APinfo - Forum


Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

Sugerido por : Henrique/Milena/Vicente



30/06/06, 22:06:03: Evaristo deval@gmail.com - IP : 200.22.5****
    Atualmente o Java oferece bem mais oportunidades para os profissionais de informática, o .NET vem crescendo, mas não creio em uma mudança significativa no curto prazo. Do meu ponto de vista, continuo investindo em Java e diferente de muitos colegas do forum minha análise é mais mercadológica do que técnica. Pouco me importa se a linguagem x é melhor que a y, não sou pago para ficar defendendo nenhuma delas. Creio que muita gente poderia ter mais sucesso em TI se deixasse um pouco de lado esta visão apenas técnica.

30/06/06, 21:36:04: Douglas dogametal@hotmail.com - IP : 201.26.4****

    Bom, acredito que independente da lingüagem, o que realmente manda é o desenho do projeto e seus cálculos. Depois vêm a melhor ferramenta à se desenvolver. O que é a melhor ferramenta, é a ferramenta na qual vai suprir e realizar tudo o que a empresa deseja. Seja desde Asp à Java.

30/06/06, 09:46:32: Joel - IP : 143.107.****
    Esse negócio de estourar prazo é muito relativo, acho q tem a ver menos com tecnologia, do que quem dá o prazo efetivamente. Quem fecha o prazo, muitas vezes, não segue parâmetros técnicos e sim comerciais, 6 meses, acha q soa bonito, q vai ganhar da concorrência pq o concorrente falou em 1 ano, nós fazemos na metade do tempo e na metade do preço.

    Aí começa a correria, 12, 14, 20 horas por dia de trabalho e prá q??

    Depois se entrega atrasado, todo mundo reclamando e a customização acaba demorando mais 1 ano, pq o que foi feito, não teve uma boa análise e não se adapta a necessidade da empresa e o sistema tem q ser quase q inteirinho refeito.


29/06/06, 23:20:40: Paulo Gomes - IP : 201.52.15****
    Vi alguns comentários que java é mais difícil, não acredito nesta não!As pessoas no fundo gostam de dizer que preferem o mais difícil e no fundo não sabem o difícil e nem o fácil. Quando se meche com tecnologia é preciso ter a cabeça aberta!Por exemplo o Visual C++ é bem complicado!Mas o que é complicado?Difícil de entender? OU aquilo que as empresas não querem por gastar muito tempo nos projetos??Quanto as IDE´s percebo que as outras empresas como IBM e BORLAND pegaram o espaço que a SUN deixou.Por que a SUN não acorda e lança uma IDE para as pessoas começarem a trabalhar com JAVA ou no front end ou no back end ????

29/06/06, 20:58:38: Marcelo - IP : 201.6.10****
    Ao inves de gastar com isso porque nao investe em SAP e muito mais promissor

28/06/06, 09:47:06: Marcelo Alves continua... - IP : 201.51.5****
    Em java tb já vi vários sistemas fracassarem ou estourarem prazos. O que devemos fazer nestes casos é ter um bom líder e arquiteto junto a equipe para ditar o que deve ser utilizado ou não. Não adianta ter ferramentas RAD (.NET, Java) que facilitem o trabalho se vc não tem uma boa arquitetura para o sistema.

    Abs, Marcelo Alves



28/06/06, 09:32:18: Marcelo Alves - IP : 201.51.5****
    O Marcos tocou em um assunto importante. O problema que acontece hoje, ao qual já falei em outro e-mail, é com relação a produtividade e velocidade no desenvolvimento. Muitas empresas querem sistemas eficientes mas que sejam feitos rapidamente. Hora sejamos um pouco críticos nesta parte, atualmente voce não cosegue um sistema eficiente em curto espaço de tempo se não gastar muito. Aí pode ser java ou .net não tem jeito voce vai ter que gastar muito para alcançar este objetivo. Já vi projetos em .NET fracassarem justamente por isto, por ser mais fácil o desenvolvimento deixaram de lado toda a infra e partiram direto para desenvolver aí não tem jeito, o sistema foi feito em tempo recorde mas a qtd de manutenções esta sendo alta e reescrita de algumas partes foram inevitáveis.

    continua...


27/06/06, 15:34:25: Marco - IP : 200.241.20****
    Acredito que .Net vem ganhando mais espaço, mas nem .net ameaça java e nem java ameaça .Net, simplismente cada um vai conquistando seu espaço e seus adebitos. Mas como o markenting vem sendo forte, e tbm rola aquela euforia de ultima tecnologia, acredito que .Net deve no minino gerar mais adabitos, até mesmo pq a procura de profissionais nessa tecnologia vem crescendo. Mas deixando isso um pouco de lado, alguém já houviu falar em CORBA!!!!, ou mesmo em ZIM!!!! Com certeza poucos, e mal sabem o grande PODER dessas ferramentas, talvez pq elas nao estão ae entre as ferramentas da moda!!!

27/06/06, 03:51:42: Mateus oakcool@ig.com.br - IP : 200.162.5****
    Acredito que a capacidade do .NET trara mais oportunidades para essa area. C# vem com força total e o unico problema que tinha em relação ao JAVA era a portabilidade mas isso sera superado assim que tivermos versões mais estaveis do projeto MONO, que da portabilidade para sistemas como LINUX,SOLARIS,Mac OS, entre outros. No resto velocidade, facilidade, produtividade, ja supera a tempos. E vem que vem, aguardem o 3.0

26/06/06, 23:03:59: Paulo Bulga paulo_info@yahoo.com.br - IP : 201.27.73****
    Vi muita gente reclamando e especulando sobre RADs para Java. Alguém ouviu falar de Eclipse? É MUITO BOM, e seus plugins permitem utilizá-lo como um editor para várias linguagens. Trona-se bem fácil com alguma prática.

    bem, ao meu ver, Java AINDA não está pronto para assumir mercados de FrontEnd, não por ser ruim, mas ser meio dificultoso. Delphi é ainda uma ferramenta poderosa para quem sabe mexer. Para quem sabe só criar Forms, é um desperdício de feramenta eu diria.


26/06/06, 11:16:55: Bit - IP : 200.177.101****
    Estou vendo muitos comentários sobre a Sun fazer isso ou aquilo, etc... O pessoal esta confundindo o fato da Sun ter criado a linguagem Java, com a produção de ferramentas, IDE's, RAD's, etc, que é feita por um monte de empresas, e a Sun atualmente nem é mais importante nesse mercado. Outra coisa interessante é que as empresas que produzem esses produtos para Java, são concorrentes feroses, então não adianta pensar que elas vão cooperar para vencer a corrida da Microsoft, porque isso não vai acontecer. Por exemplo, não se pode falar dentro da Sun o nome da IBM ou de seus produtos, Websphere, por exemplo. Agora, me parece que Java vai continuar sendo a ferramenta preferida, de qualquer um que não queira ficar somente com a plataforma da Microsoft. Como é mais complexa e dificil de usar, provavelmente vai continuar pagando mais e tendo escasses de profissionais no mercado.

26/06/06, 00:55:20: torço pelo m... - IP : 200.234.105****
    Na minha opinião o .Net vai ganhar muito terreno quando a Microsoft lançar novas versões de seus aplicativos e frameworks de negócios, sem contar que o Windows Vista usa muitos recursos da nova geração do .Net, e isso vai abrir novas oportunidades para desenvolvedores. Viajando um pouquinho na maionese eu acho que a única possibilidade de a Microsoft ser passada para trás acontecerá quando as suas concorrentes acordarem para a vida. A SUN, RED HAT, Oracle e BORLAND poderiam se fundir. A SUN por desenvolver a linguagem JAVA, que é pioneira. A Oracle por desenvolver o melhor bd do mundo. A RED HAT por desenvolver o melhor linux do mundo. A Borland por desenvolver as IDEs mais competitivas em frente à Microsoft. Esse "quadrado mágico" poderia desenvolver produtos portáveis, extensíveis, duráveis, padronizados e fáceis de usar levando a Microsoft à falência e abrindo mais mercado para os profissionais JAVA. Do contrário continuaremos vendo a Microsoft correndo atrás dos concorrentes e lançando "novidades" que lentamente os pulverizam. Mesmo que todos digam o contrário as soluções da Microsoft ganham espaço por serem mais fáceis, práticas e padronizadas para os usuários e desenvolvedores. Isso diminui o trabalho repetitivo e torna o uso da tecnologia mais amigável.

26/06/06, 00:51:11: torço pelo m... - IP : 200.234.105****
    Um dos grandes problemas de TI, é que muitas das vezes as decisões estratégicas são motivadas pelas ondas do mercado. O Java é uma ferramenta excelente e ponto. O .Net é uma ferramenta excelente e ponto. O VB e Delphi foram e são ferramentas excelentes e ponto. As ferramentas CASE são excelentes e ponto. O Cobol é uma ferramenta excelente eponto.

    O problema é: qual a melhor FERRAMENTA EXCELENTE para o meu negócio? Em muitos casos responder essa perguntar é cair no assédio barato do modismo tecnológico. Em detrimento de respostas mais elaboradas, as pessoas tendem a ser mais ágeis em escolher cegamente do que estudar com cautela as opções existentes. Com a tamanha variedade de tecnologias brotando na superfície da esfera internética, é de se pensar que não existe ainda nenhuma ferramenta no mundo capaz de avaliar com exatidão o impacto de opções erradas. Opções estas que nós mandantes e mandados fazemos pelo menos um trilhão de vezes durante a nossa vida. O Java é uma ferramenta excelente por ser extensível porém não é uma ferramenta tão acessível quanto a do concorrente. O .Net é uma ferramenta excelente por ser acessível porém não se trata de uma ferramenta tão extensível. Desenvolver um algorítimo para calcular o fatorial de n no .Net e no Java é só usar o Copiar e Colar, pois ambas dão conta do recado. Agora quando se trata de questões íntimas como a portabilidade, a extensibilidade, a durabilidade e a facilidade. Seriam necessários milhares de livros para explicar por que uma é melhor do que a outra. Isso entraria em questões sensíveis como infraestrutura, banco de dados, redes, sistemas operacionais e IDEs. E isso não é o objetivo desse tópico.


25/06/06, 15:30:31: LEO leonardobn@gmail.com - IP : 200.142.21****
    eu trabalho com as duas.... Utilizo Java e .NET para desenvolvimento de aplicação e não vejo problema nenhum em ficar só com uma... quanto a oportunidades acho que tem sempre mais pra java do que pra .net... eh java acho que paga melhor também... eu uso as duas mas acho que .net eh mais simples de utilizar.. eu gosto mais... eh isso... cada um usa o que quer... e usar as duas também pode ser uma saída pra ter mais opções de trabalho a locação em projetos.

25/06/06, 10:15:57: Paulo Gomes - IP : 201.37.17****
    Bem , quem vai ditar sobre as maiores oportunidades são as empresas que pagam a conta!Observo que os bancos trabalham bastante com tecnologia microsoft por uma série de razões!Os correios possuem um sistema java desktop com webservices etc. A SUN deixou por responsabilidade de outras a construção de IDE´s e não lançou nada no mercado do porte do Visual studio 2005. A Apple mantinha seus computadores muito caros, a microsoft lançou computadores para todos(política de negócios) e explodiu no mercado! Não sei se é muito complicado para SUN desenvolver uma IDE para windows que é microsoft etc.Tanto java quanto o Net dão conta muito bem do recado! A questão é que as empresas que usam TI não vão pagar para reinventar a roda e as ferramentas RADS possuem uma tendencia de serem adotadas. Qualquer treinamento SUN é muito caro.Se dificultar muito depois não reclame se não conseguir mercado!

25/06/06, 09:27:01: José Luciano joseluc@pop.com.br - IP : 200.170.214****
    Enquanto existirem tantos pressionadores de botões que fizeram um Crud e foram para o mercado dizendo que sabem alguma coisa ouvir-se-á comentários de que estão faltando bons profissionais. Todas as linguagens devem ser respeitadas, ao contrário de alguns profissionais que com essas linguagens trabalham. Em todos os momentos da história existiu a corrida pelo ouro gerado pelas linguagens de programação na crista da onda, e agora não será diferente. O efeito disso é um monte de indivíduos que blefam e de certa forma melhoram o mercado para as outras comunidades que realmente batalham de forma mais árdua. Resultado disso as vagas remanescentes apresentam uma melhora financeira substancial. Moral da história, "Onde existem problemas, existem oportunidades".

24/06/06, 23:08:43: Márcio Venâncio marcio.venancio@gmail.com - IP : 201.10.9****
    Bom, acho que é uma questão de estilo de vida e o que vc vai querer no seu dia a dia. Chequei a conclusão nesse tempo em que fiquei na faculdade, mercado há para todo mundo, pra praticamente todas as ferramentas, Java, Php, .NET, Delphi...etc.., mas tem que ser bom no que faz, é isso que está em falta, pessoas boas para desempenhar a tarefa. Entre .NET e Java, acredito que o mercado vai existir em proporções parecidas para ambas as tecnologias. Existe Delphi e VB, e hj não se vê programas feitos em VB ? mas tem pessoas que fazem em Delphi!, questão de escolha. Acho que as duas ferramentas são ótimas e desempenham basicamente as mesmas funções, mas como li em outros comentários, bem que SUN poderia fazer um IDE boa pra Java heim pra bater de frente com o V Studio.

