeita a valores muito abaixo do "mercado". O que deveria ser feito é acabar com as consultorias que exploram os consultores. Te oferecem 20/h com uma tremenda choradeira e na verdade estao ganhando no minimo umas 5 vezes o valor oferecido. As eleicoes estao ai ... cabe a nós votarmos pela continuidade da situacao atual ou tentar mudar ... Das muitas porcarias que recebo no meu email todos os dias, uma chamou a atencao: um email que fala para elegermos o Marcola para governador ou presidente, pois se ele consegue governar seus "funcionarios" de dentro de um presidio com apenas um celular, imaginem se ele for para um "GABINETE"????

2/06/06, 18:51:39: Klaus - IP : 200.148.45****
    O sonho acabou. Tenho compaixão dessa galera que está saindo da faculdade. Se vc está iniciando na área, é o melhor momento para mudar de profissão. Sou formado em Universidade de primeira linha. Tenho pós-graduação, mestrado e certificação pelo PMI. já ia me esquecendo "15 anos de experiencia". Quando enviou um CV, as propostas que recebo são de R$55,00 a hora. E o pior de tudo é que existe milhares de individuos com essa mesma qualificação que aceitariam muito menos.

2/06/06, 18:35:43: Luis Augusto lua@hotmail.com - IP : 200.20.305****
    Achei o tema interessante, pois já perdi uma oportunidade boa, por ter colocado : A negociar, em uma vaga que pedia pretensão salarial. Descobri depois, pois um amigo meu foi contratado.

    Minha estratégia agora é colocar o último valor que eu estava recebendo, mais uns 10 % e dizer que estou aberto a receber contra-propostas.

    Alquem tem uma ideia melhor ?


2/06/06, 13:25:36: El Bigodon - IP : 200.222.12****
    OWB.

2/06/06, 13:23:27: a área de ti têm conserto - IP : 200.196.24****
    El bigodon... qual tecnologia é essa?

2/06/06, 13:16:20: Él Bigodón el.bigodon@soseforagora.com.br - IP : 200.222.12****
    Uma segunda situação para refletirmos: Eu sou do time dos que se valorizam e digo para meus colegas fazerem o mesmo o tempo todo. Li aqui no fórum que a área que mais valorizou depois da Jurídica foi a de TI. Ora, mas não vejo advogados ou juízes tendo de gastar um dinheirão em cursos anuais e até semestrais como os de SAP por exemplo, onde se gastam facilmente 20.000,00 numa formação e depois vc é obrigado a entrar como junior numa empresa porque alegam que voce nao tem experiencia... O que é experiencia afinal ?

2/06/06, 13:13:35: Él Bigodón el.bigodon@soseforagora.com.br - IP : 200.222.12****
    Pessoal,

    Li pra caramba sobre os comentários de todos (radicais ou não) e gostaria primeiramente de falar sobre algo que me incomodou: Vejo que as pessoas estão com pensamento errôneo sobre como as consultorias remuneram pelos serviços. Eu estou trabalhando com uma tecnologia que aprendi e trabalhei em poucos lugares, pois não é comum ter projetos, logo a demanda de profissionais é rídicula. Logo devem se perguntar: E a grana? A grana meus amigos, pra mim foi excelente, mas depois necessitamos contratar mais 3 pessoas para o mesmo projeto e adivinhem ? O cliente disparou a solicitação para 3 consultorias diferentes para a busca do profissional (como se o cesto não fosse o mesmo) e estas queriam impor um valor de mercado de 35/hora para os profissionais que seriam contratados. Obviamente até o momento não conseguimos ninguém e o que a minha consultoria fez ? Colocou um cara de graça aqui para aprender comigo e pagando muito menos a ele. Agora eu digo à voces, existem alguns projetos desta tecnologia e amigos meus enviaram cv's para as empresas e não foram contratados porque pediram um valor "muito alto". Então pergunto eu? Cadê a porcaria da lei de oferta e procura ? As consultorias estariam impondo o valor que querem pagar por um profissional ? A empresa cliente estaria com um budget apertado e não consegue pagar muito ? Não consigo entender esta situação.


1/06/06, 17:49:54: Consult SAP - IP : 200.187.13****
    Bom pessoal, estou entrando agora porém li vários tópicos do fórum discutido. Estou há 6 anos trabalhando com SAP, porém trabalhei com outras ferramentas e em várias empresas, e cada dia que passa percebo que além de conhecimentos técnicos é fundamental saber lidar com as pessoas, ter jogo de cintura, uma boa postura. Conheço pessoas que tecnicamente são excelentes, porém que não são contratadas pela postura. Onde trabalho, uma vez por ano, o consultor é avaliado pelos e somente um ou dois itens desta avaliação são sobre capacitação técnica, o restante é sobre perfil. Além disso, é muito importante ter um ótimo network. Acredito que com COMPETÊNCIA + BOA POSTURA + NETWORK é difícil ficar desempregado.

1/06/06, 14:58:23: Tavares - IP : 200.10.374****
    Bit, concordo com seu comentário, mas acho que a questão que se coloca é como definir uma pretensão salarial, em um mercado tão concorrido, muitas vezes sem ter informação suficiente sobre a vaga e sobre a empresa. Como foi colocado logo no inicio do forum, parece que algumas empresas querem saber sua pretensão, antes mesmo de saber seu nome. Neste contexto acho que informação é fundamental, ter uma rede de amigos com os quais possa compartilhar informações sobre salário e fazer pesquisas na internet são fundamentais, caso contrário o profissional corre o risco de pedir um valor muito alto e ficar sem trabalho, ou acabar aceitando um valor muito abaixo do mercado. Em São Paulo, o Jornal Estadão publica todo o domingo uma tabela salarial de varias áreas, inclusive de TI, mas a pesquisa tem como base apenas profissionais CLT e pelos valores apresentados acho que deve abranger apenas grandes empresas...Alguem tem alguma outra fonte interessante ??

1/06/06, 14:43:58: Bit - IP : 200.160.247****
    Parece óbvio que o valor do profissional seja ditado pela necessidade do mercado. Se um determido tipo de profissional é necessário, em um certo momento, e está escasso no mercado, evidentemente sua taxa sobe, depois que a onda passa, a taxa cai.

    Foi assim com várias linguagens e especialidades como COBOL, na época do bug do milênio, ASP na bolha da internet e DBA's na espansão tecnológica dos bancos.

    Agora existe um equilíbrio entre oferta e procura de profissionais, o preço, claro, caiu.

    Quem quiser ganhar mais, vai ter que procurar se capacitar em uma especialidade em falta no mercado.


31/05/06, 20:19:50: Mrce - IP : 201.6.10****
    Me ofereceram 40 conto hora para ser dba num ambiente RAC, para um banco!! E ai que faço?? resposta!! apesar dos pesares aceitei pois ta de mau a pior a area e se nao for vc vai outro!! tenh35 anos e percebi que area esta pior em termos financieros, TI neste sentido ja era!! muito obrigado as "consultorias" gente hipocrita!!

31/05/06, 13:47:36: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    E é possível ter reconhecimento profissional/financeiro como técnico ou como gestor. Estudar é preciso. Mas é preciso estudar antes de estudar, planejar um pouco, para não desperdiçar tempo e dinheiro em cursinhos "da moda" que não tem nada a ver com seu perfil. Ou seja, NÃO faça MBA se vc não pretende atuar como gestor a curto ou médio prazo, principalmente se vc tem menos de 25 anos. Faça uma especialização lato-sensu, uma certificação reconhecida no mercado, estude inglês constantemente, não precisa se desesperar e fazer tudo ao mesmo tempo e, principalmente, identifique em qual especialidade da área vc tem mais aptidão. O problema é que normalmente o cara tem 21 anos, acabou a faculdade, reclama do mercado, e com 30 continua reclamando do mesmo jeito, sem ter feito o investimento (planejamento + tempo + dinheiro) devido na carreira. Na teoria é sempre mais fácil do que na prática, mas na prática é difícil, não impossível.

    Até +


31/05/06, 13:47:24: Carlos carlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Interessante o comentário do Velho. Mostra realmente uma perspectiva. Mas foi uma evolução até previsível. Na década de 70/80 realmente o "CPD" tinha toda uma "aura mágica", as pessoas que lá trabalhavam eram praticamente intocáveis, o prejuízo de um código de programa errado ou uma fita ou cartão na posição errada eram enormes. Por isso basicamente todas as profissões (operador, scheduler, analista, programador, etc.) da área eram extremamente bem pagas. E naquela época informática era quase que somente dentro dos bancos ou das montadoras, era uma situação mais paternalista. Hoje o cara compra o computador dele no 1406, o ERP na banca de jornal, e liga para um telefone de "Seu Computador Quebrou ?" pregado num poste perto de casa. Não precisa ser nesse extremo, mas o uso da tecnologia está nessa pirâmide de empresas (pequenas/médias/grandes), e consequentemente temos outras "pirâmides" como a de empresas e salários (ruins/bons/ótimos), a de tecnologias utilizadas (obsoletas/atuais/lançamentos). O que buscamos sempre é ficar o mais perto possível do topo da(s) pirâmide(s).

    continua...


31/05/06, 12:00:57: SENSATO PÉ_NO_CHÃO@REALIDADE.COM.BR - IP : 200.18.10****
    Concordo 100% com o colega Luiz, logo abaixo. Falou tudo. Apoiado. Eu também, não vejo vantagem em ÓRGÃO REGULADOR.

    Mas para aqueles que acham que não existe, creio estarem equivocados. Pois o SINDPD - Sindicato das Empresas e Profissionais em Processamento de Dados, é o orgão de nossa área, para que outro?.

    Lembrando que até 1994, APENAS PROCESSAMENTO DE DADOS era PROFISSÃO REGULAMENTADA, ou seja, nada havia para o análista de sistemas ou cientísta da computação, e não sei se já existe.

    https://www.sindpd.org.br/

    Boa sorte a todos.


31/05/06, 11:54:05: Concordo - IP : 201.42.1****
    O Velho do comentário abaixo disse tudo.

31/05/06, 10:48:28: Luiz luidhi at ig ponto com ponto br - IP : 200.232.154****
    Explico: As universidades vendem um sonho que não existe. Promete que vc vai sair empregado, um Einstein, um Steve Jobs da administração... Tudo balela... Quando iniciei meu curso técnico há 15 anos atrás o que eu ouvia era "O país precisa de técnicos". E foi isso que eu trilhei. Não acreditem em processos para trainee com 50 mil candidatos em multinacionais que isso é loteria. Não existe tanta vaga para gerentes assim. No entanto sobra vagas para área técnica porque NINGUÉM quer ser peão, TODO MUNDO quer ser chefe. Não acreditem que isso vai dar futuro para sua carreira. Muitos aqui procuram EMPREGO, mas deveriam estar procurando TRABALHO. Entidade de classe só serve para cobrar sua anuidade (eu sei porque possuo CREA), e te dar um número que te habilita a assinar documentos e colocar o seu na reta. Na verdade o trabalho continuará sendo feito pelos estagiários e outros novatos de carreira. Veja a quantidade de doutores que estão perdendo seus empregos nas faculdades para mestres, pois são mais baratos e o MEC aceita isso para o título de universidade. A verdade é que a experiência é mais importante, hoje por exemplo tenho uma lista de 5 pessoas que estão trocando de emprego PJ (inclusive eu) e partindo para CLT. Todas com no mínimo 10 anos de experiência em informática. Procurem TRABALHO !!! e não emprego. A definição de trabalho é um lugar onde você possa aprender, onde você possa evoluir, que te dê vantagens de se amanhã perder o EMPREGO, vai continuar tendo TRABALHO em outros lugares. E NUNCA, NUNCA parem de estudar !!! Ah sim, quando isso acontecer, vc negociará melhor seu salario... []'s

31/05/06, 10:48:17: Luiz luidhi at ig ponto com ponto br - IP : 200.232.154****
    Galera, Leio embaixo que o mercado está prostituído, que precisamos criar uma entidade de classe para informática, que os salários estão baixos, que a pessoa tem MBA, pós em administração, em chefiar equipes, etc, etc. A verdade é uma só: Quem tem superior em todas essas áreas caiu no conto da faculdade. (Continua)...

