APinfo - Forum


Comente a prévia da pesquisa 2006 : Certificação - Salário Homem x Mulher

Mulheres recebem menos que os homens em todas as faixas etárias

A diferença entre a remuneração de PJ e CLT diminui com a evolução da experiência

29,5 % de quem trabalha como PJ tem algum tipo de certificação

Clique aqui para ver a prévia da pesquisa 2006 


Foruns anteriores




24/07/06, 19:57:05: Edwal - IP : 201.13.62****
    Srs. não existe essa de diferença salarial, o que existe é negociação mal feita, e infelizmente as mulheres cedem mais facilmente, talvez por timidez, desconhecimento de mercado($), mas todos nós, vitimas do mercado 'podre' de consultorias, estamos sujeitos a péssimos acordos, principalmente quando estamos necessitados, mas sou a favor que todos que tem o mesmo conhecimento ganhem a mesma coisa, mesmo que tenham responsabilidades diferentes. Então 'apertem' as consultorias, elas tem condições de pagar melhor e principalmente exijam que o aumento que as mesmas tem das empresas, sejam repassados (peçam isso em contrato). Uma dica : Só negociem o salario depois da entrevista no cliente e assim que tiverem o retorno positivo do mesmo, pois assim voce saberá o que te espera e terá condições de saber(claro) qual é o cliente, e qual a urgencia/dificuldades que estão tendo.

    boa sorte a todos nós....


24/07/06, 10:00:15: Carlos cwlo@ig.com.br - IP : 200.142.12****
    Seguem alguns comentários específicos:

    1 - Salário homem X mulher : ainda é um comportamento até natural, apesar de politicamente incorreto, porque o mercado, as pessoas, as empresas, etc. ainda tem uma visão preconceituosa de que a mulher não tem a mesma competência e a mesma disponibilidade (horário, trabalho 24x7, mulher pode ter filhos, etc.) do homem;

    2 - Diferença CLT X PJ ao longo do tempo : A pesquisa deve ter gerado uma média salarial, mas seria interessante um resumo de quantidade participação (%) de profissionais PJ X CLT por faixa etária. Provavelmente teremos mais PJ nos mais novos e mais CLT nos mais velhos. E também os mais jovens tem uma disposição maior para projetos de curta duração o que faz com que a negociação dos valores PJ seja sempre atualizada.

    3 - Profissionais certificados : 1/3 dos profissionais com certificação creio que seja até geral, independente de PJ ou CLT. Isso mostra também um pouco a queda do "status" das certificaçòes. Antigamente vc tinha uma área com 20 analistas e vinha de fora um "mago" com certificação para ajudar a resolver os problemas. Hoje esta mesma equipe de 20 analistas conta com 7 certificados, e já existe um senso comum de que certificação é bom para o currículo, ajuda, mas "não faz milagre", gerando até uma certa revolta em quem tem certificação, porque o "valor hora" não sobe exponencialmente. Hoje a certificação está mais para completar a formação do profissional júnior do que realmente "certificar" a expertise do profissional sênior adquirida com experiência em projetos realizados na prática;

    Abraços....


23/07/06, 19:17:58: marc - IP : 201.6.10****
    Infelizmente nos vamos em direçao as exigencias marquetistas do mercado!!A experiencia nao conta mais, uma das meninas de RH , queria me contratar como DBA oracle com certificaçao a 45,00 hora, achei um insulto disse que certificaçao e profissional de no minimo 60 a 80 hora, , ea nao gostou. Eu deixei queieta, mas e assim, o mercado e prostituido e um jogo a ser jogado e nao reclamado!! seja homem mulher jovem ou srs. Com diria aquele livrinho da sorte.. Havera um bom final!

23/07/06, 10:49:43: Pobre Consultor - IP : 201.19.44****
    Em determinadas situações as pesquisas não ajudam muito. O que eu vejo, depois de 12 anos de experiência no mercado sendo 8 anos como PJ, é que o mercado não paga bem para ninguém que seja apenas "mais um". Se você for excelente em SAP FI/CO irá ganhar R$ 75,00/hora sendo homem ou mulher; se for excelente em VB6 vai ganhar R$ 15,00/hora também independente do sexo. Em relação a certificação, é inevitável que será um diferencial por um simples motivo: Não é barato tirar uma certificação, não basta fazer cursos e exames. Tem de estudar, e estudar demanda tempo que deve ser contabilizado. Voce pode deixar de fazer hora extra no trabalho e ir para casa estudar 4 horas à noite. Deixou, naquele momento de ganhar 4 horas de seu valor/hora. Na minha opinião, certificações faz parte um "Pacote Basico" que quem quer ter um diferencial no mercado pecisa ter. Não basta querer; tem de possuir.

