APinfo - Forum


Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade 

Apenas 16 % dos profissionais são mulheres

Somente 13 % possuem mais de 35 anos

Clique aqui para ver a prévia da pesquisa 2006 


Foruns anteriores



7/07/06, 11:17:24: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 200.231.181****
    As mulheres são profissionais vorazes, é como uma reação que elas têm contra a opressão que sempre existiu contra elas, a mulher é suavemente violenta, dócil e perigosa, simples e maliciosa.

    Tudo isso torna as mulheres mais eficientes e competitivas do que os homens.

    Um homem experiente, que reconhece isso nas mulheres, não exita em colocá-las em posições estratégicas.

    No entanto, nós homens pré-potentes, agressivos, opressores, complicados e inocentes, obviamente tornamo-nos submissos a medida que perdemos uma batalha atrás de outra e outra e outra...

    Pois é veteranos e jovens, se as mulheres estão tomando o território, acho que precisamos rever nossos conceitos.


7/07/06, 10:18:03: Marc - IP : 200.186.153****
    Eu so discordo sobre mulheres no comando sem a competencia suficiente para o mesmo, posso ate ser retrogado mas uma pessoa que inicia com area mais tecnica tem mais disposicao e competencia para o comando que o contrario, nao tenho nada contra as mulheres no comando. tanto que na minha concepcao eu valorizo advogadas, medicas e empresarias lideres. Mas na minha realidade em TI observei erros. E injusticas. Muitas mulheres que vi tendencia a serem lideres mas nao tinham todo o perfil, foram passadas para tras, algumas outras de mais idades tambem, as mulheres que vi lideres e bonitas nao tinham competencia nem a qualificacao necessaria. Quanto as pessoas de maior idade concordo que muitas delas vao embora da area, mas veteranso que ocupam posicoes nao tecnicas sao raros, geralmente sao substituidos por outra categora (13% mulheres) que ja mencionei minha opiniao.Acho que os coceitos estaomuitos ësculachados"na nossa area principalmente. Mas ate ai minha opiniao ou de qualquer outro positiva ou negativa , nao muda heim nada!!

7/07/06, 09:54:33: Eliseu Lisboa eliseulisboa@ibest,com.br - IP : 201.24.193****
    Caro Srs,

    Vejo com muita indignação este número em relação idade para com as pessoas que ja atingiram idade acima de 35 anos, apenas 13% é uma marca muito pequena para o número de pessoas que já passaram desta idade.Gostaria que, até por conta da longa experiêcia que estas pessoas tivessem mais oportunidades, pois além de técnicamente conhecerem suas funções podem contribuir no sentido em que haja nescessidades de se ampliar o leque de coisas novas para uma corporação onde suas experiências e conhecimentos podem ajudar e muito, minha indignação se refere ao fato de que estas pessoas em relação as empresas parecem que já não são capazes e de pouca longevidade para as mesmas, em outras palavras, vejo que isto está acontecendo com características preconceituosas e com o objetivo de se pagar menos haja vista que os de menos idade muitass vezes preferidos por terem suas carreiras ainda no começo e aceitam fácilmente salários menores afim de entrar no mercado, com isto as empresas hoje em dia pelo que tenho experimentado têm preferido estes jovens, pois assim eles barateiam seus custos e encargos sociais e modelam estes jovens ao perfil da empresa.Não que os jovens não mereçam, tanto homens como mulheres a entrar no mercado que eles se aperfeiçoaram, mas isto não impede que os mais velhos não tenham mais capacitação tanto em termos profissionais como em longevidade, ninguem é capaz de medir quanto tempo de vida uma pessoa terá ou se pela sua idade ele já não seja mais capaz de realizar tarefas na empresa que esteja buscando profissional com o seu perfil.

    Saudações, Eliseu - 48 anos


6/07/06, 23:18:42: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 201.21.7****
    Existem mais mulheres que trabalham como: Enfermeiras, Modelos, Cozinheiras, Psicólogas, enrtre outras profissões em que os dons femininos são mais compatíveis, mas existem homens também nessas profissões.

    A área de TI não exclui mulheres, muito pelo contrário, elas são muito bem-vindas, além de embelezar e perfumar o ambiente, nossas colegas que conseguiram se estabelecer, são obviamente muito competentes.