31/05/06, 02:35:29: Ricardo - IP : 200.192.****
    Concordo plenamente que o mercado de TI está prostituído, pois eu mesmo já recebi ligações de empresas que tinham como pré-requisito inglês fluente, superior, certificação e que queriam pagar salário do tipo 1.2K por exemplo! Ridículo, chego a ser sarcástico, aliás, o que mais se pode fazer? Não aceito coisas deste tipo nunca, mesmo se tivesse "em apuros"(leia-se desempregado), como já estive, tenho um mínimo que estabeleci para mim mesmo, e dali ninguém abaixa, mais ninguém mesmo, vou atrás incansávelmente até conseguir o que quero, ao menos este mínimo aceitável, ou seja, não aceito qualquer coisa.

    Quanto a definição de valores, acredito que sua nossa pretensão salarial está diretamente ligada ao impacto que nossas ações podem gerar dentro das empresas, ou seja, pra mim é esse o principal parâmetro, dessa maneira o ideal é que dentro da área de tecnologia mesmo um analista de help-desk júnior não deveria ganhar menos de R$ 1.500,00 pois o impacto de suas ações é perceptível e pode causar prejuízos a empresa, hoje sou sênior, e é assim que procuro me valorizar, pensem, uma ação errada de vocês o quanto causariam de prejuízos para empresa? Não é só isto, claro, temos que contar o quanto agregamos as corporações também, porém pretensão salarial pra mim está diretamente ligada a risco da atividade, comprometimento, responsabilidade, produtividade dentre outras coisas.


31/05/06, 02:09:10: O_Velho - IP : 201.42.195****
    Hoje, no país chamado Hortolândia, só se fala Inglês fluente. Somos um país Latino e o sistema de ensino não capacita ninguém a ser FLUENTE em Inglês. Por que estas empresas não contratam por critério de capacitação técnica e depois treinam seus funcionários em Inglês?

    As pessoas vão entrando no mercado, assimilando o modus operandi e repetindo, repetindo - NÃO PENSAM.

    No meu tempo, década de 70, tive todas as minhas certificações pagas pelo empregador (os cursos eram no horário comercial). Tinha um salário entre 60 e 80 DÓLARES/h C_L_T, férias, viagens para o exterior, etc. Às vezes tirava uma semana de licensa e atuava como instrutor na IBM, a 120,00 DÓLARES/h.

    E vejam só: O Banco Real e o Itaú não faliram por terem pago tudo isso para mim e para toda a equipe de TI. Ao contrário, ainda tínhamos mais benefícios como carro, escola dos filhos e reembolso de despesas.

    *** Mais aí vem o pessoal que leva vantagem em tudo: ***

    O Esperto: Eu faço um curso por minha conta e ganho a promoção!

    Consequência: EMPRESAS DEIXARAM DE PAGAR TREINAMENTO POIS O MERCADO ESTAVA DISPOSTO A ASSUMIR ESTE CUSTO

    O Gênio: Sou especialista, indispensável na minha empresa, e não faço quase nada - dá pra virar consultor e atender 3 empresas, ganhando 3 vezes mais.

    Consequência: EMPREGADORES criaram ou investiram nas GRANDES CONSULTORIAS E DEMITIRAM SEUS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS. OS QUE CONSEGUIRAM EMPREGO FORAM TRABALHAR MAIS DE 200 HORAS/MÊS HÁ UM VALOR 3 VEZES MENOR.


30/05/06, 18:01:33: Cristiano - IP : 200.170.19****
    Olha só, gostaria de colocar o seguinte, trabalho há uns 15 anos com TI, não tenho faculdade concluída (fazia Engenharia Civil), mas tenho formação Oracle DBA e trabalhei com a maioria dos ERPs de mercado (Microsiga, Datasul, SAP, entre outros menores). Programo em ASP, VB, Visual Fox, Delphi e C. Falo inglês fluente e entendo bem espanhol. Não posso reclamar da área de TI, atuamente sou Coordenador de TI de uma empresa média e ganho o suficiente. Agora concordo com quem diz que a "prostituição" de alguns estraga o mercado e também com a linha de que ter reservas ajuda na hora de ter calma para escolher.

30/05/06, 05:09:27: não se iulda - IP : 201.7.9****
    O Rainer, não se iluda não, aqui em sampa vc é formado e chega a conclusão que vale mais a pena é rasgar seus diplomas, certificações, pois não vale nada mesmo, até pq, enquanto nós "trouxas" faziamos trocentas fases em varios processos seletivos para disputar meia duzia de vagas com milhares, conheço colegas que foram pela tangente, só pq tinham Qi, e começaram trabalhar uma semana depois e a situação tambem ta ruim para os seniors, alem de salarios achatados, perdem vaga por ser considerados "velho" por ter 35 anos de idade, isso quando não te desclassificam por não morar no lugar x, pela idade (até mesmo para os jovens) , até por mês de nascimento já perdi vaga, não ter Ltda,carro,etc.

30/05/06, 04:16:21: Que absurdo!!! - IP : 201.7.9****
    O pessoal fica discutindo que 60 reais por hora é pouco, poxa pessoal, assim como eu , muita gente se matou de estudar e aprendeu Oracle, SAP, JAVA, .NET, CENTURA, tempo e dinheiro gasto a toa, fora que nós "trouxas" entramos em faculdade TOP para agora almejar concurso publico de ensino médio, que alias foi suspenso. Tudo isso para depois ser barrado por idade, falta de experiencia, pelo endereço,etc, etc, em um pais que maior parte da população tá na informalidade, muitos nem ganham o minimo, o desemprego de PEA é de 40% e vem gente falar que 10 mil reais não dá para nada, fala sério...

29/05/06, 23:20:33: Carlos carlos@infranetsp.com.br - IP : 201.44.8****
    Eu acredito, como muitos citaram, que a pretensão de salario deve ser analisada de acordo com a região; vai muito dos gastos e, também, da função que exerce. Como muitos, sou que acredita que profissionais com pós ou MBA são as pessoas que devem ser agraciados, pois sabem trabalhar com o processo, desde a sua definição até a etapa final. Pois bem, como definir pretensão salarial: região, função q exerce e nível de conhecimento. Três coisas relevantes! Foi a partir daí que consigo a média de meu salário.

29/05/06, 19:07:37: Rainier rfelipe@gmail.com - IP : 201.58.6****
    Concordo com você Mauricio, que temos que bsucar acima de tudo QUALIDADE DE VIDA, mas o custo de vida aqui não ta tão abaixo de SP não, tenho a oportunidade de viajar pra SP, RJ e DF e aqui em BH as coisas estão cada vez mais piorando!! Por isso que a melhor resposta pra perguta do fórum é definir primeiro a região...depois as condições de trabalho como estes beneficios mencionados

29/05/06, 18:23:58: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Sim, agora compare a situação abaixo, com uma situação típica de regiões menos urbanas.

    Imagine-se trabalhando a 15 minutos do trabalho por uma rodovia sem trânsito, sem ter que pagar estacionamento e almoçar num restaurante da empresa a custo zero ? Isso significa uma redução de R$ 500,00 !!! Faça a conta...

    Nesta situação, você acorda as 7:00 e chaga no trabalho as 8:00, sai as 17:30 e vai curtir a vida, vai estudar, vai fazer esporte, vai tomar um chopp, vai namorar, isso é vida...agora quem vive na capital ?

    Nem vou descrever para não trazer agouro...

    Imagine-se


29/05/06, 18:14:26: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Sim, obviamente que em São Paulo o salário é maior, pois o custo de vida é também maior.

    A começar, pelo trânsito na capital. Eu mesmo gasto 1:10 hs de casa ao trabalho, e gasto R$ 20,00 de combustível / dia. Estacionamento, custa entre R$ 100,00 a R$ 120,00 / mês.

    Quando possível, trabalhar de ônibus ou metrô, pode sair mais barato, e até mais rápido, depende do lugar do trabalho e da residência. No meu caso, que tenho que levar as crianças para escola de manhã, minha opção é mesmo o carro.

    No almoço, para comer num restaurante médio, um prato de 600 gramas sai por R$ 11,00. Se quiser comer um PF no bar da esquina, custa R$ 6,00, sem refrigerante. Um cafézinho com leite e um pão com manteiga, custa R$ 2,00.

    Para quem é PJ, em São Paulo, paga-se 5% de ISS para a prefeitura. Um contador aqui, custa no mínimo R$ 250,00 /mês.

    Compare estes preços e a qualidade de vida péssima que temos em São Paulo.

    Aqui o salário é maior, mas será que compensa ?


29/05/06, 16:53:15: Rainier rfelipe@gmail.com - IP : 201.17.159****
    É pessoal, vejo que o mercado ai em SP está de vento em poupa. Porque aqui em BH o mercado de infra-estrutura de redes está um LIXO. Apesar de estar no nivel pleno, ter CCNA, CCNP, MCP, curso superior, ingles avançado e espanhol também o dia que eu conseguir um salario aqui em BH em torno de 25 a hora...posso levantar as mãos para o céu e agradecer!! A galera aqui desvaloriza mesmo este tipo de profissional. Mercado aqui é razoavel para desenvolvedores...Resumindo, definir a pretenção PRIMEIRAMENTE depende da região que voce está, ai depois vem o resto.

29/05/06, 00:09:12: NP realmente é uma viajada - tb gostaria de saber que empresa generosa paga isso - IP : 200.226.59****
    NP queria saber qual empresa que paga 4500 para um Junior, essa realmente é uma viajada na maionese, mesmo para Trainee no máximo 3000 e olha lá, isso quando não é 1000 ou 1400 na maioria das vezes. Esse é o motivo de tanta gente querer entrar em Ti e depois se frustram com a realidade, ve esses salarios astronomicos e associa com aqueles filmes que o cara no fundo do quintal fica rico construindo um minicomputador, ai acham que vão faturar milhões.

28/05/06, 23:54:48: pois é É dificil definir, cada caso é um caso, como nosso caro colega de VB falou - IP : 200.226.59****
    Para definir a pretensão salarial, vc tem levar em conta sua formação academica (técnico,graduado, pós, etc), seu conhecimento sobre as tecnologias em questão e a faixa salarial para a mesma, o porte da empresa contratante ; gastos fixos como transporte, alimentação e contas em geral; e sem deixar de esquecer qual o regime de contratação que vc trabalhará, exemplo PJ, pq tem gastos com contador, guia de recolhimento, tributos,etc. Então não existe uma formula concreta para definir a pretensão salarial, basta ter bom senso para não pedir um salario megalo (desproporcional a vaga em questão) ou infimo (ser passado para tras)

28/05/06, 20:34:45: Ricardo - IP : 201.13.73****
    Bom galera, Exitem muitas coisas a serem discutidas, mas como as discussões abaixo vem caminhando, não se chegará a uma conclusão. Eu mesmo não quero que concluam algo com o meu comentário. Apenas: Hoje trabalho com VB/ASP e atualmente estou ganhando 23,00/hora. Há um ano, antes dessa oportunidade trabalhava com .NET (C#) e ganhava menos de 1200 reais por mês. Tecnologias obsoletas (VB/ASP)? sim... Demandas altas... talvez... quem sabe... Hoje estou com 18 anos, trabalho na área desde os 15 mais ou menos. Estou cursando um curso de Graduação em Sistemas de Informação em uma faculdade que não é TOP, mas é bem conceituada e gosto dela. Lembrem-se, quem faz a escola/faculdade é o ALUNO. No caso, acho engraçado o comentário do rapaz que disse que é ruim quem ganha menos de 60,00/hora sendo que ele tem MBA, mais de 1 lingua, fora ingles. Creio que ele não tenha 18 anos rsss. Tudo a seu tempo e seu esforço. Hoje ocupo um cargo de Analista de Sistemas junto com Desenvolvimento em que as perspectivas de salário, podem melhorar rápido, ainda mais se eu fosse para .NET ou JAVA. Hoje estou me aperfeiçoando cada vez mais em JAVA e C#, gosto de ambas as tecnologias. Estou me certificando em Oracle também, devido a minha atual experiência com Oracle. Certa vez ouvi, conhecimento agregado nunca é demais. Não se torne obsoleto, senão seu salário também fica. Atenciosamente,

28/05/06, 11:01:26: NP - IP : 201.1.47****
    Hoje tive um surto ao abrir o Caderno de Empregos do Jornal O Estado de SP... na tabela de cargos x salarios, vi que um Analista de Sistemas JUNIOR, ganha em média 4500 reais!!! Sinceramente gostaria de saber que empresa é esta tão generosa e fictícia...