23/06/06, 20:19:25: Rafael rrrafael@gmail.com - IP : 201.24.13****
    JAVA É EXCELENTE!!!! MAIS O DELPHI 2006 CÁ ENTRE NÓS É BOM RESPEITAR, ESTÁ COM UMA IDE FANTÁSTICA, CÁ ENTRE NÓS NOVAMENTE MELHOR QUE A DOS COMPILADORES JAVA, E A LINQUAGEM TEM TODAS AS FUNÇÕES QUE TEM O JAVA FALANDO LEIGAMENTE... PORTANTO NÃO HÁ A LINGUAGEM MELHOR, ISSO DEPENDERA DO DESENVOLVEDOR E DA DESTINAÇÃO DA APLICAÇÃO E QUANTO A PERGUNTA QUEM OFERECE MAIOR OPORTUNIDADE DE EMPREGO? RS VAI DEPENDER DO ESTADO QUE VOCÊ TRABALHA... ABRAÇOS


23/06/06, 15:25:38: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Sim, também concordo com o Mauro alí de baixo: "Robustez é um projeto bem desenhado, o resto é detalhe".

    Todo sistema de informações é baseado nas operações básicas de incluir, consultar, alterar e excluir, mas em Java não tem isso pronto, isso depende da arquitetura a ser desenhada e implementada com as benditas soluções & soluções existentes....em dot.net isso já vem "encapsulado" !!!

    Numa aplicação cujo front-end roda no Browser, onde o usuário clicka no botão, até chagar na operação básica de banco de dados, tem as benditas "camadas"...ai-ai-ai...você fala disso para um maníaco em Java, ele diz: É simples, baixa o Struts + Spring + Hibernate, põe na biblioteca do Eclipse e tá pronta a arquitetura !!!

    Mas quando você tem um sistema complexo, com grande volume de transações e dados, processos em batch, alterações em regras de negócio, respostas aos usuários, monitoração para identificar gargalos e melhorar performance, Xiiii...o dot.net nem passa perto e o Java-Maníaco se perde.


23/06/06, 14:46:30: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Sim, também concordo com o Marcelo Alves, quando ele diz que para sistemas de pequeno e médio porte, Java não é a melhor alternativa.

    Quando é necessário um sistema muito comlexo, para manipular grandes volumes de dados, que pretende abranger diversas áreas de negócio de uma empresa, este tipo de sistema tende a perdurar por muitos e muitos anos.

    Esse tipo de sistema, não dá pra ser desenvolvido de forma simplória, são necessários profissionais com grande experiência em fazer isso com outras ferramentas que não sejam apenas o Java, é necessário que existam pessoas com conhecimento técnico em posições de coordenção/gerência.

    Da mesma forma que a demanda por profissionais de Mainframe está em alta, também está em alta a demanda por profissionais em Java, mas é para fazer grandes sistemas.

    Em dot.net não se faz grandes sistemas. Sim, a remuneração pode até ser maior para o profissional, como disse o rapaz aí embaixo, em dot.net, é possível construir rapidinho um sistema, e isso pode ser lucrativo.


23/06/06, 14:31:00: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Sim, concordo com o Marcelo Alves. A ausência de algo "default" em Java, aliado a gerência/coordenação feita por leigos, trouxe caos e consequentes prejuízos em muitos projetos em Java.

    Trabalhei em grandes empresas em projetos complexos, onde não havia uma arquitetura previamente definida. Quem gerenciava e coordenava não entendia nada de Java, deixaram o projeto correr nas mão de profissionais inexperientes, que conheciam Java e OO muito bem, mas só conheciam Java !

    O que acontece ? Quando o jovem em ascenção vê que seu projeto tornou-se um caos, ele procura outro emprego, vai embora e deixa seu "monstrinho" para o próximo. Aí vem o próximo e fala que está tudo errado, tá tão mal feito que precisa ser refeito. Aí vem o gerente e pensa: Não, isso não pode acontecer, porque senão minha cabeça rola. Aí começa o rolo...tenho visto isso a mais de 6 anos.

    Atualmente trabalho num projeto decente, tem uma equipe de arquitetos, tem uma equipe de analistas que fazem a concepção do sistema, e tem uma equipe de desenvolvedores que controem o sistema, e tem uma equipe para testar o sistema...incrível, funciona bem demais !!!

    Assim vale a pena trabalhar com Java, estrutura muito bem definida e organizada, com pessoal altamente capacitado. Se não for assim, trabalhar com Java resulta apenas em prejuízo, strees e insatisfação.


23/06/06, 10:54:40: IGOR - IP : 200.213.4****
    NET... MAIS LEVE E MAIS INTUITIVO

22/06/06, 23:41:37: Mauro - IP : 200.158.8****
    Robustez ? Ta se falando muito esta palavra, mas desconfio que 80% dos comentarios que a utilizam não saberiam explica-la, sou projetista de sistemas a 20 anos e posso garantir com certeza que a "Robustez" esta no projeto bem desenhado, se as linguagens fizerem bem o papel delas, ler, gravar e excluir o resto é detalhe.

22/06/06, 20:56:24: Realista - IP : 201.6.10****
    DEPENDE, QUAL E SEU VALOR HORA??

22/06/06, 19:26:50: Marcelo Alves continua... - IP : 201.51.37****
    Finalizando o meu ponto-de-vista o que vejo atualmente nas empresas são: 1)Java para desenvolvimento de sistemas de missão crítica que necessita de robustez, confiabilidade, portabilidade e que se tem tempo para realizar o projeto e não deseja-se utilizar COBOL ou C++; 2).NET para desenvolvimento de sistemas em que ser multiplataforma não é o requisito principal e deseja-se baixo custo de produção e uma certa velocidade no desenvolvimento, focado em projetos de pequeno e médio porte.

    Esta é a minha opinião sobre o assunto, posso estar errado porque não sou dono da verdade mas é o que sinto após vivenciar mais de 15 anos em pesquisa e projetos de software utilizando e combinando várias tecnologias.

    Abraço a todos,

    Marcelo Alves


22/06/06, 19:26:23: Marcelo Alves continua... - IP : 201.51.37****
    A minha opinião sobre toda a discussão nas outras mensagens é que atualmente Java ainda leva uma vantagem com relação ao .NET por ser portável e estar a mais tempo no mercado e ter mais opções de servidor de aplicação para voce utilizar em seus projetos como JBoss, WebSphere, WebLogic, entre outros. Isto é importante quando voce esta montando sistemas com arquiteturas bem robustas, distribuidas e que podem ser executadas do Windows ao Mainframe. Nesta parte acho que a Microsoft deve investir bastante em desenvolvimento uma vez que continua-se a desenvolver componentes (agora em .NET) e hospeda-los no antigo COM+ e IIS usando um wrapper para interfacear. Quando vier o COM+.NET e IIS.NET aí a briga vai ficar boa por enquanto esta batalha Java esta ganhando. Aonde .NET avança bem rápido é no desenvolvimento de aplicações desktop ao qual Java não tem uma boa performance. É incontestável a facilidade em desenvolver aplicações com VS em relação ao Eclipse. Mas se vc no eclipse incluir alguns plugins profissionais como o MyEclipse aí o negócio fica no mano-a-mano. Tem ainda outras IDE's bem profissionais e que facilitam a vida do desenvolvedor como o VS e que já foram citadas como o JBuilder, NetBeans e JDeveloper.

    continua...


22/06/06, 19:25:38: Marcelo Alves continua... - IP : 201.51.37****
    Com relação a uma discussão sobre ter mais frameworks atrapalha, depende do ponto de vista, na minha opinião se voce sabe o quer no projeto (definiu bem a arquitetura) não terá dor de cabeça.

    continua...


22/06/06, 18:45:07: Marcelo Alves - IP : 201.51.37****
    Acho que esta discussão Java x .NET não vai levar a lugar nenhum como outros foruns que já aconteceram como CLT x PJ.

    Acho equilibrado a questão de oportunidades em .NET e Java atualmente. Se voce observar sites de emprego verão isto.

    Cada plataforma tem seu mérito e seus calcanhares de aquiles, como por exemplo: No Java voce tem que saber muito OO e saber escolher as ferramentas para o projeto que esta sendo desenvolvido. Em .NET voce não precisa se preocupar muito com isto porque o VS encapsula isto para voce.

    continua...


22/06/06, 15:53:11: Andre Natal - IP : 201.21.****
    Vou responder com base nas propostas que venho recebendo do mercado. Conheco bem as duas plataformas, desenvolvo tanto em .net como em java ha mais de 5 anos, e posso admitir: Baseado nas propostas que venho recebendo, recebo muito mais propostas de .net, e o valor bem melhor que as de java. Ponto final na discussao.

22/06/06, 15:37:14: Paulo Gomes - IP : 201.37.17****
    Senhores, gosto não se discute! Não vejo dificuldades em apontar um monte de inconvenientes relacionados com a tecnologia Java como em meus comentários anteriores!Observei que as pessoas tem dificuldades em analisar as tecnologias de um ponto de vista acima do mundo java e acima do mundo microsoft,parece discussão de football.Não acho que as pessoas que trabalham com NET são menos profissionais que as que trabalham com JAVA não e vice versa. Quanto as IDEs java acredito que ainda não há um padrão pois cada um tem a sua.Volto a afirmar a SUN já deveria ter firmado uma IDE no mercado, esta perdendo mercado por causa disto. Muitas empresas estão deixando de usar java devido a infinidade de "novidades"(na verdade uma tentativa de ganhar mercado) que surgem todo dia, logo as maiores oportunidades não são mais em java!

22/06/06, 11:31:06: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Vou acrescentar mais uma "premonição" para o mercado de desenv. No desenvolvimento Web tivemos durante muito tempo que desenvolver códigos híbridos para suportar DHTML e Javascript tanto no Netscape quanto no IE. Isso porque o Netscape era o padrão e a MS estava tentando ganhar o mercado. Hoje temos o FireFox como "vice" do IE, mas a preocupação em suportar os dois browsers não é tão crítica. Normalmente os sistemas são feitos e homologados no IE e, se funcionar no FireFox, sorte a sua, senão troca o browser.

    No cenário Java X .NET ainda temos muito forte o argumento de que Java é multi-plataforma, porém, temos um grande número de aplicações (Web e Desktop) feitas em Java que rodam em Windows (client e server), principalmente porque a MS ficou durante muito tempo com opções inferiores para o desenvolvimento em comparação ao Java (por ex. ASP e VB). Não vou aqui tentar "adivinhar" efetivamente quantos sistemas desenvolvidos em Java realmente tiveram esta situação de migração de plataforma. Fora isso, é sempre normal que as IDEs mais amigáveis e mais difundidas acabem se tornando padrão de mercado. E nisso a MS é especialista, empurrar "goela abaixo" para o mercado suas IDEs e interfaces gráficas.

    Onde estou querendo chegar é num momento onde os sistemas que rodem em Windows (client e server) sejam na maioria .NET e os sistemas que rodem em plataforma Linux/Unix sejam na maioria Java. Se esse dia, e as tendências do mercado permanecerem, poderemos ter o mercado do Java mais restrito em quantidade, mas mantendo o valor, semelhante ao que acontece com Administradores Unix X Administradores Windows. São em menor quantidade, porém mais caros.

    []'s


22/06/06, 08:05:04: Mr.M continua... - IP : 200.222.13****
    O que acho engraçado também nesta história toda é o seguinte: Quem nunca ouviu falar que COBOL já era, que é ultrapassado, escreve muito, etc...? Todos não é? Mas por incrível que pareça na hora de fazer tarefas críticas muitas empresas de grande porte (Bancos, Indústrias, etc...) fazem em Cobol. Atualmente, segundo grandes empresas de pesquisas, COBOL ainda lidera o ranking mundial de linhas de códigos escritas (novas). É o que vejo acontecer hoje com .NET e Java. Sistemas críticos, robustos e portáveis são feitos em Java e quem só se preocupa com telinhas bonitas sem robustez .NET.

22/06/06, 07:56:21: Mr.M - IP : 200.222.13****
    Discordo do Paulo quando este diz que é instabilidade, muito pelo contrário, é uma questão pura de liberdade de escolha. Hora, vamos ser realistas que a M$ hoje só continua no mercado por causa de práticas predatórias. O que aconteceu com a Novell foi que ela parou no tempo e aí quem "para" acaba morrendo. O que aconteceu com a NetScape? Pratica ilícita da M$ que deu seu browse junto com o Windows. O que acontece com Java e .Net é diferente. A comunidade de desenvolvimento Java é muito rápida para se adaptar aos novos paradigmas e tecnologias e tb aos concorrentes. A M$ copiou a arquitetura do Java para criar o .NET. Ninguem tira o mérito da ferramenta VS que facilita o desenvolvimento mas pelo amor de Deus achar que trabalhar engessado ao invés de ter uma liberdade de escolha do melhor produto para este ou aquele projeto, aí já é coisa do passado. Aqueles que acham que Java não tem IDE´s então por favor olhem para JBuilder (Borland), JDeveloper (Oracle), etc... O que a M$ esta fazendo hj com .NET é a mesma coisa com o IE esta dando o VS para muitas empresas em troca deles não migrarem para Java.