    Já os bons veteranos, encontram-se em menor número por alguns motivos:

    1)Os Veteranos ocupam posições não consideradas técnicas

    2)Muitos estabelecerem finenceiramente e não precisam mais ficar ralando com a cara na tela o dia todo, vivem bem fazendo outra coisa melhor.

    3)Em sociedades consideradas em desenvolvimento, como no Brasil, há mais jovens do que idosos, ao contrário da maioria dos países da Europa.

    Desta forma, não vejo que tenhamos que nos aflingir com os resultados desta pesquisa, inclusive venho a criticar o comentário que o site colocou junto com a pesquisa, pois quem faz a pesquisa não tem nada que comentá-la ou induzir os interessados a algum tipo de conclusão.


6/07/06, 22:49:53: Mauricio W. mwaldige@hotmail.com - IP : 201.21.7****
    A pesquisa não me surpreende, realmente retrata o que vivemos.

    Da mesma forma que existem poucas mulheres que optam por fazer Engenharia, a área de TI também reflete esta tendência um pouco menos acentuada.

    Há mulheres que trabalham com TI, mulheres competentes e bonitas, onde eu trabalho tem e isso me surpreende um pouco.

    Com relação à idade, é normal também haver mais jovens trabalhando do que veteranos. Isso não significa absolutamente que o mercado recusa os mais experientes, muito pelo contrário, o mercado procura profissionais experientes mas não encontra.

    Obviamente, o profissional experiente tem que ser também atulizado, humilde o suficiente para reconhecer que há muitos jovens brilhantes, e com disposição para aprender e aceitar competir de igual para igual.

    Eu acredito que a diversidade de culturas, experiências e opiniões, é fundamental para uma equipe produzir bons resultados.



    6/07/06, 19:01:02: Marc - IP : 201.6.10****
      Deixa eu fazer uma pergunta aqui aos homens. Acabei de fazer uma entrevista e anterior a esta percebi que mulheres gerentes , estao dominando o mercado. Quando entrei nessa area entrei com ambiçao, queria saber se os demais desenvolvedores dbas e analistas, tem esta ambiçao ou nao!! pis e muito estranho uma pessoa que nao e da area tecnica crescer como gerente e alguem com experiencia ainda ser aqueilo que e!! Afinal de contas o que acontece com os homens de ti?? Digo isso pois sai desta entrevista meio que chateado econtrando o mesmo tipo de gente de novo.

    5/07/06, 16:42:56: Dona Maria - IP : 200.142.14****
      É lamentável que as coisas estejam nesse nível, Marc...essa advogada aí, pelo visto durou demais no cargo ...cruzes!!! Eu imagino que líder é aquele (a) que entusiasma, que estimula as pessoas a atingir os objetivos ...para isso não é necessário sair gritando feito louco...ou demonstrar arrogância...Em certos lugares parece existir mesmo uma espécie de "cegueira" que permite pessoas completamente incompetentes conseguir poder. Geralmente essa "cegueira" vem de níveis hierárquicos mais altos...

    5/07/06, 16:18:07: Tatiane tatiroses@yahoo.com.br - IP : 200.171.49****
      isso de levar as mocinhas tapadas que não tem nada haver na área de TI so pq é amante, bonita ou por outro motivo acontece mesmo e acho que sempre vai acontecer se tem um cara chefiando que não ta nem ai com nada, infelismente é a verdade. E tbm a mulher na área de TI sempre tem que se esforçar o dobro que o homem para para provar que consegue trabalhar igual.

    5/07/06, 14:28:20: marc - IP : 200.186.153****
      Dona Maria , Nao e questao de ser mandado por mulher , nao tenho preconceito com isso, para mim tanto faz. O fato que vejo e muitas mulheres creswcem na area de TI mais que as outras areas, nao sei se e porque o profissional homem de TI gosta da area tecnica ou em perfil submisso, sei la!!. Mas Ja vi gente em TI crescendo ou aparecer como a chefe , por favores(mulher ou amante do diretor, etc...) e por custos. Nao acho isso certo, TI nao e lixo para colocar qualquer um, mas a sacanagem e o homem ou a maioria aceita, isso que me revolta, muitas mulheres que vejo as chefes em TI nao sabem nada, so sabem mandar. Um exemplo claro: Vi uma mulher, advogada que de repente se tornou chefe de informatica, gritava com os analistas, era um verdadeiro dragao. Quando o chefao foi embora depois de 3 anos, ela foi mandada embora tambem. acabou virando, depois de um tempo analista de RH de TI numa consultora. Logo apos voltou a area administrativa em direito. Poxa e o profissional compente seja mulher ou homem??Seraporque a mulherada alguma muito bonitas podem ser chefes e nos apenas os tecnicos?? Nao acredito e nao gosto.