27/05/06, 21:16:33: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Nao e uma questao de aceitar ou nao , vc nao esta pegando uma pessoa e bontando para trabalhar!! Na minha opniao quando uma pessoa me contrata , nao leva apenas meu conhecimento tecnico e sim meu comprometimento coisa que por si so deve se pagar muito bem, eu nao saio por ai por uma diferenca de alguns reais coisa que muita gente faz, acho que isso deve ser considerado!! mas vejo que o jogo para as consultorias e empresas em geral brasileiras, nao veem isso!!

26/05/06, 22:17:55: Francisco - IP : 201.42.52****
    Bom, deve ter gente aqui nesse fórum que aceita isso, esse pessoal que diz que "é a competição" e que nada pode ser feito. Avisa pra esse pessoal que eles "topam tudo"...rsrss Parabéns, você fez certo em não aceitar.

26/05/06, 22:05:44: Marcelo - IP : 200.206.20****
    A partir do momento de que ficarmos a merce de consultorias, definir uma retensao salarial correta sera sempre dificil, visto que a mesma vai pegar outro peixe em rio mais barato!! evender pelo mesmo preço!! Uma consultoria me ofertou 39 hora omo desenvolvedor c e java, eu aceitei e depois de umas semanas a mesma veio com papo de pagar 29 a hora, com mesmo perfil senior e de maior idade!! Achei revoltante, tenho que custear as ferias 13 salario e outros beneficios que como clt nao tenho e ainda por cima me rebaixam, disse nao e so nao chinguei a menina da consultoria pois ela nao tinha nada haver com a historia!! uma lastima

26/05/06, 17:50:22: blah - IP : 200.213.186****
    Carlos, obrigado pelos esclarecimentos.

    Não que a carapuça tenha servido, mas eu nunca pensei que MBAs fossem coisa de "gerentes otários", apenas que no meu caso específico, qualquer coisa ligada a gestão parece estar mais distante que a galáxia de Andrômeda.

    Então, perguntei em nome daqueles que são 100% técnicos, programadores e analistas "escova-byte" que querem distancia de MBAs.


26/05/06, 17:38:49: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.142.12****
    É aquela história: quanto mais completo o profissional, mais alta poderá ser sua pretensão salarial. É até natural uma certa prepotência de quem aparenta estar no topo da pirâmide, dizendo que faz tudo e mais um pouco, ganha bem, trabalha pouco, e ainda manda o chefe se f... (rs)

    Profissionalmente falando, penso que não tem mistério, se vc se dedicar muito, fazer várias coisas ao mesmo tempo, trabalhar, faculdade, cursos, idiomas, o mais jovem possível, com certeza vc estará no topo, com 20 e poucos anos vc já será formado/pós-graduado/fluente em línguas/trabalhando em grandes empresas no brasil e no exterior. Quanto menos pontos desse vc tiver e mais velho for ficando, mais difícil vai ficando sua empregabilidade e, obviamente, sua pretensão salarial.

    Até +


26/05/06, 17:38:31: Carlos carlos@apinfo.com - IP : 200.142.12****
    As pessoas as vezes escutam "MBA" e criam uma barreira de que MBA é coisa de gerente otário que não sabe nada e só enche o saco dos técnicos. O MBA nada mais é do que uma pós-graduação, uma especialização, só que mais direcionada aos gestores. Existem diversas pós-graduações latu-sensu, mestrados strictu-sensu, etc. direcionadas ao técnico, seja na área de engenharia de software, automação, telecomunicações, etc. É esse tipo de formação que o técnico deve buscar acrescentar ao seu currículo. Os cursos de 40 horas / certificações são importantes porque mostram onde é importante "clicar" e o "next/next" do momento, mas a formação acadêmica traz o benefício do aprendizado de base, daquela teoria mesmo que tanto é julgada como inútil.

    Somando os critérios de avaliação (formação acadêmica + cursos + certificações + tempo experiência na área + tempo experiência na função + idiomas + postura pessoal) que pode-se estabelecer uma "tabelinha" com pesos e notas onde tanto o profissional pode se autoavaliar quanto a empresa pode avaliar um potencial candidato.

    Continua...


26/05/06, 17:34:21: bah - IP : 200.213.186****
    Bem colocado, Ana

    "É necessário deixar claro no curriculum, sua qualificação, experiência e capacidade para gerar resultados."

    E vou mais longe: há condições, tambem "sine qua non", que não figuram, ao menos explicitamente, nos curriculums (ta certo, o plural?): a inteligência, criatividate, honestidade, etc.

    É óbvio, eu sei. Mas a maioria dos profissionais de TI age como se não fosse: conheço alguns que não leem nunca, acham chato estudar e sequer falam direito ou refletem antes de falar, simplesmente dizendo qualquer besteira que vier na cabeça, e ainda outros que não pensariam duas vezes antes de prejudicar um colega.


26/05/06, 16:56:01: Ana Cristina ac@yahoo.com - IP : 200.130.368****
    Um dos motivos da dificuldade de estabelecer uma pretensão na área de TI e que a qualificação das pessoas que atuam na área é muito distinta, vai desde um analfabeto funcional, até pessoas com pós-graduação e certificações.

    Não basta responder a uma vaga de Analista de Sistemas e colocar apenas a sua pretensão. É necessário deixar claro no curriculum, sua qualificação, experiência e capacidade para gerar resultados.

    Portanto, um bom currículo é condição “sine qua non” para apoiar sua pretensão salarial.

    Desta forma sera possível separar um Analista de um “Analizta”.


26/05/06, 16:49:07: Anti-MBA - IP : 200.213.186****
    Pergunta aos que tem MBA e ganham mais de R$ 60 a hora: Além se saber falar várias línguas, é realmente necessário ter um (argh!) MBA para ganhar neste nível?

    O que dizer de alguem que não é muito chegado em administração e tem um perfil mais técnico? hem? hem?


26/05/06, 16:44:43: blah - IP : 200.213.186****
    Nao é meio surreal dizer que R$ 40 a hora é ninharia num pais onde muita gente precisa trabalhar por uma semana ou mesmo mais para ganhar a mesma quantia? O que há com voces? Perderam a noção?

    Não que eu não queira ganhar acima disso - não sou trouxa. Mas ainda que eu ganhasse R$ 100 a hora, não acharia 30 ou 40 ninharia, não num país como o nosso.

    Se por "ninharia" querem dizer um salario que não esta de acordo com as qualificações deste ou daquele profissional, dadas as suas qualificações, etc, então deixem isto bem claro e ponham de lado o salto alto.


26/05/06, 15:53:29: Hugo - IP : 201.17.15****
    Há algum tempo atras foi discutido em um forum aqui sobre criar ou nao um conselho de informatica no país. A briga foi boa e nada saiu. Sistema Confea - CREA: Por mais que se diga É LEI nehum engenheiro pode exercer a profissão de engenheiro numa empresa e receber menos de 8 salarios minimos para oito horas diárias de trabalho. E perdoe os colegas engenheiros, nós nos achamos deuses na nossa área. Mesmo assim existe partilha de connhecimentos entre o mais amarrado dos engenheiros e o estagiário que nada sabe. Porque na área da informática não é assim? Quantos de nós são realmente formados em uma faculdade de informática? Ou até mesmo curso técnico? Quantos de nós não se deparou com um contador trabalhando de administrador de uma rede ou banco de dados? É incrivel como que uma classe de trabalho que mais cresce no mundo seja tão desunida e cismada a Deus apenas por saber clicar em algumas coisas a mais os usuários! A mais que os engenheiros!!!???? O valor do preço da hora tinha que ser o minimo! O somatorio dos preços dos SO usados no servidor e estação + o valor da hora trabalhada do usuário da maquina + o valor da mais baixa certificação + o valor do mais barato livro e curso + o custo da energia eletrica e do computador divididos por uma incognita.

26/05/06, 11:23:26: George - IP : 57.68.2****
    Em T.I ninguém gosta de discutir salário...é cada um por si e todos por nenhum.

26/05/06, 11:13:53: Waldomiro Waldo@semspam.com.br - IP : 200.130.239****
    O Marcelo levanta um ponto interessante, as vezes quero conversar sobre salário com outros profissionais, para trocar experiência e ajustar expectativas, mas geralmente é difícil. Muita gente trata o assunto com extremamente confidencial. Por outro lado este mesmo pessoal não se importa em enviar um currículo com pretensão salarial para uma empresa que eles mal conhecem. Precisamos nos unir e atuar de forma mais inteligente, desta forma é que vamos melhorar a situação. Enquanto isto não ocorre, coloco minha pretensão, deixo claro quais os benefícios e parâmetros que estou considerando e por fim coloco que estou disponível para negociar, pois o salário e muito importante, mas nem sempre é o mais importante.


26/05/06, 09:25:17: Marcelo - IP : 201.52.1****
    Acho que este espaço deveria ser utilizado para troca de informações entre os profissionais de TI, fico desanimado, quando encontro pessoas sempre reclamando das mesmas coisas, independente do tema discutido.

    Voltando a vaca fria, para definir a pretensão salarial, informação é muito importante. Participar de alguns processos seletivos apenas para prospectar o mercado, manter uma rede de relacionamento com amigos que estejam dispostos a abrir o salário, buscar pesquisas salariais, buscar informações sobre a empresa que deseja te contratar e etc. Desta forma sera possível definir uma pretensão mais realista.

    Existe uma outra questão importante que é como aumentar sua empregabilidade e por conseqüência obter salários melhores, mas isto é outro papo e deixo como sugestão para o próximo fórum.


25/05/06, 22:56:49: Concordo com o Viajandão felizardo@felizardo.com.br - IP : 200.198.18****
    Concordo plenamente com nosso amigo viajandão, eu também estou no rol dos que ganham mais de R$60,00/hora, porém para isso é preciso conhecimento, eu falo 4 idiomas, e também me formei em uma Universidade de 1º linha, possuo MBA concluído na FGV. Não reclamo do mercado de TI, pois sempre recebo propostas de grandes empresas, acredito que o que esta faltando no mercado são profissionais bem qualificados e principalmente Profissionais. Desde que comecei minha carreira em TI como DBA, participei de vários projetos em diversas partes do mundo, e digo a vocês amigos, a area de TI realmente vale a pena.

25/05/06, 18:53:05: Viajandão - IP : 200.150.215****
    Poxa, eu achei que estava dentro da média do mercado, mas agora, lendo todas estas reclamações, descobri que sou um felizardo recebendo bem mais do que os 60 reais médios que foram citados em algum POST. Está certo que falo 3 idiomas ( e estou pensando em começar a aprender Mandarim), fiz universidade de 1a linha, publica e pós no exterior (sem bem que não terminei a pós). Além disto tenho algumas certificações Sun, IBM e Microsoft. Não sabia que o mercado estava tão ruim, pois nunca encontrei qualquer problema para encontrar trabalho. Situação, diga-se de passagem, bem diferente de diversos amigos meus de outras área como economia, direito, administração, etc que sempre tem dificuldades para se colocar no mercado após a perda de uma posição. Uma coisa que me chamou a atenção neste forum foi a dificuldade que alguns usuário tem para simplesmente se expressar.... imagina a dificuldade que esta pessoa deve ter para definir uma arquitetura, gerenciar um ambiente heterogenio ou simplesmente fazer um script qualquer. Abraços

25/05/06, 14:21:50: GELO_BR - IP : 200.149.20****
    Pessoal, não tenho muito tempo de mercado, mas um coisa eu sei, a prostituição da area esta começando nas faculdade que formam maus analistas/programadores/desenvolvedores/dba´s.

    Penei muito mais do que dois anos até conseguir entrar realmente no mercado competitivo.

    Mas o que me salvou e me salva até hoje é que conheço muito bem o FrameWork que trabalho, isto é, temos que nos especializar como profissionais. Temos que conhecer a fundo a liguagem, as ferramentas ao qual estamos nos propondo a trabalhar.