    Vejo que as oportunidades em .NET aumentarem mas porque já esta ocorrendo aquele "boom" de programadores que fazem um cursinho na esquina ou aprendem a usar o VS, para fazer telinhas bonitas e se acham desenvolvedores. Saber montar a melhor arquitetura para o sistema é inicialmente garantia de sucesso do projeto.


21/06/06, 21:22:22: Paulo gomes - IP : 201.37.17****
    A pergunta do forum é qual tecnologia(Java ou net) oferece maiores oportunidades? Senhores observando o mercado a tendência é que .Net ofereça maiores oportunidades!Se vc puder aprender bem os dois, melhor para você!Java não possui uma IDE se comparada com a IDE .Net.Por falta de padrão todo dia surge alguma coisa relacionada com java, isto chama-se instabilidade! Com .Net vc pode desenvolver facilmente aplicações WEB ou desktop o framework 2005 esta muito bem projetado!. Em torno de 1995 o novel tinha 80% do mercado e o NT 20%. Hoje acho que nem existe mais novel, por que?Bem acho que se a SUN não quiser perder mais mercado vai ter que correr e se estabilizar em uma IDE.Espero fazer minha certificação em java que serve como uma certificaçaõ em orientaçaõ a objetos,mas acredito que o Net trará maiores oportunidades.

20/06/06, 16:45:54: Sergio spetrii@hotmail.com - IP : 200.171.144****
    ----------continuacao----------

    - Nao vou falar sobre a questao de opensource. Me desculpem os pinguins mas ta mais q provado q o linux nao tomara conta do mercado de desktops, basta ver o historico da explosao do linux onde alguns acreditavam q a MS iria quebrar e q tudo seria um "mundo free", hj todos sabem q nao é bem por ai. Ponto para o java novamente, nada como desenvolver no windows, distribuir no unix e acessar de onde quiser. - Cada ferramenta tem suas vantagens e desvantagens, vale ai saber qual melhor se encaixa no projeto q vc ta trabalhando. Por exemplo, ta começando projeto novo de tamanho pequeno/medio, onde nao ira reaproveitar nada existente e tera q começar tudo do zero, use .NET que facilita sua vida em muitos aspectos. O java requer um esforço extra pra configuracao de ambiente, acessos q nem sempre é muito rapido e facil. - Concordo com o pessoal q diz q devemos nos preocupar mais com o negocio e com as regras do q discutir qual ferramenta é melhor, porem sou contra ferramentas milagrosas q geram codigo de acordo com o gosto de fregues, ja trabalhei com algumas delas e ainda prefiro ter controle sobre o esta sendo feito, se quer codigo java...use java o mesmo vale pra .net - Pra finalizar, gosto muito de .net mesmo, acho q tem algumas facilidades muito legais disponiveis, porem a galera do java sabe, o java faz algumas coisas unicas e muitos boas q nenhuma outra linguagem faz. Ou seja as duas sao otimas e a escolha depende do contexto (mais ainda fico mais inclinado ao java..heheheh) - nao sou dono da verdade(e nem quero ser) o que escrevi é minha opiniao pessoal baseada na minha experiencia e na forma q vejo o mercado de TI.

    abraço

    Sergio


20/06/06, 16:45:10: Sergio spetrii@hotmail.com - IP : 200.171.144****
    Comecei no mundo do desenvolvimendo com o VB depois passei tambem usar o Delphi (opa..evolucao), qdo o .NET apareceu migrei para o C# e VB.net e depois disso tudo entrei no mundo Java. Com essa experiencia(uns 10 anos) hoje posso falar o seguinte: - Discordo plenamente de quem diz q OO nao saiu da teoria, o java a muito tempo tem usado todos os conceitos da OO com sucesso e quem diz programar em Java e nao usa, nao sabe realmente programar em Java. - Java ainda é a linguagem mais "parruda" pra desenvolvimento web, a produtividade é baixa, concordo, mas outros fatores justificam. O Java exige muito em termos de hardware, tanto no server quanto pra quem ta desenvolvendo. Tentem desenvolver algo com Websphere com menos de 1GB de RAM pra vcs terem ideia. - A infinidade de frameworks do java realmente assusta, principalmente quem ta começando. Algumas mais atrapalham q ajudam a vida do desenvolvedor. Ainda acho mais interessante usar frameworks que de certa forma facilitam a vida do desenvolvedor sem que o cara perca o controle do que esta sendo feito. - o .net é um bom concorrente do Java, possui varios conceitos parecidos, trabalha (a grosso modo) da mesma forma. A grande vantagem é a produtividade e a facilidade de "integraçao" com outras tecnologias MS que querendo ou nao tem boa parte do mercado. - discordo q o .net vai substituir o Java, acredito q muitas empresas estao agora olhando com mais carinho para o .net e apostando nele, porem a seguranca e tradicao do java nao sera deixada para tras. Entao o java vai sim continuar existindo e muito forte.

    -------------continua-------------------


20/06/06, 11:28:41: Carlos Amaral chayimamaral@netscape.net - IP : 200.103.15****
    Quando eu disse um framework para cada coisa, eu frisei que estava exagerando. Quis dizer que é muita 'coisona' as vezes para uma 'coisinha' só. Sei bem o que é um método ;) . Para o amigo que diz que o cliente quer a coisa funcionando apenas, então porque não continuamos com o bom e velho Clipper ? Por que não continuamos com o bom e velho Delphi. Concordo que o cliente quer a coisa funcionando, mas os teóricos de plantão, vendedores de livros e cursos, então conseguindo impor um padrão no mercado. E isto está dificultando e muito o desenvolvimento de sistemas. Veja que hoje é mais lento ainda desenvolver com java do que era com o Clipper. Voce não se preocupa mais só com o que o cliente quer ver. A parte visual (apresentação)come boa parte do tempo do projeto. E no java, voce tem que refreshar após cada ação, tem que atualizar isto e aquilo após cada atualização. Voce não consegue apenas atribuir um valor a uma variável. Tem que usar 2384826348 (isto tb é exagero) métodos para atribuir a uma variavel string o valor 'java'. E fazer type-cast para cada letra digitada. É complicado. Sobre o framework do outro colega (talvez seja o Hibernate ou o Maven), legal voce desenvolver o que e como voce quer. Quero ver o cara que vai programar a camada view. E continuo apoiando a colega que diz que todas as linguagens tem seus prós e contras (algumas, mais contras do que prós). Mas, como eu disse antes, linguagem de programação virou religião. Eu não sou cristão e abomino o cristianismo, mas tem muita gente aqui que acredita e defende até a morte sua fé. Assim é com a linguagem. Principalmente javeiros, que acham que o java é a solução única e definitiva para qualquer problema, e a salvação para a humanidade. Para estes, só posso dizer: voces vão tudo pro inferno rsrsrsrs

20/06/06, 01:13:51: Carrer - IP : 201.74.57****
    O principal é a lógica o resto é apenas funcionalidades. É como dirigir, depois que você aprende vc dirigi qualquer veiculo, no começo é dureza mas depois vai que vai!!! Não se apeguem as ferramentas e sim na inteligencia do negocio!

19/06/06, 21:20:42: Luchini alexandre@heurys.com.br - IP : 201.26.7****
    Diria algo a mais sobre tudo isso.

    Tanto faz usar JAVA, .NET., Delphi, PHP, etc,etc. O que temos que nos preocupar é sobre regra de negócios. As empresas não querem telinha bonita e sim processos em pleno funcionamento.

    Eu utilizo uma ferramenta que gera tanto JAVA como .NET. Particularmente tanto faz, se meu cliente quer JAVA gero JAVA se quer .NET gero .NET.

    Abraços,


19/06/06, 19:53:47: Aline - IP : 200.232.23****
    E faço minhas as palavras do Fabio - IP : 200.158.7*** postado em 16/06/06, 21:56:03. Ô mundinho informático ignorante! Abram suas cabeças! Os dois são legais de trabalhar, os dois tem suas vantagens e desvantagens, e ninguém precisa brigar por isso.

19/06/06, 19:50:13: Aline - IP : 200.232.23****
    Depende da região. Se for São Paulo, podemos ver claramente que não faltam oportunidades .net. Se for interior, ou mesmo outros estados, a plataforma mais "madura" vence: Java.

    Depende da região mesmo.


19/06/06, 17:47:09: Marcio Vieira mhsvieira@hotmail.com - IP : 201.6.252****
    Pessoal,eu faço das palavras do Sr. "Roberto rcbrude@ig.com.br" as minhas palavras. Pelo visto não estou só !!! Obrigado.

19/06/06, 11:06:13: Mario - IP : 200.171.126****
    Bom amigos programadores, eu sou da opnião em que deve ser feito aquilo que se gosta, sente bem e principalmente dá dinheiro! Eu trabalho a dois anos com a plataforma dotnet não tenho muito o que reclamar dela, apesar de ser uma tecnologia proprietária (paga, apesar que eles já disponibilizaram algumas IDEs grátis, não tão boa como o Visual Studio, mais dá pra quebrar o galho) o dotnet consegue sanar diversos problemas com muita facilidade, sem falar que a tecnologia que esta por tras dele é show. Mais como sou um brasileiro encanado, começei a me interessar pelo lado do Java, eu vou dizer é tambem uma tecnologia muito pederosa, mais ainda na minha área (programação p/ internet) o java é muito complicado, não estou dizendo que ela não é poderosa, mais trabalhar com struts ou mesmo java server faces, não é o mesmo que trabalhar com o framework da microsoft. Então volto a dizer que a melhor tecnologia de se programar é aquela que você gosta e te retorna um cascalho (din din)!

19/06/06, 09:56:30: torço pelo m... - IP : 200.196.24****
    Além de tudo o que eu disse, eu vi um comentário abaixo de uma pessoa que gostaria de ter o código fonte das ferramentas que trabalha para poder consertar possíveis problemas, como por exemplo no IIS. Será que isso é possível? Todo o código fonte por mais aberto que seja será sempre uma caixa preta. As empresas terão que contratar equipes inteiras de especialistas em código fonte para manipularem o Kernel, o sistema de arquivos, o gerenciador de serviços para corrigirem um problema corriqueiro. Olha que prejuízo! Acordem pessoal do Linux, parem de programar para computólogos, desenvolvam soluções para pessoas que necessitam delas. Pessoas simples que querem fazer suas tarefas pessoais, gravar CD's e disquetes, acessar a internet via winmodem, imprimir um documento , conectar uma web cam para falar com outra pessoa via IM, e no final estarem satisfeitas com o uso do computador. Pessoas que não querem passar o dia todo decorando siglas e entendendo o que é o comando mount e unmount.

19/06/06, 09:54:51: torço pelo m... - IP : 200.196.24****
    Dentro do próprio Java existe uma corrente pró-Microsoft, vejamos o SWT do Eclipse que vêm arrebentando a AWT da Sun, isso por que os componentes do SWT são apenas reutilizações de componentes do Windows, já que é no Windows que a maioria das aplicações Java rodam. Outro fato é a facilidade em instalar um ambiente de desenvolvimento Java como o Eclipse no Windows e o mar de pedras que é fazer o mesmo no Linux, mesmo em distribuições conhecidas como a RedHat. Outro fato a ser considerado é a padronização que existe dentro do ambiente Microsoft e a total bagunça que é a documentação do Linux. O que dificulta o trabalho de desenvolvimento, a produtividade e a qualidade da nossa solução. A interface Gnome e KDE do Linux na minha opinião é bem mais engessada apesar de ser Open-Source do que a interface padrão do Windows, que é totalmente configurável, em qualquer lugar os recursos de arrastar-e-soltar funcionam corretamente, sem mensagens de crash quando sobrecarregam os recursos gráficos. Recentemente uma conhecida adquiriu o computador "popular", diga-se de passagem que pagou mais de mil reais para adquirir o tal e veio com o SO Linux, não me lembro a distribuição. Ligou para mim por que estava desesperada por que o disquete não funcionava. Isso pode não parecer um problema para um formando em Ciência da Computação como eu, mas para uma professora do Ensino Público que usa o computador apenas para o essencial é um sofrimento.