19/07/06, 10:22:29: Marc - IP : 200.186.153****
    Na nossa area nao acredito nao, em outras pode ate ser!! Talcvez em carreiras de gerencia, ja que as mulhres se submetem a ser gerentes po salario menores, e ja que na nossa linda area o que importa sao custos...

18/07/06, 16:10:21: Kinha - IP : 201.30.84****
    Bem, realmente existe muito essa distinção entre Homem X Mulher em várias áreas, porém acredito que em muitas empresas essa concepção está mudando, pois eu mesma fui um resultado disso, trabalhei em uma empresa pra substituir um homem , onde eu recebi os mesmos benefícios que ele recebia, o trabalho era na área de TI, como técnica de suporte e exigia at´emesmo manutençãod e micros, impressoras e etc. Mas, sei que existe muito ainda essa distinção que deveria ser totalmente desfeita, mas aos poucos as mulheres estão mostrando que são capazes de realizar trabalhos que os homens realizam com muita dedicação.

    Abraços a todos!


16/07/06, 18:49:00: ELES SÃO PODRES - IP : 201.7.5****
    De fato, existem muitas "EMPRESAS" e "CONSULTORIAS" que exploram o DITOs estagiarios pagando uma miséria, p/ não contratar um empregado de carteira registrada. Coloco essas aspas, pois não deveriam nem ser classificadas como tais.


15/07/06, 21:01:28: _ TI cada vez pior - IP : 201.7.****
    Essa diferença entre homem e mulher ira acabar, pq? pq ambos vão ganhar pouco e existirá muito desempregado com perfil executivo , penso na pesquisa de 2008 - "Analistra-Programador enciclopedista Senior , poliglota e com 3 certificações (Java, OCP e academia SAP), 3000 PJ ou 2500 CLT".

    Encerro aqui meus comentarios, pois ja cansei de postar nesse forum e ninguem nada faz.


15/07/06, 15:23:25: Fábio - IP : 201.13.5****
    Coisa que eu acho um ABSURDO é "ESTAGIÁRIO COM EXPERIÊNCIA DE 1 ANO", muitas empresas fazem isso pra ganhar dinheiro em cima da gente, fazendo desenvolver sistemas que é obrigação de "Programadores Pleno" e nos pagando somente VT e um salário que não chega a 10 reais a hora.

15/07/06, 15:19:20: Fábio - IP : 201.13.5****
    Hoje em dia acho que é lenda, pois, as empresas deixam Certificação em segundo lugar, o que elas realmente querem são pessoas que se sujeitem a ganhar um mísero salario como PJ e trabalhar como escravo. Conheço pessoas com Certificação que não sabem programar, tipo do cara que estuda muito para tirar Certificação e não tem as malícias adquiridas com a prática. Outras pessoas que aprendem sozinhas(auto didata), muitas tem facilidades para desenvolver.

14/07/06, 21:54:50: Marcelo continua... - IP : 201.51.5****
    Só acho vantagem trabalhar como PJ se a empresa oferecer benefícios principalmente como Assistência Médica e Auxílio alimentação que pesam bastante no orçamento. Se ela não oferecer o profissional tem que saber calcular muito bem o seu salário para que possa pagar estes gastos com Assist.Med, alimentação, transporte, impostos, contador, previdencia além de fazer uma "poupança" para servir de fgts.

14/07/06, 21:45:16: Marcelo - IP : 201.51.5****
    No caso de estagiários já estarem partindo para certificação isto é uma prova de que esta difícil iniciar a carreira pq sempre pedem experiência, isto é um absurdo, e uma das formas dos iniciantes conseguirem algo é compensar a falta de experiência com certificação. Quem nunca viu anuncios do tipo "Estagiário com experiencia em .NET, Java, etc..." isto é um absurdo.