    Deste modo eu, vc, entre outros não precisamos ter medo do mercado.... E sim o contrario...

    OBS: Porque será que não temos um orgão normatizador para filtrar os maus profissionail? Pensem nisto ?


25/05/06, 14:01:41: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Depois dos comentários mais acalorados que passaram, a tendência é ficar em uma das vertentes:

    1 - A pessimista, que acredita que a área está cada vaz mais saturada, que as consultorias só atrapalham o mercado, que a falta de regulamentação e melhores critérios de formação formal dificultam a definição de cargos e salários, que a comoditização da área e a facilidade de formação (cursos de 40 horas, faculdade de 2 anos, etc.) faz com que os salários em TI vão deixando de ser melhores do que a média de outras áreas. etc.

    2 - A otimista, que acredita que se o profissional administrar sua carreira com competência, ele sempre estará investindo em especialização com tecnologias potenciais, saberá identificar o melhor momento para trabalhar PJ ou CLT, saberá negociar seu valor/hora de forma vantajosa, conseguirá fugir de consultorias "arapucas" e, finalmente, conseguirá sempre manter um equilíbrio financeiro adequado, com reservas para investir em formação, idiomas, períodos em projeto, etc.

    É claro que não podemos simplificar a questão em "se dá mal quem é incompetente", mas hoje para trabalhar em TI vc tem que ter algum espírito empreendedor, para administrar sua carreira. Não tenho dúvidas que, para manter um "alto" valor hora, tem que sempre observar o que está pagando esse valor, mudar o foco da especialização se necessário. Eu acredito mais nessa visão de "livre mercado" do que numa hipótese sindicalizada, com conselho regional, cartelização dos salários, piquetes, etc.

    Abraço a todos....


25/05/06, 13:01:33: Michel - IP : 200.184.13****
    BOAS FALAS CARO AMIGO, BOAS FALAS.


25/05/06, 12:42:37: SENSATO PÉ_NO_CHÃO@REALIDADE.COM.BR - IP : 200.18.10****
    Boa tarde todos. Pessoal, vamos ser sensatos, parem de reclamar, pois a vida é dura para quem é mole, e não é só em TI não. E profissional bom JOVEM ou MADURO, sempre estará empregado de um jeito (satisfeito com o salario) ou de outro (não satisfeito com o salario). Alias, TI é muito mais aquecida que outras áreas, não reclamen de barriga cheia, quem não estiver achando vaga, precisa se auto-avaliar quanto aos conhecimentos que possui. Isso é EMPREGABILIDADE. Um NORTE-AMERICANO ganha em MÉDIA US$ 4,500.00 dolares, enquanto um INDIANO ganha em média US$ 1,500.00, segundo EXAME INFO de 1997. Façamos: 1500 x R$2,34 = R$ 3.510,00 EM MÉDIA, mas infelizmente nosso salário mínimo não é DIRETAMENTE atrelado ao DOLAR, todos aqui, devem saber que ECONOMIA não se faz por decreto. Portanto, parabéns aos PJ´s que estejam ganhando mais de R$ 32,00 por hora. Os seniors de CTL, a faixa de mercado é mesmo entre 3 e 4 mil, parabéns para quem estiver com mais. Ganhar X ou Y dependerá do TAMANHO de seu PATRÃO (VOLKWAGEM, ITAU, etc) e da responsabilidade sobre sua função. Não é qualquer brasileiro, que ganha mais de dois mil reais ANTES dos 22 anos de idade. Parem de dizer que ganhar abaixo de R$40,00 p/hora é ninharia. Quem puder ficar em casa com as contas à pagar esperando este nível de salario aparecer, parabéns!!(talvez ainda more com o papai e não tenha família pra sustentar). Mas respeitem as outras pessoas, que estam MUITO FELIZES com menos que isso. Felicidades à todos. Cada um que FAÇA O SEU PREÇO, pois cada um com suas contas e nível de satisfação monetária. O mercado NÃO ESTÁ NEM aí para quem se vangloria a si mesmo ou diz que R$39 por hora é ninharia

25/05/06, 09:10:53: George - IP : 57.68.2****
    Sou analista de suporte tb,assim como o Rafael e com certeza tenho uma mais bagagem profissinal e conhecimento técnico melhor que muitos que se dizem gerentes de T.I ou analista programadores. Precisa acabar esse MALDITO PRECONCEITO que o analista de suporte não conhece nada. A diferença que estamos mais preparados,corrigimos muitas vezes falhas de programas, implantações de sistemas mal planejadas e em muitos temos visão de negócio, pois na maioria das vezes temos contato desde do faxineiro ate o preseidente e hj em dia, temos que muitas vezes dominar algumas tecnologias e ao invés de ficar reclamando que ganhamos R$ 40,00 a hora, fazemos a nossa correria como todo profissional sensato. É um absurdo a pessoa querer mudar de área e ver comentários como esse... Também estou estudando e me preparando para ser um Desenvolvedor de Sistemas de verdade e não meia boca, como costumo ver na área..

24/05/06, 21:04:40: marcel - IP : 201.6.10****
    Vamos retroceder e nos impor!!!

    desenvolvedor c++, java, valores sr 45,00 a 50 reais hora dbas (qualquer banco pois banco de dadose responsabilidade) 70 a 60rais hora conusltoria cobra minimo de 100 para empresas e vc quem faz o trabalho nao eles

    sap 100 reais hora se valorizem essa e para ter uma ideia, a um tempo atras(nao mnuitro era assim) agora piora , e o arroz com feijao carros , custo de vida aumenta de preço!!

    abraços


24/05/06, 20:35:09: Rafael sensatez@ridicula.com - IP : 200.165.158****
    Achei ridículo esse comentário do Sensato aí embaixo. Por conta desse pensamento é que o valor/hora de alguns tende a abaixar. Por um motivo muito simples. Quem tá mais desesperado geralmente é quem sabe pouco e não pode brigar por uma hora maior. Aí infla o mercado com um monte desses desesperados e a hora abaixa! O pior é que como nosso meio é aberto a quem quiser entrar...fica essa zona

24/05/06, 19:50:46: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    AêêÊÊÊÊ !!!! Gostei de ver a sensatez do sensato dalí de baixo. Disse tudo e mais um pouco.

    Quanto ao amigo aí de baixo, precisando de uma apostila de PL/1, vou ver com uns amigos aqui, depois de falo.

    Abraços a todos.


24/05/06, 17:10:18: André - IP : 200.171.235****
    Pior ainda. é analista de suporte, quer virar desenvolvedor achando q sabendo um pouco de tudo vai te dar emprego que ganhe muito. O que garante empregabilidade e salário alto é especialização. E especialização não é fazer um curso. São vários cursos, inclusive os "interdisciplinários", e talvez 1 ou 2 anos pondo os cursos em prática, pra depois sim chegar no mercado e fazer valer o seu esforço.

24/05/06, 15:36:00: Leo Nilsen continuação... - IP : 200.192.21****
    Rafael, acredite em você...não leve tudo o que você lê aqui tão a sério porque tem muita coisa que não presta...o mercado de TI muitas vezes é injusto sim, e a tecnologia que tá em alta hoje perde valorização de uma hora prá outra, o mercado de TI é muito dinâmico como vc já sabe... as consultorias também sugam e querem desvalorizar, o que também é fato...

    Mas uma coisa é certa, se o cara é bom, dedicado e tem vários diferenciais ele ganhará bem, não tenha dúvida...até o cara que é o EXPERT em COBOL ainda ganha bem...pode ter certeza! Caso contrário a profissão nem existiria mais, pensa bem...


24/05/06, 15:23:41: Rafael continuando... - IP : 200.161.153****
    Portanto, quanto mais um profissional for "dinâmico" e "elástico", melhores são as chances de empregabilidade. Por isso fiz curso de Oracle e VB. E se me interessar outros, assim eu estarei fazendo.

24/05/06, 15:21:28: Rafael rafael.pereiaa@gmail.com - IP : 200.161.153****
    Quero agradecer ao "profissional solidario" que me apoiou a continuar nesse caminho do desenvolvimento. Agora ao arrogante do tal de Eduardo, acho que vc não olhou no meu codigo de curriculo. Eu fiz Processamento de Dados em escola técnica e sou bacharelado em Administração de Empresas, com inglês fluente.leu bem? FLUENTE. Então meu amigo, "alto lá" quando vc colocar que o mercado está um lixo, e qualquer cursinho se acha analista e 700 mango me pagaria. Esses 700 mango seria apenas meu café, seu imbecil. Atualmente ganho bem mais que isso sendo CLT, como analista de suporte em conceituada empresa de navegação. Estou a procura de novos horizontes,. Não tenho perfil de desenvolvedor e mas não me submeteria a ganhar pouco. Tenha mais respeito.

24/05/06, 15:18:03: Leonardo Nilsen leonilsen@hotmail.com - IP : 200.192.21****
    P/ definir pretensão salarial, vale obviamente levar em consideração o tempo de experiência na função, o tempo de mão na massa mesmo... na área SAP muitos profissionais dizem ter 3 anos, 5 anos de atuação mas na verdade não dominam nada..... as certificações e o inglês tbém são extremamente relevantes na hora da negociação!

    Discordo das colocações do caro Sensato, acho que não é questão de lamúria não...tenho 22 anos e não trabalharia por menos de 40/hora levando-se em consideração o tempo de experiência na função juntamente com a valorização da mesma frente o mercado...além de certificação e fluência no inglês e espanhol..

    Se trabalhasse por menos que isso iria colaborar p/ a desvalorização da minha profissão, o que acabaria me afetando tbm..claro que não é essa minha intenção!

    Modéstia parte, volto a frisar que o profissional que é bom tem que vangloriar-se mesmo, não deve aceitar qualquer ninharia não, mesmo que seja jovem!

    Tá dado meu recado!


24/05/06, 08:25:07: a área de TI têm conserto... - IP : 200.196.24****
    Eu penso no seguinte... A OAB é uma instituição que representa os advogados. A prova da Ordem é dificílima, visto que uma pequena minoria dos formandos conseguem o registro e a permissão para exercer a profissão. E mesmo dentro dessa minoria tão selecionada aparecem advogados como aqueles que pipocam os folhetins todos os dias prestando depoimentos em CPI's... a pergunta é... como será na área de TI em que não existe controle nenhum e qualquer um é Analista Sênior????????

23/05/06, 21:10:47: eu d novo - IP : 201.6.10****
    Amigos, querendo ou nao , nos somos capachos e isso! escravos do pais e da sociedade que nos da apenas restos e ainda por cima abanamos o rabos e latimos felizes! Sinto dizer mas nao vale a pena trabalhar com TI no Brasil!

23/05/06, 20:33:52: Marcel - IP : 201.6.10****
    concordo com o Fernando Montibeller sobre motim e area de TI, e assim como o Cesar estaou na mesma situacao, sou DBa e tem muitos garotos de programas ai se vendendo por pouco a sacanagem e que as consultorias aceitam este pouco e vendem como Sr e quando acontce algo errado e a culpa e dos profissionais mal qualificados, as consultorias e demais empresas fazem assim e uma verdade brasileira!! Hj em dia isso esta ficando mundial, visto que os malditos hindus atrasam nossa vida se vendendo por muito pouco no mercado mundial!! Nao sei o que fazer e quanto pedir pois e um jogo, a tempos atras um DBa ganhava 80,00 hora hj em dia a proposta que recebi para producao foi de 46,00 hora, ficar ate mais tarde fazer horas extras de graça, e muito complicado!! Se nao aceitar fica sem, se aceitar queima o mercado!! E quanto a sair do Brasil bem.. se fr SAP talvez sim caso contrario... deixa como esta!! O mercado de TI e muito sacana mesmo!! Gracas as consultorias de TI

23/05/06, 16:16:10: Profissional Senior ProSenior@Solidario.com.br - IP : 200.18.10****
    Retornando ao pedido de "ajuda" ou dica solicitado pelo:

    19/05/06, 15:31:59: Rafael rafael.pereiraa@gmail.com - IP : 200.161.153****

    Mano Rafael, olhei seu currículo, vi que você fez colégio técnico e faculdade. E sua maior experiência é em suporte técnicos a redes e usuários. Alias, esta experiência, como certeza muitos outros profissionais "batalhadores" como você já deve ter feito. Mas o lançe é o seguinte: Se você realmente quer trabalhar com DESENVOLVIMETO (VB.NET+ORACLE), você fez os cursos corretos, não dê ouvidos ao "Maurício", pois se ele relmente disse lido seu post, notaria que você fez justamente VB.NET, que é 100% orientado a objetos e nada tem de obsoleto, aja visto que em novembro de 2005, foi lançado a versão do VISUAL STUDIO 2005. Com seu conhecimento VB.NET+Oracle 9i, sabendo procurar encontrará sim ótimas oportunidades. Procure trabbalhar em empresas que realmente necessitam de DESENVOLVEDORES, se você acumulando atividades de suporte a REDES+USUÁRIOS, ai sim não conseguirá ser um desenvolvedor bem remunrado.