    4/07/06, 21:28:49: Claudiomá claudiomaborges@hotmail.com - IP : 200.252.60****
      Pessoal! A analise dos dados nem sempre é o que parece !

      Veja só esse outro ponto de vista particular, desse humilde colaborador.

      A pesquisa para mim evidencia apenas o perfil do "JOB SEEKER" que frequenta o site, enquanto que os QUARENTÕES estão bem posicionados e garantidos nas empresas em que entraram como estagiarios e hoje são Analistas Seniores. E tem mais, isso é, tem menos mulheres na lista de "JOB SEEKER" por ai, elas costumam ser competentes e dedicas, por isso ganha logo estabilidade no primeiro emprego, daí a explicação.


    4/07/06, 17:01:05: Dona Maria - IP : 200.142.14****
      Acredito que pra mulher de 35 anos em diante a coisa fica mais cruel mesmo - ainda não cheguei lá mas saber desse preconceito foi um outro incentivo para eu buscar novos desafios antes dessa fase. Mas isso foi uma decisão pessoal; as meninas que realmente gostam da área de TI não devem desistir: precisam valorizar cada vez mais o próprio trabalho. Eu mesma já conheci mulheres cinquentonas desenvolvendo sistemas numa boa. Só não é isso que eu quero pro meu futuro...

    4/07/06, 16:28:21: Dona Maria - IP : 200.142.14****
      Eu já conheci chefes mulheres superprofissionais assim como gerentes homens superbons. E já ouvi falar de (e vi) muitas injustiças: gente incompetente trabalhando e se dando bem por "puxar o saco" da pessoa certa , ou por causa de boa aparência...etc. Não sei se é o caso aí na sua empresa ou não, Marc....tudo é possível, assim como pode ser apenas um desconforto seu pelo fato de ser mandado por uma mulher ( que coisa, vc ainda não aprendeu isso?... essa é a lógica: as mulheres mandam e os homens obedecem...hehehe...) Brincadeiras à parte, cada caso é um caso...Eu também tenho a impressão que a mulherada não se atrai tanto pela área técnica, talvez se volte mais pra área de administrativa...eu como enjoei de programação/análise e não tinha vontade de ser chefe (seria péssima para tal função em TI) acabei saindo da área e não me arrependo.

    4/07/06, 15:27:18: Marc - IP : 200.186.153****
      Dona maria, o que digo e que vejo, das 16% das muleres, uma boa parte exerce funcao de chefia, acho injusto mas... Talvez o fato delas cobrarem menos em seus valores seja a razao mas ate ai nao justifica se a competencia ou nao, apenas custos. Nao aco isso legal m,as infelizmente e uma realdade nossa e quanto aos mais velhos o que vejo e 37 anos pra cima e velho e nao serve para area, tudo em termos praticos. Mas se vc for mulher de uns 35 a 40. por ainda o preconceito e maior , uma lastima!!

    4/07/06, 13:35:14: Dona Maria - IP : 200.142.14****
      Só a título de curiosidade: 16,6 % da minha turma de primeiro ano de faculdade (pública em SP) era de mulheres. Somente 20% delas atuam até hoje com TI (hoje estão na faixa dos 32 anos ou mais). De modo geral, não foi filhos ou casamento que as fizeram deixar a área , pois até o que sei a maioria mudou de profissão (ou decidiu continuar na profissão anterior à faculdade) razoavelmente cedo.