    No caso de profissionais PJ com certificação serem em maior número que os de CLT vejo muito mais pela concorrência entre eles para conseguir vaga nas consultorias. Empresas que possuem equipes de TI e que contratam com CLT normalmente não se apegam muito a certificações e sim a formação de base do profissional, pelo menos na empresa que eu trabalho é assim.

    Remuneração: Homem x Mulher. Acho que em algumas profissões que não necessitem de trabalho "braçal" a diferença é bem menor, como no caso de TI.


14/07/06, 16:59:28: Mathias malmeida@gmail.com - IP : 201.154.496****
    Para aquele pessoal teimoso, que vive falando que certificação não é importante acho que a pesquisa não deixa mais dúvida, gostando ou não ...

    14 % dos estagiários já possuem algum tipo de certificação. Entre CLT e PJ, 30 % possuem alguma certificação e vale notar que dos que estão desempregados, apenas 17 % possuem certificação. VEja também a evolução de 2004 para 2006.

    Certificação é como formação superior, voce pode até achar que tecnicamente não é importante, mas é isto que o mercado valoriza...


14/07/06, 16:25:14: Marc - IP : 200.186.153****
    Bem para mim os valores sao iguais tanto h como m, quant a diferenca de clt para pj, estamos muito defazados, nao esta valendo mmuito a pena o clt, falso casos raros de consultorias que te rebaixam demais(uma moda hj em dia). Talves o ideal seria a efetivaao e cda um ser pj de verdade sem intermediarios!! mas concerteza a tendencia em clt e pj e ficar pior e a igualdade feminina se tornar maior (pelo menos isso).

14/07/06, 14:57:50: Dona Maria - IP : 200.142.14****
    Daniel, concordo com você...Quando a mulher tem filhos pequenos e trabalha ela acaba tendo a vida mais atribulada - até por uma questão cultural ela se compromete mais com a prole. Em empresas em que mulheres casadas e com filhos conseguem construir de fato uma carreria existe todo um aparato para que consigam se sentir apoiadas (escolinhas,creches próximas, etc). Por outro lado é preciso também o apoio e colaboração dos respectivos companheiros...afinal não basta ser pai, tem que dividir as tarefas (trocar fraudas, ir a reuniões escolares, levar prar escola) Todas essas coisas deveriam ser divididas pelo pai e pela mãe e não serem derrubadas nas costas da mulherada, como alguns marmanjos insistem em fazer... mas aí a discussão já é outra...outra...


14/07/06, 14:29:52: Dona Maria - IP : 200.142.14****
    Só uma ressalva quanto à licença maternidade: ela não é bancada pela empresa,mas pelo Estado (ele é quem paga o período referente à licença). Se eu estiver errada,me corrijam por favor...

14/07/06, 14:27:15: Daniel entropy-issue@uol.com.br - IP : 200.206.4****
    Bom, o que acabo acompanhando, por experiência em gestão, área de cargos e salários, Rh e Folha de pagamento, na parte de sistemas. Percebo que um dos motivos dessa diferença salarial entre Homens x Mulheres, começa com o pefil histórico de dominação masculina e submição feminina, e recente inserção das mulheres no mercado de trabalho. Vejo também o perfil da mulher muito diferente ao perfil dominante do mercado de trabalho atualmente, pois para os seguimentos corporativos principalmente, é analisado a questão de competitividade, e dizem alguns pscicólogos que a mulher é menos competitiva em relação ao homem, e tem aqueles problemas legais, como a mulher tem mais tempo de licença maternidade, a mulher acaba sendo mais comprometida com os filhos, com família, e é difícil encontrar mulheres em empresas antigas, que tenham cargos superiores com família constituída, e que possa se comprometer mais com o trabalho do que com a família, apesar de ser triste, é o que as empresas assim, questionam. Mas para outras áreas as situações se revertem, como áreas de estética, de produtos especificamente femininos,e onde a mulher já se consolidou como área de recursos humanos, onde a mulher consegue dominar o mercado em relação ao homem. Acredito que a diferença entre homem e mulher é meramente um preconceito tolo. Deveriam ser levados em consideração: a capacidade, o comprometimento, o conhecimento, ou seja competências características da função, sem distinguir sexo, idade, raça ou cor...