    Abraço, e muito boa sorte, pois você está no caminho certo.


23/05/06, 11:08:45: Cesar - IP : 200.178.17****
    E não se esqueçam... Se vocês não trabalharem por pouco com certeza um indiano trabalhará. Infelizmente a realidade é essa, sempre tem alguem no desespero. Eu mesmo a seis meses atrás recusei varias oportunidades por discordar do valor pago. Agora estou aceitando qualquer coisa. E mesmo assim está difícil.

22/05/06, 14:37:45: Rubens Arandas rarandas@hotmail.com - IP : 200.207.127****
    O mercado de TI é ainda um mercado muito imaturo e carece profissionais qualificados. Por felicidade ou talvez não, não existe uma tabela padrão pra cargo, tecnologia, tempo de experiência etc para criar um padrão salarial. Logo, qdo há uma oferta, o profissional tem direito d pedir o qto ela acha q merece. Essa é a lei da oferta e da demanda, se vc pedir pouco receberá por isso, vc pede muito e se eles não encontrarem outro, vc receberá muito. O segredo está na sua oferta! Desenvolvedores recebem mais d q analista de suporte, p q? Pq a demanda é maior dq a oferta e pq desenvolvedores são mais criteriosos na hora da escolha. O fato é q aluno algum sai da faculdade com conhecimentos exigidos pelo mercado e então com ituito de adquirir experiencia eles sentem-se satisfeito por começar com um estágio ganhando uma miséria e isso entra nas pesquisas salariais, assim faz com que o salário médio tb diminua. Com minha experiência, aprendi q vc ganha o qto vc acha q vale. Qdo comecei tinha receio d conquistar um aumento, a medida q adquiri mais experiência, compreendi q eu nós ganhamos o qto achamos q valemos e não o qto os empregadores querem pagar. Vc sabe o qto vale, não se subestime a trabalhar por menos d q isso. Em menos de 4 anos, ganho 8 vezes mais q qdo comecei. As ultimas propostas q me fizeram, mais baixo d q esperava, recusei! Todos voltaram a trás e me ofereceram até mais d q eu tinha como pretensão. Qdo quiserem q vc trabalhe por menos, responda: "O meu trabalho tem um valor, não é leilão!" Se vc aceitar menos d q vale seu trabalho vc estará depreciando o salarios tb de seu companheiros de área. O segredo é saber o qto vc vale, não se venda por pouco. "Alguem se vende recebe mais do q vale"

22/05/06, 14:27:33: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    (completando o post abaixo)

    Se estamos falando sobre pretensão salarial, há malucos que topam trabalhar por muito menos, da mesmo forma que há malucos morrendo com sua motos 125cc pelas ruas esganados pela ganância de faturar, e reservadas as devidas proporções, há malucos topando ser "homem-bomba".

    Esta é a doença social a que me refiro, e nós, Brasileiros, estamos doentes, não resta dúvida.

    Para curar a doença, não é a melhor alternativa, exterminar o doente, mas sim, entender mais sobre a doença e o doente.

    O mercado de TI sofre desta mesme fenômeno, fomentado pela competição.

    Na minha opinião, há um lado saudável, mais significativo do que o lado doente, mas a reflexão deve seguir por este caminho.


22/05/06, 14:18:13: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Hoje pela manhã, assisti da TV cultura um reportagem sobre um órgão do govêrno aliado a uma ONG, que regula a atividade pesqueira no Brasil, tanto na costa litorânea, como também nas margens de rios e açudes.

    Um dos casos relevantes que ví, é o caso da extração de Ostras. Sabe-se que o mergulho em grandes profundidades, precisa seguir critérios de tempo e intervalos, de forma a preservar a saúde do mergulhador. Sabe-se também que existe um grande número de mergulhadores que sofreram sequelas irreversíveis que os levaram a ser paraplérgicos e até mesmo à morte. Mesmo todos sabendo disso, muitos persistiam na atividade desregrada.

    Sabe-se que o preço pago pela Ostra no mercado negro, é muito inferior ao que deveria ser pago para uma atividade comedida e legalizada.

    O Oógão em referência, entrou neste cenário exercendo um papel regulador, e junto com a ONG, passou a intermediar o comércio entre o mergulhador e o segundo comprador, pagando ao mergulhador, um preço bem maior do que antes e vendendo ao segundo comprador simplesmente pelo preço de mercado.

    Resultado: O mergulhador trabalha bem menos e ganha mais, e o simples e danoso "Atravessador" passou a ser menos interessante.

    A gente só é bombardeado por más notícias, mas esta é, sem dúvida, uma boa notícia.

    Temos um passado recente, da década de 70/80, onde havia a reserva de mercado em informática, depois disso partimos para uma onde liberal, conquistamos um grande e importante espaço no mercado mundial, agora já amadurecidos, precisamos refletir sobre o aspecto social da exploração do trabalho, pois sabemos que doenças sociais custam muito caro mesmo.


22/05/06, 12:56:25: Fernando Montibeller fernando.montibeller@gmail.com - IP : 200.185.13****
    Olha sinceramente tenho muito a discordar da opinião de muitos de vocês.

    1 - Quem trabalha no mercado de TI não é inteligente, ao menos hoje em dia não. É sim uma pessoa com pouca vivência profissional, nova, e achando que irá ganhar rios de dinheiro com meia dúzia de cliques no mouse.

    2 - As consultorias só vão piorar, isso tudo é apenas o ínicio, como disse elas irão eternamente se alimentar desses jovens "cabeças-ocas" e assim seguirão em frente no mercado, com oum colega citou ao dono da consultoria não faz diferença o cheque de pagamento de um profissional que entende a lógica de programação e outro que execute o script de programação.

    3 - Sobre auto-valorização é algo muito relativo mesmo, depende muito do seu cargo, da empresa e das suas competências p/ ir a frente e pleitear algo que realmente lhe satisfaça ou seja próximo disso.

    4 - Sobre "motim" na área de TI só posso dar risada, quer mercado mais prostituído que esse nosso? façam rebelião e os jovens "cabeças-ocas" assumen seus postos sem problema.



22/05/06, 09:11:07: George - IP : 57.68.2****
    Depois te tantos questionamentos em relação aos salários da área de T.I é interressante observar porque todo mundo hoje tentar vira político...Alias hoje em dia vc tem que ser político em tudo na vida. Já perceberam isso?

22/05/06, 08:58:06: a área de TI têm conserto... - IP : 200.196.24****
    A pretensão salarial é um fator indissociável da satisfação profissional. Mensurar um salário é colocar nele aquilo que você considera essencial para a sua sobrevivência, contando inclusive com hobbies, viagens e cursos. Dentro do contexto da livre competição e da desregulamentação profissional essa satisfação quase sempre é deixada de lado, o que eu considero um pecado grave. Porém o salário não é a única coisa a ser considerada numa eventual proposta de emprego. Estou empregado e já recebi três propostas de emprego nos últimos três meses para ganhar de 20% a 30% mais do que ganho agora com todos os benefícios que eu já tenho (VR, VT, AM, AO). Não aceitei nenhuma. Motivo: a distância. Moro à apenas 10 minutos do meu trabalho, e isso para min é qualidade de vida. Nas outras propostas teria que cruzar a cidade de trêm, ônibus, metrô e pé e voltar pelo mesmo caminho para chegar na faculdade tarde e perder hora de aula, o que quase sempre acontece com os colegas meus que se deslocam até 150km por dia para trabalhar. Poderia ganhar 20% mais porém estaria 50% menos satisfeito. Para compensar essa insatisfação teria que ganhar pelo menos 50% mais do que ganho agora. As empresas que optam candidatos "mais-em-conta" também cometem um erro estratégico. Se um programador qualquer entra numa empresa hoje como CLT para ganhar R$ 1000,00, qualquer outra oferta que esse programador receber, seja 100, 200 ou trezentos reais a mais no salário é suficiente para levá-lo a abandonar o emprego e optar pela nova vaga. Para concluir o meu parecer acho importante o funcionário de TI criar um vínculo forte com a empresa em que trabalha. Se a empresa perceber que você é essencial para o negócio dela, dificilmente você ficará desempregado ou trabalhará em condições subumanas.

22/05/06, 08:50:43: Rafaela - IP : 200.235.1****
    Definir uma boa pretensão salarial depende muito de experiência e pesquisa. A pretensão não é quanto o profissional quer receber, mas sim o quanto o mercado paga para uma pessoal com o seu perfil e competência.

    Trabalho como PJ em uma empresa e o pessoal que é contratado como CLT vive reclamando do salário, são pessoas que não participam de uma entrevista de seleção a mais de 10 anos. Tem gente que trabalha com Adabas/Natural e só. Eles só vão descobrir como ganham bem o dia que forem demitidos e tiverem que procurar alguma outra coisa.

    No geral acho que o profissional de TI olha muito para o proprio umbigo, ta na hora de levantar a cabeça e ter uma visão mais abrangente do mercado. Na última revista Exame saiu uma pesquisa feita pela Hay, dizendo que de 1997 a 2005, a variação do salario base de TI foi de 102%, perdendo apenas para a área juridica, com 113%.


22/05/06, 08:45:00: Roberto rcbrude@ig.com.br - IP : 200.234.9****
    Pessoal, Teminei um projeto recentemente estou atrás de uma nova oportunidade tenho 40 anos, Programo Delphi, estou atras recentemente e vejo que as empresas estão muito mais seletivas do que antes, principalmente o que tange "REMUNERAÇÃO", eu notei que que com muito paraquedista no mercado e com menos idade as empresas as empresas têem mais preferencia, com relação salário eles confundem muito PJ com CLT porque querem pagar o mesma coisa e a pressa como sempre é para hontem.

20/05/06, 14:40:30: Marcello Grizzaffi marcellogrizzaffi@hotmail.com - IP : 200.226.186****
    Não sei qual foi o caso do Eduardo, mas boa parte dos novos recursos, sobretudo na microinformática, hoje começa desse jeito. Meu conselho aqui vai pro Eduardo, que me pareceu preocupado com um ponto que acho que bons profissionais não deveriam se preocupar: Quem é bom sempre teve e terá muito espaço na área mais democrática que já existiu, a TI. Pro Rodrigo eu diria que, sem experiência alguma, dá pra trabalhar até por um pouco menos. Não caia na ilusão do dinheiro fácil e aproveite essa grana pra ganhar mais conhecimento. Tente uma faculdade, ganhe diferenciais. Mais pra frente vc vai ver que valeu a pena um pouco de sacrifício. Abraços e boa sorte.

19/05/06, 19:50:50: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Calma aí Eduardo, não é bem assim, você nem conhece o Rapaz aí de baixo e já vai logo dizendo que ele é qualquer um ? Pôôô...ó o respeito meu !!!

    Rodrigo, os cursos que você mencionou são muito bons para você que pretende desenvolver sistemas.

    O mercado oferece oportunidades para trabalhar como PJ ou CLT. Trabalhar como CLT, a princípio é melhor, mas nem sempre é possível a gente escolher isso.

    Alguns fatores definem o que o profissional é capaz de fazer, e consequentemente sua remuneração. Experiência é o fator mais importante, que não é o seu caso.