    4/07/06, 12:36:45: Dona Maria - IP : 200.142.14****
      Eu pessoalmente, não acho que as mulheres estejam ganhando mais que os homens na área de informática (mesmo em cargos de chefia). No máximo estão com salários equivalentes (e olha lá...). Talvez a regra ainda seja a de terem salários mais baixos mesmo... Eu digo isso porque considero também uma questão histórica: só há algumas décadas é que as mulheres passaram , em massa , a trabalhar fora e, para tal, tiveram que começar como mão de obra barata para conseguir alguma oportunidade.O costume da mulher negociar um salário melhor é mais recente...ainda existe uma geração que não foi tão treinada para isso (logicamente existem exceções que, tenho certeza, estão aumentando) Eu repito: os homens têm sorte por haver poucas mulheres nessa área, senão teriam problemas maiores para conseguir emprego.


    4/07/06, 12:05:27: não se assustem - IP : 200.196.24****
      Essa pesquisa reforça tudo o que eu penso sobre a área de informática. Acho também que não devemos nos assustar com o gráfico da faixa etária. A área de TI é realmente nova no nosso pais, tanto que as principais profissões relacionadas à ela surgiram no Brasil nos últimos 10 anos. Antes disso o mercado estava ligado com os profissionais de Matemática e Engenharia. Os profissionais mais veteranos (acima dos 41) correspondem à minoria que fundou o mercado que nós hoje trabalhamos. Eram profissionais que estavam na faixa dos 20 e 30 anos quando começaram a desenvolver sistemas em COBOL/PASCAL/BASIC, época esta em que não haviam cursos como Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Época em que as empresas não tinham tantos computadores, nem tantos profissionais da computação como atualmente. A maioria do mercado está nas mãos dos mais jovens que como eu entraram na área nos anos Pós-Collor e acompanharam a abertura tecnológica do pais e o BOOM da internet e dos pc's. Quanto às mulheres acredito que exista muito espaço para elas, não só na área administrativa como alguns julgam precocemente, mas também no nível operacional. Quanto ao preconceito por Sexo, eu considero isso uma coisa abominável. Só empresas que não têm visão humana podem praticar. As mulheres são minoria, por que estão entrando aos poucos nessa área. É tudo questão de tempo. O mercado busca pessoas com potencial, isso independe da Nacionalidade, do Sexo, da Raça e do Estado Civil.

    4/07/06, 10:50:11: Flavio teixeira - IP : 200.40.350****
      Dizer que as pessoas podem não ter entendido a questão (sexo, idade)... Explicar que AMOSTRA é a quantidade de pessoas que responderam a pesquisa... Ainda bem que algumas pessoas não se identificam, caso contrário nunca mais iriam arrumar emprego.

      Mas indo ao que interessa, o resultado da pesquisa esta de acordo com a minha visão do mercado. Não creio que as mulheres estejam ganhando mais, elas até podem ter uma participação proporcionalmente maior em cargos de gerência, pois no geral são mais habilidosas nas relações e no trabalho em equipe. Sugiro, que se for possível, a análise sobre o trabalho das mulheres seja ampliada para verificar esta e outras hipoteses que surgiram no forum. Com mais de 11.000 respostas acho que da para chegar a algumas conclusões interessantes.


    4/07/06, 10:21:15: SENSATO_PRIMO PENOCHAO@REALIDADE.ORG.BR - IP : 200.18.10****
      Na minha, opnião dados estatísticos devem der lidos e interpretados com muito critério. Pois nem sempre, a AMOSTRA (quantidade de pessoas que responderam a pesquisa) é significativa. Ou até mesmo, quem respondeu pode não ter entendido o enunciado da questão no questionário de pesquisa. Ou mesmo, respondido erroneamente de propósito.

      Mas realmente, a julgar pelos bancos das instituições de ensino em TI, seja colégio seja faculdade ou Pós-Graduação. O número de mulheres nesta área é realmente bem menor que o dos homens.

      Atenciosamente, um colega do SENSATO - pé_no_chão@realidade.com.br


    4/07/06, 09:18:10: Dona Maria - IP : 200.142.14****
      No mercado de trabalho em geral as mulheres ainda ganham menos que os homens, exercendo as mesmas funções. Por essa razão e pela capacidade elas conseguem emprego mais facilmente - principalmente enquanto são solteiras e sem filhos. Não sei se o que eu disse acima corresponderia à realidade em TI... De qualquer forma, se atualmente a quantidade de mulheres na área de informática é bem inferior à dos homens e se a maioria delas têm bons salários (será!!???), a sorte é delas e também dos homens... Pois se houvesse um número muito significativo de mulheres na área ganhando menos que eles , haveria ainda mais motivo para os salários despencarem...pensem bem!!!