14/07/06, 14:18:20: Como salarios de TI cairam hein, de 5 anos para cá - IP : 200.246.219****
    Acredito que esses salários irão reduzir mais ainda não por causa do sexo do profissional e sim pelo desemprego, escassez cada vez maior de postos de trabalho , até pq TI é uma area autofagica e muito em breve, se nossa categoria não se mexer, e levar TI a sério como profissão e não como um simples brinquedo de fazer programas e terreno de aventureiros, em poucos anos veremos pessoas com trocentos conhecimentos e anos de experiencia pedindo 2000 PJ para mexer com Mainframe ou coisas do Tipo, e consequentemente os sistemas, que atulamente já existe muito lixoware por ai, vão aumentar cada vez mais, pois quem estiver mais qualificado preferirá mudar de area, aliás para que esquentar a cabeça e perder horas de sono e dinheiro se atualizando para ganhar uma mixaria, melhor abrir sua empresa, trabalhar com outra coisa ou virar funcionario publico

14/07/06, 14:17:54: Leandro - IP : 200.280.286****
    Achei interessante a evolução do salário de acordo com o tempo de experiência e a comparação do salário com a idade também. Dá para ter uma ideia de como nossa carreira esta evoluindo e o que podemos esperar pela frente. Comecei a trabalhar como PJ e já estou nesta vida a 5 anos. Meu salário esta acima da média, mas tenho observado que no início da carreira a diferença com quem trabalhava como CLT era maior, parece que no longo prazo quem trabalha como CLT acaba se dando melhor ...

    Quanto as mulheres ganharem menos, isto para min não é novidade, já tinha visto o mesmo em outras pesquisas, existe uma parte de preconceito, mas deve-se levar em conta também que elas custam mais para as empresas, com licença maternidade, convênio médico, faltas e etc.


14/07/06, 14:05:37: Dona Maria - IP : 200.142.14****
    Marc, eu também conheço consultoras que parecem ganhar mais que muitos homens da área. A realidade pode ser diferente da mostrada na pesquisa e talvez você tenha razão... Percebo que tem se tornado mais comum mulheres em cargos de chefia, mas suponho que estas ainda não têm salários equivalentes aos dos homens... (com raras exceções...) É só uma opinião pessoal...posso estar errada.

14/07/06, 13:45:02: Dona Maria - IP : 200.142.14****
    A pesquisa revela também que as meninas começam a trabalhar na área ganhando aproximadamente 25% a menos que os varões. Ou seja: parece que elas aceitam salários menores principalmente no início da carreira (será isso uma estratégia para conseguir um lugar ao sol , e vencer os preconceitos iniciais?? Humm...) Segundo os números mostrados, só na faixa dos 30 anos é que elas conseguem se consolidar, obtendo salários parecidos com (porém ainda não equivalentes a) os dos rapazes. Mas a situação delas volta a piorar após os 40, pois a partir dessa faixa as diferenças salariais entre gêneros volta a aumentar.

14/07/06, 13:28:14: Marc - IP : 200.186.153****
    nao acredito nisso nao, para mim esta iual para igual com tendencia a mulherada ganhar mais, dependendo da pessoa!! conheco mulheres que como consultoras ganahn muito bem!!

14/07/06, 13:12:05: Dona Maria - IP : 200.142.14****
    Pois a pesquisa reflete o que eu imaginava... a mulherada ganha menos a té na área de TI....Como eu já comentei em outro fórum, existe a tal questão histórica: só há algumas décadas é que as mulheres passaram , em massa , a trabalhar fora e, para tal, tiveram que começar como mão de obra barata para conseguir alguma oportunidade.O costume da mulher negociar um salário melhor é mais recente...ainda existe uma geração que não foi tão treinada para isso (logicamente existem exceções) Eu repito: os homens têm sorte por haver poucas mulheres nessa área, caso contrário seus salários (dos homens) poderiam ser ainda mais achatados...


Anteriores:

61 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Benefícios - Escolaridade

60 - Comente a prévia da pesquisa 2006 : Sexo - Idade

59 - Java ou .Net, qual tecnologia oferece mais oportunidades de trabalho ?