    Sendo assim, você é considerado um profissional "Júnior", ou seja, precisa trabalhar sob supervisão de outro profissional mais experinete. Isso é normal, e depois de um tempinho, você será capaz de ser mais independente.

    Creio que seja coerente, você pleitear um salário de R$ 15,00 / hora como PJ para começar, ficando com este salário por uns 6 meses, depois você poder dar uns pulos e chagar as uns R$ 20,00, a assim vai caminhando.

    Conhecendo apenas VB e Oracle, você não vai conseguir ir muito longe, VB é uma boa ferramenta, mas já está obsoleta, não existe nenhum projeto começando hoje com VB, apenas projetos para manter funcionando algo que já existe.

    O importante é começar, vai em frente Rapaz, depois você verá o que melhor lhe convém.

    Boa sorte.


19/05/06, 17:08:47: Eduardo - IP : 201.27.49****
    Por isso o mercado é um lixo, qualquer um que faz um cursinho xingling se diz analista.

    Cobre 700 reais pra você tá ótimo.


19/05/06, 15:31:59: Rafael rafael.pereiraa@gmail.com - IP : 200.161.153****
    Boa pergunta. Quero saber quanto cobrar como analista VB. Acabei de fazer um curso de VB.Net e Oracle 9i e estou disponível no mercado, porém, desconheço como definir faixa salarial tanto p/ PJ como CLT. Alguem ajuda? Ah, meu codigo é 213922.

19/05/06, 12:31:24: Flávio Augusto - IP : 200.245.86****
    Acredito que pretenção salarial deve ser ofertada aos profissionais TI a partir do conhecimento e das competências deles.

19/05/06, 10:28:26: Claudio Lemos - IP : 201.42.18****
    Enquanto tiver gente que topa essas coisas absurdas, eles vao continuar fazendo propostas ridiculas.

19/05/06, 10:01:27: Marcelo - IP : 200.206.208****
    Nao tem como definir pretensao salarial no brasil, hj mesmo recebi uma proposta ridicula, onde era, sistema de cotas com contas absurdas e confusas. quer te pasgar como clt , mas quer ter encargos como pj. Trabalho ate fim da noite!! Nunca vi tanto absurdo assim!! So aqui neste pais mesmo!

18/05/06, 12:22:50: Rodrigo - IP : 201.42.55****
    Também concordo com o Marcos.

    Parabéns pelas colocações.

    Rodrigo


18/05/06, 12:05:33: Marcos - IP : 201.43.40****
    Obrigado, Luiz. Concordo com você quanto aos benefícios, PLR, Férias, etc.

    Acho extremamente importante discutirmos esses aspectos para que todos tenham consciência de que sujeitar-se às exigências de consultorias sanguessuga ou empregos mal-remunerados só prejudicam os salários e as condições de todos. E isso não é um idealismo ou romantismo, como muitos podem pensar. Isso nos afeta individualmente, afeta a mim, e por isso acho importante agir dessa forma. Não acredito em nada que "evite a competição". A competição existe, isso é fato. Mas pensem: se a competição leva a preços cada vez mais baixos (no nosso caso os salários), então chegará (ou já chegou) um momento em que não valerá mais a pena atuarmos na área de TI. Leiam Michael Porter, em seu livro "On Competition", para saber mais sobre competição e seus efeitos colaterais.

    Desculpe, Mauricio, mas não estou sendo permeado por nenhum "ideal" de bem estar social ou coisa do tipo. Nem tenho a intenção de fundar qualquer organização de regulamentação pessoal ou incitar coisa do gênero. Estou pensando em mim, no meu futuro. É claro que há pessoas que pensam como eu, e outras que pensam como você. Por exemplo, as consultorias sanguessuga seriam totalmente contra mim. Claro! Como elas ganhariam por sua alocação quando os profissionais começassem a exigir o "valor/hora" que realmente valem? Concordo com você: em TI não há trouxas. Há pessoas muito inteligentes, como eu, como você. Por isso acho que devemos agir dessa forma. E sintam-se à vontade para criticar ou apoiar minhas opiniões, sempre mantendo o alto nível das discussões aqui realizadas.

    Abraços a todos, Marcos


18/05/06, 11:50:13: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Já ouviram falar de "Lágrimas de Crocodilo" ?

    Quando o Crocodilo não consegue mais devorar suas presas, porque colocaram uma plaquinha no lago onde vive, ele chora, dizendo: Não consigo mais devorar ninguém, buaááá, buááááá.

    Quando vejo um cara que trabalha com informática, reclamando disso ou daquilo, que a profissão é injusta, buááá´, buááá´, é a mesma coisa que o crodilo chorando.

    Ahhhh, tenha dó.


18/05/06, 11:10:25: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Lugar de revolucionários, idealistas e românticos é no Estado.

    Aliás, o Estado carece de mentes brilhantes, pessoas capacitadas e permeadas por ideais, para agir com mentalidade de longo prazo, visando o bem estar social.

    Sugiro que as pessoas com tais características, procurem no Estado o caminho, sigam carreira política, fundem ONGs para obter representatividade no congresso, pois este é o caminho para buscar ideais.

    Na iniciativa privada, o que existe é concorrência, ou melhor, guerra. E organizações de regulamentação profissional, visando impedir o competição, mesmo que descarada, não tem a menor chance em TI.


18/05/06, 11:07:16: Luiz luiz.moraes@cpm.com.br - IP : 200.153.124****
    Parabéns ao Marcos pela sua conclusão. É isso mesmo, temos que valorizar nossa profissão. E fui PJ por uns 4 anos, me arrependo amargamente. Hoje sou CLT e a difença você percebe no final do ano e nas férias, sem contar com o PLR e as cestas de benefícios que algumas empresas disponibilizam. Minha opinião é.... só vale apena ser PJ com uma faixa de 60 a 80% acima da fixa CLT do mercado.

18/05/06, 11:01:53: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Computadores foram inventados para fazer melhor, aquilo que se fazia sem ele.

    TI existe para gerar resultados melhores. Sendo assim, temos que admitir que a competição não existe apenas entre empresas, mas existe muito mais entre os profissionais da área.

    Tecnologia gera desemprego para uns e gera emprego para outros. Obviamente gera mais desemprego do que emprego.

    O capitalismo é voraz e imediatista, chaga a ser auto-destrutivo (Argentina década 70/80), se o Estado estiver totalmente ausente nas questões sociais e estruturais, numa visão de médio/longo prazo. Mas se não fosse a mentalidade capitalista, não existiria o fervor que existe em TI.

    Qualquer tantativa de aglutinar interesses de uma classe trabalhadora norteada pelos princípios de TI, não passa de mera hipocrisia, e se isso acontecer, só servirá para enriquecer o esperto que a criar e sugar os trouxas que acreditarem (creio que em TI não há trouxas).


17/05/06, 20:37:21: Marcos - IP : 201.43.39****
    Olá, Vilmar!

    Pois bem! Que leve tempo! Mas precisamos começar de algum ponto, não é verdade? Sei que isso pode demorar, mas quanto mais falarmos e alertarmos nossos colegas sobre isso, maiores serão as chances disso mudar.

    Abraços, Marcos


17/05/06, 20:01:56: Vilmar vilmar9820@yahoo.com - IP : 200.245.239****
    Caro Marcos,

    O seu comentário realmente tem muito haver, é revolucionário, mas leva tempo pra todos concientizarem-se. Já tinha ouvido falar sobre isto outras vezes!!!

    Abs.

    Vilmar


17/05/06, 11:20:41: Marcos - IP : 201.43.40****
    Colegas, li todos os comentários, e minha opinião não é muito diferente da maioria. Precisamos valorizar nosso capital intelectual, algo que realmente não é fácil de se conseguir. Muitas empresas querem contrato PJ porque é mais barato. Mas alguém já fez a conta de quanto um profissional deixa de ganhar sendo PJ ou autônomo, ao invés de CLT? Segundo reportagem da Revista Você S.A. de Fevereiro de 2006 (capa "Mude de Emprego este Ano"), para um salário de R$ 10.000,00, uma pessoa em regime CLT teria um saldo final de R$ 10.479,63, enquanto um PJ teria um saldo de R$ 8.444,05 e um autônomo, R$ 7.502,56. Prestem atenção a isso! Por que as empresas preferem PJ? Porque os profissional acreditam que, como PJ, podem ganhar mais que como CLT, porque paga menos imposto, etc. Mas veja os cálculos. Aí podem dizer: mas quando se é PJ, ganha-se mais que CLT. Mentira! O que ocorre é que, muitas vezes, quando o empregado prefere CLT (por uma consultoria), ganha menos que PJ. Devemos EXIGIR melhores salários na contratação. Que tal se começássemos a fazer isso? Procurem as médias salariais da Catho ou outra empresa e definam seu salário por lá (CLT). Se for PJ, coloquem no mínimo 80% a mais. E se a empresa não estiver disposta a pagar, muito bem. Peça para o contratante mesmo desenvolver seus sistemas. Com isso, as consultorias "sangue-suga" não terão mais profissionais para "alocar", e as empresas serão "obrigadas" a procurar diretamente no mercado. PARA QUE A COISA MUDE, É PRECISO COMEÇAR. E POR ISSO PEÇO A TODOS QUE FAÇAM ISSO. Pensem nisso, e dêem suas opiniões. Para terminar, quero dizer que não tenho intenção nenhuma de desmerecer os profissionais que são PJ ou Autônomos. Meu objetivo é somente que a situação de TODOS (inclusive a minha) melhore. Abraços a todos.

17/05/06, 09:32:21: George - IP : 57.68.2****
    Quantos profissionais aqui, seguem realmente as orientações dadas aqui no forum? Estou numa fase de rever salário e definir um futuro mais seguro.Alguém realmente parou para analisar os comentários da Ana Luiza, do Mauricio, João e Lucia Helena, conforme citado abaixo? Salário é algo discutido sempre de forma individual, que os empregos com carteira assinada estão acabando, dado como certo, mas precisa ser criado uma base salarial justa.

16/05/06, 23:40:09: Galeno Garbe galeno@it-all.com.br - IP : 201.74.49****
    Estamos discutindo algo que não controlamos. Eu acho que o famigerado "mercado" está "setando" os salários por baixo porque a maioria, digo, grande maioria dos profissionais não são aquilo que se vendem e muito menos o que parecem. Portanto o que sinto fortemente é que o mercado está oferecendo esses salários baixos inicialmente para tentar separar o joio do trigo. Sendo assim, a empresa poderá depois segurar o bom profissional. O ruim disso é essa inércia até se chegar a uma salário onde todos se sintam felizes, ou seja, a empresa feliz porque sabe que está pagando o quando o colaborador vale o o outro lado feliz porque acha que está ganhando próximo do que mereçe (digo próximo porque raramente estamos satisfeitos com as coisas, incluindo nosso salário). Vejo pessoas sendo contratadas para um mesmo grupo, com as mesmas necessidades técnicas e as diferenças de aptidões observadas no dia-a-dia são gritantes. A grande maioria no máximo sabe fazer aquilo que lhe é delegado e com muito esforço e também depois de uma boa "Googada". Sobre os bons profissionais que com isso, acabam sendo nivelados por baixo devido a este problema.

    Portanto este é o meu ponto de vista sobre o assunto. Acho que também temos que parar de pensar que somos presas de sangue para os vampiros contratantes (as consultorias). Nós temos um problema, as empresas tem outro. Resta planejarmos nossa careira, nossa vida financeira (como disse sabiamente a Ana) e tentarmos nos destacar o mais rápido possível, colocando a vista nossas habilidades que julgamos "diferenciadas". Até lá, é re-organizar o orçamento para caber em uma salário menos até conseguimos o patamar salárial desejado.

    Abraços a todos.


16/05/06, 21:44:42: anderson enablecisco@hotmail.com - IP : 200.158.20****
    Vou falar pelos meus 10 anos de experiência como consultor. Não adianta colocar o valor (o seu valor), pois o teto já está estabelecido e pode acreditar que ele não é igual a 70% do valor do mercado. Mesmo pq valor de mercado já virou lenda. Valor é questão de "oportunidade" para o consultor e "oportunismo" para as consultorias boddyshops(como a bem da verdade bem disse o amigo abaixo). Sinto que a equação é bem simples e direta, quanto maior experiência o profissional tiver, menor será a sua capacidade de negociação com as ditas (consultorias). Se vc estiver desempregado eleve essa capacidade a 1/7 ... Se vcs não acreditam, vejam aquí mesmo no site alguns anúncios para analista de suporte pleno PJ / Condução Própria (Carro) / Certificação / Plantão 24x7 / Salário $1.200,00... Sinto-me desonrado por nossa profissão ter chegado no nível que chegou.