    3/07/06, 21:25:15: Bruno - IP : 201.42.21****
      Uma observação que talvez seja interessante:

      A pesquisa diz que 16% dos empregados são mulheres. Se analizarmos as salas de aula de hoje e de tempos atrás, veremos que normalmente não chega a 10% o número de mulheres, ou seja, profissionais mulheres (empregadas ou não) representam menos que 10% do todo, mas as mulheres empregadas representam 16%. Concluímos que, mulher arruma emprego em TI mais fácil que homem.


    3/07/06, 16:54:11: Marc - IP : 200.186.153****
      mulheres em funções de liderança/gerenciamento de áreas/projetos de TI, acabei de entrar numa empresa em que a gestora e mulher, e so fz social, ifelizmente somos apenas peões, isso me frusta muito!!

    3/07/06, 14:39:58: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
      Acho que o padrão exibido pela pesquisa demonstra o real, mas o contingente de mulheres e homens com mais de 30 anos deve ser um pouco maior porque os homens com menos de 30 anos tem uma "vida digital" mais ativa, ou seja, é mais comum ficarem na web em fóruns, respondendo pesquisas, procurando emprego, etc. Não sei se a pesquisa vai demonstrar isso, mas gostaria de ver também o resultado considerando a senioridade e o nível hierárquico, porque eu também percebo um grande número de mulheres em funções de liderança/gerenciamento de áreas/projetos de TI. E também é claro que a pesquisa mostra aquilo que já foi falado em diversos outros temas : quanto mais velho mais desafiadora será a carreira porque o mercado e as empresas normalmente são simplistas e imediatistas e vão buscas o profissional mais jovem e normalmente mais barato. Mas vale o alerta para os mais velhos que ficam "aos 40 procurando vaga de programador VB" : experiência vale muito quando agrega, não somente para manter as pessoas por "respeito aos mais velhos"... Abraços....

    3/07/06, 12:26:27: Tatiane tatiroses@yahoo.com.br - IP : 200.171.49****
      aqui na minha cidade estou tendo um pouco de dificuldade em arrumar estágio, e os que eu vou fazer entrevista eles tem preferencia para o sexo masculino, um cara até chegou falar pra mim "Olha desculpe mas a vaga é so para homens" mas acredito que vou encontrar um ainda :) as vezes me sinto um pouco mal de ver só homens na minha sala, tenho medo que isso afete na minha carreira profissional, mas li alguns comentários e pelo jeito acho que isso está mudando:) Abs.

    2/07/06, 20:12:34: Rubens the.beyonder@gmail.com - IP : 200.98.4****
      realmente tem mais homem na nossa área, mas as mulheres ganham mais, pelo menos as que eu conheço fazendo a mesma coisa ganham mais

    2/07/06, 19:30:58: pois eh 3 - IP : 201.7.60****
      Esse preconceito com a idade acontece até com os mais novos, já perdi uma vaga pq não nasci depois de setembro de 81, pq não moro no lado da empresa ou não moro no Morumbi, até pq não sou mulher pq pedia estagiária, tudo isso são vários tipos de preconceito com a idade,sexo ou classe social ou economia de custos a qualquer custo, se eu morasse no morumbi não trabalharia para ser PJ 2000 e mexer com trocentas coisas, eu seria mauricinho e cuidaria provavelmente das empresas do meu pai e QI também fala sério, vi péssimos programadores que não sabiam o que era um loop ou orientaçã a objeto, conseguindo vaga e dizendo "QI é tudo" , sério eu e varios colegas tinhamos vontade de rasgar todos os livros que estudamos tanto e mudar de area, aliás para que estudar e se dedicar a area então?