19/06/06, 09:52:19: torço pelo m... - IP : 200.196.24****
    Com relação à pergunta que está exposta nesse fórum: eu acredito que muita gente se arrependeu de ter ido para o Java com tanta pressa. Em breve as empresas migrarão do Java para o .Net e isso gerará muitos empregos aos profissionais .Net. Tecnologicamente falando somos mortais e falhos em nossas opiniões e decisões, houve um boom do Java e haverá um boom maior ainda para o .Net. Pode ser um boom mais lento, muitas vezes imperceptível, mas haverá uma forte demanda. Muitos reclamam da arquitetura engessada do .Net, mas essa ainda oferece um custo benefício muito maior para os desenvolvedores. É possível em apenas duas semanas desenvolvermos um e-commerce avançadíssimo com as ferramentas engessadas do Visual Studio 2005. O cliente final não quer saber quantos ifs ou whiles há na ferramenta que eu estou utilizando, ele quer simplesmente que a sua necessidade seja suprida em menor tempo possível, isso coloca a Microsoft a frente. Vale ressaltar também que o C# foi criado pelo pai do Delphi, ou seja, muita coisa boa foi aproveitada desse Pascal veterano, inclusive algumas sintaxes. A Microsoft errou por demorar para responder e desprezar o Java, mas com a evolução natural das ondas mercadológicas, a gigante tecnocrata finalmente decolou rumo ao OO.

19/06/06, 09:34:39: Marcelo "Outro" - IP : 200.222.13****
    Atualmente quem não consegue desenvolver nada com Java, ou acha que é muito difícil, é porque não parou um minuto para olhar as ferramentas (IDE) de desenvolvimento disponíveis. Outro fator que acredito ser tb uma dificuldade é que em Java tudo é orientado a objetos e a maioria dos desenvolvedores não estão acostumados a desenvolver desta forma porque as IDE´s encapsulam isto.

    Desenvolvo com Delphi a muito tempo e digo que pode-se atingir a produtividade do Delphi também com Java.

    O colega Carlos colocou que para pegar o nome em Java ele usa um framework? Que framework, que java é este que vc esta usando?

    Vamos a um comparativo: voce usa um TEdit no delphi com nome EdtNome e para pegar o conteúdo usa: EdtNome.Text. Text é um método do objeto TEdit.

    Em Java (usando o visual editor do eclipse) voce coloca um jTextField e coloca o nome jEdtNome e para pegar o conetúdo usa: getJEdtNome().getText(). O "getJEdtNome()" é um método que devolve a instancia do objeto jTextField e "getText()" é o método que retorna o conteúdo digitado. Essa é uma das formas de se trabalhar com o Java.

    Como pode verificar é tudo uma questão de sintaxe. No delphi voce não visualiza a criação do objeto TEdit já utiliza direto o objeto que voce coloca no formulário, a criação fica encapsulada, e no java já é mais explicito voce verifica isto diretamente no código.

    Abs,


19/06/06, 07:57:17: Dr. Y Dr. Y - IP : 201.52.211****
    Desculpe, mas já trabalhei lá e tem muita gente boa...pára com isso Dr. X, vê se te emenda.

19/06/06, 03:16:43: - Java versus .Net - desde 2001 - IP : 201.7.71****
    realmente o Java oferece mais oportunidades atualmente, eu não sou defensor do java, aliás estou mais focado em .NET mas tenho que admitir que Java ainda é mais demandado, unico problema do Java é essa infinidade de frameworks, o que intimida muitos profissionais, agora tanto Java e .Net tem sua importancia e ficarmos aqui discutindo não nos leva a lugar algum.

    Grato pela atenção de todos


18/06/06, 09:24:21: Carlos Amaral camaral@isnet.com.br - IP : 200.103.240****
    Só explicando uma coisa: quando digo mais rápido, é para desenvolver. A produtividade de desenvolvimento do C# é muito grande. Para desenvolver o aplicativo em si. Mas em questão de peso, isto já é um outro problema. O C# com certeza é mais pesado que o Java. E também aproveitando para falar em religiosidade, infelizmente é isto mesmo que acontece. As pessoas geralmente querem só falar de sua 'religião'. Mas se recusam a 'ouvir' a dos outros. É assim no mundo religioso e no mundo 'informático'. Só Java salva (seria porque jezuz começa com J de Java ? rs). Não. Mas o C# é da MS. E o Billy é o anti-cristo, então tem mais poder no mundo. O Bylly tem mais de 6 milhões de usuários, em mais de 6 países e em mais de 6 produtos. Vejam: 666, o número do Bylly. Estamos perdidos mesmo.

18/06/06, 09:15:46: Carlos Amaral chayimamaral@netscape.net - IP : 200.103.240****
    Após ler algumas opiniões após a minha, posso dizer o seguinte: uma coisa, é ficar em teorias e academias, discutindo 'purismo', tecnologias e metodologias. Não vamos esquecer que a maioria destes escritores de livros e artigos de revistas estão aí apenas para escrever livros e artigos de revistas, e não para desenvolver. Eles já ganham dinheiro com isto. Agora quando falamos em produtividade real (o cliente quer um aplicativo e muitas vezes voce tem que apelar a famosa 'computaria', porque esta ou aquela funcionalidade não está prevista por estes teóricos), a coisa muda um pouco. Sou delpheiro. Tentei mais de um ano com java. Ou eu desenvolvia tudo quase do zero, ou eu me perderia na infinidade de frameworks. Exagerando (e muito), para voce solicitar a digitação do nome, tem que usar o framework JDigNameX, mas para pegar o nome e o endereço, já tem que usar o fm JDigNameAdressWithoutCEP (versão 0.2.11.5.3.25.4.3.2.6.587.7.e33 beta). Mais de ano, e não consegui produzir muita coisa profissionalmente (além de demorar muito tempo para um simplse "Hell, o World". Já com o C# foi bem mais rápido (extremamente mais rápido). Mas daí me deparei com o problema da plataforma. Gosto e quero continuar usando o Linux. Mas tem o Mono (que ainda tá na versão 1.0 do winforms). E neste 'mas', 'mas' e 'mas', fico parado, porque a única luz no fim do túnel era um trem vindo contra. Ou desenvolvo sistemas (e para tal não existe ferramenta), ou desenvolvo linguagem de programação (que não é minha praia).

16/06/06, 21:56:03: Fabio - IP : 200.158.7****
    O problema muitas vezes (já aconteceu comigo na empresa) não é a tecnologia utilizada e sim a arrogância de alguns profissionais, que levar uma discussão dessas como uma coisa "religiosa". (essas pessoas não respeitam a opinião dos outros), Continuo achando o tema relativo.

    Podemos até chegar a conclusão que o Brasil tem tudo pra ser o número 1 em tecnologia, com tanta gente super-qualificada, que (acha) que entende tudo de tecnologia, "negócios" ou "corporativismo", podemos abrir uma empresa de TI e contratar essas pessoas, o que acham ?


16/06/06, 17:55:17: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Eu disse lá embaixo, que OO "nunca saiu plenamente dos livros" porque o pessoal nem sempre aplica planamente o conceito, não porque não sabem, mas sim, por falta de condições que viabilizem tal aplicação em sua plenitude.

    Tenho criticado o pessoal que trabalha com Java porque precisamos melhorar ainda mais. Sei o quanto é difícil aplicar as melhores práticas no dia-a-dia, em vista dos prazos sempre apertados, e da comunicação entre as pessoas ser muitas vezes precária.

    Como temos visto, o universo da tecnologia Java é muito amplo, em contrapartida ao universo da tecnologia Microsoft ser mais restrito.

    Estas características opostas, tendem a levar mais caos ao projetos em Java, e mais objetividade ao projetos com tecnologia Microsoft, sendo este um fato que venho observando nos últimos anos.

    Se quisermos continuar competindo e ganhando da Microsoft, temos que melhorar muito a maneira que desenvolmemos sistemas em Java, ou seja, temos que trabalhar de maneira mais organizada, temos que nos comunicar melhor, temos que pensar mais coletivamente do que individualmente. Se você perceberem, a Microsoft já traz tudo isso "embutido" em seus produtos, o que também os deixa mais indessados.

    O problema que temos com projetos, não é a falta de flexibilidade e possibilidades, mas sim o excesso disso, que nos tem levado a situações caóticas.


16/06/06, 10:01:41: Marcelo "Outro" Orientação a Objetos - IP : 200.222.13****
    Discordo quando um colega falou que O.O não saiu do papel...acho então que ele não sabe programar orientado a objetos. O que realmente aconteceu é que a M$, tirando o VC++, não aderiu em termos de sintaxe em ferramentas populares como o VB as práticas da orientação a objetos como aconteceu em Delphi (pascal OO), C++ Builder e Java. Agora com o .NET e com C# ou VB.NET as pessoas (digo desenvolvedores M$) tem dificuldades de escrever/ler código OO porque as ferramentas M$ sempre encapsularam isto, agora como esta muito explícito surgem os problemas.

    Seja em Java, C++ ou Delphi sempre trabalhei orientado a objetos de forma plena, ou seja, sempre inclui em meus projetos toda a técnica da O.O. quem não faz isto ou fala que não dá é porque não sabe aplicar os conceitos.


16/06/06, 09:54:28: Marcelo "Outro" Ferramentas para Produtividade - IP : 200.222.13****
    COmo falado em outros comentários ninguem discute que a M$ tem ferramentas muito produtivas porém esta produtividade engessa o desenvolvimento porque é tudo fechado, isto é, voce tem aquele modelo e deve seguir para sempre. O que acho interessante no Java é justamente esta liberdade de voce escolher o que quer usar para desenvolver. Se voce tem um arquiteto com visão todo o trabalho da equipe será facilitado.

    Em termos de ferramentas voce pode pegar um JBuilder (Borland), um JDeveloper (Oracle e agora free) que são ferramentas altamente produtivas para desenvolvimento Java que voce pode desenvolver como se estivesse usando a IDE do Delphi.

    Falando em Delphi...tb sou especilista (trabalho desde a versão 1.0) quantos anos levou para a Borland chegar a esta IDE quase perfeita? O que dá produtividade em Delphi não é só a sua IDE mas a sua biblioteca de componentes (VCL,etc...).

    Abs


16/06/06, 09:28:53: Roberto rcbrude@ig.com.br - IP : 200.234.9****
    Galera, Sou especialista em Delphi a mais de 3 anos, fiz um curso de Java,JSP e UML mas oportunidade como profissional esta díficil pelo fato de eu não ter experiencia, mas gostaria de ter uma oportunidade e me aprofundar em Java se alguem conhecer uma empresa que queira invetir e me contratar como treinee Java ou .net me deêm um retorno pois vejo que java ou .Net são o futuro.Obrigado.

16/06/06, 09:25:25: Frederico fredericoqc@hotmail.com - IP : 200.162.9****
    O Grande problema da MS hoje em dia é o custo do seu desenvolvimento, já que não tem nada de graça, ao contrário do Java... mas no .Net isso tá mudando.. já que o framework é de graça e qualquer um pode desenvolver uma IDE de programação... É o caso do opensource SharpDevelop, perfeito p/ programa em em .NET(C#, VB.NET, ASP.NET entre outras) que tem uma interface quase identica com o VS e é totalmente free... fora que o VS2005 Express é completo e totalmente de graça... agora o que o .Net perde ainda pro java é em multiplataforma, mas acredito que se o Mono pegar esse problema acaba, só programo em C#, mas acho que em questão de poder, a linguagem não tem nada a menos que o Java, só perde mesmo em portabilidade, por enquanto....

15/06/06, 23:43:45: Gilberto fim - IP : 201.42.121****
    Estou participando de um projeto feito com C# e VS e posso falar por experiencia propria que não é a linguagem que melhora ou não o desenvolvimento, é o bom uso. Antes de pensar em alterar toda a estrutura de sua empresa para utilizar uma outra tecnologia. Perca um tempo verificando se vocês estão utilizando corretamente e se tem um processo bem definido dentro da empresa isso, apessar de pouco utilizado e varias empresas torna o desenvolvimento bem mais rapido. E com relação as oportunidades acho que o Mercado .Net esta crescendo sim mas por causa da Politica da M$ esta tendo para com as empresas. Você desenvolvedor que deve mostrar o como sua plataforma pode ser produtiva, basta querer.

15/06/06, 23:40:18: Gilberto conti. - IP : 201.42.121****
    Tenho pouca experiencia nas 2 linguagens mas posso falar uma coisa, tive muita dificuldade sim para me acostumar com o Java, utilizando o eclipse, mas quando comecei a utilizar o VS com C#, não parei meus estudos em Java pois é a linguagem que gosto, percebi o seguinte todo mundo critica ela pois não sabe usar direito, existem muitas coisas que vc tem de facilidade no VS que pode ter no Eclipse e em outras ferramentas também. O problema está em quem administra os projetos(gerentes,coordenadores,arquitetos e analistas) que muitas vezes também não sabem utilizar direito a linguagem e as ferramentas que possuem !!! Continua ....

15/06/06, 23:36:31: Gilberto - IP : 201.42.121****
    Já passei pelos 2 lados da moeda e o que vejo hoje em dia, que a M$ está fazendo com algumas consultorias e oferecer regalias para o uso de suas tecnologias, onde eu trabalho é um desses casos, estavamos iniciando alguns projetos em Java, migrando do VB quando já estava quase tudo pronto chega a M$ oferecendo regalias(entenda também dinheiro) para a empresa para usar suas ferramentas, acho que a oferta deles foi muito boa pois pararam um projeto que estava em fase final para recomeça-lo, dizendo que seria desenvolvido em menos tempo. Hoje está sendo desenvolvido tudo em .Net com C# atingimos quase o mesmo tempo que estava o outro projeto em Java... Continua.....