16/05/06, 20:30:25: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Na área de TI, há muito mais força intelectual do que força operária.

    As empresas contratam as nossas "queridas" consultorias para justamente fazer este papel, do nos colocar num patamar mais inferior, para que sejamos tratados e destratados e passemos a acreditar que nosso trabalho vale menos.

    Tem um monte de gente que ganha dinheiro, para "lidar" com profissionais de TI, sim, da mesma forma que "lidam" com gado.

    Tem o boiadeiro e o capataz, tem a entrevistadora e a consultoria. Tem o Gado para venda, e tem o "Body-Shop", mas......não seria mais apropriado "Mind-Shop" ?....hummmm....isso iria encarecer o produto, é melhor chamar de "Body" mesmo.


16/05/06, 20:20:16: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.149.20****
    Este tema está intimamente ligado à relação CAPITAL x TRABALHO, que na área de TI, ficou muito mais complicado do que em outras áreas.

    Maquiavel foi conselheiro de grandes imperadores. Nós de TI, somos os conselheiros para os grandes impérios capitalistas. Temos as soluções para as empresas gastarem menos e ganharem mais com seus negócios, na essência, é isso que fazemos.

    Cobramos caro por isso, e pagamos caro para ser o que somos. Tanto é, que décadas se passaram, e a demanda por profissionais de TI, continua maior do que a oferta.

    Vejam quanto ganha um médico que trabalha numa emergência de um hospital, ou outros profissionais com nível superior que estão no pé da pirâmide...é óbvio que nosso salário é maior.

    Por quê ? Porque não é qualquer um que consegue ser um programador, um analista de sistemas, um especialista em infraestrutura computacional.

    A pessoa precisa reunir uma série de características humanas, conhecimentos gerais e técnicos, adquiridos ao longo de uma vida.

    As grandes empresas não se conformam em ter que pagar tanto mais por isso, e tentam lutar com suas forças (CAPITAL) para combater e pagar menos pelo TRABALHO dos Maquiavélicos conselheiros contemporâneos, esta é a brincadeira !!!


16/05/06, 12:38:42: José Alves de Sant'Anna jalves2k@oi.com.br - IP : 201.5.20****
    Como em qualquer outra área de RH, considero a pretensão, diretamente relacionada ao grau de atribuições inerentes aos cargos/funções exercidos, bem como ao nível de relacionamento ao qual o profissional se reporta na linha de hierarquia imediatas(Sejam níveis Gerenciais, Departamentais, Divisionais, Diretorias, Alta Administração/Conselho Administração ou Superintendências).

16/05/06, 12:30:04: Lúcia Helena - IP : 201.52.2****
    Concordo com o João, primeiro as pessoas tem de deixar de ser commodities e procurarem alguma diferenciação. Concordo também com a Ana Luiza, uma reserva financeira e um planejamento para desenvolvimento profissional também são fundamentais. Depois de fazer esta lição de casa fica mais fácil negociar um bom salário.

15/05/06, 19:38:37: Marcell Arraes - IP : 200.182.94****
    Como qualquer plano de cargos e salários, a área de Tecnologia da Informação deve estar pautada nas responsabilidades, ou seja, qual o impacto sobre o escopo daquilo que administramos.

15/05/06, 19:51:03: João dfd31@hotmail.com - IP : 201.42.97****
    4) Faça alguma coisa para sair da média (deixar de ser "commodity" , existem médicos que cobram R$300 a consulta e não tem vaga para antes de 3 meses, outros cobram R$100 e ficam as moscas...). Hoje as "consultorias" (na verdade body shop) alocam "profissionais commodities", se o cliente não gostou da cor dos olhos do profissional, não tem problema, troca-se hoje mesmo e pior, com a mesma taxa (característica de "commodity")- essa é a realidade do mercado hoje, com exceções.

15/05/06, 19:14:31: João dfd31@hotmail.com - IP : 201.42.97****
    Sigam a lei universal (o Brasil já tentou revogar essa lei mas nunca funcionou):

    1) Oferta e Procura - existe uma média de mercado, e essa média irá balizar qualquer contratação, portanto é dever do profissional inteirar-se dessa média e demandar a média ou mais, dependendo de suas qualificações serem as solicitadas ou excederem e da situação particular (já bem explorada aqui - empregado , desempregado, etc). Não há como um gerente/diretor/rh justificar pagar o dobro da média por uma determinada função, a menos que esteja contratando "o cara". 2) Ter em mente que hoje o profissional não é encarado como profissional (pessoa), mas como "commoditiy", i.e., existe um valor fixo para esse tipo de serviço assim como para o preço da gasolina, da soja, etc. Tentar achar o seu custo e cobrar baseado nisso (https://www.macoratti.net/qtovale.htm) NÃO se aplica ao caso de commodities e sim a produtos/serviços que o mercado reconheça como diferenciados (p.ex: bolsa Louis Vitton, Mercedes Bens, etc). 3) Meu caro colega professor com MBA, Mestrado, etc: se em seu particular caso V. consegue boa remuneração e uma série de benefícios, então provavelmente V. não é encarado como "commodity", ( sim ainda existe isso e QUASE sempre haverá lugar para gente competente), mas essa não é a realidade do mercado de hoje, portanto, aproveite o quanto puder.


15/05/06, 10:40:03: George - IP : 57.68.2****
    Resumindo se não pode ir contra, junte-se ou siga o mesmo exemplo, monte um consultoria de T.I e defina a pretensão salarial...éo qu acontece...

15/05/06, 10:37:22: George - IP : 57.68.2****
    Afinal de contas qual seria o melhor salário de T.I? como negociar uma pretensão salarial num país onde o achatamento ocorre todos os dias?? Faço faculdade, Inglês e pretendo tirar um Certificação, mas que garantia eu tenho que arrumarei um bom emprego? Por isso muitos profissionais vão embora.

15/05/06, 10:35:11: George - IP : 57.68.2****
    Com tantas sugestões enviadas pelas pessoas, em minha opinião esse forum deveria ter outro contexto uma vez que esse assunto já foi bastante abordado aqui.

15/05/06, 10:33:39: George - IP : 57.68.2****
    Estive analisando os comentários e acredito que a melhor solução seria mesmo a da Ana. Economizar para ter uma vida mais tranquila e investir sempre em cursos, não se desvalorizar por consultorias..Mas como levar ao pé da letra essa questão num país onde o desemprego é alto e o nosso preseidente bate no peito e diz que chegou lá sem estudo???

15/05/06, 10:30:46: George - IP : 57.68.2****
    Esse é um assunto complicado por três pontos de vista. A falta de um conselho classe de pesa muito na área de T.I mas não é a solução, veja o caso do CRM (Conselho Regional de Medicina) todo mundo sabe que inúmeros médicos erram por negligência, ate fica provado mas o conselho não faz nada. Quanto a qualificação com estudo e decoreba consegue tirar diversas certificações, caímos também em outra questão: a Experiêcnia profissional: onde há absurdos de exigências para cargos que pagam mal e desvalorizam os profissionais.Eu me pergunto qual seria o caminho?

14/05/06, 15:10:10: Edson Vander - IP : 200.97.5****
    Concordo com a Ana Luiza porque para fazermos bons negócios em nossa vida temos que estar pelo menos nas mesmas condições do outro negociante, na questão salário não é ser diferente, portanto, planejar é preciso. O Marcelo também tem razão na criação da entidade de classe, mas, apenas para organizar os requisitos das profissões de TI, pois, funciona para engenheiro, farmacêutico e advogados e não funciona para profissionais de TI, por isso, encontramos algumas pessoas sem condições acadêmicas ou empíricas assumindo papeis vitais nos deptos de TI de algumas empresas. A partir daí a pretensão salarial funcionaria perfeitamente conforme o mercado, pois, as empresas receberiam currículos com pretensões salariais mais próximas da realidade. Ou seja, a empresa poderá até pagar menos, mas, ela teria menos profissionais propenso aceitar.

14/05/06, 14:36:13: Caioelevanto caioelevanto@consultoriaschupasangues.com.br - IP : 200.164.****
    (continuando...)

    Se voce está desalocado e sem reserva financeira, qualquer valor que pague suas contas é válido. Se tem reservas, veja quanto tempo consegue segurar com ela e tente ganhar um extra fazendo projetos pontuais curtos ou ministrando treinamento (se for PJ, invista em um bom curso, alocando sala de aula e equipamentos de acordo com a demanda).

    Um ponto deve ficar em sua cabeça: Mesmo alocado ou desalocado, no desespero ou tranquilo da vida, NUNCA irão pagar o que voce merece.


14/05/06, 14:35:47: Caioelevanto caioelevanto@consultoriaschupasangues.com.br - IP : 200.164.****
    Pessoal, essa realmente é uma questão muito complicado, mensurar a sua relação custo de mercado X benefícios que podem agregar valor... No fundo a pretensão salarial é medida a partir disso que citei acima. O grande problema é que existem duas situações: Profissional alocado e desalocado. Quando se está alocado, fica confortável negociar algo próximo do desejado (voce nunca sai feliz, pode ter certeza). Se estiver desalocado e não ter se preparado para isso, vai ter de aceitar qualquer valor que pague as contas. Como sair dessa situação? É relativamente simples: Economia e investimento são as duas palavras. Tenha uma reserva em dinheiro para te segurar por alguns meses (que voce deve mensurar de acordo com seu perfil, por exemplo, hoje dificilmente um programador Java fica desalocado por mais de 3 meses; já um admin de redes bem mais tempo...). E investir na sua carreira de forma a reservar entre 5% e 10% todo ou quase todo o mês para upgrades na sua carreira, que voce deve planejar como planeja uma viagem no carnaval, aonde vai passar as ferias, etc... O que escrevi não garante nada em termos de ser bem ou pessimamente remunerado, mas ajuda.

    Se voce está alocado, faça uma rápida consulta na sua rede de relacionamentos e veja quanto voce está valendo; isso mesmo, para as consultorias voce tem um valor baseado na sua hora de trabalho. Se for CLT, pense baseado nas possiveis "vantagens" que podem ser agregadas ao seu salario; se for PJ faça como um bom "empresário", calcule seus gastos e jogue em cima do seu valor/hora. Se quiserem o famoso "valor fechado" (leia-se: "trabalhar mais do que deveria") jogue entre 10% à 15% em cima do seu valor/hora. Pode não ser a formula perfeita, mas tem dado certo para mim nos ultimos 8 anos.


14/05/06, 10:50:38: Lourival loro@estadao.com.br - IP : 201.1.****
    Não há dúvida e já mencionei aqui que esta classe está muito desagregada somente atende aos interesses das consultorias. Não responda a anuncios que requeiram "valor hora" ou "Salário pretendido". As Empresas têm que decidir se querem bom trabalho ou baixa remuneração. É preciso existir também um pouco de ética neste mercado. Quando for tratar de salário, lembre-se que está participando de um processo do qual todos acabarão participando, pela média do mercado. Se voce se desespera porque é um pródigo e trabalha por qualquer coisa esquecendo-se do custo da sua formação de muitos anos, lembre-se que quando a poeira abaixar voce estará sendo vitima do seu desespero. Ou seja não vai conseguir renegociar nada principalmente se for PJ, e entra num circulo vicioso que prejudica muita gente.

13/05/06, 17:58:00: Marcelo replica para Bit - IP : 201.51.12****
    Para seu conhecimento Bit...não estou saindo da Faculdade, não sou revoltado, etc...sou muito bem formado (graduado, pos-graduado (latu e strict-senso) e com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento e desenvolvimento sistemas e mais de 8 anos como prof. Universitário. Sempre tive trabalho sólido com CLT e ganhando muito bem obrigado.