58 - Como definir pretensão salarial para vagas de TI ?

57 - Como definir prazos e custos de um projeto de TI ?

56 - Certificação : Quais as melhores opções custo/benefício

55 - CLT-flex : Conceito, vantagens e desvantagens

54 - No curto prazo vai surgir alguma tecnologia capaz de eliminar o spam ?

53 - Deixe sua mensagem otimista de final de Ano.

52 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2006 ?

51 - A terceirização na area de informática é irreversível ?

50 - Trabalhar em casa. Realidade ou ficção ?

49 - Cobol ! quem ainda usa ? Vale a pena aprender ?

48 - Fábrica de software é uma boa alternativa para empresas e profissionais de TI ?

47 - O profissional terceirizado é discriminado dentro da empresa ?

46 - Desenvolvimento interno ou pacotes como SAP, Peoplesoft e etc ?

45 - Vale a pena pagar por uma recolocação ?

44 - Vale a pena compartilhar conhecimentos técnicos com outros profissionais, ou usuários ?

43 - Como ter uma carreira de sucesso após os 40 anos ?

42 - A Microsoft vai ampliar seu domínio na área de TI ?

41 - Sobram vagas em TI e faltam profissionais qualificados ?

40 - Comente a estratégia do governo de aproximar a carga tributária de CLT e PJ

39 - Qual tecnologia vai ser destaque em 2005 ?

38 - Deixe sua mensagem (otimista) de fim de ano

37 - Quais as perguntas capciosas feitas na entrevista de seleção ?

36 - Como obter o primeiro emprego na área de informática ?

35 - Vale a pena investir em SAP e aproveitar o aquecimento do mercado ?

34 - Concursos públicos para profissionais de TI

33 - Existe um bom mercado para profissionais Linux ?

32 - Comente a pesquisa salarial apinfo 2004

31 - Ser especialista ou generalista, qual melhor opção hoje no mercado de TI ?

30 - Como melhorar os processos de seleção de TI ?

29 - Como superar o trauma da demissão ?

28 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

27 - Cursar um faculdade de primeira linha garante um bom emprego ?

26 - Qual tecnologia vai gerar mais emprego em 2004 ?

25 - Um bom emprego pode garantir a estabilidade financeira ?

24 - Como ter sucesso em um processo de seleção ?

23 - O mercado de TI esta sendo mais afetado que os outros, devido a crise econômica ?

22 - Qual a melhor empresa onde voce já trabalhou ?

21 - CLT ou Free ? Quais as características de cada opção ?

20 - SLA Service Level Agreements, este é o caminho ?

19 - Qual a carreira mais promissora de TI ? Programação, redes, web ... ?

18 - Quando vale a pena pagar para obter uma recolocação ?

17 - Qual a principal característica de um profissional de informática de sucesso ?

16 - Quais os maiores defeitos dos profissionais de informática ?

15 - Vale a pena aprender Cobol e outras linguagens voltadas a mainframe ?

14 - Você acha que trabalhar no exterior é uma boa oportunidade para os profissionais de TI ?

13 - Terceirizar projetos significa transferir a inteligência para fora da empresa ?

12 - Os Gerentes de Informática conhecem TI, ou são reféns dos Profissionais de TI que contratam ?

11 - É possível manter uma carreira tecnica após os 40 anos ?

10 - Em qual tecnologia o profissional de IT deve ficar de olho em 2.002 ?

9 - A terceirização dos serviços de informática tem sido boa para os profissionais de IT ?

8 - Vale a pena investir tempo e dinheiro para obter uma certificação ?

7 - A crise nas empresas ponto com, vai reduzir o mercado de trabalho em informática ??

6 - Quais as tecnologias, que mais vão demandar profissionais de informática, nos próximos 2 anos ?

5 - Que dica você daria para quem esta querendo iniciar na área de informática ?

4 - O Linux vai ser um concorrente do Windows ou vai continuar crescendo só entre a turma que gosta de Bits e Bytes ?

3 - Qual o efeito que o monopólio da Microsoft traz para o mercado e para os profissionais de informática ?

2 - As profissões ligadas e informática devem ser regulamentadas ?

1 - Como melhorar a imagem da área de informática junto aos usuários ?