    2/07/06, 19:23:51: poi eh2 - IP : 201.7.60****
      Tambem já tive que explicar para o RH coisas obvias e que é função principal da vaga, exemplo o que é .NET , para que serve e fazer testes que não tem nenhuma relação com a vaga em questão, o que interessa para nossa area ler um texto sobre evolução dos macacos em inglês e responder em 1 minuto para disputar uma vaga de programador? ou fazer teste de logica de banca de jornal? tinha colega meu que era craque nessas revistinhas de lógica, mas manda os mesmos desenvolverem um simples programa com diversos laços condicionais para ver se sai alguma coisa que presta, fala sério novamente;

    2/07/06, 19:18:57: Pois eh - IP : 201.7.60****
      Tambem não sou machista,mas aconteceu comigo, minha colega conseguiu uma vaga de COBOL sem saber nada, pior ainda foi me consultar (eu, desempregado, que estudei trocentas coisas de COBOL e etc) como declarar variaveis no COBOL, fala sério! E pior disputei uma vaga de SAP que estavam pedindo trocentas coisas que ainda não conheço e a grente de projeto engoliu as abrobinhas que eu falei, será que um profissional mais experiente não reconheceria tais absurdos ditos?

    2/07/06, 18:03:31: Alfredo - IP : 200.163.182****
      Há alguns dias vi uma foto da equipe que projetou o novo MS IIS 7.0

      https://www.iis.net/default.aspx?tabid=6

      Pela aparência do pessoal, nota-se que muitos têm mais de 45 anos.

      Aqui no Brasil parece que informática ainda é coisa de guri.

      Será que nós precisamos envelhecer para muda isso?

      Acredito que a instabilidade da profissão, a exploração por parte de algumas empresas e a discriminação por idade tem tirado muito profissional competente do mercado.

      Eu tenho 32 anos, mas sei que logo, logo terei que enfrentar sérios problemas.


    2/07/06, 13:42:29: ricardo - IP : 200.158.31****
      O fato concreto é que entre 1993 e 2006 os profissionais de TI perderam 70% do seu salário....

      Isto torna normal que o mercado seja ditado pelos novos entrantes que aceitam ganhar pouco e o mercado feminino é limitado já na entrada..São poucas as mulheres em exatas e portanto o resultado seria de poucas mulhers no mercado.

      É pena mas aqueles que estão sob a lei do Gerson estão perdendo ano após ano e se acando esperto ou esperando que o governo venha resolver o assunto.

      Senhores quem faz o mercado somos nós, ou seja, é só não aceitar as propostas que reduzam os salários, as mágicas das soluções de CLT Flex ou PJ e disputarmos a bola com firmeza nas divididas.

      Lamento mas o brasileiro não divide as bolas e se acha malandro......logo está cada vez mais indo para o fundo do poço...

      As muito espertos vale lembrar que um dia eles terão mais de 28 anos e estarão desempregados tb.......


    2/07/06, 09:04:36: Alexandre - IP : 201.19.4****
      Pois é... parece que a experiência adquirida durante anos não serve para nada. Não que do profissional que chegou aos 40, 50, ou 60 anos e só conhece Cobol. Mas daquele profissional que chegou a essa idade e sempre se manteve atualizado e possui "uma base de conhecimentos" considerável, pois vivenciou anos de mudanças de tecnologias no mercado de trabalho e soube absorver o que cada um trouxe de positivo para as atuais e futuras tecnologias. É deprimente ver o Brasil jogar quem tem mais de 40 anos no lixo (TI não é exclusividade não! Em outras profissões é mais triste ainda). Em relação ao sexo feminino, acredito que o trabalho imposto pelas consultorias assusta, ainda mais se a mulher for casada. Qual marido vai querer ver a mulher trabalhando para os outros e ganhando menos nos finais de semana, feriados, depois das 18 horas, etc... ?? Não se trata de machismo, mas de escravidão mesmo.

    1/07/06, 23:19:28: Edi - IP : 201.2.236****
      O que eu estou vendo e que as empresas nao estao contratando corretamente. Eu vejo dois problemas. 1- As empresas contratam empresas de RH para fazer o servico. O problema aqui e que estas empresas nao entendem nada sobre tecnologia e areas afim. Participai em varias entrevistas onde tive que emplicar o que era PMP, o que era o requerimento principal para a funcao. 2- vejo muita gente sendo promovida ou contratada porque tem um melhor QI (quem indica) um tem um sorriso mais bonito. As empresas teriam que contratar ou promover baseado nos conhecimentos/experiencias. Idade e sexo eu nao acho que seja um grande problema. Neste dois requesitos eu ja vi de tudo por ai.