15/06/06, 20:19:14: ola - em resposta ao Ricardo - IP : 201.7.27****
    Primeiramente o mono tem patrocinio sim, acesse o site. E pelo que me lembro o Eclipse, Hibernate, Struts, etc também não são opensources????? Quando é opensource para java tudo bem, mas se for opensource para M$ ai começa preconceito, todo mundo fala que é uma porcaria, mas observe por ai quantos usam Windows, office, etc, se fosse porcaria a maioria não usava, veja quanta gente esta tirando dos PCS populares o tão "maravilhoso Linux" (free e opensource) , eu concordo com que foi dito aqui no Forum, uma empresa que investe milhões em pesquisa vai desenvolver soluções melhores do que esses projetos opensource de fundo de quintal

15/06/06, 19:12:56: Ricardo Baraldi - IP : 200.155.19****
    Mais uma cosa, algueim pode falar do projeto momo que pretende fazer do dotnet framework multiplataforma, so que e um esforco de gente da open source com patrocinio da microsoft entre outros, nao e um projeto oficial pelo que me consta Grato

15/06/06, 19:07:51: Ricardo Baraldi - IP : 200.155.19****
    Caros Srs Decir que o Java e clone de C e uma total ignorancia.

    Ja que : - C nao e orientado a objeto - C nao tem garbage collector - C tem ponteios - C e compilado e nao interpretado - C tem alocacao explicita de memoria - C depende da maquina - C suporta templatea(QUE NAO TEM NADA VER COM CLASSE STATICA OU NAO) Entre outras miles de diferencas. Acredito que cada tecnologia tem seu espaco, porem sendo java aberto tem maiores aplicacoes. Porem o C# agora tem a maioria dos recursos da JVM, bastaria a MS fazer o .Net framework multiplataforma Um abraco


15/06/06, 18:35:09: Carlos Amaral chayimamaral@netscape.net - IP : 200.138.4****
    Errei numa frase: o Java é um clone do 'C', não do C#.

15/06/06, 18:34:09: Carlos Amaral chayimamaral@netscape.net - IP : 200.138.4****
    Pois é. Java e C#. Acho engraçado como os fanáticos por Java costumam acusar a MS de 'clonar' o Java, uma vez que o Java já é um Clone do C#. É a estória: quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha. Já está provado que foi o ovo. Mas o que esta informação muda na vida de alguem ? Sou programador delphi, e sempre gostei de sistemas desktop. Delphi voce consegue fazer um cadastro básico de dados pessoais em 10 minutos, com acesso a bd e tudo. Em java, a mesma coisa voce demora 2 horas. Isto é a tal 'produtividade' que os javeiros tanto defendem ? Isto sem contar o framework. Daí é que a coisa pega. Para fazer a mesma coisa, tem tanto framework, tanta coisa, que voce acaba desistindo porque não consegue se decidir por um só. A única coisa que sei é a seguinte: já trabalhei em várias software-houses e a maioria delas que apostou no java, está desistindo, justamente pela falta de produtividade. Java é mais popular ? Sim, com certeza. Mas estão fazendo uso errado da tecnologia. Isto sem contar nos teóricos, que incentivam o uso do java para poderem vender mais livros e cursos de teoria do java. Só que já estou vendo o C# seguir pelo mesmo caminho. E ninguem está se dando conta que a coisa está sendo direcionada. É a mesma coisa que religião sim, para quem acha que não. Cada um defende a sua, achando que é a salvação do mundo, mas os pastores só estão é de olho no dinheiro dos fiéis. E, no fim, ninguem consegue provar que esta ou aquela é realmente a melhor ou salvará o mundo.

15/06/06, 13:13:23: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Façamos uma analogia...

    Quando o PT era oposição, suas idéias pareciam ser a solução para o Brasil. Mas quando o PT virou situação, vimos que toda nobre ideologia corroeu-se pela fraqueza da carne.

    Quando Java e Linux eram oposição, suas idéias pareciam ser a solução para não ficarmos dependentes de monopólios tecnológicos. Mas quando conseguiram espaço no mercado, toda nobre ideologia corroeu-se pela fraqueza da carne.

    Nobre Ideologia "Free & Open Source": Metodologia OO, reutilização de código, alta produtividade em desenvolvimento de software, escalabilidade, portabilidade, independência de frabricantes, desenvolvimento colaborativo.

    Fraqueza da Carne: As pessoas não tem capacidades comunicativas (muitos mal sabem falar, outros tem muita insegurança para disseminar conhecimentos) e não adotam práticas adequadas para promover o desenvolvimento colaborativo. Quando o bicho pega, cada um sai fazendo seu "programeta" a seu modo...não existe reaproveitamento de código muito menos escalabilidade, sim, não há dependência de fabricante, mas não há alguém que possa ser tecnicamente responsabilizado e cobrado.

    Quem acordou a tempo e organizou a casa, vai permanecer, mas quem não conseguiu acordar a tempo, vai naufragar neste caminho.


15/06/06, 12:47:10: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    É obvio que Java oferece muito mais oportunidade de trabalho ou precisa de muito mais gente pra trabalhar do que dot.net...e consequentemente paga mais por para os profissionais que trabalham com isso !!! Tá todo mundo cansado de saber disso...

    Primeiro: Java saiu na frente "pulverizando" o desenvolvimento de soluções "free & open source" mundo afora, enquanto a Microsoft ficou com suas ferramentas engessadas e simplórias. Isso também já sabemos e foi analisado no início deste fórum.

    Segundo: Uma vez que a metodologia OO núnca saiu plenamente dos livros, e o pessoal que sabe muito não consegue disseminar cultura e pôr em prática tudo isso num projeto de verdade, mal conseguem utilizar corretamente um software de controle de versões para fontes, nem sequer colocam as bibliotecas neste repositório !!! Projetos em Java viram sempre uma torre de babel.

    Resultado: Precisa de mais gente, mais gente, mais gente, custa mais, demora mais, custa mais, estressa mais e desmoraliza mais.

    Enquanto a Tartaruga da Micorsoft vem vindo lá atrás, firme com seu Visual Stúdio "Ingessado", com seu Source-Safe super interativo e suas

    Já está traçado: A Microsoft vai conquistar muito espaço deixado por essa legião de malucos, por enquanto Java tem mais demanda, mas sua queda é inevitável. A Torre de Babel caiu em descrédito no mundo corporativo.


15/06/06, 05:18:06: Concordo 2 - IP : 201.7.90****
    Enquanto existirem essas vagas que pedem .Net, Java, Oracle, etc,etc, ou seja profissionais genios (5 em 1), kamikases (aceitam trabalhar por pouco) e desenvolvedores enciclopedistas , é muito questionavel discutir se . NET ou Java oferecem mais oportunidades, pois como já dito, depende desse todo conjunto de parques tecnológicos, fora a experiência, porte da empresa, cidade onde vc mora, etc, etc.

15/06/06, 05:11:24: Concordo também - IP : 201.7.90****
    Essa pergunta do forum é questionavel , pois é muito dificil encontrar uma vaga que pede só .NET ou Java (exceto no exterior ou em poucas e grandes empresas aqui no Brasil) , o que vejo por ai são vagas que pedem n coisas muito além disso, é só consultar, que vc irá chegar na mesma conclusão e para piorar tudo fica mais complicado para os recem-formados que não conseguiram entrar nos estagios ou trainees de 4 vagas para 50 mil pessoas (mais facil prestar concurso na receita) ou não tem o tal "Super Networking" e ficam na esperança de conseguir uma vaga dessas PJ para ganhar uma linharia só para obter a tão solicitada experiencia.

14/06/06, 22:44:17: Fábio - IP : 200.158.72****
    Concordo.

14/06/06, 20:11:20: Gustavo - IP : 200.233.100****
    Muito relativa a pergunta. A oportunidade depende da região do Brasil. Tem certas localidades/regioes que a demanda por profissionais Java é maior q .NET e vice-versa. A questão de qual é a melhor bla-bla não vem ao caso nessa discussão, póis a melhor linguagem é aquela que vc. domina bem. Abraços

14/06/06, 16:13:41: Fabio - IP : 200.158.255****
    Fazendo um comparativo entre Java e .NET eu acredito que Java é superior em praticamente todos os sentidos. Remuneração é um assunto difícil, pois existem vários fatores que podem influênciar (empresa,tempo de experiência, foco de trabalho). Eu acredito em software livre sim, e livre não que dizer gratuito (começando pelo suporte técnico e passando pela contratação de profissional qualificados). Fui administrador de redes por 5 anos e posso confirmar que existem ótimas oportunidades para "software free" sim.

14/06/06, 13:40:45: Mr.M continua... - IP : 200.222.13****
    Se tivessemos como analisar o código-fonte deste serviço (é um serviço do IIS) poderíamos avaliar se o erro é na aplicação ou no serviço da M$ e promover a correção. Este é um dos grandes mérito do sistema open-source. Voce a qualquer momento poder analisar como um determinado serviço funciona para otimizar a sua aplicação.

    Como um colega colocou o Java (JVM) não é ainda open-source mas a próxima versão da JVM já é e vc pode baixar e participar do seu desenvolvimento.


14/06/06, 13:23:19: Mr.M - IP : 200.222.13****
    Não posso tirar o mérito da Microsoft em facilitar a vida no desenvolvimento de sistemas com ferramentas tipo VS que tem muito desenvolvimento tipo arrastar e soltar, etc... Trazer para o desenvolvimento o conceito da facilidade do windows é um mérito, porém....A facilidade tem seu lado negativo que é justamente voce ter um ambiente blindado e que voce não sabe o que esta acontecendo. Quem já não se deparou com uma DLLHOST que cisma em ficar com 100% de CPU e consumir toda a memória? Aonde eu trabalho existe vários sistemas feitos em ASP que foi necessário instalar software de monitoramento só para verificar quando esta DLLHOST entra em um nível crítico para avisar aos analistas e estes tem que reiniciar o IIS. E Até hj depura-se a aplicação e não encontra nada de errado. Se tivessemos acesso ao código-fonte do IIS poderíamos saber o porque a tal DLLHOST fica desta forma.

    continua...


14/06/06, 11:30:05: Richard Blander - IP : 201.52.245****
    Pessoal, parece que todos aqui estão desatualizados. Java e .NET já perdeu espaço para a grande tecnologia do momento: a STU-ETX. A STU-ETX é uma tecnologia que está pagando até R$ 8.000,00 para pessoal qualificado. São poucos Brasileiros que conhecem esta nova tecnologia. Nos EUA o pessoal ganha muito mais usando esta nova tecnologia...

14/06/06, 09:01:36: Alberto Rossi alberto.rossi@gmail.com - IP : 200.146.2****
    Cada tecnologia com suas vantagens. Mas o fato de se usar Java ou .NET vai muito além de se pensar em ser Open Source (o que, para mim, não tem nada a ver com a discussão). Eu acho que o .NET tem muuuuito o que melhorar ainda. Quer fazer um teste? Pega um programa feito genuinamente em .NET (num superdownloads da vida) e rode-o em casa. O forte de java é que você pode desenvolver simplesmente de tudo. O custo pode ser performance, pessoal com conhecimento, etc. Engraçado as pessoas falarem que o Java precisa saber muito disso, muito daquilo, e o .NET é mais fácil. Quem já desenvolveu aplicações comerciais de verdade, que não podem "cair" ou ser simplesmente reiniciadas sabe que desenvolver nesse nível não é fácil. Desenvolver um sistema vai muito além de sentar na cadeira e sair programando.

13/06/06, 12:50:20: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Realmente, a febre do software livre está passando. Eu sempre desconfiei disso. Será que há grupos de pessoas espalhadas pelo mundo fazendo caridade na forma de software ? Do que vivem as pessoas que trabalham nas organizações (Jakarta, Eclipse, etc.) que mantém evoluindo os softwares livres ?

    Obviamente, essas pessoas prestam serviços muito bem remunerados, para outras organizações, sejam públicas ou privadas, para fazer funcionar as engenhocas que eles criam.

    Para dizer que são "bonzinhos", não vemdem software e não monopolizam o conhecimento, dizem que seu software é "free & open-source".

    Porém, nota-se entre o pessoal que aderiu à este movimento, que não existe a idéia de produto, mas sim de serviço. Ao contrário da Microsoft, que vende Produtos que precisam bem menos de serviço.

    No desdobramento dessa idéia, vem o pessoal "free" oriundo de guetos acadêmicos, onde numa equipe de trabalho ninguém faz um produto final para atender a um objetivo focado, o pessoal faz um serviço, que depende de outro, que terá outro serviço subsequente...isso dificulta muito a vida de quem vive no mundo das organizações privadas, onde temos a idéia de que existe sempre um cliente para dar satisfação e resultados a serem medidos.