    Não quero voltar a um forum anterior que já debateram muito sobre isso mas reafirmo com toda a minha experiência que temos sim que ter um conselho. Porque as pessoas de TI tem medo de um conselho do tipo OAB? Simples, porque vai acabar com essa farra que existe hoje no mercado.

    E chega desse negócio de ficar falando dos e-mails dos outros...de somente a sua opinião e ponto final.


13/05/06, 15:31:43: Marcelo(outro) - IP : 200.206.20****
    Negociando diretamente com o cliente, ja que quem abusa sao am consultorias de TI, valor menor para eles maior para nos!!

13/05/06, 11:42:46: Bit - IP : 201.1.18****
    Eu não acredito que vamos cair denovo nessa conversa ridícula, de que tem que ter um conselho, sindicato, federação ou o raio que os parta, que vai dizer como é que as pessaos tem que trabalhar, ou quanto vão ganhar. Isso só serve para criar líderes sindicais corruptos, que depois vão seguir carreira política para se tornarem ladrões de colarinho branco em nome do povo!

    É óbvio que quem pensa assim, está saindo da faculdade, sem experiência, revoltado porque não consegue arrumar um emprego descente e quer um salvador da pátria para resolver sua situação. Não é por ai!


13/05/06, 11:17:18: Marcelo continua... - IP : 201.51.12****
    Mas aí alguns poderiam questionar? Mas toda empresa já anunciaria para contratar sempre oferecendo o menor salário? Aí é uma questão de adequação...como ocorre hoje temos empresas que valorizam muito os profissionais oferecendo salários dignos e bons benefícios e outras que oferecem salários baixos,etc... Quem já não viu anuncios pedindo estagiário com experiência? Ou vagas que é exige de um profissional conhecimento de uma equipe inteira e oferecendo salário não compatível com a função? Com essa programação de valor mínimo de salário e nível escolar as empresas poderiam fazer anuncios mais realistas e os profissionais escolher a empresa que oferecer os melhores benefícios. Ainda, as empresas que realizam práticas predatórias com os profissionais teriam que se adequar a nova realidade ou ficariam em péssima situação porque não encontrariam profissionais para trabalho.

    Não sou dono da verdada mas essa é a minha visão para nossa área até porque em outras profissões isso já ocorre, como por exemplo: a classe de advogado.


13/05/06, 11:03:02: Marcelo - IP : 201.51.12****
    A forma mais fácil de resolver esse problema salarial passaria se os profissionais de TI tivessem um conselho representativo de classe para definir claramente as divisões entre as funcões, ou seja, nível mínimo de escolaridade para exercer cada uma das funções e um piso base para ela. Com isso os profissionais já poderiam ter uma noção da expectativa salarial dos cargos e se preparar para galgar novos horizontes. Também, as empresas seriam policiadas para acabar com essa farra de leilão inverso, ou seja, menor salário, para a contratação de profissionais.

13/05/06, 10:08:02: Ana Luiza - IP : 201.52.42****
    Muitas pessoas não sabem como manter uma saude financeira, esta é a origem de boa parte dos problemas. O pessoal gasta mais do que ganha, fica sem nenhuma reserva, ai quando fica sem trabalho não tem folego para aguardar a melhor proposta e acaba se vendendo por um preço baixo.

    Eu tenho uma reserva financeira, aplico parte do meu dinheiro na bolsa e separo um valor anual para pagar cursos de aperfeiçoamento. Não venham com o papo que não da para guardar dinheiro, eu não tenho carro do ano, não vou na balada todo o dia e etc.

    Desta forma quando vou negociar meu salário estou em uma boa posição, primeiro porque tenho uma grana guardada e não estou deseperada, segundo porque invisto em minha qualificação e empregabilidade e sei que meu conhecimento é bem acima da média do mercado.

    Esta confiança, não é arrogância, acaba transparecendo na entrevista e acho que acaba influenciando a recrutdora, pois ela percebe que esta diante de uma boa profissional.


12/05/06, 20:58:15: André - IP : 201.1.145****
    A melhor maneira de negociar salário é avaliar quanto vale o seu próprio serviço. A partir disso, vc tem 2 situações: empregado e desempregado. Situação empregado: óbvio que é a melhor. Imponha o quanto quer ganhar, não quanto você acha que vão pagar. E usei a palavra "imponha" de maneira proposital. Situação desempregado: Peça o quanto quer ganhar. Abaixe de acordo com o tempo que demorar pra você ter o seu salário aceito. Claro que, no desespero, qualquer emprego serve, mas aí você cai no primeiro caso. Se você quer ganhar 10 mil reais, peça 10 mil reais. Se você tiver convicção de que o seu trabalho vale isso, se a empresa tiver dinheiro vai pagar o que vale. Agora, se você já chega falando "eles vão pagar só 2500 pra essa vaga" e pedir isso, eles vão oferecer 2200 pra você já com benefícios e ainda fazer cara de "é isso ou nada" Só vocês que vão dar valor ao profissional de TI. O dono da empresa que assina o cheque acha que programador é tudo igual.

12/05/06, 19:41:05: Vilmar vilmar9820@yahoo.com - IP : 200.245.239****
    Aqui neste artigo está muito bem definido como calcullar o quanto vc quer ganhar de acordo com sua capacidade e região: https://www.macoratti.net/qtovale.htm

    ;)---))))


12/05/06, 16:19:34: Rafael Feitosa rfeitosa@gmail.com - IP : 200.159.77****
    Na hora de negociar com as empresas contratantes, pense em alguns fatores que são necessários para a formação da pretensão, são eles:

    1 - Cargo Oferecido (nunca peça o mesmo valor para Analista e Programador); 2 - Tipo de Contratação (dificilmente alguma empresa pagará para um CLT o valor/hora multplicado pelo número de horas, ou seja, um PJ que ganha R$ 40,00 p/h dificilmente ganhará R$ 6.400,00 como CLT) 3 - Sua experiência em relação a vaga (se você se encaixa perfeitamente numa vaga que demonstra detalhes de contratação - Ex.: Experiência em Mercado de Ações, você é um profissional mais valorizado e pode requerer mais numa entrevista)

    Acho que esses são os itens básicos para uma formação de pretensão.


12/05/06, 14:03:34: Gilberto Strapazon gilbertostrapazon@yahoo.com - IP : 200.96.10****
    Salário é item básico a ser apresentado SIM. Em qualquer área isto funciona porque nós temos que ter uma postura submissa, de esperar uma "benevolente empregador ser bondoso". E mesmo tratando-se de valores logo de início, como o outro colega já falou, acontece muitas vezes do processo seletivo andar, e lá na frente os caras simplesmente falarem que "ouve um engano" e o valor é mais baixo.

    Empresa séria contrata CLT, e deixa bem claro quais são as condições de contratação. E digo mais, empresa SÉRIA cumpre o que foi tratado. É muito desagradável você passar por todo processo, para depois descobrir que a empresa só vai te pagar aquele valor "nalgum lugar do futuro", que o plano de saúde é só depois de "N" meses e por aí afora. Picaretagem pura e tem de monte por aí.

    O comentário do colega Davi Climber é bem adequado. Se a empresa te procura e recusa-se a informar o salário para a vaga, sob o falso pretexto de que "isto é para o próximo passo", é porque estão numa destas duas situações: - Não fizeram pesquisa de mercado e estão vendo o que aparece. - Estão fazendo "Leilão inverso". Quem pedir menos é chamado.

    Ano de eleição gente, sempre é bom lembrar que muitos destes empresários apoiam justamente certos políticos, então usem bem o seu voto.

    Existe a possibilidade da "negociação em aberto", mas por causa da proliferação de "atravessadorias", isto tornou-se de pouco uso.

    A negociação em aberto funciona quando a empresa contratante JÁ TEM o perfil definido e também já estabeleceu quanto está oferecendo pela vaga.

    A pretensão salarial sempre deve ser clara, indique qual o valor que você considera adequado, e quais as condições (CLT, plano de saúde, carro, custos de mudança de cidade, aluguel, etc).


12/05/06, 13:29:28: Bit - IP : 200.160.247****
    Ao contrário do que pessoal que trabalha com rh prega, que o salário é uma questão "mesquinha", que deve ser tratada por último na negociação, não podemos esquecer que no caso da TI, não estamos negociando salário e sim taxa. Então, se você não colocou esse item no seu curriculo, a melhor coisa é que isso seja discutido logo no primeiro contato. Porque? Porque quanto menos a consultoria te pagar, maior é o lucro dela, portanto eles tem interesse de te enrolar o máximo possível para que te convencer a pagar pouco. Você também economiza tempo, com entrevistas que não vão dar em nada, porque sua pretenção estaria fora do que a empresa quer pagar. Discuta o perfil, o local de trabalho e a taxa logo no primeiro telefonema da consultoria.

    Já passei pelo constrangimento de ir a uma consultoria de renome, e após ser aprovado no processo seletivo, ser entrevistado por horas por um diretor, tudo para ele encontrar os pontos fracos que justificariam o salário abaixo da média que eles tinham para pagar. Obviamente não rolou, perdi meu tempo e ainda tive que achar uma saida diplomática, para não ficar mal com o pessoal que conhecia na consultoria.


12/05/06, 12:39:26: Mario - IP : 200.212.57****
    Dos últimos 3 processos seletivos que participei, em 2 deles inclusive de consultorias conhecidas, me foi perguntando por telefone no primeiro contato qual era a minha pretensão. Após ser informado que estava dentro do que desejavam pagar agendei entrevista e testes. Fui aprovado e na hora de fechar disseram haver um engano e que minha pretensão estava fora do valor. Estou me perguntando se estas duas ocorrências foram mesmo um equívoco ou se é uma prática comum? Acho um tremendo desrespeito com o profissional. No meu caso por exemplo, tenho que inventar desculpas para sair mais cedo ou chegar mais tarde o que me deixa com uma tremenda sensação de desconforto já que a equipe de trabalho fica sobrecarregada quando alguém se ausenta.

12/05/06, 10:09:43: Paulo Souza Psouzaxyz@hotmail.com - IP : 200.60.227****
    Acho este um tema interessante, pois atualmente quase todas as vagas pedem pretensão salarial. Em alguns casos fica a impressão de que antes de saber até o seu nome, já querem saber quanto voce quer ganhar.

    Minha pretensão depende de várias coisas, como por exemplo, forma de vínculo profissional (CLT, PJ, etc), qual a distância do trabalho a minha casa, que beneficios terei, quais as possibilidades de crescimento profissional, carga horaria, trabalho a ser feito, se a empresa paga horas extras e etc.

    Muitas vezes voce não participa do processo, se não define sua pretensão, (não adinta colocar : A negociar). Desta forma o método que uso é o seguinte, envio um valor base e coloco as premissas para este valor, como por exemplo contratação CLT, proximo a minha residência e etc, desta forma fica mais fácil negociar depois, caso algum dos parametros tenha ficado muito fora do que esta sendo proposto.

    Outra dica que acho importante, nunca mandem todos os seus dados e sua pretensão salarial, para uma empresa, antes de pesquisarem e verificarem se é uma coisa séria. Te muita gente que facilita, depois cai em golpes e não sabe bem o que aconteceu ... Tem cara que coloca a pretensão salarial já no curriculum, aberto para todo mundo. Assim fica fácil para as empresas achatarem nossos salários e consultorias picaretas fazerem fila para nos explorar.


12/05/06, 10:07:29: Davi Climber - IP : 201.74.234****
    Com respeito aos anuncios de emprego X pretensao salarial (nao estou falando da fase de entrevistas, ok ? e sim dos *anuncios*). A coisa é bastante simples :

    Quando no anuncio está escrito "prefenrecialmente recem-formados ou cursando último ano", entenda-se : irão pagar pouco, abaixo do valor de mercado, e provavelmente sem registro ou algo assim.

    Quando no anuncio está escrito "imprescindível pretensão salarial", entenda-se : "nós da empresa xyz iremos basear a contratação pela menos pretensão salarial..."

    Em geral as ofertas com conteúdo semelhante ao exposto acima são "arapucas" do ponto de vista de remuneração / salário...

    As "grandes" empresas e consultorias muito raramente fazem esse tipo de "leilão".

    Abs e bom final de semana a todos !



Anteriores:

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?