    1/07/06, 21:47:21: Marc - IP : 201.6.10****
      Vcs vao me desculpar mas esta pesquisa e meio estranha, mesmo proque as mulheres que exercem a area de TI, sao chefes, so vejo chefe mulher em TI, nao sou machista mas isso me irrita, parece que na artea tecnica elas nao sao de nada, mas pra mandar a gente aceita, EU NAO GOSTO, para mim profissional de TI nao pode ser frouxo nao. Quanto a idade isso e verdade, muitas empresas relacioam nossa area com juventude, isso e ridiculo. cara de 40 pra frente sabe mais que moleque. E uma pena nossa are se tornar algo meio que prostituido ate fisicamente!!

    1/07/06, 21:09:19: Pois é - o que dizer em relação a isso? - IP : 200.234.41****
      Vi um comentario que a area parece jogador de futebol, mas veja o salario deles e o nosso, devia ter virado jogador e não ter feito faculdade nesta area, eu vi uma vaga de auxiliar contabil pagando mais que muita vaga de java, .net e trocentas coisas + inglês fluente em empresa multinacional por ai

    1/07/06, 19:21:42: cyberlinks cyberlinks@cyberlinks.com.br - IP : 200.100.170****
      Olá amigos. Bom, meu ponto de vista é que vejo as empresas buscando pessoas com experiencias, sim. Já trabalhei no Itaú, e conheci Analista de Sistemas com 58 anos de idade. Eu tenho 33 anos, e trabalho como Analista de Sistemas Sr. Repasso trabalho para colegas de 20 a 30 anos, que não tem paciência para fazer um Modelo de Dados ou sinceramente não sabem fazer, mesmo !

      Conheço também excelentes Analistas de Sistemas, com mais de 35 anos, trabalhando, inclusive em SAP. Tem muito mais responsabilidades do que a 'mulecada', que por R$1,00 a hora a mais, largam irresponsavelmente o projeto por outra consultoria, compromentendo o ciclo do projeto.

      Na minha empresa não contratamos pessoas sem ref. de empresas anteriores, com isso já cortamos bastantes aventureiros irresponsáveis, ou seja a 'mulecada' !


    1/07/06, 11:34:26: Fabiano - IP : 200.10.302****
      Muito legal esta pesquisa o pessoal geralmente fica só ligado no salário e esquecem de ter uma visão mais abrangente e estratégica da carreira. Quando percebem estão com 40 anos, procurando emprego como programador VB.

      Pensei que a minha empresa era exceção e que havia mais mulheres trabalhando por ai, pena que só tem barbado e mulher feia na área.


    1/07/06, 11:16:40: Marcelo Marcelo@gmail.com - IP : 200.22.9****
      A carreira na área de informática esta parecendo com a de jogador de futebol. Primeiro as mulheres são minoria e segundo é dificil ver alguem bem empregado depois dos 35.

      Em relação as mulheres, acredito que ainda existe preconceito e que as jornadas de trabalho e os horários loucos acabam espantando a maioria.

      Quanto a idade, na área de TI a experiência conta bem menos que nas outras áreas e é muito difícil se manter atualizado. A concorrência com a garotada acaba reduzindo os salários e os profissionais mais velhos acabam optando por mudar para outras áreas da empresa, onde a experiência adquirida em TI pode ser bem útil, ou passam a ter funções gerenciais. Quem quizer se manter apenas como tecnico, depois dos 35 vai ter sempre muita dificuldade.

      Eu já tinha esta percepção, mas achei legal ver a confirmação na pesquisa.



    Anteriores:

    59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

    58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

    57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

    56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

    55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

    54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

    53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

    52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

    51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

    50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

    49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

    48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

    47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

    46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

    45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

    44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

    43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

    42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

    41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

    40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

    39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

    38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

    37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

    36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

    35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

    34 - Concursos públicos para profissionais de TI

    33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

    32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

    31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

    30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

    29 - Como superar o trauma da demissão ?

    28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

    27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

    26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

    25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

    24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

    23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

    22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

    21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

    20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

    19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

    18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

    17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

    16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

    15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

    14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

    13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

    12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

    11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

    10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

    9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

    8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

    7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

    6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

    5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

    4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

    3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

    2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

    1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?