    A Microsoft fornece produtos e vai de encontro aos anseios do mundo privado, esse é o ponto que o pessoal que pretende competir com a Microsoft, precisa melhorar muito.


13/06/06, 08:54:09: torço pelo m - IP : 200.196.24****
    Nas nossas opções devemos desconsiderar o fator ideologia, não é a ela que leva o pão para as nossas casas, e sim o nosso trabalho. Eu particularmente acredito no Linux, no Java (que não é livre) e nas ferramentas Open-Source. Confio também no potencial da Microsoft. A Microsoft vëm investindo pesado em ferramentas para o negócio, isso com certeza irá impactar o mercado de trabalho, principalmente dos profissionais .Net. Existe também muita hipocrisia dentro do mercado global, um exemplo é o próprio Linux. Quando a Microsoft diz que investir no Linux pode sair mais caro, eu concordo. Isso por que no começo os evangelistas do Linux propagaram a mensagem de que o mundo Open-Source é colorido de azul, e agora dizem que o céu pode ficar meio nublado de vez em quando, ou seja, que o software é livre porém não é gratuíto. Colocando no papel o valor das licensas que você têm que pagar anualmente para a RedHat ou Suse para ter um servidor ou estações Linux atualizadas e homologadas pela IBM, um profissional certificado para administrar esse servidor, o psicólogo para motivar os usuários a aceitar quando o disquete não funciona, ou quando o CD não lê. Enfim, compensa mesmo é repensar sempre, para não cairmos na tentação ideológica e no fanatismo gratuito, pois têm muita gente lucrando em cima. Me desculpem por fugir do tema.

13/06/06, 08:07:30: torço pelo m - IP : 200.196.24****
    Sinceramente. Desde quando existe MONO eu nunca vi nesse site uma oportunidade sequer para essa plataforma. Isso por que teoricamente o MONO é uma opção ao Java e ao .Net, mas ainda é um tiro no escuro. Será que um aplicativo desenvolvido 100% em .Net irá rodar pelo menos 50% no mono? O que conta a favor da plataforma .Net não é somente a linguagem C# como muitos podem pensar, e sim um conjunto tecnológico que inclui o framework, o sistema operacional Windows, as bibliotecas de base, as ferramentas de desenvolvimento(como o Visual Studio), e um fator muitas vezes desprezado: a conjuntura do mercado. A conjuntura do mercado é justamente a direção dos ventos, quando essa direção muda, surge o corre corre de sempre e muitos acabam perdendo seus empregos e muitas empresas acabam falindo. Continua...

13/06/06, 04:14:38: - Que preconceito com a M$ - IP : 201.7.****
    Para quem acha que .Net só roda no nucleozinho do Windows , está tremedamente equivocado, já é possivel roda-lo no Mac OS X 10.3 (Panther) and 10.4 , Solaris 8 (Sparc), Linux/x86 , Linux/x86_64 , Linux/ia64 , Linux/ia64 , Nokia 770 , veja a pagina: https://www.mono-project.com

    Alias tem outro projeto , agora não lembro o endereço que também já é possivel roda-lo em celular ou palm. A portabilidade do .net é questão de tempo para alcançar o Java, fora que para C# tem Boss, NHibernates,Prevailer, etc


12/06/06, 11:52:37: Marcelo "Outro" - IP : 200.222.13****
    Discordo da opinião do Bit quando este fala que a infinidade de frameworks dificulta o aprendizado em Java...

    Gente, lembrem que Java não é um framework é sim uma Plataforma completa de desenvolvimento com máquina virtual e uma única linguagem de programação.

    Voce ter vários frameworks que te ajudam a simplificar o desenvolvimento de sistemas é um plus. O que esta acontecendo agora com .NET é a mesma coisa, vários frameworks de sucesso em Java estão sendo programados em C# e daqui a pouco voce terá tb dezenas de frameworks em .NET.

    Esta errado quem pensa que aprender Java é dominar os frameworks ou também que desenvolver em .NET é só aprender a usar VS. Por isto é que em ambas as plataformas existem projetos que foram por água abaixo. Porque na hora que da um problema em um framework do Java ou pq o sistema em .NET esta muito lento ninguem sabe resolver pq não conhecem a sua arquitetura.


12/06/06, 02:52:06: Lucas Abrão - IP : 201.18.11****
    Bem, aki em BH ta tendo mais vagas pra .NET... mas a nivel nacional acho q tem mais vagas pra Java... O .NET foi simplesmente uma cópia descarada do Java, tanto q o tio Bill tinha pecado o Java qd a Sun lançou a campanha "100% pure Java", lembram? Eu acho doido na M$ eh q os produtos dela são super bem integrados... eles tem um SO proprio, tem uma plataforma de software propria, tem um banco de dados proprio, mas uma seria de aplicativos como o Office q tem interligacoes com essa plataforma de software... isso eh doido mesmo! Mas eu acho q o Java pegou muita coisa "vantagens" do C# e implementou agora no Java 5... Mas a tecnologia java esta em todos os lugares hj.. em operaçoes da sonda espacial da Nasa em Marte, ateh no celular q vc todo dia conversa com a sua namorada, pai, mae, filhos, etc... Ateh em aneis e smart cards atraves de java ring e java card... E outra coisa... eh.. enquanto tem cara q eh bitolado na Microsoft.. eu sou bitolad na Sun!! kkkkkkkkkkkk!!! Abração a todos.

11/06/06, 22:56:19: Bit - IP : 201.1.189****
    Atualmente, tanto Java quanto .NET são as plataformas mais modernas em termos de tecnologia. Tenho a impressão de que aparecem mais solicitações de profissionais .NET do que Java.

    Até pouco tempo Java pagava mais do que .NET, atualmente as duas aparentemente estão empatadas.

    Acho que a plataforma J2EE é desnecessariamente complicada e .NET, por sua vez não tem um framework bem definido, deixando muitas oprtunidades para sistemas mal estruturados.

    Com .NET consegue-se mais produtividade e o projeto chega a fase de produção antes do Java. Por outro lado, as empresas que fabricam software não podem adotar .NET senão ficam restritos a uma plataforma.

    A curva de aprendizado de .NET é muito menor que do Java. Com Java você tem uma infinidade de tecnologias associadas que surgem todo ano aumentando a confusão de quem quer pegar o fio da meada, em .NET você só tem que aprender a usar o visual studio.

    Acho Java muito bacana por ser multiplataforma, mas pra quem precisa ganhar o dia a dia os produtos da odiada Microsoft, e portanto .NET, continuam sendo a melhor opção.


11/06/06, 21:12:14: Pois eh - IP : 201.7.4****
    Talvez a grande implicancia daqueles que estudam Java é essa infinidade de Frameworks, mas não podemos desmerecer também o .Net, como eu já disse anteriormente cada um absorve o que o outro tem de melhor e ninguem sabe o futuro de amanhã, hoje se desenvolve mais em Java, amanhã o .Net talvez possa assumir o seu lugar e a portabilidade também deixe de ser o problema, tudo é imprevisivel em nossa area, muitas tecnologias foram muito bajuladas no passado e atualmente são simplorias, nunca diga em nossa area que isso ou aquilo nunca poderá evoluir, pois muitos que fizeram tais comentarios bateram com a cara.

11/06/06, 21:01:43: desde 2001- Discussão antiga é essa hein - IP : 201.7.4****
    Essa discussão começou no final de 2001 entre .Net versus Java, eu ouvi naquela época pessoas falarem que .Net era porcaria, iria desaparecer, etc, eu penso o seguinte, linguagem não é religião e tanto Java como .Net tem suas vantagens e desvantagens, em relação a portabilidade e ferramentas Java é o vencedor até por ser mais antigo e o próprio fabricante facilita as vantyagens tão comentadas do Java, mas .Net é muito mais amigavel e a cada dia surge novos projetos que visam torna-lo portavel exp: Dotgnu ou Mono, e outros divesos como SharpDeveloper, Boss, NHibernates, etc. Embora eu desenvolva em C#, acho Java também muito bom, tanto que um pega o que tem de bom do outro, e que vença o melhor..

11/06/06, 18:50:02: Marcelo "Outro" - IP : 201.51.8****
    Temos que tomar o cuidado de que produtividade pode não ser sinal de qualidade....

    Já vi muitos sistemas feitos com ferramentas M$ sairem em tempo record e depois gastarem o triplo do tempo tentando resolver problemas arquiteturais e de desempenho.

    Como falei anteriormente hoje voce consegue com as ferramentas (IDE) disponíveis produtividades iguais a do VS.


11/06/06, 11:15:04: José Carlos jcsilva01@hotmail.com - IP : 201.24.4****
    Aqui em Brasília, .NET esta a cada dia ganhando mais espeço, depois do lançamento do VS2005, a popularidade vem só aumentando, na minha opinião a produtividade do .NET é muito superior do que JAVA...!

10/06/06, 15:41:33: Marcelo "Outro" continua... - IP : 201.51.7****
    Acredito que a popularidade e grande adoção atual do Java vem justamente do aparecimento e amadurecimento das IDE's, sem contar que o seu background é muito mais robusto e possui muitas Api's e frameworks para desenvolver das simples às complexas aplicações que as corporações necessitam.

    Outro fator que é essencial para a forte adoção do Java é a sua ativa comunidade de desenvolvimento. Só para voces terem um exemplo: desenvolver webservices em .NET é muito simples, basta colocar anotações no código e pronto, vc tem um webservice. Vendo isto, a comunidade Java abriu uma JSR para fornecer aos desenvolvedores Java esta facilidade.Hoje já esta disponível diversas bibliotecas que voce pode desenvolver uma classe Java e colocar anotações de serviço web, da mesma forma como em .NET, e implantar esta classe no servidor.

    Esta agilidade de se adaptar as necessidades dos desenvolvedores e incorporar ao ambiente Java características relevantes dos concorrente é que me faz acreditar que Java ainda será por muito, muito tempo, um grande calcanhar de Aquiles para a M$.

    Abraço a todos.


10/06/06, 15:38:39: Marcelo "Outro" - IP : 201.51.7****
    Facilidade x Complexidade

    Hoje virou um discurso falar que adotar o .NET é melhor porque ele é mais fácil do que Java.

    Vamos mudar o discurso.... .NET é o framework de desenvolvimento + máquina virtual de execução. Possui várias formas de programar, C#, VB.NET, etc...

    Vejo atualmente que a M$, como sempre, visa facilidade no lugar da qualidade, da robustes do ambiente. A M$ preferiu dar um ar mais fácil de desenvolvimento e deixou de lado fatores muito importantes do seu framework .NET como desempenho, portabilidade, robustes, entre outro. Com o Java já vi exatamente o contrário. A preocupação foi montar um ambiente de desenvolvimento e execução robusto e portável. Claro que isto compromete outras partes do ciclo e quem acompanhou a evolução do java sabe que ferramentas amigáveis de desenvolvimento não era o foco. Mas atualmente com ferramentas profissionais como Eclipse, NetBeans, JDeveloper, JBuilder,etc.. os desenvolvedores java já encontram as facilidades que os desenvolvedores M$ sempre tiveram com o seu VisualStudio.

    continua...


10/06/06, 11:06:59: Ana Maria - IP : 200.100.218****
    O Carlos que participou do forum no dia 9 foi muito feliz no seu comentário. Enquanto muita gente discute para defender a melhor linguagem ele fez uma analise sob o ponto de vista do profissional de TI. As empresas querem uma linguagem boa, bonita e barata, com profissionais baratos e abundantes. Trabalhar com ferramentas que não sejam da Microsoft, de forma proposital e planejada, pode ser uma boa estratégia para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso em TI. Optei pelo Java e estou muito satisfeita, mas como disse também um outro colega, ferramenta não é religião, é preciso sempre estar ligado nas novidades.

10/06/06, 10:07:59: Marcelo - IP : 200.98.52****
    Apesar de eu conhecer a plataforma MS (inclusive .net)a muita mais tempo que Java, vejo os dois como soluções que possuem mercados bem distintos. Por um lado Java tem portabilidade bem maior, só que o preço dessa portabilidade é o aumoento da complexidade, a sua proximidade com o C ++ dá flexibilidade mais o torna bem mais complicado (as vezes mais do que deveria dependendo da tarefa). Por outro lado, .Net é uma ferramenta amigável, intuitiva... porem como tudo que é da MS... PESADA!!! Reconheço que o VB.NET tem um avanço, exige que o profissional saiba programar não sub-entendendo ou adotando opções default para seus objetos. Para um bom profissional, ambos tem valores de mercado próximos, mas Java ainda tem a maior fatia.

10/06/06, 02:11:45: Concordo - IP : 201.7.8****
    Agora concordo com um caro colega abaixo, o que vale mais a pena é a tecnologia que nos dá $$$$$. Conheço um colega que trabalha lá na Europa (deixar claro: trabalha lá pq é filho de italiano e decidiu que valia mais a pena sair do seu pais), enfim , ele é WebDesigner usando Flash e outras coisas básicas, ganha mais que muito analista-programador Java, não é informal, não precisa ser programador enciclopedista, lá não é como aqui "não existe 5 profissionais em 1", alem de ter muito mais reconhecimento , coisa que o mesmo não teria aqui.

10/06/06, 01:59:56: Mesma - IP : 201.7.8****
    Eu discordo na questão da portabilidade do .NET, pq existem projetos como DotGnu e Mono que permitem rodar .net em outras plataformas (alias o c# lembra o Java com as facilidades do MS)

    É logico que .Net vai demorar para alcançar a piortabilidade do Java pq o mesmo esta muito tempo no mercado e a "maquina virtual" é feita pelo proprio fabircante. Agora fico pensando: "se a portabilidade continuar aumentando, aliando as facilidades que a plataforma .Net oferece, não será mais facil e economico implanta-lo e o Java acabar virando um COBOL da vida???"


9/06/06, 15:22:36: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Apesar do mercado normalmente te empurrar para MS, acho que sempre vale a pena ser especialista em "anti-microsoft", porque a tendência é que sejam menos vagas, porém pagando melhor. Eu mesmo, aprendi primeiro programação visual com Delphi e depois as propostas me levaram a conhecer o VB. Trabalhar no "mundo Microsoft" traz o conforto de sempre ter demanda a um valor "médio". Para tecnologias "alternativas" você precisa ficar mais atento porque o mercado não vai te "avisar" claramente que sua especialidade está caindo em desuso. Ou seja, por definição o Unix paga mais do que Windows, Delphi paga mais do que VB, Java paga mais do que C#, Oracle paga mais do que SQL Server, etc. Se hoje fosse para investir grana em somente uma formação de desenvolvedor, eu ainda investiria no Java. Outro detalhe é que as tecnologias "anti-microsoft" costumam ter um prazo de validade maior. Com Microsoft você acaba eternamente "correndo atrás do rabo", porque uma coisa é a reciclagem evolutiva, onde você vai adquirindo conhecimentos que somem ao que vc já conhece. Com Microsoft você tem que ir atrás da técnica nova porque a técnica velha não serve para mais nada, tornando vc praticamente um "Junior" novamente.

    Abraços.....


9/06/06, 14:59:51: Andre - IP : 200.246.44****
    Java possui uma gama grande de aplicações, pode-se desenvolver um sistema para cliente-servidor, desktop, dispositivos móveis até para o cartão de crédio que possui chip. Acredito que o mercado encontrado em .NET não está em expansão como Java já conquistou e ver conquistando devido a força da comidade que possui, internacional e principalemente nacional.

9/06/06, 13:52:56: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Arquiteto & Desenvolvedores:

    Em projetos utilizando tecnologia Microsoft, a figura do arquiteto é desnecessária, pois a arquitetura já vem definida. Obviamente que há possibilidades de flexibilização da arquiterura, sendo necessário maior especialização, mas é possível sair desenvolvendo com a arquitetura "default", em Java isso não existe.

    Arquiteturas em Java costumam usar tecnologias de fornecedores distintos (free ou não) para cada camada, e a definição de como tem que ser a arquitetura é tarefa muito difícil, mais difícil ainda é encontrar profissionais capazes de fazer isso bem feito.

    Geralmente os caras que trabalham com Java, são jovens, logo, têm pouca experiência em sistemas complexos, com grandes volumes de dados e de missão crítica.

    Quando encontra-se um profissional que sabe muito de Java, geralmente este é pouco comunicativo e tem dificuldades de disseminar conhecimento. O profissional experiente e com boa capacidade comunicativa, não teve oportunidade de aprofundar-se o suficiente para poder ser considerado um arquiteto.

    Desta forma, um projeto em Java não precisa apenas de um arquiteto, mas sim, de uma equipe de Arquitetura, composta por talentos com diferentes características.

    Em conjunto com a equipe de arquitetura, vem a equipe de desenvolvimento, testes, bancos de dados, etc.

    Como podem ver, precisa de muita gente para tocar decentemente, projetos em Java, mas...agora sim !!! Acordaram ?

    Pois é, só posso lamentar pelos prejuízos que a "sonolência gerencial" têm lhes causado.


9/06/06, 13:28:55: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Sim, o Mercelo tocou num ponto importante. Para um projeto em Java ser bem sucedido, é necessário a existência de um profissional que conheça muito a tecnologia e tenha grande experiência em sistemas, que possa definir, implementar, disseminar conhecimento e acompanhar o projeto durante o desenvolvimento e implantação.

    Além destas características serem muito difíceis de encontrar num único profissional, as empresas ou os responsáveis pelos projetos, não tinham esta sensibilidade. Muito pelo contrário, trabalhei em alguns projetos nos anos anteriores, em que gerentes/coordenadores só faziam pressão e opressão, sem a menor sensibilidade para lidar com pessoas e muito menos conheciam sistemas e tecnologia...obviamente foram projetos catastróficos. Mas este quadro mudou de um ano para cá.

    Muita gente acha que por ser baixa plataforma, sistemas em Java devem ser feitos de forma simplória...ora sejamos sensatos, há projetos audaciosos, cujo abrangência, profundidade e criticidade, vão até muito além dos sistemas que rodam nos Mainframes, onde existem pessoas em diversas linhas de ação...de repente, vem "empreendedores lunáticos" acreditando que um jovem recém formado numa universidade de 1ª linha, é capaz de fazer tudo sozinho...assimilar toda experiência de equipes de analistas experientes e pôr no ar um sistema em Java...isso só pode resultar em catástrofe mesmo.


9/06/06, 11:42:04: Marcelo continua... - IP : 200.222.13****
    Com relação a oportunidades de trabalho acredito que hoje Java tenha mais oportunidades do que o .NET pelo simples fato de estar mais madura e já ter mais projetos em andamento.

    Não descarto que daqui a algum tempo esta diferença de oferta caia até porque muitas empresas utilizam a tecnologia da M$ e estão esperando o .NET ficar mais maduro.

    Uma pequena observação é que vi tb um comentário dizendo que projetos em Java são mais demorados, etc...

    Neste ponto acredito que seja muito mais por falta de experiência dos gestores do projeto do que culpa da linguagem. Uma vez escutei de uma pessoa que estava entrevistando que em uma empresa que ele estava participando de um projeto tinham escolhido .NET por causa deste rumor de projetos Java demoram muito para ficar pronto. E aí ele me disse que o projeto em .NET, utilizando os recursos do VS, tinha ficado pronto em 4 meses mas que estavam a quase um ano tentando implantar.

    São coisas da tecnologia... :-)

    Abraço a todos,


9/06/06, 11:34:33: Marcelo continua... - IP : 200.222.13****
    Um ponto em que o Java leva muita vantagem em relação a .NET (não vou nem entrar na questão de executar em outras plataformas) é o quesito continuidade, ou seja, voce pode pegar uma aplicação feita em Java1.x que funciona no Java5. Já escutei de alguns colegas que trabalham com .NET que ao atualizarem para a versão 2.0 tiveram que mexer nos seus sistemas porque algumas Apis mudaram, etc...

    Esta questão da continuidade é algo que considero muito importante porque é uma garantia que nós arquitetos, analistas, programadores temos de que nossa aplicação não vai parar quando a máquina virtual for atualizada.

    continua...


9/06/06, 11:29:12: Marcelo continua... - IP : 200.222.13****
    O pior é voce ter somente uma opção e ficar preso ao fabricante esperando correção de bugs ou uma evolução para atender aos novos requisitos de seu sistema.

    Muitos dizem isto só do Java porque já esta na estrada a muito tempo, mas espere um pouco mais que voce verá que com o .NET vai acontecer a mesma coisa.

    Só um comparativo: enquanto dizem que java tem muitos frameworks que fazem a mesma coisa e isto pode atrapalhar o que me diz então de .NET voce ter várias partes de um sistema serem feitos em linguagens diferentes? É pior ou não? Voce pega na internet um componente para realizar uma tarefa e é feita em C# e o seu sistema é feito em VB.NET. Calma...mas isto foi uma estratégia da M$ para garantir mercado.

    continua...


9/06/06, 11:20:07: Marcelo - IP : 200.222.13****
    O que o colega Luciano coloca na questão de cada analista utilizar o seu padrão acredito que seja muito mais por uma falha da empresa do que do projeto. Este problema ocorre principalmente porque as empresas esquecem que deve existir na equipe de sistemas a figura do arquiteto. Este é o cara que vai determinar o que utilizar (padrões de projetos, frameworks, etc...). Sem isto vai ficar do jeito que voce falou, um "balaio de gato".

    Outra coisa que me preocupa é que vejo muitos comentários do tipo java tem muitos padrões. Que padrões? Pelo que eu saiba os padrões de projeto (Designer Patterns, GoF) são inerentes a linguagem. Não confundam frameworks com Designer Patterns.

    Com relação a frameworks, concordo que Java tem muitos e para facilitar a solução de alguns tipos de aplicações. Exemplo: para desenvolver aplicações usando padrão MVC voce tem frameworks: Struts, JSF, WebWork, Spring MVC, etc...

    Isto é ruim ou bom? Alguns acham ruim porque em uma empresa usa Struts, na outra usa JSF, etc... Alguns acham que ruim porque se me especializei em um framework vou ficar limitado a trabalhar somente em equipes que usam este framework. Por outro lado acho que é bom voce ter concorrência para que haja evolução nas implementações.

    continua...


9/06/06, 08:22:26: Luciano H Barroqueiro - IP : 200.152.193****
    Pessoal, estão vendo muito o lado da ideologia e não da empresa.Já passei por Cobol,Clipper,Dataflex,VB 3/4/5/6,Delphi 2/3,Java 1 alguma coisa e posso garantir q a empresa não esta preocupada com liberdade de escolha e sim com o resultado final (software pronto) e custo do projeto.O profissional no Brasil ganha salário de banana mas mesmo assim fica caro manter por muito tempo um sistema q tem uma estrutura especifica diferente de outras empresas.Já fui entrevistado para uma vaga em que a empresa fez seu próprio Tomcat! Pergunto:pra q isso? E os frameworks então? cada lugar tem o seu e a distribuição dos módulos da aplicação então nem se fala.Fora aqueles franksteins que misturam várias tecnologias diferentes num só projeto pra fazer a mesma coisa (tipo cadastro e em alguns usam beans em outros xml e cada "analista" novo coloca sua "tecnologia" em vez de adotar a q foi feita inicialmente).Para a empresa a formula é simples: software + desenvolvimento + manutenção. Software e hardware pagam uma vez, profissional paga mensalmente.O profissional de informática se acha dono do software e da empresa e quando a gerencia é fraca(muito comum) o resultado é sempre o mesmo:manutenções demoradas, profissionais caros e resultado questionável.è bom q o Java tenha concorrência aí vai ser obrigado a melhor a produto e unificar esses monte de padrões (se é padrão, não devia ser um único?), se quer continuar no mercado.

8/06/06, 19:00:16: Luiz Felipe estevesfreitas@yahoo.com.br - IP : 201.74.11****
    JAVA....

    "Java não é tudo"..... mas está muito anos luz na frente da plataforma dot net...


8/06/06, 18:42:42: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail - IP : 200.231.181****
    Desculpem, mas fico irritado sempre que alguém nos compara com Americanos ou Europeus, e nos coloca com inferiores.

    Eu acredito justamente no contrário, esses caras só sabem fazer bem, campanhas de Marketing e contar dinheiro.

    O mundo está mudado, a cada dia que passa há menos trouxas no globo, e eles, os Afrescalhados, na verdade estão entrando em pânico porque daqui a algum tempo vão ter que trabalhar para produzir o que consomem ou remunarar no mesmo patamar, os que produzem para eles consumirem.

    Ou alguém aqui divida que as guerras tem outro motivo, que não seja este pânico ?


8/06/06, 18:32:12: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    Sim, concordo com o amigo abaixo, sobre o quadro nos países da Europa, ser diferente do quadro brasileiro.

    Na Europa, cada cidadão já está sentado sobre seu "pote de ouro", não precisam se esforçar muito para produzir bens e serviços a preços competitivos, isso quem faz somos nós aqui do hemisfério sul e o povo da Ásia. Quando eles precisam de algo feito em Java, por exemplo, ou de alguém para fazer o seviço "braçal", eles terceirizam para povos menos desenvolvidos.

    Trabalhei num projeto de um sistema de Workflow, para uma empresa multinacional, o projeto durou 11 meses com 2 recursos. O mesmo projeto, fracassou em Londres, durante 8 meses com 6 recursos e não decolou...por quê ?

    Porque eu tenho que sustentar minha família com o salário que ganho, sou PJ, não tenho seguro-desemprego $$$$$ pago pelo governo, e para me manter no projeto tive que tirar leite de pedra e fiz o "troço" funcionar na marra.

    Algúem aqui acha que algum daqueles Londrinos afrescalhados iria degladiar-se com uma ferramenta cheia de bugs produzida por Indianos ?

    Eles não precisam, tem a maior marinha mercante e muito ouro, o suficiente para pagar para nós fazermos o trabalho braçal por décadas a frente.

    Enquanto isso a gente vai criando asa, dominando "como se faz melhor", e eles vão gastando o maldito ouro, até que um dia estejamos no mesmo patamar.


8/06/06, 16:25:56: FNC - IP : 201.27.16****
    Nao sei se a pergunta cabe somente ao mercado nacional. Se for, por favor ignorem meu comentario.

    Voltei ao Brasil depois de 2 anos e meio trabalhando na Europa. La enquanto eu recebia 1 proposta para Java, recebia outras 6 para .NET. Na minha visao exterior, o Brasil por ser um pais em desenvolvimento e cuturalmente por muito tempo foi o pais dos "Gersons" (se ainda nao for), tudo aquilo que e para "se ter vantagem" tende a sobressair. E isto nao fica somente na area de software. Sobre material humano, tambem. Enquanto la ha uma valorizacao continua do profissional pelo stress que a carreira proporciona, aqui com o "avanco" do PJ acabamos por virar "fornecedores baratos ou caros" na qual quando nao ha mais interesse do "cliente", o contrato e reincidido.

    Em paises ditos desenvolvidos, eles ja entenderam que o barato pode sair caro e projetos curtos demorarem uma eternidade. Enquanto isto, vamos engatinhando (como disse o colega).


8/06/06, 12:45:26: torço pelo melhor... - IP : 200.196.24****
    Como eu já disse em outros tópicos desse mesmo fórum... Para min o profissional Java ou .Net nunca vai ficar desempregado. O mercado JAVA têm muito potencial e pode crescer muito mais à medida que as empresas decidirem investir em Linux e em outras tecnologias de negócio e comunicações. O .Net está engatinhando e ganhando fôlego com a Microsoft convencendo as empresas que desenvolveram páginas em VB+ASP migrarem para C#. Isso é cômodo, principalmente se tratando de pequenas aplicações de empresas que não provisionam com clareza o investimento. Alguns colocaram como impecilho a quantidade de padrões e bibliotecas do JAVA. Na minha opinião esse é o maior trunfo da plataforma. JAVA roda em qualquer lugar e já têm muita coisa desenvolvida. Em breve veremos JAVA todos os dias rodando na TV digital. O .Net só roda em cima do Nucleozinho do Windows e não têm ainda aplicações de grande porte fazendo frete ao concorrente. Espero que o melhor vença e que isso se converta em lucro à nós desenvolvedores.

8/06/06, 10:51:52: M continua... - IP : 200.222.13****
    Outra vantagem que vejo no Java nesta disputa são os grandes peso-pesados do software, como IBM, Oracle, Google (isso mesmo) que disponibilizam IDE´s e toolkits para desenvolvimento de forma gratuita, sem falar nos servidores de aplicações como JBoss, etc...

    Vamos acompanhar de perto esta briga de Titãs e ver o rumo que o mercado irá traçar.


8/06/06, 10:48:46: M continua... - IP : 200.222.13****
    Isto realmente faz a diferença. Um colega em um post colocou sobre as diversidades de padrões, etc... Isto é uma liberdade de escolha, assim como voce tem a liberdade de escolher o melhor trabalho para voce. É muito melhor vc ter várias opções de padrões e frameworks para escolher do que voce ter que utilizar um padrão rígido que pode não se adequar da melhor maneira ao seu projeto.

    Mas acho que esta briga ainda vai muito longe... ainda mais que a partir do Java5 está sendo dada ma atenção especial as Api´s para desenvolvimento GUI. Executar uma aplicação swing hoje é muito, muito mais rápido do que com as versões anteriores. E isto esta alegrando muito as empresas em iniciar projetos Java com GUI.

    continua...


8/06/06, 10:45:46: Flávio - IP : 200.80.335****
    A primeira coisa que devemos ficar atentos é que software e sistema operacional não são religião, portanto não devem ser venerados.

    Tenho uma visão mais pragmática, trabalho com o que me da dinheiro.

    Antigamente o cara aprendia cobol e trabalhava nesta linguagem o resto da vida. Hoje em dia as ferramentas nascem, crescem e morrem rapidamente. É importante estar atento a este ciclo, para poder ganhar um bom dinheiro no inicio, quando existem poucos profissionais e cair fora, quando o mercado apresentar sinais de esgotamento.

    Já trabalho com Java a algum tempo e por enquanto acho que o mercado ainda esta bom, mas já não é a mesma coisa do inicio. A 5 anos atrás era muito dificil encontrar um cara bom em Java e os que existiam eram disputados a tapa.


8/06/06, 10:43:14: M continua... - IP : 200.222.13****
    O que enfraqueceu tb o uso do .NET foi seu desempenho muito ruim nas primeiras versões, claro que as mais recentes já estão melhores. Outro fator super importante e amplamente discutido é o fato de que a tecnologia para desenvolvimento distribuido da M$, COM+, não ter sido migrado para a plataforma .NET. Voce desenvolve um componente em .NET e ele utiliza um wrapper para compatibilizar as duas arquiteturas.

    Claro que M$ é M$, quem não se lembra quando ela derrubou a NETSCAPE criando um dpto exclusivo para desenv. do IE com orçamento anual de 1Bilhao de dolares.

    A grande vantagem do Java nesta briga é que voce pode montar todo um ambiente de desenvolvimento sem gastar nada em licença de software e ainda contar com uma comunidade ativa de desenvolvimento.

    continua....


8/06/06, 10:36:45: M - IP : 200.222.13****
    Java ou .NET eis a questão....

    Atualmente acredito que a explosão do Java foi justamente pela frustação que o mercado teve pelo lançamento do .NET. Acreditava-se que com .NET voce poderia fazer um sistema e executa-lo debaixo do IE ou através de Interface Gráfica Windows. Outra questão que também levou muita gente a partir para o Java foi a M$, que sempre ridicularizou Java pela sua JVM por causa de desempenho, acabou seguindo o mesmo caminho. Muitos se perguntaram? Pq usar uma tecnologia nova, mesmo sendo da M$, se já existe o Java que esta há anos luz na frente e amadureceu nos problemas encontrados?

    continua...


8/06/06, 08:34:03: Luiz Fernando luizfls@gmail.com - IP : 200.142.12****
    AS duas tecnologias tem vantagens e desvantagens, porém graças ao aumento do uso de Sistemas Operacionais baseados em software livre pelas empresas e até pelo nosso governo, tenho certeza que Java sempre vai estar um passo a frente do .NET.

8/06/06, 08:28:48: Luciano H Barroqueiro - IP : 200.152.193****
    Java sem dúvida pelo tempo q está no mercado como tecnologia única de desenvolvimento WEB.Porém, o java apresenta um problema grave:muitos padrões de desenvolvimento.Quem já passou por três empresas q usam a tecnologia java e teve q dar manutenção sabe do q estou falando.Isso encarece o projeto(claro q o desenvolvedor ganha mais, mas isso não é um risco pra linguagem em si?), dificulta a contratação e dispensa de profissionais e torna proprietário o desenvolvimento do software.Gosto do software livre mas a solução da Microsoft mesmo sendo paga acaba sendo mais barata para a empresa.Nos EUA as vagas pra Linux são ridiculas(ver monster). O .Net proporciona o mesmo desenvolvimento unificado muito mais simples e rápido que o Java.

8/06/06, 01:13:10: João Corrêa da Costa Junior jjuniorc@gmail.com - IP : 201.1.1****
    Bom, trabalho há 4 anos com .net e há 5 anos com Java. Eu sinto que com a entrada do .net, muitos trabalhos ficaram mais simples de executar no .net, mas o Java têm forte influência no mercado pelo fato de muitos projetos em Java serem demorados e assim demandar muita procura pelo Java. Muito parecido com o mercado de ações da bolsa de valores, que quando uma ação está muito alta, tem a tendência de cair, acho que o caso do Java é parecido, ele se expandiu muito, e o Boom de novidades está surgindo muito mais para .net que para Java. Mas eu acredito que o Java tenha algum tempo de sucesso, mas de forma decrescente ao longo do tempo, diferente do .net.

8/06/06, 00:08:19: Cristiano Joaquim cristiano.joaquim@gmail.com - IP : 201.1.8****
    Olá a todos. Não nos esqueçamos que a idéia da Microsoft ao trabalhar com o Net FrameWork é de seguir o mesmo caminho trilhado pelo Java, que trabalha com FrameWork. Necessariamente, desenvolvo com as duas aplicações. Acredito que ambas tem seus espaços na área, mas, programadores Java são o que mais se encontram, visto a grande procura e também a visão que todos estão tendo sobre: SOMENTE GANHAR DINHEIRO, deixando de lado a qualidade em um projeto usando JAVA, acontecendo o que nosso colega sitou abaixo, muitos projetos, mas nenhum sedimentado. Lógico, isto acontece com qualquer linguagem quando se entra somente com a intensão de ganhar dinheiro.

    Até mais,


7/06/06, 22:54:54: henson jfsi@tutopia.com.br - IP : 201.7.88****
    O domínio tendenciosamente será ainda do JAVA por um longo período, principalmente pelas expectativas das novas implementações que estão para chegar e do volume imenso de possibilidades em todos os níveis. Nunca houve plataforma ou linguagem com tanta força expressiva em tantos ramos das ciências quanto esta. Não há limitações para seus usos: da comunicação satélite ao pequeno robô. Facilidade de uso, velocidade de desenvolvimento, API para qualquer coisa. Sem margem de dúvidas é impressionante verificar como foi a evolução disto e o que ainda está para vir. Conheço a linguagem desde de 1996 e também conheço o .NET, mas, sinceramente, não foi apenas o fato da exploosão do "software livre" que provocou isto, é fato, não há como competir. A própria Microsoft também já aceitou e entendeu o recado e já começa a investir e copiar esta tendência e também investe, mas, será muito...muito...muito difícil alcançar um desenvolvimento global desta "explosão" percebendo agora que não tem jeito, tem de aderir e tem de se integrar e se unir para que consiga competir.

7/06/06, 18:52:07: mwaldige@hotmail.com Mauricio Waldige - IP : 200.231.181****
    (CONTINUAÇÃO DO POST ABAIXO)

    3) A Microsoft demorou muito para lançar ferramentas mais sofisticadas para desenvolvimento para Web, o que a fez perder terreno para as tecnologias em torno do Java. Baseados na idéia de que a Microsoft escraviza e banaliza os desenvolvedores, foi o "pé" para que as comunidades de desenvolvedores anti-Microsoft conseguissem conquistar grande espaço pelo mundo afora, também quase inconscientemente, quase todo mundo gosta disso porque tira um pouco o monopólio Microsoft na baixa plataforma.

    Isso não quer dizer que o quadro seja imutável, muito pelo contrário, haverá muita competição neste campo e as ferramentas da Microsoft estão afiadas. Em contrapartida, temos o amadurecimento do pessoal que realmente sabe fazer sistemas, que agora estão fazendo bem feito com Java.

    A briga vai ser boa, teremos muito o que melhorar em qualidade e produtividade.


7/06/06, 18:50:33: Mauricio Waldige mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    O mercado procura mais por profissionais Java do que por profissionais do.net. Mas isso não significa que Java é melhor.Creio que existam alguns fatores que levaram a este quadro:

    1) Junto com a "bolha da internet", veio o "tudo free", e as empresas optaram fazer seus sistemas em Java, porque achavam que simplesmente ficaria mais barato. No entanto, a maioria dos projetos iniciados com esta premissa, foram caóticos e acabaram ficando muito mais caros do que o imaginado. Isso aumentou progressivamente a demanda por profissionais em Java.

    2) Até hoje, grande parte das empresas com seus projetos em Java, não amadureceram o suficiente para lidar com a confusa e vasta coleção de frameworks, servidores, ferramentas, e tranqueiras diversas que acompanham o mundo Java. A evolução é muito rápida, o conhecimento está "pulverizado" entre nichos acadêmicos e comunidades de desenvolvedores, e ainda existe uma lacuna entre esses mundos e o mundo do usuário final. isso ocasiona caos nos projetos: profissionais inexperientes contratados para trabalhar em sistemas muito complexos, entra-e-sai exagerado de profissionais. Isso dá uma impressão de que falta profissionais, muito mais do que realmente falta.

    (CONTINUA ACIMA)


7/06/06, 15:27:55: Julio Nohara julionohara007@gmail.com - IP : 201.6.211****
    Nao conheço .net direito, mas certamente java é a que concentra maior parte das vagas na area de desenvolvimento

7/06/06, 09:05:47: Izaias da Silva izaias@gmail.com - IP : 200.70.215****
    Trabalho com as duas ferramentas, como PJ. Para cada proposta que recebo para atuar com .Net, recebo 4 em Java. Portanto para min o Java continua nadando de braçada. Agora Microsoft é sempre Microsoft, quem se lembra de quando o Clipper era padrão de mercado e que depois de muito investimento acabou perdendo lugar para o MS Visual Basic ? Pode ser que no longo prazo o .Net vença, mas por hora ...


Anteriores:

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?